Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Glicano.

Articles de revues sur le sujet « Glicano »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Glicano ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Martins Sampaio, Janete Aparecida, Carolina Martins Sampaio, Isabella Loiola Martins, Rosana Ribeiro Borges de Barros dos Santos, Flávia Machado Nogueira, Bruno Marcelo Rocha Freire et Herbert Henrique Dos Santos. « Hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) em paciente pediátrico : relato de caso ». Revista Científica Hospital Santa Izabel 2, no 4 (14 mai 2020) : 33–37. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v2i4.118.

Texte intégral
Résumé :
A Hemoglobina Paroxística Noturna (HPN) é uma doença hematológica rara, clonal e adquirida, caracterizada por anemia hemolítica intravascular, episódios trombóticos e pancitopenia (graus variáveis de insuficiência medular). Desordem clonal, causada por mutação somática adquirida do gene PIG-A (fosfatidilinositol glicano da Classe A), ligado ao cromossomo X, afeta a célulatronco hematopoiética responsável pela produção de todas as células do sangue. Devido à raridade da doença, os dados epidemiológicos são escassos, com incidência estimada de 0.3-100.000 habitantes-ano e a prevalência de 1,59 casos por 100.000 habitantes e na faixa etária pediátrica, na qual corresponde a 10% da já rara incidência em adultos (de 1 em 10^5 a 1 em 10^6).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Maia Júnior, Sebastião de Oliveira, Jailma Ribeiro de Andrade, Alexson Filgueiras Dutra, Andréa Francisca da Silva Santos, Juliany Mayra Teixeira de Moura Barros et Adenilton Cícero Santos da Silva. « Respostas da aplicação foliar de glicina betaína em cana-de-açúcar submetida a estresse hídrico e reidratação ». Revista de Ciências Agroveterinárias 20, no 2 (2 juillet 2021) : 128–33. http://dx.doi.org/10.5965/223811712022021128.

Texte intégral
Résumé :
O crescimento das plantas de cana-de-açúcar é bastante reduzido devido à ocorrência de déficit hídrico, o que acaba afetando a produção. Diante disso, vem sendo utilizadas diferentes estratégias para atenuar condições de estresse, como a aplicação exógena de glicina betaína. Com este trabalho, objetivou-se avaliar a taxa de crescimento e a massa seca de cana-de-açúcar aplicada glicina betaína, e submetida a déficit hídrico e reidratação. O experimento foi realizado em casa de vegetação com seis tratamentos: G0I - plantas sem glicina betaína com irrigação adequada, G0E - plantas sem glicina betaína e estresse hídrico, G1I - plantas com uma aplicação de glicina betaína e irrigação adequada, G1E - plantas com uma aplicação de glicina betaína e estresse hídrico, G2I - plantas com duas aplicações de glicina betaína e irrigação adequada, G2E - plantas com duas aplicações de glicina betaína e estresse hídrico. Aos seis dias após o estresse as plantas foram reidratadas. As taxas relativas de crescimento das plantas de cana-de-açúcar reduziram com o estresse hídrico. No entanto, estas reduções foram minimizadas com a aplicação foliar de glicina betaína, principalmente, com a reidratação em que a taxa relativa de crescimento reduziu apenas 19 e 18,4%, respectivamente, em G1 e G2, enquanto em G0 a redução foi de 37,2%. A glicina betaína também minimizou as reduções na produção de massa seca total sob estresse hídrico, com reduções de 5,8 e 5,9% em G1 e G2, respectivamente, enquanto em G0 foi de 15,1%. A aplicação foliar de glicina betaína melhora a taxa relativa de crescimento de plantas de cana-de-açúcar sob estresse hídrico, sobretudo após a reidratação o que diminui os efeitos negativos do estresse sobre a produção de massa seca.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Forte, Leylane Bernardes, Virginia Oliveira Fernandes, Paulo Cruz de Queiroz, Manuela Montenegro Dias de Carvalho, Daniel Duarte Gadelha et Renan Magalhães Montenegro Junior. « Hemoglobina glicada A1c no diabetes ». Revista de Medicina da UFC 59, no 1 (29 mars 2019) : 79. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2019v59n1p79-80.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Beltrame, Olair Carlos, Rosangela Locatelli-Dittrich, Luciane Maria Laskoski, Lia Fordiani Lenati Patricio, Nina da Cunha Medeiros et Marília Oliveira Koch. « HEMOGLOBINA GLICADA E FRUTOSAMINA EM CÃES COM DIABETES MELLITUS ». Ciência Animal Brasileira 16, no 4 (décembre 2015) : 548–52. http://dx.doi.org/10.1590/1089-6891v16i427635.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O Diabetes mellitus (DM) ocorre com frequência em cães, sendo a glicemia o teste laboratorial de confirmação. O diagnóstico e monitoramento em pessoas são realizados pelas concentrações de hemoglobina glicada e frutosamina. O objetivo deste estudo foi diagnosticar a DM em 19 cães, com avaliação das concentrações da glicose sérica, hemoglobina glicada e frutosamina. Seis cães com DM e em tratamento com insulina foram acompanhados por um período de doze meses, com as mesmas avaliações hematológicas, até o óbito (três cães) ou controle glicêmico (três cães). Observouse aumento dos valores de glicose, hemoglobina glicada e frutosamina em todos os cães com DM, e valores de hemoglobina glicada e glicose superiores nos animais não sobreviventes, na última avaliação realizada. Estes resultados apontam para a importância da avaliação de hemoglobina glicada e frutosamina em cães com diabetes e para diagnóstico e controle da efetividade do tratamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Barbosa, Júnia Helena Porto, Suzana Lima de Oliveira et Luci Tojal e. Seara. « Produtos da glicação avançada dietéticos e as complicações crônicas do diabetes ». Revista de Nutrição 22, no 1 (février 2009) : 113–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732009000100011.

Texte intégral
Résumé :
A geração dos produtos de glicação avançada é um dos principais mecanismos desencadeadores das doenças associadas ao diabetes mellitus, que incluem cardiopatia, retinopatia, neuropatia e nefropatia. Esta revisão tem como objetivo analisar o papel dos produtos de glicação avançada presentes na alimentação como mediadores das complicações diabéticas e apresentar estratégias de redução de sua ingestão. Para tanto, foram realizados levantamentos em bancos de dados de publicações da área, dos últimos 15 anos, considerando-se artigos de revisão, estudos clínicos e experimentais. Os produtos de glicação avançada são um grupo heterogêneo de moléculas formadas a partir de reações não enzimáticas entre grupamentos amino e carbonilo, sendo a carboximetilisina e a pentosidina exemplos de produtos de glicação avançada identificados em alimentos e in vivo. Os produtos de glicação avançada ingeridos são absorvidos, somando-se aos endógenos no surgimento e na progressão das diversas complicações do diabetes, existindo uma correlação direta entre o consumo e a concentração sanguínea. Sua restrição na alimentação se correlaciona à supressão dos níveis séricos de marcadores de doença vascular e de mediadores inflamatórios diretamente envolvidos no desenvolvimento das degenerações diabéticas. As atuais orientações dietéticas centram-se na proporção em nutrientes e na restrição energética, sem considerar o risco da ingestão de produtos de glicação avançada formados durante o processamento dos alimentos. Recomendações simples, como a utilização de temperaturas baixas por períodos mais curtos, em presença de água, no preparo de alimentos, exercem efeitos importantes na prevenção das complicações do diabetes. O estudo dos mecanismos envolvidos na geração de produtos de glicação avançada e das propriedades anti-glicação de compostos presentes nos alimentos podem contribuir com a conduta terapêutica, concorrendo para a melhoria da qualidade de vida dos portadores dessa enfermidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Chaud, Saula Goulart, Valdemiro Carlos Sgarbieri et Eduardo Vicente. « Influência de frações da parede celular de levedura (Saccharomyces cerevisiae) sobre alguns parâmetros nutricionais de ratos em crescimento ». Revista de Nutrição 21, no 2 (avril 2008) : 137–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732008000200002.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência das frações de parede celular de levedura (Saccharomyces cerevisiae) sobre alguns parâmetros nutricionais de ratos Wistar em crescimento. MÉTODOS: A biomassa de levedura (Saccharomyces cerevisiae), coletada sem sofrer o processo de termólise, foi recebida da usina São José, Zillo Lorenzetti (Macatuba, SP), em suspensão de, aproximadamente, (20% p/v) de células. O fracionamento da parede celular da levedura foi realizado por extração diferencial, centrifugação e secagem em spray dryer. A importância como fibra da dieta foi determinada em ratos da linhagem Wistar, recém desmamados, por meio das seguintes avaliações: ganho de peso corporal, consumo de dieta (28 dias), quociente de eficiência da dieta, digestibilidade aparente da proteína, quantidade total de fezes, lipídeos e colesterol excretados nas fezes. RESULTADOS: Os animais que receberam a dieta contendo a fração glicana mais manana ganharam menos peso em relação aos demais tratamentos. A dieta com a fração manana foi a que proporcionou maior ganho de peso, seguida pela dieta padrão (AIN-P) e a dieta com 10% de glicana insolúvel. Quanto ao quociente de eficiência da dieta, observou-se, ao longo dos 28 dias, que a dieta com a fração glicana mais manana foi a que apresentou os menores valores. As maiores porcentagens de digestibilidade aparente da proteína foram observadas nas dietas: padrão modificada (AIN-M), padrão (AIN-P) e (M) com 10% da fração manana. As quantidades de lipídeos totais e colesterol excretados nas fezes variaram bastante entre as dietas, sendo que a dieta formulada com 10% de fração manana foi a que promoveu maior excreção do colesterol. CONCLUSÃO: Ao final de 28 dias, os animais que receberam a dieta contendo 10,0% da fração glicana mais manana apresentaram o menor consumo de dieta e ganharam menos peso em relação às demais dietas. A digestibilidade aparente de todas as dietas foi elevada, em média 98,6%, contudo, as quantidades de lipídeos totais e colesterol excretados nas fezes variaram consideravelmente, sendo que a dieta contendo manana excretou, proporcionalmente, maior quantidade de colesterol.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Bernardino, Verônica Maria Pereira, Luiz Fernando Teixeira Albino, Horácio Santiago Rostagno, Fabrícia Queiroz Mendes, Cinthia Maria Carlos Pereira, Rosana Cardoso Maia, Nicole Batelli de Souza Nardelli et Pâmela Lacombe Retes. « Suplementação de glicina para pintos de corte submetidos a dietas com diferentes relações treonina : lisina digestíveis ». Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 13, no 1 (mars 2012) : 173–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402012000100015.

Texte intégral
Résumé :
O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar a influência que diferentes relações treonina:lisina digestíveis e suplementação ou não de glicina exercem sobre o desempenho de frangos de corte na fase inicial. Foram utilizados 560 pintos de corte, machos, da linhagem Cobb, distribuídos em delineamento inteiramente casualisado, em arranjo fatorial 3 x 2 +1, sendo três relações de treonina:lisina digestíveis (55; 65 e 75%), suplementados ou não com glicina mais um adicional, que continha proteína de origem animal, com relação treonina:lisina digestíveis de 65%. Utilizaram-se oito repetições e 10 aves por unidade experimental. O consumo de ração, o ganho de peso e a conversão alimentar não foram influenciados pelos níveis de treonina. A suplementação de glicina reduziu o consumo de ração, aumentou o ganho de peso e melhorou a conversão alimentar das aves. Não houve interação entre os níveis de treonina e a suplementação de glicina sobre o desempenho das aves. A suplementação de glicina foi essencial para melhorar o desempenho de pintos de corte. Concluise que a relação de 55% de treonina digestível: lisina digestível (0,631% de treonina digestível), suplementada com glicina é suficiente para atender as exigências de pintos de corte de 8 a 21 dias de idade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Babos, Talita Regina, Monise Viana Abranches, Regiane Lopes de Sales et Meire De Oliveira Barbosa. « AVALIAÇÃO SENSORIAL E VIABILIDADE COMERCIAL DE UM COOKIE ENRIQUECIDO COM Β-GLICANA ». Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no 6 (24 août 2017) : 0774–79. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0774-0779.

Texte intégral
Résumé :
A alimentação é uma necessidade básica e vital para a sobrevivência humana, e o desenvolvimento de produtos mais saudáveis é de grande importância. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um biscoito tipo cookie rico em β-glicana proveniente do farelo de aveia e avaliar sua aceitação, bem como sua viabilidade comercial. Foram elaboradas duas receitas de cookies: uma sem adição de β-glicana (padrão) e outra com adição de 3% (p/p) de β-glicana (teste) proveniente da substituição parcial da farinha branca por farelo de aveia. A análise sensorial das preparações foi realizada por 30 provadores não treinados e utilizou-se a escala hedônica de nove pontos para os atributos “Cor”, “Textura”, “Sabor” e “Impressão global”. Para o teste de intenção de compra foi utilizada uma escala estruturada de cinco pontos, variando de "certamente compraria" a "certamente não compraria”. Em relação à composição química, o cookie teste apresentou menor valor calórico (305,6 Kcal/100g), menor percentual de carboidratos (42,6 g/100g), maior percentual de proteínas (9,8 g/100g), além de ser fonte de fibras (5,4 g/100g), em relação ao cookie padrão. A análise sensorial demonstrou que ambos os cookies foram aceitos, não apresentando diferença estatística (p<0,05). Quanto à intensão de compra a maioria dos provadores compraria o produto se o mesmo estivesse à venda. O produto obtido apresenta características de viabilidade comercial como um produto rico em fibras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Fagundes, Bruno, José Frederico Straggiotti Silva, Aldo Shimoya, Isabel Candia Nunes da Cunha, Guilherme Valente de Souza et Maurício Fraga van Tilburg. « Adição de alanina, glicina e glutamina ao meio crioprotetor seminal de garanhões Mangalarga Marchador ». Revista Brasileira de Zootecnia 39, no 2 (février 2010) : 279–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010000200008.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se neste trabalho verificar o efeito da adição de alanina, glicina e glutamina ao meio crioprotetor seminal de garanhões Mangalarga Marchador. Foram utilizados cinco garanhões provenientes do haras Lugavi. Três ejaculados de cada garanhão, após coleta e avaliação, foram divididos em seis tratamentos: sem adição de aminoácidos, adição de 40 mM de alanina, adição de 40 mM de glicina, adição de 60 mM de glutamina, adição de 7 mM de alanina + 7 mM de glicina + 20 mM de glutamina e adição de 40 mM de alanina + 40 mM de glicina + 60 mM de glutamina ao diluente de congelamento convencional. Foram avaliados os parâmetros motilidade total, motilidade progressiva, retidão, linearidade, velocidade média do percurso, velocidade linear, velocidade curvilínea, amplitude lateral de cabeça e frequência de batimentos dos espermatozoides por meio de análise espermática assistida por computador (CASA), funcionalidade da membrana plasmática por choque hiposmótico e integridade de membrana acrossomal pelo teste FITC-PSA. Não houve melhora nos parâmetros de motilidade e cinética espermática nem na funcionalidade de membrana, entretanto, a adição de aminoácidos ao meio crioprotetor seminal aumentou o número de espermatozoides com membrana acrossomal íntegra. Os melhores resultados neste teste são obtidos com 40 mM de alanina (78,6 ± 13,6), 40 mM de glicina (74,7 ± 19,6) ou 7 mM de alanina + 7 mM de glicina + 20 mM de glutamina (76,8 ± 17,5), porém outros estudos devem ser realizados para determinação da concentração ideal desses componentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Yuing, Tuillang, Pablo A. Lizana et Francisco José Berral. « Hemoglobina glicada y ejercicio : una revisión sistemática ». Revista médica de Chile 147, no 4 (avril 2019) : 480–89. http://dx.doi.org/10.4067/s0034-98872019000400480.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Sumita, Nairo Massakazu. « A hemoglobina glicada e o laboratório clínico ». Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 45, no 1 (février 2009) : 7–8. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-24442009000100003.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Oliveira e Silva, Elisa Batista, Luci Tojal e Seara et Rose Carolinne Correia Da Silva. « Produtos de glicação avançada e desenvolvimento da aterosclerose ». Nutrição Brasil 15, no 4 (28 août 2016) : 219–28. http://dx.doi.org/10.33233/nb.v15i4.452.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Esta revisão objetiva investigar a contribuição dos Produtos de Glicação Avançada (AGEs) dietéticos na aterosclerose para a otimização da dietoterapia. Metodologia: O presente estudo realizou um levantamento bibliográfico sobre estudos publicados nos bancos de dados Medline, PUBMed, Periódicos CAPES, ScienceDirect e SciELO no perí­odo de 1997 a 2015. Sí­ntese dos dados: Os AGEs dietéticos são absorvidos e se juntam aos AGEs endógenos, exercendo atividades pró-oxidantes e pró-inflamatórias, concorrendo para a inflamação, o estresse oxidativo e a lesão vascular, através do aumento da glicação de proteí­nas e da interação AGE-receptor. A glicação de lipoproteí­nas, ligações cruzadas entre AGEs e proteí­nas da parede dos vasos e o aumento da vasoconstrição estimulam o desenvolvimento da aterosclerose. Conclusão: A glicação de proteí­nas e seus produtos atuam claramente no desenvolvimento da aterosclerose. A ingestão dos AGEs dietéticos deve ser reduzida na abordagem terapêutica da aterosclerose. Alimentos submetidos a técnicas culinárias como ferver, cozinhar e ensopar devem ser preferencialmente ingeridos. Alimentos fontes de lipí­deos e proteí­nas processados a altas temperaturas são fontes de AGEs e devem ser evitados. Juntas, essas estratégias contribuem para a redução do pool de AGEs no organismo.Palavras-chave: produtos finais de glicosilação, dieta, aterosclerose, doenças cardiovasculares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Sutrisno, Sutrisno. « KETERSEDIAAN PANGAN KEDELAI (Glicine max) DI KABUPATEN PATI ». Jurnal Litbang : Media Informasi Penelitian, Pengembangan dan IPTEK 10, no 1 (27 décembre 2018) : 15–23. http://dx.doi.org/10.33658/jl.v10i1.73.

Texte intégral
Résumé :
ENGLISHFood sufficiency and nutrition is one of very important factor in determining the quality of human resources. The research aimed to analyze the availability of soybeans in strengthening food security. The research used descriptive method. Data source came from primary data by in-depth interview and observation, while secondary data obtained from the relevant documents. Data analyzed with qualitative and quantitative descriptive. Result of the research showed that soybean availability of Pati Regency in average during last five years (2008, 2009, 2010, 2011, 2012) had a surplus of 2,559 tons of material beyond the need for tempeh and tofu domestic industry, growth trend of soybean production minus 245.3 tons, so it needs an effort to increase soybean production. Meanwhile, soybean average price for 11 months in 2013 amounted to Rp 8,861/kg with growth average of 4.42% and soybean price forecast at month 13 (January 2014) was Rp 11,882/kg. INDONESIAKecukupan pangan dan gizi merupakan salah satu faktor yang sangat penting dalam menentukan kualitas sumber daya manusia. Penelitian ini bertujuan untuk menganalisis ketersediaan kedelai dalam memperkuat ketahanan pangan. Penelitian ini menggunakan metode deskriptif. Sumber data berasal dari data primer dengan cara wawancara mendalam dan observasi, sedangkan data sekendair diperoleh dari dokumen yang relevan. Data dianalisis dengan metode deskriptif kualitatif dan kuantitatif. Hasil penelitian menunjukkan bahwa ketersediaan kedelai di Kabupaten Pati rata-rata lima tahun terakhir (2008, 2009, 2010, 2011, 2012) mengalami surplus sebesar 2.559 ton diluar kebutuhan untuk bahan industri rumah tangga tempe dan tahu, dengan tren (kecenderungan) perkembangan produksi kedelai minus 245,3 ton sehingga perlu upaya meningkatkan produksi kedelai. Sementara itu, harga kedelai rata-rata selama 11 bulan pada tahun 2013 sebesar Rp 8.861/kg dengan pertumbuhan rata-rata 4,42 % dan prediksi harga kedelai pada bulan ke-13 (Januari 2014) adalah Rp 11.882/kg.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Gómez-Gutiérrez, Alejandra María, Beatriz Elena Parra-Sosa et Julio Cesar Bueno-Sánchez. « Glicanos de la vellosidad trofoblástica en la anemia ferropénica y la preeclampsia grave ». Revista chilena de nutrición 42, no 2 (juin 2015) : 121–30. http://dx.doi.org/10.4067/s0717-75182015000200002.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Bertolin, Daniela Comelis, Ana Emilia Pace, Claudia Bernardi Cesarino, Rita de Cassia Helu Mendonça Ribeiro et Renato Mendonça Ribeiro. « Adaptação psicológica e aceitação do diabetesmellitus tipo 2 ». Acta Paulista de Enfermagem 28, no 5 (août 2015) : 440–46. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500074.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Objetivo Avaliar a adaptação psicológica, por meio da aceitação da doença, e sua relação com o estresse percebido e valores de hemoglobina glicada A1c de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, antes e após participarem de intervenções educativas em grupo. Métodos Estudo quase-experimental desenvolvido em unidade ambulatorial, tendo sido realizadas entrevistas com os sujeitos antes e após eles participarem de intervenções educativas em grupo, utilizando Mapas de Conversação em Diabetes. Resultados Os pacientes entrevistados apresentaram melhora da aceitação da doença após as intervenções. Verificou-se relação inversa entre a aceitação da doença, o estresse percebido e a média de hemoglobina glicada A1c, antes e após as intervenções. Conclusão A aceitação da doença pode melhorar após intervenções educativas em grupo. Maiores escores de aceitação da doença foram relacionados a menores escores de estresse percebido e a menores médias de hemoglobina glicada A1c.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Vergaray, L., Y. Robles, E. Flores et S. Suárez. « Correlación entre los niveles de Hemoglobina Glicada y las enzimas antioxidantes, en pacientes con Diabetes Mellitus Tipo 2 ». Ciencia e Investigación 3, no 1 (19 juin 2000) : 49–58. http://dx.doi.org/10.15381/ci.v3i1.4397.

Texte intégral
Résumé :
Se ha determinado los niveles Hemoglobina glicada A1c, Superóxido dismutasa, Glutation peroxidasa y Malondialdehído en 25 pacientes con Diabetes mellitus tipo 2, participantes en el Programa de Educación para Pacientes Diabéticos del Hospital Arzobispo Loayza y se ha comparado con un grupo control integrado por 15 individuos aparentemente sanos, ambos grupos de 40 - 75 años, a fin de observar posibles diferencias entre ellos y correlaciones respectivas. Existe una correlación positiva entre los niveles de Hemoglobina glicada A1c - Superóxido dismutasa (r=0,164, p<0.05) y Hemoglobina glicada A1c - Malondialdehído (r=0.432, p<0.05). Se deduce que el elevado nivel de Malondialdehído está asociado con las complicaciones de la Diabetes mellitus tipo 2, debido a la alta generación de radicales libres, conduciendo a un desbalance del sistema antioxidante, generando niveles bajos de Glutation peroxidasa, niveles normales o ligeramente elevados de superóxido dismutasa frente al grupo control.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Onofre, Janette, Juan Legaria-Solano, Nelson Avonce et Gabriel Iturriaga. « LA EXPRESIÓN DEL PROMOTOR DEL GEN ahybadh4 EN PLANTAS TRANSGÉNICAS DE Arabidopsis thaliana ES ESPECÍFICA EN LA RAÍZ ». Revista Fitotecnia Mexicana 26, no 3 (8 août 2022) : 133. http://dx.doi.org/10.35196/rfm.2003.3.133.

Texte intégral
Résumé :
La glicina betaína es uno de los solutos compatibles con el metabolismo más eficiente. En las plantas, la biosíntesis de la glicina betaína se lleva a cabo en dos pasos enzimáticos. Primero se oxida el sustrato colina a betaína aldehído por medio de la colina monooxigenasa (CMO); el segundo paso es catalizado por una betaína aldehído deshidrogenasa (BADH) que convierte la betaína aldehído a glicina betaína. Estudios previos mostraron que la transcripción del gen ahybadh17, que codifica para la BADH de Amaranthus hypochondriacus, es inducida por estrés hídrico y salinidad, en paralelo a un incremento en los niveles de glicina betaína. En el presente trabajo se analizó la expresión del promotor del gen ahybadh4 de A. hypochondriacus en plantas transgénicas de Arabidopsis thaliana. Para este propósito se construyó un gen quimérico con una secuencia de 1.5 kb correspondiente a la posible región promotora del gen ahybadh4 fusionada con el gen reportero uid A de la -glucuronidasa (GUS). Las semillas de las plantas transgénicas (T3) obtenidas, fueron crecidas durante 7, 14 y 21 días después de la germinación y fueron sometidas a tratamientos de estrés osmótico y ácido abscísico (ABA) por un periodo de 16 horas. Los análisis histoquímico y fluorimétrico de GUS mostraron una expresión constitutiva y específica en la raíz. Estos resultados permiten concluir que la secuencia 5’ de 1.5 kb del gen ahybadh4 no se regula por estrés ósmótico o ABA en A. thaliana.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Figueiredo, Juliano Alves, Andy Petroianu, Maria Isabel Toulson Davisson Correia, Hilário Antônio de Castro Júnior, Wagner Speschit, Raphael de Oliveira Pessoa Silveira, Cristiana Buzelin Nunes et Marcelo Militão Abrantes. « Efeito da suplementação nutricional com glicina e glutamina, por via oral, na cicatrização colônica em coelhos ». Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 36, no 2 (avril 2009) : 148–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912009000200011.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: Avaliar o efeito de dois aminoácidos, glicina e glutamina, na epitelização da mucosa colônica, tamanho da área de cicatriz, fibroplasia e resistência tênsil da anastomose intestinal, após colectomia parcial e anastomose término-terminal. MÉTODOS: Quarenta e cinco coelhos adultos, com idade entre 24 e 28 semanas, do sexo masculino, com peso inicial médio de 2.362 g, foram distribuídos aleatoriamente, de forma dupla desconhecida, em cinco grupos, de acordo com o tipo de suplemento. Dois animais morreram em cada grupo por causas diversas. Os grupos de coelhos foram assim distribuídos: Grupo 1 - (n = 9) receberam suplementação alimentar com glutamina durante sete dias antes e cinco dias após a operação; Grupo 2 - (n = 9) receberam suplementação alimentar com glicina durante sete dias antes e cinco dias após a operação; Grupo 3 - (n = 9) receberam suplementação alimentar com glutamina durante cinco dias após a operação; Grupo 4 - (n = 9) receberam suplementação alimentar com glicina durante cinco dias após a operação; Grupo 5 - (n = 9) não receberam suplementação alimentar. A resistência da anastomose foi medida por meio de pressão de ruptura por insuflação de ar intraluminar. RESULTADOS: O Grupo 2 foi o único grupo que apresentou valores de ruptura superiores aos do Grupo 5 (p < 0,05). Não houve diferença entre os grupos quanto aos aspectos histológicos estudados. CONCLUSÃO: A suplementação oral com glicina, no período pré e pós-operatório, aumenta a resistência tênsil anastomótica colônica após colectomia parcial em coelhos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Fernandes, J. I. M., A. Rorig, E. T. Gottardo, J. M. Schmidt, A. M. Burin Júnior et L. M. Fülber. « Dietas pós-eclosão suplementadas com fontes de gordura e acrescidas de taurina e glicina sobre a morfometria intestinal e o desempenho de frangos de corte de um a 21 dias ». Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 69, no 1 (février 2017) : 198–204. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8757.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do fornecimento de dietas pós-eclosão suplementadas com diferentes fontes de gordura insaturada e adicionadas ou não de taurina e glicina sobre o desempenho produtivo, a biometria e a morfometria do intestino delgado de pintos de corte de um a 21 dias de idade. Foram utilizados 480 pintos de corte machos de um dia de idade da linhagem Cobb. O delineamento foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2 x 4, com e sem suplementação de taurina e glicina e quatro dietas (controle, óleo de peixe, de soja e de girassol), totalizando oito tratamentos com seis repetições de 10 aves cada. As rações experimentais foram fornecidas de zero a quatro dias de idade. O desempenho zootécnico foi avaliado ao alojamento e aos quatro, sete e 21 dias de idade. Nestas mesmas datas, foram sacrificadas duas aves por unidade experimental para biometria do intestino e histomorfometria da mucosa do intestino. A adição de diferentes fontes de gordura e a suplementação de glicina e taurina às dietas de transição não influenciaram o desempenho produtivo de um a 21 dias. A suplementação das dietas com glicina e taurina alterou a morfologia da mucosa intestinal, principalmente do duodeno, resultando em maior comprimento do vilo e relação vilo:cripta. Entretanto, parte dos efeitos positivos depende do tipo de óleo adicionado, mostrando que dietas pós-eclosão acrescidas de fontes de lipídios podem ser benéficas no desenvolvimento da capacidade funcional do intestino de frangos de corte.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Villa, Fabíola, Moacir Pasqual, Leila Aparecida Salles Pio, Franscinely Aparecida Assis et Danielle Zampiere Arce Zárraga. « Efeito de concentrações de glicina e inositol no cultivo in vitro de duas frutíferas de clima temperado ». Ciência e Agrotecnologia 32, no 5 (octobre 2008) : 1637–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542008000500042.

Texte intégral
Résumé :
A fim de aprimorar técnicas de cultivo in vitro de duas frutíferas de clima temperado (amoreira-preta cv. Tupy e porta-enxerto de videira cv. Kobber 5BB), testaram-se diferentes concentrações de glicina e inositol, adicionadas ao meio de cultura. Para plântula de amoreira-preta, o meio foi constituído do meio básico MS, acrescido de 30 g L-1 de sacarose e 7 g L-1 de ágar, e o pH ajustado para 5,8 antes da autoclavagem a 121ºC e 1 atm por 20 minutos; e do meio básico DSD1 para porta-enxerto de videira cv. Kobber 5BB, acrescido de 20 g L-1 de sacarose e 7 g L-1 de ágar, e o pH ajustado para 6,4. O experimento com amoreira-preta consistiu de 5 diferentes concentrações de glicina (0; 1,0; 2,0; 4,0 e 8,0 mg L-1), 5 de inositol (0; 50; 100; 200 e 400 mg L-1) e suas combinações. O experimento com videira consistiu de 4 diferentes concentrações de glicina (0; 1,0; 2,0 e 4,0 mg L-1), 4 de inositol (0; 10; 20 e 40 mg L-1) e suas combinações. Segmentos nodais, oriundos de plântulas preestabelecidas in vitro foram excisados e introduzidos em tubos de ensaio contendo 15 mL dos meios de cultura. Posteriormente, os tubos de ensaio foram transferidos para sala de crescimento a 25 ± 2ºC, irradiância de 32 mmol m² s¹ e fotoperíodo de 16 horas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualisado, utilizando-se de doze plântulas por tratamento. Após 70 dias de cultivo in vitro, melhores resultados para a amoreira-preta cv. Tupy foram obtidos com concentração de glicina até a recomendada no meio de cultura MS (2,0 mg L-1) e 4 vezes o valor de inositol. Para o porta-enxerto de videira, melhores resultados foram obtidos na ausência e/ou com baixas concentrações de glicina e concentração de inositol igual ou superior à recomendada no meio de cultura DSD1.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi, João Pedro de Souza et Hugo Clemente de Araújo. « Síntese do anti-helmíntico praziquantel,a partir da glicina ». Química Nova 22, no 1 (février 1999) : 05–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40421999000100002.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Festa, Roberto, Andrea Mosca, Annunziata Lapolla, Renata Paleari, Daniela Foti, Grazia Ferrai et Roberto Testa. « Albumina glicata. Un indice di controllo glicemico da rivalutare ». La Rivista Italiana della Medicina di Laboratorio - Italian Journal of Laboratory Medicine 8, no 2 (juin 2012) : 71–83. http://dx.doi.org/10.1007/s13631-012-0045-0.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Guevara-Tirado, Alberto, et Joseph Jesús Sanchez-Gavidia. « Hemoglobina glicada para control glicémico en pacientes diabéticos de un área urbana de Villa el Salvador, Lima, Perú, 2020 ». Revista Experiencia en Medicina del Hospital Regional Lambayeque 7, no 4 (28 décembre 2021) : 105–8. http://dx.doi.org/10.37065/rem.v7i4.581.

Texte intégral
Résumé :
La medida de evaluación de control glicémico más eficiente en la actualidad en pacientes diabéticos es la determinación de la hemoglobina glicada (Hba1c) (nivel deseable < 7). En Perú, la diabetes es uno de los problemas de salud pública más importantes debido a la alta carga socioeconómica que implica. Objetivo. Fue determinar los niveles de control glicémico en pacientes diabéticos atendidos en un centro médico privado en un área urbana de Lima, Perú durante el año 2020.Material y Métodos. Se realizó un estudio descriptivo de corte transversal, de una muestra de 168 pacientes con edades igual o mayor de 39 años con diagnóstico y en tratamiento de diabetes mellitus por 1 año a más. Resultados. Se obtuvo como resultado que el promedio de hemoglobina glicada en la población estudiada fue de 7,78 %. Conclusiones. los niveles de hemoglobina glicada en pacientes diabéticos atendidos en un centro médico privado en un área urbana de Lima, Perú durante el año 2020 fueron elevados, reflejando un mal control de la enfermedad.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Varaschim, Michelle, Paulo Afonso Nunes Nassif, Luciana Bugmann Moreira, Marcelo Mazza do Nascimento, Grasiela Manfredi Nunes Vieira, Rodrigo Ferreira Garcia, Karen Megumi Sue et Manuela Aguiar Cruz. « Alterações dos parâmetros clínicos e laboratoriais em pacientes obesos com diabetes melito tipo 2 submetidos à derivação gastrojejunal em y de Roux sem anel ». Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 39, no 3 (juin 2012) : 178–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912012000300003.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVOS: Verificar as alterações do peso e índice de massa corporal em pacientes obesos grau II e III com diabete melito tipo 2 nos períodos pré e pós-operatório e as alterações dos parâmetros laboratoriais de glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada, insulina nos períodos pré e pós-operatório. MÉTODOS: Realizou-se estudo prospectivo selecionando 40 pacientes com obesidade grau II e III, submetidos à derivação gastrojejunal em Y-de-Roux sem anel. Analisou-se no pré e pós-operatório de 60 dias o peso, índice de massa corporal, glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada e insulina. RESULTADOS: O peso médio pré-operatório foi de 107,3Kg diminuindo para 89,5Kg no pós-operatório. O índice de massa corporal médio inicial foi de 39,5Kg/m2 e 32,9Kg/m2 com 60 dias de pós-operatório. A glicemia de jejum no pré-operatório foi de 132 mg/dl e no pós-operatório diminuiu 40,4 mg/dl em média. A glicemia pós-prandial foi de 172 mg/dl no pré-operatório e 111,6 mg/dl no controle pós-operatório. A hemoglobina glicada inicial foi de 7% declinando para 5,7% no pós-operatório. A insulina pré-operatória foi 29,6 uIU/ml e a pós-operatória 13,9 uIU/ml. Todas as variáveis apresentaram significância estatística com p<0,001. CONCLUSÃO: Houve significante diminuição de peso e no índice de massa corporal entre os períodos pré e pós-operatórios e diminuição também significante dos parâmetros laboratoriais de glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada, insulina entre os mesmos períodos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Tesser, Marcelo Borges, et Maria Célia Portella. « Estimulantes alimentares para larvas de pacu ». Revista Brasileira de Zootecnia 40, no 9 (septembre 2011) : 1851–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000900002.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo foi realizado com o objetivo de investigar o efeito estimulante de cinco aminoácidos (alanina, arginina, glicina, histidina e lisina) da betaína e de suas misturas sobre a taxa de ingestão de dieta microencapsulada durante o desenvolvimento larval de pacu Piaractus mesopotamicus. Os resultados da análise estatística comprovaram a existência de efeito significativo, tanto da idade das larvas como dos aminoácidos, sobre a taxa de ingestão. No entanto, não houve significância estatística para a interação dos dois fatores. A glicina, a lisina e a betaína foram considerados bons estimuladores do comportamento alimentar de larvas de pacu.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Moura-Ribeiro, M. V., M. L. Ferlin, R. A. Gallina, C. A. R. Funayama et R. M. F. Fernandes. « Hiperglicinemia não cetótica : estudo de um caso ». Arquivos de Neuro-Psiquiatria 45, no 1 (mars 1987) : 67–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1987000100009.

Texte intégral
Résumé :
A hiperglicinemia não cetótica é erro inato do metabolismo que se manifesta por crises epilépticas de difícil controle desde os primeiros dias de vida, em recém-nascido hipotônico. A falta do enzima que catalisa a conversão de glicina em ácido hidroximetiltetra-hidrofólico, dióxido de carbono e amônia, no fígado e no cérebro, resulta em aumento da concentração de glicina no sangue. Neste estudo é relatado caso de hiperglicinemia diagnosticado no período neonatal e caracterizado por hipotonia e múltiplas convulsões não controláveis. Os achados clínicos e eletrencefalográficos, aspectos do tratamento e do estudo anátomo-patológico são comentados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Cordeiro Júnior, Quirino, Ricardo Junqueira et Homero Vallada. « Estudo de associação entre o polimorfismo serina-9-glicina do receptor dopaminérgico D3 e esquizofrenia ». Arquivos de Neuro-Psiquiatria 59, no 2A (juin 2001) : 219–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2001000200013.

Texte intégral
Résumé :
Duas abordagens genético-moleculares foram realizadas para investigar a possível associação entre o polimorfismo serina-9-glicina no receptor dopaminérgico D3 e esquizofrenia. Na primeira análise, um grupo de 141 pacientes com esquizofrenia foi comparado a um grupo-controle de 189 indivíduos pareado para sexo e origem étnica. No outro estudo, foi realizada análise de 35 trios (pai e mãe não afetados e paciente com esquizofrenia). Os resultados desses estudos não apresentaram associação alélica ou genotípica estatisticamente significante com esquizofrenia. Pode-se concluir que o polimorfismo serina-9-glicina no receptor dopaminérgico D3 não é um fator de risco para desenvolver esquizofrenia na população estudada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Beltrame, Olair Carlos, Rosangela Locatelli Dittrich, Nina Cunha Medeiros, Marília Oliveira Koch, Lia Fordiani Lenati Patrício, Bruno Queiroz Castilhos, Mariana Pavelski et Luciane Maria Laskoski. « Valores de referência da hemoglobina glicada e frutosamina em cães ». Semina : Ciências Agrárias 35, no 4 (27 août 2014) : 1865. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p1865.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Moretti, Marco, Barbara Pieretti, Maria Rita Sadori, Daniela Sbrozzi, Annamaria Masucci, Lucia Finaurini et Simonetta Gasperoni. « Il middleware ematologico : supporto e opportunità nella determinazione dell’emoglobina glicata ». La Rivista Italiana della Medicina di Laboratorio - Italian Journal of Laboratory Medicine 9, no 2 (26 juin 2013) : 88–93. http://dx.doi.org/10.1007/s13631-013-0001-7.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Pieri, Massimo, Francesca Gabriela Martino, Rossella Zenobi, Stefano Pignalosa, Fabio Duranti, Francesca De Gregorio, Sergio Bernardini et Mariarita Dessi. « Emoglobina glicata in base al genere : possibili valori di riferimento ». La Rivista Italiana della Medicina di Laboratorio - Italian Journal of Laboratory Medicine 11, no 2 (20 mai 2015) : 103–5. http://dx.doi.org/10.1007/s13631-015-0082-6.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Llanes De Torres, Rafael. « Glicada para el diagnóstico de la diabetes, ¿un estándar universal ? » Atención Primaria 42, no 11 (novembre 2010) : 571–76. http://dx.doi.org/10.1016/j.aprim.2010.01.016.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Tong, Xian, Chunyan Shen, Ruonan Chen, Siyuan Gao, Xinpeng Liu, Allan P. Schinckel et Bo Zhou. « Reestablishment of Social Hierarchies in Weaned Pigs after Mixing ». Animals 10, no 1 (23 décembre 2019) : 36. http://dx.doi.org/10.3390/ani10010036.

Texte intégral
Résumé :
Pigs are animals that live in groups and have social hierarchies within the group. After mixing, they can re-establish social hierarchies within several days through fighting. Dominance hierarchical indices, such as I&SI, Elo rating, and Glicko rating, have been used to analyze social hierarchies of some social animals but not pigs. I&SI index involves iterative calculations that first minimize the number of inconsistencies (I) in a dominance matrix, and then minimize the strength of those inconsistencies (SI). Elo rating and Glicko rating indices are based on the sequence in which interactions occur, and continuously update ratings by looking at interactions sequentially. To study the temporal dynamics of social hierarchy formation and maintenance in weaned pigs after mixing, a total of 102 pigs (47 females and 55 barrows) were selected by similar body weight and mixed in 10 pens (10 or 11 females or barrows per pen). Their behavior was recorded and observed for 72 h after mixing. Results showed that hierarchical indices I&SI, Elo rating, and Glicko rating were associated with each other (|r| = 0.681 ~ 0.942, p < 0.001). I&SI was associated with logarithms of frequency of active attack (|r| = 0.65, p < 0.05) and tended to associated with logarithms of frequency of standoff (|r| = 0.48, p < 0.1). Elo rating, and Glicko rating were associated with the logarithms of duration of being bullied (|r| = 0.393~0.401, p < 0.05). In addition, Glicko rating tended to be associated with the logarithms of duration of active attack and frequency of active attack (|r| = 0.416~0.439, p < 0.1). Multiple linear regression analyses of logarithms of dyadic behavior indicators for three hierarchical indices indicated the same effects. The time (hours) to achieve social stability of pigs after mixing was lower for females than barrows (23.06 ± 4.15 vs. 40.55 ± 4.71 h; p < 0.001). The most dominant pig (the first ranked) in each pen quickly appeared within a few hours after mixing and remained stable. Overall, our study demonstrated that the ranks calculated by the three dominance hierarchical indices: I&SI, Elo rating, and Glicko rating, were consistent and partially associated with part of the dyadic behavioral indicators in weaned pigs after mixing.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Bernardino, Verônica Maria Pereira, Luiz Fernando Teixeira Albino, Horacio Santiago Rostagno, Maria Goreti de Almeida Oliveira, Fabrícia Queiroz Mendes, Cinthia Maria Carlos Pereira, Igor Monteze Ferreira et Rosana Cardoso Maia. « Efeito de diferentes relações treonina : lisina digestíveis, suplementadas ou não com glicina, sobre a atividade enzimática em pintos de corte ». Revista Brasileira de Zootecnia 40, no 12 (décembre 2011) : 2732–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011001200017.

Texte intégral
Résumé :
O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito da suplementação de glicina em dietas com diferentes relações treonina:lisina digestíveis sobre a atividade de enzimas que metabolizam a treonina. Foram utilizados 560 pintos de corte machos, linhagem Cobb, durante o período de 8 a 21 dias de idade, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, num arranjo fatorial 3 × 2 + 1, composto de três relações treonina:lisina digestíveis (55; 65 e 75%), com suplementação ou não de glicina, mais um tratamento adicional, contendo farinha de carne e ossos e com relação treonina:lisina digestíveis de 65%. Utilizaram-se oito repetições por tratamento e 10 aves por unidade experimental alojadas em baterias metálicas. Procedeu-se à coleta total de excretas durante toda a fase experimental. Para determinação da atividade das enzimas treonina aldolase, treonina desidrogenase e treonina desidratase, foram abatidas no final do experimento duas aves por unidade experimental para retirada do fígado. As relações treonina:lisina influenciaram a atividade das três enzimas no fígado: a maior atividade de treonina aldolase foi para a relação de 75%; a de treonina desidrogenase para a relação de 65%, e a de treonina desidratase para a relação de 55%. A suplementação de glicina reduz a atividade de todas as enzimas avaliadas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Almeida, Jenifer Kristina A. de, Natalia Mariana Silva Luna, Rodrigo Tallada Iborra, Angélica Castilho Alonso et Adriana Machado-Lima. « Produtos de glicação avançada, capacidade funcional e cognitiva em portadores da Doença de Parkinson ». Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no 1 (20 août 2019) : 145–46. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9755.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Bianchi, Ana Paula, Márcia Reis Felipe, Pricila Sedrez Malaquias et Erna Beatriz Espíndola Centurion. « Efeito da batata yacon (Smallanthus sonchifolia) sobre os parâmetros glicêmicos de idosos institucionalizados ». Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN 12, no 1 (4 novembre 2020) : 40–51. http://dx.doi.org/10.47320/rasbran.2021.1722.

Texte intégral
Résumé :
A batata yacon (Smallanthus sonchifolia) vem sendo utilizada empiricamente para auxiliar na redução da resistência insulínica bem como no tratamento de Diabetes Mellitus. O número de indivíduos com diabetes está aumentando devido ao envelhecimento populacional, à maior urbanização, à crescente prevalência de obesidade e ao sedentarismo. Diante disso, este estudo teve por objetivo avaliar o efeito da batata yacon sobre os parâmetros glicêmicos de idosos de uma instituição asilar do município de Itajaí/Santa Catarina, após 5 semanas de intervenção com batata yacon in natura adicionada ao suco de frutas. Foram utilizadas 24 g de batata yacon, equivalente a 7,7g de frutooligossacarídeos, distribuídos uma vez ao dia a cada participante, sendo 12 do Grupo I (com diabetes e resistência à Insulina) e 11 do Grupo II (sem resistência à insulina e sem diabetes). Para determinação do controle glicêmico, foram realizados exames laboratoriais de hemoglobina glicada, frutosamina, glicemia e insulina de jejum antes e após a intervenção. O resultado de hemoglobina glicada foi significativamente menor nos dois grupos, a frutosamina apresentou aumento significativo apenas no Grupo II, enquanto as concentrações de glicemia e insulina de jejum permaneceram semelhantes nos dois momentos do estudo. As medidas antropométricas não sofreram alterações em ambos os grupos. Conclui-se que a batata yacon diminuiu as concentrações de hemoglobina glicada no sangue, no entanto este resultado foi conflitante com os valores de frutosamina e glicemia de jejum.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Da Silva, Walter Bezerra, Teresa Cristina De Freitas Nery, Ivan Luiz Pavanelli, Kelvin Anequini Santos et Bruno Gonçalves Dias Moreno. « A eficácia da técnica da osteopatia visceral no diabetes tipo 2 ». Fisioterapia Brasil 21, no 2 (17 avril 2020) : 28. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v21i2.4033.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo se justificou pela pequena quantidade de pesquisa sistematizada sobre a eficácia da Osteopatia no Diabetes; teve como objetivo, verificar a eficácia da Osteopatia visceral nos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2. O estudo contou com a participação de uma paciente do sexo feminino, 46 anos, encaminhada pelo setor de nutrição do Hospital de Guarnição do Exército de Natal/RN, que controla a glicemia apenas com alimentação. A paciente foi submetida a uma sessão semanal durante dois meses consecutivos, o que totalizou oito sessões; foram coletados dados da anamnese segundo a abordagem osteopática e a paciente foi submetida ao exame laboratorial de hemoglobina glicada no início e no final do tratamento; foram realizadas as técnicas viscerais de Manipulação Osteopática com o objetivo de atuar na mobilidade e de motilidade visceral. No início do estudo a hemoglobina glicada encontrava-se com o valor 6,3% e no final houve uma redução para 5,2% o que sugere um efeito positivo, pois este exame possui enorme importância na avaliação do controle da Diabetes, resumindo para o especialista e para o indivíduo em tratamento se o controle glicêmico foi eficaz, ou não. Este estudo mostrou que a técnica de Osteopatia Visceral foi eficaz em controlar os índices sanguíneos de glicose no indivíduo tratado.Palavras-chave: diabetes mellitus, hemoglobina A glicada, manipulação osteopática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Reyes Monreal, Marleni, María Eugenia Pérez Bonilla, Jessica Quintero Pérez, Arturo Reyes Lazalde et Jorge Flores Hernández. « Lab-NMDAR : simuladores de la electrofisiología básica del receptor NMDA ». Acta Universitaria 32 (23 novembre 2022) : 1–23. http://dx.doi.org/10.15174/au.2022.3597.

Texte intégral
Résumé :
Es necesario el desarrollo de software educativo que permita la implementación de prácticas de laboratorio. En este trabajo se presenta el diseño y desarrollo del programa Lab-NMDAR, constituido por tres simuladores para la enseñanza-aprendizaje de la electrofisiología del receptor NMDA: (1) simulador NMDAR-Bloqueo Mg2+, (2) simulador NMDAR-Glicina y (3) simulador canal único NMDA-Bloqueo Mg2+. El programa se implementó en Visual Basic® para ambiente Windows®. Con estos simuladores el alumno conoce la corriente NMDA, reproduce su dependencia del voltaje, simula su bloqueo por magnesio en registros de corriente macroscópica y en canal único, determina la participación de NMDA y glicina en la activación del receptor NMDA y produce experimentos virtuales dosis-respuesta. El programa es de fácil manejo, se ejecuta en una computadora personal con el mínimo de recursos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Santos, Maria Inês, Catarina Resende, Frederico Rosário, Joana Campos, Graça Carvalho et Cecília Figueiredo. « Causas e consequências da variabilidade da hemoglobina glicada numa população pediátrica. » Acta Médica Portuguesa 24, no 6 (20 juin 2012) : 913. http://dx.doi.org/10.20344/amp.1425.

Texte intégral
Résumé :
Type one diabetes mellitus is the second most frequent disease in childhood, presenting with serious complications when inadequately controlled. The most useful measure of metabolic control is hemoglobin A1c (HbA1c), being essential the awareness of the causes of its variability.to evaluate the effect of age and time of disease on HbA1c; to evaluate the relationship between HbA1c and serum lipid and microalbuminuria values.Observational, transversal and analytic study, based on data obtained in the files of all patients that attain the Pediatric Diabetic Consult. The studied variables were: sex, actual age, diagnostic age, metabolic control and chronic complications. Statistical analysis was made with Excel2003® and SPSS 15.0®. A significance level of 5% was adopted. Results: a 96 diabetic population was obtained. Last year HbA1c average was 8,3% and was less than 7,5% in one third of the cases. Adolescent's HbA1c (8,4%) was significantly higher than in children (7,8%) (p=0,03). Diabetics with a disease longer than five years presented higher HbA1c values (9% vs. 7,8%; p
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Martins, Álvaro Rodrigues. « Hemoglobina glicada : ações para sua utilização com base no conhecimento científico ». Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 39, no 3 (septembre 2003) : 198. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-24442003000300002.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Chacra, Antonio Roberto. « Qual é o real valor da dosagem da hemoglobina glicada (A1C) ? » Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 44, no 3 (juin 2008) : 0. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-24442008000300001.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Orozco Galvis, Elba, Catalina Moreno-Quijano, Sonia Margarita Vivas García et María Camila González-Acevedo. « Reporte de caso clínico : taquicardia supraventricular secundaria a irrigación con glicina ». Revista Chilena de Anestesia 47, no 2 (11 juin 2018) : 97–101. http://dx.doi.org/10.25237/revchilanestv47n02.06.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Farrapo, Jéssica Silva Teles, Eliana Fortes Gris, Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento et Eduardo Antonio Ferreira. « Prospecção Tecnológica e Científica de Testes Rápidos para Hemoglobina Glicada (HbA1c) ». Cadernos de Prospecção 15, no 4 (1 octobre 2022) : 1194–211. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v15i4.49263.

Texte intégral
Résumé :
Hemoglobina glicada (HbA1c) é um biomarcador utilizado no diagnóstico e na avaliação em longo prazo da Diabetes mellitus. Os testes rápidos de dosagem de HbA1c permitem a realização de análises simples e com resultados imediatos, facilitando o atendimento. Este trabalho apresenta um estudo de prospecção baseado no levantamento e na análise de patentes e de artigos científicos sobre testes rápidos de HbA1c. A prospecção tecnológica revelou que China, Estados Unidos e Coreia do Sul lideram o cenário de produção tecnológica, e a empresa norte-americana Polymer Technology Systems lidera o ranking de depósitos. O levantamento de patentes mostrou que há interesse tecnológico atual por esses testes rápidos, justificado pelo aumento de depósitos nos últimos anos, atingindo o pico em 2019. A prospecção científica revela que os Estados Unidos lideram a produção científica e aponta que o foco de mercado desses testes rápidos são laboratórios, consultórios e clínicas, devido à rapidez e à simplicidade analítica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Alencar, Ana Maria Parente Garcia, Maria Lúcia Zanetti, Márcio Flávio Moura de Araújo, Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas, Niciane Bandeira Pessoa Marinho et Marta Maria Coelho Damasceno. « Avaliação de resultados em um serviço de atenção secundária para pacientes com Diabetes mellitus ». Acta Paulista de Enfermagem 25, no 4 (2012) : 614–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002012000400021.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: Avaliar o componente resultado em um serviço de atenção secundária a usuários com Diabetes mellitus tipo 2, tomando como indicadores os controles de pressão arterial, hemoglobina glicada e lipoproteína de baixa densidade. MÉTODOS: Estudo do tipo documental e retrospectivo envolvendo a análise desses indicadores, obtidos nos anos entre 2007 e 2009, com base na consulta de 108 prontuários de usuários de um serviço de atenção secundária, realizada na avaliação de cuidados em saúde. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que 30,3% dos usuários alcançaram a meta para a hemoglobina glicada, 48,1%, para a pressão arterial e 42,3%, para a lipoproteína de baixa densidade. CONCLUSÃO: Os dados avaliados foram semelhantes aos encontrados em outras investigações internacionais e nacionais, com grande proporção de usuários com DM2 estudados, apresentando controle dos níveis hemoglobina A1c, PA e LDL-C, aquém do preconizado nos consensos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Olivatto, Gabriela Marsola, Carla Regina de Souza Teixeira, Marta Cristiane Alves Pereira, Tânia Alves Canata Becker, Jennifer Vieira Paschoalin Marques et Paula Parisi Hodniki. «  Programa de apoio telefônico para o monitoramento do Diabetes Mellitus : satisfação e controle glicêmico / Telephone support program for monitoring Diabetes Mellitus : satisfaction and glycemic control  ». Ciência, Cuidado e Saúde 15, no 1 (7 juin 2016) : 148. http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v15i1.26029.

Texte intégral
Résumé :
Pretendeu-se, com este estudo, identificar a satisfação e controle glicêmico das pessoas com diabetes mellitus tipo 2, após a participação em um programa de monitoramento com suporte telefônico, utilizando o modelo de cuidado crônico. Trata-se de estudo do tipo observacional e transversal. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário contendo variáveis sociodemográficas, variável clínica da hemoglobina glicada e uma escala de satisfação, com dois grupos distintos, um monitorizado por telefone e outro não. O grupo que obteve o melhor controle da hemoglobina glicada foi aquele em que houve apoio e acompanhamento telefônico para o monitoramento do diabetes. A maioria dos pacientes mostrou-se satisfeita com as ligações recebidas, após um processo educativo por telefone, o que corrobora evidências como o cuidado e acolhimento que o usuário recebe do serviço de saúde para o uso dessa tecnologia em diabetes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Camargo, Joíza Lins, et Jorge Luiz Gross. « Glico-hemoglobina (HbA1c) : aspectos clínicos e analíticos ». Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & ; Metabologia 48, no 4 (août 2004) : 451–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302004000400005.

Texte intégral
Résumé :
A glico-hemoglobina (GHb) é um parâmetro importante no controle glicêmico de pacientes com DM. Vários estudos clínicos mostraram claramente que a melhora no controle glicêmico está fortemente associada com a diminuição no desenvolvimento e/ou progressão das complicações em diabetes melito tipos 1 e 2. A medida exata e precisa da GHb é uma questão importante para os laboratórios clínicos. Vários fatores afetam os resultados e podem levar a resultados errôneos. Nesta revisão, discutimos os problemas da padronização da determinação da GHb para monitorar a terapia diabética e também os principais fatores interferentes. Os métodos para GHb podem ser diferentemente afetados pelas interferências. O efeito da interferência pode ser clinicamente mais relevante com o pior controle glicêmico. O laboratório deve estar atento para estes fatores para evitar confusão na interpretação clínica dos resultados, e os clínicos devem contatar o laboratório sempre que houver discrepância entre a impressão clínica e o resultado laboratorial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Lira Neto, José Claudio Garcia, Andréa Pereira da Silva, Márcio Flávio Moura de Araújo, Marta Maria Coelho Damasceno, Maurício Batista Paes Landim et Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas. « Controle metabólico e adesão medicamentosa em pessoas com diabetes mellitus ». Acta Paulista de Enfermagem 30, no 2 (avril 2017) : 152–58. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700024.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Objetivo Relacionar a adesão aos antidiabéticos orais e o controle metabólico de pessoas com Diabetes mellitus tipo 2. Métodos Estudo analítico, realizado com 201 participantes, de ambos os sexos, com idade acima dos 18 anos e diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2, acompanhados em unidades básicas de saúde. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, antropométricas, clínicas, relacionadas à adesão medicamentosa e ao controle metabólico. Para verificar a adesão à terapêutica medicamentosa utilizou-se o Teste de Morisky. Resultados Apenas 23,9% dos participantes foram considerados aderentes ao tratamento medicamentoso, e estes apresentaram, significativamente, melhores níveis de hemoglobina glicada (p=0,048), glicemia de jejum (p<0,001) e colesterol total (p=0,028). Conclusão Houve relação entre a adesão aos antidiabéticos orais e algumas variáveis do controle metabólico, como hemoglobina glicada, glicemia de jejum e colesterol total. Dessa forma, a adesão medicamentosa deve ser, cada vez mais, incentivada entre as pessoas com Diabetes mellitus.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Ángeles-Palacios, Reyna, Leidy Bacalla, Karen Campos, Yuly Cusihuamán, Milagros Osorio et Daisy Flores. « Efecto antinociceptivo de estriol y Glicina max l. (soya) en ratas ovariectomizadas ». Anales de la Facultad de Medicina 72, no 1 (20 février 2013) : 17. http://dx.doi.org/10.15381/anales.v72i1.1097.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Demostrar el efecto protector del estriol y Glicina max L. (soya) frente al dolor nociceptivo, en ratas ovariectomizadas. Diseño: Estudio experimental. Lugar: Bioterio de la Facultad de Medicina, Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Material biológico: Ratas hembras albinas Holtzman de 2,5 a 3 meses de edad. Métodos: Las 29 ratas fueron agrupadas aleatoriamente: grupo 1 (n=8), no ovariectomizadas, tratadas con solución salina (0,1 mL/kg); grupo 2 (n=7), ovariectomizadas y tratadas con solución salina (0,1 mL/ kg); grupo 3 (n=7), ovariectomizadas y tratadas con estriol (0,2 mg/kg); grupo 4 (n=7), ovariectomizadas y tratadas con Glycine max L. (60 mg/kg). Se realizó una prueba basal de dolor térmico en el hornillo a todos los animales, así como tres días después del tratamiento farmacológico. Principales medidas de resultados: Se usó el porcentaje de eficiencia antinociceptiva máxima (%EAM). Resultados: Se encontró que el %EAM fue mayor en el grupo de ratas no ovariectomizadas (1,6%) que en el grupo de las ovariectomizadas (0,8%). Por otro lado, el %EAM en ratas ovariectomizadas con solución salina (0,8%) fue menor al compararlo con el grupo de las tratadas con estriol (5,8%); así también, el %EAM del grupo de ovariectomizadas tratadas con Glicina max L. (4,2%) fue superior al grupo de ovariectomizadas tratadas con solución salina (0,8%), pero esta no fue superior a las del grupo tratadas con estriol. Conclusiones: El estriol y la Glicina max L. ejercieron un papel protector frente al dolor nociceptivo térmico en ratas ovariectomizadas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Barbosa, Jacqueline Souza, Mirian Rocha Vazquez, Najara Amaral Brandão, Iracema Santos Veloso et Edilene Maria Queiroz Araújo. « Consumo de alimentos ricos em produtos de glicação avançada e perfil lipídico em pacientes com Síndrome Metabólica ». Research, Society and Development 11, no 15 (14 novembre 2022) : e180111537092. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i15.37092.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo teve como objetivo analisar o perfil dietético de pacientes com síndrome metabólica, sob a ótica dos produtos de glicação avançada, e correlacionar com os parâmetros do perfil lipídico. Metodologia: Estudo transversal, retrospectivo, realizado com dados de prontuários de pacientes com SM atendidos no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Genômica Nutricional e Disfunções Metabólicas - GENUT da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e por demanda espontânea. A quantidade de produtos de glicação avançada foi quantificada a partir do recordatório 24h. Os dados obtidos foram analisados pelo Software R 4.0.4. Resultados: Houve predominância do sexo feminino (84,1%) e renda familiar de até dois salários-mínimos (40,8%). O consumo médio de AGE na dieta dos participantes do estudo foi de 7767 KU, superior ao recomendado de 7500 KU. Na comparação entre os grupos de alto e baixo consumo, encontrou-se diferença estatisticamente significante (p<0,001). A análise dos fatores da síndrome metabólica com o consumo de AGE’s, mostrou associação positiva estatisticamente significante (p<0,005) entre o valor de HDL em homens e alto consumo de AGE’s. Conclusão: Pacientes com síndrome metabólica atendidos em um ambulatório de nutrição apresentaram um consumo elevado de alimentos ricos em produtos de glicação avançada o que pode se constituir em risco à saúde desses indivíduos. Estudos que possam determinar valores aceitáveis de AGE’s realizados em populações maiores e análise da quantidade de AGE’s que incluam alimentos regionais brasileiros serão fundamentais para a realização de novas pesquisas, tornando esse conhecimento mais accessível.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Yue, Jack C., Elizabeth P. Chou, Ming-Hui Hsieh et Li-Chen Hsiao. « A study of forecasting tennis matches via the Glicko model ». PLOS ONE 17, no 4 (8 avril 2022) : e0266838. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0266838.

Texte intégral
Résumé :
Tennis is a popular sport, and professional tennis matches are probably the most watched games globally. Many studies consider statistical or machine learning models to predict the results of professional tennis matches. In this study, we propose a statistical approach for predicting the match outcomes of Grand Slam tournaments, in addition to applying exploratory data analysis (EDA) to explore variables related to match results. The proposed approach introduces new variables via the Glicko rating model, a Bayesian method commonly used in professional chess. We use EDA tools to determine important variables and apply classification models (e.g., logistic regression, support vector machine, neural network and light gradient boosting machine) to evaluate the classification results through cross-validation. The empirical study is based on men’s and women’s single matches of Grand Slam tournaments (2000–2019). Our analysis results show that professional tennis ranking is the most important variable and that the accuracy of the proposed Glicko model is slightly higher than that of other models.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Miralles, Clara Silvana Weiler, Simone Morelo Dal Bosco et Claudete Rempel. « Análise comparativa do perfil de diabéticos usuários de Unidades Básicas de Saúde ». ConScientiae Saúde 10, no 3 (30 septembre 2011) : 449–59. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2592.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Com o aumento da expectativa de vida da população, cresce o número de doenças crônicas, entre elas o diabetes, que tem se tornado um grave problema de saúde pública. Objetivo: Descrever a análise comparativa dos perfis sócio-demográfico, nutricional e bioquímico de diabéticos usuários de Unidades Básicas de Saúde. Métodos: A amostra foi constituída por 24 diabéticos. Foram realizados exames bioquímicos e avaliação nutricional. Por meio de questionário foi verificado consumo alimentar de 24 horas e o perfil sócio-demográfico. Resultados: Houve redução da creatinina (p0,001) e aumento da hemoglobina glicada (p=0,004). Em relação ao consumo alimentar, cálcio, sódio e potássio apresentaram diferença significativa, quando comparadas as quantidades ingeridas com os valores de referência. Conclusão: Destacou-se prevalência de sobrepeso e obesidade nos dois momentos avaliados, além de inadequação do consumo de micronutrientes em relação aos valores recomendados para grupos populacionais. Constatou-se aumento da hemoglobina glicada e redução de creatinina no fim do estudo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie