Articles de revues sur le sujet « Grãos de cereais »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Grãos de cereais.

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Grãos de cereais ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Del Duca, Leo de Jesus Antunes, Eliana Maria Guarienti, Renato Serena Fontaneli et Dirceu Luis Zanotto. « Influência de cortes similando pastejo na composição química de grãos de cereais de inverno ». Pesquisa Agropecuária Brasileira 34, no 9 (septembre 1999) : 1607–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x1999000900011.

Texte intégral
Résumé :
A demanda crescente pela integração lavoura-pecuária no planalto sul-rio-grandense direciona ao aproveitamento dos cereais de inverno para duplo propósito (forragem e grão). Assim, é necessário um melhor conhecimento dessas culturas relativamente à utilização como forragem e ao valor econômico dos grãos no uso potencial para alimentação humana ou animal. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de cortes (um e dois), simulando pastejo bovino, na composição química dos grãos de aveia-branca (UPF 14), de aveia-preta (comum), de centeio (BR 1), de triticale (BR 4), de cevada (BR 2) e de trigo (IPF 55204 e PF 87451). Os cortes não afetaram, na média dos cereais, os valores de fibra bruta, de extrato etéreo, de energia bruta e de atividade ureática, tendo o teor de matéria mineral aumentado com dois cortes. Excetuando aveia-preta e cevada, com os cortes verificou-se incremento nos percentuais de proteína bruta. Entretanto, observou-se, na média dos cereais, redução com os cortes nos teores de extrativos não-nitrogenados. Os resultados obtidos conduzem à possibilidade de uso dos cereais de inverno para duplo propósito, com aproveitamento dos grãos sem maiores prejuízos à sua composição química.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Bortolini, Patrícia Cambrussi, Itacir Sandini, Paulo César Faccio Carvalho et Aníbal de Moraes. « Cereais de inverno submetidos ao corte no sistema de duplo propósito ». Revista Brasileira de Zootecnia 33, no 1 (février 2004) : 45–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982004000100007.

Texte intégral
Résumé :
A utilização de cereais de inverno no sistema de duplo propósito permite fornecer aos animais forragem verde no período crítico de carência alimentar, além de aumentar a estabilidade da receita da produção pela melhoria na qualidade e produtividade dos grãos dos cereais de inverno. O experimento foi conduzido no período de abril de 1994 a setembro de 1996 em Guarapuava, Paraná, a fim de avaliar o potencial de utilização para forragem e grãos de aveia branca (Avena sativa L.), trigo (Triticum aestivum), triticale (X. Triticosecale Witt.), aveia preta (Avena strigosa Schreb), centeio (Secale cereale L.) e cevada (Hordeum vulgare L.), visando sua utilização em condições de duplo propósito. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas, em três repetições. Nas parcelas foram estudados os sistemas de produção (sem corte, um e dois cortes) e nas subparcelas, os genótipos. O sistema de dois cortes foi superior aos demais quanto ao rendimento de matéria seca, principalmente para a aveia. Para o rendimento de grãos, os sistemas sem corte e um corte foram superiores, apesar da maior produção dos genótipos de aveia sob dois cortes. Em todos os genótipos, houve melhoria do peso do hectolitro e redução da massa de mil sementes, quando se realizaram cortes. Sob condições de manejo adequadas, pode-se alcançar considerável produção de forragem, sem afetar a posterior produção de grãos para cereais de inverno.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Cavichioli, José Carlos, Jailson Lara Fagundes, Fernando Takayuki Nakayama, Francisco Seiiti Kasai et Marcelo Rosa Melo. « Evaluation of winter cereals with and without irrigation in Adamantina ». Revista OMNIA Interdisciplinar 9 (5 juin 2024) : 95–102. http://dx.doi.org/10.69719/roi.v9i1.702.

Texte intégral
Résumé :
Avaliou-se o potencial produtivo de cinco variedades de triticale (X Tritico secale Wittmack), duas de cevada (Hordeum vulgare L.), quatro de trigo (Triticum aestivum L.) e uma de centeio (Secale cereale L.), em sistema de cultivo irrigado e não irrigado. O experimento foi instalado na Unidade Experimental do Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios da Alta Paulista, em Adamantina, SP. Os resultados mostraram que a irrigação favoreceu a produtividade de fitomassa seca, a altura de plantas, a massa de 1000 grãos e o rendimento de grãos. O triticale IAC 2 destacou-se no rendimento de grãos e na produtividade de fitomassa seca total nos dois sistemas estudados. O cultivo de cereais de inverno mostrou-se viável na região de Adamantina, desde que irrigados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Meinerz, Gilmar Roberto, Clair Jorge Olivo, Julio Viégas, José Laerte Nörnberg, Carlos Alberto Agnolin, Rudolf Brand Scheibler, Tiago Horst et Renato Serena Fontaneli. « Silagem de cereais de inverno submetidos ao manejo de duplo propósito ». Revista Brasileira de Zootecnia 40, no 10 (octobre 2011) : 2097–104. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011001000005.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar a silagem de 12 genótipos de seis espécies de cereais de inverno de duplo propósito (forragem e grãos), submetidos ao corte na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul. As espécies e os genótipos testados foram: trigo BRS 277, BRS Guatambu, BRS Tarumã, BRS Umbu; aveia-preta Agro zebu, UPFA 21 -Moreninha e Comum; aveia-branca UPF 18; centeio BR 1 e BRS Serrano; Cevada BRS Marciana; e triticale BRS 148. Os genótipos foram submetidos a três cortes com o objetivo de simular o pastejo, conforme manejo indicado para duplo propósito. Após o terceiro corte, permitiu-se o desenvolvimento das culturas para a ensilagem. As silagens foram feitas em silos experimentais de PVC quando as forrageiras atingiram o estádio fenológico de grão pastoso. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 12 tratamentos (genótipos) e três repetições (parcelas). Foram determinadas a produção de matéria seca e a composição estrutural do material ensilado, o valor nutritivo e os parâmetros fermentativos das silagens. O centeio BR 1 e a aveiabranca UPF 18 apresentaram as maiores produções de matéria seca. O trigo BRS Umbu produziu silagem com maior participação de grãos e valor nutritivo mais elevado. Todos os genótipos apresentaram condições satisfatórias para a ensilagem
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

PORTES, TOMÁS DE AQUINO, SABRINA ISABEL COSTA DE CARVALHO, ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA et JOÃO KLUTHCOUSKI. « Análise do crescimento de uma cultivar de braquiária em cultivo solteiro e consorciado com cereais ». Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, no 7 (juillet 2000) : 1349–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000700009.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento de braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandu), em consorciação com milho, sorgo, milheto e arroz, bem como da sua rebrota após a colheita dos cereais. A presença dos cereais provocou redução no número de perfilhos, índice de área foliar, massa seca total da parte aérea, massa seca das folhas verdes e dos colmos e taxa de crescimento na braquiária, até a colheita dos cereais. O número de perfilhos alcançou valores maiores do que os da braquiária solteira, após a colheita dos cereais. Os índices de área foliar da braquiária consorciada foram baixos, em comparação com os dos cereais, e a baixa competição, em cobertura foliar, favoreceu a boa produtividade de grãos das culturas. Aos 60-70 dias após a colheita dos cereais, a braquiária rebrotada possuía fitomassa semelhante à da solteira 70 dias após a emergência.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Fontaneli, Renato Serena, Roberto Serena Fontaneli, Henrique Pereira dos Santos, Alfredo do Nascimento Junior, Euclydes Minella et Eduardo Caierão. « Rendimento e valor nutritivo de cereais de inverno de duplo propósito : forragem verde e silagem ou grãos ». Revista Brasileira de Zootecnia 38, no 11 (novembre 2009) : 2116–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009001100007.

Texte intégral
Résumé :
O experimento foi conduzido para avaliar o rendimento e valor nutritivo da forragem precoce, da silagem e dos grãos do rebrote de 14 genótipos de seis espécies de cereais de inverno. O experimento foi em blocos ao acaso, com três repetições, de modo que as parcelas foram constituídas de sete linhas de 5,0 m de comprimento espaçadas 0,2 m. A semeadura foi realizada em abril, nos três anos de estudo, e a adubação seguiu recomendação das culturas. No perfilhamento e após o corte, foi aplicada ureia na dose de 22,5 kg N/ha. Quando as plantas atingiam 30 cm de altura, cada parcela foi cortada a 7,0 cm de altura do solo, para estimar o rendimento de forragem por genótipo. Metade da área de rebrote foi destinada à ensilagem e metade à produção de grãos. O corte para silagem foi realizado quando as plantas estavam no estádio de grão em massa mole, de 30 a 35% de MS. As análises do valor nutritivo foram realizadas pelo método de refletância do infravermelho proximal (NIRS). Centeio BRS Serrano é superior para rendimento de forragem verde, silagem, total de forragem (forragem verde + silagem) e rendimento de grãos do rebrote, entretanto, para rendimento de grãos, esse genótipo é similar ao trigo BRS 277, aos triticales BRS 148 e BRS 203, à aveia UPF 18 e ao centeio BR 1. É possível obter forragem precoce com cultivares de centeio, trigo, cevada e triticale em quantidade no mínimo semelhante à obtida com pastagem de aveia-preta. O triticale Embrapa 53 e a aveia UPF 18 produzem forragem verde mais digestível, mas as silagens têm digestibilidade similar à de cevada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Mariani, Franciele, Renato Serena Fontaneli, Leandro Vargas, Henrique Pereira dos Santos et Roberto Serena Fontaneli. « Trigo de duplo propósito e aveia preta após forrageiras perenes e culturas de verão em sistema de integração lavoura - pecuária ». Ciência Rural 42, no 10 (octobre 2012) : 1752–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012001000006.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se avaliar o desempenho de cereais de inverno sobre resíduos de forrageiras perenes e culturas de verão. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, os tratamentos de inverno, trigo de duplo propósito cv. 'BRS Tarumã' e aveia preta Agro Zebu, foram distribuídos nas faixas. O outro fator consistiu de diferentes resíduos de culturas de verão (milho e soja), cultivadas em consórcio com forrageiras perenes (Urochloa e Panicum) e o milheto como testemunha. Houve interação entre as espécies de inverno e os resíduos de verão para as variáveis fibra em detergente ácido (FDA), fibra em detergente neutro (FDN) e digestibilidade da matéria seca (DMS), no primeiro pastejo. O acúmulo de massa seca (MS) variou apenas no primeiro pastejo, sendo maior nos cereais cultivados na resteva de soja. Em média, trigo 'BRS Tarumã' acumulou 2.360kg MS ha-1, superior à aveia preta com 1.984kg MS ha-1. A proteína bruta (PB) no primeiro pastejo foi maior para os cereais cultivados nos resíduos culturais da soja e menor quando cultivados nos resíduos de braquiária Marandu. O rendimento de grãos e a massa de mil grãos (MMG) não foram afetadas pelos resíduos de verão, sendo inferiores para a aveia preta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Fuentes Jaime, Cinthia Elizabeth, Geovanna Godoy Ramos et Renata Aparecida Soriano Sancho. « Propriedades do fermentado kefir de água em diferentes substratos alimentares ». Revista Perspectiva 46, no 6 (16 février 2023) : 69–83. http://dx.doi.org/10.31512/persp.v.46.n.6.2022.274.p.69-83.

Texte intégral
Résumé :
O kefir de água é uma bebida fermentada produzida a partir da adição de grãos de kefir em solução de água com açúcar e/ou extratos vegetais. A capacidade dos grãos de kefir em fermentar diferentes substratos confere sabor frutado e propriedades sensoriais e nutricionais à bebida. Diante disso, este estudo tem por objetivo descrever e discutir o uso dos grãos de kefir de água no desenvolvimento de bebidas não lácteas fermentadas e a capacidade dos grãos fermentar diferentes substratos alimentares. Foi realizada uma revisão da literatura científica. Os estudos mostram que diferentes substratos, como frutas, vegetais e cereais podem ser utilizados. Os tempos de fermentação variaram de 24 horas a 28 dias, e a quantidade de grão variou de 10 g a 480 g. Foi verificada alta atividade antioxidante nas bebidas fermentadas com mel, malte, cebola roxa, morango, romã, kiwi, abacaxi, purê de abóbora e jabuticaba, em razão da grande quantidade de polifenóis que estão presentes nas bebidas ao final da fermentação. Os estudos sugerem grande interesse industrial na melhora das qualidades sensoriais, pelo potencial da bebida fermentada de kefir, que pode substituir sucos industrializados, refrigerantes e bebidas lácteas fermentadas, alcançando diferentes públicos, como intolerantes à lactose e aos veganos
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

BORTOLINI, Patricia Cambrussi. « CEREAIS DE INVERNO SUBMETIDOS AO CORTE NO SISTEMA DE DUPLO PROPÓSITO ». Scientia Agraria 2, no 1 (31 décembre 2001) : 131. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v2i1.1014.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se, nos dois experimentos realizados, avaliar o potencial de utilização para forragem e grãos de aveia branca (Avena sativa L.), trigo (Triticum aestivum), triticale (X. Triticosecale Witt.), aveia preta (Avena strigosa Schreb), centeio (Secale cereale L.) e cevada (Hordeum vulgare L.), visando uma utilização em condições de duplo propósito. O primeiro experimento foi realizado de abril de 1994 a setembro de 1996 e o segundo de abril de 1995 a dezembro de 1997 em Guarapuava, Paraná. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas, em três repetições. As parcelas foram os sistemas de produção (sem corte, um e dois cortes) e as sub-parcelas, os genótipos. No primeiro experimento, o sistema dois cortes foi superior aos demais quanto ao rendimento de matéria seca, principalmente para a aveia. Para o rendimento de grãos, os sistemas sem corte e um corte foram superiores, apesar da maior produção dos genótipos de aveia sob dois cortes. Em todos os genótipos houve melhoria do peso do hectolitro e redução da massa de mil sementes quando realizou-se cortes. A margem bruta, na média dos genótipos, foi superior no sistema um corte. No segundo experimento ocorreu maior produção de matéria seca com dois cortes. Genótipos não cortados obtiveram produção de grãos superior aos demais. O peso do hectolítro dos genótipos de trigo foi superior aos demais quando sem corte e com um corte. O sistema sem corte apresentou maior valor para massa de mil sementes. Ocorreu redução na altura das plantas quando submetidas a um e dois cortes e genótipos submetidos ao sistema sem corte apresentaram maior acamamento. Sob condições de manejo adequadas, pode-se alcançar considerável produção de forragem sem afetar a posterior produção de grãos para cereais de inverno.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Araújo, Elisangela Sousa de, Sonia Regina de Souza et Manlio Silvestre Fernandes. « Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão ». Pesquisa Agropecuária Brasileira 38, no 11 (novembre 2003) : 1281–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2003001100005.

Texte intégral
Résumé :
O grão de arroz apresenta baixos teores de proteína, mas contém glutelina, uma proteína de melhor qualidade para a alimentação humana do que a de outros cereais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar, por meio de descritores morfológicos e moleculares (RAPD), algumas variedades tradicionais de arroz do Estado do Maranhão que apresentam altos teores de proteínas nos grãos (mais de 10%) e são tolerantes ao estresse nutricional e ao Al tóxico. As 33 variedades estudadas foram separadas em cinco grupos baseados nas características morfológicas e quatro grupos utilizando marcadores RAPD, que não coincidiram entre si. Teores elevados de proteína no grão estavam presentes aleatoriamente em todos os grupos. No entanto, verificou-se maior acúmulo de proteína em plantas cujas sementes tinham uma menor relação comprimento/largura de grão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Silva, Hernani Alves da, Anibal de Moraes, Paulo César de Faccio Carvalho, Adriel Ferreira da Fonseca, Vânia Di Addario Guimarães, Alda Lúcia Gomes Monteiro et Claudete Reisdorfer Lang. « Viabilidade econômica da produção de novilhas leiteiras a pasto em sistema de integração lavoura-pecuária ». Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no 6 (juin 2012) : 745–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000600003.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi avaliar a rentabilidade do sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), em comparação ao cultivo de cereais de inverno e de plantas de cobertura para o plantio direto de soja e milho no verão. Foram comparados dados simulados de sistema agrícola tradicional com produção de grãos de milho e soja, no verão, e cultivo de trigo e plantas de cobertura do solo, no inverno; e dados de um trabalho publicado em que foram avaliadas combinações de pastagens (diversificadas ou puras) e categorias de animais (leves ou pesados), com produção de grãos de milho e soja, no verão, e pastejo no inverno. A análise econômica foi realizada com base nos resultados experimentais e simulada para uma propriedade de 100 ha. A ILP com recria de novilhas leiteiras em pastagens anuais de inverno, em substituição ao sistema convencional com cultivo de cereais de inverno e plantas de cobertura de solo para o plantio direto, é a alternativa mais rentável aos produtores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Faustino, Thailson Fernando, Nhayandra Christina Dias e. Silva, Rafael Fernandes Leite, Ligiane Aparecida Florentino et Adauton Villela de Rezende. « UTILIZAÇÃO DE GRÃO DE MILHO REIDRATADO E CASCA DE CAFÉ NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL ». Revista Científica Rural 22, no 1 (10 juin 2020) : 259–75. http://dx.doi.org/10.30945/rcr-v22i1.371.

Texte intégral
Résumé :
O milho é um dos cereais mais importantes produzidos no mundo e é a principal fonte de energia utilizada na dieta dos animais, porém apresenta melhor aproveitamento quando passado por algum tipo de processamento. Por ser um alimento de elevado valor econômico, a adição de subprodutos na dieta animal em substituição do milho tem sido uma alternativa pelos produtores. Diante disso, este estudo tem por objetivo abordar a importância do processamento do grão milho, com a técnica de ensilagem de grão reidratado, e também a utilização da casca de café como subproduto na dieta de ruminantes. A reidratação é um processo que envolve a mistura do grão com água para alcançar teor de umidade de no mínimo 30%, seguido do armazenamento dos grãos em condição anaeróbia. Assim essa revisão destaca que a prática de ensilagem de grão reidratado possibilita ao produtor armazenar seu milho na própria propriedade reduzindo custos com armazenamento de grãos, além de melhorar o aproveitamento pelo animal por meio do aumento da digestibilidade do amido e conforme a disponibilidade e valor de mercado, a casca de café é um subproduto que dependendo da dose, pode ser utilizada na alimentação de ruminantes sem comprometer o desempenho dos animais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Pivatto, Luan, Ânderson Rafael Cagnini, Ederson Appelt, André Sordi, Claudia Klein, Cristiano Reschke Lajús et Kelly Fioreze. « Influência de cortes no trigo (Triticum aestivum) de duplo propósito ‘BRS Tarumã’ ». Agropecuária Catarinense 32, no 3 (1 août 2019) : 50–52. http://dx.doi.org/10.22491/rac.2019.v32n3.5.

Texte intégral
Résumé :
Cereais de inverno com duplo propósito demonstram ser uma excelente alternativa para a sustentabilidade do sistema de integração lavoura-pecuária no Sul do Brasil. Este trabalho teve por objetivo avaliar a produtividade do trigo de duplo propósito ‘BRS Tarumã’, submetido a diferentes números de cortes. As variáveis avaliadas foram: matéria seca da forragem, teor proteico da forragem, rendimento de grãos, peso hectolitro e massa de mil grãos. Observou-se correlação positiva entre o número de cortes, o rendimento e o peso hectolitro, e correlação negativa para massa de mil grãos. A variável massa seca mostrou-se mais produtiva com a utilização de dois cortes. O teor proteico não foi influenciado. Concluiu-se que o trigo cv. ‘Tarumã’ é uma opção para produção de forragens e de grãos para o Oeste de Santa Catarina. Termos para indexação: integração lavoura-pecuária; rendimento de grãos; produção de forragens.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Almeida, Milton Luiz de, et Claudio Mario Mundstock. « O afilhamento em comunidades de cereais de estação fria é afetado pela qualidade da luz ? » Ciência Rural 28, no 3 (septembre 1998) : 511–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781998000300027.

Texte intégral
Résumé :
A radiação vermelha extrema refletida pelas folhas de plantas vizinhas altera a relação vermelho(V): vermelho extremo(Ve) e esta relação atua como um sinal precoce da competição que irá ocorrer em uma comunidade. O fitocromo é capaz. de detectar esta relação e transferir a excitação eletrônica em um sinal celular, que altera o metabolismo celular e influencia o crescimento e. o desenvolvimento da planta. Medições em comunidades em baixa densidade, onde ainda não há auto-sombreamento entre plântulas, demostram que a presença de plantas vizinhas altera de forma marcante a quantidade de Ve recebida pela superfície do caule. Nas regiões produtoras do Sul do Brasil, a pequena produção de afilhas férteis tem levantado uma séria questão sobre a importância do afilhamento para a formação do rendimento de grãos em cereais de estação fria. Neste sentido, as alterações na qualidade da luz no decorrer da formação da comunidade são importantes para a melhor compreensão deste processo. Portanto, a resposta à pergunta formulada no título depende da investigação dos efeitos da qualidade da luz sobre os cereais cultivados no Brasil, principalmente nos seguintes pontos: (i) os cereias em comunidade detectam precocemente as informações referentes ao nível de competição que irão sofrer? (ii) os cereais utilizam essas informações para modificar o padrão de afilhamento? (iii) há variabilidade genética entre os matérias cultivados no Brasil em relação a essas duas características ?
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Chaves Neto, José Roberto, et Ricardo Boscaini. « GRÃOS ARDIDOS EM MILHO : UMA REVISÃO ». Revista Científica Rural 21, no 2 (2 août 2019) : 105–25. http://dx.doi.org/10.30945/rcr-v21i2.2668.

Texte intégral
Résumé :
O milho é um dos mais importantes alimentos, sendo considerado um dos cereais mais cultivados no mundo. É notório nos últimos anos nesta cultura o surgimento de diversas doenças, o que tem gerado perdas de qualidade e produtividade desses grãos. A podridão de espiga é uma das principais doenças, que por consequência ocasiona os chamados grãos ardidos, além disso, alguns dos fungos causadores podem sintetizar micotoxinas que contaminam os grãos. Desse modo, o objetivo desta revisão de literatura é destacar as principais causas do aumento na incidência de grãos ardidos na cultura do milho (Zea mays L.) e sua relação com as diferentes formas de manejos, dentre elas aplicação de fungicidas, utilização e seleção de híbridos resistentes e o emprego da irrigação, tendo como base informações e dados derivados de artigos publicados em revistas científicas selecionados e relacionados com o tema. Os resultados deste estudo mostram que a aplicação excessiva de fungicidas, associado ao plantio direto e monocultivo, assim como o uso inadequado da irrigação desempenham um papel considerável no aumento da incidência e severenidade de doenças na cultura do milho, dentre elas a podridão da espiga e a incidência de grãos ardidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Junges, Amanda Heemann, Denise Cybis Fontana et Ricardo Wanke de Melo. « Caracterização do cultivo de trigo na região norte do Estado do Rio Grande do Sul através das estimativas oficiais de área cultivada, produção e rendimento de grãos ». Ciência Rural 42, no 1 (20 décembre 2011) : 31–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011005000153.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi caracterizar o cultivo de trigo na região norte do Estado do Rio Grande do Sul. Foram empregados dados oficiais de área cultivada e produção de grãos, de 2000 a 2008, dos municípios que compõem as regionais EMATER/RS Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Ijuí e Santa Rosa. Os dados foram provenientes do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE). Considerando-se a área cultivada com cereais de estação fria, o trigo tem sido a principal cultura produtora de grãos estabelecida no período de outono-inverno-primavera. A produção de trigo no Estado concentra-se nas regionais analisadas, responsáveis, na média dos anos, por mais de 80% da quantidade produzida de grãos. Variações interanuais nos rendimentos regionais foram associadas, especialmente, às variações das condições meteorológicas, dada não existência de tendência tecnológica no período. Maiores rendimentos regionais de grãos de trigo e menores coeficientes de variação foram registrados nas regionais localizadas na porção leste (Caxias do Sul e Erechim). A análise de agrupamentos identificou grupos de municípios similares quanto ao rendimento médio municipal de grãos de trigo: baixos rendimentos de grãos (média de 1.444kg ha-1), médios (1.746kg ha-1) e altos (2.283kg ha-1).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Meinerz, Gilmar Roberto, Clair Jorge Olivo, Renato Serena Fontaneli, Carlos Alberto Agnolin, Tiago Horst et Cláudia Marques de Bem. « Produtividade de cereais de inverno de duplo propósito na depressão central do Rio Grande do Sul ». Revista Brasileira de Zootecnia 41, no 4 (avril 2012) : 873–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982012000400007.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar a precocidade, a produtividade e as características do dossel de 12 genótipos de seis espécies de cereais de inverno de duplo propósito (forragem e grãos) submetidos ao corte na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul. As espécies e os genótipos testados foram: trigo BRS 277, BRS Guatambu, BRS Tarumã, BRS Umbu; aveia-preta Agro Zebu, UPFA 21 - Moreninha e Comum; aveia-branca UPF 18; centeio BR 1 e BRS Serrano; Cevada BRS Marciana; e triticale BRS 148. Os genótipos foram distribuídos em 36 parcelas experimentais, num delineamento inteiramente casualizado, com 12 tratamentos, três repetições e medidas repetidas no tempo. As variáveis estudadas foram massa de forragem, composição botânica e estrutural, produção de forragem e de grãos. Os genótipos mais precoces para produção de forragem foram o centeio BR 1 e o triticale BRS 148. O trigo BRS Tarumã apresentou maior produção de forragem e de lâminas foliares e o trigo BRS Umbu maior produção de grãos e peso do hectolitro. Entre os genótipos avaliados, o trigo BRS Tarumã é o mais indicado para duplo propósito na Depressão Central do Rio Grande do Sul.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Junges, Amanda Heemann, et Denise Cybis Fontana. « Desenvolvimento das culturas de cereais de inverno no Rio Grande do Sul por meio de perfis temporais do índice de vegetação por diferença normalizada ». Ciência Rural 39, no 5 (19 juin 2009) : 1349–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000114.

Texte intégral
Résumé :
Os objetivos deste trabalho foram elaborar perfis temporais de NDVI/MODIS, mediante a construção de máscaras de cultivo, verificando as variações interanuais dos perfis associadas à variação do rendimento de grãos de trigo no Rio Grande do Sul. Foram utilizadas imagens MOD13 dos meses de maio a novembro para os anos 2000 a 2006, pontos de controle na superfície (coletados em lavouras de trigo, aveia e cevada) e dados oficiais de rendimento médio de grãos de trigo (IBGE e Cotrijal). Os resultados mostraram que, por meio da metodologia de construção de máscaras de cultivo, é possível gerar perfis temporais de NDVI que permitem monitorar o desenvolvimento das lavouras de cereais de inverno e que podem ser empregados no estudo das variações interanuais de rendimento de grãos de trigo. Os maiores rendimentos de grãos estão relacionados à manutenção de altos valores de NDVI (acima de 0,7) por um período maior de tempo. Porém, a metodologia não permitiu a distinção de lavouras de trigo, aveia e cevada, sendo necessários estudos subseqüentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Sousa, Juliana Pereira de, Fernando Rodrigues Cabral Filho, Christiano Lima Lobo de Andrade, Marconi Batista Teixeira, Daniely Karen Matias Alves et Nelmício Furtado da Silva. « Produtividade do milho em diferentes manejos de adubação com vinhaça e cloreto de potássio ». Brazilian Journal of Science 2, no 3 (9 janvier 2023) : 14–23. http://dx.doi.org/10.14295/bjs.v2i3.258.

Texte intégral
Résumé :
O milho (Zea mays L.) é um dos cereais de grande importância no mundo. Esta cultura apresenta grande exigência em nutrientes, como o potássio (K). Esse nutriente pode ser obtido a partir de fontes alternativas como a vinhaça para a cultura do milho representando efeitos agronômicos, econômicos e ambientais positivos. O presente trabalho teve como objetivo, avaliar o uso de vinhaça e cloreto de potássio na fertirrigação na cultura do milho cultivar híbrido AS1820 PRO3 em diferentes doses. O experimento foi realizado na área experimental do IF Goiano, Rio Verde, Goiás, Brasil, safra 2021/22. As variáveis estudadas foram: número de espigas por planta, número de grãos por fileira, número de grãos por planta, diâmetro e comprimento de espiga, massa de grãos por planta, produtividade e número de sacas por grãos. Verificamos que não houve diferença significativa (efeitos positivos) para os dados das variáveis analisadas nesse experimento. Concluí-se que, o híbrido de milho AS1820 PRO3 não apresentou efeito positivo sobre as variáveis analisadas com fertirrigação vinhaça e cloreto de potássio em nosso estudo, carecendo de novos experimentos complementares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Carvalho, Grazielly Aparecida Ferreira, Clarissa Anne Gonçalves, Bianca Rocha Da Silva, Evelin Lessa Barboza, Amanda Mattos Dias-Martins, Nádia Nardely Lacerda Durães Parrella, Carlos Wanderlei Piler De Carvalho et Felipe Machado Trombete. « Ozonização de grãos de milheto pérola (<em>Pennisetum glaucum</em>) com foco na segurança do alimento ». Brazilian Journal of Development 9, no 2 (22 février 2023) : 8020–30. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n2-123.

Texte intégral
Résumé :
A ozonização gasosa aplicada à descontaminação microbiológica e química em grãos de cereais tem grande potencial de aplicação na indústria de armazenamento, transporte e processamento, aumentando assim a segurança no consumo dos produtos derivados dessas matérias-primas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do gás ozônio nas características físico-químicas e no potencial de germinação de grãos de milheto pérola, quando estes são submetidos a diferentes condições de exposição ao O3 de forma que não afete a qualidade tecnológica dos grãos. Os tratamentos aplicados no milheto não causaram diferença significativa (p> 0,05) nos parâmetros físico-químicos (umidade, acidez e cor instrumental), somente uma amostra ozonizada diferiu da amostra controle (p< 0,05) quanto a coloração. No teste de germinação, verificou-se que o tratamento controle não diferiu dos tratamentos P1, P2 e P3 (p> 0,05) e os tratamentos P4, P5 e P6, diferiram do tratamento controle (p <0,05). Assim, nas condições avaliadas neste estudo, é recomendado a ozonização de milheto em concentrações de até 400 mg de O3/Kg, não afetando a qualidade dos grãos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Mota, Rodrigo De Souza, Igor Vinícius de Oliveira, João Paixão dos Santos Neto, Fabio Israel Martins Carvalho et Priscilla Andrade Silva. « Produção e aceitabilidade de suco composto : uma alternativa tecnológica para a cadeia produtiva do milho ». Natural Resources 10, no 2 (19 mai 2020) : 1–10. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2237-9290.2020.002.0001.

Texte intégral
Résumé :
O milho (Zea mays L.) é considerado mundialmente um dos cereais mais importantes devido ao seu elevado potencial produtivo, composição química e valor nutritivo. É um grão que possui elevada aceitação no mercado, devido possuir várias formas de uso e possibilidade de combinações tais como sobremesa individual ou em forma de bolos, sorvetes, sucos, etc. O objetivo deste estudo foi de formular e realizar a análise sensorial de sucos compostos a partir do milho produzido no município de Parauapebas-PA. Para obtenção dos sucos de milho, foram elaboradas as seguintes formulações: suco de milho natural (F1: 21% de grãos: 33% de água); suco de milho com leite de soja (F2: 21% de grãos: 33% de leite de soja); suco de milho com leite bovino (F3: 21% de grãos: 33% de leite bovino). As análises microbiológicas realizadas nos grãos e nos sucos elaborados foram fungos filamentosos e leveduras, Salmonella spp., Coliformes a 35 e a 45°C e Staphylococcus coagulase positiva. Para a avaliação sensorial foram realizados os testes de aceitabilidade com escala hedônica estruturada para os seguintes parâmetros: aparência, aroma, sabor e impressão global; assim como o índice de aceitação e a intenção de compra dos produtos. Os resultados das análises sensoriais dos grãos e dos produtos elaborados foram submetidos à análise de variância através do teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados verificados nos grãos de milho e nos produtos elaborados, indicaram ausência de microrganismos para 25 g de amostra. Através dos resultados sensoriais observou-se que os sucos de leite possuem maior aceitabilidade pelos provadores do que o suco natural, e o suco com soja. Todos os parâmetros avaliados no teste de aceitação sensorial obtiveram notas médias entre 6 (gostei ligeiramente) e 7 (gostei moderadamente), indicando aceitação e intenção de compra dos produtos por parte dos provadores. De acordo com os resultados obtidos, os produtos podem se tornar uma alternativa tecnológica para a cadeia produtiva do milho, além de uma opção de geração de renda aos agricultores familiares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Garcia, Thayná Pereira, Allan De Marcos Lapaz, Artur Bernadeli Nicolai, Izabella Garbeline Okuma, Alan Roger Cenerine Carvalho, Rafael Simões Tomaz et Ronaldo Cintra Lima. « Rendimento de grãos de milho segunda safra sob dois regimes hídricos e diferentes sistemas de cultivo ». Cultura Agronômica : Revista de Ciências Agronômicas 28, no 4 (17 janvier 2020) : 408–21. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2019v28n4p408-421.

Texte intégral
Résumé :
O grão do milho está entre os cereais os mais produzidos no Brasil. O consórcio entre as culturas de milho e forrageiras do gênero Urochloa visam a produção de grãos e forragem com boa qualidade nutricional para a produção de pastagem ou formação de palha para sistemas de plantio direto (SPD). Este trabalho objetivou avaliar o rendimento de grãos de milho segunda safra sob diferentes sistemas de cultivo do solo em sistema irrigado e não irrigado, no extremo Oeste do Estado de São Paulo. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em esquema de parcela subdividida com sete repetições. Os tratamentos foram compostos por combinações de sistemas de cultivo, nas parcelas, com quatro níveis (sistema convencional de preparo de solo; SPD utilizando Urochloa brizantha cv Paiaguás; U. brizantha cv Piatã; e U. ruziziensis cv Ruziziensis), e lâminas de irrigação nas subparcelas, com dois regimes hídricos (não irrigado e irrigado). Independente dos sistemas de cultivo avaliado, o uso da irrigação proporcionou incremento médio de 1045% de rendimento de grãos de milho em relação ao tratamento não irrigado. Além disso, foi verificado maiores estande final e massa seca de palha residual total, proporcionando, assim, maior aporte de palha e benefícios ao SPD para as safras seguintes. Dentre as coberturas vegetais empregadas no SPD consorciada com o milho, as coberturas Paiaguás e Piatã revelaram ser as melhores opções para o consórcio, sob as condições em que foi realizado o experimento, na região do extremo Oeste do Estado de São Paulo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Dorneles, Keilor Da Rosa, Francine Zaiosc Simmi, Ihan Rebhahn, Kezia Aparecida Guidorizi et Leandro José Dallagnol. « Parâmetros morfofisiológicos e rendimento de grãos do arroz em condições de incremento do CO2 atmosférico ». Agrarian 12, no 46 (8 décembre 2019) : 457–65. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v12i46.8553.

Texte intégral
Résumé :
O arroz é um dos cereais mais cultivados no Brasil. O incremento de CO2 atmosférico é uma das principais variáveis ambientais que podem afetar a produtividade das plantas cultivadas. Assim, o objetivo neste estudo foi avaliar os efeitos da elevação da concentração do CO2 atmosférico sobre características morfofisiológicas e rendimento de grãos em dois genótipos de arroz no Sul do Brasil. Para tal, plantas de arroz das cultivares BRS Querência e Inov CL foram cultivadas sob duas concentrações de CO2 (400 ou 700 ppm). As variáveis avaliadas foram trocas gasosas, alterações morfológicas e componentes de rendimento de grãos. Plantas cultivadas a 700 ppm de CO2 apresentaram aumento na taxa fotossintética e na concentração interna de CO2 e redução na condutância estomática de vapores de água e na taxa transpiratória. Nestas plantas ocorreu incremento na estatura, comprimento de raiz e massa seca da parte aérea e de raiz, em estágio vegetativo. No estágio reprodutivo, plantas cultivadas a 700 ppm de CO2 apresentaram incremento na estatura e na massa seca de raiz. Em relação ao rendimento, ocorreu incremento no número de grãos por panícula, no peso de mil grãos, no peso por panícula e redução de grãos chochos. Assim, concluímos que o incremento na concentração de CO2 atmosférica influência no desempenho agronômico do arroz cultivado no Brasil através de alterações fisiológicas, ganho de biomassa e no incremento do rendimento de grãos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Argenta, Gilber, Paulo Regis Ferreira da Silva et Clayton Giani Bortolini. « Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais ». Ciência Rural 31, no 4 (août 2001) : 715–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782001000400027.

Texte intégral
Résumé :
O desenvolvimento recente do medidor portátil de clorofila, que faz leituras instantâneas sem necessidade de destruição da folha, surge como nova ferramenta para avaliar o nível de N na planta. As leituras efetuadas por este equipamento indicam valores proporcionais de clorofila na folha e são calculadas com base na quantidade de luz transmitida pela folha em dois comprimentos de ondas com distintas absorbâncias de clorofila. Nas culturas de arroz, trigo, aveia e milho, foram evidenciadas boas correlações entre leitura SPAD e rendimento de grãos. Os níveis críticos de leitura no medidor portátil de clorofila, correspondentes ao nível adequado de N, determinados nas culturas de arroz (diferenciação da panícula), trigo (folha bandeira) e milho (espigamento) são de, respectivamente, 40-42, 41-42 e 58-62. No entanto, por se tratar de uma técnica nova, apresenta limitações, tais como: pouca amplitude entre as leituras, influência sobre as leituras de outros fatores além do N e, especificamente para o milho, apresentação de baixa correlação com rendimento de grãos nos estádios iniciais de desenvolvimento da planta. Estas limitações estão sendo corrigidas ou minimizadas através da utilização de fatores de correção como o uso de faixa de referência, o peso específico da folha, a área foliar e de massa seca da planta. Apesar das limitações apresentadas, a utilização do parâmetro teor de clorofila da folha apresenta grande potencial como indicador para a recomendação de adubação nitrogenada em cereais, principalmente se associado a indicadores de solo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Brum, Argemiro Luis, Daniel Knebel Baggio, Isoé Nicolas Schneider, Francisca Mendonça Souza, Eduardo Luis Goulart Knebel et Karla Leticia Morais da Silva. « Influência dos fundos de investimentos na formação do preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago ». DRd - Desenvolvimento Regional em debate 12 (4 mars 2022) : 1–23. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v12.3260.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo buscou estudar sobre a temática dos fundos de investimentos e sua influência na formação do preço da soja em grão junto à Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT). O objetivo principal consistiu em responder ao problema empírico, verificado já há alguns anos, de que os elementos normais de oferta e demanda influenciam menos na formação destes preços, existindo elementos especulativos mais fortes presentes no cenário. Ou seja, buscou-se verificar em que dimensão os fundos de investimentos (e mesmo outros fundos) influenciam na formação do preço da soja em grão em Chicago. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em técnicas quantitativas de análises, principalmente a partir de análises de correlações e regressões entre as variáveis preço futuro da soja em grão na CBOT e os diversos grupos de traders que negociam na CBOT. Dentre os resultados obtidos, confirmou-se forte influência dos fundos na formação dos preços da soja em Chicago, sendo que o somatório das principais categorias de traders especulativos chega a influenciar em mais de 50% esta formação de preço. O presente artigo contribui com achados empíricos relevantes que destacam a importância do movimento especulativo na formação do preço da soja em grãos. Palavras-chave: Fundos de Investimento. Soja. Bolsa de Chicago. Economia Regional. Correlação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Souza, Francisco Carlos Almeida de, José Arledo Marques de Souza, Paulo César Ramos Oliveira et Ricardo Augusto Martins Cordeiro. « ARRANJOS DE PRODUTIVIDADES DE HÍBRIDOS DE MILHO ATRAVÉS DE ADUBAÇÕES FOSFATADAS E NITROGENADAS ». Revista Agroecossistemas 5, no 1 (20 novembre 2013) : 7. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v5i1.1402.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO: O milho (Zea mays L.) é um dos mais importantes cereais do mundo, pois representa a base da alimentação humana e animal. Este trabalho objetivou avaliar o desempenho de produtividade de grãos de milho em dois sistemas de cultivo (consorciado com capim e solteiro) de acordo com as adubações utilizadas: fosfatadas e nitrogenadas. Para isto o estudo foi desenvolvido no IFPA Campus Castanhal, sob Latossolo Amarelo distrófico em sistema de sequeiro. Foram avaliadas adubações fosfatadas e nitrogenadas, dois híbridos de milho, o 30F80 e o 30P70 em dois sistemas de cultivo, solteiro e consorciado com Brachiaria brizantha cv. Marandú em delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os resultados obtidos de produtividade de grãos de milho demonstraram que houve diferença entre os tratamentos avaliados. Os resultados de produtividade de grãos apresentaram-se superiores quando foram utilizadas adubações fosfatadas, pois com adubações nitrogenadas de cobertura foram alcançados 4316,75 kg ha-1, no entanto com aplicação de adubação fosfatada no momento do plantio, 300 kg de P2O5 ha-1. A utilização de adubação fosfatada proporcionou os melhores resultados de produtividade de grãos de milho nas condições avaliadas. PALAVRAS-CHAVE: Integração lavoura-pecuária, fertilidade do solo, Zea mays L.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Vidal, M. P., A. S. C. Pereira, M. M. F. Cação, S. L. Silva, W. Henrique, I. H. S. Fuzikawa et G. Aferri. « Desempenho e características da carcaça de cordeiros alimentados com dietas contendo grãos de diferentes de cereais ». Boletim de Indústria Animal 73, no 2 (2016) : 134–42. http://dx.doi.org/10.17523/bia.v73n2p134.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Milach, Sandra Cristina Kothe, et Renata Pereira da Cruz. « Piramidização de genes de resistência às ferrugens em cereais ». Ciência Rural 27, no 4 (décembre 1997) : 685–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781997000400028.

Texte intégral
Résumé :
As ferrugens são as moléstias mais danosas para os cereais, sendo capazes de provocar grandes perdas no rendimento de grãos. O melhoramento de cereais para resistência às ferrugens tem feito uso de um ou poucos genes de grande efeito. Contudo, o curto intervalo de tempo que o patógeno leva para superar este tipo de resistência tem suscitado a questão do uso de estratégias alternativas para aumentar a sua durabilidade. O objetivo desta revisão é discutir aspectos relacionados ao processo de piramidização de genes para prolongar a durabilidade da resistência às ferrugens. A piramidização e a resistência durável são discutidas em relação à efetividade dos genes utilizados e as limitações práticas para o uso desta estratégia. A atual disponibilidade de marcadores de DNA é apontada como uma ferramenta promissora para tornar viável a combinação de vários genes de resistência e mum genótipo. Exemplos de resistência durável são apresentados e sua relação com a piramidização de genes de resistência é discutida.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Paraginski, Ricardo Tadeu, Valmor Ziegler, André Talhamento, Moacir Cardoso Elias et Mauricio de Oliveira. « Propriedades tecnológicas e de cocção em grãos de arroz condicionados em diferentes temperaturas antes da parboilização ». Brazilian Journal of Food Technology 17, no 2 (juin 2014) : 146–53. http://dx.doi.org/10.1590/bjft.2014.021.

Texte intégral
Résumé :
O arroz é um dos principais cereais produzidos e consumidos no mundo. Objetivou-se, com este estudo, avaliar os efeitos de diferentes temperaturas da massa de grãos no condicionamento e no início da parboilização sobre parâmetros tecnológicos e de cocção. Os grãos foram armazenados com teor de água de 13%, em temperaturas de 5, 15, 25 e 35ºC, durante 7 dias, sendo submetidos com estas temperaturas ao processo de encharcamento a 60ºC, durante 300 minutos, antes da parboilização, autoclavados a 116±1ºC com pressão de 0,6±0,05 kgf cm-2 durante dez minutos e secos em secador estacionário com temperatura de 35ºC até 13%. Após parboilizados, os grãos foram submetidos às análises de renda e rendimento, incidência de defeitos, perfil colorimétrico e branquimétrico, tempo de cocção, rendimento gravimétrico e volumétrico de cocção, parâmetros texturométricos e à avaliação sensorial. Conclui-se que a temperatura de condicionamento antes da parboilização tem efeito negativo na incidência de defeitos em temperaturas mais altas (25 e 35ºC) e positivo no parâmetro "firmeza" da avaliação sensorial, em temperatura de refrigeração (5ºC). Porém, não altera o comportamento de cocção, rendimento gravimétrico, volumétrico e parâmetros texturométricos. O resfriamento artificial no condicionamento de grãos antes de parboilização possibilita uma melhor qualidade industrial e tecnológica no produto final.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Fonseca, Eliana Lima da, Jose Rodrigo Fernandez Caresani et Alexandre Costa Varella. « Caracterização espectral multitemporal dos cereais de estação fria em imagens de satélite com média resolução espacial ». Ciência Rural 40, no 10 (22 octobre 2010) : 2053–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010005000171.

Texte intégral
Résumé :
A fim de avaliar os padrões de resposta de áreas cultivadas com cereais de estação fria destinados para pastagens e para produção de grãos em imagens de satélite, foram analisados perfis temporais de índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), adquiridos em 29 áreas cultivadas com trigo e azevém anual, nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Para cada área foi informada a espécie cultivada (trigo ou azevém anual) e a coordenada do ponto central da área adquirido por meio do Global Positioning System (GPS). Foram usadas as imagens do sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), com resolução espacial de 250 metros, sobre cada área monitorada, de onde os valores de NDVI foram extraídos. Os perfis temporais de NDVI mostraram que os cultivos de produção de grãos têm um comportamento espectral típico de cultivos agrícolas, enquanto que, nas áreas cultivadas para a produção de pastagem, não foi observado esse mesmo padrão. As diferenças nos padrões temporais observadas se devem a modificações que o pastoreio impõe na fenologia e na morfologia dessas plantas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Schmidt, Douglas André Mallmann, Fernando Irajá Félix de Carvalho, Antônio Costa de Oliveira, José Antônio Gonzalez da Silva, Ivandro Bertan, Igor Pirez Valério, Irineu Hartwig, Gustavo da Silveira et Luiz Carlos Gutkoski. « Variabilidade genética em trigos brasileiros a partir de caracteres componentes da qualidade industrial e produção de grãos ». Bragantia 68, no 1 (2009) : 43–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052009000100006.

Texte intégral
Résumé :
O melhoramento genético para a qualidade industrial do trigo pode representar uma oportunidade de agregar valor de mercado aos produtos agrícolas, sendo o trigo um dos cereais com maior associação entre a qualidade intrínseca e a remuneração ao agricultor. O objetivo do trabalho foi o de determinar a variabilidade genética a partir de caracteres indicativos da qualidade industrial e o rendimento de grãos, e estimar o grau de associação entre estes caracteres em 22 genótipos de trigo. O experimento foi desenvolvido em área experimental pertencente à Universidade Federal de Pelotas, Capão do Leão (RS). Os resultados indicaram a provável existência de variabilidade genética para os caracteres em estudo, a qual pode auxiliar pesquisadores na escolha de genitores. Cruzamentos artificiais envolvendo os genótipos BRS 208, Rubi e Safira podem ser os mais promissores no intuito de incrementar o ganho genético, tanto para a qualidade industrial quanto para a produtividade de grãos. O rendimento de grãos manifestou correlação negativa com o conteúdo de proteína da farinha revelando que a superioridade genotípica para o rendimento de grãos pode afetar negativamente a proporção protéica. Entretanto, o conteúdo de proteína não evidenciou associação significativa com a força de glúten (indicador da qualidade industrial), revelando que a concentração de proteína da farinha não foi eficiente para predizer a qualidade industrial. Este resultado sugere a possibilidade de obtenção de genótipos superiores para o rendimento de grãos sem comprometer a qualidade industrial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Borges, João, Renata Bonomo, Cláudia Denise De Paula, Ludmilla Oliveira et Márcia Cesário. « Características físico-químicas, nutricionais e formas de consumo da quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) ». Temas Agrarios 15, no 1 (4 novembre 2016) : 9–23. http://dx.doi.org/10.21897/rta.v15i1.815.

Texte intégral
Résumé :
A quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) é uma planta da família Chenopodiaceae, cultivada em diferentes regiões na América do Sul, especialmente nos Andes, tendo sido recentemente introduzida na Europa, América do Norte, Ásia e África. No Brasil, seu consumo é limitado devido ao alto custo do grão importado, ao desconhecimento da população e à baixa disponibilidade de cultivares adaptadas às condições locais. O presente trabalho tem por objetivo revisar os aspectos relacionados à composição química, nutricional e antinutricional de quinoa e suas principais formas de consumo. O valor nutritivo deste grão é superior ao da maioria dos cereais consumidos no Brasil. Os fatores antinutricionais presentes na semente de quinoa são saponinas (principal), ácido fítico, taninos e inibidores de tripsina. Estas substâncias encontram-se presentes em maior concentração nas camadas mais externas do grão, sendo, contudo, facilmente removidas por métodos úmidos ou secos e tratamento térmico. Comercialmente, encontram-se disponíveis os grãos, integral ou polido, e farinhas, podendo ser aplicados em diversos produtos, seja como ingrediente principal ou em combinação com outros, na preparação de diferentes derivados alimentícios (massas alimentícias, snacks, flocos, farinhas instantâneas, produtos de panificação, dentre outros).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Lhamby, Andressa Rocha, Álvaro Neuenfeldt Júnior, Bruna Acosta Barbosa Silva, Cássia Regina Nespolo, Gustavo da Silva Lisboa et Larissa Do Prado Lopes. « MAXIMIZANDO EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DO ARROZ ». Revista de Estudos Interdisciplinares 5, no 7 (3 janvier 2024) : 351–75. http://dx.doi.org/10.56579/rei.v5i7.988.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo examina a eficiência da produção e do beneficiamento do arroz, enfatizando a importância econômica e nutricional do grão no contexto global e brasileiro. Inicialmente, destaca-se a relevância do agronegócio, com ênfase especial no arroz como um dos principais cereais produzidos. A revisão de literatura aborda a evolução do cultivo de arroz no Brasil, com foco na região Sul e nos impactos ambientais da produção. O estudo então se concentra na análise detalhada do beneficiamento do arroz, incluindo as etapas de secagem, limpeza, descascamento e separação de grãos. Os procedimentos metodológicos envolvem o mapeamento dos processos em uma empresa cerealista e beneficiadora de arroz. O artigo identifica áreas chave para otimização e eficiência, sugerindo a necessidade de inovações e melhorias no setor. O estudo conclui ressaltando a importância de entender as etapas de produção na indústria orizícola para assegurar a qualidade, desde a matéria-prima até o produto final, com recomendações para futuras pesquisas na cadeia orizícola.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Carneiro, Luciana Maria Terra Alves, João Domingos Biagi, José Guilherme de Freitas, Marcelo Cristiano Carneiro et João Carlos Felício. « Diferentes épocas de colheita, secagem e armazenamento na qualidade de grãos de trigo comum e duro ». Bragantia 64, no 1 (2005) : 127–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052005000100014.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do trabalho foi verificar a influência da época de colheita, secagem e período de armazenamento na qualidade de grãos de trigo comum e duro. Os experimentos foram instalados no campo do Núcleo Experimental de Campinas, IAC, usando DOIS genótipos de trigo comum (Triticum aestivum L), um com dormência na espiga (IAC 24), colhido com 30,0%; 21,4% e 12,2% de água e um sem dormência na espiga (IAC 289), colhido com 35,0%; 23,4% e 12,5% de água; além deum genótipo de trigo duro (Triticum durum L.) sem dormência (IAC 1003), colhido com 31,6%; 22,2% e 11,7% de água. A secagem foi realizada a 40, 60 e 80 ºC e um fluxo de ar de 20 m³ min-1.m-2. Após a secagem, os grãos foram armazenados em embalagens de polietileno por um período de 0, 2, 4, 6 e 8 meses a 20 ± 2 ºC. Os parâmetros de qualidade de grãos analisados no Laboratório de cereais, raízes e tubérculos na FEA/UNICAMP foram os testes de número de queda, viscosidade, força geral do glúten e peso hectolitro. Observou-se no genótipo IAC 289 um aumento significativo da atividade da enzima alfa-amilase, com o atraso da colheita. Com antecipação da colheita e da secagem não foi reduzida a qualidade dos grãos e, com a armazenagem, houve melhora na qualidade tecnológica da farinha do trigo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Queiroz, Valéria Aparecida Vieira, Heliete Lopes Carneiro, Rosires Deliza, José Avelino Santos Rodrigues, José Heitor de Vasconcellos, Flávio Dessaune Tardin et Luciano Rodrigues Queiroz. « Genótipos de sorgo para produção de barra de cereais ». Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no 2 (février 2012) : 287–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000200018.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma barra de cereais com pipoca de sorgo e avaliá-la quanto à aceitação do produto por consumidores, assim como identificar genótipos de sorgo e distintos modos de processamento para a produção de pipoca visando maior rendimento. Foram avaliados os processamentos sem (STH) e com tratamento hidrotérmico (CTH) dos grãos antes do pipoqueamento. O tratamento CTH reduziu o percentual de piruás em cerca de 36% e aumentou o rendimento da produção de pipoca em cerca de 80%. No STH, os genótipos BRS 310, BR 501, BR 506 e CMSXS 283 produziram menor percentual de piruás e maior capacidade de expansão. No CTH, 'BRS 310' e 'CMSXS 283' apresentaram melhor desempenho. Uma pesquisa sobre a aceitação e a intenção de compra das barras de cereais foi realizada em Londrina, PR e no Rio de Janeiro, RJ. Verificou-se que o produto foi aceito por 98, 4 e 76, 5% dos consumidores, e a média de aceitação, em uma escala de 1 a 9, foi de 7, 7 em Londrina e de 7, 1 no Rio de Janeiro. Quanto à intenção de compra, verificou-se que 88, 8% dos londrinenses e 80, 6% dos cariocas atribuíram notas acima de 4 ("talvez não comprasse, talvez comprasse") na escala de 7 pontos utilizada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Meinerz, Gilmar Roberto, Clair Jorge Olivo, Renato Serena Fontaneli, Carlos Alberto Agnolin, Roberto Serena Fontaneli, Tiago Horst, Julio Viégas et Cláudia Marques de Bem. « Valor nutritivo da forragem de genótipos de cereais de inverno de duplo propósito ». Revista Brasileira de Zootecnia 40, no 6 (juin 2011) : 1173–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000600003.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar o valor nutritivo da forragem de 12 genótipos de seis espécies de cereais de inverno de duplo propósito (forragem e grãos), submetidos ao corte, na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul. As espécies e genótipos testados foram: trigo (BRS 277, BRS Guatambu, BRS Tarumã, BRS Umbu); aveia-preta (Agro Zebu, UPFA 21 - Moreninha e Comum); aveia-branca (UPF 18); centeio (BR 1 e BRS Serrano); Cevada (BRS Marciana) e triticale (BRS 148).Os genótipos foram distribuídos em 36 parcelas experimentais, num delineamento experimental inteiramente casualizado, com 12 tratamentos e três repetições. As análises de valor nutritivo e composição mineral foram feitas pelo método da reflectância do infravermelho proximal (NIRS), em amostras do estrato superior a 10 cm de altura da forragem. Os genótipos de aveia e o trigo BRS Umbu apresentaram os melhores resultados de valor nutritivo. A composição mineral apresentou pequena variabilidade entre os genótipos testados. Os resultados demonstram que os cereais de inverno produzem forragem de elevado valor nutritivo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Bandera, Mauro Dela. « James Scott e a origem agrária do estado : um rousseauismo inconfesso ». Trans/Form/Ação 45, no 3 (juillet 2022) : 207–30. http://dx.doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45n3.p207.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: A narrativa de Rousseau sobre a origem do Estado foi retomada nos últimos séculos por diversas tradições, fazendo-se notar no seio do iluminismo escocês e nos trabalhos de Engels. James Scott, em seu recente livro Contra o grão, de 2017, ecoa algumas teses de Rousseau. Dentre tantos pontos de convergência, três se destacam e serão analisados no decorrer deste artigo: i) de um lado, a variedade dos modos de ser e de se relacionar com a natureza dos povos sem Estado, a idade de ouro dos bárbaros; de outro, a estratificação dos povos sob o Estado, o empobrecimento dos agricultores cerealistas; ii) as condições ecológicas raras e especialíssimas favoráveis à emergência do aparelho estatal, em oposição às dificuldades de se formar o Estado, em regiões de abundância naturais, donde se faz necessário estabelecer a hipótese de mudanças climáticas que alteram as condições de existência; iii) e, por fim, a importância dos grãos para o processo civilizatório, isto é, a afinidade entre economia agrária de cereais e Estado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Gutkoski, Luiz Carlos, Bruna Klein, Fernanda Arnhold Pagnussatt et Ivone Pedó. « Características tecnológicas de genótipos de trigo (Triticum aestivum L.) cultivados no cerrado ». Ciência e Agrotecnologia 31, no 3 (juin 2007) : 786–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000300027.

Texte intégral
Résumé :
Realizou-se este estudo com o objetivo de estudar as características grau de extração, proteína bruta, número de queda, alveografia, farinografia, volume específico e escore de pontos dos pães obtidos de amostras de grãos de genótipos de trigo (Triticum aestivum L.) plantados no cerrado brasileiro. Amostras de grãos de trigo dos genótipos Embrapa 22, Embrapa 42, Önix, Taurum e Fundacep 27, plantados no cerrado brasileiro, safra 2003/2004 foram avaliadas em delineamento inteiramente casualizado, no laboratório de Cereais do Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo, sendo os resultados experimentais analisados pelo emprego da análise de variância (Anova) e nos modelos significativos as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro. As cultivares de trigo foram classificadas com base na alveografia e número de queda em melhorador, pão e brando. Nos trigos classificados como melhoradores as propriedades funcionais dos pães foram inferiores, o que define a utilização destas farinhas para mesclas com trigos de menor força de glúten. No cerrado brasileiro é possível produzir trigo classe melhorador.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Sartorelli, Daniela S., et Marly A. Cardoso. « Associação entre carboidratos da dieta habitual e diabetes mellitus tipo 2 : evidências epidemiológicas ». Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & ; Metabologia 50, no 3 (juin 2006) : 415–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302006000300003.

Texte intégral
Résumé :
A prevalência do diabetes tem se elevado vertiginosamente e a dieta habitual é um dos principais fatores determinantes passíveis de modificação na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT). Evidências sobre o papel da qualidade dos carboidratos da dieta no risco para o diabetes tipo 2 têm sido consideradas inconsistentes. O presente estudo de revisão da literatura analisa evidências epidemiológicas da associação entre a qualidade dos carboidratos da dieta habitual e risco de diabetes em adultos. Embora alguns estudos indiquem um efeito de risco de dietas com elevados teores de índice glicêmico e pobre em fibras para o diabetes, os resultados são controversos e há indícios de um efeito mediado pelo magnésio contido na casca dos grãos, enfatizando-se a relevância da analise d consumo de alimentos em detrimento de nutrientes isoladamente em investigações sobre dieta e risco para DCNT. As evidências sugerem que uma dieta rica em cereais integrais e vegetais, em detrimento do consumo de cereais refinados, sacarose e frutose, possa exercer um papel protetor para o diabetes. Entretanto, um maior número de ensaios clínicos aleatorizados são necessários para o estabelecimento das hipóteses causais e plausabilidade biológica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Funguetto, Claudete Izabel, Jonas Farias Pinto, Leopoldo Baudet et Silmar Teichert Peske. « Desempenho de sementes de arroz irrigado recobertas com zinco ». Revista Brasileira de Sementes 32, no 2 (juin 2010) : 117–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222010000200014.

Texte intégral
Résumé :
A cultura do arroz constitui um dos principais cereais que apresenta alta resposta à aplicação de zinco, sendo a cultura mais sensível à deficiência deste elemento. O objetivo nesta pesquisa foi avaliar os efeitos do recobrimento de diferentes doses de zinco em sementes de arroz irrigado, sobre o desempenho das sementes e os componentes do rendimento. O trabalho foi conduzido na Universidade Federal de Pelotas no ano agrícola de 2006/07. Os tratamentos consistiram na aplicação de uma mistura de sulfato de zinco heptahidratado (22% Zn), com seis doses: zero; 0,37; 0,47; 0,57; 0,67 e 0,77 g kg-1 de semente. Além do recobrimento com sulfato de zinco, utilizou-se para todos os tratamentos uma mistura de fungicida (3 mL kg-1), polímero CF Clear® (200 mg kg-1) e corante (4 mL kg-1). O delineamento experimental utilizado foi o completamente casualizado com quatro repetições. A qualidade das sementes foi avaliada por meio do teste de germinação e testes de vigor (comprimento da parte aérea e raiz, biomassa seca da parte aérea e raiz de plântulas). Em casa de vegetação foram avaliados, ainda, os componentes do rendimento (número de panículas por planta, número de grãos por panícula e peso de grãos por planta). Com base nos resultados obtiveram-se as seguintes conclusões: 1 - O recobrimento de sementes de arroz com o zinco, dosagem de 0,77 g kg-1 de semente, aumenta o número de grãos por panícula e peso de grãos por planta em condições de casa de vegetação. 2 - Sementes de arroz recobertas com zinco geram plântulas com maior crescimento. 3 - O recobrimento das sementes com zinco não afeta a germinação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Kolling, Caio Ericles, Márcia de Holanda Nozaki, Arlindo Fabrício Corrêia, Larissa Aparecida Gonçalves et Leandro Rampim. « Contaminação por fungos e micotoxinas em grãos de trigo do Paraná e importado do Paraguai ». Research, Society and Development 9, no 9 (15 septembre 2020) : e982998111. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8111.

Texte intégral
Résumé :
O trigo (Triticun aestivum L.) é um dos cereais mais produzidos no mundo. Há limitações como o excesso de chuvas e altas temperaturas que facilitam a incidência de doenças, e no armazenamento de grãos, cria-se um microclima ideal, podendo ocasionar a produção de micotoxinas. Portanto esse trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade fitossanitária em grãos de trigo do Oeste do Paraná e de importação do Paraguai. As amostras de trigo foram coletadas de cooperativas agrícolas, sendo 4 lotes do Paraguai e 4 lotes do Oeste do Paraná. A análise de micotoxinas foi realizada através de um laboratório de análise de rações e a análise de contaminação fúngica foi realizada na PUCPR campus Toledo, pelo método do papel filtro (Blotter test), pela incubação dos grãos em caixas gerbox, com 50 sementes. Após 7 dias foi analisado os gêneros de fungos e a percentagem de incidência de cada. Os dados foram submetidos a análise de Kruskal – Wallis para comparação das médias ao nível de 5% de significância. As micotoxinas contaminantes nos lotes de trigo do Oeste do Paraná e Paraguai não foram necessariamente relevantes para a segurança alimentar de acordo com as normativas e o índice de Zearalenona foi superior para um dos lotes oriundo do Paraguai. Para a incidência de fungos um lote do Oeste do Paraná teve maior contaminação de Colletotrichum spp. e Fusarium spp., enquanto que de importação do Paraguai, foi para Rhizopus spp. e Bipolaris spp.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Alves, Antonio Carlos, Milton Luiz de Almeida, Shiow Shong Lin et Gilcimar Adriano Vogt. « Emissão do afilho do coleóptilo em genótipos de aveia e em diferentes condições de estresses e manejo ». Ciência Rural 34, no 2 (avril 2004) : 385–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000200008.

Texte intégral
Résumé :
A seleção de plantas de cereais de inverno com o desenvolvimento do afilho do coleóptilo poderá se tornar uma estratégia importante para se aumentar o número de grãos por unidade de área. Esse modelo de planta poderá, assim, contribuir para o aumento de rendimento de grãos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi estudar o impacto do comportamento de genótipos de aveia e de tipos de manejo sobre o desenvolvimento e crescimento de plantas dessa espécie com ênfase para o afilho do coleóptilo. Foram implantados quatro ensaios em telado para avaliar: genótipos de aveia com diferentes capacidades de afilhamento, impacto do corte das folhas do colmo principal das plantas, influência do peso da semente e influência da profundidade de semeadura. Mediram-se o desenvolvimento foliar, a emissão de afilhos e o peso da matéria seca das plantas e dos afilhos. O trabalho mostrou que os genótipos de aveia avaliados apresentaram baixo potencial de afilhamento, principalmente do afilho do coleóptilo. Danos causados à primeira folha do colmo principal, bem como a maior profundidade de semeadura reduziram o crescimento e desenvolvimento das plantas. O peso da semente não afetou essas características.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Oliveira, Loislaine Kassia da Silva, Rogerio Santiago Lopes et Wilker Jose Caminha dos Santos. « Relevância do agronegócio na economia brasileira ». Research, Society and Development 11, no 16 (14 décembre 2022) : e443111638493. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i16.38493.

Texte intégral
Résumé :
A agricultura a cada dia tem evoluído no Brasil, tornando o país um dos maiores produtores e exportadores de grãos, com isso elevando o PIB brasileiro, principalmente após a pandemia do COVID-19, onde o Brasil teve uma crescente subida na balança econômica. Levando em consideração os dados em toneladas e porcentagens de crescimento referentes aos cereais exportados, o Brasil tornou-se uma potência no ano de 2021. Para entender melhor o funcionamento do agronegócio no Brasil, foi elaborada a presente pesquisa bibliográfica a partir de dados e relatórios divulgados em plataformas de artigos acadêmicos e em materiais apresentados pelo IBGE, CNA, IPEA e institutos governamentais. Verifica-se que neste cenário do agronegócio, a soja ganha maior destaque em produção em relação aos outros grãos produzidos e exportados pelo Brasil. Por fim, o artigo ora desenvolvido tende a abordar desde as futuras projeções do Valor bruto da produção até a importante influência do agronegócio no PIB brasileiro, evidenciando sua alta relevância para a economia do Brasil. Com base em estudos recentes, já é evidente que o país será um dos principais polos mundiais quanto a produção de biocombustíveis e algodão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Pagnussatt, Fernanda Arnhold, Jaqueline Garda-Buffon, Luiz Carlos Gutkoski et Eliana Badiale-Furlong. « Propriedade das frações proteicas de cultivares de arroz, aveia e trigo ». Revista do Instituto Adolfo Lutz 70, no 2 (1 février 2011) : 185–92. http://dx.doi.org/10.53393/rial.2011.v70.32570.

Texte intégral
Résumé :
Os cereais são fontes de inibidores enzimáticos que agem sobre a α-amilase, que alteram a disponibilidade do amido e podem representar uma ferramenta útil para a resistência dos vegetais ao ataque de agentes patogênicos. Neste estudo foram analisadas as características físico-químicas e da fração proteica de aveia, arroz e trigo, cultivados no Rio Grande do Sul, com o objetivo de correlacioná-las, posteriormente, com a presença de inibidores enzimáticos e resistência à contaminação fúngica. As amostras de grãos de aveia, trigo e arroz foram caracterizadas físico-quimicamente e avaliadas quanto à digestibilidade proteica in vitro, solubilidade em sistema aquoso e atividade enzimática de hidrolases. A aveia apresentou maior teor lipídico e proteico e a cultivar UPFA 20 Teixeirinha demonstrou a menor digestibilidade em função do teor de fibras. O maior conteúdo de glutelina foi detectado no arroz cultivar BR 424, acompanhado pelo maior teor de proteína bruta e digestibilidade. As variedades de trigo apresentaram maior atividade de α-amilase e β-amilase, o que sugere que esse cereal é mais susceptível à degradação fúngica quando comparado com arroz e aveia, em vista da maior disponibilidade de açúcares. A atividade inibidora de amilases dos extratos proteicos dos cereais foi maior nos cultivares de aveia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Pinto, Ronald José Barth, Carlos Alberto Scapim, Juan Bautista Alvarez et Luis Miguel Martin Martin. « Análise comparativa da qualidade de panificação e rendimento de grãos entre tritórdeo hexaplóide e outros cereais de inverno ». Bragantia 62, no 1 (2003) : 1–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052003000100001.

Texte intégral
Résumé :
A duplicação cromossômica dos híbridos entre Hordeum chilense e Triticum turgidum conv. durum originou o tritórdeo hexaplóide (X Tritordeum Ascherson et Graebner), um novo cereal cujas características estão sendo avaliadas. Com o objetivo de obter maiores informações sobre o potencial do tritórdeo para a qualidade de panificação e componentes do rendimento de grãos, foi instalado em 1996 em Córdoba, Espanha, um experimento de campo com três repetições. O desempenho de três linhagens de tritórdeo foi comparado com o rendimento de duas variedades comerciais de trigo, duas de trigo duro e quatro de triticale. O conjunto de resultados indicou perspectivas do tritórdeo para o desenvolvimento de variedades altamente produtivas com aceitável qualidade de panificação, especialmente por se tratar de uma espécie nova e ainda pouco melhorada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Pasa, Mateus da Silveira, Felipe Selau Carlos, Ezequiel Helbig Pasa, Carem Rosane Coutinho Saraiva, Thierley Vitoria Abreu, Thomas Kanomata et Horacy Fagundes da Rosa Júnior. « Desempenho produtivo de cereais de inverno em sistema integrado com nogueira-pecã ». Research, Society and Development 13, no 5 (24 mai 2024) : e10313545846. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i5.45846.

Texte intégral
Résumé :
Os sistemas integrados de produção, como os agroflorestais, são importantes alternativas para otimizar o uso da terra, diversificar a produção e melhorar a rentabilidade das propriedades agrícolas, mas o seu sucesso depende de estudos para identificar as interações entre espécies mais adequadas. Este trabalho teve como objetivo, verificar o desempenho de cereais de inverno (trigo e centeio) para a produção de grãos em sistema de integração agroflorestal com nogueira-pecã (Carya illinoinensis). O experimento foi conduzido no município de Encruzilhada do Sul – RS, nos anos de 2022 e 2023. Foram utilizados as cultivares Tbio Trunfo (trigo) e BRS Serrano (centeio). O delineamento experimental utilizado foi de casualização por blocos, com 6 repetições. Foram avaliados parâmetros de crescimento da nogueira-pecã (diâmetro de tronco e altura) e de produtividade do trigo e centeio. A partir do que foi explorado, observou-se que as culturas de inverno comparadas com a testemunha proporcionaram um incremento significativo na área da seção transversal do tronco das nogueiras. Além disso, a cultura do trigo obteve maior produtividade do que a do centeio, nas condições avaliadas. Os resultados mostram que a produção de cereais de inverno em integração com a nogueira-pecã é possível e pode se tornar uma importante alternativa para diversificação das matrizes produtivas, ainda que estudos futuros sejam necessários para determinar as melhores cultivares e manejos para maximização dos resultados obtidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Ecco, Martios, Rodrigo Felipe Perin, Raul Pereira Duarte, André Prechlak Barbosa et Angelo Marcio Gabriel. « RESPOSTAS BIOMÉTRICAS DE PLANTAS DE TRIGO SUBMETIDAS A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA ». Revista Científica Rural 22, no 1 (10 juin 2020) : 169–84. http://dx.doi.org/10.30945/rcr-v22i1.3074.

Texte intégral
Résumé :
A utilização de cultivares de trigo de alto potencial e a adubação nitrogenada são essenciais para obtenção de altas produtividades. Os cereais de inverno cultivados no sul do Brasil, geralmente apresentam resposta significativas à aplicação de N. Isso decorre do suprimento insuficiente pelo solo para atender a demanda dessas plantas. Objetivando avaliar os efeitos de doses de nitrogênio, sobre os componentes de produção e a produtividade de trigo, aplicados em cobertura, sob semeadura direta, foi conduzido este experimento no município de Ouro Verde do Oeste – PR, utilizando um delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram da em cinco doses de N, 0, 30, 60, 90 e 120 kg ha-1, utilizando como fonte de N a ureia em cobertura. A aplicação do nitrogênio influenciou positivamente o número de perfilhos e o comprimento da espiga das plantas de trigo até doses de aproximadamente 66 kg ha-1 de N, entretanto, estas variáveis não influenciaram a produtividade de grãos. Doses acima de 30 kg ha-1 de N em cobertura influenciaram negativamente a massa de mil grãos, e pode ter ocasionado o baixo PH observado, uma vez que o número de perfilhos que foi acrescido gerou maior divisão dos fotoassimilados pelas plantas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Mello, Vanessa D. de, et David E. Laaksonen. « Fibras na dieta : tendências atuais e benefícios à saúde na síndrome metabólica e no diabetes melito tipo 2 ». Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & ; Metabologia 53, no 5 (juillet 2009) : 509–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302009000500004.

Texte intégral
Résumé :
As fibras dietéticas parecem contribuir tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes melito tipo 2 (DMT2). Em estudos epidemiológicos a ingestão de fibras insolúveis, e não de fibras solúveis, tem sido inversamente associada à incidência do DMT2. Por outro lado, em estudos pós-prandiais, refeições contendo quantidades suficientes de β-glucano, psyllium, ou goma-guar diminuíram as respostas da insulina e da glicose, tanto em indivíduos saudáveis como em pacientes com DMT2. Dietas enriquecidas com quantidade suficiente de fibras solúveis também parecem melhorar o controle glicêmico de uma forma geral no DMT2. As fibras insolúveis têm pouco efeito sobre as respostas pós-prandiais de insulina e glicose. As fibras da dieta aumentam a saciedade. Em alguns estudos, as fibras solúveis têm se associado com um menor aumento de peso corporal ao longo do tempo. Evidências limitadas, a partir de estudos transversais, sugerem uma associação inversa entre o consumo de fibras dos cereais e de grãos integrais e a prevalência de síndrome metabólica. Apesar da escassez de dados sobre estudos de mais longo prazo que foquem especificamente em fibras dietéticas, seguir a recomendação atual de 25 g de fibras ao dia, a partir de uma dieta rica em grãos integrais, frutas e legumes, provavelmente diminuirá o risco para a obesidade, síndrome metabólica e DMT2.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Almeida, Milton Luiz de, Claudio Mario Mundstock et Luis Sangoi. « Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereais ». Ciência Rural 28, no 2 (juin 1998) : 325–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781998000200026.

Texte intégral
Résumé :
A presente revisão tem por objetivo apresentar algumas características consideradas interessantes de serem incorporadas em plantas de cereais quando cultivadas em comunidade, através da integração de conhecimentos de fisiologia, bioquímica e melhoramento. No melhoramento de diferentes espécies verifica-se que várias características de planta foram modificadas no processo de seleção para rendimento de grãos. Neste enfoque, propõe-se discutir a validade de incorporar estas características em cultivares e perguntar se as cultivares antigas tivessem sido melhoradas através destas características qual resultado teria sido alcançado. A discussão de ideotipo aumenta de importância com a rápida evolução das técnicas de avaliação da variabilidade genética, pois caso não seja definido um modelo de planta para aumentar o rendimento potencial estas técnicas podem ter uma utilização restrita. Na discussão de ideotipo para aumentar o rendimento potencial, é necessário formular um novo modelo baseado em algumas características já amplamente analisadas deforma isolada. As principais, são o maior crescimento inicial e maior fitomassa da comunidade, o que lhe permite aumentar a capacidade de aproveitamento da radiação, principalmente no início do ciclo da cultura. Somado a isto, o aumento da capacidade fotossintética através do aumento da força de demanda, com provável efeito sobre o índice de colheita. A ação conjunta das características individuais necessita ser testada quando incorporadas sobre um mesmo genótipo, para analisar o seu grau de resposta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Nunes, Frederico Costa, Thiago Ferreira Costa, Marcus Augusto Borba Guimarães, Pamella Cristina Teixeira, Luizmar Peixoto dos Santos et Katia Cylene Guimarães. « Uso de milho processado em dietas de ruminantes : revisão ». Research, Society and Development 9, no 6 (23 avril 2020) : e188963674. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3674.

Texte intégral
Résumé :
O milho e o sorgo são as principais fontes energéticas utilizadas nas dietas de ruminantes em nosso país. Estes dois cereais possuem duas características que podem dificultar a absorção e aproveitamento do amido pelos animais. Possuem duas características marcantes que dificultam a absorção e aproveitamento do amido pelos animais. A primeira está relacionada à consistência do endosperma, classificado em farináceo ou duro, impedindo o máximo aproveitamento do material, e a segunda é a matriz proteica que encobre os grânulos de amido, funcionando como excelente barreira físico-química na proteção contra intempéries climáticas, problemas de colheita e ataque de insetos e/ou roedores. O processamento sobre os grãos pode ser usado como forma de melhorar os fatores que limitam sua absorção, rompendo a matriz proteica que recobre os grânulos do amido, favorecendo a atuação das enzimas digestivas. O objetivo é trazer argumentos e evidências sobre a eficiência do processamento de milho na forma de reidratação e ensilagem, sobre aspectos de degradabilidade ruminal, melhora na conversão alimentar e incremento de produção. Para tal, foi realizado uma revisão através de artigos científicos, analisando sobre as técnicas de processamento do milho e seu desempenho nas características produtivas dos ruminantes. Podendo concluir que os processamentos sobre o grão, podem elevar o valor nutricional do milho com endosperma vítreo, melhorando os aspectos zootécnicos na nutrição de ruminantes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie