Letteratura scientifica selezionata sul tema "Espaços com Produto Interno"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Espaços com Produto Interno".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Espaços com Produto Interno"

1

Dantas, Sílvia Tondella, Jozeti Barbuti Gatti, Elisabete Segantini Saron, Paulo Henrique Massaharu Kiyataka e Fiorella Balardin Hellmeister Dantas. "Estabilidade de molho de tomate em embalagens metálicas com baixo revestimento de estanho". Brazilian Journal of Food Technology 15, n. 2 (24 aprile 2012): 110–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232012005000001.

Testo completo
Abstract (sommario):
O desempenho de latas de três peças eletrossoldadas com corpo produzido em folha de flandres com camada de estanho de 2,0 g.m-2 no lado interno, contendo 340 g de molho de tomate, foi avaliado por meio da estocagem por 24 meses a 35 °C, tendo sido determinadas periodicamente: a concentração de estanho, ferro e cromo no produto; a condição de vácuo/pressão e a composição gasosa do espaço livre, além da aparência interna da embalagem. A partir dessa avaliação, pode-se concluir que essa embalagem é uma opção viável para 18 meses de estocagem do produto na temperatura ambiente de até 35 °C.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Dantas, Sílvia Tondella, Jozeti Barbuti Gatti, Fiorella Balardin Hellmeister Dantas, Elisabete Segantini Saron e Paulo Henrique Massaharu Kiyataka. "Estabilidade de extrato de tomate em embalagens metálicas com baixo revestimento de estanho". Brazilian Journal of Food Technology 15, n. 3 (4 settembre 2012): 228–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232012005000016.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo teve por objetivo avaliar o desempenho de latas de três peças eletrossoldadas, com corpo produzido em folha de flandres com camada de estanho de 2,0 g.m-2 no lado interno, contendo 350 g de extrato de tomate; o material dessa lata é uma alternativa à folha comumente utilizada no Brasil para acondicionamento de extrato de tomate, com 2,8 g de Sn.m-2. As latas contendo o produto foram condicionadas a 35 °C pelo período de 24 meses. Durante a estocagem, foram realizadas avaliações periódicas, incluindo determinações de estanho, ferro e cromo no alimento, pressão interna, composição gasosa do espaço livre e avaliação da aparência da superfície interna da embalagem, com o objetivo de se verificar a interação embalagem-alimento. Após o período estudado, pôde-se concluir que essa embalagem é uma opção viável para 13 meses de estocagem do produto, à temperatura ambiente de até 35 °C.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Lupatini, Manoeli, Andrea Hentz de Mello e Zaida Inês Antoniolli. "Caracterização do dna ribossômico do isolado de Scleroderma UFSMSc1 de Eucalyptus grandis W. Hill ex-maiden". Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, spe (dicembre 2008): 2677–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000700010.

Testo completo
Abstract (sommario):
O ácido desoxiribunocléico ribossomal (rDNA) é utilizado como uma ferramenta importante para caracterizar o polimorfismo entre os fungos. Existem muitas cópias de rDNA as quais são arranjadas por espaços não codificados. Essas cópias são altamente conservadas entre espécies de fungos. O objetivo deste trabalho foi estudar a região do Espaço Interno Transcrito (ITS) e analisar as diferenças no polimorfismo da seqüência dessa região no fungo Scleroderma UFSMSc1 com seqüências dos isolados de Scleroderma e Pisolithus do banco de dados GenBank. O DNA do isolado de Scleroderma UFSMSc1 foi extraído por meio da solução de extração à base de CTAB. A partir do DNA, foram feitas reações de PCR com os oligonucleotídeos iniciadores universais ITS1 e ITS4, cujo produto amplificado foi purificado e seqüenciado. A região do ITS do fungo mostrou uma banda simples de aproximadamente 650 pares de base. Na análise da seqüência dessa região em comparação com algumas depositadas no GenBank, observou-se a formação de agrupamento com espécies de Scleroderma. Os resultados mostraram que essa técnica favorece a identificação de espécies de Scleroderma, visto que tais fungos são difíceis de ser identificados apenas por seus caracteres morfológicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Bevilacqua, Lisiane Mattielo, Maiara Moura Da Silva, Josiane Silva de Oliveira e Tales Tadaki Nakata. "Percepções e usos dos espaços de Shopping Centers: um estudo na cidade de Maringá". Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 6, n. 3 (6 gennaio 2019): 1. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v6i3.27455.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções de usuários e trabalhadores sobre o espaço dos shoppings centers. Consideramos que os shoppings centers são espaços híbridos por conjugarem a comercialização de diferentes produtos e serviços produzindo diferentes experiências para quem consume nestes espaços e para quem trabalha nos mesmos. O conceito de percepção é apresentado a partir do entendimento que este ocorre a partir de diferentes estímulos dos sentidos que são compreendidos e interpretados pelas pessoas. A pesquisa de campo foi realizada em um shopping center localizado na cidade de Maringá, Paraná. Foram entrevistadas dez pessoas, sendo cinco consumidores e cinco trabalhadores destes shoppings por meio de um roteiro estruturado de perguntas sobre o uso dos espaços da organização pesquisada. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo a partir de três categorias, sendo estas: ocupação do espaço, localização e conforto. Os resultados da pesquisa indicam que os shoppings centers são espaços de lazer, mais do que de consumo de produtos, porém quanto maior a percepção de regulação do tempo nesse espaço, menor é essa percepção de lazer sobre o shopping center e as percepções do ambiente interno do shopping tem relação direta com o tipo de grupo social que faz uso desse espaço.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Silva, Reilane Gasparoni. "Perfil aglomerativo da indústria extrativa mineral em Sergipe". Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 2, n. 1 (21 ottobre 2013): 73–84. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p73-84.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estado de Sergipe tem sido caracterizado por uma nova dinâmica de crescimento de seus indicadores que estão diretamente relacionados com os recursos naturais existentes em seu subsolo. No entanto, esse processo tem se restringido a espaços específicos (sub-regiões), que se destacam em termos dos níveis de emprego e renda superiores a média do conjunto do Estado. Por isso o presente artigo visa analisar por meio da análise multivariada de agrupamento identificar o perfil aglomerativo da indústria extrativa mineral segundo as microrregiões sergipanas. A análise de agrupamento será realizada com base em dados secundários, para o ano de 2010, utilizando informações provenientes do banco de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/MTE) e do Banco de Dados Agregado (IBGE). As variáveis analisadas serão o número de estabelecimentos e trabalhadores das atividades extrativas minerais; produto interno bruto e per capita segundo as microrregiões; valor adicionado, participação no valor adicionado e taxa de crescimento do valor adicionado da indústria.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Portugal Júnior, Pedro dos Santos dos Santos, Rodrigo Franklin Frogeri, Alessandro Ferreira Alves, Eduardo Gomes Carvalho e Fabrício Pelloso Piurcosky. "A dinâmica da base de exportação e crescimento econômico: análise no município de Varginha-MG". COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional 18, n. 2 (2 aprile 2021): 1–27. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v18i2.2022.

Testo completo
Abstract (sommario):
O desempenho das exportações e da pauta exportadora consistem em componentes importantes do crescimento econômico tanto a nível de países como em espaços territoriais. Destarte, o objetivo deste estudo é analisar a influência do comportamento das exportações no crescimento econômico do município de Varginha – MG. Metodologicamente o estudo se caracterizou como de abordagem quantitativa, realizado por meio de técnicas de estatística descritiva, correlação bivariada, regressão múltipla e teoria da decisão estatística. Os resultados evidenciaram uma relação baixa e não significativa das taxas de crescimento das exportações e do Produto Interno Bruto no município. A pauta de exportação se mostrou estática e dependente de uma commodity agrícola o que explica essa baixa relação. O crescimento do setor agropecuário também demonstrou baixa relação e não significativa com o crescimento econômico e com a variação dos demais setores. Salienta-se a necessidade de dinamizar a base exportadora e integrá-la para um melhor crescimento local.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

PAULI, Lucas. "OS IMPACTOS DO SETOR SUCROENERGÉTICO PARA A RELAÇÃO CAMPO E CIDADE EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: O CASO EM JOSÉ BONIFÁCIO, UBARANA E PLANALTO – SÃO PAULO/BRASIL." Sociedade e Território 29, n. 1 (28 agosto 2017): 123. http://dx.doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n1id11771.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir de 2003 o governo brasileiro retomou o incentivo ao setor sucroenergético, principalmente com o discurso dos agrocombustíveis como fonte de energia limpae sustentado pela comercialização de carros com a tecnologia Flex Fuel,com isso motivando um intenso processo de expansão dos canaviais e plantas industriais no estado de São Paulo, principalmente na porção oeste. A microrregião de São José do Rio Preto, no noroeste paulista, está dentre as que receberam mais plantas industriais e onde os canaviais mais se expandiram. O surgimento das grandes plantas industriais causou intensas alterações econômicas e sociais nos municípios, aumentando sobremaneira os postos de empregos, a massa salarial, o Produto Interno Bruto (PIB) e a arrecadação de impostos. É frente a este quadro que o artigo se centra em analisar como esse processo impactou na relação campo e cidade nos municípios de Jose Bonifácio, Planalto e Ubarana que estão inseridos na microrregião de São José do Rio Preto. Neste sentido, compreendemos que o agronegócio possui papel basilar quanto à relação campo e cidade nos municípios selecionados, pois possui papel dinamizador entre os dois espaços.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Menezes Nascimento, Maria Elenita, e Geruza Aline Erig. "Hospitalidade como vantagem competitiva: um estudo de caso dos empreendimentos turísticos de Palmas na visão dos atores". Ágora 19, n. 2 (30 luglio 2017): 89. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v19i2.9520.

Testo completo
Abstract (sommario):
O município de Palmas, no Estado do Tocantins, possui apenas 28 anos de existência. Como cidade planejada e que possui seu produto interno bruto baseado principalmente no setor de serviços, Palmas possui uma configuração territorial privilegiada, com espaços de preservação ambiental e de qualificação da área urbana, como a Praça dos Girassóis, a Praia da Graciosa e o Parque Cesamar que geram espaços sociais de uso do território para o lazer e o turismo. As questões de hospitalidade e território relacionadas ao turismo serão tratadas nessa pesquisa, a fim de responder ao objetivo proposto de analisar os sentidos da hospitalidade, na visão dos atores, expressa pela cidade de Palmas, enquanto destino turístico. Com base no referencial teórico (hospitalidade e turismo) um estudo de caso foi realizado, o que permitiu reunir informações detalhadas para o entendimento da hospitalidade. A vantagem competitiva utilizada nesta pesquisa deve ser entendida como uma vantagem fundamental que os estabelecimentos e locais turísticos apresentam em relação aos seus concorrentes, que pode ser demonstrada pelo desempenho superior ao das demais cidades. Trata-se de uma vantagem fundamental, pois representa aquele "algo mais" que mostra que a cidade pode ser diferenciada e que a coloca em destaque frente aos outros destinos turísticos. Como resultado conclui-se que a prática da hospitalidade em Palmas pode representar uma vantagem competitiva para alavancar o turismo na cidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Freitas, Glaucia Brandao, Elisa Mara Rabelo e Eliomar Gotardi Pessoa. "Projeto modular com reaproveitamento de container maritimo". Brazilian Journal of Development 9, n. 10 (11 ottobre 2023): 24368–404. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n10-057.

Testo completo
Abstract (sommario):
A ideia de utilizar contêineres para habitação sustentável surgiu com a necessidade de direcionar um novo uso ao material descartado disponível em área portuária e de baixo custo. De acordo com os dados do censo 2010 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) as famílias estão cada vez menores, refletindo diretamente na demanda espacial por habitação. Logo, o objetivo desta pesquisa visa promover espaços flexíveis, confortáveis, moveis e funcionais com a utilização de contêiner. A pesquisa buscará defender as possibilidades de uma proposta de habitação a partir da modularização espacial e da personalização dos espaços conforme demanda familiar. Construídos em tamanhosuniversais, os contêineres podem ser empilhados ou alinhados com facilidade, são facilmente transportáveis em navios, caminhões ou vagões. Hoje os contêineres destinados ao acondicionamento e transporte de cargas, possuem uma vida útil para o mercado náutico de 10 anos e com uma vida útil do produto de aproximadamente 100 anos. Trata-se de um material metálico e não biodegradável, que é descartado por não servir mais sua função original, a de transportar cargas. Seu descarte e depósito irregular nas áreas portuárias de todo o país (grande parte territorial banhada por mar)geradesperdício e degradação urbano-ambiental. Além disso, o envolvimento profissional na área de designer de interiores para a classe médiaalta despertou o interesse para investigação de novas tipologias e materiais para produção de moradia com base em análise de layouts básicos, adaptáveis em termos espaciais, construtivos e por um público diversificado e não elitizado. A opção de utilização do contêiner como material base da proposta de moradia modular está baseada principalmente no potencial de sustentabilidade da proposta e de promoção de novas formas de adaptabilidade de tecnologias construtivas para favorecer o projeto arquitetônico de interiores, mais flexíveis em termos de ocupação interna e em disposição nos terrenos. O desafio será defender esta proposta para a realidade de Belo Horizonte, não banhada pelo mar, com carência de espaços livres para novas edificações, mas em constante processo de substituição de ocupação e que tem uma carência de novas abordagens arquitetônicas para alternativas de moradia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Bertoni, Luci Mara, e Sônia de Souza Mendonça Menezes. "O trabalho invisível no sertão e o saber-fazer das mulheres na produção de queijo". Revista HISTEDBR On-line 16, n. 70 (7 maggio 2017): 103. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v16i70.8649217.

Testo completo
Abstract (sommario):
Nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Monte Alegre de Sergipe localizados no território do Alto Sertão Sergipano, identificamos a produção de Queijo de Coalho Caseiro, considerada como uma residual forma de aproveitamento do leite diante do avanço da “modernização”. Neste artigo, temos por objetivo investigar em que medida o sistema de produção do queijo de coalho caseiro no espaço rural está alicerçado na transmissão do saber-fazer e na identidade das sertanejas propiciando a manutenção de um modo de vida no espaço rural. A nossa reflexão se apoia numa pesquisa fundamentada nas redes sociais nas quais as produtoras são identificadas a partir da indicação da comunidade nos citados municípios. Após visitar os espaços de produção, realizamos observação participante de suas práticas, evidenciamos essa troca de saberes com as novas gerações como um processo de educação profissional das mulheres na parte interna das residências. Além disso, constatamos o nível de educação formal dessas mulheres e as articulações informais organizadas para aproveitar os recursos territoriais. Investigamos em que medida esse trabalho considerado invisível está integrado em redes informais, alimentado pela demanda de um mercado consumidor que busca, no consumo desse alimento, uma aproximação ao território de origem. A renda obtida com a comercialização do produto constitui no principal recurso utilizado para a obtenção de alimentos nas feiras semanais contribuindo para a soberania alimentar o grupo familiar e o suíno, criado com o resíduo da produção, é uma poupança sob domínio feminino.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Espaços com Produto Interno"

1

Souza, Paulo Rafael de Lima e. "Produto interno e ortogonalidade". reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11876.

Testo completo
Abstract (sommario):
SOUZA, Paulo Rafael de Lima e. Produto interno e ortogonalidade. 2015. 45 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Submitted by Erivan Almeida (eneiro@bol.com.br) on 2015-05-06T19:56:32Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_prlsouza.pdf: 1197916 bytes, checksum: 5b34351ab43ed0090666dc618dd6b110 (MD5)
Approved for entry into archive by Rocilda Sales(rocilda@ufc.br) on 2015-05-07T11:40:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_prlsouza.pdf: 1197916 bytes, checksum: 5b34351ab43ed0090666dc618dd6b110 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-07T11:40:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_prlsouza.pdf: 1197916 bytes, checksum: 5b34351ab43ed0090666dc618dd6b110 (MD5) Previous issue date: 2015
In this paper, we consider the vector inner product of a vector space with special applications in high school through concepts such as matrices, Linear Systems and Vector Operations in ℝ² and ℝ³. We also verified linear operators characteristics defined by orthogonal projections. We have also established relationships between vectors and matrices formed by ℝ² bases in order to improve and strengthen the knowledge of primary school teachers, providing them with more certainty and clarity to teach their classes, but also seek to encourage teachers to update and make with their students be motivated for higher education in areas that mathematics, in particular, Linear Algebra is present. Knowing the definition of domestic products and vector spaces, we believe that the teacher can better understand the techniques and algebraic operations the content taught by him. We believe that not aware of this algebra structure, makes the teacher expose a limited way and without further motivation, in terms of other studies by students in high school, and of course, that this view or this approach is not interesting; is necessary to improve the vision in the classroom, it is necessary that the teacher has a panoramic view of what he teaches. Thus, we intend to work with this present domestic product concepts and vector spaces exposing them in a didactic way, showing that somehow is associated with the concepts studied in basic education through applied exercises.
Neste trabalho, consideramos o produto interno de vetores de um espaço vetorial com especiais aplicações no Ensino Médio através de conceitos como Matrizes, Sistemas Lineares e Operações com Vetores no ℝ2 e ℝ3 . Verificamos, também, características de operadores lineares definidos por projeções ortogonais. Também estabelecemos relações entre vetores e matrizes formadas por bases do ℝ2 com o intuito de melhorar e fortalecer os conhecimentos dos professores do ensino básico, proporcionando-lhes mais segurança e clareza ao ministrar suas aulas, como também procuramos incentivar os professores a se atualizarem e fazer com que os seus alunos se motivem para o ensino superior, em áreas que a Matemática, em particular, a Álgebra Linear, está presente. Conhecendo a definição de produtos internos e espaços vetoriais, acreditamos que o professor poderá compreender melhor as técnicas e operações algébricas dos conteúdos por ele ensinados. Acreditamos que o não conhecimento desta estrutura de álgebra, faz com que o professor exponha de forma limitada e sem motivação futura, em termos de outros estudos por parte dos seus alunos no ensino médio, e é claro, que está visão ou esta abordagem não é interessante; é preciso melhorar esta visão em sala de aula, é preciso que o professor tenha uma visão panorâmica daquilo que ensina. Assim, pretendemos com este trabalho apresentar os conceitos de produto interno e de espaços vetoriais expondo-os de forma didática, mostrando que de algum modo está associado aos conceitos estudados no ensino básico através de exercícios aplicados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Slaviero, Vania Maria Pinheiro. "O método do gradiente conjugado com produto interno geral". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1997. http://hdl.handle.net/10183/127340.

Testo completo
Abstract (sommario):
O método do gradiente conjugado, na sua forma geral, pode ser aplicado a um sistema de equações lineares algébricas Ax = b, quando A é autoadjunta e positiva definida em relação a um produto interno qualquer. As formas de recorrência de dois termos ou três, que fornecem uma aproximação da solução do sistema, independem do produto interno fixado no espaço universo. A generalidade teórica envolvida em tal contexto encontra-se, nesse trabalho, devidamente justificada. O precondicionamento e a sua relação com o produto interno utilizado, e o método para SELAS singulares e quase singulares também fazem parte da exposição.
The conjugated gradient method, in its general form, can be applied on an algebraic linear system Ax = b , when A is selfadjoint and positive definite with respect to an arbitrary inner product. The three-term recurrence form and the two-term one that give an approximation to the solution of the system do not depend on the inner product in the environment space. The theoretical generality involved in that context is properly justified in this dissertation. The preconditioning and its relationship with the relevant inner product and the conjugate gradient method for the singular and nearly singular systems are also part of this work.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Almeida, Filho Antonio Luiz Medeiros de. "Análise do desempenho do PIB dos estados nordestinos e sua relação com as transferências federais e receitas próprias". reponame:Repositório Institucional da UFC, 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6163.

Testo completo
Abstract (sommario):
ALMEIDA FILHO, Antonio Luiz Medeiros de. Análise do desempenho do PIB dos Estados Nordestinos e sua relação com as transferências federais e receitas próprias. 2010. 44f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público - Piauí) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2010.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2013-10-14T00:06:03Z No. of bitstreams: 1 2010_dissert_almalmeidafilho.pdf: 200164 bytes, checksum: e38853bd5c3308ddc7b237ce3d2ef6bf (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino(monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2013-10-14T00:06:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_dissert_almalmeidafilho.pdf: 200164 bytes, checksum: e38853bd5c3308ddc7b237ce3d2ef6bf (MD5)
Made available in DSpace on 2013-10-14T00:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_dissert_almalmeidafilho.pdf: 200164 bytes, checksum: e38853bd5c3308ddc7b237ce3d2ef6bf (MD5) Previous issue date: 2010
The economic dependence of the northeastern states of the resources of the central entity in the Federal Republic of Brazil still dominates the economic situation of the public sector today. However, with more aggressive policies in respect to the economy, especially during 1990 and 2000 shows that gradually, own resources, derived from the collection of taxes, provide a less dependence on constitutional transfers to these states. This situation can be proven observers described the increase own revenues of the past years. Based on this assumption that the objective is to study the present relationship of the independent constitutional transfers and own revenues with the dependent variable growth rate of Gross Domestic Product (GDP) for the nine states of the federation located in northeastern Brazil from 1988 to 2008. The methodology for this test is used as a mechanism econometric model, and a literature review. From the roll of the dice was taken as a result of a relationship with a positive sign and statistical significance of the variable "own revenue" with the phenomenon studied. Another important conclusion is that the predictor variable "constitutional transfers", despite a positive sign, did not represent statistical significance.
A dependência econômica dos Estados Nordestinos dos recursos do ente central na República Federativa do Brasil ainda predomina na conjuntura econômica do setor público na atualidade. Contudo, com políticas mais agressivas, no que tange a economia, principalmente nas décadas de 1990 e 2000 verifica-se que paulatinamente, os recursos próprios, oriundos da arrecadação de tributos, propiciam uma menor dependência das transferências constitucionais para esses mesmos Estados. Essa situação pode ser comprovada observando descritivamente o aumento das receitas próprias dos Estados nos últimos anos. Partindo desse pressuposto objetiva-se nesse estudo apresentar a relação das variáveis independentes transferências constitucionais e receitas próprias com a variável dependente taxa de variação do Produto Interno Bruto (PIB) para os nove estados da federação situados na região nordeste do Brasil no período de 1988 a 2008. Como metodologia para esse ensaio utiliza-se como mecanismo um modelo econométrico, além de uma revisão de literatura. A partir da rolagem dos dados teve-se como resultado uma relação com sinal positivo e apresentando significância estatística da variável “receitas próprias” com o fenômeno estudado. Outra conclusão importante é que a variável preditora “transferências constitucionais”, apesar de apresentar sinal positivo, não representou significância estatística.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Pereira, Cícero Keyson de Moura, e 88-99672-2148. "Estimativas de altura para superfícies com curvatura extrínseca constante positiva em espaços produto". Universidade Federal do Amazonas, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6168.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2018-02-20T14:22:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Cícero K. M. Pereira.pdf: 13494805 bytes, checksum: dec78fc54d9f514a09ab374d40872d52 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2018-02-20T14:22:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Cícero K. M. Pereira.pdf: 13494805 bytes, checksum: dec78fc54d9f514a09ab374d40872d52 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-20T14:22:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Cícero K. M. Pereira.pdf: 13494805 bytes, checksum: dec78fc54d9f514a09ab374d40872d52 (MD5) Previous issue date: 2017-10-20
FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
We will present some height estimates for compact surfaces with positive constant extrinsic curvature (𝐾−surfaces) in ℳ2 × R, where ℳ2 is a surface with constant Gauss curvature. We will initially show a vertical height estimate for compact 𝐾−graphs in ℳ2 × R, with boundary in a slice and later horizontal height estimate for compact, embedded 𝐾−surfaces in H2 × R with boundary on a vertical plane. Such results have been proven by josé Espinar, José Galvez and Harold Rosenberg in the article entitled "Complete surfaces with positive extrinsic curvature in product spaces". The tools used to demonstrate these estimates are based on the Hopf Maximum Principle and the Alexandrov Reflection Method.
Neste trabalho apresentamos algumas estimativas de altura para superfícies compactas com curvatura extrínseca constante positiva (𝐾−superfícies) em ℳ2 × R, em que ℳ2 denota uma superfície com curvatura de Gauss constante. Mostraremos inicialmente uma estimativa de altura vertical para 𝐾−gráficos compactos em ℳ2 × R, com bordo em um plano horizontal e posteriormente uma estimativa de altura horizontal para 𝐾−superfícies compactas mergulhadas em H2 × R com bordo em um plano vertical. Tais resultados foram provados por José Espinar, José Galvez e Harold Rosenberg no artigo intitulado "Complete surfaces with positive extrinsic curvature in product spaces". As ferramentas utilizadas para demonstrar estas estimativas se baseiam no princípio do máximo de Hopf e no Método de Reflexão de Alexandrov.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Mayer, Joceli. "Estruturas sistólicas para a realização da operação produto interno com alta taxa de entrada e saída de dados". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1991. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111531.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Kudamatsu, Robison Francisco. "Rendas do petróleo e desenvolvimento local no Brasil: um estudo empírico com base no produto municipal". Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-26092017-095026/.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto das transferências de royalties de petróleo no crescimento do PIB dos municípios beneficiados no Brasil.Para tanto, é utilizado o método Duplamente Robusto em um painel de municípios observados entre 2004 e 2013.Essa metodologia consiste em duas etapas: primeiramente, estima-se a probabilidade condicional dos municípios receberem as rendas do petróleo, ou seja, o propensity score;em seguida, estima-se um modelo em painel de efeitos fixos ponderado pela estimativa anterior. A principal vantagem desse procedimento é a obtenção de estimadores consistentes quando ao menos uma dessas etapas é especificada corretamente.Os resultados obtidos vão na direção contrária à tese de Maldição dos Recursos Naturais proveniente de rendas de petróleo e derivados. No caso, as evidências apontam que os royalties não afetam a taxa de crescimento do produto per capita municipal, apesar de promoverem um aumento geral nas despesas orçamentárias locais
This Master Thesis in Economics aims to analyze the impact of oil revenue transfers on the economic growth of benefited municipalities in Brazil. For this purpose, the Doubly Robust isthe method applied to a panel of localities observed between 2004 and 2013. This methodology consists of two stages. Firstly, it estimates the conditional likelihood of receiving the oil royalties, i.e., the propensity score. Then it estimates a fixed effect model weighted by the previous estimative. The main advantage of this procedure is to obtain consistent estimators when at least one of the mentioned stages is correctly specified. The results refute the Natural Resources Curse hypothesis in the Brazilian oil revenues. More specifically, the evidence is that royalties do not affectthe municipal GDP per capita growth, despite providing a general increase in local expenses.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Kagohara, Douglas Minoru. "Avaliando técnicas de nowcasting: uma aplicação do PIB brasileiro". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2015. http://hdl.handle.net/10438/13999.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Douglas Minoru Kagohara (douglasminoru@yahoo.com.br) on 2015-09-08T23:43:17Z No. of bitstreams: 1 Douglas_Kagohara.pdf: 418440 bytes, checksum: d272546247d30d373e0cdd3e2fbc6e4b (MD5)
Rejected by Renata de Souza Nascimento (renata.souza@fgv.br), reason: Anderson, Coloque a numeração das páginas no canto direito, não interfere se for acima e abaixo. Mas não pode estar centralizado na página. Grata, on 2015-09-08T23:56:47Z (GMT)
Submitted by Douglas Minoru Kagohara (douglasminoru@yahoo.com.br) on 2015-09-09T00:30:41Z No. of bitstreams: 2 Douglas_Kagohara.pdf: 418440 bytes, checksum: d272546247d30d373e0cdd3e2fbc6e4b (MD5) Douglas_Kagohara_v1.pdf: 433398 bytes, checksum: 16753d95c519f1a652cf186aa37895a5 (MD5)
Approved for entry into archive by Renata de Souza Nascimento (renata.souza@fgv.br) on 2015-09-09T00:40:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Douglas_Kagohara.pdf: 418440 bytes, checksum: d272546247d30d373e0cdd3e2fbc6e4b (MD5) Douglas_Kagohara_v1.pdf: 433398 bytes, checksum: 16753d95c519f1a652cf186aa37895a5 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-09-09T13:00:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Douglas_Kagohara.pdf: 418440 bytes, checksum: d272546247d30d373e0cdd3e2fbc6e4b (MD5) Douglas_Kagohara_v1.pdf: 433398 bytes, checksum: 16753d95c519f1a652cf186aa37895a5 (MD5) Previous issue date: 2015-08-13
The aim of this work is to apply and evaluate the performance of nowcasting techniques for prediction of an important macroeconomic variable of gross domestic product (GDP). In recent years, new techniques have been proposed and improved. We will compare different models of nowcasting against a benchmark, evaluating the variables are relevant from Autometrics, which was developed by Doornik (2011). The proposal is to bring together various economic indicators of the Brazilian economy that might to a greater or lesser extent anticipate GDP growth. It will be used the technique of dummy variables with saturation (proposed by Johansen et. Al.) to control possible breaks and outliers. This approach is suitable under an unstable economic environment with constant change over time.
O objetivo deste trabalho é aplicar e avaliar o desempenho do conceito de técnicas de nowcasting para previsão de uma importante variável macroeconômica do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Nos últimos anos, novas técnicas vêm sendo propostas e aprimoradas. Comparam-se diferentes modelos de nowcasting frente a um benchmarking, avaliando a relevância das variáveis a partir do Autometrics, que foi desenvolvido por Doornik (2011). A proposta é reunir diversos indicadores econômicos da economia brasileira que possam em maior ou menor grau antecipar a variação do PIB. Será utilizada a técnica de variáveis dummies com saturação (proposta por Johansen et. al.) para controlar possíveis quebras e outliers. Esta abordagem é adequada para um ambiente econômico instável, com constantes mudanças ao longo do tempo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Zuanazzi, Pedro Tonon. "Previsões para o crescimento do PIB trimestral brasileiro com séries financeiras e econômicas mensais : uma aplicação de midas". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/72807.

Testo completo
Abstract (sommario):
A previsão do PIB é um dos principais balizadores para as decisões produtivas de agentes econômicos. Com o objetivo de realizar previsões para o crescimento do PIB trimestral brasileiro, são utilizadas 16 séries mensais financeiras e econômicas como potenciais preditores, abrangendo o período do segundo trimestre de 1996 ao quarto trimestre de 2012. Para isso, aplicou-se as abordagens MIDAS (Mixed Data Sampling) e UMIDAS (Unrestricted Mixed Data Sampling), confrontando seus resultados de previsão fora da amostra com o benchmark ARMA. Foram encontrados erros de previsão menores nessas abordagens, principalmente quando utilizadas informações dentro do trimestre de previsão. Os resultados foram ainda melhores quando empregados múltiplos regressores.
The GDP forecast is an important indicator for production decisions taken by economic agents. In order to make forecasts for the Brazilian quarterly GDP growth, we used 16 monthly financial and economic series as potential predictors, covering the period from the second quarter of 1996 to the fourth quarter of 2012. For this purpose, we applied MIDAS (Mixed Data Sampling) and UMIDAS (Unrestricted Mixed Data Sampling) approaches and compared the out of sample forecasts with the benchmark ones provided by ARMA. MI- DAS and UMIDAS showed smaller prediction errors, especially when information inside the quarter forecast is used. The results were even better when multiple regressors were employed.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

NINA, Alex Santiago. "Impactos de desastres naturais ao Produto Interno Bruto dos municípios e suas relações com o desenvolvimento sustentável: o caso das inundações de 2009 na Amazônia". Universidade Federal do Pará, 2016. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7623.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Cássio da Cruz Nogueira (cassionogueirakk@gmail.com) on 2017-02-08T12:43:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ImpactosDesastresNaturais.pdf: 1989991 bytes, checksum: abbc4fb8f3cbfdcf343efccc6b82a1db (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-02-10T17:56:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ImpactosDesastresNaturais.pdf: 1989991 bytes, checksum: abbc4fb8f3cbfdcf343efccc6b82a1db (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-10T17:56:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ImpactosDesastresNaturais.pdf: 1989991 bytes, checksum: abbc4fb8f3cbfdcf343efccc6b82a1db (MD5) Previous issue date: 2016
Nos últimos anos, tem aumentado a frequência dos desastres naturais na Amazônia, concomitantemente com a necessidade de estimar os prejuízos econômicos destes eventos, no intuito de definir estratégias para o desenvolvimento da região. Este trabalho tem como objetivo verificar qual é o tipo e intensidade do impacto das inundações de 2009, consideradas as maiores já registradas na Amazônia, ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) municipal. A metodologia consistiu na análise de correlação linear entre o desempenho econômico (calculado com base no PIB observado e esperado para os anos de 2009 a 2012) e dois conjuntos de variáveis: qualitativas (municípios atingidos por inundação, tipo de inundação, estado de localização) e quantitativas (PIB, tamanho geográfico, população, PIB per capita, densidade populacional, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, renda média, índices de pobreza humana e Gini, bem como as receitas e transferências orçamentárias para os municípios). Os resultados mostram que as inundações bruscas são as que mais afetam o crescimento econômico de longo prazo, constituindo um potencial problema para o desenvolvimento. As principais estratégias a serem adotadas perpassam pela inclusão de ações de mitigação de desastres naturais ao planejamento do crescimento econômico e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.
In the last years, have been increase the frequency of natural disasters in Amazon, concomitantly whit the need of estimate the economic losses these events, in order of define strategies to regional development. This work have the objective of check what is the type and intensity of 2009 floods impacts, considered the major already registered in Amazon, to the increase of municipal Gross Domestic Product (GDP). The methodology was the linear correlation analysis between the economic performance (calculated whit base in observed and expected GDP to years of 2009 to 2012) and two sets of variables: qualitative (municipalities hit by floods, type of flood, state of localization) and quantitative (GDP, geographic size, population, GDP per capita, population density, Indices of Municipal Human Development, average income, indices of human poor and Gini, as well as income and budget transfers to municipalities). The results bring which the fast flood are the which more affect the long term economic increase, constituting a potential problem to development. The means strategies to be adopted are the inclusion of natural disasters mitigation actions in plan of economics increase and to sustainable development of Amazon.
En los últimos años, tiene aumentado la frecuencia de los desastres naturales en la Amazonia, concomitantemente con la necesidad de estimar los prejuicios económicos distes eventos, en orden de definir estrategias para el desenvolvimiento de la región. Este trabajo tiene como objetivo verificar cuál es el tipo e intensidad do impacto de las inundaciones de 2009, consideradas las mayores ya registradas en la Amazonia, a el crecimiento de lo Producto Interno Bruto (PIB) municipal. La metodología consistió na análisis de correlación linear entre el desempeño económico (calculado con base en el PIB observado y esperado para los años de 2009 hasta 2012) y dos conjuntos de variables: cualitativas (municipios atingidos por inundaciones, tipo de inundación, estado de localización) e cuantitativas (PIB, tamaño geográfico, populación, PIB per capita, densidad de población, Índice de Desenvolvimiento Humano Municipal, renda media, índices de pobreza y Gini, así como las transferencias de ingresos y de presupuesto a los municipios). Los resultados muestran que las inundaciones bruscas son las que más afectan el crecimiento económico de lo curto plazo, constituyendo un potencial problema para el desenvolvimiento. Las principales estrategias para ser adoptadas son la inclusión de acciones de mitigación de desastres naturales al planeamiento de lo crecimiento económico e al desenvolvimiento sustentable de la Amazonia.
Ces dernières années, a augmenté la fréquence des catastrophes naturelles en Amazonie, en même temps que la nécessité d'estimer les pertes économiques de ces événements, afin d'élaborer des stratégies pour le développement de la région. Ce travail vise à vérifier quelle est la nature et l'intensité de l'impact des inondations de 2009, considéré comme le plus important jamais enregistré dans l'Amazonie, la croissance du Produit Intérieur Brut (PIB). La méthodologie a consisté à l'analyse de corrélation linéaire entre la performance économique (calculé sur la base du PIB observé et attendu pour les années 2009 à 2012) et deux ensembles de variables : qualitative (municipalités touchées par les inondations, type de les inondations, province de localization) et quantitative (PIB, superficie, population, PIB par habitant, la densité de population, l'indicateur du développement humain Municipal, revenu moyen par habitant les indices de pauvreté humaine et Gini, ainsi que le revenu et budgétaires transferts aux municipalités). Les résultats montrent que les inondations soudaines sont celles qui affectent la croissance économique à long terme, qui constitue un problème potentiel pour le développement. Les principales stratégies arrêtées en pâturage, par l'inclusion des catastrophes naturelles, des mesures d'atténuation à la planification de la croissance économique et le développement durable de l'Amazonie.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Soares, Maria da Graça Pereira. "Contradomínios numéricos de operadores em espaços com produtos internos indefinidos". Doctoral thesis, 2004. http://hdl.handle.net/10316/1922.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Espaços com Produto Interno"

1

Ardila Silva, FSC, Hno Ariosto, e Gustavo Correa Assmus, a cura di. Investigación en cuatro campos del saber. Bogotá. Colombia: Universidad de La Salle. Ediciones Unisalle, 2020. http://dx.doi.org/10.19052/978-958-5136-08-3.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta obra reúne algunos de los principales trabajos debatidos al calor de la ciencia y del aporte al conocimiento de manera interdisciplinar en un simposio de investigación. Se establecieron cuatro espacios que agrupaban las mesas de trabajo en el evento: desarrollo, ruralidad y gestión; tecnología, innovación y arte; educación, ética y sociedad; ambiente, vida y salud; de manera que, el lector puede encontrar desde planteamientos puramente académicos y sociales, hasta aquellos relacionados con las ciencias exactas y la defensa del medio ambiente, esto con el fin de aportar a sus intereses de lectura. Si bien es cierto que los productos editoriales de este género quedan expuestos a una comunidad de lectores limitada, la diversidad de sus temas proporciona una apertura en la cual todos podrán encontrar algún tópico de interés
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Um Curso de Álgebra Linear. Pimenta Cultural, 2023.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Marques, Marcia Alessandra Arantes, a cura di. Manual técnico sobre mercados e canais de comercialização de culturas agrícolas no submédio São Francisco. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22010200.

Testo completo
Abstract (sommario):
O significado de mercado não deve ficar adstrito à interação entre procura e oferta por ir além do processo de compra e venda, ao compreender interações econômicas, sociais e culturais. Apesar de serem vistos como espaços onde ocorrem trocas, conversações e negociações para a realização de transações comerciais entre as partes envolvidas, como ocorre em feiras e entrepostos de comercialização é fato que os mercados possuem importância crucial na vida das pessoas. Eles influenciam a organização social, política e cultural das sociedades. A produção agrícola no Submédio São Francisco está concentrada em fruticultura tropical ( manga, uva, coco, acerola e banana ) e oleráceas (cebola e melão). A região se desenvolveu graças à atividade irrigada e a implementação dos perímetros públicos foi decisiva, todavia, a despeito da importância desta atividade para a socioeconomia regional, observam-se imensas distorções e fragilidades nos processos de comercialização que se verifica notadamente para o mercado interno. Constata-se a absoluta falta de formalidades no processo negocial de modo a assegurar que vendedores e compradores pudessem realizar pagamentos justos e que tenham segurança nas transações. Prevalece na região à presença de intermediários que atuam como canais de comercialização, escoando à produção para pequenas, médias e grandes cidades do país e empresas mais bem estruturados fazem o comércio externo. De modo generalizado observa-se que a ausência de entes públicos ou privados (estado e/ou cooperativa) poderiam contribuir para que as margens de preços recebidos pelos agricultores pudessem ser melhores, tendo em vista às dificuldades que experimentam no processo de produção à venda. Neste sentido este guia técnico apresenta o perfil das culturas acima assinaladas no que tange aos mercados e canais de comercialização, buscando compreender as dificuldades experimentadas pelos agricultores durante a venda da produção em mercados convencionais e de escala e propor a partir do diagnóstico técnico/tecnológico, políticas públicas que contribuam com a reflexão e com ações efetivas para uma economia mais distributiva onde os agricultores não sejam os mais afetados pelas inúmeras dificuldades identificadas pelos autores dos capítulos e ao mesmo tempo terse a clareza de que na economia de mercado todos são importantes e o somatório das partes é que faz o todo, não se excluindo nenhum agente do processo na obtenção de resultados econômicos justos na hora, de comercializar produtos agrícolas. Neste sentido, este manual visa suprir uma lacuna na região ao tratar da questão que assola todo o processo negocial de venda de produtos agrícolas em mercados convencionais à partir das dificuldades práticas vividas pelos agricultores e identificadas pelos autores desta obra como limitações à obtenção de preços satisfatórios e que remunerem condignamente os produtores rurais. Em especial duas das culturas aqui tratadas são objetos de exportação – a manga e a uva. Embora sejam melhor remuneradas, sobretudo em momentos de valorização do dólar que permeia as transações externas, há momentos em que as dificuldades também estão presentes. Parece que a questão das transações comerciais na atividade agrícola foram historicamente secundarizadas o que invariavelmente tem resultado em prejuízos a quem produz e concentração de ganho nas mãos de quem intermedia. No mundo moderno, faz-se indispensável melhor integração das atividades de produção com a comercialização de modo a terse mais transparência, solidariedade e obediência a formalidades de modo a consolidar práticas que construam relações mais equânimes e justas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Alves de Araújo, Raimundo, e Joaquim dos Santos. Nas trilhas do sertão: escritos de cultura e política nos interiores do Ceará – volume 6. Editora SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/87429915-2021.

Testo completo
Abstract (sommario):
O sertão, enquanto produção discursiva, fazia parte das definições espaciais portuguesas durante a expansão europeia. Sertão, ali, referia-se aos locais distantes do litoral, associado a uma baixa densidade demográfica. Ou seja, em um primeiro momento, o termo sertão aludia-se aos locais ainda não povoados ou colonizados pela empresa lusa; logo, espaços não “civilizados”, no sentido de que civilizar era adequar uma região à ordem colonizadora. No entanto, a partir da segunda metade do século XIX, com a formação do discurso nacionalista e de construção de uma identidade nacional, o termo foi sendo paulatinamente reelaborado pela literatura para adquirir um sentido de “identidade nacional”, uma espacialidade imaginada onde a originalidade da cultura “brasileira” estava mais preservada. Logo, a partir do conceito de sertão nascera a definição do sertanejo como o ente que corporificava as raízes da “pátria”. Como exemplo, a obra “O Sertanejo”, de José de Alencar, que compõe um sertão como um espaço do poder personificado no senso de justiça de Arnaldo e do Capitão-mor de milícia, Campelo. Todavia, se entendermos “cultura popular” a partir da leitura de Michel de Certeau, ou seja, algo que só assume um caráter celebrativo e um discurso de exaltação ou de representação de uma identidade, depois de morto, enquanto prática e fazer social, partimos de um outro olhar. A celebração do “sertão” como espaço de originalidade do elemento nacional inicia-se, justamente, quando este sertão enquanto espaço distante, longe do poder do Estado, é fragilizado, uma vez que a “cultura popular”, nessa perspectiva “certeauniana”, só adquire uma função celebrativa depois de não mais existir enquanto forma de viver, pois somente o morto pode ser pacificado. Essa interpretação nos ajuda a compreender porque o sertão só virou discurso identitário no século XIX. Até então, o interior da colônia lusa era um espaço da resistência à colonização, haja vista que o interior era para onde as populações nativas fugiam para escapar da ação colonizadora, ou onde se constituíam os quilombos de negros que rejeitavam à condição de escravo. Enquanto o conceito de sertão preservou essa função de espaço de resistência, onde o braço colonial pouco alcançava, este era visto de forma pejorativa, associado à barbárie, à desordem. Assim, o sertão era um antípoda à cidade. Se a cidade era a espacialidade da civilidade, da polidez e da polícia (um espaçamento do colonialismo epistemológico, de afirmação do domínio da ordem escravocrata), o sertão era o seu inverso oposto. O espaço mor de resistência e, como tal, devendo ser combatido e disciplinado a qualquer custo. Logo, se o sertão começa a ser celebrado como espacialidade da originalidade brasileira em fins dos oitocentos, é sintoma, antes, de sua queda do que de uma suposta vitalidade, uma vez que marca sua decadência enquanto espaço de resistência e a consolidação de sua subjugação ao colonialismo luso-brasileiro. Um colonialismo que não é só físico, mas linguístico e epistemológico. Um colonialismo que não se encerra no oitocentos, mas que se estende até a atualidade em seu processo de “nacionalização” dos sertões. Sendo assim, enquanto campo de estudo, não cabe aos historiadores do sertão reafirmarem este discurso bucólico de um espaçamento antípoda à corrupção das cidades, mas compreender e identificar esse processo de mudança de sentidos e usos políticos do conceito de sertão na história, que reverbera necessariamente nas transformações das experiências vividas nesses espaços plurais, agora aglutinado, vulgarizado e romantizado na palavra “sertão”. Assim, analisando e combatendo nos sertões, a presente coleção tem a honra de trazer ao público mais um livro da série “Nas Trilhas do Sertão: escritos de cultura e política nos interiores do Ceará”, em seu sexto volume. Já se vão quase oito anos desde o volume I (em 2014), e muita água já passou por debaixo dessa ponte desde então. Fazendo um esforço de olhar retroativo, diríamos que nossos objetivos iniciais foram atingidos no que foi possível. Se por um lado conseguimos produzir conhecimento driblando os gargalos e as limitações geográficas e de mercado, por outro, assim como qualquer outro esforço de produção de conhecimento em um espaço periférico do Brasil, o “Nas Trilhas do Sertão” depara-se com a precariedade de um mercado consumidor de livros de análise histórica, tanto pelas dificuldades financeiras da região, que se constitui simultaneamente como uma periferia ao grande capital e ao Brasil, bem como pela pouca familiaridade das populações de nossas cidades, com uma história que as analise enquanto objeto histórico, haja vista que, para a maioria destas populações, a História, com “H” maiúsculo, constitui-se como um ajuntamento de acontecimentos desenrolados no Sudeste e nas potências centrais do capitalismo. Logo, uma história “local” constitui-se nesse imaginário colonizado, em um exotismo que não vale a pena se gastar uma fração dos seus já parcos recursos. Tal especificidade faz com que, inevitavelmente, os livros sejam disponibilizados a preços, muitas vezes, abaixo do custo de sua produção. Sendo assim, os trabalhos aqui reunidos não se constituem em um empreendimento de mercado, por estar fora de sua lógica. O capital do “Nas Trilhas do Sertão” é outro. Seu capital é simbólico, e de composição de um campo de estudos no interior cearense nos domínios da História local/regional. Um “grito” da periferia para afirmar-se em toda a sua especificidade. Enquanto tal é também uma batalha pelo próprio sentido historiográfico de um espaço, em oposição ao colonialismo que nos quer “periféricos” e locais, em relação às grandes forças “nacionalizantes”.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

RODRIGUES, M. S., e T. UECKER, a cura di. Educação escolar: acontecimentos e experiências que produzem um lugar possível. Libroe, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-991247-4-7.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este e-book intitulado “Educação escolar: acontecimentos e experiências que produzem um lugar possível”, reúne pesquisas acerca da experiência de professores/as e/ou pesquisadores/as, onde movimentam a potência de uma escola outra no interior da escola mesma, produzindo nela um lugar de acontecimentos e experiências possíveis. Atualmente, a escola ganha tensionamentos, evidências e necessárias reflexões de um espaço-tempo coletivo, nesse sentido, reúne-se escritos que movimentam o pensar da e com a escola a este espaço comum e necessário a todos, compartilhado com o outro que produz a potência criadora para os processos educacionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Marques, Marcia Alessandra Arantes, a cura di. Transições agroecológicas: evoluindo em sistemas produtivos. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21091800.

Testo completo
Abstract (sommario):
Nos últimos 50 anos o mundo experimentou intensas e profundas transformações decorrentes do modelo de desenvolvimento adotado pelos países em processo de industrialização. A produção agrícola em particular, obteve crescentemente ganhos de rendimento físico e financeiro, mas ignorou às pressões do modelo implementado, sobre os recursos naturais e sobre às populações rurais. A despeito de haver ampliado significativamente a produção agrícola (notadamente a de comodities) também é absolutamente verdadeiro a secundarização do papel e importância do meio ambiente das culturas locais e das pessoas ligadas à cada ambiente onde se realiza a agricultura. Pensar a produção de alimentos para o abastecimento interno da população e para redução das dificuldades alimentares e da fome, deixou aparentemente, de ser objetivo principal e estratégico de um país que convive com a pobreza e com uma acentuada desigualdade social. Neste contexto demonstrar o papel da agroecologia e dos sistemas de agricultura de base ecológica tornou-se essencial e os estudos sobre transições agroecológicas de cultivos agrícolas são fundamentais para a indispensável viabilidade econômica, ambiental e social de tais agriculturas, aonde os elementos da produção física e da rentabilidade financeira não devem estar desassociados das preocupações com o ambiente (solo, água, florestas e biodiversidade) e muito menos das pessoas ( pequenos e médios agricultores dos espaços rurais e dos consumidores de alimentos) que tornam possível os alimentos chegarem à nossa mesa. Portanto um choque de paradigmas sempre instala um conflito de ideias, de práxis sociais, de formas de fazer ciência, de tratar as instituições, de produzir, de tratar a natureza, de consumir, de distribuir, de conhecer. Por isto que cada forma de cultivar a terra, de fazer agricultura e pecuária, corresponde a uma orientação paradigmática que atua no sentido de reafirmar o velho paradigma em crise, ou se aproxima do paradigma emergente, por constatar um conflito entre a qualidade das demandas do novo consumidor e o velho paradigma. A Transição Paradigmática reflete esta segunda tendência, na medida em que as tentativas de respostas oferecidas pelo velho paradigma em nada alteraram o curso das coisas, pois não ofereceram uma alternativa que garantisse à humanidade uma vida de qualidade. Pelo contrário, enquanto as respostas apresentadas a partir do paradigma emergente, já sinalizaram que o trato agroecológico da natureza não só oferece uma agricultura e pecuária saudáveis, que não adoece a vida animal e vegetal, assim como propicia uma vida que gera vida, ao invés da vida que ameaça a própria vida. Por tudo isto devemos viver um movimento paradoxal, lutar ininterruptamente para iluminar o interior da caverna de onde saímos do culto ao velho paradigma, mas sem deixar de amparar aqueles que entrando em estado de perturbação com essa luz, debatem-se contra ela, uns insistindo nela ficar, e outros que convencidos da necessidade de dela sair, mal encontram forças e orientação para encontrar o caminho da saída. É preciso suportar a dor da agressão de quem estendemos as mãos, assim como suportar o peso e angústia de quem socorremos para sair dela. A Transição Agroecológica é nosso bom combate no trato da natureza. É o caminho de construção de um meio ambiente saudável a todas as formas de vida, porque emerge da compreensão do diálogo com as distintas linguagens da natureza, procurando descobrir as demandas de cada espécie que integra a biota de cada planta e animal que exploramos no meio ambiente que intervimos. Mas sabemos que neste processo uns caminham mais rápido, outros mais lentos. Contudo, afetados pelos imperativos ontológicos de cada espécie animal e vegetal, pela vontade da natureza em realizar sua autopoiese, respondem ou responderão amanhã à determinação da Transição Agroecológica. Como nos ensina Kant “a Natureza assim o quis”, e deste imperativo de participar da autopoiese da vida nenhum de nós tem como se desviar. Pois, a resistência terá como retorno a reação imperativa de um crescente movimento de transição agroecológica que luta por uma economia que garanta condições de sua autoreprodução e assim a continuidade do seu curso em sociedade, sem o velho e cansativo modo de produção que se funda no inaceitável estranhamento do ser humano com a natureza. O livro Transição Agroecológica - Evoluindo em Sistemas Produtivos é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), doutorado profissional interdisciplinar, oferecido em associação ampla pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os 10 artigos que compõem o livro são resultados da disciplina Transição Agroecológica e Sistemas Agroalimentares, ofertada no segundo semestre de 2020, de forma remota, devido a pandemia do coronavírus 19, no Polo UNEB, pelos docentes do Programa Professores Jairton Fraga Araújo, Luciano Sérgio Ventin Bonfim e Edonilce da Rocha Barros. Ao decidir-se publicar os resultados dos trabalhos dos doutorandos em associação com seus orientadores, neste e-book, analisou-se a pertinência dos textos que podem contribuir de forma substancial para a transição de sistemas produtivos que ora são desenvolvidos no Submédio São Francisco, em áreas irrigadas, a partir de estudos técnico-científicos. Mesmo com uma longa trajetória da agricultura irrigada no Vale, sabemos que a busca pela qualidade de alimentos limpos é mais que necessária. Os artigos ora apresentados trazem informações que demarcam o esforço das universidades instaladas no território Sertão do São Francisco, dentre elas a UNEB, em produzir e popularizar conhecimentos para uma transição agroecológica e o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Priori, Claudia, e Márcio José Pereira. Os estudos de gênero e seus percursos: Intersecções possíveis com a história pública. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-023-6.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta coletânea aborda as possíveis intersecções entre os Estudos de Gênero e as práticas da História Pública, integrando perspectivas que se inter-relacionam nos percursos de ampliação dos modos de se fazer história e de divulgação científica. Assim, os Estudos de Gênero e a História Pública já dialogam entre si tanto pelo próprio caráter de uso público de suas interfaces, pela ótica interdisciplinar e pelo envolvimento de profissionais de diversas áreas, quanto pela participação de diversos públicos e/ou audiências na produção e disseminação de conhecimento histórico. Há que se destacar também que os campos se interseccionam seja pelas temáticas em pauta, tratadas pelas pesquisadoras e pesquisadores nesta coletânea, seja também pelos usos públicos de gênero que se faz socialmente para sua defesa ou refutação; e ainda, pela produção e reprodução de discursos, práticas e saberes que se espalham por diversos cenários, veiculados por uma infinidade de ferramentas, inclusive pela história digital. Todavia, ainda se requer para uma maior inter-relação entre os campos, a prática de abordagens teórico-metodológicas mais afinadas, que venham possibilitar maior produção e difusão de saberes tendo como enfoque as amplas audiências. Nesse sentido, é importante destacarmos que não há uma única definição do que seja História Pública, e sim que é um espaço amplo de debate histórico, cujo grande esforço é defender uma história que não se reduza aos meandros acadêmicos, e sim que entenda que os saberes e práticas produzidos fora do ambiente universitário são passíveis de investigação sem prejudicar a credibilidade científica e a responsabilidade da produção e circulação dos saberes históricos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Zunino Singh, Dhan. Pensar las infraestructuras en Latinoamérica. Teseo, 2021. http://dx.doi.org/10.55778/ts878803920.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Puentes, caminos, túneles, canales, puertos, represas, redes de agua o de cloacas, de gas y telefónicas…, las infraestructuras transforman el territorio, movilizan fuerzas sociales y políticas y recursos materiales, encarnan ideas y valores, son producto y productoras de lo social. En el marco de los giros materiales y culturales que atravesaron a las ciencias sociales en los últimos años, su estudio ha adquirido un renovado interés.</p><p>En lo que respecta a la historia de las infraestructuras en América Latina, existe tanto una literatura previa como nuevos abordajes, que se reúnen por primera vez en un volumen en español, donde se ponen en perspectiva casos locales de Argentina, Chile, Colombia, Panamá, Brasil, desde disciplinas y perspectivas diversas, como la Historia, la Sociología, el Urbanismo, aplicadas a una variedad de infraestructuras, desde sistemas de transporte e hídricos hasta espacios urbanos.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Monteiro Scabello, Andrea Lourdes, Bartira Araújo da Silva Viana e Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque. Dinâmicas ambientais-urbanas e formação docente no espaço geográfico piauiense. SertãoCult, 2022. http://dx.doi.org/10.35260/67960852-2022.

Testo completo
Abstract (sommario):
O livro Geografia em debate, v. 5, reuniu uma série de artigos nos quais os diversos conceitos, fenômenos, eventos e estratégias foram discutidos e relacionados aos estudos regionais e geoambientais, bem como ao ensino da geografia. Assim, a leitura desta obra permite ao interessado a oportunidade de aprender sobre os aspectos geoambientais e as práticas geográficas com uma linguagem mais acessível e dinâmica. A compreensão do ensino da Geografia e de uma dinâmica ambiental visando à compreensão das relações entre a natureza e a sociedade pode ser analisada utilizando os elementos que compõem a paisagem geográfica e suas inter-relações, tornando-se fundamental para apresentar trabalhos de reflexões, de pesquisas, de diálogos, de estudos e de práticas cotidianas que abrangem a produção acadêmica. Os autores de cada capítulo estabeleceram ampla conexão de seus assuntos com os demais capítulos do livro, trazendo ainda sugestões para leitura aprofundada. Este livro é, sem dúvidas, uma importante fonte de dados e informações para estudantes, professores e demais interessados. Por um lado, a obra aborda um conjunto de estudos regionais e características geoambientais, com base em dinâmicas e transformações territoriais, eventos extremos do ambiente urbano, fragilidade ambiental e vulnerabilidade ambiental. Por outro, o livro enfatiza o ensino da Geografia na medida em que prioriza o papel da escola e das práticas geográficas docentes. Parabéns aos organizadoras e autores que merecem elogios por aceitarem esse desafio e alcançarem admiravelmente seus objetivos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Marques, Marcia Alessandra Arantes, a cura di. Participação Política no Facebook e Twitter Comunicação Estratégica de Campanhas nas Eleições 2012 em Natal (RN). Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22050700.

Testo completo
Abstract (sommario):
A prática da participação política digital com a apropriação do Facebook e Twitter em estratégias políticas eleitorais A cada quatro anos, os brasileiros vão às urnas eleger seus representantes a prefeito e vereadores. Um passo importante no exercício da cidadania e na renovação das esperanças por uma nação mais desenvolvida nos âmbitos social, econômico e político almejado por cada voto computado. A decisão sobre a quem depositar nossas expectativas não é tarefa fácil. Envolve, sobretudo, uma análise crítica dos programas de governo, da vida pregressa e das propostas de cada concorrente. Apesar de ainda existir uma certa apatia por parte dos cidadãos em relação à política, percebe-se que, por outro lado, em pleno século XXI, a comunicação sobre as práticas que envolvem as discussões e o métier nesse campo encontra terreno fértil em diferentes espaços públicos. Nesse sentido, na questão da busca pela informação, o cidadão tem, além das mídias tradicionais (jornal, rádio e televisão), um novo aporte tecnológico que é a internet. O que difere a web dessas outras mídias é justamente a possibilidade de produção de conteúdos sobre política pelos públicos (antes restrita aos profissionais da mídia de massa) e a capacidade de interação, de conversação digital, não-física entre candidatos e eleitores. Com isso, as práticas entre esses atores sociais convergem na mesma direção, com produção e difusão de conteúdo. Nesse processo, eleitores passam a ser colaboradores no jogo político quando divulgam ideias e opiniões dos candidatos de sua preferência para seu grupo social. No cerne desse contexto virtual e de disputa política, cabe ressaltar a participação dos cidadãos em sites de redes sociais, como Facebook e Twitter. Estas plataformas constituem espaços públicos que permitem a expressão e troca de opiniões, a interação entre os participantes e a divulgação de informações. Na propaganda eleitoral, o uso desses dispositivos integra as estratégias das campanhas e o seu dinamismo na questão tempo-espaço propicia agilidade na comunicação de conteúdos e a possibilidade de diálogo entre os que disputam uma eleição e os votantes. A adoção de sites de redes sociais como um novo canal de divulgação e promoção de propaganda política foi experimentada nas campanhas norte-americanas em 2008. No nosso entendimento, no Brasil, Facebook e Twitter foram significativos para potencializar as estratégias de campanha eleitoral em 2012. O Twitter teve um papel relevante ao pautar a mídia tradicional e, já em 2010, quando foram eleitos presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais, complementou significativamente as ações de campanhas políticas digitais (OLIVEIRA, 2011). Nas eleições de 2012, a primeira de âmbito municipal com a apropriação de sites de redes sociais para APRESENTAÇÃO propaganda política, o Facebook foi considerado o que mais os candidatos a prefeituras brasileiras utilizaram para disseminar suas campanhas (AGGIO; REIS, 2013). A autorização dada pela Justiça Eleitoral brasileira para utilização da internet nas disputas políticas consta na Lei nº 12.034, de setembro de 2009, que reformulou conceitos sobre as bases da regulamentação da propaganda eleitoral na rede. A partir de então, os candidatos passaram a ter liberdade total para utilizar blogs, mensagens instantâneas e sites de redes sociais. Com a autorização da Justiça Eleitoral para a utilização dessas plataformas virtuais em propaganda política, candidatos a cargos eletivos buscaram o apoio de agências de comunicação para divulgar suas ações de campanha e escolher estratégias de marketing eleitoral visando otimizar suas imagens frente a públicos diversificados. Apesar do uso do site de rede social Orkut nas eleições de 2004, a regulamentação específica para o uso da internet em campanhas eleitorais é direcionada ao pleito de 2010 (pois antes a web era utilizada segundo a legislação de rádio e televisão) ou focada em campanhas online realizadas em outros países. Trata-se de mais uma oportunidade, para quem pleiteia um cargo político, de expressar ideias e propostas, de divulgar o ritmo cotidiano de campanha, além de compartilhar fatos e acontecimentos e, principalmente, dialogar e interagir com um público disposto a consumir informação política. Este livro, fruto de estudos desenvolvidos durante o mestrado no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN, apresenta o contexto de campanhas e estratégias eleitorais adotadas pelos postulantes à Prefeitura do Natal (RN) ao incorporar os sites Facebook e Twitter como possíveis espaços de disseminação de informação política e interação com eleitores. Com isso, buscamos compreender as práticas de participação e de comunicação dos candidatos a prefeito e eleitores em plataformas de redes sociais virtuais nas Eleições 2012, considerada a primeira de âmbito municipal a se apropriar desses meios para propaganda política. Também procuramos verificar a maneira pela qual se concretizou o relacionamento entre os que disputaram a cadeira do executivo municipal potiguar em 2012 e seus eleitores. Além disso, a obra busca analisar quais foram os tipos de questionamentos e demandas direcionados aos candidatos e qual foi o posicionamento adotado ao responder os comentários deixados nas postagens. Outro enfoque deste trabalho é verificar a frequência com que os concorrentes se comunicaram com seus eleitores e que tipo de informação política foi disponibilizado nessas redes. Podemos inferir que a chegada das campanhas eleitorais ao ciberespaço e seu uso na esfera política foram, inicialmente, de desconhecimento para os candidatos porque exigiram, como acreditamos que ainda continuam exigindo, mais engajamento, formação e capacitação para entender a funcionalidade e o potencial das redes sociais virtuais. Às vezes, mesmo os profissionais contratados e especializados no desenvolvimento de estratégias que objetivam conquistar a opinião pública não conseguem atender as expectativas de determinados candidatos, que por desconhecimento sobre o uso desses dispositivos, acreditam ser tarefa fácil garantir uma quantidade significativa de visualização das publicações e alcance das páginas. Numa campanha eleitoral, candidatos têm como uma das metas falar para um maior número de pessoas possível e conquistar a maior votação que puderem. Portanto, utilizam de todo o aparato técnico e tecnológico para atingir tal premissa. Os usuários precisaram de tempo para se adaptar às novas práticas de comunicação e interação oriundas desses ambientes digitais. Tempo para conhecer as funcionalidades dessas mídias e de familiarização com as linguagens e o novo contexto. A mudança social que emerge da reconfiguração das práticas de comunicação para o espaço público digital não depende especificamente dos meios, que são condição necessária, mas não suficiente para se alcançar essa mudança. Os próprios usuários, participantes ou agentes sociais que utilizam a mídia digital também têm comprometimento com essa mudança. Mesmo com a expansão de canais participativos, ainda cabe o questionamento sobre os efeitos políticos provenientes da comunicação digital. Ainda que existam mais espaços de expressão e discussão destinados aos eleitores, a contrapartida comunicacional do candidato é relevante, no sentido de que este leve em consideração as mensagens e contribuições enviadas por aqueles que escolhem quem irá representá-los na esfera municipal de governo. O que os cidadãos esperam, com a internet, é ter voz ativa e suas opiniões potencializadas em processos de tomada de decisão. Nas campanhas eleitorais isso não é diferente. O cidadão quer ser ouvido, quer ter sua participação valorizada nos espaços de redes sociais, quer se comunicar e interagir com seus candidatos. Ele quer a oportunidade de cobrar, fiscalizar e monitorar diariamente as ações de representantes eleitos pelo povo. Do outro lado, candidatos têm a oportunidade de disponibilizar, de forma constante, informações que estejam imbuídas de teor relevante politicamente e que possam propiciar diálogos com os eleitores no atendimento às demandas, no esclarecimento de dúvidas e na tessitura de comentários acerca do conteúdo publicado nos perfis virtuais. As práticas de comunicação vivenciadas no universo online são contemporâneas e as transformações oriundas do uso de tecnologias digitais na vida social, cultural, econômica e política ainda não são conhecidas em sua totalidade, nem mesmo a extensão dos graus de efeitos e consequências provenientes do seu uso, que dependem do modo como as pessoas as apropriam e para qual finalidade. Os pensamentos otimista e pessimista acompanham o incremento das tecnologias digitais na comunicação humana. O fato é que na política, a incorporação dessas ferramentas virtuais no escopo das estratégias de campanhas online é recente. Por isso, esta obra, diante da efervescência do cenário político brasileiro, busca tratar das práticas comunicativas estabelecidas entre candidatos e eleitores na realidade virtual. No que se refere a campanhas eleitorais, especialmente as de partidos pequenos, que dispõem de poucos recursos financeiros e de pouco espaço para visibilidade de suas ações, a internet e os sites de redes sociais são um instrumento de baixo custo. São espaços onde as informações podem ser difundidas em diferentes formatos (vídeos, fotos, links, texto) e propícios para discussões públicas. Em relação a 2010, podemos inferir que no Brasil, em 2012, as redes sociais foram utilizadas na propaganda política eleitoral e ganharam mais força nas eleições municipais para prefeito e vereadores em 5.565 municípios. Natal, capital do Rio Grande do Norte, com 528.364 eleitores, foi uma dessas cidades em que a campanha eleitoral também se projetou nas redes sociais. Seis candidatos disputaram os cargos à Prefeitura e 489 concorreram às 29 vagas disponíveis na Câmara de Vereadores. Nesta obra, o leitor poderá vivenciar e compreender como as práticas de comunicação, participação e interação foram concebidas no Facebook e Twitter pelos candidatos Carlos Eduardo (PDT), Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB), Robério Paulino (PSOL), Rogério Marinho (PSDB) e pelos eleitores potiguares. Nesta perspectiva, apresentamos um esboço da estrutura deste livro. Nossa abordagem, portanto, começa com uma discussão dos principais conceitos que norteiam esta análise. O primeiro capítulo versará sobre o tema da internet e da esfera pública, partindo das definições sobre o que é a esfera pública. Consideramos o ambiente online como um ambiente possível de aglutinação de uma esfera pública política, e das mudanças nesse contexto. Já o segundo capítulo abordará o tema central da análise desta obra, que é a participação política. Nele, trataremos dos conceitos de participação, do interesse pelo processo político e de algumas experiências participativas online. Outro conceito que é pertinente ao tema deste livro se refere à questão da visibilidade política no meio digital e da interação em ambientes midiáticos. Além disso, neste tópico será abordada ainda a questão da abrangência do Facebook e do Twitter no Brasil, suas características como meios de comunicação e particularidades da conversação nessas plataformas. A seguir, no quarto capítulo, nos dedicamos a explicar os procedimentos adotados para análise das práticas de participação entre candidatos e eleitores nas mídias sociais. No quinto capítulo serão apresentados os resultados desta análise qualitativa do conteúdo coletado no Facebook e no Twitter dos candidatos, com base em referenciais teóricos, o que nos possibilitará tecer comparações sobre o modo com que cada um se apropriou dessas plataformas e as formas de uso no marketing eleitoral, nas práticas de comunicação das ações de campanha e na interação. Ao mesmo tempo, analisaremos os questionamentos de eleitores endereçados aos candidatos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Espaços com Produto Interno"

1

Pires, Murilo José de Souza, Gislaine de Miranda Quaglio, Rodrigo Portugal e Ronaldo Ramos Vasconcelos. "Alcances, limites e avanços do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) : uma síntese das análises espaço-estruturais das regiões imediatas". In Desenvolvimento regional no Brasil : políticas, estratégias e perspectivas, 3, 175–213. Ipea, 2023. http://dx.doi.org/10.38116/9786556350516cap5.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo é uma síntese da trilogia de investigações que objetivaram realizar uma avaliação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) à luz da Política Nacional de Desenvolvimento Regional II (PNDR II). Essa trilogia é composta pelos seguintes trabalhos: Pires et al. (2022), Pires e Quaglio (2022) e Pires, Quaglio e Portugal (2022). O objetivo desta investigação é analisar o perfil de associações espaciais dos municípios que constituem os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, por meio de variáveis histórico-estruturais, de forma a verificar como as variáveis FCO e produto interno bruto (PIB) per capita se comportaram em determinadas regiões com perfis heterogêneos no período 2002-2018.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Chaves, Carla Catharine Nascimento, Mariane Teixeira Farias Dantas, Paulo de Tassio Costa de Abreu e Simone Santos Souza. "Proteção dos trabalhadores do serviço de atendimento pré-hospitalar móvel frente ao covid-19: estratégia de enfrentamento". In Desvendando a Saúde Global no Contexto das Ciências da Saúde Única para um Futuro Integrado, 493–511. Editora Humanize, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5293264.1-52.

Testo completo
Abstract (sommario):
A pandemia evidenciou a importância do Serviço de atendimento pré-hospitalar móvel no Sistema Único de Saúde e, ao mesmo tempo, insuficiências historicamente instituídas. Este trabalho tem como objetivo discutir as estratégias utilizadas pelos trabalhadores de enfermagem de um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência frente à inadequação dos equipamentos de proteção individual para o cuidado às pessoas suspeitas ou confirmadas de infecção pelo SARS-CoV-2. Método: estudo do tipo relato de experiência, transversal. Os dados foram reunidos entre março e junho de 2020 e foram extraídos de documentos que constituíram registros de reuniões e da construção do conhecimento para o Serviço realizados entre os profissionais de enfermagem. Resultados: o relato destacou que as ações desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem contribuíram de forma efetiva com a aquisição e a disponibilização de EPI adequado. Foi possível observar a ausência de um plano orientado da gestão do Serviço para enfrentamento da pandemia e, que o seu processo decisório ocorreu mediante reivindicação dos trabalhadores, reforçando a ausência de espaços dialógicos para coparticipação, produção do conhecimento e tomada de decisão. Considerações finais: A atuação do movimento interno de enfermeiros no Serviço, com o propósito humanitário, destacou a centralidade da enfermagem neste espaço e que, tal mobilização interrompeu uma tendência de procura por soluções individuais, em detrimento das coletivas. Tem-se aqui mais um indicativo de que movimentos micropolíticos intensos e frequentes podem, de fato, contribuir para reorganização da macropolítica, aliando expertises e saberes dos trabalhadores e o envolvimento de atores estratégicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Vitte, Antonio Carlos. "Breves considerações sobre as relações entre a valorização do espaço, o consumo da natureza e a fragilidade Ambiental no litoral norte do estado de São Paulo, Brasil". In Geografia, Riscos e Proteção Civil. Homenagem ao Professor Doutor Luciano Lourenço., 505–18. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2021. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-04-5_1.1_32.

Testo completo
Abstract (sommario):
A produção do espaço, expresso na histórica relação sociedade/natureza, vem sendo feita dentro dos moldes capitalistas de apropriação do espaço, este vem sendo entendido como palco dessa relação. Com o desenvolvimento da sociedade capitalista o espaço foi sendo valorizado a medida que este foi servindo para atender as novas demandas da sociedade industrial. O processo intenso de urbanização brasileiro, principalmente a partir da década de 60, transformou os espaços e contribuiu para uma apropriação e consumo da natureza de forma mais significativa e sob diversos aspectos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Bonan, Luciene Fontes Schluckebier, Carlos Gil Ferreira e Pedro Nazareth Aguiar Junior. "Oncologia de Precisão e Economia da Saúde". In Oncologia de Precisão, 399–410. DOC, 2022. http://dx.doi.org/10.56271/978.65.87679.69.3-21.

Testo completo
Abstract (sommario):
O avanço do conhecimento médico e o desenvolvimento de novas tecnologias permitiram um aumento significativo na expectativa de vida da população e o recente relato de aumento na sobrevida dos pacientes com câncer de pulmão exemplifica bem essa história de sucesso. Por outro lado, os gastos da sociedade para custear a indústria da Saúde aumentaram acima da inflação e do aumento do Produto Interno Bruto (PIB).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Costa, Jaqueline Elizabeth da, e Riller Silva Reverdito. "FUTEBOL/FUTSAL DE MULHERES: O AMBIENTE ESCOLAR COMO UM CENÁRIO DE PRÁTICA". In ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FUTEBOL/FUTSAL: da consciência filosófica à prática consciente, 45–77. EDITORA UNEMAT, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5335623.1-2.

Testo completo
Abstract (sommario):
O esporte ocupa diferentes espaços em nossa sociedade, alcançando neste século seu ápice na história da humanidade, sendo na atualidade um dos fenômenos de maior alcance global, atingindo diferentes tecidos sociais e pluralidade de sentidos. Seu crescimento na sociedade é percebido pelo aumento de seus praticantes e expectadores, com seu desenvolvimento caminhando junto com o progresso da sociedade, tornando-se um produto que emergiu, se modificou e se transforma pelas pessoas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Aguilar, Indara Lima Martins, e Ygor de Siqueira Mendes Mendonça. "PRODUÇÃO DE JUTA E MALVA E O USO SUSTENTÁVEL DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA AMAZÔNIA". In Interdisciplinaridade em Áreas Protegidas: usos e sustentabilidade, 115–25. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21110107.

Testo completo
Abstract (sommario):
A preocupação com o uso desenfreado do meio ambiente e a intensa destruição causada em nome do crescimento a qualquer custo suscitou debates internacionais, a fim de romper com à crise ecológica da modernidade. Com efeito, o conceito de desenvolvimento sustentável surge como alternativa epistêmica, mas que já pode ser percebida na legislação brasileira atual, como é o caso do Código Florestal e a própria Constituição da República Federativa do Brasil ao definir, em todas as Unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos. Porém, há que se destacar a possibilidade de determinadas intervenções no seu meio, desde que em caráter excepcional. Por este motivo, é o objetivo geral do presente artigo indicar a produção da juta e da malva enquanto meio de produção sustentável que ocorre especialmente em Áreas de Preservação Permanente. Para tanto, parte-se de uma pesquisa da natureza qualitativa, pautada no método dedutivo e no levantamento bibliográfico e documental como técnica de investigação. Por fim, conclui-se que a produção da juta e da malva agrega diversos benefícios ao desenvolvimento nacional e regional ao afirmar os princípios da diversidade de produção, resiliência dos produtos, reciclagem, do bem estar, da melhoria das formas de subsistência rurais e, sobretudo, da sustentabilidade, pois representa alternativa para o uso de áreas protegidas em harmonia com a promoção de formas de ocupação e geração de renda para inúmeras famílias, aumentando o potencial econômico e fornecendo subsídios para outros mercados internos, como é o caso da produção e comercialização do café.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Conceição, Valdir Silva da, Dayana Ferraz Silva, Marcelo Santana Silva, Benjamim de Almeida Mendes e Angela Machado Rocha. "Análise do processo de internacionalização da cachaça com registro de Indicação Geográfica". In TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS AVANÇOS PARA A SOCIEDADE ATUAL. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/tecnolocienagrariabiosoci-030.

Testo completo
Abstract (sommario):
A cachaça é uma bebida genuinamente brasileira, tem identidade própria, é um elemento cultural e um grande símbolo nacional. A internacionalização da bebida requer alguns pressupostos que devem ser atendidos. O presente artigo objetiva descrever os parâmetros necessários e fundamentais para a internacionalização da cachaça, impulsionada pelo seu registro como uma Indicação Geográfica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e estudo de caso com a utilização de dados primários e secundários. A Indicação Geográfica é uma ferramenta muito importante para combater as falsificações e garantir a procedência do produto, valorizar o saber-fazer, preservar a cultura e a tradição, agregar valor, reduzir a informalidade, gerar desenvolvimento econômico e demonstrar qualidade. A participação da cachaça na exportação brasileira está aquém da sua capacidade produtiva, pois a sua produção é direcionada para o mercado interno. Os produtores têm capacidade de ampliar a produção para atender o aumento da demanda externa após o seu registro como uma Indicação Geográfica, sem desabastecer o mercado interno. Conclui-se que a cachaça reúne os pressupostos para se internacionalizar e aumentar a sua participação na balança comercial brasileira.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Assis, Flora de Lima, Ricardo Dobrovolski e Paloma Ponchet Borges. "O IMPACTO DA DESTRUIÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA BAHIA: PARTE II". In Pesquisa e Aplicação em Ciências Biológicas, 79–91. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060505.

Testo completo
Abstract (sommario):
A ocupação e alteração da paisagem pela humanidade é um comportamento que tem sido realizado ao longo de todo seu processo de dispersão e crescimento populacional. Esta transformação da superfície terrestre está ligada à extração e capitalização dos recursos naturais com o objetivo de impulsionar o crescimento social e econômico das populações. Uma das crenças que surgiu ao longo do tempo é a de que empreendimentos agrícolas (principal tipos de ocupação do solo atualmente em todo o mundo) são investimentos que proporcionam ganho de qualidade de vida para as populações que habitam as regiões onde são instalados. Nós testamos a hipótese de que existe uma relação entre quantidade de vegetação nativa remanescente e desenvolvimento humano na Bahia. Além disso, buscamos também investigar de que maneira se relacionam as variáveis econômicas (valor de produção, produtividade agrícola e PIB (Produto Interno Bruto da agricultura) e o uso do solo no estado. Para isso, classificamos os municípios baianos em 5 classes de acordo com a quantidade de vegetação remanescente em cada um, em seguida os comparamos com dados de IDH (índice de desenvolvimento humano), PIB (produto interno bruto), quantidade de cabeças de gado e valor de produção. Os principais resultados apontam que a destruição da vegetação nativa não tem relação com mudanças nos índices de qualidade de vida da população dos municípios baianos, mas ao mesmo tempo revelam um aumento do desmatamento na Caatinga e no Cerrado principalmente. O estudo é apresentado em três capítulos. Por este capítulo são apresentados os resultados obtidos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Assis, Flora de Lima, Ricardo Dobrovolski e Paloma Ponchet Borges. "O IMPACTO DA DESTRUIÇÃO DA Capítulo 4 VEGETAÇÃO NATIVA SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA BAHIA: PARTE I". In Pesquisa e Aplicação em Ciências Biológicas, 71–78. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060504.

Testo completo
Abstract (sommario):
A ocupação e alteração da paisagem pela humanidade é um comportamento que tem sido realizado ao longo de todo seu processo de dispersão e crescimento populacional. Esta transformação da superfície terrestre está ligada à extração e capitalização dos recursos naturais com o objetivo de impulsionar o crescimento social e econômico das populações. Uma das crenças que surgiu ao longo do tempo é a de que empreendimentos agrícolas (principal tipos de ocupação do solo atualmente em todo o mundo) são investimentos que proporcionam ganho de qualidade de vida para as populações que habitam as regiões onde são instalados. Nós testamos a hipótese de que existe uma relação entre quantidade de vegetação nativa remanescente e desenvolvimento humano na Bahia. Além disso, buscamos também investigar de que maneira se relacionam as variáveis econômicas (valor de produção, produtividade agrícola e PIB (Produto Interno Bruto da agricultura) e o uso do solo no estado. Para isso, classificamos os municípios baianos em 5 classes de acordo com a quantidade de vegetação remanescente em cada um, em seguida os comparamos com dados de IDH (índice de desenvolvimento humano), PIB (produto interno bruto), quantidade de cabeças de gado e valor de produção. Os principais resultados apontam que a destruição da vegetação nativa não tem relação com mudanças nos índices de qualidade de vida da população dos municípios baianos, mas ao mesmo tempo revelam um aumento do desmatamento na Caatinga e no Cerrado principalmente. O estudo é apresentado em três capítulos. Este capítulo reúne aspectos introdutórios e relacionados à metodologia adotada.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Assis, Flora de Lima, Ricardo Dobrovolski e Paloma Ponchet Borges. "O IMPACTO DA DESTRUIÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA BAHIA: PARTE III". In Pesquisa e Aplicação em Ciências Biológicas, 92–100. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060506.

Testo completo
Abstract (sommario):
A ocupação e alteração da paisagem pela humanidade é um comportamento que tem sido realizado ao longo de todo seu processo de dispersão e crescimento populacional. Esta transformação da superfície terrestre está ligada à extração e capitalização dos recursos naturais com o objetivo de impulsionar o crescimento social e econômico das populações. Uma das crenças que surgiu ao longo do tempo é a de que empreendimentos agrícolas (principal tipos de ocupação do solo atualmente em todo o mundo) são investimentos que proporcionam ganho de qualidade de vida para as populações que habitam as regiões onde são instalados. Nós testamos a hipótese de que existe uma relação entre quantidade de vegetação nativa remanescente e desenvolvimento humano na Bahia. Além disso, buscamos também investigar de que maneira se relacionam as variáveis econômicas (valor de produção, produtividade agrícola e PIB (Produto Interno Bruto da agricultura) e o uso do solo no estado. Para isso, classificamos os municípios baianos em 5 classes de acordo com a quantidade de vegetação remanescente em cada um, em seguida os comparamos com dados de IDH (índice de desenvolvimento humano), PIB (produto interno bruto), quantidade de cabeças de gado e valor de produção. Os principais resultados apontam que a destruição da vegetação nativa não tem relação com mudanças nos índices de qualidade de vida da população dos municípios baianos, mas ao mesmo tempo revelam um aumento do desmatamento na Caatinga e no Cerrado principalmente. O estudo é apresentado em três capítulos. Pelo presente capítulo são apresentadas as discussões e as conclusões do estudo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Espaços com Produto Interno"

1

Lima Ferreira, Claudio, Evandro Ziggiatti Monteiro e Rachel Zuanon. "Ambientes e produtos homeodinâmicos afetivos e prazerosos: design preventivo e restaurador para a homeostase humana, saúde e bem-estar". In LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.125.g208.

Testo completo
Abstract (sommario):
Marcada por enormes desafios, a contemporaneidade também pode ser entendida como um período histórico de ricas e inúmeras possibilidades voltadas para o desenvolvimento humano em todas as esferas. A civilização humana evoluiu em praticamente todos os campos do conhecimento e, agora, ciente dos imperativos transdisciplinares e complexos, o conceito de “Ambientes e Produtos Homeodinâmicos” é proposto para compreender a relação ambiente-produto-organismo humano a partir da ligação indissociável entre corpo, mente e espiritualidade. Na perspectiva da homeodinâmica (ROSE, 1998), os processos de regulação da vida e o equilíbrio resultante alcançado desdobram-se em um fluxo dinâmico e em contínua transformação. Isto difere da ideia possível de um equilíbrio fixo e imutável. Nesta perspectiva, destaca-se o conceito de “Ambientes e Produtos Homeodinâmicos”, cunhado pelos cofundadores da DASMind [Design, Arte, Espaço e Mente] - Rede Transdisciplinar e Cooperativa de Pesquisa e Inovação da UNICAMP, também autores desta proposta. Este conceito, em diálogo com biointerfaces inteligentes, propõe o design afetivo e prazeroso de ambientes e produtos que visam manter e restaurar a homeostase humana. Portanto, eles recorrem a uma abordagem transdisciplinar e complexa para compreender a concepção, design, planejamento, desenvolvimento e implementação de ambientes arquitetônicos e urbanos, bem como de produtos físicos e/ou digitais, em profunda sinergia com a esfera corpo-mente-espiritualidade dos indivíduos. Ambientes e objetos tornam-se elementos cruciais no processo de ajuste interno contínuo e dinâmico do corpo. Como preventivos e restauradores para a saúde e o bem-estar, os ambientes e produtos homeodinâmicos afetivos e prazerosos não são meramente concebidos como elementos passivos, mas, sim, para atuar de forma consistente e dinâmica no organismo humano. Vale ressaltar que a Ciência, por meio de suas áreas de atuação, sempre contribuiu para a saúde humana. A partir desse legado consistente, estudos nos domínios das neurociências afetivas e cognitivo-comportamentais, espaços e ambientes humanizados, design afetivo e prazeroso, medicina preventiva, medicina do estilo de vida e biointerfaces inteligentes convergiram, e resultando em um profundo conhecimento do ser humano: suas básicas e complexas necessidades; os fatores que afetam sua saúde, bem-estar e estado de espírito; e suas inter-relações com o meio ambiente, a Natureza e o Planeta. Neste alinhamento estão as propostas inovadoras e as novas abordagens conceituais e metodológicas que, por meio do pensamento e da prática do design, buscam atender de forma sustentável os anseios de equilíbrio físico, mental e espiritual de nossa espécie, como o aqui descrito. Portanto, propor o conceito, desenho e contextos e aplicações potenciais de “Ambientes e Produtos Homeodinâmicos”, preventivos e restauradores da homeostase humana, nas escalas arquitetônica, urbana e objetiva, significa responder com afeto e empatia a estes desejos. Em uma perspectiva transdisciplinar e complexa, isso é consistente com outros esforços científicos, cujo objetivo principal é a melhoria consistente e permanente da relação/interação ambiente-produto-organismo humano.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Monteiro, Caique Cahon. "Experiência estética e cultura digital: Novos fluxos na exibição da arte". In LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.67.g58.

Testo completo
Abstract (sommario):
As instituições artísticas são, tradicionalmente, locais de reverberação da memória cultural e social. Tais espaços possuem um caráter de institucionalização do mercado cultural. As obras de arte contemporâneas e o formato expositivo são fatores que configuram as possibilidades de consumo e experiência dos visitantes nesses espaços. Aproveitando os artifícios de seu tempo, arte e artistas se apropriam das novas tecnologias digitais; a cultura digital contextualiza esse movimento, entrelaçando novos paradigmas nos espaços expositivos de museus, galerias e centros culturais. É claro que a produção artística que envolve as mídias digitais em algum nível cria caminhos cada vez mais subjetivos e híbridos entre a máquina e o humano nos processos. Isto ocorre não apenas no âmbito da matéria-prima e na produção de suas poéticas e narrativas, mas, também, em todos os contextos sociais atuais, de consumo, acesso e divulgação de obras artísticas. Nos últimos dez anos, houve um crescimento do número de públicos em instituições culturais no Brasil (dados do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Esta curva não se assemelha a nenhum aumento de investimento em políticas públicas, melhoria na educação ou cultura. Esta taxa de aumento de visitantes em espaços culturais é semelhante ao aumento do acesso a dispositivos móveis e uso da Internet e redes sociais — talvez, em algum nível, mostre que o acesso à Internet e à cultura digital podem estar possibilitando um ambiente de disseminação espontânea para o PortuguêsExperiência estética e cultura digital: Novos fluxos na exibição da artemercado artístico no Brasil. Com o advento dos smartphones e o uso constante dessa tecnologia em diversos momentos de lazer e trabalho, o hábito de tirar fotos de qualquer obra de arte tornou-se algo normalizado nas instituições. Este processo é capaz de criar diferentes fluxos de mídia, que reformulam a experiência do visitante diante do espaço expositivo. Deste modo, o sujeito espectador tradicional e passivo se confunde com o sujeito usuário presente na cultura digital, com seu potencial de agência e capacidade de compartilhamento. Embora essas fotografias se apresentem na sociedade como um produto cultural, sua visualização e distribuição se estendem ao nível computacional. Este projeto de pesquisa de mestrado se propõe a estabelecer diálogos entre o campo da comunicação e as artes, em especial a cultura digital e a experiência estética. O objeto de estudo é a produção de imagens fotográficas feitas pelos visitantes de mostras culturais por meio de smartphones e compartilhadas na rede social Instagram. Por meio do uso da inteligência artificial, será possível analisar centenas de imagens da rede social Instagram que foram tiradas no Centro Cultural Banco do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil (instituição brasileira com maior número de visitantes nos últimos 5 anos). Esta análise qualitativa e quantitativa possibilita uma reflexão sobre o caráter da mídia contemporânea presente nos espaços expositivos de arte e a observação de novas experiências entre público, obra e cultura digital.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Freire, Ingrid A. S. "USO PRÁTICO DA PROGRAMAÇÃO VISUAL EM BIM PARA O DESIGN DE INTERIORES". In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.957.

Testo completo
Abstract (sommario):
O uso do Building Information Modelling (BIM) para o design de interiores ainda é incipiente, com um pequeno número de investigações voltadas ao aprimoramento dos processos de projeto. O surgimento de novas possibilidades aliadas ao uso de softwares que exploram o desenho paramétrico por meio da programação visual tornou possível buscar novos métodos para a extração de informações dos projetos de espaços internos, sem implicar em aumento de tempo para execução das tarefas. Esta pesquisa objetivou explorar o emprego da programação visual em BIM para otimizar a informação em projetos de Design de Interiores, focando nos móveis planejados. A pesquisa adotou o método Design Science Research, buscando desenvolver um artefato útil e orientado para a tecnologia. Com o uso do Dynamo aliado a um modelo desenvolvido no Autodesk Revit, foi gerado um algoritmo que pudesse extrair informações eficientemente dos componentes dos móveis sob medida e facilitar sua visualização. O produto resultante da investigação tende a melhorar a qualidade e o tempo de projeto para arquitetos e designers de interiores, como também pode representar o começo de uma discussão sobre a adoção do BIM pela indústria de móveis planejados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Sousa, Gabriela D., Danilo Ferreira, Cael Santos, Josivan R. Reis e Roberto P. Nascimento. "Proposta de Framework para a Concepção de Ferramentas Voltadas a Domótica Assistiva de Baixo Custo". In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2021.16119.

Testo completo
Abstract (sommario):
Com o avanço tecnológico dasúltimas décadas em áreas do campo da robótica e da Internet das Coisas e com o envelhecimento populacional, o desenvolvimento de sistemas assistivos ganhou espaço no âmbito residencial. Assim, considerando os custos e complexidade envolvidos na construção e implementação desses produtos o desenvolvimento de metodologias para auxiliar no planejamento e no desenvolvimento físico do produto são de suma importância. Portanto, este trabalho apresenta uma proposta de framework para auxiliar no desenvolvimento de projetos no campo da domótica assistiva, visando produtos de baixo custo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Torres, Eduardo V. Vieira, e Daniel Fireman. "Análise de Vulnerabilidades dos Portais Web das Câmaras Municipais Alagoanas". In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229199.

Testo completo
Abstract (sommario):
Com a popularização do acesso a internet no Brasil, portais eletrônicos governamentais cumprem um papel essencial. Com esse crescimento na utilização, sistemas de informação públicos se tornaram um alvo de ataques de criminosos cibernéticos. Este trabalho analisou os portais eletrônicos das 102 câmaras municipais alagoanas de acordo com a classificação The Open Web Application Security Project (OWASP) Top 10 de 2021. Além disso, explicamos essas vulnerabilidades através de correlações com o produto interno bruto e o uso do portal de código aberto Interlegis. Por fim, sugerimos medidas práticas de como melhorar a segurança destes sistemas de informação, os quais são essenciais para a democracia brasileira.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Almeida, Girleno Alves de, Ricardo Carvalho Cabús e Fernando Sá Cavalcanti. "Impacto da implantação para edificações multifamiliares na incidência de iluminação natural e ofuscamento". In XVII ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/encac.v17i1.4166.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo visa estudar a influência da obstrução causada pela espacialização dos blocos de edifícios do condomínio Morada das Artes localizado em Maceió – AL, na incidência de luz natural nas edificações e no ofuscamento em um de seus ambientes internos. A qualidade da iluminação natural em ambientes internos depende, entre outras coisas, da forma urbana e da relação da edificação com o entorno, parâmetros definidos pela legislação municipal da cidade, como, por exemplo, o afastamento entre as edificações, o impacto deste afastamento deve ser investigado de modo a proporcionar bases para elaboração de legislações e normas para edificações e ambientes urbanos. Este estudo se baseou em simulações computacionais utilizando o software Troplux e avaliou a iluminação incidente na fachada e o ofuscamento em espaços internos. Como resultados, constatou-se que para a distância adotada neste projeto (6,10m) embora a obstrução promova uma diminuição da iluminância incidente na edificação, ela não compromete a iluminação natural interna no centro do ambiente, chegando em alguns momentos a promover ofuscamento e indicando a necessidade de utilização de algum dispositivo de controle. Este trabalho pretende contribuir para a produção habitacional multifamiliar brasileira que se encontra em um período de constante ascensão com os programas de financiamento habitacional do Governo Federal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

de Araújo Silva, Yan, Natália de Oliveira Freire, Flávio Candido da Silva Piraciaba, Jaíse Silva Ferreira e Carlos Eduardo Faria Ferreira. "Projeto de Criação do Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) da Faculdade de Medicina de Campos (FMC)". In Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos. Faculdade de Medicina de Campos, 2023. http://dx.doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p3.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) são definidos como unidades operacionais que proporcionam informação técnico-científica sobre medicamentos de forma objetiva, independente e atualizada. Desta forma, o CIM da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) foi criado produzir e disseminar informações técnicas sobre medicamentos bem como para atender a solicitações de informação sobre medicamentos de profissionais de saúde e diferentes tipos de usuários. Foram realizadas reuniões periódicas com estudantes e docentes envolvidos no projeto e desenvolvidas diferentes ações como construção de modelo de material para divulgação dos boletins técnicos em diferentes formatos como banners e mídias sociais, criação de página para internet, obtenção de espaço físico para reuniões e produção de material científico para publicação. Após a etapa inicial foram realizadas entrevistas com diferentes especialistas para produção de material de divulgação e elaboração de cronograma para continuidade de produção de material acadêmico. Mesmo que ainda de forma inicial, o aprendizado com a criação do CIM tem sido relevante e com perspectiva de envolvimento de vários componentes curriculares de permitindo a integração de estudantes de diferentes cursos de graduação. O projeto tem se mostrado uma excelente ferramenta para contribuir com ações voltadas para a saúde da população, para o desenvolvimento de outros projetos de pesquisa e extensão e para o cumprimento das prerrogativas necessários para a curricularização das atividades de extensão.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Santos, Marcos José Bomfim dos. "O licenciamento compulsório para vacinas da Sars-cov-2 – Covid 19 no Brasil e o amparo legal junto ao acordo TRIPS OMC". In IV SEVEN INTERNATIONAL MULTIDISCIPLINARY CONGRESS. Seven Congress, 2024. http://dx.doi.org/10.56238/sevenivmulti2023-092.

Testo completo
Abstract (sommario):
O debate sobre o licenciamento compulsório “quebra de patente” em caso de Pandemia, surgiu da necessidade de vacinar a população Brasileira no curto espaço de tempo, porém as farmacêuticas detentoras das patentes, não tinham, capacidade de entrega o produto, visto que, suas linhas de produção, não estamos preparadas para tamanha velocidade produtiva, haja visto, que o planeta inteiro, buscavam o mesmo produto, no intuito de salvar vidas, imunizando suas populações onde o presente estudo tem como objeto, analisar o amparo legal, caso o País venha a decretar o licenciamento compulsório de vacina conta a (Sars-Cov2) Covid 19, quais os impactos junto ao Acordo de Propriedade Industrial (Trips) da Organização Mundial do Comércio (OMC), a viabilidade técnica, e as considerações diplomáticas da ação. E para alcançar tais objetivos, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, na elucidação de como atender a demanda do País na aquisição de vacinas para imunização de toda população em tempos de pandemia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Lima, Wesley Marques, e Honovan Paz Rocha. "Roteamento de Veículo Guiado Autonomamente para armazéns inteligentes". In Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. SBIC, 2021. http://dx.doi.org/10.21528/cbic2021-141.

Testo completo
Abstract (sommario):
A área de logı́stica, presente em grande parte da indústria, comércio e serviços, é uma das que mais necessitam de investimento em tecnologia para otimização de recursos, de maneira que o produto ou serviço final da empresa se mantenha no mercado de maneira estável e mais competitiva. Com o intuito de aperfeiçoar a logı́stica vários trabalhos da literatura trazem estudos com Veı́culos Guiados Autonomamente (Automated Guided Vehicles-AGVs) com a intenção de tornar autônomo o transporte interno de mercadorias e consequentemente mais eficiente. Um dos desafios dos AGVs é a roteirização, que é a busca por caminhos mı́nimos entre um estado inicial e os objetivos. Com o objetivo de estudar e solucionar este problema, o presente trabalho busca modelar computacionalmente um projeto real de armazém inteligente e implementa 3 algoritmos, Busca de Custo Uniforme, A* e Colônia de formigas, que são aplicados ao modelo representado através de um grafo. Eles são implementados para várias instâncias do problema, e em seguida seus resultados são avaliados e comparados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Ataíde, Michelle, Vera Capellini e Eliana Zanata. "Jogo de tabuleiro proporcionando enriquecimento curricular para estudantes com altas habilidades/ superdotação". In IX Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. SITRE, 2022. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2022.3103.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os aportes teóricos desta pesquisa fundamentaram-se nos estudos de Joseph Renzulli e nos fundamentos das políticas públicas e na legislação que envolve estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). O objetivo geral foi desenvolver e avaliar a efetividade de ações de enriquecimento curricular disponíveis para a organização do atendimento educacional especializado em Sala de Recurso Multifuncional (SRM) que atenda estudantes com AH/SD. Os objetivos específicos foram: elaborar, aplicar e avaliar um jogo de tabuleiro como recurso didático para utilização nos espaços e ambientes que desejam desenvolver as competências desse público. O produto educacional, denominado “Talentos em Ação” propõe o desenvolvimento de três tipos de atividades de enriquecimento curricular (tipo I, II e III) e pode contribuir para a identificação dos indicadores de AH/SD de estudantes que frequentam o Ensino Fundamental I (anos iniciais). Aplicado no contexto da pandemia de COVID-19, almeja proporcionar ao meio acadêmico avanços na área acerca das AH/SD e impactar nas intervenções e desenvolvimento desses educandos. Caracterizam-se participantes da pesquisa: a professora pesquisadora na qualidade de regente da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o estudante com AH/SD e a sua família. Como resultado é possível apontar que as SRM organizadas e com profissionais da educação especial com conhecimento de suas atribuições, conhecimento das estratégias e recursos para atender o PAEE, especificamente para as AH/SD pode assegurar o enriquecimento curricular. O produto educacional alcançou os objetivos propostos, e proporcionou contribuições singulares para o estudante e sua constituição no mundo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Rapporti di organizzazioni sul tema "Espaços com Produto Interno"

1

Rivas, Carlos Gabriel, Juan Antonio Zapata e Alejandro Melandri. Propuesta de un mecanismo de estabilización de precios de los combustibles a través del uso de instrumentos financieros derivados. Inter-American Development Bank, marzo 2012. http://dx.doi.org/10.18235/0009923.

Testo completo
Abstract (sommario):
El presente estudio propone la discusión de los fundamentos de la utilización de un mecanismo basado en el uso de instrumentos financieros de cobertura para la mitigación del impacto de la volatilidad del precio del petróleo en el costo de sus productos derivados. A fin de contribuir a la consideración de alternativas se plantea aquí también la posible complementación del uso de estos instrumentos financieros en conjunción con la implementación de fondos de estabilización de precios, en vista de la existencia de algunas experiencias con estos últimos en la región. Como parte del trabajo se ha procurado sustentar los análisis con una modelación del posible resultado de aplicación de estos mecanismos en una economía de la región. Para ello se contó con el apoyo y colaboración de autoridades y funcionarios del Gobierno de Perú, lo cual permitió basar la modelación en el comportamiento de las variables propias de un mercado real de la región. El estudio avanza en la simulación de un esquema "sugerido" de estabilización de precios del petróleo para dicho mercado destinado a mitigar la volatilidad de los precios de los subproductos refinados; y cuantifica sus posibles resultados, a partir de una simulación teórica simplificada. Este estudio se presenta como un documento básico de trabajo, con el fin último de generar espacios de interés y apoyar un diálogo sobre la aplicación de mecanismos de estabilización, que permitan la discusión de propuestas específicas, análisis de marcos regulatorios y el desarrollo de modelos de aplicación a los precios del petróleo y sus derivados, en los países de la Región.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Bert, Federico E., Jeremías Lachman e Juan Andrés Del Río. Desarrollo Agtech en la Región Andina: casos de éxito y lecciones para el futuro. A cura di Laura Giles Álvarez. Banco Interamericano de Desarrollo, luglio 2023. http://dx.doi.org/10.18235/0005037.

Testo completo
Abstract (sommario):
En los últimos años, la región andina ha sido testigo de un proceso de expansión del ecosistema de innovación agtech. Los emprendimientos agtech son firmas de servicios basados en conocimiento que utilizan tecnologías innovadoras, en especial digitales. Las empresas de agtech surgen de la combinación de múltiples herramientas como big data, inteligencia artificial (IA), internet de las cosas (IdC) y blockchain, las cuales pueden aplicarse sobre diversos eslabones de las cadenas agrícolas, ganaderas y agroindustriales, y cuyos servicios se prestan típicamente mediante plataformas digitales. En esta dirección, el ecosistema de innovación agtech da cuenta de amplias posibilidades de generar transformaciones en toda la región, mejorando la eficiencia de diversos procesos a lo largo de las cadenas de valor agroalimentarias, reduciendo el impacto ambiental, generando inclusión en productores rurales de baja escala y, en algunos casos, contribuyendo al desarrollo de nuevos productos como bioenergías, biomateriales, alimentos novedosos, etc. Este trabajo tiene como objetivo identificar los elementos que contribuyeron al surgimiento y desarrollo de emprendimientos agtech en la región andina, así como también determinar los obstáculos que están limitando un mayor desarrollo del ecosistema, de modo tal de sugerir espacios de acción en materia de políticas públicas. Con este propósito, para el estudio se realizó un mapeo de las empresas agtech actualmente vigentes en la región, y se analizaron diez casos en profundidad -ocho firmas originadas en países de la región, y dos fuera de esta, una de Argentina y otra de Brasil. Para cada una de estas diez empresas se analizaron las propuestas de valor, los impactos productivos y ambientales de las soluciones desarrolladas, los antecedentes del equipo fundador, las fuentes de financiamiento, el proceso de desarrollo tecnológico que sustenta los servicios, así como los obstáculos al crecimiento y las perspectivas futuras de las empresas, entre otros temas. A partir de las lecciones aprendidas se propone una serie de líneas de acción o intervenciones de políticas públicas que podrían contribuir a potenciar el mundo agtech en la región andina.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia