Articoli di riviste sul tema "Aplicações bibliométricas"

Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Aplicações bibliométricas.

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Aplicações bibliométricas".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

De Oliveira Cardoso, Laura, Frederico Leocádio Ferreira, Juliana Maria Magalhães Christino e Ana Luíza Silva Noronha. "Conhecendo o campo sobre food experience: uma revisão bibliométrica dos últimos 20 anos na base web of Science". PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review 11, n. 1 (1 febbraio 2022): 89–120. http://dx.doi.org/10.5585/podium.v11i1.19547.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo do estudo: O objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão bibliométrica sobre “Food Experience” visando a um mapeamento da área, até então pouco explorada e em um estágio embrionário no Brasil. Metodologia/Abordagem: O estudo teve como intervalo de tempo um período de vinte anos, de 1999 a 2019. A busca na base Web of Science resultou em 187 artigos, e não houve nenhuma filtragem. Por fim, os resultados foram extraídos da base de dados e baixados para o CiteSpace.Originalidade/Relevância: O trabalho tem sua originalidade ao fornecer um panorama de pesquisa, que pode incentivar estudos futuros sobre Food Experience, guiando-os sobre as principais tendências sobre o conceito. Para além, o termo Food Experience ainda não possui uma definição clara e se insere em um campo de estudo disperso, cujo mapeamento bibliométrico ajudaria a sua estruturação. Principais resultados: Percebe-se um aumento do volume de publicações nos últimos anos. Os principais autores que trabalham com o tema foram mapeados, e os estudos concentram-se nas áreas sobre qualidade e impacto do serviço, bem como satisfação do consumidor. A indexação ocorre principalmente nas áreas de administração, ciências sociais e turismo.Contribuições teórico-metodológicas: No ano de 2018, ocorreu um aumento gradativo de publicações acerca de Food Experience, o que indica uma contemporaneidade do tema. Sugere-se que novas pesquisas bibliométricas sejam realizadas com a base SCOPUS, bem como uma revisão sistemática para entender a fundo o conceito, as aplicações e as agendas de pesquisa dentro de Food Experience.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Gontijo, Marília Catarina Andrade, e Ronaldo Ferreira de Araújo. "Impacto acadêmico e atenção on-line de pesquisas sobre inteligência artificial na área da saúde: análise de dados bibliométricos e altmétricos". Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 26 (4 gennaio 2021): 01–21. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e76249.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: A inteligência artificial, como campo interdisciplinar, tem sua literatura presente em diversas áreas do conhecimento e suas aplicações têm oferecido importantes contribuições para os campos científicos que a ela se dedicam. Este estudo tem por objetivo analisar a produção científica sobre inteligência artificial em artigos científicos de acesso aberto na área da saúde e compreender seus indicadores de impacto. Método: Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e quantitativa, que utiliza técnicas bibliométricas e altmétricas em complementaridade, a fim de averiguar o impacto acadêmico por meio dos dados de citações e a atenção on-line pelas menções encontradas nas fontes da Web Social. Os dados da produção e suas métricas de citação foram obtidos em consultas a Dimensions; e os dados altmétricos recuperados via Altmetric Explorer. Resultado: Ao todo foram analisados 3.121 artigos publicados entre 2014 e 2019. A distribuição temporal demonstrou-se crescente, tendo 2019 a maior concentração de artigos. O impacto acadêmico registrou cobertura de 70,81% dos artigos com dados de citações e, para a visibilidade, 61,93% obtiveram dados altmétricos referentes às menções na Web Social. As citações são frequentes em artigos antigos e a atenção on-line é maior para publicações recentes. As mídias sociais são as fontes com maior quantidade de menções, seguidas pelos portais de notícias e blogs. Conclusões: Considera-se que, ao complementar os estudos métricos tradicionais, como os bibliométricos e de citação, a altmetria e seus indicadores alternativos possibilitam uma compreensão considerada mais ampla do real impacto causado pelas produções científicas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Rautenberg, Sandro, Edgard Marx, Antonio Costa Gomes Filho e Sören Auer. "Apoiando estudos cientométricos com Linked Open Data". Perspectivas em Ciência da Informação 22, n. 4 (dicembre 2017): 47–67. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2817.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Na Cientometria, mensurar indicadores é uma tarefa complexa devido aos desafios em coletar, organizar e relacionar dados, sobretudo, na web, onde os dados são distribuídos em várias fontes e formatos incompatíveis. Esses problemas podem ser resolvidos com o emprego de tecnologias e metodologias baseadas nos princípios Linked Open Data. Tais princípios são fundamentados num conjunto de melhores práticas de Web Semântica e Dados Abertos para organizar, publicar e conectar dados na web. Por meio destes, os dados são acessados e consumidos sem restrições, em diversas aplicações. No presente trabalho, relata-se a experiência na disponibilização do histórico do índice Qualis conforme o Linked Open Data. Pressupõe-se que tal empreendimento é importante nas atividades de coleta de dados primários em pesquisas bibliométricas/cientométricas, servindo para: mensurar a evolução dos periódicos científicos; auxiliar na aferição de medidas qualitativas e quantitativas de publicações científicas; ou obter informações relevantes a partir do cruzamento com outros indicadores cientométricos. A disponibilização do índice Qualis é verificada em três estudos de caso. Como resultado, têm-se o compartilhamento do índice Qualis (série histórica 2005-2013) por uma interface web para: (i) facilitar o reuso e a integração dos dados; e (ii) suportar a interoperabilidade e a processabilidade computacional dos recursos disponibilizados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Jappur, Rafael Feyh. "Proposta pedagógica para aplicação e avaliação de jogos educativos digitais no contexto da sala de aula". Caderno Pedagógico 21, n. 3 (15 marzo 2024): e3149. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n3-065.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os jogos educativos digitais têm o potencial de agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos em sala de aula. A produção científica sobre jogos educativos digitais vem crescendo nas últimas décadas com pesquisas sobre o potencial destes jogos para o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, os mediadores ou professores desse processo enfrentam dificuldades pedagógicas em utilizar estes jogos como ferramenta de aprendizagem no contexto da sala de aula. Nesse sentido, este trabalho visa apresentar uma proposta pedagógica para a aplicação e avaliação de jogos educativos digitais, no intuito de acrescentar conhecimento aos professores ou mediadores do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos, sobre a didática utilizada nas práticas pedagógicas com o uso de jogos educativos digitais em sala de aula, assim como um meio para oportunizar melhorias em futuras aplicações. Em relação aos procedimentos metodológicos adotados, esta pesquisa foi composta preponderantemente da pesquisa bibliográfica, com pesquisas bibliométricas e exploratórias, e da pesquisa de campo, como parte prática para a coleta de dados, por meio do uso de protocolos e de fichas técnicas para anotações e registros de campo. Os resultados da verificação da sistemática demonstraram positivamente a consistência da proposta, oferecendo um processo pedagógico pelo qual os interessados possam aplicar e avaliar à didática de aplicação destes jogos em sala de aula.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Cruz, Tatyane Lúcia, Sandra de Albuquerque Siebra e Fábio Mascarenhas e. Silva. "Produção científica dos bolsistas de produtividade em ciência da informação sobre interação humano-sistema". Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 26, Especial (8 ottobre 2021): 1–22. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2021.78803.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: caracterizar a produção científica em Interação Humano-Computador (IHC) dos bolsistas de produtividade em Ciência da Informação do Brasil vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ-CI-CNPq). Método: utilizaram-se técnicas bibliométricas para caracterizar o universo de 53 artigos publicados pelos PQ-CI-CNPq sobre Interação Humano-Computador. Resultado: apresenta como os temas relacionados ao domínio IHC foram explorados pela comunidade científica de PQs em Ciência da Informação. Dentre os resultados, os dados obtidos indicam que as publicações nessa temática aparecem a partir do ano 2001, não havendo publicações na década de 1990; que na temática de IHC na Ciência da Informação destacam-se os estudos em “arquitetura da informação”, sendo esaa a palavra-chave mais utilizada nos artigos analisados e há influência proeminente dos autores Morville e Rosenfeld nas publicações. Conclusões: os periódicos escolhidos para publicar sobre o tema são, em maior parte, bem qualificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que, de certa forma, atesta a qualidade da produção, pela seriedade e legitimidade dos periódicos em que está publicada. Verifica-se que a IHC teve como temática mais representativa no âmbito da Ciência da Informação (CI), entre os PQ-CI-CNPq, a arquitetura da informação, podendo esta ser considerada uma temática basilar nesse universo, e que oferece suporte teórico e prático a outros conceitos e aplicações que também vêm sendo estudados, tais como usabilidade, acessibilidade e encontrabilidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini, Alexandre Masson Maroldi e Carlos Roberto Massao Hayashi. "Revisitando Derek de Solla Price na Cientometria brasileira: análise de citações em artigos da SciELO.br". InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 12, n. 1 (16 giugno 2021): 19–40. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i1p19-40.

Testo completo
Abstract (sommario):
Considerando a importância de Derek de Solla Price para o campo da Cientometria esse artigo objetiva traçar um panorama histórico da sua vida e representatividade de suas obras nos estudos métricos da informação, e verificar na coleção de periódicos da SciELO.br quais são os artigos com abordagens bibliométrica e cientométrica que citaram as obras de Derek Solla Price. A metodologia adotada utilizou a pesquisa bibliográfica para traçar um panorama histórico da vida e obra de Price e suas principais contribuições para os estudos métricos da informação. A fonte de dados foi a coleção de periódicos SciELO.br, e para analisar os artigos selecionados foram utilizadas a análise bibliométrica e de conteúdo. Os resultados mostraram que de um universo inicial de artigos (n=391) somente 6,9% (n=27) citaram as obras de Price. Esses artigos foram publicados entre 1998 e 2019 em diversos periódicos (n=13), com maior incidência naqueles da área de Ciência da Informação (n=3). Entre os autores (n=49) predominaram aqueles do campo da Ciência da Informação (n=30) sendo os demais (n=19) de outras áreas de conhecimento (n=9). As obras mais citadas foram Little Science, Big Science (n=19) e Networks of scientific papers (n=5). Os conceitos de Bibliometria, Cientometria, e Política Científica e de Lei do Elitismo e Frente de Pesquisa foram os mais utilizados nos artigos (n=14), bem como suas aplicações, respectivamente, em indicadores bibliométricos, cientométricos e de impacto, e nas análises de produção e produtividade científica e análises citações. Em conclusão, ainda há muito o que ser explorado nas obras de Price para aqueles que atuam no campo de estudos bibliométricos e cientométricos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Queiroz, Luiz Paulo Oliveira, Felipe Bento de Albuquerque e Júlio César Rodrigues de Sousa. "Análise bibliométrica sobre a utilização de resíduos do coco (cocos nucifera l.) em aplicações para biocombustíveis". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, n. 9 (22 agosto 2021): 551–61. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.009.0043.

Testo completo
Abstract (sommario):
O aumento da população humana é acompanhado pela geração de grandes quantidades de diferentes tipos de resíduos surgindo a necessidade urgente de resolver o problema da eliminação deles. Dentre os resíduos gerados destacam-se os derivados de fontes orgânicas (biomassa) que são matéria-prima para produção dos biocombustíveis, fortalecendo a ideia de fontes de energia alternativas, renováveis, sustentáveis e baratas. O resíduo do coco (Cocos Nucifera L.) por ser um material lignocelulósico é composto basicamente de celulose, hemicelulose e lignina que são determinantes para a produção de biocombustível através de métodos de conversão termoquímica, como por exemplo, a gaseificação e pirólise. A bibliometria é um método de análise quantitativa para a pesquisa científica. Os dados elaborados por meio dos estudos bibliométricos mensuram a contribuição do conhecimento científico derivado das publicações em determinadas áreas. Os indicadores de produção são úteis para o planejamento e a execução de políticas públicas, e para o conhecimento da comunidade científica sobre o sistema em que está inserida. Diante disso, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo bibliométrico sobre a produção científica mundial na área biocombustíveis gerados a partir do resíduo de coco (C. Nucifera) a partir da análise de artigos científicos publicados em periódicos indexados na base de dados do Science Direct. Os dados foram coletados utilizando um algoritmo de seleção com os seguintes operadores booleanos: (“residue” or “waste”) and (“coconut”) and (“biofuel”). São analisadas 1535 publicações internacionais distribuídas em 10 áreas de conhecimento, no intervalo de tempo entre o ano de 2010 e 2020. Dos artigos analisados foi observada uma evolução expressiva da produção internacional sobre essa temática nos últimos anos, apesar da pandemia do covid-19, onde o continente asiático tem predominância, com destaque para a Malásia que possui 5 entre os 15 pesquisadores que mais publicaram no mundo, evidenciado através do mapa bibliométrico de coautoria. Além disso, o periódico Renewable and Sustainable Energy Reviews se destacou com o maior número de publicações no período, 243 publicações ao todo, assim como ele é detentor dos mais elevados índices de impacto.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Vaz, Caroline Rodrigues, Danielly Oliveira Inomata e Mauricio Uriona Maldonado. "Use of Systems Dynamics in Reverse Logistics: A Bibliometric Analysis". Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas 11, n. 4 (1 novembre 2016): 101–16. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v11i4.1551.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Oliveira, R. I., M. Gonçales Filho e F. C. Campos. "ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA 2009-2014 SOBRE APLICAÇÕES DE REPOSITÓRIO DE INFORMAÇÃO". Revista Gestão Inovação e Tecnologia 6, n. 3 (27 settembre 2016): 3282–92. http://dx.doi.org/10.7198/s2237-072220160003003.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Gonçalves Júnior, Elias Rocha, e Virgínia Siqueira Gonçalves. "GRAFENO E SUAS APLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA". Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia - ISSN: 1984-5693 10 (6 agosto 2018): 81. http://dx.doi.org/10.22407/1984-5693.2018.v10.p.81-97.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica abordando a aplicação do material grafeno relacionado a inovações tecnológicas, sendo esta baseada em uma busca realizada na Base Scopus, tendo como palavra-chave de pesquisa “graphene AND innovation”. O processo analítico teve como base o modelo proposto por Costa (2010), baseado na seleção de um conjunto de referências bibliográficas para servir como apoio o estudo. Os resultados prévios obtiveram 136 registros, sendo estes refinados para publicações em periódicos e congressos. Ao final da análise completa dos artigos selecionados, foram considerados 10 trabalhos para compor o núcleo de partida para a pesquisa. Esta análise demonstrou e comprovou as aplicações efetivas e satisfatórias da utilização crescente do material grafeno para desenvolvimento de diversas inovações, oportunizando uma discussão positiva da utilização desse material em pesquisas de desenvolvimento de supercapacitores, síntese de nanomateriais híbridos, sequenciamento de DNA, isolamento e análise de células tumorais circulantes, desenvolvimento de biossensores para hibridação de DNA, processos de dessalinização e tratamento de água, cálculos da densidade funcional computacional na descoberta de variadas propriedades deste material, projeto de folhas artificiais de plantas, desenvolvimento de mecanismos de memória de acesso aleatório de comutação resistiva e na melhoria de desempenho de baterias de lítio.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Rezende, Flávio da Cunha, e Caio Gomes Brandão Rios. "Políticas Públicas: Uma Revisão Bibliométrica da Literatura". Revista Política Hoje 29, n. 1 (8 aprile 2021): 272–186. http://dx.doi.org/10.51359/1808-8708.2020.249803.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo principal deste artigo é observar os padrões das citações feitas pelos artigos publicados na abrangente área das Políticas Públicas. Com uma abordagem diferenciada, lançamos a hipótese de que os modelos de Políticas Públicas apareceriam no centro de toda a discussão da área (isto é, os artigos mais citados seriam referentes a construção do modelo, mais do que de aplicações). Para tanto, a partir de uma análise bibliométrica, isto é, analisando as referências citadas dos artigos, bem como suas palavras-chave e resumos (abstracts), mapeamos esta vasta literatura. De fato, observa-se que os modelos de Políticas Públicas estiveram sempre no centro do debate.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Vieira, Alcivan, Luzia Cibele de Souza Maximiano, Fabíola Chaves Fontoura, Marcelo Costa Fernandes, Kalídia Felipe de Lima Costa e José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti. "Aplicações do Sistema de Classificação de Pacientes de Fugulin: um Estudo Bibliométrico". Revista Enfermagem Atual In Derme 97, n. 1 (24 marzo 2023): e023042. http://dx.doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1579.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: a pesquisa objetivou explorar como está sendo aplicado o Sistema de Classificação de Pacientes de Fugulin nas unidades hospitalares. Método: revisão bibliométrica realizada por meio da consulta em sete periódicos nacionais e internacionais para o período de 1999 a 2021. Os periódicos escolhidos foram encontrados na Bases de Dados de Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online, National Library of Medicine, Scopus, Web Of Science e Cochrane. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Sistema de Classificação de Pacientes, Cuidados de Enfermagem e Enfermagem. Resultados: Foram encontradas 118 publicações e após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão 48 publicações foram consideradas pertinentes ao tema. Em sua maioria correspondem a estudos desenvolvidos na Região Sudeste do país, por pesquisadores ligados a uma única universidade. As aplicações do Sistema de Classificação de Pacientes de Fugulin estão relacionadas à identificação do grau de dependência de cuidados de enfermagem e da carga de trabalho da equipe; na identificação dos custos das atividades de enfermagem; na análise da distribuição do tempo de trabalho da enfermagem; na identificação e análise do comportamento do tempo médio de assistência de enfermagem; na identificação de parâmetros para o dimensionamento de pessoal e na avaliação da complexidade assistencial de pacientes internados em clínica médica. Conclusões: o Sistema de Classificação de Pacientes de Fugulin tem sido aplicado em várias perspectivas da prática da enfermagem hospitalar, na classificação das necessidades de cuidado, definição de custos e no dimensionamento de pessoal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Mendes, Brener Nilsinho, Marjory Pereira Da Fonseca, Thamyres Cristina Meireles De Souza, Wagner Luis Ripka e Catia Terezinha Heimbecher. "Termografia aplicada à Enfermagem: uma revisão bibliométrica". Pan American Journal of Medical Thermology 8 (7 gennaio 2022): 004. http://dx.doi.org/10.18073/pajmt.2021.8.004.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste estudo é analisar as publicações acadêmicas sobre a utilização da termografia nas áreas de interesse para a enfermagem e as principais aplicações nos diagnósticos de enfermagem. O estudo utilizou-se da bibliometria como ferramenta com busca de artigos com corte temporal entre 2015 e 2020. Os termos de busca foram: termografia, enfermagem e diagnósticos de enfermagem; thermography, nursing e nursing diagnoses; termografía, enfermería e diagnósticos de enfermería. Os dados foram obtidos através das plataformas de pesquisa digitais acadêmicas Lilacs, Pubmed, Scielo, Medline e Web of Science. Os critérios de inclusão foram artigos apresentados na íntegra. Os critérios de exclusão foram artigos repetidos ou que não apresentassem aderência ao tema. Os principais resultados apontam a termografia aplicada ao pé diabético, neoplasias e infusões de quimioterápicos, lesões por pressão, Fenômeno de Raynaud e análise de temperatura puerperal, das mamas e do recém-nato. Como conclusão entende-se a presença da termografia como ferramenta complementar à assistência de enfermagem e cuidados com o profissional de saúde sendo um campo vasto para pesquisa e aplicação junto aos diagnósticos de enfermagem.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Xavier, Marciana Vieira de Souza, André Barciela Veras, Michel Constantino, Fernando Andrés Polanco e Rodrigo Lopes Miranda. "Um estudo bibliométrico nos Arquivos de Neuropsiquiatria (1943-1962): descortinando práticas e conhecimentos psicológicos". Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 22, n. 4 (dicembre 2019): 909–37. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2019v22n4p909.13.

Testo completo
Abstract (sommario):
A profissionalização da Psicologia, no Brasil, ocorreu em meio a embates entre diferentes profissionais envolvidos com suas aplicações, na primeira metade do século XX. Parte desses embates estava circunscrita às aplicações clínicas dos métodos e técnicas psicológicas, elementos que circulavam entre a Psicologia, a Psiquiatria e a Psicanálise. Nessa direção, esta pesquisa lança luz historiográfica a práticas e conhecimentos psicológicos que circularam nos Arquivos de Neuro-Psiquiatria, entre 1943 e 1962. Os resultados sugerem a presença de métodos e técnicas psicológicas para lidar com quadros clínicos variados, sendo prevalente a apropriação de teorias psicodinâmicas. Nota-se, portanto, apropriações clínicas da neuropsiquiatria que auxiliam em uma compreensão ampliada de embates científico-profissionais quando da regulamentação da formação e da profissão de psicólogo, no país.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Pohlmann, Mayara Neves, Alexandre Formigoni e Caio Flávio Stettiner. "Realidade Aumentada na Indústria: uma Análise Bibliométrica". Research, Society and Development 9, n. 11 (19 novembre 2020): e4029119675. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9675.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa visa apresentar uma análise bibliométrica com o objetivo de apresentar os estudos sobre a realidade aumentada na indústria. O atual cenário da indústria mundial reflete uma busca incessante por novas tecnologias que auxiliem na gestão da produção seguindo, dessa forma, o conceito de melhoria contínua apresentado pelo Lean Manufacturing. Grande parte das melhorias implementadas em processos tem como base os pilares da indústria 4.0. Com a alta competitividade presente nesse cenário, a implementação da realidade aumentada em diferentes segmentos industriais tem apresentado resultados que mostram que ela proporciona ganhos importantes em processos, já que é uma técnica que soluciona problemas de não conformidade e qualidade, treina os funcionários de maneira mais eficaz, auxilia em manutenções preventivas e até gera uma maior segurança. Sendo assim, com base na expansão da realidade aumentada no ambiente industrial, justifica-se a necessidade de compreensão dos principais usos dessa tecnologia por meio de uma revisão da literatura científica. Para a análise bibliométrica deste artigo, a plataforma escolhida foi a Scopus e o período escolhido foi de 2015 a 2019. Com essa análise, notou-se a diversidade de aplicações de realidade aumentada em diferentes países e setores industriais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Ribeiro, Jomar José Knaip, Paulo Sérgio da Silva Porto, Paulo Sérgio Moscon, José Rafael Cápua Proveti, Marcio Solino Pessoa, Rodrigo Dias Pereira e Eduardo Perini Muniz. "Produção de Nanopartículas de ferritas do tipo espinélio: Um estudo bibliométrico". Research, Society and Development 9, n. 1 (1 gennaio 2020): e05911546. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1546.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo foi realizada uma análise bibliométrica sobre a produção de ferritas do tipo espinélio, visando ampliar a gestão de conhecimentos sobre a área de pesquisa, bem como identificar perspectivas futuras voltadas para as aplicações dessas estruturas e lançar luz à pesquisas sequentes. O estudo foi delineado apartir de uma análise estatística e qualitativa dos documentos da base de dados da Web of Science (WoS) no período entre 1995-2017, utilizando como ferramenta adicional o software CiteSpace, que permite a ampliação do domínio do conhecimento sobre o tema coma obtenção de um conjunto de registros bibliográficos de publicações relevantes, com subsequente identificação de grupos interligados de pesquisa (clusters). O software CiteSpace fornece um grupo de parâmetros empíricos, dentre eles o denominado Betweenness Centrality (BC), que descreve a influência de determinado artigo na transferência de informações entre o conjunto de publicações em estudo. Por meio dos resultados foi possível identificar crescimento significativo no número de publicações e citações. Os países com maiores números de publicações são: Índia (946), China (483) e Estados Unidos da América (247), sendo que os EUA detêm o maior parâmetro de centralidade(BC), que reflete o seu papel de destaque na transmissão de informações sobre as ferritas do tipo espinélio. Ao analisar a decomposição das categorias da WoS em grandes grupos ou clusters foi observada a predominância de três áreas de acordo com o número de co-citações: “magnetic properties”, “eletromagnetic properties” e “effective eletrocatalysis properties”, que reflete os principais objetivos das pesquisas sobre esse tema. Dentre as principais palavras-chave,”cobalt ferrite” possui o maior o parâmetro BC, revelando maior interesse da comunidade científica nas ferritas de Cobalto. Os resultados dos clusters foram corroborados a partir da identificação das principais aplicações das ferritas do tipo espinélio nos últimos dois anos, em que foi observada a atuação desses materiais predominantemente em tratamento de efluentes, dispositivos magnéticos, sensores e aplicações na medicina.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Leonardi, Juliana, Rogério Cid Bastos, Telmo José Souto-Maior, Francisco Antonio Pereira Fialho, Luciane Camilotti e Álvaro Guillermo Rojas Lezana. "Memória organizacional: uma revisão bibliométrica em bases nacionais". Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 6, n. 2 (29 ottobre 2013): 109–34. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.359.

Testo completo
Abstract (sommario):
Tendo em vista a importância que o tema Memória Organizacional (MO) tem assumido dentro das organizações e nas práticas de Gestão do Conhecimento, esta pesquisa tem como objetivo mapear o termo MO, nas bases de publicações nacionais, das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo; Psicologia; e Interdisciplinar e também da Base de Dados do Evento EnANPAD. Foi utilizada a técnica bibliométrica na busca sistemática pelo termo MO nas bases de dados nacionais nos periódicos com Qualis A1, A2, B1, B2 e B3, considerados mais relevantes e na base de dados do EnANPAD, evento mais relevante da área da Administração, para investigar o conceito e aplicação deste termo nas pesquisas nacionais. O processo de desenvolvimento deste estudo constituiu-se em duas etapas: busca sistemática e análise descritiva. Como resultados, a pesquisa mostrou que existe limitações quanto a definição e abordagem do tema MO nas bases nacionais, tanto como construto como aplicação. Estudos sobre o tema são relativamente recentes no Brasil, o que possibilita oportunidades de pesquisas empíricas ou não-empíricas e que possam contribuir para elaboração de construtos e aplicações em âmbito nacional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Ferreira, Vinicius Barros Silva, Carlos Antônio Ferreira e Eliana Tiba Gomes Grande. "Estado da arte da pesquisa em: Clean Architecture e princípios de SOLID". Research, Society and Development 11, n. 16 (10 dicembre 2022): e335111637198. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i16.37198.

Testo completo
Abstract (sommario):
A alta demanda de serviços mobile exige a adoção de uma abordagem que atenda aos requisitos específicos de engenharia de aplicações mobile. Dentre esses requisitos estão a criação de uma arquitetura que separe as responsabilidades em camadas e que adapte a mudança e correções. É na fase de arquitetura que o sistema ganha forma pelos desenvolvedores. Esta forma está na divisão desse sistema em componentes, na organização destes e no modo em que comunicam entre si. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a elaborar uma revisão bibliométrica a partir da análise da produção científica sobre as abordagens de Clean Architecture e SOLID, disponível na base de dados Periódico Capes, entre os anos de 2012 e 2022. Os resultados apresentam um total de 27 artigos científicos a partir da aplicação dos termos de busca: clean architecture, mobile e software, das quais quatro estão alinhados ao escopo do estudo, contemplando os aspectos relacionados ao conceito de arquitetura limpa e o desenvolvimento de aplicações mobile utilizando a abordagem de SOLID, embora destes, dois sejam artigos de revisão, não considerando a aplicabilidade destes conceitos na construção de novas aplicações, demonstrando assim a carência de produções científicas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Coelho dos Santos, Aline, Fabiana Santos Fernandes e Juarez Bento da Silva. "O uso de laboratórios online no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura". ScientiaTec 4, n. 1 (30 giugno 2017): 143–59. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.2196.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa trata de uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação de laboratórios virtuais e remotos (LVR) em processos didáticos no ensino de ciências, traçando paralelo entre esse tipo de aplicação na educação básica e no ensino superior. Para sua efetivação, foi realizada uma análise descritiva e bibliométrica em 43 artigos das bases SCOPUS, Web of Science e ProQuest, observando as disciplinas, áreas de conhecimento, níveis de ensino e os locais onde os laboratórios estão sendo explorados. Assim, evidenciou-se que as aplicações de LVR são muito mais presentes no ensino superior, principalmente nas áreas de Engenharia. No entanto, as aplicações realizadas na educação básica demonstraram que esse é um campo em potencial para ser mais explorado, por apresentar resultados positivos, capazes de suprir, mesmo que em parte, a carência de recursos, o desinteresse e a desmotivação apresentados pelos alunos, atualmente, no contexto escolar.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

de Oliveira, Luiza Alves, Victor Augusto Bosquilia Abade, Letícia Peret Antunes Hardt e Carlos Hardt. "DEBATES TEÓRICOS E APLICAÇÕES PRÁTICAS DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS APLICADAS AO DESENHO URBANO PARTICIPATIVO". REVISTA FOCO 16, n. 02 (28 febbraio 2023): e1181. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n2-209.

Testo completo
Abstract (sommario):
Diante da problemática da insuficiência de envolvimento popular na concepção de espaços da cidade, o objetivo da pesquisa consiste em sistematizar debates teóricos e aplicações práticas de alternativas metodológicas aplicadas ao desenho urbano participativo.A partir de fundamentos teórico-conceituais introdutórios, os procedimentos metodológico-processuais foram baseados em análise bibliométrica e em revisão sistemática de artigos científicos, sendo estruturados em três etapas principais: coleta de dados em bases de periódicos internacionais e latino-americano, interpretação dos textos pré-selecionados segundo variáveis analíticas (locais, abordagens, conceitos referenciais e técnicas de participação e/ou colaboração) e identificação das opções em trabalhos mais recentes. Os resultados indicam a relevância dos repositórios de caráter mundial; dos estudos práticos, notadamente em países europeus; dos aportes conceituais em planejamento urbano e campos correlatos; e de uso de técnicas variadas, com predominância de soluções tecnológicas, em paralelo à colaboração entre especialistas e leigos. Como conclusão, depreende-se as necessidades de desenvolvimento de debates teóricos e de combinação de aplicações práticas visando ao aprimoramento dos achados científicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Bernardes Junior, Roberto, João de Deus Elias Correia, Caroline Regina Inhambicuara, Renan de Oliveira, Dulcineia Barreto Simões Bleinat, Amanda Cristina Rosim Vaz e Daniel Rodrigues Bau. "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, n. 6 (12 luglio 2023): 2386–401. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i6.10410.

Testo completo
Abstract (sommario):
As metodologias ativas são abordagens pedagógicas inovadoras que promovem uma aprendizagem mais engajadora e significativa, colocando o aluno no centro do processo educacional. Essas abordagens estimulam a participação ativa dos alunos, a autonomia, a colaboração e o pensamento crítico. Nesta vertente o tema se destaca, visto a importância da participação efetiva do aluno na construção do seu próprio aprendizado, a contextualização dos conteúdos, a colaboração entre os estudantes e a ênfase na resolução de problemas. O artigo aborda a importância e o impacto das metodologias ativas na educação. Tendo como objetivo investigar e encontrar perspectivas na literatura sobre as metodologias ativas no ensino, bem como analisar como a literatura tem se desenvolvido ao longo do tempo. Para tanto o presente estudo utiliza a base de dados SCOPUS para analisar estudos e artigos científicos sobre as metodologias ativas no ensino, investigando suas aplicações, resultados e impactos por meio da ferramenta VOSViwer, e posteriormente a análise dos resultados. Ao final pode-se obter uma visão abrangente sobre o desenvolvimento literário a respeito das metodologias ativas, se se apresenta com grande crescimento em números de publicações, apresentando diferentes subtemas com insignes a novos pesquisadores, além de sugerir oito diferentes linhas de pesquisas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Hishiyama, Jefferson, e Pastor Willy Gonzales Taco. "Medidas de Acessibilidade a Oportunidades em Estudos Urbanos". Procesos Urbanos 8, n. 1 (10 gennaio 2021): e514. http://dx.doi.org/10.21892/2422085x.514.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo tem como objetivo identificar as abordagens de mensuração da acessibilidade, seus indicadores e principais temas de aplicação nos sistemas de uso do solo e transportes. Por meio de método híbrido de revisão sistemática da literatura e análise bibliométrica de redes de acoplamento bibliográfico, foram selecionadas 54 publicações e identificados 7 temas de aplicações (transporte público, sistemas de transporte, planejamento urbano, uso do solo, ambiente construído, análises econômicas e novas tecnologias). Verificou-se a versatilidade das medidas de acessibilidade em estudos urbanos e observou-se maior oportunidade de contribuição científica em temas emergentes relacionados a novas tecnologias e suas implicações no planejamento urbano e de transportes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Barbosa, Luciano Wallace Gonçalves, e Sílvia Maria Santana Mapa. "APLICAÇÕES DA PESQUISA OPERACIONAL NO SETOR DE MINERAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NO PERÍODO DE 2006 A 2016". Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 5, n. 8 (26 dicembre 2017): 166. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v5i7.55262.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo do presente trabalho é apresentar como está a aplicação das técnicas da Pesquisa Operacional no setor industrial de mineração. Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico, onde foram analisados artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, no período de 2006 a 2016. Através da seleção dos artigos, foram feitos fichamentos individuais para proceder à análise qualitativa dos mesmos. Posteriormente, a análise quantitativa foi gerada e exposta neste trabalho, onde se discutem os principais achados sobre a temática e as principais lacunas existentes. Como principais resultados, cita-se a preferência de aplicação de técnicas exatas que resultam em solução ótima do problema, mas também é apresentado que não se pode afirmar qual das ferramentas é mais eficiente, uma vez que soluções semelhantes para o mesmo problema são encontradas utilizando-se metodologias distintas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Valença, Antonio Karlos Araújo, e Rodrigo César Reis de Oliveira. "Análise bibliométrica do controle estatístico de processo (CEP) aplicado ao processo de fabricação". Revista Produção Online 23, n. 4 (20 marzo 2024): 5096. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.5096.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste trabalho, foi realizada uma extensa revisão bibliométrica sobre a produção científica de controle estatístico de processo, aplicada à indústria de transformação, mapeando as principais pesquisas da literatura, bem como os principais periódicos que estão publicando esta pesquisa. O controle estatístico de processo é uma das principais ferramentas que permitem aos gestores de produção determinar se os processos atendem aos requisitos pré-determinados pelos clientes, proporcionando melhor qualidade do produto e do processo. A análise ilustra a evolução da pesquisa nas últimas décadas, os principais periódicos para publicação, o nível de concentração ou fragmentação da comunidade científica e a densidade geográfica das colaborações em pesquisa. Por fim, também são apresentados os principais temas que têm sido abordados pela comunidade científica que debatem o CEP em aplicações de manufatura e pesquisas futuras para o direcionamento deste tema.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Nazaré, Sérgio R. M., e Paulo Augusto Pettenuzzo Britto. "Provisões de crédito, gerenciamento de resultados e informação contábil: comportamento das provisões de crédito em bancos brasileiros". Revista Científica Hermes - FIPEN 27 (1 maggio 2020): 378. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v27i0.561.

Testo completo
Abstract (sommario):
Propõe-se a análise do uso da informação contábil como instrumento de gerenciamento de resultados através das provisões de crédito em bancos no Brasil. A ligação entre informação contábil e gerenciamento de resultados serviu de base para ratificar a importância do tema, principais pesquisadores e amplitude de pesquisas relacionadas. Nas empresas do setor financeiro, a pesquisa aborda o gerenciamento de resultados através do uso das provisões de créditos. Por meio de detalhamento conceitual, análise bibliométrica, ficou demonstrado não só a importância teórica, mas também a análise de forma empírica do comportamento das provisões de créditos em bancos brasileiros. Por fim, o artigo é útil para profissionais com interesse na pesquisa sobre gerenciamento de resultados em bancos na medida em que sistematiza conceitos, aplicações e relevância do tema.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Pereira Valadão, Marcos Aurélio, Bruno Ferreira da Paixão, Benjamin Miranda Tabak, Liziane Angelotti Meira e Jeferson Teodorovicz. "PANORAMA DA ADOÇÃO DE INCENTIVOS FISCAIS PARA PROMOVER DESENVOLVIMENTO DE SETORES ECONÔMICOS COM FOCO NA INOVAÇÃO:". P2P E INOVAÇÃO 9 (5 giugno 2023): 111–26. http://dx.doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p111-126.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo investiga a revisão da literatura relativa ao uso de incentivos ficais para promover o desenvolvimento de setores econômicos com foco na inovação. Por meio de pesquisas estruturadas em bases de dados, aplicando-se análise bibliométrica com abordagem qualitativa e quantitativa, foi possível coletar artigos que tratam do tema identificando os principais autores, como abordam o tema e as principais aplicações nos casos estudados. Além disso, com ao auxílio de técnicas de processamento de textos, foi possível identificar as relações entre os temas de incentivos ficais e seu impacto na inovação. Dessa forma, o presente trabalho se insere em um projeto de pesquisa que tem por objetivo analisar os benefícios fiscais e os incentivos que possam fomentar a inovação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Cortez, Suzy Cristina, Arthur Medeiros Figueiredo Barreto, Adriana Cristina Cherri e Daniel Jugend. "BARREIRAS E FACILITADORES NA INTERSECÇÃO DO USO DE BIODIGESTORES NA ECONOMIA CIRCULAR". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, n. 0I (18 agosto 2020): 94. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e0i202094-120.

Testo completo
Abstract (sommario):
Nos últimos anos as pesquisas sobre os benefícios do uso de biodigestores aumentaram consideravelmente. A implementação e uso de biodigestores, entre outras vantagens, contribui para a redução de gases do efeito estufa, melhor descarte de resíduos sólidos e autossuficiência energética. Os biodigestores são equipamentos compostos por um gasômetro e uma câmara fechada, sem a entrada de oxigênio, e que atuam como reatores químicos, transformando a matéria orgânica em biogás e biofertilizantes. Paralelamente a isso, a abordagem da Economia Circular (EC) visa o crescimento econômico contínuo, em um ciclo fechado, com maior aproveitamento dos recursos naturais e reaproveitamento dos resíduos, preservando os recursos disponíveis para as gerações futuras. O objetivo deste trabalho é identificar os principais artigos e autores que relacionam os temas Biodigestores e EC, além de enunciar as barreiras e os facilitadores apresentados por esses trabalhos. O método de pesquisa empregado foi o de revisão bibliométrica dos artigos filtrados seguida por uma análise detalhada de cada um deles. A pesquisa bibliométrica demonstrou um aumento na publicação dos dois temas de maneira integrada. Além disso, identificou-se aplicações dos biodigestores para a EC, tais como o uso de dutos para redução do custo de transporte, e a integração com mais fontes renováveis como meio para aumentar a eficiência energética.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

GASPAR, Isaac De Abreu, Aldo SHIMOYA e Eduardo SHIMODA. "EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE LAUDOS MÉDICOS UTILIZANDO TEXT MINING: APLICAÇÃO DO MÉTODO WEBIBLIOMINING". Acta Biomédica Brasiliensia 9, n. 2 (16 dicembre 2018): 1. http://dx.doi.org/10.18571/acbm.169.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Este trabalho apresenta um modelo de mineração de fonte de dados bibliográficas conhecido como webibliomining, abordando a aplicação de técnicas de mineração de textos (<em>text mining</em>) em laudos médicos. O objetivo é a aplicação do modelo na realização de um levantamento bibliométrico, realizado na base Scopus. A chave de busca utilizada foi “‘<em>Text Mining’ AND ‘Medical Reports Information</em>’”, retornando 82 registros de publicações. Os artigos mais relevantes foram considerados para compor o núcleo de partida para a pesquisa bibliográfica, pesquisa esta que demonstra e comprova as aplicações efetivas e satisfatórias da utilização da mineração de texto aplicadas a laudos médicos.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Couto, Jackeline Franco, Maguel Souza da Silva, Wiliam César Alves Machado, Maria Antonieta Rúbio Tyrrel, Fellipe Franco Couto, Márcia Adriana Silva Nunes e Nébia Maria Almeida de Figueiredo. "Desinfecção à base de radiação ultravioleta-c: um estudo bibliométrico no contexto internacional". Research, Society and Development 10, n. 1 (24 gennaio 2021): e46910111785. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11785.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Identificar e analisar a produção científica sobre o uso de raios ultravioleta-c para fins de desinfecção, descontaminação e esterilização, publicada em artigos de periódicos no período de 2014 a 2018. Métodos: Pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, realizada na base de dados Web of Science. Resultados: Foram recuperados 230 artigos científicos, o ano de 2018 apresentou o maior número de artigos (29%). Estados Unidos da América (28%) foi o maior país gerador de publicações e o idioma inglês (98%) o mais recorrente. O mapeamento da distribuição de artigos por periódico, apontou que 16 (15%) revistas concentraram a publicação de 99 (43%) artigos. A averiguação das aplicações da radiação ultravioleta-c apontou a predominância em alimentos (32%) e as bactérias (53%) dentro do levantamento dos microrganismos alvos. Conclusão: As publicações sobre o uso da tecnologia apontam sua diversidade de aplicação nos diferentes segmentos, tais como indústria de alimentos e ambientes hospitalares.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

DOMINGUES, João Mateus Marão, e Fábio Noel STANGANINI. "ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE O ZONEAMENTO AMBIENTAL ASSOCIADO AO CONTEXTO URBANO (2010-2021)". Geosciences = Geociências 41, n. 3 (14 febbraio 2023): 583–92. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v41i03.15992.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os impactos socioeconômicos e ambientais são derivados do crescente e acelerado processo de desenvolvimento urbano. Uma das técnicas adotada por municípios é o zoneamento ambiental para reconhecimento e delimitação de unidades ambientais conforme suas características físicas e fragilidades. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento bibliométrico como proposta para entender as aplicações do zoneamento ambiental sob o contexto urbano dos últimos dez anos. Os procedimentos metodológicos se basearam nas ferramentas de busca avançada das bases de indexação Scopus e Web of Science (WoS). Após organizar as informações foram realizados dois tipos de análises, uma quantitativa e outra qualitativa. A análise quantitativa teve como suporte as planilhas desenvolvidas, tendo como produto final tabelas e gráficos. Já a análise qualitativa fundamentou-se na manipulação do software VOSviewer para elaborar os mapas de rede mediante as palavras-chave dos autores mais frequentes das publicações analisadas. O maior número de publicações encontrados foi de 1.361, os quais foram retornados pela base WoS. O Brasil apareceu na terceira posição em ambas as plataformas, apesar disso ao analisar os artigos retornados pela WoS foi visto que o trabalho com maior número de citações é de autoria brasileira.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Lima, Victor Henrique Resende, Priscila Souza Pereira, José Felix Hernandez Martin e Alessandra Furtado Fernandes. "A utilização de drones na segurança do trabalho: uma revisão bibliométrica". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, n. 4 (15 aprile 2024): e5813. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.4-114.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os drones são veículos aéreos não tripulados capazes de fazer serviços que impõem dificuldades ao ser humano, trata-se de uma inovação tecnológica com custo benefício muito favorável para sua utilização. Sua aplicação no gerenciamento de riscos em aplicações civis e comerciais promovem a adoção de medidas de prevenção e antecipação, controle e eliminação dos riscos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar a produção científica por meio de uma análise de bibliometria relacionada com drones, veículos aéreos não tripulados e sistemas de aeronaves remotamente pilotadas e a segurança do trabalho. Para desenvolver a revisão bibliométrica foi utilizada a base de dados de citações e resumos da Scopus, escolhendo como tipo de documentos o artigo (article) e artigo de conferência (conference paper) publicados entre 1985 e 2024. As palavras-chave escolhidas e que possuem correlação com o tema foram: unmanned aerial vehicle, unmanned aircraft systems, drone, workplace safety, risk prevention, accidents prevention, inspection. Utilizou-se dos operadores booleanos AND (“e”) e OR (“ou”), com três combinações feitas entre as palavras-chave. Como resultados, foram encontradas 4.680 publicações que possuíam pelo menos um dos termos relacionados aos drones e veículos aéreos com pelo menos um dos termos relacionados à segurança do trabalho. Em 2023 foi o ano com a maior quantidade de trabalhos publicados sobre a temática, com 850 publicações. Os países com a maior quantidade de trabalhos divulgados foram a China (1.317), Estados Unidos (806), Itália (230), Reino Unido (224) e Alemanha (208). O Brasil ocupa a 10º posição no ranking, com 136 publicações. Os resultados da pesquisa bibliométrica demonstram que a utilização de drone ou veículos aéreos não tripuladas na segurança do trabalho é uma área específica e por isso a quantidade de publicações foi menor quando se comparado com os termos genéricos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Santana, Davi Pinheiro, Jefferson David Araujo Sales e Alessandra Cabral Nogueira Lima. "Uso das mídias Sociais nas eleições e seu impacto nos eleitores: Um estudo Bibliométrico". Gestão org 18, n. 2 (9 marzo 2021): 240. http://dx.doi.org/10.51359/1679-1827.2020.249452.

Testo completo
Abstract (sommario):
Com o crescente uso das aplicações tecnológicas, os artefatos e ferramentas ganharam importância significativa, dentre eles as mídias sociais. No campo da política não é diferente, já que após as eleições americanas de 2008, o uso dessas ferramentas tornou-se crucial em campanhas. A atenção voltou-se para esse tema de estudo, contudo, investigam como os políticos as utilizavam, seja para mobilizar eleitores, gerar mais participação e/ou engajamento. Em complemento a isso, pesquisadores do campo afirmam que pesquisas recentes focaram apenas para o contexto dos agentes políticos, preterindo a realidade dos eleitores. Perante esse movimento encontrado na literatura, este estudo teve como objetivo apresentar e discutir a produção científica, durante o período de 2008 a 2020, sobre os temas: mídias sociais, eleições e eleitores. O diagnóstico/levantamento aponta para uma diferença no número de pesquisas realizadas entre os cenários, como também, indica diferentes caminhos para que sejam desenvolvidas investigações no contexto dos eleitores.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Dal Pizzol, Leandro, Rafeael De Moura Speroni, Airton Zancanaro, Fernando Ostuni Gauthier e José Leomar Todesco. "Análise bibliométrica da produção científica sobre Linked Data". Informação & Informação 20, n. 3 (21 dicembre 2015): 77. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p77.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p class="Default"><strong>Introdução: </strong><span>Desde que Tim Berners-Lee cunhou o termo <em>Linked Data</em> em 2006, muitos estudos surgiram baseados nessa iniciativa. Seja na forma de movimentos de acesso à informação</span><span>, seja na</span><span> de aplicações baseadas nesse tipo de dados, o interesse por essa nova </span><span>maneira</span><span> de publicar e consumir informação na </span><em><span>web</span></em><span> está cada dia mais em foco. </span></p><p class="Default"><strong><span>Objetivo: </span></strong><span>Neste trabalho, apresenta-se uma revisão bibliométrica com o propósito de contribuir para o melhor entendimento e a clarificação de conceitos e termos associados à área de <em>Linked Data</em>.</span></p><p class="Default"><strong><span>Metodologia: </span></strong><span>Utilizou-se as bases de dados científicas </span><em>Web of Science</em><span> (WoS), <em>Scopus</em>, EBSCO e IEEE, de modo a localizar estudos existentes sobre a temática até outubro de 2012.</span></p><p class="Default"><strong><span>Resultados: </span></strong><span>Para isso, foram mapeados 148 trabalhos científicos que abordam o referido tema, escritos por 409 autores pertencentes a 160 instituições de 30 países diferentes. Pôde-se, com isso, constatar que as pesquisas sobre a temática <em>Linked Data</em> estão concentradas num pequeno grupo de autores, o que sugere oportunidades e espaços para pesquisas futuras.</span></p><p class="Default"><strong><span>Conclusões: </span></strong><span>Ao sintetizar as informações referentes às publicações científicas de uma determinada área, se possibilita a construção de um arcabouço teórico e que novas pesquisas sejam realizadas. </span></p><p class="Default"><span> </span></p><p class="Default"><strong>Palavras-chave: </strong><em>Linked Data;</em> <span>Bibliometria; Pesquisa bibliográfica; Bases de dados. </span><strong> </strong></p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

De Camargo, Lorena Stephanie, e Ricardo Rodrigues Barbosa. "BIBLIOMETRIA, CIENCIOMETRIA E UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES E MAPAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICAca". PontodeAcesso 12, n. 3 (11 luglio 2019): 109. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v12i3.28408.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir da percepção de que a construção de indicadores científicos pode representar fonte de interesse estratégico para a academia e empresas, o artigo apresenta uma breve exploração acerca de um possível caminho para a construção de tais indicadores. Inicialmente, expõe as definições, propósitos e aplicações da bibliometria e cienciometria. Em seguida, além de introduzir o conceito de mapa científico, esclarece as diferenças entre indicadores de primeira e segunda geração, baseado em exemplos que demonstrem seus tipos e finalidades, e indica as etapas básicas a serem desenvolvidas para sua construção. Também são apresentados alguns dos softwares bibliométricos disponíveis para auxiliar na conversão de um volumoso corpo teórico em informações estratégicas e simplificadas. Por fim, apresenta suas considerações finais, baseada na constatação de que a bibliometria e a cienciometria necessitam de buscar caminhos adequados para se transformar cada vez mais em fontes estratégicas para o desenvolvimento científico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Rodrigues, Maria Cecília Nascimento, Matheus Nunes de Lima Providello e Raoni Barros Bagno. "A influência da engenharia de produção nos serviços de atendimento à saúde: estudo bibliométrico focado em técnicas operacionais". Revista Produção Online 16, n. 1 (15 marzo 2016): 242. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i1.2088.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Engenharia de Produção tem sua origem em aplicações essencialmente industriais, característica que acompanha a maior parte das técnicas e métodos abarcados por esta grande área de conhecimento ao longo do século XX. Entretanto, a reinterpretação e adequação deste conhecimento a contextos de produção essencialmente não industriais é um campo de vastas possibilidades. O presente trabalho toma as operações de atendimento à saúde como contexto de aplicação de técnicas de Engenharia de Produção e realiza um estudo bibliométrico em documentos indexados pela base de dados Scopus no período 2004-2014. Os dados obtidos foram organizados segundo várias dimensões como: autores, países, instituições e datas de publicação, evidenciando particularidades relativas a cada dimensão. Ao final, evidenciam-se oportunidades, tanto para a prática das unidades de atendimento quanto para a produção científica em Engenharia de Produção.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Pellegrini, Leonardo de Vargas, e Cínthia Gabriely Zimmer. "É seguro utilizar aços inoxidáveis austeníticos Cr-Mn na indústria alimentícia? Uma revisão sistemática". OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, n. 1 (18 gennaio 2024): 1801–27. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n1-095.

Testo completo
Abstract (sommario):
Na indústria alimentícia os aços inoxidáveis Cr-Ni são amplamente reconhecidos por suas propriedades satisfatórias frente às condições de serviço. Por razões de custo, eles vêm sendo substituídos pelas ligas Cr-Mn. Aliado a isso, novas composições químicas dessa família surgiram e estão sendo comercializadas, porém, elas não se enquadram nos padrões de normas técnicas internacionais. Assim, esse artigo tem o objetivo de apresentar uma revisão sistemática sobre a utilização de aços inoxidáveis Cr-Mn em ambientes comumente encontrados na indústria alimentícia. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliométrica utilizando a técnica de science mapping aliada ao bibliometrix. As buscas foram realizadas nas bases de dados da Web of Science e Scopus utilizando as palavras-chave: "chromium-manganese stainless steel" OR "Cr-Mn" OR "low-nickel stainless steel" OR "non-standard stainless steel" OR "borderline stainless steel" OR "counterfeit stainless steel" OR "AISI 201" e “corrosion” OR "food contact" OR pitting OR "weight loss" OR "simulated food" OR "acetic acid". Resultaram dessa busca 268 artigos, publicados entre os anos de 2005 e 2023, os quais foram analisados. Em suma, verificou-se que os aços Cr-Mn normatizados têm demonstrado seu uso seguro para aplicações na indústria alimentícia. Quanto às ligas Cr-Mn não normatizadas foram encontrados poucos artigos relacionados ao uso no ramo alimentício. No entanto, esses estudos apontaram que essas novas ligas apresentam restrições em ambientes corrosivos, precisando ter cautela em aplicações na indústria alimentícia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Sousa, Jessica Rani Ferreira de, Leonardo Ferreira Batista e Diogo Henrique Helal. "Sobre implementação de políticas públicas: uma revisão sistemática da literatura e agenda de pesquisas". Sociedade e Estado 37, n. 2 (maggio 2022): 457–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-6992-202237020004.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Estudos sobre implementação de políticas públicas têm buscado melhores formas de compreender as falhas e a própria realidade desse processo. A partir de uma revisão sistemática da literatura, que contou com análise bibliométrica, este artigo aponta a historiografia e as frentes de pesquisa sobre a temática e analisa a autoria e as redes de cocitação de autores. Posteriormente, uma metanálise das publicações que compõem o portfólio teórico final (construído por meio do ano de publicação, número de citações e fator de impacto dos periódicos) apresenta as perspectivas e os modelos teóricos prevalentes, os resultados empíricos e as lacunas de cada trabalho. Resultados apontam que temas como governança, desenvolvimento sustentável, e-government, street-level bureaucracy (burocracia de nível de rua), políticas de saúde e descentralização dos processos da administração pública trazem um cenário de pesquisas relevantes para teorizações e aplicações empíricas das discussões do campo. Por fim, apresenta-se uma agenda de pesquisa futura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Silva, Alexandre Pinto, Frederico Giffoni de Carvalho Dutra e Douglas Barbonaglia Sathler Figueiredo. "Aplicação da Inteligência Artificial na Segurança do Trabalho para a Prevenção de Acidentes: um estudo bibliométrico". Cadernos de Prospecção 16, n. 6 (1 ottobre 2023): 1956–70. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v16i6.54587.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os acidentes do trabalho que acontecem no mundo laboral têm atraído, ao longo do tempo, a preocupação de como implementar medidas preventivas para evitá-los. Este artigo teve como objetivo apresentar uma pesquisa bibliométrica, identificando as principais publicações, autores, universidades, países e palavras-chave que abordam as aplicações de inteligência artificial na segurança do trabalho, com foco na prevenção de acidentes. Os dados foram coletados na base de dados Web of Science, utilizando-se as palavras-chave (“artificial intelligence”) AND (workplace OR “occupation health and safety” OR "accident prevention"). A interpretação dos dados foi realizada por meio de análise de performance, a partir dos relatórios da WoS; e mapeamento científico utilizando o software VOSviewer. Foram encontrados 272 artigos que depois de analisados compuseram a pesquisa. Ficou evidenciado que o tema inteligência artificial aplicado à segurança do trabalho ainda é pouco explorado, porém, a partir de 2020, houve um aumento expressivo de publicações científicas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Becker, Michel, Fabricio Venancio, Carlos Roberto De Rolt e Gabriela Gonçalves Silveira Fiates. "Big data em micro e pequenas empresas: uma revisão sistemática". Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, n. 3 (15 marzo 2023): 3420–42. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1817.

Testo completo
Abstract (sommario):
Considerando que o conceito e aplicações de Big Data tem atraído a atenção de estudiosos e profissionais de gestão em todo o mundo, o objetivo deste estudo, de caráter exploratório qualitativo-quantitativo, é apresentar o estado da arte em relação à utilização de Big Data na perspectiva de gestão em micros e pequenas empresas (MPEs). Utilizou-se como método de investigação uma revisão sistemática integrativa a partir da análise de artigos publicados em bases de dados científicas, mais especificamente Scielo, Scopus e Web of Science. O presente estudo apresenta um portfólio bibliográfico selecionado de forma sistemática e com reconhecimento científico, composto por 22 publicações a partir do qual foram realizadas análises bibliométrica e de conteúdo, indicando uma síntese das principais temáticas relacionadas à aplicação de Big Data em MPEs, quem são os principais autores e os principais periódicos, de forma a contribuir com pesquisadores que tenham especial interesse nesta relevante temática, possibilitando o avanço do conhecimento científico em estudos organizacionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Gomes, Gabriel da Silva, Silvio Bispo do Vale e Marcelo de Souza Picanço. "Geopolímeros e sua potencial aplicação na imobilização de metais pesados: Uma década de revisão". Research, Society and Development 12, n. 9 (24 settembre 2023): e12212943233. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i9.43233.

Testo completo
Abstract (sommario):
A redução da pegada de carbono dos materiais de construção civil pode ser explorada por meio da reciclagem de subprodutos da mineração em diferentes aplicações, o que preservará os recursos naturais e diminuirá os problemas ambientais. A revisão bibliometrica tem como objetivo resumir os principais estudos sobre geopolímeros, utilizando a geopolimerização como forma de imobilização/solidificação e adsorção de metais pesados contidos nesses resíduos. Na intenção de viabilidade técnica, foi feito a revisão bibliométrica da literatura publicada entre 2011 e 2020 para analisar criticamente a química estrutural, síntese e aplicações ambientais de geopolímeros e discutir exaustivamente os resultados experimentais. O objetivo também é avaliar criticamente os diferentes modelos de isotérmica e cinética para ilustrar os mecanismos para as estratégias eficazes de gestão de resíduos de diferentes ligantes de geopolímero por processo de aprisionamento de metal termodinâmico espontâneo, endotérmico e entropia conduzido. Ressaltando que o processo de imobilização/solidificação e adsorção de metais pesados, são processos completamente diferente. É apresentado 86 estudos de precursores utilizados para a produção de cimento geopolimérico, como o metacaulim, escoria de alto forno, cinzas volantes e resíduo da mineração, incluindo caulim, alumínio, ferro e manganês. O refinamento desses artigos ocorreu através da plataforma Scopus, VOSviewer e Mendeley. Para chegar nos assuntos que precisam de mais investigações, então, foi determinado que o assunto sobre “imobilização” precisa de mais atenção. Os estudos existentes revelaram as excelentes propriedades mecânicas e durabilidade dos concretos, argamassas e pastas geopoliméricas e previram sua ampla perspectiva de aplicação no campo da retenção de metais pesados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Bittencourt, Wanderson Rocha, e Pedro Henrique Melo Albuquerque. "Estrutura de capital: uma revisão bibliográfica das publicações dos periódicos nacionais". Revista Contemporânea de Contabilidade 15, n. 34 (28 marzo 2018): 94–114. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n34p94.

Testo completo
Abstract (sommario):
A estrutura de capital está sendo estudada profundamente desde os trabalhos de Modigliani e Miller (1958 e 1963). Neste contexto, os pesquisadores vêm buscando explicar a utilização das mais diversas estruturas de capital utilizadas e suas aplicações. Assim, esta pesquisa busca identificar como está sendo pesquisada a estrutura de capital em periódicos nacionais. Para tal, foi realizado um levantamento bibliométrico na base Periódicos Capes com os termos estrutura de capital e estrutura da dívida, no título ou palavras-chave. Foram encontrados, ao todo, 80 artigos. De maneira geral, os resultados dos trabalhos apontaram que as empresas brasileiras tendem a adotar uma estrutura de capital baseada na hierarquia de fontes de financiamento. Contudo, na presença de incentivos governamentais, possivelmente, as teorias não seriam aplicadas. Diante da diversidade de variáveis empregadas nos trabalhos foram propostas algumas categorias a serem incorporadas nos modelos, tais como: tamanho, tangibilidade, rentabilidade, gestão, risco, macroeconômico e alavancagem.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Oliveira, Mariléa Da Silva, Roberta Da Silva Lopes, Guilherme Teixeira Portugal e José Francisco Moreira Pessanha. "O ESTUDO DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS NA CONTABILIDADE GERENCIAL POR MEIO DA BIBLIOMETRIA ATRAVÉS DA LEI DE LOKTA". Revista de Contabilidade e Gestão Contemporânea 1, n. 2 (26 dicembre 2018): 126. http://dx.doi.org/10.22409/rcgc2018.v1i2.a27396.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estudo tem como objetivo mapear a utilização dos métodos estatísticos em contabilidade gerencial no período de 2013 a 2016. A fim de atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória, descritiva e bibliométrica baseada na Lei de Lokta, importante para se avançar nos conhecimentos científicos dos métodos estatísticos utilizados em contabilidade gerencial. A coleta de dados foi através da seleção de artigos na base de dados SPELL no quadriênio com classificação A2, B1 e B2, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Os resultados alcançados mostram que há correlação dos artigos publicados por autor (artigos com aplicações de métodos estatísticos) com o estimado pela Lei de Lokta. Em comparação com o modelo de Poisson a produtividade informada pela quantidade de trabalho por autor estimada nesse modelo está de encontro à produtividade pela Lei de Lokta. Esses resultados em epígrafe poderão ser uteis para estimular futuras pesquisas empíricas mais aprofundadas ao auxiliar pesquisadores e professores com objetivos específicos de determinar aplicabilidade da estatística em Contabilidade Gerencial.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Marco, Daiana de, Carolina Schneider Bender e Debora Bobsin. "A Teoria Institucional e sua Aplicação na Perspectiva de Sistemas de Informações". Desenvolvimento em Questão 19, n. 56 (24 novembre 2021): 246–63. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11758.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Teoria Institucional apresenta importantes contribuições para os estudos organizacionais e para a investigação das influências que moldam as estruturas, esquemas, regras, normas e comportamento dos atores. Na área de Sistemas de Informações (SI), é crescente o interesse a aplicação da Teoria Institucional para examinar fenômenos como inovação, desenvolvimento, implementação, adoção de Sistemas de Informações (MIGNERAT; RIVARD, 2009). Esta pesquisa apresenta um panorama da interface entre a Teoria Institucional e a área de Sistemas de Informação, por meio de uma pesquisa bibliométrica realizada na base de dados Web of Science. Foram encontradas 128 publicações, e o procedimento de acoplamento bibliográfico resultou em 5 clusters. Também foram destacados os elementos teóricos e metodológicos das 20 publicações com o maior número de citações, de forma a traçar a perspectiva de análise adotada pelos estudiosos de SI ao utilizarem a Teoria Institucional. Os resultados revelam que a Teoria Institucional apresenta inúmeras aplicabilidades nos estudos de SI e, também, são apontados caminhos de pesquisa consolidados, bem como sugestões de aplicações da Teoria Institucional que podem ser explorados pelos pesquisadores de SI.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Afonso, Margarida, e António Andrade. "A gamificação no âmbito dos serviços: scoping review". Gestão e Desenvolvimento, n. 27 (11 settembre 2019): 3–31. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.372.

Testo completo
Abstract (sommario):
A gamificação, abordagem tecnológica inovadora, tem sido cada vez mais utilizada como forma de motivar a adoção de comportamentos benéficos nos utilizadores. A área do saber relativo à gamificação aplicada ao contexto dos serviços poderá traduzir-se em benefícios diversos – pessoais, sociais, organizacionais, entre outros – e, como tal, importa proceder ao mapeamento sistemático e rigoroso da produção científica subjacente a este tema. Quanto ao método, partiu-se de uma abordagem de scoping review, analisando-se os dados através de duas aplicações – VOSViewer e Citespace – e partindo de métricas disponibilizadas pela Web of Science. Com base nisso realizou-se uma análise bibliométrica englobando vários parâmetros. Concluiu-se que a investigação científica sobre a gamificação e os serviços está ainda numa fase de desenvolvimento muito inicial. A análise realizada forneceu indicadores que sugerem que a gamificação se encontra numa trajetória de crescimento e expansão no que respeita à sua aplicação no âmbito dos serviços, com particular ênfase nos serviços de saúde e de educação. A Finlândia parece ser o país que mais se destaca em termos de produção científica nesta área.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Barbosa, Luciano Wallace Gonçalves, Clárison Gonçalves Gamarano, Ana Luiza Cordeiro Pereira, Renata Veloso Santos Policarpo e Sílvia Maria Santana Mapa. "A pesquisa em trade-offs de custos logísticos: estudo bibliométrico no período de 2006 a 2016". Revista Produção Online 18, n. 2 (15 giugno 2018): 641–64. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v18i2.2882.

Testo completo
Abstract (sommario):
A otimização dos custos e o acréscimo de benefícios contraídos pelo processo logístico se dão a partir da identificação e da exploração dos trade-offs de custos logísticos. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a apresentar, por meio da metodologia de estudo bibliométrico, a evolução e as principais práticas utilizadas na gestão destes custos nas organizações por meio da avaliação de trade-offs em processos logísticos. Para o estudo, foram levantados sessenta e quatro artigos científicos publicados no período de 2006 a 2016 em periódicos classificados pelo Qualis 2014 e ranqueados entre A1 e B2, disponibilizados na Plataforma Sucupira. Os artigos coletados foram pesquisados nas áreas de Engenharias III, da qual a Engenharia de Produção faz parte, e nas Ciências Sociais Aplicadas, onde o tema custos logísticos também é amplamente abordado. A pesquisa realizou-se em três etapas: coleta de dados, análise e síntese. Os resultados revelaram que a área de Pesquisa Operacional lidera como ciência empregada ao utilizar métodos descritivos e estocásticos. Enquanto aspecto restritivo, ficou evidente a dificuldade em aplicações diretas em trade-offs de custos logísticos, o que caracteriza uma lacuna de estudos no que diz respeito à integração entre a logística e a contabilidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Barbastefano, Rafael Garcia, Cristina Souza, Juliana de Sousa Costa e Patrícia Mattos Teixeira. "Impactos dos nomes nas propriedades de redes sociais: um estudo em rede de coautoria sobre sustentabilidade". Perspectivas em Ciência da Informação 18, n. 3 (settembre 2013): 78–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000300006.

Testo completo
Abstract (sommario):
A identificação correta dos autores é fator crítico em estudos de Análise de Redes Sociais (ARS) que envolvem redes de coautoria. O objetivo do trabalho é apresentar as diferenças de propriedades entre três redes de coautoria geradas com formas distintas de considerar o nome dos autores. Foi adotado o método bibliométrico. As redes foram construídas com base em 28.916 artigos sobre sustentabilidade, indexados no ISI/Web of Science, fazendo uso do software Pajek. Na análise, foram comparadas as seguintes propriedades: densidade, grau médio, componente gigante, distribuição dos graus, distância média, diâmetro da rede e coeficiente de clusterização de Watts-Strogatz. Os resultados indicaram grandes diferenças entre as redes, sugerindo que estudos de coautoria, fazendo uso de ARS, podem ter resultados comprometidos, caso não haja o tratamento adequado dos nomes dos autores. Diante do crescimento das aplicações de ARS, faz-se necessário o desenvolvimento de estudos e ferramentas voltados para mitigar a ocorrência desses erros.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Peixer, Cheila, Everson Grochoski e Aned Fernandes. "Coleta e Análise em Estudos de Caso sobre Ensino de Geografia". Estrabão 4 (11 settembre 2023): 160–72. http://dx.doi.org/10.53455/re.v4i.92.

Testo completo
Abstract (sommario):
Contextualização: Os conceitos geográficos e suas aplicações práticas no mundo real precisam estar articulados na prática docente. Buscando contribuir com esse debate, tem-se o objetivo de produzir uma avaliação descritiva da produção brasileira em estudo de caso, no ensino de Geografia do período entre 2018 e 2022/3. Metodologia: Por meio de uma análise documental, com o levantamento bibliométrico no Portal de Periódicos e no Catálogo de Dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), apresentando o estado da arte da produção acadêmica desse campo de pesquisa. Resultados: Os trabalhos analisados resultaram em uma tabela que permitiu visualizar as técnicas de coleta e os métodos de análise utilizados, segundo os quais se percebeu que não há um padrão entre estes, pois os estudos de caso podem ser realizados em diferentes contextos e com objetivos distintos. No entanto, a escolha da técnica de coleta e dos métodos vai depender do objetivo específico do estudo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Silva, Alessandro José da, Altair Marques Pereira Filho e Antonio César Galhardi. "REALIDADE AUMENTADA NA INDÚSTRIA 4.0 – ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE ORIENTAÇÕES, APLICAÇÕES E IMPLEMENTAÇÕES / AUGMENTED REALITY IN INDUSTRY 4.0 - BIBLIOMETRIC ANALYSIS ON GUIDELINES, APPLICATIONS AND IMPLEMENTATIONS". Brazilian Journal of Development 6, n. 10 (2020): 80346–59. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n10-452.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Silva Ferreira, Alison, Nayara Batista Moreira e José Maria Dias Filho. "Explorando a Economia Circular: Perspectivas Internacionais em Foco". Revista de Contabilidade da UFBA 16 (18 maggio 2023): e2134. http://dx.doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.54528.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho tem por objetivo investigar o perfil da produção científica mundial acerca da Economia Circular, tomando por base os principais periódicos das áreas de economia, engenharia, contabilidade e negócios. Para tanto, foi utilizada a técnica de análise bibliométrica em 80 periódicos durante os anos de 2015 a 2019. Foram verificados 281 artigos que corresponde a 0,61% de toda a publicação do período. Os resultados obtidos sugerem que as discussões em torno da Economia Circular têm avançado no decorrer dos anos. Porém, não foram encontrados artigos publicados em journals de contabilidade, economia, finanças e negócios, havendo uma necessidade de maior engajamento dessas disciplinas. Estima-se que a concentração de publicações acerca de EC está localizada especialmente na China e na Europa. O Brasil, por sua vez, ficou ranqueado em 12° lugar. No geral, os trabalhos utilizaram, principalmente, abordagens de estudos de caso e aplicações de experimentos. Os achados reforçam e corroboram com literatura anterior, principalmente devido a possibilidade de verificar quais tipos de pesquisas sobre EC vem sendo empregadas pelo mundo, auxiliando pesquisadores a identificarem lacunas de pesquisa para aplicação prática e a agentes de mercado identificarem o panorama atual das novas práticas produtivas circulares no contexto de diferentes negócios.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

FAGUNDES, Wendell Santana, e Mauro José ALIXANDRINI JÚNIOR. "EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS DE CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS DO SENSORIAMENTO REMOTO UTILIZADAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA". Geosciences = Geociências 41, n. 3 (14 febbraio 2023): 593–604. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v41i03.16209.

Testo completo
Abstract (sommario):
Atualmente, a interpretação de imagens é baseada na classificação automática. Esta se subdivide em diversos métodos, cada um baseado em um tipo de algoritmo. Deste modo, convém identificar as técnicas de classificação mais utilizadas na produção científica brasileira, bem como seus respectivos resultados e sua evolução, ao longo dos anos, a fim de orientar futuros trabalhos que pretendem utilizar estes métodos, bem como identificar tendências de suas aplicações. Este trabalho apresenta uma análise bibliométrica da produção de teses e dissertações brasileiras acerca dos classificadores automáticos de imagens, quantificando e analisando os métodos de classificação mais mencionados. A pesquisa foi efetuada na base BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), para obter as principais características dos métodos empregados. Os resultados apontaram que os classificadores automáticos mais mencionados em números absolutos em ordem decrescente são: Máxima Verossimilhança, Redes Neurais, Support Vector Machine (SVM), Árvores de decisão, Random Forest, Mínima Distância Euclidiana, Mapeador de Ângulo Espectral (SAM), K-Nearest Neighbours (KNN) e ISODATA. Concluiu-se que os algoritmos que se atrelam ao conceito de Machine Learning estão em ascensão em números de publicações mais recentes, e que os classificadores Árvores de Decisão e Redes Neurais apresentam os valores mais elevados de acurácia nos trabalhos analisados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia