Letteratura scientifica selezionata sul tema "Calçados infantis de Birigui"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Calçados infantis de Birigui".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Calçados infantis de Birigui"

1

Sacomano Neto, Mário, e Luiz Fernando de Oriani e. Paulillo. "Estruturas de governança em arranjos produtivos locais: um estudo comparativo nos arranjos calçadistas e sucroalcooleiro no estado de São Paulo". Revista de Administração Pública 46, n. 4 (agosto 2012): 1131–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000400011.

Testo completo
Abstract (sommario):
A governança nos arranjos produtivos refere-se ao modo de coordenação, comando, intervenção e participação dos atores do arranjo. Devido ao significativo aumento do interesse da política pública em arranjos produtivos locais no Brasil, é oportuno compreender essa variação e/ou interdependência de governança de cada arranjo territorial. O presente artigo compara estruturas de governança em três arranjos produtivos locais (APLs): a) Birigui (calçados infantis), b) Jaú (calçados femininos) e c) Piracicaba (APL do álcool). A coleta de dados em organizações de interesses e em 31 empresas dos três arranjos paulistas foi realizada por entrevistas em profundidade in loco nas empresas. No artigo são identificadas as influências distintas nas governanças dos arranjos produtivos. Os resultados da pesquisa revelam: 1) a governança teve interferência positiva na cooperação e no desenvolvimento de empresas; 2) as possibilidades de desenvolvimento dos APLs dependem em grande parte das formas de governança pública ou privada; 3) as governanças desses arranjos produtivos locais são heterogêneas, complexas e, em alguns casos, interdependentes com outras distintas; e 4) os atores coordenadores dos arranjos determinam as relações, recursos e regras, propondo novas ordens institucionais e organizacionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Silva, Fábio Molina da, e Flávio César Faria Fernandes. "Proposta de um sistema de controle da produção para fabricantes de calçados que operam sob encomenda". Gestão & Produção 15, n. 3 (dicembre 2008): 523–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000300008.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo apresenta uma proposta de sistema de controle da produção para regular o fluxo de materiais de pequenas e médias empresas fabricantes de calçados que adotam a política de atendimento à demanda RTO (resources-to-order) ou MTO (make-to-order), trabalhando com uma ampla variedade de produtos finais. Para entender a problemática do PCP (planejamento e controle da produção) nesse segmento, foram pesquisadas 7 fábricas de calçados localizadas na cidade de Birigui-SP. A proposta engloba: a) a escolha de um ordering system (sistema de coordenação de ordens (SCO)); b) desenvolvimento de um método para elaboração do programa mestre de produção MPS (master production schedule); e c) procedimentos para seqüenciar as ordens de produção.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Almada, Juan Felipe, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Vinícius Ritter Hansen e Milena Cherutti. "PARA ALÉM DE CAIXAS DE SAPATO INFANTIL: DESIGN DE EMBALAGEM E SUSTENTABILIDADE". Arcos Design 16, n. 2 (11 luglio 2023): 328–44. http://dx.doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.72788.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo aborda o design de embalagens e sustentabilidade com foco no segmento de calçados infantis, visto que estas acompanham os mais diversos produtos e, na maioria das vezes, não são reutilizadas. Para tanto, tem-se como problema de pesquisa: de que maneira o design poderia impactar na questão da sustentabilidade, através das embalagens de calçados para o público infantil? E, no intuito de responder esta problemática, o objetivo geral está em analisar como o design pode impactar no descarte de caixas de sapato para o público infantil, possibilitando práticas sustentáveis. Utilizou-se de um estudo bibliográfico e de questionário com pais de crianças de até 12 anos incompletos, portanto, caracteriza-se por uma pesquisa aplicada qualitativa e exploratória descritiva. Como resultados da pesquisa, pode-se delinear cinco parâmetros projetuais para o desenvolvimento de embalagens de calçados infantis, visando práticas sustentáveis.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Rocha, Diego Da Luz, Angela Zatta e Nilson Cesar Fraga. "O trabalho da mulher em ambientes informais na produção calçadista no espaço urbano de Birigui/SP". Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 5, n. 1 (18 gennaio 2021): 422–32. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2018v5.p422.

Testo completo
Abstract (sommario):
Ao longo do processo da industrialização brasileira no início do século XX, O mesmo venho acompanhado por muitas transformações no campo do trabalho e também na configuração social do país, isso se deu ao forte investimento no setor industrial do Brasil. Com a política de substituição das importações por produtos nacionais, o Brasil tinha como esforço se inserir no mercado de trabalho mundial, procurando ter plantas industriais brasileiras que viesse competir com os produtos externos. Nesse sentido, inúmero incentivos foram dados para implantação de indústrias no país e, a cidade de Birigui/SP não deixou de participar desse cenário econômico, surgindo várias fábricas de calçados em meados do século XX. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar as transformações ocorridas ao longo do processo de industrialização e expansão do setor calçadista biriguiense, bem como suas interferências no trabalho informal exercido, em muitos casos, por mulheres que deixam de receber o real valor pelo seu trabalho. Com tudo, para a pesquisa ser realizada, a presença nesses lugares de trabalho foi indispensável no sentido de observar a realidade de muitas mulheres biriguienses que estão inseridas no circuito inferior da economia urbana, constatando uma ampla exploração de mão de obra, como a precarização do trabalho em ambientes informais. Nesse sentido, a pesquisa buscou compreender as condições de trabalho das mulheres que pespontam (costuram) o calçado para a grande empresa, que por sua vez, desvalorizam a mão de obra feminina no processo de produção de calçados em Birigui/SP.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Rangel, Felipe. "A pesquisa de campo com trabalhadores domiciliares na indústria de calçados: caminhos e obstáculos". Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 1, n. 2 (3 maggio 2020): 158–65. http://dx.doi.org/10.46269/1212.465.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este texto apresenta descrições e reflexões acerca do trabalho de campo de uma pesquisa focada no trabalho informal na indústria de calçados, muitas vezes realizado no ambiente domiciliar dos trabalhadores. O estudo é situado nas cidades de Franca, Jaú e Birigui, três grandes polos produtivos do Estado de São Paulo, onde, a partir de estudos de caso em unidades produtivas informais (bancas), procuramos conhecer as condições em que o trabalho é realizado na informalidade. Buscamos analisar, fundamentalmente, a influência dos dis- é realizado na informalidade. Buscamos analisar, fundamentalmente, a influência dos dis- realizado na informalidade. Buscamos analisar, fundamentalmente, a influência dos discursos sobre empreendedorismo na legitimação do trabalho autônomo informal. O presente artigo relata os caminhos pelos quais a pesquisa foi conduzida e as dificuldades encontradas, sobretudo para o acesso às bancas informais em um contexto de crescimento da fiscalização.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Mendes, Fabiana Da Conceição. "Plano de Empreendimento: LOJA DE ROUPAS E ARTIGOS INFANTIS". Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 5, n. 1 (21 dicembre 2017): 21. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v5i1.12703.

Testo completo
Abstract (sommario):
Através da observação direta do empreendedor no mercado de Itaipuaçu, município de Maricá/RJ, foi identificada uma demanda por um estabelecimento que oferte produtos infantis. Dessa forma, realizou-se este plano para abertura de uma loja de roupas e artigos infantis. A empresa busca atender ao público local, no que tange a produtos infantis, classe média, com faixa etária de usuários de 0 a 14 anos. Visa ofertar produtos de qualidade, excelência no atendimento e bom preço. Os principais objetivos são: Atender as necessidades dos clientes com roupas e acessórios, calçados, brinquedos, higiene pessoal e cosméticos, utilidades, passeios e enxoval; E ser líder do ramo no comércio local, sendo reconhecida como uma loja atrativa que supre as expectativas dos clientes. Em termos de faturamento, nos 3 anos iniciais de sua existência, a empresa espera pagar seus custos e despesas, recuperar o investimento inicial e começar a ter lucro. Para concretizar o Plano de Negócios, com vistas à locação do imóvel, adequação, legalização e aquisições tanto para composição da loja, quanto de suprimentos para comercializar, presume-se a necessidade de um investimento aproximado de R$100.000,00 (cem mil reais).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Rossato, Vanessa Piovesan, e Nelson Guilherme Machado Pinto. "O PROCESSO DE CONCESSÃO DE CRÉDITO: UMA ANÁLISE NUMA EMPRESA DE CALÇADOS INFANTIS". Pensamento & Realidade 33, n. 4 (21 ottobre 2019): 37–56. http://dx.doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i4p37-56.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em razão de mudanças no cenário econômico, muitas empresas optaram por moldar sua estrutura organizacional para manterem-se competitivas no mercado. Uma dessas mudanças refere-se à concessão de crédito aos clientes, como forma de oportunizar alavancagem nas vendas e consequentemente possibilitar mais formas de pagamento aos clientes. Assim, o objetivo do trabalho fundamenta-se em analisar questões relacionadas ao crédito para uma empresa de calçados infantis localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. Destaca-se que para a consecução do trabalho, foram utilizados 30 questionários válidos e as respostas foram analisadas por meio de métodos estatísticos como, os testes de U de Mann-Whitney e o de Kruskal-Wallis a fim de verificar diferenças de comportamento das relações de endividamento com as questões sociodemográficas. Entre os resultados, identificou-se que as mulheres são mais predispostas ao endividamento e que mesmo que a empresa começasse a inserir o crédito próprio nas formas de pagamentos, os clientes não comprariam em maior quantidade. Sobre as diferenças de mediana, identificou-se que há distintos comportamentos entre as questões de propensão ao endividamento com as questões de perfil. Elaborou-se um plano de ação, afim de auxiliar a empresa na minimização com os riscos de inadimplência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Schmidt, Miguel Angelo, e José Eduardo Zdanowicz. "O desenvolvimento de estratégias para uma empresa calçadista segundo a adoção das ações competitivas". COLÓQUIO 12, n. 1 (22 luglio 2015): 165–81. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v12i1.227.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como objetivo identificar quais são as principais ações competitivas que sustentam as operações de uma empresa calçadista pesquisada no Vale dos Sinos, visando conhecer as vantagens alcançadas frente aos concorrentes. O método proposto para a pesquisa é o estudo de caso único em uma empresa fabricante de calçados infantis. A revisão teórica compreende as ações competitivas, que são as responsáveis pela construção de estratégias dentro da empresa. Por meio de questionários e entrevistas, foram identificadas quais são as ações competitivas e sua importância à construção das estratégias da empresa pesquisada. Os resultados obtidos apresentam o direcionamento estratégico pretendido pela empresa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Manfré, Edson Roberto, e Eduardo Nardez. "Desenvolvimento local e o arranjo produtivo local – APLs / Local development and the local productive arrangement - APLs". Geografia em Atos (Online) 6, n. 13 (13 novembre 2019): 96–112. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v6i13.6201.

Testo completo
Abstract (sommario):
A busca de melhores condições de vida, da vontade coletiva, da identificação das potencialidades em suas localidades, das características, da capacidade de cada região e mantendo os recursos naturais, culturais e históricos, contribuindo para o desenvolvimento local. Objetivo de promover uma abordagem do desenvolvimento local segundo diferentes perspectivas e sobre os arranjos produtivos locais APLs. De caráter descritivo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica de artigos, livros, revistas e teses, abordam as teorias de desenvolvimento local, numa abordagem qualitativa. O Estado Nacional não consegue cumprir com suas funções básicas, onde identificamos como paradigma de desenvolvimento exógeno e top-down. No paradigma do desenvolvimento endógeno e bottom-up, o desenvolvimento local se liberta das políticas nacionais, buscando na sua potencialidade sua capacidade de desenvolvimento. Suas principais abordagens são, a nova teoria do crescimento, o distrito industrial, o milieu innovateur (ambiente Inovador), o cluster (agrupamento econômico), a abordagem do capital social e os termos indústria criativa e economia criativa. Gerando experiências com o arranjo produtivo local (APL), a indicação geográfica, o planejamento estratégico de cidades, ou o planejamento estratégico urbano e city marketing. São Paulo apresenta APLs espalhado pelo território, com distintas atividades econômicas como calçados (Franca, Birigui e Jaú) e software (Presidente Prudente).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Maffezzoli, Mateus Francisco, Marcos Eduardo Muniz, Jailson Lana e Raul Beal Partyka. "MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO MANDAR:". Revista Alcance 30, n. 1(Jan./Abr.) (14 settembre 2023): 91–103. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v30n1(jan./abr.).p91-103.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dilema: O caso traz o dilema da fabricante de calçados e roupas infantis Baby Gut quanto à troca de gestão da empresa, passada de pai para filho. Do passe da responsabilidade, emerge um conflito dentro da organização, quanto à postura e ao modelo de gestão que deveriam ser praticados pelo novo gestor. Objetivo educacional: O objetivo do caso é promover a reflexão sobre as características dos modelos de gestão participativa e gestão por resultados, visando à aproximação com a prática desses modelos. Contextualização: O caso apresenta o personagem Geraldo, antigo gestor da empresa e pai de Lucas, o então sucessor do cargo. O pai mantinha uma gestão centralizada que voltava o controle da tomada de decisão para o nível puramente estratégico. Já Lucas, ao se deparar com o desafio de gerir a empresa, deve tomar uma decisão entre seguir o modelo de gestão praticado pelo pai (com resultados positivos até então), ou seguir um caminho diferente, aquele que acredita contribuir para a solução de problemas antigos, atuais e futuros. Tema principal: O caso contribui para o dilema empresarial da escolha pelo modelo de gestão participativa ou gestão por resultados, estrutura relevante para o crescimento da empresa. Público: O caso pode ser aplicado em cursos de graduação e pós-graduação em administração e gestão, especialmente em disciplinas que envolvam a gestão empresarial, empreendedorismo e estratégias organizacionais. Originalidade/valor: O caso proporciona refletir à luz das teorias de modelos de gestão centralizada, participativa ou por resultados, disponibilizando embasamento do assunto para tomada de decisão.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Calçados infantis de Birigui"

1

Rizzo, Marçal Rogério. "A industria de calçados infantis de Birigui". [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/286158.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Wilson Suzigan
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Made available in DSpace on 2018-08-03T22:52:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rizzo_MarcalRogerio_M.pdf: 609065 bytes, checksum: 5f305331736eadc63a882ef93d621a4c (MD5) Previous issue date: 2004
Resumo: Birigüi antes da instalação das fábricas de calçados, era um município de pequeno porte cuja economia estava baseada na agropecuária e a partir da iniciativa do pioneiro na produção do calçado infantil, o município desenvolveu o setor calçadista tornando-se atualmente, o principal pólo industrial do Brasil especializado na fabricação de calçados de numeração infantil com base em matéria prima de material sintético. Juntamente com Franca e Jaú formam os três principais pólos produtores de calçados do Estado de São Paulo. Outra característica importante desse pólo que deve ser destacada é a grande dinâmica de criação de novas empresas, a partir de iniciativas empreendedoras de exfuncionários das grandes empresas, que se utilizam da rescisão de contrato de trabalho ou da união de pequenas quantidades de capital ¿ formando sociedades ¿ ecidem montar uma nova empresa calçadista. A formação desse pólo calçadista atraiu as chamadas empresas correlatas e de apoio que se instalaram em Birigüi para atender ao parque calçadista e auxilia-lo. No entanto o objetivo central desse estudo é avaliar o comportamento da indústria calçadista de Birigüi e o mercado de trabalho desse segmento frente às políticas econômicas liberalizantes que ocorreram no Brasil a partir do governo Collor. O setor calçadista sofreu forte concorrência no mercado interno com a importação dos calçados asiáticos, uma vez que esses produtos entravam no Brasil por um preço inferior ao calçado nacional. A indústria calçadista foi duramente penalizada pelas importações. Baseada em soluções locais de empreendedorismo e ousadia, a indústria calçadista criou estratégias e instituições que visavam à busca pela competitividade. A abertura da economia, depois de provocar queda da produção e do emprego, trouxe o impacto positivo de forçar o pólo calçadista a melhorar a qualidade e a produtividade, tornando, assim, os calçados de Birigüi mais competitivos, com soluções encontradas localmente, conseguindo retomar o rescimento e recuperar a capacidade de competição da indústria de calçados infantis, tanto no mercado interno como nas exportações que, no inicio da década de 90, eram irrelevantes
Mestrado
Economia Social e do Trabalho
Mestre em Economia Social e do Trabalho
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Cicero, Elaine Cristina [UNESP]. "A indústria de calçados de Birigui: origem, reestruturação produtiva e formação de uma economia de aglomeração". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/96738.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:28:26Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-05-16Bitstream added on 2014-06-13T19:57:51Z : No. of bitstreams: 1 cicero_ec_me_prud.pdf: 5503623 bytes, checksum: 4704b484fa1de09f5d29da81af5e8f96 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
As transformações nos processos de trabalho, no consumo, nas configurações geográficas e no papel do Estado no final do século XX, abrem para uma nova fase do modo de produção industrial, na medida em que altera os pressupostos fordistas de produção. Para lidar com estas transformações, as empresas industriais passaram por processos de reestruturação produtiva, que envolveu as formas de organização da produção, as relações de trabalho, as estratégias espaciais, o papel do Estado etc. Esta pesquisa analisa as particularidades do processo de reestruturação produtiva na indústria de calçados do município de Birigüi-SP e constata que o mesmo esta permeado por mudanças inspiradas no modelo toyotista e por permanências do modelo de produção anterior. Da mesma forma, buscamos entender como surge a indústria calçadista em Birigui bem como suas articulações com o processo de desconcentração industrial no Estado de São Paulo. A história do desenvolvimento industrial na cidade mostrou que se trata de um caso típico de industrialização endógena, porém articulado com o processo de interiorização das atividades econômicas no estado. Por último, verificou-se o desenvolvimento industrial da cidade foi acompanhado pela presença de economias externas, de localização e urbanização
The transformations in the working processes, in consumption, in geographical configurations, and in the role of the State at the end of 20th century, open a new phase of the industrial mode of production as they are changing the fordist premises about production. In order to deal with these transformations, industrial enterprises passed by processes of productive restructuring that embraced the organization of production, labor relations, spatial strategies, the role of the State, and so on. This dissertation analyses the particularities of the process of productive restructuring in the shoe industry of Birigui-State of São Paulo, Brazil. We jumped to the conclusion that this process is permeated by changes inspired by toyotist model and by features of the old model. Another goal of this work was to understand how shoe industry begun at the city, and the connections of this economic activity with the process of industrial deconcentration in the state of São Paulo. Our historical research showed that the industrial development of the city is a typical case of endogenous industrialization articulated, however, with the process of interiorization of economic activities at the State of São Paulo. Finally, we verified that the city‟s industrial development was followed by the presence of external economies of location and urbanization
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Cicero, Elaine Cristina. "A indústria de calçados de Birigui : origem, reestruturação produtiva e formação de uma economia de aglomeração /". Presidente Prudente : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/96738.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Eliseu Savério Sposito
Banca: Everaldo Santos Melazzo
Banca: Olga Lucia Castreghini Freitas Firkowski
Resumo: As transformações nos processos de trabalho, no consumo, nas configurações geográficas e no papel do Estado no final do século XX, abrem para uma nova fase do modo de produção industrial, na medida em que altera os pressupostos fordistas de produção. Para lidar com estas transformações, as empresas industriais passaram por processos de reestruturação produtiva, que envolveu as formas de organização da produção, as relações de trabalho, as estratégias espaciais, o papel do Estado etc. Esta pesquisa analisa as particularidades do processo de reestruturação produtiva na indústria de calçados do município de Birigüi-SP e constata que o mesmo esta permeado por mudanças inspiradas no modelo toyotista e por permanências do modelo de produção anterior. Da mesma forma, buscamos entender como surge a indústria calçadista em Birigui bem como suas articulações com o processo de desconcentração industrial no Estado de São Paulo. A história do desenvolvimento industrial na cidade mostrou que se trata de um caso típico de industrialização endógena, porém articulado com o processo de interiorização das atividades econômicas no estado. Por último, verificou-se o desenvolvimento industrial da cidade foi acompanhado pela presença de economias externas, de localização e urbanização
Abstract: The transformations in the working processes, in consumption, in geographical configurations, and in the role of the State at the end of 20th century, open a new phase of the industrial mode of production as they are changing the fordist premises about production. In order to deal with these transformations, industrial enterprises passed by processes of productive restructuring that embraced the organization of production, labor relations, spatial strategies, the role of the State, and so on. This dissertation analyses the particularities of the process of productive restructuring in the shoe industry of Birigui-State of São Paulo, Brazil. We jumped to the conclusion that this process is permeated by changes inspired by toyotist model and by features of the old model. Another goal of this work was to understand how shoe industry begun at the city, and the connections of this economic activity with the process of industrial deconcentration in the state of São Paulo. Our historical research showed that the industrial development of the city is a typical case of endogenous industrialization articulated, however, with the process of interiorization of economic activities at the State of São Paulo. Finally, we verified that the city‟s industrial development was followed by the presence of external economies of location and urbanization
Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Cerizza, Andréia de Alcântara [UNESP]. "Divisão do trabalho inovador: análise do papel do Estado na perspectiva dos organismos de apoio de Birigui-SP". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/128023.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2015-10-06T13:02:54Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-06-11. Added 1 bitstream(s) on 2015-10-06T13:19:19Z : No. of bitstreams: 1 000850330.pdf: 871284 bytes, checksum: 26fd4647be3d3f37a67eb112b3af155b (MD5)
O objetivo central da tese foi analisar como a localidade, por meio de seus organismos de apoio e governança, conceitua a inovação, sua realização nos setores produtivos e as dificuldades para promovê-la, bem como vislumbra e se apropria das políticas de inovação do Estado, a partir das interações institucionais existentes no território. Dentre os objetivos específicos, procurou-se: (a) desenvolver um estudo sobre inovação e interações institucionais; (b) elencar as principais políticas públicas de inovação no Brasil entre 2004 e 2014 e os instrumentos de apoio financeiro, técnico e gerencial à inovação vigentes; (c) descrever sobre a formação do Arranjo Produtivo Local calçadista -APL de Birigui; (d) elencar os organismos de apoio no setor calçadista (APL) e em outros setores produtivos de Birigui-SP; (e) analisar como os organismos de apoio e governança percebem a inovação, a atuação do Estado na questão de políticas públicas de inovação e a existência de interação entre o local e as institucionalidades federais. Adotou-se como hipótese a ideia de que a localidade, pelos seus organismos de apoio, não possui um vínculo consistente com as institucionalidades federais que promovem e apoiam a inovação, numa perspectiva sistêmica, pela falta de comunicação eficiente e eficaz entre o Estado e o local, de forma a efetivar as políticas de inovação na localidade.
The thesis' main objective was to analyse how the location, through their support and governance organisms, defines innovation, its realization in productive sectors and the difficulties to promote it and glimpses and appropriates the State's innovation policies, from existing institutional interactions in the territory. Among the specific objectives, it sought: (a) to develop a study on innovation and institutional interactions; (b) to list the major public policy innovation in Brazil between 2004 and 2014and the existing financial, technical and managerial support instruments; (c) to describe about the formation of the footwear's local productive arrangement -Birigui's LPA; (d) to list the support organisms in the footwear sector (LPA), and other productive sectors from Birigui -SP; (e) to analyze how the support and governance organisms perceive innovation, the State's action in the public innovation policies matter and the existence of interaction between the local and federal institutionalities. It was adopted as hypothesis the idea that the location, through their support organisms, does not have a consistent relationship with the federal institutionalities that promote and support innovation, in a systemic perspective, because the lack of efficient and effective communication between the State and the local in order to actualize innovation policies in the locality.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Cerizza, Andréia de Alcântara. "Divisão do trabalho inovador : análise do papel do Estado na perspectiva dos organismos de apoio de Birigui-SP /". Marília, 2015. http://hdl.handle.net/11449/128023.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Luís Antônio Paulino
Banca: Marcos Cordeiro
Banca: José Marangoni Camargo
Banca: Cleonice Alexander Le Bourlegat
Banca: Mauri da Silva
Resumo: O objetivo central da tese foi analisar como a localidade, por meio de seus organismos de apoio e governança, conceitua a inovação, sua realização nos setores produtivos e as dificuldades para promovê-la, bem como vislumbra e se apropria das políticas de inovação do Estado, a partir das interações institucionais existentes no território. Dentre os objetivos específicos, procurou-se: (a) desenvolver um estudo sobre inovação e interações institucionais; (b) elencar as principais políticas públicas de inovação no Brasil entre 2004 e 2014 e os instrumentos de apoio financeiro, técnico e gerencial à inovação vigentes; (c) descrever sobre a formação do Arranjo Produtivo Local calçadista -APL de Birigui; (d) elencar os organismos de apoio no setor calçadista (APL) e em outros setores produtivos de Birigui-SP; (e) analisar como os organismos de apoio e governança percebem a inovação, a atuação do Estado na questão de políticas públicas de inovação e a existência de interação entre o local e as institucionalidades federais. Adotou-se como hipótese a ideia de que a localidade, pelos seus organismos de apoio, não possui um vínculo consistente com as institucionalidades federais que promovem e apoiam a inovação, numa perspectiva sistêmica, pela falta de comunicação eficiente e eficaz entre o Estado e o local, de forma a efetivar as políticas de inovação na localidade.
Abstract: The thesis' main objective was to analyse how the location, through their support and governance organisms, defines innovation, its realization in productive sectors and the difficulties to promote it and glimpses and appropriates the State's innovation policies, from existing institutional interactions in the territory. Among the specific objectives, it sought: (a) to develop a study on innovation and institutional interactions; (b) to list the major public policy innovation in Brazil between 2004 and 2014and the existing financial, technical and managerial support instruments; (c) to describe about the formation of the footwear's local productive arrangement -Birigui's LPA; (d) to list the support organisms in the footwear sector (LPA), and other productive sectors from Birigui -SP; (e) to analyze how the support and governance organisms perceive innovation, the State's action in the public innovation policies matter and the existence of interaction between the local and federal institutionalities. It was adopted as hypothesis the idea that the location, through their support organisms, does not have a consistent relationship with the federal institutionalities that promote and support innovation, in a systemic perspective, because the lack of efficient and effective communication between the State and the local in order to actualize innovation policies in the locality.
Doutor
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Rufo, Carla Renata [UNESP]. "Análise da influência dos fatores posicionais na flexibilidade de uma rede do setor de calçados infantis". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/93071.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-01-28Bitstream added on 2014-06-13T20:15:04Z : No. of bitstreams: 1 rufo_cr_me_bauru.pdf: 1756491 bytes, checksum: 598fce113bed6b914d866bb1aadac599 (MD5)
Este estudo propõe uma abordagem metodológica para analisar como os fatores posicionais (esetrutural e relacional) de uma rede de fornecimento podem afetar a flexibilidade de uma empresa calçadista infantil. A abordagem foi aplicada em uma rede delimitada e mapeada a partir de uma empresa focal (hub) e outros seis atores identificados como principais no fornecimento de materiais/serviços diretos. O método de pesquisa utilizado foi principalmente qualitativo e a técnica empregada foram as etapas formais de estudo de caso para garantir a validade do estudo. A abordagem proposta e sua aplicação permitiu concluir que: a empresa focal (hub) é de fato considerada um ator central e por isso tem prioridade no atendimento de sua estratégia de flexibilidade; a estrutura geral da rede é estável, marcada em sua maior parte por relacionamentos de longo prazo, o que tem beneficiado o alinhamento estratégico; a rede é grande e difusa, o que contribui para a propagação de informações e propicia o ambiente ideal para inovações e novos negócios, porém, seu núcleo é denso e coeso, o que confere maior integração entre seus principais elos, favorecendo o fluxo de informações e recursos que são essenciais para o atendimento da demanda flutuante, solicitações de alterações de entregas, típicas do setor, e desenvolvimentos constantes. Observou-se ainda que o limite da rede são os fornecedores do primeiro nível, e que parece existir pouca disposição dos atores dos demais níveis no alinhamento estratégico com o setor. Na pesquisa de campo também foi possível entender que existe alinhamento dos fornecedores para o atendimento da estratégia de flexibilidade adotado pela empresa, considerando-se assim que todos os objetivos propostos no estudo foram atendidos
This study proposes an approach to analyze how positional (structural and relacional) in a supply chain can affect the flexibility of an infant footwear company. The approach was applied to a network defined and mapped from a company (hub) and six others identified as major actors in the supply of materials /services direct. The research method used was primarily qualitative and technique were the formal steps of a case study to ensure the validity of the study. The proposed approach and its application to the conclusion that: a focal company (hub) is in fact considered a key player and so has priority in meeting is strategy of flexibility, the overall structure of the network is stable, marked mostly by long-term relationships, which has benefited the strategic alignment, the network is large and diffuse, which contributes to the spread of information and provides the ideal environment for innovations and new business, but its core is dense and cohesive, which gives greater integration between its main chain, promoting the flow of information and resources that are essential to meet the fluctuating demand, change requests delivery, typical of the industry, and constant development. It was also observed that the limit of network providers are the first level, and there seems to be little willingness of the actors of the other levels in alignment with the strategic sector. In the field research was also possible to understand that there is alignment of suppliers to meet the flexibility strategy adopted by the company, considering how all proposed objectives in the study were met
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Costa, Daniel Diniz da. "Comportamento do consumidor: um estudo das relações e influências no processo de compra de calçados infantis". Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3811.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Nara Lays Domingues Viana Oliveira (naradv) on 2015-06-11T14:38:14Z No. of bitstreams: 1 00000A55.pdf: 1724965 bytes, checksum: 15086c3d94cbd4295c2d6c4c38437613 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-06-11T14:38:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 00000A55.pdf: 1724965 bytes, checksum: 15086c3d94cbd4295c2d6c4c38437613 (MD5) Previous issue date: 2014
Nenhuma
As mudanças sociais e econômicas das últimas décadas trouxeram legitimidade ao papel da criança no contexto familiar. As crianças deixaram de ser apenas observadoras e passaram a ser agentes ativos no processo de compra. Com base nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender o comportamento do consumidor, a partir das relações entre crianças de 2 anos a 4 anos de idade e seus pais, no processo de escolha e compra de calçados infantis. Contudo, levam-se em conta as forças que influenciam a tomada de decisão, podendo ser elas internas ou externas. Para isso, foram estudadas cinco crianças e suas respectivas famílias, residentes nas cidades de Porto Alegre e outras pertencentes à região do Vale do Rio dos Sinos. O método utilizado seguiu a abordagem interpretativista e é inspirado no paradigma fenomenológico (COLLIS; HUSSEY, 2005). As técnicas de coleta de dados envolveram entrevistas autodirigidas com a utilização de imagens, observação não participante e fotografias do campo de pesquisa. Os resultados apontam que as fontes de influências que incidem sobre o consumidor de calçados infantis partem de três pilares principais: a) o personagem imaginário, relacionado com a mídia; b) o grupo de influência, especialmente a família, amigos e seus pares; e c) o produto, fatores relacionados à qualidade, ao designe demais características físicas. Com isso, foi possível identificar e compreender como as fontes de influência agem, permitindo uma análise sobre o comportamento do consumidor e do fenômeno pesquisado. Os principais resultados encontrados foram a eficácia do personagem imaginário como atrativo à calçados infantis, bem como sua utilização como exponente no marketing de produtos; e da relevância dada pelos pais ao investimento das empresas em qualidade e ergonomia dos produtos infantis. Essas implicações além de serem determinantes em assuntos gerenciais, também são muito relevantes para direcionamentos aos pais quanto às influências de escolha, nas tomadas de decisões e no momento da compra.
Social and economic changes in recent decades have brought legitimacy to the role of children in the family context. Children are no longer just observers and became active agents in the purchasing process. Regarding this perspective, this research aims at investigating and understanding consumer behavior, based on the relations between 2- to 4-year-old children old and their parents, in the process of selecting and buying children's shoes. However, the forces that influence decision making, whether internal or external, are taken into account. To do this, we studied five children and their families, living in the cities of Porto Alegre and others belonging to the region of Vale do Rio dos Sinos. The method used followed the interpretative approach and is inspired by the phenomenological paradigm (COLLIS; HUSSEY, 2005). The data collection techniques involved self-directed interviews with use of images, non-participant observation and photographsof the research field. The results show that the sources of influences on consumers of children’s shoes are based on three main pillars: a) the imaginary character, associated with the media; b) the group of influence, especially the family, friends and their partners; and c) the product, factors relating to quality, design and other physical characteristics. Thus, itwas possible to identify and to understand how the sources of influence act, allowing an analysis of consumer behavior and of the phenomenon under study. The main results were the effectiveness of the imaginary character as an attractive to children shoes, as well as its use as exponent in product marketing and the importance given by parents to firms quality investments and children shoes ergonomics. Besides these implications are determinants in management issues, also they are very important to target parents about the influences inchoices, making decisions and at the purchase time.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Rufo, Carla Renata. "Análise da influência dos fatores posicionais na flexibilidade de uma rede do setor de calçados infantis /". Bauru : [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/11449/93071.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: José Paulo Alves Fusco
Banca: Fernando Bernardi de Souza
Banca: Andreia Marize Rodrigues
Resumo: Este estudo propõe uma abordagem metodológica para analisar como os fatores posicionais (esetrutural e relacional) de uma rede de fornecimento podem afetar a flexibilidade de uma empresa calçadista infantil. A abordagem foi aplicada em uma rede delimitada e mapeada a partir de uma empresa focal (hub) e outros seis atores identificados como principais no fornecimento de materiais/serviços diretos. O método de pesquisa utilizado foi principalmente qualitativo e a técnica empregada foram as etapas formais de estudo de caso para garantir a validade do estudo. A abordagem proposta e sua aplicação permitiu concluir que: a empresa focal (hub) é de fato considerada um ator central e por isso tem prioridade no atendimento de sua estratégia de flexibilidade; a estrutura geral da rede é estável, marcada em sua maior parte por relacionamentos de longo prazo, o que tem beneficiado o alinhamento estratégico; a rede é grande e difusa, o que contribui para a propagação de informações e propicia o ambiente ideal para inovações e novos negócios, porém, seu núcleo é denso e coeso, o que confere maior integração entre seus principais elos, favorecendo o fluxo de informações e recursos que são essenciais para o atendimento da demanda flutuante, solicitações de alterações de entregas, típicas do setor, e desenvolvimentos constantes. Observou-se ainda que o limite da rede são os fornecedores do primeiro nível, e que parece existir pouca disposição dos atores dos demais níveis no alinhamento estratégico com o setor. Na pesquisa de campo também foi possível entender que existe alinhamento dos fornecedores para o atendimento da estratégia de flexibilidade adotado pela empresa, considerando-se assim que todos os objetivos propostos no estudo foram atendidos
Abstract: This study proposes an approach to analyze how positional (structural and relacional) in a supply chain can affect the flexibility of an infant footwear company. The approach was applied to a network defined and mapped from a company (hub) and six others identified as major actors in the supply of materials /services direct. The research method used was primarily qualitative and technique were the formal steps of a case study to ensure the validity of the study. The proposed approach and its application to the conclusion that: a focal company (hub) is in fact considered a key player and so has priority in meeting is strategy of flexibility, the overall structure of the network is stable, marked mostly by long-term relationships, which has benefited the strategic alignment, the network is large and diffuse, which contributes to the spread of information and provides the ideal environment for innovations and new business, but its core is dense and cohesive, which gives greater integration between its main chain, promoting the flow of information and resources that are essential to meet the fluctuating demand, change requests delivery, typical of the industry, and constant development. It was also observed that the limit of network providers are the first level, and there seems to be little willingness of the actors of the other levels in alignment with the strategic sector. In the field research was also possible to understand that there is alignment of suppliers to meet the flexibility strategy adopted by the company, considering how all proposed objectives in the study were met
Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Lastrucci, Maria Lucia. "Conguinha: uma marca de calçados para crianças, frente a um impasse na busca de uma nova imagem: mãe ou criança? A questão sobre o real agente de escolha e compra". reponame:Repositório Institucional do FGV, 1988. http://hdl.handle.net/10438/4759.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:14:45Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1991-12-09T00:00:00Z
A abordagem adotada para o desenvolvimento do tema preocupa-se principalmente com o processo de atribuição de um valor simbólico ao calçado como bem de consumo, e como fatores psicológicos e sociais influenciam os critérios utilizados por mães e crianças na escolha do calçado e na percepção da imagem das marcas existentes. Obriga o mercadólogo a estar pronto para empreender uma excursão pelo mundo encantado dos super-heróis das estórias infantis.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Kluge, Anelise. "Contribuição ao estudo do aproveitamento de resíduos de couro : uma abordagem holística do ecodesign focado em calçados infantis". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/18581.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Ecodesign, mais que um conceito, é uma forma de projetar novos produtos ou de re-projetar o existente integrando parâmetros ambientais. Forma, função, materiais, produção, consumo, reciclagem, reaproveitamento ou descarte no fim de sua vida útil - tudo é concebido de forma integrada com o meio ambiente. Promover a reutilização dos resíduos industriais, colocando em prática um dos vértices dos 3 R’s, é um dos modos de se aplicar a ideologia do Ecodesign, de maneira a se minimizar os impactos negativos no meio ambiente dos ciclos de produção – os resíduos, enquanto não são eliminados por completo. A indústria Coureiro-Calçadista do Rio Grande do Sul detém o título de setor maior produtor de resíduos industriais. Estes resíduos, quando não armazenados corretamente, são muitas vezes dispostos de maneira irregular, sendo responsáveis por contaminação de águas e solos, afetando o meio ambiente e a saúde humana. No entanto, muitos destes resíduos são matérias-primas desperdiçadas - este material pode ser reintroduzido na cadeia produtiva ao ser transformado em um novo produto, onde o designer será responsável pelo visual, formas, seleção de cores, texturas, complementos, entre outros, tendo em vista certo tipo de mercado e de público alvo. Neste sentido esta pesquisa propõe o estudo de caso de um calçado produzido basicamente com resíduos sólidos industriais do setor Coureiro-Calçadista, especificamente aparas de couro e insumos, sendo direcionado ao público infantil, e que iniciou em 1998 – o Projeto “Ecobum”. Esta iniciativa, apesar de ser tecnicamente viável, econômica e ambientalmente positiva, não obteve o êxito imaginado, tendo sido descartado em 2004.
Ecodesign, more than a concept, is a way of designing new products or re-designing the existing integrating environmental parameters. Form, function, materials, production, consumption, recycling, reuse or disposal at the end of its useful life - everything is designed in an integrated manner with the environment. Promote the reuse of industrial waste, putting into practice one of the vertices of the 3 R's, is one of the ways to implement the ideology of Ecodesign, so as to minimize negative impacts on the environment of the production - waste, while not are eliminated completely. The leather and shoe industry of Rio Grande do Sul holds the title of industry's largest producer of industrial waste. These wastes, if not stored properly, are often disposed of improperly, are responsible for contamination of water and soil, affecting the environment and human health. However, many of these waste materials are wasted, but this material can be reintroduced into the production chain to be transformed into a new product, where the designer will be responsible for visual forms, selection of colors, textures, accessories, and more with a view to some kind of market and target audience. In this sense, this research proposes a case study of a footwear made primarily with industrial solid wastes of leather and shoe industry, especially leather trimmings and supplies, being directed at children, which began in 1998 - Project "Ecobum. This initiative, although it is technically feasible, economically and environmentally positive, did not achieve the success envisioned, and was scrapped in 2004.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Calçados infantis de Birigui"

1

Souza, Marco Aurélio Barbosa de. O cinquentenário da indústria do calçado infantil de Birigui: Pioneiros e empreendedores (1958-2008). Birigui, SP: Editora Bearare, 2009.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Pires, Elson Luciano Silva, a cura di. Governança de territórios em desenvolvimentos desiguais: Uma análise crítica. São Paulo, Brasil: Editora UNESP, 2022.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Calçados infantis de Birigui"

1

Ribeiro, José Renato, e Elson Luciano Silva Pires. "Território e governança no arranjo produtivo local de calçados infantis de Birigui". In Governança de territórios em desenvolvimentos desiguais: uma análise crítica, 509–31. Editora UNESP, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786559542529.0022.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia