Letteratura scientifica selezionata sul tema "Literatura (crítica e interpretação;ensaios)"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Literatura (crítica e interpretação;ensaios)".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Literatura (crítica e interpretação;ensaios)"

1

Vaccari, Ulisses Razzante. "O LAMAÇAL DO PROGRESSO: IMAGENS DO ESQUECIMENTO EM BENJAMIN E KAFKA **". Kriterion: Revista de Filosofia 63, n. 153 (settembre 2022): 781–802. http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2022n15311urv.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Este artigo pretende estudar os conceitos de esquecimento e rememoração na literatura de Kafka, a partir da interpretação de Walter Benjamin. Além do conhecido ensaio “Franz Kafka: a propósito do décimo aniversário de sua morte ”, serão abordados também outros ensaios menos conhecidos de Benjamin sobre Kafka, como “Moral de cavaleiro” e “Franz Kafka: Na construção da muralha da China ”. O objetivo do artigo não consiste apenas em desnudar a interpretação de Benjamin sobre Kafka, mas também mostrar em que medida a obra de Kafka ilumina pontos centrais do pensamento de Benjamin, sobretudo no que se refere às categorias de esquecimento, rememoração, negatividade e crítica à noção de progresso.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Nobre, Ricardo. "Maria Helena da Rocha Pereira leitora de Sophia". Humanitas, n. 77 (28 giugno 2021): 191–207. http://dx.doi.org/10.14195/2183-1718_77_9.

Testo completo
Abstract (sommario):
Do labor académico de Maria Helena da Rocha Pereira fazem parte diversos estudos sobre a recepção das literaturas antigas na poesia portuguesa de diferentes épocas, sendo especial atenção concedida à obra de poetas contemporâneos como Eugénio de Andrade, Manuel Alegre, Miguel Torga e — pelo menos desde 1981, com o estudo «Motivos clássicos na poesia portuguesa contemporânea: o mito de Orfeu e Eurídice» (recolhido em 1988 nos Novos Ensaios sobre Temas Clássicos na Poesia Portuguesa) — Sophia de Mello Breyner Andresen, a quem a professora de Coimbra dedicou pelo menos quatro ensaios: «Paisagem real e paisagem espiritual em alguns poetas portugueses contemporâneos», «The classical heritage in contemporary Portuguese poetry: a few examples» e sobretudo «A luz da Grécia» (todos reunidos em 2003 no volume Portugal e a Herança Clássica e Outros Textos). Na interpretação proposta, de exemplar rigor informativo e com um saber imenso, Maria Helena da Rocha Pereira instituiu na obra desses poetas uma linha de leitura que se tornou central na crítica literárias portuguesa, a que não terá ficado alheio o desenvolvimento do tema das presenças clássicas no âmbito da investigação universitária. Assim, sem deixar de mencionar outros trabalhos da crítica sobre o mesmo tema (como a investigação levada a termo por José Ribeiro Ferreira, Fernando J. B. Martinho, Eduardo Lourenço ou Federico Bertolazzi), são o objecto de estudo deste ensaio métodos de análise utilizados por Rocha Pereira ao ler Sophia, a que conclusões chegou sobre a influência dos clássicos na obra da poetisa e como alterou a interpretação da poesia da segunda metade do nosso século xx.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Azevedo, Sílvia Maria. "ASTROJILDO PEREIRA, LEITOR DE MACHADO DE ASSIS". Revista Novos Rumos 58, n. 2 (17 dicembre 2021): 141–56. http://dx.doi.org/10.36311/0102-5864.2021.v58n2.p141-156.

Testo completo
Abstract (sommario):
Escritor, jornalista, crítico literário, fundador do Partido Comunista Brasileiro (1922), Astrojildo Pereira (1890-1965) entrou para a história da literatura brasileira como protagonista no célebre episódio da “última despedida” de Machado de Assis, imortalizado na crônica de Euclides da Cunha. Leitor rigoroso da obra machadiana, Astrojildo Pereira foi dos primeiros críticos a descartar a interpretação acerca da indiferença de Machado de Assis em relação aos assuntos políticos e históricos no Brasil da segunda metade do século XIX, exposto em seu ensaio mais famoso, “Machado de Assis, romancista do Segundo Reinado”. O objetivo do presente artigo é propor uma leitura do referido texto, tendo em vista os respectivos suportes de publicação, na Revista do Brasil (1939), e republicação, nos livros Interpretações (1944) e Machado de Assis, ensaios e apontamentos avulsos (1959), em conexão com a conjuntura político-cultural no Brasil, nessas três décadas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Rodrigues, Daiane Pereira. "Relações literárias entre Paraguai e Brasil: as leituras de Josefina Plá sobre poesia brasileira". Cadernos PROLAM/USP 21, n. 43 (12 ottobre 2022): 162–81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.200099.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho tem o objetivo de visibilizar as relações entre Paraguai e Brasil ocorridas na década de 1950 com a publicação de ensaios de Josefina Plá (Espanha, 1903 – Paraguai 1999) sobre literatura brasileira no jornal La Tribuna de Assunção. Em um primeiro momento, apresento uma contextualização da autora na literatura paraguaia; posteriormente, faço uma análise geral dos textos da série “Interpretando al Brasil”, publicados entre 1952 e 1953, destacando a importância desses ensaios para o entendimento da vanguarda paraguaia e as escolhas estéticas e ideológicas de Josefina Plá; e, finalmente, analiso os textos sobre poesia sob o ponto de vista dos estudos feministas de tradução, visando repensar o arquivo literário latino-americano a partir da publicação de mulheres tradutoras. Demonstra-se que Josefina Plá possui importantes colaborações à crítica de tradução, assim como para a crítica literária latino-americana.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Blanco, Daniela Cunha. "DESCRIÇÃO: EFEITO DE REAL OU EFEITO DE IGUALDADE? UM DIÁLOGO DE RANCIÈRE COM (E CONTRA) BARTHES **". Kriterion: Revista de Filosofia 63, n. 153 (settembre 2022): 589–612. http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2022n15303dcb.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Em “O fio perdido: ensaios sobre a ficção moderna”, Jacques Rancière criticará Roland Barthes, afirmando que sua interpretação do livro “Um coração simples”, de Gustave Flaubert, teria se mostrado incapaz de perceber a política da escrita da literatura romanesca. Para Thomas Clerc, leitor de Barthes, Rancière teria se deixado confundir pelo duplo caráter do pensamento barthesiano: ao mesmo tempo estruturalista e crítico. Ambos os autores, Barthes e Rancière, se empenham por recusar um pensamento pautado pela noção de representação. Nossa hipótese, porém, é a de que os autores divergem em relação ao próprio sentido da representação, tendo como consequência uma divergência também na compreensão da política, o que embasaria a crítica de Rancière a Barthes não como uma confusão, mas, antes, como uma recusa à política da escrita barthesiana. Pretendemos, com isso, reconstruir os argumentos de ambos em torno de Flaubert, para perceber a política da escrita que operam. Recusando o ponto de vista ao mesmo tempo estruturalista e desmistificador de ideologias de Barthes, Rancière aponta para outra leitura que vê na literatura romanesca a ruptura em relação à política da escrita do regime representativo e a configuração do regime estético.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Gimenes, Max Luiz, e Gabriel Cordeiro dos Santos Lima. "A RADICALIZAÇÃO POLÍTICA DE ANTONIO CANDIDO NOS ANOS 1970". Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 116 (maggio 2022): 139–64. http://dx.doi.org/10.1590/0102-139164/116.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O objetivo do artigo é situar e examinar a suposta inflexão de maior radicalização política na trajetória intelectual de Antonio Candido ocorrida na passagem da década de 1960 para 1970. Busca-se explicar a gênese e compreender o significado dessa radicalização, que teria se manifestado na produção intelectual do crítico no período, como, por exemplo, nos ensaios “Dialética da malandragem” (1970), “Literatura e subdesenvolvimento” (1970) e “De cortiço a cortiço” (1973). Nesse sentido, o artigo reconstrói brevemente a trajetória global de Candido, discute os principais condicionantes das suas ideias na época e sugere uma interpretação sobre o significado “radical” dessas ideias, tal como aparecem nos ensaios acima mencionados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Falleiros, Marcos Falchero. "Apresentação - Leitores de Antonio Candido". Revista do GELNE 20, n. 1 (31 agosto 2018): 163–77. http://dx.doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n1id15448.

Testo completo
Abstract (sommario):
A obra de Antonio Candido representou de modo abrangente uma interpretação da cultura brasileira sob a forma de um discurso caseiro, no tom familiar, pleno de humor, de uma conversa entre amigos. A linguagem límpida de sua obra crítica deu ao Brasil mapa, régua e compasso. Uma coerência assombrosa percorreu, com a longevidade de mais de setenta anos, sua atuação intelectual e política, fundada em aspectos complexos que o autor traduziu para o senso comum, como, por exemplo, a obviedade da relação entre literatura, como texto, produto estético, e a realidade, como contexto da exterioridade histórica que a forma literária interioriza. Os ensaios reunidos nessa coletânea pretendem demonstrar o aprendizado modesto de discípulos de terceira geração e manter viva, no deserto de um tempo sombrio, a chama de humanismo e gentileza do querido mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Souza, Mariana Ribeiro de. "A importância dos estudos da Crítica Textual para a tradução literária: análise da tradução de dois poemas de Emily Dickinson". Tradterm 18 (4 dicembre 2011): 52. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2011.36754.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo trata da análise do ensaio “Questões de dicção e criação poética na tradução de Emily Dickinson” do tradutor, poeta e escritor José Lira, à luz dos estudos de Crítica Textual. É uma tentativa de pensar o quanto o conhecimento dos conceitos da moderna Crítica Textual pode ajudar o tradutor literário em seu processo tradutório. Esta reflexão remete ao cerne da discussão tanto nos estudos da Crítica Textual quanto nos Estudos da Tradução de literatura: a questão da interpretação da obra literária. José Lira, no seu ensaio sobre a tradução de poemas de Emily Dickinson, aponta o quanto ele procura a artista para fazer suas escolhas tradutórias “definitivas”. E é na busca desse processo criador da poeta que ele mesmo encontra o seu. O tradutor se utiliza dos estudos da Crítica Textual para achar a voz da escritora e a sua própria.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Costa, Fabrício Lemos da, e Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. "A crítica sociológica e dialética de Antonio Candido: entre o fato social e a expressão". Jangada: crítica | literatura | artes 1, n. 13 (28 giugno 2019): 22–31. http://dx.doi.org/10.35921/jangada.v1i13.216.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO: Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o método do crítico brasileiro Antonio Candido, cuja peculiaridade consiste em demonstrar, dialeticamente, a particularidade da obra literária, em que o externo, ou seja, os fatores sociais, tornam-se internos, convertendo-se em expressão artística. Para o crítico, faz-se mister considerar na interpretação, o social como elemento da organicidade do texto e da composição do enredo, e não apenas como ilustração do contexto em que o texto está inserido. Assim, interessa-o como assuntos relacionados ao dinheiro, ao capitalismo, ao dote e ao casamento, por exemplo, tornam-se parte do discurso literário e da conjuntura geral da obra, como o fez na análise do romance Senhora, de José de Alencar. Nossa reflexão concentrar-se-á, sobretudo a partir de A Literatura e Sociedade, publicado pela primeira vez em 1965, no contexto da ditadura militar. Palavras-Chave: Antonio Candido, Dialética, Expressão Artística, Crítica Sociológica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Silva, Marcelo Kunrath, Fernando Coutinho Cotanda e Matheus Mazzilli Pereira. "Interpretação e ação coletiva: o “enquadramento interpretativo” no estudo de movimentos sociais". Revista de Sociologia e Política 25, n. 61 (marzo 2017): 143–64. http://dx.doi.org/10.1590/1678-987317256102.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O ensaio bibliográfico responde à seguinte pergunta: quais são as contribuições e implicações da incorporação da abordagem de Goffman – e, particularmente, do seu conceito de enquadramento interpretativo – para o estudo da ação coletiva e, mais especificamente, dos movimentos sociais? O foco recai sobre a apresentação e a análise da pertinência e fertilidade dos conceitos de enquadramento interpretativo/molduras interpretativas para a pesquisa empírica sobre movimentos sociais. Para atingir o objetivo indicado acima, o manuscrito se estrutura da seguinte forma: a primeira seção resgata as principais características das formulações originais de Goffman sobre molduras interpretativas; a segunda seção descreve como o conceito de molduras interpretativas foi apropriado por pesquisadores de movimentos sociais; a terceira aborda as principais elaborações teóricas desenvolvidas em torno do conceito de molduras interpretativas na literatura de movimentos sociais; a quarta destaca alguns pontos de crítica a esta abordagem que apontam para futuros desenvolvimentos; por fim, as considerações finais apontam algumas potencialidades analíticas da abordagem das molduras interpretativas para a literatura brasileira de movimentos sociais. O texto conclui que a abordagem dos enquadramentos/molduras interpretativas, central na literatura internacional sobre movimentos sociais, oferece férteis instrumentos teóricos para os pesquisadores brasileiros avançarem na identificação e análise de mecanismos e processos explicativos dos movimentos sociais
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Literatura (crítica e interpretação;ensaios)"

1

SILVA, Elizandra Fernandes Reis da. "Um estudo sobre os ensaios jornalísticos de Franklin de Oliveira: a face das críticas rosianas". Universidade Federal do Pará, 2012. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4657.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2014-01-23T16:55:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EstudoEnsaiosJornalisticos.pdf: 800270 bytes, checksum: c2f5fa20719d55277c32405eed41bfc5 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2014-01-27T12:44:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EstudoEnsaiosJornalisticos.pdf: 800270 bytes, checksum: c2f5fa20719d55277c32405eed41bfc5 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-01-27T12:44:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EstudoEnsaiosJornalisticos.pdf: 800270 bytes, checksum: c2f5fa20719d55277c32405eed41bfc5 (MD5) Previous issue date: 2012
FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas
Ce travail vise à discuter de certains aspects de la critique littéraire produite à grande échelle dans les journaux de milieu du XXème siècle, connue comme critique journalistique ou pied de page, plus précisément la contribution essentielle de Franklin de Oliveira (1916-2001) pour les trois premières publications littéraires de Guimarães Rosa (1908-1967), Sagarana (1946), Corps de ballet (1956) et Grande sertão: veredas (1956), la vérification des théories et des méthodes qui étaient utilisées par le critique afin d’analyser un ensemble de travaux qui ont montré, à première vue, comme un défi à la critique de l´époque. Franklin Oliveira, cité par Benedito Nunes dans Rumos da crítica [Directions de la critique] (2000), comme des références à l’injustement oubliées dans les publications académiques, il a laissé une vaste collection d’essais sur la musique humaniste, littérature, politique, entre autres, de l’Occident, l’importance de clarifier l’art et la littérature pour la formation d’un homme tout entier, qui est non aliéné et conscient de leur humanité. Ses essais d’érudition élevée, reflétant la complexité du travail de Rosa à travers le prisme philosophique, politique et, surtout, l’esthétique, il a compris que la situation en dehors du genre littéraire à émerger en considérant le fait esthétiquement exposée. Par conséquent, selon Franklin Oliveira, Rosa était un écrivain révolutionnaire, pour l’exécution d’un mimétisme qui n’est pas collé à son temps présent, et à travers l’élément linguistique, littéraire et métaphysique, a réussi à promouvoir la «transcendentalisation» de la prose littéraire brésilienne. Ainsi, cette recherche est structurée en un aperçu des questions présentées ici et dans trois chapitres, à savoir: «Pour une définition de la critique littéraire», «De l’intellectuel au critique journaliste Franklin de Oliveira, un humaniste par excellence» et «La contribution de Franklin de Oliveira à la critique de Guimarães Rosa: sur le plan d’une révolution», afin de parvenir à la compréhension de l’importance d’étudier les commentaires écrits dans un autre temps sur les oeuvres d’un auteur de littérature, comme Rosa, qui sont maintenant largement lues et débattues. Pour cela, l’un des fondements théoriques de cette étude vise à l’expérience dynamique de l’oeuvre littéraire par le lecteur, quelque chose notée par l’esthétique de la réception dans le livre Histoire de la littérature comme une provocation à la théorie littéraire (1994), Hans Robert Jauss, ce travail possibilite de interroger ou de légitimer la tradition de la critique par la triade de l’herméneutique : comprendre, interpréter et appliquer.
Este trabalho visa a discutir alguns aspectos da crítica literária produzida em larga escala nos jornais de meados do século XX, conhecida como crítica jornalística ou de rodapé, mais precisamente a contribuição crítica de Franklin de Oliveira (1916-2001) para as três primeiras publicações literárias do autor Guimarães Rosa (1908-1967), Sagarana (1946), Corpo de baile (1956) e Grande sertão: veredas (1956), verificando quais teorias e métodos eram usados por esse crítico para analisar um conjunto de obras que se mostrava, à primeira vista, como desafio aos atentos críticos da época. Franklin de Oliveira, mencionado por Benedito Nunes, em Rumos da crítica (2000), como injustamente esquecido nas referências das publicações acadêmicas, deixou um vastíssimo conjunto de ensaios humanísticos sobre música, literatura, política, entre outros, do Ocidente, esclarecendo a importância da arte e da literatura para a formação de um homem total, não alienado e consciente de sua humanidade. Os seus ensaios, de alta erudição, refletem a complexidade da obra rosiana sob o prisma filosófico, político e, principalmente, estético, pois tem o entendimento de que as situações externas à obra literária devem emergir no gênero literário considerando artisticamente o fato exposto. Por isso, para Franklin de Oliveira, Guimarães Rosa foi um escritor revolucionário, por ter realizado uma mímesis que não ficou presa ao seu tempo presente, e, por meio do elemento linguístico, literário e metafísico, conseguiu promover a “transcendentalização” da prosa literária brasileira. Assim, esta dissertação está estruturada em um panorama geral dos assuntos aqui apresentados e em três capítulos, quais sejam: “Por uma definição de crítica literária”, “Do intelectual ao crítico jornalista: Franklin de Oliveira, um humanista por excelência” e “Legado de Franklin de Oliveira à crítica rosiana: sob o foco da revolução rosiana”, a fim de alcançar o entendimento sobre a importância de se estudar as análises escritas em outra época a respeito das obras de um autor de literatura, como Guimarães Rosa, que ainda hoje são muito lidas e discutidas. Para tanto, um dos pressupostos teóricos para este estudo tem em vista o “experienciar dinâmico da obra literária por parte do leitor”, algo salientado pela Estética da recepção no livro A história da literatura como provocação a teoria literária (1994), de Hans Robert Jauss, este trabalho possibilita questionar ou legitimar a tradição de uma crítica por meio da tríade hermenêutica do compreender, interpretar e aplicar.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Cavalcante, Francisco Wilton Lima. "Sons de um futuro impreciso: a utopia dos Ensaios de José Saramago". reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16797.

Testo completo
Abstract (sommario):
CAVALCANTE, Francisco Wilton Lima. Sons de um futuro impreciso: a utopia dos Ensaios de José Saramago. 2015. 136f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2015.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-05-16T14:58:26Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_fwlcavalcante.pdf: 3020634 bytes, checksum: 28984450fbf18e5dd54bce86311843b1 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-05-16T15:12:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_fwlcavalcante.pdf: 3020634 bytes, checksum: 28984450fbf18e5dd54bce86311843b1 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-16T15:12:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_fwlcavalcante.pdf: 3020634 bytes, checksum: 28984450fbf18e5dd54bce86311843b1 (MD5) Previous issue date: 2015
As discussões sobre utopia, costumeiramente, partem da obra que deu origem a essa palavra: Utopia, de Thomas More, no mesmo molde de enredo d’A cidade do sol, de Tommaso Campanella, e Nova Atlântida, de Francis Bacon – o relato de viagem a uma ilha “perfeita”. A esse debate junta-se o da distopia, termo criado nas primeiras décadas do século XX, pelo editor J. Max Patrick, que seria o oposto da utopia. Os estudos sobre o tema, no entanto, vão muito além dessas obras, e permitem diálogo com a literatura distópica, incluindo os gêneros a ela relacionados, como a ficção científica e a pós-apocalíptica, agregando narrativas que fogem ao enredo do relato de viagem, comumente apontado como o gênero literário utópico por excelência. Assim, o estudo das concepções de utopia, e das representações utópicas ou distópicas, incluindo as literárias, é possível em narrativas as mais distintas. Nesta pesquisa, propomos uma análise dos romances Ensaio sobre a cegueira (1995) e Ensaio sobre a lucidez (2004), do escritor português José Saramago (1922-2010), a partir da utopia. O Ensaio sobre a cegueira defende a organização como uma experiência ainda não vivida – essa é sua utopia; é a personagem “mulher do médico” que permite os deslocamentos dessa busca. Nesse romance, as personagens são desafiadas a imaginar outro mundo, o qual se contrapõe radicalmente ao mundo conhecido. Nos dois livros, são apresentados os valores fundamentais da nova sociedade. Esses romances dialogam muitas vezes, quando questionam a suposta organização e os modelos supostamente democráticos em que vivemos, mostrando que ainda não nos organizamos e que ainda não vivenciamos a democracia, pois, no Ensaio sobre a lucidez, essa sociedade “democrática” é representada como uma distopia. Ao negar-se a imaginar um novo mundo como fizeram os utopistas projetistas, que desenhavam milimetricamente suas propostas de sociedade, Saramago não tinha outra saída senão escutar, e converter para nós em suas ficções, os sons imprecisos do futuro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Santos, Davi Siqueira. "A América Latina, de Manoel Bomfim, e Ariel, de José Enrique Rodó : ensaios de interpretação latino-americana /". Assis : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/94041.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Luiz Roberto Velloso Cairo
Banca: Marcos Antonio de Moraes
Banca: Sílvia Maria Azevedo
Resumo: A presente dissertação centra-se no estudo de A América Latina e Ariel, dois ensaios importantes no contexto latino-americano da passagem do século XIX para o século XX. Seus autores, o brasileiro Manoel Bomfim (1868-1932) e o uruguaio José Enrique Rodó (1871- 1917), revelam pontos de convergência e pontos de divergência ao longo de suas análises. Enquanto o primeiro se detém com maior atenção nas características e consequências da colonização ibérica em solo americano, o segundo se volta contra um possível processo de recolonização via Estados Unidos da América. Contudo, apesar dessa focalização distinta, ambos os autores tecem, em seus ensaios, relações de base antitética. Assim, Ariel/Caliban, para José Enrique Rodó, e os parasitas/parasitados, para Manoel Bomfim, são representações antagônicas que simbolizam alternativas desejáveis e indesejáveis para os povos latinoamericanos. O intuito inicial do trabalho é traçar uma breve apreciação biográfica dos autores, seguida de um exame da recepção crítica das obras, de uma análise das questões mais centrais de cada ensaio e, por fim, de uma investigação dos personagens simbólicos criados ao longo das narrativas. Com base nesse cotejo entre as obras, pretendemos compreender melhor o quanto elas contribuem para a construção identitária do imaginário latino-americano
Abstract: The presented dissertation revolves around the study of A América Latina and Ariel, two important essays in the Latin American context of the passing of the nineteenth to the twentieth century. The writers of these essays, the Brazilian Manoel Bomfim (1868-1932) and the Uruguayan José Enrique Rodó (1871-1917), reveal convergence and divergence points all over their analysis. While the former dwells on the characteristics and consequences of the Iberian colonization in American ground, the latter turns against a possible process of resettlement via the United States of America. However in despite of this distinct focalization both writers draw, in their essays, antithetical-based relationship. Hence, Ariel/Caliban of Rodó and parasite/parasitized of Bomfim are antagonistic representations that symbolize desirable and undesirable alternatives for the peoples of the Latin America. The first purpose of the text is to draw a brief biographical appreciation of the authors, followed by an examination of the critical reception of their works, an analysis of the most central questions of each essay and, at last, an investigation about the symbolic characters created along the narratives. Based in the confrontation of the two texts, we shall understand better how much they contribute for the identity construction of the Latin American imaginary
Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Souza, Josiane Maria de. "As vozes do intermedio : ensaios sobre o Fausto de Fernando Pessoa". [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269997.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Haquira Osakabe
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-07-19T07:13:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Souza_JosianeMariade_D.pdf: 31412811 bytes, checksum: 0d515e37315e0006f3202b9be95566fa (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: Pesquisa sobre os fragmentos do Fausto de Fernando Pessoa na perspectiva de que os fragmentos fazem parte de um projeto de construção de uma grande obra poética. A análise do mito fáustico do imaginário português e a sua elaboração por Fernando Pessoa com influência do Decadentismo e Simbolismo e da simbologia das heterodoxias. Compreende, também a análise da poética pessoana e da construção da grande obra como expressão da ruptura da escrita moderna.
Abstract: Not informed.
Doutorado
Literatura Portuguesa
Doutor em Teoria Literaria
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Santana, Jeova Silva. "A critica cultural no ensaio e na cronica de Genolino Amado". [s.n.], 2000. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270313.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Orna Messer Levin
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
O exemplar do AEL pertence a Coleção CPDS
Made available in DSpace on 2018-07-28T05:58:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santana_JeovaSilva_M.pdf: 39887912 bytes, checksum: c86c6af3e6f8954577ee45c87292542a (MD5) Previous issue date: 2000
Résumé: Cette dissertation fait Ia tentative de montrer que Ie journaliste Genolino Amado pratiqué Ia critique cuItureI au travers de un significative moyen de l' expression: Ia convergence esthétique entre l' essai et Ia chronique. Pour confirmer cette hypothese nous analysons quatre livres publiés pour l' auteur entre 1937et 1948.Les thémes pIus favorabIes pour cette investigation iIs avaint été choisis entre Ias analyses sur Ia Second Grande Guerre,aspects littéraires et Ias pratiques quotidiennes des habitants de Ia ville du Rio de Janeiro. Nous cherchons observer encore comme iI a analysé Ia résonance, dans alors capital du pays, des événements politiques et cultureIs provenus d' autres regions
Resumo: A dissertação procurou mostrar que o jornalista Genolino Amado exercitou a crítica cultural utilizando- se de um significativor e curso de expressão:a convergência estética entre o ensaio e a crônica. Para confirmar esta hipótese, analisamos quatro livros publicados pelo autor entre 1937e 1948. Os temas relevantes para essa investigaçãoforam selecionados entreobservações sobre a Segunda Guerra, aspectos literários e práticas cotidianas dos habitantes do Rio de Janeiro. Procuramos observar ainda como o autor analisou a ressonância, na então capital do País, de manifestações políticas e culturais oriundas de outras regiões
Mestrado
Literatura Brasileira
Mestre em Teoria e História Literária
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Brito, Melissa Barros 1983. "O bode expiatório de José Saramago : leitura dos dois ensaios à luz da teoria de René Girard". [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270101.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Mário Luiz Frungillo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-08-24T15:02:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Brito_MelissaBarros_M.pdf: 1433251 bytes, checksum: 9c3f5fbc60205a8fc202ea5ca8d5e9a7 (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção do bode expiatório de José Saramago à luz das teorias de René Girard. Para analisar a construção de Saramago, foram eleitos dois de seus romances: Ensaio sobre a cegueira (1995) e Ensaio sobre a lucidez (2004), livros que mantêm entre si uma continuação. O foco desta dissertação está voltado para a personagem mulher do médico, que divide o espaço da narrativa com outros que serão de fundamental importância para o desenvolvimento da trama. É essa personagem quem faz o papel de bode expiatório nas tramas de Saramago. A leitura dos romances de Saramago sob esse viés é possível em razão das teorias e estudos elaborados por René Girard, que procura compreender e teorizar o desejo mimético, a violência fundadora e a escolha (construção) do bode expiatório. As teorias defendidas por René Girard acerca da escolha do bode expiatório ¿ desde o seu surgimento até o seu sacrifício para o surgimento de uma nova sociedade ¿ nos ajuda a compreender os movimentos criados por José Saramago no decorrer dos dois romances e a importância que a personagem mulher do médico tem para ajudar a discutir as relações de poder e, principalmente, para revelar a crítica de José Saramago aos estados tidos como democráticos. Neste trabalho me interessa, sobretudo, observar o percurso desta personagem desde o primeiro romance em que aparece como uma espécie de heroína abnegada até o segundo romance, quando se torna vítima do sistema ¿ portanto o bode expiatório ¿, até a sua execução, e quais são as questões que estão envolvidas na construção criada por Saramago para melhor compreender a crítica aos estados democráticos em suas obras
Abstract: This work aims to analyse the construction of José Saramago¿s scapegoat with the help of René Girard¿s theoretical writings. In order to do it, two novels writen by Saramago were selected: Ensaio sobre a Cegueira (Blindness, 1995) and Ensaio sobre a Lucidez (Seeing, 2004), whose themes derive one from another. The focus is put on the main character, named simply as doctor¿s wife, who shares the narrative space with other characteres responsible for the developing of the plot. It¿s doctor¿s wife who plays the role of the scapegoat in Saramago¿s novels. The reading of both books from the point of view of Girard¿s works is possible because there are a sort of resemblances between the novels and the theory: the mimetic desire, the founding violence e the choosing of the scapegoat are all themes and subjects that belong both to Saramago¿s literature and Girard¿s thought. Finally, the work also wants to understand the trajectory of doctor¿s wife from the first novel, where she shows herself as some sort of unselfish heroine, to the second novel, when she becomes a victim of the political system ¿ therefore, the scapegoat ¿ until her execution. The goal is to reveal what is behind the construction of the character in order to be able to comprehend the critics that Saramago draws to the democratic system in his literary works
Mestrado
Teoria e Critica Literaria
Mestra em Teoria e História Literária
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Goto, Roberto Akira 1954. "A atitude macunaimica : ensaio de interpretação da rapsodia de Mario de Andrade e seus paradoxos". [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/268990.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Adelia Bezerra de Menezes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-07-19T00:55:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Goto_RobertoAkira_D.pdf: 16771047 bytes, checksum: c03f104a36704f408a7310f062f8c58a (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: O autor procura, em sua tese, interpretar 'Macunaíma o herói sem nenhum caráter¿ adotando como categoria central a idéia de atitude e tomando como balizas as leituras que Mário de Andrade realizou sobre sua rapsódia. Através desse trabalho de interpretação, o autor reflete sobre o que significa ser macunaímico e discute a vinculação deste ser-macunaímico com as representações teóricas e ideológicas do ser brasileiro. Neste sentido, a tese constitui uma tentativa de delimitar ou desenhar os contornos do amorfo, do incaracterístico que "caracterizariam" o macunaímico, por outras palavras uma tentativa de explorar o paradoxo daquele cujo caráter está em não ter caráter. O autor procura dar conta dessa tarefa trabalhando com as categorias da Moral da Preguiça e da Moral do Graal.
Abstract: Not informed.
Doutorado
Teoria Literaria
Doutor em Letras
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Kukul, Vanessa Moro [UNESP]. "O quarto fechado, de Lya Luft: uma ilha que emerge na noite". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/94106.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005-05-20Bitstream added on 2014-06-13T19:55:19Z : No. of bitstreams: 1 kukul_vm_me_assis.pdf: 294502 bytes, checksum: d611b35bae9a091eae38e246b62f2308 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este ensaio constitui-se numa leitura do romance O quarto fechado, da escritora Lya Luft, indagando a significação do quarto na condição da vida humana e demonstrando o apego do homem pelos espaços, do quarto como temática de experiência existencial e estética na literatura e como metáfora do que nos é insondável. As três partes que compõem esse estudo abordam, respectivamente, o porquê de se escrever um ensaio, bem como suas peculiaridades; os espaços vividos ou sonhados e seus contornos históricos ou literários, dentre os quais a obra luftiana se faz presente; e a obra continua, porém mais focalizada, a ser a temática da terceira parte. A intenção é, pois, escrever um estudo que contribua para ampliar a oferta de estudos sobre a escritora.
This essay constitutes a reading of the novel O quarto fechado, by the writer Lya Luft, inquiring into the meaning of the room in the conditions of human life and showing the attachment of man to spaces, of the room as a theme of existential experience and aesthetics in literature, and as a metaphor of what is unsoundable to us. The three parts that comprise this study approach, respectively, the reason to write an essay, as well as its peculiarities; the lived or dreamed spaces and its historical or literary outlines, among which the luftian work is present; and the work continues, however more focused, to be the theme of the third part. The intention is therefore to write a study which help to broaden the number of studies about the writer.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Scardoelli, Marina Donato. "Matamos as meninas : notas e comentários à tradução do ensaio On tue les petites filles, de Leïla Sebbar /". São José do Rio Preto, 2019. http://hdl.handle.net/11449/183662.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Maria Angélica Deângeli
Banca: Flávia Nascimento Falleiros
Banca: Viviane Veras
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo apresentar a tradução parcial comentada do ensaio On tue les petites filles : une enquête sur les mauvais traitements, sévices, meurtres, incestes, viols contre les filles mineures de moins de 15 ans, de 1967 à 1977 en France, publicado em 1978 pela autora argelina Leïla Sebbar, cuja extensa bibliografia é composta por obras que remetem, principalmente, ao universo feminino, a questões de identidade, imigração e exílio. O ensaio que compõe nosso objeto de estudo é um dos mais expressivos da carreira da autora e traz relatos de abusos e violência contra meninas menores de quinze anos, como maus tratos, assassinato, incesto, pedofilia e estupro, nos anos de 1967 a 1977 na França. Em nossa pesquisa, buscamos esclarecer, por meio das notas do tradutor, questões culturais, históricas, linguísticas e ideológicas que julgamos relevantes para a tradução, baseando-nos em teorias pós-modernas de tradução que procuram incorporar a pauta feminista em sua prática. Além disso, também fazemos uma reflexão sobre o gênero tradução comentada e as possibilidades de leitura que se abrem com a nota do tradutor
Abstract: This research aims to translate and comment Leïla Sebbar's essay On tue les petites filles : une enquête sur les mauvais traitements, sévices, meurtres, incestes, viols contre les filles mineures de moins de 15 ans, de 1967 à 1977 en France, published in 1978. This is one of the most expressive writings in Sebbar's career, since it shows several reports of abuse and violence against girls under fifteen years of age. These reports include denunciations of mistreatment, murder, incest, pedophilia and rape during 1967 and 1977 in France. In our research, we intend to use translator's notes to clarify cultural, historical, linguistic and ideological issues that we deem relevant in translation. To accomplish our goal, we rely on postmodern theories of translation that seek to incorporate feminist theory into its practice. In addition, we also make some considerations on the commented translation genre and the multiple reading possibilities brought by translator's notes
Résumé: L'objectif de cette recherche est de présenter la traduction partielle et commentée de l'essai On tue les petites filles : une enquête sur les mauvais traitements, sévices, meurtres, incestes, viols contre les filles mineures de moins de 15 ans, de 1967 à 1977 en France publié en 1978 par l'écrivaine algérienne Leïla Sebbar, dont la vaste bibliographie comprend des oeuvres qui renvoient principalement à l'univers féminin, aux questions d'identité, d'immigration et d'exil. Cet essai, qui est l'un des plus expressifs de la carrière de l'auteure, présente des récits d'abus et de violence contre des petites filles de moins de quinze ans, tels que mauvais traitements, meurtres, inceste, pédophilie et viols, pendant les années de 1967 à 1977, en France. À l'aide des notes du traducteur, nous avons l'intention d'expliciter les questions culturelles, historiques, linguistiques et idéologiques qui sont, à notre avis, pertinentes pour la lecture de cette traduction. Notre recherche s'appuie sur les théories post-modernes de la traductologie et incorpore les idées féministes sur le processus de traduction. Par ailleurs, nous faisons aussi une réflexion sur le genre traduction commentée et les possibilités de lectures ouvertes par les notes du traducteur
Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Amaro, Luiz Eduardo Rodrigues [UNESP]. "A presença de Camões na revista Colóquio Letras (Seções Ensaios/Artigos e Notas e Comentários) e em websites em Língua Portuguesa". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/94120.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-10-17Bitstream added on 2014-06-13T18:55:28Z : No. of bitstreams: 1 amaro_ler_me_assis.pdf: 8716494 bytes, checksum: 10df139e2241d7556a1c18923e0287b5 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O presente trabalho tem como tema a recepção Camões nas seções Ensaios/Artigos e Notas e Comentários da revista portuguesa Colóquio Letras (1971-2005) e dos websites, em Língua Portuguesa, sobre Luís Vaz de Camões. No caso de Colóquio Letras, a dificuldade de acesso à obra camoniana e aos textos que facilitam o seu estudo e a sua interpretação, pelo alto custo e por ser impresso, disponível apenas em poucas localidades e no caso do hipertexto, pela mídia em que se insere, acessível em domicílio a apenas 8,6% da população brasileira, segundo o I.B.G.E (tabela de valores absolutos e relativos de 2001-2004), levaramnos a considerar que este estudo facilitará e colaborará, além de ser disponibilizado gratuitamente e estar presente em texto e hipertexto, para o estudo de Luís Vaz de Camões. Nossos objetivos finais são a catalogação e crítica dos textos da Colóquio Letras e seleção dos melhores websites sobre Camões, por meio de fichas catalográficas do programa Camões on-line. Para o primeiro tópico, as análises foram elaboradas de acordo com o texto ao qual se referem, visto que encontramos vários escritores, produzindo em décadas diferentes, inspirados por teorias distintas. Para o segundo, catalogar e indexar o conteúdo (hipertextual e textual), desenvolvendo uma tecnologia exclusiva para seu acesso e veiculação (website e programa Camões on-line); a partir deste conteúdo, traçar a recepção crítica de Camões, levando-se em consideração aspectos como ideário veiculado, teoria literária aplicada, abordagem do discurso, intertextualidade. Os escritores, cujas obras mais nos apoiaram teoricamente, foram Hernani Cidade, Jacinto do Prado Coelho, Carlos Reis, Antonio Freire, A.J. Saraiva e Oscar Lopes, para o primeiro e segundo capítulo e Pierre Lèvy...
This paper has as theme the critical fortune about Luís Vaz de Camões in the sections Essays/Articles and Notes and Comments of the Portuguese magazine Colóquio Letras (1971-2005) and from the websites, in Portuguese, about the same author. In relation to Colóquio Letras, the difficulty to access Camões essays and texts that facilitate its study and interpretation is due to the high cost of this magazine and, being printed, it is only available in few localities. In the case of hypertext, which is inserted in the media, it is accessible in residences for only 8.6 per cent of Brazilian population, according to IBGE an important Brazilian agency responsible for statistics and geographical researches (chart of absolute and relative values of 2001-2004). These facts lead us to consider that this study will facilitate and collaborate for the studies about Luís Vaz de Camões, beside the fact of being availed for free and being present in texts and hypertext. Our final objectives are the catalogue and criticism of the texts present in Colóquio Letras and the selection of the best websites about Camões, through index cards of the program Camões online. For this first topic, the analyses were elaborated according to the text which is referred to, once we have met many writers, producing in different decades, inspired by different theories. Then, for the second topic, we catalogued and indexed the (hyper textual and textual) contents, developing an exclusive technology for their access and transmission (website and the program Camões on-line). Starting from these contents, our intention is to trace the critical fortune about Camões considering aspects such as transmitted idea, applied literary theory, discourse approach and intertextuality ...(Complete abstract, click electronic address below)
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Literatura (crítica e interpretação;ensaios)"

1

Régio, José. Ensaios de interpretação crítica: E outros textos. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2009.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Guidin, Márcia Lígia, Lúcia Granja e Francine Ricieri. Machado de Assis: Ensaios da crítica contemporânea. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2008.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Seminário Internacional Cecília Meireles (2001 Universidade de São Paulo). Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas, 2007.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Gledson, John. Por um novo Machado de Assis: Ensaios. [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras, 2006.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Lafetá, João Luiz. A dimensão da noite e outros ensaios. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 2004.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Cristo, Maria da Luz Pinheiro de., a cura di. Arquitetura da memória: Ensaios sobre os romances Relato de um certo oriente, Dois irmãos e Cinzas do norte de Milton Hatoum. Manaus: EDUA, Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Gilda de Mello e. Souza. A idéia e o figurado. São Paulo, SP, Brasil: Livraria Duas Cidades, 2005.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Magda Velloso Fernandes de Tolentino. Nação e identidade: Ensaios em literatura e crítica cultural. São João del Rei, Brazil]: UFSJ, Programa de Mestrado em Letras, 2007.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Vejmelka, Marcel. Kreuzwege, Querungen: João Guimarães Rosas Grande sertão, veredas und Thomas Manns Doktor Faustus im interkulturellen Vergleich. Berlin: Edition Tranvía, 2005.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Ermelinda, Ferreira, Oliveira Lauro de e Lins Osman 1924-1978, a cura di. Vitral ao sol: Ensaios sobre a obra de Osman Lins. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2004.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Literatura (crítica e interpretação;ensaios)"

1

Tannis, Maycon da Silva. "Permanências e continuidades da estética hegeliana na crítica poética de Octávio Paz [1914-1998]". In Poéticas da intersecção: ensaios de literatura comparada, 355–77. Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932369.1-18.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Melo, Valdirene Rosa da Silva. "O Grande Mentecapto: entre a peregrinação do pícaro e a deambulação de Dom Quixote, a crítica social de personagens itinerantes". In Poéticas da intersecção: ensaios de literatura comparada, 157–76. Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932369.1-8.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

SHIRLENE FIGUEIREDO DE SOUZA, ANDREZA. "ANÁLISE DO DISCURSO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO". In Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.081.

Testo completo
Abstract (sommario):
ESTE ARTIGO PARTE DA CONCEPÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DISCURSIVAS PARA TRILHAR POSSÍVEIS CAMINHOS QUE PROMOVAM O LETRAMENTO LITERÁRIO DOS ESTUDANTES E OS TIREM DE MERO REPRODUTORES DE HISTÓRIA DA LITERATURA E DE NÃO LEITORES A LEITORES LITERÁRIOS. ASSIM, O ESTUDO MOBILIZA COMO OBJETIVO COLABORAR DIDATICAMENTE PARA AULAS QUE DESPERTEM UMA VISÃO CRÍTICA E SIGNIFICATIVA DA APRENDIZAGEM DE TEXTOS LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA AÇÃO DOCENTE FOCADA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA, VISANDO LETRAR LITERARIAMENTE O EDUCANDO, TRANSFORMANDO À CONCEPÇÃO CRISTALIZADA DE UM ENSINO DA LITERATURA SEM A EFETIVAÇÃO PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA. TUDO ISSO, PAUTADO NO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA (DORAVANTE AD), A PARTIR DE VÁRIOS TEÓRICOS COMO PÊCHEUX E SEGUIDORES E, NO BRASIL COM ORLANDI, BEM COMO DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM COSSON ENTRE OUTROS, E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A METODOLOGIA ABORDA O MÉTODO BIBLIOGRÁFICO, JÁ QUE VISA UM ESTUDO PAUTADO EM TEÓRICOS QUE ROMPEM COM A VISÃO PERENIZADA DE AULA DE LITERATURA SEM O CONTATO EFETIVO COM O TEXTO LITERÁRIO E SEM PRODUÇÃO PRÁTICA DELE, COMO TAMBÉM EM AUTORES QUE DEFENDEM UMA ANÁLISE DISCURSIVA COMO CAMPO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA POSSÍVEIS GESTOS DE INTERPRETAÇÃO PARA PRODUZIR EFEITOS DE SENTIDO DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO. LOGO, ESTE TRABALHO, PROPÕE-SE OPORTUNIZAR O LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA, JÁ QUE VISA A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO DE FORMA CRÍTICA, PROMOVENDO A TRANSFORMAÇÃO DOS DISCURSOS E, COM ISSO, FAZER COM QUE SUA APRENDIZAGEM SEJA BASEADA NO PROCESSO DE PRÁTICA DISCURSIVA.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

BARBOSA, ADEILDA DA SILVA, MARIA EDUARDA RAMOS DOS SANTOS, MARIA VICTÓRIA MOURA SANTA RITA, LUIZA TOLLER SILVA DE NORONHA, VICTÓRIA KETHLEN VIEIRA COELHO, LEONARIA RODRIGUES DE CARVALHO, CÁSSIA FERNANDA DE OLIVEIRA SOUZA BENTO, VICTOR GABRIEL DA COSTA PIMENTEL DE MORAIS e VYRNA REBECA DE CARVALHO ALVES. "DOENÇA DE VON WILLEBRAND: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO." In Ciência e Pesquisa: Impactos e transformações multidimensionais na saúde, 144–53. 3a ed. Editora Humanize, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5399573.3-14.

Testo completo
Abstract (sommario):
A doença de Von Willebrand (DVW) é um distúrbio hemorrágico hereditário causado por baixos níveis ou defeitos no fator de Von Willebrand (VWF), uma proteína essencial na coagulação. É o distúrbio hemorrágico hereditário mais comum e que afeta principalmente as mulheres. Abordar os métodos diagnósticos, opções de tratamento da doença e identificar os avanços recentes. Revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados Pubmed e Lilacs através dos descritores em Ciências da Saúde: “Von Willebrand disease”, “Therapeutic”, “Treatment”, “Diagnostic”, acompanhados do operador booleano “AND”. Os critérios de inclusão referem-se a artigos completos, de 2019 a 2024, em português e inglês. Nos critérios de exclusão foram descartados duplicatas, revisões de literatura, literatura cinzenta e artigos não disponíveis na íntegra. Foram encontrados nas bases 416 artigos, onde foram selecionados 15 artigos que constituem esse trabalho. Resultado e discussão: O diagnóstico depende da avaliação do histórico familiar e de sangramento, além da realização e interpretação de testes laboratoriais com precisão. Nesse contexto, nota-se um avanço significativo na realização do diagnóstico, este que atualmente conta com a utilização de questionários e testes laboratoriais especializados para auxiliar a caracterização da patologia em cada indivíduo. As opções terapêuticas disponíveis destacam a eficácia de tratamentos como a desmopressina e terapia de reposição com concentrados de fator VIII/VWF. Somado a isso, enfatiza-se a importância de uma integração entre hematologistas e especialistas de laboratórios, com o intuito de garantir uma avaliação minuciosa e precisa na realização do diagnóstico. As análises destacam a complexidade do diagnóstico e tratamento da DVW, e reconhece a necessidade de uma maior conscientização sobre a DVW e o acesso a ensaios diagnósticos mais sensíveis e terapias específicas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

AMORIM, ELISABETH SILVA DE ALMEIDA. "OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE AS LETRAS E OS PINCÉIS". In Ensino e suas intersecções. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt17.013.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo propõe discutir acerca do diálogo entre o romance Os Sertões, de Euclides da Cunha (1902), e outras artes presentes no livro didático de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Ensino Médio, geralmente, tais artes são transmutadas para espaços virtuais. Um diálogo sustentado pela intersemiose de Roland Barthes e o desconstrutivismo de Jacques Derrida, busca na herança euclidiana, a partir do signo guerra, produções artísticas que remetem a Guerra de Canudos (1896-1897), temática da terceira parte do livro em discussão. A leitura do livro Os sertões, de Euclides da Cunha, análise de manuais didáticos e interpretação crítica das artes alusivas ao enredo do romance, bem como a desmontagem literária da obra euclidiana no espaço virtual fazem parte dos passos metodológicos da pesquisa. Como os silêncios foram rompidos desde a primeira publicação de Os Sertões, as representações artísticas referentes ao enredo poderão fortalecer e ecoar vozes submersas, como as pinturas do artista plástico Silvio Jessé, por exemplo. Desse modo, os estudos canudianos promovidos por Lícia Soares de Souza, Manoel Neto, Iraci da Rocha e Antônio Olavo são como pincéis sobre a tela inconclusa que vem sendo pintada desde o final do século XIX por muitas mãos que transformam a tragédia ocorrida em Canudos em arte.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Souza, Laiane Angélica Costa, Breno Belizário da Fonseca, Isabela Barros Taveira, Leonardo de Medeiros Pereira, Matheus Silva Lima, Vinícius Gomes Ribeiro e Fabiana de Andrade Bringel. "A REVOLUÇÃO DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE CARDIOPATIAS POR MEIO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL". In Tópicos Interdisciplinares em Cardiologia e Neurologia: Explorando as Conexões entre o Coração e o Cérebro, 124–32. Editora Humanize, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5401144.1-11.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: A crescente prevalência de doenças cardiovasculares destaca a necessidade de avanços no diagnóstico preciso e precoce das cardiopatias, que se mantêm como a principal causa de óbito tanto no Brasil quanto no mundo. Diante desse cenário desafiador, a inteligência artificial (IA) surge como uma ferramenta revolucionária, promovendo uma transformação significativa na abordagem médica. Seu escopo de atuação abrange desde o rastreamento de fatores de risco até a interpretação de exames de imagens, diagnóstico preciso e formulação de condutas personalizadas, sinalizando um potencial otimizador na prática clínica. Objetivo: Este estudo tem como propósito analisar as aplicações mais recentes da inteligência artificial no contexto da Cardiologia. O objetivo é não apenas mapear essas aplicações, mas também compreender a magnitude de seu impacto e os avanços significativos que ela trouxe para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Metodologia: A condução deste estudo envolveu uma revisão integrativa de literatura, baseada na busca, coleta e análise de estudos científicos relevantes publicados entre os anos de 2019 e 2024. A produção da pesquisa envolveu algumas etapas, como a definição do questionamento da pesquisa, seleção da literatura, análise crítica dos estudos selecionados, síntese e apresentação da revisão. Esse método foi escolhido para fornecer uma visão abrangente e integrada das recentes contribuições da inteligência artificial no campo da Cardiologia. Resultados e Discussão: Os resultados obtidos revelam uma melhoria substancial na precisão diagnóstica quando comparada aos métodos tradicionais. Os algoritmos de inteligência artificial demonstraram uma notável capacidade na identificação de sinais precoces de doenças cardíacas, evidenciando áreas de preocupação antes mesmo da manifestação clínica óbvia. Além disso, a aplicação da inteligência artificial permitiu uma personalização mais refinada dos diagnósticos, incorporando fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, ampliando assim a abordagem personalizada na medicina cardiovascular. Considerações Finais: A integração da inteligência artificial na Cardiologia não apenas representa um avanço promissor, mas também oferece possibilidades inovadoras para o diagnóstico precoce e personalizado de doenças cardiovasculares. Estes avanços não se limitam apenas a melhorar a eficácia clínica, mas também têm o potencial de impactar positivamente a gestão e prevenção dessas patologias, contribuindo assim de forma significativa para a promoção da saúde cardiovascular em maior escala.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Reis, Carlos Eduardo Rocha, Fernanda Cristina Rosa Alves, Kevelyn lorrana Gama da Silva, Ana Alice Leal Costa, Daniel Leão dos Santos Junior, Pedro Amorim Fernandes, Anthony Gabriel Lisboa Figueiredo, Bruna Caroline Farias Alves, Marcelle Bonfim Pina e Alanis Cardoso Costa. "HEMATOLOGIA FORENSE NO BRASIL". In Avanços e Técnicas em Ciências Forenses, 15–28. Editora Humanize, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5403595.1-2.

Testo completo
Abstract (sommario):
As ciências forenses abrangem conhecimentos e técnicas para investigar crimes e questões legais, com o objetivo de analisar vestígios e contribuir para a aplicação da lei. Na hematologia forense, estuda-se resquícios de sangue para diferenciar tipos de mortes e contribuir na investigação de crimes. A análise detalhada desses vestígios é crucial para compreender a dinâmica do crime, identificar suspeitos e vítimas, e reconstruir a cena do crime. Esse campo é fundamental na investigação de crimes violentos no Brasil, auxiliando na resolução de casos. O estudo busca revisar a produção sobre hematologia forense no país. Trata- se de um estudo qualitativo tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL) investigou estudos sobre hematologia forense no Brasil entre 2010 e 2024. Utilizou- se seis etapas da RIL: identificação do tema, busca na literatura, extração de dados, análise crítica, interpretação dos dados e apresentação. Foram coletados dados do PubMed e Google Acadêmico, incluindo estudos em português e inglês. A seleção dos 11 artigos incluídos seguiu critérios específicos, com extração de informações sobre autores, metodologia, resultados e conclusões. Na revisão, foram analisados 11 artigos, sendo 8 do Google Acadêmico e 3 da PubMed. O período de maior publicação foi em 2018. Não foram encontrados estudos relevantes nos anos de 2010 a 2015 e em 2020. As manchas de sangue são importantes na reconstituição de crimes, influenciadas por fatores como superfície e tempo. Diferentes testes, como SERATEC e HEXAGON OBTI, foram eficazes na detecção de sangue humano, enquanto testes como hemoglobin e ABAcard foram sensíveis em casos de crimes sexuais. Métodos como o Takayama e espectrometria NIR mostraram-se confiáveis na identificação de sangue em cenas de crime, com potencial para aplicação forense. A análise das manchas, especialmente de spatters, é crucial para entender a dinâmica do crime. A pesquisa se concentrou na análise de resquícios de sangue em cenas de crime, fornecendo insights valiosos para investigações criminais. Os resultados destacaram a importância da análise de padrões de manchas de sangue para distinguir entre diferentes eventos, como homicídios, suicídios e acidentes. A combinação de análises visuais com técnicas avançadas aumentou a precisão das investigações, permitindo identificar a fonte das manchas e reconstruir a sequência de eventos. A pesquisa enfatizou que uma análise cuidadosa dos padrões de sangue é crucial para inferir informações críticas sobre o mecanismo de ocorrência, contribuindo para esclarecer se uma morte foi intencional ou acidental. Em conclusão, a hematologia forense é uma ferramenta eficaz para investigações criminais, exigindo uma abordagem meticulosa e colaboração entre peritos, investigadores e autoridades legais para garantir uma maior precisão nas conclusões dos casos e busca pela justiça.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Literatura (crítica e interpretação;ensaios)"

1

Gomes, Artur Bruno Silva, David Balbino Pascoal, Felipe Jatobá Leite Nonato de Sá, Francisco Rodrigues Nascimento Junior, Gabrielly de Santana Guerra, Juliana Matos Ferreira Bernardo e Carlos Daniel Passos Lobo. "Métodos laboratoriais para diagnóstico da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana". In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p123.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: Diagnóstico de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana é realizado por ensaios imunológicos e mapeamento do genoma, que inclui genes codificadores de enzimas virais e proteínas estruturais do envelope viral e codificadas pelos genes gag ou pol. Nesse ponto, os testes são categorizados em rápidos e complementares. Objetivo: Esclarecer os métodos laboratoriais para diagnóstico da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana. Métodos: Revisão de literatura integrativa, realizada no PubMed e BVS utilizando os descritores “laboratory methods diagnosis” e “HIV infection”, combinados pelo operador booleano AND. Utilizaram-se filtros de cinco anos, elegendo-se meta-análises e ensaios clínicos randomizados, em modelos humanos e sem limitação linguística. As pesquisas retornaram respectivamente 280 e 110 resultados. Como critério de inclusão, selecionaram-se artigos que abrangeram o recorte de análise, enquanto os de exclusão descartaram-se duplicatas. Após interpretação dos títulos e resumos, obtiveram-se 20 trabalhos. Resultados: Evidencia-se como método de detecção: ensaio imunoenzimático indireto do tipo imunoenzimático com antígenos recombinantes ou peptídeos sintéticos para verificar níveis de IgG, com soroconversão de 25 a 35 dias. Ensaio imunométrico com uso de antígenos recombinantes ou peptídeos sintéticos que permite tanto qualificar e quantificar IgM e IgG, como também identificar antígeno p24 (anticorpo monoclonal), com janela imunológica de 15 a 20 dias. Métodos moleculares mostram-se eficazes na confirmação diagnóstica, pois possibilitam reconhecimento precoce da infecção ou da fase crônica, mesmo em pacientes com viremia indetectável, por meio das imunoblot e imunofluorescência indireta, permitindo identificação mesmo com baixos níveis de anticorpos e curtos períodos de soroconversão. Dessa forma esses exames apresentam benefícios quanto à sensibilidade e à especificidade variáveis, além de oferecer exatidão frente aos erros pré-analíticos e às falhas operacionais no manuseio. Conclusão: Testes moleculares possuem maior eficácia diagnóstica e melhor identificação de infecção recente e crônica, mesmo em pacientes com apresentação subclínica. Desenvolvimento de novas metodologias e novos protocolos apresenta-se como oportunidade para detecção mais precisa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Júnior, Amaro Antônio Da Costa, e Lauro César Oliveira. "EDUCAÇÃO CONTINUADA: O ENFERMEIRO FRENTE A MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA NÃO INVASIVA NA UTI." In I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2916.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: A Monitorização Hemodinâmica é uma das mais importantes e essenciais ferramentas no manuseio de pacientes críticos na UTI. Hoje, é possível detectar e analisar uma grande variedade de sinais fisiológicos através de diferentes técnicas, não invasivas. O enfermeiro que vivencia assistência aos pacientes em situação crítica deve ser capaz de selecionar e executar o método de monitorização mais apropriado de acordo com as necessidades individuais do paciente. No Brasil, as inovações em medicina são tantas, que foi criada a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, a ABIIS. Dentre as principais, cita -se telemedicina, cirurgia robótica, prontuário eletrônico, além da alta tecnologia dos equipamentos eletromédicos. Estes exigem do enfermeiro constante capacitação e permanente atualização, por meio da educação continuada, para que , possa prestar uma assistência eficaz fundamentada no mapeamento dos parâmetros vitais e a identificação das alterações dos sinais biológicos do paciente, isto é, ação imediata e assertiva. Objetivos: Levantar dados sobre a atuação do enfermeiro frente a Monitorização Hemodinâmica não invasiva, utilizando artigos que abordem o tema de MH não invasiva e a importância da educação continuada. Material e métodos: trata-se de uma revisão integrativa de literatura por meio de artigos científicos nas bases de dados da Scielo, BVS e Lilacs, coletadas no intervalo de março de 2021 a Outubro de 2021. Resultados: Foram encontrados 12 artigos de periódicos no qual foi possível observar sobre o papel do enfermeiro frente a MH, as características e parâmetros Hemodinâmicos, ainda, a importância da educação continuada e a atualização dos profissionais na prestação do cuidado adequado. Conclusão: O enfermeiro tem função fundamental no reconhecimento dos sinais biológicos alterados frente a monitorização hemodinâmica, portanto, proporcionará uma assistência de enfermagem prestada com rapidez e exatidão, diante da interpretação dos dados, garantindo medidas imediatas e eficaz, minimizando riscos, por meio de resultados alcançados frente a uma intervenção segura. As pesquisas indicam a escassez na bibliografia cientifica, percebe-se necessária a novas discussões sobre o tema, sobre a educação continuada do enfermeiro frente a Monitorização Hemodinâmica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Aragao, Fernanda de Siqueira Lece, e Larissa Veras Menezes. "Análise do impacto da terapia de reposição hormonal em mulheres no climatério e pós-menopausa". In 47º Congresso da SGORJ e Trocando Ideias XXVI. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-2965-3711-2023133s1010.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto dos mecanismos de reposição hormonal durante o climatério sobre o risco de desenvolver cânceres ginecológicos. Fonte de dados: Os dados foram coletados das plataformas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e National Library of Medicine (PubMed), utilizando-se os indexa-dores “reposição hormonal e câncer” e “hormone replacement and cancer”. Utilizaram-se como filtro os trabalhos publicados nos últimos cinco anos. Seleção de estudos: Avaliaram-se 20 estudos prévios sobre o tema, selecionando-se 7 deles para melhor compreensão dos resultados obtidos. Os critérios abrangeram o grau de relevância científica do estudo, a preferência por estudos nacionais, a metodologia empregada e o embasamento teórico. Coleta de dados: Realizou-se leitura transversal dos artigos selecionados, com base em ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais, seguida de análise crítica dos dados obtidos em cada abordagem. Resultados: Os estudos analisados demonstram que a terapia hormonal foi associada ao aumento dos riscos de câncer de mama e ovário, apesar de melhorar a sobrevida global em casos com histórico dessas neoplasias específicas. Quanto às diferenças qualitativas da terapia isolada ou com associação hormonal, nota-se que a terapia hormonal combinada está relacionada a risco aumentado para câncer de endométrio e hiperplasia endometrial. Dados epidemiológicos de estudos prospectivos publicados recentemente mostraram que o desenvolvimento de câncer de mama ocorreu em um percentual de mulheres na pós-menopausa, atingidas, em média, aos 50 anos de idade, sendo que 51% dessas haviam se submetido à terapia hormonal na menopausa. Além disso, todos os tipos de tratamento, exceto estrogênios vaginais, foram associados ao risco de câncer de mama, sendo maior nas formulações com estrogênio combinado com progesterona, em comparação com as preparações de estrogênio separadas. Observou-se também que o risco de desenvolvimento de câncer de mama com 10 anos de uso de terapia hormonal é quase o dobro do que para mulheres que fazem 5 anos de uso, sugerindo que a ocorrência de neoplasias está relacionada ao tempo de exposição. Conclusão: A partir da revisão sistematizada, infere-se que, dentre os métodos de reposição hormonal, o que mais confere risco de desenvolver neoplasias é a terapia combinada, e que os cânceres mais prevalentes são os de mama, ovário e endométrio. Entende-se ainda que as evidências apontadas nos artigos avaliados se somam a variabilidade populacional em aspectos etários, tempo de menopausa e esquema de terapia hormonal empregada, e, assim, predizem individualmente o prognóstico da paciente submetida à reposição. Diante do exposto, a implementação da reposição hormonal no climatério deve ser diretamente dialogada, levando-se em consideração a avaliação de risco para o desenvolvimento de cânceres ginecológicos juntamente com os benefícios esperados com essa abordagem de tratamento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia