Littérature scientifique sur le sujet « Carnee »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Carnee ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Carnee"

1

Resende Filho, Moisés de Andrade, Valéria Gama Fully Bressan, Marcelo José Braga et Aureliano Angel Bressan. « Sistemas de equações de demanda por carnes no Brasil : especificação e estimação ». Revista de Economia e Sociologia Rural 50, no 1 (mars 2012) : 33–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032012000100002.

Texte intégral
Résumé :
Especificações alternativas do sistema de demanda quase ideal (AIDS) foram utilizadas para estimar as demandas agregadas das carnes bovina, suína e de frango e outros bens de consumo e as suas elasticidades no Brasil. Detectada a necessidade de se utilizar a variável tendência nas equações dos modelos, observou-se uma tendência de crescimento da demanda por carnes e de decrescimento da demanda por outros bens de consumo. A variável dummy para o Plano Real indicou que o mesmo não afetou as demandas. Com base nas elasticidades próprios-preços Marshallianas, as demandas por carnes são inelásticas e a demanda por outros bens de consumo é elástica. As elasticidades preços-cruzados Marshallianas e Hicksianas confirmaram que as carnes bovina, suína e de frango são bens substitutos. As elasticidades-gasto indicaram que todos os bens são normais, exceto a carne suína que é um bem inferior. Como é provável que o gasto com o consumo das famílias aumente ao longo do tempo, ceteris paribus, as elasticidades gasto indicam que a demanda por carnes perderá importância para os outros bens de consumo, que o consumo de carne bovina perderá importância para a carne de frango e que o consumo de carne de porco perderá importância para as outras carnes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Richarde, Ana Paula Merenda, Gabriela Cerconviz Silva et Suzie Terci Kaetsu. « Carne Fraca e Marca Forte : um Estudo sobre o Impacto do Marketing Boca a Boca no Consumo de Marcas de Carnes e Embutidos ». Revista Gestão & ; Conexões 8, no 1 (22 décembre 2018) : 119–35. http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.18874.119-135.

Texte intégral
Résumé :
A operação Carne Fraca ocasionou boatos e comentários - a respeito da presença de papelão na carne, carnes estragadas misturadas nos embutidos, entre ouros - que provocaram queda nas vendas e exportações brasileiras no período da operação. Este estudo objetivou identificar os impactos dos comentários ou boatos no consumo de carnes e embutidos das marcas envolvidas na operação Carne Fraca, deflagrada em 2017 pela polícia federal brasileira. A pesquisa de natureza qualitativa descritiva contou com levantamento de dados primários através da aplicação de um questionário junto a consumidores de carnes e embutidos, além de dados secundários. Os resultados indicaram consumidores bem informados, que tendem a acreditar em boatos, que fazem confusão entre marcas e boatos envolvidos, mas que na maioria dos casos não deixou de consumir os produtos nem as marcas investigadas durante a operação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Zara Mércio, Thomaz, Gabriel Ribas Pereira, Paulo Rodrigo Ramos Xavier Pereira, Daniele Zago et Júlio Otávio Jardim Barcellos. « Comportamento do consumidor e a percepção de qualidade da carne ovina em Porto Alegre, Brasil ». Pesquisa Agropecuária Gaúcha 26, no 1 (2 juin 2020) : 101–13. http://dx.doi.org/10.36812/pag.2020261101-113.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desse estudo foi analisar o comportamento do consumidor e identificar os níveis dos atributos de qualidade mais relevantes no processo de compra da carne ovina. Através de uma pesquisa com amostra não probabilística por conveniência, foram utilizados dois métodos de entrevistas: presencial com consumidores de uma loja especializada em carnes e questionários online, na cidade de Porto Alegre, Brasil. Ao total, foram entrevistadas 207 pessoas, sendo que 100 responderam o questionário no formato presencial e 107 no formato online. Através do modelo Tobit, em que a variável dependente foi frequência de consumo de carne ovina, observou-se que 114 entrevistados eram consumidores de carne ovina. As principais qualidades da carne ovina foram a maciez, quando o consumo de carne ovina é alto, e odor e sabor quando a frequência de consumo é baixa. A diversidade de cortes foi importante para consumidores que possuem alta frequência de consumo. Em relação à renda, à medida que ela aumenta não ocorre o mesmo com o consumo, demonstrando que a carne ovina é uma concorrente das carnes mais consumidas. Estratégias de marketing da carne ovina podem ser direcionadas para o público que consome com muita frequência carnes em geral, focando no atributo de qualidade, o nível maciez e no atributo de busca, o nível diversidade de cortes e para consumidores com baixa frequência, o atributo experiência nos níveis de sabor e odor.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Blank, Júlia Taynara, Ernani Tiaraju de Santa Helena, Nágila Raquel Teixeira Damasceno, Raul D. Santos, Marcello Ricardo Paulista Markus et Luciane Coutinho de Azevedo. « Consumo de carnes por adultos e idosos de uma cidade de colonização alemã do sul do Brasil : estudo de base populacional ». Ciência & ; Saúde Coletiva 28, no 1 (janvier 2023) : 243–55. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232023281.01932022.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O consumo excessivo de carnes, em especial as vermelhas e processadas, está associado ao aumento da morbi-mortalidade. O padrão de consumo de carnes varia no Brasil e no mundo influenciado por fatores econômicos e culturais. O estudo buscou analisar o consumo de carnes por adultos e idosos de uma cidade de colonização alemã do sul do Brasil. Trata-se de estudo populacional seccional. Foram coletados dados sociodemográficas e de consumo de carne por Questionário de Frequência Alimentar previamente validado. Foram analisadas as frequências, e as quantidades por tipo de carne e processamento. A associação entre o consumo excessivo de carne e as variáveis de estudo foi estimada por Razão de Prevalência. Entre os 1.941 participantes, a média de carne consumida foi de 250 g/dia, sendo a carne não processada branca (138 g/dia) a mais consumida, com destaque para as aves (80 g/dia). A prevalência de consumo excessivo de carne vermelha e processada (mais que 500 g/semana) foi de 63%, principalmente entre os homens (RP=1,6; IC95% 1,5-1,8), de 20 a 29 anos (RP=1,4; IC95% 1,2-1,5), e mais alta classe econômica (RP=1,2; IC95% 1,0-1,3). O consumo excessivo de carne vermelha e processada entre homens jovens de classe econômica alta deve ser alvo de ações de saúde pública para a adequação no consumo alimentar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Correia, Silvana Cristina Costa. « A OPERAÇÃO CARNE FRACA E AS ESTRATÉGIAS DO GOVERNO DE MICHEL TEMER PARA MINIMIZAR O ESCÂNDALO DA VENDA ILEGAL DE CARNES ». OKARA : Geografia em debate 12, no 2 (12 août 2018) : 577. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n2.41331.

Texte intégral
Résumé :
A Operação Carne Fraca é uma investigação da Polícia Federal sobre a venda ilegal de carnes por alguns frigoríficos brasileiros, inclusive a BRF e a JBS, que pagaram propinas a alguns fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para liberarem certificados sanitários sem a fiscalização efetiva das carnes comercializadas no mercado externo e interno. O objetivo principal deste trabalho é analisar a Operação Carne Fraca, considerando as estratégias do governo de Michel Temer para minimizar o escândalo da venda ilegal de carnes. Além das análises bibliográficas e documentais sobre as denúncias e fases da investigação, o estudo também pautou-se no levantamento de dados estatísticos sobre os reflexos da Operação Carne fraca na produção e na exportação da carne de frango brasileira em 2017 (divulgados pelo IBGE, MAPA e SECEX/MDIC). Constatou-se que após a delação premiada de Joesley Batista na Operação Lava Jato, revelada em 17 de maio de 2017, as estratégias de Michel Temer para minimizar a crise da carne brasileira ficaram enfraquecidas porque até ele, além de outros políticos, provavelmente recebeu da JBS propinas disfarçadas de campanhas políticas oficiais. Portanto, há dúvidas sobre o baixo impacto de -1,8% nas exportações da carne de frango brasileira em 2017.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Thoms, Elise, Luciane Silvia Rossa, Evelyn Von Rosen Stahlke, Isabelle Dangui Ferro et Renata Ernlund Freitas de Macedo. « Perfil de consumo e percepção da qualidade da carne suína por estudantes de nível médio da cidade de Irati, PR ». Revista Acadêmica : Ciência Animal 8, no 4 (15 octobre 2010) : 449. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v8i4.11006.

Texte intégral
Résumé :
A carne suína possui reconhecido valor nutricional e sensorial, sendo, por isso, a espécie de carne mais consumida no mundo e a mais utilizada para a fabricação de derivados. Contudo, o consumo de carne suína no Brasil é menor que o de carne bovina e de frango, e há pouco conhecimento da população sobre suas características de qualidade. Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil de consumo e a percepção de atributos de qualidade das principais espécies de carne consumidas no País por estudantes da cidade de Irati, PR, com enfoque para a carne suína. A pesquisa foi realizada com 470 alunos do ensino médio de duas escolas públicas e duas escolas privadas de Irati. A avaliação foi realizada mediante formulário de 18 questões relativas à frequência, forma de consumo, preferência, razão para consumo e percepção de saúde, risco de transmissão de enfermidades e do bem-estar animal para as carnes bovina, suína e de frango. A carne bovina mostrou-se a preferida e a mais consumida pelos estudantes. A carne suína foi preferida por 33% dos estudantes e apontada como a menos saudável (83%), de maior risco de transmissão de enfermidades (80%) e de menor bem estar animal na produção (60%). O sabor foi o principal motivo e a forma in natura a mais frequente para o consumo de carnes. O consumo de carne suína pelos estudantes mostrou-se limitado, sendo importante o emprego de estratégias que desmistifiquem sua qualidade, especialmente aos jovens, que irão constituir o perfil do futuro consumidor de carnes no País.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lacerda, Risia Coelho, Fernanda Papa Spada et Patricia Barboza de Godoy. « Interações bioquímicas e segurança alimentar em carnes ». Segurança Alimentar e Nutricional 13, no 1 (3 février 2015) : 379. http://dx.doi.org/10.20396/san.v21i1.1664.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo dessa revisão consistiu na discussão das interações bioquímicas de proteínas, peptídeos, lipídios, e ácidos graxos encontrados nas carnes bovina, suína e mariscos, uma vez que esses tipos de carnes são fontes de muitos nutrientes. Durante muitas décadas, as pesquisas têm estabelecido práticas de manejo do animal e indicadores de qualidade para minimizar a incidência de carnes de qualidade inferior. Os atributos da qualidade de carnes são grandemente determinados pela taxa e extensão do declínio do pH no post-mortem. As interações bioquímicas do post-mortem do animal e o processo de congelamento dessa carne são responsáveis pelas mudanças da qualidade nutricional desse alimento, bem como seu tempo de armazenamento. Assim sendo, a qualidade da carne pode apresentar um impacto positivo ou negativo na segurança alimentar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Schneider, Bruna Celestino, Suele Manjourany Silva Duro et Maria Cecília Formoso Assunção. « Consumo de carnes por adultos do sul do Brasil : um estudo de base populacional ». Ciência & ; Saúde Coletiva 19, no 8 (août 2014) : 3583–92. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014198.11702013.

Texte intégral
Résumé :
Estudo transversal de base populacional que avaliou indivíduos com 20 anos ou mais, residentes na zona urbana de Pelotas, Rio Grande do Sul, que objetivou descrever a frequência do consumo de carnes e o hábito de consumi-las com excesso de gordura. Foi avaliado, no último ano, o consumo de carnes vermelhas (com osso, bife e carne moída), brancas (frango e peixes), vísceras e embutidos. Dos 2,730 entrevistados, 99,1% (IC95%, 98,7 - 99,5) consumiu algum tipo de carne no último ano, sendo que, em torno de 32% referiu consumo diário. A prevalência do consumo de carnes vermelhas (99,3%, IC95%, 98,9 - 99,6) e brancas (99,4% IC95%, 99,1 - 99,7) foi semelhante. A carne de frango foi a mais consumida (98,0%, IC95%, 97,4 - 98,5), enquanto que as vísceras, as menos (59,1% IC95% 56,4 - 61,7). Os embutidos, consumidos por 85,5% (IC95%, 83,7 - 87,2) das pessoas, apresentaram a maior prevalência de consumo diário (16,6%). As carnes com excesso de gordura foram consumidas por 52,3% (IC95%, 49,8 - 54,8) dos adultos, principalmente homens, e pessoas de menor escolaridade e nível econômico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Aguilar, Alicia, et Xavier Medina. « Aspectos nutricionales y sociales del consumo de la carne de avestruz : el caso de España ». Revista Española de Nutrición Humana y Dietética 17, no 3 (25 septembre 2013) : 117. http://dx.doi.org/10.14306/renhyd.17.3.23.

Texte intégral
Résumé :
El consumo de carne de avestruz se introdujo en Europa hace relativamente poco tiempo y aun hoy es considerada como una carne exótica. No obstante, se ha valorado repetidamente su inclusión entre las fuentes habituales de proteínas de origen animal en nuestro contexto, pues en ella convergen algunas de las características nutricionales más interesantes de las carnes de aves y de las carnes rojas. Actualmente, más de diez años después del inicio del auge de su consumo, la carne de avestruz continúa recorriendo un camino que la sitúa cada vez más lejos de lo exótico para convertirse, muy lentamente, en habitual. Aunque la información sobre su composición nutricional es todavía limitada, disponemos de más datos que muestran valores de proteína bastante similares a los de otras carnes pero con una menor proporción de histidina y serina; valores de grasa próximos a los de carnes de aves bajas en grasa; valores de colesterol variables en función del corte pero similares a los de la ternera o el pollo; y un mejor perfil lipídico en comparación con los de las carnes de pavo, cordero o ternera. La información sobre su contenido en vitaminas y minerales arroja valores elevados de hierro y vitamina B12, mayores cantidades de vitamina E y Zn que otros tipos de carnes y una baja concentración de sodio.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Zandonai, Alexandra Paola, Helena Megumi Sonobe et Namie Okino Sawada. « Os fatores de riscos alimentares para câncer colorretal relacionado ao consumo de carnes ». Revista da Escola de Enfermagem da USP 46, no 1 (février 2012) : 234–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342012000100031.

Texte intégral
Résumé :
Uma das estratégias metodológicas para realizar a prática baseada em evidências é a revisão integrativa, que neste estudo teve como objetivo buscar e sintetizar as evidências disponíveis na literatura científica sobre os fatores de riscos alimentares para o câncer colorretal relacionado ao consumo de carnes. As bases de dados LILACS, MEDLINE, CINAHL e COCHRANE Library foram consultadas e os estudos pertinentes ao consumo de carnes somaram seis. As metanálises demonstraram que a ingestão de carne vermelha está relacionada com o aumento do risco para câncer colorretal em 28% a 35%, enquanto a carne processada está associada ao risco elevado de 20% a 49%. As evidências apontam a carne vermelha, a carne processada e o total de carne consumida como fatores de risco para o desenvolvimento de pólipos e câncer colorretal. Não foi identificado estudo que indicasse a ingestão de frango e peixe como fatores de risco.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Carnee"

1

Champomier-Vergès, Marie-Christine. « Taxonomie moleculaire des lactobacilles d'origine carnee ». Clermont-Ferrand 2, 1989. http://www.theses.fr/1989CLF21174.

Texte intégral
Résumé :
Lactobacillus sake forme avec les especes du groupe ii du genre lactobacillus, un groupe d'homologie de cistrons d'arn dont les tm vis-a-vis de l'arn de l-sake varient de 2 a 7#oc. L. Carnis: c. Piscicola forme avec les autres especes du genre carnobacterium, un groupe d'homologie de cistrons arn dont les dtn vis-a-vis de l'arn de l. Carnis: c piscicola s'echelonnent de 0 a 2#oc
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Balzani, Luca. « Attività antimicrobica di batteri lattici isolati da matrici carnee nei confronti di microrganismi patogeni ». Bachelor's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2019. http://amslaurea.unibo.it/17958/.

Texte intégral
Résumé :
Nell’industria delle carni fermentate è sempre più diffuso l’impiego di colture starter per l’ottenimento di miglioramenti sia del processo fermentativo che del prodotto a livello qualitativo e igienico-sanitario. Alcuni batteri lattici (LAB) omofermentati o eterofermentanti facoltativi, capaci di colonizzare la matrice carnea diventandone dominanti, sono comunemente utilizzati come colture starter. Lo screening di nuovi ceppi starter, oltre che sulle performance tecnologiche, si sta focalizzando anche sull’aspetto della bioprotezione con crescente interesse per l’identificazione di ceppi di LAB buoni candidati ad essere impiegati come starter capaci di produrre batteriocine in situ. In questo elaborato alcuni ceppi di Lactobacillus sakei e Lactobacillus curvatus, isolati da prodotti carnei di diversa origine fermentati spontaneamente, già caratterizzati per le loro performance tecnologiche, sono stati testati per la loro capacità di produrre batteriocine contro i patogeni alimentari Listeria monocytogenes e Staphylococcus aureus. I risultati hanno permesso di valutare, attraverso aloni di inibizione in piastra, l’intensità dell’attività antimicrobica contro i patogeni testati. Solo un ceppo di L. sakei ha mostrato un’attività inibente contro List. monocytogenes anche dopo la neutralizzazione e trattamento termico del surnatante. La natura peptidica del composto termostabile prodotto è stata confermata a seguito del trattamento con la pepsina. I ceppi commerciali bioprotettori, utilizzati come confronto, hanno mostrato lo stesso risultato tranne nel caso di L. curvatus, la cui attività di inibizione viene annullata a seguito del trattamento termico, indicando la produzione di una batteriocina termolabile. Inoltre, i risultati hanno evidenziato la specificità dell’azione antimicrobica di questi composti nei confronti di List. monocytogenes, ma non di S. aureus. Tuttavia, solo con indagini genetiche è possibile confermare l’effettiva produzione di batteriocine
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Montagner, Emanuele. « Il culto di Apollo Carneo ». Doctoral thesis, Università degli studi di Trieste, 2010. http://hdl.handle.net/10077/3496.

Texte intégral
Résumé :
2008/2009
L'importanza e l'interesse dell’argomento di questa tesi di dottorato discendono dalla centralità che il culto di Apollo Carneo aveva nell'ambito della religione e della società spartana, esemplificata dal modo in cui la festività ad esso connessa poteva incidere sull’andamento di alcuni eventi bellici fondamentali nella storia greca. Il culto di Apollo Carneo, infatti, era diffuso nella maggior parte delle poleis greche doriche ed era particolarmente sentito a Sparta. Esso comportava l’astenersi dalle guerre per tutta la durata della festa. Si possono individuare le conseguenze di tale divieto in alcuni passi di Erodoto e di Tucidide: gli Spartani non giunsero in aiuto degli Ateniesi nella battaglia di Maratona perché dovevano attendere la fine delle celebrazioni delle Carnee prima di partire (Hdt. VI 106,3); gli Spartani inviarono alle Termopili un piccolo contingente agli ordini di Leonida proprio perché in quel periodo si svolgevano le Carnee e non poteva essere inviato tutto l’esercito (Hdt. VII 206); nel corso della guerra del Peloponneso gli Spartani interrompevano l’attività bellica durante la celebrazione delle Carnee, mentre gli Argivi cercarono, con un artificio nel computo dei giorni, di rimandare l’inizio del mese Carneo, mese sacro ai Dori secondo Tucidide, per poter concludere un’incursione nel territorio di Epidauro (Thuc. V 54; V 75; V 76,1). Da questi esempi si evince chiaramente come lo studio del culto di Apollo Carneo non possa essere considerato come un mero studio di erudizione sulle peculiarità della religione greca, ma investa invece gli aspetti fondamentali della società spartana (oltre che della colonia di Thera, della sub-colonia di Cirene e delle altre città interessate dal culto), al punto che numerosi studiosi si sono cimentati nell’interpretazione del significato delle Carnee. Adler, però, conclude la voce Karneios della Real Encyclopedie der Classischen Altertumswissenschaft in modo piuttosto sconsolato: “Jedenfalls liegt die Ausbreitungsgeschichte des Kultes nach dem Erscheinen des neuen Materials mehr im Dunkel als vorher”. In seguito sono stati pubblicati numerosi studi importanti ed illuminanti, ma il quadro complessivo della festa rimane ancora incerto e contraddittorio. Il presente progetto di ricerca, pertanto, intende sì offrire una raccolta completa delle testimonianze sul culto di Apollo Carneo, comprese le più recenti acquisizioni epigrafiche, numismatiche ed archeologiche, ma intende soprattutto trattare l’argomento da un punto di vista diverso. L’impostazione sottesa alla tesi, infatti, non prevede l’utilizzo indistinto di tutte le testimonianze, di qualsiasi periodo, per tracciare un quadro generale ed onnicomprensivo del culto, valido per tutte le epoche, bensì contempla un approccio diacronico che consenta di riconoscere gli influssi e i cambiamenti che di volta in volta il contesto politico, sociale e culturale ha imposto. Il tentativo, insomma, è di tracciare un quadro dell’evoluzione storica di questa festività, adottando, ove possibile, un criterio ‘stratigrafico’ nell’analisi dei testi sulle Carnee. Il primo capitolo comprende una rassegna delle numerose interpretazioni del culto: esse considerano Apollo Carneo un’originaria divinità della vendemmia oppure un dio-ariete, legato ad una festa di pastori; pongono un più marcato accento sui riti di purificazione ed espiazione e sul collegamento con la caccia e con la preparazione per la guerra o sottolineano la prevalenza del carattere iniziatico della festa. Per la maggior parte degli studiosi nella festa si può individuare uno strato più antico, che riguarda il culto della natura per pastori e contadini, e uno strato più recente, in cui prevale l’aspetto militare, introdotto dai Dori. Le posizioni emerse negli ultimi anni tendono a valorizzare maggiormente l’aspetto militare del culto, il legame con la migrazione e la conquista dorica. Nel secondo capitolo le tradizioni sulle origini delle Carnee sono catalogate secondo due criteri: quello cronologico e quello tematico. Nella prima parte sono analizzate in ordine cronologico tutte le fonti letterarie che si riferiscono al mito eziologico delle Carnee. La testimonianza più antica risale al VII secolo a.C., ad Alcmane, a cui lo scolio 83a all’Idillio V di Teocrito attribuisce un frammento in cui viene citato Karnos, mentre gli autori più tardi sono Nonno ed Esichio. Il dato più significativo è costituito proprio dall’ampio arco cronologico (si va dal VII secolo a.C. al V-VI d.C.) e dall’estrema varietà delle informazioni desumibili dalle fonti: in taluni casi risulta difficile combinare in un unico contesto festivo e cultuale tutti i dati a nostra disposizione. Si è deciso, perciò, di adottare nella prima parte del secondo capitolo un criterio ‘stratigrafico’, ovvero un approccio diacronico che consenta di riconoscere gli influssi del contesto politico, sociale e culturale sull’evoluzione storica di questa festività. Tale modo di accostarsi al problema delle fonti, inoltre, ben si accorda con l’immagine, ormai unanimemente accettata negli studi specialistici, di una Sparta che muta nel corso del tempo e non rimane sempre uguale a se stessa. La seconda parte del capitolo, invece, prende in considerazione le medesime fonti seguendo un criterio tematico, in modo da definire chiaramente i tre nuclei tematici intorno ai quali raggruppare le testimonianze. Il primo spiega l’origine del culto di Apollo Carneo richiamandosi all’ambito della spedizione di Troia (Alcmane, Demetrio di Scepsi, Pausania e lo scolio a Teocrito V 83 d); il secondo si rifà al cosiddetto ritorno degli Eraclidi (Teopompo, Conone, Pseudo-Apollodoro, Pausania, scoli a Teocrito V 83c-d e scoli a Callimaco, Inno ad Apollo 71); il terzo fa discendere Karnos da Zeus ed Europa (Prassilla, Pausania ed Esichio). Il terzo capitolo, sulle manifestazioni locali del culto, costituisce il nucleo centrale della tesi. Nella prima sezione vengono trattati gli aspetti del culto per i quali non si può individuare una provenienza locale ben definita: l’iconografia e la collocazione della festa nel calendario. Nel paragrafo sull’iconografia viene evidenziato il legame con il culto del Carneo di alcune erme laconiche che raffigurano un ariete e di una stele alla cui sommità è scolpito in bassorilievo un paio di corna di ariete. Allo stesso tempo, però, viene messa in dubbio la possibilità che il tipo monetale che ritrae una testa giovanile con corna e, talvolta, orecchie di ariete rappresenti Apollo Carneo. Tali monete provengono da numerosi centri della madrepatria e delle colonie greche, tra i quali – ciò che più conta ai fini dell’interpretazione – molte località non doriche (ad esempio Metaponto, Tenos, Aphytis, ecc.). Tra le altre identificazioni proposte dagli studiosi, la più plausibile sembra essere quella con Zeus Ammone. La parte più ponderosa del terzo capitolo riguarda l’analisi delle manifestazioni del culto a Sparta, Tera, Cirene e Cnido, da cui proviene una quantità di dati sufficiente ad analizzare con una certa sistematicità le testimonianze relative al Carneo. In ogni capitolo vengono esaminati l’eventuale localizzazione topografica dei santuari di Apollo Carneo, le attestazioni di agoni (musicali e/o atletici) all’interno delle Carnee, i riti connessi al culto, l’esistenza di sacerdozi del Carneo. Per molti aspetti la scarsità e la natura eterogenea della documentazione, sia tra una città e l’altra sia all’interno di una stessa città, rendono difficile proporre un’interpretazione complessiva del culto. L’esempio di Cirene è emblematico: le fonti letterarie attestano con certezza l’esistenza e l’importanza del culto di Apollo Carneo, soprattutto in relazione alla fondazione della città, mentre la documentazione archeologica, che pure è singolarmente abbondante per Cirene, non ci consente di localizzare gli eventuali santuari del dio all’interno della città. Il quarto capitolo raccoglie le altre testimonianze del culto che ne attestano la diffusione in ambito dorico. Le località per le quali possediamo una documentazione sufficientemente consistente sono Cos, Lindo e Camiro, Messene e Andania. In conclusione, se sembra difficile proporre un’interpretazione totalizzante, che colleghi tutti gli elementi del culto in un sistema “où tout se tient”, si possono, però, individuare alcuni caratteri comuni alle diverse manifestazioni del culto. Innanzitutto le associazioni del Carneo con determinate divinità (Era, Ilizia, Artemide, i Dioscuri) connesse all’educazione dei giovani e il rito della staphylodromia fanno intravedere un ruolo del dio nella formazione e nell’inserimento dei giovani tra i cittadini a pieno titolo, ma non, a mio parere, un inquadramento strutturale del culto nel sistema iniziatico spartano. In secondo luogo il culto e la festa avevano una forte caratterizzazione ‘politica’, in cui tutti gli elementi costitutivi dell’identità e dell’ideologia del gruppo – soprattutto, da un certo momento in poi, l’elemento dorico – erano enfatizzati.
XXII Ciclo
1971
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Baldacci, Andrea. « La carcel. Un nuovo carcere per Bogotà ». Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2014. http://amslaurea.unibo.it/8011/.

Texte intégral
Résumé :
Il progetto nasce a scala urbana con la finalità di riqualificare un’area prossima al centro storico nella quale è stata interrotta la regolarità della griglia presente nella città dalla sua fondazione. La volontà, quindi, è quella di riproporre all’interno dell’area un nuovo centro di quartiere inserendo funzioni pubbliche e riaprendo al culto la chiesa esistente. Studiando la collocazione dei carceri all’interno della città dalla sua fondazione ad oggi, il carcere viene quindi inserito all’interno del nuovo centro come nella città di fondazione. Data la critica situazione di sovraffollamento dei carceri a Bogotà, il progetto si pone l’obiettivo di rispondere in parte a questo problema e, siccome è fondato sulle dimensioni originarie della città, può costituire un modello da poter riproporre in altre aree all’interno del tessuto urbano, andando quindi a costituire una sorta di “sistema carcerario”.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Bridi, Eduardo. « Atitude do consumidor em relação à carne caprina, comparada a outras carnes vermelhas ». Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86638.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Made available in DSpace on 2012-10-21T09:03:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Este trabalho foi embasado nos conhecimentos provenientes de diversas áreas, principalmente a mercadológica e de tecnologia de alimentos. O objeto em estudo foi a carne vermelha, com ênfase na caprina. Pouco consumida na Região Sul, e com demanda reprimida, o rebanho caprino vem crescendo e se valorizando. Por ser um produto promissor, tanto do ponto de vista social, quanto lucrativo, pesquisou-se a atitude do consumidor em relação à carne caprina. A utilização inicial do grupo de discussão, seguida pela análise sensorial, ou seja, duas pesquisas, promoveram também uma satisfatória avaliação e conhecimento sobre os atributos relacionados à escolha de carnes e a importância dada pelo consumidor a cada um deles, bem como o exame sobre a preferência do consumidor entre as carnes vermelhas. Revelou-se que o grupo possui o hábito de consumir a carne bovina, obtendo relevante preferência na análise sensorial. O desconhecimento a respeito da carne caprina aufere, a princípio, uma atitude desfavorável por parte do grupo para com a carne caprina, entretanto, após o consumo, verificou-se uma forte tendência da reversão para uma atitude favorável.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Kato, Talita. « Qualidade da carne de frango : relação com carnes PSE e instrução normativa 210/1998 ». Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/622.

Texte intégral
Résumé :
Um dos maiores problemas enfrentados pela indústria processadora é a questão da carne PSE (pale, soft, exudative), que são resultado das condições ante mortem mal conduzidos e estressantes a que são submetidos os animais, provocando um rigor mortis acelerado que afeta as propriedades funcionais. Este trabalho foi dividido em dois experimentos. O primeiro objetivo (experimento 1) foi investigar a relação entre carne PSE de frango e perda de água em carcaças congeladas de supermercados da cidade de Londrina/PR. E o segundo objetivo (experimento 2) foi avaliar o estabelecimento da glicólise em peitos de frango de uma linha de processamento no estado do Paraná, monitorando a formação das carnes PSE durante a instalação do rigor mortis. O experimento 1 foi realizado com 6 carcaças de frango congeladas de 5 marcas adquiridas de supermercados locais (n=30) e foram analisadas em relação ao pH, capacidade de retenção de água (CRA) e Drip test. O experimento 2 foi conduzido em um abatedouro comercial, linhagem Cobb, gênero misto com idade de 47 dias (n=300). pH, temperatura e cor (L*) foram determinados em amostras de peito de carne de frango após 0,17h, 3,5h, 6,5h e 24,0h post mortem, mantidas sob temperaturas de 36,63°C, 5,82°C, 5,81°C e 3,91°C, respectivamente. Os resultados do experimento 1 revelou que das cinco marcas, três apresentaram valores acima de 6,0% de perda de água por descongelamento, sendo que o resultado mais elevado foi obtido para uma amostra que apresentou valores de pH e CRA característicos de carne PSE. Assim, pode-se concluir que o fenômeno PSE promove a liberação de mais água durante o descongelamento levando a uma interpretação errônea da legislação brasileira em relação à liberação de água de carcaças durante o descongelamento. Já para o experimento 2 os resultados mostraram a formação de 0,33%, 0,67%, 9,25% e 24,72% de carnes PSE, indicando que de acordo com os períodos analisados, somente após 24h post mortem é possível determinar a incidência do fenômeno PSE em carnes de peito de frango sob condições comerciais.
An important issue faced by poultry industry is the processing of meat known as PSE (pale, soft, exudative), which are a result of ante mortem conditions misguided and stressful to the animals that are submitted, causing an accelerated rigor mortis affects the functional properties. This study was divided into two experiments. The first objective (Experiment 1) was to investigate the relationship between PSE meat chicken and water loss in frozen carcasses supermarkets in Londrina/PR. And the second objective (experiment 2) was to evaluate the establishment of glycolysis in chicken breasts in a processing line in the state of Paraná, monitoring the formation of PSE meat during rigor mortis. Experiment 1 was carried out with 6 frozen chicken carcasses of 5 brands acquired local supermarket (n = 30) and were analyzed for pH, water holding capacity (WHC) and Drip test. Experiment 2 was conducted in a commercial slaughterhouse, Cobb lineage, mixed gender aged 47 days (n = 300). pH, temperature and color (L *) was determined in samples of chicken breast meat after 0,17h, 3,5h, 6,5h and 24.0h post mortem stored at temperatures of 36,63°C, 5,82°C, 5,81°C to 3,91°C, respectively. The results of experiment 1 showed that the five brands, three had values above 6.0% of water loss by thawing, and the highest value was obtained for a sample that showed pH and CRA characteristic of PSE meat. Thus, it can be concluded that the PES phenomenon promotes the release of water during the thawing more leading to an erroneous interpretation of Brazilian laws related to the release of water from carcasses during thawing. As for Experiment 2 results showed the formation of 0,33%, 0,67%, 9,25% and 24,72% for PSE, indicating that according to the periods analyzed, only after 24h post mortem is possible determine the incidence of the phenomenon in PSE meat chicken breast under commercial conditions.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lopes, Anabela Ferreira. « Efeito de diferentes métodos de confeção no valor nutricional da carne de bovino : estudo experimental nas carnes Barrosã e Mertolenga ». Doctoral thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/11445.

Texte intégral
Résumé :
Tese de Doutoramento em Ciências Veterinárias, especialidade de Segurança Alimentar
Nos tempos que correm estamos cada vez menos disponíveis para a preparação de uma refeição, não existindo, na maioria das vezes, a preocupação de como a processamos e as alterações ocorridas em termos de composição nutricional. Tal como é sabido desde há longa data, a carência de determinados nutrientes pode conduzir a graves problemas de saúde, sendo deste modo imprescíndivel o conhecimento dos fatores que contribuem para minimizar a perda de nutrientes dos alimentos. Considerando que a maioria dos alimentos de origem animal antes de serem consumidos são submetidos a um método de confeção, utilizando-se uma fonte de calor, considerou-se importante avaliar a forma como três métodos de confeção de uso vulgar a nível doméstico (forno micro-ondas, água fervente e grelhagem) poderiam influenciar a composição nutricional das carnes de vitela Barrosã e de novilho Mertolengo (Denominação de Origem Protegida). Assim, no presente estudo, verificou-se que a aplicação dos vários métodos de confeção estudados altera a composição nutricional da carne, não sendo possível identificar no global qual o método de confeção que minimiza as perdas de nutrientes. De acordo com os dados obtidos, verificou-se que em ambas as carnes, os nutrientes que apresentam retenções mais elevadas são as proteínas totais, os aminoácidos, os lípidos totais, os isómeros conjugados do ácido linoleico, o colesterol total, o ferro, o magnésio e o zinco. Em contrapartida, os nutrientes da carne que são mais afetados pela ação dos métodos de confeção são a humidade, os ácidos gordos polinsaturados, o potássio e o α-tocoferol. Por conseguinte, verificou-se que a retenção dos nutrientes da carne varia em função do método de confeção aplicado. Observou-se também um efeito significativo do músculo em alguns dos nutrientes determinados em ambas as carnes estudadas. Os métodos de confeção afetaram negativamente a qualidade nutricional dos lípidos, uma vez que em ambas as carnes se verificou um aumento do índice de aterogenicidade e uma diminuição dos índices hipocolesterolémico/hipercolesterolémico e ácidos gordos polinsaturados/ácidos gordos saturados, comparativamente ao teor obtido na carne crua.
ABSTRACT - The effect of different cooking methods on the nutritional value of veal - experimental study on Barrosã and Mertolenga-PDO - Nowadays we often feel short of time when it comes to the preparation of a meal, and most of the time give no consideration as how we process it and the modifications which occur in terms of nutritional composition. It has been known for a long time that the lack of certain nutrients can lead to serious health problems; therefore it is fundamental to acknowledge the factors that contribute to minimizing the loss of food nutrients. Whereas most food of animal origin is subjected to a cooking method using a heat source before consumption, it was considered important to assess how three common household cooking methods (microwave, boiling and grilling) could influence the nutritional composition of Barrosã and Mertolengo veal (Protected Designation of Origin). Thus, in the present study, it was found that the application of the various cooking methods studied modifies the nutritional composition of the meat, without it being possible to identify globally which cooking method minimizes the loss of nutrients. According to the data obtained, it was established that in both meats, nutrients that showed higher retentions are total proteins, amino acids, total lipids, the conjugated isomers of linoleic acid, total cholesterol, iron, magnesium and zinc. In contrast, the meat nutrients that are most affected by the action of cooking methods are moisture, polyunsaturated fatty acids, potassium and α-tocopherol. The results established that the retention of meat nutrients varies depending on the confection method applied. A significant effect of muscle in certain nutrients in both meats studied was also observed. The cooking methods adversely affected the nutritional quality of lipids, since in both meats there was an increase in the atherogenicity index and a decrease in hypocholesterolemic / hypercholesterolemic ratios and polyunsaturated/saturated fatty acids ratios when compared to the level obtained in raw meat.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Carvalho, Junior Bento da Costa 1946. « Estudo da evolução das carnes bovinas salgadas no Brasil e desenvolvimento de um produto de conveniencia similar a carne-de-sol ». [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/255350.

Texte intégral
Résumé :
Orientador : Pedro Eduardo de Felicio
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-02T11:34:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CarvalhoJunior_BentodaCosta_D.pdf: 61843726 bytes, checksum: 83faa4c62dc2650872017cd235b1de94 (MD5) Previous issue date: 2002
Resumo: A primeira etapa da presente pesquisa abrangeu a evolução das carnes bovinas salgadas e dessecadas elaboradas no Brasil, charque e jerked beef, e as técnicas tradicionais utilizadas na elaboração da carne-de-sol, uma carne bovina levemente salgada e dessecada, muito popular no Nordeste. Nessa etapa foram levantados fatos sobre a origem e a evolução do charque e da carne-de-sol, produtos que surgiram no Brasil do século XVII, e do jerked-beef, um produto curado derivado do charque, com menos de 30 anos de existência. Foram feitas, também, considerações sobre o futuro desses produtos...Observação: O resumo, na integra, podera ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract: The first part of this research has examined the evolution of salted and dried beef produced in Brazil, charque and jerked beef, and the traditional techniques used in the production of carne-de-so/, a lightly salted and partially dehydrated meat product, very popular in the Northeast. Facts are presented on the origin and evolution of charque and carne-de-so/, products that first appeared in Brazil in the seventeenth century, and of jerked beef, a cured product derived from charque, which has been in the market for the last 30 years. Considerations about the future of these products are also made....Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations
Doutorado
Doutor em Tecnologia de Alimentos
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Oliveira, Marice Nogueira de. « Hidrolisados de carne bovina biotecnologia de obtenção ». Universidade de São Paulo, 1989. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9133/tde-07052015-112608/.

Texte intégral
Résumé :
A produção de hidrolisados protéicos visam três propósitos distintos: modificar as propriedades funcionais das proteínas; preparação de pequenos peptídeos ou aminoácidos para uso em dietéticos ou com finalidades especiais e, ainda, como agentes flavorizantes. Os objetivos da pesquisa consistiram em estabelecer as condições de processamento para obtenção de hidrolisados protéicos de carne bovina: estudo da ação enzimática da papaína, da tripsina e da protease microbiana, isoladas e em mistura; determinação do material solubilizado; do grau de hidrólise nas condições pré-estabelecidas e, de algumas propriedades funcionais como viscosidade e capacidade de emulsificação e, ainda, identificação e caracterização das substâncias resultantes da hidrólise. A finalidade do estudo é a elaboração de um preparado formulado para utilização em alimentação enteral. A porção da carne conhecida no mercado pelo nome de \"patinho\" foi submetida a tratamento prévio para retirada de gordura visível e aponevroses e, moída. Utilizou-se a papaína, a tripsina e a protease microbiana, isoladas e em mistura (papaína : tripsina : protease microbiana, 2: 1: 2), previamente submetidas a determinação de atividade. Preparou-se uma suspensão a 10% de proteína e a valor de pH = 7,0, aqueceu-se a 50-60 °C e após a estabilização da temperatura, acrescentou-se as enzimas na proporção 1:100 de proteína. O tratamento com a mistura de enzimas promove enriquecimento do solúvel em aminoácidos essenciais. Com a papaína ocorre o inverso. O teor de aminoácidos livres existentes na carne é baixo. Em apenas 30 minutos de tratamento enzimático na média a concentração eleva-se em 5,7 vezes. Durante a hidrólise ocorre um aumento na concentração de aminoácidos livres. O aminoácido liberado em maior teor em todos tratamentos foi a arginina. O triptofano foi detectado entre os livres e os teores de fenilalanina sempre estiveram abaixo do valor proposto pela FAO. As análises eletroforéticas revelaram a progressão da hidrólise mostrando as diferentes manchas de pesos moleculares cada vez menores. O hidrolisado é um produto de alto teor de oligopeptídeos solúveis e de aminoácidos livres, isento de contaminação microbiana. Durante o transcorrer do processo hidrolítico há uma variação constante nas características do solúvel e na sua composição aminoacídica. Procedeu-se à hidrólise sob agitação durante 3 horas. Após inativação térmica e filtração determinou-se a concentração de sólidos solúveis; a avaliação do peso molecular dos peptídeos solúveis; o fracionamento por cromatografia em camada delgada e, a análise quantitativa dos aminoácidos. Ainda foram feitas medidas de viscosidade e caracterização do fluido. O produto hidrolisado seco, acondicionado em sacos plásticos, foi analisado com relação a composição química, capacidade de emulsificação de sua proteína e perfil de aminoácidos. A eficiência do ataque das enzimas sobre as proteínas da carne bovina deu-se na seguinte ordem: mistura de enzimas, seguida da papaína e da tripsina e finalmente da protease microbiana segundo os parâmetros solubilidade e grau de hidrólise. Passados 120 minutos de hidrólise nas condições de trabalho os valores de graus Brix, sólidos solúveis e grau de hidrólise mantiveram-se inalterados. Na faixa de velocidades angulares ensaiadas o hidrolisado protéico comportou-se como um fluido não-Newtoniano, pseudoplástico. A viscosidade do hidrolisado é de 1,7 a 36,0 poise a 30 °C e 2,4 a 52,7 poise a 60 °C. Os valores máximos para a viscosidade são alcançados aos 90 minutos de hidrólise. Conforme cresce a concentração de proteína solúvel, aumenta a capacidade de emulsificação de óleo de soja em agua, acarretando uma diminuição do diâmetro dos glóbulos de gordura.
The protein hydrolyzates production has three different aims: to modify the funcional properties of the proteins; the preparation of small peptides or amino acids for its use in dietetic foods or with special purposes and, also as flavoring agents. The objectives of the research consist in establishing the processing conditions in order to obtain the meat protein hydrolyzates: the study of the enzymatic action of papain, trypsin and of microbial protease, separated or in a blend; determination of the solubilized material; the degree of hydrolysis in previously established conditions, and of some functional properties such as viscosity and emulsifying capacity and, finally the identification and characterization of the resulting substances from the hydrolysis. The purpose of the study is the development of a product to be used in enteral nutrition. The cut of meat locally called patinho\" was subject to previous handling in order to eliminate visible fat and aponeurosis, and ground. The papain, the trypsin and the microbial protease were used, separated or in a blend, previously subject to the determination of its activity. A 10 % protein solution was prepared with pH = 7.0, then heated at 50 - 60 °C and when the temperature was leveled, the enzymes were added to a proportion of 1:100 of protein. Then we proceeded to the hydrolysis under agitation for 3 hours. After thermic inactivation and filtration, the soluble solids concentration was determined, the molecular weight of the soluble peptides was estimated, then fractioning through thin layer chromatography and the amino acids quantity analysis. Viscosity measurement and fluid characterization were also established. The dry hydrolyzate product was stored in plastic bags and was analyzed according to chemical composition and emulsifying capacity of its protein. The effect of the enzyme action on the bovine meat protein was observed in sequence: blending of enzymes, followed by papain and trypsin and finally of the microbial protease according to solubility and degree of hydrolysis. After 120 minutes of hydrolysis under experimental conditions, the Brix degrees, soluble solids and degree of hydrolysis remained unchanged. In the angular velocity range tested the protein hydrolyzate presented a non-Newtonian, pseudoplastic behavior. The viscosity of the hydrolyzate is 1,7 - 36,0 poise at 30 °C and 2,4 - 52,7 poise at 60 °C. The maximum values of viscosity were reached at 90 minutes of hydrolysis. The increase of soluble protein concentration, increases the emulsifying capacity of soybean oil in water, bringing an a lowering of fat globules diameter. The treatment with the enzyme blend promotes an enrichment of the soluble in essential amino acids. The opposite occurs with papain. The ammount of free amino acids exhisting in meat is Low. After only 30 minutes of enzymatic treatment the ammount increases 5.7 times on average. During the hydrolysis the concentration of free amino acids grows. The most commonly found amino acids in all treatments was arginine. The tryptophan was found among the free and the phenylalanin ammounts were always bellow the FAOs proposed parameters. The electrophoretic analysis revealed the progress of hydrolysis, showing the different bands of molecular weights smaller every time. The hydrolyzate is a product of high soluble oligopeptides and free amino acids, free of microbiological contamination. During the hydrolytic process, there is a constant variation in characteristics of the soluble and its amino acidic composition.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Bica, Roque Fernando Pinheiro. « Ocorrência de cisticercose, hidatidose e tuberculose em carcaças bovinas abatidas sob supervisão da secretaria da agricultura do estado do Rio Grande do Sul ». Universidade Federal do Pampa, 2015. http://dspace.unipampa.edu.br:8080/xmlui/handle/riu/503.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Marcos Anselmo (marcos.anselmo@unipampa.edu.br) on 2016-09-09T20:44:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Roque Fernando Pinheiro Bica.pdf: 1839472 bytes, checksum: dfe0b6a45640f99c718c3dbb5acd806f (MD5)
Approved for entry into archive by Marcos Anselmo (marcos.anselmo@unipampa.edu.br) on 2016-09-09T20:45:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Roque Fernando Pinheiro Bica.pdf: 1839472 bytes, checksum: dfe0b6a45640f99c718c3dbb5acd806f (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-09T20:45:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Roque Fernando Pinheiro Bica.pdf: 1839472 bytes, checksum: dfe0b6a45640f99c718c3dbb5acd806f (MD5) Previous issue date: 2015-09-28
A carne bovina é um alimento bastante presente na dieta da população brasileira, com um consumo per capita anual estimado em 40 Kg. O Estado do Rio Grande do Sul, localizado na região sul do Brasil, possui uma pecuária forte com um rebanho de aproximadamente 14 milhões de bovinos, tendo na pecuária de corte uma das bases da sua economia. É de conhecimento que a carne bovina é um alimento com potencial para transmissão de zoonoses se não passar por um adequado controle higiênico-sanitário no momento do abate e for consumida crua ou mal passada. Além disso, animais contaminados mantêm agentes de enfermidades no ambiente, favorecendo a continuidade dos ciclos infecciosos e colocando em risco a saúde humana. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo epidemiológico sobre a ocorrência de lesões compatíveis com cisticercose, hidatidose e tuberculose em animais abatidos em frigoríficos sob inspeção sanitária da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal - CISPOA, do Estado do Rio Grande do Sul nos anos de 2009 a 2014. Os dados foram obtidos através do banco de dados da Secretaria da Agricultura Pecuária e Agronegócio (SEAPA) do Estado. O estudo analisou a ocorrência das lesões conforme o município de origem das carcaças, com os dados sendo apresentados conforme as microrregiões estabelecidas pela SEAPA. Um total de 4.460.880 bovinos foram abatidos sob inspeção do CISPOA. Foram encontradas 51.877 ocorrências de cisticercose com uma frequência média de 1,16%, os níveis médios mais baixos ao longo do período foram registrados em Santa Rosa (0,58%) e Soledade (0,60%). A regional de Osório apresentou a maior ocorrência, alcançando 4,21 % no ano de 2009 e a única a manter média de ocorrência superior à 2% nos 6 anos avaliados. A hidatidose apresentou os maiores índices com 345.727 ocorrências e média de 7,75%, com destaque para as regionais de Bagé com 22,18% e Pelotas com 19,01%, com status endêmico para a doença. A tuberculose apresentou 7.045 ocorrências sugestivas, gerando uma frequência de 0,16%. Todas as regiões mantiveram uma média abaixo de 1% para tuberculose bovina nos seis anos estudados, a regional de Estrela obteve o maior índice 0,86%. O conhecimento destes dados pode colaborar para a elaboração de planos de prevenção e erradicação dessas enfermidades que causam morbidade em humanos e animais, além de consideráveis perdas econômicas devido ao descarte de produtos.
Beef is a very present meat in the Brazilian population diet, with an annual per capita consumption estimated at 40 kg. The state of Rio Grande do Sul, located in southern Brazil, has a strong livestock with a herd of approximately 14 million cattle, and has in beef cattle one of the foundations of its economy. It is known that beef meat is a food with potential for zoonosis transmission if it is not going through a proper hygienic-sanitary control at slaughter and, if is consumed raw or undercooked. In addition, infected animals remain agents of diseases in the environment by promoting continuity of infectious cycles and endangering human health. The objective of this study was to conduct an epidemiological study on the occurrence of cysticercosis, hydatid disease and tuberculosis in animal slaughtered under sanitary inspection of the Coordination of Animal Products Inspection - CISPOA of Rio Grande do Sul state, betwen 2009 and 2014. Data were obtained from the Department of Agriculture, Livestock and Agribusiness (SEAPA) from Rio Grande do Sul state. The study examined the occurrence of lesions according to the county of origin of carcasses, with the data being presented according to the micro-regions established by SEAPA. A total of 4,460,880 cattle were slaughtered under inspection of CISPOA. We found 51,877 instances of cysticercosis with an average rate of 1.16%. The lowest average levels over the period were recorded in Santa Rosa (0.58%) and Soledade (0.60%). The regional Osorio presented the highest frequency of occurrence, reaching 4.21% in 2009 and only keep occurring average higher than 2% in the six years evaluated. Lesions suggestive of bovine tuberculosis were found in 7,045 carcasses, an average frequency of 0.16%. All regions studied have maintained an average of tuberculosis suggestive lesions below 1% in the six years studied, the regional Estrela had the highest rate 0.86%. Hydatidosis had the highest occurrence rates with 345,727 occurrences and average of 7.75%, highlighting the regional Bage with 22.18% and 19.01% in Pelotas, with endemic status to the disease. Knowledge of these data could assist in drawing up plans to prevent and eradicate these diseases which cause morbidity in humans and animals, as well as considerable economic losses due to the disposal of products.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Carnee"

1

Carnes : Aromáticas y jugosas, siempre un placer. Colonia, Alemania : Naumann & Göbel Verlagsgesellschaft mbH, 2015.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Fortini, Patrizia. Carcer tullianum : Il carcere mamertino al Foro romano. Milano : Electa, 1998.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Bouchet, André Du. Carnet. [Fontfroide-le-Haut] : Fata Morgana, 1994.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

María, Stoopen, et Zubieta Marcela, dir. Carnes. León [Spain] : Everest Internacional, 2012.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Bouchet, André Du. Carnet. [Fontfroide-le-Haut] : Fata Morgana, 1998.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Carnie. South Bend, Ind : St. Augustine's Press, 2010.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

(Firm), Dastin, dir. Carnes. Madrid : Dastin Ediciones, 2005.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Barbieri, Johnny. Carne de mi carne. Lima-Perú : Ediciones Noble Katerba, 2002.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

LEURQUIN-D'ARDACOSSE, St. Carnet de Note Chevaux : Carne de Note. Independently Published, 2021.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Hoyez, Bernard, Jérôme Girard et Nicolas Cottard. Le Cénomanien du littoral normand entre la Valleuse d'Antifer et le Cap de La Hève. Carnets de Géologie (Association), 2020. http://dx.doi.org/10.2110/carnets.2020.0001.

Texte intégral
Résumé :
La craie cénomanienne affleure dans les falaises de la côte normande, situées entre Le Havre et Étretat. Cette craie s'est déposée sur une plateforme à l'W du Bassin Anglo-Parisien, bordée au SW par des dépôts plus littoraux, deltaïques et détritiques (Maine, Sarthe) et au N par des dépôts plus profonds et plus marneux (Boulonnais, Kent, Sussex). Elle est affectée par une diagenèse précoce, s'exprimant par l'abondance des silex et des hardgrounds. Les études stratigraphiques antérieures ont principalement porté sur la partie nord des falaises (Saint-Jouin-Bruneval), plus facilement accessible, et devenue de facto la référence du Cénomanien normand. La présente étude s'est attachée à réviser dans le détail les horizons stratigraphiques, en essayant de les suivre le long de la vingtaine de kilomètres où ils affleurent, et en les replaçant dans le cadre événementiel du NW européen. Le Cénomanien inférieur enregistre les plus fortes variations latérales. La Zone à Mantelliceras dixoni s'avère la plus condensée au Nord (Bruneval), particulièrement entre les hardgrounds Bruneval 1 et 2. La Zone à Cuningtoniceras inerme, supposée lacunaire jusqu'alors, a été identifiée par la récolte de Cunningtoniceras. La partie paléontologique présente les groupes fossiles les plus caractéristiques utilisés pour le découpage stratigraphique. Des planches photographiques rassemblent des spécimens récoltés pour l'essentiel par les auteurs.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Carnee"

1

Amatori, Alessandra. « Terpandro e Arione alle Carnee. I Karneonikai di Ellanico di Lesbo ». Dans Poeti in Agone, 301–13. Turnhout : Brepols Publishers, 2018. http://dx.doi.org/10.1484/m.gifbib-eb.5.115169.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Gooch, Jan W. « Carene ». Dans Encyclopedic Dictionary of Polymers, 120. New York, NY : Springer New York, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-6247-8_1972.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Glab, Volker. « Carner, Josep ». Dans Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1. Stuttgart : J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_3006-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Knowlton, Christin A., Michelle Kolton Mackay, Tod W. Speer, Robyn B. Vera, Douglas W. Arthur, David E. Wazer, Rachelle Lanciano et al. « Carney Complex ». Dans Encyclopedia of Radiation Oncology, 97. Berlin, Heidelberg : Springer Berlin Heidelberg, 2013. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-85516-3_619.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Hodgson, Anjelica, Sara Pakbaz et Ozgur Mete. « Carney Triad ». Dans Encyclopedia of Pathology, 1–3. Cham : Springer International Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-28845-1_5215-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Hodgson, Anjelica, Sara Pakbaz et Ozgur Mete. « Carney Complex ». Dans Encyclopedia of Pathology, 1–4. Cham : Springer International Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-28845-1_5567-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Bertherat, Jérôme. « Carney Complex ». Dans Encyclopedia of Cancer, 1–4. Berlin, Heidelberg : Springer Berlin Heidelberg, 2014. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-27841-9_862-2.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Hodgson, Anjelica, Sara Pakbaz et Ozgur Mete. « Carney Complex ». Dans Endocrine Pathology, 111–14. Cham : Springer International Publishing, 2022. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-62345-6_5567.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Hodgson, Anjelica, Sara Pakbaz et Ozgur Mete. « Carney Triad ». Dans Endocrine Pathology, 114–16. Cham : Springer International Publishing, 2022. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-62345-6_5215.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Bertherat, Jérôme. « Carney Complex ». Dans Encyclopedia of Cancer, 810–13. Berlin, Heidelberg : Springer Berlin Heidelberg, 2014. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-46875-3_862.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Carnee"

1

Vaccaro, Camila Meneghe. « TOXOPLASMOSE OCULAR NO MUNICIPIO DE ERECHIM (RS) ». Dans I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/734.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O presente trabalho aborda uma revisão bibliográfica da incidência da Toxoplasmose ocular na região de Erechim no Rio Grande do Sul. O município do estudo apresenta o maior número de complicações oculares em pacientes com toxoplasmose do mundo. Objetivo: Expor uma análise da incidência de toxoplasmose ocular no município de Erechim (RS), em virtude da toxoplasmose ocular ser uma importante causa de cegueira, sendo o motivo mais frequente de uveíte no Brasil. Material e métodos: Utilizou-se de uma revisão bibliográfica de artigos cujo conteúdo contempla um estudo da presença do Toxoplasma gondii nas amostras aleatoriamente obtidas de carnes bovinas, suínas e derivados e sua relação com a alta incidência de sorologia positiva para toxoplasmose ocular na região da pesquisa. Resultados: Os resultados obtidos através da análise das amostras de carnes sugerem que o índice de infecção nessa região é semelhante ou mesmo menor que o de outras partes do país. Entretanto, informações sobre os hábitos peculiares da ingestão de carne suína crua através do preparo e consumo de embutidos, preparados de forma doméstica em pequenas propriedades rurais sugerem ser essa a principal causa dessa área ser considerada endêmica. Outra hipótese abordada pelos artigos seria a de que, nas várias propriedades rurais, existissem condições propicias para a manutenção do ciclo biológico do toxoplasma. Conclusão: A toxoplasmose ocular tem o gato com hospedeiro definitivo e o rato, gado e humanos como intermediários. Estes, geralmente se infectam através da ingestão de carne malpassada, ou da contaminação das mãos e transferência para a comida. Outra forma de contágio é a passagem transplantaria. O quadro clínico é unilateral súbito de fotofobia, floaters e perda de visão. A abordagem diagnóstica se dá pelo exame oftalmológico completo. Portanto, por ser uma doença com complicações severas, destaca-se a relevância de políticas de prevenção, como evitar consumo de carnes malpassadas e lavar bem as mãos antes de manipular os alimentos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Wayszceyk, Sheila, et Juliane Araújo Greinert Goulart. « TOXOPLASMOSE E O CONSUMO DE CARNE CRUA NO BRASIL ». Dans I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/716.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O Toxoplasma gondii é o protozoário causador da toxoplasmose que atinge em torno de 30% da população mundial humana. Geralmente assintomática, ainda assim pode causar febre, linfadenopatia, linfocitose e dores musculares, além de acometer pulmões, miocárdio, fígado, cérebro e ser causa de coriorretinite. Sua transmissão está intimamente ligada à ingestão de carne crua, sendo importante objeto de estudo de hábitos alimentares. Objetivo: O trabalho tem como objetivo verificar a relação entre consumo de carne crua em pratos culinários e a ocorrência de toxoplasmose. Material e métodos: Constitui-se de uma revisão bibliográfica de literatura. Resultados: A contaminação alimentar por toxoplasmose é ocorrida quando ocorre ingestão de cistos de tecidos viáveis de Toxoplasma gondii através de carnes cruas que estão presentes em diversos pratos culinários em todos o país como Steak Tartar, Hackepeter e kibe cru. Os cistos podem sobreviver por semanas no frio, sendo são inativados pelo congelamento ou pelo calor do produto em que estão inseridos. Entretanto, o mau armazenamento do produto ou local de onde veio, muitas vezes de abates clandestinos, podem gerar um aumento do risco de infecção pelo consumidor. Ainda, a disseminação popular de que a doença é transmitida em sua maioria apenas por felinos, faz com que a população não se atente a outros focos importantes de transmissão muitas vezes não conhecidos. Conclusão: Dessa forma, fazse necessário maiores estudos referente à taxa de transmissão de Toxoplasma gondii em carnes cruas bem como o fomento de políticas públicas que explicitem esse vetor de transmissão à população.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Morris, Robert, John Jannotti, Frans Kaashoek, Jinyang Li et Douglas Decouto. « CarNet ». Dans the 9th workshop. New York, New York, USA : ACM Press, 2000. http://dx.doi.org/10.1145/566726.566741.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Wang, Guanghai, Song Wu et Guoqiang Xiao. « CARNet ». Dans IVSP '20 : 2020 2nd International Conference on Image, Video and Signal Processing. New York, NY, USA : ACM, 2020. http://dx.doi.org/10.1145/3388818.3389157.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Bernal Rivas, Gonzalo Enrique. « Carnet de soltero/a : un proyecto artístico guanajuatense con referentes globales. » Dans III Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales : : ANIAV 2017 : : GLOCAL. Valencia : Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/aniav.2017.4821.

Texte intégral
Résumé :
Carnet de soltero/a es una obra de arte de la experiencia del espacio humano que consiste en la emisión de carnets que avalan a sus poseedores/as como discapacitados/as, un resultado virtual del artículo de Henry Bodkin publicado en The telegraph el 20 de octubre de 2016, según el cual la OMS definiría como ?infértiles? a las personas solteras, y por lo tanto, de acuerdo al glosario de la misma organización, como ?discapacitadas?. Lo anterior para favorecer una reflexión entre los participantes sobre las vivencias de injusticia espacial vinculadas con el estado civil que un hecho como el descrito generaría. En esta comunicación no pretendemos demostrar que muchas de las actividades que realizamos en nuestros entornos locales se encuentran cada vez con mayor frecuencia bajo la influencia de los sucesos globales o viceversa, pero sí deseamos compartir el proceso creativo de Carnet de soltero/a, el cual partió de un supuesto acontecimiento local que podría tener efectos globales: la decisión tomada por un grupo reducido de personas reunidas en Ginebra sobre todo el mundo. Más allá de ese punto de partida, los referentes empleados también tienen orígenes diferentes al contexto guanajuatense, México, Estados Unidos y España. El primer referente es Minerva Cuevas (1998) con su pieza Mejor Vida Corp. en la cual se ofrecieron ayudas a los ciudadanos, como carnets de estudiante o cartas de recomendación, y que tenía como objetivo mostrar al gobierno los apoyos que los ciudadanos requerían prioritariamente. Por otra parte revisamos Wedding Project de Alix Lambert (1993) en la que se abordó la fugacidad con la que era posible de los años 90 cambiar de estado civil. Finalmente nos referimos a David Trullo (2010) con su obra Una historia verdadera en la que muestra las relaciones entre personas del mismo género que nunca fueron representadas.http://dx.doi.org/10.4995/ANIAV.2017.4821
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

M. Severo, André, et Guilherme De S. Weizenmann. « Identificação da Massa de Suínos Utilizando Visão Computacional para Ajuste dos Parâmetros de Insensibilização ». Dans Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1100.

Texte intégral
Résumé :
Conhecer as variáveis de um processo e a partir destas definir com maior assertividade os valores dos parâmetros de controle é um importante passo para conseguir sistemas mais otimizado. A variação do tamanho e peso de suínos de um mesmo lote é um grande problema para os frigoríficos, pois os valores de tensão, corrente e frequência dos insensibilizadores devem ser ajustados de acordo com a massa do animal. Desta forma, este trabalho trata-se de um estudo inicial do desenvolvimento de um sistema para identificar a massa de suínos através das ferramentas da visão computacional, para que futuramente seja possível definir os parâmetros de insensibilização com auxílio desta técnica. Estudos neste segmento mostram que é possível capturar imagens, tratá-las e utilizá-las para reconhecimento de padrões e definição da área que a região de interesse ocupa. Adicionando a isto o conhecimento da estrutura de suínos e às relações entre tamanho e o peso do animal, foi possível identificar a massa de suínos com 8% de variação do valor real. Aplicando esta técnica aos sistemas de insensibilização é possível melhorar o resultado do atordoamento, evitando o descumprimento das normas de bem estar animal e ainda reduzir as perdas de carnes caracterizadas por hematomas, fraturas ósseas e sangramentos, consequências do processo realizado com valores desajustados. Assim, além dos benefícios econômicos para as indústrias, tal melhoria torna a produção de carne mais sustentável.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Aloisio, Matt, Jennifer Fleenor, Travis Grossman, Leah Lindstrom et Cody Luke. « Early Career Professionals and Career ». Dans NCSL International Workshop & Symposium. NCSL International, 2017. http://dx.doi.org/10.51843/wsproceedings.2017.11.

Texte intégral
Résumé :
Where do you want to be in 5 years? This is a frequent question asked during performance development. Do you have a documented plan to professionally grow in the metrology and test industry? What does a plan look like? Maybe you admire someone in the metrology and test community and would like to learn how they acquired their work knowledge and experience. What knowledge and experience does an employer look for?
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Matic, Srdjan, Platon Kotzias et Juan Caballero. « CARONTE ». Dans CCS'15 : The 22nd ACM Conference on Computer and Communications Security. New York, NY, USA : ACM, 2015. http://dx.doi.org/10.1145/2810103.2813667.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Wang, Chao, Jacques Terken et Jun Hu. « CarNote ». Dans IUI'17 : 22nd International Conference on Intelligent User Interfaces. New York, NY, USA : ACM, 2017. http://dx.doi.org/10.1145/3025171.3025214.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Shu, Jiayu, Rui Zheng et Pan Hui. « Cardea ». Dans MMSys '18 : 9th ACM Multimedia Systems Conference. New York, NY, USA : ACM, 2018. http://dx.doi.org/10.1145/3204949.3204973.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Rapports d'organisations sur le sujet "Carnee"

1

Patchett, Hannah. Who cares ? The gendered distribution of unpaid care work in Jordan. Oxfam International, septembre 2022. http://dx.doi.org/10.21201/2022.9493.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rasinski, Timothy. NVLAP carpet and carpet cushion. Gaithersburg, MD : National Institute of Standards and Technology, juin 2020. http://dx.doi.org/10.6028/nist.hb.150-6-2020.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Bartley, Denise, et Andrea Ekland. Carmen. Ames : Iowa State University, Digital Repository, 2013. http://dx.doi.org/10.31274/itaa_proceedings-180814-676.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Jiménez Guzmán, Ana María. Contexto de cadena carne bovina. Corporación colombiana de investigación agropecuaria - AGROSAVIA, 2020. http://dx.doi.org/10.21930/agrosavia.fichascontexto.2020.5.

Texte intégral
Résumé :
En esta ficha de contexto se mencionan los aspectos importantes de la cadena de carne bovina enfocados a su marco productivo, regional, económico, comercio internacional, así como sus perspectivas y tendencias frente al mercado, dando a conocer su entorno de Ciencia y Tecnología e Innovación.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Jiménez Guzmán, Ana María. Contexto de cadena carne porcina. Corporación colombiana de investigación agropecuaria - AGROSAVIA, 2020. http://dx.doi.org/10.21930/agrosavia.fichascontexto.2020.21.

Texte intégral
Résumé :
En esta ficha de contexto se mencionan los aspectos importantes de la cadena de carne porcina enfocados a su marco productivo, regional, económico, comercio internacional, así como sus perspectivas y tendencias frente al mercado, dando a conocer su entorno de Ciencia y Tecnología e Innovación.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Hedge, Jerry, et Jennifer R. Rineer. Improving career development opportunities through rigorous career pathways research. RTI Press, mars 2017. http://dx.doi.org/10.3768/rtipress.2017.op.0037.1703.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Galowin, Lawrence S., Walter J, Jr Rossiter, Wiley A. Hall et Lawrence I. Knab. National voluntary laboratory accreditation program : carpet and carpet cushion. Gaithersburg, MD : National Institute of Standards and Technology, 1994. http://dx.doi.org/10.6028/nist.hb.150-6.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Brisson, Anne, Richard Frank, Elizabeth Notman et Julie Gazmararian. Impact of a Managed Behavioral Health Care Carve-Out : A Case Study of One HMO. Cambridge, MA : National Bureau of Economic Research, octobre 1997. http://dx.doi.org/10.3386/w6242.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Workman, Don K. The Army Career and Alumni Program : Will the Army Take Care of Its Own As It Downsizes ? Fort Belvoir, VA : Defense Technical Information Center, avril 1991. http://dx.doi.org/10.21236/ada237617.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Meyers, Carol A. Weusemath.org Career Profile. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), février 2019. http://dx.doi.org/10.2172/1499982.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie