Tesi sul tema "Campanii de marketing"

Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Campanii de marketing.

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 saggi (tesi di laurea o di dottorato) per l'attività di ricerca sul tema "Campanii de marketing".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi le tesi di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Ferreira, Júnior Achiles Batista. "Marketing político". Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85340.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-20T17:42:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 224362.pdf: 326398 bytes, checksum: 1576e0992b759ae0f4a0ec6a688d7b70 (MD5)
Marketing pode ser reconhecido como um suporte técnico de uma orientação ao mercado. A essência do marketing político consiste em detectar as qualidades do candidato, direcionando estratégias no sentido de alcançar o eleitorado que mais se identifique com estas qualidades, e por outro lado, amenizar as deficiências que o candidato possua. No Marketing Político, as estratégias baseiam-se no composto mercadológico. Visando analisar as vantagens do planejamento do marketing político como um instrumento determinante do sucesso de uma campanha eleitoral, este trabalho trata da questão da utilização do marketing, apresentado inicialmente as concepções históricas do Marketing eleitoral e do Marketing de negócios que o precede. Também são analisados casos onde o marketing eleitoral foi bem e mal sucedidos no âmbito de uma campanha. Nesse sentido, o trabalho apresenta e descreve os conceitos principais a respeito das abordagens históricas que se seguem às diversas definições de Planejamento e de Marketing concebidas e, na prática, a observação de casos autênticos, vivenciando a experiência de eleições passadas. Ainda no âmbito deste trabalho, mostra-se diferentes formas de Marketing e de planejamento, estudando a utilização do Marketing Político em campanhas eleitorais e sugerindo alternativas para o Marketing Político.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Lourenço, Filipe Miguel Silvano dos Santos. "Political marketing in presidential and legislative elections". Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19667.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Marketing
Marketing político é uma disciplina que tem vindo a ganhar cada vez mais atenção no mundo académico e uma das suas áreas de pesquisa é o facto de marketing político necessitar de diferentes práticas conforme a cultura do país em que está a ser aplicado, no entanto ainda não foram estudadas diferentes práticas que têm de ser aplicadas dentro da mesma cultura, mas para diferentes tipos de eleições. Este estudo irá analisar as diferenças que campanhas para eleições presidenciais e legislativas têm de ter em atenção em Portugal, estudando o caso da campanha presidencial de 2016 de sua excelência Marcelo Rebelo de Sousa, e da campanha legislativa de 2015 sua excelência António Costa e do PS. As maiores diferenças encontradas foram ao nível de características pessoais, em que no caso do presidente MRS se dá maior importância à sua personalidade, enquanto que no caso do primeiro ministro se deu mais importância às suas capacidades; o partido político teve maior relevância nas eleições legislativas, enquanto que o histórico pessoal e a fama tiveram mais relevância nas presidenciais; os eleitores deram maior importância ao programa eleitoral do primeiro ministro achando que a sua função principal é de legislar, enquanto que a função do presidente é mais de representar o país e estar próximo do povo; e ainda houve diferenças a nível do tipo de campanha efetuada.
Political marketing is a subject which has been gaining growing attention in the academic world, and one of its areas of research is the fact that political marketing needs to apply different practices dependent on the culture in which it is being applied, however there haven?t been any studies regarding different practices which have to be applied within the same culture, but regarding different kinds of elections. This study will analyze differences that campaigns for presidential and legislative elections need to take into consideration when being prepared, studying the case of his excellence, president Marcelo Rebelo de Sousa?s 2016 presidential campaign, and his excellence prime minister António Costa and PS?s 2015 legislative campaign. The biggest differences found were in the personal characteristics of the candidates, with people paying more attention to the personality of the president and the capacities of the prime minister; the political party has a higher level of importance when it is legislative elections while the historic and reputation were more relevant in presidential elections; the electorate gave more importance to the electoral program of the prime minister, believing that his main function is to legislate, while the main functions for the president were to represent the country and to be closer to the people; and there were also differences regarding the type of campaign each candidate followed.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Neves, Elpídio Ribeiro. "Marketing político". Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102292.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Made available in DSpace on 2013-07-16T00:33:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 222077.pdf: 6002998 bytes, checksum: 3d955eea570f6ce30dc60937a51451c1 (MD5)
A presente dissertação buscou respostas ao seguinte problema de pesquisa: Que fatores exerceram mais influência para eleger um Deputado Estadual em Santa Catarina, na eleição de 2002? Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e quantitativa, com ênfase quantitativa, que culmina com uma pesquisa de campo junto ao Deputado Estadual, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis/SC, no outono de 2005. O método científico, que prevaleceu na produção do conhecimento, foi o dedutivo. Para tal, foram fixados os seguintes objetivos: Objetivo Geral: Identificar os fatores que exerceram mais influência na eleição dos Deputados Estadual em Santa Catarina, durante a campanha de 2002, sob a ótica desses parlamentares. Objetivos específicos: Investigar fatores salientes que possam ter exercido influência na eleição para Deputados Estadual; Pesquisar impressões gerais dos Deputados eleitos a respeito da campanha; Identificar em qual mandato se encontra o Deputado Estadual; Avaliar o grau de influência dos fatores definidos em "(a )", na campanha eleitoral; Selecionar conteúdos extraídos por intermédio da livre manifestação dos Deputados eleitos acerca da campanha eleitoral. A revisão da literatura indica poucas referências de Marketing Político no Brasil. Da produção científica de autores residentes em Santa Catarina, pode-se citar: Maya et al (1984); Maya (1990); Mezzaroba (1998); Maya et al (1999); Bridi e Altmann (2000); Natali (2003); Ferreira Júnior (2003) e Tavares (2004). Dentre as conclusões merece registrar o seguinte quanto ao objetivo "d". As descobertas revelaram que: trabalho junto ao eleitorado; ser uma pessoa bastante conhecida; ter sido eleito e empossado em mandato anterior; planejamento e controle da campanha; capacidade de se comunicar com as pessoas e carisma, tiveram a maior importância segundo os entrevistados. Já, ser parente ou afim de outro candidato e / ou político; utilização lícita da máquina administrativa; religião e fazer parte de um sindicato, associação e clube, tiveram pouca importância na avaliação dos entrevistados. Constatou-se que: comício; ter sido Vice-Prefeito; recursos financeiros e quantidade de projeto de lei aprovado, exerceram nem muita, nem pouca influência. Estudaram-se fatores que influenciaram na eleição de Deputado Estadual em Santa Catarina durante a campanha eleitoral de 2002. O estudo oferece sugestões para futuras pesquisas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Castanheira, Mónica Sofia Lee. "O papel do marketing na atividade política : factores críticos numa campanha". Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12954.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Marketing
O presente estudo tem como propósito perceber qual é o papel do marketing na actividade política. Isto porque o marketing é, normalmente, uma área voltada para as empresas de grande consumo, que pretendem vender os seus produtos ou serviços aos seus consumidores e clientes, e muitas vezes é esquecido (ou não é tão visível) o papel do marketing nas instituições cujos alvos não são os consumidores. Neste caso em específico, são os eleitores. Esta investigação analisou os factores críticos de sucesso que optimizam a vitória de um candidato político, tendo por base uma abordagem qualitativa, pois permite a exploração mais profunda dos pensamentos e escolhas dos eleitores. Os resultados indicam que factores como a imagem, o discurso, a proximidade aos cidadãos, e as convicções políticas e partidárias que os candidatos apoiam são factores que influenciam a decisão de voto dos eleitores. Para o efeito, o candidato deverá ser alguém que adapte a sua aparência ao cargo que representa, deve ser coerente, credível, adoptar uma linguagem acessível a todos sem se tornar populista, deve ser alguém disponível para lidar de perto com os problemas e as angústias dos cidadãos, e deve ter a capacidade de conseguir a aceitação e a unanimidade da população em geral.
This study main goal is to understand what is the role of marketing in politics. This is because marketing is usually an area used by companies to target a big consumer, who wish to sell their products or services to their customers and clients and is often unnoticed and forgotten the role of marketing in institutions whose targets are not consumers. In this particular case, they are the electorate. This investigation analysed the key factors for success that increase the chance of victory for the political candidate, using a qualititative approach, which allows a deeper exploration of thoughts and choices by the electorate. The results show that factors such as image, speech, proximity to citizens, and the political beliefs of the candidate party are important factors to the voters decision. As a matter of fact, the candidate should be someone that adapts his appearence according to the role he represents, might be coherent, reliable, adopt an accessible language for everyone without becoming populist, should be someone available to deal with the main concerns of the citizens and be able to get accepted unanimously by the overall population.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Stålnacke, Larsson Richard, e Niklas Odén. "What makes a marketing campaing a viral success? : A descriptive model exploring the mechanisms of viral marketing". Thesis, Umeå universitet, Institutionen för informatik, 2011. http://urn.kb.se/resolve?urn=urn:nbn:se:umu:diva-45659.

Testo completo
Abstract (sommario):
What makes some marketing campaigns so immensely big and well known when they are marketed through social media or with a viral approach? How can a company reach out to customers through viral marketing and how can they make use of today’s social media to achieve it? In this article we will try to understand and further explore what a campaign have to accomplish in order to achieve a viral spread, using a descriptive model which uses a number of factors and terms necessary in order to properly analyze viral marketing campaigns. This model as it stands today is at its first steps towards being a tool for producers to incorporate in their analytic research and design process when creating viral campaigns.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Ferreira, Júnior Luiz Marcos [UNESP]. "A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/89442.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-09-29Bitstream added on 2014-06-13T18:51:30Z : No. of bitstreams: 1 ferreirajunior_lm_me_bauru.pdf: 668909 bytes, checksum: e4ae4b6a6c70bad45ea6c7058933215e (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O presente trabalho analisará o contexto da campanha eleitoral de Lula em 2006 e o material da campanha publicitária institucional Vota Brasil veiculado em televisão no período de propaganda eleitoral . Com o cruzamento de referenciais dos estudos do comportamento eleitoral da Ciência Política associados à abordagem teórica da Comunicação Política é que se pretende investigar, o objetivo do trabalho será o de identificar a partir da análise da campanha de Lula em 2006 e do produto midiático Vota Brasil, matrizes de intencionalidade e estratégias no contexto histórico em que se vê inserida esta iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral: para então determinar qual foi a real dimensão de influência das mídias e de fatores extra-midiáticos no comportamento político na eleição de Lula e o possível efeito de sentido da campanha do TSE. O contexto do momento social sugeria indícios de que os efeitos de sentido persuasivo do marketing eleitoral e também do marketing político da campanha institucional do Vota Brasil estariam prejudicados por fatores extra-midiáticos que teriam estimulado mais o comportamento do eleitorado, a margem das preocupações do signatário TSE e também, a margem do poder de influência da postura dominante da mídia na difusão de mensagens anti-Lula
This paper will analyze the election campaign of Lula in 2006 and the material of the institutional advertising campaign Vota Brasil run on television during canvass. With cross-references to the studies of voting behavior in political science associated with the theoretical approach of communication policy is intended to be investigated, the objective of this study is to identify from the analysis of Lula's compaign in 2006 and the media product Vota Brasil arrays, strategic intent and the historical context in which we see this initiative included the Superior Electioral Court, and then determine what the real extent of influence of the media and extra-media factors in political behavior in the election of Lula and the possible effect of sense of the campaign of the TSE. The social context of the moment is evidence suggesting that the effects of persuasive marketing sense and also the electoral political marketing compaign institutional Vota Brasil would be affected by factors outside the media who have further stimulated the behavior of voters, the margin of the concerns of the signatory TSE and also the margin of the reach of the dominant position of the media in disseminating messages of anti-Lula
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Ferreira, Júnior Luiz Marcos. "A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006 : marketing e contexto político /". Bauru : [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/11449/89442.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Maria Teresa Miceli Kerbauy
Banca: Fernando Antonio Farias de Azevedo
Banca: Maximiliano Martin Vicente
Resumo: O presente trabalho analisará o contexto da campanha eleitoral de Lula em 2006 e o material da campanha publicitária institucional Vota Brasil veiculado em televisão no período de propaganda eleitoral . Com o cruzamento de referenciais dos estudos do comportamento eleitoral da Ciência Política associados à abordagem teórica da Comunicação Política é que se pretende investigar, o objetivo do trabalho será o de identificar a partir da análise da campanha de Lula em 2006 e do produto midiático Vota Brasil, matrizes de intencionalidade e estratégias no contexto histórico em que se vê inserida esta iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral: para então determinar qual foi a real dimensão de influência das mídias e de fatores extra-midiáticos no comportamento político na eleição de Lula e o possível efeito de sentido da campanha do TSE. O contexto do momento social sugeria indícios de que os efeitos de sentido persuasivo do marketing eleitoral e também do marketing político da campanha institucional do Vota Brasil estariam prejudicados por fatores extra-midiáticos que teriam estimulado mais o comportamento do eleitorado, a margem das preocupações do signatário TSE e também, a margem do poder de influência da postura dominante da mídia na difusão de mensagens anti-Lula
Abstract: This paper will analyze the election campaign of Lula in 2006 and the material of the institutional advertising campaign Vota Brasil run on television during canvass. With cross-references to the studies of voting behavior in political science associated with the theoretical approach of communication policy is intended to be investigated, the objective of this study is to identify from the analysis of Lula's compaign in 2006 and the media product Vota Brasil arrays, strategic intent and the historical context in which we see this initiative included the Superior Electioral Court, and then determine what the real extent of influence of the media and extra-media factors in political behavior in the election of Lula and the possible effect of sense of the campaign of the TSE. The social context of the moment is evidence suggesting that the effects of persuasive marketing sense and also the electoral political marketing compaign institutional Vota Brasil would be affected by factors outside the media who have further stimulated the behavior of voters, the margin of the concerns of the signatory TSE and also the margin of the reach of the dominant position of the media in disseminating messages of anti-Lula
Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Souza, Rosália Beber de. "Mais Brasil para Mais Brasileiros : campanha ou marketing político? Um estudo discursivo crítico". Universidade Federal de Viçosa, 2012. http://locus.ufv.br/handle/123456789/4844.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:44:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 2475819 bytes, checksum: b28b7aa843a366d96f80ddd0d2746207 (MD5) Previous issue date: 2012-02-02
Studying the ideological investments which are embedded in the speeches of the Federal Government from a campaign give us the opportunity to reflect upon the increasing crossing marketization into institutions previously unthinkable. Following this line of thought, our purpose is to investigate the new contemporary practices that the Federal Government uses to disclose its socials programs and their relationships with the media and political marketing. The campaign entitled More Brazil for more Brazilians is consisted of three videos and 17 radio programs. Nevertheless, in order to develop this study we will focus on the three videos which are entitled ladder light , Ladder family, and ladder taxes, and which are broadcasted by television and also by the Presidency website on the Secretariat for social communication link (SECOM). Our objective was to investigate whether the videos contribute to the maintenance/enhancement of the hegemonic capitalist system, and if that occurred, how such statement would be given through discourse. Concerning the method and theory, we employ the Grammar of Visual Design (GVD) by Kress and Van Leeuwen (2006), and the Social Theory of Discourse discussed by Norman Fairclough (2011, 2003). For the analyses and description of the movies it was used the Windows Movie Maker to select some scenes (frames). Doing so, not only the visualization but also the social actors moves in the narrative were better analyzed. Understanding the discourse as social practice, this research is justified by the importance in comprehending how society is organized into structures of power, producing and/or reproducing its values and ideologies through language.
Estudar as questões ideológicas que constituem os discursos do governo federal a partir de uma campanha nos propicia refletir sobre o atravessamento cada vez mais latente da marquetização em Instituições antes impensáveis. Neste sentido, nos propomos a investigar as novas práticas contemporâneas do Governo Federal para divulgar seus programas sociais e suas relações com a mídia e o marketing político. A campanha Mais Brasil para Mais Brasileiros é composta por 3 vídeos e 17 programas de rádio. Contudo, para esta pesquisa, nos pautaremos às análises dos vídeos, intitulados Escada Luz , Escada Família e Escada Impostos , veiculados pela mídia televisiva e pelo site da Presidência da República no link da Secretaria de Comunicação Social (SECOM). O que se pretendeu investigar foi se os vídeos contribuem para a manutenção/reforço do sistema hegemônico capitalista e, caso isso ocorresse, como se daria esta manutenção através do discurso. Como pressupostos teóricometodológicos, utilizamos a Gramática do Design Visual (GDV), proposta por Kress e van Leeuwen (2006), e a Teoria Social do Discurso (TSD) como cunhada por Norman Fairclough (2001, 2003). Para a análise e descrição dos filmes, foi adotado o programa Windows Movie Maker que possibilitou o recorte das cenas (frames), facilitando, não só a visualização, mas também, a análise das ações dos atores sociais envolvidos na narrativa. Entendendo o discurso como prática social, este estudo justifica-se pela relevância em entender de que forma a sociedade se organiza em estruturas de poder, produzindo/reproduzindo seus valores e ideologias através da linguagem.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Handtmann, Henry H. "The Evolution of Political Marketing: 1952 to Present". Scholarship @ Claremont, 2012. http://scholarship.claremont.edu/cmc_theses/360.

Testo completo
Abstract (sommario):
According to the American Marketing Association (AMA), marketing is defined as the activity, set of institutions, and processes for creating, communicating, delivering, and exchanging offerings that have value for customers, clients, partners, and society at large.[1] To do this, marketing institutions have developed systematic processes for evaluating the wants and needs of the masses, and designed mechanisms to persuade large groups of people, as well as smaller targeted markets. If the "product" is a presidential candidate…. The marketing objective of a political party / candidate is to communicate, deliver, and exchange offerings (policies for votes). Hence, political campaigning and traditional marketing have similar objectives. For clarity, the term candidate and political party are synonymous when applied to marketing concepts. In the 1950s, marketing experts realized the potential of selling the value of their candidate, party, and specific initiatives, through a systematic process now known as "political marketing."[2] This study will review the evolution of political marketing, evaluate how several presidential candidates gained a competitive advantage over their opponents by both utilizing traditional marketing practices, and, with social marketing, gained leverage with the Internet. It concludes with the significance of the Internet, online campaigning, social media, and their collective effects on the current and future of the political system. [1] "Definition of Marketing," The American Marketing Association, http://www.marketingpower.com/AboutAMA/Pages/DefinitionofMarketing.aspx. [2] Dominic Wring, "The Marketing Colonization of Political Campaigning," in The Handbook of Political Marketing, ed. by Bruce I. Newman. (London: Sage Publications, Inc, 1999), 44-45.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Campagnone, Zilda Maria Matheus. "Marketing político: preceitos teóricos x práticas eleitorais". reponame:Repositório Institucional do FGV, 1990. http://hdl.handle.net/10438/5342.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:17:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1990-07-12T00:00:00Z
Correlações entre preceitos teoricos ditados pelos especialistas em Marketing Político e as práticas eleitorais adotadas pelos candidatos a Presidência da República, que disputam o 2 turno das eleições presidenciais- Brasil/ 1989
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Rego, Edgar de Sousa. "Poder, comunicação e imagens : marketing televisivo e memória mediática na campanha presidencial de 1989". Universidade do Estado de Santa Catarina, 2012. http://tede.udesc.br/handle/handle/1455.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-12-08T16:59:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 115573.pdf: 1512722 bytes, checksum: ed5494a7789b744a083e155dbbc190dd (MD5) Previous issue date: 2012-03-09
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This dissertation aims at discussing the Brazilian presidential campaign of 1989, through audio-visual works, from the approach of the History of the Present. Initially the analysis will be based on the television production of the election campaign, the election propaganda and the television debates, in order to try to analyze the codes and symbols used to build an imaginary about the candidates and their performance in their clashes in television debates. This paper also discusses the memory of the campaign from films and television productions, subsequent to 1989, such as Decadência (1995) and Doces Poderes (1997) that talk about the 1989 elections, either as a narrative fragment, or as an allegory. In this sense it is possible to analyze both the audio-visual as a document and the memory framework carried by these productions. Likewise issues such as media manipulation, the defeat of Lula and the Brazilian political culture become important subjects to this work.
Esta dissertação visa discutir a campanha eleitoral para Presidência da República de 1989, através do audiovisual, a partir da abordagem da História do Tempo Presente. Inicialmente as analise se utilizam das produções televisivas durante a campanha eleitoral, horário eleitoral de propaganda gratuita e debate, tentando analisar os códigos e símbolos utilizados, afim de constituir um imaginário acerca dos candidatos, e a atuação dos mesmos nos confrontos televisivos. Este trabalho também discute a memória da campanha a partir das produções cinematográficas e televisivas, posteriores a 1989, Decadência (1995) e Doces Poderes (1997), que acabam abordando as eleições de 1989, seja como fragmento da narrativa, ou como alegoria. Deste modo podemos fazer uma análise unindo a leitura do audiovisual, como um documento e os enquadramentos de memória realizadas por estas produções. Assim questões como a manipulação da mídia, a derrota de Lula e a cultura política brasileira tornam-se pontos e referencias importantes para o trabalho.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Silveira, Michele Bielinski da. "Marketing de lugares como promotor do desenvolvimento territorial: análise nas empresas vitícolas e vitivinícolas da região da campanha gaúcha". Universidade Federal do Pampa, 2018. http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2966.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Karen Britto (karenbritto@unipampa.edu.br) on 2018-05-23T14:39:12Z No. of bitstreams: 1 Michele Bielinski da Silveira - 2018.pdf: 5302836 bytes, checksum: ba3f891e4103ee81a566c4d332766de7 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-23T14:39:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michele Bielinski da Silveira - 2018.pdf: 5302836 bytes, checksum: ba3f891e4103ee81a566c4d332766de7 (MD5) Previous issue date: 2018-03-23
O marketing de lugares têm sido uma estratégia adotada por governos, visando melhorar a atratividade de determinados espaços, se utilizando da divulgação de imagens que retratem as suas peculiaridades, atraindo turistas, investidores e interessados. Todavia, as estratégias de marketing de lugares também podem ser desenvolvidas por empresas privadas, as quais ao fomentar seus produtos retratam elementos territoriais, criando valor agregado ao espaço, aumentando a atratividade e incitando o desenvolvimento territorial. Assim, o estudo tem como objetivo analisar de que forma as ações de marketing desenvolvidas pelas empresas vitícolas e vitivinícolas da Região da Campanha Gaúcha têm contribuído para constituir o marketing de lugares e o desenvolvimento territorial. Para tanto, o estudo delimita-se pela análise das empresas que compõe a Associação dos Vinhos da Campanha, se caracteriza pela abordagem qualitativa, método de estudo de caso e possui como instrumento de coleta de dados a entrevista, o levantamento documental e a observação não participante. Foram realizadas dezessete entrevistas, dez com os gestores ou responsáveis pelas vitícolas e vitivinícolas da Região da Campanha Gaúcha e sete com agentes de desenvolvimento, indivíduos indicados pelos representantes das vitícolas/vitivinícolas como representativos para o desenvolvimento do território e do setor vitivinícola. A coleta de dados ocorreu entre sete de agosto e nove de novembro de 2017. Os dados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo, gerando categorias temáticas a partir de padrões que emergiram de conteúdos similares entre as entrevistas, documentos e observações, sendo agrupados em categorias sem prévia determinação. Os resultados demonstram que as ações de marketing realizadas pelas vitícolas e vitivinícolas contribuem para o marketing do território, transmitindo por meio de suas divulgações e rótulos de produtos, artefatos e elementos que remetem ao terroir da Região da Campanha Gaúcha. De modo geral, as empresas ainda contribuem realizando ou participando de ações e eventos no território, atraindo a atenção de turistas, investidores e interessados para a região. Apesar dos aspectos positivos, a interação das empresas vitícolas e vitivinícolas com os agentes públicos, privados e sociedade da Região da Campanha Gaúcha necessitam ser fortalecidas, o que contribuirá para o planejamento e execução de ações estratégicas para o fomento e visibilidade do território. As ações de marketing desenvolvidas pelas empresas também têm auxiliado na valorização da marca do território, principalmente no que tange a divulgação de imagens, elementos culturais e históricos que relacionam a tradição e valorização regional com os vinhos e espumantes, contribuindo para o reconhecimento da marca Região da Campanha Gaúcha e construção de sua imagem. O conjunto dessas ações têm impulsionado a atração turística, a valorização da cultura regional e sua relação com a uva e o vinho, a preservação do meio ambiente e a criação de projetos que têm ocasionado a geração de emprego, renda, aumento na arrecadação de impostos e educação voltada a vitivinicultura, impulsionando o desenvolvimento territorial. Por fim, pode-se auferir que as empresas vitícolas e vitivinícolas têm contribuído para o aumento da visibilidade e prosperidade da Região da Campanha Gaúcha, mediante suas ações e estratégias de comunicação, contribuindo para a valorização e marketing do território.
The place marketing has been a strategy adopted by governments, aiming to improve the attractiveness of certain spaces, if using the disclosure of images that portray their peculiarities, attracting tourists, investors and interested parties. However, the place marketing strategies can also be developed by private companies, which in promoting their products portray territorial elements, creating added value to space, increasing attractiveness and encouraging territorial development. The purpose of this study is to analyze how the marketing actions developed by wine and winemaking companies in the Region of the Campanha Gaúcha have contributed to the creation of place marketing and territorial development. Therefore, the study is delimited by the analysis of the companies that make up the Association of Campanha Wines, is characterized by the qualitative approach, method of case study and has as an instrument of data collection the interview, the documentary survey and the observation not participant. Seventeen interviews were carried out, ten of them with the managers or responsibles of the wine and winemaking sectors of the Region of the Campanha Gaúcha and seven with development agents, who were nominated by the representatives of wine/winemakers as representative for the development of the territory and the wine sector. Data were collected between August 7 and November 9, 2017. The data were treated using the content analysis technique, generating thematic categories from patterns that emerged from similar contents between the interviews, documents and observations. grouped into categories without prior determination. The results demonstrate that the marketing actions carried out by the viticulture and wine industries contribute to the marketing of the territory, transmitting through its publicity and product labels, artifacts and elements that refer to the terroir of the Region of the Campanha Gaúcha. In general, companies still contribute by carrying out or participating in actions and events in the territory, attracting the attention of tourists, investors and interested parties to the region. Despite the positive aspects, the interaction of wine and wine companies with the public, private and public agents of the Region of the Campanha Gáucha needs to be strengthened, which will contribute to the planning and execution of strategic actions for the promotion and visibility of the territory. The marketing actions developed by the companies have also helped in the valorization of the brand of the territory, mainly in what concerns the dissemination of images, cultural and historical elements that relate the tradition and regional valorization with the wines and sparkling wines, contributing for the recognition of the brand Region of the Campanha Gaúcha and construction of its image. All these actions have promoted tourism attraction, appreciation of the regional culture and its relationship with grapes and wine, the preservation of the environment and the creation of projects that have caused the generation of employment, income, increase in tax collection and education focused on winemaking, boosting territorial development. Finally, it can be seen that wine and wine companies have contributed to increase the visibility and prosperity of the Region of the Campanha Gaúcha, through its actions and communication strategies, contributing to the valorization and place marketing.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Toneloto, Carolina Franco de Souza 1977. "A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso". [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279219.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Rachel Meneguello
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-03T15:48:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Toneloto_CarolinaFrancodeSouza_M.pdf: 4543119 bytes, checksum: 3654b2389c058c393e61ca4872aa5d8f (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: O objetivo da dissertação é identificar as técnicas de marketing eleitoral empregadas na confecção dos programas políticos veiculados durante o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) televisivo através do estudo das eleições municipais da cidade de São Paulo no ano 2000. Para isso, foram escolhidos para serem assistidos e analisados todos os programas eleitorais do primeiro e do segundo turnos dos três candidatos melhor posicionados àquele pleito: Marta Suplicy, do PT, Paulo Maluf, do PPB, e Geraldo Alckmin, do PSDB. A análise das técnicas de marketing eleitoral empregadas na confecção destes programas foi empreendida assentada na hipótese de que neles pode-se observar de um lugar privilegiado a presença e as influências do marketing no processo da competição eleitoral. Pudemos, com isso, visualizar a aplicação destas técnicas e identificar as estratégias adotadas pelos candidatos durante todo o percurso da campanha, o que também nos permitiu situar melhor estas atividades no contexto das eleições e campanhas políticas nacionais, conferindo-lhes estatuto de importância na dinâmica dos processos políticos e eleitorais contemporâneos
Abstract: The present work deals with the analysis of techniques of political marketing employed during the 2000 campaign for Mayor of the city of São Paulo, Brazil, displayed at the televised political programs of the period. To achieve that, we selected the complete set of TV programs exhibited by the three main candidates of the first phase of the campaign, as well as all programs showed by the two remaining candidates during the second stage of the elections: Marta Suplicy, from PT, Paulo Maluf, from PPB, and Geraldo Alckmin, from PSDB. We approached the problem in the premise that electoral TV programs constitute a privileged content from which to derive the presence and influence of marketing as a key factor in the competition process at electoral contests. Therefore we managed to observe the application of these techniques and to identify the corresponding strategies followed by each candidate throughout the campaign, allowing at the same time to place these marketing techniques as important elements in elections and national political campaigns, and in the dynamics of political and electoral contemporary process
Mestrado
Mestre em Ciência Política
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Pedro, Mélissa Gaël de Sousa. "A comunicação política em eleições autárquicas : o caso do Município de Mangualde". Master's thesis, Instituto Superior de Ciênias Sociais e Políticas, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/8015.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação de Mestrado em Ciência Política
A propaganda política alia - se ao marketing para ser estudada e pensada meticulosamente com a finalidade de convencer o seu público - alvo que, neste caso, são os eleitores. Como afirma Caetano, Simões e Gravelho (2012: 19) sobre a temática da propag anda, esta é uma técnica de comunicação que tem por fim difundir uma ideia, crença ou convicção, com o objetivo de as vulgarizar e com o objetivo de obter apoio . Os nossos objetivos são conhecer o tipo de comunicação política da autarquia de Mangualde e de screvê - la, assim como verificar se esta é usada da melhor forma tendo em conta a sua população; analisar a comunicação interna desta autarquia; fazer o levantamento de todo o material da campanha eleitoral de 2009 e 2013 correspondente à propaganda efetuad a e às suas estratégias ; comparar os cartazes propagandísticos de 2009 - em que o João Azevedo nunca assumiu o poder - e 2013 - em que este já esteve no poder - e, por fim, elaborar um plano estratégico de propaganda política para a campanha eleitoral de J oão Azevedo deste ano, 2013 . A nível metodológico iremos utilizar a sistematização de conteúdo, a pesquisa documental, e iremos também utilizar a observação participante e o estudo de caso.
ABSTRACT Political advertising joins the marketing to be studied and designed meticulously in order to convince your audience that in this case, are the voters. As stated Caet ano, and Gravelho Simões (2012: 19) on the subject of advertising, this is a communication technique that aims to spread an idea, belief or conviction, with the goal of the coarsening and aiming to gain support . Our goals are to meet the kind of political communication of the municipali ty of Mangualde and describe it , and see if this is used in the best way with regard to its population; analyze the internal com munication of this municipality ; take stock of all the material cor responding to the performed and their advertising campa ign strategies of 2009 and 2013 ; compare the propaganda posters 2009 - in the João Azevedo never took power - and 2013 - in which he has been in power - and ultimately develop a strategic plan for t he propaganda campaign of João Azevedo of this year, 2013. Methodologically we will use the systemization of content, document research, and we will also use participant observation and case study.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Faillace, Ruiz Renato Zago. "Paradigmas e tensões de campanhas eleitorais: relação entre candidatos e profissionais do marketing". Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014. http://hdl.handle.net/10923/6677.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-07-08T02:01:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000459069-Texto+Completo-0.pdf: 790626 bytes, checksum: c48f684161dfe3f5a283d2918b74b0c4 (MD5) Previous issue date: 2014
The purpose of this study is to understand and discuss an aspect related to the convergence of advertising and politics based on a specific cutout: the relationships established between political marketing practitioners and the candidates they assist during an electoral campaign or even outside such a period. The professionalization of TV and radio campaigns aired during the Free Political Campaign Hour (HGPE, in Portuguese) has cemented the importance of these characters who devise the strategies used to convince the voters. Today, marketing executives are key figures in a time when politics has become increasingly more media-intensive and there is the need to capture the spectators'/voters' audience while accessibly conveying the candidate's message. Based on a review of the literature, an account of the researcher's experience, and testimonials by some of these practitioners, this study is going to analyze how marketing executives operate, their options for the advertising strategy used, and above all, their close relationships with candidates. A sort of internal power play that may even influence an election's results.
Esta pesquisa tem o objetivo de entender e relatar um aspecto da convergência entre comunicação e política a partir de um recorte específico: as relações que se estabelecem entre os profissionais do marketing político e os candidatos que estes assessoram durante uma campanha eleitoral, ou mesmo fora deste período. A profissionalização das campanhas realizadas via televisão e rádio, através do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), determinou a importância desse personagem, que elabora as estratégias usadas para o convencimento dos eleitores. O chamado marqueteiro é, hoje, figura-chave em tempos de uma política cada vez mais midiatizada, em que há a necessidade de captar a audiência do espectador/eleitor e, ao mesmo tempo, transmitir, de forma acessível, o discurso do candidato. A partir de pesquisa bibliográfica, de um relato das vivências do pesquisador, e de depoimentos de alguns destes profissionais, busca-se analisar como atuam os marqueteiros, suas opções para a estratégia de comunicação adotada e, sobretudo, suas relações intensas com os candidatos. Uma espécie de disputa interna de forças, que pode, inclusive, influenciar o resultado de uma eleição.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Rodrigues, Angélica de Jesus dos Anjos. "A imagem de Lula nas eleições presidênciais". Master's thesis, FEUC, 2015. http://hdl.handle.net/10316/28857.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho
Esta dissertação intitulada “A Imagem de Lula nas Eleições Presidenciais” pretende analisar a importância da imagem pública e política em uma disputa eleitoral. Este estudo falará de imagem, assim como de outras denominações que este termo se correlaciona, assim como identidade e marca. Pretende-se dissertar sobre o perfil da imagem de um político apto a ter êxito nas urnas. Este estudo foi desenvolvido a fim de identificar quais os fatores que atuaram na construção e reconstrução da imagem de Lula, principalmente por meio de suas aparições na mídia por meio da televisão, pelo Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. (HGPE). Serão explicados os motivos que levavam o eleitor remeter à Lula a imagem de medo e os outros motivos que o ajudaram a conquistar a imagem oposta de outrora, a imagem de esperança e solução para o Brasil. Deve-se mostrar se a eleição é fortemente decidida através da análise que o eleitorado faz da imagem dos candidatos. Será analisada a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato pelo Partido dos Trabalhadores – PT, nas quatro vezes consecutivas que participou das eleições presidenciais da República Federativa do Brasil.O presente estudo pretende identificar as modificações na imagem pessoal, política e pública de Lula no período de 1989 a 2002. O presente estudo discorrerá desde o corte de cabelo/barba do candidato até a escolha de suas vestimentas na época eleitoral, assim como a evolução do discurso e a forma a qual manifestava e passou a manifestar suas propostas para o público. E pretende-se, também, buscar informações pertinentes para que se chegue a uma conclusão se esses recursos de imagem realmente são decisivos na disputa eleitoral. Para esse efeito, como delineamento de pesquisa foi escolhido o Estudo de Caso para verificar as mudanças ocorridas na imagem do candidato petista no quesito discurso e apresentação estética. Falar sobre imagem é importante porque, no que se refere à política, a construção da imagem pública é algo fundamental para que os objetivos de um candidato sejam atingidos com êxito. Os resultados obtidos permitem concluir que diante de sucessivas mudanças positivas na imagem pública, Luiz Inácio Lula da Silva, que havia sido derrotado nas três eleições anteriores (1989, 1994 e 1998) consegue alcançar a vitória nas urnas e ganha seu primeiro diploma e se consagra Presidente do Brasil, no dia vinte e sete de outubro do ano de dois mil e dois.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Penteado, Claudio Luis de Camargo. "O show da estrela: análise da campanha presidencial do PT em 2002". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. http://tede2.pucsp.br/handle/handle/2428.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-04-25T20:21:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudio_Penteado_copy.pdf: 2341987 bytes, checksum: 6bd306ba8c5c3d0a92f8cd124828888a (MD5) Previous issue date: 2005-11-08
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The mass media influence on the social relations improves the elections s spetacle. The campaigns in the Mediatic Age have a new structure, more professional, in the management of activities. The political marketing is an essencial component to develop campaign strategies, inserting news actors in the electoral game. This paper studies the modern electoral campaings, with focus on the presidencial campaign of Luiz Inácio Lula da Silva in 2002. This research is a reflection about democracy and several components inside the electoral campaigns, its personages, the symbolic dimension of electoral rituals, the professionalization of the campaigns staffs, the proper politician spectacle and the definition of the campaign strategies. In this context, the Horário Gratuito de Propagada Eleitoral (HGPE) , electoral free political advertising, the most visibility place of political debate becomes the principal space of political argument. The political advertising becomes the main stage for candidats display their ideas and their images for the electores. Thus, the analysis of HGPE and the campaigns actors actions, with prominence for the perfomance of the publicity professional Duda Mendonça, allow the verification of campaign s characteristics and the persuason strategies in the Visibility Age. The adaptation of campaigns to the new technologies changed the democracy process, decreasing the popular participation, which has a new role as a spectator of political show.
A maior influência dos meios de comunicação nas relações sociais acaba por potencializar o espetáculo das eleições. As campanhas na era midiática ganham uma nova estrutura, mais profissional, no gerenciamento das diversas atividades desenvolvidas. O marketing político passa a ser um elemento essencial no desenvolvimento das estratégias de campanha, inserindo novos atores no jogo eleitoral. O presente trabalho tem como objetivo estudar as modernas campanhas eleitorais, focando a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. O estudo faz uma reflexão sobre a democracia e os diversos elementos presentes nas campanhas eleitorais, passando por seus personagens, pela dimensão simbólica do rito eleitoral, pela profissionalização na condução da campanha, pelo próprio espetáculo político e pela definição das estratégias de campanha. No contexto de disputa, o Horário Gratuito de Propagada Eleitoral (HGPE) espaço institucional de maior visibilidade do debate político acaba por se tornar o palco principal do disputa política, os programas exibidos se tornam as principais vitrines pelas quais os eleitores tomam conhecimento dos candidatos e de suas idéias. Assim, a análise do HGPE, bem como da atuação dos atores envolvidos na campanha, destaque para o publicitário Duda Mendonça, permitem a verificação das características das campanhas na era da visibilidade e das estratégias de persuasão. A adequação das campanhas as novas tecnologias de comunicação altera o funcionamento do processo democrático, o que acaba por esvaziar a participação popular, que assume um papel de espectador do show político.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Campos, Emmanuel de Sousa. "Elei??es, pesquisas e estrat?gias de marketing: a campanha eleitoral de Micarla de Sousa em Natal (2008)". Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13630.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-12-17T14:20:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EmmanuelSC_DISSERT.pdf: 1320670 bytes, checksum: 45f0ac5d53704afd77216d735f95b522 (MD5) Previous issue date: 2011-03-31
From the importance that the political science and the social sciences began to give the electoral programs on TV, were examined in that work academic the effects of research in electoral marketing strategies in Gratuitous Timetable of the Electoral Publicity of the marketing year the candidate Micarla de Sousa (PV) in 2008 for the prefecture of Natal. To analyze the marketing strategies of electoral candidate Micarla de Sousa were used three sources of data: the HGPE on the first part, The interview with the coordinator's marketing campaign of Micarla de Sousa, Jos? Ivan and the quantitative research carried out by the Office IBOPE before and during the period of HGPE. In the analysis of electoral programs, was used the qualitative and quantitative approach, taking as objective to verify whether there was some change in marketing strategy in the candidate Micarla HGPE. So the electoral programs that candidate were transcribed and analyzed and then faced with the results of researches electoral IBOPE carried out in the same period. The interview with the coordinator's marketing campaign the candidate Micarla de Sousa brought relevant information on the construction of public image at the time pre-electoral and electoral. In search of IBOPE, socioeconomic variables were regarded assex, age, education and income. With the collection of this data, there was an intersection of information about the voting intentions of Micarla candidate for mayor of Natal and it was checked how his candidacy has increased or decreased within the surveyed segments and how these oscillations marketing strategies directed at the candidate's HGPE for any specific audience. Also, do not forget that the electoral process is influenced by various factors, because this process is dynamic
A partir da relev?ncia que a ci?ncia pol?tica e as ci?ncias sociais come?aram a dar aos programas eleitorais na TV, foram examinados nesse trabalho acad?mico os efeitos das pesquisas eleitorais nas estrat?gias de marketing no Hor?rio Gratuito de Propaganda Eleitoral da campanha da candidata Micarla de Sousa (PV) em 2008 para a prefeitura de Natal. Para analisar as estrat?gias de marketing eleitoral da candidata Micarla de Sousa foram utilizadas tr?s fontes de dados: o HGPE referente ao primeiro turno, a entrevista com o coordenador de marketing da campanha de Micarla de Sousa, Jos? Ivan e as pesquisas quantitativas realizadas pelo Instituto IBOPE antes e durante o per?odo do HGPE. Na an?lise dos programas eleitorais foi utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como objetivo verificar se houve alguma mudan?a na estrat?gia de marketing da candidata Micarla no HGPE. Assim os programas eleitorais dessa candidata foram transcritos e analisados e depois confrontados com os resultados das pesquisas eleitorais do IBOPE realizadas no mesmo per?odo. A entrevista com o coordenador de marketing da campanha da candidata Micarla de Sousa trouxe informa??es relevantes sobre a constru??o da imagem p?blica no momento pr?-eleitoral e eleitoral. Na pesquisa do IBOPE foram consideradas as vari?veis socioecon?micas como: sexo; idade; escolaridade e renda. Com a coleta destes dados, houve um cruzamento das informa??es sobre a inten??o de voto da candidata Micarla ? prefeitura de Natal e foi verificado o quanto sua candidatura cresceu ou caiu dentro dos segmentos pesquisados e como essas oscila??es direcionaram as estrat?gias de marketing no HGPE da candidata para algum p?blico-alvo espec?fico. Al?m disso, n?o se pode esquecer que no processo eleitoral h? a influ?ncia de diversos fatores, pois esse processo ? din?mico
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Passador, Cláudia Souza. "Politica e midia: a forma da política contemporânea enquanto sistema de estrelato e o surgimento do marketing político neste processo". reponame:Repositório Institucional do FGV, 1998. http://hdl.handle.net/10438/5216.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:17:12Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1998-03-20T00:00:00Z
Trata do fenômeno das campanhas eleitorais, formuladas como estratégias mercadológicas, voltadas para o trabalho da imagem dos candidatos, em conformidade com o seus objetivos de atuação, e a capacidade dessa imagem em criar predisposições no eleitorado favoráveis às candidaturas e aos mandatos. Busca construir um quadro teórico de referência, organizando as várias análises existentes sobre o tema, tendo por objetivo compreender a chamada 'espetacularização' da política através do marketing político, com a crescente importância da imagem e da mídia. Discute subsidiariamente as disfunções institucionais, a fragilidade organizacional, a falta de coesão interna e o papel marginal dos partidos na constituição de vínculos representativos sólidos na sociedade brasileira
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Freire, Joana Ribeiro de Almeida Martins. "A Comunicação Política e os seus bastidores: a Campanha Eleitoral do PSD nas Eleições Legislativas de 1995". Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10943.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação de Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais – Área de Especialização em Ciência Política
Esta dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas estuda a Comunicação Política na campanha eleitoral do Partido Social Democrata nas Eleições Legislativas de 1995. Mais de dezassete anos se passaram. Todo o processo comunicacional de uma Campanha Eleitoral se processava de forma diferente na altura, quando comparado com a atualidade. Pretende-se investigar como se desenvolveu todo o processo nesta campanha, nomeadamente, a apresentação do candidato ao eleitorado, como foi elaborada a campanha por parte do PSD e perceber, até que ponto, o que falhou em todo o marketing eleitoral do Partido da Social Democracia Portuguesa. A primeira parte da dissertação é um enquadramento teórico sobre conceitos de Comunicação Política e imagem política através dos Media, assim como também analisa o perfil e a biografia do candidato do PSD, Fernando Nogueira. A segunda parte do trabalho contextualiza todos os conteúdos desenvolvidos no início do presente projeto com o estudo de caso. Baseado em metodologias já existentes em estudos desta área, analisaram-se peças jornalísticas, discursos, debates televisivos assim como recortes de imprensa sobre as legislativas de 1995. Esta pesquisa contém elementos qualitativos (análise da forma e conteúdo de títulos e textos, material de campanha, entrevistas realizadas). O trabalho pretende, ainda, contribuir para o desenvolvimento dos estudos já existentes da Comunicação Política em Portugal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Cunha, Jorge Vidigal da. "MÍDIA E MARKETING POLÍTICO: A CAMPANHA ELEITORAL DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PARA PRESIDENTE, NAS PÁGINAS DA REVISTA VEJA EM 1994". Universidade Metodista de São Paulo, 2010. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/915.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:31:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pagina 1-125.pdf: 772090 bytes, checksum: 9cd1bb0d877a363b5aa8a464acad93ab (MD5) Previous issue date: 2010-04-05
The goal of this essay is to verify, according to the concepts of political marketing, how did the construction of the public image of the ex-president Fernando Henrique Cardoso happened in the Veja magazine during the elections of 1994. To fulfill this project, it was investigated 19 editions, relative to the period of June to October of the referred year. It was studied the ideological propaganda and its categories, such as codification, ideological control, counterpropaganda and diffusion, all present in the analyzed material. This work was developed in the light of the methodological procedures referred to the Study of Case as a type or research strategy. Among the techniques for collecting data, it was held the Content Analysis of quantitative and qualitative nature of the data researched and the interview with the ex-president. Furthermore, this study obtained the following results: Fernando Henrique Cardoso had the majority of the volume in centimeter/column in relation to his opponent, the candidate Luiz Inácio Lula da Silva. Regarding the codes used in the analyzed material, the bulk volume in centimeter/column occurred in the linguistic code, meaning that Veja magazine gave more attention to the words, sentences and even the paragraphs which composed the articulated structures, following the historic and cultural patterns of the Portuguese language. Concerning the informative genre, the biggest share in centimeter/column was in news report, designating that Veja magazine emphasized the facts that echoed and produced effects on society, and were memorable by the magazine s point of view. It is possible to reckon that the published material strengthened significantly his image before the Veja readers, favoring him in relation to his opponent, however didn t really elect him.(AU)
Esta dissertação tem como objetivo verificar, de acordo com o conceito de marketing político, como se deu a construção da imagem pública do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na revista Veja durante as eleições presidenciais de 1994. Para tanto, analisou-se 19 edições desse periódico, todas relativas ao período de junho a outubro do referido ano. Estudou-se a propaganda ideológica e suas categorias, como codificação, controle ideológico, contrapropaganda e difusão, presentes no material empírico analisado. Este trabalho desenvolveu-se à luz dos procedimentos metodológicos referentes ao Estudo de Caso enquanto tipo ou estratégia de pesquisa. Entre as técnicas para a coleta de dados, realizou-se a Análise de Conteúdo de natureza quantitativa e qualitativa dos dados pesquisados e entrevista com o próprio ex-presidente. Por meio deste estudo obteve-se os seguintes resultados: Fernando Henrique Cardoso teve o maior volume em centímetro/coluna em relação ao seu opositor, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Em relação aos códigos utilizados nas matérias analisadas, o volume maior em centímetro/coluna ocorreu no código linguístico, significando que a revista Veja deu mais ênfase às palavras, às frases e aos parágrafos que compõem as estruturas articuladas, segundo os padrões históricos e culturais da língua portuguesa. No que diz respeito aos gêneros informativos, o volume maior em centímetro/coluna foi em reportagem, isso significa que a revista enfatizou os fatos que repercutiram e produziram efeitos na sociedade, e que foram percebidos pela revista. Concluise que as matérias publicadas fortaleceram significativamente a sua imagem perante os leitores da Veja, favorecendo-o em relação ao seu opositor, mas não chegaram a elegê-lo.(AU)
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Balbino, Ivan Kelleros. "A utilização do site de redes sociais de internet Facebook em campanhas eleitorais : um estudo de caso a partir da campanha eleitoral para governador de Sergipe em 2014". Pós-Graduação em Comunicação, 2017. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7486.

Testo completo
Abstract (sommario):
According to the data released by Facebook in 2016, counting 99 million users only in Brazil, social networks have grown in size and importance in the mobilization of several themes, including electoral politics. Since 2008, with the presidential campaign of Barack Obama in the USA, social networks on the internet have gained space on the political scene and had been officially and legally incorporated in the Brazilian election process of 2010. Since then, such use, especially of Facebook, has gained the attention of political-party campaign managers. This case study investigates the use of Facebook in the election campaign for governor of Sergipe, in 2014, by the candidate Jackson Barreto and has as locus of research the timeline of the candidate's fan page. It is important to reflect on the potentialities of the use that Facebook provides and how it was used by the candidate here analyzed, identifying types of posts, interaction and used themes. The specific objectives: (i) identify the transformations, in the field of communication, those social networking sites wich provide for their users - candidates and voters - in electoral campaigns; (Ii) to categorize data and indicators of the Facebook fan page of the candidate elected to governor of the Province of Sergipe, during the electoral period of 2014, evidencing the use of the refered social networking site for broader and electoral communication purposes; (Iii) analyze the content of the candidate's posts and the interaction generated in his fan page, in order to qualify the use of the Facebook platform concerning to electoral communication. The methodological delineation of this qualitative-quantitative research relies on content analysis as a complementary procedure to the case study, carried out through the candidate's postings identified during the electoral period of 2014. It is known that Facebook offers a dynamic platform for a considerable variety of interactions and campaign actions of the candidate, often reaching a very large number of voters The results of the case studied point to: (i) the receiver's willingness to interact with the devices to enjoy, share and comment; (Ii) a small number of posts during the campaign period; and (iii) post content that made the Facebook candidate a non-digital campaign mirror.
Com 99 milhões de usuários no Brasil conforme dados divulgados pelo próprio Facebook (2016), as redes sociais têm crescido em tamanho e importância na mobilização de temáticas diversas, incluindo a política e eleitoral. A partir de 2008, com a campanha presidencial de Barack Obama nos EUA, as redes sociais na internet ganham espaço no cenário político e passam a ser incorporadas oficialmente e legalmente nas eleições brasileiras de 2010. Desde então, tal utilização, com destaque para o Facebook, tem ganhado a atenção dos gestores de campanha político-partidária. Este estudo de caso investiga a utilização do Facebook na campanha eleitoral para governador de Sergipe em 2014 do candidato eleito em primeiro turno Jackson Barreto e tem como locus de pesquisa a linha do tempo da fan page do candidato escolhido. Importa refletir sobre qual as potencialidades de uso que o Facebook permite e como ele foi usado pelo candidato estudado, identificando tipos de postagens, de interação e temáticas trabalhadas. Como objetivos específicos: (i) identificar as transformações, no campo da comunicação, que os sites de redes sociais proporcionam para seus usuários - candidatos e eleitores - nas campanhas eleitorais; (ii) categorizar dados e indicadores da fan page no Facebook do candidato eleito a governador do Estado de Sergipe, durante o período eleitoral de 2014, evidenciando a utilização desse site de redes sociais de internet para fins comunicacionais mais amplos e eleitorais; (iii) reconhecer o conteúdo das postagens realizadas pelo candidato e a interação gerada em sua fan page, de forma a qualificar o uso da plataforma Facebook em termos de comunicação eleitoral. O delineamento metodológico desta pesquisa quali-quantitativa conta com a análise de conteúdo como procedimento complementar ao estudo de caso, realizado através das postagens do candidato escolhido no período eleitoral de 2014. Parte-se da hipótese de que o Facebook oferece uma plataforma dinâmica para uma variedade de interações e ações de campanha do candidato, alcançando, diuturnamente, um número muito grande de eleitores. Os resultados do caso estudado apontam para: (i) a disposição do receptor em interagir pelos dispositivos de curtir, compartilhar e comentar; (ii) um reduzido número de postagens durante o período da campanha; e (iii) conteúdos de postagens que fizeram do Facebook do candidato um espelhamento da campanha não digital.
São Cristóvão, SE
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Rebello, Monica Machado Cardoso. "Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994". [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285103.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Nelly de Camargo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-07-21T08:03:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rebello_MonicaMachadoCardoso_M.pdf: 6343142 bytes, checksum: 31f5bae5949f6d83e03d1f67260192d8 (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: Esta dissertação objetiva ressaltar o quanto as ações comunicativas integram os quadros eleitorais contemporâneos das sociedades democráticas. No Brasil, o marketing político e os meios de comunicação de massa são determinantes na construção das representações políticas: os candidatos aos cargos públícos elegem" sua máscaras", ajustam perfis adequados aos interesses dos eleitores, comunicam seus projetos e plataformas de governo por intermédio dos aparatos técnicos. A nova condição da atividade política acabaria por dar visibilidadea um cenário onde predomina a propaganda política; estando esta, modemamente, sendo administrada pelo marketing eleitoral. Assim, outras clássicas variáveis de influênciaperderiam poder de persuasão e convencimento no ato CÍvico do voto: o jogo de identificações partidárias, as atividades de militância, o engajamento e a trajetória histórico-política do candidato. É lícito supor que, a entrada das modernas tecnologias de comunicação no universo político contribuem na exploração do campo de subjetividades e superexposição das qualidades pessoais dos candidatos. Cuidam de articular narrativas simbólicaspara vender ao mercado eleitoral uma " imagem" cuidadosamente construida do candidato. Contribuem assim, para desqualificar o voto do eleitor consciente: conprometido com as plataformas, pautas e programas de governo dos candidatos e dos seus partidos. Promovem uma certa despolitização dos eleitores que agora enxergam a política como um jogo integrado a lógica da cultura dos meios de comunicação de massa. É objeto de estudo desta dissertação uma análise do sistema de produção do marketing nas eleições de 1994. Procurou-se compreender as regras que movem o discurso da atividade e como ela se adequa a discussão da representatividade política. Procurou-se demonstrar que a utilização das sondagens do comportamento do eleitorado brasileiro contribui para a ratificação da importância do marketing nos cenários de representação política neste final do século. E ainda, através de uma análise dos discursos dos agentes envolvidos na produção da campanha à sucessão presidencial de 1994 coube salientar que o marketing ocupa a posição de centralidade na dinâmica eleitoral no Brasil
Abstract: The objective of this dissertation is to point out that media communication of today integrates democratic society. In Brazil, political marketing and mass communication are of utmost importance in the building of political representation. Candidates to governament offices build their "masks", meaning that they adjust their behaviour and intentions to what they think to be the voters interest, explain their future activities, projects and intentions in speeches prepared beforehand by experts in the subject. The new political actitity creates a situation where political propaganda stands out as everything in modem life; it is being administered by electoral marketing. Being so, other sources of influencewould lose their power of persuasion among the voters: political tricks, activitiesand políticalhistory ofthe candidates would also be less relevant. We naturally verify that the entrance of modem technology in the field of communication is important to over emphasise qualities of the candidates. Special care is taken preparing messages in order to seUthe image of a candidate or qualify it at will. This practice contributes to disqualifythe honest voter who will never be able to see the candidate as he really is. They promote a kind of despolitization of the voters, who are lead to see politics as a gamethat is integrated in the culture ofmedia industry. The dissertation aim to offer an analysis of the marketing system in the elections of 1994, as an atempt to understand which are the marketing rules and how they adjusts to the activities of political representation. It is also an attempt to explain how the voters behavior research are relevant to markeitng strategics of polítical representation mainly at this last decade. Through the analysis of the variables involved in the 1994 political campaing, it is possible to verifythe most relevant role played by the marketing on the Brasilian elections
Mestrado
Mestre em Multimeios
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Brogio, Thybor Malusá. "MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998". Universidade Metodista de São Paulo, 2011. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/935.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:31:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pagina 1-55 Thybor Malusa.pdf: 548171 bytes, checksum: e3e39bbea731f0b7b05c03db9b0c5e73 (MD5) Previous issue date: 2011-04-04
This thesis aims, through quantitative and qualitative content analysis, to further our understating how Veja magazine covered Fernando Henrique Cardoso election in 1998, and how his public image was formed through its publications from June to October of that year, which Fernando Henrique was elected in the first round, analyzing whether the magazine Veja has given more credit to FHC rather than to his opponents. In order to increase the knowledge about the subject, we studied the world behind political propaganda, ideological and political marketing, and also the magazines historical ideological values. Thus, it was concluded that the magazine during the period analyzed, has published more articles on Fernando Henrique Cardoso rather than any presidential candidate in 1998, always considering him as the best to govern the country, that time. Any material published significantly strengthened FHCs influence on Veja s readers, which has favored him during the campaign.
Esta dissertação tem por objetivo, através da análise de conteúdo de naturezas quantitativa e qualitativa, verificar como a revista Veja fez a cobertura da campanha eleitoral de Fernando Henrique Cardoso, em 1998, bem como verificar de que forma se deu a construção da imagem pública do candidato FHC pela publicação no período de junho a outubro do referido ano, no qual Fernando Henrique foi reeleito em primeiro turno, analisando se Veja deu mais espaço para FHC do que para seus oponentes. Para ampliar o conhecimento em relação ao objeto, estudou-se o universo da propaganda política, ideológica e do marketing político, bem como se discutiu os valores ideológicos históricos da revista Veja. Com isso, verificou-se que Veja, no período analisado, publicou mais matérias sobre Fernando Henrique Cardoso do que qualquer outro candidato à presidência, em 1998, além de colocá-lo, quase sempre, como o mais bem preparado para continuar à frente da presidência da República, naquela época. As matérias publicadas, portanto, fortaleceram significativamente a imagem de FHC perante os leitores de Veja, favorecendo-o em relação a seus oponentes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Faillace, Ruiz Renato Zago. "Paradigmas e tens?es de campanhas eleitorais : rela??o entre candidatos e profissionais do marketing". Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2014. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4583.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2015-04-14T14:42:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 459069.pdf: 790626 bytes, checksum: c48f684161dfe3f5a283d2918b74b0c4 (MD5) Previous issue date: 2014-03-25
The purpose of this study is to understand and discuss an aspect related to the convergence of advertising and politics based on a specific cutout: the relationships established between political marketing practitioners and the candidates they assist during an electoral campaign or even outside such a period. The professionalization of TV and radio campaigns aired during the Free Political Campaign Hour (HGPE, in Portuguese) has cemented the importance of these characters who devise the strategies used to convince the voters. Today, marketing executives are key figures in a time when politics has become increasingly more media-intensive and there is the need to capture the spectators'/voters' audience while accessibly conveying the candidate's message. Based on a review of the literature, an account of the researcher's experience, and testimonials by some of these practitioners, this study is going to analyze how marketing executives operate, their options for the advertising strategy used, and above all, their close relationships with candidates. A sort of internal power play that may even influence an election's results.
Esta pesquisa tem o objetivo de entender e relatar um aspecto da converg?ncia entre comunica??o e pol?tica a partir de um recorte espec?fico: as rela??es que se estabelecem entre os profissionais do marketing pol?tico e os candidatos que estes assessoram durante uma campanha eleitoral, ou mesmo fora deste per?odo. A profissionaliza??o das campanhas realizadas via televis?o e r?dio, atrav?s do Hor?rio Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), determinou a import?ncia desse personagem, que elabora as estrat?gias usadas para o convencimento dos eleitores. O chamado marqueteiro ?, hoje, figura-chave em tempos de uma pol?tica cada vez mais midiatizada, em que h? a necessidade de captar a audi?ncia do espectador/eleitor e, ao mesmo tempo, transmitir, de forma acess?vel, o discurso do candidato. A partir de pesquisa bibliogr?fica, de um relato das viv?ncias do pesquisador, e de depoimentos de alguns destes profissionais, busca-se analisar como atuam os marqueteiros, suas op??es para a estrat?gia de comunica??o adotada e, sobretudo, suas rela??es intensas com os candidatos. Uma esp?cie de disputa interna de for?as, que pode, inclusive, influenciar o resultado de uma elei??o.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Rodrigues, Marisa Andrea Lopes. "Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca". Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5077.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Marketing
Este trabalho foca-se na temática das alterações no paradigma da comunicação fruto da generalização da internet e das modificações no comportamento dos doentes, e.g. na pesquisa de informação sobre saúde online. Para melhor entender o impacto desta mudança, decidiu-se efetuar um estudo de caso de uma campanha da Indústria Farmacêutica (IF), na área da enxaqueca, nos social media cujo segmento alvo é a população. O estudo de caso foi efetuado através de duas entrevistas em profundidade a dois colaboradores envolvidos no caso, seguida de uma análise de conteúdo ao historial de comentários da página de Facebook® da campanha. Verificou-se que com um orçamento curto, com uma estratégia bem definida e com uma comunicação integrada entre canais, é possível lançar uma campanha de sensibilização para a patologia nos social media, cujo crescimento gerou partilha de informação e engagement entre doentes, levando a um impacto positivo na sua saúde. Esta campanha é um exemplo de como a Indústria Farmacêutica poderá ser importante na evolução das funções dos doentes e médicos, consequentes da alteração do paradigma da comunicação.
This research is focused on the changes in the communication paradigm that rose from the internet generalization and consequent modifications in patient behavior, such as searches online for health related information. To better understand the impact of this change, a case study was developed, based on a migraine awareness campaign, launched in the social media by the pharmaceutical industry, whose target was the population. The methods of the case study included two in-depth interviews of two employees involved in the case, followed by content analysis of some comments in the Facebook® page of the campaign. The results showed that with a short budget, a well-defined strategy and an integrated communication between channels, it is possible to launch a disease awareness campaign in the social media, whose growth led to the engagement and sharing of information between patients, and ultimately leading to a positive impact in their health. This campaign is an example of how the pharmaceutical industry may have an important role in the evolution the patients and physicians, arising from the changes in the communication paradigm.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Fonseca, Gabriela Virgens da. "Comunicação e contra-hegemonia: buscando caminhos de resistência à razão instrumental na atuação do PSOL na Internet". Faculdade de Comunicação, 2013. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25183.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2015-01-23T15:23:14Z No. of bitstreams: 1 Gabriela Virgens da Fonseca.pdf: 1194473 bytes, checksum: f6ca995633935d124076bcffc54fc996 (MD5)
Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2018-01-23T12:11:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gabriela Virgens da Fonseca.pdf: 1194473 bytes, checksum: f6ca995633935d124076bcffc54fc996 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-23T12:11:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabriela Virgens da Fonseca.pdf: 1194473 bytes, checksum: f6ca995633935d124076bcffc54fc996 (MD5)
Esta dissertação analisa a atuação na internet e, mais especificamente no Twitter, do candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), durante a campanha presidencial de 2010, com o objetivo de investigar de que modo partidos contra-hegemônicos têm se apropriado das ferramentas online. A partir do aporte teórico fornecido pela filosofia e ciências sociais, buscou-se refletir sobre os compromissos e práticas coerentes com os objetivos da contra-hegemonia na disputa pela direção moral ou hegemonia cultural na sociedade civil, argumentando que a lógica do marketing caminha em sentido oposto ao do debate público. Os resultados apontam que o candidato Plínio Arruda interagiu com os seus seguidores e mostrou-se interessado em saber a opinião deles; posicionou-se com relação a temas relevantes e polêmicos; tratou críticos e apoiadores com igualdade; buscou ser transparente na rede; destacou a coletividade que o sustentava, fugindo de uma atuação personalista; dentre outras características que reforçam a hipótese de que os grupos contra-hegemônicos, por possuírem uma cultura política pautada pela igualdade e participação política, dentre outros valores, utilizam as mesmas ferramentas do marketing, porém, em uma perspectiva capaz de promover o debate público. Ou seja, se por um lado os partidos hegemônicos utilizam as ferramentas online para conquistar visibilidade, forjar uma aproximação com o eleitorado e mobilizar militantes, visando a eficácia e o êxito (razão instrumental); por outro, os grupos contra-hegemônicos podem utilizá-las para fomentar debates e, assim, oxigenar a esfera pública (razão comunicacional).
This dissertation examines the performance of the c andidate of the Party of Socialism and Liberty (PSOL) on the internet and, more specifically, on Twitter, during the 2010 presidential campaign, aiming to investigate how counter hegemonic parties have appropriated the online tools. From th e theoretical framework provided by philosophy and social sciences, sought to reflect on the commitments and practices consistent with the goals of counter hege mony in the direction of moral or cultural hegemony in civil society, arguing that the logic of marketing moves in the opposite direction to the public debate. The result s indicate that the candidate Plínio Arruda interacted with his followers and was interested in knowing their opinion; positioned with respect to relevant topics and controversial; critics and supporters treated with equality; sought to be transparent to the network; highlighted the community that supported him, fleeing a personalistaction; among other features that support the hypothesis that counter hegemonic groups, because they have a political culture guided by equality and political participation, among other values, use the same marketing tools, but in a perspective that promotes public debate. In other words, if on one hand the hegemonic parties use online tools to gain visibility, to forge closer ties with the electorate and mobilize activists, to ensure efficient and successful (instrumental reason); on another hand, the counter hegemonic groups can use them to foster debate and thus oxygenating the public sphere (communicational reason).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Alvarez, Frederico Agenor. "Abordagem para aplicação de pesquisas eleitorais considerando incertezas cognitivas". Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85926.

Testo completo
Abstract (sommario):
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T01:21:11Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Este trabalho estuda as pesquisas eleitorais usadas em todo o transcorrer de uma eleição, buscando apontar as razões para a ocorrência de discrepâncias entre os prognósticos dos levantamentos e os resultados das urnas que extrapolam os limites de confiabilidade atribuídos às pesquisas. Inicialmente contextualiza dois momentos distintos do processo eleitoral, marcados pelo ato de votar do eleitor, o pré-voto e o pós-voto, nos quais são realizadas pesquisas eleitorais. Em seguida, caracteriza as incertezas cognitivas como sendo fruto das dúvidas dos entrevistados sobre em quem votar e dos diferentes níveis de informação que possuem sobre os candidatos. Identificada a incerteza cognitiva, observa-se de que forma tal característica reflete nos resultados das pesquisas eleitorais de pré e pós-voto, demonstrando que estas causam a violação dos pressupostos da teoria de inferência estatística - que embasa a realização das pesquisas eleitorais. Finalmente, este trabalho propõe uma abordagem para a realização de pesquisas eleitorais que minimiza a influência das incertezas cognitivas bem como os erros dela decorrentes, resultando em um incremento de confiabilidade aos levantamentos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Mauro, Carlos Eduardo Evangelisti. "O financiamento da política no brasil: um estudo sobre os limites da eficácia de uma lei de financiamento da política". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2003. http://hdl.handle.net/10438/2223.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 3 74580.pdf.jpg: 20563 bytes, checksum: 7a5b5b1281706c3af1d4c7015fb6d5b1 (MD5) 74580.pdf: 999304 bytes, checksum: b3cae1d8776771a4c7cf4e2a579d7abb (MD5) 74580.pdf.txt: 148997 bytes, checksum: 4aed6a518f87ae9f908f74fe6246d980 (MD5) Previous issue date: 2003-04-02T00:00:00Z
Esse trabalho tem como objetivo mostrar, através do estudo comparado e da análise da legislação brasileira, os limites da eficácia de uma Lei de Financiamento da Política no Brasil
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Monteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira. "Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005". Master's thesis, [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/10284/469.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
Qualquer personagem público que pretenda aspirar a algum cargo de eleição popular, deverá submeter-se à Opinião Pública. Perante esta circunstância é necessário desenvolver um certo tipo de estratégia de comunicação para “vender” uma imagem e, desta maneira, atrair o favor do votante. O Objectivo deste trabalho é fazer uma sinopse que convide à reflexão sobre a importância que os meios de comunicação têm na formação da Opinião Pública e sobre as múltiplas técnicas ao serviço das campanhas políticas e aplicação destas técnicas nas campanhas para as eleições. Conferir os recursos comunicacionais efectivos numa campanha concreta, os aspectos relacionados com a definição e organização da campanha de comunicação política e da sua implementação, no período eleitoral das eleições autárquicas de 2005 em Matosinhos. Comparar os resultados das eleições 2005 com os resultados das eleições de Matosinhos 2001. Any public character that intends to aspire to some position of popular election should undergo the public opinion. Before this circumstance it is necessary to develop a certain type of advertising strategy "to sell" an image and, this way, to attract the favor of the voter. The goal of this work is to do a synopsis that invites to the reflection on the importance that the media have in the formation of the Public Opinion and on the multiple techniques to the service of the political campaigns and application of these techniques in the campaigns for the elections. To confer the effective communications resources in a campaign, the aspects related with the definition and organization of the campaign of communication politics and its implementation, in the electoral period of the autarchic elections of 2005 in Matosinhos. Comparing 2005 elections results with the results of 2001 Matosinhos elections.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Hoff, Márcio. "A politização da identidade religiosa de católicos, africanistas e evangélicos nas eleições de 2006 no Rio Grande do Sul". Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008. http://hdl.handle.net/10923/1923.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:44:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000400555-Texto+Completo-0.pdf: 20340391 bytes, checksum: 0c9aa09f2750426f546c1fc35f904af6 (MD5) Previous issue date: 2008
This work has as objective to accomplish a sociological investigation from the analysis of the participation of religious leaderships (shepherds, priests, fathers and mothers-of-saint, laypeople) as candidates to federal and state deputy in the State of the Rio Grande do Sul, in the 2006 elections. To each electoral campaign, it comes increasing the number of religious candidates who entitle themselves"God´s representatives" with the intention to get the votes of a considerable layer of the evangelical, catholic, of matrix afro-Brazilian or other minority religious denominations population. Only in the Rio Grande do Sul, they had been more than the 60 adepts (among members and leaderships) of some religious creed that had presented themselves as candidates to deputy in the 2006 elections. The research, of sociological character, has the intention of discover the real motivations that stimulate the religious denominations and their leaderships to participate of the field politician-partisan, through the analysis of some churches documents, as well as of periodicals, magazines, books, researches in the internet and also through the accomplishment of halfstructuralized and recorded interviews with more than fifteen"religious" candidates, searching illustrate the demarcated scene in the politic campaign of 2006, in the Rio Grande do Sul.
Este trabalho tem como objetivo realizar uma investigação sociológica a partir da análise da participação de lideranças religiosas (pastores, padres, pais e mães-de-santo, leigos) como candidatos a deputado estadual e federal no Estado do Rio Grande do Sul, nas eleições de 2006. A cada pleito eleitoral, vem crescendo o número de candidatos religiosos que se dizem “representantes de Deus” com a intenção de obter os votos de uma camada considerável da população evangélica, católica, de matriz afro-brasileira ou de outras denominações religiosas minoritárias. Somente no Rio Grande do Sul, foram mais de 60 os adeptos (entre membros e lideranças) de algum credo religioso que se apresentaram como candidatos a deputado nas eleições de 2006. A pesquisa de caráter sociológico tem a intenção de, desvelar as motivações que impulsionaram as denominações religiosas e suas lideranças a participarem do campo políticopartidário, através da análise de documentos de algumas Igrejas, bem como de periódicos, jornais, revistas, livros, pesquisas na internet e da realização de entrevistas semi-estruturadas e gravadas com mais de 24 candidatos “religiosos”, buscando ilustrar o cenário demarcado na campanha política do pleito eleitoral de 2006 no Rio Grande do Sul.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Pereira, Alex Fernando Pereira. "A publicidade online de web series através de estratégias de comunicação multicanal". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14849.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Comunicação Multimédia
O presente trabalho propõe-se divulgar uma estratégia de marketing on-line num multicanal, nomeadamente o Facebook. O objeto de estudo é uma web serie que se enquadra num género turístico, onde dois amigos partem a descoberta de algumas cidades de Portugal e apresentam projetos, pessoas e locais alternativos. A estratégia aqui proposta é baseada na divulgação de conteúdos numa forma ordenada e cronológica para que os seguidores consigam acompanhar todos os aspetos que a web serie tem implementada. É uma estratégia de marketing que é interactiva derivado às facilidades que esta plataforma consegue proporcionar.
This paper intends to disseminate an online marketing strategy in a multi-channel , like Facebook. The object of study is a web series that fits a tourist genre where two friends depart finding some cities in Portugal and present projects , people and alternate locations. This strategy proposed here is based on the disclosure content in an orderly and chronological way for followers keep pace with all aspects that the web series is implemented. It's a marketing strategy that is derived interactive facilities that this platform can provide.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Teixeira, Augusto César Santiago. "A Assembleia de Deus e a política aracajuana: análise da eleição de 2012". Pós-Graduação em Sociologia, 2014. https://ri.ufs.br/handle/riufs/6286.

Testo completo
Abstract (sommario):
This paper examines the strategies used by electoral candidates linked to the Church Assembly of God, the Municipality of Aracaju, in the election of 2012. Interpretive effort that sought to understand how this evangelical denomination structured their election campaigns. Thus, analyzes the relationship between evangelical pastors and vote, while canvassers. Focuses attention on the members who are chosen for candidacy for alderman; strategies and voting within the Church; strategies and the work of the vote outside the Church. The choice of the Assembly of God Church is due to the fact that having a longer foray into the political arena in Aracaju, dating from the 1980s. And among the findings highlight the evangelical candidate as a reality in Aracaju, despite these meld a set of strategies with old electoral religious practices, such welfarism. One notes also the importance of the candidate being a pastor and use social media (radio, television and internet) in winning votes, or even holding meetings and home visits to get closer to the electorate. It is in this environment that the woman plays an important role in winning voters.
O presente texto analisa as estratégias eleitorais utilizadas por candidatos ligados à Igreja Assembleia de Deus, à Câmara Municipal de Aracaju, no pleito de 2012. Esforço interpretativo que procurou compreender como os evangélicos desta denominação religiosa estruturaram suas campanhas eleitorais. Assim, analisa a relação entre pastores evangélicos e o voto, enquanto cabos eleitorais. Foca a atenção sobre os membros que são escolhidos para a candidatura a vereador; as estratégias e o voto dentro da Igreja; as estratégias e o trabalho do voto fora da Igreja. A escolha da Igreja Assembleia de Deus deve-se ao fato dessa ter uma incursão mais longa no campo político em Aracaju, datando da década de 1980. E, entre as conclusões destaca-se a candidatura evangélica como uma realidade em Aracaju, apesar destes mesclarem um conjunto de estratégias religiosas com velhas práticas eleitorais, a exemplo do assistencialismo. Nota-se também a importância do candidato ser pastor e utilizarem as mídias sociais (rádio, televisão e internet) na conquista de votos, ou ainda, a realização de reuniões e visitas domiciliares para a aproximação com o eleitorado. É nesse ambiente que a mulher assume um papel importante na conquista de eleitores.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Pasqualini, Diógenes José. "Mídia, cognição e poder: uma leitura corpomídia da lei Cidade Limpa". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4275.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-04-26T18:10:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diogenes Jose Pasqualini.pdf: 2280193 bytes, checksum: 304a1d8389dda4bd15f2fd2abe98cf6d (MD5) Previous issue date: 2011-02-02
The current mayor of Sao Paulo, Gilberto Kassab, was elected deputy mayor in José Serra's government in 2004. When Serra left office to become Governor of the State of São Paulo, he assumed command of the administrative municipality. He gained notoriety by presenting a controversial proposal, which became a law in São Paulo, law n. 14.233 of 2006. It became known as "Clean City Law", and determines the use of the urban landscape in the county. Upon gaining a place and providing guidelines for the media, the "Clean City Project," he gained prominence in the media, and political force, and as a politician with a modest political career, (he had been a city councilman and deputy), he went on to be elected mayor of the largest city in Latin America. He won the elections in 2008 by defeating the two candidates who were considered, up until that time, more "experienced" in politics: former Sao Paulo Governor Geraldo Alckmin and the former mayor of São Paulo, Marta Suplicy. The hypothesis argued here is that this Law gave rise to the political marketing strategy used in the election of Gilberto Kassab for the post of Mayor of Sao Paulo. The proposed "clean the city" of its visible pollution became a powerful metaphor. The cleaning concept embodied the ideal city to live in, free of problems, more humane, safe, an orderly city, free of its ills. To investigate the effect of this Law and its effect on voters the metaphorical theory Corpomídia will be used (Katz & Greiner), which expands the understanding of the relationship between the body, through its mediation and how the massification of a proposal for cleaning captured people around an idea
O atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi eleito vice-prefeito na chapa de José Serra, em 2004. Quando Serra deixou o cargo, para ser governador do Estado de São Paulo, Kassab assumiu o comando administrativo do município. Ganhou notoriedade ao apresentar uma proposta polêmica, que dispõe sobre os usos da paisagem urbana no município, que foi transformada na Lei n. 14.223 de 2006 e que tornou-se conhecida como Lei Cidade Limpa . Antes de virar Lei, ainda enquanto Projeto Cidade Limpa , conseguiu pautar os meios de comunicação, fazendo com que Gilberto Kassab ganhasse destaque na mídia, força política e, de um político de carreira modesta (tinha sido vereador e deputado), conseguisse ser eleito prefeito da maior cidade da América Latina. Kassab venceu as eleições em 2008 ao derrotar dois candidatos considerados, até então, mais experientes na esfera política: o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin e a ex-prefeita da capital paulista Marta Suplicy. A hipótese aqui defendida é a de que a estratégia de marketing político responsável por sua eleição foi construída a partir dessa Lei. A proposta de limpar a cidade da sua poluição visual transformou-se em uma metáfora poderosa. O conceito de limpeza corporificou a cidade ideal para se viver, livre de todos os problemas, mais humana, segura, uma cidade em ordem, limpa de seus males. Para investigar a ação dessa Lei e sua ação metafórica sobre os eleitores será empregada a Teoria Corpomídia (Katz & Greiner), que amplia o entendimento da relação entre corpo e a sua mediação com o meio e como a massificação de uma proposta de limpeza capturou as pessoas em torno de uma ideia
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Ferraz, André de Barros Falcão. "Estratégia vence eleição? o caso da eleição para prefeito em Alvorada-RS 2008". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/184937.

Testo completo
Abstract (sommario):
Estratégia vence eleição? Essa pergunta é o foco da dissertação. O trabalho inicialmente apre-senta o significado da estratégia política na sua formulação clássica e na situação de campanhas eleito-rais em democracias. Apoiado no estudo de campanhas eleitorais, sobretudo dos Estados Unidos e do Brasil, o autor identifica os dois modelos mais praticados de campanhas: a campanha positiva e a campanha negativa. A seguir, é feita uma revisão da bibliografia sobre campanhas eleitorais voltada para a descrição de cada um dos dois modelos. O fato de que é muito maior a quantidade de estudos acadêmicos sobre campanha negativa e de que a eleição analisada na dissertação também é um caso de campanha negativa implicou uma revisão bibliográfica mais detalhada. A dissertação apresenta dados de seis pesquisas eleitorais realizadas ao longo da campanha na cidade de Alvorada em 2008, ilustran-do com dados uma situação curiosa para os marcos de campanha negativa: o efeito eleitoralmente positivo de uma “negatividade em potencial”. Os dados confirmam o acerto da estratégia ao mostrar a inversão da intenção de voto, da rejeição, do aumento do conhecimento dos fatos negativos pelo eleitor, entre outras variáveis, todos apontando na direção do acerto estratégico que levou o candidato à vitória.
Strategy wins elections? This question is the focus of the dissertation. After a brief analysis of the concept of strategy both in its classical theory and democratic electoral campaigns, the author identi-fies two basic types of campaigns: positive and negative. A bibliographic revision on the general sub-ject of elections and more specifically on both types of electoral campaigns is presented. However, considering that the number of studies in negative campaigns is much greater than studies in positive campaign, besides the fact that the research data available refers to a specific negative campaign (city of Alvorada 2008) a more detailed revision was made for negative campaigns. The dissertation pre-sents data for six surveys applied along the duration of the campaign, showing the curious situation of the effectiveness of the cautious use of what perhaps could be called “potential negativity”.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Hoff, M?rcio. "A politiza??o da identidade religiosa de cat?licos, africanistas e evang?licos nas elei??es de 2006 no Rio Grande do Sul". Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2008. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4643.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2015-04-14T14:45:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400555.pdf: 20340391 bytes, checksum: 0c9aa09f2750426f546c1fc35f904af6 (MD5) Previous issue date: 2008-03-25
Este trabalho tem como objetivo realizar uma investiga??o sociol?gica a partir da an?lise da participa??o de lideran?as religiosas (pastores, padres, pais e m?es-de-santo, leigos) como candidatos a deputado estadual e federal no Estado do Rio Grande do Sul, nas elei??es de 2006. A cada pleito eleitoral, vem crescendo o n?mero de candidatos religiosos que se dizem representantes de Deus com a inten??o de obter os votos de uma camada consider?vel da popula??o evang?lica, cat?lica, de matriz afro-brasileira ou de outras denomina??es religiosas minorit?rias. Somente no Rio Grande do Sul, foram mais de 60 os adeptos (entre membros e lideran?as) de algum credo religioso que se apresentaram como candidatos a deputado nas elei??es de 2006. A pesquisa de car?ter sociol?gico tem a inten??o de, desvelar as motiva??es que impulsionaram as denomina??es religiosas e suas lideran?as a participarem do campo pol?ticopartid?rio, atrav?s da an?lise de documentos de algumas Igrejas, bem como de peri?dicos, jornais, revistas, livros, pesquisas na internet e da realiza??o de entrevistas semi-estruturadas e gravadas com mais de 24 candidatos religiosos, buscando ilustrar o cen?rio demarcado na campanha pol?tica do pleito eleitoral de 2006 no Rio Grande do Sul.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Rêgo, Andréia Oliveira. "A ELEIÇÃO DE 1978:UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE PROPAGANDA POLÍTICA SOBRE A ELEIÇÃO DO GENERAL DE EXÉRCITO JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO". Universidade Metodista de São Paulo, 2011. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/604.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:29:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreia Oliveira Rego.pdf: 534373 bytes, checksum: 6e59844461af521d87d9db54d0402eb6 (MD5) Previous issue date: 2011-05-11
O Presente projeto de mestrado apresenta uma proposta de dissertação que visa resgatar/registrar uma parte das da história da eleição do General de Exército João Baptista de Oliveira Figueiredo. O Objetivo central desse trabalho é fazer uma revisão bibliográfica de parte da história da eleição presidencial ocorrida em 1978, buscando traçar uma relação das ações e as estratégicas pensadas e utilizadas na época na qual influenciaram outras eleições pós período eleitoral de 1978 e que já faziam parte da gama de ferramentas utilizadas pelos candidatos aos cargos de presidente do brasil.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Aira, Foix Josep Antoni. "La construcció mediàtica de l'agenda política. El pes del màrqueting polític en les estratègies partidistes. El cas de l'enquadrament mediàtic de l'Estatut de Catalunya 2006". Doctoral thesis, Universitat Ramon Llull, 2008. http://hdl.handle.net/10803/9209.

Testo completo
Abstract (sommario):
En un context de "democràcia hipermediàtica", en una societat que creix en clau audiovisual de la mà d'uns mitjans de comunicació que alhora evolucionen a gran velocitat de la mà de les noves tecnologies de la comunicació, la política no esdevé un ens aliè a aquesta realitat. La política, avui més que ahir, es converteix en un procés comunicacional on per exemple els líders polítics ja no poden deixar de ser alhora líders mediàtics si volen triomfar-hi. Però dirigents a banda, l'exercici de la política sotmet el seu llenguatge i el seu tempo als d'uns mitjans de comunicació que així s'hi imposen. La construcció de les agendes pública, política i mediàtica consisteix en una constant interacció i en una contínua disputa on uns i altres miren de fixar-hi els seus continguts i el seu ritme. Però així com l'ascendent dels mèdia sobre l'agenda ciutadana queda evidenciat a través de múltiples estudis emmarcats en l'àmbit de l'agenda-setting, la influència dels mitjans de comunicació en la construcció de l'agenda política és un àmbit menys estudiat des d'un punt de vista acadèmic. En aquest sentit, partint de la teoria de l'agenda-setting i del seu estadi evolucionat de l'agenda-building ens hem proposat demostrar com els mèdia tenen una influència sobre la política, de base, superior que a la inversa. Així és com el màrqueting polític esdevé una peça clau d'aquesta dinàmica, ja que quan les campanyes polítiques duren els quatre anys de legislatura, quan els polítics i la seva activitat es veuen constantment exposats a l'escrutini d'uns mitjans de comunicació que els fan estar de campanya permanent, llavors s'imposen en les rutines polítiques la simplificació del llenguatge, la personalització i la tàctica per damunt de l'estratègia. I tot això té conseqüències que condicionen d'arrel l'exercici de la política. Això té conseqüències sobre aspectes bàsics que regeixen la vida de les persones. I aquest va ser el cas de l'Estatut de Catalunya aprovat l'any 2006. Un text legislatiu que va ser fortament mediatitzat i que arrel de l'exposició pública de tot el seu procés de conformació, a través d'un enquadrament majoritàriament negatiu, va veure fortament condicionat a la baixa el seu resultat final.
En un contexto de "democracia hipermediática", en una sociedad que crece en clave audiovisual de la mano de unos medios de comunicación que a la vez evolucionan a gran velocidad de la mano de las nuevas tecnologías de la comunicación, la política no es ajena a esta realidad. La política, hoy más que ayer, se convierte en un proceso comunicacional donde por ejemplo los líderes políticos ya no pueden dejar de ser a la vez líderes mediáticos si quieren triunfar. Pero dirigentes aparte, el ejercicio de la política somete su lenguaje y su tempo a los de unos medios de comunicación que así se imponen. La construcción de las agendas pública, política y mediática consiste en una constante interacción y en una continua disputa donde unos y otros miran de fijar sus contenidos y su ritmo. Pero así como el ascendente de los media sobre la agenda ciudadana queda evidenciado a través de múltiples estudios enmarcados en el ámbito de la agenda-setting, la influencia de los medios de comunicación en la construcción de la agenda política es un ámbito menos estudiado desde un punto de vista académico. En este sentido, partiendo de la teoría de la agenda-setting y de su estadio evolucionado de la agenda-building nos hemos propuesto demostrar cómo los media tienen una influencia sobre la política, de base, superior que a la inversa. Así es como el marketing político se revela como una pieza clave de esta dinámica, ya que cuando las campañas políticas duran los cuatro años de legislatura, cuando los políticos y su actividad se ven constantemente expuestos al escrutinio de unos medios de comunicación que los hacen estar de campaña permanente, entonces se imponen en las rutinas políticas la simplificación del lenguaje, la personalización y la táctica por encima de la estrategia. Y todo ello tiene consecuencias que condicionan de raíz el ejercicio de la política. Eso tiene consecuencias sobre aspectos básicos que rigen la vida de las personas. Y éste fue el caso del Estatut de Cataluña aprobado el año 2006. Un texto legislativo que fue fuertemente mediatizado y que a raíz de la exposición pública de todo su proceso de conformación, a través de un encuadre mayoritariamente negativo, vio fuertemente condicionado a la baja su resultado final.
In a context of "hypermediatic democracy", in a society that grows in an audio-visual sense by mass media that at the same time evolve quickly by the new technologies of the communication, politics is being strongly influenced by the media. Politics, today more than yesterday, becomes a communicational process where for example the political leaders no longer can simultaneously stop being media-leaders if they want to prevail. The mass media language and tempo prevail on politics. The public agenda-building, the policy agenda-building and the media agenda-building consists of a continuous interaction and fighting to set contents and rhythm. But as well as the influence of the mass media in the public agenda is demonstrated through multiple studies framed in the scope of the agenda-setting, the influence of mass media in the policy agenda-building is a less studied scope from an academic point of view. In this way, starting with the Agenda Setting Theory and its evolved stage of the Agenda Building, we have seted out to demonstrate how the media have a strong influence on politics, from the base, more important than the influence of politics on the media. In this way, political marketing becomes a key piece of this context. When political campaigns exists trough the four years of the mandate, when the politicians and their activity are continuously exposed under the scrutiny of mass media, when they are involved in a permanent campaign, then prevail in the political routines the simplification of the language, the personalization and the tactics over the strategy. And all it has consequences on politics. That has consequences on basic aspects that govern the life of the people. And it was the case of the approved Estatut of Catalonia 2006, a legislative text that was strongly followed by the media. As a result of the public exhibition of all its process of conformation, through a mainly negative frame, its final result was strongly devaluated.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Gil, Nuno Ricardo de Araújo. "Marketing preditivo : exemplo de uma campanha de crédito pessoal". Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10362/28325.

Testo completo
Abstract (sommario):
Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
Considerando o ambiente atual de competitividade em quase todos os setores da nossa sociedade de consumo, a importância do Marketing como um dos fatores de sucesso de um negócio tem vindo a aumentar. As alterações que tiveram lugar nos últimos anos no setor bancário ao nível concorrencial, legal, tecnológico e até comportamental por parte dos consumidores fazem do Data Mining obrigatório. Este é, hoje em dia, essencial para ganhar vantagem competitiva no mundo dos negócios e para ganhar conhecimento entre yottabytes de dados disponíveis. Especialmente considerando que os clientes bancários estão mais informados, mais exigente nos serviços e, sobretudo, mais cientes dos seus direitos e das suas reais necessidades financeiras. Assim importa cada vez mais realizar comunicações relevantes e oportunas. Este projeto consistiu na criação e desenvolvimento de um modelo preditivo, com base em dados reais de uma campanha, por forma a tentar prever quais os clientes com maior probabilidade em aceitar uma outra similar. Para identificar o melhor modelo, comparou-se diversas famílias de algoritmos. O objetivo prende-se com a comparação dos resultados obtidos pelo método de previsão com os reais e verificar se existe espaço para melhoria dos processos existentes. A correta identificação dos clientes com maior probabilidade de contratação do produto permite aumentar a satisfação do cliente, pela oferta de um produto relevante para o mesmo no momento oportuno e minimizar o custo da campanha, ao mesmo tempo que maximiza a taxa de concretização.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Ramalhete, Vera Filipe. "Campanha negativa nas eleições legislativas de 2011: uma análise do discurso político". Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14369.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta dissertação pretende observar o fenómeno das campanhas negativas nas eleições portuguesas, usando como caso de estudo a campanha eleitoral das eleições legislativas de 2011. Procurou-se analisar o discurso político dos partidos nesta campanha eleitoral, recorrendo à análise de conteúdo. Para apoiar a interpretação dos resultados foram realizadas entrevistas aos directores de campanha ou outros actores políticos com um papel relevante na definição e implementação da estratégia eleitoral do BE, CDU, CDS, PS e PSD. Os resultados indicam que a campanha eleitoral de 2011 foi essencialmente positiva: a maior parte do discurso dos partidos focou-se na apresentação e defesa das suas ideias, programas e qualidades e não na crítica aos adversários. As campanhas negativas incidiram sobretudo sobre conteúdos políticos e os ataques não foram personalizados. Os resultados indicam ainda que as teorias que explicam a utilização de campanhas negativas noutros países não se aplicam em Portugal. Segundo os entrevistados, apesar do confronto de ideias ser essencial, as campanhas negativas não resultam em Portugal, ao contrário do que acontece noutros países.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Henriques, Filipa Andreia Raimundo. "O marketing social em organizações sem fins lucrativos: uma campanha de sensibilização na APSI". Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18679.

Testo completo
Abstract (sommario):
Com uma significativa presença no nosso país, as organizações sem fins lucrativos são entidades da sociedade civil que complementam o governo na resolução de problemas sociais e que se caracterizam por possuir uma estrutura interna e uma gestão próprias. O seu caráter não lucrativo e voluntário é um aspeto distintivo destas organizações que, para alcançarem sucesso junto da sociedade, necessitam de utilizar uma boa estratégia de marketing social e comunicação. São estas ferramentas, e particularmente a relação com os media, que tornam possível o contacto destas entidades com o público e também a projeção da sua missão e causa que defendem. A par dos crescentes progressos tecnológicos e científicos e da modernização das vias de comunicação, as sociedades contemporâneas encontram-se cada vez mais perante ameaças e riscos que geram um sentimento de crescente insegurança e que se podem traduzir em situações de perigo social, principalmente para aqueles que são os seres mais frágeis e inexperientes e que ainda se encontram em desenvolvimento – as crianças. Este fator, aliado ao receio dos pais perante a segurança das crianças, tem originado uma reduzida autonomia da mobilidade infantil, o que é prejudicial para o seu desenvolvimento saudável. Perante esta realidade e para que este fator se inverta é necessário investir cada vez mais na prevenção do risco e na promoção da segurança infantil, sendo que os diferentes meios de comunicação assumem aqui um papel crucial na divulgação de informações para milhares de pessoas e no poder de as influenciar na alteração de comportamentos. O presente relatório faz uma análise ao estudo de caso referente à campanha de sensibilização sobre o risco de atropelamento de crianças lançada pela APSI, pretendendo entender qual o papel do marketing ao nível social e como é que a comunicação e o seu planeamento podem contribuir para a mobilização das pessoas para adotarem comportamentos de prevenção. O método qualitativo, através da observação direta não estruturada realizada nas instalações da APSI e de uma entrevista semidiretiva com a presidente da direção; assim como o método quantitativo, através de um inquérito por questionário que permitiu analisar diversos dados, foram os instrumentos de investigação selecionados para o desenvolvimento deste trabalho, para além da revisão bibliográfica. É possível entender que é difícil mobilizar as pessoas para a prevenção, mas quando se investe em estratégias planeadas de marketing social e de comunicação com o objetivo de consciencializar e sensibilizar as pessoas, por exemplo, através de uma campanha como a do estudo de caso que divulga um problema e as suas soluções em diversos suportes de comunicação e para um público-alvo pré-definido, a probabilidade de as pessoas se autoquestionarem sobre os seus comportamentos e os virem a alterar é expectável. A forma como se comunica e a mensagem que se transmite, de forma estratégica, pode muitas vezes ajudar a prevenir o risco e a alcançar a segurança.
With a significant presence in our country, nonprofit organizations are civil society organizations that complement the government in solving social problems and which are characterized by having an internal structure and its own management. The non-profit and voluntary nature is a distinctive aspect of these organizations and to achieve success within the society, they need to use a good strategy for social marketing and communication. These tools, and particularly the relationship with the media, which make it possible for these entities to contact with the public and also to present their mission and their cause. Along with the increasing of scientific and technological progress and modernization of communication channels, contemporary societies are increasingly facing threats and risks that generate a sense of growing insecurity and that can translate into situations of social risk, especially for those which are the most fragile and inexperienced beings and that are still in development - children. This factor, coupled with the fears of parents towards children's safety, has resulted in a reduced autonomy of child mobility, which is harmful to their healthy development. Confronted by this reality, to change this factor is necessary to increase investment in risk prevention and in promoting child safety, where the different communication channels play a crucial role in the dissemination of information to thousands of people and influence the behavior change. This report analyzes the case study of the awareness campaign on the risk of running over children launched by APSI, focusing in understanding the role of marketing at social level and how the communication and its planning can contribute to mobilize people to adopt prevention behaviors. The qualitative method, through unstructured direct observation carried out at the premises of APSI and a semi structured interview with the chairman of the board; as well as the quantitative method, through a survey that allowed us to analyze various data, were the research instruments selected for the development of this work, in addition to literature review. It´s possible to understand that it is difficult to mobilize people for prevention, but investment in planned social marketing strategies and communication in order to raise awareness and sensitize people, for example, through a campaign as the case study discloses a problem and its solutions in several communications channels and a pre-defined target audience, the probability of people self-questioning about their behavior and come to change is expected. The way of communication and the message conveyed, strategically, can often help prevent the risk and reach safety.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Fernandes, Sónia Sofia de Lima. "A comunicação política na campanha para as eleições autárquicas de 2013 e 2017: o caso de Guimarães". Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/1822/60699.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação de mestrado em Ciência Política
Uma campanha eleitoral representa o momento através do qual cada força partidária utiliza as mais variadas técnicas com o objetivo de convencer o eleitorado. Cada campanha eleitoral é única e atende a um conjunto de contextos específicos sejam eles internacionais, nacionais ou locais. A presente tese centra-se no estudo comparado das campanhas eleitorais do Partido Socialista e da Coligação Juntos por Guimarães para as autárquicas de 2013 e de 2017, em Guimarães. Através do estudo das várias ferramentas e estratégias utilizadas por cada uma das forças partidárias, esta dissertação procurou dar resposta à pergunta de investigação: de que forma o Partido Socialista e a Coligação Juntos por Guimarães utilizaram a comunicação política durante os períodos de pré-campanha e campanha eleitoral que antecederam as eleições autárquicas de 2013 e de 2017 no Município de Guimarães? Com base na dupla comparabilidade (interpartidária e intrapartidária, em dois tempos), conclui-se que: na comparação intrapartidária, as duas forças partidárias evoluíram de 2013 para 2017 no que diz respeito aos meios e ferramentas utilizados; na comparação interpartidária, relativamente à campanha de 2013 a CJpG e o PS encontravam-se ao mesmo nível, por outro lado, em 2017, a Coligação Juntos por Guimarães revelou a tendência de uma maior personalização em torno do candidato enquanto na campanha do Partido Socialista ainda se verificava uma presença superior do partido em relação ao candidato.
An election campaign represents the moment by which political force use the most varied of techniques with the purpose of convincing the electorate. Each electoral campaign is unique and meets a set of specific contexts whether they are international, national or local depending on the degree of the election. This work focuses on the comparative study of the electoral campaigns between the Portuguese Socialist Party (“Partido Socialista”) and the Coalition Together for Guimarães (“Coligação Juntos por Guimarães”) for the municipal elections of 2013 and 2017 in Guimarães. Through the study of the various tools and strategies used by each of the party forces, this dissertation sought to answer the research question: How did the Socialist Party ("Partido Socialista") and the Coalition Together for Guimarães ("Coligação Juntos por Guimarães") use political communication during the pre-campaign and electoral campaign that preceded the municipal elections of 2013 and 2017 in the Municipality of Guimarães? Based on the double comparability (inter-party and intra-party, in two times), it was possible to be concluded two points: in the intra-party comparison, the two party forces evolved from 2013 to 2017 on the means and tools used; in the interpartisan comparison, for the 2013 campaign the CJpG and the PS were at the same level, on the other hand, in 2017, the Coalition Together for Guimarães revealed the tendency of a greater personalization around the candidate while in the campaign of the Socialist Party still it was verified a superior presence of the party in a relation to the candidate.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Lopes, Pedro Daniel Vasconcelos Gomes Marques. "A divulgação da língua gestual portuguesa através de campanha publicitária". Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31040.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este projeto de tese assenta na análise e reflexão da aplicabilidade da publicidade na divulgação da língua gestual portuguesa na sociedade. Para além do enquadramento teórico sobre a história e a atualidade da comunidade surda portuguesa, a sua cultura e principalmente a LGP, foi também realizada uma pesquisa sobre o estado atual do meio do marketing e publicidade, que resultasse na obtenção de fatores de sucesso para a realização de uma campanha publicitária eficaz. Este projeto tem como ponto de partida a percepção em relação à comunidade surda, baseada no modelo cultural (Massachusetts Commission, 2014), que vê a surdez como a entrada para uma comunidade com uma cultura extremamente rica. A partir desta percepção positiva, foi possível criar uma campanha que valoriza a língua gestual portuguesa, ao mesmo tempo que a vê como uma utilidade para o português ouvinte, ao invés de mostrar a sua aprendizagem como um ato de caridade. Graças à utilização de ferramentas como o storytelling e o marketing 365 (André Félix, 2015), foi possível criar um projeto disruptivo e criativo que, não só revela um lado diferente da língua gestual, como também demonstra que os membros da comunidade surda são membros ativos da sociedade portuguesa.
This thesis project is based on the analysis and reflection of the applicability of advertising in the dissemination of Portuguese Sign Language in society. In addition to the theoretical framework on the history and relevance of the Portuguese deaf community, its culture and especially LGP, a research was also carried out on the current state of the marketing and advertising business, which resulted in a survey of success factors for the making of an effective advertising campaign. This project has as its starting point the perception of the deaf community, based on the cultural model (Massachusetts Commission, 2014), which sees deafness as the entrance to a community with an extremely rich culture. From this positive perception, it was possible to create a campaign that values the Portuguese sign language, at the same time that it sees it as a utility for the Portuguese listener, instead of showing the learning of LGP as an act of charity. Thanks to tools such as storytelling and marketing 365 (André Félix, 2015), it was possible to create a disruptive and creative project that not only reveals a different side of sign language, but also demonstrates that members of the deaf community are active contributors of Portuguese society.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Maciel, Fabíola de Brito Ferreira. "Partidos e Jornalistas em campanha eleitoral: o papel das Agências de Comunicação". Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13210.

Testo completo
Abstract (sommario):
A comunicação é o trunfo da actividade política e, para chegarem aos eleitores, os políticos vêem-se obrigados a utilizar os Meios de Comunicação Social. Contudo, quando se juntam dois actores especializados na área de transmissão de mensagens, as regras do jogo mudam. Os políticos procuram transmitir ao público mensagens que lhes sejam favoráveis, enquanto os jornalistas ambicionam informar os leitores/ouvintes/espectadores sobre os tópicos com maior interesse público. Tendo como ponto de partida estes pressupostos, esta investigação pretende descobrir em que moldes se processa a relação entre profissionais de comunicação e jornalistas e, principalmente, clarificar o papel das Agências de Comunicação e de profissionais de comunicação externos aos partidos durante uma campanha eleitoral. Apesar de a nível internacional, as Agências de Comunicação serem um instrumento de utilização comum dos partidos, procura-se perceber se, e em que moldes, os partidos portugueses recorreram a serviços de comunicação externos durante a campanha eleitoral para as Eleições Europeias de 2009.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Falcato, Joana Rita Caeiro Rocha. "A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha". Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10362/18677.

Testo completo
Abstract (sommario):
O VIH/SIDA é uma das doenças infecciosas que mais mortalidade causa a nível global. A inexistência de uma cura médica para a doença acentua a relevância da alteração de comportamentos como meio de erradicação da mesma. O Marketing Social tem como objectivo principal a alteração de comportamentos ou atitudes. A eficácia dos planos de acção nos quais se estrutura a disciplina faz dela uma base teórica útil no esforço de prevenção da doença. Portugal é um país onde o número de casos de infecção se situa acima da média da União Europeia. A organização que lidera a estratégia nacional de prevenção e controlo da infecção por VIH/SIDA, a saber, a Direcção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infecção VIH/SIDA, tem ao seu alcance meios para empreender campanhas de comunicação eficazes que propiciem a erradicação da doença em Portugal. A escassez de campanhas de prevenção nos últimos anos com considerável impacto, a fraca percepção da vulnerabilidade pessoal, por parte da população em geral, e o baixo nível de conhecimentos relativos ao VIH/SIDA justificam a elaboração de uma campanha de cunho maioritariamente generalista. O reduzido número de campanhas, ao longo dos anos, que apelem à execução do teste ao VIH/SIDA, a fraca adesão à sua realização e a baixa eficácia de campanhas disseminadoras da utilização do preservativo, levaram-nos a optar pela divulgação da realização do teste ao VIH/SIDA como acção principal da nossa campanha.
HIV/AIDS is one of the infectious diseases that more deaths causes, globally. The lack of a medical cure for the disease heightens the importance of changing behaviors as a way to eradicate it. Social Marketing has as main objective changing behaviors or attitudes. The action plans’ efficiency through which the discipline organizes itself makes it a theoretical basis useful in the effort of the disease’s prevention. Portugal is a country where the infection rates surpass the European Union average. The organization that leads the national strategy for HIV prevention and control, the Directorate-General of Health, through the National Programme for HIV/AIDS Infection, has ways to develop effective communication campaigns that move towards the disease’s eradication in Portugal. The scarcity of prevention campaigns in the last years with substantial impact, the low perception of personal vulnerability, by the general population, and the low knowledge level related to HIV/AIDS questions justify the elaboration of a mainly generalist campaign. The low number of campaigns, through the years, that appeal to HIV/AIDS testing, the poor adherence to testing, the low efficacy of campaigns disseminators of condom utilization, make us choose to spread HIV/AIDS testing as main action of our campaign.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Mota, Ângela. "Marcas e arte urbana apropriação de street art em estratégias de marketing". Master's thesis, 2009. http://hdl.handle.net/10071/3625.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho tem como objecto de estudo a apropriação da estética da arte urbana por empresas, nas suas estratégias de marketing. Pretendeu-se mostrar as motivações que levaram as cinco marcas analisadas (adidas, Nike, Pampero, Opel e Nissan) a utilizar elementos desta expressão artística em produtos, publicidade e em acções de comunicação. De igual modo, procurou-se medir o nível de impacto dessas estratégias de marketing nos consumidores, relativamente à atitude (afinidade com a marca) e ao comportamento (compra efectiva de produtos da marca). As campanhas de marketing analisadas foram estudadas dentro do panorama português, tendo em conta, no entanto, que estas mesmas campanhas são aplicadas internacionalmente. O estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas recolhidas nas agências publicitárias responsáveis pela criação e/ou aplicação das campanhas, assim como pela gestão de imagem das marcas referidas. Conjuntamente, foi realizado um estudo de mercado, através de um inquérito, focando o envolvimento dos consumidores com marcas e produtos, assim como a intenção de compra. Este trabalho ambiciona contribuir para interpretação deste fenómeno crescente, em que cada vez mais empresas se aproximam da estética da arte de rua para potenciar, de alguma forma, a sua comunicação.
This work aims to study the appropriation of the aesthetics of street art by companies in their marketing strategies. It was intended to show the motivations that led the five brands analyzed (adidas, Nike, Pampero, Opel and Nissan) to use elements of this artistic expression on products, advertising and communications. Similarly, we attempted to measure the impact of these marketing strategies in consumer's attitude (brand affinity) and behavior (actual purchase of brand’s products). The analyzed marketing campaigns were studied within the portuguese panorama, taking into account, however, that these same campaigns are applied internationally. The study was developed from interviews collected in the advertising agencies responsible for creating and/or implementing these campaigns, as well as the management of brand image. In the same way, we performed a market study through a survey, focusing on consumer involvement with brands and products, and purchase intent. This paper aims at contributing to the interpretation of this growing phenomenon, where more and more companies approach the aesthetics of street art to enhance in some way, their communication.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Mota, Ângela. "Marcas e arte urbana apropriação de street art em estratégias de marketing". Master's thesis, 2009. http://hdl.handle.net/10071/1979.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho tem como objecto de estudo a apropriação da estética da arte urbana por empresas, nas suas estratégias de marketing. Pretendeu-se mostrar as motivações que levaram as cinco marcas analisadas (adidas, Nike, Pampero, Opel e Nissan) a utilizar elementos desta expressão artística em produtos, publicidade e em acções de comunicação. De igual modo, procurou-se medir o nível de impacto dessas estratégias de marketing nos consumidores, relativamente à atitude (afinidade com a marca) e ao comportamento (compra efectiva de produtos da marca). As campanhas de marketing analisadas foram estudadas dentro do panorama português, tendo em conta, no entanto, que estas mesmas campanhas são aplicadas internacionalmente. O estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas recolhidas nas agências publicitárias responsáveis pela criação e/ou aplicação das campanhas, assim como pela gestão de imagem das marcas referidas. Conjuntamente, foi realizado um estudo de mercado, através de um inquérito, focando o envolvimento dos consumidores com marcas e produtos, assim como a intenção de compra. Este trabalho ambiciona contribuir para interpretação deste fenómeno crescente, em que cada vez mais empresas se aproximam da estética da arte de rua para potenciar, de alguma forma, a sua comunicação.
This work aims to study the appropriation of the aesthetics of street art by companies in their marketing strategies. It was intended to show the motivations that led the five brands analyzed (adidas, Nike, Pampero, Opel and Nissan) to use elements of this artistic expression on products, advertising and communications. Similarly, we attempted to measure the impact of these marketing strategies in consumer's attitude (brand affinity) and behavior (actual purchase of brand’s products). The analyzed marketing campaigns were studied within the portuguese panorama, taking into account, however, that these same campaigns are applied internationally. The study was developed from interviews collected in the advertising agencies responsible for creating and/or implementing these campaigns, as well as the management of brand image. In the same way, we performed a market study through a survey, focusing on consumer involvement with brands and products, and purchase intent. This paper aims at contributing to the interpretation of this growing phenomenon, where more and more companies approach the aesthetics of street art to enhance in some way, their communication.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Figueira, Natália. "Handerstand: design promocional no âmbito da campanha para a higiene das mãos para profissionais de saúde". Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/13442.

Testo completo
Abstract (sommario):
A higienização das mãos é considerada uma das medidas mais eficazes para a prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS). Nesse sentido, o Design de material de persuasão para a integração na Campanha Nacional de promoção da Higiene das Mãos é crucial para garantir boas taxas de adesão a esta prática de saúde. O objetivo geral deste projeto é aumentar a adesão dos profissionais de saúde às práticas de Higiene das Mãos e consequente redução das IACS. Para este efeito, o projeto implica a conceção de um conjunto integrado de peças de comunicação (e.g., posters, flyers e screensavers.) para inclusão na Campanha Nacional da Higiene das Mãos nos Cuidados de Saúde. Este é um estudo quasi-experimental, com uma abordagem metodológica multidisciplinar, iterativa e participativa do Design Centrado no Utilizador. A investigação compreende uma fase de investigação documental para o estabelecimento do objeto de estudo ao nível da problemática e da contextualização teórica, seguida de etapas para recolha de dados pré- e pós-intervenção, com um grupo de controlo. Serão utilizadas as seguintes técnicas: reuniões de focus-group, questionários, entrevistas semiestruturadas a especialistas e observação no terreno.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Hamid, Fatima. "O efeito dos estados de espírito e emoções na publicidade: o caso Ikea". Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/10444.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo visa informar acerca da importância dos estados de espírito e uso de recursos emocionais e estímulos na comunicação. É explicada a importância da diferenciação das marcas e dos recursos para atingir as atitudes, comportamento e afectos do consumidor, bem como as formas existentes para o fazer. O grande foco do estudo diz respeito aos estados de espírito como ferramenta de marketing que permite a uma marca destacar-se, envolver-se com o consumidor, aumentar a sua notoriedade, os seus clientes e consequentemente as suas vendas. Após uma cuidada apresentação das teorias dos estados de espírito na publicidade e dos seus efeitos no consumidor, é escolhida uma campanha publicitária, com o objectivo de perceber se as emoções e estados de espírito transmitidos por essa marca se verificam junto do consumidor.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Caetano, Beatriz Leitão. "Calma Mente: Descodificar a ansiedade, uma campanha para a saúde mental". Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10071/19480.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho de projeto propõe-se a conceber uma campanha de comunicação que providencie informação sobre Perturbações de Ansiedade e que contribuía para o aumento de literacia neste tema. O trabalho é desenvolvido de maneira a poder ser colocado em prática por uma organização pública na área da saúde. Em Portugal, para além de fazer parte do grupo das Perturbações Mentais Comuns, as Perturbações de Ansiedade representam 6,06% dos utentes ativos nos Cuidados de Saúde Primários, registos estes que têm vindo a aumentar desde 2011. Indivíduos com perturbações mentais têm necessidades especificas em diversas áreas como médica, familiar, comunitária e de reabilitação que podem ser colmatadas com a coexistência de uma boa promoção em saúde mental e infraestruturas capazes de apoiar estes indivíduos. Fazendo a integração de conceitos teóricos entre comunicação em saúde e marketing social, a campanha delineada para este projeto estende-se a um público-alvo definido e pretende apresentar a adaptação adequada a cada meio de comunicação selecionado. A capacidade de reconhecer sinais e sintomas característicos da patologia e potenciar alterações de comportamentos constituem o objetivo principal da campanha.
This project work intends to develop a communication campaign that provides information about Anxiety Disorders and contributes to increase literacy in this subject. The work is developed in order to be applied by a public health organization. In Portugal, besides being part of the group of Common Mental Disorders, Anxiety Disorders represents 6.06% of the active users in the Primary Health Care, records that have been increasing since 2011. Individuals with mental disorders have specific needs in several areas such as medical, family, community and rehabilitation that can be filled with the coexistence of good promotion in mental health and infrastructures capable of supporting these individuals. By integrating theoretical concepts between health communication and social marketing, the campaign outlined for this project extends to define target audiences and establish the appropriate adaptation to each medium of communication. The ability to recognize characteristic signs and symptoms of the disorder and empower behavioral changes are the main goal of the campaign.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia