Letteratura scientifica selezionata sul tema "Caixa do Crédito Agricola"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Caixa do Crédito Agricola".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Caixa do Crédito Agricola"

1

Moura, Heber José de. "UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DO RISCO DE CRÉDITO EM FINANCIAMENTOS DE LONGO PRAZO". Revista Econômica do Nordeste 29, n. 1 (30 gennaio 1998): 47–57. http://dx.doi.org/10.61673/ren.1998.2106.

Testo completo
Abstract (sommario):
Propõe um processo para quantificação do risco de crédito associado a financiamentos de longo prazo. A proposta baseia-se na obtenção dos fluxos de caixa representativos da capacidade de pagamento das empresas, realizando o desconto financeiro a partir de uma taxa que engloba os principais fatores de risco associados à operação. Mostra que a avaliação do risco em projetos de longo prazo tem como peculiaridade o elevado grau de dificuldade para realizar projeções a respeito dos fluxos de caixa futuros das empresas. Isto porque, entre o instante da análise e o efetivo reembolso das obrigações assumidas pelo tomador do crédito, podem ocorrer variações significativas nas condições ambientais sobre as quais a empresa se situa, de tal forma que venham a alterar radicalmente as previsões feitas a partir do comportamento anterior das mesmas. O trabalho mostra a necessidade da adição de variáveis ambientais no processo de previsão de fluxo de caixa, para maior consistência na avaliação do risco de crédito.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Bruscato Bortoluzzo, Adriana, e Gabriel Ribeiro Vieira Rezende. "Restrições ao Crédito: Uma Análise Comparativa entre Empresas Brasileiras de Capital Aberto e Fechado". Revista Evidenciação Contábil & Finanças 7, n. 3 (2 settembre 2019): 24–38. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n3.43968.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar as potenciais diferenças em relação à restrição ao crédito entre empresas de capital aberto e fechado e, para tanto, foram coletadas informações financeiras de 291 empresas brasileiras de capital aberto e 325 empresas de capital fechado, de 2012 a 2016.Fundamento: As teorias clássicas de finanças defendem que a assimetria de informações é uma das principais causas para fortalecer a barreira entre investidores e empresas. A partir disso, seria plausível presumir que empresas abertas tem menor dificuldade para conseguir capital, próprio ou de terceiros, dado seu maior nível de disclosure. Método: Regressão em painel, tendo caixa como a variável dependente e fluxo de caixa como a principal variável explicativa.Resultados: Os resultados apontam que empresas de capital aberto têm maior dependência do caixa e fluxo de caixa em relação às empresas de capital fechado. Uma sub amostra construída utilizando o propensity score matching corroborou os resultados do estudo. Isso implica na existência de maior restrição ao crédito para empresas de capital aberto do que para as empresas de capital fechado.Contribuições: As principais causas por trás dos resultados inesperados são as particularidades do mercado de crédito brasileiro (forte atuação do BNDES), associadas ao fato de que empresas de capital aberto foram, em média, mais afetadas pela recessão econômica de 2015-2016 do que as empresas as empresas de capital fechado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

De Negri, João Alberto, Bruno César Araújo, Ricardo Bacelette, Dea Fioravante, Denise Leyi Li e Bernardo Furtado. "FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO NO BRASIL". Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, n. 59 (27 maggio 2019): 7–10. http://dx.doi.org/10.38116/radar59/financiamento.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em Financiamento do desenvolvimento no Brasil, os autores apresentam indicadores do mercado de capitais brasileiros, debatem a participação dos créditos livre e direcionado no país e refletem sobre as justificativas econômicas para a intervenção do governo no mercado de crédito, via bancos públicos. Os dados apresentados par anos recentes mostram, entre outros, que metade do crédito no Brasil foi crédito direcionado. Para pessoas físicas, grande parte do crédito direcionado foi habitacional e fornecido para Caixa Econômica Federal. E, no caso do crédito direcionado a firmas, sua maioria foi disponibilizada pelo BNDES.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Tavares Costa, Robson Antonio, Valdi Barreto Júnior, Anderson Cleyton Barros de Miranda e Aléxia Galvão Assunção. "Um olhar sobre o mercado de crédito: uma revisão literária sobre o crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal e seus impactos no desenvolvimento do país". Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia 4, n. 1 (10 ottobre 2017): 34. http://dx.doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v4n1p34-49.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho fundamenta-se nos métodos quantitativo e qualitativo de pesquisa, que visa, através de revisões bibliográficas, investigar e indicar os fatores que influenciam no mercado de crédito imobiliário e, consequentemente seus reflexos na economia brasileira. Partindo da crise econômica de 2008, ano em que o crédito imobiliário se fortifica no cenário de recessão, como forma de tentativa de levantar a economia, a atividade de crédito foi realizada com forte auxílio de um grande banco público pioneiro nessa modalidade, a Caixa Econômica Federal. Outro ponto a ser analisado no artigo em questão, aponta um breve histórico sobre o comportamento dos financiamentos imobiliários com o aumento de renda, emprego e consumo, visando identificar se houve impacto positivo no PIB do país. Através de métodos indutivos e dedutivos, será analisado empiricamente o comportamento desses fatores e, se são ou não determinantes para o desenvolvimento econômico brasileiro. Na metodologia, foram utilizados levantamentos documentais e pesquisas bibliográficas, sendo a Caixa Econômica Federal o foco do estudo inquerido. Por fim, a pesquisa busca por meio do exposto, alertar os consumidores sobre taxa de juros e índice de endividamento nas contratações de financiamentos imobiliários.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Slivnik, Andrej, e Fernanda Feil. "Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recente". Economia e Sociedade 29, n. 1 (aprile 2020): 195–235. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2020v29n1art08.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Este artigo tem como objetivo avaliar as estratégias de atuação da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES entre os anos 2000 e 2015, por meio da análise da evolução de suas posições patrimoniais. Para tanto, foram utilizados os dados disponibilizados no Banco Central do Brasil - com destaque para a série Balancetes, mais detalhada do que as usualmente discutidas em estudos sobre o tema - bem como em seus respectivos relatórios de administração. Acredita-se que a análise das posições patrimoniais destas três instituições, em maior detalhamento, contribui para esclarecer seus diferentes padrões de atuação. O artigo organiza-se em quatro seções, além da introdução e da conclusão. Na primeira, discute-se a dinâmica das operações de crédito dos bancos públicos federais, identificando fases distintas e destacando seu papel contracíclico no auge da crise financeira internacional. Nas seções seguintes, são analisadas as posições ativas e passivas das três instituições, individualmente, atentando para estratégias de alocação dos ativos e de atuação nos diversos nichos do mercado creditício e para as fontes de recursos, sobretudo públicos, utilizadas para sustentar a expansão observada em suas operações de crédito. O estudo identifica a centralidade das estratégias de diversificação das três instituições no mercado de crédito, ainda que tenham permanecido fortes em seus respectivos nichos, acompanhada de diversificação nas fontes de recursos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Barcellos, Claudia Valani, Roberto Sergio Nascimento e Ricardo Viotto. "Processo Eleitoral em Municípios Cearenses e Ocorrência de Ciclos Políticos Orçamentários". Contabilidade Gestão e Governança 25, n. 3 (29 marzo 2023): 524–40. http://dx.doi.org/10.51341/cgg.v25i3.2934.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: o presente artigo visa avaliar se o processo eleitoral em Municípios Cearenses é capaz de exercer influência sobre a execução da despesa pública orçamentária. Método: uso de regressão linear com a utilização de diversas variáveis (variável dependente: reeleição; variáveis independentes: despesa com investimento, operações de crédito, restos a pagar, transferências voluntarias, resultado orçamentário, geração de caixa. IDEB, IDHM e alinhamento político federal) para aferir a existência de ciclos político-orçamentários. Originalidade/Relevância: testa outras variáveis que podem estar associadas à Teoria do Ciclos Político-Orçamentários. Resultados: as variáveis independentes (despesa com investimento, operações de crédito, restos a pagar, transferências voluntárias, resultado orçamentário, geração de caixa, IDEB, IDHM e alinhamento político federal) foram confrontadas, individualmente, com a variável dependente reeleição, tendo sido consideradas significativas somente as de saldo de restos a pagar processados, operações de crédito e despesas com investimento. Contribuições Teóricas/Metodológicas: o estudo testa a Teoria com outras variáveis socioeconômicas ainda não exploradas em estudos anteriores, o que contribui para novas vertentes em futuras pesquisas. Contribuições Sociais/para a Gestão: Destaca que qualquer variável do tipo socioeconômica é capaz de auxiliar na permanência dos políticos no poder, face sua manipulação. Na prática, assinala-se que determinadas variáveis são mais susceptíveis que outras.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Carvalho, Claudinê Jordão. "Como a Gestão de Práticas de Oferta de Crédito Impacta a de Estoque". Revista de Administração Contemporânea 19, spe (maggio 2015): 77–97. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151496.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste estudo é analisar o impacto da gestão das práticas de oferta de crédito sobre a de estoques em uma amostra de 432 micro e pequenas empresas. O modelo apoiou-se nas teorias de agência, de custos de transação e da pecking order. Os dados da amostra foram submetidos a técnicas multivariadas, de análise fatorial confirmatória e exploratória, e regressões estruturais simultâneas. A proposição de que a gestão das práticas de crédito determina a gestão de estoques, quando mediada pela gestão de caixa, foi suportada. O estudo dimensionou os reflexos dos efeitos diretos e dos indiretos entre os três construtos latentes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

FELIPE, PATRICK DE OLIVEIRA, e SÔNIA REGINA GOUVÊA REZENDE. "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PELAS CARACTERÍSTICAS DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS OFERTADOS PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL". Revista Mirante (ISSN 1981-4089) 16, n. 2 (13 giugno 2023): 357–73. http://dx.doi.org/10.31668/mirante.v16i2.14119.

Testo completo
Abstract (sommario):
Tendo como título e principal objeto a análise do Comportamento do Consumidor a partir das características dos empréstimos consignados que são ofertados pela instituição financeira brasileira Caixa Econômica Federal, a presente pesquisa explana a história da introdução do produto empréstimo consignado no Brasil e seu desenvolvimento até os dias atuais, trazendo um grande marco do início das operações de crédito e das instituições financeiras no país. A modalidade de crédito financeiro disponível para contratação por perfil específico de consumidor, cujo desconto das parcelas ocorre em sua fonte de pagamento e dessa forma possui suas características atrativas, como juros reduzidos, é estudada no presente trabalho, assim como é estudado o comportamento desse consumidor, suas necessidades e perfil como contratante que passa a ser especificado. O presente trabalho utiliza pesquisa quantitativa de reais clientes do produto e a técnica encontrada na psicologia comportamental chamada Behavioral Perspective Model (BPM) a fim de entender o comportamento do consumidor com base na existência da influência de variáveis situacionais e medidas diretas de comportamento. Ao analisar os dados colhidos na forma de questionário, a pesquisa revela uma revolução nas operações de crédito no país ao aplicar agilidade e praticidade na contratação por seus clientes que, apesar de passarem por uma breve negociação e avaliação do risco de concessão do crédito feito pela instituição bancária, deixam para trás consumidores que assumem o risco de um endividamento. Palavras-chave: Empréstimo. Consignado. CEF. Comportamento do consumidor. BPM.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Monti, Carlo Guimarães. "A trama do crédito: entre o café e o consumo conspícuo em uma loja de Ribeirão Preto – 1891 e 1892". Anos 90 26 (24 maggio 2019): 1–19. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.78607.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo estudamos a loja que o Coronel Joaquim da Cunha Diniz Junqueira teve em Ribeirão Preto, um estabelecimento comercial que vendia produtos industrializados e produzidos localmente. Isso nos possibilitou verificar o curso do comércio em várias esferas, em um trabalho que teve como base a análise do livro-caixa da loja, existente no Arquivo Pessoal – Documentação da Fazenda Boa Vista (APFBV), para os anos de 1891 e 1892; também desvendar a forma de relação econômica que se dava entre a loja, os clientes e os fornecedores; e, ainda, identificar a função desse comércio na cadeia de negócios de seu proprietário. Verificamos a importância da comercialização do café, que servia de moeda para muitas das combinações realizadas na trama do crédito. O café foi a alavanca para a concessão de crédito, de tal modo que a loja não fornecia somente produtos industrializados ou agrícolas, mas, também, crédito.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Cupertino, Silvia Andrea, e Hirdan Katarina de Medeiros Costa. "A securitização de ativos ambientais na atividade de captura e armazenamento de carbono". Caderno Pedagógico 20, n. 5 (20 novembre 2023): 1041–49. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv20n5-001.

Testo completo
Abstract (sommario):
A securitização de ativos é uma operação de conversão de um pacote de créditos ativos em recursos monetário no fluxo de caixa de uma empresa, utilizado para captação de crédito para empresas atuantes no setor de infraestrutura, para fomento de inovações (Alcaire, 2013). O presente trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas do uso de títulos de crédito de carbono no Brasil. A metodologia aplicada foi a revisão bibliográfica, estruturada em coleta de publicações nas Plataformas de Pesquisa Google Scholar, Web Science e Scopus, no período de 2015 a 2020. As palavras-chave utilizadas na pesquisa foram securitização, ambiental, CCUS e CCS.Conclui-se que O uso de títulos de crédito de carbono oferece grande potencial para o Brasil desenvolver uma economia mais sustentável, ao mesmo tempo que oferece oportunidades de investimento para pessoas físicas e jurídicas. No entanto, a falta de regulamentos e normas claras para a emissão e negociação destas obrigações pode criar riscos significativos para os investidores.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Caixa do Crédito Agricola"

1

Sousa, Assis Henrique de. "O crédito imobiliário na Caixa Econômica Federal". reponame:Repositório Institucional do FGV, 1992. http://hdl.handle.net/10438/218.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Búrigo, Fábio Luiz. "Cooperativa de crédito rural :". Florianópolis, SC, 1999. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80940.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Fernandes, Sirlei Aparecida. "Gênero e políticas de crédito". Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91928.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.
Made available in DSpace on 2012-10-24T03:58:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 266449.pdf: 876896 bytes, checksum: b4d86cefafd1424439dfd39d0444cacb (MD5)
Esta pesquisa procurou verificar a capacidade de empoderamento econômico das mulheres rurais de Santa Catarina, por meio do acesso aos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, na modalidade "Mulher" (Pronaf-Mulher, linha de investimento). A pesquisa desenvolveu-se em duas regiões catarinenses: a Serrana e a Oeste. Constatamos em campo que nas duas regiões as mulheres buscam o crédito do Pronaf em sua modalidade de custeio (Pronaf-Custeio), ao passo que o Pronaf-Mulher tem sido procurado apenas na região Oeste. Investigamos os motivos e as diferenças percebidas pelas mulheres ao terem acesso a cada uma dessas modalidades de crédito. A pesquisa apontou alguns entraves, no acesso ao crédito, comuns às duas regiões, como o excesso de burocracia, a falta de abertura e vontade para a inclusão do tema do gênero nas instituições operadoras de crédito e a prioridade de concessão do crédito às mulheres mais capitalizadas; constatamos, ainda, que a escolaridade dos membros da família tem sido um aliado na hora de demandar políticas públicas e na conquista da cidadania, tanto das mulheres como dos demais membros da família. No que se refere ao empoderamento econômico e, em conseqüência, à conquista de maior liberdade por parte das mulheres, nossa pesquisa apontou para a necessidade de mudanças nas políticas de crédito, para que se possa incluir de fato as necessidades consideradas "femininas". Quanto às diferenças resultantes do acesso ao Pronaf-Mulher ou ao Pronaf-Custeio, as mulheres que obtiveram o primeiro revelaram melhoras significativas no bem-estar próprio e dos demais membros da família, fato que não se concretizou com as mulheres que buscaram o segundo tipo de crédito. O Pronaf-Mulher por si só não é capaz de promover o empoderamento econômico das mulheres; todavia, se houver mudanças, ele pode ser um instrumento necessário nessa conquista. Para que o empoderamento econômico das mulheres no meio rural ocorra é necessária maior abertura para a inclusão das questões de gênero nas diferentes instituições que operam o crédito e na sociedade como um todo. A falta de perspectiva econômica para as mulheres no meio rural é maior que para os homens, o que tem contribuído para a maior migração daquelas para os centros urbanos. Por fim, percebemos que essa migração tem ocorrido, mas, surpreendentemente, dentre as que menos migram são as mais e as menos capitalizadas. Assim como outros estudos, sugerimos que a permanência no meio rural deve-se, no caso das mulheres mais capitalizadas, aos fatos de terem condições de investir nas propriedades e de terem mais acesso ao crédito; no caso das menos capitalizadas, essa permanência deve-se à ausência de condições de sair do meio rural.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Costa, Sandra Maria Silva da. "SAGE – Sistema de Avaliação e Gestão Estratégica do grupo Crédito Agrícola: uma realidade presente na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Minho". Master's thesis, [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/10284/3348.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações
O SAGE – Sistema de Avaliação e Gestão Estratégica, é um modelo de avaliação de desempenho, desenvolvido e implementado numa instituição financeira, O Grupo Crédito Agrícola. É objectivo do Grupo, alargar este modelo a todas as Caixas Associadas, uma vez que neste momento, só cerca de metade das Caixas Associadas o utilizam. Este estudo surge para compreender melhor esta realidade, percebendo a origem da sua concepção e os pressupostos da sua implementação, numa Caixa Associada, a Caixa do Minho. Os estudos empíricos têm evidenciado a importância da avaliação de desempenho no contexto organizacional, bem como os seus benefícios na gestão de pessoas. A presente investigação, centrou-se na análise das várias perspectivas, a perspectiva da responsável pela concepção do Sage, na Caixa Central, a perspectiva da responsável pela implementação do Sage, na Caixa do Minho e a perspectiva dos avaliadores, na Caixa do Minho. Foram realizadas 10 entrevistas, uma, ao responsável pela concepção do Sage, uma, ao responsável pela sua implementação na Caixa do Minho, e oito, aos responsáveis de agência da Caixa do Minho, com funções de avaliadores. O estudo de carácter exploratório e descritivo, incidiu numa abordagem de perfil qualitativo, utilizando a entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados, que permitiu explorar e descrever as perspectivas dos intervenientes no processo de concepção, implementação e de avaliação no SAGE. Os principais resultados, revelam que o SAGE é um instrumento inovador, abrangente e flexível, que visa superar os constrangimentos dos instrumentos anteriores. No entanto, o presente estudo revelou, que a Caixa do Minho não se encontra totalmente satisfeita com a sua implementação. A estrutura funcional da Caixa do Minho é diferente da estrutura funcional da Caixa Central, não tendo inclusive, Departamento de Recursos Humanos. Tendo em conta esta circunstância, a Caixa Central deverá reequacionar a sua colaboração com as Caixas Associadas no que concerne à implementação do SAGE. A Caixa Central, deve disponibilizar profissionais especializados para implementar o modelo, para que o SAGE seja uma realidade presente em mais Caixas de Crédito Agrícola Mútuo. SAGE is a performance evaluation model, developed and implemented in a financial institution: Grupo Crédito Agricola. The aim of the group is to extend this model to all Caixas Associadas, since at the moment, only about half of them use it. The purpose of this study is to better understand this reality and to understand the source of the creation of this tool in the Caixa Central and any assumptions in its implementation in a Caixa Associada: Caixa do Minho. Empirical studies have shown the importance of performance evaluation in the organizational context as well as its benefits in staff’s management. This research focused on analyzing the various perspectives. The perspective of the designer of the SAGE in the Central Caixa and the perspective of the person in charge of implementing SAGE in Caixa do Minho and the perspective of the evaluators in Caixa do Minho. Ten interviews were made. One interview to the person responsible for the Sage’s design, one to the person responsible for its implementation in Caixa do Minho and eight to the people responsible for Caixa do Minho agency that have evaluation duties. The study with an exploratory and descriptive approach focused on a qualitative profile. It used a semi-structured data collector instrument that allowed us to explore and describe the different perspectives of stakeholders in the process of designing, implementing and that of the examiners of Sage, in a Caixa Associada, Caixa do Minho. The main results show that Sage is a tool for performance evaluation valid and very interesting, however, the way it was implemented it could and should be improved. The functional structure of Caixas Associadas, particularly the subject of this study, Caixa do Minho, is completely different from the functional structure of the Central, mainly the Human Resources Department. This is reason enough for the Central to rethink its cooperation with Caixas Associadas regarding the Sage’s implementation. The monitoring Caixa Central, through its employees, who are specialized professionals in the implementation of Sage in Caixas Associadas, is critical to its success.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Silva, Domingos Paulo Pereira da. "Satisfação e fidelização de clientes: o caso da Caixa Agrícola de Crédito mútuo de Amares". Master's thesis, [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/10284/1058.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em em Ciências Empresariais.
O presente trabalho é um estudo da satisfação e fidelização de clientes na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Amares. O Crédito Agrícola é uma Instituição Financeira de matriz cooperativa de responsabilidade limitada, regido pelo regime jurídico do Crédito Agrícola e das cooperativas de Crédito Agrícola. É detentor de um percurso histórico relevante no apoio ao desenvolvimento, em especial no mundo rural, cultivando relações duradouras e um forte sentimento de confiança com todos os seus “stakeholderes”. Esta forma de encarar o negócio, potenciado pelo marketing de proximidade, a que se junta um enorme espírito de partilha, deverá elevar os índices de satisfação dos seus clientes. Com a agregação do Crédito Agrícola cada vez mais consolidada, partindo de algumas realidades locais distintas, para um projecto de grande unificação em torno de um modelo de Banca Universal, surge cada vez mais a necessidade do conhecimento global do cliente, onde o estudo da satisfação e fidelização dos clientes será decisivo no sucesso deste novo modelo. Desta forma, utilizando o método científico para o estudo de caso, efectuou-se um inquérito aos clientes da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Amares, seleccionados de uma forma aleatória. A aplicação do modelo ECSI – Índice de Satisfação do Cliente, a vários Bancos, impulsionou a decisão da sua utilização no caso ao Crédito Agrícola de Amares, para efectuar uma análise do nível de satisfação dos seus clientes. Foi ainda aplicado o modelo RFM, para cruzar os dados com a satisfação e fidelização. Após a análise das relações existentes entre a satisfação e a fidelização, verificou-se haver uma correlação positiva entre estas duas variáveis, ou seja, os clientes mais satisfeitos são os que apresentam melhores níveis de fidelização. O estudo incide ainda, nas diferenças significativas, tanto da fidelização média, como da satisfação média, em relação às diversas variáveis. Foi ainda efectuada uma análise diferenciada da satisfação. This essey is a study of satisfaction and fidelity of the clients of Caixa de Crédito Agricola Mutuo in Amares. Credito Agrícola is a co-operative Financial Institution with limited liability, administrated by the juridical regime of Crédito Agricola. It has a relevant historical course regarding the in the support of the development, special in the rural field, cultivating long-term relationships inspiring confidence to its stakeholders. This approach of business enhanced by proximity marketing, to which is linked a great sharing spirit, this way keeping the level of costumer satisfaction high. As the aggregation of Crédito Agrícola is becoming more consolidated, based on distinctive local realities, towards a project of a large unification based on a model of Universal Banking, it is necessary to have more global customers knowledge, where the study of costumer satisfaction and fidelity will be decisive in the success of this new model. This way, using the scientific method to study the case, a survey was carried out to the costumers of Crédito Agrícola Mutuo in Amares, selected at random. The application of the ECSI model - Indication of Costumers Satisfaction, in several Banks, drove the decision of its use in the case to Crédito Agícola in Amares, so that an analyse was made to the level of costumer satisfaction in this Institution. The model RFM has been implemented, so that the indicators of satisfaction were crossed with fidelity. After analysing the relationship existing between satisfaction and fidelity, there was to be a co-relationship between both, that is, the most satisfied costumers are those who present longer fidelity. The study focuses addition, significant differences, in both the average customer loyalty, satisfaction and the average in relation to several variables It was also carried out a differentiated analysis of satisfaction. Ce rapport est une étude sur la satisfaction et la fidelité des clients de la Caisse de Crédit Agrícole Mutuel d’Amares. Le Crédit Agrícole est une institution financiére de matrice coopérative de responsabilité limitée, géré para le régime judiciaire du Crédit Agrícole. Cette institution posséde un parcours historique importante eu ce qui concerne le développement, spécialment du monde rural, cultivant ainsi des relations durables et un fort sentiment de confiance vis-à-vis de tous ses “Stakeholderes”. Cette manière d’envisager l’affaire, potentialisé par le marketing de la proximité, alliée a un énorme espirit de partage, devra faire monter les indices de satisfaction des ses clients. Avec l’agrégation du Crédit Agrícole de plus en lus raffermi, ayant pris eu considerétion de différentes réalités locales pour un project de grande unification prenant un modéle de Banque Universelle, naît le besoin de connaître mieux le cliente à partir de l’etude de la satisfaction et fidélité des clients, será décisif pour le succés de ce nouveau modéle. De cette façon, eu utilisant la méthode scientifique pour l’étude, un sondage a été fait aux clients de la CCAM d’Amares, selectionnés au hasard. L’application du modéle ECSI – L’indice de satisfation du client, a plusieres Banques, a conduit la décision de son usage dans le cas au Crédit Agrícole d’Amares, pour une analyse du niveau de satisfaction de ses clients. Le modéle RFM, a été aussi appliqué pour eroiser ces données avec les antériores. Aprés avoir analysé les rapports existants entre la satisfaction et la fidélité, une coorélation positive entre les deux a été trouvé, les clients les plus satisfaits sout ceux qui présentent les meilleurs indices de fidélité. L'étude se concentre plus, des différences significatives, à la fois dans la moyenne de fidélisation de la clientèle, la satisfaction et la moyenne par rapport à plusieurs variables. Il a également été procédé à une analyze différenciée de la satisfaction.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Ongaratto, Samuel. "Valor do cliente, inadimplência e assimetria de fluxo de caixa". Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2010. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3255.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-04-08T12:07:56Z No. of bitstreams: 1 Samuel Ongaratto.pdf: 1337304 bytes, checksum: 14198512c9cbcad30e81483b17403288 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-04-08T12:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Samuel Ongaratto.pdf: 1337304 bytes, checksum: 14198512c9cbcad30e81483b17403288 (MD5) Previous issue date: 2010-08-20
Nenhuma
O objetivo deste estudo é ajudar as empresas na tomada de decisão com relação à base de clientes e ajuste de suas promoções de mercado num contexto de risco de crédito comercial. O resultado da pesquisa é a proposição de um novo modelo. Como contribuições teóricas, pode ser citado o desenvolvimento de um modelo de risco de crédito capaz de estimar um risco de inadimplência para cada pagamento efetuado por um cliente. Isso difere dos modelos encontrados na literatura, que estimam apenas um risco para cada cliente. Outra contribuição é o desenvolvimento de um modelo baseado na métrica de Customer Lifetime Value com componentes inéditos (assimetria entre prazos de pagamento e recebimento e risco de crédito). Esta pesquisa é dividida em três fases distintas: uma fase exploratória, resultado de uma pesquisa realizada na literatura em busca de conceitos e elementos alinhados ao objetivo; a segunda é a proposição do método e do modelo propriamente ditos, e a terceira e última fase foi a aplicação do modelo a um estudo de campo, o qual utilizou dados de 14.259 faturas e 229 clientes. Os dados são de dezembro de 2007 a agosto de 2009. O modelo de risco de crédito integrado ao modelo proposto classifica as faturas pagas com 75,52% de assertividade média. Os resultados do estudo de campo ajudaram a empresa estudada a realizar uma série de mudanças na sua base de clientes, resultando com essas medidas num ganho estimado de mais de R$ 2,5 milhões para 2010.
The objective of this research is to help companies in decision making regarding the customer base and adjust their marketing promotions in the context of commercial credit risk. The result of this research is to propose a new model. As theoretical contributions can be mentioned the development of a model of credit risk can estimate a default risk for each payment made by a client. This differs from the other models in the literature that estimate only one risk for each client. Another contribution is the development of a model based on metrics of Customer Lifetime Value with components unpublished (asymmetry between receiving and payment terms and credit risk). This research is divided into three distinct phases: an exploratory phase, where it performed a literature review in search of concepts and elements aligned to the goal. The second phase is the proposition of the method and the model itself. The third and final phase was the implementation of the model to a field study. The field study used data from 14 259 bills and 229 customers. Data are from December 2007 to August 2009. The model of credit risk built into the proposed model classifies invoices paid on average 75.52% of assertiveness. The results of the field helped the company studied conducting a series of changes in its customer base. Changes made resulting in an estimated gain of more than R$ 2.5 million in 2010.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Sá, Carlos Alexandre. "Liquidez e fluxo de caixa: um estudo teórico sobre alguns elementos que atuam no processo de formação do caixa e na determinação do nível de liquidez de empresas privadas não financeiras". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2004. http://hdl.handle.net/10438/306.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2008-05-13T13:47:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1716.pdf: 223836 bytes, checksum: 88440c3410f6f4baa5d577121aaa3e0e (MD5) Previous issue date: 2004-08-13
There are many works addressing cash flow as an instrument of investment and project analysis. However, especially in Brazil, the literature addressing cash flow as an instrument of liquidity administration is relatively scarce. This issue is particularly relevant for, right now, among the amendments to Law 6.404/76 being considered, is the replacement of the Source and Application of Funds Statement by the Cash Flow Statement, similarly to what has happened in many other countries. This work tries to put together some of the available information concerning this issue, to deepen the existing knowledge about the mechanics of cash generation, to exploit some assumptions which have not yet been considered and to suggest a method for cash flow analysis and interpretation that will allow the managers a better knowledge of their business in order to improve their decision making processes based on cash flow.
O trabalho procura mapear e interpretar o processo de formação de caixa decompondo e analisando as atividades que contribuem para liberar ou retirar recursos do fluxo de caixa. Procura também avançar no problema da determinação do nível ótimo de liquidez que deve ser mantido pelas empresas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Lima, Marco César Aguiar. "Uma análise do perfil da inadimplência do crédito habitacional da Caixa Econômica Federal no Estado do Ceará". reponame:Repositório Institucional da UFC, 2008. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5588.

Testo completo
Abstract (sommario):
LIMA, Marco César Aguiar. Uma análise do perfil da inadimplência do crédito habitacional da Caixa Econômica Federal no estado do Ceará. 2008. 60f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2008.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2013-08-07T21:42:28Z No. of bitstreams: 1 2008_dissert_mcalima.PDF: 686854 bytes, checksum: 26b15f2f7e9f8608bc3bfe3e9e312c1a (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino(monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2013-08-07T21:42:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_dissert_mcalima.PDF: 686854 bytes, checksum: 26b15f2f7e9f8608bc3bfe3e9e312c1a (MD5)
Made available in DSpace on 2013-08-07T21:42:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_dissert_mcalima.PDF: 686854 bytes, checksum: 26b15f2f7e9f8608bc3bfe3e9e312c1a (MD5) Previous issue date: 2008
The problem of failing to carry out a contract that occurs in the housing financing in Brazil is a big drawback to the national development and therefore it does not reduce the lack of housing that affects the Brazilian population. The volume of housing credit is growing year after year specially after the banking institutions had to invest into the housing financing instead of investing into the financial market. Although these investments brought good revenues to the institutions these same investments did not bring any improvement to the financial indicators of Brazil such as jobs, number of houses financed, reduction of housing deficit among others. In this paper, an econometric model was used to explore the client profile in case of breaches of contracts according to some variables considered important in the study of the causes of a non-payment situation and some possible solutions. The data used in this model were collected from CEF – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL considered the financial institution with the greatest participation into the housing financing and besides this CEF is the government main agent on the execution of social policies. Some of the results must be used as an alert the financial institutions that are in the market such as the growing number of housing units available in big cities, like in Fortaleza in Ceará, that could bring to a failing to carry out contracts. Among that the continuum of the reduction of interest rates and the extended time payments are some of facilities that are given to the fulfillment of a dream to many Brazilians- to buy their own house. Therefore it is necessary even more the use of instruments that could insure a better risk management to guarantee a return to the investments made and to continue the housing programs that are already in the market.
O problema da inadimplência, que ocorre nos financiamentos habitacionais no Brasil, é um grande entrave ao crescimento econômico do País e à erradicação do déficit habitacional que atinge a população brasileira. O volume de crédito habitacional vem crescendo, ano após ano, principalmente depois que as instituições financeiras tiveram que optar por aplicar recursos no mercado imobiliário, em detrimento de aplicações no mercado interbancário. Embora tais aplicações garantissem bons retornos para as mesmas, comprometiam o desenvolvimento econômico do País, pela não contribuição para a melhoria de indicadores financeiros, tais como número de postos de trabalho, quantidade de unidades financiadas, redução do déficit habitacional, dentre outros. Neste trabalho, procurou-se desenvolver um modelo econométrico que explore o perfil dos clientes inadimplentes, de acordo com algumas variáveis consideradas importantes no estudo das causas da inadimplência e que possam trazer resultados significativos para as soluções propostas ao problema do estudo. Os dados utilizados no modelo foram coletados junto à CEF - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, considerada a instituição financeira detentora da maior participação no mercado de financiamentos imobiliários, além de ser um dos agentes financeiros do Governo para a execução de políticas públicas e de bem estar social. Alguns resultados devem servir de alerta para as instituições financeiras que trabalham no mercado imobiliário, tais como o crescente aumento da oferta de imóveis nas grandes capitais, como é o caso Fortaleza/CE, que trazem consigo uma maior propensão à inadimplência. Aliado a isso, a redução contínua das taxas de juros e o aumento do prazo de financiamento são algumas das facilidades que estão proporcionando a realização de um sonho de muitos brasileiros, que é a aquisição da casa própria. Portanto, faz-se necessário, cada vez mais, o uso de ferramentas que propiciem um melhor gerenciamento de risco, para garantir o retorno dos recursos aplicados e a continuidade dos programas habitacionais existentes no mercado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Goulart, João Roberto. "Fundos de aval como mecanismo facilitador da expansão do crédito para pequenos produtores rurais". Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85085.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-20T15:13:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 227148.pdf: 625064 bytes, checksum: 7519423fcea63bc96eeb86444487f4ce (MD5)
O objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade de utilizar os fundos de aval como mecanismo de garantia de crédito nos financiamentos bancários aos pequenos produtores rurais. A metodologia adotada compreendeu a realização de um estudo de caso, através de pesquisas documental e bibliográfica e de entrevistas, o que permitiu a análise de variáveis qualitativas e quantitativas com enfoque exploratório e descritivo. Na primeira etapa da pesquisa foram abordados aspectos determinantes para o crescimento e desenvolvimento econômico e como os investimentos nas atividades produtivas favorecem este crescimento. No caso da agricultura a aceleração da inflação, a partir do final da década de setenta, fez com que os depósitos a vista, principal fonte de recursos para o financiamento da atividade, fossem significativamente reduzidos. Com isso, novas alternativas estão sendo desenvolvidas para atender as necessidades de financiamento do setor. Para os pequenos produtores o governo criou em 1995 o PRONAF - Programa Nacional da Agricultura Familiar. Entretanto esses produtores encontram dificuldades para ter acesso aos financiamentos do Pronaf, principalmente por não possuírem as garantias exigidas pelas instituições financeiras para liberação dos financiamentos. Assim, abordaram-se os critérios utilizados por estas instituições para definir as garantias exigidas para amparar os riscos destes financiamentos. Na sequência, analisou-se o surgimento dos fundos de aval e as novas perspectivas de expansão das operações de crédito através do apoio deste mecanismo de prestação de garantia. Quanto ao estudo de caso, realizado junto ao FAGER - Fundo de Aval da cidade de Francisco Beltrão, no Estado do Paraná, as entrevistas com os pequenos produtores rurais apontaram as vantagens e desvantagens do fundo de aval em relação às outras garantias de crédito. Os resultados demonstram que o FAGER proporcionou maior facilidade de acesso ao crédito para estes produtores. Houve crescimento de 56% na quantidade de operações e 129% no valor total dos financiamentos, no período de 1998 a 2002.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Carracedo, Andre Chamadoira. "Determinantes da reserva de caixa das empresas brasileiras". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2010. http://hdl.handle.net/10438/8241.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Cristiane Oliveira (cristiane.oliveira@fgv.br) on 2011-05-27T19:05:29Z No. of bitstreams: 1 68070200644.pdf: 703915 bytes, checksum: 9202bd2a2f744fa1d41f4cbf4eba4654 (MD5)
Approved for entry into archive by Gisele Isaura Hannickel(gisele.hannickel@fgv.br) on 2011-05-27T19:15:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 68070200644.pdf: 703915 bytes, checksum: 9202bd2a2f744fa1d41f4cbf4eba4654 (MD5)
Approved for entry into archive by Gisele Isaura Hannickel(gisele.hannickel@fgv.br) on 2011-05-27T19:17:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 68070200644.pdf: 703915 bytes, checksum: 9202bd2a2f744fa1d41f4cbf4eba4654 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-05-27T19:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 68070200644.pdf: 703915 bytes, checksum: 9202bd2a2f744fa1d41f4cbf4eba4654 (MD5) Previous issue date: 2010-04-14
Studies that investigate the reasons about the cash holdings are gain importance around academicals and still are in early stage, according to global academic research. Additionally, empirical studies have found significant high levels of cash holdings among international companies. We found three theories that support academic explanation of the determinants of the cash holdings: tradeoff theory, pecking order theory and agency theory. This study has the purpose to investigate empirically the determinants of the cash holdings among Brazilian companies, as well investigate the existence of a pro-active cash management policy. We use panel data to evaluate 198 Brazilian companies, between 1998 and 2008, according to Economatica source of data. The evidences lead us to conclude that cash management is an important decision to be made in corporate level. Theories support the explanation of the determinants in a complementary way.
Estudos que investigam as razões do acumulo de caixa e a existência de uma política de gestão ativa do caixa têm ganhado evidência na literatura acadêmica internacional nos últimos anos. As pesquisas que consideram os determinantes do nível de caixa e suas implicações ainda encontram-se em um estágio inicial. Adicionalmente, pesquisas ao redor do mundo têm encontrado elevado nível de caixa acumulado pelas empresas. De acordo com as principais linhas de investigação empírica, três correntes teóricas podem explicar o nível de caixa a partir das variáveis denominadas determinantes: tradeoff theory, pecking order theory e a teoria de agência. Este estudo tem por objetivo investigar empiricamente os determinantes do caixa e identificar a existência ou não de uma política de gestão ativa nas empresas brasileiras. Foi realizada uma pesquisa com amostra de 198 empresas listadas na BOVESPA, no período de 1998 a 2008, totalizando 2178 observações. A pesquisa utilizou modelos econométricos de regressão linear e painel de dados. Com as evidências empíricas encontradas, podemos concluir que a gestão do nível de caixa acumulado é uma importante decisão a ser tomada pelas empresas brasileiras. As teorias que suportam as explicações dos determinantes do nível de caixa podem ser aplicadas de modo complementar ao invés de divergentes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Caixa do Crédito Agricola"

1

Drummond, Carlos. Crédito e transformação social: Caixa Econômica Federal. Brasília, Distrito Federal, Brazil]: CAIXA, Governo Federal Brasil, 2011.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Caixa do Crédito Agricola"

1

Boldrini, Tatiane Eliza, e Maysa Oliveira de Melo Antonio. "ANÁLISE DO CONTROLE INTERNO NO SETOR DE CAIXA EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO". In Ciências sociais aplicadas: contextualizando e compreendendo as necessidades sociais. Editora Conhecimento Livre, 2022. http://dx.doi.org/10.37423/220706335.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Silva, Alan de Oliveira da, Rafael dos Santos Silva, Frederico Fonseca da Silva, Alexandre Machado Fernandes e Paulinho Rene Stefanello. "Gestão de riscos: análise da evidenciação de riscos nas companhias de energia elétrica listadas na Bovespa com base na metodologia Coso". In Coletânea Universitária: Frutos das Ciências Contábeis e Gestão Pública, 34–62. 3a ed. Editora FaCiencia, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5250833.3-2.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho teve como objetivo analisar quais riscos externos (econômicos, políticos, tecnológicos, meio ambiente e sociais) e internos (infraestrutura, pessoal, processo, tecnologia e social), que foram identificados e estão sendo apresentados nos relatórios das demonstrações contábeis das concessionárias de emergência elétrica listada na BMF -BOVESPA. Para o estudo utilizou-se 13 concessionárias estatais, analisando as demonstrações financeiras do ano de 2018 onde as evidenciações abordavam os possíveis riscos. Dessa forma, o objetivo do estudo foi identificar os riscos divulgados e analisar o conteúdo de evidenciação dos riscos nas concessionárias com base na metodologia COSO. A pesquisa se classifica como descritiva, análise documental e com abordagem qualitativa. A amostra é composta por 13 empresas listadas no segmento da exploração de energia da Bovespa classificadas como N1 e N2. Os resultados mostraram que os principais riscos apresentados nas demonstrações estão relacionados a análise de crédito que tem relação direta a questão de fluxo de caixa para investimentos uma vez que os projetos de investimento são milionários. Com relação ao risco de imagem nenhuma das empresas analisadas faz menção uma vez que são poucas concorrências no mercado onde as imagens delas não terão impactos diretos na perenidade das empresas, principalmente por serem estatais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Brites, Joana. "Amar a pátria, servir a arquitectura: funções e programas iconográficos das «artes decorativas» nas filiais da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência". In Estados autoritários e totalitários e suas representações: propaganda, ideologia, historiografia e memória, 81–98. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0810-5_6.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Rapporti di organizzazioni sul tema "Caixa do Crédito Agricola"

1

Modernell, Álvaro. Informações Básicas sobre Crédito. Inter-American Development Bank, settembre 2009. http://dx.doi.org/10.18235/0012194.

Testo completo
Abstract (sommario):
Guia sobre os conceitos básicos de crédito, incluindo benefícios, riscos e produtos disponívels para os clientes da CAIXA, instituição pública de poupança e crédito. O guia foi produzido como parte do "Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil".
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Modernell, Álvaro. Remessas do Exterior. Inter-American Development Bank, settembre 2009. http://dx.doi.org/10.18235/0012193.

Testo completo
Abstract (sommario):
Guia educativo da CAIXA (instituição pública de poupança e crédito) sobre remessas de dinheiro do exterior para pessoas que moram no Brasil. O guia explica os conceitos básicos de envio e recebimento de remessas, bem como os demais serviços que a CAIXA oferece. O guia foi produzido como parte do "Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil".
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Modernell, Álvaro. Fundamentos de Educação Financeira. Inter-American Development Bank, novembre 2009. http://dx.doi.org/10.18235/0012190.

Testo completo
Abstract (sommario):
Guia educativo projetado para clientes da CAIXA, uma instituição pública de poupança e crédito. Nesta cartilha encontram-se informações básicas sobre educação financeira, dinheiro, bancos, crédito, poupança, investimentos e outros temas. O guia foi produzido como parte do "Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil".
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Modernell, Álvaro. Microfinanças. Inter-American Development Bank, settembre 2009. http://dx.doi.org/10.18235/0012195.

Testo completo
Abstract (sommario):
Guia informativo sobre os conceitos básicos das microfinanças para os clientes da CAIXA, uma poupança pública e instituição de crédito no Brasil. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Modernell, Álvaro. Planejamento Financeiro Familiar. Inter-American Development Bank, settembre 2009. http://dx.doi.org/10.18235/0012192.

Testo completo
Abstract (sommario):
Guia educativo sobre planejamento familiar financeiro para clientes da CAIXA, uma instituição pública de poupança e crédito. A cartilha explica os princípios básicos de orçamento familiar, poupança e empréstimos. O guia foi produzido como parte do "Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil".
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Modernell, Álvaro. Produtos e serviços bancários. Inter-American Development Bank, settembre 2009. http://dx.doi.org/10.18235/0012191.

Testo completo
Abstract (sommario):
Guia com informações sobre produtos e serviços bancários que estão à disposição dos cidadãos brasileiros com a finalidade de facilitar o seu dia-a-dia. O documento é uma cartilha educativa preparada para clientes da CAIXA, uma instituição pública de poupança e crédito. O guia foi produzido como parte do "Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil".
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia