Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Controle Em Rede.

Articoli di riviste sul tema "Controle Em Rede"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Controle Em Rede".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Avelar, Mariana Rossi, e Ana Paula Serrata Malfitano. "Entre o suporte e o controle: a articulação intersetorial de redes de serviços". Ciência & Saúde Coletiva 23, n. 10 (ottobre 2018): 3201–10. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182310.13872018.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Redes sociais, especificamente de articulação entre serviços das políticas sociais, são incentivadas como forma de aumento da efetividade das ações, podendo promover maior suporte social, devendo ser implementadas pela gestão pública. Contudo, elas podem também produzir controle da vida dos pobres. Objetivou-se mapear as redes sociais em Campinas-SP, e investigar a estratégia de articulação entre os serviços das políticas de assistência social, educação e saúde como possível instrumento de suporte social. Para tanto, foram entrevistados 13 dos 15 coordenadores distritais das políticas sociais, aplicado questionários com terapeutas ocupacionais, com a colaboração de 47,2% (n = 17) das profissionais municipais e realizada observação de duas redes por quatro meses. Foram mapeadas 78 redes, com predominância no setor da saúde. Foram discutidas as categorias: O que é rede? Quem realiza as ações em rede? Quais as atribuições da rede? Suporte social ou controle? Conclui-se que há um distanciamento entre discurso e prática. Por um lado, há consenso em torno da necessidade das redes; por outro, não se possibilita mudanças institucionais para sua efetivação. Além de sua função parecer ser ambivalente, uma vez que procuram garantir suporte, são também dispositivos de controle.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Godoy, Eduardo P., Wellington C. Lopes, Rafael V. Sousa, Arthur J. V. Porto e Ricardo Y. Inamasu. "Modelagem e simulação de redes de comunicação baseadas no protocolo CAN - Controller Area Network". Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, n. 4 (agosto 2010): 425–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000400008.

Testo completo
Abstract (sommario):
Uma grande tendência na área industrial tem sido a aplicação de tecnologias de redes de comunicação, como o protocolo CAN (Controller Area Network), como solução em sistemas de controle distribuído. O maior desafio no desenvolvimento de sistemas distribuídos baseados em redes industriais é o efeito dos atrasos de comunicação da rede no desempenho do sistema de controle. Este fato tem norteado o desenvolvimento de modelos e ferramentas de simulação para calcular esses atrasos, analisar o desempenho e simular o comportamento temporal desses sistemas. Sob este contexto, apresenta-se o desenvolvimento de um modelo matemático e de um modelo com Redes de Petri Coloridas para simulação de sistemas de controle distribuído baseados no protocolo CAN. Os modelos desenvolvidos apresentaram grande flexibilidade e potencial de aplicação, permitindo a obtenção de diversos parâmetros relacionados ao desempenho da rede e do sistema distribuído. Além disso, um caso de estudo referente à simulação de um sistema distribuído com rede CAN para um robô móvel permitiu evidenciar que os modelos desenvolvidos podem ser utilizados para a análise de qualquer aplicação de sistemas de controle distribuído com redes CAN.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Barreto, Guilherme de A., Christof Dücker, Aluizio F. R. Araújo e Helge Ritter. "Implementação de um sistema de controle para o robô puma 560 usando uma rede neural auto-organizável". Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 13, n. 2 (agosto 2002): 141–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592002000200006.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste trabalho é proposta uma rede neural auto-organizável, chamada rede Competitiva e Hebbiana Temporal (CHT), capaz de aprender e reproduzir seqüências temporais complexas. Tais seqüências possuem elementos repetidos e/ou compartilham elementos com outras seqüências. Em ambos os casos ocorrem incertezas durante a fase de reprodução das seqüências armazenadas, sendo estas resolvidas por meio de informação de contexto. Pesos sinápticos competitivos codificam a parte estática das seqüências, enquanto a ordem temporal é codificada através de conexões laterais. A rede CHT faz uso eficiente de memória, pois armazena apenas uma única cópia de cada elemento repetido/compartilhado. Além disso, redundância no armazenamento dos elementos de uma seqüência a torna tolerante a ruídos e falhas. Foi utilizada uma plataforma de controle distribuído para avaliar a rede CHT no problema de planejamento de trajetórias para controle ponto-a-ponto, em tempo real, do robô PUMA 560. A performance do sistema de controle é comparada com a de outras redes neurais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Andrade, Michelle, e Maria Alice Prudêncio Jacques. "Operação em rede arterial sob controle semafórico do tipo fuzzy". TRANSPORTES 19, n. 2 (2 luglio 2011): 87. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v19i2.508.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Campos, Maxli Barroso, e Joberto Martins. "Uma proposta de arquitetura de segurança para a detecção e reação a ameaças em redes SDN". Revista Brasileira de Computação Aplicada 9, n. 1 (28 maggio 2017): 107. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v9i1.6595.

Testo completo
Abstract (sommario):
As Redes Definidas por Software (Software Defined Network – SDN) desacoplam o controle do encaminhamento de dados, oferecendo alta programabilidade e uma visão global da rede. A adoção dessa abordagem é crescente em redes empresariais, centros de dados e infraestruturas críticas como as redes elétricas inteligentes. No entanto, constitui-se um desafio não só prover segurança nessas redes de nova geração como também permitir que um ataque à rede seja suscetível a um procedimento de tratamento de incidentes e perícia forense. Desta forma, esse artigo propõe uma arquitetura de rede explorando os novos paradigmas das redes SDN com mecanismos implementados de detecção e reação a ameaças de segurança, capaz de fornecer recursos para realização de análises de intrusão e de ataques. De maneira geral, a arquitetura de segurança de rede proposta implementa mecanismos de proteção usando técnicas de Hardening e detecção e reação a ameaças de segurança usando tecnologia de detecção de intrusão por meio de IDS (Intrusion Detecction System), explorando as novas abordagens empregadas pela tecnologia das redes SDN e fornecendo recursos para realização de análise de intrusão e de ataques.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Albuquerque, Maria do Socorro Veloso, Heloísa Maria Mendonça de Morais e Luci Praciano Lima. "Contratualização em saúde: arena de disputa entre interesses públicos e privados". Ciência & Saúde Coletiva 20, n. 6 (giugno 2015): 1825–34. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015206.11862014.

Testo completo
Abstract (sommario):
A pesquisa analisou, no período de 2001-2008, a composição público-privada na rede municipal de saúde e aspectos do processo de contratualização dos serviços. O método de investigação foi o estudo de caso com pesquisa documental e entrevistas. Os sujeitos entrevistados foram ex-secretários de saúde, diretores da regulação e gerentes distritais. As categorias de análise utilizadas foram fundo público, redes de atenção e controle público. Os resultados demonstraram que a contratualização se restringiu a unidades filantrópicas. Em relação aos demais estabelecimentos privados vinculados à rede pública constatou-se o não cumprimento de aspectos programáticos, tais como a regulamentação dos processos licitatórios necessários para a contratualização. As instâncias gestoras não atuaram na direção de fortalecer os serviços públicos estatais, tampouco na formação de redes de atenção. Os estabelecimentos contratualizados desenvolveram suas atividades sem os efetivos mecanismos de controle, externo e interno, imprescindíveis ao uso adequado dos recursos que são públicos. As autoras concluem que a contratualização não alterou, significativamente, o padrão de compra e venda de serviços, não se constituindo, de fato, em um processo fortalecedor do papel da esfera pública.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Lyra Filho, Christiano, Patrícia Amâncio Vargas e Fernando José Von Zuben. "Redução de perdas em redes de distribuição de energia elétrica através de sistemas classificadores". Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 14, n. 3 (settembre 2003): 298–308. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592003000300009.

Testo completo
Abstract (sommario):
O problema de minimização de perdas técnicas em redes de distribuição de energia elétrica corresponde à definição da melhor configuração da rede, através do controle do estado das chaves seccionadoras do sistema. Usando uma terminologia de grafos, resulta um problema de otimização combinatória cuja solução requer a definição de uma árvore geradora de custo mínimo para a rede. Com o propósito de tratar o caso de perfis de demanda variantes no tempo, este trabalho apresenta os primeiros resultados obtidos com o uso do conceito de sistemas classificadores, uma abordagem de computação evolutiva, para encontrar configurações de rede próximas às de perdas mínimas. Seu principal atrativo é a possibilidade de aplicação à supervisão de redes em tempo real, propondo configurações que levem à redução de perdas sempre que forem identificadas variações significativas de demanda.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Ribeiro, Rafael Lustosa, e Laura Bacelar de Araujo Lourenço. "Aprendizagem de Ciências Morfológicas por meio da interatividade em rede social virtual". Brazilian Journal of Health Review 7, n. 4 (2 luglio 2024): e71014. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n4-020.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Avaliar o aprendizado de alunos de graduação em Enfermagem expostos a um grupo virtual, em rede social online, para estudos das Ciências Morfológicas, comparando-os com um grupo controle. Método: Estudo de intervenção e delineamento experimental. Resultados: Participaram da pesquisa 42 alunos aleatorizados em Grupo Experimental (GE) e Controle (GC). O GE foi submetido, além das aulas tradicionais ofertadas ao GC, a um complemento via grupo virtual no Facebook. Dados foram inseridos em banco de dados no Excel® e analisados pelo SAS e SPSS. Discussão: O estudo considerou que um desenho composto pelo blended learning de aulas presenciais e interação em rede social e grupo virtual esteve associado, de forma estatisticamente significativa, a resultados de melhor desempenho (nota e aprovação), contudo não de autoavaliação de conhecimentos. Conclusão: Redes Sociais virtuais demonstram potencial de ir além do entretenimento, proporcionando aos usuários influenciar e receber influência para construir e difundir conhecimentos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Andrioli, Leandro, Rodrigo Da Rosa Righi e Mateus Rauback Aubin. "Analisando métodos e oportunidades em redes definidas por software (SDN) para otimizações de tráfego de dados". Revista Brasileira de Computação Aplicada 9, n. 4 (13 dicembre 2017): 2. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v9i4.6948.

Testo completo
Abstract (sommario):
Redes de computadores são dinâmicas e requerem constante atualização e monitoramento de operações para atender ao crescente volume de dados trafegados. Isso gera diversos problemas de custo, bem como no gerenciamento e ajuste de desempenho para oferecer uma qualidade de serviço (QoS) granular, balancear a carga dos dados e controlar a ocorrência de congestionamentos. Como alternativa, um novo paradigma de rede programáveis vem sendo utilizado sob o nome de Redes Definidas por Software (SDN). A SDN consiste no desacoplamento do plano de dados e controle da rede, onde um controlador programável é responsável por gerenciar regras para o encaminhamento dos dados para diversos dispositivos. Assim, o hardware que fica no fluxo de dados da rede simplesmente endereça o encaminhamento dos pacotes de forma rápida de acordo com essas regras. Nesse contexto, esse artigo conduz um estudo sobre diferentes métodos e abordagens que estão sendo utilizados na literatura para solucionar problemas na otimização do tráfego de dados na rede através do uso de SDN. Em particular, o presente estudo se diferencia de outras revisões sobre SDN pois foca em questões como QoS, balanceamento de carga e controle de congestionamento. Por fim, além da revisão do estrado-da-arte de SDN perante as áreas mencionadas, apresenta-se também um levantamento de desafios futuros e oportunidades de pesquisa na área.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Sacomano Neto, Mário, e Oswaldo Mário Serra Truzzi. "Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilística". Gestão & Produção 16, n. 4 (dicembre 2009): 598–611. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2009000400009.

Testo completo
Abstract (sommario):
As empresas operam em um ambiente estruturado por vínculos estabelecidos com outras empresas e também com fornecedores, clientes concorrentes, instituições reguladoras, etc. Dessa forma, elas estão estrutural e relacionalmente imersas em redes de outros atores. Morfologicamente, toda rede é composta pelos nós (atividades ou empresas), posições na estrutura, ligações e fluxos entre os atores. A partir da análise morfológica e das propriedades da rede, é possível compreender como posições privilegiadas na rede refletem o acesso a recursos, informações, normas e legitimidade. Este artigo analisa como o posicionamento estrutural e relacional dos fornecedores de autopeças no consórcio modular condicionou a difusão do conhecimento, a criação de mecanismos de controle e a modificação das relações de poder entre montadora e fornecedores. Nesse sistema, toda a montagem dos veículos é realizada pelos modulistas instalados dentro da planta da montadora. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo realizado por meio de multicasos, envolvendo uma montadora (consórcio modular) e dois fornecedores de autopeças (modulistas). A coleta de dados primária foi realizada in loco por meio de observação e entrevistas em profundidade com diretores de produção das empresas mencionadas e da análise de documentos. As conclusões da pesquisa revelam que as redes densas e coesas, caracterizadas pelo consórcio modular, promoveram canais de difusão e transbordamento (spilllovers) dos conhecimentos técnicos e gerenciais entre a montadora e os modulistas estudados. Em contrapartida, a rede densa gera estruturas distintas de controle, altamente institucionalizadas, e redistribui o poder decisório em favor dos modulistas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Da Silva, Silvio Bitencourt. "COREOGRAFIA DE REDES DE INOVAÇÃO CONSTITUÍDAS A PARTIR DE UM LIVING LAB: UM ESTUDO DE CASO NA PLATAFORMA". MIX Sustentável 4, n. 1 (13 aprile 2018): 16–27. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2018.v4.n1.16-27.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo investiga a ampliação dos papéis de coordenação e gerenciamento em redes de inovação aberta identificadas como Living Labs através de um modelo conceitual denominado de Coreografia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso cuja unidade de análise se refere as ações tomadas para coordenação e gerenciamento da Plataforma Corais.org, já reconhecida como membro da European Network of Living Labs (Rede Europeia de Living Labs, em português). Os membros da rede participam de um processo de auto-organização em que a ordem emerge devido às interações entre membros em que simultaneamente todos estão envolvidos na gestão contínua da rede, onde a estrutura e o desempenho resultantes são co-produzidos por suas ações. Gera como implicações a teoria existente a criação de conhecimento sobre certas atividades auto-organizadas entre os membros da rede e orientadas pela informação: gestão do fluxo de conhecimento, gestão da apropriabilidade da inovação, gestão da estabilidade da rede e gestão da vitalidade e saúde da rede. Tais atividades levam à alavancagem da inovação e à coerência da inovação contribuindo com o alcance do resultado final de inovação de uma rede. Em termos gerenciais possibilita a obtenção de novos discernimentos quanto a liderança e o controle distribuídos entre os membros de redes de inovação em que os padrões de colaboração são mais relevantes na rede que os papéis individuais. As atividades inerentes a Coreografia possibilitam a definição de um tipo de modelo de gestão de relações colaborativas no uso de redes para o desenvolvimento de inovações.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Duarte, André Luís Faria, Luiz Alexandre Valadão de Souza, David Gradvohl de Macêdo e Josir Simeone Gomes. "Produção acadêmica brasileira sobre controle gerencial: mapeamento e análise de rede". Research, Society and Development 9, n. 9 (2 settembre 2020): e662997511. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7511.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo se configura na análise das publicações de artigos que abordam a temática de controle gerencial no sistema de indexação Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL) e nos Anais dos congressos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), em função da ampliação sobre o atual estado de pesquisa no campo, bem como sobre a rede de autores que interage e atua em toda a sua abrangência. Desta forma, tem como objetivo alcançar entendimento sobre o desenvolvimento das pesquisas na área de Controle Gerencial e ampliar o conhecimento sobre sua rede de autores. Neste contexto, foi utilizada a Análise de Redes Sociais para detalhar as interações e determinar os protagonismos dentro do campo de estudo. Como principal resultado, destaca-se uma tendência errática de crescimento da área, embora com nítido crescimento nos anos recentes. Além disso, há evidências que o perfil dos autores é variado e o nível de envolvimento irregular. O estudo recomenda aprofundamentos e novos levantamentos sobre os grupos de pesquisas, e o nível de envolvimento institucional com as temáticas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Peres, Letícia M., Ligia Setenareski, Luis C. E. Bona e Elias P. Duarte Jr. "Neutralidade da Rede no Brasil:". Abakós 11, n. 2 (13 novembre 2023): 114–34. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-9451.2023v11n2p114-134.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Neutralidade da Rede (NR) assegura uma Internet aberta, na qual os usuários têm direitos assegurados. Em linhas gerais, a NR determina que os provedores de Internet não podem bloquear, estrangular, ou priorizar o conteúdo que trafega em suas redes. Além disso, a NR garante a livre concorrência e incentiva a inovação na rede. O debate sobre a NR tem sido longo e controverso. É fato, entretanto, que as mais diversas violações da NR têm sido identificadas ao redor do planeta. Este trabalho descreve o ecossistema de agentes envolvidos na fiscalização da NR no Brasil e apresenta o Observatório da Neutralidade da Rede como ferramenta de controle social, para fiscalização de violações visando a garantia de direitos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Barbosa da Silva, Victor Renan, Júnior Hiroyuki Ishihara, Ingrid Luna Baia Viana, Juliana Melo de Sousa e Davi Edson Sales e Souza. "Análise do aproveitamento energético em redes de distribuição de água com a utilização de bombas como turbina (BFT)". Revista DAE 71, n. 241 (26 giugno 2023): 65–77. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2023.039.

Testo completo
Abstract (sommario):
As redes de distribuição de água (RDAs) necessitam de pressão adequada para entregar água aos usuários. Em alguns casos, a pressão é excessiva e geralmente é dissipada por válvulas redutoras de pressão (VRP), que acabam desperdiçando essa energia contida na rede. Devido à necessidade mundial de buscar tecnologias de geração de energia renovável, pesquisadores estudaram a possibilidade de substituir essas VRPs por bomba funcionando como turbinas (BFT). Trata-se de uma bomba centrífuga operando inversamente em substituição VRP. Como as RDAs operam sob condições variáveis de vazão e pressão, a predição de BFTs ainda encontra dificuldades, o que prejudica seu controle efetivo da pressão quando substituem as VRPs. Esse trabalho analisa uma rede real com problemas na gestão das pressões. Localização distintas de VRPs para controlar a pressão da rede foram propostas em duas simulações hidráulicas. As VRPs foram substituídas por BFTs e foi avaliado qual configuração apresenta maior controle de pressão de abastecimento. A predição dessas máquinas foi realizada por um método conjunto que analisa toda a faixa de operação. Além disso, foram estimadas a quantidade de energia recuperada e as vantagens ambientais. Os resultados apontam o controle da pressão nas duas simulações (S1 e S2). Em S1, a pressão no Nó mais crítico foi reduzida em 42,80% e a recuperação de energia foi de 52 kWh/dia. Em S2, a pressão foi reduzida em 45,21% e a recuperação de energia foi de 190,96 kWh/dia; além de controlar melhor a pressão, os resultados de recuperação de energia foram 267% superiores a S1. O método conjunto, proposto na pesquisa, simplificou o processo de seleção e predição de BFT, e foi possível concluir que essas máquinas devem ser instaladas em paralelo com as VRPs, considerando que, quando as BFTs não podem ajustar a pressão em algumas horas do dia, as válvulas ajustam. Palavras-chave: Rede de distribuição de água. Predição de bomba como turbina. Controle da pressão. Recuperação de energia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Silva, Wanderson Michel, Rodrigo Siqueira Martins e Ronaldo Maia Medeiros. "ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE REDES USANDO UMA METODOLOGIA PROATIVA COM ZABBIX". HOLOS 8 (13 gennaio 2016): 277. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2441.

Testo completo
Abstract (sommario):
Diante do crescimento de empresas que adotam a tecnologia da informação como ferramenta estratégica e de controle, o gerenciamento de redes surge como necessidade em um ambiente que o número de dispositivos de redes aumenta com o decorrer do tempo. Visando a centralização da gerência de redes e o baixo custo para implementação, esse artigo propõe a utilização da ferramenta Zabbix e do protocolo SNMP, não somente para monitoramento e controle, mas para resolução e antecipação de problemas relacionados a equipamentos de rede.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Santos, Vivianni Marques Leite dos, e Maurício Bezerra de Souza Jr. "Identificação e Controle Preditivo do Processo de Craqueamento Catalítico do Petróleo". Revista Semiárido De Visu 1, n. 1 (30 aprile 2021): 47–64. http://dx.doi.org/10.31416/rsdv.v1i1.209.

Testo completo
Abstract (sommario):
Redes Neurais Artificiais (RNAs) constituem uma ferramenta que vem sendo utilizada para um grande número de aplicações bem sucedidas. Sua capacidade para modelagem empírica de processos complexos vem estimulando sua aplicação em engenharia. Este artigo trata o controle baseado em redes neurais do processo de craqueamento catalítico do petróleo, o qual é conhecido por envolver variáveis com comportamentos não lineares e com fortes interações. Para esta estratégia de controle, uma rede é usada como modelo interno para o controlador. O modelo convencional de Lee & Kugelman (1973) foi utilizado para gerar os dados. O comportamento estacionário foi analisado através dos diagramas de bifurcação para a concentração de coque no catalisador gasto e regenerado. A partir dos diagramas determinou-se os estados estacionários estáveis previstos para as concentrações de coque no catalisador dentro da faixa de operação. Realizou-se o controle da temperatura do riser baseado em RNAs e também o controle baseado no algoritmo DMC. Para os parâmetros ajustados, o controle baseado em RNAs mostrou mais eficiente e conservativo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Lopes, Iago França, e Ilse Maria Beuren. "INFLUÊNCIA DE PRESSÕES AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO DE REDES MEDIADAS PELOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL EM INCUBADORAS DE EMPRESAS". Revista Universo Contábil 16, n. 3 (25 giugno 2021): 91. http://dx.doi.org/10.4270/ruc2020317.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo contribui para uma melhor compreensão da conexão entre a contabilidade gerencial e o seu contexto social, ao oferecer explicações para o fenômeno formação de rede-de-atores em incubadoras de empresas, a partir de elementos contábeis e contingenciais, inscritos nesta investigação nas pressões ambientais. O estudo fundamenta-se na Teoria Ator-Rede (Actor-Network Theory - ANT) e no modelo das alavancas de controle de Simons (1995), para analisar a influência das pressões ambientais na formação de rede-de-atores, mediadas pelos Sistemas de Controle Gerencial (SCG), em incubadoras de empresas. A população da pesquisa compreendeu as incubadoras de empresas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A amostra consistiu em 76 questionários válidos respondidos pelos gestores. Os resultados da Modelagem de Equações Estruturais mostram que as pressões ambientais, entendidas como condições econômicas, influenciam positivamente nos SCG. Ademais, os SCG afetam positivamente elementos estruturais da formação de rede-de-atores. Tem-se ainda o papel mediador dos SCG, na sua dimensão interativa, na relação entre as condições econômicas e o processo de atração de interesses. A ANT explica esse papel mediador do SCG como uma relação sociotécnica, em que os elementos humanos e não-humanos estão congregados para o alcance de um objetivo. Conclui-se que as pressões ambientais conduzem para a readequação e adoção dos SCG, e que esses estão associados com a formação de redes-de-atores, podendo alterar os atores e a forma da sua relação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Fiore, Fabiana Alves, e Emília Wanda Rutkowski. "O uso das redes técnicas para a gestão de resíduos sólidos". Nature and Conservation 10, n. 1 (19 settembre 2017): 39–48. http://dx.doi.org/10.6008/spc2318-2881.2017.001.0004.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os dados públicos de gerenciamento dos resíduos sólidos no território brasileiro demonstram que a expectativa de maior controle das atividades, a partir da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ainda não foi atendida. A ausência de uma cultura de planejamento e, consequentemente, de disponibilidade de recursos, são possíveis causas da inexistência da gestão integrada e compartilhada de resíduos sólidos, determinada pelo referido instrumento legal. Para garantir a visão sistêmica na gestão integral dos resíduos gerados nos territórios, respeitando às diversidades e potencializando o controle social, faz-se necessário o uso de novas abordagens e estratégias para o planejamento e controle das ações. Nesta perspectiva, o presente artigo objetiva discutir as redes técnicas como um instrumento para a viabilização da gestão integrada e compartilhada de resíduos sólidos. A identificação e qualificação dos agentes sociais, dos fixos e fluxos da rede técnica real, e o reconhecimento da rede técnica proposta pelo arcabouço legal em cada território são camadas que, quando sobrepostos, levam à determinação da rede técnica ideal que realça as especificidades do território e cuja gestão se dá por e para os agentes sociais que as mobilizam. Uma vez que cada rede técnica pode ser utilizada separadamente e em diferentes escalas territoriais, seus limites de utilização serão determinados exclusivamente pelos escopos definidos pelos tomadores de decisão.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Da Silva Biancardi, Gabriel, e Mário Mestria. "Algoritmo Genético para Localização de Agregadores de Dados em Redes Elétricas Inteligentes". VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias 34, n. 1 (25 luglio 2024): 130–44. http://dx.doi.org/10.14295/vetor.v34i1.17790.

Testo completo
Abstract (sommario):
Redes Elétricas Inteligentes são um novo paradigma para os sistemas elétricos de potência que utilizam tecnologia digital avançada, permitindo maior controle sobre a rede elétrica, transmissão de dados em tempo real e transmissão de energia com mais eficiência. O problema enfrentado é como distribuir informações dos consumidores nessa nova concepção de rede elétrica para que atenda todos os consumidores, com o menor custo para os equipamentos de comunicação. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um programa computacional para calcular soluções adequadas para o problema de alocação de agregadores de dados em uma rede elétrica inteligente, usando um Algoritmo Genético. Esse algoritmo se subdivide nas etapas de criação da população inicial, avaliação, seleção, cruzamento e mutação, emulando a evolução biológica. Na literatura, Algoritmos Genéticos são muito utilizado para encontrar soluções em problemas de otimização combinatória. Os resultados computacionais apresentaram alto desempenho com as soluções melhores do que da literatura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Medeiros, Jackson Da Silva. "Dispositivos de subjetividades: algoritmos nas redes de poder e informação". Texto Digital 16, n. 1 (10 agosto 2020): 105–23. http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n1p105.

Testo completo
Abstract (sommario):
O trabalho busca lançar mão de um esboço de que permita análise sobre a produção, a circulação e o consumo de redes de comunicação dominadas/denominadas por algoritmos, em especial referente aos efeitos dessas redes na (re)configuração da subjetividade digital. Para tal, busca em Michel Foucault, a partir da noção de economia política da verdade, e em Gilles Deleuze e Félix Guattari, com a noção de rizoma, a caracterização das dimensões que materializam a rede de dispositivos de sociedades de controle.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Alves Furtado, Luan, Alda Viana Duarte, Cícero Joelson Vieira Silva, Daniela Passos de Almeida Tavares e Karen Tayna Fernandes de Almeida Nóbrega. "Proposta de medidas de controle na drenagem urbana do bairro Santa Cecília, em Cajazeiras - PB". Revista DAE 72, n. 243 (20 dicembre 2023): 78–89. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2024.006.

Testo completo
Abstract (sommario):
A expansão urbana tem provocado profundas mudanças no meio ambiente, afetando negativamente características como a permeabilidade dos solos e o escoamento natural de águas precipitadas. A ausência de políticas públicas e de sistemas de manejo pluvial configura um dos principais problemas identificados nos centros urbanos brasileiros. Dentro do contexto de precariedade dos mecanismos de gestão da drenagem urbana na cidade de Cajazeiras-PB, temos como área de estudo o bairro Santa Cecília. O presente artigo apresenta propostas de medidas estruturais e não estruturais para promover a drenagem na área do bairro, por meio de um sistema hidráulico de galerias e aplicação de técnicas compensatórias como medida de gestão pluvial sustentável. Foi empregada como metodologia de dimensionamento hidráulico a sistematização de galerias, que utiliza, em detrimento do método racional, o cálculo de velocidade e lâmina d’água para monitoramento da economicidade de cada trecho. Constatou-se durante o estudo a inexistência de plano diretor de drenagem urbana no município, sendo o controle de drenagem baseado na empregabilidade de medidas paliativas em nível local. Também foi possível concluir a insuficiência de dispositivos de drenagem, bem como precariedade das redes atualmente em uso. Concluiu-se, ao final do estudo, que 95,91% do sistema seria composto por galerias de microdrenagem e apenas 4,09% da rede teria diâmetros de macrodrenagem. Além disso, 46,09% da rede seria composta pelo menor diâmetro admissível para drenagem urbana, correspondente a 400 mm. Foram propostas medidas de controle da drenagem como a interligação de rede a canais já existentes e adoção de técnicas compensatórias como bacias de infiltração. Como sugestão para a garantia de funcionamento pleno do sistema, sugeriu-se o incentivo à adoção de medidas de controle na fonte. Palavras-chave: Drenagem urbana. Planejamento urbano. Projeto.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Rodrigues, Eduardo. "Quem está no comando? Poder entre grupos econômicos hegemônicos no Brasil". Pesquisa & Debate Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política 35, n. 1(63) (12 luglio 2023): 171–92. http://dx.doi.org/10.23925/1806-9029.v35i1e62294.

Testo completo
Abstract (sommario):
Refletimos sobre o controle corporativo brasileiro, levando em conta as relações acionárias das 200 principais holdings. O controle acionário foi modelado a partir da Análise de Redes Sociais, sendo utilizados grau de saída, grau de saída ponderado e centralidade de intermediação. Os centros hegemônicos são o setor energético, finanças e saúde privada. Apenas 20% das empresas concentra 80% do controle acionário e 1% quase 1⁄4. Dessas 62 empresas, 29 pertencem aos três setores mencionados, sendo 3 estatais, 9 estrangeiras e 17 privadas. A Eletrobrás possui o maior controle do fluxo acionário. Os três sócios da 3G Capital são as pessoas físicas mais poderosas. Considerando o controle acionário direto, a principal é a Rede D ́Or. A economia em território nacional está sob o controle de pouquíssimos clusters privados, nacionais e estrangeiros, muito mais influentes do que a capacidade estatal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Silva, Luiz Henrique Santos, Consuelo Cristina Gomes Silva, Gabriele Costa Gonçalves Dantas, Luiz Eduardo Amorim Dos Santos, Fillipe Valente Braz e Roberto José Batista Câmara. "Estratégia de sincronização e controle de conversores utilizados em Geração Distribuída". Peer Review 5, n. 9 (20 maggio 2023): 125–38. http://dx.doi.org/10.53660/453.prw1102.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho apresenta uma técnica de sincronização baseado em separação de componentes em sequência com objetivo de garantir o adequado funcionamento dos sistemas de controle dos conversores de potência utilizados em Geração Distribuída (GD). A metodologia proposta utiliza o algoritmo dos mínimos quadrados recursivo ponderado para atuar nas amostras das tensões Vα e Vβ e separar as contribuições das sequências positiva e negativa em um sistema de coordenadas estacionárias a fim de compensar distúrbios associados a operação desequilibrada dos sistemas de distribuição. O desempenho da técnica de sincronização é avaliada através de simulações desenvolvidas no software Matlab© que reproduzem as condições mais adversas no funcionamento dos sistemas de controle e sincronização utilizado em GD emulando a dinâmica de injeção de corrente na rede elétrica. Os resultados demonstraram, além da eficácia do método sugerido perante aos distúrbios presentes na rede elétrica, a simplicidade de sua realização.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Fonseca, Juliete dos Santos Amaral, Helena Maria Scherlowski Leal David, Tarciso Feijó da Silva, Tatiana Cabral da Silva Ramos, Ana Carolina Lopes Neves e Rogério Bittencourt de Miranda. "Redes sociais, acesso e regulação dos serviços de saúde em um município de pequeno porte do Rio de Janeiro, Brasil". Ciência & Saúde Coletiva 23, n. 10 (ottobre 2018): 3211–22. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182310.15492018.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O objetivo deste estudo foi conhecer as relações sociais dos trabalhadores em saúde da atenção básica para a regulação da assistência à saúde na perspectiva da rede social. Estudo descritivo com abordagem quantitativa em quatro unidades de atenção básica, setor controle e avaliação, tratamento fora de domicílio e coordenadoria de atenção básica. A coleta de dados foi realizada pela entrevista semiestruturada entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, e os dados foram analisados pela Análise de Redes Sociais com apoio dos softwares Ucinet e Netdraw, que permitiram a análise das métricas e a criação do sociograma. Na dinâmica reticular os atores com maior centralidade de grau e de intermediação foram controle e avaliação, coordenador da atenção básica e coordenador do Tratamento Fora de Domicílio. O enfermeiro e o Agente Comunitário de Saúde emergiram como central em relação à intermediação, o que explicita a sua relevância como articuladores na rede. A forma com que a rede se articula e a dinâmica das relações sociais entre as equipes refletem na qualidade do serviço e na continuidade do cuidado. A substituição dos agentes comunitários nas equipes de saúde da família marca um retrocesso pois influencia nas relações sociais destes atores com a população.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Bobato, Daniela Schmitt, Cláudia Solange de Moura, Luiz Lyra Acosta Paz, Josvaldo Medeiros de Melo, Danni Maisa da Silva, Júlio Cesar Grasel Cezimbra, Karuany Dorneles da Rosa et al. "Diagnóstico do processo de aquisição da merenda através do PNAE em municípios da Região Noroeste do RS". RealizAção 7, n. 13 (30 giugno 2020): 165–82. http://dx.doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.11872.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivou-se realizar um diagnóstico da aquisição da merenda escolar através do PNAE em municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários nos órgãos de compra e controle do PNAE, em escolas municipais e estaduais. Os resultados indicam que os seguintes percentuais dos alimentos destinados à alimentação escolar foram adquiridos da agricultura familiar: 40%, na rede municipal de ensino de Santo Augusto e 30,23% na rede estadual, em 2015/1; 64,91% na rede municipal de Três Passos e 40,12% na rede estadual, em 2014; 30% na rede municipal de Redentora e 23% na rede estadual, em 2015/1. Embora ainda haja dificuldades associadas ao PNAE, o programa contribui para a valorização da agricultura familiar e possibilita a inserção deste setor em processos de comercialização de alimentos destinados à merenda escolar em âmbito local ou regional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Gonçalves, João Paulo, Fernando das Graças Braga da Silva, Alex Takeo Yasumura Lima Silva e Claudio Abiar Lourenço. "Estratégias operacionais visando a sustentabilidade hídrica e energética de simulação e dimensionamento de redes de abastecimento de água". Research, Society and Development 10, n. 13 (11 ottobre 2021): e257101321315. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21315.

Testo completo
Abstract (sommario):
A preocupação com sustentabilidade aplica-se as redes de distribuição hidráulicas, sendo responsáveis pelo transporte de um bem cada vez mais precioso que é a água potável. Estes sistemas tem em média perdas elevadas por diversos motivos. O foco aqui é a questão do excesso de pressão na rede ocasionado pela operação ineficaz. Assim, o investimento em melhorias dos sistemas torna-se essencial. Deste modo, este trabalho objetiva a proposição de procedimento para estratégias operacionais para controle de pressões para redução de perdas de água e análise financeira paralela. A metodologia é baseada em simulações hidráulicas de sistema real de área com topográfica acidentada estabelecendo-se cenários de análise e fazendo análises econômicas. O estudo foi feito para uma rede de distribuição real. Os resultados demostraram que ocorreram melhorias no controle de pressões e consequente redução de perdas de água nos cenários com atribuição de válvulas a trechos, proposição de bombas, variação de níveis de reservatórios entre outras proposições. Concluiu-se que o procedimento proposto, embora baseado em simulações computacionais pode ser considerado importante, pois a experiência foi feita para um sistema real que representa um conjunto expressivo de sistemas encontrados em operação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Oliveira, Noory Lisias, Diana Ramos-Oliveira e Claudia Helena Cerqueira Marmora. "INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM CRECHE DA REDE MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS - RIO DE JANEIRO". Saúde e Pesquisa 11, n. 3 (13 novembre 2018): 579. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n3p579-587.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como objetivo avaliar os ganhos cognitivos motor após intervenção preventiva fisioterapêutica em crianças de seis creches que atendem à população de baixa renda do município de Petrópolis, Rio de Janeiro, no ano de 2016, organizadas em grupo controle e intervenção, em uma metodologia quase-experimental, com crianças de seis a 12 meses de idade, durante 40 dias. O grupo intervenção teve sessões individuais de fisioterapia com duração de 15 minutos. O grupo controle seguiu a rotina da creche. As crianças foram avaliadas pelo teste Denver em pré-teste e pós-teste. No teste preliminar, os resultados apontaram uma homogeneidade no atraso motor nos dois grupos principalmente no item linguagem (70%), que se modifica no grupo intervenção no pós–teste com 100% de ganho e o aparecimento de piora no pós–teste do grupo controle (84,6%), demonstrando a necessidade de desenvolver atitudes promotoras de estimulação cognitivo motor.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Simão, Marina Pires de Lima, Danilo Hisano Barbosa, Juliana Sayuri Kurumoto Barbosa, Gislaine Camila Lapasini Leal, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez e Syntia Lemos Cotrim. "Emerging trends and collaborative network patterns on Reverse Logistics". Independent Journal of Management & Production 9, n. 2 (1 giugno 2018): 321. http://dx.doi.org/10.14807/ijmp.v9i2.689.

Testo completo
Abstract (sommario):
Logística reversa consiste no planejamento, implementação e controle do fluxo reverso de produtos pós-venda e pós-consumo. O objetivo deste artigo é identificar redes colaborativas emergentes e áreas científicas em Reverse Logistics (RL) usando análises temporais, geoespaciais e tópicas. O estudo baseia-se na análise das redes bibliométricas, uma técnica utilizada para medir o desenvolvimento científico, os índices de produção e a disseminação do conhecimento. Os principais resultados da pesquisa destacam a relação das áreas de conhecimento e lacunas científicas, a identificação dos principais autores e os aspectos relacionados à rede social de cooperação dos autores, como país, citações e densidade da rede.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Adam, Júlio Cézar, Iuri Andréas Reblin e Marcelo Saldanha. "IGREJA EM REDE E LITURGIA ONLINE, É POSSÍVEL?" Estudos Teológicos 60, n. 2 (12 novembre 2020): 598. http://dx.doi.org/10.22351/et.v60i2.4115.

Testo completo
Abstract (sommario):
Diante da pandemia da Covid-19, uma doença respiratória que tem o isolamento social como melhor forma de controle, as igrejas e religiões se viram impelidas a ocupar o espaço virtual, buscando a sobrevivência de seus cultos comunitários. Nesse contexto, o presente ensaio perguntará acerca da possibilidade de uma celebração comunitária em rede, usando a internet como meio. Para tanto, fará a contextualização de conceitos fundamentais como mídia, tecnologia e linguagem, para, então, pensar os elementos do culto on-line: o espaço, o tempo, o rito e a interação. Ao final, analisamos alguns casos de uso de tecnologia na celebração do culto ou serviço religioso, compreendendo como ela contribui para a fundamentação de uma forma de enfrentar os desafios trazidos a nós pela atual pandemia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Coelho, Leandro dos Santos, e Viviana Cocco Mariani. "Sistema híbrido neuro-evolutivo aplicado ao controle de um processo multivariável". Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 17, n. 1 (marzo 2006): 32–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592006000100004.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo apresenta uma nova abordagem para o projeto de um controlador PID (proporcional, integral e derivativo) multivariável baseado em uma rede neural e um algoritmo genético. O projeto do controlador PID multivariável é dividido em três etapas distintas. Na primeira etapa, uma rede neural de funções radiais de base é utilizada para identificação do processo multivariável. Na segunda etapa, o projeto do controlador é realizado, de forma off-line, baseado na sintonia de ganhos do controlador PID. Esta etapa é realizada através de uma otimização via algoritmos genéticos visando-se controlar o modelo do processo obtido pela rede neural de funções radiais de base. Na terceira etapa, os ganhos do controlador PID obtidos através de otimização genética e modelo neural são validados no processo prático. O desempenho desta proposta de projeto de controle multivariável é apresentado e discutido. O projeto do algoritmo de controle é validado de forma experimental em um processo multivariável denominado bola e chapa (ball-and-plate). Este processo consiste de uma chapa articulada em seu centro tal que a inclinação da chapa pode ser manipulada em duas direções perpendiculares. O objetivo básico é controlar a posição de uma bola que rola livremente sobre a chapa, aplicando-se tensões aos motores, estas baseadas no conhecimento da posição da bola medida pelo sistema de visão.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Ribeiro Júnior, Jaime, Carlos Silvio Gomes Júnior e José Dos Reis de Moura Júnior. "LÓGICA FUZZY APLICADA NA DEFINIÇÃO DA LARGURA DE BANDA MÁXIMA DE UM USUÁRIO DE REDE DE COMPUTADORES". Revista Mediação (ISSN 1980-556X) 17, n. 1 (29 luglio 2022): 129–51. http://dx.doi.org/10.31668/mediacao.2022.v17e1.13254.

Testo completo
Abstract (sommario):
lógica nebulosa (fuzzy) é utiliza para modelar sistemas lógicos multivalorados com variáveis linguísticas, capaz de lidar com sistemas que são criados para tratar problemas que possuem algum grau de incerteza. As Redes Definidas Por Software (SDN) provem mecanismos onde softwares inteligentes possam fazer o controle automático da rede, neste contexto controlar a largura de banda dos usuários é relevante. O problema de designar a largura de banda máxima de um usuário em uma rede de computadores possui variáveis linguísticas com certo grau de incerteza. Este trabalho vai mostrar os principais elementos que constitui a lógica nebulosa, suas origens e mostrar os resultados obtidos em um protótipo de aplicação para a resolução do problema citado utilizando a linguagem Python.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Cirino, Andréia Lopes Cirino, Breno Augusto Diniz Pereira, Bruno Tavares e Fernanda Cristina da Silva. "Estrutura e mecanismos da governança em rede na implementação de políticas públicas". Cadernos Gestão Pública e Cidadania 29 (9 febbraio 2024): e89644. http://dx.doi.org/10.12660/cgpc.v29.89644.

Testo completo
Abstract (sommario):
As interações entre os diversos atores envolvidos na construção e implementação de uma política pública ocorrem de maneira frequente e contínua. Em vista disso, essas interações tendem a ser institucionalizadas, estabelecendo-se regras formais e informais, arenas de deliberações, jurisdições e procedimentos para as decisões e ações conjuntas, o que caracteriza a governança em rede. Este estudo buscou compreender a estrutura e os mecanismos da governança em rede na implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se como fonte de dados pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para uma rede com coordenação centralizada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e baixa formalização. No que tange à estrutura da rede e aos mecanismos de governança, constatou-se que o CMDCA é um ator central que realiza ações de coordenação, controle/monitoramento e incentivo. A coordenação se dá basicamente por meio de reuniões mensais, controle por meio da fiscalização das entidades cadastradas e do repasse de informações, e o incentivo ocorre por intermédio do suporte disponibilizado por recursos, intermediações e informações. O estudo contribui com a discussão sobre o papel da governança em rede na produção e implementação de políticas, oferecendo insights úteis e ferramentas conceituais para possibilitar uma melhor compreensão sobre esse arranjo estrutural.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Marocco, Beatriz, e Christa Berger. "A notícia como forma de controle social". Revista Contracampo, n. 14 (1 gennaio 2006): 07. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v0i14.510.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os jornais fazem da realidade matéria. Acontecimentos e indivíduos são materializa- dos em figuras que dão conta de objetos parciais, inscritos no seio de uma "realidade" jornalística. Dois autores nos parecem indispensáveis para pensar em relações entre notícia e controle social. Park e Foucault. Ambos, em diferentes épocas, dedicaram-se ao jornalismo, de forma e intensidade diferentes, quando esse começou a se cristalizar como um dispositivo do modo de vida capitalista. Neste artigo, pretendemos enquadrar o pensamento desses dois autores no sistema do arquivo, que, em seu sentido foucaultiano, possibilita avançar nas relações em rede que as mais diversas teorias que se ocupam do jornalismo nos diferentes umbrais de constituição do pensamento jornalístico podem manter entre si (Foucault, 1995).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Feio, Thiago Alves, e Patricia Kristiana Blagitz Cichovski. "ILUSÃO DIGITAL E A AUTODETERMINAÇÃO DEMOCRÁTICA NAS REDES SOCIAIS." Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos 4, n. 2 (20 dicembre 2018): 23. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9660/2018.v4i2.4736.

Testo completo
Abstract (sommario):
O potencial democrático foi expandido com o avanço da tecnologia, entretanto, pode se mostrar apenas em termos formais. O trabalho questiona em que medida as redes digitais podem propiciar o exercício substancial da democracia no Brasil, frente ao ilusório controle sobre acesso de dados na rede e aos déficits de formação no País? O objetivo é analisar possibilidade do exercício adequado da democracia no Brasil, com o uso de redes sociais. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica e o método foi hipotético-dedutivo. Há graves obstáculos ao exercício substancial da democracia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Assis, Walber Rodrigues de. "REDE NEURAL ARTIFICIAL: IDENTIFICAÇÃO DE ACADÊMICOS EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM POSSIBILIDADE DE DESISTÊNCIA". Cadernos Cajuína 5, n. 3 (9 settembre 2020): 534. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.348.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Este trabalho desenvolveu-se no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, <em>Campus</em> São Raimundo Nonato, cujo objetivo principal foi avaliar a capacidade de uma rede neural artificial Perceptron Multicamadas em identificar acadêmicos de Licenciatura em Matemática com possibilidade de evadir-se do curso. A metodologia empregada dividiu-se em 03 etapas: A primeira etapa, foi destinada a um levantamento junto ao controle acadêmico do Campus; na etapa seguinte, realizou-se uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática; a terceira etapa, examinou-se a eficiência da rede neural artificial, através do software Weka, para prever evasões de acadêmicos. Os resultados obtidos decorrem da utilização de tecnologias da informação, no qual, deduziu-se ser viável utilizar uma rede neural artificial para prever desistências de acadêmicos de um curso de Licenciatura em matemática.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Reis, Eduardo José Farias Borges dos, Fernando Martins Carvalho, Tânia Maria de Araújo, Lauro Antônio Porto e Annibal Muniz Silvany Neto. "Trabalho e distúrbios psíquicos em professores da rede municipal de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil". Cadernos de Saúde Pública 21, n. 5 (ottobre 2005): 1480–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2005000500021.

Testo completo
Abstract (sommario):
Um estudo de corte transversal, com todos os professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, investigou a associação entre conteúdo do trabalho (demanda psicológica e controle sobre o trabalho) e a ocorrência de distúrbios psíquicos menores (DPM) entre professores. O Modelo Demanda-Controle, de Karasek, foi utilizado para avaliar o conteúdo do trabalho. Para mensuração dos distúrbios psíquicos menores utilizou-se o Self-Report Questionnaire-20. A prevalência de DPM foi de 55,9% entre os 808 professores estudados. A prevalência bruta de DPM mostrou associação positiva e significante com demanda psicológica e associação negativa e significante com controle sobre o trabalho. As prevalências de DPM foram mais elevadas em professores com trabalho em alta exigência, caracterizado por alta demanda e baixo controle (RP = 1,74; IC95%: 1,44-2,10) e naqueles em trabalho ativo, com alta demanda e alto controle (RP = 1,35; IC95%: 1,13-1,61) quando comparadas à dos professores em trabalho de baixa exigência (baixa demanda e alto controle), depois de ajuste para confundidores num modelo de regressão logística múltipla. Conclui-se que a saúde mental dos professores está fortemente associada ao conteúdo de seu trabalho.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Pires de Sousa Silva, Leonardo, Levy Rodrigues Cavalcante, Denisia De Vasconcelos Mota, Lucas Taylan Pontes Medeiros, Adson Bezerra Moreira e Vanessa S. C. Teixeira. "GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA A PARTIR DO GERADOR SÍNCRONO DE IMÃ PERMANENTE CONECTADO À REDE ELÉTRICA". Revista Brasileira de Energia Solar 12, n. 1 (8 novembre 2021): 69–78. http://dx.doi.org/10.59627/rbens.2021v12i1.339.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo analisa o comportamento de um sistema de energia eólica quando submetido à variação de potência produzida na geração. A conexão de sistemas de geração distribuída à rede elétrica impõe desafios no controle da potência gerada, visto que toda demanda da carga deve ser suprida integralmente. Nesse sentido, é proposto o controle de potência em um sistema de geração de energia eólica com uso de um gerador síncrono de ímã permanente (GSIP) de velocidade variável. As potências ativa e reativa são controladas no conversor do lado do gerador (CLG) pela orientação do fluxo rotórico no eixo-d. No conversor do lado da rede (CLR), a potência injetada na rede é controlada pelo sincronismo entre a tensão da rede e a corrente produzida no CLR. A estrutura do sistema consiste em um GSIP com capacidade nominal de geração de 12 kW conectado através de um conversor CA/CC a um elo CC que, por sua vez, é conectado à rede por um conversor CC/CA. Neste esquema, o CLR é usado para controlar a tensão do elo CC e das correntes entregues ao ponto de acoplamento comum (PAC). Os resultados de simulações permitem inferir que a técnica empregada no controle de potências do sistema analisado mostrou-se satisfatório para a geração de energia eólica entregue à rede elétrica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Giffoni, Tomás Fortes, Fernando das Graças Braga da Silva, Alexandre Kepler Soares, José Antonio Tosta dos Reis e Alex Takeo Yasumura Lima Silva. "Setorização em redes de distribuição de água: uma revisão bibliográfica sistemática". Research, Society and Development 10, n. 12 (18 settembre 2021): e206101220330. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20330.

Testo completo
Abstract (sommario):
Devido à atual conjuntura econômica dos países e à crescente necessidade de garantir a sustentabilidade dos serviços, as empresas fornecedoras estão desenvolvendo técnicas para a otimização dos recursos disponíveis. Dentre as diversas falhas identificadas nos sistemas de distribuição de água, destaca-se o alto índice de perdas de água. Este problema está sendo minimizado pela combinação da setorização das redes com o gerenciamento de pressão. A setorização consiste na sua divisão em setores menores (Distritos de Medição e Controle - DMC's), de forma a reduzir a complexidade presente na gestão da rede, garantindo maior confiabilidade e melhorando a vida útil das tubulações e dispositivos do sistema. Assim, esta pesquisa visa reunir sistematicamente o conhecimento científico sobre a setorização aplicada em redes de distribuição de água, considerando artigos acadêmicos publicados e três bases de dados de grande relevância na literatura científica. A abordagem metodológica do presente trabalho foi uma revisão sistemática da literatura sobre o assunto. Um total de 37 artigos foram sistematicamente identificados e revisados, por meio dos quais foi possível identificar os artigos mais relevantes. São extraídas as principais metodologias aplicadas ao processo de setorização, os algoritmos adotados e os principais benefícios decorrentes da aplicação do seccionamento da rede.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Dallabona, Lara Fabiana, Leonardo Tomasoni Nardelli e Ana Rita Venzon Fernandes. "Variáveis Contingenciais e Sistemas de Controle Gerencial Predominantes em uma Rede de Supermercados do Brasil". Revista Evidenciação Contábil & Finanças 7, n. 1 (24 gennaio 2019): 58. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n1.37862.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Identificar a percepção dos líderes em relação às variáveis contingenciais e os Sistemas de Controle Gerencial predominantes em uma rede de supermercados do Brasil.Fundamento: A Teoria da Contingência propõe que as estruturas organizacionais e os processos eficientes dependem do contexto da organização (Waterhouse & Tiessen, 1978), o que sugere que variáveis contingenciais, como o tamanho, ambiente, estrutura e outras, influenciam o desempenho e a utilização dos Sistemas de Controle Gerencial.Método: Trata-se de um estudo quantitativo com utilização da técnica de consenso, pesquisa descritiva e de levantamento, envolvendo uma amostra de 126 líderes, com cargos de diretores, gerentes, supervisores e outras funções com poder de decisão nos supermercados pesquisados.Resultados: Houve predominância da variável contingencial tecnologia, seguida da incerteza ambiental. Os gestores dos supermercados precisam estar atentos a novas tendências, a fim de agilizarem processos e diminuírem custos para serem capazes de fidelizar e atrair novos clientes. Os Sistemas de Controle Gerencial predominantes foram os controles formais. Esses sistemas englobam o orçamento tradicional e métodos de custeio que auxiliam na tomada de decisões.Contribuições: Por considerar que a Teoria da Contingência existe no contexto da mudança ambiental evolucionária, as organizações eficazes são aquelas capazes de adaptarem-se as variáveis ambientais (Wright, Kroll & Parnell, 2007). Estudos envolvendo a Teoria da Contingência se tornam relevantes ao explorar algumas variáveis contingenciais que impactam na gestão organizacional e consequentemente nos SCG, o que faz com que este estudo se torne relevante para a literatura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Brunelli, Rafael Rogério. "Sistemática de gestão eficaz & sustentável : rede de células integradas de controle". Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 6, n. 1 (6 agosto 2013): 21–53. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v6i1.345.

Testo completo
Abstract (sommario):
O sucesso das organizações depende basicamente da motivação e do comprometimento que todos os colaboradores possuem. É fundamental que se possa entender algumas das dificuldades que reduzem o grau de comprometimento, a satisfação, a eficiência nas operações realizadas, buscando-se assim informações específicas e estudos aplicados, desenvolvendo desta forma, resultados baseados em novas práticas de gestão. O artigo em questão apresenta novas soluções para a gestão de atividades operacionais em Unidades de Educação e Tecnologia SENAI – FIERGS, visando basicamente a implementação de sistemáticas de gestão baseadas em células integradas de controle. Cada célula representa uma determinada área de atividades locais, integradas e controladas de forma racional e eficaz. Apresenta-se neste artigo também, resultados de uma pesquisa de satisfação e cooperação técnica, relacionada à nova sistemática de gestão, parâmetros que indicam novos entendimentos, ações e resultados. No desenvolvimento deste artigo, que se trata de um estudo de caso, se oferece de forma racional, uma série de oportunidades e sugestões de melhorias para muitas das áreas de maior impacto nas operações e resultados educacionais, técnicos e tecnológicos das Unidades SENAI – FIERGS.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Luengo, Claudia Abe Gargel, Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Augusto Luengo Pereira Nunes e Vera Lucia Tieko Suguihiro. "O Compliance Como Instrumento de Monitoramento e Controle da Administração Pública". RGC - Revista de Governança Corporativa 9, n. 1 (15 giugno 2022): e0108. http://dx.doi.org/10.21434/iberoamericanjcg.v9i.108.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo tem como objetivo levantar o estado da arte acerca do compliance na Administração Pública produzido no meio científico nacional e a compreensão da sua abrangência. A abordagem utilizada foi quantitativa e descritiva, através da pesquisa bibliográfica para coleta de dados. Buscou-se analisar periódicos selecionados da biblioteca eletrônica SPELL com a utilização da técnica de análise de conteúdo. A relevância do estudo está em analisar o estado da arte do compliance presente na administração pública e relacioná-lo com as leis bibliométricas e a verificação da rede de autoria, pois há diversos estudos e levantamentos do compliance, mas voltados para a administração privada. Como resultado observou-se que a Revista de Administração Pública foi o periódico que mais publicou sobre o tema, houve um crescimento das publicações ao longo dos anos, sendo 2019 e 2020, os anos com mais publicações. Observou-se que há aplicabilidade da lei de Lotka nos artigos analisados, porém não houve aplicabilidade da lei de Bradfort e de Zipf. A rede de autoria possui uma densidade de 0.037, considerada como uma rede fraca. A seguinte pesquisa contribui para mapear e identificar as produções, sua evolução ao longo dos anos, as contribuições e redes entre os autores e traz o levantamento dos artigos mais citados no cenário nacional na área do Compliance, sendo este um roteiro básico para os pesquisadores que desejam iniciar a pesquisa na área.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Sernagiotto, Marco Aurélio, Valério Rosset e Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento. "Seleção otimizada de enlaces no contexto das redes ATN/IPS". Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa 21 (21 luglio 2020): 85–90. http://dx.doi.org/10.55972/spectrum.v21i1.82.

Testo completo
Abstract (sommario):
As mudanças na rede de telecomunicações aeronáuticas para o uso do protocolo de internet – ATN/IPS (Aeronautical Telecommunication Network/ Internet Protocol Stack) – trouxeram o desafio de gerenciar o tráfego na rede, fins manter disponíveis as comunicações dos serviços essenciais ao controle de tráfego e defesa aérea, mesmo em cenários com a degradação dos enlaces. Devido à heterogeneidade das capacidades de transmissões dos diferentes enlaces presentes nessa infraestrutura, o sistema tende a sofrer com gargalos em períodos de maior utilização. Ao otimizar a alocação dos pacotes e distribuir a carga entre os enlaces, há um aproveitamento melhor de toda a infraestrutura, que pode ser dimensionada com vistas a atender às demandas dos serviços com eficiência. O objetivo deste artigo é apresentar um modelo de decisão baseada em multiatributo e otimização combinatória, que permita aprimorar a seleção de enlaces para transmissões de dados na ATN/IPS. O modelo permite o balanceamento de carga e, do ponto de vista de gestão de rede, um melhor dimensionamento da capacidade de transmissão dos enlaces. Além do modelo combinado para a otimização na alocação dos pacotes da rede aeronáutica ATN/IPS, o artigo traz uma revisão dos métodos utilizados associados ao problema de seleção em redes heterogêneas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Sá, Priscila Cathlen Alves, Ana Quezia, Cleber Marcus, Claudemiro Lima Júnior, Alexandre M. A. Maciel e Carmelo Bastos-Filho. "YOLOv8 para Controle de Produção Pós-colheita e Beneficiamento de Frutos". Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 9, n. 1 (30 dicembre 2023): 115–22. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v9i1.2788.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo teve como objetivo avaliar o desempenho do modelo de inteligência artificial YOLOv8 para identificar contentores de frutos em imagens e vídeos. Os resultados mostraram que a rede é capaz de atingir alta precisão, tanto em imagens quanto em vídeos, mesmo em condições adversas. A pesquisa operacional (PO) desempenha um papel fundamental nesse trabalho, pois é utilizada para modelar o problema de negócio, identificado como a ausência de controle, em tempo real, da quantidade de frutos beneficiados e como o monitoramento desses contentores pode fornecer métricas para estimativas essenciais de controle de colheita.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Sousa, Lucília Abrahão e., Dantielli Assumpção Garcia e Daiana de Oliveira Faria. "Eu curto, tu curtes, ele (não me) curte: Notas sobre o funcionamento de arquivos no Face". RUA 23, n. 2 (5 dicembre 2017): 221. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v23i2.8651141.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste texto, sob a perspectiva teórica da Análise de Discurso (Pêcheux, 1997), partindo da noção de arquivo e centro de controle das casas de memória, analisamos a reconfiguração da internet colaborativa (web 2.0) e o modo como essa possibilita/permite o ordenamento dos arquivos digitais. Para tanto, tomamos como materialidade significante a rede social Facebook. Interessanos refletir a respeito dos recursos que o “efeito Facebook” colocou em circulação para seus sujeitos-navegadores. Se em seu início, somente fotografias eram partilhadas, hoje, já é possível disponibilizar notícias, textos, vídeos, músicas. Contudo, como mostramos neste trabalho, não sem controles, estabelecidos pela rede, na qual se permitem certas passagens de dizer, de acessar, de guardar e se impedem tantas outras
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Nunes, Alexandre Morais. "Rede hospitalar pública em Portugal: resultados de diferentes modelos organizacionais". Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 9, n. 1 (12 giugno 2020): 154–72. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v9i1.13286.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os hospitais públicos em Portugal, com o objetivo de aumentar a sua produtividade, eficiência e qualidade, passaram por várias reformas ao longo dos últimos 17 anos. Como resultado, existem diferentes modelos organizacionais (Hospitais, Centros Hospitalares e Unidades Locais de Saúde) e dois estatutos jurídicos (o empresarial - E.P.E. e outro em parceria público-privada - PPP). O presente artigo tem por objetivo apresentar e comparar os resultados dos hospitais públicos nos diferentes modelos de organização e estatuto jurídico, em 2015, tendo por base os indicadores de acesso, desempenho/eficiência e qualidade. Como método recorreu-se à revisão da literatura e à análise dos indicadores de acesso, eficiência e qualidade coletados junto dos sistemas de informação do Ministério da Saúde. Como principais resultados, relativamente ao modelo organizacional, os Centros Hospitalares apresentam ótimos resultados na assistência, os hospitais em parceria público-privada apresentam os melhores resultados quanto ao tempo de permanência e à utilização da capacidade instalada (geral e em ambulatório). No entanto, as Unidades Locais de saúde apresentam os melhores resultados na articulação com a atenção primária, na cirurgia de ambulatório, no cumprimento dos tempos máximos de resposta e no controlo da infeção. E conclusão, dos vários modelos, verifica-se que é nas Unidades Locais de Saúde que se pode encontrar um equilibro entre acesso, eficiência, produtividade, desempenho, qualidade e controle de custos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

GOULART, Isabela Maria Bernardes, Valéria Ribeiro LOPES e Darla MASSUDA. "Fatores que interferem no controle da hanseníase na rede básica de assistência a saúde". Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas 16, n. 1/2 (30 novembre 1991): 7–15. http://dx.doi.org/10.47878/hi.1991.v16.35225.

Testo completo
Abstract (sommario):
Foram avaliados os motivos de irregularidade dos pacientes no controle de Hanseníase no Centro de Saúde do bairro Tibery, onde Já estava implantado o programa descentralizado de atendimento ao portador da doença. De um total de 115 pacientes registrados na unidade, foram detectados através das fichas de aprazamento e banco eletrônico, 45% de faltosos no controle em 1987 (52 pacientes). Foram aplicados questionários em visitas domiciliares a 24 destes (46%), sendo que, 28 pacientes (54%) não foram localizados devido à mudança de endereço ou recusa em responder o questionário. Analisou-se as formas clinicas apresentadas, a faixa etária, a situação trabalhista, os exames dermato-neurológicos e baciloscápicos no último ano, o uso regular da medicação, o conhecimento sobre a doença e as causas relatadas pelos pacientes de falta ao controle. São discutidas as falhas do programa de controle da hanseníase relacionando os fatores psicossociais e técnico-operacionais que interferem na Integração do programa como atividade de rotina nos Centros de Saúde.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Cordeiro, Nádia Cristina de Souza, Marli Marques, Leonardo Henriques Portes e Albert Schiaveto de Souza. "Programa de controle do tabagismo em Mato Grosso do Sul". Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 19, n. 46 (4 agosto 2024): 3565. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc19(46)3565.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: O estudo teve por objetivo avaliar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) em Mato Grosso do Sul, taxas de cobertura, abandono, cessação, uso de medicamentos, rede de serviços de saúde e as razões pelas quais algumas Equipes de Saúde da Família de Campo Grande ainda não aderiram ao programa. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, baseada em dados primários e secundários sobre o PNCT em Mato Grosso do Sul. Os dados primários foram obtidos por meio de questionário aplicado aos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF) de Campo Grande, sem oferta do programa e avaliados quanto à frequência e presença de correlação entre as variáveis analisadas utilizando V de Cramer e teste de χ2. Os dados secundários foram obtidos do consolidado do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva com os registros produzidos pelos serviços. Resultados: As taxas de adesão, efetividade e apoio farmacológico na capital e interior foram: 66,80 e 59,79%; 20,58 e 34,91%; 32,14 e 99,86%, respectivamente. A oferta do programa ocorreu em 49,37% municípios e 43,85% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estimadas. Houve correlações entre ser capacitado e implantar o programa; treinamento de ingresso e oferta na UBS. As dificuldades relatadas pelos profissionais foram a pandemia de COVID-19, a sobrecarga e/ou equipe pequena e/ou falta de tempo e a ausência de capacitação/treinamento. Conclusões: O PNCT em Mato Grosso do Sul apresenta baixa cobertura e oferta restrita na rede de saúde, além do desempenho mediano de assistência aos tabagistas. Evidencia-se a necessidade de investimento em capacitação/treinamento, prioritariamente para as ESF de Campo Grande, dando-lhes condições de responder às necessidades de promoção da saúde, reconhecendo o programa como de maior custo-efetividade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Telles, Maria Alice da Silva, Alexandre Menezes e Anete Trajman. "Gargalos e recomendações para a incorporação de novas tecnologias na rede pública laboratorial de tuberculose no Brasil". Jornal Brasileiro de Pneumologia 38, n. 6 (dicembre 2012): 766–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132012000600013.

Testo completo
Abstract (sommario):
Novas tecnologias para o diagnóstico da tuberculose foram recentemente recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Algumas recomendações da OMS incluem a elaboração de um plano estratégico para a adequação da rede, investimentos em supervisão e controle de qualidade, implementação de um sistema de gerenciamento de ambiente laboratorial, sem o que nenhuma nova tecnologia poderá ser eficazmente incorporada. Realizamos um levantamento da rede laboratorial de tuberculose no Brasil para identificar possíveis gargalos para a incorporação dessas tecnologias. Identificamos escassez de recursos para supervisão e controle de qualidade, baixa solicitação de culturas, ausência de sistemas eficazes de informação laboratorial e o desconhecimento da rede periférica municipal quanto às necessidades futuras na infraestrutura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Costa, Bruna Marangoni Brancaleone, e Irineu Francisco Barreto Junior. "Hiperexposição Pessoal nas Redes Sociais e seus Reflexos no Direito". Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias 4, n. 1 (21 agosto 2018): 92. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0049/2018.v4i1.4299.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo analisa os riscos da hiperexposição pessoal nas redes sociais, fenômeno contemporâneo inserido no contexto da Sociedade da Informação, e seus reflexos na área do Direito. Com o advento da internet e das redes sociais, tornou-se habitual que a maior parte dos cidadãos divulguem suas informações em redes sociais sem terem a devida dimensão do impacto que essa excessiva exposição possa provocar. A segurança na rede costuma ser negligenciada e a exposição exacerbada torna vulnerável a proteção da privacidade, tornado os indivíduos vulneráveis aos mecanismos de controle do Estado e do Mercado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Moura, Maria Martha Duque de, e Renato Peixoto Veras. "Acompanhamento do envelhecimento humano em centro de convivência". Physis: Revista de Saúde Coletiva 27, n. 1 (gennaio 2017): 19–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000100002.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Este artigo discute o papel dos centros de convivência no acompanhamento do envelhecimento humano. A partir de revisão bibliográfica, exploramos história, experiências e possibilidades dos centros de convivência. Percebemos "senicultura" como cultivo, mas também controle social do idoso. Evitando o controle, a rede de cuidados pode nortear suas ações pela autoavaliação do idoso e sua percepção de qualidade de vida. Enfatizamos a importância dos vínculos, a relação cuidador-cuidado como espaço de transformação da maneira de lidar com o envelhecimento. Propomos centros de cuidado como estratégia para evitar o isolamento dos idosos e oportunizar a convivência intergeracional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia