Littérature scientifique sur le sujet « Cooperativa Árvore »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Cooperativa Árvore ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Cooperativa Árvore"

1

Leão, Isabel Ponce de. « A Árvore das Palavras ». Revista do Centro de Estudos Portugueses 41, no 66 (11 février 2022) : 149. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.41.66.149-182.

Texte intégral
Résumé :
Registro da exposição A Árvore das Palavras, promovida pela Cooperativa Árvore, em parceria com o CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa), no âmbito das comemorações internacionais dos 40 anos de vida literária de Teolinda Gersão.Comissária: Isabel Ponce de LeãoCoordenadora: Fátima Luz
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ilha, Paulo César da Silva, Carlos Alberto Piacenti et Edison Luiz Leismann. « Uma Análise Comparativa da Competitividade Econômico-financeira das Cooperativas Agroindustriais do Oeste do Paraná ». Revista de Economia e Sociologia Rural 56, no 1 (mars 2018) : 91–106. http://dx.doi.org/10.1590/1234-56781806-94790560106.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: O objetivo do estudo foi o de analisar comparativamente a competitividade econômico-financeira das cooperativas agroindustriais, do oeste do Paraná, utilizando-se do procedimento metodológico de análise de cluster ou agrupamento. A análise serviu para classificar hierarquicamente em categorias de agrupamentos e medir o grau de competitividade das cooperativas. Os dados foram apropriados numa série temporal de 2011 a 2014. Com os resultados alcançados pelas cooperativas, nos aspectos de classificação hierárquica, através do gráfico dendograma (árvore), demonstrou-se que as ações de gestão, no que se referem à sustentabilidade econômico-financeira, são díspares. Nos aspectos de medidas de competitividade, classificou-se a cooperativa Copacol como a mais competitiva, comparada aos padrões estabelecidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

DE SOUZA STEVAUX, RAFAEL, et Alexandre Florindo Alves. « SUBSÍDIOS AO USO DE Copaifera langsdorffii Desf. PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO ». Revista Brasileira de Agroecologia 17, no 4 (21 décembre 2022) : 322–38. http://dx.doi.org/10.33240/rba.v17i4.23558.

Texte intégral
Résumé :
Com o objetivo de verificar o potencial de produção do óleo de copaíba, um Produto Florestal Não Madeireiro – PFNM, em uma propriedade rural no município de Sacramento – MG, foram realizados levantamentos dos indivíduos de Copaifera langsdorffii, potencialmente produtores do óleo, e de dados sobre o comércio desse óleo na cidade. Foram encontrados 53 indivíduos com perímetro à altura do peito ≥ 120,0 cm, dez dos quais foram selecionados para perfuração do tronco e possível extração do seu óleo. Dados sobre a comercialização do produto foram obtidos em estabelecimentos comerciais da cidade. A produção média por árvore, avaliada num período de seis meses, foi de 8,2 ml de óleo. Quanto ao comércio, verificou-se a predominância do produto industrializado e oriundo de outras regiões do país, sendo que somente a cooperativa de artesanato de Sacramento vendia o óleo de forma artesanal, oriundo de uma extratora local. Mais estudos são necessários para a região.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Silva, Caio Abércio da, Piero da Silva Agostini, Marco Aurélio Callegari, Rita de Kássia Silva dos Santos, Aliny Kétilim Novais, Carlos Rodolfo Pierozan, Marcino Pereira Junior, Jefferson Bastos Alves et Josep Gasa Gasó. « Fatores que afetam o desempenho de suínos nas fases de crescimento e terminação ». Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no 10 (octobre 2016) : 1780–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016001000010.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar e quantificar, por meio de modelos de regressão linear múltipla, os fatores de produção que afetam o consumo diário de ração e a conversão alimentar de suínos nas fases de crescimento e terminação, em granjas integradas a uma cooperativa. Foram avaliados os históricos produtivos de 690 lotes, que representavam aproximadamente 363 mil animais alojados entre 2010 e 2013 em 118 granjas vinculadas a uma cooperativa do Estado do Paraná. Foram considerados 44 fatores de produção relacionados a instalações, manejo, sanidade, genética e alimentação. O consumo diário de ração (CDR) foi menor nos lotes oriundos de granjas com árvores nas laterais dos galpões e naqueles formados apenas por fêmeas. Já a conversão alimentar (CA) foi melhor para os lotes provenientes de granjas com árvores nas laterais dos galpões, alojados no verão/outono, oriundos de granjas edificadas em alvenaria e que apresentavam composteira e unidades especializadas produtoras de leitões. Os pesos de entrada e de saída dos lotes influenciaram o CDR, e o peso de entrada e a duração do período de engorda, a CA. Os modelos de regressão linear múltipla possibilitam identificar variáveis de importância e estimar seus efeitos sobre a conversão alimentar e o consumo diário de ração de suínos nas fases de crescimento e terminação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Almeida, Bruno Rafael Silva, Lia De Oliveira Melo, Girlene Da Silva Cruz, Marcelo Santos melo, Misael Freitas dos santos, Marcos Felipe Nicoletti et Renato Bezerra da Silva Ribeiro. « Índices de Produtividade do Corte De Árvores em Uma Área de Manejo Florestal Comunitário na Amazônia Brasileira ». Advances in Forestry Science 8, no 1 (1 juillet 2021) : 1271–78. http://dx.doi.org/10.34062/afs.v8i1.11502.

Texte intégral
Résumé :
A Amazônia é conhecida mundialmente não apenas por suas riquezas, mas também pela exploração predatória de madeira, que culmina no desmatamento ou degradação da vegetação remanescente. Para tentar reverter esse quadro, a algumas décadas vem sendo feito investimentos em empreendimentos florestais de base comunitária (EFC) como o da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós, que é referência nessa modalidade de manejo. Assim como em outros empreendimentos é necessário avaliar as atividades do manejo, para melhora a eficiências e o gerenciamento por parte das empresas. Diante disso, o estudo teve o objetivo avaliar a produtividade da colheita florestal em um EFC na Floresta Nacional do Tapajós, gerando coeficientes de produtividade médios para a atividade de derruba com base em dez anos de colheita. Os dados utilizados foram provenientes d provenientes dos Planos Operacionais Anuais (POA), relatórios pós-colheita, autorizações para exploração (AUTEX), inventários 100% e fichas de controle de colheita das unidades de produção de dez Unidades de Produção Anual (UPAs), manejadas, respectivamente, de 2007 a 2016. Inicialmente a Cooperativa apresentou baixa eficiência, retirando um volume menor que 50% do volume autorizado. A partir da UPA 6 a eficiência passou de uma média de 60% para 82%, obtendo um aumento médio de 22% na eficiência. O EFC teve um aumento de 56% na eficiência da colheita, fator relacionado a melhora da predição do estoque de volume da floresta, capacitação do cooperados e a manutenção das equipes de colheita.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Vieira, Diego dos Santos, Marcio Leles Romarco Oliveira, João Ricardo Vasconcellos Gama et Bruno Oliveira Lafetá. « PERCEPÇÕES SOBRE CASTANHAIS NATIVOS NO BAIXO RIO TAPAJÓS, ESTADO DO PARÁ ». Nativa 10, no 4 (2 novembre 2022) : 449–57. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v10i4.14216.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a estrutura populacional e do potencial econômico de castanhais nativos no Baixo Rio Tapajós, estado do Pará. Foram usados dados de três censos florestais (A, B e C), os quais registraram apenas árvores com DAP ≥ 30 cm. A estrutura diamétrica e o padrão espacial foram avaliados por meio de histogramas e da função K de Ripley, respectivamente. O potencial econômico foi estimado pela diferença entre o custo de produção e o produto do número de árvores aptas à colheita, produtividade média e preço da castanha em Santarém, Óbidos e Oriximiná. A abundância de árvores foi moderada e variou entre os castanhais. As estruturas diamétricas exibiram tendência normal, enquanto o padrão espacial foi completamente agregado. Os castanhais possuem potencial econômico para manejo florestal de castanha. As maiores receitas e margens de lucro foram obtidas quando a simulação de venda foi realizada para Santarém. Mas, se o mercado de Santarém não absorver toda a produção, Óbidos e Oriximiná são alternativas viáveis. A considerar todos os castanhais seria possível obter receitas líquidas anuais de R$ 72.829,2. Além disso, sugere-se que a comercialização seja feita por meio de cooperativas, pois minimizam o impacto do atravessador nos lucros. Palavras-chave: estrutura diamétrica; padrão espacial; potencial econômico; castanha-do-Brasil, Perceptions about native Brazil nut groves in the baixo rio Tapajós, Pará state ABSTRACT: In our study, we evaluated the population structure and economic potential of native Brazil nut groves in the Lower Rio Tapajós, Pará state. We used data from three forest censuses (A, B, and C), which registered only trees with DBH ≥ 30 cm. Diametric structure and spatial pattern were evaluated using histograms and Ripley's K function, respectively. We have estimated the economic potential through the difference between the production cost and the product of the number of trees suitable for harvest, average productivity and price of Brazil nuts in Santarém, Óbidos and Oriximiná. The abundance of trees was moderate and ranged among the chestnut groves. Diametric structures exhibited a normal trend, while the spatial pattern was completely aggregated. The chestnut groves have economic potential for forest management nuts. The highest revenues and profit margins were obtained when the sales simulation was performed for Santarém. However, if the Santarém market does not absorb all the production, the cities of Óbidos and Oriximiná are viable alternatives. Considering all Brazil nut groves, it would be possible to obtain annual net income of R$ 72,829.2. In addition, we suggest that commercialization be done, preferably, through cooperatives, as they minimize the impact of the middleman on profits. Keywords: diametric structure; spatial pattern; economic potential; Brazil nuts.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Corrêa, Kleyton Kléber dos Santos, Lucas Cunha Ximenes, Renato Bezerra da Silva Ribeiro et João Ricardo Vasconcellos Gama. « Classificação do potencial volumétrico de uma área submetida a manejo florestal na Floresta Nacional do Tapajós ». Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no 2 (27 février 2020) : 43–52. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.002.0005.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi classificar o potencial volumétrico de uma área submetida ao manejo florestal sustentável na Floresta Nacional do Tapajós. Os dados são oriundos da Unidade de Produção Anual (UPA) 08 da área de manejo florestal da Cooperativa Mista da FLONA do Tapajós (COOMFLONA). Os dados foram obtidos no inventário 100% das Unidades de Trabalho (UTs), onde foram inventariadas todas as árvores com Diâmetro a Altura do Peito (DAP) ≥ 35 cm, e foram utilizados somente os dados de 26 espécies comerciais exploradas pela COOMFLONA. A classificação do potencial volumétrico foi feita para uma UT escolhida aleatoriamente. Para a estratificação volumétrica, foi utilizada a distância euclidiana simples como medida de dissimilaridade e o método Ward como algoritmo de agrupamento. A análise discriminante foi aplicada para verificar a veracidade da distinção e da classificação das quadras em classes homogêneas de estoque volumétrico. A UT-06 foi estratificada em 3 classes de estoque volumétrico, sendo I, II e III, que representam, respectivamente, as classes de alto, médio e baixo estoque volumétrico. A análise discriminante indicou que a classificação das quadras nas classes de estoque volumétrico foi 100% correta. Observou-se que as quadras agrupadas dentro da mesma classe de estoque são mais homogêneas entre si em comparação com aquelas agrupadas nas demais classes. A análise de agrupamento revelou-se ser um método eficaz de estratificação de áreas de florestas naturais heterogêneas, podendo servir como subsídio para planejamento de ações de manejo sustentável, como na definição de áreas mais produtivas e seleção de árvores para colheita.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Vieira, Diego dos Santos, Bruno Oliveira Lafetá, Marcio Leles Romarco de Oliveira et João Ricardo Vasconcellos Gama. « PADRÃO ESPACIAL E VALOR FINANCEIRO DE POPULAÇÕES DE COPAÍBA NA FLONA DO TAPAJÓS ». Nativa 10, no 4 (20 décembre 2022) : 539–46. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v10i4.13874.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a estrutura diamétrica, padrão espacial e potencial econômico da copaíba na Flona Tapajós, estado do Pará. Os dados foram coletados nas áreas A, B, C e D, onde foram medidas apenas árvores com DAP ≥ 30 cm. A estrutura diamétrica e o padrão espacial foram analisados por meio de histogramas e da função K de Ripley, respectivamente. O valor econômico foi calculado por meio da multiplicação da abundância de árvores, produtividade e preço. As abundâncias foram baixas, mas iguais entre as áreas. As estruturas diamétricas exibiram tendência normal, enquanto o padrão espacial foi aleatório. O valor econômico das áreas teve alta variação. As maiores receitas foram estimadas quando a simulação de venda do óleo-resina foi realizada para Altamira, a saber: A - R$ 3.173,83; B - R$ 2.333,70; C- R$ 5.414,18 e D - R$ 6.160,97. A considerar todas as áreas seria possível obter receitas totais de R$ 17.082,68, R$ 12.757,66, R$ 5.933,59, R$ 12.812,56, R$ 12.132,90 para Altamira, Belém, Breves, Gurupá e Santarém, respectivamente. O potencial econômico foi baixo, por isso recomenda-se que os extrativistas se organizem em cooperativas para melhorar o poder de barganha no mercado, receber melhores preços e, consequentemente, aumentar os lucros. Palavras-chave: distribuição diamétrica; potencial econômico; óleo-resina; Copaifera sp. Spatial pattern and economic value of populations of copaíba in Flona Tapajós, Pará ABSTRACT: The objective of this research was to evaluate the diametric structure, spatial pattern, and economic potential of copaíba in the Tapajós Flona, Pará State. Data were collected in areas A, B, C and D, where only trees with DBH ≥ 30 cm were measured. Diametric structure and spatial pattern were analyzed using histograms and Ripley's K function, respectively. Economic value was calculated by multiplying tree abundance, productivity, and price. Abundances were low but equal among areas. Diametric structures showed a normal trend, while the spatial pattern was random. The economic value of the areas had high variation. The highest revenues were estimated when the oil-resin sales simulation was performed for Altamira, namely: A - R$ 3,173.83; B - R$ 2,333.70; C - R$ 5,414.18 and D - R$ 6,160.97. Considering all the areas it would be possible to obtain total revenues of R$ 17,082.68, R$ 12,757.66, R$ 5,933.59, R$ 12,812.56, R$ 12,132.90 for Altamira, Belém, Breves, Gurupá and Santarém, respectively. The economic potential was low, so it is recommended that extractivists organize into cooperatives to improve bargaining power in the market, receive better prices and consequently increase profits. Keywords: diametric distribution; economic potential; oil-resin; Copaifera sp.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Gomes, Karla Mayara Almada, Renato Bezerra da Silva Ribeiro, João Ricardo Vasconcellos Gama et Darlison Fernandes Carvalho de Andrade. « EFICIÊNCIA NA ESTIMATIVA VOLUMÉTRICA DE MADEIRA NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS ». Nativa 6, no 2 (26 mars 2018) : 170. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v6i2.5237.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de uma equação utilizada na estimativa volumétrica de madeira na Floresta Nacional do Tapajós. Os dados foram oriundos da Área de Manejo Florestal da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós. Foram analisados dados de inventário florestal a 100% e cubagem rigorosa de 2.869 árvores de 26 espécies comerciais. Avaliou-se o erro de estimativa volumétrica por espécie e estratos de altura comercial e foram comparadas as estimativas volumétricas a partir da equação específica e geral definidas para a área e do fator de forma. O erro associado à mensuração da altura comercial influenciou na estimativa volumétrica, mas considerando o mínimo de erro na obtenção da variável no inventário, o volume estimado correspondeu a 96,77% do volume colhido. Concluiu-se que a equação específica para a área foi eficiente e que é necessário investir no aperfeiçoamento das técnicas e em treinamento dos trabalhadores envolvidos no inventário.Palavra-chave: manejo florestal comunitário, equação de volume, floresta amazônica, erros ao estimar altura comercial. EFFICIENCY IN THE VOLUMETRIC ESTIMATION OF WOOD IN THE TAPAJOS NATIONAL FOREST ABSTRACT:The aim of this study was to evaluate the efficacy of an equation used in the volumetric estimation of wood in the Tapajos National Forest. Data were from the Forest Management Area of the Mixed Cooperative of Flona Tapajos. The forest inventory data 100% and cubed data of 2,869 trees of 26 commercial species were analyzed. It was evaluated the volume estimated error by species and height strata and compared volumetric estimates from a specific and defined general equation for the area and the form factor. The error associated with the measurement of commercial height influenced the volumetric estimate, but considering the minimum error in obtaining the variable in the inventory, the estimated volume corresponded to 96.77% the collected volume. It was concluded that the specific equation for the area was efficient and the need to invest in improving techniques and training of workers involved in the inventory.Keywords: community forest management, volume equation, amazon forest, errors in estimating commercial height. DOI:
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Carvalho, Adenomar Neves de, Telma Lélia Gonçalves Schultz de Carvalho et João Ricardo Vasconcelos Gama. « IMPACTOS AMBIENTAIS DO MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS ». Revista Agroecossistemas 11, no 1 (16 décembre 2019) : 169. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v11i1.5714.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho teve o objetivo de avaliar os impactos ambientais decorrentes do manejo florestal comunitário na Floresta Nacional do Tapajós executado pela Cooperativa Mista da FLONA do Tapajós (COOMFLONA) analisando aspectos intrínsecos ao meio físico, biológico e socioeconômico, especialmente os efeitos locais diretos e indiretos. Foi realizada a identificação e a caracterização dos impactos com dados qualitativos baseados na magnitude e importância dos mesmos sobre o meio e disposto numa matriz de Leopoldo. Na avaliação verificaram-se as ações que geraram alterações nos hábitos da população tradicional, compactação do solo, redução de habitats, aumento da atividade de caça, danos às árvores remanescentes, abertura de ramais, clareiras e pátios de estocagem, as quais geraram o afugentamento e extinção local da fauna temporariamente, aumento dos processos erosivos e diminuição da base genética vegetal. Embora o manejo florestal adotado pelos comunitários impacte menos que a exploração convencional, este ainda afeta a floresta, porém, não rompe a sua resiliência e, de certo modo, promove a conservação ambiental. PALAVRAS-CHAVE: Sistema de produção, Conservação, Amazônia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Cooperativa Árvore"

1

Araújo, Mónica Biscaia. « As técnicas de impressão como campo de exploração : Trabalho colaborativo com as oficinas da Cooperativa Árvore ». Master's thesis, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/88677.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Araújo, Mónica Biscaia. « As técnicas de impressão como campo de exploração : Trabalho colaborativo com as oficinas da Cooperativa Árvore ». Dissertação, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/88677.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Cooperativa Árvore"

1

Fundação Manuel António da Mota. 33a Exposição colectiva dos sócios da Árvore : 26 julho 30 agosto 2019, Fundação Manuel António da Mota. Porto, Portugal : Árvore, 2019.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Cardoso, António. Evocação a António Cardoso : Exposição, Árvore - Cooperativa de actividades artística, C.R.L., Porto, 7 novembro 6 outubro 2018. Porto - Portugal : Árvore, 2018.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Piola, Sérgio Francisco, Fabiola Sulpino Vieira, Luciana Mendes Santos Servo, Edvaldo Batista de Sá et Rodrigo Pucci de Sá e. Benevides. Texto para Discussão 2900. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023. http://dx.doi.org/10.38116/td2900-port.

Texte intégral
Résumé :
Este texto analisa questões relacionadas à coordenação federativa do Sistema Único de Saúde (SUS), com repercussões negativas sobre o acesso a bens e serviços públicos de saúde, visando à identificação e recomendação de medidas que contribuam para a solução gradual das dificuldades de acesso. Seguindo a metodologia de análise de políticas públicas, após a definição do problema público como dificuldade de acesso tempestivo, efetivo e equitativo a bens e serviços públicos de saúde foi elaborada uma árvore do problema e várias causas e consequências foram identificadas. A causa escolhida para intervenção neste estudo é a coordenação federativa insuficiente, também considerada um problema estrutural do SUS. Uma das formas de minorar o problema de acesso tempestivo e equitativo à atenção à saúde é aumentar a disponibilidade de bens e serviços de saúde nas áreas mais carentes. Mas isso deve ser feito da forma mais efetiva, dentro dos princípios e das diretrizes do SUS, com base em uma ação cooperativa entre os entes federados. Assim, ainda que existam outras formas de expandir a oferta pública de bens e serviços de saúde, entende-se que, em situações específicas, o consórcio intergovernamental é uma opção que não pode ser descartada. A proposta preliminar deste texto foi analisada em um fórum de política pública com a participação de pesquisadores, técnicos e gestores do SUS, com reconhecido conhecimento sobre o tema. As contribuições dos participantes do fórum foram incluídas no texto e o resumo das discussões consta nos apêndices.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Cooperativa Árvore"

1

Vasconcelos, Letícia Maróstica de, Jocilene Dos Santos Pereira et Taís Araújo Santos. « APLICAÇÕES INDUSTRIAIS E BIOTECNOLÓGICAS DO ÓLEO DE CHAULMUGRA EM CARPOTROCHE BRASILIENSIS (ACHARIACEAE) ». Dans I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1367.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Carpotroche brasiliensis Raddi é uma árvore da família Achariaceae, nativa da Mata Atlântica, presente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. É popularmente conhecida como fruto de paca, fruto de macaco, fruto de cotia ou sapucainha. Destaca-se por possuir sementes ricas em lipídios em seus frutos nutritivos, presentes em sistemas agroflorestais do tipo “cabruca”. Na região sul da Bahia, ocorre uma grande disponibilidade natural de indivíduos, e a espécie possui valor agregado, o que promove a compra de toda a produção das cooperativas de pequenos agricultores rurais, que atuam em situação de agricultura familiar, por grandes indústrias nacionais do setor de cosméticos. Objetivos: Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico das principais aplicações indústriais e biotecnológicas da espécie Carpotroche brasiliensis. Para a realização deste trabalho foram utilizadas as metodologias exploratória e descritiva. Material e Métodos: O estudo consistiu no levantamento de informações divulgadas em documentos técnicos e artigos científicos. Resultados: O óleo extraído das sementes da sapucainha, conhecido como óleo de chaulmugra possui função inseticida, parasiticida, e foi bastante utilizado como medicamento antileprótico. Atualmente, além do uso como fármaco, é utilizado como matéria prima na confecção de cosméticos por empresas nacionais. O óleo apresentou atividade antiproliferativa com linhagens cultivadas “in vitro” de células tumorais, necessitando estudos adicionais para validar a atividade antitumoral. Conclusão: O que reforça a importância do presente estudo, fornecendo informações básicas para aplicações biotecnológicas futuras da espécie em questão, tanto para a indústria de produtos antienvelhecimento, quanto para o tratamento de tumores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie