Articoli di riviste sul tema "Cocitação"

Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Cocitação.

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Cocitação".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Castanha, Rafael Gutierres, Edmilson Alves dos Santos Júnior e Jéssica Beatriz Tolare. "Cultura da convergência". Em Questão 29 (30 novembre 2022): 122198. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245.29.122198.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa analisa a “cultura da convergência” por meio de indicadores bibliométricos de produção, citação e relacional de cocitação autores. De maneira específica, avalia a produção científica utilizando indicadores de produção e citação, e, caracteriza os principais influentes sobre a temática por meio da análise de cocitação entre autores. Para isso, realizou buscas pelo termo convergence culture na base de dados Web of Science e avaliou a produção de artigos entre os anos de 2008 e 2021, juntamente com as citações recebidas e revela, por meio da análise de cocitação de autores, os principais influentes sobre a temática. Para análise das cocitações, utiliza o conceito de recitações diacrônicas de autores por documento para construção da estrutura intelectual do domínio em questão. Apresenta, enquanto resultado, uma baixa produtividade de artigos próxima a saturação, 34% dos artigos sem citações recebidas e com clara desaceleração das citações por artigo. Ilustra que a estrutura intelectual da temática é composta por 46 autores mais recitados em toda obra com destaque para Henry Jenkins, Scolari, Willians, Bruns, Couldry, Deuze e Carpentier. Conclui baixa produtividade sobre a temática e com fortes influências do pioneiro Henry Jenkins, sendo este o autor mais citado, recitado e cocitado dentre todos autores citados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Alves, Bruno Henrique. "Visibilidade científica dos pesquisadores no Grupo de Trabalho - 4 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação por meio da citação e cocitação". Brazilian Journal of Information Science 14, n. 3 (31 agosto 2020): e020005. http://dx.doi.org/10.36311/1940-1640.2020.v14n3.10142.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa objetiva analisar os pesquisadores de maior visibilidade que contribuíram para o desenvolvimento da temática do Grupo de Trabalho - 4 - Gestão da Informação e do Conhecimento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação por meio da análise de citação e cocitação, no período de 2013 a 2019. O levantamento dos dados deu-se a partir de uma súmula constituída das 109 pesquisas, sem autocitação. Nesse conjunto, apresentou-se um total de 2.604 referências. Por fim, construiu-se a matriz quadrada de tamanho 74X74 pesquisadores e utilizou-se o software Ucinet para gerar a rede de cocitação. Como resultados, desse conjunto de pesquisadores, 46 (62,2%) apresentaram vínculos com o Brasil. As maiores frequências de cocitações encontram-se entre Davenport, T. e Prusak, L. (34 cocitações); Nonaka, I. e Takeuchi, H. (28 cocitações), entre outros. Como considerações finais, a análise de citação pode ser utilizada para identificar a frente de pesquisa, e a análise de cocitação é utilizada para identificar a similaridade temática.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Carvalho, Rodrigo A. de, Francieli A. L. Muck, Sabrina S. Corrêa, Catarina P. de Carvalho e Sônia Elisa Caregnato. "Métodos de seleção de autores para estudos de cocitação". Brazilian Journal of Information Science: research trends 15 (18 maggio 2021): e02109. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02109.

Testo completo
Abstract (sommario):
Trata da análise de cocitação de autores – ACA, mais especificamente apresenta uma proposta para definir a seleção de autores. Objetivos: a) comparar dados de citação total, citação por documento citante e cocitação de autor com ele mesmo, para definir o indicador mais apropriado para a seleção; e b) propor uma forma para estabelecer um ponto de corte para a criação das matrizes. Dois conjuntos de dados, recuperados na Web of Science, foram utilizados: conjunto A, composto de 17.992 referências de 421 artigos, Conjunto B. composto de 5.771 referências de 151 artigos. A citação por documento citante é mais apropriada para classificar os autores do que as citações totais e a cocitação do autor com ele mesmo. Incluir autores cujas citações por documentos citantes somadas atingem aproximadamente 20% mostrou-se apropriado, mas autores citados uma única vez não devem fazer parte dos cálculos. Nos dados do Conjunto A, foram definidos 180 autores (20,6% da soma das citações) e 72 autores (20,1% da soma das citações), considerando as todas as posições de autoria das referências e as primeiras posições, respectivamente. Conclui-se pela validade da proposta por contextualizar os dados analisados diante do todo e considerar a melhor distribuição dos autores citados no corpus.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida, Irlane Batista Figueredo, Sara do Nascimento Cavalcante, Eliane Jiliane Duarte da Silva e Flávia Lorenne Sampaio Barbosa. "Políticas Públicas de Saúde para a Juventude - Estudo Bibliométrico e Agenda de Pesquisa com base na Web of Science". Ciência & Saúde Coletiva 27, n. 10 (ottobre 2022): 3975–85. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320222710.04812022.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo A pesquisa descreve o campo de estudo sobre políticas de saúde pública para a juventude com suporte em mapas bibliométricos, na perspectiva de apresentar gaps de pesquisa. A partir do perfil exploratório-descritivo, utilizou-se o software VOSviewer, com dados extraídos em outubro de 2021, e os descritores “public”, “youth”, “health” com o conectivo “and”, que resultou em 172 artigos. Foram descritas redes de: coautorias por países; coocorrência por palavras-chave; cocitação por artigo; cocitação por referência citada; acoplamento bibliográfico; cocitação de autores. Os resultados evidenciam um campo interdisciplinar, representado por estudos da área de educação, trabalho social, direito, ciências sociais, com importante recorrência do tema saúde mental, violência, obesidade, bem como discussão sobre uso e abuso de substâncias, como por exemplo, o cigarro. Observam-se debates sobre a configuração social, definida pela ideia de comunidade, bem como sua prevalência e prevenção se apresentam no escopo desses estudos. Por fim, oito temas de agenda de pesquisa são derivados da discussão sobre o crescente movimento para a promoção da saúde como política pública, ao passo que aspectos socioeconômico-culturais se apresentam com maior ênfase, na busca de compreensão sobre impactos desse cenário para a juventude.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Castanha, Rafael Gutierres, Wilson Roberto Veronez Junior e Rafael Cacciolari Dalessandro. "As relações e influências da epistemologia social no Brasil: uma análise bibliométrica". AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 10, n. 2 (22 aprile 2021): 5. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i2.77628.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: Apresenta um estudo da produção científica a respeito da temática Epistemologia Social no Brasil por meio de uma análise bibliométrica utilizando-se de indicadores relacionais de citação e cocitação de autores e busca analisar os principais influentes da temática na produção científica nacional. Método: Na análise realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, SciELO e BRAPCI, tendo como foco os trabalhos produzidos no cenário nacional, recuperaram-se 24 documentos e um total de 516 diferentes autores citados. Foi aplicada a lei de Elitismo de Price para filtrar apenas os autores mais citados e foi gerada uma lista com 22 autores mais citados. Resultados: Os autores mais citados foram Jesse Shera, Luciano Floridi e Steve Fuller. Dentre os autores brasileiros presentes nas obras recuperadas, destaca-se Tarcisio Zandonade. Ao realizar a análise de cocitação de autores foi observado que os autores mais recorrentes em cocitação foram Shera, Hjorland, Egan e Zandonade. Conclusão: As pesquisas relacionadas à Epistemologia Social em âmbito nacional possuem ainda pouca produção e contam apenas com um autor brasileiro juntamente com os fundadores Egan e Shera, seu crítico Floridi e os demais teóricos, Fuller, Goldman, Hjorland e Budd, compondo assim a identidade científica da temática apresentada.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Manhique, Ilídio Lobato Ernesto, e Helen De Castro Silva Casarin. "Estrutura intelectual dos estudos da competência informacional na perspectiva fenomenográfica: uma análise por meio da citação e cocitação". Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 11, n. 3 (20 luglio 2018): 751–68. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10460.

Testo completo
Abstract (sommario):
As análises de citação e cocitação são indicadores bibliométricos que fornecem dados objetivos para a compreensão da estrutura intelectual de um domínio do conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar, a partir da análise de citações e cocitações, a estrutura intelectual dos estudos da competência informacional com enfoque na abordagem fenomenográfica ou relacional. Especificamente, mapeou-se os autores mais produtivos, autores mais citados, sua filiação institucional, países que mais produzem sobre a temática e criou-se, por meio do software Ucinet, a rede de cocitação indicando a frequência de cocitação entre os autores. A coleta de dados foi feita por meio de um levantamento na base de dados internacional – SCOPUS, - utilizando a seguinte expressão de busca ("information literacy") AND ("phenomenographic" OR "relational*"). A pesquisa retornou apenas 18 trabalhos válidos, todos na língua inglesa, maioritariamente, produzidos por autores da Austrália, de onde provém o trabalho seminal sobre a abordagem fenomenográfica da competência informacional. Isto mostra que esta perspectiva teórico-metodológica ainda está em busca de sua penetração no campo da Ciência da Informação. Conclui-se que é necessário que sejam feitos estudos futuros, englobando outras bases de dados internacionais para se ter o contexto global sobre a estrutura intelectual deste objeto.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Pavarina, Etefania Cristina. "Histórias em quadrinhos e Ciência da Informação: uma análise da comunidade discursiva". AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 12 (29 dicembre 2023): 1. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v12i0.90160.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: Esta pesquisa apresenta um estudo da comunidade discursiva de histórias em quadrinhos na Ciência da Informação, com o objetivo de analisar essa comunidade, identificar seus pesquisadores, as bases de seus fundamentos teóricos e as principais temáticas abordadas. Método: Pesquisa descritiva, de natureza quali-quantitativa, realizada por meio de uma pesquisa nas bases de dados Web of Science e BRAPCI, com foco em estudo bibliométrico por meio da análise de citação e cocitação dos trabalhos recuperados nos cenários nacional e internacional. Resultados: Recuperaram-se 114 artigos que possuem um total de 233 autores e 2.977 citações. Destacam-se, na análise de cocitação, W. Vergueiro e S. McCloud, ambos autores presentes tanto na literatura nacional quanto internacional. A análise de cluster de palavras-chave identificou que os estudos no Brasil e no exterior possuem poucas temáticas em confluência, como por exemplo, questões relacionadas à leitura, linguagem, organização do conhecimento, saúde e representação. Conclusão: A literatura internacional sobre a temática ainda não possui bases epistemológicas consolidadas devido ao baixo percentual de autores citados com frequência. Por outro lado, os estudos nacionais apontam um maior consenso teórico no que se refere à fundamentação epistemológica de suas pesquisas ao apresentar autores recorrentes em cocitação como W. Vergueiro, W. Eisner, S. McCloud e B. M. S. Luyten.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Grácio, Maria Cláudia Cabrini. "Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual". Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 21, n. 47 (12 settembre 2016): 82. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p82.

Testo completo
Abstract (sommario):
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p82A análise relacional de citação, realizada sobretudo pelos métodos de cocitação e de acoplamento bibliográfico, permite conhecer as relações estruturais de conectividade teórico-metodológica de um domínio, a proximidade, a vizinhança, a associação e a interlocução estabelecida entre documentos e pesquisadores, entre outros, como reconhecidos pela comunidade científica. Esses dois métodos têm sido utilizados, individualmente, para a compreensão da comunicação científica, a frente de pesquisa e a estrutura intelectual de domínios científicos. Recentemente, tem se observado estudos comparativos entre eles a fim de verificar suas adequações e eficiência como indicadores de similaridade ou proximidade temática. Neste contexto, dada a importância desses métodos para as análises bibliométricas e de domínio, este estudo tem por objetivo discutir aspectos teóricos e conceituais inerentes aos dois métodos de análise das relações entre citações, Análise de Cocitação de Autores e Análise de Acoplamento Bibliográfico de Autor, visando contribuir para as reflexões e desenvolvimento dos estudos teórico-metodológico brasileiros na temática.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Moresi, Eduardo Amadeu Dutra, e Isabel Pinho. "Análise bibliométrica da pesquisa em educação durante a pandemia da COVID-19". ETD - Educação Temática Digital 24, n. 1 (16 febbraio 2022): 238–56. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v24i1.8666120.

Testo completo
Abstract (sommario):
O surgimento do novo coronavírus e a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, obrigou muitos governos de diversos países a determinarem que as instituições interrompessem o ensino presencial, exigindo que estudantes e professores mudassem, quase da noite para o dia, para a educação virtual. Diante desse cenário totalmente novo e inesperado, transformações profundas ocorreram nos ambientes escolares. O objetivo deste artigo é identificar os temas de pesquisa em educação durante a pandemia, a partir de pesquisa bibliográfica na base Web of Science e de análise de redes de coocorrência de palavras-chave e de cocitação de referências citadas. A metodologia da pesquisa seguiu as seguintes etapas: desenho da pesquisa com a definição do objetivo e a expressão de busca; obtenção das redes de coocorrência de palavras-chave e de cocitação de referências citadas; cálculo das métricas de análise de redes – grau médio, classes de modularidade e centralidade de autovetor; identificação das palavras-chaves e das referências cocitadas com as maiores centralidades de autovetor. A pesquisa bibliográfica revelou que houve uma mobilização da comunidade científica para investigar e publicar seus resultados de pesquisas sobre o tema. As redes de coocorrência e de cocitação evidenciaram uma predominância no emprego de tecnologia da informação e comunicação para dar suporte às atividades pedagógicas, viabilizando a continuidade das atividades escolares em ambiente virtual.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Santos, Fernanda Bochi dos, Rene Faustino Gabriel Junior e Ana Maria Mielniczuk de Moura. "Análise de cocitação e identidade do periódico Em Questão". Em Questão 27, n. 4 (29 settembre 2021): 469–87. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245274.469-487.

Testo completo
Abstract (sommario):
A identidade de citação é o conjunto de autores que um pesquisador recita em suas pesquisas. O mesmo conceito é aplicado no contexto do periódico científico, buscando identificar o repositório teórico destacado pela revista. Portanto, nossa pesquisa tem como objetivo identificar a identidade de citação da revista Em Questão, a partir da análise de citação. Neste estudo, utilizou-se um recorte temporal de 18 anos, separado em três períodos de seis anos, que compreendem: 2003-2008; 2009-2014; 2015-2020. Os dados foram coletados na base de dados Brapci e transportados para o Excel, com a identificação dos campos de autores, do ano de publicação, do título do periódico e do tipo de publicação. Os resultados mostram que a tipologia documental predominante foram os livros, correspondendo a mais de 45% das citações, 35% de artigos científicos, 10% de capítulo de livro, e os demais documentos abaixo de 5%. Contudo, em 2014, o uso dos artigos científicos sobrepôs-se aos livros, concentrando-se em torno de 40%. Dos 20 periódicos científicos mais citados, 12 (60%) são nacionais e oito são estrangeiros (40%). Sugere-se pesquisas comparando com outros periódicos nacionais voltados à Ciência da Informação, bem como um estudo com o mesmo recorte temporal para identificar a elite de pesquisa ao longo dos 18 anos de existência da Em Questão.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Piovezan, Luciana Beatriz, e Mariângela Spotti Lopes Fujita. "Análise de cocitação de autores: uma aplicação em estudos de indexação". Em Questão 21, n. 1 (8 maggio 2015): 110. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245211.110-129.

Testo completo
Abstract (sommario):
Apresenta-se a avaliação da indexação, enquanto ferramenta que permite a melhoria contínua dos sistemas de informação, por meio do aperfeiçoamento da indexação de assuntos. Surgindo a necessidade de situar os estudos de avaliação da indexação, localizando seu núcleo de pesquisadores e correntes ideológicas. Buscou identificar a produção brasileira no tema “avaliação da indexação” e realizar análise de cocitação de autores de modo a compreender a interlocução entre os pesquisadores inseridos nessa temática. Para tanto, realizou estudo teórico sobre indexação e avaliação do processo de indexação e pesquisa bibliométrica por meio de estudo de colaboração científica apoiado pela análise de cocitação de autores. Descobriu que há um interesse crescente pela temática em Ciência da Informação. A análise de redes sociais permitiu visualizar a presença das três principais correntes do tratamento temático da informação influenciando a literatura brasileira da área, destacando-se os nomes Lancaster e Chaumier.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Pereira, Veridiana Rotondaro, Marly Monteiro de Carvalho e Roberto Gilioli Rotondaro. "Um estudo bibliométrico sobre a evolução da pesquisa da qualidade em serviço". Production 23, n. 2 (2 agosto 2012): 312–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132012005000053.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste trabalho é identificar as obras de maior influência sobre a disciplina de qualidade em serviço, bem como analisar as mudanças ocorridas em sua estrutura intelectual ao longo do tempo. A metodologia adotada baseia-se em técnicas bibliométricas de análise de citação e cocitação aplicadas aos artigos publicados sobre o tema, disponíveis na base de dados ISI Web of Science (1983 a 2011). Para avaliar a produção nacional, uma pesquisa similar foi realizada no Scielo (1993 a 2011), com a adoção de metodologia qualitativa. Os resultados obtidos nas análises de citação e cocitação apontaram o uso de modelos clássicos da qualidade como base para a qualidade em serviço. Em contrapartida, a análise dos dados de ambas as bases indicou uma predominância de adoção pelos pesquisadores de autores e ferramentas das décadas de 1980 e 1990. Destacando-se o setor de saúde em termos de produção.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Moutinho, José da Assunção, e Roque Rabechini Junior. "Gestão de projetos no contexto público: mapeamento do campo de investigação". Revista de Administração Pública 54, n. 5 (ottobre 2020): 1260–85. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220190327.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O advento da Nova Gestão Pública introduziu o conceito de gestão de projetos, até então exclusivo do setor privado, abrindo caminho para o aumento da eficiência do Estado. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é localizar, sintetizar e identificar as proximidades teóricas entre os estudos de gestão de projetos no contexto público. Para alcançá-lo, definiu-se a abordagem metodológica bibliométrica recorrendo à análise relacional de citações, realizada pelos métodos de cocitação e de pareamento bibliográfico, a fim de descobrir relações de conectividade entre as obras publicadas. As análises fatoriais exploratórias da cocitação e do pareamento conduziram a 6 fatores, indicando a estrutura intelectual e possibilitando, também, a geração de um framework de integração dos fatores a partir das citações mais frequentes. Os resultados indicaram a prevalência de estudos sobre competências em gestão de projetos e governo eletrônico. Abre-se, ainda, o leque de discussões com a apresentação de uma agenda especificamente direcionada à gestão de projetos públicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Moutinho, José da Assunção, e Roque Rabechini Junior. "Project management in the public context: research field mapping". Revista de Administração Pública 54, n. 5 (ottobre 2020): 1260–85. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220190327x.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O advento da Nova Gestão Pública introduziu o conceito de gestão de projetos, até então exclusivo do setor privado, abrindo caminho para o aumento da eficiência do Estado. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é localizar, sintetizar e identificar as proximidades teóricas entre os estudos de gestão de projetos no contexto público. Para alcançá-lo, definiu-se a abordagem metodológica bibliométrica recorrendo à análise relacional de citações, realizada pelos métodos de cocitação e de pareamento bibliográfico, a fim de descobrir relações de conectividade entre as obras publicadas. As análises fatoriais exploratórias da cocitação e do pareamento conduziram a 6 fatores, indicando a estrutura intelectual e possibilitando, também, a geração de um framework de integração dos fatores a partir das citações mais frequentes. Os resultados indicaram a prevalência de estudos sobre competências em gestão de projetos e governo eletrônico. Abre-se, ainda, o leque de discussões com a apresentação de uma agenda especificamente direcionada à gestão de projetos públicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Carvalho, Rodrigo Aquino de, Catarina De Quevedo Prestes de Carvalho e Sônia Elisa Caregnato. "Interpretação e validação de agrupamentos em análise de cocitação de autores: estudo exploratório e metodológico". Em Questão 25, n. 2 (26 aprile 2019): 89–116. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245252.89-116.

Testo completo
Abstract (sommario):
No contexto da fase de interpretação e validação de uma Análise de cocitação de Autores, são formulados os seguintes objetivos: (i) comparar dados dos artigos citantes do corpus com dados que caracterizam os citantes e os autores citados de um agrupamento de uma ACA; (ii) propor indicadores adicionais relacionados aos autores que formam um agrupamento; e (iii) visualizar a rede de documentos cocitados dos autores que formam o agrupamento. O trabalho é exploratório e metodológico e os dados foram retirados de 151 artigos da área da Organização do conhecimento, do período de 2011 a 2015, recuperados na Web Of Science. Uma matriz simétrica com 50 posições (autores com nove ou mais artigos citantes) gerou cinco agrupamentos. O principal agrupamento (17 autores) é o objeto dessa análise. Os autores são cocitados em 69 artigos. Das 131 relações dos autores nas referências, 84 ocorrem no parágrafo. Há dados que comparam citações, citantes e documentos citados para cada um dos 17 autores. São citados 230 artigos distintos no agrupamento. Conclui-se que a proximidade da cocitação no parágrafo valida o agrupamento e que os demais dados ampliam a visão da formação e da caracterização das relações de cocitação. Os resultados demonstram que os agrupamentos em uma ACA podem ser analisados como unidades autônomas e que a descrição dos dados que sustentam a formação do agrupamento (artigos e autores citantes) e que caracterizam os autores participantes e a rede de documentos cocitados, colabora na validação e interpretação das relações, pois apresenta dados objetivos. Espera-se que essa abordagem exploratória possa ser aplicada em outras ACA, independente da área.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Maricato, João de Melo, e Filipe Reis. "Relações interdisciplinares entre a Ciência da Informação e a Ciência da Comunicação: uma análise a partir de citações, formação das bancas e palavras-chave das teses das áreas". Perspectivas em Ciência da Informação 22, n. 1 (marzo 2017): 112–32. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2630.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Estuda relações interdisciplinares nas e entre as áreas de Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação, discutindo as mudanças de paradigmas que têm acontecido nessas disciplinas. Analisa as relações interdisciplinares com métodos bibliométricos e cientométricos, especificamente análises de coocorrência e cocitação. Coletou-se dados de teses de 4 programas de pós-graduação brasileiros (10 teses de cada um dos programas) e analisou-se relações entre as citações, entre a titulação da banca e entre as palavras-chave, com intuito de identificar coocorrências e, consequentemente, relações interdisciplinares nas e entre as duas áreas. Constatou-se que existem fortes relações quanto à análise de cocitação; grande variedade de formações dos membros das bancas e relativamente alta coocorrência destas entre as áreas, porém, mais intensas na área de Ciência da Informação e com mais interesse desta na área Ciência da Comunicação; não foram identificadas relações entre as duas áreas por meio da análise de coocorrência de palavras-chave. Conclui-se que ambas as áreas possuem características fortemente interdisciplinares, no entanto, são mais intensas da área de Ciência da Informação do que da Ciência da Comunicação, havendo mais interesse da primeira área na segunda.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Sousa, Evangelina da Silva, João Felipe Nogueira Matias, Gerliane Maia Costa, Luanna Mariane Pereira Ramos Gil, Daniel de Oliveira Sancho e Raimundo Eduardo Silveira Fontenele. "PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE ECONOMIA AZUL E SUSTENTABILIDADE". REVISTA FOCO 16, n. 10 (31 ottobre 2023): e1721. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n10-213.

Testo completo
Abstract (sommario):
Buscou-se com esta pesquisa analisar a produção científica internacional sobre Economia Azul e Sustentabilidade por meio de redes bibliométricas e redes sociais, por meio da utilização da base de dados Scopus. Para mapear a produção científica internacional sobre Blue Economy e Sustainability, foi realizado um estudo de natureza exploratória, utilizando a análise de redes bibliométricas, evidenciando uma análise descritiva das publicações científicas sobre a temática e as redes de coautoria; de cocitação, de acoplamento bibliográfico e de coocorrência de palavras-chave. A primeira publicação envolvendo a temática ocorreu em 2011. A partir de 2015, a produção científica apresenta crescimento nas publicações, evidenciando a evolução da construção sobre a temática. O autor mais prolífico da amostra, é Nathan J. Bennett, e o Journal Marine Policy, é o periódico com maior volume de produções na área. Quanto às redes de coautoria, de cocitação e de acoplamento bibliográfico observou-se baixa densidade das redes, indicando que há pouca interação entre os pesquisadores e que a temática requer ser bem mais difundida. Embora seja uma temática incipiente, é necessário maior integração entre os autores dos mais diversos países e instituições, acarretando a maximização da densidade das redes citadas. Na rede de tendências de pesquisa, a sustentabilidade é investigada a partir de suas diversas dimensões, não se restringindo apenas a sustentabilidade ambiental, posto que se verificaram as dimensões institucional, econômica, social e espacial no cerne das pesquisas, o que pode suscitar a construção de frameworks da Sustentabilidade voltada para a Economia Azul. Buscou-se com esta pesquisa analisar a produção científica internacional sobre Economia Azul e Sustentabilidade por meio de redes bibliométricas e redes sociais, por meio da utilização da base de dados Scopus. Para mapear a produção científica internacional sobre Blue Economy e Sustainability, foi realizado um estudo de natureza exploratória, utilizando a análise de redes bibliométricas, evidenciando uma análise descritiva das publicações científicas sobre a temática e as redes de coautoria; de cocitação, de acoplamento bibliográfico e de coocorrência de palavras-chave. A primeira publicação envolvendo a temática ocorreu em 2011. A partir de 2015, a produção científica apresenta crescimento nas publicações, evidenciando a evolução da construção sobre a temática. O autor mais prolífico da amostra, é Nathan J. Bennett, e o Journal Marine Policy, é o periódico com maior volume de produções na área. Quanto às redes de coautoria, de cocitação e de acoplamento bibliográfico observou-se baixa densidade das redes, indicando que há pouca interação entre os pesquisadores e que a temática requer ser bem mais difundida. Embora seja uma temática incipiente, é necessário maior integração entre os autores dos mais diversos países e instituições, acarretando a maximização da densidade das redes citadas. Na rede de tendências de pesquisa, a sustentabilidade é investigada a partir de suas diversas dimensões, não se restringindo apenas a sustentabilidade ambiental, posto que se verificaram as dimensões institucional, econômica, social e espacial no cerne das pesquisas, o que pode suscitar a construção de frameworks da Sustentabilidade voltada para a Economia Azul.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Yen-Tsang, Chen, Ronaldo Gomes Dultra-de-Lima e Karina Pretto. "ANÁLISE QUALITATIVA DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ETNOGRAFIAS EM ADMINISTRAÇÃO E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS". Administração: Ensino e Pesquisa 14, n. 2 (30 giugno 2013): 211. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2013.v14n2.64.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>A proposta deste artigo é investigar a evolução intelectual da etnografia nas áreas de administração e estudos organizacionais no período de 1995 a 2011, por meio da análise bibliométrica de citação e cocitação em publicações internacionais e, a partir de 2000, em publicações nacionais. Em relação às publicações nacionais, à medida que não é possível empregar a mesma técnica de citação e cocitação, optou-se por uma análise mais contextual do estágio em que se encontra a etnografia no Brasil. A metodologia empregada na condução desta pesquisa foi uma análise documental do estágio da etnografia em publicações internacionais e nacionais. Observou-se que, em estudos internacionais, os trabalhos etnográficos de Geertz (1973), Van Maanen (1988) e Clifford e Marcus (1986) tiveram contribuições importantes e, portanto, influenciaram sobremaneira as pesquisas posteriores. Essas pesquisas mostraram que esses autores tiveram maior proximidade e formaram o principal grupo em relação ao tema central. Também não foram observadas grandes alterações em relação ao cluster central, no período analisado, em periódicos internacionais. No âmbito nacional, pode-se afirmar que os estudos etnográficos ainda apresentam baixa popularidade entre os acadêmicos da área de administração, possivelmente, devido ao próprio método de pesquisa que requer longos períodos de tempo desde a coleta de dados, análise e até a publicação final.<br />Palavras-chaves: </p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Silva, Suely Ferreira, e Paula Carina de Araújo. "Análise Cientométrica das Publicações da Revista Educar em Revista (2001 a 2020)". Brazilian Journal of Information Science: research trends 17 (19 settembre 2023): e023038. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023038.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estudo da pesquisa e história da educação por meio de periódicos científicos, permite ampliar o conhecimento e evidenciar conteúdo importante para o fazer da educação, portanto o objetivo deste artigo foi analisar o periódico Educar em Revista da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no período 2001 a 2020. Desenvolve uma pesquisa descritiva, que combina abordagem quali/quantitativa para apresentação e análise dos dados por meio da bibliometria e cientometria. O corpus da pesquisa foi constituído por 1.182 artigos de um universo de 1.208 documentos. Os resultados revelaram o artigo científico como tipologia documental predominante e maior presença de autoria única; coocorrência de termos formada por 265 palavras, 19 cluster, 1245 links; rede de coautoria formada por 186 autores com pelo menos 2 artigos publicados, distribuídos em 150 clusters; rede de cocitação formada por autores que receberam no mínimo 10 citações, com ligação na rede e, predomínio temático para “formação docente”. Conclui-se que o estudo da produção científica continua sendo importante para demonstrar a relevância da comunicação científica na evolução da ciência e do periódico como instrumento de atualização e como base para registrar a contribuição científica dos pesquisadores. A análise da revista, além de contribuir para caracterizar a produção científica em Educação, permitiu identificar a coocorrência dos termos utilizados e a rede de cocitação, com destaque para Focault, Freire, Bordieu, Piaget, Morin, entre outros.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Santos, Fernanda Bochi dos, Gonzalo Rubén Alvarez, Rene Faustino Gabriel Junior e Ana Maria Mielniczuk de Moura. "Altmetria no Brasil: estudo de citação e cocitação na base de dados BRAPCI". Prisma.com, n. 36 (2018): 116–31. http://dx.doi.org/10.21747/16463153/36a7.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Devergenes, Natalia Maria, e Ana Luisa Boavista Lustosa Cavalcante. "Quantificação da produção científica sobre design colaborativo e sustentabilidade". Projetica 12, n. 1 (9 aprile 2021): 246. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p246.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como principal objetivo demonstrar a produção científica sobre Design Colaborativo e Sustentabilidade. Para tanto, realizou-se: (1) uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), para indicar o estado da arte; (2) uma análise diacrônica, para indicar a quantidade de trabalhos por ano; e (3) uma análise de cocitação, para indicar quais autores possuem maior proximidade teórico-conceitual. Os resultados demonstram a numerosa presença de correntes teóricas interdisciplinares, que relacionam tecnologia, ambiente e sociedade; e lacunas em correntes teóricas dedicadas à sustentabilidade social.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Castanha, Rafael Gutierres. "The Coupler". RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 20 (1 dicembre 2022): e022029. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8671208.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: O uso de linguagens de programação no contexto dos Estudos Métricos da Informação tem conquistado espaço junto à comunidade científica da área devido sua praticidade, gratuidade e possivelmente, baixo custo computacional. Objetivos: Apresenta uma ferramenta bibliométrica nova, gratuita e alternativa, voltada para análises relacionais de citação, com foco no acoplamento bibliográfico, construída sobre a linguagem de programação R, intitulada The Coupler. Metodologia: Fundamenta as análises relacionais de citação, cocitação e acoplamento bibliográfico sob a ótica matemática e apresenta o código fonte da ferramenta e as condições em que foi construída e disponibilizada ao público. Para testagem da ferramenta, utiliza dados genéricos e expõe todas suas funcionalidades. Para demonstração de uso com dados reais, opera dados bibliométricos, patentométricos, altmétricos e linguagem natural. Resultados: A ferramenta é capaz de construir matrizes de citação, acoplamento e cocitação além de calcular os valores normalizados via Cosseno de Salton e Índice de Jaccard das frequências de acoplamento bibliográfico. Ainda, constrói a rede de acoplamento bibliográfico e identifica as unidades de acoplamento responsáveis por cada par de acoplamento. Este último, resultado incomum aos tradicionais softwares bibliométricos. Conclusão: Conclui que a ferramenta se comporta de maneira esperada e satisfatória ao processar tanto os dados genéricos quanto os dados bibliométricos, patentométricos, altmétricos e de linguagem natural. Dentre os resultados, constata como principal resultado, e diferencial dos demais softwares, a identificação das unidades de acoplamento, bem como os cálculos das frequências de acoplamento normalizadas via Cosseno de Salton e Índice de Jaccard.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Piovesan, Jaine Ionara, Leonardo Rafael Schmitz e Loreni Maria dos Santos Braum. "Alfabetização financeira". Ágora : revista de divulgação científica 29 (13 marzo 2024): 1–34. http://dx.doi.org/10.24302/agora.v29.3566.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo da pesquisa é identificar a estrutura da produção científica sobre Alfabetização Financeira a fim de verificar quais são os autores que fornecem a base teórica desta temática. Na revisão teórica são apresentados conceitos pertinentes ao tema e a evolução dos estudos que o retrataram. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva, com o uso da análise bibliométrica, usando a abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram que o tema é atual, com 71% das publicações feitas a partir de 2015, e que as definições do termo Alfabetização Financeira tem como eixo central os construtos Atitude Financeira e Comportamento Financeiro. Quanto à análise bibliométrica, a estrutura da produção científica objeto desta pesquisa é formada por oito dimensões, as quais foram denominadas: Alfabetização financeira, Habilidade financeira, Alfabetização financeira no contexto estudantil, Alfabetização financeira no contexto social, Economia financeira, Público-alvo da alfabetização financeira, Planejamento financeiro e Políticas de alfabetização financeira. Tendo em vista que a alfabetização financeira está inter-relacionada com diversos aspectos da vida dos indivíduos, pode-se afirmar que o presente estudo traz como contribuição a identificação de quais autores fornecem a base teórica para estudos nesta temática, bem como a forma que eles se agrupam por eixos temáticos (dimensões) na visão dos autores que as citaram de forma conjunta (cocitação). Para pesquisas futuras, sugere-se a realização de estudos empíricos com instrumentos de mensuração da alfabetização financeira individual. Palavras-chave: alfabetização financeira; produção científica; análise de cocitação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Tannuri de Oliveira, Ely Francina, e Bruno Henrique Alves. "Cosseno de Salton, Índice de Jaccard e Correlação de Pearson: comparando índices normalizados e absolutos em análise de cocitação de autores". Em Questão 23 (27 gennaio 2017): 235. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245230.235-253.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa objetiva realizar um estudo comparativo entre os indicadores absolutos e os normalizados, para Análise de Cocitação de Autores, a saber: Cosseno de Salton (CS), Índice de Jaccard (IJ) e Correlação de Pearson (r). , Visa apresentar os três índices normalizados, apontar as diferenças no uso entre os indicadores absolutos e normalizados, avaliar questões sobre a escolha dos três indicadores e apresentar um estudo teórico-aplicado. Ainda, calcular a Correlação de Spearman entre a matriz com os valores absolutos de cocitação e os três diferentes índices normalizados - Cosseno de Salton (CS), Índice de Jaccard (IJ) e Correlação de Pearson (r). Como fonte de dados, utilizaram-se os artigos do periódico Scientometrics, pertencente à base de dados Scopus na temática Estudos Métricos. Recuperaram-se 234 artigos do período de 2013 e 2014, em junho de 2015. Identificaram-se 9.327 pesquisadores citados. Gerou-se a matriz absoluta dos autores mais cocitados e procederam-se às normalizações pelos três processos. No sentido de comparar os resultados da matriz absoluta com os respectivos índices normalizados Cosseno de Salton (CS), Índice de Jaccard (IJ) e Correlação de Pearson (r), calculou-se a Correlação de Spearman, a partir do pareamento dos dados absolutos e dos normalizados de cada uma das matrizes, ordenados em postos, com a finalidade de sugerir o melhor indicador normalizado. Apresentaram-se os gráficos de dispersão e concluiu-se pelo uso de preferencial do Cosseno de Salton (Cs), a partir dos objetivos da pesquisa, da natureza dos dados e da maior significância relativa à Correlação de Spearman.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Ribeiro, Thiago de Luca, e Anderson Antônio de Lima. "Environmental, Social and Governance (ESG): Mapeamento e Análise de Clusters". RGC - Revista de Governança Corporativa 9, n. 1 (25 luglio 2022): e0120. http://dx.doi.org/10.21434/iberoamericanjcg.v9i1.120.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: O objetivo deste estudo foi mapear e analisar as principais correntes teóricas de base e de fronteira acerca da pesquisa internacional em Environmental, Social e Governance (ESG). Adicionalmente, também foram analisados quais autores, periódicos e países são mais ativos na pesquisa internacional de ESG. Método: Foi efetuada uma análise bibliométrica focada em análises de cocitação e de acoplamento bibliográfico, com técnicas de análise fatorial exploratória e mapeamento gráfico através de clusterização. A amostra contemplou 405 artigos publicados até dezembro de 2021 e indexados no banco de dados Web of Science. Resultados: Através da análise de cocitação, foram identificados 5 correntes de pesquisas, sendo a) Influência das Teorias Organizacionais na ESG; b) Competitividade organizacional; c) Impacto da ESG no desempenho financeiro; d) Responsabilidade Social Corporativa; e e) Teoria dos Stakeholders. Através da análise de pareamento, foram identificadas 6 correntes teóricas de fronteira, sendo: a) investimentos sustentáveis; b) Transparência e conselho administrativo; c) Efeitos da ESG; d) Relações entre desempenho financeiro e desempenho social corporativo; e) Relação entre acionistas e ESG; e f) Riscos e ESG. Originalidade: Até onde se sabe, este é o estudo bibliométrico mais completo acerca da pesquisa em ESG, contemplando tanto as correntes teóricas de base quanto as de fronteira. Contribuições teóricas/metodológicas: Foram identificadas neste trabalho 5 correntes teóricas que ajudaram a fundar e desenvolver a pesquisa em ESG como campo científico (histórico) e apontadas 6 correntes teóricas emergentes que ajudam a entender para onde está avançando a pesquisa em ESG na atualidade (fronteira).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Cardoso, Andre Luis Janzkovsk, Tomas Sparano Martins e Heitor Takashi Kato. "TENDÊNCIAS TEMÁTICAS EM CAPACIDADES DINÂMICAS: UM MAPEAMENTO DO CAMPO POR MEIO DE UM ESTUDO DE CO-CITAÇÃO." Review of Administration and Innovation - RAI 12, n. 2 (25 giugno 2015): 38. http://dx.doi.org/10.11606/rai.v12i2.100331.

Testo completo
Abstract (sommario):
Muitos pesquisadores da área de estratégia, recentemente, têm se dedicado ao estudo das capacidades dinâmicas, porém a proliferação de estudos sobre este tema ocorre de maneira não homogênea e concensual, tanto que ainda há uma quantidade significativa de artigos que discute a natureza e o conceito de capacidades dinâmicas. Desta forma, a proposta deste artigo foi mapear a evolução temática da área por meio de um estudo biblométrico de cocitação. Foram identificados 467 artigos, com mais de 20 citações, no ISI Web of Knowledge, entre os anos de 1992 e 2012 e agrupados em três períodos de sete anos. As matrizes de cocitação dos três períodos foram a base para análise fatorial, que possibilitou a extração de temas-chave conceituais, como especialidades, correntes teóricas ou subcampos. A análise fatorial possibilitou identificar 9 fatores, que representam nove subcampos do tema capacidades dinâmicas: 1) estudos sobre a natureza das capacidades dinâmicas; 2) RBV como base para as capacidades dinâmicas; 3) Capacidades dinâmicas como elementos de construção de redes organizacionais; 4) Capacidades dinâmicas e visão baseada em conhecimento (KBV); 5) Capacidades dinâmicas e aprendizagem intraorganizacional; 6) Modelos estatísticos para capacidades dinâmicas; 7) Inovação, desenvolvimento de competências e capacidades dinâmicas; 8) Capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional; 9) Capacidades dinâmicas e competências essenciais. Diante dos subcampos identificados e sua decorrente evolução no tempo, as duas principais contribuições do presente artigo foram mapear conceitualmente a área e identificar as mudanças que ocorreram em sua estrutura intelectual, assim possibilitando que estudos posteriores possam ser desenvolvidos com base neste framework.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Puerta-Díaz, Mirelys, Bianca Savegnago De Mira, Daniel Martínez-Ávila, María-Antonia Ovalle-Perandones e Maria Cláudia Cabrini Grácio. "O Processamento de Linguagem Natural nos Estudos Métricos da Informação: uma análise dos artigos indexados pela Web of Science (2000- 2019)". Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 26 (11 febbraio 2021): 01–24. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e76886.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Identificar a estrutura científica internacional das pesquisas que vinculam o uso do Processamento de linguagem natural no campo dos estudos métricos da informação. Método: A pesquisa é baseada em uma perspectiva qualiquantitativa própria dos estudos métricos da informação no domínio da organização do conhecimento. A coleta de dados foi realizada em 02/02/2020 no recurso Web of Science Core Collection com a expressão "natural language processing", na categoria artigos e revisão, refinada pelas Categorias da Web of Science Information Science Library Science e limitada à janela temporal dos últimos 20 anos completos (período de 2000 a 2019). A Análise de Redes Sociais é utilizada como método de pesquisa para examinar e visualizar a rede de colaboração científica, de cocitação e de coocorrência de palavras-chave. Resultados: Dos 552 documentos recuperados, após a análise dos resumos, observou-se que 31 estavam inseridos no campo dos estudos métricos. A literatura científica mostra um crescente aumento das publicações nos últimos três anos, com 2018 sendo o ano mais produtivo. Conclusões: Considerando que o conjunto de técnicas de PLN (ex. bag of words, tokenization, word stemming, part-of-speech tagging e SVM) vem permitindo ao pesquisador ir além da análise de citação tradicional, para uma análise mais voltada ao conteúdo e contexto da citação, a literatura científica internacional sobre a aplicação do PLN nos estudos métricos da informação tem se mostrado emergente. A revista Scientometrics configura o meio de disseminação dos trabalhos que alcançaram maior impacto. Finalizando, a análise de cocitação k-core mostra a existência de um importante núcleo teórico, frequentemente citado na comunidade acadêmica internacional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

De Lima, Anderson Antônio, Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro e Benny Kramer Costa. "Análise da evolução conceitual de stakeholders e competitividade em ciências sociais aplicadas e turismo". Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 14, n. 1 (1 gennaio 2022): e0599. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2022.v14i1.599.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: O objetivo do estudo é mapear e descrever a evolução conceitual-teórica de stakeholders em relação à competitividade, apresentando as principais influências teóricas e as correntes teóricas fronteiriças da relação entre stakeholders e competitividade. Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, realizada por meio de método quantitativo, utilizamos as técnicas bibliométricas de cocitação e acoplamento bibliográfico (pareamento) para mapear a estrutura intelectual que suporta os estudos da relação entre stakeholders e competitividade. Utilizamos a técnica estatística análise fatorial exploratória e o software de mapeamento de dados VOSviewer para analisar os 482 documentos de nossa amostra. Originalidade/Relevância: A literatura sobre stakeholders e competitividade carece de estudos que examinem a relação entre esses termos. Diante da escassez de trabalhos que relacionem stakeholders e competitividade, este estudo busca preencher essa lacuna teórica mapeando e descrevendo o estoque de conhecimento sobre o tema. Resultados: A análise de cocitação identificou cinco clusters, o cluster mais importante teve como viés principal investigar a competitividade de destinos turísticos e a teoria de stakeholders. O acoplamento bibliográfico identificou nove áreas temáticas que os estudos sobre stakeholders e competitividade estão se concentrando, a área que concentra mais estudos consiste na análise da competitividade de destinos turísticos. Contribuições teóricas: A principal contribuição deste estudo é de caráter exploratório, uma vez que além de mapear a evolução teórica-conceitual, mais especificamente as principais influências teóricas, correntes teóricas existentes e as frentes teóricas atuais que estudam as temáticas stakeholders e competitividade o estudo fornece um ponto de partida para estudos futuros descritivos e causais sobretudo nos clusters formados no mapa de pareamento bibliográfico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Mantegazini, Diunay Zuliani, Thiago Padovani Xavier e Marcelo Silveira Bacelos. "Recuperação de resíduos de embalagens cartonadas através da pirólise: um estudo bibliométrico". Research, Society and Development 9, n. 7 (6 maggio 2020): e144973827. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3827.

Testo completo
Abstract (sommario):
A análise bibliométrica é um método que possibilita avaliar quantitativamente a produção acadêmica através da análise de documentos existentes. Este artigo teve como objetivo analisar as características das publicações relacionadas ao tema recuperação de resíduos cartonados através da pirólise. A pesquisa foi realizada na base de dados Web of Science (WOS) do Clarivate Analytics. Inicialmente foi realizada a busca por artigos que contém a palavra “Pyrolysis” em seu tópico, posteriormente, foi realizado um refinamento dos artigos adicionando o termo “Carton Packages” e “Tetra Pak”. Para realizar as análises, foi utilizada a ferramenta “Analisar resultados” fornecida pela Web of Science (WOS) permitindo gerar informações relacionadas ao número de publicações, países, áreas de pesquisas e tipos de publicações, além dos softwares VOSviewer e CiteSpace possibilitando a criação de redes de coautoria de organização, coautoria de países, coautoria de autores, cocitação de referências, cocitação de periódicos e coocorrência de palavras-chave e por fim, sendo realizada uma Matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats). A partir do termo “Pyrolysis” foram encontradas 101.368 publicações, sendo 8.974 no último ano. Dentre os países com maior número de publicações sobre o tema, destacam-se a China e os Estados Unidos. Adicionando os termos “Carton Packages” e “Tetra Pak” foram encontradas 23 publicações, sendo o maior número encontrado no ano de 2018. Além disso, o Brasil é o país com o maior número de publicações. Isso mostra que, nos últimos anos foram realizadas inúmeras pesquisas sobre o tema recuperação de resíduos cartonados através da pirólise, com o objetivo de melhorar a eficiência dos processos e que permitam ampliar as escalas de produção. O aumento de interesse se dá, devido à necessidade em buscar soluções para a diminuição do impacto ambiental e gerenciamento dos resíduos sólidos, causado pelo descarte inadequado do mesmo. Além do ponto de vista econômico, possibilitando a geração de produtos com alto valor agregado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Rossetto, Dennys Eduardo, Fábio Câmara Araújo de Carvalho, Roberto Carlos Bernardes e Felipe Mendes Borini. "Absorptive Capacity and Innovation: An Overview of International Scientific Production of Last Twenty-Five Years". International Journal of Innovation 5, n. 1 (10 febbraio 2017): 97–113. http://dx.doi.org/10.5585/iji.v5i1.172.

Testo completo
Abstract (sommario):
This work aims to achieve an overview of international scientific production on absorptive and innovation capacities in order to mapping the academic contributions already made between 1990 and 2015 (last 25 years). Bibliometric methods, and social network analysis were used to understand the behavior of 1,693 published articles and analysis of key works cited. Most notably, the growing publication with related topics, in approximate exponential growth, concentration of work into five groups and six cocitação periodic coupling groups, indicating possible fields for publication related to the themes absorptive capacity and innovation. The analysis of the key articles cited identifies the themes and methods used, as well as understand the context of the themes absorptive capacity and innovation.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Bonfim Catapan, Barbara Luzia Sartor, Segio Eduardo Gouvea da Costa, Edson Pinheiro de Lima e Marcos Gonçalves Perroni. "Eficiência energética em shoppings centers: uma revisão da literatura". Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 8, n. 3 (3 dicembre 2019): 457. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v8n3.10939.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo teve como objetivo investigar qual a tendência dos trabalhos sobre eficiência energética em shoppings centers. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, buscando por artigo publicados nas bases de dados Scopus, Web of Science e Science Direct, além de buscas nas editoras Emerald e Taylor e Francis, assim como no sistema do Google Scholar. De um portfólio bibliográfico inicial de 311 artigos, após realizados diversos filtros, chegou-se em um portfólio final de 16 artigos. Foram realizadas análises de cocitação, cowords, wordclouds que indicaram lacunas na literatura no tocante à proposição de modelos de eficiência energética em shopping centers, indicando, portanto, a possibilidade de novas pesquisas nesta área.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Lima, Karina Teixeira, e Vinicius Farias Moreira. "Absorptive capacity: Um panorama da trajetória evolutiva de redes de pesquisas (1976-2020)". Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 19 (26 luglio 2021): 232–45. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.2021.62721.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo analisa a evolução das publicações científicas sobre capacidade absortiva (Absorptive Capacity – ACAP) entre 1976-2020 para a construção de um panorama de pesquisas. Trata-se de um estudo bibliométrico de análise de cocitação utilizando análise de clusters, a qual foi realizada por meio do software VOSviewer. Os resultados mostram a aplicação da capacidade absortiva para explicar fenômenos organizacionais e revisaram a literatura para identificar suas dimensões de realização: aquisição, assimilação, transformação e aplicação. Observam-se vínculos entre capacidade absortiva e inovação, a exemplo do investimento em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) como uma prática relevante para o fomento da ACAP, estimulando a aquisição, assimilação, transformação e exploração de conhecimentos externos nas organizações.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Bezerra, Paloma, Sandra Araújo de Souza e Geuda Gonçalves. "Empreendedorismo sustentável: mapeamento da produção científica internacional entre 2009 e 2019". Revista de Gestão e Secretariado 12, n. 1 (10 aprile 2021): 133–59. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1130.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa teve o objetivo de mapear a produção científica internacional sobre empreendedorismo sustentável entre os anos de 2009 e 2019. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, no qual os dados coletados foram coletados da base de dados da Web Of Science. Foram delineados a evolução da produção científica sobre o tema, os autores mais prolíficos e as fontes de publicação com maior volume de publicações. O software bibliométrico VOSViewer foi utilizado para analisar as redes bibliométricas de: coocorrência de palavras-chave, coautoria e cocitação. Conclui-se que o tema está em evolução no cenário internacional, constatou-se uma grande dispersão nos estudos sobre o tema. Os estudos integram o empreendedorismo tradicional com diferentes eixos de pesquisa, em especial, à inovação, à gestão estratégica e à sustentabilidade social e ambiental.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Sposito, Lincoln, Isabel Cristina Scafuto, Valdemilson De Assis Alves de Araujo e Fernando Ribeiro Serra. "Competências do gerente de projetos: um estudo bibliométrico". Conjecturas 22, n. 6 (12 luglio 2022): 1072–88. http://dx.doi.org/10.53660/conj-1059-o09.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo teve como objetivo identificar a base intelectual sobre competências dos gestores de projetos a partir de referências das publicações neste tema. Como método, foi usada uma pesquisa bibliométrica de citação e cocitação, além de análise fatorial e de rede. Foi possível identificar dois campos de estudos: (1) competências e (2) desempenho dos gerentes de projetos, sendo que o campo (1) competências é o predominante com 41 documentos dos 45 selecionados entre livros e artigos relacionados ao tema. As principais contribuições deste estudo são a (a) identificação das principais competências do gestor de projetos e a (b) constatação da relevância de grupos de competências, tais como as comportamentais ou de características do gestor de projetos. Desta maneira, associa-se ao sucesso do projeto a atuação do GP considerando suas competências unitárias e grupos de competências.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Salerno, Byanca Neumann, Paula Carina De Araújo e Maria do Carmo Duarte Freitas. "Curadoria Digital: estudo bibliométrico na Scopus de 2010 a 2020". Em Questão 28, n. 1 (1 gennaio 2022): 185–208. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245281.185-208.

Testo completo
Abstract (sommario):
A curadoria digital é uma área de pesquisa cuja relevância tem crescido em função do aumento das informações digitais. Este artigo objetiva analisar a produção científica sobre curadoria digital na base Scopus de 2010 a 2020. Para isso, coleta 334 referências de documentos da Scopus e utiliza os softwares Bibliometrix e VOSViewer. Analisa os resultados a partir de indicadores de produção, ligação e citação, como: tipologia dos documentos, evolução temporal, lei de Lotka, autores mais produtivos e seu impacto, lei de Bradford, fontes de publicação com maior impacto, palavras-chaves usadas pelos autores e sua rede de coocorrência e análise de cocitação. Conclui que a curadoria digital é uma área interdisciplinar com amplas possibilidades de pesquisa e oferece um panorama parcial sobre a curadoria digital capaz de auxiliar pesquisadores a terem um ponto de partida acerca do tema.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Akim, Érica Kushihara, e Ricardo Coser Mergulhão. "Panorama da produção intelectual sobre a medição de desempenho na gestão pública". Revista de Administração Pública 49, n. 2 (aprile 2015): 337–66. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612126126.

Testo completo
Abstract (sommario):
No contexto das mudanças na administração pública que visam promover a melhoria do desempenho governamental, este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da produção intelectual no campo da medição de desempenho na gestão pública entre 1980 e fevereiro de 2013. Para tanto, foi realizada uma análise bibliométrica de citação e cocitação com apoio dos softwares Sitkis, Netdraw e CiteSpace II. As bases de dados utilizadas foram a ISI Web of Science (WoS) - que reflete a pesquisa internacional - e a SciELO - que reflete a pesquisa brasileira. O estudo na WoS identificou os autores, periódicos, pares de documentos e instituições de pesquisas mais importantes. Além disso, o estudo na base da SciELO apontou que a literatura sobre o campo estudado é dispersa. De forma geral, os resultados obtidos revelam que a medição de desempenho na gestão pública é um campo emergente.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Serra, Fernando Ribeiro, Manuel Portugal Ferreira, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida e Samile Andrea de Souza Vanz. "A pesquisa em administração estratégica nos primeiros anos do século XXI: um estudo bibliométrico de citação e cocitação no Strategic Management Journal entre 2001 e 2007". Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 5, n. 2 (28 settembre 2012): 257. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v5e22012257-274.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste trabalho examinamos as mudanças intelectuais na administração estratégica pelo uso de análise de citação e cocitação de artigos publicados no Strategic Management Journal (SMJ) entre 2001 e 2007. A intenção é ter acesso aos autores dominantes em administração estratégica para verificar as teorias que predominam e que suportam a pesquisa no início do novo século. Neste trabalho confirmamos que o foco corrente da pesquisa em estratégia ainda possui uma grande influência da Visão baseada nos Recursos (VBR), entretanto detectamos o foco em aspectos internos como fontes ou desafios para a vantagem competitiva das organizações, especialmente no que diz respeito ao conhecimento, à aprendizagem organizacional e à inovação. O trabalho também mostra que a Teoria dos Custos de Transação (TCT) ainda possui forte influência nos trabalhos em estratégia apesar de outros conceitos e visões estarem emergindo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Pedroni, Florencia Veronica, Luiz Antonio Camargo Guerrazzi, Fernando Antonio Ribeiro Serra e Diana Albanese. "Investigación contable, un estudio bibliométrico: identificación de publicaciones relevantes y examen de la estructura intelectual". Revista Contemporânea de Contabilidade 13, n. 30 (17 dicembre 2016): 53. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n30p53.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo examina a pesquisa contábil ao longo das últimas duas décadas, definida como estudos publicados em seis periódicos acadêmicos de contabilidade entre 1995 e 2014. Especificamente tem por objetivos: identificar os artigos relevantes (mais citados) e reconhecer grupos de conhecimento em contabilidade explorando a estrutura intelectual da disciplina. Como resultado da análise da citação são individualizadas as 56 publicações mais citadas. Por sua parte, os resultados da análise fatorial e de cocitação permitem distinguir cinco grupos de conhecimento em contabilidade (gerenciamento de resultados, divulgação, demonstrações financeiras e mercados de capitais, governança corporativa e custo de capital). A semelhança destes resultados com os provenientes de estudos bibliométricos semelhantes fornece evidências de uma estrutura intelectual relativamente sólida da disciplina contábil. Os resultados aqui apresentados são de particular relevância para acadêmica da área contábil, pois brinda uma imagem aproximada do quadro geral em que investigações específicas devem ser integradas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Arantes, Fernanda Paula, e Maria Salete Batista Freitag. "Pesquisa em aprendizagem empreendedora: uma tradição positivista?" Cadernos EBAPE.BR 20, n. 6 (novembre 2022): 898–918. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120220010.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O objetivo deste artigo foi revisar sistematicamente a literatura sobre Aprendizagem Empreendedora, analisando os elementos dos estudos publicados sobre o tema ao longo do tempo, com ênfase especial nas abordagens metodológicas empregadas na pesquisa empírica. O estudo foi motivado devido ser um campo da literatura ainda fragmentado. Além disso, as revisões anteriores sobre o tema não lançaram luz suficiente sobre os aspectos metodológicos das pesquisas. Os dados foram obtidos por meio da base de dados Scopus e 356 artigos foram mapeados com o apoio do software VOSviewer, revelando a evolução no número de publicações, redes de relação entre países e de cocitação, entre outras métricas. A análise aprofundada de 38 artigos publicados nos cinco principais periódicos revelou a predominância de estudos realizados no contexto europeu, com empreendedores de empresas tecnológicas e no nível individual de análise. Além disso, identificou-se uma tradição de estudos positivistas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Sousa, Jessica Rani Ferreira de, Leonardo Ferreira Batista e Diogo Henrique Helal. "Sobre implementação de políticas públicas: uma revisão sistemática da literatura e agenda de pesquisas". Sociedade e Estado 37, n. 2 (maggio 2022): 457–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-6992-202237020004.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Estudos sobre implementação de políticas públicas têm buscado melhores formas de compreender as falhas e a própria realidade desse processo. A partir de uma revisão sistemática da literatura, que contou com análise bibliométrica, este artigo aponta a historiografia e as frentes de pesquisa sobre a temática e analisa a autoria e as redes de cocitação de autores. Posteriormente, uma metanálise das publicações que compõem o portfólio teórico final (construído por meio do ano de publicação, número de citações e fator de impacto dos periódicos) apresenta as perspectivas e os modelos teóricos prevalentes, os resultados empíricos e as lacunas de cada trabalho. Resultados apontam que temas como governança, desenvolvimento sustentável, e-government, street-level bureaucracy (burocracia de nível de rua), políticas de saúde e descentralização dos processos da administração pública trazem um cenário de pesquisas relevantes para teorizações e aplicações empíricas das discussões do campo. Por fim, apresenta-se uma agenda de pesquisa futura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Baggio, Daniel Knebel, Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen e Luis Felipe Dias Lopes. "Gestão humanizada e abordagens conceituais a partir de um estudo bibliométrico". DRd - Desenvolvimento Regional em debate 11 (30 agosto 2021): 160–81. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v11.3747.

Testo completo
Abstract (sommario):
A gestão humanizada tem tido cada vez mais destaque nos estudos e nas práticas cotidianas organizacionais e territoriais. Com o objetivo de investigar as principais abordagens teóricas e conceituais do campo da gestão humanizada, foi realizado um estudo bibliométrico sobre este campo, em periódicos internacionais com alto fator de impacto, na base de dados Web of Science, no período de 1976 a 2019, utilizando as técnicas de cocitação e análise fatorial exploratória. Os dados coletados elucidaram quatro abordagens teóricas: cultura ética organizacional, capital social, comportamento moral e antropomorfismo. Os resultados confirmam a inter-relação da gestão humanizada com as quatro abordagens elucidadas, bem como a relevância da gestão humanizada nos estudos organizacionais e territoriais, com destaque para tais abordagens. Esse estudo contribui para ampliar o entendimento dos marcos científicos que permeiam a gestão humanizada, possibilitando desenvolver futuros estudos nesse campo, com base nas lacunas conceituais e empíricas identificadas. Palavras-chave: Gestão humanizada. Estudos organizacionais e territoriais. Bibliometria.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Azarias, Jean Guilherme, Aparecido dos Reis Coutinho e Fernando Celso Campos. "Análise bibliométrica sobre estudo de caso e Survey voltado a inteligência competitiva na indústria". Exacta 16, n. 4 (18 dicembre 2018): 135–48. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v16n4.8331.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dada a competitividade nos mercados globais, é crescente a busca por informações que resultem em uma vantagem perante os concorrentes, tal processo para a geração e análise das informações é conhecido como Inteligência Competitiva (IC). O presente artigo tem como objetivo examinar a literatura sobre IC aplicada nas indústrias, contemplando estudos de caso e surveys, possibilitando um entendimento das características gerais que as publicações dessa área apresentam. Uma amostra de publicações foi determinada de acordo com critérios de inclusão e exclusão, considerando publicações entre o período de 1997 e 2017 na Scopus. Para o mapeamento da literatura existente sobre um tema, a análise bibliométrica possibilita entender quantitativamente uma amostra sob diversos aspectos, como ano de publicação, origem, autoria e categorias de assunto. O software VOSviewer foi utilizado para visualização de mapas de cocitação e de conteúdo. O trabalho apresenta uma análise quantitativa da literatura publicada, de forma a proporcionar um referencial teórico para desenvolvimento de futuras pesquisas nessa área.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Barboza, Thales Rodrigues, Rodrigo Randow de Freitas e Paulo Sérgio da Silva Porto. "Uma análise bibliométrica sobre a remoção/recuperação de amônia de águas residuais através da precipitação em estruvita". Research, Society and Development 9, n. 9 (22 agosto 2020): e379996150. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6150.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento das publicações que fazem referência ao estudo da remoção/recuperação de amônia de águas residuais através da precipitação em estruvita, no sentido de buscar estudos recentes, deste século, e apresentar um portfólio atualizado para pesquisas futuras. Para a pesquisa foi utilizado a base de dados Web of Science onde foi realizada uma análise qualitativa a respeito dos artigos selecionados. Além da análise qualitativa, foi realizada uma análise bibliométrica de citação e cocitação por meio do software CiteSpace verificando uma rede de colaborações. Dentre os 11 periódicos selecionados, a revista de maior destaque em relação à temática é a ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY. É observado que a China tem se destacado neste assunto. Os resultados demonstram que os estudos analisados tem buscado por reagentes de baixo custo e ao mesmo tempo empregando a precipitação em estruvita em diversos tipos de águas residuais industriais que apresentam altas concentrações de amônia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Fernandes, Cássio Aparecido Borges, Hendrya Pereira Cirilo, Iolando Emanuel Da Silveira, Renato Silverio Campos e Juciara Nunes De Alcântara. "GESTÃO E NEGÓCIOS PELAS LENTES DA TEORIA BUROCRÁTICA – RELAÇÕES E TENDÊNCIAS". Revista Contemporânea 3, n. 9 (12 settembre 2023): 14030–51. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n9-032.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os estudos sobre burocracia ganharam destaque, refletindo a importância de compreender suas características para as estruturas organizacionais contemporâneas. Esta pesquisa busca mapear e analisar as produções científicas relacionadas à teoria burocrática nos estudos organizacionais, com foco em gestão e negócios. Utilizou-se análise bibliométrica para quantificar aspectos da teoria burocrática na produção científica. A plataforma Web of Science foi escolhida para buscar a amostra de pesquisa, desenvolvida em 879 documentos abrangendo 1957 a 2022, incluindo artigos e artigos de revisão. Foram analisados ​​elementos como quantidade anual de publicações, artigos frequentemente citados, países com maior pesquisa (EUA, Austrália, Holanda), redes de palavras-chave, cocitação de referências e principais periódicos citados. Os resultados apontam crescimento de estudos sobre burocracia em gestão e negócios, com foco especialmente nos EUA, Austrália e Holanda. Autores Adler, PS e Weber, M. são os mais citados, e os periódicos Administrative Science Quarterly e Organization Studies são os principais livros de publicação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Câmara, Samuel Façanha, José de Ribamar Ribeiro Filho, Vanessa Maria Vasconcelos Veras e Ludmila Apoliano Gomes Albuquerque. "Ambientes de Inovação e Elementos Aglutinadores: Uma Revisão Sistemática". Desenvolvimento em Questão 21, n. 59 (13 giugno 2023): e13436. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.13436.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo tem o objetivo de mostrar sistematicamente a literatura sobre ambientes de inovação. Para seu mais adequado alcance, apropriou-se de uma amostra de 322 artigos e reviews, e de resultados para os termos national innovation systems, clusters, innovation networks, cities, incubators, accelerators, science parks, open innovation, triple helix como elementos aglutinadores e/ou tipologias para ambientes de inovação, apurados em consultas na base de dados Scopus. Análises bibliométricas e sociométricas que contemplaram redes de coocorrência, coautoria, cocitação e acoplamento bibliográfico, assim como verificações das leis de Zipf, Lotka e Bradford foram realizadas. Os resultados ratificam a temática ambientes de inovação como examinada por meio da amplitude de um conceito geral (innovation environment), assim como pelas tipologias e elementos diversos, com distinção para open innovation, inovação colaborativa e diversificada, além de ser verificada em caráter conclusivo uma dispersão acentuada das pesquisas, para a qual foi observada amenização com estudos de origem na China.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Barboza, Thales Rodrigues, e Rodrigo Randow de Freitas. "Uma análise bibliométrica sobre os impactos do derramamento de petróleo na pesca marítima". Research, Society and Development 8, n. 1 (1 gennaio 2019): e2281520. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i1.520.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento das publicações que fazem referência ao estudo dos impactos do derramamento de petróleo na pesca marítima, no sentido de buscar os trabalhos existentes e apresentar um portfólio para pesquisas futuras. Para a pesquisa foi utilizado a base de dados Web of Science onde é realizada uma análise qualitativa a respeito dos artigos selecionados. Além da análise qualitativa, foi realizada uma análise bibliométrica de citação e cocitação por meio do software CiteSpace e verificado uma rede de colaborações entre os autores com auxílio do Google Earth. Dentre os 14 periódicos selecionados, a revista de maior destaque em relação à temática é a PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA. É observado que os EUA, Canadá e Europa apresentam parcerias de pesquisas atuais. Os resultados demonstram que as publicações estão se convergem para duas vertentes, uma na área ambiental e outra na área econômica, porém pesquisas focadas no impacto econômico se apresentam tímidas, mostrando uma área que necessita de mais pesquisas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Da Silva Sousa, Evangelina, Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Áurio Lúcio Leocádio Silva e José Milton De Sousa Filho. "Mapeamento da produção científica internacional sobre intenção empreendedora". Revista de Gestão e Secretariado 10, n. 3 (8 dicembre 2019): 114–39. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v10i3.901.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo desta pesquisa foi mapear a produção científica internacional sobre intenção empreendedora. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, no qual os dados coletados foram constituídos de 813 artigos científicos sobre “entrepreneurial intention”, indexados à base de dados da Scopus, publicados entre 1993 a 2018. Foram delineados a evolução da produção científica sobre o tema; os autores mais prolíficos; os periódicos com maior volume de publicações e as obras de maior impacto. Com auxílio do software bibliométrico VosViewer foi possível analisar as redes bibliométricas de: coautoria; cocitação, acoplamento bibliográfico e coocorrência de palavras-chave (no resumo, no título e nas palavras-chave). Os resultados indicaram interação entre os pesquisadores, evidenciando concentração no tocante a produção científica sobre intenção empreendedora. As principais linhas de pesquisa sobre “entrepreneurial intention” são: empreendedorismo social; variáveis de nível pessoal envolvendo gênero e traços de personalidade, educação empreendedora e modelos teóricos de intenção empreendedora. Com esta pesquisa buscou-se fornecer um panorama mais amplo acerca da produção científica internacional sobre intenção empreendedora, e contribuir com a categorização do arcabouço teórico da literatura atual sobre o tema.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Freire, Gabriel de Mello, Jaqueline de Paula Heimann e Letícia Helena Ribeiro Da Cunha. "Análise da produção científica de brasileiros acerca da certificação florestal". Revista Brasileira Multidisciplinar 24, n. 2 (1 maggio 2021): 263–79. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2021.v24i2.788.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa objetivou levantar dados bibliométricos e de conteúdo sobre artigos publicados que estejam voltados para a certificação florestal no Brasil. Buscou-se dar prioridade a autores brasileiros, mesmo que tenham publicações internacionais, realizando a busca na base de dados da Scopus. Frente a isso, foram registrados 67 artigos relacionados ao tema certificação florestal “forest certification”, nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Agrícolas e Biológicas, e Ciência Ambiental, nos quais foram analisados por meio do software VOSViewer®. A análise bibliométrica identificou artigos dos últimos vinte e três anos, bem como os principais autores, instituições, periódicos com mais citações, artigos mais citados, processar as redes de coautoria e cocitação. Elaborados os clusters para identificar as temáticas abordadas, os resultados mostraram uma baixa interação entre autores muito distantes em questão de instituições e diferença temporal, porém uma forte contribuição ao se tratar de autores que pertencem a mesma filiação. O estudo revelou que os autores brasileiros se concentram em uma abordagem voltada para o setor industrial e a preocupação com o impacto ambiental, revelando a necessidade de explorar a questão socioambiental.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Nascimento, Sandro de Freitas, Altieres de Oliveira Silva e Ilan Avrichir. "A Associação Da Política Nacional De Inovação Com A Relação Universidade Empresa: um estudo bibliométrico". Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 11, n. 3 (27 dicembre 2019): 330–45. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2019.v11i3.476.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico para identificar a associação da Política Nacional de Inovação com a relação Universidade-Empresa. A coleta de dados foi realizada por meio de consulta de expressões chave na base de dados Web of Science e o tratamento dos dados foi realizado com o auxílio do software VOSviewer. Foram três os métodos bibliométricos utilizados, o primeiro foi a análise de citação, que permite identificar a base de sustentação teórica sobre o tema estudado. Depois, por meio da análise de cocitação, explora-se o cenário atual dos estudos, identificando os artigos mais citados e suas principais contribuições. O terceiro foi o acoplamento bibliográfico, onde relaciona-se as ligações entre as referências dos autores com publicações mais recentes. Como um dos principais resultados da pesquisa, foi possível analisar as tendências das pesquisas futuras relacionadas ao tema investigado, como por exemplo: a discussão da colaboração universidade-empresa no desenvolvimento de pesquisas de biotecnologia, a influência das políticas de inovação em países emergentes e os esforços na comercialização de patentes
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Bussler, Nairana Radtke Caneppele, José Eduardo Storopoli, Cristina Dai Prá Martens e Vânia Maria Jorge Nassif. "A Interação entre as Universidades e o Empreendedorismo". Desenvolvimento em Questão 18, n. 52 (21 agosto 2020): 194–215. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.194-215.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste estudo foi analisar a interação entre as universidades e o empreendedorismo a partir da relação com a indústria e o conhecimento desenvolvido, por meio de mapeamento científico. Os dados coletados foram de fonte secundária por se tratar de uma pesquisa bibliométrica. A seleção da amostra foi realizada por meio de palavras-chave descritas na base Scopus, sendo elas “knowledg*”, “universit*”, “industr*” e “entrepreneur*”, gerando 249 artigos do período compreendido entre 2009 a 2017. Empregou-se técnicas de bibliometria, especificamente análise de cocitação, acoplamento e coocorrência bibliográfica. As principais contribuições do estudo estão relacionadas a identificação do que já foi abordado, e quais são os campos em ascensão de publicações sobre a relação entre universidades e empreendedorismo. Compreende-se que o processo empreendedor acadêmico se origina com a motivação dos professores, da universidade, das indústrias e do governo, além do engajamento dos alunos com o objetivo de disseminar e comercializar o conhecimento que se origina dentro do ambiente universitário, por meio de atividades e ferramentas que não podem existir isoladamente sem estarem relacionadas com essas instâncias.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia