Littérature scientifique sur le sujet « Avaliação das pesquisas »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Avaliação das pesquisas ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Avaliação das pesquisas"

1

Francisco, Deise Juliana, et Luciana Santana. « Resolução 510/2016 : reflexões desde a inserção em um Comitê de Ética em Pesquisa ». Revista Mundaú, no 2 (12 août 2017) : 67–79. http://dx.doi.org/10.28998/rm.2017.n.2.3315.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo discute alguns aspectos da Resolução 510/2016 à luz da implicação da autora como membro de Comitê de Ética em Pesquisa. Apresenta reflexões sobre temas tais como consentimento livre e esclarecido e vulnerabilidade, problematizando a questão do anonimato do participante em alguns tipos de pesquisa. Conclui que a Resolução 510/2016 apresenta algumas especificidades das pesquisas no campo das Ciências Humanas e Sociais, contribuindo com a avaliação ética das pesquisas e ao respeito à diversidade metodológica das pesquisas, apesar de ainda não concretizar uma efetiva ruptura com a regulação e avaliação ética em pesquisa no Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Fernandes, Domingos, et Andreia Gaspar. « Avaliação Das Aprendizagens : Uma Síntese De Teses De Doutoramento Realizadas Em Portugal (2001-2010) ». Revista Meta : Avaliação 6, no 17 (9 février 2015) : 199. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.209.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo sintetizaram-se conteúdos de oito teses de doutoramento, realizadas em universidades portuguesas entre 2001 e 2010, cujo objeto de pesquisa era a avaliação das aprendizagens no ensino não superior. A pesquisa identificou problemas e questões, opções metodológicas e conclusões de cada uma das teses para, a partir daí, produzir uma síntese das pesquisas realizadas. A análise teve em conta os temas mais discutidos na literatura no domínio da avaliação das aprendizagens (e.g., avaliação formativa; avaliação sumativa; auto e heteroavaliação; feedback) e as recomendações de Wolcott (1994) para a transformação de dados qualitativos. A maioria das pesquisas analisadas era de natureza qualitativa, estudou concepções e práticas de professores sem observar aulas e abordou sobretudo questões da avaliação formativa. Apesar dos progressos observados recentemente em Portugal, discutem-se fragilidades que caraterizam a produção de conhecimento no domínio da avaliação das aprendizagens.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Tauchen, Gionara, et Natanael Reis Bonfim. « Apresentação ». Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 28, no 55 (31 août 2019) : 09. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p09-12.

Texte intégral
Résumé :
O Dossiê Avaliação da Educação Superior,que publicamos na Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, busca socializar pesquisas sobre a avaliação da Educação/Ensino Superior, tais como: políticas de avaliação, sistemas nacionais e internacionais de avaliação, avaliação externa, processos de acreditação, autoavaliação institucional e avaliação do ensino, da aprendizagem, da pesquisa, da extensão e da gestão educacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Antiqueira, Liliane Silva de, Elaine Correa Pereira et Maria do Carmo Galiazzi. « Pesquisas sobre portfólios de avaliação na formação de professores ». Estudos em Avaliação Educacional 32 (6 décembre 2021) : e08575. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v32.8575.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta a análise da categoria “Portfólios de avaliação por professores” – resultante da Análise Textual Discursiva realizada a partir do mapeamento sobre o uso dos portfólios na formação de professores –, e tem como corpus 11 artigos científicos. O objetivo foi compreender o que se mostra nas pesquisas sobre o uso de portfólios de avaliação na formação de professores. Constatam-se conceituação de avaliação apenas nas pesquisas qualitativas, embora não havendo ocorrência em algumas delas. Descrevem-se as sínteses dos artigos e o exercício hermenêutico para a compreensão da avaliação formativa. Como resultado, destaca-se a necessidade de clareza conceitual sobre avaliação nas propostas de portfólios de avaliação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Freitas, Thayane Nascimento, Nádia Fernanda Martins de Araújo, Deborah Lauriane da Silva Sousa, Aline Mendes Medeiros, Maurício Amorim de Araújo Júnior, Izabel Rodrigues da Silva, Tarcísio Welvis Gomes de Araújo et Rafael Soares Silva. « Avaliação Escolar na Educação Especial : Um mapeamento na Revista Brasileira de Educação Especial no período de (2006-2020) ». Research, Society and Development 10, no 6 (2 juin 2021) : e59310616334. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16334.

Texte intégral
Résumé :
A avaliação caracteriza-se como um instrumento capaz de definir as condições de aprendizagem do aluno e sua relação com o ensino. Assim, a avaliação da aprendizagem dos alunos com deficiência deve ter a mesma função que tem para os demais alunos: sendo formativa, processual, mediadora, investigativa e inerente ao processo pedagógico. Desta forma, elencamos como objetivo geral: Analisar os tipos de concepções existentes sobre avaliação escolar nas pesquisas submetidas na Revista Brasileira de Educação Especial. Para isso definimos os seguintes objetivos específicos: identificar como os pesquisadores percebem a avaliação escolar na educação especial e os paradigmas educacionais predominantes; caracterizar o tipo de avaliação escolar presente nas escritas dos pesquisadores no período de 2006-2020 e compreender como estão sendo desenvolvidas as pesquisas sobre a avaliação escolar para o público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e de natureza metodológica exploratória e bibliográfica. O interstício selecionado para o Estado da Arte refere-se ao ano de 2006 a 2020, a justificativa deve-se a ser um período em que estão disponíveis na biblioteca virtual Scielo todos os números publicados. Neste intervalo de quinze anos foram lançadas 61 edições, e estas tornaram nosso corpus de análise. Foram identificadas 594 pesquisas que versavam sobre educação especial num contexto geral, ao refirmamos as buscas sobre a avaliação na educação especial delimitamos o nosso corpus de pesquisa com um catálogo de 26 pesquisas. Percebemos a preferência em avaliações que não contemplam o âmbito escolar, apenas instrumental.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Evelin Camarço de Souza, Fernanda, Sandra Lucia Ferreira et Luiz Dalmacir da Silveira. « Estudos e pesquisas sobre avaliação institucional no Brasil ». Docent Discunt 2, no 2 (4 janvier 2022) : 175–83. http://dx.doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p175-183.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa se insere num contexto mais amplo de aprofundamento conceitual sobre a área da Avaliação Educacional, mais especificamente na dimensão da Avaliação Institucional. Desse modo, tem por objetivo compreender os impactos resultantes dessa dimensão institucional na dinâmica social e em como estas relações vão se construindo e se consolidando no tempo histórico. Também busca ampliar o entendimento sobre outros conceitos associados à temática, além da implantação de políticas de autoavaliação nas Instituições de Educação Superior (IES). Como metodologia foi proposta a realização de pesquisa correlata com vistas à exploração de pontos de aproximação e afastamento entre os conceitos de autoavaliação institucional e avaliação Institucional. Para tanto, busca como base conceitual estudos de autores como Bernardes e Rothen, Castro e Oliveira, Gatti, Pena e Alves, Brendalise entre outros. O levantamento foi feito com base nas pesquisas realizadas nos últimos cinco anos (2016-2020) e disponibilizados na plataforma digital catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados encontrados evidenciaram uma quantidade expressiva de teses e dissertações em diferentes programas e instituições de educação superior. Os estudos indicam que há uma produção multirreferencial sobre a avaliação institucional no Brasil, com diferentes olhares e perspectivas sobre esta dimensão da Avaliação Educacional, o que possibilita que novos pesquisadores entrem em ação para contribuir com a ideia de se construir uma verdadeira cultura da avaliação no país.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Da Silva Oliveira, Ryan Luiz. « AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS DE ESTUDO DOS DISCENTES ». Revista Univap 22, no 40 (2 mai 2017) : 853. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1701.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa estatística realizada com 113 discentes oriundos de instituições de ensino públicas e privadas, com o objetivo de investigar os métodos e o tempo dedicado aos estudos. Onde 69% dos discentes estuda há um período de até dois anos em sua atual instituição de ensino. Do total de discentes, 46,9% dedicam de uma a três horas de seu dia para estudar, e desse total, 83,2% preferem estudar individualmente, devido a um melhor rendimento pessoal. Desses discentes, 69,9% se consideram iguais a seus demais colegas de classe, e que 13,3% são os que consideram estudar mais que seus colegas. Essa pesquisa traz o resultado de outras duas pesquisas, sendo uma do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e outra da Universidade Federal do Ceará (UFC), cujos resultados obtidos na avaliação dos métodos de estudo dos discentes, quando analisados com essas pesquisas, nos mostram que ambas apresentam resultados parecidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Monteiro, Inês Girlene dos Santos, Eliemerson De Souza Sales, Ana Maria da Cunha Rego et Francisca Maria Silva Miranda. « AVALIAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA ». INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 3, no 1 (31 mai 2020) : 99–110. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v3i1.116.

Texte intégral
Résumé :
Esse artigo trata sobre as orientações nacionais para o ensino e avaliação das ciências da Natureza. Refere-se a uma pesquisa tipo bibliográfica realizada nos PCN+ e uma releitura dos artigos publicados pelo Grupo de estudos e Pesquisas em ensino de Ciências – GEPEC. Seu objetivo é fazer uma reflexão dos caminhos que são orientados pelos documentos oficias e como tem sido a realidade em sala de aula. Seus resultados apontam para uma discordância entre as orientações e pesquisas na área. Destaca a importância de se ter um olhar mais atento para essas área, na perspectiva de reorientar os caminhos que vem trilhando.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Esperidião, Monique, et Leny Alves Bomfim Trad. « Avaliação de satisfação de usuários ». Ciência & ; Saúde Coletiva 10, suppl (décembre 2005) : 303–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232005000500031.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo é uma revisão de literatura com síntese qualitativa dos estudos voltados para a análise metodológica das avaliações de satisfação de usuários com serviços de saúde. Foram analisados 54 artigos publicados principalmente em revistas indexadas pelo Medline e Web of Science no período de 1970 a 2005. São discutidos os métodos de abordagem das pesquisas, as técnicas e instrumentos e a operacionalização do conceito de satisfação. São apresentados, ainda, os diferentes tipos de vieses das pesquisas e alternativas para sua superação. Observa-se que os métodos e técnicas variam em um largo escopo, havendo pouco consenso entre os pesquisadores. O método mais utilizado é de natureza quantitativa, com predomínio de questionários e escalas. Os métodos qualitativos são valorizados como aqueles capazes de trabalhar os dados subjetivos da satisfação. Critica-se bastante a falta de padronização dos instrumentos, o que compromete a comparação dos achados. Reflete-se sobre a pertinência do desenvolvimento de um referencial próprio de pesquisa de satisfação para o Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Davoglio, Tárcia Rita, Carla da Conceição Lettnin et Cristina Generali Baldissera. « Avaliação da qualidade de vida em docentes brasileiros : uma revisão sistemática ». Pro-Posições 26, no 3 (décembre 2015) : 145–66. http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507807.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O objetivo desta revisão sistemática foi conhecer características e qualidades metodológicas das pesquisas sobre a avaliação da qualidade de vida (QV) com professores brasileiros. Bases de dados eletrônicas (Scielo, Lilacs, Pepsic) foram consultadas a partir do ano 2000, usando o descritor QV combinado com palavras-chave para buscas em periódicos avaliados por pares. Os 12 artigos selecionados foram avaliados por dois pesquisadores, de acordo com indicadores predefinidos. Os resultados evidenciaram maior concentração de publicações a partir de 2012 e no Ensino Superior; preponderância de estudos quantitativos, transversais, utilizando instrumentos padronizados. No entanto, a apresentação dos resultados e das conclusões e a caracterização das amostras pesquisadas revelaram questões que demandam atenção metodológica. O impacto dessas questões nas pesquisas futuras e as limitações do presente estudo corroboram a relevância da revisão sistemática para a pesquisa científica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Avaliação das pesquisas"

1

Lazzari, Evelise. « As pesquisas avaliativas de enfoque misto : bases teórico-metodológicas para a operacionalização da vigilância socioassistencial ». Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014. http://hdl.handle.net/10923/5653.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-03-01T02:01:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000454055-Texto+Completo-0.pdf: 1557144 bytes, checksum: 4b3bca0a362934fa9ccffc373c9c1b44 (MD5) Previous issue date: 2014
This paper covers the use of evaluation researches based on mixed approach in in implementing implementingimplementing implementingimplementingimplementingimplementing implementing the social the socialthe socialthe social the social the socialthe social-assistanceassistance assistanceassistance surveillance surveillance surveillancesurveillance surveillance surveillance. The goal is the presentation of a proposal with theoretical-methodological, technical-operational and ethical-political feature, for the use of evaluative research based on mixed approach in implementing the social-assistance surveillance, seeking approaches that support a better understanding of the topic in order to contribute to the improvement of public social welfare policy and expansion of knowledge on these issues, that still have little publication in Brazil. For the research it was decided to adopt the critical dialectical method and the literature search and document analysis of quantitative and qualitative approach, as instruments. The research demonstrated that the social-assistance surveillance is one of the functions to be developed by the Social Care Unified System, with specific and common responsibilities to municipalities, states and Union. Should be responsible for the supervision of vulnerability and risk experienced by families and individuals and the surveillance of the network provider of social assistance services. Occurs through the process of development of socio-territorial diagnoses, monitoring and evaluation processes, which in turn, require procedures related to scientific research. To this end, it is presented a methodological proposal from the characterization of the types of evaluative research in accordance with the instant, with the origin, user participation, among others. Together, the mixed approach offers, through a combination of quantitative and qualitative approaches, a number of elements, models, tools and collection techniques, organizing, systematizing and data analyses. The formatting of this proposal brings with it the opportunity to contribute, especially with municipalities, for materializing social-assistance surveillance under the SUAS.
O presente trabalho versa sobre a utilização das pesquisas avaliativas de enfoque misto na operacionalização da vigilância socioassistencial. O objetivo trata da apresentação de uma proposta, com características teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas, para a utilização das pesquisas avaliativas de enfoque misto na operacionalização da vigilância socioassistencial, buscando aproximações que subsidiem uma melhor compreensão sobre o tema, no intuito de contribuir para a qualificação da política social pública de assistência social e ampliação de conhecimentos sobre estes temas, que ainda contam com pouca produção no Brasil. Para a realização da pesquisa optou-se pela adoção do método dialético crítico, tendo a pesquisa bibliográfica e a análise documental, de abordagem quanti-qualitativa, como procedimentos metodológicos. A pesquisa demonstrou que a vigilância socioassistencial consiste em uma das funções a serem desenvolvidas pelo Sistema Único de Assistência Social, com responsabilidades específicas e comuns aos municípios, estados e União. Deve ocupar-se com a vigilância de situações de vulnerabilidade e risco vivenciadas pelas famílias e indivíduos e com a vigilância da cobertura da rede prestadora de serviços socioassistenciais. Concretiza-se por meios dos processos de elaboração de diagnósticos socioterritoriais, monitoramento e avaliação, que por sua vez, demandam procedimentos ligados à pesquisa científica. Para tanto, apresenta-se uma proposta metodológica a partir da caracterização dos tipos de pesquisa avaliativa de acordo com o instante, com a procedência, participação dos usuários, entre outros. Conjuntamente, o enfoque misto oferece, por meio da combinação das abordagens quantitativa e qualitativa, uma série de elementos, modelos, instrumentos e técnicas de coleta, organização, sistematização e análise de dados. A formatação desta proposta traz consigo a possibilidade de contribuir, sobretudo com os municípios, para a materialização da vigilância socioassistencial no âmbito do SUAS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Nascimento, Rita de Cássia de Sousa. « Avaliação de desempenho de sistemas de saúde : uma síntese de pesquisas ». Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva, 2008. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10902.

Texte intégral
Résumé :
p. 1-77
Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-05-07T19:36:53Z No. of bitstreams: 1 6666666666666.pdf: 313932 bytes, checksum: 01602d9f39df99bc370c99662eeaebd4 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva(mariakreuza@yahoo.com.br) on 2013-05-13T13:45:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 6666666666666.pdf: 313932 bytes, checksum: 01602d9f39df99bc370c99662eeaebd4 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-05-13T13:45:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 6666666666666.pdf: 313932 bytes, checksum: 01602d9f39df99bc370c99662eeaebd4 (MD5) Previous issue date: 2008
A avaliação de desempenho dos sistemas de saúde das nações vem ganhando importância crescente entre os gestores do setor saúde e o setor acadêmico, sendo considerada como etapa essencial para o planejamento das ações voltadas para garantia da qualidade da atenção e subsidiar decisões que atendam às necessidades da população, constituindo-se uma tecnologia de gestão. Este artigo objetiva conhecer as características atuais do debate sobre a avaliação de desempenho dos sistemas de saúde, por meio da procedência da produção científica, dos atributos relacionados à estrutura, processo e resultado dos sistemas, bem como das opções metodológicas utilizadas para desenvolver estes estudos. A coleta de dados foi realizada por meio das bases de dados indexadas: Medline, Lilacs e Scielo, no período de 1990 a 2007, sendo excluídos da pesquisa os estudos que trataram da avaliação de ações e programas de saúde. Foram analisados os atributos relativos à eficiência, qualidade e efetividade, estando os mesmos relacionados à estrutura, processo e resultado, respectivamente. Os resultados apontam uma tendência de maior preocupação da academia dos países desenvolvidos com o desempenho dos sistemas de saúde, especialmente com os aspectos de qualidade. Entretanto, os sistemas de saúde do Brasil têm dedicado mais espaço à produção científica deste tema. Foram os estudos de avaliação de intervenção, aqueles desenvolvidos em maior número, cuja relação se dá com a estrutura dos sistemas de saúde. Uma maior freqüência de estudos empíricos certamente contribuirá com a institucionalização da avaliação de desempenho, especialmente nos países em desenvolvimento.
Salvador
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Deakin, Elisabeth Kuhn. « Avaliação dos resultados da psicoterapia psicanalítica com crianças ». Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008. http://hdl.handle.net/10923/4854.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000403295-Texto+Completo-0.pdf: 811477 bytes, checksum: 9c353e7a8f09a44da384610e40b00353 (MD5) Previous issue date: 2008
This dissertation aimed to review the current research in child psychotherapy, more specifically, the child psychoanalytic psychotherapy, as well as to investigate the effectiveness of child psychoanalytic psychotherapy and early termination of this treatment modality. Three different studies were carried out. The first was a theoretical study which discussed two models that are mostly used to evaluate psychotherapy outcome: the efficacy model and the effectiveness model. The second study was an empirical research on individual child psychoanalytic psychotherapy outcome in a clinical outpatient setting in Porto Alegre, Brazil. Three psychological testing (Rorschach, Bender, WISC III) were administered in 23 children, ages 6 to 11 years old and the Child Behavior Check List (CBCL) was completed by the parents. All testing was completed before the beginning of the psychoanalytic psychotherapy. The same measures were repeated after 12 months of intervention. The 23 children who received individual psychoanalytic psychotherapy were compared with 22 children (same age, gender and total CBCL score) who did not receive any kind of intervention. In the clinical group the results indicated statistical significant reduction of anxiety symptoms (. 002) and school problems (. 031) , improvement in interpersonal relationships (. 022) and positive change in the following CBCL scales : withdrawn (. 010), thought processing (. 022), anxiety and depression (. 017), internalizing (. 008) and total (. 003) . An effect size of 0,696 was calculated based on the CBCL total scale before and after intervention . No statistical significant differences were found in the WISC III and Bender-Gestalt results.The third study comprised an empirical research in child psychotherapy drop out in which 24 children who completed 12 months of psychoanalytical psychotherapy were compared with 38 children who dropped out of psychotherapy before 12 months of intervention. Statistical significant differences were found in the following variables: gender, presenting problems, frequency of sessions, child’s impulse and emotion control and the socialization, somatic, anxiety, depression, internalizing CBCL scales. The results revealed that the child psychoanalytical psychotherapy is mostly effective in the treatment of female children, who present internalizing problems, such as anxiety and depression, has little control of impulses and emotions and attends at least 12 months of psychoanalytical psychotherapy twice weekly.
Esta tese objetivou fazer uma revisão sobre a pesquisa em psicoterapia com crianças, mas especificamente a psicoterapia psicanalítica, bem como investigar a efetividade e o abandono prematuro desta modalidade de atendimento. Para tanto foram elaborados três estudos. O primeiro é um trabalho de revisão sobre os modelos de investigação mais utilizados na atualidade para avaliar resultados de psicoterapia: o modelo de estudo de eficácia e o modelo de estudo de efetividade. O segundo é uma pesquisa empírica sobre os resultados da psicoterapia psicanalítica individual com crianças em um ambulatório de Porto Alegre, RS. Neste estudo foram aplicados três testes psicológicos com 23 crianças de 6 a 11 anos (WISC III, Bender-Gestáltico e Rorschach) e um questionário auto-administrado (CBCL) com os pais ou responsáveis. Todos os testes foram aplicados antes da intervenção psicoterápica psicanalítica e, novamente, após 12 meses da primeira avaliação seguindo os mesmos princípios metodológicos. As 23 crianças que receberam atendimento psicoterápico psicanalítico foram comparadas com 22 crianças do mesmo sexo, idade e resultado total do CBCL que não receberam tratamento. Neste estudo, foram encontradas diferenças positivas estatisticamente significantes no grupo clínico que recebeu intervenção psicoterápica nas seguintes variáveis: redução dos sintomas de ansiedade (. 002) e problemas escolares (. 031); melhora das relações interpessoais medidas pelo Rorschach (. 022); melhora nas escalas de retraimento (. 010), pensamento(. 022), ansiedade e depressão (. 017), introversão (. 008) e total (. 003) medidas pelo CBCL. O resultado da escala total do CBCL foi utilizado para cálculo do tamanho de efeito da intervenção, que foi estimado em 0. 696, portanto, moderado.Não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes nos testes do WISC III e Bender. Por último foi realizada uma pesquisa empírica sobre abandono de psicoterapia com crianças no qual foi feita uma comparação de uma amostra de 24 crianças que completaram 12 meses de psicoterapia psicanalítica com uma amostra de 38 crianças que interromperam prematuramente o tratamento. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes nas variáveis sexo, sintomas, freqüência dos atendimentos, capacidade da criança de controlar as emoções (%CF) e de controlar impulsos (%m + mF), medidas pelo Rorschach e escalas de sociabilidade, queixas somáticas, ansiedade e depressão e comportamentos internalizantes medidas pelo CBCL. Este estudo revelou que a psicoterapia psicanalítica é efetiva no tratamento da criança do sexo feminino, que apresenta transtornos internalizantes, tem maior descontrole de emoções e impulsos e recebe atendimento com uma freqüência de duas vezes por semana por pelo menos 12 meses.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Freitas, Letícia Figueira. « Pesquisas envolvendo medicamento na região sudeste, Brasil : uma análise exploratória na base de dados do sistema de avaliação ética de pesquisas ». reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2011. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12488.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-01-07T13:32:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 960.pdf: 1161561 bytes, checksum: de53189ef2f30dd8357380442630b792 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2011
A pesquisa em medicamento pretende atender, por meio de investigações quanto à qualidade, à eficácia e à segurança dos fármacos e medicamentos, às necessidades desaúde da população, representando grande importância para a saúde coletiva. O presente trabalho teve por propósito realizar um diagnóstico das pesquisas que envolvem medicamentos na região Sudeste do Brasil, registradas no Sistema Nacional de Ética emPesquisa Envolvendo Seres Humanos SISNEP no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2009. Foram examinados os tipos de estudo, e singularizados as pesquisas clínicas e ensaios clínicos para análise aprofundada quanto às fases dos estudos clínicos, à aprovação no sistema CEP-CONEP, às instituições sediadoras e financiadoras das pesquisas, à sua presença nas bases de registro de ensaios internacionais da FDA e daOMS, a realização multicêntrica e participação estrangeira e ainda, quanto às condições clínicas estudadas e aos medicamentos. Os quantitativos foram contrapostos aos registros da base Clinical Trials (FDA). Foram selecionadas para análise 546 pesquisas. Destas, 346 pesquisas foram dedicavam-se a objeto não coincidente com o de outraspesquisas. Verificou-se um predomínio de estudos multicêntricos com participação estrangeira (75,6 por cento), e maior parte de fase III.
Verificou-se um percentual de falha entre as instâncias de avaliação ética (CEP-CONEP), em estudos que passaram apenas pela aprovação do CEP, contrariando o determinado na legislação. Destaca-se ainda opredomínio de indústrias farmacêuticas no financiamento dos estudos e de hospitais de ensino como os maiores sediadores. Segundo as pesquisas, as doenças estudadas se concentram no HIV/aids, seguido de diabetes mellitus e leucemia. As doenças infectoparasitárias,incluindo as doenças tropicais, foram muito pouco exploradas. A verificação de consonância entre o quantitativo de estudos registrados no Sisnep e nabase Clinical Trials mostrou incongruência, revelando um total de 486 pesquisas que faltavam no SISNEP. Os dados mostram que as demandas judiciais parecem ser predominadas para os medicamentos para novas indicações terapêuticas e para aqueles registrados há algum tempo, mas que não estão incorporados a programas de assistênciafarmacêutica do SUS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Medeiros, Rafael Lima, et 92-98123-2050. « Índice multicritério de Inovação Sustentável para avaliação de pesquisas científicas em biotecnologia ». Universidade Federal do Amazonas, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5971.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2017-10-18T18:37:52Z No. of bitstreams: 2 Tese_Rafaela L. Medeiros.pdf: 4587592 bytes, checksum: 006ea660e1dfbb676df7e9ccba102f07 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2017-10-18T18:38:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_Rafaela L. Medeiros.pdf: 4587592 bytes, checksum: 006ea660e1dfbb676df7e9ccba102f07 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-18T18:38:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_Rafaela L. Medeiros.pdf: 4587592 bytes, checksum: 006ea660e1dfbb676df7e9ccba102f07 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-06-23
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The increasing number of biotechnological research in the global and Brazilian context and the scarcity of public and private resources for investments in research and development make it critical for the actors of the national innovation system to adopt evaluation methodologies and research selection With greater innovative potential for prioritization in the allocation of resources and reduction of the risk of investment or return of the financial contribution. However, innovation, as it is directly linked to the promotion of sustainability, has the function of transforming the products and technologies used by society throughout the production chain of goods and services necessary for human consumption. In this way, sustainable innovation is the development of new products, processes, services and technologies that contribute to economic development and meeting human and institutional needs, respecting natural resources and their regenerative capacity. In this context, the problem of the present research was how to evaluate the potential for sustainable innovation of biotechnological scientific research. Therefore, the main objective was to develop an index for assessing the potential for sustainable innovation in scientific research in the field of biotechnology. To accomplish this mission, the research was divided into three distinct phases. The first one consisted in the selection of the conceptual model of the index, and the Cubo Sustainable Innovation framework was chosen because it is the most robust approach in the treatment of the effects generated by innovations orientated towards sustainability. The second step was the application of the multicriteria Analytic Network Process (ANP) to the chosen framework with the objective of making the practical use of the index possible. The third step was the practical application of the index in three different case studies. In the first case study, scientific researches were carried out to obtain and use the purple starch (Dioscorea trifida L.f) with a focus on the application of food supplements, since the evaluating company was the Complevida Produtos Naturais, which operates in this segment. In the second case study, the evaluated researches had as objective the production of bioactive extracts of agroindustrial residues of buriti (Mauritia flexuosa L.) for the manufacture of cosmetics. These surveys were evaluated by Cheiro D'Folha da Amazônia, a small company in the cosmetics sector. The third case study was carried out with the company QLuz Ecoenergia evaluating scientific research for the production of bioactive extracts of açaí agroindustrial waste (Euterpe Olereace and Euterpe Precatoria). The scientific research to obtain the purple starch obtained the score of 57.2%, the highest among those evaluated, followed by the researches of bioactive extracts of agroindustrial residues of buriti (48%) and açaí (39.6%), . The most relevant criteria were Technology, Culture, Consumption and Production and Logistics. The results showed that the scientific researches in biotechnology carried out by researchers linked to the Multi-Institutional Biotechnology Graduate Program in the Federal University of Amazonas have significant innovative potential potential, but they need adjustments to be feasible to be Produced and marketed on a production scale appropriate to the needs of the consumer markets. The main suggestions for improving the innovative potential of the research were: the construction of production units and processing of purple and / or agroindustrial residues of açaí or buriti; The promotion of marketing based on the functional properties of food and cosmetics; The participation of local communities, cooperatives or small producers as beneficiaries of the purple or agro-industrial waste of açaí or buriti; And the creation of stamps of origin linked to the Federal University of Amazonas.
O número crescente de pesquisas biotecnológicas, no contexto global e brasileiro, e a escassez de recursos públicos e privados para investimentos em atividades de pesquisa e desenvolvimento, tornam crítico para os atores do sistema de inovação nacional a adoção de metodologias de avaliação e seleção de pesquisas com maior potencial inovador para priorização na alocação de recursos e redução do risco de investimento ou retorno do aporte financeiro. No entanto, a inovação por estar diretamente ligada à promoção da sustentabilidade exerce função de transformação dos produtos e tecnologias utilizadas pela sociedade ao longo da cadeia produtiva de bens e serviços necessários ao consumo humano. Desta forma, inovação sustentável é o desenvolvimento de novos produtos, processos, serviços e tecnologias que contribuem para o desenvolvimento econômico e atendimento das necessidades humanas e institucionais, respeitando os recursos naturais e sua capacidade regenerativa. Neste contexto, o problema da presente pesquisa foi como avaliar o potencial de inovação sustentável das pesquisas científicas biotecnológicas. Logo, o objetivo principal foi elaborar um índice para avaliação do potencial de inovação sustentável de pesquisas científicas no campo da biotecnologia. Para realizar essa missão, a pesquisa foi dividida em três fases distintas. A primeira consistiu na seleção do modelo conceitual do índice, tendo sido escolhido o framework Cubo da Inovação Sustentável por ser a abordagem mais robusta no tratamento dos efeitos gerados por inovações orientadas para a sustentabilidade. A segunda etapa foi a aplicação do método multicritério Analytic Network Process (ANP) ao framework escolhido com o objetivo de viabilizar o uso prático do índice. Já a terceira etapa foi a aplicação prática do índice em três estudos de casos distintos. No primeiro estudo de caso foram avaliadas pesquisas científicas para obtenção e uso da fécula do cará-roxo (Dioscorea trifida L.f) com enfoque na aplicação em complementos alimentares, pois a empresa avaliadora foi a Complevida Produtos Naturais que atua nesse segmento. No segundo estudo de caso, as pesquisas avaliadas tinham como objetivo a produção de extratos bioativos de resíduos agroindustriais do buriti (Mauritia flexuosa L.) para fabricação de cosméticos. Estas pesquisas foram avaliadas pela Cheiro D’Folha da Amazônia, uma empresa de pequeno porte do setor de cosméticos. O terceiro estudo de caso foi realizado com a empresa QLuz Ecoenergia avaliando pesquisas científicas para produção de extratos bioativos de resíduos agroindustriais do açaí (Euterpe Olereace e Euterpe Precatoria). A pesquisa científica para obtenção da fécula do cará-roxo obteve a pontuação de 57,2%, a mais elevada dentre as avaliadas, seguida pelas pesquisas de extratos bioativos de resíduos agroindustriais de buriti (48%) e açaí (39,6%). Já os critérios mais relevantes foram Tecnologia, Cultura, Consumo e Produção e Logística. Os resultados mostraram que as pesquisas científicas em biotecnologia realizadas por pesquisadores vinculados ao Programa Multi-Institucional de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGBIOTEC/UFAM) possuem potencial inovador sustentável significativo, mas precisam de ajustes para que sejam viáveis de serem produzidas e comercializadas em uma escala de produção adequada para as necessidades dos mercados consumidores. As principais sugestões para melhoria do potencial inovador das pesquisas foram: a construção de unidades modelos de produção e beneficiamento de cará-roxo e/ou resíduos agroindustriais de açaí ou buriti; a promoção de um marketing baseado nas propriedades funcionais de alimentos e cosméticos; a participação de comunidades, cooperativas ou pequenos produtores locais como beneficiadores do cará-roxo ou dos resíduos agroindustriais do açaí ou buriti; e a criação de selos de procedência vinculados à Universidade Federal do Amazonas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Alvarez, Frederico Agenor. « Abordagem para aplicação de pesquisas eleitorais considerando incertezas cognitivas ». Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85926.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T01:21:11Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Este trabalho estuda as pesquisas eleitorais usadas em todo o transcorrer de uma eleição, buscando apontar as razões para a ocorrência de discrepâncias entre os prognósticos dos levantamentos e os resultados das urnas que extrapolam os limites de confiabilidade atribuídos às pesquisas. Inicialmente contextualiza dois momentos distintos do processo eleitoral, marcados pelo ato de votar do eleitor, o pré-voto e o pós-voto, nos quais são realizadas pesquisas eleitorais. Em seguida, caracteriza as incertezas cognitivas como sendo fruto das dúvidas dos entrevistados sobre em quem votar e dos diferentes níveis de informação que possuem sobre os candidatos. Identificada a incerteza cognitiva, observa-se de que forma tal característica reflete nos resultados das pesquisas eleitorais de pré e pós-voto, demonstrando que estas causam a violação dos pressupostos da teoria de inferência estatística - que embasa a realização das pesquisas eleitorais. Finalmente, este trabalho propõe uma abordagem para a realização de pesquisas eleitorais que minimiza a influência das incertezas cognitivas bem como os erros dela decorrentes, resultando em um incremento de confiabilidade aos levantamentos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Nunes, Fernanda Maria Guadalupe. « Fatores relevantes para avaliação de clima organizacional em uma instituição pública de pesquisas ». Universidade de Taubaté, 2011. http://www.bdtd.unitau.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=517.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho se propõe a identificar fatores relevantes para avaliação do Clima Organizacional de um Instituto Público de Pesquisas, com Sede situada no Vale do Paraíba Paulista. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo exploratória descritiva, assumindo a forma de levantamento. A Instituição participante da pesquisa possui 1.075 servidores públicos ativos e a amostra utilizada no levantamento de dados foi de 149 respondentes. O questionário aplicado foi elaborado pela autora, que buscou embasamento teórico em modelos desenvolvidos e validados por autores da área, e teve por objetivo levantar opiniões dos servidores sobre aspectos do ambiente de trabalho percebidos na Situação Real, como ocorre hoje e na Situação Ideal, como gostariam que fosse; com a intenção de identificar as expectativas e/ou insatisfações dos indivíduos. Os dados obtidos foram tabulados e analisados estatisticamente utilizando-se para isso os Softwares MINITAB e EXCEL. Foi constatada a estabilidade do instrumento por meio do Teste de Alfa de Cronbach, que indicou a confiabilidade das respostas da pesquisa e os Testes de Kaiser-Meyer-Olkin - KMO e de Esfericidade de Bartlett, indicaram que a Análise Fatorial poderia ser utilizada nessa massa de dados. A técnica da Análise Fatorial foi aplicada e os resultados demonstraram que 10 agrupamentos das Questões/Indicadores são adequados para este estudo. Após a análise dos agrupamentos foram identificados os seguintes Fatores como relevantes para o clima estudado: Identidade e Segurança, Autonomia, Realização e Satisfação com o Trabalho, Desenvolvimento Profissional, Comprometimento e Trabalho em Equipe, Liderança, Salário, Interação, Satisfação com a Instituição e Estrutura Organizacional. O Fator melhor avaliado pelos respondentes da pesquisa na Situação Real e também mais valorizado na Situação Ideal foi Identidade e Segurança. O Fator considerado mal avaliado na Situação Real foi Satisfação com a Instituição e o Fator menos valorizado na Situação Ideal foi Estrutura Organizacional. Os servidores destacaram Estabilidade com 63,1%, como o fator que mais gera satisfação, que associado à valorização do Fator Identidade e Segurança. Entre os fatores considerados geradores de Insatisfação no ambiente de trabalho do Instituto destacaram-se Falta de valorização dos servidores (49%) e Falta de Reconhecimento (34,2%). Este trabalho atingiu seu objetivo e seu resultado favorece novos estudos sobre o tema, bem como fornece subsídios para a elaboração de um instrumento para pesquisa de Clima Organizacional adequado às especificidades da Instituição em questão.
This paper aims to identify relevant factors to evaluating the organizational climate of a public research institute, that headquarters are located in Vale do Paraiba Paulista. This is a quantitative, descriptive and exploratory research that has the same form of a review. This Institution is composed by 1.075 active employees, and the sample used in this data collection is around 149 respondents. The questionnaire was prepared by the author, who sought to theoretical models developed and validated by authors of the area, and for the purpose of assessing the employees opinion about aspects of the work environment perceived in the real situation (how things happen) comparing to the ideal situation (how things have to be). The intention is identify the expectations and/or dissatisfaction of individuals. The data were statistically analyzed using software MINITAB and EXCEL. The stability of the instrument was testified through Cronbachs Alpha Test that indicated the reliability of the search responses. The test Kaiser-Meyer-Olkin - KMO and Bartletts Sphericity test indicated that the Factorial Analysis could be used in mass data. The technic of Factorial Analysis was applied on the sample and the results showed that 10 clusters of issues/indicators are suitable for this study. After the clusters analysis, some relevant factors were identified for the climate study: Identity and Security, Autonomy, Achievement and Satisfaction with Work, Professional Development, Commitment and Teamwork, Leadership, Salary, Interaction, and Satisfaction with the Institution and Organizational Structure. The best factor evaluated in the real situation and also in the ideal situation was Identity and Security among respondents. The factor that was rating as the worst in the real situation was Satisfaction with the Institution and the least appreciated factor in the ideal situation was Organizational Structure. The employees stood out Stability with 63,1% as the factor that generates the most satisfaction. Among factors that were considered as generators of Dissatisfaction in the environment work of the Institute, lack of appreciation of the employees (49%) and lack of Recognition (34,2%) have been distinguished. This paper reached its goal and its result encourages further studies on the subject, and provides subsidies for the development of a tool to search the appropriate Organizational Climate suitable for specificities of the institution concerned.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Powys, Gabriela Lembo Dias. « Revisão de pesquisas básicas sobre controle aversivo em humanos ». Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21040.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2018-04-23T12:34:02Z No. of bitstreams: 1 Gabriela Lembo Dias Powys.pdf: 1897814 bytes, checksum: 9ab3187cd07f4e34583f68b32d006a79 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-23T12:34:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabriela Lembo Dias Powys.pdf: 1897814 bytes, checksum: 9ab3187cd07f4e34583f68b32d006a79 (MD5) Previous issue date: 2018-03-09
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Aversive control is a controversial area of study within Behavioral Analysis, especially when humans are used as experimental subjects. This work sets out to review basic studies into aversive control with humans that took place within the last 11 years. Specifically, this work aims to: (a) analyze and characterize basic studies that used human beings as participants and used aversive stimulus in the period between 2007 and 2017, focusing on details of the method used; (b) identify whether the author(s) justified or tested the aversive stimulus/stimuli used; (c) identify whether the author(s) name/comment on/evaluate the byproducts of aversive control; and (d) identify whether the author(s) make any ethical comments on the use of aversive stimulation with humans. Articles, theses and dissertations from Brazil and abroad conducted between 2007 and 2017 on online platforms were selected. These include 129 works, of which 35 were conceptual/historical/revisions, 37 applied studies and 57 basic studies – the latter were read in their entirety. The index of agreement between the researcher and the independent observer was 98.7%. Results indicate that the most commonly studied modality of aversive control is avoidance, participants used are generally typical adults, most experimental activities are conducted using a computer, and the aversive stimuli used as US are mainly auditory stimuli. In many studies analyzed, the authors substitute the unconditioned aversive stimulus used in studies with non-human animals with conditioned stimuli, although the results of some experiments which took this approach did not succeed in reproducing the results found in animal literature. Furthermore, a significant divergence was observed in the use and detailing of the description of certain kinds of aversive stimulation (conditioned and unconditioned) in basic studies with humans. It was confirmed that few basic studies refer to the byproducts of aversive control, or present ethical discussions related to this kind of control
O controle aversivo é uma área de pesquisa controversa dentro da Análise do Comportamento, principalmente quando são empregados seres humanos como sujeitos experimentais. O presente estudo propôs-se a revisar as pesquisas básicas sobre controle aversivo com humanos que ocorreram nos últimos 11 anos. Especificamente, este trabalho teve por objetivo: (a) analisar e caracterizar as pesquisas básicas que empregaram seres humanos como participantes e utilizaram estimulação aversiva no período de 2007 a 2017 com foco nos detalhes do método utilizado; (b) verificar se o(s) autor(es) justifica(m) ou testa(m) o(s) estímulo(s) aversivo(s) utilizado(s); (c) identificar se o(s) autor(es) cita(m)/comenta(m)/avalia(m) os subprodutos do controle aversivo; e (d) identificar se o(s) autor(es) faz(em) algum comentário ético quanto ao uso de estimulação aversiva com humanos. Foram selecionados artigos, teses e dissertações brasileiras e internacionais conduzidos entre 2007 e 2017 com base em plataformas online. Foram recuperados 129 trabalhos, sendo 35 conceituais/históricos/revisões, 37 pesquisas aplicadas e 57 pesquisas básicas, as quais estas últimas foram lidas integralmente. O índice de concordância entre a pesquisadora e um observador independente quanto a categorização dos dados foi de 98,7%. Os resultados da revisão indicaram que a modalidade de controle aversivo mais estudada é a esquiva em estudos realizados principalmente com adultos típicos, empregando como estímulos aversivos incondicionados majoritariamente estímulos auditivos e a maior parte das atividades sendo realizadas num computador. Em muitos estudos analisados, os autores substituíram o estímulo aversivo incondicionado usado em pesquisas com animais não humanos por estímulos condicionados, sendo que os resultados de alguns experimentos que seguiram este caminho não conseguiram reproduzir os resultados encontrados na literatura animal. Além disso, foi observada uma grande variabilidade quanto ao uso e detalhamento da descrição de determinados tipos de estimulação aversiva (condicionada e incondicionada) em pesquisas básicas com humanos. Verificou-se também que poucos estudos básicos referem-se aos subprodutos do controle aversivo e/ou apresentam discussões éticas relacionadas a esse tipo de controle
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Alencar, Camila Osugi Cavalcanti de. « Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em moda ». Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-03072014-110844/.

Texte intégral
Résumé :
Para o lançamento de novos produtos na área do Design de Moda, os designers utilizam conceitos de ergonomia durante as etapas de formatação do produto. A pesquisa tem como objetivo introduzir na metodologia projetual a preocupação ergonômica, visando à adequação do design no que diz respeito à usabilidade e ao conforto. O estudo trata das relações entre Moda, Design e Metodologia para compreensão da importância da Ergonomia no auxílio dos projetos de Design de Moda. A proposta é sistematizar por meio da metodologia de Grupo Focal as questões ergonômicas na fase projetual de produtos por meio de uma revisão bibliográfica e de reflexões extraídas, constatando-se sua aplicabilidade ao permitir que o designer a partir de uma análise qualitativa dos dados captados nas discussões com o público-alvo proporcione um produto mais satisfatório ao usuário.
For the launch of new products in the area of Fashion Design, designers use concepts of ergonomics through the steps of formatting the product. The research aims at introducing a methodology projetual ergonomic concern, aiming at adapting the design with regard to usability and comfort. The study deals with the relationship between Fashion, Design and Methodology for understanding the importance of ergonomics in aid of Fashion Design projects. The proposal is to systematize through focus group methodology ergonomic issues in projetual phase products through a literature review and reflections drawn, though there is its applicability by allowing the designer from a qualitative analysis of the data captured in discussions with the audience provides the user a more satisfactory product.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Sanchez, Ligia Gonçalez. « O IDEB em pesquisas acadêmicas brasileiras entre 2007 e 2015 ». Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06122017-115438/.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa analisa como o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) vem sendo tratado em produções acadêmicas de pós-graduação. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico de teses e dissertações que abordam o Índice, defendidas entre os anos de 2007 e 2015 no Brasil. A base de dados composta por tal conjunto de produções acadêmicas foi caracterizada por meio da apreciação das abordagens e tendências interpretativas nelas presentes. Procurou-se destacar contribuições dos estudos que trazem elementos para a compreensão de como o Ideb vem operando na configuração e na implementação de políticas públicas educacionais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Adotou-se procedimento de pesquisa documental, com tratamento dos dados por técnicas de análise de conteúdo. O referencial teórico foi constituído por contribuições de pesquisadores dos campos de políticas públicas educacionais, como Azevedo, Abrucio, Dourado e Oliveira, e de avaliação da educação, como Bonamino, Fernandes, Freitas, D. N., Freitas, L. C., Soares e Sousa. Como resultados, produziu sistematização da distribuição temporal e identificação do lócus de produção das teses e dissertações. A leitura integral das teses e dissertações resultou na interpretação de cinco formas de abordagem ao Ideb, presentes em tal produção acadêmica: referência ao Ideb como indutor de políticas e programas; investigação de fatores para obtenção de alto ou de baixo Ideb por escolas ou redes públicas de ensino; referência ao Ideb como indicador de resultado de programas/políticas/gestão; uso de dados do Ideb no delineamento da pesquisa e/ou na análise dos dados, cenário em que o Índice é usualmente tratado como uma das variáveis explicativas dos resultados do estudo; e menção ao Ideb como um dos critérios de seleção de estados, municípios e/ou escolas a serem pesquisados ou como elemento de caracterização do contexto de realização do estudo. Considera-se que tais abordagens contribuem para a compreensão do Ideb no seio da política educacional e como portador de noções de avaliação e de qualidade.
This research examines how postgraduate academic studies have treated the Basic Education Quality Indicator in Portuguese, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). The analysis was based on a bibliographical research of theses and dissertations dealing with the Index between 2007 and 2015 in Brazil. The database composed of such a set of academic productions was characterized by the appreciation of the approaches and interpretative tendencies in them. The purpose was to highlight contributions of the studies that bring elements to the understanding of how Ideb has been operating in the configuration and the implementation of educational public policies. This is a qualitative, exploratory and descriptive study. Documentary research procedure was adopted, with data treatment based on content analysis techniques. The theoretical framework consisted of contributions from researchers in the fields of educational public policies, such as Azevedo, Abrucio, Dourado and Oliveira, and education evaluation, such as Bonamino, Fernandes, Freitas, D. N., Freitas, L. C., Soares and Sousa. As results, it produced systematization of the distribution in time and identification of the locus of production of those theses and dissertations. The integral reading of the academic researches resulted in the interpretation of five forms of approach to Ideb, present in such academic production: reference to Ideb as an inducer of policies and programs; investigation of factors to obtain high or low Ideb by schools or public education networks; reference to Ideb as a program/policy/management result indicator; use of Ideb data in the research design and/or data analysis, where the Index is usually treated as one of the dependent or independent variables of the study results; and mention to Ideb as one of the criteria for selecting states, municipalities and/or schools to be surveyed or as an element of characterization of the context of the study. It is considered, in this research, that such approaches contribute to the understanding of Ideb within educational policy and as an idea of evaluation and quality.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Avaliação das pesquisas"

1

de, Sousa Rômulo Paes, Vaitsman Jeni 1950- et Brazil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação., dir. Metodologias e instrumentos de pesquisas de avaliação de programas do MDS : Bolsa Família, assistência social, segurança alimentar e nutricional. Brasília, DF : Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2007.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Bonamino, Alicia Catalano de, Nícia Bessa et Creso Franco. Avaliação da educação básica : Pesquisa e gestão. Rio de Janeiro, RJ : Editora PUC Rio, 2004.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Justiça, Rio Grande do Sul (Brazil :. State) Tribunal de. Pesquisa de avaliação do poder judiciário no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre : Estado do Rio Grande do Sul, Poder Judiciário, Tribunal de Justiça, 2009.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Seminário de Avaliação Final do Programa RECOPE (2001 Rio de Janeiro, Brazil). RECOPE, Redes Cooperativas de Pesquisa : Relatório do Seminário de Avaliação Final do Programa RECOPE. Rio de Janeiro : RECOPE, 2003.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (14th 1999 Salvador, Brazil). Experiências de avaliação institucional em universidades brasileiras : Textos apresentados durante o XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste--Avaliação Institucional, realizado em Salvador 16, 17 e 18 de junho de 1999. Salvador : Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, 2000.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Boschetti, Ivanete. Avaliação dos dez anos de implementação da Lei Orgânica de Assistência Social : O olhar dos conselhos estaduais, municipais e do Distrito Federal : relatório de pesquisa. Brasília, DF : Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade Social e Trabalho, GESST/SER/UnB, 2003.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Agostinho, Emily Ann Labaki. Auxílios financeiros para bibliotecas universitárias : Avaliação de impacto dos projetos financiados pela FAPESP para o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP). São Paulo : Universidade de São Paulo, Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, 1999.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Informação Científica e Tecnológica. Departamento de Comunicação e Saúde. Promoção da saúde e prevenção do HIV/Aids no município do Rio de Janeiro : Uma metodologia de avaliação para políticas públicas e estratégias de comunicação : relatório de pesquisa. Rio de Janeiro : Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Informação Científica e Tecnológica, Departamento de Comunicação e Saúde, 2003.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

de Cássia Prazeres Frangella, Rita. CURRÍCULO, FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO : redes de pesquisas em negociação. EDITORA CRV, 2016. http://dx.doi.org/10.24824/978854441047.9.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Felix, Glades Tereza, et Denise Leite. Avaliação Institucional e Ação Política : Múltiplas realidades na educação superior. editora ufsm, 2021. http://dx.doi.org/10.32379/9786557160411.

Texte intégral
Résumé :
O livro apresenta-se como uma discussão pertinente não só para os gestores públicos, mas, principalmente, para a comunidade universitária, que se depara com os desafios para qualificar as ações que permeiam os processos de ensinar, pesquisar e aprender. As pesquisas em avaliação apontam limites e compartilham experiências exitosas em Instituições de Ensino Superior públicas, federais, estaduais e comunitárias no Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal e Angola.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Avaliação das pesquisas"

1

Moreira, Vanessa Ohana Gomes, Rafael Cipriano da Silva, José de Souza Oliveira Filho et Rousilene Silva Nascimento Diniz. « USO DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA AVALIAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DOS SOLOS DE QUIXERAMOBIM - CE ». Dans Pesquisas em Ecologia e Sustentabilidade, 106–14. Teresina : Wissen Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.52832/wed.67.420.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Soares, Airton Guedes, Mylene Cunha de Melo Calixto et Ricardo Figueiredo Pinto. « TIPOS DE AVALIAÇÃO ». Dans II Encontro Científico do Grupo Pesquisas & ; Publicações - GPs, 178–99. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/543707.1-13.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Moraes, Renato Miguel de, Helen Cristina Araújo de Oliveira et Ovidio Orlando Filho. « RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL DE FORTALECIMENTO DA AUTORIDADE SANITÁRIA DO HAITI : UM ESTUDO META-AVALIATIVO ». Dans Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem : práticas e pesquisas, 125–48. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230713732.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo tem por objetivo apresentar uma meta-avaliação da Avaliação da Cooperação Sul-Sul de Fortalecimento da Autoridade Sanitária do Haiti (PRODOC BRA10/005), requerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, tendo como objeto de estudo, o seu relatório final. O caminho metodológico seguido foi centrado nas boas práticas avaliativas discriminadas por Jane Davidson, por meio dos cinco critérios fundamentais por ela elaborados. Dentre os resultados alcançados destaca-se que os problemas localizados mais relevantes se relacionaram à disponibilização dos dados utilizados para a confecção da documentação da avaliação. Dentre as recomendações apresentadas, destaca-se a necessidade da apresentação de como o planejamento da avaliação foi realizado, contribuindo com um maior conhecimento de aspectos como planejamento dos processos, contexto da avaliação, previsão de custos, entre outros.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. « AVALIAÇÃO INCLUSIVA : DIÁLOGO DE DIFERENÇAS NO PROCESSO EDUCACIONAL ». Dans Formação de Professores. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt01.002.

Texte intégral
Résumé :
Essa pesquisa tem como objetivo geral investigar a avaliação inclusiva para integração e aprendizagem colaborativa; através de questionário virtual. O tema avaliação inclusiva justifica-se pelas rotinas dos cursos de graduação rodeadas de falta de motivação dos alunos nas pesquisas acadêmicas. Tendo como público alvo alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia em uma Instituição Pública Estadual, em 2021.1, questiona o porquê dos alunos do Curso de Pedagogia dessa respectiva instituição não se sentirem pertencentes a uma avaliação inclusiva. As hipóteses se dividem entre as premissas: educação engessada; processo educacional com moldes unilaterais e lineares e visão tecnicista no Curso de Formação de Professores. A metodologia utilizada caracteriza-se como bibliográfica, qualitativa, quantitativa e exploratória.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Soares, Airton Guedes, Mylene Cunha de Melo Calixto et Ricardo Figueiredo Pinto. « AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ». Dans III ENCONTRO CIENTÍFICO DO GRUPO PESQUISAS & ; PUBLICAÇÕES - GPS, 9–26. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/546693.1-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Soares, Lays Ayara de Souza, Fernanda Benício Coelho de Araújo, Israel Lobato Rocha, Cleide Dias de Sousa, Márcio Cleto Soares de Moura et Joselia Paes Ribeiro de Sousa. « AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM TRECHOS DE RIO ATRAVÉS DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA : PARTE II ». Dans Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 128–41. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060909.

Texte intégral
Résumé :
Os cursos d’água têm sido alvo de várias intervenções ambientais que modificam suas características naturais. A mensuração da qualidade ambiental é amplamente realizada pelo emprego dos Protocolos de Avaliação rápida de Rios (PARs). Pelo presente estudo é realizada a avaliação dos impactos ambientais através de um protocolo de avaliação rápida no rio Corrente, localizado no município de Corrente, estado do Piauí, por se constituir na principal fonte utilizada no abastecimento do município. Os capítulos são constituídos em parte I e parte II visando a complementação das informações. Esta segunda parte trata das informações relativas aos materiais empregados, métodos, resultados e conclusões. O uso indiscriminado dos recursos naturais pelo homem causa uma crescente degradação ambiental. Os resultados obtidos através da aplicação do protocolo de Avaliação Rápida revelaram que o rio Corrente passa por fortes impactos advindos das ações antrópicas decorrentes do uso e ocupação da terra e esses impactos afetam diretamente a quantidade e a qualidade da água disponível nesse rio. O diagnóstico precoce impede a expansão desses impactos, pois ele permite detectar desde ambientes minimamente perturbados, até condições ambientais severamente afetadas. Diante dos resultados obtidos a parti da análise foi possível verificar a necessidade de adotar medidas que venham pelo menos minimizar os processos de degradação do rio Corrente, o que poderia ser feito por meio da regularização da ocupação da terra nas suas margens, com o apoio das autoridades competentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Martins Castro, Elisa, Ana Carla Piasecki da Costa et Welligton Luciano Braguini. « AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE MEL COMERCIAL DE GUARAPUAVA - PR ». Dans Pesquisas em Bioquímica e Enzimologia, 1–15. Editora Science, 2023. http://dx.doi.org/10.56001/23.9786500753660.01.

Texte intégral
Résumé :
O mel é um produto natural rico em nutrientes produzido a partir do néctar das flores pelas abelhas do gênero Apis. É muito utilizado na culinária e também em tratamentos naturais de saúde. Com a descoberta de seus benefícios, houve um aumento na sua comercialização, por esse motivo existem padrões necessários que os méis comerciais devem seguir. Sendo assim, neste trabalho méis comerciais foram avaliados de acordo com a legislação para o mel no Brasil. Constituído principalmente por glicose e frutose, também com um alto percentual de água e outros nutrientes, como minerais, hidratos de carbono, aminoácidos e etc, o mel é um produto de origem animal. Foram analisadas cinco amostras de méis comerciais do município de Guarapuava-PR, por meio de análises físico-químicas. Os parâmetros analisados foram pH, acidez livre, total e lactônica, corantes, determinação de microrganismos contaminantes pela reação de Fiehe, verificação de albuminóides pela reação de Lund e determinação de amido e dextrinas pela reação de Lugol. Também foi verificada a presença de HMF (hidroximetilfurfural), açúcares redutores e enzima diastásica. Utilizou-se os padrões estabelecidos pela legislação brasileira para comparação dos resultados dos experimentos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Lima Rosa Mendes, Alice, Mayara Ladeira Coêlho et Jairelda Sousa Rodrigues. « AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS PRODUZIDOS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL ». Dans PESQUISAS APLICADAS EM FARMÁCIA, 16–31. Editora Science, 2022. http://dx.doi.org/10.56001/22.9786500466386.02.

Texte intégral
Résumé :
Os óleos essenciais são utilizados em nossos antepassados, como ação terapêutica, extraídos por diversas partes da planta como flor, folha, fruto através de técnicas de arraste a vapor. A indústria farmacêutica utiliza mais de 300 óleos essenciais de diversas plantas no mundo. A presente pesquisa, teve como objetivo, avaliar as principais ações farmacológicas dos compostos extraídos dos óleos essenciais produzidos em cada estado da região nordeste do Brasil. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura, para o levantamento dos artigos, a coleta de dados foi realizada por meio das bases de dados: MEDLINE, LILACS, SciELO, Science Direct e BDTD. Para a realização do levantamento de dados da pesquisa, foi usada a combinação das palavras-chave, consideradas Descritores em Ciência e Saúde (DeCS). Os termos foram utilizados palavras com os descritores palavras do título e do resumo. Foram analisadas publicações no período de 2010 a 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol. Diante disso, os resultados revelaram que os 23 artigos selecionados apresentaram predominância da abordagem descritiva e quantitativa. Nessa perspectiva, com o que foi analisado, a espécie que mais obteve artigos publicados nas bases de dados foi a Croton rudolphianus, seguido por Citrus aurantium, Lippia sidoides, Melissa officinalis e por último Cymbopogon schoenanthus e Hyptis dilatata Benth. Os OEs apresentaram uma vasta atividade antimicrobiana, frente à várias espécies de bactérias e fungos, assim como, uma diversidade de compostos bioativos entre os seus constituintes fitoquímicos e farmacológicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Endo, Karina Midori, Ruan Rompato Vieira, Elisa Parcero Hernandes et Suzana de Paiva. « ENSAIOS METABÓLICOS IN VITRO PARA AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DE NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS ». Dans Pesquisas Aplicadas em Farmácia, 104–18. Editora Science, 2022. http://dx.doi.org/10.56001/22.9786500466386.08.

Texte intégral
Résumé :
Avanços significativos da nanotecnologia que trata de materiais com dimensões da ordem de 100 nm ou menos, tem impulsionado seu crescente interesse em inúmeras áreas, incluindo medicina, farmacêutica, devido às suas potenciais aplicações em diagnóstico e terapia. Entre os nanomateriais, as nanopartículas magnéticas (NPMs) emergem como candidatas mais promissoras, caracterizadas por seu excelente comportamento superparamagnético, biocompatibilidade e fácil síntese. Assim, a identificação e compreensão aprofundadas das propriedades fisico-químicas são cruciais para prever possíveis riscos em sistemas biológicos. No contexto da nanotecnologia, inúmeros estudos foram conduzidos para avaliar os efeitos biológicos resultantes da exposição às nanopartículas. Dentre os indicadores mais relevantes para a bioavaliação in vitro, a citotoxicidade assume papel central. Portanto, este trabalho visa apresentar uma revisão dos métodos frequentemente utilizados para avaliar o potencial citotóxico in vitro das nanopartículas magnéticas. A análise desses métodos é essencial para compreender os efeitos das NPMs em linhagens celulares, proporcionando uma comprensão valiosa sobre a segurança e eficácia desses nanomateriais. Esse conhecimento é fundamental para orientar o desenvolvimento seguro e eficiente das nanopartículas magnéticas, especialmente no contexto de aplicações biomédicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Soares, Lays Ayara de Souza, Fernanda Benício Coelho de Araújo, Israel Lobato Rocha, Cleide Dias de Sousa, Márcio Cleto Soares de Moura et Joselia Paes Ribeiro de Sousa. « AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM TRECHOS DE RIO ATRAVÉS DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA : PARTE I ». Dans Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 116–27. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060908.

Texte intégral
Résumé :
Os cursos d’água têm sido alvo de várias intervenções ambientais que modificam suas características naturais. A mensuração da qualidade ambiental é amplamente realizada pelo emprego dos Protocolos de Avaliação rápida de Rios (PARs). Pelo presente estudo é realizada a avaliação dos impactos ambientais através de um protocolo de avaliação rápida no rio Corrente, localizado no município de Corrente, estado do Piauí, por se constituir na principal fonte utilizada no abastecimento do município. Os capítulos são constituídos em parte I e parte II visando a complementação das informações. Esta primeira parte trata das informações relativas à fundamentação teórica úteis na apreciação da segunda parte. Os pontos avaliados do rio Corrente foram escolhidos com o propósito de avaliar o nível de impacto ambiental em cursos d’água inseridos na zona urbana e rural. Os resultados obtidos através da aplicação do protocolo de Avaliação Rápida revelaram que o rio Corrente passa por fortes impactos advindos das ações antrópicas decorrentes do uso e ocupação da terra e esses impactos afetam diretamente a quantidade e a qualidade da água disponível nesse rio. O diagnóstico precoce impede a expansão desses impactos, pois ele permite detectar desde ambientes minimamente perturbados, até condições ambientais severamente afetadas. Diante dos resultados obtidos a partir da análise foi possível verificar a necessidade de adotar medidas que venham pelo menos minimizar os processos de degradação do rio Corrente, o que poderia ser feito por meio da regularização da ocupação da terra nas suas margens, com o apoio das autoridades competentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Avaliação das pesquisas"

1

Almeida, Cleuton, et César França. « Avaliação da Qualidade para Pesquisas em Educação em Engenharia de Software ». Dans Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14872.

Texte intégral
Résumé :
Contexto: A falta de rigor na pesquisa em Educação em Engenharia de Software que envolvem participantes humanos já foi examinada em pesquisas anteriores da literatura e pode resultar em evidências questionáveis. Objetivo: Melhorar as condições de planejamento das pesquisas em educação em Engenharia de Software com participantes humanos por meio de um Guideline. Metodologia: Para atingir esse objetivo será realizada uma Revisão Sistemática da Literatura para encontrar lacunas nos aspectos teóricos e metodológicos das pesquisas e Entrevistas com pesquisadores em educação em Engenharia de Software para o relatar os problemas encontrados nas pesquisas. Após, isso um Guideline será proposto através do método Grounded Theory e validado através de Grupos Focais e um Survey. E, por fim um Estudo de Caso será aplicado com pesquisadores em Educação em Engenharia de Software para apresentar as contribuições práticas do Guideline proposto.Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/0F7jp42nE3I
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

da Silva Freitas, Vinicius. « AVALIAÇÃO TRIDIMENSIONAL DO MOVIMENTO : UMA FERRAMENTA PARA OS FISIOTERAPEUTAS ». Dans Congresso Nacional de Pesquisas em Saúde. , : Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/congresso-nacional-de-pesquisas-em-saude-376034.766251.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Rodrigues, Ysmael, Guilherme Guarnier Vidoto, Patrícia Carvalho Dos Santos et Dionny Felipe. « AVALIAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE SÃO MATEUS (ES) : UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DA AVALIAÇÃO FÍSICA E SUA RELEVÂNCIA NA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS. » Dans Congresso Nacional de Pesquisas em Saúde. , : Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/congresso-nacional-de-pesquisas-em-saude-376034.760677.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Künas, Cristiano Alex, Vinicios Dutra Schulze et Edson Luiz Padoin. « Avaliação de desempenho da paralelização do sequenciamento genético em GPU ». Dans Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eradrs.2020.10744.

Texte intégral
Résumé :
Como incrementar o desempenho de sistemas paralelos tem despertado muitas pesquisas para a construção de novos sistemas em grande escala. Em resposta a esse desafio, este artigo propõe uma avaliação de desempenho de aplicativos de pesquisa de DNA em CPU e GPU.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Maria da Cunha Rego, Ana, Francisca Maria Silva Miranda et Kilma da Silva Lima Viana. « PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA : UM ESTUDO SOBRE AVALIAÇÃO ». Dans I Congresso Internacional das Licenciaturas. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2014. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.icointerpdvl.2014.00036.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Dias, Fernando Skackauskas. « Avaliação de Sistemas de Informação : análise metodológica de vinte anos de publicações científicas ». Dans III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2006.14723.

Texte intégral
Résumé :
Através da revisão de artigos científicos, foi construído um quadro descritivo sobre as metodologias de Avaliação de Sistemas de Informação, delineando as principais características e estruturas. O interesse desta pesquisa é contribuir com um quadro atualizado sobre o tema de Avaliação de Sistemas de Informação. Para tal, foi realizada uma análise de artigos publicados em periódicos internacionais no período entre 1985 e 2005, totalizando 105 artigos. Foram utilizados os critérios de “Avaliação de Artigos de Pesquisa em Sistemas de Informação”. Os resultados obtidos permitem demonstrar uma tendência das pesquisas para uma abordagem multidisciplinar e o alinhamento dos sistemas às estratégias corporativas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Moyses, Daniele de Araújo, NATASHA COSTA DA ROCHA GALUCIO, VALDINEIA SANTOS VALE, VALDICLEY VIEIRA VALE et REGIANNE MACIEL DOS SANTOS CORREA. « AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE POR MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSIVOS ». Dans I Congresso Nacional de Pesquisas e Estudos Genéticos On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/geneticon/9030.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A indução de genotoxicidade por medicamentos sintéticos pode ocasionar vários riscos à saúde da população. Quanto à segurança biológica de fármacos, é de extrema importância verificar se estes apresentam alguma ação que possam causar danos ao organismo humano e celular, como lesões que provoquem patologias nos indivíduos que fazem o uso contínuo destes medicamentos. Existem uma variedade de testes utilizados como parâmetros avaliativos úteis na determinação de genotoxicidade para o organismo, além de investigar mecanismos celulares para indução de danos no material genético, assegurando deste modo a disponibilização de medicamentos com o menor risco de toxicidade aos pacientes. Objetivos: Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a indução de genotoxicidade por medicamentos sintéticos anti-hipertensivos. Metodologia: Este estudo foi realizado por meio de Revisão Integrativa da Literatura de caráter exploratório na Base de Dados PubMed/Medline no período de 2012 a 2022, nos idiomas português e inglês. Para compor a revisão, foram incluídos na pesquisa 8 artigos. Resultados: Os resultados desta pesquisa mostraram que os anti-hipertensivos enalapril, pindolol, carvedilol e hidroclorotiazida, apresentaram, por meio de ensaios in vitro e in vivo, lesão ao DNA podendo induzir morte celular ou processos mitóticos variáveis, desencadeando processo oncogênico. Para avaliação desses danos foi observado que os ensaios do cometa e micronúcleo foram os mais utilizados por pesquisadores em seus estudos de genotoxicidade. Conclusão: A avaliação dos efeitos genotóxicos de anti-hipertensivos visa à prevenção e controle no uso destes medicamentos, como observado através da literatura, e recomendamos que são necessários estudos futuros para evitar os possíveis riscos e danos causados pelo uso destes anti-hipertensivos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Jardim, Ítalo Paiva, ARTHUR MACHADO ABINTE, DIVALDO ABREU JÚNIOR et LUZIANE DE FÁTIMA KIRCHNER. « AVALIAÇÃO DO ESTRESSE : UMA REVISÃO NARRATIVA DAS MEDIDAS ». Dans II Congresso Brasileiro On-line de Pesquisas e Inovações em Saúde. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2023. http://dx.doi.org/10.51161/conasau2023/28279.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Panzenhagen, Esther Mobarack, Débora Machado de Souza, Marluci Souza, Natália Rasquinha Leal Schnorr, feliciane andrade brehm et Carlos Alberto Mendes Moraes. « AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DE FERRO VIA FRX EM RESÍDUOS SÓLIDOS DE LABORATÓRIOS DE PESQUISAS ». Dans 12th Brazilian Congress on Manufacturing Engineering. ABCM, 2023. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.cobef2023.cof23-0435.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Sa, Lucas dos Santos. « AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DAS CÉLULAS T CAR EM PACIENTES COM CÂNCER HEMATOLÓGICO ». Dans Congresso Brasileiro de Pesquisas e Análises Clínicas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conaclil/12933.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Rapports d'organisations sur le sujet "Avaliação das pesquisas"

1

Moher, David, Lex Bouter, Sabine Kleinert, Paul Glasziou, Mai Har Sham, Virginia Barbour, Anne-Marie Coriat, Nicole Foeger et Ulrich Dirnagl. Princípios de Hong Kong para a Avaliação de Pesquisadores : Promovendo a Integridade em Pesquisa. ABEC PUBLICAÇÕES, juillet 2020. http://dx.doi.org/10.21452/rode2021.01.

Texte intégral
Résumé :
Para que o conhecimento beneficie a pesquisa e a sociedade, ele deve ser confiável. A pesquisa confiável é robusta, rigorosa e transparente em todos as etapas relativas ao desenho, execução e relato. Apesar desse avanço, a inclusão de considerações relacionadas à confiabilidade, ao rigor e à transparência continua sendo rara. Os Princípios de Hong Kong (HKPs) foram desenvolvidos como parte da 6a Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa, com foco sobre a necessidade de impulsionar o aprimoramento da pesquisa, garantindo que os pesquisadores sejam explicitamente reconhecidos e recompensados por atitudes que fortalecem a integridade. Apresentamos cinco princípios: práticas de pesquisa responsáveis; relato transparente; ciência aberta (pesquisa aberta); valorização da diversidade de tipos de pesquisa; reconhecimento de todas as contribuições para a pesquisa e atividade acadêmica. Para cada princípio, oferecemos uma justificativa, com exemplos que ilustram onde esses princípios já estão sendo adotados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Moher, David, Lex Bouter, Sabine Kleinert, Paul Glasziou, Mai Har Sham, Virginia Barbour, Anne-Marie Coriat, Nicole Foeger et Ulrich Dirnagl. Princípios de Hong Kong para a Avaliação de Pesquisadores : Promovendo a Integridade em Pesquisa. ABEC PUBLICAÇÕES, juillet 2020. http://dx.doi.org/10.21452/abec.2021.abec.001.

Texte intégral
Résumé :
Para que o conhecimento beneficie a pesquisa e a sociedade, ele deve ser confiável. A pesquisa confiável é robusta, rigorosa e transparente em todos as etapas relativas ao desenho, execução e relato. Apesar desse avanço, a inclusão de considerações relacionadas à confiabilidade, ao rigor e à transparência continua sendo rara. Os Princípios de Hong Kong (HKPs) foram desenvolvidos como parte da 6a Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa, com foco sobre a necessidade de impulsionar o aprimoramento da pesquisa, garantindo que os pesquisadores sejam explicitamente reconhecidos e recompensados por atitudes que fortalecem a integridade. Apresentamos cinco princípios: práticas de pesquisa responsáveis; relato transparente; ciência aberta (pesquisa aberta); valorização da diversidade de tipos de pesquisa; reconhecimento de todas as contribuições para a pesquisa e atividade acadêmica. Para cada princípio, oferecemos uma justificativa, com exemplos que ilustram onde esses princípios já estão sendo adotados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Maleronka, Camila, et Jason Hobbs. Operações urbanas : O que podemos aprender com a experiência de São Paulo ? Inter-American Development Bank, décembre 2017. http://dx.doi.org/10.18235/0010378.

Texte intégral
Résumé :
Esta publicação é fruto de uma pesquisa contratada pelo BID em 2015 que se dedicou ao estudo e avaliação das operações urbanas implementadas na cidade de São Paulo, cuja experiência comumente se confunde com o próprio instrumento. O objetivo da pesquisa foi identificar os atributos de viabilidade de Operações Urbanas Consorciadas, evidenciados a partir da experiência paulistana, e registrar as lições e recomendações que se podem tirar a partir do estudo de caso das quatro operações urbanas vigentes no município: Centro, Água Branca, Faria Lima e Água Espraiada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lafuente, Mariano, Rafael Leite, Miguel Porrúa et Pablo Valenti. Transformação digital dos governos brasileiros : Satisfação dos cidados com os serviços públicos digitais. Inter-American Development Bank, février 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003058.

Texte intégral
Résumé :
O documento resume os resultados de uma nova pesquisa de satisfação cidadã sobre os serviços públicos digitais no Brasil. Mostra que a população brasileira está conectada e se considera bem adaptada ao mundo digital, mesmo com desigualdades esperáveis de idade, nível de educação formal e renda. Nos três níveis de governo, o nível de satisfação com os serviços digitais foi muito superior aos níveis de insatisfação. Uma parte importante da população não conhecia a oferta de serviços digitais dos municípios. A diferença de satisfação com os serviços digitais do setor privado é importante, marcando a necessidade de aprofundar e acelerar a transformação digital no setor público. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2020, com uma amostra representativa da população brasileira de idade superior aos 16 anos, entrevistando 13.250 pessoas distribuídas em todo o território nacional. Teve como objetivo coletar informações sobre a adaptação dos cidadãos ao mundo digital, seu nível de conectividade percebido e uso de internet e sua avaliação sobre a qualidade dos serviços digitais do setor público (com foco no nível estadual, mas também com perguntas sobre os níveis federal e municipal) e do setor privado, entre outros temas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

FACHINELLI, ANA CRISTINA, TAN YIGITCANLAR, TATIANA TUCUNDUVA PHILIPPI CORTESE, JAMILE SABATINI MARQUES, DEBORA SOTTO et BIANCA LIBARDI. SMART CITIES DO BRASIL : Desempenho das Capitais Brasileiras. UCS - Universidade de Caxias do Sul, mai 2022. http://dx.doi.org/10.18226/9786500438611.

Texte intégral
Résumé :
Este relatório é resultado de uma estreita colaboração entre as instituições membros da Australia-Brazil Smart City Research and Practice Network. Essa pesquisa traz um modelo de avaliação para Cidades Inteligentes com foco nas cidades brasileiras com o objetivo de trazer métricas e contribuir com os gestores públicos a fim de buscar o equilíbrio na vida das cidades. As cidades inteligentes neste estudo estão com olhar sob os aspectos de economia inteligente, sociedade inteligente, Meio Ambiente Inteligente, Governança inteligente e tecnologia inteligente e busca Habilitado pela comunidade, tecnologia e política para entregar produtividade, inovação, habitabilidade, bem-estar, sustentabilidade, acessibilidade e boa Governança e planejamento. Este documento se propõe a demonstrar aos gestores públicos, por meio de indicadores de produtividade e inovação, habitabilidade e bem-estar, sustentabilidade e acessibilidade, governança e planejamento, conectividade e Inovação na performance das cidades nos quesitos apresentados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie