Littérature scientifique sur le sujet « Contr. Verticale »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Contr. Verticale ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Contr. Verticale"

1

Liberato, Daniel Jose de Matos, et Maria de Fátima de Souza. « LEVANTAMENTO DOS ITENS RELACIONADOS À PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES VERTICAIS EM NATAL ». HOLOS 6 (11 décembre 2015) : 484. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2382.

Texte intégral
Résumé :
Diante da crescente verticalização em Natal, surge uma preocupação voltada à segurança contra incêndio e pânico. O objetivo deste trabalho foi levantar os itens relacionados à prevenção contra incêndio e pânico mais negligenciados em condomínios residenciais verticais, das zonas Leste e Sul de Natal. Foram pesquisados dados em relatórios de vistorias realizadas pelo Serviço Técnico de Engenharia do CBMRN. Um maior número de itens negligenciados foi observado em edificações sob a administração dos moradores, quando comparados àquelas sob intermediação da construtora (zona Leste, p<0,05; zona Sul, p<0,04). Os itens mais negligenciados foram: área de refúgio, compartimentação vertical, escada protegida/convencional, rede de hidrantes e sinalização.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Barros, Zacarias Xavier de, Sérgio Campos, Lincoln Gehring Cardoso et Ronaldo Alberto Pollo. « Curvas de nível obtidas de aerofotos verticais ». Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 4, no 1 (avril 2000) : 111–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662000000100020.

Texte intégral
Résumé :
Objetiva-se, com este trabalho, obter curvas de nível a partir de fotografias aéreas verticais, utilizando-se de gráfico linear de correção, em áreas com diferentes classes de declividade. A análise estatística dos dados foi efetuada por meio de regressões múltiplas das variáveis, erro horizontal e erro vertical, em função das variáveis independentes: altitude; altitude e declividade. Os erros médios horizontais e verticais pouco dependem da altitude, bem como da altitude e declividade, induzindo à conclusão de que não há necessidade de se levar em conta compartimentos de relevo com declividades uniformes e constantes para o traçado das curvas de nível em aerofotos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Motamedi, Mohammad Hosein Kalantar. « A contra-angle saw blade for intraoral vertical osteotomy ». Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontology 85, no 5 (mai 1998) : 492–93. http://dx.doi.org/10.1016/s1079-2104(98)90277-3.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Casaril, Carlos Cassemiro. « ALGUMAS NOTAS SOBRE O PROCESSO E A ESPACIALIZAÇÃO DA VERTICALIZAÇÃO URBANA NA CIDADE DE LONDRINA : 1950-2000 ». Caminhos de Geografia 11, no 35 (15 septembre 2010) : 1–22. http://dx.doi.org/10.14393/rcg113516124.

Texte intégral
Résumé :
O principal objetivo deste artigo foi analisar o processo da produção vertical do espaço urbano da cidade de Londrina, destacando a espacialização dos edifícios de 4 e mais pavimentos, junto a área urbana no período 1950-2000. Os dados da verticalização foram obtidos através de levantamentos junto ao Corpo de Bombeiros de Londrina, utilizando-se dos projetos contra incêndio, para complementação de algumas informações o levantamento prosseguiu junto à Prefeitura Municipal de Londrina e, para finalizar realizamos uma pesquisa através da Lista Telefônica da Editel e Classificados de Imóveis da Folha de Londrina e observações empíricas na cidade. Esses levantamentos deram origem aos dados dos edifícios com 4 e mais pavimentos. A discussão do processo foi realizada levando em conta cinco períodos e a espacialização vertical foi constatada através de mapeamento que apresentou o total de 1.559 edifícios construídos durante 1950-2000. Essa distribuição espacial da verticalização é resultado da produção do espaço para diferentes camadas sociais, taxas de lucros, diferentes tamanhos e padrões de edifícios, diferentes estratégias e pontos de vista dos agentes incorporadores que dão a idéia de “desigualdade” na e da produção do espaço por intermédio da localização dos prédios.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Biz, Joabby da Costa, Maurício do Espirito Santo Andrade et Elmagno Catarino Santos Silva. « Uma abordagem matemática para a previsão do adensamento das argilas saturadas ». Ciência e Natura 43 (27 juin 2022) : e2. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x66836.

Texte intégral
Résumé :
As camadas argilosas saturadas submetidas a um carregamento vertical recuperar deformações verticais ao longo do tempo, isto é, adensamento. Essas deformações quando acentuadas provocam danos ocorrem, afetam ou estéticos nas edificações. Neste sentido, aqui um modelo matemático é proposto e desenvolvido para a previsão do adensamento das argilas saturadas levando-se em conta os conceitos básicos por Terzaghi e Frohlich (1936), Taylor (1942) e Barden (1965). A família matemática considera a existência de uma parcela viscosa da tensão efetiva vertical e incorporada no equação diferencial parcial modelada uma lei de viscosidade não linear como uma propriedade fundamental. A corrigido equação do adensamento é obtida em termos de dissipação do excesso de poropressão normalizada.Em vista da complexidade do modelo, a técnica numérica de diferenças divididas finitas é utilizada para obter a solução teórica considerando variações no tempo e no espaço. A solução numérica mostra que uma parcela viscosa da tensão efetiva vertical atua retardando o fenômeno do adensamento. Além disso, o ajuste dos valores teóricos aos experimentais mostra que a modelagem para o fator viscosidade igual a um é mais promissora do que as propostas por Terzaghi e Frohlich (1936) e Andrade (2014).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Satrio, Dendy, I. Ketut Aria Pria Utama et Mukhtasor. « Numerical Investigation of Contra Rotating Vertical-Axis Tidal-Current Turbine ». Journal of Marine Science and Application 17, no 2 (juin 2018) : 208–15. http://dx.doi.org/10.1007/s11804-018-0017-5.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Moura, Tulio Alfano, Leonardo Dos Santos Oliveira, Robson Furlan Ricardo, Marcelo Alves Costa et Victor Hugo Alves Okazaki. « SÉRIES MÚLTIPLAS DE SQUAT JUMP AUMENTAM O SALTO VERTICAL DE SALTADORES DE ELITE NO ATLETISMO ? » Revista Brasileira de Ciência e Movimento 26, no 1 (20 juin 2018) : 39. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v26i1.7287.

Texte intégral
Résumé :
Em provas do atletismo que requerem potência muscular, há uma maior tendência de utilização de fibras do tipo II. Desta forma, exercícios de força como atividade condicionante podem acarretar em melhora no processo de contração muscular e no desempenho da atividade seguinte. Portanto, o objetivo do estudo foi analisar o efeito de diferentes atividades condicionantes na altura de salto vertical em atletas de provas de salto no atletismo. Doze atletas de elite do atletismo brasileiro (7 homens e 5 mulheres; 16 a 27 anos), em início de temporada esportiva, realizaram um teste de salto vertical com contra-movimento. Os testes foram realizados após três condições em dias distintos, a saber: I) Sem Atividade Condicionante (Controle), II) Squat Jump com 80% da massa corporal e III) Drop Jump de uma altura de 40cm. Foram realizados três saltos verticais após cada atividade condicionante. Adotou-se um intervalo de três minutos entre a realização da atividade condicionante e salto vertical e de um minuto entre cada tentativa de salto vertical. Foi demonstrado efeito do fator atividade condicionante para a altura de salto vertical, F(11, 22) = 9,69; P < 0,001. A condição Squat Jump apresentou maior altura do salto vertical quando comparada à condição controle (P = 0,003; ?2 = 0,64). Em contrapartida, não foi encontrado aumento do salto vertical na condição Drop Jump quando comparada à condição controle (P = 0,99). O número de saltos e o limitado controle da técnica utilizada durante a realização do Drop Jump podem ter influenciado o desempenho do salto vertical. Desta forma, o aparecimento da potencialização pós-ativação está condicionado à intensidade e à natureza da atividade condicionante. Por conseguinte, sugerimos que a realização de Squat Jump pode ser benéfica para o desempenho de atletas de modalidades de potência.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Didane, Djamal Hissein, Nurhayati Rosly, Mohd Fadhli Zulkafli et Syariful Syafiq Shamsudin. « Numerical investigation of a novel contra-rotating vertical axis wind turbine ». Sustainable Energy Technologies and Assessments 31 (février 2019) : 43–53. http://dx.doi.org/10.1016/j.seta.2018.11.006.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Viana Lopes, Lavínia Mabel, Tulia Fernanda Meira Garcia et Helouise Thainá Silva Macedo. « O uso da “Tenda do Conto” como estratégia de educação popular para o cuidado à saúde da pessoa idosa na atenção básica ». Saúde em Redes 5, no 3 (17 mai 2019) : 255–63. http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p255-263.

Texte intégral
Résumé :
Este relato de experiência tem por objetivo descrever o uso da Tenda do Conto, como metodologia de Educação Popular para um grupo de idosos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no interior do Rio Grande do Norte, facilitado por residentes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica da UFRN. Estudo de abordagem qualitativa e natureza descritiva desenvolvido mediante a experiência da inserção da metodologia da Tenda do Conto enquanto estratégia de reorientação das práticas de educação em saúde no cuidado do idoso. A inserção da metodologia proporcionou uma mudança nas práticas de educação em saúde na UBS em que o grupo se desenvolveu, antes caracterizadas por práticas educativas verticais que não surtiam na adesão dos idosos às atividades. A Tenda do Conto reunia mensalmente um grupo de 11 idosos e idosas em um espaço decorado com objetos antigos e uma cadeira de balanço em destaque. Os objetos trazidos pelos participantes também faziam parte da decoração e no momento de sentar à cadeira, o idoso poderia pegar seu objeto e contar sua história. Dentre as características que fazem esta experiência exitosa, destacam-se: a horizontalidade na relação profissional-usuário, a busca da preservação da autonomia dos participantes, a não utilização de discursos estereotipados sobre o envelhecimento, o fortalecimento de vínculos, o protagonismo dos idosos e a produção de saúde considerando as experiências de vida dos participantes. A difusão de espaços como este e o investimento em educação permanente para os profissionais são necessários para a institucionalização dos princípios da Política de Educação Popular.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Reinoso-Venegas, Danilo Santiago, Diego Andrés Heredia-León et Fabián Arturo Sanmartín-Rodríguez. « Incidencia de la pliometría sobre el salto vertical y velocidad en jugadores de baloncesto ». Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía 7, no 2 (1 juillet 2022) : 307. http://dx.doi.org/10.35381/r.k.v7i2.1946.

Texte intégral
Résumé :
El presente estudio tuvo como objetivo evaluar la incidencia del entrenamiento pliométrico mediante la aplicación de un programa experimental durante ocho semanas para mejorar el salto vertical y velocidad en jugadores de baloncesto. Se consideró una investigación cuasi-experimental con grupo de control. Se utilizó el test de Bosco para evaluar el salto sin contra movimiento, salto con contra movimiento y Abalakov. Los resultados mostraron que la aplicación del plan de intervención incidió positivamente en el salto vertical y velocidad del grupo experimental, mientras en el grupo control no presentó cambios significativos. Se concluye que el programa de entrenamiento aplicado al grupo experimental basado en pliometría presentó puntuaciones más altas en el salto vertical y la velocidad de los deportistas de la disciplina de baloncesto con respecto al grupo control. Estudios con similar o mayor duración deberán probar estos resultados en diferentes edades, sexo y deportes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Contr. Verticale"

1

BONAZZI, LEDA MARIA. « Essays on Entry in Vertical Relationships ». Doctoral thesis, Università degli Studi di Milano-Bicocca, 2019. http://hdl.handle.net/10281/258913.

Texte intégral
Résumé :
Dall'inizio degli anni '90, i problemi di contrattazione verticale e le loro implicazioni sono stati ampiamente studiati nella letteratura dell'Organizzazione Industriale. Infatti, l'analisi della relazione tra mercati upstream e downstream è importante non solo per valutare l'impatto che le diverse forme di contratti hanno sul benessere totale e sul surplus del consumatore, ma anche per comprendere la caratterizzazione della struttura del mercato. Questa tesi è divisa in due capitoli riguardanti la contrattazione verticale e la struttura del mercato. Tenuto conto del fatto che sono presenti numerosi elementi che giocano un ruolo interessante, come la contrattazione sotto l'informazione asimmetrica, le decisioni di entrata e la scelta del mercato da parte delle imprese verticali, tutto il lavoro è orientato ad un’analisi di come questi elementi interagiscono tra loro e come le diverse forme di accordi contrattuali tra produttori e dettaglianti (two-part tariffs, i contratti lineari, la clausola di mantenimento dei prezzi di rivendita o il quantity forcing) influiscano sulle decisioni di ingresso e sulla scelta del mercato. Inoltre, una novità di questo articolo è considerare la struttura del mercato come endogena e studiare le conseguenze di questa ipotesi, aggiungendo nuove intuizioni a questo fiorente filone di letteratura.
Since the beginning of 90's, vertical contracting issues and their implications have been widely studied in the Industrial Organization literature. For instance, analyzing the relationship between upstream and downstream markets is important not only to evaluate the impact that the different forms of vertical contracts have on total welfare and on consumer surplus, but also to better understand market structure. This thesis is organized in two chapters dealing with vertical contracting and market structure. Since, in this set-up there are many elements playing an interesting role, like contracting under asymmetric information, entry decisions and market choice by vertical related firm, throughout the work there is an analysis of how these elements interact between each others, and how different forms of contractual agreements between manufacturers and retailers, as two-part tariffs, resale price maintenance and quantity forcing, affect entry decisions and market choice. A novelty of this thesis is to consider market structure as endogenous and to study the consequences of this assumption, by adding new insights to the burgeoning existing literature on entry in vertical relationships.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Indarto, Indarto. « Transition contre-courant co-courant d'un écoulement de gaz et d'un film liquide en conduite verticale ». Vandoeuvre-les-Nancy, INPL, 1991. http://www.theses.fr/1991INPL046N.

Texte intégral
Résumé :
Ce travail porte sur la mise en évidence expérimentale, des mécanismes responsables de la perte de la stabilité d'un film ruisselant et soumis à l'action d'un écoulement gazeux à contre-courant (phénomène de flooding). Les mesures sont effectuées pour le couple de fluides eau-azote, dans une conduite de 0,0406 m de diamètre. Le film est injecté et ré aspiré au travers de deux sections poreuses séparées par une distance pouvant varier de 0,5 à 2,5 m. La transition a été observée en analysant les propriétés statistiques des mesures instantanées du frottement pariétal (méthode électrochimique) et de l'épaisseur de film liquide (méthode conductiéetrique). La modification brutale des propriétés du film lors de la transition est d'autant plus sensible que l'observation est proche du point d'injection. Cependant, cette transition semble toujours déclenchée par le passage d'une onde solitaire se propageant de bas en haut. Un effet de la longueur du film sur le point de flooding a été observé
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Guelli, Selene Maria de Arruda. « Modelagem e simulação da dinamica do escoamento gas-solido vertical contra-corrente e concorrente ». [s.n.], 1985. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/267049.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Cesar Costapinto Santana
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas
Made available in DSpace on 2018-07-17T05:07:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guelli_SeleneMariadeArruda_M.pdf: 1895485 bytes, checksum: 8965e6414288b559db19d40c91ff509b (MD5) Previous issue date: 1985
Resumo: No presente trabalho, foi realizado estudo da dinâmica do escoamento gás-sólido vertical concorrente gás-sólido vertical concorrente e contra-corrente, considerando-se o efeito da aceleração do fluído e das partículas sólidas ¿Observação: O resumo, na íntegra poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.
Abstract: This work deals with countercurrent and cocurrent solid-gas flow through a vertical tube, includg the acceleration effect on the and solid particles ...Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations.
Mestrado
Mestre em Engenharia Química
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Castellani, Mayra Moreira Xavier. « Contar ou não contar, eis a questão : um olhar psicanalítico sobre a experiência da revelação diagnóstica de HIV, em jovens infectados por transmissão vertical ». Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-16032015-102901/.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho tem por objetivo investigar e fundamentar teoricamente, a partir da teoria psicanalítica de orientação freud-lacaniana, como se dá a experiência da revelação do diagnóstico de HIV, para a parceria afetivo-sexual, em adolescentes e jovens adultos infectados por transmissão vertical. É absolutamente compreensível a relação que se estabelece no âmbito da Saúde, entre revelação do diagnóstico e cuidados preventivos. No entanto, a clínica psicanalítica com os pacientes envolvidos nesta problemática nos indica que a revelação do diagnóstico é, para o paciente, uma experiência que ultrapassa muito o ato de informar um dado, sendo, antes, uma experiência subjetiva da revelação de uma identidade herdada. Por esse motivo, percebemos ser fundamental uma compreensão dos processos psíquicos envolvidos na experiência da revelação do diagnóstico destes jovens, levando em conta a singularidade de cada caso. Partimos de duas hipóteses: a revelação do diagnóstico ao parceiro afetivo-sexual pode ser influenciada por como lhe foi revelado seu diagnóstico, ou seja, sua herança do HIV, transmitida por sua mãe; a angústia associada à experiência da revelação do diagnóstico de HIV por transmissão vertical para o parceiro pode ser uma resposta à fantasia de desamparo. Na tentativa de compreender esse cenário, elegemos alguns conceitos psicanalíticos como bússola, que podem contribuir para o cerzimento de articulações teórico-clínicas, são eles: tabu, transmissão, identificação, fantasia e angústia. Além disso, realizamos entrevistas semi-dirigidas com quatro pacientes, que tinham diagnóstico de HIV/aids por transmissão vertical. A análise das falas dos entrevistados foi realizada a partir do referencial psicanalítico, utilizando principalmente as teorias construídas por Freud e Lacan. A partir disso, pudemos concluir que guardar o diagnóstico de HIV como segredo implica resguardar a posição do sujeito em sua fantasia fundamental, que funciona de anteparo para a angústia e está diretamente ligada ao Outro. Nesse sentido a solução para ausência de sofrimento psíquico não seria nem direcionar o sujeito para a denúncia do segredo, nem tampouco, sugestioná-lo a manter o segredo a sete chaves. Neste momento, é fundamental compreender o lugar que o segredo encena na subjetividade dos jovens, por meio da escuta psicanalítica. Além disso, é imprescindível cuidar da resposta do psicanalista no âmbito institucional, como membro da equipe de saúde, defendendo um manejo delicado entre o tempo de cada sujeito e a importância da revelação do diagnóstico, uma vez que o paradigma da subjetividade pode ser uma alternativa competente para resolver uma problemática ainda muito incompreendida em serviços de saúde especializados em HIV/Aids
The present study aims to investigate and to formalize theoretically, according to the psychoanalytic theory of Freud and Lacan, how is the experience of the disclosure of HIV serostatus to an intimate partnership, for adolescents and young adults infected by mother-to-child-transmission. The connection established under Healths context, between the disclosure of HIV serostatus and preventive care is absolutely understandable. However, the psychoanalytic treatment of patients involved in this issue indicates that disclosure of HIV diagnosis is an experience that exceeds just the act of informing, it is actually a subjective experience of revelation of an inherited identity. For this reason, we consider that it is fundamental to understand which psychological processes are involved in the experience of disclosing the HIV diagnosis, taking into account the uniqueness of each case. We have two hypotheses: the disclosure of HIV diagnosis to the partner may be influenced by how the individual received its own diagnosis, that represents the heritage of HIV, transmitted by the mother; the anguish associated with the experience of disclosing the HIV diagnosis through mother-to-child-transmission to the partner may be a response to the fantasy of helplessness. In trying to understand this scenario, we elect some psychoanalytic concepts such as a compass, that can contribute to make the theoretical and clinical link, they are: taboo, transmission, identification, fantasy and angst. In addition, we conducted semi-structured interviews with four patients who were diagnosed with HIV/AIDS through mother-to-child-transmission. The analysis of the interviewed peoples speeches was done by the psychoanalytic theoretical basis, mainly using the theories constructed by Freud and Lacan. The course of this research allowed us to conclude that keep HIV diagnosis as a secret means to safeguard the position of the individual in its fundamental fantasy, which works as a screen for anxiety and is directly linked to the Other. In this context, the solution to the absence of psychological pain would be neither to guide the individual to denunciate its secret, nor suggests to keep the secret under lock and key. At this point, it is essential to understand the place that the secret stages in the subjectivity of young people, through the psychoanalytic listening. Moreover, it is also essential to take care of the psychoanalysts work in the health institution, as a member of the health team, protecting the delicate handling between the time of each subject and the importance of disclosure, since the paradigm of subjectivity can be a competent alternative to solve a misunderstood issue inside the HIV/Aids specialized health services
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Astorga, Izquierdo Nathalie Alejandra. « Criterios de Diseño de la Zona Vertical de Seguridad Contra Incendio para Edificios en Altura ». Tesis, Universidad de Chile, 2009. http://www.repositorio.uchile.cl/handle/2250/103324.

Texte intégral
Résumé :
El siguiente trabajo constituye un estudio acerca de los criterios de diseño de la principal vía de evacuación utilizada en edificios de altura en caso de emergencias. Esta vía es llamada técnicamente “zona vertical de seguridad”, es exigida en nuestro país para todo edificio de 7 o más pisos, con el fin de permitir a los usuarios evacuar masiva y rápidamente el inmueble protegiéndolos de los efectos del fuego , humo y gases. Para desarrollar este estudio se revisó la reglamentación vigente, y se realizó una serie de proposiciones para su complementación a partir de una investigación, basada principalmente en las normas de Estados Unidos e Inglaterra, ya que ambos países poseen mayor desarrollo en el análisis de temas relacionados con la construcción contra incendio. Dentro de los temas relevantes, que no han recibido la debida profundidad en la actual normativa chilena, pero que si han sido estudiados seriamente en el exterior, se encuentran: el movimiento del humo en los edificios altos, sus características y técnicas para ser controlado, la ubicación de las vías de evacuación y sus características. Para completar esta investigación se realizó una visita al edificio Apoquindo 4001, ubicado en la ciudad de Santiago, lo que permitió obtener la situación actual de las zonas verticales presurizadas construidas en uno de los edificios más altos de nuestro país. Finalmente con esta investigación se obtuvo una herramienta básica para poder analizar cada edificio en particular, a partir de criterios claramente definidos, dependiendo del número de pisos y su carga ocupacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Freire, Charles Rousseau Oliveira. « A sociedade em conta de participaÃÃo como medida para reduÃÃo do Ãnus tributÃrio : uma pesquisa no segmento de telecomunicaÃÃo ». Universidade Federal do CearÃ, 2013. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15538.

Texte intégral
Résumé :
nÃo hÃ
A Sociedade em Conta de ParticipaÃÃo à um instituto experimentado, sobretudo, no segmento de construÃÃo civil. Todavia, suas aplicaÃÃes devem-se atualmente à conjugaÃÃo de negÃcios distintos, sem o enfoque tributÃrio para desoneraÃÃo tributÃria, refletindo-se, nesta pesquisa, esta viabilidade, a partir das aquisiÃÃes de bens e serviÃos, tomando-se por base os regimes de tributaÃÃo operantes entre fornecedores e adquirentes de bens e serviÃos. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a potencial desoneraÃÃo tributÃria, mediante adoÃÃo da Sociedade em Conta de ParticipaÃÃo, prevista nos artigos 991 a 996 do CÃdigo Civil de 2002, entre empresas do segmento de telecomunicaÃÃes e seus fornecedores, com base na âquase integraÃÃo verticalâ (BLOIS, 1972), cujo elemento motivador consiste no aumento de lucro, atravÃs da mitigaÃÃo de custos de transaÃÃo e tributos, bem como atravÃs de legislaÃÃo pertinente e relacionada. A metodologia utilizada no presente trabalho consiste em uma pesquisa aplicada, qualitativa e exploratÃria, fundada em pesquisa documental, tendo como objeto o segmento de telecomunicaÃÃes nacional, sobretudo em razÃo deste segmento no Brasil, ter uma das maiores cargas tributÃrias do mundo, para tributos incidentes sobre o faturamento, que alcanÃa no Estado de RondÃnia o Ãndice de 67,08% da receita lÃquida, nÃo obstante a existÃncia de outros tributos cuja incidÃncia tem como fato gerador outros eventos econÃmicos. Conclui-se por meio do estudo, pela viabilidade de introduÃÃo da Sociedade em Conta de ParticipaÃÃo entre as empresas de telecomunicaÃÃes selecionadas e seus fornecedores para reduÃÃo da carga tributÃria nas aquisiÃÃes de bens e serviÃos e, consequente melhoria de resultados, aos valores mÃnimos e mÃximos evidenciados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Antonello, Ana Maria. « Detecção de anticorpos contra Sarcocystis spp. e investigação da ocorrência de transmissão vertical por Sarcocystis neurona em equinos ». Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10135.

Texte intégral
Résumé :
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The equine protozoal mieloencefalite (EPM) is caused mainly by Sarcocystis neurona. It s definitive host is the opossum (Didelphis spp.), which becomes infected by ingesting sporocysts from tissues of intermediate hosts, that belong to different species. Clinical manifestations occur with neurologic signs, which vary according to the area of the nervous system affected. Clinical disease is not common, however cases of immunosuppression as senility, stress, use of corticosteroids may lead to development of clinical signs. From an epidemiological standpoint, it is interesting to determine the distribution of the protozoa in order to know the areas where animals were exposed to S. neurona through serological tests, in order to consider EPM in differential diagnosis of neurological diseases and guide the treatment. In the U.S. it is estimated that half of the horses are reagents for S. neurona, in Brazil there are not many reports about prevalence of seropositive horses. The transplacental infection has been described for other species of Sarcocystis, however there is no evidence of intrauterine infection by S. neurona, only some studies suggesting the vertical transmission as another way of agent maintenance, which could be confirmed by detecting antibodies in sera from neonates before colostrum ingestion. While S. neurona is the primary agent of equine mieloencefalite, S. cruzi is related to losses in cattle. Although parasites present similar life cycle, but with different definitive hosts, horses were exposed to both species of Sarcocystis, and these two species may infect horses and spread concurrently in herds. Therefore, this study aimed to detect the occurrence of transplacental transmission by S. neurona in horses and compare the prevalence of flocks against S. neurona and S. cruzi. Results were arranged in two chapters. In chapter one, we investigated the occurrence of transplacental infection of S. neurona in horses. For this, blood was collected from mares and their newborns for antibodies against S. neurona. In the second chapter, we compared, by indirect immunofluorescence, serum samples from 189 mares for the presence of antibodies against Sarcocystis spp. using as antigen S. neurona and S. cruzi. The analysis of the results revealed the majority of animals responding to antigens of S. cruzi and a third of seropositive animals reacted to antigens of both species.
A mieloencefalite equina por protozoário (MEP) é causada principalmente por Sarcocystis neurona. O hospedeiro definitivo de S. neurona é o gambá (Didelphis spp.), que se infecta ingerindo esporocistos dos tecidos dos hospedeiros intermediários, que pertencem a diversas espécies. Os sinais clínicos cursam com sinais neurológicos, que variam conforme a área do sistema nervoso afetada. A doença clínica não é comum, porém casos de imunossupressão como senilidade, estresse, uso de corticoides podem levar ao desenvolvimento dos sinais clínicos. Do ponto de vista epidemiológico, é interessante determinar a distribuição geográfica do protozoário a fim de se conhecer as áreas onde os animais foram expostos a S. neurona por meio de testes sorológicos, a fim considerar a MEP no diagnóstico diferencial de doenças neurológicas e direcionar o tratamento. Nos EUA estima-se que metade dos equinos seja reagentes para S. neurona, no Brasil não há muitos relatos sobre prevalência de equinos soropositivos. A infecção transplacentária já foi descrita para outras espécies de Sarcocystis, porem ainda não há evidências da infecção intrauterina pelo S. neurona, somente alguns estudos que sugerem a transmissão vertical como outra forma de manutenção do agente, o que poderia ser confirmada pela detecção de anticorpos no soro do neonato antes da ingestão do colostro. Enquanto o S. neurona é o principal agente da mieloencefalite equina, a infecção por S. cruzi está relacionada a prejuízos em bovinos. Apesar dos parasitas apresentarem ciclo de vida distintos, com hospedeiros definitivos diferentes, equinos estão expostos a ambas espécies de Sarcocystis, sendo que as duas espécies podem infectar equinos e se disseminar concomitantemente nos planteis. Assim sendo, este trabalho teve por objetivo detectar a ocorrência da transmissão transplacentária por S. neurona em equinos e comparar a soroprevalência dos plantéis frente a S. neurona e S. cruzi. Os resultados encontrados foram dispostos em dois capítulos. No capítulo um, investigou-se a ocorrência de infecção transplacentária de S. neurona em éguas. Para tal foi coletado sangue desses animais e seus neonatos para a pesquisa de anticorpos contra S. neurona. No segundo capítulo, comparou-se, por imunofluorescência indireta, amostras sorológicas de 189 éguas quanto a presença de anticorpos contra Sarcocystis spp. utilizando como antígeno S. neurona e S. cruzi. Na análise dos resultados revelou a maioria dos animais reagindo a antígenos de S. cruzi e um terço dos animais soropositivos reagiu a antígenos das duas espécies.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Rodrigues, Eduardo Estevam Camargo. « Análise da eficiência dos sistemas de compartimentação vertical externa por afastamento entre janelas e por projeções horizontais segundo as exigências normativas brasileiras ». reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/19045.

Texte intégral
Résumé :
Os códigos brasileiros de segurança contra incêndio e pânico (SCIP) possuem inúmeras divergências no que tange aos detalhamentos exigidos para a instalação de diversos sistemas de prevenção e proteção. Dentre eles, existe o sistema estrutural de compartimentação vertical externa, o qual prescreve afastamento vertical entre janelas ou construção de projeções horizontais externas entre as aberturas, para limitação da propagação do fogo aos pavimentos acima consecutivos. Comprovadamente, as normas referenciam a necessidade de resistência ao fogo dos materiais constituintes do sistema, no entanto, não indicam a eficiência ao objetivo proposto, confinar o fogo em seu compartimento de origem ou retardar sua propagação. O objetivo deste trabalho é analisar, sob a ótica da dinâmica de propagação do incêndio, a eficiência do sistema de compartimentação vertical externa por afastamento entre as janelas e por implantação de projeções horizontais como continuidade dos pisos, segundo os detalhamentos exigidos nas normas brasileiras. Para tanto, foram realizados ensaios de campo em escala reduzida (1/3), com diferentes configurações de fachadas e cargas de incêndio, sem vento, utilizando-se termopares, termografia e fotografia. Também, foi utilizado o simulador computacional da dinâmica do incêndio Fire Dynamics Simulator 5, onde foram analisados cenários desenvolvidos conforme as exigências normativas nacionais. Ambos programas experimentais apresentaram dados coerentes, podendo ser potenciais ferramentas para análise da eficiência de outros sistemas. Os resultados confirmaram que a geometria da edificação e das aberturas modificam a dinâmica de propagação do fogo. Para a carga de incêndio classificada como risco baixo, mostraram-se satisfatórias todas as configurações com afastamentos de 3 m e de 1,2 m para aberturas estreitas, bem como as projeções horizontais de 90 cm. Como risco médio, à exceção do afastamento de 3m, com pédireito convencional, os demais não contiveram adequadamente a propagação do fogo Também, para ambas geometrias de abertura, a projeção horizontal externa de 90 cm aperfeiçoou os resultados, retardando o aquecimento consideravelmente.
The Brazilian’s fire safety Codes have much discrepancy about the installation details of the several fire safety systems. The external vertical compartmentation is one of them, which determine vertical separation between windows or placement of external horizontal projections in continuity with floors, to limits the spread of fire toward upper habitations. The fire resistances of the materials constituent these systems are confirmed in the Brazilian’s fire safety Codes. However, there aren’t mentions about the efficiency to restrict the fire in initial compartment or to retard it spread. In this context, the study’s objective is to analyze, in the fire spread dynamic’s view, the efficiency of the external vertical compartmentation systems for separation between windows and external horizontal projections according to the Brazilian’s fire safety Codes. For it, were carried out field tests in reduce-scale compartments (1/3), with different façade settings and loads fire, no wind, using thermocouples, thermography and photography. Also, was used the software Fire Dynamics Simulator (FDS), 5th version. In the FDS were developed and analyzed fire sceneries, which contemplated all settings of the national standards. Both experimental programs can be potential tools to analysis of the efficiency another fire safety systems, because they showed coherent data’s. The results confirmed that building’s geometry and openings configuration modify the fire spread dynamics. For load fire classified as low risk, all separations between windows with distance 3 m, 1,2 m with square windows and external horizontal projection with length 90 cm showed satisfactory results. For load fire classified as medium risk, the separation between openings didn’t restrain the fire spread, except the arrangement with distance 3m, square windows and lower ceiling. Also, the horizontal projection with 90 cm length showed best results for both window forms, delaying the heating.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Bachir, Aziz. « Etude de l'instabilité d'un film liquide ruisselant sur une plaque plane verticale et soumis à un contre-courant de gaz : transition vers l'écoulement cocourant ascendant ». Grenoble INPG, 1987. http://www.theses.fr/1987INPG0089.

Texte intégral
Résumé :
Etude bibliographique du phenomene de noyage. Modelisation de l'ecoulement du film liquide en presence d'un ecoulement de gaz a contrecourant. Une analyse des perturbations suivant une methode integrale conduit a une equation aux derivees partielles decrivant l'evolution spatio-temporelle de l'interface liquide-gaz. Les solutions lineaires montrent que les courbes de dispersion pour differents debits sont limitees par une enveloppe, qui permet de determiner les conditions critiques a l'amorcage du noyage. Etude experimentale du phenomene de noyage
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Bachir, Aziz. « Etude de l'instabilité d'un film liquide ruisselant sur une plaque plane verticale et soumis à un contre-courant de gaz transition vers l'écoulement cocourant ascendant / ». Grenoble 2 : ANRT, 1987. http://catalogue.bnf.fr/ark:/12148/cb37602522j.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Contr. Verticale"

1

Federico, Sciacca Michele. Gli arieti contro la verticale. Palermo : L'epos, 1999.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Federico, Sciacca Michele. Gli arieti contro la verticale. Palermo : L'Epo, 1999.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Contr. Verticale"

1

Ramkissoon, Rikhi, Krishpersad Manohar et Anthony Adeyanju. « Production of Wind Energy from Vertical Axis Wind Turbine in Trinidad ». Dans Current Overview on Science and Technology Research Vol. 2, 38–52. Book Publisher International (a part of SCIENCEDOMAIN International), 2022. http://dx.doi.org/10.9734/bpi/costr/v2/7643f.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Contr. Verticale"

1

Ko, Ben, Sien Liu, Zhou Fang, Yoyon Ahmudiarto, Bagus Nugroho et Rey Chin. « Numerical simulation of two-stages contra-rotating vertical axis wind turbine ». Dans 22nd Australasian Fluid Mechanics Conference AFMC2020. Brisbane, Australia : The University of Queensland, 2020. http://dx.doi.org/10.14264/d1c920e.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ko, B., S. Liu, Z. Fang, B. Nugroho et R. C. Chin. « Far field flow simulation of contra-rotating H-Darrieus vertical axis wind turbine ». Dans THERMOFLUID XI : Proceedings of the 11th International Conference on Thermofluids 2020. AIP Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.1063/5.0070675.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Azevedo, Luiz Cristovam Ponte, Gabriel Galeano De Oliveira, Ingrid Saraiva Teles et Alcione De Oliveira Dos Santos. « VACINA CONTRA HEPATITE B : ATUALIDADES E PERSPECTIVAS ». Dans I Congresso Brasileiro de Doenças Infectocontagiosas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2172.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A Hepatite B é uma doença causada pelo vírus hepatotrófico de DNA, o HVB. Sua infecção possui vias de transmissão sexual, parenteral, vertical e horizontal e um período de incubação longo, que dura cerca de 45 a 180 dias. A profilaxia primária de maior efetividade é a vacinação, com redução de aproximadamente 90% da incidência global de hepatite B crônica onde foi instituída com sucesso. Objetivo: Analisar, através de revisão bibliográfica, características próprias da vacina contra o vírus da Hepatite B e as possíveis atualizações e perspectivas para a área. Materiais e Métodos: Foram selecionados artigos científicos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol. A busca foi realizada nas bases de dados Google Scholar, PubMed e SciELO a partir dos termos “Hepatite B + fisiopatologia”, “HBV + prevenção”, “Hepatite B + vacina” e “Hepatite B + terapêutica”. Além de artigos, também foram consultados livros-texto de clínica médica, infectologia e imunologia como parte integrante do levantamento bibliográfico. Resultados: O conhecimento da estrutura e organização genômica do vírus da hepatite B levou ao desenvolvimento das primeiras vacinas de DNA recombinante. Atualmente, as inovações centram-se na produção de vacinas não sejam somente profiláticas, como também terapêuticas, além de alterações que as tornem termoestáveis e com eficácia maior em função do tempo. Ao analisar estudos analíticos e experimentais, verificou-se que o desenvolvimento imunoterapêutico com uso de inibidores de checkpoint molecular induzem soroconversão vacinal e reduzem as taxas de progressão da doença. Outras vacinas em desenvolvimento baseiam se na injeção de proteínas do envelope do HBV, combinadas a vetores virais ou a agentes antivirais, visando reduzir a carga viral e aumentar a efetividade das células T funcionantes e secretoras de IFN-γ específicas para o HBV ou induzindo um aumento no subconjunto particular das células NK. Conclusão: Novas alternativas vacinais estão em fases de estudos experimentais, objetivando maior soroconversão e efetividade na redução da cronicidade da doença. Além disso, as pesquisas devem estar atreladas a melhorias na implementação de esquemas vacinais completos para que haja homogeneidade na cobertura populacional com as novas opções protetoras em desenvolvimento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ahmudiarto, Yoyon, Tri Admono, Agus Salim et Maulana Furqon. « Performance and Productivity Enhancements on Vertical Axis Wind Turbines with a Novel multi-stages Contra-rotating Technique ». Dans 2018 International Conference on Sustainable Energy Engineering and Application (ICSEEA). IEEE, 2018. http://dx.doi.org/10.1109/icseea.2018.8627119.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Barbely, Natasha L., et Narayanan M. Komerath. « Compressible 2D Flow Field Interaction of Two Contra-Rotating Blades ». Dans ASME 2016 International Mechanical Engineering Congress and Exposition. American Society of Mechanical Engineers, 2016. http://dx.doi.org/10.1115/imece2016-67449.

Texte intégral
Résumé :
The blades of coaxial, contra-rotating rotor systems cross each other in close proximity and at high relative speeds. This crossing event is a potential source of noise and severe blade loads. Effects of compressibility can aggravate the interaction and significantly alter the pressure field signature and phase relationships. A 2-D analysis of this phenomenon is performed by simulating two airfoils passing each other at specified speeds and vertical separation distances. Several test cases spanning a relevant range of Reynolds numbers, angles of attack, and relative Mach number are considered. The Mach number is varied to simulate the radial variation of velocity from the root to tip of a rotor blade to capture the pressure signature, lift, and drag of the airfoils. The velocity and pressure distributions on the airfoils, and in the space between the airfoils are computed before, at, and after airfoil crossing. The variations of lift and drag coefficients through the interaction are captured. The upper airfoil experiences an increase in lift followed by a very sharp drop in lift during the interaction. When relative Mach numbers are transonic, the region of interaction is greatly extended, with shock interactions occurring. The results show the complex nature of the aerodynamic and fluid dynamic impulses generated by blade-blade interactions, with implications to aeroelastic loads and aeroacoustic sources.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Zhao, Ruiwen, Angus C. W. Creech, Alistair G. L. Borthwick, Takafumi Nishino et Vengatesan Venugopal. « Numerical Model of a Vertical-Axis Cross-Flow Tidal Turbine ». Dans ASME 2020 39th International Conference on Ocean, Offshore and Arctic Engineering. American Society of Mechanical Engineers, 2020. http://dx.doi.org/10.1115/omae2020-18514.

Texte intégral
Résumé :
Abstract An array of close-packed contra-rotating cross-flow vertical-axis tidal rotors, a concept developed to maximize the fraction of flow passage swept, has potential advantages for hydrokinetic power generation. To predict the commercial feasibility of such rotors in large-scale application, a numerical model of a vertical-axis turbine (VAT) with a torque-controlled system is developed using an actuator line model (ALM). The open-source OpenFOAM computational fluid dynamics (CFD) code is first coupled with this ALM model, and efficiently parallelized to examine the characteristics of turbulent flow behind a vertical axis tidal turbine. The numerical model is validated against previous experimental measurements from a 1:6 scale physical model of a three-bladed reference vertical axis tidal turbine at the University of New Hampshire (UNH-RM2). Satisfactory overall agreement is obtained between numerical predictions and measured data on performance and near-wake characteristics, validating the numerical model. Details of the model setup and discussions on its output/results are included in the paper.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Yazaki, T., M. Horita, S. Tanaka et Y. Matsushima. « A novel structure for a polarization insensitive contra-directional coupler filter utilizing vertically stacked buried InGaAsP waveguides ». Dans Proceedings of APCC/OECC'99 - 5th Asia Pacific Conference on Communications/4th Optoelectronics and Communications Conference. IEEE, 1999. http://dx.doi.org/10.1109/apcc.1999.820613.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Bentley, Chris. « Vagas e presenças atenuadas : Uma piscina contra-memorial para Waitara ». Dans LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.163.g222.

Texte intégral
Résumé :
Os memoriais são testemunhas de histórias, lugares e pessoas do passado. Suas declarações podem ser sentidas e ouvidas, se alguém estiver em condições de ouvir. Os memoriais são os progenitores dessas vozes, funcionando como marcadores locativos curiosos e polêmicos. Este artigo relata uma investigação conduzida por uma prática na piscina do memorial. Apresenta esses espaços estranhos e disjuntivos como contra-memoriais, meios para métodos alternativos de lembrança. O projeto desdobrou-se em duas fases: trabalho de campo documental e uma intervenção de design especulativo. O trabalho de campo consistiu em expedições a três piscinas memoriais encontradas em Te Ika-a-Maui, a Ilha do Norte. Métodos de habitação e testemunhos específicos do local, como desenho, filme e gravação do local, identificam e agregam a linguagem fenomenal desses locais memoriais. Isto envolveu uma observação particular de presenças e ausências. O trabalho se refere a Michael Taussig em suas observações de que as gravações de campo, como desenhos, existem como “mais do que o resultado de ver”. Elas apresentam oportunidades para um tipo diferente de óptica. O conceito de óptica dialética do filósofo e crítico Walter Benjamin é explorado em como esses sites nos permitem “perceber o cotidiano como o impenetrável e o impenetrável como o cotidiano”. Imagens transitórias e mundanas foram investigadas como marcadores de contra-memorial e como evidência de mudanças de papéis, temporalidades e ecologias. A viagem, a abordagem do pesquisador de campo e a habitação temporária são consideradas parte da metodologia de trabalho de campo do projeto, tanto no sentido prático quanto temporal. O trabalho de campo desenvolveu uma compreensão conversacional do lugar, considerando as paisagens do passado, do presente e do futuro que ocupamos em relação uns aos outros. A intervenção do projeto especulativo aproveita a linguagem afetiva desenvolvida no trabalho de campo para propor uma reconfiguração da Piscina Waitara como um contra-memorial. A obra compreende uma série de provocações mnemônicas que detalham a perda, o vazio e a superação de limiares rituais. Estes apresentam encontros conversacionais e dialógicos. As imagens dessas superfícies e espaços derivam de habitações e atividades, em vez de contemplações isoladas. Eles são memoriais vividos. O corpo se torna uma força essencial dentro do local e faz com que o esquema funcione mais como uma paisagem memorial do que como uma série de obeliscos. Isto se relaciona mais com as ideologias não ocidentais de memorial, o indivíduo e a paisagem. O filósofo Dr. Carl Mika refere-se a este vínculo sendo “indivisível”, e que os Māori, por exemplo, estão conectados por meio de uma “impressão na paisagem”. Os movimentos conscientes e subconscientes posicionam o observador como um participante ativo, em vez de um observador distante. Tanto o corpo presente quanto o ausente são fundamentais para a composição formal e temática de cada encontro apresentado ao espectador. Cortes verticais e horizontais formam molduras e pisos habitados ou anulados pelo corpo. Pelas condições ecológicas, e à medida que as piscinas são utilizadas, esses cortes geram novas superfícies reflexivas e oferecem pontos de vista. Meu trabalho imagina maneiras de localizar memórias e histórias por meio da imersão em uma nova paisagem contra-memorial, apresentando oportunidades de habitar a memória atenuada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Mareco, Thereza Cristina de Souza, Thaísa Gois Farias de Moura Santos Lima, Marquiony Marques dos Santos et Ana Paula Cruz Beja Orrico Horta. « Prevenção da transmissão vertical no Projeto Sífilis Não ! : um estudo sobre as especificidades dos comitês/espaços de investigação da região Norte do Brasil ». Dans XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p164.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Os Comitês de Investigação da Transmissão Vertical são estratégicos para a prevenção da transmissão vertical da sífilis e uma das ações fundamentais do Projeto Sífilis Não!, principalmente por seu papel na análise de oportunidades que foram perdidas pela rede de vigilância/atenção, por seu potencial de identificar falhas/dificuldades na resposta à sífilis e por se configurar como espaço de recomendação de medidas de intervenção para qualificar a rede de serviços de saúde. Objetivo: Descrever e analisar a situação dos Comitês de Investigação da Transmissão Vertical a partir da implementação do Projeto Sífilis Não! nos municípios prioritários da região Norte do Brasil e discutir o papel desses espaços de investigação para a prevenção da transmissão vertical da sífilis. Métodos: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Coleta de dados realizada on-line, utilizando questionários aplicados pelo projeto na PlataformaLues/ FormLues de julho/2019 a dezembro/2020 e relatórios, atas de reuniões, relatos de experiências, entre outros documentos produzidos por atores do projeto. Utilizou-se análise de conteúdo e revisão bibliográfica/documental. Resultados: A região Norte tem oito municípios prioritários para o Projeto Sífilis Não!, todos com alguma estratégia de Comitês de Investigação da Transmissão Vertical para sífilis. A partir da implementação do projeto, cinco municípios prioritários e três estados da região passaram a contar com Comitês de Investigação da Transmissão Vertical em sua formação inicial para prevenção da transmissão vertical da sífilis. Entre as dificuldades para a instauração e fortalecimento dos Comitês de Investigação da Transmissão Vertical está a falta de recursos humanos. Atores estratégicos da região norte apontaram avanços/melhorias na rede de serviços a partir da instauração dos comitês, tais como: organização do espaço investigativo, investigação por visita domiciliar/prontuário e ampliação da rede. Quanto às oportunidades perdidas na prevenção da transmissão vertical da sífilis, verificou-se que há relação com ausências/falhas no acesso e assistência ao pré-natal. Conclusão: Os Comitês de Investigação da Transmissão Vertical são espaços relevantes para a prevenção da transmissão vertical da sífilis e a manutenção deles como eixo de prevenção no Projeto Sífilis Não! é fundamental para redução da sífilis congênita e, consequentemente, da mortalidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Oueslati, Fakhreddine S., Rachid Bennacer, Habib Sammouda et Ali Belghith. « Natural Convection in a Horizontal Cavity Partially Occupied by a Porous Media Saturated by a Coolant Liquid ». Dans ASME 2006 2nd Joint U.S.-European Fluids Engineering Summer Meeting Collocated With the 14th International Conference on Nuclear Engineering. ASMEDC, 2006. http://dx.doi.org/10.1115/fedsm2006-98236.

Texte intégral
Résumé :
The natural convection is studied in a cavity witch the lower half is filled with a porous media that is saturated with a first fluid (liquid), and the upper is filled with a second fluid (gas). The horizontal borders are heated and cooled by uniform heat fluxes and vertical ones are adiabatic. The formulation of the problem is based on the Darcy-Brinkman model. The density variation is taken into account by the Boussinesq approximation. The system of the coupled equations is resolved by the classic finite volume method. The numerical results show that the variation of the conductivity of the porous media influences strongly the flow structure and the heat transfer as well as in upper that in the lower zones. The effect of conductivity is conditioned by the porosity which plays a very significant roll on the heat transfer. The structures of this flow show that this kind of problem with specific boundary conditions generates a complex flow structure of several contra-rotating two to two cells, in the upper half of the cavity.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie