Letteratura scientifica selezionata sul tema "Ordem beneditina"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Ordem beneditina".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Ordem beneditina"

1

Carvalho, Mercya Rose de Oliveira, e Tânia Maria D. Fischer. "ARS Antiqua: mosteiro de são bento, o eterno no tempo". Revista de Administração de Empresas 46, n. 1 (marzo 2006): 14–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902006000100003.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo investiga a condição de instituição total da Ordem Beneditina, a partir da experiência do Mosteiro de São Bento da Bahia. Tem como ponto de partida a questão de quanto da tradição beneditina - normas monásticas, ética teológica, instituição total - define o Mosteiro contemporâneo. Trata-se de pesquisa longitudinal que mapeou as mudanças ocorridas na gestão do Mosteiro, no período entre 1994 e 2004. A pesquisa delimitou algumas das ações da atual Abadia no sentido de articular instâncias institucionais, de explicitar laços sociais que compõem suas afiliações de elite e imprimir novos modelos de gestão interna e atuação na cidade. A Ordem pré-moderna, fundamentada na Regra Beneditina do século VI d.C., é apreendida como uma forma singular e paradoxal de “instituição total”.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Yang, Klency Kakazu de Brito. "A arte da Escola Beneditina de Beuron no Brasil e a restauração religiosa pela arte". Estudos Avançados 35, n. 102 (agosto 2021): 295–311. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.018.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Em 1889, após a Proclamação da República e formação de um Estado laico, os religiosos da Congregação Beneditina Brasileira puderam solicitar ajuda à Santa Sé no processo de Restauração da Ordem. Atendendo o pedido do Papa Leão XIII, a Congregação de Beuron desembarcou em solo brasileiro em 1895, em Olinda. Beuron dedicava-se à Restauração religiosa por intermédio da arte, pelo canto gregoriano e arte visual. Para esse fim, fundaram a Escola de Arte de Beuron, que seguia a teoria do escultor e arquiteto Peter Lenz para a arte religiosa. Este texto apresentará a Restauração religiosa dos Beneditinos pela Arte da Escola de Beuron, seus artistas em solo brasileiro, a sua circulação e recepção.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Freitas, Cristiana Vieira. "Dos cartórios da Ordem Beneditina ao Real Archivo da Torre do Tombo: o périplo de Frei Francisco de São Luís Saraiva". Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra 31, n. 1 (7 giugno 2018): 103–23. http://dx.doi.org/10.14195/2182-7974_31_1_4.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo aborda a veia bibliófila de Frei Francisco de São Luís Saraiva evidenciada desde o seu ingresso na Ordem Beneditina, com apenas 14 anos de idade, e o seu percurso pelas bibliotecas e arquivos da Ordem enquanto visitador e cartorário até à sua nomeação para Guarda-Mor do Real Arquivo da Torre do Tombo. Essa vivência, bem como seu o gosto pela investigação histórica, tendo por base os documentos dos arquivos monásticos, permitiu-lhe conhecer o estado em que se encontravam esses arquivos o que o levou a manifestar uma preocupação constante com as instalações, a conservação e o “arranjo” dos documentos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Moura Filho, Raimundo Carvalho, e Gilvan da Silva Alves Letras. "A Dimensão Afetiva na Educação Monástica: A Influência de Aelredo de Rievaulx no Contexto Cisterciense do Século XII". Cadernos Cajuína 8, n. 3 (3 giugno 2024): e238323. http://dx.doi.org/10.52641/cadcajv8i3.332.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os cistercienses, uma ordem beneditina reformada do século XII, valorizaram a dimensão afetiva nas relações sociais e espirituais. O termo affectus representava um movimento espontâneo em direção ao outro, refletindo a conexão com o mundo social e transcendente. A linguagem emocional e os conceitos afetivos, como pathos e passio, eram centrais na antropologia religiosa da época. A pesquisa destaca a ligação entre afetividade e educação monástica, principalmente nos escritos de Aelredo de Rievaulx, que integrava esses elementos na formação espiritual e interpessoal dos monges, influenciando a pedagogia cisterciense. Como os cistercienses moldaram a educação monástica por meio da afetividade e espiritualidade?
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Celestino, Ricardo. "ESPAÇOS DE SUBJETIVIDADE NO DISCURSO LITERÁRIO-RELIGIOSO FALANDO COM DEUS, DE FREI JERONIMO BAÍA". Revista do GEL 14, n. 1 (27 aprile 2017): 209–23. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v14i1.1434.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em contribuição aos estudos enunciativo-discursivos propostos pela Análise do Discurso, analisamos o discurso Falando com Deus, de Frei Jerónimo Baía, poeta e religioso seiscentista português. Examinamos os espaços de subjetividade presentes na amostra selecionada, que levam o enunciador a ressignificar a fé católica na confluência de dois campos discursivos: a teologia medieval e o pensamento filosófico científico. Frei Jerónimo Baía (1620-1688) nasceu em Coimbra e professorou no Convento de São Martinho de Tibães como membro da Ordem Beneditina. Sua obra poética encontra-se reunida nos Cancioneiros Fénix Renascida (1715-1728) e Postilhão de Apolo (1761). Discurso regulamentado pela instituição religiosa e pelas influências das práticas sociais seculares, seus enunciados são desdobramentos individuais que estimulam efeitos de sentido diversos acerca dos dogmas contra-reformistas. As noções de subjetividade propostas nos estudos de Gilles Deleuze e Felix Guattari, assim como as reflexões teórico-metodológicas sobre a cenografia, articuladas por Dominique Maingueneau nos auxiliam no exame dos espaços de subjetividade de nossa amostra. As noções oferecem um campo conceitual sobre a potência de variação da expressão humana e compreendem a subjetividade como uma produção fruto de encontros com o Outro, o que de certa forma contribui para as reflexões sobre interdiscursividade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Ayres Barboza, Marcos, e Cezar de Alencar Arnaut de Toledo. "Os Beneditinos E A Educação Na América Portuguesa". Revista Portuguesa de Educação 35, n. 2 (30 dicembre 2022): 402–18. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18837.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa investiga as práticas educativas beneditinas em seus mosteiros e destaca a importância desse trabalho desenvolvido no campo da formação para a história da educação brasileira. Os beneditinos na América Portuguesa foram grandes proprietários de terras e de escravos. Eles desfrutavam de grande prestígio e influência política entre os povoadores e principais lideranças das capitanias. Os laços iam muito além do aspecto espiritual, alguns benfeitores podiam desfrutar de sepultamentos na capela da Igreja, missas, entre outros privilégios. Para ingressar na Ordem, o candidato era avaliado com severidade e não podia pertencer aos estratos inferiores daquela sociedade. Os beneditinos eram também desafiados a oferecer alguma instrução aos seus subordinados, em grande número nos engenhos e na manutenção das instalações urbanas, para dar sustentação àquela estrutura social.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Silva, Júlia Naelly Machado, Mayara Sousa dos Santos, Josielma Oliveira Lima Borges, Lidiane da Silva Segisnando, Maria de Lourdes Lopes, Maria dos Santos Campelo e Elenice Monte Alvarenga. "Estudo de percepção ambiental:". ForScience 9, n. 1 (14 maggio 2021): e00802. http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2021v9n1.e802.

Testo completo
Abstract (sommario):
A percepção ambiental surgiu como meio de identificar a relação entre os indivíduos e o meio ambiente, buscando verificar as formas como as pessoas percebem o meio ambiente. Dessa forma, o presente estudo visou identificar aspectos relacionados à percepção ambiental de corpos d’água das cidades de Palmeirais-PI e Beneditinos-PI, com o intuito de discutir sobre a frequência, ações de preservação, qualidade da água do rio Parnaíba e do açude Taboquinha, respectivamente. Sendo assim, a pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola do município de Palmeirais-PI e cidadãos do município de Beneditinos-PI. Para tal pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, em ambas as cidades, um questionário estruturado. Diante desse pressuposto, os resultados mostraram que, embora a maioria dos alunos conheçam o rio Parnaíba, desconhecem a ocorrência de ações de prevenção da poluição das águas fomentadas pela escola. Além disso, para os alunos, as atividades de passeio e recreação são as que mais lhes sugerem a utilidade das águas do rio Parnaíba, enquanto uso educativo é quase inexistente. Nesse sentido, observou-se o distanciamento desses alunos de parte de sua realidade local. No que diz respeito aos resultados obtidos com frequentadores do açude Taboquinha, na cidade de Beneditinos-PI, verificou-se a ausência de ações de preservação ambiental, haja vista que os moradores mencionam a má qualidade da água. Assim, concluiu-se que há necessidade de se implantar políticas públicas de conscientização dos frequentadores do açude, a fim de preservar o meio ambiente e ainda assim manter o turismo local. Palavras-chave: Rio Parnaíba. Açude Taboquinha. Percepção ambiental. Educação ambiental. Environmental perception study: different perspectives about water bodies in municipalities in Northeast Brazil Abstract Environmental perception emerged as a means of identifying the relationship between individuals and the environment, seeking to verify the ways in which people perceive the environment. It is also a way to verify the forms as people perceive the environment. This study aims to identify aspects related to the environmental perception of water bodies in the cities of Palmeirais-PI and Beneditinos-PI, in order to discuss the frequency, preservation actions, water quality of the Parnaíba river and the Taboquinha reservoir, respectively. Therefore, the research was carried out with students from a school in the city of Palmeirais-PI and citizens of the city of Beneditinos-PI. For such research, a structured questionnaire was used as a data collection instrument in both cities. Given this assumption, the results showed that, although most students know the Parnaíba River, they are unaware of the occurrence of water pollution prevention actions promoted by the school. In addition, for students, walking and recreation activities are the ones that most suggest the utility of the waters of the Parnaíba River, while educational use is almost non-existent. In this sense, it is observed that these students are distant from part of their local reality. With regard to the results obtained with users of the Taboquinha reservoir, in the city of Beneditinos-PI, there was an absence of environmental preservation actions, given that the residents mention the poor quality of the water. Thus, it was concluded that there is a need to implement public policies to raise awareness among the weir visitors, in order to preserve the environment and still maintain local tourism. Keywords: Parnaíba River. Taboquinha Reservoir. Caatinga.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

DA SILVA SILVA, GISELLE, Francisco Pereira de Oliveira, Leidiane Santos Ferreira Correa, DANUSA LOPES CUNHA, JAIR FRANCISCO CECIM DA SILVA, MARCUS ALEXANDRE CARVALHO DE SOUZA, ADRIANE BEATRIZ LIMA DE SOUZA, GEISA BRUNA DE MOURA FERREIRA e Daniel Gomes de Sousa. "Meaningful curriculum". International Journal for Innovation Education and Research 8, n. 6 (1 giugno 2020): 426–40. http://dx.doi.org/10.31686/ijier.vol8.iss6.2437.

Testo completo
Abstract (sommario):
The study took place at Maria Benedita Mota School, located in the coastal community of Perimirim, which is part of the Araí-Peroba Marine Extractive Reserve (RESEX-Mar) in the municipality of Augusto Corrêa-PA. The participants of the study are educational agents (principals, pedagogical coordinators, teachers and students) immersed in the context and who have knowledge related to local biodiversity, such as the sea, mangroves, small-scale fishery, crustaceans, and family farming. The aim of the study is to understand how the school develops the meaningful curriculum based on the local reality and to systematize the traditional knowledge through oral texts about the mangrove and preservation of the local ecosystem in order to reach students. The methodology is a participatory observation of qualitative nature, which allows the understanding of the object under study having as starting point its reality. The project developed at the school comprised a class trip to the mangrove, drawings, paintings, poetry, paper folding, research, paper cutting and collage, ending up with the presentation in the pedagogical projects exhibition of the school. The results show that the teaching and learning processes become pleasurable, relevant and meaningful for students when the curriculum is based on the reality of people, especially students.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Yang, Klency. "Micro Histórias, Conflitos e Apagamentos". Imagem: Revista de Hist´ória da Arte 2, n. 2 (2 aprile 2024). http://dx.doi.org/10.34024/imagem.v2i2.14728.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como tema a ordem beneditina brasileira e a permanência do grupo após a formação do Estado laico no Brasil (1889). Os mosteiros brasileiros receberam religiosos europeus da mesma ordem, porém de outra congregação, com o fim de repovoamento; neste processo houve disputas políticas que reverberaram na arte. Este artigo tem como objetivo tratar desta reverberação, para tanto abordamos a micro história dos brasileiros em relação a macro história das casas envolvidas, foi um estudo de caso com exploração documental. Concluiu-se que houve uma sobreposição da arte dos beuronenses sobre a cultura local e houve a permanência de algumas pinturas parietais tendo como suporte o patrimônio arquitetônico brasileiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Victor de Araújo Souza, Jorge. "Mosteiros de São Bento na América portuguesa: inserção, poder e conflitos de uma família eclesiástica (séculos XVI-XVIII)". Revista Veredas da História 10, n. 2 (31 dicembre 2017). http://dx.doi.org/10.9771/rvh.v10i2.47936.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste artigo é traçar um panorama sobre a trajetória de uma ordem religiosa na América portuguesa. Escrever sobre a história da inserção da ordem beneditina exigiu um esforço que foi além do aspecto eclesial da instituição, ou seja, nossa metodologia foi centrada no entrecruzamento de uma documentação institucional do ponto de vista da ecclesia com uma documentação produzida além dos muros dos mosteiros. Tal operação é distinta de outras abordagens historiográficas que se centraram, sobretudo, na perspectiva da Ordem como parte da Igreja colonial, mas que fizeram apenas uso da documentação produzida pelos próprios religiosos. Desta forma, ao traçarmos redes amplas, acreditamos que percebemos um panorama mais complexo destas casas religiosas em atuação na América portuguesa, incluindo os conflitos em que se envolveram.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Ordem beneditina"

1

Silva, Maria Joana Corte-Real Lencart e. "O costumeiro de Pombeiro : uma comunidade beneditina no século XIII". Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 1995. http://hdl.handle.net/10216/19426.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Silva, Maria Joana Corte-Real Lencart e. "O costumeiro de Pombeiro : uma comunidade beneditina no século XIII". Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 1995. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000041304.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Hernandéz, María Herminia Olivera. "A administração dos bens temporais da arquiabadia de São Sebastião da Bahia". reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2005. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8818.

Testo completo
Abstract (sommario):
501p.
Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-04T14:14:10Z No. of bitstreams: 2 Tese%20Herminia%20Hernandez%20parte2%202%20seg.pdf: 6414810 bytes, checksum: c17d4db8fd5ba0550de6198df56ba3c6 (MD5) Tese%20Herminia%20Hernandez%20parte1%201%20seg.pdf: 6138040 bytes, checksum: d65ff0b2f5c97352a51608939d8aa8b1 (MD5)
Approved for entry into archive by Edilene Costa(ec@ufba.br) on 2013-03-06T23:28:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese%20Herminia%20Hernandez%20parte2%202%20seg.pdf: 6414810 bytes, checksum: c17d4db8fd5ba0550de6198df56ba3c6 (MD5) Tese%20Herminia%20Hernandez%20parte1%201%20seg.pdf: 6138040 bytes, checksum: d65ff0b2f5c97352a51608939d8aa8b1 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-03-06T23:28:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese%20Herminia%20Hernandez%20parte2%202%20seg.pdf: 6414810 bytes, checksum: c17d4db8fd5ba0550de6198df56ba3c6 (MD5) Tese%20Herminia%20Hernandez%20parte1%201%20seg.pdf: 6138040 bytes, checksum: d65ff0b2f5c97352a51608939d8aa8b1 (MD5) Previous issue date: 2005
O ora et labora era um ideal que apontava para a vida. Nesse corpo doutrinal que constituía a Regra de São Bento, fica evidente a sabedoria do equilíbrio indispensável entre o temporal e o espiritual, considerado o aspecto mais importante da ética beneditina. Esta Tese tem como objetivo estudar o sistema administrativo e funcional desenvolvido pelos beneditinos na Bahia, no cuidado com seus bens materiais, com vistas a um fim comum: a sustentação da vida religiosa, na qual tudo convergia para o serviço de Deus. A abrangência temporal do presente estudo compreende desde finais do século XVI até finais do século XX, período em que foram fundadas as casas beneditinas brasileiras mais recentes. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados diversos métodos de abordagem. Destaca-se o de análise-e-síntese, presente em todas as etapas do trabalho, ao qual somam-se o histórico e o comparativo. Para a sua realização, foi trabalhada numerosa documentação procedente de arquivos e bibliotecas públicos e privados do Brasil e Portugal, bem como referências impressas sobre a história da igreja, formação e evolução dos patrimônios religiosos, economia e administração dos bens das Ordens Religiosas, dentre outras. Através do estudo dos beneditinos do Mosteiro de São Bento da Bahia, ficou evidenciada a importância da Regra e das Constituições como guias da existência dos Mosteiros Beneditinos. A Congregação era o órgão máximo de filiação dos mosteiros; os Capítulos e Juntas, foros principais de discussão e resolução da vida espiritual e temporal dos mesmos. A retenção, por parte dos mosteiros, de numerosas propriedades móveis e imóveis nas áreas urbana e rural do território, determinou a utilização de mão-deobra escrava, força produtiva que trabalhava tanto no próprio Mosteiro quanto nos engenhos, fazendas, sítios, entre outras propriedades, desempenhando diferentes ofícios como alfaiates e músicos, na produção agrícola direta e nas obras construtivas. O desenvolvimento de uma estrutura administrativa e funcional para o controle do patrimônio correspondeu às exigências da própria Regra, das Constituições e do seu estabelecimento nos Mosteiros Portugueses que, reorganizados na sua vida espiritual e temporal pela Reforma da Igreja Católica, influenciaram aos brasileiros. Nessa estrutura, as responsabilidades eram exercidas pelos próprios monges. Isto determinou a sua participação direta no controle do rendimento econômico das propriedades e em atividades importantes como as relacionadas aos programas arquitetônicos e de conservação de seus bens, com a finalidade suprema de suprir e manter a observância monástica da comunidade. A economia beneditina acompanhou os rumos e ciclos da economia baiana. Dessa forma, os rendimentos variaram no tempo. Entre os séculos XVI e XIX, as fontes essenciais foram o patrimônio urbano e rural. Finalizando o século XIX, restava apenas o urbano que, acrescido de novas fontes de renda, permitiu a subsistência da Ordem.
Salvador
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Cecilio, Handel 1963. "A arte organística nos Mosteiros Beneditinos do Brasil Colonial e Imperial : seus órgãos, organistas e organeiros". [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285260.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Helena Jank
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-25T21:41:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cecilio_Handel1963-_D.pdf: 445970084 bytes, checksum: de312d4ce2a393453696c7aedc77b3f1 (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: O órgão de tubos, mesmo não tendo sua gênese dentro do ambiente eclesiástico, foi pela Igreja Cristã adotado e convertido em um instrumento litúrgico por excelência, tendo sido consagrado no século XVI pelo Concilio de Trento. Neste ambiente, foi possível ao órgão ter seu desenvolvimento técnico de construção, e a ampliação de seus recursos e de variedades tímbricas. A arte organística brasileira, com raízes na escola de organaria ibérica, teve início no século XVI, sendo mantida a tradição organística ao longo dos séculos seguintes. A princípio foram usados pequenos órgãos positivos de mesa e órgãos realejos vindos de Portugal. Posteriormente, no século XVIII, a Coroa Portuguesa supre as catedrais e igrejas brasílicas com grandes órgãos fixos. Ainda neste mesmo século, os órgãos começam a ser construídos in loco, quando ocorre a gênese da organaria brasileira. Considerando-se o desaparecimento da grande maioria dos órgãos de tubos dos períodos colonial e imperial brasileiro, através de um levantamento histórico documental se tornou possível um resgate destes instrumentos. Diversos documentos eclesiásticos registraram compras de órgãos de tubos, gastos com assentos e manutenção desse instrumentos, como também pagamentos aos organistas. Os cronistas de época e os diários de viajantes, como fontes de dados, citam o uso destes instrumentos. A arte organística da Ordem de São Bento se manifesta através de seus órgãos adquiridos, de seus monges organistas e organeiros. Os mosteiros beneditinos portugueses e brasileiros adotaram o órgão de tubos como o instrumento de seus Ofícios Divinos, mantendo essa tradição até os dias atuais. Objetivando resgatar a arte e a tradição organística colonial e imperial brasileira, levantou-se, por meio de registros documentais e de crônicas de época, os órgãos, organistas e organeiros, em uma abordagem detalhada, concisa e objetiva
Abstract: The pipe organ, while not having its genesis within the church environment, was adopted by the Christian Church and converted into a liturgical instrument par excellence, having been consecrated in the sixteenth century by the Council of Trent. In this environment, it was possible to have and this tradition body building technical development, and expansion of its resources and timbral variety. The Brazilian organ-related art, with roots in the school of Iberian organ building, began in the sixteenth century, the organ-related tradition was maintained throughout the following centuries. At first, small positive organs table and realejos organs coming of Portugal were used. Later, in the eighteenth century, the Portuguese Crown meets the Brazilian cathedrals and churches with large fixed pipe organs. Also in this same century, the organs begin to be built in situ, occurring when the genesis of Brazilian organ building. Considering the disappearance of most pipe organs of colonial and Brazilian imperial periods, through a documentary historical survey became possible ransom these instruments. Various church documents recorded purchases of pipe organs, install and maintenance of this instruments, as well as payments to organists. The chroniclers of the time and the diaries of travelers, such as data sources, mentioning the use of these instruments. The organ-related art of the Order of Saint Benedict is manifested through acquired of their pipe organs, their organist monks and organ builders. The Portuguese and Brazilian Benedictine monasteries adopted the pipe organ as the instrument of his divine service, keeping this tradition to the present day. Aiming to rescue the organ-related art and colonial and Brazilian imperial tradition, rose through documentary records and chronicles of the time, the organs, organists and organ builders, in a detailed, concise and objective approach
Doutorado
Fundamentos Teoricos
Doutor em Música
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Vieira, Edileine Carvalho. "O barro cinzento paulista: produção em barro cozido nas olarias do Tijucusú e de Pinheiros. Ordem de São Bento em São Paulo entre o século XVI e o XIX". Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19012017-172430/.

Testo completo
Abstract (sommario):
A pesquisa pretende levantar através de documentação disponível, além de outras fontes, informações sobre as origens da produção em barro cozido nas olarias da Vila de Piratininga, ou como iremos tratá-la aqui, Vila de São Paulo, especialmente sob a administração da Ordem Beneditina, no período entre 1560 e 1870. Trataremos de identificar as técnicas de produção empregadas na elaboração das peças produzidas nestas olarias, como telhas, tijolos, louças, etc, sobretudo, nas olarias da Fazenda do Tijucusú pertencentes à Ordem Beneditina e na olaria da Vila de Pinheiros administrada pelos beneditinos. Investigaremos a documentação disponível sobre as olarias e pretendemos demonstrar as técnicas e as finalidades de uso das peças ali produzidas, assim como em outras olarias da Vila de São Paulo no período citado, na tentativa de confirmar a existência efetiva de uma indústria oleira consistente e uma mão de obra especializada.
The research intends to raise through available documentation, and other sources, information about the origins of production in terracota in the brick kilns of Piratininga village or how we treat it, Vila Sao Paulo, especially in the administration of the Benedictine\"s Order in the period between 1560 and 1870. We will try to identify the production techniques used in the preparation of the pieces produced in these brick kilns, such as tiles, bricks, crockery, etc., and especially the potteries of Tijucusú Treasury belonging to the Benedictine Order and the pottery of Pine Village run by the Benedictines. We investigate the available documentation on these potteries and we intend to demonstrate the techniques and the use purposes of there produced parts, as well as in other potteries from the town of São Paulo in the period mentioned in an attempt to confirm the actual existence of a consistent potter industry and a skilled labor.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Lessa, Elisa Maria Maia da Silva. "Os mosteiros beneditinos portugueses (séculos XVII a XIX) : centros de ensino e prática musical". Doctoral thesis, 1998. http://hdl.handle.net/10362/98255.

Testo completo
Abstract (sommario):
A presente dissertação visa contribuir para o conhecimento da música praticada nos mosteiros portugueses. A escolha recaiu sobre a Congregação Beneditina pelo lacto de não ter sido até agora objecto de estudo pormenorizado. O levantamento da historiografia musical portuguesa efectuado. permitiu observar a existência de estudos de grande valia sobre diversas Ordens religiosas. que permitiram um conhecimento aprofundado da música realizada pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, pelos Religiosos da Companhia de Jesus, e por outras Ordens. sendo praticamente desconhecida a actividade musical das casas conventuais beneditinas. A natureza do trabalho impôs-nos naturalmente as regras de metodologia a usar. Este estudo apresenta uma dimensão essencialmente informativa que se pretendeu estruturada de modo a construir um saber histórico. fundamentado num diversificado conjunto de fontes devidamente compulsado e analisado. Sendo equiparada a bolseira. e apesar de nesse período continuar a leccionar algumas disciplinas, pude permanecer muitos meses nos Arquivos estudando documentos que nos permitissem enquadrar, compreender e conhecer a vivência musical então realizada no.s mosteiros beneditinos. Lamentamos que não pudéssemos levar tão longe quanto desejaríamos este nosso trabalho, naturalmente por razões de tempo impostas pela carreira a que nos encontramos vinculada. que para além dos resultados obtidos, nos abriu perspectivas de futuros estudos no domínio da Historia da Música Religiosa em Portugal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Ordem beneditina"

1

Seminário Internacional "A Ordem Beneditina, o Papel dos Mosteiros e o Património da Unesco". I Seminário internacional "A ordem beneditina, o papel dos mosteiros e o património da Unesco": Atas, Cabeceiras de Basto, 9 | abril | 2016. Cabeceiras de Basto: Município de Cabeceiras de Basto, 2016.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia