Littérature scientifique sur le sujet « História UFMG »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « História UFMG ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "História UFMG"

1

Sales Pereira, Júnia, Júlio Cesar Virgínio da Costa et Luciano Magela Roza. « Cotidianos além-mar : Júlio Horácio Bembe e Joaquim Paka Massanga ». Revista História Hoje 3, no 6 (2 février 2015) : 241. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v3i6.146.

Texte intégral
Résumé :
A entrevista com os professores angolanos foi realizada durante o período de formação de Júlio Horácio Bembe e Joaquim Paka Massanga no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, em convênio com a Universidade Onze de Novembro (UON), Cabinda, Angola. Os dois docentes integram o grupo de trinta estudantes de mestrado e doutorado que entre 2012 e 2016 realizam os seus estudos de pós-graduação junto ao Programa, por meio de convênio entre a UFMG e a UON que se desdobra em múltiplas ações tanto no Brasil quanto em Angola, com intercâmbio bilateral. Bembe e Massanga foram selecionados por sua experiência profissional em Ensino de História em Angola. Ambos desenvolveram pesquisas de Mestrado pela UFMG entre 2012 e 2014. A entrevista revela a realidade angolana em que se dá a atuação docente em História, os desafios da formação docente naquele país e as perspectivas de atuação com ensino de história sob a ótica de docentes. A entrevista realizou-se em 2013, por ocasião do Seminário Práticas Culturais Brasil-Angola, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História da UFMG.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Martins, Bruno Viveiros. « Decantando a República : um encontro entre o historiador e o compositor popular ». Revista História Hoje 6, no 11 (16 mai 2017) : 57. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.316.

Texte intégral
Résumé :
O artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de construção e divulgação do conhecimento histórico realizadas pelo programa Decantando a República, veiculado pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Criado em 2005, o programa propõe um diálogo entre a linguagem musical e o contexto histórico, social e político no qual ela se faz presente. Dessa forma, a canção é pensada como um suporte de circulação de ideias, princípios e valores. O compositor popular seria um intérprete capaz de pensar o país e sua história. Nesse caso, sua narrativa percorre os hiatos do tempo à procura de eventos, personagens e ações com os quais ele constrói uma rede emaranhada e descontínua de experiências históricas. Palavras-chave: rádio; ensino de história; canção popular.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Gonçalves, Edinalva Rodrigues, Daniel Calbino et Flavio Cesar Freitas Vieira. « História e gestão institucional do egresso da UFMG ». EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 6, no 15 (13 septembre 2019) : 171. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3503.

Texte intégral
Résumé :
A pesquisa teve por objetivo compreender como ocorreu historicamente a relação da UFMG – Campus Montes Claros com seus egressos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, com vistas a conhecer a história dessa Universidade em Montes Claros e, posteriormente, averiguar a existência de políticas de acompanhamento desses profissionais. O estudo apontou que a atuação da UFMG em Montes Claros tem contribuído para o desenvolvimento regional, considerando, especialmente, a vocação agropecuária e a demanda por profissionais da área das Ciências Agrárias. Ademais, não obstante o expressivo número de profissionais formados, constatou-se que não há uma política sistematizada de acompanhamento, nem o aproveitamento de possíveis informações de ações desenvolvidas pela Administração Central da Universidade. À vista disso, pode-se indicar que a Universidade deixa de ter acesso a informações capazes de contribuir em processos avaliativos, na escolha de políticas públicas, na reestruturação das grades curriculares e projetos pedagógicos dos cursos e, até mesmo, na celebração de convênios e parceiras com outras instituições públicas ou privadas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Santos, Vilma Moreira dos, Silvana Aparecida Silva dos Santos et Luiz Henrique dos Santos. « A Coleção Linhares em meio digital ». Varia Historia 27, no 46 (décembre 2011) : 735–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-87752011000200017.

Texte intégral
Résumé :
O Projeto "Criação da Biblioteca Digital Linhares", elaborado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, teve como objetivo conceber e implementar metodologia para preservar e dar acesso à Coleção Linhares, constituída por jornais, revistas e panfletos publicados em Belo Horizonte e colecionados por Joaquim Nabuco Linhares desde 1895, até a sua morte em 1945. Foi adquirida a preço simbólico pela UFMG, em 1976, e depositada na Biblioteca Universitária da UFMG. A coleção, considerada de grande importância para a história da imprensa de Belo Horizonte, se encontrava em acelerado processo de deterioração. A biblioteca digital foi construída com base na proposta metodológica do processo híbrido, que preconiza a utilização da microfilmagem para preservar o acervo e a digitalização, via microfilme, para proporcionar o acesso. O projeto foi desenvolvido de forma colaborativa, envolvendo pesquisadores e servidores da Escola de Ciência da Informação, do Departamento de História e da Biblioteca Universitária da UFMG. Disponível em: http://linhares.eci.ufmg.br
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Lino, Tayane Rogeria. « Nas fissuras da história : o movimento lésbico no Brasil ». MovimentAção 6, no 10 (19 décembre 2019) : 10–22. http://dx.doi.org/10.30612/mvt.v6i10.10547.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho tem por objetivo realizar uma síntese histórica do Movimento de Mulheres Lésbicas no Brasil (MLB), a partir da segunda metade do século XX, como um requisito da disciplina História e Teoria em Psicologia Social, oferecida no programa de pós-graduação em Psicologia da UFMG. A revisão de literatura sobre o tema aponta que pouco se tem notícia acerca da emergência dos grupos lésbicos no Brasil, as informações aparecem difusas nos estudos sobre a história do Movimento Feminista (MF) e do Movimento Homossexual (MH), o que exige dos/as leitores/as a construção de uma história dentro da exposição da história. Os registros de movimentos organizados de lésbicas são marcados por negociações permeadas de conflitos, debates, encontros e desencontros com os movimentos supracitados. Se a história é o resultado da tentativa de uma interpretação de fatos, uma análise de um momento específico, ela nunca será uma verdade única/singular e sim fragmentos de fatos que produzem redes de sentidos e hierarquias sócio-históricas. Portanto, como aponta Foucault (1979), a história instaura regimes de verdades, nestes termos o que a história não diz nunca existiu. Assim a luta pela construção de uma epistemologia da história das mulheres lésbicas busca o reconhecimento da existência, visibilidade e a inserção na vida pública.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

DINIZ-PEREIRA, JULIO EMILIO, et VYASA PUJA PERES TEIXEIRA. « A construção social do currículo do curso de História da UFMG : a prática de ensino ». Olhares : Revista do Departamento de Educação da Unifesp 1, no 1 (3 mai 2013) : 239–62. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.96.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo pretende divulgar os resultados de uma pesquisa cujo objeto de análise foi a trajetória do curso de História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na modalidade Licenciatura, com o enfoque na criação e implantação das disciplinas de Prática de Ensino oferecidas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) e as repercussões disso para o Departamento de História da UFMG. Trata-se de uma reflexão acerca do quando, como e porque se deu esse processo de criação e implantação da disciplina de Prática de Ensino, visando contribuir para as discussões, debates e reflexões sobre docentes e futuros docentes do curso de História em relação ao trabalho desenvolvido durante os processos de formação acadêmica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Fachini, Cristina, Luana Campos et Frederic Mario Caires Pouget. « Entrevista com Randall McGuire ». Revista Arqueologia Pública 16, no 2 (27 décembre 2021) : 196–205. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v16i2.8667768.

Texte intégral
Résumé :
Randall H. McGuire é professor ilustre da Binghamton University, State University of New York, EUA. McGuire é um arqueólogo interessado principalmente no desenvolvimento de relações de poder no passado e no presente. Ele realizou a maior parte de seu trabalho de campo no sudoeste dos EUA e atualmente está conduzindo um projeto de campo de longo prazo no noroeste do México. Ele também fez arqueologia histórica e pesquisa de história oral no nordeste dos EUA. Em 2010, ele concluiu um projeto de investigação da greve de carvão de 1913-1914 no sul do Colorado. Desde 2011, ele faz pesquisas em arqueologia contemporânea na fronteira entre os Estados Unidos e o México ao redor de Nogales, Arizona. Além de arqueologia histórica, história e etnologia, seus interesses incluem métodos quantitativos, teoria social, gestão de recursos culturais e datação arqueomagnética. A primeira parte dessa entrevista foi realizada em maio de 2014 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante o curso “Arqueologia como Ação Política”, baseado em seu livro com o mesmo nome. O curso foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Laboratório de Arqueologia da FAFICH / UFMG.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Amorim, Marina Alves. « Quem ainda quer ser professor ? A opção pela profissão docente por egressos do curso de história da UFMG ». Educação em Revista 30, no 4 (décembre 2014) : 37–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982014000400003.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo são retratadas as trajetórias profissionais de egressos de uma turma do Curso de História da UFMG, a turma que ingressou na universidade no primeiro semestre de 1998, composta por egressos que, em sua maioria, concluíram a graduação no segundo semestre de 2001 e comemoraram dez anos de formados no segundo semestre de 2011. São destacadas as trajetórias profissionais daqueles que, dez anos após a conclusão do Ensino Superior, são professores da educação básica, especialmente as dos que pretendem continuar trabalhando com o ensino de história, tendo o cuidado de demonstrar como as situações profissionais atuais se conformaram ao longo da graduação e da década que sucedeu a licenciatura. Afinal, quem ainda quer ser professor dez anos depois da graduação em História pela UFMG?
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barros, Amon. « Uma narrativa sobre os cursos superiores em Administração da FACE/UFMG : dos primeiros anos à sua unificação em 1968 ». Cadernos EBAPE.BR 12, no 1 (mars 2014) : 07–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512014000100003.

Texte intégral
Résumé :
Apresentamos o desenvolvimento dos cursos superiores em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Geraus (Face/UFMG) entre sua fundação e 1968, quando se deu a fusão dos três cursos existentes. O estudo se justifica pelo importante papel que as graduações em Administração têm e tiveram para disseminar o management. Lançamos luz sobre a história dos cursos de Administração da FACE/UFMG, destacando o estabelecimento de seus cursos de Administração Pública e Sociologia e Política, em 1952, e de Administração de Empresas, em 1954. Destacamos, ainda, a saída da FACE/UFMG do acordo de 1959, envolvendo outros cursos superiores que existiam ou estavam para ser criados no país. Sequencialmente, apresentamos um panorama de trajetória dos cursos superiores em Administração da FACE/UFMG na década de 1960, que culminou em sua unificação em 1968. Concluímos afirmando a importância de resgatar a história dos cursos de graduação como uma das maneiras para compreender o cenário atual da área, bem a necessidade de considerar o desenvolvimento da Administração no Brasil um processo não natural e repleto de complexidades, que deve ser analisado de uma perspectiva aberta à interação entre fatores internos e externos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Velloso, Gustavo. « O tempo e o mundo : defesa de uma história planetária ». Revista de História, no 175 (20 décembre 2016) : 475. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2016.118506.

Texte intégral
Résumé :
Resenha do livro: GRUZINSKI, Serge. As quatro partes do mundo: história de uma mundialização. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Edusp, 2014.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "História UFMG"

1

Abreu, Marcela Alves de. « Uma história do setor de psicologia social da UFMG : invenções, teorias e práticas ». Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5685.

Texte intégral
Résumé :
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Esta dissertação apresenta uma narrativa sobre o Setor de Psicologia Social da Universidade Federal de Minas Gerais, pretendendo resgatar a constituição do ensino da Psicologia Social nesta Universidade e o seu desenvolvimento como teoria e prática profissional. Este estudo enfocará o período de 1964, início do Setor, até o ano de 1992, data em que foi aprovado o Mestrado em Psicologia na UFMG, momento em que vários integrantes do Setor mudaram para outros Departamentos ou Universidades, compreendendo-se assim, como momento final do grupo. Este trabalho, utiliza-se da metodologia histórica, a partir de análise de documentos e entrevistas, visando a compreensão das condições da emergência do grupo, o desenvolvimento de suas atividades práticas e teóricas, seu percurso e os motivos pelos quais este grupo não permaneceu.
This dissertation presents a narrative about the Social Psychology Department of Federal University of Minas Gerais. The goal is to rescue the constitution of the teaching of Social Psychology at this University and its development in theory and practice. This study will focus on the period of 1964, since the beginning of the group until the year 1992, when it approved the Masters in Psychology at UFMG. In this time several members of the group moved to other departments or universities. Thus, this moment can be understand with the final moment of the group. This work aims to apply the methodology of historiography, by document analysis and interviews, in order to understand the conditions of emergence of the group, the development of their theoretical and practical activities, its route and the reasons for that this group did not stay.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Barros, Amon Narciso de. « Uma narrativa sobre a história dos cursos de adminstração da FACE-UFMG : às margens do mundo e à sombra da FGV ? » Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97GGKZ.

Texte intégral
Résumé :
This study aimed to clarify the development of FACE management courses, from its creation in 1952 until its unification in 1968. lnitially we analyzed documents about the Facultys undergraduate courses on management or related to that theme. We found that there were three courses on the subject at FACE, since the course on Sociology and Politics were attached to the Public Administration baccalaureate. The questions which emerged from this first contact with the data conducted further developments in this work. We chose, initially, to present a discussion that seeks to insert this thesis in an intersection between organizational studies and history within the discipline of Management and Organization Studies. Then, we present the formation of Management as a field of knowledge and its export to other countries during the Cold War. We enforce that there is an interaction between the discipline and the political environment in which it develops and claim that this should be considered carefully. ln the third section, we show the relations between Brazil and the United States with a focus on technical agreements that supported the exportation and importation of Management for Brazil, under U.S. hegemony. Subsequently, we focus the Schools of Commerce in Brazil, which were an important institution in the environment where administrative knowledge circulated, especially before the dissemination of undergraduate courses. The spread of the undergraduate courses is the focus of the lourth section, which also gives attention to the establishment of higher education courses in Management in Brazil. After this presentation, we discus more precisely the FACE Management courses in its social, economic and institutional contexts. We conclude that FACE-UFMG undergraduate courses in management suffered influences from FGV schools and the U.S. models, but developed mainly in interaction with the local reality in which they belonged.
Este trabalho teve por objetivo explicitar o desenvolvimento dos cursos de Administração da FACE, de sua criação em 1952 até sua unificação, em l968. lnicialmente buscamos nos debruçar sobre os documentos relativos aos cursos, para apurar informações sobre o estabelecimento dessas graduações. Descobrimos que, na verdade, eram três os cursos ligados a discussões relacionadas ao campo da Administracão, dado que o curso de Sociologia e Política se ligava ao de Administração Pública e ambos se somavam ao de Administração de empresas. As questões que surgiram nesse levantamento inicial conduziram o desenvolvimento posterior do trabalho. lnicialmente optamos por apresentar a inserção desta tese no campo que vem construindo a chamada virada ,histórica", uma interseção entre os estudos organizacionais e a História no interior da disciplina de Administração. Na sequência, apresentamos uma discussão sobre a formação da Administração enquanto campo de saber e sua exportação para outros países no âmbito da Guerra-Fria. Salientamos que existe uma interação entre a disciplina e o ambiente político em que ela se insere e que isso deve ser considerado detidamente. Na terceira seção, discutimos as relações entre o Brasil e os Estados Unidos com foco nos acordos técnicos que subsidiaram a exportação e a importação da Administração para o Brasil, no quadro de hegemonia estadunidense. Posteriormente, apresentamos uma discussão sobre as Escolas de Comércio no Brasil, que foram um ambiente importante por onde os saberes administrativos circulavam, especialmente antes da disseminação dos cursos superiores. A disseminação desses cursos é o foco da quarta seção, que enfoca também o estabelecimento do ensino superior em Administração no Brasil. Após essa apresentação, discorremos mais propriamente sobre os Cursos de Administração da FACE em seus contextos social, econômico e institucional. Concluimos que os cursos de administração da FACE-UFMG sofreram influências das escolas da FGV e do modelo estadunidense, mas desenvolveram-se especialmente em interação com a realidade local em que se inseriam.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Teixeira, Vyasa Puja Peres. « A construção social do currículo do curso de história da UFMG : uma análise sobre a criação e implantação das disciplinas de prática de ensino e suas repercussões ». Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MAG8S.

Texte intégral
Résumé :
This research is focused on the process of creation and implantation of Teaching Practice courses offered by the College of Philosophy and Human Sciences and its repercussions for UFMGs History Department, considering the university context and Brazils political and social atmosphere in relation to curricular changes. We analyzed when, how and why such process took place in the Department. Our goal was to identify the changes occurred in such course since the creation of Teaching Practice courses. Also, we searched to analyze the relation between curricular changes and actions of subjects involved in such reformulations. In this dissertation, we worked with Ivor Goodson (1995) conception of social construction of curriculum, understanding the History course as a social construction. Focused on the social construction of curriculum it was possible to observe the relation between subjects, their interests, strategies and conceptions inside UFMGs History Department. The theoretical- methodological approach adopted by this research was case of study. The unity of analysis or case of this research was the creation and implantation of Teaching Practice courses in the History Department. Data was collected through documental analysis and individual interviews. We reached the conclusion that the movement for curricular reformulations in the History course of UFMG in the last decade, of 2001 and 2009 resulted from disputes and conflicts inside the Department. As Goodson says, as any other social construction, modifications in the curriculum occur in an arena (considered here as the History Department of UFMG) where several interests, conflicts, and power relations take place.
Esta pesquisa tem como objeto de análise a criação e implantação das disciplinas de Prática de Ensino oferecidas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) e suas repercussões para o Departamento de História da UFMG. Buscamos analisar quando, como e por que se deu esse processo de criação e implantação dessas disciplinas no Departamento. Nosso propósito foi o de identificar as mudanças ocorridas na configuração desse curso a partir da criação das disciplinas de Prática de Ensino, buscando analisar também a relação das mudanças curriculares com as ações dos sujeitos envolvidos nessas reformulações. Neste trabalho, empregou-se a concepção de construção social do currículo, do estudioso Ivor Goodson para considerarmos o curso de História da UFMG também como uma construção social. Sendo assim, foi possível observar as relações entre os sujeitos, seus interesses, estratégias e concepções no interior do Departamento de História da UFMG, durante as reformas curriculares desse curso. A abordagem teórico-metodológica adotada foi o estudo de caso. A unidade de análise ou caso desta pesquisa foi a criação e implantação das disciplinas de Prática de Ensino no Departamento de História da UFMG, buscando compreender as repercussões disso para o próprio Departamento e para o curso. Utilizou-se análise documental e entrevistas individuais estruturadas para a coleta dos dados. Chegou-se a conclusão de que todo esse movimento para as reformulações curriculares no curso de História da UFMG na última década, a de 2001 e a de 2009 , foi resultado de grandes disputas e conflitos dentro do Departamento. Como qualquer outra construção social, as modificações no currículo do curso de História da UFMG ocorreram em uma arena, no caso, em que vários interesses, conflitos, relações de poder e dominação aconteceram.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

CHAVES, Davillas Newton de Oliveira. « A História da UFG : Região e Modernidade ». Universidade Federal de Goiás, 2011. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2321.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-07-29T16:17:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Historia Davillas Chaves.pdf: 1214182 bytes, checksum: 9dc4788fc85aacd93aebb699c92d8a04 (MD5) Previous issue date: 2011-12-14
This is a work that object the goiana modernization. I study the trajectory effected by goiana society in search of its modernization during the XX century. For this, will be analyzed the public policies of Vargas and Kubitschek governments that had objectified the incorporation of the Brazilian Center-West to the capitalist system and political world. The main focus of this research is the process of meaning given to the history of the Federal University of Goiás, since its idealization, creation, through the struggle over its structure, the military crackdown of 1964 and reaching the University Reform of 1968. The inclusion of Goiás in modernity it was only possible thanks the technicist ideology imposed for a organizacional ideal that also was linked to the creators of the universities and to investment that came for the state, arranged in a broad attempt to shift the economic hub of Southeast, especially of Rio de Janeiro for Goiás . The University represented an instrument responsible for the formation cultural and intellectual of this administrative and bureaucratic body, and would also have the task of preserving regional culture and develop some sectors of the State.
Este é um trabalho que tem por objeto a modernização goiana. Estudo a trajetória percorrida pela sociedade goiana em busca de sua modernização durante o século XX. Para isso, serão analisadas as políticas públicas dos governos Vargas e Kubitschek que objetivaram a incorporação do Centro-Oeste brasileiro ao sistema capitalista e político mundial. O foco principal dessa pesquisa é o processo de significação dado à história da Universidade Federal de Goiás, desde a sua idealização, criação, passando pela luta em torno da sua estruturação, pela repressão militar de 1964 e chegando até a Reforma Universitária de 1968. A inserção de Goiás na modernidade só foi possível graças à ideologia tecnicista imposta por um ideal organizacional que também esteve ligado aos idealizadores das universidades e aos investimentos que vieram para o Estado, dispostos numa larga tentativa de deslocamento do eixo econômico da região Sudeste, em especial do Rio de Janeiro, para Goiás. A Universidade representou um instrumento responsável pela formação cultural e intelectual desse corpo burocrático-administrativo e, também teria as tarefas de preservar a cultura regional e desenvolver vários setores do Estado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Campos, Marcos Antonio Almeida. « Histórias entrelaçadas : presença da dança na Escola de Educação Física da UFMG (1952-1977) ». Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855H7R.

Texte intégral
Résumé :
The aim of this study was to discuss the dance practice in the formation of Physical Education professors in the circunstances that had involved the School of Physical Education of the UFMG during the period that goes from 1952 to 1977. It is justified by the small production on the history of the dance in superior institutions of Physical Education and by the possibility of discussing the relationship of the man with representations that shows the dance as a practice typically feminine. This research tells the history of the School of Physical Education of the UFMG that in 1952 began its activities from the foundation of two institutions and one year later got together and started to undertake diverse actions searching for a bigger projection in the capital of Minas Gerais. After a period of great financial crisis it became an institution of the UFMG in 1969 having to submit to new functioning judgments, this fact generated a big tension between professors and university. The periodic Educação Física, the Internacional Journals, the PREMEM course, the construction of the new headquarters in Pampulha and the concourses for state professors are some themes in the history of this instituition. In the middle of this the dance appears as a practice for the students through the work of professors to diversify contents and teaching strategies of dance. It was a theme in classes of Rhythmic Gymnastics, Dances, Rhythmic and Recreation appearing in internal and external courses and events of the institution and presenting itself in various periods and spaces of the formation of Physical Education professors. The narrative is divided in four chapters and present important events in the history of the School of Physical Education of the UFMG in that period, allowing to show the context of the dance in circumstances of great changes. So a great amount of documentary sources such as written, oral and iconographic were mobilized, demanding a crossing of information to produce a version of the different ways that the dance was set in the School of Physical Education of the UFMG as well as in the formation of professors and in the professional practice of students in the first 25 years of existence of this institution.
Este estudo teve por objetivo a problematização das práticas de dança na formação de professores de Educação Física, nas circunstâncias que envolveram a Escola de Educação Física da UFMG, no período que vai de 1952 a 1977. Justifica-se pela pequena produção sobre a história da dança em instituições superiores de Educação Física e pela possibilidade de discussão acerca da relação do homem com representações que vinculam a dança a uma prática tipicamente feminina. A pesquisa lança luzes sobre a história da Escola de Educação Física da UFMG que, em 1952, inicia suas atividades a partir da fundação de duas instituições que, um ano depois, se fundem, passando a empreender diversas ações na busca de uma maior projeção na capital mineira. Após um período de grande crise financeira, agrega-se à UFMG em 1969, tendo que se submeter a novos critérios de funcionamento, fato que gerou tensão entre professores e universidade. O Jornal Educação Física, as Jornadas Internacionais, o curso do PREMEM, a construção da nova sede na Pampulha, os concursos de provimento de professores da rede estadual, são alguns dos temas que fazem a história desta instituição. Em meio a esta história, a dança se apresenta nas práticas de alunas e alunos por intermédio da atuação de professores que buscaram diversificar conteúdos e estratégias de ensino deste conteúdo. Foi tema das disciplinas Ginástica Rítmica, Danças, Rítmica e Recreação, marcando presença em cursos e eventos internos e externos à instituição, apresentando-se em diversos tempos/espaços de formação de professores e professoras de Educação Física. A narrativa, dividida em quatro capítulos, apresentou acontecimentos decisivos da história da Escola de Educação Física da UFMG no período tratado, permitindo contextualizar a dança em circunstâncias marcadas por grandes mudanças. Para tanto, foi mobilizado um corpus documental composto por fontes escritas, orais e iconográficas, exigindo um cruzamento de informações, buscando produzir uma versão sobre as várias formas como a dança se inseriu na Escola de Educação Física da UFMG, como também na formação do corpo discente e na prática profissional do corpo docente, nos primeiros 25 anos de existência da instituição.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, José Augusto Medeiros. « CRUTAC : a história da Extensão Universitária da UFMA no município de Codó no período de 1972 a 1979 ». Universidade Federal do Maranhão, 2013. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/253.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-08-17T13:54:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Jose Augusto.pdf: 4660395 bytes, checksum: f25f97ef0fe2466db54684a49b20217e (MD5) Previous issue date: 2013-08-28
Analysis of Stocks Rural Center University Training and Community Action (CRUTAC)/ Codo, in the period 1972-1979. This research is part of the trend "Institutions School, knowledge and educational practices," in the Group "History and Memory of education in Maranhão", Post-Graduation Program in Education at the Federal University of Maranhão (UFMA). We aim at identifying whether the actions were developed in integrated interdisciplinary teaching and research and if they contributed to the training and development of university education in the city. Our specific goals are: to analyze the socioeconomic and political context in the city of Codo, after the implementation of CRUTAC; investigate the factors that contributed for the choice of Codo for the implementation of the second unit of CRUTAC and verify the impact of such unity to the community. To reach these goals we adopted a qualitative methodological procedure of research (literature and documents). Along this process, we analyzed official documents: laws, decrees, resolutions, ordinances, agreements, and others as newspapers, dissertations, monographs, reports and dossiers. We conducted interviews with former General Coordinator of CRUTAC/MA, teachers and community leaders in order to measure the impact of the program for the community of Codo. The research was focused in some authors on the subject, such as, Gurgel (1986), Freire (1985) and Saviani (1981), among others. Given the number of actions taken by CRUTAC / Codo, we chose those that were implemented in the Neighborhoods of São Francisco and São Sebastião. We can conclude that the impact of the actions of CRUTAC for the population of Codo was positive givent the fact that the community itself claimed for the return of such experience. However, the actions we refer to did not express an effective interdisciplinary among teaching and research. We hope, finally, that this work may bring important contributions to the area of history of education, in particular to University Extension.
Análise das Ações do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC)/Codó, no período de 1972 1979. Esta pesquisa insere-se na Linha Instituições Escolares, saberes e práticas educativas , do Grupo História e memória da educação maranhense do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem-se como objetivo geral identificar se as ações foram desenvolvidas de forma interdisciplinar integrada ao ensino e a pesquisa; se contribuíram para a formação profissional de universitários e o desenvolvimento da educação no município. Quanto aos específicos: analisar o contexto socioeconômico e político do município de Codó, quando da implantação do CRUTAC; investigar os fatores que corroboraram para a escolha de Codó para implantação do II Núcleo do CRUTAC; verificar a repercussão para a comunidade das ações desenvolvidas pelo CRUTAC. Para o alcance destes objetivos adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa (bibliográfica e documental). Nesse percurso, foram analisados documentos oficiais: leis, decretos, resoluções, portarias, convênios, e outros como: jornais, teses, dissertações, monografias, dossiês e relatórios. Realizou-se entrevistas com o ex-Coordenador Geral do CRUTAC/MA, professores e líderes comunitários visando mensurar-se a repercussão do Programa para a comunidade de Codó. Centrou-se a investigação em alguns autores que tratam da temática, tais como, Gurgel (1986); Freire (1985) e Saviani (1981), dentre outros. Diante da quantidade de ações desenvolvidas pelo CRUTAC/Codó, optou-se por aquelas que foram implementadas nos Bairros São Francisco e São Sebastião. Conclui-se que a repercussão da atuação do CRUTAC para a comunidade codoense foi positiva ao ponto da mesma reivindicar a retomada da experiência. Entretanto, as ações em referência não expressaram uma efetiva interdisciplinaridade entre o ensino e a pesquisa. Espera-se, por fim, que este trabalho traga contribuições importantes para o campo da História da Educação, em especial, no que tange a Extensão Universitária.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Castro, Rosangela Nunes Almeida de. « A ENGENHARIA ELÉTRICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS : reconstrução histórica do curso (1948 - 2012) ». Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2013. http://localhost:8080/tede/handle/tede/699.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-07-27T13:44:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSANGELA NUNES ALMEIDA DE CASTRO.pdf: 16187719 bytes, checksum: c994d783b2802b7445eb0233387d701c (MD5) Previous issue date: 2013-09-18
This research analyzes the process of constitution and consolidation of the Electrical Engineering course of Universidade Federal de Goiás (UFG), as well as identify in this process the historical agents, laws and ideas that guided the organizational rules of the course. The hypothesis is that the Electrical Engineering course of UFG has three logical-historical moments: one that came up with the ideas of its creation (1948-1960), one of its foundation (1964-1985) and one that searched for the course s identity, its consolidation (1986-2012). This periodicity happens because of the historical, institutional and cognitive scenery. The transition from one logicalhistorical moment to another occurs because of the ruptures and continuities between the periods. In this way, based on a historical-sociological perspective, this work aims to search the logical-historical moments of the course, trying to uncover and interpret its current configuration. The inquiry way contemplates a bibliographical research, a documentary research and a field research. The bibliographical research happened during all the work and made it possible to verify the growing interest on engineering education . In the last eleven years there were done 53 thesis by engineers in postgraduate programs in education. The documentary research sought documents about the foundation meeting, of the council meetings, speeches, legislation, official gazette of the union, newspapers, curriculums, teachers dossiers, pictures and personal documents of the founders of the course. The field research used the oral history as methodology, to pick up the testimonial of the historical agents by opened interviews with the aim to solve disagreements and doubts about fates that occured all long the history of the course. The option for qualitative approach is justified because of its positive characteristics for the purposes of the study, such as the identification of important witnesses to determinant facts in the historical context of the electrical engineering course of UFG. The theoretical frameworks of this research are categories inherited from Bourdieu s sociological thought. Sociology is sought because the Electrical Engineering School is a social, scientific and educational institution, whose identity is based on principals, values, rules and organization forms that are given to it by agents that together wrote its history. The concepts of field, habitus and symbolical systems of Pierre Bourdieu substantiate the understanding of the Electrical Engineering School as a place of permanent fights and strategies of maintenance or subversion motivated by conscious or inconscious interest in obtaining vantages by owning the symbolical systems.
Esta pesquisa analisa o processo de constituição e consolidação do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como identifica nesse processo os agentes históricos, as leis e as ideias que orientavam as normas de organização do curso. Parte-se da hipótese que o curso de Engenharia Elétrica da UFG possui três momentos lógico-históricos: o das ideias de sua origem (1948-1960), o da fundação (1964-1985) e o da busca pela identidade do curso, ou seja, da consolidação (1986-2012). Esta periodicidade acontece em função do cenário histórico, institucional e cognitivo. A transição de cada momento lógico-histórico para o outro se dá em função das rupturas e permanências entre os períodos. Portanto, com base em uma perspectiva histórico-sociológica, objetiva-se perquirir os momentos lógico-históricos que constituíram o curso, buscando desvendar e interpretar a sua configuração atual. O modo de investigação contempla uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo. O levantamento bibliográfico acompanhou todo o processo de pesquisa e possibilitou verificar o crescente interesse pelo tema ensino de engenharia . Nos últimos 11 anos foram defendidas 53 teses por engenheiros em programas de pós-graduação em educação. Na pesquisa documental para fundamentar esta tese, buscou-se a Ata da Assembleia de Fundação, as atas das reuniões de conselho, discursos, legislações, diário oficial da união, jornais, currículos, plataforma Lattes, dossiês dos professores, fotos e documentos pessoais dos fundadores do curso. Com relação à pesquisa de campo utilizou-se como metodologia a história oral para colher o depoimento dos agentes históricos, através de entrevistas abertas, com o objetivo de solucionar desacordos e dúvidas sobre fatos ocorridos ao longo da história do curso. A opção pela abordagem qualitativa deve-se às suas características favoráveis aos propósitos do estudo, como a identificação de testemunhas-chave para fatos determinantes no contexto histórico do curso de Engenharia Elétrica da UFG. Esta pesquisa tem como referencial teórico categorias herdadas do pensamento sociológico bourdieusiano. Os conceitos de campo, habitus, e sistemas simbólicos em Pierre Bourdieu fundamentam a compreensão da Escola de Engenharia Elétrica como um espaço de lutas permanentes e de estratégias de manutenção ou de subversão motivadas pelo interesse consciente ou inconsciente de obter os proveitos decorrentes da posse dos sistemas simbólicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Gonzalez, Cristiane de Oliveira. « Atenção domiciliar em pediatria e a mãe cuidadora : análise histórica e estudo de casos do programa de atenção domiciliar do Hospital das Clínicas da UFMG ». Universidade Federal de Minas Gerais, 2004. http://hdl.handle.net/1843/ECJS-84RPRT.

Texte intégral
Résumé :
O cuidado das pessoas doentes está intimamente relacionado às transformações por que passa a sociedade, sendo cultural e socialmente determinado a cada momento. Nas sociedades tradicionais, esse cuidado estava diretamente ligado ao modo como a comunidade se organizava. Até o início do século XX, o nascimento, o adoecimento e a morte ocorriam predominantemente em casa. Progressivamente esse cuidado foi transferido para o hospital. Nas últimas décadas, há um movimento de retorno desse cuidado para a casa. A atenção domiciliar é uma modalidade de atendimento que tem sido impulsionada pela combinação de recursos tecnológicos e científicos presentes no hospital com o ambiente familiar, trazendo novas perspectivas para pacientes crônicos e com necessidades especiais. É dependente da organização familiar e das relações interpessoais e também de fatores culturais, sociais e econômicos. Portanto, entender essas relações familiares e o papel de cada membro da família, principalmente o da mãe, figura central no cuidado à criança doente em casa, torna-se essencial para o sucesso do atendimento domiciliar. Por que é a mãe quem cuida do filho doente em casa? O papel de cuidadora é naturalmente dado a mulher? O fato de ser cuidadora dá a ela um poder, levando-a a assumir um novo papel social na família e na sociedade? Que encargos e responsabilidades acompanham esse novo poder? São perguntas que surgiram durante as atividades do Programa Interdisciplinar de Atenção Domiciliar do Hospital das Clínicas da UFMG HC no domicílio. Foram analisadas as mudanças históricas na forma de cuidar dos doentes, as transformações por que passaram a família, a criança e a mulher na sociedade, bem como as suas relações e o papel social de cada um deles. Esse referencial teórico serviu de embasamento para essas indagações, que foram investigadas através da realização de entrevistas baseadas em roteiro semi-estruturado com as categorias escolhidas. Foram entrevistadas oito mães de crianças atendidas pelo Programa, e feita interpretação por análise do discurso. O papel de mãe é historicamente definido a partir da naturalidade da gestação, tenta-se explicar a naturalidade do amor materno e, mais além, do seu papel como cuidadora de seu filho doente. Ela assimila de forma definitiva, ainda que com suavidade, este papel de servidão e dedicação sem limites. A atenção domiciliar coloca a criança neste cenário familiar, onde os papéis sociais já estão bem definidos e aceitos. A maioria das mães entrevistadas aceita como natural o papel de mãe e de cuidadora de seus filhos. Percebeu-se que a Atenção Domiciliar é uma modalidade de atendimento desejada pelas mães, que relatam benefícios como maior segurança, conforto e bem-estar, humanização do atendimento, melhoria da qualidade de vida, possibilidade de educação para a saúde e de autonomia na vivência do processo de saúde. Por outro lado, notou-se aumento nos encargos e na responsabilidade da mãe com esse trabalho extra. Os resultados evidenciam a desvalorização pelas mães de outros aspectos dotados de prestígio social, como o trabalho formal. As relações familiares e os interesses pessoais também se tornam secundários pela centralidade que o cuidado com o filho doente assume na sua vida. Torna-se necessário avaliar esse achado também em outras camadas da sociedade, para as quais o trabalho, assim como as demais dimensões da vida cotidiana representem um maior capital simbólico. Essas mães sentem-se mais obrigadas e cobradas pelas famílias, pela sociedade e pelos profissionais de saúde, a cuidar dos filhos doentes, o que exacerba a sua culpa ao deixá-los ao cuidado de outros. Em contraposição, elas alcançam poder e prestígio social ao se tornar cuidadoras, ocupando lugar de destaque na família e na sociedade, aumentando assim a sua auto-estima e o seu reconhecimento/apreço pelos outros. De que forma esse poder é aceito e almejado por elas? Ele corresponde aos encargos e responsabilidades exigidos pelo papel de mãe cuidadora? Qual o papel da família, da sociedade, do Estado e do setor de saúde na divisão desses encargos com a mãe? Como deve ser a estrutura de apoio às mães, em termos psicológicos, técnicos, políticos e financeiros, ao se oferecer esse tipo de atendimento à criança? Torna-se clara a necessidade de encarar o cuidado com o filho doente como algo socialmente determinado, e uma escolha da mulher. Por ser um trabalho, considerado necessário e útil à sociedade, deve ser de responsabilidade coletiva, buscando-se meios para que o cuidado com o filho doente seja reconhecido como trabalho, e como tal, socialmente repartido e assumido.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santos, Marisa Gomes dos. « Laboratório de educação matemática "Zaira da Cunha Melo Varizo" : um mosaico sobre a formação de professores no IME/UFG ». Universidade Federal de Goiás, 2018. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8528.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by JÚLIO HEBER SILVA (julioheber@yahoo.com.br) on 2018-05-29T17:53:46Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Marisa Gomes dos Santos - 2018.pdf: 2912249 bytes, checksum: 4ff08a93fb86ff055238b4bf3f81090e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-05-30T11:44:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Marisa Gomes dos Santos - 2018.pdf: 2912249 bytes, checksum: 4ff08a93fb86ff055238b4bf3f81090e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-30T11:44:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Marisa Gomes dos Santos - 2018.pdf: 2912249 bytes, checksum: 4ff08a93fb86ff055238b4bf3f81090e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-03-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The Laboratory of Mathematical Education "Zaíra da Cunha Melo Varizo" (LEMAT), was created in 1994 as an attempt to change a reality lived by the IME, where the abandon and failure rate of the course was high, and also with the objective of attending the specifics of the degree in mathematics at that institute. In this way, the objective of the present work is to investigate a teacher training immersed in LEMAT practices, seeking out to identify the strategies traced and narrated by the laboratory coordinators with perspectives to favor an initial and continuous formation of teachers, inserted in the context of the time (1994 -2015). The Survey uses Oral History as an methodological alternative and uses interviews as the main source of data, in addition to other written sources. In this sense, we chose to interview all the coordinators of the laboratory in that period (Zaíra da Cunha Melo Varizo, Wellington Lima Cedro, José Pedro Machado Ribeiro, Jaqueline Araújo Civardi, Maria Betânia Sardeiro dos Santos, Janice Pereira Lopes) as well as the Educational Technician (TAE) - Silmara Epifânia Castro Carvalho. We work with semi-structured interviews, which have been transcribed, sent to the collaborators for the correct corrections, etc., elaborated a textualization, which is an integral part of this dissertation. We construct a narrative analysis, which we call a mosaic, which is about transcription, mobilizing all the material found on the subject. This narrative shows that the laboratory has undergone changes both in its configuration and in its role for teacher training.
O Laboratório de Educação Matemática “Zaíra da Cunha Melo Varizo” (LEMAT), foi criado em 1994, como uma tentativa de mudar uma realidade vivida pelo IME, onde era alto o índice de desistência e reprovação no curso, e também com o objetivo de atender as especificidades da Licenciatura em matemática, naquele instituto. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é investigar a formação de professores imersa nas práticas do LEMAT, identificamos algumas estratégias traçadas e narradas pelos coordenadores desse laboratório com vistas a favorecer a formação inicial e continuada de professores, inseridas no contexto da época (1994 -2015). A pesquisa utiliza a História Oral como alternativa metodológica e utiliza entrevistas como principal fonte de dados, além de consulta a fontes escritas. Neste sentido, optamos por entrevistar todos os coordenadores do laboratório nesse período (Janice Pereira Lopes; Jaqueline Araújo Civardi; José Pedro Machado Ribeiro; Maria Betânia Sardeiro dos Santos; Wellington Lima Cedro; Zaíra da Cunha Melo Varizo; ) bem como a Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) - Silmara Epifânia Castro Carvalho. Trabalhamos com entrevistas semi-estruturadas, que foram transcritas, enviadas para os colaboradores para as devidas correções e, posteriormente, foi elaborada uma textualização, que faz parte integralmente dessa dissertação. Construímos uma análise narrativa, que chamamos de mosaico, que se trata da transcriação, mobilizando todo o material encontrado sobre o tema, inclusive alguns documentos (atas, resoluções, etc). Essa narrativa mostra que o laboratório tem passado por mudanças tanto em sua configuração quanto em seu papel para a formação de professores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Mendes, Valdeci Silva. « Aprendizagem da arte e ciência do cuidar em enfermagem na UFMT : uma abordagem étnico-racial ». Universidade Federal de Mato Grosso, 2015. http://ri.ufmt.br/handle/1/128.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-01-13T13:54:13Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Valdeci Silva Mendes.pdf: 2201959 bytes, checksum: e0da584e535db638c2c8bb4a1c5368f5 (MD5)
Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-01-13T13:56:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Valdeci Silva Mendes.pdf: 2201959 bytes, checksum: e0da584e535db638c2c8bb4a1c5368f5 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-13T13:56:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Valdeci Silva Mendes.pdf: 2201959 bytes, checksum: e0da584e535db638c2c8bb4a1c5368f5 (MD5) Previous issue date: 2015-05-05
CAPES
Esta pesquisa objetivou compreender como ocorre a aprendizagem da arte e ciência do cuidar em enfermagem, bem como apresentar a história do Curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), valendo-se de uma abordagem étnico-racial. Desse modo, procurou identificar se esse Curso contempla conteúdos que favoreçam ou não conhecimentos para cuidar de pacientes negros em uma sociedade estruturada racista, como é o caso brasileiro. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa cujo guia de análise pautou-se na teoria da sociologia compreensiva. Por meio de aporte teórico, buscou-se conhecer a profissionalização da enfermagem no Brasil e delinear o objeto de pesquisa. Para compor o arcabouço de dados empíricos, apropriou-se de 26 registros históricos e atuais do Curso de Enfermagem da UFMT com o intuito de entender esse ambiente de ensino. Foram realizadas entrevistas e aplicação de questionário de identificação com 16 profissionais docentes enfermeiras e enfermeiros do referido Curso, responsáveis por disciplinas do Bloco I ao Bloco IX do semestre 2014/1; também foram aplicados questionários com oito discentes em enfermagem, concluintes em 2014/1. Foi necessário, ainda, promover registros em diário de anotações de campo. A análise temática de conteúdo permitiu identificar os seguintes resultados: das informações provenientes dos 26 registros institucionais, identificou-se que o Curso de Enfermagem da UFMT se encontra dentro de um enquadramento de ideologias racistas/eugênicas e não tem sinalizado de forma sólida o ensinar-cuidar de pacientes negros; das leituras do material referente às entrevistas e ao questionário de identificação dos docentes, emergiram cinco categorias de análise. A primeira categoria compreende as concepções do cuidar em enfermagem; a segunda está relacionada às marcas raciais biológicas no ensino da enfermagem; a terceira compõe o entendimento sobre relações raciais e saúde; a quarta que diz respeito à crença da ausência de racismo nas ações e práticas de enfermagem; e a quinta corresponde a comportamentos e atitudes de racismo no ambiente de aprendizagem da arte e ciência do cuidar em enfermagem. Com base nos dados fornecidos pelos discentes concluintes de enfermagem, emergiram duas categorias: uma que corresponde diretamente às atitudes de racismo no ambiente de aprendizagem, como já evidenciadas nas informações cedidas pelos profissionais docentes; e outra relacionada ao caráter de ensino baseado em concepções biológicas que tem relação com as marcas raciais biológicas do ensino da enfermagem. As evidências constatadas nas informações cedidas são reflexos da corporificarão teórica e científica sobre o objeto de trabalho da enfermagem – o cuidar humano. A possibilidade de superação do racismo, no campo de saber da arte e ciência do cuidar em enfermagem, deve iniciar-se pela educação, dentre outras ações. Para isso, é necessário compromisso político, social, ético e científico do corpo docente de enfermagem, inclusive com medidas institucionais, condições essas que os docentes e os discentes concluintes do Curso de Enfermagem na UFMT têm se distanciado.
This research aimed to understand how occours the learning of the art and science of nursing care, as well as presenting the history of Nursing Course of the Nursing College (FAEN) at Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), drawing on an ethnic- racioal approach. Thus it sought to identify whether this course includes contents that promote or, don´t, knowledges to care for black patients in a structured racist society, like, for example, the case of Brazil. It´s a descriptive and exploratory study of qualitative approach whose analysis tab are guided in comprehensive sociology theory. Through theoretical approach, he sought to know the professionalization of nursing in Brazil and outline the research object. To compose the framework of empirical data, appropriated 26 historical and current records of nursing course of the UFMT in order to understand this learning environment. The interviews were made and identification questionnaire were apllied with 16 professional nurses, and nursing teachers of that course, they were responsible for subjects from Build I to Build IX of the semester 2014/1; It was also applied some questionnaires with eight students of nursing, graduating in 2014/1. It was also necessary to promote records in field diary notes. The thematic content analysis identified the following results: informations from 26 institutional records, it was found that the Nursing Course of UFMT is within a framework of racists/eugenics ideologies and has not signaled solidly the teach care for black patients; the readings of the material relating to interviews and questionnaire to identify the teachers, emerged five categories of analysis. The first category comprises the conceptions of nursing care; the second is related to biological racial brands in nursing education; the third comprises the understanding of racial relationships and health; the fourth regards to the belief of the absence of racism in the actions and nursing practice; and the fifth corresponds to behavior and racist attitudes in learning environment of the art and science of nursing care. Based on data provided by the graduating students of nursing, emerged two categories: one that directly corresponds to the racist attitudes in the learning environment, as evidenced in information transferred by teachers professionals; and other related to educational character based on biological concepts that relate to biological racial brands of nursing education. The evidence verified at the information transferred are reflections of theoretical and scientific emboriment on the nursing work object - the human caring. The possibility of overcoming racism in the field of knowledge of the art and science of nursing care, should start by education, among other actions. For this, it´s necessary a political commitment, social, ethical and scientific faculty of nursing, including institutional arrangements, conditions which teachers and graduating students of the nursing course at UFMT have distanced.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "História UFMG"

1

Starling, Heloisa Maria Murgel, et Regina Horta Duarte. Cidade universitária da UFMG : História e natureza. Belo Horizonte, MG : Editora UFMG, 2009.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

A ciência no ICB UFMG : 50 anos de história. Belo Horizonte : Fino Traço Editora, 2021.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Regina, Faria, et Montenegro Antonio Torres, dir. Memória de professores : Histórias da UFMA e outras histórias. São Luís, Maranhão : Departamento de História, UFMA, 2004.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Alves, Laci Maria Araújo. Campus de Rondonópolis-UFMT : Três décadas de história (1976-2006). Rondonópolis : EdUFMT, 2006.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Cássia Fabiane dos Santos Souza. Negros na UFMT : Trajetória escolar de alunos dos cursos de história, economia e direito. Cuiabá : Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT, 2007.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Calháo, Antonio Ernani Pedroso. Imprensa periódica mato-grossense, 1847-1969 : Catálogo de microfilmes existentes no Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da UFMT. Cuiabá, Mato Grosso : Editora Universitária da UFMT, 1994.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Montenegro, Rosilene Dias, Fábio Ronaldo da Silva et Raquel da Silva Guedes. História das ciências e tecnologia : onde estão as mulheres ? Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.hct320.1121-0.

Texte intégral
Résumé :
É com imensa alegria que trazemos ao público este e-book História das Ciências e Tecnologias: Onde Estão as Mulheres? Esta obra é um dos resultados do I Simpósio Nacional do Projeto Memória – História das Ciências e Tecnologias: Onde Estão as Mulheres? (I SINAPROM) realizado totalmente em modo remoto de 27 a 29 de abril de 2021, pelo Projeto Memória e pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFCG, tendo como apoio a Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC). Reunimos aqui a produção de pesquisadores professores e alunos de História, áreas afins das Ciências Humanas, principalmente, que compartilharam suas pesquisas nos oferendo rica contribuição para o debate e conhecimento de questões fundamentais ao conhecimento da história das ciências e tecnologias no Brasil e atuais ao debate cientifico, político e social no Brasil. O I SINAPROM enfrentou o desafio de persistir em nosso trabalho acadêmico de produção de conhecimento e formação de nossos alunos, e persistir na divulgação e popularização das ciências em um contexto tão adverso à educação, em que se juntam uma crise da saúde causada pela pandemia do Covid-19 e o ataque do governo de plantão às instituições de ensino superior públicas no Brasil, com o corte do financiamento do ensino, pesquisa e extensão e, consequentemente, o desmantelamento do ensino público superior e trabalho docente. Neste contexto adverso, os(as) pesquisadores(as) que construíram o I SINAPROM com sua participação criaram essa oportunidade de compartilhamento de conhecimento sobre as histórias das ciências e tecnologias, particularmente tocantes à presença das mulheres, oportunizando o debate de questões pertinentes ao enriquecimento coletivo em todos os níveis acadêmicos. O conteúdo deste e-book traz discussões e reflexões atuais e diversificadas relacionadas às questões da desigualdade de gênero, (in)visibilidade da presença e qualidade intelectual das mulheres nas ciências e tecnologias. São trabalhos resultados de pesquisas qualitativas e quantitativas que em seu conjunto abarcam diferentes momentos da história e cultura da sociedade brasileira delimitados ao campo das ciências e tecnologias e, particularmente, a presença e contribuição das mulheres cientistas ou engenheiras. Este e-book oferece aos leitores e leitoras reflexões relevantes trabalhos abordados ricamente nos simpósios temáticos e de modo temático Mesas Redondas. Estas intencionalmente constituídas por ampla maioria de mulheres objetivando fugir a praxe acadêmica que culturalmente esquece e/ou deixa invisível a competência, qualidade e contribuição intelectual das pesquisadoras, cientistas e engenheiras, mesmo em uma área historicamente crítica como a das ciências humanas. Este e-book cumpre um dos objetivos da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão realizada em nosso I SINAPROM, evento científico que esperamos dar continuidade em próximas edições e desse modo colaborarmos, mesmo que modestamente, para estimular a comunidade científica a dar seguimento aos trabalhos e divulgá-los mesmo que em períodos difíceis. As organizadoras e organizadores desejam a todos e todas uma ótima leitura e um bom proveito de todo conteúdo disponível nesta composição.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "História UFMG"

1

LEPICK, V., et S. M. SANTOS. « Formação de alfabetizadoras para EJA no curso de pedagogia da FAE/UFMG - 1996-2006 ». Dans História de alfabetizadoras em Minas Gerais, 243–66. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-81417-09-3-0-f.243-266.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Bremer, Cynara Fiedler, et Fernando José da Silva. « Biônica e Biomimética no Curso de Design da UFMG ». Dans TAU 30 ANOS : História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 194–201. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.8.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Márcia Luiza França da. « O Desenho Técnico no Curso de Design da UFMG ». Dans TAU 30 ANOS : História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 143–59. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.5.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Bessa, Sofia Araújo Lima. « Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis : Fazenda Modelo da UFMG ». Dans TAU 30 ANOS : História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 220–27. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.11.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

TORRES DA SILVA FERREIRA, CRISTINA. « REFLEXIVIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS FORMADORAS DO PARFOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) ». Dans Formação de Professores (Vol. 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt01.084.

Texte intégral
Résumé :
Discutimos nesse artigo a importância da reflexividade nas práticas pedagógicas de duas professoras formadoras do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) do curso de História da Universidade Federal do Maranhão, no Campus Grajaú e sua relação com a práxis. Apresentamos narrativas sobre experiências de práticas pedagógicas de docentes desenvolvidas no curso de História da Universidade Federal do Maranhão, no Campus Grajaú. Objetivou-se compreender, a partir das narrativas de professoras/formadoras por meio de questionário de que modo as professoras formadoras do Parfor Grajaú/MA constroem suas práticas pedagógicas e sua relação com as disciplinas do curso de História e quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas a partir de disciplinas no curso de História ofertado por meio do Parfor. De abordagem qualitativa, a investigação utilizou-se do seguinte referencial teórico a partir da concepção do professor como profissional reflexivo: Alarcão (2005), Pimenta e Ghedin (2006), Sacristán (1999), Lima (2001) e Contreras (2012). Essa discussão nos leva a considerar a importância do Parfor como política de formação de professores da educação básica, suas ambiguidades no contexto da racionalidade pedagógica, das práticas pedagógicas assentadas em uma práxis reflexiva e o papel das professoras formadoras no atendimento das demandas educacionais em um contexto histórico social precarizado e imerso em contradições entre prática e teorias em seu meio social concreto. Conclui-se que a reflexão situada por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Parfor e suas respectivas disciplinas no Curso de História, mobiliza ações de transformação da realidade histórica, cultural e educacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Gonzaga Jayme, Fernando. « O cinema como ferramenta para aprofundar o debate jurídico no programa de Pós-graduação em Direito da UFMG ». Dans Trends and challenges in Higher Education in Latin America, 208–15. Adaya Press, 2018. http://dx.doi.org/10.58909/ad18624458.

Texte intégral
Résumé :
A exigência, nas universidades brasileiras, para que os alunos dos programas de pós-graduação produzam cada vez mais, se oferta de condições adequadas para o desempenho das atividades acadêmicas, tem causado exponencial crescimento do sofrimento psíquico no ambiente acadêmico. Com o objetivo de contornar essa situação apresentou-se proposta pedagógica mais humanizada, no primeiro semestre de 2017: O funcionamento do sistema de justiça interpretado pelo cinema. A experiência proporcionou debates caracterizados pela riqueza e profundidade dos argumentos. A imagem tornou-se catalisadora do diálogo estabelecido diante de um caso concreto, revestido de questões jurídicas. Diante das impressões e sentimentos apreendidos da história estabelecia-se o diálogo entre os alunos, o que ampliou a possibilidade de participação de todos, por se prezar a manifestação da opinião pessoal de cada um, como sujeito da sua própria formação. O resultado foi o aumento da integração dos alunos e reforço da autoestima e a autonomia de cada um deles. O trabalho avaliativo, um artigo científico relacionando o enredo do filme com um caso julgado pela Suprema Corte brasileira, analisando o acesso á justiça e o funcionamento do poder jurisdicional em nosso país foram de excelente qualidade e serão publicados no segundo semestre de 2018.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Viana, Maria Luiza Dias, et Leonardo de Oliveira Gomes. « Práticas de visualização e representação na fase de concepção de produtos nas disciplinas práticas do Curso de Design na UFMG ». Dans TAU 30 ANOS : História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 177–93. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.7.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Souza, Roberta Vieira Gonçalves de. « Uma Atuação Constante em Normalização : O caso da Norma de Iluminação Natural ». Dans TAU 30 ANOS : História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 209–19. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.10.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Valadares, Victor Mourthé. « Res Et Talis ». Dans TAU 30 ANOS : História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 58–70. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Pereira, Andréa Franco. « O Design na Escola de Arquitetura ». Dans TAU 30 ANOS : História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 71–84. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.2.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "História UFMG"

1

Saviani, Benjamim. « O Carmo de Mariana : reflexões para um restauro ». Dans Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2014. http://dx.doi.org/10.20396/eha.10.2014.4119.

Texte intégral
Résumé :
O atual “Santuário de Nossa Senhora do Carmo” em Mariana (MG) foi erigido entre 1784 e a década de 1830 como Capela da Ordem Terceira dos Carmelitas daquela localidade. Durante os anos 80 passa por um processo de restauração que culmina em um incêndio, em 1999, atingindo toda a Nave Mor. Após o ocorrido, e com a crescente pressão política em torno dele, foi empreendida uma ação conjunta entre a Arquidiocese local, o IPHAN e o CECOR/UFMG, para definir critérios de uma nova intervenção no edifício, escolhendo o arquiteto Rodrigo Meniconi para a elaboração do projeto. O novo projeto de consolidação estrutural e nova intervenção foram realizados em 2000, configurando o espaço físico do edifício tal como se encontra atualmente, reconstituindo os elementos perdidos no incêndio, através de preceitos pautados pelo Restauro Crítico, esquivando-se de cópias e “falsos” arquitetônicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Silva, Antônio. « História da Educação : oito mãos, quatro cérebros, um só coração regido pela vontade de construir conceitos teóricos metodológicos pela análise Republicana do Brasil numa leitura interinstitucional ». Dans IX Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. SITRE, 2022. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2022.2402.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho foi inspirado na disciplina multidisciplinar História da Educação: Temas e problemas ofertada no curso de Mestrado de Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), de Tópicos Avançados em Educação Tecnológica (TAET). Trata-se de pesquisa bibliográfica cujas fontes foram indicadas pelos quatro professores interinstitucionais: Dr. Irlen Antônio Gonçalves (CEFET-MG), Dr. Luciano de Faria Filho da Faculdade de Educação - FAE (UFMG), Dra. Rosana Areal de Carvalho da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Dra. Vera Lúcia Nogueira da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Os temas foram divididos em 4 módulos, os quais se observou uma experiência ímpar, no aprendizado prático de vivência de produção intelectual de bens simbólicos, sendo cursado por mestrando e doutorandos. Dos caminhos percorridos pelos professores no engajamento de cada um, observou-se a construção prática do que é teorizado pelo historiador francês Sirinellli na construção do intelectual, conferido por meio dessa geração de pesquisadores numa rede de sociabilidade que interage entre si.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Carla Cristina Vieira de, et Bruno Fernandes de Magalhães de Oliveira. « Portal de Periódicos da UFMG ». Dans Abec Meeting. ABEC Brasil, 2021. http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting2021.31.

Texte intégral
Résumé :
O Portal de Periódicos UFMG foi criado em 2015 como fruto de uma política que previa, além da criação do próprio Portal, mais sete ações com o objetivo de padronizar os recursos tecnológicos, oferecer apoio técnico às equipes editoriais, capacitá-las, bem como aumentar a visibilidades das publicações da instituição. O presente estudo visa registrar o caminho, os obstáculos e as conquistas referentes à estruturação e à institucionalização do Portal. Trata-se de uma pesquisa de natureza histórica que apresenta a Política de Periódicos Científicos da instituição, os critérios de entrada e permanência e a estrutura física e técnica atual de atuação. Acredita-se que o relato de experiência possa servir como guia para outras instituições..
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Freitas, Thays Cristina Rodrigues Cangussu de, et Jonilson dos Santos Oliveira. « A SAÍDA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS : UM RELATO DE CASO SOBRE A IDA DE ESTUDANTES AO OBSERVATÓRIO FREI ROSÁRIO EM CAETÉ– MG ». Dans I Congresso Brasileiro de Especialidades Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2651.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Fundado em 1972, o observatório astronômico Frei Rosário localiza-se na cidade de Caeté – MG, à 65km da capital mineira: Belo Horizonte. O espaço é utilizado para pesquisas astronômicas, sendo considerado um dos maiores observatórios da América Latina. Atualmente este local é gerido pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Neste local há intensa visitação de estudantes de escolas públicas e particulares, que podem contemplar durante 2 horas de visitação todo o espaço. No local, os visitantes recebem aulas por meio de recursos multimídia, onde aprendem conteúdos de astronomia como: corpos celestes, planetas, estrelas, cometas, asteroides, nebulosas, galáxias, havendo ainda a possibilidade de realizarem reconhecimento de constelações através dos telescópios amadores e profissionais, existentes no local. Objetivos: Por este motivo, objetivou-se com este trabalho, avaliar a participação e envoltura dos estudantes do ensino fundamental II, na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, após realizarem uma visita ao observatório Frei Rosário. Ressalta-se que esta saída técnica foi realizada antes da Pandemia do Covid 19. Material e Métodos: Para isso, foi agendada e organizada pelos professores de Matemática e Ciências da escola, uma saída ao referido local. Resultados: Cerca de 40 estudantes participaram da saída proposta. No observatório os estudantes receberam uma palestra inicial, onde foi apresentado o objetivo do observatório, sua história, e importância na região. Após a palestra, os discentes puderam adquirir conhecimento sobre o conteúdo de astronomia que os ajudaram na preparação para OBA, do qual os estudantes participaram no referido ano. Conclusão: Realizar saídas técnicas nas escolas não é uma tarefa simples; no entanto, observa-se que através delas, possibilita-se a construção de uma aprendizagem significativa dentro do ensino de Ciências. Por este motivo, podemos inferir que o resultado positivo na participação de nossos estudantes na OBA, esteve diretamente relacionada a saída técnica, que possibilitou aos mesmos ampliar e atualizar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, de forma prática no observatório; o que gerou no público alvo um estímulo para a aprendizagem, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Sanglard, Demerson Arruda, JEFFERSON JOE MOREIRA ALVES, LUAN SOUZA DE PAULA GOMES, MATHEUS HENRIQUE TEIXEIRA et ANA CAROLINA ATAIDE SILVEIRA. « RESGATE DE ACESSOS DE MILHOS CRIOULOS PROSPECTADOS EM LOCALIDADES DO SEMIÁRIDO MINEIRO ». Dans III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/7316.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O semiárido mineiro inclui as mesorregiões Norte e Jequitinhonha, abrangendo uma população de 2.202.013 habitantes em 140 municípios, o que equivale a 10,46% da área brasileira em que predomina este clima. Entre as diversas dificuldades para a otimização do sistema produtivo da agricultura familiar destas mesorregiões, está a utilização de sementes com baixa qualidade genética frente aos estresses condições secas, quentes e com baixa disponibilidade de nitrogênio. Uma estratégia para gerar a independência do agricultor com relação às sementes comerciais, é fazer com que ele mesmo ou suas comunidades as produzam de forma contextualizada e holística, adaptadas para as realidades de seus próprios agroecossistemas. Objetivos: Prospectar sementes de milhos crioulos como forma de minimizar o franco processo de erosão genética e perdas de variedades locais no Norte e Jequitinhonha mineiros. Material e métodos: Foram realizadas visitas técnicas em comunidades rurais nas áreas de abrangência do trabalho, obtendo-se relatos sobre variedades locais escassas e obtenção de amostras. As remessas se deram em caráter esporádico e/ou circunstancial por meio de história oral. Os depósitos ocorreram no Laboratório de Biotecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (campus Montes Claros) para posteriores estudos, sendo estes fomentados pelo Banco do Nordeste. Resultados: As visitas técnicas envolveram seis localidades norte-mineiras: Almenara ('Associação de Pequenas Produtoras Rurais da Agricultura Familiar de Almenara'); Capitão Enéas ('Associação Comunitária Rural de Poção'); Janaúba ('Associação Comunitária Evangelho Unido em Cristo'); Rio Pardo de Minas ('Associação de Mulheres de Olhos D’água Unidas pela Amizade'); São João do Paraíso ('Associação das Trabalhadoras Rurais do Paraguai'); Taiobeiras ('Associação Feminina da Comunidade de Atanásio'). As reuniões com as comunidades acionadas no projeto foram relevantes para os relatos de paradeiros, costumes, experiências, observações empíricas e posteriores repasses de sementes (muitas vezes de agricultores que não constavam nas associações reunidas). Ao total foram angariados 44 acessos de milho crioulo, os quais estão passando por estudos genéticos e bromatológicos. Conclusão: Este trabalho envolvendo diagnósticos locais comunitários, ainda que morosos e pouco céleres, permitiram recuperar preciosos genótipos de milhos crioulos, fontes de variabilidade para tolerância a estresses bióticos e abióticos contextualizados ao semiárido.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Kivinny Augusto de Brito, et Epitácio Lima Barbosa Júnior. « O SAGRADO À LUZ DA HISTÓRIA OU A HISTÓRIA À LUZ DO SAGRADO EM MIRCEA ELIADE : UM DEBATE POSSÍVEL ? » Dans Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG. Recife, Brasil : Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/1239186.13-7.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Amara, Janaynne Carvalho do. « DIVISÃO DE PERIÓDICOS DO CEGRAF/UFG : HISTÓRIA, GESTÃO E PRIMEIROS RESULTADOS ». Dans Workshop de Editoração Científica. ABEC, 2016. http://dx.doi.org/10.21452/wec.ixwec.2016.0008.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Begnami, João. « Formação por alternância na licenciatura em Educação do Campo da UFMG ». Dans Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0601.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a Formação por Alternância do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO) da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa tinha por objetivo analisar práticas e compreensões sobre a Alternância. Em termos teóricos, a pesquisa teve como referência o Materialismo Histórico e Dialético, conhecimento baseado na concepção da práxis como princípio educativo tensionador da realidade, comprometido com a emancipação humana. A metodologia focou-se na abordagem qualitativa, na realização de grupos focais com estudantes e entrevista narrativa com professores, pesquisa documental e observação através da imersão no curso. Os resultados demonstram que o LECAMPO não utiliza, propriamente, a Pedagogia da Alternância, tal qual é concebida e praticada pelos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs), mas de princípios de Alternância. Alguns deles coincidem com os da Pedagogia da Alternância, outros emergem nas práticas pedagógicas do curso estudado, conforme destacamos: tempos-espaços escola-comunidade, relação prática-teoria-prática, mediações didáticopedagógicas específicas, organicidade e o protagonismo dos sujeitos, parceria com os Movimentos Sociais, trabalho pedagógico em equipe e projeto de campo e sociedade. Por fim, sugere a referência à Alternância nos contextos de formação e educação fora dos CEFFAs como “Formação por Alternância”, uma vez que a Pedagogia da Alternância se revela como um constructo apropriado e protagonizado pelo movimento CEFFA.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Miranda, Beatriz A. de, Marcella M. S. C. de Almeida, Ivyna R. S. Alves et Lívia M. R. S. Campos. « Análise da participação feminina no curso de Ciência da Computação da UFCG ». Dans Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2021.15837.

Texte intégral
Résumé :
Apesar de sua importância histórica para o desenvolvimento da Ciência da Computação, as mulheres ainda têm uma baixa participação nos cursos de graduação da área. A fim de entender se e como essas números se aplicam ao curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, foi realizada uma análise descritiva dos dados acadêmicos fornecidos pela instituição. A partir dessa análise foi possível traçar um perfil do corpo discente feminino e compreender aspectos relacionados a taxa de ingresso, conclusão, evasão, sucesso e desempenho nas disciplinas com maior retensão no curso a partir da perspectiva de gênero, de a forma a entender se o sexo é um fator determinante para o sucesso no curso.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Sena, Thais Beatriz Miqueleti de, Flávia Letícia Hernandes et Juliana Barretto De Toledo. « ACESSIBILIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA E HISTÓRIA USANDO COMO CONTEXTO OS GASES UTILIZADOS NAS GUERRAS MUNDIAIS ». Dans Anais do XVIII encontro de debates do centro-oeste sobre o ensino de química (ECODEQ - UFMT/CUA). Recife, Brasil : Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/161784.1-2.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie