Articles de revues sur le sujet « Preservação de Acervo »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Preservação de Acervo.

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Preservação de Acervo ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Viero, Tatiane Vedoin. « A Cultura Material Escolar e a Preservação dos Acervos na Universidade Federal do Rio Grande – FURG ». Mouseion, no 37 (7 décembre 2020) : 115. http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i37.6877.

Texte intégral
Résumé :
A cultura material escolar propicia várias abordagens de pesquisa para os investigadores da História da Educação. É por meio da preservação dos acervos, sejam eles arquivísticos, bibliográficos ou museológicos que se concretiza tal cultura. Teve-se por objetivo, apresentar discussões acerca da cultura material escolar e da preservação dos acervos e das afinidades entre as duas áreas de conhecimento: a Museologia e a Arquivologia. Abordou-se inicialmente a cultura material escolar e na sequência os acervos escolares, sua preservação e disputas de salvaguarda e por fim, as perspectivas e afinidades entre a Arquivologia e a Museologia, tendo por base o acervo universitário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Realizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa documental no acervo da FURG e entrevistas sob a perspectiva da história oral com servidores ativos e aposentados. Destaca-se em relação à historiografia da educação superior em Rio Grande que é preciso recorrer basicamente aos seus acervos (arquivísticos e museológicos) e à História Oral. Em relação aos acervos é preciso traçar estratégias de organização e preservação que venham a garantir o fazer do pesquisador.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Oliveira, Antônio Carlos de, et João Augusto Neves Pires. « ACERVO PUNK ». Revista Sapiência : sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565) 10, no 5 (9 décembre 2021) : 1–32. http://dx.doi.org/10.31668/revsap.v10i5.12631.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo escrito a quatro mãos, pretende fomentar o debate sobre acervo, colecionismo e preservação das memórias de resistência cultivadas no meio punk. Nosso intuito, portanto, é apresentar os anseios e a história da constituição do Acervo Movimento Punk atualmente preservado no Centro de Documentação e Informação Científica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CEDIC/PUC). Pretende-se, além disso, indicar algumas caminhos investigativos direcionados pela documentação. Para isso, pontuamos aqui os desejos e os percalços que levaram a formação desse arcabouço documental e ressaltamos algumas evidências que as fontes nos inspiram a pensar sobre os circuítos punks na Região Metropolitana de São Paulo com suas intensas conexões a sociedade globalizada de consumo de massa. Palavras-chaves. Memória, história, punk
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Di Chiara, Ivone Guerreiro, Maria Aparecida Lopes, Maria Aparecida Dos Santos Letrari et Maria Elisabete Catarino. « Política de preservação de acervo do sistema de bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina : uma proposta ». Informação@Profissões 6, no 1 (6 décembre 2017) : 28. http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p28.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Proposta de uma política de preservação do acervo para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), incluindo os suportes impressos e digitais. .A política consiste em um documento que contém as orientações e diretrizes que deverão ser adotadas pelo staff do Sistema de Bibliotecas visando a preservação do acervo.Objetivos: Estabelecer diretrizes e responsabilidades para as ações de preservação do acervo; servir como instrumento de orientação para definição do material a ser preservado, recuperado e/ou encaminhado para descarte; documentar as orientações e ações de preservação do acervo.Metodologia: A política foi elaborada considerando-se os problemas relacionados à preservação do acervo identificados junto as diferentes divisões da Biblioteca Central por meio de um formulário respondido pelos gestores de cada divisão. Com base nos problemas identificados, elaborou-se a política de preservação do acervo.Resultados: A política inclui os seguintes elementos: as medidas preventivas necessárias no processo de aquisição por compra, permuta e doação bem como no desbastamento para se evitar a incorporação ou manutenção de itens ao acervo em condições físicas inadequadas ou contaminados. As ações preventivas propostas para o meio ambiente interno incluem a iluminação, temperatura e umidade do ar, poeira e poluição. Quanto aos cuidados em relação ao edifício, cuja função é abrigar e proteger o acervo contra o ambiente externo, são sugeridas revisões periódicas na parte hidráulica, elétrica, calhas entre outros itens. Em relação ao acervo, propõe-se vistorias periódicas, instalação do sistema antifurto e vandalismo, recomendações com relação à armazenagem e promoção de campanhas educativas para funcionários e usuários no que se refere à conscientização do manuseio correto do acervo. Quanto à preservação digital, a Universidade Estadual de Londrina ainda não tem uma política aprovada e publicada, desse modo é necessária a adoção de ações mínimas para garantir a preservação dos objetos digitais produzidos pela Biblioteca Digital. Dentre essas ações incluem-se estratégias, com destaque para a participação da rede Cariniana, coordenada pelo IBICT.Conclusão: Todos os suportes de informação com o passar do tempo se deterioram. Desse modo, as unidades de informação devem contar com um documento contendo uma política de preservação do acervo que inclua orientações com relação à decisão de quais materiais serão preservados, por quanto tempo e de que forma.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lima, Marcos Galindo, et William Dos Santos Da Silva. « PRESERVAÇÃO DIGITAL DO ACERVO AUDIOVISUAL DA ADUFEPE ». Archeion Online 9, no 1 (15 juin 2021) : 88–104. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n1.57077.

Texte intégral
Résumé :
Esse relato de experiência tem o objetivo de apresentar as ações de preservação da memória audiovisual dos 40 anos de luta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE), realizadas no acervo audiovisual da ADUFEPE. A fundamentação teórica pautou-se na revisão bibliográfica pertinente à área de Preservação Digital, com objetivo de adquirir conhecimento técnico a respeito de boas práticas da aplicação de preservação digital. Já o procedimento metodológico configurou-se em revisão sistemática de literatura (RSL) de natureza qualitativa, com finalidade de utilizar as informações adquiridas para preservar as mídias analógicas da entidade, tais como: DVDs e Mini Dvs. Os resultados desse trabalho resumem-se em: arcabouço teórico; preservação e digitalização do acervo audiovisual da ADUFEPE, e disponibilização do trabalho realizado de modo livre e aberto na internet, utilizando o repositório digital Tainacan (Open Source). A presente investigação é parte do programa de pesquisa “Panorama da Preservação Digital no Brasil”, inserido nas atividades da Rede Memorial na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Miranda, Filipe De Sousa. « Os Sentidos da preservação : ». Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF 20, no 1 (4 mai 2021) : 42–58. http://dx.doi.org/10.5335/srph.v20i1.12492.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo objetiva analisar as ações preservacionistas atualmente implementadas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, junto ao acervo arquivístico permanente da Comarca de Bragança-PA. Este possui caráter exploratório, caracterizando-se como um estudo de caso. Os dados foram reunidos mediante pesquisa bibliográfica e documental, e analisados com base na literatura especializada, que forneceu subsídios para pensar conceitos como “preservação”, “memória” e “arquivos”. O texto destaca a necessidade de refletir sobre os valores, discursos e interesses, que direcionam o processo de preservação de acervos arquivísticos permanentes. Bem como ressalta a importância de sempre considerar os usos e apropriações que a sociedade pode fazer desses bens culturais, no exercício de sua cidadania.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Pontes, Eliane Batista, et Magda Lucia Almada Soares. « Acervos arquivísticos audiovisual e sonoro da Fiocruz ». Revista Brasileira de Preservação Digital 3 (12 juillet 2022) : e022003. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v3i00.16594.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Os acervos arquivísticos audiovisual e sonoro são considerados conjuntos documentais de caráter histórico-administrativo, assim formando-se outro caráter que é a produção pela própria instituição, instituindo-se uma memória audiovisual e sonora. Objetivo: Apresentar uma breve reflexão sobre o que tem sido empreendido para a preservação digital dos acervos arquivísticos, audiovisual e sonoro, cujas responsabilidades são de duas unidades da Fiocruz. Estes acervos arquivísticos estão localizados respectivamente na VideoSaúde Distribuidora/ICICT e no Departamento de Arquivo e Documentação/COC, possuem em comum o fato de serem documentos de arquivo os quais representam um patrimônio cultural da saúde pública brasileira. Metodologia: Consiste em uma revisão bibliográfica chamando a atenção para o advento da preservação digital que contribui para a prática dos procedimentos metodológicos adotados em acervos arquivísticos. Discutiremos sobre quais práticas de preservação digital estão incidindo sobre os referidos acervos, e remetemos a uma questão estratégica, que é o conceito de autenticidade bem como na discussão sobre memória, história oral, documento sonoro, documento audiovisual (videográfico), patrimônio, arquivo e preservação digital. Resultados: Destacamos aqui, dois acervos arquivísticos: um acervo referente ao gênero audiovisual na ação de um diagnóstico para a preservação digital e suas estratégias, o outro acervo cujo gênero é sonoro consiste na versão preliminar de um manual de boas práticas dos documentos sonoros enquanto entrevistas, relatos e depoimentos como proposição de um plano de preservação digital. Conclusão: Apontam para a importância em preservar a memória audiovisual e sonora da saúde pública, cujas iniciativas de preservação digital correspondem aos planos e as políticas institucionais adotadas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Arruda, Rosângela Galon. « Quem preserva tem ! Preservação de acervo bibliográfico especializado na área agrícola ». Perspectivas em Ciência da Informação 21, no 2 (juin 2016) : 3–13. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2351.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Em uma época com imenso volume de informação disponível na internet, uma pergunta tem sido recorrente: por que preservar acervo bibliográfico geralmente antigo e ultrapassado? Porque as instituições investiram e investem em informação, por isso mantêm acervos impressos de grande relevância - por seu conteúdo e uso por parte de pesquisadores, estudantes e comunidade em geral - bem como por suas obras raras. Este trabalho apresenta a experiência relacionada ao desenvolvimento de um projeto para elaboração de uma política de preservação de acervo bibliográfico especializado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que consistiu da elaboração de uma política de preservação de acervo bibliográfico para o Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), seguida de uma campanha de divulgação com o slogan "Quem preserva tem!", que teve o objetivo de internalizar os cuidados necessários com o acervo. Além disso, o projeto possibilitou ainda a elaboração de um Manual de conservação preventiva e de uma Política de desenvolvimento de coleções.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Almeida, Regina Oliveira de, Regiane Cristina Lopes da Silva, Osnir Claudiano Da Silva Junior, Fernando Rocha Porto et Andréa De Sant'Ana Oliveira. « Preservation for building Collection Memory of Nursing in UNIRIO / Preservação para a Construção da Coleção Memória da Enfermagem na UNIRIO ». Revista de Pesquisa : Cuidado é Fundamental Online 10, no 3 (1 juillet 2018) : 599. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.599-604.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Mostrar os resultados do projeto de digitalização e publicação on-line dos acervos da Coleção Memória da Enfermagem (BSEN). Método: Foi realizada pesquisa do material bibliográfico existente no acervo, com as etapas de seleção, preparação dos itens, digitalização e publicação no catálogo on-line. Resultados: Criação da biblioteca digital da Coleção Memória da Enfermagem da UNIRIO. Conclusão: A digitalização dos acervos especiais é processo indispensável para a preservação da memória e disseminação da informação histórica. Descritores: Coleção especial, Coleção Memória, Preservação, Preservação digital.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Freitas, Camila Morais de. « Gestão de acervos de obras raras na perspectiva do usuário ». Informação em Pauta 4, no 1 (5 juillet 2019) : 87–88. http://dx.doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41294.87-88.

Texte intégral
Résumé :
Trata sobre a gestão de obras raras da Biblioteca da Faculdade de Direito (BFD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na perspectiva do usuário da informação. A Biblioteca dessa centenária Faculdade de Direito possui obras raras, antigas e especiais, as quais são buscadas por seus usuários; no entanto, devido à falta de preservação e conservação das obras ao longo do tempo, as mesmas, em sua maioria, se encontram deterioradas, dificultando o acesso e uso, ocasionando a perda do conhecimento registrado nessas obras. Entende que isso poderá ser solucionado, mediante política de desenvolvimento e preservação específica para tal acervo, uma vez que a política então existente é genérica, não contemplando as especificidades dessas obras. Por isso, torna-se relevante saber o que o usuário entende sobre a questão e o que ele pretende opinar. As indagações que norteiam a pesquisa são: a) De que modo é tratada a gestão de acervos raros na Política de Desenvolvimento e Preservação do Acervo do Sistema de BU/UFC; b) Como os usuários percebem a coleção de obras raras da BFD. Assim, tem por objetivo geral propor subsídios para o aprimoramento da Política de Desenvolvimento do Acervo da UFC, com base no estudo de usuários da BFD em relação àquelas obras raras e, por objetivos específicos: a) Realizar um estudo dos usuários das obras raras na BFD; b) Propor melhoria na política de preservação e desenvolvimento desse acervo, em função do estudo de usuários. Para tanto, foi feita uma pesquisa descritiva e participante, de cunho exploratório, com abordagem qualitativa, configurando-se uma pesquisa de campo na BFD. Utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados e o procedimento foi a análise de conteúdo baseada em Bardin (1977). Como resultado, o usuário entende e percebe a importância das obras raras para a evolução do conhecimento, sugerindo ações para a melhoria do acesso, digitalização das obras, maior divulgação do acervo e melhor manutenção dessas obras. Conclui-se que o conhecimento obtido com o estudo esclarece acerca da importância dessas obras e sugere melhorias que possam subsidiar a política de preservação com base neste estudo de usuários da BFD.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Silva Lins Cajazeira, Paulo Eduardo, et José Jullian Gomes de Souza. « Acervo audiovisual e virtualização ». Rizoma 7, no 1 (5 janvier 2019) : 122–35. http://dx.doi.org/10.17058/rzm.v7i1.12823.

Texte intégral
Résumé :
O documento audiovisual, suas características e seu uso passaram por várias transformações ao longo da história da Biblioteconomia, da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Os arquivos de som e imagem foram, por um longo período de tempo, de papel secundário para os profissionais desses campos. No entanto, com o avanço das tecnologias, da percepção sobre a relevância e importância desse tipo de documento e, também, com o surgimento do processo de virtualização, o audiovisual e seu acervo passaram a possuir o papel da preservação da memória da sociedade e dos documentos informacionais em formato de áudio e vídeo. Esta investigação se dará por meio de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa descritiva na qual buscaremos analisar o atual cenário dos acervos audiovisuais e dos seus processos de preservação na biblioteca da Universidade Federal do Cariri e na emissora de TV regional do Sistema Verdes Mares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Cox Hollós, Adriana, et José Luiz Pedersoli Jr. « GERENCIAMENTO DE RISCOS : UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ». PontodeAcesso 3, no 1 (28 mars 2009) : 72. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v3i1.3314.

Texte intégral
Résumé :
A formulação de um programa eficaz de preservação documental pressupõe o conhecimento detalhado do acervo sob a guarda de uma determinada instituição, de seu(s) valor(es) e uso(s), bem como dos riscos de deterioração e perda de valor a que está sujeito. A metodologia científica de gerenciamento de riscos vem sendo adaptada e utilizada para a seleção de prioridades em preservação de acervos documentais. Este artigo aborda, além da metodologia de gerenciamento de riscos, uma reflexão sobre o papel do cientista da conservação e a importância da abordagem interdisciplinar na elaboração de um programa de gestão em preservação de acervos documentais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Kischinhevsky, Marcelo, et Lena Benzecry. « Desafios na preservação do patrimônio radiofônico no Brasil ». Documentación de las Ciencias de la Información 43 (9 juillet 2020) : 49–55. http://dx.doi.org/10.5209/dcin.67250.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo se dedica à discussão sobre patrimônio radiofônico no Brasil, expondo a inexistência de políticas públicas de preservação e acesso a arquivos sonoros de emissoras de rádio. Metodologicamente, o artigo parte de revisão bibliográfica e da realização de entrevista semiestruturada com gestores do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), referência na conservação de acervos audiovisuais no país. De um lado, o artigo aborda as perdas culturais decorrentes da ausência de uma política de preservação radiofônica, ou mesmo sonora. De outro, apresenta uma instituição que consegue vencer as dificuldades burocráticas e financeiras e assegurar iniciativas de registro e difusão de acervo sonoro cruciais para uma historiografia da cultura sonora do país. No percurso, são elencadas possíveis ações no sentido de assegurar a preservação do acervo radiofônico, tais como a criação de condições para o registro do fluxo de programação das emissoras, a busca de parâmetros consensuais para digitalização, tratamento, conservação e armazenamento de áudio e o investimento na produção de podcasts que explorem o patrimônio gerado diuturnamente pelas emissoras de rádio.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Guimarães, Maria de Nazaré da Silva, et Roberto Lopes dos Santos Junior. « Estratégias de preservação no acervo em disco de vinil na Fonoteca Satyro de Mello ». Folha de Rosto 6, no 3 (28 décembre 2020) : 128–40. http://dx.doi.org/10.46902/2020n3p128-140.

Texte intégral
Résumé :
Estudo sobre as estratégias de preservação dos discos de vinil, a partir de estudo de caso, realizadas na Fonoteca Satyro de Mello, localizada na Fundação Cultural do Estado do Pará, em Belém. A pesquisa teve como objetivo identificar as práticas adotadas aos vinis desse acervo. A pesquisa abordou conceitos sobre arquivo especial, documentos sonoros e preservação de documentos, além da evolução, características, e estratégias de conservação do disco de vinil. A pesquisa metodologicamente se caracteriza como um estudo de caso, onde realizou-se visitas no acervo para coleta de dados, entrevistando os profissionais responsáveis pela coleção. A partir das informações coletadas, pôde-se constatar que a fonoteca possui medidas de limpeza e armazenamento que estão de acordo com a preservação voltada para esse suporte, permitindo assim a prolongação de sua vida útil e o acesso dos usuários ao material. Por outro lado, constatou-se que falta um plano de preservação documental elaborado para o acervo dos vinis, que a climatização do ambiente não é devidamente estável, e a necessidade de um projeto de digitalização do acervo
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Tavares da Conceição, Joaquim, et Paulo Mateus Silva Vieira. « INTERSECÇÕES ENTRE PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL, PESQUISAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO CENTRO DE PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS – CEMDAP ». Momento - Diálogos em Educação 33, no 1 (16 avril 2024) : 48–68. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v33i1.16224.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo discute as intersecções entre preservação documental e a realização de pesquisas e atividades pedagógicas em um centro de memória no espaço escolar, tomando como objeto específico o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS (Cemdap). O objetivo principal foi perquirir a respeito da constituição do centro e de seu acervo e as potencialidades ou resultados das atividades efetivamente desenvolvidas. A pesquisa está inserida na área da História da Educação, especialmente dentro do eixo temático que discute questões relacionadas com acervos, arquivos e centros de memória da escola ou da educação e a noção de patrimônio histórico educacional. O Cemdap foi constituído em 2016 como resultado de ações de preservação do acervo documental permanente do Colégio de Aplicação da UFS. Atualmente o acervo é formado por documentos de gênero textual, audiovisual, iconográfico, bibliográfico e cultura material. A partir deste acervo são desenvolvidas atividades de organização documental, realização de pesquisas historiográficas e ações pedagógicas com a participação de estudantes da educação básica, da graduação e da pós-graduação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Martins, Zeloi Aparecida, et Eloisa Maria Fernandes. « Instâncias da preservação audiovisual ». Revista Cientí­fica/FAP 29, no 2 (13 décembre 2023) : 503–22. http://dx.doi.org/10.33871/19805071.2023.29.2.8049.

Texte intégral
Résumé :
O artigo tem como finalidade discutir sobre a preservação do audiovisual, diante do crescimento da produção audiovisual à nível mundial e com o desenvolvimento de novas tecnologias, as instituições museológicas acabam tendo um papel importante principalmente no que tange a preservação desses arquivos e o acesso do público às produções. O objetivo é evidenciar os trabalhos realizados pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), que se trata da segunda instituição mais antiga da rede de MISes do Brasil, cujo acervo é caracterizado por sua pluralidade, com cerca de 3 milhões de objetos. Dissertar sobre a caracterização das ações de preservação do acervo audiovisual na instituição, articulando as relações existentes entre os aspectos técnicos da preservação e as políticas culturais voltadas para o setor audioviual e museológico em âmbito nacional. Buscamos também analisar as possíveis contribuições da instituição para o campo da educação e como as ações se dão por meio da metodologia da educação patrimonial. O recorte teórico e metodológico está embasado nos autores: Myrian Sepúlveda dos Santos(2002), Antonio Albino Canelas Rubim (2007) e Maira Laura Souza Alvez Bezerra Lindner (2013), que discutem as políticas públicas, a preservação audiovisual, com Maria Fernanda Curado Coelho (2009), Hernani Heffner (2011) e Ray Edmondson (2002) e a ação educativa e educação patrimonial, com Denise Grinspum (2000) e Tatiana Dantas Marchette (2016).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Leon, Adriana Duarte, Adriana Machado Neves, Caroline Ceno Machado et Márcio Pereira Garcia. « O ACERVO DIGITAL E A POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL ». Missões : Revista de Ciências Humanas e Sociais 9, no 2 (17 janvier 2024) : 106–19. http://dx.doi.org/10.62236/missoes.v9i2.77.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo tem como objetivo apresentar o projeto “A digitalização do Acervo Institucional como uma possibilidade de Preservação da Memória da Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvido no IFSUL/Campus Pelotas com o objetivo dedigitalizar parte da documentação da instituição, com foco na preservação da memória escolar. A proposta metodológica está alocada na perspectiva qualitativa, com abordagem histórica, técnica afiliada na análise documental, considerando o recorte temporal das primeiras décadas de funcionamento da instituição. A periodização estabelecida contempla os anos iniciais de funcionamento até a década de 1950, considerando a documentação catalogada na pesquisa: “O Acervo Institucional Como um Espaço de Preservação da Memória da Educação Profissional e Tecnológica”, concluído em julho de 2023. O projeto está em fase de desenvolvimento e apresenta relevância no âmbito da preservação da memória institucional e no fomento a pesquisas no campo da Educação e da História, pretende-se ao final do trabalho disponibilizar digitalmente o acesso à história da instituição no recorte estabelecido.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Emanoel Cesar Pires de Assis, Ana Paula Nunes de Sousa et Alanna Costa da Silva. « Literatura digitalizada : preservação e divulgação da memória literária maranhense ». Revista Confluências Culturais 9, no 1 (1 février 2021) : 181–91. http://dx.doi.org/10.21726/rcc.v9i1.123.

Texte intégral
Résumé :
Considerando a importância e a necessidade de preservação e divulgação da memória literária maranhense, este trabalho tem por objetivo destacar as possibilidades de pesquisa em acervos digitalizados, como as práticas de preservação realizadas no acervo literário da Academia Caxiense de Letras, instituição não governamental que sobrevive de doações. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo que consiste em um processo seletivo, organizacional e de sistematização de dados, disponibilizados no sítio da internet O Portal Maranhão, e cujo aporte teórico se funda nas ideias de Boeres e Arellano (2005), Braga e Diemer (2010), Bordini (2006, 2009), Greenhalgh (2011), Nardino (2004), Reifschneider (2008), Santos (2013) e Sousa, Correia e Assis (2018), que defendem a catalogação eletrônica de acervos como um instrumento de preservação e abertura de novos horizontes de pesquisas literárias.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Souza, Tamiris Pinheiro de, Jovana Cristina Ferreira da Silva, Cristiana Maria Mendonça Panhan, Silvia Regina Cason et Maria Cristina Menezes. « “Criticamente em perigo” e “ameaçado de extinção” – status de alguns animais taxidermizados presentes no memorial da EE “Culto à Ciência” de Campinas/SP/Brasil ». RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo 3, no 1 (12 juillet 2017) : 238. http://dx.doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i1.7796.

Texte intégral
Résumé :
O Arquivo Histórico Documental da Escola Estadual “Culto à Ciência” em Campinas/SP/Brasil, local onde se desenvolve o Projeto “Preservação dos Acervos Históricos da EE ‘Culto à Ciência’”, coordenado pela Profa. Maria Cristina Menezes, CIVILIS/ FE/UNICAMP, é composto por diversos acervos; dentre os quais está o acervo dos exemplares de animais taxidermizados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Souza, Tamiris Pinheiro de, Jovana Cristina Ferreira da Silva, Cristiana Maria Mendonça Panhan, Silvia Regina Cason et Maria Cristina Menezes. « “Criticamente em perigo” e “ameaçado de extinção” – status de alguns animais taxidermizados presentes no memorial da EE “Culto à Ciência” de Campinas/SP/Brasil ». RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo 3, no 1 (12 juillet 2017) : 238–50. http://dx.doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i1.9288.

Texte intégral
Résumé :
O Arquivo Histórico Documental da Escola Estadual “Culto à Ciência” em Campinas/SP/Brasil, local onde se desenvolve o Projeto “Preservação dos Acervos Históricos da EE ‘Culto à Ciência’”, coordenado pela Profa. Maria Cristina Menezes, CIVILIS/ FE/UNICAMP, é composto por diversos acervos; dentre os quais está o acervo dos exemplares de animais taxidermizados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Silva, Cibele Monteiro da, Flávia Andréa Machado Urzua, Ina Hergert, Isabela Ribeiro de Arruda, Juliana Bechara Saft et Miriam Della Posta de Azevedo. « Seminário interno Acervos na USP : desafios na gestão e na preservação ». Revista CPC 18, no 35 (31 juillet 2023) : 239–54. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v18i35p239-254.

Texte intégral
Résumé :
Este relato apresenta a primeira ação do Grupo de Trabalho Acervos USP e Conservação, criado em novembro de 2022 pela direção do Centro de Preservação Cultural da USP (CPC-USP) e pela direção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP) agregando duas redes de profissionais de acervo já atuantes na Universidade de São Paulo, que são a Rede de Conservação Preventiva de Acervos e a Rede USP de Profissionais de Museus e Acervos. A ação relatada aqui é o seminário interno Acervos na USP: desafios na gestão e preservação, realizado nos dias 18 e 19 de abril de 2023, nas dependências da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, campus Butantã, o qual reuniu profissionais das mais variadas unidades dos campi da Universidade que atuam diretamente com acervos, com o objetivo de compreender as condições atuais, entender as dificuldades e os pontos positivos e propor ações para a melhoria das condições de preservação e difusão do patrimônio cultural universitário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Busnardo Marques, Vivian Letícia, et Ilanil Coelho. « PRESERVAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DA EXTINTA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S.A. PROJETO IPHAN-PR, BRASIL. » Art&Sensorium 9, no 2 (13 décembre 2022) : 116–28. http://dx.doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.116-128.

Texte intégral
Résumé :
A pesquisa trata de um projeto de preservação, aplicado em um acervo fotográfico com o tema imagético da construção da Rede Ferroviária Federal SA - RFFSA. O referido acervo foi encontrado pelo IPHAN-Pr em uma sede da extinta Rede Ferroviária Federal na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. O IPHAN-Pr, por meio da Política do Patrimônio Cultural Material (PPCM) objetivou a realização do projeto para salvaguarda do acervo. O artigo demonstra a investigação e a definição das metodologias a serem adotadas para preservação, conservação, restauração e difusão do acervo fotográfico, a fim de contribuir para a Ciência da Conservação e preservação do patrimônio cultural material. O acervo apresentou uma problemática, a qual se refere ao tratamento aplicado em uma coleção fotográfica com uma grande quantidade de itens, totalizados em 16.775 fotos do séc. XVIII e XIX. Após a realização do diagnóstico do acervo, verificou-se que as fotografias possuem vários formatos, diferentes técnicas e apresentavam problemas de deterioração, como: sujidades generalizadas, perdas e acidificação do suporte, rasgos, dobras, vincos, e intervenções inadequadas. A metodologia aplicada, apresentada neste artigo, foi obtida pelo trabalho de uma equipe multidisciplinar, profissionais conservadores, restauradores, técnicos em digitalização, bibliotecária e historiadores, os quais juntos definiram as etapas de trabalho. As etapas consistiram em: inventário físico, diagnóstico do estado de conservação, técnicas de conservação, técnicas de restauração, digitalização, levantamento das informações históricas presentes nas fotografias, adaptação e inserção das informações dentro de um software livre ABCD para construção de inventário digital. O presente artigo apresenta como inovação a adaptação e o uso do software ABCD para inventário de acervo fotográfico e consequentemente a problemática do tratamento de preservação de muitos itens do acervo fotográfico. O projeto foi concluído em quatro anos, sendo que o acervo se encontra na sede do IPHAN, em Curitiba, Paraná, com a possibilidade de cumprir a sua função, de dar acesso ao patrimônio ferroviário, através da fotografia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Lino, Lucimar dos Santos, Rachel da Silva Alves, Jorge Santa Anna et Luiz Carlos da Silva. « Projeto de preservação de documentos eclesiásticos ». RDBCI : Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 17 (2 janvier 2019) : e019006. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v1i0.8652930.

Texte intégral
Résumé :
Relata-se diagnóstico de preservação no Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória/ES. Analisa o estado de preservação/conservação do acervo em papel e as técnicas para aumentar a longevidade das tipologias documentais. Concluiu-se que as ações realizadas são insuficientes para garantir preservação, havendo necessidade de adotar outros procedimentos, técnicas e metodologias arquivísticas, visando assegurar a integridade e longevidade dos registros eclesiásticos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Harres, Marluza Marques, Marcelo Vianna, Cristiano Enrique de Brum et Luciana Da Costa de Oliveira. « Resgatando memórias : a experiência dos(as) historiadores(as) na preservação de processos judiciais no Rio Grande do Sul ». História Unisinos 25, no 1 (4 janvier 2021) : 172–85. http://dx.doi.org/10.4013/hist.2021.251.15.

Texte intégral
Résumé :
A atuação dos historiadores na Comissão Interdisciplinar de Preservação de Processos Judiciais Aptos a Descarte (COMINTER) tem sido conhecer e preservar o acervo de processos judiciais sob a guarda do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Apresentamos aqui um breve relato de experiência a partir da nossa atividade de preservação junto ao acervo do Judiciário. De 2011 até o final de 2018 foram analisados processos cíveis e criminais nos quais os historiadores identificam possibilidades de pesquisa histórica a fim de justificar sua preservação entre as diferentes tipologias de processos analisados (como falências, cobrança de impostos, dívidas bancárias, guarda familiar, etc.), definindo-se critérios de descarte ou de guarda. Com o intuito de apresentar parte do acervo, selecionaram-se, para o presente relato, processos analisados pelos membros da COMINTER, apontando o potencial da documentação do Tribunal de Justiça e os possíveis interesses de pesquisa nos diferentes campos da história a partir de estudos de caso.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Sborja, Camila Hoshino, et Jessica Tarine Moitinho Lima. « Litoteca IGc-USP : como um arquivo de rochas tornou-se laboratório de preservação de acervo litológico ». Revista CPC 15, no 30esp (21 décembre 2020) : 137–64. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp137-164.

Texte intégral
Résumé :
Idealizada e projetada em 2014 para arquivar e salvaguardar o acervo litológico do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP), a Litoteca IGc-USP atualmente assume as funções de laboratório, o Laboratório de Preservação de Acervo Litológico (Litolab), cujo objetivo, além de funcionar como arquivo e salvaguarda, inclui documentar, tornar acessível, valorar e divulgar o acervo litológico científico produzido pelos pesquisadores do instituto. O presente artigo pretende caracterizar essa proposta de mudança de nomenclatura, perpassando pelo histórico dainstituição e por sua missão e função junto à universidade. O Litolab, diferentemente de outras litotecas brasileiras, apresenta, em seu processo de gestão e preservação, uma metodologia de comunicação e documentação que o aproxima das coleções musealizadas, distanciando-o das litotecas cuja missão se detém no procedimento de inventário e salvaguarda. Por meio de tal processo, as amostras tornam-se documentos e o arquivo musealizado torna-se o laboratório de preservação. Dessa forma, a produção científica acadêmica do IGc-USP, cuja disponibilidade para consulta anteriormente apresentava maior dificuldade, por depender de acesso exclusivamente pessoal ao acervo, passa a estar disponível remotamente a qualquer interessado, via internet.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Azevedo, Elizabeth Ribeiro. « Preservação de documentos para a história do teatro brasileiro : teoria e prática ». Sala Preta 17, no 2 (26 décembre 2017) : 151. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p151-163.

Texte intégral
Résumé :
De início, este artigo apresenta rápidas considerações sobre as relações entre documentos e a história do teatro brasileiro. Em seguida, considera as formas pelas quais são constituídos alguns dos acervos nacionais abrigados em instituições públicas e privadas. Finalmente, apresenta justificativas para a criação do Centro de Documentação Teatral na Universidade de São Paulo e algumas das escolhas teórico-metodológicas feitas para o tratamento de seu acervo e das atividades de pesquisa que vem desenvolvendo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Borges, Alexandre da Silva, et Adriana Duarte Leon. « processo de salvaguarda da Documentação Institucional como estratégia para o reconhecimento, a valorização e o pertencimento de uma memória EPT ». Caminho Aberto : revista de extensão do IFSC 17 (17 mai 2023) : 1–27. http://dx.doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3479.

Texte intégral
Résumé :
O artigo em voga buscou compreender qual o impacto do projeto “O Acervo Institucional como um espaço de preservação da memória da Educação Profissional e Tecnológica e seu processo de salvaguarda". A pesquisa encontra abrigo metodológico na pesquisa histórica, pois analisa as possibilidades de guarda documental que emergem a partir do projeto citado. Para tanto, o artigo teve como base teórica contributos acerca da História, da Memória, dos Acervos e da Educação Profissional Tecnológica, utilizando autores como Le Goff (2003), Candau (2014); Farge (2009) e Almeida (2021). No que concerne à metodologia para a realização dessa pesquisa, foram utilizadas, principalmente, obras de Jaccoud e Mayer (2008), em relação à observação direta; Goldenberg (2004), Gibbs (2009) e Lüdke e André (2018), no que tange à pesquisa qualitativa. Os resultados do trabalho estão na descrição dos métodos empregados pela equipe do projeto, seus achados, as pesquisas ocorridas a partir do Acervo e as possibilidades que este espaço inaugura. Palavras-chave: Acervos; Pesquisa Documental; Educação Profissional Tecnológica; IFSul.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Belchior, Vanessa Ferreira, et Adriana Cox Hollós. « A CURADORIA DIGITAL COMO MEIO DE PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DA COLEÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA ». PontodeAcesso 13, no 3 (17 mars 2020) : 96. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35228.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem o objetivo de propor a utilização da curadoria digital como meio de difundir e preservar a coleção de teses e dissertações do Instituto Militar de Engenharia. Insere-se no contexto atual tendo em vista que se refere aos debates sobre a preservação da produção científica acadêmica na área de ciência e tecnologia e parte do pressuposto que não há futuro sem passado, ou seja, a preservação, neste caso, digital faz-se necessária. Caracteriza a importância do acervo do Instituto Militar de Engenharia - IME, que foi a primeira escola de engenharia das Américas e terceira do mundo, assim como faz uma análise sobre alguns marcos teórico-conceituais como repositórios institucionais, preservação digital e curadoria digital. Apresenta dados consolidados em relação ao acervo da Biblioteca General Armando Ferreira Dubois e todas as publicações ali contidas. Por fim conclui que o Instituto Militar de Engenharia necessita preservar sua produção acadêmica através de um projeto de digitalização em curso para que assim este material seja disponibilizado no repositório institucional do Exército Brasileiro, a Biblioteca Digital do Exército - BDEx, alcançando assim a preservação de seu acervo científico e seguindo as normas e padrões nacionais e internacionais que garantem a acessibilidade, integridade, confiabilidade e a disseminação da informação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Amorim, Helder Remigio. « “ARQUIVAR A PRÓPRIA VIDA” : O ACERVO PESSOAL JOSUÉ DE CASTRO COMO INSTRUMENTO PARA A PESQUISA HISTÓRICA. » Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 6, no 1 (3 juillet 2017) : 135–44. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p135-144.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho discute as problemáticas que envolvem a pesquisa histórica em um acervo pessoal, e tem como centro das discussões o arquivo pessoal Josué de Castro, salvaguardado pela Fundação Joaquim Nabuco. Os usos, a composição, os processos de institucionalização do acervo e a intenção de preservação da memória das atividades de um intelectual importante do pensamento social brasileiro são problematizados nesse artigo. Nesse sentido, os debates em torno dos arquivos e dos acervos pessoais são fundamentais para que o historiador reúna rastros, fragmentos, pedaços do passado e por meio das questões do presente realize a operação historiográfica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Cunha, Murilo Bastos da. « La pérdida de la memoria cinematográfica : el incendio en la Cinemateca Brasileña ». Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 14, no 3 (8 octobre 2021) : 640–43. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.39860.

Texte intégral
Résumé :
O editorial comenta a tragédia ocorrida com o incêndio na Cinemateca Brasileira, que destruiu parte do seu acervo cinematográfico e do arquivo histórico. A Cinemateca Brasileira, criada em 1940 e localizada na cidade de São Paulo, é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Ela conta com mais de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema. Portanto, é importante que sejam realizadas ações concretas que visem maior apoio às atividades de preservação desse importante acervo audiovisual. Além disso, são comentados os artigos incluídos no terceiro número de 2021 da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Silva, Rubens. « Acervos fotográficos públicos : uma introdução sobre digitalização no contexto político da disseminação de conteúdos ». Ciência da Informação 35, no 3 (décembre 2006) : 194–200. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000300018.

Texte intégral
Résumé :
Propõe reflexão introdutória acerca da digitalização de acervos fotográficos públicos para acesso remoto e de sua relevante aplicabilidade na tessitura social, no sentido da preservação da memória visual, do fortalecimento da identidade e do acesso a um conteúdo informacional pleno de elementos para a ampliação do conhecimento em todos os âmbitos de formação educacional e cultural. Aborda conceitos associados ao contexto da elaboração de políticas de disseminação de conteúdos informacionais digitais. Indica a necessidade da idealização e implementação de novos modelos para a reunião, organização e disponibilização de imagens constituintes do acervo público, de forma que provoquem uma 'mudança no jeito de olhar', visando a inseri-las efetivamente no processo informacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Dalmagro Martinelli, Francesca. « Das intervenções ao arquivo : a memória arquitetônica do patrimônio cultural edificado ». Paranoá, no 32 (8 octobre 2022) : 1–15. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.22.

Texte intégral
Résumé :
A preservação do patrimônio cultural edificado pode exigir ações sobre ele, mais ou menos invasivas, as quais chamamos intervenções. Entende-se que toda intervenção em determinado bem edificado deva recorrer à sua memória arquitetônica, ou seja, à memória das suas transformações no tempo. Como suportes dessa memória, para além da própria edificação, estão os documentos relativos a ela. Analisando o acervo documental do Palácio Gustavo Capanema, bem tombado no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o presente artigo objetiva uma reflexão sobre o que se considera ser a última etapa do “itinerário” do documento dentro de um processo de intervenção no patrimônio cultural edificado: a sua guarda e disponibilização em um arquivo público. Metodologicamente, parte-se de uma discussão conceitual acerca das problemáticas recorrentes em arquivos de arquitetura, sendo posteriormente enquadradas as diretrizes do IPHAN para com a preservação dos registros documentais das intervenções no patrimônio cultural edificado. Como resultado permite-se, a partir do caso-referência, vislumbrar como as problemáticas colocadas se desdobram na prática da constituição de um acervo de documentos sobre determinado bem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Makowiecky, Sandra, et Beatriz Goudard. « Museu da Escola Catarinensese : patrimônio escolar em acervos, experiências e reflexões ». Revista CPC 15, no 30esp (21 décembre 2020) : 209–46. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp209-246.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo pretende evidenciar as coleções do Museu da Escola Catarinense da Universidade do Estado de Santa Catarina e seu potencial museológico. A instituição está sediada no mesmo prédio que, em 1964, passou a abrigar a primeira Faculdade de Educação do Brasil, dando origem à Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – atualmente, Udesc. Podemos relacionar como problema o fato de que existe certa invisibilidade desse tipo de museu no Brasil, ainda que tais coleções sejam parte da nossa vida cotidiana. Pretendemos dar evidência às pesquisas, às experiências e às reflexões sobre a presença de nosso museu na comunidade, além de torná-lo mais conhecido entre o público especializado. Discorreremos, brevemente, sobre os avanços tecnológicos implantados no Museu da Escola Catarinense e sobre a contribuição do museu na preservação da educação escolar do estado. Além disso, será abordado o espaço escolar preservado, as ações e o desenvolvimento com sustentabilidade com foco no acervo do museu e na sua importância como patrimônio educativo. Em todo esse processo, coloca-se em evidência a trajetória de preservação deum patrimônio cultural catarinense ligado à educação e que se constitui como fonte de pesquisa ao conter, em seu acervo, materiais que não estão restritos aos suportes tradicionais de documentação histórica, mas são repletos de histórias para contar. Dessa forma, é apontado como o museu é um espaço educativo importante para desenvolver a capacidade crítica, reforçar e alimentar energias, e projetar o futuro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Oliveira, Eduardo Romero de. « Museus e Ferrovias : estudo sobre a preservação do patrimônio ferroviário paulista ». Labor e Engenho 5, no 3 (1 juillet 2011) : 20–31. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v5i3.125.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta três exemplos de museus industriais ferroviários do Estado de São Paulo (Brasil), seus acervos e ações de preservação efetuadas nos últimos anos. Estas instituições têm sido objeto de nossa pesquisa atual: o Museu da Companhia Paulista, o Centro de Documentação da RFFSA/Bauru e o Museu Ferroviário de Sorocaba. Todos estes museus estão em velhas áreas de atividades ferroviárias, com diferentes problemas de preservação (das instalações, coleções, visitação). Nosso objetivo é expor, por um lado, o estado atual do patrimônio ferroviário que veio a compor o acervo destes museus; de outro lado, compreender a natureza das ações de política cultural nestas cidades e as características dos museus nelas estabelecidas. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa histórica sobre a criação do museu; entrevistamos os responsáveis pelas instituições, em relação a projetos e objetivos dos museus, das propostas expositivas e atividades educativas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Machado, João Guilherme Nogueira, Miguel Angel Mardero Arellano et Cleomar Huche Lopes. « Preservação de documentos audiovisuais ». Revista Brasileira de Preservação Digital 1 (18 novembre 2020) : e020004. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v1i00.14235.

Texte intégral
Résumé :
O entendimento teórico sobre o que os repositórios digitais se propõem a preservar vem do aprendizado prático de uso e interpretação das ações geradas por esses softwares cada vez mais indispensáveis. A preservação de documentos audiovisuais e suas especificidades, sobretudo a variedade de formatos físicos, formatos digitais de contêineres e codecs, assim como seu alto volume de dados faz com que esse gênero documental mereça uma atenção diferenciada no seu tratamento arquivístico de preservação. O trabalho aqui proposto utilizou como ferramenta de preservação a ser testada o repositório Archivematica na versão 1.9.1, no contexto do seu uso prático para tratamento de documentos audiovisuais que compõem o acervo da VideoSaúde – Distribuidora (VSD) da Fiocruz. Os resultados obtidos foram descritos e avaliados quanto a sua capacidade de criação de pacotes de informação de submissão (SIP), geração de pacotes de informação de arquivamento (AIP) e interpretação de metadados METS dos AIP. Nesse sentido, concluiu-se que a estrutura dos SIP elaborados para teste no software atendeu aos parâmetros de processamento para geração de AIP completos e robustos. Entretanto, destaca-se que testes com outros formatos e abordando outras especificidades de vídeo devem ser pesquisados para complementação da análise sobre o uso da ferramenta frente à preservação digital de documentos audiovisuais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Machado, João Guilherme Nogueira, Miguel Angel Mardero Arellano et Cleomar Huche Lopes. « Preservação de documentos audiovisuais ». Revista Brasileira de Preservação Digital 1 (18 novembre 2020) : e020004. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v1i..14235.

Texte intégral
Résumé :
O entendimento teórico sobre o que os repositórios digitais se propõem a preservar vem do aprendizado prático de uso e interpretação das ações geradas por esses softwares cada vez mais indispensáveis. A preservação de documentos audiovisuais e suas especificidades, sobretudo a variedade de formatos físicos, formatos digitais de contêineres e codecs, assim como seu alto volume de dados faz com que esse gênero documental mereça uma atenção diferenciada no seu tratamento arquivístico de preservação. O trabalho aqui proposto utilizou como ferramenta de preservação a ser testada o repositório Archivematica na versão 1.9.1, no contexto do seu uso prático para tratamento de documentos audiovisuais que compõem o acervo da VideoSaúde – Distribuidora (VSD) da Fiocruz. Os resultados obtidos foram descritos e avaliados quanto a sua capacidade de criação de pacotes de informação de submissão (SIP), geração de pacotes de informação de arquivamento (AIP) e interpretação de metadados METS dos AIP. Nesse sentido, concluiu-se que a estrutura dos SIP elaborados para teste no software atendeu aos parâmetros de processamento para geração de AIP completos e robustos. Entretanto, destaca-se que testes com outros formatos e abordando outras especificidades de vídeo devem ser pesquisados para complementação da análise sobre o uso da ferramenta frente à preservação digital de documentos audiovisuais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Santos, Dilma da Paixão Coelho Ferreira dos, et Samira Abdallah Hanna. « Prospecção Tecnológica de Patentes Relacionadas à Preservação de Animais e suas Partes ». Cadernos de Prospecção 11, no 5 (10 décembre 2018) : 1612. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i5.27210.

Texte intégral
Résumé :
A evolução do conhecimento humano, referente ao estudo da fauna terrestre, demanda ações éticas que envolvem, entre outros, a preservação de animais e suas partes em coleções biológicas e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para tais procedimentos. Nesse contexto, este trabalho objetivou mapear os principais pedidos de patentes relacionadas com a preservação de animais e suas partes e identificar quais tecnologias envolvem acervos museológicos. Metodologicamente, combinaram-se pesquisas acadêmicas, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e patentárias, na base de dados Espacenet, no período de 2000 a 2018. Os resultados evidenciaram tecnologias modernas, cujos maiores depositantes são: Estados Unidos da América (EUA), China (CN) e a própria Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO). As tecnologias envolvidas na preservação de animais e suas partes apresentaram as classificações cooperativas de patentes: C12N1/14, A01N1/02, A61K38/00, A01N3/00, A61K38/45, A23L3/3463 e A61K31/4178; e aquelas com enfoque em preservação de acervo museológico, A01N1/00 e A01N1/02. Concluiu-se que esta é uma temática ampla, com potencial de desenvolvimento tecnológico, porém ainda pouco explorada no mundo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Leal, Débora Leitão. « preservação do acervo de uma biblioteca universitária na cidade de Salvador frente ao paradigma pós-custodial ». Revista Informação na Sociedade Contemporânea 6 (12 mai 2022) : e27753. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n0id27753.

Texte intégral
Résumé :
Esse artigo tem por objetivo analisar como foi realizada a conservação e preservação do acervo da biblioteca pertencente a uma Instituição de Ensino Superior, da Cidade de Salvador, sob a perspectiva do paradigma pós-custodial. A pesquisa desenvolveu-se a partir de um estudo de caso; quanto aos objetivos a pesquisa caracterizou-se como descritiva e quanto a sua abordagem ela é qualitativa. Para coleta de dados, utilizou-se a observação direta, como também se coletou o relato de funcionários da biblioteca, por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que a falta de preocupação, por parte dos gestores da IES e dos profissionais da informação envolvidos, com a conservação do acervo acarretou a perda de obras raras, sobretudo na área da contabilidade, e também de acervos pessoais de acadêmicos baianos, como também na perda informacional que esses suportes preservavam, pela falta de uma política de coleções coerente e pela falta de preparo dos profissionais que não estavam preparados para a transição equilibrada entre os paradigmas custodial e pós-custodial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Silvestre Estela, Flor de Maria, et Alexandre Faria de Oliveira. « Gestão de risco e preservação digital no contexto brasileiro ». Revista Brasileira de Preservação Digital 3 (12 juillet 2022) : e022009. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v3i00.16586.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A gestão de risco apresenta-se como um instrumento de contingência que pode ser aplicado em diversas situações de ameaças e vulnerabilidade. A preservação digital não está distante desta realidade, seja por motivos de obsolescência tecnológica, fatores humanos, fatores do meio ambiente, geográficos ou pandêmicos. Estes podem causar danos irreversíveis ao nosso acervo informacional caso não estejamos preparados para atuar. Objetivo: Estabelecer o estado da arte sobre a Gestão de Risco e Preservação Digital, por meio da identificação de assuntos pesquisados, embasamento teórico-conceitual, metodologias e ferramentas utilizadas, tipo de publicação, autores mais citados, resultados e conclusões dos estudos. Metodologia: Consiste na análise documental de oito pesquisas sobre o tema, identificadas por meio de levantamento bibliográfico em bases de dados e buscadores da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci), Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Resultados: Revelam que é necessária uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema, considerando-se que ela pode contribuir para a preservação da memória informacional. Conclusão: Por fim, foram identificadas três dissertações de mestrado, um artigo, um capitulo de livro e três anais. As temáticas abordam os tipos de ameaças que podem acometer os acervos digitais, o cenário de acidentes para a preservação digital e os métodos de análise de risco para a preservação digital.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Rodrigues, Jeorgina Gentil, Izelda Maria Carvalho Costa, Rosalynn Leite et Rosângela Soares. « Acervo raro da Sociedade Brasileira de Dermatologia : considerações sobre sua preservação histórica ». Anais Brasileiros de Dermatologia 84, no 1 (février 2009) : 93–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962009000100017.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Arabidian, Lizandra Veleda, Sônia Elisabete Constante et Alberto Brilhante Wolle. « A arquitetura da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria e o impacto na preservação do acervo ». Perspectivas em Ciência da Informação 20, no 1 (mars 2015) : 37–53. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1910.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo aborda sobre ações de preservação do seu acervo no que se refere a construção e ampliação da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, foi necessário verificar parte da história da Universidade e da Biblioteca, com foco no seu projeto arquitetônico ao estilo modernista. Por isso, apresenta os arquitetos responsáveis pelo seu projeto e discorre sobre as características da sua construção e da reforma que está sendo realizada no subsolo da Biblioteca. Aponta também, as políticas de preservação adotadas até então, a fim de amenizar os problemas observados. Conclui-se que é necessário formalizar uma política de melhorias no prédio a fim de minimizar os impactos causados pelos agentes biológicos e pelos fatores ambientais, prevenir sinistros e capacitar os servidores para salvaguarda do acervo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Carneiro Filho, Humberto João, Ingrid Rique da Escóssia Pereira et Elizabeth Da Silva Guimarães. « ARQUIVO DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE : PRESERVAÇÃO E ACESSO ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ». Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife 91, no 2 (28 septembre 2020) : 66. http://dx.doi.org/10.51359/2448-2307.2019.242553.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho apresenta uma síntese das atividades e dos resultados obtidos pelo projeto de extensão universitária executado no Arquivo da Faculdade de Direito do Recife - Pernambuco - durante os meses de abril a dezembro de 2018. Os métodos desenvolvidos envolveram a conservação preventiva, restauração e divulgação do acervo histórico presente no Arquivo do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os resultados revelam a contribuição da extensão universitária para a conservação do acervo e também para a democratização dos dados e informações através da digitalização, descrição e posterior publicação dos documentos nos meios digitais. O projeto de extensão “Preservando a Memória da Faculdade de Direito do Recife: acesso ao Arquivo Histórico”, dessa forma, logrou satisfatoriamente realizar ações em prol da conservação do acervo histórico e da ampliação do acesso de informações sobre uma instituição educacional de tão grande importância histórica e cultural para o Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Troitiño, Sonia. « Avaliar para incorporar : políticas institucionais de formação de acervo ». Resgate : Revista Interdisciplinar de Cultura 24, no 2 (22 décembre 2016) : 27. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v24i2.8647844.

Texte intégral
Résumé :
Este ensaio se propõe analisar o impacto ocasionado pelo processo de incorporações de arquivos paralelo ao de gestão documental, em instituições de guarda de arquivos permanentes. Hoje em dia, diante dos novos paradigmas de gestão e custódia documental, arquivos e centros de documentação seguem adotando similarmente políticas de ampliação de seus acervos. Desse modo, pretendemos aqui refletir sobre a relação existente entre avaliação de documentos, por via extraordinária à gestão documental, e formação de acervos institucionais, visando à preservação permanente de documentos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Silva, Gil Alves, et Carlos Henrique Veiga. « Projeto memória fotográfica em placas de vidro : preservação da memória do Observatório Nacional ». Revista Scientiarum Historia 1 (14 février 2020) : 7. http://dx.doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.58.

Texte intégral
Résumé :
O presente projeto tem como objetivo a preservação da memória científica do Observatório Nacional, expressa no acervo histórico de 971 placas fotográficas em vidro. Mais de 100 anos de observações e registros em placas de vidro realizadas no campus do Observatório Nacional e nas expedições e campanhas nacionais e internacionais foram classificadas, higienizadas, digitalizadas e armazenadas. Este importante acervo contém imagens de eclipses totais e parciais do Sol e da Lua, planetas, campos e aglomerados estelares, cometas, asteroides, instrumentos científicos, cúpulas, edificações, sismogramas e magnetogramas e o cotidiano das expedições científicas. Essas imagens, principal resultado deste longo trabalho, estão agora disponibilizadas para toda a população.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Teles, Janaina de Almeida. « UMA VIDA VOLTADA À PRESERVAÇÃO DAHISTÓRIA DAS VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS DA DITADURA MILITAR ». OFFICINA : revista da Associação de Arquivistas de São Paulo 3, no 1 (2024) : 95–126. http://dx.doi.org/10.29327/263416.3.1-8.

Texte intégral
Résumé :
A historiadora e arquivista Ana Maria de Almeida Camargo se tornou uma figura emblemática no país devido à sua atuação no âmbito da preservação da história e dos arquivos relativos às graves violações aos direitos humanos da ditadura militar. Ela se destacou, sobretudo, pela sua atuação no projeto Brasil: Nunca Mais(BNM), que preservou e compilou os dados de parte considerável do acervo da Justiça Militar do período ditatorial. O BNM se constituiu em um ato fundacional da memória social sobre os crimes da ditadura militar no Brasil. Ana Maria atuou ainda em outras relevantes iniciativas visando à preservação de acervos relativos às violações aos direitos humanos e à ampliação do direito ao acesso à documentação produzida pela ditadura militar. O presente texto busca, por meio de documentos e entrevistas inéditas, traçar um panorama da atuação da historiadora nessas iniciativas e projetos
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Ribeiro, Josino De Carvalho, Izabel França de Lima et Leyde Klebia Rodrigues da Silva. « Memória institucional e preservação da informação : a preservação digital da Revista do Fisco ». Biblios : Journal of Librarianship and Information Science, no 73 (5 février 2019) : 1–19. http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2018.338.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo. Presenta el proyecto de “Digitalización y preservación de la información: rescatando la memoria de la AFRAFEP, por medio de la digitalización de la Revista do Fisco” desarrollado por la Asociación de los Auditores Fiscales del Estado de la Paraíba, con el objetivo de preservar la memoria institucional de la asociación a través de las prácticas de recuperación, tratamiento y diseminación de la información en el contexto digital. Específicamente, se pretendió: identificar las etapas del proyecto de digitalización y preservación de la Revista do Fisco; describir cada etapa del proyecto en consonancia con las actividades realizadas y analizar las herramientas utilizadas para la preservación y la diseminación de la información de la revista.Método. La metodología utilizada fue el abordaje cuantitativa y cualitativa, de carácter descriptiva y exploratoria. El universo de la investigación fue la Asociación de los auditores fiscales del Estado de la Paraíba – AFRAFEP. La recolección de datos tuvo como base la investigación documental basada en la lectura del proyecto y de los informes desarrollados en el periodo de 2012 a 2013.Resultados. Los datos obtenidos posibilitaron la descripción de las etapas realizadas en el transcurrir del proyecto, divulgación del proyecto. En las consideraciones finales se presentan las discusiones sobre la importancia de la recuperación, digitalización y la diseminación del acervo de la Revista do Fisco para la institución y para la sociedad paraibana.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Alves da Silva, Ana Carolina, Pedro Henrique Rangel Bondezan, Brenda Letícia Souza Pinto, Gabriel Guido Almeida, Maria Aparecida Papali et Valéria Regina Zanetti. « ACERVO DOCUMENTAL DO NÚCLEO DE PESQUISA PRÓ-MEMÓRIA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ». Revista Univap 22, no 40 (11 mai 2017) : 909. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.804.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo visa discorrer sobre a importância de acervos documentais que tem como objetivo a preservação, digitalização e disponibilização de arquivos históricos. Neste artigo busca-se demonstrar as possibilidades do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória São José dos Campos, o resultado da parceria entre a Câmara Municipal da cidade, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Em funcionamento desde 2004, o Núcleo possui vasto acervo documental disponível em diversas plataformas, além de propiciar material para pesquisa historiográfica a respeito da história da cidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

De Oliveira, Amanda Aparecida, Kayhê Paiva Alves Cury Franco, Ingred Nóbrega Teixeira, Wagner Yamakawa et Sergio Ide. « Acervo de Formicidae (Insecta, Hymenoptera) da Coleção Entomológica Adolph Hempel, Instituto Biológico, São Paulo ». Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais 15, no 1 (28 mai 2020) : 307–16. http://dx.doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i1.259.

Texte intégral
Résumé :
A preservação de informações a respeito de biodiversidade é muito importante para inúmeros campos da ciência. As coleções biológicas são responsáveis por guardar essas informações. Dentro da Mirmecologia, campo responsável pelos estudos das formigas, daremos destaque, neste texto, às informações históricas da Coleção Entomológica Adolph Hempel, Instituto Biológico, São Paulo, com especial referência ao acervo de formigas. A coleção de Formicidae contém 15.700 espécimes, identificados em 357 espécies, distribuídas entre 61 gêneros, pertencentes a dez subfamílias, com predomínio de Myrmicinae, Ponerinae, Formicinae e Dorylinae, que constituem 78% do acervo. Em relação ao material-tipo, o acervo contém 16 espécimes, distribuídos entre noves espécies.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Barreto, Antonio Santos, et Humberto Hermenegildo Araujo. « Diário de Ilhéus : os textos literários da década de 30 ». Anuário de Literatura 22, no 1 (22 août 2017) : 175. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2017v22n1p175.

Texte intégral
Résumé :
No início do século passado os jornais eram os maiores divulgadores da Literatura no Brasil, uma vez que, os livros eram escassos, custavam muito caro e não chegavam às regiões periféricas do país. Assim, existe a necessidade de se preservar os jornais e periódicos do início do século XX, visto que esses nem sempre são preservados de forma adequada e conveniente. Uma exceção a essa realidade são os jornais dos grandes centros, como a Folha de São Paulo, que têm experiências bem sucedidas sobre a preservação das publicações literárias em suas edições antigas. Por outro lado, jornais como o Diário da Tarde de Ilhéus, que guardam em suas páginas um riquíssimo acervo histórico e literário, estão se deteriorando por falta de espaço e conservação adequada, mesmo sendo um acervo importante para a preservação da Memória Literária do Sul da Bahia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Castro, Ruan Denner Gomes de, et Roberto Lopes dos Santos Junior. « Práticas de preservação do acervo de obras raras do Centro de Memória da Amazônia : o caso Severa Romana ». Revista Conhecimento em Ação 4, no 1 (30 juin 2019) : 128–49. http://dx.doi.org/10.47681/rca.v4i1.22830.

Texte intégral
Résumé :
Análise das estratégias de preservação sobre o processo criminal de Severa Romana, jovem assassinada no final do século dezenove e alçada ao status de “santa” na realidade belenense, localizado no acervo de obras raras do Centro de Memória da Amazônia (CMA), em Belém. A pesquisa baseia-se em levantamento bibliográfico e estudo de caso, sendo utilizados para coleta de dados questionários e entrevistas dos funcionários do Centro de Memória da Amazônia. O objetivo da pesquisa foi, ao analisar o processo criminal, verificar o potencial das técnicas aplicadas de preservação e conservação para a difusão e revitalização da memória sobre Severa Romana. A pesquisa identificou que, apesar de estratégias localizadas de preservação, em especial ligadas a higienização, o potencial de acesso e difusão é apenas vislumbrado, devido a restrições de consulta oferecidos ao processo, cogitando-se diferentes formas de divulgação dessa documentação a partir de formatos digitais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Toutain, Lidia Brandão, Ana Maria Cerqueira Lima et Maria Alice Santos Ribeiro. « Política de preservação, conservação e restauração : patrimônio artístico e literário da UFBA ». RDBCI : Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 14, no 3 (30 septembre 2016) : 368. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v14i3.8646334.

Texte intégral
Résumé :
A Universidade Federal da Bahia (UFBA), que tem sua origem no século XIX, acumula acervos significativos e representativos de diversas áreas do conhecimento. Esta situação estimulou um projeto que estabeleceu como objetivo políticas específicas de manutenção e preservação do seu acervo. Em 2015, iniciou o mapeamento dos bens culturais e artístico, móveis e imóveis nos campi da UFBA, em Salvador tendo como resultado o inventário, que apresenta componentes de identificação de tipologias e de classificação individual, do estado de conservação dos exemplares das diversas unidades acadêmicas, de prioridades no âmbito da conservação, preservação e restauração do patrimônio. O inventário, de método quantitativo e qualitativo, compõe uma base de dados eletrônica, atualizada, de acesso simples e democrático, que permite acesso à comunidade acadêmica, aos pesquisadores e a sociedade em geral. Quanto aos livros raros, localizados na coordenação Lugares de Memória, foram cadastrados 398 obras raras dos Séculos XVI a XVIII. Falta realizar inventário das coleções e livros com características especiais dos Séculos XVIII, XIX e XX. Ao estimar os resultados desse projeto, vale o investimento nas proposições apresentadas acima, pois eles não só favorecem a UFBA, mas também beneficia a sociedade, uma vez que esta instituição passará a ser um polo disseminador e promotor de políticas de preservação de acervos e salvaguarda do patrimônio cultural, que estarão disponíveis no repositório institucional para consulta da comunidade interna e externa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie