Thèses sur le sujet « Armando Brasini »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Armando Brasini.

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 44 meilleures thèses pour votre recherche sur le sujet « Armando Brasini ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les thèses sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Santos, Roberto Eustaquio dos. « A armação do concreto no Brasil : história da difusão da tecnologia do concreto armado e da construção de sua hegemonia ». Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KQ4X.

Texte intégral
Résumé :
Reinforced concrete as a construction method was introduced in Brazil in the beginning of the 20th century. At first it was a patented product, only applied to special tasks, such as bridges and viaducts. After 1930, due to political, economic and social changes and the related process of industrialisation and urbanisation, the use of reinforced concrete increased, in particular in the building construction branch. Since the mid-century it has been the hegemonic construction method in this country, determining not only most of the building practice, but also construction engineering research and architectural and engineering education. Reinforced concrete is usually considered the most convenient building material for the Brazilian circunstances: it is relatively safe and unexpensive, it does not require highly skilled labour, and it allows for innovative experimentation in architectural form and structural engineering. These features concurred to the development of the internationally recognised "Brazilian school of reinforced concrete" and "Brazilian modern architecture". But reinforced concrete also has negative sides, from environmental degradation to inflexiblity. Most of all, its hegemony has widen the gap between building practice and technical knowledge, disqualifying building workers. This dissertation investigates, in historical and social terms, how the hegemony of the construction method of reinforced concrete was engendered in Brazil, having as instruments the curricula of architectural and civil engeneering courses, the technical standards, the urban regulation and an intensive marketing strategy.
O sistema construtivo do concreto armado foi introduzido no Brasil na primeira década do século XX. De início, como um produto patenteado, aplicado somente em tarefas especiais, como pontes e viadutos. Graças às mudanças políticas, econômicas e sociais e ao conseqüente processo de industrialização e urbanização pós 1930, cresce o uso do concreto armado, especialmente, no setor de edificações da construção civil. Em meados do século XX, o concreto já hegemônico em todo o país, determinando não somente a maior parte da atividade construtiva, mas também a pesquisa no campo da construção e o ensino de arquitetura e engenharia. O concreto armado é considerado o material mais conveniente para as circunstâncias brasileiras, em vista da segurança, de ser relativamente barato e de ser pouco exigente quanto à mão-de-obra. Além disso, o concreto dá margem a experimentações formais e estruturais, que colaboram para o desenvolvimento das internacionalmente conhecidas escola brasileira do concreto armado e arquitetura do Movimento Moderno no Brasil. No entanto, o concreto apresenta aspectos negativos, como por exemplo a degradação ambiental e falta de flexibilidade espacial. Sobretudo, a hegemonia do concreto fez aumentar a defasagem entre prática construtiva e conhecimento técnico, desqualificando os trabalhadores da construção. Este trabalho investiga, numa perspectiva sócio-histórica, como a hegemonia do sistema construtivo do concreto armado foi engendrada no Brasil, a partir dos currículos dos curso de arquitetura e engenharia civil, da organização profissional, das normas técnicas e uma intensa campanha publicitária.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rosa, Mário Alex. « Dualidades na poesia de Armando Freitas Filho ». Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-02022010-171153/.

Texte intégral
Résumé :
A tese procurou estudar as dualidades na poesia de Armando Freitas Filho, considerando três temas da sua obra - a palavra, a cidade e a morte -, e como, a partir desses núcleos, o corpo se manifesta na sua poesia.
The thesis sought to explore the dualities in the poetry of Armando Freitas Filho, considering three themes of his work: the word, the city and death, and from these cores the body is manifested in his poetry.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Zimbarg, Luís Alberto [UNESP]. « O cidadão armado comunismo e tenentismo (1927-1945) ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2001. http://hdl.handle.net/11449/93281.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2001Bitstream added on 2014-06-13T19:34:08Z : No. of bitstreams: 1 zimbarg_la_me_fran.pdf: 727445 bytes, checksum: 7fba80a2ad050f50d18e743cde7e0353 (MD5)
Esta dissertação estuda os motivos que levaram o PCB e setores do tenentismo a se aliarem no final da década de 20 e como se desenvolveu esta aliança, até o seu rompimento, com a democratização de 1945. A análise concentra-se na militância política de Silo Meirelles e seu cunhado Carlos da Costa Leite, participantes destacados dos levantes tenentistas dos anos vinte. Estes dois militantes estavam junto com Luiz Carlos Prestes, quando este rompeu com a maior parte dos seus colegas de movimento, ingressando no PCB. Esta dissertação divide-se em três partes, cada uma delas abarcando um período considerado crucial na política de alianças do Partido Comunista: a primeira parte englobo o período de 1927 a 1934, que analisa as primeiras aproximações entre o comunismo e o movimento tenentista e a interrupção desta aproximação com a política de proletarização do Partido, que culminou no afastamento da maior parte de Direção Nacional original do Partido. A segunda parte analisa a unidade entre o PCB e o movimento tenentista, consubstanciada na linha política de Frentes Populares, adotada pelos partidos comunistas a partir do VII Congresso da IC e que tem seu ponto culminante com o levante de novembro de 1935. A última parte abarca o período de 1937 a 1945, marcado pelo Estado Novo e pelo gradual desaparecimento do movimento tenentista, que é superado pela conjuntura nacional. A deflagração da Segunda Guerra Mundial introduz as aspirações democráticas no ideário comunista e a discussão sobre a forma de inserção do Partido no novo período democrático nacional irá acarretar no rompimento de remanescente do tenentismo que militavam no PCB, Silo Meirelles e Carlos da Costa Leite, que defenderão uma aliança ampla do Partido com a maior parte das correntes oposicionistas ao Estado Novo, proposta que não será vencedora...
Not available
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Zimbarg, Luís Alberto. « O cidadão armado comunismo e tenentismo (1927-1945) / ». Franca : [s.n.], 2001. http://hdl.handle.net/11449/93281.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Alzira Lobo de Arruda Campos
Resumo: Esta dissertação estuda os motivos que levaram o PCB e setores do tenentismo a se aliarem no final da década de 20 e como se desenvolveu esta aliança, até o seu rompimento, com a democratização de 1945. A análise concentra-se na militância política de Silo Meirelles e seu cunhado Carlos da Costa Leite, participantes destacados dos levantes tenentistas dos anos vinte. Estes dois militantes estavam junto com Luiz Carlos Prestes, quando este rompeu com a maior parte dos seus colegas de movimento, ingressando no PCB. Esta dissertação divide-se em três partes, cada uma delas abarcando um período considerado crucial na política de alianças do Partido Comunista: a primeira parte englobo o período de 1927 a 1934, que analisa as primeiras aproximações entre o comunismo e o movimento tenentista e a interrupção desta aproximação com a política de "proletarização" do Partido, que culminou no afastamento da maior parte de Direção Nacional original do Partido. A segunda parte analisa a unidade entre o PCB e o movimento tenentista, consubstanciada na linha política de Frentes Populares, adotada pelos partidos comunistas a partir do VII Congresso da IC e que tem seu ponto culminante com o levante de novembro de 1935. A última parte abarca o período de 1937 a 1945, marcado pelo Estado Novo e pelo gradual desaparecimento do movimento tenentista, que é superado pela conjuntura nacional. A deflagração da Segunda Guerra Mundial introduz as aspirações democráticas no ideário comunista e a discussão sobre a forma de inserção do Partido no novo período democrático nacional irá acarretar no rompimento de remanescente do tenentismo que militavam no PCB, Silo Meirelles e Carlos da Costa Leite, que defenderão uma aliança ampla do Partido com a maior parte das correntes oposicionistas ao Estado Novo, proposta que não será vencedora... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Not available
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Gregório, Mariany. « Resistência armada e memória histórica no Brasil ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100672.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2012
Made available in DSpace on 2013-06-25T21:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 313455.pdf: 647431 bytes, checksum: 9004d3caf3c2e7264fc46f1f258545b7 (MD5)
O presente trabalho consiste no estudo de caso das ações armadas da Ação Libertadora Nacional (ALN) contra a última Ditadura Militar no Brasil e seus desdobramentos na forma de memória histórica. Partindo da sociologia histórica, tomamos como base as contribuições contidas na obra do sociólogo Florestan Fernandes, onde o mesmo propõe o estruturalismo histórico como método de pesquisa. Buscamos investigar fatos históricos e medidas institucionais que levaram à ascensão golpista em 1964 e à formação de grupos armados em meio à crise política e econômica que atingia o Brasil à época. Nossa maior intenção foi contribuir com elementos para o debate sobre as políticas de memória histórica ainda incipientes no país. Mediante análise de documentos e revisão bibliográfica, procuramos expor a postura ideológica demonstrada tanto pelos guerrilheiros quanto pelo Estado repressor; o desenrolar do confronto armado entre Estado e oposição; os processos de anistia e reabertura democrática; e, por fim, os desdobramentos históricos que o referido conflito alcançou na prática institucional. Dessa forma, procuramos destacar o modo anticonstitucional com que o Estado vem tratando os crimes de lesa humanidade cometidos por seus agentes no decorrer do período militar; o atraso do Brasil em relação ao tratamento dos crimes contra os direitos humanos em períodos ditatoriais e a revisão da lei de anistia; assim como a ausência de uma política de memória histórica no país.

Abstract : The present case study has its focus on both the armed action of the Ação Libertadora Nacional (ALN) against the last Brazilian military dictatorship and its unfoldings as historical memory. Taking Historical Sociology as a starting point, this study follows the contributions from the sociologist Florestan Fernandes, where he proposes historical structuralism as research method. We intend to investigate historical facts and institutional measures wich led to 1964#s military coup and the formation of armed groups parallel to the political and economical crisis context. Our main intention was to contribute with elements for the debate concerning historical memory policies, still incipient in Brazil. Through analysis of documents and literature review we intended to expose the ideological posture performed by both guerrillas and the repressing State; the course of the armed confrontation between the State and its oppositional forces; the amnesty processes and the democratic reopening; and the repercussion of the historical unfolding of the conflict on the institutional practices. Considering this, we aim at highlighting the unconstitutional ways the Brazilian State has been approaching the crimes against humanity committed by its agents during the military government period; the backwardness of the State towards the processing of crimes against the Human Rights committed during the dictatorship periods and the revision of the amnesty law; and also the absence of historical memory policies in the country.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Angelo, Vitor Amorim de. « Ditadura militar, esquerda armada e memória social no Brasil ». Universidade Federal de São Carlos, 2011. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1420.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:24:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3959.pdf: 1655292 bytes, checksum: 707a457777782cfe766baf2661c3c77b (MD5) Previous issue date: 2011-05-18
Universidade Federal de Sao Carlos
The thesis discusses the relationship between the Brazilian s military dictatorship and the armed left in the years 1960-70 and its effects on the social memory about that period. The preparation of the 1964 coup and the structuring of the military regime are often attributed to the National Security Doctrine (DSN), which would have be the rational basis of the action and the thought of the Brazilian military. From this point of view, build an efficient information-repressive apparatus would result by the DSN s guidelines. However, as the thesis demonstrates, the armed left never represented a real threat to the dictatorship. Using precisely the guerrillas as a justification for the intensification of the regime, part of the Armed Forces tried to impose on other military trends. Later, when the social memory about the military period began to be built, the armed left appeared as responsible for the end of the dictatorship, when we know that the regime was the one who gained strength in the combating of guerrillas. The establishment, consolidation and reproduction of this and other myths about the old left armed occurred during the amnesty mobilization, in the late of the 1970 s, and the Diretas Já!, in the next decade, when the former guerrillas have been in contact with several sectors society that opposed the dictatorship and fought for the return of democracy.
A tese discute a relação entre a ditadura militar e a esquerda armada brasileira nos anos 1960- 70 e seus reflexos na memória social a respeito daquele período. A preparação do golpe de 1964 e a estruturação do regime militar freqüentemente são atribuídas à Doutrina de Segurança Nacional (DSN), que teria fundamentado racionalmente a ação e o pensamento dos militares brasileiros. Desse ponto de vista, a montagem de um eficiente aparato informativorepressivo seria resultante das diretrizes da DSN. Porém, como o trabalho demonstra, a esquerda armada jamais representou uma ameaça concreta à ditadura. Usando precisamente a guerrilha como justificativa para o recrudescimento do regime, parte das Forças Armadas buscou se impor sobre as demais tendências militares. Mais tarde, quando a memória social acerca do período militar começou a ser construída, a esquerda armada apareceu como uma das responsáveis pelo fim da ditadura, quando se sabe que o regime foi quem se fortaleceu no combate à guerrilha. A criação, consolidação e reprodução desse e de outros mitos a respeito da antiga esquerda armada ocorreu durante a mobilização pela anistia, no final dos anos 1970, e nas Diretas Já!, na década seguinte, quando ex-guerrilheiros estiveram em contato com amplos setores da sociedade que se opunham à ditadura e lutavam pela volta da democracia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Freitas, Maria Luiza de. « Modernidade concreta : as grandes construtoras e o concreto armado no Brasil, 1920 a 1940 ». Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13012012-140118/.

Texte intégral
Résumé :
Investiga-se através da atuação de grandes firmas construtoras no Brasil o desenvolvimento de novos sistemas construtivos, em particular do concreto armado, como um dos fatores protagonistas da modernização da arquitetura entre 1922 e 1937. Intenta-se examinar os diversos programas construtivos, através da premissa da técnica, e suas inferências na realização arquitetônica. Busca-se tomar conhecimento de uma práxis calcada na verdade construtiva e no diálogo entre o arquiteto e o engenheiro. Parte-se do entendimento de novo fenômeno que interferiu na forma de projetar a arquitetura, alterando sua concepção e provocando a cisão entre a técnica e a arte. A modernização urbana teve como características: a concentração das principais atividades modernas nos núcleos urbanos, a reforma dos espaços das cidades para adequá-las aos novos labores e a mudança da percepção ambiental através de novos meios de comunicação, transporte e infraestrutura. A fundamentação desse cenário permite nos abarcar o processo de inserção das construtoras estrangeiras no Brasil. Para tanto, pretende-se compreender a constituição do conhecimento sobre o concreto armado seja no âmbito da engenharia brasileira, seja na da arquitetura. Sabe- se que três temas correntes faziam parte do repertório dessa cultura técnica: a racionalidade, o uso diferenciado dos sistemas modernos de construção e a criação de novas formas. Essas firmas especializadas no sistema construtivo eram verdadeiros campos de experimentação e, consequentemente, de formação de profissionais capazes de criar nova estética advinda da técnica. A atuação de alguns desses profissionais vem sendo tratada por outros trabalhos, mas uma lacuna permanece: o papel das empresas construtoras na modernização da arquitetura brasileira. Com base no estudo de acervos, como o da construtora de origem dinamarquesa Christiani & Nielsen e de empresas construtoras de origem alemãs atuantes na Argentina e no Brasil, esta tese incorpora, além dos objetivos já revelados, também a identificação de profissionais da construção pouco reconhecidos e suas ações nas atitudes modernizadoras do Brasil do século 20.
It has been investigated, through the performance of the largest construction companies in Brazil, the development of new building systems, particularly of the reinforced concrete, as a major contributing factor for the modernization of architecture between 1920 and 1940. The objective is to analyze the various construction programs, their technical premises, and their interferences in the architectural achievement, seeking the awareness of a practice based on the constructive truth and on the dialogue between architect and engineer. The starting point is the understanding of a new phenomenon, which has interfered in the way of designing the architecture, changing its notion, and inducing the division between technology and art. The urban modernization had as characteristics: the concentration of the main modern activities in the urban core, the restructure of city spaces to fit them to new labors and changes in environmental perception through the new media, transportation, and infrastructure. The fundamental principals of this scenario allow us to embrace the process of insertion of foreign construction companies in Brazil. For this, the intention is to understand the nature of the knowledge about reinforced concrete in the scope of either, Brazilian engineering or architecture. It is known that three current themes were part of the repertoire of this technical culture: the rationale, the differential use of modern building systems, and the creation of new forms. These specialized firms in the building system were real fields for experimentation and, consequently, of formation of professionals capable of creating a new aesthetic emerged from the technique. The performance of some of these professionals has already been addressed by other works, but a gap remains: the role of construction companies in the modernization of Brazilian architecture. Based on studies of collections, such as the one from Danish contractor Christiani & Nielsen, and construction companies originated in Germany and operating in Argentina, Uruguay, and Brazil, this thesis includes, besides the already revealed objectives, the identification of construction professionals barely recognized, and their actions towards the attitudes for Brazilian modernization in the 20th century.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Botosso, Marcelo [UNESP]. « A guerrilha riberão-pretana : história de uma organização armada revolucionária ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2001. http://hdl.handle.net/11449/93269.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2001-04-16Bitstream added on 2014-06-13T19:54:36Z : No. of bitstreams: 1 botosso_m_me_fran.pdf: 926167 bytes, checksum: 6f14213d74ec33516feda631261ac29e (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Botosso, Marcelo. « A guerrilha riberão-pretana : história de uma organização armada revolucionária / ». Franca : [s.n.], 2001. http://hdl.handle.net/11449/93269.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Galdino, Antonio Carlos. « O Partido Comunista do Brasil e o movimento de luta armada nos anos 60 ». [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281740.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Caio Navarro de Toledo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-19T05:14:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Galdino_AntonioCarlos_M.pdf: 8328269 bytes, checksum: 4cf870fe8cb791827eedbb09b52817b5 (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Ciência Política
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Rezende, Claudinei Cássio de [UNESP]. « Suicídio revolucionário : a luta armada e a herança da quimérica revolução em etapas ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/88781.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-03-11Bitstream added on 2014-06-13T20:48:04Z : No. of bitstreams: 1 rezende_cc_me_mar.pdf: 787310 bytes, checksum: a8059a62e91fa3b1a77e399c9ae429e6 (MD5)
Com o objetivo de dilucidar o processo de exaurição da esquerda comunista no Brasil, esta dissertação analisa o construto acerca da teoria da revolução social na esquerda derrotada pela ditadura bonapartista, colocando em relevo a última fase do pensamento de Carlos Marighella. Perdendo pela primeira vez e definitivamente a hegemonia na esquerda comunista após a instauração, em 1964, da ditadura militar, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) congregou a última esquerda comunista organizada – objetivando a revolução social – que ainda mantinha substantiva inserção sindical, apoio das classes subalternas e posição de centro gravitacional dos movimentos sociais. Ao entrar em processo de depleção após a exacerbação da repressão, o PCB se diluiu numa constelação de agremiações que intempestivamente se desvincularam do interlocutor racional do trabalho, provocando nos movimentos sociais uma ablação do partido. Coordenando a imersão geral da esquerda comunista na luta armada, Carlos Marighella estruturou a Ação Libertadora Nacional (ALN), a mais substantiva facção oriunda da fratura pecebista. Por influência da então recente Revolução Cubana e por imposição violenta da ditadura, a ruptura tática efetuada por Marighella teve como princípio seu descrédito diante das organizações partidárias, motivando a sua convicção de que a guerra de guerrilhas nutriria a vanguarda da revolução brasileira. A análise imanente da integralidade dos escritos de Carlos Marighella desvela que sua inflexão que rumou em oposição à matriz tática pecebista – tática que o partido seguia pelo menos desde sua Declaração de Março de 1958, ancorada na orientação soviética da revolução pacífica e do binômio proletariado–burguesia – não experimentara um rompimento de aporte estratégico, retendo intacto o núcleo teórico pecebista mais infesto: a quimérica...
With the objective of explaining the drainage of the communist left in Brazil, this thesis analyzes the construct around the social revolution theory of defeated left by the military dictatorship, raising the last phase of Carlos Marighella’s thoughts in prominence. Loosing the supremacy of the communist left for the first and final time after the instauration of Bonapartist military dictatorship in 1964, the Partido Comunista Brasileiro (PCB) rallied the last communist left members around the revolution, wich had substantially maintained for unionist insertions in support of the working classes, and the gravitational center of the social movements. At the start of process of prostration after the amplification of persecution, the PCB became diluted into a constellation of groupings, which rapidly became detached from the rational interlocutor work causing the emptying of the party in the social movements. Carlos Marighella at the head of the general immersion of the communist left in the armed struggle, formed the Ação Libertadora Nacional (ALN), the most significant branch originating from the PCB breakup. Due to the influence of the recent Cuban Revolution and due to the violent imposition of the military dictatorship the tactical rupture caused by Marighella counted as discredit within the party organizations, giving rise to the conviction that the war of guerrilla were nurturing the Brazilian revolution’s vanguard. The ontological critical on the writings by Carlos Marighella reveals its breakup with the PCB’s tactical matrix – tactical which the party had been following since its Declaration in March of 1958, the Soviet orientation of a pacific revolution and the binomial bourgeoisie–proletariat – does not contain a disruption of strategic contribuition, but maintain the PCB’s theoretical more negative: the chimerical two stage theory
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Rezende, Claudinei Cássio de. « Suicídio revolucionário : a luta armada e a herança da quimérica revolução em etapas / ». Marília : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/88781.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: Com o objetivo de dilucidar o processo de exaurição da esquerda comunista no Brasil, esta dissertação analisa o construto acerca da teoria da revolução social na esquerda derrotada pela ditadura bonapartista, colocando em relevo a última fase do pensamento de Carlos Marighella. Perdendo pela primeira vez e definitivamente a hegemonia na esquerda comunista após a instauração, em 1964, da ditadura militar, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) congregou a última esquerda comunista organizada - objetivando a revolução social - que ainda mantinha substantiva inserção sindical, apoio das classes subalternas e posição de centro gravitacional dos movimentos sociais. Ao entrar em processo de depleção após a exacerbação da repressão, o PCB se diluiu numa constelação de agremiações que intempestivamente se desvincularam do interlocutor racional do trabalho, provocando nos movimentos sociais uma ablação do partido. Coordenando a imersão geral da esquerda comunista na luta armada, Carlos Marighella estruturou a Ação Libertadora Nacional (ALN), a mais substantiva facção oriunda da fratura pecebista. Por influência da então recente Revolução Cubana e por imposição violenta da ditadura, a ruptura tática efetuada por Marighella teve como princípio seu descrédito diante das organizações partidárias, motivando a sua convicção de que a guerra de guerrilhas nutriria a vanguarda da revolução brasileira. A análise imanente da integralidade dos escritos de Carlos Marighella desvela que sua inflexão que rumou em oposição à matriz tática pecebista - tática que o partido seguia pelo menos desde sua Declaração de Março de 1958, ancorada na orientação soviética da revolução pacífica e do binômio proletariado-burguesia - não experimentara um rompimento de aporte estratégico, retendo intacto o núcleo teórico pecebista mais infesto: a quimérica... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: With the objective of explaining the drainage of the communist left in Brazil, this thesis analyzes the construct around the social revolution theory of defeated left by the military dictatorship, raising the last phase of Carlos Marighella's thoughts in prominence. Loosing the supremacy of the communist left for the first and final time after the instauration of Bonapartist military dictatorship in 1964, the Partido Comunista Brasileiro (PCB) rallied the last communist left members around the revolution, wich had substantially maintained for unionist insertions in support of the working classes, and the gravitational center of the social movements. At the start of process of prostration after the amplification of persecution, the PCB became diluted into a constellation of groupings, which rapidly became detached from the rational interlocutor work causing the emptying of the party in the social movements. Carlos Marighella at the head of the general immersion of the communist left in the armed struggle, formed the Ação Libertadora Nacional (ALN), the most significant branch originating from the PCB breakup. Due to the influence of the recent Cuban Revolution and due to the violent imposition of the military dictatorship the tactical rupture caused by Marighella counted as discredit within the party organizations, giving rise to the conviction that the war of guerrilla were nurturing the Brazilian revolution's vanguard. The ontological critical on the writings by Carlos Marighella reveals its breakup with the PCB's tactical matrix - tactical which the party had been following since its Declaration in March of 1958, the Soviet orientation of a pacific revolution and the binomial bourgeoisie-proletariat - does not contain a disruption of strategic contribuition, but maintain the PCB's theoretical more negative: the chimerical two stage theory
Orientador: Marcos Del Roio
Coorientador: Antonio Carlos Mazzeo
Banca: Antonio Rago Filho
Banca: Jair Pinheiro
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Pezzonia, Rodrigo. « Revolução em DEBATE = o grupo DEBATE, o exílio e a luta armada no Brasil (1970-1974) ». [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278904.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Marcelo Siqueira Ridenti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-18T05:34:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pezzonia_Rodrigo_M.pdf: 1092446 bytes, checksum: 2016cf805a50931bcbe46c8d2e7fb90d (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: Esta pesquisa objetiva melhor entender o pensamento da militância exilada de esquerda, entre os anos de 1970 e 1974, a partir de um grupo de exilados conhecido como DEBATE, e seu órgão de divulgação, a revista DEBATE: Problemas da Revolução Brasileira, em seus primeiros anos de atividade. Acreditamos que, a partir da análise tanto das fontes escritas quanto orais, poderemos recuperar sua história e de seus colaboradores; suas posições político-ideológicas referentes tanto ao exílio quanto ao processo de luta armada que ocorria no Brasil; além de tentar situá-los como uma nova categoria social que nasce no degredo, - com a "Segunda Geração de Exilados" - que é uma nova "safra" de intelectuais que terão importância ímpar na reestruturação do "Brasil Democrático" pós a anistia
Abstract: This research has as its goal the understanding of the thinking of Brazilian lefitists exiled militants between 1970 and 1974, taking as support the first years of activity of the group known as DEBATE (Debate) and its journal DEBATE: problemas da revolução brasileira (Debate: problems of the Brazilian revolution). We believe that, by analyzing written and oral sources, we will be able to regain access to the history of the group and to that of its collaborators, to its political and ideological positions about exile as much as on the urban and rural guerrilas going on Brazil of that time. Finally, we shall try to establish this group as a new social category that arouse in banishment: that of "second generation exiles", which means a new group of intellectuals who will become highly important ones in the rebuilding of democracy in Brazil after the amnesty
Mestrado
Mestre em Sociologia
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Guimarães, Thaís de Oliveira. « Geoconservação : mapeamento, descrição e propostas de divulgação de trilhas geoturísticas no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, Cabo de Santo Agostinho-PE, Brasil ». Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10480.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Israel Vieira Neto (israel.vieiraneto@ufpe.br) on 2015-03-04T18:25:52Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Thais de Oliveira Guimarães.pdf: 26876660 bytes, checksum: f55578e63219d95bdcc60395acd8ce74 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-04T18:25:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Thais de Oliveira Guimarães.pdf: 26876660 bytes, checksum: f55578e63219d95bdcc60395acd8ce74 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013
CNPq
Este trabalho foi desenvolvido no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, localizado no município do Cabo de Santo Agostinho/PE, tendo como objetivo ressaltar a importância da divulgação e conservação dos elementos de caráter geológico, geomorfológico, ambiental e histórico da área, bem como seu potencial geoturístico. O parque envolve a área de ocorrência do granito do Cabo de Santo Agostinho e das rochas vulcânicas que cortam o mesmo. Estas rochas, com idade de ca 102 m.a., marcam um dos estágios finais da quebra do megacontinente Gondwana. O trabalho constou de fases de campo, onde foram feitas descrições das rochas, da geomorfologia, de processos erosivos, acompanhadas por detalhado levantamento fotográfico. Os pontos estudados de cada trilha foram georefenrenciados com utilização de coordenadas em UTM. Foi realizada descrição detalhada de sete (07) trilhas, com percursos variando de 2 a 2,5 km. Foram diagnosticados alguns pontos críticos referentes ao ordenamento, bem como infraestrutura dos percursos. Para cada trilha foram elaborados mapas com ficha técnica, confeccionados painéis informativos e apresentadas propostas e medidas de ordenamento e melhorias na infraestrutura. Foi proposta uma nova delimitação para o território do parque, tomando por base a curva de nível de cota 10m. Finalmente, foi sugerida a implantação de portão/cancela de acesso ao parque visando o ordenamento das visitas e o estabelecimento de visitas guiadas, por guias treinados
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Paulo, da Silva Everaldo. « Caracterização geo-ambiental e estudo da variabilidade espaço-temporal de erosão no Parque Metripolitano Armando de Holanda Cavalcanti - Cabo de Santo Agostinho - PE/Brasil ». Universidade Federal de Pernambuco, 2004. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6616.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo6880_1.pdf: 8957916 bytes, checksum: e4ad170521e807604bf7b753cab1c9b4 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2004
O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma base de dados geo-ambientais para o diagnóstico do meio-físico e variabilidade espaço-temporal de erosão hídrica com informações dos fatores bióticos, abióticos e antrópicos do geoecossistema do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti no Distrito de Santo Agostinho. A abordagem utilizada se baseou na análise de uma série de mapas digitais temáticos com auxílio do geoprocessamento com apoio da tecnologia SIG (Sistemas de Informação Geográfica). A base de dados foi elaborada com elementos espaciais e não-espaciais, composta por dados de campo e informações derivadas de fontes analógicas e de sensoriamento remoto (ortofotocartas, aerofotos e GPS) entre outras. Como o estudo incorporou uma abordagem analítico-integrativa, buscou caracterizar a evolução do geoecossistema em escala espaço-temporal, série histórica: 1973, 1988, 1997 e 2003 com base nas correlações entre fatores geo-ambientais e dados pluviométricos com seus reflexos nos estágios evolutivos do processo erosivo que ocorre no Parque. Assim, se incorporou uma perspectiva histórica (passado e futuro) sustentadas por evidências atuais. O Cabo de Santo Agostinho, denominação assumida pelo município no qual está localizado e integrante da Região Metropolitana do Recife, é o principal acidente geográfico do litoral sul de Pernambuco. A área encontra-se degradada com ocorrência de intenso processo de erosão. Resultados obtidos do cruzamento do mapa de ocupação urbana de 1973 com o de 1997 revela um significativo aumento da malha urbana, decorridos 24 (vinte e quatro) anos. Esse aumento provocou uma forte pressão sobre a área do Parque. A maior concentração de erosão na área é evidenciada em setores onde ocorre a vegetação arbustiva degradada. Cruzamento de dados de topografia para um período de 30 anos revela mudança na morfologia a partir dos processos erosivos atuantes na área de estudos. No mapa de síntese da paisagem, os caminhos, trilhas e áreas fortemente antropizadas indicam a influência destes vetores na transformação da paisagem. A correlação de dados temporais mostra aumento nas áreas de todas as erosões provocado pelo escoamento superficial, ou seja, pela erosão das águas de chuva ou erosão hídrica. No ano de 1973 o total foi de 167.681,00mm2 ou 16,77ha, em 1988 de 177.680,00m2ou 17,77ha, e em 1997, último ano considerado no estudo o valor foi de 205.413,00m2 ou 20,54ha. A partir dessas informações, se avaliou que entre 1973 e 1988 (15 anos decorridos) a área erodida aumentou em, aproximadamente, 1ha. Enquanto de 1988 a 1997 (9 anos decorridos apenas) o valor de área erodida foi de 2,78ha
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Zaleski, Tânia. « Ciclo de vida e ecologia da lula Lolliguncula Brevis na armação de Itapocoroy, Santa Catarina, Brasil ». reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2010. http://hdl.handle.net/1884/24877.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: As microestruturas do estatolito e do gladius foram testadas para atuar como potenciais ferramentas na determinacao da idade e do crescimento diario de L. brevis. A utilizacao das estruturas requer um preparo previo e a adequacao de tecnicas ja existentes. O estatolito depois de removido do individuo foi bem lavado em agua destilada, seco em papel toalha e fixado em laminas histologicas, utilizando esmalte incolor. Apos a secagem, as estruturas foram lixadas levemente com lixas de papel de numeracao 1200 e 2000 ate os aneis ficarem visiveis, sendo entao polidas com abrasivos de 9 ƒÊm, sempre mantendo-as umidas para evitar a recristalizacao dos cristais de aragonita. Os aneis foram visualizados e contados em microscopio optico em aumento de 400 e 1000x, sob oleo de imersao. A estrutura do gladius (ou pena) nao requer um preparo previo, apos sua remocao foram mantidas em formol 4% ate o momento da visualizacao das marcas de crescimento. As penas foram levadas ao microscopio estereoscopico, em aumentos de 20 a 40x, para a visualizacao dos incrementos de crescimento. A estrutura foi mantida sob agua, o que reduziu a visualizacao de outras marcas, a espessura dos incrementos for realizada utilizando a ocular icrometrica. As marcas foram observadas na superficie dorsal da raque, na camada do ostracum. As marcas sao mais visiveis na porcao anterior e progressivamente tornam-se indistinguiveis. A precisao da ontagem dos incrementos de crescimento de ambas as estruturas foi verificada atraves de tres contagens consecutivas e independentes realizadas por um mesmo observador e comparadas atraves do coeficiente de variabilidade e erro medio percentual. A periodicidade de deposicao dos incrementos do estatolito foi considerada diaria, baseando-se em estudos previos e na validacao realizada para um individuo. Para o gladius, a periodicidade foi verificada atraves de contagens parciais dos seus incrementos e dos seus respectivos estatolitos. Como a deposicao dos incrementos de ambas as estruturas foi similar, a periodicidade foi tambem considerada diaria. Dentre os estatolitos amostrados 58% se mostraram viaveis para a contagem dos aneis de crescimento, para o gladius 84% da amostra foi viavel e em media em 35% do seu omprimento. As contagens sucessivas revelaram um erro medio percentual de 2,6% e 4,7% e o coeficiente de variabilidade de 3,48% e 6,4% no estatolito e gladius respectivamente. O numero de aneis contabilizados variou de 46 a 145 em comprimentos de manto de 20 a 48 mm. O espacamento medio entre os incrementos do gladius variou de 0,22 a 0,44 mm e aumentaram com o comprimento do gladius. A estrutura do estatolito se mostrou apropriada para a determinacao da idade individual e a do gladius para a reconstrucao do crescimento diario individual, ainda que a legibilidade das marcas de crescimento dentro de cada gladius tenha se limitado a porcao media anterior da estrutura.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Almeida, Adilson José de. « Modos de atuação armada do Exército Brasileiro no Império : 1842-1870 ». Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27062014-130251/.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa parte de um problema colocado em relação ao Império brasileiro, o emprego da violência armada nas relações políticas. De fato, chama atenção na vida política brasileira, num extenso período que pode abranger de meados do século XVIII à primeira metade do século XX, a recorrência de conflitos armados. A violência física era recurso nas disputas por poder no governo do país governo geral na América Portuguesa, governo central no Império, governo federal na República nas lutas entre setores das elites regionais pela condução dos governos provinciais, depois estaduais e no controle de municípios pelas lideranças locais. Ela ocorria, inclusive, nas eleições, justamente nos eventos concebidos para um exercício não violento de escolhas políticas. A formação do Estado brasileiro é a problemática mais ampla à qual se refere a pesquisa. A questão do estado se coloca, pois era relevante para sua sustentação levar em consideração uma característica da sociedade da qual emergia: o emprego generalizado da violência armada na vida social e política. Pode-se dizer da sociedade que vinha se formando desde o início da colonização que se tratava de uma sociedade armada, isto é, uma sociedade com capacidade para obter e empregar armas independentemente das instâncias governamentais. Era a força desta sociedade o maior obstáculo para o estabelecimento do monopólio estatal das armas e a constituição de uma reserva operacional de homens. O que a existência e a força desta sociedade colocam como problema a ser estudado é o exercício do poder por meio da coerção física como forma de solucionar conflitos de interesses e como forma de sustentar o estado ou contestá-lo. Observando-se a sociedade armada por este ângulo da materialidade do exercício do poder, o que se afirma como um dos principais problemas para uma força política que deve constituir seus recursos de coerção física contra adversários é a apropriação das capacidades físicas de homens para fins bélicos. Era preciso desenvolver ações e procedimentos regulares para reunir homens, obter obediência deles e fazê-los lutar. Formar um grupo armado ou uma tropa militar era fundamental para as forças políticas. Elas desenvolviam o que se podem denominar Modos de Atuação Armada. A pesquisa propõe o estudo de três deles. Um Modo Militar de Atuação Armada que foi desenvolvido pelo estado para constituir suas forças armadas e que no Brasil começou a ser aplicado com a legislação militar portuguesa no período colonial. Um Modo Senhorial de Atuação Armada, que pode ser assim denominado porque foi desenvolvido pelo segmento dos senhores para formar seus grupos armados e que se aproveitava da aprendizagem doméstica ou comunitária dos homens para lutar e empregar armas, sem fornecer treinamento para eles. A hipótese que será examinada nesta pesquisa é que a constituição das forças armadas do Estado brasileiro no período imperial não se dava apenas com o desenvolvimento de um modo militar de atuação armada. O estado não adquiria capacidade de atuação armada apenas com seus recursos exclusivos, ele lançava mão dos senhores e das forças que eles organizavam. O estado se armava por meio das relações que se estabeleciam entre os dois modos de atuação armada, o militar e o senhorial, ele dependia da combinação de ambos. O que vigorava no Exército brasileiro era um Modo Dependente de Atuação Armada.
This research starts of a problem put about brazilian Empire, the use of armed violence in political relations. In fact, draws attention in the Brazilian political life the recurrence of armed conflicts. Physical violence was feature in disputes over power in the country\'s government - general government in Portuguese America, central government in the Empire, the federal government in the Republic and the provincial and local governments. The formation of the Brazilian State is the broader issue to which it relates to research. The question arises of the state because it was relevant to their support take into account a characteristic of society which emerged: the widespread use of armed violence in social and political life. Can be said of society that had been forming since the beginning of colonization it was an armed society, i.e., a society with the ability to obtain and use weapons regardless of the government. Was the strength of this society the greatest obstacle to the establishment of the state monopoly of weapons and the establishment of an operating reserve of men. Observing armed society from this perspective of the materiality of the exercise of power, which is stated as a major problem for a political force that its resources should be physical coercion against opponents is the appropriation of the physical abilities of men for war purposes. It was necessary to develop actions and regular procedures to meet men, get their obedience and make them fight. Forming an armed group or a military troop was central to the political forces. They developed what may be called Modos de Atuação Armada. The research aims to study three of them. A Modo Militar de Atuação Armada which was developed by the state to provide its armed forces and in Brazil began to be applied by the Portuguese military law in the colonial period. A Modo Senhorial de Atuação Armada, which can be so called because it was developed by the thread of their masters to form armed groups who took advantage of the home learning or community of men to fight and use weapons without providing training for them. The hypothesis which will be examined in this research is that the constitution of the armed forces of the Brazilian state in the imperial period did not occur only with the development of a military mode of armed action. The state acquired the ability to not only armed action with its unique features, he threw hand of lords and the forces they organized. The state was brewing through the relationships that are established between the two modes of armed action, military and master, he depended on the combination of both. What prevailed in the Brazilian Army was a Modo Dependente de Atuação Armada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Cerávolo, Fabiana. « A pré-fabricação em concreto armado aplicada a conjuntos habitacionais no Brasil : o caso do Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado ». Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-15012008-175432/.

Texte intégral
Résumé :
A pesquisa aqui efetuada tem por objetivo o estudo do conjunto habitacional Zezinho Magalhães Prado, interpretado como uma expressão dos objetivos modernos que buscavam, através da introdução de processos industriais na construção civil, resolver os problemas sociais, particularmente, a carência de moradias. Tais objetivos foram formulados na Europa após a I Guerra Mundial e aqui no Brasil conheceram uma perspectiva própria, dentre outras questões, justamente em função do atraso industrial do país. Os autores do projeto são os arquitetos Vilanova Artigas, Fábio Penteado e Paulo Mendes da Rocha. O projeto é tido como paradigmático da sua época em termos de concepções e inovações tecnológicas, algumas bem sucedidas, outras não. Através de entrevistas de profissionais envolvidos com o projeto e a obra do conjunto e de material iconográfico e documental, o trabalho busca contribuir para remontar uma parte da história que se perdeu com o fim do órgão que foi responsável pela sua construção, a CECAP (Caixa Estadual de Casas para o Povo).
The paper here developed intends to study the housing project Zezinho Magalhães Prado, interpretated as an expression of the modern goals, searching to solve social problems, in particular the lack of habitation, through the introduction of industrial processes in construction. Those goals were formulated in Europe after the World Was I and here in Brazil a unique perspective was known by that time, among other questions, due to the country\'s industrial underdevelopment. The authors of the design project were Vilanova Artigas, Fábio Penteado and Paulo Mendes da Rocha. The project is known as a paradigm in terms of concept and technological innovations, some of which well succeeded, some of which, not as much. Over interviews with professionals involved to the design project and the construction of the housing project, and iconographic and documental material, this paper intends to contribute to the reconstruction of part of the history that got lost with the end of the public organ responsible for its construction, the CECAP (Caixa Estadual de Casas para o Povo).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Cruz, Vivian Montezano [UNESP]. « Lembrar para esquecer : a construção da memória social da esquerda armada no Brasil (1974-1988) ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/144696.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Vivian Montezano Cruz null (vivianmontezanocruz@hotmail.com) on 2016-11-17T01:51:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Pós Banca.docx: 219056 bytes, checksum: f25cf6bd8ef01b8cdeff9295a2f504b5 (MD5)
Rejected by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br), reason: Solicitamos que realize uma nova submissão seguindo as orientações abaixo: - Inclua todos os nomes dos membros da banca examinadora na folha de aprovação - A versão final da dissertação/tese deve ser submetida no formato PDF (Portable Document Format). O arquivo PDF não deve estar protegido e a dissertação/tese deve estar em um único arquivo, inclusive os apêndices e anexos, se houver. Por favor, corrija estas informações e realize uma nova submissão. Agradecemos a compreensão. on 2016-11-23T13:08:44Z (GMT)
Submitted by Vivian Montezano Cruz null (vivianmontezanocruz@hotmail.com) on 2016-11-23T14:33:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Pós Banca PDF.pdf: 1126446 bytes, checksum: aff5acce07affa98980768f7b3f03053 (MD5)
Approved for entry into archive by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br) on 2016-11-25T12:49:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 cruz_vm_me_fran.pdf: 1126446 bytes, checksum: aff5acce07affa98980768f7b3f03053 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-25T12:49:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 cruz_vm_me_fran.pdf: 1126446 bytes, checksum: aff5acce07affa98980768f7b3f03053 (MD5) Previous issue date: 2016-10-18
O presente trabalho visa à análise do processo de construção da memória social da esquerda armada atuante no contexto da ditadura civil-militar brasileira. Assim, partindo do processo analítico de dois tempos específicos, isto é, da análise da guerrilha (1964-1973) e de suas narrativas (1974-1988), busca-se compreender as possíveis incompatibilidades no discurso dos ex-militantes, os quais, por meio de relatos memorialísticos, contribuíram para a construção da memória social da esquerda armada. Para isso, foram utilizados três fontes memorialísticas – O que é isso, companheiro?(1979), escrito por Fernando Gabeira; Os Carbonários: memórias de uma guerrilha perdida (1980), de Alfredo Syrkis; A fuga (1984), de Reinaldo Guarany – somadas aos documentos de orientação teórica referentes aos grupos de guerrilha em que os autores destas fontes autobiográficas participaram – Linha Política e Orientação para a Prática (1969), do MR-8; A vanguarda armada e as massas na primeira fase da revolução (1969), da VPR; O papel da ação revolucionária na organização (1969), da ALN. Publicados em um contexto de redemocratização, posterior à promulgação da Lei de Anistia (1979) e à revogação do AI-5, os relatos memorialísticos de autocrítica da luta armada tiveram influência direta na construção da memória social que atribuía aos grupos de guerrilha os ideais de resistência e democracia. Por isso, o foco deste trabalho consiste em pesquisar acerca dos motivos que levaram os ex-guerrilheiros da luta armada a vincularem suas obras a estes ideais e a silenciar sobre a proposta inicial dos grupos de guerrilha: a instauração de uma ofensiva revolucionária que levasse o Brasil ao regime socialista por meio da ditadura do proletariado.
This study aims to analyze the process of building the social memory of the armed left in the context of the Brazilian civil-military dictatorship. Thus, starting from the analytical process of two specific times, that is, from the analysis of the guerrilla (1964-1973) and its narratives (1974-1988), we seek to understand the possible incompatibilities in the discourse of exmilitants, Through memorialistic accounts, contributed to the construction of the social memory of the armed left. For this, three memorialistic sources were used - O que é isso, companheiro? (1979) written by Fernando Gabeira; Os Carbonários: memórias de uma guerrilha perdida (1980), of Alfredo Syrkis; A fuga (1984), of Reinaldo Guarany - Linha Política e Orientação para a Prática (1969), of MR-8; A vanguarda armada e as massas na primeira fase da revolução (1969), of VPR; O papel da ação revolucionária na organização (1969), of ALN. Published in a context of redemocratization, following the promulgation of the Amnesty Law (1979) and the revocation of AI-5, the memorialistic accounts of selfcriticism of the armed struggle had a direct influence on the social memory that gave guerrilla groups the ideals of resistance and democracy. Therefore, the focus of this work is to investigate the reasons why the former guerrillas of the armed struggle linked their works to these ideals and to silence about the initial proposal of the guerrilla groups: the establishment of a revolutionary offensive that took the Brazil to the socialist regime through the dictatorship of the proletariat.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Cruz, Vivian Montezano. « Lembrar para esquecer : a construção da memória social da esquerda armada no Brasil (1974-1988) / ». Franca, 2016. http://hdl.handle.net/11449/144696.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Alberto Aggio
Banca: Marcia Pereira da Silva
Banca: Vitor Amorim de Angelo
Resumo: O presente trabalho visa à análise do processo de construção da memória social da esquerda armada atuante no contexto da ditadura civil-militar brasileira. Assim, partindo do processo analítico de dois tempos específicos, isto é, da análise da guerrilha (1964-1973) e de suas narrativas (1974-1988), busca-se compreender as possíveis incompatibilidades no discurso dos ex-militantes, os quais, por meio de relatos memorialísticos, contribuíram para a construção da memória social da esquerda armada. Para isso, foram utilizados três fontes memorialísticas - O que é isso, companheiro?(1979), escrito por Fernando Gabeira; Os Carbonários: memórias de uma guerrilha perdida (1980), de Alfredo Syrkis; A fuga (1984), de Reinaldo Guarany - somadas aos documentos de orientação teórica referentes aos grupos de guerrilha em que os autores destas fontes autobiográficas participaram - Linha Política e Orientação para a Prática (1969), do MR-8; A vanguarda armada e as massas na primeira fase da revolução (1969), da VPR; O papel da ação revolucionária na organização (1969), da ALN. Publicados em um contexto de redemocratização, posterior à promulgação da Lei de Anistia (1979) e à revogação do AI-5, os relatos memorialísticos de autocrítica da luta armada tiveram influência direta na construção da memória social que atribuía aos grupos de guerrilha os ideais de resistência e democracia. Por isso, o foco deste trabalho consiste em pesquisar acerca dos motivos que levaram os ex-guerrilheiros da luta... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This study aims to analyze the process of building the social memory of the armed left in the context of the Brazilian civil-military dictatorship. Thus, starting from the analytical process of two specific times, that is, from the analysis of the guerrilla (1964-1973) and its narratives (1974-1988), we seek to understand the possible incompatibilities in the discourse of exmilitants, Through memorialistic accounts, contributed to the construction of the social memory of the armed left. For this, three memorialistic sources were used - O que é isso, companheiro? (1979) written by Fernando Gabeira; Os Carbonários: memórias de uma guerrilha perdida (1980), of Alfredo Syrkis; A fuga (1984), of Reinaldo Guarany - Linha Política e Orientação para a Prática (1969), of MR-8; A vanguarda armada e as massas na primeira fase da revolução (1969), of VPR; O papel da ação revolucionária na organização (1969), of ALN. Published in a context of redemocratization, following the promulgation of the Amnesty Law (1979) and the revocation of AI-5, the memorialistic accounts of selfcriticism of the armed struggle had a direct influence on the social memory that gave guerrilla groups the ideals of resistance and democracy. Therefore, the focus of this work is to investigate the reasons why the former guerrillas of the armed struggle linked their works to these ideals and to silence about the initial proposal of the guerrilla groups: the establishment of a revolutionary offensive that took the Brazil to the socialist regime through the dictatorship of the proletariat
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Bregalda, Afonso Campos. « Ousar lutar, ousar vencer : Carlos Lamarca - da caserna à luta armada (1960-1971) ». Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21526.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2018-11-05T12:59:58Z No. of bitstreams: 1 Afonso Campos Bregalda.pdf: 1196444 bytes, checksum: e49e7ca4d5ac50958726df1bb58ccea0 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-11-05T12:59:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Afonso Campos Bregalda.pdf: 1196444 bytes, checksum: e49e7ca4d5ac50958726df1bb58ccea0 (MD5) Previous issue date: 2018-09-14
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Carlos Lamarca was a Brazilian Army soldier between 1960 and 1969, who defected from the Armed Forces in January 1969 to shape and lead the guerrilla group Vanguarda Popular Revolucionaria (VPR), whose aim was to overthrow the military dictatorship and implement the socialist revolution in Brazil via armed struggle. The present study analyzes the documents written by Lamarca as leader of the clandestine organization, as well as official documents that compose the framework of its history and its memory. It´s an study on the understanding of its historical memory, trying to apprehend through the logic of documentary texts its objectives and their historical meanings. Being that the operation of Lamarca in the years of clandestine between 1969 and 1971 was revealed complex, as well as the participation of the Army in his capture and assassination. The research dealt with the relation he made of himself (from the documents of his own authorship) with the official military perspective (from documents produced by the official bodies), culminating in the construction of a complex historical character. The emblematic figure of Carlos Lamarca permeates the historical memory regarding the period of the Brazilian armed struggle against the authoritarianism of the military dictatorship. The focus was on the characterization of the character's memory, where it is treated in several different ways, depending on where the process of its action is analyzed
Carlos Lamarca foi militar do Exército brasileiro entre 1960 e 1969, que desertou das Forças Armadas em janeiro de 1969, para formatar e liderar o grupo guerrilheiro Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), cuja finalidade era derrubar a ditadura militar para implantar a revolução socialista no Brasil via luta armada. O presente estudo analisa os documentos escritos por Lamarca enquanto líder da organização clandestina, bem como documentos oficiais que compõem o arcabouço da sua história e sua memória. Trata-se da compreensão da sua memória histórica, buscando apreender na lógica dos textos documentais seus objetivos e seus significados históricos. Sendo que se revelou complexa a atuação de Lamarca nos anos de clandestinidade (1969 e 1971), bem como a participação do Exército em sua captura e extermínio. A pesquisa aborda a relação que ele fez de si mesmo (a partir dos documentos de sua própria autoria) com a perspectiva oficial militar (a partir de documentos produzidos pelos órgãos oficiais), no que culminou para a construção de uma personagem histórica complexa. A figura emblemática de Carlos Lamarca permeia a memória histórica referente ao período da luta armada brasileira contra o autoritarismo da ditadura militar. O enfoque centrou-se na caracterização da memória da personagem, onde a mesma é tratada de diversos modos distintos, a depender de onde se analisa o processo de sua atuação
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Conceição, Marcelo Diógenes Rocha. « Marinha do Brasil e Programa Netuno : excelência gerencial como meio e uma Força Armada de qualidade como fim ». reponame:Repositório Institucional do FGV, 2012. http://hdl.handle.net/10438/10428.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Marcelo Diógenes Rocha Conceição (mddiogenes2@gmail.com) on 2013-01-08T02:12:58Z No. of bitstreams: 1 Final version in PDF to library.pdf: 730359 bytes, checksum: 36155bcce8029d39701ec8b5b06c0193 (MD5)
Approved for entry into archive by Janete de Oliveira Feitosa (janete.feitosa@fgv.br) on 2013-01-25T15:20:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Final version in PDF to library.pdf: 730359 bytes, checksum: 36155bcce8029d39701ec8b5b06c0193 (MD5)
Approved for entry into archive by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2013-01-28T13:41:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Final version in PDF to library.pdf: 730359 bytes, checksum: 36155bcce8029d39701ec8b5b06c0193 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-01-28T13:42:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Final version in PDF to library.pdf: 730359 bytes, checksum: 36155bcce8029d39701ec8b5b06c0193 (MD5) Previous issue date: 2012-11-26
This research approaches the transfer of the Total Quality Management Program GesPública to the Brazilian Navy military environment. GesPública focuses on the Brazilian Public Administration and Netuno Program was the name adopted in the Navy to operate the GesPública’s fundaments. Netuno Program was planned to be put into practical effect in all Brazilian Navy’s working areas. In fact, its fundaments are the same of GesPública. These fundaments intend to be useful in a comprehensive area of action, since bureaucratic procedures until military operations, whose principles are necessarily based on military doctrine. So, the Netuno Program concepts, whose are based on civil settings that call for more horizontal structures in organizations, faces the military environment, in which hierarchy and discipline are strong military principles. Henceforth, the goal of the study is to demonstrate the contributions Netuno Program can offer to Brazilian Navy. Literature and documents about the Navy, military doctrine, Total Quality Management Programs and other related issues are the main source. A content analysis methodology will be used to find categories associated to Brazilian Navy and Netuno Program. These categories will be compared in order to achieve the research targets.
Este trabalho lida com a transposição do Programa de Excelência Gerencial GesPública para o ambiente militar na Marinha do Brasil. O GesPública é direcionado à Administração Pública Brasileira e Programa Netuno foi o nome adotado pela Marinha do Brasil para operacionalizar os fundamentos do GesPública. O Programa Netuno foi planejado para ser aplicado em todas as esferas de trabalho da Marinha do Brasil. De fato, os seus fundamentos são os mesmos do GesPública e esperam ser úteis em uma extensa área de aplicação, desde procedimentos burocráticos simples até operações militares, as quais são baseadas necessariamente na doutrina militar. Dessa forma, o Programa Netuno, com conceitos baseados no ambiente civil que fomentam uma horizontalização nas estruturas organizacionais, encontra-se com o meio militar, onde hierarquia e disciplina são princípios básicos. A partir daí, o estudo objetiva avaliar as contribuições que o Programa Netuno pode oferecer para a Marinha do Brasil. A literatura e documentos sobre a Marinha,doutrina militar, programas de Gestão da Qualidade Total e outros assuntos correlatos constituem o material de pesquisa. Será utilizada a metodologia de análise de conteúdo, com vistas a formar categorias de análise associadas à Marinha do Brasil e ao Programa Netuno. Essas categorias serão cotejadas a fim de que os objetivos da pesquisa sejam alcançados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Sousa, Carolina Soares. « “Para que o Brasil continue” : memória e história de um grupo derrotado na política nacional (1933-1945) ». reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21479.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2016.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-09-16T16:10:03Z No. of bitstreams: 1 2016_CarolinaSoaresSousa.pdf: 1401144 bytes, checksum: b8e8eea9d5e700d76ca76122895bfd60 (MD5)
Approved for entry into archive by Ruthléa Nascimento(ruthleanascimento@bce.unb.br) on 2016-09-30T20:59:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_CarolinaSoaresSousa.pdf: 1401144 bytes, checksum: b8e8eea9d5e700d76ca76122895bfd60 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-30T20:59:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_CarolinaSoaresSousa.pdf: 1401144 bytes, checksum: b8e8eea9d5e700d76ca76122895bfd60 (MD5)
Esta tese tem como objetivo o estudo da atuação de Armando de Salles Oliveira e Paulo Alfeu Junqueira Duarte dentro do grupo político armandista. Priorizamos seus protagonismos no jogo político regional e nacional do período de 1933 a 1945. Como se trata de um grupo derrotado, a memória construída acerca dessa experiência ignorou sua especificidade e incorporou-a no discurso homogeneizador e continuísta que conflui e deságua na “Era Vargas”. Com efeito, na historiografia e na memória social, a experiência política de Vargas entre 1930 e 1945 é representada como uma continuidade, um bloco coeso, que desconhece e constrói um silencio sobre os conflitos entre as elites e o governo federal e até mesmo intra elites. Desnaturalizar a leitura de continuidade naquele período é imperativo para compreender a atuação do grupo político armandista. É em São Paulo, com o pensamento e ação deste grupo, entre 1933-1945, que será desenvolvida com maior expressividade uma cultura de oposição ao varguismo. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis aims to study the role of Armando de Salles Oliveira and Paulo Alpheus Junqueira Duarte within the political group Armandista and it prioritizes its protagonism in the regional and national political game of the period from 1933 to 1945. As the Armandista group is a defeated group, the memory built on this experience has ignored their specificity and incorporated it in the homogenizing and continuist discourse that converges and flows into the "Era Vargas". As a matter of fact, Vargas’ political experience between 1930 and 1945 in the historiographical work and in social memory is represented as a continuous process, a cohesive block that ignores and builds a silence on the conflict between the elites and the federal government and even amongst elites. It is imperative to denaturalize the reading of continuity of that period so as to understand the performance of the armandista political group. It is in São Paulo, with the thought and action of this group, that an oppositional culture to varguismo will be developed with greater expressivity during the period of 1933-1945.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Reis, Ciro Marques. « Construção do pensamento autoritário anticomunista no Exército brasileiro nas páginas da revista Nação Armada (1939-1947) ». Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3285.

Texte intégral
Résumé :
Através da análise da revista Nação Armada, publicação de caráter civil-militar dedicada a Segurança Nacional, publicada pelo Exército brasileiro entre 1939 e 1947, o presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de construção de um pensamento autoritário e anticomunista no Exército brasileiro neste período, e medir a contribuição do periódico Nação Armada neste processo. Utilizando a Nação Armada como fio condutor, procuramos remontar as formas de pensamento dos homens da época, tendo o mesmo cuidado em analisar conceitos como o de autoritarismo. Metodologicamente, adotamos primeiramente uma abordagem hermenêutica, quando todos os dados relacionados à publicação da Nação Armada (editores, tiragem, formato, autores, artigos, etc.), foram exaustivamente levantados e organizados, e em seguida passamos a uma abordagem heurística, quando passamos à crítica interna do conteúdo da Nação Armada, analisando os conceitos e discursos mais recorrentes. Contextualizamos nossa circunscrição temporal e temática à Era Vargas, e ao momento internacional. Trouxemos à discussão fatos históricos pontuais e locais, cronologicamente anteriores à publicação de Nação Armada, como a Intentona Comunista de 1935, bem como processos mais abrangentes e internacionais como a crise do sistema político liberal, a Segunda Guerra Mundial e o comunismo. Autores como Azevedo Amaral, Francisco Campos e Oliveira Vianna nos forneceram um arcabouço primordial para o entendimento de uma ideologia autoritária no Brasil na primeira metade do século XX. Dentre as várias ramificações que o presente trabalho apresentou, em virtude de período tão rico e transformador da história nacional e mundial, adotamos uma hipótese principal, que vai ao sentido de um processo contínuo de elaboração de ideário anticomunista e autoritário no Exército brasileiro através de construções simbólicas, e de tradições inventadas.
Through analysis of the Armada Nation magazine, publication of a civil-military dedicated to National Security, published by the Brazilian Army between 1939 and 1947, this work aims to understand the process of building an authoritarian thinking, and anti-communist in the Brazilian Army this period, and measure the contribution of the magazine Nation Army this process. Using the Armada Nation as a guide, try to trace the ways of thinking men of that time, taking the same care to examine concepts such as authoritarianism. Methodologically, we adopted primarily a hermeneutic approach where all data related to publication of the Armada Nation (publishers, printing, format, authors, articles, etc..) Have been thoroughly collected and organized, and then we come to a heuristic approach, when we the internal criticism of the contents of the Armada Nation, analyzing the concepts and discourses more applicants. Contextualize our district to the temporal and thematic Vargas era, and the international moment. We brought to discuss historical events and places off chronologically preceding publication Armada Nation, as the Communist Conspiracy of 1935, as well as broader processes and as the international crisis of liberal political system, the Second World War and communism. Authors such as Azevedo Amaral, Francisco Campos and Oliveira Vianna provided us with a vital framework for understanding an authoritarian ideology in Brazil in the first half of the twentieth century. Among the many ramifications that this work presented, because so rich and transformative period of national history and world, we adopt a hypothesis that goes to the main direction of an ongoing process of drafting anti-communist ideology and authoritarian in the Brazilian Army through symbolic constructions, and "invented traditions".
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Gomez, Jorge Rafael Cabrera. « O ritual como paradigma no processo e na criação plástica : um estudo comparativo entre a produção artística de Armando Reverón (Venezuela, 18891954) e Arthur Bispo do Rosário (Brasil, 1909-1989) ». Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8N6GF9.

Texte intégral
Résumé :
Studying the ritual as a paradigm in the process and in the plastic creation through a comparative study involving the artistic productions of Armando Reverón and Arthur Bispo do Rosário have brought about several challenges, among which carrying out a selection ofconcepts of myth and ritual, both of them vast in the field of Anthropology, and put them vis-à-vis their conceptual counterparts in the sphere of Plastic Arts. Talking about ritual in the artistic production of these artists is talking about their mytho-poetics, their performances,their works fictionalized and materialized. Thus, this work approaches the concept of ritual from the standpoint of the religions that have a connection with the myth, using as a theoretical reference the studies developed by Mircea Eliade. From a broad perspective to theconstruction of these concepts, other theoretical references were also employed: from Anthropology, Martine Segalen and her historical panorama of the concept of ritual; Stanley Tambiah, with the definition that relates ritual and performance; Emile Durkheim, with thepositive and negative rites; and Arnold Van Gennep and the rite of passage. In turn, from the standpoint of ritual art, which comes from the Fine Arts, important researches were carried out by Lucy Lippard and Claude Lévi-Strauss, with their conceptual transfers betweenAnthropology, Literature and other arts.The methodology used in this work was the comparative analysis. We started off from a survey of the situation of the researches both in the academic and in the critical contexts, and then brought in the two artists, relating them to the History of Art in the timeframe each one of them is inserted. The fundamental concepts to the work were approached, and we have carried out a comparative exegesis of their works, the latter being understood as mythopoetics, the built-up and fictionilized space, the artistic and ritual procedures followed and the embodiment of the materials. For Reveróns materialized work we selected a group of ragdolls, the objects, the white works and the figurative works that demanded previous arrangements in their execution. From Bispo were selected the ORFAs and the assemblages or vitrines.Some concepts were detected in these groups of works, for instance: tridimensonality, which puts side by side ritual and materialization, according to Donald Judds proposition, applied to artists from the 1960s; aura, from Walter Benjamins and George Didi-Hubermans concepts;simulacrum and similitude, using the references put forward by Mario Perniola; and double articulation, based on the studies carried out by Claude Lévi-Strauss, in the analysis of other artists works. Finally, we have given special attention to the works La Mantilla, by Reverón,and Manto da Apresentação, by Bispo. This research is hoped to contribute to the specialized studies that focus on the works of these two artists who are of great importance in the context of South American Plastic Arts, and in the field of Fine Arts as a whole.
Abordar o ritual como paradigma no processo e na criação plástica, por meio de um estudo comparado da produção artística de Armando Reverón e Arthur Bispo do Rosário, trouxe vários desafios, entre eles, realizar um recorte dos conceitos de mito e ritual, vastos, naAntropologia e contrapô-los ao seu equivalente conceitual nas Artes Plásticas. Falar de ritual na produção artística dos dois artistas citados é falar de suas mitopoéticas, de suas performances, de sua obra ficcionalizada e materializada. Assim, este trabalho trata o conceitode ritual do ponto de vista das religiões que, por sua vez, o relacionam com o mito, utilizando como referência teórica os estudos de Mircea Eliade. De uma perspectiva ampla, para a construção desses conceitos, foram também utilizadas outras referências teóricas como, naAntropologia, Martine Segalen e seu panorama histórico do conceito ritual; Stanley Tambiah, com a definição que relaciona ritual e performance; Emile Durkheim, com os ritos positivos e negativos; e Arnold Van Gennep e os rituais de passagem. Por sua vez, do ponto de vista da ritual art, nas Artes Plásticas, foram importantes as pesquisas de Lucy Lippard e Claude Lévi-Strauss, com suas relações conceituais entre a Antropologia, a Literatura e outras artes.A metodologia seguida neste trabalho foi a análise comparativa, começando por um levantamento da situação da pesquisa no contexto da academia e da crítica, para depois apresentar os dois artistas, relacionando-os com o momento da História da Arte ao qual cadaum dos artistas corresponde. A seguir, foram tangenciados os conceitos fundamentais para o trabalho e foi feita a exegese comparativa da obra, entendendo por esta última a mitopoética, o espaço construído e ficcionalizado, os procedimentos artísticos rituais e a materialização dosobjetos. Para a obra materializada de Reverón, selecionamos os conjuntos das bonecas de pano, os objetos, as obras brancas e as obras figurativas que utilizam arranjos prévios antes da sua execução. Por sua vez, de Bispo foram selecionados os ORFAs e as assemblages ou vitrines.Nestes conjuntos de obras foram detectados os conceitos de tridimensionalidade, que relacionam o ritual com a materialização, a partir das propostas de Donald Judd, aplicadas aos artistas dos anos de 1960; aura, a partir da conceituação de Walter Benjamin e George Didi-Huberman; simulacro e similitude, utilizando as referências de Mario Perniola; e de dupla articulação, a partir dos estudos de Claude Lévi-Strauss, na análise das obras de outros artistas. Por último, reservou-se uma atenção especial às obras La Mantilla de Reverón e oManto da Apresentação de Bispo. Espera-se que esta pesquisa tenha podido contribuir com os trabalhos especializados sobre a obra de dois artistas de grande importância no contexto das Artes Plásticas da América do Sul e do mundo das Belas Artes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Santos, Júnior João Júlio Gomes dos. « “O mais esquisito dos espetáculos” : a crise do asilo diplomático entre Brasil e Portugal em 1894 ». Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014. http://hdl.handle.net/10923/5718.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-04-04T02:01:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000456310-Texto+Completo-0.pdf: 3346055 bytes, checksum: 8b8dc783a4b508c51e3912d9c5d0df55 (MD5) Previous issue date: 2014
The Revolta da Armada (Brazilian Naval Revolt of 1893) ended on March 13, 1894 with the granting of asylum to 518 Brazilian belligerents aboard two Portuguese warships. This dissertation seeks to understand how Brazil and Portugal’s differing interpretations of the political status of the asylum-seekers resulted a diplomatic crisis between the two countries. This dispute did not remain a bilateral affair: both governments pursued international diplomatic support for their respective points of view. The ships that carried the sailors, the Mindello and the Affonso d’Albuquerque, were small and poorly equipped, precluding the possibility of making the long trip to Lisbon. Because the corvettes set sail for the Rio de la Plata from Rio de Janeiro, the governments of Argentina and Uruguay also actively participated in the diplomatic discussion of the sailors’ status. Diplomats, ministers, institutional representatives, commandants, and the sailors themselves expressed their differing understandings of their status in a lively corpus of correspondence, consciously deploying certain concepts to reinforce their political discourses. Analysis of these communications points to the existence of a broad dispute over the political status of the combatants and an adjustment of strategies depending on place and interlocutors’ understandings of political asylum. The asylum-seekers’ escape to Buenos Aires and later Montevideo caused Brazil to cut diplomatic relations with Portugal.
A Revolta da Armada terminou em 13 março de 1894 com a concessão de asilo a 518 combatentes brasileiros em dois navios de guerra de Portugal. Este trabalho procura avaliar como esse episódio gerou uma crise diplomática entre Brasil e Portugal em função de diferentes interpretações sobre o status político dos asilados. A disputa não ficou restrita aos dois governos, pois a diplomacia internacional foi mobilizada em busca de apoio aos respectivos pontos de vista. As embarcações em que se refugiaram, Mindello e a Affonso d’Albuquerque, eram pequenas e apresentavam péssimas condições materiais e higiênicas, o que impedia a realização de uma longa viagem até Lisboa. As corvetas zarparam do Rio de Janeiro rumo ao Rio da Prata, de modo que os governos da Argentina e Uruguai também participaram ativamente das discussões em torno do status político dos asilados. Em todas as negociações, os diplomatas, ministros, representantes de instituições, comandantes navais e os próprios refugiados expressaram suas compreensões sobre a questão por meio de uma intensa troca de correspondências, em que determinados conceitos foram utilizados conscientemente para reforçar seus discursos políticos. A análise dessas comunicações aponta para a existência de uma ampla disputa sobre a condição política dos combatentes, que sofria alterações dependendo do lugar e de quem apreciava o asilo diplomático. Entretanto, em função das fugas de asilados, ocorridas em Buenos Aires e depois em Montevidéu, o Brasil decidiu romper as relações diplomáticas com Portugal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Maciel, Wilma Antunes. « "Repressão judicial no Brasil : o capitão Carlos Lamarca e a VPR na justiça militar (1969-1971)" ». Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-17012004-030356/.

Texte intégral
Résumé :
Com a instauração do regime militar no Brasil em 1964 e a decretação do Ato Institucional no. 2 (AI-2) em 1965, os civis que cometiam crimes contra a Segurança Nacional passaram a ser julgados pela Justiça Militar. O presente estudo analisa os processos políticos movidos contra a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), no período de 1969 a 1971, principalmente aqueles que se referem ao seu principal líder Carlos Lamarca. Trata-se da compreensão das facetas da Justiça Militar, buscando apreender na lógica dos textos dos processos seus objetivos e significado histórico. Sendo que a atuação da Justiça revelou-se extremamente complexa, no julgamento dos militantes de uma das principais organizações de esquerda que empreendeu a luta armada contra o regime. A pesquisa abordou a relação entre a administração da Justiça e o Estado, os mecanismos de repressão denunciados nos tribunais, como a tortura, desaparecimento e mortes de militantes e as irregularidades na aplicação da legislação. A figura emblemática de Carlos Lamarca que permeia todas as fases dos processo, o perfil dos réus e da organização, as formas de atuação e estratégias adotadas pelos representantes do Ministério Público e advogados de defesa. O enfoque centrou-se no rigor da Justiça em defesa da Segurança Nacional e na repressão judicial como parte das práticas repressivas do regime, em que legalidade e ilegalidade não se separavam.
With the instauration of the military government in Brazil, in 1964, and the Institutional Act no. 2 (IA-2), in 1965, the civilians who committed crimes against national security started facing trials in the Military Justice. The following study analizes the political processes moved against the "Vanguarda Popular Revolucionária" (PRV - Popular Revolutionary Vanguard), between 1969 and 1971, particulary those concerning its main leader, Carlos Lamarca. It deals with the comprehension of the many aspects of Military Justice, trying to learn, in the logic of the processes texts, its goals and historical meaning. The acts of the Justice revealed themselves as being extremely complex while judging the active members of one of the main left organizations that fought the Military Government. This research treated subjects like the relation of Justice and State, the repression mechanisms denounced in court, like torture, kidnapping and the killing of militants, and the irregularities in the applications of the law. It also deals with the emblematic figure of Carlos Lamarca, who appears during the whole process, the profile of defendants and their organization, the ways and strategies of both the Public Ministry ( who acted as Prosecutor) and the defense lawyers. The attention focused on the rigorous way the justice acted in defense of the national security, and in the judicial repression as a part of the repressive acts of State, where legal and illegal were very similar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Tavares, Fabio Luis. « A oligarquia paulista e sua articulação com o governo de Floriano Peixoto durante a Revolta da Armada (1893 - 1894) / ». Assis, 2013. http://hdl.handle.net/11449/93313.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Claudinei Magno Magre Mendes
Banca: Áureo Busetto
Banca: José Leonardo do Nascimento
Resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a maneira como os membros do Partido Republicano Paulista (PRP), composto pela nova oligarquia de São Paulo, favorecida pelo crescimento das plantações e exportações de café, se articularam com o governo de Floriano Peixoto, a partir de 23 de novembro de 1891, até a Revolta da Armada (setembro 1893/março 1894). Desde os tempos da propaganda republicana, interessava aos paulistas, principalmente, a instituição do sistema federativo, que favorecia as oligarquias estaduais. Para que não houvesse um retrocesso ao regime monárquico, o apoio da bancada paulista ao governo de Floriano Peixoto, aprovando no Congresso Nacional os atos do poder executivo, foi fundamental para que o marechal sufocasse as rebeliões causadas pelos diferentes grupos que disputavam o poder após a proclamação da República. O apoio do PRP não se restringiu apenas à atuação de seus membros nas câmaras do Congresso Nacional, em 1891/1892, quando de sua convocação extraordinária. Em 1893, por ocasião da Revolta Federalista, e com a promulgação da lei estadual nº 120, de 15 de março, a ajuda de São Paulo se estendeu ao envio de capitais, armamentos e homens, para a capital da Republica, em defesa do governo, contra a Revolta da Armada (1893/1894). O apoio também se estendeu à imprensa republicana paulista, por meio de O Estado de S. Paulo
Abstract: This dissertation has as main objective to analyze how members of the Partido Republicano Paulista (PRP), composed by the new oligarchy of Sao Paulo, favored by the growth of crops and exports of coffee, got together with the government of Floriano Peixoto, from November 23, 1891, until the Naval Revolt (1893 - 1894). Since the beginning of republican propaganda, interested the paulistas primarily the institution of the federative system, which favored the state oligarchies. In order to avoid a setback to the monarchy, the São Paulo state supported the government of Floriano Peixoto, by approving in the National Congress the acts of the executive power, which was fundamental to the marshal choking the revolts caused by different groups vying for power after proclamation of the Republic. PRP's support was not restricted only to the actions of its members in the chambers of Congress, in 1891/1892, when it was called extraordinary. In 1893, during the Federalist Revolt, and with the enactment of state law nº 120 of 15 March, the aid of São Paulo extended the deployment of capital, arms and men, to Rio de Janeiro, in defense of government, against the Naval Revolt (1893/1894). The support was also extended to the republican press of São Paulo, by O Estado de S. Paulo
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Moraes, Jose Damiro de. « Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas ». [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252414.

Texte intégral
Résumé :
Orientador : Sergio Eduardo Montes Castanho
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-08T14:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Moraes_JoseDamirode_D.pdf: 6293995 bytes, checksum: 15f9a8977ae615367a56a0b2a992de20 (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: O trabalho tem o propósito de analisar as trajetórias e os dilemas das três signatárias do Manifesto pela Reconstrução Educacional do Brasil: Armanda Álvaro Alberto, Cecília Meireles e Noemi Silveira Rudolfer. O documento, também conhecido como Manifesto dos Pioneiros de 1932, foi elemento importante no novo contexto político, econômico, social e cultural que emergia pós-revolução de 1930. As trajetórias e os dilemas das mulheres signatárias são reveladores dos movimentos que afloravam nas primeiras décadas do século XX no país e indicam o compromisso de cada uma com a educação, arena de debates e disputas no processo de modernização pelo qual passava a sociedade brasileira no período. Nesse sentido, são investigadas as relações, contradições e coerência entre as ações das signatárias, a educação da época e a concepção da Escola Nova. Não se trata de biografias, mas da análise da participação de Armanda, Cecília e Noemi como sujeitos históricos que atuaram e se envolveram com o projeto educacional renovador nos anos 1930. O trabalho, portanto, procura contribuir no sentido de apresentar e debater os limites, alcances e significados dos percursos dessas educadoras. A pesquisa ampara-se em fontes documentais encontradas em arquivos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro. Os documentos consultados ? e outros produzidos no período - estão relacionados com as trajetórias das signatárias e ajudam no entendimento da educação à época
Abstract: This work intends to analyse the trajectories and the dilemmas of the three signatory women of the Manifesto for the Reconstruction of Education in Brazil: Armanda Álvaro Alberto, Cecília Meireles and Noemi Silveira Rudolfer. The document, also known as Pioneers' Manifesto of 1932, became an important element within the political, economical, social and cultural context which was caming up after 1930 revolution. The trajectories and the dilemmas of the signatory women are able to reveal the social, cultural and political movements which emerged in the very first decades of the 20th century in the country, and they indicate the compromise of each one to education, which was an arena of debates and disputes related to the modernization process by which brazillian society was going through in such a period. The investigation focuses on the relations, the contradictions and the coherence between actions held by the signatories, the education in the mentioned period and the conception of the New School (Escola Nova). This work is not a biographical one: it is an analysis of the participation of Armanda, Cecília and Noemi as historical individuals which acted and got involved in the renovated educational project of the 1930's. Hence, this work aims to contribute in showing and debating the limits, amplitudes and meanings of the trajectories of these three educator women. The investigation is supported by documental resources available in archive departments in Brasília, São Paulo and Rio de Janeiro. The examined documents - and others written in the mentioned period - are related to the trajectories of the signatory women and help to understand education in those times
Doutorado
Filosofia e História da Educação
Doutor em Educação
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Rodrigues, Filho Jorge Luiz. « Bioecologia de espécies do gênero Stellifer (Pisces, Sciaenidae) acompanhantes na pesca artesanal do camarão sete-barbas, na Armação do Itapocoroy, Penha, Santa Catarina, Brasil ». Universidade Federal de São Carlos, 2008. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1937.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:31:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1890.pdf: 1419118 bytes, checksum: 2d99dc874e80a892ef4eba76fce91014 (MD5) Previous issue date: 2008-04-04
Universidade Federal de Sao Carlos
The fishery of sea-bob-shrimp Xiphopenaeus kroyeri with over-trawl nets with doors used by artisanal fishery is considered an efficient method for the capture of the target specie along the Brazilian Cost. However, it presents a low selectivity and captures a high amount of the demersal and benthonic fauna that are know as accompanying fauna. Among these, is frequently found that they of the target species, the fish of the genus Stellifer. Therefore, this study, aimed to determine the bioecological characteristics of fishes of this captured in fishing held in the Armação Itapocoroy, Penha, Santa Catarina, in two ways: in the first chapter, analyzing the population structure and the reproductive aspects of the species Stellifer rastrifer, Stellifer stellifer e Stellifer brasiliensis exploited in in the period of from april/2006 to march/2007 and, in the second chapter, assessing the annual and monthly abundance distributions of the exploited Stellifer spp. populations during the years of 1996 2006.
A pesca de arrasto com redes-de-porta praticada pela frota artesanal, dirigida ao camarão sete-barbas Xiphopenaeus kroyeri no litoral brasileiro é considerada eficiente na captura da espécie-alvo. Entretanto, apresenta baixa seletividade e incidentalmente captura grande contingente da fauna demersal e bentônica, agrupados sobre a denominação de fauna acompanhante. Dentre esses, destacamse, devido ao fato de possuírem o mesmo habitat que a espécie-alvo, os peixes do gênero Stellifer. Tendo por base esta constatação objetivou-se, no presente trabalho, determinar as características bioecológicas de espécies do gênero Stellifer ocorrentes na pesca artesanal realizadas em Armação do Itapocoroy, Penha, Santa Catarina, abordando dois aspectos: no primeiro capitulo, analisando a estrutura das populações e os aspectos reprodutivos das espécies Stellifer rastrifer, Stellifer stellifer e Stellifer brasiliensis, capturadas no período de abril/2006 a março/2007 e, no segundo capitulo, avaliando as distribuições mensais e anuais da abundância das populações de Stellifer spp. capturadas durante os anos de 1996 a 2006.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Moreira, Artur Luiz Santana. « Guerra das Malvinas : o impacto geopolítico do conflito no relacionamento entre a Armada da República Argentina (ARA) e a Marinha do Brasil (MB) ». Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=742.

Texte intégral
Résumé :
Por meio de tradicionais e novos conceitos da Geopolítica, são analisadas as especiais circunstâncias que cercaram as relações entre a Argentina e os principais países do mundo desenvolvido, os EUA e parte da Europa, durante a Guerra das Malvinas, para, a partir desse mesmo ferramental conceitual, verificar como esse episódio teve seu impacto nas relações de Brasil e Argentina na América do Sul. Os principais acontecimentos políticos, táticos e logísticos desse conflito são descritos para auxiliar nessa análise feita. A partir desse ponto de inflexão na história sul-americana, utiliza-se o conceito de Medidas de Confiança Mútua (MCM) para se verificar como as Marinhas de Brasil e Argentina intensificaram suas relações dentro do novo marco geopolítico acordado entre os dois países. São descritos os sucessos dessa política de aproximação em cinco fases históricas distintas, didaticamente elaboradas: duas anteriores à própria Guerra das Malvinas, e três posteriores. Destacam-se, neste estudo, justamente, as três últimas fases. Ou seja, a terceira fase, após a Guerra das Malvinas, onde são descritos, dentre outros aspectos, os encontros estratégicos organizados pelo EMFA (Brasil) e pelo EMCFA (Argentina) no final da década de 80 do século passado; a quarta fase, ao longo da década de 90, por ter sido o período em que as principais MCM de sucesso ocorreram; e a quinta fase, já na virada do milênio, onde são discutidos os limites atuais das MCM que vêm sendo adotadas e as possíveis perspectivas futuras. A primeira e a segunda fases situam-se ainda nos períodos iniciais e intermediários da Guerra Fria, mas, por já existirem ali algumas MCM embrionárias entre as Marinhas de Brasil e Argentina, importantes para desdobramentos futuros, estas fases têm também discutidas as suas importâncias históricas. Enfatiza-se que, na primeira fase, os principais episódios ocorreram sob grande influência dos EUA, enquanto, na segunda fase, já se constatava uma ligeira autonomia regional nas medidas adotadas.
There are analyzede, by means of traditional and new concepts of geopolitics, the special circumstances that surrounded the relations between Argentina and the main developed countries, the United States and part of Europe, during the Malvinas War, in order to, based on such conceptual tool, exam, how such episode impacted the Brazil-Argentina relations on South America. The main political, tactic and logistic events are described to help with the analysis. As of this turning point in the South-American history, it is used the concept of Mutual Confidence Measures (MCM) to verify how the Brazilian and Argentinean Navies intensified their relations in the new giopolitics milestone agreed upon between both countries. There are described the successful events in such approaching policy and politics in five different phases, didactically worked out: two prior to the Malvinas War and three afterwards. This study high lights precisely the three last phases, i.e., the phases after the Malvinas War. In the third phase, there are described, among other aspects, the strategic meetings organized by the EMFA (Brazil) and the EMCFA (Argentina) at the end of the 1980s; in the forth phase, are highly emphasized the 1990s since this is the period during which most of the MCM succeeded; and, in the fifth phase, already at the turning of the millennium, the current limits of the MCM, that are being adopted, are discussed, as well as the possible perspectives for the future. The first and second phases are the ones still during the beginning and intermediate periods of the Cold War. These phases are also discussed because they already presented some embryonic MCM policies between the Brazilian and Argentinean Navies, important for the way the events unfolded later on. In the first phase, there are stressed the main episodes that took place under the influence of the US, while, in the second, one can already notice a slight regional autonomy in the measures adopted.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Tavares, Fabio Luis [UNESP]. « A oligarquia paulista e sua articulação com o governo de Floriano Peixoto durante a Revolta da Armada (1893 - 1894) ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/93313.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:34Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-01-30Bitstream added on 2014-06-13T19:13:38Z : No. of bitstreams: 1 tavares_fl_me_assis_parcial.pdf: 224157 bytes, checksum: 5dbb3e0fb6adbfc082fb1ab06e314f3e (MD5) Bitstreams deleted on 2015-07-02T12:35:59Z: tavares_fl_me_assis_parcial.pdf,. Added 1 bitstream(s) on 2015-07-02T12:37:26Z : No. of bitstreams: 1 000711227_20182012.pdf: 208206 bytes, checksum: 7f9924da8058a63641dd4433dac46b2a (MD5)
Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a maneira como os membros do Partido Republicano Paulista (PRP), composto pela nova oligarquia de São Paulo, favorecida pelo crescimento das plantações e exportações de café, se articularam com o governo de Floriano Peixoto, a partir de 23 de novembro de 1891, até a Revolta da Armada (setembro 1893/março 1894). Desde os tempos da propaganda republicana, interessava aos paulistas, principalmente, a instituição do sistema federativo, que favorecia as oligarquias estaduais. Para que não houvesse um retrocesso ao regime monárquico, o apoio da bancada paulista ao governo de Floriano Peixoto, aprovando no Congresso Nacional os atos do poder executivo, foi fundamental para que o marechal sufocasse as rebeliões causadas pelos diferentes grupos que disputavam o poder após a proclamação da República. O apoio do PRP não se restringiu apenas à atuação de seus membros nas câmaras do Congresso Nacional, em 1891/1892, quando de sua convocação extraordinária. Em 1893, por ocasião da Revolta Federalista, e com a promulgação da lei estadual nº 120, de 15 de março, a ajuda de São Paulo se estendeu ao envio de capitais, armamentos e homens, para a capital da Republica, em defesa do governo, contra a Revolta da Armada (1893/1894). O apoio também se estendeu à imprensa republicana paulista, por meio de O Estado de S. Paulo
This dissertation has as main objective to analyze how members of the Partido Republicano Paulista (PRP), composed by the new oligarchy of Sao Paulo, favored by the growth of crops and exports of coffee, got together with the government of Floriano Peixoto, from November 23, 1891, until the Naval Revolt (1893 – 1894). Since the beginning of republican propaganda, interested the paulistas primarily the institution of the federative system, which favored the state oligarchies. In order to avoid a setback to the monarchy, the São Paulo state supported the government of Floriano Peixoto, by approving in the National Congress the acts of the executive power, which was fundamental to the marshal choking the revolts caused by different groups vying for power after proclamation of the Republic. PRP's support was not restricted only to the actions of its members in the chambers of Congress, in 1891/1892, when it was called extraordinary. In 1893, during the Federalist Revolt, and with the enactment of state law nº 120 of 15 March, the aid of São Paulo extended the deployment of capital, arms and men, to Rio de Janeiro, in defense of government, against the Naval Revolt (1893/1894). The support was also extended to the republican press of São Paulo, by O Estado de S. Paulo
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

França, Clério Bezerra de. « Avaliação de cloretos pelo método de aspersão de solução de nitrato de prata ». Universidade Católica de Pernambuco, 2011. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=627.

Texte intégral
Résumé :
A corrosão por cloretos é considerada por muitos pesquisadores a mais severa das manifestações patológicas que atacam as armaduras. O objetivo principal deste trabalho é avaliar a presença de cloretos livres em concreto de cimento Portland pelo método de aspersão de solução de nitrato de prata. A verificação de ataque por cloreto na estrutura é normalmente feita através de exames laboratoriais, demorados em que apresentam um custo muito alto. Pesquisando a aplicabilidade do método de aspersão de nitrato de prata in loco, em materiais à base de cimento Portland como indicador com capacidade de informar a presença ou não de contaminação por cloretos, evitando assim de imediato o teste laboratorial. Para que os resultados destes ensaios tivessem credibilidade quanto à presença de cloretos livres nas amostras, foi realizado, paralelamente à aspersão de nitrato de prata, um acompanhamento das amostras através de ensaios eletroquímicos. Observou-se com os resultados experimentais da pesquisa que a aplicabilidade do método de aspersão de solução de nitrato de prata vem a ser de grande relevância para o meio técnico, por ser um método qualitativo, de fácil aplicação, barato e provendo informações rápidas para que os profissionais da área de engenharia possam diagnosticar com segurança as estruturas com corrosão contaminadas por cloreto
The corrosion by chlorides is considered by a number of researchers the most dangerous pathological manifestation attacking concrete reinforcements. The assessment of the attacks to the structure by sodium chloride is usually done in the laboratory, takes too long and costs too much. The.main reason for this work is to assess the presence of free chlorides in Portland cement concrete and mortar through the silver nitrate aspersion method, which is justified by the fact that Our objective is to evaluate the applicability of the silver nitrate aspersion method in loco, in Portland-cement-based materials as indicators capable of showing the presence or not of contamination by chlorides, avoiding the immediate need for lab tests. So as to give credibility to the test for presence of free chlorides in the samples, these were checked by means of electrochemical tests in parallel with the silver nitrate aspersion. The experimental results of these tests showed that the applicability of the silver nitrate aspersion method seems to be of great relevance in the technical environment, as it is a qualitative method, easily applicable, inexpensive and capable of providing quick information so that professionals can safely diagnose the levels of chloride corrosion in the structures
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Costa, Henri Randel. « Eleição é tapeação : luta armada é a solução : leituras, experiências e construção do consensus bellicu na nova esquerda marxista Cearense (1962-1976) ». www.teses.ufc.br, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2872.

Texte intégral
Résumé :
COSTA, Henri Randel. Eleição é tapeação: luta armada é a solução: leituras, experiências e construção do consensus bellicu na nova esquerda marxista cearense (1962-1976). 2009. 197 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2009.
Submitted by Raul Oliveira (raulcmo@hotmail.com) on 2012-06-25T15:38:36Z No. of bitstreams: 1 2009_Dis_HRCosta.pdf: 1211353 bytes, checksum: 508fda35aaf6b53b36fe7b204e82a9b7 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-06-25T16:19:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_Dis_HRCosta.pdf: 1211353 bytes, checksum: 508fda35aaf6b53b36fe7b204e82a9b7 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-06-25T16:19:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_Dis_HRCosta.pdf: 1211353 bytes, checksum: 508fda35aaf6b53b36fe7b204e82a9b7 (MD5) Previous issue date: 2009
This dissertation deals with the political action of some historical subjects than in the late sixties and early seventies of last century, concluded that armed struggle would be the most rational and feasible to address civil-military dictatorship imposed on the country 1964, even if taking other possibilities of opposition to the capitalists and their authoritarian system. In this sense, the understanding of this extreme option, members were privileged and two niches, the readings written committed before and during the armed conflict, as well as the multiple experiences of the rebels, from childhood until the ultimate episodes of strife. Completing this picture, the work also highlights the emergence of a New Left Marxist, a world both locally and nationally, and internationally, marked by the optics of the Cold War.
Esta dissertação de mestrado versa sobre a ação política de alguns sujeitos históricos que no final dos anos sessenta e início dos setenta do século passado, concluíram que a luta armada seria o método mais racional e viável para enfrentar a ditadura civil-militar imposta ao país em 1964, mesmo se tendo outras possibilidades de oposição aos capitalistas e ao seu sistema autoritário. Neste sentido, para o entendimento desta opção extremada, foram privilegiados e associados dois nichos, as leituras escritas efetivadas antes e durante o conflito bélico, assim como às múltiplas vivências dos guerrilheiros, da infância até os derradeiros episódios da contenda. Completando este quadro o trabalho ainda destaca a emergência de uma Nova Esquerda marxista, num mundo, tanto ao nível local e nacional, como internacional, marcado pela ótica da Guerra Fria.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Teles, Janaina de Almeida. « Memórias dos cárceres da ditadura : os testemunhos e as lutas dos presos políticos no Brasil ». Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-31012017-140247/.

Texte intégral
Résumé :
O processo de reconstituição factual e de reflexão crítica acerca da ditadura civilmilitar de 1964 e de seu legado permanece incompleto e permeado por zonas de silêncio e interdições. Decorridos pouco mais de trinta anos da Lei de Anistia, muitos acontecimentos permanecem desconhecidos ao tempo em que se observa a existência de importantes lacunas nas articulações entre o passado e o presente e, mais especificamente, entre o legado da ditadura e a memória daqueles que a ela se opuseram ativamente. Visando contribuir para o entendimento desse passado, e de seu legado, esta pesquisa procurou caracterizar o protagonismo dos presos políticos na defesa de transformações sociais e na luta contra a ditadura e, ao mesmo tempo, oferecer um panorama reflexivo sobre a construção de suas memórias a respeito dessas lutas e da experiência-limite da tortura e da prisão. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa pautou-se por um amplo registro das memórias desses protagonistas por meio da metodologia da História Oral de Vida um conjunto de 90 entrevistas com ex-presos políticos. O que permitiu a coleta de informações até aqui inéditas no que diz respeito à organização dos presos e à atuação dos órgãos repressivos. A execução e desenvolvimento dessa metodologia deram origem a reflexões teóricas que visaram interpretar o material coletado, contextualizando-o crítica e historicamente. Partiu-se, ainda, da premissa de que tais testemunhos, juntamente com os de advogados, familiares e militantes permitiriam aprofundar as pesquisas desenvolvidas sobre as lutas revolucionárias e de resistência; a clandestinidade; as formas institucionais da repressão política e as disputas políticas estabelecidas dentro e fora dos cárceres. Os depoimentos dos ex-presos permitiram, ainda, a análise de suas estratégias de sobrevivência e memória. Tais estratégias foram aqui discutidas à luz dos esforços empreendidos para a compreensão da maneira como eles próprios reorganizaram identidades, constituíram grupos de ação política e definiram maneiras de se relacionar com o legado das experiências-limite. Reconstruir as tramas dessa história, com o suporte do material coletado, apresenta novas possibilidades de interpretação desse período recente da história brasileira cuja atualidade permanece.
The process of reconstituting the facts and of producing a critical analysis of the civilian-military dictatorship of 1964 and its legacy is incomplete and permeated by interdits and silence. After a little more than thirty years of the Amnesty Law, many events remain unknown, while important lacunae abide between the past and the present and, more specifically, between the legacy of the dictatorship and the memory of those who actively opposed it. Aiming to contribute to the understanding of this past and of its legacy, this study sought to describe the protagonism of political prisoners in the defense of social transformation and in the struggle against the dictatorship. At the same time, it aimed to offer a reflective view on the ways former prisoners have constructed their memories of these struggles and of the limit-experience of torture and prison. To achieve these objectives, the study made use of an extensive record of the memories of these protagonists. Using the methodology of Oral Life History, a set of 90 interviews with ex-political prisoners was conducted, allowing the collection of as yet unpublished information relating to the prisoners organization and the actions of the repressive agencies. The execution and development of this methodology gave rise to theoretical reflections which sought to interpret the material collected by contextualizing it critically and historically. The underlying premise was that these testimonies, together with those of lawyers, family members, and militants of the opposition, would allow us to deepen research on revolutionary struggles and resistance, on life in clandestinity, on the institutional forms of political repression, and on the political debates carried on inside and outside the prisons. The testimonies of the former prisoners also made possible an analysis of their strategies for survival and memory. These strategies were discussed here in an effort to understand the way that the ex-prisoners themselves reorganized identities, constructed political action groups, and defined ways of relating to the legacy of limit-experiences. The reconstruction of the frames of this history, based upon the material collected introduces new oportunities for interpretation of this recent period in Brazilian history, which has echoes in the present day.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Santos, J?nior Jo?o J?lio Gomes dos. « O mais esquisito dos espet?culos : a crise do asilo diplom?tico entre Brasil e Portugal em 1894 ». Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2014. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2489.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2015-04-14T13:48:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 456310.pdf: 3346055 bytes, checksum: 8b8dc783a4b508c51e3912d9c5d0df55 (MD5) Previous issue date: 2014-03-24
The Revolta da Armada (Brazilian Naval Revolt of 1893) ended on March 13, 1894 with the granting of asylum to 518 Brazilian belligerents aboard two Portuguese warships. This dissertation seeks to understand how Brazil and Portugal s differing interpretations of the political status of the asylum-seekers resulted a diplomatic crisis between the two countries. This dispute did not remain a bilateral affair: both governments pursued international diplomatic support for their respective points of view. The ships that carried the sailors, the Mindello and the Affonso d Albuquerque, were small and poorly equipped, precluding the possibility of making the long trip to Lisbon. Because the corvettes set sail for the Rio de la Plata from Rio de Janeiro, the governments of Argentina and Uruguay also actively participated in the diplomatic discussion of the sailors status. Diplomats, ministers, institutional representatives, commandants, and the sailors themselves expressed their differing understandings of their status in a lively corpus of correspondence, consciously deploying certain concepts to reinforce their political discourses. Analysis of these communications points to the existence of a broad dispute over the political status of the combatants and an adjustment of strategies depending on place and interlocutors understandings of political asylum. The asylum-seekers escape to Buenos Aires and later Montevideo caused Brazil to cut diplomatic relations with Portugal.
A Revolta da Armada terminou em 13 mar?o de 1894 com a concess?o de asilo a 518 combatentes brasileiros em dois navios de guerra de Portugal. Este trabalho procura avaliar como esse epis?dio gerou uma crise diplom?tica entre Brasil e Portugal em fun??o de diferentes interpreta??es sobre o status pol?tico dos asilados. A disputa n?o ficou restrita aos dois governos, pois a diplomacia internacional foi mobilizada em busca de apoio aos respectivos pontos de vista. As embarca??es em que se refugiaram, Mindello e a Affonso d Albuquerque, eram pequenas e apresentavam p?ssimas condi??es materiais e higi?nicas, o que impedia a realiza??o de uma longa viagem at? Lisboa. As corvetas zarparam do Rio de Janeiro rumo ao Rio da Prata, de modo que os governos da Argentina e Uruguai tamb?m participaram ativamente das discuss?es em torno do status pol?tico dos asilados. Em todas as negocia??es, os diplomatas, ministros, representantes de institui??es, comandantes navais e os pr?prios refugiados expressaram suas compreens?es sobre a quest?o por meio de uma intensa troca de correspond?ncias, em que determinados conceitos foram utilizados conscientemente para refor?ar seus discursos pol?ticos. A an?lise dessas comunica??es aponta para a exist?ncia de uma ampla disputa sobre a condi??o pol?tica dos combatentes, que sofria altera??es dependendo do lugar e de quem apreciava o asilo diplom?tico. Entretanto, em fun??o das fugas de asilados, ocorridas em Buenos Aires e depois em Montevid?u, o Brasil decidiu romper as rela??es diplom?ticas com Portugal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Farias, Josà Airton de. « AlÃm das Armas : Guerrilheiros de Esquerda no Cearà durante a Ditadura Militar ». Universidade Federal do CearÃ, 2007. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4528.

Texte intégral
Résumé :
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
O presente trabalho tem como objeto os guerrilheiros de esquerda â sobretudo da ALN (AÃÃo Libertadora Nacional) e PCBR (Partido Comunista Brasileiro RevolucionÃrio) â no Cearà durante a Ditadura Militar, precisamente entre 1968 e 1972. Interpreta suas trajetÃrias e experiÃncias, bem como estas foram mudando com o aumento da repressÃo por parte do Regime AutoritÃrio existente no Brasil desde 1964. Por meio da anÃlise de entrevistas, jornais e documentos oficiais, igualmente tenta compreender os vÃnculos entre os ideÃrios de solidariedade e anseio dos militantes por uma sociedade mais justa com tradiÃÃes antigas, sobremaneira da cultura judaico-cristÃ, sem descartar as influÃncias diretas de familiares, amigos, espaÃo escolar, Igreja catÃlica e nacionalismo. TambÃm estuda o contexto em que se deu a guerrilha e as principais aÃÃes praticadas pelos revolucionÃrios no estado.
The present work has as object the guerrilla fighters of left â mainly of the ALN (National Liberating Action) and the PCBR (Communist Revolutionary Brazilian Party) â in the state of Cearà during the military dictatorship, necessarily between 1968 and 1972. It interprets its trajectories and experiences, as they had been changing with the increase of the repression on the part of the existing authoritarian regimen in Brazil since 1964. By means of analysis of interviews, official periodicals and documents, it equally tries to understand the bonding between the model of solidarity and the yearning of militants for a fair society with old traditions, mostly of the Jewish-Christian culture, without discarding the direct influences of family, friends, the schoolâs space, the Catholic Church and Nationalism. It also studies the context in which the guerrilla occurred and the main actions of the revolutionaries in the state.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Luft, Marcos Vinícios. « "Essa guerra desgraçada" : recrutamento militar para a Guerra da Cisplatina (1825-1828) ». reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/76239.

Texte intégral
Résumé :
O trabalho se propõe a discutir o tema do recrutamento militar para a Guerra da Cisplatina, entre os anos de 1825 e 1828, na província do Rio Grande do Sul, pertencente ao Império do Brasil, e na Província Oriental, atual Uruguai, integrante das Províncias Unidas do Rio da Prata. Através do estudo de correspondências das autoridades militares dos dois lados do conflito e pautado pelas contribuições da “nova história militar” brasileira, se faz um estudo da legislação que regulava essa prática, a interpretação dos comandantes sobre estas, e o impacto causado na população pelos recrutadores. Enfoca-se, nessa última questão, na resistência oferecida pelas populações, de diferentes maneiras, para evitar que os homens fossem servir nos exércitos e milícias que combatiam pelo domínio da Banda Oriental. Para o caso do Brasil, se dá especial atenção à evolução da instituição militar desde o domínio português, através do estudo da legislação que regulava o serviço das armas.
The paper aims to discuss the issue of the military recruitment for the Cisplatine War between the years 1825 and 1828 in the province of Rio Grande do Sul, part of the Empire of Brazil, and in the Banda Oriental, now Uruguay, a member of the United Provinces of the Rio de la Plata. Through the study of correspondences from the military authorities on both sides of the conflict and guided by the contributions of the Brazilian "new military history", becomes a study of the legislation that regulated this practice, the interpretation of the commanders on these, and the impact on the population by recruiters. It is focused on that last question, the resistance offered by people, in different ways, to prevent men from serving in armies and militias who fought for dominance of the Banda Oriental. For the case of Brazil, it will be given particular attention to the evolution of the military institution since the Portuguese domination, through the study of legislation that regulated the military service.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Silva, Ana Carolina Feracin da. « Entre a pena e a espada : literatos e jacobinos nos primeiros anos da Republica (1889-1895) ». [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278962.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Maria Clementina Pereira Cunha
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-27T13:24:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_AnaCarolinaFeracinda_M.pdf: 14312081 bytes, checksum: 82807ce0ac532850db0fb58652cb25fc (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar a atuação de um grupo de escritores no Rio de Janeiro durante os primeiros anos da República. Ainda que ITancamente engajados nas campanhas abolicionista e republicana, escritores como Olavo Bilac, Pardal Mallet, Luís Murat e José do Patrocínio sOITeramintensa represália durante o governo de Floriano Peixoto (1891-1894): entre 1892-1893, eles foram presos, desterrados e exilados devido à intensa oposição que fizeram através da imprensa ao governo federal. Este trabalho procura mostrar como as diferenças que aparecem de modo latente naquele período já se anunciavam na fase "gloriosa" das grandes lutas políticas pela Abolição e pela República. Através da análise de três pequenos jornais publicados por esses literatos entre 1889-1892 foi possível perceber que eles formularam projetos particulares de nação, progresso, organização social e República que acabaram cOnITontandodiretamente com os rumos tomados pelo regime republicano a partir da presidência de Floriano Peixoto
Abstract: The aim of this study is to ana1yze the perforrnance of a group of writes in Rio de Janeiro in the first years of the Republic. Writers such as Olavo Bilac, Pardal Mallet, Luís Murat and José do Patrocínio were strongly engaged in the abolitionist and republican campaigns, but suffered an intense reprisal during the govemment of Floriano Peixoto (1891-1894): between 1892 and 1893 they were caught, banished of the Rio and exiled because of the strong opposition they had offered against the govemment via the printed press. This study tries to show how the differences that appeared in that period had already been proclairned in the political fights for the Abolition and Republic. Throught the analysis of three small newspapers published by those writers between 1889 and 1892 it is possible to notice that they built individual projects by nation, progress, social organization and Republic. Those projects cOnITonteddirectly with the course tak:en by the republican regime since the govemment ofFloriano Peixoto
Mestrado
Mestre em História
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Farias, José Airton de. « Além das Armas : Guerrilheiros de Esquerda no Ceará durante a Ditadura Militar ». www.teses.ufc.br, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2906.

Texte intégral
Résumé :
FARIAS, José Airton de. Além das armas: guerrilheiros de esquerda no Ceará durante a ditadura militar. 2007. 201 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2007.
Submitted by Raul Oliveira (raulcmo@hotmail.com) on 2012-06-27T14:51:36Z No. of bitstreams: 1 2007_Dis_JAFarias.pdf: 917994 bytes, checksum: 709acc8851efd3c95699726a3b2c105b (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-06-27T14:54:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_Dis_JAFarias.pdf: 917994 bytes, checksum: 709acc8851efd3c95699726a3b2c105b (MD5)
Made available in DSpace on 2012-06-27T14:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_Dis_JAFarias.pdf: 917994 bytes, checksum: 709acc8851efd3c95699726a3b2c105b (MD5) Previous issue date: 2007
The present work has as object the guerrilla fighters of left – mainly of the ALN (National Liberating Action) and the PCBR (Communist Revolutionary Brazilian Party) – in the state of Ceará during the military dictatorship, necessarily between 1968 and 1972. It interprets its trajectories and experiences, as they had been changing with the increase of the repression on the part of the existing authoritarian regimen in Brazil since 1964. By means of analysis of interviews, official periodicals and documents, it equally tries to understand the bonding between the model of solidarity and the yearning of militants for a fair society with old traditions, mostly of the Jewish-Christian culture, without discarding the direct influences of family, friends, the school’s space, the Catholic Church and Nationalism. It also studies the context in which the guerrilla occurred and the main actions of the revolutionaries in the state.
O presente trabalho tem como objeto os guerrilheiros de esquerda – sobretudo da ALN (Ação Libertadora Nacional) e PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário) – no Ceará durante a Ditadura Militar, precisamente entre 1968 e 1972. Interpreta suas trajetórias e experiências, bem como estas foram mudando com o aumento da repressão por parte do Regime Autoritário existente no Brasil desde 1964. Por meio da análise de entrevistas, jornais e documentos oficiais, igualmente tenta compreender os vínculos entre os ideários de solidariedade e anseio dos militantes por uma sociedade mais justa com tradições antigas, sobremaneira da cultura judaico-cristã, sem descartar as influências diretas de familiares, amigos, espaço escolar, Igreja católica e nacionalismo. Também estuda o contexto em que se deu a guerrilha e as principais ações praticadas pelos revolucionários no estado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

VOKSHI, ARMAND. « Tracce dell'architettura italiana in Albania 1925 - 1943 ». Doctoral thesis, 2013. http://hdl.handle.net/2158/799873.

Texte intégral
Résumé :
La ricerca si stuttura individuando tre periodi storici: il primo cerca di presentare la situazione politica, socio-economica e urbana dell’Albania fino agli anni 1925 e il suo rapporto con l’Italia, indispensabile per il giovane stato appena fondato; secondo, i primi grandi interventi urbani e architettonici del periodo 1925-39, riguardanti sopratutto nella nuova capitale albanese, Tirana; il terzo periodo copre il periodo 1939-43, corrispondente al periodo dell’occupazione fascista. La ricerca si conclude mettendo in evidenza alcuni temi importanti che hanno permesso la definizione dello stile d’inizio novecento in Albania, tenedo presente di quanto il grande dibattito italiano, sul piano teorico e pratico, influenzasse la produzione architettonica e urbana albanese.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Rodrigues, Fernando Erich Guilherme. « Análise comparativa de dimensionamento de lajes de betão armado segundo NBR 6118 e NP EN 1992-1-1 ». Master's thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10284/9309.

Texte intégral
Résumé :
As normas são documentos técnicos regulamentares, baseadas num conjunto de regras, requisitos, condições e especificações, produzidos com o fim de padronizar e orientar profissionais, de qualquer área do conhecimento, a conduzirem os seus trabalhos e serviços e, assim, assegurar a entrega de um produto final de maior qualidade possível para os utilizadores. No caso de lajes ou qualquer estrutura convencional de betão armado, existem normas diferentes em todo o mundo, mas com o mesmo objetivo, isto é, entregar estruturas de betão armado, atendendo as necessidades de qualidade, segurança e custo. Nesta dissertação, serão estudadas e analisadas duas normas importantes para dimensionamento de estruturas de betão: a Norma Brasileira 6118:2014 (NBR) e o a norma portuguesa NP EN 1992-1-1, proveniente do conjunto de normas europeias relativas a projetos de betão armado - Eurocódigo 2. Por se tratar de um tema bastante abrangente, esta dissertação foca-se apenas no estudo de lajes de betão armado maciças e fungiformes. A presente dissertação contempla uma revisão bibliográfica do tema e dos seus pormenores, utilizando as literaturas brasileira e portuguesa mais conhecidas. É feita a comparação dos seus conceitos, equações, coeficientes de segurança, valores característicos das ações e resistências, considerações gerais e peculiaridades de cada norma. Num segundo momento, haverá duas aplicações práticas das duas normas num mesmo modelo de laje e de acordo com certos princípios tradicionais de cálculo de cada país, com as devidas análises comparativas dos resultados em termos de esforços de cálculo, quantidade armaduras e altura das secções.
The norms are technical documents produced for the purpose to standardize and guide professionals in any field of knowledge and conduct your jobs and services with a certain level of quality and so deliver a final product suitable for the consumer. In general, the norms are a set of laws, standards, specifications that help the professional to direct your work to deliver a product of the highest possible quality. In the case of slabs or any conventional reinforced concrete structure, the situation is not very different, there are different norms all over the world, but with the same objective, to deliver reinforced concrete structures, supplying the needs of quality, safety and custody. In this dissertation, two important norms that address the subject about design of reinforced concrete structures: the Brazilian standard NBR 6118:2014 and the Portuguese standard NP EN 1992-1-1 from the set of European standards related to reinforced concrete projects called Eurocode 2. As this is a very comprehensive topic, this dissertation will have the main focus of development in the study of reinforced concrete slabs among its various types. The present dissertation will contemplate a bibliographic review of the theme and its details, using the most renowned Brazilian and Portuguese literatures, comparing its concepts, equations, coefficients, values, considerations and peculiarities of each. In a second step, there will be practical applications of the two standards in the same slab model with their due comparative analysis not only of the results, but also of the whole process itself until the end.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Cardoso, André Luz Bandeira de M. « A criança explorada pelo narcotráfico no Brasil : uma realidade (in)visível ». Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/18341.

Texte intégral
Résumé :
A prática reiterada no âmbito global da exploração da mão-de-obra infantil, a exemplo do recrutamento pelo narcotráfico de criança (in)visível para emprego em conflitos armados e na exploração de atividades ilícitas do tráfico de drogas tem constituído uma das piores práticas de utilização da mão-de-obra infantil no mundo contemporâneo. Tem como consequência expor a criança à situação de risco, o que constitui a negação da proteção especial que lhes foi conferida pelas Nações Unidas. A divulgação dos fatos que são mostrados, em tempo real, pelos meios de comunicação têm mostrado como um autêntico soldado em prontidão. A mídia, através do seu poder irradiante que exerce no mundo globalizado nos dias de hoje, disponibiliza e propicia a todos conhecerem os dados e as práticas desumanas contra as crianças. Hoje, esta anomalia impressiona e repercute não só por constatar um crescimento, mas também pela impossibilidade de negar a prática sistemática do incumprimento da LEI. Como resultado imediato, acaba por ecoar no mundo jurídico, exigindo uma reflexão a esse respeito. Reivindica-se assim uma resposta capaz de evitar a perpetuação da violação dos direitos fundamentais como outrora acontecia, adiando a tomada de decisões. Esta anomalia de dimensão mundial tem como paradigma a verossimilhança delineada na Convenção 182/99 da Organização Internacional do Trabalho e tem como referencial as crianças brasileiras, ora (in)visíveis que vivem sob o jugo dos grupos armados do narcotráfico do Rio de Janeiro.
The reiterated practice at the global level of exploitation of child labor, such as (in)visible recruitment of children by drug trafficking for use in armed conflict and exploitation by illicit activities of drug trafficking, has represented one of the worst practices of using child labor in contemporary world. As a result entails exposing the child to the risk, in the face of denial of special protection that was afforded him by the United Nations. Nowadays the divulgation of the facts exhibited in real time, by the media, have shown to be a real soldier in readiness. The media, through its radiant power that exerts in the globalized world, in real-time, allows everyone know the data and inhuman practices against children. Today, this anomaly strikes and affects not only, by noting an increase, but also the impossibility of denying the systematic practice of the Law default. As an immediate result ends up reflecting in the legal world, demanding a discussion about. It is claimed thus a response able to avoid the perpetuation of violations of fundamental rights as yore. This anomaly, of global dimension has the paradigm described in the likelihood outlined in the Convention 182/73 and as a referential by the Brazilian children, now (in)visible living under the yoke of the armed groups of the Rio de Janeiro drug trafficking.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Trentin, Fábia. « Políticas de turismo no Brasil : tomada de decisão e a análise das estruturas de governança nos destinos turísticos de Armação dos Búzios e de Paraty, Estado do Rio de Janeiro, Brasil ». Doctoral thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10316/26561.

Texte intégral
Résumé :
Tese de doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, ramo Turismo e Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
A globalização juntamente com a crise financeira e a ineficiência do Estado que se tornou demasiado grande, passaram a questionar o papel estatal, impondo-lhe o desafio de se tornar mais forte e mais eficiente, como forma de restaurar a capacidade diretiva e a governabilidade. Constituindo-se assim fator determinante para a implementação da reforma denominada de Nova Gestão Pública, impondo redução à capacidade diretiva do Estado em favor das transformações econômicas, produtivas e comerciais. Na América Latina e no Brasil, além da Nova Gestão Pública, foi necessária a reforma de segunda geração que incidiu sobre a melhoria da governabilidade e sobre o fortalecimento institucional por meio da reforma do serviço público. As reformas de ordem estrutural influenciaram o modo como a sociedade passou a se relacionar com o governo, de forma que o modo tradicional de condução social e seus instrumentos se tornaram ineficientes e obsoletos. Como consequência, as pessoas e organizações se tornaram independentes, suscitando o ressurgimento da sociedade civil e a formação do terceiro setor com redes sociais de cooperação. A mudança no papel do Estado e a relação com a sociedade no turismo influenciaram a política turística brasileira que direcionou a organização social por meio de conselhos municipais e instâncias de governança regional, demandando a participação da sociedade civil organizada em redes de atores. Esse contexto motivou a presente investigação cujo objetivo central é conhecer até que ponto as instituições de governança turística estão representando uma nova forma de tomar decisões coletivas para melhoria dos destinos turísticos no Brasil, bem como identificar se a denominação de “estruturas de governança” são apenas uma formula atrativa sem conteúdo. A metodologia utilizada pautou-se pelos instrumentos da pesquisa quantitativa e qualitativa. A quantitativa gerou um banco de dados referente ao perfil dos visitantes e residentes, possibilitando melhor compreensão do território e das percepções a partir do olhar de quem vive e de quem o visita. Na pesquisa qualitativa utilizamos a análise de conteúdo que permitiu encontrar as categorias de análise que compuseram o quadro empírico relativo à governança nos destinos estudados. Os resultados das análises territoriais e quantitativa do turismo revelaram que os destinos têm apresentado uma evolução positiva no que diz respeito à infraestrutura e à organização da oferta turística. Embora os visitantes percebam certas deficiências, os destinos lhes agradaram e proporcionaram uma experiência de viagem muito satisfatória. Os residentes apresentaram percepções mais positivas que negativas, sendo a mais positiva relacionada à geração de emprego e renda. A pesquisa qualitativa revelou que nos destinos estudados o desenvolvimento turístico se encontra em estágios de desenvolvimento turístico distintos. Armação dos Búzios tem a atividade turística mais consolidada, a sociedade civil organizada e atuante, enquanto em Paraty, o turismo se acha em desenvolvimento, a sociedade civil está se organizando e a atuação tem sinalizado para um fortalecimento gradativo entre os atores sociais, o que nos permite inferir que há uma tendência de mudança da governança hierárquica para a governança em rede.
Globalization along with the financial crisis and the inefficiency of the state, which has become overwhelming, beginning to question the state’s role, and at the same time imposing a challenge of becoming stronger and more efficient, therefore, restoring it’s political capabilities. Thus it has constituted a critical factor to the implementation of the New Public Management, imposing the reduction capacity of the state policy in favor of economic, productive and commercial transformations. In Latin America and Brazil, besides implementing the New Public Management, it was also necessary to have a second stage on the reform. The second stage was focused on improving governance and the institutional strengthening, through a reform on public service. The changes on the government’s structure influenced the relationship between society and government in such way that the traditional practices of social conduct, and their instruments, became ineffective and obsolete. As a result, people and organizations have become independent, arousing the rebirth of civil society and the creation of a third sector with social cooperation networks. The change in the role of the state, and it’s relationship with society in tourism, have influenced the Brazilian tourism policy, which has directed social organization through municipal councils and regional governance bodies, requiring the participation of civil society, organized as networks of individuals. This scene motivated the present research whose main objective is to know the extent to which the institutions of touristic governance represent a new way of making collective decisions intended to improve tourist destinations in Brazil, as well as identifying if the denomination "governance structures" is just an attractive formula without content. The adopted methodology was directed by the instruments of quantitative and qualitative analysis research. The quantitative analysis generated a database with regards to the profile of visitors and residents, enabling a better understanding of the territory and perceptions through the thoughts and views of visitors and visited. In the qualitative analysis research, was used content analysis which allowed us to find categories of analysis that formed the empirical framework for governance in the analyzed targets. The results of territorial and quantitative analyses revealed that tourist destinations have shown a progress with regards to infrastructure and organization of tourism. Although visitors noticed certain deficiencies, destinations where able to please the visitors and provided a very satisfying experience. Residents had more positive perceptions than negative, the most positive being related to the generation/creation of jobs and income. The qualitative analysis research revealed that the different tourist destinations where also in different stages of tourism development. Armação dos Buzios can be considered as having the tourism related activities more developed and consolidated, where the community is involved in the process. Meanwhile, Paraty has its activities in the development phase; the community/population is still organizing itself and showing signs of fortification as a unit/group. That allows us to infer that there is a tendency for a shift from hierarchical governance to network governance, where the local residents will have a roll to play.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie