Articles de revues sur le sujet « Rischio geoambientale »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Rischio geoambientale.

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 24 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Rischio geoambientale ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

De Melo, Felippe Pessoa, Rosemeri Melo E Souza et Antonio José Teixeira Guerra. « CONSEQUÊNCIAS GEOAMBIENTAIS DA UTILIZAÇÃO DE ENCOSTAS E FUNDOS DE VALES PARA MAXIMIZAÇÃO DA POLIGONAL URBANA EM GARANHUNS - PE ». ACTA GEOGRÁFICA 15, no 37 (2 mai 2021) : 43–71. http://dx.doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i37.3024.

Texte intégral
Résumé :
Esse artigo aborda consequências geoambientais de encostas e fundos de vale, resultantes da utilização, levando em conta a falta de manejo adequado e a ocorrência de diferentes tipos de movimentos de massa. O papel do trabalho de campo, para avaliar essas consequências também é destacado nesse trabalho de pesquisa e é mostrado através de fotografias. O uso de técnicas de SIG também pode ser um outro elemento, o qual pode auxiliar na compreensão desses problemas geoambientais, e consequentemente, o que pode ser feito para evita-los e/ou lidar com esses problemas para recuperar áreas atingidas, na medida que elas ainda estão sendo ocupadas por pessoas nessas áreas de risco, nas encostas e fundos de vale. Palavras-chave: (três) movimentos de massa, questões geoambientais, encostas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

De Melo, Felippe Pessoa, Rosemeri Melo E Souza et Jurandyr Luciano Sanches Ross. « MODELAGEM DE GEOFORMAS PARA MITIGAÇÃO DO RISCO GEOAMBIENTAL EM GARANHUNS-PE ». ACTA GEOGRÁFICA 10, no 22 (3 mai 2016) : 87–105. http://dx.doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i22.3281.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o grau de risco de eventos relacionados com os parâmetros precipitação e relevo, através do recurso da modelagem geoespacial no programa Surfer, tendo como área de estudo os perímetros: urbano e periurbano do município de Garanhuns-PE. Optou-se por utilizar a krigagem, devido suas características possibilísticas, sendo assim os valores introduzidos no banco de dados são extrapolados, o que possibilita simular ambientes. A área em questão, possui um relevo predominantemente de morros com média altimétrica de 850 m, sendo marcado por grandes amplitudes topográficas. Apesar de estar situado nos domínios do clima semiárido, caracteriza-se como uma área de exceção, com precipitação média anual superior a 80 mm, destacando-se o mês de julho (155,8 mm), tem temperaturas amenas, média de 21,6°C. Nesse contexto, o sítio urbano municipal foi assentado e expandiu-se em direção as encostas dos vales, as quais já eram usadas para descartar os esgotos residenciais e para práticas agrícolas de subsistência. Mas, já existem evidências de que o processo de uso e ocupação para fixação de residências alcançou o fundo dos vales, como no caso do vale do bairro Dom Helder Câmara. Equacionando o risco na localidade, já que os fundos de vales além de receberem o fluxo hídrico concentrado, são zonas de acomodação e acumulação dos resultantes dos movimentos de massas. Sendo assim conclui-se que existe um aumento dos riscos. Palavras-chave: risco, modelagem, fluxo hídrico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Isabela Pereira de, Adevair Henrique da Fonseca, Andrea Kill Silveira, Maria Hilde De Barros Goes, Jorge Xavier da Silva et Maria Julia Salim Pereira. « Spatial analysis of areas likely to harbor American cutaneous leishmaniasis in Seropédica, Rio de Janeiro State, Brazil ». Semina : Ciências Agrárias 37, no 1 (29 février 2016) : 193. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p193.

Texte intégral
Résumé :
<p class="Default">O objetivo deste estudo foi avaliar a distribuição espacial de leishmaniose tegumentar americana (LTA) no município de Seropédica, segundo graus de favorabilidade para sua ocorrência. O Sistema de Análise Geoambiental Vista-SAGA foi utilizado na preparação das bases de dados (mapas temáticos), análise ambiental, assinaturas e combinação. Os graus de favorabilidade foram obtidos por avaliações procedidas sobre os fatores uso do solo e cobertura vegetal, tipo de solo e geomorfologia (fatores geoambientais) e altitude e declividade (fatores topográficos). Os fatores utilizados nas análises foram selecionados com base na literatura e na viabilidade técnica para a preparação das bases de dados. Pesos e notas foram atribuídos aos fatores e suas categorias, respectivamente, conforme a relevância para o ciclo de vida de parasitos do gênero <em>Leishmania </em>e de seus vetores. Os resultados das análises ambientais foram categorizados para representarem a distribuição espacial da favorabilidade, classificada como áreas pouquíssimo favorável, pouco favorável, favorável, muito favorável e muitíssimo favorável para ocorrência de LTA. Os resultados das assinaturas evidenciam que o município apresenta 6,81% da área classificada muitíssimo favorável, 65,14% muito favorável, 17,98 % favorável, 2,39% pouco favorável e 0,07% pouquíssimo favorável. As assinaturas sobre os mapas de resultados e temáticos permitiram não só localizar, mas também caracterizar o perfil dos ecossistemas quanto ao risco para a ocorrência de LTA, indicando que o município de Seropédica pode ser classificado como muito favorável para ocorrência desta doença tanto em áreas rurais quanto peri-urbanas e urbanas. Estes resultados poderão subsidiar a tomada de decisões dos órgãos responsáveis pelo controle e prevenção da LTA em Seropédica. Além disso, o geoprocessamento como ferramenta de integração de dados se mostrou uma alternativa de baixo custo para áreas onde haja dificuldade para realização de inquéritos.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Oliveira, Anna Luiza Garção, Onaldo José Nunes Filho, Olívio Fiorese Neto, Fabrício Borges Amaral, Regiane Lima Rodrigues et Thiago Augusto Mendes. « Geoenvironmental Analysis for the Delimitation of the Construction waste Disposal Área ». Baru 3, no 2 (19 décembre 2017) : 270. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v3i2.6169.

Texte intégral
Résumé :
Abstract: the intense production of construction and demolition waste (RCCD) in city spaces is a central problem for public management, especially in view of the difficulty in finding suitable places for the disposal of this waste without this poses a risk to the environment. In this sense, the present study aims to identify geoenvironmental aspects (geological, geomorphological and hydrological dynamics) for the evaluation of the terrain with the aid of GIS tools and field expeditions. In order to do so, the methodological stages were systematically systematized. They were: thematic maps, interviews with residents and technicians of the City Hall, monitoring of the deposit formation process and final environmental diagnosis. Finally, it was possible to list and propose structural and non-structural, corrective and mitigating measures for the area of deposit and permanent balance with the environment and with the predominant forms of use and occupation of the region.Análise Geoambiental para Delimitação de Área de Depósito de Resíduos de Construção CivilResumo: a intensa produção de resíduos de construção civil e demolição (RCCD) nos espaços das cidades constitui um problema central para a gestão pública, especialmente diante da dificuldade em se encontrar lugares adequados para deposição destes resíduos sem que isso configure um risco à população . Nesse sentido, o presente estudo visa elencar aspectos geoambientais (geológicos, geomorfológicos e dinâmica hidrológica) para avaliação do terreno com o auxílio de ferramentas SIG e expedições de campo. Para tanto, sistematizou-se, sequencialmente, as etapas metodológicas, sendo elas: elaboração de mapas temáticos, entrevistas com moradores e técnicos da Prefeitura Municipal, acompanhamento do processo de formação do depósito e diagnóstico ambiental final. Por fim, foi possível elencar e propor medidas estruturais e não-estruturais, corretivas e mitigadoras para a área do depósito possibilitando equilíbrio ambiental em consonância com as formas de uso e ocupação predominantes da região.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Gomes, Gabriela, Antonio Oliveira et Sandra Sato. « Zonas de risco a escorregamentos no município de Guarulhos/SP, Brasil ». Geotecnia, no 119 (21 juillet 2010) : 69–93. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_119_5.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho apresenta resultados obtidos da análise geoambiental realizada no município de Guarulhos (SP, Brasil) em microbacia onde o uso do solo é irregular, ilegal e ambientalmente inadequado, com áreas de risco sujeitas a escorregamentos. O objetivo principal foi o de reconhecer áreas de risco a escorregamentos, elaborando um modelo fenomenológico que destaca a declividade > 60% (inclinações > 30º) e as formas inadequadas de uso (cortes e aterros) como principais condicionantes. O mapa de declividade fun damentou a elaboração do mapa de suscetibilidade que, cruzado ao de uso do solo, indicou as áreas com risco. O produto final, o mapa síntese de zoneamento de risco e de suscetibilidade a escorregamentos, contribui para ações de planejamento urbano e intervenção ambiental previstas pela Prefeitura desse município.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Amorim, Raul Reis, et Regina Célia de Oliveira. « Análise geoambiental dos setores de encosta da área urbana de São Vicente-SP ». Sociedade & ; Natureza 19, no 2 (décembre 2007) : 123–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132007000200008.

Texte intégral
Résumé :
As encostas constituem uma forma de relevo complexa, caracterizada por uma acentuada fragilidade natural, que sob a interferência humana pode sofrer a aceleração de processos erosivos e escorregamentos. A ocupação desordenada destes ambientes provoca riscos às atividades econômicas e à própria vida dos seres humanos. O objetivo deste trabalho é a realização de uma análise geoambiental das encostas da área urbana de São Vicente-SP. Ele está dividido nas seguintes etapas: inventário dos atributos naturais e sócio-demográficos da área em livros, periódicos, mapas e na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (regiões censitárias); trabalhos de campo para identificar o grau de risco das encostas; elaboração do mapa de fragilidade a escorregamentos da área urbana de São Vicente. Os setores de encostas estão ocupados parcialmente, pois uma área significativa continua coberta por vegetação. As áreas já urbanizadas são classificadas como estruturadas preferencialmente habitadas pela população de melhor poder aquisitivo. A área tem risco iminente a escorregamentos, que a depender da intensidade podem gerar risco de vida e prejuízos materiais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Miranda, Antônio Carlos da Silva, et Aline Maria Meiguins de Lima. « Voçorocas urbanas e protocolo de avaliação de risco geoambiental aplicado em Açailândia-MA ». Revista Brasileira de Geografia Física 15, no 2 (21 avril 2022) : 721. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v15.2.p721-735.

Texte intégral
Résumé :
As formas de uso e ocupação do solo sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo teve como objetivo a análise do impacto das erosões urbanas, com a apresentação de uma proposta de avaliação, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos a desastres erosivos. As formas de uso e ocupação da terra sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo propõe uma sistemática base de caracterização de voçorocas em ambientes urbanizados, voltada para a análise de risco geoambiental, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos e de redução dos impactos referentes aos processos erosivos.Palavras-chave: Risco geológico, processos erosivos, uso do solo. Urban gullies and geoenvironmental risk assessment protocol applied in Açailândia-MA ABSTRACTThe land use and occupation without planning tend to generate several problems in the process of expansion of the cities, for example, the geological risk. This study proposes a systematic basis for characterizing gullies in urbanized environments, applied for the analysis of geoenvironmental risk, using gullies in Açailândia (MA) as an application example. The methodology used qualitative and quantitative analyzes to understand the origin of the urban erosion process (natural and/or anthropic) and the effects resulting from natural phenomena and controlling by anthropic actions. As application of the method, two gullies located in areas with different characteristics were chosen, one in a rural to urban transition zone (peri-urban) and the other in an urbanized area. According to the results found the gullies analyzed are classified as very large, with the eroded volumes above 40000 m³, with high influence of city growth, which means the need to implement procedures and actions applied to risk management and reduction of impacts regarding the erosion.Keywords: Geological risk, erosion, land use.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Miranda, Antônio Carlos da Silva, et Aline Maria Meiguins de Lima. « Voçorocas urbanas e protocolo de avaliação de risco geoambiental aplicado em Açailândia-MA ». Revista Brasileira de Geografia Física 14, no 2 (14 avril 2021) : 492. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.2.p492-506.

Texte intégral
Résumé :
As formas de uso e ocupação do solo sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo teve como objetivo a análise do impacto das erosões urbanas, com a apresentação de uma proposta de avaliação, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos a desastres erosivos. As formas de uso e ocupação da terra sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo propõe uma sistemática base de caracterização de voçorocas em ambientes urbanizados, voltada para a análise de risco geoambiental, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos e de redução dos impactos referentes aos processos erosivos.Palavras-chave: Risco geológico, processos erosivos, uso do solo. Urban gullies and geoenvironmental risk assessment protocol applied in Açailândia-MA ABSTRACTThe land use and occupation without planning tend to generate several problems in the process of expansion of the cities, for example, the geological risk. This study proposes a systematic basis for characterizing gullies in urbanized environments, applied for the analysis of geoenvironmental risk, using gullies in Açailândia (MA) as an application example. The methodology used qualitative and quantitative analyzes to understand the origin of the urban erosion process (natural and/or anthropic) and the effects resulting from natural phenomena and controlling by anthropic actions. As application of the method, two gullies located in areas with different characteristics were chosen, one in a rural to urban transition zone (peri-urban) and the other in an urbanized area. According to the results found the gullies analyzed are classified as very large, with the eroded volumes above 40000 m³, with high influence of city growth, which means the need to implement procedures and actions applied to risk management and reduction of impacts regarding the erosion.Keywords: Geological risk, erosion, land use.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Marques, Ailson De Lima, Ewerton Da Silva Barbosa, Jose Kennedy do Nascimento Ribeiro, Ester Dos Santos Coelho et Elysson Thiago Gomes Barbosa. « Paisagem urbana, vulnerabilidade e risco em brejos de altitude : o sítio urbano de Areia/PB ». Nature and Conservation 10, no 2 (25 septembre 2018) : 25–34. http://dx.doi.org/10.6008/spc2318-2881.2017.002.0003.

Texte intégral
Résumé :
A expansão urbana nos países subdesenvolvidos pode se tornar um problema catastrófico quando acontece em terrenos ambientalmente instáveis. A geomorfologia urbana é a ciência que estuda os sítios urbanos pelo viés das características do relevo e suas interrelações com outros componentes da paisagem, como o clima, meteorologia, geologia, vegetação e uso e ocupação. A partir do delineamento geoambiental da paisagem urbana com uso do geoprocessamento, sensoriamento remoto e análise empírica, esta pesquisa tem por objetivo geral retratar a interface geomorfológica do sitio urbano de Areia-PB e, especificamente, identificar paisagens de risco urbano através da matriz geossistêmica. Como resultado, tem-se áreas com ocupação irregular e construções frágeis em terrenos íngremes. É plausível que esta pesquisa venha a direcionar e possibilitar outras, que aprofundem mais os levantamentos dos problemas de ordenamento territorial do sitio urbano de Areia e também possa subsidiar politicas publicas urbanas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Pinheiro, Mônica Virna de Aguiar. « A Dinâmica Geoambiental das Dunas de Jericoacoara/CE entre os anos de 1958-2015 ». Revista de Geociências do Nordeste 2 (27 octobre 2016) : 1327–35. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2016v2n0id10599.

Texte intégral
Résumé :
As dunas costeiras cumprem papel de destaque na dinâmica sedimentar atual ao contribuir para a distribuição equilibrada de sedimentos ao longo da costa, através do processo de transpasse costeiro. O objetivo desse artigo é apresentar as alterações morfológicas e ambientais na área de traspasse de Jericoacoara. A confirmação da redução das áreas dos campos de dunas, assim como seu aporte de sedimentos e a intensificação do uso e ocupação de ambientes costeiros para diversos fins gera um quadro ambiental preocupante e sinaliza a importância do planejamento ambiental e restrição de uso e ocupação mais intensa para as áreas de dunas móveis, com o risco de extinção desse patrimônio ambiental.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Squissato, Bianca Vazzoler Alves de Oliveira, et Chang Hung Kiang. « APLICATIVO PARA USO DE ARCGIS 10 NA ANÁLISE E INTEGRAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS PARA GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS ». Holos Environment 13, no 2 (19 novembre 2013) : 141. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v13i2.6316.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa trata do uso de sistemas de informações geográficas no gerenciamento de áreas contaminadas, com ênfase na avaliação de risco à saúde humana. Neste estudo foi desenvolvido um aplicativo em ambiente ArcGIS Desktop 10.0®, com os objetivos de integrar informações geoambientais de uma área, em um único banco de dados, e quantificar o risco à saúde humana em função da presença de contaminantes nesse local. Para essas finalidades, a modelagem do banco de dados e posterior criação foram realizadas utilizando ArcCatalog, o qual possibilitou o cadastro de informações tais como: caracterização dos contaminantes, dos meios afetados e do transporte, dados associados aos receptores e às vias de exposição. O aplicativo de avaliação de risco à saúde humana, denominado de RISCO-CETESB, baseou-se nas Planilhas de Avaliação de Risco da CETESB, assumindo como valores de referência, alerta e intervenção os Valores Orientadores para Solos e Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo, estabelecidos pela CETESB. O aplicativo constitui uma importante ferramenta na etapa de análise de risco do gerenciamento de áreas contaminadas, uma vez que permite maior agilidade na manipulação dos resultados. Além disso, o aplicativo gera relatório com os resultados obtidos na simulação, além de destacar espacialmente se uma área de estudo possui risco aceitável ou não.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Mendes, Rodolfo Moreda, Mario Valerio Filho et Vania Aparecida Dos Santos. « IMPEDIMENTOS GEOAMBIENTAIS PARA A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM ÁREAS DE RISCO A DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP ». Revista Univap 22, no 41 (12 avril 2017) : 13. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i41.375.

Texte intégral
Résumé :
O trabalho buscou analisar os principais aspectos geoambientais do município de São José dos Campos/SP, que podem ser considerados impedimentos para a efetiva aplicação do processo de regularização fundiária em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) que apresentam caracteristicas ambientais de alta suscetibilidade à ocorrência de deslizamentos. Para tanto, foram coletados e analisados alguns dados geológico-geotécnicos, levantamentos de normas técnico-jurídicas relacionadas ao tema e fatores antrópicos que potencializam a ocorrência dos deslizamentos. Constatou-se que: algumas ZEIS estão situadas em terrenos caracterizados como áreas de risco a deslizamentos; a maioria dos deslizamentos tem ocorrido em áreas classificadas como ZEIS; tanto a ausência de sistemas de infraestrutura urbana como a não observância das normas técnico-jurídicas de ordenamento territorial contribuem, sobremaneira, para a deflagração dos deslizamentos; há necessidade de aplicar dispositivos de gestão de desastres naturais constantes em legislações vigentes no processo de regularização fundiária das ZEIS no município.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Monteiro, Nágila Veiga Adrião, Raimundo Azevedo Aguiar Neto, José Wellington Severiano De Lima et Davis Pereira De Paula. « IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE RISCO A INUNDAÇÕES E ENCHENTES NA CIDADE DE SOBRAL-CE ». REVISTA EQUADOR 5, no 4 (26 août 2016) : 02–22. http://dx.doi.org/10.26694/equador.v5i4.5207.

Texte intégral
Résumé :
As inundações e enchentes causam elevados impactos às cidades, podendo envolver riscos de vida e perda de bens materiais, danos ao patrimônio público e privado e, ainda, podem atuar como vetor de inúmeras doenças. É comum as cidades se desenvolverem as margens dos rios e riachos, alterando profundamente os componentes geoambientais. Nesse caso, o adensamento urbano em áreas inapropriadas deve ser evitado através da política de desenvolvimento urbano municipal. A cidade de Sobral, localizada no estado do Ceará, foi uma das 821 cidades mapeadas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em 2012, no qual foram identificadas 29 áreas de risco, sendo que dessas, dez são de risco de inundação e enchentes. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo abordar os principais aspectos relacionados a essas dez áreas de risco, avaliando condicionantes, potencialidades e limitações. A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada em um levantamento da literatura pertinente ao assunto, seguida de visitas de campo para análise das áreas de risco identificadas pela CPRM. Também foi construído um banco de dados em ambiente do Sistema de Informações Geográficas para identificação e classificação das áreas de risco em Sobral-Ce. A partir dos dados analisados, e dos parâmetros estabelecidos pela CPRM, conseguiu-se avaliar as necessidades de cada área. Das quais, a maioria depende de medidas provenientes do poder público para serem executadas, já outras, como o controle das poluições pontuais, estão ligadas a questões locais e sociais de cada área em questão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Ferreira, Bruno, Thiago Cavalcante Lins Silva, Matheus De Araujo Soares et José Ferreira dos Santos Júnior. « Patrimônio Geológico do Litoral da Região Metropolitana de Maceió – RMM, Estado de Alagoas, Nordeste do Brasil ». Revista de Geociências do Nordeste 5, no 2 (18 décembre 2019) : 108–30. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n2id18737.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo apresenta e discute a geodiversidade costeira da Região Metropolitana de Maceió - RMM, utilizando como metodologia duas etapas distintas e complementares, inventário e avaliação quantitativa dos geossítios. Para isso, 20 áreas amostrais foram escolhidas como representativas da geodiversidade local. Com esses dados, foi possível classificar essas áreas de acordo com seu valor científico e riscos de degradação, apontando 6 tipos genéticos-funcionais. Os geossítios analisados ​​estão estruturados em grupos morfológicos muito variados, cordões arenosos, terraços marinhos, manguezais e áreas de transição. Das áreas mapeadas, 55% possuem valor científico médio a alto, relacionado a áreas com boa conservação, representando os melhores exemplos regionais de suas características geoambientais. Com relação ao risco de degradação, cerca de 65% dos geossítios apresentam risco médio a alto de degradação, intimamente relacionado à densidade populacional, sem proteção legal efetiva. A aplicação da metodologia permitiu a obtenção de resultados promissores, possibilitando a descrição e avaliação detalhada dos geossítios. No entanto, dada a diversidade de elementos observados, a área demanda novos estudos, com inserções de novos locais e descrições mais aprofundadas, tendo em vista o desenvolvimento de novas etapas de estudo da geodiversidade mapeada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

De Alencar Silva, Francisco Marciano, Ana Patricia Nunes Bandeira, Simone Cardoso Ribeiro et Diego Coelho Do Nascimento. « PERCEPÇÃO DOS RISCOS GEOMORFOLÓGICOS EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS NO MUNICÍPIO DE BARBALHA - CEARÁ ». Ciência e Sustentabilidade 3, no 2 (29 décembre 2017) : 145. http://dx.doi.org/10.33809/2447-4606.322017145-162.

Texte intégral
Résumé :
<p>A ocupação desordenada de áreas de encostas sem o devido planejamento associadas a eventos de ordem natural acabam gerando perdas sociais e econômicas. As pessoas que ali ocupam quando não orientadas acabam intensificado os risco geomorfológicos tornado-se ainda mais vulneráveis a tais processos. Desta forma artigo objetiva analisar a percepção dos riscos Geomorfológicos em áreas de com grau de risco alto e muito alto no município de Barbalha-Ce. Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado do primeiro autor que realizou um mapeamento de todo o município. Os procedimentos metodológicos deste trabalho contou com uma revisão bibliográfica acerca do tema e a colaboração de 50 moradores das áreas suscetíveis aos processos geomorfológicos residentes nos bairros Tupinambá, Alto do Rosário, Bela Vista e Sítio Riacho do Meio. As informações foram coletadas a partir da aplicação de um questionário estruturado com 20 perguntas referentes às condições geoambientais e socioeconômicas. Como medidas socioeducativas foram distribuídas para os moradores cartilhas sobre os “Riscos em encostas” e “saúde ambiental”. A partir das informações coletadas pode-se observar que todas as comunidades apresentam problemas sociambientais e que muitos moradores não tem conhecimento dos riscos aos quais estão vulneráveis.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Braga, Salatiel Ewen, Anildo Monteiro Caldas, Euzonio Rizzi Neto, Lucas José de Souza Silva, Allana Monique Bezerra Lustosa Perônico, Ricardo Andrade Wanderley, Pedro Marcos Lira de Freitas, Jonatan Roberto de Lima, Carina Raíssa Rocha Oliveira da Cunha et Bruna Silva Abreu. « Conflito ambiental de uso do solo na bacia hidrográfica do Tapacurá-PE ». Research, Society and Development 10, no 2 (27 février 2021) : e52310212833. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12833.

Texte intégral
Résumé :
A crescente expansão não planejada das atividades agropecuárias sem um levantamento prévio das potencialidades e limitações quanto ao uso do solo, apresenta significante risco de deterioração do meio ambiente. A atividade agropecuária não planejada representa grande risco ambiental, elevando o índice de erosão por ocupar áreas impróprias devido à sua topografia, ou por atividades poluentes que podem prejudicar os ecossistemas adjacentes, seja por assoreamento dos fluxos superficiais de água ou até mesmo por contaminação de agroquímicos. Esta pesquisa objetivou desenvolver um diagnóstico geoambiental para a região da bacia do Tapacurá nas áreas de possível ocorrência de conflito de uso do solo. Utilizando-se cenas de radar da missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), submetidos a processamento e análises em Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Como resultados desta pesquisa, obtiveram-se a delimitação digital da área de interesse no formato vetorial, bem como, os mapas de declividade reclassificados conforme as classes preconizadas pela Embrapa Solos; somando-se a estes foram obtidas as características morfométricas dos compartimentos hidrológicos contidos na área de interesse, a saber: rede de drenagem, comprimento do talvegue principal, perímetro da bacia, somatório dos cursos d`água e a densidade da rede de drenagem. Estes parâmetros foram calculados pelo módulo ARCSWAT, na plataforma ArcGIS 9 da ESRI. Uma vez calculados estes parâmetros, foram confeccionados os mapas de declividade, índice de rugosidade, uso e ocupação do solo atual e potencial para realizar o diagnóstico ambiental de conflito de uso do solo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Kemerich, Pedro Daniel da Cunha, Luciana Gregory Ritter et Willian Fernando de Borba. « Vulnerabilidade ambiental e áreas de infiltração máxima de água ». Revista Monografias Ambientais 13, no 4 (26 novembre 2014) : 3761–76. http://dx.doi.org/10.5902/2236130814413.

Texte intégral
Résumé :
A percepção do ser humano de que os recursos do ambiente são limitados, leva a utilização de instrumentos visando o planejamento e gestão do ambiente, como a determinação da vulnerabilidade ambiental, a qual possibilita a avaliação das condições de risco da área em questão a processos geoambientais como a erosão, contaminação dos solos, dos recursos hídricos, perda de aproveitamento agrícola, dentre outros. A avaliação ambiental de uma região permite a identificação de suas potencialidades de uso (ou não uso), de ocupação, de vulnerabilidade, da dinâmica e da complexidade do ecossistema, levando à realização de ações que possibilitem sua preservação e conservação. A partir de um planejamento adequado podem ser evitadas áreas de vulnerabilidade ambiental dentro da bacia hidrográfica, dando a elas, usos compatíveis com o seu estado atual, além da realização de estudos a fim de identificar os fatores que estão desencadeando esse quadro de vulnerabilidade ambiental, para então buscar alternativas de remediação. A análise das áreas de vulnerabilidade ambiental torna-se uma ferramenta valiosa, pois auxilia o gestor na tomada de decisões, minimizando assim os erros de julgamento e otimizando o processo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

De Brito, Anderson Geová Maia, Lutiane Queiroz De ALmeida, Marysol Dantas De Medeiros et Juliana Felipe Farias. « ÁREAS DE VULNERABILIDADE EM NATAL/RN, BRASIL : ANÁLISE DA ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 9 (ZPA 9) ». Caminhos de Geografia 20, no 72 (23 décembre 2019) : 433–53. http://dx.doi.org/10.14393/rcg207246613.

Texte intégral
Résumé :
Historicamente, grupos sociais marginalizados e economicamente vulneráveis de países emergentes e subdesenvolvidos, se instalam em áreas instáveis do ponto de vista físico-ambiental, amplificando riscos já existentes ou propiciando a ocorrência de desastres. Diante desse contexto, a presente pesquisa buscou identificar e analisar as áreas de vulnerabilidade ambiental da Zona de Proteção Ambiental 9 (ZPA 9), que está localizada na Zona Administrativa Norte do município de Natal/RN. Este objetivo levou em consideração que a ZPA 9 é umas das cinco Zonas Ambientais não regulamentadas do município, o que acarreta especulação imobiliária, práticas econômicas nocivas e um avanço urbano desordenado. A partir de pesquisas bibliográficas, fundamentou-se teoricamente a pesquisa em literaturas que tratam dos conceitos de risco, perigo e vulnerabilidade na ciência Geográfica, e metodologicamente nos processos morfodinâmicos das unidades geoambientais, os quais através dos Planos de Informação (PIs), forneceram a partir de uma média simples, o Índice de Vulnerabilidade Ambiental da ZPA 9. No qual observou-se que as médias de vulnerabilidade variam de 1,6 (moderamente estável) a 3,0 (vulnerável), representadas cartograficamente pela classificação RGB de cores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

BRITO, Hermes Dias, Fábio Augusto Gomes Vieira REIS et Claudia Vanessa dos Santos CORRÊA. « MAPEAMENTO GEOAMBIENTAL COMO SUBSÍDIO À SELEÇÃO DE ÁREAS PARA IMPLANTAÇÃO DE CENTRAIS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS : APLICAÇÃO AO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DA CONCEIÇÃO-SP ». Geosciences = Geociências 37, no 4 (28 décembre 2018) : 893–908. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i4.12225.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o desenvolvimento de um mapeamento geoambiental voltado à seleção adequada de áreas para a implantação de Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTRSs), tendo como foco de aplicação o município paulista de Santa Cruz da Conceição, que apresenta expressiva inconformidade ambiental em relação à gestão dos resíduos sólidos. A integração de informações obtidas com o levantamento bibliográfico efetuado, a geração de banco de dados (incluindo fatores físicos, biológicos e socioeconômicos) e a análise multicriterial em ambiente SIG conduziram à elaboração do respectivo mapeamento. Este teve como base fundamental estudo prévio de compartimentação fisiográfica da região do local, considerando-se principalmente a permeabilidade, resistência a erosão e estabilidade a movimentos gravitacionais, que foram integrados com dados de fragmentos de vegetação, declividade, áreas de gerenciamento de risco aviário de aeródromos regionais, informações do Plano Diretor e normas técnicas e legais. Entre os resultados obtidos, destaca-se a definição de áreas propícias à implantação de CTRSs, incluindo incineradores, e de aterros sanitários em valas e em camadas. Este estudo oferece elementos para discussões e tomadas de decisão relacionadas ao processo de implantação de Centrais de Tratamento de Resíduos e empreendimentos associados, sendo aplicável a outros municípios brasileiros.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Amorim, Raul Reis, et Regina Célia de Oliveira. « ANÁLISE GEOAMBIENTAL DOS SETORES DE ENCOSTA DA ÁREA URBANA DE SÃO VICENTE-SP ». Sociedade & ; Natureza 19, no 2 (19 février 2008). http://dx.doi.org/10.14393/sn-v19-2007-9267.

Texte intégral
Résumé :
As encostas constituem uma forma de relevo complexa, caracterizada por uma acentuada fragilidade natural, que sob a interferência humana pode sofrer a aceleração de processos erosivos e escorregamentos. A ocupação desordenada destes ambientes provoca riscos às atividades econômicas e à própria vida dos seres humanos. O objetivo deste trabalho é a realização de uma análise geoambiental das encostas da área urbana de São Vicente-SP. Ele está dividido nas seguintes etapas: inventário dos atributos naturais e sócio-demográficos da área em livros, periódicos, mapas e na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (regiões censitárias); trabalhos de campo para identificar o grau de risco das encostas; elaboração do mapa de fragilidade a escorregamentos da área urbana de São Vicente. Os setores de encostas estão ocupados parcialmente, pois uma área significativa continua coberta por vegetação. As áreas já urbanizadas são classificadas como estruturadas preferencialmente habitadas pela população de melhor poder aquisitivo. A área tem risco iminente a escorregamentos, que a depender da intensidade podem gerar risco de vida e prejuízos materiais. Palavras-chave: encostas; ocupação; fragilidade; escorregamentos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

DOS SANTOS, Francílio De Amorim. « MAPEAMENTO DAS UNIDADES GEOAMBIENTAIS E ESTUDO DO RISCO DE DEGRADAÇÃO/DESERTIFICAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE CASTELO DO PIAUÍ E JUAZEIRO DO PIAUÍ ». REVISTA EQUADOR 4, no 02 (17 juillet 2015). http://dx.doi.org/10.26694/equador.v4i02.3214.

Texte intégral
Résumé :
As consequências da desertificação envolvem o comprometimento dos recursos hídricos, do solo, da cobertura vegetal e da qualidade de vida da população das áreas afetadas. Essa constatação revela a necessidade do desenvolvimento de estudos em áreas com suscetibilidade à desertificação, a exemplo dos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí. O estudo teve como objetivo geral gerar uma base de dados geoambientais para análise do risco de degradação/desertificação em Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí. O presente estudo utilizou-se da abordagem sistêmica e adaptação dos parâmetros do Diagnóstico Físico Conservacionista (DFC), que elenca indicadores potenciais de proteção/degradação dos recursos naturais renováveis, a saber: Índice de cobertura vegetal, representado pelo Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), Erosividade da Chuva (R), Índice Climático (IC), Erodibilidade dos Solos (K), Declividade (D). A partir do parâmetro topo-morfológico foram identificadas 5 unidades geoambientais: Superfície Pedimentada Dissecada em Morros/Colinas e Formas Tabulares de Castelo do Piauí que representa 33,7%, Patamares Estruturais da Bacia do rio Poti que correspondem a 26% dos municípios, Superfície Pedimentada Dissecada em Morros/Colinas e Formas Tabulares de Juazeiro do Piauí que corresponde 17,5%, Rebordos Cuestiformes Conservados do Interior da Bacia Sedimentar do Maranhão/Piauí que abrange 14,2% e o Vale da Bacia do rio Poti com 8,6%. Os parâmetros do DFC indicaram que: as classes Moderadamente Alta e Moderada do NDVI apontaram aumento da ordem, respectivamente, de 0,1% e 1,7%, de 1985 para 2009, permitindo inferir possíveis melhorias e estágios de sucessão ecológica; 64,9% da área de estudo apresenta baixa a moderada severidade climática; 74,7% da área apresenta alta a muito alta erosividade; 46,2% dos solos apresenta alta erodibilidade; e 82,6% dos municípios apresentam relevo plano a suave ondulado. As principais classes de cobertura vegetal e uso das terras são representados por agropecuária e solo exposto, caatinga arbórea e caatinga arbustiva, respectivamente, com 44,6%, 11,1% e 44,3%. O DFC apontou um pequeno aumento no risco de degradação/desertificação na área de estudo, passando de 46.78 para 46.86 unidades, de 1985 a 2009, devido aos solos expostos desnudos, aumento das áreas desmatadas para prática de culturas temporárias, extrativismo vegetal para produção de carvão vegetal e lenha, redução das áreas destinadas às culturas permanentes e o crescimento dos efetivos bovino e ovino. O Diagnóstico Físico Conservacionista mostrou-se uma metodologia que pode ser aplicada a outras áreas de estudo, a exemplo das áreas consideradas suscetíveis à desertificação. Portanto, deve-se conhecer e integrar os dados geoambientais e socioeconômicos para conhecimento da dinâmica da paisagem, potencialidades e limitações às práticas humanas, e construção de adequado planejamento territorial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

NUNES, FABRÍZIA GIOPPO. « LEVANTAMENTO DE ÁREAS DE RISCO A PARTIR DA DINÂMICA GEOAMBIENTAL DAS ENCOSTAS DA SERRA DO MAR NO PARANÁ ». Boletim Paranaense de Geociências 52 (30 juin 2003). http://dx.doi.org/10.5380/geo.v52i0.4204.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho consiste na aplicação de um modelo matemático acoplado à utilização de técnicas de mapeamento temático em ambiente SIG, objetivando desenvolver uma metodologia voltada ao estudo dos fatores de segurança na estabilidade de encostas. Este modelo matemático, estruturado na distribuição das forcas atuantes em uma vertente infinita, leva em conta a influência da vegetação sobre as encostas, e os índices físicos e as propriedades mecânicas de cada unidade de solos. Os índices físicos e as propriedades mecânicas dos solos, bem como o papel da vegetação na estabilidade das encostas, permitiram a quantificação dos riscos de escorregamento para cada unidade de solo analisada. Como um primeiro resultado, apresenta-se a criação de um banco de dados digital, contendo informações preliminares das características do terreno, através da confecção de cartas temáticas tais como: topográfica, geológica, declividade e de uso e ocupação do solo dos anos de 1953, 1986 e 1999. Todas essas cartas foram transferidas para meio digital, permitindo as suas interpolações em ambiente SIG. Para os cálculos dos fatores de segurança das vertentes, foram considerados como atributos: a inclinação das encostas e as propriedades mecânicas dos solos, com a presença de água (solo saturado); a influência da cobertura vegetal (peso das árvores e sistema solo-raiz) e a força do vento atuando nas copas das árvores. As propriedades físicas e mecânicas dos solos (ângulo de atrito interno e coesão) foram determinadas pelo método de retroanálise desenvolvido por Lopes (1995). O método envolveu inicialmente a foto interpretação de cicatrizes de escorregamentos, para a elaboração de perfis topográficos, que determinaram os pares de altura/ângulo de taludes limites. Como resultado final, apresenta-se uma metodologia que possibilita o mapeamento dos diferentes graus de riscos ao escorregamento, a partir da interpolação em geoprocessamento das cartas temáticas com os dados obtidos pelas equações de fator de segurança.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Dias, Erika Rodrigues, et Richarde Marques Silva. « ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBA ». Caminhos de Geografia 16, no 54 (21 juillet 2015). http://dx.doi.org/10.14393/rcg165428006.

Texte intégral
Résumé :
A perda de solo por erosão é um fenômeno natural da dinâmica do solo, influenciada pelo clima, as propriedades intrínsecas do solo, e a morfologia, podendo ocorrer em todos os ambientes. Em algumas regiões do Brasil, além da susceptibilidade para a erosão, o risco de degradação da erosão do solo é muito maior devido ao clima quente, úmido e sub-úmido.Na Paraíba vários municípios sofrem a ação dos processos erosivos. O município de Lucena, localizado no litoral paraibano, não é diferente. Esse município foi escolhido como área de estudo por estar inserido em duas unidades geoambientais distintas, a Planície Litorânea e os Baixos Planaltos Costeiros, as quais, somadas ao clima e à interferência antrópica intensificam os processos erosivos já existentes no município. Assim, este artigo analisou a perda de solo no município de Lucena através da Equação Universal de Perda de Solo - EUPS com vistas a identificar as áreas mais propensas à erosão laminar. Os resultados indicaram que a erosão ocorre com maior intensidade na região onde predomina Argissolo Vermelho Amarelo que apresenta moderado a alto grau de erosão. Por fim, foi possível concluir que a utilização integrada da EUPS em ambiente SIG se mostrou uma técnica eficiente para a representação espacial das perdas de solo e a identificação das áreas suscetíveis à erosão laminar no município de Lucena.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Oliveira, Carlos V. H. M., Pedro A. M. B. Gonçalves et Danilo M. Magalhães. « GEOLOGIA APLICADA À GESTÃO E PLANEJAMENTO URBANO – ANÁLISE DE MULTICRITÉRIO DA PORÇÃO SUL DA MANCHA URBANA DE NOVA LIMA E HONÓRIO BICALHO ». Geonomos, 31 décembre 2019, 11–21. http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v27i1.21848.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo visa mostrar a aplicação da geologia em áreas urbanizadas para resolução de problemas geoambientais decorrentes da interação do homem com o meio físico. Muitas vezes estes problemas são ocasionados pela falta de planejamento governamental e conhecimento da sociedade acerca de fatores geológicos, morfológicos, hidrológicos, e suas implicações na gestão e planejamento urbano. E são exatamente estas causas que conduzem as pessoas a uma situação de vulnerabilidade. Para alcançar os objetivos deste trabalho, procurou-se aplicar uma análise multicriterial, que consiste em uma metodologia de Geoprocessamento que permite realizar análises de síntese por meio da combinação de diversas variáveis. Utiliza-se, para tanto, o exemplo do crescimento urbano na porção sul da cidade de Nova Lima e região de Honório Bicalho, segundo o eixo de expansão urbana na rodovia MG-030. Os resultados indicam áreas com susceptibilidade e vulnerabilidade relacionada a movimentos gravitacionais de massa, a partir das variáveis mensuradas no modelo. Os mapas temáticos gerados podem auxiliar na tomada de decisões no que tange à ocupação antrópica de áreas de risco e, dessa forma, contribuir com uma interação adequada entre expansão urbana e espaço físico. Palavras-Chave: Geologia Urbana. Geoprocessamento. Análise de Multicritério. Risco Geológico. Tomada de decisões.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie