Littérature scientifique sur le sujet « São Jorge dos Ilhéus »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « São Jorge dos Ilhéus ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "São Jorge dos Ilhéus"

1

Santos, Zidelmar Alves. « Sobre escravos e senhores na terra do cacau (Ilhéus, sul da Bahia) ». Revista Territórios e Fronteiras 12, no 1 (30 juillet 2019) : 386. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v12i1.892.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Souza, Marcos Aurélio. « Andejos e desterrados nas narrativas do cacau de Jorge Amado ». A Cor das Letras 23, no 1 (7 mai 2022) : 53–62. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v22i3.7033.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo analisa a presença de dois tipos de personagens nas chamadas obras do cacau de Jorge Amado: Cacau de 1933, Terras dos sem fim de 1943, São Jorge dos Ilhéus de 1944, Gabriela, cravo e Canela de 1958 e Tocaia Grande de 1984. São eles: os andejos e os desterrados. Andejos são personagens de intensa mobilidade geográfica, que se deslocam por motivos econômicos e/ou prosaicos. Desterrados são deslocados por injunções históricas coletivas (guerra, fome etc.), que buscam permanência em lugar que lhe acene possibilidades econômicas, culturais e emocionais de vida. Tais nomenclaturas (andejo e desterrado) não expressam conceitos fechados ou indicam entidades fixas. São estabelecidas aqui pelas possibilidades de suplementação de uma identidade móvel (DERRIDA, 2005), com a qual valores culturais são negociados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Luiz Felipe Mendes de. « Celebração da Puxada do Mastro de São Sebastião (Ilhéus-BA) no contexto da pandemia ». Cenário : Revista Interdisciplinar em Turismo e Território 9, no 3 (13 septembre 2021) : 304–22. http://dx.doi.org/10.26512/revistacenario.v9i3.36852.

Texte intégral
Résumé :
A pandemia provocada pelo novo coronavírus trouxe impactos extensivos a diferentes setores da sociedade. Discute-se aqui os efeitos e os impactos no âmbito sociocultural provocados pela pandemia à celebração da Puxada do Mastro de São Sebastião que ocorre em Ilhéus (BA). Município pertencente à Costa do Cacau, no mapa de regionalização do turismo da Bahia. A cidade caracteriza-se tanto pelos seus atrativos naturais, extensão litorânea, presença da lavoura cacaueira e da Mata Atlântica quanto pelo conjunto do patrimônio cultural, memórias e permanências de diversos grupos étnicos e pela história associada ao escritor Jorge Amado. Em Olivença, bairro com características distritais, tem-se a secular e emblemática celebração da Puxada do Mastro, reunindo toda a comunidade e atraindo visitantes para participar dos festejos dedicados ao santo mártir, São Sebastião. O desafio atual, concentra-se na tentativa de se preservar a identidade e salvaguardar os ritos da tradição e enfrentar a contaminação com o vírus (Sars-Cov-2) na região. Esta pesquisa faz parte de um conjunto de ações de investigação, empenhadas por lideranças e governanças comunitárias, para subsidiar estratégias de planejamento e construção da celebração. Tem-se, como objetivo identificar e analisar as apreensões e as dúvidas que o contexto coloca à comunidade, destacando a percepção dos moradores sobre os impactos da Covid-19 para a formatação da celebração cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter observacional, desenvolvida de maneira remota. Os meios técnicos de investigação utilizados para alcançar o objetivo foram pesquisa netnográfica e aplicação de questionário semiestruturado por meio virtual. Apresenta-se, por fim, nos resultados, os gráficos e dados relativos à percepção de membros da comunidade acerca dos referidos efeitos e as perspectivas simbólicas para realização da celebração no contexto da COVID-19, considerando as condições de realização, os impactos da reformulação, a inserção e aceitação da tecnologia e as reverberações na comunidade e no turismo da região.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

De França, Mauro Sergio, Gabriel Vinícius Martins de Oliveira et Kelven dos Reis da Cunha Candido. « CONFORTO TÉRMICO NO ENTORNO DO IFMT – CAMPUS CUIABÁ, CEL. OCTAYDE JORGE DA SILVA ». Profiscientia, no 15 (11 décembre 2023) : 69–89. http://dx.doi.org/10.61803/1806-0285.15.2021.157.

Texte intégral
Résumé :
As questões envolvendo o conforto térmico são indispensáveis para conhecimento da qualidade de vida nas cidades, principalmente em regiões tropicais onde não há uma grande quantidade ou um bom aproveitamento de estudos que visam analisar essa temática, especificamente em locais de grande circulação de pessoas, notadamente em ambientes circunvizinhos de prédios escolares. Nesse sentido, este estudo objetivou estimar o Índice de Temperatura e Umidade (ITU) no entorno do IFMT – Campus Cuiabá com intuito de analisar o conforto térmico nas adjacências e a ocorrência de Ilhas de Calor Urbano (ICU). Para isso, foram feitas coletas de dados móveis a pé, metodologia denominada de transecto móvel, na qual foram mensurados dados de variáveis meteorológicas (temperatura instantânea do ar (T) e umidade relativa do ar (UR)) em 10 pontos distintos no entorno, durante 24 dias da primavera de 2019 com leituras em três períodos: 8h, 14h e 20h. Os resultados mostraram que em todos dos pontos e horários, através de médias horárias diárias, as condições de conforto térmico são extremamente desconfortáveis (ITU > 26). Percebeu-se que o uso do solo excessivamente pavimentado, o uso de materiais urbanizados, o fluxo de calor antropogênico e a escassez de superfícies efetivamente vegetadas foram fatores fundamentais para essa constatação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Santana, Lilian Dominguez, et Marlusa de Sevilha Gosling. « Imagem Única de Destino : atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasi ». Revista Turismo em Análise 28, no 1 (11 mai 2017) : 71–90. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p71-90.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo tem por objetivo desenvolver uma escala de mensuração da imagem única de um destino turístico a partir da percepção de profissionais diretamente ligados ao turismo local. O destino turístico pesquisado foi Ilhéus, principal cidade da zona turística Costa do Cacau no estado da Bahia, e realizou-se pesquisa de cunho qualitativo com 14 profissionais (professores universitários e profissionais ligados ao turismo de Ilhéus). A análise dos dados deu-se por análise de conteúdo, a partir da qual verificou-se a imagem única do destino principalmente relacionada a três aspectos: ambiente natural, atrativos e ambientação. Os resultados apontam que a singularidade do destino Ilhéus em relação a outros destinos semelhantes condiz com imagens comumente associadas ao destino (Jorge Amado, praias, cacau, chocolate); porém, também surgiram outros aspectos que representam oportunidades para promoção do destino. Por fim, os 14 atributos identificados compõem uma escala de mensuração da imagem única do destino Ilhéus que pode ser aplicada em estudos futuros relacionados a diferentes atores turísticos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Santos, Igor Campos. « A cidade subalterna representada nos romances da saga do cacau de Jorge Amado : imaginário urbano sobre "outra" Ilhéus nas décadas de 1920 e 1930 ». Politeia - História e Sociedade 21, no 2 (19 juillet 2023) : 146–63. http://dx.doi.org/10.22481/politeia.v21i2.10743.

Texte intégral
Résumé :
A Cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, passou por processos de modificações urbanas que motivaram a formulação de representações acerca de seu espaço citadino referentes às décadas de 1920 e 1930. Jorge Amado, romancista grapiúna, em suas narrativas da saga do cacau, recriou o ambiente urbano do período, destacando, também, os espaços subalternizados e seus habitantes. O objetivo desta pesquisa é apresentar essas representações socioespaciais presentes na ficção, buscando, assim, a reconstrução de um imaginário urbano que abarque sujeitos e lugares silenciados ou esquecidos da memória urbana de Ilhéus, bem como outras representações possíveis para a cidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Scott, Bede. « The Literature of Cacao : Jorge Amado's Gabriela, Clove and Cinnamon ». ariel : A Review of International English Literature 54, no 3-4 (juillet 2023) : 127–55. http://dx.doi.org/10.1353/ari.2023.a905712.

Texte intégral
Résumé :
Abstract: Situated at the intersection of postcolonial studies and affect studies, this essay explores the emotional and generic significance of capitalist modernity in Jorge Amado's Gabriela, Clove and Cinnamon (1958). Amado's novel is set in the provincial city of Ilhéus at the time of the First Republic (1889–1930), a particularly volatile period of Brazilian history that witnessed the decline of the regional oligarchies and the rise of the urban bourgeoisie. By combining these two different critical perspectives, I argue, we can understand why Mundinho Falcão, a wealthy investor from Rio, should find it necessary to establish a new emotional regime in Ilhéus, one that privileges capitalist rationality over the hyperbolic feelings associated with the existing feudalistic order. Moreover, as the novel progresses, it becomes clear that this transition at the level of story, whereby one dominant structure of feeling makes way for another, creates a corresponding disturbance at the level of discourse or genre—transforming a narrative of melodramatic antipathies and rivalries into one of bourgeois complicity and compromise.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Queiroz, Ana Patrícia Cavalcanti. « O PATRIARCALISMO EM “GABRIELA, CRAVO E CANELA” : O ESTILHAÇAR DO RITUAL IDEOLÓGICO RADICAL ». Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação 11, no 1 (17 juin 2017) : 091. http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p091-108.

Texte intégral
Résumé :
A obra Gabriela, cravo e canelade Jorge Amado tem como cenário a cidade de Ilhéus, em 1925, quando o patriarcalismo tinha força e circulação. Nos propomos a analisar os personagens Malvina, Gabriela e Nacib a fim de traçar seus perfis subversivos e evidenciar como eles romperam com o discurso machista filiado a ideologia patriarcal que era circulado e, consequentemente, preservado na conjuntura Coronelista, na qual a mulher era marginalizada. Além disso, pretende-se relacionar a subversão desses personagens com o processo de desidentificação abordado por Pêcheux (1995). A partir de conceitos da Análise de Discurso (doravante AD), evidenciamos tanto a desidentificação de Malvina, Gabriela e Nacib quanto a dos cidadãos(-sujeitos) de Ilhéus no que concerne à ideologia e ao discurso vigente da época.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Lima, Ana Paula. « A Comarca de Ilhéus na ótica do Juiz Conservador Baltasar da Silva Lisboa (1797 – 1823) ». Dimensões 1, no 40 (26 juin 2018) : 151. http://dx.doi.org/10.23871/dimensoes-n40-16840.

Texte intégral
Résumé :
No cargo de Juiz Conservador das Matas da Comarca de Ilhéus, que ocupou por cerca de vinte anos, Baltasar da Silva Lisboa escreveu suas memórias de Ilhéus, as quais foram as principais fontes de análise deste trabalho. A periodização escolhida diz respeito à época em que esse homem de ciência esteve envolvido em atividades relativas ao cargo de Juiz Conservador das Matas da Comarca de Ilhéus. Para desenvolver a argumentação nos pautamos por uma pesquisa e análise documental, cujas fontes principais são as já referidas memórias de Ilhéus, apoiadas por estudos e reflexões de bibliografias pertinentes ao tema. Elegeram-se três memórias principais: Ensaio da física vegetal dos bosques de Ilhéus (entre 1801 e 1803); Memória acerca da abertura de uma estrada (1808); Memória topográfica e econômica da Comarca dos Ilhéus (1823) por possuírem importantes noções de caráter naturalista.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Rosa, Carlos Gontijo. « Jorge Andrade ». Sala Preta 19, no 1 (30 août 2019) : 64–83. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p63-82.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo trata da presença do autor Jorge Andrade no texto dramático A moratória. São elencados para a discussão conceitos da teoria bakhtiniana que entende o autor enquanto uma figura textualmente marcada. Para tanto, são aventadas a biografia do autor, entrevistas e o romance autobiográfico Labirinto como marcos de comparação da escrita do dramaturgo e construção de seu espaço biográfico, no qual todos estes discursos são colocados em diálogo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "São Jorge dos Ilhéus"

1

Gonçalves, Victor Santos. « Escravos e senhores na terra do cacau : alforrias e família escrava (São Jorge dos Ilhéos, 1806-1888) ». Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17603.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2015-05-05T15:09:48Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Victor Santos Gonçalves.pdf: 2876972 bytes, checksum: e6902564452da7fba74989bcf103718e (MD5)
Approved for entry into archive by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2015-05-06T13:31:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Victor Santos Gonçalves.pdf: 2876972 bytes, checksum: e6902564452da7fba74989bcf103718e (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-06T13:31:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Victor Santos Gonçalves.pdf: 2876972 bytes, checksum: e6902564452da7fba74989bcf103718e (MD5)
CAPES
Este estudo objetiva analisar como os arranjos familiares entre escravos e libertos, assim como as relações de compadrio entre escravos e senhores impulsionaram a conquista da alforria na Vila/cidade de São Jorge dos Ilhéus entre os anos de 1806-1888. Nesse sentido, o trabalho proposto tenta perceber os escravos da vila de Ilhéus como sujeitos históricos na construção nas condições sociais, culturais e econômicas que permitiam acesso à liberdade. Para tanto se realizou o entrecruzamento de fontes variadas(inventários post mortem, testamentos, registros paroquiais e notariais, processos cíveis e criminais, textos literários cruzados com dados coletados do Censo do Brasil de 1872) relativas a escravos e senhores, procurando sempre que possível acompanhar esses indivíduos ao longo do tempo. Assim, verificou-se o impacto provocado pelo tráfico de africanos (especialmente no período de sua clandestinidade), tendo em vista a cor/condição dos escravos e libertos e suas possibilidades diante da conquista da liberdade precária. Para compreender o problema da liberdade precária na Ilhéus oitocentista, foram considerados os efeitos do paternalismo (e suas formas variantes), dimensionando as relações de dependência existente entre senhores, escravos e libertos tanto na prática de reescravização quanto nos modos de alforriar dos senhores como demonstrações cambiantes dessa liberdade. Foi possível ainda inferir como se deu a manutenção e ampliação das posses escravas, tanto através do tráfico e/ou da reprodução natural, observando-se os fatores que influenciavam a formação de famílias escravas, especialmente aqueles referentes aos projetos de obtenção da liberdade por meio de carta de alforria. Assim, foi possível ponderar sobre o perfil da família escrava na Ilhéus escravista, relacionando sempre os impactos das políticas senhoriais na autonomia da cultura escrava e suas formas de sobrevivência através do compadrio. This study aims to analyze how family arrangements between slaves and freedmen and crony relations between slaves and masters drove the conquest of freedom in the village/town of São Jorge dos Ilhéus between the years 1806-1888. In this sense, the proposed work tries to realize the slaves from the village of Ilhéus as historical subjects in the construction of social, cultural and economic conditions that allowed access to freedom. For both, we crossed from varied sources (post-mortem inventories, wills, parish and notarial records, civil and criminal processes, literary texts, crossed with data collected from the Census of Brazil of 1872) relating to slaves and masters, seeking wherever possible to monitor these individuals over time. So there was the impact caused by the trafficking of Africans (especially during the period of their underground) considering the color/condition of slaves and Freedmen and their possibilities on the conquest of precarious freedom. To understand the problem of precarious freedom in Ilhéus on nineteenth century were considered the effects of paternalism (and its variant forms) scaling relationships of existing dependencies between masters, slaves and freedmen in both the practice of re-enslavement as emancipate modes of masters as demonstrations of overtones and freedom. It was still possible to infer how the maintenance and expansion of the possessions slaves, both through trafficking and/or of natural reproduction, considering the factors that influenced the formation of slave families, especially those relating to obtaining the freedom projects through freedom. Thus, it was possible to consider the profile of the family slave on slave in Ilhéus relating always stately impacts of policies on autonomy of slave culture and its forms of survival through cronyism.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Klein, Paula Maria Garulo y. « Cia. São Jorge de variedades. As bastianas ». Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-01122010-100111/.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho busca relatar e analisar as relações entre ensino, aprendizagem e expressão da linguagem teatral vivenciadas pelos sujeitos envolvidos no processo de montagem e apresentação do espetáculo As Bastianas, realizada pela Cia. São Jorge de Variedades em convívio com os usuários dos Albergues Municipais Projeto.Oficina.Boracéa e Canindé - Núcleo de Cidadania, durante o período de 2002 a 2004. A partir da documentação fotográfica, vídeográfica e escrita disponível, esta pesquisadora pôde narrar toda trajetória do espetáculo teatral desde as primeiras garatujas sobre o texto de Gero Camilo ainda no Teatro de Arena Eugenio Kusnet, até sua estréia e temporada no Canindé e no Projeto.Boracéa.
This work aims at reporting and analyzing the relationships between teaching, learning and expression in theatrical language experienced by individuals involved in the process of creating and presenting the play As Bastianas, which was developed by the theater group Cia. São Jorge de Variedades in two different municipal homeless shelters in São Paulo from 2002 to 2004, in daily acquaintance with its inhabitants. From the available written, photographic and videographic documentation the author relates the trajectory of the play, since the first raw sketches from the text by Gero Camilo, when the group was still based in the famous and tiny Teatro de Arena Eugenio Kusnet, until its premiere and season in both shelters.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Nunes, Isabel Gomes. « Desenhar a experiência do queijo de São Jorge ». Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14684.

Texte intégral
Résumé :
Mestrado em Design
Esta dissertação, insere-se no âmbito projetual da valorização simbólica do património cultural e gastronómico da Ilha de São Jorge. A partir do objetivo inicial, que propunha a valorização cultural e artesanal da ilha, avançou-se para o desenho de uma experiência organolética multifacetada. O projeto alia o chavão, (peça de artesanato tipo sinete em madeira), ligada às tradicionais festas do Espírito Santo e o queijo de São Jorge, elemento gastronómico representativo da região e sua economia. Através da aplicação dos processos de design, desenhou-se nomeadamente uma bolacha aromatizada com queijo de São Jorge, e um conjunto de produtos de merchandising, a partir dos motivos gráficos dos chavões direcionados para o turismo açoriano.
From the initial objective, which proposed the cultural value and craftsmanship of the island, it was draw a multifaceted organoleptic experience. The project combines the “chavão”, (craft piece made of wood), linked to the traditional celebrations of the Holy Spirit and the cheese of St. George , representative gastronomic element of the region and its economy. By applying the design process, it was designed in particular a flavored biscuit with cheese of St. George, and a set of merchandising products, from the graphic motifs of the “chavões” directed to the Azorean tourism.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ribeiro, Luisa Joubert Chaves Pinto. « Petrologic and geochemical characterization of São Jorge island volcanism, Azores ». Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7993.

Texte intégral
Résumé :
Doutoramento em Geociências
The island of São Jorge (38º 45’ 24’’ N - 28º 20’ 44’’W and 38º 33’ 00’’ N - 27º 44’ 32’’ W) is one of the nine islands of the Azores Archipelago that is rooted in the Azores Plateau, a wide and complex region which encompasses the triple junction between the American, Eurasia and Nubia plates. São Jorge Island has grown by fissural volcanic activity along fractures with the regional WNW-ESE trend, unveiling the importance of the regional tectonics during volcanic activity. The combination of the volcanostratigraphy (Forjaz & Fernandes, 1975; and Madeira, 1998) with geochronological data evidences that the island developed during two main volcanic phases. The first subaerial phase that occurred between 1.32 and 1.21 Ma ago (Hildenbrand et al. 2008) is recorded on the lava sequence forming the cliff at Fajã de São João, while the second phase started at 757 ka ago, is still active, and edified the rest of the island. This second phase edified the east side of the island that corresponds to Topo Volcanic Complex, in the period between 757 and 543 ka ago, while the west side named Rosais Volcanic Complex, started at 368 ka ago (Hildenbrand et al. 2008) and was still active at 117 ka ago. After the onset of Rosais, volcanic activity migrates to the center of São Jorge edifying Manadas Volcanic Complex. The volcanism on São Jorge is dominantly alkaline, with a narrow lithological composition ranging between the basanites/tefrites through the basaltic trachyandesites, in spite of this the two volcanic phases show distinct mineralogical, petrographic and geochemical characteristics that should be related with different petrogenetic conditions and growth rates of the island. Abstract viii During the first volcanic phase, growth rates are faster (≈3.4 m/ka), the lavas are slightly less alkaline and plagioclase-richer, pointing to the existence of a relative shallow and dynamic magma chamber where fractional crystallization associated with gravitational segregation and accumulation processes, produced the lavas of Fajã de São João sequence. The average growth rates during the second volcanic phase are lower (≈1.9 m/ka) and the lavas are mainly alkaline sodic, with a mineralogy composed by olivine, pyroxene, plagioclase and oxide phenocrysts, in a crystalline groundmass. The lavas are characterized by enrichment in incompatible trace element and light REE, but show differences for close-spaced lavas that unveil, in some cases, slight different degrees of fertilization of the mantle source along the island. These differences might also result from higher degrees of partial melting, as observed in the early stages of Topo and Rosais volcanic complexes, of a mantle source with residual garnet and amphibole, and/or from changing melting conditions of the mantle source as pressure. The subtle geochemical differences of the lavas contrast with the isotopic signatures, obtained from Sr-Nd-Pb-Hf isotopes, that São Jorge Island volcanism exhibit along its volcanic complexes. The lavas from Topo Volcanic Complex and from the submarine flank, i.e. the lavas located east of Ribeira Seca Fault, sample a mantle source with similar isotopic signature that, in terms of lead, overlaps Terceira Island. The lavas from Rosais and Manadas volcanic complexes, the western lavas, sample a mantle source that becomes progressively more distinct towards the west end of the island and that, in terms of lead isotopes, trends towards the isotopic composition of Faial Island. The two isotopic signatures of São Jorge, observed from the combination of lead isotopes with the other three systems, seem to result from the mixing of three distinct end-members. These end-members are (1) the common component related with the Azores Plateau and the MAR, (2) the eastern component with a FOZO signature and possibly related with the Azores plume located beneath Terceira, and (3) the western component, similar to Faial, where the lithosphere could have been entrained by an ancient magmatic liquid, isolated for a period longer than 2Ga. The two trends observed in the island reinforce the idea of small-scale mantle heterogeneities beneath the Azores region, as it has been proposed to explain the isotopic diversity observed in the Archipelago.
A ilha de São Jorge (38º 45’ 24’’ N - 28º 20’ 44’’W e 38º 33’ 00’’ N - 27º 44’ 32’’ W) é uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores que integram uma extensa e complexa estrutura, a Plataforma dos Açores, onde convergem as placas Americana, Eurasiática e Núbia que definem a junção tripla dos Açores. A ilha de São Jorge exibe características próprias, dentro do contexto açoriano, que evidenciam um vulcanismo fissural ao longo da direcção WNW-ESE, indicando uma importante interacção entre a actividade tectónica e a actividade vulcânica. A conjunção entre dados de natureza vulcanoestratigráfica (Forjaz & Fernandes, 1975; and Madeira, 1998) e geocronológica, revelam que a formação da ilha deverá ter decorrido fundamentalmente durante duas fases vulcânicas distintas. Durante a primeira fase vulcânica, entre 1,31 e 1,21 Ma (Hildenbrand et al. 2008) ter-se-á formado o empilhamento lávico sobranceiro à Fajã de São João e, há cerca de 757 Ka, provavelmente, iniciou-se a segunda fase vulcânica que foi responsável pela edificação da restante parte da ilha e que se tem mantido activa até aos nossos dias. Durante a segunda fase vulcânica, no período compreendido entre os 757 e 543 ka, terá sido edificado o Complexo Vulcânico do Topo, constituindo a zona este da ilha; enquanto que a parte oeste, englobando o Complexo Vulcânico dos Rosais, deverá ter-se começado a formar à cerca 368 ka e mantido em actividade até, pelo menos, há aproximadamente 117 ka. Depois da edificação do Complexo Vulcânico dos Rosais a actividade Resumo iv vulcânica parece ter migrado para a zona central da ilha o que conduziu à formação do Complexo Vulcânico das Manadas. O vulcanismo em São Jorge é predominantemente alcalino, apresentando uma diversidade litológica que varia entre os basanitos/tefritos e os traquiandesitos basálticos. Apesar deste pequeno espectro litológico, as duas fases vulcânicas apresentam diferentes características mineralógicas, petrográficas e geoquímicas que deverão derivar de distintas condições petrogenéticas e taxas efusivas diversas e, consequentemente, de velocidades de crescimento dos empilhamentos lávicos distintos. Durante a primeira fase vulcânica, em que a velocidade média de crescimento da ilha foi mais elevada (≈3.4 m/ka), as lavas apresentam-se ligeiramente menos alcalinas e mais enriquecidas em plagioclase. Tais factos sugerem a existência de uma câmara magmática, possivelmente, pouco profunda e bastante dinâmica, sob o empilhamento lávico da Fajã de São João, à qual estarão associados processos de cristalização fraccionada, segregação gravítica e acumulação. A velocidade média de crescimento das sequências lávicas, durante a segunda fase vulcânica, foi mais baixa (≈1.9 m/ka) e as lavas apresentam uma composição, maioritariamente, alcalina sódica em que a paragénese é representada por fenocristais de olivina, piroxena, plagioclase e óxidos. As lavas são caracterizadas por um enriquecimento em elementos traço incompatíveis e terras raras leves mas evidenciam, para lavas geograficamente próximas, diferentes níveis de enriquecimento que poderão indicar pequenas heterogeneidades na fonte mantélica. Outros factores a considerar, que eventualmente contribuem para estas assimetrias, poderão ser: (1) a ocorrência de taxas de fusão ligeiramente mais elevadas, como observado nas lavas mais antigas dos complexos vulcânicos do Topo e Rosais; (2) a presença na fonte mantélica de granada e anfíbola residuais e/ou (3) a variação nas condições de fusão da fonte, tais como, a pressão. As subtis diferenças geoquímicas acima referenciadas contrastam com as assinaturas isotópicas obtidas através dos isótopos de Sr-Nd-Pb-Hf, estando claramente impressas nas lavas dos vários complexos vulcânicos da ilha de São Jorge. As lavas do Complexo Vulcânico do Topo e do flanco submarino, i.e. as lavas localizadas a este da falha da Ribeira Seca, amostram uma fonte mantélica com uma assinatura isotópica, que em termos de chumbo é semelhante à ilha Terceira. Por outro lado, as lavas dos complexos vulcânicos dos Rosais e das Manadas, i.e. as lavas do lado oeste de São Jorge, mostram que a Petrologic and Geochemical Characterization of São Jorge Island Volcanism, Azores v fonte mantélica se torna progressivamente mais diferenciada em termos de isótopos de chumbo, sobrepondo-se à assinatura isotópica da ilha do Faial. As duas assinaturas isotópicas de São Jorge, verificada pelos isótopos de chumbo, em conjugação com os outros três sistemas isotópicos (Sr- Nd-Hf), evidenciam a contribuição de três reservatórios/componentes mantélicos para a formação das composições observadas. Estes componentes mantélicos são (1) o Componente Comum, relacionado com a Plataforma dos Açores e a Crista Média Atlântica, (2) o Componente Este, com uma assinatura FOZO e, possivelmente, relacionado com o ponto quente dos Açores localizado sob a ilha Terceira, e (3) o Reservatório Oeste, semelhante ao encontrado sob a ilha do Faial, onde a litosfera poderá ter sido impregnada por um líquido magmático antigo e isolado no manto por mais de 2Ga. Neste contexto, parece poder-se concluir que as duas assinaturas isotópicas observadas reforçam a existência de pequenas heterogeneidades sob a Região dos Açores, como tem sido proposto, por alguns autores, para explicar a diversidade isotópica observada nas ilhas do Arquipélago.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Dias, Daniele Gugelmo. « São Jorge : espiritualidade e arte na amizade de Schoenberg e Kandinsky ». [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284283.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Silvio Ferraz Mello Filho
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-10T04:49:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dias_DanieleGugelmo_D.pdf: 1941446 bytes, checksum: 1b50a34eba33aa25e24461f8c92d03f5 (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: Resumo: Este trabalho insere-se na área de « Processos Criativos » do Doutorado em Música do Instituto de Artes da Unicamp. Ele compreende dois volumes. O primeiro dedica-se à descrição e análise dos resultados da pesquisa. O segundo apresenta seu experimento prático na forma de 5 composições musicais. Na descrição de nossas experiências musicais começamos por contextualizá-las em nossa interpretação da história musical do século XX. A seguir, organizamos a reflexão sobre nossa criação em dois grandes arcos, que denominamos de força motora e força diretriz. Como principal força motora, apresentamos a amizade e a espiritualidade de Schoenberg e Kandinsky. Como principais forças diretrizes, destacamos os seguintes elementos musicais: atonalismo, aforisma, acaso/improvisação, colagem/citação. O experimento prático apresenta-se na forma de partituras e gravações. São elas : 1) Música para Schoenberg - piano solo, 2) Quadros de uma Improvisação : Ponto, Linha, Superfície - grupo de percussão e suporte eletrônico, 3) São Jorge - grupo de percussão, 4) Poesia sem palavras - piano solo e 5) Pequenos Mundos - suporte eletrônico
Abstract: Abstract: This thesis belongs to the research field "Creative Process" of the Music Department of the Art Institute of the State University of Campinas-Unicamp. It is organized in two volumes: the first volume is dedicated to the description and analysis of the research results; the second one presents the practical experiment in the form of 5 music compositions. We begin the description of our music experiences contextualizing them in our interpretation of the history of the music of the XX century. Then, we organize the reflections on our creation at two basic bows, named motor strength and guiding strength. As main motor strength we present the friendship and the spirituality of Schoenberg and Kandinsky. As main guiding strength we highlight the following music elements: atonalism, aphorism, chance/improvisation, quotation/citation. The practical experiment is presented in the form of sheet music and recorded music: 1) Music for Schoenberg -solo piano; 2) Pictures of an improvisation: Point, Line, Surface - percussion group and electronic support; 3) São Jorge - percussion group; 4) Poem without words - solo piano; and 5) Small Worlds - electronic support
Doutorado
Doutor em Música
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Calisto, Mariana Aragão Lamy Pereira. « Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge ». Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19196.

Texte intégral
Résumé :
Mestrado em Marketing
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para o Cinema São Jorge (CSJ) para o ano de 2020. Neste trabalho propõe-se um investimento no departamento de comunicação do cinema, que é ainda muito recente, com o intuito de re(definir) a identidade do Cinema, melhorar a imagem e notoriedade, aumentar os números de bilhetes vendidos e o total de espectadores anuais, que frequentam o cinema, e por fim, desenvolver estratégias para otimizar a comunicação nas redes sociais. Este projeto desenvolve-se na área de planeamento de comunicação e utiliza uma combinação de método qualitativo e quantitativo para recolher informação de suporte à elaboração do plano. Assim, no que diz respeito à recolha de dados primários, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas e lançado um questionário online que permitiu obter 98 respostas válidas. A restante informação foi recolhida através de dados secundários. A recolha de dados permitiu obter informação sobre a imagem e notoriedade do cinema, o posicionamento percecionado e o perfil demográfico, tanto do público atual como do que se pretende atingir. Concluída a análise dos resultados obtidos foi possível definir estratégias de atuação, para o próximo ano, recorrendo às áreas de comunicação do serviço, comunicação online, publicidade e eventos, com o objetivo de captar um novo público mais jovem para o Cinema.
This project is an Integrated Marketing Communication (IMC) Plan for Cinema São Jorge for the next year, 2020. This plan proposes an investment in the cinema communication department, which is still very recent, in order to (re)define the identity of the cinema, improve its image and awareness, increase the number of tickets sold and the total number of annual spectators attending the Cinema, and finally, develop strategies social media communication. This project is developed in the area of communication planning and uses a combination of qualitative and quantitative methods to gather information to support the preparation of the plan. Thus, with regard to the collection of primary data, six semi-structured interviews were conducted and an online questionnaire was launched which yielded 98 valid responses. The remaining information was collected through secondary data. The data collection allowed to obtain information about the image and awareness of the cinema, the perceived positioning and the demographic profile, both of the current public and of what is intended to be achieved. For the collection of primary data six semi-structured interviews were conducted and an online questionnaire was launched. The remaining information was collected through secondary data. After the analysis of the results obtained, it was possible to define strategies for the next year using the following fields of action; service's communication, online communication, advertising and events, with the objective of attracting a new younger target for Cinema.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Vieira, Carla Sofia Esteves. « Caracterização evolutiva das Termas de São Jorge nos últimos 11 anos ». Master's thesis, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2008. http://hdl.handle.net/10216/21014.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Vieira, Carla Sofia Esteves. « Caracterização evolutiva das Termas de São Jorge nos últimos 11 anos ». Dissertação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2008. http://hdl.handle.net/10216/21014.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Oliveira, Luiz Felipe Mendes de. « Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença (Ilhéus-BA) : perspectivas de educação não formal no âmbito do patrimônio e do turismo ». Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-10122018-203224/.

Texte intégral
Résumé :
A presente pesquisa insere-se na interface entre patrimônio e turismo, especificamente na investigação da celebração da Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença (Ilhéus-BA). O estudo apresenta e discute os resultados da vivência em campo, enfatizando os processos sociais correspondentes à construção de pertença sobre o patrimônio imaterial e a apropriação simbólica a partir dos usos sociais pela comunidade. Guiado pelo objetivo central de discussão sobre a incorporação de propostas educativas no âmbito patrimonial e turístico em Olivença a partir da Puxada do Mastro de São Sebastião, o estudo enfatiza as possibilidades identificadas da educação não formal expressas por ambos os fenômenos. Toma-se essa propositiva de educação como forma de mediação dos interesses e anseios da comunidade local com relação ao desenvolvimento socioeconômico e salvaguarda dos saberes e ritos iminentes à festa. Por meio de uma pesquisa de caráter etnográfico, tem-se a narrativa e a memória como elementos centrais na construção e coleta dos depoimentos. A metodologia da vivência etnográfica e dos instrumentos de coleta, como as entrevistas, caderno de campo e fotografias, contribuiu para a construção do corpus desta pesquisa, configurando um espaço de vivência partilhada entre o pesquisador e os pesquisados. A investigação da manifestação cultural permite identificar que as relações e construções simbólicas sobre a celebração a constituem tradição para além de uma questão temporal, mas numa ideia de prática de sentido e significado nos domínios da vida coletiva. A devoção ao santo e a celebração festiva são seculares em Olivença, formada por um sistema cultural dinâmico, composto por uma confluência de práticas da cultura popular de matrizes culturais ibéricas e indígenas. Os resultados da pesquisa também evidenciam como a educação ganha centralidade nas políticas sociais como espaço para a conquista de direitos e transmissão de saberes. Evidencia-se, na educação não formal, uma possibilidade de exercício e prática da construção cidadã para a salvaguarda e apropriação turística do patrimônio
This research addresses the relation between heritage and tourism, especially regarding the celebration of St. Sebastian pole being carried through Olivença (Ilhéus-BA). This study presents and discusses results of fieldwork, focusing on social processes related to the construction of belonging to intangible heritage and symbolic appropriation by community\'s social uses. Guided by the aim of discussing the incorporation of education proposals in the heritage and tourism context in Olivença, this study shows how non-formal education is expressed by both aforementioned phenomena during the celebration of St. Sebastian. It is taken the statement that education mediates interests and wishes of the local community in regard to socioeconomic development and safeguarding of local know-how and rites related to the event. In exploring narrative and memory as central elements in the construction and collection of discourses (research data), ethnographic research was employed. The ethnographic experience and data collection tools, such as interviews, fieldwork notepad and photography, contributed to the research corpus, creating a space shared by the researcher and the group under analysis. The investigation of cultural manifestation allows us to notice that relations and symbolic constructions on the celebration constitute it not only as a temporal tradition, but also as an idea of sense and meaning in collective life domains. The devotion to St. Sebastian and its celebration are secular in Olivença, formed by a dynamic cultural system and its confluence of Iberian and indigenous cultural origins. This research also highlights how education becomes centrally noticed by social policies as a space for acquiring rights and transmitting local know-how. Thus, it is evidenced, through non-formal education, a possibility of exercise and practice of citizen construction for safeguarding the heritage as well as its tourist appropriation
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Dias, Ana Sofia Guerreiro Marques. « Potencial probiótico do queijo da Ilha de São Jorge e do parmesão ». Master's thesis, Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4398.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação de Mestrado em Segurança Alimentar
Estão oficialmente reconhecidas as características benéficas para a saúde da pasta do queijo Parmesão. Neste trabalho procedeu-se a ensaios comparativos entre a microbiota do queijo de origem italiana e de um queijo português, com características semelhantes, tendo em vista dar início a um processo de estudo do potencial probiótico do queijo da Ilha de São Jorge. Procedeu-se a uma caracterização genérica da microbiota láctica dos dois queijos e procurou-se avaliar as interações bióticas directas dessas bactérias sobre três agentes bacterianos do intestino humano: uma patogénica (Shigella dysenteriae), uma comensal (Enterococcus faecium) e uma útil (Bifidobacterium animalis subsp lactis). Constatou-se que dos 225 isolados autóctones testados, foram selecionados 67 que possuíam sinergismo para Bifidobacterium animalis, ausência de sinergismo sobre S. dysenteria e 33 (49%) possuíam efeito inibidor sobre este patogéneo. Efetuou-se a identificação de 10 isolados através de provas bioquímicas verificando-se a presença de L. paracasei subsp paracasei no queijo da Ilha de S. Jorge e de L. rhamnosus, L.buchneri e L. curvatus no queijo Parmesão. A ação biótica dos extratos aquosos dos queijos sobre as estirpes de desafio foi também avaliada, tendo o Queijo da Ilha de São Jorge apresentado maior ação antagonista sobre Shigella sp. Em ambos os casos houve sinergismo na presença de B. animalis e E. faecium. No queijo da Ilha de São Jorge parecem ocorrer agentes com potencial probiótico em maior número do que no queijo Parmesão. Propõem-se estudos mais aprofundados que proporcionem conhecimento adicional sobre o potencial valor funcional deste queijo tradicional português.
ABSTRACT - Probiotic potential of Ilha de São Jorge and Parmigiano cheeses - Pamigiano cheese has been officially recognized as having health promoting proprieties. With the purpose to initiate the evaluation of the probiotic potential of the Ilha de São Jorge cheese comparative studies have been made between the Italian and the Portuguese cheeses holding similar characteristics. Both cheese’s lactic microorganisms were generally characterized and their direct biotic interaction was studied regarding three bacterial agents found in the human intestine: a pathogen (Shigella dysenteriae), a commensal (Enterococcus faecium) and a beneficial one (Bifidobacterium animalis subsp lactis). From the 225 autochthone isolates, 67 had synergetic behavior with B. animalis, no synergetic behavior with S. dysenteriae and 33 (49%) had antagonistic activity against the pathogen. Biochemical tests were used to identify 10 isolates, L. paracasei subsp paracasei was found in the Ilha de São Jorge cheese and L. rhamnosus, L. buchneri and L. curvatus in the Parmigiano cheese. The evaluation of the cheeses water soluble extracts interaction with the challenge bacteria showed an antagonistic activity of the São Jorge’s against Shigella sp. Both cheeses extracts had a synergetic effect with B. animalis and E. faecium. São Jorge’s cheese appeared to have a higher number of probiotic agents than those found in the Parmigiano cheese. In order to understand the functional potential of this traditional Portuguese cheese, further studies must be pursued.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "São Jorge dos Ilhéus"

1

Amado, Jorge. São Jorge dos Ilhéus : Romance. São Paulo, SP : Editora Record, 1987.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Heine, Maria Luiza. Passeio por São Jorge dos Ilhéus. 4e éd. Itabuna [Brazil] : Agora Editora, 2003.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Amado, Jorge. San Jorge de los Ilhéus. Bogotá : Editorial Oveja Negra, 1985.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Avila, Norberto. As fajãs de São Jorge : Concelho da Calheta. [Calheta] São Jorge, Açores : Câmara Municipal da Calheta, 1992.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Pimenta, João. As ânforas romanas do Castelo de São Jorge (Lisboa). Lisboa : Instituto Português de Arqueologia, 2004.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Costa, Susana Goulart. Aquém e além de São Jorge : Memória e visão. São Jorge : Centro de História d'Aquem e dAlém-Mar, 2014.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Martins, Geiza. Mulheres do parque São Jorge : História de um amor alvinegro. São Paulo : Matrix, 2010.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, Georgina Silva dos. Ofício e sangue : A irmandade de São Jorge e a inquisição na Lisboa moderna. Lisboa : Edições Colibri, 2005.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

São Jorge dos Ilhéus. 5e éd. Record, 1999.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Novena a São Jorge. São Cristóvão, 2003.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "São Jorge dos Ilhéus"

1

Silveira, Paulo, et Tomaz Ponce Dentinho. « Historical Evolution of Land Use in São Jorge Island ». Dans Spatial Interaction Models with Land Use, 115–35. Cham : Springer Nature Switzerland, 2024. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-55008-9_5.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Christofoletti, Rodrigo. « Ruins of Engenho São Jorge Dos Erasmos as a Case Study : World Heritage Nomination in the Context of Hyperinflation and Depredation of Cultural Properties ». Dans Latin American Heritage, 95–107. Cham : Springer International Publishing, 2017. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-58448-5_7.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Barbosa, Carlos Roberto Arléo. « São Jorge dos Ilhéus : um panorama histórico ». Dans Mejigã e o contexto da escravidão, 395–460. EDITUS, 2012. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555508.0011.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ribeiro, André Luiz Rosa. « A comarca de São Jorge dos Ilhéus, 1760-1860 ». Dans In memoriam : urbanismo, literatura e morte, 19–59. EDITUS, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9786586213881.0002.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Coelho, Adolfo. « LII. São Jorge ». Dans Contos populares portugueses, 234–36. Etnográfica Press, 1985. http://dx.doi.org/10.4000/books.etnograficapress.5176.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Klein, Kelvin Falcão. « São Jorge com chapéu de palha ». Dans Estratégias de visualidade na literatura : o Olho Sebald, 139–52. Editora UFMG, 2021. http://dx.doi.org/10.7476/9786558580843.0012.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Eronildo José da. « Calendário litúrgico Terreiro São Jorge – calendário semanal ». Dans Maringá de todos os santos ? Orixás, voduns, inquices e guias, 209–11. EDUEM, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786587626147.0009.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Leal, João. « Capítulo 9. Jantares, Gastos e Festas. Santo Antão (São Jorge) ». Dans As festas do Espírito Santo nos Açores, 191–220. Etnográfica Press, 1994. http://dx.doi.org/10.4000/books.etnograficapress.2049.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Mazoni Maciel, Aline, Caroline Abud Drummond Costa et Luísa Rihl Castro. « Tomilho ». Dans Especiarias e Ervas Aromáticas : um elo entre sabor, aroma, cor e saúde, 635–55. EdiPUCRS, 2024. http://dx.doi.org/10.15448/1686.31.

Texte intégral
Résumé :
O tomilho é classificado como hortaliça condimentar, e seu uso é empregado desde a Antiguidade para fins medicinais. Suas folhas e flores são utilizadas para consumo como condimento e para extração de óleo essencial (OE) (Donegá et al., 2014). Trata-se de uma planta aromática, bastante utilizada como especiaria culinária, com finalidade de acrescentar sabor às preparações. Timol e carvacrol são os compostos fenólicos predominantes no extrato de tomilho (Del Ré; Jorge, 2012).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Martins Silva, Elisângela Rosemeri. « Ensino de Geografia a partir do local : o caso da expansão urbana na Zona Sul de Ilhéus-BA ». Dans Formação docente, ensino de geografia e o livro didático, 145–59. SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/87429991p.145-159.2021.

Texte intégral
Résumé :
Este livro e seus respectivos capítulos exprimem as inúmeras abordagens do complexo teórico e metodológico que envolve a pesquisa acadêmica e a discussão de temas relacionados com a Formação Docente, o Ensino de Geografia e o Livro didático e que são fundamentais para a compreensão da Geografia Escolar. Foi organizado com a intenção de incentivar os novos pesquisadores por meio da publicação de seus artigos, ou seja, aqueles apresentados no XVIII ENANPEGE, em São Paulo, 2019, e fomentar ainda mais a rede com novas perspectivas de Formação Docente, do Ensino de Geografia e do Livro Didático em âmbito nacional, com a reunião de publicações de diversos grupos de pesquisas, em diferentes linhas de Ensino de Geografia nos Programas de Pós-Graduação em Geografia de Universidades localizadas em todas as regiões brasileiras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "São Jorge dos Ilhéus"

1

Silva Junior, Juarez Calixto da, Leticia Sousa Yonekura, Grasiella Caroline de Oliveira, Erica Narjara Sousa Oliveira, Gabriele Soares Martins et Carlos Alberto Menezes. « Análise da mídia sobre hipertensão arterial nas redes primárias de Ilhéus e Itabuna no estado da Bahia ». Dans II SEVEN INTERNATIONAL MEDICAL AND NURSING CONGRESS. Seven Congress, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/iicongressmedicalnursing-119.

Texte intégral
Résumé :
A hipertensão arterial (HA) é a doença crônica considerada o principal fator de risco modificável no curso das doenças cardiovasculares (DCV), renais crônicas, morte súbita e morte prematura. Com alta prevalência nacional e global, as DCV são a principal causa de morte e importante causa de incapacitação na população mundial, consumindo recursos e gerando altos custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) (BARROSO et al., 2021; NILSON et al., 2020). A prevalência da HA no Brasil foi estimada em 23,9% da população adulta, o que representa 38,1 milhões de adultos brasileiros, sendo que a região nordestina brasileira ocupa o terceiro lugar com 23,1% da população hipertensa (JULIÃO; SOUZA; GUIMARÃES, 2021).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Seraphim, Mirian Nogueira. « A reprodução da obra de arte e seu caráter essencial ». Dans Encontro de História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2008. http://dx.doi.org/10.20396/eha.4.2008.4066.

Texte intégral
Résumé :
Mais de uma vez se ouviu Jorge Coli ressaltar a importância da reprodução da obra de arte para o trabalho do seu historiador. A mobília fundamental seria uma mesa grande, na qual se possam espalhar diversas reproduções e analisá-las por comparação. Além de proporcionar o manuseio e permitir várias associações entre elas, as reproduções são também essenciais para o trabalho de catalogação das obras de um pintor, por exemplo.A reprodução de pinturas em periódicos e livros antigos, principalmente os contemporâneos ao artista, além de autenticar essas obras, ajudam muito no conhecimento de inscrições – assinaturas, datas, dedicatórias – que hoje já não se podem ver nos originais, devido à ação do tempo. Principalmente em se tratando de arte brasileira, as poucas reproduções que temos são essenciais para o trabalho de recuperação da sua história. Para analisar todos esses aspectos sirvo-me, como estudo de caso, da obra de pintura a óleo de Eliseu Visconti, da qual venho me ocupando há mais de sete anos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

SILVA, NILTON CARLOS GONÇALVES DA, FARANA DE OLIVEIRA MARIANO, MONICA DE OLIVEIRA COSTA, Cícero GUERRA et JONATHAN PIO BOREL. « VIABILIDADE ECONÔMICA DO PROCESSAMENTO DE CAFÉ ARÁBICA VIA ÚMIDA E VIA SECA : UM ESTUDO NO DISTRITO DE SÃO JORGE NA CIDADE BREJETUBA-ES ». Dans Anais do X CASI - X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Recife, Brasil : Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/15220.10-13.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Tolentino, Gabriel Martinez, et Vinicius de Amorim Silva. « Mapeamento geomorfológico na foz da bacia hidrográfica do Rio Cachoeira : potenciais efeitos hidrodinâmicos na Baía do Pontal, município de Ilhéus (Bahia-Brasil) ». Dans 7º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. GM Editorial, 2023. http://dx.doi.org/10.61202/2595-9328.7cipciet0059.

Texte intégral
Résumé :
Os alagamentos e inundações são consequências bastante corriqueiras no cotidiano de muitos municípios devido a ações antropogênicas que alteram as etapas terrestres do ciclo hidrológico. A foz do rio Cachoeira está inserida no município de Ilhéus e no seu entorno encontram-se os bairros Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Pontal e avenida Dois de Julho (Centro), áreas que historicamente sofrem com inundação e alagamento em períodos de chuva intensa. Diante desse contexto, realizou-se uma análise espacial multicritério para identificar o risco de inundação e alagamento na foz do Rio Cachoeira por meio do método Analytic Hierarchy Process (AHP). Essa metodologia foi empregada com o uso técnicas de geoprocessamento no software QGIS versão 3.16 e mostraram-se efetivas para atingir o objetivo do trabalho. Foram atribuidas notas e pesos para cada camada e subsequente mapeo-se o risco por meio da Álgebra de Mapas. Diante disso, os resultados apontaram que 28,81% e 23,12% da área de estudo estão respectivamente em condições de risco Alto e Muito Alto. Nesse sentido, as áreas em risco Moderado, Baixo e Muito Baixo compõem 24,69%, 23,34% e 0,04%, na devida ordem. As informações obtidas servem para auxiliar e embasar obras de engenharia que favoreçam a macro e micro drenagem urbana, além de nortear possíveis ações de replantio da mata ciliar na foz do rio Cachoeira, com a finalidade de mitigar as inundações e impactos negativos causados pelas inundações e alagamentos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Cardoso, Magno Martins, et ANTÔNIO SERGIO MONTEIRO FILOCREÃO. « COMÉRCIO ESTRATÉGICO EM OIAPOQUE : UM OLHAR SOBRE AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS E COMÉRCIO TRANSFRONTEIRIÇO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE OIAPOQUE E SÃO JORGE NA GUIANA FRANCESA/FRANÇA ». Dans III Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2023. http://dx.doi.org/10.51189/coneamb2023/23214.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Abbate, Maria Cristina, Robinson Fernandes de Camargo, Adriano Queiroz da Silva, Carolina Marta de Matos Noguti, Susete Menin Rodrigues, Levi Pinheiro, Marcelo Antonio Barbosa, Giovanna Menin Rodrigues, Marina de Lucca Fernandes et Beatriz Lobo Macedo. « SPrEP – PrEP e PEP Online : teleconsulta na prevenção ao HIV na cidade de São Paulo ». Dans XIV Congresso da Sociedade Brasileira de DST - X Congresso Brasileiro de AIDS - V Congresso Latino Americano IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202335s1190.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP) têm sido fundamentais para redução de novos casos de HIV na cidade de São Paulo, que apresentou queda consecutiva pelo quinto ano. O SPrEP – PrEP e PEP Online é uma plataforma, da Coordenadoria de IST/AIDS da Cidade de São Paulo, dentro do aplicativo e-saúdeSP, da Secretaria Municipal da Saúde. Objetivo: Ampliar e facilitar o acesso de PrEP e PEP em maior número de pontos de dispensação, via teleconsulta. Métodos: O SPrEP funciona das 18h às 22h, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, via teleconsulta. Para iniciar a PrEP na plataforma são necessários cadastro no aplicativo e resultado de exame negativo para HIV de até 7 dias corridos. É gerado o pedido de consulta médica e o usuário recebe, em até 3 minutos, uma videochamada no mesmo dia. Após orientações, é realizada a prescrição da medicação que pode ser retirada em 17 unidades 24 horas ou na Rede Municipal Especializada em IST/AIDS (RME). No caso de continuidade da PrEP, deverá apresentar exames realizados conforme protocolo e a prescrição será feita para 120 dias. Usuários de PEP são atendidos sem a necessidade de apresentar exame de HIV, sendo orientados à retirada da medicação o quanto antes. Resultados: De 7 de junho a 21 de agosto de 2023, o SPrEP teve 55.233 acessos, 313 atendimentos, prescrição de 50 PrEP, 45 PEP e 33 consultas de retorno. Ademais, a plataforma é retaguarda para casos positivos de HIV da Estação Prevenção – Jorge Beloqui, na estação República do metrô, que funciona das 17h às 23h, de terça-feira a sábado, para início do tratamento antirretroviral no mesmo dia. Conclusão: O SPrEP é uma plataforma inédita de atendimento, no Brasil, que promove a ampliação da retirada das profilaxias de maneira rápida e facilitada, 24 horas por dia, reduzindo barreiras à prevenção.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Gibbon, Camila de Azevedo, Angélica Conceição Dias Miranda, Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo, Maria Helena Machado de Moraes et Luan Soares Silva. « Ciência Aberta brasileira : uma análise a partir do Oasisbr ». Dans VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDAT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2023. http://dx.doi.org/10.22477/vi.widat.07.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A pesquisa versa sobre a produção científica brasileira sobre Ciência Aberta presente no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto - Oasisbr. Objetivos: Identificar os registros científico-acadêmicos presentes no portal Oasisbr vinculados à ciência aberta entre os anos de 2020 a 2022 e mapear os pesquisadores que versam sobre a temática de Ciência Aberta, bem como as instituições em que são afiliados. Metodologia: A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho documental, descritiva e quantitativa. Resultados: Foram recuperados 593 trabalhos científicos e destes, 316 foram relevantes para a pesquisa. Destaca-se como resultados, as autorias de Jorge, Vanessa de A. da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ e Pavão, Caterina M. G. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, sendo essas as instituições que destacaram-se no número de autores trabalhando a temática de CA no contexto da pesquisa. Conclusão: Entre as considerações ressalta-se a assimetria entre as regiões que estão demonstrando destaque na produção científica em Ciência Aberta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

conceição de moura rabelo, simone, Eduardo Rabelo Ramos et Keury Naiane Silva de Almeida. « ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS DA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA PRODUÇÃO TRADICIONAL DA FARINHA DE MANDIOCA NA VILA DE SÃO JORGE – KM 18, NO MUNÍCIPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PA. » Dans I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. Castanhal, Pará : Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/silicti2019.147481.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Adriano Queiroz da, Maria Cristina Abbate, Carolina Marta de Matos Noguti, Fernanda Medeiros Borges Bueno, Robinson Fernandes de Camargo, Susete Filomena Menin Rodrigues, Cristina Aparecida de Paula et Levi Pinheiro. « São Paulo, a cidade que não dorme, promovendo acesso à PrEP 24 horas por dia nos 7 dias da semana ». Dans XIV Congresso da Sociedade Brasileira de DST - X Congresso Brasileiro de AIDS - V Congresso Latino Americano IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202335s1268.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Desde 2018, a Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), implementou a oferta de profilaxia pré-exposição (PrEP) na Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME), além de inclui-la em unidades da Rede SAMPATrans, em 2020, implantar o Projeto PrEP na Rua e o CTA Itinerante da Cidade de São Paulo, em 2021, e inaugurar a Estação Prevenção – Jorge Beloqui e o SPrEP – PrEP e PEP Online, em 2023. Objetivo: Avaliar a oferta de PrEP na cidade de São Paulo e apresentar os seus diversos pontos de acesso. Métodos: Unidades da RME foram capacitadas para oferta de PrEP; posteriormente, profissionais da Rede SAMPATrans, que são unidades que oferecem apoio e assistência a processos de afirmação de gênero para pessoas trans e travestis, implantou PrEP e profilaxia pós-exposição (PEP) em ambiente comunitário com o PrEP na Rua, diversificou o acesso por meio do CTA da Cidade, com funcionamento de quinta-feira a sábado, das 16h às 21h, bem como na Estação Prevenção, de terça-feira a sábado, das 17h às 23h, em uma estação de metrô, todos os dias, das 18h às 22h, via teleconsulta na plataforma SPrEP. Ademais, a SMS de São Paulo publicou duas portarias para incluir enfermeiros/as, farmacêuticos/as e cirurgiões/ãs-dentistas como prescritores. Resultados: Até julho de 2023, 73 serviços municipais de saúde dispensavam PrEP, sendo 17 Serviços de Atenção Especializada (SAE) em IST/AIDS, dez Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), uma Estação Prevenção e mais 17 unidades 24 horas para retirada de medicamento via teleconsulta no SPrEP. Além disso, 168 atividades extramuros do projeto PrEP na Rua foram realizadas até junho de 2023. Essa rede municipal representa aproximadamente 30% das PrEPs iniciadas no Brasil. Conclusão: Para ampliar o acesso para PrEP é necessário que a oferta esteja em diversos pontos de atenção e em horários alternativos aos dos serviços de saúde tradicionais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Campos, Letícia Badan Palhares Knauer de. « Alcova Tragica de Giuseppe Amisani e a belle époque paulistana ». Dans Encontro de História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2011. http://dx.doi.org/10.20396/eha.7.2011.4088.

Texte intégral
Résumé :
A presente comunicação é um recorte da pesquisa de iniciação científica “Acerca de La Culla Tragica – Giuseppe Amisani no Brasil”, que encontra-se ainda em andamento e desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Jorge Coli, no Departamento de História do IFCH/UNICAMP. Como principal objetivo visa-se abordar a passagem de Giuseppe Amisani (1881-1941) pelo Brasil, durante a belle époque – entre os anos de 1912 e 1913 – quando o pintor monta seu atelier na cidade de São Paulo. Este artista, originário de Mede Lomellina, pequena cidade italiana localizada na província de Pavia, trabalhou principalmente como retratista dentro e fora da Itália. Passou pela Inglaterra, pela América do Sul e foi no Cairo onde conseguiu sua maior fama, ao imortalizar em suas pinceladas ágeis e coloridas o rosto juvenil e vivaz do príncipe herdeiro, Farouk I (Ritratto di Farouk bambino, 1924 – Coleção privada). Na América do Sul passou por Buenos Aires e fez sua passagem pelo Brasil em duas datas até hoje conhecidas – 1912 e 1913. Nesta comunicação trataremos sobre sua segunda viagem. Apresentando algumas das obras trazidas, das realizadas aqui, bem como sua relação com algumas importantes figuras políticas nacionais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Rapports d'organisations sur le sujet "São Jorge dos Ilhéus"

1

Guindani, Joel Felipe, Marcela Guimarães Silva et Leonardo Oliveira Marion. As relações públicas em instituições religiosas : uma análise sobre o Centro Espírita de Umbanda São Jorge de São Borja/RS/The public relations in religious institutions : an analysis about Saint Jorge “Umbanda” Spiritist Center from São Borja/RS - Brazil. Revista Internacional de Relaciones Públicas, juin 2017. http://dx.doi.org/10.5783/rirp-13-2017-05-61-82.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Cardoso, Leonardo, Roberto A. Tenenbaum, Ranny L. X. N. Michalski, Olavo M. Silva et William D’Andrea Fonseca. Resenha de livros : A edição nº 53 recebe resenhas também dos autores. Revista Acústica e Vibrações, décembre 2021. http://dx.doi.org/10.55753/aev.v36e53.49.

Texte intégral
Résumé :
Nesta edição da revista, a presente seção conta com cinco resenhas de livros (também chamadas de book reviews). E há uma novidade: as duas primeiras resenhas foram escritas pelos próprios autores dos livros. As outras três resenhas ficaram a cargo dos editores do número 53. Outra novidade é que todas elas estão também disponíveis em língua inglesa (elas começam na página 7). Lembramos que as resenhas são escritas de forma abreviada e concisa, de modo a resumir o conteúdo dos livros (em assuntos relacionados com as diversas ciências que envolvem acústica, vibrações e áudio) e trazer informações acerca dos autores (para contextualizar ainda mais as obras). Para este número trazemos as resenhas dos seguintes livros: Sound-Politics in São Paulo Autor: Leonardo Cardoso | Oxford Press, 2019 Dinâmica Aplicada Autor: Roberto A. Tenenbaum | Editora Manole, 2016 (4 ed.) Acústica nos Edifícios Autor: Jorge Patrício | Publindústria, 2018 (7 ed.) Understanding Acoustics: An Experimentalist’s View of Sound and Vibration Autor: Steven L. Garret | Springer, 2020 Spatial Hearing: The Psychophysics of Human Sound Localization Autor: Jens Blauert | MIT Press, 1996 (Rev. Ed.). Leonardo Cardoso, professor na Texas A&M University, apresenta seu livro sobre política sonora em São Paulo. Roberto Tenenbaum, professor da UFSM, apresenta a quarta edição de sua obra importante na compreensão de Acústica e Vibrações. Em seguida, é apresentado um dos livros de Jorge Patrício, referência portuguesa em Acústica de Edificações. O quarto livro é o “Entendendo a acústica”, de autoria de Steven Garret. Por último, o livro clássico do prof. alemão Jens Blauert, “Áudio espacial”, é apresentado. Esperamos que a leitura das resenhas ofereça as primeiras compreensões/impressões sobre as obras e desperte vontade de conhecê-las por inteiro: uma excelente maneira de ampliar o conhecimento e de se manter atualizado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie