Littérature scientifique sur le sujet « Escola Comercial de Lourenço Marques »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Escola Comercial de Lourenço Marques ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Escola Comercial de Lourenço Marques"

1

Freitas, Marco. « Rádio Clube de Moçambique ». Revista de História da Sociedade e da Cultura 21 (6 décembre 2021) : 97–120. http://dx.doi.org/10.14195/1645-2259_21_4.

Texte intégral
Résumé :
O Rádio Clube de Moçambique (RCM) foi uma empresa de radiodifusão privada sedeada em Lourenço Marques (atual Maputo) que granjeou uma forte expansão após a II Guerra Mundial, tornando-se numa das mais importantes instituições de radiodifusão comercial em África. Partindo da análise de publicações periódicas, relatórios de contas, entrevistas e outra documentação-áudio consultada nos arquivos da instituição, com este artigo pretende-se construir uma história do RCM desde a data da sua fundação, em 1932, até ao golpe de Estado em abril de 1974 na metrópole. Terei como ponto de partida os conceitos «rádio-colonização» e «capitalismo sonoro», com vista a explorar a instrumentalização dos sistemas de radiodifusão para propósitos políticos e propagandísticos. Este artigo incidirá, entre outros fatores, nas dimensões económicas, materiais e culturais desta instituição, sem descurar a análise da programação radiofónica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Grazioli, Fabiano Tadeu. « A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha : possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola ». Revista Memorare 5, no 3 (18 décembre 2018) : 154. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v5e32018154-177.

Texte intégral
Résumé :
No presente trabalho propomos uma mirada em direção a um veículo que monopoliza a atenção de um número significativo de pessoas em nosso país: a televisão. Nosso objetivo é refletir primeiramente sobre a televisão enquanto linguagem que, por assim se constituir, pode e deve circular na escola e por ela ser incorporada como objeto de leitura, fruição e reflexão crítica. Na sequência, encaminhamos nosso olhar para a possibilidade de a televisão, esse espaço visto muitas vezes somente como comercial, exibir em sua tela narrativas gestadas no texto literário impresso, focalizando, nos processos de transposição, um contexto de leitura (que julgamos) amplamente significativo. Por último, apresentamos uma alternativa metodológica a partir do programa Cena Aberta, exibido pela Rede Globo em 2003, hoje em DVD, demonstrando ao leitor/professor que é possível utilizar a televisão na sala de aula e abordá-la como linguagem específica, bem como espaço onde a literatura pode configurar por meio da transposição do texto escrito para a imagem. Nossas reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Maria Inês Ghilardi (1999, 2002), Adilson Citelli (2000, 2002), Arlindo Machado (2003), José Marques de Melo (1999), Eliane Nagamini (2002), entre outros.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pereira, Matheus Serva. « Entre a “escola de vício” e o “mundo temperado de ritmo e poesia” : experiências de mulheres trabalhadoras “indígenas” em Lourenço Marques (1900-1940) ». Cadernos Pagu, no 49 (7 décembre 2017). http://dx.doi.org/10.1590/18094449201700490004.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O artigo pretende analisar as novas e singulares experiências de mulheres ditas “indígenas” em Lourenço Marques - atual Maputo, Moçambique - elaboradas na medida em que essas interagiram com os variados modelos de dominação masculina e, ao mesmo tempo, com as recém-criadas instituições coloniais portuguesas reguladoras da vida social.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Silva, Ana Nathalia Netto Brito. « MESTRAS DA FEIRA : COTIDIANOS E OBSTÁCULOS ». Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no 21 (1 novembre 2017). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2421.

Texte intégral
Résumé :
A presente investigação procurou analisar o papel da mulher e normalista no século XX. Tendo em vista todas as imposições que a sociedade da época determinava e, somado a isto, as condições de trabalho, pode-se afirmar que não foi uma tarefa fácil. Levando em consideração estes aspectos, inspirada nas noções de representações sociais de Roger Chartier, juntamente com o trabalho de Antonio Roberto Seixas Cruz intitulado “Mestras do sertão: reconstruindo caminhos percorridos”, a presente pesquisa buscou rememorar o cotidiano das normalistas no exercício da profissão e os desafios que tiveram ao longo das suas caminhadas. Antes de tratar das normalistas em si, é necessário saber qual o contexto social que elas estavam inseridas, ou seja, uma cidade sertaneja no século XX chamada de Feira de Santana. Feira de Santana surge a partir das andanças dos comerciantes que faziam seu percurso entre o interior e a capital, no século XVIII. Muitos paravam para descansar e acabavam ficando na região. Assim foi surgindo o povoado, que logo depois cresceu e se tornou uma vila. Feira de Santana em todo o tempo teve a característica de ser essencialmente rural, de ter em seu berço as tradições relacionadas aos vaqueiros e sertanejos.Além disso, a urbe se tornou um grande e importante centro comercial no interior, fazendo ligação com diversas cidades vizinhas. Dessa forma, a ideia de modernidade e progresso fez com que ao longo do tempo esse cenário de uma cidade “do interior”, ligada as tradições sertanejas e, consequentemente, “atrasada” fosse transformado. Feira passou por diversas mudanças e uma delas foi a implantação da Escola Normal em 1927. Assim, a cidade se tornou um pólo comercial e, dessa forma as pessoas se dirigiam a ela com “o intuito de buscar os serviços educacionais inexistentes em seus municípios e em vista da dificuldade do acesso à capital” (CRUZ, 2012, p. 52). Dessa forma, em 14 de agosto de 1925 a Escola Normal foi criada pelo então governador da época, Francisco Marques de Góes Calmon, porém só teve sua inauguração em 1º de Junho de 1927. Além do prédio central, ainda possuía um anexo que era onde as professoras que estavam em formação faziam o que hoje denominamos de estágio, que eram práticas pedagógicas vivenciadas nos contextos da sala de aula da Escola Anexa à Escola Normal de Feira de Santana.Tendo em vista todo este cenário, temos então a figura da normalista. Afinal, quem era a normalista? A mulher possuía um lugar social previamente estabelecido, o de ser mãe, cuidadora do lar. Quando passam a exercer a profissão do magistério, esse discurso vem como forma de potencializar outro discurso bastante visado: o da vocação para ser professora. E é dentro deste cenário que a pesquisa se desenvolveu, buscando através dos relatos das educadoras perceber quais os aspectos relevantes que estavam imbricados nos seus cotidianos e como elas lidavam e burlavam estas dificuldades para conseguir serem mães, mestras e esposas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Escola Comercial de Lourenço Marques"

1

Antunes, Luísa Maria Pina Valente 1965. « O ensino técnico profissional industrial e comercial em Lourenço Marques durante o Estado Novo : a Escola Comercial Dr. Azevedo e Silva ». Master's thesis, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2468.

Texte intégral
Résumé :
Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
O objecto de análise deste trabalho é o estudo, a partir das fontes disponíveis, da cultura organizacional da Escola Comercial de Lourenço Marques, durante o período do Estado Novo (1952-1974). O projecto de dissertação tem por horizonte estabelecer um paralelo entre o Ensino Técnico Profissional na Metrópole e a “Estruturação do Ensino Técnico Profissional - Comercial em Lourenço Marques durante o Estado Novo”, tomando como ponto de partida para a investigação, o estudo de uma instituição. É a partir de uma descrição e análise da Política Educativa do Estado Novo relacionada com o Ensino Técnico Profissional e em particular da Política Educativa Colonial, que se inicia o estudo da Escola Comercial de Lourenço Marques. Nesse estudo privilegiouse análise do espaço, do tempo, a relação entre os actores educativos, o currículo, a frequência escolar, o rendimento e as actividades circum-escolares, relacionadas com a actividade da Mocidade Portuguesa na Escola. O que se pretende conhecer são as relações entre os actores organizacionais, nas relações com o espaço e nas relações com os saberes. O trabalho assenta na elaboração de uma monografia da Escola em estudo, que tem por base uma abordagem comparativa entre o Ensino Técnico-Profissional durante o Estado Novo em Portugal e na Província de Moçambique, procurando-se encontrar aspectos comuns mas também singularidades, nomeadamente compreender o papel do ensino e em particular do ensino técnico na construção do sujeito colonial, e na resposta às necessidades da política colonial. Na concretização do projecto servimo-nos do arquivo e da memória (recorrendo a testemunhos orais) como fontes privilegiadas para a pesquisa científica do passado da instituição em estudo. Num contexto de crescente importância do Ensino Técnico Profissional serve o presente para trazer a lume algumas questões que não são de hoje mas que mantêm toda a actualidade.
The object of analysis of this work is to study based on available sources the organizational culture of the Commercial School of Lourenço Marques during the period of the New State (1952-1974). The dissertation project has the intention of establishing a parallel between the Technical Professional Education in the Motherland and the “Structuring of the Technical Professional-Commercial Education in Lourenço Marques during the New State”, taking as a starting point for the investigation the study of an institution. The starting point of the study of the Lourenço Marques Commercial School is based on a description and analysis of the Educational Policy of the New State related to the Technical Professional Education and in particular of the Colonial Educational Policy. In this study prerogative is given to the analysis of space, time, the relation between the educational actors, the curriculum, school frequency, achievement and the circumscholar activities linked to activities of the Portuguese Youth in the School. What are intended to be Known are the relations amongst the organizational actors, in the relations with space and in the relations with knowledge. The work is based on the elaboration of a monograph of the School under study, having as its base a comparative approach between the Technical-Professional Education during the New State in Portugal and in the Province of Mozambique, trying to find common aspects but also singularities, namely understanding the role of education and in particular of technical education in the construction of the colonial subject and in the response to the needs of the colonial policy. To accomplish the project we made use of archives and memory (resorting to oral testimonies) as privileged sources for the scientific research of the past of the institution under study. Under the context of growing importance of Technical Professional Education the present work serves to highlight some issues that have not originated today but that maintain all its present day actuality.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie