Articoli di riviste sul tema "Avaliação Sindicalismo no setor público"

Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Avaliação Sindicalismo no setor público.

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Avaliação Sindicalismo no setor público".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

De Oliveira, Julio César, e Edgar Avila Gandra. "problemática conceitual do sindicalismo e representação no setor público". Estudos Ibero-Americanos 49, n. 1 (23 giugno 2023): e43904. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2023.1.43904.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo apresenta uma análise acerca do debate sobre sindicalismo e representação classista no setor público. Esta discussão se dará a partir da organização do sindicalismo público brasileiro, possibilitada pela Constituição Federal de 1988, que contrapõe a organização de classe por meio do associativismo ao sindicalismo do setor privado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Costa, Cláudia S., Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia, Tânia Sofia Vieira Maia e Sérgio André Lopes Resende. "SETOR PÚBLICO". Journal of Teleological Science 3 (3 giugno 2023): 32–49. http://dx.doi.org/10.59079/jts.v3i.164.

Testo completo
Abstract (sommario):
As últimas décadas têm testemunhado um crescente aumento da literatura sobre a avaliação do desempenho e a responsabilização do setor público (Kloot, 1999; Julnes & Holzer, 2001). O advento da Nova Gestão Pública tornou a avaliação do desempenho e, consequentemente, a responsabilização das organizações públicas em termos de resultados e desempenho, um elemento fundamental no processo de modernização dos serviços públicos. É neste contexto que surge a relevância deste ensaio, tencionando evidenciar a importância da avaliação do desempenho e da responsabilização. Ao longo do artigo é possível melhor entender de que forma surgem ambos os conceitos na Administração Pública, bem como se definem os mesmos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Alves, Antônio Warner Lucas. "DEMOCRACIA SINDICAL NO SETOR PÚBLICO: HISTÓRIA E PERSPECTIVA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, n. 5 (31 maggio 2021): 156–73. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i5.1182.

Testo completo
Abstract (sommario):
Além do regaste histórico do sindicalismo no setor público brasileiro, este trabalho faz um diagnóstico da sua realidade à luz da democracia sindical, discorrendo sobre teorias e conceitos relacionados ao tema. Descreve a atuação dos sindicatos dos servidores na fase da redemocratização, perante a ditadura militar, e analisa o cenário político mais recente. Para alcançar seus objetivos, faz uso de pesquisa básica estratégica, descritiva e exploratória, sob o método dedutivo, com abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos e documentais, análises estatísticas secundárias de material publicado na imprensa. Por fim, restam satisfeitos os objetivos, indicando quão sensível é o movimento sindical do setor público à democracia sindical para que cumpra o seu papel junto às suas bases e nas questões sociais mais amplas; bem como outros aspectos correlatos a este estudo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Silva, Sidney Jard da. "Companheiros servidores: o avanço do sindicalismo do setor público na CUT". Revista Brasileira de Ciências Sociais 16, n. 46 (giugno 2001): 130–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69092001000200007.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Ceneviva, Ricardo, e Marta Ferreira Santos Farah. "Avaliação, informação e responsabilização no setor público". Revista de Administração Pública 46, n. 4 (agosto 2012): 993–1016. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000400005.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo discute o papel que os sistemas de avaliação de políticas públicas e programas governamentais podem desempenhar no aperfeiçoamento de mecanismos de controle da gestão pública. Procura-se verificar se a implantação de sistemas de avaliação contribui para reduzir a assimetria de informações entre cidadãos e políticos e entre políticos e burocratas. São discutidos os casos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), do mesmo estado. A análise desses casos sugere que os sistemas de avaliação podem contribuir para uma maior transparência da gestão pública e para a responsabilização dos agentes públicos pelos resultados das políticas e programas governamentais, mas que o grau com que avanços nessa direção ocorrem relaciona-se não apenas com características próprias da avaliação - particularmente com as formas de apresentação e de divulgação dos dados da avaliação -, mas também com a dinâmica dos atores envolvidos na gestão da avaliação e no processo de formulação e implementação da política pública considerada.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Buarque, Cristovam. "Avaliação completa". Revista da ABENO 3, n. 2 (2 febbraio 2003): 50–51. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v3i2.1305.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Ferreira, Vicente da Rocha Soares, Estela Najberg, Rafael Barreiros Porto, Marcos de Moraes Sousa e Nelson Bezerra Barbosa. "PESQUISA SOBRE ESTRATÉGIA NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO 2007 – 2011". Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 13, n. 1 (30 gennaio 2015): 85–104. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v13i1.547.

Testo completo
Abstract (sommario):
A estratégia empresarial tem sido bastante investigada no setor privado, mas, no setor público, não tem tido atenção semelhante; apesar de sua importância para a gestão de ambos os setores. Como as investigações existentes podem estar esparsas e abarcar outras áreas da Administração, este trabalho teve o objetivo de descrever a evolução dos estudos sobre Estratégia no Setor Público. Para tanto, fez-se uma sistematização e uma breve avaliação da produção científica sobre Estratégia no Setor Público brasileiro. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica com dados da base Scielo Brasil no período de 2007 a 2011. Os artigos escolhidos foram publicados em periódicos A1, A2, B1, B2 e B3 da área de Administração, o que resultou no estudo de 35 trabalhos. A análise aponta para dois resultados: que se pesquisa pouco o tema Estratégia no Setor Público; e que esse setor ainda não utiliza os instrumentos fornecidos pela área de Estratégia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Leal Guimarães, Duanne Emanuel, Iago Ribeiro Bitencourt e Cristiano Sausen Soares. "Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos no Setor Público". Revista Gestão & Conexões 13, n. 1 (2 gennaio 2024): 120–46. http://dx.doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.1.42072.120-146.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo tem por objetivo analisar as características do campo de estudos relacionado à avaliação de desempenho de recursos humanos no setor público e suas oportunidades de pesquisa. Propõe uma revisão bibliométrica realizada com o auxílio do Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C). A análise bibliométrica das variáveis propostas a partir do Portfólio Bibliográfico (PB) aponta como principais achados: (i) a mudança de foco da medição para a gestão de desempenho; (ii) 21% dos trabalhos do PB não utilizaram teorias de base; (iii) destaque para domínio contextual psicológico da avaliação de desempenho; e (iv) foco nos estágios de desenho e implantação do ciclo de vida dos sistemas de avaliação de desempenho (SAD). A pesquisa contribui ao fornecer subsídios aos pesquisadores e gestores públicos sobre as oportunidades de pesquisa e evolução da avaliação de desempenho de recursos humanos no setor público.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Pina, José Augusto, Hermano A. Castro e Maria de Fátima A. Andreazzi. "Sindicalismo, SUS e planos de saúde". Ciência & Saúde Coletiva 11, n. 3 (settembre 2006): 837–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232006000300031.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo discute a interlocução do sindicalismo brasileiro com o Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos e seguros privados de saúde. São ponderadas algumas teses na Saúde Coletiva à luz de estudos mais recentes nas Ciências Sociais sobre o sindicalismo e realizada análise documental para o caso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tomado aqui como referência. Aponta-se a necessidade de considerar os pesos relativos que a ação sindical atribuiu a cada um dos aspectos da relação, SUS e planos privados de saúde, pelas distintas conjunturas do país. O conflito entre trabalhadores e empresas somado ao desemprego e à precarização do trabalho expõe os limites das coberturas assistenciais privadas e impele a representação sindical a pleitear a intervenção estatal. O trabalho refletiu sobre as distintas modalidades de ação sindical na empresa e no Estado. A complexidade dessa dinâmica fez emergir um setor sindical interessado na gestão da previdência complementar e dos planos de saúde e, ao mesmo tempo, recria as circunstâncias e traz novas possibilidades de as organizações sindicais se colocarem na cena política e aglutinar os interesses de amplos segmentos dos trabalhadores para pressionar o Estado na defesa da melhoria do sistema público de saúde.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Guesser, Paula Cristina Leite, Sandra Rolim Ensslin e Sergio Murilo Petri. "Avaliação de Desempenho de Gestão de Recursos Humanos no Setor Público". Sociedade, Contabilidade e Gestão 15, n. 4 (4 febbraio 2021): 42–67. http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.19644.

Testo completo
Abstract (sommario):
A orientação de serviços com foco nos resultados passou a ser adotada no setor público por meio de práticas de gestão estratégica como a Avaliação de Desempenho (AD) de Recursos Humanos (RH) para aprimorar a eficiência da prestação de serviços públicos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as características das publicações científicas, em língua inglesa, que abordam o tema referente à Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos no setor público, para gerar conhecimento e identificar lacunas e possibilidades de contribuições para futuras pesquisas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, feito por meio da seleção e análise bibliográfica de artigos científicos com base na ferramenta Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C). Por meio da análise do Portfólio, composto por 21 artigos, foram encontrados estes resultados: evidenciação da motivação como a principal função da Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos do setor público; falta de vinculação dos indicadores às estratégias da organização e ao ambiente onde essa está inserida; concentração das pesquisas na etapa de design do Sistema de AD, impossibilitando o feedback e o aprendizado, tanto por parte dos servidores, quanto dos gestores de RH; e geração de oportunidades de pesquisa para teóricos e desafios para gestores com base na identificação de falhas no processo de Avaliação de Desempenho. Portanto, as pesquisas precisam avançar para a análise dos processos necessários para o funcionamento do Sistema de Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos no setor público, de forma a evoluir para os estágios de implementação, uso e revisão, preferencialmente com a participação de todos os stakeholders.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Dutra, J. S., T. S. Zuppani e F. Nascimento. "Avaliação de Desempenho por Competências no Setor Público Paulista". Revista da Faculdade de Administração e Economia 5, n. 2 (30 giugno 2014): 24–54. http://dx.doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v5n2p24-54.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Dutra, J. S., T. S. Zuppani e F. Nascimento. "Avaliação de Desempenho por Competências no Setor Público Paulista". Revista da Faculdade de Administração e Economia 7, n. 2 (30 giugno 2016): 2–32. http://dx.doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v7n2p2-32.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Pedersini, Daiana Rafaela, e Sandra Rolim Ensslin. "OS ESTUDOS EMPÍRICOS INTERNACIONAIS NO SETOR PÚBLICO TÊM FEITO USO DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM SUA PLENITUDE?" Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 13 (8 maggio 2020): 207. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v12e02019207-232.

Testo completo
Abstract (sommario):
Essa investigação objetiva mapear as características dos estudos empíricos internacionais de Avaliação de Desempenho no setor público a fim de identificar seu estágio de evolução e oportunidades de pesquisa. Esta pesquisa é qualitativa e, por meio do Proknow-C, selecionou 45 artigos empíricos referentes à Avaliação de Desempenho no Setor Público. Mediante análise, identificou-se que nos últimos anos, há uma tendência à identificação do impacto dos SADs nas organizações; os estudos têm predominância nas fases de design/concepção e implementação do Ciclo de Vida dos SADs; há carência de estudos longitudinais que abordem todas essas fases.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Teixeira, Tobias Morato. "O direito à negociação coletiva dos sindicatos de servidores públicos". InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais 4, n. 1 (20 dicembre 2019): 448–74. http://dx.doi.org/10.26512/insurgencia.v4i1.28842.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo busca demonstrar a importância do sindicalismo do setor público para o desenvolvimento social e como a negociação coletiva fortalece este movimento. Procurou-se ressaltar a evolução da possibilidade de organização sindical dos servidores públicos, com a recente garantia constitucional do direito de greve e de associação sindical, e como a negociação coletiva dos sindicatos de servidores públicos é tratada atualmente pelo direito brasileiro. É ressaltada ao longo deste texto a importância da efetivação da negociação coletiva dos servidores públicos tendo em vista a existência de normas internacionais recepcionadas pelo Brasil que tratam da matéria.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Rahn, Martha Marques, e Lilian Weber. "GESTÃO DE PESSOAS: EXPERIÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO". Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 12, n. 3 (29 aprile 2020): 97. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v12e3201997-129.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste estudo é verificar e analisar as tendências da gestão de pessoas no setor público, para o qual foram realizadas entrevistas em cinco organizações públicas sediadas em Porto Alegre. Utilizando-se a análise de conteúdo, sistematizou-se as ‘boas práticas’ encontradas em oito categorias: acompanhamento, avaliação de desempenho, capacitação, cargos e salários, desenvolvimento de lideranças, estrutura do Recursos Humanos, programas e planejamento de pessoal, sendo capacitação a categoria mais citada. A revisão de literatura e o estudo de caso demonstraram que as peculiaridades do setor público não impedem sua modernização em relação à gestão estratégica de pessoas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Freire, Dimona Albuquerque Arraes, e Paulo César de Sousa Batista. "Natureza Preventiva do Controle Interno no Setor Público". Revista Controle - Doutrina e Artigos 15, n. 2 (18 maggio 2018): 380–413. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v15i2.413.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo central do artigo consiste em investigar a essência preventiva do controle interno, com foco no gerenciamento de riscos nos processos, evidenciando as recomendações práticas para adoção de uma sistemática eficaz no setor público. Tal perspectiva de controle, ao contrário do tradicional foco na conformidade, busca conhecer de forma antecipada, as situações que envolvam irregularidades, desvios e fraudes na utilização dos recursos públicos, e promover ações corretivas tempestivas. Para o alcance desse propósito, a temática foi explorada a partir das contribuições teóricas de Glock, Castro, Medauar, Olivieri, Spira e Page e Sarens, De Visscher e Van Gils, com o recurso metodológico da análise de conteúdo exposta por Bardin. Da análise realizada, foi identificada a trajetória do controle interno no setor público e, as diretrizes relevantes para a atuação preventiva nos processos organizacionais, elencadas por Glock, tais como a descentralização do controle, a visão sistêmica em sua implantação, a existência de pontos de controle claramente definidos, a realização da avaliação de riscos, a correta utilização de procedimentos de controle e um monitoramento sistemático. Dentre essas, a avaliação de riscos se afigura como o mais crítico desses elementos para a eficácia do controle interno preventivo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Biazzi, Monica Rottmann de, Antonio Rafael Namur Muscat e Jorge Luiz de Biazzi. "Modelo de aperfeiçoamento de processos em instituições públicas de ensino superior". Gestão & Produção 18, n. 4 (2011): 869–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2011000400013.

Testo completo
Abstract (sommario):
Ao longo das últimas duas décadas, o setor público viu-se sob maior pressão para melhorar seu desempenho e demonstrar maior transparência e avaliação de resultados. Historicamente, o setor público brasileiro apresenta uma estrutura departamental e burocrática, o que dificulta a coordenação das atividades e diminui a eficiência e a eficácia de seus serviços. Diante desta realidade, algumas instituições brasileiras do setor público vêm buscando melhorias em sua forma de operar. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo propor um modelo de aperfeiçoamento de processos administrativos para Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) brasileiras, baseado em estudo de múltiplos casos. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Considerando que na literatura existem poucos relatos sobre aperfeiçoamento de processos no setor público brasileiro, os resultados obtidos neste trabalho consistem em contribuição para a teoria, uma vez que abrangem fatores específicos do setor público e sua influência sobre programas de melhoria. Além disso, diante da grande necessidade de melhoria dos processos do setor, a descrição dos casos e a análise de seus resultados apresentam aplicação prática, uma vez que proporcionam uma base para trabalhos futuros.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Silva, Alexsandro da, e Ademar Dutra. "Gestão de riscos no setor público: revisão da literatura internacional". Revista Brasileira de Administração Científica 12, n. 3 (29 giugno 2021): 158–72. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2021.003.0013.

Testo completo
Abstract (sommario):
O setor público hoje enfrenta uma variedade de eventos complexos e desafiadores, e medidas adequadas são necessárias para garantir que o valor público percebido seja mantido em certos níveis. No entanto, existe uma lacuna na literatura a respeito da gestão de risco no setor público. Não existe um fundo teórico bem estabelecido de gestão estratégica de riscos no setor público e a maioria dos disponíveis a literatura concentra-se apenas na estimativa de risco e falha em contribuir mais para como essas estimativas podem ser introduzidos no processo de tomada de decisão nas autoridades públicas. Este trabalho estudo de natureza exploratória com abordagem qualitativa teve como objetivo compreender como a literatura internacional tem abordado a gestão de risco no setor público. Para tanto, o ProKnow-C foi utilizado como instrumento para seleção do portfólio bibliográfico e análise sistêmica segundo a filiação teórica construtivista de avaliação de desempenho. Dos dados secundários identificou a existência, no período de 2010 a 2020, de 25 publicações que representam o fragmento da literatura de interesse, e os resultados obtidos permitiram a identificação de lacunas de pesquisa e promovem direcionamentos futuros de pesquisa ao não identificar métodos que considerem as particularidades do contexto da gestão de risco no setor público.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Silva Junior, Garcitylzo do Lago, José Carlos Alves Roberto, Edileuza Lobato Da Cunha, Orlem Pinheiro De Lima, Paulo César Diniz De Araújo, Márcia Ribeiro Maduro e Nilson José De Oliveira Júnior. "Gestão de risco no setor público". Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, n. 6 (12 giugno 2023): 9232–45. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i6.2297.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os riscos interferem em todos os níveis das atividades do negócio e, se não forem gerenciados de maneira correta, poderão resultar em perdas financeiras, deterioração da imagem e reputação ou desencadear uma crise. Gerenciar esses riscos denota o uso contínuo de políticas, procedimentos e práticas de gestão para as atividades de comunicação, consultas, estabelecimento do contexto, e na identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e análise crítica dos riscos. Este artigo buscou responder ao seguinte questionamento: Qual a importância do gerenciamento de risco para eficácia da administração pública? Tem como objetivo geral analisar a importância do gerenciamento de risco para a eficácia da administração pública e como específicos identificar os principais fatores de riscos utilizados nos projetos da gestão pública; analisar a eficácia do gerenciamento de risco na administração pública e discutir a importância da eficácia do gerenciamento de risco com os gestores públicos. Como metodologia o artigo optou quanto a natureza pela quantitativa, quanto aos fins por ser descritiva e quanto aos meios em utilizar a bibliográfica. Dentre os autores utilizados neste trabalho podemos citar Ávila (2013), Souza (2019), Santos (2020). Ao término da pesquisa concluimos que o setor público tanto na esfera municipal, estadual e federal deveria realizar a inclusão mais aprofundada e sistematica do gerenciamento de riscos por meio de uma mudança de cultura no que diz respeito a entrega com eficácia e eficiência de seus serviços a sociedade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Cunha, Luiz Antônio. "Educação laica na Constituinte: uma avaliação retrospectiva". Retratos da Escola 12, n. 24 (1 febbraio 2019): 481. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i24.896.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este texto examina a proposta de educação pública laica apresentada à Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, assim como a proposta confessionalista rival. Focaliza as emendas populares que defenderam a laicidade das escolas públicas e as que se bateram pela manutenção nelas do Ensino Religioso. O artigo culmina em reflexões a respeito da presença dessa disciplina no setor público do ensino fundamental.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Maciel, Pedro Jucá. "Finanças públicas no Brasil: uma abordagem orientada para políticas públicas". Revista de Administração Pública 47, n. 5 (ottobre 2013): 1213–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122013000500007.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho contribui de três formas para os estudos das finanças públicas: (i) estabelece uma metodologia prática para a análise setorial das finanças públicas em que se permita indicação de reformas para melhor alocação, eficiência, eficácia e efetividade das políticas pública; (ii) propõe uma metodologia de consolidação das contas públicas por função do setor público consolidado para que seja possível o conhecimento das áreas onde os recursos públicos são aplicados; (iii) realiza avaliação geral da função alocativa do setor público brasileiro por meio de comparativo internacional. Este trabalho pretende contribuir com a análise e a melhoria da qualidade do gasto público, permitindo que as finanças públicas cumpram seu papel de agente fundamental para o financiamento do desenvolvimento econômico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Matos, Lucas dos Santos, Monique Regina Bayestorff Duarte, Amanda da Silva Camargo, Manuela Coelho Perez e Igor Simões Ferreira Da Silva. "Planejamento estratégico aplicado ao setor público:". Revista Ibero-Americana de Estratégia 22, n. 1 (18 dicembre 2023): e24461. http://dx.doi.org/10.5585/2023.24461.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo do estudo: construir o planejamento estratégico para uma unidade do setor público - a Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA) do Ministério da Saúde - de modo que permita aos seus administradores o controle e a avaliação dos seus processos de trabalho e possibilite a gestão integrada de suas coordenações-gerais, observando o alinhamento do seu planejamento superior. Metodologia / Abordagem: trata-se da aplicação do ciclo de planejamento estratégico baseado na consolidação da literatura aplicada ao setor público em um fluxo de seis etapas. De abordagem qualitativa, refere-se a um estudo de caso e pesquisa-ação, no qual os pesquisadores assumiram o papel de facilitadores do processo junto à equipe de gestores da unidade pesquisada. Originalidade / Relevância: a pesquisa promove um sistema factual, baseado nos interesses e necessidades dos administradores da unidade, respondendo a demandas internas do ambiente. Além disso, destaca-se a importância da realização do planejamento para as definições de futuro e de estratégia nas entidades do setor público, de modo a promover a melhora na prestação de serviços à população e permitir avaliar os resultados alcançados. Principais resultados: além da missão, visão, valores e análise de ambiente, elaborou-se um planejamento estratégico composto por 11 objetivos e um conjunto de 70 ações e indicadores estratégicos com vigência até o ano de 2023, formando um relevante painel de desempenho. Contribuições teóricas/metodológicas: destaca-se o fornecimento de subsídios para o desenvolvimento estratégico, de modo a constituir elementos considerados como essenciais para serem incluídos no seu processo de construção. Contribuições sociais / para a gestão: a construção do modelo se baseia nas percepções das pessoas envolvidas no processo de gestão da SAA e no alinhamento com o planejamento do próprio Ministério da Saúde. Logo, o modelo construído contribui para o alcance dos objetivos estratégicos do próprio Ministério, fornecendo sinergia e um direcionamento comum à unidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Gonçalves Pereira, João, Leani Lauermann Koch, Micheline Guerreiro Krause, Gertrudes Aparecida Dandolini e João Artur de Souza. "APLICAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE NO SETOR PÚBLICO". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, n. 8 (21 agosto 2022): e381828. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1828.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o business intelligence (BI) na gestão do setor público, tendo como principal objetivo identificar as aplicações e contribuições no contexto de abordagem. A pesquisa foi realizada na base de dados Scopus e analisou 14 artigos selecionados com base na aderência ao proposto. O estudo identifica que, mesmo diante do expressivo aumento na taxa de implementação de BI no setor público, as falhas na sua implementação se revelam igualmente significativas. As fases de definição, avaliação, qualificação e seleção se revelam mecanismos para superar os desafios na implementação do BI e gerar maior sucesso. Geração, coleta, análise e a reutilização sistemática dos dados podem otimizar os recursos para atender as demandas sociais em crescimento constante, melhorando os processos e a implementação de novos produtos e serviços. O BI se apresenta como uma ferramenta estratégica para as organizações públicas, que buscam visualizar e acompanhar processos, e simular cenários futuros para a tomada de decisões mais assertivas. Como recomendação de trabalhos futuros, o estudo orienta investigações empíricas sobre as possibilidades de aplicações do BI, em diferentes contextos do setor público brasileiro, a fim de ampliar as discussões acadêmicas e apresentar os seus benefícios aos gestores públicos e à sociedade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Lustosa Bandeira, Emanuella, Hanna Rocha de Arruda, Augusto Cézar de Aquino Cabral e Sandra Maria dos Santos. "Panorama da gestão de pessoas no setor público". Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 11, n. 4 (20 ottobre 2017): 86. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i4.1051.

Testo completo
Abstract (sommario):
O crescimento da produção acadêmica em Administração no Brasil, principalmente na área de gestão de pessoas, tem incentivado a produção de muitos balanços críticos. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é analisar a produção científica brasileira sobre gestão de pessoas no setor público, identificando as temáticas mais recorrentes, os aspectos metodológicos e a demografia dos autores. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica que, por meio da análise de conteúdo e estatística descritiva, faz o levantamento das publicações nos periódicos nacionais RAE, RAC, RAP e RAUSP e nos anais dos eventos da ANPAD entre 2005 e 2014. Os resultados indicam que continuam predominando estudos de caso tipicamente ilustrativo e que a diversidade de origem é baixa, predominando autores da região sudeste. Houve uma inovação em relação à temática quando abordado especificamente o setor público: avaliação das políticas de GP e gestão por competência aparecem como temáticas mais pesquisadas, atreladas aos decretos instituídos pelo governo federal; e “choque de gestão” é identificada como temática própria do funcionalismo público. Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Setor Público. Estudo Bibliométrico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Andrade, Mayza Nazareth Silva de, e Adriana Tenório Cordeiro. "Avaliação de desempenho no setor público: a perspectiva de servidores em uma instituição federal". Revista de Carreiras e Pessoas 12, n. 2 (6 maggio 2022): 259–79. http://dx.doi.org/10.23925/recape.v12i2.49959.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste estudo é analisar a percepção de servidores públicos quanto à aplicabilidade da avaliação de desempenho em uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Foram realizadas entrevistas em profundidade e um survey junto a servidores da unidade em questão. O estudo identifica os aspectos que afetam e contribuem com a efetividade da avaliação de desempenho na instituição. Entre esses, foram constatadas diversas disfunções. Sugere-se que as formas da avaliação de desempenho devem ser aperfeiçoadas para melhor fluidez de processos e melhorias na qualificação dos serviços públicos da instituição.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Pádua Filho, João Eulálio de, e Francisco Mesquita de Oliveira. "Da utilização da governança como fundamento de decisões do Supremo Tribunal Federal". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, n. 4 (12 aprile 2024): e6056. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.4-104.

Testo completo
Abstract (sommario):
A necessidade de uma nova administração pública que buscasse melhores e mais eficazes resultados para a sociedade tornou necessária a utilização da governança também no setor público, inclusive a própria necessidade de avaliação de políticas públicas é decorrente da utilização da governança no setor público. No âmbito do controle externo da administração pública, percebe-se que, desde a década de 2000, o termo governança é utilizado como fundamento de decisões do Tribunal de Contas da União como crescimento exponencial de sua utilização. O trabalho analisará, a partir do sistema de busca de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, se a governança também é utilizada como argumento de convencimento nas decisões do referido Tribunal. A partir da extração de tais dados, examinou-se se a governança, em especial do setor público, é usada como fundamento das decisões exaradas pela Corte Constitucional brasileira. Extraiu-se a quantidade de citações do termo governança nos acórdãos do Supremo Tribunal Federal e também em que situações fáticas o fundamento foi utilizado pelo Tribunal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Pierantoni, Celia Regina, Tania França, Marcia Silveira Ney, Valéria Oliveira Monteiro, Thereza Christina Varella, Maria Ruth dos Santos e Dayane Nascimento. "Avaliação de desempenho: discutindo a tecnologia para o planejamento e gestão de recursos humanos em saúde". Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, spe (dicembre 2011): 1627–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000700014.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este ensaio apresenta o produto de reflexões e análises a partir do exame de opções conceituais inerentes às metodologias de avaliação de desempenho (AD) de profissionais e sua possibilidade de aplicação na área da saúde. Estabelece uma discussão conceitual para a área, articulando e integrando conhecimentos de campos distintos - o da saúde e o da administração pública. Promove a intersecção entre a gestão do trabalho em saúde no setor público e as técnicas da administração de pessoal. Pretende gerar novas análises e estudos que possibilitem uma releitura das práticas administrativas para avaliação de desempenho utilizadas nas organizações, adaptá-las para atender às especificidades do setor saúde.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Trópia, Patrícia Vieira, Andréia Galvão e Paula Marcelino. "A reconfiguração do sindicalismo brasileiro nos anos 2000: as bases sociais e o perfil político-ideológico da Conlutas". Opinião Pública 19, n. 1 (giugno 2013): 81–117. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-62762013000100005.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão do perfil socioeconômico e político-ideológico das bases sociais da Conlutas, central sindical e popular criada em 2004 a partir de uma dissidência da CUT, e que conta com a participação de diferentes movimentos sociais. A análise tem como base um survey realizado durante o 1º Congresso Nacional da Conlutas, ocorrido em julho de 2008 na cidade de Betim (MG). Os dados mostram que a Conlutas representa, em sua maioria, trabalhadores não manuais, do setor público, especialmente da educação, que recebem até 3 salários mínimos e que têm uma situação de trabalho caracterizada pela estabilidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Thoenig, Jean-Claude. "A avaliação como conhecimento utilizável para reformas de gestão pública". Revista do Serviço Público 51, n. 2 (24 febbraio 2014): 54–71. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v51i2.325.

Testo completo
Abstract (sommario):
As reformas do setor público utilizam a avaliação? Quais as boas práticas que a experiência trouxe à tona? A avaliação tem futuro? No presente relatório, a avaliação é definida como um meio de aperfeiçoar a capacidade de aprender como conduzir mudanças bem-sucedidas e definir resultados alcançáveis nos campos da eficiência e eficácia públicas. Ainda que existam muitas formas, a avaliação pode ser caracterizada, em linhas gerais, como uma atividade dedicada à produção e análise de informações relevantes e pertinentes, a respeito da relação entre os atos públicos, seus resultados e impactos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Lélis, Úrsula Adelaide de. "Políticas e práticas do “terceiro setor” na educação brasileira, no contexto de reconfiguração do estado". Eventos Pedagógicos 8, n. 1 (17 luglio 2017): 343–44. http://dx.doi.org/10.30681/reps.v8i1.9972.

Testo completo
Abstract (sommario):
Investigam-se as políticas e práticas do “terceiro setor” na educação brasileira no processo de reconfiguração do Estado Restrito, por meio do estudo de um programa de gestão municipal e escolar – Programa Escola Campeã – impetrado por entidades “público-privadas”, em um município mineiro, no período 2001-2004. O seu objetivo é discutir, mediante a emergência e consolidação de entidades dessa natureza, o papel do “terceiro setor” no processo de cooptação do espaço público pelas modernas empresas privadas, no contexto de criação do Estado Amplo, e arrefecimento do Estado Restrito, dentro do novo ciclo do capital. Primeiro, analisa-se a materialização dessas políticas na realidade de Montes Claros/MG, por meio da implementação do Escola Campeã. Nesta etapa, utiliza-se como fonte de pesquisa documentos oficiais do Programa e os seus Indicadores de Gestão – instrumento de controle e avaliação do mesmo. Em seguida, desenvolve-se um estudo bibliográfico sobre a estratégia de intervenção política, econômica e social que implementou o segmento “público-privado”, no país: o neoliberalismo. Finaliza-se com um estudo sobre o “terceiro setor” na contemporaneidade brasileira, discutindo suas configurações, impasses e perspectivas. Os resultados dessa pesquisa evidenciam a funcionalidade instrumentalizada do “terceiro setor” ao processo de reconfiguração do Estado Restrito, por meio da ressignificação do conceito de cidadania, da reversão dos direitos sociais em benefícios, da progressiva mesclagem do público com o privado, e a viabilização de uma nova modalidade privatizante da dinâmica escolar: a oferta da educação pública, com financiamento público, privado e “público-privado” e gestão “público-privada”, que originam uma nova forma de reprodução capitalista. Palavras-chave: educação; estado; políticas públicas educacionais; “terceiro setor”; pesquisa documental; marxismo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Quelhas Montaño, Elisabete Lira, Francisco Torres Troccoli e Caroline Regina Teixeira de Freitas. "Aproximação do setor público do setor privado visando o fortalecimento do SUS". CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO 2, n. 2 (20 dicembre 2013): 617. http://dx.doi.org/10.17566/ciads.v2i2.109.

Testo completo
Abstract (sommario):
Conhecer a saúde suplementar no âmbito do município é conhecer a totalidade do SUS. O município de São Bernardo do Campo tem uma cobertura de saúde suplementar superior a 60% da população, mas pouco se conhece dessa população. Entendendo a necessidade de articulação do SUS com a saúde suplementar e visando a corresponsabilização das ações de saúde no município, criou-se a gerência de regulação em saúde suplementar, marcada pela transversalidade em suas articulações. Desde sua criação, várias articulações tem sido feitas com ouvidoria, serviço social, vigilância sanitária, setor de informação, controle e avaliação, auditoria, tendo como principal objetivo a melhoria da qualidade e a sistematização de informações a respeito da saúde suplementar, conhecer a carga instalada nos serviços, bem como seu desempenho. Colocou-se aos atores do setor privado a impossibilidade de planejar a saúde do município sem essa articulação. Conseguimos um cadastro municipal mais próximo da realidade dos serviços. Foi realizado o 1º Encontro Regional de Saúde Suplementar, do qual resultou a primeira pactuação entre as esferas pública e privada no sentido de uma construção conjunta fortalecendo o SUS local. Outra ação importante foi à aproximação com o setor privado visando à redução da mortalidade materno-infantil, sendo que uma parcela significativa desses óbitos era da saúde suplementar e, sem uma ação conjunta, não conseguiríamos a redução da mortalidade. Outra ação muito importante foi o olhar de regulação estatal sobre o setor privado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Oliveira, Nildete dos Passos, e Pedro Carlos Resende Junior. "Proposta de instrumento para avaliação da governança organizacional em uma instituição do setor público." Revista do Serviço Público 71, n. 2 (17 giugno 2020): 397–426. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3523.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo tem como objetivo propor um instrumento de avaliação da governança organizacional para uma instituição pública e foi construído a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Foi utilizada a perspectiva organizacional da governança, a qual está relacionada a incentivos, decisões administrativas e funcionamento da organização. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas com especialistas e gestores de uma instituição de estudo e questionários. Para análise dos dados, foram empregadas as técnicas de análise documental e análise de conteúdo categorial, com avaliação da saturação teórica e do coeficiente de validação de conteúdo. Mediante análise dos referenciais de governança e da revisão de literatura foram definidas três categorias descritivas do constructo: gestão estratégica, pessoas e accountability, agrupando variáveis de governança. Após análise das entrevistas, observou-se a predominância da categoria gestão estratégica, seguida por pessoas e accountability. Então, o instrumento de avaliação, construído com 16 variáveis e contendo 58 itens, foi avaliado por sete juízes, resultando na proposta de instrumento de avaliação da governança organizacional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Ferreira, Lucas Maximiano, Ernani de Souza Guimarães Júnior e Alessandro Messias Moreira. "Gestão de pessoas no serviço público: avaliação de desempenho nas organizações públicas estaduais". Management Journal 2, n. 1 (30 marzo 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6417.2020.001.0001.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo aborda a avaliação de desempenho realizada no estado de Minas Gerais. Tal abordagem se justifica em analisar as bases teóricas e jurídicas que regulamenta a avaliação de desempenho do servidor público estadual dentro da administração pública. O propósito deste estudo que tem como tema central a gestão de pessoas no setor público estadual, em especial quanto à avaliação de desempenho, é caracterizar a avaliação de desempenho realizada pelo governo de Minas Gerais. Utilizou-se como metodologia para alcançar o objetivo a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado constatou-se que o governo estadual em questão faz uso da ferramenta de avaliação por comissões onde um grupo seleto de pessoas é responsável pela coordenação e retorno ao final do processo avaliativo. A avaliação de desempenho propicia ao serviço prestado um controle de qualidade, pois além de avaliar o comportamento do colaborador avalia suas habilidades e competências. Os dados são utilizados como subsídios de futuras ações, o que caracteriza a gestão do desempenho.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Peixoto, Maria do Carmo Lacerda, Maria das Graças Medeiros Tavares, Ivanildo Ramos Fernandes e Fabiane Robl. "Educação Superior no Brasil e a disputa pela concepção de qualidade no Sinaes". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 32, n. 3 (21 dicembre 2016): 719. http://dx.doi.org/10.21573/vol32n32016.68571.

Testo completo
Abstract (sommario):
Qualidade é conceito polissêmico, conforme concepções e interesses das arenas de poder da Educação Superior. Essas concepções têm assimetrias entre a iniciativa privada e o setor público, podendo mascarar pedagogias de gerenciamento e performatividade. O artigo aborda a qualidade na avaliação da Educação Superior como conceito em disputa entre a avaliação como um processo de caráter formativo e emancipatório e como um referencial básico da regulação. Essa disputa explicita a polissemia da qualidade na avaliação, ressaltando a perspectiva regulatória presente no sistema educacional brasileiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Sousa, Williams Martinho Soares de, Michael Steffones da Silva Ribeiro e Allan Gustavo Freira da Silva. "Discussões sobre avaliação de políticas e programas como intrumento de maximização da eficiência no setor público". Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília 6, n. 1 (3 dicembre 2020): 87–96. http://dx.doi.org/10.36311/2447-780x.2020.v6.n1.07.p87.

Testo completo
Abstract (sommario):
O escopo do presente trabalho consiste em discutir sobre a relação existente entre a prática da avaliação de políticas e programas públicos e a observação do princípio da eficiência na Administração Pública, uma vez que tal princípio figura como um dos norteadores a toda ação de incumbência governamental. Neste artigo, investiga-se os principais tipos de avaliação de políticas e programas apontados pela literatura do campo, desvendando-se de que forma essas avaliações podem ser visualizadas como instrumentos capazes de maximizar a eficiência no Setor Público. Para tanto, procedeu-se à realização de uma pesquisa bibliográfica baseando-se em estudos desenvolvidos por pesquisadores como Weiss (1998), Di Pietro (2002), Rossi, Lipsey e Freeman (2004) e Saravia (2006), dentre outros, discorrendo-se sobre o conceito de política pública, de avaliação e do próprio princípio da eficiência. Concluiu-se que embora haja fortes razões para que as avaliações de políticas e programas públicos sejam realizadas continuamente, percebe-se que predomina a negligência, por parte dos gestores, quanto a esse instrumento que é capaz de orientar sobre as ações ineficazes e fomentar a eficiência no Setor Público. Recebido: 29/10/2019Aceito: 02/12/2020
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Silveira, Jaqueline Insaurriaga, Ivan Antônio Pinheiro e Elaine Di Diego Antunes. "Critérios de Avaliação no Setor Público: um comparativo entre União X seis estados". Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 6, n. 3 (30 settembre 2012): 53. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v6i3.182.

Testo completo
Abstract (sommario):
Debatem-se os critérios de avaliação de desempenho dos servidores públicos quanto a sua clareza e objetividade, analisando-os nas normas estaduais dos Planos de Cargos e Carreiras do Poder Executivo e no Decreto Federal nº. 7.133/2010. Demonstra-se que os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Tocantins contemplam a avaliação de desempenho. Constatou-se que os critérios dispostos na norma federal encontram-se nas legislações estaduais, contudo quanto à sua clareza e objetividade pode-se inferir que não guardam estreita relação com a consecução de metas individuais e institucionais, além, de possibilitar dubiedade e impressão em determinados casos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Matias, Alberto Borges, Gislaine De Miranda Quaglio, Bruno Garcia de Oliveira, João Paulo Resende de Lima e Renan Vilela Bertolin. "Níveis de Gastos e Eficiência Pública em Educação: Um Estudo de Municípios Paulistas Utilizando Análise Envoltória de Dados". Revista de Administração da UFSM 11, n. 4 (23 febbraio 2019): 1051. http://dx.doi.org/10.5902/1983465916448.

Testo completo
Abstract (sommario):
A qualidade da educação ofertada pelo setor público é importante, pois tem impacto na formação do cidadão e na geração de capital humano. Neste âmbito, estudar o nível de gasto público e a eficiência da gestão permite identificar melhores práticas, além de reforçar a avaliação do setor público como mecanismo de controle social e efetividade do Estado. O presente artigo tem o objetivo de avaliar o nível de gasto em educação municipal em relação à eficiência na promoção de Educação Básica de qualidade. Foram analisados 47 municípios paulistas, através da Análise Envoltória de Dados (DEA) num modelo utilizando três inputs e seis outputs para os anos de 2007, 2009 e 2011. Os resultados indicam aumento do gasto total em educação, porém, a maior alocação de recursos não proporcionou melhores resultados, tendo em vista a aplicação ineficiente.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

FREITAS, PABLO FERNANDO PESSOA DE, e CATARINA CECÍLIA ODELIUS. "Escala de competências gerenciais para o setor público". Cadernos EBAPE.BR 20, n. 2 (marzo 2022): 218–33. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120210050.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo A área de gestão de pessoas carece de instrumentos para a realização de diagnósticos válidos e precisos. Para medir competências gerenciais no setor público, muitas ferramentas disponíveis são limitadas a um segmento público, negligenciam aspectos gerenciais importantes ou não apresentam itens no formato de comportamento observável (verbo + objeto + critério ou condição), dificultando diagnósticos e comparações. Diante dessa lacuna, este estudo visa criar e apresentar evidências de validade de uma escala de competências gerenciais para o setor público. O desenvolvimento da escala passou por revisão de literatura, análise de conteúdo com categorias definidas posteriormente, avaliação de juízes, pré-teste, coleta de dados com amostra de 1.376 indivíduos, sendo 724 servidores públicos de órgãos diversos e mais 652 especificamente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), incluindo ainda o teste de validade e confiabilidade por meio de 1 análise fatorial exploratória (AFE) e 2 análises fatoriais confirmatórias (AFCs), perfazendo 3 estudos. A AFE revelou 3 fatores: processos e resultados; relações humanas e inovação; interesse público, com variância total explicada de 83,93%. As AFCs, no contexto geral e no STJ, revelaram bons índices de ajustamento após algumas modificações que deixaram o instrumento mais parcimonioso, com 29 itens. A análise de confiabilidade apresentou α médio de 0,953. Os fatores são referendados pela literatura e valorizam as particularidades do setor público. Do ponto de vista prático, o estudo possibilita diagnósticos e pesquisas sobre competências de gestores públicos de diversos poderes, segmentos, cargos e níveis hierárquicos, permitindo, inclusive, comparações interinstitucionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Bravo, Vivian Simões, e Simone Portella Teixeira de Mello. "A Avaliação de Desempenho no Setor Público: o caso de uma Universidade Pública no Sul do Brasil". Research, Society and Development 9, n. 6 (18 aprile 2020): e97963554. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3554.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo objetiva analisar o Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de uma universidade pública federal no sul do Brasil, desde sua origem até a atualidade. A metodologia é de essência qualitativa, por meio de análise de conteúdo e aplicação de entrevistas. Os resultados revelam relatos dos respondentes que, aliados à teoria e à análise documental, levam a uma proposta de intervenção no processo a partir das seguintes ações: estabelecer conceitos para fatores que integram a avaliação, ampliar o número dos fatores analisados, modificar a escala de classificação e sua conceituação, incluir questões envolvendo atividades de gestão, avaliação por parte das equipes de trabalho, avaliação do usuário, inserir etapa de avaliação das condições de trabalho, adicionar demandas de capacitação, investir em treinamento para avaliadores e avaliados, sensibilizar avaliadores e avaliados sobre a importância do processo avaliativo e da etapa de feedback, estimar indicadores e metas para o processo avaliativo e ajustar o sistema para que possa gerar relatórios da avaliação de desempenho.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Silva, Aline Beatriz Rodrigues da, e Guiomar de Oliveira Passos. "Expansão da educação superior no Brasil: avaliação da meta 12 do plano nacional de educação 2014-2024". OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, n. 3 (14 marzo 2024): e3761. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n3-123.

Testo completo
Abstract (sommario):
Aborda-se a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (Inep, 2015) relativa à expansão do ensino superior, aferindo o percentual alcançado e os resultados das estratégias traçadas em oito anos de implementação do plano (2014-2022). Contatou-se que a Taxa Bruta de Matrículas, ficou 11,7 p.p. abaixo da meta de 50%, enquanto a Taxa Líquida de Escolarização, ficou 8 p.p. menor do que os 33% desejados e, a taxa de participação do segmento público nas matrículas do ensino superior, ficou em 9,3 p.p., correspondendo a 30,7 p.p. abaixo da meta de 40%. O exame das estratégias constatou que quatro delas foram seguidas: o número de instituições aumentou 8,5% e o de cursos 40,2%, com prevalência da rede privada (9,2% e 59,8%), ainda que a participação da rede federal na oferta de vagas represente 66,1% das 870.659 disponibilizadas pelo setor público. O complemento dessas vagas, contaram com 17,3% no número de matrículas do PROUNI, pois as do FIES reduziram em 87,1%, significando que a estratégia não foi seguida totalmente. A ociosidade de vagas, ocasionado pelo não preenchimento de vagas ofertadas, aumentou 677% no período enfocado, sendo 648% no setor público e 678% no setor privado, evidenciando que a estratégia de melhor uso das vagas existentes não foi observada. Portanto, as estratégias foram parcialmente adotadas, todavia a Meta 12 não foi alcançada assim como, outras dezesseis do Plano, o que significa que esse fracassou.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Bonacim, Carlos Alberto Grespan, e Adriana Maria Procópio de Araújo. "Influência do capital intelectual na avaliação de desempenho aplicada ao setor hospitalar". Ciência & Saúde Coletiva 15, suppl 1 (giugno 2010): 1249–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000700034.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo contribui com a adaptação, para as entidades públicas, de uma ferramenta de avaliação de desempenho sedimentada nas empresas privadas. O objetivo é demonstrar como pode ser mensurado o impacto da atividade de ensino no valor econômico agregado por um hospital universitário público à sociedade. Para tanto, o texto foi dividido em quatro partes, além dos aspectos introdutórios, metodológicos e das considerações finais. Inicialmente, será contextualizado o setor hospitalar, mais especificamente os hospitais universitários públicos. Logo após, serão apresentadas as definições, a natureza e mensuração do capital intelectual, seguidas da demonstração dos principais modelos avaliação de desempenho econômico. Finalmente, será apresentado um modelo adaptado, sob o enfoque da gestão baseada no valor, propondo ajuste nos indicadores de retorno e do respectivo investimento, demonstrando os impactos da gestão do capital intelectual e da atividade de ensino no resultado econômico de tais instituições. O estudo foi elaborado por intermédio de uma metodologia consubstanciada em uma pesquisa bibliográfica, sob o prisma do método de procedimento comparativo descritivo. Ressalta-se, por fim, a importância da prestação de contas para a sociedade quanto ao uso do recurso público.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Machado, Renato Plácido Mathias, e Rosalvo Ermes Streit. "Gestão da informação em bancos públicos federais: Novos desafios diante da Lei de Acesso à Informação (LAI)". Informação & Informação 23, n. 1 (17 marzo 2018): 204. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p204.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: Este estudo apresenta os principais resultados de uma pesquisa sobre a gestão do conteúdo da informação em um banco público federal e o seu alinhamento com os princípios da Lei de Acesso à Informação (LAI).Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a aplicação de um modelo de avaliação das práticas de gestão da informação em organizações do setor público, notadamente nos aspectos relacionados à gestão do conteúdo da informação, para a análise do alinhamento da gestão dessas organizações aos princípios estabelecidos pela LAI.Metodologia: Realizou-se análise comparativa dos resultados da pesquisa da gestão do conteúdo em um banco público federal com os princípios da LAI.Resultados: Os resultados evidenciam o alinhamento e a aderência de um instrumento de avaliação da gestão da informação para a análise dos princípios da LAI em organizações públicas, especialmente quanto ao aspecto da gestão do conteúdo da informação.Conclusões: Conclui-se que o instrumento de avaliação da gestão da informação governamental é suficientemente robusto e útil para a análise da gestão da informação sob a perspectiva dos princípios da LAI.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Conceição, Adir da, Luis Carlos Ferreira e Eluiziane da Silva Machado. "GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO". REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928 3, n. 10 (9 ottobre 2023): e310156. http://dx.doi.org/10.47820/acertte.v3i10.156.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste estudo é analisar a gestão da avaliação de desempenho dos servidores administrativos de uma instituição de educação do Estado do Rio de Janeiro. Este estudo descritivo conduzido com uma abordagem qualitativa, utilizou analise documental das normas e diretrizes que orientam a AD desses servidores. Para complementar, utilizou-se questionário eletrônico e contou com 67 participantes servidores administrativos de uma instituição estadual. Os resultados apontam para a necessidade de maior clareza nos critérios e metas estabelecidos, bem como a importância de um feedback e acompanhamento próximo. Além disso, a maioria dos respondentes concordou que a avaliação de desempenho contribui para melhorar o trabalho e promover um ambiente de trabalho saudável e colaborativo. Recomenda-se a ampliação do escopo da avaliação de desempenho no setor público, de maneira geral, abrangendo seus aspectos qualitativos e considerando a qualidade de vida dos servidores, evitando o foco concentrados nos critérios quantitativos, prática característica do setor privado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Melazo, Juliana Rodrigues, João Francisco Sarno Carvalho e Sheldon William Silva. "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E A SUA APLICABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO". Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 21, n. 1 (2 ottobre 2019): 44–67. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v21i1.249.

Testo completo
Abstract (sommario):
O tema da Avaliação de Desempenho (AD) constitui um assunto relevante no cenário organizacional moderno, dada sua importância no contexto das políticas de administração de recursos humanos, ligadas ao poder público. Esse estudo foi guiado pelo seguinte questionamento: como a avaliação de desempenho, aplicada pelas chefias nesta fundação nos últimos dois anos, foi utilizada como instrumento de gestão? Desse modo, este estudo teve como objetivo analisar a utilização da AD na administração pública do governo do estado de Minas Gerais, em uma das suas fundações. Para galgar o objetivo proposto, foram utilizados dois tipos de questionários direcionados para 10 (dez) chefias atuantes na fundação pesquisada, 180 (cento e oitenta) servidores efetivos, 33 (trinta e três) comissionados avaliados. Nesta etapa buscou-se entender, junto a quem aplica o instrumento de avaliação, qual a percepção de utilidade da ferramenta para a sua gestão e verificar se o instrumento é aplicado de forma satisfatória para essa finalidade. As análises dos dados quantitativos foram realizadas por meio de estatística descritiva. Dos resultados aferidos e das informações geradas, percebe-se que a utilização de metodologias inovadoras não é, de forma isolada, suficiente para garantir a aplicabilidade e a efetividade de qualquer instrumento gerencial. Sugere-se, dessa forma, a realização de práticas de ações de gestão do conhecimento recorrentes sobre a importância do processo em questão e os benefícios alcançados pela sua aplicação de modo correto.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Bezerra, Leonardo, Marcus Brauer Gomes, Luiz Pereira Pinheiro Junior e Leonel Estevao Finkelsteinas Tractenberg. "Avaliação e gestão de desempenho no setor público: uma análise do manual de orientação". Revista Brasileira de Administração Científica 8, n. 2 (13 settembre 2017): 147–58. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2017.002.0011.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades e limitações do Manual de Orientação de Gestão de Desempenho da Secretaria de Gestão Pública (SEGEP). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema na área de Administração Pública, para dar subsídio à análise documental. Na análise dos dados foram comparadas as sete categorias identificadas, sendo elas: as definições de desempenho e avaliaçao individual, a justificativa da avaliação 360 graus, os insumos para capacitação, treinamentos dos participantes, ferramenta de desenvolvimento individual, recursos tecnológicos, alinhamento estratégico e os benefícios da avaliação de desempenho. Os resultados indicam que o Manual da SEGEP apresenta como limitações como a escassa utilização de tecnologias e que somente os mal avaliados são encaminhados para capacitação. Além disso, é possível destacar como principais oportunidades o alinhamento entre gestão do desempenho organizacional com o desempenho individual e a sintonia com os principais referenciais teóricos sobre o tema. É possível concluir que o Manual da SEGEP está alinhado com recentes publicações acadêmicas do tema e possui uma efetividade na sua operacionalização prática. Além disso é possível observar o uso de algumas técnicas inovadoras como o uso de Balanced Scorecard e Avaliação 360 graus no setor público. A pesquisa possui limitações pelo seu caráter teórico e bibliográfico o que sugerem-se pesquisas futuras empíricas para operacionzalizar as categorias levantadas neste artigo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Biasoto Junior, Geraldo. "Receitas e despesas no setor governo no Brasil durante os anos 2000: Elementos para avaliação da efetividade das políticas governamentais". Revista Gestão & Políticas Públicas 1, n. 1 (26 giugno 2011): 51–72. http://dx.doi.org/10.11606/rgpp.v1i1.97824.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo da reflexão exposta é avaliar, ainda que preliminarmente, os elementos centrais das políticas de gasto do setor público brasileiro nos anos recentes. Dois trajetos são realizados no artigo. O primeiro é uma tentativa de compreender os grandes movimentos das contas públicas, com destaque para receitas e gastos reais, assim como sua desagregação. O segundo busca avaliar, qualitativamente, os principais avanços e dificuldades dos mecanismos institucionais que dão suporte à intervenção do Estado no domínio econômico e social, notadamente no que tange aos aparelhos de planejamento e avaliação do gasto público.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Santos, Shilton, Márcio Azevedo e Fabiana Marcelino. "AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DAS POLÍTICAS COMO PROPOSTA INOVADORA NO SETOR PÚBLICO: delineamentos e procedimentos". Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 3, n. 9 (27 settembre 2017): 463–75. http://dx.doi.org/10.21920/recei7201739463475.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

SCHWARTSMAN, ALEXANDRE. "Aceleração inflacionária, instabilidade financeira e endividamento interno e externo". Brazilian Journal of Political Economy 12, n. 4 (ottobre 1992): 480–90. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31571992-0577.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Fornecemos aqui um modelo que tenta explicar como o circuito financeiro no Brasil se tornou um excelente local de valorização da riqueza. Isso mostra que seu caráter especial se deve a um arranjo institucional peculiar que permite ao setor público - o principal agente financeiro - operar com spread negativo. Portanto, choques inflacionários podem produzir movimentos muito fortes da carteira do setor privado, entre títulos indexados e não indexados, o que pode aprofundar o spread negativo. Esta é a razão pela qual o circuito financeiro é uma fonte de avaliação da riqueza, uma vez que esse spread negativo é apropriado pelos especuladores financeiros.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Silva, Grazielle Miranda, e Antonia Almeida Silva. "As organizações não governamentais nas pesquisas em educação: os emblemas conceituais". Revista de Administração Educacional 12, n. 1 (28 giugno 2021): 107. http://dx.doi.org/10.51359/2359-1382.2021.249842.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho problematiza as visões e interpretações sobre as Organizações não Governamentais (ONGs) na produção acadêmica em educação voltada para o enfoque das políticas educacionais. O corpus foi constituído por 5 teses e 15 dissertações produzidas nos programas de pós-graduação em educação que tiveram conceito igual ou superior a cinco na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES), concluída em 2010. Trata-se de uma incursão inspirada nos estudos do tipo estado da arte, os quais estão voltadas para vasculhar a produção acadêmica em temas específicos, seus diferentes enfoques e prioridades, bem como, levantar o debate sobre as suas contribuições para o campo de conhecimento em que se insere. Os principais conceitos analíticos que nortearam a pesquisa foram Público, Privado e Terceiro Setor. Os resultados da pesquisa evidenciaram interpretações conflitantes sobre a atuação das ONGs, com predominância das visões contrárias ao esvaziamento das responsabilidades do Setor Público, indicando, assim, movimentos de resistência às interpretações de que o Terceiro Setor seria a “salvação” para os problemas sociais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Pinheiro, Francine Dos Reis, e Carlos Honorato Schuch Santos. "Gestão e Acolhimento Hospitalar: um estudo de caso". Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle 8, n. 2 (1 agosto 2019): 111. http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v8i2.5204.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho teve como objetivo analisar a implantação do Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco em um hospital público de grande porte do sul do Brasil, situado na região metropolitana de Porto Alegre, utilizando como objeto de estudo o setor Emergência. Mostra-se como esta implantação pode vir a contribuir para a melhoria do fluxo de atendimento/acolhimento dos seus usuários. Para isso, foi utilizada a técnica de análise documental, a partir dos seguintes documentos institucionais: a) relatórios sociais; b) material utilizado em apresentações públicas; e c) sistema de informações. Apoiado nestes documentos, foi possível identificar e descrever a realidade da implantação do Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco no setor de Emergência, bem como identificar eventuais melhorias e gargalos no processo de acolhimento dos pacientes. Concluiu-se que a implantação dessa metodologia trouxe significativas melhorias no fluxo de atendimento/acolhimento, proporcionando maior agilidade no atendimento aos usuários que necessitam conduta imediata, a diminuição do tempo de espera para atendimento na Emergência, além do “desafogamento” do setor.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia