Letteratura scientifica selezionata sul tema "Ciência biológica"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Ciência biológica".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Ciência biológica"

1

Staub, Tatiane, Dulce Maria Strieder e Fernanda Aparecida Meglhioratti. "Análise da Controvérsia entre Evolução Biológica e Crenças Pessoais em Docentes de um Curso de Ciências Biológicas". Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias 10, n. 2 (14 dicembre 2015): 20–35. http://dx.doi.org/10.54343/reiec.v10i2.182.

Testo completo
Abstract (sommario):
O conceito de Evolução Biológica, considerado eixo unificador do conhecimento biológico, é estimado como de difícil discussão e compreensão por sua associação a aspectos religiosos e crenças culturais. As concepções e o modo de relação dos professores com este conceito bem como as dificuldades inerentes ao seu ensino, muitas vezes, promovem dificuldade de formação conceitual dos alunos nas aulas de Ciências e Biologia. Sob essa perspectiva, esta pesquisa, de enfoque qualitativo, fez uso de entrevistas com nove docentes atuantes em um curso de formação de professores em Ciências Biológicas, com o objetivo de verificar se os investigados abordam o conceito de Evolução Biológica em suas aulas e de que maneira esses docentes gerenciam as questões que tangenciam a Ciência e a Religião. Buscou-se também verificar se a existência de crenças pessoais interfere na articulação do conceito de Evolução Biológica dos mesmos. A análise dos dados indicou que: o conceito de Evolução Biológica é abordado pela maioria dos docentes em suas aulas; os docentes identificam a existência de conflitos nos alunos devido à presença de crenças pessoais ao abordar a temática evolução; e que a presença de crenças pessoais dos alunos pode interferir na compreensão do conceito de Evolução Biológica. Observou-se que a maneira como os docentes gerenciam as questões que tangenciam a Ciência e a Religião indica diferentes perfis de relação entre estes conhecimentos, mas a maioria estabelece uma relação de Independência ao abordar esses diferentes domínios.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de. "A ciência da nutrição em trânsito: da nutrição e dietética à nutrigenômica". Revista de Nutrição 23, n. 6 (dicembre 2010): 935–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732010000600001.

Testo completo
Abstract (sommario):
No cenário mundial, a emergência do campo da Nutrição foi um fenômeno característico do início do século XX. No Brasil, a emergência da Nutrição localizou-se na área das Ciências da Saúde (ou Ciências da Vida), caracterizando-se, à primeira vista, como uma ciência de natureza biológica. Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória do processo de produção do conhecimento científico que garantiu especificidade ao campo da Nutrição no Brasil, da emergência aos dias atuais. Os pressupostos teóricos que norteiam o artigo são: o conceito de campo científico, desenvolvido por Pierre Bourdieu e os conceitos de paradigma e comunidade científica, introduzidos por Thomas Samuel Kuhn. A análise histórica evidencia que desde o seu nascimento, além da natureza biológica, a Nutrição brasileira assumiu dimensões sociais e ambientais, caracterizando-se como um campo de conhecimento multidisciplinar, constituído a partir da integração de Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Ciências dos Alimentos e Nutrição. Nas últimas décadas, com o intenso desenvolvimento da comunicação e informática, da genética e das teorias sobre a sustentabilidade ecológica do planeta Terra, importantes mudanças paradigmáticas têm ocorrido no campo da Nutrição. Portanto, pode-se afirmar que a Nutrição estaria vivenciando a era pós-genômica, constituindo-se uma ciência multidisciplinar, caracterizada pela integração das dimensões biológica, social e ambiental.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Flach, Pâmela Ziliotto Sant'Anna, e José Claudio Del Pino. "Afinal, para que servem a história e a filosofia da biologia?" Educação Por Escrito 7, n. 2 (31 dicembre 2016): 236. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23151.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho pretende discutir a seguinte questão: afinal, para que serve a história e a filosofia da biologia, levando em conta a aprendizagem e o ensino da ciência biológica na escola básica. Para isso, apresentamos uma revisão teórica acerca dos elementos da história da ciência, como o reducionismo, que influenciaram a constituição da biologia enquanto ciência e também elementos históricos da construção da teoria da evolução biológica. Tal discussão justifica-se tendo em vista que a biologia, campo florescente de investigação, de pesquisas e descobertas, não raro, é ensinada e aprendida na escola como uma ciência a-histórica, estática e descontextualizada. Argumentamos que a teoria da evolução, ao estabelecer uma relação entre os diversos campos da biologia, representa a possibilidade de promover o ensino menos fragmentado dessa ciência juntamente com uma visão integrada dos processos que constituem a vida. A história e a filosofia contribuem para que se reconheça a biologia como uma ciência autônoma, com métodos e princípios diferentes das outras ciências naturais e para que os alunos consolidem uma compreensão sistêmica dos fenômenos biológicos, possibilitando que o conhecimento construído seja mobilizado de maneira significativa na proposição de soluções, ideias, explicações para os fenômenos do cotidiano.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

De Oliveira Madaleno, Kassia, Antônio Rhamon da Silva Belem, Tatiane Marinho Vieira Tavares, Kênia Gonçalves Costa e José Manoel Sanches da Cruz. "EXPOR – PALEO: OFICINAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PADU-ARAGUAÍNA". Capim Dourado: Diálogos em Extensão 3, n. 1 (1 gennaio 2020): 161–72. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p161.

Testo completo
Abstract (sommario):
Durante os finais de semana nos meses de abril a outubro do ano de 2018 na Universidade Federal do Tocantins, campus Araguaína\Cimba, ocorreu as aulas de ciências biológica do cursinho preparatório PADU (Programa de Acesso Democrático a Universidade). A disciplina de ciências biológicas tem como objetivo rever e aprofundar os principais conceitos biológicos cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e preparar o estudante para que esse consiga chegar nas conclusões necessárias para responder tal questionário. De acordo com toda a complexidade que se tem em relação ao estudo de Ciências Biológicas, parte por sua complexidade e parte, por seus conceitos que fogem a realidade do aluno, as aulas de ciências biológicas pretende diminuir essas barreiras entre estudantes e está ciência. Durante as aulas foi possível observar dificuldade de compreensão de alguns conceitos que são aplicados na disciplina, conceitos quase sempre empregados na paleontologia e geologia, além desse déficit foi possível observa uma grande curiosidade em relação á fosseis e dinossauros. Com essas observações desenvolvemos uma oficina de exposição paleontologia denominada, Expor-Paleo, pertencente ao projeto intitulado Paleontologia a Caminho da Escola; assim seria ministrada aulas de reforço desses conteúdos de forma didática e atrativa com exposição fósseis e maquetes aos alunos. PALAVRAS-CHAVE: PADU. Fósseis. Evolução. Tectônica de Placas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Carmo, Karlla Vieira, e Maria Inês Cruzeiro Moreno. "Classificação biológica nos livros didáticos: um estudo da contextualização histórica". Revista Triângulo 13, n. 3 (30 novembre 2020): 126. http://dx.doi.org/10.18554/rt.v13i3.4843.

Testo completo
Abstract (sommario):
O processo de organização e classificação são atividades inerentes ao ser humano, de modo que não seria diferente no universo da ciência. Assim, apesar da classificação biológica ser relevante para o estudo dos seres vivos, geralmente não é bem recebida pelos estudantes durante o processo de ensino. Uma das alternativas de ressignificar esse conteúdo é abordá-lo a partir de sua contextualização histórica. Essa abordagem, defendida por inúmeros estudiosos do ensino de ciências e biologia, pode ocorrer a partir dos conhecimentos do professor regente e/ou dos materiais didáticos utilizados nas aulas. Essa pesquisa buscou analisar de que maneira essa contextualização é abrangida no livro didático. A partir da interpretação qualitativa dos dados, utilizando o método de Análise de Conteúdo, constatamos que os livros didáticos analisados abarcam a contextualização histórico filosófica do conteúdo “classificação biológica” de maneira reduzida, tendo como personagem histórico de destaque o médico sueco Carl von Linné. Acreditamos que se faz urgente e necessário uma abordagem histórico filosófica mais abrangente nos livros didáticos, que promova aos estudantes uma aproximação com a ciência e uma ressignificação dos conteúdos biológicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Barbiero, Victória Faria, Paulo Roberto Ramos Alves e Liton Lanes Pilau Sobrinho. "CIÊNCIA JURÍDICA E MITO:". Revista da Faculdade Mineira de Direito 26, n. 51 (23 agosto 2023): 152–67. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-7999.2023v26n51p152-167.

Testo completo
Abstract (sommario):
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como o amor pode ser inserido em duas perspectivas distintas: tanto a biológica como a jurídica, sendo resposta efetiva como parâmetro para uma construção social mais justa. Para isso, em um primeiro momento, a partir dos conhecimentos obtidos da teoria de Francisco Varela e Humberto Maturana, explora-se as estruturas biológicas conectadas dos seres vivos e a teoria do conhecimento. Por outro lado, verifica-se o imaginário da ciência jurídica, utilizando autores como Warat, para demonstrar que o conhecimento jurídico é reproduzido de forma desviada, com o fim da mantença do poder. Por fim, verifica-se que, apesar de se tratarem de ramos diferentes, a reconstrução da ciência deve ser dada a partir do paradigma de amor como base central das reproduções da sociabilidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Malabou, Catherine. "A soberania será algum dia descontruída?" Perspectivas 9, n. 1 (18 luglio 2024): 13–27. http://dx.doi.org/10.20873/rpv9n1-00.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em uma entrevista de 1977, Michel Foucault argumenta que é necessário criar uma filosofia política desvinculada do conceito de soberania, já que “cortar a cabeça do rei” é impossível na teoria política. Democracias ocidentais ainda estão conectadas a esse modelo político e jurídico. Não há soberania sem um soberano. Surge, assim, a necessidade de desconstruir a soberania na filosofia contemporânea. Catherine Malabou afirma que filósofos como Foucault, Derrida e Agamben fracassaram nesse objetivo, pois ao tentar definir o que resiste à soberania, acabam permitindo sua continuidade. Malabou volta-se justamente na biopolítica, conceito introduzido por Foucault e reformulado por Agamben e Derrida, caracterizado como um poder centrado no controle da vida. Para desconstruir a biopolítica, é necessário um ponto de intersecção entre biologia e história, no qual se encontrem o sujeito político e ser vivo. No entanto, para Foucault, Agamben e Derrida, a biologia está sempre ligada à soberania, apresentada como ciência que transgride seus limites para controlar a vida. O argumento de Malabou aponta para o fato de que qualquer resistência biológica ao biopoder é impossível, pois a determinação biológica da vida deve ser transgredida. Ela propõe a existência de dois conceitos de vida: a vida biológica e a vida simbólica, com a última revelando o potencial de resistência. Para a autora, novas categorias biológicas, como a epigenética, podem ajudar a encontrar um novo materialismo. A epigenética, segundo ela, resiste à redução política da biologia a mero veículo de poder, revelando a intrincada relação entre o biológico e o simbólico, sem transgressão do biológico. A plasticidade dialética da diferença, em vez da indiferença simbólica, seria a forma mais eficiente de desconstruir a soberania, destacando o alcance revolucionário dos mecanismos biológicos, especialmente a epigênese.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Rose, Nikolas. "Psicologia como uma ciência social". Psicologia & Sociedade 20, n. 2 (agosto 2008): 155–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822008000200002.

Testo completo
Abstract (sommario):
A psicologia ocupou um papel importante na sociedade durante o século XX, ajudando a construir o mundo e as pessoas em que nos transformamos. Nesse sentido, constituiu-se como uma "ciência social", promovendo uma "psicologização" das vidas individual e coletiva, inventando e transformando diversas idéias em termos psicológicos. Este texto busca compreender esta caminhada da psicologia, que encontrou seu espaço como uma técnica de regulamentação, um pretenso conhecimento sobre as pessoas com o objetivo institucional de administrá-las, moldá-las, reformá-las. Passa pela psicologia social do pós primeira e segunda guerras, com suas pesquisas de atitudes e trabalhos sobre grupos, culminando na noção de empreendimento, construindo e regulando as ações humanas. Termina problematizando a primazia do corpo biológico no século XXI, onde as novas tecnologias de imagem, a psiquiatria biológica, a neuroquímica e a neurobiologia emergem, na mesma medida em que uma "subjetividade cerebral" se fortalece.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Assad, Beatriz Marques, Rebekah Giese de Paula Machado e Evander Ruthieri Saturno da Silva. "A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA À LUZ DA CULTURA CIENTÍFICA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO (PNLD, 2015)". Revista Contexto & Educação 36, n. 115 (22 novembre 2021): 290–308. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10550.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estudo da evolução biológica é considerado um dos principais eixos que unificam os conhecimentos no ensino de Ciências e Biologia. Porém, no cenário mundial o ensino desta temática enfrenta diversos desafios. O livro didático, na educação básica brasileira, é um dos principais, senão o único, material pedagógico utilizado. Desse modo, foram selecionados como objeto de estudo deste trabalho os três livros didáticos de Biologia com os maiores índices de distribuição no território nacional (PNLD 2015), nos quais analisou-se o conteúdo de evolução biológica quanto à presença de elementos caracterizados como História da Ciência e de cultura científica. As três obras didáticas incluíram o conteúdo esperado, conforme os parâmetros da DCNEM e BNCC e divergiram quanto à visibilidade de determinados temas. Além disso, todos os livros apresentaram elementos de História da Ciência e cultura científica. Contudo, poderiam estar melhor desenvolvidos ao longo dos textos principais, visto que a ocorrência de cultura científica se deu majoritariamente nos conteúdos compreendidos em sessões extras do livro. Portanto, conclui-se que os três livros são recursos didáticos adequados para auxiliar o professor no ensino de evolução biológica, porém, insuficientes para obtenção de uma visão crítica da ciência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Pessoa Junior, Osvaldo. "Three types of Counterfactual History". Intelligere 1, n. 1 (22 dicembre 2015): 26. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2015.108485.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo inicia-se com uma descrição da abordagem dos modelos causais em história da ciência, discutindo a postulação de histórias contrafactuais na ciência. A seguir, caracterizam-se três tipos diferentes de análises contrafactuais que podem ser feitas em ciências históricas, todas favorecidas pela avaliação retrospectiva. A história econômica e tecnológica é caracterizada pela sua razoável previsibilidade; a história da ciência e da matemática pela sua objetividade; e a terceira classe, que engloba a “história virtual” e a evolução biológica, pela sua vasta amplidão de possibilidades futuras.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Ciência biológica"

1

Severo, Luiz Carlos. "Estabilidade da ciência biológica para uma epistemiologia evolucioniosta, sem refutações e revoluções". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/2723.

Testo completo
Abstract (sommario):
Formular hipóteses a partir da observação e testá-las através da experimentação caracteriza o método baconiano; a formulação inicial explicitamente era fruto de um insight intuitivo, que Francis Bacon denominou indução. A objetividade está no início do processo do conhecimento, basta o cientista deixar os fatos falarem por si enquanto lê o livro aberto da natureza. Uma forma mais sofisticada de indutivismo faz distinção entre contexto da descoberta e contexto da justificação para separar a questão de como as teorias científicas são desenvolvidadas da questão de como testá-las contra suas rivais. Karl Popper, discordando desta atitude, vai atribuir o primeiro ao acaso e para o segundo assumirá uma epistemologia evolucionista. Popper, não acreditando na possibilidade da existência de um critério de verdade, propõe um critério de falsificabilidade. O conhecimento não se daria por generalizações a partir da experiência, mas pela elaboração de conjeturas de alto conteúdo empírico que seriam submetidas à lógica dedutiva (baseado no modus tolles) e experimentação. Popper, por influência humeana, nega qualquer papel da indução na aquisição do conhecimento, que não partiria de percepções, de observações nem do acúmulo de dados ou fatos, mas sim de problemas. Na ausência de critério conclusivo de verdade empírica, só nos resta aprender com nossos erros. O progresso do conhecimento adviria da refutação de uma hipótese e da procura de outra com maior conteúdo explicativo e que pudesse evitar ao menos algumas das falhas da hipótese anterior. Este seria o critério de progresso científico. O problema do falsificacionismo de Popper é que o cientista não persegue teorias para provar que são falsas, mas teorias que procura demonstrar verdadeiras. Popper nos diz qual seria o ideal da ciência, mas não de como ela é praticada. Tomados isoladamente, tanto o indutivismo como o método hipotético-dedutivo são simplistas e ingênuos. O primeiro é cego, não direciona a experimentação pela hipótese teórica. O segundo tem direcionamento teórico, mas não dá conta da geração da hipótese. Como ambos estão do mesmo lado na descrição da relação do experimento e da teoria, isto torna frutífera a interação destas duas vias. É tematizada a teoria dos germes e a descoberta da penicilina como exemplo desta abordagem em biologia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Bensusan, Nurit Rachel. "Museus de ciência : uma ferramenta de construção ou em construção?" reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10773.

Testo completo
Abstract (sommario):
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2012.
Submitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2012-06-20T23:30:24Z No. of bitstreams: 1 2012_NuritRachelBensusan.pdf: 1212804 bytes, checksum: 9ac83f04b91371f44d145a15799da871 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-06-21T11:50:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_NuritRachelBensusan.pdf: 1212804 bytes, checksum: 9ac83f04b91371f44d145a15799da871 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-06-21T11:50:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_NuritRachelBensusan.pdf: 1212804 bytes, checksum: 9ac83f04b91371f44d145a15799da871 (MD5)
Com o crescente papel da ciência e da tecnologia em nossa vida, surge cada vez mais um questionamento sobre como se dão e quem são os atores envolvidos nos processos de tomada de decisão sobre essa agenda. Diversas iniciativas no sentido de democratizar esses processos vem sendo desenvolvidas, incluindo, muitas vezes, propostas de formar o público para que ele possa se engajar. Para entender a importância do tema, foi realizada um exame do desenvolvimento de questões como a conservação da biodiversidade e a biotecnologia, mostrando seu potencial de reconfigurar nosso futuro. Analisou-se também as tendências da popularização da ciência e particularmente as iniciativas de formação e de engajamento do público em questões de ciência e tecnologia. Os museus de ciência emergem como instituições fundamentais para desempenhar esse papel e capitanear esse tipo de iniciativas. Um conjunto de entrevistas com gestores de museus de ciência brasileiros analisou as tendências no país no que concerne o papel dessas instituições e discutiu as possibilidades de realizar atividades com a finalidade de ajudar a formar o público para a participação nos processos de tomada de decisão em ciência e tecnologia no Brasil. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
With the increasing role of science and technology in our lives, questions about how and who are the ones involved in the decision making processes related to this agenda are arising. Many initiatives connected to the democratizing of these processes have being developed, including frequently, proposals of forming the public aiming at his engagement. An analysis of the development of issues as biodiversity conservation and biotechnology was held to highlight their potential in reshaping our future. Science popularization trends were also examined, particularly the public engagement initiatives in science and technology issues. Science museums emerged as fundamental institutions to play this role. A set of interviews with Brazilian science museums managers provided an analysis of the tendencies in the country concerning the role of these institutions and a discussion on the possibilities of promoting activities with the goal of helping to form the public to foster his participation in decision making processes related to science and technology.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Zamberlan, Edmara Silvana Jóia. "Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológica". Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, 2008. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000147531.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo tem por objetivo maior identificar e discutir aspectos relacionados à compreensão da evolução biológica. A apresentação de forma distorcida deste tema ao público em geral tem influenciado o seu entendimento. Alguns autores realizaram pesquisas sobre a compreensão deste assunto com estudantes do Ensino Médio, identificando visões equivocadas sobre as idéias evolutivas. Esta forma de entendimento gera a distorção de tratar tal teoria tendo como foco apenas a origem do homem. Foram apresentadas duas explicações para a distorção. A primeira está relacionada com visão da ciência isolada do contexto social. E a segunda, com a abordagem deste conteúdo no ensino, pois a evolução biológica, considerada por muitos pesquisadores desta área tema central e unificador das Ciências Biológicas, poderia ser trabalhada em outros conteúdos. Rejeitamos a primeira explicação porque há bons argumentos indicadores de que a ciência não é livre de valores. Selecionamos a segunda, partindo da concepção de que a evolução biológica é o princípio organizador da Biologia, como alternativa para fugir da distorção. A História e Filosofia da Ciência apoiaram a programação da proposta. Utilizamos o conceito de tradição de pesquisa proposto pelo filósofo da ciência Larry Laudan, para identificar tal concepção. Fizemos análise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, para identificar a tradição de pesquisa evolucionista em determinados conteúdos da Biologia. Os assuntos escolhidos foram o conceito de competição interespecífica e a resistência do vírus HIV ao tratamento, por apresentarem relação muito próxima com a evolução biológica. Apresentamos um texto de referência sobre cada assunto selecionado e verificamos se a relação com a evolução estava de forma explícita, implícita ou ausente nos textos didáticos. A maioria dos livros analisados não estabelece a relação ou, quando presente, geralmente está de forma implícita. Uma discussão sobre a abordagem do evolucionismo nos livros didáticos mostra-se interessante para a aplicação de tal proposta.
The present study has as its most important goal to identify and discuss aspects in relationship to the comphrension of Biological Evolution. The presentation of subject has been distorted and the public, in general, has had influences on its understanding. Some authors made researches on the understanding of such subject with some students of High School, identifying wrong views about developed ideas. This form of understanding generates the distortion to treat such theory having as its main focus the origin of man. Two explanations were presented for such distortion. The first is connected to the view of Science separated of social context. The second, with the approach of this subject at schools, for the Biological Evolution considered by many researchers of this central theme and Biological Science unifier, may be taught in other contents. The first explanation is rejected became there are good arguments which show that science is not free of values. We're selected the second one, the conception that the Biological Evolution is the main organizer factor of Biology, as an alternative to escape from the distortion. History and Science Philosophy helped the purpose program. We used the concept of research tradition proposed by the science philosopher Larry Laudan to identify such conception. We've made an analyze of didactic books of Biology for High School, to identify the evolutionist research tradition in certain contents of Biology. The chosen subjects were the concept of interespecific competition and resistance of AID virus on its treatment, for its close relationship with the Biological Evolution. We show a reference passage about every selected subject and we have analyzed if the relation with the evolution was in a clear form, implicit of not didactic texts. Most of the books do not show this relation, or on the contrary, generally, are on a implicit form. A discussion about the way the didactic books show the evolutionism would be interesting to the application of this proposal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Oleques, Luciane Carvalho. "A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO". Universidade Federal de Santa Maria, 2014. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3540.

Testo completo
Abstract (sommario):
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Biological Evolution is a theme of extreme importance in biology, especially for allowing an integrated view of live beings knowledge. Its approach in the context of classroom is particularly difficult, in teaching for teachers, and in learning for students. Thus, this research aims to identify and analyze the difficulties in addressing this issue by high school teachers in public schools in the city of Santa Maria, and also the understanding of undergraduate students on Biological Science, Nature of Science and Biological Evolution, as well as analyzing the contributions of the History of Science on the teaching of evolution present in biology textbooks. This research shows its focus in a quantitative-qualitative approach, using as collecting instrument questionnaire, interview and document analysis. Analysis and interpretation of data used the Qualitative Textual Analysis and Collective Subject Discourse methods. On teaching practice, teachers even recognizing the importance of Biological Evolution as fact of explanation for the phenomenon of life, considering this more like a theme from a list of contents than an integrator axis which permeates all areas of biology. The visions of Nature of Science for students do not deviate from a popular view of science and beliefs can influence the acceptance or rejection towards scientific explanations. They have mostly a coherent understanding with evolutionary ideas accepted by science and only a small proportion of students shows distorted views about evolutionary thought. In the matter of history of science, it is adequate on the books verified. The implications of this study for the teaching of science should contribute as a reflection for teacher's pedagogic practice, and future teachers creating new paths in teaching-learning process, compatible to scientific knowledge.
O tema Evolução Biológica é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por permitir uma visão integrada dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Sua abordagem em contexto de sala de aula é particularmente difícil, tanto no ensino, por parte dos professores, quanto na aprendizagem, por parte dos alunos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar dificuldades encontradas na abordagem do tema por professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Santa Maria, e o entendimento de alunos de graduação em Ciências Biológicas sobre Natureza da Ciência e Evolução Biológica, assim como a análise das contribuições da História da Ciência para o ensino de Evolução presente nos livros didáticos de biologia. Esta pesquisa tem como enfoque uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando como instrumento de coleta questionário, entrevista e análise documental. Para a análise e interpretação dos dados utilizaram-se os métodos Análise Textual Qualitativa e Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostram que em relação à prática docente, os professores, mesmo reconhecendo a importância da Evolução Biológica como fato explicativo para os fenômenos da vida, estes a consideram mais como um tema da lista de conteúdos do que um eixo integrador que permeia todas as áreas da biologia. E que, as visões de Natureza da Ciência dos universitários não se afastam de uma visão popular da ciência e que as crenças podem influenciar a aceitação ou rejeição das explicações científicas. Esses apresentam na maioria das vezes um entendimento coerente com as ideias evolucionistas aceitas pela ciência e apenas uma pequena parte dos alunos apresenta visões distorcidas em relação ao pensamento evolutivo. Quanto a História da Ciência, esta é apresentada de forma adequada nos livros pesquisados. As implicações deste estudo para o Ensino de Ciências devem contribuir para uma reflexão da prática pedagógica do professor e de futuros professores traçando novos caminhos no processo ensino-aprendizagem, compatíveis com o conhecimento científico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Meglhioratti, Fernanda Aparecida [UNESP]. "História da construção do conceito de evolução biológica: possibilidades de uma percepção dinâmica da ciência pelos professores de biologia". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2004. http://hdl.handle.net/11449/90876.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004-05-31Bitstream added on 2014-06-13T19:52:34Z : No. of bitstreams: 1 meglhioratti_fa_me_bauru.pdf: 1320036 bytes, checksum: b39f6c1d9dfbaee4f23b605f3f83b74d (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O conhecimento de como o pensamento evolutivo vem sendo elaborado ao longo da história, não só permite uma compreensão aprofundada da natureza da ciência, mas também, elucida a coerência dos conceitos elaborados em cada época. Dessa forma, não se analisam conceitos construídos no passado com preconceitos, mas de forma integrada a crenças e valores de determinada época e associados ao paradigma vigente. Considerando, que a formação do professor com ênfase na história da ciência permite uma visão abrangente e dinâmica do conhecimento científico, objetivou-se delinear caminhos para a utilização da história do pensamento evolutivo no ensino de biologia. As perguntas centrais da pesquisa são: Quais concepções os professores de biologia em formação inicial e continuada possuem sobre ciência, evolução e história do pensamento evolutivo? Quais possibilidades são encontradas na utilização da história da construção do conceito de evolução no contexto da formação de professores de biologia? A pesquisa consistiu dos seguintes momentos cronológicos: (1) revisão dos aspectos históricos do pensamento evolucionista; (2) levantamento de concepções de professores de biologia em formação continuada e formação inicial sobre os conceitos de ciência, evolução e história da construção do conceito de evolução biológica por meio de questionários; (3) um primeiro contato de professores com textos históricos relacionados ao conceito de evolução biológica; (4) realização de entrevistas com professores de biologia em formação inicial e continuada; e (6) análises qualitativas dos dados obtidos. Os resultados obtidos pela análise das concepções apresentadas pelos professores em formação inicial e continuada evidenciam que: (1) o conhecimento histórico dos professores sobre a formulação do conceito de evolução biológica está, em geral, restrito...
The knowledge about how the evolutionary concept has been elaborated over the history provides a deep comprehension of the nature of science, as well as elucidates the coherence of concepts from each historical age. Therefore, past concepts are not analyzed under a prejudice point of view, but otherwise, integrated with the beliefs and values form each date and associated to the paradigm of that time. Considering that the formation of professors emphasizing the history of science allows a dynamic and wide vision of the scientific knowledge, the objective of the present work was to define ways for the utilization of the history of scientific knowledge in biology teaching. The main questions of the work are: which are the concepts of biology teachers, at initial and continued formation, about science, evolution and history of scientific knowledge? Which are the possibilities related to the utilization of history in the construction of evolutionary concept under the context of biology professor formation? The research comprised two chronological moments, as follows: (1) revision of the historic aspects of evolutionary knowledge; (2) survey of the understanding by biology professors, at initial and continued formation, about the concepts of science, evolution and history of the construction of the concept of biological evolution by using questionnaires; (3) a first contact of the professors with texts related to the concept of biological evolution; (4) interviews with biology teachers at initial and continued formation; and (6) qualitative analyses of the obtained data. The results obtained by analysis of the concepts presented by professors at initial and continued formation show that: (1) the historic knowledge of teachers about he concept of biological evolution is, generally, restricted to Darwin and Lamarck; (2) the concept of science is mainly positivist and internalist... (Complete abstract click electronic access below)
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Meglhioratti, Fernanda Aparecida. "História da construção do conceito de evolução biológica : possibilidades de uma percepção dinâmica da ciência pelos professores de biologia /". Bauru : [s.n.], 2004. http://hdl.handle.net/11449/90876.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo: O conhecimento de como o pensamento evolutivo vem sendo elaborado ao longo da história, não só permite uma compreensão aprofundada da natureza da ciência, mas também, elucida a coerência dos conceitos elaborados em cada época. Dessa forma, não se analisam conceitos construídos no passado com preconceitos, mas de forma integrada a crenças e valores de determinada época e associados ao paradigma vigente. Considerando, que a formação do professor com ênfase na história da ciência permite uma visão abrangente e dinâmica do conhecimento científico, objetivou-se delinear caminhos para a utilização da história do pensamento evolutivo no ensino de biologia. As perguntas centrais da pesquisa são: Quais concepções os professores de biologia em formação inicial e continuada possuem sobre ciência, evolução e história do pensamento evolutivo? Quais possibilidades são encontradas na utilização da história da construção do conceito de evolução no contexto da formação de professores de biologia? A pesquisa consistiu dos seguintes momentos cronológicos: (1) revisão dos aspectos históricos do pensamento evolucionista; (2) levantamento de concepções de professores de biologia em formação continuada e formação inicial sobre os conceitos de ciência, evolução e história da construção do conceito de evolução biológica por meio de questionários; (3) um primeiro contato de professores com textos históricos relacionados ao conceito de evolução biológica; (4) realização de entrevistas com professores de biologia em formação inicial e continuada; e (6) análises qualitativas dos dados obtidos. Os resultados obtidos pela análise das concepções apresentadas pelos professores em formação inicial e continuada evidenciam que: (1) o conhecimento histórico dos professores sobre a formulação do conceito de evolução biológica está, em geral, restrito... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The knowledge about how the evolutionary concept has been elaborated over the history provides a deep comprehension of the nature of science, as well as elucidates the coherence of concepts from each historical age. Therefore, past concepts are not analyzed under a prejudice point of view, but otherwise, integrated with the beliefs and values form each date and associated to the paradigm of that time. Considering that the formation of professors emphasizing the history of science allows a dynamic and wide vision of the scientific knowledge, the objective of the present work was to define ways for the utilization of the history of scientific knowledge in biology teaching. The main questions of the work are: which are the concepts of biology teachers, at initial and continued formation, about science, evolution and history of scientific knowledge? Which are the possibilities related to the utilization of history in the construction of evolutionary concept under the context of biology professor formation? The research comprised two chronological moments, as follows: (1) revision of the historic aspects of evolutionary knowledge; (2) survey of the understanding by biology professors, at initial and continued formation, about the concepts of science, evolution and history of the construction of the concept of biological evolution by using questionnaires; (3) a first contact of the professors with texts related to the concept of biological evolution; (4) interviews with biology teachers at initial and continued formation; and (6) qualitative analyses of the obtained data. The results obtained by analysis of the concepts presented by professors at initial and continued formation show that: (1) the historic knowledge of teachers about he concept of biological evolution is, generally, restricted to Darwin and Lamarck; (2) the concept of science is mainly positivist and internalist... (Complete abstract click electronic access below)
Orientador: Jehud Bortolozzi
Coorientador: Ana Maria de Andrade Caldeira
Banca: Graça Aparecida Cicillini
Banca: João José Caluzi
Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Pereira, Filho Roberto Sobreira. "As funções de Funcções do Cérebro- 1876: um estudo do evolucionismo de Domingues Guedes Cabral - 1852-1883". reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2008. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4002.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2012-05-07T14:48:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 000037.pdf: 1178315 bytes, checksum: c52e2628c73f654956019664659355a0 (MD5) Previous issue date: 2008
O livro Funcções do Cerebro (1876), do médico baiano Domingos Guedes Cabral (1852-1883), é reconhecido como um dos primeiros trabalhos nacionais a expor e defender teorias darwinistas. A importância deste fato liga-se diretamente à dinâmica do final do século XIX, quando os intelectuais brasileiros dialogavam intensamente com teorias européias a fim de interpretar os problemas nacionais contemporâneos, tais como Guerra do Paraguai, escravidão, regime político, adoção de mão de obra imigrante e educação do povo. Ciente da necessidade de maiores investigações em relação à recepção das teorias evolucionistas no Brasil, este trabalho se propôs a investigar o livro Funcções do Cerebro (1876) perseguindo dois objetivos principais: 1)esclarecer como Guedes Cabral compreendeu e utilizou o evolucionismo em sua argumentação e 2)demonstrar a finalidade do argumento de Guedes Cabral, ou seja, qual o sentido que suas idéias apresentam. Como orientação metodológica foram utilizados os trabalhos de Jean Baptiste Lamarck (1744­-1829), Herbert Spencer (1820-1903), Charles Darwin (1809-1882), e Ernst Haeckel (1834-­1919), além das discussões de Mayr (1998) e John C. Greene (1981) acerca dos significados do termo darwinismo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Morello, Glauciana França. "Preparação e avaliação biológica de eletrófilos insaturados : nitroestirenos e ésteres". reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2015.

Cerca il testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC. Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química, 2015.
Organocalcogenetos sao importantes reagentes e intermediarios em sintese organica tendo especial destaque a preparacao e aplicacoes dos derivados vinilicos. Outro ambito com nascente potencial consiste no estudo de propriedades biologicas de derivados organicos contendo grupos funcionais com os atomos de Selenio ou Telurio. Os derivados hipervalentes destes compostos sao inibidores de cisteina proteases envolvidas em diversas patologias por isso sao alvos como cancer, mal de Alzheimer, e doencas causadas por parasitas (malaria, doenca de Chagas, leishmaniose, por exemplo). Para a obtencao desta classe de compostos sao descritas diversas metodologias, entretanto, alguns destes metodos requerem elevadas temperaturas e pressao, varias etapas reacionais, longos tempos reacionais, e baixos rendimentos, dificultando com isso, a sintese destes compostos. O presente estudo visa a obtencao de organocalcogenetos vinilicos derivados de acidos carboxilicos ¿¿,¿À-insaturados para o estudo de sua reatividade frente a tiois e inibicao de cisteina proteases. Embora nao tenha sido exitosa a preparacao dos derivados calcogenados, uma serie de nitro-olefinas, foi testada como inibidores de cisteina proteases e outras proteases tiol-dependentes. Os experimentos realizados permitiram a verificacao de que estes compostos sao capazes de atuarem como inibidores de cisteina proteases e de proteases cuja atividade catalitica seja dependente de tiois.
Organic chalcogenides are useful reagents and intermediates in organic synthesis with special emphasis on the applications of vinyl derivatives. Another brach of investigation lies on the study of biological properties of organochalcogenides. The study the biological properties of organic derivatives with functional groups containing selenium or tellurium atoms hypervalent derivatives of these compounds are inhibitors of cysteine proteases involved in several pathologies, therefore are targets such as cancer Alzheimer's disease bad, and diseases caused by parasites (Malaria, Chagas disease, leishmaniasis, for example). For this class of compounds are described several methods, however, some of these methods require high temperatures and pressures, various reaction steps, long reaction times and low yields, makes difficult the synthesis of these compounds. This study aims to obtain organic chalcogenides vinylic derived from á, â-unsaturated carboxylic acids to the study of his face thiol reactivity and inhibiting cysteine proteases. A series of nitro-olefins or papain was tested as inhibitors of cysteine proteases using as a template. The experiments led to the discovery that these compounds are capable of being enzyme inhibitors.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Kemper, Alessandra. "A evolução biológica e as revistas de divulgação científica : potencialidades e limitações para o uso em sala de aula". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1038.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
Submitted by Ruthléa Nascimento (ruthlea@bce.unb.br) on 2008-10-21T17:10:44Z No. of bitstreams: 1 2008_AlessandraKemper.pdf: 10587650 bytes, checksum: a31d6c39e018fafc38b3a2a678ee9fe6 (MD5)
Approved for entry into archive by Georgia Fernandes(georgia@bce.unb.br) on 2008-11-17T13:50:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_AlessandraKemper.pdf: 10587650 bytes, checksum: a31d6c39e018fafc38b3a2a678ee9fe6 (MD5)
Made available in DSpace on 2008-11-17T13:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_AlessandraKemper.pdf: 10587650 bytes, checksum: a31d6c39e018fafc38b3a2a678ee9fe6 (MD5)
Considerando a importância dos conceitos de Evolução para a Biologia e para o ensino dessa disciplina, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise acerca da Evolução apresentada em duas revistas de Divulgação Científica brasileiras – a Galileu e a Superinteressante –, enfatizando as potencialidades e limitações para o uso desse material em sala de aula. A revisão da literatura foi feita de forma a traçar um panorama básico sobre os conceitos abordados neste trabalho. Assim, o quadro teórico inclui uma discussão sobre a Divulgação Científica, trazendo sua definição, seus aspectos históricos e suas principais características, bem como sua relação com a educação formal. Ainda no quadro teórico, falamos um pouco de Evolução e do ensino deste tema. A metodologia escolhida para a exploração dos dados foi a análise de conteúdo, privilegiando a análise documental. Com isso, buscamos evidenciar os aspectos levantados nas questões de pesquisa. O corpus do trabalho foi constituído pelos artigos das revistas SuperInteressante e Galileu, publicados entre janeiro e dezembro de 2006, e que de alguma forma mencionassem a Evolução. Durante a análise, enfatizamos os aspectos que respondiam às questões de pesquisa. Feita a análise, agrupamos os dados de forma a melhor compreendê-los. Nas categorias relativas à ciência como um todo, procuramos verificar a presença de procedimentos internos e seu funcionamento institucional. Em relação à linguagem, os aspectos destacados foram o uso de metáforas, analogias e terminologia científica. Já no domínio da Evolução, buscamos evidenciar a menção a mecanismos evolutivos, conceitos de instrucionismo, teleologia e tendência ao progresso, e o contexto no qual a Evolução se insere no artigo. Por fim, destacamos as principais possibilidades para o uso em sala de aula, bem como cuidados e limitações a serem tomados ao usar esse material no meio escolar. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Considering the relevance of concepts of Evolution to Biology and its teaching,this work has as an objective to perform an analysis on how Evolution is presented in two Brazilian Science Popularization magazines – Galileu and SuperInteressante –, emphasizing the possibilities and limitations for using this material in class. Theory review was written in order to establish a basic panorama about the concepts used in this work. Thus, it includes a discussion on Scientific Popularization, bringing its definition, its historical background and its main characteristics, as well as its relation to formal education. Still on theory review, we discussed a little about Evolution and its teaching. Methodology chosen for data exploration was content analysis, focusing on documental analysis. With that, our goal was to bring to light aspects raised by research questions. Our corpus was made of articles of SuperInteressante and Galileu magazines, published between January and December 2006, that mentioned Evolution in any way. During analysis, we emphasized aspects that answered our research questions. Done with the analysis, we grouped data in order to best understand them. In science as a whole related categories, we sought verification for the presence of internal procedures as well as science institutional functioning. Concerning language, aspects stressed were using of metaphors, analogies and scientific terminology. When it came to Evolution, we searched evidence for mentioning evolutionary mechanisms, concepts of instructionism, teleology and tendency to progress, and the context on which Evolution is inside the article. And last, we showed main possibilities for using this material in class, as well as limitations and precautions that should be taking when bringing this material to formal education.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Patti, Mariella. "A evolução biológica no curriculo do estado de São Paulo : uma análise dos cadernos de apoio /". Bauru, 2017. http://hdl.handle.net/11449/150598.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Renato Eugênio da Silva Diniz
Banca: Fernanda Franzolin
Banca: Ana Maria de Andrade Caldeira
Resumo: Atualmente, o entendimento da Evolução Biológica como conceito mais importante e unificador de todos os campos da Biologia é unânime entre a comunidade científica, uma vez que todas as questões relativas às Ciências Biológicas só podem ser respondidas de maneira plena através da consideração dos aspectos evolutivos. A apreensão dos elementos e processos que integram o conceito da Evolução Biológica é considerada de fundamental importância não apenas em um âmbito educacional, mas também para o desenvolvimento intelectual e social do indivíduo. Assim sendo, esta dissertação se propôs a investigar a maneira com que o conceito da Evolução Biológica vem sendo oferecido à população do Estado de São Paulo no contexto da educação pública de nível médio, não apenas de modo a verificar sua exatidão em relação ao conhecimento científico atual, mas também considerando as aproximações e distanciamentos através dos quais seus conhecimentos são transpostos. Para tanto, foi realizada uma investigação de caráter qualitativo e documental acerca do conteúdo evolutivo encontrado no material didático oferecido à Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Os resultados encontrados evidenciam que além da precisão científica dos conhecimentos oferecidos ao nível da educação formal, é fundamental a presença de um olhar meticuloso sobre a forma com que os conceitos são apresentados, em busca não apenas de uma articulação eficiente entre os conceitos relativos à processos e mecanism... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Currently, the understanding of Biological Evolution as the most important and unifying concept in all fields of Biology is unanimous among the scientific community, since all questions related to Biological Sciences can only be fully answered through consideration of evolutionary aspects. The apprehension of the elements and processes that integrate the concept of the Biological Evolution is considered of fundamental importance not only in an educational scope, but also for the intellectual and social development of the individual. Thus, this dissertation proposed to investigate the way in which the concept of Biological Evolution has been offered to the population of the State of São Paulo in the context of public secondary education, not only in order to verify its accuracy in relation to the current scientific knowledge, but also considering the rigor and laxity through which their knowledge is transposed. For that, a qualitative and documentary research was carried out on the evolutionary content found in the didactic material offered to the Public Education Network of the State of São Paulo. The results show that in addition to the scientific accuracy of the knowledge offered at the formal education level, it is fundamental to have a meticulous look at the way in which the concepts are presented, seeking not only an efficient articulation between the concepts related to evolutionary processes and mechanisms, but also a broad historical context related to the development... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Ciência biológica"

1

Oliveira, Antonella Carvalho de, a cura di. Ciências biológicas: Gênese na formação multidisciplinar: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Oliveira, Antonella Carvalho de, a cura di. Ciências biológicas: Realidades e virtualidades 2: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Oliveira, Antonella Carvalho de, a cura di. Produção científica em ciências biológicas 2: -. Brazil: Atena Editora, 2022.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Oliveira, Antonella Carvalho de, a cura di. Ciências biológicas: Realidades e virtualidades 3: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Oliveira, Antonella Carvalho de, a cura di. Agenda global de pesquisa em ciências biológicas: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Oliveira, Antonella Carvalho de, a cura di. Ciências biológicas: Gênese na formação multidisciplinar 2: -. Brasil: Atena Editora, 2022.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Oliveira, Antonella Carvalho de, a cura di. Ciências Biológicas: Considerações e Novos Segmentos 2: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Oliveira, Antonella Carvalho de, a cura di. Agenda global de pesquisa em ciências biológicas 2: -. Brazil: Atena Editora, 2022.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Oliveira, Antonella Carvalho de, a cura di. Principais temas da pesquisa em Ciências Biológicas 3: -. Brasil: Atena Editora, 2023.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Moreira, Cosenza Ramon, e Instituto de Ciências Biológicas da UFMG., a cura di. ICB 30 anos: Memórias do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Ciência biológica"

1

SUELY RAMOS FREIRE BEZERRA, NORMA, ABIMAEL FECHINE NEVES, PATRÍCIA ALMEIDA TAVARES GONÇALVES e CICERO MAGERBIO GOMES TORRES. "AULAS DE CAMPO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA): PASSOS PARA CURRICULARIZAÇÃO?" In Ciência e democracia - o que essa relação depende de nós? Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conapesc.2022.01.066.

Testo completo
Abstract (sommario):
O curso Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) busca preparar licenciandos para atuar nas diversas atividades didáticas que promovam alfabetização científica. Isto inclui aulas de campo em espaços não formais, visando educação científica. Este resumo objetiva descrever interação dos espaços não formais de educação, presentes na Região do Cariri Cearense, com Ensino de Ciências e Biológica, através da realização das aulas de campo, enquanto atividade extensionista. Para isso, a descrição foi delineada considerando sistematização do relato de experiência com abordagem qualitativa. Ressalta neste relato que o projeto ‘Espaços não formais de educação e o ensino de ciências na Região do Cariri’ envolve estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas da URCA, matriculados no III, IV e VI semestres do curso, nas disciplinas Educação em Ciências Biológica, Didática Aplicada ao ensino de Ciências Biológicas, Instrumentação para a Docência no Ensino Fundamental o Ensino de Ciências e Pesquisa Educacional para Ciências Biológicas, e professores que lecionam Ciências nas escolas municipais da cidade de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha - Ceará. Em suas ações o projeto desenvolve, desde o início, mapeamento dos espaços não formais da Região do Cariri Cearense, através de pesquisa empírica e bibliográfica pelos licenciandos. Realizou-se aulas de campo junto às escolas participantes do projeto, minicursos e oficinas para os professores de Ciências. Pode-se perceber que as atividades educativas de caráter extensionista voltadas para alfabetização científica são fundamentais para concretização de práticas pedagógicas inovadoras. Isso contribui na superação das dificuldades de aprendizagem aproximando estudantes à realidade onde estão inseridos. Tais espaços facilitam o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e dos licenciandos, ao tempo em que promove inclusão de atividades de extensão no currículo do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da URCA, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Constantino, Reginaldo. "Capítulo 6: Princípios de taxonomia". In Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia, 114–19. 2a ed. Editora INPA, 2024. http://dx.doi.org/10.61818/56330464c06.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Taxonomia é uma das disciplinas mais antigas da Biologia. A missão da Taxonomia é descrever e organizar a diversidade biológica, desenvolvendo uma classificação para o conjunto de todos os seres vivos. Uma classificação natural, que reflete a história evolutiva, é a base de trabalho para todos os ramos da Biologia Comparada e funciona como um “indexador”, um sistema de referência para o armazenamento e recuperação de informações biológicas por leigos e especialistas de todas as áreas da ciência. Há uma enorme responsabilidade na geração de um sistema que será usado amplamente na sociedade. Um sistema ruim teria consequências graves. Dadas as dimensões da diversidade biológica, em termos do número de espécies e do número de características que todas as espécies compartilham no sistema, essa é uma tarefa hercúlea.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

PRATA DE OLIVEIRA, JÉSSICA, MARIA DO CÉO RODRIGUES PESSOA e ÃNTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA. "A CASA DA CIÊNCIA - ESPAÇO DE APRENDIZAGENS PLURAIS: ESTUDO DE CASO NA UFPB". In Ensino de Ciências (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt16.001.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Casa da Ciência UFPB, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza/UFPB se constitui como um espaço multiuso, de articulação entre ensino, pesquisa e extensão em ciências e meio ambiente. Tem como finalidade fomentar a alfabetização científica na educação formal e não formal. As atividades são mediadas por projetos interdisciplinares com enfoque em estudos e ações voltadas à popularização da ciência. Este trabalho apresenta como se dá a integração entre a alfabetização científica, popularização da ciência e valorização de coleções biológicas na universidade e para além da comunidade acadêmica. O estudo tem caráter qualitativo e envolve quatro espaços: Casa da Ciência, Parque Zoobotânico Arruda Câmara (BICA), Instituto Voz Popular, e EEEM Professora Antônia Rangel de Farias, a partir dos quais são levantadas demandas, proposições de estudos por participantes para o planejamento e realização de intervenções contextualizadas. Na universidade são promovidas exposições, oficinas, eventos e cursos. Junto à Comunidade as ações abordam temas sobre educação ambiental, saúde e alfabetização. Na BICA colabora-se para o aprimoramento das trilhas guiadas e atividades de educação ambiental. Na Escola são trabalhados temas de ciências e biologia, além de educação ambiental. Até o momento as atividades envolveram temas como classificação biológica (oficina), biodiversidade (exposição e visita às coleções), ciclos de atividades sobre coleta seletiva, biodiversidade aquática e sustentabilidade junto aos jovens do Instituto Voz popular, além de treinamento (técnico e em educação museal) dos monitores para recepção do público na Casa da Ciência. Estão em andamento a confecção de kits didáticos com sequências pedagógicas, jogos e cartilhas. As ações promovem o intercâmbio de saberes, o acesso aos conhecimentos científicos produzidos no âmbito da universidade, reduzindo a distância entre os espaços formais e não formais de educação. Com a execução das atividades espera-se contribuir para a formação de cidadãos conscientes e sensibilizados quanto às questões ambientais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Lima, Anna Beatriz Machado, e Isaac Farias Cansanção. "A Bioinformática e sua inserção no Ensino Superior brasileiro atual". In BIOINFO #02 - Revista Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional, 15–27. 2a ed. Alfahelix, 2022. http://dx.doi.org/10.51780/978-65-992753-5-7-01.

Testo completo
Abstract (sommario):
As tecnologias de informação estão cada vez mais inseridas no contexto global atual. O número massivo de dados biológicos surgido após o advento do Projeto Genoma Humano, em 1980, permitiu o uso de softwares para a manipulação desses dados utilizando ferramentas de uma nova ciência, a Bioinformática. Essa ciência se apoia nas ômicas para a geração de dados, principalmente a genômica, e tem seus dados armazenados em bancos primários e especializados. Sua importância tem se demonstrado no desenvolvimento de diversas áreas, como a Medicina, por meio da localização de genes causadores de doenças hereditárias, e a Agrícola, por meio do desenvolvimento de transgênicos e sequenciamento genético de patógenos que causam danos agrícolas. No entanto, a inserção dessa ciência no ensino brasileiro, principalmente no ensino superior, ainda é carente e desigual, havendo o predomínio de produção científica e oferta de cursos de graduação e pós-graduação concentrados no Sul e Sudeste brasileiros. Assim, deve-se ter noção dos obstáculos e da importância que envolve a inserção dessa ciência na educação brasileira, a fim formar mais profissionais bioinformatas que possam contribuir com o avanço dessa ciência e, consequentemente, com o desenvolvimento de novas pesquisas que contribuam com a oferta de mais dados biológicos e com a descoberta de novos avanços na área biológica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

SANTOS, CYNTHIA RANYELLE DA SILVA. "O ARCABOUÇO FILOSÓFICO PRESENTE NAS OBRAS DE ERNST MAYR PARA PENSAR O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA". In Ensino de Ciências. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt16.027.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente texto propõe uma síntese teórica elaborada a partir da análise das obras de Ernst Mayr e suas contribuições para o ensino de evolução biológica. Para tanto, a partir da necessária recuperação da produção teórica do conhecimento em questão, foi feita uma revisão bibliográfica sistemática dos conceitos-chave sobre evolução biológica com base em duas obras de Mayr. Em síntese, o autor apresenta-nos explicações relevantes que aponta bem o lugar da Biologia como ciência única além de explicitar com muita propriedade sua autonomia. Apesar da defesa da evolução e criação como um ato de “inteligente design” divulgado de modo amplo por criacionistas, Mayr defende a evolução como o conceito mais importante da biologia e que, portanto, essa proposição é indiscutível. Dito isto, considero que ambas formulações teóricas podem exercer um influxo significativo nas aulas de evolução biológica. Assim sendo, aponto nesse texto a importância do arcabouço teórico-filosófico presente nos escritos de Mayr, pois sua síntese possibilita a apropriação desse conhecimento para um ensino de evolução biológica para além do vitalismo, mecanicismo e pensamento teleológico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

NUNES DE OLIVEIRA, DIANA, HENRIQUE ROGÉRIO ROCHA DA CRUZ e WELLISON RAFAEL DE OLIVEIRA BRITO. "COLEÇÕES BOTÂNICAS: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO". In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.151.

Testo completo
Abstract (sommario):
NESTE ESTUDO ABORDAMOS A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO UMA ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA PELA EDUCAÇÃO. O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA FOI UTILIZAR COLEÇÕES BIOLÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS, AMAZONAS. OS ESTUDANTES PARTICIPARAM DE DIVERSAS ATIVIDADES COMO EXCURSÃO AO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, IMPLEMENTAÇÃO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA VIVA, VISITAS AO HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, COLETA DE MATERIAL BOTÂNICO E CONFECÇÃO DE EXSICATAS. COM O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, OS ESTUDANTES APRENDERAM A ELABORAR RELATÓRIOS COM BASE NA METODOLOGIA CIENTÍFICA, PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DO NOME CIENTÍFICO NA IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES, BEM COMO COMPREENDERAM O QUE SÃO E QUAL A FUNÇÃO DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS, SOBRETUDO DAS COLEÇÕES BOTÂNICAS. COM ISSO, INCENTIVAMOS A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES AINDA NO ENSINO MÉDIO, COM A PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A VIDA.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Araújo, Cindy Campêlo de, Luana Rodrigues de Almeida, Selene Cordeiro Vasconcelos e Anna Luiza Castro Gomes. "FATORES RELACIONADOS AOS TRANSTORNOS MENTAIS EM MULHERES". In Saúde, diversidade e ciência, 109–21. ATIVE, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5249570.1-8.

Testo completo
Abstract (sommario):
De acordo com a Classificação Internacional de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID-10), o transtorno mental configura-se como uma doença com manifestação psicológica associada a algum comprometimento funcional resultante de disfunção biológica, social, psicológica, genética, física ou química. A questão de gênero resulta de um processo de desenvolvimento de identidades diferenciadas, construídas com base em relações de poder. A doença mental caracteriza se por sua determinação complexa que envolve dimensões sociais, econômicas, políticas e culturais, expressando-se diferentemente nas classes sociais e relações de gênero. Diante do exposto, o estudo tem como objetivo verificar os fatores relacionados aos transtornos mentais em mulheres.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Vejar, E. I. S., J. M. Oliveira, C. A. V. Burkert e M. Michelon. "ASPECTOS DA PRODUÇÃO DE INOCULANTES PARA USO AGRÍCOLA". In PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539657-6.

Testo completo
Abstract (sommario):
Inoculantes agrícolas estão entre os recentes avanços para uma agricultura sustentável e menos poluente, consistindo em produtos biológicos contendo um ou mais micro-organismos capazes de promover o crescimento de plantas, sendo os mais comuns as formulações a partir de rizóbios. Essas bactérias são amplamente estudadas por sua importância biológica na fixação de nitrogênio aos solos quando em simbiose com leguminosas, tendo uma eficiência maior do que o uso de fertilizantes convencionais e menor impacto ambiental. Além disso, essas proteobactérias Gram-negativas podem trazer diversos benefícios às plantas quando utilizadas na sua inoculação, promovendo a produção de compostos bioativos desejados, crescimento das plantas, resistência em solos com condições desfavoráveis e outros. Entretanto, diversos fatores impactam a eficiência e o custo dos inoculantes agrícolas, desde o micro-organismo e as condições para seu cultivo até os carreadores usados na sua formulação. Neste contexto, o presente artigo propõe uma revisão abordando aspectos envolvidos na obtenção de inoculantes agrícolas, com ênfase em aspectos que possam contribuir com futuros avanços nesta área.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Martins, Isabela de Paula, e Carolina Teles Lemos. "A RELAÇÃO ENTRE RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE NA ASSISTÊNCIA Á SAÚDE". In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 179–84. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.179-184.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os profissionais de saúde vem mudando sua forma de ver o paciente, não somente no modelo biomédico, mas ver a pessoa de forma holística, buscando cada vez mais a atenção na humanização do cuidado em saúde e compreendo aspectos que transcendem a dimensão biológica como a espiritualidade e religiosidade na vida do ser humano e sua relação com a saúde. O objetivo dessa pesquisa foi analisar na literatura a relação entre espiritualidade/religiosidade e sua influência na saúde do ser humano no cuidado em saúde. Foram achados dados relevantes sobre a ligação entre a saúde e a espiritualidade na saúde integral das pessoas nas dimensões físicas, emocionais, psicológicas e espirituais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Costa dos Santos, Augusto César, e Juliana Azevedo Lima Pallone. "LEITE A2: ASPECTOS QUÍMICOS, BIOQUÍMICOS, EFEITOS NA SAÚDE E MERCADO". In Ciência e Tecnologia de Alimentos: o avanço da ciência no Brasil - Volume 3, 278–92. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230212218.

Testo completo
Abstract (sommario):
Leite e derivados lácteos são considerados matrizes ricas em proteínas de alto valor biológico, além de minerais essenciais como cálcio e fósforo. Esse capítulo buscou avaliar a composição química, bioquímica e efeitos à saúde associados ao leite A2, além da avaliação de produção e consumo. Neste contexto, a composição nutricional do leite é de extrema importância para a regulação e o funcionamento do organismo de seu consumidor. O processo digestivo das proteínas do leite é responsável por gerar diferentes moléculas com atividade biológica como peptídeos bioativos, além de β-casomorfinas, conhecidas como peptídeos opioides. O leite A2 é um produto recente no mercado consumidor, equivalente em compostos majoritários ao produto tradicional, mas com um diferencial relacionado à possibilidade de melhor digestibilidade e à produção de menores proporções de β-casomorfina 7 (BCM-7). O estudo deste derivado metabólico já proporcionou diferentes hipóteses associando os diferentes tipos de β-caseína do leite com comorbidades como diabetes mellitus e doenças cardiovasculares. Entretanto, publicações oficiais recentes já esclareceram que ainda não é possível estabelecer relações de causa e efeito entre a ingestão de BCM-7 e a prevalência de comorbidades. Estudos de intervenção dietética têm mostrado resultados distintos em função da regulação gastrointestinal e apontam que o leite A2 pode ser associado a melhores respostas no trânsito intestinal, na redução de sintomas de desconforto digestivo e de intolerância à lactose, assim como menores índices de resposta alérgica e inflamatória em indivíduos com certo grau de intolerância ao leite.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Ciência biológica"

1

Alves da Silva, LEANDRO, JOSELENA Mendonça Ferreira, CAROLINE C. Fernandes-Silva, Giuseppina NEGRI e ANTONIO Salatino. "PRÓPOLIS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGICA". In II Congresso Internacional das Ciência Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iicointerpdvagro.2017.00417.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Andrade, Sthefane Ferraz Tavares, Romário da Silva Ramos, Neiane Oliveira Sampaio, Milena Duarte Lima e Larissa Cavalcante de Rezende. "PROSPECÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE BIOLÓGICA DA SERIGUELA (Spondias purpurea L.)". In Anais do I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/121206.1-50.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Santos, Roger Asevedo dos. "A CONTRIBUIÇÃO DE ERNST MAYR PARA A FILOSOFIA DA BIOLOGIA". In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1245.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: A ciência que estuda os seres vivos em seus mais variados aspectos, se encontra, de acordo com o pensamento do biólogo Ernst Mayr, estabelecida como uma ciência genuína, autônoma e única, embora por muito tempo tenha sido considerada uma disciplina pouco rigorosa e tratada como um ramo da física. Objetivo: Identificar no pensamento de Ernst Mayr sua contribuição para o estabelecimento de uma filosofia da biologia. Material e métodos: Pesquisa bibliográfica às obras “Isto é Biologia: A Ciência do Mundo Vivo” e “Biologia, Ciência Única”. Resultados: Para o autor, a biologia é considerada uma ciência genuína (Bona fide), pois demonstra organização e classificação do conhecimento com base em princípios explicativos. Para que a biologia fosse reconhecida como ciência autônoma, independente da física, foi necessário que (1) os princípios equivocados do vitalismo e a teleologia cósmica fossem refutados; (2) se demonstrasse que princípios básicos do fisicalismo como o pensamento tipológico, o determinismo, o reducionismo e as leis naturais universais não se aplicam à biologia; e, (3) se assumisse o caráter único da complexidade dos sistemas vivos, reconhecendo que o paradigma evolutivo é uma ciência histórica, que se vale então da metodologia das narrativas. Além disso, Mayr ressalta o papel do acaso para esta ciência, além da necessidade do pensamento holístico e a limitação do seu escopo de investigações ao mesocosmo. Para o autor, o que garantiu a unidade da ciência biológica foi o reconhecimento da teoria evolutiva como um paradigma após a publicação do livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin, paradigma este que se consolidou com a síntese evolutiva. Conclusão: O pensamento de Ernst Mayr sobre as características exclusivas da biologia, suas diferenças marcantes em relação à física, a refutação de antigos pressupostos e o reconhecimento do darwinismo como o paradigma norteador da ciência biológica, representam uma grande contribuição para o estabelecimento de uma filosofia da biologia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Gomes, Celina Cavalcante Muniz, Maria Julia Alves de Melo, Mariana Silva Lucena e Caio Victor Barros Gonçalves da Silva. "A INVESTIGAÇÃO DE POTENCIAIS BIOMARCADORES PARA TDM: UMA REVISÃO DE LITERATURA". In XXVII Semana de Biomedicina Inovação e Ciência. Editora IME, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/9786588884119/1.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: Transtorno Depressivo Maior (TDM) é uma desordem mental multifatorial, podendo ser causada por agentes de natureza psicossocial, genética e biológica, onde o indivíduo perde a capacidade de resistir a eventos estressores. Uma pesquisa mostrou correlação positiva entre baixos níveis totais séricos de colesterol, tiroxina livre e triglicerídeos, em pacientes com TDM e que realizaram tentativa de suicídio³. Assim, é de extrema relevância a investigação dos mecanismos biológicos e genéticos da TDM, contribuindo para o mapeamento de potenciais biomarcadores de diagnóstico e melhor entendimento de sua fisiopatologia. Objetivos: Citar e caracterizar possíveis biomarcadores com potencial diagnóstico para casos de transtorno depressivo maior. Métodos: Foi realizada uma revisão narrativa no Pubmed, e na Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos estudos randomizados controlados dos últimos 5 anos, no idioma inglês, e excluídos artigos que não respondessem ao objetivo desta revisão. Resultados: O fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) é uma neurotrofina apresentada em concentrações mais altas na circulação de pacientes com TDM em comparação a pessoas saudáveis. Estudos da Academia Médica de Educação de Pós-Graduação Zaporizhzhia apontam que os níveis séricos altos de IGF-1 se relacionam com o desenvolvimento de sintomas expressivos de TDM como hipotimia, ansiedade e distúrbios cognitivos, assim como o uso do antidepressivo vortioxetina diminui a concentração sérica de IGF-1². Além disso, outro estudo clínico indicou que a concentração sérica de zinco de pacientes com TDM foi menor do que a de pacientes saudáveis 4. Porém, não houve uma diferença significativa entre os pacientes em remissão e saudáveis, ou entre pessoas com TDM e os em remissão.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Saudo Ambrósio, GOMES. "A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA". In III Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/6924.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: O tempo histórico vivido atualmente com complexos problemas socioambientais, tem exigido um pensamento mais crítico e reflexivo sobre os métodos usados para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Biologia nas salas de aulas. Para alcançar essa exigência, se faz necessário um ensino inovador, que contextualiza, que vivencia a teoria na prática. Ao problematizar o assunto da experimentação no Ensino de Ciências, principalmente, nas Ciências Biológicas, reconhece-se que experimentar em ciências significa "submeter à experiência" ou "submeter às provas", relacionado a um fato. O objetivo deste trabalho visa analisar quais contribuições do ensino experimental na aprendizagem dos alunos no ensino de Biologia. Para alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma metodologia de natureza básica, cujo procedimento técnico adotado foi uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O arcabouço analisado inclui um conjunto de artigos científicos levantados, principalmente, no Scielo e Google Acadêmico que tratam sobre a temática. Os resultados desta pesquisa evidenciam que a experimentação tem uma contribuição essencial no ensino e aprendizagem de ciências, no caso específico, Biologia, pois contribui no interesse, na motivação e ajuda os alunos a ter contatos ou visualizar os fenômenos que ocorrem nos objetos do estudo. Além disso, permite que os alunos tenham um conhecimento sólido da ciência e aprendam a manejar os conteúdos ou objetos do estudo nos laboratórios ou no campo para desenvolver as suas capacidades cognitivas e de relacionar os fenômenos biológicos. Permitindo assim que esses tenham capacidades de investigar e propor soluções para problemas mais complexos no futuro. Concluindo-se, o desenvolvimento do conhecimento científico no campo biológico vai além de simples relatos teóricos, mas sim, precisa que haja a relação entre o teórico e o prático, para tal, os docentes devem mergulhar nos estudos e nos planejamentos dos métodos pedagógicos que viabilizem esse diálogo teóricoprático, de forma que permitam que os alunos não só aprendam o conteúdo da Biologia, mas também saber a relação deste nos seus cotidianos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

FERNANDES, ERILUCIA FREIRE. "FAZENDO CIÊNCIA, COM CIÊNCIA". In V Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2024. http://dx.doi.org/10.51189/conbracib2024/35823.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Santos, Jailson de Araújo. "NANOMATERIAIS COM APLICAÇÕES BIOLÓGICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA". In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1304.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: Os nanomateriais estão na vanguarda do campo de rápido desenvolvimento da nanotecnologia. Suas propriedades únicas, que dependem do tamanho das partículas sintetizadas, tornam esses materiais superiores e indispensáveis em muitas áreas da atividade humana, incluindo as ciências biológicas. Objetivo: Dessa forma, o presente estudo busca apresentar, através de uma revisão de literatura, os mais recentes desenvolvimentos no campo dos nanomateriais aplicados a biologia. Material e métodos: A revisão de literatura consistiu na busca por artigos científicos e livros publicados nas bases de dados Scielo, Scopus e Web of Science. Na busca dos artigos e livros foram utilizados os descritores: “nanomateriais”, “biologia”, “biopolímeros” e “biomateriais” os quais foram utilizados isolados e/ou em combinações. Foram encontrados diversos artigos e livros relacionados ao tema e os mesmos foram analisados quanto a relevância do tema voltado para aplicação na área de ciências biológicas. Resultados: Os resultados apontaram muitos exemplos do uso de biomateriais nanométricos em diversas áreas da biologia. Observou-se que na genética, diversos nanomateriais são utilizados com os mais variados propósitos. Como por exemplo, a utilização de nanomateriais na terapia gênica para a entrega de genes e drogas em células específicas. Além desse, observou-se o uso da nanotecnologia para a sondagem da estrutura do DNA e o uso como marcadores biológicos fluorescentes. Além disso, observou-se aplicações de nanomateriais no campo da biologia celular, tais como na separação e purificação de moléculas e células biológicas, biossensores celulares, e utilização em microssistemas enzimáticos. Na área da microbiologia, verificou-se a utilização de biomateriais com atividade antibacteriana, antifúngica e na detecção biológica de patógenos. Conclusão: Portanto, a partir dos resultados apresentados nesse estudo, verifica-se que o uso de nanomateriais nas diferentes áreas da biologia vem crescendo cada vez mais e se torna de extrema importância para o cenário da pesquisa atual tendo em vista que essa tecnologia permite diferentes aplicações com excelentes resultados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Limeira Junior, Silvio Cesar Marqui, Sabrina Coelho Rodrigues e Renato Pirani Ghilardi. "COMPARAÇÃO DAS ASSINATURAS TAFONÔMICAS DE BRAQUIÓPODES E GASTRÓPODES COLETADOS NA ENSEADA DE UBATUBA, SÃO PAULO". In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1276.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: O estudo atualístico de associações mortas tem grande significado paleoecológico. Ele permite correlacionar o perfil de dano tafonômico com o ambiente de sedimentação do material esquelético com base em parâmetros quantitativos. Esse ambiente é descrito em termos da zona tafonomicamente ativa e as feições geradas por ela são chamadas de assinaturas tafonômicas. Quantificando essas assinaturas, é encontrado um perfil de dano, isto é, um conjunto de intensidades relativas para cada assinatura tafonômica, que é utilizado por paleontólogos para inferir informações paleoecológicas. Como as características intrínsecas dos organismos influem na maneira como registram o dano tafonômico, é necessário verificar este processo para diferentes táxons. Objetivo: Dito isso, comparou-se, neste trabalho, as assinaturas de gastrópodes (G) e braquiópodes (B) da enseada de Ubatuba, São Paulo. Materiais e métodos: As amostras foram coletadas em 4 estações de isóbatas entre 10 a 15 m, com os gastrópodes distribuídos entre 16 espécies e os braquiópodes representados pelo táxon Bouchardia rosea. O protocolo de análise escolhido selecionou 4 assinaturas tafonômicas divididas por sua origem, a saber: física (para a abrasão), química (para dissolução) e biológica (para incrustação e bioerosão). Resultados: Observou-se que as amostras de B apresentam 69% de abrasão e 42% de dissolução em relação ao total de amostras para o táxon. Valores mais elevados que G, com 1% de abrasão e 20% de dissolução em relação ao total de amostras para cada táxon. Em relação aos danos de origem biológica, não foram observadas diferenças tafonômicas consideráveis entre os braquiópodes e os gastrópodes, no entanto, verificou-se que os pontos de coleta próximos do limite de 10 m apresentam maiores índices de bioerosão e incrustação que os pontos próximos de 15 m, evidenciando que a produtividade biológica é mais intensa nas regiões de menor profundidade. Conclusão: Assim, sugere-se que B é mais suscetível aos processos tafonômicos de origem física e química que G e que o intervalo batimétrico influi na intensidade das assinaturas biológicas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Santos, Paulo Vinicius Lima, Vitória Amorim De Oliveira, Carla Yasmym De Carvalho Lima, Claene Do Socorro Carvalho Lima e Luciana De Nazaré Farias. "CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXTRAÇÃO DO DNA DO MORANGO". In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1284.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de ciências naturais (PCNs) o ensino de ciências tem por finalidade formar cidadãos, porém, quando ensinado numa perspectiva meramente memorialística, se torna pouco interessante e muitas vezes incompreensível. Pois as teorias científicas, por sua complexidade, e sem a mediação necessária do professor, pode limitar a compreensão dos conceitos científicos pelos alunos, que acabam interferindo com sua interpretação cotidiana a respeito da ciência. Dessa forma, as aulas práticas no ensino de ciências em escolas de educação básica vem mostrando uma importância para uso de recurso didático para uma melhor processo de ensino e aprendizagem do conteúdo teórico. Objetivo: Investigar a importância da aula prática como recurso didático pedagógico para a construção da teoria-prática de ensino de ciências. Material e métodos: A atividade prática sobre a extração do DNA do morango, foi realizada em uma turma de 40 alunos e foram subdivididas em 4 grupos, com duração de 45 minutos. Apesar que o colégio que estava sendo ministrada a aula prática não possuía laboratório, o experimento prático aconteceu em sala de aula e teve as mesmas normas se segurança de um laboratório tradicional. A cada passo da prática de ensino, houve uma socialização entre os grupos para saber a importância de cada procedimentos e revisando sempre a estrutura e a composição da célula geral, dando uma ênfase para o núcleo e a molécula de DNA que tem uma importância muito grande para vida dos organismos. Resultados: Após a aplicação da aula prática foi observado que os alunos tiverem uma maior coerência sobre os assuntos relacionados e aspectos biológicos deixando suas respostas mais coerentes e segundo Carvalho, em sala de aula “não são dadas muitas oportunidades para os estudantes discutirem questões científicas, relacionarem dados e oferecerem explicações” (CARVALHO, 2012, p. 20). Conclusão: Portanto as aulas práticas utilizadas como ferramenta didática para o ensino-aprendizagem para contribuição no ensino de ciências.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Silva, Maria Alice N., Thalia S. Santana, Letícia S. Camargo, Natália C. Louzada, Ramayane B. Braga e Adriano H. Braga. "Onde estão as mulheres nessa história? Uma oficina sobre representatividade feminina nas ciências." In Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2020.11304.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho constitui um relato de experiência pedagógica, de oficina de construção de linha do tempo de mulheres na história da Ciência. O objetivo da oficina é recontar a história com a participação feminina, e dessa forma trazer representatividade para áreas tidas muitas vezes como masculinas. Para o desenvolvimento dessa atividade foram pesquisadas oito mulheres das três grandes áreas das ciências: humanas, exatas e biológicas. Com duração de 1h30 minutos, a ação contou com a participação de alunos do ensino médio técnico, em prol da identificação e re(conhecimento) de figuras femininas obliteradas na historiografia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia