Letteratura scientifica selezionata sul tema "Narrativa rosiana"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Narrativa rosiana".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Narrativa rosiana"

1

Cruz, Edinilia Nascimento. "“Tudo é e não é” entre sertão e gerais rosianos / “Everything is and is not” between sertão and gerais rosianos". O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 30, n. 2 (30 giugno 2021): 138. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.30.2.138-153.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo: Este artigo busca analisar as formas de tensões e distensões na relação significativa de aproximação e distanciamento entre o sertão e os gerais rosianos, a partir de Corpo de baile (1956). Nesse livro, composto por sete narrativas, o processo de elaboração do espaço ficcional surge de maneira difusa gerando especificidades que recolocam em discussão as representações do espaço que se estruturara por meio da impossibilidade de fixar limites entre eles. Discute-se o sertão como um sistema móvel, cenário central da obra rosiana, e seus desdobramentos em gerais e veredas, categorias fundamentais na construção da narrativa e nas delimitações das singularidades das personagens viajantes. Nos textos rosianos, a construção do espaço é colocada em constante processo de ressignificação e aparece como lugares que estão paradoxalmente dentro e fora do mapa. Com base nesta problematização, propõe-se investigar como se configuram as manifestações de semelhanças e diferenças nesses espaços polissêmicos. Palavras-chave: gerais; sertão; Corpo de baile.Abstract: This article seeks to analyze the forms of tensions and distensions in the significant relationship of approximation and detachment between the hinterland and the rosianos gerais, starting from Corpo de baile (1956). In this book, composed by seven narratives, the process of elaboration of the fictional space appears in a diffuse manner, generating specificities that replace the representations of the space that was structured through the impossibility of setting limits between them. We will discuss the hinterland as a mobile system, the central setting of rosiana work, and its deployment in gerais and paths, fundamental categories in the construction of the narrative and in the delimitations of the singularities of the traveling characters. In rosianos texts, the construction of space is placed in a constant process of resignification and appears as places that are paradoxically inside and outside the map. Based on this problematization, we propose to investigate how the manifestations of similarities and differences configure themselves in these polysemic spaces.Keywords: gerais; hinterland; Corpo de baile.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Morais, Márcia Marques de. "O romance se fez letra – a metaliteratura em Grande Sertão: Veredas". O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 12 (30 giugno 2006): 202–14. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.12.0.202-214.

Testo completo
Abstract (sommario):
O ensaio pretende apontar como a estratégia narrativa daobra-prima rosiana, ao se valer de um diálogo virtual/monólogo interior,propiciando a intersubjetividade entre quem fala – o narrador épico equem escreve – o narrador do romance, dramatiza a própria escritado romance como gênero e como “pacto” com a ficção.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Morais, Márcia Marques de. "romance se fez letra – a metaliteratura em Grande Sertão: Veredas". O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 12 (30 giugno 2006): 202–14. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.12..202-214.

Testo completo
Abstract (sommario):
O ensaio pretende apontar como a estratégia narrativa da obra-prima rosiana, ao se valer de um diálogo virtual/monólogo interior,propiciando a intersubjetividade entre quem fala – o narrador épico e quem escreve – o narrador do romance, dramatiza a própria escrita do romance como gênero e como “pacto” com a ficção.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Signates, Luiz, e Gismair Teixeira. "O DAIMONISMO ESPÍRITA E A DEFINIÇÃO GEERTZIANA DE RELIGIÃO NO ROMANCE GRANDE SERTÃO: VEREDAS". Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 18, n. 3 (22 dicembre 2020): 781. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v18i3.8459.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo apresenta a relação entre o daimonismo e o espiritismo franco-brasileiro presente no discurso narrativo do romance Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, discutindo aspectos específicos da definição oferecida pelo antropólogo Clifford Geertz para o que seja religião e como suas asserções se projetam no páthos da personagem Riobaldo. A partir dos dados culturais que vinculam a doutrina espírita e a conceituação em torno do daimon grego, o estudo expõe uma exegese para um ponto central da narrativa rosiana, o pacto de Riobaldo com o diabo, com base num recorte da definição geertziana de religião.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Santini, Juliana. "A narrativa rosiana e o regionalismo (ainda não) superado". Letras Escreve 9, n. 2 (2 marzo 2020): 123. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2019v9n2.p123-130.

Testo completo
Abstract (sommario):
O ensaio “Literatura e subdesenvolvimento”, de Antonio Candido, estabelece a narrativa de João Guimarães Rosa como um ponto de mudança no paradigma de representação da ficção regionalista brasileira ao caracterizá-la como “super-regionalismo”, gerando a proposição de que a produção do autor superaria o dado local. Diante dessa constatação, o objetivo deste artigo é problematizar a ideia de superação do regionalismo em João Guimarães Rosa, observando o modo como o conto “Sequência” articula o sertão geográfico e material a um percurso de amadurecimento do personagem.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Haudenschild, André Rocha Leite. "A experiência revisitada: as artimanhas naturais da narrativa rosiana". Anuário de Literatura 21, n. 1 (30 giugno 2016): 81. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2016v21n1p81.

Testo completo
Abstract (sommario):
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2016v21n1p81O artigo pretende elaborar considerações sobre a narrativa do poeta e romancista Guimarães Rosa à luz das teorias de Walter Benjamin sobre o narrador e as transformações da experiência, mediadas pelas análises críticas de José Guilherme Merquior e Davi Arrigucci Júnior. Assim almeja-se compreender como que a prosa poética de Guimarães Rosa transita com autoridade da Erfahrung à Erlebnis benjaminiana, subindo e descendo os degraus da experiência entre os universos culturais do “sertão” e da “metrópole” ao deslocar-se entre a oralidade sertaneja e o romance de formação. Trata-se de entender essa tensão civilizatória como uma chave interpretativa que nos permite adquirirmos consciência de uma parte central de nossa experiência e das crises de nossa sociedade (WILLIAMS, 1989): uma antinomia crucial que está atrelada ao próprio modo de produção capitalista que vem transformando a vida social brasileira desde as primeiras décadas do século XX. Para tanto, foram elencadas algumas das principais obras da produção literária rosiana, como Grande sertão: veredas e alguns contos pertinentes para exemplificarem as argumentações propostas neste trabalho.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Holanda, Silvio. "O TRÁGICO EM GUIMARÃES ROSA: Primeiras estórias". MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 1, n. 21 (4 giugno 2016): 167. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i21.3200.

Testo completo
Abstract (sommario):
A presente comunicação é um estudo interpretativo do volume Primeiras Estórias, publicado em 1962 por Guimarães Rosa, examina-se a recepção de temas trágicos pela narrativa rosiana, tais como a ideia de fatalidade e de destino. Fazem-se confrontos entre os contos de 1962 e a tradição da tragédia grega, sobretudo daquela vertente que remonta a Sófocles e a Ésquilo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Silva, Rafael Guimarães Tavares da. "Mais apropriações e jagunçagens". Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade 1, n. 31 (11 giugno 2024): e67125. http://dx.doi.org/10.23925/2176-4174.v1.2024e67125.

Testo completo
Abstract (sommario):
Identificando um jogo intertextual traçável entre os poemas homéricos e o romance de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, pretendo indicar a riqueza interpretativa a ser explorada por uma leitura atenta aos diálogos e aos ecos evocados por essas possibilidades de intertextualidade, destacando a originalidade de certos deslocamentos e retomadas da tradição literária. Em termos rosianos, sugere-se a possibilidade de se entrever o princípio de adesão do mundo físico ao estado moral do homem em certas passagens dos poemas homéricos, por exemplo. Em que a pese a importância da tradição épica grega na composição de Grande Sertão: Veredas, nenhuma interpretação efetivamente atenta às especificidades dessa grande obra poderia exaurir sua multiplicidade a partir de um dos polos de seus diálogos intertextuais. Ao contrário do que propõem estudiosos importantes da fortuna crítica rosiana, cuja opinião considerarei na conclusão deste artigo, acredito que a dubiedade e a tensão características do romance de Rosa não sejam resolvidas com o encerramento da narrativa, mas se prolonguem para além de seu fim.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Almeida, Telly Will Fonseca, e Telma Borges. "Infância e ritos de passagem em "Campo geral", de Guimarães Rosa". Caletroscópio 4, n. 7 (31 dicembre 2016): 114–28. http://dx.doi.org/10.58967/caletroscopio.v4.n7.2016.3660.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo propõe uma análise da representação da infância em Campo Geral, de Guimarães Rosa, levando em consideração a abordagem sócio-histórica explorada pelo narrador. Neste sentido, apresenta-se uma infância na qual se mesclam elementos antigo-medievais e modernos em constante ciclo de tensão, conforme Jaques Le Goff. Ao analisar o conceito de infância com essa perspectiva, sem refutar os elementos míticos e místicos, consideramos que os componentes contraditórios da narrativa não são solucionados, mas potencializados por meio de ritos de passagem experimentados pelo protagonista Miguilim: os medos, os conflitos, as perdas e as separações que fazem parte dessa concepção antropológica da infância na narrativa rosiana.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Oliveira, Luiz Cláudio Vieira de. "Contrastes e confrontos na obra de Guimarães Rosa". O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 12 (30 giugno 2006): 187–200. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.12.0.187-200.

Testo completo
Abstract (sommario):
A obra de Guimarães Rosa evidencia, de Magma a Tutaméia,um percurso em que o autor opta pelo trabalho metalingüístico com otexto, executando uma renovação lingüística e narrativa na ficçãobrasileira. Esta opção revela que o autor não teve ou desejou umaatuação política, nem procurou fazer uma literatura revolucionária,engajada, preocupando-se antes em realizar uma transformação naliteratura. As análises que buscam tal literatura revolucionária naobra rosiana desconhecem a opção estética do escritor.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Narrativa rosiana"

1

Pereira, Alexandre Gonçalves. "A arquitetura mítica da narrativa rosiana: as raízes do monomito na travessia heróica de Augusto Matraga". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14906.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-04-28T19:59:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alexandre Goncalves Pereira.pdf: 920270 bytes, checksum: b74d5a26245b74e2ce72895710738b72 (MD5) Previous issue date: 2009-08-11
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The research investigates Guimarães Rosa s mythical speech through the construction of the mythical character, according to Campbell s model of the monomyth. The corpus adopted is the short story A Hora e Vez de Augusto Matraga. It also focuses the sources of the literary creation in which the author got his inspiration to conceive a character that although he symbolizes a man from Brazilian backlands, transcends the documental record, the ascension to the condition of mythical hero through the adventures and the search of the salvation of his soul. We started from the hypothesis of that the construction of the mythical character, according to the diagram of the monomyth, besides being an indelible features of identification of the myth in Rosa s fiction, also clarifies the importance of the metaphysical religious worries of the author about the conception of his work, because the hero of the monomyth shows, during his trajectory, features of rituals of initiation. The aspect of initiation of the trajectory of the mythological hero reveals the holy meaning of the myth of the hero: this one symbolizes the divine potential in human being who only can be developed due to a project of ascetic life and of a heroic ethos. Identifying the archetype of the mythological hero in creation of the character Augusto Matraga, according to the key of reading of the monomyth, we identify the meeting among myth, religion and literature in the work of an author who transcended the documental regionalism, as a result of the creation of the myth of the spiritual asceticism of a character in the heart of the backlands of the North of Minas Gerais
A pesquisa investiga a realização do discurso mítico rosiano por meio da construção da personagem mítica, segundo o modelo campbelliano do monomito. O corpus adotado é o conto A Hora e Vez de Augusto Matraga. Enfoca, também, as fontes da criação literária em que o autor se inspirou para conceber uma personagem que, a despeito de representar um homem do sertão brasileiro, transcende ao registro documental, ao ascender à condição de herói mítico por meio das peripécias, da trajetória de aventuras e pela busca da salvação de sua alma. Partimos da hipótese de que a construção da personagem mítica, de acordo com o diagrama do monomito, além de ser um traço indelével de identificação do mito na ficção rosiana, também esclarece a importância das preocupações metafísico-religiosas do autor para a concepção de sua obra, pois o herói do monomito apresenta, em sua trajetória, traços de rituais de iniciação. O caráter iniciático da trajetória do herói mitológico revela o sentido sagrado do mito do herói: este emblematiza o potencial divino no ser humano que só pode ser desenvolvido em razão de um projeto de vida ascética e de um ethos heróico. Identificando o modelo arquetípico do herói mitológico na criação da personagem Augusto Matraga, segundo a chave de leitura do monomito, identifica-se o encontro entre mito, religião e literatura na obra de um autor que transcendeu o regionalismo documental, em virtude da criação do mito da ascese espiritual de uma personagem no âmago do sertão norte-mineiro
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Cruz, Aline Matos da [UNESP]. "O traduzir como terceira margem: aspectos da narrativa rosiana Campo Geral na versão traduzida para o italiano por Edoardo Bizzarri". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/99097.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-08-17Bitstream added on 2014-06-13T19:39:19Z : No. of bitstreams: 1 cruz_am_me_sjrp_parcial.pdf: 71795 bytes, checksum: 96d31603d74de6f098a599b0f40bf210 (MD5) Bitstreams deleted on 2015-01-16T10:37:51Z: cruz_am_me_sjrp_parcial.pdf,Bitstream added on 2015-01-16T10:38:36Z : No. of bitstreams: 1 000698140.pdf: 531708 bytes, checksum: 55d142506424b833c74bad88df537e0e (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este trabalho pretende analisar três aspectos temáticos da narrativa rosiana “Campo Geral”, a saber, o olhar, enquanto representação da inadequação de Miguilim perante a vida; as estórias, como símbolo de sua sensibilidade poética; e a religiosidade, no que tange ao desenvolvimento de sua fé ao longo do texto. Com o intuito de observarmos como o tradutor Edoardo Bizzarri os reescreveu na língua italiana, nosso objetivo é o de refletir sobre o texto em italiano, partindo das seguintes questões: como se deram as escolhas do tradutor com relação aos vocábulos cujo significado é desconhecido ou diversificado para o leitor italiano? Suas soluções tradutórias seriam mais explicativas ou criativas? Para tanto, buscamos entender o ato de traduzir como sendo uma analogia da terceira margem, ou seja, como uma ação que perpassa tanto a língua de partida (margem de cá), quanto à de chegada (margem de lá), fazendo da tradução uma linguagem própria, que se constrói em meio as diferenças entre as línguas. Dessa forma, para embasarmos nossa proposta, partimos de alguns aportes teóricos propostos por Walter Benjamin (2001), no que diz respeito à questão da traduzibilidade de cada texto, e de Antoine Berman (2007), ao enxergar a tradução como sendo experiência nela mesma, ou seja, que nasce da vivencia de quem a está conduzindo. Nesse sentido, nossa metodologia configurou-se dentro do tema proposto, levantando as principais características do texto original e analisando-as em concomitância com o texto traduzido, além disso, recorremos ao uso das ferramentas computacionais do programa WordSmith Tools, propostas pela Linguística de Corpus, com as quais pudemos ter acesso às palavras-chaves relacionadas aos temas em questão, bem como às linhas de concordâncias e número de recorrência dessas palavras no...
The present study aims at analyzing three thematic aspects of ‘Campo Geral’, by Guimarães Rosa. Those are: the look, as representing Miguilim’s unfitness towards life; the stories, as a symbol of his poetic sensitivity; and the religiosity, regarding his faith development throughout the text. In order to observe how the translator Edoardo Bizarri rewrote them in Italian, our goal is to think about the text in Italian, posing the following questions: what lead the translator’s lexical choices when facing words the meaning of which are unknown or diverse for the Italian reader? His translation solutions are more explanatory or creative? In order to conduct such research, we sought to understand the act of translating as an analogy for the third margin. In other words, it is an action that goes through the source language (this margin) and the target language (that other margin), making the translation a new language that shines through even the differences between both languages. Therefore, we used some of the concepts by Walter Benjamin (2001) as a theoretical basis regarding the ability of being translated in each text, and by Antoine Berman (2007), for whom the translation is an experience itself born from the translator’s active experience. Our methodology was shaped within the proposed topic, indicating the main features from the source text and analyzing them at the same time as the translated text. Besides that, we used tools from the program WordSmith Tools, related to the Corpus Linguistics, with the aid of which we could have access to the keywords related to the topics in question, as well as to concordance lines and number of occurrences in the text. Knowing that the books by Guimarães Rosa are full of local images and refined linguistic constructions, we observed that the translation options by Bizarri seek to maintain... (Complete abstract click electronic access below)
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Cruz, Aline Matos da. "O traduzir como terceira margem : aspectos da narrativa rosiana "Campo Geral" na versão traduzida para o italiano por Edoardo Bizzarri /". São José do Rio Preto : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/99097.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Maria Celeste Tommasello Ramos
Coorientador: Diva Cardoso de Camargo
Banca: Cátia Inês Negrão Berlini de Andrade
Banca: Lucia Granja
Resumo: Este trabalho pretende analisar três aspectos temáticos da narrativa rosiana "Campo Geral", a saber, o olhar, enquanto representação da inadequação de Miguilim perante a vida; as estórias, como símbolo de sua sensibilidade poética; e a religiosidade, no que tange ao desenvolvimento de sua fé ao longo do texto. Com o intuito de observarmos como o tradutor Edoardo Bizzarri os reescreveu na língua italiana, nosso objetivo é o de refletir sobre o texto em italiano, partindo das seguintes questões: como se deram as escolhas do tradutor com relação aos vocábulos cujo significado é desconhecido ou diversificado para o leitor italiano? Suas soluções tradutórias seriam mais explicativas ou criativas? Para tanto, buscamos entender o ato de traduzir como sendo uma analogia da terceira margem, ou seja, como uma ação que perpassa tanto a língua de partida (margem de cá), quanto à de chegada (margem de lá), fazendo da tradução uma linguagem própria, que se constrói em meio as diferenças entre as línguas. Dessa forma, para embasarmos nossa proposta, partimos de alguns aportes teóricos propostos por Walter Benjamin (2001), no que diz respeito à questão da traduzibilidade de cada texto, e de Antoine Berman (2007), ao enxergar a tradução como sendo experiência nela mesma, ou seja, que nasce da vivencia de quem a está conduzindo. Nesse sentido, nossa metodologia configurou-se dentro do tema proposto, levantando as principais características do texto original e analisando-as em concomitância com o texto traduzido, além disso, recorremos ao uso das ferramentas computacionais do programa WordSmith Tools, propostas pela Linguística de Corpus, com as quais pudemos ter acesso às palavras-chaves relacionadas aos temas em questão, bem como às linhas de concordâncias e número de recorrência dessas palavras no... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The present study aims at analyzing three thematic aspects of 'Campo Geral', by Guimarães Rosa. Those are: the look, as representing Miguilim's unfitness towards life; the stories, as a symbol of his poetic sensitivity; and the religiosity, regarding his faith development throughout the text. In order to observe how the translator Edoardo Bizarri rewrote them in Italian, our goal is to think about the text in Italian, posing the following questions: what lead the translator's lexical choices when facing words the meaning of which are unknown or diverse for the Italian reader? His translation solutions are more explanatory or creative? In order to conduct such research, we sought to understand the act of translating as an analogy for the third margin. In other words, it is an action that goes through the source language (this margin) and the target language (that other margin), making the translation a new language that shines through even the differences between both languages. Therefore, we used some of the concepts by Walter Benjamin (2001) as a theoretical basis regarding the ability of being translated in each text, and by Antoine Berman (2007), for whom the translation is an experience itself born from the translator's active experience. Our methodology was shaped within the proposed topic, indicating the main features from the source text and analyzing them at the same time as the translated text. Besides that, we used tools from the program WordSmith Tools, related to the Corpus Linguistics, with the aid of which we could have access to the keywords related to the topics in question, as well as to concordance lines and number of occurrences in the text. Knowing that the books by Guimarães Rosa are full of local images and refined linguistic constructions, we observed that the translation options by Bizarri seek to maintain... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Segunda, Maria Guadalupe. "Ser-t?o de Buriti: o corpo de noturno rumor (a po?tica de Guimar?es Rosa e o pensamento liter?rio contempor?neo)". Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016. http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21130.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Automa??o e Estat?stica (sst@bczm.ufrn.br) on 2016-08-09T22:29:00Z No. of bitstreams: 1 MariaGuadalupeSegunda_TESE.pdf: 1494335 bytes, checksum: 8270aac08826144fdeafd918b7c2971b (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2016-08-10T20:28:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MariaGuadalupeSegunda_TESE.pdf: 1494335 bytes, checksum: 8270aac08826144fdeafd918b7c2971b (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-10T20:28:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaGuadalupeSegunda_TESE.pdf: 1494335 bytes, checksum: 8270aac08826144fdeafd918b7c2971b (MD5) Previous issue date: 2016-02-19
Esta tese tem como objeto de estudo a an?lise da tessitura ficcional de Buriti, novela de Guimar?es Rosa, constante da obra Corpo de Baile. Constitui-se como principal refer?ncia o aporte filos?fico de Gilles Deleuze e outros te?ricos afins, como Mircea Eliade, Derrida, Bataille, F?lix Guattari, Foucault, Blanchot e Nietzsche, os quais, a exemplo da escrita problematizadora de Guimar?es Rosa, apresentam como matriz b?sica do pensamento a desterritorializa??o dos conceitos, das normas, do conhecimento institucionalizado pela estrutura can?nica da l?ngua. Em conflu?ncia com a perspectiva te?rica de alteridade vigente nesses autores, Buriti se encontra atravessada por uma est?tica fundamentada na multiplicidade de pontos de vista narrativos, abrindo brechas para outras vozes n?o sacralizadas, n?mades, utilizando a polifonia como uma forma de transgredir, desestabilizar verdades cristalizadas, pertinentes aos c?nones da l?ngua p?tria. Entretecida por uma vertente po?tica, de transgress?o, a narrativa de Buriti se acha especialmente marcada pelos signos do sert?o e da noite, os quais apontam rizomaticamente para um sentido de infinitude, de eternidade, de solid?o, de vertigens ante o abissal, evocando a singularidade de um ser-t?o ante a noite, ?o corpo de noturno rumor.? As noites do sert?o em Buriti d?o margem ? irrup??o de um estado de subjetividade, o ser-t?o, cuja natureza se mostra como um espa?o de comunh?o dos diversos seres, em que os humanos se colocam no mesmo plano de outros seres vivos, configurando um territ?rio c?smico de partilha, de frui??o entre a dor e o prazer, entre a morte e a vida. ? a noite que em meio ?s trevas, ? escurid?o, revela o ser-t?o, o ser em suas entranhas, confrontando-se com ele mesmo, com seus rumores internos, que se projetam atrav?s dos ru?dos, dos barulhos da noite amplificados pela vastid?o, pelo des?rtico do sert?o. ?O sert?o ? de noite.? (ROSA, 1988, p.92).
This thesis is to analyze the fictional texture of Buriti, novella by Guimar?es Rosa, which makes part of Corpo do Baile. Gilles Deleuze?s philosophical background as well as similar theorists such as Mircea Eliade, Derrida, Bataille, Foucault, Blanchot and Nie-tzsche constitute the main reference, as example of Guimar?es Rosa?s problematizing writing, since they present as basic element of thought the desterritorialization of con-cepts, standards and institutionalized knowledge by the dominant literary language. Along with the theoretical perspective of current alterity on these authors, Buriti is crossed by one aesthetics substantiated with a multiplicity of narrative points of view, opening gaps to other non-sacralized, nomadic voices, using polyphony as a way of breaking and destabilizing crystallized truths related to the canons of mother tongue. Interwoven by a poetic side of transgression, the narrative of Buriti finds especially marked by the signs of the backlands and of the night, which rhizomatically point to a sense of infinity, eternity, loneliness, vertigo before the abyssal, evoking the singularity of a ser-t?o before the night, "the body of nocturnal rumor." The nights in the backlands in Buriti give rise to the emergence of a state of subjectivity, the ser-t?o, whose nature is shown as a space of communion of the various beings that humans put on the same level of other living beings, setting up a sharing cosmic territory, enjoyment between pain and pleasure, between death and life. It is the night in the darkness, the shadows, the ser-t?o is exposed, the being in his depth, facing himself with his internal rumors, which project themselves through the noise, the sound amplified by the vastness of the night at the desert backlands. "The backlands is the night." (ROSA, 1988, p.92).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Liporaci, Vanessa Chiconeli. "A providência nos interstícios das histórias rosianas /". Araraquara : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/11449/91571.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Maria Célia de Moraes Leonel
Resumo: O presente trabalho concentra-se no levantamento e análise das diferentes formas de atuação da providência divina em quatro contos de Guimarães Rosa: "Substância" e "Seqüência" integrantes de Primeiras estórias de 1962, "A estória do Homem do Pinguelo" que se encontra no livro póstumo Estas estórias de 1969 e "Arroio-das-antas" presente em Tutaméia de 1967. A escolha desses contos deve-se ao fato de eles apontarem, de forma exemplar, a existência de uma força providencial capaz de alterar o rumo dos fatos e da vida das personagens neles envolvidas. Tomamos como ponto de partida a idéia de que é essa providência que move a ação nas composições selecionadas e procuramos analisar o modo como o escritor articula todos os elementos da narrativa, conduzindo-a ao momento da ação providencial, ou seja, à mudança aparentemente brusca que se dá na vida das personagens graças à influência de uma força superior ordenadora. Com uma estrutura singular e linguagem poética, Guimarães Rosa cifra a disseminação da ação providencial nos interstícios das histórias de Sionésio e Maria Exita, da vaquinha pitanga e o filho de Seo Rigério, de Seo Cesarino e Pedro Mourão e de Drizilda e das velhinhas. Sendo assim, trabalhamos com a idéia de que essas quatro narrativas alegorizam, de maneiras diferentes, um mesmo sentido que transcende as histórias em questão.
Abstract: This paper concentrates on the data collection and analysis of the different ways of acting of the divine providence in four short stories written by Guimarães Rosa: "Substância" and "Seqüência" belonging to Primeiras estórias of 1969, "A estória do Homem do Pinguelo" which can be found in the posthumous book Estas estórias of 1969 and "Arroio-das-antas" in Tutaméia of 1967. The choice of these short stories is due to the fact that they point, exemplarily, to the existence of a providential strength which is capable of changing the direction of the facts and of the lives of the characters involved in them. As a starting point, we take the idea that this providence moves the action in the selected compositions and we analyze the way in which the writer articulates all the elements of the narrative, conducing it to the moment of the providential action, in other words, to the apparently abrupt change that happens in the lives of the characters due to the influence of a superior ordering strength. Having a unique structure and poetic language, Guimarães Rosa codes the dissemination of the providential action in the interstices of the stories about: Sionésio and Maria Exita; the little red cow and Seo Rigério's son; Seo Cesarino and Pedro Mourão and Drizilda and the old ladies. Taking this into account, we work with the idea that these four narratives allegorize, in different ways, the same meaning that transcends the stories in question.
Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Liporaci, Vanessa Chiconeli [UNESP]. "A providência nos interstícios das histórias rosianas". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/91571.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:25:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-03-05Bitstream added on 2014-06-13T20:27:35Z : No. of bitstreams: 1 liporaci_vc_me_arafcl.pdf: 830710 bytes, checksum: a7c6a651253a74a50bdb1894b6b5fa07 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O presente trabalho concentra-se no levantamento e análise das diferentes formas de atuação da providência divina em quatro contos de Guimarães Rosa: “Substância” e “Seqüência” integrantes de Primeiras estórias de 1962, “A estória do Homem do Pinguelo” que se encontra no livro póstumo Estas estórias de 1969 e “Arroio-das-antas” presente em Tutaméia de 1967. A escolha desses contos deve-se ao fato de eles apontarem, de forma exemplar, a existência de uma força providencial capaz de alterar o rumo dos fatos e da vida das personagens neles envolvidas. Tomamos como ponto de partida a idéia de que é essa providência que move a ação nas composições selecionadas e procuramos analisar o modo como o escritor articula todos os elementos da narrativa, conduzindo-a ao momento da ação providencial, ou seja, à mudança aparentemente brusca que se dá na vida das personagens graças à influência de uma força superior ordenadora. Com uma estrutura singular e linguagem poética, Guimarães Rosa cifra a disseminação da ação providencial nos interstícios das histórias de Sionésio e Maria Exita, da vaquinha pitanga e o filho de Seo Rigério, de Seo Cesarino e Pedro Mourão e de Drizilda e das velhinhas. Sendo assim, trabalhamos com a idéia de que essas quatro narrativas alegorizam, de maneiras diferentes, um mesmo sentido que transcende as histórias em questão.
This paper concentrates on the data collection and analysis of the different ways of acting of the divine providence in four short stories written by Guimarães Rosa: “Substância” and “Seqüência” belonging to Primeiras estórias of 1969, “A estória do Homem do Pinguelo” which can be found in the posthumous book Estas estórias of 1969 and “Arroio-das-antas” in Tutaméia of 1967. The choice of these short stories is due to the fact that they point, exemplarily, to the existence of a providential strength which is capable of changing the direction of the facts and of the lives of the characters involved in them. As a starting point, we take the idea that this providence moves the action in the selected compositions and we analyze the way in which the writer articulates all the elements of the narrative, conducing it to the moment of the providential action, in other words, to the apparently abrupt change that happens in the lives of the characters due to the influence of a superior ordering strength. Having a unique structure and poetic language, Guimarães Rosa codes the dissemination of the providential action in the interstices of the stories about: Sionésio and Maria Exita; the little red cow and Seo Rigério’s son; Seo Cesarino and Pedro Mourão and Drizilda and the old ladies. Taking this into account, we work with the idea that these four narratives allegorize, in different ways, the same meaning that transcends the stories in question.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Ribeiro, Gustavo de Mello Sá Carvalho [UNESP]. "A "mão pronta" e a divina: manifestações da justiça em contos rosianos". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/139440.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Gustavo de Mello Sá Carvalho Ribeiro null (gustavo.fcl2010@yahoo.com.br) on 2016-06-08T02:26:05Z No. of bitstreams: 1 A mão pronta e a divina.pdf: 905826 bytes, checksum: dcbb5b013c34206340b4e57899848511 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Paula Grisoto (grisotoana@reitoria.unesp.br) on 2016-06-08T18:45:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ribeiro_gmsc_me_arafcl.pdf: 905826 bytes, checksum: dcbb5b013c34206340b4e57899848511 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-08T18:45:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ribeiro_gmsc_me_arafcl.pdf: 905826 bytes, checksum: dcbb5b013c34206340b4e57899848511 (MD5) Previous issue date: 2016-05-06
Le sujet de la recherche est la construction de la notion de justice dans les contes de Sagarana et Primeiras estórias de Guimarães Rosa. L'objectif principal est vérifier et analyser la façon dont, dans les récits sélectionnés, l'écrivain présente la question de la justice. Il est également important de vérifier que le traitement de cette question est compatible avec l'espace socio-historique représenté dans les compositions. Par conséquent, la thèse porte sur l'analyse des éléments narratifs, comme l'histoire, le narrateur, les personnages et l'espace social. Le corpus comprend les récits suivants: "O burrinho pedrês", "Duelo", "São Marcos", "Corpo fechado", "Conversa de bois" et "A hora e vez de Augusto Matraga" de Sagarana, et "Os irmãos Dagobé" et "Fatalidade" de Primeiras estórias. Nous nous rendons compte que la justice construite dans les histoires ont généralement deux formes de manifestation: la justice humaine, tenue par les mains des personnages, parce que l'État n'est pas présent dans le sertão; et de la justice divine, appelée de providence de Dieu, qui gouverne la plupart des événements des histoires. La base théorique de la recherche é regroupée en trois lignes: d'abord, critiques à propos de la production de Rosa en général, tels que "De Sagarana a Grande sertão: veredas" de Benedito Nunes, dans lequel l'auteur présente un aperçu des trois premiers livres de Guimarães Rosa, comme une compréhension du général et, plus particulièrement, la critique de notre corpus, par exemple, Fórmula e fábula de Willi Bolle, où l'écrivain expose que les caractéristiques des récits de Sagarana sont le moralisme et le conservatisme, de sorte que, chaque fois qu'un fait moralement négative est considéré dans l'histoire, une pénalité est établie (si la justice divine ou la humaine); deuxièmement, les textes traitant de la question de la justice abordées dans des histoires, telles que Estudos de filosofia do direito de Tércio Sampaio Ferraz Jr., dans lesquels nous avons des informations sur l'origine de la division de la justice en humaine et divine; A justiça popular em Cabo Verde de Boaventura de Sousa Santos; Filosofia do direito de Paul Nader, etc. Enfin, des essais sur les catégories narratives, notre instrument d'analyse littéraire, comme O discurso da narrativa de Genette, ce qui permet de mieux développer la lecture de la façon dont ces catégories construisent, dans les histoires, les manifestations de la justice. Enfin, on conclut que l'absence de l'État dans la plupart des contes est la raison de la justice par les mains des personnages. Cependant, il y a aussi la justice divine : un sens de justice qui va au-delà du temps et de l'espace dans lequel il est inséré, ce qui est tout-puissant et organise les faits. Cette manifestation est très important dans tous les contes analysés: il est comme si une main divine providentielle conduit les événements à la fin.
O tema da pesquisa é a construção do conceito de justiça em contos de Sagarana e de Primeiras estórias de Guimarães Rosa. O objetivo principal é levantar e analisar os modos como, nas narrativas selecionadas, o escritor apresenta a questão da justiça. Interessa verificar também se o tratamento dessa matéria coaduna-se com o ambiente sócio-histórico representado nas composições. Para tanto, a dissertação ocupa-se com a análise de elementos narrativos, como a história, o narrador, as personagens e o espaço social. O corpus do trabalho é constituído pelas seguintes narrativas: “O burrinho pedrês”, “Duelo”, “São Marcos”, “Corpo fechado”, “Conversa de bois” e “A hora e vez de Augusto Matraga”, de Sagarana, e "Os irmãos Dagobé" e "Fatalidade" de Primeiras estórias. Percebemos que a justiça construída nos contos tem, geralmente, duas formas de manifestação: a justiça humana, realizada pelas próprias mãos das personagens, tendo em vista que o Estado não está presente no sertão; e a justiça divina, chamada de providência de Deus, que rege muitos dos acontecimentos das histórias. O embasamento teórico da pesquisa é agrupado em três linhas: primeiramente, crítica sobre a produção rosiana em geral, como “De Sagarana a Grande sertão: veredas” de Benedito Nunes, em que o autor apresenta um panorama dos três primeiros livros de Guimarães Rosa, de certa maneira introduzindo-nos na compreensão do geral, e mais particularmente, a crítica sobre nosso corpus como, por exemplo, Fórmula e fábula de Willi Bolle, em que o crítico aponta como características das narrativas de Sagarana, o moralismo e o conservadorismo, de maneira que, sempre que um fato de valor considerado moralmente negativo ocorre na história, uma sanção é estabelecida (seja ela de justiça divina ou de mão própria); em segundo lugar, textos que tratam do tema da justiça abordado nos contos, como Estudos de filosofia do Direito de Tércio Sampaio Ferraz Jr., em que temos informações sobre a origem da divisão da justiça em humana e divina; A justiça popular em Cabo Verde, de Boaventura de Sousa Santos; Filosofia do direito, de Paulo Nader, entre outros. Por último, ensaios sobre as categorias da narrativa, nosso instrumento de análise literária, como Discurso da narrativa de Genette, que nos possibilita desenvolver melhor a leitura de como essas categorias constroem, ao longo dos contos, as manifestações da justiça. Finalmente, conclui-se que a ausência do Estado, na maioria dos contos, leva as personagens a fazer justiça pelas próprias mãos. Entretanto, surge também a justiça divina: uma ideia de justo que vai além do tempo e do espaço em que ela se insere, que é onipotente e arranja os fatos. Tal manifestação tem presença muito forte em todos os contos analisados: é como se houvesse uma mão divina providencial que coordenasse os acontecimentos, fatalmente, para seu desfecho.
The theme of the research is the construction of the concept of justice in tales of Sagarana and Primeiras estórias of Guimarães Rosa. The main goal is to raise and analyze the ways in which, in selected narratives, the writer presents the question of justice. Interests also check that the treatment of this matter is consistent with the socio-historical environment represented in the compositions. Therefore, the thesis is concerned with the analysis of narrative elements, as the story, the narrator, the characters and the social space. The work corpus consists of the following narrative: "The Pedrês donkey", "Duel", "San Marco", "Unbreakable," "Talk of oxen" and "Time and time of Augusto Matraga" Sagarana, and "the brothers Dagobé" and "Fatality" First of stories. We realize that justice built in stories generally have two forms of manifestation: the human justice, held by the very hands of characters, given that the state is not present in the backcountry; and divine justice, called the providence of God, which governs many of the events of the stories. The theoretical basis of the research is grouped into three lines: first, critical about Rosa's production in general, such as "From Sagarana the Great backlands" Benedito Nunes, in which the author presents an overview of the first three books of Guimarães Rosa, in a way introducing us to understand the general and more particularly the criticism of our corpus, for example, Formula and fabled Willi Bolle, where the critical points as characteristics of Sagarana narratives, moralism and conservatism, so that, whenever a fact morally negative value is considered in history, a penalty is established (whether of divine justice or person); second, texts dealing with the justice issue addressed in stories such as studies of philosophy of law Tertius Sampaio Ferraz Jr., in which we have information about the origin of justice division in human and divine; The popular justice in Cape Verde, Boaventura de Sousa Santos; Philosophy of law, Paul Nader, among others. Finally, tests on narrative categories, our literary analysis instrument, such as Speech of Genette's narrative, which enables better develop the reading of how these categories build over the stories, the manifestations of justice. Finally, it was concluded that the absence of the state in most tales, takes the characters to take the law into their own hands. However, there is also the divine justice: a sense of fair that goes beyond time and space in which it is inserted, which is omnipotent and arranges the facts. This event has very strong presence in all the tales analyzed: it is as if a providential divine hand to coordinate the events, bound to its outcome.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Narrativa rosiana"

1

Rodríguez, Ramonita Mayté Reyes. Palabras de mujer: La construcción y deconstrucción de lo femenino en la narrativa de Carmela Eulate Sanjurjo, Rosita Silva, Violeta López Suria y Amelia Agostini de del Río. San Juan: Isla Negra Editores, 2016.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Narrativa rosiana"

1

Leonel, Maria Célia, e Edna Maria F. S. Nascimento. "Para uma poética rosiana". In Guimarães Rosa: dimensões da narrativa, 85–104. Editora UNESP, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786557143018.0006.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Miranda, Jacqueline de Sousa, e Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. "ESTUDO DA NARRATIVA ROSIANA EM “DÃO-LALALÃO”". In (In) Subordinações Contemporâneas: Linguística, Letras e Artes, 199–213. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.08919030917.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

MOREIRA, WANÚBYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA, THAÍS FERNANDES DE AMORIM, LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA e GEOVANE SILVA BELO. "LEITURAS DE "AS VIAGENS DE GULLIVER" (SWIFT, 1735) E "VIAGEM AO CENTRO DA TERRA" (VERNE, 1864) COMO UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA". In Ensino e suas intersecções. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt17.009.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo é fruto de pesquisas na área dos estudos literários e de experiências docentes, tendo como escopo refletir acerca do Letramento literário, considerando-o como uma ação para além da leitura e da escrita; uma prática social, e como tal, responsabilidade de todos, e não somente da escola. Assim, compreende-se nesse estudo o letramento literário, como um processo de destaque em relação ao próprio letramento, por abundar na sua relação com a escrita. Neste diapasão, um experimento que pode ser vivenciado em espaços de práticas (não) verbais, que não necessariamente em práticas de leitura coletiva e/ou individual, seguidas de uma atividade escrita. Neste sentido, traremos aqui um diálogo acerca das narrativas de viagem/de aventuras, mais especificamente nas obras "As Viagens de Gulliver" (Swift, 1735) e "Viagem ao Centro da Terra" (Verne, 1864), que carregam em si subsídios para um trabalho na Educação Básica, com diversos gêneros discursivos e dos modos como se articulam, o que proporciona uma visão ampla das possibilidades de uso da linguagem, onde se inclui o texto literário. Assim, objetivamos trazer subsídios a alunos e professores no sentido de propiciar o desenvolvimento da capacidade leitora de textos literários, a partir da compreensão de como eles se estruturam e se organizam, e isso é condição necessária para que se desenvolva o prazer de ler esse tipo de texto. O estudo em tela possui como embasamento teórico: Cosson (2007), Lajolo (2018) e Rosing (2012).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Narrativa rosiana"

1

Ristić, Branko S. "TRANSPOZICIJA MITOLOŠKIH PREDSTAVA U PROZI ZA DECU TIODORA ROSIĆA KNjIŽEVNOST ZA DECU U NAUCI I NASTAVI". In KNjIŽEVNOST ZA DECU U NAUCI I NASTAVI. University of Kragujevac, Faculty of Education in Jagodina, 2022. http://dx.doi.org/10.46793/kdnn21.135r.

Testo completo
Abstract (sommario):
Using analytical-synthetic and comparative procedures, the paper discusses T. Rosić’s novels for children, with special attention to the transposition of mythological representations. The writer deliberately reaches a character-religious supernorm, as well as the aesthetic absolute, and the perfection of cosmic harmony. In his narration, the divine character preserves the functions of a higher corrective of human presence to the world. Tiodor Rosić systematizes the religious feeling, the feeling of God in Serbian cultural tradition – as a predestination of the values that have the power of enrichment his narration with mythological elements. The aim of this paper is to define the problem of transposition of mythological elements in T. Rosić’s novels for children, and to shed some light on man’s search for God’s truth and justice, to point to the value and beauty of narration of this Serbian writer.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia