Littérature scientifique sur le sujet « Propriedades metabólicas »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Propriedades metabólicas ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Propriedades metabólicas"

1

Fonseca Raposo, Helena. « Tecido adiposo : suas cores e versatilidade ». HU Revista 46 (29 décembre 2020) : 1–12. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.31268.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O tecido adiposo e suas células tem sido amplamente estudados devido à sua relação íntima com a obesidade. Objetivo: Identificar aspectos históricos e relevantes sobre o avanço na compreensão da função metabólica do tecido adiposo, sobretudo quanto ao seu potencial como alvo terapêutico no controle de doenças metabólicas. Materiais e Métodos: Foi feita uma revisão narrativa da literatura, sem restrição de data, priorizando fontes primárias indexadas pela base de dados PubMed. Resultados: As evidências da existência de tecido adiposo com propriedades termogênicas demonstrada em humanos adultos promoveram grande interesse no estudo do tecido adiposo, em razão de seu potencial terapêutico no controle da obesidade. A plasticidade e versatilidade do tecido adiposo são evidenciadas pelos diversos tipos de adipócitos hoje estudados. Os classicamente conhecidos: branco (WAT) e marrom (BAT), e o mais recentemente descoberto: bege (beige/brite), também conhecido como tecido adiposo marrom induzível; além dos adipócitos rosa e os de medula óssea. Enquanto o WAT é responsável por estocar o excesso de energia na forma de lipídeos, estando diretamente relacionado à obesidade, o BAT, por apresentar alta capacidade oxidativa, pode influenciar no aumento da taxa metabólica corporal, reduzindo a obesidade. Nesse contexto, o tecido adiposo bege apresenta dupla função: Comporta-se como o branco, armazenando o excesso de energia ou, quando estimulado (exposição ao frio, estimulação simpática), tem seu programa termogênico ativado, elevando a expressão de UCP1 (Uncoupling Protein-1) a níveis semelhantes aos do tecido adiposo marrom e promovendo maior dissipação de energia. O tecido adiposo se apresenta versátil por se adaptar à diferentes condições metabólicas, em contextos específicos como na lactação, na hematopoiese, por sua atuação como órgão endócrino ou na modulação do metabolismo energético. Conclusão: Assim, a compreensão de aspectos funcionais e moleculares dos adipócitos, nos possibilita identificar novas formas de tratamento para distúrbios metabólicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ferreira, Cristiano Dietrich, Valmor Ziegler, Marcelo Ricardo Cappelari, Marcio Peter et Maurício Oliveira. « Pré-tratamento com radiação UV-C : influencias sobre as propriedades tecnológicas e metabólitos em feijão armazenado ». Brazilian Journal of Food Research 8, no 2 (21 octobre 2017) : 1. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v8n2.3911.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do tratamento com UV-C (10J/cm2) em pré-armazenamento de grãos, seguido de armazenamento durante 6 meses, sobre as propriedades químicas, tecnológicas e de metabólicas. Os feijões com 14 e 16% de umidade foram submetidos a radiação UV-C, a uma dose de 10J/cm2, utilizando uma câmara com 4 lâmpadas germicida (30W Phillips®) com um comprimento de onda de 254nm, distância de 60cm da fonte e a temperatura durante a irradiação de 25°C. Os grãos foram irradiados em triplicata, sendo posteriormente armazenados em câmara B.O.D com temperatura de 30°C durante 6 meses. Foram realizadas as análises de umidade, tempo de cocção, acidez, pH, condutividade elétrica, sólidos lixiviados, fenóis totais, taninos, antocianinas, proantocianidinas, flavonoides totais, ABTS e DPPH. O uso de radiação UV-C em feijão é possível, porque promove mínimas mudanças nas propriedades tecnológicas e químicas. A radiação UV-C tem mais influência sobre os metabólitos no tratamento de 16% de umidade, sendo os compostos fenólicos, proantocianidinas e flavonóides reduzidos quando a radiação UV-C é utilizada, enquanto que os taninos foram reduzidos em grãos não irradiados, estando diretamente relacionadas com o endurecimento dos grãos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Marcieli Cristina da, Luiz Augusto da Silva, Carlos Ricardo Maneck Malfatti et Kelly Cristina Nogueira Soares. « Propriedades antidiabéticas de cerveja enriquecida com Baccharis dracunculifolia ». Research, Society and Development 11, no 11 (22 août 2022) : e262111133720. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33720.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi verificar as respostas metabólicas de uma cerveja com adição Baccharis dracunculifolia em pacientes diabéticos. Metodologia: Foram participantes do estudo, 06 indivíduos voluntários com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2. Ocorreu a análise bioquímica e avaliação física antes e após 30 dias de tratamento com a cerveja com B. dracunculifolia. Resultados: Após receberem o tratamento com a cerveja com B. dracunculifolia, os pacientes apresentaram diminuição dos níveis de creatinina (23%). A fosfatase alcalina também teve redução (23%) na sua produção. Além disso, foi observada redução no perfil lipídico para o LDL (15%). Ainda, os níveis de TGO e TGP tiveram redução significativa de 42% e 25%, respectivamente. Os níveis de glicose sanguínea após o tratamento reduziram margens de 22%. Conclusão: Em conclusão, a cerveja enriquecida com B. dracunculifolia oferece um valor terapêutico promissor na prevenção do diabetes e do perfil dislipidêmico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Walter, Melissa, Leila Picolli da Silva et Tatiana Emanuelli. « Amido resistente : características físico-químicas, propriedades fisiológicas e metodologias de quantificação ». Ciência Rural 35, no 4 (août 2005) : 974–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000400041.

Texte intégral
Résumé :
Encontrado em diversos alimentos, o amido é a mais importante fonte de carboidratos da dieta. Potencialmente digerível pelas enzimas no trato gastrintestinal, é absorvido na forma de glicose no intestino delgado. Apesar disso, quantidade significativa de amido pode escapar a esta digestão, alcançando o cólon, onde é fermentado pela flora bacteriana. Esta fração, conhecida como amido resistente, tem sido intensamente estudada nos últimos anos devido aos potenciais benefícios à saúde humana. Vários métodos são utilizados para a determinação do amido resistente. Porém, nenhum é de aceitação unânime, uma vez que apresentam diferenças importantes nos protocolos e nos resultados obtidos. Neste contexto, o presente trabalho visa fornecer subsídios para um melhor entendimento sobre as características físico-químicas, propriedades metabólicas e fisiológicas, bem como, sobre as variações nas metodologias existentes para a determinação do amido resistente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Fonseca-Alaniz, Miriam H., Julie Takada, Maria Isabel C. Alonso-Vale et Fabio Bessa Lima. « O tecido adiposo como centro regulador do metabolismo ». Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & ; Metabologia 50, no 2 (avril 2006) : 216–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302006000200008.

Texte intégral
Résumé :
Os avanços da pesquisa sobre as propriedades metabólicas do tecido adiposo e as recentes descobertas sobre sua capacidade em produzir hormônios atuantes em processos fisiológicos e fisiopatológicos, estão revolucionando conceitos sobre a sua biologia. O seu envolvimento em processos como obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, arteriosclerose, dislipidemias, processos inflamatórios agudos e crônicos, entre outros, indicam que a compreensão das suas propriedades funcionais contribuirão para melhorar o prognóstico daquelas doenças, cuja prevalência vem crescendo de forma preocupante. Nesta revisão, abordamos aspectos funcionais dos adipócitos, como o metabolismo, a participação na homeostase energética, a sua habilidade endócrina e a adipogênese, entendida como a capacidade de pré-adipócitos, presentes no parênquima do tecido, de se diferenciarem em novos adipócitos e reconstituírem o tecido. Além disso, estamos incluindo estudos sobre as relações entre o tecido adiposo e a glândula pineal, aspecto novo e pouco conhecido, mas, como será visto, muito promissor da fisiologia do adipócito com possíveis repercussões favoráveis para a terapêutica das moléstias relacionadas com a obesidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Figueiredo, Bárbara Queiroz de, Ana Carolina Barbosa de Souza Gomes, Isabella Messias da Silva, Isabelle Carvalho de Melo Lima, Lunalva Gabrielli Veras Sousa, Matheus Rodrigues Oliveira, Mileny Dyulia Dias Gomes, Paulo Victor Martins Carneiro et Raylton Jansen e. Silva Segundo. « Alterações metabólicas decorrentes do uso de contraceptivos hormonais : uma revisão integrativa de literatura ». Research, Society and Development 10, no 13 (19 octobre 2021) : e481101321628. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21628.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: o efeito adverso mais comum das pílulas anticoncepcionais orais combinadas é o sangramento. As mulheres também se queixam de náuseas, dores de cabeça, cólicas abdominais, sensibilidade mamária e aumento do corrimento vaginal ou diminuição da libido. No entanto, diferentes combinações de pílulas mostram diferentes tendências de obstrução da coagulação dos vasos (risco de trombose venosa), alterações nas vias metabólicas de lipídeos, na cascata de coagulação, na sensibilidade à insulina e nas propriedades vasoativas. Objetivo: explanar acerca das possíveis alterações metabólicas decorrentes do uso de contraceptivos hormonais. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo revisão integrativa da literatura, através do acesso online nas bases de dados PubMed, Scielo, CDSR, Google Scholar, BVS e EBSCO, no mês de outubro de 2021. Resultados e discussão: as usuárias de contraceptivos hormonais que contêm estrogênio estão sob maior risco de trombose venosa e tromboembolismo, haja vista que, em condições normais, o sistema da coagulação mantém em equilíbrio dinâmico os sistemas pró-coagulante e anticoagulante, e os estrogênios, principalmente o componente etinilestradiol, afetam esses dois sistemas de acordo com a dose. Além disso, as alterações na composição dos lipídeos plasmáticos produzidas pelos estrogênios caracterizam-se por um aumento das lipoproteínas de alta densidade (HDL), ligeira redução das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e diminuição dos níveis plasmáticos totais de colesterol. Ademais, os estrogênios aumentam a coagulabilidade do sangue. Conclusão: a maioria dos anticoncepcionais orais combinados apresentam um risco aumentado de trombose venosa e outras alterações metabólicas, sendo que o tamanho do efeito depende do progestágeno usado e da dose de etinilestradiol.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lemos, Guilherme. « UTILIZAÇÃO DO LSD PARA TRATAMENTO EM PESSOAS COM DEPRESSÃO E TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA, UMA REVISÃO LITERÁRIA ». Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no 4 (30 avril 2021) : 207–18. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i4.956.

Texte intégral
Résumé :
A substância LSD, também conhecida como dietilamida do ácido lisérgico, é um alcaloide que ocorre a partir das reações metabólicas do fungo Claviceps purpurea. É uma substância psicodélica com propriedades sedativas. O objetivo desse trabalho é fazer uma revisão de artigos que investiguem a possibilidade de utilizar o efeito sedativo da substância, principalmente em pequenas doses, no tratamento da depressão e do transtorno de ansiedade generalizada. Trata-se de uma substância de baixa toxidade e fácil obtenção. Estudos in vitro e in vivo demonstram boa resposta a substâncias psicodélicas a respeito da diminuição dos sintomas depressivos e ansiosos. Todavia, deve-se levar em conta que não há uma conclusão definitiva sobre o tema, pois as pesquisas ainda estão em andamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Fernandes, Cláudia Regina. « PRÉ-CONDICIONAMENTO FARMACOLÓGICO DURANTE CIRURGIA DE CAPTAÇÃO DE ÓRGAOS PODE MELHORAR A VIABILIDADE DOS ENXERTOS ? » Brazilian Journal of Transplantation 15, no 1 (1 janvier 2012) : 1646–48. http://dx.doi.org/10.53855/bjt.v15i1.176.

Texte intégral
Résumé :
O Brasil dispõe do maior serviço público de transplantes do mundo, porém, questiona-se sobre a qualidade dos órgãos captados, especialmente em virtude de deficiências nos processos de manutenção do doador em morte encefálica, repercutindo na função dos enxertos. O processo de morte encefálica cursa com alterações hemodinâmicas, endócrino-metabólicas, síndrome isquemia-reperfusão e resposta inflamatória que têm implicação direta na função dos enxertos transplantados. Os anestésicos inalatórios halogenados (isoflurano, sevoflurano) possuem propriedades não anestésicas que resultam em resposta adaptativa endógena a insultos isquêmicos. Sugere-se que haja indicação potencial para administração de anestésicos halogenados no doador em morte encefálica durante a cirurgia de captação de órgãos, implicando em provável melhora da função dos órgãos pós-transplante e diminuição da rejeição aguda no receptor.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santos, Ana Paula Pereira dos, Mitaliene De Deus Soares Silva et Edbhergue Ventura Lola Costa. « Biossurfactantes : Uma alternativa para o mercado industrial ». Fronteiras : Journal of Social, Technological and Environmental Science 5, no 1 (28 juin 2016) : 88. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i1.p88-103.

Texte intégral
Résumé :
Os biossurfactantes são moléculas com características tensoativas, isto é, tem o potencial de baixar a tensão superficial de líquidos, sendo indicados em diversas áreas de aplicação industrial e recuperação de derramamento de óleos em áreas afetadas. Através de atividades metabólicas, as bactérias e fungos sintetizam estes compostos anfipáticos na fase exponencial de crescimento microbiano, liberando moléculas com propriedades especificas de acordo com o tipo de substrato. Assim, busca-se alternativas e processos biotecnológicos que alcancem bons rendimentos e baixo custo na obtenção dos biossurfactantes. Com essa finalidade são utilizados óleos vegetais, óleos residuais de frituras e resíduos agroindustriais que apresentam características peculiares importantes para produção destas moléculas. Atualmente mais de 80% dos produtos de limpeza são fabricados com surfactantes sintéticos derivados do petróleo. O objetivo deste artigo foi destacar os aspectos relacionados na produção dos surfactantes de origem biológica e a importância destes para serem empregados no mercado industrial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Wildberger, Miguel Angel Aranda, Camila Petry Bottini et Carmen Leticia Aranda Wildberger. « EFEITOS ADVERSOS DO USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES EM ATLETAS PROFISSIONAIS : REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ». Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no 6 (30 juin 2022) : 609–22. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i6.5977.

Texte intégral
Résumé :
Os esteroides anabolizantes androgênicos EAA, são derivados sintéticos da testosterona, por entanto, possuem propriedades anabólicas e androgênicas, o abuso destas sustâncias e frequente em atletas profissionais jovens. Os atletas manifestam sintomas endocrinológicos que são os mais frequentes muitos destes irreversíveis. Objetivo: Determinar os efeitos adversos dos esteroides anabólicos androgênicos em atletas de alto rendimento Metodologia: pesquisa bibliográfica de documentos, revisões sistemáticas, artigos de revistas e estudos científicos. de sociedades cientificas clinicas e endocrinológicas.Conclusão: A prevalência do consumo de EAA em atletas profissionais e alta, a população em risco são os adultos jovens, a dossificação das sustâncias ultrapassa amplamente o umbral fisiológico e não tem controle medico na maioria dos casos. As manifestações clinicas são frequentes, sendo as endocrinológicas as mais frequentes, seguida de cardiovasculares, dermatológicas, psiquiátricas, hepáticas, renais e hematológicas. O acompanhamento dos atletas profissionais deveria ser multiprofissional com avaliação médica constante das manifestações metabólicas e endocrinológicos da suplementação a fim de diminuir o abuso de EAA e seus efeitos adversos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Propriedades metabólicas"

1

Ueno, Melise Jacon Peres [UNESP]. « Efeitos do desuso e da deficiência de estrógeno sobre a microarquitetura óssea e suas propriedades biomecânicas ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/134197.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-02-05T18:30:08Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-07-28. Added 1 bitstream(s) on 2016-02-05T18:34:16Z : No. of bitstreams: 1 000857773.pdf: 1062070 bytes, checksum: 71a62107765cf558c1418c16cda5314d (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O objetivo desse estudo foi analisar se há diferenças no efeito do desuso e da deficiência de estrógeno sobre o tecido ósseo trabecular e cortical, e se estes efeitos influenciam na qualidade do tecido ósseo aumentando sua fragilidade. Para este estudo, 30 ratas Wistar com 19 semanas de idade foram distribuídas nos grupos: controle (CON), descarregamento dos membros posteriores (HLU) e ovariectomizado (OVX). As análises da densidade óssea in vivo (DXA) dos fêmures e tíbias e as dosagens plasmáticas de cálcio, fósforo, fosfatase alcalina, TRAP (espectrofotometria) e E2 (ELISA) foram realizadas no início e fim do experimento, com 19 e 27 semanas de idade respectivamente. Na 27a semana, os fêmures e as tíbias foram desarticulados e armazenados para avaliar a microestrutura do osso trabecular e cortical (microtomografia computadorizada), além das propriedades biomecânicas do colo femoral e da diáfise femoral e tibial (ensaio mecânico). O grupo HLU apresentou diminuição na concentração plasmática de cálcio e atividade da fosfatase alcalina total, diminuição na DMOa do fêmur com aumento na porosidade cortical e diminuição na resistência óssea, entretanto, não foram observadas estas alterações na tíbia. O grupo OVX apresentou diminuição nas concentrações plasmáticas de cálcio, diminuição da DMOa do fêmur, deterioração trabecular no fêmur e na tíbia, com maior deterioração nas trabéculas ósseas tibiais, sem alteração na resistência óssea em ambos os ossos. Esses resultados demonstram que apesar do grupo HLU e OVX apresentassem alterações na densidade mineral óssea e microarquitetura óssea, podemos concluir que o desuso determinou maior perda no tecido cortical e na resistência óssea em relação à deficiência de estrógeno. Portanto, as análises da estrutura do tecido cortical, como a porosidade cortical, podem ser preponderantes para prever o risco de fratura
The objective of this study was to analyze whether there are differences in the effect of disuse and estrogen deficiency on trabecular and cortical bone tissue, and whether these effects influence the quality of bone tissue increasing its fragility. For this study, 30 Wistar rats with 19 weeks old, were divided into groups: control (CON), hindlimb unloading (HLU) and ovariectomy (OVX). In vivo analysis of bone density (DXA) from femurs and tibias and plasma levels of calcium, phosphorus, alkaline phosphatase, TRAP (spectrophotometry) and E2 (ELISA) were performed at the beginning and end of the experiment, and 19 age 27 weeks, respectively. In the 27th week, the femur and tibia were disjointed and stored to assess the microstructure of trabecular and cortical bone (microcomputed tomography) and biomechanical properties of the femoral neck and femoral shaft and tibial (mechanical tests). The HLU group showed a decrease in plasma calcium concentration and total alkaline phosphatase activity, decreased femoral BMAD with increased cortical porosity and decrease in bone strength, however, there were no such changes in the tibia. The OVX group showed a decrease in plasma concentrations of calcium, decreased femoral BMAD, trabecular deterioration in the femur and tibia, with further deterioration in the tibial trabecular bone, with no change in bone strength in both bones. These results demonstrate that although the HLU and OVX group showed changes in bone mineral density and bone microarchitecture, we can conclude that the in disuse determined higher cortical tissue loss and bone strength relative to estrogen deficiency. Therefore, the analysis of the cortical tissue structure, such as cortical porosity can be prevalent to predict fracture risk
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ueno, Melise Jacon Peres. « Efeitos do desuso e da deficiência de estrógeno sobre a microarquitetura óssea e suas propriedades biomecânicas / ». Araçatuba, 2015. http://hdl.handle.net/11449/134197.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Mário Jefferson Quirino Louzada
Banca: William Dias Belangero
Banca: José Carlos Camargo Filho
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar se há diferenças no efeito do desuso e da deficiência de estrógeno sobre o tecido ósseo trabecular e cortical, e se estes efeitos influenciam na qualidade do tecido ósseo aumentando sua fragilidade. Para este estudo, 30 ratas Wistar com 19 semanas de idade foram distribuídas nos grupos: controle (CON), descarregamento dos membros posteriores (HLU) e ovariectomizado (OVX). As análises da densidade óssea in vivo (DXA) dos fêmures e tíbias e as dosagens plasmáticas de cálcio, fósforo, fosfatase alcalina, TRAP (espectrofotometria) e E2 (ELISA) foram realizadas no início e fim do experimento, com 19 e 27 semanas de idade respectivamente. Na 27a semana, os fêmures e as tíbias foram desarticulados e armazenados para avaliar a microestrutura do osso trabecular e cortical (microtomografia computadorizada), além das propriedades biomecânicas do colo femoral e da diáfise femoral e tibial (ensaio mecânico). O grupo HLU apresentou diminuição na concentração plasmática de cálcio e atividade da fosfatase alcalina total, diminuição na DMOa do fêmur com aumento na porosidade cortical e diminuição na resistência óssea, entretanto, não foram observadas estas alterações na tíbia. O grupo OVX apresentou diminuição nas concentrações plasmáticas de cálcio, diminuição da DMOa do fêmur, deterioração trabecular no fêmur e na tíbia, com maior deterioração nas trabéculas ósseas tibiais, sem alteração na resistência óssea em ambos os ossos. Esses resultados demonstram que apesar do grupo HLU e OVX apresentassem alterações na densidade mineral óssea e microarquitetura óssea, podemos concluir que o desuso determinou maior perda no tecido cortical e na resistência óssea em relação à deficiência de estrógeno. Portanto, as análises da estrutura do tecido cortical, como a porosidade cortical, podem ser preponderantes para prever o risco de fratura
Abstract: The objective of this study was to analyze whether there are differences in the effect of disuse and estrogen deficiency on trabecular and cortical bone tissue, and whether these effects influence the quality of bone tissue increasing its fragility. For this study, 30 Wistar rats with 19 weeks old, were divided into groups: control (CON), hindlimb unloading (HLU) and ovariectomy (OVX). In vivo analysis of bone density (DXA) from femurs and tibias and plasma levels of calcium, phosphorus, alkaline phosphatase, TRAP (spectrophotometry) and E2 (ELISA) were performed at the beginning and end of the experiment, and 19 age 27 weeks, respectively. In the 27th week, the femur and tibia were disjointed and stored to assess the microstructure of trabecular and cortical bone (microcomputed tomography) and biomechanical properties of the femoral neck and femoral shaft and tibial (mechanical tests). The HLU group showed a decrease in plasma calcium concentration and total alkaline phosphatase activity, decreased femoral BMAD with increased cortical porosity and decrease in bone strength, however, there were no such changes in the tibia. The OVX group showed a decrease in plasma concentrations of calcium, decreased femoral BMAD, trabecular deterioration in the femur and tibia, with further deterioration in the tibial trabecular bone, with no change in bone strength in both bones. These results demonstrate that although the HLU and OVX group showed changes in bone mineral density and bone microarchitecture, we can conclude that the in disuse determined higher cortical tissue loss and bone strength relative to estrogen deficiency. Therefore, the analysis of the cortical tissue structure, such as cortical porosity can be prevalent to predict fracture risk
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Thiago Belchior de. « Avaliação das propriedades anti-hiperlipidêmicas do cupulate® ». Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9131/tde-01032013-142953/.

Texte intégral
Résumé :
O cupuaçu (Theobroma grandiflorum Willd. Ex Spreng. K. Shum) é um fruto nativo brasileiro com boa palatabilidade e grande potencial agroeconômico. Suas sementes são usadas no preparo de um produto similar ao chocolate de cacau (Theobroma cacao L.), conhecido como cupulate®. Os benefícios do cacau à saúde cardiovascular são amplamente descritos. A proximidade filogenética entre cacau e cupuaçu sugere que este último poderia ter efeitos biológicos semelhantes. Entretanto não há estudos que avaliaram a influência do líquor de cupuaçu em doenças metabólicas. Aqui, nós comparamos a composição centesimal e mineral, os conteúdos de compostos fenólicos totais, proantocianidinas, flavonóides e a capacidade antioxidante in vitro dos líquores de cupuaçu e cacau. As composições, centesimal e mineral, de ambos foram semelhantes. Todos os outros parâmetros foram significativamente maiores no líquor de cacau, contudo, o perfil de flavonóides foi muito distinto. No cupuaçu predominaram os flavonóides derivados de quercetina enquanto que no cacau, as proantocianidinas corresponderam à maior classe de compostos fenólicos. Foram estudados os efeitos dos extratos fenólicos dos líquores de cupuaçu e cacau na atividade das enzimas α-amilase e glicosidase. As inibições das atividades enzimáticas foram semelhantes às relatadas na literatura para outras frutas. A fim de investigar a influência dos líquores de cupuaçu e cacau em algumas disfunções metabólicas, nós estudamos o efeito desses líquores em um modelo de ratos com diabetes induzida por estreptozotocina e em ratos alimentados com ração hiperlipídica (HL). A administração oral dos líquores nas doses de 3,6 e 7,2 g/kg de peso corpóreo a ratos diabéticos melhorou significativamente as atividades das enzimas antioxidantes, perfil lipídico e peroxidação lipídica de maneira dose-dependente. Semelhantemente, os extratos fenólicos dos líquores nas doses 2,1 e 7,2 g/kg de peso corpóreo administrados a animais alimentados com ração hiperlipídica reparou o dano hepático devido à melhora da peroxidação lipídica, capacidade antioxidante plasmática e tecidual com relação dose-dependente. Além disso, a sensibilidade a glicose e insulina nos animais alimentados com ração (HL) foram aumentadas pelo tratamento com a maior dose do extrato fenólico do líquor de cupuaçu. Embora o líquor de cacau possua maior conteúdo de compostos fenólicos e atividade antioxidante in vitro comparado ao cupuaçu, este último mostrou-se mais efetivo na redução do dano causado pela diabetes e dieta hiperlipídica. Essas contradições podem ser explicadas pela diferente composição fenólica entre os dois líquores. A análise conjunta desses resultados sugere que o líquor de cupuaçu, assim como o cacau, poderia auxiliar no tratamento de distúrbios metabólicos associados com o estresse oxidativo.
Cupuassu (Theobroma grandiflorum Willd. Ex Spreng. K. Shum) is a native brazilian fruit with good flavor and great agroeconomic potential. Its seeds are used to prepare a cocoa (Theobroma cacao L.) chocolate-like, known as cupulate®. The cocoa beneficial properties to cardiovascular health have been extensively described. Despite the phylogenetic similarity between cocoa and cupuassu suggests that the later could promote the same biological effects, no study has attempted to examine the role of cupuassu liquor on metabolic disorders. Here, we compared the centesimal and mineral composition, contents of total phenolic compounds, proanthocyanidins, flavonoids and in vitro antioxidant capacity of cupuassu and cocoa liquors. Centesimal and mineral compositions of both were similar. All the other parameters were significantly higher in cocoa liquor. However, flavonoids profile was quite different, where quercetin derivatives predominated in cupuassu whereas in cocoa, the proanthocyanidins corresponded to the major class of phenolic compounds. Studies were undertaken to determine the effect of phenolic extracts on α-amylase and glucosidase activities. The enzymatic activities inhibitions were close to that previously related to other fruits. To further investigate the role of cupuassu and cocoa liquors on metabolic disturbs, we assessed the effect of these liquors in streptozotocin-induced diabetic and high-fat diet (HFD) rats. Oral administrations of liquors at doses 3.6 and 7.2 g/kg body weight to diabetic rats improved significantly antioxidant enzymes activities, lipid profile and peroxidation in dose-dependent manner. Similarly, liquors phenolic extracts at doses 2.1 and 7.2 g/kg body weight administrated to HFD animals repaired the liver damage by ameliorating lipid peroxidation, plasma and tissue antioxidant capacities in dose dependence. Indeed, HFD animal sensitivity for glucose and insulin was markedly augmented in animals treated with the highest dose of phenolic extract of cupuassu. Although cocoa has higher content of phenolic compounds and in vitro antioxidant potential activity than cupuassu, the later showed more effectively in reducing the damage in animal models of diabetes and high-fat diet. These contradictions could be explained due to differences in phenolic composition in cupuassu and cocoa liquors. Taken together, these results suggest the cupuassu liquor, as well as cocoa liquor, could help in treatment of metabolic diseases associated with oxidative stress.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Bresciani, Louisiane Faccio Verani. « Análise qualitativa e quantitativa de metabólitos secundários e propriedades farmacológicas de quatro espécies de plantas medicinais da flora catarinense ». Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84659.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Química.
Made available in DSpace on 2012-10-20T11:20:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 233234.pdf: 2130080 bytes, checksum: a19f7ffb06d219743671df94a9b985f7 (MD5)
Nos últimos anos tem aumentado muito o uso de plantas medicinais na forma de chás, fitoterápicos e fitofármacos. A validação científica do efeito das plantas usadas na medicina popular, o controle de qualidade do material vegetal e dos fitoterápicos e a determinação de métodos ótimos de extração foram os pontos centrados como objetivo deste trabalho. As plantas estudadas foram: Wedelia paludosa, Adiantum cuneatum, Calendula officinallis e Equisetum arvense.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Wilk, Lilian Skilnik. « Aprendizado de estruturas de dependência entre fenótipos da síndrome metabólica em estudos genômicos ». Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6143/tde-04072017-105320/.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O número de estudos relacionados à Síndrome Metabólica (SM) vem aumentando nos últimos anos, muitas vezes motivados pelo aumento do número de casos de sobrepeso/obesidade e diabetes Tipo II levando ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, como consequência, infarto agudo do miocárdio e AVC, dentre outros desfechos desfavoráveis. A SM é uma doença multifatorial composta de cinco características, porém, para que um indivíduo seja diagnosticado com ela, possuir pelo menos três dessas características torna-se condição suficiente. Essas cinco características são: Obesidade visceral, caracterizada pelo aumento da circunferência da cintura, Glicemia de jejum elevada, Triglicérides aumentado, HDL-colesterol reduzido, Pressão Arterial aumentada. Objetivo: Estabelecer a rede de associações entre os fenótipos que compõem a Síndrome Metabólica através do aprendizado de estruturas de dependência, decompor a rede em componentes de correlação genética e ambiental e avaliar o efeito de ajustes por covariáveis e por variantes genéticas exclusivamente relacionadas à cada um dos fenótipos da rede. Material e Métodos: A amostra do estudo corresponderá a 79 famílias da cidade mineira de Baependi, composta por 1666 indivíduos. O aprendizado de estruturas de redes será feito por meio da Teoria de Grafos e Modelos de Equações Estruturais envolvendo o modelo linear misto poligênico para determinar as relações de dependência entre os fenótipos que compõem a Síndrome Metabólica
Introduction: The number of studies related to Metabolic Syndrome (MetS) has been increasing in the last years, encouraged by the increase on the overweight / obesity and Type II Diabetes cases, leading to the development of cardiovascular disease and, therefore, acute myocardial infarction and stroke, and others unfavorable outcomes. MetS is a multifactorial disease containing five characteristics, however, for an individual to be diagnosed with MetS, he/she may have at least three of them. These characteristics are: Truncal Obesity, characterized by increasing on the waist circumference, increasing on Fasting Blood Glucose, increasing on Triglycerides, decreasing on HDL cholesterol and increasing on Blood Pressure. Aims: Establish the best association network between MetS phenotypes through structured dependency learning between phenotypes considering genetic variants exclusively related to each phenotype. Materials and Methods: The study sample is composed of 79 families, 1666 individuals of a city in a rural area of Brazil, called Beapendi. Structured learning will use graph theory and Structural Equations Models to establish the dependency relations between MetS phenotypes
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Queiroz, Mário Adriano Ávila. « Desempenho, características de carcaça e parâmetros metabólicos de cordeiros recebendo rações ricas em amido e fontes protéicas ». Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11139/tde-15072008-141711/.

Texte intégral
Résumé :
Fontes protéicas em rações ricas em amido foram avaliadas para cordeiros em confinamento. O primeiro aspecto foi investigar a variação do consumo de matéria seca (MS) de 28 cordeiros da raça Santa Inês; o ganho de peso médio diário (GMD), as características de carcaça e da carne e o custo dos alimentos. O delineamento foi em blocos completos casualizados, sendo as dietas isonitrogenadas, com 90% de concentrado e 10% de feno de coastcross. As rações foram formuladas pelo Small Ruminant Nutrition System (SRNS) versão 1.8.1 e diferiam quanto à fonte suplementar de proteína: farelo de soja, farelo de amendoim, farelo de canola, farelo de algodão. O segundo aspecto avaliado foi o ensaio metabólico com quatro borregos fistulados no rúmen distribuídos em delineamento em quadrado latino 4x4 sendo analisadas as características físicas de capacidade de retenção de água (CRA), solubilidade, tamanho médio de partículas e densidade das fontes protéicas relacionados com a degradabilidade ruminal e a taxa de passagem. A contaminação de nitrogênio microbiano na degradabilidade da proteína das rações totais foi corrigida pelo nitrogênio insolúvel em detergente neutro (NIDN). Determinou-se a digestibilidade dos nutrientes no trato digestório total, o balanço de nitrogênio, as concentrações de nitrogênio amoniacal (N-NH3), ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), o pH ruminal e a síntese de proteína microbiana. Adicionalmente, o teor de amido nas fezes foi avaliado como indicador para estimar a digestibilidade do amido das rações. Como último aspecto estudado, confrontou-se os dados metabólicos e de desempenho obtidos no ensaio experimental com as estimativas obtidas no SRNS. As fontes protéicas não alteraram (P>0,05) os parâmetros de desempenho e as características de carcaça e da carne. A solubilidade e a CRA influenciaram (P<0,05) a degradabilidade efetiva da MS. A ração com o farelo de algodão apresentou menor (P<0,05) degradabilidade efetiva da proteína bruta o que refletiu em maior (P<0,05) excreção de nitrogênio nas fezes. A contaminação microbiana subestimou a taxa de degradação da ração total em aproximadamente 13,5%. O farelo de canola apresentou menor taxa de passagem (P<0,05) e o principal parâmetro físico relacionado com essa variável foi a CRA. A ração com o farelo de amendoim promoveu menor custo de nitrogênio por kg de ganho, maiores concentrações de (N-NH3) e menores proporções de (AGCC) (P<0,05), porém, a síntese de nitrogênio microbiano e a excreção de nitrogênio na urina foram semelhantes (P>0,05) entre os tratamentos. O teor de amido fecal mostrou-se eficiente como indicador na estimativa da digestibilidade do amido com coeficiente de determinação de 93%. As estimativas de desempenho e metabólica do sistema SRNS foram satisfatórias com algumas diferenças (P<0,05) na ingestão de MS e na taxa de passagem. Os resultados apresentados poderão contribuir com o banco de dados de sistemas de formulação de rações para ovinos em crescimento.
Protein sources in starch rich diets for finishing lambs were evaluated in this study. Twenty-eight Santa Ines ram lambs were used to determine the effects of using different protein sources in dry matter intake, average daily gain and characteristics of carcass and meat. Lambs were assigned, by weight and age at the beginning of the trial, in a complete randomized block design. Experimental diets were isonitrogen with 90% concentrate and 10% coastcross hay. Rations were formulated using the Small Ruminant Nutrition system (SRNS) version 1.8.1 and had one of the following protein sources: soybean meal, peanut meal, canola meal or cottonseed meal. A metabolism assay using a Latin square 4 x 4 design also was performed. Four rumen cannulated wethers were used to determine protein sources physical characteristics: water holding capacity (WHC), solubility, mean particle size and density in relation with ruminal degradability and rate of passage. Microbial nitrogen contamination of TMR was corrected by in neutral detergent fiber insoluble nitrogen. Total tract diet digestibility, nitrogen balance, ammonia nitrogen concentration (N-NH3), short chain fatty acids, ruminal pH and microbial protein synthesis were determined. In addition, fecal starch concentration was evaluated as an indicator to estimate starch digestibility in the ration. Performance and metabolic data were compared to SRNS estimates. Protein sources did not affected performance or carcass and meat characteristics. Water holding capacity and solubility affected (P<0.05) DM effective degradability. Cottonseed diet resulted in lower (P<0.05) CP effective degradability showing higher (P<0.05) excretion of fecal N. Microbial contamination underestimated diet degradation in 13.5%. Canola meal diet had the lower rate of passage and the main physical parameter related with this variable was water holding capacity. Peanut meal diet had high concentration of NNH3 and the lowest short chain fatty acids concentration. However, microbial N synthesis and excretion of N in urine were similar among treatments. Fecal starch concentration was a good indicator to estimate starch digestibility showing a coefficient of determination of 93%. Estimates from SRNS for DM intake and rate of passage were different from observed data. There results may contribute to predict nutrient requirements and biological value of feeds for lambs.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Noam Gadelha da, et 92-99361-1035. « Estudos teóricos comparativos de propriedades energéticas, estruturais, eletrônicas e espectroscópicas dos ácidos betulínico e melaleucico e da estabilidade de clusters desses metabólitos especiais ». Universidade Federal do Amazonas, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5769.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2017-08-16T15:27:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Noam G. Silva.pdf: 4424941 bytes, checksum: f11288d19a40c82e7b8eb1aaedfa0337 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2017-08-16T15:28:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Noam G. Silva.pdf: 4424941 bytes, checksum: f11288d19a40c82e7b8eb1aaedfa0337 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2017-08-16T15:28:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Noam G. Silva.pdf: 4424941 bytes, checksum: f11288d19a40c82e7b8eb1aaedfa0337 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-16T15:28:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Noam G. Silva.pdf: 4424941 bytes, checksum: f11288d19a40c82e7b8eb1aaedfa0337 (MD5) Previous issue date: 2015-12-22
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Não há.
Fármacos de origem natural como o ácido Betulínico tem ganhado atenção e importância por conta de suas atividades biológicas contra muitas enfermidades, especialmente contra linhagens de câncer, contra o vírus HIV, contra a malária, contra vermes intestinais, bactérias e fungos, e até contra dor e inflamação. Muitos estudos indicam ou exploram de alguma maneira os mecanismos de atuação dos fármacos sobre as doenças, mas não há detalhamento aprofundado sobre quais características moleculares tem influência nestes processos. A combinação de estudos teóricos e experimentais pode trazer respostas sobre a real razão para a atividade das biomoléculas, possibilitando a compreensão de forma mais aprofundada as relações estrutura-atividade e outras influencias dos sistemas reacionais bioquímicos. No presente trabalho, cálculos teóricos incentivados por problemas experimentais foram realizados com o intuito de fornecer respostas para a inatividade bioquímica do ácido Melaleucico, uma substância análoga ao ácido Betulínico. O software Gaussian 03 foi utilizado para os cálculos de otimização e de propriedades, usando-se abordagens Semi-Empíricas e DFT/B3LYP. Os resultados com o AM1 mostram que as estabilizações relacionadas às interações intermoleculares em sistemas com duas e três moléculas para os ácidos Betulínico e Melaleucico são próximas (aproximadamente -7,0 kcal/mol para duas moléculas e -22,7 kcal/mol para três moléculas). A análise dos orbitais moleculares indica grande similaridade eletrônica, o que explica dados espectroscópicos e de estrutura tão próximos. Resultados com solvente implícito em nível DFT com Modelo Polarizável Contínuo (PCM) de Tomasi mostram que as moléculas solvatadas e isoladas são a forma mais estável para os dois ácidos, mas o ácido Melaleucico pode formar clusters ainda maiores estabilizados por várias ligações de hidrogênio. Dados teóricos de acoplamento fármaco-enzima com o AutoDock Vina indicam que ambas as substâncias deveriam interagir de maneira aproximada com o sítio ativo enzimático. Os resultados teóricos indicam que a diferença química entre as substâncias não é a melhor explicação para a baixa atividade do ácido Melaleucico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Abate, Gilberto. « Propriedades de complexação e adsorção de partículas de interesse ambiental na presença e ausência de ácido húmico. 1. adsorção de Cd(II) e Pb(II) em vermiculita. 2. adsorção de atrazina e metabólitos em solo ». Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46133/tde-25072008-141649/.

Texte intégral
Résumé :
Estudou-se a adsorção de Cd(II) e Pb(II) em uma suspensão de vermiculita 1,0 g L-1 em meio de KNO3 2 e 20 mmoI L-1 em pH 5,0; 6,0 e 7,0 (±0,1). Após um tempo de equilíbrio de 6 h, as suspensões foram centrifugadas e o sobrenadante analisado por voltametria de redissolução anódica em condições de fluxo contínuo na etapa de acumulação. A capacidade de adsorção e afinidade das ligações, avaliadas pelos métodos de Scatchard e Freundlich, foi maior para o Pb(II) do que para o Cd(II), aumentando para ambos os cátions com o aumento do pH e diminuição da força iônica. De modo geral, a incorporação de substância húmica na vermiculita, obtida a partir de uma suspensão 30 mg L-1 de ácido húmico (AH), aumentou a capacidade de adsorção de Pb(II) e Cd(II) nas condições estudadas. Em uma segunda etapa estudou-se a adsorção do herbicida atrazina (AT) e os metabólitos hidróxi-atrazina (HAT), desetil-atrazina (DEA) e desisopropil-atrazina (DIA) em amostra de solo. O estudo foi conduzido em suspensão contendo 1,0 g de solo e 5 mL de solução de CaCI2 0,01 moI L-1 em pH 5,2 ± 0,1, contendo o herbicida e os metabólitos. Após um tempo de equilíbrio de 24 h, as suspensões foram centrifugadas e as soluções analisadas por HPLC. O tratamento de dados pelos métodos de Scatchard e Freundlich revelou a ordem de afinidade e capacidade de adsorção: HAT > AT > DEA =~ DIA, tanto na presença, como na ausência de AH.
The adsorption of Cd(lI) and Pb(lI) was studied in a 1,00 g I-1 vermiculite suspension in 2 and 20 mmol I-1 KNO3 medium at pH 5,0; 6,0 and 7,0 (±0,1). After 6 h of equilibrium time, the suspensions were centrifuged and the supernatants analyzed by anodic stripping voltammetry under continuous flow in the accumulation step. To evaluate the adsorption capacity and the binding affinity, the Scatchard and Freundlich methods were employed, showing a greater removal process for Pb(II), increasing for both ions at higher pH values and smaller ionic strength. In short, the vermiculite treated with a 30 mg I-1 humic acid (HA) suspension showed an enhancement of the adsorption capacity for Cd(lI) and Pb(lI) under alI conditions of this study. Secondly, the adsorption process of the herbicide atrazine (AT), and the metabolites hidroxyatrazine (HAT), deethylatrazine (DEA) and deisopropylatrazine (DIA) was studied in a soil sample. The study was carried out in a 5 ml suspension with 1,0 g of soil in 0,01 moI I-1 CaCl2 solution, pH 5.2 ± 0.1, in the presence of the herbicide and metabolites. After an equiIibrium time of 24 h, the suspensions were centrifuged and the supernatants analyzed using HPLC. The data treatment using Scatchard and Freundlich methods revealed the following adsorption capacity and affinity order: HAT > AT > DEA =~DIA, in the presence or absence of HA.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Nobre, Nuno Miguel Machado. « Imagiologia metabólica : simulação das propriedades de fluorescência das coenzimas NADH e FAD ». Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10316/32164.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação de Mestrado em Engenharia Física apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
As alterações nas vias metabólicas são um importante indicador de alterações no estado fisiológico, patológico e de diferenciação da célula ou tecido. Para além disso, a imagiologia de fluorescência das coenzimas NADH e FAD, quer se tratem de medidas de intensidade ou de tempo de vida, é uma ferramenta extremamente útil para sondar o metabolismo celular e tem sido testada clinicamente na determinação de tecidos suspeitos durante operações cirúrgicas e na detecção precoce de doenças como o cancro. Usa-se a Teoria dos Funcionais da Densidade Dependente do Tempo para construir um método que, apenas recorrendo à informação contida nos espectros de absorção, permita verificar se se pode concluir acerca das concentrações relativas da fracção ligada e não ligada das coenzimas, um importante indicador bioquímico, a partir da análise dos seus tempos de vida de fluorescência.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Propriedades metabólicas"

1

Avanços conceituais em nutrição humana : Ciência e tecnologia de alimentos. Campinas, Brasil : Editora da Unicamp, 2020.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Propriedades metabólicas"

1

Sgarbieri, Valdemiro Carlos. « Vitaminas lipossolúveis : propriedades metabólicas, bioatividades ». Dans Avanços conceituais em nutrição humana : ciência e tecnologia de alimentos, 303–50. Editora da Unicamp, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9788526815933.0012.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Santos, Geovane Ribeiro, et Clovis Antonio Lopes Pinto. « ESTUDOS DOS EFEITOS DA ADMINISTRAÇÃO REPETIDA DA ASSOCIAÇÃO DE ETINILESTRADIOL E GESTODENO DURANTE ANALISE HISTOMORFOMÉTRICA DA ARTÉRIA AORTA DE RATAS WISTAR ». Dans Ciências Biológicas e da Saúde : integrando saberes em diferentes contextos - Volume 5, 88–105. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240215904.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Os anticoncepcionais orais vêm sofrendo alterações em suas concentrações de estrogênio e progestogênio, baseando-se no fato de que doses mais baixas estão associadas a menor incidência de alterações metabólicas e de efeitos adversos, como o comprometimento da morfologia e função da artéria aorta. Objetivo: avaliar a influência dos anticoncepcionais nas propriedades morfofuncionais da artéria aorta, através do método histoquímico, demonstrando sua utilidade nas análises histopatológicas. Métodos: Para tanto, foram utilizadas 15 ratas divididas em 3 grupos; Grupo controle (GC), cujos animais não receberam tratamento hormonal; Grupo 2 (G2), onde os animais receberam tratamento diário de 15 μg de etinilestradiol + 60 μg de gestodeno; e Grupo 3 (G3), que recebeu 30 μg de etinilestradiol + 75 μg de gestodeno. Após o tratamento, os animais foram eutanasiados e as artérias retiradas para análise histológica. Resultados: Os valores encontrados com a técnica de coloração histológica de hematoxilina e eosina (HE), bem como na coloração específica em histoquímica com Alcian Blue, demonstram que no G3, tratados com uma dosagem superior de hormônio, 8% das ratas tem aumento relevante da espessura de suas artérias, ou seja, superior ao G2, que recebeu dosagem menor de hormônio, e GC, o qual não recebeu nenhum tipo de tratamento. Conclusão: Este estudo demonstra que existem relações entre o espessamento das artérias, de ratas submetidas a dosagens de etinilestradiol e gestodeno, com a grande quantidade de mucopolissacarídeos depositados entre as túnicas das artérias.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Ulsenheimer, Bruna Carolina, Luciane Ribeiro Viana Martins, Luciana Mori Viero, Christiane Colet, Silvana Konageski Dalla Rosa, Juliana Felipeto Cargnelutti, Alessandro Hermann, Luís Antônio Sangioni, Daniela Isabel Brayer Pereira et Sônia de Avila Botton. « ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA : AÇÃO INIBITÓRIA SOBRE CEPAS DE Staphylococcus aureus E Escherichia coli ». Dans Saúde e suas novas perspectivas - Volume 04. Editora Pascal LTDA, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5316885.1-18.

Texte intégral
Résumé :
As plantas possuem vias metabólicas primárias e secundárias, que originam compostos farmacologicamente ativos, entre eles os óleos essenciais. Esses compostos são misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílicas e odoríferas com ação antimicrobiana. A lavanda é uma planta da família Lamiaceae, gênero Lavandula, responsável por destaque mundial, devido à produção de óleos essenciais para indústrias de perfumaria, cosmética, alimentos e terapêutica. Este óleo essencial confere propriedades medicinais e terapêuticas com ações antiespasmódicas, antifúngicas, bactericidas, antinflamatórias e analgésicas. O objetivo deste trabalho, foi avaliar a atividade antimicrobiana, concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) in vitro do óleo essencial (OE) de lavanda (Lavandula dentata L.) frente a uma bactéria Gram positiva, Staphylococcus aureus, e uma Gram negativa, Escherichia coli, ambos microrganismos de importância na saúde pública. A lavanda foi cultivada e coletada para a extração do OE. A atividade antimicrobiana do OE foi avaliada por meio da concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) frente a uma cepa de S. aureus e uma de E. coli. O OE de lavanda apresentou atividade antibacteriana, para ambos os microrganismos, com os mesmos valores de CIM e CBM. Sendo assim, as concentrações inibitórias do OE de lavanda para E.coli e S. aureus foram de 6,7 µL/mL e 13,4 µL/mL, respectivamente. Este estudo preliminar sugere a potencial atividade antimicrobiana do OE de lavanda frente a procariotos, Gram negativo e Gram positivo. Contudo, ensaios futuros ampliando o número de isolados bacterianos e incluindo bactérias multirresistentes precisam ser realizados para confirmar a ação antibacteriana deste OE. Palavras-chave: Procarioto, lavanda, OE, Gram positiva, Gram negativa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Gabriela do Rêgo Leite, Ana, Amanda Geovana Pereira de Araújo, Tainá Oliveira de Araújo, Silvânia Narielly Araújo Lima, Anne Wirginne de Lima Rodrigues et Igor Luiz Vieira de Lima Santos. « FENO-GREGO (Triagonella foenum-graecum) : A PEQUENA GRANDE PLANTA E SEUS BENEFÍCIOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE ». Dans NUTRIÇÃO CLÍNICA METABÓLICA E ESPORTIVA, 20–31. Editora Science, 2022. http://dx.doi.org/10.56001/22.9786500486193.02.

Texte intégral
Résumé :
As plantas habitam nosso planeta por milhões anos, suas propriedades medicinais perpassam gerações sendo amplamente utilizadas no tratamento de diversas doenças e condições, inclusive como alternativa a fármacos sintéticos. Entre as mais conhecidas está o feno-grego (Triagonella foenum-graecum), devido aos seus efeitos apresentarem eficácia terapêutica em práticas medicinais e nutricionais no tratamento de diversas patologias relatadas em estudos clínicos. O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as propriedades e benefícios do feno-grego na prevenção de doenças e promoção a saúde. Buscando compreender os fatores associados ao uso desta PANC no tratamento de patologias, com ênfase nos idosos, além de ressaltar a importância do profissional nutricionista nos cuidados e orientações nutricionais sobre alimentação associada ao uso de fitoterápicos. A metodologia baseou-se em uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos versando sobre o tema de forma abrangente, realizada em plataformas de busca nacionais e internacionais, periódicos, e dados governamentais de entidades organizacionais de saúde, concentrada nas plataformas de pesquisas: PubMed, NCBI, Scielo e Google Acadêmico, afim de reforçar as ideias expostas. Os resultados obtidos mostram que o uso do feno-grego como via de tratamento de doenças crônicas e hormonais está em ascendência especialmente pela população idosa mais simpatizante deste fitoterápico. Em conclusão, verificou-se um potencial terapêutico na melhoria da qualidade de vida dos idosos e no tratamento das doenças crônicas hormonais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Santos, Angela Alves dos, Viviani Tadioto, Anderson Giehl, Stéfany Kell Bressan, Larissa Werlang, Camila Girardi Oliveira, Mariana Da Costa Diniz et al. « Bioprospecção de metabólitos de leveduras para fins biotecnológicos aplicados à saúde ». Dans Tendências Biotecnológicas Sustentáveis para Fins de Saúde Única, 65–83. Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Cientifica Ltda, 2024. http://dx.doi.org/10.56041/9786599841859-5.

Texte intégral
Résumé :
As leveduras, fungos unicelulares amplamente empregados na indústria de alimentos e bebidas, estão desempenhando um papel cada vez mais relevante na síntese de metabólitos naturais para fins biotecnológicos. Esses metabólitos, de natureza diversificada, encontram aplicações em diversos setores, particularmente na área da saúde, e abrangem uma variedade de moléculas com atividades biológicas vantajosas, tais como antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e antineoplásica. Nesse contexto, este capítulo visa explorar as leveduras que ocorrem naturalmente como produtoras de metabólitos bioativos, explanando os tipos de compostos que elas produzem e destacando suas potenciais aplicações em benefício da saúde humana. Também são discutidas as abordagens biotecnológicas mais promissoras para a produção de metabólitos terapêuticos a partir de leveduras, que incluem (1) o isolamento de leveduras e a otimização de processos de fermentação e extração dos compostos, (2) a engenharia genética de leveduras para melhorar a produção desses compostos, e (3) testes de citotoxicidade e avaliação do potencial terapêutico dos metabólitos de leveduras. Em síntese, as leveduras desempenham um papel crucial na produção de metabólitos naturais com múltiplas propriedades benéficas para a saúde, e este capítulo investiga as estratégias e avanços biotecnológicos que estão impulsionando o potencial terapêutico desses compostos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Jesus, Marta Santos, Caroline Reis Teixeira, Gessiara dos Santos Gonçalves, Mateus Lima Coutinho, Matheus dos Santos Rocha et Paulo Henrique Brito Figueiredo. « CONSTITUINTES QUÍMICOS E POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DA LIPPIA SIDOIDES CHAM. » Dans Química Orgânica : Conceitos, Fundamentos e Avanços, 49–67. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240115594.

Texte intégral
Résumé :
A lippia sidoides cham., popularmente conhecida como alecrim pimenta, é uma planta pertencente à família da verbenaceae amplamente utilizada na medicina popular. Devido a sua extensa versatilidade em diferentes áreas valorizadas economicamente, é cabível e necessário reunir, à luz da literatura, seu potencial biotecnológico. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo buscar informações sobre os constituintes químicos e as propriedades biotecnológicas da lippia sidoides. Neste sentido notou-se que as funções terapêuticas deste vegetal estão intrinsecamente ligadas a seus metabólitos secundários principalmente aos monoterpenos timol e carvacrol que se apresentam em maiores quantidades. Ademais, os estudos farmacológicos analisados relataram que a espécie possui propriedades antibacteriana, fungicida e inseticida, podendo assim ser utilizada no desenvolvimento de diversos produtos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Almeida, Isabelle Alves de, Fernanda Costa Rosa, Alexya Gonçalves Mota, Barbara Lima de Almeida, Gessiane dos Santos de Souza, Domendes José Silva Machado, Amanda Silva dos Santos Aliança et Rita de Cássia Miranda de Mendonça. « IMPORTÂNCIA DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS PRODUZIDOS POR ACTINOBACTÉRIAS ». Dans Indicadores de Qualidade Ambiental : uma perspectiva a partir da Zona de Transição Amazônica-Cerrado - Volume 2. Editora Pascal LTDA, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5329123.1-11.

Texte intégral
Résumé :
Este capítulo versa sobre os aspectos mais relevantes das actinobactérias e seus bioprodutos. As actinobactérias são bactérias Gram-positivas com propriedades morfológicas de células fúngicas (micélio aéreo e vegetativo) e bacteriana. São amplamente distribuídas na natureza, sendo comumente isoladas de solo, água, sedimentos, plantas, plantas em decomposição, nódulos de raízes, lodo ativado, fezes de animais e produtos alimentícios; além de estarem distribuídas em habitats aquáticos e ambientes extremos como áreas congeladas, solos desérticos e zonas abissais, lugares considerados ideais para que os microrganismos produzam metabólitos secundários. Cerca de mais de 23.000 metabólitos microbianos são conhecidos, dos quais 32% são produzidos por actinomicetos. Os metabólitos secundários podem ser utilizados como modelo para síntese e semi-síntese de moléculas bioativas de amplo espectro e baixa toxicidade. Portanto, são diversas as aplicações esperadas para as actinobactérias, e cada vez mais a utilização de compostos bioativos, de origem natural, para o tratamento de diversas doenças, são incorporados na indústria farmacêutica. Entretanto, as actinobactérias ainda são pouco estudadas, principalmente as endofíticas, necessitando de mais pesquisas na área, pois a literatura ainda carece de estudos aprofundados dentro desse tema. Palavras-chave: Streptomyces; Metabólitos secundários; Endofíticos
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Aguiar, Beatriz Alves de, Jessyca Karoline de Oliveira Silva, Julliene Larissa dos Santos Bezerra, Luane Oliveira Araújo, Guilherme Gomes Carvalho, Aline de Queiroz Rodrigues et Fernanda Paulini. « PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DE ALGAS PARDAS : UMA REVISÃO INTEGRATIVA ». Dans Produtos Naturais e Suas Aplicações : da comunidade para o laboratório, 129–42. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210303827.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Endo, Karina Midori, Ruan Rompato Vieira, Elisa Parcero Hernandes et Suzana de Paiva. « ENSAIOS METABÓLICOS IN VITRO PARA AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DE NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS ». Dans Pesquisas Aplicadas em Farmácia, 104–18. Editora Science, 2022. http://dx.doi.org/10.56001/22.9786500466386.08.

Texte intégral
Résumé :
Avanços significativos da nanotecnologia que trata de materiais com dimensões da ordem de 100 nm ou menos, tem impulsionado seu crescente interesse em inúmeras áreas, incluindo medicina, farmacêutica, devido às suas potenciais aplicações em diagnóstico e terapia. Entre os nanomateriais, as nanopartículas magnéticas (NPMs) emergem como candidatas mais promissoras, caracterizadas por seu excelente comportamento superparamagnético, biocompatibilidade e fácil síntese. Assim, a identificação e compreensão aprofundadas das propriedades fisico-químicas são cruciais para prever possíveis riscos em sistemas biológicos. No contexto da nanotecnologia, inúmeros estudos foram conduzidos para avaliar os efeitos biológicos resultantes da exposição às nanopartículas. Dentre os indicadores mais relevantes para a bioavaliação in vitro, a citotoxicidade assume papel central. Portanto, este trabalho visa apresentar uma revisão dos métodos frequentemente utilizados para avaliar o potencial citotóxico in vitro das nanopartículas magnéticas. A análise desses métodos é essencial para compreender os efeitos das NPMs em linhagens celulares, proporcionando uma comprensão valiosa sobre a segurança e eficácia desses nanomateriais. Esse conhecimento é fundamental para orientar o desenvolvimento seguro e eficiente das nanopartículas magnéticas, especialmente no contexto de aplicações biomédicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Gomes, Mariana P., Andriely L. L. Silva, Fernanda T. Sousa, Iva M. R. Ataides, Jeisa F. S. Santana, Josemar G. Oliveira Filho et Mariana B. Egea. « EFEITO DOS METABÓLITOS PRESENTES EM FERMENTADO ACÉTICO NA SAÚDE HUMANA ». Dans Ciência e Tecnologia de Alimentos : Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.2.

Texte intégral
Résumé :
A grande apreciação por parte dos consumidores tem impulsionado a produção de vinagre dos mais variados substratos, como frutas, vegetais, mel, substratos ricos em amido, melaço ou caldo de cana e aguardentes, entre outros. Diante disso, o presente capítulo objetivou reunir informações acerca dos benefícios que os vinagres balsâmicos e de arroz proporcionam a saúde humana, averiguando quais compostos bioativos estão presentes em fermentados acéticos e como estes podem atuar no organismo de acordo com os estudos já realizados. Estudos anteriores com vinagre derivado de arroz e balsâmico apresentaram propriedades anticancerígenas, promovendo a necroptose e apoptose de células cancerosas humanas, alto poder antioxidante devido a presença de compostos fenólicos, além de beneficiar a saúde humana através de atividades anti-hipertensivas, anti-inflamatórias e redução no índice glicêmico. Concluiu-se que os vinagres balsâmicos e de arroz desempenham papel importante na promoção da saúde, e informações acerca desses benefícios são importantes para os consumidores que estão em busca de estilo de vida e alimentos mais saudáveis.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Propriedades metabólicas"

1

Silva, Maria Eduarda da Costa, Renata Bazante Rodrigues et Andressa Alarice Ulian. « REVISÃO DAS PROPRIEDADES METABÓLICAS DO BACILLUS SUBTILIS E SUAS APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS FAVORÁVEIS À BIOCENOSE ». Dans I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1157.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O gênero Bacillus é considerado um grupo altamente heterogêneo de bactérias, catalogadas em 268 diferentes tipos de espécies e 7 subespécies, tem formato de bastonete e pertence a família Bacilaceae. Ações dessa bactéria não se limitam à promoção da saúde humana, se estendem a macro benefícios no ecossistema e, a consolida como ferramenta no combate ao desequilíbrio ambiental. Mediante os expressivos benefícios, algumas espécies se tornaram foco de relevantes estudos, como o Bacillus subtilis. Essa espécie possui características categóricas, como, pertencem as rizobactérias Gram-positivas e promotoras de crescimento de plantas, termófila, saprófita, produz catalase positiva, não patogênica e capaz de realizar esporulação para manutenção de sua demanda metabólica e inibe a esporulação de fungos. Além disso, sintetiza biossurfactantes e antibióticos com diversas aplicabilidades biotecnológicas, principalmente na biorremediação de solos e água contaminados. O B. subtilis expressa algumas características antimicrobianas, incluindo antifúngicas, e até mesmo nematicidas, esta última característica foi a menos subestimada, considerando as aplicações de tratamento para doenças de nematoides. Enfatizando a produção dos diversos antibióticos, entre eles, lantibióticos e outros, gerados de forma não ribossômica, outras substâncias secundárias, como os compostos policetídeos com propriedade farmacológica, conhecida popularmente por claritromicina e azitromicina. Um exemplo de antibiótico polipeptídico produzido pelo B.subtilis é a bacitracina. Objetivo: Elucidar a ação antimicrobiana e biossurfactantes do B.subtilis, caracterizando-as como propriedades singulares de seu metabolismo que contribuem na síntese de produtos biotecnológicos sem acometer o meio ambiente. Metodologia: Revisão bibliográfica sistemática em sites como: Pubmed, scielo e sciencedirect, utilizando os descritores: “Bacillus subtilis”, “biossurfactantes” e “antimicrobianos”. Resultados: Através da revisão literária foi possível observar um padrão das informações a respeito do Bacillus subtilis que foram tanto como estáveis em suas relações como de suas causalidades, gerando uma nova visão à biotecnologia a favor da vida. Conclusão: Partindo da premissa de que o B.subtilis é uma espécie promotora do equilíbrio da biocenose, essa revisão possibilitou unir informações à nova perspectiva da capacidade promotora do seus metabólitos, principalmente os biossurfactantes e os antimicrobianos que possuem inúmeras aplicabilidades biotecnológica e, a sua coexistência para o fazer o bem à biocenose.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

viana, mahara joanna sena, LETÍCIA DUARTE SILVA et FERNANDA MELO GOMES. « O USO E CONHECIMENTO POPULAR DA TURNERA SUBULATA, COMO POTENCIAL FITOTERÁPICO ». Dans II Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e meio ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/ii-conbiv/5470.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A Turnera subulata é amplamente utilizada como fitoterápico, pelo conhecimento dos seus benefícios que são passados de geração a geração, por meio da oralidade dos mais velhos. A T. subulata é conhecida por damiana, chanana, flor-do-guarujá, e pertence à família botânica Turneraceae. Subarbusto, pouco ramificado, de 40 a 70 cm de altura, com raiz pivotante. Folhas simples, pecioladas, alternas com margens serreadas. Flores solitárias, axilares e terminais, corola composta por 5 pétalas amarelo-esbranquiçadas ou brancas, com garganta preta, e se abrem somente pela manhã. As sementes são obovóides. Sendo uma planta espontânea, oferece uma boa cobertura vegetal, favorecendo a estabilização dos solos, como também atrai insetos polinizadores, enriquecendo assim, a biodiversidade. Em algumas culturas agrícolas a Turnera é considerada, na maioria das vezes, como uma erva daninha, pelo seu alto poder competitivo, por ser hospedeira de insetos, e pela sua interferência indesejável na competição de nutrientes em relação às plantas próximas. Objetivo: O presente resumo teve como objetivo explanar e promover a valorização da T. subulata e seus efeitos fitoterápicos. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de uma literatura etnobotânica. Resultados: T. subulata é popularmente conhecida por suas propriedades terapêuticas e por ter uma imensa versatilidade quanto ao seu uso. Os estudos mostram que a T. subulata possui uma variedade de metabólitos secundários como flavonóides e glicosilados, utilizados popularmente em doenças gastrointestinais. Ela é usada para doenças infecciosas e parasitárias, doenças endócrinas, nutricionais, metabólicas e doenças do sistema geniturinário. Os usos mais comuns são na forma de infusão de ervas, infusão misturada com várias outras plantas (garrafada no nordeste brasileiro), xaropes, banhos e compressas. Segundo pesquisas, a chanana possui benefícios para pacientes que fazem tratamento do câncer, neutralizando os efeitos colaterais do mesmo. Conclusão: Poucos estudos têm sido feitos para avaliar a eficácia terapêutica e a toxicidade das preparações fitoterápicas e dos compostos químicos, visto que, a planta tem valor etnobotânico e potencial fitoquímico para a produção de fármacos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Viana, Marcelino Gevilbergue, João Pedro Reinaldo de Araújo et Louise Duarte Matias de Amorim de Amorim. « BIOPROSPECÇÃO DE FUNGOS ENDÓFITOS DE Ziziphus joazeiro E POTENCIAL ANTIBIOFILMES ». Dans I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/804.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Ziziphus joazeiro possui propriedades medicinais comprovadas, que podem estar associadas à presença de endófitos. Há poucos registros da microbiota endófita dessa espécie vegetal como também sobre a avaliação do potencial biotecnológico desses microrganismos. Objetivo: Isolar e identificar os fungos endófitos predominantes nas folhas de Z. joazeiro e avaliar in vitro a ação antimicrobiana dos metabólitos fúngicos sobre biofilmes de S. aureus e P. aeruginosa. Material e métodos: Z. joazeiro foi obtida na zona rural de Rafael Fernandes, Rio Grande do Norte. A identificação taxonômica foi realizada e amostras da espécie vegetal foram depositadas em exsicatas. As folhas de Z. joazeiro foram submetidas a tratamento prévio de desinfecção. Após o tratamento, pequenos fragmentos das folhas foram plaqueados em meio BDA, contendo antibiótico, e armazenados a 35º C por 48 horas. Os fungos que predominaram foram isolados, conservados em estufa e adicionados em meio líquido por oito dias para a obtenção dos metabólitos. Para a obtenção dos biofilmes cepas ATCC de S. aureus e P. aeruginosa foram colocadas em meio líquido e em contato com biocupons por sete dias em agitação, à 28ºC. Os tratamentos utilizados foram: 100, 150 e 200 µL do extrato bruto dos metabólitos, adicionados a 300 mL de água destilada por 2hrs de contato. Como controle negativo foi utilizada água destilada. A taxa de inibição foi calculada pela relação de absorbância. Resultados: Foi obtido apenas um fungo endófito com predominância nas folhas de Z. joazeiro, pertencendo ao gênero Fusarium. A melhor taxa de inibição foi obtida para o tratamento de 200 µL sobre biofilmes de S. aureus, chegando a 70,5%. Não houve diferença estatística entre o controle e os demais tratamentos sobre biofilmes de P. aeruginosa. Conclusão: O extrato bruto de metabólitos de Fusarium demonstrou eficácia sobre o crescimento de S. aureus em biofilme no tempo avaliado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

LIMA, ANNA BEATRIZ MACHADO, JOÃO GABRIEL FERREIRA DE OLIVEIRA, LARISSA NUNES DA SILVA NASCIMENTO, LUAN ANDRADE CARVALHO et MARINA FERRAZ CORDEIRO. « EFEITO DOS POLIFENÓIS E SEUS METABÓLITOS SOBRE A REDUÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES ». Dans I Congresso Brasileiro de Doenças Crônicas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/cronics/7518.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais causas de mortalidade no mundo e seu surgimento está associado a hábitos alimentares ruins, como a baixa ingestão de alimentos ricos em polifenóis e o alto consumo de alimentos processados e gorduras saturadas. Os polifenóis são compostos químicos ativos, presentes em variadas espécies de vegetais, e são essenciais para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Um exemplo desses compostos é a apigenina, polifenol da classe dos flavonóides, abundante em plantas, frutas, vegetais e bebidas. Objetivos: Buscou-se verificar os efeitos do consumo de polifenóis, oriundos de alimentos e bebidas, sobre a redução de DCV. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa, cujo material foi proveniente da base de dados Virtual Health Library (BVS) , onde foram encontrados 18 estudos, publicados entre os anos de 2017-2022, dos quais 04 foram selecionados por corresponderem a ensaio clínico randomizado, critério de seleção utilizado. Os termos de busca utilizados foram: ”polyphenol” AND “cardiovascular effects”. Resultados: Entre os efeitos dos polifenóis, verificou-se a propriedade anti- hipertensiva, com diminuição dos valores da Pressão Arterial Sistólica e Diastólica provocada pela diminuição da atividade da enzima conversora de angiotensina. Ademais, os polifenóis apresentam atividade antioxidante e anti-inflamatória, reduzindo a formação de placas de ateroma e os níveis de Interleucina-6 (IL-6), respectivamente. Metabólitos provenientes dos polifenóis também agem estimulando o aumento da síntese de Óxido nítrico endotelial (ONSe), que está diretamente relacionado ao efeito vasodilatador. Além disso, foi observada a redução do perfil lipídico, com evidente diminuição dos níveis séricos de colesterol total (CT), lipoproteínas de baixa densidade (LDL-C) e LDL oxidado (ox-LDL) e regulação dos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL). Conclusão: a ingestão de alimentos/bebidas contendo polifenóis é capaz de reduzir os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, ao atuar sobre a pressão arterial e a parede dos vasos sanguíneos, além de interferir no perfil inflamatório e lipídico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Anjos, Ediran Ericles Pontes dos, Elivelton Pontes Dos Anjos, Leandra Victoria Fernandes, Andre Diego Xavier Spinola et Kadja Malene De Araújo Mendonça. « AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DA VANILLOSMOPSIS ARBOREA BAKER (ASTERACEAE) NO TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR ». Dans I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1957.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Com o crescente aumento no número de doenças infecciosas causadas por fungos, bactérias e protozoários, o uso de agentes químicos imunofarmacológicos no tratamento de doenças como a leishmaniose, por exemplo, tem levado muitos pesquisadores à exploração de potenciais produtos de espécies vegetais e princípios ativos como alternativas antimoniais atuando na inibição metabólica dos parasitas. Diante disso, surge a importância de estudar as propriedades anti-inflamatórias, do óleo essencial da Vanillosmopsis arborea baker no tratamento da leishmaniose tegumentar. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a atividade antimicrobiana do óleo essencial da Vanillosmopsis arborea baker (asteraceae), como alternativa no tratamento da leishmaniose tegumentar. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa de literatura, onde realizou-se a seleção de artigos por meio das bases de dados cientifica da PubMed e SciElo nas línguas portuguesa e inglesa entre o período de 2008 a 2011. Fez-se a inclusão de termos durante as buscas como Atividade antileishmania in vitro do óleo essencial de Vanillosmopsis arborea (Asteraceae) Baker, Vanillosmopsis arborea Baker, Atividade larvicida de óleos essenciais sobre Aedes aegypti (Asteraceae). Foram encontrados 45 artigos, selecionaram-se 9 que contemplavam o objetivo desta pesquisa. Resultados: De acordo com a literatura foi possível analisar as atividades leishmanicida do óleo essencial da Vanillosmopsis arborea baker (asteraceae) no tratamento da leishmaniose tegumentar. Os estudos mostraram diversas alterações citotóxicas morfológicas com o acúmulo de vesículas eletrodensas de inclusões lipídicas. Tanto o óleo essencial quanto o α-bisabolol tiveram efeito sinérgico contra todas as cepas. Apresentando efeito promastigota em concentrações citotóxicas eficaz de 50% de 8,07 µg / ml (24 h). Além disso, cerca de 69% das formas promastigotas sofreram lesão da membrana mitocondrial do parasita e inibição de sua atividade metabólica na cepa do macrófago J774.G8. Conclusão: Desse modo, o óleo essência de Vanillosmopsis arborea (Asteraceae) Baker tornou-se eficaz apresentando ação leishmanicida a partir do composto α -bisabolol como potencial de atuar em novos agentes terapêuticos contra a leishmaniose tegumentar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Camargo, Luiza Helena Angarten Ferraz de, Thalita Barcelos Silva, Lysandra De Queiroz Cunha Barradas, Dhullya Eduarda Resende Santos et Hanstter Hallison Alves Rezende. « O USO DA BIOTECNOLOGIA NO CONTEXTO DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS ». Dans I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1368.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A biotecnologia é resultado da combinação de sistemas biológicos e da tecnologia. Na indústria alimentícia, pode ser utilizada para otimizar e aperfeiçoar propriedades dos alimentos que podem ser benéficas para a saúde humana, como no caso dos alimentos funcionais, que além de serem capazes de oferecer grandes benefícios a saúde, são muito nutritivos. São exemplos destes a soja por conter isoflavonas e peixes que possuem ácidos graxos ômega 3. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância da biotecnologia na procura por alimentos funcionais afim de favorecer a saúde humana. Material e métodos: Trata-se de uma revisão de literatura realizada a partir da seleção e análise de 4 artigos, publicados entre os anos de 2016 a 2021, sendo coletados nas plataformas de pesquisa Google Acadêmico e Periódicos CAPEs encontrados utilizando os descritores: biotecnologia, indústria e alimentos funcionais[HH1] . Resultados: Existe uma clara relação entre os alimentos consumidos e a saúde. Atualmente, os consumidores apresentam uma maior preocupação quanto ao consumo de alimentos que contribuam beneficamente para a saúde. Os alimentos funcionais possuem substâncias que atuam ativando processos metabólicos, que contribuem para uma melhoria do sistema imunológico. As propriedades deste tipo de alimento podem prover de constituintes naturais ou então de compostos adicionados artificialmente (como fibras, minerais e proteínas modificadas), afim de se obter um melhoramento nutricional dos mesmos. A biotecnologia utiliza de técnicas como a mutagênese, conjugação, genética recombinante e os bioprocessos fermentativos, para se obter componentes que possam acrescentar a formulação natural do alimento com o propósito de promover uma vida alimentar saudável do consumidor, prevenindo o aparecimento precoce de alterações patológicas e reduzindo o risco de doenças crônicas degenerativas e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes e hipertensão. Conclusão: A biotecnologia aplicada no desenvolvimento dos alimentos funcionais traz cada vez mais benefícios para a saúde da população em geral, prevenindo e auxiliando no tratamento de diversas doenças, como a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e também em casos de degenerações musculares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Granero, Filipe Oliveira, Celia Cristina Malaguti Figueiredo, Lucas Da Silva Visoná et Regildo Márcio Gonçalves Da Silva. « DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE EXTRATOS DE FRUTOS DE SPONDIAS PURPUREA ». Dans II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1246.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A biodiversidade brasileira apresenta diversas espécies vegetais que são fontes de compostos bioativos que promovem a saúde e apresentam benefícios nutricionais. Neste sentido, a seriguela é uma espécie que possui frutos com essas propriedades devido à presença de metabólitos como polifenois e flavonoides que podem prevenir doenças relacionadas aos processos de oxidação e de envelhecimento precoce. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo de fenóis e flavonoides totais de extratos de frutos de seriguela. Material e métodos: Os frutos de S. purpurea foram coletados e suas polpas foram liofilizadas para obtenção de um pó. Este foi extraído por 24 horas (1:10 (p/v) - etanol 70%) e, após filtração, o processo foi repetido 2 vezes. O extrato resultante foi evaporado em rotaevaporador e posteriormente liofilizado a fim de obter o extrato seco. As amostras obtidas foram diluídas em diferentes concentrações (entre 0,5 e 2,5 mg/mL) para as análises fitoquímicas. Resultados: Na avaliação do conteúdo de fenóis totais do extrato dos frutos de seriguela destaca-se a presença de maior conteúdo na menor concentração (0,5 mg/mL), onde o extrato apresentou 60,07 mg EAG (equivalente de ácido gálico)/g, enquanto, na avaliação do conteúdo de flavonoides totais, o extrato apresentou 15,29 mg ER (equivalente de rutina)/g na mesma concentração. Conclusão: Diante dos resultados obtidos, foi possível observar a presença de compostos fenólicos, fenóis e flavonoides, no extrato dos frutos de S. purpurea. Estes resultados evidenciam a importância da biodiversidade brasileira e demonstram a possibilidade de aplicação da espécie avaliada neste estudo na área de cosméticos, fitoterápicos e fitoprodutos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Dias, Marcos André Moura, et Marcia Nitschke. « PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS UTILIZANDO DIFERENTES FONTES DE CARBONO ». Dans II Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbiotec/06.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Biossurfactantes (BS) são compostos anfifílicos de origem microbiana que apresentam uma ampla diversidade estrutural, consistindo em subprodutos metabólicos de bactérias, fungos e leveduras. A busca por microrganismos produtores de biocompostos de interesse econômico, entre eles os biossurfactantes, tem impulsionado a biotecnologia nas últimas décadas. A medida de tensão superficial (TS) é uma técnica quantitativa largamente empregada no monitoramento da produção de biossurfactantes. Objetivo: Este trabalho teve por objetivo avaliar a produção de BS por duas linhagens de rizóbios (J96) e (16186) pertencentes ao gênero Paraburkholderia diazotrophica, utilizando nove fontes de carbono diferentes. Material e métodos: As bactérias foram cultivadas em meio contendo: NH4Cl (4,0 g/L); NaCl (0,5 g/L); KH2PO4 (0,5 g/L); Na2HPO4 (1,0 g/L); MgSO4.7 H2O (0,5 g/L), acrescido de 10,0 g/L das seguintes fontes de carbono: glicose, óleo de girassol, azeite de oliva, glicerina, lactose, vaselina, óleo de soja, sacarose e óleo de motor. O ensaio foi conduzido a 28ºC e 160 rpm, durante 10 dias em incubadora tipo shaker. Após a separação da biomassa (10.000 g/ 20 min. 4°), o sobrenadante, livres de células, foi utilizado para medida da tensão superficial pelo método do anel de Du Noüy. Resultados: o óleo de girassol foi a melhor fonte de carbono para ambas as linhagens, sendo o valor da TS do meio reduzida de 69,9 mN/m para 28,4 mN/m, para alinhagem J96 e 35,9 mN/m para a linhagem 16186. Conclusão: Os resultados obtidos nesse estudo apontam o potencial biotecnológico dessas bactérias para produção de biossurfactantes quando cultivadas em meio mineral suplementado com óleo de girassol como única fonte de carbono e sob condições específicas de crescimento. Estudos complementares se fazem necessários afim de investigar a natureza química e propriedades dos BS sintetizados pelas linhagens diazotroficas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Júnior, Edivan Lourenço da Silva, et Luisa Fernanda Camacho Gonzalez. « USO DA FITOTERAPIA NO COMBATE AO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO ». Dans I Congresso Nacional On-line de Produtos Naturais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2137.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O uso de plantas medicinais e fitoterápicos tem grande importância para o tratamento e cura de numerosas patologias, como as relacionadas ao fotoenvelhecimento. Diversas pesquisas tem sido realizadas visando tanto a melhoria da aparência geral da pele como uma melhor qualidade de vida da população idosa, por meio da prevenção e tratamento de doenças cutâneas relacionadas ao processo de envelhecimento. Objetivos: Analisar o uso de plantas medicinais e seus efeitos no combate ao processo de envelhecimento cutâneo. Material e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através de consulta nas bases de dados científicos Scielo, PubMed, LILACS e Google Acadêmico, com base em artigos publicados nos últimos cinco anos. Resultados: Entre os fatores que possuem maior influência no processo de envelhecimento cutâneo estão: o tipo de pele, a exposição a poluentes e substâncias tóxicas e a intensidade de exposição à luz solar, que pode ensejar mudanças na estrutura molecular da pele e a liberação de radicais livres. Estes são moléculas instáveis que acarretam estresse oxidativo, afetando o processo de envelhecimento. Neste contexto, os metabólitos secundários, como os flavonoides e compostos fenólicos presentes nos vegetais, hortaliças e frutas possuem importante atividade antioxidante e preventiva, decorrente de sua estrutura molecular, constituindo alternativas de grande relevância para o tratamento cutâneo. Entre alguns exemplos podemos mencionar o Goji Berry, a soja, a romã e o chá verde, que possuem diversos benefícios relacionados a nutrição, regeneração, hidratação e elasticidade da pele. Conclusão: Foi constatado que o uso de algumas plantas medicinais é eficaz como alternativa cosmética para o tratamento e prevenção do envelhecimento cutâneo. Por seu valor terapêutico e suas propriedades benéficas para o combate a diversos sintomas relacionados ao fotoenvelhecimento deve haver a promoção de seu uso racional bem como suas formas de utilização, modos de preparo, benefícios e riscos, visando a promoção de um envelhecimento saudável.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Gonçalves, Ana Carolina Cutrim, André Luís Barros Sousa, Débora Helena da Silva Farias, Esthella Fernanda Souza Baima, Laudelina Ferreira de Andrade et Yuko Ono Silva. « OS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS E SUA PROCURA NO MERCADO ». Dans I SIMPÓSIO MARANHENSE DE GENÉTICA E GENÔMICA EM SAÚDE. Doity - Plataforma de Eventos, 2022. http://dx.doi.org/10.55664/simaggens2022.017.

Texte intégral
Résumé :
INTRODUÇÃO: Um alimento considerado funcional é aquele que além de oferecer nutrientes necessários para o devido funcionamento do organismo, possui compostos bioativos que trazem benefícios por meio dos seus efeitos fisiológicos ou metabólicos, contribuindo para manutenção da saúde dos indivíduos. Abordar essa temática torna-se relevante, tendo em vista que, o número de pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, bem-estar e hábitos alimentares vêm aumentando e acompanhando a média de vida da população. O consumo desses alimentos é feito há milhares de anos, e a cada dia vem crescendo a procura por produtos com propriedades funcionais nas prateleiras dos supermercados. Desta forma, a indústria de alimentos busca com frequência desenvolver produtos com composições que atendam a demanda e necessidade dos consumidores. OBJETIVOS: Este trabalho de revisão tem como enfoque a correlação do consumo de alimentos funcionais,os benefícios à saúde dos consumidor e a procura por esses produtos no mercado. MÉTODOS: Foi realizado um levantamento bibliográfico com análise de artigos científicos, disponíveis nas plataformas Google Acadêmico e Pubmed. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que alimentos funcionais que contêm probióticos, flavonóides, ácidos graxos, fibras e carotenóides estão sendo explorados pela indústria e bem aceitos por seus consumidores, isto deve-se ao fato de que a implementação deles em uma dieta bem estruturada promove efeitos benéficos à saúde, por serem anti-inflamatórios, anti-oxidativos, controlarem o LDL colesterol, entre outros. O consumo crescente dos alimentos funcionais possui relação com a preocupação dos consumidores em cuidar da saúde, entretanto a correria do dia a dia, muitas vezes impossibilita a ingestão de alimentos funcionais in natura ou minimamente processados, resultando em uma demanda por produtos processados, porém ainda saudáveis por conterem esses ativos. A indústria alimentícia consegue atender as exigências dos consumidores, isso só é possível por meio do avanço da tecnologia de alimentos que vem ofertando os mais variados produtos com diferentes particularidades para a população. CONCLUSÃO: É indiscutível que a ingestão de alimentos funcionais trazem benefícios à saúde dos seus consumidores, além disso, os produtos gerados pela indústria alimentícia que utilizam esses compostos são uma estratégia bem aceita pelo público.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie