Articles de revues sur le sujet « Demografia (estudo) »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Demografia (estudo).

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Demografia (estudo) ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Dias, Dayane Julia Carvalho, et Carmen Margarida Oliveira Alveal. « Um estudo preliminar da demografia do Rio Grande do Norte colonial : fontes, métodos e resultados ». Revista Brasileira de Estudos de População 34, no 3 (20 décembre 2017) : 485–507. http://dx.doi.org/10.20947/s0102-3098a0032.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo pretende realizar um diálogo entre a Demografia e a História, aliando os conhecimentos específicos dessas duas disciplinas, no sentido de um melhor entendimento tanto dos números coletados para a população do Rio Grande do Norte quanto do contexto histórico que explicaria esses números. Portanto, o objetivo desse estudo é apresentar características sociodemográficas da população norte-riograndese na virada do século XVIII para o XIX, por meio dos primeiros mapas de população realizados na segunda metade do século XVIII, como parte da tentativa da política pombalina de conhecer melhor o império português. Assim, são discutidos alguns dados demográficos, como composição da população por sexo, cor/etnia e condição jurídica, da capitania do Rio Grande do Norte, com base em informações produzidas em 1782, 1788, 1801 e 1805, utilizando metodologias da demografia que serão explicitadas e com um diálogo direto com a historiografia da região.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Longo, Bianca Cristina, Ivano Ribeiro, Antonio Oliveira de Carvalho et Geysler Rogis Flor Bertolini. « Influência da demografia sobre a consciência ambiental e consumo ecológico ». Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 11, no 4 (20 octobre 2017) : 136. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i4.990.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo teve como objetivo analisar as influências dos fatores demográficos sobre o grau de percepção de consciência ambiental e consumo ecológico. A partir de dados decorrentes de 1075 questionários respondidos, foram testadas seis hipóteses de pesquisa. As variáveis independentes foram: sexo, idade e escolaridade. Os resultados demonstram que o sexo feminino e a idade mais elevada estão relacionadas de forma positiva e significante com o maior grau de percepção de consciência ambiental e de consumo ecológico. Já a escolaridade está positivamente relacionada com o maior grau de percepção de consciência ambiental, porém sem efeito significativo sobre a percepção de consumo ecológico. Como grande parte dos estudos que investigaram este tema se concentram em aspectos comportamentais, a principal contribuição desse estudo é o melhor entendimento sobre o efeito das variáveis demográficas sobre a percepção dos indivíduos quanto ao grau de consciência ambiental e consumo ecológico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Winter Érik de, Arthur Anjos Delpoio, Gustavo Martins de Queiroz, Fernando V. Pontes Camargo, Bianca Fabiana Ap Costa et Thiago B. Conforti. « Estudo da demografia de Euterpe edulis numa área submetida a semeadura aérea ». Série Técnica IPEF 26, no 48 (2023) : 59–63. http://dx.doi.org/10.18671/sertec.v26n48.011.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Moraes, Sergio Garrido, Vivian Iara Strehlau et Frederico Araújo Turolla. « Produção acadêmica de autores brasileiros sobre internacionalização : balanço das publicações no Brasil no séc. XXI ». Internext 10, no 2 (9 septembre 2015) : 82. http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.10282-96.

Texte intégral
Résumé :
<p>Este artigo apresenta uma análise da pesquisa científica brasileira em Internacionalização de Empresas, mediante a revisão de todos os artigos publicados na área nos periódicos classificados como Qualis A pela CAPES, no período de 2001 a 2014 e sua comparação com alguns indicadores de outros estudos realizados sobre a pesquisa acadêmica no exterior e no Brasil, tanto em internacionalização quanto em temas da administração em geral. A análise se concentra na temática abordada, na metodologia empregada, nas teorias sobre internacionalização discutidas e na demografia autoral. Constatou-se que há possíveis diferenças na pesquisa sobre internacionalização brasileira em comparação à que se pratica em outros países em relação a temática, metodologia e teorias. No âmbito da demografia autoral, aponta-se que a contribuição das IES públicas e privadas, bem como a distribuição por gênero encontra-se em linha com outras áreas. Sugerem-se, ao final, possibilidades de ampliação do estudo para melhor refletir a produção científica brasileira em Internacionalização de Empresas.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Lobão, Mário Sérgio Pedroza, Keila Raquel Wenningkamp et Ricardo Rippel. « A DEMOGRAFIA NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL : O CASO DO ESTADO DO ACRE ». Geo UERJ, no 36 (22 mai 2020) : e36718. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2020.36718.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi analisar as características demográficas do Estado do Acre. Em termos metodológicos, este trabalho se caracterizou por ser exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Os principais resultados apontam para um crescimento da população acreana entre 2000 e 2010, mas a maioria de seus municípios ainda possui menos do que 50.000 habitantes. Em relação à comparação entre a população urbana e rural, percebeu-se que o maior percentual reside no meio urbano, mas concentrando-se na capital Rio Branco, uma vez que muitos municípios ainda possuem seu maior contingente populacional no meio rural. Comparando-se os sexos masculino e feminino, observou-se que a presença feminina é maior no meio urbano e os homens estão mais presentes no meio rural. Criando-se a pirâmide etária do Estado do Acre, foi possível visualizar uma tendência de encurtamento de sua base e alongamento do seu meio, emergindo uma janela de oportunidades. Todavia, essa característica da pirâmide etária do Acre é tardia se comparada ao Brasil como um todo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Costa, Iraci. « As Populações das Minas Gerais no Século XVIII : Um Estudo de Demografia Histórica ». Revista Crítica Histórica 2, no 4 (2011) : 176–97. http://dx.doi.org/10.28998/rchvl2n04.2011.0008.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Ferreira de Moura Neto, Euripedes, Amanda Bianchini Costa e Silva, Larissa Moraes de Sousa, Rebecca Fonseca Ramos et Heloisa Silva Guerra. « Análise da demografia médica de um município Goiano ». Saúde Coletiva (Barueri) 12, no 76 (27 mai 2022) : 10352–67. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i76p10352-10367.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Analisar a demografia médica de um município do interior do Brasil, a partir dos dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Método: Estudo descritivo, de dados secundários, referente ao município de Aparecida de Goiânia. Resultado: O município contava com 1.562 médicos, sendo 59,8% homens, e relação de 2,65 médicos/mil habitantes. O nível primário contava com 141 profissionais, sendo 58,8% mulheres e razão de 0,24 médicos/mil habitantes. A rede pública ofertava 54 especialidades médicas, sendo 11 disponíveis apenas na rede conveniada. 83,3% das especialidades foram consideradas clínicas e o restante cirúrgicas. As UBS perfaziam 60% dos estabelecimentos públicos e 95,8% dos médicos eram não estatutários. Conclusão: A relação médico/habitante no município é relativamente boa. O perfil médico é predominantemente masculino e concentra-se na atenção secundária e terciária. Percebeu-se a fragilidade dos vínculos empregatícios e a desigualdade de distribuição de médicos e especialidades na rede de atenção.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Luizeti, Bárbara Okabaiasse, Carlos Henrique de Lima, Lucas França Garcia et Ely Mitie Massuda. « Demografia médica em municípios em extrema pobreza no Brasil ». Revista Bioética 30, no 1 (mars 2022) : 172–80. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422022301517pt.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O objetivo deste artigo foi analisar a distribuição de profissionais médicos vinculados ao Sistema Único de Saúde em municípios em extrema pobreza do Brasil. Trata-se de estudo observacional, longitudinal e retrospectivo, desenvolvido com base em dados secundários disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Foram contabilizados 16.267 médicos, dos quais 1.360 atendiam na rede privada e 14.907 na rede pública. Dentre estes, 1.284 atendem na região Norte; 9.186, no Nordeste; 3.071, no Sudeste; 837, no Sul; e 529, no Centro-Oeste. Entre os municípios brasileiros em extrema pobreza, 12,2% dispõem de três médicos; 10,7%, de dois médicos; e 9,2%, de apenas um médico. Os desfechos primários relativos à demografia médica dos municípios em extrema pobreza afirmam a desproporção na distribuição de profissionais entre as cidades brasileiras. Sugere-se a implementação de políticas em saúde que promovam a equidade da demografia médica no país.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Ceccon-Valente, Marilia de Fátima, et Raquel Rejane Bonato Negrelle. « Demografia de Geonoma gamiova em área de extrativismo foliar ». Ciência Rural 43, no 7 (juillet 2013) : 1218–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013000700012.

Texte intégral
Résumé :
As folhas de Geonoma gamiova Barb. Rodr. são importantes recursos para floriculturas, já que são empregradas principalmente nos arranjos fúnebres. Visando a gerar subsídios para o seu extrativismo sustentável, são apresentados resultados de estudo de estrutura populacional dessa espécie. A pesquisa foi realizada em área de Floresta Ombrófila Densa Submontana onde a espécie é submetida ao extrativismo foliar (Comunidade do Rasgadinho, Mun. Guaratuba, Paraná, 25 45'S e 48 46'W, 30 - 100m de altitude). Detectou-se alta densidade de indivíduos, principalmente nas classes mais jovens, caracterizando um padrão populacional J-invertido. Registrou-se estoque de 448 folhas aptas para comercialização em 0,5ha, com histórico de intensa extração de folhas. Evidenciou-se alto potencial de regeneração e padrão de distribuição agregado (Id>1) para a população estudada. Com base nos dados obtidos, discutiu-se a sustentabilidade da atividade extrativista em questão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Scott, Ana Silvia Volpi, Maria Silvia Casagrande Beozzo Bassanezi et Dario Scott. « Ilegítimos na transição entre o Império e a República : o caso do estado de São Paulo (1886-1900) ». Revista Brasileira de Estudos de População 40 (8 décembre 2023) : 1–24. http://dx.doi.org/10.20947/s0102-3098a0253.

Texte intégral
Résumé :
No Brasil, o estudo da condição de legitimidade (filiação) é tópico que vem sendo tratado pela literatura especializada, tanto no âmbito da História quanto no da Demografia Histórica, sobretudo a partir da década de 1980. O objetivo deste artigo é contribuir para o avanço da temática, mapeando a incidência e a distribuição espacial da ilegitimidade no estado de São Paulo, no final do século XIX, a partir de uma perspectiva diferente daquela dos estudos já elaborados, especialmente em relação ao recorte temporal e às fontes utilizadas. Assim, foram analisados os dados sobre a filiação na população paulista a partir dos Recenseamentos Gerais da População Brasileira, realizados em 1890 e 1900, acrescidos de outras fontes de cunho estatístico, produzidas para o estado de São Paulo. Os resultados apontam um quadro diferenciado em relação às várias zonas que compõem o estado e, embora as fontes sejam distintas, corroboraram o papel fundamental da imigração internacional, pois, nas áreas onde ela foi mais intensa, verificou-se a queda nos percentuais da ilegitimidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Braga Filho, Hélio, Leonardo Henrique Cardoso de Andrade et Jonatan Pousa. « Dinâmica do desenvolvimento no município de Franca/SP : ruptura estrutural, demografia e emprego ». Caderno Pedagógico 21, no 7 (8 juillet 2024) : e5530. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n7-070.

Texte intégral
Résumé :
A partir da década de 1990, o Brasil passou por significativas transformações econômicas, especialmente na estrutura produtiva. Após atingir seu ápice nos anos 1980, a indústria de transformação começou a declinar, dando lugar a uma crescente participação do setor de serviços no Produto Interno Bruto (PIB). Paralelamente, ocorreram mudanças na demografia, distribuição setorial, na remuneração e no nível de instrução dos empregos. Desta maneira, este artigo tem como objetivo analisar essas transformações que ocorreram no município de Franca, SP, considerando sua relevância para o estudo do Desenvolvimento Regional. Para a elaboração da pesquisa foi utilizado o método dedutivo, combinando a revisão bibliográfica e análise de dados estatísticos, que obtidos de órgãos oficiais nacionais e internacionais. Os resultados mostraram que as mudanças na estrutura produtiva, demografia e composição setorial dos empregos em Franca foram similares às observadas em nível nacional. Dessa forma, o estudo justifica-se pela contemporaneidade e pertinência do tema no contexto do Desenvolvimento Regional. A análise revelou que, tanto no Brasil quanto em Franca, as transformações na estrutura produtiva e nos empregos seguem um padrão semelhante, refletindo as tendências nacionais. Esse alinhamento reforça a importância de Franca como um microcosmo para entender as dinâmicas econômicas e sociais mais amplas do país. Portanto, futuras investigações são necessárias para explorar mais detalhadamente as implicações dessas mudanças e contribuir para estratégias de desenvolvimento local e regional mais eficientes, eficazes e efetivos. Conclusivamente, os resultados atingiram os objetivos propostos, sugerindo a necessidade de novas pesquisas que possam aprofundar o estudo do Desenvolvimento Regional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Fochezatto, Adelar, Leandro Justino Pereira Veloso et Carlos Hernan Rodas Cespedes. « Demografia de empresas no Rio Grande do Sul : uma análise por tamanho, setor e localização, 2006-2013 ». Brazilian Journal of Business 5, no 2 (21 juin 2023) : 1250–75. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv5n2-032.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo investiga a demografia de empresas do Rio Grande do Sul no período de 2006 a 2013. Primeiro é quantificado o nascimento, a mortalidade e a rotatividade de empresas, além da sobrevivência delas ao longo do tempo. Depois, são gerados quadros representativos da estrutura demográfica empresarial para o inicio e final do período analisado. Finalmente, esses eventos demográficos são analisados segundo o tamanho, o setor e a localização geográfica das empresas. Para tanto, utiliza-se uma base de dados identificada, que possibilita o acompanhamento longitudinal de todas as empresas formais existentes no Rio Grande do Sul ao longo do período em estudo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Soares Filho, Marden Marques, et Paula Michele Martins Gomes Bueno. « Demografia, vulnerabilidades e direito à saúde da população prisional brasileira ». Ciência & ; Saúde Coletiva 21, no 7 (juillet 2016) : 1999–2010. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015217.24102015.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O presente estudo buscou analisar – na direção da garantia do direito humano à saúde – as pesquisas mais recentes sobre o perfil da população prisional brasileira e a sua demografia, além das leis e normas existentes. O sistema prisional brasileiro configura-se como um universo complexo onde os contextos penais estaduais e federais mantêm sob custódia mais de 607 mil pessoas cujo perfil é de 75% de jovens, negros, 67% com baixa escolaridade e 41% são de presos provisórios, residindo em estabelecimentos prisionais superlotados e arquitetonicamente depredados, com crescimento populacional na ordem de 575% em 24 anos, transformando esse ambiente em um grande foco de produção de doenças. A prisão se torna, então, objeto de intervenção diferenciada por parte dos órgãos públicos vinculados aos poderes executivo e judiciário – tendo em vista que os dados apresentam um alto grau de iniquidades e de vulnerabilidades em saúde entre a população prisional, cujas necessidades envolvem um conjunto de ações intersetoriais de políticas públicas transversais à própria execução penal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Mendes, Tamires Carneiro de Oliveira, Marla Raquel Leandro Silva, Yan Nogueira Leite Freitas, André Luiz Lima et Kenio Costa Lima. « DETERMINANTES SOCIOECONÔMICOS DA SAÚDE DO IDOSO : UM ESTUDO ECOLÓGICO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ». Revista Ciência Plural 3, no 1 (10 juillet 2017) : 63–80. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2017v3n1id12139.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: propor variáveis estatísticas que resumam os fatores socioeconômicos com potencial efeito sobre a saúde dos idosos nos municípios do Rio Grande do Norte e identificar os locais de maior vulnerabilidade. Métodos: as variáveis deste estudo ecológico foram oriundas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Departamento de Informática do SUS (DATASUS), referentes ao ano 2000. Partiu-se de mais de 800 variáveis relacionadas à renda, educação, desenvolvimento humano, demografia e habitação, as quais foram submetidas a uma análise da plausibilidade teórica, da distribuição dos dados, da correlação, Análise Fatorial e à Análise Espacial exploratória. Resultados: a aplicabilidade da técnica foi comprovada pela matriz de correlações, determinante (0,001), matriz anti-imagem, teste de esfericidade de Bartlett (p<0,001) e Índice de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO= 0,7). Formaram-se quatro componentes que explicaram 74,01% da variância do modelo, sendo eles: Melhores condições socioeconômicas, Maior dependência do Estado, Desigualdade e Menos emprego e saúde. A análise visual dos mapas demonstrou que tais componentes apresentam distintos padrões de distribuição espacial, no qual parte das microrregiões Borborema Potiguar, Angicos e Agreste Potiguar tiveram características mais desfavoráveis para todos os componentes. Conclusões: além facilitar a identificação dos pontos críticos, os componentes agregaram diversos dados em informações mais simples, facilitando o planejamento de políticas públicas e estudos relacionados aos determinantes da saúde dos idosos do Rio Grande do Norte.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Langa, Fernanda Ramos, Helio Aisenberg Ferenhof, Silvana Ligia Vincenzi, Andréa Cristina Konrath et Dalton Francisco de Andrade. « O indicador de nível socioeconômico (NSE) : uma revisão sistemática e exploratória de literatura ». PerCursos 24 (31 mars 2023) : e0501. http://dx.doi.org/10.5965/19847246242023e0501.

Texte intégral
Résumé :
As medidas socioeconômicas desempenham um papel fundamental na elaboração de diagnósticos do ambiente socioeconômico, servindo de parâmetros de estudo em sociologia, demografia, economia e ciência política. Pela sua relevância, este estudo tem como objetivo identificar o que a literatura científica nacional e internacional apresenta sobre o indicador de nível socioeconômico (SES) para que seja possível destacar os principais resultados, recomendações, problemas e oportunidades futuras de pesquisa na mensuração do indicador. Para alcançar os objetivos, foi realizada uma revisão sistemática, complementada por uma pesquisa exploratória com base no método SSF (Systematic Search Flow). Da revisão, destacam-se os seguintes resultados: os estudos buscam operacionalizar a mensuração do indicador socioeconômico por meio dos componentes de escolaridade dos pais, prestígio ocupacional dos pais e renda ou riqueza familiar; a evolução da medida NSE está em linha com a utilização de modelos estatísticos da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Conclui-se que a definição do construto é moldada de acordo com as diferentes realidades de cada país.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Gomes, Flávio. « A demografia atlântica dos africanos no Rio de Janeiro, séculos XVII, XVIII e XIX : algumas configurações a partir dos registros eclesiásticos ». História, Ciências, Saúde-Manguinhos 19, suppl 1 (décembre 2012) : 81–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702012000500006.

Texte intégral
Résumé :
Apresentam-se agregações seriais sobre a demografia atlântica africana no Rio de Janeiro nos séculos XVII, XVIII e nas primeiras décadas do XIX, destacando os registros eclesiásticos de óbitos, casamentos e batizados. Representam resultados parciais (e locais) de um estudo demográfico mais amplo em andamento sobre diversas regiões urbanas e rurais do Brasil escravista a partir de variados registros históricos nos quais são analisados os padrões sociodemográficos (idade, ocupação, parentesco, doença, sexo, preço) e as variações dos etnônimos africanos entre 1650-1870.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Higuchi, Pedro, Ana Carolina da Silva, Bianca Lamounier da Silva Lima, Victória Oliveira Cabral Hassan et Talissa Magno Mendoza. « Demografia e crescimento radial acumulado de uma espécie arbórea endêmica e ameaçada de extinção do Planalto Sul Catarinense ». Ciência Florestal 34, no 1 (23 février 2024) : e73640. http://dx.doi.org/10.5902/1980509873640.

Texte intégral
Résumé :
Florestas altomontanas nebulares são importantes ecossistemas devido ao alto endemismo de espécies e funções ecológicas vitais. Contudo, encontram-se altamente vulneráveis à mudança climática. Crinodendron brasiliensis é uma árvore endêmica da Serra Geral e atualmente classificada como ameaçada de extinção. Sendo assim, este estudo buscou investigar o padrão de dinâmica demográfica e crescimento de indivíduos de Crinodendron brasiliense em seu habitat natural. O estudo foi realizado em duas áreas de floresta nebular no Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici, Santa Catarina. Para o estudo de dinâmica demográfica, foram amostrados indivíduos (DAP ≥ 5 cm) em 20 parcelas de 10x10, distribuídas em um transecto (20x100m). As taxas demográficas de mortalidade, recrutamento, ganho e perda em área basal, mudança líquida e rotatividade foram avaliadas. Para o estudo de crescimento, foram instalados dendrômetros radiais automáticos em cinco indivíduos em outro fragmento de floresta nebular, também no PARNA de São Joaquim, e um termo-higrômetro foi instalado para monitorar a temperatura do ar em área aberta adjacente. Em geral, a dinâmica demográfica pode ser resumida por mudança líquida no número de indivíduos (-1,94%.ano-1) e estabilidade na mudança líquida em área basal (-0,06%.ano-1). Os dendrômetros indicaram baixo incremento acumulado, com crescimento concentrado de janeiro a março. Conclui-se que os indivíduos monitorados apresentam um baixo incremento, influenciado pela temperatura, e estão em fase de auto-desbaste.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Silva, Marcio. « Demografia e antropologia em contraponto : os Enawene-Nawe e suas derivas matrimoniais ». Revista Brasileira de Estudos de População 33, no 2 (10 octobre 2016) : 349–73. http://dx.doi.org/10.20947/s0102-30982016a0030.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem um duplo objetivo – um de caráter documental e outro de cunho teórico. Por um lado, o trabalho visa fornecer informações que permitem esboçar o perfil demográfico de um povo ameríndio da Amazônia Meridional Brasileira e sobrepor informações antropológicas a esses dados quantitativos que retomam, na clave das ideias e valores nativos, aspectos de alguma maneira implicados neste perfil. A expectativa é que tal sobreposição, como nos contrapontos musicais, traga sentidos que estão ausentes nas séries de dados consideradas isoladamente. Por outro lado, o artigo procura chamar a atenção para o interesse analítico de um fenômeno empírico raramente explorado, embora muitas vezes intuído pela pesquisa etnográfica: as redes de “anéis matrimoniais” tecidas por esses povos. O estudo destas redes traz para o primeiro plano uma região de fronteira interdisciplinar que reclama o aprofundamento do diálogo entre a demografia de sociedades de pequena escala e a antropologia do parentesco, ambas interessadas, cada uma a seu modo, nas formas de reprodução desses coletivos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Rosa, Claudinei da, Pedro Lucas de Resende Melo et Diego Barbosa Garcia. « AMBIENTE INSTITUCIONAL E O DESENVOLVIMENTO DAS REDES DE FRANQUIAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL ». Gestão & ; Regionalidade 40 (7 juin 2024) : e20248428. http://dx.doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248428.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desse estudo é identificar quais dimensões do ambiente institucional estão relacionadas à presença de redes de franquias na Região Norte do Brasil. Para atingir esse objetivo, foram utilizados dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising - contemplando 129 cidades da região envolvida, e dados do ambiente institucional, disponibilizados pelo IBGE. A mensuração dos dados estatísticos foi realizada com a técnica de análise de regressão múltipla e análise multivariada. Os resultados confirmaram as três hipóteses do estudo, sendo possível concluir que quanto melhores os indicadores relacionados à demografia, situação econômica e recursos humanos, maior será a atratividade das redes de franquias para os mercados da Região Norte. Espera-se, com este estudo, contribuir para o enriquecimento da teoria do ambiente institucional voltada à expansão dos negócios e para a difusão da teoria de expansão geográfica para a Região Norte do Brasil, com foco no modelo de redes de franquias.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Broering, Patricia, et Giovane Pereira Balbé. « Aspectos sociodemográficos e caminhada como forma de deslocamento em idosos ». Saúde e meio ambiente : revista interdisciplinar 8 (27 mars 2019) : 73–82. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v8i0.1743.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo teve como objetivo associar aos aspectos sociodemográficos e a caminhada no deslocamento em idosos. Estudo descritivo transversal, realizado com 213 indivíduos residentes na zona urbana da cidade de Rio do Sul - Santa Catarina. Os aspectos sociodemográficos foram avaliados mediante ficha de identificação e a caminhada no deslocamento por meio do Questionário Internacional de Atividade Física, versão longa, aplicados em forma de entrevista. A prevalência de idosos ativos na caminhada como forma de deslocamento foi baixa (28,2%). Houve associação significativa na faixa etária (p= 0,021), arranjo familiar (p= 0,001) e a caminhada. Conclui-se que a maior proporção de idosos fisicamente ativos na caminhada de deslocamento é entre àqueles que moram sozinhos e que essa prevalência tende a reduzir em idosos mais velhos. Palavras-Chave: Atividade física. Envelhecimento. Demografia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Meller, Fernanda de Oliveira, et Antônio Augusto Schäfer. « Fatores associados ao tipo de parto em mulheres brasileiras : PNDS 2006 ». Ciência & ; Saúde Coletiva 16, no 9 (septembre 2011) : 3829–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011001000018.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do trabalho foi analisar a prevalência dos tipos de parto e fatores associados em mulheres brasileiras em idade fértil estudadas na última Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS). O estudo compreende um recorte da PNDS, a qual se trata de um estudo transversal, de base domiciliar, de âmbito nacional, que teve como objetivo central caracterizar a população feminina em idade fértil e as crianças menores de cinco anos. Foram descritas as prevalências de tipo de parto segundo as seguintes variáveis de exposição: macrorregiões brasileiras, situação de domicílio, idade, cor da pele, estado nutricional, escolaridade, local do pré-natal e local do parto. A significância estatística (p<0,05) foi avaliada pelo teste do qui-quadrado. A população estudada constituiu-se de 6.125 mulheres. Observou-se que 42,9% das mulheres tiveram parto cesariano. A prevalência de parto cesariano foi significantemente menor, independente da macrorregião de moradia, situação de domicílio, idade, cor da pele, estado nutricional, local do pré-natal e do parto. Evidenciou-se a necessidade da continuidade na investigação dos fatores que promovem o aumento de partos cesarianos no Brasil, a fim de inverter os índices elevados, uma vez que pode levar a uma série de complicações tanto para as mães quanto para seus filhos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Irma, Edilma da Silva Santos, et Janaína Barbosa da Silva. « Os recursos hídricos no alto curso do Rio Paraíba : demografia, acesso à água das populações urbanas e rurais ». Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no 10 (20 octobre 2021) : 514–26. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.010.0041.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo visa analisar o acesso aos recursos hídricos, no alto curso da Bacia do Rio Paraíba. Foram utilizados a base de dados do Sistema Nacional de Informação sobre o Saneamento (SNIS) para obtenção dos dados numéricos 2010 a 2019. Os valores foram indicados em gráficos elaborados no Excel 2013. Foram calculadas as análises de correlação de Pearson a partir da matriz de correlação. Foram elaborados gráficos para identificação das estimativas hídricas. Constatou-se que os valores correlacionados são respectivamente do tipo linear crescente, indicando que para o município de Monteiro a correlação é forte positiva (0,86), para o município de Camalaú é forte positiva (0,94) para Caraúbas a correlação é de (0,51), moderada positiva, para o município de São Domingos do Cariri é de (0,82) é forte positiva. Porém, os casos mais passíveis de estudos onde as estimativas hídricas indicam sérios problemas de acesso à água encontra-se no município de Caraúbas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Aparecida de Freitas Dias Correio, Gilmara, Karla Veloso Coura Correio et André Luiz Mendes Athayde. « Mapa Situacional do Marketing : Um condensado das bibliometrias publicadas na área ». Revista Unimontes Científica 22, no 1 (14 décembre 2020) : 1–18. http://dx.doi.org/10.46551/ruc.v22n1a06.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: Objetivos: A presente pesquisa objetivou analisar as bibliometrias da área de marketing, tendo como base de dados a Scientific Periodicals Electronic Library (Spell). Para tanto, buscou-se identificar elementos como temáticas, demografia, estatísticas textuais, especificidades de grupos, Classificação Hierárquica Descendente e Nuvens de Palavras no corpus textual construído com os dados dos artigos. Método: Este estudo se baseou na aplicação do método bibliométrico em 37 bibliometrias com conteúdo de marketing disponibilizadas na Spell. A análise dos artigos dividiu-se em dois blocos: o primeiro abordou os artigos da amostra e o segundo resumiu as informações dos artigos tratados no primeiro. Resultados: Os resultados retrataram que as temáticas ‘consumo’ e ‘estratégia’ foram as mais estudadas e os artigos foram escritos de forma conjunta em sua maioria. Os estudos foram majoritariamente teórico-empíricos e com abordagem qualitativa. Adicionalmente, a sociometria desenvolvida na presente pesquisa revelou a formação de três clusters, além de serem analisadas a Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e a Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Conclusões: caracterizou-se a área de estudo até então, embasando os pesquisadores para futuras investigações por meio de uma agenda de trabalho em pesquisa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Miranda, Clara Luiza, Leticia Tabachi Silva, Martha Machado Campos, Vinícius Lamego de Paula Lamego Paula et Thais Rezende Arthur. « covid-19, a Cidade e as periferias da Região Metropolitana da Grande Vitória | COVID-19, the city and the outskirts of metropolitan region of Greater Vitória ». Oculum Ensaios 18 (22 décembre 2021) : 1–18. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v18e2021a5147.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo aborda a pandemia de covid-19 a partir da hipótese de que as condições socioespaciais preexistentes são decisivas no processo de disseminação da doença. A dinâmica pandêmica revela, como fatores agravantes, a rápida disseminação do vírus em bairros periféricos e a elevada letalidade na população de menor renda devido, sobretudo,ao menor acesso a condições sanitárias adequadas, serviços de saúde e informação. O objetivo deste estudo é relacionar precariedade do habitat e saúde em cinco municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, utilizando como principal fonte de pesquisa o Mapeamento de Ações Comunitárias de Enfrentamento à covid-19, que registrou a atuação do governo em áreas vulneráveis durante a pandemia. Ademais, foram utilizados também estudos relativos à questão étnico-racial, à interface entre demografia e geografia e à área de saúde. A conclusão assinala a desigualdade socioespacial como fator preponderante ao analisar os impactos da pandemia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Mattos, Rafael Di Domenico, Henrique Rodrigues de Araújo, Roberto Eduardo Toledo da Silva, Isabella Peres Felizzola et Lorenzo Cartana Costa Fonseca. « Caracterização dos pacientes politraumatizados atendidos na região do Alto Tietê ». Revista Eletrônica Acervo Saúde 24, no 6 (4 juin 2024) : e16032. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e16032.2024.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Reconhecer a demografia das vítimas politraumatizadas na região do Alto Tietê, São Paulo, e entender os desfechos dos atendimentos. Métodos: Estudo transversal descritivo, conduzido com 100 vítimas de politrauma no Alto Tietê. A demografia das vítimas foi avaliada por meio de questionário de caracterização das vítimas, abrangendo perfil socioeconômico, tipo de acidente e vítima, natureza do acidente, local da ocorrência, fatores de risco e caracterização das lesões. O desfecho do atendimento foi avaliado através do prontuário médico fornecido pela instituição. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva com auxílio do software Microsoft® Excel 2023. Resultados: Os acidentes de trânsito são a principal fonte de politrauma na região do alto tietê, dos quais, os motociclísticos tomam frente em incidência (40%), seguidos por Quedas (28%). Dos acidentes de trânsito, a maioria das vítimas classifica-se como condutor do veículo (43%), seguido por outros (30%). Os mais acometidos são jovens adultos (18 a 29 anos) representando 36%, do sexo masculino (77%) e brancos (51%). Conclusão: Há alta prevalência de politrauma em jovens entre 18 e 29 anos do sexo masculino, tendo principal etiologia o transporte terrestre, em especial motocicletas. Os resultados apontam a importância de intensificar medidas socioeducacionais e políticas no trânsito.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Lago, Rafaela Domingos. « Demografia escrava e o impacto das leis abolicionistas no Espírito Santo (1850-1888) ». Almanack, no 19 (août 2018) : 119–66. http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320181904.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Este trabalho consiste em um estudo demográfico do Espírito Santo entre 1850 e 1888. Nele serão consideradas as mudanças socioeconômicas, responsáveis em grande medida pelas alterações no desenho demográfico das regiões central e sul do Espírito Santo. Serão analisadas as leis referentes à escravidão que atuaram na província no sentido de libertar pouco a pouco os escravos, preservando o processo de abolição gradual orientado politicamente no Brasil e que levou, ao final, à abolição completa e irrestrita. A análise inicia-se na década de 1850, por se tratar de um período de mudanças no quadro econômico, social e demográfico do Espírito Santo. Com a emergência da cultura cafeeira, a província alcançou o maior índice de mão de obra escrava de sua história. Tal análise é fundamental para a compreensão dos anos subsequentes. Do auge da população escrava (1850-1871) passou-se à progressiva queda da mesma (1871-1888), quando foram analisados os impactos das leis de 1871 (Lei do Ventre Livre) e de 1885 (Lei dos Sexagenários) na demografia escrava do Espírito Santo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Silva, Harley, Alisson Flávio Barbieri et Roberto L. Monte-Mór. « Demografia do consumo urbano : um estudo sobre a geração de resíduos sólidos domiciliares no município de Belo Horizonte ». Revista Brasileira de Estudos de População 29, no 2 (décembre 2012) : 421–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-30982012000200012.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Meller, Fernanda de Oliveira, Carla Ribeiro Ciochetto, Leonardo Pozza dos Santos, Patrícia Abrantes Duval, Maria de Fátima Alves Vieira et Antônio Augusto Schäfer. « Associação entre circunferência da cintura e índice de massa corporal de mulheres brasileiras ». Ciência & ; Saúde Coletiva 19, no 1 (janvier 2014) : 75–82. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014191.2000.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do estudo foi analisar a associação entre a circunferência da cintura (CC) e o índice de massa corporal (IMC) de mulheres brasileiras em idade fértil, estudadas na última Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), no ano de 2006. Este estudo é um recorte da PNDS, a qual é um estudo seccional, de base domiciliar. O estado nutricional foi avaliado através do IMC e da CC, considerando-se excesso de peso IMC > 25 Kg/m2e CC de risco > 80 cm. Para a avaliação da significância estatística foi usada Regressão de Poisson, que identificou os fatores associados à CC de risco em mulheres com e sem excesso de peso, apresentando-se o valor p correspondente ao teste de Wald para heterogeneidade ou tendência linear. Das 14.101 mulheres estudadas, 45,8% apresentaram excesso de peso e 55,5% CC de risco. Em relação à associação entre IMC e CC, constatou-se que 23,5% das mulheres sem excesso de peso apresentavam CC de risco. Após análise estratificada pelo IMC, a prevalência de CC de risco entre as mulheres sem excesso de peso foi maior nas regiões Nordeste, 26,0%, e Sudeste, 24,5%, e menor na região Sul, 18,5%. Conclui-se que as medidas antropométricas IMC e CC devem ser empregadas concomitantemente, uma vez que a utilização isolada dessas medidas pode desprezar indivíduos com risco para várias patologias.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Mendes, Krisley, Fábio Nobuo Nishimura et Márcio De Castro Rodrigues. « Análise de Convergência da Renda em Santa Catarina entre 2001 e 2012 : PIB per capita, Espacialidade, Renda Pessoal e Demografia ». Revista de Estudos Sociais 16, no 32 (22 décembre 2014) : 45. http://dx.doi.org/10.19093/res.v16i32.1917.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho analisa a convergência absoluta e condicional da renda em Santa Catarina. Primeiramente, com base no PIB per capita, analisando a dependência espacial entre os 293 municípios do estado. Posteriormente, com base em microdados da PNAD, analisando a dinâmica da desigualdade entre gerações. O modelo teórico provém de Solow (1956) e Jones (1997) e os instrumentos derivam das ferramentas da econometria espacial e da análise de dados em painel, utilizando as correções para amostras complexas. Os resultados mostram que há convergência de renda entre os municípios de Santa Catarina, podendo levar cerca de 20 anos para que a desigualdade se extinga. A análise espacial não apontou dependência espacial. Entre as gerações também há convergência, sendo fortemente impulsionada por políticas educacionais e de treinamento do trabalhador. Cada ano de estudo adicional acrescenta 20% no diferencial de renda e cada ano de experiência 7%.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Saldanha, Raphael de Freitas, Christovam Barcellos et Marcel de Moraes Pedroso. « Ciência de dados e big data : o que isso significa para estudos populacionais e da saúde ? » Cadernos Saúde Coletiva 29, spe (2021) : 51–58. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x202199010305.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Introdução O termo “big data” no ambiente acadêmico tem deixado de ser uma novidade, tornando-se mais comum em publicações científicas e em editais de fomento à pesquisa, levando a uma revisão profunda da ciência que se faz e se ensina. Objetivo Refletir sobre as possíveis mudanças que as ciências de dados podem provocar nas áreas de estudos populacionais e de saúde. Método Para fomentar esta reflexão, artigos científicos selecionados da área de big data em saúde e demografia foram contrastados com livros e outras produções científicas. Resultados Argumenta-se que o volume dos dados não é a característica mais promissora de big data para estudos populacionais e de saúde, mas a complexidade dos dados e a possibilidade de integração com estudos convencionais por meio de equipes interdisciplinares são promissoras. Conclusão No âmbito do setor de saúde e de estudos populacionais, as possibilidades da integração dos novos métodos de ciência de dados aos métodos tradicionais de pesquisa são amplas, incluindo um novo ferramental para a análise, monitoramento, predição de eventos (casos) e situações de saúde-doença na população e para o estudo dos determinantes socioambientais e demográficos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Nogueira, Luís Eduardo Guerra Domingos. « Efeito de borda ou da exploração ? Demografia e estado de conservação de Euterpe edulis Martius em área protegida de floresta atlântica de terras baixas (RJ) ». Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 10, no 1 (30 décembre 2016) : 165. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v10n12016p165-178.

Texte intégral
Résumé :
Intrinsecamente, a palmeira-juçara (Euterpe edulis Martius) desperta grande interesse por sua beleza e papel-chave em comunidades de fragmentos de Floresta Atlântica, porque é explorada como recurso alimentício por uma vasta assembleia de vertebrados. O objetivo do estudo foi investigar o estado de conservação de Euterpe edulis na Reserva Biológica União (Rio das Ostras, RJ) através do estudo de sua demografia, bem como responder às seguintes questões: A população sofre efeito de borda? A escala de observação influencia sua detecção? Variáveis da estrutura da vegetação (cobertura herbácea, do dossel e sub-bosque) foram mensuradas para caracterização dos ambientes e a fim de relacioná-las com a abundância e diâmetro dos indivíduos. Os resultados indicaram que a população de palmeira-juçara estudada não sofre efeito de borda. As variáveis da estrutura da vegetação não apresentaram relação com a abundância e diâmetro dos indivíduos nos distintos estágios de vida. Todavia, a estrutura da população estudada não indica potencial para regeneração natural (localmente) da espécie (distribuição em J invertido), porque não há banco de plântulas formado. A baixa densidade e agregação, além da ausência de um banco de plântulas, junto ao diâmetro médio observado para adultos (14 cm), sugerem que a população foi drasticamente suprimida no passado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Brambilla, Marcos Aurélio, et Marina Silva da Cunha. « Pobreza multidimensional no Brasil, 1991, 2000 e 2010 : uma abordagem espacial para os municípios brasileiros ». Nova Economia 31, no 3 (décembre 2021) : 869–98. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/6196.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O presente estudo analisa a distribuição espacial da pobreza multidimensional nos municípios brasileiros considerando as Áreas Minimamente Comparáveis (AMC) e sua convergência nos anos de 1991, 2000 e 2010. Para isso, foi construído um Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), realizada a análise exploratória de dados espaciais (AEDE) e, para verificar a convergência da pobreza multidimensional, utilizou-se a abordagem de econometria espacial. Os resultados indicaram que condições de habitação e demografia foram as dimensões que mais contribuíram para a pobreza multidimensional, e as dimensões de saúde e saneamento e renda são as que mais contribuíram para a redução da pobreza multidimensional. O estudo também apontou que o Brasil apresentou convergência absoluta e clubes de convergência da pobreza multidimensional, especialmente de 2000 para 2010. Além disso, as dimensões trabalho e condições de habitação foram as que mais contribuíram para a convergência da pobreza multidimensional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Pedroso Júnior, Nelson Novaes, Rui Sérgio Sereni Murrieta, Carolina Santos Taqueda, Natasha Dias Navazinas, Aglair Pedrosa Ruivo, Danilo Vicensotto Bernardo et Walter Alves Neves. « A casa e a roça : socioeconomia, demografia e agricultura em populações quilombolas do Vale do Ribeira, São Paulo, Brasil ». Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 3, no 2 (août 2008) : 227–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222008000200007.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo tem como objetivos caracterizar o perfil demográfico e socioeconômico de nove comunidades remanescentes de quilombos no vale do Ribeira, estado de São Paulo, e identificar os principais fatores responsáveis pelas mudanças recentes nos seus padrões de subsistência. Desde a formação das primeiras aglomerações de escravos libertos e foragidos no século XVIII, as relações estabelecidas entre estas populações com as cidades próximas e com o mercado regional têm vivenciado momentos de retração e de expansão, adaptando-se e ajustando-se a novas mudanças políticas e socioeconômicas. Nas últimas cinco décadas, o impacto de fatores externos na aceleração das mudanças nos padrões de subsistência locais parece ter tido um aumento significativo. Os resultados mostram que as restrições impostas pela legislação ambiental, os conflitos de terra, a construção de uma rodovia na região, a crescente inserção no mercado regional e a atuação de órgãos governamentais e não-governamentais de desenvolvimento são os principais fatores responsáveis pelas mudanças observadas no sistema agrícola de corte e queima e, conseqüentemente, na organização socioeconômica destas populações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Rocha, Gregório Kappaun, Caroline Leles Amaral, Victória Cruz De Barros, Gabriela Pereira Da Conceição, Vitória Martins Batalha Da Silva et Aurea Yuki Sugai. « Avaliação do conhecimento da população do estado do Rio de Janeiro sobre a pandemia de Covid-19 ». Revista Vértices 23, no 2 (1 juin 2021) : 538–59. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p538-559.

Texte intégral
Résumé :
Em março de 2020 foi registrado o primeiro caso de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro. A heterogeneidade de suas regiões é um notável aspecto de sua demografia, tornando o enfrentamento à pandemia desafiador. Devido ao alto impacto da pandemia na sociedade, é crucial que se entenda a percepção da população sobre as medidas sanitárias propostas e que falhas no processo informativo sejam identificadas. Uma população bem instruída a respeito de uma doença torna-se menos vulnerável. Este estudo investiga o grau de esclarecimento relacionado à Covid-19 na população do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line, aplicado a 857 residentes do estado. Pelos resultados, nota-se que a maioria dos participantes classifica a situação da pandemia no estado como grave e sinaliza a necessidade de ampliação de ações de controle e fiscalização. A população entende que pesquisas científicas são importantes para orientar ações sanitárias. Investir em comunicação direta e com linguagem acessível aumenta a conscientização, cria comportamentos favoráveis e permite que o enfrentamento à pandemia ocorra de maneira efetiva. Infere-se, assim, que é crucial prosseguir com o planejamento de disseminação de informações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Mendes, Daiara Batista, et Brunara Rafaela Pinotti. « O lugar como referência no ensino de Geografia : Contribuições do subprojeto “Fazendo Geografia por meio de projetos de trabalho” para a compreensão dos estudantes do ensino médio acerca de sua realidade local na cidade de Presidente Prudente –São Paulo ». Geografia em Atos (Online) 1, no 5 (15 mars 2018) : 12. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v1i5.5466.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo busca realizar uma discussão sobre a importância do estudo do lugar no ensino de Geografia a partir das experiências do subprojeto “Fazendo Geografia por meio de projetos de trabalho” do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de licenciatura em Geografia da FCT/ UNESP- Presidente Prudente. Para tal, realizaremos um paralelo entre as ideias apresentadas por alguns autores que se debruçam a trabalhar as diferentes abordagens do conceito de Lugar, tanto na Geografia quanto no ensino dela, com o que tem sido realizado pelo grupo, principalmente na última intervenção do ano de 2016 intitulada “Demografia e dinâmicas sociais atuais: do Brasil à cidade de Presidente Prudente. ”
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Fochezatto, Adelar, et Carlos Henán Rodas Céspedes. « Demografia de empresas no Rio Grande do Sul : uma análise das diferenças regionais no período 2006-2013 ». Geosul 38, no 88 (5 décembre 2023) : 229–51. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e83397.

Texte intégral
Résumé :
Para promover o desenvolvimento regional, é importante conhecer como se comportam os indicadores demográficos empresariais nas diferentes regiões. Este estudo calcula indicadores anuais de nascimento, mortalidade, rotatividade e de sobrevivência de empresas nas mesorregiões do Rio Grande do Sul (RS) no período de 2006 a 2013. Para isso, é utilizada uma base de dados identificada que possibilita o acompanhamento longitudinal de todas as empresas formais. Os resultados mostram que as diferenças entre as mesorregiões são pequenas, indicando pouca influência da localização espacial sobre a demografia de empresas no curto prazo. Os resultados mostram, também, que as maiores taxas de sobrevivência de empresas estão na mesorregião Nordeste enquanto que as maiores taxas de nascimento e de rotatividade estão na mesorregião Sudeste do RS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Sousa, Erika Costa, Janaildo Soares de Sousa, Eucinete de Menezes Albuquerque, Laura Cunha Rebouças Lessa et José Natanael Fontenele de Carvalho. « Índice de pobreza multidimensional do nordeste brasileiro : uma análise no período de 2009-2015 ». Research, Society and Development 10, no 17 (31 décembre 2021) : e257101725129. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i17.25129.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo tem como objetivo mensurar o nível de pobreza multidimensional dos estados nordestinos no período de 2009 a 2015. Como estratégia empírica adota-se a criação do Índice de Pobreza Multidimensional da Região Nordeste – IPMNE dos estados nordestinos. Para tanto, utiliza a metodologia construída por Bourguignon e Chakravarty (2019), adaptada por Silva et al (2016). Para a construção do IPMNE são utilizados os micro-dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) dos respectivos anos. Os resultados das seis dimensões evidenciam uma redução da proporção da pobreza multidimensional da população nordestina. No entanto, três merecem uma atenção maior: (i) Educação; (ii) Comunicação e Informação e (iii) Trabalho e Demografia. No tocante as análises isoladas das regiões metropolitana, urbana e rural, verificou-se que a pobreza foi mais intensa na área rural. Portanto, o presente estudo pode ser utilizado para auxiliar futuras políticas públicas de redistribuição de renda da Região Nordeste.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Bortolini, Gisele Ane, Muriel Bauermann Gubert et Leonor Maria Pacheco Santos. « Consumo alimentar entre crianças brasileiras com idade de 6 a 59 meses ». Cadernos de Saúde Pública 28, no 9 (septembre 2012) : 1759–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2012000900014.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo foi avaliar o consumo alimentar em crianças brasileiras de 6-59 meses de idade, por região e zona de residência. Trata-se de estudo descritivo transversal com 4.322 crianças investigadas na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (2006/2007). Observou-se baixo consumo diário de verduras (12,7%), legumes (21,8%), carnes (24,6%) e elevado consumo de refrigerantes (40,5%), alimentos fritos (39,4%), salgadinhos (39,4%), doces (37,8%), na frequência de uma a três vezes na semana. Comparando-se as regiões, as crianças residentes no Sul, Sudeste e Centro-oeste consumiram com mais frequência arroz, pão, batata, feijão, verdura de folha, legumes e carne, mas também consumiram, mais frequentemente, alimentos não recomendados para a idade, como doces e refrigerantes. Crianças da zona rural apresentaram menor consumo dos alimentos recomendados para a idade e, também, dos não recomendados, quando comparadas às crianças da zona urbana. O consumo alimentar evidenciado neste estudo não está de acordo com recomendações de alimentação saudável para crianças.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Gil, Moises Leão, Marcelo Pompermayer De Almeida, Claudia Daza Andrade, Sidney Luiz de Matos Mello, Giovani Manso Ávila et Estefan Monteiro Da Fonseca. « Territorialidade da coleta seletiva de resíduos sólidos : estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro como subsídio à gestão pública ». Sistemas & ; Gestão 14, no 4 (20 janvier 2020) : 356–69. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n4.1555.

Texte intégral
Résumé :
Uma análise territorial do município do Rio de Janeiro é apresentada com o objetivo de contribuir com o planejamento da coleta seletiva de resíduos sólidos e a tomada de decisão na gestão pública de limpeza urbana. A metodologia aplicada levou em consideração dados primários e secundários do atual sistema de coleta de resíduos sólidos no contexto da geografia metropolitana, cruzando essas informações com os dados de infraestrutura viária, demografia e perfil socioeconômico da população municipal, por meio de ferramentas de geoprocessamento. Estas informações, conjugadas e espacializadas, indicaram que o uso de diferentes modais, conforme as características de cada região, podem otimizar o processo de coleta, reduzindo custos da operação e melhorando a prestação de serviços. Esses resultados corroboram a importância da análise de dados geográficos para a otimização de recursos, eficiência e qualidade dos programas de coleta seletiva, tendo em vista o atendimento à Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Silva, Valdirene Ramos da, Fabrício Souza Ribeiro, Tiago Elvis Pasquali, Isis Terezinha Santos de Santana, Jhonata Jankowitsch et Robson Antonio Tavares Costa. « Revolução contábil nas pequenas empresas : desafios e oportunidades na era digital ». Caderno Pedagógico 21, no 6 (7 juin 2024) : e4787. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n6-059.

Texte intégral
Résumé :
O estudo objetiva investigar a interação entre profissionais contábeis e tecnologias emergentes, com foco em compreender como essa relação afeta a adaptação e a percepção desses profissionais em relação à evolução tecnológica no setor contábil. O estudo emprega uma abordagem mista, combinando análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados. A parte quantitativa utiliza análise descritiva para resumir características dos dados coletados por meio de questionários, e análise de correlação de Pearson (R) para examinar relações entre variáveis como conforto com a tecnologia, disposição para treinamento, demografia e percepções sobre tecnologias emergentes. A análise qualitativa é realizada através da análise de conteúdo de respostas abertas, permitindo a identificação de categorias temáticas relacionadas à adaptação e aceitação tecnológica, eficiência e precisão, e a complementaridade entre tecnologia e capacidade humana. O estudo conclui que há uma aceitação geral e positiva das tecnologias emergentes entre os profissionais contábeis, acompanhada de uma forte valorização da expertise humana. A disposição para investir em treinamento e o reconhecimento da sinergia entre a inteligência humana e artificial indicam um caminho promissor para a evolução da contabilidade, onde a tecnologia serve como uma ferramenta de ampliação das capacidades humanas e não como substituta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Matos, Paulo Rogério Faustino. « Análise do impacto das fontes alternativas de financiamento na eficiência e na produtividade dos entes federativos subnacionais no Brasil após a Lei de Responsabilidade Fiscal ». Revista de Administração Pública 51, no 4 (août 2017) : 482–508. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612162769.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Este artigo faz uso da técnica de análise envoltória de dados em painel, para uma amostra balanceada com dados anuais de 2004 a 2013, visando modelar o processo de geração de bem-estar social por parte das unidades da federação. Uma primeira inovação está no uso de fontes de insumos associados às receitas tradicionais, como transferências e tributos, e de fontes alternativas de financiamento, via crédito nacional e via paradiplomacia. Como resultado desse processo, o Estado proporciona produtos e serviços associados a variáveis de natureza socioeconômica, de saúde, de violência, de demografia, de estudo e de infraestrutura básica. Apenas sete unidades foram plenamente eficientes na década em questão: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná e São Paulo. A incorporação das fontes de crédito com insumos aumenta a eficiência dos estados, alterando o ranking nacional. O nível de eficiência de alguns estados pode vir a ser comprometido pelo endividamento excessivo. Em termos de política pública, sugere-se o uso da eficiência como métrica de meritocracia na reforma tributária.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Lustosa Bandeira, Emanuella, Hanna Rocha de Arruda, Augusto Cézar de Aquino Cabral et Sandra Maria dos Santos. « Panorama da gestão de pessoas no setor público ». Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 11, no 4 (20 octobre 2017) : 86. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i4.1051.

Texte intégral
Résumé :
O crescimento da produção acadêmica em Administração no Brasil, principalmente na área de gestão de pessoas, tem incentivado a produção de muitos balanços críticos. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é analisar a produção científica brasileira sobre gestão de pessoas no setor público, identificando as temáticas mais recorrentes, os aspectos metodológicos e a demografia dos autores. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica que, por meio da análise de conteúdo e estatística descritiva, faz o levantamento das publicações nos periódicos nacionais RAE, RAC, RAP e RAUSP e nos anais dos eventos da ANPAD entre 2005 e 2014. Os resultados indicam que continuam predominando estudos de caso tipicamente ilustrativo e que a diversidade de origem é baixa, predominando autores da região sudeste. Houve uma inovação em relação à temática quando abordado especificamente o setor público: avaliação das políticas de GP e gestão por competência aparecem como temáticas mais pesquisadas, atreladas aos decretos instituídos pelo governo federal; e “choque de gestão” é identificada como temática própria do funcionalismo público. Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Setor Público. Estudo Bibliométrico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Viana, Kelly de Jesus, José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei, Monize Cocetti et Sarah Warkentin. « Peso ao nascer de crianças brasileiras menores de dois anos ». Cadernos de Saúde Pública 29, no 2 (février 2013) : 349–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2013000200021.

Texte intégral
Résumé :
O baixo peso ao nascer tem grande relação com risco de morrer no primeiro ano de vida. Estudos mostram sua associação com problemas de desenvolvimento na infância e doenças na vida adulta. Dada a importância desse indicador, o objetivo deste estudo foi investigar os fatores sociais, demográficos, biológicos e ambientais envolvidos na sua determinação. Analisaram-se dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS-2006), incluindo apenas crianças menores de 24 meses de vida. A prevalência de baixo peso ao nascer no Brasil foi de 6,1%. Os fatores de risco identificados foram sexo feminino, residir nas macrorregiões Sul e Sudeste e ser filho de mães com baixa escolaridade ou tabagistas. Houve mudanças no perfil do baixo peso ao nascer, com maior prevalência em regiões mais desenvolvidas economicamente, refletindo a transição epidemiológica perinatal, caracterizada por mudanças nos padrões de assistência ao parto e incorporação dos avanços tecnológicos na assistência perinatal, além de fatores de risco biológicos conhecidos associados à pobreza e à desinformação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Mendes, Rodrigo Pereira Rabelo, Maria do Socorro Rocha Sarmento Nobre et Ilton Batista Salgado Junior. « ANÁLISE DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS NOTIFICAÇÕES DE VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA NA CIDADE DE PALMAS-TO DE 2020 A 2022 ». Revista Contemporânea 4, no 3 (4 mars 2024) : e3505. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n3-019.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo analisa as notificações de violência autoprovocada em Palmas-TO entre 2020 e 2022, utilizando dados do SINAN. Identifica-se uma significativa incidência de casos entre mulheres, especialmente na faixa etária de 15 a 29 anos e na população de raça parda. A correlação temporal com a pandemia de COVID-19 sugere que as medidas de isolamento podem ter contribuído para o aumento dos casos. A vulnerabilidade específica dessa demografia é destacada, com mulheres representando 71% dos casos e faixas etárias de 15 a 29 anos abrangendo cerca de 66% do total de casos. A raça parda é particularmente afetada, com 76% dos registros. O estudo ressalta desigualdades raciais e a necessidade de estratégias específicas de promoção da saúde. Ademais, a correlação entre o aumento na taxa de prevalência, que subiu de 21,54 em 2020 para 26,32 em 2022. Foi elaborado um folheto informativo para simplificar a notificação e conscientização, visando a promoção da saúde mental em Palmas-TO. A correlação entre o aumento na taxa de prevalência, que subiu de 21,54 em 2020 para 26,32 em 2022.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Terças, Ana Cláudia Pereira, Vagner Ferreira do Nascimento, Thalise Yuri Hattori, Leonir Evandro Zenazokenae, Marina Atanaka et Elba Regina Sampaio de Lemos. « OS HALITI-PARESÍ : UMA REFLEXÃO SOBRE SAÚDE E DEMOGRAFIA DA POPULAÇÃO RESIDENTE NAS TERRAS INDÍGENAS PARESÍ ». Espaço Ameríndio 10, no 1 (30 juin 2016) : 226. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.60301.

Texte intégral
Résumé :
As comunidades haliti-paresí destacam-se em Mato Grosso pela busca constante de sua sustentabilidade e etnodesenvolvimento. Com o objetivo de conhecer algumas características culturais da saúde e aspectos demográficos, realizou-se um estudo quantitativo e descritivo dividido em duas etapas. Na primeira, uma revisão de literatura que abordou as características histórico-sociais e culturais da saúde do povo Haliti-Paresí; posteriormente, com base nos dados do censo do IBGE de 2010, pôde-se identificar os aspectos demográficos dessa população. Em seu processo histórico, a interação e integração com as novas realidades propiciaram que construíssem seu cotidiano nos moldes do etnodesenvolvimento. As práticas de saúde são realizadas na perspectiva holística, permeada por elementos mágicos e míticos da medicina tradicional indígena com vistas a integrar os cuidados com a medicina ocidental. O crescimento populacional reflete o processo de “etnogênese” no Brasil, com predomínio do sexo masculino, taxa de alfabetização de 81% e grande porcentagem de indígenas com registro de nascimento civil. Metade da população não possui renda e suas condições de moradia retratam duas realidades que contrapõem-se.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Canuto, Kleber Cuissi, et Ana Paula Mussi Szabo Cherobim. « Fatores de competitividade dos municípios brasileiros : proposta de modelo de análise ». Revista de Administração Pública 52, no 6 (décembre 2018) : 1194–213. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612173675.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O objetivo deste estudo é propor um modelo para analisar a competitividade dos municípios brasileiros. Para tanto, duas etapas de trabalho foram desenvolvidas: (i) por meio de revisão bibliométrica compreendendo o período de 2000 a 2014 buscou-se identificar quais são as variáveis adotadas na literatura mundial para analisar fatores de competitividade municipal e desenvolvimento regional; e (ii) pesquisar quais desses indicadores se encontram disponíveis de forma estruturada em fontes oficiais no Brasil para coleta de dados secundários e observação no nível municipal de análise. Como resultado, dos 88 indicadores identificados na teoria, 64 encontram-se disponíveis em distintas fontes de dados no Brasil. O construto teórico derivado desta revisão, base conceitual para o modelo proposto, compreende seis dimensões analíticas formativas: ciência e tecnologia, economia, demografia, infraestrutura, educação e saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Sarmento, Elsa, et Alcina Nunes. « Análise comparativa de sobrevivência empresarial : o caso da região norte de Portugal ». RPER, no 25/26 (1 octobre 2010) : 77–93. http://dx.doi.org/10.59072/rper.vi25/26.318.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo aborda a capacidade de sobrevivência de empresas na região Norte de Portugal, de 1985 a 2007, fornecendo comparações regionais e nacionais, com recurso a funções de risco e sobrevivência e a métodos não paramétricos e semi-paramétricos. A análise assenta na criação de uma base de dados de empreendedorismo baseada na informação dos Quadros de Pessoal, ao qual foi aplicada a metodologia da OCDE e do Eurostat patente no “Manual Estatístico da Demografia das Empresas”. Os resultados apontam para um encerramento precoce da actividade empresarial no Norte, sendo a duração mediana da vida das empresas inferior à das restantes regiões nacionais. A elevada taxa de turbulência de entrada e saída de empresas no mercado é apontada como a variável com o efeito mais significativo nas probabilidades de sobrevivência.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Oliveira, Arlete Maria Gomes, Antônio Carlos Pereira, Marcelo De Castro Meneghim et Elisa Toledo de Mesquita Sampaio. « Acesso ao tratamento do câncer bucal na região do colegiado de gestão regional de Campinas – SP : estudo de caso. » Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 27, no 2 (17 novembre 2017) : 150. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v27i2.266.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desfecho dos casos com diagnóstico de câncer bucal nos serviços de referência em oncologia na região do Colegiado de Gestão Regional (CGR) de Campinas-SP. Estudo do tipo transversal com análise de dados secundários. Foram Avaliados 7 CEOs abrangendo 1.596.728 habitantes. Trata-se de pesquisa exploratória realizada em relatórios gerenciais do CEO Municipal e informações em Sistemas Regionais. Os dados foram coletados a partir de registros de pacientes dos serviços; demografia; tipo histológico, lesão local; diagnóstico de biópsia; data de encaminhamento e primeira consulta no centro de referência; início, conclusão e resultado do tratamento. Os resultados apontam que 94,7% eram homens; 84,2% tinham idade> 50 anos. O tempo entre detecção da lesão e confirmação do diagnóstico <30 (78,9%) dias. Município de referência priorizado em 47,4% dos casos. Os CEOs não tinham registro do tempo decorrido entre diagnóstico e início do tratamento para maioria dos casos, em que a situação de 52,6% dos pacientes é desconhecida para CEOs, com exceção do município de Amparo. Conclui-se ser necessário um melhor acompanhamento de pacientes com câncer oral na região de Campinas (CGR).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Sá, Isabel dos Guimarães. « Entre consumos suntuários e comuns : a posse de objetos exóticos entre alguns habitantes do Porto (séculos XVI - XVII) ». Anais do Museu Paulista : História e Cultura Material 25, no 1 (avril 2017) : 35–57. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672017v25n0102.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO O estudo da documentação referente aos doadores da Misericórdia do Porto entre os séculos XVI e XVII, através dos objetos exóticos patentes nos respectivos testamentos e inventários - estes últimos provenientes de uma área que se estende de Macau ao Brasil -, permite discernir uma panóplia de objetos que mudaram a cultura material dos portuenses em contato com os territórios da expansão portuguesa. Um levantamento sistemático permitiu já rastrear, até o ano de 1699, 257 doadores, dos quais se apresentarão aqui apenas alguns, referentes a benfeitores que, não obstante possuírem bens móveis nesse âmbito, não são dados como tendo estado nos territórios de expansão transoceânica. Argumentar-se-á que essa circulação de objetos não foi exclusiva das elites nobiliárquicas, nem dos grandes centros urbanos, pelo que a sua difusão atingiu maiores proporções do que aquelas que a historiografia tem admitido até agora. A cidade em observação neste estudo - o Porto dos séculos XVI e XVII - estava longe de ser das maiores da Europa nesse período, quer em dimensão territorial, quer em efetivos populacionais, embora se situasse numa região de demografia pujante, que canalizou os seus excedentes desde cedo para a emigração interna e externa - o Entre Douro e Minho. Como teremos ocasião de verificar, fidalgos e nobres possuíam bens exóticos, mas estes encontravam-se também entre mercadores e até artesãos mais desafogados. Por outro lado, nem todos os objetos provenientes dos espaços da expansão transoceânica devem ser conotados com bens de luxo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Vega, Juliana Bergamo, Ana Paula Poblacion et José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei. « Fatores associados ao consumo de bebidas açucaradas entre pré-escolares brasileiros : inquérito nacional de 2006 ». Ciência & ; Saúde Coletiva 20, no 8 (août 2015) : 2371–80. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015208.18032014.

Texte intégral
Résumé :
ResumoO crescente consumo de bebidas açucaradas como os refrigerantes ou sucos artificiais está associado à prevalência de obesidade no Brasil e no mundo. Este estudo se propõe a conhecer a frequência de consumo destas bebidas entre crianças brasileiras de 24 a 59 meses e investigar associações com variáveis demográficas, socioeconômicas e nutricionais. Utilizando dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher − 2006, o padrão alimentar foi obtido com o questionário de frequência de alimentos e bebidas nos sete dias anteriores à data da entrevista e a antropometria usou medidas de peso e de estatura das crianças. Entre os pré-escolares, 37,3% consumiram refrigerantes e sucos artificiais 4 dias ou mais por semana. Os fatores que apresentaram associação estatisticamente significante com consumo frequente de BA foram residir em regiões de maior desenvolvimento econômico do país, em áreas urbanas, pertencer ao estrato de maior poder aquisitivo, mães que assistiam TV regularmente e excesso de peso da criança, estavam associados ao consumo de refrigerantes e sucos artificiais em 4 ou mais dias por semana. Novos estudos são necessários para a compreensão da real contribuição das bebidas açucaradas na epidemia de obesidade infantil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie