Littérature scientifique sur le sujet « Gestão da administração Pública »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Gestão da administração Pública ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Gestão da administração Pública"

1

Marques, Regiane Rosa, et Magnus Luiz Emmendoerfer. « Administração Pública Contemporânea para Formação ». Estudos de Administração e Sociedade 8, no 1 (27 octobre 2023) : 55–60. http://dx.doi.org/10.22409/eas.v8i1.57408.

Texte intégral
Résumé :
O livro Administração Pública Contemporânea: política, democracia e gestão, publicado pela editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), disponível gratuitamente na internet, foi organizado pelos professores Marcos Tanure Sanabio, Gilmar José dos Santos e Marcus Vinicius David, é um livro didático direcionado à formação e qualificação de profissionais que trabalham, se relacionam ou que pretendem atuar no setor público como campo de carreira. Esta obra reúne 11 autores e 250 páginas de relevantes conteúdos didáticos sobre o pensamento da Administração Pública Contemporânea no contexto brasileiro sob a perspectiva do planejamento público, os quais foram estruturados em oito capítulos que versam sobre os temas: modelos de administração pública; a administração pública gerencial; governabilidade, governança e accountability; finanças públicas e gestão financeira de organizações públicas; direito e gestão pública; município e democracia participativa; licitação pública; e, gestão tributária. Todos os temas apresentados na obra visam articular conhecimentos clássicos com demandas práticas a fim estimular o ensino e a aprendizagem da Administração Pública, sob uma abordagem multidisciplinar, levando em consideração aspectos da política, da democracia e da gestão. Devido a atualidade dos temas tratados na obra, sua discussão é de interesse do público especializado, mas principalmente do público interessado na formação qualificada para o ingresso e o exercício da função pública profissionalizada em diferentes entes governamentais no contexto brasileiro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ceron Ripoli, Simone Cristina, Marcelo Ricardo Martello et Meiriellen Cristina Faria Bussadori. « Aspectos relevantes para aplicação da gestão do conhecimento na administração pública ». AtoZ : novas práticas em informação e conhecimento 11 (23 novembre 2022) : 1. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.82825.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O presente estudo buscou abordar as características e técnicas específicas a serem observadas na construção de um modelo de gestão do conhecimento na administração pública. Conhecimento e informação são elementos indispensáveis para a sobrevivência tanto das organizações públicas quanto das organizações privadas, apesar desse aspecto em comum, os modelos de gestão do conhecimento devem ser desenvolvidos especificamente para o tipo de organização onde será utilizado. Método: Foram identificadas as principais diferenças entre as organizações públicas e privadas que justificam a utilização de um modelo construído especialmente para a administração pública. Foram utilizadas bibliografias de autores referencias no assunto de gestão do conhecimento e na área da administração pública. Quanto seus objetivos a pesquisa é exploratória com realização de levantamento bibliográfico. Resultados: Os resultados demonstram que o modelo mais utilizado na administração pública brasileira observa todas as especificidades da administração pública e adota as técnicas e características específicas na gestão do conhecimento na administração pública. Conclusão: Uma vez não observado o ambiente organizacional onde será aplicado o modelo de gestão do conhecimento, este tende a nascer rumo ao fracasso. O desconhecimento das peculiaridades da administração pública implica no fracasso na implantação de programas, que apesar de terem sua aplicação bem sucedida em organizações privadas, não prosperam no âmbito público.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Rosângela, Amanda Raphaela Melo et Maria Aparecida Ferreira. « GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E INTERNET ». Revista Inter-Legere 2, no 24 (2 mai 2019) : 430–35. http://dx.doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n24id16394.

Texte intégral
Résumé :
O livro, Gestão de políticas públicas, participação democrática e internet: inovação nos modelos de gestão no setor público, é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), cujo objetivo é fomentar e disseminar pesquisas científicas na área de gestão pública. O texto tem 74 páginas divididas em oito tópicos, além das referências bibliográficas, anexos e apêndices. Seu autor é Júlio Cesar Andrade de Abreu, atualmente é professor dos programas de pós-graduação em Administração Pública (PGPPD/PROFIAP) e Administração (PPGA/MPA), ambos da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período de estágio na Universidade Complutense de Madri, Espanha.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lima, Paulo Ricardo Silva, Leonardo Matheus Marques Ferreira et Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto. « Gestão da segurança da informação ». P2P E INOVAÇÃO 9, no 1 (29 septembre 2022) : 206–21. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2022v9n1.p206-221.

Texte intégral
Résumé :
As tecnologias são importantes ferramentas para o alcance da eficiência e qualidade dos serviços prestados pela administração pública brasileira. Uma prática comum que tem se alastrado no ciberespaço é a violação da privacidade, o acesso e a apropriação indevida de dados e informações públicas, causando prejuízos aos órgãos e a sociedade. O objetivo desta pesquisa é analisar as normas brasileiras de proteção de dados e informações no âmbito da administração pública brasileira, bem como as estratégias que podem ser adotadas para uma maior gestão da segurança de dados e informações públicas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, utilizando a abordagem descritiva. A aplicação de leis como a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei de Acesso à Informação, o seguimento das diretrizes do Marco Civil da Internet, atrelados aos serviços de Pentests e criação de equipes de cibersegurança com profissionais com perfil hacker ético, potencializam a criação de políticas e técnicas de segurança, garantido assim a proteção de dados e informações públicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Moraes, Renato Alencar de. « GESTÃO PATRIMONIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ». Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no 4 (30 avril 2021) : 604–22. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i4.991.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo é estudar o controle patrimonial dos bens na administração pública como um instrumento de Governança Pública. Como finalidades peculiares procurou-se entender os fundamentos da Administração Pública e delinear as metodologias, tecnologias e os recursos instituídos no controle patrimonial pelo ente Público. Por serem reservados ao suporte de um interesse coletivo os recursos públicos necessitam ser governados de modo a potencializar os direitos à sociedade considerando os preceitos constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Em relação às ações administrativas jamais se obstem desta ligação foram constituídos os instrumentos de controle interno e externo. O controle patrimonial é um tipo de controle interno que comporta a gerenciamento de informações atualizadas sobre dos bens públicos duráveis assim como, as informações sobre a aquisição responsável pela carga patrimonial e os documentos de baixa patrimonial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Anderson Diego Farias da, et Paula Rafaela Santos Do Nascimento. « GESTÃO ESTRATÉGICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA : ». Revista Vianna Sapiens 9, no 2 (21 décembre 2018) : 28. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v9i2.407.

Texte intégral
Résumé :
O estudo visa compreender a perspectiva da gestão estratégica materializada na política “Gestão por Resultados”, na Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco. Por meio de revisão documental, aplicação do método da observação e de questionários semiestruturados, foi possível identificar a preocupação do gestor público pernambucano em adequar-se ao perfil sócio-político atual, o qual impulsiona os governos a inovarem na composição de seu plano estratégico, onde nessa reestruturação frequentemente são identificadas estratégias de implementação da gestão por resultados inspiradas em modelos como o Balanced Scorecard. Como lócus da pesquisa, será considerada a Gerência Regional de Educação Metropolitana – GRE/Sul. Os resultados indicam que os objetivos traçados na elaboração da estratégia foram alcançados em partes e os entraves não estão na elaboração do programa, mas sim na sua execução, evidenciando a dificuldade em se obter um processo alinhado com a estratégia em toda sua extensão, considerando apenas os resultados finais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Castro, Rafael Vieira Fernandes de, Thayssa Mendes Tavares, Pedro Henrique de Andrade Reckziegel et Winnye Goes Silva. « Na gestão pública, a cor importa ? » Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa 22, no 2 (30 novembre 2023) : 128–40. http://dx.doi.org/10.12660/rgplp.v22n2.2023.90144.

Texte intégral
Résumé :
Ibirapitanga é um país em que 56% da população se declara negra, a despeito da sub-representação de pessoas negras em sua administração pública. Nesse contexto, foi aprovada, em 2014, uma lei que reserva às pessoas negras 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos da administração pública federal e tem vigência de dez anos, com o intuito de aprimorar a representatividade étnico-racial no setor público. Após sete anos da aprovação, Sr. Militaldo, secretário do órgão que acompanha as políticas públicas afirmativas no governo federal, recebe de um ministro a demanda de elaboração de um estudo sobre a implementação da referida política. A jornada para entregar o trabalho é exposta por este caso, assim como os resultados observados no que tange à implementação da política relativa à representatividade da população negra na burocracia de Ibirapitanga.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Soares, Ederson dos Reis, et Jose Augusto Bezerra Lopes. « NEPOTISMO E SEUS IMPACTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ». Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no 5 (15 mai 2024) : 2736–51. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i5.13979.

Texte intégral
Résumé :
O texto teve como propósito examinar a incidência do nepotismo, na gestão pública local. Nepotismo ou favoritismo é a nomeação de parentes para ocupar postos de confiança na administração pública, o que viola diretamente os princípios fundamentais. Essa prática não está regulamentada por lei específica, porém, é restrita pela Súmula Vinculante nº 13, que proíbe explicitamente o favoritismo, e se desrespeitada, pode resultar na condenação do gestor público por má conduta administrativa. O favoritismo prejudica o desempenho da cidade, pois o gestor público tem a obrigação de trabalhar em benefício da comunidade, não privilegiando seus interesses pessoais em detrimento do bem comum. O objetivo deste estudo foi examinar o favoritismo direto na gestão pública local, para isso, foi necessário definir o favoritismo, analisar a administração pública municipal em suas metas e responsabilidades e identificar as proibições do favoritismo, bem como, os princípios que são infringidos. Assim, a pesquisa foi conduzida utilizando o método hipotético-dedutivo, partindo de uma ideia ampla para chegar a uma conclusão específica. Portanto, conclui-se que o favoritismo traz prejuízos à cidade e cria oportunidades para práticas corruptas, sem grande alarde. Por fim, foi destacada a importância da Súmula Vinculante nº 13, o compromisso da gestão pública com a comunidade, além do direito da população de estar informada sobre as ações da administração pública e exigir transparência e honestidade por parte da gestão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santana, Walber Allan de, et Geraldo Jorge Barbosa de Moura. « Aplicação das diretrizes propostas pela agenda ambiental da administração pública ». Revista Brasileira de Administração Científica 5, no 1 (31 janvier 2014) : 307–15. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2014.001.0018.

Texte intégral
Résumé :
Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) geram diversos benefícios à sustentabilidade das instituições e da sociedade como um todo; nas entidades e órgãos públicos a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) cumpre este papel de SGA para a Gestão Pública; a A3P objetiva implantar princípios de sustentabilidade nas ações desenvolvidas pelas entidades públicas. Este artigo trata da adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, por parte de uma instituição pública, como proposta para um Sistema de Gestão Ambiental; analisou-se especificamente uma Agencia Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, nomeadamente a CPRH. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo feito por meio de um estudo de caso, com enfoque qualitativo do problema. A elaboração de um check-list norteou o estudo de caso. Na abordagem qualitativa foi feito o exame, apreensão e interpretação dos dados. Os resultados revelam que a referida Instituição não possui adesão total a A3P, devido a distintas dificuldades que vão desde a falta de sensibilização dos servidores a questões mais complexas relacionadas, por exemplo, as dificuldades de implantação de uma licitação sustentável. Evidencia-se que a A3P é indispensável para as instituições públicas que possuem o objetivo de inaugurar uma gestão mais sustentável, sendo instrumento de administração ambiental estratégica contribuindo para transformação da Gestão Pública. A discussão final sugere que há uma necessidade de maior apreensão do significado e do valor estratégico da A3P, não apenas como um instrumento de Gestão Ambiental, mas como uma ferramenta de Gestão estratégica para o setor público, tendo em vista que os objetivos da A3P contemplam valores voltados à busca pela sustentabilidade no seu sentido mais amplo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Farah, Marta Ferreira Santos. « Administração pública e políticas públicas ». Revista de Administração Pública 45, no 3 (juin 2011) : 813–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122011000300011.

Texte intégral
Résumé :
Análise da incorporação das políticas públicas (PP) pela administração pública (AP), nos EUA e no Brasil. O trabalho se baseia em: a) balanços sobre a evolução da AP e do campo de estudos de políticas públicas; b) análise da produção sobre PP em periódicos de AP; c) análise do currículo de cursos de mestrado em AP. Inicialmente, nos EUA, as PP não foram objeto da AP, dado o paradigma que presidiu a criação da disciplina, o da administração científica, que dissociava administração e política. Nos anos 1960 e 1970, o movimento de análise de políticas públicas levou à constituição de escolas e cursos de PP e à reformulação de cursos e programas de AP. Estes passaram a incluir disciplinas de políticas públicas, enquanto os novos cursos de PP incluíram disciplinas de gestão pública. As políticas públicas foram incorporadas pela AP no Brasil ao mesmo tempo que nos EUA, sob a influência daquele país. Tal incorporação refletiu, porém, especificidades da disciplina em nosso país: presença do desenvolvimentismo; valorização do planejamento; contexto ditatorial e tensão derivada da inserção institucional da AP: aqui, a vinculação da formação em administração pública à de administração de empresas levou à diluição da especificidade do objeto de AP, com reflexos sobre o desenvolvimento do campo de estudos de políticas públicas no âmbito da disciplina.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Gestão da administração Pública"

1

Machado, Marcelo de Freitas. « Acompanhamento da gestão orçamentária ». Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89688.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Made available in DSpace on 2012-10-23T01:35:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 237603.pdf: 641246 bytes, checksum: 5f0c749e517b0a959ce61aa97d97001f (MD5)
O tema abordado nesta dissertação está ligado à aplicação do sistema de controle gerencial no setor público. Entretanto, cabe esclarecer que a concentração da análise se deu em algumas experiências vividas pelo Poder Judiciário. Como forma de desenvolver a pesquisa, foi firmado o objetivo principal verificar se o acompanhamento da gestão orçamentária adotado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul está contribuindo para melhorar a qualidade da gestão na instituição. Já como opção metodológica, foi realizado um estudo de caso, o qual teve como parâmetros as experiências gerenciais dos anos de 2004 e 2005. Ainda em relação à metodologia adotada nesta pesquisa, é interessante registrar que ela foi estruturada em alguns tópicos, os quais procuraram enfatizar os seguintes pontos: descrição a respeito da característica da pesquisa e do método de investigação utilizado; elaboração das perguntas da pesquisa; exposição do motivo da escolha da organização; e apresentação das limitações desta pesquisa, bem como alguns outros pontos necessários a serem explicados. Como resultado geral da pesquisa, observou-se que no Poder Judiciário, tanto no Brasil como em outros países, está ocorrendo um movimento de profissionalização dos seus administradores, além da implementação de técnicas de controle gerencial como forma de atingir a eficiência operacional. Já em relação ao estudo de caso, constatou-se que existe uma preocupação explícita dos diretores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul em aperfeiçoar a estrutura de planejamento e de controle dentro da Instituição, o que está acontecendo através de incentivo à capacitação de servidores, utilização de mão-de-obra especializada de acordo com a natureza da função e apoio ao trabalho de elaboração de índices de análise gerencial. The subject covered in this, it should be made clear that the analysis focused more on some events experienced in the Judiciary dissertation is connected to the application of the system of management control in the public services sector. However Power. As a form for developing the research, it was determined that the main objective would be to verify if the budget management adopted by the Regional Electoral Court of Mato Grosso do Sul contributed for the improvement of the quality of the management in the institution. The methodological option was carried out as a case study which had for its parameters the management experiences from the years 2004 and 2005. It is interesting to mention that the methodology used in this research was purposely structured to emphasize the following points: descriptions of characteristics of the research and of the approach of inquiry; elaboration of the questions used in the research; exposition of the motive of the organization; and the presentation of the limitations of this research, as well as some other points that need clarification. As one of the general results of this research, it was observed that the Judicial Power in Brazil, as in other countries, is moving towards the professionalization of the administrators, implementing management control techniques as a way of reaching operational efficiency. Regarding the case study, it was established that a direct concern exists at the directing body of the Regional Electoral Court of Mato Grosso do Sul in optimizing the structure of planning and of control inside the Institution, what is happening through the incentive to the qualification of servants, through the utilization of specialized labor according to the nature of the function and through support to the work of elaborating management analysis indexes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Helou, Angela Regina Heinzen Amin. « Avaliação da maturidade da gestão do conhecimento na administração pública ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157340.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015
Made available in DSpace on 2015-12-29T03:04:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 336394.pdf: 4872440 bytes, checksum: a6d670fd196fc7e12b23a398f067187a (MD5) Previous issue date: 2015
O presente trabalho de tese de doutorado aborda a questão da maturidade da gestão do conhecimento em organizações públicas. Para o seu desenvolvimento, a partir de uma busca sistemática de literatura, procurou-se identificar modelos referenciais já desenvolvidos, de avaliação da maturidade da gestão do conhecimento em organizações públicas, que pudessem servir de base para a concepção de um framework , adaptado à realidade brasileira, o qual foi submetido à uma verificação de consistência e de aplicabilidade em múltiplos estudos de caso. Nesse sentido, formulou-se o seguinte pergunta de pesquisa:  Como avaliar a maturidade da gestão do conhecimento em organizações públicas ? Para responder a este problema de pesquisa foi realizada, preliminarmente, uma fundamentação teórica, alicerçada em três temas: (i) Administração Pública (principais abordagens e Administração Pública brasileira); (ii) Gestão do Conhecimento na Administração Pública (conhecimento organizacional e modelos de gestão do conhecimento); e, (iii) Maturidade de Gestão do Conhecimento na Administração Pública (maturidade da gestão do conhecimento e revisão dos modelos de maturidade). Da mesma forma, foi delineado um procedimento metodológico, baseado nas seguintes perspectivas: (i) Quanto a lógica de pesquisa: em uma perspectiva indutiva; (ii) Quanto a abordagem: em uma perspectiva mista (qualitativa e quantitativa); (iii) Quanto aos objetivos: considera-se exploratória e descritiva; e, (iv) Quanto aos procedimentos técnicos: trata-se de um estudo multicaso com pesquisa empírica em onze organizações públicas: ANAC, ITA, DCTA, IPEA, Correios, SEPLAG-MG, Secretaria da Educação-MG, Polícia Militar-MG e Polícia Civil-MG, FIOCRUZ nas unidades: Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação; Diretoria de Recursos Humanos; Bio-Manguinhos e Casa Oswaldo Cruz, Ministério público de Goiás, Os resultados alcançados evidenciaram os seguintes aspectos: (i) As barreiras e os facilitadores de implantação da gestão do conhecimento, de cada organização; (ii) os fatores críticos de sucesso da implantação da GC em cada organização; e (iii) o framework para a Avaliação da Maturidade da Gestão do Conhecimento na Administração Pública Brasileira; e, sobretudo, (iii) A importância da gestão do conhecimento para o desenvolvimento das organizações públicas brasileiras.

Abstract : This doctorate thesis approaches the question of the knowledge management maturity in public organizations. For its development, from a systematic search of literature, it sought to identify the referential models already developed for evaluating the knowledge management maturity in public organizations that could serve as grounds for the conception of a model adapted to the Brazilian reality, which was submitted to a verification of consistency and of applicability in some case studies. In this sense, the following research problem was formulated:  How to assess the knowledge management maturity in public organizations? To answer this research problem, it was conducted, primarily, a theoretical foundation grounded in three themes: (i) Public Administration (main approaches and Brazilian Public Administration); (ii) Knowledge Management in Public Administration (organizational knowledge and models of knowledge management); and, (iii) Knowledge Management Maturity in public Administration (Knowledge Management Maturity and review of maturity models). In the same way, a methodological procedure was outlined, based on the following perspectives: (i) Regarding the research logic: in an inductive perspective; (ii) Regarding the approach: in a mixed perspective (both qualitative and quantitative); (iii) Regarding the objectives: it is considered to be exploratory and descriptive; and, (iv) Regarding the technical procedures: it is a multi-case study with empirical research in eleven public organizations: ANAC (National Agency of Civil Aviation), Ita, DCTA, IPEA (Institute of Applied Economic Research), Correios (Brazilian National Post Office Agency), SEPLAG-MG (Secretariat of State, Planning and Management of the State of Minas Gerais) Secretaria da Educação-MG (Education Secretariat of the State of Minas Gerais), Polícia Militar-MG (Military Police of the State of Minas Gerais) and Polícia Civil-MG (Civilian Police of the State of Minas Gerais), FIOCRUZ nas unidades: Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação; Diretoria de Recursos Humanos; Bio-Manguinhos e Casa Oswaldo Cruz, Ministério Público de Goiás, The obtained results demonstrated the following aspects: (i) The barriers and the facilitators for implementing the knowledge management of each organization; (ii) That the study of every dimension (People, Leadership, Technology, Processes and Structure) allowed us to conceive an  Assessment Model of Knowledge Management Maturity in Public Administration; and, especially, (iii) The importance of knowledge management for the development of Brazilian public organizations.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Durão, Pedro. « Convênios e consórcios administrativos : aplicação da gestão associada de serviços públicos da administração pública ». Universidade Federal de Pernambuco, 2002. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4834.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo7143_1.pdf: 868584 bytes, checksum: 5ebcd8a082209daf6fba7a0adb248154 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2002
Pesquisa dos convênios de cooperação e os consórcios públicos no Brasil, espécies de cooperação administrativa. Enfrenta a primazia da pública administração em atender os interesses da coletividade, partindo do princípio de Estado Democrático de Direito e as peculiaridades da cooperação em geral. Discorre sobre o sistema de cooperação administrativa e seus atuais modelos, como meio gerencial associativo do qual o Estado lança mão para consecução de seus objetivos de proporcionar serviços públicos de melhor qualidade, respeitada a autonomia dos entes federados. As figuras administrativas aqui destacadas são as formas de ajustes livres e voluntárias os convênios e consórcios administrativos para tanto, dá ênfase ao enfoque constitucional e legal pátrio contemporâneo, bem como, a experiência inspiradora do direito alienígena (italiano, alemão, francês e espanhol). Enfrenta suas distinções, atento aos princípios gerais e setoriais de sua efetividade na realidade social. A sedimentação destas formas de descentralização estatal é primacial para planear o papel dos entes públicos e privados envolvidos nos convênios e consórcios administrativos, seus modelos e a sua dissimulada caracterização, de igual maneira, seus objetos, finalidades e controles, garantindo a vinculação ao ato constituído. Delineia a relevância das consultorias e procuradorias da administração pública de maneira a examinar sua coeva instrumentralidade. Esta investigação trata especificamente dos atos conveniais e consorciais de direito público que conjugam interesses convergentes no sentido de provir uma nova dimensão gerencial associada de serviços públicos, sem contudo, esterilizar a cultura regional dos entes em colaboração, mantendo incólume a real formação de uma cooperação administrativa hodierna
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lyrio, Maurício Vasconcellos Leão. « Transparência da gestão pública em portais eletrônicos ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167795.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:21:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 342405.pdf: 5814036 bytes, checksum: 5c08a5cde3901fbaa34da36637984ff4 (MD5) Previous issue date: 2016
O presente estudo se insere no âmbito da administração pública, tratando especificamente da avaliação da transparência, buscando responder à seguinte questão de pesquisa: Como avaliar a transparência da gestão pública em meio eletrônico, no poder executivo dos governos do Brasil e da Espanha, em nível sub-nacional? Nesse sentido, tem por objetivo principal avaliar a transparência da gestão pública em portais eletrônicos, no âmbito do poder executivo dos governos brasileiro e espanhol, em nível sub-nacional. Como objetivos específicos, têm-se (i) identificar aspectos que tratam da avaliação da transparência da gestão pública governamental e organizá-los em áreas de preocupação; (ii) elaborar um modelo para avaliação do nível de transparência dos portais eletrônicos dos governos analisados; e, (iii) avaliar, com base no modelo construído a partir do alcance dos objetivos específicos anteriores, a transparência da gestão pública nos portais eletrônicos dos governos brasileiro e espanhol em nível sub-nacional. No que tange à metodologia, baseia-se em um paradigma construtivista e caracteriza-se, do ponto de vista de seus objetivos, como exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Configura-se como um estudo de campo, adotando como procedimentos técnicos a análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observação direta para coleta de dados e a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão ? Construtivista como instrumento de intervenção. O modelo de avaliação proposto permitiu identificar questões importantes no que tange à transparência governamental dos governos estudados. Informações advindas tanto da literatura especializada, quanto da legislação dos dois países e dos índices de transparência, geraram conhecimento sobre transparência bem como permitiram a ampliação do escopo da discussão para além das questões legais. Em relação aos resultados da avaliação, em termos gerais, ficou evidente que os portais das Comunidades Autônomas espanholas são mais transparentes, uma vez que alcançaram uma média de 52 pontos na avaliação global, enquanto os portais dos Estados brasileiros alcançaram somente 8 pontos. Em termos da metodologia utilizada ambos os governos se encontram em situação denominada ?adequada?, ou seja, alcançaram uma média entre o nível Bom (100 pontos) e Neutro (0 ponto). Apesar disso, a pontuação média obtida pelos Estados brasileiros acende um alerta em relação ao comprometimento de seus governos com a transparência da gestão pública, uma vez que se localizam muito mais próximos de um nível Neutro do que de um nível Bom. O autor argumenta que transparência, apesar de possuir um caráter legalista, não se restringe ao caráter legal. A existência de legislação não é fator que por si só torne determinado governo mais transparente, existindo a necessidade de internalização de cultura de transparência, que envolve tanto os agentes públicos quanto a sociedade.

Abstract : This study falls within the public administration, specifically dealing with the assessment of transparency, seeking to answer the following research question: How to evaluate the transparency of public administration by electronic means, in the executive power of the Brazilian and Spanish governments at sub-national level? In this sense, its main objective is evaluate the transparency of public administration in electronic portals within the executive power of the Brazilian and Spanish governments at sub-national level. The specific objectives are to (i) identify aspects that deal with the assesment of transparency in government public management and organize them into concern areas; (ii) develop a model for assessing the level of transparency of the web portals of the analyzed governments; and (iii) evaluating, based on the model built from the previous range of specific objectives, the transparency of public administration in the web portals of Brazilian and Spanish governments at sub-national level. Methodology is based on a constructivist paradigm and is characterized from the point of view of its objectives, such as exploratory and descriptive, with qualitative and quantitative approach. It appears as a field study, adopting as technical procedures document analysis, semi-structured interviews and direct observation for data collection and Multicriteria Methodology for Decision Aid - Constructivist as an intervention instrument. The proposed evaluation model has identified important issues regarding the transparency of studied governments. information arising both from the literature, as the legislation of the two countries and transparency indices, generated knowledge about transparency and allowed the expansion of the scope of discussion beyond the legal issues. Regarding the evaluation results in general terms, it was evident that the portals of the Spanish Autonomous Communities are more transparent, since averaged 52 points in the overall assessment, while the portals of Brazilian states reached only 8 points. In terms of the methodology used both governments are in a position known as 'adequate', ie they averaged between Good level (100 points) and Neutral (0). Nevertheless, the average score obtained by Brazilian states brings to light a warning regarding the commitment of their governments to transparency of public administration, since it is located much closer to a neutral level to a level good. The author argues that transparency, despite having a legalistic character, is not restricted to the legal character. The existence of legislation is not a factor that determines by itself that a particular government becomes more transparent, there is a need for internalization of transparency culture, involving both public agents and society.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Mariano, Paulo. « A gestão da educação pública no Timor Leste ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172805.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2017-01-31T03:13:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 343963.pdf: 1118023 bytes, checksum: 4bcc769b99eb10f767834f1a6e22b9a2 (MD5) Previous issue date: 2016
A educação, em diversos países, representa um importante pilar da sociedade para se alcançar o pleno desenvolvimento social, econômico e humano. Isto não é diferente para na República Democrática do Timor-Leste. Um pequeno país do sudeste asiático, que considera a educação como um processo de extrema importância para a o fortalecimento de seu povo e de sua nação. Esta pesquisa é um estudo sobre a gestão da educação pública secundária no município de Díli, tendo em vista os princípios de educação democrática e de qualidade, que norteiam as práticas de educação emancipatória. O referencial teórico utilizado recebeu a influência seminal da pedagogia crítica de Paulo Freire, assim como baseou-se no referencial teórico proposto por Fung (2006), que articula três dimensões para avaliar as formas de participação cidadã: seleção dos participantes; comunicação e decisão e; autoridade e poder. Foram analisadas, especificamente, as políticas públicas de educação secundária em programas de formação de professores e de melhoria da infraestrutura escolar. A pesquisa foi empreendida partir da análise de documentos e da coleta de informações no campo empírico, com a realização de entrevistas semiestruturadas e observação não participante. E, por fim, como resultado deste estudo a pesquisa apontou que as políticas públicas referentes à formação de professores e à infraestrutura na educação pública secundária da capital do Timor-Leste são pouco democráticas e centralizadas pelo Ministério da Educação, em todas as dimensões analisadas.

Abstract : Education in several countries is an important pillar of society to achieve full social, economic and human development. This is no different for the Democratic Republic of Timor-Leste. A small Southeast Asian country, which considers education as a process of utmost importance for the strengthening of their people and their nation. This research is a study on the management of secondary public education in the city of Dili, in view of the principles of democratic and quality education that guide the emancipatory education practices. The theoretical framework received the seminal influence of critical pedagogy of Paulo Freire, and was based on the theoretical framework proposed by Fung (2006), which combines three dimensions to assess the forms of citizen participation (selection of participants, communication and decision and , authority and power). They were analyzed, specifically, public policy secondary education in teacher training programs and improving school infrastructure. The research was undertaken from the document analysis and information gathering in the empirical field, with the completion of semi-structured interviews and non-participant observation. Finally, the study also pointed out as a result, the process of elaboration of public policy on teacher training and infrastructure in public education secondary of the Timor-Leste capital (Dili), both perspectives selection of participants, communication and decision and how authority and power are centralized and undemocratic.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Mendes, Wesley de Almeida. « Papel da gestão pública municipal no desenvolvimento humano ». Universidade Federal de Viçosa, 2017. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/10419.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2017-05-25T18:43:54Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 535672 bytes, checksum: e1ff712a4fea32e2b881d33caba8f19d (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-25T18:43:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 535672 bytes, checksum: e1ff712a4fea32e2b881d33caba8f19d (MD5) Previous issue date: 2017-02-17
A promoção do bem-estar, do desenvolvimento humano e, consequentemente, da qualidade de vida, revelados como desejos sociais, podem se tornar complexos para os governos, tendo em vista as diversas dimensões que os envolve, como a demanda popular por serviços públicos de qualidade, a limitação dos recursos, a pressão da classe política e de organismos econômicos. Nesse caso, torna-se fundamental que a gestão pública vise a melhoria das condições sociais como elemento de promoção do desenvolvimento humano, o que requer eficiência e transparência, em alinhamento com os princípios constitucionais de um estado democrático. O controle social surge como ator de regulação dos gastos públicos, promovendo o equilíbrio das contas bem como o direcionamento dos gastos para áreas prioritárias. Desse modo, o presente estudo analisa o desenvolvimento humano sob uma perspectiva multidimensional, tomando como referência os municípios brasileiros, considerando a arrecadação orçamentária, a capacidade econômica do município, a estrutura socioeconômica existente, o sistema de controle social e o contexto regional como elementos centrais. O estudo tem como égide teórica do desenvolvimento humano e discussões sobre desigualdades regionais, federalismo fiscal, arrecadação pública e gestão pública. No que tange as técnicas de investigação empregadas, foram aplicadas as análises multivariadas de dados de análise fatorial, da regressão logística multinomial e dos modelos de dados em painel, além da modelagem de Equações Estruturais para atingir os objetivos propostos. Tomando as desigualdades socioeconômicas presentes, com destaque para o Sul e Sudeste brasileiro em que se encontram os melhores níveis de desenvolvimento, os resultados da pesquisa apontam para necessidades diferentes em cada região, sendo importante, assim, a aplicação de políticas públicas específicas, considerando tais características e necessidades. Recomenda-se também o estímulo à economia, considerando os principais meios de produção daquela região, com ênfase nos setores econômicos que mais agrega capital financeiro, tecnologia e conhecimento. Destaca ainda a importância da qualidade da gestão pública e do controle social, estes tomando papel central no sistema de promoção do desenvolvimento humano. Nesse sentido, torna-se importante, nas regiões mais vulneráveis, uma articulação das três esferas do governo para promover políticas públicas de ampliação das capacidades humanas e do desenvolvimento humano. Recomenda-se, ainda que, diante o cenário dos municípios brasileiros, cuja grande parte da população ainda carece de serviços de saneamento básico e de habitação de qualidade, principalmente as regiões Norte e Nordeste, que a gestão pública desempenhe um maior esforço na ampliação desses serviços, cuja falta desses serviços afeta diversas dimensões sociais, onde desencadeia agravos epidemiológicos, degradam o meio ambiente e assevera as desigualdades sociais.
The promotion of well-being, human development and, consequently, the quality of life, shown as social desires, can make the demand for quality public services difficult to be met by the governments, due to the many dimensions involved, like the limitation of resources and the pressure coming from political class and economic organisms. In this case, it is very important for the Public Administration to improve social conditions as an element of promotion of the human development, which requires efficiency and transparency, in line with the constitutional principles of a democratic state. Social control emerges as an actor of regulation of public spending, promoting balance of accounts as well as directing resources to priority areas. Thus, the present study aims to analyze human development from a multidimensional perspective, taking Brazilian cities as a reference and considering their economic capacity, the revenue budget, the socioeconomic structure, the systems of social control and human engagement and the regional context as the main elements. The theoretical framework consists of concepts on human development and discussions on regional inequalities, fiscal federalism, tax collection and public management. Regarding the research techniques employed, multivariate data analysis, multinomial logistic regression and panel data models were applied, as well as the modeling of Structural Equations to achieve the proposed objectives. Considering the socioeconomic inequalities that were observed, especially in the South and Southeast of Brazil, where the best levels of development are found, the results of the research point out to different needs in each region, which takes specific public policies to meet those needs. It is also recommended to stimulate the economy, considering the main means of production of each region, with an emphasis on the economic sectors that most aggregate financial capital, technology and knowledge. It is important to emphasize the importance of the quality of public management and social control, as both of these play a central role in the system of promoting human development. This way, an articulation between the three spheres of government to promote public policies for the enhancement of human capacities and human development becomes important in the most vulnerable regions. It is also recommended, in view of the scenario of Brazilian cities, where a large part of the population still lacks basic public services as sanitation and quality housing, mainly in the North and Northeast, that public management makes a more significant effort on increasing these services, whose lack affects several social dimensions, leading to epidemiological consequences, environment degradation and social inequalities.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rocha, José António da Costa Moreira da. « Regionalização no âmbito da gestão autárquica ». Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2005. http://hdl.handle.net/10773/5022.

Texte intégral
Résumé :
Mestrado em Gestão Pública
O modelo moderno de Estado encontra-se em crise. No Ocidente, um novo paradigma político-organizacional de Estado foi-se afirmando durante o século XX. É o Estado regional ou o Estado das autonomias, por um lado, mas fundamentalmente, um Estado que reconhece que só com uma Administração Pública mais descentralizada, é capaz de enfrentar o turbilhão das solicitações e dos problemas da contemporaneidade. A criação de regiões administrativas em Portugal, prevista na CRP a par com outras medidas, insere-se neste espírito de reforma do Estado e da sua Administração Pública. É esta a problemática deste trabalho. Com Regionalização no Âmbito da Gestão Autárquica, pretendemos discutir o efeito que esta reforma teria na Administração Pública, em geral, mas, tendo sempre presente que as regiões a ser criadas seriam inseridas na Administração Local Autárquica. O contributo desta dissertação consiste na síntese entre a imagem de uma regionalização leve e inócua e a imagem de uma regionalização burocratizante, capaz de pôr em risco a coesão nacional.
The modern model of State is in crisis. In the West, a new politicalorganizational paradigm of State has assert itself during the 20th century. While it is essentially a regional State or the State of autonomies, it is, in essence, a State whose politics fosters a more decentralized Public Administration, while being capable of facing the turmoil brought by the demands and problems of a contemporary Society. The creation of administrative regions in Portugal, as foreseen by the CRP in addition to other measures is inherent in this spirit of reform of the State and its Public Administration. This is the subject of this essay. With Regionalization regarding Autarchic Management, I intend discuss the effect that this reform would have in the Public Administration, but always bearing in mind that the creation of regions in the future would become a part of the administration of the local government. The contribution of this dissertation consists in the synthesis between the image of a superficial regionalization as opposed to the image of a bureaucratic regionalization capable of jeopardizing the national cohesion.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Paula, Renata Brocker de. « Desafios da gestão do HU/UFSC, após a criação da EBSERH pelo governo federal ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175078.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2017-04-25T04:07:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 344483.pdf: 7121956 bytes, checksum: 35e250f942f6a94652adedcdc93a88c9 (MD5) Previous issue date: 2016
A pesquisa teve como objetivo analisar desafios da gestão do Hospital Universitário da UFSC, após a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) pelo Governo Federal. Esta pesquisa se caracteriza quanto à natureza como básica; quanto à forma de abordagem predominantemente qualitativa, quanto aos fins é descritiva e quanto aos meios é pesquisa de campo, documental, bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e de questionário junto aos Diretores e chefias do Hospital Universitário e Coordenadores do Centro de Ciências da Saúde, Centro Socioeconômico e Centro de Filosofia e Ciências Humanas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão no Hospital Universitário. Conclui-se o estudo com a apresentação dos desafios da gestão do HU-UFSC, após a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) pelo Governo Federal, destacando a falta de pessoal em decorrência da não contratação pelo Governo Federal, que interfere na qualidade da assistência, ensino, pesquisa e extensão; fechamento de leitos; pagamento de adicional de plantão hospitalar, gerando sobrecarga de pessoal e adoecimento. Também foram ressaltadas as semelhanças e diferenças na gestão do Hospital Universitário pela UFSC e na gestão do Hospital Universitário pela EBSERH.

Abstract : The research aimed to analyze challenges to manage the University Hospital at UFSC, after the Federal Government created the public company EBSERH. The research was characterized as a basic research and qualitative predominant approach, categorized as a descriptive, field research, bibliographical, documentary and a case study. The research was conducted through interviews with Directors and questionnaire applied to managers of the University Hospital and Coordinators of the Health Sciences Center, Social and Economic Center and Philosophy and Humanities Center, which developing teaching, research and extension at the University Hospital. So, it was concluded presenting the challenges to manage the University Hospital at UFSC, after the Federal Government created the public company EBSERH, highlighting the lack of staff due to not hiring by Federal Government, interfering at the quality of care, teaching, research and extension; lack of hospital beds; additional charge, occurring overload work and illness. Also the research presented the similarities and differences in management of the University Hospital by UFSC and management of the University Hospital by EBSERH.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Paula, Ana Paula Paes de. « Entre a administração e a politica : os desafios da gestão publica democratica ». [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279881.

Texte intégral
Résumé :
Orientador : Reginaldo Carmelo Correa de Moraes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-03T02:28:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula_AnaPaulaPaesde_D.pdf: 9415602 bytes, checksum: e5c48332637ff4b26e8066c5ef920611 (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: Neste trabalho, colocamos em questão o caráter inovador e democrático da nova administração pública. Nosso objetivo é discutir os limites deste modelo de gestão e também identificar alternativas de investigação que apontem para a construção de uma gestão pública democrática. Para isto, examinamos as raízes deste modelo de gestão e analisamos a experiência brasileira. Nossa tese central é que a nova administração pública mantém a dicotomia entre a política e a administração, pois adere a uma dinâmica administrativa que reproduz a lógica centralizadora das relações de poder e restringe o acesso dos cidadãos ao processo decisório. Além disso, o seu grau de inovação é questionável porque este modelo tende a imitar as idéias e práticas da gestão empresarial, desviando-se da elaboração de alternativas administrativas adequadas para o setor público. Tomando esta tese como referência, focalizamos o caso brasileiro, cuja recente reforma do Estado se organizou em tomo de duas orientações políticas: 1) a vertente "gerencial", que, inspirando-se no movimento internacional pela reforma do Estado, implementa a administração pública gerencial; e 2) a vertente "alternativa", que busca novas formas de organização e administração do Estado para construir uma administração pública popular. Para abordar a tese deste trabalho, realizamos um balanço e avaliação crítica da nova administração pública. Analisamos também os antecedentes e as características das vertentes identificadas no caso brasileiro, lançando hipóteses e questões a serem aprofundadas pelos pesquisadores
Abstract: On this work put in question the novel and democratic aspects of the new public administration. Our purpose is to discuss the boundaries of such administration and also to identify the investigatory alternatives whose lead the way to build up the democratic public managerial. Therefore, we have examined the roots of managerial model and we analysed the Brazilian experience. The main focus of this thesis is that the new public administration maintains a dichotomy between politics and administration, as it adheres to an administrative dynamic that reproduces the centralized logic of the power relationships whereas it retrains the citizens' access to the decision-making process. Furthermore its degrees of innovation is questionable because said model has a tendency of imitating the ideas and practices of the business administration turning down the development of administrative alternatives adequate for the public sector. Based upon such thesis we focuses on the Brazilian case whose recent State reform has organized itself around two political orientations: 1) the managerial current which, inspired by the international movement for the reform of the State, implements the managerial public administration; and 2) the "alternative" current that searches for new forms of organization and administration of the State in order to build a popular public administration. To reach the core of this thesis we have made a critical evaluation and measured the new public administration. We also analysed the two currents precedents and characteristics that we have identified in the Brazilian case which enable us to launch hypotheses and questions to be pursued by other researchers
Doutorado
Doutor em Ciência Política
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Braga, Ralph Tinoco. « Planejamento estratégico e o controle da gestão pública : Desenvolvimento da ação de controle da gestão dos recursos públicos ». reponame:Repositório Institucional do FGV, 2003. http://hdl.handle.net/10438/3580.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2009-11-18T18:56:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2003
Esta dissertação procura analisar o planejamento estratégico e a evolução do pensamento estratégico, objetivando identificar a possibilidade de adequação da utilização de suas técnicas, para contribuir no desenvolvimento da metodologia empregada no controle da gestão dos recursos públicos. Com esse propósito, a pesquisa bibliográfica é centrada no estudo do referencial teórico, e enfatiza a investigação das práticas e dos fenômenos organizadonais à luz da teoria da gestão estratégica. Nesse sentido, também é apresentada a análise dos resultados da pesquisa de campo, onde fica caracterizado a carência de estudo, pesquisa e desenvolvimento das práticas de controle; retratando a ausência de um pensamento estratégico voltado para o desenvolvimento dessa poUtica pública. As reflexões sobre as observaçôes colhidas no estudo, levaram à conclusão da necessidade fundamental da utilização do pensamento estratégico e da gestão estratégica, como um exercfcio contínuo de aperfeiçoamento da metodologia de ação de controle da gestão dos recursos públicos, voltada ao melhor cumprimento da missão institucional.
The scope of this dissertation is to analyze strategic planning and the evolution of strategic thought, with a view to assessing the possibility of adapting the use of such techniques to contribute to the development of the methodology employed in controlling the administration of public funds. For this purpose, bibliographical research is centered around the study on theoretical reference works and emphasizes the investigation of organizational practices and phenomena in light of strategic management theory. With this in mind, the results of field research are also presented, which point to the lack of study, research and development into control practices. This shows the lack of strategic thinking applied to the development of this public policy. Reflection on the observations gathered in the study led to the conclusion regarding the fundamental need for using strategic thinking and strategic management as an ongoing exercise in enhancing action methodology for the control of the administration of public funds, geared to optimal compliance of its institutional mission.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Gestão da administração Pública"

1

Passador, Cláudia Souza. Gestão pública e desenvolvimento no século XXI : Casos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). São Paulo, SP, Brasil : Annablume, 2008.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

José Roberto de Andrade Coutinho. Gestão do patrimônio imobiliário na administração pública. Rio de Janeiro : Editora Lumen Juris, 2011.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Medauar, Odete. Controle da administração pública. 2e éd. São Paulo, SP, Brasil : Editora Revista dos Tribunais, 2012.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Gonçalves, Pedro Costa. O governo da administração pública. Coimbra : Edições Almedina, 2013.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Tavares, L. Valadares. A administração pública da Suécia. Oeiras : Instituto Nacional de Administração, 2004.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Zockun, Carolina Zancaner. Da terceirização na administração pública. São Paulo, Brazil] : IDAP-Instituto de Direito Administrativo Paulista, 2014.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Paro, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo SP : Editora Atica, 1997.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Portugal. Novo estatuto da função pública : Na sequência da reforma da administração pública. [Coimbra] : Almedina, 2010.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Maria Augusta Soares de Oliveira Ferreira et Marcos Weiss Bliacheris. Sustentabilidade na administração pública : Valores e práticas de gestão socioambiental. Belo Horizonte : Editora Fórum, 2012.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Gregory, Affonso Felippe, et Fátima Bayma de Oliveira. Desafios da gestão pública de segurança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil : FGV Editora, 2009.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Gestão da administração Pública"

1

Tivanello, Alessandra Barbosa. « O estudo sobre as leis municipais para tutelar o assédio moral na administração pública no estado do Paraná ». Dans Gestão Pública, 51–63. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20214-5-p51-63.

Texte intégral
Résumé :
O Assédio Moral, considerado como uma violência muitas vezes silenciosa no ambiente de trabalho acarreta inúmeros prejuízos de ordem psíquica, física e patrimonial. Com isso, visando combater a ocorrência do Assédio Moral no âmbito da Administração Pública, o presente estudo apresenta a criação de Leis Municipais no Estado do Paraná que veda esta prática. Deste modo, serão identificadas as modalidades do tema com base legal e jurisprudencial. A pesquisa identificará os Municípios que contemplam a norma legal, com aplicação de penalidades à prática do Assédio Moral nas dependências da Administração Pública, bem como irá abordar a importância do tema na criação da Lei para o Município de Arapongas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Oliveira, Sara Stefanie de, Francisco Tasso Moreira da Silva et Lemuel Andrade Viana. « Gerenciamento de projetos de tecnologia da informação na gestão pública ». Dans Ciências Exatas e da Terra : Atualização de Área - janeiro e fevereiro de 2023. Centro de Pesquisa, 2023. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/1804.

Texte intégral
Résumé :
No ambiente da administração pública, investir nos serviços governamentais prestados não envolve apenas a contratação de funcionários e a realização de investimentos em Tecnologia da Informação – TI. Além dessas duas iniciativas, é necessário priorizar o planejamento, a fim de atingir os resultados esperados. Segundo Rezende (2004), o planejamento estratégico dos serviços públicos e do Sistema de Tecnologia da Informação, quando utilizado como ferramenta de gestão, é importante para que ambos tenham um desempenho bem-sucedido. Nesse contexto, o presente capítulo tem como objetivo relatar, brevemente, o planejamento e gerenciamentos na gestão de projetos de TI na área pública, evidenciando as principais ações realizadas de acordo com as necessidades e demandas da gestão, relacionando-as à ausência de indicadores de desempenho, que impactam o desenvolvimento de projetos de gestão na administração pública. Ademais, procura-se identificar respostas para as seguintes perguntas: de que forma o planejamento e os projetos de T.I. auxiliam para que a gestão pública municipal ofereça serviços de melhor qualidade? Como as tecnologias, uso de ferramentas, aplicação de sistemas, guias de melhores práticas, podem vir a contribuir de maneira efetiva e específica para o crescimento da gestão pública? Desta forma, realizou-se este estudo, visando contribuir, de alguma maneira, para o aprimoramento e compreensão das estratégias adequadas a serem aplicadas tanto no ambiente interno, quanto externo das organizações públicas municipais, para a correção e/ou soluções dos problemas existentes na área de T.I. da administração pública.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

SILVA, Madelon Cristiany da, et Adriana Dornelas de LUNA. « CONTROLE INTERNO : O CERNE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ». Dans GESTÃO PÚBLICA : ENSAIOS TEÓRICOS. Rfb Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786599152498.8.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

SILVA, Madelon Cristiany da. « CONTROLE INTERNO-O CERNE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ». Dans GESTÃO PÚBLICA-ensaios teóricos. Rfb Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786599175244.8.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

da Rocha, Diego Moreno. « O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO CONSULTIVA PELAS CORTES DE CONTAS ». Dans A corte de Contas e Competência para Apreciação Incidental de Normas, 84–111. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22040805.

Texte intégral
Résumé :
Inicialmente, diante do objeto em estudo, é necessário entender qual o real sentido e significado do conceito de Administração Pública. O verbo administrar significa gerir negócios públicos ou particulares, seguindo a lei e utilizando de forma adequada, bens pertencentes a outras pessoas, ou a coletividade. Administração Pública é a gestão de bens e interesses pertencentes à coletividade, que devem ser conservados e utilizados sempre seguindo os preceitos do Direito e da Moral, visando ao bem comum. Uma das principais finalidades da Administração Pública seria tutelar e proteger o bem comum, pertencente à população. O agente público que se desviar desse objetivo, estará contrariando a função para qual foi incumbido, devendo os atos viciados por ele praticados serem considerados nulos e desfeitos desde a origem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

PEREIRA SOUZA, GABRIELA. « A LICITAÇÃO NO CONTEXTO DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR : CONTEXTO PARA UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA ». Dans Políticas Públicas de Educação (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt21.004.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa enfatiza a importância do processo licitatório no âmbito da administração escolar como um preceito para uma gestão democrática e participativa. O processo licitatório é um conjunto de procedimentos utilizados pela administração pública para selecionar a melhor proposta de fornecimento de bens ou serviços. No contexto escolar, esse processo se torna fundamental, uma vez que as escolas também são entidades públicas que recebem recursos do Estado. Faz-se necessário compreender a atuação dos gestores públicos, no que concerne a responsabilidade em manter e preservar as instituições públicas na promoção do serviço de qualidade para a população. Contudo, este trabalho se propõe a contextualizar a licitação, por meio do método qualitativo em pesquisa bibliográfica e documentos, sob a luz dos princípios que os regem, a partir das análises de conteúdos das bases legais. Para tanto, busca-se uma síntese histórica das leis sobre a temática, com ênfase nas principais leis de licitação e contratos administrativos, sendo elas a lei anterior nº 8.666/93, e a nova lei nº 14.133/22. Contudo, é abordado os conceitos da administração pública, sob o viés da gestão escolar democrática e participativa. Para tanto, em face do momento transição, é basilar que se compreenda as vantagens e desvantagens da nova lei, bem como sua aplicabilidade na administração pública, em especial, na gestão escolar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

SEHN, M. F., J. R. FONSECA et D. M. DEGRAF. « Benefícios da ISO 9001 para os serviços da gestão pública ». Dans ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA, 71–81. ZH4, 2020. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20201-1-p71-81.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Renovato, Flávia Lourenço da Silva, Marcella Machado Moura, Alexandre de Souza Corrêa, Josimar Pires da Silva et Rafael Martins Noriller. « Transparência de gastos Públicos em saúde : Uma Revisão Sistemática frente à Pandemia da COVID-19 ». Dans Pesquisa em Saúde : Novos Contextos Sociais, 193–216. Even3 Publicações, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5382904.1-10.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo aborda a transparência da gestão em saúde pública brasileira, com enfoque na pandemia de Covid-19, no intuito de fortalecer o debate público acerca da implementação e consolidação da gestão transparente. Este estudo realizou uma revisão sistemática de caráter qualitativo. A pergunta norteadora adotada nesta revisão foi: o estado de calamidade pública originado com a Covid-19 afetou em qual direção a relação da gestão pública com os princípios da transparência? Foram elegíveis estudos que abordavam o conceito de transparência, relacionado à esfera de administração pública da saúde, no âmbito da pandemia de Covid-19. Foram selecionados trabalhos publicados em revistas indexadas à base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dos 55 artigos resultantes, 6 artigos foram inclusos na síntese qualitativa desta revisão por corresponderem aos critérios de elegibilidade. Conclui-se que somente um estudo apresentara exemplo de eficiência na acessibilidade de informações sobre a aplicação de recursos públicos durante a pandemia, evidenciando uma lacuna na aplicação prática da transparência efetiva na gestão pública brasileira, apesar do robusto arcabouço institucional da gestão pública brasileira.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barros, Nyrlene Rejane Pamplona. « Alta administração : elites administrativas no âmbito do setor público brasileiro ». Dans Administração Contemporânea, 145–58. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20215-6-p145-158.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo analisa os elementos fundamentais e os protagonistas que contribuíram para a formação de um perfil da gerência nas organizações públicas brasileiras no tocante à alta administração pública, remontando o passado histórico de formação do poder e formação das classes, desde o patrimonialismo, com o capitalismo politicamente orientado, ao estamento, levando em conta a formação cultural e econômica da sociedade brasileira como um todo integrado e inerente a essa estrutura de gestão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

TONACIO JUNIOR, PAULO CEZAR. « DEVAGAR E SEMPRE : APLICAÇÕES PRÁTICAS DE INOVAÇÃO INCREMENTAL NA GERAÇÃO DE VALOR PÚBLICO ». Dans Economia, Administração e Gestão da Inovação : fundamentos e novas perspectivas - Volume 2, 59–77. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240416323.

Texte intégral
Résumé :
A gestão pública enfrenta desafios únicos decorrentes de sua natureza burocrática e regulamentada. As inovações incrementais oferecem uma abordagem equilibrada para aprimorar a prestação de serviços, ao focar em melhorias contínuas e adaptativas, com capacidade de entrega de valor público. Assim, o trabalho teve por objetivo apresentar inovações incrementais realizadas no âmbito da gestão da Escola de Aprendizes-Marinheiro do Espírito Santo (EAMES) que possuem potencial de criação de valor público. Foi utilizado como método de solução de problemas a proposta por Jonassen (2011). As três práticas implementadas na EAMES foram: utilização descomplicada de Business Intelligence (BI) nas atividades de gestão; burocracia digital e o fim do papel: a utilização de assinatura digital; e colaboração online e automatização de tarefas para ganho de eficiência em processos. Essas práticas têm potencial de melhorar a eficiência e eficácia dos processos, reduzir custos, aumentar a transparência e a accountability e melhorar a experiência do usuário. O estudo apresenta uma contribuição importante para o campo da gestão pública. Ele demonstra que as inovações incrementais têm alto poder de replicação, podem ser eficazes na melhoria da eficiência, eficácia e transparência dos serviços públicos, além de possibilitarem ao gestor público inovar, em por consequência, gerar valor público
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Gestão da administração Pública"

1

Alves Dantas, Scarlet, et Taline Alves Fonseca de Souza. « GESTÃO DA QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ». Dans INIC 2023. São José dos Campos : Universidade do Vale do Paraíba, 2023. http://dx.doi.org/10.18066/inic0045.23.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Oliveira, Felipe Moura, Joiciane Rodrigues de Sousa et Thiago Costa Holanda. « APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ESTRATÉGICA NA GESTÃO PÚBLICA ». Dans Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração. ohfw, 2023. http://dx.doi.org/10.56234/conepa2023.296296.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Angeli, Ariadna Rabelo. « O exercício da cidadania como instrumento de controle da administração pública ». Dans I Encontro Nacional de Docentes em Gestão Empresarial. São Paulo : Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/edupro-endge2016-005.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Watashi, Denis Bertazzo, Fernanda Fernandes Marchiori, João Paulo Maciel de Abreu et Shahla Felisbino Dias. « Simulações de "jogo de planilha" em orçamento de obras públicas com diferentes cenários de cronograma ». Dans XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2595.

Texte intégral
Résumé :
O “jogo de planilha” é um tema frequentemente debatido no âmbito da auditoria de obras públicas, mas pouco explorado no meio acadêmico e menos ainda do ponto de vista da contratada. O presente trabalho tem como objetivo discutir esse tema bem como mostrar que o “jogo de planilha” pode se apresentar prejudicial não somente à administração pública, mas também à contratada. Ao simular a execução de uma mesma obra com diferentes cronogramas foi possível demonstrar que para um determinado percentual de desconto é possível que em alguns momentos o equilíbrio econômico-financeiro do contrato fique em desfavor da contratada ensejando o enriquecimento ilícito por parte da Administração Pública.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Monaco Vieira, Flávia, Gustavo Salomão Pinto et Andrea Hubner Sartori. « Conformidade de Registro de Gestão : instrumento de compliance para Administração Pública ». Dans Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social - Congeps. Brasília, Distrito Federal : Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/congeps2022.560286.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Oliveira, Kaio Pimentel Rego de, Camila de Oliveira Monteiro et Débora de Gois Santos. « Avaliação do comportamento enxuto de fiscais de obras públicas ». Dans XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.456.

Texte intégral
Résumé :
As obras públicas possuem notável representatividade de investimentos no Brasil. Os últimos dados do IBGE apontam que as Entidades Públicas foram responsáveis por 30,7% do valor bruto de produção da Construção Civil. Visto a notoriedade dessas obras e seu papel na sociedade, é necessário adotar mecanismos de gestão que melhorem a eficiência dos empreendimentos e do uso dos recursos. Para tanto, autores apontam a importância de avaliar o comportamento enxuto das instituições, fornecendo embasamento para a tomada de decisão acerca da implantação de princípios modernos de gestão da produção. Observou-se, porém, lacuna de conhecimento na avaliação deste cenário com fiscais de obras públicas. Nesse contexto, objetiva-se fornecer um diagnóstico identificando conceitos enxutos que são aplicados ou pouco abordados por fiscais de obras públicas. O método abrange uma pesquisa exploratória e descritiva, envolvendo aplicação de questionário, identificando níveis de conhecimento enxuto dos fiscais de um órgão público, por estado brasileiro. Como principal resultado, observou-se um maior domínio dos fiscais nas áreas de comunicação e um menor domínio na área de definição do trabalho. Como contribuição, este trabalho fornece base para tomadas de decisão de órgãos públicos, visando intensificar a capacitação nas áreas de menor domínio e trazer ganhos mais expressivos à Administração Pública.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Santos, Anny Caroline Nobre, Macgyver Viana Bezerra et Marina Brito de Lima. « Avaliação do processo licitatório de um pórtico turístico na cidade de Quixadá/CE ». Dans XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2481.

Texte intégral
Résumé :
A licitação pública, tendo como objetivos fundamentais a busca da melhor proposta para a Administração Pública e a manutenção dos princípios da isonomia entre os interessados, caracteriza-se como um processo indispensável para a administração, na esfera municipal, estadual e federal. Sendo assim, salienta-se que são recorrentes irregularidades e falhas durante o processo licitatório, ocasionando a má execução de obras públicas e prejuízos socioeconômicos. Logo, este artigo vem apresentar o procedimento licitatório de uma obra municipal, em Quixadá/CE, referente à construção de um pórtico turístico na entrada da cidade. Para os devidos fins, designa-se como um estudo de caso, cuja metodologia é de natureza exploratória e abordagem quali-quantitativa, pois foi realizada uma investigação em todo o seu Edital de Licitação, Termos Aditivos, contrato, orçamento físico-financeiro firmado entre as partes, levantamento bibliográfico sobre os fatores que afetam os prazos de empreendimentos de construção, como também a identificação das principais falhas que se enquadravam na análise acadêmica proposta. Por fim, procedeu-se a classificação, conforme a literatura, das possíveis causas que estariam acontecendo na execução do pórtico. Assim, a importância desse estudo visa alertar os fatores recorrentes à ineficácia do procedimento licitatório e à execução dos serviços de obras públicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Balaguer, Diogo, Armando Pina et Julio Torres. « PANORAMA DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL E O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SEU DESENVOLVIMENTO ». Dans IV SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3611.

Texte intégral
Résumé :
A busca por um planeta mais sustentável requer a utilização de fontes de energia renováveis. A energia solar fotovoltaica está em franco desenvolvimento e apresenta-se como alternativa viável técnico-economicamente na geração de energia limpa e renovável. De modo a traçar o atual panorama da energia solar no Brasil, este trabalho tem por objetivo apresentar o atual cenário e perspectivas do país para o desenvolvimento e adoção desta tecnologia sob a ótica da administração pública. O artigo apresenta revisão bibliográfica da legislação, relatórios técnicos, dissertações de mestrado e artigos científicos que abordam esta temática. O Brasil se destaca pela abundância da matéria prima utilizada na fabricação dos painéis e pela enorme disponibilidade de irradiação solar ao longo de todo o ano. Altas tarifas de energia praticadas pelas concessionárias também aumentam a viabilidade desses sistemas. No entanto, este mercado ainda é incipiente no país. Com uma fatia de 4,4% da matriz elétrica brasileira, a energia solar tem um enorme potencial de crescimento, alavancando o desenvolvimento tecnológico não apenas deste setor como também de toda a economia. Neste contexto, a administração pública possui papel fundamental no desenvolvimento sustentável do país fomentando novas tecnologias através de incentivos fiscais, subsídios e adequado arcabouço regulatório.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Amorim, Pablo Machado, et Stella Regina Reis da Costa. « UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ». Dans VIII Simpósio de Engenharia de Produção. São Paulo : Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-315738.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

AMORIM, PABLO MACHADO, et Stella Regina Reis Da Costa. « UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ». Dans Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP. Recife, Brasil : Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/124182.8-3.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Rapports d'organisations sur le sujet "Gestão da administração Pública"

1

Marconi, Nelson. Diagnóstico do Sistema de Serviço Civil do Governo Federal no Brasil. Inter-American Development Bank, novembre 2002. http://dx.doi.org/10.18235/0012186.

Texte intégral
Résumé :
Este documento fue comisionado por la Red de Gestión Públlica y Transparencia del Diálogo Regional de Política para la III Reunión Hemisférica celebrada los días 14 y 15 de noviembre de 2002. Este trabalho visa analisar o sistema de serviço civil e a gestão de recursos humanos da administração pública federal no Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Radaelli, Vanderléia, Eduardo De Azevedo et Karina Diaz. Modelo de apoio a compras públicas de inovacão. Inter-American Development Bank, mai 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003277.

Texte intégral
Résumé :
Este documento apresenta o Modelo de Apoio à Compra Pública de Inovação e o seu processo de construção, do diagnóstico das principais dificuldades para se contratar inovação na administração pública ao desenho de soluções para apoiar os gestores e gestoras, transpondo essas barreiras. O documento consolida um esforço do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação e do coLab-i (Laboratório de Inovação e Coparticipação do Tribunal de Contas da União) para impulsionar e potencializar a compra pública de inovação, apontando possibilidades de atuação conjunta entre diferentes atores ao longo do processo. Este documento é resultado da iniciativa INOVAMOS, que teve como objetivo construir um modelo para as Entidades de Fiscalização Superiores e Tribunais de Contas (TCU) apoiarem a compra de inovação na administração pública, que seja replicável para tribunais de outras esferas federativas e outros países da América Latina. O INOVAMOS foi realizado pelo BID e o TCU para apoiar a compra pública de inovação pela administração pública em parceria com a Agencia Tellus.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Armijo, Marianela. Construindo governos efetivos : Sucessos e desafios da gestão pública para resultados na América Latina e no Caribe (Resumo executivo). Inter-American Development Bank, juillet 2015. http://dx.doi.org/10.18235/0000058.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Cardoso, Eduardo Luiz, Alex Eckert et Ana Cristina Fachinelli. Relatório anual do Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade de Caxias do Sul RS - Brasil. UCS - Universidade de Caxias do Sul, juillet 2022. http://dx.doi.org/10.18226/9786500469837.

Texte intégral
Résumé :
Não resta dúvida de que a evolução da humanidade se deve, em grande parte, às descobertas cientícas oriundas de pesquisas dos mais variados ramos do conhecimento. Nesse contexto, as universidades desempenham um importante papel como propulsoras do avanço do conhecimento, visto que participam diretamente dos processos de formação de novos pesquisadores, os quais necessitarão estar preparados para enfrentar os desaos que os aguardam. Alinhado a isso está a missão da Universidade de Caxias do Sul (UCS), direcionada para a produção, sistematização e socialização do conhecimento, com qualidade e relevância, sempre em busca do desenvolvimento sustentável. Aliás, quando se fala em desenvolvimento sustentável, devemos considerar que a sustentabilidade não é uma variável unidimensional, mas sim um elemento a ser abordado nas suas dimensões econômica, social e ambiental. No contexto organizacional, cada vez mais o desenvolvimento e a prosperidade acontecem a partir do momento em que as tomadas de decisão se valem de embasamento cientíco,suportadas com dados concretos e informações devidamente validadas. Com isso, existe uma tendência de que tais decisões tenham uma assertividade cada vez mais alta. Inserido no ambiente da UCS desde o ano de 2006 está o Programa de PósGraduação em Administração – Mestrado e Doutorado (PPGA),cujo propósito é o de capacitar recursos humanos para a pesquisa na área da gestão, preparando-os para atuar tanto na docência quanto nos níveis gerenciais e de liderança nas organizações. Entretanto, mesmo durante o processo de formação, os futuros pesquisadores já estão envolvidos em atividades de pesquisa e de interação com o ambiente externo à universidade, especialmente na solução de problemas organizacionais de diferentes níveis de complexidade. Em vista disso, na busca por uma maior divulgação das atividades realizadas no PPGA ao ambiente externo, emergiu a necessidade da elaboração de um relatório das atividades, o Anuário do PPGA. Nesta que é a segunda edição do referido anuário, além de apresentar algumas informações ordem interna, procurou-se elencar os acontecimentos mais relevantes ocorridos no PPGA no decorrer do ano de 2021, um ano ainda marcado pelas grandes restrições sanitárias. Por m, agradeço a todos que, de alguma forma, ajudaram a construir a história do PPGA e a transformá-lo no que ele representa atualmente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Marini Ferreira, Caio. Inovação na Prestação de Serviços Públicos : Número 3 : Descomplicar para avançar O caso Minas Fácil. Inter-American Development Bank, décembre 2015. http://dx.doi.org/10.18235/0007892.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo tem por finalidade apresentar uma análise da iniciativa liderada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, Brasil, denominada MINAS FÁCIL, por encomenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento, no âmbito do seu Projeto Regional Inovações na Gestão Pública para Melhor Prestação de Serviços. O trabalho foi realizado com base em análise documental sobre o tema, e entrevistas junto a diversos atores envolvendo os órgãos públicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Drumond, Felipe. Diagnóstico institucional do serviço público na América Latina : Brasil 2024. Sous la direction de Mariano Lafuente. Inter-American Development Bank, mars 2024. http://dx.doi.org/10.18235/0012874.

Texte intégral
Résumé :
O presente diagnóstico descreve os resultados da avaliação do serviço civil do Brasil, realizada em 2023. Fundamentou-se no quadro metodológico elaborado em 2002 e nas boas práticas descritas na Carta Ibero-Americana da Função Pública (CLAD; ONU, 2003), que todos os países da América Latina subscreveram como o padrão ao qual a gestão do serviço civil deveria se orientar. O quadro metodológico foi aplicado na avaliação de 22 países da América Latina e do Caribe entre 2002 e 2005, incluindo o Brasil. O relatório de situação do serviço civil deste país, concluído e publicado em 2014, constitui a linha de base com a qual são comparados, no presente diagnóstico, os avanços e os desafios ainda pendentes em termos de profissionalização do serviço civil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

de Castro de Souza, Maria Isabel, Andreia Machado, Branca Regina Cantisano dos Santos e Silva, Renata Geórgia Motta Kurtz, Leonel Estevão Finkelsteinas Tractenberg, Leonardo Lehnemann Agostinho Martins, Creuza Dolores da Silva de Moura et Regina Maris Oliveira Kessler. Relatório do Programa de Otimização da Gestão dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro – Eixo 1 – Sensibilização – Relatório dos Workshops de “Sensibilização para Práticas Inovadoras de Gestão Pública – Desafios, Potencialidades e Inovação em Rede”. SECTI, SECIDRJ, SECC, SEFAZ, SEPLAG, UERJ e EdUERJ, décembre 2020. http://dx.doi.org/10.12957/eduerj.secti.relatorio2.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Matos, Luanna Ematné, et Giselle Maria Rachid Viana. Boas práticas sustentáveis no IEC. Instituto Evandro Chagas/SVSA/MS, 2023. http://dx.doi.org/10.5123/2023ca6833.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta cartilha é promover o conhecimento, a prática e o desenvolvimento de valores socioambientais para a comunidade do Instituto Evandro Chagas – IEC/SVSA/MS, buscando assim sensibilizar todos aqueles que fazem parte da comunidade e com isso implantar uma boa relação entre a Administração Pública e o Meio Ambiente. Pretende-se ainda promover a ,EA - Educação Ambiental para a comunidade institucional, estimulando o conhecimento (compreensão básica), atitudes (aquisição de valores e motivação) e práticas (habilidades necessárias) a fim de que todos possam participar de forma ativa e responsável em relação às questões socioambientais no contexto institucional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

De Luca, Cristina, et Silvia Bassi. Potencializando o uso de big data para cidades inteligentes : um guia estratégico para gestores. Banco Interamericano de Desenvolvimento, mai 2023. http://dx.doi.org/10.18235/0004884.

Texte intégral
Résumé :
Este discussion paper agrega os aprendizados, o conhecimento acumulado e as proposições resultantes da Cooperação Técnica BR-T1496 - “Potencializando o uso de Soluções de Big Data para Cidades Inteligentes” – que foi criada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apoiar as cidades brasileiras de Recife, São Luis e Vitória a melhorar o uso de dados para resolução de problemas pontuais, referentes a desafios urbanos, como regularização fundiária, perfil da dívida ativa (IPTU) e urbanização (habitação e locação social, ciclo mobilidade, revitalização de áreas urbanas e de imóveis vacantes). Elas colaboraram para a identificação dos principais desafios de formulação e implementação de projetos-piloto de Big data, e sistematização dos aprendizados e dos benefícios gerados. Este documento contém recomendações e boas práticas para gestores interessados no uso de dados para facilitar e melhorar a gestão pública, de modo a se tornar uma prática recorrente, independente da agenda política do governo vigente. O documento também visa demonstrar que o big data pode ser uma ferramenta crucial para aprimorar a gestão das cidades inteligentes, permitindo que os governos locais coletem, analisem e utilizem dados de uma variedade de fontes para tomar decisões precisas e orientar a criação e a execução de políticas públicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Chioro dos Reis, Arthur Ademar, Rosemarie Andreazza, Lumena Almeida Castro Furtado, Eliane Cardoso Araújo, Mariana Arantes Nasser, Ana Lúcia Pereira, Nelma Lourenço de Mattos Cruz et al. Rede de atenção às urgências e emergências e a produção viva de mapas de cuidado. Universidade Federal de São Paulo, avril 2022. http://dx.doi.org/10.34024/1160063754.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: analisar o processo de implementação e conformação dos modos de produção do cuidado da política de Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), em duas regiões de saúde: Campinas (SP) e Passo Fundo (RS). Procura, ainda, identificar analisadores da produção micropolítica presentes no processo de pactuação e implementação da RUE nessas regiões; analisar as possíveis mudanças no processo de gestão a partir da implementação das RUE; e caracterizar as transformações ocorridas nos modos de produção do cuidado em saúde a partir da implementação das RUE. Metodologia: a pesquisa tem caráter qualitativo, com abordagem micropolítica, e caracteriza-se como estudo de caso e foi desenvolvida através de revisão de literatura, análise de documentos oficiais, coleta de depoimentos de gestores municipais e estaduais, entrevistas narrativas com usuários, e entrevistas em profundidade com gerentes de serviços. No total, foram entrevistados 61 sujeitos. A análise teve como referência a ‘Abordagem do Ciclo de Políticas’. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores dos programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM) e da Imed-Faculdade Meridional de Passo Fundo (RS), com apoio de gestores regionais e municipais de saúde e dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Resultados: Os principais resultados apontam para uma política pública de caráter plural e multifacetado, formulada a partir de diversas influências sociais, econômicas, políticas e teóricas, que expressa como intencionalidade a ampliação do acesso e o cuidado integral em situações de urgência e emergência em saúde. No contexto da prática, apesar da ênfase aos aspectos organizativos e ao financiamento, é observada a política ‘em cena’ onde podem ser identificadas ações de gestão e de produção de cuidado induzidas pela política, mantidas apesar da política e produzidas para além da política da RUE. A relação entre a política oficial e a ação micropolítica dos gestores, tornou-a uma produção singular no campo da governança regional; a necessidade de autonomia dos usuários e a dimensão do cuidado familiar apontam para caminhos na construção da integralidade; há evidências de produções vivas induzidas pela política que qualificam o cuidado, embora iniquidades sejam mantidas ou produzidas; e, a necessidade de articulação entre os componentes em rede, embora evocada, traduz-se em conexões frágeis e não regulares. Considerações Finais: A compreensão dos complexos processos que envolvem as políticas públicas de saúde, os interesses e poderes que as atravessam, tem potencial para fortalecer os atores implicados com a luta pela promoção da equidade em saúde e pela justiça social.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie