Articles de revues sur le sujet « Campanii de marketing »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Campanii de marketing.

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Campanii de marketing ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Tesseroli, Ricardo Germano, et Luciana Panke. « Da comunicação política ao marketing eleitoral ». Tríade : Comunicação, Cultura e Mídia 9, no 21 (24 août 2021) : 94–122. http://dx.doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n21p94-122.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho pretende fazer uma reflexão teórica e demarcar algumas fronteiras, com o objetivo de contribuir para um melhor entendimento e conceituação a respeito de termos amplamente utilizados em estudos de comunicação política.. Começamos justamente unindo essas duas palavras, buscando estabelecer um entendimento conceitual do que consideramos comunicação política. Em seguida aprofundamos no referencial teórico e fazemos a distinção entre comunicação política e comunicação eleitoral. O mesmo fazemos com os termos marketing político e marketing eleitoral e finalizamos descrevendo teoricamente o que consideramos estratégias de campanha eleitoral e ferramentas de campanha.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Godoi, Marcos, Maria Angela de Lima Dummel et Roberto Boaventura da Silva Sá. « MARKETING ESPORTIVO, CULTURA HIP HOP E CONSUMO : UMA ANÁLISE DA CAMPANHA “É POSSÍVEL!” ». Movimento (ESEFID/UFRGS) 22, no 2 (12 décembre 2015) : 431. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.57904.

Texte intégral
Résumé :
Nosso objetivo foi analisar os discursos de uma campanha de marketing esportivo na Internet. O corpus de análise foi composto por: a) informações sobre o projeto; b) o manifesto; c) o documentário; d) e 13 comentários de internautas. O método baseou-se na Análise de Discurso. O tema da campanha é a superação das dificuldades no esporte, na arte e na vida. Nós constatamos uma inter-relação entre os elementos culturais e econômicos, numa associação entre a cultura hip hop, o marketing esportivo e o consumo. Porém, os interlocutores produziram vários e divergentes tipos de resposta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Gonçalves, Lorraine, et Adriana Rodrigues Ferreira. « <i>Facebook</i> ; : a nova ferramenta de campanha eleitorial digital ». Revista Panorama - Revista de Comunicação Social 3, no 1 (22 juin 2022) : 264. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v3i1.3441.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO: Este artigo apresenta uma discussão que busca compreender o uso do Facebook como ferramenta de campanha eleitoral digital no Brasil. Com o aumento do número de usuários da internet, principalmente das redes sociais, as campanhas políticas precisam desenvolver novas estratégias de utilização desses espaços. PALAVRAS-CHAVE: Campanha eleitoral. Facebook. Redes sociais. Marketing eleitoral. Internet.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Vicentin, Vítor Leal, et Erick Eduardo Petrucelli. « UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA PIXEL DO FACEBOOK PARA OTIMIZAÇÃO DE CAMPANHAS DE CONVERSÃO EM ANÚNCIO PAGO ». Revista Interface Tecnológica 16, no 2 (26 décembre 2019) : 62–73. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v16i2.648.

Texte intégral
Résumé :
No contexto do presente trabalho, Pixel trata-se de uma ferramenta da plataforma de mídia social Facebook, constituindo-se de um pequeno código JavaScript, podendo ser utilizada para fazer a marcação de usuários e, também, o rastreamento de suas ações dentro de um determinado site, assim trazendo dados estatísticos sobre o público e suas interações. Campanha de conversão é um modelo de campanha de marketing digital com o objetivo de aumentar as conversões, ou seja, garantindo que o usuário efetivamente faça uma ação previamente desejada, podendo ser de um simples cadastro em um site até uma compra de um determinado produto. Este artigo se inicia abordando a instalação do Pixel do Facebook em um site e demonstrando de forma teórica o seu potencial para auxiliar campanhas de marketing digital. Por fim, aborda um exemplo real da utilização do Pixel em uma campanha de conversão em anúncio pago no Facebook e discute os resultados alcançados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Faglioni, Matheus Dias, et Mario Rubens Carneiro. « Influenciadores digitais virtuais : Magazine Luiza no carnaval ». Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no 1 (31 janvier 2024) : 3587–608. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv16n1-187.

Texte intégral
Résumé :
Os influenciadores virtuais, personagens criados através de computação gráfica que simulam o comportamento de influenciadores digitais humanos, vêm ganhando cada vez mais relevância nas estratégias de comunicação das marcas na internet. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa exploratória, apresentando um estudo de caso sobre uma campanha de carnaval lançada pela empresa Magazine Luiza no perfil do Instagram da influenciadora virtual da marca, conhecida como “Lu”. Esta personagem não apenas é a influenciadora virtual mais antiga do mundo, como também é a que apresenta o maior número de seguidores nesta rede social. Partindo de conceitos do marketing de influência, marketing digital, publicidade, psicologia e robótica, a análise dos dados coletados permitiu uma melhor compreensão sobre as estratégias da marca na campanha investigada. Revelaram-se formas de aumentar a credibilidade das postagens, como as interações com celebridades humanas. Além disso, através dos comentários do público nas postagens da campanha, o estudo revelou a curiosidade gerada pela aparência da influenciadora virtual que ajudou a formular hipóteses sobre a relação dos seguidores com esses personagens digitais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Janjacomo, Caroline. « PESCANDO RESULTADOS : A REDE DE ATORES NO MARKETING SOCIAL ». Revista Panorama - Revista de Comunicação Social 11, no 1 (17 septembre 2021) : 19. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v11i1.8817.

Texte intégral
Résumé :
Partindo da noção de marketing social – um âmbito da comunicação empresarial que trata de temas socialmente relevantes - aplicamos a teoria ator-rede, de Latour (2000), para compreender as redes de atores em campanhas deste tipo e como elas aparecem nos anúncios finais. Para isso, discutimos a campanha “Tudo Começa Pelo Respeito”, da Rede Globo em parceria às Nações Unidas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Sovik, Liv. « A ginga brasileira e o marketing global ». Comunicação Mídia e Consumo 6, no 17 (23 janvier 2013) : 127–42. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v6i17.377.

Texte intégral
Résumé :
A partir de um outdoor da campanha publicitária da Brahma na Inglaterra, este artigo explora os possíveis sentidos da mudança da imagem do Brasil no exterior, onde o país não mais se resume ao erotismo de sol, praia e mar. O trabalho analisa o contexto londrino da imagem, os novos usos da imagem do corpo brasileiro e a promoção da nacionalidade brasileira em uma época em que as oposições binárias entre o nacional e o estrangeiro são difusas, com implicações para a maneira como entendemos o imaginário da comunidade nacional e as hierarquias globais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Lopes, Amanda, João Paulo Ciribeli, Wanderson De Almeida Mendes et Wesley De Almeida Mendes. « MARKETING DE GUERRILHA COMO FERRAMENTA PARA DEFESA E PROMOÇÃO DE DIREITOS DAS MULHERES NEGRAS : O CASO MAJU E A CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA ONG CRIOLA ». Nucleus 18, no 1 (30 avril 2021) : 417–31. http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.3866.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias para a escolha de comentários e analisar os resultados da campanha. Para uma melhor compreensão, foi utilizada a análise semiótica, além de uma análise de conteúdo para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de documentos e textos. A pesquisa classifica-se como básica e qualitativa. Foi feita uma entrevista com a diretora de comunicação da agência W3Haus, segundo a qual se conclui que os resultados com a campanha foram satisfatórios e conseguiram mostrar que as pessoas não estavam invisíveis na internet, podendo ser rastreadas e encontradas; além disso, a campanha teve uma grande repercussão na mídia nacional e internacional, que é uma das características do Marketing de Guerrilha.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Rossi, Matteo, Demetris Vrontis et Alkis Thrassou. « Agro business in a changing competitive environment - Campania firms' strategic, marketing and financial choices ». World Review of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development 10, no 2/3 (2014) : 312. http://dx.doi.org/10.1504/wremsd.2014.060389.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Costa, Jefferson Silva. « A EPOPÉIA ELEITORAL : Narrativas Homéricas Na Campanha Eleitoral De 2016 Em Aracaju. » PhD Scientific Review 1, no 6 (7 novembre 2021) : 20–31. http://dx.doi.org/10.53497/phdsr1n6-002.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho investiga a íntima relação entre as narrativas homéricas e as campanhas políticas eleitorais. Uma relação de troca e simbiose que não leva em conta o eleitor como formador de opinião, mas apenas como assimilador de preceitos. Com maior evidência e ênfase a campanha política para Prefeito de Aracaju no ano de 2016, onde o então candidato Edvaldo nogueira, através de uma campanha de marketing político-eleitoral bem elaborada e fundamentada, usou artifícios como narrativa do herói e conceitos de épicos gregos. Assim ele, através de jingles e fotos, desenvolveu a Persona de herói e salvador e atribuíram valores para além de um candidato. Valores mais ligados com herói de narrativas homéricas clássicas. Tomado em conjunto, essa linha de ação de narrativa homérica possibilitou um passo à frente na pauta da campanha e um desfecho favorável para o candidato na votação, mesmo que a representação desenvolvida na campanha não represente o candidato real.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Veiga, Luciana, et Sônia Maria Guedes Gondim. « A utilização de métodos qualitativos na Ciência Política e no Marketing Político ». Opinião Pública 7, no 1 (2001) : 1–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-62762001000100001.

Texte intégral
Résumé :
O artigo discorre sobre a utilização da abordagem qualitativa na Ciência Política e no Marketing Político. As discussões apresentadas derivam-se, principalmente, da experiência acadêmica com a pesquisa Ideologia Política, Propaganda Eleitoral e Voto: o efeito persuasivo do Horário Eleitoral na Campanha da Presidência da República, em que foram empregadas as técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Caju, Maria Clara de Sousa, et Lídia Raquel Herculano Maia. « Marketing social e o esvaziamento de movimentos sociais : o caso da campanha de conscientização “Nenhuma a menos, Paraíba!” ». Temática 17, no 8 (21 août 2021) : 148–62. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n8.60468.

Texte intégral
Résumé :
Este texto analisa a campanha de conscientização “Nenhuma a Menos, Paraíba!”, realizada em agosto de 2019, como resultado de uma parceria entre a Coordenadoria da Mulher de Campina Grande, a Energisa, a PBGás e a SINTUR, além de outras prefeituras e órgãos ligados aos direitos das mulheres. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com aplicação do método de estudo de caso, enfocando as ações veiculadas em plataformas digitais e as estratégias de marketing social empreendidas pela campanha. Concluindo que, apesar de atuar como importante alicerce para a rápida difusão e adesão das pautas dos movimentos sociais, como o “Nenhuma a Menos”, a circulação midiática desses movimentos pode apresentar custos no que se refere ao esvaziamento de seu sentido original.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Lima, Suzana Thaís Batista de, et Adriana Tenório Cordeiro. « MARKETING VIRAL E INTENÇÃO DE COMPRA : ‘BATENDO BOLA’ COM A HEINEKEN ». Revista Administração em Diálogo - RAD 23, no 1 (4 mars 2021) : 39–53. http://dx.doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.47828.

Texte intégral
Résumé :
A internet, por meio das plataformas digitais, tem impactado hábitos de consumo de usuários ao fomentar o acesso a produtos e/ou serviços. Nesse cenário, este artigo tem como objetivo, investigar a percepção dos consumidores acerca da influência do Marketing Viral sobre suas intenções de compra. Foi conduzida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório afim de analisar a percepção de 15 jovens mulheres sobre uma campanha publicitária da Heineken. Para coleta de dados, utilizou-se o Grupo Focal em plataforma WhatsApp. Destacam-se como resultados, a importância da divulgação de conteúdo entre conhecidos e a influência do marketing viral sobre as intenções de compra. Como conclusão, destaca-se o papel do consumidor como principal agente de vendas e do marketing viral como variável influenciadora.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Da Silva, Edson Coutinho, et José Afonso Mazzon. « Orientação de Marketing Social às Campanhas de Saúde da Mulher : Uma Análise da Região do Grande ABC Paulista ». Revista Brasileira de Marketing 14, no 2 (30 juin 2015) : 247–59. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v14i2.2959.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo identificar e avaliar os princpios de Marketing Social (e prticas) no programa de sade da mulher na regio do ABC Paulista. A orientao de Marketing Social procura potencializar as campanhas de sade pblica, utilizando cinco princpios: foco no cliente; focar os benefcios para os clientes; esforar-se para criar valor; envolver toda a organizao no processo; estar ciente de que os clientes so diferentes. Em termos metodolgicos, esta pesquisa exploratria e descritiva por meio de estudo de caso nico; cuja regio o caso; nove entrevistas foram realizadas com gestores de sade dos programas de sade das mulheres das trs cidades da regio. Os mtodos qualitativos foram utilizados para informar os resultados. Estes pesquisadores verificaram que as estratgias de Marketing Social esto presentes na campanha de sade das mulheres, mas, nem todos os processos e da maneira esperada, como prope o modelo de plano de Marketing Social.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Maia, Bruno Inacio, Marco Aurelio De Oliveira et Andre Hideto Futami. « INOVAÇÃO NOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO ». Revista de Administração e Negócios da Amazônia 11, no 4 (6 février 2020) : 44. http://dx.doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n4p44-64.

Texte intégral
Résumé :
A constante mudança tecnológica impõe ás industrias novos desafios e necessidades de adaptações, a maneira de se relacionar com os clientes se renova frequentemente com o desenvolvimento de novos canais de comunicação. Esse artigo fará uma abordagem prática sobre a efetividade dos canais de comunicação: Google AdWords, e-mail marketing e Facebook integrados com o e-commerce no aspecto de prospecção de clientes. Em sequência avalia-se o comportamento da conversão dos clientes prospectados em venda efetivamente. Foram utilizados dados de 27 meses de campanha de marketing de uma indústria metalúrgica em cada um dos 3 canais de comunicação. Posteriormente foi feito a análise do índice de correlação de Cohen e inferido análises de regressão linear e one-way ANOVA que explicassem estatisticamente a dinâmica das campanhas de marketing nos diferentes canais de comunicação com a atração de clientes. Comprovadamente, conclui-se que as campanhas de marketing possuem efeito positivo nos
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Nisco, Alessandro, Angelo Riviezzo et Maria Napolitano. « An Importance-Performance analysis of tourist satisfaction at destination level : evidence from Campania (Italy) ». European Journal of Tourism Research 10 (1 juillet 2015) : 64–75. http://dx.doi.org/10.54055/ejtr.v10i.179.

Texte intégral
Résumé :
In this paper we use the Importance-Performance Analysis (IPA) scheme in order to analyze tourist satisfaction in a holiday destination. Arising from service and tourism marketing literatures, the study selects a set of components of the tourism experience that are willing to affect satisfaction. The IPA scheme is applied though a survey conducted on a sample of 1.936 national and international tourists intercepted at the end of their journey in the region of Campania (Italy). Although the IPA scheme has been used in past research in the tourism field, only a few studies have applied this tool from a destination perspective. Based on the results, the paper concludes with discussion of implications for both practitioners and academics.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Andreoli, Tais Pasquotto, Caroline Conrado de Britto et Diogo Rógora Kawano. « Comunicação contraintuitiva no marketing social ». ReMark - Revista Brasileira de Marketing 23, no 1 (8 février 2024) : 150–97. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v23i1.23558.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Analisar a efetividade da comunicação contraintuitiva no marketing social em termos de recepção, avaliação e resposta pelo consumidor. Método: Abordagem hipotético-dedutiva, com método experimental, realizado em três etapas subsequentes: as duas primeiras exploratórias, com a coleta de dados implícitos de rastreamento ocular – eye tracking (n=22) e de condutância de pele (n=17), seguidas da explicativa (n=72), com coleta de dados autodeclarados. Foram comparadas duas campanhas de arrecadação de doação vinculadas a mesma causa social (moradores de rua em contexto de exclusão social), diferenciando-se, entretanto, o protagonismo: intuitivo, caracterizado pela mulher cisgênero branca, versus contraintuitivo, caracterizado pela mulher transsexual negra. Originalidade/Relevância: Ineditismo do esforço de intersecção das temáticas da comunicação no âmbito social e da comunicação contraintuitiva, que se apresenta como ainda mais importante pelo âmbito de investigação: frente ao principal interessado, o público-alvo. Ainda, ressalta-se a abordagem hipotético-dedutiva, complementada pela adoção de técnicas neurocientíficas, tais como o rastreamento ocular e a condutância da pele, que contribuiu para a agregação de importantes evidências empíricas, de forma mais abrangente. Resultados: Pôde-se confirmar a maior efetividade da campanha social contraintuitiva no sentido comunicacional, atestando essa influência em termos amplos, com melhores atribuições na condutância da pele e em todas as quatro autodeclarações, conseguindo validar cinco das seis hipóteses levantadas. Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui para endossar a importância da comunicação contraintuitiva, estendendo seu potencial de aplicação, como no âmbito social.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

De Azevedo Saballa, Mariana, Mauricio Barth, Luis Henrique Rauber et Joelma Maino. « Adotar é tudo de bom ». Revista Vianna Sapiens 12, no 1 (23 février 2021) : 31. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v12i1.703.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo tem como objetivo analisar de que forma as peças publicitárias desenvolvidas para a campanha Dog Bots expressam os conceitos de Marketing Social propostos pela marca Pedigree. Sendo assim, foram selecionados, a fim de cumprir o objetivo proposto, dois comerciais publicados no YouTube (30s e 15s) e um carrossel de fotos postado no Facebook da empresa, analisados através da Retórica da Imagem de Barthes (1990). Ao fim do estudo, constatou-se que as peças selecionadas demonstram valores de responsabilidade social empregados pela marca, ressaltando iniciativas de apoio a causa animal que visam compartilhar o bem, vinculando a marca, portanto, aos conceitos que norteiam o Marketing Social.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Ghisleni, Taís Steffenello, et Henrique Melo de Lima. « ERA PÓS-DIGITAL : ATRAÇÃO DE CLIENTES COM ESTRATÉGIAS DE MARKETING NA AMBIÊNCIA DA INTERNET ». Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília 12, no 2 (16 avril 2020) : 79. http://dx.doi.org/10.31501/comunicologia.v12i2.10253.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo é analisar as estratégias de marketing digital utilizadas para atração de clientes na era pós-digital, por meio de um estudo de caso da empresa Marketing Com Digital. Como objetivos específicos, pretende-se: mapear as estratégias de marketing utilizadas para atrair novos clientes a partir do cadastro em uma campanha específica; descrever os esforços de e-mail marketing da empresa para transformar leads em consumidores efetivos e compreender a importância do marketing de conteúdo durante esse processo. A pesquisa tem natureza qualitativa e utiliza as seguintes técnicas: observação encoberta e não participativa, análise de conteúdo e análise documental. Os resultados demonstraram que as estratégias utilizadas pela empresa objetivam transformar um não conhecedor da marca em um cliente, no menor tempo possível, com o constante envio de e-mails a partir do cadastro em campanhas específicas. Contudo, para que tal abordagem ocorra de forma positiva, é preciso controlar a atuação da empresa para que esta não transforme a comunicação constante em spam, e, prejudique a sua visibilidade e reputação na internet.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Infascelli, Lorenzo, Raffaella Tudisco, Piera Iommelli et Fabian Capitanio. « Milk Quality and Animal Welfare as a Possible Marketing Lever for the Economic Development of Rural Areas in Southern Italy ». Animals 11, no 4 (8 avril 2021) : 1059. http://dx.doi.org/10.3390/ani11041059.

Texte intégral
Résumé :
The aim of the present work was to investigate the consumers’ willingness to pay (WTP) for dairy products obtained by grazing animals or fed with a high forage/concentrate ratio diet. To this aim, a survey was carried out on Italian consumers in the Campania Region and data collected were analyzed both by simple descriptive statistics and by an econometric model. Our results highlight that young age, knowledge of milk properties, and a healthy lifestyle are extremely important components in determining a higher WTP.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Morais, Jennifer Azambuja de, et Rita Correa Garrido. « Eleições municipais brasileiras 2020 ». Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais 4, no 1 (6 juin 2022) : 108–22. http://dx.doi.org/10.14295/rcn.v4i1.14001.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo aborda as estratégias de Marketing Político Eleitoral presentes na campanha digital do candidato Jairo Jorge (PSD) durante a eleição municipal de 2020 em Canoas, terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, no Brasil. Para isso, analisa de forma qualitativa as publicações do político realizadas na rede social Instagram durante os 64 dias de eleição. Como resultado, consta verificado que a campanha digital de Jairo teve como principal estratégia acionar a memória do eleitorado canoense a partir de narrativas que remetiam às políticas e ações realizadas em gestões anteriores do candidato no município, que à época obtiveram avaliação positiva e retornam como reforço à escolha intuitiva. Também, trabalhou a imagem do político honesto, ético, simples e comprometido, o que reforça a relação entre o eleitorado e a tendência ao voto personalista.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

PINHO, Anderson GUIMARÃES. « ANÁLISE RFV DO CLIENTE POR ALGORITMOS GENÉTICOS NA OTIMIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING ». Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 3, no 2 (30 août 2009) : 86. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v3i2.90.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo objetivará a evolução de regras de decisão por Algoritmos Genéticos as quais classifiquem corretamente futuros clientes evasivos para a empresa. Em estratégias de marketing, é de grande dúvida para a empresa quais clientes abordar numa campanha, ou quais clientes apresentam maiores chances de evasão. Para responderem a isto, muitos pesquisadores têm recorrido a informações de recência, freqüência e valor do cliente, na mineração de conhecimento valioso o qual possa ser utilizado. Neste artigo, utilizaremos Algoritmos Genéticos como um diferencial competitivo na explicitação deste conhecimento. Diferencial competitivo, pois a classificação de um comportamento futuro do cliente ocorre na forma de regras do tipo “If Then Else”. Isto nos permitirá uma simples integração dos resultados obtidos com processos empresarias, de fácil entendimento para o usuário. Trata-se de uma nova forma de se alinhar estratégias de marketing com inteligência de mercado na área de conhecimento chamada database marketing.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Farias, Wynne Gonçalves, et Marcela Bortotti Favero. « Marketing Social no Turismo : análise das campanhas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil ». Turismo e Sociedade 15, no 1 (3 octobre 2022) : 143. http://dx.doi.org/10.5380/ts.v15i1.83230.

Texte intégral
Résumé :
O turismo é um fenômeno social que contribui para o desenvolvimento de muitas localidades, principalmente no fator econômico. No entanto, não se deve negar a existência de seus impactos negativos, dentre eles, a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por outro lado, o Marketing Social pode ser uma ferramenta relevante para auxiliar no combate a esse problema. Desse modo, propôs-se como objetivo principal, identificar se as campanhas publicitárias contra o abuso e à exploração sexual no turismo, apoiadas ou gerenciadas pelo Ministério do Turismo brasileiro aplicam o Marketing Social. Para isto, utilizou-se métodos qualitativos, como pesquisa bibliográfica sobre Marketing Social, turismo e exploração sexual no turismo e pesquisa documental no site oficial do Ministério do Turismo, que contribuiu na localização das sete campanhas entre o período de 2010 a 2019. Com a análise semiótica foi possível identificar que os gestores empregaram o Marketing Social, visando a promoção de mudança cognitiva e comportamental na sociedade civil, pública e privada, além de observar a necessidade da reformulação da campanha.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Lenharo, Aline Camila. « O dialogismo bakhtiniano no marketing eleitoral : a festa no jingle ». Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 45, no 3 (29 novembre 2016) : 692. http://dx.doi.org/10.21165/el.v45i3.702.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo propõe a reflexão sobre um dos jingles da campanha eleitoral de Aécio Neves, analisando a influência que a adoção da música A Festa, de Ivete Sangalo, como base para a produção do jingle em questão, pode ter exercido sobre os resultados da eleição para presidente do Brasil de 2014. Parte-se do pressuposto bakhtiniano de que a compreensão de um enunciado engloba a leitura dos aspectos semânticos não reiteráveis do signo em si, mas resulta da contextualização de sua produção e sua recepção, do dialogismo entre o dito e o já-dito e da interação sociocultural que envolve a tomada de posições axiológicas. Considera-se que a incompreensão dessa intertextualidade adotada no marketing do candidato pode ter influenciado negativamente os resultados, colaborando para sua não eleição. Espera-se, com este estudo, refletir sobre a importância da escolha dos enunciados empregados no marketing eleitoral.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Silva, Renata Céli Moreira da, et Paulo Cesar De Mendonca Motta. « Os efeitos do cause-related marketing no comportamento do consumidor ». Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 8, no 2 (30 juin 2014) : 18. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v8i2.297.

Texte intégral
Résumé :
A questão social vem sendo amplamente discutida. É importante que a empresa adote práticas sociais. Um programa a ser estudado é o Cause-Related Marketing – CRM. Nesse contexto, o presente estudo teve o objetivo de contribuir para um melhor entendimento dessa ferramenta, buscando investigar o comportamento dos consumidores frente aos produtos de empresas que praticam o CRM. Foi aplicado um questionário, que foi respondido por 125 consumidores. No questionário, foi apresentada uma situação hipotética de compra de pasta de dente. Os resultados mostraram que quando há marcas conhecidas pelo consumidor no mercado e uma delas tem o preço superior porque começou a realizar uma campanha de CRM, os consumidores são propensos a pagar maior preço. Entretanto, quando o cenário é de uma marca que não é conhecida, eles não estão dispostos a pagar mais caro. Vale ressaltar que os consumidores se mostraram céticos quanto à honestidade dessas campanhas de CRM.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Dos Santos, Debora Maria. « A infância na sociedade das marcas – Análise da campanha tilibra selfie ». Cadernos Cajuína 2, no 3 (19 novembre 2017) : 17. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i3.165.

Texte intégral
Résumé :
<p class="Default"><span>Este artigo sugere uma pesquisa sobre como campanhas publicitárias na internet dirigidas às crianças podem ser uma influência perceptível no consumo da infância contemporânea. Pretende-se também analisar as estratégias de marketing digital usadas nessas produções para motivar o consumismo junto ao público infantil, assim como o modo como as crianças são inseridas na lógica de mercado. Outro ponto pertinente é a fomentação do debate sobre a cultura infantil do consumo e sua importância na sociedade contemporânea. Tal investigação se deu por meio de uma pesquisa exploratória com ênfase qualitativa tendo como objeto de pesquisa a campanha de voltas às aulas 2015 da Tilibra, lançada no Facebook, chamada de Tilibra <em>Selfie. </em></span></p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Brand Fabrizio, Silvane, Cleomar Marcos Fabrizio, Fernanda Buriol et Damaris Casaroto. « Experiences of a campaign to the reaffirmation of identity in a Federal University Unit Within a Brazilian State ». Revista Brasileira de Marketing 18, no 1 (28 mai 2019) : 29–40. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v18i1.3615.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: O presente artigo visa apresentar as vivências oriundas de uma campanha identitária, A campanha surgiu do interesse em consolidar a imagem de uma universidade federal, presente na região por meio de um centro de educação superior, junto à comunidade interna e externa.Método: Realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso com os servidores e alunos da unidade, e ainda, com os habitantes do município em que a universidade se localiza. São apresentados aspectos históricos da implantação da unidade de ensino, a elaboração e os desdobramentos da campanha, os resultados alcançados até o presente momento.Originalidade/Relevância: Torna-se expressivo apresentar uma pesquisa com levantamento de dados sobre a cultura do nome designado a partir da implantação de uma nova unidade, criou-se o costume da comunidade reportar-se à unidade de educação superior, usando o nome do centro, isolando-se da referência à universidade federal a qual esse centro pertence.Resultados: Os resultados evidenciam que a campanha atingiu repercussão satisfatória no público interno da instituição, porém ainda há muito a ser trabalhado no quesito conscientização para os resultados pretendidos. Por outro lado, acredita-se que o público externo está se acostumando com a identidade da unidade, mas com o decorrer do tempo espera-se superar esse gap.Contribuições teóricas/metodológica: A contribuição do estudo para a área de Marketing está em fornecer informações sobre a consolidação da imagem de uma instituição, com o propósito de auxiliar na tomada de decisão dos gestores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Fondevila-Gascón, Joan-Francesc, Josep Rom-Rodríguez, Judit Mata-Monforte, Eva Santana-López et Pere Masip-Masip. « Crowdfunding as a formula for the financing of projects : an empirical analysis ». Revista Científica Hermes - FIPEN 14 (21 novembre 2015) : 24. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v14i0.230.

Texte intégral
Résumé :
Crowdfunding oferece enormes possibilidades para o marketing e comunicação, uma vez que facilita a circulação de novos projetos, gera o público e cria uma base social leal. No entanto, as experiências de crowdfunding pode ser diversa. Os objetivos desta investigação são três; analisar crowdfunding plataformas da Espanha, por meio de métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos (descritiva e relacional); realizar um estudo comparativo do índice de eficiência de campanhas de crowdfunding para projetos com fins lucrativos, em comparação com as campanhas para arrecadar dinheiro para causas sociais; e propor orientações sobre boas práticas listando os pontos-chave de uma campanha bem sucedida. Os resultados obtidos indicam que a percentagem de campanhas com fins lucrativos de sucesso não é maior do que para aqueles de caridade, e que a conformidade com os pontos-chave nas orientações de boas práticas propostas é mais propensa a resultar em uma campanha de crowdfunding bem sucedido.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Sessa, Maurizio, Claudia Rossi, Annamaria Mascolo, Enrico Grassi, Sonia Fiorentino, Cristina Scavone, Alfonso Reginelli, Antonio Rotondo et Liberata Sportiello. « Suspected adverse reactions to contrast media in Campania Region (Italy) : results from 14 years of post-marketing surveillance ». Expert Opinion on Drug Safety 14, no 9 (9 juillet 2015) : 1341–51. http://dx.doi.org/10.1517/14740338.2015.1067301.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Gomes Ribeiro, Tayna, Ana Carolina Gonçalves Reis, Leonardo Coelho Corrêa-Rosado, João Benvindo de Moura et Mariana Pinter Chaves. « Análise Semiolinguística do vídeo Courage to Change da campanha de Alexandria Ocasio-Cortez ». Revista X 18, no 1 (10 mai 2023) : 193. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v18i1.88072.

Texte intégral
Résumé :
Considerando que os candidatos políticos buscam criar conexões com possíveis eleitores por meio de seus discursos, o presente artigo objetivou analisar a construção discursiva do vídeo Courage to Change, que compôs a campanha eleitoral de Alexandria Ocasio-Cortez à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nas eleições de 2018. Notadamente, sob a ótica da Teoria Semiolinguística, intentou-se investigar os Modos de Organização do Discurso mobilizados no vídeo, visando compreender as estratégias discursivas acionadas para provocar determinados efeitos de sentido nos espectadores. Sendo assim, valemo-nos da Teoria Semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau, teórico francês do campo da Análise do Discurso, cujo entendimento embasou teórica e metodologicamente nossas discussões. Partimos da hipótese de que o discurso do vídeo diferiria a campanha de Ocasio-Cortez das produzidas por outros candidatos estadunidenses, tendo em vista a origem latina da candidata e o seu histórico de uma pessoa não privilegiada socioeconomicamente. Com base na análise, contudo, pudemos verificar que tal hipótese foi refutada. Todavia, observamos que a diferença da candidata está na coerência ideológica das estratégias de Marketing utilizadas na gestão econômica e na divulgação dessa campanha eleitoral, distinguindo-se das de outros candidatos ao utilizar as redes sociais como principal ferramenta de comunicação com o público.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Scheidegger, Paulo Henrique Bonfim, et Cristhiane Ferreguett. « Mergulhando no McLanche Feliz ». Travessias 18, no 1 (1 mars 2024) : e31745. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v18i1.31745.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica – IC, desenvolvida durante o curso de graduação em Letras Inglês, nos anos de 2021 e 2022, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Objetivou-se com esta pesquisa analisar discursivamente uma campanha publicitária do Mc Lanche Feliz, da Rede McDonald’s, divulgada através do canal McDonald’s Brasil, via plataforma Youtube, no primeiro semestre de dois mil e vinte e um. Para isso, observou-se a construção do discurso publicitário voltado para o público infantil utilizado na campanha Mergulhando no McLanche Feliz (2021). A metodologia adotada para a análise dos enunciados verbo-visuais presentes na campanha seguiu os postulados teóricos do Círculo de Bakhtin (2018), bem como o esquema analítico-metodológico elaborado por Ferreguett (2014). Além disso, discutiu-se também os conceitos de cyber-infância (Levin, 2007; Girão, 2018) e consumismo (Bauman, 2008). A partir das análises, concluiu-se que a equipe de marketing do McLanche Feliz está atenta não apenas ao universo das crianças, como também a elementos discursivos como a interação, a enunciação e a semiótica na composição de sua propaganda. Descobriu-se também que há uma tendência da empresa na redução do tempo de duração do vídeo comercial sem que ocorra perda de aceitabilidade do conteúdo exibido.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Santos, Luiz Carlos, Mayara Regina Costa Pereira, Roseli Costa, Mariana Camargo Silva et Silene Fernandes Bicudo. « A INFLUÊNCIA DO MARKETING VERDE NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR ». Revista Univap 22, no 40 (14 février 2017) : 544. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1162.

Texte intégral
Résumé :
No decorrer dos anos têm se notado as consequências que os hábitos humanos vêm causando a natureza, por conta disso, surgiu o chamado “Marketing Verde”. Trata-se da campanha ecológica que a empresa faz e coloca em prática, visando amenizar o dano causado a natureza. É o meio usado para alcançar cada vez mais pessoas a fim de conscientizá-las, fazendo com que a preocupação com o planeta seja vista com maior atenção. Este trabalho tem como finalidade abordar este tema, e através de um questionário aplicado há um grupo de moradores da cidade de Campos do Jordão, ter um retorno de como as pessoas veem essa ferramenta, se conhecem seus produtos, qual a influencia na decisão de compra e se mudariam suas atitudes para melhorar o planeta que habitamos. O que pode se observar, foi que apesar da falta de conhecimento do assunto, muitos estão dispostos a se adaptar para contribuir com o meio ambiente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Paiva Júnior, Giovanne Martins de, et Lívia Nogueira Pellizzoni. « INFLUÊNCIA DAS PROPOSTAS DE CAMPANHAS ELEITORAIS NA DECISÃO DO ELEITOR ». Revista Gestão em Análise 10, no 1 (29 avril 2021) : 39. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i1.p39-57.2021.

Texte intégral
Résumé :
Com a finalidade de conhecer a forma pela qual os eleitores estão fazendo sua escolha de voto, este artigo se propôs a compreender de que modo as propostas de campanha nas diversas áreas da administração pública impactam no processo decisório em uma campanha eleitoral. Para isso, utilizou-se como metodologia a apresentação das principais abordagens acerca de cada fator influenciador no processo de escolha do candidato, seguida de um quadro resumo de cada um deles. Nessa lógica, o trabalho faz uma reflexão de conceitos e atribuições do marketing político, sendo importante pelo fato de abranger a contemporaneidade e ser de interesse da administração e áreas afins, haja vista que concerne de instrumentos de caráter estratégico para organizações e setores que atuam, realçando o compromisso com o povo. Nas considerações finais, foram elencadas, por meio de vários trabalhos acadêmicos, livros, sites e periódicos, abordagens sobre como os fatores impactam no processo decisório do eleitor.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Silva Costa, Fernanda Maria, Michelle Ramos Guimarães, Thiago Barbosa da Silveira Ribeiro et Fernanda Filgueiras Sauerbronn. « DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DE PRÁTICAS NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO : UMA ANÁLISE PARA ALÉM DA LITERATURA DE MARKETING SOCIAL ». Gestão e Sociedade 7, no 16 (3 avril 2013) : 26. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v7i16.1652.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem como objetivo analisar o uso da ferramenta de marketing social e suas limitações em transformar práticas institucionalizadas junto à sociedade. Os autores utilizam como objeto de estudo a problemática da urina nas ruas durante o carnaval na cidade do Rio de Janeiro. A campanha desenvolvida pela prefeitura da cidade desde a concepção do marketing social é analisada a partir da perspectiva institucionalista de forma a promover uma reflexão sobre a centralidade de valores, práticas e recursividade. Nesse sentido, o artigo realiza uma revisão da noção de marketing social e da perspectiva institucionalista. Utilizamos no estudo uma abordagem qualitativa que, primeiro, lançou mão do método historiográfico por meio de um levantamento documental, em reportagens veiculadas em jornais de grande circulação e poemas para discorrer sobre a institucionalização da prática. Em um segundo momento nós empreendemos uma pesquisa de campo ao aplicar um questionário formulado a partir de categorias de análise da perspectiva institucionalista que utilizou a técnica de complementação. Dentre os resultados do estudo, pudemos observar que a banalização do ato de urinar nas ruas é resultado da recursividade do mesmo, desde os tempos da nobreza, até os dias atuais, e que a utilização do marketing social não deve se limitar a campanhas isoladas e pontuais, mas, sim, contar com o reforço de valores para a alteração de práticas. Palavras-chaves: Institucionalismo; marketing social; transformação de práticas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

De Arruda e Silva, Tainá, et Diego Lima Nava Martins. « Eficácia da campanha “Outubro Rosa” no rastreamento do câncer de mama baseada no BIRADS® ». REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE 9, no 4 (17 novembre 2019) : 8–12. http://dx.doi.org/10.21876/rcshci.v9i4.855.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum entre as mulheres do mundo e a causamais frequente de óbitos. A mamografia é o principal método de imagem para o rastreio e diagnóstico precoce. Objetivo: Analisar o impacto da política de saúde da campanha “Outubro Rosa” sobre o diagnóstico precocedo câncer de mama e os resultados de suas estratégias de marketing social. Métodos: Estudo observacional, descritivo, transversal e retrospectivo, a partir da coleta e análise deregistros de mamografias no SISMAMA, padronizados no Breast Imaging Reporting and Data System(BIRADS®) realizado em um hospital quaternário no ano de 2016. Resultados: Foram realizadas 1.844 mamografias no serviço de diagnóstico por imagem. A análise do número de exames realizados nos meses anteriores (janeiro a setembro) e posteriores (outubro a dezembro)à campanha evidenciou um aumento estatisticamente significativo no número médio de exames após o“Outubro Rosa” (125,8 exames/mês vs 237,3 exames/mês; p = 0,003). Observou-se que a categoriaBIRADS® 2 (achados mamográficos benignos) representou a maioria dos resultados (40,9%). Não houve diferença estatisticamente significativa entre a categorização BIRADS® para o mês de outubro emcomparação com os demais meses do ano. Conclusão: Foi possível demonstrar que a campanha do “Outubro Rosa” cumpriu seu objetivo, como políticade saúde pública, de estimular o rastreamento do câncer de mama pelas mulheres brasileiras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Jamil Marques, Francisco Paulo, et Aline Mendonça Conde Carneiro. « Corações, mentes e estratégias : a relação entre “marqueteiros” e políticos durante as eleições de 2012 em Fortaleza ». Revista de Sociologia e Política 26, no 65 (mars 2018) : 105–31. http://dx.doi.org/10.1590/1678-987317266507.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO Introdução O artigo investiga as convergências e divergências entre agentes políticos e agentes do campo da comunicação que trabalharam na construção da imagem pública de Elmano de Freitas, candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2012. A hipótese que guia o trabalho é a seguinte: não obstante a crescente profissionalização das campanhas eleitorais e a expertise cada vez mais refinada dos agentes da comunicação, os atritos verificados na relação entre “marqueteiros” e núcleo político evidenciam a subordinação dos consultores, uma vez que os políticos mantêm o papel de orientar as diretrizes de campanha. Métodos Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco dos principais agentes envolvidos na referida campanha, sendo dois do núcleo político e três do núcleo de marketing. As entrevistas foram concebidas de modo a contemplar quatro tópicos: 1) profissionalização das campanhas; 2) construção da imagem do candidato; 3) participação de Lula na campanha; 4) a marca do PT na disputa eleitoral de 2012. Resultado Verificou-se que, na eleição estudada, existiu uma parcial convergência de ideias entre o núcleo político e o núcleo de comunicação em relação às estratégias da campanha: o ponto mais polêmico se referiu a quanto da administração petista que então se encerrava deveria ser levado ao público nas peças de campanha; já o consenso se refere à demanda por frequente inserção de Lula nos materiais veiculados. Assim, o contexto eleitoral, o perfil mais (ou menos) ideologizado do núcleo político e a trajetória profissional dos consultores de comunicação influenciaram diretamente o desenho das estratégias adotadas no HGPE. Discussão O artigo contribui com a literatura da área uma vez que, no Brasil, são raros os trabalhos dedicados a compreender as particularidades que marcam a administração das campanhas eleitorais e os conflitos de bastidores entre os núcleos político e de comunicação das candidaturas. Ademais, o debate metodológico sobre a utilização das entrevistas como técnica mais apropriada para a obtenção de informações em determinadas situações aponta para a necessidade de aprimorar o emprego de métodos qualitativos na Ciência Política.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Araújo, Eliane Pawlowski de Oliveira, Claudio Paixão Anastácio de Paula, Jose Ricardo Da Silva Neto, Débora De Almeida Dias et Camila Pawlowski Ferreira. « O meme como estratégia de marketing institucional em redes sociais digitais ». Media & ; Jornalismo 20, no 36 (28 mai 2020) : 73–91. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_36_4.

Texte intégral
Résumé :
O meme, fenômeno cultural no século XXI, é caracterizado como uma forma de comunicação coletiva, paródica e baseada em uma recriação excessiva que se espalha de modo viral. Essa forma de expressão, por seu alcance, foi apropriada pelas organizações como modo inovador de divulgar mensagens, vender produtos, serviços ou ideias. Considerando a importância de se estar em destaque, estas características são um fator relevante para as organizações porque, em um cenário de excesso informacional, ser acessado pelo maior número possível de pessoas é estratégico. Contudo, apesar da possibilidade de sua utilização no ambiente organizacional, existe a necessidade do meme se revestir de uma imagem institucional, o que requer a observância de certos quesitos para reforçar a marca da instituição sem ferir aspectos éticos. Neste sentido, o presente artigo buscou destacar uma atividade de marketing institucional desenvolvida por um grupo de pesquisa que utilizou o meme como estratégia de divulgação devido ao seu potencial simbólico. O resultado obtido na campanha realizada se traduziu em um aumento exponencial do número de seguidores da página destacando-se das demais postagens do grupo na rede social digital utilizada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Falco, Giovanni De, et Luigi Amato. « Tourism : Mediterranean, Italy, Campania : from the big systems to the local tourist systems ». International Journal of Services Technology and Management 6, no 2 (2005) : 135. http://dx.doi.org/10.1504/ijstm.2005.006694.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Castro Netto, David A. « Propaganda e sociedade : o caso das Diretas Já ! e a campanha eleitoral de Tancredo Neves ». Domínios da Imagem 14, no 26 (31 juillet 2020) : 84. http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p84.

Texte intégral
Résumé :
Em sua maioria, os estudos sobre a propaganda têm como enfoque a influência que o campo publicitário tem sobre a sociedade na qual é projetado. A proposta de texto será demonstrar como esta interferência não é unidirecional, ou seja, propaganda e sociedade influenciam-se mutuamente. Para cumprir tal objetivo, analisaremos de que maneira dois momentos significativos da história do Brasil intercruzaram-se com o discurso publicitário. Primeiro, o movimento das Diretas Já!, organizado por um pool de agências. Segundo, a campanha eleitoral à presidência de Tancredo Neves que, entre outros elementos, abriu caminho para retomada do marketing político (inviável desde a reforma eleitoral de 1977).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Bloomfield, Tânia Bittencourt. « Camisas azuis, mangas arregaçadas : aspectos não-verbais e simbólicos presentes nas campanhas eleitorais de 2006. » Art&Sensorium 1, no 02 (17 décembre 2014) : 124–39. http://dx.doi.org/10.33871/23580437.2014.1.02.124-139.

Texte intégral
Résumé :
O artigo tem o objetivo de possibilitar uma discussão sobre os papéis que determinados elementos visuais e não-verbais, integrantes do discurso polí­tico, cumprem em campanhas eleitorais. Como estes elementos se articulam com as representações sociais e o imaginário do eleitorado, de forma a serem usados como fatores de persuasão na obtenção da atenção e dos votos dos eleitores? A partir de referencial teórico oriundo dos campos da Análise de Discurso, do Marketing Polí­tico e da Cultura Visual, e de fontes imagéticas da mí­dia impressa, televisiva, e da História da Arte, realiza-se um estudo de caso da campanha eleitoral brasileira à Presidência da República e demais cargos eletivos de 2006.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Gomes e Souza Munaier, Christian. « “Manto da massa” : pertencimento, cocriação e engajamento em uma campanha histórica de vendas de camisas oficiais no futebol brasileiro ». PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review 10, no 4 (20 décembre 2021) : 81–108. http://dx.doi.org/10.5585/podium.v10i4.18962.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo do estudo: o presente estudo buscou analisar o engajamento, o sentimento de pertencimento ao grupo, a cocriação de valor e a renda na campanha “O Manto da Massa”, que gerou a venda de 100.000 camisas em 8 dias pelo Clube Atlético Mineiro, campanha de comercialização histórica no cenário da gestão do esporte brasileiro.Metodologia/abordagem: 555 questionários respondidos e validados foram tratados em uma metodologia quantitativa multivariada (Modelagem de Equações Estruturais e ANOVA).Originalidade/Relevância: este artigo contribui para o avanço da literatura sobre o ecossistema de serviços, no marketing esportivo, baseado nas experiências do consumidor na cocriação de valor. Para tanto, analisou a importância do pertencimento ao grupo e a cocriação de valor no engajamento de torcedores dos clubes de futebol nos resultados comerciais das campanhas de lançamento de uniformes, estudando a mais bem-sucedida campanha de comercialização de uniformes de um clube de futebol brasileiro.Principais resultados: dentre os achados, destaca-se que quanto maior a sensação de pertencimento do indivíduo, maior o engajamento e o desejo de participar dos processos de cocriação do uniforme com o fornecedor. E que o engajamento via cocriação é maior do que o engajamento apenas pelo pertencimento. Também é possível sustentar que quando há engajamento na divulgação feita pelo comprador para que outros também consumam, maior o seu próprio volume de compra, além de observar que o apreço à promoção diminui conforme aumenta a renda do comprador.Contribuições teóricas/metodológicas: o presente manuscrito avança no entendimento sobre a importância do pertencimento e da cocriação de valor no comportamento do consumidor e as campanhas de clubes de futebol, e propõe que o engajamento em mídias sociais seja uma variável mediadora entre o pertencimento, a cocriação e o volume de compra feito pelo consumidor. Registra-se também importante contribuição nos estudos sobre o apreço à promoção.Contribuições sociais / para a gestão: este artigo avança na análise de comportamentos que impactaram na campanha histórica de comercialização de uniformes cocriados por torcedores de um clube de futebol, iluminando estratégias de gestão para clubes que almejarem resultados semelhantes aos obtidos pelo Clube Atlético Mineiro na campanha “O Manto da Massa”.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Souza, Rogério Martins, et Gabriela Ramos Fagundes. « Aqui é o país (não só) do futebol : uma análise dos comerciais de TV brasileiros para a Copa do Mundo em 2014 ». Cadernos UniFOA 10, no 27 (10 avril 2015) : 47. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v10i27.245.

Texte intégral
Résumé :
Depois de 64 anos o Brasil, o Brasil sediou novamente uma Copa do Mundo de Futebol. De 1950 aos dias de hoje, o comportamento, as formas de anunciar produtos e processos mercadológicos mudaram bastante. Nessa época, os apaixonados pelo futebol no Brasil ficaram sabendo da Copa pelo rádio, até então o veiculo de comunicação mais poderoso. Em 2014, temos agora uma sociedade de consumo que avançou junto com as novas tecnologias de comunicação e informação, como a internet, os smartphones, tablets e afins. Os meios de comunicação se modernizaram e evoluíram as técnicas e estratégias de marketing, os métodos de abordagem e a publicidade. Esta pesquisa se propõe a analisar a campanha de reposicionamento da imagem do Brasil perante as outras nações tomando como estudo de caso o comercial produzido pela equipe de Fernando Meirelles para a Copa do Mundo. O objetivo é mostrar como o marketing associado ao turismo brasileiro tem contribuído para disseminar uma nova imagem de nosso país no exterior, mais ligada a conceitos cosmopolitas e globalizados, buscando ir além dos estereótipos bastante conhecidos ainda hoje.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Souza, Rogério Martins, et Gabriela Ramos Fagundes. « Aqui é o país (não só) do futebol : uma análise dos comerciais de TV brasileiros para a Copa do Mundo em 2014 ». Cadernos UniFOA 10, no 27 (10 avril 2015) : 47–58. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n27.245.

Texte intégral
Résumé :
Depois de 64 anos o Brasil, o Brasil sediou novamente uma Copa do Mundo de Futebol. De 1950 aos dias de hoje, o comportamento, as formas de anunciar produtos e processos mercadológicos mudaram bastante. Nessa época, os apaixonados pelo futebol no Brasil ficaram sabendo da Copa pelo rádio, até então o veiculo de comunicação mais poderoso. Em 2014, temos agora uma sociedade de consumo que avançou junto com as novas tecnologias de comunicação e informação, como a internet, os smartphones, tablets e afins. Os meios de comunicação se modernizaram e evoluíram as técnicas e estratégias de marketing, os métodos de abordagem e a publicidade. Esta pesquisa se propõe a analisar a campanha de reposicionamento da imagem do Brasil perante as outras nações tomando como estudo de caso o comercial produzido pela equipe de Fernando Meirelles para a Copa do Mundo. O objetivo é mostrar como o marketing associado ao turismo brasileiro tem contribuído para disseminar uma nova imagem de nosso país no exterior, mais ligada a conceitos cosmopolitas e globalizados, buscando ir além dos estereótipos bastante conhecidos ainda hoje.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Lohmann, Gui, Heros Augusto Santos Lobo, Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Vander Valduga, Rafael Castro, Mariana de Freitas Coelho, Marina Wöhlke Cyrillo et al. « O Futuro do turismo no Brasil a partir da análise crítica do período 2000-2019 ». Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 16 (15 septembre 2021) : 2456. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v16.2456.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo oferece uma perspectiva sobre o turismo no Brasil, analisando os principais desdobramentos com foco no período de 2000-2019. Trata-se de um artigo de opinião com reflexões de acadêmicos do turismo brasileiro. Os tópicos relacionados ao turismo, cobertos neste artigo, incluem economia, política e planejamento, marketing, transporte, meio ambiente, gastronomia, hospitalidade, lazer, entre outros. Como principal conclusão, considera-se que o Brasil não conseguiu se posicionar como destino de renome internacional, já que desde a década de 1990 os esforços para apoiar o desenvolvimento do turismo regional obtiveram sucesso apenas moderado. As crises econômicas, a instabilidade política, a violência e a corrupção foram entraves que afetaram consideravelmente o setor de turismo. A falta de uma abordagem coordenada entre os vários níveis de governo, a escassez de dados de turismo e uma campanha de marketing supra-governamental de longo prazo, entre outros fatores, fizeram com que o país perdesse várias oportunidades importantes na década de 2010 para se estabelecer como um dos principais destinos turísticos no mercado global.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Gustavo Lopes da Silva, Carlos, Geisse Martins, Hugo Silva Ferreira et Rodrigo Venancio Fonseca. « ANÁLISE ESTRATÉGICA DE LANÇAMENTO DE PRODUTO ». Revista Científica Multidisciplinar Viabile 2, no 4 (2023) : 1–8. http://dx.doi.org/10.56876/revistaviabile.v2n4.01.

Texte intégral
Résumé :
A análise se desenvolve em ponto-chave para aumentar as probabilidades de sucesso em um lançamento de produto ou serviço. Tendo os aspectos de preço, praça, produto e promoção como norte se estuda e se elabora estratégias de como ofertar o produto, como definir e compreender o público alvo, como perceber e aproveitar oportunidades vinculadas aos canais de distribuição e a logística que cerca o assunto. E também quais efeitos as mídias tradicionais e as digitais têm sobre a estratégia para o lançamento. Percebe-se que todos os itens citados interagem fortemente entre si e necessariamente a tática de lançamento deve considerá-los. Considerando o impacto das mídias, principalmente as digitais, orienta-se nortear-se para uma campanha de marketing com forte influência dos 8 P’s do marketing. Pois assim a estratégia abarcará itens necessários no mundo atual. Isso gerará vantagens competitivas. A interação entre os 8 P’s com elevadíssimo foco no cliente resultará em um ciclo de conhecimento retroalimentado para obter a atenção de modo positivo do consumidor, fortalecendo a fidelização e a promoção da empresa e do produto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Almeida, Fernando, Manuel Silva et Manuel Matias. « Métodos eléctricos no estudo da interface água doce/água salgada - Um exemplo Torreira/Aveiro ». Geotecnia, no 51 (20 octobre 1987) : 33–44. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_51_2.

Texte intégral
Résumé :
A exploração de água doce em zonas costeiras é por vezes problemática, devido ao desconhecimento da posição da interface água doce/água salgada. Na península da Torreira este problema agudiza-se pelo facto de haver duas margens de água salgada: a oceânica a oeste e a da "Ria de Aveiro" a este. Com o objectivo de localizar mais correctamente as captações de água, foi executada uma campanha de prospecção geofísica por sondagens eléctricas. Desta campanha resultou o planeamento de vários furos de sondagem. O modelo geofísico obtido a partir da metodologia de interpretação aqui proposta é comparado com o modelo físico obtido a partir das sondagens mecânicas e, como é demonstrado, os dois modelos são muito semelhantes. Finalmente com base no trabalho aqui apresentado, presentemente explora-se água doce na área em questão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Bortolozzo, Rodrigues de Souza. « VEM PRA RUA : INTERPRETAÇÃO E SENTIDO ». Revista de Estudos Acadêmicos de Letras 8, no 1 (20 juin 2015) : 163–69. http://dx.doi.org/10.30681/real.v8i1.619.

Texte intégral
Résumé :
"Vem Pra Rua" é uma canção criada para ser jingle da campanha publicitária da Fiat para a Copa das Confederações FIFA de 2013. A letra foi composta por Henrique Ruiz Nicolau em apenas 3 horas e tem assinatura da produtora S de Samba, que produz canções para o mercado publicitário desde 1998. O cantor Marcelo Falcão, vocalista da banda O Rappa, foi convidado para emprestar sua voz ao jingle. A canção ganhou destaque em junho de 2013 ao virar “hino” dos manifestantes nos protestos ocorridos nas ruas, em algumas cidades do Brasil em 2013. Apesar da composição fazer parte de uma campanha publicitária, em momento algum a marca é citada, fato que contribuiu para a sua popularização. Versos como “Vem pra rua / Porque a rua é a maior arquibancada do Brasil” foram cantadas por manifestantes nas ruas em vários atos organizados pela internet. Montagens de fotos e vídeos dos protestos têm usado a canção como trilha sonora.O slogan “vem pra rua” tem sido muito utilizada para divulgar imagens e informações a respeito dos protestos. Por questões contratuais, a música não pode ser tocada nas rádios.Sobre o uso da música nos manifestos, João Ciaco, diretor de marketing da Fiat, disse que "a música não é mais da Fiat, é das pessoas".
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Acevedo, Claudia Rosa, et Et Al. « EMPODERAMENTO DAS MULHERES ATRAVÉS DE CAMPANHAS CONTRA A VIOLÊNCIA ». Revista Relicário 7, no 14 (27 juin 2021) : 71–86. http://dx.doi.org/10.46731/relicario-v7n14-2020-172.

Texte intégral
Résumé :
Marketing Social é o uso das ferramentas do Mix de Marketing para trazer mudanças positivas para a sociedade, numa causa sem fins lucrativos. Ele é comumente utilizado por governos em estratégias como campanhas antitabagistas, contra a direção alcoolizada e combate a doenças. A Lei Maria da Penha e a Campanha Ligue 180 são exemplos de campanhas de marketing social voltadas ao empoderamento feminino. Este trabalho buscou avaliar os resultados destas campanhas nas vidas de duas gerações de mulheres. Divididas em dois grupos etários e entrevistadas, pôde-se entender o que estas mulheres entendem empoderamento como liberdade de expressão e tratamento igualitário; que não acreditam na efetividade das leis de proteção à mulher; e que, apesar de não acabarem com o problema, ao menos as campanhas ajudam a conscientizar a mulher em estado de risco sobre como pedir auxílio. Devido à metodologia e caráter homogêneo da amostra, este estudo não pode ser generalizado. Palavras-chave: Empoderamento. Mulher. Violência. Abstract Social Marketing is the use of Marketing Mix tools in order to bring positive change to society, with no lucrative goals. It is most commonly used by governments in strategies such as anti-smoking campaigns, anti-drunk driving and for fighting diseases. The Maria da Penha Law and the Ligue 180 Campaign are examples of social marketing campaigns aimed towards empowering women. This paper sought to measure the results of these campaigns in the lives of two generations of women. They were divided by age and interviewed, allowing us to understand that they saw empowerment as freedom of speech and egalitarian treatment; that the laws don’t protect women as they should; and, even though the campaigns don’t solve the problems, at least they bring awareness to abused women that they can seek help. Due to the methodology and homogeneity of the sample used, this study cannot be generalized. Keywords: Empowerment. Woman. Violence.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Barth, Fernanda. « MÍDIA, POLÍTICA E PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA ». Revista Debates 1, no 1 (6 décembre 2007) : 26. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.2472.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo propõe uma reflexão sobre a centralidade da mídia na política com ênfase nos processos eleitorais. Para isto investigamos como os mecanismos cognitivos operam na construção da identidade, do saber político dos indivíduos e, por conseqüência, das suas escolhas eleitorais. Priorizamos a análise bibliográfica contextualizada dos autores nacionais relacionados aos temas entre eles Lima (2004, 2006), Aldé (1996, 2001), Veiga (1998, 2002), Guazina (2004), Jorge (1997), Fontoura (2002) e Dias (1996). A conclusão é de que hoje é impossível pensar a esfera política fora das relações e influências dos mídia. Portanto, a centralidade da mídia em todos os processos políticos afeta desde a escolha dos candidatos, a construção da campanha e da estratégia de marketing até o resultado dos pleitos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Silva, Érika Ronqueti Terra, et Emerson Wagner Mainardes. « O COMPORTAMENTO DO ELEITOR BRASILEIRO NA ESCOLHA DO CANDIDATO ». Revista Gestão e Desenvolvimento 16, no 1 (13 février 2019) : 201. http://dx.doi.org/10.25112/rgd.v16i1.1484.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo se propôs a identificar as variáveis que afetam o comportamento do eleitor brasileiro na escolha de um candidato. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, com corte transversal e dados quantitativos. Os resultados indicaram que dos sete domínios propostos no estudo – questões políticas, imaginário social, dimensão emocional, imagem do candidato, eventos atuais, eventos pessoais e questões epistemológicas – somente três afetaram o comportamento do eleitor brasileiro na escolha do melhor candidato: questões políticas, dimensão emocional e imagem do candidato. Ao final do estudo, constatou-se que, para a escolha do candidato, o eleitor brasileiro leva em consideração as questões políticas propostas no plano de governo, os sentimentos afetivos e, ainda, os traços de personalidade que constituem as características do candidato.Palavras-chave: Marketing. Marketing político. Comportamento do eleitor. Eleitor brasileiro. Campanha eleitoral.ABSTRACTThe present study is proposed for identifying the variables affecting the Brazilian voters' behavior on the choice of a candidate. For achieving such goal, a descriptive, cross-sectional research was performed, with quantitative data. The results indicate that from the seven domains proposed in that study, which are: Issues and Policies, Social Imagery, Emotional Feelings, Candidate Image, Current Events, Personal events and Epistemic Issues, only three affected the behavior of the Brazilian electorate in the choice of the best candidate: Issues and Policies, Emotional Feelings and the Candidate Image. As a conclusion, this study verified that for choosing the candidate, the Brazilian voter takes into consideration the issues and policies addressed in the government plan, the emotional affection feelings and the personality traits that constitute the candidate's characteristics.Keywords: Marketing. Political marketing. Voter behavior. Brazilian voter. Electoral campaign.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie