Letteratura scientifica selezionata sul tema "Ensaio fenomenológico"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Ensaio fenomenológico".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Ensaio fenomenológico"

1

Henrig, Klaus Guenther. "Ensaio Fenomenológico". Revista Ágora Filosófica 20, n. 2 (1 ottobre 2020): 223. http://dx.doi.org/10.25247/p1982-999x.2020.v20n2.p223-228.

Testo completo
Abstract (sommario):
Estrofes do poema de Gonçalves Dias, em Coimbra, 1846, com saudades do Brasil. Vejamos o que albergam. Comecemos pelo Sabiá. Maiúsculo, talvez por respeito ao seu canto. Que varia de acordo com as várias espécies. Lembrando que elas somente cantam no começo da primavera, em agosto, mês do acasalamento e feitura dos ninhos, se aquietando no verão, na labuta dos pais em alimentar gulosos filhotes prestes a se tornarem independentes. Não sei se nosso bacharel-indianista sabia destes detalhes, poisdesnecessários nos traços de sua inspiração. Como também o não saber do canto dos machos como comunicação inicialmente amorosa (com as fêmeas, naturalmente) e depois assegurando seu território da concorrência de terceiros de sua espécie.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Carvalho, Caê Garcia. "Geografia Humanista e o Lastro Fenomenológico: uma leitura político-crítica". GEOGRAFIA (Londrina) 33, n. 1 (12 dicembre 2023): 11–31. http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p11.

Testo completo
Abstract (sommario):
Discute-se neste ensaio as possibilidades de uma leitura político-crítica da realidade na esteira da Geografia Humanista em sua inspiração fenomenológica. Comumente associada a um subjetivismo egóico e acrítico, advoga-se, a partir da descrição fenomenológica em seu esteio ôntico-ontológico, o cariz político que se entreabre a partir dos fundamentos e auspícios da Fenomenologia. A discussão inicia-se com uma reflexão sobre a política. Evidencia-se, então, sob o escopo de alguns dos grandes mestres da Fenomenologia do século XX, como tal dimensão (política) já está posta desde Husserl. Em um terceiro momento, apresenta-se, de maneira sumária, o escopo fenomenológico para, em seguida, tecermos considerações sobre a descrição fenomenológica na esteira do mundo vivido; por fim, a partir do duplo escopo que o método fenomenológico amálgama (empírico e ontológico), recorrendo a pesquisas prévias no campo da Geografia da Religião, problematiza-se substancialmente a leitura política na seara da Geografia Humanista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Da Motta, Lucas Joaquim. "BEAUVOIR INTERPRETE DE MERLEAU-PONTY". PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 9, n. 18 (31 agosto 2020): 215–41. http://dx.doi.org/10.26512/pl.v9i18.29777.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho se dedica a analisar como Simone de Beauvoir interpretou o ensaio intitulado a Fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty. Para tanto, iremos nos basear, sobretudo, na resenha que a própria filósofa escreveu acerca da obra merleau-pontyana, em 1945 para a revista Les Temps Modernes [Os Tempos Modernos]. Assim, consideremos dois momentos da resenha de Beauvoir que julgamos ser fundamentais para compreender como a autora analisou uma fenomenologia da percepção em Merleau-Ponty, a saber: 1) os principais conceitos fenomenológicos que ela cita, como as noções de corpo e mundo; 2) e como tais noções se correlacionam conforme o método fenomenológico reveste as várias faces - no sentido ontológico da palavra - da existência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Rodrigues Malcher de Oliveira Silva, Maria de Nazareth. "Teoria da Intencionalidade de Franz Bretano e uma Analogia com a Vivência da Escuta das Vozes". Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea 10, n. 2 (31 agosto 2022): 143–55. http://dx.doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.48534.

Testo completo
Abstract (sommario):
A teoria da Intencionalidade de Brentano originou a psicologia empírica, considerado pelos atos mentais dos objetos exteriores e da consciência. Neste sentido, encontra-se o objetivo deste ensaio de refletir sobre o fenômeno das alucinações auditivas, sob a ótica da intencionalidade de Franz Brentano, como fenômeno psíquico representativo da experiência interna. As alucinações auditivas, sob enfoque fenomenológico, é considera como uma vivência do processo relacional de uma pessoa histórica. Em analogia a teoria da intencionalidade dos atos mentais, o fenômeno de escuta das vozes torna-se uma vivência percebida na compreensão interna dos significados existenciais, que deve ocorrer por duas modalidades de atos: o significado pessoal, representada; e relacionar, por meio de condutas intencionais, com a realidade experienciada. Finalmente, a importância dos estudos de Brentano para as abordagens humanistas considero indissociáveis da psicopatologia fenomenológica, e portanto, possibilita refletir no campo da saúde mental.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Silva, Maria Ivonete Coutinho da. "UMA LEITURA DO ROMANCE ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA SOB O OLHAR DA FENOMENOLOGIA". Revista Margens Interdisciplinar 6, n. 7 (22 maggio 2016): 229. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2822.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho tem como objeto de estudo o romance Ensaio sobre a cegueira de José Saramago, com o objetivo de questionar e refletir sobre a existência humana e suas relações de identidade/alteridade no âmbito do contexto pós-moderno. A análise sobre o olhar versus cegueira se fundamenta nas concepções filosóficas, com ênfase no olhar fenomenológico discutido por Maurice Merleau-Ponty que o situa no campo da percepção. Este redimensionamento do olhar para o campo da percepção traz em seu bojo, outra concepção de vida e de existência que permite ampliar o horizonte das experiências vividas, possibilitando o encontro com o outro. Através da cegueira, como metáfora da visão, propomos perfilhar este caminho, em busca de um olhar que não só desvende o mundo, mas que revele a nós e aos outros.Palavras-chaves: Cegueira. Olhar fenomenológico. Percepção. Ver.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Pontin, Fabrício, Tatiana Vargas Maia e Camila Palhares Barbosa. "The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception." EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 34, n. 70 (17 febbraio 2021): 375–401. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-50382.

Testo completo
Abstract (sommario):
The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception Abstract: The purpose of this essay is to investigate the notion of memory in Merleau-Ponty, suggesting a possible interpretation of the time and memory within Merleau-Ponty’s genetic phenomenological analysis. Ultimately, our hypothesis is that Merleau-Ponty’s understanding of the problem of representation and perception - particularly the problem of retention - places an ethical ground in perception. We will suggest that the phenomenological approach to memory might pave a different undertaking of morals as constructed in the living-present. Our objective is then to point a moral dimension to the process of presentation-representation that happens in consciousness, and establish that our way into the comprehension of values has both a passive and active (intended) dimension that is often underdeveloped in studies of how we establish moral and political convictions. Keywords: Time, Memory, Representation, Perception, Ethics A (re)presentação moral: um ensaio sobre a noção de tempo de Merleau-Ponty na Fenomenologia da Percepção Resumo: O propósito desse ensaio é instigar a ideia de memória em Merleau-Ponty, sugerindo uma possível interpretação de tempo e memória dentro da análise genética-fenomenológica de Merleau-Ponty. Em última medida, nossa hipótese é que o entendimento de Merleau-Ponty sobre o problema da representação e da percepção - particularmente o problema da retenção - coloca um fundamento ético para a percepção. Nós iremos sugerir que a abordagem fenomenológica para a memória pode nos dar um diferente modo de análise da moral enquanto construída no presente-vivido. Nosso objetivo é então apontar para uma dimensão moral para o processo de apresentação-representação que acontece na consciência e estabelecê-lo como um caminho para nossa representação consciente, entendendo que nosso modo de compreensão tem tanto uma dimensão intencionalmente ativa quanto passiva que é frequentemente pouco desenvolvida em estudos sobre nossos estabelecimento de convicções morais e políticas. Palavras chaves: Tempo, Memória, Representação, Percepção, Ética La (re)presentación moral: un ensayo sobre la noción de tiempo de Merleau-Ponty en la Fenomenología de la Percepción Resumen: El propósito de este ensayo es instigar la idea de memoria en Merleau-Ponty, sugiriendo una posible interpretación del tiempo y la memoria dentro del análisis genético-fenomenológico de Merleau-Ponty. En última instancia, nuestra hipótesis es que la comprensión de Merleau-Ponty del problema de la representación y la percepción, particularmente el problema de la retención, sienta una base ética para la percepción. Sugeriremos que el enfoque fenomenológico de la memoria puede darnos un modo diferente de análisis moral a medida que se integra en el presente. Nuestro objetivo es, entonces, señalar una dimensión moral al proceso de presentación-representación que tiene lugar en la conciencia y establecerlo como un camino hacia nuestra representación consciente, entendiendo que nuestro modo de comprensión tiene una dimensión intencionalmente activa y pasiva que a menudo se entiende mal. desarrollado en estudios de nuestro establecimiento de creencias morales y políticas. Palavras clave: Tiempo, Memoria, Representación, Percepción, Ética Data de registro: 03/09/2019 Data de aceite: 22/07/2020
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Pereira Dos Santos, Hernani. "Experience, crisis, structure". Phenomenology, Humanities and Sciences 5, n. 1 (9 febbraio 2024): 22–33. http://dx.doi.org/10.62506/phs.v5i1.162.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste ensaio teórico, propõe-se uma confrontação entre o pensamento de Thomas Kuhn, especialmente de sua análise do comportamento do cientista e das matrizes epistemológicas em A estrutura das revoluções científicas, e a abordagem fenomenológica da construção do conhecimento, tendo-se por centro a situação ontológica, metodológica e epistemológica da Psicologia. Desenvolve-se como ensaio teórico e argumentativo, que gira em torno de cinco linhas argumentativas principais por meio da confrontação das teses de Kuhn com a de autores de viés fenomenológico. Em um primeiro momento, procura-se demonstrar como o pensamento normal, analisado por Kuhn, possui a mesma estrutura de sentido do naturalismo, que procura ser criticamente analisado em uma perspectiva fenomenológica. Em um segundo momento, propõe-se que a psicologia não retrata um período de resolução de quebra-cabeças, de ciência normal, tampouco o estágio de uma “ciência pré-paradigmática”, conforme os critérios diagnósticos de Kuhn; e que esta abordagem se deve a uma tentativa de fundamentação analógica da Psicologia, mas que esconde um preconceito filosófico. Derivado deste ponto, em um terceiro momento, mostra-se como o pressuposto da pretensa unidade da Psicologia, enquanto realidade ou enquanto meta, ou, ainda, de seu sucesso técnico, vela a questão dos fundamentos da Psicologia. Como quarto argumento, analisa-se como o desencaixe entre linguagem e realidade, ou entre conceito e factualidade, costuma ser lido em termos de uma “crise paradigmática” ou de “crise da Psicologia”, o que, hipoteticamente, exigiria uma terapêutica para corrigir a problemática instaurada. Por fim, defende-se que este desencaixe, pelo contrário, motiva uma “mudança de atitude” por parte do teórico em Psicologia e, assim, exige com que ele lide com o problema dos fundamentos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Martins, Ricardo Evandro Santos. "A Hora de Max Martins: a temporalidade do artista no poema O tempo o homem". REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3, n. 5 (11 dicembre 2021): 105. http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v3i5.11621.

Testo completo
Abstract (sommario):
O ensaio tentar realizar um exercício hermenêutico de explicitar os sentidos de tempo que surgem no poema O tempo o homem, do poeta paraense Max Martins. Neste ensaio, as premissas interpretativas partem sobretudo do pensamento do filósofo paraense Benedito Nunes, tendo, no horizonte a Ontologia fundamental de Martin Heidegger, mas também de outros pensadores, como Giorgio Agamben. Além disto, o horizonte hermenêutico deste ensaio alcança um dos poetas que marcaram determinantemente a poesia de Max Marins, que foi seu amigo Mário Faustino. Assim, o problema central desta investigação ensaística é a busca por saber o sentido dos tempos Ampulheta, Era, hera e Hora. A hipótese é que o aporte hermenêutico fenomenológico desenvolvido por Benedito Nunes para a relação dialógica, de “transa”, entre poesia e filosofia, viabilizada pelo que chamou de “passagem para o poético” (Kehre), oferece a tese de que o poema de Max Martins é um poema sobre o próprio poetar e sobre a “aventura” enquanto “evento” (Ereignis) da Hora que o artista faz.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Copelli, Giancarlo Montagner. "Democracia e igualdade no contexto brasileiro". REVISTA QUAESTIO IURIS 14, n. 01 (6 aprile 2021): 61–75. http://dx.doi.org/10.12957/rqi.2021.40650.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo volta-se à análise da convivência entre desigualdade social e democracia, paralelamente, no contexto brasileiro. Para tal, faz um breve escorço, linear, do chamado modelo dos antigos até o formato considerado moderno de democracia, procurando demonstrar a construção histórica da igualdade como fim a ser alcançado. O segundo movimento deste ensaio volta-se ao contexto brasileiro, a partir de chaves explicativas de viés sociológico, correlacionando-o às premissas anteriormente levantadas. O método é o fenomenológico-hermenêutico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Lind, Erik. "Gestalt theory and phenomenological method in Gurwitsch and Merleau-Ponty". Phenomenology, Humanities and Sciences 2, n. 2 (22 giugno 2022): 216–28. http://dx.doi.org/10.62506/phs.v2i2.125.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste ensaio, examino as diferentes visões que Gurwitsch e Merleau-Ponty susten-tam sobre a relevância fenomenológica da psicologia da Gestalt. Contra a recusa husserliana desta última em razão de seu suposto “naturalismo,” ambos defendem que a crítica da Gestalt ao atomismo psicológico libera uma perspectiva transcendental no estudo da percepção. En-tretanto, os dois discordam entre si no que diz respeito a qual estatuto fenomenológico deve ser concedido à natureza transcendental da Gestalt. Defendo que o ponto central da diver-gência gira em torno da aplicação do método eidético de Husserl. Enquanto para Gurwitsch as investigações realizadas em linha com a teoria da Gestalt se revelam análises noemáticas, confrontando o sujeito com unidades ideais expressas em asserções eidéticas, Merleau-Ponty é crítico dessa investigação, que lhe parece implicar uma forma de dualismo. Concluo com uma confrontação crítica da leitura que Gurwitsch faz da teoria da Gestalt com aquela feita por Merleau-Ponty, enfatizando a originalidade da caracterização da Gestalt pelo filósofo francês como figura originária do ser pré-objetivo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Ensaio fenomenológico"

1

Kurek, Deonir Luís. "Ensaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológica". Universidade Federal de Pelotas, 2009. http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1727.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-08-20T13:48:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Deonir_Luis_Kurek_Tese.pdf: 1764142 bytes, checksum: 10d1ff3c47ffc3c3aea5a56e748981f6 (MD5) Previous issue date: 2009-12-21
This paper was based on the possibility to accomplish a reflection on pain in teaching, under the perspective of the anthropology of imaginary, through a theoretical and literary writing also supported by the author s life intimations and memory, in order to contribute with discussions about the meanings of pain experienced in teaching. The text is characterized as an essay and lies on two authors theories: Gilbert Durand and Gaston Bachelard. Taking phenomenology in the first one s view and anthropology under the second one s, the text demonstrates the author s pathway of reflection. A pathway where writing and reflection have been simultaneously built, which is a characteristic named anthropo-phenomenological writing in this paper. This pathway used as fonts, other Philosophy, Literature and Poetry authors, besides the previously mentioned ones. Since the intention was to develop the possibility to talk about pains which are lived in solitude: lived pains, not easily reported, an approximation with literary images has been tried. Literary images have been used in the composition of the reflection, especially images of home, due to the belief on the possibility to build knowledge for the understanding on the referred pains through the approximation with such images. Aiming at possibilities of convergence with other teachers, probable readers of this paper, it is defended the thesis that, when working with such supports, a poetic reading of pain in teaching may consist in a possibility for the production of meanings which implicate the appreciation of beautiful images and the actions to preserve them and not succumb to an irreversible severity
O que fundamentou este trabalho foi a possibilidade de realizar uma reflexão sobre a dor na docência, sob a perspectiva da antropologia do imaginário, procurando, por meio da escrita apoiada em suportes teóricos, literários, intimações do vivido e da memória do autor, contribuir com as discussões sobre os sentidos das dores vivenciadas na profissão docente. O texto caracteriza-se como ensaio e tem como base teórica principal dois autores: Gilbert Durand e Gaston Bachelard. Tomando a fenomenologia sob a ótica do primeiro e a antropologia sob a do segundo, o texto demonstra o caminho de reflexão do autor. Caminho onde escrita e reflexão se construíram concomitantemente, sendo esta uma característica do que, neste trabalho, se quer definir como escrita antropo-fenomenológica. Este caminho teve como fontes, além dos teóricos já mencionados, outros autores da filosofia e também da literatura e da poesia. Dado que a intenção foi de trabalhar a possibilidade de falar sobre dores que são vividas em solidão: dores vividas, mas não facilmente narradas, buscou-se uma aproximação via imagens literárias. Dessa forma, utilizou-se imagens literárias na composição da reflexão, principalmente as da casa, por se acreditar na possibilidade de que, na aproximação com tais imagens, possa-se construir saberes para o entendimento sobre as referidas dores. Visando possibilidades de convergências com outros professores, possíveis leitores do trabalho, defende-se a tese de que trabalhando com estes suportes, uma leitura poética da dor na docência pode constituir-se em possibilidade para produção de sentidos que implique em valorizações de imagens belas e de ações para preservá-las e não o sucumbir numa gravidade irreversível
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Santos, Marli Regina dos [UNESP]. "Um estudo fenomenológico sobre conhecimento geométrico". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/102145.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-03-08Bitstream added on 2014-06-13T20:02:48Z : No. of bitstreams: 1 santos_mr_dr_rcla.pdf: 1516791 bytes, checksum: cc593bbb5139fa5e8f71e20190c6b0d2 (MD5)
Esta pesquisa interroga como se dá o ensino e a aprendizagem da geometria assumida nos aspectos de compreensões pré-predicativas e nos encaminhamentos que direcionam para uma produção geométrica. Atenta-se para as perspectivas pelas quais o fenômeno do ensino e aprendizagem da Geometria se dá nas vivências dos sujeitos deste estudo abrindo-se para os sentidos e os significados produzidos na temporalidade dessas vivências. Este estudo assume a fenomenologia hursseliana no que diz da visão de conhecimento e de mundo. Foi realizado um estudo de obras e autores que abordam temas relacionados a conhecimento, geometria, fenomenologia, dentre outros que se mostraram importantes no decorrer da pesquisa. Foi realizado um estudo de campo, efetivado como um curso, que abordou aspectos referentes à disposição de entes geométricos no espaço e às relações espaciais advindas, por meio da utilização de diferentes recursos materiais. O foco das análises incidiu sobre os aspectos significativos na constituição das ideias geométricas abordadas, enfatizando as compreensões e interpretações expostas pelos alunos. Realizando a redução fenomenológica, destacaram-se cinco ideias nucleares que dizem da possibilidade da produção em geometria: manifestação de compreensões prévias e possibilidades de desdobramentos para as ideias e conceitos geométricos; movimentação do corpo-próprio expressando compreensão; modos de proceder e horizonte de aberturas; comunalização; e apoio no material manipulável: possibilidades e limites. Indagando pela estrutura da rede tecida a partir das ideias nucleares, avançamos por compreensões mais abrangentes quanto à produção geométrica em seus aspectos humanos, ou seja, enquanto vivências que se dão na temporalidade e espacialidade das relações intersubjetivas, no mundo vida historicamente constituído em sua objetividade dinâmica
This research interrogates the meaning of teaching and learning of geometry when assumed in its pre-predicative comprehension aspects and in a process towards a production in geometry. For that, we turned to the perspectives in which the phenomenon of teaching and learning geometry shows itself in the lived experiences of the subjects that took part of this study, by means of opening their comprehension of the produced meanings in the temporality of those experiences. This study assumes the husserlian phenomenology in terms of vision of knowledge and of world. In that way, we accomplished a study of authors and matters that approached issues related to knowledge, geometry, phenomenology, and other subjects that became important during the process of researching. We also accomplished a field study, carried out as a course, which approached aspects regarding to the disposal of geometric entities in space and spatial relationships that could arise, through the use of different material resources. The focus of the analysis got on the significant aspects of the constitution of the geometric ideas discussed in the course, emphasizing the understandings and interpretations exposed by students. We performed the phenomenological reductions, that pointed out five nuclear ideas that talk about the possibility of production in geometry, named as: expression of previous understandings and possibilities of unfolding geometric ideas and concepts; movement of one's own body expressing understanding; ways of proceeding and horizon of openings; communalization; and support of manipulative sources, its possibilities and limits. We inquired the structure of the net woven by those nuclear ideas, carrying out a movement that advances in direction of broader comprehensions regarding the geometrical production in its human aspects, understood as experiences that occur in the temporality and spatiality of interpersonal relati
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Santos, Marli Regina dos. "Um estudo fenomenológico sobre conhecimento geométrico /". Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/102145.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Banca: Adlai Ralph Detoni
Banca: Constança Terezinha Marcondes Cesar
Banca: Rosa Monteiro Paulo
Banca: Sérgio Roberto Nobre
Resumo: Esta pesquisa interroga como se dá o ensino e a aprendizagem da geometria assumida nos aspectos de compreensões pré-predicativas e nos encaminhamentos que direcionam para uma produção geométrica. Atenta-se para as perspectivas pelas quais o fenômeno do ensino e aprendizagem da Geometria se dá nas vivências dos sujeitos deste estudo abrindo-se para os sentidos e os significados produzidos na temporalidade dessas vivências. Este estudo assume a fenomenologia hursseliana no que diz da visão de conhecimento e de mundo. Foi realizado um estudo de obras e autores que abordam temas relacionados a conhecimento, geometria, fenomenologia, dentre outros que se mostraram importantes no decorrer da pesquisa. Foi realizado um estudo de campo, efetivado como um curso, que abordou aspectos referentes à disposição de entes geométricos no espaço e às relações espaciais advindas, por meio da utilização de diferentes recursos materiais. O foco das análises incidiu sobre os aspectos significativos na constituição das ideias geométricas abordadas, enfatizando as compreensões e interpretações expostas pelos alunos. Realizando a redução fenomenológica, destacaram-se cinco ideias nucleares que dizem da possibilidade da produção em geometria: manifestação de compreensões prévias e possibilidades de desdobramentos para as ideias e conceitos geométricos; movimentação do corpo-próprio expressando compreensão; modos de proceder e horizonte de aberturas; comunalização; e apoio no material manipulável: possibilidades e limites. Indagando pela estrutura da rede tecida a partir das ideias nucleares, avançamos por compreensões mais abrangentes quanto à produção geométrica em seus aspectos humanos, ou seja, enquanto vivências que se dão na temporalidade e espacialidade das relações intersubjetivas, no mundo vida historicamente constituído em sua objetividade dinâmica
Abstract: This research interrogates the meaning of teaching and learning of geometry when assumed in its pre-predicative comprehension aspects and in a process towards a production in geometry. For that, we turned to the perspectives in which the phenomenon of teaching and learning geometry shows itself in the lived experiences of the subjects that took part of this study, by means of opening their comprehension of the produced meanings in the temporality of those experiences. This study assumes the husserlian phenomenology in terms of vision of knowledge and of world. In that way, we accomplished a study of authors and matters that approached issues related to knowledge, geometry, phenomenology, and other subjects that became important during the process of researching. We also accomplished a field study, carried out as a course, which approached aspects regarding to the disposal of geometric entities in space and spatial relationships that could arise, through the use of different material resources. The focus of the analysis got on the significant aspects of the constitution of the geometric ideas discussed in the course, emphasizing the understandings and interpretations exposed by students. We performed the phenomenological reductions, that pointed out five nuclear ideas that talk about the possibility of production in geometry, named as: expression of previous understandings and possibilities of unfolding geometric ideas and concepts; movement of one's own body expressing understanding; ways of proceeding and horizon of openings; communalization; and support of manipulative sources, its possibilities and limits. We inquired the structure of the net woven by those nuclear ideas, carrying out a movement that advances in direction of broader comprehensions regarding the geometrical production in its human aspects, understood as experiences that occur in the temporality and spatiality of interpersonal relati
Doutor
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Melo, Fabíola Freire Saraiva de. "Cartas: uma possibilidade para o ensino do pensamento fenomenológico". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16364.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:57:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiola Freire Saraiva de Melo.pdf: 1015377 bytes, checksum: 03fb30a047e53ede9a1c9a197055d0de (MD5) Previous issue date: 2008-05-09
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This dissertation explores a supervised training experience fulfilled at a São Paulo University psychological course. Parents and tutors wrote their doubts related to childhood and educational process into an urn located at the reception room of the refered institution´s clinic. The work with the students comprised teaching them to answer the questions received through letters (written language), intending to develop a descriptive language without judgments. The aim of this project was to exercise the phenomenological thought based on an opening attitude, in conformity with the phenomenological reduction proposal. Thus, the students could build their own way of comunication, approaching Merleau Ponty´s concept of speaking language. The dialogue by the means of letters became a privileged situation to teach and learn the phenomenological thought. Through letters students have an experience with others that summon and mobilize them to reflection, and during the elaboration process, they exercise phenomenological attitude. The writing process request patience, effort and dedication to make possible the reflection, the maturity and the composing process of the sending letter. The letters provide the opportunity to debate, in the context of school class, the conflicts and situations experienced in life, giving the students the possibility to act, without the necessity of the real meeting between the parents/tutors and them. Thus, it has opened a mighty space of learning: formation and experience of a new way of looking things. The project was also a space of dialogue between parents/tutors and psychology students, opening the reflection about the questions made by those who participated of it
Esta tese discute uma experiência de estágio supervisionado em Psicologia Fenomenológica, realizada no curso de Psicologia de uma Universidade em São Paulo. Pais e educadores escreveram suas dúvidas referentes à infância e à educação em uma urna colocada na recepção da Clínica-escola desta instituição. O trabalho com os alunos consistiu em ensiná-los a responderem, por meio da linguagem escrita, às perguntas recebidas, de modo a desenvolver uma linguagem descritiva e sem julgamentos. Procurou-se que exercitassem o pensamento fenomenológico fundamentado na atitude de abertura, conforme a proposta de suspensão fenomenológica, e que construíssem um modo próprio de se comunicar aproximando-se da linguagem denominada por Merleau-Ponty de falante. O diálogo por meio de cartas revelou-se como uma situação privilegiada para o ensino-aprendizado do pensamento fenomenológico: observou-se que por meio das cartas, os alunos estabelecem uma experiência com o outro que os convoca e os mobiliza para a reflexão e, em sua elaboração, exercitam a atitude fenomenológica em uma ação. O processo de construção textual requisita paciência, esforço e dedicação para refletir, amadurecer e construir a carta que será enviada. As cartas proporcionaram a oportunidade de discutir, no contexto da sala de aula, situações e conflitos vividos, criando um espaço que possibilita ao aluno iniciante uma ação, sem que seja necessário ocorrerem encontros presenciais entre eles e pais/educadores. Abriu-se, portanto, um espaço potencializador para o aprendizado: formação e vivência de um novo modo de olhar. O projeto também se mostrou como um espaço de diálogo entre pais/educadores e estudantes de psicologia, e possibilitou reflexão sobre as questões apresentadas por aqueles que o utilizaram
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Mendes, Luís Pedro Neves. "Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia". Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2013. http://hdl.handle.net/10400.6/1585.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho visa abordar a devolução no ensino de filosofia no ensino secundário. A devolução cabe em vários aspectos do ensino: tem um pressuposto relacional, na primazia do ensino-aprendizagem, na intersubjectividade, e, ainda, entre os conteúdos leccionados e o mundo além da sala de aula. Exploramos no nosso percurso distintas concepções acerca da actividade filosófica neste sentido devolutivo, percorremos o movimento da pedagogia crítica, em particular o construtivismo crítico, analisamos o ensino da filosofia segundo um completo manual de didáctica e, finalmente, desaguamos num método, num procedimento didáctico em particular: o método fenomenológico-crítico. Entre objectivismo e subjectivismo, a tentativa vai no sentido de articular conhecimento e mundo envolvente, num pressuposto relacional enaltecendo, além disso, o ensino de filosofia no ensino secundário português como cultivo da presença e consciência crítica do aluno no mundo.
The present work aims to defend the devolution on the teaching of philosophy. The devolution fits into various aspects of teaching: it has a relational assumption, the primacy of teaching and learning, intersubjectivity, and also between what is taught and the world beyond the classroom. In our path we explore distinct conceptions of philosophical activity, walked through the critical pedagogy movement, in particular the critical constructivism, we analyze the teaching of philosophy according to a comprehensive teaching manual and, finally, we culminate in a method, a teaching procedure in particular: the phenomenologicalcritical methodology. Between objectivism and subjectivism, the attempt is to achieve an articulation of knowledge with the surrounding world, with a relational and remanding assumption; praising the teaching of philosophy in secondary schools as cultivation of critical consciousness and consciousness of the world.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

SILVA, Carlos Cardoso. "A Didática na Perspectiva Fenomenológica". Universidade Federal de Goiás, 2009. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1163.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-07-29T15:13:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese carlos silva educacao.pdf: 1804256 bytes, checksum: b6aca11bd2cfc8a25b0a1e45df55026b (MD5) Previous issue date: 2009-08-20
This Thesis discusses the didactics in the phenomenological perspective. The research falls on the Culture and Educational Process research line on the Post-Graduate Program Education of the Federal Universtity of Goiás. It searchs to understand the relevance of the human aspects in the teaching and learning process, as well as the importance of human relations in school education practice. To apprehend the interference of the pedagogicals and didactics aspects and its mediation in the practical teaching, I chose to a research of the bibliographical type and field with semi structuralized interviews of qualitative communicativeness. In this research, the theoretical framework is based, particularly, in the in the thought of Edmund Husserl and the contributions of Maurice Merlau-Ponty, Martin Heidegger, Joel Martins, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Antônio Muniz de Rezende, Creusa Capalbo, Paulo Freire and et all. The study demonstrate the intersection set between the perspective of phenomenology and didactics in educational practice, in order to reveal the articulation of a pedagogical practice, accurate and reflection, capable of the education (school) formal more humanization. The Phenomenological conception of Edmund Husserl contributed to deepen these analyses when investigating of rigorous, methodical form and human being the relation of teach-learning in critical educative search of one practical and humanization one. I highlight, therefore, the implications of this perspective in the fulfillment process of the teaching work, especially, in relation to the classroom
Esta Tese discute a didática na perspectiva fenomenológica. A investigação insere-se na linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa procura compreender a relevância dos aspectos humanos no processo de ensino e aprendizagem, como também a importância das relações humanas na prática educativa escolar. Para apreender a interferência dos aspectos pedagógicos e didáticos e de suas mediações na prática docente foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo com entrevistas semiestruturadas de cunho qualitativo. Nesta investigação, o suporte teórico fundamenta-se, no método fenomenológico, particularmente, no pensamento de Edmund Husserl e nas contribuições de Maurice Merleau-Ponty, Martin Heidegger, Joel Martins, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Antonio Muniz de Rezende, Creusa Capalbo, Paulo Freire e outros pensadores. O texto está estruturado em cinco capítulos. O estudo demonstra as intersecções estabelecidas entre a perspectiva da fenomenologia e da didática na prática educativa, no sentido de evidenciar a articulação de uma prática pedagógica, rigorosa e de reflexão, capaz de propiciar um ensino formal (escolar) mais humanizado. A concepção fenomenológica de Edmund Husserl contribuiu para aprofundar essas análises ao investigar de forma rigorosa, metódica e humana a relação de ensino-aprendizagem em busca de uma prática educativa crítica e humanizadora. Destaca-se, para tanto, as implicações dessa perspectiva no processo de efetivação do trabalho docente, especialmente em relação à sala de aula
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Machado, Paulo Roberto Reimão. "Intimidade como método clínico: ensaio de fundamentação de uma psicologia com bases fenomenológica e hermenêutica". Doctoral thesis, Universidade de Évora, 2019. http://hdl.handle.net/10174/26323.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho se situa na interface da Filosofia e da Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica de orientação heideggeriana. A questão da intimidade é colocada a partir de uma articulação entre a noção de espaço afinado e dotado do caráter de morada, tal como desenvolvida pelo psiquiatra suíço L. Binswanger, e a descrição do existenciário ser-em, a partir do modo como, em Ser e Tempo, é apresentado a partir do termo innan, do alemão arcaico, com o caráter de morada. Tal noção é então discutida metodologicamente à luz da crítica às ciências naturais apresentada nos Seminários de Zollikon e pelo seu desenvolvimento no trabalho de M. Boss. O estudo de caso apresentado serve de base para uma análise que permite o desenvolvimento da tese central do despertar do ser-com íntimo como familiaridade própria. A conclusão, portanto, acaba por ser um ensaio de sustentação dessa posição e da possibilidade de um método clínico nela sustentado; ABSTRACT: The present work is situated in the interface of Philosophy and Phenomenological and Hermeneutical Psychology of heideggerian orientation. The question of intimacy arises from an articulation between the notion of tuned space, endowed with the character of residence, as developed by the Swiss psychiatrist L. Binswanger, and the description of the existential being-with, from the way in which in Being and Time, is presented from the term innan, from archaic German, with the character of residence. This notion is then discussed methodologically in the light of the critique of the natural sciences presented at the Zollikon Seminars and their development in the work of M. Boss. The case study presented serves as the basis for an analysis that allows the development of the central thesis of the awakening of the intimate being-with as proper familiarity. The conclusion, therefore, turns out to be an essay to support this position and the possibility of a clinical method sustained in it.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Giovedi, Valter Martins. "A inspiração fenomenológica na concepção de ensino-aprendizagem de Paulo Freire". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. http://tede2.pucsp.br/handle/handle/9917.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:31:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Valter Martins Giovedi.pdf: 4139562 bytes, checksum: bc6b7657435478c43ff7dbed62095222 (MD5) Previous issue date: 2006-06-23
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The purpose of this is to analyze lhe "freireana" teaching-Ieaming concept, emphasizing its epistemological concepts linked to existential phenomenology. In other words, lhe reader will find a bibliographical research performed in lhe sense to search categories that will evidence ali lhe philosophical influences Paulo Freire had in his work. I hereby denominate this teaching-Ieaming concept of "existencial-phenomenology". Therefore, this text is divided into two maio chapters. The first chapter has lhe purpose to promete a general overview of lhe maio epistemological chains developed in western philosophy in modero times, reaching lhe "existencial-phenomenology", passing through empirics, rationalism, naturalism, Husserl's phenomenology and Marxism. The text has lhe intent to contextually show lhe maios ideas defended by "phenomenologyexistencial", showing how this philosophical chain stands face lhe current limitations in lhe epistemological chains that carne before. In lhe second chapter, there is a systematization of lhe "freireano" thinking emphasizing first lhe political category and then lhe teaching-leaming concerto We tried to demonstrate how lhe "freireano" teaching-Ieaming concept has a dimension that goes beyond conventional concepts in regards of contemplating lhe dialogic investigation of lhe curriculum as an essential element, therefore necessary, to lhe teaching-leaming processo After configuring lhe "freireano" teaching-leaming concept in ali its several dimensions (dialogic, dialogic construction ofthe curriculum, educator role and lhe relation educator-educated), I finish lhe work by analyzing lhe epistemological precepts of lhe "freireano" teaching-Ieaming concept linked to existential phenomenology. I present into categories lhe intension ofthe conscience, lhe being-in-the world, with-the-world and withthe- others, thé teaching-learning as knowledge act and others, are present in "freireano" thinking and serve as fundamentaIs so Freire could develop and legitimate his positions regarding his teaching-Ieaming concept and, therefore, his liberating pedagogy.
o intento desse trabalho é fazer uma análise da concepção freireana de ensmoaprendizagem enfatizando, os seus pressupostos epistemológicos ligados à fenomenologia existencial. Em outras palavras, nele o leitor ou a leitora encontrarão uma pesquisa bibliográfica feita no sentido de buscar em várias obras de Paulo Freire categorias que evidenciam as influências que ele sofreu da corrente filosófica, que aqui denominei de Fenomenologia Existencial, sobre a sua concepção de ensino-aprendizagem. Para tanto, esse texto divide-se em dois capítulos que se articulam. O primeiro capítulo tem como objetivo apresentar um panorama geral das principais correntes epistemológicas que se desenvolveram na história da filosofia ocidental a partir da modernidade, chegando até a Fenomenologia Existencial, passando pelo empirismo, pelo racionalismo, pelo naturalismo, pela fenomenologia de Husserl e pelo marxismo. Nele existe a intenção de contextualizar as principais idéias defendidas pela Fenomenologia Existencial, mostrando como essa corrente filosófica se posiciona frente às limitações presentes nas perspectivas epistemológicas anteriores a ela. No segundo capítulo, é feita uma sistematização do pensamento freireano dando ênfase primeiramente à categoria da politicidade e posteriormente ao ensino-aprendizagem. Procurou-se demonstrar como o conceito freireano de ensino-aprendizagem possui uma dimensão que vai além das concepções convencionais, na medida em que contempla o processo de investigação dialógica do currículo como um elemento essencial, portanto necessário, ao processo de ensino-aprendizagem. Depois de configurada a concepção freireana de ensino-aprendizagem em suas diversas dimensões (dialogicidade, construção dialógica do currículo, papel do educador e a relação educador-educandos), termino o trabalho analisando os pressupostos epistemológicos da concepção freireana de ensino-aprendizagem, ligados à fenomenologia existencial. Mostro como categorias como a intencionalidade da consciência, o ser-nomundo, com-o-mundo e com-os-outros, o ensino-aprendizagem como ato de conhecimento e outras, estão presentes no pensamento freireano e serviram como fundamentos para que Freire pudesse desenvolver e legitimar suas posições a respeito da sua concepção de ensino-aprendizagem e, portanto, de sua Pedagogia Libertadora.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Gomes, Luciana Szymanski Ribeiro. "O pensamento fenomenológico na formação do psicólogo: uma experiência de ensino na graduação". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16291.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PED - Luciana S Ribeiro Gomes.pdf: 1161791 bytes, checksum: f0fdb0b1b81d920b5ae02cd0c1a8b8aa (MD5) Previous issue date: 2006-11-24
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
How does the process of teaching and learning the phenomenological thought unfold in the graduation studies of Psychology? This question is the backbone of the present work: in order to answer it I started from the very experience of elaboration and practice of teaching the disciplines connected to Phenomenology in a graduation course in São Paulo, Brazil. The phenomenological thought was present along the whole course as a proposal of granting equivalent time for the discipline as that given in the curriculum for other approaches to Psychology. Starting with the description of my own path in Psychology and the place Phenomenology took in it this work I am first of all motivated by the question: what is it, the teaching of Phenomenology?. This work proposes a more detailed description of the process of teaching Phenomenology in which I have been participating, what allowed me the analysis of inserting some phenomenological notions in Psychology, its developments in practical clinical situations, in research and in educational fields. I have underlined the movement of being back to the things themselves fundamental thinking in the Phenomenology of Edmund Husserl, relating it to the phenomenological attitude here understood as a possibility of thinking the phenomenon in Psychology studies or further, as a way of being in the world. Therefore, this work contains a dialog between the course in its concept before the classes and the course that had actually been realized in classroom. Following it another question came up: What is it, the learning of Phenomenology? I focused the debate on the student s perception in order to go deep in their experiences and their points of view (difficulties and insights) on the process of appropriation of the phenomenological thought. Their experiences complement mine, as the process of teaching and learning here is understood from the unity teacher-student: for learning and teaching is not an independent situation but a correlating one. Their perceptions emphasize the importance of looking at the studied phenomenon as it is disclosed and not from theoretical and judgmental a priori, considering the methodological suspension (epoché) The students called attention to the perception of a comprehensive attitude instead of a theoretical one (explanations), hegemonic in the academy today. Finally, after describing the experiences of teaching and learning the disciplines linked to Phenomenology and tuned with the perceptions of these students, I suggest some possible contributions that Phenomenology may have in the Psychology professional practice of. In order to describe these contributions I have considered a coordinate line revealed in the phenomenological thought that crosses different tendencies, works and authors: the phenomenological attitude . Thus, not ignoring the existence of various phenomenological studies which sometimes do not agree among themselves, I focus some common aspects that are important in the context of Psychology graduation studies. They are: critic related to the distance to be taken from the world in order to understand it and critic towards the necessity of explaining the world from pre-defined theoretical concepts. These are characteristics of the dichotomy thinking inherited from the Positivism of the 19th century still present in contemporary Psychology. This critical approach of the phenomenological thought may bring some contributions to the Psychology studies as it exposes notions as for example, intentionality, as well as other notion when it proposes a breakthrough in the dichotomy subject-object inaugurating another way of looking at the so called reality . Reality in the phenomenological perspective is always understood from a specific point of view or experience: the truth therefore, is rather a possible perception than a theoretical or technical a priori, commonly dictated by someone possessing academic or scientific knowledge
Como se revela o processo de ensino e aprendizado do pensamento fenomenológico na graduação de psicologia? Esta é a questão que sustenta o presente trabalho: para respondê-la, parti de uma experiência pontual de elaboração e prática de ensino de disciplinas ligadas à fenomenologia para um curso de graduação em psicologia, em São Paulo. A proposta de uma carga horária equivalente, na grade curricular, para algumas abordagens da psicologia, permitiu que o pensamento fenomenológico estivesse presente ao longo de todo o curso. Partindo de uma descrição de minha própria trajetória na psicologia, e do lugar que nela ocupou o pensamento fenomenológico, o trabalho propõe, motivado inicialmente pela pergunta: "O que é isto, ensinar fenomenologia?", uma descrição mais detalhada do processo de ensino de fenomenologia do qual participei, o que permitiu a análise da inserção de algumas noções fenomenológicas na psicologia, em seus desdobramentos na prática clínica, na pesquisa e no campo educacional. Privilegiei o movimento de "volta às coisas mesmas", fundamento da fenomenologia de Edmund Husserl, numa alusão à "atitude fenomenológica", aqui entendida como uma possibilidade de se pensar os fenômenos no campo da psicologia, ou como, de maneira mais ampla, se pensar um modo de ser e estar no mundo. Desenvolveu-se, então, um diálogo entre o curso tal como foi concebido antes de sua abertura, em seu ementário, e aquele que efetivamente foi realizado. Em seguida, colocou-se uma nova pergunta: "O que é isto, aprender fenomenologia?". Centrei o debate no olhar do estudante, a fim de mergulhar em sua experiência e seu ponto de vista sobre o processo de apropriação do pensamento fenomenológico, e das dificuldades e descobertas em relação à reflexão que ele permite. Seus recortes complementam os meus, pois o processo de ensino e aprendizado é aqui concebido a partir dessa unidade professor-estudante: aprender e ensinar não são instâncias independentes, mas correlatas. Seus dizeres enfatizam a importância de se olhar para o fenômeno estudado tal como se mostra e não a partir de a priori teóricos e judicativos, em uma referência ao movimento de suspensão (epoché). Ressaltam, da mesma maneira, o sentido de uma atitude compreensiva em detrimento da explicativa (teórica), hegemônica nos meios acadêmicos. Finalmente, após uma descrição sobre experiências docentes e discentes de ensino e aprendizado de disciplinas ligadas à fenomenologia, aponto, afinada com os relatos desses estudantes, para possíveis contribuições que esse pensamento pode lhes trazer para exercício profissional na psicologia. Para discorrer sobre tais contribuições, considero um eixo que se revela no pensamento fenomenológico, e atravessa diferentes tendências, obras e autores: a "atitude fenomenológica". Assim, não ignorando a existência de várias fenomenologias, muitas vezes divergentes, aponto para alguns aspectos comuns importantes de serem abordados no âmbito de uma graduação em psicologia. São eles: a crítica à distância que se pretende tomar do mundo para entendê-lo e à necessidade em explicá -lo a partir de conceitos teóricos pré-definidos, características do pensamento dicotômico que herdamos do positivismo do século XIX, presentes na psicologia contemporânea. Essa postura crítica do pensamento fenomenológico pode trazer algumas contribuições na formação do psicólogo, na medida em que o coloca em contato com noções tais como, por exemplo, a intencionalidade, além daquelas já citadas, em que se propõe uma ruptura da dicotomia sujeito-objeto, inaugurando outro modo de olhar a chamada "realidade". Esta, na perspectiva fenomenológica, será sempre entendida a partir de um ponto de vista ou de uma experiência específica: a "verdade", desse modo, é um recorte e não um a priori teórico e técnico normalmente ditado por quem detém o saber acadêmico ou o conhecimento científico
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza. "Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência". Universidade Federal de Uberlândia, 1992. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743.

Testo completo
Abstract (sommario):
Phenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition.
Estudo de orientação teórica fenomenológoco-existencial da relação ensino-aprendizagem na escola noturna. A partir da descrição dos fenômenos da evasão e repetência, procura-se explicitar o compromisso e descompromisso da Instituição Escolar, para com o projeto de vida do estudante noturno e deste último para com a primeira. Procede-se a coleta de dados através de entrevistas, questionários e estudo de documentação e estatísticas oficiais disponíveis. Inclui-se a descrição e análise de experiências de ensino-aprendizagem no caso de 2 (duas) escolas noturnas de Ituiutaba/MG. Os sujeitos consistem de 20 alunos repetentes de 5ª a 8ª série e de 10 (dez) professores dessas escolas. A descrição e análise do material de pesquisa sugere uma evidente desconexão entre o mundo significativo do aluno e o conteúdo formal do processo ensino-aprendizagem. Isso levaria a escola a não comprometer-se com o projeto existencial do aluno-trabalhador e vice-versa, contribuindo ambos para a etiologia da evasão e repetência.
Mestre em Educação
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Ensaio fenomenológico"

1

Carlos Eduardo Pontes Galvão Filho. Por abismos... casas... mundos...: Ensaio de geosofia fenomenológica. Londrina [Brazil]: Eduel, 2019.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Torres, Oscar Jiménez. Ensayos Fenomenológicos Sobre México. Independently Published, 2011.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

ALBUQUERQUE, J. F. S. FILOSOFIA – FENOMENOLOGIA – CONHECIMENTO: três ensaios fenomenológicos. EDITORA CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443827.5.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Incursiones fenomenológicas sobre el análisis intencional, la reducción y la angustia. Teseo, 2018. http://dx.doi.org/10.55778/ts563938241.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Tradicionalmente, uno de los puntos más ricos de oposición entre la fenomenología <em>hermenéutica</em> de Heidegger y la fenomenología <i>reflexiva</i> de Husserl fue fijado en el modo en que ambas derivas habían hecho frente a la cuestión de la relación entre la dimensión concreta y fáctica de la subjetividad y la dimensión constituyente del aparecer del mundo. Este relato, que tiene tanto sus luces como sus sombras, debe ser leído con muchísimas precauciones, en la medida en que, por una parte, la subjetividad para Husserl no fue únicamente una <i><i>trascendencia en la inmanencia </i></i>y por otra parte, porque Heidegger nunca asumió del todo las consecuencias que se seguían de apuntar a la facticidad como el lugar de la constitución trascendental del aparecer del mundo.</p><p>Lejos de permitirse una superación aparente, repleta de oscuridades conceptuales y de impulsos de refundación acelerada, los ensayos que presentamos al público a continuación buscan volver a las fuentes de derecho desde las que surgen tanto la fenomenología de Husserl como la de Heidegger: por una parte, la consagración a lo dado, en cualquiera de sus formas unitarias o disruptivas, y por otra parte, la afirmación cuidadosa del análisis intencional en su versión subjetiva o existencial, como la herramienta metódica privilegiada que permite poner al descubierto los fenómenos de correlación y de disrupción intencional que perfilan la relación del hombre con el mundo.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Austrilino, Lenilda, Mércia Medeiros, Leneide Austrilino Petta e Josenilda Almeida Cavalcante. A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública. Ludomedia, 2022. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e741.

Testo completo
Abstract (sommario):
A prática pedagógica é um processo que abrange planejamento, execução e avaliação. Nela estão contidos conteúdo, tema, metodologia, recursos didáticos e avaliação, que devem possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências, que favoreçam uma formação adequada a atuação no mercado de trabalho. Visando a qualificação do futuro profissional é importante planejar o processo ensino aprendizagem. Objetivo: Identificar a prática pedagógica e de planejamento utilizadas durante o curso de Relações Públicas de uma universidade pública. Método: Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. O campo de estudo compreendeu o curso de graduação de Relações Públicas, numa instituição de ensino superior público. A produção de dados se deu a partir de entrevistas realizadas com docentes, discentes e coordenadora do curso. As respostas dos participantes foram categorizadas, se estabeleceu a relação destas com o Projeto Político Pedagógico do Curso, e com as reflexões advindas da literatura sobre o tema. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Foram identificados, por meio de inferência, os núcleos de sentido que reorganizados resultaram em duas categorias: objetivo do planejamento e práticas pedagógicas. Resultados: Os docentes planejaram suas aulas com o objetivo de interagir com os discentes visando uma prática articulada com a realidade. Os discentes atentos a atuação dos docentes, no que se refere ao processo formativo enquanto futuros profissionais, perceberam que alguns docentes não seguiram o planejamento proposto. A coordenação acompanhou a ação docente, com foco nos conteúdos e na metodologia, previstas nos planos de aula e nas descrições orais dadas pelos docentes. Conclusão: Ao identificar as práticas pedagógica e de planejamento desenvolvidas, se revelou a necessidade de intervenções, para que o processo ensino aprendizagem realizado tenha um acompanhamento mais efetivo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Martinho, Neudson Johnson, Carolina Carbonell Demori e João Vitor Andrade. Ciências da saúde: aprendizados, ensino e pesquisa no cenário contemporâneo. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csa511.1121-0.

Testo completo
Abstract (sommario):
Novos desafios surgem a cada dia na área de saúde, os quais vem demonstrando que somente a partir da confluência de saberes e fazeres das diversas áreas do conhecimento os sistemas de saúde estarão fortalecidos para o enfrentamento deles, tendo em vista a complexidade das ações que se fazem necessárias em todos os níveis de atenção: primário, secundário e terciário. As rápidas mudanças epidemiológicas e demográficas, concomitante ao surgimento de pandemias e recrudescimento de doenças transmissíveis e não transmissíveis no mundo, evocam novos olhares e fazeres que requerem transformações desde a formação dos profissionais, produção de conhecimentos com vistas à processos de trabalhos colaborativos nos serviços de saúde, nos quais ocorram uma compreensão quanto a complementariedade dos diversos saberes e fazeres que compõem a equipe de saúde, desconstruindo a cultura das ações sobrepostas ou, a falácia que algumas profissões são mais importantes e portanto, hegemônicas frente as outras. O mundo é complexo e dinâmico, logo, os seres humanos que nele existem também o são em suas dimensões existenciais considerando que estão imbricados no mundo e, por esta característica fenomenológica, o saber / fazer de uma única profissão jamais será capaz de compreender e atender as complexas necessidades factuais destes seres em todo o seu ciclo vital, tendo em vista a imprevisibilidades e incertezas oriundas delas. Com base nas afirmações supracitadas e partindo do princípio de que o trabalho em saúde não tem um produto concreto final, sendo seu resultado consequência das relações profissionais e interpessoais que subjazem suas ações de cuidado e não apenas resultante do saber/fazer de um único profissional, é importante enfatizar que toda a centralidade do processo de trabalho em saúde deve ser o usuário e suas complexas necessidades, as quais só poderão ser realmente atendidas com um cuidado interprofissional / colaborativo. Portanto, mudanças no modus operandi e modus faciendi na formação dos profissionais de saúde e no processo de trabalho suscitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que devem permear a arte de ensinar, pesquisar e extensionar, reverberando no verdadeiro trabalho em equipe nos serviços de saúde, algo somente alcançável através da implementação de uma educação interprofissional nas universidades e cursos técnicos, assim como, a criação de políticas indutoras para o trabalho colaborativo, no qual os diversos saberes e fazeres profissionais sejam valorizados e reconhecidos quanto sua importante complementariedade, visando decisões terapêuticas compartilhadas no atendimento às necessidades de saúde no contexto mundial vigente frente a pandemia de COVID-19 e outras demandas biopsicossociais de cuidado humano. Nesta perspectiva, pensar em ciências da saúde é refletir sobre novos aprendizados, novas metodologias de ensino e novas formas de pesquisar em um cenário contemporâneo que desvela um mix de processos antigos que recrudescem e novos que surgem, apontando a urgência de novas tomadas de decisões, as quais sejam rápidas e eficazes em responder às complexas necessidades dos usuários do sistema de saúde, contribuindo para o resgate e manutenção da qualidade de vida. Desejamos a todos uma profícua leitura desta obra, a qual pela diversidade de temáticas abordadas, permitirá ao leitor não somente uma leitura do mundo sob o prisma dos autores ao socializarem os resultados alcançados em seus estudos, mas, sobretudo, poderá instigá-lo de certa forma à “reescrevê-lo”, no sentido de transformálo a partir da apreensão e ressignificação de conhecimentos contidos nas diferentes pesquisas que corporificam este e-book, permitindo um movimento de cruzamento e interdependência entre variadas competências.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Martinho, Neudson Johnson, Carolina Carbonell Demori e João Vitor Andrade. Ciências da saúde: aprendizados, ensino e pesquisa no cenário contemporâneo. 2a ed. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csa528.2121-0.

Testo completo
Abstract (sommario):
Novos desafios surgem a cada dia na área de saúde, os quais vem demonstrando que somente a partir da confluência de saberes e fazeres das diversas áreas do conhecimento os sistemas de saúde estarão fortalecidos para o enfrentamento deles, tendo em vista a complexidade das ações que se fazem necessárias em todos os níveis de atenção: primário, secundário e terciário. As rápidas mudanças epidemiológicas e demográficas, concomitante ao surgimento de pandemias e recrudescimento de doenças transmissíveis e não transmissíveis no mundo, evocam novos olhares e fazeres que requerem transformações desde a formação dos profissionais, produção de conhecimentos com vistas à processos de trabalhos colaborativos nos serviços de saúde, nos quais ocorram uma compreensão quanto a complementariedade dos diversos saberes e fazeres que compõem a equipe de saúde, desconstruindo a cultura das ações sobrepostas ou, a falácia que algumas profissões são mais importantes e portanto, hegemônicas frente as outras. O mundo é complexo e dinâmico, logo, os seres humanos que nele existem também o são em suas dimensões existenciais considerando que estão imbricados no mundo e, por esta característica fenomenológica, o saber / fazer de uma única profissão jamais será capaz de compreender e atender as complexas necessidades factuais destes seres em todo o seu ciclo vital, tendo em vista a imprevisibilidades e incertezas oriundas delas. Com base nas afirmações supracitadas e partindo do princípio de que o trabalho em saúde não tem um produto concreto final, sendo seu resultado consequência das relações profissionais e interpessoais que subjazem suas ações de cuidado e não apenas resultante do saber/fazer de um único profissional, é importante enfatizar que toda a centralidade do processo de trabalho em saúde deve ser o usuário e suas complexas necessidades, as quais só poderão ser realmente atendidas com um cuidado interprofissional / colaborativo. Portanto, mudanças no modus operandi e modus faciendi na formação dos profissionais de saúde e no processo de trabalho suscitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que devem permear a arte de ensinar, pesquisar e extensionar, reverberando no verdadeiro trabalho em equipe nos serviços de saúde, algo somente alcançável através da implementação de uma educação interprofissional nas universidades e cursos técnicos, assim como, a criação de políticas indutoras para o trabalho colaborativo, no qual os diversos saberes e fazeres profissionais sejam valorizados e reconhecidos quanto sua importante complementariedade, visando decisões terapêuticas compartilhadas no atendimento às necessidades de saúde no contexto mundial vigente frente a pandemia de COVID-19 e outras demandas biopsicossociais de cuidado humano. Nesta perspectiva, pensar em ciências da saúde é refletir sobre novos aprendizados, novas metodologias de ensino e novas formas de pesquisar em um cenário contemporâneo que desvela um mix de processos antigos que recrudescem e novos que surgem, apontando a urgência de novas tomadas de decisões, as quais sejam rápidas e eficazes em responder às complexas necessidades dos usuários do sistema de saúde, contribuindo para o resgate e manutenção da qualidade de vida. Desejamos a todos uma profícua leitura desta obra, a qual pela diversidade de temáticas abordadas, permitirá ao leitor não somente uma leitura do mundo sob o prisma dos autores ao socializarem os resultados alcançados em seus estudos, mas, sobretudo, poderá instigá-lo de certa forma à “reescrevê-lo”, no sentido de transformálo a partir da apreensão e ressignificação de conhecimentos contidos nas diferentes pesquisas que corporificam este e-book, permitindo um movimento de cruzamento e interdependência entre variadas competências.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Ensaio fenomenológico"

1

Santos, Sanqueilo de Lima. "Sobre dizer: ensaio fenomenológico em torno da linguagem". In Sobre dizer: ensaio fenomenológico em torno da linguagem, 17–34. EDITUS, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555522.0001.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Santos, Sanqueilo de Lima. "Walter Benjamin – magia, finitude e proliferação da linguagem humana". In Sobre dizer: ensaio fenomenológico em torno da linguagem, 35–48. EDITUS, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555522.0002.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Santos, Sanqueilo de Lima. "Platão – dialética, transcendência imanente das ideias". In Sobre dizer: ensaio fenomenológico em torno da linguagem, 101–16. EDITUS, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555522.0006.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Santos, Sanqueilo de Lima. "Wittgenstein – a escada no abismo". In Sobre dizer: ensaio fenomenológico em torno da linguagem, 83–100. EDITUS, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555522.0005.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Santos, Sanqueilo de Lima. "Merleau-Ponty – vozes do silêncio, estilo, palavra verdadeira". In Sobre dizer: ensaio fenomenológico em torno da linguagem, 49–64. EDITUS, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555522.0003.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Santos, Sanqueilo de Lima. "Heidegger – poesia, escuta, palavra inaugural". In Sobre dizer: ensaio fenomenológico em torno da linguagem, 65–82. EDITUS, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555522.0004.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Plebani, Anderson Kaue. "Ontologia e método: ensaio de expansão do método fenomenológico heideggeriano". In Fenomenologia no Cerrado, 145–60. Instituto Quero Saber, 2023. http://dx.doi.org/10.58942/eqs.74.07.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Rodríguez Vergara, Hugo Mauricio. "La relación conciencia-cuerpo en la fenomenología de Husserl". In Acta fenomenológica latinoamericana, 265–79. Pontificia Universidad Católica del Perú, 2023. http://dx.doi.org/10.18800/9789972426193.016.

Testo completo
Abstract (sommario):
El objetivo central de este ensayo es tratar de «reconstruir» el argumento husserliana acerca de la constitución de la naturaleza animal, es decir, mostrar cómo Husserl vincula al yo-puro dentro del mundo natural. Para ello se hace indispensable mostrar al cuerpo como algo más que un objeto dentro del mundo físico-material. Se expondrán, por tanto, las diferencias entre la naturaleza física y la naturaleza corporal o anímica. La guía para llevar a cabo este objetivo será una pregunta que, según el autor, se constituye en el nervio de la argumentación husserliana, esto es: ¿Qué significa que el sujeto intencional, el «yo» que es conciencia de algo; el «yo» que percibe algo, el yo que siente algo, el que juzga algo, etc., se experimente como un alguien que es en el mundo, es decir, como un «yo-humano»? Al considerar la unidad yo-humano se hace indispensable traer a colación a Merleau-Ponty. En este ensayo, por lo mismo, se analizarán muy sucintamente algunos aspectos de la fenomenología de la corporeidad de ese filósofo. A lo sumo se tratará de mostrar la forma en que Husserl intentó dejar a un lado la visón dicotómica entre la esfera espiritual y corpórea del sujeto humano.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Fink, Eugen. "La filosofía fenomenológica de Edmund Husserl ante la crítica contemporánea". In Acta fenomenológica latinoamericana, 361–428. Pontificia Universidad Católica del Perú, 2023. http://dx.doi.org/10.18800/9789972426193.022.

Testo completo
Abstract (sommario):
Para los estudiosos de la fenomenología husserliana este «gran artículo» (Ricoeur) de Eugen Fink no requiere de presentación: la que Husserl mismo hizo de él toma, en un cierto sentido, superfluas todas las que se intentaran. Es quizás el ensayo más influyente que se haya escrito sobre fenomenología y ha marcado, de un modo u otro, gran parte de lo que se ha escrito sobre Husserl con posterioridad a él. Las palabras que Edmund Husserl escribió en el prólogo le otorgan una enorme autoridad y así lo han entendido tanto los estudiosos e intérpretes de Husserl como los fenomenólogos originales (distinción, claro está, muy relativa). Sería fácil multiplicar las citas, por ejemplo, de Diemer, Ricoeur, Lauer, Derrida, Spiegelberg, Sartre, Merleau-Ponty, etc.; todos ellos lo tienen presente cuando escriben desde o sobre Husserl. Pero, más que el aparato erudito importa subrayar y retener el hecho fundamental del acuerdo de muchos autores, de significación y orientaciones muy diversas, sobre la capital importancia de este ensayo que, curiosamente, hasta donde sé, no ha sido traducido hasta hoy a ninguna lengua*. A pesar de su dificultad es, paradójicamente, quizás la mejor «introducción» que se haya escrito al pensamiento del fundador de la fenomenología.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Zirión Quijano, Antonio. "Sobre el colorido de la vida. Ensayo de caracterización preliminar". In Acta fenomenológica latinoamericana, 209–21. Pontificia Universidad Católica del Perú, 2023. http://dx.doi.org/10.18800/9789972426193.012.

Testo completo
Abstract (sommario):
El ensayo plantea de modo informal y casi coloquial la posibilidad de investigar fenomenológicamente el elemento de sentido o del horizonte afectivo que de manera provisional llama «colorido de la vida», y para ello hace una caracterización preliminar de esta noción, en la cual expone los diferentes modos de acceso a ella o de revelación de ella, y la distingue de nociones con las que podría confundirse: ambiente o atmósfera, estado de ánimo, etc. Finalmente, propone que el estudio de la peculiar inefabilidad del «colorido de la vida» debe ser parte de una fenomenología de lo inefable, que en cierto modo debe anteceder a la misma fenomenología del lenguaje.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Ensaio fenomenológico"

1

A. Reinel, Beltrán, José De Farias S. Ricardo e Lussón C. Ania. "Modelagem e controle de uma plataforma experimental do tipo gangorra de eixo único". In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1074.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo, se apresentam a modelagem e o controle de uma plataforma do tipo gangorra de eixo único. O atuador consiste em uma hélice acoplada a um motor BLDC, para gerar o impulso necessário para estabilizar a plataforma no ângulo de inclinação desejado. A modelagem é realizada usando equações fenomenológicas para o atuador e a gangorra, onde os parâmetros aerodinâmicos das hélices são estimados a partir dos testes de empuxo do conjunto motor-hélice. O conhecido controlador PID é usado como algoritmo de controle. O Matlab/Simulink é empregado para realizar o ajuste do controlador e as simulações em malha fechada. Os ensaios experimentais são realizados embarcando o controlador no microcontrolador a bordo do protótipo. Os resultados de simulação são comparados com os experimentais para verificar o desempenho do algoritmo de controle. Finalmente, esta plataforma pode ser usada para o controle de roll e pitch de veículos aéreos não tripulados (VANT) e para o ensino abordando temas de modelagem e controle de sistemas dinâmicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

DE OLIVEIRA SOUZA, SANDRA SUELY. "ENSINO SUPERIOR E A HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA EM ATOS DE CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA". In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.10.28.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

APARECIDA MARANGONI, ELLEN, e José Bento Suart Júnior. "A experimentação e a História da Ciência no ensino de química: análise fenomenológica das contribuições de uma sequência de ensino no interior de uma licenciatura". In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.245334.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Cintra, Cristiano da S., e Roberto A. Bittencourt. "As Experiências de Estudantes em um Curso de Engenharia de Computação Baseado em PBL". In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2023.229276.

Testo completo
Abstract (sommario):
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é uma metodologia ativa utilizada em todo o mundo, inclusive na área da computação. Porém, apesar de décadas de prática da metodologia em diversos países, inclusive com vários relatos publicados, ainda são poucos os trabalhos que abordam detalhadamente a perspectiva dos estudantes que aprendem com PBL. O objetivo deste estudo foi descrever como os estudantes de um curso de Engenharia de Computação vivenciam a metodologia PBL. Através de uma análise fenomenológica interpretativa, identificamos seis essências na perspectiva deles, as quais fornecem insights valiosos e possibilitam a reflexão sobre os benefícios e desafios de PBL no ensino superior, especialmente na área de computação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Neto, José Valdevino De Andrade. "MUSEU DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA SOCIAL PARA O ENSINO". In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/91.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: Os museus são espaços fundamentais de contribuição para o conhecimento da sociedade, no qual contam a história de progresso humano, desde um contexto mais social até mesmo de um viés mais fenomenológico. E diante disso, o Museu Interativo Espaço Ciência do Estado de Pernambuco, propõe esse compromisso com a sociedade, em que possibilita ao visitante de maneira lúdica compreender diferentes temas, através das áreas, como exemplo, a área pavilhão que conta a história do eletromagnetismo com experimentações de energia elétrica. Objetivos: Estimular a compreensão sobre diferentes temas que podem ser encontrados no cotidiano. Instigar a aprendizagem coletiva de conhecimentos, em prol da divulgação científica. Materiais e métodos: O museu pode aplicar ao longo de todo o ano oficinas com diferentes temáticas que levaram o museu aos ouvintes, seja pelas experimentações e atividades lúdicas que fazem os vistsiantes protagonistas da aprendizagem. Resultados: Com o advento de 2021, e o momento pandêmico presente a Instituição teve que se reorganizar para cumprir com seu compromisso com a população e diante dessa demanda foram produzidas atividades remotas que possibilitaram a entrada do museu em novos locais. E dessa maneira, foi possível remodelar em atividades de conversações e aplicações de oficina, a título de exemplificação, a oficina de energia, em que foi possível a observação de uma bateria de limões, partindo da mesma ideia do presencial de demonstrar a energia elétrica de forma clara e lúdica a todos. Assim, foi possível seguir a premissa da Instituição de fazer com que o conhecimento científico seja acessível a todos e gerar reflexões, para que se tornem curiosidades e cada vez mais a sociedade busque entender como acontece os diferentes fenômenos que são tão comuns em sua vida. Conclusão: Portanto, mesmo com as dificuldades o Espaço Ciência demonstrou que o conhecimento é para todos e essa relação do uso de atividades remotas se tornou uma ferramenta de auxílio nessa atividade, tanto que o objetivo é continuar com as atividades em conjunto, isto é, remotas e presenciais, em prol de uma ampla atuação social, e com isso fazer o museu ser palco da renovação da aprendizagem científica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Rocha, Roney Alves, e Cleide Teixeira Alves. "A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DA SÉRIE FINAL DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO E O DESCARTE DE MEDICAMENTOS ARMAZENADOS EM DOMICÍLIO". In III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/03.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: O estoque domiciliar de medicamentos ou as farmácias caseiras se configuram como um risco iminente para a saúde, haja vista que favorecem a automedicação. Esta é entendida como a seleção de um medicamento feita pelo indivíduo com base na sua própria avaliação de seu estado de saúde, ou seja, em seu autodiagnóstico. Objetivos: Este trabalho procurou compreender as concepções de estudantes concluintes da educação básica sobre o uso e o descarte dos medicamentos armazenados em domicílio. Assim, buscamos identificar os principais destinos dado às sobras de medicamentos pós-tratamento domiciliar e analisar a relevância atribuída pelos alunos investigados à prática da automedicação e do destino dado aos medicamentos armazenados em domicílio. Material e método: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa fundamentado no método fenomenológico. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas que oferecem o Ensino Médio na cidade de Guanambi - BA, nas quais se obteve a adesão de sete alunos do terceiro ano. Para o levantamento das informações, utilizamos como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Resultados: A análise dos dados revelou uma concepção de medicamento associado ao sinônimo de saúde e segurança, o que resulta na dificuldade para descartá-lo. Revelou, também, que o fato de os indivíduos interromperem o tratamento assim que os sintomas desaparecem, contribuem para o acúmulo de medicamentos em farmácias caseiras e que tais medicamentos só são descartados quando estão vencidos. Foi possível identificar, ainda, que alguns praticam automedicação sem ter consciência dos riscos dessa prática para a sua saúde e que há uma negligência no ensino sobre a temática. Conclusão: Desse modo, há urgência de um discurso mais efetivo sobre o uso racional de medicamentos, com produtivas parcerias entre a escola, serviços de saúde, gestores e autoridades da Vigilância Sanitária.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Brandão, Jéssica Linda Alves, e Paula Cintra Molla. "VIVÊNCIA DE ENFERMEIROS JUNTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES POTENCIALMENTE DOADORES DE ORGÃOS". In Semana Online Científica de Saúde. CONGRESSE.ME, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/zkgf3322.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: O transplante de órgãos faz parte da prática moderna de cuidados de saúde, podendo ser considerado como o melhor tratamento para pacientes com disfunção terminal de órgãos. A figura do enfermeiro é essencial na viabilização de órgãos e tecido, na realização da identificação de pacientes com suspeita de Morte Encefálica e na aproximação e acolhimento dos familiares destes pacientes. Foi escolhido como referencial para o estudo o filósofo e sociólogo Alfred Schutz que desenvolveu a perspectiva fenomenológica. Objetivo: Compreender a vivência e atuação dos enfermeiros de unidades de terapia intensiva junto aos familiares de pacientes potencialmente doadores de órgãos. Método: Pesquisa qualitativa, realizada em um hospital de ensino da região do Grande ABC. Amostra constituída por 05 profissionais enfermeiros que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva. Para coleta de dados utilizou- se entrevistas direcionadas pelas pesquisadoras e guiadas por um instrumento composto por questões não estruturadas. A análise dos dados se deu por meio de Análise de Conteúdo. Resultados: O processo de análise e interpretação das entrevistas realizadas no presente estudo, permitiu que se definissem 4 categorias analíticas: a abordagem do enfermeiro à família, onde verificou-se que a participação do enfermeiro nesse cenário de captação de órgãos é deficitária; o comportamento das famílias após a abordagem do enfermeiro em que observou-se que os enfermeiros participam de forma assídua nos cuidados assistenciais, mas não identificam de forma clara o comportamento dos familiares diante da situação; a autopercepção do enfermeiro no cenário de captação de órgãos, onde verifica-se não possuir vivência no processo de forma que seja suficiente para se auto perceber como agentes atuante e o autocuidado do enfermeiro, que não parece ser uma ação de grande importância para eles. Conclusão: Identificou-se que as relações entre os enfermeiros e familiares nesse processo de captação de órgãos não é estabelecida de forma consistente para que os enfermeiros possam assim, relatar suas vivências perante esses familiares. PALAVRAS-CHAVE: doadores, enfermeiros, família, relações, vivência
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia