Articles de revues sur le sujet « Distribuição horária »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Distribuição horária.

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Distribuição horária ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Vieira, Paula Fernanda Gomes, Viviane Cristhyne Bini Conte et Paulo Henrique Siqueira. « Aplicação da programação linear na alocação de aulas : um estudo de caso no Novo Ensino Médio do Paraná ». Caderno Pedagógico 21, no 5 (16 mai 2024) : e4319. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n5-127.

Texte intégral
Résumé :
A distribuição eficiente da carga horária nas instituições de ensino é um desafio global que impacta tanto o funcionamento interno quanto a qualidade do ensino oferecido. Com a implementação do Novo Ensino Médio no Paraná e em outras regiões do Brasil, essa questão se tornou ainda mais premente. O Novo Ensino Médio busca não apenas elevar a qualidade do ensino, mas também adaptá-lo às necessidades e realidades atuais dos estudantes. Uma estratégia fundamental nesse contexto é a inclusão de aulas assíncronas no currículo escolar. Essas aulas proporcionam flexibilidade de acesso ao conteúdo, permitindo que os alunos gerenciem seu tempo de estudo de forma mais autônoma. Além disso, o Novo Ensino Médio introduz inovações como flexibilização curricular, ampliação da carga horária e diversificação das áreas de conhecimento, visando oferecer uma formação mais abrangente e personalizada. No entanto, a distribuição eficiente da carga horária e das horas de atividades continua sendo um desafio crucial. Para abordar essa questão, propõe-se um modelo de programação linear que otimiza a alocação da carga horária e das horas de atividades dos professores. Esse modelo foi aplicado com sucesso em uma escola da região metropolitana de Curitiba, envolvendo 27 professores distribuídos entre 7 turmas, cada uma com aulas presenciais e assíncronas. A aplicação do modelo demonstrou ser eficaz na distribuição da carga horária e das horas de atividades, contribuindo significativamente para a melhoria do ambiente educacional no estado do Paraná. Essa abordagem sistemática equilibra as necessidades dos alunos, os recursos disponíveis e as demandas dos professores, promovendo um ambiente educacional produtivo e saudável para todas as partes envolvidas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Paula, Eric Mateus Nascimento de, Carolina de Alvarenga Cruz, Raphaella Barbosa Meirelles-Bartoli et Adolorata Aparecida Bianco Carvalho. « AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES E DOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DO BRASIL ». Revista de Estudos Interdisciplinares 6, no 1 (18 mars 2024) : 01–15. http://dx.doi.org/10.56579/rei.v6i1.679.

Texte intégral
Résumé :
Os cursos de graduação em Medicina Veterinária no Brasil têm uma certa autonomia para construção dos seus projetos político-pedagógicos, desde que alguns componentes curriculares básicos obrigatórios estejam inclusos. Contudo, as Instituições de Ensino Superior que oferecem esse curso devem organizar, de forma coerente, a distribuição da carga horária destinada a cada componente curricular para garantir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação. Desta forma, o presente trabalho objetivou analisar as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Medicina Veterinária existentes no Brasil, relacionando os componentes curriculares e as disciplinas ministradas por área de formação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa, por meio de pesquisa e análise documental em matrizes curriculares de 196 cursos de Medicina Veterinária do Brasil, públicos e privados. As análises mostraram que as matrizes curriculares apresentam uma média de carga horária total de 4.547,6 horas. Desse quantitativo, 3.815,7 horas são referentes às disciplinas obrigatórias, 459,8 horas ao estágio curricular supervisionado, 53,5 horas para trabalho de conclusão de curso, 96 horas para disciplinas optativas e 122,6 horas para atividades complementares. Os dados da análise demonstraram que dentro das disciplinas obrigatórias, em média, 1.224,5 horas são destinadas às Ciências Biológicas e da Saúde, 299,1 horas às Ciências de Humanas e Sociais, e 2.292,9 horas às Ciências da Medicina Veterinária. Conclui-se que os cursos de graduação de Medicina Veterinária no Brasil têm cumprido, seguindo a legislação, a inclusão dos componentes obrigatórios em seus currículos. Contudo, existem variações entre os estados e as regiões brasileiras nessa distribuição de carga horária, em que a região Norte se destacou com as maiores cargas horárias destinadas às disciplinas obrigatórias e optativas, a região Centro-Oeste para o Trabalho de Conclusão de Curso, e a região Sul para o estágio curricular supervisionado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Coutinho, Franciane Silva, Brasilina Elisete Reis de Oliveira, Flaviane Silva Coutinho et Luan Moreira Campos. « Atividades do docente a partir da análise de Planos Individuais de Trabalho ». Revista Sítio Novo 4, no 1 (6 janvier 2020) : 62. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.62-76p.

Texte intégral
Résumé :
<p>O Plano Individual Docente passa a ser um instrumento de auxílio obrigatório na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no controle do desempenho das atividades relativas ao ensino, à pesquisa aplicada, à extensão e à gestão e representação institucional. Dada a limitação da carga horária semanal, o trabalho objetiva identificar a distribuição das atividades dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Em relação ao método, a pesquisa é quanti-qualitativa, descritiva e utilizou-se de estudo de caso e análise documental. Identificou-se como resultado que as atividades de ensino tiveram grande representatividade no trabalho, seguida da gestão e representação institucional; posteriormente, pesquisa e inovação, e extensão. A qualificação e/ou capacitação foram pouco referenciadas. Dos 120 Planos analisados, 78,33% apresentaram carga horária compatível com o regime de trabalho. A carga horária foi inferior em 7,50% dos planos e superior em 14,17%. O estudo comprovou a indissociabilidade das atividades; no entanto, a análise da distribuição da carga horária entre os docentes torna-se de fundamental importância para se ter planos individuais com atividades mais uniformes dentro dos departamentos.</p><strong>Palavras-chave:</strong> Atividade de ensino. Educação profissional e tecnológica. Extensão. Gestão e representação institucional. Pesquisa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Tomaszewski, Diogo Tau Zymberg, Márcio Rezende Ribeiro Soares, José Otávio Machado Menten, Nathanael José de Campos, Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz, Pietro Pizão Gonzalez, Rebeca Cristina Ferreira da Silva, Samuel De Mello Pinto, Thiago Libório Romanelli et Vanessa Mendes de Queiroz. « Ações extensionistas do Projeto Rondon no município de Rondon do Pará : um olhar sobre as ciências dos alimentos ». Extensio : Revista Eletrônica de Extensão 13, no 21 (7 avril 2016) : 12. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p12.

Texte intégral
Résumé :
http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p12Com o objetivo de despertar a cultura do não desperdício e elucidar conceitos relacionados às Ciências dos Alimentos na população de Rondon do Pará, foram realizadas duas ações. A “Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos”, de caráter teórico-prático, teve carga horária de 4 horas por edição, contou com quatro edições e distribuição de apostilas referentes ao tema e elaboração de diferentes receitas. A ação “Conceitos Alimentares”, de caráter teórico, teve carga horária de 1 hora, contou com 6 palestras e distribuição de folhetos informativos com temas acadêmicos referentes às Ciências dos Alimentos. As ações ocorreram durante os dias 20 a 31 de julho de 2015, impactando um total de 360 habitantes do município. Concluiu-se que as ações foram efetivas no tocante ao empoderamento e capacitação de agentes multiplicadores e lideranças locais, conceitos-chave do Projeto Rondon. Entretanto, uma maior participação da Prefeitura do município na divulgação do Projeto seria de grande relevância.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Bernardo B. da, Jakson J. A. Alves, Enilson P. Cavalcanti et Renilson T. Dantas. « Potencial eólico na direção predominante do vento no Nordeste brasileiro ». Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 6, no 3 (décembre 2002) : 431–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662002000300009.

Texte intégral
Résumé :
Neste trabalho, foram utilizados dados horários de velocidade e direção do vento, provenientes de registros de anemógrafo Universal Fuess, a 10 m de altura, de 77 estações climatológicas pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no período de janeiro de 1977 a dezembro de 1981. O objetivo da pesquisa foi a determinação da potência eólica média horária da direção predominante do vento em todas as estações selecionadas. Para tanto, identificou-se a direção predominante do vento de cada localidade e se estimaram os parâmetros da distribuição de Weibull, através dos quais se calculou a potência eólica média horária. Em função dos resultados apresentados neste trabalho, constatou-se que a direção predominante do vento no Nordeste do Brasil é de Leste, com flutuações para Sudeste e Nordeste. O ajuste do Método dos Momentos evidenciou-se melhor que o dos Mínimos Quadrados. Os Estados do Maranhão e Rio Grande do Norte apresentaram, respectivamente, o menor e maior potencial eólico. As estações de Alto Parnaíba, MA, e Acaraú, CE, apresentaram, mensalmente, a menor (0,022 W m-2) e a maior (138,302 W m-2) potência eólica, respectivamente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Rosiele Pinho Gonzaga da, et Rosa Maria Rodrigues. « Sistema Único de Saúde e a graduação em enfermagem no Paraná ». Revista Brasileira de Enfermagem 63, no 1 (février 2010) : 66–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672010000100011.

Texte intégral
Résumé :
Pesquisa objetivou analisar currículos de escolas paranaenses de graduação em enfermagem identificando se tem ocorrido a reorientação da formação para o Sistema Único de Saúde. Evidenciou-se que há proposição de formação que supere o modelo hospitalocêntrico, voltada aos aspectos preventivos e coletivos e demandas do mercado de trabalho. Constatou-se distribuição equivalente da carga horária das disciplinas biológicas e disciplinas que abordam tanto conteúdos das ciências biológicas quanto da saúde coletiva. Destacou-se a reduzida carga horária da saúde coletiva aparecendo tardiamente; o estágio curricular supervisionado surge como momento que permite estreitar os conhecimentos aprendidos com situações reais da vida profissional. Conclui-se que há sinalização para reorientação da formação, mas ainda é processo lento, em fase de construção, exigindo problematização.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Vaz Gonçalves, Jéssica, Gabriel Trevizani Depolli, Gabriel Pinto Ferreira et Fernando Zanela da Silva Arêas. « O ensino da saúde coletiva em instituições de ensino superior do Espírito Santo, Brasil ». Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research 24, no 1 (7 décembre 2022) : 38–47. http://dx.doi.org/10.47456/rbps.v24i1.38336.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O ensino de Saúde Coletiva é fundamental para a formação de profissionais de saúde qualificados para atuarem no Sistema Único de Saúde. No entanto, existem poucos estudos que analisam a situação real do ensino da Saúde Coletiva pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Além disso, os poucos estudos existentes demonstram que o ensino da Saúde Coletiva no Brasil possui pouca estrutura curricular e ausência de conteúdos sobre políticas públicas. Objetivo: Analisar a distribuição das disciplinas de Saúde Coletiva em instituições de ensino superior do Espírito Santo. Métodos: Estudo descritivo desenvolvido por meio de levantamento documental através do portal online do Ministério da Educação e dos sites das instituições de ensino superior localizadas no estado do Espírito Santo que ofereciam pelo menos um curso da área da saúde. Os dados foram inseridos em tabela de contingência e analisados por estatística descritiva. Resultados: Foram analisados 68 cursos da área da saúde provenientes de 10 IES, uma pública e nove privadas. A oferta de Saúde Coletiva é entre 1 e 3 disciplinas, correspondentes entre 1% a 5% das disciplinas gerais dos cursos e 1% a 3% das cargas horárias totais. Terapia Ocupacional e Medicina foram os cursos que mais apresentaram carga horária de Saúde Coletiva. Conclusão: O ensino de Saúde Coletiva na região é oferecido em poucas disciplinas, representando baixas porcentagens na grade curricular. No entanto, cursos como Medicina e Terapia Ocupacional apresentaram as maiores cargas horária no ensino em Saúde Coletiva.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Correa, Wesley de Souza Campos, Georgynio Y. Rosales Aylas, Alexandre Magalhães Santiago, Maria Elisa Siqueira Silva, Cláudia Câmara do Vale, Carlos Batista da Silva et Natália Nunes Patucci. « A Ilha de Calor Urbana em ambiente tropical : a Região Metropolitana da Grande Vitória no Brasil ». Geography Department University of Sao Paulo 42 (7 novembre 2022) : e186970. http://dx.doi.org/10.11606/eissn.2236-2878.rdg.2022.186970.

Texte intégral
Résumé :
Localizada em latitudes tropicais, a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), no estado do Espírito Santo, Brasil, é uma importante área para se debater o fenômeno da Ilha de Calor Urbana (ICU). Neste estudo, analisa-se a ocorrência da ilha de calor na RMGV no período de março de 2017 a janeiro de 2018. Os dados horários de temperatura do ar utilizados na análise e discussão dos resultados foram obtidos de cinco estações meteorológicas controladas pelo INMET, IEMA e INFRAERO. Os resultados mostram a existência de ICU na RMGV durante todo o período analisado. As intensidades horárias de ICU na RMGV apresentam distribuição de frequência próxima da gaussiana, com intervalo de maior ocorrência (~ 50% dos eventos) entre 0 °C e 2 °C; 91,4% dos valores de ICU obtidos para a RMGV estão entre 0 oC e 4 oC, indicando maior ocorrência de eventos de intensidade fraca e moderada, 0,3% do período apresentou ilha de calor de intensidade forte (4-6 °C) e muito forte (6-8 °C). O estudo possibilitou verificar que os eventos de ICU na RMGV são mais intensos durante o dia, nas estações de primavera e verão, e estão associados aos horários de maior carga térmica no ambiente, nas escalas horária e sazonal. Também foram verificados eventos de ilha de calor negativa (cool island) em 8,3% dos casos, condição ocorrida quando a área rural esteve mais aquecida que a área urbana. Os eventos de ilha de calor negativa foram mais frequentes entre 7 e 9 horas, nos meses de janeiro e julho, e estiveram sempre associados à atuação de sistemas atmosféricos com formação de nebulosidade, como frentes frias, ZCOU e ZCAS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Garcia, William F., Rodolfo Soares Mendes Nunes, Cristiane Nunes Carreira et Paulo Vitor Suto Aizava. « Distribuição de cargas de treinamento e periodização em natação em águas abertas : Uma revisão sis-temática ». Retos 56 (29 avril 2024) : 1–8. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v56.102741.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do presente estudo foi revisar sistematicamente a literatura ace”rca do tema distribuição de cargas de treinamento e periodização em natação em águas abertas. As buscas foram conduzidas nas bases PubMed, SportDiscus, Web of Science, Scopus, Lilacs e Scielo. A análise das informações dos artigos foi realizada pela lista de checagem da declaração STROBE e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo do tipo categorial. A revisão incluiu 5 estudos publicados no período de 2016 a 2022. Os atletas, de ambos os sexos, contemplando os níveis de competição elite e amador eram competidores das distâncias de 5 a 25 Km para os atletas de elite e 78 Km para o atleta amador. As pesquisas foram desenvolvidas na Itália (4) e na França (1). Os resultados revelaram que foi utilizada a periodização clássica, composta por distribuição de cargas piramidal e polarizada na maior parte dos estudos (80%), bem como os atletas de elite reportaram alta carga horária semanal para os treinamentos, 22 a 28 horas com 70 a 85 Km semanais. Da mesma forma, o estudo que investigou o atleta amador apresentou uma carga horária semanal de até 19 horas com 15 a 70 Km semanais. Este estudo concluiu que altos volumes de treinamento, somado a uma predominância de cargas de domínio de intensidade baixa, são diretrizes centrais para a prescrição do treinamento de natação em águas abertas. Palavras-chave: Esporte. Performance. Exercício de Endurance. Natação em águas abertas. Maratona aquática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Franco, Maira Vieira Amorim, Fernando Santos Sousa, Danyela Martins Medeiros et Jennifer de Carvalho Medeiros. « O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL : FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO ? » Olhar de Professor 20, no 1 (27 février 2019) : 148–58. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.20.12813.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho tem por objetivo analisar e trazer para o debate aspectos relativos ao processo de escolha de turmas e distribuição de carga horária dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, que atuam nos anos iniciais. Este processo tem sido direcionado por uma portaria elaborada anualmente por meio de discussões entre governo e sindicato de professores. Entendemos que este instrumento norteador, adquire um caráter de direcionamento formativo e até mesmo uma alternativa de minimizar as precárias condições de trabalho por parte de professoras e professores. Identificamos que a portaria por meio de seus critérios de pontuação aponta caminhos para um aligeiramento da formação continuada, uma vez que em sua composição pontua melhor os professores que apresentam cursos apostilados, com elevado número de horas, desvalorizando os cursos presenciais principalmente os de maior carga horária, que demandam maior esforço e sólida formação teórico/prática. Tais questões acabam por proporcionar competição entre os pares e, categorias que operam dialeticamente como a valorização e desvalorização, o prazer e o sofrimento, o individualismo e a coletividade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Ferreira, R. M. A., A. C. Cunha et R. N. P. Souto. « Distribuição Mensal e Atividade Horária de Anopheles (Diptera : Culicidae) em uma Área Rural da Amazônia Oriental ». Biota Amazônia 3, no 3 (30 décembre 2013) : 64–75. http://dx.doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v3n3p64-75.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Souza, Amaury, et Debora Aparecida da Silva Santos. « Vulnerabilidade do risco de doenças respiratórias em função da temperatura média horária ». Research, Society and Development 9, no 8 (27 juin 2020) : e121985412. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5412.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo é descobrir o momento específico em que as pessoas são mais vulneráveis às variações de temperatura durante a sua vida diária. Foi feita a modelagem através de análise estratificada diária para a morbidade total da população, bem como para os subgrupos de idosos e jovens, através da distribuição de Poisson. Nós identificamos que a temperatura durante o dia está mais associada com a morbidade diária. As estimativas de risco relativo e magnitude das associações decorrentes das medidas de temperatura de hora em hora são semelhantes ou ainda se apresentam mais forte em comparação com aquelas modeladas pelas estatísticas diárias. Este fenômeno continua a ser verdade para as medidas de temperatura horária defasada e as mudanças nos padrões de associações de janeiro a dezembro. A população apresenta-se mais vulnerável às variações de temperatura no início da manhã, em torno de 5 e 8 horas, e a noite em torno 20 horas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Cavalcanti, Erinaldo. « O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil : saberes, reflexões e desafios ». Revista História Hoje 11, no 22 (26 avril 2022) : 247–72. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v11i22.779.

Texte intégral
Résumé :
O artigo analisa quais saberes são mobilizadosnas disciplinas obrigatórias voltadas,especificamente, ao Ensino deHistória, em 27 Projetos Políticos Pedagógicos(PPPs), por meio de 83 componentescurriculares. Como metodologia,recorreu-se aos procedimentos quantitativospelos quais se catalogou quantase quais disciplinas compõem a amostra,sua carga horária e sua distribuição nosarranjos curriculares. Em seguida, procedicom a análise qualitativa, problematizandoquais saberes são indicadosnas disciplinas. Pela análise, percebe-seque, mesmo existindo uma variedade deformas, sentidos e saberes acerca do ensinode História, esse é apresentado,fundamentalmente, como sendo uma“questão de metodologia”.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Oliveira, Gabriel T. de, Alan Jeferson de Oliveira da Silva et Carlos David Nassi. « Detecção de padrões de mobilidade urbana em dia atípico a partir de sistema de bilhetagem eletrônica : análise das viagens na RMRJ durante o carnaval ». Journal of Transport Literature 10, no 4 (décembre 2016) : 20–24. http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v10n4a4.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Este artigo foca na análise de padrões de mobilidade urbana durante os dias de carnaval da cidade do Rio de Janeiro a partir de dados do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do programa de subsídio ao transporte de passageiros do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o chamado Bilhete Único Estadual. Os padrões em termos de quantidade de transações, de distribuição modal e horária e de distribuição espacial da origem são analisados de forma comparativa àqueles encontrados em dias típicos de semana e de fim de semana. O estudo conclui que a utilização de dados do Sistema de Bilhetagem Eletrônica permite aos agentes públicos responsáveis e às operadoras a melhor elaborar esquemas operacionais para grandes eventos como o carnaval. Recomenda-se para tanto, que o SBE seja de fato único entre todos os modos e categorias tarifárias.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Valente, Danúbia Macela Pereira, et José Augusto Teston. « INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA DISTRIBUIÇÃO HORÁRIA DE VOO NOTURNO DE ARCTIINI (LEPIDOPTERA, EREBIDAE, ARCTIINAE) EM UMA ÁREA DA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS, AMAZÔNIA ORIENTAL ». Revista Agroecossistemas 15, no 1 (30 juin 2023) : 51. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v15i1.13533.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo analisou o horário de atividade de voo de Arctiini em uma área da Floresta Nacional do Tapajós, Belterra, Pará. As mariposas foram mensalmente capturadas no período de maio de 2019 a fevereiro de 2020, durante três noites consecutivas, na fase de lua minguante/nova, utilizando armadilha luminosa modelo Pensilvânia. Avaliou-se a composição de espécies, a riqueza e a abundância foram utilizadas para realizar a análise circular e relacioná-las com a temperatura através da correlação. Foram capturados 412 indivíduos pertencentes a 94 espécies distribuídas em todas as sete tribos de Arctiini. A maior parte das espécies (S= 72 ou 76,6%) ocorreram em um e dois horários. Os horários de pico, para a riqueza (S= 27) e abundância (N= 101) foram registrados nas primeiras horas (20h) e nas finais (5h) de coleta, respectivamente, corroborados pela análise circular. Desta forma, recomenda-se que a captura seja realizada ao longo da noite, com a finalidade de representar o máximo possível a composição faunística de Arctiini. A correlação obtida mostra que a riqueza sofreu influência da temperatura.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

ALVES DE AZEVEDO BARROS, JOÃO VITOR, Amilcar Flamarion Querubini Gonçalves, Claudionor Francisco do Nascimento et Guilherme Guimarães Lage. « Day-Ahead Hourly Operation Planning of Distribution Networks with Photovoltaic Generation Integrated by Smart Inverters via Mixed-Integer Volt/Var Optimization Problems. » Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics 2, no 1 (14 avril 2021) : 1–10. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2021.v2n1.p1-10.

Texte intégral
Résumé :
A penetração da geração fotovoltaica distribuída nas redes de distribuição tornou-se uma realidade; entretanto, ainda impõe desafios a serem superados, como o funcionamento dessas redes com desvios mínimos nos perfis de magnitude de tensão. Assim, este trabalho propõe o planejamento diário da operação horária de redes de distribuição visando minimizar o desvio nos perfis de magnitude de tensão por meio de ajustes de tap ótimos de transformadores em subestações, ajustes ótimos de bancos de capacitores chaveados remotamente ao longo dos alimentadores primários e injeções de potência ativa e reativa da geração fotovoltaica distribuída por inversores inteligentes. Em tal problema, as variáveis de controle discretas associadas aos taps de transformadores e susceptâncias equivalentes de bancos de capacitores chaveados remotamente são tratadas por função penalidade senoidal que modificam o problema de programação não linear inteira mista original em um problema de programação não linear com apenas variáveis de decisão contínuas. Os resultados obtidos para redes de distribuição com 69 e 135 nós mostram que o modelo OVV proposto e sua metodologia de resolução são eficientes na redução do desvio nos perfis de magnitude de tensão e, ao mesmo tempo, na redução da demanda geral de potência reativa da rede de distribuição.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Oliveira Alves, Jesse. « Matriz curricular dos cursos de odontologia após instituição das DCN ». Revista Saber Digital 15, no 3 (25 novembre 2022) : e20221518. http://dx.doi.org/10.24859/saberdigital.2022v15n3.1356.

Texte intégral
Résumé :
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são orientações que necessitam ser adotadas por todas as instituições de ensino superior para formulação dos currículos, superando os limites acadêmicos e ofertando melhores serviços de saúde para sociedade. Historicamente, a Odontologia brasileira é marcada por diversas transformações. As DCN foram implantadas para o curso de Odontologia em 2002, iniciando a busca por uma nova organização pedagógica na qual não houvesse fragmentação de conteúdos, apresentando como uma das principais mudanças no currículo a integração das atividades acadêmicas aos serviços do SUS. Objetivo: Nesse contexto, o presente estudo, que apresenta uma abordagem exploratória comparativa e qualitativa, objetiva analisar criticamente as matrizes curriculares dos cursos de Odontologia de duas Instituições de Ensino Superior (IES), adotando como referência as DCN. Materiais e métodos: A metodologia utilizada consistiu em uma análise documental comparativa entre as matrizes curriculares dos cursos de Odontologia de duas Instituições de Ensino Superior do município de Feira de Santana- Bahia, sendo uma Estadual e uma particular, tomando como referencial uma adaptação do modelo proposto por Pessoa e Noro. Resultados: As matrizes curriculares da UEFS e da UNEF apresentam características distintas no que tange ao conteúdo curricular, organização e distribuição da carga horária, porém, as matrizes de ambas instituições cumprem com as determinações das DCN, respeitando a distribuição das disciplinas em eixos e a carga horária total. Conclusões: A implementação das DCN permitiu obter uma maior padronização entre os cursos de Odontologia das diferentes IES do Brasil, garantindo o egresso de cirurgiões-dentistas com formação de qualidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Peixoto, Lorena Ferreira, Letícia Correa Celeste, Eduardo Magalhães da Silva et Laura Davison Mangilli. « Avaliação da qualidade/satisfação do aprendizado de discentes em disciplina prática do curso de fonoaudiologia ». Distúrbios da Comunicação 29, no 4 (27 décembre 2017) : 625. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p625-635.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: avaliar a qualidade/satisfação do aprendizado de discentes do curso de Fonoaudiologia em sua primeira disciplina prática do curso. Método: estudo prospectivo, observacional/descritivo, realizado com 24 discentes de Fonoaudiologia que cursaram a disciplina “Trabalho de Campo em Fonoaudiologia 1”. Trata-se de uma disciplina cujo objetivo é desenvolver habilidades de observação e análise no processo comunicativo humano. Para o desenvolvimento deste estudo, foram coletadas informações mediante aplicação de um questionário. Os dados foram analisados por meio da distribuição de frequência absoluta e relativa, e a Correlação de Spearman foi utilizada para a análise de correlação entre as questões. Resultados: verificou-se que para que ocorra uma melhor satisfação/aprendizado da disciplina faz-se necessário sua revisão e aprimoramento, principalmente em relação à carga horária, o dia e horário de sua realização, a qualidade das aulas teóricas introdutórias e das atividades práticas, e o número de atividades/ações. Conclusões: Foi possível avaliar a qualidade/satisfação do aprendizado de discentes do curso de Fonoaudiologia em sua primeira disciplina prática. Com base nos resultados obtidos será possível discussões, identificação de reformulações e proposição de melhorias e/ou de implantação de novos conteúdos e ações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Haffner, Sérgio, Luís Alberto Pereira, Leonardo Varaschin Gasperin et Lucio Barreto. « Alocação de bancos de capacitores em redes de distribuição de energia visando eliminar violações de tensão ». Sba : Controle & ; Automação Sociedade Brasileira de Automatica 20, no 4 (décembre 2009) : 546–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592009000400008.

Texte intégral
Résumé :
Neste trabalho apresenta-se um modelo de otimização para o problema de alocação de bancos de capacitores em alimentadores de distribuição de energia elétrica. O modelo proposto apresenta função objetivo linear, restrições lineares e variáveis contínuas e binárias, sendo representado por um problema de programação linear inteira mista. Isto permite que a solução ótima de problemas reais possa ser obtida por intermédio de métodos de otimização clássica. Além disto, o modelo incorpora a definição simultânea do tap ótimo de operação dos transformadores de distribuição visando minimizar as violações nos limites de tensão, ampliando as possibilidades de ajuste. A função objetivo a ser minimizada representa os custos totais de investimento (aquisição, instalação e remoção) e de operação (manutenção e custos associados à violação dos limites de tensão). O modelo apresentado considera restrições operacionais, que descrevem a capacidade dos equipamentos, e restrições financeiras e lógicas, com o objetivo de reduzir o espaço de busca. A variação horária da carga é considerada por meio de um modelo simplificado que permite representar a característica individual de cada transformador de distribuição. O estado de operação dos bancos de capacitores automáticos é determinado juntamente com a solução do modelo, sendo estes equipamentos utilizados apenas quando necessário. A validade e a eficiência do modelo apresentado são comprovadas por intermédio de exemplos de aplicação em redes de distribuição de média tensão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Rebêlo, José Manuel Macário. « Freqüência horária e sazonalidade de Lutzomyia longipalpis (Diptera : Psychodidae : Phlebotominae) na Ilha de São Luís, Maranhão, Brasil ». Cadernos de Saúde Pública 17, no 1 (février 2001) : 221–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2001000100023.

Texte intégral
Résumé :
A distribuição sazonal e horária de Lutzomyia longipalpis foi estudada nos ambientes peri e intradomiciliar de duas localidades da Ilha de São Luís, estado do Maranhão. Os 11.200 exemplares capturados foram atraídos por quatro armadilhas CDC nos anos de 1996 e 1997, mensalmente, das 18h às 6h. L. longipalpis comportou-se como uma espécie anual, tendo sido encontrada em alta freqüência em todos os meses do ano, tendendo a ser mais abundante no período chuvoso (57,2%) do que no seco (42,8%). As maiores freqüências foram observadas nos meses de janeiro e abril, no período chuvoso, e em julho e novembro, no período seco. Foi encontrada a noite inteira, porém foi mais freqüente entre 18h e 22h no peridomicílio, e entre 20h e 2h no intradomicílio.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Agapito, Francisco Tiago Alves, Maria Eleni Henrique da Silva, Raissa Fortes Pires Cunha et Mário Antônio de Moura Simim. « FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA : UM ESTUDO FOCADO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS ». REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA 22, no 2 (5 mai 2021) : 237–52. http://dx.doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p237-252.

Texte intégral
Résumé :
Investigamos a formação dos acadêmicos de Educação Física na área de Educação Física Adaptada (EFA), através de busca e análise de propostas curriculares, ementários e projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física presenciais das universidades federais autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados foram organizados em planilha específica, sendo a análise desses dados realizada por meio de estatística descritiva (distribuição de frequência, média±desvio padrão, mediana, mínimo e máximo). No estudo foram encontrados 72 cursos de Educação Física com habilitação em licenciatura (n = 38; 53%) e bacharelado (n = 34; 47%). A terminologia mais comumente utilizada é “Educação Física Adaptada” (n = 29; 40%). A oferta das disciplinas ocorre com maior incidência no 5º (n = 21; 29%) e no 6º (n = 15; 21%) período/semestre. A carga horária média das disciplinas foi 60±14 hs (mínimo = 30 hs; máximo = 96 hs) e a mediana do número de créditos foi 4 (mínimo = 2; máximo = 6). Concluímos que ofertar uma disciplina obrigatória com carga horária reduzida e nos períodos finais do curso não proporciona aprofundamento necessário para formação ideal nessa área de atuação. Recebido em: 17/09/2020Reformulado em: 01/01/2021Aceito em: 02/02/2021
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Pereira de Souza, Tiago, et Erissandra Gomes. « Avaliação do ensino da ética, bioética e deontologia na formação do fonoaudiólogo do Rio Grande do Sul sob o olhar docente ». Revista Meta : Avaliação 14, no 42 (31 mars 2022) : 141. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i42.3577.

Texte intégral
Résumé :
A ética enquanto atividade reflexiva perpassa todas as esferas da nossa vida, entretanto, ainda carece de atenção a aplicação do seu ensino na formação dos profissionais da saúde. A partir disso, esse estudo do tipo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, objetivou analisar o ensino da ética, bioética e deontologia na formação em Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul, sob o olhar crítico dos docentes. Participaram da pesquisa 11 professores de seis Instituições de Ensino Superior responsáveis pelo ensino das temáticas elencadas no objetivo. O tratamento do conteúdo das falas foi feito por meio da construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O estudo também buscou traçar um perfil do ensino, mapeando a distribuição de carga horária, períodos de disponibilidade das disciplinas, perfil docente, bibliografia utilizada, metodologias de ensino e formas de avaliação, sob um viés normativo. Os dados e informações apontaram para a necessidade do aumento da carga horária dedicada para as temáticas, aplicação interprofissional e interdisciplinar, presença de conteúdos transversais e da transversalidade como metodologia de ensino. O estudo também destaca a importância de atualização das bibliografias utilizadas, ressignificação do conteúdo apresentado para um viés crítico-reflexivo vinculado à prática e o rompimento com métodos tradicionais de ensino.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Maciel, Paulo Roberto Castor. « Análise comparativa dos programas de Matemática : cursos técnicos industriais versus colégio (1942-1965) ». Ensino em Re-Vista 29 (11 février 2022) : e015. http://dx.doi.org/10.14393/er-v29a2022-15.

Texte intégral
Résumé :
A partir de estudos históricos sobre a disciplina de Matemática no ensino secundário, verificou-se uma lacuna com relação à disciplina no ensino industrial. O objetivo do artigo é comparar matemática nos cursos técnicos da Escola Técnica Nacional com a disciplina do 2ºciclo do ensino secundário da época. Para realização da investigação, utilizou-se a história comparada e história das disciplinas escolares. As fontes de pesquisa foram os programas de Matemática, legislação e manuais didáticos. Podemos concluir que, entre as similaridades, temos a forma de ensinar e a nomenclatura de alguns dos conteúdos, e entre as diferenças, a distribuição da disciplina, a carga horária, as finalidades e os manuais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Pizani, Juliana, et Ieda Parra Barbosa-Rinaldi. « Identidade dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física no Paraná : uma análise das áreas do conhecimento ». Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 28, no 4 (décembre 2014) : 671–82. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000400671.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa do tipo descritiva objetivou identificar na matriz curricular de cursos de educação física a distribuição da carga horária por área do conhecimento, com vistas ao entendimento de como a formação se caracteriza no Paraná, especialmente quanto à existência de características próprias para os cursos de licenciatura e bacharelado. Para tanto, analisamos 28 projetos pedagógicos por meio de análise documental, na qual categorizamos as disciplinas presentes na matriz curricular por áreas/dimensões do conhecimento (formação específica e ampliada) propostas pela Resolução CNE/CES n.7/2004. Mediante os resultados encontrados, observamos que a formação específica agrega uma maior carga horária e um maior quantitativo de disciplinas, tendo como principal representante a dimensão cultural do movimento humano, que apresentou a maior carga horária tanto para os cursos de licenciatura como para os de bacharelado, o que condiz com os preceitos para a formação inicial em educação física, visto que abarca os conhecimentos identificadores que possuem tradição histórica da área. Identificamos também que os cursos possuem uma identidade própria relativa que os caracterizam como licenciatura e bacharelado, posto que a dimensão didático-pedagógica tem maior destaque na formação de licenciados e a técnico-instrumental na de bacharéis. As dimensões pertencentes à formação ampliada receberam o mesmo grau de importância para ambas as formações. Contudo, alertamos para a necessidade de realização de outras pesquisas que possam subsidiar novas discussões e intervenções para a área, sobretudo porque a reformulação curricular que determinou a separação em licenciatura e bacharelado é muito recente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

COSTA, Rafael FERREIRA DA, João Roberto Pinto FEITOSA, Gilberto FISCH, Solange Silva de SOUZA et Carlos A. NOBRE. « Variabilidade diária da precipitação em regiões de floresta e pastagem na Amazônia ». Acta Amazonica 28, no 4 (décembre 1998) : 395. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921998284408.

Texte intégral
Résumé :
As estações automáticas do Projeto ABRACOS instaladas na Amazônia Ocidental forneceram os dados horários de precipitação em áreas de pastagem e floresta, durante o trimestre mais chuvoso (j/f/m) no período de 1992 a 1995. A variabilidade diária de precipitação maior que 1 mm h1 mostrou uma frequência relativa de 6,7% dos casos às 14 horas local (hl) na pastagem e 5,7% às 16 hl na floresta. O período da tarde (13-18 hl) registra acima de 30% dos eventos de precipitação em ambos os sítios. Há uma boa regularidade na distribuição horária dos eventos, principalmente na floresta. Para as precipitações maiores que 10 mm h1, existe uma concentração dos casos no final da tarde. Na pastagem 12,3%, e na floresta 11,5% dos eventos ocorrem às 18 hl. O intervalo entre 7-18 hl detém 64,9% dos casos na pastagem, e 57,7% na floresta. Do total de eventos de precipitação, 14% são maiores que 10 mm h1, tanto na floresta como na pastagem. Comparando-se o total de chuva ocorrido nas áreas de floresta e pastagem, o volume precipitado na floresta é cerca de 28% em média superior ao da pastagem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Recine, Elisabetta, Renata Couto Falcão Gomes, Andhressa Araújo Fagundes, Anelise Rizzolo de Oliveira Pinheiro, Bárbara de Alencar Teixeira, Jussara Santos de Sousa, Natacha Toral et Renata Alves Monteiro. « A formação em saúde pública nos cursos de graduação de nutrição no Brasil ». Revista de Nutrição 25, no 1 (février 2012) : 21–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732012000100003.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: Caracterizar a formação em saúde pública nos cursos de graduação em Nutrição, considerando o perfil dos professores e disciplinas oferecidas na área de Nutrição em Saúde Pública. MÉTODOS: Estudo transversal tendo sido enviados questionários a todas as instituições públicas e particulares brasileiras com graduação em Nutrição e com ao menos uma turma formada até o primeiro semestre de 2010 (n=296). Avaliou-se, o tempo de funcionamento dos cursos; número de vagas, oferta de cursos de pós-graduação; disciplinas que compõem a área de Nutrição em Saúde Pública, carga horária, distribuição de horas entre aulas teóricas e práticas e formação dos professores por elas responsáveis. RESULTADOS: Foram recebidos 65 questionários (22,0%). A maioria dos cursos destinou no máximo 30% da carga horária total para as disciplinas de Nutrição em Saúde Pública. Em média, 82,2% das disciplinas de Nutrição em Saúde Pública eram obrigatórias. Quase um quarto da carga horária das disciplinas de Nutrição em Saúde Pública é destinado a atividades práticas. Nas instituições públicas, 48,0% dos cursos apresentavam mais da metade do total de professores nutricionistas, contra 17,5% nas particulares. CONCLUSÃO: A área de Nutrição em Saúde Pública caracteriza-se pelas disciplinas de Avaliação Nutricional, Educação Nutricional, Nutrição em Saúde Pública e Epidemiologia. Nos cursos estudados identificou-se a necessidade de aumentar a oferta de disciplinas que contribuam para a formação de profissionais voltados para o Sistema Único de Saúde, com capacidade de análise dos problemas nutricionais considerando o contexto histórico-político-econômico-demográfico-ambiental e epidemiológico. Percebeu-se ainda insuficiência na abordagem de áreas que não strito sensu de saúde como alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Barros, Camila Monteiro de, Miriam Vieira da Cunha et Lígia Maria Arruda Café. « Estudo comparativo dos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil ». Informação & ; Informação 23, no 1 (17 mars 2018) : 290. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p290.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A sociedade se constitui num movimento orgânico em suas diversas dimensões – cultural, profissional, educacional, etc. – assim, é imprescindível que os currículos dos cursos de Biblioteconomia sejam repensados e ressignificados a partir dessa evolução social. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo levantar informações a respeito da estrutura curricular dos cursos de Biblioteconomia das universidades brasileiras como forma de desenvolver um panorama da situação atual desses cursos. Metodologia: Inicialmente, foram selecionados os 26 cursos de universidades federais e estaduais brasileiras, no entanto, consideramos apenas as nove universidades que disponibilizavam em seus sites as informações necessárias para o estudo. Os currículos foram analisados a partir das áreas curriculares propostas para os cursos de Biblioteconomia dos países do Mercosul. Resultados: Constatamos que a área que apresenta maior carga-horária de disciplinas obrigatórias é a de Formação Geral, com 16,56%. A área com menor representatividade é a de Tecnologias da Informação, com 5,94%. Verificamos também que a distribuição de carga horária em cada área curricular é bem variada, a partir dos diferentes contextos das universidades analisadas. Conclusão: Nesse sentido, apontamos a necessidade de não pensar o currículo de forma demasiado individualizada. Para tanto, é sensato estar a par das demandas sociais tanto para atender à realidade atual quanto para modificá-la.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Melo Santos, Rita de Cássia, et Adolfo Wagner. « APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “POR DENTRO DO IFPB : conhecer e expressar” ». CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais 1, no 24 (17 mai 2020) : 12–15. http://dx.doi.org/10.46906/caos.n24.51382.p12-15.

Texte intégral
Résumé :
O presente dossiê buscou reunir a produção dos discentes vinculados ao PIBID Sociologia UFPB/IFPB. Coordenado pelos organizadores desse dossiê, Rita de Cássia Melo Santos (DCS/UFPB) e Adolfo Wagner (IFPB), o PIBID Sociologia UFPB/IFPB pretendeu mergulhar em profundidade na compreensão do funcionamento do ensino de sociologia numa escola técnica de João Pessoa. Para isso, tomou como primeiro objetivo o desvendamento do funcionamento institucional do IFPB. Durante seis meses, os estudantes do PIBID observaram e anotaram a rotina de funcionamento, a distribuição da carga horária de sociologia entre os cursos técnicos e superiores, a composição da biblioteca, a estrutura física, a organização dos movimentos estudantis e a memória da Instituição. Uma releitura desse diagnóstico corresponde ao primeiro artigo desse dossiê.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

FRANCO, Maira Vieira A., F. S. SOUSA, D. M. MEDEIROS et J. C. MEDEIROS. « O processo de escolha de turmas e distribuição de carga horária no Distrito Federal : fuga por melhores condições de trabalho ? » Olhar de Professor 20, no 1 (2017) : 148–58. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.20i1.0012.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Mariotti, Milton Carlos, Rafaella Stradiotto Bernardelli, Renato Nickel, Abdo Augusto Zeghbi, Maria Luiza Vautier Teixeira et Ruy Moreira da Costa Filho. « Características profissionais, de formação e distribuição geográfica dos fisioterapeutas do Paraná - Brasil ». Fisioterapia e Pesquisa 24, no 3 (septembre 2017) : 295–302. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/16875724032017.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil dos fisioterapeutas paranaenses no ano de 2015, suas características sociodemográficas, tendências na formação e mercado de trabalho, em uma pesquisa quantitativa de caráter transversal. A amostra foi composta por 377 fisioterapeutas, dos 11272 inscritos no Conselho Profissional no ano de 2015, que responderam a um questionário estruturado disponível on-line. Os resultados mostraram que os fisioterapeutas do Paraná constituem-se predominantemente por jovens de 21 a 40 anos (81,7%), do sexo feminino (77,7%), e se concentram na macrorregião de Curitiba (53,6%). A maioria graduou-se nos últimos dez anos (59,9%) e possui pós-graduação lato sensu (73,7%), porém poucos possuem mestrado ou doutorado. A maioria (82,8%) trabalha exclusivamente com a profissão, em um único emprego (53,3%), em instituição privada (59,2%), como autônomos (55,7%), com carga horária de mais de oito horas diárias (35,5%). Com relação a área de atuação, 68,7% trabalham em mais de uma área, sendo Traumato-ortopedia a que apresenta o maior número de profissionais atuantes (59,9%), seguida da Neurofuncional (41,1%) e da Respiratória (38,7%). A maioria dos profissionais tem renda mensal entre o piso e quatro mil reais (42,9%). Assim, foi possível traçar o perfil do fisioterapeuta do Paraná em 2015, vislumbrando a identidade da profissão no estado e a projeção de tendências futuras, o que possibilitará às instituições de ensino superior e às entidades representativas da categoria a criação de estratégias futuras para formação e a regulação do mercado de trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Sá, Leidiane Ferreira de, et Mara Franco de Sá. « O olhar docente sobre a reforma do ensino médio no Brasil ». CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no 7 (1 juillet 2024) : e8004. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.7-014.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo apresenta reflexões de professores acerca dos primeiros anos de implantação do Novo Ensino Médio brasileiro e tem como tema “o olhar docente sobre a reforma do Ensino Médio no Brasil”. O universo da pesquisa foi uma escola pública de Ensino Médio do campo situada no sul do Piauí, estado do nordeste brasileiro. Neste estudo, diante das novas propostas curriculares do Novo Ensino Médio, buscou-se também verificar a formação docente continuada realizada na escola universo da pesquisa, bem como identificar os principais desafios vivenciados na prática docente após a implementação da reforma supracitada. A pergunta norteadora para o desenvolvimento desse trabalho foi: Nos primeiros anos da implantação do Novo Ensino Médio, qual a percepção dos docentes sobre a reforma curricular em questão? A abordagem da pesquisa é qualitativa com a adoção da técnica de entrevista semiestruturada, a qual foi realizada com 10 docentes. Os dados apontam que as primeiras experiências com reforma do Ensino Médio não promoveram melhorias nesta etapa de ensino, especialmente por não ter sido acompanhada de investimento na infraestrutura escolar, nem de efetiva formação docente continuada. As mudanças estiveram restritas às alterações curriculares, com substituição da obrigatoriedade de disciplinas e na distribuição de carga horária dos docentes, a qual gerou principalmente insegurança nos docentes, tanto sobre o domínio do conteúdo a ser ministrado quanto à garantia de carga horária.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Feldman, Ariel. « PESQUISA DE POLÍTICA EDUCACIONAL A PARTIR DO MUNICÍPIO ». Notandum, no 53 (24 avril 2020) : 37–57. http://dx.doi.org/10.4025/notandum.vi53.51813.

Texte intégral
Résumé :
O artigo objetiva realizar reflexões que possam subsidiar pesquisas que investiguem as interfaces entre disputa pelo poder político local e gestão municipal da educação. Sugere-se a realização de estudos que tenham como recorte espacial municípios interioranos do Brasil, contextualizados no período histórico da vigência da política de fundos (1996-2020). Pondera-se sobre a utilização do conceito de clientelismo numa abordagem interdisciplinar de pesquisa entre diversas áreas das ciências sociais, a antropologia, a sociologia e a pesquisa educacional. Argumenta-se que as elites locais têm um papel ativo na gestão municipal da educação, notadamente em três aspectos, a contratação de professores temporários, a lotação e distribuição de carga horária de docentes concursados e a indicação política de diretores escolares. Municípios do estado do Pará foram utilizados como base empírica para as reflexões teóricas realizadas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Sidnei Maciel Teixeira, Edson. « Workload distribution analysis of a Technology Course curriculum using QFD concepts ». Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas 11, no 2 (juin 2016) : 21–38. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v11i2.1357.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Castro-Silva, Igor Iuco, Francisco Valdicélio Ferreira et Jacques Antonio Cavalcante Maciel. « Pesquisas em Biotecnologia no Brasil : Uma correlação espacial entre índice-H e desenvolvimento social ». Research, Society and Development 10, no 1 (15 janvier 2021) : e29910111807. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11807.

Texte intégral
Résumé :
Indicadores bibliométricos são úteis para avaliar o impacto da produtividade acadêmica, aliados à compreensão geopopulacional. O objetivo deste estudo foi analisar a distribuição espacial de pesquisas em Biotecnologia no Brasil, verificando possível correlação entre índice-h e desenvolvimento social. A amostra foi composta por dados de 959 docentes e 59 programas strictu senso em Biotecnologia do país. Dados autorreferenciados de cada programa traçaram seus perfis descritivos. Foram construídos mapas de distribuição e de autocorrelação local (MoranMap) dos programas e do índice-h pela densidade populacional. Análise bivariada (LISA) considerou variáveis dependentes (taxa de programas e índice-h pela densidade populacional) e independente (IDHM). Como resultados, houve prevalência de doutorado acadêmico, com maior tempo de criação, carga horária, nota CAPES, número de docentes e índice-h médio, com maioria de programas na Região Sudeste, exceto mestrados acadêmicos, na Nordeste. A distribuição de programas pela densidade populacional foi maior em RIAUs de Palmas, Araraquara e Alfenas, enquanto de índice-h em RIAUs de Palmas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Houve autocorrelação positiva de programas aglomerados em RIAUs de SP e Porto Alegre e entre programas e índice-h em RIAUs de Porto Alegre, Caxias do Sul e Ribeirão Preto. Análise bivariada IDHM-programas exibiu aglomerados alto-alto em RIAUs de SP e Porto Alegre e IDHM-índice-h aglomerados alto-alto em RIAUs de SP, MG e RJ. O mapeamento do índice-h e IDHM ajudou na compreensão da produtividade acadêmica da Biotecnologia no Brasil, contribuindo para discussão de modelos de avaliação em realidades desiguais no cenário nacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Mendonça, Francisco De Assis, et Elaiz Aparecida Mensch Buffon. « APLICAÇÃO DA ESCALA TEMPORO-ESPACIAL FINA EM ESTUDO DE INUNDAÇÕES URBANAS : PAINÉIS PARA CURITIBA-PR, BRASIL ». Geo UERJ, no 34 (15 avril 2019) : e40943. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2019.40943.

Texte intégral
Résumé :
Os eventos climáticos extremos associados às chuvas e inundações estão no centro da analise desenvolvida no presente texto. A variabilidade espaço-temporal da precipitação, associada à configuração de dois eventos hidrometeorológicos extremos/inundações na Cidade de Curitiba-PR, constitui dois estudos de caso utilizados como exemplo. Os episódios selecionados são decorrentes da atuação da MTa (Verão) e outro da FF (Outono). Utilizou-se de dados de no mínimo 40 pluviômetros automáticos e de dados climáticos gerais registrados em estações automáticas na escala horária. Os dados foram fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e pelo Instituto Tecnológico SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná). A metodologia empregada apoia-se na estatística e no sistema de informação geográfica para representação espaço-temporal, com destaque para a criação de painéis. Os resultados, para Curitiba e seu aglomerado, demonstram que: 1) as inundações são decorrentes de eventos extremos de chuva, que ocorrem em curto intervalo de tempo (horas) e são localizados espacialmente em decorrência da dinâmica climática; 2) os eventos extremos de chuva, decorrentes da atuação da FF, avançam do sul para o centro-oeste e centro-leste da área, enquanto que a atuação da MTa configura um avanço de leste para norte, que se desloca para o oeste e sudoeste. A configuração espaço-temporal da precipitação pluvial em episódios de inundações evidencia a importância do emprego da analise em escala fina (horária e minutos) com uma densa distribuição de estações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Bazon, Fernanda Vilhena Mafra, et Gabriela Freitas Souza da Silva. « Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva : análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física ». Revista Pedagógica 22 (19 mai 2020) : 1–24. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.5064.

Texte intégral
Résumé :
Na educação atual um dos temas que possui grande importância é a inclusão escolar e a formação de professores para atuar com a diversidade do alunado. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas das universidades federais da região Nordeste, no que tange à discussão da educação inclusiva. Foram analisados os currículos destas licenciaturas disponibilizados pelas universidades federais da região Nordeste por meio de três etapas. A primeira tratou da presença de disciplinas voltadas para a Educação Inclusiva. A segunda analisou a distribuição da carga horária dos cursos; e a terceira analisou as ementas das disciplinas. Nossos resultados mostram grande defasagem do currículo dos cursos de licenciatura quanto à formação voltada para a inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, mostrando a necessidade de se repensar os mesmos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Albuquerque, Rodrigo Diniz, Carlos Eduardo de Oliveira Dantas, Elaine Lima Araújo et Talitha Lucena Vasconcelos. « Distribuição Temporal das Precipitações no Município do Recife (Temporal Distribution of Rainfall in the Recife City) ». Revista Brasileira de Geografia Física 6, no 2 (4 septembre 2013) : 245–52. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v6.2.p245-252.

Texte intégral
Résumé :
As brisas são mecanismos tropicais de mesoescala que quando associados aos mecanismos de grande escala como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e sistemas frontais provocam chuvas concentradas no litoral da Região Metropolitana do Recife (RMR) durante o inverno. Estes fenômenos climáticos quando atuam nas áreas de risco de morros dentro dos centros urbanos provocam acúmulo de precipitação e deslizamentos de terras, muitas vezes ocasionando mortes. A pesquisa tem como objetivo estudar a distribuição horária da precipitação pluviométrica entre os anos de 2000 e 2007 no Município do Recife, buscando correlações com o seu principal mecanismo de formação. Para tal foram usados os dados do pluviômetro e do pluviógrafo da estação Recife/Afogados os quais foram validados a partir da comparação entre eles. Os pluviogramas foram digitalizados e foram construídos gráficos comparando os totais anuais de precipitação do pluviógrafo com os do pluviômetro e se mostraram satisfatórios já que apresentaram erros menores que 5%. Assim, a partir destes dados foram gerados gráficos de frequência de eventos por faixa horária do dia para cada ano da análise. O período do dia com maior intensidade de chuvas foi entre 23 horas da noite e 7 horas da manhã e o intervalo de hora que mais ocorreu registros de chuva foi entre 6 horas e 7 horas da manhã. Concluiu-se que as brisas terrestres colaboram para a precipitação na cidade do Recife já que os eventos de chuva se concentram entre a noite (principalmente a madrugada) e o início da manhã, fase do dia em que este mecanismo atua mais intensamente. The tropical breezes are mesoscale mechanisms that when mechanism related to large scales the Intertropical Convergence Zone (ITCZ) and frontal systems cause rains concentrated on the coast of the Metropolitan Regionof Recife (MRR)during the winter. These weather phenomena when act in areas at risk of hills in towns causing accumulation of rainfall and lands lides, often causing deaths. The research aims to study thedistributionofhourlyrainfallbetweenthe years 2000and 2007in the cityof Recife, seeking correlations with its main formation mechanism. Tothis end, weuseddata from therain gaugeandrain gauge charts station Recife/Afogados, which were validatedby comparingthem.The pluviograms were scanned and were constructed graphs comparing the total annual precipitation from rain gauge charts with the rain gauge and proved satisfactory as it had errors of less than 5%. Thus, from these data were generated graphics frequency of events per time band for each day of the year analysis. Thetime of daywith the highestintensityof rainfall was between 11:00 PM and 7:00 AM and the time interval over which records rainfall occurred was between 6:00AM and 7:00 AM. It was concluded that the land breezes collaborate to precipitation in the Recife City since the rainfall events are concentrated between night (mostly night) and early morning, the day phase in which this mechanism acts more intensely. Keywords: temporal distribution of rainfall, breezes, Recife City.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Brito, Marylene de, Cláudio Casanova, Luciene Maura Mascarini, Dalva Marli Valério Wanderley et Fernando Motta de Azevedo Corrêa. « Phlebotominae (Diptera : Psychodidae) em área de transmissão de leishmaniose tegumentar americana no litoral norte do Estado de São Paulo, Brasil ». Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 35, no 5 (octobre 2002) : 431–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822002000500002.

Texte intégral
Résumé :
A região do litoral norte do Estado de São Paulo registrou 14, 30 e 104 casos de leishmaniose tegumentar americana nos anos de 1993, 1994 e 1995 respectivamente. Com objetivo de caracterizar a fauna e a distribuição sazonal e horária das espécies de flebotomíneos foram realizadas coletas quinzenais de formas adultas durante o período de dezembro de 1995 a novembro de 1996, utilizando-se armadilhas luminosas do tipo CDC, no interior da residência, no peridomicílio e na mata durante 12 horas a partir do crepúsculo vespertino. No peridomicílio foi utilizada, durante 6 horas também a partir do crepúsculo vespertino, armadilha de Shannon instalada a 100 metros da casa. A cada 3 meses esta armadilha foi utilizada durante 12 horas. Foram observadas flutuações das densidades populacionais, bem como as ocorrências intra e extradomiciliar das espécies predominantes. Lutzomyia intermedia foi a espécie mais abundante nas diferentes armadilhas utilizadas e nos ambientes investigados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

SCHMITZ, Gabriela Luisa, et Luiz Caldeira Brant de TOLENTINO-NETO. « CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E EM QUÍMICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ». Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 15, no 34 (9 février 2024) : 70–84. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.684.

Texte intégral
Résumé :
A Prática como Componente Curricular (PCC) é uma dimensão da formação inicial de professores, instituído em 2002, com o objetivo de articular a dimensões teórica e prática da formação de professores. Nosso estudo busca analisar como a prática como componente curricular aparece nos documentos oficiais e nos projetos de curso de licenciatura em Ciências Biológicas e em Química. A pesquisa qualitativa se deu por análise dos documentos segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados da análise demonstram que os cursos estão, documentalmente, de acordo com o exigido pela legislação para formação de professores, tanto nos seus pressupostos teóricos quanto em relação à carga horária e sua distribuição. Além disso, na análise, são destacadas características fundamentais da PCC, como a aproximação da atividade docente, construção da identidade docente e articulação de conhecimentos. Assim, destacamos, ainda, a importância da manutenção da PCC tal como configurada nas Resoluções de 2002.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Almeida, Obertal, et Paulo Marcelo Teixeira. « Licenciaturas em biologia e a legislação de formação docente : análise das similitudes e divergências ». Práxis Educacional 19, no 50 (1 mai 2023) : e11122. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11122.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho analisou comparativamente os Projetos Pedagógicos de três cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição, no sentido de examinar os processos de adequação as seguintes regulamentações oficiais sobre formação docente: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (DCN-CB), as DCN 01/2002, as DCN 02/2015, a Resolução n. 70/2019 e o Projeto Pedagógico Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação da UESB (PPI-FP/ UESB). Ao analisar os resultados, constatamos que, no geral, os três cusros apresentam mais similitudes que divergências. Em consonância com as DCN-CB e as DCN 01/2002 nos PPC atuais dos três cursos as principais similitudes foram: os objetivos apresentam a mesma perspectiva formativa, a carga horária na dimensão Fundamentos Filosóficos e Sociais é pequena; a Prática como componente curricular (PCC) está com sua carga horária mínima distribuída ao longo do curso, sem estar integrada às atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, não sendo contemplada nas disciplinas de conteúdo específicos e com a dinâmica de funcionamento sem atender a perspectiva interdisciplinar. E como divergência principal podemos explicitar, por exemplo, o fato de dois dos cursos apresentarem o enfoque do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado exclusivamente para a área de educação. No que diz respeito às DCN 02/2015, nos três cursos se faz necessário alguns ajustes nos novos PPC, principalmente na dinâmica de funcionamento e distribuição da PCC, para que venham fomentar ainda mais a identidade dos cursos de licenciatura como espaços privilegiados para a formação inicial de professores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Sá, Cícera Alves Agostinho de, Maria do Socooro Cordeiro de Sousa, José Ronaldo Ribeiro da Silva, Francinalva Cordeiro de Sousa et José Marcelo Cordeiro Possas. « Divergências entre o mapeamento curricular das Escolas Profissionais e Escolas Regulares Cearenses ». Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 9, no 5 (8 décembre 2014) : 133. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v9i5.3080.

Texte intégral
Résumé :
O governo federal, por meio do programa Brasil Profissionalizado favorece a construção e funcionamento de escolas de educação profissional. A Secretaria do Estado do Ceará, utilizando recursos do referido programa vem investindo, desde 2008, na edificação e adaptação de escolas de ensino médio, nas quais ocorre a integração entre as disciplinas da base comum e componentes curriculares da área técnica. O contraponto dessa modalidade de ensino é a distribuição da carga horária no mapa curricular, de forma que parte do tempo mínimo previsto de 800 horas anuais para as disciplinas da base comum é destinado à área técnica e/ou atividades complementares. Analisar a disparidade entre o mapa curricular das escolas estaduais de ensino médio regular e de educação profissional do Ceará constitui o cerne dessa pesquisa, visto que ocorre nas escolas profissionais uma supressão do mínimo de tempo exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, para a base comum, conforme dados levantados e analisados através dessa pesquisa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Mayo, Renata Caporalle, Claudio Casanova, Luciene Maura Mascarini, Marta Gislene Pignatti, Osias Rangel, Eunice Aparecida Bianchi Galati, Dalva Marli Valério Wanderley et Fernando Motta de Azevedo Corrêa. « Flebotomíneos (Diptera, Psychodidae) de área de transmissão de leishmaniose tegumentar americana, no município de Itupeva, região sudeste do Estado de São Paulo, Brasil ». Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 31, no 4 (août 1998) : 339–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821998000400002.

Texte intégral
Résumé :
O estudo da fauna flebotomínica em área de transmissão recente de leishmaniose tegumentar americana fornece subsídios para o controle da doença no Estado de São Paulo. Neste estudo, procurou-se caracterizar a distribuição sazonal, espacial e horária das espécies de flebotomíneos encontradas no município de Itupeva. As coletas foram realizadas quinzenalmente entre abril/94 e março/95. Dos 864 indivíduos coletados, 81,4% pertenceram a 4 espécies: Lutzomyia migonei (32,4%), L. whitmani (26,0%), L. intermedia (12,0%) e L. fischeri (10,9%). Estas espécies apresentaram maior densidade no período mais frio e seco do ano (abril a setembro/94) e maior atividade entre a segunda e a quinta hora após o crepúsculo vespertino. L. migonei predominou em praticamente todos os ambientes investigados, seguida por L. whitmani e L. longipalpis no ambiente domiciliar. Conclui-se que, juntamente com L. intermedia, espécie suspeita como provável vetora no Estado de São Paulo, L. migonei e L. whitmani podem estar desempenhando um importante papel na transmissão da leishmaniose tegumentar na área estudada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Triches, Juliana, Moacir Kripka et Ilizandro Boscardin. « Otimização aplicada ao problema de alocação de equipes em uma panificadora ». Exacta 13, no 3 (25 février 2016) : 377–88. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v13n3.5865.

Texte intégral
Résumé :
Uma das principais atividades do planejamento de projetos é o planejamento de cronograma, que envolve alocar equipes e escalonar tarefas. Alocar uma equipe consiste em atribuir as responsabilidades de uma tarefa a um conjunto de recursos humanos. Podem existir várias alternativas a ponderar e várias restrições a respeitar, como prazos, orçamentos, limitação de recursos humanos, carga horária máxima e dependências entre tarefas. Os desenvolvedores podem ter capacidades técnicas diferentes e as tarefas podem exigir necessidades distintas. Devido à complexidade de resolução deste tipo de problema, torna-se ideal a aplicação de técnicas de otimização. Assim, o objetivo da abordagem proposta é oferecer uma ferramenta capaz de apoiar e guiar as decisões no problema em questão, a alocação de equipes em uma panificadora. Observou-se que a formulação e resolução como um problema de otimização conduziram a uma distribuição mais uniforme das atividades, respeitando as habilidades e evitando a concentração de tarefas sobre um único funcionário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Hellmann, Fernando, Leandro Grassi et Marta Inez Machado Verdi. « O currículo da Naturologia à luz dos conceitos de racionalidade médica e prática integrativa ». Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares 6, no 10 (19 octobre 2017) : 39. http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v6e10201739-49.

Texte intégral
Résumé :
O bacharelado em Naturologia distingue-se no Ensino Superior brasileiro pelo estudo de práticas não convencionais de cuidado em saúde humana. Este estudo teve por objetivo analisar o currículo de Naturologia a partir dos conceitos de racionalidade médica e prática integrativa. Trata-se de pesquisa com abordagem preponderantemente qualitativa, descritiva e documental na qual foram analisados, por meio de análise de conteúdo, 51 programas de disciplinas do curso de Naturologia de uma universidade no Sul do Brasil. Discutiu-se a distribuição do número de horas do currículo alocadas às dimensões das racionalidades médicas da Medicina chinesa, ayurvédica e ocidental contemporânea, além das práticas integrativas e as disciplinas sociotécnicas e humanistas. Constatou-se que 38% da carga horária são de cunho biomédico, 37% de cunho vitalista e 25% envolvem disciplinas sociotécnicas e humanistas. Por fim, este estudo sugere a necessidade de reforma curricular e colabora para pensar em referências relativas a tais práticas de cuidado em saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Meira, Maria Dyrce Dias, et Paulina Kurcgant. « Avaliação da formação de enfermeiros segundo a percepção de egressos ». Acta Paulista de Enfermagem 21, no 4 (2008) : 556–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002008000400004.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: Apreender a percepção de egressos de um curso de graduação em Enfermagem sobre o processo de sua formação, frente às demandas que vivenciamos no cotidiano profissional para subsidiar a reformulação pedagógica do curso. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e o método adotado foi o Estudo de Caso. Foram entrevistados 32 enfermeiros egressos do ano de 2003 e foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin. RESULTADOS: Resgataram-se cinco categorias, donde se depreende que o programa de ensino deve reforçar o desenvolvimento de competências ético-políticas; contextualizar-se segundo as políticas públicas de saúde; promover pesquisas vinculadas às demandas de saúde da comunidade; considerar a interdisciplinaridade na distribuição de conteúdos e carga horária e reforçar a formação de competências específicas, principalmente, as relacionadas à gestão em enfermagem. CONCLUSÃO: Este estudo permitiu identificar aspectos do processo formativo que interferem no cotidiano de trabalho de enfermeiros e merecem ser considerados na reestruturação dos Projetos Político Pedagógicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Brito, Eliana Povoas Pereira Estrela. « A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o projeto universidade nova : como ficam as licenciaturas ? » Revista Internacional de Educação Superior 3, no 3 (9 août 2017) : 563–81. http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7779.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho se inscreve no terreno das atuais políticas públicas para a educação superior brasileira focando, neste conjunto, as políticas públicas voltadas à formação de professores. Constitui, como lugar de investigação, o processo de implantação dos Cursos de Licenciaturas Interdisciplinares da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A essa processualidade, questiona-se: Como, no contexto da prática, estão sendo significadas as diretrizes e demais orientações normativas à serviço da organização dos cursos de licenciaturas no Brasil? Quais ações podem ser identificadas como estratégias institucionais voltadas à subversão destes textos políticos? Quais práticas indicam o efetivo atendimento às normativas legais? Em resposta a essas problematizações, a análise identificou a utilização de estratégias institucionais que priorizam o atendimento das dimensões “quantitativas” exigidas pelos textos políticos (distribuição da carga horária da prática como componente curricular e estágio obrigatório) em detrimento das dimensões qualitativas e seus prováveis avanços na perspectiva da formação de professores para atuarem na educação básica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Linhares, Karoline Marcondes, et Irene Cristina De Mello. « ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL E NA ARGENTINA ». REVISTA FOCO 16, no 02 (1 février 2023) : e891. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n2-038.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho tem por finalidade apresentar resultados parciais da pesquisa comparativa entre currículos de formação inicial de professores de Química. Foram selecionados como parâmetro para o desenvolvimento do estudo comparado, os currículos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como referencial nacional, a qual vem há anos obtendo notas elevadas na avaliação do Ministério da Educação no curso de Licenciatura em Química e da Universidade de Buenos Aires na Argentina (UBA) que, além de ser país fronteiriço com o Brasil, detém curso de nível elevado no ensino superior. Este estudo utilizou pressupostos teóricos sobre formação inicial (GATTI, SCHNETZLER) e sobre currículo (LOPES, MOREIRA). Empregou-se uma abordagem metodológica qualitativa com o propósito de realizar a investigação comparativa entre o currículo de formação inicial das duas instituições públicas e suas possíveis implicações no ensino da química nos dois países. O estudo, ainda em desenvolvimento, indica como resultados parciais, pela análise do perfil do egresso e avaliação qualitativa da estrutura curricular que, mesmo possuindo cargas horárias distintas, contam com disciplinas com características semelhantes e distribuídas com maior ênfase na parte específica da Química, para as quais se destina mais de 60% da carga horária em ambos, o que é feito em detrimento das destinadas à docência que, junto aos demais aspectos relacionados à duração do curso, distribuição das disciplinas e critérios de aprovação, podem impactar o perfil dos egressos e sua finalidade de formar professores em Química. Por fim, um elemento relevante que diferencia os dois perfis de formação é a importância dada à inclusão social, que somente na UFMT consta no currículo, podendo proporcionar um diferencial na identidade docente dos egressos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Costa, Luís de Pinho, Elisabete Castro, Sónia Marques Moreira, Inês Valga Souto, Catarina Pinto Nogueira et Ana Cláudia Almeida. « Atividades Curriculares Pós-laborais em Medicina Geral e Familiar : Quanto Tempo a Mais ? » Revista ADSO 7, no 10 (8 février 2020) : 18–26. http://dx.doi.org/10.35323/revadso.7102019117.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A insatisfação dos Internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) com o tempo despendido em atividades curriculares não clínicas encontra-se documentada na literatura, contudo não existem dados sobre o tempo efetivamente despendido nessas atividades.Objetivo: Caraterizar o tempo despendido pelos Internos de MGF da Zona Norte em atividades curriculares no período pós-laboral e pesquisar a associação com variáveis sociodemográficas.Métodos: Estudo observacional, transversal, descritivo e analítico; amostra de conveniência dos Internos de MGF da Zona Norte, respeitando o tamanho amostral mínimo de 122 participantes. Foram enviados convites para participação, bem como questionário sociodemográfico e folha de registo do tempo despendido em 2 períodos de 7 dias consecutivos. Foram aplicados testes estatísticos para exploração de associações, tendo-se adotado um nível de significância de 0,05.Resultados: A média de idades dos 122 participantes foi de 28 anos, sendo 84% do sexo feminino, 30% casados ou em união de facto e 92% sem descendentes a cargo. Cerca de 20% frequentavam o 1º ano, 35% o 2º ano, 20% o 3º ano e 25% o 4º ano de Internato. A mediana da carga horária despendida em semana típica foi de 18 horas. O estado civil demonstrou influenciar a carga horária semanal, sendo que os casados ou em união de facto despendem em média mais 4 horas e 30 minutos que os solteiros em atividades curriculares pós-laborais. A distribuição por tipo de atividade é liderada pela realização de trabalhos (4 horas), cursos (3 horas) e estudo (2 horas).Discussão: As 40 horas do contrato de trabalho são a ponta do icebergue do tempo de trabalho efetivo dos Internos de MGF. A confirmarem-se estes resultados, mediante estudos com uma metodologia mais robusta, importa realizar uma reflexão sobre os fatores causais e o seu impacto na valorização da trajetória de aprendizagem do Interno.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Lopes, Mariana Vilela, Modesto Barreto, Érika Auxiliadora Giacheto Scaloppi, José Carlos Barbosa et Orivaldo Brunini. « Mapas de zonas de risco de epidemias e zoneamento agroclimático para o Cancro Cítrico no Estado de São Paulo ». Summa Phytopathologica 34, no 4 (décembre 2008) : 349–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-54052008000400009.

Texte intégral
Résumé :
O cancro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri Valterin et alii 1995, é uma doença conhecida mundialmente e sempre constituiu séria ameaça para a citricultura brasileira. O objetivo do presente trabalho foi analisar as condições climáticas do Estado de São Paulo e desenvolver mapas de zonas de maior risco de epidemias de cancro cítrico. Foram utilizados dados meteorológicos referentes aos anos de 2002 a 2005, os quais foram baseados no modelo de previsão desenvolvido por Campbell & Madden (4) e Hau & Kranz (10). A freqüência dos dados foi horária e quando alguma estação apresentava falha, esses eram extrapolados da estação mais próxima. Foram contabilizados os índices de favorabilidade e posteriormente calculadas as porcentagens de dias favoráveis à ocorrência da doença no período de um ano. A partir destas informações, foram gerados os mapas temáticos do Estado de São Paulo, com a distribuição espacial da porcentagem de dias favoráveis à ocorrência de cancro cítrico. A região Noroeste do Estado foi a que apresentou a maior porcentagem de dias favoráveis à ocorrência de cancro cítrico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Teixeira, Silvana Rocha, Mauro Fernandes Teles et Pablo Maciel Brasil Moreira. « Avaliação do Perfil da Assistência Farmaceutica dos Munícipios do Sudoeste da Bahia ». Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no 38 (30 novembre 2017) : 454–67. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i38.912.

Texte intégral
Résumé :
Com a Política Nacional de Medicamentos a Assistência Farmacêutica passa a ser compreendida como ponto complementar nas práticas desenvolvidas para promoção, prevenção e recuperação à saúde, ultrapassando a simples aquisição e distribuição de medicamentos. Entretanto os municípios brasileiros encontram dificuldades para cumprir as diretrizes dessa política. Este estudo objetiva avaliar a capacidade de gestão da Assistência Farmacêutica dos municípios vinculados a Microrregião de Saúde do Sudoeste Baiano. Trata-se de um estudo de corte transversal quali-quantitativo, realizado com os 12 municípios vinculados a Microrregião Região de Saúde do Sudoeste da Bahia que aceitaram participar da pesquisa por meio da aplicação de questionário virtual, adaptado. Os resultados mostram que os farmacêuticos que trabalham na Assistência Farmacêutica dos municípios possuem uma faixa salarial que varia entre 1300 a 4000 reais, com carga horária de 20 a 40 horas semanal, onde 50% deles possuem um segundo vínculo empregatício. A maioria dos municípios encontra dificuldade em realiza gestão técnica, não possui uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), não utilizam Manual de Boas práticas de Armazenamento e Distribuição de medicamentos nem POP’s (Protocolos Operacional Padrão). Desmontaram objeção para cumprir as etapas do ciclo da Assistência Farmacêutica e garantir o uso racional de medicamentos da população. Conclui-se então que apesar dos avanços ocorridos na consolidação do SUS, em particular na Assistência Farmacêutica, os municípios ainda se deparam com dificuldades, em gerenciar e executar ações básicas que envolvem a Assistência Farmacêutica o que pode levar a deficiência no acesso da população ao medicamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie