Articoli di riviste sul tema "Ciência biológica"

Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Ciência biológica.

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Ciência biológica".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Staub, Tatiane, Dulce Maria Strieder e Fernanda Aparecida Meglhioratti. "Análise da Controvérsia entre Evolução Biológica e Crenças Pessoais em Docentes de um Curso de Ciências Biológicas". Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias 10, n. 2 (14 dicembre 2015): 20–35. http://dx.doi.org/10.54343/reiec.v10i2.182.

Testo completo
Abstract (sommario):
O conceito de Evolução Biológica, considerado eixo unificador do conhecimento biológico, é estimado como de difícil discussão e compreensão por sua associação a aspectos religiosos e crenças culturais. As concepções e o modo de relação dos professores com este conceito bem como as dificuldades inerentes ao seu ensino, muitas vezes, promovem dificuldade de formação conceitual dos alunos nas aulas de Ciências e Biologia. Sob essa perspectiva, esta pesquisa, de enfoque qualitativo, fez uso de entrevistas com nove docentes atuantes em um curso de formação de professores em Ciências Biológicas, com o objetivo de verificar se os investigados abordam o conceito de Evolução Biológica em suas aulas e de que maneira esses docentes gerenciam as questões que tangenciam a Ciência e a Religião. Buscou-se também verificar se a existência de crenças pessoais interfere na articulação do conceito de Evolução Biológica dos mesmos. A análise dos dados indicou que: o conceito de Evolução Biológica é abordado pela maioria dos docentes em suas aulas; os docentes identificam a existência de conflitos nos alunos devido à presença de crenças pessoais ao abordar a temática evolução; e que a presença de crenças pessoais dos alunos pode interferir na compreensão do conceito de Evolução Biológica. Observou-se que a maneira como os docentes gerenciam as questões que tangenciam a Ciência e a Religião indica diferentes perfis de relação entre estes conhecimentos, mas a maioria estabelece uma relação de Independência ao abordar esses diferentes domínios.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de. "A ciência da nutrição em trânsito: da nutrição e dietética à nutrigenômica". Revista de Nutrição 23, n. 6 (dicembre 2010): 935–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732010000600001.

Testo completo
Abstract (sommario):
No cenário mundial, a emergência do campo da Nutrição foi um fenômeno característico do início do século XX. No Brasil, a emergência da Nutrição localizou-se na área das Ciências da Saúde (ou Ciências da Vida), caracterizando-se, à primeira vista, como uma ciência de natureza biológica. Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória do processo de produção do conhecimento científico que garantiu especificidade ao campo da Nutrição no Brasil, da emergência aos dias atuais. Os pressupostos teóricos que norteiam o artigo são: o conceito de campo científico, desenvolvido por Pierre Bourdieu e os conceitos de paradigma e comunidade científica, introduzidos por Thomas Samuel Kuhn. A análise histórica evidencia que desde o seu nascimento, além da natureza biológica, a Nutrição brasileira assumiu dimensões sociais e ambientais, caracterizando-se como um campo de conhecimento multidisciplinar, constituído a partir da integração de Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Ciências dos Alimentos e Nutrição. Nas últimas décadas, com o intenso desenvolvimento da comunicação e informática, da genética e das teorias sobre a sustentabilidade ecológica do planeta Terra, importantes mudanças paradigmáticas têm ocorrido no campo da Nutrição. Portanto, pode-se afirmar que a Nutrição estaria vivenciando a era pós-genômica, constituindo-se uma ciência multidisciplinar, caracterizada pela integração das dimensões biológica, social e ambiental.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Flach, Pâmela Ziliotto Sant'Anna, e José Claudio Del Pino. "Afinal, para que servem a história e a filosofia da biologia?" Educação Por Escrito 7, n. 2 (31 dicembre 2016): 236. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23151.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho pretende discutir a seguinte questão: afinal, para que serve a história e a filosofia da biologia, levando em conta a aprendizagem e o ensino da ciência biológica na escola básica. Para isso, apresentamos uma revisão teórica acerca dos elementos da história da ciência, como o reducionismo, que influenciaram a constituição da biologia enquanto ciência e também elementos históricos da construção da teoria da evolução biológica. Tal discussão justifica-se tendo em vista que a biologia, campo florescente de investigação, de pesquisas e descobertas, não raro, é ensinada e aprendida na escola como uma ciência a-histórica, estática e descontextualizada. Argumentamos que a teoria da evolução, ao estabelecer uma relação entre os diversos campos da biologia, representa a possibilidade de promover o ensino menos fragmentado dessa ciência juntamente com uma visão integrada dos processos que constituem a vida. A história e a filosofia contribuem para que se reconheça a biologia como uma ciência autônoma, com métodos e princípios diferentes das outras ciências naturais e para que os alunos consolidem uma compreensão sistêmica dos fenômenos biológicos, possibilitando que o conhecimento construído seja mobilizado de maneira significativa na proposição de soluções, ideias, explicações para os fenômenos do cotidiano.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

De Oliveira Madaleno, Kassia, Antônio Rhamon da Silva Belem, Tatiane Marinho Vieira Tavares, Kênia Gonçalves Costa e José Manoel Sanches da Cruz. "EXPOR – PALEO: OFICINAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PADU-ARAGUAÍNA". Capim Dourado: Diálogos em Extensão 3, n. 1 (1 gennaio 2020): 161–72. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p161.

Testo completo
Abstract (sommario):
Durante os finais de semana nos meses de abril a outubro do ano de 2018 na Universidade Federal do Tocantins, campus Araguaína\Cimba, ocorreu as aulas de ciências biológica do cursinho preparatório PADU (Programa de Acesso Democrático a Universidade). A disciplina de ciências biológicas tem como objetivo rever e aprofundar os principais conceitos biológicos cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e preparar o estudante para que esse consiga chegar nas conclusões necessárias para responder tal questionário. De acordo com toda a complexidade que se tem em relação ao estudo de Ciências Biológicas, parte por sua complexidade e parte, por seus conceitos que fogem a realidade do aluno, as aulas de ciências biológicas pretende diminuir essas barreiras entre estudantes e está ciência. Durante as aulas foi possível observar dificuldade de compreensão de alguns conceitos que são aplicados na disciplina, conceitos quase sempre empregados na paleontologia e geologia, além desse déficit foi possível observa uma grande curiosidade em relação á fosseis e dinossauros. Com essas observações desenvolvemos uma oficina de exposição paleontologia denominada, Expor-Paleo, pertencente ao projeto intitulado Paleontologia a Caminho da Escola; assim seria ministrada aulas de reforço desses conteúdos de forma didática e atrativa com exposição fósseis e maquetes aos alunos. PALAVRAS-CHAVE: PADU. Fósseis. Evolução. Tectônica de Placas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Carmo, Karlla Vieira, e Maria Inês Cruzeiro Moreno. "Classificação biológica nos livros didáticos: um estudo da contextualização histórica". Revista Triângulo 13, n. 3 (30 novembre 2020): 126. http://dx.doi.org/10.18554/rt.v13i3.4843.

Testo completo
Abstract (sommario):
O processo de organização e classificação são atividades inerentes ao ser humano, de modo que não seria diferente no universo da ciência. Assim, apesar da classificação biológica ser relevante para o estudo dos seres vivos, geralmente não é bem recebida pelos estudantes durante o processo de ensino. Uma das alternativas de ressignificar esse conteúdo é abordá-lo a partir de sua contextualização histórica. Essa abordagem, defendida por inúmeros estudiosos do ensino de ciências e biologia, pode ocorrer a partir dos conhecimentos do professor regente e/ou dos materiais didáticos utilizados nas aulas. Essa pesquisa buscou analisar de que maneira essa contextualização é abrangida no livro didático. A partir da interpretação qualitativa dos dados, utilizando o método de Análise de Conteúdo, constatamos que os livros didáticos analisados abarcam a contextualização histórico filosófica do conteúdo “classificação biológica” de maneira reduzida, tendo como personagem histórico de destaque o médico sueco Carl von Linné. Acreditamos que se faz urgente e necessário uma abordagem histórico filosófica mais abrangente nos livros didáticos, que promova aos estudantes uma aproximação com a ciência e uma ressignificação dos conteúdos biológicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Barbiero, Victória Faria, Paulo Roberto Ramos Alves e Liton Lanes Pilau Sobrinho. "CIÊNCIA JURÍDICA E MITO:". Revista da Faculdade Mineira de Direito 26, n. 51 (23 agosto 2023): 152–67. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-7999.2023v26n51p152-167.

Testo completo
Abstract (sommario):
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como o amor pode ser inserido em duas perspectivas distintas: tanto a biológica como a jurídica, sendo resposta efetiva como parâmetro para uma construção social mais justa. Para isso, em um primeiro momento, a partir dos conhecimentos obtidos da teoria de Francisco Varela e Humberto Maturana, explora-se as estruturas biológicas conectadas dos seres vivos e a teoria do conhecimento. Por outro lado, verifica-se o imaginário da ciência jurídica, utilizando autores como Warat, para demonstrar que o conhecimento jurídico é reproduzido de forma desviada, com o fim da mantença do poder. Por fim, verifica-se que, apesar de se tratarem de ramos diferentes, a reconstrução da ciência deve ser dada a partir do paradigma de amor como base central das reproduções da sociabilidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Malabou, Catherine. "A soberania será algum dia descontruída?" Perspectivas 9, n. 1 (18 luglio 2024): 13–27. http://dx.doi.org/10.20873/rpv9n1-00.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em uma entrevista de 1977, Michel Foucault argumenta que é necessário criar uma filosofia política desvinculada do conceito de soberania, já que “cortar a cabeça do rei” é impossível na teoria política. Democracias ocidentais ainda estão conectadas a esse modelo político e jurídico. Não há soberania sem um soberano. Surge, assim, a necessidade de desconstruir a soberania na filosofia contemporânea. Catherine Malabou afirma que filósofos como Foucault, Derrida e Agamben fracassaram nesse objetivo, pois ao tentar definir o que resiste à soberania, acabam permitindo sua continuidade. Malabou volta-se justamente na biopolítica, conceito introduzido por Foucault e reformulado por Agamben e Derrida, caracterizado como um poder centrado no controle da vida. Para desconstruir a biopolítica, é necessário um ponto de intersecção entre biologia e história, no qual se encontrem o sujeito político e ser vivo. No entanto, para Foucault, Agamben e Derrida, a biologia está sempre ligada à soberania, apresentada como ciência que transgride seus limites para controlar a vida. O argumento de Malabou aponta para o fato de que qualquer resistência biológica ao biopoder é impossível, pois a determinação biológica da vida deve ser transgredida. Ela propõe a existência de dois conceitos de vida: a vida biológica e a vida simbólica, com a última revelando o potencial de resistência. Para a autora, novas categorias biológicas, como a epigenética, podem ajudar a encontrar um novo materialismo. A epigenética, segundo ela, resiste à redução política da biologia a mero veículo de poder, revelando a intrincada relação entre o biológico e o simbólico, sem transgressão do biológico. A plasticidade dialética da diferença, em vez da indiferença simbólica, seria a forma mais eficiente de desconstruir a soberania, destacando o alcance revolucionário dos mecanismos biológicos, especialmente a epigênese.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Rose, Nikolas. "Psicologia como uma ciência social". Psicologia & Sociedade 20, n. 2 (agosto 2008): 155–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822008000200002.

Testo completo
Abstract (sommario):
A psicologia ocupou um papel importante na sociedade durante o século XX, ajudando a construir o mundo e as pessoas em que nos transformamos. Nesse sentido, constituiu-se como uma "ciência social", promovendo uma "psicologização" das vidas individual e coletiva, inventando e transformando diversas idéias em termos psicológicos. Este texto busca compreender esta caminhada da psicologia, que encontrou seu espaço como uma técnica de regulamentação, um pretenso conhecimento sobre as pessoas com o objetivo institucional de administrá-las, moldá-las, reformá-las. Passa pela psicologia social do pós primeira e segunda guerras, com suas pesquisas de atitudes e trabalhos sobre grupos, culminando na noção de empreendimento, construindo e regulando as ações humanas. Termina problematizando a primazia do corpo biológico no século XXI, onde as novas tecnologias de imagem, a psiquiatria biológica, a neuroquímica e a neurobiologia emergem, na mesma medida em que uma "subjetividade cerebral" se fortalece.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Assad, Beatriz Marques, Rebekah Giese de Paula Machado e Evander Ruthieri Saturno da Silva. "A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA À LUZ DA CULTURA CIENTÍFICA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO (PNLD, 2015)". Revista Contexto & Educação 36, n. 115 (22 novembre 2021): 290–308. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10550.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estudo da evolução biológica é considerado um dos principais eixos que unificam os conhecimentos no ensino de Ciências e Biologia. Porém, no cenário mundial o ensino desta temática enfrenta diversos desafios. O livro didático, na educação básica brasileira, é um dos principais, senão o único, material pedagógico utilizado. Desse modo, foram selecionados como objeto de estudo deste trabalho os três livros didáticos de Biologia com os maiores índices de distribuição no território nacional (PNLD 2015), nos quais analisou-se o conteúdo de evolução biológica quanto à presença de elementos caracterizados como História da Ciência e de cultura científica. As três obras didáticas incluíram o conteúdo esperado, conforme os parâmetros da DCNEM e BNCC e divergiram quanto à visibilidade de determinados temas. Além disso, todos os livros apresentaram elementos de História da Ciência e cultura científica. Contudo, poderiam estar melhor desenvolvidos ao longo dos textos principais, visto que a ocorrência de cultura científica se deu majoritariamente nos conteúdos compreendidos em sessões extras do livro. Portanto, conclui-se que os três livros são recursos didáticos adequados para auxiliar o professor no ensino de evolução biológica, porém, insuficientes para obtenção de uma visão crítica da ciência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Pessoa Junior, Osvaldo. "Three types of Counterfactual History". Intelligere 1, n. 1 (22 dicembre 2015): 26. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2015.108485.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo inicia-se com uma descrição da abordagem dos modelos causais em história da ciência, discutindo a postulação de histórias contrafactuais na ciência. A seguir, caracterizam-se três tipos diferentes de análises contrafactuais que podem ser feitas em ciências históricas, todas favorecidas pela avaliação retrospectiva. A história econômica e tecnológica é caracterizada pela sua razoável previsibilidade; a história da ciência e da matemática pela sua objetividade; e a terceira classe, que engloba a “história virtual” e a evolução biológica, pela sua vasta amplidão de possibilidades futuras.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Rodrigues de Andrade, Winis Henrique, Antônio Fernando Gouvêa Silva e Fernando Faria Franco. "Difusão do conhecimento científico sobre evolução biológica". Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 16, n. 1 (22 maggio 2023): 103–27. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86432.

Testo completo
Abstract (sommario):
No presente trabalho analisamos comentários de internautas emitidos em matérias de divulgação científica relacionadas a temas de evolução orgânica. O objetivo específico foi diagnosticar limites conceituais relacionados ao entendimento e aceitação da teoria evolutiva. Foram definidas três categorias organizacionais para a classificação dos comentários coletados: (i) concepções criacionistas cristãs (24 comentários); (ii) concepções transformacionistas Lamarckistas (15 comentários), e (iii) concepções que estão de acordo com a teoria vigente (01 comentário). Com base nos resultados, buscamos fazer uma análise epistemológica com base em Ludwik Fleck (1896-1961), articulando a divulgação científica e a circulação de ideias. Identificamos diversos limites conceituais nos comentários emitidos pelos internautas. Discutimos três aspectos fundamentados na epistemologia de Fleck que parecem ser fundamentais para uma divulgação científica socialmente comprometida: ciência como construção humana sócio-histórica e sistematizada; ciência como processo conflituoso, mutável e não produto definitivo e; ciência como atividade intra e intercoletiva envolvendo diferentes concepções e valores.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Bulla, Marcelo Erdmann, e Fernanda Aparecida Meglhioratti. "CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: INVESTIGANDO UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES REFERENTE À EVOLUÇÃO BIOLÓGICA HUMANA". Investigações em Ensino de Ciências 21, n. 2 (4 agosto 2016): 01. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p01.

Testo completo
Abstract (sommario):
A pesquisa aqui apresentada tem como tema central a evolução biológica humana, suas controvérsias científicas e a formação continuada de professores de ciências e biologia. Avaliamos o desenvolvimento de uma sequência didática sobre o tema, enfatizando a controvérsia científica referente ao suposto fóssil hominídeo Ardipithecus ramidus (“Ardi”) em um curso de formação continuada para professores de Ciências e Biologia da rede básica pública de Cascavel-PR e região. O trabalho empírico envolveu a coleta de dados a partir das respostas fornecidas pelos professores a um questionário inicial e a um final. As análises e discussões dos dados permitiram evidenciar a importância das controvérsias científicas para o desenvolvimento do conhecimento científico e a urgência em inserir o conteúdo de evolução humana em disciplinas na formação inicial de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. É necessário também o oferecimento de cursos de formação continuada, que abordem tais conteúdos, para os docentes já inseridos nas escolas. Concluímos que ensinar biologia e ciências utilizando controvérsias científicas pode constituir-se em satisfatória ferramenta pedagógica para apresentar a história e a natureza da ciência, uma vez que a atividade científica é permeada por conflitos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Rocha Bichara, Marcelo Raphael, e Carlos Benevenuto Guisard Koehler. "O Monista: a visão de mundo do Energetismo de Ostwald". Revista Scientiarum Historia 1 (5 novembre 2018): 9. http://dx.doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.224.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho é uma resenha atualizada de um importante, porém desconhecido, artigo de filosofia da ciência intitulado “The Monist” (1907), do químico germânico natural da Letônia: Friedrich Wilhelm Ostwald (1853 - 1932), considerado o pai da físico-química. Nele o autor argumenta a favor de sua doutrina do Energetismo, uma visão de mundo não-dualista que, segundo ele, poderia fornecer à ciência um fundamento filosófico único para todas as disciplinas, unificando não somente a física e a química, mas também as ciências biológica, social e psicológica. Adotando uma postura paradoxalmente instrumentalista e realista ao mesmo tempo, o químico-filósofo lança questões ainda abertas para a ciência do futuro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Luckmann, Cristiane Borba, e Natalia Aparecida Soares. "A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE". Revista Prâksis 1 (15 febbraio 2019): 243. http://dx.doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1692.

Testo completo
Abstract (sommario):
A evolução biológica é amplamente mencionada nos documentos norteadores da educação nacional, inclusive sendo citada como eixo unificador dos conteúdos de Ciências Naturais. No entanto, observaram-se em investigações científicas que ainda são latentes as barreiras epistemológicas e didáticas para o ensino de evolução. Diante deste cenário, buscou-se, através deste estudo, analisar as concepções e saberes científicos de estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale acerca da evolução biológica, seleção natural e diversidade de espécies, identificando as principais influências formadoras dessas opiniões, realizando uma análise comparativa entre as concepções de ingressantes e egressos do curso, com o objetivo de verificar a construção do conhecimento científico na graduação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa exploratória, através da coleta de dados com o uso de questionários semiestruturados, adaptados de pesquisas recentes. O grupo analisado foi composto por 39 estudantes, sendo 15 ingressantes e 24 egressos, a maioria bacharel (60%). Através dessa pesquisa, constatou-se que os estudantes apresentam entendimento incipiente acerca da temática, com concepções errôneas de evolução biológica e seleção natural. Os resultados, de forma geral, demonstraram que os alunos compreendem a Biologia Evolutiva como um conjunto de processos que permitem a melhoria e/ou aprimoramento de características anatômicas e fisiológicas dos organismos vivos. Observou-se, ainda, que as concepções sobre a teoria evolucionista são influenciadas pelos preceitos religiosos dos estudantes, onde há constante dicotomia entre ciência e religião e diretamente ligados ao ensino deficiente da temática na educação básica. Considera-se pertinente o fomento de discussões sobre a história da ciência e suas contribuições diretas para o desenvolvimento da sociedade contemporânea, acredita-se que este debate possa corroborar para amenizar alguns conflitos culturais apresentados por alguns estudantes que entendem a evolução como oposta às suas convicções pessoais.Palavras-chave: Biologia evolutiva. Ensino de ciências naturais. Concepções. Ensino superior. Ciências biológicas.ABSTRACTBiological evolution is widely mentioned in guiding documents of the national education, including being cited as unifying axis of the contents of the Natural Sciences. However, it was observed in scientific investigations they are still latent the barriers epistemological and didactic for the teaching of evolution. In this scenario, we sought through this study to analyze the conceptions and scientific knowledge of students in the course of Biological Sciences of Feevale University about biological evolution, natural selection and species diversity, identifying the main forming influences of these opinions, performing a comparative analysis between the conceptions of beginners and graduates of the course, with the objective of verifying the construction of scientific knowledge in the graduation. As a methodology we chose a exploratory quantitative-qualitative approach, through the collection of data with the use of structured questionnaires, adapted from recent searches. The analyzed group was composed of 39 students, being 15 beginners and 24 graduates, the majority bachelor (60%). Through this research, we found that the students have an incipient knowledge about the theme, with misconceptions of biological evolution and natural selection. The results, in general, have demonstrated that students understand the Evolutionary Biology as a set of processes that allow the improvement and/or enhancement of anatomical and physiological characteristics of living organisms It was also observed that the conceptions of evolutionary theory are influenced by religious precepts of students, where there is constant dichotomy between science and religion and are directly related to a deficiency at the teaching this topic in basic education. It is pertinent the promotion of discussions on the history of science and its direct contributions to the development of contemporary society, it is believed that this debate can corroborate to alleviate some cultural conflicts presented by some students who understand the evolution as opposition to their personal convictions.Keywords: Evolutionary biology. Teaching of natural sciences. Conceptions. Higher education. Biological sciences.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Condé, Mauro Lucio Leitão. "Entre o normal e o patológico: Ludwik Fleck, Georges Canguilhem e a gênese da epistemologia histórica". Intelligere 2, n. 1 (27 maggio 2016): 51. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2016.114460.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste artigo é abordar, a partir de alguns aspectos do pensamento de Ludwik Fleck e Georges Canguilhem, a emergência da epistemologia histórica na história da ciência. Em especial, busca-se nesses autores a contribuição da matriz biológica, ou das ciências da vida, como referência central na constituição da epistemologia histórica. Em outros termos, mais que perceber semelhanças entre Fleck e Canguilhem, o objetivo é mostrar como, ao formular de modo independente suas concepções de história da ciência – especialmente a história da medicina – esses autores contribuíram decisivamente na formulação das bases de uma epistemologia histórica que constituirá, ao longo do século XX, um novo estilo de pensamento para a compreensão da história da ciência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Bortolini, Maria Cátira. "Resposta ao trabalho de Kent e Santos: "'Os charruas vivem' nos Gaúchos: a vida social de uma pesquisa de 'resgate' genético de uma etnia indígena extinta no Sul do Brasil"". Horizontes Antropológicos 18, n. 37 (giugno 2012): 373–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832012000100016.

Testo completo
Abstract (sommario):
As atividades oriundas de ações humanas, incluindo pesquisas científicas, são estruturadas sob contextos individuais e coletivos. A artigo de Kent e Santos considera isso num cenário específico, mas ao descreverem tal fato eles também dão margem a ações interpretativas. O mais importante no trabalho dos autores é chamar a atenção para ciências emergentes de áreas biológicas, cujos resultados poderiam auxiliar não só no entendimento sobre a dinâmica envolvida no "fazer ciência", mas também no como as ações humanas podem estar longe de serem compreendidas dentro de um contexto cultural-reducionista. Desse modo, os autores introduzem mais elementos ao debate sobre a necessidade de persistirem, bem como a legitimidade de ainda existirem, as barreiras que separam a antropologia biológica, na qual a genética humana se identifica, e a antropologia sociocultural.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Santana, Luiz Henrique, e Aline Maués F. de F. Seixas. "A psicologia pode ser uma ciência do cérebro?" Perspectivas em Análise do Comportamento 3, n. 1 (24 agosto 2017): 24–31. http://dx.doi.org/10.18761/perspectivas.v3i1.77.

Testo completo
Abstract (sommario):
Refletir sobre uma psicologia do cérebro não faria sentido sem levar em conta um conjunto de práticas mais ou menos recentes e que cercam o campo vasto das neurociências. É consenso na literatura que a revolução tecnológica das neuroimagens contribuiu à exploração do sistema nervoso central e ao tratamento de questões ligadas à prática clínica em neuropsicologia, por exemplo. Contudo, a observação do debate teórico-conceitual em torno das neurociências não tem demonstrado um desenvolvimento equivalente ao que se tem obtido em ramos mais aplicados da pesquisa neurocientífica. O desenvolvimento de um espectro de teorias distribuídas nos polos da clássica dicotomia entre globalismo e localizacionismo tem dificultado a conciliação entre a análise experimental do comportamento e as neurociências. Todavia, a constituição de uma análise funcional do comportamento pode ter sua eficácia enormemente suplementada pela consideração das variáveis biológicas que lhe são subjacentes. Esta suplementaridade entre o conhecimento do analista do comportamento e as neurociências parece conduzir para um necessário comprometimento da psicologia comportamental com a pesquisa biológica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Laraia, Roque de Barros. "Da Ciência Biológica à Social: a trajetória da Antropologia no século xx". Habitus 3, n. 2 (19 gennaio 2007): 321. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v3.2.2005.321-345.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Antropologia surgiu no início do século XIX como uma ciência biológica. A partir da sexta década do século foi se transformando em uma ciência social, graças ao trabalho dos evolucionistas britânicos. Foi somente no século XX, graças à teoria da cultura, que ela realmente se transforma em uma ciência social. Este artigo trata dessa trajetória.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Azevedo, Nara, Ana Luce Girão Soares de Lima e Luís Octavio Gomes de Souza. "A ciência como profissão: entrevista com Carlos Chagas Filho". História, Ciências, Saúde-Manguinhos 19, n. 2 (giugno 2012): 703–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702012000200019.

Testo completo
Abstract (sommario):
A edição desta entrevista privilegia aspectos da extensa trajetória profissional de Carlos Chagas Filho, fundador do Instituto de Biofísica da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Evidencia seu papel científico e político na ciência brasileira e no cenário internacional. As memórias de Chagas Filho abrangem a vivência no Instituto Oswaldo Cruz, onde iniciou seu treinamento científico; os esforços para estruturar o Laboratório de Física Biológica, sucedido pelo Instituto de Biofísica; a atuação no Conselho Nacional de Pesquisas e na Academia Brasileira de Ciências; a participação na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; a presidência da Academia Pontifícia do Vaticano, que o leva a tecer considerações sobre a relação entre ciência e religião.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Rose, Nikolas. "As Ciências Humanas na era biológica / The Human Science in a Biological Age". Revista Polis e Psique 4, n. 2 (5 dicembre 2014): 4–43. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.52151.

Testo completo
Abstract (sommario):
Vivemos, de acordo com alguns, no século da biologia, onde agora entendemos a nós mesmos em formas radicalmente novas, visto que os conhecimentos da ciência genômica e neurociência tornaram acessíveis os funcionamentos de nossos corpos e nossas mentes para novos tipos de conhecimento e intervenção. Uma nova figura do humano e do social está tomando forma no século XXI? Com quais consequências atualmente para as políticas da vida? E com quais implicações, se existem, para as ciências sociais, culturais e humanas? Essas são as questões discutidas nesse artigo, o qual argumenta que uma nova relação com as ciências da vida é requerida, para além do comentário e da crítica, se as ciências sociais e humanas estão a se revitalizar para o século XXI.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Korte de Azevedo, Alexandre Luiz, e Lupe Furtado Alle. "Avaliação do conteúdo de evolução biológica em coleções didáticas brasileiras pós-BNCC". ACTIO: Docência em Ciências 7, n. 1 (21 aprile 2022): 1. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n1.14885.

Testo completo
Abstract (sommario):
A compreensão de como a vida se originou e de como ela se modifica com o passar do tempo se dá, cientificamente, através do estudo da evolução biológica. O conhecimento acerca da evolução está entre os mais importantes já produzidos pela humanidade e, sendo transversal, se insere em diversas áreas da ciência, sendo considerado um dos eixos norteadores para o ensino de biologia e ciências. Contudo, apesar de sua proeminente relevância, a evolução biológica e seus conteúdos são sistematicamente ausentes ou mal trabalhados nas escolas brasileiras. Com a criação da BNCC em 2017, houve uma remodelação do currículo nacional, bem como dos critérios para seleção dos livros didáticos pelo PNLD. Com o intuito de verificar o conteúdo de evolução biológica na BNCC, bem como seu impacto na distribuição e presença dos conteúdos de evolução nos livros didáticos do país, este trabalho avaliou três coleções didáticas selecionadas pelo PNLD em 2018 através da aplicação da metodologia de análise de conteúdo. Foi possível verificar que os conteúdos de evolução possuem uma distribuição desigual ao longo dos anos do ensino fundamental II, e que alguns conteúdos altamente relevantes estão ausentes ou são mal explorados nestas coleções. Conclui-se que, de maneira geral, a BNCC falha em constituir a evolução biológica como eixo integrador no ensino de ciências e em incentivar uma abordagem gradual e continuada ao longo do ensino fundamental - anos finais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Oliveira, Graciela Da Silva. "Darwin na Escola: Relato de Uma Experiência de Divulgação Científica". Revista de Cultura e Extensão USP 12, supl. (28 marzo 2015): 57. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12isupl.p57-71.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste artigo é relatar as experiências de um projeto de extensão que buscou estimular o interesse de estudantes do ensino médio pela teoria da evolução biológica, popularizando os conceitos-chave das ideias promulgadas por Charles Darwin (1859). As ações do projeto foram: (1) conhecer, por meio da aplicação de questionários, a percepção que estudantes do ensino médio e seus professores de Biologia apresentam sobre ciência e a teoria da evolução biológica; (2) promover mostras científicas por meio da oferta de oficinas e minicursos nas escolas públicas. Os resultados indicam que as percepções dos estudantes e professores do Ensino Básico, em relação à ciência e à teoria da evolução biológica, são otimistas e positivas, e as crenças pessoais não parecem influenciar em seus posicionamentos sobre o tema. O estudo das percepções de estudantes e professores forneceu subsídios na definição de “o que, para quem e como comunicar” temas científicos no espaço escolar. Assim, seguiu-se a segunda etapa deste projeto – a elaboração e execução de oficinas para estudantes do ensino básico – que resultou em novas oportunidades, para os envolvidos, de reconstruir a relação e atribuir valores a ciência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Reusing, Luciana, e Marcos Wachowicz. "A AGNOTOLOGIA NO PROCESSO DE CONHECIMENTO NA BIOTECNOLOGIA". P2P E INOVAÇÃO 6, n. 1 (1 ottobre 2019): 35–48. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p35-48.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo traz uma reflexão importante para as ciências da natureza e para as ciências sociais, ao tratar do processo de ignorância ou dúvida induzida pela manipulação de dados e informações científicas para instaurar um processo social de desconfiança “agnotologia”, constituindono contraponto ao conhecimento “epistemológico”. A metodologia aplicada para delimitar o estado da arte é a pesquisa bibliográfica, a fim de proporcionar maior eficiência na abordagem do tema que está distribuído entre a introdução, desenvolvimento e considerações finais. O resultado esperado é demonstrar que a biotecnologia é uma ciência carregada de valores e mitos, distante da neutralidade positivista, apta a promover uma reconfiguração biológica e social por intermédio do conhecimento cientificode uma verdade discutível, e não falseada por estratégias, argumentos e dados ficcionais para configurar um estado de ignorância diante da ciência e tecnologia a serviço da vida.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Almeida, Maria Eneida de. "O desenvolvimento biológico em conexão com a guerra". Physis: Revista de Saúde Coletiva 17, n. 3 (2007): 545–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312007000300008.

Testo completo
Abstract (sommario):
O século XX foi cenário da construção de um sistema para a operacionalização da ciência estratégica das grandes potências, chamada Big Science. Este sistema é constituído por uma vasta rede institucional integrada, o "complexo militar-industrial-acadêmico", que desenvolve pesquisas estratégicas e direciona a ciência de ponta. O objetivo deste estudo foi investigar a lógica desta construção sob a ótica do poder, fazendo um contraponto entre os desenvolvimentos tecnológicos da Física e da Biologia. Os movimentos de poder identificam algumas características que, em tese, refletem o incentivo para indução do desenvolvimento científico da modernidade, potencializado na era atômica com a fabricação de armas de destruição em massa, as armas de alta tecnologia. Nesta perspectiva, buscamos a relevância do desenvolvimento biológico de interesse político-militar, tomando por base a fabricação de três gerações de armas ao longo do século XX, com crescente posicionamento na corrida armamentista. Esta análise envolve as décadas de 1940 até 1980, na busca de demonstrar uma convergência técnico-política nas trajetórias do desenvolvimento biológico e da guerra biológica, que culminou numa conexão científico-militar no início da era biotecnológica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Freitas, Theska Laila de, e Amilton José Vieira de Arruda. "NOVAS ESTRATÉGIAS DA BIOMIMÉTICA: AS ANALOGIAS NO BIODESIGN E NA BIOARQUITETURA". MIX Sustentável 4, n. 1 (13 aprile 2018): 73–82. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2018.v4.n1.73-82.

Testo completo
Abstract (sommario):
Ao longo da história é possível constatar artefatos de inspiração biológica em diferentes períodos, e em diversas áreas, como a ciência, tecnologia, arquitetura, arte, design, engenharia, dentre outras. Isto tem gerado uma série de pesquisas e projetos que utilizam analogias biológicas com uma abordagem de caráter sustentável e ecológica, condizentes com as necessidades do contexto vigente. Desta forma, o presente estudo refere-se a uma breve revisão bibliográfica para apresentar as origens, definições e princípios da Biomimética, assim como os tipos de Analogias utilizadas no contexto das referências naturais, e ainda, exemplificar algumas de suas aplicações no Biodesign e na Bioarquitetura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Zabotti, Kamilla, Rosana Franzen Leite e Lourdes Aparecida Della Justina. "EPISTEMOLOGIA DE LAKATOS E AS PROPOSIÇÕES ATUAIS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA". Revista Valore 6 (14 luglio 2021): 1085–97. http://dx.doi.org/10.22408/reva6020219621085-1097.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo tem por finalidade propiciar uma discussão teórica-epistemológica da Teoria Sintética da Evolução e os pressupostos atuais da biologia evolutiva, a Síntese Estendida da Evolução, em correlação com a Epistemologia de Lakatos. A epistemologia de Lakatos propicia um entendimento da construção da ciência, que se constitui por Metodologias de Programas de Pesquisa, enfoque dado nas discussões. Espera-se que fomentar reflexões epistemológicas que sejam relevantes na busca de incluir essa compreensão a respeito da biologia evolutiva no ensino de evolução e na formação de professores, visto que a Evolução Biológica é o conceito central da Biologia, pois unifica todos os conteúdos biológicos.Palavras Chave: Biologia Evolutiva. Filosofia da Ciência. Síntese Estendida. Teoria Sintética da Evolução.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Gonzalez, Marcos. "Análise das restrições de acesso a dados de espécies ameaçadas, previstas em políticas de coleções biológicas científicas brasileiras, à luz do direito ambiental e da ciência da informação". Ciência da Informação 39, n. 1 (aprile 2010): 33–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652010000100003.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo analisa se as políticas de acesso a dados armazenados em coleções biológicas, produzidas no âmbito do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), estão em conformidade com a legislação brasileira pertinente. Para tal avaliou-se se as restrições de acesso a dados de espécies ameaçadas de extinção, presentes em políticas de três instituições vinculadas ao MCT, estão previstas em lei ou são sustentadas pela ciência da informação. A conclusão é que não há, no direito brasileiro, nenhum diploma que sustente ou incentive restrições de acesso a dados de espécie biológica pelo fato de ela constar em alguma lista de espécies ameaçadas, e as políticas estudadas não estão, portanto, aderentes à legislação nem à mentalidade dominante na comunidade científica. Sugere-se que tais políticas sejam revistas com base em uma discussão ampla sobre o assunto, que é complexo e interessa a toda a sociedade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Rocha, Cyro C. "Perspectivas das Ciências da Administração: Diretrizes Metodológicas da Administração Pública". Revista do Serviço Público 96, n. 4 (18 ottobre 2017): 06–25. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i4.2850.

Testo completo
Abstract (sommario):
A marcha acelerada em busca do desenvolvimento das “ciências administrativas” ameaça deixar a Administração Pública na retaguarda. O sociólogo Whyte explicou a invasão dos limites tradicionais dessa disciplina nos seguintes termos: "Podem chamar de invasão ou do que quiserem, mas é uma invasão vitalmente necessária”. Daí esse esforço, que caracteriza a orientação metodológica exigida pela pesquisa científica. O método de investigação da realidade que se mostrar mais eficaz para fins analíticos deverá ser o preferido. Dar-se-á pouca importância à justificação do método, no sentido convencional, é assunto pertinente à “filosofia da ciência”. O material a ser apresentado não constitui propriamente novidade, no sentido de que foi tomado por empréstimo à literatura das ciências física e biológica e, com menor frequência, à do comportamento, que tem proliferado nos últimos tempos. Embora sejam do domínio público, tais dados de ordem metodológica nem sempre estão ao alcance dos estudiosos de administração ou da ciência política. E nada mais necessário do que a difusão dos conhecimentos e sua aplicação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Araújo, Leonardo Augusto Luvison, e Claudio Ricardo Martins dos Reis. "Pluralismo evolutivo e o ideal de unificação da biologia". História, Ciências, Saúde-Manguinhos 28, n. 2 (giugno 2021): 393–411. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702021000200004.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo A evolução biológica é frequentemente considerada um eixo central e unificador da biologia. O artigo discute aspectos históricos desse ideal de unificação, bem como os seus sinais de desintegração entre os anos 1960 e 1980. Argumentamos que apesar das novas propostas de síntese do conhecimento biológico, a biologia evolutiva contemporânea é caracterizada por um pluralismo. Os principais pontos a favor do pluralismo evolutivo são discutidos, e algumas consequências dessa perspectiva são apresentadas, particularmente em relação ao ideal de unificação da biologia. Por fim, defendemos um pluralismo evolutivo crítico do ideal de unificação como um objetivo da ciência, mas ainda favorável a integrações locais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Ribeiro Junior, Manoel Cícero, Carla Ledi Korndörfer, Janaina Alvarenga Aragão, José Geovânio Buenos Aires Martins, Jeisy dos Santos Holanda e Luciano Silva Figueirêdo. "Evolução biológica e criacionismo: vivência e discussão entre alunos do ensino médio". Research, Society and Development 9, n. 7 (26 aprile 2020): e16973640. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3640.

Testo completo
Abstract (sommario):
O debate entre Ciência e Religião tem marcado os últimos séculos, com implicações atuais para o ensino de Ciências. Nesse contexto o estudo em pauta tem como objetivo geral conhecer a influência do ambiente educacional diante do pensamento evolutivo sobre a expressão da crença em Deus e na religiosidade entre os estudantes de nível médio de uma escola no interior do Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Alto Alegre do Maranhão. Na pesquisa foi utilizada entrevista semiestruturada caracterizando o perfil sócio demográfico dos participantes, tendo como base o livro didático para a discussão e realização de um seminário, conseguinte aplicação de um questionário de pós-sondagem.Os resultados indicam que a escola contribui e fomenta discussões sobre temas da atualidade, de interesse da comunidade ou referentes aos problemas sociais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Acero, Liliana. "Internacionalização, ciência e saúde: a medicina regenerativa global e os mercados paralelos". Ciência & Saúde Coletiva 20, n. 2 (febbraio 2015): 433–40. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015202.22272013.

Testo completo
Abstract (sommario):
A medicina regenerativa implica em uma mudança de paradigma, a regeneração do organismo ao nível celular ou tecidual – um assunto contemporâneo controverso e de difícil estandardização. O artigo apresenta um resumo das tendências científicas, econômicas, sociais e de regulamentação global nessa área, analisadas em relação a dilemas teóricos relevantes em antropologia médica e sociologia da ciência e da saúde. Em especial, aqueles que tratam da construção de um ‘aparato coletivo de sentido’ para as novas entidades biológicas e ontológicas, a formação da cidadania biológica e a governança pela incerteza. Apresentam-se, também, evidências empíricas sobre um fenômeno chave para a governança e a regulamentação, qual seja a instalação de uma nova demanda transnacional em pesquisa e saúde através de mercados paralelos de óvulos e de terapias celulares em experimentação. Utilizam-se dados qualitativos coletados para uma pesquisa mais abrangente, resenhas jornalísticas e entrevistas com lideranças internacionais. Conclui-se com uma reflexão sobre a importância da governança internacional em ensaios clínicos e dos caminhos a serem explorados, visando uma harmonização da diversidade de práticas normativas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Silva, Hugo Rodrigues da. "Apontamentos sobre a organização do criacionismo e do intelligent design nos EUA e no Brasil". Revista HISTEDBR On-line 20 (30 aprile 2020): e020013. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655095.

Testo completo
Abstract (sommario):
O crescimento das instituições religiosas, especialmente as de denominação cristã no Brasil e no mundo tem contribuído para a disseminação das interpretações religiosas sobre a origem do mundo e os fenômenos naturais e sociais. Nesse contexto a ciência como instrumento de compreensão do mundo perde espaço para as revelações míticas, presentes nas escrituras bíblicas. O criacionismo, como a principal interpretação cristã para a explicação sobre a origem do mundo tem se revigorado na disputa de terreno com a ciência, ao questionar as descobertas científicas, inspiradas na teoria da evolução biológica, eixo norteador das ciências naturais, apresentando alternativas pseudocientíficas para a compreensão da complexa organização do mundo natural. Nesse artigo são apresentados alguns apontamentos sobre a organização do criacionismo e do Intelligent Design nos EUA, berço de sua constituição, e no Brasil, cuja disseminação tem ocupado várias instituições da república.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Cavalcanti, Juliana Manzoni. "Rudolf Kraus em busca do "ouro da ciência": a diversidade tropical e a elaboração de novas terapêuticas, 1913-1923". História, Ciências, Saúde-Manguinhos 20, n. 1 (marzo 2013): 221–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702013000100012.

Testo completo
Abstract (sommario):
Com base na trajetória de Rudolf Kraus, o artigo analisa a busca de curas para doenças infecciosas em regiões tropicais no início do século XX, dando especial atenção à elaboração por Kraus de novos terapêuticos biológicos como soros, vacinas e soluções proteicas. As regiões tropicais eram com frequência apresentadas como mais propícias à pesquisa devido à maior quantidade de organismos a identificar e também à concorrência supostamente menor entre pares. Os trópicos eram, assim, considerados um oásis para as pesquisas microbiológicas. Kraus dedicou-se à fabricação de diversos produtos de origem biológica, mas não teve o sucesso esperado com muitos deles.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Toledo, Antônio Matias Navarrete, e Leonor Almeida Souza Soares. "BIONANOPARTÍCULAS: PRINCIPAIS ASPECTOS E APLICAÇÕES DA MATÉRIA ORGÂNICA EM ESCALA NANOMÉTRICA". HOLOS 1 (15 febbraio 2016): 340. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.2209.

Testo completo
Abstract (sommario):
A nanotecnologia é o termo utilizado para descrever a criação, manipulação e exploração de materiais em escala nanométrica. Bionanotecnologia é a aplicação da nanotecnologia nas ciências da vida, onde a matéria prima para obtenção de nanopartículas é de origem biológica. Esta ciência tem despertado grande interesse por ser de fontes renováveis, pela possibilidade de obtenção de novas propriedades dos materiais, que em dimensão nano, são totalmente modificadas, pela maior possibilidade de biocompatibilidade com o organismo humano, pelo auxílio em tratamentos mais eficazes de doenças (liberação controlada de fármacos), bem como no diagnóstico preventivo na área da saúde (agentes de imagem) e no controle de qualidade dos produtos da agroindústria (biossensores). O objetivo desta revisão foi abordar as bionanopartículas de maior evidência no campo da nanotecnologia, enfatizando as nanopartículas de quitosana, nanofibras de celulose e recentes estudos com Spirulina platensis, focando em seus processos de obtenção, suas características em escala nanométrica e suas aplicações nos diversos campos da ciência e tecnologia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Cunha, Carla da Silva, Guibson Eduardo Fernandes, Isabela Maria Silva Leão e Heslley Machado Silva. "Importância da seleção natural e do design inteligente na evolução das espécies: Concepção dos alunos de ciências biológicas". Conexão Ciência (Online) 12, n. 2 (31 agosto 2017): 72–84. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v12i2.586.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: No século XIX, Charles Darwin trouxe a ideia da seleção natural em seu livro “A Origem das Espécies” revolucionando a ciência, a Biologia e a sociedade. A seleção natural constitui uma das bases para o ensino da evolução biológica. Em contrapartida, atualmente cresce o número de adeptos hipótese do design inteligente que propóe Deus como um arquiteto que planejou de forma perfeita todos os seres que existem, inclusive sugerindo o seu ensino, apesar de não haver respaldo científico. Objetivo e Metodologia: Para analisar as concepções referentes a esses temas aplicou-se o questionário europeu BIOHEAD-CITIZEN para alunos do segundo, quarto e sexto período do curso de Ciências Biológicas do UNIFOR-MG. Foram utilizadas as questões B.43 e B.44 que se referiam “Qual a importância dos seguintes assuntos na evolução das espécies”. B43: Seleção Natural e B44: Um programa intrínseco ao organismo (design inteligente). Resultados: Através do teste de qui-quadrado, percebeu-se que há diferença significativa nas respostas entre os períodos do curso de Ciências Biológicas Observou-se que apesar de haver grande aceitação da teoria da seleção natural, há também um número relevante de adeptos ao design inteligente, o que mostra uma incapacidade de discernir o meio científico de suas concepções culturais e religiosas. Por outro lado, apesar da persistência da crença no design inteligente através do curso, houve um incremento na compreensão da importância da seleção natural no processo evolucionário. Conclusão: É importante continuar a investigação sobre esses temas para entender como essas concepções repercutem no ensino do tema por esses futuros professores.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Rodrigues, Gabriel Vanzo, Lúcio Ely Ribeiro Silvério e Daniela Cristina De Toni. "O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade dos seres vivos". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (29 dicembre 2019): 623–31. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp623-631.

Testo completo
Abstract (sommario):
ResumoA evolução biológica é considerada um eixo central e unificador dos conhecimentos biológicos, uma vez que sua compreensão é necessária para o entendimento de uma série de conceitos e processos biológicos. Nesse sentido, o enfoque evolutivo assume um importante papel para tais entendimentos, sendo o pensamento evolutivo indispensável para a compreensão das diferentes áreas da Biologia, ciência que explica os fenômenos da vida. A compreensão dos fenômenos evolutivos, enquanto processo contínuo e unificador dos conteúdos biológicos no ensino e da história da ciência pode ocorrer por meio das mais variadas temáticas em Biologia. O presente trabalho discutiu acerca do potencial do enfoque evolutivo e da história da ciência como elementos estruturadores dos conteúdos que envolvem a diversidade dos seres vivos. Para isso, foram analisados documentos oficiais de orientação curricular brasileiros que tratam o tema e foi aplicado um questionário sobre o assunto com professores membros de um projeto de educação comunitário. Com o resultado dessa análise, foi possível propor uma sequência didática que possa colaborar no sentido de integrar os conhecimentos evolutivos e científicos ao ensino da diversidade dos seres vivos. Dessa maneira, a construção dos conhecimentos a respeito desses conteúdos no ensino médio pode ser potencializada, considerando os seres humanos como agentes do processo científico e seu compromisso com o ensino desses temas nos dias atuais.Palavras-chave: Ensino de Biologia; evolução biológica; história da ciência no ensino.Abstract Biological evolution is considered a central and unifying axis of biological knowledge, since its understanding is necessary for the comprehension of a series of biological concepts and processes. In this sense, the evolutionary approach assumes an important role for such understandings, being the evolutionary thinking indispensable for a comprehension of the different areas of Biology, science that explains the phenomena of life. The understanding of evolutionary phenomena, as a continuous and unifying process of biological contents in teaching and the history of science, may occur through the most varied themes in Biology. This study discussed about the potential of the evolutionary approach and the history of science as structuring elements of the subject-matters that involve the diversity in the living world. To achieve this, Brazilian official documents of curricular orientation that address this subject were analyzed and a questionnaire about the topic was applied to teachers who were members of a community education project. With the result of this analysis, it was possible to propose a didactic sequence that could collaborate in the sense of integrating the evolutionary knowledge and scientific to the teaching of the diversity in the living world. Thus, the construction of knowledge about these contents in high school can be enhanced, considering human beings as agents of the scientific process and their commitment to teaching these themes nowadays.Keywords: Biology teaching; biological evolution; history of science in teaching.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Andreazzi Duarte, D. "Coronavírus, o monstro microscópico na visão da ciência". Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 46 (12 aprile 2020): 3606. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3606.2020.

Testo completo
Abstract (sommario):
Nas últimas semanas muito tem se falado sobre coronavírus pelas mídias sociais e noticiários de todo o mundo. Como de costume, a mais nova gripe teve seu início na China e ultrapassou as fronteiras, se propagando por todo o mundo e logo tornou-se uma pandemia incontrolável e ameaçadora para mais de 7 bilhões de vidas. O que seria então esse monstro microscópico? Qual a sua origem e de onde vem seu poderio de destruição em massa? Será que o isolamento comunitário é a saída para evitar a instalação do caos generalizado? Onde estão os combatentes dessa guerra biológica? Leia esse editorial-cartilha na íntegra e descubra as respostas na visão da ciência moderna sobre esse cenário caótico em que estamos vivendo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

SÁENZ, Ángela Ruiz. "Tratamento de barriga de aluguel em Direito Comparado." Tempus Actas de Saúde Coletiva 9, n. 2 (13 gennaio 2016): 121. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v9i2.1817.

Testo completo
Abstract (sommario):
O progresso nas ciências da vida e medicina impulsionadas por avanços e descobertasda ciência moderna e tecnologia levou ao desenvolvimento de tecnologias de reprodução humana assistida como uma solução para o problema da infertilidade, a adoção substitui alternativa tradicional paternidade biológica. Neste contexto, menção especial dada disputas surrogacygerados a partir de um ponto de vista social, ético, legal e biomédica. O regulamento díspares desta prática para o direito nacional levou ao “turismo reprodutivo”, isto é, a transferência de casais de países onde a prática da barriga de aluguel é ilegal emoutros países onde a prática é legal, levando privadas internacionaisquestões de direito relativas ao reconhecimento da paternidade de crianças nascidas com o uso dessas técnicas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Czeresnia, Dina. "Canguilhem e o caráter filosófico das ciências da vida". Physis: Revista de Saúde Coletiva 20, n. 3 (2010): 709–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312010000300002.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo aborda a importância do pensamento de Canguilhem para transformações nas ciências da vida e também da relação entre ciência e filosofia. Afirma que o conceito de normatividade vital, ao propor valor como uma característica essencial da vida, aponta um problema fundamental do conhecimento biológico. Este conceito é central no pensamento de Canguilhem e acompanha toda a sua obra, como confirma a Conferência sobre Cérebro e Pensamento, realizada em 1980. Sua atualidade é atestada na discussão de questões em aberto nas neurociências e na definição de vida. Não há uma definição de vida que seja curta, universal e igualmente aceita como definição padrão entre as ciências. A definição de vida como posição inconsciente de valor não se coaduna com a perspectiva quantitativa das ciências da natureza. O que poderia ser valor como definição do que é vida? Constituintes metabólicos poderiam apresentar uma dimensão que se considera inaugurada pela vida humana? Para equacionar essas interrogações, seriam necessárias mudanças na concepção do que é o homem e da sua relação com o conhecimento. Finalmente, é apresentada a afinidade entre o conceito de normatividade vital e o de vontade de poder, de Nietzsche. O conceito de normatividade vital encontra o de vontade de poder como uma potência que realiza a própria vida orgânica. Considerar que valor é anterior ao homem é afirmar a realidade biológica do pensamento, da qual o humano é um desdobramento que realiza o sentido da própria experiência vital.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Oliveira, Graciela Da Silva, e Nelio Bizzo. "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E OS ESTUDANTES BRASILEIROS: CONHECIMENTO E ACEITAÇÃO". Investigações em Ensino de Ciências 20, n. 2 (2 giugno 2016): 161. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p161.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste estudo foi verificar tópicos da teoria da evolução biológica que os jovens brasileiros autodeclaram conhecer e suas relações com as variáveis: sexo, idade, localização geográfica, aspectos socioeconômicos, religião e ciência. Participaram da pesquisa 2.404 estudantes (55,1% meninas) do Ensino Médio, matriculados em 78 escolas brasileiras. Os dados foram coletados através de questionário e as análises dos dados foram realizadas com auxílio do Software Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 18.0. Os resultados encontrados apontam que o conhecimento de tópicos evolutivos entre os estudantes é baixo e foi influenciado pelas variáveis testadas, e as associações identificadas aconteceram de maneira diversificada, e em menor ou maior intensidade, conforme o contexto estudado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Wenczenovicz, Thaís Janaina, Émelyn Linhares e Marlei Angela Ribeiro Dos Santos. "COR, RAÇA E RACISMO: PROCESSOS DE DOMÍNIO DOS CORPOS E POLÍTICA BIOLÓGICA EM PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES". Revista Campo da História 8, n. 2 (30 giugno 2023): 573–92. http://dx.doi.org/10.55906/rcdhv8n2-006.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste artigo é analisar o processo da política biológica e eugenia, especialmente no Brasil, e o domínio do capital e corpos no território nacional, por meio do marcador social de poder e dominação raça/cor. Justifica-se pela manutenção dos efeitos da sistemática eugenista no Brasil. Utiliza-se o procedimento metodológico bibliográfico-investigativo. O artigo divide-se em três partes, a primeira trata sobre o colonialismo, colonialidade e os padrões universais, a partir da eugenia como instrumento de efetivação; a segunda parte aborda a eugenia e o racismo, analisando especialmente a obra ‘’Raça Pura’’ de Pietra Diwan; e a última parte traz as questões jurisprudenciais e de resistência, ciência e o Direito no contexto sócio jurídico no Brasil. Conclui-se por uma atuação multidisciplinar, a fim de que as Ciências Sociais e Jurídicas, juntamente aos princípios da bioética executem ações e serviços que visam a conservação, proteção e melhoria da vida humana.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Antonio, Eliana Maria Restum, e Tereza Maria Pereira Fontes. "A ética médica sob o viés da bioética: o exercício moral da cirurgia". Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 38, n. 5 (ottobre 2011): 355–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912011000500013.

Testo completo
Abstract (sommario):
O exercício profissional da medicina atual tem uma forte abordagem biológica, devido à crescente especialização da ciência médica. Com frequência, a ciência, por si só, não ajuda a enfrentar e resolver uma situação particular de um profissional médico, e este é o lugar onde as ciências humanas, sociais e, especialmente as outras disciplinas, como a Bioética, podem dar uma abordagem mais humana e socialista, ao estudar sistematicamente a conduta humana no campo das ciências da vida e da saúde, através da luz dos valores e princípios morais. Como parte deste estudo, o segmento que está limitado à análise dos conflitos éticos decorrentes da prática da medicina e da assistência ao paciente, é conhecido como Ética médica. A Ética médica, no âmbito da cirurgia, compreende a integração do paciente cirúrgico com a natureza do cirurgião, influenciada pela sua formação e pelo seu treinamento, pela sua sensibilidade em identificar o que é correto. O ético não deve estar apenas no procedimento, no ato cirúrgico propriamente dito ou no que acontece em uma sala de operação ou mesmo no exercício da cirurgia como especialidade. A ética deve estar na vida e conduta do cirurgião, de forma que todos os atos profissionais e de vida devam ser eticamente válidos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Marin, Yonier Alexander Orozco, e Alice Alexandre Pagan. "POR UMA CIÊNCIA FEMINISTA E UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA FUNDAMENTADA EM RELAÇÕES MAIS DIPLOMÁTICAS E DE CUIDADO COM A NATUREZA". Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática 2, n. 2 (30 dicembre 2022): 35–41. http://dx.doi.org/10.20873/riecim.v2i2.15464.

Testo completo
Abstract (sommario):
A professora Alice Alexandre Pagan tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica e Educação emSaúde, com interesse principalmente nos seguintes temas: Tecnologias educacionais (avaliação em escala); Elementos não racionais da aprendizagem sobre a natureza (afetivos e identitários) a partir da compreensão do ensino de Evolução Biológica, da relação entre Ciência e Etnociência e dos movimentos Ecofeministas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Brita Depieri, Natália, Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro, André Luís Schmidt da Silva e Débora De Mello Gonçales Sant’Ana. "EXPOSIÇÃO BIOLÓGICA TÁTIL EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA". Arquivos do Mudi 25, n. 2 (13 agosto 2021): 1–13. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v25i2.55404.

Testo completo
Abstract (sommario):
Devido às suas particularidades, os museus frequentemente limitam o acesso de pessoas com deficiência, em especial, aquelas com deficiência visual, visto que muitas peças não podem ser manuseadas. Os museus de ciência buscam facilitar o acesso ao conhecimento científico, como, no caso deste trabalho, o Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (MUDI-UEM). Este trabalho apresenta um relato sobre a exposição tátil "O Mundo na Ponta dos Dedos", elaborada no MUDI por seus coordenadores e mediadores com o objetivo de facilitar o acesso ao conhecimento científico, em especial, aos deficientes visuais. Tal exposição é formada por peças originais e modelos didáticos sobre a área da biologia que podem ser manipulados sem oferecer riscos físicos ao visitante. A exposição leva ao público a oportunidade de conhecer estruturas biológicas através do tato, desde células e microrganismos até ossos de diversos animais. Tendo sido exibida temporariamente no MUDI diversas vezes e participado de eventos itinerantes, tendo sido muito bem recebida pelo público.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Sanvito, Wilson Luiz. "Inteligência biológica versus inteligência artificial: uma abordagem crítica". Arquivos de Neuro-Psiquiatria 53, n. 3a (settembre 1995): 361–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1995000300001.

Testo completo
Abstract (sommario):
Após considerações iniciais sobre inteligência, um estudo comparativo entre inteligência biológica e inteligência artificial é feito. Os especialistas em Inteligência Artificial são de opinião que inteligência é simplesmente uma matéria de manipulação de símbolos físicos. Neste sentido, o objetivo da Inteligência Artificial é entender como a inteligência cerebral funciona em termos de conceitos e técnicas de engenharia. De modo diverso os filósofos da ciência acreditam que os computadores podem ter uma sintaxe, porém não têm uma semântica. No presente trabalho é ressaltado que o complexo cérebro/mente constitui um sistema monolítico, que funciona com funções emergentes em vários níveis de organização hierárquica. Esses níveis hierárquicos não são redutíveis um ao outro. Eles são, no mínimo, três (neuronal, funcional e semântico) e funcionam dentro de um plano interacional. Do ponto de vista epistemológico, o complexo cérebro/mente se utiliza de mecanismos lógicos e não-lógicos para lidar com os problemas do dia-a-dia. A lógica é necessária para o processo do pensamento, porém não é suficiente. Ênfase é dada aos mecanismos não-lógicos (lógica nebulosa, heurística, raciocínio intuitivo), os quais permitem à mente desenvolver estratégias para encontrar soluções.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Darski-Silva, Bianca, Fernando Henrique Teófilo de Abreu, Priscilla Correia Carvalho e Alexandre Pucci Hercos. "COLEÇÃO DE PEIXES COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA". Nexus - Revista de Extensão do IFAM 9, n. 13 (29 dicembre 2023): 183–90. http://dx.doi.org/10.31417/nexus.v9i13.239.

Testo completo
Abstract (sommario):
Apresentamos neste trabalho um relato de experiência no contexto da 1ª Oficina de Coleções Biológicas, um evento de popularização da ciência realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Instituto Federal do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas. A proposta central deste evento foi promover a divulgação do conhecimento científico e apresentar para a comunidade escolar a diversidade de espécies de peixes da região amazônica, bem como a importância das coleções científicas no desenvolvimento de pesquisas e práticas de ensino. A programação do evento contou com o envolvimento direto de professores na produção de novas estratégias para o ensino de ciências, bem como a ampliação do conhecimento destes profissionais, aproximando instituições de pesquisa e de ensino. A oficina foi realizada em novembro de 2022, em Tefé, Amazonas. Realizamos dois minicursos para estudantes sobre a diversidade de peixes amazônicos e a importância de coleções biológicas. Uma coleção biológica didática de peixes foi doada pelo Instituto Mamirauá para o Instituto Federal do Amazonas para utilização de professores e estudantes. Esta coleção contém indivíduos de 57 espécies de peixes amazônicos, distribuídas 39 famílias e 12 ordens, além de um manual de uso. A avaliação dos participantes sobre a oficina foi positiva, tanto para pesquisadores, quanto para professores e estudantes. Este tipo de evento pode ser replicado para diversos grupos taxonômicos e tem o potencial de ampliar o conteúdo escolar com foco na região amazônica, além de reforçar a importância de manter coleções científicas e didáticas íntegras, acessíveis e conectadas à sociedade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

So, Marcos Roberto, e Mauro Betti. "A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-Capes". Motrivivência 28, n. 47 (25 maggio 2016): 109. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p109.

Testo completo
Abstract (sommario):
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p109Esta investigação parte da questão: em que medida os periódicos dos estratos superiores do Qualis-Capes contemplam a especificidade da área de estudos e intervenção da Educação Física? Trata-se de estudo quanti-qualitativo que adotou os seguintes procedimentos: (a) levantamento de periódicos dos estratos superiores do Qualis-Educação Física; (b) busca de expressões-chaves nos títulos dos periódicos que caracterizem a especificidade da área; (c) separação de palavras em Campos Semânticos; (d) interpretação dos dados à luz da literatura. Os resultados indicam predominância de periódicos científicos relacionadas às ciências médicas em comparação às demais especificidades da área. Conclui-se que o Qualis permite desvelar uma proposta de identidade epistemológica para a pesquisa em Educação Física. A área é reduzida aos referenciais das ciências médicas e biológica, que não apontam à Educação Física à possibilidade de tornar-se uma ciência integradora, nem a caracterizam como uma área de intervenção profissional ou valorizam seu caráter multidisciplinar.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Brígido, Marcelo de Macedo. "As dificuldades em se definir a materialidade do gene em uma ciência em transformação". Genética na Escola 16, n. 2 (10 giugno 2021): 170–83. http://dx.doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.369.

Testo completo
Abstract (sommario):
O termo gene foi proposto para explicar os fatores propostos por Gregor Johann Mendel e a herança biológica. Aspectos como a consolidação do DNA como o material genético e seu modelo em dupla hélice mudaram a forma de ver o gene, causando intensos debates sobre seu significado. Neste artigo o autor discute marcos na Genética ao longo dos últimos cem anos que conduziram tal discussão, e como o projeto Genoma Humano ajudou a aquecer ainda mais o debate.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Santiago, Jésus. "Lacan e a toxicomania: efeitos da ciência sobre o corpo". Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 4, n. 1 (giugno 2001): 23–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982001000100002.

Testo completo
Abstract (sommario):
Ao retomar a interrogação sobre a relação existente entre os objetos da ciência e o gozo, Lacan propõe-se também a postular, nesse contexto, o fenômeno toxicomaníaco presente no uso metódico e ordenado dos diversos produtos que vão desde os tranqüilizantes até os alucinógenos. A materialização do efeito real da ciência sobre o corpo, no caso do uso destas substâncias tóxicas, torna-se objeto de uma hipótese que se inscreve no horizonte da chamada dimensão ética do gozo. Abordar a toxicomania sob o ponto de vista ético do gozo do corpo, leva, certamente, a concebê-la como um modo particular de satisfação, distinto da dependência biológica própria de toda concepção repreensiva do problema. Esse modo de satisfação que cativa certos sujeitos é considerado uma tentativa de enfrentar as perturbações do gozo do corpo e, diante do corpo inseparável do gozo, a toxicomania poderia ser vista como um mais-gozar particular, correlativo a uma mudança operada, pela ciência, no real.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Souza, Pedro Leal de, e Lavínia Schwantes. "Discussões em torno da história e filosofia da biologia aplicadas ao ensino de biologia". Filosofia e História da Biologia 17, n. 1 (3 luglio 2022): 93–113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-6224v17i1p93-113.

Testo completo
Abstract (sommario):
A história e a filosofia da biologia buscam compreender, principalmente, como a biologia emergiu, se desenvolveu e estabeleceu. Sendo assim, estudos de história e filosofia da biologia oferecem diversas possibilidades para o ensino de biologia, no sentido de promover uma abordagem que busque contextualizar e aproximar a ciência biológica dos estudantes. Tendo isso em mente, buscamos neste trabalho, mapear a produção da revista Filosofia e História da Biologia, dedicada à história, filosofia da biologia e suas interfaces. Nesse sentido, analisamos um total de 262 artigos publicados no período entre 2006 e 2020, que correspondem a todas as publicações presentes na revista até a finalização desta pesquisa. Como resultado, encontramos: a) estudos que abordam a construção de conceitos específicos da Biologia; b) o desenvolvimento histórico e filosófico das subáreas da Biologia como, por exemplo, Evolução e Genética; c) a contribuição de autores específicos para estas áreas; d) e além dos artigos que tratam particularmente do ensino de biologia. Concluímos que, apesar de a maior parte das pesquisas não possuir como tema principal a educação, elas podem fornecer subsídios teóricos tal como diversas estratégias para a prática docente, como contextualizar a ciência biológica, aproximá-la dos estudantes e desenvolver um ensino de biologia menos fragmentado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia