Littérature scientifique sur le sujet « Circuito das Malhas do sul de Minas »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Circuito das Malhas do sul de Minas ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Circuito das Malhas do sul de Minas"

1

Fuini, Lucas Labigalini. « A governança territorial no Circuito das Malhas do Sul de Minas Gerais ». Interações (Campo Grande) 9, no 2 (décembre 2008) : 141–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1518-70122008000200003.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Romaniello, Marcelo Márcio, Robson Amâncio et Samuel Carvalho De Benedicto. « Avaliação do programa de gestão inter-institucional Circuito Sul Mineiro de Cafeicultura na região sul do Estado de Minas Gerais ». Revista de Administração Contemporânea 11, no 1 (mars 2007) : 119–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552007000100007.

Texte intégral
Résumé :
O governo do Estado de Minas Gerais, por intermédio de suas instituições públicas, criou o Programa Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, na busca dos seguintes objetivos: melhorar a qualidade do café, aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. Entretanto, apesar da importância desse programa como subsídio para a solução de problemas referentes à cafeicultura na região sul de Minas Gerais, ele ainda não foi avaliado. Portanto conduziu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, considerando-se uma abordagem metodológica orientada por diferentes métodos de pesquisa, analisando os objetivos declarados e a sua efetividade quanto aos resultados alcançados. Neste trabalho montou-se um referencial teórico que orientou as perspectivas analíticas contidas na seção de resultados e discussões. Com esta pesquisa, evidenciou-se que a combinação de métodos quantitativos (survey) e qualitativos (roteiro semi-estruturado) demonstrou ser uma abordagem adequada e complementar para extrair dados e avaliar o programa em foco. Observaram-se, ainda, evidências de que os objetivos declarados pelo programa foram parcialmente atingidos, baseando-se nas percepções dos cafeicultores, que são os usuários diretos do Programa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Santos, Luiz Henrique de Oliveira, et Vicente Paulo dos Santos Pinto. « O CIRCUITO TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA POR UMA PERSPECTIVA TERRITORIAL ». Geo UERJ, no 39 (27 décembre 2021) : e52299. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2021.52299.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O circuito Terras Altas da Mantiqueira é um circuito turístico localizado no sul de Minas Gerais e que faz parte da Serra da Mantiqueira, um conjunto de elevações localizado entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de janeiro. Foi criado, em 1998, como o primeiro Circuito Turístico oficial do estado. A estrutura de circuitos é uma política pública de influência territorial. Objetivo: O artigo tem como objetivo apresentar, por uma visão geográfica, o território em uma região de potencial turístico, no caso, as Terras Altas da Mantiqueira. A proposta faz parte de um estudo mais abrangente, que apresenta a localidade com base na metodologia GTP (Geossistema – Território - Paisagem) de Bertrand e Bertrand (2007), porém, buscando uma maior aproximação com as propostas de Haesbaert (2004). Métodos: Os dados foram obtidos através de revisão bibliográfica, do levantamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outros órgãos e também foram realizados trabalhos de campo durante o segundo semestre de 2019. Resultado: O resultado foi a criação de uma base de informações sobre o contexto territorial, tanto dos aspectos de políticas públicas, quanto de ocupação histórica. Conclusão: Para os gestores, a compreensão desse pertencimento pode apontar territórios que se sobrepõem e pontos de associação que transcendam os limites do circuito e proporcionem parcerias, que respeitem a população e permitam ao turista experimentar outro nível de vivência, adentrando em uma dimensão territorial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Oliveira, Paulo Roberto de. « Rosa e Gabriel entre o litoral e o interior do Brasil na Primeira República ». Nova Economia 29, no 2 (août 2019) : 651–75. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/4326.

Texte intégral
Résumé :
Resumo A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Minas Gerais, possuiu papel importante na intermediação do comércio que, durante a Primeira República, se realizou entre a economia cafeeira paulista e o interior do Brasil. Essa intermediação tinha como protagonistas uberabenses que de diferentes formas se enquadravam naquele circuito comercial; muitos desses possuíam negócios que se estendiam em direção ao norte e ao sul, indo do interior até o litoral e, em alguns casos, até o continente europeu. Este artigo tem como objetivo acompanhar os desdobramentos de algumas dessas redes comerciais, focando em dois atores importantes: Rosa Maria de Oliveira e Gabriel Orlando Teixeira Junqueira.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Casaril, Carlos, et Fernando dos Santos Sampaio. « DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS ». GEOFRONTER 10 (27 juin 2024) : e8852. http://dx.doi.org/10.61389/geofronter.v10.8852.

Texte intégral
Résumé :
A produção de cafés no Brasil criou e ainda cria divisas, além de fazer parte de um amplo circuito espacial produtivo. A região Sul de Minas Gerais se destaca na produção de cafés commodities e cafés especiais. Nas últimas décadas, o mercado de cafés, com ênfase, sobretudo, nos cafés especiais vem passando por expressivas mudanças vinculadas, principalmente, a novas formas de produção e diferenciação do produto, a maior qualidade e novos anseios do mercado consumidor. O objetivo deste trabalho foi analisar a dinâmica da produção de cafés especiais. Para tanto, realizou-se um trabalho de campo no Estado de Minas Gerais, mais especificamente, na região Sul-MG. Foram feitas visitas técnicas em algumas fazendas produtoras de cafés commodities e cafés especiais, onde destacamos, nesta pesquisa a dinâmica produtiva da fazenda Recanto em Machado – MG. Como resultados, verificou-se o sistema produtivo desta fazenda, demonstrando a produção dentro da porteira, evidenciando o sistema safra-zero de bianualidade e uma série de atividades/estratégias utilizadas para comercialização dos cafés especiais diretamente com proprietários de cafeterias da terceira onda, pequenos torrefadores e comerciantes de cafés de determinados países. Todos vêm até a fazenda para conhecer sua história e verificar o sistema produtivo, firmando parcerias diretas e diminuindo os intermediários.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Rodrigues Monteiro Júnior, Irami. « ANÁLISE DO DESENHO PRODUTIVO DO BORDADO ARTESANAL DE TIMBAÚBA DOS BATISTAS, RIO GRANDE DO NORTE ». Revista Geotemas 13 (28 juillet 2023) : e02317. http://dx.doi.org/10.33237/2236-255x.2023.4657.

Texte intégral
Résumé :
O bordado artesanal foi introduzido na região do Seridó a partir da chegada dos portugueses e tem traços semelhantes ao bordado identificado na Ilha da Madeira, em Portugal. Assim, o objetivo é discutir as etapas de circulação, distribuição e consumo do circuito espacial produtivo do bordado artesanal de Timbaúba dos Batistas no atual período da globalização. Para isso, foram realizadas entrevistadas semiestruturas com 242 bordadeiras escolhidas aleatoriamente no município. Desse montante, 82 foram realizadas virtualmente entre abril e junho de 2021 por causa da pandemia do coronavírus. Foi utilizado autores como Batista (1988), Brito (2010) na discussão do bordado artesanal, Frederico e Castillo (2010), Moraes (1985) e Santos (1994; 2008) no tocante ao circuito espacial de produção e uso do território. Dentro do circuito, os meios de transportes utilizados pelas bordadeiras empreendedoras são caminhões, vans e táxi aéreo custeado pelos compradores das mercadorias numa relação vertical. O pagamento é 85% em dinheiro, 5% depósito, 3% cartão de crédito e 2% com o Pix. A comunicação entre os clientes é cerca de 93% pelo WhatsApp, e 7% por telefone. O maior consumo do bordado artesanal é da própria região Nordeste, pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará, que concentram 68% de toda a produção, e, em segundo lugar, a região Centro-Sul, representada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e pelo Distrito Federal, que conferem 32%. Por fim, percebe-se que as formas de distribuição, comercialização e consumo mudaram dos tempos trazidos pelos os portugueses.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

ROMANIELLO, MARCELO MÁRCIO, et ROBSON AMÂNCIO. « GESTÃO DE PROGRAMAS E SERVIÇOS DE TRANSFERÊNCIA E DIFUSÃO DE TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL : UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO CAFEEIRA DO SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS ». RAM. Revista de Administração Mackenzie 6, no 2 (juin 2005) : 114–36. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712005/administracao.v6n2p114-136.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO Visando à manutenção de destaque da cafeicultura sul-mineira no cenário nacional, o estado de Minas Gerais, por intermédio de suas instituições públicas, criou um programa de desenvolvimento regional que se constitui no canal formal para a difusão de inovações e tecnologias para a região. Com esse objetivo, foi implantado o Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, que tem como finalidade sistematizar e organizar encontros na área de cafeicultura na região, integrando as instituições de pesquisa, ensino, extensão e os cafeicultores para atender aos principais problemas referentes à cafeicultura. Entretanto, apesar da importância desse programa para a região, a sua gestão e os serviços prestados ainda não foram avaliados. Portanto, conduziu-se este trabalho com o objetivo de analisar esta iniciativa de difusão de tecnologia para o desenvolvimento rural, considerando-se uma abordagem metodológica orientada por diferentes métodos de pesquisa, analisando e identificando as atitudes dos organizadores, patrocinadores e o comportamento dos cafeicultores em relação a esse programa. Com esta pesquisa, evidenciou-se que a combinação de métodos quantitativos e qualitativos demonstrou ser uma abordagem adequada e complementar para extrair dados e analisar o programa sob foco.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, Luiz Henrique de Oliveira. « complexidade na compreensão dos atrativos naturais e o meio físico ». Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 16 (11 janvier 2022) : 2369. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v16.2369.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem como objetivo realizar um diagnóstico da estrutura física e observar a distribuição espacial dos atrativos turísticos naturais do Circuito Terras Altas da Mantiqueira, sul de Minas Gerais – Brasil e, com isto, apresentar a possibilidade de inserção de ferramentas geográficas (geoprocessamento e geossistemas) no planejamento turístico da localidade. Para se chegar às conclusões foram criados mapas utilizando: trabalhos acadêmicos de perspectiva geossistêmica sobre a região, arquivos oficiais de órgãos do governo (IBGE, IDE-SISEMA) e dados coletados pelo Inventário Municipal de Turismo de 2017, com o objetivo de espacializar os atrativos naturais da região, em um contexto complexo. Como resultado, o levantamento se apresentou útil na compreensão dos espaços, tanto para o planejamento, quanto para facilitar a metodologia de avaliação dos formulários de pesquisa. Outro ponto relevante abordado é a necessidade de um alinhamento metodológico na aplicação do Inventário Municipal de Turismo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Ilheo, Mariana de Carvalho. « Nas encruzilhadas do saber ». Tematicas 32, no 63 (17 juillet 2024) : 220–56. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v32i63.18614.

Texte intégral
Résumé :
As vidas vegetal e humana estão imbricadas em uma teia orgânica. Considerando os entendimentos sobre elas e os modos de conhecimento associados à sua aplicação prática, as plantas emergem como um assunto privilegiado para demonstrar a sobreposição de ontologias diversas tornando possível evidenciar a pluralidade de formas de ver e de ser no mundo. Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o poder das plantas e sua presença na medicina popular experienciada na região sul de Minas Gerais; o recorte escolhido se entrecruza com a religiosidade ao discutir a prática de benzimento. A metodologia contempla uma etnografia multissituada a partir de um circuito percorrido ao longo da pesquisa e dos fluxos que conectam as diferentes localidades. Colocando as plantas em evidência, os resultados apontam para sua importância, especialmente em relação à produção de cura e bênção, por meio da sobreposição de aspectos culturais, rituais, medicinais e alimentares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Silva e Alves, Ana Júlia, et Karina de Senna Villar. « Brucelose bovina e sua situação epidemiológica no Brasil : revisão de literatura ». Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 9, no 2 (1 juillet 2011) : 12–17. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v9i2.364.

Texte intégral
Résumé :
É efetuada uma revisão da conceituação, etiologia, patogenia e epidemiologia da brucelose bovina com destaque dos principais elementos envolvidos na sua transmissão e disseminação. Posteriormente, é ressaltado o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose bovina, implantado no Brasil em 2001, e do inquérito soroepidemiológico que subsidia a implantação de tal programa, realizado em parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP). Das 14 unidades federais trabalhadas, 13 foram divididas em 60 circuitos produtores. O período de coleta de dados a campo foi compreendido entre 2001 e 2004. São apresentadas as prevalências de focos e de fêmeas adultas soropositivas por Estado trabalhado (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins), circuito pecuário, bem como os respectivos fatores de risco identificados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Circuito das Malhas do sul de Minas"

1

Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]. « A relação entre competitividade e território no circuito das malhas do sul de Minas ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/95671.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:27:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-01-16Bitstream added on 2014-06-13T20:36:24Z : No. of bitstreams: 1 fuini_ll_me_rcla.pdf: 1250437 bytes, checksum: 246aa19e54cf6cfe1cce2acc942d50f1 (MD5)
A presente dissertação aborda, por meio de ampla revisão teórica e estudo empírico, a relação entre as noções de território e competitividade ao considerar que o sucesso das empresas na atualidade está relacionado a elementos específicos das regiões e localidades onde estão inseridas, através de seus recursos, organizações, instituições e externalidades. Para tanto, a noção de Arranjo Produtivo Local (APL) se coloca como instrumento de intercâmbio entre a busca de competitividade e a base territorial da atividade econômica, articulando os atores locais em estratégias coletivas para fortalecimento da competitividade do ambiente de negócios, sendo evidente tal relação no Circuito das Malhas do sul de Minas Gerais. Trata-se de região formada por pequenos municípios especializados na produção de artigos de vestuário em pequenas malharias, produção voltada predominantemente para o mercado nacional. A hipótese aventada é que a configuração sócioprodutiva do Circuito se aproxima muito da idéia de Arranjo produtivo local em fase de consolidação por conta do aglomerado de empresas ali existentes e do arcabouço institucional que as serve. Por fim, propõe-se um estudo da competitividade territorial, abordando as estratégias concorrenciais da região para uso de recursos específicos do território, à luz das categorias principais definidoras da moderna competitividade.
The present dissertation treats, by means of ample theoretical revision and empirical study, the relationship between the notions of territory and competitiveness when considering that the economic success of the companies in the present time is related to specific elements of regional localities where they are inserted through its resources, organizations, institutions and externalities. This way, the notion of Local Productive Arrangements (APL) takes place as instrument of interchange between the search of competitiveness and the territorial base of the economic activity, articulating the local actors in common strategies for stress of business-oriented competitiveness of the environment, being latent such relationship in Minas Gerais south Circuit Tourist of Knitted clothes. This is a region formed of small cities that had been specialized in clothes production to be sold in small shops, directed specially to the national market. The hypothesis is that the partner-productive configuration of the Circuit approaches to the idea of Local Productive Arrangement in consolidation phase, for account of the accumulation of these existing companies and partner-institutional bases being settled. Finally, a study of the territorial competitiveness is considered, approaching the strategies of concurrence of the region to the use of specific resources of the territory by defining the main categories of the modern competitiveness.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Fuini, Lucas Labigalini. « A relação entre competitividade e território no "circuito das malhas" do sul de Minas / ». Rio Claro : [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/11449/95671.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Élson Luciano Silva Pires
Banca: Sílvia Selingardi-Sampaio
Banca: Claudete de Castro Silva Vitte
Resumo: A presente dissertação aborda, por meio de ampla revisão teórica e estudo empírico, a relação entre as noções de território e competitividade ao considerar que o sucesso das empresas na atualidade está relacionado a elementos específicos das regiões e localidades onde estão inseridas, através de seus recursos, organizações, instituições e externalidades. Para tanto, a noção de Arranjo Produtivo Local (APL) se coloca como instrumento de intercâmbio entre a busca de competitividade e a base territorial da atividade econômica, articulando os atores locais em estratégias coletivas para fortalecimento da competitividade do ambiente de negócios, sendo evidente tal relação no Circuito das Malhas do sul de Minas Gerais. Trata-se de região formada por pequenos municípios especializados na produção de artigos de vestuário em pequenas malharias, produção voltada predominantemente para o mercado nacional. A hipótese aventada é que a configuração sócioprodutiva do Circuito se aproxima muito da idéia de Arranjo produtivo local em fase de consolidação por conta do aglomerado de empresas ali existentes e do arcabouço institucional que as serve. Por fim, propõe-se um estudo da competitividade territorial, abordando as estratégias concorrenciais da região para uso de recursos específicos do território, à luz das categorias principais definidoras da moderna competitividade.
Abstract: The present dissertation treats, by means of ample theoretical revision and empirical study, the relationship between the notions of territory and competitiveness when considering that the economic success of the companies in the present time is related to specific elements of regional localities where they are inserted through its resources, organizations, institutions and externalities. This way, the notion of Local Productive Arrangements (APL) takes place as instrument of interchange between the search of competitiveness and the territorial base of the economic activity, articulating the local actors in common strategies for stress of business-oriented competitiveness of the environment, being latent such relationship in Minas Gerais south Circuit Tourist of Knitted clothes. This is a region formed of small cities that had been specialized in clothes production to be sold in small shops, directed specially to the national market. The hypothesis is that the partner-productive configuration of the Circuit approaches to the idea of Local Productive Arrangement in consolidation phase, for account of the accumulation of these existing companies and partner-institutional bases being settled. Finally, a study of the "territorial competitiveness" is considered, approaching the strategies of concurrence of the region to the use of specific resources of the territory by defining the main categories of the modern competitiveness.
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]. « Manifestações da governança territorial no Brasil : uma análise do 'circuito das águas paulista' e do 'circuito das malhas do sul de Minas Gerais' ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/104392.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-03-19Bitstream added on 2014-06-13T19:04:01Z : No. of bitstreams: 1 fuini_ll_dr_rcla.pdf: 1497725 bytes, checksum: a6d5565c88f70308e5644a3a3f99392d (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
A presente pesquisa de doutorado visa compreender como se articulam as novas formas de regulação e de governança no território brasileiro através da análise das estratégias institucionais e organizacionais dos atores locais em projetos coletivos de desenvolvimento territorial local. Em um primeiro momento, será feita uma revisão das principais formas de governança e de planejamento territorial vigentes durante o predomínio do fordismo - décadas de 1950 a 1970 - em comparação ao período atual, dando ênfase a dois instrumentos principais de governança recentes: os Arranjos Produtivos Locais (APL) e os Circuitos Turísticos. Em um segundo momento, busca-se compreender a evolução da abordagem de aglomerados setoriais simples para formas de articulação e cooperação sócio-institucional entre atores que definem estruturas de distribuição de poderes econômicos e políticos no âmbito local, com destaque para o setor turístico. Os exemplos a serem tomados para estudo de caso é o do “Circuito das Águas Paulista”, que abarca as cidades localizadas na parte leste do Estado de São Paulo, a maioria classificadas como Estâncias turísticas e hidrominerais, e o do “Circuito das Malhas do Sul de Minas Gerais”, envolvendo municípios localizados no extremo sul do Estado de Minas, na fronteira com São Paulo e especializados na produção de malhas retilíneas. No exemplo dos Circuitos turísticos, consolida-se uma visão de território como espaço integrado pelos vínculos e redes de empresas e o ambiente externo onde estão inseridas. A análise da estrutura econômica dos dois Circuitos, bem como de suas particularidades sócio-institucionais e regulatórias, nos remeterá a tese da importância da dimensão da governança territorial nas estratégias atuais de desenvolvimento local/regional, considerando-se a relação de poderes entre Estado, empresas e outras instituições sociais
The aim of this research is to understand how the new ways of regulation and governance articulate in the Brazilian territory through the analysis of the institutional and organizational strategies of the local actors in collective projects of local territorial development. The first part is dedicated to a revision of the predominant main forms of governance and territorial planning during the Fordism – between 1950 and 1970- in comparison to the current period, emphasizing two main instruments of recent governance: the Local Productive Arrangements (APL) and Touristic Circuits. At a second moment the aim is to understand the evolution of the approach of simple setorial clusters to ways of social institutional articulation and cooperation between actors that define structures of distribution of economic and politic powers in the local sphere, mainly in the touristic sector. The examples of this study are taken from the “Circuito das Águas Paulista”, that are the cities located in the east part of the State of São Paulo, considering the most part of them as touristic spa towns, and the “Circuito das Malhas of the South of Minas Gerais”, involving cities that are located in the extreme south of the state of Minas Gerais bordering São Paulo and specialized in the production of electronic flat knitting. In the example of touristic circuits a territory vision is consolidated as a space integrated by the bonds and network of companies and the external environment where they are integrated. The analysis of the economic structure of two Circuits, as well as of its partner-institucional and regulatory particularitities, it takes in them to the thesis about the importance of the territorial dimension of governance in the current strategies of regional local development/, considering it relation of being able between State, companies and other social institutions
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Fuini, Lucas Labigalini. « Manifestações da governança territorial no Brasil : uma análise do 'circuito das águas paulista' e do 'circuito das malhas do sul de Minas Gerais' / ». Rio Claro : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/104392.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Elson Luciano Silva Pires
Banca: Ricardo Toledo Neder
Banca: Eugênio Lima Mendes
Banca: Roberto Braga
Banca: Paulo Roberto Teixeira Godoy
Resumo: A presente pesquisa de doutorado visa compreender como se articulam as novas formas de regulação e de governança no território brasileiro através da análise das estratégias institucionais e organizacionais dos atores locais em projetos coletivos de desenvolvimento territorial local. Em um primeiro momento, será feita uma revisão das principais formas de governança e de planejamento territorial vigentes durante o predomínio do fordismo - décadas de 1950 a 1970 - em comparação ao período atual, dando ênfase a dois instrumentos principais de governança recentes: os Arranjos Produtivos Locais (APL) e os Circuitos Turísticos. Em um segundo momento, busca-se compreender a evolução da abordagem de aglomerados setoriais simples para formas de articulação e cooperação sócio-institucional entre atores que definem estruturas de distribuição de poderes econômicos e políticos no âmbito local, com destaque para o setor turístico. Os exemplos a serem tomados para estudo de caso é o do "Circuito das Águas Paulista", que abarca as cidades localizadas na parte leste do Estado de São Paulo, a maioria classificadas como Estâncias turísticas e hidrominerais, e o do "Circuito das Malhas do Sul de Minas Gerais", envolvendo municípios localizados no extremo sul do Estado de Minas, na fronteira com São Paulo e especializados na produção de malhas retilíneas. No exemplo dos Circuitos turísticos, consolida-se uma visão de território como espaço integrado pelos vínculos e redes de empresas e o ambiente externo onde estão inseridas. A análise da estrutura econômica dos dois Circuitos, bem como de suas particularidades sócio-institucionais e regulatórias, nos remeterá a tese da importância da dimensão da governança territorial nas estratégias atuais de desenvolvimento local/regional, considerando-se a relação de poderes entre Estado, empresas e outras instituições sociais
Abstract: The aim of this research is to understand how the new ways of regulation and governance articulate in the Brazilian territory through the analysis of the institutional and organizational strategies of the local actors in collective projects of local territorial development. The first part is dedicated to a revision of the predominant main forms of governance and territorial planning during the Fordism - between 1950 and 1970- in comparison to the current period, emphasizing two main instruments of recent governance: the Local Productive Arrangements (APL) and Touristic Circuits. At a second moment the aim is to understand the evolution of the approach of simple setorial clusters to ways of social institutional articulation and cooperation between actors that define structures of distribution of economic and politic powers in the local sphere, mainly in the touristic sector. The examples of this study are taken from the "Circuito das Águas Paulista", that are the cities located in the east part of the State of São Paulo, considering the most part of them as touristic spa towns, and the "Circuito das Malhas of the South of Minas Gerais", involving cities that are located in the extreme south of the state of Minas Gerais bordering São Paulo and specialized in the production of electronic flat knitting. In the example of touristic circuits a territory vision is consolidated as a space integrated by the bonds and network of companies and the external environment where they are integrated. The analysis of the economic structure of two Circuits, as well as of its partner-institucional and regulatory particularitities, it takes in them to the thesis about the importance of the territorial dimension of governance in the current strategies of regional local development/, considering it relation of being able between State, companies and other social institutions
Doutor
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

PIMENTA, Ricardo Lemos. « Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados : O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas ». reponame:Repositório Institucional da UNIFEI, 2017. http://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/1081.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by repositorio repositorio (repositorio@unifei.edu.br) on 2018-02-16T22:45:39Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_pimenta_2017.pdf: 3409337 bytes, checksum: 90f645c8323c39ae46ad1a33ec99c78f (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-16T22:45:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_pimenta_2017.pdf: 3409337 bytes, checksum: 90f645c8323c39ae46ad1a33ec99c78f (MD5) Previous issue date: 2017-11
Esta pesquisa teve por objetivo revelar como estavam pautadas (simetrias e assimetrias, satisfação das necessidades) as relações entre a associação e os associados do CTCSM pela perspectiva da teoria de marketing de relacionamento, afim de verificar se o relacionamento influencia na convergência ou divergência de ideias e na superação ou não de conflitos internos. Os Circuitos Turísticos em Minas Gerais inovam na maneira como o relacionamento se desenvolve entre as diversas esferas do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil, pois exige um esforço coletivo para construir esse novo modelo de gestão. Foi preciso analisar o relacionamento por uma visão interdisciplinar. Para isso, foram abordados os conceitos de associativismo, turismo e desenvolvimento sustentável, circuitos turísticos em Minas Gerais, os conceitos de relacionamentos de uma perspectiva organizacional e das relações interpessoais e também a partir da teoria de marketing de relacionamento. As metodologias utilizadas foram a observação simples, entrevistas semiestruturadas e a teoria de marketing de relacionamento. Os resultados mostram que falta um maior nivelamento por parte dos associados em relação ao conhecimento dos conceitos e procedimentos que permeiam o circuito e que a falta de continuidade (troca de prefeitos e secretários) e a utilização do circuito como instrumento político partidário influencia diretamente no desenvolvimento das relações dentro da associação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Portugal, Junior Pedro dos Santos 1979. « Gestão ambiental nas empresas : estudo de casos com indústrias de água mineral do Circuito das Águas do Sul de Minas ». [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285885.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Bastiaan Philip Reydon
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Made available in DSpace on 2018-08-21T00:47:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PortugalJunior_PedrodosSantos_M.pdf: 1871526 bytes, checksum: 0a55b7a8668cbc04ead535c2f1477e70 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: O presente estudo tem por principal objetivo analisar a aplicação de padrões de gestão ambiental em empresas de água mineral do Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais. Nesse contexto são analisadas as principais linhas de pensamento sobre a relação entre economia e meio ambiente, dando um foco maior à economia ecológica e ao ecodesenvolvimento, e suas contribuições para a internalização da questão ambiental na tomada de decisão das empresas por meio de instrumentos (comando e controle, econômicos e certificadores). Posteriormente, apresentam-se dados que demonstram o comportamento desse segmento de mercado no Brasil, bem como suas principais perspectivas para os próximos anos. Ao final apresentam-se os resultados qualitativos da pesquisa sobre os níveis de gestão ambiental adotados por três empresas distintas: Copasa Águas Minerais de Minas S/A (detentora das empresas de Caxambu, Cambuquira e Lambari), Nestlé-Waters Brasil - Bebidas e Alimentos Ltda (empresa de São Lourenço) e Mineração Água Padre Manoel (do município de Passa Quatro); bem como a opinião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde sobre esse tema. Ao final verifica-se que a aplicação de gestão ambiental nessas empresas depende diretamente de sua política interna que, na maioria das vezes, apenas cumpre as determinações da legislação vigente. Salienta-se assim que o principal problema nesse segmento é a controvérsia existente na legislação em vigor que considera a água mineral como minério e não como recurso hídrico. Fica evidente que a aplicação dos instrumentos de comando e controle atuais (Código de Águas Minerais e resoluções do DNPM) não é suficiente para a adoção de padrões avançados de gestão ambiental nessas empresas, tornando-se necessária a integração das águas minerais em instrumentos de comando e controle mais avançados, como a PNRH e PNRS, juntamente com a aplicação de instrumentos econômicos como a cobrança pelo uso desse recurso e subsídios aos custos de controle, focando sempre a exploração da água mineral de acordo com a sua capacidade de renovação
Abstract: This study aims to examine the application of environmental management standards in the mineral water companies of Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais. In this context we analyze the main lines of thought on the relationship between economics and environment, giving a greater focus on ecological economics and eco-development, and their contributions to the internalization of environmental concerns in decision making of enterprises by means of instruments (command and control, economic and certifiers). Subsequently, we present data that demonstrate the behavior of this market segment in Brazil, as well as its main perspectives for the next years. At the end we present the results of qualitative research on the levels of environmental management adopted by three different companies: Copasa Águas Minerais de Minas S/A (holding firms Caxambu, Cambuquira and Lambari), Nestlé-Waters Brazil - Bebidas e Alimentos Ltda. (Company of São Lourenço) Mineração Água Padre Manoel (the city of Passa Quatro), as well as the opinion of the Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde on the subject. At the end it turns out that the application of environmental management in these firms depends directly on its internal policy that, in most cases, only fulfills the requirements of current legislation. It should be noted as well that the main problem in this segment is controversy in the current legislation it considers mineral water as an ore and not as water resource. It is evident that the application of command and control current (Código de Águas Minerais and DNPM resolutions) is not sufficient for the adoption of advanced standards of environmental management in these companies, making necessary the integration of mineral water in instruments of command and control more advanced, as PNRH PNRS, along with the application of economic instruments such as charging for the use of this feature and subsidies to control costs, always focusing on the exploitation of mineral water according to their capacity for renewal
Mestrado
Desenvolvimento Economico, Espaço e Meio Ambiente
Mestre em Desenvolvimento Econômico
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

PEREIRA, Samanta Borges. « Proposta de procedimento para elaboração de Roteiro Turístico Temático : os atrativos do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas ». reponame:Repositório Institucional da UNIFEI, 2016. http://repositorio.unifei.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/631.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by repositorio repositorio (repositorio@unifei.edu.br) on 2017-01-26T12:10:31Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_pereira3_2016.pdf: 3895945 bytes, checksum: b9a63c1dbbc9513f3580227e6e67bdc1 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-26T12:10:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_pereira3_2016.pdf: 3895945 bytes, checksum: b9a63c1dbbc9513f3580227e6e67bdc1 (MD5) Previous issue date: 2016
Este trabalho estudou o tema do turismo regional, levando em consideração as relações entre desenvolvimento local e tecnologias da informação. Para tanto, utilizou-se de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) como instrumento de elaboração de roteiro turístico. Definiu-se, portanto, como objetivo geral, propor um procedimento para elaboração de roteiro turístico de comidas e bebidas produzidas na região. De forma específica, objetivou-se (1) articular a produção de comidas e bebidas com os atrativos naturais e culturais, com o auxílio de um SIG; (2) descrever as produções de comidas e bebidas que se configurarem como produção tradicional da região. A condução da pesquisa foi apresentada na descrição dos 13 passos apresentados na metodologia enquanto estratégia de pesquisa. Os dados foram coletados do “Levantamento da Produção Associada ao Turismo”, do “Inventário da Oferta Turística”, do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas (CTCSM), região de estudo, além do guia turístico de Itajubá. Seu refinamento foi realizado com idas a campo para verificação de coordenadas geográficas não presentes no documento e para descrição dos pontos que compõem o roteiro. A organização dos dados foi realizada no Excel, para formação da base de dados. A aquisição das bases cartográficas das divisões municipais, sedes municipais e malha rodoviária é parte fundamental para a integração da base de dados ao software ArcGIS. Isso feito, seguiu-se com a articulação da produção de comidas e bebidas com os atrativos naturais e culturais. A análise de rede permitiu determinar o acesso ao maior número de produções de comidas e bebidas em intervalos de até 30 minutos e de 30 a 60 minutos, partindo de cada uma das sedes dos municípios associados ao CTCSM. De todas as produções de comidas e bebidas, foram selecionadas aquelas aprendidas com a família e seguiam a tradição, elaboradas por moradores dos municípios ou moradores antigos e produções com mais de 20 anos de existência. A descrição das 09 produções selecionadas compõe a proposição do roteiro turístico, evidenciando a experiência a ser vivida a partir de sua visitação. Finaliza-se com a proposição do procedimento de elaboração de roteiro turístico, sintetizados em 08 passos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Barone, Marcela. « Cafés especiais e salto de escala : análise do circuito espacial produtivo e dos círculos de cooperação dos cafés especiais do Sul de Minas Gerais / ». Rio Claro, 2017. http://hdl.handle.net/11449/148932.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Samuel Frederico
Banca: Fabrício Gallo
Banca: Ricardo Abid Castilho
Resumo: Com a desregulamentação do mercado cafeeiro, a partir da década de 1990, e a subsequente crise internacional do café, muitos produtores brasileiros têm buscado se inserir no mercado de cafés especiais como uma alternativa à produção de cafés convencionais. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar os circuitos espaciais produtivos e os círculos de cooperação da produção de cafés especiais no Sul de Minas Gerais, especificamente do Comércio Justo, do Orgânico e do Gourmet. Para isso, analisamos três relevantes estudos de caso: a Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança, a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e a Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde. Tratou-se de analisar se a inserção nos circuitos espaciais produtivos desses três tipos de cafés especiais proporcionou um salto de escala (jump of scale) aos pequenos cafeicultores. Entende-se que as noções indissociáveis de circuito espacial produtivo e dos círculos de cooperação são nitidamente transescalares, sendo assim, nos embasamos nesses conceitos para verificar as relações de cooperação e competição entre os agentes nas diferentes escalas geográficas. Ainda que a cafeicultura seja um cultivo fortemente vinculado à lógica das commodities, os grupos de produtores aqui analisados se apropriaram das especificidades dos três tipos de mercados de cafés estudados como um meio de fortalecer sua coesão social. Embora cada um deles apresente seus desafios particulares, de maneira geral, a inserção nos circuitos espaciais produtivos dos cafés especiais possibilitou a ampliação da escala geográfica de ação dos produtores. Contudo, a tradução do salto de escalas em empoderamento apresentou limitações, sendo mais expressivo no caso do Comércio Justo e do Orgânico, do que no Gourmet
Abstract: After the deregulation of the coffee market, since the 1990s, and the subsequent international coffee crisis, many Brazilian coffee producers have sought to insert themselves in the specialty coffee market as an alternative to the conventional coffee production. Therefore, the aim of this research was to analyze the spatial productive circuit and circles of cooperation of specialty coffees in Southern Minas Gerais, particularly of Fair Trade, Organic and Gourmet. For this purpose, we have analyzed three relevant cases: Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo and Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde. Our intention was to examine whether the insertion in these spatial productive circuits has provided a jump of scale for the organized small-scale coffee producers. It is understood that the inseparable notion of spatial productive circuit and circles of cooperation are clearly trans-scalar. Thus, we have based our research on these concepts to verify the relations of cooperation and competition between some agents in the different geographical scales. Although coffee production is strongly bounded to the logic of commodities, the cooperatives here analyzed have appropriated some specificities of the specialty coffee market as a means of strengthening their social cohesion. Overall, it was understood that the insertion of these small-scales cooperatives in the spatial productive circuit of the specialty coffee market has allowed the expansion of the producers' geographical scale. However, the translation of the jump of scales into empowerment has presented limitations, being more expressive in the case of Fair Trade and Organic coffee than in the Gourmet one
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Rollo, Marco Aurélio Pereira [UNESP]. « As novas dinâmicas do território brasileiro no período técnico-científico-informacional : o circuito espacial de produção do café e o respectivo círculo de cooperação no sul de Minas ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/95634.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:27:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-10-20Bitstream added on 2014-06-13T19:56:43Z : No. of bitstreams: 1 rollo_map_me_rcla.pdf: 1981746 bytes, checksum: d38ae96ad1c31de731acfc0d87d7f3a4 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O trabalho tem por objetivo elucidar como o território brasileiro, no atual período técnico-científico-informacional vai sendo cada vez mais dinamizado segundo um ritmo imposto pelo sistema de ações hegemônicas da economia e da política. A difusão dessas ações e a respectiva materialidade são seletivamente dispostos e organizados nos lugares para servir aos interesses dos agentes econômicos. Esse uso seletivo e privilegiado do meio geográfico impõe uma dinâmica desigual e uma vida de relações de intensidades distintas entre os lugares determinando as mais profundas desigualdades sociais e territoriais. Uma tal dinâmica econômica, ritmada pelo novo modo de desenvolvimento do capitalismo hoje, impõe a formação de verdadeiros circuitos espaciais de produção. O Circuito Espacial de Produção do Café no Brasil é exemplar dessa nova dinâmica que se impõe ao território brasileiro. Os sistemas de objetos e sistemas de ações que a Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé Ltda) comanda no Circuito Espacial de Produção do Café mostram-nos como são impostas verticalidades na área de atuação da Cooperativa, criando nos lugares onde atua, relações de solidariedade organizacional, muito ritmada e organizada segundo uma racionalidade econômica, razão pragmática e capitalista, no mais das vezes cega para tudo o mais que não seja o cálculo, o uso eficiente dos meios para atingir uma única finalidade: a riqueza de alguns.
The work is aimed to elucidate as the Brazilian territory, in the current scientific-technician-informative period is, according to a rhythm imposed by the system of hegemonic economy and politics actions. The diffusion of these actions and the respective materiality are selectively arranged and organized in places to serve to the interests of the economic agents. This selective and privileged use of the geographic environment imposes a different dynamic and a life of relations from distinct intensities between the places determining the deepest social and territorial dissemblances. Such economic dynamics, measurable by the new way of capitalism today’s development, imposes the formation of true production space circuits. The Production Space Circuit of Coffee in Brazil is exemplary in this new dynamics imposed to Brazilian territory. The object systems and action systems that Cooxupé (Cooperative Regional of the Cafeicultores in Guaxupé Ltda) commands in the Production Space Circuit of Coffee shows us the uprights in the performance area of the Cooperative, creating in the places where it acts, relations of organizational solidarity, really measurable and organized according to an economic rationality, pragmatic and capitalist reason, sometimes blind for everything else that is not the measurement and the efficient use of tatics to reach an only purpose: the wealth of some.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Rollo, Marco Aurélio Pereira. « As novas dinâmicas do território brasileiro no período técnico-científico-informacional : o circuito espacial de produção do café e o respectivo círculo de cooperação no sul de Minas / ». Rio Claro : [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/11449/95634.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Samira Peduti Kahil
Banca: Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira (substituta)
Banca: Ricardo Abid Castillo
Banca: Maria Mónica Arroyo
Resumo: O trabalho tem por objetivo elucidar como o território brasileiro, no atual período técnico-científico-informacional vai sendo cada vez mais dinamizado segundo um ritmo imposto pelo sistema de ações hegemônicas da economia e da política. A difusão dessas ações e a respectiva materialidade são seletivamente dispostos e organizados nos lugares para servir aos interesses dos agentes econômicos. Esse uso seletivo e privilegiado do meio geográfico impõe uma dinâmica desigual e uma vida de relações de intensidades distintas entre os lugares determinando as mais profundas desigualdades sociais e territoriais. Uma tal dinâmica econômica, ritmada pelo novo modo de desenvolvimento do capitalismo hoje, impõe a formação de verdadeiros circuitos espaciais de produção. O Circuito Espacial de Produção do Café no Brasil é exemplar dessa nova dinâmica que se impõe ao território brasileiro. Os sistemas de objetos e sistemas de ações que a Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé Ltda) comanda no Circuito Espacial de Produção do Café mostram-nos como são impostas verticalidades na área de atuação da Cooperativa, criando nos lugares onde atua, relações de solidariedade organizacional, muito ritmada e organizada segundo uma racionalidade econômica, razão pragmática e capitalista, no mais das vezes cega para tudo o mais que não seja o cálculo, o uso eficiente dos meios para atingir uma única finalidade: a riqueza de alguns.
Abstract: The work is aimed to elucidate as the Brazilian territory, in the current scientific-technician-informative period is, according to a rhythm imposed by the system of hegemonic economy and politics actions. The diffusion of these actions and the respective materiality are selectively arranged and organized in places to serve to the interests of the economic agents. This selective and privileged use of the geographic environment imposes a different dynamic and a life of relations from distinct intensities between the places determining the deepest social and territorial dissemblances. Such economic dynamics, measurable by the new way of capitalism today's development, imposes the formation of true production space circuits. The Production Space Circuit of Coffee in Brazil is exemplary in this new dynamics imposed to Brazilian territory. The object systems and action systems that Cooxupé (Cooperative Regional of the Cafeicultores in Guaxupé Ltda) commands in the Production Space Circuit of Coffee shows us the uprights in the performance area of the Cooperative, creating in the places where it acts, relations of organizational solidarity, really measurable and organized according to an economic rationality, pragmatic and capitalist reason, sometimes blind for everything else that is not the measurement and the efficient use of tatics to reach an only purpose: the wealth of some.
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Circuito das Malhas do sul de Minas"

1

Pires, Elson Luciano Silva, dir. Governança de territórios em desenvolvimentos desiguais : Uma análise crítica. São Paulo, Brasil : Editora UNESP, 2022.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Circuito das Malhas do sul de Minas"

1

Fuini, Lucas Labigalini, et Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro. « O circuito turístico das águas paulistas e o arranjo/Circuito das Malhas do Sul de Minas ». Dans Governança de territórios em desenvolvimentos desiguais : uma análise crítica, 577–94. Editora UNESP, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786559542529.0025.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Fuini, Lucas Labigalini. « Território e governança no arranjo produtivo local e Circuito das Malhas do Sul de Minas ». Dans Governança de territórios em desenvolvimentos desiguais : uma análise crítica, 459–76. Editora UNESP, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786559542529.0020.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie