Articles de revues sur le sujet « Técnico e tecnológico; Servidores técnico-administrativos em educação »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Técnico e tecnológico; Servidores técnico-administrativos em educação.

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Técnico e tecnológico; Servidores técnico-administrativos em educação ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Souza, Rosimeri Maria de, Paula De Souza Michelon et Eugenio Andrés Díaz Merino. « Qualidade de vida de servidores técnico-administrativos : um estudo em programas de pós-graduação ». Revista Brasileira de Administração Científica 10, no 3 (29 septembre 2019) : 80–96. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2019.003.0007.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo é analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores técnico-administrativos de coordenadorias de Programas de Pós-graduação do Centro Tecnológico de uma instituição de ensino superior. Para alcançar tal finalidade, utilizou-se de um questionário baseado no modelo de Walton (1973). A amostra foi composta por 100% dos servidores técnico-administrativos das coordenadorias do Centro Tecnológico. Os resultados obtidos mostraram que os servidores tem um índice de 40% de satisfação com a QVT, porém ainda há aspectos que carecem de ser aperfeiçoados, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Os resultados obtidos sinalizam que os servidores tem um índice satisfatório com a QVT. Todavia, ainda há aspectos que carecem de aperfeiçoamento, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Conclui-se que há necessidade de iniciativas para estruturação e aplicação de programas de QVT no setor público, com a finalidade de aliar trabalho e educação.O objetivo deste estudo é analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores técnico-administrativos de coordenadorias de Programas de Pós-Graduação do Centro Tecnológico de uma instituição de ensino superior. Para alcançar tal finalidade, utilizou-se de um questionário baseado no modelo de Walton (1973). A amostra foi composta por 100% dos servidores técnico-administrativos das coordenadorias do Centro Tecnológico. Os resultados obtidos mostraram que os servidores tem um índice de 40% de satisfação com a QVT, porém, ainda há aspectos que carecem de ser aperfeiçoados, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Os resultados obtidos sinalizam que os servidores tem um índice satisfatório com a QVT. Todavia, ainda há aspectos que carecem de aperfeiçoamento, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Conclui-se que há necessidade de iniciativas para estruturação e aplicação de programas de QVT no setor público, com a finalidade de aliar trabalho e educação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lemos, Pedro Bruno Silva, Francisco José Alves de Aquino, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá et Francisco Euguenys Medeiros da Silva. « Análise do perfil acadêmico e profissional dos membros de comitês de ética em pesquisa implantados em instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica da região nordeste do Brasil ». Research, Society and Development 8, no 9 (26 juin 2019) : e23891275. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1275.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem por objetivo identificar o perfil dos membros dos Comitês de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEPs) implantados em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica localizadas na região Nordeste através de pesquisa em documentos institucionais e na análise dos dados disponíveis na plataforma online de currículos acadêmicos Lattes. Em termos metodológicos, esta pesquisa trata-se de um estudo com enfoque quantitativo do tipo pesquisa documental. Os dados relativos à formação acadêmica e à atuação profissional dos membros de CEPs analisados foram coletados exclusivamente da plataforma online de currículos acadêmicos Lattes. Os resultados demonstraram que os membros dos CEPs implantados nos Institutos Federais de Educação da região Nordeste são, predominantemente, servidores públicos, Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Técnicos Administrativos em Educação, que ingressaram na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir de 2008.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Furtado, Eniete De Oliveira Campos, Alex Fernandes da Veiga Machado et Helton Nonato de Sousa. « A IMPORTÂNCIA DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS RIO POMBA DO IF SUDESTE MG NA CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO ATRAVÉS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA. » e-Mosaicos 9, no 21 (23 juillet 2020) : 93–106. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46442.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo trata da importância dos técnico-administrativos em educação na gestão democrática participativa como uma das formas de consolidação do ensino médio no Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG. Para tanto, esses servidores, gestores e trabalhadores em educação participam de órgãos colegiados e assumem funções gratificadas e cargos de direção, necessitam ocupar esses, e outros espaços, de forma consciente amparados pelas bases da educação profissional e tecnológica e dos objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Nesse intuito o artigo traz esclarecimentos sobre os conceitos de gestão-democrática participativa, gestão educacional e gestão escolar. Trata da participação do técnico-administrativo enquanto trabalhador em educação na gestão do Campus Rio Pomba e dos seus espaços de participação democrática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Santos, Sheila Da Silva Carvalho, Isabel De Sá Affonso da Costa, Jorge Augusto De Sá Brito e. Freitas et Denise Medeiros Ribeiro Salles. « Percepções de Engajamento no Trabalho sob a Ótica do Modelo JD-R : Estudo em um Centro Federal de Educação Tecnológica no Rio de Janeiro ». Revista Organizações em Contexto 15, no 30 (10 décembre 2019) : 121. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v15n30p121-158.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que descreveu como doze servidores técnico-administrativos de um Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) no Rio de Janeiro percebem seu nível de engajamento no trabalho, com base nos elementos do modelo Job Demands-Resources (JD-R): recursos de trabalho e pessoais; demandas de trabalho; engajamento no trabalho (vigor, dedicação, absorção) e desempenho. Adotou-se abordagem qualitativa, a partir da adaptação do questionário JD-R. A coleta de evidências deu-se pela triangulação entre análise documental, entrevistas semiestruturadas e complemento de frases. Os resultados evidenciaram que o engajamento dos servidores é limitado à dimensão dedicação. Os servidores percebem-se detentores de recursos pessoais e com desempenho bom ou razoável, porém os aspectos relacionados aos recursos de trabalho foram inconclusivos. Considerando que os recursos de trabalho são os antecedentes mais importantes para o engajamento e para o desempenho, é possível que, no contexto da Administração Pública, existam outros elementos que influenciem essa relação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Novaes, Diva Valério, et Newton Antonio Paciulli Bryan. « Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais : gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional ». ETD - Educação Temática Digital 17, no 1 (29 avril 2015) : 11. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634815.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo é parte de uma pesquisa que estuda a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que, fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece Educação Profissional e Tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A lei 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e a maneira como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. A produção dos alunos e entrevistas conduzidas com gestores, servidores técnico-administrativos e professores embasam as análises. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem–natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano, para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados com essas questões.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Snoeijer, Enio, Dante Luiz Juliatto et Rogério da Silva Nunes. « AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS PROCESS MANAGEMENT NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ». Revista Gestão Organizacional 15, no 1 (1 février 2022) : 98–115. http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6168.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: avaliar a implantação do mapeamento de processos das secretarias dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Método / abordagem: como procedimentos metodológicos, foram utilizados o método dedutivo, descritivo, estudo de caso único, utilizando como procedimentos técnicos as entrevistas semiestruturadas com servidores técnico-administrativos em educação (STAE) lotados em secretarias dos PPGs do CTC, como dados primários, além das pesquisas bibliográfica e documental, como dados secundários. Principais resultados: observou-se que o Manual de Benchmark dos PPGs constitui um material relevante aos trabalhos nas secretarias dos PPGs, pois permite a rápida qualificação dos servidores novos, garante a contínua atualização dos procedimentos e a visualização de oportunidades de melhoria para a execução dos trabalhos administrativos. Os STAEs afirmaram a possibilidade de desenvolver atividades conjuntas por meio de uma secretaria integrada para melhorar as práticas administrativas, por meio de troca de experiências, pois atualmente as secretarias realizam as atividades de maneira isolada, cada qual executando os processos inerentes ao seu curso. Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: como ações a serem tomadas pela equipe de gestão do CTC, em conjunto com a equipe que elaborou o Manual de Benchmark dos PPGs, sugere-se a alocação de recursos para a capacitação dos STAEs das secretarias dos PPGs, uma ação continuada relevante para alcançar resultados satisfatórios ao preparo desses profissionais e padronização dos processos. A integração das secretarias poderia fomentar a troca de experiências e elevar a qualidade dos resultados dos PPGs, uma vez que alguns dos STAEs realizam consultas aos demais colegas a respeito de processos. A partir da concentração das atividades, a carga de trabalho pode ser distribuída, o que poderá promover a otimização dos resultados dos STAEs, além de possibilitar a distribuição de STAEs em setores deficitários quanto à disponibilidade de pessoal, situação essa recorrente na UFSC e que pode comprometer decisões estratégicas dos gestores dessa instituição no âmbito da pós-graduação. Originalidade / relevância: a pesquisa torna-se relevante, uma vez que é significativo o acompanhamento das atividades dos STAEs na Instituição, assim como nos PPGs, principalmente quando há um conjunto de manuais de Benchmark, disponíveis desde 2015, desenvolvidos para auxiliar as secretarias desses programas do CTC.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Neves, Natalia Araujo Souza, et Eglen Sílvia Pipi Rodrigues. « Educação corporativa no serviço público ». Educação 44, no 1 (21 juin 2021) : e32875. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32875.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa qualitativa inspirada na Metodologia da Investigação Comunicativa. Tem como objetivo analisar a percepção dos servidores Técnico-Administrativos em Educação sobre os cursos de capacitação ofertados pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os dados coletados foram obtidos a partir de entrevista comunicativa em profundidade. As informações resultantes da pesquisa revelam que os servidores Técnico-Administrativos em Educação têm muitas ideias que podem contribuir com o Programa de Capacitação e que a Aprendizagem Dialógica pode trazer melhorias relevantes para a Educação Corporativa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

SILVA, ANDRÉ VASCONCELOS, et FERNANDA COSTA BARROS. « MOTIVAÇÃO NO TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO ». Revista Eletrônica Gestão e Serviços 9, no 2 (31 décembre 2018) : 2473. http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v9n2p2473-2495.

Texte intégral
Résumé :
O mundo do trabalho tem mudado muito nos últimos anos, devido à globalização, ao desenvolvimento tecnológico e a mecanização das atividades, levando as organizações a buscarem alternativas para se tornarem mais competitivas. A busca por um melhor desempenho nas organizações está intimamente ligada ao comportamento dos trabalhadores. Dentre os fatores que influenciam o comportamento dos trabalhadores, destaca-se a motivação e a satisfação no trabalho. Nesse contexto, este estudo tem o intuito de mensurar a motivação dos servidores técnicos administrativos ativos das instituições federais de ensino superior (IFES) do Estado de Goiás, tomando como referência a Teoria de Expectância de Vroom. A amostra da pesquisa foi constituída de 239 técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto Federal Goiano e da Universidade Federal de Goiás. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sobre o perfil do servidor e o Inventário de Motivação e Significado no trabalho (IMST). Os resultados revelados pela pesquisa mostraram níveis de motivação entre os técnicos das instituições, todavia notou-se uma diferença significativa entre a força motivacional dos técnicos do Instituto Federal Goiano e das demais instituições.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Mourão, Reginaldo de Oliveira, Gilmar Wanzeller Siqueira, Maria Alice do Socorro Lima Siqueira, Tereza Cristina Cardoso Alvares et Diego Figueiredo Teixeira. « A educação ambiental na redução do consumo de energia elétrica no prédio da reitoria do campus sede da cidade universitária Prof. José da Silveira Netto – UFPA ». Research, Society and Development 12, no 11 (24 octobre 2023) : e33121143631. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i11.43631.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo científico foi avaliar o controle do desperdício de energia na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará (PROGEP/UFPA), buscando abordar o problema da educação ambiental e compreender as percepções dos servidores técnico administrativos em educação que desenvolvem atividades neste setor. Essa pesquisa corrobora e confirma a implementação de atividades e ações de gestão ambiental nas Instituição Federais de Ensino Superior, cujo objeto é a UFPA, instituição de grande importância por sua localização na parte central da Amazônia. Como procedimento metodológico utilizou-se pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, com aplicabilidade de um questionário aos servidores técnico administrativos em educação da PROGEP, destacando quais as formas de economia de energia são utilizadas nesta área administrativa e, portanto, como análise de documentos oficiais da UFPA com relação a essa temática. Os resultados mais significativos e relevantes mostram que a maioria das respostas positivas dizem respeito as questões de sustentabilidade ambiental no contexto institucional, mas apenas em relação à questão do acesso à informação sobre a utilização económica das instalações, constatamos nessa pesquisa que a maioria dos servidores técnico administrativos em educação (aproximadamente 89%) não têm acesso a esta informação, o que de maneira geral poderá impactar negativamente as práticas de desenvolvimento sustentável e eficiência económica desta renomada instituição.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Martins, Josmar Do Nascimento, et Isaura Alberton de Lima. « A percepção dos técnico-administrativos da UFPR, mestres e doutores quanto ao ambiente institucional para o desenvolvimento pessoal e profissional ». Revista Brasileira de Administração Científica 11, no 2 (29 février 2020) : 107–20. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2020.002.0008.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo se propõe a identificar, a percepção dos servidores da carreira de Técnico-Administrativos em Educação, egressos de cursos de mestrado e doutorado, quanto ao ambiente institucional para o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa é de natureza aplicada, tem objetivos exploratório e descritivo, com análise de cunho qualiquantitativo. Os procedimentos adotados para a coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a documental, bem como aplicação de questionário aos técnico-administrativos em educação da UTFPR. Os resultados obtidos no estudo mostraram que as percepções dos servidores pesquisados sobre o quanto o ambiente institucional favorece o desenvolvimento pessoal/profissional foram diversas, não apresentando resultados majoritários nem positivos nem negativos. A pesquisa mostrou também que os técnico-administrativos em educação da UTFPR se sentem preparados e querem contribuir com a Instituição, e que a Universidade tem executado uma política de pessoal que em certos aspectos é bem recepcionada na percepção dos pesquisados, mas que precisa dar maior atenção a alguns pontos cujos resultados registrados neste estudo tiveram um percentual de respostas indicando percepções abaixo do nível satisfatório, já que essas percepções podem evoluir positivamente ou negativamente a depender das ações tomadas pela UTFPR.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Pinto, Juliana de Fátima, et Ricardo Roberto Behr. « Contradições na avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação na universidade pública ». Cadernos EBAPE.BR 13, no 4 (décembre 2015) : 795–820. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395132365.

Texte intégral
Résumé :
Resumo:O objetivo deste estudo foi compreender, a partir do entendimento dos servidores técnico-administrativos em educação e das chefias imediatas, como ocorre a avaliação de desempenho na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A análise afastou-se da teoria hegemônica, permitindo uma reflexão crítica sobre como as técnicas de gestão vem sendo implementadas na administração pública. Este artigo pode ser caracterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo o objeto de estudo relacionado ao campo de conhecimento da administração pública. Os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 28 técnico-administrativos em educação e 11 chefias imediatas, selecionados conforme o critério da bola de neve. Utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento das entrevistas. Os técnico-administrativos em educação destacaram a insatisfação com a avaliação de desempenho, a importância da avaliação, o receio em avaliar a chefia imediata, a subjetividade existente na avaliação e o uso da avaliação como sistema de progressão. Para as chefias imediatas, a avaliação de desempenho é uma condição para melhoria no serviço público, existe uma dificuldade ao avaliar, há necessidade de mudanças na avaliação e, assim como os técnico-administrativos em educação, elas visualizam a avaliação como um sistema de progressão. Há insatisfação quanto à maneira como a avaliação é utilizada na universidade. Pode-se concluir que a avaliação de desempenho é um modelo importado de forma acrítica da iniciativa privada e que não resulta em melhorias efetivas no serviço público, levando ao aumento da individualidade em detrimento da coletividade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Camarano, Giane Batista da Silva, Edelvais Keller, Laisa Marcorela Andreoli Sartes, Maira Leon Ferreira, Camilla Gonçalves Brito Santos, Isabela de Matos Alves Mendonça Luquini et Rafaela Toledo Dias. « Universidade pública : satisfação dos servidores técnico-administrativos com plano de carreiras ». Principia : Caminhos da Iniciação Científica 19, no 1 (22 avril 2020) : 10. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.30314.

Texte intégral
Résumé :
O escopo deste trabalho consistiu em compreender a satisfação dos Técnicos Administrativos em Educação com o plano de carreira oferecido aos mesmos pela instituição de trabalho – universidade pública federal do interior do estado de Minas Gerais. Método: realizou-se um estudo transversal, descritivo, quantitativo, com um total de 600 servidores da universidade. Foi utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) e um Questionário Sociodemográfico elaborado pelas autoras. Resultados: constatou-se maior nível de satisfação relacionada ao trabalho entre os funcionários com baixa escolaridade, que se encontram no início e no final de suas respectivas carreiras e atuantes nas unidades acadêmicas da instituição de ensino superior. Conclusão: os resultados indicam que o plano de carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação necessita ser repensado pelos dirigentes de instituições de ensino públicas federais para se tornar passível de gerar mais satisfação para os servidores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Mota, Cynthia Araújo, Alda Karoline Lima Da Silva et Keyla Amorim. « Prevalência de transtornos mentais comuns em servidores técnico-administrativos em educação ». Revista Psicologia Organizações e Trabalho 20, no 1 (2020) : 891–98. http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.17691.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Pego, Zilda Oliveira, Luciano Pereira Zille et Maryelle Gonçalves Soares. « O ESTRESSE OCUPACIONAL DE SERVIDORAS TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS ». Revista Alcance 23, no 2 (19 juillet 2016) : 156. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v23n2.p156-169.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO Este estudo objetivou analisar o estresse, as principais causas de tensão no trabalho e os sintomas prevalentes em servidoras técnico-administrativas que atuam em um Instituto Federal de Educação Tecnológica em Minas Gerais. Em termos teóricos tomou-se como referência o Modelo Teórico de Explicação do Estresse Ocupacional, desenvolvido e validado por Zille (2005), adaptado para este estudo. Em termos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa por meio de estudo de caso. Os resultados apontaram que 76,3 % das servidoras pesquisadas apresentaram algum nível de estresse, que variou de leve/moderado a estresse muito intenso. Com relação às fontes de tensão no trabalho, as que mais contribuíram para a ocorrência do estresse foram levar a vida de forma muito corrida, realizando cada vez mais trabalho em menos tempo; e ter o dia muito tomado com uma série de compromissos assumidos com pouco ou nenhum tempo livre. Em relação aos sintomas de estresse, os prevalentes foram fadiga, dor nos músculos do pescoço e ombro e nervosismo. Palavras-Chave: Estresse Ocupacional. Estresse em Servidoras Técnico-Administrativas. Instituto Federal de Minas Gerais. ABSTRACT This study analyzes stress, the main causes of occupational stress, and the prevalent symptoms of stress among technical and administrative workers at the Instituto Federal de Educação Tecnológica [Federal Institute of Technical Education in the Brazilian state of Minas Gerais. In terms of theory, we used as reference the Theoretical Model of Explanation of Occupational Stress, developed and validated by Zille (2005) and adapted for this study. In terms of methodology, it is characterized as a descriptive, quantitative approach through a case study. The results showed that 76.3% of the workers surveyed had some level of stress, ranging from mild/moderate to heavy. Regarding the sources of occupational stress, the factors that most contributed to the occurrence of stress were living a fast-paced life, doing more and more work in less time; and having a very full day, with lots of commitments with little or no free time. In relation to symptoms of stress, the prevalent ones were fatigue, pain in the neck and shoulder muscles, and irritability. Keywords: Occupational Stress. Stress to Server Technical and Administrative. Instituto Federal de Minas Gerais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Basso dos Reis, Guilherme, et Márcia Valéria Paixão. « Técnico-administrativos em educação das IFES : carreira e institucionalidade ». Revista Educar Mais 6 (20 février 2022) : 199–208. http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2611.

Texte intégral
Résumé :
Os técnico-administrativos em educação (TAEs) representam uma das três categorias que compõe a comunidade acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), junto aos docentes e discentes. Este trabalho apresenta o desenvolvimento histórico desta carreira, em sua relação com as disputas na sociedade brasileira, a legislação e o contexto institucional. A pesquisa bibliográfica e documental (legislação) desenvolvida aponta que a conquista do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), obtida através de processos de luta, reivindicação e negociação da categoria, apresenta-se como um momento importante e fundamental na definição de identidade da categoria. O mesmo se dá com os avanços obtidos na legislação de criação dos Institutos Federais e em seus regulamentos próprios. Desta forma, através destas conquistas, o desenvolvimento da carreira dos servidores TAEs passa a ser associado ao planejamento institucional e aos projetos e políticas públicas nacionais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Troeira, Bárbara Maria Moura da Cunha, Gilmar Wanzeller Siqueira, Maria Alice do Socorro Lima Siqueira, Milena de Lima Wanzeller, Cleide Raiol Nascimento, Tereza Cristina Cardoso Alvares, Osvaldo Monteiro da Costa Filho et Diego Figueiredo Teixeira. « Qualidade de vida no trabalho : uma análise sobre a percepção dos servidores técnico administrativos da UFPA ». OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, no 6 (14 juin 2024) : e5246. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n6-127.

Texte intégral
Résumé :
Essa pesquisa teve por objetivo levantar a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação sobre qualidade de vida nos ambientes de trabalho da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi aplicado o procedimento metodológico Total Quality of Work Life (Questionário sobre Qualidade de Vida no Trabalho Total), da Organização Mundial de Saúde, junto a 160 servidores da UFPA, para avaliar, nas esferas biológica/fisiológica, psicológica/comportamental, sociológica/relacional, econômica/política e ambiental/organizacional, os padrões de QVT na instituição. Concluímos que segundo a percepção dos respondentes, os dados obtidos revelaram existir um nível satisfatório de aceitação de qualidade de vida nos ambientes acadêmicos e administrativos da UFPA, em todas as esferas de avaliação do TQWL-42. Porém, apontando um desafio institucional, centrado no desenvolvimento de atividades de promoção de QVT, numa perspectiva de mudanças na organização do trabalho para ampliar as experiências de bem-estar no cotidiano laboral dos servidores técnico-administrativo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Araújo, Marcelo Bernardino, Priscila Segantini Varaschin et Marcos de Oliveira Morais. « Compliance ético-funcional nas instituições federais de ensino : Um ensaio da perspectiva dos técnicos administrativos em educação ». Research, Society and Development 10, no 9 (1 août 2021) : e56810916821. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18621.

Texte intégral
Résumé :
Este ensaio foi idealizado para apresentar aos servidores técnico-administrativos em educação (TAES) as principais áreas preocupadas com a sua conduta e formação ético-funcional. Essas áreas, por vezes, podem ser acionadas indevidamente ou até mesmo desconhecidas por grande parte da comunidade acadêmica, tais como: Comissão de Ética, Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, Ouvidoria e Atividade Disciplinar. Assim, o trabalho procura apresentar as principais competências e influências que elas podem exercer sobre os TAES. Trata-se de um ensaio teórico, com abordagem qualitativa, que está apoiada na vivência profissional dos autores. Espera-se contribuir com o adequado entendimento das funções de cada uma das áreas, para que não haja apropriações ou sobreposições de competências.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Amaral de Castro, Marco Aurélio, et Kamila Pagel de Oliveira. « Carreiras individuais : descortinando as trajetórias de servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAES) ». Revista de Ciências da Administração 25, no 65 (22 décembre 2023) : 1–21. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e90399.

Texte intégral
Résumé :
As carreiras públicas na administração pública brasileira estão atreladas a um sistema tradicional que compreende um emaranhado de cargos enfileirados. Em outra direção percorrem os indivíduos, que, por sua vez estão valorizando menos os conceitos tradicionais como lealdade, autoridade, antiguidade ou promoção. O presente estudo, que foi sustentado pelo conceito de carreira individual dos autores DeLuca, Rocha-de-Oliveira e Chiesa (2016), teve como objetivo verificar o nível de alinhamento entre a carreira individual e institucional de servidores TAEs de três Instituições Federais de Ensino de Belo Horizonte-MG e região. Para alcançá-lo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, composta por múltiplos estudos de casos concernentes às trajetórias de carreira individual de seis servidores TAEs. Concluiu-se, que a carreira individual dos servidores TAEs participantes deste estudo está sendo construída com a predominância de um alinhamento parcial em relação à carreira institucional desta classe de trabalhadores. O artigo visa contribuir não apenas para a carreira em questão, gerando subsídios para que a área de gestão de pessoas lide com os desafios apresentados pelos TAEs, mas também com as discussões em torno da carreira pública brasileira, já que estas possuem contornos muito similares, notadamente tradicionais, que demandam avanços diante do contexto contemporâneo de gestão. Tal contribuição é potencializada diante da lacuna de referências teóricas e empíricas sobre a noção contemporânea de carreira no âmbito do setor público brasileiro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Furtado, Eniete De Oliveira Campos, et Alex Fernandes da Veiga Machado. « A PARTICIPAÇÃO DO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRADA : UM ESTUDO DE CASO ». Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no 19 (28 novembre 2020) : e10531. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2020.10531.

Texte intégral
Résumé :
O ensino médio integrado se constitui num objetivo prioritário para a educação profissional técnica de nível médio dos Institutos Federais. A formação integrada visa à formação cidadã, uma formação ampla, omnilateral, não somente escolar. Nessa perspectiva, todos na escola são educadores, uma vez que transmitem valores e saberes em suas relações. Assim, este estudo pretende, por meio da pesquisa qualitativa, via estudo de caso, conhecer as percepções dos servidores técnico-administrativos em educação do campus Rio Pomba sobre sua participação na formação integrada dos alunos. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta dos dados que foram examinados por meio da análise de conteúdo com ajuda do software Iramuteq. Concluiu-se que os técnico-administrativos, apesar de não perceberem sua participação na formação integrada, têm essa participação de modo espontâneo e inerente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Oliveira, Lizy Manayra Santos, Rafael Straus Timbó Vasconcelos, Augusto Cézar de Aquino Cabral et Sandra Maria dos Santos. « Carreira proteana e satisfação no trabalho : um estudo na Universidade Federal do Ceará ». Revista de Ciências da Administração 23, no 59 (20 mai 2021) : 23–41. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e61803.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo objetivou investigar a relação entre as percepções dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará quanto às atitudes da carreira proteana e a sua satisfação com o trabalho. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada com 417 técnico-administrativos em educação por meio de um questionário que avalia as duas atitudes da carreira proteana - orientação por valores e autodirecionamento - e as cinco dimensões da satisfação no trabalho de Siqueira (2008). Os resultados indicaram um forte auto direcionamento de carreira e moderada orientação por valores. Quanto às dimensões da satisfação no trabalho, os servidores mostraram-se predominantemente mais satisfeitos com o relacionamento entre os colegas e com a chefia, corroborando estudos anteriores realizados com servidores de outras instituições. Adicionalmente, análises de correlação e de árvores de decisão mostraram as características do perfil dos respondentes, que podem influenciar nas atitudes da carreira proteana.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Faria, Vinícius Ferreira, et Geruza de Fátima Tomé Sabino. « Formação stricto sensu de servidores técnico-administrativos em educação : percepção de gestores e servidores qualificados ». Revista Eletrônica de Educação 17 (17 mai 2023) : e3787033. http://dx.doi.org/10.14244/198271993787.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta pesquisa foi analisar os desdobramentos para a vida profissional e pessoal dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE’s) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), decorrentes de processos de qualificação em programas de pós-graduação stricto sensu. A análise se deu a partir das percepções de gestores e de servidores qualificados. O aporte teórico abordou teorias de gestão de conhecimentos, gestão por competências e motivação de pessoas, conceitos de eficiência, eficácia e qualidade. Utilizou-se da abordagem qualitativa e descritiva, desenvolvida por meio do Estudo de Caso, apoiado em pesquisas bibliográfica e documental. Aplicaram-se questionários aos participantes do estudo, os quais foram analisados por meio da metodologia de análise de conteúdo. Esta análise possibilitou conhecer o perfil dos servidores qualificados, identificar as principais dificuldades encontradas no processo de qualificação, que estão relacionadas à falta de tempo ou à dificuldade de conciliar trabalho com estudo, especialmente quando não é possível conseguir o afastamento. Como desdobramento para a vida dos servidores, identificou-se diversos fatores, como desenvolvimento pessoal; melhoria nas relações pessoais, nas habilidades e nas atitudes; aumento da autoestima e da autorrealização; e, o fato de o título acadêmico trazer consigo uma importância, não apenas financeira, mas também de status e de realização pessoal e profissional. Por fim, na visão da maioria dos servidores, a formação apresenta-se com muita ou total influência em suas vidas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Prestes, Maria Ivete Rissino, Gilmar Wanzeller Siqueira, Maria Alice do Socorro Lima Siqueira, Tereza Cristina Cardoso Alvares, Diego Figueiredo Teixeira et Milena de Lima Wanzeller. « A difusão da política de gestão e sustentabilidade socioambiental na Universidade Federal do Pará ». Research, Society and Development 13, no 1 (18 janvier 2024) : e8513144819. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i1.44819.

Texte intégral
Résumé :
A difusão da política de gestão e a sustentabilidade socioambiental são apresentadas como uma alternativa no campo da administração pública, onde a participação dos servidores técnico-administrativos em educação e docentes na criação de um bem comum é um privilégio de um processo participativo deliberativo. O objetivo dessa pesquisa é compreender o processo de gestão e sustentabilidade socioambiental no contexto do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (ICEN/UFPA), entender a percepção do servidor técnico administrativo em educação e docentes gestores da administração na decisão do ambiente educacional, bem como a aplicabilidade da educação ambiental. O procedimento metodológico foi baseado na Instrução Normativa 10/2012, na qual foi elaborado um questionário com 28 questões abertas e fechadas. O questionário foi respondido por servidores e docentes das faculdades e departamentos atuantes no Instituto. A análise dos dados mostrou que a ideia de difundir e utilizar a educação ambiental como ferramenta interdisciplinar e multidisciplinar como prática ambientais, concretiza a abordagem teórica dos processos de gestão e sustentabilidade socioambiental de recursos humanos do ICEN/UFPA.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Neves, Sandra Augusta de Melo, et Joaquim Gonçalves Coelho Filho. « Interesse dos servidores da Universidade Federal de Uberlândia por temas de Psicologia ». Estudos de Psicologia (Campinas) 14, no 2 (août 1997) : 47–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x1997000200005.

Texte intégral
Résumé :
O estudo relatado neste artigo integra os propósitos do PREPSI - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia Preventiva da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Neste sentido, busca mapear a receptividade de servidores (professores e técnico-administrativos) da Universidade Federal de Uberlândia com relação a textos de enfoque psicológico a serem publicados em jornal informativo de distribuição gratuita veiculados mensalmente junto a seus contracheques. Responderam espontaneamente aos questionários 4,0% do total de servidores, que demonstraram boa receptividade à iniciativa (93,8% dos participantes). Os assuntos de maior interesse foram: família, estresse, educação e desenvolvimento humano.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

TESSARINI JUNIOR, GERALDO, et PATRÍCIA SALTORATO. « Organização do trabalho dos servidores técnico-administrativos em uma instituição federal de ensino : uma abordagem sobre carreira, tarefas e relações interpessoais ». Cadernos EBAPE.BR 19, spe (novembre 2021) : 811–23. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120200236.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Este artigo tem como objetivo explorar as experiências e as percepções de servidores públicos técnico-administrativos em relação à organização de seu trabalho, aqui analisada em função de 3 perspectivas inter-relacionadas: carreira, tarefas e relações interpessoais. Para tanto, foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas com servidores de uma instituição federal de ensino localizada no estado de São Paulo. Os resultados principais indicaram que i) em relação à carreira, a estabilidade do cargo público coexiste com a instabilidade das condições de trabalho decorrente da precarização do serviço público e da educação pública; ii) quanto às tarefas, foram identificadas evidências de subutilização de mão de obra, sobrecarga de trabalho, falta de servidores e ausência de avaliação de desempenho; e iii) no âmbito das relações interpessoais, destacaram-se os conflitos e a percepção de inferioridade em função de um cotidiano organizacional que, por vezes, privilegia as atividades docentes em detrimento das técnico-administrativas. Concomitantemente aos aspectos positivos, a organização do trabalho dos servidores é bastante delineada por conflitos entre as expectativas profissionais e as frustrações desses trabalhadores, revelando contenciosos, disputas simbólicas e desafios presentes em seus cotidianos de trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Da Silveira, Ana Luísa, et Jaqueline Tondato Sentinelo. « Formação e capacitação dos servidores técnico-administrativos no Instituto Federal de Santa Catarina – campus Florianópolis ». Brazilian Journal of Development 9, no 1 (20 janvier 2023) : 4210–37. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n1-291.

Texte intégral
Résumé :
A presente pesquisa analisa a capacitação continuada dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a partir de análise bibliográfica e coleta de dados. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário via correio eletrônico aos TAEs que atuam no Câmpus Florianópolis, entre maio e outubro de 2020. Esse câmpus foi escolhido por ser o maior e mais antigo, com o maior número de servidores, permitindo uma visão geral sobre a capacitação dos mesmos na Instituição. A análise das respostas permite notar que mais da metade dos pesquisados prefere cursos na modalidade presencial. Além disso, é possível compreender as dificuldades enfrentadas, bem como as demandas dos servidores, no que se refere à sua atualização profissional. Dessa forma, a presente pesquisa contribui na orientação de novas políticas e ações na área de capacitação de servidores TAEs do Instituto Federal de Santa Catarina.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Oliveira, Amanda Carolina de, Luis Felipe Dias Lopes, Maria Julia Pegoraro Gai, Damiana Machado de Almeida, Ana Claudia Da Rosa et Mauren Pimentel Lima. « ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO NA OPINIÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS FEDERAIS ». Revista Economia & ; Gestão 21, no 60 (1 février 2022) : 142–59. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2021v21n60p142-159.

Texte intégral
Résumé :
Essa pesquisa tem como objetivo compreender as relações entre as práticas de assédio moral e as estratégias de enfrentamento adotadas na opinião de servidores técnico-administrativos em educação de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para tanto, optou-se pela realização de um levantamento (Survey) com servidores TAEs. A etapa de coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário de pesquisa dividido em três partes: dados sociodemográficos e socioprofissionais; Questionário de Atos Negativos (NAQ-R) e; Escala Toulousaine de Coping (ETC-R). Observou-se algumas relações entre as práticas de assédio moral e as estratégias de enfrentamento (coping). O aspecto Assédio Relacionado ao Trabalho se relacionou com as Estratégias de Recusa, Isolamento e Distração.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Martins, Joice da Costa, et Jorge Luiz Lordelo de Sales Ribeiro. « A participação dos servidores técnico-administrativos na avaliação institucional : o que dizem os relatórios autoavaliação institucional ». Avaliação : Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 23, no 2 (octobre 2018) : 509–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000200013.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo buscou compreender como ocorre a participação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) na avaliação institucional das universidades federais brasileiras, a partir da perspectiva dos Relatórios de Autoavaliação Institucional elaborados pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA). A amostra da pesquisa foi composta pelas cinco universidades federais melhor conceituadas no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2014, uma por região do país, sendo selecionadas a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os trechos dos relatórios onde os servidores TAE são mencionados foram identificados através da utilização de descritores estabelecidos previamente, transcritos e examinados segundo a análise categorial proposta por Bardin (2011). Os resultados encontrados revelaram que, ao contrário do que indicam os princípios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e do que recomenda a literatura, existe pequena participação efetiva dos servidores TAE na avaliação institucional das universidades federais brasileiras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Da Silva, Sildemar Albertini, et Oséias Santos De Oliveira. « Política de desenvolvimento profissional dos técnicos administrativos em educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná : concepção, estrutura e métodos ». OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 21, no 7 (6 juillet 2023) : 6366–85. http://dx.doi.org/10.55905/oelv21n7-029.

Texte intégral
Résumé :
O artigo tem como objetivo analisar a implementação da Política de Desenvolvimento Profissional dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialmente no que diz respeito à concepção, estrutura e métodos. O tema, além de ser atual, demonstra ser pertinente ao campo da gestão pública, pois é notável a mudança da sociedade em busca de serviços públicos e de servidores cada vez mais capacitados e eficientes, com foco na superação dos problemas da burocracia, que normalmente dificultam o funcionamento das instituições. Nesse contexto, o estudo situa os programas de desenvolvimento profissional frente à importância da modernização da máquina pública. A análise centra-se no caso específico da UTFPR, uma instituição de ensino superior pública com multicampi, que estrutura o desenvolvimento de seus servidores de acordo com sua visão organizacional e com vistas ao alcance de suas das metas e objetivos institucionais. A metodologia aplicada baseia-se em uma abordagem qualitativa, definida como descritiva, fundamentada em pesquisa documental que se calca na legislação educacional e em documentos oficiais da instituição de ensino superior pesquisada, além de uma pesquisa bibliográfica que revisa publicações relacionadas ao tema. Os resultados evidenciam que a política estudada representa um avanço institucional e social, especialmente no que diz respeito à busca crescente pela qualidade na prestação dos serviços pela Administração Pública.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Yukimura, Juliana Novo Paccola, Nilo Otani et Roberta Pasqualli. « Curso online de orçamento público para os servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino federal ». Research, Society and Development 10, no 10 (15 août 2021) : e454101019123. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19123.

Texte intégral
Résumé :
O texto tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do protótipo de um curso no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, destinado aos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) que atuam na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sobre orçamento público, com enfoque nos aspectos do orçamento da Universidade. Para atingir este objetivo, foi realizada pesquisa documental, em que foram analisados dados orçamentários da instituição, obtidos por meio de relatórios e leis orçamentárias. Dados empíricos também foram coletados com os TAEs, integrantes do quadro da UFSC por meio de questionário aplicado com o apoio da ferramenta de formulários do Google Drive. O questionário teve como objetivo subsidiar a criação do curso online de orçamento público para os TAEs e, por meio dele, buscou-se entender o grau de interesse dos servidores técnicos administrativos em tal curso e o que, na percepção desses trabalhadores, é importante ser abordado. Também foi realizado um grupo focal com os servidores que atuam na Superintendência de Orçamento e no Departamento de Contabilidade e Finanças da UFSC. Buscou-se compreender quais são as expectativas quanto ao que seria abordado no curso online e o que esses servidores percebiam como fundamental que fosse ensinado a fim de qualificar o trabalho dos TAEs. Como repercussões, destaca-se que a metodologia PACO, criada por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos serviu de guia para a criação do protótipo do curso. O curso foi aplicado e avaliado de forma positiva com indicação de qualificação do trabalho com orçamento público na UFSC.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Santos, Michelly Raianne Ferreira dos, et Marckson Roberto Ferreira de Sousa. « A percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD ». Revista Conhecimento em Ação 3, no 2 (31 décembre 2018) : 03–28. http://dx.doi.org/10.47681/rca.v3i2.18995.

Texte intégral
Résumé :
A contínua inovação no contexto mundial ocasionou a necessidade de transformações, e a consequente procura por capacitação profissional. O presente artigo objetivou analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) -- Campus Cajazeiras, sobre a capacitação profissional por meio da Educação a Distância (EAD). O campo empírico ocorreu na UFCG e a amostra da pesquisa foi estabelecida por 13 servidores técnico-administrativos do campus citado. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, dirigida de maneira exploratória e descritiva, onde foi utilizado o método de Análise de Conteúdo para diagnóstico, por meio da categorização das respostas abertas. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, tendo como objetivo na primeira parte a investigação do perfil socioeconômico e profissional dos pesquisados, e na segunda parte, o perfil dos Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento de Equipes, ancorado na literatura de Kirkpatrick, em termos de Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados. Verificou-se ao final da pesquisa, que a satisfação total com os cursos de capacitação a distância na UFCG obteve repercussão positiva e favorável, com a classificação exclusivamente ‘bom', ‘muito bom' e ‘excelente'.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Santos, Flávio Reis, et Adriana Maria Silva. « Fechamento das escolas rurais e transporte escolar no município de Morrinhos/GO ». INTERFACES DA EDUCAÇÃO 7, no 21 (21 décembre 2016) : 23–42. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v7i21.1222.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo tem por objetivos apontar o fechamento das escolas rurais nas últimas décadas e verificar as condições do transporte escolar fornecido às populações que habitam o meio rural no município de Morrinhos/GO. Optamos por realizar uma pesquisa de campo de cunho exploratório com o emprego de análise quanti-qualitativa dos dados colhidos por meio de informações contidas em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, bem como, de informações decorrentes da aplicação de questionários aplicados aos profissionais da educação (secretária de educação, diretores de escola, professores e servidores técnico-administrativos e técnico-operacionais) sobre o fechamento das escolas rurais, as condições do transporte escolar, os trajetos, as distâncias percorridas diariamente e o tempo gasto nas viagens. Constatamos que o fechamento das escolas no município de Morrinhos retirou de um número substancial de crianças e adolescentes, o direito de acessar e frequentar uma escola próxima à sua moradia. A concentração das escolas no meio urbano prejudica em demasia o processo de formação escolar dos rurícolas. O número de estudantes que completa a educação básica vem diminuindo ano a ano em decorrência das dificuldades por estes enfrentadas, sobretudo, o tempo gasto nas viagens de suas casas para as escolas da cidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Neves, Fabricio Souza. « Notícias da Capa - Setembro/2018 ». Boletim do Curso de Medicina da UFSC 4, no 9 (5 octobre 2018) : 77. http://dx.doi.org/10.32963/bcmufsc.v4i9.3053.

Texte intégral
Résumé :
Após inspeção presencial dos avaliadores do INEP/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais / Ministério da Educação) ocorrida em 13 e 14 de setembro e que envolveu análises documentais e encontros com professores, servidores técnico-administrativos, preceptores de estágio e alunos em reuniões específicas e nos diversos locais de suas atividades teóricas e práticas de ensino, pesquisa e extensão, o Curso de Graduação em Medicina da UFSC obteve como Conceito do Curso a nota máxima (5). Trata-se do mais importante indicador de qualidade de um curso superior no Brasil e esse resultado reflete a união de todos em nome de um propósito: ensino e aprendizagem da ciência e arte da Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Pansera de Araujo, Maria Cristina, Maria Simone Vione Schwengber, Celso José Martinazzo et Solange Castro Schorn. « Editorial Currículo escolar, processo educacional e constituição do sujeito no mundo contemporâneo ». Revista Contexto & ; Educação 31, no 98 (4 novembre 2016) : 1. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.1-4.

Texte intégral
Résumé :
<p>A presente edição é composta por um conjunto de dez artigos. Embora, aparentemente, os textos tratam de temáticas diversas, há um forte elo comum entre os mesmos. São temáticas de cunho paradigmático ou operacional que visam explicitar e compreender, com base em pesquisas bibliográficas ou quantitativas, questões centrais que tematizam e dizem respeito ao processo e aos fundamentos da educação escolar, No primeiro texto <em>D</em><em>ireito à educação e o processo de ampliação do ensino fundamental,</em><strong> </strong>Simone Fátima Flach explicita as principais ações políticas e os dados da oferta da educação municipal do ensino fundamental de 9 anos no município de Ponta Grossa/PR, no período de 2001 a 2008. Fundamentada numa abordagem qualitativa, analisa os impactos sociais da ampliação do ensino fundamental e conclui que as ações e seus efeitos foram parciais e fragilizados, tendo em vista que o entendimento sobre o direito à educação para o ingresso nessa etapa da escolaridade ocorreu de forma diferenciada. No estudo, <em>Os diferentes sentidos atribuídos à compreensão da relação da Educação Profissional e Ensino Médio,</em> as autoras Janice R. Cardoso Griebeler e Ireni Marilene Zago Figueiredo buscam identificar a polissemia dos termos que tratam sobre a relação da Educação Profissional com o Ensino Médio. A leitura de uma ampla literatura sobre a temática permitiu buscar a explicitação dos diferentes sentidos atribuídos à compreensão de duas expressões muito frequentes na relação Educação Profissional e Ensino Médio: a) articulação e integração e; b) Educação Profissional integrada ao Ensino Médio. Iael de Souza, no artigo <em>Da antropologia aos fundamentos antropológicos da educação – considerações iniciais,</em><strong> </strong>buscou compreender o<strong> </strong>homem como problema, em si e para si, sua humanização, formação e autoconstrução. Com enfoque no paradigma do materialismo histórico-dialético, analisa as possibilidades e potencialidades da realização humana quando o homem se coloca como problema de si mesmo. A partir dessa questão crucial, o texto procura qual pode ser a natureza essencial da educação, o seu sentido amplo e seu fundamento antropológico no contexto do modo de produção e vida capitalista. Em seu estudo bibliográfico, Josiane Peres Gonçalves<strong> </strong>analisou o processo de desenvolvimento humano, destacando as diferentes fases da vida, bem como a idade e as principais características de cada fase. Com o título <em>Ciclo vital: início, desenvolvimento e fim da vida humana, possíveis contribuições para educadores,</em><strong> </strong>a autora aponta a dificuldade de estabelecer padrões para a vida humana tendo em vista que fatores culturais e sociais exercem muitas influências em cada pessoa além de outros aspectos que ocorrem em populações de sociedades ocidentais industrializadas. A autora analisa desde a questão do desenvolvimento, passando pela concepção e período pré-natal, as fases correspondentes à infância, adolescência e idade adulta, incluindo o idoso, para finalmente refletir sobre a morte que marca o fim do ciclo vital. No texto <em>As práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica na interação com os livros didáticos digitais,</em><strong> </strong>a autora Eliane Mimesse Prado analisa a interação das práticas pedagógicas dos professores da educação básica com os livros didáticos digitais. Com base numa pesquisa de campo entre professores que lecionam em escolas de grande porte, na rede privada da cidade de Curitiba/PR, o objetivo da autora foi verificar quais os usos cotidianos dos livros didáticos digitais nas salas de aula. O resultado da pesquisa indica que o livro didático digital ainda não atingiu plenamente as práticas pedagógicas dos professores. No texto, <em>Habilidades de professores e estudantes da educação básica no uso das TIC como ferramentas de ensino e aprendizagem: notas para uma prática pedagógica educomunicativa. Caso Florianópolis 2013/2014,</em> Ademilde Silveira Sartori, Elias Said Hung e Patrícia Justo Moreira<strong> </strong>apresentam reflexões baseadas em análise de dados parciais referentes ao município de Florianópolis/SC, coletados junto a estudantes de sexto ano e professores dos anos finais do ensino fundamental das escolas vinculadas ou à Rede estadual ou a municipal pública de ensino, situadas na cidade de Florianópolis/SC, entre 2013 e 2014. A pesquisa buscou identificar as habilidades pedagógicas no uso das TIC por parte de professores e estudantes e conclui sobre a necessidade de planejar políticas públicas que auxiliem no aprofundamento do uso pedagógico das TIC na educação pública a partir das habilidades necessárias para este segmento. No artigo <em>Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica e Cenários de Prática: Avaliação de tendências de mudanças em cursos da área da saúde</em><em>,</em> Kênia Alessandra de Araújo Celestino, Nilce Maria da Silva Campos Costa, Ida Helena Carvalho Francescantônio Menezes e Lucilene Maria de Sousa expõem as tendências de mudança em cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal de Goiás, tendo como base os aspectos preconizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um estudo descritivo cuja coleta de dados foi realizada em reunião com docentes, discentes e servidores técnico-administrativos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Nutrição, no período de 2013 e 2014. A pesquisa observa que todos os cursos estão em processo de mudança dos projetos pedagógicos, das abordagens pedagógicas e dos cenários de prática, conforme previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. As autoras Indman Ruana Lima Queiroz e Elisa Prestes Massena, no artigo<strong> </strong><em>Reflexões acerca de compreensões de currículo de professores em exercício,</em> apresentam compreensões de currículo de professores em exercício de escolas públicas da região Nordeste do país. O universo da pesquisa foram dez professores de duas cidades nordestinas. Os resultados mostraram que as compreensões de currículo de muitos professores ainda estão ancoradas nos conteúdos propostos pelo livro didático e também pelo que é exigido nos exames de acesso ao ensino superior. Segundo as autoras, isso pode ser consequência de como as discussões de currículo ocorrem nos cursos de formação inicial e indicam a necessidade da formação continuada desses sujeitos. No artigo<strong> </strong><em>Trabalho e educação na modernidade líquida: reflexões sobre práticas pedagógicas contemporâneas,</em><strong> </strong>os autores João Paulo Baliscei, Geiva Carolina Calsa e Vinícius Vinícius Stein indicam que, na contemporaneidade, as relações e exigências de trabalho são distintas daquelas de outrora. Apresentam o resultado de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos Estudos Culturais e tecem considerações a respeito do trabalho e da educação no século XXI. Segundo os autores, os aparatos tecnológicos e suas constantes inovações e aperfeiçoamentos demandam que os trabalhadores e trabalhadoras sejam flexíveis e que aprendam com rapidez. Concluem que, enquanto o mercado de trabalho tem acompanhado o ritmo das inovações, a escola e as práticas pedagógicas apresentam poucas modificações em sua organização e currículo. Segundo os autores, a escola pode atender às demandas do trabalho desde que considere também as necessidades de uma formação estética, ética e política. Os autores Roque Strieder e Clenio Lago, no texto<strong> </strong><em>Dispositivos de captura: profanação possível via formação de professores</em>,<strong> </strong>analisam o contexto político contemporâneo. Para os autores o atual contexto é fortemente marcado pela presença de dispositivos de captura de subjetividades e por um viés biopolítico que reduz a vida a objeto de cálculos, objeto de técnicas de vigilância e controle. A partir deste cenário a reflexão tem como propósito tensionar de que modo e com quais estratégias, processos formativos podem fazer frente a essa subserviência aos dispositivos de captura das subjetividades. Apresentam como suporte da investigação e pano de fundo epistemológico a teoria da complexidade. A partir deste conjunto de publicações esperamos contribuir com as reflexões e discussões acerca de temáticas tão relevantes para a compreensão do currículo escolar, do processo educacional e da constituição do sujeito no mundo contemporâneo. </p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Almeida, Débora Bruna Alves, Thales Fabricio da Costa e. Silva et Jacyara Farias Souza. « Profissionalização do serviço público : análise dos concursos públicos para servidores técnico-administrativos dos institutos federais ». Revista Brasileira de Administração Científica 11, no 3 (3 juin 2020) : 199–209. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2020.003.0014.

Texte intégral
Résumé :
O processo de seleção de profissionais para a ocupação dos cargos públicos necessários ao funcionamento das organizações públicas se constitui como um passo fundamental para a adequada prestação dos serviços ofertados por estas instituições, visto que a atuação de profissionais capacitados constitui uma variável fundamental para que a organização alcance sua missão. Assim, é de suma importância a realização de pesquisas que investiguem se as seleções empregadas pelas instituições estão realmente possibilitando a escolha dos melhores profissionais. Neste sentido, este trabalho objetiva verificar de que forma são realizados os concursos públicos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) para provimento dos cargos da carreira Técnico-Administrativa em Educação (TAE), quanto às fases de realização e às áreas de conhecimento exigidas nas provas. Para tanto, compararam-se os concursos de IFs de sete estados do Nordeste (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) realizados entre os anos 2015 e 2018. Através de uma pesquisa documental, foram identificadas as principais diferenças e semelhanças nos concursos públicos realizados por estas instituições e discutiu-se os possíveis impactos deste cenário. Os resultados apontam que a maioria dos IFs apresenta modelos de seleção de servidores TAE com características similares, o que reforça a ideia de rede de ensino e de melhor fluxo de servidores entre as instituições. No entanto, isso não pode ser considerado um padrão, pois alguns IFs utilizam modelos de seleção destoantes dos principais modelos adotados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Neves, Tatiane Santos, Luciana de Freitas Campos et Harriman Aley Morais. « Qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação em uma universidade federal de Minas Gerais ». Research, Society and Development 9, no 5 (23 mars 2020) : e13952208. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.2208.

Texte intégral
Résumé :
Considerando-se o bem-estar do trabalhador como elemento fundamental para o alcance de interesses organizacionais, surge, na década de 1970, o termo qualidade de vida no trabalho (QVT), associado inicialmente às empresas privadas, mas já tendo alcançado o setor público. Todavia, para que programas dessa natureza sejam efetivos é necessária a investigação das necessidades dos trabalhadores. Objetivou-se neste estudo avaliar a percepção da QVT dos técnicos-administrativos em educação de uma instituição federal de ensino superior localizada na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Categorias e limites foram utilizados para classificar a QVT à luz de cada item do questionário, sendo a análise de quartis empregada para determinar os itens mais críticos. Verificaram-se aspectos negativos nas oito dimensões analisadas, com ênfase na compensação justa e adequada, condições de trabalho e oportunidades na carreira. Por outro lado, a maioria dos entrevistados destacou a relevância social e importância do trabalho, considerando-se a localização geográfica da Universidade, em uma das regiões de vulnerabilidade socioeconômica do Estado. Conclui-se que embora muitos aspectos críticos tenham sido detectados no estudo, alguns aspectos não dependem da instituição para sua concretização, especialmente com relação a questões salariais, todavia, a implantação de programas de qualidade de vida, ainda incipientes, poderiam contribuir para mitigar algumas das insatisfações e frustações das pessoas. Considerando-se o bem-estar do trabalhador como elemento fundamental para o alcance de interesses organizacionais, surge, na década de 1970, o termo qualidade de vida no trabalho (QVT), associado inicialmente às empresas privadas, mas já tendo alcançado o setor público. Todavia, para que programas dessa natureza sejam efetivos é necessária a investigação das necessidades dos trabalhadores. Objetivou-se neste estudo avaliar a percepção da QVT dos técnicos-administrativos em educação de uma instituição federal de ensino superior localizada na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Categorias e limites foram utilizados para classificar a QVT à luz de cada item do questionário, sendo a análise de quartis empregada para determinar os itens mais críticos. Verificaram-se aspectos negativos nas oito dimensões analisadas, com ênfase na compensação justa e adequada, condições de trabalho e oportunidades na carreira. Por outro lado, a maioria dos entrevistados destacou a relevância social e importância do trabalho, considerando-se a localização geográfica da Universidade, em uma das regiões de vulnerabilidade socioeconômica do Estado. Conclui-se que embora muitos aspectos críticos tenham sido detectados no estudo, alguns aspectos não dependem da instituição para sua concretização, especialmente com relação a questões salariais, todavia, a implantação de programas de qualidade de vida, ainda incipientes, poderiam contribuir para mitigar algumas das insatisfações e frustações das pessoas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Azevedo, Gustavo Cravo, Pedro de Araujo Gutman, André Luiz Chagas Pereira, Patricia Vieira Silva, Caio Cesar Loures, Miguel Romeu Amorim Neto, Marisa Pereira Góes Araujo et al. « Revista práticas em gestão pública universitária ». Sínteses : Revista Eletrônica do SIMTEC, no 6 (27 octobre 2016) : 6. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8134.

Texte intégral
Résumé :
A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ⎼ através do levantamento de dados referentes à formação/qualificação do quadro funcional da Universidade, que conta atualmente com 9.401 técnicos administrativos em educação (TAEs), sendo mais da metade com graduação, 975 com mestrado e 302 com doutorado. Considerando o sucesso de eventos que buscam o compartilhamento do conhecimento de servidores de todos os níveis e classes, o Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (SINTAE UFRJ) ⎼ entende que a produção e divulgação de experiências dos TAEs merece e carece de um maior espaço para seu escoamento de forma ampla, contínua e nacional, propondo para tanto a criação de um periódico técnico-científico. É assim que nasce a Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU), uma revista eletrônica semestral, de acesso livre e irrestrito, que visa à publicação de análises, reflexões e/ou resultados de trabalhos de TAEs (ativos e aposentados), gestores, pesquisadores, docentes e discentes das IFEs de todo o país, priorizando trabalhos de TAEs ou que contenham técnicos entre seus coautores, além de resenhas, entrevistas e vivências dos servidores na área da gestão pública universitária, dividida em 19 subáreas. Assim, a revista PGPU, que em junho de 2016 faz sua primeira chamada nacional para submissão de trabalhos, visa a contribuir na organização e sistematização de saberes dentro e fora da UFRJ, na análise da gestão da universidade como um todo e na tomada de decisão pelos órgãos gestores pautada em informação de qualidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Vitoria dos Santos Mendes, Luzenira, et Fábio Lustosa Souza. « A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO – ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA) ». Acta Tecnológica 5, no 2 (7 avril 2011) : 170–88. http://dx.doi.org/10.35818/acta.v5i2.14.

Texte intégral
Résumé :
A avaliação de desempenho é significativa quando o resultado gera ação institucional para o alinhamento técnico do pessoal envolvido e quando estabelece as regras do jogo para a ascensão até o nível de cargo de confiança DAS-4. Também é estritamente necessário que o subordinado saiba sua importância na interface da missão institucional, quais as suas tarefas (o que fazer) e como desempenhá-las melhor para que, ao serem cobrados, justifique a avaliação de desempenho auferida. A avaliação de desempenho deve ser capaz de levantar os problemas que atingem uma parcela de servidores quanto a sua produtividade e os desvios dos objetivos finalísticos institucionais ocorridos durante muitas gestões que abrigaram “chefes-bengala”. A avaliação de desempenho deve gerar indicadores que subsidie a reformulação do questionário do semestre seguinte para nortear os problemas levantados naquele ano. O objetivo principal da avaliação de desempenho é conhecer o “homem” que está dentro da organização, através da maior eficiência no trabalho. O programa de avaliação de desempenho é uma realidade institucional e através dela que se pode demonstrar onde estar à deficiência e como alcançar a meta de elevar a eficiência de um servidor, avaliado-o de acordo com o cargo e com as metas estabelecidas pela instituição, vendo as responsabilidades do servidor o cargo que exerce, as metas, as crenças e os objetivos estabelecidos pelo órgão que o avalia. E, através desta visão, que o Programa de Desempenho dos servidores técnicos – administrativos em educação do IFMA foi elaborado no processo contínuo, sistemático e participativo de descrição, análise e avaliação das atividades técnicas e administrativas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Souza, Gustavo Carvalho, Ludmila De Vasconcelos Machado Guimarães et Jefferson Lopes La Falce. « Vivências de servidores em um contexto de desflexibilização da jornada de trabalho ». Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 22, no 1 (1 janvier 2023) : 159–79. http://dx.doi.org/10.21529/recadm.2023007.

Texte intégral
Résumé :
A presente pesquisa buscou compreender as vivências dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), em um contexto de desflexibilização da jornada de trabalho, à luz da teoria da Psicodinâmica do Trabalho. O processo de desflexibilização é compreendido aqui como um retorno à jornada de trabalho que uma vez fora flexibilizada. Metodologicamente, recorreu-se ao uso da triangulação metodológica devido à complexidade do estudo. Optou-se pela aplicação do Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) para compreensão do cenário geral da instituição e, posteriormente, constituiu-se um grupo focal para a coleta das informações qualitativas. Para análise dos dados quantitativos, foi utilizada a estatística descritiva e, para os dados qualitativos, a análise de conteúdo. A pesquisa confirmou empiricamente que as vivências de sofrimento patogênico têm se estabelecido no trabalho efetivo dos TAEs, sendo potencializadas pelo processo de desflexibilização da jornada, e que a instituição opera promovendo altos riscos de adoecimento desses profissionais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Barros, Ana Caroline De Sousa, et Irineu Manoel de Souza. « Carreiras dos Docentes e dos Técnico-Administrativos em Educação nas Instituições Federais de Ensino : Uma Perspectiva Comparada ». Revista de Administração IMED 12, no 1 (23 août 2022) : 49. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2022.v12i1.4459.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo objetiva analisar as semelhanças e diferenças entre as carreiras do Magistério Federal e dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE) das Instituições Federais de Ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfica e documental. A análise baseia-se no que determina a legislação vigente, incluindo os dispositivos normativos em âmbito nacional sobre gestão de pessoas aplicável a essas Instituições, apresentando a organização do trabalho, a gestão do desenvolvimento e a gestão da compensação das carreiras. Na sistematização dos resultados obtidos, constatou-se que as principais divergências entre as carreiras do magistério federal e dos TAE referem-se ao requisito mínimo, jornada de trabalho semanal, controle de frequência, flexibilidade para alteração da jornada de trabalho, férias, contratação de substituto, requisitos de ingresso, desenvolvimento na carreira, interstício mínimo para progressão, amplitude temporal e possibilidade de afastamento para pós-graduação scricto sensu durante o estágio probatório. A principal contribuição do estudo consiste em apresentar as particularidades das carreiras que compõem o capital humano dessas instituições, permitindo uma reflexão sobre os desafios da área de gestão de pessoas na implantação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos para manter os servidores motivados e comprometidos com a organização, apesar das divergências apresentadas na legislação sobre as carreiras analisadas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Godinho, Marluce Rodrigues, Aldo Pacheco, Camila Fernandes, Camila Moura, Bruna Monteiro, Thaís Oliveira et Nathália Oliveira. « Sintomatologia depressiva em trabalhadores de uma universidade pública : um estudo de coorte dos fatores associados ». Revista de Enfermagem da UFJF 5, no 1 (13 décembre 2019) : 1–19. http://dx.doi.org/10.34019/2446-5739.2019.v5.27862.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: esta pesquisa tem o objetivo de analisar a sintomatologia depressiva entre os Técnico-administrativos em Educação de uma universidade pública de Minas Gerais e os fatores associados. Metodologia: estudo de coorte realizado com 328 servidores, no qual a avaliação dos sinais e sintomas de depressão foi realizada com o Patient Health Questionnaire. Realizou-se análise descritiva, bivariada e multivariada. Resultados: os resultados demonstraram associação entre o tipo de horário, o estresse e o apoio social no trabalho com a sintomatologia depressiva. Conclusão: conclui-se, portanto, que é necessária uma articulação das atividades de promoção da saúde. O foco deve ser no controle dos fatores de risco e no apoio psicológico ao trabalhador para prevenir a ocorrência da depressão enquanto doença que pode prejudicar a qualidade de vida dos indivíduos e aumentar os gastos da saúde pública com os afastamentos precoces do trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Costa Soares, Veruska, Maria Elias Soares, Wagner Bandeira Andriola et Helena De Lima Marinho Rodrigues Araújo. « PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO ». Revista Educação em Debate 45, no 90 (12 juillet 2023) : 1–14. http://dx.doi.org/10.36517/eemd.v45i90.91773.

Texte intégral
Résumé :
O assédio moral é um fator degradante do ambiente profissional, constituindo-se na repetição intencional de gestos, palavras e comportamentos que expõem o indivíduo ou um grupo a situações humilhantes e constrangedoras, que acarretam consequências gravíssimas à saúde das vítimas. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a percepção dos servidores técnico administrativos lotados na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Universidade Federal do Ceará, sobre o assédio moral no ambiente de trabalho. A pesquisa classifica-se como, estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. Os resultados da pesquisa mostram que as ações consideradas como assédio moral não tendem para uma frequência alta na escala Likert; no entanto, um percentual significativo de 61,7% dos respondentes considera que o servidor, ainda que estável, tem receio em formalizar uma denúncia de assédio moral.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Nascimento, Claudenice Maria Véras, Claudiana Raymundo dos Anjos, Lucas de Souza Leite et Edson Pantaleão Alves. « Políticas públicas de avaliação na educação superior brasileira ». Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no 6 (4 juin 2024) : e4348. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv16n6-009.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem como objetivo analisar as políticas públicas federais de avaliação do ensino superior brasileiro, a partir das contradições dadas historicamente, no âmbito das relações sociais, políticas e econômicas, entre a década de 1980 e os dias atuais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, referente ao Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB); Exame Nacional de Curso (ENC/Provão); e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Como resultados, nossa pesquisa evidenciou que muitas vezes as políticas públicas de avaliação PARU, Provão e Sinaes, foram e ainda são utilizadas como práticas avaliativas autoritárias, controladoras e regulatórias, cunhadas em ideologias neoliberais e mercadológicas, em cumprimento às normas do Estado. Uma exceção deve ser feita ao espaço/tempo em que as universidades vivenciaram as práticas avaliativas emancipatórias do PAIUB, que possibilitaram a implantação da avaliação institucional entendida como processo contínuo interno, envolvendo alunos, docentes e servidores técnico-administrativos na articulação e integração dos objetivos da instituição. Outro dado percebido foi a relação dialética entre estrutura social e ação humana, tomadas historicamente e, portanto, em permanente movimento de construção e reconstrução.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Silva, Gilberto Soares da, et Andreia de Carvalho Silva. « Gestão de pessoas no serviço público : a percepção dos técnico-administrativos da Universidade Federal do Tocantins sobre as ações de capacitação no Campus de Araguaína ». Brazilian Journal of Policy and Development 2, no 1 (3 mars 2020) : 01–35. http://dx.doi.org/10.52367/brjpd.2675-102x.2020.2.1.01-35.

Texte intégral
Résumé :
Com as mudanças ocorridas globalmente nos mais diversos segmentos, muitas áreas tiveram que se ajustar para acompanhar as transformações advindas com as mudanças. O campo da gestão de pessoas não foi diferente, influenciando os mais diversos espaços de atuação, tanto público quanto privado. Objetivou-se, com esta pesquisa, analisar a percepção dos servidores Técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Araguaína, no que se refere às políticas de capacitação voltadas para estes. Para a concretização da pesquisa, foram empregadas metodologias de cunho exploratória, descritiva e qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, e aplicação de questionários aos servidores com questões fechadas e abertas, visando contribuir com a análise dos resultados. No geral, a pesquisa permitiu averiguar que, em todos os pontos pesquisados, prevalece a concordância de que eles são atendidos, conforme a percepção dos participantes. Os pontos mais bem avaliados são, respectivamente: a promoção das capacitações; a ampla divulgação; objetivos dos cursos; planejamento com base nas necessidades setoriais; retorno positivo das capacitações; indicação de prioridades pelos servidores; participação dos servidores no planejamento; clareza na oferta dos cursos; e, a participação do público-alvo. No entanto, averiguou-se que alguns pontos tiveram níveis de discordância mais altos, tais como: participação do público-alvo nas ações de capacitação; a participação dos servidores no planejamento; e a falta de clareza na construção do cronograma.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Ramalho, Bethania Leite, et Isauro Beltrán Núñez. « Inovação Pedagógica de Base Tecnológica e qualidade na gestão da Educação Básica ». Revista Estudos do Século XX, no 19 (5 septembre 2018) : 127–42. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_19_7.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo discute a relação entre inovação tecnológica, qualidade na condução da Educação Básica obrigatória e o papel inovador que ocupa o Sistema Integrado da Gestão da Educação-SIGEduc nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte/RN, Brasil. Vivendo, atualmente, momentos críticos, a escola depara-se com o desafio de superar os preceitos e rotinas da chamada escola tradicional, com vistas às novas demandas de um mundo em constante transformação. Nesse sentido, o que deve ser ensinado e aprendido no âmbito da educação escolar passa, também, por necessárias inovações tecnológicas e pedagógicas afim de motivar alunos e professores em torno das aprendizagens de conhecimentos e habilidades inerentes à etapa da escolarização obrigatória. O cenário de insucesso das aprendizagens, revelado nas avaliações nacionais do SAEB/INEP expõe o fracasso dessa política onde a escola, a família e a sociedade são partes e ao mesmo tempo vítimas da ineficiência da educação escolar entregue pela esfera pública. Dessa feita, um dos efeitos bem visíveis recai na incapacidade do Estado garantir ao estudante o direito dele aprender os conhecimentos e as habilidades básicas da escolarização obrigatória na escola em que frequentam e adquirir as oportunidades para tornar-se um cidadão pleno. Apoiada na literatura, em estatísticas oficiais e em vivências frente à Secretaria Estadual de Educação e Cultura -SEEC/RN, entre 2011 e 2014, o presente estudo traz à tona uma reflexão teórica, metodológica e contextualizada a respeito da ITBP e apresenta os avanços do SIGEduc como ferramenta provedora de uma nova cultura de gestão técnica, administrativa e pedagógica do sistema estadual de ensino do RN, que envolve 167 municípios, 608 escolas, mais de 30 mil servidores (professores e técnicos administrativos). Trata-se de uma pesquisa mais ampla que vem sendo desenvolvida, de modo colaborativo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Mestrado em Inovação e Tecnologias Educacionais do Instituto Metrópole Digital e a SEEC/RN.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de, Rinaldo Medeiros Alves de Oliveira, Ezequiel Da Costa Soares Neto, Marcos Antônio de Oliveira, Arthur William Pereira da Silva et Pablo Marlon Medeiros da Silva. « AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO : um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil ». HOLOS 4 (1 novembre 2018) : 137–55. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2018.5170.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o suporte organizacional para aprendizagem e o impacto do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública na percepção dos gestores Técnico-Administrativos em Educação de uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com modo de investigação no estudo de caso e de objetivo descritiva. Para o levantamento dos dados utilizou-se de entrevista estruturada por meio do MAIS (Modelo de Avaliação Integrado e Somativo), proposto por Jairo Borges-Andrade, Gardênia Abbad e Luciana Mourão. Os dados coletados foram tratados em planilhas eletrônicas e os resultados demonstram que: quanto ao suporte organizacional, existiram condições organizacionais favoráveis e havia compromisso da organização com a aprendizagem das novas competências dos trabalhadores, bem como, houve a absorção pelos indivíduos/ grupos de trabalho sobre o quanto a organização valoriza suas contribuições de novos conhecimentos. Quanto ao impacto do treinamento, tem-se que ficou constatado que houve melhorias no desempenho individual dos servidores treinados através de uma nova forma de desempenhar antigas tarefas a partir das novas competências adquiridas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Mello, Júlia Cristina Eyer, et Marta Ferreira Abdala Mendes. « Formação profissional : um aplicativo para o Curso Técnico de Informática CEFET/RJ campus Nova Friburgo ». Revista Sítio Novo 7, no 1 (15 mars 2023) : 56. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.56-64p.

Texte intégral
Résumé :
<p>Este artigo traz um recorte da dissertação “Estudos de egressos para formação Profissional: subsídios para o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do CEFET/Nova Friburgo,” desenvolvida durante a pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que teve como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de um aplicativo educacional informativo-interativo para os alunos formandos sobre planejamento de carreira e necessidades atuais de um Técnico de Informática. Neste recorte, apresentaremos o aplicativo Plano de Carreira na Mão que exibe informações sobre a definição de um plano de carreira dentro do enfoque de um profissional crítico/reflexivo, estimulando o questionamento, e a reflexão na ação, de forma a provocar reflexões sobre sua inserção no mundo e na sociedade. O aplicativo pode ser disponibilizado em dispositivos eletrônicos, como telefone celular, <em>smartphone</em> e <em>tablet</em>, e foi avaliado por uma comissão composta por servidores do CEFET/RJ campus Nova Friburgo, de acordo com os aspectos comunicacionais/formato e pedagógicos/conteúdo, definidos a partir das características do material educativo proposto. Pela análise das avaliações, constatamos que a comissão considerou que o aplicativo criado é uma opção de apoio aos formandos na construção de um plano de carreira dentro do enfoque de um profissional com uma visão mais ampla sobre o mundo do trabalho.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Marzzoni, David Nogueira Silva, et Yanna Patrícia Araújo Pereira. « Gestão de pessoas : estudo de caso do clima organizacional em uma instituição pública ». Research, Society and Development 9, no 7 (21 mai 2020) : e449974364. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4364.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho analisou a influência dos fatores que afetam o clima organizacional dentro de uma organização pública. Buscou-se, como objetivo geral, diagnosticar a percepção e a satisfação dos servidores técnico-administrativos da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba em relação ao ambiente de trabalho, sugerindo-se ações que auxiliem a organização na superação das suas fragilidades, consonante aos resultados obtidos. Do universo de 197 servidores, 120 participaram da pesquisa, representando 61% do quadro de pessoal administrativo do órgão investigado. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, tendo-se utilizado um questionário de coleta de dados baseado no modelo de Burke-Litwin, integrado por doze dimensões que influenciam o desempenho da organização, relacionando-os ao seu modelo de gestão, cultura, estrutura e clima interno. A análise e interpretação dos dados se deram por abordagem quantitativa. No que concerne à revisão bibliográfica, abordou-se temáticas relacionadas a comportamento organizacional, gestão de pessoas, relacionamento interno, liderança, qualidade de vida no trabalho, motivação e clima organizacional. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os respondentes estão medianamente satisfeitos com o seu ambiente de trabalho, ressaltando-se como elementos para uma ação corretiva imediata a desmotivação dos servidores, especialmente em relação ao salário, benefícios e reconhecimento, bem como a insatisfação com o relacionamento mantido com a alta gestão da organização.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Araújo, Rhoberta Santana de, Fabíola Bouth Grello Kato et Vera Lúcia Jacob Chaves. « O programa Future-se e o desmonte do financiamento público e da autonomia universitária (The Future-se program and the dismantlement of public financing and university autonomy) ». Revista Eletrônica de Educação 14 (29 octobre 2020) : 4543137. http://dx.doi.org/10.14244/198271994543.

Texte intégral
Résumé :
The text analyses three versions of “Programa Universidades e Institutos Empreendedores e Inovadores - Future-se”, presented by the Brazilian federal government. The proposition has been targeted by intense criticism, triggering an ample process of mobiliation and rejection by the deliberative organs of the Higher education federal institutions. The methodological procedures were guided by bibliographical revision and documental analysis with a qualitative nature approach. In the analysis, it was identified that, beyond the privatizing character, when proposing self-financing instruments via market resources captation, the program attacks university autonomy, even interfering with the courses formative profile. Entrepreneurship and employability actions, by the proposition, shall guide academic management of graduation and post-graduation courses. The managerialist logic, based in contracts and result indicators, in exchange of special benefits concession, imputes restrictions to the university makings. Despite the grave crisis of economical, political and sanitary order battled in the country, the government sent the Future-se law project to the House of Representatives and it is going to join to the group of measures of dismantlement of the State, idealized by Paulo Guedes. The results point that an agressive process of universitary counter-reform of which the centrality is the public financing dismantlement and the emptying of university autonomy is in order.ResumoO texto analisa as três versões do “Programa Universidades e Institutos Empreendedores e Inovadores - Future-se”, apresentado pelo governo federal brasileiro. A proposta tem sido alvo de intensas críticas, desencadeando um amplo processo de mobilização e rejeição pelos órgãos deliberativos das Instituições Federais de Ensino Superior. Os procedimentos metodológicos pautaram-se por revisão bibliográfica e análises documentais com abordagem de natureza qualitativa. Na análise feita identificou-se que, além do caráter privatizante, ao propor instrumentos de autofinanciamento via captação de recursos no mercado, o programa ataca a autonomia universitária, com interferência inclusive no perfil formativo dos cursos. Ações de empreendedorismo e empregabilidade, pela proposta, devem nortear a gestão acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação. A lógica gerencialista, pautada em contratos e indicadores de resultado, em troca da concessão de benefícios especiais imputa restrições ao fazer universitário. A despeito da grave crise de ordem econômica, política e sanitária enfrentada no país, o governo encaminhou o projeto de lei do Future-se à Câmara de Deputados e se juntará ao conjunto de medidas de desmonte do Estado, idealizada por Paulo Guedes. Os resultados apontam que está em curso um agressivo processo de contrarreforma universitária cuja centralidade é o desmonte do financiamento público e o esvaziamento da autonomia universitária.Palavras-chave: Future-se, Autonomia, Financiamento, Contrarreforma.Keywords: Future-se, Autonomy, Financing, Counter-reform.ReferencesBASTOS, Pedro Paulo Zahluth. Financeirização, crise, educação: considerações preliminares. Texto para discussão. IE/UNICAMP, Campinas, n.2017 mar. 2013.BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20/04/2020.BRASIL. Emenda Constitucional n. 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm. Acesso em: 10 dez. 2019.BRASIL. CAPES. GEOCAPES – Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES. 2018. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/ Acesso em 20/03/2020.BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.800 de 04 de janeiro de 2019a. Autoriza a administração pública a firmar instrumentos de parceria e termos de execução de programas, projetos e demais finalidades de interesse público com organizações gestoras de fundos patrimoniais; altera as Leis nº s 9.249 e 9.250, de 26 de dezembro de 1995, 9.532, de 10 de dezembro de 1997, e 12.114 de 9 de dezembro de 2009; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Lei/L13800.htm. Acesso em 10 de jan 2020.BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto n° 9.725 de 12 de março de 2019b. Extingue cargos em comissão e funções de confiança e limita a ocupação, a concessão ou a utilização de gratificações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9725.htm Acesso em 16 de abril 2020.BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto n° 9.739 de 12 de março de 2019c. Estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, estabelece normas sobre concursos públicos e dispõe sobre o Sistema de Organização e InovaçãoBRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto n° 9.741 de 29 de março de 2019d. Altera o Decreto n o 9.711, de 15 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo federal para o exercício de 2019 e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9711.htm Acesso em 16 de abril 2020.BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria n° 1469 de 22 de agosto de 2019e. Fica estabelecido que os secretários da Secretaria de Educação Superior – SESU e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC divulgarão, junto às Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, os limites de provimento de cargos autorizados nos bancos de professor-equivalente e nos quadros de referência de servidores técnico-administrativos em educação para o exercício de 2020. Disponível em: https://anup.org.br/legislacao/104366-2/ Acesso em 04 mar 2020.BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Medida Provisória nº 914 de 24 de dezembro de 2019f. Dispõe sobre o processo de escolha de dirigentes das universidades federais, dos institutos federais e do Colégio Pedro II. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Mpv/mpv914.htm Acesso em 04 mar 2020.BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Minuta de Projeto de Lei versão do Programa Future-se. Brasília, DF: Ministério da Educação, 19 jul. 2019g. Disponível em: http://estaticog1.globo.com/2019/07/19/programa_futurese_consultapublica.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Minuta de Projeto de Lei versão do Programa Future-se. Brasília, DF: Ministério da Educação, 16 out. 2019h. Disponível em: http://estaticog1.globo.com/2019/10/16/minuta_de_anteprojeto_de_lei__futurese__gt__portaria_1701__16102019.pdf. Acesso em: 26 out. 2019.BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição n° 186, de 2019i. Altera o texto permanente da Constituição e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, dispondo sobre medidas permanentes e emergenciais de controle do crescimento das despesas obrigatórias e de reequilíbrio fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, e dá outras providências. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/139702. Acesso em 20 mar.2020.BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição n° 187, de 2019j. Institui reserva de lei complementar para criar fundos públicos e extingue aqueles que não forem ratificados até o final do segundo exercício financeiro subsequente à promulgação desta Emenda Constitucional, e dá outras providências. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/139703. Acesso em 20 mar. 2020.BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição n° 188, de 2019k. Estabelece medidas de ajuste fiscal aplicáveis ao custeio da máquina pública e outras modificações. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/139704. Acesso 20 mar 2020. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Minuta do Projeto de Lei versão do Programa Future-se. Brasília, DF: Ministério da Educação. 03 jan. 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-236403674 . Acesso em 25 fev.2020BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei n° 13.978 de 17 de janeiro de 2020b. Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/internet/comissao/index/mista/orca/orcamento/or2020/Lei/Lei13978-2020.pdf . Acesso em 04 de mar 2020BRASIL. Projeto de Lei n° 3076, de 2020c. Institui o Programa Universidades e Institutos Empreendedores e Inovadores – Future-se. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=7B8E383B8826C9F071BAAAE5DCF05D09.proposicoesWebExterno1?codteor=1900012&filename=PL+3076/2020. Acesso em 05 jul 2020.INSTITUCIONAL DO GOVERNO FEDERAL - SIORG. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Decreto/D9739.htm Acesso em 16 de abril 2020.CALABREZ, Felipe. O “Plano Mais Brasil” para eliminar direitos. Instituto Humanitas Unisinos on line. RS,novembro de 2019. Disponível em: (https://outraspalavras.net/outrasmidias/o-plano-mais-brasil-para-sujeitar-direitos-ao-mercado) Acesso em: (10 abril 2020).CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade, São Paulo nº 31,111, 481-500, 2010DARDOT, Pierre. LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar – 1ª Ed – São Paulo: Boitempo, 2016.GRELLO, Fabíola. B. NUPES: Protagonista das políticas para a educação superior no Brasil? (1989-2005).2008.158f. Dissertação (Mestrado em Educação) -, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.KATO. Fabíola B. G. A nova Política de financiamento de pesquisas: reforma no Estado e no novo papel do CNPq. 2013. 172f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.MEC cria grupo de juristas para analisar propostas do Future-se. G1 EDUCAÇÃO, outubro de 2019. Disponível em: (https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/10/02/mec-cria-grupo-de-juristas-para-analisar-propostas-ao-future-se.ghtml), Acesso em: (30 de outubro de 2019).LEHER, Roberto. Autonomia Universitária e Liberdade Acadêmica. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, jan/abr. 2019a Disponível em:( http://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i29.23167). (Acesso em: 31 de mar. 2019).LEHER, Roberto. Future-se indica a refuncionalização das universidades e institutos federais. Le Mond Diplomatique Brasil, acervo online, agosto de 2019b. Disponível em:( https://diplomatique.org.br/future-se-indica-a-refuncionalizacao-das-universidades-e-institutos-federais/) . Acesso: (17 fev 2020.)LEHER, Roberto. Diferença de versões do Future-se, o DNA liberal, expresso em contrato de gestão, define a nova versão apresentada em 16/10. CARTA MAIOR, outubro de 2019c. Disponível em: (https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Diferenca-de-versoes-do-Future-Se/54/45589). Acesso em: (10 mar. 2020).LEHER, Roberto. Future-se e a supressão da autonomia universitária. Portal FEPESP, São Paulo, fevereiro de 2020a. Disponível em:( http://fepesp.org.br/artigo/future-se-e-a-supressao-da-autonomia-universitaria-por-roberto-leher/ )Acesso em: (05 mar 2020).LEHER, Roberto. Esboço da análise do Projeto de Lei do Future-se. Le Mond Diplomatique Brasil, Brasil, junho de 2020b. Disponível em: ( https://diplomatique.org.br/projeto-de-lei-do-future-se/.) Acesso em: ( 12 jul 2020).SPALDING, Erika. Os fundos patrimoniais Endowment no Brasil. 2016, 133f, Dissertação (Mestrado) – Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/16554/disserta%C3%A7%C3%A3o_erika_spalding_vfinal1.pdf). Acesso:( 20 mar2020).SGUISSARDI, Valdemar. Universidade no Brasil: dos modelos clássicos aos modelos de ocasião? In; SGUISSARDI, V. Universidade Brasileira no Século XXI: Desafios do Presente. São Paulo: Cortez, 2009, pp. 285-309.SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JUNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: Pós-Graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã Editora, 2009.SILVA JUNIOR, João dos Reis. O Núcleo de Estudos sobre ensino superior da versidade de São Paulo: um dos principais atores da reconfiguração da Educação Superior Brasileira? Revista Lusófona de Educação, Portugal v. 04, pp.13-32, 2004.SILVA JUNIOR, Joao dos Reis. The new Brazilian University a busca por resultados comercializáveis: para quem? Bauru, SP: Canal 6 editora, 2017.PALHARINI. Francisco de Assis. Caderno NUPES: o novo protagonista na reformulação teórica da política para a educação superior. In: MOROSINI, Marília; SGUISSARDI, Valdemar. A educação Superior em Periódicos Nacionais. Espírito Santo, FCCA/CNPq, 1998.PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A universidade da modernidade em tempos atuais. Avaliação. Campinas; Sorocaba-SP. v.14, n.1, p.29-52, mar.2009.e4543137
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Fernandes, Thiago, Alex Dias Curvo et Rosa Almeida Freitas Albuquerque. « Resiliência e socialização entre servidores públicos : um estudo de caso na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ». Research, Society and Development 8, no 4 (25 février 2019) : e4784902. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i4.902.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se com esse trabalho analisar a relação entre resiliência e socialização organizacional entre os servidores públicos de uma Universidade Publica. As pesquisas em socialização organizacional indicam que a adaptação do indivíduo a um novo cargo e a uma nova organização tende a ser um evento estressor. A resiliência, que descreve os processos de superação do estresse e adversidades, poderia auxiliar a compreensão das diferenças nos resultados de socialização entre indivíduos numa mesma organização. Com base nesse pressuposto, o critério de seleção amostral da pesquisa foi o grupo social de servidores técnico-administrativos em educação empossados a partir do ano de 2012 na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Análises de cruzamentos de dados e informações foram desenvolvidas com o intuito de observar e comparar a capacidade preditiva da resiliência em relação à socialização organizacional. Os resultados demonstraram, de modo geral, que aspectos negativos quanto ao processo de socialização, principalmente nos itens competência e proatividade, não integração a organização e qualificação profissional, demonstraram que os servidores não entendem e não percebem a efetividade deste processo. Todavia, apesar das dificuldades e mesmo que não seja institucional a socialização está ocorrendo de alguma forma, principalmente individualizada nos respectivos setores. As implicações práticas, limitações e principais contribuições do estudo são discutidas, com sugestões para futuras pesquisas, bem como comparando-se a capacidade preditiva da resiliência em relação à socialização organizacional entre os novos servidores da instituição de ensino superior.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Ebrahim, Frederich Duque Morcerf, Fábio Francisco de Almeida Castilho et Carlos Farias da Silva. « A importância da disseminação dos conhecimentos básicos do direito administrativo aplicada aos técnicos administrativos em educação : o fazer administrativo consciente ». Research, Society and Development 11, no 4 (26 mars 2022) : e53811427779. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27779.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa bibliográfica problematiza práticas administrativas desenvolvidas por servidoras/es ocupantes de cargos da carreira de Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Alagoas que tenham o direito administrativo como base, atrelado a outros temas transversais. Nossa pergunta de pesquisa questiona se por meio do fomento do conhecimento do direito administrativo é possível proporcionar transformações operacionais e sociais internas para a superação de equívocos operacionais administrativos existentes. O objetivo principal é refletir se a assimilação dos conhecimentos básicos do direito administrativo proporcionará um melhor desenvolvimento das práticas administrativas e contribuirá para a construção de conhecimentos críticos sobre a área, as atribuições de seus cargos e do setor, provocando reflexões e mudanças de comportamento individual e das equipes. Os resultados apontam para as contribuições que a formação omnilateral dos servidores proporcionam para seu autorreconhecimento profissional, gerando impacto positivo na área finalística; Ensino, Pesquisa e Extensão; da instituição, considerando que esta precisa dos trabalhos de base realizados pelas equipes técnicas para alcançarem o melhor desenvolvimento da atividade-fim.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie