Littérature scientifique sur le sujet « Análise por disciplina »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Análise por disciplina ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Análise por disciplina"

1

Cipriano, Olga Batista, Ana Karina Almeida Rolim, Maria Angélica Sátyro Gomes Alves, Abrahão Alves de Oliveira Filho, Gymenna Maria Tenório Guênes, Camilla Helena Machado da Costa Figueiredo et Elizandra Silva da Penha. « Odontologia para pacientes especiais : análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil ». Research, Society and Development 9, no 2 (1 janvier 2020) : e189922135. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2135.

Texte intégral
Résumé :
Analisar dentre as instituições públicas do Brasil, as disciplinas voltadas ao atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais nos cursos de odontologia. Trata-se de um estudo observacional, documental, transversal e de abordagem quantitativa, onde a metodologia adotada foi descrita por Penhae Bonato. Um formulário foi preenchido com informações sobre presença da disciplina, nomenclatura, quantidade de horas, integração disciplinar, caráter optativo ou obrigatório e se a disciplina era teórica ou prática foram coletadas por meio de sites oficiais dos cursos. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 100% das instituições públicas, ofertam a disciplina de pacientes com necessidades especiais. No Nordeste, Sudeste e Sul apenas 55%, 71% e 50%, respectivamente, fornecem esse ensino. A maioria das disciplinas sobre pacientes especiais, quando presentes, são ofertadas nos últimos períodos do curso de graduação, sendo a maioria (32%) no 9º período. Com relação as demais características analisadas (nomenclatura, quantidade de horas, caráter optativo ou obrigatório, teórico ou prático) foi possível perceber uma variação por instituição. Constata-se que algumas instituições não possuem a disciplina na sua grade curricular, no entanto, a sua inclusão é muito importante para a formação de um profissional que atue sobre uma nova lógica, voltada para a humanização e a integralidade do cuidado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Jesus, Leda Freitas de, et Volney de Magalhães Câmara. « Modelo curricular formativo e integrativo na Odontologia : uma análise do ensino da Biossegurança ». Avaliação : Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 26, no 3 (septembre 2021) : 900–920. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772021000300014.

Texte intégral
Résumé :
As medidas de Biossegurança para prevenção e proteção contra os riscos ocupacionais na Odontologia são aprendidas durante o período de graduação. A importância de tais medidas ficou evidente na pandemia de COVID-19. Esta pesquisa transversal, exploratória e descritiva objetivou analisar a Biossegurança como componente curricular das faculdades de Odontologia brasileiras. População de estudo composta por coordenadores de cursos de graduação em Odontologia do Brasil. Coleta de dados por meio de um questionário online, entre novembro/2019 e fevereiro/2020. Os resultados foram analisados de forma descritiva e agregada. Dos 68 cursos respondentes, em 43 havia disciplina específica para Biossegurança, todas obrigatórias, 5 teóricas e 38 teórico-práticas. Principais motivos para existência da disciplina específica: importante para a formação/exercício profissional; estabelecimento de boas práticas de trabalho; apresentar conceitos/normas. Principal motivo para não haver disciplina específica: adoção de currículo integrado/interdisciplinar. Conteúdo programático mais extenso nos cursos com disciplina específica, com predomínio de tópicos relacionados a prevenção e controle de infecção em ambos os grupos. Entre as referências bibliográficas adotadas, houve predominância de livros-texto e de manuscritos produzidos por instituições governamentais brasileiras, com a maioria dos cursos informando revisarem rotineiramente as referências. Identificaram-se 28 nomenclaturas para a disciplina, ofertada principalmente nos períodos iniciais do curso e como pré-requisito para outras disciplinas. Considera-se ideal que no currículo dos cursos de graduação em Odontologia conste uma disciplina específica para Biossegurança, obrigatória, no primeiro ano e com reforço do tema ao longo do curso, principalmente nas disciplinas com atividades práticas. Sugerem-se alguns tópicos sobre Biossegurança para o conteúdo curricular.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pissaia, Luís Felipe, et Arlete Eli Kunz da Costa. « Ensino em saúde coletiva : a construção de saberes e práticas acadêmicas ». Research, Society and Development 9, no 3 (2 mars 2020) : e154932598. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2598.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo possui como objetivo compartilhar um relato de experiência sobre a estrutura de ensino em uma disciplina de Saúde Coletiva. Trata-se de um relato de experiência e análise documental, com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, tendo 45 participantes, sendo estudantes regularmente matriculados em uma disciplina de Saúde Coletiva. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário aos participantes, bem como a análise documental da ementa da referida disciplina. Os dados foram analisados com aproximações da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) produzindo as categorias apresentadas. Para este estudo também foram observados os critérios éticos para pesquisas com seres humanos. Os resultados verificaram a consistência disciplinar em relação ao objetivo, habilidades e competências, metodologia e avaliação que compõem a disciplina. A pesquisa realizada possibilitou ainda a análise da percepção dos estudantes sobre a vivência disciplinar, recebendo destaque para a didática empregada e o modelo avaliativo construído em conjunto pelo docente com a turma. Sendo assim, avaliar a construção disciplinar e a prática acadêmica realizada torna-se importante para qualificar a aprendizagem oferecida à formação acadêmica e profissional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Vilela, Mariana Lima, Sandra Escovedo Selles et Everardo Paiva Andrade. « Vivências profissionais e construção da disciplina escolar Biologia na formação inicial de professores ». EDUCAÇÃO : Teoria e Prática 23, no 44 (16 décembre 2013) : 46. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n44.p46-62.

Texte intégral
Résumé :
Com o objetivo de analisar conhecimentos produzidos por licenciandos e compreender sentidos das experiências vividas por eles, na interface entre a universidade e a escola, este artigo apresenta resultados de uma investigação da Prática de Ensino em Ciências Biológicas. Com base em perspectivas variadas do campo do currículo – história das disciplinas escolares e conhecimento escolar – e na problemática dos saberes docentes, a pesquisa analisa relatórios da Prática de Ensino e de depoimentos gerados por meio de entrevistas. A análise indica que os licenciandos, ainda na formação inicial, elaboram conhecimentos que passam a compor seus saberes experienciais, necessários à legitimação da profissão. Além disso, sugere também que os professores em formação participam da construção das disciplinas escolares, ao mesmo tempo em que estas influenciam e reforçam a especificidade disciplinar de sua formação. Por fim, a análise evidencia que a formação no âmbito de uma licenciatura não se situa apenas no plano geral de uma preparação acadêmica, mas também, mobilizando saberes oriundos de diversas fontes, constitui-se no interior mesmo de uma disciplina escolar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Motta, Gustavo da Silva, Rogério Hermida Quintella et Daniel Reis Armond de Melo. « Jogos de empresas como componente curricular : análise de sua aplicação por meio de planos de ensino ». Organizações & ; Sociedade 19, no 62 (septembre 2012) : 437–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302012000300004.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo é analisar a pertinência da presença de um componente curricular denominado Jogos de Empresas, nos cursos de graduação em Administração no Brasil. A revisão bibliográfica demonstra que a aplicação de jogos tem elevado potencial de contribuição para a formação em Administração, mas a presente pesquisa identificou falhas na concepção das disciplinas a ela relacionadas. Os Planos de Ensino da disciplina "Jogos de Empresas" (com algumas variações de nomenclatura) de 25 IES brasileiras foram analisados por meio de pesquisa documental. Duas abordagens distintas foram identificadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Moura, Ana Beatriz Rodrigues, Estéfany Louíse Pereira, Olga Batista Cipriano, Vitor Nascimento Goes, Júlia Tavares Palmeira, Regina Mendes da Silva, Sheyliane Rego Morais et al. « Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de Odontologia : análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil ». Research, Society and Development 11, no 3 (7 mars 2022) : e54311326830. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26830.

Texte intégral
Résumé :
Objetivos: Avaliar o componente curricular voltado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de Odontologia de instituições de ensino superior públicas no Brasil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa observacional, transversal, documental e com abordagem quantitativa, onde a coleta de dados foi realizada através de um formulário, preenchido de acordo com informações presentes no plano pedagógico de cada instituição. A busca dos dados foi por meio do endereço eletrônico do Ministério da Educação, sendo incluídos todos os cursos de Odontologia das instituições públicas do Brasil. O formulário foi preenchido com informações sobre presença da disciplina, caráter optativo ou obrigatório, nomenclatura, carga horária, semestre no qual é ofertada, integração disciplinar e se a disciplina era teórica ou prática. Resultados: Após a coleta dos dados, observou-se que as instituições públicas das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul foram aquelas em que a disciplina de Libras foi mais prevalente, com 100%, 89,5% e 75% respectivamente. Em relação às instituições de ensino superior públicas do Norte e Sudeste, apenas 50% e 42,1%, respectivamente, ofereceram esse ensino. A maioria das disciplinas sobre Libras, quando presentes, foram estritamente teóricas. Com relação as demais características analisadas (nomenclatura, quantidade de horas, caráter optativo ou obrigatório, semestre no qual é ofertada) foi possível observar uma variação por instituição. Conclusão: Pôde-se concluir uma especificidade na oferta da disciplina conforme o plano pedagógico de cada curso e uma diferença entre as regiões do país.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Gomes, Danilo Olímpio. « Uma reflexão histórica acerca de rastros discursivos deixados pelo enunciado "Análise" ». Com a Palavra, o Professor 4, no 8 (26 avril 2019) : 377–400. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v4i1.338.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo foi composto com o objetivo de tecer reflexões acerca de uma história da problematização daquilo que conhecemos por rigor, que se relaciona com disciplinas de Análise em cursos de licenciatura em matemática, tendo como principal motivação as divergências encontradas entre o que se espera daquela disciplina e o que, de fato, ocorre em salas de aula dos referidos cursos. Assim, utilizando um recorte de nossa dissertação de mestrado, seguimos rastros discursivos em que o enunciado “Análise” aparece em relação com outros enunciados e/ou discursos. Fizemos isso operando em aliança com o pensamento de Michel Foucault, mais especificamente aquele atrelado ao que ele denominou por Arqueologia, na tentativa de oferecer alguma resposta ao seguinte questionamento: o que pode uma disciplina de Análise? Nossos resultados proporcionam possibilidades de escape aos discursos comumente disseminados no interior da disciplina em comento, de maneira que encontramos pelo menos seis séries discursivas, nas quais o enunciado “Análise” estabelece alguma relação: relações com práticas de decomposição; relações com práticas de Geometria: análise e síntese; relações com práticas metodológicas de Cálculo Diferencial e Integral; relações com práticas limitantes infinitas e relações com práticas estruturantes de um corpo ordenado completo. Ao final, há uma breve reflexão acerca dos resultados encontrados, de modo que deixamos aberta ao o leitor a possibilidade de seguir suas próprias pistas e compor seu próprio caminho discursivo no emaranhado em que se encontra a disciplina de Análise.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Sanna, Maria Cristina. « A evolução da disciplina de administração aplicada à enfermagem na escola de enfermagem da USP no período de 1980 a 1995 ». Revista da Escola de Enfermagem da USP 33, no 1 (mars 1999) : 17–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341999000100003.

Texte intégral
Résumé :
Com o objetivo de descrever a evolução da disciplina "Administração Aplicada à Enfermagem", no período de 1980 a 1995, estudou-se os planos de curso construídos pelos docentes responsáveis por sua elaboração e condução. Os textos dos itens "Objetivos e Conteúdo" foram analisados sob a ótica da Fenomenologia, sendo submetidos ao processo de análise de discurso proposto por Martins e Bicudo. Os resultados dos procedimentos empregados nessa análise permitiram a identificação de seis categorias de pensamento: Gerenciar em Enfermagem, Bases Ideológicas e Políticas do Gerenciar em Enfermagem, A Comunicação como Instrumento para Gerenciar, Gerenciamento de Recursos Físicos, Gerenciamento de Recursos Materiais e Gerenciamento de Recursos Humanos. As modificações observadas nos planos de curso ao longo do período estudado indicaram a ocorrência de dois momentos marcantes - um no fim da década de 80, com a reformulação das bases ideológicas nas quais se assentava a disciplina e outro ao fim do primeiro lustro da década de 90, com a reorganização curricular,. A identificação desta trajetória possibilitou o acompanhamento e a compreensão do desenvolvimento da disciplina, podendo trazer recursos para a análise de disciplinas correlatas ou da mesma disciplina em outros contextos e experiências.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Vieira, William, Vera Helena Giusti de Souza et Roberto Seidi Imafuku. « Uma avaliação do desempenho de licenciandos em Matemática na classificação de sequências numéricas a partir de suas representações gráficas ». Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana 14, no 3 (21 novembre 2023) : 135–56. http://dx.doi.org/10.51359/2177-9309.2023.259612.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo apresentamos uma análise das respostas dadas por um grupo de licenciandos em Matemática para uma questão que envolve a classificação de sequências numéricas representadas graficamente, ao final das disciplinas Sequências e Séries (6º semestre) e Introdução à Análise Real (8º semestre). Entrevistas semiestruturadas com docentes dessas disciplinas e a leitura de pesquisas na área orientaram a elaboração das questões propostas aos participantes. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais e o desenvolvimento de processos do Pensamento Matemático Avançado são as ideias teóricas que embasam nossas análises. Os dados revelam que os participantes, ao final da disciplina Introdução à Análise Real, continuam com dificuldades em reconhecer algumas características de sequências numéricas, tais como ser crescente (ou decrescente), limitada, monótona ou possuir limite, quando representadas graficamente, e em relacioná-las à convergência de sequências.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Diógenes de Melo Brunet, Patrícia, et Simone Cabral Marinho dos Santos. « Análise do ensino de sociologia no nível médio do IFPB - campus Sousa ». EccoS – Revista Científica, no 64 (3 avril 2023) : e21906. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n64.21906.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo investigou o ensino da disciplina de Sociologia no ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Sousa, com destaque para a organização da disciplina no Projeto pedagógico dos cursos integrados ao ensino médio, os conteúdos ensinados e a adoção de recursos pedagógicos nos planos de ensino e diários de classe. Como proposta metodológica, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, através do procedimento de análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s), dos planos de ensino da disciplina e dos diários do professor de sociologia. Dos resultados, é possível perceber uma preocupação com a contextualização dos conteúdos, de modo a estabelecer conexão com recursos pedagógicos que despertem o interesse dos alunos. Por outro lado, percebe-se a necessidade da instituição pesquisada transpor a interdisciplinaridade do papel para a sala de aula, bem como incentivar a disposição para o trabalho em conjunto entre as disciplinas. Igualmente, colocar-se, de forma engajada, no debate para que a disciplina de Sociologia possa continuar a ser ofertada na educação básica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Thèses sur le sujet "Análise por disciplina"

1

Schoenmaker, Fernando. « Análise das dificuldades na disciplina de bioquímica diagnosticadas por um plantão de dúvidas on line ». Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46131/tde-05102009-092050/.

Texte intégral
Résumé :
A disciplina de bioquímica é parte integrante do currículo de todos os cursos de graduação da Área Biológica, sendo pré-requisito para outras disciplinas. São de conhecimento geral as dificuldades que os estudantes enfrentam no aproveitamento desta disciplina. Para investigar estas dificuldades foi criado um Plantão de Dúvidas on line, disponível para estudantes graduandos, com três finalidades: (i) oferecer um suporte aos estudantes para facilitar o prosseguimento dos seus estudos, (ii) analisar as dúvidas apresentadas como uma estratégia para diagnóstico das dificuldades mais freqüentes e (iii) realizar uma classificação do nível cognitivo das dúvidas recebidas. Ao final do período de atendimento, foram recebidas e respondidas 416 questões. Houve várias questões conceituais, a enorme maioria tendo sido problemas ou exercícios a serem resolvidos. Os assuntos mais freqüentemente questionados foram: (i) metabolismo celular (42,5%), principalmente metabolismo de lipídios e a respiração celular; (ii) conceitos básicos (14,2%) sobre aminoácidos, tampão entre outros; (iii) estrutura de proteínas (8,7%) e (iv) enzimas (7,0%). Estes percentuais correlacionam-se com a carga horária dedicada a cada um dos tópicos na maioria das disciplinas. Uma importante dificuldade encontrada foi a integração dos processos metabólicos. Em relação ao nível cognitivo, 61% das dúvidas foram de nível baixo, 28% foram de nível médio e 11% foram de nível alto. Uma análise mais aprofundada é necessária para investigar as causas das dificuldades apontadas.
The biochemistry discipline integrates the curriculum of all graduation courses on the Biological Area and is a basis for other disciplines. The students difficulties in this discipline are already widely recognized. To investigate these difficulties, we created a drop-in on line service that had three purposes: (i) to give support to students learning by answering their questions and solving their problems whenever they appear, (ii) to analyze the questions presented, as a strategy to diagnose the most prevalent difficulties and (3) to carry through a classification of the cognitive level of the received doubts. After the period of attendance of this service on line, 416 questions were received and answered. There were many conceptual questions being the majority related to problems and exercises. The most frequent questions dealt with cell metabolism (42.5%), mainly lipid metabolism and aerobic metabolism; basic concepts (14.2%) such as about amino acids and buffer, protein structure (8.7%) and enzymes (7.0%). These percentages are correlated to the number of hours dedicated to each subjects in the disciplines. The main difficulty founded was the integration of metabolic processes. Related to the cognitive level, 61% of the doubts had been of low level, 28% had been of average level and 11% had been of high level. A more in-deep analysis will be necessary to investigate the causes of the pointed difficulties.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Silva, Diogo Manuel Azevedo dos Santos. « Contraponto em ATC II : uma abordagem diferente ao curriculum da disciplina ». Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18378.

Texte intégral
Résumé :
Mestrado em Ensino de Música
O presente trabalho visa a optimização do ensino do contraponto, propondo uma reestruturação curricular na disciplina de Análise e Técnicas de Composição (ATC) através da troca de conteúdos habitualmente leccionados em ATC I pelos de ATC II e vice-versa. Pretende-se aferir se esta estratégia resulta numa maior motivação e integração dos conteúdos abordados com as vivências musicais prévias dos alunos, fruto da sua aculturação intensiva à música tonal.
This document aims at optimizing the teaching of counterpoint, proposing a curricular restructuring in Analysis and Compositional Techniques (ATC) through the exchange of contents usually taught in ATC I by those of ATC II and vice versa. It is intended to assess whether this strategy results in greater motivation and integration of the contents covered with the previous musical experiences of the students, the result of their intensive acculturation to tonal music.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Barros, Thiago Henrique Bragato [UNESP]. « A construção discursiva em arquivística : uma análise do percurso histórico e conceitual da disciplina por meio dos conceitos de classificação e descrição ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/93667.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:44Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-03-12Bitstream added on 2014-06-13T20:55:11Z : No. of bitstreams: 1 barros_thb_me_mar.pdf: 674163 bytes, checksum: d0c244ec98eee20178f3cf2da8b28d21 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Discourse Analysis is a discipline that has theoretical and methodological characteristics that may contribute to the theory growth of the Archival Science. The study of discourse helps to understand how its construct certain linguistic formations, concerned mainly with the context in which the text was produced. As the Archival Science a product of historically constructed knowledge, the conceptual context of production ultimately reflected in different streams of thought and approach. Thus contributes to the discourse analysis and Archival Science, since it has a theoretical approach in this regard relating the discourse produced by Archival Science manuals . We discussed the basic concepts of archival organization: Description and Organization divided into two complementary phases Classification and Arrangement. These concepts were discussed by means of its historical and conceptual in a series of works. We analyzed a total of six manuals / books, divided into before and after the development of the assumptions of Appraisal. They are: The Manual for the Arrangement and Description of Archives, (Handleiding voor het ordenen em beschreijven van Archieven) by Muller, Feith, and Fruin (Ed.1 1898) the A manual of archive administration including the problems of war archives and archive making (1st Ed 1922) by Sir Hillary Jenkinson, responsible for the first utterances of the archival techniques and the manual that still responsible for modifying a number of practices in the archives, the Modern Archives: Principles and Techniques (1st Ed 1956) Theodore R. Schellenberg. And of all the most current manuals, were selected to Antonia Heredia Herrera, Archivística General (1 Ed. 1986) and Arquivos Permanetes de Heloisa Liberalli Bellotto (1 Ed.1990). As a counterpoint, and thus not excluding what was thought previously presented by the textbooks, but with different ways of perceiving the same ...(Complete abstract click electronic address below)
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Barros, Thiago Henrique Bragato. « A construção discursiva em arquivística : uma análise do percurso histórico e conceitual da disciplina por meio dos conceitos de classificação e descrição / ». Marília : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/93667.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: João Batista Ernesto de Moraes
Banca: Maria Leandra Bizello
Banca: Lídia da Silva Freitas
Resumo:A análise do discurso é uma disciplina que possui características teórico-metodológicas que podem contribuir para o crescimento da teoria Arquivística. O estudo do discurso contribui para se compreender como se constroem certas formações lingüísticas, preocupando-se principalmente com o contexto em que o texto foi produzido. Sendo a Arquivística um produto do conhecimento construído historicamente, o contexto de produção conceitual acaba por refletir-se nas diferentes correntes de pensamento e na abordagem metodológica. Deste modo contribui-se para, a análise do discurso e para a arquivística, já que possui um levantamento teórico a esse respeito relacionando o discurso produzido pelos manuais de arquivo. Foram discutidos conceitos fundamentais da organização arquivística: Descrição e a Organização dividida em duas fases complementares a Classificação e o Arranjo. Estes conceitos foram discutidos por meio de seu percurso histórico e conceitual em uma série de obras. Foram Analisados um total de seis manuais/livros, divididos em antes e depois do desenvolvimento dos pressupostos da Avaliação. São eles: Manual de Arranjo de Descrição de Arquivos (Handleiding voor het ordenen em beschreijven van Archieven) de Muller, Feith, e Fruin ( Ed.1 1898) o A manual of archive administration including the problems of war archives and archive making (1 Ed. 1922) de Sir Hillary Jenkinson, responsáveis pelas primeiras enunciações da técnica arquivística e ainda o manual responsável por modificar uma série de práticas nos arquivos, o Modern Archives: Principles and Techniques (1 Ed. 1956) de Theodore R. Schellenberg. E do conjunto de manuais mais atuais, foram selecionados o de Antonia Heredia Herrera, Archivistica Geral (1 Ed. 1986) e Arquivos Permanentes de Heloísa Liberalli Bellotto (1 Ed.1990 ). Como contraponto e, portanto não excluindo o que foi pensado pelos ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Discourse Analysis is a discipline that has theoretical and methodological characteristics that may contribute to the theory growth of the Archival Science. The study of discourse helps to understand how its construct certain linguistic formations, concerned mainly with the context in which the text was produced. As the Archival Science a product of historically constructed knowledge, the conceptual context of production ultimately reflected in different streams of thought and approach. Thus contributes to the discourse analysis and Archival Science, since it has a theoretical approach in this regard relating the discourse produced by Archival Science manuals . We discussed the basic concepts of archival organization: Description and Organization divided into two complementary phases Classification and Arrangement. These concepts were discussed by means of its historical and conceptual in a series of works. We analyzed a total of six manuals / books, divided into before and after the development of the assumptions of Appraisal. They are: The Manual for the Arrangement and Description of Archives, (Handleiding voor het ordenen em beschreijven van Archieven) by Muller, Feith, and Fruin (Ed.1 1898) the A manual of archive administration including the problems of war archives and archive making (1st Ed 1922) by Sir Hillary Jenkinson, responsible for the first utterances of the archival techniques and the manual that still responsible for modifying a number of practices in the archives, the Modern Archives: Principles and Techniques (1st Ed 1956) Theodore R. Schellenberg. And of all the most current manuals, were selected to Antonia Heredia Herrera, Archivística General (1 Ed. 1986) and Arquivos Permanetes de Heloisa Liberalli Bellotto (1 Ed.1990). As a counterpoint, and thus not excluding what was thought previously presented by the textbooks, but with different ways of perceiving the same ...(Complete abstract click electronic address below)
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Bichuetti, Denis Bernardi [UNIFESP]. « Neuromielite óptica : estudo retrospectivo das características clínicas, radiológicas e análise do tratamento dos pacientes acompanhados no Setor de Neuroimunologia, Disciplina de Neurologia, da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina ». Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9834.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2015-07-22T20:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-10-27
Introdução: Neuromielite óptica (NMO) é uma doença inflamatória, desmielinizante e autoimune do sistema nervoso central, associada à produção de anticorpos contra a aquaporina-4, caracterizada por episódios de neurite óptica e mielite e de apresentação recorrente em 85% das pessoas acometidas. Objetivos: Descrever as características demográficas, clínicas, aspectos de neuroimagem, avaliar a relação entre as alterações na ressonância magnética (RM) de encéfalo com o prognóstico clínico de pacientes com NMO e a resposta ao tratamento imunossupressor dos pacientes acompanhados na UNIFESP. Métodos: Estudo retrospectivo dos pacientes acompanhados por NMO na UNIFESP no período de fevereiro de 1994 a julho de 2007. Foram selecionados para análise aqueles que preenchessem os critérios diagnósticos de 1999 e/ou 2006 para NMO recorrente e apresentassem mais de seis meses de acompanhamento. Um subgrupo de pacientes foi selecionado para um estudo de avaliação da substância branca de aparência normal (SBAN) por meio de espectroscopia por ressonância magnética (MRS). Resultados: Quarenta e um pacientes preencheram os critérios de inclusão e foram selecionados para análise. A idade média de início de sintomas foi de 32,6 anos, 69% dos pacientes eram do sexo feminino e a média de tempo de acompanhamento foi de 52 meses. A taxa anualizada de surtos média encontrada foi de 1,0 surto/ano e o índice de progressão médio foi de 0,9 ponto EDSS/ano. Trinta e nove por cento alcançaram EDSS 6 e o principal fator relacionado a este desfecho foi a incapacidade residual após os surtos iniciais da doença. Cinquenta e nove por cento dos pacientes apresentaram alterações à RM de encéfalo, não apresentando maior gravidade clínica que aqueles com RM de encéfalo normal. O estudo da SBAN não evidenciou alterações. Azatioprina associada ou não à prednisona foi um tratamento eficaz em 76% dos pacientes com NMO. Conclusões: Em pacientes com NMO, a incapacidade residual causada por surtos é o principal fator relacionado à incapacidade a longo prazo e a presença de alterações à RM de encéfalo não se correlaciona com maior gravidade clínica. Azatioprina associada à prednisona é um tratamento eficaz para redução de atividade clínica e estes pacientes não apresentam alterações estruturais da SBAN avaliada por MRS.
Introduction: Neuromyelitis optica (NMO) is an inflammatory, autoimmune, demyelinating disease of the central nervous system associated to antibodies targeted at the aquaporin-4. It is characterized by episodes of acute bilateral optic neuritis and myelitis, and presents as a relapsing-remitting disease in 85% of the cases. Objectives: To describe the demographic, clinical, radiological characteristics, the relation of brain abnormalities to clinical prognosis and response to immunossupressive treatment of patients with NMO followed at the Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Methods: Retrospective analysis of patients followed for NMO at UNIFESP from February 1994 to July 2007. All patients fulfilled the 1999 and/or 2006 diagnostic criteria for NMO and were followed for more than six months. A subgroup of patients was selected for a study of the normal appearing white matter (NAWM) by magnetic resonance spectroscopy (MRS). Results: Forty-one patients fulfilled the inclusion criteria and were selected for analysis. Mean age of onset was 32.6 years, 69% were female and the mean follow-up for the whole cohort was 52 months. Mean annualized relapse rate observed was 1.0 relapse/year and mean progression index was 0.9 EDSS points/year. Thirty-nine percent of the patients reached EDSS 6 and the only feature associated to this outcome was incomplete recovery from first relapses. Fifty-nine percent of the patients presented with brain MRI abnormalities, but this was not associated to a worse outcome. Study of the NAWM by MRS did not disclose hidden abnormalities. Azathioprine solely or in association to prednisone was able to reduce relapses frequency and halt disability progression in 76% of the cases. Conclusions: In this series, incomplete recovery from first relapses was the only feature associated to a worse prognosis and brain abnormalities seen on MRI did not correlate to disease severity. Azathioprine was able to control disease progression in 76
TEDE
BV UNIFESP: Teses e dissertações
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Miskalo, André Kisil. « Verificação do conteúdo de disciplinas de bioquímica por análise e classificação de questões de provas ». Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46131/tde-26112010-093303/.

Texte intégral
Résumé :
Um problema freqüentemente encontrado por educadores nas mais diversas áreas é conciliar o volume crescente de informação com a manutenção e/ou, não raro, a diminuição das cargas horárias de seus cursos. Esta situação real necessariamente obriga o educador a fazer uma severa seleção dos conteúdos a serem trabalhados. No cenário atual da maior parte das instituições de ensino esta decisão é tomada pelo professor. É possível estabelecer metodologias novas de ensino ao longo do tempo sem abrir mão da qualidade do ensino. Para isso, é necessário em primeiro lugar determinar os conteúdos considerados imprescindíveis para que o ensino seja considerado adequado. Partindo do pressuposto de que as questões das provas aplicadas em uma disciplina revelam os conteúdos que os professores consideram mais importantes, foram analisadas as questões de provas aplicadas em diferentes disciplinas oferecidas pelo Departamento de Bioquímica da USP. O objetivo deste trabalho foi responder a duas questões (1) Qual a extensão e a profundidade dos conteúdos comuns aos cursos básicos de Bioquímica? e (2) Há (e, se houver, quais são?) conteúdos específicos para diferentes habilitações? A estratégia adotada foi verificar os conteúdos exigidos pelas questões e classificar o nível cognitivo exigido utilizando a Taxonomia de Bloom. Os conteúdos mais frequentemente abordados são Estrutura de Proteínas e Regulação do Metabolismo. Os resultados indicam forte predominância de níveis cognitivos baixos (Conhecimento e Compreensão), com pouca representatividade de níveis cognitivos altos (de Aplicação a Avaliação). Espera-se com os resultados deste estudo mapear os conteúdos considerados importantes e a forma como são abordados para subsidiar a discussão sobre o estabelecimento de um currículo mínimo comum às disciplinas de Bioquímica
Educators in the most diverse fields face a common problem of managing the increasing amount of information with the same or even lower level of class hours in their courses. As a consequence, educators have to cover selected topics, which selection is entirely up to the teacher in most education institutions. In order to establish new teaching methodology while maintaining teaching quality, educators need first to select the most essential topics. Assuming that questions from biochemistry program tests reflect the topics considered most relevant by the faculty, questions from different courses offered by the Biochemistry Department of Universidade de São Paulo (USP) were analyzed with the purpose of determining (1) the extent and depth of the common topics of the basics biochemistry programs and (2) the existence of specific recurring topics for different careers. The adopted methodology seeked to identify the most recurring topics in tests questions and to classify the demanded cognitive level according to Blooms Taxonomy. The research identified Protein Structure and Metabolism Regulation as the most recurring topic, and indicates a strong predominance of low cognitive levels (Knowledge and Comprehension), with little presence of high cognitive levels (from Application to Evaluation). This study intended to outline the topics considered relevant by the faculty providing results that are required to focus the academic discussion for creating core curricula for biochemistry courses
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Fonseca, Monaliza da. « O laboratório virtual como atividade complementar de disciplinas introdutórias de mecânica : análise a partir da experiência do giroscópio ». Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112015-142723/.

Texte intégral
Résumé :
O Laboratório Virtual é um ambiente de estudo que visa complementar a ação docente em sala de aula, a fim de trabalhar conceitos abstratos de maneira experimental e que usa recursos virtuais como estratégia de ensino para aulas de física. Este laboratório foi desenvolvido a partir da filmagem de sistemas reais com o objetivo de observar todo o movimento de um objeto junto a um instrumento que possibilitou a medida de sua posição. Posteriormente, foi incorporado ao vídeo um código de tempo, de modo que, ao transformá-lo em quadros independentes, as imagens extraídas permitem medir a posição ocupada pelo corpo em instantes conhecidos. Com uma tabela de posição por tempo, toda a evolução dinâmica do sistema pode ser obtida. As experiências, alocadas em http://www.fep.if.usp.br/~fisfoto/index.html, vem sendo usadas desde 2004 em cursos de mecânica da graduação em Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo e são uma inovação no método de desenvolvimento curricular, que busca na tecnologia uma outra maneira de trazer a experimentação para o contexto do ensino. Analisamos o experimento do Giroscópio, objeto de frequente estudo nas aulas de mecânica, a fim de adquirir elementos para avaliar o comportamento do Laboratório Virtual como ferramenta didática. Foram entrevistados 12 alunos que participaram da atividade, com o intuito de verificar se os objetivos da proposta tinham sido atingidos, a fim de analisar o grau de apropriação dos conceitos trabalhados na mencionada experiência. Para fundamentar essa análise, recorreu-se à equilibração e ao subsunçor propostos por Piaget e Ausubel, respectivamente. Dos relatos dos alunos foi possível localizar as situações que denotavam assimilação e/ou acomodação. A categorização de partes das entrevistas permitiu a elaboração do esquema de raciocínio desenvolvido pelos alunos, identificando suas concepções prévias ou os conhecimentos de que se apropriaram para explicar o funcionamento do giroscópio. Da análise das entrevistas, pode inferir-se que os objetivos do laboratório foram alcançados e que o mesmo pode ser aceito como material didático complementar às disciplinas presenciais, dando suporte para que conteúdos teóricos possam ser trabalhados em situações reais com o auxílio de Tecnologia de Informação, de maneira experimental.
The Virtual Laboratory is a study environment that complements lecture activities, aiming the understanding of abstract concepts from the analysis of recorded experiments as a physics-teaching strategy. This lab was developed from the videos of real systems, where the object under study moves over an instrument that allows measuring its position. A time code is incorporated to this video, which is subsequently unfolded. The extracted images permit the measurement of the position occupied by the object at known instants. With a table of position and time, the dynamic evolution of the system can be obtained. The experiences, located at http://www.fep.if.usp.br/~fisfoto/index.html, have been used since 2004 with students of Bachelor in Physics Education of the University of São Paulo mechanics courses. It is an innovative methodology in the curriculum, since demands information technology to approach the experimental activities in the lecture context. We analyzed the gyroscope experiment, frequently studied in lectures of mechanics, to assess how the Virtual Laboratory behaves as a teaching tool. Twelve students who participated were interviewed, in order to evaluate whether the proposed goals were met, trying to analyze the appropriation of concepts by means of the Virtual Lab. We applied the balancing and subsumer concepts proposed by Piaget and Ausubel, respectively, in this analysis. Students\' comments allowed sorting out situations denoting assimilation and / or accommodation. The categorization of elements of the interviews made it possible to describe the development of the reasoning scheme developed by these students, identifying preconceptions or knowledge needed to explain properly the physical phenomenon. From the interviews analysis, it can be inferred that the lab objectives have been achieved and that it can be accepted as a complementary material to teach theoretical concepts by working with real situations, using the Information Technology to provide access to experiments.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Pavez, Águila Jordana Milka. « “Significado atribuido a la norma escolar” Un análisis de los discursos expresados por docentes de una Escuela municipal de la comuna de Santiago centro ». Tesis, Universidad de Chile, 2016. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/151784.

Texte intégral
Résumé :
Educadora de Párvulos y Escolares Iniciales
La presente investigación, pretende indagar sobre las actuales prácticas educativas de la Educación, específicamente sobre los diversos discursos que poseen docentes acerca de sus concepciones de las normativas que se ejercen en una Escuela de la comuna de Santiago centro. Además de conocer cómo una parte de la comunidad educativa, ejerce las normas en sus prácticas pedagógicas, comparando dichas visiones y la importancia que se le otorga en sus labores como docentes, y de esta manera evidenciar, como es concebida la educación en los tiempos actuales
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

González, G. Paola. « Violencia en la escuela del sector popular de Santiago desde la perspectiva de un grupo de alumnos por medio de un dispositivo de análisis institucional ». Tesis, Universidad de Chile, 2010. http://www.repositorio.uchile.cl/handle/2250/105824.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos da. « Requisitos de divulgação pública de informação e disciplina de mercado : uma análise do risco percebido por depositantes e acionistas no setor bancário português ». Doctoral thesis, 2014. http://hdl.handle.net/11328/1049.

Texte intégral
Résumé :
Tese de Doutoramento em Gestão
A disciplina de mercado requer que a informação necessária esteja disponível publicamente, para que os participantes a recolham, processem e avaliem a condição dos bancos. O terceiro pilar de Basileia II obriga inclusive à divulgação de informação. Este estudo tem como objetivo principal a análise empírica da existência de disciplina dos depositantes e dos acionistas no mercado bancário português, verificando o poder disciplinador destes participantes sobre o perfil de risco dos bancos, num contexto de maior disponibilização de informação. A amostra compõe-se por dados de vinte e quatro bancos, operando em Portugal entre 2003 e 2013 (base não consolidada). Para testar a hipótese de existência de disciplina dos depositantes, utilizaram-se modelos econométricos que relacionam as variações da quantidade de depósitos e taxas de juro com as variáveis explicativas que indicam o perfil de risco dos bancos (CAMEL e Ratings). Com vista à estimação dos parâmetros, aplicaram-se metodologias de regressão para dados em painel (OLS e 2SLS, corrigindo para efeitos fixos ou aleatórios). Abordou-se a hipótese da existência de disciplina dos mercados acionistas mediante recurso a um modelo dinâmico, acrescido do procedimento de estimação GMM; para a robustez dos modelos, incluíram-se variáveis não fundamentais para controlar os efeitos de algumas características bancárias e dos fatores macroeconómicos e sistémicos. Os resultados obtidos mostram, em geral, evidências a favor da disciplina dos depositantes dos bancos portugueses, exigindo taxas de juro mais elevadas sobre os recursos que mantêm nos bancos de maior risco. O modelo exibiu uma relação significativa com as variáveis qualidade da gestão e rendibilidade das instituições, mostrando-se coerente com a existência de disciplina de mercado. Ao método 2SLS, acresce a significância estatística da qualidade dos ativos. No entanto, em relação aos volumes de depósitos, são fracos os indícios da relação proposta. Considerou-se a partição temporal em dois subperíodos e a reinterpretação das relações de causalidade entre as variáveis sugere que os testes de disciplina dos depositantes se fortalecem. As variáveis que mereceram a atenção dos depositantes foram QA, ROA e LIQ, consistentes com o aumento do risco percebido a partir da crise financeira e as políticas de divulgação de informação. Estes resultados da hipótese do mecanismo dos preços, a favor da evidência, contrastam novamente com a inobservância de disciplina avaliada pelo montante dos depósitos. Examinaram-se também as relações entre disciplina dos depositantes e dimensão, propriedade e origem do capital, utilizando-se, em alguns casos, dummies. Os resultados não confirmaram que a dimensão fosse percebida como uma qualidade; não foram encontradas evidências de que os depositantes dos bancos privados exercessem a disciplina com maior intensidade; mas os indícios de atuação disciplinadora do mercado parecem mais evidentes em bancos nacionais. As regressões a modelos que refletem o comportamento acionista confirmam a existência de disciplina de mercado. A abordagem utilizando indicadores de riscos do mercado mostra que há uma relação significativa com as variáveis que traduzem a condição financeira dos bancos e que explica a reação dos acionistas. Conclui-se que depositantes e acionistas reagem à publicação de informações relevantes sobre o nível de risco de uma instituição bancária na qual possuem interesses. Estes resultados corroboram alguns dos principais fundamentos teóricos disponíveis e a evidência menos conclusiva – variação dos depósitos – remete para a existência de mecanismos que enfraquecem a disciplina de mercado, que pode significar tanto a dificuldade de os depositantes tratarem a informação publicada pelos bancos quanto a confiança depositada no regulador e na continuidade do sistema, assumindo que o Estado fará a recuperação dos bancos em dificuldades. Na explicação para esta evidência, foi ainda considerada a nível teórico a perspetiva da teoria do comportamento. Os resultados desta investigação vêm acentuar a importância de melhorar a transparência e a divulgação pública de informação, desincentivando a confiança excessiva nas autoridades, de modo a que o controlo possa ser realizado por um conjunto mais alargado de agentes económicos
The market discipline requires the necessary information to be publicly available, allowing participants to collect, process and evaluate the banks' condition. The third pillar of Basel Accord II requires the dissemination of information. This research aims the empiric analysis of the existence of discipline of depositors and shareholders in the Portuguese banking market, checking their disciplining power over banks' risk profile, in a context of an increased accessibility of information. The sample is composed of data from twenty-four banks operating in Portugal, between 2003 and 2013 (unconsolidated basis). In order to test the hypothesis of the existence of depositor discipline, there were applied econometric models that relate the variations in the amount of deposits and the interest rates with the explanatory variables indicating banks' risk profile (CAMEL and Ratings). For the estimation parameters were employed methodologies for panel data regression (OLS and 2SLS). The hypothesis of the existence of the discipline of equity markets was tested through the use of a dynamic model, plus the GMM estimation procedure. For the robustness of the models, there were included non fundamental variables to control the effects of macroeconomic and systemic factors. The results show, in general, evidence concerning the discipline of Portuguese banks' depositors, demanding higher interest rates on resources that keep the banks at greater risk. The model clarified a larger percentage of the variability of interest rates and exhibited a significant relationship between the variable management quality and profitability, showing consistency regarding the existence of market discipline. The 2SLS method included the statistical significance of asset quality. However, in relation to the volume of deposits, evidence is weak regarding the proposal. Considering the temporal division in two sub-periods, the reinterpretation of causal relationships between variables suggests stronger tests for the discipline of depositors. The variables which attracted depositors' attention were management quality, assets quality and liquidity, which is consistent with the perceived increasing risk due to financial crisis and policies of disclosure. The relationship between depositor discipline and size, ownership and origin of capital was analyzed, using sometimes dummies. The results did not confirm that size was perceived as a quality. There was not discovered evidence that depositors of private banks exercise discipline with more intensity, despite the evidence of disciplinary action in the market seems more apparent in national banks. The regression to models that reflect the shareholder behavior corroborated the existence of market discipline. The empirical validation demonstrates that depositors and shareholders react to the publication of relevant information on the risk level of a bank in which they have interest. These results corroborate some of the main theoretical fundaments available and the lesser conclusive evidence, the variation of deposits, refers to the existence of mechanisms that grow market discipline weaker, which can mean both the difficulty of treating depositors information published by banks and trust deposited in the regulator and in the continuity of the system, assuming that the State will recover struggling banks. The explanation for this evidence was theoretically considered regarding a behavior perspective. This research results accentuate the importance of improving transparency and public disclosure requirements, discouraging excessive confidence in authorities, so that the control can be performed by a broader set of economic agents.
Orientação: Professor Doutor Eduardo Manuel Lopes de Sá e Silva
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Análise por disciplina"

1

Pérez Díaz, Libardo Enrique, dir. Pensar en escuelas de pensamiento. Bogotá. Colombia : Universidad de La Salle. Ediciones Unisalle, 2015. http://dx.doi.org/10.19052/978-958-8844-75-6.

Texte intégral
Résumé :
Esta obra tiene un valor esencial dado que representa un paso importante en la consolidación de una apuesta que la Universidad de La Salle viene materializando en torno al pensar colectivo y el pensar riguroso como posibilidad de fortalecimiento de su autonomía, autodeterminación y esencia en cuanto universidad. El texto muestra algunos productos derivados de las reflexiones, disquisiciones y sueños de ocho grupos que progresivamente se van configurando como equipos interdisciplinares; como colectivos que cada vez se identifican más se complementan mejor y se reconocen mutuamente como sujetos interdependientes. cada una de estas personas, sin abandonar su acervo disciplinar, contribuye con la maduración de una cosmovisión interdisciplinar a partir de la humildad que se destaca en sus visiones epistemológicas y sus interacciones cotidianas. En diez capítulos el texto muestra un recorrido que inicia con algunas preguntas sobre la relación entre la esencia de la universidad en cuanto referente social y su capacidad para producir pensamiento propio; transita por el análisis del sentido de construir en equipo en un proyecto del pensar y da cuenta de profundas reflexiones sobre temas relacionados con ruralidad, seguridad alimentaria, inequidad y pobreza, formación y estética, ser y territorio, cultura y salud pública, memoria y conflicto, sostenibilidad y eficiencia, ecodiversidad y bioética, entre otros
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Morais, Selene Maia de, et Ícaro Gusmão Pinto Vieira. Introdução à Prospecção de Produtos Naturais. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-110-8.

Texte intégral
Résumé :
A prospecção de produtos naturais de plantas se faz através de metodologias que estão inseridas na linha de estudo denominada fitoquímica, essencial para o seu aproveitamento. A investigação de substâncias presentes em plantas e outros organismos vivos exige o desenvolvimento de procedimentos padronizados para a preparação de extratos de forma reprodutível e eficiente e a determinação da sua composição química. As principais técnicas envolvidas nesta investigação constituem as metodologias como cromatografia em fase gasosa (CG), cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), cromatografia em camada delgada (CCD) e técnicas de fracionamento de extratos de composição complexa. Este livro está dividido em sete capítulos em que será feita a apresentação dos diversos tipos de metabólitos secundários presentes em plantas, preparação de extratos das várias partes das plantas por diversas metodologias, isolamento e caracterização destes constituintes por métodos cromatográficos de análise, testes fitoquímicos, utilizando reagentes específicos com formação de precipitados ou mudança de coloração para a caracterização das principais classes de compostos e testes espectrofotométricos para prospecção de compostos fenólicos e determinação de suas atividades antioxidantes. Os vários métodos de extração e de cromatografia permitem o desenvolvimento do estudo de extratos de plantas, resultando o acesso a substâncias importantes como os compostos denominados de flavonoídes, alcaloides, acetogeninas, terpenoides, taninos, polissacarídeos, lipídeos, dentre outros. Este livro foi elaborado inicialmente para consulta na disciplina de Química de Produtos Naturais ministrada no Curso de Química, bem como nas disciplinas de Prospecção de Recursos Naturais do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais e da disciplina Processos de Extração, Purificação e Quantificação de Produtos Naturais do Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO da Universidade Estadual do Ceará.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Volonté, María Guillermina, et Pablo Quiroga, dir. Análisis farmacéutico. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2013. http://dx.doi.org/10.35537/10915/32503.

Texte intégral
Résumé :
Un libro de texto tiene destinatarios precisos y en las así llamadas “ciencias duras” el autor subordina la redacción de cada frase a las premisas que condicionan el ejercicio de la docencia en estas disciplinas: esto es, claridad y concisión en la información que se brinda. El libro que coordinan los profesores Volonté y Quiroga y en el que colaboran destacados docentes del área de control de la calidad de medicamentos de la Facultad de Ciencias Exactas es un fiel ejemplo de lo dicho. Los autores han dedicado un tiempo precioso para que los alumnos no dilapiden el suyo (un bien escaso entre los estudiantes universitarios) en la búsqueda de bibliografía dispersa y/o de difícil acceso. El hecho es que –en este caso- los estudiantes avanzados de la carrera de Farmacia podrán disponer (y disfrutar) de un material de estudio de gran utilidad, no sólo por la calidad intrínseca del mismo sino porque enriquece un acervo bibliográfico no demasiado abundante en obras de esta disciplina en lengua castellana. (del prólogo de Néstor Caffini)
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Pineda Henao, Elkin Fabriany, José Londoño Cardozo, Carlos Tello Castrillón, Jorge Alberto Rivera Godoy, Andrea Roa Correa, Carolina Sarasty Crespo, Ana Cristina Galvis Galvis et al. La investigación en Administración : tendencias, enfoques y discusiones. Editorial Universidad Santiago de Cali, 2021. http://dx.doi.org/10.35985/9786287501478.

Texte intégral
Résumé :
Comúnmente se considera que la administración es una disciplina eminentemente práctica. Sin embargo, a nivel epistemológico es posible identificar que la administración es una disciplina científica que tiene tres objetos de estudio y puede agrupar tres tipos diferentes de investigación: la investigación básica, la investigación aplicada y la investigación humanística. En ese orden de ideas, este libro presenta algunas investigaciones que se pueden clasificar dentro de estas tendencias y que son elaboradas por investigadores de distintas universidades, con distintas posturas ideológicas y de variadas disciplinas. Se presentan discusiones epistemológicas sobre la investigación en administración, educación y análisis financiero, discusiones prácticas y teóricas acerca de la responsabilidad social y los objetivos de desarrollo sostenible, liderazgo y tecnología. Lo anterior demuestra que en la Administración no es posible ubicar un solo tipo de investigación y que esta amalgama de posturas y objetos de análisis complejizan su estudio lo que le hace traspasar las fronteras de una sola disciplina.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil. Universidade de Bra-sília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade, 2012. http://dx.doi.org/10.26512/9788564593053.

Texte intégral
Résumé :
Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Greco Junior, Raul, Alessandra Dutra et Givan José Ferreira dos Santos. Formação Docente Digital : Novas possibilidades de ensinar e aprender no ensino remoto. Vox Littera Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.55647/042021.

Texte intégral
Résumé :
Com as inovações tecnológicas presentes em diversos setores da sociedade, muita coisa mudou na vida das pessoas. Nos dias atuais, compra-se por meio de aparatos tecnológicos, estuda-se por ensino remoto, diverte-se em meio à navegação na internet, pratica-se a religiosidade de forma on-line e, com o surgimento desta impactante doença denominada Covi-19, até mesmo, trata-se da saúde usando a tecnologia. Na esfera educacional, a situação não poderia ser diferente. Desde o ano passado, em meio à pandemia de Covid-19, professores e alunos tiveram de se adaptar à nova realidade de estudos de forma remota. No mesmo momento, surgiu o curso Formação Docente Digital, o qual se caracterizou como um momento de construção de novos conhecimentos sobre o uso de tecnologias educacionais e troca de experiências. Sem esta pretensão, a formação aconteceu em momento muito propício, onde professores precisavam reinventar para trabalhar os conteúdos de sua disciplina de modo interativo, envolvente e eficaz. Muitas foram as inscrições para participar da formação e muitos foram os aprendizados. Desse aprendizado surgiu a possibilidade de registrar algumas propostas desenvolvidas e aplicadas ao longo do curso. Professores que enfrentaram, muitas vezes, os desafios da tecnologia ao preparar as suas aulas, também foram proativos para registar suas experiências na produção de capítulo para compor esta obra. O livro Formação Docente Digital conta com 09 capítulos que registram a elaboração, aplicação e análise dos resultados da aplicação de recursos tecnológicos voltados ao contexto escolar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rodríguez Mateos, Juan Carlos. Píldoras formativas geográficas. ¿Cómo realizar un análisis geopolítico ? El papel de la Geografía. Sous la direction de Daniel Agüera García et Santiago García Jiménez. Servicio de Recursos Audiovisuales y Nuevas Tecnologías, 2023. http://dx.doi.org/10.35466/vid2023n8122.

Texte intégral
Résumé :
En esta píldora informativa se aborda una metodología básica de análisis geopolítico, destacando cuatro aspectos fundamentales: 1) los posibles contenidos a abordar en dicho análisis, 2) las estrategias y herramientas de análisis, 3) las principales fuentes de información y 4) la utilidad del análisis geopolítico. Este polimedia forma parte de la segunda edición de la serie “Píldoras formativas geográficas”. El recurso pretende contribuir a un conocimiento, siquiera básico, de lo que significa la Geopolítica: qué aspectos analiza, cómo los aborda y qué fuentes de información emplea para ello. Esta breve introducción a la Geopolítica se realiza desde un punto de vista netamente geográfico; se insiste en el polimedia, en repetidas ocasiones, en el papel que juega el espacio geográfico en los conflictos y en la capacidad que muestran los Estados en el contexto regional o en el mundial. Así, cuestiones como la superficie de un país, su salida o no al mar, la presencia de recursos estratégicos, su población y la distribución de ésta, localización de infraestructuras militares, etc. se convierten en elementos clave del análisis. Recordemos que la Geopolítica viene a definirse como la disciplina (para nosotros una rama de la Geografía) que disciplina que estudia las rivalidades políticas internacionales por controlar poblaciones y territorios y la distribución geográfica del poder en el mundo. Es obvio, pues, que el espacio es importante para comprender las relaciones internacionales entre distintos tipos de poderes políticos (no solo Estados, sino también otros actores con influencia: grupos no gubernamentales, grupos terroristas internacionalmente organizados, redes de delincuencia organizada…). Por otra parte, se pretende mostrar que la Geografía no es solo interesante al ofrecernos el conocimiento de los territorios donde los conflictos tienen lugar, sino que también nos proporciona, en un sentido más práctico y material, herramientas de análisis de enorme interés como la cartografía, los SIG o la geoestadística. Tanto estos instrumentos analíticos como la información que pueden generar los geógrafos pueden ser aportaciones interesantes para profesionales procedentes de otras disciplinas y que carecen de ese conocimiento geográfico tan importante a la hora de hacer Geopolítica. Pensemos, por ejemplo, en el estudio de las causas de un conflicto. Prácticamente todas esas causas tienen, de una forma u otra, un componente territorial (disputas fronterizas o por territorios concretos, cuestiones estratégicas como el control de recursos naturales, choques étnicos y nacionalistas, disputas en torno al control de la inmigración o los tráficos ilícitos…). Es lógico, por tanto, que el estudio geográfico sea base y fundamento del análisis geopolítico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Ximénez, Carmen, et Javier Revuelta. Análisis de datos en Lenguaje R. UAM Ediciones, 2022. http://dx.doi.org/10.15366/9788483448304.dt.107.

Texte intégral
Résumé :
Este libro tiene como objetivo introducir al manejo del lenguaje de programación R para aquellas personas que deseen tener un primer contacto sencillo con la herramienta. El Lenguaje R es un software libre y gratuito. Quizá este sea su principal atractivo. Pero tiene un atractivo mayor y es que es utilizado y bien conocido por la comunidad académica y profesional a nivel mundial. Vayamos donde vayamos, las personas que saben analizar datos conocen y usan R. Asimismo, R es muy versátil y su variedad de librerías asociadas hace que se utilice en multitud de disciplinas. Estos aspectos confieren una utilidad importante a esta herramienta. De ahí que sea necesario tener un conocimiento de la misma.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Suasnábar, Claudio, Laura Rovelli et María Emilia Di Piero, dir. Análisis de Política Educativa. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2018. http://dx.doi.org/10.35537/10915/68141.

Texte intégral
Résumé :
El presente libro Análisis de Política Educativa: teorías, enfoques y tendencias recientes en la Argentina es un producto de la reflexión, análisis y discusión colectiva del equipo de la cátedra de Historia, Política y Gestión del Sistema Educativo. En este sentido, la cátedra recupera y se inscribe en dos grandes tradiciones intelectuales, por un lado, aquella que como señalamos antes entiende la política educativa y la historia de la educación como campos académicos especializados que se enriquecen en el diálogo hacia adentro del conjunto de sub-disciplinas educativas y hacia afuera con el resto de las ciencias sociales, y por otro, se reconoce como parte sustativa de la formación docente de los distintos profesorados de la Facultad cuyos conocimientos y saberes como decía el viejo Emile Durkheim (1992) procuran desentrañar la “génesis histórica” de nuestras instituciones educativas e introducir a los futuros profesores en los “grandes problemas que suscitan la enseñanza que tienen a su cargo” (pag. 28). Desde esta perspectiva, el libro que estamos presentando tiene como primer y principal destinatario a los alumnos cursantes de la cátedra que provienen de las carreras del Profesorado en Biología, Física, Matemática, Química, Letras, Sociología, Filosofía, Geografía, Bibliotecología y Ciencias de la Información, de Inglés y Francés y sus respectivos traductorados. Los aportes de diferentes saberes y trayectorias disciplinares que traen los estudiantes constituyen un capital valioso que, a través de la discusión e intercambio, permiten generar una experiencia pedagógica altamente enriquecedora. Asimismo, nos plantean un desafío en virtud de que la mayoría de los estudianes no cursaron materias de área socio-histórica y política de la educación. Pensando en nuestros alumnos y también en los jóvenes graduados de las distintas carreras que quieren iniciarse en la investigación de la política educativa y/o la histórica del sistema educativo, el libro y cada uno de los capítulos que lo componen procuran por un lado, ofrecer una visión panorámica de una problemática específica, y por otro lado, presentar y desarrollar un cierto bagaje de herramientas conceptuales y perspectivas teóricas. Lejos de una mirada estática, cada uno de los capítulos recupera la propia historicidad de los procesos, políticas y fenómenos analizados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Córsico, Betina, Lisandro J. Falomir Lockhart, Gisela Raquel Franchini et Natalia Scaglia. Análisis estructural y funcional de macromoléculas. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2013. http://dx.doi.org/10.35537/10915/37269.

Texte intégral
Résumé :
El objetivo de este libro es incentivar a alumnos y docentes del área de bioquímica y afines a acercarse a un grupo de metodologías modernas que se aplican a la comprensión de los principios moleculares responsables de los procesos biológicos, en particular aquellos referidos a las proteínas. Desde los años ´90, el advenimiento de la genómica y proteómica ha permitido identificar un gran número de proteínas para las cuáles sólo se cuenta con su estructura primaria. Para profundizar la caracterización estructural y funcional de dichas proteínas, ha sido necesario contar con diversas herramientas bioquímicas y biofísicas. Hoy en día se han desdibujado los límites entre las distintas disciplinas de las ciencias naturales, siendo necesaria una visión integral, provista por la biofisicoquímica, que abarque las técnicas complementarias disponibles actualmente. <i>(Párrafo extraído del texto a modo de resumen)</i>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Análise por disciplina"

1

Potrich, Maithê. « A sociologia como ferramenta de transformação social : Metodologias e práticas ». Dans ABORDAGENS EDUCACIONAIS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-019.

Texte intégral
Résumé :
O percurso da sociologia nos currículos escolares mostra que a sua institucionalização está atrelada aos contextos histórico-culturais e sua tarefa principal seria encarar as transformações históricas, tecnológicas e geográficas como fenômenos sociais. Por esse motivo, o objetivo principal deste artigo é abordar a sociologia como uma disciplina promissora na formação crítica dos estudantes e, sobretudo, ferramenta indispensável para a análise e desenvolvimento sociais. Para isso, apresentamos as metodologias clássicas que subsidiaram as análises contemporâneas sobre a realidade social. Por fim, mostramos como e por que o exercício da crítica constitui um dos principais elementos do trabalho sociológico e as contribuições da Sociologia para a análise e transformação sociais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Boutin, Aldimara Catarina Brito Delabona, et Simone Flach. « Disciplina, ordem e pensamento aprisionado : a lógica das escolas cívico-militares ». Dans Efeito Bolsonaro na educação : análise crítica, 34–53. Editora ZH4, 2023. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20235-02-p34-53.

Texte intégral
Résumé :
O texto teve por objetivo analisar os fundamentos que dão sustentação ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, criado pelo Decreto 10.004, de 2019, durante a gestão federal de Jair Messias Bolsonaro. Para tanto, discute-se como a ascensão de um governo de extrema direita deu guarida ao conservadorismo e fez emergir defesas educacionais que cerceiam o desenvolvimento do pensamento de crianças e jovens, por meio da defesa de ordem e disciplina; apresenta o compromisso governamental com o resgate das forças militares enquanto organizadoras da ordem social e, consequentemente, da formação dos estudantes, na qual a força hierárquica de determinados grupos precisa ser valorizada enquanto que aos grupos subalternos resta apenas a subserviência e o conformismo com lógica que rege a atual forma de sociabilidade. A análise do Programa Nacional das Escolas Cívico Militares é feita sob a luz do materialismo histórico e dialético, especialmente a partir do pensamento de Antonio Gramsci. Ao final conclui-se que o Programa analisado reafirma a condição de subalternidade da classe trabalhadora e contribui para uma sociedade desigual e injusta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Formigoni, Alexandre, Caio Flávio Stettiner, Luciana Oliveira, Rosinei Ribeiro et Napoleão Galegale. « APLICAÇÃO DO DESIGN SCIENCE RESEARCH E DESIGN THINKING NA DISCIPLINA PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO ». Dans Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2023, 59–75. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2023. http://dx.doi.org/10.14488/encep.9786588212059.59-75.

Texte intégral
Résumé :
No desenvolvimento da disciplina de Processo de desenvolvimento de produto, pertencente ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas Produtivos do CEETEPS, foi avaliado o perfil da formação dos alunos e em seguida proposto na disciplina o projeto de construção de uma impressora de polímeros 3D de baixa custo, para atender às escolas públicas de ensino médio. A construção da impressora proposta na disciplina foi utilizada a fim de se aplicar metodologias ativas de ensino e de proporcionar aos discentes o desenvolvimento de competências necessárias para a criação do produto, desde o início da ideia de sua concepção até os testes do produto acabado aplicando todas as boas práticas de gestão do projeto. Foi aplicado o método de Ciclo de Aprendizagem Vivencial que trata de explicar como os indivíduos aprendem por meio de experiências, que neste caso, foi o desenvolvimento da impressora. Como complemento, foram utilizadas as metodologias Design Science Research (DSR) e Design Thinking (DT) para o desenvolvimento de produtos, e neste experimento, o método DT foi inserido como complemento de uma das etapas do DSR. Os resultados da atividade disciplinar foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e posteriormente realizou-se uma análise dos dados por meio do software IRAMUTEQ. A partir dessas análises, obteve-se as percepções dos discentes acerca do projeto. Por meio dos resultados obtidos, conclui-se que o projeto foi bem-sucedido, apresentando uma avaliação bastante positiva do processo de ensino e aprendizagem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Benassi, Claudio Alves. « APRECIAÇÃO A LA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO EM “PARAÍSO PERDIDO” ». Dans Um brinde a Saussure e Bakhtin com licor de piqui - Volume 2. Editora Pascal LTDA, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5314594.1-11.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem como objeto de estudo a apreciação de um pequeno texto a la análise dialógica do discurso produzido no contexto da Disciplina Estudos Bakhtinianos, ministrada por mim, no segundo semestre do ano de 2022. O poema foi produzido com a finalidade de ser apreciado pelos acadêmicos matriculados na disciplina para a obtenção dos créditos. Tentamos realizar a apreciação buscando as relações dialógicas possíveis do texto e, como resultado, conseguimos visualizar um encontro entre vários discursos, dos quais emergiu o sentido que aqui é apresentado. Palavras-chave: Análise dialógica do discurso. Poema. Estudos bakhtinianos. Dialogismo. Paraíso perdido.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Martins, Humberto, Maria Angélica Mejía-Cáceres et Isabel Martins. « Conflitos entre relações humano/natureza no livro didático de biologia : o silenciamento dos outros da modernidade ». Dans Educação, ambiente, corpo e decolonialidade, 147–72. Editora Livraria da Física Ltda, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5220270.1-6.

Texte intégral
Résumé :
As relações humano/natureza são um tema caro à disciplina escolar Biologia, uma vez que ela se volta ao estudo das relações entre os seres vivos e não vivos na produção dos sistemas ecológicos, que são ao mesmo tempo produtos e produtores da biosfera como a conhecemos. Neste trabalho problematizamos as formas pelas quais tais relações são representadas no currículo da disciplina escolar Biologia, por meio de uma análise de textos didáticos para este nível de ensino.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Rodrigues de Oliveira, Jéssica, Elen da Rosa Silva, Fernanda Veronica Fleck Pereira et Laila Andrade Sturmer. « LEITURA FÍLMICA COM ENFOQUE CTS (CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE) – O JOGO DA IMITAÇÃO (2014) ». Dans Leitura de Imagem com Enfoque CTS : um entreato da imagética fixa e em movimento, 95–106. Texto e contexto editora, 2022. http://dx.doi.org/10.54176/nmzt9092.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho é resultado de uma atividade realizada na disciplina de Ciência Tecnologia, Sociedade e Ensino de Ciências, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECEM/UEPG. Foi realizado por quatro discentes, sendo três Licenciadas em Matemática e uma Licenciada em Biologia. Escolheu-se realizar a análise do filme O Jogo da Imitação (2014) por observar relação direta com as áreas de formação das autoras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Ribeiro, Roberto, et Adriana Viana. « IMAGINAÇÃO, GRAFISMO, ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR, ENGENHARIAS ». Dans Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2023, 91–108. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2023. http://dx.doi.org/10.14488/encep.9786588212059.91-108.

Texte intégral
Résumé :
As dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas ligadas aos cursos de graduação em Engenharia de Produção sugerem a busca por iniciativas capazes de proporcionar um ambiente de aprendizagem que integre teoria e prática. Este relato tem por objetivo descrever a aplicação dos princípios e procedimentos da aprendizagem baseada em problemas (PBL – Problem-Based Learning) no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Fundamentos dos Materiais de Construção no curso de graduação em Engenharia de Produção de uma Universidade Federal. O método de pesquisa classificado em estudo de caso com abordagem qualitativa envolveu a análise descritiva da aplicação do PBL por um docente em 3 turmas, abrangendo o total de 102 estudantes. Considerando a estruturação do PBL em uma descrição das etapas de implementação do mesmo em sala de aula, foi vislumbrada uma possibilidade de adoção do PBL em disciplinas ligadas aos cursos de graduação em Engenharia de Produção, de modo a privilegiar a construção da autonomia do estudante. O principal resultado alcançado foi a redução do índice de reprovações e desistências da disciplina de Fundamentos dos Materiais de Construção de 19% nas aulas expositivas tradicionais para aproximadamente 8% no PBL. Este relato reforça o entendimento de que o PBL pode ser aplicado em uma disciplina do curso de Engenharia de Produção, contribuindo para enfatizar a necessidade de mudança na educação, vislumbrando a oportunidade de ampliação da utilização do PBL na área de Engenharia de Produção e o desafio de desenvolver uma cultura em relação à aprendizagem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

BARBOSA DE FARIAS LEANDRO, ANDRESSA. « NOS TEMPOS DO AUTORITARISMO : O ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE OS ANOS DE 1964 A 1985 ». Dans Entre investigações, descobertas, desafios e esperança : Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vi.conapesc.2021.01.025.

Texte intégral
Résumé :
O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR (1964-1985), PROBLEMATIZANDO A REDUÇÃO DE HISTÓRIA DOS CURRÍCULOS ESCOLARES E A SUA INCORPORAÇÃO À DISCIPLINA DE ESTUDOS SOCIAIS, NO ANO DE 1971. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PROPOSTO, REALIZAMOS UMA ARTICULAÇÃO ENTRE A ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL VIGENTE NESSE PERÍODO E A REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS QUE ABARCAM AS TEMÁTICAS DA DITADURA MILITAR, EDUCAÇÃO E DO ENSINO DE HISTÓRIA, PRODUZIDAS POR AUTORES COMO FONSECA (1995), REZENDE (2013), NAPOLITANO (2014), NEVES (2014), NADAI (1993), FONSECA (2006, 2007), TRINDADE (2014), GHIRALDELLI (2009), DENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE DURANTE OS ANOS DE AUTORITARISMO, O GOVERNO MILITAR, POR MEIO DA LEI 5.692 DE 23 DE AGOSTO DE 1971, AGLUTINOU A DISCIPLINA DE HISTÓRIA JUNTAMENTE COM A DE GEOGRAFIA À DISCIPLINA ESCOLAR DE ESTUDOS SOCIAIS, INSTITUCIONALIZADA COMO COMPONENTE OBRIGATÓRIO PARA OS CURRÍCULOS DO ENSINO DE PRIMEIRO GRAU, COM O OBJETIVO DE SUBMETER O ENSINO DE HISTÓRIA AO CONTROLE DO ESTADO, QUE O UTILIZOU COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO PARA INCUTIR NA POPULAÇÃO O SENTIMENTO DE CIVISMO E LEGITIMAR O REGIME AUTORITÁRIO VIGENTE.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

ARAUJO FALCÃO, DAYSEANNE, ARIELE PEREIRA NOGUEIRA, CAROLINE RAQUEL DE SOUZA SILVA et VITOR SAIVO REGIS DA SILVA. « DEGUSTANDO A IMUNOLOGIA : UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE BIOLOGIA SOBRE OS CONCEITOS E OS DESAFIOS DA DISCIPLINA. » Dans Ensino e suas intersecções (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt17.008.

Texte intégral
Résumé :
O estudo do sistema imunológico leva consigo reações, mecanismos e concepções complexas, que podem tornar difícil seu aprendizado, seja na educação básica ou no ensino superior. Por isso, nos propusemos a avaliar o conhecimento e os conceitos de imunologia relatados por discentes dos períodos iniciais do curso de Ciências Biológicas e compará-los com os das turmas veteranas. A primeira equipe era composta por alunos que ainda não tinham cursado a disciplina de imunologia, possuindo apenas o conhecimento trazido do ensino médio, já a segunda p que já cursaram durante a graduação. Nesse contexto, a roda de conversa foi realizada no departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Assim, impressões coletadas foram tabuladas e uma análise conceitual realizada. Por intermédio desse estudo, buscou-se identificar possíveis relatos de dificuldades e fragilidades na assimilação de conceitos da imunologia vivenciados no ensino médio ou mesmo no ensino superior, discutindo sobre o possível impacto de uma disciplina específica na evolução do conhecimento sobre essa área. Logo, os resultados obtidos podem fornecer insights importantes para aprimorar o ensino da disciplina de imunologia, identificando possíveis lacunas no aprendizado e auxiliando no desenvolvimento de estratégias que promovam o aprendizado significativo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Souza, Simone Silva Frutuoso De. « REALIDADE VIRTUAL APLICADA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ». Dans Open Science Research XI, 545–59. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230312364.

Texte intégral
Résumé :
Neste capítulo tem-se como proposta o desenvolvimento e aplicação da Realidade Virtual (RV) como Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para auxiliar no processo de ensino-aprendizado de disciplinas do Ensino Médio. A RV permite a interação e navegação de usuários em ambientes 3D mantidos por computador, utilizando de canais de mapeamento e análise do comportamento dos usuários, possibilitando a troca de informação entre o ambiente virtual e o usuário, afetando um ou vários sentidos humanos. É uma tecnologia de interação e entretenimento que pode ser aplicada com êxito para auxiliar nas estratégias de ensino em disciplinas do ensino médio. Com a evolução da educação, isto é, o aperfeiçoamento dos processos de exploração, descoberta, observação e construção de conhecimento, novas ferramentas de ensino vêm surgindo, de onde destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem por permitirem de uma maneira nova e diferente que pessoas possam fazer e realizar experimentos ou tarefas que elas não poderiam fazer no mundo físico/real, como voar, visitar lugares que não existem ou de difícil acesso através da manipulação e análise do próprio objeto de estudo. Assim a RV será fundamental nesse processo de evolução educacional, onde busca-se cada vez mais o uso de ferramentas digitais como TICs para a aplicação bem-sucedida de metodologias ativas de ensino em sala de aula, e principalmente neste momento de pandemia. Por conseguinte, o objetivo deste artigo refere-se ao desenvolvimento de um sistema interativo de RV por óculos, projetado, modelado e renderizado usando o software livre Blender, para auxiliar no ensino de disciplinas do ensino médio, especificamente nas aulas de biologia, podendo ser estendido a outras disciplinas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Análise por disciplina"

1

Araujo, Ada, Daniel Lopes Zordan Filho, Elaine Harada Teixeira de Oliveira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Filipe Dwan Pereira et David Braga Fernandes de Oliveira. « Mapeamento e análise empírica de misconceptions comuns em avaliações de introdução à programação ». Dans Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/educomp.2021.14478.

Texte intégral
Résumé :
Alunos de disciplinas introdutórias de programação exibem vários entendimentos equivocados de conceitos e dificuldades no conhecimento sintático, conceitual e estratégico. Tais equívocos levam os alunos a cometerem erros como atribuições erradas em variáveis, chamadas de métodos não declarados, passagens erradas de parâmetros para métodos, dentre outros. Esses erros são comuns e são chamados de misconceptions. Este trabalho apresenta um levantamento dos misconceptions cometidos por estudantes de duas turmas nos trabalhos práticos da disciplina introdutória de programação (IPC) ofertada em uma Universidade Federal. Para fazer o levantamento, foram utilizados os códigos produzidos pelos alunos durante os trabalhos práticos da disciplina. Foi usada como base uma lista pré-definida de misconceptions relacionados à programação introdutória em Python, separados por assuntos computacionais comuns em disciplinas de IPC, como laços, matrizes, vetores, dentre outros. Por fim, foi identificado em quais assuntos da disciplina cada turma teve mais dificuldade e foi criada uma lista com 14 erros comuns que foram identificados nas duas turmas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Cerqueira, Kevin, Raquel Cruz et Cleverson Alves de Lima. « Análise da matriz curricular ». Dans IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1902.

Texte intégral
Résumé :
BIM é a palavra para construir em muitas línguas diferentes. Você pode ouvir BIM em espanhol, português, francês ou italiano. Nessas línguas, BIM pode significar tanto "edifício" quanto "construção". Em outras línguas, como alemão e russo, BIM é usado para descrever qualquer coisa que tenha três partes: "edifício", "fundação" e "piso". Este uso é semelhante ao uso do inglês da palavra porão. Segundo Böes (2019)[1], a implantação do BIM (Building Information Modelling) tem sido incipiente e concentrada no contexto empresarial da construção civil. Partindo desta premissa e considerando a nova realidade imposta pelo decreto 9983/2019[2], que dispõe sobre a estratégia nacional de disseminação do BIM na indústria da construção civil (BIM-Br), cabe investigar os motivos da baixa adesão às novas tecnologias de modelagem da informação e como avançar para reduzir tal deficiência. Para acompanhar tais mudanças, é importante inserir a filosofia BIM desde a formação profissional na universidade. Pois, é nela que o estudante terá o primeiro contato entre a teoria, prática e aplicação das ferramentas, integrando todas dentro de um ambiente computacional e se familiarizando em modelar a informação desde os primeiros traços do projeto. Assim, este trabalho busca analisar a matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) no contexto de implementação BIM em seu plano pedagógico. A análise do plano pedagógico do curso (PPC) foi realizada em duas fases, sendo uma primeira realizada por uma comissão multidisciplinar composta por docentes e discentes, e outra por meio de um formulário eletrônico com perguntas objetivas para cada disciplina encaminhada para os demais docentes e discentes do curso. Os critérios de análise foram divididos em 10 categorias a fim de entender e mensurar o estado e a aderência que as disciplinas possuem na implantação de processos BIM considerando o seu estado atual. Estas, foram subcategorizadas e encaminhadas para os discentes e docentes para conhecer a percepção do papel BIM nestas disciplinas, que posteriormente, foram comparados aos resultados da análise feita pela comissão, seguindo proposta metodológica de Costa et al (2020)[3]. As categorias foram definidas em A: Interface BIM com a disciplina indicada; B: Conceito Bim utilizado; C: Competência desenvolvida; D: Implementação na área do BIM; E: Potencial de integração da disciplina; F: Ciclo de vida da edificação; G: Área das disciplinas relacionadas; H: Competência abordada (conceitual ou prática); Estágios de implementação; I: Grupo de conhecimento. As categorias possuem descrições específicas para cada opção, permitindo a identificação das potencialidades da disciplina em interagir com o BIM. O preenchimento é feito em uma planilha em áreas específicas para cada categoria. O procedimento analítico da equipe consistiu em avaliar as ementas, planos de ensino, carga horária e histórico de aulas ministradas, no qual resultou no preenchimento das categorias. Em seguida, foram encaminhados aos docentes um formulário eletrônico para avaliação de suas disciplinas e preenchimento, que, por sua vez, subsidiaram a análise da comissão validando os resultados. Complementarmente, outro formulário foi encaminhado para os discentes para avaliar a perspectiva que estes possuíam para o conteúdo programático de cada disciplina, sendo um importante balizador para aferir o grau de entendimento dos discentes quanto à tecnologia BIM. Como resultados, obteve-se uma matriz curricular detalhada por escala de cores. As disciplinas contidas na matriz foram organizadas por escala de cores que identificam o tipo de conteúdo e o grau de interação BIM. Nota-se que o conteúdo básico tem pouca aderência ao BIM por se tratar da área que traz o conhecimento básico das áreas de cálculo, física e química, enquanto que muitas do ciclo profissionalizantes possuem aplicação atual, contudo fica mais evidente o potencial de aplicação, é evidente que o ciclo profissionalizante seja ele social ou específico, é tratado com uma clara interface com a tecnologia e filosofia Bim, porém ainda é visto muito a teoria e pouco trabalhado a parte pratica do Bim durante o curso. As do núcleo de atividades podem ou não ter, a depender do interesse do discente, já que elas estão vinculadas às atividades projetuais, estágios e trabalho de conclusão. A matriz por cores permite entender de forma avaliativa e analiticamente o quanto o PPC do curso precisa de evoluir para integrar as potencialidades presentes nas dimensões BIM. Permite também propor novos métodos de ensino para as disciplinas do ciclo básico para que a inserção do BIM comece desde o primeiro contato com o curso. Após analisar os resultados matriciais, verifica-se que há um baixo grau de aplicação do conteúdo BIM no PPC atual, embora pode-se notar um potencial de implementação com a ementa existente. Infere-se que o baixo grau de aplicação BIM é decorrente da falta de estímulo da instituição e do corpo docente que tem se adequado ao método convencional de sala de aula e exposição de conteúdos com isso tem-se o entendimento da necessidade de capacitação contínua dos docentes para as novas técnicas, conceitos e ferramentas, contando com o apoio da instituição. Sem fugir da responsabilidade individual do docente em buscar atualizações, cabe a instituição internalizar os preceitos da estratégia BIM-Br e facilitar a melhoria de seu quadro docente por meio de ações afirmativas, disponibilidade de tempo ou compensações. Tais ações, quando somadas, vão permitir uma mudança de cultura docente e pedagógica, refletindo na melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, no processo de aprendizagem discente. Assim, a médio prazo, com os novos profissionais egressos, espera-se uma mudança prática na implementação BIM no mercado da construção civil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Bianchini, Larissa de Quadros, Bruno Brandão Rodrigues, Dara Cristina Bratz, Lara Rosa Ceolin, Natalie Vione do Santos et André Lübeck. « Análise de matriz curricular e interface BIM ». Dans V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3429.

Texte intégral
Résumé :
O número de publicações crescentes a cada edição do Encontro Nacional de Ensino de BIM (ENEBIM), que ocorre desde 2018, demonstra a grande relevância que o ensino de BIM vem conquistando nos últimos anos (ANTAC, 2023). Isso também pode ser evidenciado pelo aumento no número de publicações que abordam o ensino de BIM apontado por Ruschel, Andrade e Morais (2013), Machado, Ruschel e Scheer (2017) e Checcucci (2019). Neste contexto surgiu o interesse por parte do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em promover a adoção do ensino de BIM em seu curso de graduação. Isso ficou evidenciado pelos resultados apresentados por Bianchini et al (2022) que identificaram interesse bastante expressivo por parte da comunidade acadêmica da UFSM acerca do tema BIM. Motivado por este cenário, através de um projeto de mestrado, iniciou-se neste mesmo ano a proposição do ensino de BIM no curso de Engenharia Civil da UFSM. A partir desta pesquisa, a instituição recebeu o convite para ingressar na Rede de Células BIM, à qual o curso de Engenharia Civil passou a integrar a partir de maio de 2023. O objetivo inicial da pesquisa de mestrado que visa a adoção de BIM no ensino de graduação em Engenharia Civil da UFSM é entender qual a possível interface entre BIM e a matriz curricular vigente do curso. Este resultado servirá de base para propor a elaboração de um Plano de Implementação BIM. A fim de cumprir este objetivo, realizou-se a análise de componentes curriculares apresentada no Portal BIM Acadêmico (PBA, 2023), que consiste em uma adaptação do método proposto por Checcucci e Amorim (2014). Esta metodologia consiste em uma planilha de análise que utiliza um quadro de tamanho padronizado para cada disciplina da matriz curricular e inclui 8 categorias de análise para cada componente curricular. Neste caso, foram adotadas as categorias indicadas para cursos de Engenharia Civil (EC). A análise seguiu as premissas observadas na planilha “Orientações” e sua análise foi realizada a partir da experiência da mestranda em BIM, analisando cada componente de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Após análise inicial, o resultado prévio foi discutido em conjunto com o grupo de professores e estudantes que integram o projeto de pesquisa “Caminhos para a inserção do ensino de BIM no curso de Engenharia Civil da UFSM”, registrado na plataforma de projetos da UFSM, com o intuito de validar as informações e finalizar a análise. Para preenchimento da planilha foram utilizadas as cores azul, vermelho e amarelo, em três diferentes tonalidades, de acordo com o núcleo das disciplinas e a possível interface da componente curricular com BIM, respectivamente. A matriz curricular vigente apresenta 10 semestres, com 66 disciplinas obrigatórias que são divididas em três núcleos: Conteúdos Básicos, Conteúdos Profissionalizantes e Conteúdos Específicos. Neste caso, não foram analisadas as disciplinas eletivas. Dentre as componentes curriculares obrigatórias, encontrou-se que 56,1% destas possuem alguma interface com BIM. Entre as categorias analisadas, todas possuem algum potencial de aplicação nas disciplinas do curso, mesmo que de maneira apenas teórica. Nas Categorias B (Conceitos relacionados ao BIM) e C (Competências BIM de domínio técnico ou de execução) os resultados indicam grande potencial de utilização de modelos BIM como ferramenta de auxílio no ensino-aprendizagem das disciplinas, de maneira a facilitar o entendimento do aluno quanto aos conceitos técnicos da engenharia civil que são abordados pelos docentes. Na categoria E (Potencial de integração da disciplina), o destaque foi a integração com alunos de outros semestres, visto que na matriz analisada os conteúdos que se complementam entre si são apresentados gradativamente ao aluno ao longo dos 10 semestres de formação. Na categoria G (Disciplinas que podem ser trabalhadas), três disciplinas se destacaram de maneiras diferentes. A disciplina “(1) Arquitetura” se destaca mais vezes com clara interface em comparação com a disciplina de “(2) Estruturas” que se destaca mais vezes com possível interface. Isso ocorreu devido ao entendimento de que as disciplinas de estruturas não possuem potencial para ensinar BIM, mas sim para utilizar-se de modelos BIM como ferramenta de melhoria ao aprendizado, visto que estes modelos poderão auxiliar a concretizar os conteúdos técnicos que são aprendidos a cada semestre. Além disso, a matriz curricular do curso analisado possui um aspecto de formação generalista que engloba 5 eixos de formação: Construção Civil e Materiais de Construção, Estruturas, Pavimentação e Transportes, Geotecnia e Saneamento. Assim, na categoria G, destaca-se também a disciplina “(6) Outros” com 20 componentes apresentando alguma interface ao BIM. Dentre os itens de maior dificuldade para inclusão de BIM, destacam-se conceitos de “orientação a objetos”, “desenvolvimento de componentes para bibliotecas BIM”, etapa de “demolição ou requalificação” e a disciplina de “instalações mecânicas”. A análise demonstrou que a matriz curricular apresentada possui grande interface com BIM e que a continuidade do estudo, com o desenvolvimento de projeto-piloto, materiais adequados e a elaboração de um Plano de Implementação BIM estruturado podem refletir em mudanças concretas, duradouras e com potencial melhoria no processo atual de ensino-aprendizagem do curso de Engenharia Civil da UFSM, formando profissionais mais preparados e com conhecimentos mais concatenados. Além disso, as discussões prévias que ocorreram com docentes e discentes demonstraram que estas mudanças possivelmente aumentarão os níveis de motivação e engajamento de estudantes e professores ao longo do curso de graduação. Por fim, esta análise será apresentada ao NDE do curso para que os objetivos da implementação BIM possam ser mapeados e sejam a base para a elaboração de materiais didáticos e para a estruturação de um projeto-piloto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Conceição, Jeanne Lopes, Reymard Savio Sampaio de Melo, Carlos Alberto Andrade Bomfim et Érica de Sousa Checcucci. « Planejamento de intervenção para adoção do BIM no ensino de Construção de Aço ». Dans XIX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v19i1.1964.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta o planejamento de intervenção na disciplina Construções de Aço do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia. Esta disciplina foi selecionada a partir da análise da matriz curricular, sendo uma das 11 disciplinas identificadas com interface clara com BIM. Os métodos de pesquisa foram o estudo de caso e a pesquisa-ação. Os autores planejaram a intervenção e criaram objetos de aprendizagem. Este estudo contribui por apresentar uma aplicação prática do método de pesquisa proposto pela rede de células BIM ANTAC, e por discutir alguns aspectos da transformação e atualização da matriz curricular do curso.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Alves, Havana Diogo. « Análise da aplicação de metodologias ativas em disciplina de Lógica de Programação ». Dans Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2023.230154.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo traz a análise da adoção de metodologias ativas como estratégia de ensino-aprendizagem em disciplina de Lógica de Programação, visando melhorar indicadores de reprovação e evasão desta matéria. Apresentamos o cenário anterior e o posterior a aplicação das metodologias Aprendizado Baseado em Problemas, Aprendizado Baseado em Times e Sala de Aula Invertida. Como resultado, após seis semestres de utilização destas metodologias ativas, o resultado foi satisfatório, diminuindo o índice de reprovações por falta e por nota.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Souza, Emerson Moreira, et Reymard Savio Sampaio de Melo. « BIM NO ENSINO DE CONCEPÇÃO DOS SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS ». Dans XV SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS. UDESC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/sispred.v3.2987.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO: Este artigo apresenta a intervenção na disciplina Instalações Hidráulicas e Sanitárias Prediais do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia. Esta disciplina foi selecionada a partir da análise da matriz curricular, sendo uma das 11 disciplinas identificadas com interface clara com BIM. O método de pesquisa foi a pesquisa-ação. A intervenção foi planejada pelos autores que criaram objetos de aprendizagem. Este estudo contribui por apresentar uma aplicação prática de ensino de BIM relacionado com os sistemas prediais hidráulicos e sanitários.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Nunes, Mariana, Estevan Costa, Felipe Feitosa et Jacques Brancher. « Análise das Ementas de Estruturas de Dados das Universidades Brasileiras ». Dans Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2015.10260.

Texte intégral
Résumé :
A presente pesquisa tem por objetivo identificar os conteúdos presentes nas ementas da disciplina de estruturas de dados em cursos de graduação nas áreas de tecnologia da informação (TI), em nível nacional, com vistas a auxiliar docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem. Para isto, foram coletados dados de 112 universidades, com informações sobre o curso e a disciplina, obtendo os conteúdos básicos a serem abordados pelo ambiente, para que possa ser um agente de auxílio para a fixação e retenção dos conteúdos ministrados em universidades, visando a diminuição dos índices de reprova e evasão nesta disciplina.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Chaves, Isabella Andreczevski, Lia Yamamoto, Barbara Talamini Villas Bôas et Regina Coeli Ruschel. « Diagnóstico sobre a utilização da metodologia BIM na nova matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UFPR ». Dans IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1879.

Texte intégral
Résumé :
Os profissionais de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação devem ser preparados para a utilização da metodologia BIM desde sua formação acadêmica. Sendo assim, este resumo apresenta um diagnóstico de algumas disciplinas que compõem a nova matriz curricular do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná sobre a utilização da metodologia BIM em suas ementas disciplinares, tal estudo foi realizado pela Célula BIM da UFPR. A metodologia adotada foi a identificação dos componentes BIM através da análise documental e categorial das ementas de cada componente curricular do curso, avaliados e classificados de acordo com as seguintes categorias: (a) verificação da relação entre o componente curricular e BIM. (b) Avaliação dos conteúdos da modelagem que podem ser trabalhados. (c) Análise das competências BIM de domínio técnico ou de execução, possíveis de serem desenvolvidas. (d) Estágios da implementação BIM que podem ser trabalhados na disciplina. (e) Potencial de integração da disciplina. (f) Identificação das etapas do ciclo de vida da edificação que podem ser discutidas. (g) Avaliação das disciplinas de projeto que podem ser trabalhadas no componente curricular. (h) Verificação da possibilidade do trabalho/discussão de forma. Notou-se que a maioria das disciplinas que não possuem relação com BIM são aquelas introdutórias de todos os cursos de Engenharia (Cálculo e Física, por exemplo) ou de cunho teórico/introdutório nas áreas específicas de Mecânica dos Solos, Materiais de Construção e Mecânica dos Sólidos e Fluidos. Os conteúdos relacionados ao BIM podem ser trabalhados em algumas disciplinas básicas, ainda no primeiro período do curso, como na disciplina de “Introdução à Engenharia e Inovação” que pode introduzir os conceitos básicos, trabalhar o ciclo de vida da edificação, coordenação das atividades, uso de tecnologias e interoperabilidade. Também no ciclo básico, a disciplina de “Expressão Gráfica” pode ter uma abordagem introdutória à disciplina “Desenho Arquitetônico”, em aspectos de colaboração, modelagem geométrica tridimensional e visualização do modelo, além de que os objetos programados em 3D podem ser visualizados em Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA). Essa disciplina pode ampliar a formação em BIM, incluindo não apenas o desenho 2D, como a modelagem em 3D e abrangendo o entendimento de informações abstratas e multidisciplinares. Ainda a disciplina do ciclo básico “Desenho Arquitetônico” apresenta grande potencial de trabalhar praticamente todos os conteúdos de modelagem da categoria (b), com enfoque em projetos colaborativos dentro da turma, modelagem geométrica tridimensional e visualização do modelo. A evidência de BIM na ementa da disciplina de “Gestão de Projetos” chama atenção para o avanço na programação e nos objetivos, que destacam competências de domínio técnico, conceitos, estágios de implementação como gerenciamento de projetos, estudo de viabilidade, sistemas de qualidade, planejamento, controle de obras e construção enxuta. Dessa forma, há a possibilidade de introduzir BIM 4D e 5D, além de projetos, possibilitando a elaboração de cronogramas e orçamentos através dos modelos já desenvolvidos em disciplinas anteriores, como Desenho Arquitetônico. A disciplina “Saneamento Ambiental” desenvolve princípios sobre concepção, projeto e dimensionamento, possuindo interface aos conceitos BIM, no que tange à competência prática e teórica de modelagem, semântica do modelo, análises ambientais e projetação. A disciplina “Metodologia do Trabalho Científico” pode permear por praticamente todos os conceitos, competências técnicas, ciclo de vida e disciplinas trabalhadas conceitualmente, por exemplo, o docente pode aplicar atividades de pesquisas acerca desses temas, e demais habilidades e inovações que o BIM traz, ou até mesmo histórico. Na disciplina de “Infraestrutura Viária” é possível utilizar uma modelagem BIM ou integrar com outras tecnologias. A disciplina “Laboratório de Transportes” explicita nos seus objetivos e programação com a modelagem digital de infraestrutura, dando destaque à utilização de ferramentas para projeto geométrico, drenagem e de terraplenagem em ambiente BIM. Dessa forma “Infraestrutura Viária” pode relacionar-se com essa disciplina e promover projeto em ambiente colaborativo com a turma. O aluno ainda tem a possibilidade de trabalhar com nuvem de pontos, interface clara por constar na ementa da disciplina “Geoprocessamento aplicado à Engenharia de Transportes”, a caracterização de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e ferramentas de análise, obtenção e organização dos dados, elaboração de mapas temáticos para a representação gráfica dos dados, técnicas para obtenção de novas informações e aplicações de ferramentas de SIG em problemas de planejamento e operação de transportes. O estudante pode ainda desenvolver a aptidão à execução de estudos e projetos de rodovias e vias urbanas em ambiente BIM em “Projetos de Obras Viárias”. As disciplinas integradoras, como o nome já sugere, trazem a ideia de multidisciplinaridade, trabalhando os estágios de modelagem, de colaboração e integração do BIM, ao estimularem o uso de repositórios de informações ou CDE, trabalhar com IFC, BCF e integrar ou federar modelos. Esses objetivos são atingidos fortemente pelas disciplinas de “Projetos de Infraestrutura e Obras Especiais” e “Projetos de Edifícios”. A disciplina integradora “Estruturação das Cidades”, pela análise da ementa e referências, conecta-se a uma abordagem na metodologia BIM citando o estudo de ferramentas tecnológicas, além de alguns conceitos relativamente próximos aos de BIM, permitindo uma interação relevante por parte do professor em relação ao BIM. As disciplinas optativas, que promovem profissionalização específica, apresentam ligação forte com conceitos de dimensionamento, etapas construtivas e características em obra, logo podem ser utilizados softwares de modelagem, como em “Projetos de Estruturas em Aço” e “Projetos de Estruturas de Aço e Concreto”, ou ainda “Pontes e Obras de Artes Especiais”, aplicando os conceitos de análise e visualização. “Projetos de Estruturas e Madeira” no âmbito prático pode abordar a elaboração de desenhos e plantas de projetos estruturais desse tipo de material construtivo. Nas atividades do currículo complementares como: estágio curricular obrigatório e trabalho de final de curso, o aluno pode dar enfoque claro ou não ao paradigma BIM, a depender de suas escolhas. A realização do diagnóstico permitiu observar que mesmo dentro das disciplinas que possibilitam um ensino relacionado à metodologia BIM a aprendizagem dos alunos depende do corpo docente para que tenham uma introdução e um estudo razoável acerca do tema.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Genilva, Christine Müller, Renan Henrique de Melo Lima, Talita Gonçalves et Osorio Moreira Couto Junior. « Análise Quanti-Qualitativa de Matriz Swot como Prática Pedagógica no EAD ». Dans 28 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2023. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviiiciaed.2023.231266.

Texte intégral
Résumé :
O programa de formação continuada propôs uma capacitação tendo como base a matriz SWOT, com o intuito de realizar uma análise estratégica e promover a autonomia docente nos módulos das disciplinas online: o Fórum de discussão, o Material Adicional e as Aulas ao Vivo. A estratégia, ao aplicar essa ferramenta, foi sugerir aos docentes uma avaliação da disciplina, de modo que pudessem identificar as forças e fraquezas em suas práticas, assim como fazer uma análise de risco, com o objetivo de potencializar as oportunidades e mitigar as ameaças envolvidas nas práticas pedagógicas. A matriz foi realizada por 43 docentes do EAD e conclui-se que houve autoanálise sobre os contrassensos e as coerências das práticas pedagógicas nas disciplinas online e nas aulas ao vivo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Barros, Laércio de Jesus. « EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR ». Dans V Simpósio de Tecnologias da Fatec de Sertãozinho (SITEFA/Stz). Fatec Sertãozinho, 2023. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v5i1.194.

Texte intégral
Résumé :
Um instrumento eficiente que deve ser utilizado para uma boa formação em Educação Ambiental é a Instituição Universitária, ela precisa reorganizar e dialogar com os saberes necessários para uma aproximação dos problemas socioambientais e a sociedade. Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de verificar as matrizes curriculares dos cursos Tecnológicos em Logística, oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior. A verificação se deu por meio de uma análise das matrizes curriculares de 23 cursos Tecnológicos, que objetivou identificar quais cursos possuem em sua grade, disciplinas relacionadas com a questão ambiental. Os resultados foram tabulados em planilha no software Microsoft Excel para posterior tratamento e criação da estatística descritiva visando a análise e interpretação dos dados levantados por meio da elaboração de gráficos. Como resultado obteve-se a distribuição dos cursos que apresentam as disciplinas em sua grade. Análises encontradas demonstraram que 71% dos cursos ofertados pelas IES no Brasil, possuem disciplinas relacionadas à questão ambiental. Sugere-se que trabalhos futuros, realizem pesquisas de campo e verifiquem como se dá na prática, a aplicação dessa disciplina nos vários campi da IES analisadas, a fim de possibilitar um maior delineamento do perfil dos estudos relacionados à temática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Rapports d'organisations sur le sujet "Análise por disciplina"

1

Machado, Roberto. Los sistemas de gasto público en América Central y República Dominicana : Disciplina fiscal y eficiencia. Inter-American Development Bank, novembre 2006. http://dx.doi.org/10.18235/0010170.

Texte intégral
Résumé :
Este estudio realiza un análisis de los sistemas de gasto público en los países centroamericanos y República Dominicana utilizando el llamado enfoque de Public Expenditure Management (PEM). Para ello se construye un índice para cada uno de los siete países considerados (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicaragua, Panamá y República Dominicana) en base a un cuestionario realizado a autoridades y especialistas en la materia que abarca: disciplina fiscal agregada, eficiencia asignativa y eficiencia operativa. Este índice es utilizado para hacer un análisis comparativo regional y para identificar los aspectos en que el sistema de gasto público de cada país muestra una fortaleza o debilidad relativa. Luego se exponen los principales elementos del marco analítico del PEM y se explica el cuestionario aplicado y la metodología utilizada. Por último, se hace un análisis comparativo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Canto, Patricia, dir. El bienestar : delimitación y marcos para su análisis. Universidad de Deusto, 2022. http://dx.doi.org/10.18543/ctha3968.

Texte intégral
Résumé :
Este documento parte de un concepto amplio del bienestar (que va más allá del bienestar “medio, de aquí y ahora”), que toma en cuenta las contribuciones de distintas disciplinas académicas y diversos impulsos institucionales surgidos en torno al mismo. Para el análisis del bienestar son necesarios marcos conceptuales, que suelen organizarse en varios niveles: dominios, subdominios, dimensiones e indicadores, respectivamente. Tras presentar los distintos marcos alternativos propuestos por la literatura para el nivel de los dominios, se prioriza y profundiza en el que distingue el bienestar presente y el futuro. Dentro del bienestar presente se prima y profundiza, a su vez, el enfoque por temas o pilares. El análisis del bienestar futuro, por su parte, descansa en el enfoque de los capitales. En las últimas décadas, el concepto de capital ha visto expandido su ámbito de aplicación (del capital producido, al capital humano, natural y social) y, como consecuencia, también han cambiado los atributos a él asignados. Los sistemas de medición del stock de capital, aunque con imperfecciones, permiten ver su variación y, de ese modo, la evolución de la sostenibilidad. El documento discute las dos perspectivas, de sostenibilidad débil y fuerte (exponiendo las razones en favor de esta segunda), y los sistemas de medición y resultados que para ambas perspectivas ofrecen los análisis empíricos realizados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pacheco-Pinilla, Claudia Marcela, et Lina Shirley López-Hernández. Aplicación de integrales : centro de masa-centroides. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, octobre 2023. http://dx.doi.org/10.16925/gcnc.70.

Texte intégral
Résumé :
El cálculo integral es una rama fundamental del cálculo con amplia aplicabilidad en la ingeniería civil, abarcando aspectos como los sólidos de revolución, el trabajo, los movimientos físicos, el centro de masa, el centroide, entre otros. En esta nota de clase, nos enfocaremos especialmente en el valor promedio de una función, el cual es una propiedad intrínseca de las integrales. Puntualmente, exploraremos el cálculo del centro de masa en estructuras como barras, láminas o regiones delimitadas por curvas. El dominio de estos conceptos es esencial para el desarrollo óptimo de cursos inherentes a la disciplina, tales como estática, análisis estructural, entre otros. Por esta razón, esta clase resulta fundamental para diversos cursos, proporcionando las bases necesarias para comprender y aplicar estos principios en contextos ingenieriles específicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Gómez Rocha, Lady Dayhana. Recién nacido con enterocolitis necrotizante y plan de egreso para el lactante con síndrome de malabsorción intestinal, bajo la perspectiva de la teoría : adaptación a los eventos de la vida de Callista Roy. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, décembre 2022. http://dx.doi.org/10.16925/gcnc.34.

Texte intégral
Résumé :
La presente nota de clase se compone de dos unidades e introduce al estudiante del curso de cuidado de enfermería al niño y al adolescente del programa de enfermería a establecer intervenciones de enfermería de forma holística en el manejo del recién nacido con enterocolitis necrotizante desde una perspectiva disciplinar que incluye dos elementos de importancia de la estructura jerárquica del conocimiento de enfermería: la filosofía de enfermería, estipulada desde la presentación de una narrativa de enfermería, con análisis de las visiones y, por supuesto, los elementos paradigmáticos de la profesión. También se expone el proceso de atención de enfermería que requiere este tipo de pacientes en la fase aguda y el uso del lenguaje estandarizado NANDA-NIC-NOC. Por otro lado, especifica la creación de intervenciones a partir de los conceptos de la teoría de mediano rango Adaptación a eventos de la vida de Callista Roy y su aplicación real en un escenario de práctica en el proceso de educación a los padres o cuidadores de un lactante con síndrome de malabsorción intestinal secundario a las secuelas por enterocolitis en el momento del egreso hospitalario de una unidad de cuidado intensivo neonatal (UCIN). Una vez terminado el ejercicio de lectura y análisis, el estudiante será capaz de complementar con la práctica clínica un cuidado de enfermería holístico con introducción de los conocimientos disciplinares de enfermería.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Oyola Naranjo, Dora Janette. Integración de la práctica y la teoría de “convertirse en madre”, de Ramona Mercer, desde una narrativa de enfermería. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, mars 2023. http://dx.doi.org/10.16925/gcnc.58.

Texte intégral
Résumé :
Esta nota de clase es una guía por utilizar en la práctica formativa y el proyecto formativo, que facilita la comprensión de los procesos para integrar teoría, investigación y práctica en escenarios reales de salud, y para afianzar los conocimientos y las bases científicas de la disciplina de enfermería en los alumnos. Está diseñada para el curso Cuidado de Enfermería a la Mujer y el Recién Nacido, pero puede guiar otros campos del cuidado. Es una revisión de la teoría de Ramona Mercer sobre la adopción al rol materno, la cual ha tenido una transición que se aprecia en lo que es ahora la teoría de “convertirse en madre”, por lo que es importante conocer sus cambios en función de favorecer su análisis. Posteriormente, con una situación de enfermería se analizan los conceptos centrales de esta teoría y la relación existente entre sus definiciones y la experiencia narrada, para luego generar una propuesta de plan de atención de enfermería que sea coherente con los planteamientos teóricos y el contexto de la situación. Se incluye una unidad sobre depresión posparto, que es pertinente revisar dado el alto riesgo de incidencia para esta población y por cuanto la enfermería debe adoptar medidas tendientes a la identificación de los síntomas en las salas de trabajo de parto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Usme Ciro, José Aldemar, María Cristina Navas Navas, Katherine Laiton Donato et Daniel Bernardo Ramírez Osorio. X Simposio Colombiano y VI Congreso Latinoamericano de Virología. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, novembre 2023. http://dx.doi.org/10.16925/eccr.08.

Texte intégral
Résumé :
El X Simposio Colombiano y VI Congreso Latinoamericano de Virología es el evento insignia de la Asociación Colombiana de Virología (ACV). En esta edición, el evento es liderado por la Universidad Cooperativa de Colombia, en asocio con el Instituto Nacional de Salud, el Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) y la ACV. Importantes empresas del sector se han vinculado como patrocinadores y diversas entidades públicas y privadas a nivel nacional e internacional también han brindado su apoyo para garantizar el máximo nivel de la agenda científica. El presente compendio incluye los resúmenes de 17 conferencias magistrales y centrales y 139 resúmenes de trabajos libres presentados en modalidades oral y cartel. Los trabajos libres han sido organizados por áreas temáticas (la mayoría transversales), para facilitar la integración entre investigadores de diferentes disciplinas y modelos de estudio. Los resúmenes compilados reflejan el alto nivel de la investigación en virología en Colombia y en Latinoamérica. La investigación en este campo del conocimiento continúa creciendo y su importancia en la toma de decisiones trascendentales ha sido ratificada durante los recientes retos en la salud pública global, donde el conocimiento básico aplicado a la integración de desarrollos tecnológicos con nuevas estrategias 0de análisis se convierte en una herramienta sin precedentes para el seguimiento, en tiempo real, de las infecciones virales y la implementación de estrategias efectivas para su control.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Monsalve Morales, Diana. Seminario Internacional Crédito Educativo : Efectos y Desafíos para la Equidad y la Movilidad Social. Sous la direction de Camilo Andrés Garzón Correa. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, novembre 2022. http://dx.doi.org/10.16925/eccr.04.

Texte intégral
Résumé :
Esta compilación reúne los resúmenes de las ponencias del Seminario Internacional Crédito Educativo organizado por el ICETEX, la Universidad Cooperativa de Colombia y la Universidad de Santander en conmemoración de los 70 años de existencia de la primera institución, como uno de los mecanismos para la promoción y el acceso a la educación superior en Colombia. Las ponencias parten de las revisiones y los análisis actuales que se están desarrollando en el mundo sobre el presente y el futuro de la financiación de la educación superior, enfocados en la situación particular de Colombia. Este Seminario hace parte de un proceso de reflexión y transformación más grande que reflexiona, desde una perspectiva multidisciplinaria, con un enfoque desde lo social y lo regional, sobre la responsabilidad y sostenibilidad del ICETEX, con el propósito de fortalecer, mejorar y proyectar su quehacer misional en consonancia con las dinámicas, las necesidades y los retos del sector de la educación superior en Colombia y en el mundo. Las ponencias toman como referencia diversos modelos de países como Estados Unidos, Australia, Brazil, Corea del Sur, así como las investigaciones adelantadas por Matthew M. Chingos, Sandy Baum, Bruce Chapman, Lorraine Dearden y Paulo Nascimento. Esta compilación busca contribuir con la comprensión sobre los efectos del crédito educativo desde una perspectiva académica y objetiva que reconozca las percepciones y apreciaciones de usuarios y ciudadanos y al mismo tiempo cualifique la conversación nacional sobre la educación superior en general y sobre el acceso a la misma a través del crédito educativo en particular desde diferentes disciplinas, como la historia, el derecho, la economía, la psicología y otras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

García Jiménez, Bibiana. Diseño de un plan de intervención psicosocial con población víctima o sobreviviente del conflicto armado. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, mars 2023. http://dx.doi.org/10.16925/gcgp.81.

Texte intégral
Résumé :
Esta guía facilita la realización de un ejercicio práctico, el cual busca brindar al estudiante parámetros para elaborar un plan de intervención psicosocial. Quiere abordar diversas problemáticas, especialmente se contempla la intervención con población sobreviviente del conflicto armado. Cada punto es un paso a paso en el aprendizaje y orientación pedagógica que requiere todo proceso de intervención. En este caso, dirige las actividades en función de la comprensión del sentido y significado que debe contener el diseño de todo proceso interventivo. El proceso inicia con la creación de una historia de vida, que trata de acercar al estudiante a la realidad del país. Luego de esto, se comparten las historias de vida, para lo cual se subdivide el curso en grupos. Cada uno de estos efectúa un análisis profundo con relación a la historia de vida asignada y en esta identifica los aspectos que se han de intervenir desde una competencia psicosocial y en relación con otras disciplinas. En este último aspecto, los estudiantes se encargan de construir un formato de remisión, completarlo adecuadamente y elaborar un informe que incluya las acciones tomadas para evaluar la efectividad de las remisiones. Además, identifican las rutas de atención y los enlaces de contacto principales para las problemáticas mencionadas por las personas sobrevivientes al conflicto armado. Con lo anterior, los estudiantes diseñan un plan de intervención psicosocial, el cual puede contener entre tres y cuatro fases, cada una con un objetivo general y tres específicos. Así mismo, y según el docente estime, podrá solicitar a sus estudiantes mínimo un taller para el desarrollo de cada uno de los objetivos específicos en cada fase.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Modelo de gestión del cambio. Universidad Militar Nueva Granada, novembre 2022. http://dx.doi.org/10.18359/docinst.6529.

Texte intégral
Résumé :
Tras la declaratoria del Gobierno Nacional de la emergencia sanitaria en el año 2020, las universidades suspendieron las actividades presenciales y dieron un salto obligado e imperioso a la virtualidad. Un año después, gracias a los maestros que convirtieron sus hogares en aulas improvisadas y se sumergieron en las tecnologías educativas, y a los estudiantes que se adaptaron a una modalidad que les exigía más compromiso y disciplina, las universidades se empezaron a adaptar al cambio y a la nueva situación (UNESCO, IESALC, 2020). No obstante, este cambio provocado por un factor externo se suma a un conjunto de retos estructurales que las universidades venían afrontando desde años atrás, los cuales evidencian la necesidad de asumir una cultura de adaptación continua a las tendencias del entorno y de gestión institucional con respecto a los cambios requeridos. Este documento presenta una propuesta de ajuste al modelo de gestión del cambio en la Universidad Militar Nueva Granada (UMNG), con base en el análisis de literatura especializada y los hallazgos de la revisión sistemática de evidencias sobre las acciones de gestión del cambio realizadas por instituciones de educación superior del país. En la primera parte del documento se estructuran los aspectos conceptuales que sirven de referente a los diferentes modelos de gestión del cambio que se implementan en la actualidad, los retos que enfrentan y los hallazgos del análisis de la forma en que diferentes instituciones de educación superior aplican los procesos de gestión del cambio. En la segunda parte se da a conocer la propuesta de ajuste, sugerida al modelo de gestión del cambio de la UMNG.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Memorias y artículos del III Encuentro de matemáticas y estadística aplicadas a las Ciencias Sociales y Económicas : Cajicá, Colombia, 17 y 18 de mayo de 2023. Universidad Militar Nueva Granada, mai 2024. http://dx.doi.org/10.18359/litgris.7324.

Texte intégral
Résumé :
Este trabajo es resultado de la compilación de las conferencias y ponencias presentadas en el III Encuentro de Matemáticas y Estadística Aplicadas a las Ciencias Sociales y Económicas; es un registro invaluable de la labor colaborativa entre el Departamento de Matemáticas y el programa de Economía (sede Campus). Desde su creación, hace tres años, el encuentro ha sido una plataforma para resaltar la importancia de las matemáticas aplicadas en las ciencias económicas, sociales y administrativas en estudiantes que, desde las aulas de clase, han estado inquietos por saber hasta dónde la matemática puede tener injerencia y rol en la toma de decisiones sobre los temas que atañen a sus carreras y a los problemas del mundo real. Así mismo, este evento representa la materialización de los esfuerzos conjuntos de ambas disciplinas para promover la investigación interdisciplinaria y la aplicación de técnicas matemáticas. Al interior de los diferentes trabajos aquí expuestos, los lectores podrán encontrar una variedad de temas que abarcan, desde la optimización de modelos económicos, hasta el análisis de políticas públicas y la aplicación de métodos estadísticos avanzados para abordar problemas sociales complejos. Los autores presentan de manera clara y concisa las bases teóricas y las herramientas metodológicas que utilizaron en sus investigaciones. Es importante destacar que el III Encuentro de Matemáticas y Estadística Aplicadas a las Ciencias Sociales y Económicas se realizó de manera virtual, lo que permite una mayor difusión y participación, tanto a nivel nacional como internacional, y genera mayores facilidades para que investigadores, estudiantes y profesionales de diferentes partes del mundo presenten sus trabajos y participen en las discusiones sin tener que viajar físicamente al evento. Además, la modalidad virtual también permitió la grabación de las diferentes presentaciones y ponencias, lo que significa que los interesados pueden acceder a los contenidos en cualquier momento y desde cualquier lugar. De esta manera, el III Encuentro de Matemáticas y Estadística Aplicadas a las Ciencias Sociales y Económicas se convierte en un recurso en línea para aquellos que quieran aprender más sobre los avances en la aplicación de las matemáticas y la estadística en las ciencias sociales y económicas. En resumen, la realización del III Encuentro de Matemáticas y Estadística Aplicadas a las Ciencias Sociales y Económicas, evento que se ha venido desarrollando en modalidad virtual, dio posibilidades de trabajo investigativo y colaborativo e intercambio de ideas en un entorno virtual que puede ayudar a acelerar el progreso de la investigación en el campo de las matemáticas y la estadística aplicadas en las ciencias sociales y económicas, tanto para investigadores senior, como para personas interesadas en vincularse en este tipo de actividades.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie