Littérature scientifique sur le sujet « Matrifocalidad »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Matrifocalidad ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Matrifocalidad"

1

Pereira, Rodrigo Da Rosa. « Representações da afetividade na literatura afro-brasileira de autoria feminina contemporânea ». Letras, no 57 (28 novembre 2018) : 137. http://dx.doi.org/10.5902/2176148531669.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho busca investigar diferentes representações das afetividades na literatura afro-brasileira de autoria feminina contemporânea. Para tanto, tomamos por base alguns contos publicados na série literária Cadernos Negros. As noções de sororidade e matrifocalidade, bem como da espiritualidade afrodescendente colocam-se relevantes para compreendermos as relações de solidariedade e cooperação que se estabelecem nas narrativas em questão. Por outro lado, também verificam-se relações de vulnerabilidade afetivas, vistas como consequências negativas intimamente ligadas ao distanciamento da tradição afrodescendente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Do Sacramento, Octavio José Rio. « Hombre hace hijo y “no está ni ahí” : género, paternidad y protección social en el noreste brasileño ». Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 5, no 1 (6 janvier 2017) : 06. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v5i1.1907.

Texte intégral
Résumé :
Considerando de forma articulada o gênero, a conjugalidade, a parentalidade e as políticas de proteção social, o estudo visa compreender como os quotidianos de vida de mulheres de classes populares do bairro de Ponta Negra, em Natal-RN, são permeados por uma série cumulativa de constrangimentos e responsabilidades. Recolhidos no âmbito de um trabalho de campo etnográfico, sobretudo por via da observação participante e de entrevistas semidirigidas, os elementos empíricos mostram que os valores de gênero dominantes e sua matrifocalidade decorrente obrigam muitas mulheres a assumir, quase que em exclusivo, o papel de provimento econômico, educacional e afetivo dos filhos, gerando situações de vulnerabilidade que exigem dispositivos de proteção social, os quais, paradoxalmente, tendem a causar ainda mais encargos e a reforçar assimetrias de gênero.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Isaia, Artur Cesar, Zilá Bernd et Marcelo Luis Henriques Silveira. « Um Exu para chamar de meu : narrativas do percurso religioso de Pai Paulinho de Odé ». Revista NUPEM 14, no 32 (30 mai 2022) : 237–47. http://dx.doi.org/10.33871/nupem.2022.14.32.237-247.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo está inserido no campo de estudos sobre memória e religiosidade afro-brasileira. O objeto empírico de pesquisa trata do percurso religioso de Pai Paulinho de Odé na Umbanda, dirigente espiritual do Terreiro “Ilê de Odé Tolobum Beociomi”, de Canoas, Rio Grande do Sul. A partir das entrevistas com Pai Paulinho, analisamos suas vivências relacionadas à religião e dialogamos com a bibliografia que serve como suporte teórico-metodológico. A pesquisa tem viés qualitativo e as entrevistas seguiram o protocolo metodológico utilizado em estudos relacionados à História Oral. Abordamos a história de vida de Pai Paulinho: seu nascimento; sua infância, convivendo no Terreiro; a primeira vez que recebeu uma entidade espiritual; e a importância que o sonho teve sobre sua permanência na religião. Concluímos pela extrema centralidade e presença estruturante do Exu e da matrifocalidade das experiências familiares e religiosas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Malomalo, Bas'Ilele, et Lúcia de Toledo França Bueno. « Embates ontológicos e epistemológicos com mulheres amefricanas : autonomia e independência em uma economia “informalizada” ». ODEERE 7, no 1 (2 mai 2022) : 107–25. http://dx.doi.org/10.22481/odeere.v7i1.10494.

Texte intégral
Résumé :
O notável lugar de destaque e o papel central das mulheres nas sociedades africanas pré-coloniais tem sido inferiorizado em empreendimentos coloniais de devastação dos modos de ser africano, com desdobramentos particulares sobre as mulheres em função da instrusão da hierarquia de gênero e da consequente generificação do trabalho. A descaracterização e criminalização das organizações socioeconômicas autóctones, matrifocalizadas, expressa-se pela nomenclatura de “economias informais”. À vista disso, o presente artigo teórico-empírico tem como objetivo articular como a categoria “matriarcado” se aplica à lógica de organização socioeconômica reinventada na contemporaneidade, produzindo autonomia e independência de mulheres. Iniciamos com o embate ontológico e epistemológico que incita a resiliência das estruturas familiares e econômicas matriarcais nas Améfricas. Em seguida, na etapa empírica, constatamos as manifestações da matrifocalidade partir de relatos de lideranças de organizações econômicas e religiosas de matriz africana. Tais tecnologias econômicas matricentradas representam fonte de geração de vida individual e coletiva e – sobretudo – a capacidade de reinvenção dos princípios do matriarcado nas Améfricas contemporâneas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

De Oliveira, Fernanda Chamarelli. « O MATRIARCADO E O LUGAR SOCIAL DA MULHER EM ÁFRICA : Uma abordagem afrocentrada a partir de intelectuais africanos ». ODEERE 3, no 6 (30 décembre 2018) : 316. http://dx.doi.org/10.22481/odeere.v3i6.4424.

Texte intégral
Résumé :
O artigo pretende realizar um debate sobre os fatores sociais, culturais e históricos presentes nas sociedades africanas pré-coloniais que contribuíram para sua forma de organização matrilinear. Partindo da análise das obras de três autores africanos, sendo eles Cheik Anta Diop, Ifi Amadiume e Oyeronke Oyewumi, assim como realizando a partir da produção destes um debate historiográfico centrado na compreensão dos fatores presentes na organização social que conferiam um elevado status social e político às mulheres e o papel por elas exercido nas sociedades matrilineares africanas. Através da proposta deste debate, buscaremos compreender como as categorias de gênero e mulher estão presentes nestes discursos e as questões relacionadas ao uso de conceitos ocidentais em realidades diferentes, como no caso das sociedades africanas. Para levantar tais questionamentos, utilizaremos uma perspectiva afrocentrada, a fim de buscar análises e interpretações que visem demonstrar a centralidade do africano como sujeito de sua história e cultura. Palavras-chave: Mulher; Gênero; Matrilinearidade; Matrifocalidade; Afrocentrismo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Sendón, Pablo Federico, et Viviana Manríquez. « Genealogía de un pueblo fantasma : parentesco, matrifocalidad y adopción en Ayquina-Turi ». Kinship 1, no 1 (1 janvier 2021). http://dx.doi.org/10.5070/k71148996.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Paiva, Jaqueline Teixeira, et Anamaria Silva Neves. « A mulher, a matrifocalidade e a violência : a escuta “transformativa” de Clarice ». Cadernos Pagu, no 64 (2022). http://dx.doi.org/10.1590/18094449202200640002.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Este artigo versa sobre a escuta interdisciplinar de Clarice, uma mulher – na sua condição de sujeito de direitos, de desejo e do laço social que vivencia a matrifocalidade atravessada pela violência. O percurso da pesquisa se desenvolveu sob o alicerce teórico da Teoria Social Crítica – na perspectiva do Serviço Social e da produção do sujeito – na interlocução com as premissas psicanalíticas. A organização do referencial teórico se pautou na narrativa interdisciplinar, que versou sobre o lócus institucional, nascedouro das angústias mobilizadoras da pesquisa, seguido da leitura crítica, histórica e social da mulher na sociedade, frente às transformações societárias e suas ressonâncias nos arranjos familiares. O método privilegiou a escuta sob a guisa psicanalítica, por meio de entrevista livre gravada e posteriormente transcrita, cujo acesso se deu por meio de uma instituição especializada, onde Clarice era assistida. A análise apontou para a relevância da escuta da subjetividade, em posição indispensável, articulada às intervenções sociais na rede de cuidado, proteção e garantia de direitos. Por fim, encontrou-se na escuta transformativa a potência de reinvenção do sujeito, articulada à primordial reafirmação de direitos desse segmento societário, fomentada na liberdade e justiça social, fazendo-se um encontro sensível e ousado, como possibilidade de fortalecimento do enfrentamento aos retrocessos degradantes no campo social contemporâneo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Vaz de Macedo, Bernardo. « O Trabalho tal como aparece nas experiências de sujeitos no quilombo Córrego do Narciso do Meio, Vale do Jequitinhonha (MG) ». História Oral 23, no 2 (23 décembre 2020). http://dx.doi.org/10.51880/ho.v23i2.1050.

Texte intégral
Résumé :
O texto apresenta como o trabalho aparece no quilombo Córrego Narciso, no Vale do Jequitinhonha. Combinando história oral com o percurso por lugares de memória e a análise de desenhos e situações etnográficas, argumenta-se por um descentramento analí­tico do trabalho migrante e camponês na experiência cotidiana de moradoras/es. Dimensões como raça, gênero (valores diferenciais na força de trabalho), matrifocalidade, experiência, tempo, alimento e inventividade são pensadas em uma imbricação ou articulação com a atividade produtivo-laboral, situada esta como um dos componentes de uma experiência viva e múltipla que a ultrapassa extensamente. As modalidades de trabalho camponês - doméstico, cuidado, cozinha, roça, busca de água, produção de farinha, fumo, sabão, rapadura e telhas de barro e o des-re-fazer de cômodos de uma casa - são apreendidas como uma complementaridade entre trabalho (produção) e vida (reprodução) e como momentos de um devaneio coletivo, que conferem sentido ao fazer.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Dalmaso, Flávia Freire. « Mutualidades e casas : configurações entre o Brasil e o Haiti ». Mana 27, no 2 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442021v27n2a553.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Tomando como ponto de partida o projeto comparativo entre o Caribe e o Brasil, originalmente idealizado por Louis Herns Marcelin (1996), o artigo se articula em torno de dois eixos de reflexão. Primeiramente, busco estabelecer um diálogo entre a obra deste autor e algumas questões centrais nas etnografias sobre o Haiti e o Caribe, como a conjugalidade e a matrifocalidade. Procuro mostrar como o trabalho de Marcelin sobre parentesco e domesticidade entre as famílias das chamadas “classes populares” do Recôncavo Baiano é inovador não só porque coloca a casa no centro de suas análises, mas também por elaborar a noção de “configurações de casas”, atentando para sua dimensão relacional, assim como para a daqueles que as habitam. Num segundo momento, chamo a atenção para uma série de caminhos que as discussões presentes na tese do autor permitem explorar para além da casa: temas relativos ao sangue, à violência e à mobilidade das pessoas. Finalmente, o texto registra meu interesse atual e particular a respeito das relações entre casas (em sua acepção mais abrangente que compreende os lugares onde se vive ou de onde se é originário) e pessoas, assim como quanto ao potencial do sangue como veículo portador e transmissor de parentesco e de atributos morais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Matrifocalidad"

1

Santos, Tomazia Maria Santana de Azevedo. « O poder dos homens na cidade das mulheres ». http://www.posafro.ufba.br/_ARQ/dissertacao_tomazia_santos.pdf, 2009. http://www.posafro.ufba.br/_ARQ/dissertacao_tomazia_santos.pdf.

Texte intégral
Résumé :
159f.
Submitted by Suelen Reis (suelen_suzane@hotmail.com) on 2013-02-25T14:14:23Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_tomazia_santos.pdf: 2744013 bytes, checksum: f82d773ad27822232eda4995e4b4f9e5 (MD5)
Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2013-02-25T15:58:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_tomazia_santos.pdf: 2744013 bytes, checksum: f82d773ad27822232eda4995e4b4f9e5 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-02-25T15:58:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_tomazia_santos.pdf: 2744013 bytes, checksum: f82d773ad27822232eda4995e4b4f9e5 (MD5) Previous issue date: 2009
O presente trabalho se propõe a estudar a presença dos homens em um terreiro - o Axé Opô Afonjá - marcado pela matrifocalidade, onde desponta como a autoridade maior a Ialorixá. Contudo, apesar da hegemonia feminina, isso não impede a participação dos homens na dinâmica da Casa, assim como na estrutura de poder. De um ponto de vista histórico, fica demonstrado que não existe candomblé sem a presença masculina e a sua participação indica que, eles, sobretudo os detentores de cargo, as lideranças masculinas, são uma marca da solidariedade e irmandade do grupo, mas também fonte de tensão e disputas. O que este trabalho vai demonstrar será, desde a forma como se transformam em lideranças até o modo como se constituem em facções, interferindo inclusive nas sucessões. Enfim, eles são irmãos de homens e mulheres, mas, sempre uma "metade também perigosa".
Salvador
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Souza, Claudete Alves da Silva. « A solidão da mulher negra : sua subjetividade e seu preterimento pelo homem negro na cidade de São Paulo ». Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. http://tede2.pucsp.br/handle/handle/2796.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-04-25T20:22:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudete Alves da Silva Souza.pdf: 976362 bytes, checksum: 18921bffb5b4f4643ad566f4de111980 (MD5) Previous issue date: 2008-05-29
This work has as an aim to tackle the loneliness of the black woman in the affectivesexual dimension, having as a central axis her rejection while pretender to the marriage market by the partner of the same ethnicity. For the understanding of this phenomenon we looked for in the literature datas that could show this empirical fact starting from the socio-historical conception of this subject and the correlated implications. Thus, in addition to the Bibliographic research, the methodological line leds up qualitative technical piece, characterized by the focus group and by the analysis of the speech, allowing to know the representations of these women. The obtained datas with the devolution of 62 interview routes sent to 62 women guided the focus group realization. The datas analysis showed that women who joined the survey consider that there is a disadvantage situation of the black women compared to the white women regarding to the preference of the black men in the choice of the affective and conjugal partner. This situation affects more intensively on young black women, independent of the social class. The behavior of the black man was perceived as a result of a social devaluation of the black population from Brazil, from a long time ago, that is stimulating the young black men to seek "lighten" the family. The Inter-racial association was seen as beneficial to the black man, meaning its social climbing and very disadvantaged for the black woman, by the tendency observed between the inter-racials couples the couple black man-white woman as predominant. The participants believe that the exclusion of the black woman brings loneliness and humiliation. To face this situation, the group considered that the formal education is a rescue major factor of the black ethnic black, enabling the identification of a bigger number of people with thesevalues
Abordei neste trabalho a solidão da mulher negra na dimensão afetivo-sexual, tendo como eixo central seu preterimento, enquanto pretendente ao mercado matrimonia, pelo parceiro da mesma etnia. Para o entendimento de tal fenômeno procurei buscar na literatura dados que dessem conta dessa realidade empírica, partindo da concepção sócio-histórica desse sujeito e das implicações a ela correlacionadas. A linha metodológica utilizada foi a qualitativa, caracterizada pelo grupo focal e pela análise do discurso, permitindo conhecer as representações dessas mulheres. Os dados obtidos com a devolução de 62 roteiros de entrevista nortearam a realização do grupo focal, composto por 11 mulheres. A análise dos dados mostrou que os sujeitos consideram que existe uma situação de desvantagem da mulher negra em comparação com a mulher branca no que concerne à preferência do homem negro na escolha de parceira afetiva e conjugal. Esta situação repercute com mais intensidade nas jovens negras, independente da classe social. O comportamento do homem negro foi percebido como resultado de uma desvalorização social da população negra do Brasil, de longa data, que vem estimulando os jovens negros a procurar clarear a família. A associação inter-racial foi vista como vantajosa para o homem negro, no sentido da sua ascensão social, e muito desvantajosa para a mulher negra pela tendência observada da predominância de pares inter-raciais, quais sejam homem negro-mulher branca. As participantes consideram que o preterimento da mulher negra acarreta solidão e humilhação. Para enfrentar esta situação o grupo considerou que a educação formal é um fator importante de resgate dos valores étnicos da raça negra, possibilitando a identificação de maior número de indivíduos com estes valores
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Matrifocalidad"

1

Kimmerer, Robin Wall. Braiding Sweetgrass : Indigenous Wisdom, Scientific Knowledge and the Teachings of Plants. Milkweed Editions, 2020.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Kimmerer, Robin Wall. Braiding Sweetgrass : Indigenous Wisdom, Scientific Knowledge and the Teachings of Plants. Penguin Books, Limited, 2020.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Kimmerer, Robin Wall. Braiding Sweetgrass / una Trenza de Hierba Sagrada : Saber Indígena, Conocimiento Científico y Las Enseñanzas de Las Plantas. HarperCollins Español, 2024.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

BRAIDING SWEETGRASS. Milkweed, 2013.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Braiding Sweetgrass : Indigenous Wisdom, Scientific Knowledge, and the Teachings of Plants. Minneapolis, Minnesota, USA : Milkweed Editions, 2013.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie