Littérature scientifique sur le sujet « Especialização em medicina »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Especialização em medicina ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Especialização em medicina"

1

Jordão Junior, Alceu Afonso, Maria Helena Dutra De Oliveira et José Eduardo Dutra De Oliveira. « Curso de especialização em nutrição ». Medicina (Ribeirao Preto Online) 29, no 1 (30 mars 1996) : 130–33. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v29i1p130-133.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho apresenta uma revisão do Curso de Especialização em Nutrição da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Os dados foram obtidos nos arquivos da Biblioteca Especializada em Nutrição “Prof. Dutra de Oliveira”, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, campus de Araraquara. Os resultados mostram que cerca de 200 alunos, vindos das mais diferentes áreas profissionais, freqüentaram este curso desde sua implantação, em 1968 até 1994. Aspectos históricos do curso, sua filosofia de ensino, as atividades propostas e as opiniões de seus alunos são apresentados. O curso tem contribuído para a caracterização da nutrição como uma área interprofissional e multidisciplinar. Seus ex-alunos estão atuando hoje em diversas áreas da nutrição, sendo que muitos deles são professores universitários.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Alonso, Aurelio A., Ana Cláudia de Castro Ferreira Conti, Paulo César R. Conti, Eduardo Grossmann, Liete Zwir et Bruno Furquim. « Ricardo Tesch ». Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 19, no 6 (22 décembre 2020) : 8–23. http://dx.doi.org/10.14436/2675-486x.19.6.008-023.ent.

Texte intégral
Résumé :
Ricardo Tesch se graduou pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 1992. Especializou-se em Ortodontia, pela Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Campinas (SP), em 1999. De lá, seguiu para a vida acadêmica, fazendo o mestrado e o doutorado, em Medicina, com área de concentração em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, pelo Hospital Higienópolis (SP) e Clínica Médica, em Neurologia, pela UFRJ, respectivamente. É professor adjunto da Unifase (Faculdade de Medicina de Petrópolis), onde exerce também o cargo de coordenador dos cursos de Especialização em DTM e Dor Orofacial e Ortodontia, além de ser diretor do Centro de Medicina Regenerativa. Ele coordena, também, o curso de especialização em DTM e Dor Orofacial da PUC, na República Dominicana.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Iorio, Rita de Cassia, Arnaldo Augusto Franco de Siqueira et Ysao Yamamura. « Acupuntura : motivações de médicos para a procura de especialização ». Revista Brasileira de Educação Médica 34, no 2 (juin 2010) : 247–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000200008.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo quanti-qualitativo objetivou identificar concepções sobre Medicina Convencional e Acu puntura que contribuem para entender os motivos que levam médicos a procurarem conhecer ou se especializar em Acupuntura. Foram pesquisados 175 médicos do Curso de Desenvolvimento em Me dicina Chinesa − Acupuntura, do Center-AO − Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa e Universidade Federal de São Paulo − Escola Paulista de Medicina (Unifesp - EPM), com questio nário composto por perguntas abertas e fechadas. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente, e as respostas foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo, buscando desvelar unidades de significado. A partir disso, foram estabelecidas categorias gerais e específicas, que passaram a dar significado aos discursos. Dessa forma, foram obtidos três grupos categoriais: "aprimoramento profis sional", "ampliar seu próprio horizonte de vida" e "compreender o paciente em uma dimensão mais abrangente". Nossos dados revelaram que os médicos desejam exercer a Acupuntura de forma inte grada à Medicina Convencional, no bojo da qual a Acupuntura vem se firmando como especialidade médica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Adler, Maristela Schiabel, et Dante Marcelo Claramonte Gallian. « Experiências e impactos do aprendizado em Homeopatia : relatos de médicos egressos do Curso de Especialização em Homeopatia da FMJ ». Revista Brasileira de Educação Médica 33, no 3 (septembre 2009) : 356–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022009000300006.

Texte intégral
Résumé :
Nas últimas décadas, a insatisfação com o cuidado médico contribuiu para a valorização de formações médicas mais abrangentes e humanizadas e para a busca das medicinas complementares e alternativas (CAM) como opções de tratamento. Desde 2003, o Curso de Pós-Graduação em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (PGH-FMJ) oferece o ensino da Homeopatia para médicos, integrando-a à medicina convencional. Este estudo analisa as experiências de aprendizado em Homeopatia dos egressos das duas primeiras turmas do Curso de Especialização em Homeopatia da PGH-FMJ, totalizando 14 participantes. A metodologia compreendeu questionários de múltipla escolha, entrevistas não estruturadas e a técnica de História Oral. Os resultados revelaram que os egressos adquiriram competências para o exercício da especialidade, com ganhos nas dimensões afetivas, intelectivas e de atitude, maior satisfação profissional e pessoal, e melhora na relação médico-paciente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Chehuen Neto, José Antonio, Renato Erothildes Ferreira, Andressa Carvalho Quinet de Andrade, Jonas Munck de Oliveira, Matheus Bresser, Matheus Magalhães Apolinário et Pedro Murari de Barros. « Reforma curricular e intenção profissional de especialização médica ». Revista Bioética 27, no 4 (décembre 2019) : 630–42. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422019274347.

Texte intégral
Résumé :
Resumo A reforma determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em medicina estabeleceu como eixo do modelo didático-assistencial a atenção primária à saúde. Contudo, a escolha pela especialização pode ser influenciada por fatores individuais, culturais e socioeconômicos. O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos que motivam estudantes na escolha da carreira e o impacto da reforma curricular nesta decisão. Trata-se de pesquisa transversal, descritiva e quantitativa, com aplicação de questionários pela internet a 1.006 alunos de medicina das cinco regiões do Brasil. Concluiu-se que houve pouco interesse por medicina de família e comunidade (1,5%; n=15), ginecologia e obstetrícia (3,1%; n=31) e pediatria (4,7%; n=47). A afinidade pela área foi o principal fator nessa escolha, sendo considerada “muito importante” por 91,1% (n=916) dos discentes, seguida pelo estilo de vida pretendido (56,8% n=571).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Duro, Luiz Antonio Alves. « MESTRADO EM MEDICINA : UM CURSO ENTRE A ESPECIALIZAÇÃO E O DOUTORADO ». Revista Brasileira de Educação Médica 18, no 1 (avril 1994) : 35–37. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v18.1-006.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Yaphe, John. « Prós e contras da sub-especialização em Medicina Geral e Familiar ». Revista Portuguesa de Clínica Geral 32, no 1 (1 janvier 2016) : 10–11. http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v32i1.11684.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Castro Filho, Eno Dias de, Gustavo Diniz Ferreira Gusso, Marcelo Marcos Piva Demarzo, Airton Stein, João Carlos Schneider, Marcello Dala Bernardina Dalla, Maria Inez Padula Anderson et al. « A especialização em MFC e o desafio da qualificação médica para a Estratégia Saúde da Família : proposta de especialização, em larga escala, via educação à distância ». Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 3, no 9 (17 novembre 2007) : 199–209. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc3(9)338.

Texte intégral
Résumé :
A necessidade de um processo de especialização em larga escala em Medicina de Família e Comunidade (MFC) para os médicos da Estratégia Saúde da Família no Brasil (ESF) é identificada nesse documento. Os programas de residência médica (PRMs) seguem como padrão-ouro de especialização, mas não são suficientes para atingir o objetivo acima. Estimula-se que o processo seja acreditado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e que seus concluintes sejam certificados por meio do concurso de titulação TEMFC. Modalidades à distância com momentos presenciais são as mais adequadas, observando-se propiciar acesso a profissionais já inseridos em serviço, valorizar sua continuidade nos mesmos, orientar o aprendizado para uma integralidade inteligente e coordenar diferentes recursos para viabilizar o ensino-aprendizagem. As competências buscadas são as definidas pela WONCA, adaptadas à realidade nacional. Aprender a aprender como um MFC é o principal objetivo visado. Casos complexos,construídos de acordo com uma matriz de agravos e problemas diversos, atendidas às realidades regionais, são a principal ferramenta do processo. A SBMFC propõe-se a impulsionar tal estratégia
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Watte, Guilherme, Waldomiro Carlos Manfroi, Carmen Lucia Bezerra Machado, Beatriz Cristofaro Mantuan, Ana Luiza Schneider Moreira, Flávio de Mattos Oliveira, José da Silva Moreira et Luiz Carlos Severo. « Componentes Determinantes na Escolha da Especialização em Novos Profissionais Médicos ». Revista Brasileira de Educação Médica 39, no 2 (juin 2015) : 193–95. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e01972014.

Texte intégral
Résumé :
Na edição de volume 38, número 2, versão online desta revista, Corsi e colaboradores apresentaram um texto muito elegante sobre os fatores que influenciam os alunos na escolha da especialidade médica. Este tema vem sendo abordado com grande frequência nas discussões do nosso Curso de Prática Educativa em Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenado pelos professores Manfroi e Machado. A respeito deste assunto, temos algumas considerações sobre a nova geração de profissionais médicos e sua relação com o autodesenvolvimento profissional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Suzigan, Erika Magalhães, Stella Kim, Eduardo Melo Carvalho Rocha et Camélia Santina Murgo. « Matriz baseada em competências para a Residência de Medicina Física e Reabilitação ». Acta Fisiátrica 29, Supl.1 (30 novembre 2022) : S31—S32. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v29isupl.1a204895.

Texte intégral
Résumé :
As matrizes por competências foram preconizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) para que todas as Sociedades Médicas reestruturassem seus programas de residência médica e aprimoramento ao determinar os objetivos de aprendizagem em cada ano da especialização.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Especialização em medicina"

1

Adler, Maristela Schiabel [UNIFESP]. « Transformando médicos : experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí ». Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10127.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2015-07-22T20:50:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-03-26. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-11T03:25:43Z : No. of bitstreams: 1 Publico-10764.pdf: 2020744 bytes, checksum: e5922091a0c10b6996e69de7ed2bcfd4 (MD5)
O ensino e a aprendizagem da Medicina estão atualmente no foco de questionamentos e buscas. Recentes reformas curriculares preconizam uma formação humanizada, individualizada que valorize o conhecimento geral, o pensamento crítico-reflexivo, abrangendo as dimensões tecnológicas, econômicas e sociais da assistência à saúde. O ato médico e o próprio profissional têm sido alvo de críticas pela impessoalidade, compartimentalização e forma automática de tratamento. A insatisfação com o cuidado médico contribui para que pacientes e médicos busquem nas Medicinas alternativas e complementares (CAM) outras opões de tratamento. Desde 2003, o Curso de Pós-graduação em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (PGH-FMJ) oferece o ensino da Homeopatia para médicos, integrando-a à Medicina convencional. Este estudo teve como objetivo analisar as experiências de aprendizado em Homeopatia dos egressos das duas primeiras turmas do Curso de Especialização em Homeopatia da PGH-FMJ, analisando um total de 14 participantes. A metodologia compreendeu questionários de múltipla escolha, entrevistas não estruturadas e a técnica de História oral. Os resultados revelaram que com o aprendizado no Curso de Especialização em Homeopatia da FMJ, os egressos adquiriram competências para o exercício da especialidade, com ganhos nas dimensões afetivas, volitivas e intelectivas, maior satisfação profissional e pessoal e melhora na relação médico-paciente.
The teaching and apprenticeship of Medicine are currently in the focus of discussions and investigations. Recent curriculum reform recommend a humanized, customized education that values the general knowledge and the critical-reflective reasoning, comprehending the technological, economical, social and cultural dimensions of medical care. The medical practice and physicians themselves have been criticized for impersonality, compartmentalization and automatic treatment. The dissatisfaction with medical care contributes to patients and physicians to search for other treatment options among the Complementary and Alternative Medicines (CAM). Since 2003 the Jundiaí School of Medicine offers postgraduate education in Homeopathy (PGH-FMJ) for medical doctors, integrating Homeopathy and conventional Medicine. The objective of this study was to analyze the learning experiences of the egresses students from the two first Classes of the PGH-FMJ, analysing a total of 14 participants. The methodology included multiple-choice questionnaires, non-structured interviews and the oral history technique. The results showed that the learning of Homeopathy at the Jundiaí School of Medicine led to new humanistic, affective, volitive and intellective acquisitions, to a greater professional and self satisfaction and to a better medical-patient relationship.
TEDE
BV UNIFESP: Teses e dissertações
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Brandão, Lorraine Dias. « O trabalho em equipe multiprofissional na estratégia de saúde da família : a perspectiva de uma enfermeira residente ». Universidade Federal do Tocantins, 2015. http://hdl.handle.net/11612/134.

Texte intégral
Résumé :
As residências garantem e fortalecem a Educação Permanente em Saúde, e as experiências vividas pelos profissionais de saúde que participam deste processo de formação devem ser usadas para aumentarem os dados sobre o andamento e qualidade dessas atividades de educação continuada. O objetivo deste trabalho é mostrar a visão de um desses profissionais frente aos desafios de sua formação continuada e inserção como membro da equipe de Estratégia de Saúde da Família como discente de uma residência multiprofissional implementada no interior do país, especificamente na região Norte. Este é um estudo de natureza descritiva tipo relato de experiência, e foi baseado na vivencia de uma enfermeira residente como integrante de uma equipe multiprofissional da ESF, em uma Unidade Básica de Saúde localizada na cidade de Palmas – TO. Os residentes se apresentavam estimulados positivamente a cumprir as metas ensinadas nas aulas e mantiveram um comprometimento com as proposições legais para a implantação da qualidade em saúde, provavelmente devido à idade, a maioria jovens recém saídos das universidades, cheios de ideais ainda não mutilados pelas dificuldades sociais encontradas na profissão. Os integrantes das equipes de promoção à saúde, fazendo ou não parte do programa de residência, foram incentivados a melhorar suas ações. A partir da experiência vivida acreditamos que a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, apesar das dificuldades, é uma modalidade de ensino que tem muito a contribuir para a formação de profissionais generalistas, com visão crítica e integradora, capazes de atuar com qualidade e resolutividade no SUS.
The experiences of the participants of residency programs should be used to increase the data on the progress and quality of these continuing education activities. The aim of this study was to show the perspective of one of these professionals of challenges and insertion as member of the Family Health Strategy team and students of a multi-professional residency program in Northern Brazil. To support this report, a literature search was conducted used indexes Pub med, Open access, Lilacs, Google Scholar and Virtual Health Library, giving priority to the most recent articles. The role of residents in Basic Health Units allowed higher number of receptions, residential visits, formation of health groups and incentives to health promotion practices. Residents were positively stimulated to meet the goals taught in classes and maintained a commitment to the legal proposals for the implementation of health quality. The implementation of the Multidisciplinary Residency Program in Family and Community Health in Palmas - TO faced some difficulties, however it allowed residents to reflect on their practices and the multidisciplinary integration in the production of actions and improve the quality of care, contributing to broadening the perspective on the health / disease process based on a realistic health situation in the country.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Fonseca, Isabel Maria da Silva. « Hiperhomocisteinemia no Transplante Renal - Prevalência, Distribuição e Determinantes ». Master's thesis, Universidade do Porto. Reitoria, 1999. http://hdl.handle.net/10216/14351.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação de Mestrado em Saúde Pública, área de especialização em Bioestatística, apresentada à Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto
Introdução: A doença cardiovascular é uma complicação major do transplante renal (TR). A hiperhomocisteinemia (HHC) é considerada actualmente, como um factor de risco independente da aterosclerose. Apenas um número limitado de estudos analisou este "novo" factor de risco na população com TR. Do nosso conhecimento, nenhum deles português. Objectivos: A realização deste estudo pretendeu: a) determinar a prevalência de HHC basal; b) analisar a distribuição dos valores plasmáticos de homocisteína basal total (HC) e de vitaminas B6, B12 e ácido fólico; c) identificar, por análise univariada e multivariável, os determinantes da concentração de HC e os factores preditores da HHC numa amostra de transplantados renais. Participantes e Métodos: Foi efectuado o doseamento analítico da HC e vitaminas B6, B12 e ácido fólico (sérico e eritrocitário) em 202 indivíduos com TR (89 Mulheres; 113 Homens), com tempo de TR superior a 6 meses. Foram também determinadas outras variáveis analíticas potencialmente relevantes e recolhidos factores demográficos e associados ao pré e ao pós TR, nomeadamente a função renal, terapêutica actual e outros factores de risco para a aterosclerose. Considerou-se a presença de HHC quando os valores excederam os 15 mmol/L. Resultados: A percentagem de HHC foi de 48.7%, atingindo maioritariamente o sexo masculino, que apresentou valores de HC 22% mais elevados que o sexo feminino. A HC correlacionou-se inversa e significativamente com a concentração de vitaminas B12 (r=-0.27, p<0.001) e ácido fólico sérico (r=-0.36, p<0.001) e eritrocitário (r=-0.25, p<0.01). A correlação entre a HC e a creatinina, ureia e ácido úrico séricos foi positiva e significativa (r=0.55, p<0.001; r=0.49; p<0.001 e r=0.51, p<0.001, respectivamente). Os valores de HC aumentaram significativamente com o tempo de TR (r=0.21, p=0.003) e com o número de dias de internamento após o TR (r=0.25, p<0.001). Não foi obtida correlação entre a idade e a HC. Por análise de regressão linear m ...
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Fonseca, Isabel Maria da Silva. « Hiperhomocisteinemia no Transplante Renal - Prevalência, Distribuição e Determinantes ». Dissertação, Universidade do Porto. Reitoria, 1999. http://hdl.handle.net/10216/14351.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação de Mestrado em Saúde Pública, área de especialização em Bioestatística, apresentada à Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto
Introdução: A doença cardiovascular é uma complicação major do transplante renal (TR). A hiperhomocisteinemia (HHC) é considerada actualmente, como um factor de risco independente da aterosclerose. Apenas um número limitado de estudos analisou este "novo" factor de risco na população com TR. Do nosso conhecimento, nenhum deles português. Objectivos: A realização deste estudo pretendeu: a) determinar a prevalência de HHC basal; b) analisar a distribuição dos valores plasmáticos de homocisteína basal total (HC) e de vitaminas B6, B12 e ácido fólico; c) identificar, por análise univariada e multivariável, os determinantes da concentração de HC e os factores preditores da HHC numa amostra de transplantados renais. Participantes e Métodos: Foi efectuado o doseamento analítico da HC e vitaminas B6, B12 e ácido fólico (sérico e eritrocitário) em 202 indivíduos com TR (89 Mulheres; 113 Homens), com tempo de TR superior a 6 meses. Foram também determinadas outras variáveis analíticas potencialmente relevantes e recolhidos factores demográficos e associados ao pré e ao pós TR, nomeadamente a função renal, terapêutica actual e outros factores de risco para a aterosclerose. Considerou-se a presença de HHC quando os valores excederam os 15 mmol/L. Resultados: A percentagem de HHC foi de 48.7%, atingindo maioritariamente o sexo masculino, que apresentou valores de HC 22% mais elevados que o sexo feminino. A HC correlacionou-se inversa e significativamente com a concentração de vitaminas B12 (r=-0.27, p<0.001) e ácido fólico sérico (r=-0.36, p<0.001) e eritrocitário (r=-0.25, p<0.01). A correlação entre a HC e a creatinina, ureia e ácido úrico séricos foi positiva e significativa (r=0.55, p<0.001; r=0.49; p<0.001 e r=0.51, p<0.001, respectivamente). Os valores de HC aumentaram significativamente com o tempo de TR (r=0.21, p=0.003) e com o número de dias de internamento após o TR (r=0.25, p<0.001). Não foi obtida correlação entre a idade e a HC. Por análise de regressão linear m ...
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Afonso, Marcelo Pellizzaro Dias. « As internações por condições sensíveis à atenção primária e sua associação com o modelo de organização do serviço e com a especialização do profissional médico da atenção primária à saúde : um estudo ecológico transversal em Curitiba (PR) ». reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22159.

Texte intégral
Résumé :
Mestrado (dissertação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2016.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-12-12T14:49:21Z No. of bitstreams: 1 2016_MarceloPellizzaroDiasAfonso.pdf: 2666236 bytes, checksum: c475e0074855ffbfca4c9806fbe83144 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-01-11T17:10:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_MarceloPellizzaroDiasAfonso.pdf: 2666236 bytes, checksum: c475e0074855ffbfca4c9806fbe83144 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-11T17:10:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_MarceloPellizzaroDiasAfonso.pdf: 2666236 bytes, checksum: c475e0074855ffbfca4c9806fbe83144 (MD5)
Introdução: As internações por Condições Sensíveis à APS (ICSAP) são frequentemente utilizadas como um indicador de qualidade e efetividade dos serviços de APS ao redor do mundo. O objetivo do estudo foi avaliar se o modelo de APS (ESF x convencional) e a especialização de médicos da APS se associam ou não às taxas de internações gerais e por CSAP na rede SUS do município de Curitiba/PR. Metodologia: estudo de desenho ecológico transversal, onde se procedeu Regressão Linear Múltipla com dados socioeconômicos e sanitários referentes à 01º de abril de 2014 a 31 de março de 2015, agregados a nível de Unidades Municipais de Saúde (UMS). Resultados: após ajuste para idade e sexo, e controle das variáveis socioeconômicas renda per capita; percentual de domicílios com renda per capita inferior a meio salário mínimo; taxa de alfabetização na população com 10 anos ou mais; e percentual da população preta, parda e indígena, o modelo ESF se associou a seis ICSAP a menos por 10.000 habitantes ao ano em relação ao modelo convencional e a disponibilidade de um Médico de Família e Comunidade por 10.000 habitantes em UMS de modelo ESF se associou a 1,1 internação por Insuficiência Cardíaca (IC) a menos por 10.000 habitantes ao ano, ambos os resultados estatisticamente significativos ao nível de 5%. A disponibilidade de Médicos de Família e Comunidade ainda se associou a menores taxas de ICSAP ao nível de significância de 10%. Médicos das Especialidades Básicas (Clínicos, Pediatras e Ginecologistas-Obstetras) e Médicos Subespecialistas não se associaram a menores taxas de ICSAP. Conclusão: o presente estudo realizado em Curitiba (PR) encontrou associações significativas entre ESF e menores taxas de ICSAP, e disponibilidade de Médicos de Família e Comunidade e menores taxas de ICSAP, especialmente por IC, principal causa de ICSAP em idosos em Curitiba e principal causa de ICSAP geral no Brasil. As demais especialidades médicas não se associaram significativamente a menores taxas de ICSAP. Estes resultados em uma importante capital Brasileira reforçam o papel da ESF como modelo prioritário de APS no Brasil e sugerem uma superioridade dos Médicos de Família e Comunidade sobre os demais especialistas no lócus da APS, apontando seriamente para o potencial impacto da especialização em Medicina de Família e Comunidade com vistas à melhoria das condições de saúde da população. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction: Hospitalization for Ambulatory Care Sensitive Conditions (HACSCs) is frequently used as an indicator of the quality and effectiveness of primary health care (PHC) services around the world. The aim of the present study was to evaluate whether the PHC model (Family Health Strategy-FHS- x conventional) and the availability of specialized PHC physicians is associated or not with general hospitalization or HASSCs in the National Health System (SUS) of the municipality of Curitiba, Paraná state (PR). Methodology: this is a cross-sectional ecological study using multiple linear regression with socioeconomic and professional data from Municipal Health Units (MHU) between April 1, 2014 and March 31, 2015. Results: after adjustment for age and sex and control for the socioeconomic variables per capita income; percentage of households with a per capita income below half minimum wage; literacy rate in the population aged 10 years or older; and percentage of blacks, mulattos and native Brazilians, the FHS model was associated with six fewer HACSCs a year per 10,000 inhabitants in relation to the conventional model and the availability of one family physician (FP) at an FHS model MHU per 10,000 inhabitants was associated with 1.1 fewer HACSCs for heart failure (HF) a year per 10,000 inhabitants; both results were statistically significant at 5%. The availability of Family Physicians was also associated with lower HACSCs rates at the 10%. Basic specialists (clinicians, pediatricians and obstetrician/gynecologists) and subspecialists showed no significant association with HACSCs. Conclusion: this study found significant associations between FHS and lower rates of HACSCs, and between availability of Family Physicians and lower HACSCs rates, especially for HF, the main cause of HACSCs in the elderly in Curitiba and the leading cause of general HACSCs in Brazil. Other medical specialties were not significantly associated with HACSCs. These results obtained in a major Brazilian city reinforce the role of FHS as a priority PHC model in the country. They also suggest that Family Physicians have better performance than the other expert in the PHC locus and indicate the potentially significant impact of specializing in family medicine on improving the health conditions of the population.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Freitas, Ana Luiza Pires de. « Proficiência escrita em inglês especializado : estudo de corpus de abstracts em Medicina, Nutrição e Farmácia ». reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/148955.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho explora o desenvolvimento da proficiência escrita em língua inglesa no âmbito da produção de abstracts, no campo das Ciências da Saúde. O objetivo é contribuir para a elaboração de materiais instrucionais, para a formação de educadores linguísticos e para os avanços do campo de ensino e aprendizagem de English for Academic Purposes. A pesquisa reuniu, descreveu e analisou um corpus de 180.170 palavras, com abstracts das áreas de Medicina, Nutrição e Farmácia, com base nos fundamentos da Linguística de Corpus, da Linguística das Linguagens Especializadas e dos Estudos em English for Academic Purposes. A unidade analítica do estudo são os pacotes lexicais (lexical bundles), sequências recorrentes de palavras empregadas nos textos. Para o trabalho de extração e identificaçāo de pacotes lexicais, estabeleceu-se o critério de extensão de 4 palavras gráficas e frequência e distribuição mínimas de 5 ocorrências em, pelo menos, 5 textos diferentes, tanto para o acervo internacional, quanto para o brasileiro. Foram extraídos 96 pacotes lexicais do subcorpus internacional, com 90.098 palavras, e 88 sequências recorrentes do subcorpus brasileiro, com 90.072 palavras. Com base nas métricas de frequência e variabilidade lexical, constatam-se distinções nos modos de narrar a ciência entre as duas partes do acervo. O subcorpus brasileiro apresentou maior repetição de associações de palavras e um maior emprego de lexical bundles para expressar a finalidade e registrar a realização do trabalho acadêmico. O subcorpus internacional, por sua vez, caracterizou-se pela diversidade dos pacotes lexicais, pela objetividade da narrativa e pelo uso de feixes de palavras para destacar o fazer científico propriamente dito. Embora os resultados obtidos sejam específicos para o corpus reunido, os achados reforçam a importância de educadores linguísticos e desenhistas de programas de ensino e aprendizagem reconhecerem as peculiaridades dos contextos de produção dos abstracts, para que a prática pedagógica seja sintonizada às necessidades do aprendiz. Na conclusão do estudo, sāo apresentadas sugestōes para aproveitamento dos resultados em atividades de ensino.
This research explores the development of written proficiency in English regarding the production of abstracts in the filed of Health Sciences. As such, it aims at contributing to the advances in the studies of English for Academic Purposes by fostering language teachers’ development, and by providing support to the creation of instructional materials. Based on Corpus Linguistics, Linguistics for Specialized Languages and English for Academic Purposes, the investigation put together, described and analyzed a corpus of 180,170 words, comprised by abstracts in Medicine, Nutrition and Pharmacy. The analytical study units are lexical bundles, recurrent strings of words used in texts. For the bundles extraction and identification, an extent criterion of 4 graphic words and a frequency and minimum distribution of 5 occurrences, in at least 5 different texts in each of the two parts of the corpus, were established. 96 lexical bundles were extracted from the international subcorpus, which adds up to 90,098 words, whilst 88 recurrent word sequences were obtained from the Brazilian subcorpus, which amounts to 90,072 words. Regarding the metrics of lexical frequency and variability, the two data segments uncovered distinctions in the ways of building up a scientific narrative. A larger repetition of word associations and a higher use of lexical bundles to express purpose and to highlight the achievement of the academic endeavor were noticed in the Brazilian subcorpus. The international subcorpus, on the other hand, features more diverse recurrent strings of words, a concise prose and the use of extended collocations to highlight the scientific enterprise in itself. Although these findings are specific to the corpus studied, they bring out the usefulness of language educators’ and program designers’ awareness of the peculiarities of the different abstract production contexts, so that pedagogical practice can be attuned to learners’ needs. Suggestions for the application of the findings in teaching tasks are provided in the concluding part of the investigation.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Callegari, Fabíola Mesquita. « Prevalência de sífilis em pacientes com HIV/AIDS atendidos em serviço de atendimento especializado em Vitória, ES ». Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. http://repositorio.ufes.br/handle/10/5951.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-12-23T13:56:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Fabiola Mesquita Callegari.pdf: 683293 bytes, checksum: 63b6076f1043105fa0bedb1cdd6b9ec5 (MD5) Previous issue date: 2011-12-08
Introdução: A sífilis aumenta o risco de transmitir ou contrair o HIV e pode ter seu curso alterado nestes pacientes. O relato de casos de sífilis entre pacientes que vivem com HIV/AIDS, principalmente entre homens que fazem sexo com homens, tem aumentado na última década. Objetivo: determinar a prevalência de sífilis e fatores associados com a infecção em pacientes HIV/AIDS atendidos no ambulatório de AIDS do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES. Metodologia: Estudo transversal conduzido em pacientes HIV/AIDS atendidos entre agosto de 2010 a setembro de 2011. Os pacientes responderam a uma entrevista contendo dados demográficos, comportamentais e clínicos. Amostra de sangue venoso foram realizadas para coleta de VDRL e teste treponêmico (teste rápido) para sífilis. A prevalência de sífilis foi estimada pela presença de teste não treponêmico e teste treponêmico positivos sendo calculado o correspondente intervalo de confiança de 95%. Foram aplicados testes de qui-quadrado com correção de Yates ou de Fischer, e análise multivariada de regressão logística. Resultados: Um total de 438 pacientes foram incluídos no estudo. A média da idade foi 43 (DP 11) anos e da escolaridade 8,1 (DP 4,2) anos de estudo, 55% eram homens e 26,9% eram casados ou tinham parceiros fixos. A prevalência de sífilis foi de 5,3% (IC 95% 3,3% 7,3%). O teste treponêmico foi positivo em 18,9% dos participantes. Na análise multivariada, a sífilis foi associada ao sexo masculino [OR 4,57 IC95% 1,03-20], ser HSH [OR=1,78(IC95% 1,64-4,14)], ao não uso de terapia antiretroviral [OR 0,18 IC95% 0,06-0,59] e a história prévia de sífilis [OR 5,54 IC95% 1,95-15,76]. Conclusão: A co-infecção de sífilis em pacientes que vivem com HIV/AIDS no serviço de atendimento à AIDS foi de 5,3% e esteve associada ao sexo masculino, a ser homen que faz sexo com homem, ao não uso de terapia antiretroviral e história prévia de sífilis.
Backgraound: Syphilis increases the risk of transmitting or contracting HIV and may have change its course in the patients. Reported cases of syphilis among patients living with HIV/AIDS has increased in the last decade, especially among men who have sex with men. Objectives: To determine the prevalence of and factors associated with syphilis infection in HIV/AIDS outpatient clinic at the Santa Casa de Misericórdia de Vitória Hospital, ES. Methods: Cross-sectional study conducted in HIV/AIDS patients treated between August 2010 to September 2011. Patients were interviewed containing demographic , behavioural and clinical signs. Venous blood for VDRL and treponemal test (rapid test) were performed. The prevalence of syphilis was estimated by the presence of positive non-treponemal tests and positive treponemal test and calculated the corresponding confidence interval of 95%. It was applied chi-square test with Yates correction or Fischer and multivariated logistic regression. Results: A total of 438 patients were included in the study. The mean age was (SD 11) years of schooling and 8.1 (SD 4.2) years of study, 55% were men and 26.9% were married or had steady partners. The prevalence of syphilis was 5.3% (CI 95% 3.3% 7.3%). The treponemal test was positive in 18.9% of participants. In multivariated analysis, syphilis was associated with male sex [OR 4,57 CI 95% 1.03-20], being MSM [OR=1,78(IC95% 1,64-4,14)], not using antiretroviral therapy [OR 0,18 CI 95% 0.06-0.59] and previous history of syphilis [OR 5.54 CI 95% 1.95-15.76]. Conclusion: Co-infection of syphilis in patients living HIV/AIDS in customer services to AIDS was 5.3% and was associated with male gender, being men who have sex with men, not use the antiretroviral therapy and previous history of syphilis
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

AARÃO, Tinara Leila de Souza. « Epidemiologia da tinea pedis em pacientes atendidos em ambulatório especializado, na cidade de Belém-PA ». Universidade Federal do Pará, 2005. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4872.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-02-11T13:36:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EpidemiologiaTineaPedis.pdf: 2230144 bytes, checksum: 3644aa925640472b52fa68baeabaf16d (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-04-08T14:46:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EpidemiologiaTineaPedis.pdf: 2230144 bytes, checksum: 3644aa925640472b52fa68baeabaf16d (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-04-08T14:46:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EpidemiologiaTineaPedis.pdf: 2230144 bytes, checksum: 3644aa925640472b52fa68baeabaf16d (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2005
A tinea pedis, comumente chamada de “pé de atleta”, é uma das dermatofitoses mais comuns, sendo causada principalmente por fungos antropofílicos: Trichophyton rubrum e Trichophyton mentagrophytes. Diversos fatores influenciam a prevalência de tinea pedis incluindo: clima, estilo de vida, banheiros públicos, piscinas, saunas, sapato fechado, falta de cuidados com a higiene dos pés. Além disso, estudos mostram que a infecção geralmente ocorre quando os pés dos indivíduos são expostos a esses patógenos. As formas clínicas de tinea pedis são: a) interdigital; b) hiperceratósica e c) vesicular. O objetivo do nosso estudo foi avaliar a freqüência, epidemiologia e aspectos clínicos de tinea pedis, em Belém do Pará, Brazil, no período de 1999 a 2004. Este estudo foi realizado no ambulatório do Serviço de Dermatologia do Departamento de Patologia Tropical do Centro de Ciências da Saúde da UFPA. No período de Janeiro de 1999 a Junho de 2004 foram feitos 810 exames micológicos de pacientes com suspeita clínica de tinea pedis e todos os exames positivos (195) foram incluídos no estudo. O material coletado foi submetido ao exame microscópico usando KOH, cultura em ágar Sabouraud e microcultivo em lâmina. Trichophyton rubrum (40%) e Trichophyton mentagrophytes (26%) foram as espécies mais frequentemente isoladas. Correlação entre sexo, idade, local de residência, variação sazonal e agentes etiológicos são considerados neste estudo. Melhores condições de higiene e diagnóstico precoce são ferramentas importantes para o controle e redução da incidência de dermatofitoses em Belém-PA.
Tinea pedis, commonly called “athlete’s foot”, is one of the most common type of dermatophytosis, mainly caused by the antropophilic dermatophytes, in particular Trichophyton rubrum and Trichophyton mentagrophytes. Several factors influence the prevalence of tinea pedis, including: climatic conditions, lifestyles, public restroom, swimming pools, saunas, tight shoes, insufficient foot care. Moreover, studies have shown that infections generally occur when individuals’ feet are exposed to these pathogens. The clinical forms of tinea pedis are: 1) intertriginous; 2) plantar hyperkeratosis and 3) vesiculo- bullous infections. The aim of our study was to determine the frequency, epidemiology and clinical aspects of tinea pedis in Belém of Pará, Brazil, during the period of 1999 – 2004. The study was performed at the dermatologic department of pathology at the UFPA´s Heath Center. During the period of January 1999 to June 2004, there were 810 mycological exams of patients with clinical suspicion of tinea pedis; all of the positive (195) exams were included in the study. Material collected was submitted to direct microscopic examination using KOH, culture in Sabouraud agar and microscopically examined for colony morphology. Trichophyton rubrum (40%) and Trichophyton mentagrophytes (26%) were the species most frequently isolated. Correlation between sex, age, residence of the patients, seasonal variation and etiologic agents is considered in the study. Better hygiene conditions and earlier diagnosis are the most important tools to control and reduce the incidence of dermatophytosis in Belém- PA.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Wadt, Marcelo. « Avaliação socioeconômica do tratamento medicamentoso de pacientes geriátricos em ambulatório especializado ». Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-31102014-085935/.

Texte intégral
Résumé :
Em estudo realizado com 167 pacientes ambulatoriais idosos atendidos em serviço especializado de geriatria em centro de saúde escola, localizado no bairro da Consolação, no município de São Paulo (SP), foi avaliado o perfil farmacoepidemiológico, investigado se as listas de medicamentos padronizados coincidem com as prescrições e estimados os custos da medicação utilizada. Para este estudo, foram utilizadas informações extraídas dos prontuários médicos e obtidas através de entrevistas com os pacientes ou seus acompanhantes responsáveis. A maioria foi do sexo feminino (74,4%), a média de idade foi 80,4 anos, sendo 71 pacientes entre 60 e 79 anos e 96 entre 80 e 96 anos. Os participantes apresentaram condições socioeconômicas acima da média da população brasileira na faixa etária estudada. O perfil de morbidade, entre os pacientes entrevistados, mostrou média de 6,3 (± 2,5) diagnósticos. O número de medicamentos prescritos a cada paciente foi em média 6,1 (± 2,7). Não houve correlação significativa entre as variáveis pessoais pesquisadas e o número de doenças ou medicamentos registrados. No total foram 1.018 medicamentos prescritos, a maioria (82,9%) de padronizados e distribuídos gratuitamente pelo serviço público. A estimativa de gasto mensal pelo governo com a aquisição desses medicamentos foi de R$ 4.100,55, R$ 24,55/paciente/mês, equivalentes a US$ 11,92/paciente/mês (US$ 0,40/dia). Para 100 pacientes foi registrado pelo menos um medicamento não padronizado, observando-se alguns fármacos indisponíveis na padronização com prevalência relativamente alta de prescrição (memantina, mirtazapina, zolpidem, domperidona). É sugerido um estudo para revisão da padronização de medicamentos para o tratamento de pacientes idosos.
In study carried out with 167 elderly outpatients attended in specialized geriatric service in Centro de Saúde Escola, located in Consolação district, in the municipality of São Paulo, was evaluated the pharmacoepidemiological profile, investigating if the standardized medicament lists match with the prescriptions and estimated the costs from the utilized medication. For this study it was used information extracted from the medical handbooks and obtained through interviews with the patients or their accompanying charge. The majority was female (74,4%), average age of 80,4 years old, being 71 patients between 60 and 79 years old, and 96 between 80 and 96 years old. The participants presented socio-economic conditions above the Brazilian average in the age group studied. The morbidity profile, between the interviewed patients, shown an average of 6,3 (± 2,5) diagnostics. The number of medicaments prescribed to each patient had an average of 6,1 (± 2,7). There were no significantly correlation between the personal variables researched and the number of diseases or medicaments registered. In total 1.018 medicaments were prescribed, the majority (82,9 %) of standardized and freely distributed by the public service. The estimative of monthly cost by the government with the acquisition of these medicaments was R$ 4.100,55, R$ 24,55 by patient a month, equivalent to US$ 11,92 a month (US$ 0,40 a day). For 100 patients was registered at least one non standardized medicament, observing some unavailable drugs on the standardization with relatively high prescription prevalence (memantine, mirtazapine, zolpidem, domperidone). It\'s suggested a revision study from the standardization of medicaments for treatment of elderly patients.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Silveira, Mariangela Freitas da. « Estudo de intervenção em mulheres HIV positivas atendidas em um ambulatório especializado no município de Pelotas, RS, Brasil ». Universidade Federal de Pelotas, 2004. http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3411.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Leonardo Lima (leonardoperlim@gmail.com) on 2017-04-24T16:31:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação mariangela.pdf: 2900131 bytes, checksum: 0b09b300d340db47bc966bb98789a5f1 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2017-05-10T15:31:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação mariangela.pdf: 2900131 bytes, checksum: 0b09b300d340db47bc966bb98789a5f1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2017-05-10T15:34:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação mariangela.pdf: 2900131 bytes, checksum: 0b09b300d340db47bc966bb98789a5f1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-10T15:35:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação mariangela.pdf: 2900131 bytes, checksum: 0b09b300d340db47bc966bb98789a5f1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2004-01-01
Sem bolsa
Pretendeu-se identificar intervenções educativas dirigidas a indivíduos HIV positivos, com desfecho uso de preservativos masculinos. Através de uma revisão sistemática, pesquisou-se bases de dados (Lilacs, Medline, Popline) e sites (CDC e UNAIDS), sem limite de tempo. Os unitermos utilizados foram: women; men; interventions; HIV; Aids; HIV positive; risk behaviors; sexual risk behaviors; intervention studies. Foram incluídos quatorze estudos, oito deles com efeito positivo. As limitações mais freqüentes foram: ausência de randomização, falta de controle para fatores de confusão, altas perdas, falta de poder estatístico e avaliação do desfecho baseada em relato. A possibilidade de viés de publicação, favorecendo estudos de intervenção que demonstraram efeitos benéficos deve ser considerada. Intervenções efetivas para aumentar o uso de preservativos em pessoas HIV positivas são importantes para obter maior efeito na prevenção da disseminação do vírus.
In order to identify educational interventions promoting male condom use during intercourse among HIV positive persons, a systematic review of publications was conducted. Lilacs, Medline and Popline data sets and CDC and UNAIDS sites were searched without time limit. Uniterms used were: women; men; interventions; HIV; Aids; HIV positive; risk behaviors; sexual risk behaviors; and intervention studies. Fourteen interventions were included, eight of which reported a positive result. Most frequent ethodological weaknesses observed were lack of randomization, no control for confounding, high rates of losses to follow-up, small sample sizes, and outcome of condom use stated by patient self-report. Publication bias favoring studies showing a beneficial effect has to be considered. Nowadays, effective interventions aiming to promote condom use for HIV positive are an important tool on the prevention of HIV dissemination.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Especialização em medicina"

1

Medeiros, Pedro Diógenes Peixoto de. Anestesiologia para acadêmicos de medicina : uma visão contemporânea. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.apa075.1122-0.

Texte intégral
Résumé :
Esse livro traz temáticas sobre alguns dos principais assuntos de Anestesiologia de modo suscinto, mas repleto de atualizações. O livro foi concebido e escrito por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), integrantes da Liga Acadêmica de Anestesiologia e Dor (LIANCE) que, ao perceberem a escassa produção voltada para os estudantes em formação, resolveram buscar e unir conhecimentos em uma obra com o fito de auxiliar outros estudantes que buscam se aprofundar nessa área tão magnífica que é a Anestesiologia. A produção contou, ainda, com a orientação e revisão de professores do curso de Medicina da UECE e Médicos Residentes em Cirurgia e em Anestesiologia, garantindo a qualidade das informações. Nessa obra, você encontrará temáticas com embasamento teórico confiável, escritos de forma objetiva, que servirá para a compreensão e noção sobre os temas abordados aos estudantes de graduação. Aos entusiastas da área de Anestesiologia, também contribuirá em aprendizado para a especialização, uma vez que buscamos abordar temáticas que vão desde o pré-operatório ao pós-opetarório.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

A educação médica na América Latina. Salvador, Brasil : EDUFBA, 2022.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Rosa, Armando, Bernardo Macedo, Darah Assunção, Gabriela Virgolino, Jair Almeida, Leonardo Rocha, Manuela Almeida et al. Manual de Avaliação e Tratamento da Dor. Editora da Universidade do Estado do Pará - Eduepa, 2021. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-88106-13-6.

Texte intégral
Résumé :
O Manual de Avaliação e Tratamento da Dor conta com 8 capítulos que abordam diferentes etapas sobre o entendimento da dor, apresentados de forma clara e objetiva a fim de fornecer uma “porta de entrada” a essa extensa área de estudo nas ciências médicas. Ressalta-se que cada capítulo foi escrito por um grupo de estudantes de medicina, de diferentes instituições de ensino, de modo que a linguagem empregada objetiva a fácil compreensão do profissional da saúde não especializado em dor. Além disso, vale ressaltar que o conteúdo apresentado foi organizado pelo médico anestesiologista Mauro Rodrigues Araújo, com o objetivo de direcionar o texto para os assuntos mais importantes na prática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Especialização em medicina"

1

Breigeiron, Ricardo, et Daniela Cavalet Blanco. « Residência Médica e Cursos de Especialização na Escola de Medicina da PUCRS ». Dans O Estudante de Medicina, 146–53. 4e éd. EdiPUCRS, 2024. http://dx.doi.org/10.15448/1758/11.

Texte intégral
Résumé :
Após o término da graduação em Medicina, muitos médicos buscam complementar sua formação teórico-prática com treinamentos em áreas específicas da Medicina, que permitirão a atuação médica como especialistas e não apenas como generalistas. A Escola de Medicina (ESMED) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuando desde 1970, oferece diferentes oportunidades de aprimoramento da capacitação médica e dispõe de várias opções de formação complementar voltadas para médicos já graduados, tais como a residência médica e os cursos de especialização.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Mendonça, Fernando Luiz de. « O ESTUDANTE DE MEDICINA E A ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ». Dans Ciências da Saúde : desafios e potencialidades em pesquisa, 217–25. Editora Científica Digital, 2022. http://dx.doi.org/10.37885/221010429.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

QUERINO BARBOZA FREIRE DOS SANTOS, LEONARDO. « ESPECIALIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DA MEDICINA CIENTÍFICA (PARAÍBA, ANOS 1920) ». Dans Entre investigações, descobertas, desafios e esperança : Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vi.conapesc.2021.01.002.

Texte intégral
Résumé :
NESTE TRABALHO, ANALISAMOS A RELAÇÃO ENTRE A ESPECIALIZAÇÃO DO CAMPO MÉDICO E O FORTALECIMENTO DA MEDICINA CIENTÍFICA NO ESTADO DA PARAÍBA. CONTEXTUALIZANDO ESSE PROCESSO NA DÉCADA DE 1920, NOSSA HIPÓTESE É QUE A APROXIMAÇÃO EM FACE DA CIÊNCIA AMPLIOU A LEGITIMIDADE DO SABER MÉDICO NA GESTÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, COMO BUSCAMOS DEMONSTRAR AO DISCUTIR SUA ATUAÇÃO NA “MODERNIZAÇÃO” URBANA DA CAPITAL PARAIBANA. PARA TANTO, ANALISAMOS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS DO PERÍODO, TAIS COMO OS JORNAIS A UNIÃO, A IMPRENSA E GAZETA DO SERTÃO, E A REVISTA ERA NOVA. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, DIALOGAMOS COM A DISCUSSÃO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS HISTORIADORES SANDRA PESAVENTO E ROGER CHARTIER.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

QUEIROZ, SANDRA MARIA DIAS DE. « A SEGURANÇA DO PACIENTE E A FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM MEDICINA : UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EM CONSTRUÇÃO ». Dans Educação Profissional e Tecnológica. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt20.006.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho é resultado do planejamento de um projeto de intervenção que será implementado e avaliado como pré-requisito para a conclusão do curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS. Esse projeto de intervenção tem como objetivo principal remodelar os projetos pedagógicos dos programas de residência de Ginecologia Obstetrícia, Neonatologia e Endoscopia Ginecológica, todos vinculados às maternidades do Sistema Único de Saúde do estado da Paraíba, de forma a inserir o eixo Segurança do Paciente nos cuidados relativos à mulher e ao neonato, tendo em vista preparar os residentes para uma prática clínica segura. É um projeto de intervenção que tem como foco a promoção de ações que visam reduzir os danos desnecessários associados ao cuidado em saúde. A perspectiva é que os profissionais de saúde, e no caso deste projeto de intervenção médicos e médicas que aturarão como especialistas na linha de cuidado materno-infantil, sejam capacitados a prestarem serviços de saúde com base em evidências científicas e a colaborarem no desenvolvimento da cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde em que atuam. Serão relatados, numa perspectiva crítica e reflexiva, o processo de elaboração deste projeto e seus principais resultados. A concepção teórico-metodológica que fundamenta o referido projeto é o da espiral construtivista, que também é a base conceitual pedagógica que orienta o desenvolvimento do próprio curso de especialização. Espera-se com esse relato compartilhar as ideias e ações que nortearão o desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção, expressos em seus objetivos e no sistema de indicadores, submetendo o resultado do seu planejamento ao crivo de outras percepções e entendimento
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Mendonça, Fernando Luiz de. « A posição do estudante de medicina frente a especialização médica e o mercado de trabalho ». Dans Tópicos Especiais em Ciências da Saúde : teoria, métodos e práticas 8, 299–318. AYA Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.47573/aya.5379.2.116.29.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

RIOTINTO, ANA BEATRIZ PEREIRA, LEANDRO MAIA LEÃO, LUANA ALVES ANDRADE, ELIZABETE DA SILVA DANTAS JESUS, AMANDA CARNEIRO MORAIS, NATHÁLIA TELLES PASCHOAL SANTOS, LIGIA LOPES RIBEIRO, ANA RAQUEL CAMPOS DE ALMEIDA BARBOSA, CÍNTIA ROSA OLIVEIRA et MARCIO BRAZ MONTEIRO. « DESMISTIFICANDO O ECG : UMA NOVA METODOLOGIA NO ENSINO PRÁTICO DO ECG ». Dans Saúde Coletiva : Desafios e Perspectivas para um Mundo Mais Saudável, 30–36. Editora Humanize, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5346060.1-2.

Texte intégral
Résumé :
O presente relato tem o objetivo de explicar um método de ensino desenvolvido com os devidos materiais fornecidos à população alvo do ensino, que realizam prática de estágio obrigatório dos seus respectivos programas de aprendizagem. Trata- se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência referente à aprendizagem de ECG através da sua aplicação prática, durante a disciplina eletiva de Eletrocardiografia, ministrada para os alunos do curso de medicina no Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP). As atividades serão desenvolvidas durante o período de agosto a novembro de 2023. A pesquisa será dividida em 2 momentos, nos quais, o primeiro será a realização de um eletrocardiograma entre os alunos, já o segundo, terá a realização de ECG em indivíduos da comunidade, os quais mediante informativo e propagandas, se direcionaram- se a Instituição. Nos dois momentos instituídos foi possível introduzir uma maneira simples de entender as 12 derivações do ECG, as quais são consideradas a parte de mais complexo entendimento. Assim, com a exploração do sistema hexaxial e o entendimento da angulação normal de cada evento elétrico, entendeu-se a polaridade das ondas das derivações. O entendimento do ECG de forma didática e desconstruir o conceito estabelecido de que o entendimento do ECG na prática clínica é de difícil acesso e deve ser aprendido em uma especialização.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Maria Marques Brito, Natalia, caroline quaresma tobias, Thájara Fernandes de Sá Guimarães, Caroline Nogueira Paranhos et Jackeline Dias Cunha Nogueira. « ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA EM CONSULTÓRIO ESPECIALIZADO EM TERESINA-PI ». Dans Ciência Brasileira : Múltiplos olhares - Medicina, Saúde e Prevenção. Brasil : Even3 Publicações, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/cb-medicina-saude-e-prevencao-1.599372.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, Júlia Silveira, Natália Monteiro da Rocha et Alessandro Reis. « ANOMALIAS CONGÊNITAS CARDÍACAS : DA AVALIAÇÃO AO TRATAMENTO ESPECIALIZADO ». Dans Abordagens em medicina : ciência e prática, 451–59. 2e éd. Amplla Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.amc3407-48.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Roque da Silva, Erivalda, Marília Moreno da Silva, José Danisio Silva Vieira, Thaiana Pereira Costa et Francisca Lúcia Sousa de Aguiar. « A utilização das plantas medicinais : um resgate cultural através do ensino de ciências ». Dans Segurança Alimentar, Inovação e Sustentabilidade, 119–36. Editora SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/67960654p.119-136.2021.

Texte intégral
Résumé :
A sociedade se constrói em processos de mudanças, adaptação, evolução e encontra na ciência o suporte para investigar e descobrir os caminhos e soluções para melhorar a vida as pessoas. Desse modo, a pesquisa científica poderá ampliar os seus saberes, uma vez que ela é importante para qualquer área do conhecimento e possui como característica um conjunto de atividades planejadas para responder e resolver algumas inquietações e curiosidades dos seres humanos. Diante dessa realidade, surgem desafios para a pesquisa do campus de Batiruté do Instituto Federal do Ceará para contribuir e incentivar a interação dos pesquisadores com a região a partir de investigações que possam aproveitar as oportunidades encontradas na natureza, na biodiversidade e na riqueza cultural do Maciço de Baturité, procurando expandir o olhar sobre as coisas e pessoas, buscando soluções que atendam às demandas econômicas e sociais por meio da ciência. Nesse contexto, a Ciência de Alimentos encontrou na região um ambiente propício para estudos que possam fortalecer a soberania alimentar e promover a democratização de oportunidades que favoreçam desenvolvimento regional, crescimento econômico, geração de emprego e renda, uma vez que as pesquisas podem atuar com uma abordagem estratégica e sistêmica como um catalizador de mudanças que promovam bem-estar social. Portanto, o tema “Ciência de Alimentos” é relevante no contexto nacional, em especial, no que concerne ao Território em que se insere o Maciço de Baturité e demais regiões do Ceará. Uma região em desenvolvimento que precisa da capacitação de profissionais não somente tecnicamente bem habilitados, mas também conscientes de seus papéis diante da coletividade. Que sejam capazes de assumir, com responsabilidade, a missão de colaborar para que o processo de mudanças seja de fato de caráter prático, oferecendo melhorias para todos, sem devastar riquezas naturais, sociais e culturais. A Ciência de Alimentos é um campo multidisciplinar de conhecimento que tem como foco o estudo do alimento na sua totalidade desde a matéria-prima até o produto final. Envolve vários aspectos como físico-químicos, sensoriais, microbiológicos, bioquímicos, nutricionais, legislativos e tecnológicos, além do marketing, logística e gestão da qualidade. Assim, os profissionais, que atuam em alguma das etapas citadas, possuem um papel importante na qualidade da alimentação da população. Compete ao especialista em Ciência de Alimentos desempenhar as seguintes atividades profissionais: atuar como docente em instituições de ensino, respeitando a legislação específica; promover a disseminação e apropriação de tecnologias estudadas no curso que possam promover o desenvolvimento científico e tecnológico; exercer atividades no processamento e conservação de alimentos; criar/aplicar inovações e processos de alimentos com matérias-primas regionais; pesquisar e desenvolver produtos alimentícios; implementar e supervisionar programas de garantia da qualidade de alimentos; assessorar ou prestar consultoria em desenvolvimento de produtos alimentícios, capacitação de pessoal, qualificação de fornecedores, auditorias, gestão de programas de garantia da qualidade e adequação à legislação; atuar no sistema de vigilância sanitária, no setor varejista e de serviços de alimentação, e na área comercial e centrais de abastecimento e distribuição; elaboração de rotulagem para produtos alimentícios; adequação das empresas do setor alimentício quanto à legislação vigente; monitorar processos que visem à segurança alimentar e nutricional. Diante deste cenário, a proposta do curso de especialização em Ciência de Alimentos contribui para a capacitação da população do Maciço de Baturité e demais regiões do Ceará de forma a buscar a melhoria da renda e da qualidade de vida, tendo em vista que a agricultura de pequena escala – a horticultura e a fruticultura – e a exploração de grãos, caju e cana-de-açúcar estão entre as principais atividades. No entanto, o baixo nível tecnológico e a organização comercial dos produtores reduzem a competitividade da região. A proposta da especialização atende também a capital (Fortaleza) e região metropolitana, bem como parte do Sertão Central e de Canindé. Nesse sentido, a interdicisplinaridade na pesquisa em alimentos contribui de forma significativa mostrando as evidências científicas sob diferentes perspectivas, mas complementares para nortear ideias inovadoras. E foi nesta perspectiva que o presente livro foi idealizado, ainda em 2018, durante a disciplina de Projetos. O trabalho foi concretizado em 2020 após finalizar a 1ª turma, contactar os alunos para participar do livro e montar a equipe de organização. Em períodos distintos, mas igualmente importantes para a formação da 1ª Turma de Especialização em Ciências de Alimentos, as professoras Dra. Ana Cristina da Silva Morais e Dra. Mirele da Silveira Vasconcelos do campus de Baturité do IFCE foram coordenadoras do referido curso. Atualmente, no momento da escrita deste livro, o curso segue se preparando para ofertar uma nova turma com a coordenação da Prof.ª Dra. Josefranci Moraes de Farias Fonteles. Assim, este livro foi organizado pelas professoras Mirele da Silveira Vasconcelos; Ana Cristina da Silva Morais; Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida; Maria do Socorro de Assis Braun e Josefranci Moraes de Farias Fonteles, todas docentes da 1ª turma de especialização. Esta obra apresenta capítulos na forma de artigos científicos oriundos de pesquisas, a maioria originária do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), durante a disciplina de TCC ministrada pela prof.ª Dr.ª Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida na I Turma de Especialização em Ciências de Alimentos do campus de Baturité do IFCE. O presente projeto contou com o apoio do professor José Wally Mendonça Menezes, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, do prof. Lourival Soares de Aquino (Diretor Geral do campus de Baturité), da prof.ª Maria do Socorro de Assis Braun, coordenadora de Pesquisa do campus de Baturité do IFCE.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Kreitlow, Isabela Arantes, Ana Beatriz Gonzaga de Ávila, Anny Marcelle Vicente, Luma Tatiana Silva Castro, Raphaella Barbosa Meirelles Bartolli et Alana Flávia Romani. « CAPÍTULO 02 - DERMATOPET : ATENDIMENTO DERMATOLÓGICO A CÃES E GATOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFJ ». Dans Pesquisa e extensão, 20–31. Editora Bonêt, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5404665.1-2.

Texte intégral
Résumé :
O serviço especializado em dermatologia do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Jataí denominado Dermatopet (Dermatopet/HV/UFJ) realiza o atendimento dermatológico de cães e gatos. A prestação do serviço especializado se faz essencial para a formação de conhecimentos e habilidades específicas na área contando com atividades teóricas e práticas. O Dermatopet é desenvolvido por uma equipe de médicos veterinários, residentes e discentes do curso de medicina veterinária em atividades extensionistas de forma a contribuir na promoção do conhecimento e na vivência acadêmica ao realizar o acompanhamento da rotina clínica, na realização de procedimentos e exames clínico-laboratoriais dermatológicos. Todas as atividades elencadas pelo projeto visam desenvolver habilidades essenciais para a atuação profissional especializada. Além de beneficiar a comunidade acadêmica, permite à população o recebimento de atendimento especializado de cães e gatos pelos seus custos acessíveis. A grande relevância do trabalho desenvolvido pelo Dermatopet estende-se ainda no âmbito da saúde pública por atuar na prevenção de dermatopatias zoonóticas em cães, gatos e tutores. Foram levantadas todas as ações de extensão Dermatopet realizadas no período de março de 2023 a abril de 2024 no HV/UFJ. Concluiu-se que 40,8% dos casos clínicos atendidos foram dermatológicos e, desses atendimentos, aproximadamente 13% dos casos de clínica dermatológica são dermatozoonoses. Tais dados demonstram o perfil dos animais atendidos com dermatopatias transmissíveis para os seres humanos no HV/UFJ e a relevância do serviço para a comunidade acadêmica e populacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Especialização em medicina"

1

Bravo, Ecléa Spiridião, et Ildeberto Muniz de Almeida. « Especialização em disputa : Stricto Sensu ou Lato Sensu em saúde do trabalhador ». Dans 17º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 17 - Supl.1, 2019. http://dx.doi.org/10.5327/z16794435201917s1tl028.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Telesi Júnior, Emilio, Yara Maria de Carvalho, Ianni Regia Scarcelli, Sandra Abraão Chaim Salles, Roberta Cristina Boaretto et Maria Cabral Schveitzer. « Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - Emilio Telesi Júnior, Doutor em Saúde Pública, Médico Sanitarista, Especialização em Medicina Tradicional Chinesa ». Dans Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde. Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10187.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Monteiro, Tiago Araújo, ROBERTA KELLY MENEZES AMORIM, LIA SAMARA MACIEL ALECRIM RODRIGUES, ESTERLANIA MOREIRA ALMEIDA et RAMYLA SIQUEIRA GOMES. « RELATO DO EXPERIÊNCIA NA TUTORIA ONLINE DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE ». Dans I Congresso Nacional de Saúde Coletiva On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2023. http://dx.doi.org/10.51161/conasc/19912.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Junior, Adalberto Malinverni, Daniele Regozino Muniz et Flavia Souza e. Silva de Almeida. « Relato sobre os egressos da especialização em medicina do trabalho de um hospital escola da cidade de São Paulo entre 2005 e 2013 ». Dans 17º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 17 - Supl.1, 2019. http://dx.doi.org/10.5327/z16794435201917s1tl077.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Pedrosa Corrêa, Greyce Kelly, et Juliana Soares de Faria Neto. « Prevalência de uso e perfil dos estudantes universitários que consomem metilfenidato em uma instituição de ensino superior ». Dans Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos. Faculdade de Medicina de Campos, 2022. http://dx.doi.org/10.29184/anaisscfmc.v12022p11.

Texte intégral
Résumé :
O metilfenidato vem sendo utilizado com a finalidade de melhorar o rendimento nos estudos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de uso e o perfil dos estudantes que consomem metilfenidato em uma instituição de ensino superior. Trata-se de um estudo observacional transversal, realizado na Faculdade de Medicina de Campos- FMC, com questionário online aplicado aos alunos dos cursos de graduação em farmácia e medicina. Os dados foram avaliados e apresentados em gráficos e tabelas, considerando as variáveis significativas, sendo que 368 atenderam ao critério de inclusão da pesquisa. A prevalência de uso foi de 29,3%, com o seguinte perfil: faixa etária prevalente 23 a 25 anos (35,2%), sexo feminino (62%), curso medicina (69,4%), período 7º (14,8%), a maioria se sente pressionado a ter um bom desempenho para ter reconhecimento social (89,8%), 79,6% declararam que o período de avaliações é período de uso, 80,6% que motivo é para melhorar o rendimento dos estudos. Quanto a forma de aquisição: 65,7% sem prescrição médica, 46,3% obtido com amigo/conhecido. Sobre conhecimento do medicamento: 94,4% sabem que se trata de um medicamento de controle especial e 99,1% conhecem suas indicações clinicas. Em relação aos efeitos adversos: 75,9% não apresentaram reação adversa durante o uso, sendo que os que relataram, em sua maioria, foi taquicardia/agitação. A prevalência de uso do cloridrato de metilfenidato em cerca de um terço dos estudantes universitários como forma de obter melhora no rendimento dos estudos no curso superior é relevante dentro de uma perspectiva de saúde pública. O perfil avaliado desses usuários revela serem estudantes que se importam com o reconhecimento social, portanto buscam o medicamento como forma de solução para um melhor desempenho, fazendo uso, principalmente, nos períodos de avaliações, sem prescrição médica e obtidos com amigos, algumas vezes em sites. Mesmo com poucos relatos da presença de reações adversas, como taquicardia/agitação durante o uso do cloridrato de metilfenidato, o número revelado na pesquisa deve ser considerado, mostrando uma necessidade de orientação aos futuros profissionais de saúde, de forma a conscientiza-los sobre os riscos da utilização indiscriminada do medicamento. Sugere-se a criação de medidas preventivas em relação ao uso abusivo, o oferecimento de apoio psicológico para os estudantes que já utilizam o medicamento sem prescrição médica, além de campanhas de conscientização para os estudantes de medicina e farmácia, abordando a responsabilidade de uma prescrição e uma dispensação correta, adequada que seja baseada na ética de ambas as profissões. Biografia do Autor Greyce Kelly Pedrosa Corrêa, FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS-FMC Acadêmica do curso de Farmácia na Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes- RJ-Brasil. Juliana Soares de Faria Neto Especialização em andamento em Farmácia Clínica Direcionada a Prescrição Farmacêutica. Instituto de Ciência Educ. e Tecnologia de Votuporanga, ICETC, Brasil. Farmacêutica pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora. Professora do Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) – Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro – Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Menezes, Daiane Cabrera, et Elcie Aparecida Braga de Oliveira. « A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DE SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR ». Dans Semana Online Científica de Saúde. CONGRESSE.ME, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/gbdn1104.

Texte intégral
Résumé :
A escola, como instituição social, é um local de coexistência que tem o objetivo de desenvolver hábitos, atitudes e valores nos indivíduos, onde a saúde de todos os membros da comunidade escolar pode ser promovida. No Brasil, os primeiros registros das atribuições do trabalho da enfermeira escolar e da especialização nesta área foram encontrados em 1930, no mesmo período há registro da criação do primeiro curso de Higiene Escolar, na Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Em 2007, pelo decreto presidencial nº 6286, foi instituído o Programa Saúde na Escola (PSE), com orientações para promover saúde e educação integral para crianças e jovens .O objetivo deste resumo é demonstrar a importância da educação em saúde nas escolas e avaliar as perspectivas da atuação do enfermeiro como educador. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura elaborada a partir de estudos publicados na íntegra em bases de dados SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde e MedLine, teve como critérios de inclusão artigos publicados nos últimos 10 anos, descritos na língua portuguesa e que se apresentasse no âmbito escolar. Para o estudo foram selecionados 12 artigos. O enfermeiro no papel de educador em saúde permite que o cidadão possa reconhecer, compreender e interferir em seu próprio processo de saúde-doença, por isso, observa-se a importância da união da saúde e educação, onde permite que o profissional em questão atue na identificação de problemas para a prestação de assistência adequada nos escolares como também na prevenção de agravos, podendo assim reduzir adversidades à saúde. Quanto da abordagem e conduta do enfermeiro escolar, este é tido como o principal articulador e pilar para a implementação de ações de saúde, como promoção de palestras, rodas de conversas, atividades lúdicas, que envolvam: profilaxia, controle de doenças, acompanhamento de medidas antropométricas, controle de condições sanitárias, aulas de higiene, primeiros socorros e outros. O contexto escolar representa um espaço estratégico para aquisição de conhecimentos, habilidades, mudanças de comportamentos e estilos de vidas, por ser um local em que o educando desenvolve vínculo e permanece, geralmente, por um tempo prolongado. Este elo entre saúde e educação se relaciona a uma população mais saudável e empoderada das possibilidades do seu cuidado em saúde. Neste ambiente, compreende-se que o enfermeiro é essencial por acrescentar componente saúde a equipe profissional da escola. Assim contribui ativamente para formação crítico, reflexiva do cidadão e para autônima do cuidado em si, impactando no desenvolvimento humano de forma individual e coletiva. Conclui que a educação em saúde no contexto escolar é um campo que deve ser explorado pelo profissional de Enfermagem, compreende ainda a necessidade de estudos sobre a atuação deste no ambiente escolar, pesquisas que incorporem metodologias e estratégias de promover saúde com fundamentações e embasamento teórico-prático científico para a realização das atividades. O enfermeiro no ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos alunos, na promoção da saúde de todos os atores envolvidos, é o profissional que se sobressaia nos espaços pedagógicos, por facilitar a disseminação de informações verídicas sobre saúde e bemestar. PALAVRAS-CHAVE: Enfermeiro, Promocao da Saúde, Saúde Escolar
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Renato Neves Nardelli, William, Alexandra Secreti Prevedello, MARCEL AUGUSTO MEZACASA, talles Henrique Pichinelli Maffei, Rayzza Vithoria Soares Canassa, bruno oliveira rezende, Louremberg Janoca de Oliveira et felipe campos alves. « Níveis séricos de vitamina D em mulheres menopausadas advindas da atenção primária para ambulatório especializado. » Dans Congresso Matogrossense de Medicina de Família e Comunidade. Cuiabá - MT, Brazil : Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/cmfc-mt-2017-63563.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Renato Neves Nardelli, William, Alexandra Secreti Prevedello, Gleici Filipetto Segato, MARCEL AUGUSTO MEZACASA, bianca correa figueiredo, Victor Augustho Barbosa, talles Henrique Pichinelli Maffei et gilvan luis gava. « Prevalência de osteoporose em ambulatório especializado após triagem na atenção básica no município de Sinop-MT. » Dans Congresso Matogrossense de Medicina de Família e Comunidade. Cuiabá - MT, Brazil : Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/cmfc-mt-2017-63558.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Antunes, Isis. « Desenvolvimento curricular e design multimídia na amazônia brasileira : Um estudo de caso de um curso superior com especialização em produção multimídia ». Dans LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.147.g313.

Texte intégral
Résumé :
O curso de graduação em Tecnologia de Produção Multimídia da Universidade Federal do Pará (UFPA) teve início em 2013, com uma captação anual de 26 alunos admitidos por meio de um processo seletivo altamente competitivo para oferecer o tão sonhado ensino público gratuito no Brasil. O curso está localizado em um ambiente cultural e geográfico sui generis, próximo ao rio Amazonas e à floresta. O povo Marajó vive na região há 3.500 anos e possui conhecimento avançado em compostos medicinais naturais, cerâmicas e tinturas, cultura que permanece na olaria marajoara. Seu Projeto Pedagógico, como são denominados os currículos dos cursos na educação brasileira, ainda em vigor, engloba componentes que se estendem por quatro semestres, com aulas presenciais que ocorrem no período noturno. O perfil dos alunos costuma ser de jovens que trabalham durante o dia e vão para a universidade estudar à noite, realidade comum a muitos brasileiros. A licenciatura é classificada como um grau superior tecnológico, que prepara os alunos para a indústria, fomentando-lhes competências que se concentram na área do design multimídia. O currículo é englobado pelas demandas mais fundamentais da sociedade e seus problemas, e visam produzir inovação em todas as instâncias acadêmicas, incluindo ensino e aprendizagem, pesquisa e extensão. Desta forma, o ambiente amazônico em que se situa o Estado do Pará, com suas especificidades geográficas, históricas, sociais, culturais e artísticas, naturalmente impacta a preparação dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos. O curso passou por um redesenho completo para responder às transformações e avanços da tecnologia nas sociedades contemporâneas. A atualização do curso foi realizada por um grupo colegiado de funcionários da Faculdade de Artes Visuais, com entrada em vigor prevista para 2022. Esta apresentação desenvolve três projetos no âmbito desta licenciatura, cujos temas articulam preocupações sobre os problemas encontrados na sociedade amazônica. A obra Terra Firme Digital (Morais, Nazareth e Oliveira, 2016) propôs desenvolver uma plataforma colaborativa entre os moradores do bairro Terra Firme com a divulgação de murais de seus projetos para abrir um diálogo com todos os envolvidos. O trabalho Jensino (Medeiros, 2019) apresentou uma proposta de plataforma de gamificação para auxiliar no aprendizado da língua Parkatêjê para uso pela comunidade indígena, que vem perdendo essa tradição linguística. A obra Warao: Uma Viagem de Sobrevivência (Alves, Almeida, Santos e Ramos, 2021) apresentou um documentário sobre a saga de venezuelanos em busca de melhores oportunidades de vida, e a obra Quilombo Conectado: uma Identidade Visual, de Tayanne Sanches e William Rosa, focou na construção de uma identidade visual para um projeto de capacitação digital permanente para a comunidade quilombola (remanescente de um grupo étnico-racial formado por descendentes de escravos fugidos durante o período da escravidão no País).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Campanini, Luciana Goncalves de Aguiar, Marina Zilio Fantucci, Carla Pavan Manzato, Josiane Lílian dos Santos Schiavinato, Danniely Nair da Silva Barros, Sandra Maria de Oliveira Thomaz et Viviane Ambrósio Trombela. « Gestão de Resíduos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) ». Dans Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Universidade Estadual de Campinas. Sistema de Bibliotecas, 2023. http://dx.doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5193.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), através da Comissão de Gestão Ambiental (CGA), criou em 2013 o Grupo de Trabalho de Resíduos de Serviços de Saúde (GT-RSS) para formular o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) para atender às legislações.Objetivo: O objetivo deste trabalho foi relatar a atuação do grupo.Metodologia: Relato da atuação do GT-RSS, baseado em relatórios produzidos pelo grupo.Resultados: No processo de elaboração do PGRSS, o GT-RSS verificou a necessidade de padronizar procedimentos e adquiriu até o momento aproximadamente 320 recipientes para a padronização do descarte dos diferentes tipos de resíduos, passou a gerir os resíduos químicos: os passíveis de recuperação e reuso são encaminhados ao Laboratório de Resíduos Químicos do Campus e os demais são encaminhados para incineração (aproximadamente 4100 kg entre 2017-2023), promove a destinação adequada de pilhas e baterias (728 kg entre 2017-2023), desde 2019 através da parceria com uma organização da sociedade civil encaminha isopor para reciclagem, desde de 2022 encaminha através de logística reversa esponjas de limpeza e materiais de escrita para reciclagem e atua na educação ambiental elaborando continuamente materiais informativos, oferece cursos, palestras e visitas técnicas.Conclusão: Ao longo desses anos houve grande avanço com a otimização da gestão de resíduos, ampliação da consciência ambiental que incluem o crescente envolvimento da comunidade FMRP-USP, entretanto, um dos grandes desafios é a falta de um serviço especializado para trabalhar exclusivamente com a gestão de resíduos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie