Articles de revues sur le sujet « Avaliação das pesquisas »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Avaliação das pesquisas.

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Avaliação das pesquisas ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Francisco, Deise Juliana, et Luciana Santana. « Resolução 510/2016 : reflexões desde a inserção em um Comitê de Ética em Pesquisa ». Revista Mundaú, no 2 (12 août 2017) : 67–79. http://dx.doi.org/10.28998/rm.2017.n.2.3315.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo discute alguns aspectos da Resolução 510/2016 à luz da implicação da autora como membro de Comitê de Ética em Pesquisa. Apresenta reflexões sobre temas tais como consentimento livre e esclarecido e vulnerabilidade, problematizando a questão do anonimato do participante em alguns tipos de pesquisa. Conclui que a Resolução 510/2016 apresenta algumas especificidades das pesquisas no campo das Ciências Humanas e Sociais, contribuindo com a avaliação ética das pesquisas e ao respeito à diversidade metodológica das pesquisas, apesar de ainda não concretizar uma efetiva ruptura com a regulação e avaliação ética em pesquisa no Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Fernandes, Domingos, et Andreia Gaspar. « Avaliação Das Aprendizagens : Uma Síntese De Teses De Doutoramento Realizadas Em Portugal (2001-2010) ». Revista Meta : Avaliação 6, no 17 (9 février 2015) : 199. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.209.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo sintetizaram-se conteúdos de oito teses de doutoramento, realizadas em universidades portuguesas entre 2001 e 2010, cujo objeto de pesquisa era a avaliação das aprendizagens no ensino não superior. A pesquisa identificou problemas e questões, opções metodológicas e conclusões de cada uma das teses para, a partir daí, produzir uma síntese das pesquisas realizadas. A análise teve em conta os temas mais discutidos na literatura no domínio da avaliação das aprendizagens (e.g., avaliação formativa; avaliação sumativa; auto e heteroavaliação; feedback) e as recomendações de Wolcott (1994) para a transformação de dados qualitativos. A maioria das pesquisas analisadas era de natureza qualitativa, estudou concepções e práticas de professores sem observar aulas e abordou sobretudo questões da avaliação formativa. Apesar dos progressos observados recentemente em Portugal, discutem-se fragilidades que caraterizam a produção de conhecimento no domínio da avaliação das aprendizagens.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Tauchen, Gionara, et Natanael Reis Bonfim. « Apresentação ». Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 28, no 55 (31 août 2019) : 09. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p09-12.

Texte intégral
Résumé :
O Dossiê Avaliação da Educação Superior,que publicamos na Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, busca socializar pesquisas sobre a avaliação da Educação/Ensino Superior, tais como: políticas de avaliação, sistemas nacionais e internacionais de avaliação, avaliação externa, processos de acreditação, autoavaliação institucional e avaliação do ensino, da aprendizagem, da pesquisa, da extensão e da gestão educacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Antiqueira, Liliane Silva de, Elaine Correa Pereira et Maria do Carmo Galiazzi. « Pesquisas sobre portfólios de avaliação na formação de professores ». Estudos em Avaliação Educacional 32 (6 décembre 2021) : e08575. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v32.8575.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta a análise da categoria “Portfólios de avaliação por professores” – resultante da Análise Textual Discursiva realizada a partir do mapeamento sobre o uso dos portfólios na formação de professores –, e tem como corpus 11 artigos científicos. O objetivo foi compreender o que se mostra nas pesquisas sobre o uso de portfólios de avaliação na formação de professores. Constatam-se conceituação de avaliação apenas nas pesquisas qualitativas, embora não havendo ocorrência em algumas delas. Descrevem-se as sínteses dos artigos e o exercício hermenêutico para a compreensão da avaliação formativa. Como resultado, destaca-se a necessidade de clareza conceitual sobre avaliação nas propostas de portfólios de avaliação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Freitas, Thayane Nascimento, Nádia Fernanda Martins de Araújo, Deborah Lauriane da Silva Sousa, Aline Mendes Medeiros, Maurício Amorim de Araújo Júnior, Izabel Rodrigues da Silva, Tarcísio Welvis Gomes de Araújo et Rafael Soares Silva. « Avaliação Escolar na Educação Especial : Um mapeamento na Revista Brasileira de Educação Especial no período de (2006-2020) ». Research, Society and Development 10, no 6 (2 juin 2021) : e59310616334. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16334.

Texte intégral
Résumé :
A avaliação caracteriza-se como um instrumento capaz de definir as condições de aprendizagem do aluno e sua relação com o ensino. Assim, a avaliação da aprendizagem dos alunos com deficiência deve ter a mesma função que tem para os demais alunos: sendo formativa, processual, mediadora, investigativa e inerente ao processo pedagógico. Desta forma, elencamos como objetivo geral: Analisar os tipos de concepções existentes sobre avaliação escolar nas pesquisas submetidas na Revista Brasileira de Educação Especial. Para isso definimos os seguintes objetivos específicos: identificar como os pesquisadores percebem a avaliação escolar na educação especial e os paradigmas educacionais predominantes; caracterizar o tipo de avaliação escolar presente nas escritas dos pesquisadores no período de 2006-2020 e compreender como estão sendo desenvolvidas as pesquisas sobre a avaliação escolar para o público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e de natureza metodológica exploratória e bibliográfica. O interstício selecionado para o Estado da Arte refere-se ao ano de 2006 a 2020, a justificativa deve-se a ser um período em que estão disponíveis na biblioteca virtual Scielo todos os números publicados. Neste intervalo de quinze anos foram lançadas 61 edições, e estas tornaram nosso corpus de análise. Foram identificadas 594 pesquisas que versavam sobre educação especial num contexto geral, ao refirmamos as buscas sobre a avaliação na educação especial delimitamos o nosso corpus de pesquisa com um catálogo de 26 pesquisas. Percebemos a preferência em avaliações que não contemplam o âmbito escolar, apenas instrumental.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Evelin Camarço de Souza, Fernanda, Sandra Lucia Ferreira et Luiz Dalmacir da Silveira. « Estudos e pesquisas sobre avaliação institucional no Brasil ». Docent Discunt 2, no 2 (4 janvier 2022) : 175–83. http://dx.doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p175-183.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa se insere num contexto mais amplo de aprofundamento conceitual sobre a área da Avaliação Educacional, mais especificamente na dimensão da Avaliação Institucional. Desse modo, tem por objetivo compreender os impactos resultantes dessa dimensão institucional na dinâmica social e em como estas relações vão se construindo e se consolidando no tempo histórico. Também busca ampliar o entendimento sobre outros conceitos associados à temática, além da implantação de políticas de autoavaliação nas Instituições de Educação Superior (IES). Como metodologia foi proposta a realização de pesquisa correlata com vistas à exploração de pontos de aproximação e afastamento entre os conceitos de autoavaliação institucional e avaliação Institucional. Para tanto, busca como base conceitual estudos de autores como Bernardes e Rothen, Castro e Oliveira, Gatti, Pena e Alves, Brendalise entre outros. O levantamento foi feito com base nas pesquisas realizadas nos últimos cinco anos (2016-2020) e disponibilizados na plataforma digital catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados encontrados evidenciaram uma quantidade expressiva de teses e dissertações em diferentes programas e instituições de educação superior. Os estudos indicam que há uma produção multirreferencial sobre a avaliação institucional no Brasil, com diferentes olhares e perspectivas sobre esta dimensão da Avaliação Educacional, o que possibilita que novos pesquisadores entrem em ação para contribuir com a ideia de se construir uma verdadeira cultura da avaliação no país.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Da Silva Oliveira, Ryan Luiz. « AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS DE ESTUDO DOS DISCENTES ». Revista Univap 22, no 40 (2 mai 2017) : 853. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1701.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa estatística realizada com 113 discentes oriundos de instituições de ensino públicas e privadas, com o objetivo de investigar os métodos e o tempo dedicado aos estudos. Onde 69% dos discentes estuda há um período de até dois anos em sua atual instituição de ensino. Do total de discentes, 46,9% dedicam de uma a três horas de seu dia para estudar, e desse total, 83,2% preferem estudar individualmente, devido a um melhor rendimento pessoal. Desses discentes, 69,9% se consideram iguais a seus demais colegas de classe, e que 13,3% são os que consideram estudar mais que seus colegas. Essa pesquisa traz o resultado de outras duas pesquisas, sendo uma do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e outra da Universidade Federal do Ceará (UFC), cujos resultados obtidos na avaliação dos métodos de estudo dos discentes, quando analisados com essas pesquisas, nos mostram que ambas apresentam resultados parecidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Monteiro, Inês Girlene dos Santos, Eliemerson De Souza Sales, Ana Maria da Cunha Rego et Francisca Maria Silva Miranda. « AVALIAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA ». INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 3, no 1 (31 mai 2020) : 99–110. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v3i1.116.

Texte intégral
Résumé :
Esse artigo trata sobre as orientações nacionais para o ensino e avaliação das ciências da Natureza. Refere-se a uma pesquisa tipo bibliográfica realizada nos PCN+ e uma releitura dos artigos publicados pelo Grupo de estudos e Pesquisas em ensino de Ciências – GEPEC. Seu objetivo é fazer uma reflexão dos caminhos que são orientados pelos documentos oficias e como tem sido a realidade em sala de aula. Seus resultados apontam para uma discordância entre as orientações e pesquisas na área. Destaca a importância de se ter um olhar mais atento para essas área, na perspectiva de reorientar os caminhos que vem trilhando.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Esperidião, Monique, et Leny Alves Bomfim Trad. « Avaliação de satisfação de usuários ». Ciência & ; Saúde Coletiva 10, suppl (décembre 2005) : 303–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232005000500031.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo é uma revisão de literatura com síntese qualitativa dos estudos voltados para a análise metodológica das avaliações de satisfação de usuários com serviços de saúde. Foram analisados 54 artigos publicados principalmente em revistas indexadas pelo Medline e Web of Science no período de 1970 a 2005. São discutidos os métodos de abordagem das pesquisas, as técnicas e instrumentos e a operacionalização do conceito de satisfação. São apresentados, ainda, os diferentes tipos de vieses das pesquisas e alternativas para sua superação. Observa-se que os métodos e técnicas variam em um largo escopo, havendo pouco consenso entre os pesquisadores. O método mais utilizado é de natureza quantitativa, com predomínio de questionários e escalas. Os métodos qualitativos são valorizados como aqueles capazes de trabalhar os dados subjetivos da satisfação. Critica-se bastante a falta de padronização dos instrumentos, o que compromete a comparação dos achados. Reflete-se sobre a pertinência do desenvolvimento de um referencial próprio de pesquisa de satisfação para o Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Davoglio, Tárcia Rita, Carla da Conceição Lettnin et Cristina Generali Baldissera. « Avaliação da qualidade de vida em docentes brasileiros : uma revisão sistemática ». Pro-Posições 26, no 3 (décembre 2015) : 145–66. http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507807.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O objetivo desta revisão sistemática foi conhecer características e qualidades metodológicas das pesquisas sobre a avaliação da qualidade de vida (QV) com professores brasileiros. Bases de dados eletrônicas (Scielo, Lilacs, Pepsic) foram consultadas a partir do ano 2000, usando o descritor QV combinado com palavras-chave para buscas em periódicos avaliados por pares. Os 12 artigos selecionados foram avaliados por dois pesquisadores, de acordo com indicadores predefinidos. Os resultados evidenciaram maior concentração de publicações a partir de 2012 e no Ensino Superior; preponderância de estudos quantitativos, transversais, utilizando instrumentos padronizados. No entanto, a apresentação dos resultados e das conclusões e a caracterização das amostras pesquisadas revelaram questões que demandam atenção metodológica. O impacto dessas questões nas pesquisas futuras e as limitações do presente estudo corroboram a relevância da revisão sistemática para a pesquisa científica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Cavalcanti, Lourdes Maria Rodrigues, Maria Das Graças Gonçalves Vieira Guerra et Cláudia Suely Ferreira Gomes. « Avaliação de cursos do ensino superior no Brasil : o SINAES na sua relação com a qualidade ». EccoS – Revista Científica, no 56 (31 mars 2021) : e13437. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n56.13437.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem como objetivo principal analisar o processo de avaliação de cursos do ensino superior no Brasil. A metodologia de pesquisa seguiu um procedimento de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, concretizado por uma análise da avaliação de cursos, decorrente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), seguidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela avaliação desses cursos. Os resultados obtidos mostram que a avaliação de cursos constitui um meio para garantir a qualidade da educação, sendo um fator decisivo nos planos de melhoria das instituições de educação superior no Brasil. O estudo realizado permitiu também constatar que a qualidade, sendo um conceito historicamente situado, em cada período é avaliado de uma maneira diferente, estando, nesta era da globalização, fortemente associada à investigação, à internacionalização e às exigências do mercado. Estes aspectos constituem fatores decisivos nas tomadas de decisão para a avaliação dos cursos de educação superior.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Lima, Daniel, et Lilian Nasser. « Concepções docentes sobre a avaliação em Matemática – valores e instrumentos que compõem a prática docente ». Revemop 4 (12 avril 2022) : e202206. http://dx.doi.org/10.33532/revemop.e202206.

Texte intégral
Résumé :
A avaliação em Matemática tem ganhado destaque nas pesquisas, gerando um debate sobre o que se ensina, como se ensina e sobre as possíveis aprendizagens dos estudantes. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado em andamento, sobre as concepções dos professores de uma instituição de Ensino Médio acerca da avaliação. A metodologia constou da aplicação de um questionário respondido de forma virtual, cuja análise das respostas revela que os instrumentos mais utilizados são os testes ou exames escritos individuais, confirmando uma herança do modelo positivista da avaliação em Matemática. Entretanto, o instrumento de maior importância para o grupo pesquisado é o que envolve resolução de trabalhos práticos/experimentais em grupo, revelando a compreensão de que a utilização de novos modelos de avaliação é urgente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Elias, Flávia Tavares Silva, et Maria Aparecida de Assis Patroclo. « Utilização de pesquisas : como construir modelos teóricos para avaliação ? » Ciência & ; Saúde Coletiva 10, no 1 (mars 2005) : 215–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232005000100028.

Texte intégral
Résumé :
Diversos fóruns internacionais consideram que investigações podem subsidiar a tomada de decisão em saúde. O artigo tem como objetivo a revisão bibliográfica para propor modelo de avaliação do uso de resultados de pesquisas em políticas de saúde. Dois autores foram selecionados como referencial teórico, pela contribuição no contexto americano (Weiss, C.) e latino-americano (Trostle et al.). Foram selecionados os seguintes componentes como parte do modelo teórico: pesquisa, comunicação, interação, atores, pressão social e financiamento. Nos resultados incluíram-se critérios para avaliar cada componente. Elaborou-se matriz de efetividade da utilização de pesquisa com as categorias de análise: estrutural, operacional, estratégica, sistêmica e específica. Para demonstrar o balanço de forças atuantes no processo pesquisa/política elaborou-se matriz de fatores de promoção e de impedimento. As dimensões sociais, econômica, política, cultural e gerencial foram selecionadas. O conjunto composto pelo modelo teórico e as matrizes subsidiam a seleção de indicadores de monitoramento e avaliação de um programa de utilização de resultados de pesquisas do Ministério da Saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Ambiel, Rodolfo A. M., et Ana Paula Porto Noronha. « Autoeficácia para escolha profissional : teoria, pesquisas e avaliação ». Psicologia em Pesquisa 6, no 2 (31 décembre 2012) : 171–78. http://dx.doi.org/10.5327/z1982-12472012000200010.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Taquette, Stella Regina. « Inadequações do sistema CONEP às pesquisas qualitativas ». Revista Pesquisa Qualitativa 9, no 22 (31 décembre 2021) : 593–608. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2021.v.9.n.22.511.

Texte intégral
Résumé :
As normas éticas que regulam as pesquisas científicas no Brasil foram desenvolvidas na lógica biomédica, inadequada para pesquisas das ciências humanas e/ou de natureza qualitativa. Apesar dos avanços conquistados com as revisões feitas na resolução 466/12 que deram origem à resolução complementar 510/16 sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciêncais Humanas e Sociais, ainda pode-se perceber exigências impróprias às investigações de cunho qualitativo na Plataforma Brasil e também no processo de avaliação realizado pelos integrantes dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs). O presente artigo tem por objetivo descrever alguns obstáculos e conflitos éticos que podem surgir nesse processo e contribuir para o aperfeiçoamento da avaliação ética de pesquisas qualitativas. Foi realizada análise do passo a passo da submissão de projetos na Plataforma Brasil e revisão bibliográfica de estudos que enfocam conflitos éticos relacionados à apreciação de projetos pelos CEPs. Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Comitês de Ética em Pesquisa; Consentimento Livre e Esclarecido; Amostragem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Carvalho, Frederico A. de, et Valdecy Faria Leite. « A ordem dos atributos afeta a avaliação de qualidade ? Uma investigação empírica a partir da versão mais recente do modelo SERVQUAL ». Revista de Administração Contemporânea 1, no 1 (avril 1997) : 35–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65551997000100003.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do trabalho é examinar o efeito da ordem em pesquisas que utilizem escalas numéricas de avaliação de atributos em combinação com uma operação de classificação (ranking) de alguns desses atributos. O tratamento exposto deve merecer atenção dos praticantes de pesquisa de marketing, em particular de pesquisas de qualidade de serviços. A idéia é ilustrada por meio de um exemplo em que se aplica a versão mais recente da escala SERVQUAL à avaliação de um serviço de atendimento ao público (o atendimento postal dos correios do Brasil). Neste exemplo se avalia a influência da ordem em que as escalas aparecem no questionário sobre os resultados da ordenação dos atributos de qualidade do serviço de atendimento postal em termos do respectivo grau de importância. A aplicação da Análise de Correlação Bivariada a quatro tipos distintos de questionários utilizados na pesquisa (obtidos variando-se a ordenação das questões) sugere não terem sido significativamente diferentes as atribuições de importância aos atributos pesquisados nas diferentes versões do questionário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Korb, Thiago, Dalton Francisco de Andrade et Patrícia De Sá Freire. « A Teoria de Resposta ao Item Aplicada em Avaliações da Educação Profissional e Tecnológica : uma revisão sistemática da literatura ». Revista Meta : Avaliação 11, no 33 (13 décembre 2019) : 773. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i33.2095.

Texte intégral
Résumé :
A avaliação da educação profissional é uma lacuna, não havendo sistema de avaliação nacional e nem metodologia consolidada que atendam suas particularidades. Este artigo tem como objetivo identificar quais experiências de aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na avaliação da educação profissional já foram pesquisadas e registradas cientificamente. A metodologia utilizada foi a Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Após análise na base de dados Scopus, foram escolhidos cinco artigos que configuram a amostra final deste estudo. Os artigos selecionados são relativamente recentes (todos a partir do ano 2000) e relatam experiências internacionais sobre o problema de pesquisa. Constatou-se que algumas iniciativas foram implementadas nesse intuito, contudo ainda são pouco exploradas, demonstrando a necessidade de pesquisas científicas para aprofundamento e instrumentos de avaliação com viés prático para aferição das competências profissionais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Righi, Liane Beatriz, et Cristiane Holzschuh Gonçalves. « Cartografia e Hermenêutica nos Enlaces da Pesquisa Participativa / Interlacings of Cartography and Hermeneutics in Participatory Research ». Revista Polis e Psique 8, no 1 (19 février 2018) : 132. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.80423.

Texte intégral
Résumé :
Avaliação de Quarta Geração e Método Cartográfico têm sido referências importantes para pesquisas no campo da saúde mental, mas são poucos os registros de suas conexões. A análise da investigação “Qualificação da Saúde Mental na Atenção Básica” visa contribuir para discutir características que a composição entre os dois referenciais metodológicos pode imprimir às pesquisas deste campo. A maneira como a investigação conectou os dois referenciais resultou em ampliação da participação.Palavras-chave: Avaliação; Pesquisa Qualitativa; Cartografia; Saúde Mental; Atenção Primária em Saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Oliveira, Helena Rivelli de, Diovana Paula de Jesus et Eliane Medeiros Borges. « As pesquisas sobre formação de professores nas reuniões nacionais da ANPEd ». Revista Docência do Ensino Superior 9 (18 juin 2019) : 1–15. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2550.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho, de cunho documental, buscou identificar traços do debate em torno da avaliação educacional na formação dos professores. Para isso, realizamos uma pesquisa tendo como objeto de análise os textos de pesquisas publicadas no GT08 – Formação de Professores nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no período de 2005 a 2015. A pesquisa mostrou que nenhum dos 335 textos apresentados nas dez edições mapeadas discutiu a avaliação educacional no contexto da formação de professores. Essa lacuna é preocupante, pois abre espaço para a cultura dos cursos de treinamento profissional oferecidos pelos sistemas de ensino que visam, principalmente, a instrumentalizar professores e gestores escolares para a chamada apropriação de resultados. Essa apropriação cria, mais uma vez, condições para que a avaliação do sistema ganhe espaço sobre a avaliação de sala de aula.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Gomes, Mara Helena de Andréa, Denise Martin et Cássio Silveira. « Comentários pertinentes sobre usos de metodologias qualitativas em saúde coletiva ». Interface - Comunicação, Saúde, Educação 18, no 50 (13 août 2014) : 469–77. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0271.

Texte intégral
Résumé :
Com este texto visamos contribuir para o debate sobre a avaliação da produção e divulgação de pesquisas que se baseiam em metodologias qualitativas no campo da saúde coletiva. Procuramos relacionar as lacunas teóricas e metodológicas a indícios valorativos que atravessam os processos de pesquisa e avaliação de artigos publicados. Na ausência de explicitação dos valores que conduziram às escolhas imbricadas nas pesquisas, alguns periódicos recomendam recursos de avaliação que privilegiam procedimentos formais e técnicos. A avaliação é complementada com guias de confecção de artigos, dentre os quais os check-lists, que fornecem os itens valorizados. Estes fatores contribuem para reducionismos teórico-metodológicos e reforçam a crença na existência de um único método. Por fim, renovamos o apelo à imaginação e à diversidade de concepções sobre o que pretendemos conhecer.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Barcellos, Veronica Cunha, Daniele Borges et Gionara Tauchen. « Avaliação da aprendizagem escolar : contexto histórico e suas pesquisas ». REVISTA INTERSABERES 14, no 31 (27 avril 2019) : 240–59. http://dx.doi.org/10.22169/ri.v14i31.1459.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO: Os estudos acerca da avaliação da aprendizagem têm contemplado diversos aspectos e fatores que incidem na atividade docente. Objetivando investigar e compreender os elementos associados à questão da avaliação praticada na escola, examinamos a produção científica relacionada à base de dados do SciELO sobre a produção acadêmica na Educação Básica sobre avaliação da aprendizagem, manuseando como procedimento metodológico o estudo do Estado da Arte. Foram utilizados como descritores: Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Educacional, Avaliação Mediadora. Essa abordagem permite compreender quais são os entendimentos mais reincidentes sobre avaliação da aprendizagem em relação à aprendizagem do aluno, pois esta potencializa a compreensão do problema não pela via da fragmentação, mas da reintegração dos saberes. Desse modo, com base nessa pesquisa o conjunto de trabalhos analisados nos possibilitou um olhar mais observador e diversificado com relação à avaliação como um campo abrangente divididas em subáreas (GATTI, 200) com características diferenciadas, como a avaliação: escolar, institucional, da aprendizagem e mediadora, levantando questões sobre os objetivos da prática avaliativa e docente que fazem parte da ação pedagógica. A, alcançamos uma visão complexa da avaliação da aprendizagem, institucional e educacional, na interação da avaliação com os sujeitos do processo avaliativo. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Estado da Arte. Professor. ABSTRACT: The studies about the learning assessment have consideredtemplated several aspects and factors that affect in the teaching activity. Aiming to investigate and understand the elements associated with the assessmentevaluation practiced inat schools, the authorswe examined the scientific production related to the SciELO database on Basic Education the learning assessment by studying the State of Art as evaluation of learning, handling as a methodological procedure the study of the State of Art. The descriptors used were Learning Assessment, Educational Assessment and Mediator Assessment. Such approach allows the understanding of what are the most common learning assessment aspects when it comes to students’ learning. It helps understanding the issue not through fragmentation but by reintegrating knowledge. Thus, the following study, based on the set of papers analyzed, made possible a more detailed and broaden point of view, which considers assessing as a comprehensive aspect divided in subareas (GATTI, 200). They have specific characteristics like school, institutional, learning and mediator assessment. It raises issues regarding the objectives of teacher and practice assessment. It all shows a complex view of educational, institutional and learning assessment within the interaction of assessment along with the assessment process subjects.This analysis allows to analyze the assessment of learning in relation to student learning, since it enhances the understanding of the problem not through fragmentation but through the reintegration of knowledge. In other words, it approaches to a complex view of the institutional and educational learning assessment in the interaction of evaluation with the subjects of the evaluation process. Keywords: Evaluation of Learning. Student. Teacher RESUMEN: Los estudios sobre la evaluación del aprendizaje han contemplado diversos aspectos y factores que inciden en la actividad docente. Con el objetivo de investigar y comprender los elementos asociados a la cuestión de la evaluación practicada en la escuela, examinamos la producción científica relacionada a la base de datos del SciELO sobre la evaluación del aprendizaje, manejando como procedimiento metodológico el estudio del Estado del Arte. Este análisis permite analizar la evaluación del aprendizaje en relación al aprendizaje del alumno, pues ésta desarolladesarrolla la comprensión del problema no por la vía de la fragmentación, sino de la reintegración de los saberes. Es decir que, se aproxima a una visión compleja de la evaluación del aprendizaje, institucional y educacional, en la interacción de la evaluación con los sujetos del proceso evaluativo. Palabras-clave: Eevaluación del aprendizaje.; Alumno.; Profesor. DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v14i31.1459
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Felisberto, Eronildo, Isabella Samico, Luciana Caroline Albuquerque Bezerra et Zulmira Hartz. « Institucionalizando a avaliação nas organizações e agências de pesquisas : um estudo de caso exemplar ». Saúde em Debate 41, spe (mars 2017) : 387–99. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042017s28.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO Este artigo analisa a estrutura organizacional e as ferramentas de suporte da política de avaliação do International Development Research Centre, visando a contribuir para a gestão e o uso do conhecimento no âmbito das pesquisas fomentadas pela Política de Ciência e Tecnologia em Saúde no Brasil. Parte do referencial sobre institucionalização da avaliação e apresenta contribuição para aprendizagem e aquisição de conhecimentos, valorizando a potencialidade em reforçar capacidades locais de pesquisa e inovação. Considera a relevância da avaliação na gestão de projetos de pesquisa e produção de resultados por meio de abordagem que nivela métodos rigorosos de avaliação, com utilização das constatações dela decorrentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Gesteira de Almeida Ferraz, Tatiana, Camila De Sousa Pereira-Guizzo et Renelson Ribeiro Sampaio. « Assessment of transferable skills of engineering students ». Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no 23 (28 novembre 2023) : e15221. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2023.15221.

Texte intégral
Résumé :
Avaliar o grau de desenvolvimento das competências transversais de estudantes da área de tecnologia constitui-se atualmente em um desafio para as instituições de ensino. Este trabalho tem como objetivo levantar métodos existentes e analisar a produção de conhecimento acerca da avaliação de competências transversais de estudantes de engenharia. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, envolvendo artigos publicados entre 2010 e 2020. A pesquisa revelou maior enfoque na autoavaliação e o uso da avaliação por pares em trabalhos em equipe. Não foram identificados testes largamente aplicados para avaliação de competências transversais. As pesquisas sobre o tema vêm crescendo nos últimos dez anos e as lacunas apontadas constituem-se em importante subsídio para pesquisas futuras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Maceno, Nicole Glock, et Marcelo Giordan. « CARACTERÍSTICAS DE PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SOBRE A PRODUÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM INTERAÇÕES DISCURSIVAS ». Investigações em Ensino de Ciências 26, no 3 (30 décembre 2021) : 298. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p298.

Texte intégral
Résumé :
Nesse artigo analisamos as características das pesquisas nacionais e internacionais sobre a produção da avaliação da aprendizagem em interações discursivas no ensino de ciências fundamentadas na perspectiva sociocultural. Consideramos 89 pesquisas, sendo 66 nacionais e 23 internacionais, selecionadas por meio de consulta às bibliotecas virtuais ProQuest Education Resources Information Center e Web of Science, ao Portal de Periódicos CAPES e aos Anais do ENPEC. As pesquisas foram analisadas no software NVivo 12® para quatro categorias: (a) compreensões e propósitos da avaliação da aprendizagem, (b) relações entre a avaliação e as interações discursivas, (c) pressupostos da avaliação da aprendizagem e (d) categorias analíticas. As pesquisas indicam a necessidade de considerar as dinâmicas discursivas na compreensão conceitual da avaliação e em como ela é estruturada segundo padrões interacionais para que os alunos elaborem significados. Os estudos destacam múltiplos propósitos e a necessidade da ampliação de espaços que valorizem a expressão de ideias científicas dos alunos, sobretudo, pelo discurso dialógico. A partir das proposições das pesquisas, enfatizamos a centralidade da avaliação na articulação entre pensamento científico e linguagem por um enfoque linguístico, epistêmico e situado no ensino de ciências.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Da Silva, Sergio Freitas, et Leonardo Campos Coutinho. « Avaliação do Risco Judicial : ». Revista da Procuradoria-Geral do Banco Central 13, no 1 (4 novembre 2019) : 151–63. http://dx.doi.org/10.58766/rpgbcb.v13i1.1022.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo trata da avaliação do risco judicial e busca mensurar o índice de acurácia da avalição do risco judicial nos processos de conhecimento da Procuradoria-Geral do Banco Central do Brasil (PGBC). A contribuição desta pesquisa é multidisciplinar e situa-se na fronteira de conhecimento do Direito, Economia e Administração, com a aplicação da Jurimetria na mensuração da acurácia da avaliação do risco judicial. Conforme calculado nesta pesquisa, o índice de acurácia das avaliações de risco judicial nos processos de conhecimento da PGBC foi de 57,13%. Esse índice de acurácia é compatível com os índices de acurácia registrados na literatura internacional de aproximadamente 59,1%. Essa acurácia também é compatível com previsões aleatórias (cerca de 50% ± desvio). Nesse sentido, recomenda-se a avaliação da metodologia com vistas a melhoria do processo de avaliação de risco judicial podendo passar pela utilização de técnicas de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina que, segundo pesquisas recentes, podem oferecer maior acurácia, eficiência e eficácia que o processo tradicional de avaliação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Cordenonzi, Walkiria Helena, Vanessa Mattoso Cardoso, Adriane Rodrigues Corrêa, Eliezer dos Santos Oliveira et Jose Claudio Del Pino. « Avaliação do Pensamento Computacional ». Revista Thema 23, no 1 (1 mars 2024) : 117–32. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v23.2024.117-132.204.

Texte intégral
Résumé :
O pensamento computacional (PC) tem sido tema de muitas pesquisas e, paulatinamente, está sendo incorporado aos currículos escolares da educação básica no Brasil. Porém, as investigações no que tange à forma de avaliação do pensamento computacional, bem como sua aplicabilidade na educação de adultos são ainda incipientes. Esta pesquisa objetiva apresentar quatro estudos de caso, utilizando o Modelo de Referência de Pensamento Computacional (MRPC) e um constructo andragógico, para desenvolver e avaliar as habilidades do PC em indivíduos adultos, discentes de um curso superior na área de tecnologia. Esta práxis avaliativa está ancorada no conceito de transdisciplinaridade, abarcando as áreas de filosofia, matemática e ciência da computação e, por conseguinte, a classificação dos sujeitos como Alfabetizado em Código, Letrado em Código, Pensador Computacional Desplugado ou nenhuma delas. Um dos resultados obtidos na pesquisa foi que 80% dos sujeitos foram classificados como Alfabetizados em Código, o que significa que os discentes conseguiram desenvolver as habilidades propostas no MRPC, inclusive a de programação de aplicativos móveis.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Silva, Alexsandro da, Alvaro José de Souto, Gisele Rosa Julião Silva, Ivone Junges et Clarissa Carneiro Mussi. « Panorama da produção científica utilizando pesquisa qualitativa em periódicos Brasileiros de administração de alto impacto ». Revista Brasileira de Administração Científica 12, no 3 (29 juin 2021) : 15–24. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2021.003.0002.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho trata de pesquisa qualitativa na produção científica nas revistas científicas brasileira de alto impacto da área de Administração. A análise foi delimitada as publicações dos anos de (2015-2020), sob a forma de artigos em periódicos nacionais, nos estratos de maior avaliação do Sistema Qualis/Capes, na área de Administração, os quais totalizaram em 337 artigos. Apresenta-se uma pesquisa documental, simultaneamente bibliométrica e de revisão crítica, que analisou a mencionada produção a partir dos seguintes critérios: produção científica de artigos do tema Pesquisa Qualitativa por ano, seus principais autores, as áreas da administração mais pesquisadas, os métodos/estratégia de pesquisa utilizados, as técnicas de coletas de dados utilizadas nas pesquisas, os softwares utilizados e o contexto das pesquisas realizadas em pesquisa qualitativa em administração. As lentes utilizadas para análise verificou a elevada concentração das pesquisas qualitativas, as pesquisas relacionadas aos Estudos Organizacionais em sua maioria, assim como a prevalência do estudo de caso e análise de conteúdo no tratamento dos dados, tendo sua origem a partir de documentos e entrevistas. O software mais utilizado nas pesquisas analisadas foram os softwares NVIVO e Atlas TI.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Zanella, Cleunice, Rodrigo Barichello, Marcio Paixão Rodrigues, Fabiano Marcos Bagatini et Daniel Bergamaschi. « COMPETITIVIDADE EM CADEIAS PRODUTIVAS : UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DOS PERIÓDICOS CAPES ». Qualitas Revista Eletrônica 17, no 1 (25 avril 2016) : 58. http://dx.doi.org/10.18391/req.v17i1.2587.

Texte intégral
Résumé :
O estudo de cadeias produtivas tem sido foco de análise de diversos trabalhos sobre competitividade, a partir de uma visão sistêmica, envolvendo fatores macro e microeconômicos. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes pesquisas sobre avaliação da competitividade em cadeias produtivas, através de um estudo bibliométrico. Entender quais métodos utilizaram para esta avaliação, quais os setores avaliados bem como quais os objetivos dos autores ao realizarem suas pesquisas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e bibliométrica. Os dados foram coletados em outubro de 2014 por meio de pesquisa documental considerando os artigos publicados em periódicos vinculados a base de dados Capes. Com relação a pesquisa bibliométrica, foi observado o ano de publicação, número de autores dos artigos, as instituições às quais aqueles se encontravam vinculados na ocasião da publicação e as abordagens de pesquisa utilizadas. Posteriormente foi avaliado se a análise das cadeias estudadas considerou a competitividade como desempenho ou eficiência. Na sequência, identificaram-se os determinantes da competitividade apontados pelos autores, bem como as principais conclusões dos trabalhos. Como resultados, destaca-se a preocupação dos autores em salientar os fatores de competitividade dos setores avaliados, bem como a importância e necessidade de maior interação entre os elos da cadeia estudada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Dantas, Bruna Renata de Brito, et José Lucas Pedreira Bueno. « O estado da arte na avaliação da aprendizagem na Educação Infantil : um estudo de produções científicas ». CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, no 5 (30 mai 2023) : 2814–33. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.5-053.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo constitui-se como um recorte da pesquisa de dissertação em andamento, intitulada: “Autonomia docente e racionalidade técnica na avaliação da aprendizagem na Educação Infantil: uma pesquisa-ação na Educação Básica.”, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEProf), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O estudo tem como objetivo discorrer sobre o “Estado da Arte” na avaliação da aprendizagem da Educação Infantil, mapeando aspectos desta temática em diferentes estudos, contribuindo na identificação de pesquisas que abordam a racionalidade técnica na avaliação. Foram analisadas teses e dissertações no catálogo da Plataforma Capes, a partir de descritores específicos. Após a análise, selecionaram-se nove dissertações de mestrado e duas teses de doutorado, as quais se aproximavam do enfoque temático. Para a discussão, em consonância com o interesse da pesquisa, utilizaram-se os autores seguintes: Souza (2020), Silva (2020) e Almeida (2014). O estudo indica que as produções abordadas trazem aspectos teórico-metodológicos que ampliam a concepção de avaliação na Educação Infantil, apresentando sua complexidade e relevância para os estudos da área, e se constitui como um meio de análise do desenvolvimento da temática, bem como a ausência de pesquisas que abordem sobre a racionalidade técnica na avaliação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Miguel, Kassiana da Silva, Alberto Lopo Montalvão Neto, Daniela Frigo Ferraz et Lourdes Aparecida Della Justina. « A produção acadêmica sobre avaliação da aprendizagem : Um olhar para estudos produzidos na área de Educação em Ciências ». Research, Society and Development 10, no 8 (4 juillet 2021) : e8110817104. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17104.

Texte intégral
Résumé :
A avaliação da aprendizagem é um campo complexo por envolver questões sociais, educacionais, políticas e relacionais, e a forma como ela vem sendo estudada e compreendida ao longo das décadas vem se modificando. Destarte, encontramos neste campo desde concepções mais tradicionais e objetivas (avaliação somativa), até concepções que aparentam ter um caráter mais qualitativo e processual, e que visam o (re)planejamento dos processos de ensino e de aprendizagem (avaliação diagnóstica e formativa). Com base nisso, temos como objetivo compreender a produção acadêmica sobre a “avaliação da aprendizagem”. Para tal, consideramos os aportes teórico-conceituais adotados pelas pesquisas em Educação em Ciências. De natureza qualitativa, este artigo caracteriza-se como um estudo do tipo “estado da arte”. Como instrumento de coleta de informações utilizamos um “Roteiro de Análise Textual” (RAT) e, a partir da construção de categorias, caracterizamos os trabalhos encontrados em um movimento descritivo-interpretativo. Foram encontrados nove artigos com foco de pesquisa no tema de interesse. Esse corpus de análise constituiu-se em meio a um universo de 768 artigos publicados no periódico “Ciência & Educação” (1998 a 2017). Por meio da análise dessas pesquisas, nossos resultados apontam para a emergência de distintas concepções sobre a “avaliação da aprendizagem” nas pesquisas em Educação em Ciências. Ademais, apontamos que a maior parte desses estudos têm como ideia central a percepção de avaliação enquanto uma ação “integrante da prática educativa”.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Oliveira, Eliane dos Santos de. « Assistência médico-sanitária : notas para uma avaliação ». Cadernos de Saúde Pública 7, no 3 (septembre 1991) : 370–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1991000300007.

Texte intégral
Résumé :
O artigo apresenta a pesquisa Assistência Médico-Sanitária, AMS, desenvolvida pelo IBGE, com objetivo de discutir o papel desta pesquisa no Processo da Reforma Sanitária. Ressalta a importância de uma maior interação entre o IBGE e usuário, para que haja uma explicitação mais clara das reais necessidades do usuário e, com isso, um melhor aproveitamento das informações disponíveis. E, por fim, sugere um aperfeiçoamento na divulgação das pesquisas e ao acesso do banco de dados do IBGE, tendo em vista que estes constituem um dos grandes bloqueios no processo de planejamento no setor saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Scorsolini-Comin, Fabio, Alana Batistuta Manzi-Oliveira, Karin Aparecida Casarini, Roberta Cury Jacquemin et Manoel Antônio dos Santos. « Avaliação de programas de intervenção com adolescentes : limites, avanços e perspectivas ». Journal of Human Growth and Development 21, no 3 (1 décembre 2011) : 883. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.20041.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo é descrever o estado da arte da avaliação de programas de intervenção junto a adolescentes. Por meio de uma revisão da literatura, foram recuperados seis artigos publicados entre 2008 e 2010. Destes, quatro são de caráter empírico, um teórico e uma revisão, sendo que a maioria das publicações é de autores norte-americanos. Os estudos abordam instrumentos e métodos utilizados na avaliação de programas e buscam uma articulação entre pesquisa e prática. Quanto à abordagem metodológica, predominam pesquisas qualitativas. Os estudos indicam um interesse vinculado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de intervenções junto aos adolescentes e uma sofisticação da discussão crítica das pesquisas de descrição de indicadores de eficácia. Entre as contribuições, destaca-se a consideração do contexto para pesquisas de avaliação e sua potencial relação com a melhoria dos programas de intervenção. Os resultados podem ser vistos como norteadores para profissionais da área, fomentando a construção de práticas e conhecimentos sobre o papel do avaliador.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Dantas, Hallana Laisa de Lima, Ingrid Martins Leite Lúcio, Isabel Comassetto, Laís de Miranda Crispim Costa, Regina Maria dos Santos et Anne Laura Costa Ferreira. « A fenomenologia hermenêutica de Patricia Benner em pesquisas em enfermagem no Brasil : revisão de escopo ». Conjecturas 2022, no 18 (16 décembre 2022) : 502–22. http://dx.doi.org/10.53660/conj-2156-2z58.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Mapear as pesquisas em enfermagem no Brasil que se utilizaram da fenomenologia interpretativa de Benner. Métodos: Revisão de escopo fundamentada na versão atual dos Principais Itens Para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises com extensão para Revisão de Escopo. Resultados: As estratégias de busca identificaram 3847 trabalhos e selecionou-se 6 estudos. Abordaram a técnica de entrevistas e descreveram o procedimento de transcrição, codificação, categorização, tematização e identificação dos padrões de significados expressos pelos participantes em casos paradigmáticos e exemplares, e/ou apresentaram avaliação de competências e/ou habilidades clínicas. Conclusão: Através do mapeamento dos resultados de pesquisas realizadas no Brasil, infere-se que a filosofia interpretativa de Benner tem potencial para ser aplicada no desenvolvimento, execução e avaliação dos currículos de graduação e pós-graduação em enfermagem. É recomendável a realização de pesquisas com este referencial para o fortalecimento de práticas no ensino e pesquisa com ênfase no desenvolvimento e avaliação de competências e habilidades clinicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Duarte, Rosália. « Entrevistas em pesquisas qualitativas ». Educar em Revista, no 24 (décembre 2004) : 213–25. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.357.

Texte intégral
Résumé :
O uso de entrevistas em pesquisas qualitativas é tema recorrente e ainda polêmico nas discussões acadêmicas, pois se trata de um procedimento de coleta de informações que muitas vezes é utilizado de forma menos rigorosa do que seria desejável. Cabe aos pesquisadores que fazem uso de entrevistas em suas investigações explicitar as regras e pressupostos teórico/metodológicos que norteiam seu trabalho, de modo a ampliar o debate acerca da necessária definição de critérios para avaliação de confiabilidade de pesquisas científicas que lançam mão desse recurso. Este texto tem como objetivo contribuir com a realização dessa tarefa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Beuren, Ilse Maria, Hugo Dias Amaro et Pedro Ylunga Costa da Silva. « PERCEPÇÃO DOS GESTORES EM RELAÇÃO AO PRINCÍPIO DA CONTROLABILIDADE PARA O ALCANCE DA JUSTIÇA ORGANIZACIONAL ». REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 21, no 2 (août 2015) : 378–405. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.0502014.53640.

Texte intégral
Résumé :
RESUMOO princípio da controlabilidade propõe que os gestores somente devem ser avaliados com base em elementos controláveis, no pressuposto de que a neutralização dos itens incontroláveis na avaliação de desempenho leva a uma maior satisfação, por ocasionar uma avaliação mais justa. Assim, este estudo objetiva averiguar a percepção dos gestores em relação ao princípio da controlabilidade para o alcance da justiça organizacional. Para tal, pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada a partir de um levantamento junto as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, conforme a revista Você S/A, de 2011, em que se obteve uma amostra de 63 respondentes. De modo geral, as análises do estudo mostram que o efeito da aplicação do princípio da controlabilidade sobre o desempenho dos gestores nas empresas pesquisadas não é direta e que não leva a um aumento da percepção de justiça organizacional. Os resultados da pesquisa mostram que das hipóteses testadas somente há relação entre o princípio da controlabilidade e a justiça processual. Conclui-se que entre os gestores pesquisados parece não haver uma preocupação com a neutralização dos fatores incontroláveis, o que indica a necessidade de mais pesquisas no que diz respeito à aplicação do princípio da controlabilidade na avaliação de desempenho dos gestores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Educ., Est Aval. « Avaliação educacional e a Fundação Carlos Chagas ». Estudos em Avaliação Educacional, no 29 (30 juin 2004) : 209. http://dx.doi.org/10.18222/eae02920042166.

Texte intégral
Résumé :
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Textos do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, sobre avaliação educacional, publicados nas revistas Cadernos de Pesquisa (1971-2004), Educação e Seleção (1980-1989) e Estudos em Avaliação Educacional (1990-2004).</span>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Kuhlmann Jr., Moysés. « Produtivismo acadêmico, publicação em periódicos e qualidade das pesquisas ». Cadernos de Pesquisa 45, no 158 (décembre 2015) : 838–55. http://dx.doi.org/10.1590/198053143597.

Texte intégral
Résumé :
O artigo problematiza o argumento de que o produtivismo acadêmico seria a causa primordial dos males que afetam a produção da pesquisa. Considera-se que a expressão se relaciona diretamente à política de avaliação da pesquisa que valoriza apenas a quantificação de produtos, atentando-se aos cuidados para evitar o seu emprego de forma genérica e imprecisa. Em seguida, trata-se da prática da publicação em periódicos. Na história da imprensa e na história da ciência prevalecem os interesses econômicos e a hegemonia das editoras acadêmicas comerciais, o que interfere na definição de políticas de publicação e de avaliação, bem como no aumento dos custos de produção e na autonomia dos periódicos. Finalmente, enfoca-se a qualidade das pesquisas, identificando questões históricas, interesses de grupos e problemas nos processos de avaliação no interior dos programas de pós-graduação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Figueiredo, Paola, Sandra Ensslin, Adriana Rossetto et Lucas Matos. « AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO URBANISMO SUSTENTÁVEL : REVISÃO DE LITERATURA E DIRETRIZES PARA FUTURAS INVESTIAÇÕES ». MIX Sustentável 3, no 2 (5 avril 2017) : 114. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2017.v3.n2.114-124.

Texte intégral
Résumé :
O crescimento urbano desordenado é, hoje, um problema global. Neste contexto, a avaliação de desempenho, por meio de ferramentas para a certificação de desenvolvimento urbano sustentável, surge como uma alternativa para orientar desenvolvedores imobiliários urbanos na tomada de decisão. A pesquisa tem por objetivo abordar um fragmento da literatura referente à avaliação de desempenho para o desenvolvimento urbano sustentável, visando mapear o tema e identificar oportunidades para pesquisas futuras. Foi selecionado o instrumento metodológico ProKnow-C para a seleção e análise da literatura. O portfólio bibliográfico formado por 31 artigos apresentou os seguintes resultados: falta de reconhecimento científico sobre o tema pesquisado, desenvolvimento das ferramentas concentradas entre 2007 e 2014, e derivação das ferramentas de avaliação de desempenho de edificações. As lacunas identificadas foram: necessidade de uma rede para compartilhamento de informações, transparência sobre o peso dado a cada indicador, necessidade de avaliação de indicadores locais, dentre outros.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Conke, Leonardo Silveira, et Elimar Pinheiro do Nascimento. « A coleta seletiva nas pesquisas brasileiras : uma avaliação metodológica ». urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 10, no 1 (avril 2018) : 199–212. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.001.ao14.

Texte intégral
Résumé :
Resumo A coleta seletiva é uma atividade que tem atraído grande interesse da sociedade, tanto pela sua contribuição à sustentabilidade urbana como pela geração de renda, de cidadania e pela economia de recursos naturais que proporciona. A melhoria na prestação desse serviço depende de uma avaliação adequada da sua situação, algo normalmente realizado por meio de levantamentos estatísticos. Contudo, ao se analisar as quatro principais pesquisas brasileiras sobre o tema, descobriu-se que elas apresentam dados bastante contrastantes. Um dos mais divergentes refere-se ao número de municípios que oferecem a coleta seletiva que, segundo os relatórios, pode ser de 14%, 20%, 32% ou 60%. Por isso, buscou-se aqui comparar os procedimentos metodológicos adotados nas pesquisas brasileiras sobre coleta seletiva, a fim de explicar suas divergências e esboçar um panorama da oferta desse serviço no país. Os resultados revelaram que a coleta seletiva ainda é incipiente em abrangência (ocorre em apenas 41% dos municípios) e em eficiência (apenas 10% daquilo que é potencialmente reciclável é recolhido). Descobriu-se também que há espaço para aperfeiçoamento na produção dos relatórios, especialmente nos métodos amostrais, nas técnicas estatísticas para os cálculos finais e na qualidade das perguntas dos questionários, fatores que mais influenciaram as disparidades observadas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Raimann, Elizabeth Gottschalg, et Náfren Ferreira Lima. « Avaliação nacional da alfabetização : o que as pesquisas apontam ? » Laplage em Revista 4, no 2 (15 mai 2018) : 27. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201842470p.27-39.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo objetiva responder a seguinte questão: como as teses e dissertações abordam a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Brasil? Para isso analisou-se os dados obtidos entre 2013 a 2017 nos bancos de dados da BDTD e CAPES. Os dados levantados apontam para treze dissertações e quatro teses relacionados à ANA. As áreas do conhecimento que trataram da temática foram educação, letras, ciência política e administração. Das pesquisas, 70% mostraram que a avaliação externa é uma ferramenta utilizada pelo Estado avaliador para controlar o trabalho do professor, bem como os conteúdos que serão ensinados ou não. Os outros 30% abordaram a ANA na perspectiva do Aprender-a-Aprender como orientação pedagógica, embasada na pedagogia das competências.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

SOUZA, DONIZETI LEANDRO DE, THAIS ASSIS DE SOUZA et ANDRE LUIZ ZAMBALDE. « Pesquisa acadêmica e avanços em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) : uma proposta de aproximação pela Design Science ». Cadernos EBAPE.BR 18, no 3 (20 septembre 2020) : 459–72. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120190039.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Diversas críticas têm sido atribuídas às universidades pela falta de integração das pesquisas acadêmicas com as demandas da sociedade. Assim, o objetivo deste ensaio teórico é refletir sobre a utilização da Design Science como abordagem capaz de contribuir para uma aproximação das pesquisas acadêmicas com as atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), alinhando os esforços da academia às necessidades da sociedade. Para tanto, é apresentado um background teórico sobre novas formas de avaliação da pesquisa acadêmica, assim como os fundamentos da Design Science em relação aos de outras abordagens de pesquisa, destacando seus pressupostos ontológicos, epistemológicos, metodológicos e axiológicos. Por fim, são apresentados um modelo conceitual da Design Science e sua potencial utilidade para novas formas de produção científica e tecnológica, considerando os ciclos de relevância, design e rigor e ressaltando a importância do método Design Science (DSR) na condução de pesquisas orientadas pelo uso dos resultados. Tal perspectiva pode despertar novas reflexões e debates no ambiente acadêmico sobre formas alternativas para o desenvolvimento e a avaliação de pesquisas científicas e tecnológicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

SOUZA, DONIZETI LEANDRO DE, THAIS ASSIS DE SOUZA et ANDRE LUIZ ZAMBALDE. « Aligning academic research and Science, Technology, and Innovation (ST&I) : a proposal using Design Science ». Cadernos EBAPE.BR 18, no 3 (20 septembre 2020) : 459–72. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120190039x.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Diversas críticas têm sido atribuídas às universidades pela falta de integração das pesquisas acadêmicas com as demandas da sociedade. Assim, o objetivo deste ensaio teórico é refletir sobre a utilização da Design Science como abordagem capaz de contribuir para uma aproximação das pesquisas acadêmicas com as atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), alinhando os esforços da academia às necessidades da sociedade. Para tanto, é apresentado um background teórico sobre novas formas de avaliação da pesquisa acadêmica, assim como os fundamentos da Design Science em relação aos de outras abordagens de pesquisa, destacando seus pressupostos ontológicos, epistemológicos, metodológicos e axiológicos. Por fim, são apresentados um modelo conceitual da Design Science e sua potencial utilidade para novas formas de produção científica e tecnológica, considerando os ciclos de relevância, design e rigor e ressaltando a importância do método Design Science (DSR) na condução de pesquisas orientadas pelo uso dos resultados. Tal perspectiva pode despertar novas reflexões e debates no ambiente acadêmico sobre formas alternativas para o desenvolvimento e a avaliação de pesquisas científicas e tecnológicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Guesser, Paula Cristina Leite, Sandra Rolim Ensslin et Sergio Murilo Petri. « Avaliação de Desempenho de Gestão de Recursos Humanos no Setor Público ». Sociedade, Contabilidade e Gestão 15, no 4 (4 février 2021) : 42–67. http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.19644.

Texte intégral
Résumé :
A orientação de serviços com foco nos resultados passou a ser adotada no setor público por meio de práticas de gestão estratégica como a Avaliação de Desempenho (AD) de Recursos Humanos (RH) para aprimorar a eficiência da prestação de serviços públicos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as características das publicações científicas, em língua inglesa, que abordam o tema referente à Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos no setor público, para gerar conhecimento e identificar lacunas e possibilidades de contribuições para futuras pesquisas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, feito por meio da seleção e análise bibliográfica de artigos científicos com base na ferramenta Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C). Por meio da análise do Portfólio, composto por 21 artigos, foram encontrados estes resultados: evidenciação da motivação como a principal função da Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos do setor público; falta de vinculação dos indicadores às estratégias da organização e ao ambiente onde essa está inserida; concentração das pesquisas na etapa de design do Sistema de AD, impossibilitando o feedback e o aprendizado, tanto por parte dos servidores, quanto dos gestores de RH; e geração de oportunidades de pesquisa para teóricos e desafios para gestores com base na identificação de falhas no processo de Avaliação de Desempenho. Portanto, as pesquisas precisam avançar para a análise dos processos necessários para o funcionamento do Sistema de Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos no setor público, de forma a evoluir para os estágios de implementação, uso e revisão, preferencialmente com a participação de todos os stakeholders.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Sampaio, Leonardo do Nascimento, Rickson Andrade de Meneses et Aluísio Avelino Pinto. « Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes do fundamental II em escolas públicas ». Research, Society and Development 11, no 9 (11 juillet 2022) : e33311931766. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31766.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa teve como objetivo primordial analisar os métodos de avaliação e acompanhamento de saúde em escolas públicas para crianças do fundamental II. Como metodologia, adotou-se a revisão bibliográfica sistemática e exploratória. Foram analisados 10 artigos que foram publicados de 2010 a 2021, todos selecionados a partir do banco de dados do SciELO e LILACS resultantes dos descritores: Saúde, Antropométricos, Escolares, Ensino Fundamental. Analisaram-se artigos focados em métodos de avaliação que são comumente utilizados e métodos que podem ser inseridos na prática em escolas públicas. Dentre os principais resultados encontrados, foi possível observar que o IMC é um método mais utilizado em escolas, porém outros métodos como RCQ, RCE e CC por exemplo, também seriam muito eficazes para a avaliação e monitoramento da saúde de escolares, além das associações desses métodos que nas pesquisas realizadas se demonstram promissores. Portanto, a associação de métodos de avaliação poderia ser facilmente adotada em escolas, pela simplicidade de material utilizado. Além disso, este estudo também identificou a escassez de pesquisas focadas no fundamental II, principalmente referente a métodos de avaliação em escolares nessa faixa etária.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Serafini, Adriana Jung, Rochele Paz Fonseca, Denise Ruschel Bandeira et Maria Alice de Mattos Pimenta Parente. « Panorama nacional da pesquisa sobre avaliação neuropsicológica de linguagem ». Psicologia : Ciência e Profissão 28, no 1 (2008) : 34–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932008000100004.

Texte intégral
Résumé :
Apesar da grande difusão de instrumentos internacionais de avaliação da linguagem no contexto neuropsicológico, no Brasil, verifica-se uma importante demanda de técnicas adequadas à realidade sócio-lingüístico-cultural nas áreas clínica e de pesquisa. O objetivo deste estudo é apresentar um panorama nacional das pesquisas que envolvem a avaliação de linguagem no contexto da neuropsicologia. Para tanto, foram realizadas buscas relativas a estudos brasileiros nos bancos de Teses e Dissertações da CAPES, IBICT Teses e Index Psi Teses, e nos bancos de periódicos LILACS, SciELO e Index Psi Periódicos Técnico-Científicos. Ccomo resultado, verificou-se um número reduzido de pesquisas sobre avaliação neuropsicológica da linguagem, sendo que a maior parte das publicações foi encontrada em periódicos de áreas médicas. Poucos estudos faziam referência a algum tipo de instrumento, e raros foram os que visaram a fins psicométricos. Entretanto, observou-se um aumento do número de artigos científicos sobre avaliação de linguagem no contexto neuropsicológico, predominantemente nos últimos seis anos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

CARDOSO DA CRUZ, FRANCERLY, et Geraldo Eustáquio Moreira. « Revisão sistemática sobre feedback da avaliação de Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista de 2012-2021 ». Ensino & ; Pesquisa 20, no 2 (24 septembre 2022) : 112–27. http://dx.doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6699.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo objetiva identificar teses e dissertações brasileiras que, entre 2012 e 2021, abordaram o feedback da avaliação no ensino e aprendizagem da matemática na perspectiva inclusiva dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática com abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Foram encontradas 11 pesquisas que perpassaram os focos temáticos delimitados neste estudo: inclusão escolar, TEA, avaliação, matemática, ensino e aprendizagem. O foco temático matemática teve a maior representatividade, estando presente em nove pesquisas, seguido de avaliação, com seis pesquisas ao todo. Quatro pesquisas abordaram a inclusão; cinco abordaram o TEA e nenhuma das 11 pesquisas, referiu-se ao foco feedback. Os resultados reforçam a necessidade de realizar estudos que abordem o feedback em prol de uma avaliação mediadora no ensino e aprendizagem da matemática, o que pode contribuir tanto para a inclusão de estudantes com TEA, como para os demais, que apresentam ou não alguma necessidade educacional específica. Palavras-chave: Feedback, Matemática, Avaliação, Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Oliveira, Gislene Farias de. « Avaliação e Gerenciamento de Manuscritos ». Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, no 31 (20 août 2016) : 01. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i31.490.

Texte intégral
Résumé :
Um dos objetivos da Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia é contribuir para melhorar de forma sustentável, tanto a visibilidade, o uso e o impacto deste periódico e das pesquisas que apresentamos aos leitores. O principal critério é a seleção de artigos de qualidade que comuniquem pesquisas originais, devidamente avaliadas por pares. Para isso, informamos publicamente aos autores e interessados sobre a nossa política editorial, e sobre a nossa composição e gestão editorial, além dos procedimentos de avaliação do material enviado pelos autores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Jesus, Ananda Fernanda de, Antonio Victor Wolf Tadini, Clayton Martins Pereira, Ronnie Shida Marinho, William Pires de Castro et José Eduardo Santarem Segundo. « O uso do método Design Science Research na Ciência da Informação : uma revisão sistemática da literatura ». AtoZ : novas práticas em informação e conhecimento 12 (26 juillet 2023) : 1. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87478.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O Design Science Research (DSR) é um método voltado para a geração de conhecimento científico, por meio da elaboração de artefatos, tendo o potencial de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas realizadas no âmbito da Ciência da Informação. O presente estudo parte do questionamento: como tem sido aplicado o método DSR no desenvolvimento de pesquisas na Ciência da Informação? Objetiva-se identificar em quais linhas de pesquisa da Ciência da Informação tem sido aplicado, e de que forma, o DSR. Método: realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, analisando nos artigos aceitos: a) temática da pesquisa; b) em quais linhas e temas na área da Ciência da Informação o artigo se encaixa; e c) nível de aderência da pesquisa ao método. Resultados: em relação à temática de pesquisa, destacaram-se pesquisas aplicadas, com o objetivo de geração de artefatos. Quanto as linhas de pesquisa, destacaram-se pesquisas voltadas para Gestão da Informação e do Conhecimento e ainda pesquisas voltadas para o desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação. Em relação ao nível de aderência, observou-se que a maior defasagem está no processo de avaliação adequada dos artefatos gerados. Conclusão: O DSR pode contribuir para a Ciência da Informação, resultando no desenvolvimento de artefatos com maior rigor científico simultaneamente a solução de problemas aplicados. O método ainda é recém explorado na área, tornando necessário aprofundamento sobre a sua condução, avaliação das etapas, fluxos, instrumentos e metodologias complementares aplicadas na utilização do DSR, visando a criação de um modelo que embase a execução de pesquisas futuras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Brondani, W. C., J. S. Lemes, O. G. L. Ferreira, V. F. B. Roll et F. A. B. del Pino. « Perfil metabólico de ovelhas em gestação ». Archivos de Zootecnia 65, no 249 (17 février 2016) : 1–6. http://dx.doi.org/10.21071/az.v65i249.449.

Texte intégral
Résumé :
A identificação do perfil metabólico em animais de produção atua como um método auxiliar na avaliação de rebanhos com diferentes índices produtivos e reprodutivos, assim como uma importante ferramenta no diagnóstico clínico de doenças do metabolismo que podem afetar o desempenho produtivo dos animais. O objetivo deste estudo é realizar um levantamento de informações sobre o perfil metabólico energético, proteico e mineral de ovelhas em gestação, avaliando o que já foi estudado sobre o tema e salientando o que ainda necessita mais pesquisas. Dentre os metabólitos utilizados para avaliação do status nutricional dos ruminantes, estão a glicose, o beta-hidroxibutirato (BHB), os ácidos graxos livres (NEFA) e o colesterol para avaliação energética, a ureia, a albumina e as proteínas totais para avaliação protéica, e para avaliação mineral cálcio, fósforo e magnésio. Esta revisão disserta a influência do perfil metabólico no desempenho produtivo de ovelhas gestantes, valores de referência e estudos relacionados. No entanto existem poucos estudos sobre o efeito das alterações metabólicas gestacionais sobre a estrutura da fibra muscular, desenvolvimento, crescimento e qualidade da carne dos cordeiros gerados. Assim, há necessidade de novas pesquisas voltadas a esclarecer questões relacionadas com esse tema.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Jácome, Marília De Queiroz Dias, et Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira De Araujo. « Concepções de Membros de Comitês de Ética em Pesquisa acerca do Processo de Avaliação ». Amazônica - Revista de Antropologia 10, no 2 (21 décembre 2018) : 392. http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6508.

Texte intégral
Résumé :
Investigou-se concepções de membros de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), acerca do processo de avaliação ética, em meio virtual, com um questionário, respondido por 295 membros de CEP do país. As respostas indicaram comitês majoritariamente em instituições de ensino superior, membros no primeiro mandato, das ciências biológicas e saúde, com mestrado, e não especializados em ética em pesquisa. Os membros atribuiram aos CEP papel educativo; tiveram capacitação variada, e consideraram importante fazer parte do CEP por contribuírem para a difusão do cuidado ético nas pesquisas. Utilizavam na avaliação, as diretrizes éticas nacionais; e para eles, todas as pesquisas com participação de seres humanos deveriam ser avaliadas. Conclui-se que os membros dos CEP estão envolvidos com o trabalho, entretanto, por estarem a pouco tempo no mandato, sentem dificuldade em avaliar os aspectos éticos das pesquisas, ou seja, exercer o papel mais importante do CEP, que é o da revisão ética.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie