Articles de revues sur le sujet « Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais) »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais).

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais) ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Pereira, Mariana Cunha. « Processos migratórios na fronteira Brasil-Guiana ». Estudos Avançados 20, no 57 (août 2006) : 209–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142006000200016.

Texte intégral
Résumé :
NESSE TEXTO elaboro uma discussão sobre os processos migratórios que carac-terizam a fronteira Brasil-Guiana. São elencados aspectos históricos, sociais, culturais das cidades que compõem aquela região de fronteira e também da vida local dos grupos étnicos que ali vivem um deslocamento contínuo ou permanente, aqui entendido como migração.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Oliveira, Luana do Carmo Araujo de, Cristiana Guimarães Alves et Bruno Martins Dala Paula. « Agricultura urbana e migrações ». Revista da Universidade Federal de Minas Gerais 25, no 1 e 2 (31 décembre 2018) : 198–223. http://dx.doi.org/10.35699/2316-770x.2018.19538.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo, promove-se uma reflexão sobre o papel da agricultura urbana (AU) no uso e ocupação do espaço urbano e sua conexão com os processos migratórios. A AU é uma prática com multifuncionalidades, uma vez que integra aspectos ecológicos, sociais, culturais e políticos para o desenvolvimento de cidades economicamente justas, ecologicamente sustentáveis e culturalmente sensíveis. No entanto, o que se pretende neste texto é visibilizar os aspectos sociopolíticos, bem como simbólicos e culturais da AU, ou seja, discutir seu caráter promotor de direitos e coesão social, nos processos de vínculo comunitário, na expressão de práticas tradicionais, em resistência às imposições do modelo de vida ditado pelo sistema socioeconômico dominante, visando à valorização da identidade cultural e das novas territorialidades em experiências de migrações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Savelli, Miller, et Marcos Antônio Silvestre Gomes. « A DIMENSÃO SOCIOESPACIAL DAS PRAÇAS PÚBLICAS EM UBERABA-MG ». GEOGRAFIA 47, no 1 (2 février 2022) : 1–26. http://dx.doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16221.

Texte intégral
Résumé :
As praças públicas são elementos do espaço urbano que favorecem o lazer e o descanso, mas também podem contribuir para a compreensão das dinâmicas sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais das cidades. Neste trabalho, buscou-se analisar quali-quantitativamente as praças públicas de Uberaba-MG, demonstrando a distribuição no tecido urbano, as características de suas infraestruturas e os aspectos dos usos e apropriações. Através de levantamentos bibliográficos, consultas em órgãos públicos e legislações, observações em campo, entre outros, apresenta-se como resultado o mapeamento das praças e um quadro analítico que aponta as reais condições desses espaços e seu envolvimento na trama social. Conclui-se que os aspectos das políticas públicas adotadas nesses logradouros interferem nos usos e apropriações e denunciam a diferenciação socioespacial em Uberaba, como em outras cidades brasileiras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Laurentino, Sofia, et Samuel Nogueira. « CIDADE E IDENTIDADE : UMA ANÁLISE DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE TERESINA ». REVISTA EQUADOR 2, no 2 (1 janvier 2014) : 84–99. http://dx.doi.org/10.26694/equador.v2i2.1442.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho tem como finalidade a realização de uma análise crítica do Projeto de Revitalização do Centro de Teresina, tomando por base seus aspectos históricos, sociais, culturais e econômicos. Adquire importância dentro do debate sobre a dinâmica urbana, as políticas públicas e ação dos governos municipais nas grandes cidades brasileiras, a partir de 1990. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico, tomando como temas centrais a Política de Desenvolvimento Urbano no Brasil e em Teresina, assim como o Planejamento Urbano, os Processos de Gestão Pública, além de um estudo acerca da evolução das cidades e sua transformação com o capitalismo globalizado, bem como um histórico da cidade de Teresina. Dessa forma, a Revitalização do Centro de Teresina será abordada além de sua dimensão de desenvolvimento econômico, mas principalmente enquanto local da constituição da cultura da cidade, da identidade, lugar de memória e de pertencimento ao longo do tempo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Piekas, Andrezza Aparecida Saraiva, Rógis Juarez Bernardy, Simone Sehnem et Juliana Fabris. « Aspectos legais e percepções sobre as estratégias para cidades inteligentes e criativas : estudo da cidade de Chapecó (SC) ». urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 10, suppl 1 (8 octobre 2018) : 197–211. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.supl1.ao11.

Texte intégral
Résumé :
Resumo As cidades brasileiras tiveram um impulso para o desenvolvimento econômico a partir da intensificação do processo de globalização, o qual contribuiu para a pulverização de atividades econômicas para além dos grandes centros urbanos. Nesse contexto está Chapecó (SC), cidade-polo regional que possui uma rede urbana centrada em pequenos municípios. Na perspectiva da dinamização das atividades econômicas, a pesquisa teve como objetivo verificar os aspectos legais e o ponto de vista de lideranças sobre a perspectiva da formação de uma cidade inteligente e criativa. As contribuições da pesquisa estão associadas à análise do processo de formação de Chapecó (SC) como cidade inteligente e criativa. O estudo de caso qualitativo contemplou a análise de documentos legais municipais aliada à análise de conteúdo das entrevistas com lideranças comunitárias e de entidades locais. Como resultado, constatou-se que Chapecó (SC) possui diretrizes para a criação de uma cidade inteligente e criativa. Todavia, a transição para uma cidade inteligente e criativa é embrionária, com demandas estruturais, culturais, sociais, econômicas, institucionais e ambientais a serem atendidas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Vieira Marques, Jéssika, et Sandra Maria Almeida Cordeiro. « EXPANSÃO URBANA E EXCLUSÃO TERRITORIAL : A OCUPAÇÃO DO JARDIM CAMPOS VERDES – CAMBÉ / PR ». Geographia Opportuno Tempore 4, no 3 (20 juillet 2018) : 106–24. http://dx.doi.org/10.5433/got.2018.v4.36119.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: A expansão urbana que se desenvolveu no Estado brasileiro pode ser caracterizada pelo forte incremento as disparidades entre os grupos sociais, isto porque a lógica da divisão territorial das cidades tende a privilegiar as elites e penalizar a classe trabalhadora. Neste sentido, o território acaba por se tornar o palco das exclusões, sejam elas sociais, econômicas ou até mesmo culturais. Quando se trata das moradias irregulares – as ocupações – este aspecto se torna ainda mais evidente, dado o padrão de informalidade e ilegalidade que estigmatiza estes territórios. Assim, a proposta deste artigo é identificar a relação entre o explosivo crescimento urbano com a exclusão territorial. Desta forma, primeiramente levantamos alguns aspectos conceituais acerca de território e em seguida discutimos alguns elementos sobre a expansão urbana e seu papel junto a exclusão territorial. Por último, utilizamos uma referência empírica – a ocupação localizada no Jardim Campos Verdes, de Cambé/PR – para compreender os reflexos da exclusão que advém do crescimento urbano. Palavras-Chave: Território; crescimento urbano; desigualdades sociais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Santana, Joseval Melo. « MOBILIDADE URBANA E A POBREZA DA CIDADANIA ». Revista Ambivalências 2, no 4 (9 mai 2015) : 214. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v2n4p214-229.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo é analisar mediante um debate crítico, dialético, histórico e bibliográfico a mobilidade urbana nas cidades brasileiras sob a égide da sua cidadania. As cidades não só nasceram em virtude da mobilidade humana, como também se mantêm por causa dela. Por sua vez, as cidades refletem e são refletidas pelas condições econômicas, sociais e culturais do seu povo, ou melhor, dos cidadãos (indivíduos em pleno gozo dos seus direitos civis e políticos e sujeitos as obrigações inerentes a sua condição). A mobilidade humana é, foi, e sempre será condição da própria existência e sobrevivência humana. Desde os tempos remotos, observa-se que a mobilidade humana segue pari passu com o desenvolvido tecnológico e o estágio social, cultural e econômico de cada povo. Pelo exposto, o estudo da mobilidade urbana não pode se restringir a uma análise sistêmica de domínio da engenharia de trânsito, uma vez que a mobilidade urbana tem raízes profundas na dimensão do próprio ser humano e do seu estado evolutivo. Muito além de um trânsito lento, marcado por longos engarrafamentos, a mobilidade urbana revela-se como um indicador, um “termômetro” do estado “civilizatório” ou da cidadania de um povo. É mister reconhecer que a mobilidade urbana afeta e é afetada de forma diferente nas diferentes culturas. Isso pode explicar, em parte, porque grandes cidades da Inglaterra, dos Estados Unidos, do Japão etc. tiveram êxito na minimização dos problemas do trânsito nas suas vias urbanas, enquanto no Brasil, mesmo diante de esforços pontuais dos gestores da administração pública, em particular dos órgãos de engenharia de trânsito, têm até o presente momento revelado resultados insatisfatórios, conforme pode ser observado pelos engarrafamentos que surgem ou tornam-se cada vez maiores. Assim, ao retratar as origens e desenvolvimento das cidades brasileiras com a sua cidadania busca-se, aqui, compreender como os aspectos sociais, econômicos e culturais afetaram, e ainda afetam, a mobilidade urbana brasileira.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Marques, Ronualdo, Diego Andrade de Jesus Lelis, Bárbara Olsson Cunha et Rosicler Maria Alchieri. « Os paradigmas entre a educação ambiental crítica, desenvolvimento sustentável e cidades sustentáveis ». Revista INTER EDUCA 5, no 3 (1 septembre 2023) : 85–98. http://dx.doi.org/10.53660/rie.197.110.

Texte intégral
Résumé :
O artigo tem como objetivo apresentar os pontos em comum da Educação Ambiental Crítica, Desenvolvimento Sustentável e cidades sustentáveis e desvelar características que integram e são fundamentais para garantir um futuro mais equilibrado e saudável para as próximas gerações. Nesse contexto, compreende-se que a Educação Ambiental como dimensão da educação é uma das principais ferramentas para que se possa aprofundar os limites, potencialidades e desafios entre Educação Ambiental Crítica e Desenvolvimento Sustentável para se alçar sociedade sustentáveis. Concluísse que a Educação Ambiental deve ser pautada sob a égide dos aspectos histórico-culturais, sociais e políticos buscando a integração dos conhecimentos, tendo enfoque uma temática transversal com abordagem interdisciplinar e transdisciplinar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Viana, Viviane Rocha. « A Dança nos Clubes Sociais da Cidade do Salvador ». LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 26, no 2 (26 juillet 2023) : 297–98. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2023.47469.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo discorre sobre a presença da dança nos clubes sociais da cidade do Salvador nas primeiras décadas do século XX. Trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva e histórica, cuja metodologia está respaldada na Nova História Cultural (NHC). A questão investigativa apresenta-se a partir da seguinte pergunta: de que maneira a dança presente nos clubes na cidade do Salvador, entre as décadas de 1912 e 1935, expressa as mudanças sociais e culturais advindas do processo de modernização? O objetivo geral do estudo foi analisar de que maneira o processo de modernização dialogou com a dança presente nos clubes sociais da cidade do Salvador. Como objetivos específicos buscou mapear os clubes sociais em que a dança se fez presente na época, destacando seus aspectos históricos e suas principais características; identificar as manifestações culturais dançantes presentes nos diferentes clubes sociais da capital baiana no período de tempo estabelecido na pesquisa; e discutir as relações entre as danças presentes nos diferentes clubes da cidade do Salvador e os aspectos culturais da população soteropolitana. Para a obtenção dos dados, debruçou sobre alguns dos periódicos em circulação à época, dentre eles os jornais “A Capital”, “O Imparcial”, “Gazeta de Notícias”, “Etc - BA”, “O Combate”, “A Notícia” e o Jornal “A Tarde”. O recorte temporal da pesquisa compreendeu os anos entre 1912 e 1935. Este recorte se deu, inicialmente, por este período apresentar dois marcos de ideários de modernidade relevantes. O ano de 1912 foi escolhido como início da investigação por ser marco introdutório de um projeto de modernização da cidade do Salvador que proporcionou diversas mudanças na estrutura urbana e consequentemente nos hábitos de vida sociocultural da população. Já o ano de 1935 foi escolhido como delimitador final da investigação por ser um marco importante na agenda modernista baiana, com a realização da Semana de Urbanismo, promovendo à população outro espaço-tempo no que se refere à visão urbanística e as consequências dela nos aspectos socioculturais de quem vivia na capital baiana. Logo, foi possível identificar a presença marcante de diferentes danças em alguns dos clubes também identificados como importantes espaços de convivência social e cultural dos soteropolitanos e das pessoas que moravam na cidade do Salvador. Neste sentido, pode inferir, através de diferentes manifestações dançantes, as consequências sociais e culturais advindas dos ideários de modernidade e civilidade que marcaram as primeiras décadas do século XX na cidade do Salvador, muitas vezes expressas nos elementos simbólicos presentes no cotidiano da elite soteropolitana e da população em geral.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Amorim, Simone. « Criativa e maravilhosa para quem ». Revista Nava 3, no 2 (12 septembre 2019) : 72–95. http://dx.doi.org/10.34019/2525-7757.2018.v3.27941.

Texte intégral
Résumé :
Movimentos de redesenho das cidades na contemporaneidade têm seguido uma tendência de monumentalização urbana desencadeada a partir de aspectos culturais e que nem sempre observa o patrimônio histórico e cultural dos territórios e dos grupos sociais em sua estratégia. O efeito disso é percebido na ruptura da temporalidade dos bens de cultura da cidade e na consequente adoção de um novo parâmetro em que os tomadores de decisão aderem como o modelo capaz de inserir a cidade no circuito mundial da cidade global. Aquela capaz de atrair investidores, gerar desenvolvimento e por conseguinte melhorar as condições de vida de suas populações. Diante desses parâmetros os planos de reestruturação urbana têm dedicado um espaço ampliado à cultura, mas por outro lado, e por paradoxal que se apresente, têm impactado decisivamente o conjunto de práticas culturais tradicionais de determinados espaços. A metáfora do progresso abrindo caminho para o novo e legando ao tradicional um espaço estático na construção do simbólico na cidade nunca esteve tão presente. Este artigo analisa estes e alguns outros aspectos presentes no maior processo de reestruturação urbana que a cidade do Rio de Janeiro já experimentou, iniciado a partir de 2009 e ainda em curso. O Projeto Porto Maravilha legou importantes conquistas para a cidade, inclusive no plano das artes e da cultura e igualmente operou marcantes omissões à memória de um espaço icônico, que como maior porto mundial de comercialização de escravos da história teve a memória dos negros subalternizada no projeto de monumentalização em curso
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Sousa, André Luis Santos de, Márcia Maria Couto Mello, Ludmila Gavazza de Andrade et Ana Liks Almeida Silva. « HABITAÇÃO SOCIAL EM SALVADOR : UMA ANÁLISE ENTRE OS ANOS DE 2009 A 2019 ». Conjuntura & ; Planejamento 198 (30 juin 2020) : 75–89. http://dx.doi.org/10.56839/cp.1i198.4.

Texte intégral
Résumé :
A moradia, necessidade fundamental à vida, é um direito reconhecido desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Posteriormente, no âmbito do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1965, teve seu conceito ampliado considerando o direto à moradia “[...] como complemento essencial ao direito a um padrão de vida adequado para todos os seres humanos” (ROLNIK, 2011, p. 37). Portanto, uma moradia adequada é entendida além dos aspectos físicos da habitação, englobando também os direitos econômicos, sociais e culturais, além do direito à cidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Andrade, Vanessa De Araujo. « A reforma Pereira Passos, a memória da escravidão e algumas implicações sociais e raciais ». Mosaico 9, no 15 (9 décembre 2018) : 86. http://dx.doi.org/10.12660/rm.v9n15.2018.76897.

Texte intégral
Résumé :
<p>As reformas do Rio de Janeiro no início do Século XX tiveram o intuito de inserir a cidade na modernidade, equiparando-a às capitais da Europa e extirpando a memória do seu passado escravista, dando novo aspecto às regiões central e portuária da cidade, num esforço conjunto entre os governos federal e municipal. O artigo mostra como impactaram não apenas nos símbolos tangíveis da memória da escravidão, mas também implicaram em estratégias de controle social, em especial do cotidiano e da cultura da população negra da cidade. A ação do poder público na área portuária, em especial, atingiu de forma intensa os aspectos culturais e sociais da população negra ali arraigada. Por fim, analisaremos a quais ideais obedecia este projeto urbano, e algumas de suas implicações sociais e raciais.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Dos Santos, Nido Farias, et Fernando De Jesus Rodrigues. « Paredão na calçada, polícia na porta : conflitos vicinais e transformação da diversão nas periferias de São Miguel dos Campos - Alagoas ». Mediações - Revista de Ciências Sociais 24, no 2 (12 septembre 2019) : 278. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2019v24n2p278.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho visa compreender aspectos das mudanças nos padrões de lazer e diversão de moradores de bairros populares da cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas. Tomamos como fio condutor a problematização da emergência de tensões sociais em espaços residenciais que gravitam em torno de paredões de som. A imersão etnográfica, aliada a uma perspectiva figuracional, fez perceber que a memória de uma cidade pacata havia sido perturbada pela presença desses aparelhos, ensejando um aumento da pressão por controle sobre a diversão sonora. Argumentamos que as pressões que incidem sob a regulação social da diversão evocam a desestabilização de antigas solidariedades socioespaciais, impactadas pelo rompimento de laços comunitários e pela progressiva integração do­s mais pobres a mercados culturais. As consequências desse processo social são a maior participação de populares em esferas de ação cultural sentidas como mais autônomas em que o sentido de ser “indivíduos” aponta para novas figurações das interdependências sócio-afetivas em pequenas cidades do Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Jerônimo, Renata Albino, Michelle Delboni Dos Passos Quinteiro et Inês Rugani Ribeiro de Castro. « Influências socioculturais e parentais nas práticas alimentares no primeiro ano de vida : estudo qualitativo com mães de crianças menores de dois anos ». DEMETRA : Alimentação, Nutrição & ; Saúde 16 (16 mars 2021) : e51145. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2021.51145.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A prática alimentar infantil é determinada não apenas pelas necessidades biológicas e de desenvolvimento, mas também por fatores psicoafetivos, socioeconômicos e culturais, ainda pouco documentados em nosso país. Objetivo: Compreender os aspectos socioculturais e parentais que influenciam as práticas alimentares de lactentes. Método: Trata-se de estudo qualitativo conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com mães em duas cidades do Rio de Janeiro entre os meses de novembro e dezembro de 2017. A escolha pela técnica objetivou conhecer as reflexões individuais das mães sobre a realidade que vivenciam. Foram realizadas entrevistas até que se alcançasse o ponto de saturação necessário à identificação de sentidos recorrentes. Foi conduzida Análise de Conteúdo Temática do material empírico com apoio do software QRS Nvivo. A interpretação do material empírico foi baseada nos referenciais teórico-metodológicos de Senso Comum, Cultura Alimentar, Sentidos e Autonomia. Resultados: Foram identificadas as seguintes categorias: Cultura alimentar, Influência das relações sociais, Atributos dos alimentos ultraprocessados e Aspectos parentais. No presente estudo, dentre os aspectos socioculturais que emergiram na fala das mães, estavam a classificação dos alimentos, a influência de atores sociais e os atributos dos alimentos ultraprocessados. Quanto às práticas parentais, destacaram-se comportamentos parentais em contextos específicos e aqueles inerentes à criança. Conclusões: Tais aspectos influenciam as escolhas alimentares, devendo ser reconhecidos e compreendidos pelos profissionais de saúde de forma a potencializar seu papel promotor da alimentação saudável no aconselhamento às famílias.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Diniz, Johnathan Pereira Alves. « O imaginário e a cidade de Goiânia : percepções das práticas culturais na metrópole virtual ». Revista Geografia, Literatura e Arte 1, no 1 (30 avril 2021) : 51–67. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.168060.

Texte intégral
Résumé :
Discutem-se as práticas culturais da juventude exercidas em ambiente virtual, retratadas na Região Metropolitana de Goiânia. Partindo de uma abordagem fenomenológica, pressupõe-se que tais práticas culturais, quando exercidas, proporcionam a (re)significação do lugar, do espaço vivido, fortalecendo a sensação de pertencimento que as relações sociais proporcionam. Os jovens buscam, ao adentrarem no ciberespaço, resgatar elementos do imaginário, do vivido e se tornar perceptível, reforçando sua espacialidade pela trajetória e leitura de mundo. O olhar geográfico se volta a essa percepção, na concepção dos espaços felizes retratados pela juventude nas mídias sociais. O dizer geográfico também é retratado, neste artigo, por meio do depoimento de um jovem, que diante suas memórias, compartilha sua espacialidade, fazendo que estes também partilhassem suas práticas sócio-espaciais, evidenciando, portanto, aspectos culturais na Metrópole Virtual.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Negri, Silvio. « ANÁLISE COMPARATIVA DAS ALTERAÇÕES REALIZADAS NOS PLANOS DIRETORES DA CIDADE DE RONDONÓPOLIS-MT ». Revista Tocantinense de Geografia 11, no 25 (30 novembre 2022) : 158–79. http://dx.doi.org/10.20873/rtg.v11i25.14670.

Texte intégral
Résumé :
O planejamento constitui-se um papel essencial na efetivação de projetos, no alcance de objetivos e metas, em todas as esferas sociais, especificamente na organização de uma cidade. A organização de uma cidade pode ser efetivada por meio de um Plano Diretor, que representa um instrumento que normatiza, organiza e desenvolve medidas para solucionar problemas, em diversos aspectos na cidade. Portanto, o objetivo do trabalho foi realizar análise comparativa das alterações efetivadas nos Planos Diretores da cidade de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, no período de 1994 a 2021. Considerando que as cidades têm um relevante papel para a sociedade, proporcionando efetividade em diversos setores, como: para serviços, culturais, sociais, ambientais, educacionais, dados dos seus habitantes, e para esse controle se faz necessário a construção de um Plano Diretor. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental, tendo aplicação de pesquisas em sites oficiais de busca, livros e documentos que abordam sobre a temática, assim como dados do arquivo da cidade de Rondonópolis, um dos materiais consultados frequentemente foram as Leis Municipais nº 2.118/94, 4.788/2006, 6.693/2011 e 7.426/2012, da cidade pesquisada. Conclui-se que é necessário que a cidade tenha competência administrativa e técnica, também relacionais para que se cumpra a construção efetiva de políticas públicas, de ações que envolvem a efetivação do Plano Diretor, e consequentemente desenvolvimento da cidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Batista, Ramony Pereira, et Carlos Alexandre Bortolo. « OS USOS DOS ESPAÇOS PÚBLICOS : A PRAÇA E SUA DINÂMICA NA CIDADE ATUAL ». Geo UERJ, no 40 (5 février 2022) : e51763. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2022.51763.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Os Espaços públicos bem projetados podem desempenhar importante papel tanto para a qualidade das cidades como para o bem-estar das pessoas. São muitos os benefícios que estes espaços podem trazer, como sociais, econômicos e ambientais. Ainda que tenham evoluído na forma e função ao longo da história, os espaços públicos foram sempre alvo de análises, pelo fato de serem destinados à inclusão de qualquer indivíduo, independentemente da idade, aspectos sociais, econômicos ou condições físicas. Uma das maiores preocupações das sociedades atuais é garantir aos cidadãos o que é seu por direito: a cidade. Diversas cidades já apresentam uma nova visão sobre essa questão. Rompendo a lógica de um planejamento prático moderno, buscam criar espaços de maior qualidade tanto para seus usuários, quanto para a aparência das cidades, mediante estratégias de desenho urbano e apropriação. Essa é uma realidade que evidencia a tentativa do retorno das tomadas de decisões envolvendo a escala do homem e suas vivências na cidade. Ademais, os espaços públicos são primeiro e simploriamente definidos como locais de encontro entre os diversos grupos que compõem a cena urbana. Os espaços urbanos são também construídos ao longo do tempo. Deste modo, a cidade atual é resultado cumulativo no tempo das outras cidades que existiram. Estes espaços, especialmente as praças, apresentam um mix de usos e apropriações; para os indivíduos são espaços para encontros, lazer, manifestações políticas e culturais, dentre elas a manifestação religiosa. Objetivo: Perante esse contexto, busca-se compreender os usos e apropriações da praça, como espaço público na dinâmica da cidade de Montes Claros (MG), e das manifestações culturais, especialmente no que tange a Igreja Católica presente na cidade em tela. Métodos: A pesquisa de caráter qualitativo utiliza-se como técnicas de cunho documental, a partir da consulta de dados em órgãos públicos e materiais bibliográficos científicos por meio de análise da caracterização de estudos, artigos acadêmicos, científicos, e posteriormente foram feitas visitas a campo que possibilitaram a relação teoria-empiria e registros iconográficos das praças em estudo da referida temática. Resultados: São relacionadas no artigo as principais formas de usos dos espaços públicos, sendo estes, as praças e sua dinâmica na cidade contemporânea, cidade esta, Montes Claros no Norte do Estado de Minas Gerais, analisando as praças, um breve histórico, seus usos, as igrejas presentes nestes espaços, suas influências e distintas formas de seus usos. Conclusão: Em considerações finais, os espaços públicos: as praças (abordadas neste trabalho) são inseridas nessa lógica da construção capitalista, como foi demonstrado. As praças são apropriadas distintamente pelo Estado, pelo mercado e pelos indivíduos, para estes é espaço de encontros, diálogos e ritos, apresentando assim, suas diferentes e distintas formas de usos pelos mais variados agentes produtores do espaço público urbano da cidade em tela.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Antunes da Silva, Gilson, et Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal. « ENSAIO PARA UM GRITO BRANDO, MÍSTICO E IMPOSSÍVEL : O CANTO INSISTENTE DE OTÁVIO MOTA ». REVISTA DE LETRAS - JUÇARA 6, no 3 (13 octobre 2022) : 113–36. http://dx.doi.org/10.18817/rlj.v6i3.2986.

Texte intégral
Résumé :
Apresentamos, em linhas gerais, a produção ficcional de Otávio Mota, evidenciando os principais aspectos de sua obra. Enfatizamos o viés social e o esperançoso que sobressaem em seus textos sem abandonar a vertente lírico-amorosa também forte nessa produção. A leitura volta-se sobre suas obras Pensar fluidos (1985), Apocalipse Man (1987) e seus poemas publicados nas antologias Valenciando (2005), Rio de letras (2010) e 4 ases e um coringa (2014). Este trabalho aponta para a presença de aspectos épicos e trágicos na ficção otaviana, acompanhados de uma preocupação com os problemas sociais, com o fazer literário, com os aspectos culturais e identitários de sua cidade e, sobretudo, com um desejo de mudança da realidade. A poesia de Otávio Mota é, portanto, crítica, irônica e esperançosa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Santos, Adriana Regina de Jesus. « O imaginário e a construção do gênero e da docência na cidade de Londrina : conceito, contexto e implicações ». Revista HISTEDBR On-line 18, no 4 (21 décembre 2018) : 1089–108. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v18i4.8651394.

Texte intégral
Résumé :
O artigo tem como objetivo analisar de maneira crítica e reflexiva a construção do imaginário social acerca do gênero e da docência na cidade de Londrina – Paraná. Isto posto, fez-se necessário compreender os seguintes aspectos: os conceitos referentes ao imaginário social, que constituiu as relações entre gênero e docência; questões do magistério feminino, tendo como parâmetro os aspectos: culturais, sociais, gênero e política. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Ao término da pesquisa, constatou-se que a construção do imaginário em relação ao gênero, docência e feminização é permeado de ideologias, valores e relações de poder.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Araújo, Afrânio César, Analyana Priscilla Fernandes, Caroliny Ferreira Lira et Ariosto Céleo de Araújo. « CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICO CULTURAL E PROCEDIMENTOS PÓS-COLHEITA DE PLANTAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS POR RAIZEIROS EM QUATRO CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE ». HOLOS 7 (21 décembre 2017) : 225. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.1226.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se com este trabalho Estabelecer o perfil socioeconômico cultural de raizeiros e avaliar os procedimentos pós-colheita adotados para plantas medicinais comercializadas no estado do Rio Grande do Norte. O estudo foi realizado, nas cidades de Natal, Santana do Matos, Ipanguaçu e Lagoa de Pedras onde foram entrevistados, no total, 40 raizeiros. Foram utilizados formulários pré-estruturados nos quais constavam questões relacionadas a aspectos sociais, culturais e econômicos dos raizeiros e procedimentos pós-colheita das plantas medicinais comercializadas nestes municípios. Constatou-se que a maior parte dos entrevistados era parda, católica, havia cursado parcialmente o ensino fundamental e a renda mensal obtida com a venda das plantas medicinais era superior a um salário mínimo. Os procedimentos pós-colheita e o armazenamento de plantas medicinais adotados mostraram-se inadequadas por comprometerem a qualidade do produto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Azevedo, Denio Santos, Taís Antunes Paes et Polyana Bittencourt Andrade. « REFLEXÕES SOBRE AS IDENTIDADES-CONSUMO NA AMÉRICA LATINA SOBRE A ÓTICA DA ATIVIDADE TURÍSTICA ». Revista Ambivalências 2, no 3 (10 décembre 2014) : 218. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v2n3p218-237.

Texte intégral
Résumé :
A atividade turística relaciona-se, diante da sua complexidade, com elementos midiáticos que estimulam o consumo de determinados destinos e culturas. Os planejadores turísticos transformaram e continuam transformando cidades, a história, a memória e o patrimônio cultural material e imaterial de grupos sociais específicos, entendidos como elementos representativos das identidades, em atrativos turísticos, ou seja, em objetos de consumo. Tal fabricação possui como base de sustentação o planejamento turístico e a sua difusão se dá a partir das diferentes mídias utilizadas na promoção turística. Consumir as identidades-consumo é consumir simbolicamente o “outro” e tal prática gera “distinção” entre os grupos sociais, constrói imaginários e alimenta a “concorrência “inter-cidades” no mercado latino dos deslocamentos programados para fins turísticos. Neste sentido, os planejadores turísticos motivam os deslocamentos temporários por meio da possibilidade destes viajantes terem contato com outras culturas e conhecimentos, por meio do consumo simbólico dos elementos identitários do “outro”. É por meio do consumo simbólicos das representações identitárias de grupos sociais específicos que o turista ou visitante passa a identificar cidades e/ou países na promoção turística dos destinos. Considerando tais aspectos o presente estudo visa desenvolver reflexões sobre a relação entre o turismo, o turista e as identidades-consumo a partir de algumas observações sobre a promoção turística de algumas cidades latinas em sites de turismo aqui pesquisados. Observou-se, nos sites promocionais verificados, a representação de elementos considerados típicos de certos destinos turísticos como o Mariachi no México, a presença das comunidades guaranis na argentina, a exposição da gastronomia típica através dos Chivitos uruguaios, o Chorizo argentino, o Ceviche peruano, as Cachapas e as Arepas venezuelanas e as empanadas e o Charquicán do Chile, por exemplo. Entre os diversos aspectos identitários de uma localidade os planejadores turísticos acabam tornando representativos alguns deles passando a identificar as cidades e os seus residentes. Ciente de tais informações, o turista busca consumir “o que é do lugar”.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

TEIXEIRA, Luciana Da Conceição Lindoso, Luciano Gabriel Endalécio MARTINS et Regina Helena Pires de BRITO. « “EDUCAÇÃO INTERCULTURAL” CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE UM EDUCADOR CIDADÃO ». Revista Linguagens & ; Letramentos 7, no 2 (5 mai 2023) : 123. http://dx.doi.org/10.56814/lel.v7i2.1975.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo, aborda-se a interculturalidade, importante para a sociedade atual, em especial quando se trata da “Educação intercultural”, que discorre sobre pontos socioeconômicos e político-sociais e, além disso, reconhece as diferenças e semelhanças entre os indivíduos que se dão por meio de gênero, etnia, classe social, dentre outros aspectos. Por meio da Educação, é que se inicia o processo de conscientização por uma sociedade mais justa e democrática, a qual busca trabalhar as diferenças culturais e promover uma educação que seja coerente e cidadã. Por isso, este artigo apresenta aspectos relevantes para a formação dos educadores, que lidam com a situação de diversidade cultural nos ambientes escolares, onde eles possam fazer uma reflexão crítica com seus educandos, pensando na temática transversal do “multiculturalismo”.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Cruz Neto, Otávio, et Marcelo Rasga Moreira. « Trabalho infanto-juvenil : motivações, aspectos legais e repercussão social ». Cadernos de Saúde Pública 14, no 2 (avril 1998) : 437–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1998000200021.

Texte intégral
Résumé :
A população infanto-juvenil constitui-se hoje em um dos segmentos mais prejudicados pelo acirramento dos problemas sócio-econômico-culturais que o País enfrenta. O não oferecimento por parte do poder público de uma rede de ensino de qualidade e universal, a concentração de renda, os baixos salários, o desemprego e a desestruturação das famílias são fatores que vêm afetando diretamente a trajetória de vida de crianças e adolescentes, abrigando-os a inserirem-se precocemente no mercado de trabalho, no qual seus direitos como "cidadãos em condições especiais de desenvolvimento" são seguidamente vilipendiados. O presente artigo objetiva fornecer subsídios para a erradicação do trabalho infantil e para a adequação da atividade laboral juvenil ao preconizado pela legislação brasileira. Para isso, procura levantar na Constituição Federal, na Consolidação das Leis Trabalhistas e no Estatuto da Criança e do Adolescente as situações em que estas atividades são ou não permitidas, dirimindo as possíveis divergências existentes entre estes instrumentos jurídicos e analisando seus aspectos sociais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Koguruma, Paulo. « A saracura : ritmos sociais e temporalidades da metrópole do café (1890-1920) ». Revista Brasileira de História 19, no 38 (1999) : 81–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01881999000200004.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo discute alguns aspectos do processo de urbanização da cidade de São Paulo entre os anos de 1890 e 1920. Em especial, as singularidades da configuração de um ambiente cosmopolita peculiar, onde se nota, sob a face europeizada e moderna de São Paulo, a existência de outros ritmos sociais e temporalidades. Trata-se de uma reflexão sobre as especificidades do processo de urbanização da Paulicéia em que se é possível perceber as múltiplas tensões que perpassavam a configuração de uma paisagem caracterizada pelo movimento das ruas, bem com pelas instabilidades dos seus padrões sociais e culturais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Carvalho, José Ribamar Marques de, Wilson Fadlo Curi, Rosires Catão Curi et Enyedja Kerlly Martins de A. Carvalho. « METODOLOGIA PARA AVALIAR A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS UTILIZANDO ANÁLISE MULTICRITÉRIO ». REUNIR : Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade 1, no 1 (14 décembre 2015) : 18. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v1i1.13.

Texte intégral
Résumé :
<p>Em vista da crescente preocupação com os aspectos que permeiam as questões ambientais relacionadas à sustentabilidade, a análise multicritério como suporte a decisão se constitui como uma importante ferramenta capaz de subsidiar a análise das condições econômicas, sociais, culturais e ambientais da população. Nesse sentido, concentra-se em medir o desempenho ambiental de municípios paraibanos, permitindo identificar e comparar quais cidades podem ser consideradas sustentáveis ou insustentáveis dentro de um contexto geográfico, através do Método <em>Preference Ranking Method for Enrichment Evaluation</em> (PROMETHEE II). Para tanto se fez o uso da pesquisa documental, exploratória e da análise multicriterial. A ordenação obtida através da proposta enfatiza a distinção entre as cidades mais e menos sustentáveis dentro do contexto geográfico. Observou-se que os municípios de Sousa, Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Uiraúna foram considerados como mais sustentável, enquanto que, os municípios de Poço Dantas, Vieirópolis, Bernardino Batista e Lastro como menos sustentáveis. A contribuição do estudo se configura como uma ferramenta importante que pode está sendo utilizada pela gestão pública em busca de direcionar melhor suas ações de investimento em contextos que necessitam de maior atenção e discussão por parte de todos os atores sociais e institucionais.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Koerich, Guilherme Henrique, Richard Perassi Luiz de Sousa et Francisco Antonio Pereira Fialho. « GASTRONOMIA COMO IDENTIDADE DE MARCA PARA DESTINOS TURÍSTICOS EM CIDADES CRIATIVAS ». CULTUR - Revista de Cultura e Turismo 12, no 2 (15 décembre 2018) : 88–104. http://dx.doi.org/10.36113/cultur.v12i2.2294.

Texte intégral
Résumé :
As cidades criativas têm como característica basilar, processos contínuos de inovação e criação, sejam de ideias, tradições locais, tecnologias, produtos e serviços, em diversas áreas de concentração. Tal característica é responsável por despertar o interesse de turistas, fomentando a atividade turística no local. A gastronomia é uma fonte de criatividade para um destino turístico, e o desenvolvimento do turismo criativo. A este respeito, o estudo propõe apresentar um panorama teórico das relações entre cidades criativas e marca gastronômica, abordado de forma transversal com turismo criativo e comunicação turística. Para isto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, sobre os conceitos supracitados. Os resultados apontam que a gastronomia integra a marca do lugar em que está inserida, e representa suas singularidades, aspectos sociais, culturais e naturais, de maneira que pode ser utilizada como elemento diferenciador, e atrativo para destinos turísticos. Neste sentido, a comunicação turística veicula as práticas criativas e turísticas do destino, e faz a ligação destas com os potenciais turistas e a comunidade. Por fim, a marca gastronômica de um destino turístico, constitui um elemento de criatividade para o desenvolvimento do turismo criativo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Silva, Phellipe Cunha da, et Maria José Nascimento Soares. « Itabaiana Grande : cenários econômicos e culturais da cidade dos caminhoneiros ». Diversitas Journal 5, no 4 (28 octobre 2020) : 3030–58. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1341.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO: Este artigo é fruto de trabalho desenvolvido no âmbito de estudos sobre aspectos culturais, sociais e econômicos frente à dinâmica de uma cidade sergipana de grande relevância socioeconômica regional. O objetivo do mesmo foi destacar as nuances econômica e social frente a centralidade que a cidade de Itabaiana possui na rede urbana do estado de Sergipe, com alcance no cenário nacional. Utilizou-se como metodologia ao longo do estudo a pesquisa documental e bibliográfica, a análise de paisagem e a observação não-estruturada. Percebe-se ao longo da pesquisa a interdependência econômica da sede urbana com o meio rural frente as interações socioeconômicas estabelecidas na região. Além disso, ressalta-se a centralidade da feira como patrimônio cultural de um povo, indo além dos fatores econômicos, e o papel fundamental do comércio diante do desenvolvimento local. PALAVRAS-CHAVE: Centralidade urbana. Feira. Desenvolvimento local. Cultura. Economia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Baquero, Marcello. « AVALIANDO O POTENCIAL DE FATORES CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA : UMA COMPARAÇÃO ENTRE 2005 E 2010 ». Revista Debates 6, no 1 (4 mai 2012) : 9. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.26663.

Texte intégral
Résumé :
No chamado processo para regimes democráticos na América Latina, embora tenha se constatado avanços importantes do ponto de vista formal-institucional, numa perspectiva mais ampla, que leve em conta conquistas sociais, o resultado tem sido modesto. Vive-se, nesta região, presentemente, uma assimetria entre uma legitimidade jurídica concomitantemente com a ausência de uma legitimidade social. Tal situação exige reflexões teóricas que vão além da democracia minimalista e considerem a democracia como um estado social, uma ética e um modo de vida. Com base nesses aspectos, este artigo analisa a atual situação da América Latina do ponto de vista da cultura política existente, para, num segundo momento, propor um modelo compreensivo e empírico, com base em pesquisas de opinião realizadas em 2005, 2009 e 2010, em três cidades latino-americanas, enfatizando conceitos tais como: desenvolvimento sustentável, capital social e empoderamento. Os resultados mostram que existem estoques latentes que, se ativados adequadamente, poderiam contribuir para melhorar a democracia nesta região.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Santana, Messias dos Santos, et Layane Albuquerque de Moura. « A nomeação toponímica como forma de exclusão : uma análise dos nomes de avenidas, ruas e travessas da cidade de Oeiras-PI ». Linha D'Água 36, no 1 (28 avril 2023) : 59–81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i1p59-81.

Texte intégral
Résumé :
O estudo dos nomes próprios de lugares é uma importante fonte para o conhecimento de aspectos sociais, históricos e culturais, do presente ou do passado. Assim, esta pesquisa – que investiga os nomes de vias públicas da cidade de Oeiras, no Piauí – visa a: i) caracterizar os fatores motivadores da denominação toponímica dos espaços analisados; ii) identificar as principais omissões sociopolíticas nas denominações desses espaços urbanos; iii) estabelecer aspectos sócio-históricos de Oeiras revelados nesses topônimos. Para isso, foram analisados 33 mapas de setores censitários e 33 descritivos desses setores, elaborados pelo IBGE para o Censo de 2010. Os resultados indicaram que os nomes de avenidas, ruas e travessas dessa cidade são, quase totalmente, topônimos de natureza antropocultural, e os homenageados, geralmente, são homens e pertencem às classes e atividades profissionais social, histórica e culturalmente privilegiadas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Manso, Maria Elisa Gonzalez, Isabella Gonzalez Raposo de Mello, Nicolle De Souza Duarte Costa et Nicole Bueno Costa. « Convivendo com o Câncer : narrativas de adoecimento de um grupo de pessoas idosas na cidade de São Paulo ». Revista Kairós : Gerontologia 22, no 3 (30 septembre 2019) : 67–84. http://dx.doi.org/10.23925/2176-901x.2019v22i3p67-84.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa procurou apreender as narrativas de adoecimento de um grupo de pessoas idosas diagnosticadas com algum tipo de câncer, moradoras na cidade de São Paulo, SP, e vinculadas a planos de saúde na mesma cidade. Mediante entrevistas semiestruturadas, foram ouvidas 14 pessoas, paritariamente divididas entre homens e mulheres. Pelas falas, pode-se observar que o câncer ainda é uma doença estigmatizante, associada à morte. A importância de aspectos sociais, culturais, religiosos e psicológicos no enfrentamento da doença, bem como um rico itinerário terapêutico, foram destacados. Palavras-chave:
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Timbane, Alexandre António, Yuran Fernandes Domingos et Euclides Victorino Silva Afonso. « O português angolano e a variação léxico-cultural no hip-hop ». Revista Internacional em Língua Portuguesa, no 36 (5 août 2020) : 103–23. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2019.36/pp.103-123.

Texte intégral
Résumé :
O hip-hop surge em zonas periférica das cidades. Em Angola, o grupo é constituído por jovens rejeitados, marginalizados pelo poder. Nas letras se exalta do cotidiano as diferenças sociais. Sendo assim, as letras das músicas dos cantores angolanos revelam traços característicos da variedade angolana do português. Levantando o problema da pesquisa questionou-se os traços linguísticos que caracterizam a variedade angolana do português e quais aspectos culturais que estão por detrás? A pesquisa visa compreender traços linguísticos da variedade angolana do português. A pesquisa é bibliográfica cruzada com a documental composto por dois álbuns: “Mentalidade” (2008) e “Terra a terra” (2013). Para as análises transcreveu-se para facilitar análise dos fenômenos linguísticos. Concluiu-se que Afroman revela angolanismos que denunciam traços que se inclinam à norma angolana do português. Observa-se o uso de expressões, vocabulário e construções sintáticas próprias dos angolanismos que marcam a identidade sociocultural.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Ponte, Maxwell. « INTEGRANDO ELEMENTOS DO LUGAR PARA A DIVERSIFICAÇÃO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS : um estudo na estância turística de Ibirá, São Paulo ». Revista Geomae - Geografia, Meio Ambiente e Ensino 12, especial - SINAPEQ (10 juin 2021) : 483–503. http://dx.doi.org/10.33871/21783306.2021.12.e.483-503.

Texte intégral
Résumé :
Os elementos da paisagem, materiais e imateriais, exercem grande influência na escolha de destinos por turistas. Nas pequenas cidades, em específico, o fortalecimento do turismo está relacionado à natureza, à cultura local e à valorização do patrimônio local. Nesse contexto, desenvolveu-se um estudo em Ibirá, pequeno município localizado na região noroeste do Estado de São Paulo, que possui problemáticas históricas, sociais e ambientais relacionadas ao turismo hidromineral, por muito tempo priorizado pelas políticas estaduais e municipais de turismo. O objetivo do estudo foi identificar possibilidades para diversificação da oferta turística, respeitando as singularidades da paisagem e da cultura local. Foram identificados oito atrativos turísticos relacionados a nichos turísticos diversos, sobretudo ao ecoturismo, ao turismo cultural e ao turismo rural. Os resultados podem contribuir para a elaboração de roteiros turísticos que integrem a contemplação e a vivência com o ambiente rural e com aspectos naturais e culturais do interior.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Gnoatto, Vanucia. « “Aos moldes da terra natal” : imigrantes sul-brasileiros no Paraguai ». Oficina do Historiador 12, no 2 (18 décembre 2019) : 34279. http://dx.doi.org/10.15448/2178-3748.2019.2.34279.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo busca analisar a importância das redes sociais criadas entre as famílias imigrantes sul brasileiros que adentraram no Paraguai entre as décadas de 1970 a 1980 na manutenção de aspectos identitários próprios em algumas cidades do departamento do Alto Paraná. Partindo da revisão historiográfica do tema, busca-se identificar quais elementos de composição de sua identidade étnica e regional foram mantidos, quais traços foram assimilados, dando origem a uma identidade híbrida e quais as resistências presentes. Parte-se do pressuposto de que é uma zona fronteiriça e, consequentemente, com identidades fluídas ou porosas. Mesmo nesse contexto, os imigrantes brasileiros diferenciavam-se em relação ao outro por meio da língua e de sua cultura original mantida através das redes culturais criadas, que preservam a relação destes muito próxima ao país de origem. Como fontes de estudo, recorreu-se à revisão historiográfica e de fontes orais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Morato Zanatto, Rafael. « Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966) ». rth | 24, no 1 (30 juillet 2021) : 174–93. http://dx.doi.org/10.5216/rth.v24i1.65510.

Texte intégral
Résumé :
No presente artigo, realizaremos a remontagem e interpretação das anotações e manuscritos do historiador brasileiro de cinema Paulo Emílio Sales Gomes para o curso Os filmes na cidade (1966), no qual analisa a história do Brasil no século XIX em busca da gênese de um estado de subdesenvolvimento imanente à fisionomia do cinema brasileiro. No curso, Paulo Emílio investiga o século XIX em busca de exemplos para explicar na longa duração a persistência de aspectos econômicos, psicológicos, sociais e culturais que serão decisivos em sua interpretação da história do cinema brasileiro, marcada pelo subdesenvolvimento. Palavras-Chave: Paulo Emílio; história do Brasil; cinema brasileiro; subdesenvolvimento
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Silva, Izabelle Trajano da, et Anieres Barbosa Da Silva. « A FEIRA LIVRE NA CONTEMPORANEIDADE : ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA CIDADE PARAIBANA ». Revista GeoSertões 1, no 2 (31 décembre 2016) : 06. http://dx.doi.org/10.56814/geosertoes.v1i2.36.

Texte intégral
Résumé :
<p>O presente trabalho se propôs a discutir, como o próprio título indica, a feira livre na contemporaneidade, a partir de um estudo de caso realizado na pequena cidade de Juazeirinho, localizada na Microrregião do Seridó Oriental Paraibano. Através de observação participante, durante aproximadamente um ano, conseguiu-se identificar os delineamentos assumidos por essa atividade comercial e registrou-se, mediante fotografias, as permanências e transformações sofridas pela feira livre, onde foi possível identificar a inércia dinâmica desta antiga forma comercial, como aborda Costa (2003). As discussões do artigo, ora apresentado, apontam a relevância que esta atividade comercial ainda desenvolve, seja como um lugar de consumo ou como um universo de possibilidades. Universo este garantido pela dinamicidade encontrada no circuito inferior, como afirmou Santos (2008). Portanto a feira livre é importante não apenas pelo aspecto econômico, uma vez que oferece produtos de preço baixo, como também mantém a sua importância pelos aspectos culturais, políticos e sociais, pois é lugar de encontros e reencontros.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Correa, Silvio Marcus de Souza. « Tanga : imagologia literária de uma cidade africana ». Cadernos de Campo (São Paulo - 1991) 32, no 1 (30 juin 2023) : e207357. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe207357.

Texte intégral
Résumé :
A partir de uma abordagem multidisciplinar da obra literária Cidade Cruel, do escritor Mongo Beti, a morfologia urbana de uma África colonial sugere uma análise comparativa entre os seus aspectos etno-históricos e sociológicos com “imago-tipos” de uma cidade ficcional. Com base na imagologia literária de Tanga, busca-se demonstrar como aportes dos estudos culturais e da crítica literária podem dialogar com teorias das ciências sociais coetâneas do romance publicado em 1954. Em termos metodológicos, partiu-se de “imago-tipos” da sociedade urbana de Tanga para analisá-los de acordo com o imaginário ocidental e o contexto africano dos meados do século XX. Textos de etnologia (Leiris, 1951), sociologia (Balandier, 1951) e psicologia (Mannoni, 1950) foram imprescindíveis para aproximar literatura africana e ciências sociais francesas da época e perceber o balbuciar de uma mirada anticolonial tanto na narrativa ficcional quanto no discurso científico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Augusto de Mattos, Regiane, Luis Gustavo Costa Araújo et Aiúba Ali Aiúba. « Conexões entre a Boca do Mato e a Cidade Macuti : territorialização, discurso higienista e marginalização ». Revista Eletrônica da ANPHLAC 22, no 32 (17 mars 2022) : 11–54. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.32.2022.4044.

Texte intégral
Résumé :
Partindo de um passado conectado por experiências sociais compartilhadas de colonização e escravização na América Latina e em Moçambique, o artigo tem por objetivo refletir sobre processos históricos enfrentados por duas comunidades especificamente – a Boca do Mato no Rio de Janeiro e a Cidade Macuti, na Ilha de Moçambique. Destacamos os aspectos comuns que dizem respeito à ocupação desses espaços desde o início do século XIX por escravizados fugidos ou libertos, conhecidas como quilombos (Serra dos Pretos Forros) ou mussitos (Ilha de Moçambique), e que são fruto do processo de territorialização, percebido também em outras partes da América Latina, como os cumbes, na Venezuela e os palanques, na Colômbia; bem como a arquitetura das moradias que remontam às técnicas africanas com o uso da terra, madeira e cobertura com fibras vegetais. Quanto às representações sobre as populações e suas manifestações culturais analisamos alguns casos de perseguição e depreciação das práticas religiosas e culturais, como os cultos de matriz africana e os chamados batuques, resultado da produção de imaginários culturais ligados também ao processo de territorialização colonial. O segundo eixo apresenta uma reflexão sobre um processo marcado por ações sanitaristas e por discursos higienistas diante das epidemias que assolaram esses espaços entre meados do século XIX e o início do XX, e que foram atrelados a projetos “modernizadores” das cidades. Analisamos nessa seção como a febre amarela no Rio de Janeiro e a peste bubônica na Ilha de Moçambique, bem como as políticas de saúde pública atreladas a uma ideologia racial, impactaram as populações da Boca do Mato e da Cidade Macuti. Quanto ao restante da América Latina, uma conexão possível é feita com alastramento da chamada "febre do temperamento", do Brasil em direção a Montevidéu e Buenos Aires, em meados da década de 1850. Ambos resultaram na marginalização racial e na exclusão social de indivíduos negro-africanos habitantes dessas comunidades.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Lannoy, Lucie de Josephe, et Sidney Barbosa. « EXÍLIO E SENTIMENTO NA CIDADE EM “LAS VENTANAS SE HAN ESTREMECIDO”, DE CÉSAR VALLEJO ». Diálogos Pertinentes 17, no 2 (28 décembre 2021) : 26–39. http://dx.doi.org/10.26843/dp.v17i2.3765.

Texte intégral
Résumé :
O poema “Las ventanas se han estremecido” (“As janelas estremeceram”) faz parte da obra do poeta peruano César Vallejo (1892-1938) Poemas Póstumos I, também chamados Poemas Humanos ou Los poemas de París. A análise, realizada segundo A poética do espaço, de Gaston Bachelard (1884-1962), e as próprias reflexões do poeta, registradas em artigos e crônicas, contemplam uma relação ambígua do autor com a cidade do seu exílio, Paris. É a partir desse espaço, no entanto, que o artista toma consciência de aspectos culturais e sociais da América Latina e os apresenta traduzidos sensorialmente em sua poesia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Wenceslau, Márcio Ney, et Christiano Nogueira. « Um estudo sobre percepção ambiental e Educação Ambiental de alunos do 9º ano ensino fundamental pelo método de observação participante ». Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 14, no 3 (16 septembre 2019) : 276–88. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2671.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo analisou a percepção ambiental de escolares do 9º ano de uma escola, localizada na cidade de Pontal do Paraná, Paraná, como um processo participativo, envolvendo uma série de valores sensoriais, subjetivos, sociais e culturais e aspectos ambientais em relação aos mesmos. para o espaço natural e transformado. Como metodologia foi utilizada a Observação Participante para coleta e análise de dados. Verificou-se através deste método que houve um aprendizado significativo nos temas ambiental, saúde e biodiversidade, no desenvolvimento de ações que envolvem a percepção por meio da Educação Ambiental.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Ribeiro, Regiane Regina, et Celsi Brönstrup Silvestrin. « Uma abordagem paranaense sobre o consumo cultural juvenil e a convergência midiática : um relato analítico ». Comunicação Mídia e Consumo 13, no 37 (1 septembre 2016) : 98. http://dx.doi.org/10.18568/1983-7070.133798-119.

Texte intégral
Résumé :
O texto é um relato da primeira fase da pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em tempos de Convergência” no estado do Paraná. Ao utilizar dados preliminares do estudo piloto e da etapa exploratória da pesquisa na cidade de Curitiba, o artigo apresenta um panorama do consumo midiático pelos jovens por aspectos ligados tanto às suas características conformadoras e hábitos, como às que tratam de sua presença enquanto parte ativa das práticas culturais e comunicacionais na sociedade midiatizada. Dentre essas práticas merecem destaque a convergência midiática, os novos regimes de visualidade, a vinculação dos bens culturais e midiáticos e seu caráter simbólico na construção das identidades juvenis e as performances coletivas voltadas para a sociabilização, a identificação e o reforço dos laços sociais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Ribeiro, Regiane Regina, et Celsi Brönstrup Silvestrin. « Uma abordagem paranaense sobre o consumo cultural juvenil e a convergência midiática : um relato analítico ». Comunicação Mídia e Consumo 13, no 37 (1 septembre 2016) : 98–119. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1085.

Texte intégral
Résumé :
O texto é um relato da primeira fase da pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em tempos de Convergência” no estado do Paraná. Ao utilizar dados preliminares do estudo piloto e da etapa exploratória da pesquisa na cidade de Curitiba, o artigo apresenta um panorama do consumo midiático pelos jovens por aspectos ligados tanto às suas características conformadoras e hábitos, como às que tratam de sua presença enquanto parte ativa das práticas culturais e comunicacionais na sociedade midiatizada. Dentre essas práticas merecem destaque a convergência midiática, os novos regimes de visualidade, a vinculação dos bens culturais e midiáticos e seu caráter simbólico na construção das identidades juvenis e as performances coletivas voltadas para a sociabilização, a identificação e o reforço dos laços sociais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

BENDER, DÉBORA, CÁTIA KUPSSINSKÜ et CLAUDIA SCHEMES. « NAS TRAMAS DO TECIDO : INDUMENTÁRIA DE PERSONAGENS MACHADIANAS E SUAS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS E IDENTITÁRIAS ». Machado de Assis em Linha 10, no 20 (avril 2017) : 42–61. http://dx.doi.org/10.1590/1983-6821201710203.

Texte intégral
Résumé :
Resumo A caracterização das personagens na obra de Machado de Assis se dá por meio de inúmeros artifícios, sendo a descrição da indumentária um modo recorrente de representação. Este artigo concentra-se nas menções ao vestuário em contos publicados na revista A Estação e no Jornal das Famílias e procura correlacioná-las à cultura e a questões identitárias do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro. Portanto, articulam-se aspectos literários e sociais, verificando em que medida a moda, apresentada pelas personagens, contribui para sua caracterização e para a construção de sentidos dos contos. A análise foi fundamentada em autores que discutem a moda como representação de mundo, na qual valores são veiculados por meio de signos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Pradella, Bruna Shirley Gobi, et Maria Elena Pires Santos. « Reflexões acerca dos multiletramentos e gêneros discursivos na educação do campo ». Revista Educação e Linguagens 8, no 15 (26 octobre 2020) : 72–88. http://dx.doi.org/10.33871/22386084.2019.8.15.72-88.

Texte intégral
Résumé :
A Educação do Campo surgiu, primeiramente em 1960, como estratégia do estado para conter o êxodo rural para a periferia das grandes cidades, mas, ao mesmo tempo, respondeu também às demandas do Movimento dos Trabalhadores Rurais, que buscavam garantir que as singularidades regionais e culturais rurais fossem contempladas. Atendendo a essas proposições, foi criado em 1965 o Colégio Estadual do Campo, que atende a alunos do ensino fundamental e médio, localizado em um distrito de Medianeira, no oeste do Paraná, cenário desse estudo. Tomando como base a análise do Projeto Político Pedagógico, o objetivo foi abordar as orientações direcionadas à Educação do Campo – respeito à diversidade do campo em seus aspectos sociais, culturais, ambientais, políticos, econômicos, de gênero, geracional e de raça e etnia – argumentando em favor de atividades voltadas para os multiletramentos, numa perspectiva dos gêneros discursivos, como possibilidade de atender a essas orientações. Como resultado, percebemos que desenvolver atividades com base nos multiletramentos com alunos da Educação do Campo se torna primordial para que sejam ampliados os saberes universais, mas também os saberes locais, contribuindo para a democratização, o acesso, a permanência e a conclusão do processo educacional desses alunos. Concluímos que, por meio de atividades multiletradas, podemos contribuir para que nossos alunos façam reflexões críticas mais profundas, valendo-se de práticas situadas de linguagem, enquanto transitam entre as mais diversas esferas sociais, com a finalidade de que se tornem autônomos na construção do conhecimento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Zimmermann, Tânia, Márcia Maria de Medeiros et Deborah Henning Barrizon. « Apontamentos sobre as relações de gênero em rodas de capoeira em Amambai/MS ». Revista Cadernos do Ceom 30, no 46 (1 juin 2017) : 63. http://dx.doi.org/10.22562/2017.46.06.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa permitiu analisar algumas configurações de gênero em jogos de capoeira na cidade de Amambaí, Mato Grosso do Sul no tempo presente, utilizando a história oral como a principal metodologia com o objetivo de examinar a produção de relações sociais e de diferenciações entre mulheres e homens. Também discutimos, a partir das fontes bibliográficas, aspectos do processo de construção do gênero em rodas de capoeira no Brasil e, especialmente, o modo de entrada das mulheres e como resistiram para se posicionar no espaço destas práticas culturais em relação ao modelo hegemônico de masculinidade. Procuramos entender também aspectos históricos sobre a construção da diferenciação negativa de determinados povos a partir de algumas discussões sobre a História Africana e Afro-brasileira e a inserção da capoeira como possibilidade de reinvenção de práticas de identificações e de solidariedade entre mulheres e homens.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Brito, Lydia Maria Pinto, Edinelza Macedo Ribeiro et Tereza de Souza. « Bois-bumbás de Parintins : síntese metafórica da realidade ? » Revista de Administração Pública 44, no 1 (février 2010) : 7–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122010000100002.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo analisa como os atores sociais internos percebem o evento dos bois-bumbás da cidade de Parintins, tendo em vista o valor que tal fenômeno representa para a comunidade local nos aspectos culturais, econômicos e sociais, e por criar um espaço onde os seus integrantes possam refletir, falar e produzir conhecimento sobre sua realidade. Procurou-se identificar a percepção dos atores sociais internos sobre a influência desse fenômeno cultural nas dimensões sistêmica e cultural do desenvolvimento local sustentável (DLS) da cidade de Parintins. Os pressupostos que orientaram o estudo foram: elementos da cultura brasileira estão presentes na cultura local representada pelo contexto dos bois-bumbás; a cultura indígena amazônica dá significado aos elementos que possibilitam a construção dos bois-bumbás; e o boi-bumbá está se transformando em mercadoria subsumida às necessidades do capital. O referencial de análise baseou-se principalmente nos conceitos de DLS, modo de produção capitalista e cultura. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. As conclusões sinalizam para a confirmação dos pressupostos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Azevedo, Natanael Duarte de, et Lucas Gomes de Medeiros. « Espacialização do sagrado : construções espaciais e identitárias dos “terreiros traçados” em Campina Grande-PB ». REVER - Revista de Estudos da Religião 20, no 2 (28 septembre 2020) : 275–91. http://dx.doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i2a18.

Texte intégral
Résumé :
Propomos elencar alguns aspectos relevantes na composição dos “terreiros traçados” de Campina Grande-PB, entendendo o que tornou possível o constructo de espaços de duplo pertencimento religioso: à jurema sagrada e ao candomblé, simultaneamente. As discussões teóricas, bem como as experiências de observação participante e entrevistas concedidas pelas lideranças mais antigas da cidade permitiram pormenorizar a crítica e apontar os limites de categorias recorrentes nos estudos de religiões afro-brasileiras e ameríndias, a saber, sincretismo e hibridismo. Compreendemos que para analisar a formação identitária desses espaços religiosos se faz necessário observar as dinâmicas sociais e entrecruzamentos culturais que lhes são subjacentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Silva, Dayane Alves de Souza, et Priscilla Borgonhoni Chagas. « O processo de des-re-territorialização dos moradores do conjunto residencial Geraldo Felippe no município de Paranavaí-PR : uma intervenção urbana a partir do programa Minha Casa Minha Vida ». Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 9, no 2 (20 avril 2020) : 147. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v9n2.8988.

Texte intégral
Résumé :
Embora o espaço urbano seja produzido por diversos agentes sociais, o Estado exerce papel relevante em sua produção. Todavia, em determinadas situações ele recorre a fatores econômicos, sem considerar aspectos políticos, culturais e, principalmente, sociais. Com as políticas habitacionais, os indivíduos são deslocados para locais distantes do centro da cidade, passando por um processo de territorialização-desterritorialização-reterritorialização (T-D-R). Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe no município de Paranavaí – PR, a partir da intervenção do Programa Minha Casa Minha Vida (faixa 1). Assim, foi conduzido um estudo qualitativo e descritivo, envolvendo entrevistas semiestruturadas com os moradores. Para a interpretação dos dados coletados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Constatou-se que os moradores, de modo explícito, tem um sentimento de felicidade pela “casa própria”, entretanto, implicitamente, existem diferenças em relação ao território que viviam antes e o que vivem agora. Os principais resultados sugerem que na formulação de uma política habitacional deve-se ter uma visão integradora, não negligenciando os aspectos territoriais, uma vez que tais intervenções impactam a organização territorial da cidade e, consequentemente, o cotidiano dos indivíduos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Dantas, Daniele Cristina. « Indicadores e a análise da oferta cultural na Cidade do Rio de Janeiro ». Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, no 11 (10 juillet 2018) : 75–90. http://dx.doi.org/10.12957/cdf.2016.35875.

Texte intégral
Résumé :
O uso de dados e indicadores na gestão e nas políticas culturais é uma prática em ascensão no século XXI. Recurso estratégico e apoio para processos de tomada de decisão, o uso de indicadores ajuda a confirmar aspectos e percepções sobre dinâmicas e práticas, bem como evidenciar outros não percebidos. Tomando como referência as contribuições do uso de referenciais para mensuração de aspectos da gestão cultural, o presente artigo tem como objeto o Indicador de Oferta Cultural (IOC) na cidade do Rio de Janeiro a partir de dados de equipamentos sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC-RJ), para o ano de 2013, proposto na pesquisa realizada no mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), em 2015. Tem como objetivos apresentar a proposta metodológica e os resultados do indicador proposto, em duas escalas administrativo-geográficas (Área de Planejamento e Região Administrativa); além de considerações sobre um sistema complementar de indicadores e as contribuições do uso de dados e indicadores nos processos de tomada de decisão na gestão cultural. São utilizados dados de registro administrativo da SMC-RJ sobre atividade, capacidade e público dos cinqüenta e dois equipamentos culturais sob a gestão da Secretaria, entre os meses de janeiro e dezembro de 2013. Foi utilizado o Excel, do pacote Office da Microsoft, para a construção dos indicadores, a partir de técnicas estatísticas; com apoio do ArcGIS v.10 para aplicação de técnicas de geoprocessamento para a espacialização dos resultados. Os resultados confirmam diferenças na distribuição da oferta cultural em diferentes regiões da cidade, afirmando contribuições do uso de dados e indicadores na avaliação de aspectos gerenciais e possibilidades de apoio a processos de tomada de decisão, reconhecido o uso estratégico de dados do cotidiano na gestão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Souza, José Tadeu Batista de, et Emerson Da Silva. « RELIGIÃO E CULTURA URBANA NA TEOLOGIA DA SECULARIZAÇÃO DE HARVEY COX ». Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP 7, no 2 (21 février 2018) : 168. http://dx.doi.org/10.25247/2237-907x.2017v7n2.p168-186.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo visa a expor a relação estabelecida entre religião e cultura urbana na teologia da secularização do teólogo norte-americano Harvey Cox. A principal obra referenciada é: A cidade do homem: a secularização e a urbanização na perspectiva teológica. A análise adotada quanto ao significado dos processos de secularização e urbanização da sociedade se deterá a compreensão tida pelo autor, frente ao embate entre religião cristã e Idade Moderna. Harvey Cox desenvolve a relação entre religião e cultura urbana, em torno do entendimento da fé cristã na Tecnopólis, termo utilizado por Cox para designar a cidade secular, refletindo teologicamente sobre os seus aspectos sociais e culturais em consonância com a fé bíblica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Ferreira, Valéria Milena Rohrich. « passo para trás para ver melhor a cidade ». Civitas : revista de Ciências Sociais 23, no 1 (29 mai 2023) : e42260. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42260.

Texte intégral
Résumé :
Discute-se aqui como o referencial teórico-metodológico de Norbert Elias pode ajudar a pensar sobre a relação entre criança e cidade. Investiga-se, do ponto de vista teórico -mas também a partir de alguns resultados de pesquisa-, qual a influência da dimensão espacial nas redes de interdependência de crianças. Para tal, destaca-se três aspectos importantes para esse tipo de produção do conhecimento: o construto teórico-metodológico eliasiano que parte de configurações sociais; as implicações deste construto para pensar pesquisas com crianças; e as implicações disso para compreender como diferentes crianças podem viver em cidades tão excludentes, hierarquizadas e produtoras de desigualdades. Conclui-se que este referencial ajuda muito pois provoca um tipo de compreensão do espaço como sendo tecido a partir de diferentes gradientes de poder e status e de acordo com as posições que as crianças e suas famílias ocupam na configuração do bairro e da cidade. Por outro lado, como a criança age na sua própria rede, ela questiona, significa, tensiona e altera o território como qualquer outro cidadão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie