Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Near Miss materni.

Articles de revues sur le sujet « Near Miss materni »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Near Miss materni ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Dias, Marcos Augusto Bastos, Rosa Maria Soares Madeira Domingues, Arthur Orlando Corrêa Schilithz, Marcos Nakamura-Pereira, Carmen Simone Grilo Diniz, Ione Rodrigues Brum, Alaerte Leandro Martins, Mariza Miranda Theme Filha, Silvana Granado Nogueira da Gama et Maria do Carmo Leal. « Incidência do near miss materno no parto e pós-parto hospitalar : dados da pesquisa Nascer no Brasil ». Cadernos de Saúde Pública 30, suppl 1 (août 2014) : S169—S181. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00154213.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo avaliou os dados sobre a incidência do near miss materno, identificados segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde, na pesquisa Nascer no Brasil. O estudo foi realizado entre fevereiro/2011 e outubro/2012 e os resultados apresentados são estimativas para a população estudada (2.337.476 partos), baseados na amostra de 23.894 puérperas entrevistadas. Os resultados mostraram uma incidência de near miss materno de 10,21 por mil nascidos vivos e uma razão de mortalidade do near miss materno de 30,8 casos para cada morte materna. Os critérios clínicos para identificação do near miss materno foram os mais prevalentes e tiveram incidência de 5,2 por mil nascidos vivos. O near miss materno esteve associado com a idade materna de 35 anos ou mais (RR = 1,6; IC95%: 1,1-2,5), com história de cesariana anterior (RR = 1,9; IC95%: 1,1-3,4) e gestação de risco (RR = 4,5; IC95%: 2,8-7,0). Os hospitais localizados nas capitais (RR = 2,2; IC95%: 1,3-3,8) e os pertencentes ao SUS (RR = 3,2; IC95%: 1,6-6,6) também apresentaram maior incidência de casos de near miss materno. A qualificação dos serviços de assistência ao parto pode ajudar a reduzir a mortalidade materna no Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rudey, Edson Luciano, Lúcia Elaine Ranieri Cortez et Mirian Ueda Yamaguchi. « IDENTIFICAÇÃO DE NEAR MISS MATERNO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ». Saúde e Pesquisa 10, no 1 (21 juillet 2017) : 145. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2017v10n1p145-155.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi identificar os casos de near miss materno e listar indicadores de saúde entre pacientes internadas em Unidades de Terapia Intensiva - UTI. Trata-se de estudo transversal retrospectivo realizado na 15ª Regional de Saúde de Maringá-PR. Constatou-se que houve 37 internamentos, dos quais, 16 foram casos de near miss e três de morte materna. As principais complicações foram as doenças hipertensivas (45%), complicações pulmonares (31%) e hemorrágicas (24%). O procedimento invasivo mais realizado foi a transfusão de hemácias em 51% dos casos. Os casos de morte materna tiveram o maior número de critérios identificadores de near miss. A identificação em conjunto dos casos de near miss materno e morte materna pode melhorar o monitoramento dos cuidados obstétricos, tratando-se de um instrumento útil e viável a ser usado pelos comitês de mortalidade materna.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Monte, Alana Santos, Igor Cordeiro Mendes, Mônica Batista Oliveira Oriá, Francisco Herlânio Costa Carvalho, Helen Brown et Ana Kelve De Castro Damasceno. « Near miss materno : fatores influenciadores e direcionamentos para redução da morbidade e mortalidade materna ». Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 19 (26 mars 2018) : 3182. http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2018193182.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: analisar as evidências científicas acerca dos fatores que influenciam os casos de near miss materno e possíveis direcionamentos para redução da morbidade e mortalidade materna. Métodos: revisão integrativa com 2.895 artigos encontrados e 17 selecionados. Resultados:os fatores que influenciam nos casos de near miss foram: atrasos nos cuidados obstétricos; despreparo da equipe de saúde; condições precárias dos serviços; disponibilidade limitada de derivados de sangue; e deficiência no pré-natal, no uso de Práticas Baseadas em Evidências e nas auditorias. Como principais direcionamentos para minimizar esses eventos, evidenciaram-se: fortalecer a rede de referência e contrarreferência; realizar capacitação profissional; melhorar a cobertura do pré-natal; e investir na infraestrutura, na gestão de processos e em auditorias clínicas. Conclusão: os fatores que influenciam os casos de near miss materno englobam desde o atraso nos cuidados até a não realização do pré-natal, cuja melhoria na gestão constitui o principal direcionamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ojha, Vandana, Amrita Chaurasia, Shalini Singh, Nidhi Sachan et Shadma Siddiqui. « Evaluation of maternal near miss cases in tertiary care centre ». New Indian Journal of OBGYN 6, no 1 (juillet 2019) : 45–48. http://dx.doi.org/10.21276/obgyn.2019.6.1.11.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Sarma, Prof (Dr) Hem Kanta. « Maternal near miss reviews in tertiary care centres - a real necessity ». New Indian Journal of OBGYN 3, no 2 (janvier 2017) : 67–69. http://dx.doi.org/10.21276/obgyn.2017.3.2.1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Santana, Danielly Scaranello, José Paulo Siqueira Guida, Rodolfo Carvalho Pacagnella et José Guilherme Cecatti. « Near miss materno - entendendo e aplicando o conceito ». Revista de Medicina 97, no 2 (15 juin 2018) : 187. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i2p187-194.

Texte intégral
Résumé :
A morte materna é o evento mais raro e dramático, de uma cadeia de acontecimentos que pode acometer qualquer mulher durante o ciclo gravídico-puerperal. Esta cadeia de eventos inicia-se quando uma mulher apresenta alguma das diversas condições potencialmente ameaçadoras da vida (CPAV). Quando não adequadamente tratada, ela pode evoluir para condições ameaçadoras da vida, em que há disfunção ou falência orgânica e que se definem a partir de critérios clínicos, laboratoriais ou de manejo. Mulheres que sobrevivem a tais eventos graves serão classificadas como near miss materno. O conceito de near miss materno permite avaliação da qualidade da assistência obstétrica, representando uma ferramenta a ser utilizada na prática obstétrica rotineira, ao identificar mulheres que estejam sob maior risco de evolução para quadros graves, permitindo a rápida implementação de medidas de tratamento e suporte. O objetivo do presente artigo é revisar a construção histórica do conceito de near miss, apresentar os atuais parâmetros validados para a sua utilização e propor seu uso de forma rotineira, na prática clínica e no currículo dos cursos médicos e de especialização em Obstetrícia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Ambrosi, Clarissa Werle, Karin Viegas Mestre, João Gabriel Toledo Medeiros, Giovani Basso da Silva et Eliane Goldberg Rabin. « Utilização da abordagem Near Miss para avaliação do cuidado em saúde materno : revisão de escopo ». Brazilian Journal of Health Review 5, no 4 (11 août 2022) : 14093–111. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv5n4-174.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Identificar como a abordagem Near Miss proposta pela Organização Mundial de Saúde é aplicada na avaliação do cuidado materno nos serviços de saúde em nível global, e quais os resultados de sua utilização. Método: Revisão de escopo conduzida pelos moldes do Joanna Brigs Institute. Busca realizada em cinco bases de dados e na literatura cinzenta por estudos em português, inglês ou espanhol, publicados entre 2010 a 2020, disponibilizados na íntegra. Resultados: Todas as publicações utilizaram a abordagem, sendo que 50% utilizou a ferramenta original e 44,1% uma adaptação. Os principais motivos para a adaptação da ferramenta foram a falta de recursos laboratoriais e de derivados sanguíneos, destacando a importância da avaliação do contexto local em que se pretende aplicar a ferramenta. Conclusão: Identificou-se que a abordagem é utilizada globalmente para identificar indicadores locais como as taxas de casos Near Miss, de mortalidade materna e também as fragilidades dos processos de cuidado em saúde. Destaca-se que, além dos esforços para identificar os indicadores de morbimortalidade materna locais, as auditorias dos casos de Near Miss materno necessitam de incentivo por meio de condições de trabalho favoráveis e de profissionais de saúde qualificados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Souza, João Paulo, José Guilherme Cecatti, Mary Angela Parpinelli, Maria Helena de Sousa et Suzanne Jacob Serruya. « Revisão sistemática sobre morbidade materna near miss ». Cadernos de Saúde Pública 22, no 2 (février 2006) : 255–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2006000200003.

Texte intégral
Résumé :
Esta revisão sistemática sobre near miss materna objetivou analisar dados de incidência e as definições adotadas de near miss. Procedeu-se uma busca eletrônica em bancos de periódicos científicos e também das referências bibliográficas dos estudos identificados. Foram identificados inicialmente 1.247 estudos, analisados na íntegra 35, sendo 17 excluídos e 18 incluídos. A revisão da lista de referências destes artigos identificou mais vinte, totalizando assim 38 estudos incluídos: vinte com definições de near miss relacionadas à complexidade do manejo, seis de disfunção orgânica, dois com definição mista e dez pela presença de sinais ou entidades clínicas específicas. A razão de near miss média foi de 8,2/mil partos, o índice de mortalidade materna foi 6,3% e a razão caso:fatalidade de 16:1. Conclui-se que a incidência de near miss tende a ser maior nos países em desenvolvimento e quando utilizada a definição de disfunção orgânica. O estudo da morbidade materna near miss pode contribuir para a melhora da atenção obstétrica e subsidiar o combate à morte materna.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

M, Shah Jitesh, Shah Meghana J, Rajput Pritisingh, Masarwala Kanan B, Donga Priyal S et Rolekar Dhvani. « Severe Acute Maternal Morbidities (SAMM) or Maternal Near Miss (MNM) : Importance of Evaluation to Improve Maternal Health ». Indian Journal of Obstetrics and Gynecology 7, no 3 (P-1) (2019) : 403–6. http://dx.doi.org/10.21088/ijog.2321.1636.7319.9.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Longhi, Silvana Aparecida Turatto, et Olga Laura Giraldi Peterlini. « Comissão interna de near miss materno em um hospital da Rede Mãe Paranaense no sudoeste do Paraná ». Revista de Saúde Pública do Paraná 2 (17 juillet 2019) : 21–30. http://dx.doi.org/10.32811/25954482-2019v2supl1p21.

Texte intégral
Résumé :
A análise das mortes maternas é fundamental para a compreensão do processo do cuidado obstétrico oferecido pelos serviços de saúde, identificar os problemas existentes durante este cuidado e adotar medidas e ações que possam minimizar estas ocorrências. Dentre as diversas iniciativas para reduzir a mortalidade materna, uma destas está no acompanhamento de casos de mulheres que quase morreram conceituado como Near Miss. É conhecido que para cada caso de morte materna, um maior número de mulheres sobrevive a complicações graves, podendo apresentar sequelas permanentes e recém-natos também podem apresentar alta morbimortalidade. Deste modo, o objetivo deste relato de experiência é descrever a implantação, os desafios e as perspectivas na constituição da Comissão Interna de Near Miss Materno em um hospital de referência em Gestação de Alto Risco localizado no Sudoeste do Paraná.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Cantalixto, Vitor Farias, et Fleming Nabeshima Farias. « Conceitos e características da morbidade materna e near miss : revisão bibliográfica ». Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no 1 (1 février 2021) : e5752. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5752.2021.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Discorrer em forma de revisão bibliográfica sobre a morte materna e nearmiss. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde todos os dados coletados foram obtidos a partir das bases de dados eletrônicos tais como: Scielo, Lilacs, Medline e PubMed. Resultados: A morte materna é determinada como um episódio trágico que afeta a mulher durante o período fisiológico da reprodução. No âmbito geral, a morte materna é empregada como parâmetro de avaliação da qualidade do serviço de saúde oferecido, observando as situações de desigualdade e assim cooperando para a apreciação dos níveis de saúde e de evolução socioeconômico de uma população. Considerações Finais: É importante que a avaliação do near miss materno seja implantada e estabelecida como rotina nas maternidades, usando os critérios preconizados pela OMS, que trás maior especificidade e que adiciona outros critérios, ajustando com a capacidade de cada unidade. Melhorar as condições de saúde reprodutiva é desafiador, uma vez que grande parte das situações de risco alcança mulheres com pouca disponibilização dos serviços de saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Rosendo, Tatyana Maria Silva de Souza, et Angelo Giuseppe Roncalli. « Prevalência e fatores associados ao Near Miss Materno : inquérito populacional em uma capital do Nordeste Brasileiro ». Ciência & ; Saúde Coletiva 20, no 4 (avril 2015) : 1295–304. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015204.09052014.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência do near miss e de complicações no período gravídico-puerperal, identificando seus principais marcadores clínicos e de intervenção e os fatores socioeconômicos e demográficos a ele associados. Trata-se de um estudo seccional, de base populacional, probabilístico, com amostra complexa, realizado em Natal/RN, Brasil. Aplicou-se um questionário validado em 848 mulheres, de 15 a 49 anos, identificadas em 8.227 domicílios de 60 setores censitários. Nas análises de associações, aplicou-se o teste Qui-quadrado e calculou-se a Razão de Prevalência (RP) com Intervalo de Confiança (IC) de 95% e significância de 5%. A prevalência de near miss materno foi de 41,1/1.000 NV, sendo a internação em UTI (19,1/1.000 NV) e a eclampsia (13,5/1.000 NV) os marcadores mais referidos. A prevalência de complicações no período gravídico-puerperal foi de 21,2%. A maior prevalência do near miss foi observada nas mulheres com maior idade, da raça preta/parda e com piores condições socioeconômicas. A realização de inquéritos populacionais é factível e pode acrescentar informações importantes ao estudo do near miss e seus marcadores apontam para a necessidade de fortalecimento da assistência materna para reduzir iniquidades em saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Silveira, Aline Amorim da, Ana Paula De Assis Sales et Andreia Insabralde de Queiroz Cardoso. « Fatores de risco para near miss materno : revisão integrativa [Risk factors for maternal near miss : an integrative review] [Factores de riesgo para near miss materno : revisión integrativa] ». Revista Enfermagem UERJ 30, no 1 (10 octobre 2022) : 65125. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2022.65125.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: sumarizar os principais fatores de risco relacionados ao near miss materno. Método: revisão integrativa da literatura. A busca foi efetuada em 21 de março de 2021, nas bases de dados: NationalLibrary of Medicine - Medline via PubMed; Current Index to Nursing and Allied Health Literature; Science Direct, Elservier’s Scopus, Web of Science e no portal da Biblioteca Virtual de Saúde. Os estudos foram avaliados com a Hierarchy of Evidence for Intervention Studies. Resultados: 12 artigos compuseram a revisão, todos de método quantitativo e idioma inglês. As evidências destacaram como risco para near miss materno: distúrbios hipertensivos, complicações hemorrágicas e a sepse puerperal. Demais achados relacionam-se à distância da moradia e dificuldade de acesso aos serviços de saúde além da baixa escolaridade. Conclusões: os fatores de risco para near miss materno se relacionam com pré-natal inadequado, decorrente de questões geográficas e falta de acesso aos serviços, questões econômicas, educacionais e sociais.Objective: to summarize the main risk factors for maternal near miss. Method: this integrative literature review was performed on March 21, 2021, in the following databases: the National Library of Medicine – Medline via PubMed, the Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Science Direct, Elsevier’s Scopus, Web of Science, and the Virtual Health Library portal. Articles were evaluated with the Hierarchy of Evidence for Intervention Studies. Results: the 12 articles reviewed all used quantitative methods and were in English. As risks for maternal near miss, evidence highlighted hypertensive disorders, bleeding complications, and puerperal sepsis. Other findings related to the domicile’s distance from, and difficulty in accessing, health services, as well as low level of education. Conclusions: risk factors for maternal near miss relate to inadequate prenatal care resulting from geographic issues and lack of access to services, plus economic, educational, and social issues.Objetivo: resumir los principales factores de riesgo relacionados con el near miss materno. Método: revisión integrativa de la literatura. La investigación se realizó el 21 de marzo de 2021, en las siguientes bases de datos: NationalLibrary of Medicine - Medline via PubMed; Current Index to Nursing and Allied Health Literature; Science Direct, Elservier’s Scopus, Web of Science y en el portal de la Biblioteca Visrtual de Salud. Los artículos fueron evaluados con la Hierarchy of Evidence for Intervention Studies. Resultados: 12 artículos conformaron la revisión, todos tenían método cuantitativo y estaban en inglés. Se destacaron como riesgos de near miss materno: trastornos hipertensivos, complicaciones hemorrágicas y sepsis puerperal. Otros hallazgos están relacionados con la distancia del hogar y la dificultad para acceder a los servicios de salud, además de la baja escolaridad. Conclusiones: Los factores de riesgo para el near miss materno están relacionados con la atención prenatal inadecuada, como resultado de cuestiones geográficas y la falta de acceso a los servicios, y a cuestiones económicas, educativas y sociales.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Pontes Paulo, Georgiana, Julia Coelho Vilela Andrade, Isadora Carneiro Valadares et Maria Rita Carvalho Garbi Novaes. « Morbidade materna grave em unidades públicas de terapia intensiva ». Comunicação em Ciências da Saúde 31, no 02 (2 octobre 2020) : 147–57. http://dx.doi.org/10.51723/ccs.v31i02.626.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Avaliar os aspectos epidemiológicos e clínicos de morbidade grave e near miss materno. Método: Estudo transversal, retrospectivo, descritivo e analítico com regressão logística, em 7 unidades de terapia intensiva (UTI) públicas, de internações de 2011 a 2013. Resultados: os casos de morbidade grave e near miss materno tinham entre 20 e 35 anos, primíparas, sem doenças prévias, com menos de 6 consultas no pré-natal. As complicações mais frequentes foram hemorragia pós-parto e hipertensão. Conclusão: a frequência de near miss materno foi alta, sugerindo a necessidade de avaliação de risco nas emergências obstétricas para a identificação mais rápida das complicações maternas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Rosendo, Tatyana Maria Silva de Souza, et Angelo Giuseppe Roncalli. « Near miss materno e iniquidades em saúde : análise de determinantes contextuais no Rio Grande do Norte, Brasil ». Ciência & ; Saúde Coletiva 21, no 1 (janvier 2016) : 191–201. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015211.20802014.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O objetivo deste estudo foi identificar os fatores contextuais socioeconômicos e de assistência à saúde na atenção básica associados ao near miss materno e a suas condições marcadoras. Trata-se de um estudo ecológico que utilizou como unidade de análise os dados agregados de 63 clusters formados pelos municípios do Rio Grande do Norte, Brasil, através do método Skater de regionalização de áreas. A razão de near miss materno e de suas condições marcadoras foram obtidas através do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde. Na análise de regressão linear múltipla, houve associação significativa entre o near miss materno e variáveis relacionadas à pobreza e à pior assistência na atenção básica. As doenças hipertensivas também associaram-se à pobreza e à pior assistência e a ocorrência de hemorragia associou-se à mortalidade infantil. Pôde-se constatar que a ocorrência de near miss materno está relacionada a condições socioeconômicas desfavoráveis e a uma assistência à saúde de pior qualidade que são reflexo de políticas públicas que reforçam a iniquidade em saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Colombo, Natália Carolina Rodrigues, Cristiane de Melo Aggio, Renne Rodrigues, Fabiana Fontana Medeiros, Lailla Ketly Ferreira Tiradentes Ruiz, Franciane Maria da Silva Curan, Izabel Dayana de Lemos Santos et Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli. « Qualidade de vida de puérperas que vivenciaram near miss materno ». Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no 2 (2 février 2021) : e5879. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5879.2021.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de mulheres que vivenciaram o near miss no período pós-parto. Métodos: Estudo transversal, aninhado a uma coorte prospectiva, entre outubro de 2016 e agosto de 2017. Participaram 262 puérperas de alto risco de uma maternidade pública, sem comprometimento cognitivo, com algum critério de near miss materno, não submetidas ao abortamento ou tratamento gestacional. Utilizou-se formulário estruturado para a caracterização delas e o Short Form Survey, cujas medianas e testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e de Dunn foram calculados. Resultados: Dor e limitações por aspectos físicos e emocionais foram os domínios da qualidade de vida com piores escores e o near miss cardiovascular prevaleceu. Adolescentes tiveram pior escore de limitação física (p =0,035), puérperas com 36 anos ou mais apresentaram melhor escore de saúde mental (p =0,042), as brancas apresentaram escore pior de dor (p =0,04) e melhor de estado geral de saúde (p =0,04) e quem realizou cesárea teve pior escore de limitação física, aspectos emocionais, saúde mental e aspectos globais físicos e mentais. Conclusão: A qualidade de vida das participantes foi prejudicada pela dor e limitações físicas e emocionais, que definem o diagnóstico de conforto prejudicado e exigem qualidade na atenção à saúde materna.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Morse, Márcia Lait, Sandra Costa Fonseca, Carla Lemos Gottgtroy, Cecília Santos Waldmann et Eliane Gueller. « [NO TITLE AVAILABLE] ». Revista Brasileira de Epidemiologia 14, no 2 (juin 2011) : 310–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2011000200012.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: Analisar perfil epidemiológico da morbidade materna grave/near miss em uma maternidade pública de referência regional, utilizando diferentes critérios identificadores. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal dos casos de morbidade materna grave/near miss realizado em Hospital de referência regional entre junho e outubro de 2009, identificados a partir dos livros de registro de internação da maternidade e análise dos prontuários clínicos. Foram estudadas mulheres que, durante a gestação, parto ou puerpério, apresentaram qualquer quadro clínico compatível com os critérios definidores de morbidade materna grave/near miss de Waterstone et al., Mantel et al. e Organização Mundial de Saúde. RESULTADOS: Entre as 1.544 internações foram identificadas 89 mulheres com morbidade materna grave, considerando os critérios adotados. As razões de morbidade materna grave/near miss variaram entre 81,4 a 9,4 por 1.000 NV, dependendo do critério utilizado. O índice de Mortalidade foi de 3,2%, chegando a 23% no critério da OMS. Das 89 mulheres, apenas 40% fizeram mais de seis consultas de pré-natal e 10% não realizaram qualquer consulta. Os marcadores mais encontrados foram a pré-eclâmpsia grave seguida de hemorragia grave, internação em UTI, Síndrome HELLP e eclâmpsia. Ocorreram três mortes maternas por causas obstétricas com RMM de 280/100.000 NV e uma morte tardia. O critério da OMS se mostrou mais específico, identificando os casos mais graves, enquanto o de Waterstone foi mais sensível. CONCLUSÃO: O estudo da morbidade materna grave/near miss em um hospital de referência regional pode contribuir para o conhecimento da magnitude deste evento, como também identificar suas características e condições clínicas mais frequentes, sendo extremamente importante para o enfrentamento da morbi-mortalidade materna.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Mathur, Anjana, Santosh Khajotiya, Swati Falodia, Parul Prakash, Suman Budania et Shruti Singh. « A study to evaluate near miss obstetrics event and maternal deaths in tertiary care centre - Bikaner ». New Indian Journal of OBGYN 4, no 1 (juillet 2017) : 31–36. http://dx.doi.org/10.21276/obgyn.2017.4.1.7.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Nakamura-Pereira, Marcos, Wallace Mendes-Silva, Marcos Augusto Bastos Dias, Michael E. Reichenheim et Gustavo Lobato. « Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS) : uma avaliação do seu desempenho para a identificação do near miss materno ». Cadernos de Saúde Pública 29, no 7 (juillet 2013) : 1333–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2013000700008.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo avaliou o desempenho do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS) na identificação de casos de near miss materno ocorridos em hospital do Rio de Janeiro, em 2008. Os casos foram captados pela revisão de todos os prontuários médicos de gestantes ou puérperas internadas na unidade, e a busca por potenciais eventos de near miss na base do SIH-SUS valeu-se de uma lista de procedimentos e códigos da Classificação Internacional de Doenças, 10ª revisão (CID-10), que fossem compatíveis com esse diagnóstico. A revisão de prontuários identificou 27 casos, enquanto na base do SIH-SUS encontrou-se 70 possíveis ocorrências de near miss. Porém, dessas 70 apenas cinco efetivamente eram casos near miss conforme os prontuários, correspondendo então à sensibilidade de 18,5% (IC95%: 6,3-38,1), especificidade de 94,3% (IC95%: 92,8-95,6), área sob a curva ROC de 0,56 (IC95%: 0,48-0,63) e valor preditivo positivo de 10,1% (IC95%: 4,7-20,3). Esses achados sugerem que o SIH-SUS não é adequado para o monitoramento dos casos de near miss materno.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Goldman, Mary Beth. « Caution Against Near-Miss SIDS' ». MCN, The American Journal of Maternal/Child Nursing 20, no 1 (janvier 1995) : 13. http://dx.doi.org/10.1097/00005721-199501000-00004.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Oliveira, Leonam Costa, et Aurélio Antônio Ribeiro da Costa. « Óbitos fetais e neonatais entre casos de near miss materno ». Revista da Associação Médica Brasileira 59, no 5 (septembre 2013) : 487–94. http://dx.doi.org/10.1016/j.ramb.2013.08.004.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Martins, Alaerte Leandro. « Near miss e mulheres negras ». Saúde e Sociedade 25, no 3 (septembre 2016) : 573–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-129020162621.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Introdução: A mortalidade materna apresenta grande diferença entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento e espelha a qualidade da assistência prestada à saúde da mulher. Para evidenciar melhor essa assistência, novos métodos de estudo vêm sendo utilizados, entre eles a investigação das morbidades maternas graves - near misses. Objetivo: Analisar os fatores de risco para ocorrência de near miss nas diferentes raças/cores das mulheres residentes em três municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Método: Estudo descritivo. Resultados: Na análise multivariada, identificou-se ser as variáveis idade (p=0,0321 com OR 3,08 e IC 95% 1,10-8,65), doenças associadas (p=0,0018 com OR 4,06 e IC 95% 1,61-10,24) e causa de internação (p=<0,0001 com OR 8,75 e IC 95% 3,36-22,75) os fatores de risco para near miss; o OR foi estimado com base no modelo multivariado. Já a variável cor não foi identificada como sendo fator de risco para near miss (p=0,8964) na presença das demais variáveis. Conclusões: Evidenciou-se, no estudo, a necessidade de aprofundar a análise em pesquisas sobre ocorrência de near miss e cor da variável idade e outras causas de internação para mulheres brancas, e a paridade/número de gestações e presença de doenças crônicas ou associadas para as mulheres negras, assim como a instituição de outros parâmetros de análise como as transferências e reinternações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Şimşek, Ömer Yavuz. « Patient Profile and Treatment Outcomes of Near Miss Obstetric Patients and Evaluation of Maternal Mortality : A Tertiary Center Experience ». Perinatal Journal 20, no 1 (1 avril 2012) : 1–5. http://dx.doi.org/10.2399/prn.12.0201001.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

S.S., Thakre, Patil C.R., Thakre S.B., Petkar P.B., Inamdar A. et Agarwal S. « Maternal Near Miss Cases of a Tertiary Care Hospital of Central India : A Record Based Cross Sectional Study ». Indian Journal of Obstetrics and Gynecology 6, no 3 (2018) : 321–26. http://dx.doi.org/10.21088/ijog.2321.1636.6318.21.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Atayde, Kamila da Silva, Raíssa Costa Said, Marcello Facundo do Valle Filho et José Fernandes de Souza Viana. « Análise da morbidade materna grave em uma maternidade pública de Manaus no período de janeiro de 2018 a junho de 2019 ». Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no 3 (18 mars 2021) : e6677. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6677.2021.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Discorrer sobre morbidade materna ou near miss em uma maternidade pública de Manaus. Métodos: Estudo retrospectivo desenvolvido em uma Maternidade pública de Manaus, obtidos por meio de prontuários médicos arquivados no serviço de arquivos médicos da maternidade. Resultados: Os resultados encontrados foram levantados por meio dos critérios e diagnósticos de near miss das pacientes admitidas na unidade de terapia intensiva da Maternidade que estavam no ciclo gravidicio-puerperal (grávidas, em trabalho de parto, que deram à luz ou abortaram dentro de um período de 42 dias) através de variáveis levantadas, cujas pacientes eram mulheres que apresentaram pelo menos um dos critérios de near miss segundo OMS. Conclusão: Evidenciou, entre as pacientes, uma frequência elevada de mulheres jovens, a grande maioria primigesta e que não tiveram assistência pré-natal adequada como preconizada pelo Ministério da Saúde, notou-se também os distúrbios hipertensivos relacionados a gestação e suas complicações como os principais critérios de near miss diagnosticados acometendo essas pacientes, ressaltando assim a importância de obter melhorias em relação a atenção primária em saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Gupta, Deepti, Arnab Nandi, Nazia Noor, Tulika Joshi et Meena Bhargava. « Incidence of maternal near miss and mortality cases in central India tertiary care centre and evaluation of various causes ». New Indian Journal of OBGYN 4, no 2 (janvier 2018) : 112–16. http://dx.doi.org/10.21276/obgyn.2018.4.2.4.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Mulongo, Samuel, Doreen Mugendi Kaura et Bob Mash. « Determinants of Obstetric Near Miss in a Tertiary Hospital in Kenya : A Retrospective Study ». International Journal of Childbirth 12, no 3 (1 septembre 2022) : 117–30. http://dx.doi.org/10.1891/ijc-2021-0050.

Texte intégral
Résumé :
BACKGROUNDKenya has a high burden of facility maternal deaths but there is scarce utilization of the near miss approach to understand facility related determinants of maternal mortality. The aim of this study was to investigate determinants of near miss in a major refferal hospital in Kenya using the World Health Organization near miss approach.METHODSA retrospective study design was used in a referral hospital in Kenya. Prevalence, direct and indirect causes of near miss were determined. Binomial logistic regression was used to determine associations between maternal characteristics and maternal near miss.RESULTSMaternal near miss ratio was 8.7 per 1000 live births. The most prevalent direct factors were: Severe post-partum hemorrhage (35%), eclampsia (18.9%) severe pre-eclampsia (17.4%), blood transfusion (79%), and hepatic dysfunction (3.7%). Anemia, previous ceaserean section and prolonged/obstructed labor were the most important contributory factors. The prevalence of organ dysfunction at admission was 39%. Only 74% of eclampsia cases had received magnesium sulphate on referral. Higher gestation at delivery (AOR = 0.640, 95% C.I =0.477–0.858) and those who received antenatal care from a level two or three facility (AOR = 0.190, 95% CI = 0.042–0.856) were less likely to experience a near miss.CONCLUSIONObstetric hemorrhage and pregnancy induced hypertension were the most important direct determinants of near miss, while anemia was the most important indirect determinant. Organ dysfunction on admission to the tertiary referral facility was high, suggesting delays in interventions at lower level facilities. Interventions addressing obstetric hemorrhage, pregnancy induced hypertension and pre-natal anemia may reduce the burden of near miss and mortality.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Rangel-Flores, Yesica, et Alexia Martínez-Ledezma. « La investigación en morbilidad materna extrema “near miss” en américa latina ». Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública 34, no 3 (9 octobre 2017) : 505. http://dx.doi.org/10.17843/rpmesp.2017.343.2792.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Reis, Caroline Lima dos, Catarine Albuquerque Santana, Lourivânia Oliveira Melo Prado, Maria Inês Brandão Bocardi, Max Oliveira Menezes et Rosemar Barbosa Mendes. « Near Miss Materno : vivência dos enfermeiros obstetras em maternidades de referência ». Revista Sustinere 6, no 2 (10 janvier 2019) : 250–67. http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2018.33236.

Texte intégral
Résumé :
Near Miss Materno (NMM) é definido como uma mulher que quase morreu, mas sobreviveu à complicações que ocorreram durante a gravidez, parto ou até 42 dias após o fim da gestação. Nesse contexto, ressalta-se que a assistência de enfermagem para essas mulheres é complexa e, como tal, comporta inúmeras necessidades para o desenvolvimento do cuidado. A dinâmica entre os profissionais, a condição dos pacientes e a utilização de inúmeras tecnologias demandam da enfermagem conhecimentos de ordens diversas, potencializando a assistência prestada e maximizando processos efetivos de trabalho e cuidado. Esse estudo objetiva caracterizar a caracterizar a vivência do Near Miss Materno por enfermeiros obstetras atuantes nas maternidades de referência de Aracaju/Sergipe. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa. Adotou-se uma amostra não probabilística intencional, a qual foi composta por 25 enfermeiros obstetras das maternidades de referência em Aracaju/SE. Os dados foram analisados de forma descritiva e analítica por meio do R-project (versão 3.4.2). A caracterização socioprofissional dos enfermeiros foi caracterizado por predomínio de idade entre 30 a 39 anos em início de carreira profissional, desenvolvimento de 40 a 60 horas semanais de trabalho e vínculo celetista. As situações de NMM foram vivenciadas por 76% desses profissionais, 56% tiveram sentimentos positivos frente a assistência desenvolvida. Os voluntários possuem vivência sobre NMM decorrente da prática profissional. No entanto, é preciso educação continuada, aumentar produção científica e exploração da temática na matriz curricular da pós-graduação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Silveira, Mônica Silva, Ricardo Queiroz Gurgel, Íkaro Daniel de Carvalho Barreto et Leda Maria Delmondes Freitas Trindade. « A depressão pós-parto em mulheres que sobreviveram à morbidade materna grave ». Cadernos Saúde Coletiva 26, no 4 (décembre 2018) : 378–83. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201800040020.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Introdução A morbidade materna grave é cada vez mais conhecida como um indicador útil de segurança e de qualidade do cuidado materno e pode afetar a saúde mental da mãe. Objetivo Avaliar a relação entre a morbidade materna grave (near miss) e os sintomas da depressão pós-parto. Método Estudo descritivo de coorte prospectivo. A amostra foi constituída por 549 mulheres puérperas em duas maternidades públicas do Estado de Sergipe. Foi aplicada a Edinburgh Postnatal Depression Scale (EPDS) para identificar os sintomas de depressão no pós-natal. Para a análise estatística, aplicaram-se os testes do Qui-quadrado, de U-Mann-Whitney e o coeficiente de correlação de postos de Spearman, e considerou-se o nível de significância de α ≤ 0,05%. Resultados 156 (56%) das mães expostas à MMG/NM e 45 (17%) das não expostas revelaram forte associação com depressão pós-parto e maior chance (ORC: 24,0; IC95%: 7,23-79,7) de desenvolvê-la. Conclusão A MMG/NM tem impacto negativo na saúde mental da mulher e eleva a sua vulnerabilidade para a doença mental. É fundamental para a qualidade da assistência materno-infantil a implantação de políticas públicas que assegurem prevenção e estratégias de enfrentamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Gaibor Santos, Deborah, Sofía Erazo Arregui et Luis Ramos Castro. « Prevalencia de “Near Miss” en el hospital regional Teodoro Maldonado Carbo ». Medicina 21, no 3 (27 août 2020) : 123–28. http://dx.doi.org/10.23878/medicina.v20i4.674.

Texte intégral
Résumé :
Introducción: la morbilidad materna extrema, definida como una complicación obstétrica severa que requiere intervención médica urgente, destinados a prevenir la muerte materna durante el embarazo, parto o después del parto. Los criterios de "Near Miss" son indicadores de resultados y proporcionan una visión global de la actuación dentro de las instalaciones de un servicio de salud y la capacidad del sistema de salud para evitar retrasos en el acceso a la atención institucional. Objetivo: evaluar la prevalencia en el HRTMC de junio del 2012 a junio del 2014, que tiene como propósito brindar datos estadísticos primarios y específicos, lo que permite un acercamiento directo ayudar a prevenir y/o reducir el problema. Metodología: se analizaron un total de 6379 expedientes clínicos de pacientes ingresadas por cualquier causa obstétrica en el HRTMC, de los cuales sólo 55 cumplieron con los criterios de inclusión. Se analizaron las variables cualitativas y cuantitativas para la prevalencia. Resultados: de los 55 casos registrados de Near Miss en HRTMC, se determinó que la prevalencia es del 0.9%, que el grupo etario con más casos fue entre los 30-39 años, la causa más frecuente fueron las convulsiones. Durante el tercer trimestre de gestación se presentaron el 55% de los casos y del total de los casos el 36% ingreso a UCI y solo 3 pacientes (5.5%) fallecieron. Conclusión: el desarrollo de datos estadísticos específicos y primarios, nos permiten comprender las fallas del sistema de salud en lo referente a la atención obstétrica y aplicar un régimen de vigilancia de la morbilidad materna extrema o "Near Miss". Dirigirá hacia los augurios y medidas terapéuticas más precisas e intervenir en forma oportuna y precisa
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Souza, João Paulo Dias de, José Guilherme Cecatti et Mary Angela Parpinelli. « Fatores associados à gravidade da morbidade materna na caracterização do near miss ». Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia 27, no 4 (avril 2005) : 197–203. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-72032005000400006.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Veras Morais Brilhante, Aline, Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, July Grassiely de Oliveira Branco, Amanda Lopes de Castro, Amanda Vale Catunda, Sarah Barroso Ribeiro, Têmis de Castro Dias et Ana Clara Machado Pinheiro Lima. « Near Miss materno como indicador de atenção à saúde : uma revisão integrativa ». Revista Brasileira em Promoção da Saúde 30, no 4 (6 décembre 2017) : 1–9. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2017.6121.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Belalcázar Sánchez, Yajaira Monserrath. « Complicaciones maternas agudas graves (near miss) en el servicio de obstetricia del Hospital General Docente Ambato, período febrero-octubre 2019 ». Mediciencias UTA 4, no 2 (7 avril 2020) : 115. http://dx.doi.org/10.31243/mdc.uta.v4i2.293.2020.

Texte intégral
Résumé :
Introducción: La OMS establece el término NEAR MISS o complicación materna aguda grave para referirse a aquellas mujeres que estuvieron a punto de morir, pero sobrevivieron a una complicación severa del embarazo, parto o puerperio hasta 42 días. Objetivo: Evaluar la incidencia de casos de complicaciones maternas agudas graves en el Servicio de Ginecología y Obstetricia del Hospital General Docente Ambato en el período febrero-octubre de 2019. Material y Métodos: Se realizó un estudio Observacional Descriptivo Transversal, la población estuvo integrada por todas las pacientes hospitalizadas en el Servicio de Ginecología y Obstetricia del Hospital General Docente Ambato, que cursaron embarazo, parto y/o puerperio en el periodo comprendido desde el 1 de febrero de 2019 hasta 31 de octubre de 2019. Resultados: Se identificaron 33 casos como NEAR MISS y 1 muerte materna en el hospital General Docente Ambato en el período febrero-octubre 2019, la razón de complicaciones Maternas Agudas Graves fue de 1,4 por cada 100 000 nacidos vivos, la Razón de Morbilidad Materna Severa fue de 33 y el Índice de Mortalidad Materna fue del 2,94%. De acuerdo a la clasificación de la OMS para Near Miss los criterios clínicos que se presentaron con mayor frecuencia entre las pacientes fueron: shock, taquipnea, bradipnea y convulsiones; dentro de los criterios de laboratorio estuvieron contaje de plaquetas menor a 50000, y PO2 <90% >1 hora y en cuanto al manejo se observó pacientes que requirieron uso de vasoactivos, intubación, administración de más de 3 volúmenes de hemoderivados, ingreso a UCI por más de 7 días y realización de histerectomía. Conclusión: La identificación de las principales causas de morbilidad materna aguda grave en cada servicio de obstetricia permite la preparación del personal para el manejo y resolución de emergencias obstétricas basados en estrategias de salud, guías y protocolos específicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Sousa, Maria Helena de, José Guilherme Cecatti, Ellen Hardy et Suzanne Jacob Serruya. « Relacionamento probabilístico de registros : uma aplicação na área de morbidade materna grave (near miss) e mortalidade materna ». Cadernos de Saúde Pública 24, no 3 (mars 2008) : 653–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000300019.

Texte intégral
Résumé :
Apresentar uma experiência de relacionamento do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), e do SIH com ele próprio, aplicados na área de morbidade materna grave (near miss) e mortalidade materna. Trata-se de um estudo empírico, utilizando-se dados brasileiros das capitais de estados e do Distrito Federal em 2002. Para os dois relacionamentos, aplicados separadamente em cada uma das capitais, estabeleceu-se estratégia de blocagem em três passos simples, bem como a de múltiplos passos relacionados, e duas de revisão manual. Do total de pares verdadeiros dos dois relacionamentos, menos de 8% não puderam ser localizados pelos passos simples, enquanto que a estratégia de múltiplos passos deixou de localizar apenas 0,7%. Foi possível explorar o assunto de mortalidade e morbidade materna grave nos bancos de dados. O número de pares formados e revisados sob a estratégia de múltiplos passos foi inferior à soma dos pares nos três passos simples e, além disso, menos pares foram perdidos. Porém, para o relacionamento do SIH com ele próprio, sugerem-se as duas estratégias.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Souza, Maria Aparecida Cardoso De, Tházio Henrique Soares Cardoso De Souza et Ana Katherine Da Silveira Gonçalves. « Fatores determinantes do near miss materno em uma unidade de terapia intensiva obstétrica ». Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia 37, no 11 (novembre 2015) : 498–504. http://dx.doi.org/10.1590/so100-720320150005286.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Guevara-Ríos, Enrique. « Estado actual de la morbilidad materna extrema en el Perú ». Revista Peruana de Investigación Materno Perinatal 5, no 1 (17 octobre 2019) : 7–8. http://dx.doi.org/10.33421/inmp.2016156.

Texte intégral
Résumé :
La mortalidad materna ha disminuido en el Perú a una razón de 68 x 100,000 nacidos vivos1 lo cual significa un gran avance en la mejora de la salud materna en el país. Sin embargo debajo de la mortalidad materna hay una amplia base de casos de “Morbilidad Materna Extrema” (MME) la cual permanece aún sin describir y que pueden ser usados para la evaluación y mejoramiento de los servicios de salud materna. Según la Organización Mundial de la Salud, una mujer que sobrevivió, pero casi murió de una complicación que ha ocurrido durante el embarazo, el parto o dentro de los 42 días siguientes a la terminación del embarazo es un near miss materno2. Según la Federación Latino Americana de Sociedades de Obstetricia y Ginecología, la MME es una complicación grave que ocurre durante el embarazo, parto y puerperio, que pone en riesgo la vida de la mujer y requiere de una atención inmediata con el fin de evitar la muerte3. Estos casos, son mujeres que sobrevivieron a una grave condición de salud durante el embarazo, el parto o posparto se consideran casos “near miss”(casi perdidos). Este concepto es cada vez más de interés para la comunidad científica y los directores de los programas de atención de salud en el ámbito de la salud materna. Los casos de MME se presentan en un mayor número que los casos de muerte, permitiendo conclusiones más validas acerca de los factores de riesgo y de la calidad de la atención. Las lecciones aprendidas del manejo de los casos que sobrevivieron pueden ser usadas para evitar nuevos casos de muerte materna. Estas lecciones pueden ser menos amenazantes para los proveedores de salud que las derivadas de los análisis de la muerte materna. Se puede realizar la entrevista con la fuente primaria de información: “la gestante sobreviviente”. La identificación de los casos con MME permite la construcción de nuevos indicadores que facilitan la auditoria de la calidad por resultados. La vigilancia epidemiológica de la MME, es una de las estrategias del marco estratégico regional para la reducción de la razón de mortalidad materna. Varios términos son usados para describir y definir la entidad. La identificación de estos casos es especialmente compleja: Near-miss, Morbilidad obstétrica severa, Complicación que amenaza la vida y Morbilidad materna severa aguda.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Franco-Yáñez, C. E., et J. A. Hernández-Pacheco. « Monitoreo de morbilidad materna extrema (near miss) como compromiso internacional para complementar la calidad de la atención en salud materna ». Perinatología y Reproducción Humana 30, no 1 (janvier 2016) : 31–38. http://dx.doi.org/10.1016/j.rprh.2016.03.004.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Reis, Lais Cristina Noleto dos, José Arimatea dos Santos Junior, João de Deus Valadares Neto et Lorena Citó Lopes Resende Santana. « Aspectos clínicos, epidemiológicos e obstétricos do near miss materno em uma maternidade de referência do Nordeste Brasileiro ». Research, Society and Development 11, no 5 (4 avril 2022) : e21811528078. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28078.

Texte intégral
Résumé :
O near miss materno pode ser definido como uma mulher que quase morreu, mas sobreviveu a uma complicação ocorrida durante a gravidez, parto ou puerpério, por assistência prestada ou ao acaso. O objetivo deste estudo analítico, documental e quantitativo foi avaliar o perfil clínico epidemiológico e obstétrico do near miss materno das pacientes internadas de maio a dezembro de 2019 em leitos de terapia intensiva de uma maternidade de referência do Nordeste brasileiro que apresentaram pelo menos um dos critérios diagnósticos. Para a análise estatística foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences versão 25. O total de casos foi de 77; destes, 36 estavam associados à eclâmpsia. A faixa etária predominante foi de 20 a 25 anos; 41,6% eram solteiras; 63,6% possuíam Ensino Médio completo; 85,7% foram submetidas à cesariana; 81,8% estiveram internadas durante o puerpério; e 68,8% delas não possuíam doenças preexistentes/condições obstétricas associadas. Placenta prévia e doença hipertensiva estiveram mais associadas aos casos. A convulsão não controlada foi o critério clínico mais frequente; a trombocitopenia aguda, o laboratorial; e a histerectomia, o de manejo. Assim, torna-se necessário realizar frequentes análises sobre a população obstétrica atendida em um sistema de saúde e a sua trajetória em busca do atendimento, objetivando avaliar a qualidade da assistência prestada, visto que a eclâmpsia e as complicações hemorrágicas foram as ocorrências mais frequentes entre os casos de e estas são condições evitáveis, com detecção de fatores de risco ainda no pré-natal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Ghazivakili, Zohreh, Razieh Lotfi, Kourosh Kabir, Roohangiz Norouzi nia et Masoumeh Rajabi Naeeni. « Maternal near miss approach to evaluate quality of care in Alborz province, Iran ». Midwifery 41 (octobre 2016) : 118–24. http://dx.doi.org/10.1016/j.midw.2016.08.009.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Geleto, Ayele, Catherine Chojenta, Tefera Taddele et Deborah Loxton. « Incidence of maternal near miss among women in labour admitted to hospitals in Ethiopia ». Midwifery 82 (mars 2020) : 102597. http://dx.doi.org/10.1016/j.midw.2019.102597.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Cantalice, Anajás da Silva Cardoso, Karlla Kellyane Alves Carvalho et Lucian Batista De Oliveira. « Incidência de near miss neonatal em uma maternidade de médio porte do Nordeste Brasileiro ». Medicina (Ribeirao Preto Online) 53, no 1 (27 avril 2020) : 1–7. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v53i1p1-7.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Verificar a incidência de near miss neonatal (NMN), indicador de “quase morte” por complicações pré ou pós-natais, em uma maternidade de médio porte no Nordeste brasileiro. Modelo do estudo: Coorte retrospectiva, com abordagem indutiva e procedimentos descritivos. Metodologia: Analisou-se prontuários de nascidos no mês de janeiro de 2016, identificando-se os casos de NMN conforme os seguintes critérios: idade gestacional < 32 semanas, recém-nascido (RN) que necessitou de manobra de reanimação ou deprimido, peso ao nascimento < 1500 g, necessidade de cuidados em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), necessidade de ventilação mecânica, escore de Apgar no 1º e 5º minutos < 7. Para verificar a associação entre as variáveis maternas e o diagnóstico de NMN, foi utilizado o teste t de Student. Resultados: Foram avaliados 120 RN. Dentre eles, 26 nascidos de parto normal e 94 de parto cesáreo. A média de idade materna foi de 26,61 (±7,9). A maioria das genitoras apresentava doenças cardiovasculares (71,7%) e 70,8% pré-natal com número de consultas inferior a sete. Identificou-se uma incidência de 30% de NMN, sendo a maioria do sexo masculino (55%). A taxa de internação na UTIN foi de 17,5%. O menor número de filhos vivos e médias superiores de partos cesáreos apresentaram associação significativa (p < 0,05) com o NMN. Conclusão: O indicador de NMN apresentou uma elevada incidência, mesmo em hospital de referência para gestação de alto risco, sendo um método de grande relevância para avaliação e prevenção de morbidades graves do RN.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Rouzi, Abdulrahim A., et Mohammed Sulaimani. « Damage-Control Surgery for Maternal Near-Miss Cases of Placenta Previa and Placenta Accreta Spectrum ». International Journal of Women's Health Volume 13 (novembre 2021) : 1161–65. http://dx.doi.org/10.2147/ijwh.s334743.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Alemu, Fekadu Mazengia, Martina Fuchs, Taban Martin Vitale et Mergani Abdalla Mohamed Salih. « Severe maternal morbidity (near-miss) and its correlates in the world’s newest nation : South Sudan ». International Journal of Women's Health Volume 11 (mars 2019) : 177–90. http://dx.doi.org/10.2147/ijwh.s160022.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Nakamura-Pereira, Marcos, Wallace Mendes-Silva, Marcos Augusto Bastos Dias, Michael E. Reichenheim et Gustavo Lobato. « Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS) : uma avaliação do seu desempenho para a identificação do near miss materno ». Cadernos de Saúde Pública 29, no 7 (juillet 2013) : 1333–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2013001100008.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Leão, Marcelo Moreira Arêa, et Jose Arimateia dos Santos Junior. « Avaliação da morbimortalidade materna na síndrome HELLP em uma maternidade de referência do Piauí ». Research, Society and Development 11, no 7 (17 mai 2022) : e11211729791. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29791.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A Síndrome HELLP na gestação é caracterizada por hemólise, alteração das enzimas hepáticas e plaquetopenia, pondo em risco, gestante e feto. Objetivo: Analisar a morbimortalidade materna por Síndrome HELLP em um hospital de referência do Piauí. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido por meio de análise retrospectiva dos prontuários de gestantes e puérperas de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de maternidade pública de referência na cidade de Teresina, Piauí, com diagnóstico de Síndrome HELLP, no intervalo de janeiro de 2016 a dezembro de 2018. O estudo incluiu a quantificação da via de parto mais utilizada para interrupção da gestação e o número de pacientes em que ocorreram interrupções da gravidez, dados registrados em Microsoft Excel®. Foram calculadas estatísticas descritivas: média, desvio padrão, mínimo e máximo, para as variáveis quantitativas; e frequências, para as variáveis qualitativas. Na análise inferencial, os testes de Kolmogorov-Smirnov e t de Student foram utilizados para verificação da normalidade e comparação entre os grupos, respectivamente, ademais, para variáveis independentes qualitativas, foi realizado Qui-Quadrado de Pearson. Resultados: De um total de 68, 45,6% (31) das mulheres apresentaram, no mínimo, uma complicação materna. Foram Identificados 6 (8,8%) óbitos maternos. As complicações mais prevalentes foram insuficiência respiratória aguda 10 (14,7%), insuficiência renal aguda 10 (14,7%), infecção 10 (14,7%), descolamento prematuro de placenta 9 (13,2%), distúrbios de coagulação 7 (10,3%) e 14(20,6%) apresentaram aspectos de near miss. Conclusão: A morbidade das gestantes e puérperas internadas na UTI da referida maternidade, com diagnóstico de síndrome HELLP foi alta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Tura, Abera Kenay, Sicco Scherjon, Jelle Stekelenburg, Jos van Roosmalen, Thomas van den Akker et Joost Zwart. « Severe Hypertensive Disorders of Pregnancy in Eastern Ethiopia : Comparing the Original WHO and Adapted sub-Saharan African Maternal Near-Miss Criteria ». International Journal of Women's Health Volume 12 (avril 2020) : 255–63. http://dx.doi.org/10.2147/ijwh.s240355.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

T., Heera Shenoy, Sheela Shenoy T. et Remash Krishnan. « Analysing maternal determinants and characteristics of obstetric referrals at a tertiary care centre in Kerala, India ». International Journal Of Community Medicine And Public Health 6, no 12 (27 novembre 2019) : 5321. http://dx.doi.org/10.18203/2394-6040.ijcmph20195492.

Texte intégral
Résumé :
Background: Timely and prompt referral of high risk pregnancies is an integral part of emergency obstetric care and is one of the effective strategies to avoid adverse pregnancy outcomes. This study aims to assess the maternal determinants and characteristics of obstetric referrals to Travancore Medical College and Hospital.Methods: This observational study reviewed 124 obstetric referrals over 3 years. Maternal risk factors and sources of referral were looked into. Distance travelled, referral-arrival interval, mode of transport, gestational age at referral, medical co-morbidities necessitating emergency/elective transfers to this tertiary centre have been analysed.Results: Referral rate was 7.03%. Mean age was 26. Primipara and multipara went hand in hand. 95% were graduates. Materno-fetal (58%) contributed the bulk of obstetric referrals. 83.1% were from private hospitals and 64 were in-labour referrals. 71.6% had referral arrival distance of <15 kms. Mode of transport used by the referred patients was by ambulances (73.9%). Around 48% of our population had GA of 33-36.6 weeks. 73% had emergency decision among which caesarean was 83%. Anaemia (34%), HDP (30.5%), GDM (14.2%) and hypothyroidism (17.7%) were medical co-morbidities necessitating referrals. There was 1 maternal death and 4 near miss mortality cases. Mean hospital stay in private sector referrals was 10.17 days and it was 7.62 days in government referrals.Conclusions: Timely referrals with detailed referral slips imparting information regarding treatment received at the referring hospital has helped in early and optimal intervention in the study.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Ruiz, Mariana Torreglosa, et Anneliese Domingues Wysocki. « Meta do milênio para a mortalidade materna : onde vamos chegar ? » Enfermagem Brasil 15, no 3 (27 octobre 2016) : 114. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v15i3.175.

Texte intégral
Résumé :
Os objetivos do milênio para resolução dos principais problemas da humanidade foram estabelecidos no ano 2000, por meio de pactuações entre os países, mediadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) [1]. Dentre as chamadas “Metas de Desenvolvimento do Milênio”, a quinta refere-se a “melhorar a saúde das gestantes, tendo como objetivo reduzir a taxa de mortalidade materna” [1]. As mortes maternas possuem relação direta ou indireta com a gravidez, ocorrem no período entre a gestação e até um ano após seu desfecho [2], têm apresentado tendência decrescente no Brasil, com queda de 47% no total de óbitos (de 543 mil em 1990 para 287 mil óbitos em 2010). Embora o progresso seja notável, a taxa de declínio anual ainda está aquém da ideal, uma vez que atingiu menos que a metade dos 75% de redução da mortalidade almejada para o período de 1990 a 2015. Para isso, seria necessário um declínio anual de 5,5% das mortes maternas, superior aos 3,1% alcançados até então [3]. Assim, em dezembro deste ano, quando a meta será reavaliada e novas serão traçadas por meio da elaboração do segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), formalizar-se-á insuficientemente o impacto das ações realizadas pelo Brasil e demais nações para o alcance destes valores de redução esperados. Atualmente, encarar tal situação vai além de subentender a necessidade de incrementar avanços tecnológicos da área biomédica. Tal perspectiva evoca também reflexões sobre a violação e violência aos diretos humanos das mulheres, surgindo então inquietações práticas de onde estamos e quais ações são necessárias modificar para melhorar este panorama de mortalidade materna. Ao se analisar dados do Datasus (Sistema de Informações do Sistema Único de Saúde), verifica-se que entre 1996 e 2012 (período disponível para consulta pública) houve 28.713 óbitos maternos com predomínio de mortes obstétricas diretas de mulheres pardas, solteiras, com idade entre 20 e 29 anos, baixa escolaridade e cujas causas dos óbitos foram síndromes hipertensivas, doenças pré-existentes agravadas pela gestação, parto e/ou puerpério e hemorragias. Neste tocante, vale apenas lembrar que as fontes destes dados são secundárias e, por isso, sujeita a fragilidades relacionadas ao fluxo informacional, à completude e validade, levando-nos a pressupor a existência de informações sujeitas a omissões e falta de diligência estatal. Apesar de não ter atingido a Meta do Milênio, a assistência obstétrica brasileira tem conseguido alguns avanços, evidenciada por índices relacionados ao pré-natal - 99% de gestantes que passam por pelo menos uma consulta pré-natal e 73% que realizam seis ou mais consultas (conforme preconizado como ideal pelo Ministério da Saúde) [4], o que, entretanto, não foram suficientes para impedir que causas evitáveis e preveníveis aos óbitos maternos ocorressem, revelando-se deficiências qualitativas do atendimento pré e pós-natal [5]. Com isso, saltos grandiosos são necessários ao Brasil e suas diversas regiões no que se refere à assistência ao ciclo gravídico-puerperal para alcançar a redução da mortalidade materna. Assim, interferências nos aspectos institucionais e sociais que promovam o empoderamento destas mulheres fazem-se necessários. Prover maior acessibilidade geográfica, econômica e organizacional aos serviços de saúde, fortalecer estratégias de vigilância ativa das morbidades maternas graves (near miss) como ferramentas eficazes para detecção de casos graves e prevenção de óbitos [5] e institucionalizar capacitações adequadas aos profissionais de saúde que promovem assistência às mulheres como forma de evitar ações decorrentes de negligência, imperícia ou imprudência devem fazer parte das estratégias para alcance das metas preconizadas. Nesta realidade repleta de indagações, na qual a prevenção é o objetivo crucial, o enfermeiro possui papel essencial sejam seus esforços voltados à assistência, administração, ensino, pesquisa ou participação política. Refletir sobre tal problemática e promover intervenções voltadas à preservação da vida é defender o direito à saúde, objeto e razão pela qual a essência do cuidado faz sentido.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Diniz, Carmen Simone Grilo, Luís Eduardo Batista, Suzana Kalckmann, Arthur O. C. Schlithz, Marcel Reis Queiroz et Priscila Cavalcanti de Albuquerque Carvalho. « Desigualdades sociodemográficas e na assistência à maternidade entre puérperas no Sudeste do Brasil segundo cor da pele : dados do inquérito nacional Nascer no Brasil (2011-2012) ». Saúde e Sociedade 25, no 3 (septembre 2016) : 561–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-129020162647.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Historicamente, no Brasil, os indicadores de saúde de mães e bebês segundo cor da pele mostram quadro desfavorável às negras (pretas e pardas). Na última década, a redução das disparidades de renda e escolaridade, assim como a universalização da assistência à saúde, podem ter alterado esse quadro, em alguma medida. O objetivo deste artigo foi analisar as mudanças nas desigualdades sociodemográficas e na assistência à maternidade no Sudeste do Brasil, segundo raça/cor, na última década. Utilizamos dados do inquérito nacional Nascer no Brasil (2011-2012). Análise estatística descritiva foi realizada para a caracterização sociodemográfica, do acesso à assistência pré-natal, antecedentes clínicos e obstétricos, e características da assistência ao parto. Encontramos diferenças desfavoráveis às pretas e pardas quanto à escolaridade, renda e ao trabalho remunerado; as brancas tinham mais planos de saúde privados e maior idade. As pretas e pardas tiveram menor número de consultas, menos ultrassonografias, mais cuidado pré-natal considerado inadequado, maior paridade e mais síndromes hipertensivas. No parto, tiveram menos acompanhantes, mais partos vaginais, embora a cesárea tenha dobrado entre as negras, que com mais frequência entraram em trabalho de parto e tiveram filhos nascidos de termo pleno. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto à situação conjugal, intercorrências da gestação, diabetes mellitus, anemias, sífilis, HIV, peregrinação para o parto, near miss materno ou neonatal e na maioria das intervenções no parto vaginal. Ainda que importantes disparidades persistam, houve alguma redução das diferenças sociodemográficas e um aumento do acesso, tanto a intervenções adequadas quanto às desnecessárias e potencialmente danosas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie