Littérature scientifique sur le sujet « Rendimento ideale »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Rendimento ideale ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Rendimento ideale"

1

Almeida, Henrique Silla Lopes de, Cléber Cassol Pires, Diego Barcelos Galvani, Raquel Franco de Lima, Marcel Hastenpflug et Bernardo Garziera Gasperin. « Características de carcaça de cordeiros Ideal e cruzas Border Leicester X Ideal submetidos a três sistemas alimentares ». Ciência Rural 36, no 5 (octobre 2006) : 1546–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000500032.

Texte intégral
Résumé :
O experimento foi realizado com intuito de avaliar o efeito do cruzamento entre as raças Ideal e Border Leicester sobre as características da carcaça de cordeiros submetidos a distintos sistemas alimentares. Foram utilizados 48 cordeiros, machos não castrados, desmamados em média aos 60 dias de idade, sendo: 16 da raça Ideal (I), 16 cruzados ½ Border Leicester ½ Ideal (BI) e 16 cruzados ¾ Border Leicester ¼ Ideal (BBI), aleatoriamente distribuídos em três sistemas de alimentação: pastagem cultivada (PC), pastagem cultivada + suplementação (PCS) e pastagem natural + suplementação (PNS). O abate ocorreu quando os animais atingiram 65% do peso vivo adulto de seu grupo genético. Houve interação significativa entre genótipos e sistemas de alimentação somente para a variável peso de costela. Foi verificado efeito significativo do cruzamento para as variáveis peso de carcaça quente (PCQ), rendimento de carcaça quente (RCQ), peso de carcaça fria (PCF), rendimento de carcaça fria (RCF), área de olho de lombo (AOL), pesos de paleta (PAL) e peso perna (PER). O cruzamento entre as raças Border Leicester e Ideal resultou em pesos e rendimentos de carcaça superiores e redução da deposição de gordura nas carcaças.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lovisolo, Hugo. « MEDIAÇÃO : ESPORTE RENDIMENTO E ESPORTE DA ESCOLA ». Movimento (ESEFID/UFRGS) 7, no 15 (4 décembre 2007) : 107–17. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2626.

Texte intégral
Résumé :
Creio que faz-se necessário esclarecer que vejo o conjunto dos autores como progressistas, críticos, de esquerda, radicais ou como queiram ser denominados. Compartilham a crítica do esporte e da sociedade, o que não significa que sejam contra o esporte e a sociedade, e todos pretendem gerar algum tipo de mudança que aproxime o esporte real do ideal e procuram o mesmo movimento, do real para o ideal, em suas considerações sobre a sociedade. As ciências, as artes, os esportes não podem estar fora da escola. Como não podem ficar fora da escola tarefas importantes como cuidar da natureza, da cidade, do lar, das crianças, dos fracos, dos doentes e dos velhos. Defendo, por isso, que os bolsistas da pós-graduação tenham a obrigação de devolver à sociedade o que esta faz por eles, cuidando dos aspectos acima mencionados, como prática de idéias.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Will Pereira de, Rita Flávia Miranda de Oliveira, Juarez Lopes Donzele, Paulo Cezar Gomes, Mariana dos Santos Martins et Ana Paula de Assis. « Redução do nível de proteína bruta em rações para frangos de corte em ambiente de estresse por calor ». Revista Brasileira de Zootecnia 39, no 5 (mai 2010) : 1092–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010000500020.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos da redução do nível de proteína bruta (PB) da ração com suplementação de aminoácidos sintéticos sobre o desempenho e o rendimento de carcaça de frangos de corte de 22 a 42 dias de idade mantidos sob estresse por calor. Utilizaram-se 280 frangos de corte machos da linhagem Cobb 500 com peso inicial de 856 ± 7,41 g, distribuídos em delineamentointeiramente casualizado, com cinco níveis de PB (21,6; 20,6; 19,6; 18,6 ou 17,6%), oito repetições e sete aves por unidade experimental. A temperatura no interior da sala foi mantida em 32,2 ± 0,6ºC, com umidade relativa de 66 ± 3,2% e temperatura de globo negro de 33,0 ± 0,7ºC. O índice de temperatura de globo e umidade (ITGU) calculado no período foi de 83 ± 0,9. Não houve efeito dos níveis de PB da ração sobre o ganho de peso, o consumo de ração e a conversão alimentar das aves. A redução dos níveis de PB da ração influenciou os pesos absolutos da carcaça e do peito, que foram maiores no nível de 19,6% de PB em relação ao de 21,6%. Entretanto, não houve efeito da redução dos níveis de PB sobre os pesos absolutos de coxa e de sobrecoxa nem sobre os rendimentos de peito, coxa e sobrecoxa. O nível de proteína bruta da ração, formulada utilizando-se o conceito de proteína ideal, pode ser reduzido de 21,6 até 17,6%, pois essa redução não prejudica as características de desempenho, nem o peso absoluto e o rendimento de cortes nobres de frangos de corte submetidos a estresse por calor.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Nogara Neto, Francisco, Glaucio Roloff, Jeferson Dieckow et Antonio Carlos Vargas Motta. « Atributos de solo e cultura espacialmente distribuídos relacionados ao rendimento do milho ». Revista Brasileira de Ciência do Solo 35, no 3 (juin 2011) : 1025–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832011000300036.

Texte intégral
Résumé :
A agricultura de precisão pode aumentar a eficiência e a sustentabilidade da agricultura brasileira de grãos, principalmente auxiliando no manejo do solo e das culturas. O objetivo deste estudo foi avaliar a importância de atributos de solo e da cultura com variação espacial do rendimento de grãos de milho e o uso dessa informação para aprimorar as decisões sobre o manejo da cultura. Foram utilizados dados da safra 2005/6 de uma gleba comercial de milho de 18 ha, na região de Guarapuava, Paraná, em um solo Latossolo Bruno de textura argilosa. Atributos de solo (0-0,10 m) e cultura foram coletados em quadrículas georreferenciadas com densidade amostral de 2 ha-1. O rendimento de grãos espacializado foi avaliado com sensor de produtividade na colhedora. Esse rendimento apresentou variabilidade espacial (média de 12,4 Mg ha-1, com amplitude entre 11,1 e 14,0 Mg ha-1) relacionada aos atributos do solo: P-Mehlich-1, Mg2+, soma de bases e relações Ca:Mg, Mg:K e Mg:CTC, mas não da cultura, conforme uma matriz de correlação de Spearman. A análise por árvore de regressão identificou a saturação por Mg (Mg:CTC), com valor crítico de 0,10, e a relação Mg:K, com valor crítico de 2,30, como atributos de solo com efeito mais significativo, pois valores inferiores ao crítico estão relacionados aos menores rendimentos de grão. A análise de cluster confirmou os resultados obtidos com as duas análises estatísticas anteriores, e sua interpretação conjunta suporta a conclusão de que os elementos P e Mg eram os mais críticos em termos de necessidade de manejo localizado. Comparativamente, o manejo localizado com agricultura de precisão demandaria, na gleba, maior consumo de calcário (incremento de 6,6 Mg, sendo 3,4 Mg de calcário calcítico e 3,2 Mg do tipo dolomítico), menor consumo de P2O5 (- 235 kg) e maior consumo de K2O (+ 135 kg) em relação ao manejo uniforme (tradicional). Contudo, o manejo localizado permite que esses insumos sejam aplicados nas dosagens adequadas em partes específicas da gleba, e não uniformemente em toda a gleba, alterando positivamente a produtividade dessas partes. Quando as tomadas de decisão sobre o manejo são auxiliadas por ferramentas estatísticas apropriadas, a agricultura de precisão é viável tecnicamente para o manejo de atributos químicos do solo, proporcionando assim a otimização no uso de insumos e, potencialmente, contribuindo para o rendimento economicamente ideal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Andrade, W. R., C. A. N. Xavier, F. O. C. G. Coca, L. D. O. Arruda et T. M. B. Santos. « Produção de biogás por dejetos de ruminantes e monogástricos co-digeridos com manipueira ». Archivos de Zootecnia 65, no 251 (15 septembre 2016) : 375. http://dx.doi.org/10.21071/az.v65i251.699.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se avaliar o uso de manipueira na co-digestão anaeróbia com dejetos de animais monogástricos e ruminantes, por meio de parâmetros de monitoramento do processo e da produção de biogás. Foram utilizados oito biodigestores semicontínuos com volume útil de 7,8 L de substrato em fermentação operados com tempo de retenção hidráulica de 30 dias. Realizou-se análises de pH, nitrogênio amoniacal, alcalinidade parcial (AP), sólidos totais (ST), sólidos voláteis (SV), e rendimento do biogás (m3 kg SVadicionados-1). Os valores de pH e concentrações de AP apresentaram-se na faixa ideal para a ocorrência do processo de digestão, de 6,0 a 8,0 e acima de 1.200 mg·L-1, respectivamente. Durante o processo não houve risco de falência por concentrações de nitrogênio amoniacal. As produções médias de biogás acumuladas semanais foram de 0,00676, 0,1167, 0,01515 e 0,01856 m3, respectivamente para substratos formados por dejetos de bovinos de leite, ovinos, aves e/ou suínos codigeridos com manipueira. Os rendimentos para os respectivos substratos foram 0,122, 0,275, 0,535 e 0,843 m3 kg SVadicionados-1. Maiores produções de biogás são obtidas na co-digestão anaeróbia de dejetos de suínos com 10 % (volume/volume) de manipueira.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Osório, José Carlos, Nelson Manzoni de Oliveira, Ana Paula Nunes et Juvêncio Luiz Pouey. « Produção de carne em ovinos de cinco genótipos : 3. Perdas e morfologia ». Ciência Rural 26, no 3 (décembre 1996) : 477–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781996000300024.

Texte intégral
Résumé :
O estudo foi realizado objetivando quantificar e comparar as perdas e morfologia in vivo e na carcaça, em cordeiros machos castrados (com 30 dias) das raças Merino, Ideal, Corriedale, Romney Marsh e Texel, nascidos e criados em condições extensivas de campo nativo (predominância de Paspalum notatum Függe e Axonopus affïnis Chase) até o desmame (10 semanas), no Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros - CPPSUL - EMBRAPA de Bagé, RS, Brasil. A partir do desmame, iniciou-se a suplementação dos cordeiros (200g/cab./dia) com uma ração contendo 17% de proteína bruta e 75% de nutrientes digestíveis totais. Até uma semana pós-desmame, a ração foi oferecida em regime de confïnamento e, após, a campo até o abate. Foram abatidos 50 cordeiros, sendo dez de cada raça, com idade de 225 dias. Foi verificado um efeito do genótipo sobre o peso vivo (com e sem jejum), observando-se que os cordeiros procedentes das raças Merina, Ideal e Corriedale não diferiram entre si e apresentaram pesos inferiores aos cordeiros da raça Romney Marsh, e estes, pesos inferiores aos da raça Texel. A perda por jejum somente apresentou significando estatística em valores absolutos, kg, não diferindo em percentagem. Os cordeiros Texel apresentaram perdas maiores, seguidos dos Romney e, os Corriedale, Ideal e Merino não diferiram entre si. Foi verificado efeito do genótipo sobre o peso e rendimentos de carcaça, observando-se que os cordeiros com maior peso vivo, foram os com carcaças mais pesadas e de superior rendimento. Quanto a morfologia in vivo e na carcaça, verifica-se que a raça Texel apresentou, em geral, valores superiores as demais raças; destacando que os cordeiros Texel mostram uma supeior conformação, condição corporal e compacidade corporal e da carcaça.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Estefanel, Valduino, lone Aydee Bernardes Pignataro, Lindolfo Storck, Danton Camacho Garcia, José Carlos Vieira et Paulo Dilelio. « DETERMINAÇÃO DO TAMANHO IDEAL DA PARCELA PARA ESTIMAR O RENDIMENTO DE GRÃOS DA CULTURA DO FEIJOEIRO ». Ciência Rural 23, no 1 (avril 1993) : 97–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781993000100018.

Texte intégral
Résumé :
Seis experimentos, em diferentes locais e/ou anos, foram, conduzidos com a cultura do feijão. O rendimento de grãos, de cada experimento, foi avaliado em 160 parcelas de 0,5 x 1,0m, com objetivo de estimar o tamanho ideal de parcela. Em média, o tamanho ideal da parcela foi de quatro linhas de 6m de comprimento e 0,5m entre linhas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Gomide, Elisangela Minati, Paulo Borges Rodrigues, Rilke Tadeu Fonseca de Freitas et Elias Tadeu Fialho. « Planos nutricionais com a utilização de aminoácidos e fitase para frangos de corte mantendo o conceito de proteína ideal nas dietas ». Revista Brasileira de Zootecnia 36, no 6 (décembre 2007) : 1769–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007000800009.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se neste estudo avaliar o desempenho e as características de carcaça de frangos de corte, recebendo rações com níveis reduzidos de PB, P disponível (Pd) e Ca, suplementadas com fitase e aminoácidos. As fases de crescimento avaliadas foram: fase 1, 1 - 21dias de idade e fase 2, 22 - 42 dias de idade. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, sendo os tratamentos constituídos de cincos planos nutricionais (PN), com seis repetições de 25 aves cada. Os planos nutricionais são: PN1 - ração basal (21,4% PB - fase 1) + ração basal (19,3% PB - fase 2); PN2 - ração a basal (fase 1) + ração com 18% PB (fase 2); PN3 - ração basal (fase 1) + ração com 16% PB (fase 2); PN4 - ração com 19% PB (fase 1) + ração com 16% PB (fase 2); e PN5 = ração com 17 % PB (fase 1) + ração com 16% PB (fase 2). Exceto para a ração basal, reduziu-se o nível de Pd para 0,34 e 0,30% e o de Ca para 0,80 e 0,70% nas fases 1 e 2, respectivamente; nestas rações foram adicionados 500 FTU de fitase/kg de ração. As aves alimentadas com PN2 e PN3 apresentaram desempenho semelhante ao daquelas que receberam PN1, enquanto o das aves que receberam os PN4 e PN5 permaneceu inalterado. Os rendimentos de carcaça e peito não foram influenciados pelos planos nutricionais. As aves que consumiram a ração basal nas duas fases de criação (PN1) apresentaram maior rendimento de coxa+sobre-coxa. Houve aumento da gordura abdominal quando as aves receberam os PN3, 4 e 5. É possível reduzir a PB da ração até 16% na fase 2, suplementada com fitase e aminoácidos, desde que a ração da primeira fase seja formulada com níveis nutricionais recomendados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Bruno Corrêa da, et Haluko Massago. « Relação do perfil proteico de dietas comerciais no desempenho de tilápia-do-nilo ». Agropecuária Catarinense 32, no 3 (1 août 2019) : 73–77. http://dx.doi.org/10.22491/rac.2019.v32n3.10.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho zootécnico da tilápia-do-nilo alimentada com diferentes dietas comerciais e relacionar com a composição centesimal e aminograma das dietas. Foram avaliadas cinco dietas (A, B, C, D e E) indicadas para o cultivo de tilápias na fase de terminação (200 a 600g). Duzentos e vinte cinco tilápias (201,5 ± 4,7g) foram distribuídos em 15 tanques-rede de 1m³ instalados em viveiros de 300m². Após 98 dias de cultivo, os peixes alimentados com a dieta E apresentaram os melhores resultados, com ganhos no peso final, rendimento de filé e conversão alimentar de até 20% superior em relação às outras dietas. Esta dieta foi a única que atingiu os valores de exigência mínima de triptofano, além de apresentar um balanço de aminoácidos mais próximo da proteína ideal para tilápia. A dieta B apresentou valores de proteína abaixo do rótulo (26%), além de deficiências em metionina, lisina e triptofano, resultando em pior ganho de peso e conversão alimentar. A distância do balanço de aminoácidos das dietas em relação a proteína ideal para tilápias (DPI) mostrou uma relação significativa com o peso final e o rendimento de filé. Sendo assim, conclui-se que a dieta comercial contendo um balanço de aminoácidos, ou seja, um menor DPI apresenta o melhor desempenho. Termos para indexação: Oreochromis niloticus; nutrição; terminação; proteína ideal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Rangel Junior, Ivan Marcos, Deniete Soares Magalhães, Filipe Almendagna Rodrigues, Moacir Pasqual et Leila Aparecida Salles Pio. « Crescimento e maturação de frutos de pitaia de polpa branca ». Research, Society and Development 10, no 7 (15 juin 2021) : e11910716288. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16288.

Texte intégral
Résumé :
A pitaia apresenta grande potencial de mercado e processamento. Porém, a falta de conhecimento sobre seu cultivo ainda é uma barreira que impede sua difusão no país. Assim, objetivou-se avaliar as alterações físico-químicas dos frutos de pitaia (Hylocereus undatus) colhidos em diferentes estágios de desenvolvimento bem como determinar o período ideal de colheita. Foram realizadas análises visuais e de caracterização física, físico-química e química em diferentes estádios de desenvolvimento (7, 14, 21, 28, 35 e 42 dias após a antese). As análises foram: massa do fruto, polpa e casca, rendimento, diâmetro longitudinal e transversal, índice de formato, espessura da casca, firmeza da polpa, sólidos solúveis, pH, acidez, ratio, coloração da casca e teor de minerais na polpa dos frutos. De modo geral, observa-se incrementos no comprimento, massa do fruto e polpa, rendimento e sólidos solúveis e reduções na espessura da casca, firmeza e pH da polpa. A coloração da casca muda de tons verde-amarelo em frutos imaturos para vermelho intenso ao amadurecerem. Embora ocorra redução de minerais com o desenvolvimento do fruto, são encontrados teores significativos e importantes para a dieta humana, com destaque para nitrogênio, potássio, cálcio, manganês, ferro e zinco. São observadas mudanças marcantes nas características dos frutos com o desenvolvimento. As máximas de massa do fruto, diâmetros e ratio ocorrem aos 35 dias, enquanto que a massa da polpa, rendimento e sólidos solúveis ocorrem aos 42 dias após antese. O ponto ideal de colheita, levando-se em conta características organolépticas e aspectos visuais é em torno dos 35 dias, quando alcança maturidade fisiológica, porém, aos 42 dias, a polpa do fruto ainda se encontra com qualidade para consumo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Rendimento ideale"

1

Vilela, Jéssica de Souza. « Atualização da proteína ideal para frangos de corte ». Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10135/tde-27082015-112404/.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho produtivo, o rendimento de carcaça e de cortes comerciais de frango alimentados com rações peletizadas contendo diferentes relações de valina/isoleucina durante as fases de crescimento e final (22 a 42 dias) desses animais. Foram utilizados 630 pintos machos de um dia de idade, da linhagem cobb 500. De 1 a 22 dias de idade, todas as aves receberam uma ração basal comum e aos 22 dias foram pesadas e distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x3 (nove combinações de níveis de valina e isoleucina). Os frangos de corte foram submetidos aos seguintes tratamentos experimentais: T1 ração com relação valina/lisina 0,75% e isoleucina/lisina de 0,67%; T2 ração com relação valina/lisina 0,75% e isoleucina/lisina 0,71%; T3 ração com relação valina/lisina de 0,75% e isoleucina/lisina de 0,75%; T4 ração com relação valina/lisina de 0,79% e isoleucina/lisina 0,67%; T5 ração com relação valina/isoleucina de 0,79% e isoleucina/lisina 0,71%; T6 - ração com relação valina/isoleucina de 0,79% e isoleucina/lisina 0,75%; T7 - ração com relação valina/isoleucina de 0,83% e isoleucina/lisina 0,67%; T8 - ração com relação valina/isoleucina de 0,83% e isoleucina/lisina 0,71% e T9 - ração com relação valina/isoleucina de 0,83% e isoleucina/lisina 0,75%. As características avaliadas foram desempenho, o ganho de peso, o consumo de ração, a conversão alimentar, o rendimento de carcaça e cortes comerciais. Houve interação entre os fatores para todas as características avaliadas, exceto para peso corporal aos 28 dias. Os melhores resultados obtidos nas características avaliadas foram para as aves alimentadas com (0,83% de valina e 0,75% de isoleucina), exceto para peso corporal e ganho de peso aos 42 dias, em que os melhores resultados foram obtidos pelas aves que receberam (0,83% de valina e 0,75% de isoleucina)
The objective of this study was to evaluate the performance, carcass yield and commercial cuts fed pelleted diets containing different ratios of valine / isoleucine during the growing and final (22-42 days) phase of these animals. I was used 630 one day old male cobb 500 broiler chicks during 1-22 days of age, the birds were fed a common basal diet at 22 days the birds were weighed and distributed in a completely randomized design with factorial 3x3 (nine combinations of levels of valine and isoleucine). Broilers were submitted to the following experimental treatments: T1 - ration with respect valine / isoleucine and lysine 0.75% / 0.67% lysine; T2 - ration with respect valine / isoleucine and lysine 0.75% / 0.71% lysine; T3 - ration with respect valine / lysine and isoleucine 0.75% / 0.75% lysine; T4 - ration with respect valine / lysine and isoleucine 0.79% / 0.67% lysine; T5 - tion with respect valine / isoleucine isoleucine and 0.79% / 0.71% lysine; T6 - tion with respect valine / isoleucine isoleucine and 0.79% / 0.75% lysine; T7 - tion with respect valine / isoleucine isoleucine and 0.83% / 0.67% lysine; T8 - tion with respect valine / isoleucine isoleucine and 0.83% / 0.71% lysine and T9 - tion with respect valine / isoleucine isoleucine and 0.83% / 0.75% lysine. The characteristics evaluated were weight gain, feed intake, feed conversion and carcass yield and animal commercial cuts. There was a significant interaction between the factors for all characteristics evaluated, except for weight at 28 days. The best results in characteristics were evaluated for birds receiving (0.83% of valine and isoleucine 0.75%), except for body weight and weight gain at 42 days, in which the best results were obtained the animals receiving (0.83% and 0.75% of valine for isoleucine)
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Caetano, Vinícius Camargo. « Determinação das exigências de lisina digestível para frangos de corte machos ». Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74131/tde-22082017-104534/.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi determinar a exigência de lisina digestível para dieta de frangos de corte machos por meio das características de desempenho, composição corporal e rendimento de carcaça dos animais. Foram realizados dois ensaios, avaliando as fases de 1 a 21 e 1 a 42 dias de idade (ensaio 1), e de 22 a 42 dias de idade (ensaio 2). As dietas diferiram quanto aos níveis de lisina digestível, mantendo-se a relação dos demais aminoácidos com a lisina seguindo o conceito de proteína ideal. Foram utilizados seis tratamentos de lisina digestível na dieta dos animais até 21 dias de idade foram de: 1,026; 1,125; 1,225; 1,324; 1,423; e 1,523%; e após os 21 dias de idade: 0,877; 0,961; 1,046; 1,131; 1,216; e 1,301%. Em cada um dos ensaios, foram utilizados 1296 animais da linhagem Cobb -500®, distribuídos em 36 unidades experimentais de 36 aves cada. As características de desempenho avaliadas foram consumo de ração, peso corporal, ganho de peso, conversão alimentar, viabilidade criatória e índice de eficiência produtiva. Aos 21 dias de idade (ensaio 1) e aos 42 dias de idade (ensaios 1 e 2) foram selecionadas ao acaso sete aves por parcela experimental, cinco para avaliação do rendimento e peso de carcaça total e de cortes comerciais, e duas para avaliação da composição corporal. Os cortes comerciais avaliados foram peito, coxa, sobrecoxa e asa. Na composição corporal, avaliou-se o teor de matéria seca, extrato etéreo, matéria mineral e proteína bruta. Os dados foram submetidos à análise de variância, e havendo diferenças significativas as médias foram comparadas pelo teste de Tukey. A estimativa da exigência de lisina digestível foi realizada utilizando-se modelos de regressão linear ou quadrática. A conversão alimentar foi influenciada em todas as fases, sendo sua exigência maior que para ganho de peso. A exigência para conversão alimentar foi de 1,374; 1,243; e 1,301% para as fases de 1 a 21, 1 a 42 e 22 a 42 dias de idade, respectivamente. A lisina digestível influenciou o rendimento de peito dos animais apenas nas idades de 1 a 42 e 22 a 42 dias de idade, com exigências de 1,200 e 1,301%, respectivamente. Nas idades de 1 a 21 dias e 1 a 42 dias de idade apresentou-se diferenças na deposição proteica na carcaça, com melhores níveis à 1,305 e 1,262%, respectivamente. Níveis maiores que as recomendações conhecidas em âmbito nacional de lisina digestível trouxeram benefícios aos animais sobre conversão alimentar, rendimento de peito, deposição de proteína e gordura corporal.
The objective of the present study was to evaluate the optimal levels of digestible lysine in the diet of male broilers, evaluating performance characteristics, body composition, and carcass yield of the animals. Two trials were carried out to assess the stages from 1 to 21 and 1 to 42 days of age (assay 1), and from 22 to 42 days of age (assay 2). The diets differed in digestible lysine content, maintaining the relation among the other amino acids and lysine in accordance with the ideal protein concept. The six levels of digestible lysine in the diet of animals up to 21 days of age were: 1.026%; 1.125%; 1.225%; 1.324%; 1.423%, and 1.523%; and after 21 days of age: 0.877%; 0.961%; 1.046%; 1.131%; 1.216%, and 1.301%. A total of 1296 animals were employed in each of, distributed in 36 experimental units of 36 birds each. The determined performance characteristics corresponded to feed intake, body weight, weight gain, feed conversion, viability, and productive efficiency index (except for animals from 1 to 21 days of age). At 21 days of age (assay 1) and 42 days of age (assay 1 and 2), seven birds per experimental unit were selected at random, five for the estimation of yield and total carcass and commercial cut weight, and two for the evaluation of body composition. The commercial cuts consisted of breast, thigh, drumsticks and wing. Regarding body composition, dry matter, ethereal extract, ash, and crude protein content were calculated. The data were submitted to variance analysis, and when significant differences were observed, the means were compared using the Tukey test. The estimation of digestible lysine requirements was performed applying linear or quadratic regression models. Feed conversion was influenced in every phase, and its requirement was greater than for weight gain. The requirements for feed conversion were 1.374%; 1.243%, and 1.301% for phases from 1 to 21, 1 to 42, and 22 to 42 days of age, respectively. Digestible lysine only affected animal breast yield during the ages from 1 to 42 and 22 to 42 days of age, with requirements of 1.200% and 1.301%, respectively. At ages ranging from 1 to 21 days and 1 to 42 days of age, differences in protein deposition in the carcass were observed, displaying superior levels at 1.305% and 1.262%, respectively. With respect to nationally known recommendations regarding digestible lysine, higher levels of the amino acid in the diet have brought benefits regarding animal feed conversion, breast yield, protein deposition, and body fat.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Toledo, Geni Salete Pinto de. « Aplicação dos conceitos de proteína ideal e proteína bruta sobre o desempenho, composição e rendimento de carcaças de frangos de corte ». reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/2676.

Texte intégral
Résumé :
Dois experimentos foram conduzidos com o objetivo de avaliar o desempenho de duas linhagens de frangos de corte (Hybro G e Hybro PG) em duas estações climáticas (verão e inverno), alimentados com dietas formuladas pelo conceito Proteína Bruta (PB) ou Proteína Ideal (PI), de 1 a 42 dias de idade em ambos os sexos. Também foram avaliados os dados de abate, composição da carcaça e análise econômica comparativa entre os dois conceitos. O delineamento utilizado foi um fatorial 2 x 2, com 6 repetições de 20 aves cada. Na análise estatística dos resultados, verificou-se que, nas duas estações climáticas os machos PB consumiram mais que os PI; entre as fêmeas não houve diferença significativa para consumo. No verão as fêmeas PI ganharam mais peso corporal que as PB, para machos não houve diferença no ganho de peso; no inverno machos e fêmeas do PI ganharam mais peso que as aves do conceito PB e, quanto às linhagens, a PG foi superior a G. A conversão alimentar foi melhor para machos do que para fêmeas, principalmente no verão. Para o rendimento de peito as aves PI, a linhagem PG e as fêmeas mostraram-se superiores ao grupo PB, linhagem G e aos machos. A percentagem de gordura abdominal foi maior para fêmeas e para as aves PB. O aminograma evidenciou uma maior quantidade de Met, Lis, M+C e Tre no verão e M+C no inverno, nas carcaças dos machos PI. Na análise econômica dos dois experimentos foi observado que é mais viável a formulação de dietas pelo conceito proteína ideal, e formuladas segundo o respectivo sexo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Costa, Varley Teoldo da. « Análise do perfil de liderança atual e ideal de treinadores de futsal de alto rendimento, através da Escola de Liderança no Desporto (ELD) ». Universidade Federal de Minas Gerais, 2003. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BPPDL.

Texte intégral
Résumé :
As in other competitive sports, high-level Futsal coaches play an important role in conducting their teams in tournaments and games. There are a very few studies discussing the leadership style of coaches assessed through self-perception. The majority of the studies in Futsal are focused in the technical, tactical and physical aspects. The purposes of the present study were to evaluate and compare the selfperception of Futsal coaches with different experience levels, in relation to their real and ideal behavior, to verify the internal consistency of the Sport Leadership Scale (LSS) in the Brazilian Portuguese language. The Real and the Ideal versions of the LSS, each composed of 40 situations were used. Additionally, the participants provided personal and professional information, which was also used in the analysis. They were 50 high level coaches who participated in the Brazilian National Futsal League, in the Brazilian Junior Championship of State Teams and in the State and Metropolitan Championship of Minas Gerais. The coaches mean age was 35.82 years (± 8.39) and had been coaching for 9.82 years (± 7.50) at the time of the study. The internal consistency (Alpha Cronbach) were within acceptable levels for both versions; the Ideal version (0.76) and for the Real version (0.85). It was conclude that the coaches, according to the Real version, see themselves as democratic leaders (x=2,17) who adopt a training-instruction style (x=3,44), and believe that the ideal leader (LSS-ldeal) will should a coach that conduct their teams using the democratic way (x=2,29) and the training-instruction style (x=3,58). There were no differences in LSS for coaches with different levels of experience.
No futsal competitivo de alto rendimento, os treinadores/líderes desempenham um papel fundamental na conduçAo de suas equipes. Atualmente, poucos sâo os estudos que visam elucidar e discutir os fatores relacionados ao estilo de liderança dos treinadores através da autopercepçâo. A maioria dos estudos no futsal estSo focalizados nos aspectos táticos, técnicos e físicos da modalidade. Sâo objetivos deste estudo; veriricar a consistência interna da Escala de Liderança no Desporto (ELD) na língua portuguesa brasileira: comparar a percepção do técnico em relação ao seu comportamento (perfil atual) e a um comportamento modelo ou desejado (perfil ideal); avaliar se existe um estilo de liderança (interação e decisão) preferencial por parte dos treinadores de futsal; averiguar se o nível de experiência pode influenciar no perfil de liderança do técnico. O instrumento utilizado foi a ELD (versões perfil atual e ideal), composta por 40 situações que envolvem o componente da liderança. Foi também utilizado um questionário de dados demográficos sobre a amostragem. Participaram deste estudo 50 treinadores de alto rendimento, participantes da Liga de Futsal, Campeonato Brasileiro Juvenil de Seleções e Campeonato Estadual e Metropolitano de Minas Gerais. Os treinadores apresentaram uma idade média de 35,82 anos (±8,39) e um envolvimento direto na função de treinador dentro da modalidade de 9,82 anos (±7,50). Verificou-se que a consistência interna geral dos instrumentos perfil ideal (Alpha Cronbach .76) e perfil atual (Alpha Cronbach .85) pode ser classificada como satisfatória. Conclui-se que os treinadores de futsal se avaliam, dentro da ELD-Atual, como líderes democráticos (x=2,17), voltados para um estilo de interação de treino-instrução (x=3,44), e acreditam que um líder ideal (ELD-ldeal) deverá ser um treinador que conduza a equipe de forma democrática (x=2,29) e de treino-instruçâo (x=3,58). Nâo foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre treinadores mais e menos experientes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Oliveira, Renata Gomes. « Lisina digest?vel para frangos de corte tipo caipira ». UFVJM, 2013. http://acervo.ufvjm.edu.br:8080/jspui/handle/1/331.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2015-01-05T16:04:05Z No. of bitstreams: 2 renata_gomes_oliveira.pdf: 686590 bytes, checksum: 0f17761923025eae7337021352f6c0bd (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2015-01-05T16:04:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 renata_gomes_oliveira.pdf: 686590 bytes, checksum: 0f17761923025eae7337021352f6c0bd (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2015-01-05T16:04:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 renata_gomes_oliveira.pdf: 686590 bytes, checksum: 0f17761923025eae7337021352f6c0bd (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-01-05T16:04:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 renata_gomes_oliveira.pdf: 686590 bytes, checksum: 0f17761923025eae7337021352f6c0bd (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2013
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior (CAPES)
Funda??o de Amparo ? Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Foram conduzidos quatro experimentos para avaliar n?veis de lisina digest?vel para frangos de corte tipo caipira, linhagem Colonial, machos e f?meas, criados em semiconfinamento durante as fases: inicial (1 a 21 dias), crescimento I (22 a 42 dias), crescimento II (43 a 56 dias) e final (57 a 60 dias). As aves foram alojadas em 30 boxes (?rea de abrigo), com acesso ? ?rea de pastejo. Em cada experimento foram utilizados 630 frangos e o delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial 5x2 (n?veis de lisina x sexo) e tr?s repeti??es de 21 aves cada. Os n?veis de lisina digest?vel avaliados foram: 8,1; 9,5; 10,9; 12,3 e 13,7(g/kg) na fase inicial; 7,07; 8,07; 9,07; 10,7 e 11,07 (g/kg) na fase de crescimento I; 6,07; 7,07; 8,07; 9,07 e 10,07 (g/kg) na fase de crescimento II e 6,0; 7,0; 8,0; 9,0 e 10,0 (g/kg) na fase final. As vari?veis de desempenho avaliadas foram: consumo de ra??o (CR, g/ave), consumo de lisina (CL, g/ave), ganho em peso (GP, g/ave) e convers?o alimentar (CA, g ra??o consumida/ g de ganho em peso). Foram avaliadas as vari?veis de carca?a e de qualidade da carne: rendimento de carca?a, peso da gordura, rendimento e peso dos cortes de peito, de asa+coxinha e de coxa+sobrecoxa, o potencial hidrogeni?nico (pH), a capacidade de reten??o de ?gua (CRA), a perda de peso por cozimento (PPC), a maciez objetiva (MO) cor e luminosidade (L*, a*, b*). Para o per?odo inicial, recomenda-se o n?vel de 12,95 g de lisina/kg, na ra??o de machos e f?meas para melhor CA. Na fase de crescimento I, recomenda-se 9,61 g de lisina/kg na ra??o para minimizar a CA de ambos os sexos, e, para melhor GP, os n?veis de 10,08 e 9,49 g de lisina digest?vel/kg na ra??o de machos e f?meas, respectivamente. Verificou-se que, para a fase de crescimento II, o n?vel de 6,0 g lisina/kg de ra??o atende ?s exig?ncias dos frangos. Para a fase final, observou-se efeito dos n?veis de lisina digest?vel para a CA, sendo recomendados 8,51 g de lisina/kg de ra??o. Para as vari?veis de rendimento de carca?a obteve-se efeito linear crescente de lisina sobre o rendimento de coxa + sobrecoxa das f?meas. A MO da carne de coxa aumentou, linearmente, com os n?veis de lisina, e, para a CRA e L* da carne do peito, observou-se efeito linear decrescente dos n?veis de lisina.
Disserta??o (Mestrado) ? Programa de P?s-Gradua??o em Zootecnia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2013
ABSTRACT Four experiments were carried out to determine the digestible lysine requirements for alternative line of broilers, Colonial line, male and female, created in free range system during phases: initial phase (1 to 21 days), growing I (22-42 days), growing II (43-56 days) and last phase (57-60 days). The birds were distributed into 30 pens (shelter area) with access to the pasture. In each trial, 630 birds were used and the experimental design was a completely randomized in a factorial arrangement 5 x 2 (levels of lysine and gender), with three replicates of 21 birds each. The digestible lysine levels evaluated were: 8.1; 9.5; 10.9, 12.3 and 13.7 (g/kg) for initial phase, 7.07, 8.07, 9.07, 10.07 and 11.07 (g/kg) for growing phase I, 6.07, 7.07, 8.07, 9.07 and 10.07 (g/kg) for growing phase II and 6.00, 7.00, 8.00, 9.00 and 10.0 (g/kg) for the last phase. The performance parameters evaluated were: feed intake (FI, g/bird), lysine intake (LI, g/bird), weight gain (WG, g/bird) and feed convertion (FC, g feed intake/ g weight gain). There was evaluated carcass parameters and meat quality: carcass yield, fat weight, yield and weight about the cuts (breast, wing + drumstick, thigh + drumstick), hydrogen potential (pH), water holding capacity (WHC), cooking loss (CL), tenderness, color and brightness (L*, a*, b*). For the initial phase we recommend the level of 12.95 g of lysine/ kg, on the ration for males and females to improve FC. In the growing phase I, we recommend 9.61 g of lysine/kg in the ration to minimize FC for both genders, and to improve WG the levels 10.08 and 9.48 g of digestible lysine/kg on the ration for males and females, respectively. We verified that for growing phase II, the level of 6.0 g of lysine/kg on the ration meets the chicken?s requirements. At last phase, there was digestible lysine effect for FC and can be recommended 8.51 g of lysine/ kg. For yield carcass parameters, there was an increasing linear effect of females? thigh + drumstick. The tenderness increased linearly with lysine levels and for WHC and L* of the meat breast there was a decreasing linear effect of lysine levels.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Carvalho, H?lio Beirigo. « Redu??o da prote?na bruta e suplementa??o de amino?cidos das dietas na produ??o de frangos de corte ». UFVJM, 2012. http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/786.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2015-12-22T16:00:42Z No. of bitstreams: 2 helio_beirigo_carvalho.pdf: 726064 bytes, checksum: 56c4f507b6b622e8be789dca02e2dfd2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2015-12-22T16:52:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 helio_beirigo_carvalho.pdf: 726064 bytes, checksum: 56c4f507b6b622e8be789dca02e2dfd2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-22T16:52:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 helio_beirigo_carvalho.pdf: 726064 bytes, checksum: 56c4f507b6b622e8be789dca02e2dfd2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2012
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior (CAPES)
Este trabalho foi realizado para avaliar o efeito da formula??o de dietas que consideram o atendimento das exig?ncias de prote?na bruta, dietas com redu??o dos valores de prote?na bruta e atendimento das exig?ncias de amino?cidos digest?veis e dietas com atendimento das exig?ncias de amino?cidos sobre os par?metros de desempenho, consumo de energia, prote?na, amino?cidos, rendimento de carca?a e cortes, empenamento e custos na produ??o de frangos de corte nas diferentes fases de cria??o. Foram realizados cinco experimentos, conduzidos no setor de Avicultura da UFVJM, no Campus JK, em Diamantina ? MG. As aves usadas nos experimentos foram todas machos, da linhagem Cobb 500. No total, foram usadas 2.430 aves e consideradas as fases de 1 a 7, 8 a 21, 22 a 35, 36 a 42 e 42 a 49 dias de idade. Em todos os experimentos, as aves foram distribu?das segundo um delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis tratamentos (T1 ? Dieta-controle formulada de acordo com recomenda??es das Tabelas Brasileiras para aves e su?nos (2011) para atender prote?na bruta e amino?cidos digest?veis; T2 ? Dieta com 5% de redu??o da prote?na bruta da dieta-controle; T3 - Dieta com 10% de redu??o da prote?na bruta da dieta-controle; T4 - Dieta com 15% de redu??o da prote?na bruta da dieta-controle; T5 - Dieta formulada para atender as exig?ncias de amino?cidos digest?veis da dieta-controle com o valor da prote?na bruta livre; T6 - Dieta formulada para atender o valor da prote?na bruta da dieta-controle deixando livre o atendimento dos amino?cidos digest?veis. Na fase de 42 a 49 dias foram utilizadas tr?s repeti??es, mas nas demais fases foram usadas quatro repeti??es por tratamento. Com rela??o ao desempenho das aves, foi observado que, com o atendimento das exig?ncias de amino?cidos digest?veis, ? poss?vel reduzir em at? 10% os valores da prote?na bruta nas recomenda??es nutricionais feitas por Rostagno et al. (2011) e, dessa forma, o desempenho das aves n?o ? afetado. No entanto, dietas formuladas para atender apenas as exig?ncias de amino?cidos digest?veis, pioram o desempenho das aves. De modo geral, n?o houve diferen?as no consumo de energia; por?m, o consumo de prote?na e de amino?cidos diferiu ? medida em que se alterou os n?veis de prote?na bruta e amino?cidos digest?veis das dietas. A redu??o dos valores de prote?na bruta das dietas em at? 15% n?o afetou o rendimento de carca?a e cortes, mas as dietas formuladas para atender apenas ?s exig?ncias de amino?cidos digest?veis causaram pioras no rendimento de carca?a e carne do peito das aves. O empenamento das aves n?o foi afetado pelas dietas avaliadas. As an?lises de custos realizadas mostraram que dietas formuladas para o atendimento da prote?na bruta apresentam menor custo; por?m, at? os 35 dias, a redu??o de at? 10% dos valores da prote?na bruta com suplementa??o de amino?cidos digest?veis melhoram o custo do ganho em peso das aves.
Disserta??o (Mestrado) ? Programa de P?s-Gradua??o em Zootecnia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2012.
ABSTRACT This study was conducted to evaluate the effect of diet formulation considering the attendance of crude protein, diets with reduced crude protein values and requirements of digestible amino acids and diets to meet the amino acid requirements on parameters performance, energy consumption, protein, amino acids, carcass yield and cuts, feathering and costs in the production of broiler chickens at various stages of creation. We conducted five experiments, conducted in the experimental aviary of UFVJM on campus in JK Diamantina - MG. The birds used in the experiments were all male, the strain Cobb 500. In total 2430 birds were used and considered stages 1-7, 8-21, 22-35, 36-42 and 42-49 days of age. In all experiments, the birds were distributed according to a completely randomized design with six treatments (T1 - diet control and formulated in accordance with recommendations of Rostagno et al. (2011) to meet crude protein and digestible amino acids, T2 - diet 5% reduction in crude protein diet control, T3 - diet with 10% reduction of crude protein in the control diet; T4 - diet with 15% reduction of crude protein in the control diet; T5 - diet formulated to meet the requirements the digestible amino acids of diet control with the amount of crude protein free; T6 - diet formulated to meet the amount of crude protein diet control with the amount of digestible amino acids free). In the period from 42 to 49 days were three replicates, but in the other phases were used four replicates per treatment. The performance of the birds, it was observed that, with the assistance of digestible amino acid requirements can be reduced up to 10% of the crude protein nutritional recommendations made by Rostagno et al. (2011), that performance is not affected. However, diets formulated to meet only the requirements of digestible amino acids, decrease the performance of the birds. In general, no differences in energy consumption, however, the consumption of protein and amino acids differ as altered levels of crude protein and digestible amino acid diets. The decreased levels of dietary crude protein up to 15% did not affect carcass yield and cuts, but the diet formulated to meet only the requirements of digestible amino acids, caused decrease in carcass and breast meat of birds. The feathering of the birds was not affected by the diets evaluated. The cost analysis performed showed that diets formulated to meet crude protein have a lower cost, however, up to 35 days, a reduction of up to 10% of the crude protein supplementation with digestible amino acids, improve the cost of weight gain birds.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rios, Alva Juan Carlos [UNESP]. « Farinha de peixe e rações com proteína de origem vegetal formuladas com base na proteína ideal : desempenho, rendimento de carcaça e análise sensorial de carne de frangos de corte ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/95251.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:27:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-02-25Bitstream added on 2014-06-13T20:16:58Z : No. of bitstreams: 1 riosalva_jc_me_jabo.pdf: 703196 bytes, checksum: 31d417797ddd26348c71370ee0954fb3 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
O experimento foi realizado no Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – campus de Jaboticabal – São Paulo, com o objetivo de avaliar a utilização da farinha de peixe em dietas para frangos de corte, formuladas com base em proteína ideal. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com uma fonte de proteína de origem animal (farinha de peixe), e quatro dietas formuladas à base de milho e farelo de soja. Os níveis de proteína bruta (PB) utilizados na fase inicial para a dieta formulada com farinha de peixe e para as quatro dietas formuladas com milho e farelo de soja foram: 21,71%, 21,85%, 20,37%, 18,87% e 17,35% de PB, respectivamente. Para a fase de crescimento utilizou-se para a dieta formulada com farinha de peixe e para as quatro dietas formuladas com milho e farelo de soja, 19,1%, 19,1%, 17,7%, 16,2% e 14,6% de PB, respectivamente. Foram avaliados dados de desempenho (ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar), índice de eficiência de produtividade, rendimento de carcaça e partes e análise sensorial. Os dados foram analisados pelo programa SAS ® (SAS Institute, 2002) e as médias para os dados de desempenho e de rendimento de carcaça e partes foram comparadas através da análise dos contrastes ortogonais e polinomiais. Para os dados da análise sensorial utilizou-se o teste de Tukey com um nível de 5% de probabilidade, para os resultados que apresentaram efeito significativo. O farelo de soja pode ser substituído com sucesso pela farinha de peixe, desde que os limites apresentados no presente (7,5% para a fase inicial e 5% para a fase de crescimento) trabalho sejam respeitados
One experiment was conducted to evaluate the use of fish meal on performance, carcass yield and sensory analysis in diets for broiler chickens formulated based on ideal protein in period from 1 to 42 days of age. It was used 960 one day old male broiler (Cobb) in a completely randomized experimental design consisted of five treatments with six replications of 32 chicks each, with a source of animal protein (fish meal) and four diets based on corn and soybean meal. The levels of crude protein (CP) used for the initial phase (1 – 21d) for the diet containing fish meal and four diets with corn and soybean meal were: 21.71% 21.85% 20.37% 18.87% and 17.35% CP, respectively. For the growth phase (22 – 42) in was used in the diet containing fish meal and the four diets based on corn and soybean meal, 19.1%, 19.1%, 17.7%, 16.2% and 14 , 6% CP, respectively. Data from performance were: gain weight, feed intake, feed conversion by the end of each period (1 – 42d) and productive efficiency, carcass, breast, wing, thing, drumstick, back yield and sensory analysis. Data were analyzed using SAS ® (SAS Institute, 2002) and the means for performance and carcass yield were compared by analysis of orthogonal and polynomials contrasts. For sensory analysis data were used the Tukey's test at 5% probability for the results that had a significant effect. Soybean meal can be successfully replaced by fish meal; provided that the limits set out in this work (7.5% for the initial phase and 5% for the growth phase) are respected
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Alva, Juan Carlos Ríos. « Farinha de peixe e rações com proteína de origem vegetal formuladas com base na proteína ideal : desempenho, rendimento de carcaça e análise sensorial de carne de frangos de corte / ». Jaboticabal : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/95251.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Otto Mack Junqueira
Banca: Silvana Martinez Baraldi Artoni
Banca: Edvaldo Antonio Garcia
Resumo: O experimento foi realizado no Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - campus de Jaboticabal - São Paulo, com o objetivo de avaliar a utilização da farinha de peixe em dietas para frangos de corte, formuladas com base em proteína ideal. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com uma fonte de proteína de origem animal (farinha de peixe), e quatro dietas formuladas à base de milho e farelo de soja. Os níveis de proteína bruta (PB) utilizados na fase inicial para a dieta formulada com farinha de peixe e para as quatro dietas formuladas com milho e farelo de soja foram: 21,71%, 21,85%, 20,37%, 18,87% e 17,35% de PB, respectivamente. Para a fase de crescimento utilizou-se para a dieta formulada com farinha de peixe e para as quatro dietas formuladas com milho e farelo de soja, 19,1%, 19,1%, 17,7%, 16,2% e 14,6% de PB, respectivamente. Foram avaliados dados de desempenho (ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar), índice de eficiência de produtividade, rendimento de carcaça e partes e análise sensorial. Os dados foram analisados pelo programa SAS ® (SAS Institute, 2002) e as médias para os dados de desempenho e de rendimento de carcaça e partes foram comparadas através da análise dos contrastes ortogonais e polinomiais. Para os dados da análise sensorial utilizou-se o teste de Tukey com um nível de 5% de probabilidade, para os resultados que apresentaram efeito significativo. O farelo de soja pode ser substituído com sucesso pela farinha de peixe, desde que os limites apresentados no presente (7,5% para a fase inicial e 5% para a fase de crescimento) trabalho sejam respeitados
Abstract: One experiment was conducted to evaluate the use of fish meal on performance, carcass yield and sensory analysis in diets for broiler chickens formulated based on ideal protein in period from 1 to 42 days of age. It was used 960 one day old male broiler (Cobb) in a completely randomized experimental design consisted of five treatments with six replications of 32 chicks each, with a source of animal protein (fish meal) and four diets based on corn and soybean meal. The levels of crude protein (CP) used for the initial phase (1 - 21d) for the diet containing fish meal and four diets with corn and soybean meal were: 21.71% 21.85% 20.37% 18.87% and 17.35% CP, respectively. For the growth phase (22 - 42) in was used in the diet containing fish meal and the four diets based on corn and soybean meal, 19.1%, 19.1%, 17.7%, 16.2% and 14 , 6% CP, respectively. Data from performance were: gain weight, feed intake, feed conversion by the end of each period (1 - 42d) and productive efficiency, carcass, breast, wing, thing, drumstick, back yield and sensory analysis. Data were analyzed using SAS ® (SAS Institute, 2002) and the means for performance and carcass yield were compared by analysis of orthogonal and polynomials contrasts. For sensory analysis data were used the Tukey's test at 5% probability for the results that had a significant effect. Soybean meal can be successfully replaced by fish meal; provided that the limits set out in this work (7.5% for the initial phase and 5% for the growth phase) are respected
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Boccadoro, Matteo. « Rettificatore Sincrono Trifase ad Altissima Efficienza ». Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2016.

Trouver le texte intégral
Résumé :
Studio, progettazione e sviluppo di un rettificatore sincrono a mosfet ad alta efficienza per applicazioni a bassa tensione e alta corrente. Il rettificatore andrà a sostituire i tradizionali ponti raddrizzatori a diodi in caricabatterie tradizionali allo scopo di aumentarne l'efficienza fino almeno al 90% così da poter essere venduti negli stati uniti dopo l'entrata in vigore della norma CEC-400-2015-021
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

VICHI, GIOVANNI. « Metodologie numerico-sperimentali per lo sviluppo di motori ad alta efficienza per veicoli a due ruote ». Doctoral thesis, 2013. http://hdl.handle.net/2158/791336.

Texte intégral
Résumé :
Nella tesi è descritto il processo di sviluppo e validazione di un modello integrato motore-veicolo per la previsione e l’ottimizzazione dei consumi e delle emissioni inquinanti di veicoli a due ruote. Sono presentati quindi i benefici in termini di rendimento globale del propulsore ottenuti anche grazie al largo impiego del suddetto modello; i risultati numerici sono poi stati verificati sperimentalmente. Nel dettaglio, le mappe di funzionamento “virtuali” del motore sono state generate utilizzando due codici di calcolo commerciali 1D, mentre il modello veicolo è stato implementato e sviluppato in ambiente MatLab-Simulink. È stata quindi condotta una corposa campagna sperimentale sia di supporto all’attività numerica nella fase di calibrazione dei modelli, sia di verifica del processo di ottimizzazione del sistema motore-veicolo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Rendimento ideale"

1

BEATRIZ ELY, CLAUDIANE. « EDUCAÇÃO FÍSICA REPROVA ? » Dans Escola em tempos de conexões - Volume 02. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.02.037.

Texte intégral
Résumé :
NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AS PEDAGOGIAS REALIZARAM MODIFICAÇÕES BUSCANDO A SUPERAÇÃO DO AUTORITARISMO E UMA NOVA PERSPECTIVA, BASEADA NA AUTONOMIA DO ALUNO, EM QUE HAVERIA MAIOR PARTICIPAÇÃO SOCIAL E DEMOCRÁTICA. NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA NÃO FOI DIFERENTE, PARTINDO DO MILITARISMO QUE IMPUNHA AO ALUNO SER PATRIOTA E ESTAR A SERVIÇO DO PAÍS. A AVALIAÇÃO ERA REALIZADA ATRAVÉS DA SUBMISSÃO DOS ALUNOS, DO MEDO, DO EXCESSO DE RIGIDEZ E DA AVERIGUAÇÃO DOS MAIS FORTES E CAPAZES DE DEFENDER OS OBJETIVOS. NO PERÍODO HIGIENISTA ÊNFASE MAIOR É DADA NA BIOLOGIA, CARACTERIZANDO UMA RELAÇÃO ENTRE O EXERCÍCIO FÍSICO E O CORPO. NO SÉCULO XX DÁ-SE O PERÍODO DOS ESPORTES DE ALTO RENDIMENTO OBJETIVANDO FORMAR MEDALHISTAS E INSTIGANDO A EXCLUSÃO DE MUITOS ALUNOS DEVIDO ÀS LIMITAÇÕES PSICOMOTORAS. ATUALMENTE A EXCLUSÃO DE ALUNOS TORNOU-SE INADMISSÍVEL, A DISCIPLINA PASSA A PROMOVER O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, COGNITIVO E SOCIAL, ACEITANDO E ENSINANDO A ACEITAR AS DIFERENÇAS. NA IMPLEMENTAÇÃO DA LDB 9394/96 A DISCIPLINA GANHOU DESTAQUE DEIXANDO DE SER INTEGRADORA E TORNANDO-SE IMPORTANTE NA FORMAÇÃO MORAL E FÍSICA INTEGRANDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO. APÓS ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL NOTA-SE A NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO MAIS ADEQUADA, SISTEMATIZADA E CONTÍNUA, QUE CONTE COM DIVERSOS INSTRUMENTOS, POSSIBILITANDO AVALIAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO E A SUA RETENÇÃO. NO ENTANTO, É IDEAL ADOTAR CARÁTER DE COMPLEMENTAÇÃO, RETENDO O EDUCANDO EM CASO DE DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DENTRO DAS TRÊS DIMENSÕES (ATITUDINAL, CONCEITUAL E PROCEDIMENTAL) REFORÇANDO O SEU DESEMPENHO EM OUTRAS DISCIPLINAS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Sousa, M. M., T. G. S. Leal, H. S. Silva, E. B. M. Rocha et D. S. Gouveia. « REVISÃO DE LITERATURA SOBRE FATORES DE CONTAMINAÇÕES E PREVENÇÕES DE MICRORGANISMOS DETERIORANTES EM CAMARÕES ». Dans A Indústria de Alimentos e a Economia Circular : Alimentando uma Nova Consciência. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539640-46.

Texte intégral
Résumé :
Desde os primórdios da história o homem busca pela conservação de seus alimentos com afim de garantir a sua qualidade para ser consumido com segurança, logo a demanda por produtos de qualidade e seguros vem aumentando com o passar dos anos. Crustáceos são alimentos bastante consumidos e demandam cuidados em toda cadeia produtiva. Com o objetivo identificar os fatores deteriorantes e os métodos de prevenção de contaminações microbiológicas em camarões, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática a respeito do tema. Foram utilizadas bases de dados de produções científicas indexadas nas bases eletrônicas de dados como: SciELO, Sciencedirect, Elsevier, Springer, Wiley e PubMed, no período de 1970 a 2021, usando alguns dos descritores: “camarão”, “controle microbiológico do camarão”, “fatores intrínsecos e extrínsecos do camarão” e “carcinicultura”. Com base na revisão bibliográfica feita, a preocupação com o controle de qualidade desse alimento é rigorosa, já que existem diversos regulamentos e métodos de prevenção de contaminações e analises de microrganismos patógenos, portanto na pesquisa em questão é perceptível que se a estrutura externa do camarão for preservada o maior tempo possível, com temperatura adequada, o exoesqueleto do animal servirá como uma barreira natural contra microrganismos uma vez que é composta de quitina. O maior desafio encontrado é o controle de pH da água dos criadores pois a faixa de pH de crescimento do crustáceo é ideal também para o crescimento microbiano, logo a água no criadouro deve ser de qualidade a fim de proporcionar o melhor rendimento e qualidade final do produto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Rendimento ideale"

1

Santos, Elice Cristina Santos dos, Laila De Souza Gomes, Rutiléia De Jesus Paiva, Patrícia Oliveira Santos et Andre Da Luz De Freitas. « SIMULAÇÃO DA REAÇÃO DE METANOGÊNESE EM BIORREATOR DE LEITO FIXO ». Dans I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1357.

Texte intégral
Résumé :
O processo de biodigestão envolve a fermentação anaeróbica a partir de compostos orgânicos realizada por bactérias presentes naturalmente nesses resíduos orgânicos. A reação bioquímica ocorre dentro de um biodigestor, e em processos consecutivos, realizado por diferentes microrganismos específicos, onde o produto final são gases com altos valores energéticos. Esse processo de degradação é dado em quatro fases principais podem ser distinguidas, podendo haver a inclusão de uma quinta fase, dependendo da composição química do despejo a ser tratado.Ao final desse processo, tem-se uma mistura de gases produzidos pela decomposição da matéria orgânica em anaerobiose, composta principalmente de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2), com pequenas quantidades de gás sulfídrico (H2S). Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo simular o processo de biodigestão anaeróbia, com ênfase na reação de metanogênese, utilizando um reator de leito fixo. Além disso, faz-se a elaboração de um planejamento experimental baseando-se em alguns parâmetros para se ter a condição ideal para a maior obtenção de biometano (CH4). Dessa forma, obteve-se o valor de entrada fixo em 19,5 toneladas/dia de matéria orgânica (M.O), e após a variação das variáveis como: Comprimento do biorreator, diâmetro do biorreator, diâmetro do tubo, diâmetro da partícula, porosidade e pressão, obteve-se, em um total de 3 experimentos, o melhor rendimento de Metano (CH4) no valor de 11,5%, onde observou-se que a quantidade de M.O era inversamente proporcional ao rendimento de metano, e que este era diretamente proporcional à largura do biorreator. Portanto, conclui-se que quanto maior a quantidade de toneladas de matéria orgânica no biorreator, menor será a quantidade de metano produzido, bem como quanto maior o comprimento do biorreator, maior a conversão de Biomassa em Biometano. Através desse fato, relacionando o (fluxo de entrada) x (largura do reator), obteve-se rendimentos de 40%, que correspondem aos dados divulgados pela literatura, sendo necessário o uso de múltiplos reatores para viabilidade industrial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

L. S. Saldanha, Sarah, Jorgeane M. Sousa, Everton R. S. Araujo et Cristiany De N. M. do Amaral Ferreira. « Estudo econômico referente à substituição de motores elétricos indutivos em uma indústria de papel celulose. » Dans Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1509.

Texte intégral
Résumé :
Desde o desenvolvimento dos primeiros motores elétricos no século XIX, sua presença é notória em praticamente todos os processos produtivos industriais que requer para empresas estudos detalhados a respeito da eficiência destas máquinas elétricas, consumo de energia e consequentemente liberação de potência reativa para o sistema elétrico de potência. Deste modo, o presente trabalho apresenta um estudo dos impactos gerados no consumo de energia elétrica e custos associados para uma empresa referente a substituição ou troca dos equipamentos internos dos motores. Os dados foram coletados em uma empresa do ramo de papel e celulose localizada na região metropolitana de Belém. A partir do estudo de caso adotado realizou-se uma pesquisa quantitativa onde os resultados mostram que a eficiência de um motor indutivo, cuja potência variam de 20 CV a 100 CV, depende do ano de utilização, fabricação, bem como os números de rebobinagem que o mesmo sofre. A partir disto foi realizado também a criação de um plano de manutenções para estas máquinas, desejando obter especialmente a relação de rebobinagens de cada motor, possibilitando assim estabelecer o seu rendimento e monitora-los, visando alcançar o consumo mais próximo do ideal de energia elétrica ocasionado por este tipo de máquina. Os resultados mostraram que o payback será de 2,31 anos, o saving foi de R$ 128.496,09 de economia (kWh/ano) e a taxa interna de retorno (%) de 54,48%
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Cunha, Lucas Gonçalves Da. « SUBSUNÇORES BOTÂNICOS : UMA PERSPECTIVA À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL ». Dans II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/56.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Apesar do desenvolvimento tecnológico e relacionado ao entendimento sobre os processos de ensino e aprendizagem, o ensino de botânica permanece centrado na memorização de conceitos e processos, percebidos pelos educandos como distantes e fora do universo observável em seu cotidiano, criando uma barreira que fomenta a chamada “cegueira botânica”, ou, falta de percepção humana sobre a dependência do reino vegetal. Na educação remota ou a distância, a situação ganha mais complexidade, visto que o êxito no processo de aprendizagem depende exclusivamente de padrões e processos intrínsecos e individuais de cada educando, podendo o docente selecionar meios na busca de garantir uma aprendizagem significativa. Objetivo: Sendo assim, este trabalho, de abordagem documental, qualitativa e exploratória, verificou metodologias e sequências didáticas que considerem uma tríade ideal para uma aprendizagem eficiente de botânica, aulas de campo - a interação entre novos conhecimentos e conhecimentos prévios - utilização de tecnologias digitais, visando a percepção da importância dos subsunçõres no estudo da botânica, para a consideração na elaboração de práticas no ensino remoto ou a distância. Resultados: As pesquisas estudadas apontaram a necessidade de considerar os conhecimentos prévios dos educandos, na intenção de realizar uma interação substantiva entre novos e conhecimentos adquiridos. Assim, nossa exploração do cotidiano elencou os seguintes possíveis subsunçores botânicos para o trabalho mediado, por exemplo, por tecnologias de videoconferência: a diversidade presente no pátio; a flora urbana (ruderal); os vegetais presentes no prato; e os derivados vegetais presentes em casa. Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, significar a aprendizagem de botânica sem aulas de campo e a mediação presencial entre educandos e os objetos do conhecimento aqui tratados (as plantas), é pouco provável, uma vez que as aulas expositivas, carregadas de nomes e conceitos abstratos, não geram a afetividade necessária ao bom rendimento. Sendo a apresentação dessas diferentes ideias-âncora, uma solução palpável para a contextualização do que sistematizaremos com vivências cotidianamente experienciadas pelos educandos. Conclusão: Utilizar metodologias, no ensino de botânica, que façam com que os educandos reflitam sobre os vegetais presentes na sua rotina, gera a percepção necessária para identificação da relação entre conteúdos sistematizados e sua vivência.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Coelho Filho, Francisco César Silva, Joyce Fernandes Frutuôso, Juan Carlos Vieira Sousa, Karenine Máximo de Oliveira Landim et Ana Verônica Gonçalves Borges. « Difusão de conhecimentos BIM para acadêmicos do curso de engenharia civil da UFCA ». Dans IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1950.

Texte intégral
Résumé :
A metodologia BIM trata-se de uma gama de processos voltados para o gerenciamento das partes fundamentais de um empreendimento, sejam eles dados da construção ou o formato digital do ciclo de vida do edifício (PENTTILÄ, 2006). Em um contexto de urgência de processos mais detalhados e otimizados, o BIM vem sendo difundido e implementado em diversos mercados e de diversas formas. Tem-se, por exemplo, medidas governamentais que visam tal implementação, como o Decreto N° 10.306, de 2 de abril de 2020, assinado pelo Governo Federal e que institui a utilização do BIM na execução direta, ou indireta, de obras e serviços de Engenharia realizados por órgãos de administração pública federal. A partir disso, evidencia-se que tais estudos não podem estar mais desligados do âmbito acadêmico de um curso como o de Engenharia Civil, onde os métodos utilizados na formação dos discentes impactarão, de forma significativa, os processos a serem realizados no mercado de trabalho futuro. Diante de tal contexto, a Liga Acadêmica de BIM da Universidade Federal do Cariri (LABIM UFCA), reafirmando o seu ideal de extensão e de difusão do conhecimento acerca da metodologia BIM, realizou um acompanhamento de turmas nas disciplinas de projeto e construção de edifícios I e II, disciplinas da grade curricular do curso. Tal medida foi feita com o intuito de garantir um suporte para os discentes, tanto através de conceitos, como também da aplicabilidade de softwares BIM para os projetos em estudo. Além disso, a ação se deu num contexto de ausência do estudo da metodologia na grade curricular comum da Universidade, sendo tal pretexto um dos principais motivos da existência da LABIM e de suas atividades desenvolvidas. Isso posto, tentou-se garantir, ao longo do processo de mentoria dos alunos, que os projetos desenvolvidos fossem modelados de forma integrada e detalhada, com processos colaborativos e de modelagens parametrizadas, onde várias disciplinas construtivas pudessem coexistir sem incompatibilidades. Portanto, a Liga continua com os propósitos de garantir uma formação mais completa do curso para os seus membros e para os discentes auxiliados pelas tarefas realizadas. Diante da ausência do BIM como conteúdo previsto no Plano de Curso de Engenharia Civil da Universidade, a Liga Acadêmica de BIM tomou a iniciativa de implementar a metodologia por meio de capacitações para a comunidade acadêmica. Os eventos foram ministrados para alunos matriculados em duas disciplinas, Projetos e Construção de Edifícios I e Projetos e Construção de Edifícios II, de modo a abordar temas compatíveis com os planos de ensino dos componentes. Para a primeira turma, foram abordados 3 temas, projeto arquitetônico, projeto estrutural e execução de cortes e fachadas. Já para o segundo grupo, foram ministrados os temas de projeto de alvenaria modular, projeto de coberta e águas pluviais. Todas as atividades foram ensinadas através de plataformas virtuais, com apenas conteúdos práticos e possuindo um suporte para tirar dúvidas por meio de grupo em rede social de troca de mensagens, com tutores disponíveis para sanar os problemas durante todo o semestre. O software escolhido para as atividades foi o Revit, da Autodesk, devido a sua popularidade na comunidade acadêmica e disponibilidade de licença estudantil. A quantidade de alunos matriculados nas duas disciplinas somava 70 alunos. Desse total, 20 participaram do acompanhamento. Foi realizada uma pesquisa online pelo Forms do Google, onde as perguntas eram sobre o nível de conhecimento dos participantes antes e depois do acompanhamento. Dos 20 participantes do acompanhamento, 13 responderam o formulário. Nota-se que a quantidade de alunos que sabiam muito pouco, antes do acompanhamento, foi zerada, e que a quantidade de alunos que sabiam razoavelmente bem cresceu de 7,7% para 30,8%. O impacto para os alunos pôde ser observado na comparação entre o nível de conhecimento que eles iniciaram e em que eles finalizaram o acompanhamento, trazendo à tona o fato de que o objetivo do projeto foi alcançado. Porém, apesar do objetivo ter sido alcançado, ainda há diversos pontos a serem melhorados para os acompanhamentos futuros. Os acompanhamentos foram realizados de forma remota, devido ainda existirem as sequelas da pandemia e a maior flexibilidade dos horários. Porém, agora que se tem novamente atividades presenciais na universidade, um acompanhamento presencial, utilizando os laboratórios da universidade, aponta-se como o ideal. Pois, apesar do ensino à distância se mostrar eficaz, entende-se que há um maior rendimento no ensino presencial. Outro ponto a ser citado é o fato de nem todos os alunos que cursaram as disciplinas terem participado dos acompanhamentos, o que demonstra um certo desinteresse e receio de adotar uma nova metodologia, mesmo com o acompanhamento no ensino da ferramenta. Observando isso, vê-se a necessidade de, em próximos eventos, realizar atividades que estimulem os alunos a migrarem para a metodologia BIM. Levanta-se ainda o fato de os discentes da Liga que participaram das atividades de ensino ao longo do acompanhamento terem um enorme ganho de experiência. Não só no âmbito de lecionar, mas também de se aprofundarem nos conhecimentos sobre as ferramentas utilizadas no acompanhamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie