Articles de revues sur le sujet « Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Scarpin, Marcia Regina Santiago, Maria José Carvalho de Souza Domingues et José Eduardo Scarpin. « ATRIBUTOS COMPETITIVOS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ». Administração : Ensino e Pesquisa 12, no 3 (30 septembre 2011) : 447. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2011.v12n3.162.

Texte intégral
Résumé :
<p>As IES (Instituições de Ensino Superior) particulares sofrem pressões de um mercado cada vez mais competitivo. A busca por estratégias que agreguem valor aos seus produtos/serviços se torna cada vez mais presente neste cenário, levando-as a buscar informações sobre possíveis atributos que estimulem os estudantes a escolherem seus cursos. Neste contexto, este trabalho objetiva identificar os atributos que contribuem para a escolha dos alunos nos cursos de pós-graduação lato sensu presenciais da Universidade Regional de Blumenau, na cidade de Blumenau. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, que se caracteriza como descritiva do tipo survey, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionários a 174 estudantes. Os dados foram analisados de forma multivariada com o uso de regressão linear múltipla. Os principais atributos percebidos pelos estudantes na escolha de seus cursos relacionam-se com a segurança, qualidade, preocupação da universidade com seus alunos, valor do diploma no mercado, empregabilidade, motivos pessoais, de forma geral, e a satisfação com a universidade por parte de parentes, amigos e conhecidos.<br /><br /></p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Gozzi, Marcelo Pupim, et Vani Moreira Kenski. « Cursos online de especialização na estrutura da pós-graduação no Brasil ». EccoS – Revista Científica, no 39 (18 décembre 2015) : 87–100. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n39.3579.

Texte intégral
Résumé :
No incio da implementao da ps-graduao no Brasil, decidiam continuar seu processo de educao em nvel superior aqueles que se interessavam pela rea acadmica, que desejavam se tornar pesquisadores e professores universitrios. Eles procuravam a ps-graduao em nvel stricto sensu e, assim, concretizavam sua formao como mestres e doutores. Hoje, a formao profissional jamais se encerra com a concluso de um curso de graduao. Ela necessita de um processo permanente de atualizao. Esse contexto tem fomentado a demanda por cursos de especializao, em nvel de ps-graduao lato sensu. Mediante o crescimento da oferta destes cursos, esse artigo vem discutir o contexto dos cursos de especializao no Brasil, especialmente aqueles ofertados na modalidade a distncia online. Foi possvel perceber que, por um lado, os profissionais esto percebendo a necessidade de formao continuada e encontram na EaD as facilidades e vantagens relativas flexibilidade espao-temporal; por outro lado, essa expanso exige que mais professores estejam capacitados para atuar nesses cursos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Sena, Taisa Vieira. « Tendências em educação : metodologias ativas na Pós-graduação Lato Sensu ». Revista de Ensino em Artes, Moda e Design 4, no 1 (1 février 2020) : 30–45. http://dx.doi.org/10.5965/25944630412020030.

Texte intégral
Résumé :
As metodologias de ensino-aprendizagem ativas no ensino superior têm sido discutidas amplamente em face aos novos desafios contemporâneos, sendo incentivadas também na Educação Continuada. Este caminho leva a busca por excelência nos cursos de especialização, mobilizando a comunidade acadêmica a enfrentar os desafios advindos do contexto sociocultural contemporâneo, procurando se adaptar às exigências do meio social ou alterá-las de forma positiva, quando for possível. A partir de um diagnóstico das condições sociais e culturais, o envolvimento de todas as partes que constituem a Universidade identificamos inovações no processo de ensino e aprendizagem que levam a formação de profissionais com competências mais alinhadas com as novas exigências do mercado. O presente artigo busca mostrar estas novas iniciativas, abordando a experiência de TCC Integrado e Prático dos cursos de Especialização Lato Sensu da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os grupos foram organizados com em média 2 integrantes de cada curso com o desafio de repensar a própria Especialização, do modelo de negócio ao edifício, os espaços (que deveriam primar pela sustentabilidade), pensando no impacto da comunidade próxima a Universidade e como organizar urbanismo tático, com foco no cenário futuro para Educação Continuada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Bocchi, Adriana Luize, Vera Lúcia Banys et Andréia Vitor Couto do Amaral. « AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E CRÍTICA DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REGIONAL JATAÍ, DESDE A SUA CRIAÇÃO ATÉ A ATUALIDADE ». Itinerarius Reflectionis 14, no 3 (16 septembre 2018) : 01. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v14i3.53101.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou avaliar quantitativamente a pós-graduação Lato Sensu na Regional Jataí, desde a sua criação até a atualidade, mostrando o número de cursos ofertados, o número de egressos dos mesmos e a evolução da oferta dos cursos de especialização pela instituição. Foi realizada a análise retrospectiva crítica e censitária dos dados relativos à pós-graduação Lato Sensu da Regional Jataí do período de janeiro de 2002 a março de 2018, disponíveis no Sistema de Pós-graduação (SISPG) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os dados foram organizados utilizando-se o programa Excel 2013 da Microsoft®, versão for Windows 10, em tabelas que permitiram a avaliação descritiva dos mesmos. A primeira especialização ofertada na Regional Jataí foi a de Matemática, em 2002. Desde então, foram ofertados 24 cursos de especialização em várias áreas do conhecimento, bem como de residência multiprofissional, com a titulação de 294 profissionais nas diversas áreas do conhecimento. Pode-se concluir que, o número de cursos de pós-graduação Lato Sensu da Regional Jataí e o número de titulados desta modalidade podem ser aumentados com a adoção de medidas institucionais que facilitem a renovação de cursos já cadastrados, a inserção de novos cursos, a maior disponibilidade de técnicos administrativos para a realização do trabalho burocrático, assim como a maior valorização dos docentes vinculados a estes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Milan, Gabriel Sperandio, Luciene Eberle, Anderson Corso et Deonir De Toni. « A qualidade em serviços e a satisfação de clientes : comparação entre a percepção de alunos de graduação e de pós-graduação de uma IES ». Revista de Administração da UFSM 8, no 3 (9 novembre 2015) : 415. http://dx.doi.org/10.5902/198346599935.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo abordou a identificação e avaliação dos principais atributos e das respectivas dimensões da qualidade em serviços de uma Instituição de Ensino Superior (IES), comparando a percepção dos alunos de um curso de graduação e de cursos de pós-graduação lato sensu quanto aos níveis de satisfação em relação aos serviços prestados, à sua possibilidade de recompra e à indicação a terceiros. Assim, a pesquisa foi implementada em duas fases, uma qualitativo-exploratória e outra quantitativo-descritiva, com a aplicação de uma survey. Por meio da Análise Fatorial Exploratória, para os alunos do curso de graduação, foram identificadas 10 dimensões da qualidade em serviços, contempladas por 39 atributos. Para os alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu, foram identificadas seis dimensões, formadas por 40 atributos. Ao identificar e avaliar tais atributos e dimensões da qualidade dos serviços prestados, percebeu-se que, na perspectiva dos alunos da IES, existe a possibilidade de contribuir para um melhor planejamento e desempenho acadêmico e institucional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Maruo, Ivan Toshio, Maria da Glória Colucci, Sérgio Vieira, Orlando Tanaka, Elisa Souza Camargo et Hiroshi Maruo. « Estudo da legalidade do exercício profissional da Ortodontia por cirurgião-dentista não-especialista ». Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 14, no 6 (décembre 2009) : 42e1–42e10. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192009000600005.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: tendo em vista o conflito existente, no Ordenamento Jurídico brasileiro, entre o princípio da legalidade e o princípio da dignidade da pessoa humana no que diz respeito à prática da Ortodontia pelo cirurgião-dentista não-especialista, este trabalho teve como objetivo analisar a legislação e os julgados dos tribunais nesse assunto. MÉTODOS: realizou-se o levantamento da legislação referente ao ensino e à prática da Ortodontia no Diário Oficial da União e nos órgãos competentes. Com relação aos julgados dos tribunais, a pesquisa foi realizada nos Tribunais de Justiça e nos extintos Tribunais de Alçada de todos os Estados-membros da República Federativa do Brasil, bem como do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, utilizando as palavras-chave " Ortodontia" , " ortodôntico" e " ortodontista" . RESULTADOS: a legislação brasileira classifica os cursos de pós-graduação em stricto sensu e lato sensu, os quais possuem normas de funcionamento próprias. As Diretrizes Curriculares Nacionais determinam que, no curso de graduação em Odontologia, seja apenas ministrada a Ortodontia Preventiva. Os tribunais brasileiros entendem que, para a prática da Ortodontia Corretiva, é necessária habilitação em curso de pós-graduação. CONCLUSÃO: o curso de graduação em Odontologia é competente para o ensino da Ortodontia Preventiva; somente os cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu são competentes para ensinar a Ortodontia Corretiva; é inconcebível a interpretação de que o legislador faculta ao cirurgião-dentista não-especialista praticar a Ortodontia Corretiva; e o cirurgião-dentista não-especialista só pode praticar procedimentos que estejam incluídos na categoria de Ortodontia Preventiva e Interceptiva.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Santos, Aluizete Chaves dos, Edson José Rosa et Félix Pádua. « Pós-Graduação Lato Sensu : legislação e critérios avaliativos para tomada de decisão ». Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde 34, no 4 (27 mars 2024) : 603–22. http://dx.doi.org/10.18224/est.v34i4.401.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho aspira elaborar um núcleo dos cursos de pós-graduação lato sensu na área de negócios, na região metropolitana de Goiânia, com enfoque na Resolução n. 1 do Conselho Nacional de Educação (2001 e 2007) e Lei de Diretrizes e Base (LDB) da Educação. A partir desse prospecto, o trabalho é direcionado a uma investigação em relação à renda per capita da população da região metropolitana como um dos critérios avaliativos para a tomada de decisão em relação à possibilidade de cursar uma pós-graduação lato sensu na área de negócios.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Esteves, Luiz A. « Christine Greenhalgh e Mark Rogers - Innovation, Intellectual Property and Economic Growth ». Revista Brasileira de Inovação 12, no 2 (7 novembre 2013) : 449. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v12i2.8649068.

Texte intégral
Résumé :
O livro publicado por Greenhalgh e Rogers foi produzido para servir como manual para os cursos de economia da inovação, economia do crescimento econômico e propriedade intelectual. A ideia é que o material seja utilizado por alunos dos últimos anos de cursos de graduação ou cursos introdutórios ao nível de pós-graduação stricto sensu, mas também pode ser indicado, de forma bastante satisfatória, para outros formatos de cursos de pós-graduação, tais como os de especialização lato sensu e MBAs nas áreas de inovação, propriedade intelectual e empreendedorismo. Adicionalmente, o livro ainda tem o formato ideal para atender às necessidades de vários cursos de mestrado profissionalizante no país, principalmente nas áreas de administração, economia, direito, ciência e tecnologia e propriedade intelectual.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Antonello, Cláudia Simone, et Roberto Ruas. « Formação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática ». Revista de Administração Contemporânea 9, no 2 (juin 2005) : 35–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552005000200003.

Texte intégral
Résumé :
O artigo pretende repensar a questão da formação gerencial e, neste sentido, destaca dois aspectos que estão estreitamente vinculados a esta temática: a) analisa a perspectiva da abordagem aprendizagem na ação nos cursos de formação gerencial de longa duração; b) introduz uma discussão acerca das alternativas para superar as dificuldades referentes à efetividade desses cursos na perspectiva de resposta às problemáticas empresariais. A partir destes objetivos, o artigo examina as possibilidades dos processos de Aprendizagem na Ação em cursos de pósgraduação lato sensu como forma de articulação entre informação teórica e experiência pessoal/profissional. Neste sentido, analisa a questão da estratégia de aprendizagem e reflete sobre o fato de ela ser tão ou mais importante que os conteúdos específicos das disciplinas e seminários, pelo menos no que se refere ao desenvolvimento de certo tipo de competências. Resulta em propor e discutir uma concepção que visa estabelecer conexões mais sistemáticas entre a modalidade de curso analisada e o processo de desenvolvimento de competências. Essa concepção é baseada na emergência de novos paradigmas no campo da aprendizagem e formação gerencial, cujos fundamentos se concentram na abordagem Aprendizagem na Ação, com destaque para a noção de Comunidades de Prática nas organizações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Brito, Rosineide Santana de, Akemi Iwata Monteiro, Léa Tavares de Melo Arce Águila, Rosalba Pessoa de Souza Timóteo, Bertha Cruz Enders, Raimunda Medeiros Germano et Francisca Valda Silva de Oliveira. « Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992) ». Revista Brasileira de Enfermagem 48, no 1 (mars 1995) : 26–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671995000100004.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo tem o propósito de analisar alguns aspectos dos cursos de pós-graduação lato sensu, do Departamento de Enfermagem da UFRN, além de conhecer as perspectivas de discentes e docentes dos referidos cursos. Para o desenvolvimento do processo metodológico, foram aplicados 67 questionários, distribuídos entre 14 professores e 53 alunos egressosdoscursos. Utilizou-se ainda, como fontede pesquisa, levantamento da produção acadêmica dos docentes, relatórios de cursos de especialização, avaliações parciais das disciplinas dos cursos, nos anos de 1989 a 1991 e relatório do I Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem (1992). Os resultados foram positivos, contudo apontam alguns aspectos a serem analisados, para a melhoria do ensino de pós-graduação, tais como: revisão de grade cumcular, ampliação do espaço físico e aumento do acervo bibliográfico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Facundo, Lucas Alves, Marco Túlio De Mello, Mário Antônio De Moura Simim, Tiago Duarte, Aline Ângela Da Silva Cruz, Fernanda Veruska Narciso, Roberta Ariane De Andrade Ramos, Alberto Martins da Costa et Andressa Silva. « TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE TREINADORES NO CONTEXTO DO ESPORTE PARALÍMPICO ». Movimento (ESEFID/UFRGS) 25 (4 juin 2019) : e25034. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.87115.

Texte intégral
Résumé :
Treinadores do esporte paralímpico apresentam diferenças na atuação comparados a outros treinadores. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a trajetória profissional dos treinadores da Delegação Paralímpica Brasileira dos Jogos Rio 2016. Este estudo contou com 35 treinadores (idade: 39,7±9,4 anos, tempo de atuação: 10,7±5,4 anos) que responderam a um questionário estruturado com perguntas fechadas relacionadas à sua trajetória e formação profissional. Em relação à formação acadêmica, 97,1% dos treinadores apresentaram graduação em Educação Física, 65,7% cursaram pós-graduação lato sensu e 22,9% pós-graduação stricto sensu (mestrado) na área. Além disso, 65,7% dos treinadores realizaram alguma disciplina na universidade relacionada ao esporte paralímpico e 85% realizaram cursos de formação complementar. Concluimos que os treinadores tiveram oportunidades de aprendizado formal durante a graduação em Educação Física e em outros cursos de formação após a conclusão do curso, bem como oportunidades informais para construírem sua carreira no esporte paralímpico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Gaeta, Cecília, et Martha Prata-Linhares. « Pós-graduação lato-sensu : um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior ». Olhar de Professor 16, no 2 (2 mars 2015) : 343–56. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.16.6358.

Texte intégral
Résumé :
este trabalho tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca da necessidade de um espaço para a formação pedagógica do professor do ensino superior e indica a pós-graduação, especialização, também chamada de lato sensu, como um espaço privilegiado para esta formação. A discussão se desenvolve baseada em dois pilares: pesquisas bibliográficas sobre formação do professor do ensino superior e a analise de duas experiências diferenciadas e exitosas de cursos de lato sensu, descritas em duas teses de doutoramento. Nas pesquisas realizadas observou-se que currículos inovadores, metodologias ativas, aproximação com a realidade da prática cotidiana, possibilidade de expressão em diversas linguagens, abertura para o diálogo, e integração entre a teoria e prática são elementos, dentre outros, importantes nos cursos e favorecem a transformação da prática docente. Considerou-se também ao final do texto que os cursos de lato sensu apresentam características que podem torna-los uma opção para o desenvolvimento de professores do ensino superior desde que fundamentados em uma proposta educacional consistente, em currículo desenhado criteriosamente e com corpo docente adequadamente preparado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Fonseca, Marília, et Dirce Mendes da Fonseca. « A gestão acadêmica da pós-graduação lato sensu : o papel do coordenador para a qualidade dos cursos ». Educação e Pesquisa 42, no 1 (mars 2016) : 151–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201603136263.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O texto tem com o foco de análise o papel e a concepção dos cursos de pós-graduação lato sensu a partir de sua contextualização e dos marcos regulatórios. Destaca a função acadêmica atribuída às instituições de ensino e aos gestores, com vistas a refletir sobre as funções políticas, administrativas e pedagógicas de coordenadores de cursos de pós-graduação, com especial destaque para os cursos lato sensu. O referencial metodológico utilizado tomou como base os pareceres, as resoluções e portarias emitidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a partir dos anos 1960. Examinou, ainda, a literatura voltada para a análise crítica sobre a normatização dos cursos. O artigo reflete sobre a contração do financiamento da educação superior na década de 1990, o que facilitou o aumento expressivo de instituições privadas e, particularmente, a proliferação de cursos lato sensu, entre eles, os cursos corporativos oferecidos por instituições públicas. Essa ocorrência, somada à inexistência de regulamentação para a oferta, traz riscos para a qualidade desses cursos. O texto evoca as responsabilidades de coordenadores e gestores de cursos pela garantia da qualidade dos cursos, intensificando a interlocução entre teoria e prática, a articulação entre conteúdos e o mundo do trabalho, e, essencialmente, a dimensão formativa do aluno, que supõe prepará-lo para o exercício da ética e da cidadania em quaisquer das dimensões sociais em que venha a inserir-se no futuro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Bernardi, Ana Paula, Franciele Roos da Silva Ilha et Hugo Norberto Krug. « A pós-graduação Lato Sensu na trajetória profissional de professores de Educação Física ». Horizontes 35, no 1 (1 mai 2017) : 133. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.99.

Texte intégral
Résumé :
O estudo objetivou analisar a percepção de professoras de Educação Física, que realizaram cursos de pós-gradução Lato Sensu, sobre o seu processo de formação continuada, seus saberes, sua prática pedagógica em sua trajetória profissional. Pautou-se na pesquisa qualitativa e no estudo de caso, utilizando como instrumento de pesquisa a narrativa oral. Participaram três professoras de Educação Física que haviam realizado formação continuada. Nas suas trajetórias profissionais, o curso de formação continuada acrescentou maturidade, melhorou a prática pedagógica, abriu os horizontes, pois possibilitou uma predisposição a olhar para si, a pensar sobre, a questionar-se, a refletir sobre sua prática docente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Eyng Possolli, Gabriela, Débora Maria Vargas Makuch, Eliane Rozados Fernandes Costa et Salete Terezinha Arcanjo. « Educação a distância na pós-graduação lato sensu na área da saúde : uma revisão integrativa ». INTERFACES DA EDUCAÇÃO 6, no 16 (2 juin 2015) : 27–45. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v6i16.436.

Texte intégral
Résumé :
A evolução das tecnologias de informação e comunicação possibilitou o desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) em instituições de Educação Superior ampliando o acesso à formação na pós-graduação. Para estabelecer as relações entre EAD e a formação dos profissionais da saúde no Brasil e no mundo, optou-se pela revisão integrativa objetivando compreender sobre o que versam as publicações entre 2009 e 2014 relacionadas à EAD na pós-graduação, em português, inglês e espanhol. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão e mapeando-se os artigos disponíveis resultou um grupo relevante de artigos analisados em três categorias: 1- EAD na área da saúde na pós-graduação; 2- Processo de implantação e desenvolvimento de cursos de pós-graduação lato sensu na área da saúde a distância; 3- Desafios e Potencialidades da pós-graduação a distância na área da saúde. Como resultado, além da análise das categorias, conclui-se que artigos relevantes foram publicados e demonstraram a consolidação da EAD como modalidade pertinente e de qualidade na formação de profissionais da saúde na pós-graduação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Wachowicz, Lilian Anna. « UMA INVERSÃO DIDÁTICA NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ». Revista Diálogo Educacional 9, no 26 (7 juillet 2009) : 29. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i26.3646.

Texte intégral
Résumé :
Nosso estudo apresenta a formação continuada de professores como uma das possibilidades do ensino em nível de Pós-Graduação, tomando na forma de exemplaridade o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná – PDE, que é de formação continuada para professores em exercício e pertencentes ao quadro de magistério do Estado. Os professores PDE não são inseridos em cursos de pós-graduação lato ou stricto sensu. Cursam disciplinas ofertadas em nível de graduação, dentre outras atividades de inserção acadêmica. O que nos leva a exemplificar que a formação continuada pelo PDE são os princípios pedagógicos, de gestão e didáticos, que representam a nosso ver uma inversão didática sendo esta uma das condições favoráveis à transformação da prática profissional, talvez a mais importante. Com base em Bachelard, por sua epistemologia histórica; Habermas, por sua teoria da ação comunicativa; e Vygotsky, pela categoria de mediação na sua teoria de aprendizagem, nossa proposição de inversão didática pretende priorizar a vivência dos atores sociais na educação escolar, como sendo o ponto de partida e de chegada da reflexão coletiva, com a orientação das universidades conveniadas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Barbosa, Ivan Carlos da Costa. « Caracterização das pós-graduações lato sensu, na modalidade a distância, em Educação Ambiental no Brasil ». Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 14, no 2 (19 juin 2019) : 234–51. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2610.

Texte intégral
Résumé :
A literatura não apresenta dados sobre o panorama dos cursos de pós-graduação em educação ambiental lato sensu, na modalidade à distância. O presente texto tem como finalidade realizar uma caracterização dos cursos cadastrados como ativos na base de dados do Ministério da Educação (e-MEC). Este estudo permitiu mostrar que nos últimos anos houve um aumento no numero de instituições de ensino superior que ofertam este tipo de curso. Os cursos com melhor desempenho se encontram nas regiões Sul e Sudeste, a natureza administrativa privada é a predominante. Espera-se, então, contribuir para a ampliação do conhecimento sobre as circunstâncias nas quais os cursos de especialização EAD em EA têm sido ofertados no Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Priscila Bicalho de Souza, Dayane, Cristiano Grijo Pitangui, Henrique Carlos F. Boa Carvalho, Luciana Pereira de Assis, Alessandro Vivas Andrade et Eduardo Trindade. « Regras de associação aplicadas ao problema de evasão de alunos de cursos de pós-graduação (Lato Sensu) na modalidade EaD de uma instituição de ensino privada ». RENOTE 19, no 2 (28 décembre 2021) : 193–202. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.121205.

Texte intégral
Résumé :
Um dos grandes desafios enfrentados pelo Ensino a Distância (EaD) é a desistência do aluno antes da conclusão do curso. Neste sentido, este problema tem sido abordado sobre os mais variados aspectos. Contudo, estudos sobre a evasão de cursos de pós-graduação EaD ainda são mais restritos quando comparados à cursos de graduação nesta mesma modalidade, notadamente devido a menor disponibilidade de dados. Este trabalho realiza a análise dos fatores que levaram à evasão de cursos de pós-graduação EaD de uma Instituição de Ensino privada que detém mais de 300 mil alunos. Para tanto, utilizaram-se ferramentas de estatística descritiva como também de Mineração de Dados, mais especificamente de Regras de Associação. Resultados apontam que fatores institucionais relacionados ao material didático e dificuldade com recursos tecnológicos foram alguns dos principais agentes causadores de evasão nos cursos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Silveira, Sidnei Renato, Clarissa Tarragô Candotti, Marlise Geller et Sílvia De Castro Bertagnolli. « Processo de Implantação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância : um estudo de caso ». RENOTE 7, no 3 (21 décembre 2009) : 73–83. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.13517.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta um estudo de caso para implantação de cursos de Pós-graduaçãoLato Sensu a distância. Ao longo da elaboração do planejamento estratégico, buscamosarticular premissas teóricas que consolidassem na prática o plano de marketing, a gestãode pessoas e o plano financeiro, originando um curso de especialização na modalidade adistância voltado as expectativas de alunos, professores e da Instituição proponente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Rodrigues Ferreira, Orlando, et Marcos Rincon Voelzke. « TÓPICOS DE ASTRONOMIA APLICADOS AO ENSINO : UMA DISCIPLINA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA [EAD] EM ENSINO DE ASTRONOMIA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL, SÃO PAULO/SP, BRASIL ». Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9, no 4 (29 septembre 2018) : 183–203. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1581.

Texte intégral
Résumé :
O trabalho, embasado na dissertação do autor ... , sob orientação do autor ..., apresenta o desempenho dos estudantes da disciplina Tópicos de Astronomia Aplicados ao Ensino, do curso de pós-graduação lato sensu de Educação a Distância [EaD] em Ensino de Astronomia da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP, Brasil, turma 2012-2013. Os perfis dos estudantes são considerados, assim como as características de faixas etárias, origens, formações, entre outras. Também constata a interdisciplinaridade do curso, particularmente da disciplina, e o aumento das matrículas em EaD nos cursos superiores no Brasil, com destaque às pós-graduações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Alves, Marcos Antônio, Cristiano Lopes Carvalhaes et Paulo Roberto de Sousa. « Pós-graduação Lato Sensu : apontamentos para a gestão estratégica a partir das expectativas dos candidatos ». ForScience 8, no 2 (3 décembre 2020) : e00858. http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e858.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo foi analisar o perfil de candidatos a cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e identificar pontos estratégicos para uma melhor condução do curso e aprendizagem do aluno. Um questionário foi aplicado e continha questões demográficas e outras relacionadas com as expectativas da formação, motivos para cursá-la e critérios de decisão. Um total de 136 candidatos foram entrevistados e eles externaram a importância de cada item em uma escala Likert de 1 a 9 pontos. Os resultados indicaram que dentre os candidatos entrevistados, a maioria compreendeu: homens (61.03%), entre 20 e 29 anos (49.26%), solteiros (61.03%), que concluíram graduação (94.11%) em instituições privadas (75%) entre 2016-2015 (26.47%) ou 2014-2011 (37.5%). A formação é buscada por iniciativa própria e eles demonstraram alta expectativa quanto à formação teórica e profissional. Módulos comuns para diferentes cursos, ações de marketing aproveitando as oportunidades de mercado, descontos para ex-alunos de graduação e especialização e currículo voltado ao mercado foram as principais proposições percebidas e discutidas. Este trabalho retoma um tema de grande importância para a educação superior, fornece uma revisão normativa histórica e pode servir de apoio para gestores educacionais, empresas privadas e pesquisadores envolvidos nesta formação. Palavras-chave: Pós-Graduação Lato Sensu. Especialização. Educação superior. Perfil do candidato. Lato Sensu postgraduate courses: strategic management based on candidates’ expectations Abstract The aim of this paper was to analyze the profile of candidates for Lato Sensu Postgraduate courses and to identify strategic points for a better conduction of the course and students learning. A survey was conducted with demographic and course expectations questions, considering the reasons for taking it and decision-making. A total of 136 candidates were interviewed and they expressed the importance of each item on a 1-9 point Likert scale. The results indicated that among the candidates interviewed, the majority were: men (61.03%); 20-29 years old (49.26%); single (61.03%); who completed their undergraduate degree (94.11%); in private institutions (75%); between 2016-2015 (26.47%) or 2014-2011 (37.5%). The graduation is sought on their own initiative and they showed high expectations regarding theoretical and professional training. Common modules for different courses, marketing actions taking advantage of market opportunities, discounts for undergraduate and specialization students and curriculum aimed at the market were the main proposals perceived and discussed. This research takes up a topic of great importance for higher education, provides a historical normative review and may be used as support for educational managers, business and researchers involved in this field. Keywords: Lato Sensu Postgraduate Courses. Specialization. Strategic Management. Candidates’ Profile.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Olschowsky, Agnes, et Graciette Borges da Silva. « Pós-graduação lato sensu em enfermagem psiquiátrica e saúde mental : história, contexto institucional e atores ». Revista Brasileira de Enfermagem 56, no 2 (avril 2003) : 151–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672003000200008.

Texte intégral
Résumé :
O objeto de estudo é o ensino de pós-graduação "lato-sensu" de enfermagem psiquiátrica e saúde mental das escolas de enfermagem: EE/UFRGS e EERP/USP. Apresentamos a caracterização desses cursos e o perfil de seus docentes. Através da análise dos planos de ensino, programas e documentos dos cursos de especialização dessas escolas, e de entrevistas semi-estruturadas, obtivemos dados da história e estruturação desses cursos, que foram pioneiros e dinamizadores do ensino especializado da área. Apresentamos suas características quanto à carga horária, número de disciplinas, titulação e formação dos docentes envolvidos, mostrando como vem se constituindo o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Paixão, Roberto Brazileiro, et Adriano Leal Bruni. « MESTRADOS PROFISSIONAIS : CARACTERÍSTICAS, ESPECIFICIDADES, DIFERENÇAS E RELATOS DE SUCESSO ». Administração : Ensino e Pesquisa 14, no 2 (30 juin 2013) : 279. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2013.v14n2.66.

Texte intégral
Résumé :
<p>O surgimento dos mestrados profissionais (MPs) corresponde a uma busca pela aproximação da produção acadêmica às práticas laborais, ou seja, um olhar voltado para as necessidades do mercado de trabalho. Nesse sentido, este artigo objetiva apresentar as características distintas dos MPs, diferenciando-o das demais modalidades de cursos da pós-graduação brasileira, ao mesmo tempo em que busca evidências na literatura de casos de sucesso, na tentativa de aproximar a academia do ambiente profissional. Para tanto, é construída uma linha discursiva que perpassa a evolução da legislação, as características específicas, a tensão existente entre as modalidades acadêmica e profissional, as semelhanças e diferenças com os cursos lato sensu e relatos de casos de sucesso. Conclui-se o artigo ressaltando a necessidade de maior aprendizado sobre esta modalidade de curso, de forma a entender suas especificidades e relações com os demais programas de formação, notadamente os cursos de pós-graduação.<br /><br /></p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Silva, Tiago. « Um estudo sobre a percepção dos alunos de cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade EaD e a contribuição das TIC no processo de aprendizagem ». Revista EDaPECI 20, no 2 (3 août 2020) : 95–105. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.213658.95-105.

Texte intégral
Résumé :
A constante evolução tecnológica impacta diretamente nos processos de ensino-aprendizagem, inclusive propagando a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Superior, principalmente no modelo de Educação a Distância (EaD). Diante do aumento da procura por este modelo nos últimos anos, sendo as tecnologias cada vez mais incorporadas em seus processos e ainda raros estudos sobre TIC em pós-graduações lato sensu na modalidade EaD, esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de TIC para a aprendizagem na percepção de alunos de cursos de pós-graduação na referida modalidade. A abordagem do problema foi realizada de forma quantitativa, mediante questionário on-line para coleta de dados, o qual foi aplicado a alunos matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu EaD de instituições em Belo Horizonte (Minas Gerais). Com resultados obtidos, identificou-se que os alunos, em maioria, confirmaram as afirmações propostas com índices de concordância acima de três (3) no Ranking Médio, sendo que a opção relacionada ao armazenamento, a distribuição e acesso às informações - independentemente do local onde estejam situados professores e alunos, foi indicada como a maior contribuição que as TIC podem proporcionar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Melo, Natália Guimarães, Isabela Alves Cunha, Júlia Ferreira Alves, Amanda Lindolpho Santos, Anna Paula Nogueira, Beatriz Correa Lima, Bruna Viani Dias et al. « Perfil de formação e produção científica do fisioterapeuta pesquisador no Brasil ». Fisioterapia e Pesquisa 28, no 1 (mars 2021) : 60–69. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/20019528012021.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de formação e produção científica do fisioterapeuta pesquisador brasileiro. Trata-se de um estudo transversal, realizado por meio de levantamento dos currículos profissionais cadastrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atualizados nos últimos 5 anos. As principais variáveis analisadas foram sexo, distribuição dos fisioterapeutas pelo Brasil, tipo de instituição de graduação, local de atuação, formação complementar, produções científicas e participação em eventos. Foram encontrados 47.741 currículos, dos quais 17.864 estavam dentro dos critérios de seleção da pesquisa e foram analisados. Predominaram fisioterapeutas do sexo feminino (75,5%) e da região Sudeste (35%). A maioria é graduada em instituições privadas (75%), realizou pós-graduação lato sensu (61,4%) e trabalhou em universidades (30%). Existem diferenças entre os sexos com relação às produções, os eventos e a formação complementar, com o melhor desempenho do sexo masculino (p<0,001) - os graduados em instituição pública têm mais produções, eventos e atividades de formação complementar (p<0,001). Os profissionais graduados em instituições privadas, porém, realizam mais cursos de pós-graduação lato sensu (p=0,05). Conclui-se, portanto, que a maioria dos fisioterapeutas pesquisadores do Brasil é do sexo feminino, graduada na região Sudeste, formada em instituições privadas, realizou pós-graduação lato sensu e trabalha em universidades. Apesar da maioria feminina, os profissionais do sexo masculino e os formados em instituições públicas apresentam maior quantidade de produções, participações em eventos e formações complementares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Farah, Ana Paula. « Restauro arquitetônico : a formação do arquiteto no Brasil para preservação do patrimônio edificado ». História (São Paulo) 27, no 2 (2008) : 31–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742008000200003.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem por objetivo discutir a formação do arquiteto, nas escolas brasileiras, para que tenha base adequada e o conteúdo para atuar ao patrimônio construído e em construções de interesse para preservação; a discussão se estende também aos cursos de pós-graduação tanto no âmbito "lato sensu" quanto "stricto sensu". Serão analisadas as conseqüências da falta do ensino da disciplina de restauro arquitetônico na graduação e pós-graduação, que tem tido por resultantes a destruição de documentos históricos que dá base para memória coletiva, afetando a transmissão do legado das pessoas para as gerações futuras. Pretende-se evidenciar que se houver sólida formação do arquiteto no âmbito do restauro arquitetônico, os profissionais terão instrumentos teóricos, críticos e técnicos para que os bens culturais sejam, de fato, preservados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Silva-Júnior, João Silvestre da, Flávia Souza e. Silva de Almeida et Luiz Carlos Morrone. « O Programa de Estágio Monitorado na pós-graduação lato sensu em medicina do trabalho ». Revista Brasileira de Educação Médica 35, no 3 (septembre 2011) : 319–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022011000300004.

Texte intégral
Résumé :
CONTEXTO: Em 2004, foi proposta uma reestruturação de cursos de pós-graduação lato sensu em Medicina do Trabalho, com aumento da carga horária prática. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP introduziu o Programa de Estágio Monitorado (PEM) em complemento às 680 horas-aula. Objetivos: Descrever o programa, a percepção da Coordenação sobre o mesmo e analisar a atualrelação dos ex-alunos com a especialidade. MATERIAL E MÉTODO: (a) Discussão não estruturada entre os coordenadores e entrevista com empresas parceiras; (b) Aplicação de questionário a 46 ex-alunos,-abordando aspectos socioprofissionais. RESULTADOS: O PEM tem carga horária de 1.240 horas, é voluntário e baseado numa bimonitorização das atividades do aluno, com a apresentação de relatórios semanais para discussão clínica. Notou-se aumento do interesse no curso teórico-prático e carência de programas de desenvolvimento profissional nos locais de estágio. Da amostra, 67,3% exercem jornada semanal em Medicina do Trabalho superior a 20 horas. DISCUSSÃO: O programa cumpre diretrizes e parece contribuir para a fixação à especialidade. Questiona-se a omissão do mercado de trabalho em cobrar formação mais sólida e se recomenda discutir a regulamentação do exercício da especialidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Guerrer, Francine Jomara Lopes, et Estela Regina Ferraz Bianchi. « Caracterização do estresse nos enfermeiros de unidades de terapia intensiva ». Revista da Escola de Enfermagem da USP 42, no 2 (juin 2008) : 355–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342008000200020.

Texte intégral
Résumé :
O estudo propõe uma caracterização dos enfermeiros que atuam em unidades de terapia intensiva (UTIs) das Regiões Brasileiras e a associação do nível de estresse relatado com idade, cargo ocupado, tempo de formado e freqüência a cursos de pós-graduação. Os dados foram coletados utilizando-se a Escala Bianchi de Stress, constituída por caracterização sociodemográfica e 51 itens das atividades desempenhadas por enfermeiros. A amostra foi composta por 263 enfermeiros, sendo feminina (91,6%), jovem (80,2% < 40 anos), entre 2 e 5 anos de formado (34,6%), 87,8% atuando como enfermeiros assistenciais, 74,5% com pós-graduação lato sensu. Os enfermeiros obtiveram nível de estresse entre médio e alerta (60,1%). Houve associação estatisticamente significante (p<0,05) entre domínios C (administração de pessoal) e D (assistência de enfermagem) e realização de curso de pós-graduação. Concluindo, tanto os enfermeiros como hospitais devem investir esforços para obter subsídios para a prestação de assistência e estratégias de enfrentamento do estresse.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Salvador, Alexandre Borba, et Ana Akemi Ikeda. « O uso de metodologias ativas de aprendizagem em MBA de marketing ». Cadernos EBAPE.BR 17, no 1 (mars 2019) : 129–43. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395168522.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Este artigo apresenta o relato de experiência de um estudo de caso único integrado que discute a aplicação de métodos ativos de aprendizagem. Seu objetivo é aprimorar o conhecimento sobre os benefícios e a operacionalização do planejamento e a aplicação de uma combinação de métodos ativos de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação lato sensu e, consequentemente, proporcionar informações úteis para docentes e pesquisadores. A experiência ocorreu entre o início do segundo semestre de 2015 e o final do segundo semestre de 2017, no âmbito de uma disciplina de Marketing em curso de pós-graduação lato sensu - Master of Business Administration (MBA). A análise foi realizada a partir das informações levantadas em 14 turmas de 1 disciplina com 8 encontros, envolvendo sessões de problem-based learning (PBL), sessão de discussão de caso, projeto em grupo (project-oriented problem-based learning - POPBL) e aplicação de prova individual. Este artigo apresenta a operacionalização dos métodos ao longo da disciplina e os resultados observados destacam sua contribuição para atingir os objetivos de aprendizagem, destacando indícios de aproveitamento dos estudantes, de qualidade da relação professor-estudante e de avaliação da disciplina e do docente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Almeida, Lauro Brito de, Cláudio Parisi et Mariano Stamato. « Considerações sobre o uso da videoconferência como elemento viabilizador de EAD em um ambiente multiponto : o caso da Petrobras ». Educar em Revista, no 21 (juin 2003) : 99–116. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.285.

Texte intégral
Résumé :
As rápidas e constantes alterações havidas no meio ambiente têm impactado a todos. Uma das conseqüências é que os atores são impelidos a buscar maneiras de se adaptarem. Tal quadro tem conduzido as empresas e pessoas a adotarem uma nova postura, sob o risco de, ao não fazê-la, terem suas atividades descontinuadas. A Petrobras, ao longo de sua existência e dadas as suas peculiaridades, tem promovido o desenvolvimento de seus colaboradores patrocinando treinamento ou cursos formais em nível de graduação, pós-graduação; estes, nas suas modalidades stricuto sensu e lato sensu. O caso em questão, objeto deste paper aborda a realização de um MBA - Controller, sob coordenação da Universidade Corporativa no qual a mídia videoconferência tem papel de destaque na viabilização do curso no formato semi-presencial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Ribeiro da Silva, Wellem, Claudineia Teixeira Lima et Gilmar Ribeiro dos Santos. « O DOCENTE EM CURSOS DE DIREITO ». Revista Brasileira de Pós-Graduação 16, no 36 (2 novembre 2020) : 1–19. http://dx.doi.org/10.21713/rbpg.v16i36.1626.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do presente trabalho é discutir a formação do docente em Direito nos cursos de graduação da região Norte de Minas Gerais, Brasil. A metodologia proposta foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa local e envolveu pesquisa documental em websites das principais instituições da região e por contato direto para identificar os docentes de Direito, para posteriormente analisar o currículo Lattes de cada um. Os resultados mostraram que 83,9% dos Docentes em cursos de Direito possuem bacharelado em Direito, sendo os demais profissionais de áreas afins. Cerca de 30% dos docentes bacharéis em Direito lecionam em mais de uma instituição, apenas 7% não possui uma Pós-Graduação lato sensu e cerca de 40% não possuem nenhuma formação stricto sensu, sendo baixíssimo o número de doutores (5%). Há diferenças marcantes entre as formações docentes dentre instituições públicas e privadas nessa relação, mostrando maior titulação na rede pública. O quadro geral permite inferir que ainda há necessidade de maior atenção à formação docente específica para a área do Direito, reforçando tanto seus aspectos didáticos e de formação em pesquisa e extensão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Faustino-Ferber, Ana Paula, et Celia Maria Haas. « Motivos que levam os alunos à evasão em cursos de pós-graduação lato sensu em instituição pública de educação ». Revista Labor 2, no 26 (25 décembre 2021) : 31–55. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v2i26.72026.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo integra uma investigação que teve como objetivo compreender os motivos do abandono nos cursos de pós-graduação lato sensu, também denominados especialização, em instituição pública de educação no estado de São Paulo. O assunto, torna-se relevante devido à carência de discussão e pesquisas relacionadas a este nível de educação e aos altos índices de evasão apresentados na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A metodologia adotada para esta pesquisa foi de natureza exploratória e a coleta de dados feita com a aplicação de um questionário on-line. A análise dos dados coletados mostrou que a maioria dos alunos desistiu após o quarto semestre de curso, muitos com dificuldade em entregar o trabalho de conclusão (TCC) ou por dificuldade de conciliar o estudo com o trabalho. Em uma parcela considerável de respondentes, fatores pessoais contribuíram para a não conclusão. Muitos deles demonstraram interesse em retomar o trabalho de conclusão para obtenção do certificado. A necessidade de contenção da evasão em instituições públicas, visando o não desperdício de recursos financeiros e a falta de pesquisas relacionadas à pós-graduação lato sensu tornou-se a principal motivação para desenvolvimento deste estudo que buscou contribuir com subsídios para ações da gestão institucional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Kremer, Tatiana dos Reis, Adriane Fabricio, Luis Felipe Dias Lopes et Fabíola Kaczam. « Inteligência emocional entre estudantes de pós-graduação ». Ágora : revista de divulgação científica 25 (12 mai 2020) : 18–39. http://dx.doi.org/10.24302/agora.v25i0.2241.

Texte intégral
Résumé :
Tema: Inteligência Emocional (IE) envolve a utilização inteligente das emoções, enquanto ferramenta para potencializar o alcance de resultados positivos, por isso se torna tão importante em ambientes organizacionais. Objetivo: Verificar a presença das dimensões da inteligência emocional (autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e habilidade social) em estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu de uma Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e se há relação entre a IE e o perfil dos respondentes. Método: Pesquisa quantitativa, de levantamento (Survey) com aplicação do instrumento Emotional Intelligence Appraisal adaptado de Travis Bradberry e Jean Greaves, em uma amostra de 69 estudantes de quatro Cursos de Pós-Graduações distintas. Para análise dos dados utilizou-se o software SPSS® versão 21. Principais resultados: A maioria dos estudantes possui alta IE. A dimensão autocontrole apresentou o menor índice, enquanto a dimensão de habilidade social, o maior. Também foi possível identificar relação entre a idade e o curso de pós-graduação com os níveis da IE e, que o uso de ferramentas auxilia no desenvolvimento e aumenta os níveis de IE. Principais contribuições: A pesquisa sugere que, a IE pode ser desenvolvida a partir de ferramentas e práticas pedagógicas. Apesar da necessidade de aprofundamento, os resultados obtidos também podem fornecer direcionamentos iniciais para possíveis reformulações de currículo. Palavras-chave: Inteligência Emocional. Pós-Graduação. Discentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Fernandes, Thatiane Reis, et Ana Claudia Tasinaffo Alves. « PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL : UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC ». Revista Prática Docente 3, no 1 (26 juin 2018) : 180–95. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo trata-se de uma pesquisa de natureza básica do tipo levantamento. Caracteriza-se como quali-quantitativa, pois objetivou levantar dados numéricos acerca do número de vagas e da oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências no Brasil e seus resultados são analisados e interpretados. O levantamento foi realizado utilizando-se da planilha de tramitação eletrônica no portal do MEC (e-MEC) onde constam informações de cursos de graduação e especialização cuja responsabilidade das informações são das instituições mantenedoras. Os resultados mostraram que a distribuição de cursos e vagas é maior para as regiões Sul e Sudeste, e as regiões Norte não possui cursos cadastrados no referido portal, o que evidencia a desigualdade na oferta de cursos e mostra que o país precisa investir em formação continuada de professores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Alexandre, Tiago da Silva, Daniele Sirineu Pereira, Paula Maria Machado Arantes, Ruth Losada de Menezes, Maycon Sousa Pegorari, Francielle Fialkoski Molina, Monica Rodrigues Perracini, Lygia Paccini Lustosa, Mariana Asmar Alencar et Simone da Costa Mazzei. « Como direcionar a formação do fisioterapeuta em Gerontologia no Brasil diante do envelhecimento populacional ? » Revista Pesquisa em Fisioterapia 13 (2 juin 2023) : e4994. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.2023.e4994.

Texte intégral
Résumé :
CONTEXTO | O rápido envelhecimento populacional brasileiro mudou nosso cenário de saúde, o que exige que o profissional fisioterapeuta esteja preparado para lidar com as especificidades desta população. A Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE), que tem a missão de fortalecer a especialidade e promover assistência qualificada em Fisioterapia em Gerontologia, propõe uma relação das competências fundamentais para formação no ensino nos cursos de graduação em Fisioterapia e de pós-graduação lato sensu em Fisioterapia em Gerontologia. Essa iniciativa visa auxiliar os gestores das Instituições de Ensino Superior das diversas regiões brasileiras no planejamento de tais cursos de forma a melhorar a qualidade da formação dos fisioterapeutas nessa área.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Bonfante, Roseli, et Cladecir Schenckel. « O Principio da Verticalização nos Institutos Federais : Possibilidades e Desafios ». Metodologias e Aprendizado 1 (11 mars 2020) : 83–90. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v1i0.1112.

Texte intégral
Résumé :
O estudo teve como objetivo compreender o significado e elucidar o princípio da verticalização nos Institutos Federais. Este princípio acarretou expressiva mudança em relação às ofertas educacionais e ao público-alvo das instituições que deram origem aos IFs. Passaram a conviver, no espaço dessas instituições escolares e de acordo com as ofertas de cada unidade, alunos de ensino médio integrado aos cursos técnicos, de cursos técnicos concomitantes ou subsequentes, de qualificação profissional, de ensino superior de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu). A verticalização implica em uma mudança profunda do fazer pedagógico. Para os docentes, a verticalização acarreta que eles atuem, simultaneamente, em cursos de diferentes níveis de ensino. Há, portanto, a necessidade de ajustar o seu fazer, os seus conteúdos e a sua linguagem a públicos com diferentes níveis de amadurecimento intelectual e de interesses em relação às escolhas pessoais e profissionais. Para os discentes, implica em ampliar as oportunidades para dar continuidade ao seu processo de formação em uma mesma instituição, do ensino médio à pós-graduação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Figueiredo, Antonio Macena de. « Perfil acadêmico dos professores de bioética nos cursos de pós-graduação no Brasil ». Revista Brasileira de Educação Médica 35, no 2 (juin 2011) : 163–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022011000200004.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa documental sobre o ensino de Bioética na pós-graduação da área da saúde. Seu objetivo principal é caracterizar o perfil acadêmico dos professores desse curso. Para tanto, foi mapeado o perfil acadêmico de professores das disciplinas relacionadas com a Bioética de 163 cursos reconhecidos pela CAPES. Por meio da identificação dos docentes nos programas das disciplinas, efetuou-se uma pesquisa nos currículos disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq. Devido à ausência de registros e tendo-se excluído aqueles que aparecem mais de uma vez em outras disciplinas, só foi possível analisar os currículos de 96 professores. Desses, 58 (60,4%) eram do sexo masculino, sendo 45 (46,9%) da área médica; 51 (53,1%) de outras 12 áreas acadêmicas; 36 (37,5%) têm duas ou mais pós-graduações; 2 (2,08%) são graduados em Filosofia; 1 (1,04%) em Linguística; 83 (86,47%) dos currículos não registram formação específica em cursos lato ou stricto sensu em Filosofia, Ética e Bioética; 16 (n = 16,7%) integram Comitês de Ética e em apenas 5 (5,2%) constam que já participaram desse tipo de comitê. O estudo evidenciou que o maior desafio é vencer a carência de profissionais qualificados para o ensino da Bioética em pós-graduação no País.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Trentini, Flavia, et Luis Eduardo Brito Scoton. « A Responsabilidade das Universidades Públicas pela Oferta de Cursos de Pós-Graduação Remunerados : Debate entre Administrativistas e Consumeristas ». Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo 1, no 1 (5 décembre 2015) : 27. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0030/2015.v1i1.85.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo discute a responsabilidade de consumo das universidades públicas em razão da oferta ao mercado de cursos de pós-graduação remunerados. Para tanto, parte-se dos debates acerca da aplicabilidade do CDC aos serviços públicos em geral, sendo expostos os diferentes posicionamentos a respeito do tema, apresentados tanto por autores da escola administrativista quanto da escola consumerista. Por fim, aborda-se a possibilidade jurídica de caracterização da universidade pública enquanto fornecedora de serviços, sendo analisados alguns julgados recentes que confirmam esta tese. Foi empregado o método dialético, sob as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo é confrontar os principais posicionamentos doutrinários a respeito do tema, de forma a se obter uma síntese a respeito do regime de responsabilidade aplicável às universidades públicas. Concluise que a celebração de convênios para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pode implicar em riscos jurídicos para as universidades públicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Trentini, Flavia, et Luis Eduardo Brito Scoton. « A Responsabilidade das Universidades Públicas pela Oferta de Cursos de Pós-Graduação Remunerados : Debate entre Administrativistas e Consumeristas ». Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo 1, no 2 (7 octobre 2016) : 27. http://dx.doi.org/10.21902/2526-0030/2015.v1i2.85.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo discute a responsabilidade de consumo das universidades públicas em razão da oferta ao mercado de cursos de pós-graduação remunerados. Para tanto, parte-se dos debates acerca da aplicabilidade do CDC aos serviços públicos em geral, sendo expostos os diferentes posicionamentos a respeito do tema, apresentados tanto por autores da escola administrativista quanto da escola consumerista. Por fim, aborda-se a possibilidade jurídica de caracterização da universidade pública enquanto fornecedora de serviços, sendo analisados alguns julgados recentes que confirmam esta tese. Foi empregado o método dialético, sob as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo é confrontar os principais posicionamentos doutrinários a respeito do tema, de forma a se obter uma síntese a respeito do regime de responsabilidade aplicável às universidades públicas. Concluise que a celebração de convênios para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pode implicar em riscos jurídicos para as universidades públicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Rodrigues, Rita de Cassia Vieira, et Heloisa Helena Ciqueto Peres. « Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line ». Revista da Escola de Enfermagem da USP 42, no 2 (juin 2008) : 298–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342008000200013.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi identificar os cursos de Ensino Superior Nacional de EAD por área de concentração, região geográfica, nível de formação e os cursos de EAD no ensino superior de Enfermagem. O método adotado foi um estudo exploratório descritivo em que foi realizado um levantamento nos sites e portais governamentais e não-governamentais relacionados à educação nacional e EAD das Instituições de Ensino Superior (IES) que praticam EAD. Nos resultados foram identificados apenas dois cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos especificamente em Enfermagem. Assim, há necessidade de maior investimento das IES de Enfermagem na criação e avaliação de cursos de EAD, bem como de infra-estrutura e de implementação de uma política de capacitação tecnológica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Franco, Raquel Aparecida Soares Reis, et Maria Lúcia Castanheira. « Práticas de letramento acadêmico no Facebook ». Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies 69, no 3 (27 septembre 2016) : 13. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p13.

Texte intégral
Résumé :
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p13No Brasil, no âmbito acadêmico, identificamos diversos cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu voltados para professores. Diante disso, a partir de uma perspectiva social do letramento (LEA; STREET, 1998; LILLIS; SCOTT, 2007), analisamos, neste artigo, as práticas de letramento acadêmico ocorridas no Facebook, tomado como Ambiente Virtual de Aprendizagem, de um curso de especialização em Linguagem e Tecnologia, com o objetivo de compreender os significados da escrita acadêmica nesse contexto. Pudemos perceber pelos resultados deste trabalho que os significados da escrita para os participantes constituem o que foi denominado de modelo autônomo de letramento (STREET, 1984); evidenciando a natureza tensa e conflituosa nas interações mediadas pela escrita nesse curso de especialização.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Silva, Lorena Carla Oliveira e., Gustavo Matos de Menezes, Giulliano Gardenghi et Vinicius Zacarias Maldaner da Silva. « Conhecimento em identificação e correção de assincronias paciente ventilador de fisioterapeutas de pós-graduação lato sensu ». Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no 7 (26 juillet 2024) : e4981. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv16n7-148.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Há poucos relatos indicando se o treinamento em VM está associado à capacidade de fisioterapeutas identificar e corrigir assincronias paciente-ventilador (APV). O objetivo desse estudo foi entender melhor o nível de conhecimento dos alunos da pós-graduação sobre identificação e correção de assincronias através da análise gráfica do ventilador antes e após a realização de um curso na área. Materiais e Métodos: Alunos ingressantes em um curso de pós-graduação responderam um questionário online, com 20 questões relacionadas a APV. O questionário foi aplicado antes e após curso de 60 horas sobre o tema. Comparações pré e pós dos estudantes foram realizadas pelo teste t de Student. Variáveis categóricas foram avaliadas com teste qui quadrado. Resultados: Dos 56 alunos que responderam ao questionário pré-curso, 50 responderam ao pós-curso. A maioria dos alunos era do sexo feminino, com idades entre 21 e 29 anos, recém-formados e em seu primeiro curso de pós-graduação. Apenas 14,28%, tinha experiência prática. Houve uma melhoria significativa nas pontuações pós-curso, especialmente na turma 1, onde mais alunos tinham experiência. A experiência mostrou influenciar positivamente a curva de aprendizagem, com maior variação positiva nos escores. No geral, o curso foi eficaz em melhorar a capacidade dos fisioterapeutas na identificação e correção de APV, embora algumas áreas ainda necessitem de atenção especial. Conclusão: O resultado do estudo mostrou que um curso de 60 horas de VM melhora a capacidade dos fisioterapeutas em identificar e corrigir APV. Estudos adicionais são recomendados para explorar métodos inovadores de ensino incluindo mais atividades práticas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm, Maria Aparecida de Oliveira Freitas, Latife Yázigi, Luiz Kulay Junior, Marcelo Sampaio Di Pietro, Maria Ester Dal Poz et Josiane Godoy. « Construindo instrumentos de avaliação para os cursos de pós-graduação lato sensu da Unifesp : relato de experiência ». Estudos em Avaliação Educacional 18, no 38 (30 décembre 2007) : 29. http://dx.doi.org/10.18222/eae183820072083.

Texte intégral
Résumé :
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Este artigo relata a experiência de um grupo de professores para a construção de um sistema de avaliação para os cursos de Pós-Graduação</span><em style="color: #000000; text-transform: none; line-height: normal; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; font-family: verdana, arial; font-size: 13px; font-variant: normal; font-weight: normal; word-spacing: 0px; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Lato Sensu</em><span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;"><span class="Apple-converted-space"> </span>da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e apresenta as dimensões definidas durante as reuniões da subcomissão de Avaliação nomeada para esse fim. Com nove reuniões presencias no decorrer de 2006, e uso de mensagens eletrônicas, a subcomissão construiu três instrumentos para avaliar este segmento de nível superior: o perfil do ingressante, a avaliação dos cursos por alunos concluintes e um instrumento para egressos.</span>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Carneiro, Teresa Dias, et Glauber de Souza Lemos. « Historic Overview of Brazilian Sign Language/Portuguese Interpreter-Translator Educational Courses ». Belas Infiéis 10, no 2 (13 mai 2021) : 01–36. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v10.n2.2021.33393.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo, apresentamos um panorama histórico da formação de Tradutores-Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP), em contexto nacional, entre os séculos XX e XXI. Os objetivos são: apresentar uma linha diacrônica e sincrônica da criação de cursos de formação de TILSP; e detalhar os fatos e os dados históricos dos cursos, contendo informações sobre os anos, os nomes dos possíveis proponentes e os conteúdos curriculares. O arcabouço teórico está fundamentado nas áreas da Historiografia da Tradução e da Interpretação; nos Estudos da Tradução e da Interpretação das Línguas de Sinais; e no percurso da formação de TILSP. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, com fundamento na metodologia da historiografia em tradução e com levantamento de dados on-line. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontam que, em um período de vinte e sete anos, de 1993 a 2020, as exigências de formações em cursos oscilaram entre uma exigência mínima de Ensino Médio completo e a formação em nível superior. Nos últimos anos, as legislações sofreram vetos governamentais, exigindo-se critérios tais como certificação de curso básico de Libras e de ensino médio profissional. Atualmente, há seis tipos de ofertas de cursos e de certificações de TILSP (Ensino Médio Técnico; Cursos Livres; Extensão Universitária; Tecnólogo ou Bacharelado em Tradução e Interpretação de Libras; pós-graduação lato sensu – especialização em tradução e interpretação de Libras; e programas de pós-graduação stricto sensu em Estudos da Tradução, com linhas de pesquisa no mestrado e doutorado), sendo propostas por instituições de ensino (público e privado), organizações não governamentais, empresas, associações de surdos e de intérpretes, possibilitando, assim, que o TILSP selecione entre as ofertas os cursos que poderão contribuir com o seu foco de atuação profissional e especialização temática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Lourenço da Silva, Claudia, et Vanildo Pereira Pontes. « A pós-graduação no processo formacional do bibliotecário : concepções e reflexões teóricas ». Biblios : Journal of Librarianship and Information Science, no 53 (9 janvier 2015) : 29–39. http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2013.100.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Presentar el contexto informacional (a través de concepciones y reflexiones teóricas) sobre el posgrado, la biblioteconomía y el bibliotecario, como proceso formacional y educativo del profesional de la información. Método: su proceso metodológico basa en el análisis y revisión literaria (artículos, internet y libros) de los temas presentados, a través de una investigación exploratória de los temas estudiados por diversos autores. Resultado: el artículo facilita una perspectiva para comprender la formación continua del profesional como factor importante en el desarrollo intelectual y racional. Conclusión: el estudio contribuirá al conocimiento, la ampliación y el fortalecimiento de los cursos de formación universitaria profesional, stricto y lato-sensu, como condición indispensable para que los bibliotecarios se califiquen para los cambios estructurales de su trabajo en la sociedad de la información.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Marques, Josicleia da Conceição, Amanda Alves Fecury, Rosana Moraes Pascoal, Carla Viana Dendasck, Maria Helena Mendonça de Araújo, Keulle Oliveira da Souza, Iracely Rodrigues da Silva et al. « Nível Médio Técnico e Cursos de Graduação : comparativo de vagas e ingressantes no Instituto Federal do Amapá, Brasil (2017-2018) ». Research, Society and Development 9, no 8 (1 juillet 2020) : e228985375. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5375.

Texte intégral
Résumé :
O Instituto Federal do Amapá (IFAP) é uma instituição autárquica educacional com estrutura multicampi. Possui áreas de atuação acadêmica como os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação profissional; os cursos Técnicos de nível médio, abrangendo a forma integrada, forma subsequente e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Graduação e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. O objetivo deste trabalho é fazer um comparativo de vagas e de ingressantes no Instituto Federal do Amapá nos cursos de nível Médio e de Graduação entre os anos de 2017 à 2018. A pesquisa possui uma abordagem quanti-qualitativa, e foi realizada com base nos dados informados pela Plataforma Nilo Peçanha, bem como, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre as produções acadêmicas mais atuais, referentes à temática do artigo. Assim como, a investigação resultou na demonstração do aumento de ingressantes e de vagas do Ensino Médio, se comparado ao mesmo nível de ingressantes dos cursos de Nível Superior do ano de 2018. Além disso, demonstrou o aumento da oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade subsequente em detrimento a modalidade integrada; também avaliou e concluiu que o Campus Macapá (capital) se mantém invicto com o maior número de ingressantes. No entanto, apresentou decaimento de 2017 para 2018 e por fim, mostrou que o IFAP apresentou um maior número de ingressantes para cursos de tecnologia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Ferreira, Eliana Lúcia, Gislaine De Fátima Ferreira da Silva, Janine Lopes Carvalho et Thyara Fiorillo Duarte Resende. « Audiodescrição : tecendo relações entre a arte cinematográfica, teatral e a dança ». Educação e Fronteiras 10, no 28 (22 novembre 2020) : 55–64. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13017.

Texte intégral
Résumé :
O artigo em tela, idealizado pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância – NGIME, foi desenvolvido mediante análise dos trabalhos de conclusão de curso apresentados como pré-requisitos para obtenção de título de pós-graduação lato sensu em Audiodescrição, oferecida pela Universidade Federal de Juiz de Fora, nos anos de 2014 e 2015. Objetivou-se, no presente estudo, delinear o perfil das pesquisas produzidas na pós-graduação lato sensu em Audiodescrição, e de seus/suas participantes, buscando detectar relações entre a formação acadêmica/profissional e áreas de interesse e atuação. Considerando que a audiodescrição consiste em um recurso de acessibilidade comunicacional que possibilita a compreensão e a tradução de imagens em palavras, conforme preconiza a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, tendo como público alvo os/as deficientes visuais; a pós-graduação, oferecida na modalidade presencial e a distância, possuía tanto o intuito de contribuir para a formação profissional, como de destacar a potencialidade da audiodescrição na promoção da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Nessa perspectiva, os trabalhos de conclusão do curso mostram uma preocupação em promover essa inclusão, neles predominando temas relacionados a artefatos culturais como teatro, dança e arte cinematográfica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Da Costa, Leon Denis. « AS CANÇÕES MILITARES EM TREINAMENTOS POLICIAIS ». Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) 3, no 1 (2 juin 2020) : 186–96. http://dx.doi.org/10.36776/ribsp.v3i1.74.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem o objetivo de apresentar uma revisão de estudos sobre canções militares realizados no ano de 2018 por alunos do “Curso de Pós-Graduação Especialização lato sensu Polícia e Segurança Pública” concomitante ao curso de formação profissional coordenado pelo Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás que aconteceu em vários municípios do Estado. A pesquisa focou nas canções não oficiais, isto é, aquelas que são improvisadas ou não estão regulamentadas em manuais ou normas institucionais da corporação, mas que mesmo assim são entoadas nos cursos de formação profissional durante os treinamentos, sejam em marchas ou corridas. Os estudos revisados evidenciam que os cânticos são ferramentas empregadas cotidianamente nos cursos de formação e especialização de policiais militares para a socialização dos novatos que ingressam as corporações e, de acordo com as percepções dos militares, produzem efeitos positivos no desempenho das atividades físicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Vidal, Francisco Antonio Barbosa, Raquel da Silva Pereira, Rachel Lima Serra Ximenes et José Aureliano Arruda Ximenes De Lima. « Aprendizagem Cooperativa : uma proposta metodológica no ensino da administração na Educação Profissional e Tecnológica ». Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no 5 (18 mai 2023) : 7943–59. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i5.2168.

Texte intégral
Résumé :
A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no Brasil, através da Lei 11.892, de 29/12/2008, faz emergir um debate crítico-dialético no âmbito das macropolíticas educacionais voltadas para os alunos do IFCE em relação às questões dos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa objetivou propor modelagem de ensino balizado em plano de aula lastreado pelos preceitos da Aprendizagem Cooperativa no âmbito do projeto pedagógico de ensino de um curso de Pós-Graduação lato sensu em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas. A vertente teórica permitiu um percurso formativo, cujo método estruturante organiza o coletivo de alunos de uma turma em células de estudo e pesquisa, com papéis de mediação intersubjetiva. A pesquisa é de abordagem qualitativa e classifica-se como experimental. A culminância epistêmica da presente pesquisa se deu por meio do delineamento de uma planificação de aula de uma disciplina ministrada em um curso de Pós-Graduação latu senso, na área da Administração, cujo percurso e método podem ser replicados em outros cursos e instituições. Nos resultados e discussões do trabalho, constatou-se que a aplicação desse método de ensino requer adaptações pedagógicas, uma vez que não basta reunir estudantes em prol de uma atividade para que este grupo seja entendido como cooperativo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Cunha Junior, Weliton Gonçalves, Alberto Eduardo Besser Freitag, Ana Carla de Souza Gomes Dos Santos et Carlos Augusto Caldas De Moraes. « Análise do impacto de um curso de pós-graduação Lato Sensu em administração de empresas na carreira de gestores ». Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no 5 (4 mai 2023) : 7117–31. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i5.2102.

Texte intégral
Résumé :
Diante das mudanças econômicas, tecnológicas e do mercado de trabalho, a pós-graduação é de grande importância na formação profissional. Enquanto empresas buscam gestores qualificados para administrar os negócios, profissionais precisam se preparar para o mercado ou avançar na carreira. Entretanto, há carência de estudos que avaliam o impacto da pós-graduação na carreira, bem como autores que tecem críticas aos programas de pós-graduação. Com base nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi pesquisar como um curso de pós-graduação lato sensu em administração de empresas impacta na carreira dos gestores de negócios no Brasil. A metodologia pode ser classificada como sendo de natureza aplicada, com objetivo descritivo e exploratório, abordagem quantitativa e método survey. Na atividade de campo, foi realizada a análise descritiva e estatística, comparando dados coletados por questionários entre os egressos do curso com os não concluintes. Como resultado, constatou-se que o curso contribuiu positivamente na carreira dos gestores no Brasil, no que tange empregabilidade, remuneração, progresso na carreira e desenvolvimento de competências e habilidades.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie