Articles de revues sur le sujet « Acoplamento bibliográfico »

Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Acoplamento bibliográfico.

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Acoplamento bibliográfico ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Mira, Bianca Savegnago de, et Rafael Gutierres Castanha. « Processamento de linguagem natural e acoplamento bibliográfico ». Informação & ; Informação 27, no 3 (27 avril 2023) : 262–87. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p262.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: compara os métodos de Processamento de Linguagem Natural e Acoplamento Bibliográfico normalizados via Cosseno de Salton aplicados aos dez artigos mais acessados de 2020 do periódico Scientometrics. Metodologia: Calcula a similaridade entre todos os artigos segundo cinco perspectivas, sendo elas: similaridades entre formas ativas do texto completo, formas ativas dos resumos, palavravas-chaves em comum, acoplamento bibliográfico entre documentos e acoplamento bibliográfico de autores. Ademais, calcula as correlações de Pearson e Spearman, aplica o teste não [S. lparamétrico de Wilcoxon a nível de 5% de significância e representa os valores normalizados em boxplot. Resultados: Constata que as especificidades de cada método influenciam significativamente na obtenção de correlação significativa entre as medidas em que os dois cálculos de acoplamento se correlacionariam de maneira mais forte entre si, assim como dois cálculos baseados no processamento de linguagem natural. Observa que os cálculos de acoplamento, correlacionaram-se de maneira significativo, pois, para cada valor de acoplamento de documentos há necessariamente, ao menos um valor de acoplamento de autores. Com relação aos cálculos baseados no processamento de linguagem natural, verifica forte correlação entre textos completos e resumos, visto que há uma dependência de conteúdo entre ambos. O teste de Wilcoxon, aferiu diferenças significativas entre todos os pares de medidas comparadas. Conclusão: Conclui forte correlação entre textos completos e resumos, e, entre os métodos de acoplamento bibliográfico. Entretanto, guarda distinção significativa entre os valores calculados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Gutierres Castanha, Rafael. « Acoplamento bibliográfico entre autores, identidade científica e genealogia acadêmica ». Informação & ; Informação 27, no 3 (27 avril 2023) : 241–61. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p241.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Analisa a conectividade, por meio do método de acoplamento bibliográfico entre autores, da rede de genealogia acadêmica composta por pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa advindos do pesquisador Jacob Palis Junior. Metodologia: Utiliza os conceitos de recitação diacrônica de autores e de identidade de citação para promover o acoplamento entre os pesquisadores que compõe a rede de genealogia acadêmica de Jacob. Identifica 12 descendentes, sendo 7 orientandos e 5 netos acadêmicos de Jacob, recupera todos os artigos produzidos por estes pesquisadores na base de dados Web Of Science, extraí as referências citadas e calcula as frequências de acoplamento sob três diferentes perspectivas: autores citados em comum, autores recitados em comum, e, valores normalizados via Cosseno de Salton. Foram calculados o acoplamento entre orientadores e orientandos, e, entre Jacob e seus netos acadêmicos e posteriormente aplicado o teste de Kruskal-Wallis para verificar diferenças significativas, entre os valores de acoplamento nas duas gerações analisadas. Resultados: Detecta acoplamento nas duas gerações analisadas, de modo que, o acoplamento entre Jacob e seus orientandos e entre Jacob seus netos acadêmicos não são estatisticamente diferentes entre si. Conclusão: Conclui que o método de acoplamento bibliográfico aplicado a redes de genealogia acadêmica oferece não só uma nova métrica topológica de conectividade, mas também, um modo de avaliar continuidade de correntes científicas em redes de orientação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Nogueira, Eurides Costa Tavares, et Ely Francina Tannuri de Oliveira. « aplicação de acoplamento bibliográfico de autores aos estudos métricos da informação no Brasil ». Em Questão 29 (31 mai 2023) : 126406. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245.29.126406.

Texte intégral
Résumé :
As análises relacionais de citações objetivam mapear as similaridades temáticas, teóricas e/ou metodológicas entre artigos, relativas às diferentes variáveis: autores, documentos, periódicos, países ou outras unidades de análise. Há dois métodos principais de análise relacional das citações: análise de acoplamento bibliográfico de autor e análise de cocitação de autores, que, apesar de algumas semelhanças, apresentam diferenças importantes e se complementam. Este estudo tem por objetivo discutir aspectos teóricos, conceituais e aplicados, inerentes à análise de acoplamento bibliográfico de autor, visando contribuir para as reflexões e desenvolvimento dos estudos teórico-metodológicos e aplicados na temática, no período de 2014 a 2018. Mais especificamente, objetiva: conhecer a proximidade e vizinhança entre pesquisadores e suas produções, na tipologia artigos, por meio do acoplamento bibliográfico de autores; analisar os diferentes olhares e metodologias explicitadas pelo acoplamento, que definem a identidade dos autores citantes, avaliando a proximidade entre eles. Utilizou-se a base de dados Scopus, com um corpus de 731 artigos produzidos no período em análise, sobre os quais se realizou o acoplamento bibliográfico de autores. Como resultados encontraram-se predominância de pesquisadores da área da saúde, ciência da informação, engenharias, gestão, e outras com menor prevalência. Analisou-se a rede de acoplamento bibliográfico de autores com 36 componentes mais produtivos e suas respectivas ligações, sendo as mais fortes as ligações com maior intensidade de acoplamento entre os dois autores, por meio das citações em comum entre eles. Concluiu-se que foram encontrados autores muito citados, mas que não se acoplaram a autores prolíficos e conhecidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Castanha, Rafael Gutierres. « The Coupler ». RDBCI : Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 20 (1 décembre 2022) : e022029. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8671208.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O uso de linguagens de programação no contexto dos Estudos Métricos da Informação tem conquistado espaço junto à comunidade científica da área devido sua praticidade, gratuidade e possivelmente, baixo custo computacional. Objetivos: Apresenta uma ferramenta bibliométrica nova, gratuita e alternativa, voltada para análises relacionais de citação, com foco no acoplamento bibliográfico, construída sobre a linguagem de programação R, intitulada The Coupler. Metodologia: Fundamenta as análises relacionais de citação, cocitação e acoplamento bibliográfico sob a ótica matemática e apresenta o código fonte da ferramenta e as condições em que foi construída e disponibilizada ao público. Para testagem da ferramenta, utiliza dados genéricos e expõe todas suas funcionalidades. Para demonstração de uso com dados reais, opera dados bibliométricos, patentométricos, altmétricos e linguagem natural. Resultados: A ferramenta é capaz de construir matrizes de citação, acoplamento e cocitação além de calcular os valores normalizados via Cosseno de Salton e Índice de Jaccard das frequências de acoplamento bibliográfico. Ainda, constrói a rede de acoplamento bibliográfico e identifica as unidades de acoplamento responsáveis por cada par de acoplamento. Este último, resultado incomum aos tradicionais softwares bibliométricos. Conclusão: Conclui que a ferramenta se comporta de maneira esperada e satisfatória ao processar tanto os dados genéricos quanto os dados bibliométricos, patentométricos, altmétricos e de linguagem natural. Dentre os resultados, constata como principal resultado, e diferencial dos demais softwares, a identificação das unidades de acoplamento, bem como os cálculos das frequências de acoplamento normalizadas via Cosseno de Salton e Índice de Jaccard.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Grácio, Maria Cláudia Cabrini. « Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação : revisão teórico-conceitual ». Encontros Bibli : revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 21, no 47 (12 septembre 2016) : 82. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p82.

Texte intégral
Résumé :
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p82A análise relacional de citação, realizada sobretudo pelos métodos de cocitação e de acoplamento bibliográfico, permite conhecer as relações estruturais de conectividade teórico-metodológica de um domínio, a proximidade, a vizinhança, a associação e a interlocução estabelecida entre documentos e pesquisadores, entre outros, como reconhecidos pela comunidade científica. Esses dois métodos têm sido utilizados, individualmente, para a compreensão da comunicação científica, a frente de pesquisa e a estrutura intelectual de domínios científicos. Recentemente, tem se observado estudos comparativos entre eles a fim de verificar suas adequações e eficiência como indicadores de similaridade ou proximidade temática. Neste contexto, dada a importância desses métodos para as análises bibliométricas e de domínio, este estudo tem por objetivo discutir aspectos teóricos e conceituais inerentes aos dois métodos de análise das relações entre citações, Análise de Cocitação de Autores e Análise de Acoplamento Bibliográfico de Autor, visando contribuir para as reflexões e desenvolvimento dos estudos teórico-metodológico brasileiros na temática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Peixe, Adriana Maria Miguel, et Jose Simão de Paula Pinto. « Acoplamento Bibliográfico e o Avanço Tecnológico por Meio do Uso Software Vosviewer ». Research, Society and Development 11, no 9 (13 juillet 2022) : e39711931650. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31650.

Texte intégral
Résumé :
O estudo teve como objetivo efetuar a análise de conteúdo de 30 artigos encontrados no acoplamento bibliográfico referente avanço tecnológico na literatura internacional base Web of Science no ano de 2020, por meio do uso do software Vosviewer. Cumpre-se destacar que este artigo é continuidade de uma infometria publicada no Research, Society and Development, no ano de 2021, efetuando-se somente um recorte aqui o qual deu-se nome de “Acoplamento Bibliográfico”. O artigo tem características de pesquisa exploratória, documental e qualitativa. Efetuou-se a análise e descrição de 30 itens/artigos encontrados em 7 Clusters. No estudo torna-se evidenciado a importância da informação para o progresso das sociedades a nível mundial. Ressalta-se a partir da leitura dos 30 artigos encontrados neste acoplamento bibliográfico que o avanço da tecnologia tem ajudado a encontrar melhores técnicas para obtenção de sucesso em determinada situação, seja na área médica, hospitalar, empresarial entre outras. Quanto maior o número de referências em comum, maior será a força de conexão/links entre os dois artigos evidenciando a intensidade do acoplamento destes dois artigos. Por meio da análise de cada artigo, alcançou-se o intuito de entender os significados e os sentidos das mensagens, que foram além de uma leitura comum, elucidando de tal modo em minucias ricas o fenômeno social estudado. Com o uso de um software VOSViewer, obteve-se o melhoramento no processo de divulgação e transparência das informações encontradas nos artigos. Assim alcançou-se adaptações céleres como reduziu-se o tempo de análise dos artigos e controle de dados aberto em reprodução efetiva.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Castanha, Rafael Gutierres, et Maria Cláudia Cabrini Grácio. « Indicadores de acoplamento bibliográfico para a avaliação da proximidade teórico-metodológica em redes de genealogia acadêmica ». RDBCI : Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 18 (15 décembre 2020) : e020039. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v18i00.8661393.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo analisa a contribuição do Método de Acoplamento Bibliográfico para a avaliação da intensidade da transmissão da corrente teórico-metodológica de um pesquisador entre seus descendentes acadêmicos. Como universo de análise, utiliza o conjunto de doutores bolsistas PQ orientados por Aldo Barreto, pesquisador PQ Sênior da área de Ciência da Informação. Como procedimento metodológico, recuperou-se o conjunto de artigos publicados por Aldo Barreto e seus descendentes bolsistas PQ. A seguir, identificaram-se se os autores citados nesse corpus de pesquisa e calcularam-se os índices normalizados de Acoplamento Bibliográfico de Autores entre Aldo Barreto e os pesquisadores descendentes analisados. As proximidades teóricas mais intensas ocorreram entre Aldo Barreto e suas orientandas Maria N. González de Gomez e Regina M. Marteleto e seu orientando Carlos H. M. Almeida. Observou-se a constância da influência de Pierre Bourdieu e Michel Foucault na rede de genealogia acadêmica analisada. Conclui-se que o Acoplamento Bibliográfico de Autores contribuiu para a análise da intensidade da transmissão da identidade científica na linhagem genealógica do grupo de pesquisadores estudados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Köhler, André Fontan, et Luciano Antonio Digiampietri. « Periódicos brasileiros de turismo (1990-2018) : avaliação de sua estrutura intelectual por meio de acoplamento bibliográfico ». Revista Turismo em Análise 33, no 2 (10 février 2022) : 235–58. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i2p235-258.

Texte intégral
Résumé :
A pesquisa avalia a estrutura intelectual de 16 periódicos brasileiros de turismo, por meio de acoplamento bibliográfico (revistas científicas). Isso contemplou a citação e cocitação de referências de 3.887 artigos, totalizando 108.595 entradas. Objetiva-se apresentar um panorama desta estrutura intelectual, analisar o ranking de periódicos mais citados, e “mapear” a estrutura intelectual, por meio de acoplamento bibliográfico. Verifica-se o contínuo aumento da média e mediana de referências por artigo e o expressivo crescimento dos artigos de periódico em sua composição. Isso faz com que o acoplamento bibliográfico revele, crescentemente, a estrutura intelectual. O ranking revela o domínio dos principais periódicos internacionais de turismo e de alguns dos periódicos selecionados pela pesquisa. Distinguem-se Tourism Management, Annals of Tourism Research, Turismo em Análise, Revista Turismo – Visão e Ação e Journal of Travel Research como os principais periódicos. A rede é composta pelos seguintes agrupamentos: a) Agrupamento 4: ocupa o centro da rede e é formado, predominantemente, por revistas internacionais de turismo de alto impacto, secundadas por títulos de administração, hospitalidade e marketing; b) Agrupamento 1 (16 periódicos): conta com dez periódicos pertencentes ao objeto de estudo da pesquisa, e apresenta certo caráter periférico, em relação ao Agrupamento 4; c) Agrupamento 2 (sete periódicos): menor e mais periférico da rede, é composto, exclusivamente, por revistas de administração; e d) Agrupamento 3: os periódicos de marketing e hospitalidade formam seu núcleo, secundados pelos de administração e serviços. Como principais lacunas na estrutura intelectual, esperava-se encontrar mais periódicos de ciências sociais e de lazer.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Teixeira, Alex Volnei, Denis Alcides Rezende, Sergio Silva Ribeiro et Roberson Cesar Araujo. « Avaliação da sessão temática “Estado, Planejamento e Política” do XVI ENANPUR ». Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 5, no 1 (30 juin 2017) : 183. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n1p183-199.

Texte intégral
Résumé :
A gestão urbana pode se beneficiar de estudos de infometria para contribuir com seus pesquisadores. O objetivo neste artigo é identificar e analisar o perfil informacional da produção cientifica, publicada nos Anais da XVI ENANPUR, especificamente, a sessão temática dois: Estado, Planejamento e Política. Trata-se de uma pesquisa informacional, de natureza quantitativa, para identificar padrão de preferência por temas e seus reflexos quantitativos. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a Infometria e o acoplamento bibliográfico. Os resultados obtidos apontaram para uma distribuição homogênea das temáticas, restando como tendência de preferência os temas: “Teorias do Estado e do Planejamento” e “Gestão e Governança Urbana”. A conclusão também aponta para uma dispersão de temporalidade nas citações e no acoplamento bibliográfico.Código JEL | I23; O18; R19.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Moresi, Eduardo Amadeu Dutra, Renato Alexandre de Lima Lemos et Helga Cristina Hedler. « Ambidestria organizacional e inovação : um estudo bibliométrico ». Informação & ; Informação 26, no 3 (30 octobre 2021) : 352. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p352.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: O estudo buscou apresentar uma análise bibliométrica do tema ambidestria organizacional e inovação, explorando análise de redes de coocorrência de palavras-chave, de cocitações de referências citadas e de acoplamento bibliográfico de documentos. Metodologia: A pesquisa seguiu as seguintes etapas: desenho da pesquisa com a definição do objetivo e a expressão de busca; escolha das unidades de análise e dos tipos de análise; pesquisa na base Scopus; obtenção das redes utilizando o VOSviewer; cálculo das métricas de redes utilizando o Gephi; visualização e interpretação dos resultados. Resultados: A rede de coocorrência evidenciou os conceitos mais relevantes da pesquisa sobre o tema. As redes de cocitação e de acoplamento bibliográfico permitiram identificar as frentes de pesquisa. Conclusões: Conclui-se, que os tipos de análise reconhecem o forte relacionamento entre os temas ambidestria e inovação e sua influência na capacidade de resposta das organizações. Em cenários complexos de volatilidade e transformação, as organizações se veem cada vez mais instadas a se adaptar e aproveitar novas oportunidades ao mesmo tempo em que precisam se preservar competitivas nos mercados em que já estão inseridas e onde a concorrência também é cada vez mais acirrada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Sousa, Evangelina da Silva, João Felipe Nogueira Matias, Gerliane Maia Costa, Luanna Mariane Pereira Ramos Gil, Daniel de Oliveira Sancho et Raimundo Eduardo Silveira Fontenele. « PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE ECONOMIA AZUL E SUSTENTABILIDADE ». REVISTA FOCO 16, no 10 (31 octobre 2023) : e1721. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n10-213.

Texte intégral
Résumé :
Buscou-se com esta pesquisa analisar a produção científica internacional sobre Economia Azul e Sustentabilidade por meio de redes bibliométricas e redes sociais, por meio da utilização da base de dados Scopus. Para mapear a produção científica internacional sobre Blue Economy e Sustainability, foi realizado um estudo de natureza exploratória, utilizando a análise de redes bibliométricas, evidenciando uma análise descritiva das publicações científicas sobre a temática e as redes de coautoria; de cocitação, de acoplamento bibliográfico e de coocorrência de palavras-chave. A primeira publicação envolvendo a temática ocorreu em 2011. A partir de 2015, a produção científica apresenta crescimento nas publicações, evidenciando a evolução da construção sobre a temática. O autor mais prolífico da amostra, é Nathan J. Bennett, e o Journal Marine Policy, é o periódico com maior volume de produções na área. Quanto às redes de coautoria, de cocitação e de acoplamento bibliográfico observou-se baixa densidade das redes, indicando que há pouca interação entre os pesquisadores e que a temática requer ser bem mais difundida. Embora seja uma temática incipiente, é necessário maior integração entre os autores dos mais diversos países e instituições, acarretando a maximização da densidade das redes citadas. Na rede de tendências de pesquisa, a sustentabilidade é investigada a partir de suas diversas dimensões, não se restringindo apenas a sustentabilidade ambiental, posto que se verificaram as dimensões institucional, econômica, social e espacial no cerne das pesquisas, o que pode suscitar a construção de frameworks da Sustentabilidade voltada para a Economia Azul. Buscou-se com esta pesquisa analisar a produção científica internacional sobre Economia Azul e Sustentabilidade por meio de redes bibliométricas e redes sociais, por meio da utilização da base de dados Scopus. Para mapear a produção científica internacional sobre Blue Economy e Sustainability, foi realizado um estudo de natureza exploratória, utilizando a análise de redes bibliométricas, evidenciando uma análise descritiva das publicações científicas sobre a temática e as redes de coautoria; de cocitação, de acoplamento bibliográfico e de coocorrência de palavras-chave. A primeira publicação envolvendo a temática ocorreu em 2011. A partir de 2015, a produção científica apresenta crescimento nas publicações, evidenciando a evolução da construção sobre a temática. O autor mais prolífico da amostra, é Nathan J. Bennett, e o Journal Marine Policy, é o periódico com maior volume de produções na área. Quanto às redes de coautoria, de cocitação e de acoplamento bibliográfico observou-se baixa densidade das redes, indicando que há pouca interação entre os pesquisadores e que a temática requer ser bem mais difundida. Embora seja uma temática incipiente, é necessário maior integração entre os autores dos mais diversos países e instituições, acarretando a maximização da densidade das redes citadas. Na rede de tendências de pesquisa, a sustentabilidade é investigada a partir de suas diversas dimensões, não se restringindo apenas a sustentabilidade ambiental, posto que se verificaram as dimensões institucional, econômica, social e espacial no cerne das pesquisas, o que pode suscitar a construção de frameworks da Sustentabilidade voltada para a Economia Azul.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

De Lima, Anderson Antônio, Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro et Benny Kramer Costa. « Análise da evolução conceitual de stakeholders e competitividade em ciências sociais aplicadas e turismo ». Future Studies Research Journal : Trends and Strategies 14, no 1 (1 janvier 2022) : e0599. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2022.v14i1.599.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: O objetivo do estudo é mapear e descrever a evolução conceitual-teórica de stakeholders em relação à competitividade, apresentando as principais influências teóricas e as correntes teóricas fronteiriças da relação entre stakeholders e competitividade. Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, realizada por meio de método quantitativo, utilizamos as técnicas bibliométricas de cocitação e acoplamento bibliográfico (pareamento) para mapear a estrutura intelectual que suporta os estudos da relação entre stakeholders e competitividade. Utilizamos a técnica estatística análise fatorial exploratória e o software de mapeamento de dados VOSviewer para analisar os 482 documentos de nossa amostra. Originalidade/Relevância: A literatura sobre stakeholders e competitividade carece de estudos que examinem a relação entre esses termos. Diante da escassez de trabalhos que relacionem stakeholders e competitividade, este estudo busca preencher essa lacuna teórica mapeando e descrevendo o estoque de conhecimento sobre o tema. Resultados: A análise de cocitação identificou cinco clusters, o cluster mais importante teve como viés principal investigar a competitividade de destinos turísticos e a teoria de stakeholders. O acoplamento bibliográfico identificou nove áreas temáticas que os estudos sobre stakeholders e competitividade estão se concentrando, a área que concentra mais estudos consiste na análise da competitividade de destinos turísticos. Contribuições teóricas: A principal contribuição deste estudo é de caráter exploratório, uma vez que além de mapear a evolução teórica-conceitual, mais especificamente as principais influências teóricas, correntes teóricas existentes e as frentes teóricas atuais que estudam as temáticas stakeholders e competitividade o estudo fornece um ponto de partida para estudos futuros descritivos e causais sobretudo nos clusters formados no mapa de pareamento bibliográfico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Basilio Romano, Amanda, et Pastor Gonzales Taco. « Veículo Autônomo : Uma Visão Geral da Produção Científica baseada na Análise Bibliométrica ». Procesos Urbanos 8, no 1 (10 janvier 2021) : e516. http://dx.doi.org/10.21892/2422085x.516.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo identificar o estado da arte dos estudos sobre Veículos Autônomos (AV), considerando o desenvolvimento do assunto e suas linhas de pesquisa, utilizando uma Revisão Bibliométrica nas bases de dados Web of Science e Scopus. Nos clusters, gerados pelo acoplamento bibliográfico, destacam-se duas linhas de pesquisa, focadas nos aspectos tecnológicos e nos aspectos sociais e comportamentais da aceitabilidade da AV. Em relação aos países, Estados Unidos, Alemanha e China lideram o número de publicações referentes a VA nas duas bases.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Kohler, Andre, et Luciano Antonio Digiampietri. « Periódicos brasileiros de turismo ». Brazilian Journal of Information Science : research trends 17 (13 avril 2023) : e023017. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023017.

Texte intégral
Résumé :
O trabalho avalia a estrutura intelectual de 16 periódicos brasileiros de turismo, por meio da citação e cocitação de 108.595 referências de 3.887 artigos (1990-2018). Busca-se traçar um panorama dessa estrutura intelectual, apresentar rankings de autores e documentos mais influentes, e “mapear” a estrutura intelectual (temas, subcampos etc.). Com o passar das décadas, a estrutura intelectual tem tornado-se, crescentemente, mais complexa e robusta. O contínuo crescimento da média e mediana de referências por artigo e aumento da importância dos artigos de periódico indicam, ceteris paribus, que as redes de acoplamento bibliográfico tendem a revelar, mais apuradamente, essa estrutura intelectual, com seus subcampos, temas e escolas de pensamento. Contudo, apesar desse aumento, há, ainda, poucos artigos de periódico dentre os documentos mais influentes e cocitados. É patente a grande influência e centralidade de livros didáticos e/ou introdutórios ao turismo, secundados por manuais de metodologia, os quais, em conjunto, indicam certo predomínio da pesquisa qualitativa. Nos agrupamentos de ciências sociais, percebe-se o domínio de livros, com a quase inexistência de artigos de periódico muito citados. Há marcada influência da sociologia, antropologia e geografia. Nos agrupamentos de estudos de negócios turísticos, predominam os trabalhos sobre destino turístico. Cumpre destacar que, nas redes de acoplamento bibliográfico (autores e documentos), dado que seu centro é ocupado por autores e livros de ampla utilização, os subcampos e principais temas da estrutura intelectual são observáveis, apenas, na semiperiferia e periferia dessas redes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Liszbinski, Bianca Bigolin, et Maria Margarete Baccin Brizolla. « ENGAJAMENTO CORPORATIVO AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ». Vivências 17, no 33 (21 juin 2021) : 83–105. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.363.

Texte intégral
Résumé :
O fenômeno do engajamento corporativo aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) é tratado como novo e exclusivo na literatura, tendo alcance em diversas áreas de pesquisa e sendo carente de aprofundamento teórico e empírico. Diante disso, este artigo teve o objetivo de explorar as características da atual frente de pesquisa sobre o engajamento corporativo aos ODS, por meio de um estudo bibliométrico de acoplamento bibliográfico e de co-ocorrência de palavras. Além do reconhecimento dos autores e periódicos mais relevantes sobre esta temática, identificou-se por meio da técnica de acoplamento de documentos, as principais abordagens que permeiam o engajamento aos ODS: sustentabilidade, implementação e medição, educação e partes interessadas, fatores institucionais, modelos de negócios e colaboração. A análise de co-ocorrência de palavras permitiu indicar as tendências conceituais dominantes sobre este tema (metas de desenvolvimento sustentável, gestão, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, desempenho, inovação, governança, framework, impacto e engajamento de partes interessadas) e como estas estão agrupadas, possibilitando contribuir para uma melhor compreensão do recente desenvolvimento desse campo do conhecimento e apresentar oportunidades para futuros estudos nesse assunto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Romano, Amanda Basilio, et Pastor Willy Gonzales Taco. « Revisão bibliométrica dos estudos referentes a veículos autônomos em revistas indexadas das bases de dados Web of Science e Scopus ». Revista Tecnologia e Sociedade 17, no 49 (1 octobre 2021) : 172. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v17n49.13429.

Texte intégral
Résumé :
O surgimento de novas tecnologias nos transportes tais como os Veículos Autônomos (VA) tem gerado uma série de estudos sobre seus efeitos na sociedade. Assim, o artigo apresenta uma revisão da literatura sobre VA das publicações das bases de dados Web of Science e Scopus. Foi aplicada uma análise bibliométrica considerando co-ocorrência de palavras-chaves, acoplamento bibliográfico, co-citação e co-autoria. De forma geral os resultados mostram que duas grandes áreas se destacam nas pesquisas: a componente tecnológica relacionada com o desenvolvimento e aprimoramento dos VA e a componente social relacionada a aspectos comportamentais de aceitabilidade dos VA.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Hishiyama, Jefferson, et Pastor Willy Gonzales Taco. « Medidas de Acessibilidade a Oportunidades em Estudos Urbanos ». Procesos Urbanos 8, no 1 (10 janvier 2021) : e514. http://dx.doi.org/10.21892/2422085x.514.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo tem como objetivo identificar as abordagens de mensuração da acessibilidade, seus indicadores e principais temas de aplicação nos sistemas de uso do solo e transportes. Por meio de método híbrido de revisão sistemática da literatura e análise bibliométrica de redes de acoplamento bibliográfico, foram selecionadas 54 publicações e identificados 7 temas de aplicações (transporte público, sistemas de transporte, planejamento urbano, uso do solo, ambiente construído, análises econômicas e novas tecnologias). Verificou-se a versatilidade das medidas de acessibilidade em estudos urbanos e observou-se maior oportunidade de contribuição científica em temas emergentes relacionados a novas tecnologias e suas implicações no planejamento urbano e de transportes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Silva, Lucas Braga da, Letícia Linhales da Silva et Lia de Azevedo Almeida. « Análise das capacidades estatais municipais na literatura acadêmica : Construção e visualização de mapas bibliométricos com VOSviewer e CitNetExplorer ». Cadernos Gestão Pública e Cidadania 28 (23 août 2023) : e88046. http://dx.doi.org/10.12660/cgpc.v28.88046.

Texte intégral
Résumé :
Eckersley e Tobin (2019) e Grin e Abrucio (2018) destacam a falta de atenção dada às capacidades estatais municipais na literatura acadêmica, nacional e internacional, apesar da crescente descentralização das políticas públicas. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliométrica da produção científica relacionada ao tema no período de 1975 a 2020. Para isso, fizeram-se buscas na base de dados Web of Science, e os dados foram analisados por meio dos softwares CitNetExplorer e VOSviewer. A análise possibilitou um mapa no que tange a citações, autores, países, fontes, palavras-chave e acoplamento bibliográfico, o que permitiu compreender o tema em diferentes contextos e situações e apontar direções para pesquisas futuras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Frare, Andreza, Eloise Aparecida Langaro, Diego Jesus de Souza et Marcelo Henrique Farias de Medeiros. « Revisão sistemática sobre reação álcali-agregado : panorama comparativo dos estudos realizados no Canadá e no Brasil ». Revista ALCONPAT 13, no 1 (29 décembre 2022) : 1–27. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v13i1.628.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta pesquisa é comparar à atuação do Canadá e do Brasil em estudos relacionados a reação álcali agregado (RAA) no concreto, por meio de uma revisão qualitativa, quantitativa e sistemática da literatura, além de utilizar o software VOSviewer para analise de co-citação e acoplamento bibliográfico. Os dados levantados indicam que o Canadá é o país que mais se destaca em termos de pesquisa sobre RAA no mundo, o Brasil encontra-se na sétima posição. O trabalho apresentou os núcleos de pesquisa entre os dois países, as metodologias existentes para avaliação da RAA e o panorama da pesquisa sobre o assunto no Brasil. Por fim, o trabalho mostrou os temas emergentes sobre RAA e as lacunas de conhecimento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Pacheco, Michelle Gonçalves Marques, Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos, Marcelo Jucá Quintão, Paula Rodrigues Almeida Polidoro et Luciana Aparecida Barbieri da Rosa. « EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NUM CONTEXTO DE CRISE : REVISÃO DE LITERATURA ». Revista GESTO : Revista de Gestão Estratégica de Organizações 9, no 2 (14 mars 2021) : 74–87. http://dx.doi.org/10.31512/gesto.v9i2.322.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo trata-se de uma revisão da literatura que tem como objetivo identificar os temas mais pesquisados, no período de 2015 a maio/2020, na literatura de empreendedorismo e inovação num contexto de crise. A pesquisa foi realizada em três etapas e a última envolveu o acoplamento bibliográfico por autores a fim de identificar a similaridade de temas publicados. Com isso foi possível identificar três grandes categorias de temas publicados ao longo do período de recorte, que são: alternativas para o empreendedorismo em períodos de crise e pós-crise; influência das políticas públicas no empreendedorismo e inovação em perídos de crise; e fatores que influenciam empreendedorismo e a inovação na crise do covid-19. A partir de uma melhor compreensão dos principais temas já pesquisados novas pesquisas podem ser desenvolvidas e outras abordagens podem ser mais exploradas para ampliar o debate sobre o tema.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Radtke Caneppele Bussler, Nairana, Pang Lien Hsu, José Eduardo Storopoli et Emerson Antonio Maccari. « Cenários para o futuro da educação a distância ». Revista Gestão & ; Tecnologia 19, no 2 (1 avril 2019) : 4–26. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i2.1602.

Texte intégral
Résumé :
A evolução do uso da Educação a Distância (EaD) é promovido a partir do avanço da tecnologia e, tem se mostrado como uma tendência para a educação nos próximos anos, além de ser uma oportunidade de negócio. O nosso objetivo neste estudo foi elaborar cenários para a EaD em Instituições de Ensino Superior (IES). Realizamos uma pesquisa bibliométrica utilizando o métodos de acoplamento bibliográfico, no qual extraídos utilizando o software VOSViewer, três clusters que proporcionaram a definição dos seguintes cenários: Comunidade de investigação, Interação e-learning e Ambientes de aprendizado combinado. Concluímos que a interpretação das tendências de estudos futuros transformadas em cenários para a EaD em IES, são úteis para a gestão desse modelo de educação que está em ascensão e que no futuro poderá dominar o método tradicional de ensino, mas os três cenários apresentados também evidenciaram que a interação não deixará de ser fator importante de satisfação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Freitas, Juliana Lazzarotto, Leilah Santiago Bufrem, Ely Francina Tannuri de Oliveira et Maria Cláudia Cabrini Grácio. « A pesquisa sobre o fazer pesquisa : uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação ». AtoZ : novas práticas em informação e conhecimento 3, no 1 (1 septembre 2014) : 38. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v3i1.41332.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Considera que a literatura na área de Ciência da Informação (CI) compreende uma diversidade temática com baixo destaque para assuntos relacionados aos modos de fazer pesquisa. Analisa a produção científica dos autores que tratam da temática metodologia de pesquisa na literatura de Ciência da Informação (CI) e o referencial no qual se fundamentam as questões metodológicas relativas à área. Discute as posições metodológicas e epistemológicas dos pesquisadores destacados como mais produtivos nacionalmente na temática. Metodologia: Adota a modalidade de análise de conteúdo aliada aos estudos métricos para contextualizar os indicadores gerados referentes à produção, à colaboração relacionada aos tipos de autoria e à análise de citação. Considera o acoplamento bibliográfico como uma modalidade de análise em que são estudadas as citações concomitantes. Desenvolve referencial teórico sobre a importância da análise de produção científica nos domínios do conhecimento. Explora concepções teóricas sobre metodologia de pesquisa e a complementaridade desta com a epistemologia no fazer pesquisa. Resultados: Evidencia, na produção dos autores, a metodologia como foco temático aplicado a contextos da CI e também como objeto de pesquisa da referida área. Considera que a produtividade proeminente dos autores justifica-se especialmente pelo aprofundamento nos metaestudos sobre modos de fazer pesquisa em CI. Identifica a tendência aos estudos de autoria única sobre o tema. Conclusão: Considera que a realização de metaestudos e também de estudos aplicados e metodológicos é importante para que se reconheça, na área de CI, um núcleo teórico e prático consistente. Em relação às influências epistemológicas identificadas com a análise de acoplamento, observa que a epistemologia racionalista crítica e a epistemologia social e política são destacadas na construção do referencial teórico dos autores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Câmara, Samuel Façanha, José de Ribamar Ribeiro Filho, Vanessa Maria Vasconcelos Veras et Ludmila Apoliano Gomes Albuquerque. « Ambientes de Inovação e Elementos Aglutinadores : Uma Revisão Sistemática ». Desenvolvimento em Questão 21, no 59 (13 juin 2023) : e13436. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.13436.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo tem o objetivo de mostrar sistematicamente a literatura sobre ambientes de inovação. Para seu mais adequado alcance, apropriou-se de uma amostra de 322 artigos e reviews, e de resultados para os termos national innovation systems, clusters, innovation networks, cities, incubators, accelerators, science parks, open innovation, triple helix como elementos aglutinadores e/ou tipologias para ambientes de inovação, apurados em consultas na base de dados Scopus. Análises bibliométricas e sociométricas que contemplaram redes de coocorrência, coautoria, cocitação e acoplamento bibliográfico, assim como verificações das leis de Zipf, Lotka e Bradford foram realizadas. Os resultados ratificam a temática ambientes de inovação como examinada por meio da amplitude de um conceito geral (innovation environment), assim como pelas tipologias e elementos diversos, com distinção para open innovation, inovação colaborativa e diversificada, além de ser verificada em caráter conclusivo uma dispersão acentuada das pesquisas, para a qual foi observada amenização com estudos de origem na China.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Da Silva Sousa, Evangelina, Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Áurio Lúcio Leocádio Silva et José Milton De Sousa Filho. « Mapeamento da produção científica internacional sobre intenção empreendedora ». Revista de Gestão e Secretariado 10, no 3 (8 décembre 2019) : 114–39. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v10i3.901.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta pesquisa foi mapear a produção científica internacional sobre intenção empreendedora. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, no qual os dados coletados foram constituídos de 813 artigos científicos sobre “entrepreneurial intention”, indexados à base de dados da Scopus, publicados entre 1993 a 2018. Foram delineados a evolução da produção científica sobre o tema; os autores mais prolíficos; os periódicos com maior volume de publicações e as obras de maior impacto. Com auxílio do software bibliométrico VosViewer foi possível analisar as redes bibliométricas de: coautoria; cocitação, acoplamento bibliográfico e coocorrência de palavras-chave (no resumo, no título e nas palavras-chave). Os resultados indicaram interação entre os pesquisadores, evidenciando concentração no tocante a produção científica sobre intenção empreendedora. As principais linhas de pesquisa sobre “entrepreneurial intention” são: empreendedorismo social; variáveis de nível pessoal envolvendo gênero e traços de personalidade, educação empreendedora e modelos teóricos de intenção empreendedora. Com esta pesquisa buscou-se fornecer um panorama mais amplo acerca da produção científica internacional sobre intenção empreendedora, e contribuir com a categorização do arcabouço teórico da literatura atual sobre o tema.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Ogretmenoglu, Mert, Bartola Mavric et Fusun Istanbullu Dincer. « Using a bibliometric approach to shed light on dark tourism ». PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review 11, no 2 (13 mai 2022) : 328–52. http://dx.doi.org/10.5585/podium.v11i2.19902.

Texte intégral
Résumé :
ResumoObjetivo: Este artigo tenta apresentar uma revisão do conceito de turismo negro por meio de uma abordagem bibliométrica. Para tanto, 155 artigos publicados sobre turismo negro de 1990 a 2020 foram obtidos na base de dados Web of Science (WoS).Método: O software VosViewer foi utilizado para analisar os dados obtidos. Um total de 10 parâmetros, como os autores mais contribuintes, países, organizações, os artigos mais citados, o número anual de publicações, a co-ocorrência de palavras-chave de autores de artigos, a análise de co-citação de autores e periódicos, o acoplamento bibliográfico de países e autores foram escolhidos para serem analisados.Originalidade/Relevância: Embora existam alguns estudos para revisar o conceito de turismo negro, ao contrário de outros estudos, neste artigo, mapas bibliométricos de turismo negro foram criados usando o software Vosviewer.Resultados principais: Como resultado da análise, foi determinado que a literatura do turismo negro está crescendo dia a dia de acordo com os parâmetros acima.Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo identificou os principais temas do turismo negro e estudos proeminentes relacionados ao turismo negro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Marco, Daiana de, Carolina Schneider Bender et Debora Bobsin. « A Teoria Institucional e sua Aplicação na Perspectiva de Sistemas de Informações ». Desenvolvimento em Questão 19, no 56 (24 novembre 2021) : 246–63. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11758.

Texte intégral
Résumé :
A Teoria Institucional apresenta importantes contribuições para os estudos organizacionais e para a investigação das influências que moldam as estruturas, esquemas, regras, normas e comportamento dos atores. Na área de Sistemas de Informações (SI), é crescente o interesse a aplicação da Teoria Institucional para examinar fenômenos como inovação, desenvolvimento, implementação, adoção de Sistemas de Informações (MIGNERAT; RIVARD, 2009). Esta pesquisa apresenta um panorama da interface entre a Teoria Institucional e a área de Sistemas de Informação, por meio de uma pesquisa bibliométrica realizada na base de dados Web of Science. Foram encontradas 128 publicações, e o procedimento de acoplamento bibliográfico resultou em 5 clusters. Também foram destacados os elementos teóricos e metodológicos das 20 publicações com o maior número de citações, de forma a traçar a perspectiva de análise adotada pelos estudiosos de SI ao utilizarem a Teoria Institucional. Os resultados revelam que a Teoria Institucional apresenta inúmeras aplicabilidades nos estudos de SI e, também, são apontados caminhos de pesquisa consolidados, bem como sugestões de aplicações da Teoria Institucional que podem ser explorados pelos pesquisadores de SI.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Nascimento, Sandro de Freitas, Altieres de Oliveira Silva et Ilan Avrichir. « A Associação Da Política Nacional De Inovação Com A Relação Universidade Empresa : um estudo bibliométrico ». Future Studies Research Journal : Trends and Strategies 11, no 3 (27 décembre 2019) : 330–45. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2019.v11i3.476.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico para identificar a associação da Política Nacional de Inovação com a relação Universidade-Empresa. A coleta de dados foi realizada por meio de consulta de expressões chave na base de dados Web of Science e o tratamento dos dados foi realizado com o auxílio do software VOSviewer. Foram três os métodos bibliométricos utilizados, o primeiro foi a análise de citação, que permite identificar a base de sustentação teórica sobre o tema estudado. Depois, por meio da análise de cocitação, explora-se o cenário atual dos estudos, identificando os artigos mais citados e suas principais contribuições. O terceiro foi o acoplamento bibliográfico, onde relaciona-se as ligações entre as referências dos autores com publicações mais recentes. Como um dos principais resultados da pesquisa, foi possível analisar as tendências das pesquisas futuras relacionadas ao tema investigado, como por exemplo: a discussão da colaboração universidade-empresa no desenvolvimento de pesquisas de biotecnologia, a influência das políticas de inovação em países emergentes e os esforços na comercialização de patentes
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Cuenca, Renato, Patricia Amelia Tomei et Sylvia Freitas Mello. « A humildade nas organizações : um estudo bibliométrico ». Cadernos EBAPE.BR 20, no 5 (octobre 2022) : 653–74. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120210130.

Texte intégral
Résumé :
Resumo A humildade é uma qualidade pouco estudada no ambiente organizacional. O interesse pelas pesquisas acerca da humildade passou a ganhar alguma representatividade a partir deste século. Contudo, as revisões de literatura sobre a humildade na gestão são raras, tornando-se oportuna a sistematização do conhecimento relevante deste campo. Evidenciar a estrutura intelectual do domínio, as pesquisas atuais e as oportunidades de investigação associadas à humildade nas organizações é o objetivo desta pesquisa. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico no período 2000-2020, e analisados indicadores de atividade e relacionais - cocitações e acoplamento bibliográfico. Os resultados mostram três grandes linhas temáticas que compõem a estrutura intelectual do campo: (i) conceitos, antecedentes e atributos organizacionais., (ii) métodos e escalas, e (iii) questões comportamentais. As pesquisas atuais estão organizadas em quatro grandes frentes: (i) humildade expressa, (ii) humildade e q, (iii) humildade e equipes, e (iv) humildade e comportamento organizacional. Ao final é apresentada uma agenda de pesquisa futura, com destaque para a análise de como a humildade expressa e os comportamentos humildes podem ser ensinados e internalizados na cultura organizacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Lopes, Cláudia Sabrina Pereira, Jaíza Santos Motta, Antonio Conceição Paranhos Filho et Eliane Guaraldo. « Transporte cicloviário no ambiente urbano : síntese do conhecimento no período de 1990-2019 ». Research, Society and Development 10, no 11 (1 septembre 2021) : e283101119616. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19616.

Texte intégral
Résumé :
O uso da bicicleta nas cidades tem crescido em todo o mundo em virtude das políticas de mobilidade urbana sustentável. Este artigo tem por finalidade analisar as tendências e a produção científica de pesquisa sobre a expansão da utilização de bicicleta no ambiente urbano entre 1990 e 2019. Foi empregada a bibliometria, com alvo de análise em tipos de publicações, modalidade de acesso, idiomas das publicações, características dos artigos, periódicos proeminentes, autores em destaque, palavras-chave e países das publicações. Um software de elaboração mapas bibliométricos foi empregado para visualização gráfica de ocorrência simultânea de palavras-chave e de acoplamento bibliográfico entre países. Foram encontradas 1559 publicações no Scopus, abrangendo 14 diferentes tipos de documentos. Grande parte das publicações foram escritas em inglês (96,34%) e possuíam acesso restrito (75,37%). A classe Artigos de Pesquisa destacou-se com maior parcela da produção (68,44%). Houve uma tendência constante de crescimento na quantidade de publicações ao ano. As palavras-chave identificadas estão vinculadas às temáticas de Transporte Ativo, Saúde e Planejamento Urbano. Estados Unidos, Austrália, Canadá, Bélgica e Reino Unido foram os países que mais se destacaram por apresentar referências em comum entre os artigos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida, Irlane Batista Figueredo, Sara do Nascimento Cavalcante, Eliane Jiliane Duarte da Silva et Flávia Lorenne Sampaio Barbosa. « Políticas Públicas de Saúde para a Juventude - Estudo Bibliométrico e Agenda de Pesquisa com base na Web of Science ». Ciência & ; Saúde Coletiva 27, no 10 (octobre 2022) : 3975–85. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320222710.04812022.

Texte intégral
Résumé :
Resumo A pesquisa descreve o campo de estudo sobre políticas de saúde pública para a juventude com suporte em mapas bibliométricos, na perspectiva de apresentar gaps de pesquisa. A partir do perfil exploratório-descritivo, utilizou-se o software VOSviewer, com dados extraídos em outubro de 2021, e os descritores “public”, “youth”, “health” com o conectivo “and”, que resultou em 172 artigos. Foram descritas redes de: coautorias por países; coocorrência por palavras-chave; cocitação por artigo; cocitação por referência citada; acoplamento bibliográfico; cocitação de autores. Os resultados evidenciam um campo interdisciplinar, representado por estudos da área de educação, trabalho social, direito, ciências sociais, com importante recorrência do tema saúde mental, violência, obesidade, bem como discussão sobre uso e abuso de substâncias, como por exemplo, o cigarro. Observam-se debates sobre a configuração social, definida pela ideia de comunidade, bem como sua prevalência e prevenção se apresentam no escopo desses estudos. Por fim, oito temas de agenda de pesquisa são derivados da discussão sobre o crescente movimento para a promoção da saúde como política pública, ao passo que aspectos socioeconômico-culturais se apresentam com maior ênfase, na busca de compreensão sobre impactos desse cenário para a juventude.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Guedes, Thiago de Andrade. « Gestão logística nas organizações ». Revista Produção Online 24, no 1 (3 juin 2024) : 5041. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v24i1.5041.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta uma análise sobre os tópicos relacionados à gestão logística nas organizações. O estudo visa identificar temas importantes dentro do tópico e estabelecer uma agenda de pesquisa. Empregando uma abordagem bibliométrica, a análise compreendeu a co-ocorrência de palavras-chave e o acoplamento bibliográfico para avaliar a evolução acadêmica do campo ao analisar 466 publicações. Foram utilizadas as bases de dados Web Of Science (WoS) e Scopus. A análise foi realizada utilizando a ferramenta Bibliometrix, através do biblioshiny, lançando mão do software R. Os resultados sugerem que tópicos como sustentabilidade, análise de big data e tecnológica estão surgindo, particularmente, na última década, e demonstram uma tendência de se tornarem os temas dominantes nos próximos anos, assim como aspectos ligados à gestão psicológica nas organizações. Conclui-se destacando a crescente importância dos clusters temáticos relacionados à gestão da cadeia de suprimentos, inovação, gestão de risco e logística humanitária. Por fim, tendo os principais temas mais recentes, é proposta a agenda de pesquisa. Os resultados contribuem para a academia e profissionais, ajudando na compreensão do estado da arte relacionado ao tema da gestão logística nas organizações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Rodrigues da Silva, Francisco Edson, Joelma Soares Da Silva, Elaine Freitas De Sousa et Antonio Roberth Moreira De Alencar Costa. « Gestão de eventos : um estudo bibliométrico e sociométrico da produção científica internacional ». Revista de Gestão e Secretariado 12, no 2 (6 août 2021) : 122–46. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v12i2.1177.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo é analisar as características da produção científica internacional sobre gestão de eventos. Foram analisadas características de uma amostra de 338 artigos disponibilizados na base Scopus, de 1991 a 2019, no que tange aos aspectos de autoria, periódicos, trabalhos mais citados, temáticas centrais, redes de coautoria, de co-citação, e de acoplamento bibliográfico. O trabalho sustenta-se na necessidade do entendimento e da sustentação de uma identidade de pesquisa sobre eventos apontada por Baum, Lockstone-Binney e Robertson (2013). Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, construída por meio de estudo bibliométrico e sociométrico. Os dados foram analisados com o auxílio dos softwares Microsoft Excel e VOSviewer. Após análise dos dados, foi possível inferir que a pesquisa na área de gestão de eventos encontra-se em ascensão, concentrando-se principalmente na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido - países que apresentam cursos de formação de nível superior específicos para o campo de gestão de eventos. Há uma aparente lacuna em relação a trabalhos que foquem em eventos de outra natureza que não só os esportivos ou os festivais, bem como há uma imensa lacuna de produção brasileira presente em bases internacionais, além de estudos que se relacionem com a área de Secretariado Executivo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Silva, Joselaine Souto Hall, Dionei José da Silva et Antonio Francisco Malheiros. « Mamíferos como reservatórios de Trypanosoma sp. – Uma abordagem bibliométrica ». Research, Society and Development 10, no 7 (18 juin 2021) : e19710716539. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16539.

Texte intégral
Résumé :
As Doenças causadas por patógenos silvestres aos seres humanos constituem uma importante preocupação para os sistemas de saúde, principalmente na atualidade. Assim, compreender o ciclo dos patógenos nos hospedeiros e reservatórios é um passo no combate e controle destas doenças. Muitos animais silvestres, e dentre eles os mamíferos são importantes nos ciclos de várias doenças parasitárias como as tripanossomíases e vêm sendo estudadas por pesquisadores de todo o mundo. A fim de compreender a rede de pesquisas nessa temática, mamíferos como reservatórios de Trypanosoma, realizamos um estudo bibliométrico avaliando o conjunto de publicações sobre o tema no período de 2010 a 2020. Neste trabalho foram utilizadas publicações indexadas nas bases Web of Science e Scopus. Foram levantados 446 artigos e destes selecionados 97 que abordam objetivamente o tema pesquisado. Com base nesses artigos, foram identificados os principais periódicos que publicaram sobre o tema e temporalidade das publicações, bem como a origem dos animais estudados. Utilizando-se de ferramentas de análise bibliométrica foram elaborados mapas de relacionamento de Instituições de vínculo dos autores e redes de coautores, citações, cocitações, acoplamento bibliográfico e coocorrência de palavras-chave. Desta forma foi possível caracterizar como se estrutura o arcabouço das investigações a respeito de mamíferos como reservatórios de Trypanosoma, em todo o mundo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Valverde, Arthur, Alexandra Silva de Araújo, Luiz César Tavares, João Vytor De oliveira Cardoso et Tiago Bittencourt Nazaré. « A utilização da energia solar de forma mais inteligente, buscando minimizar recursos e maximizar eficiências, por meio de um protótipo. » Revista Mythos 15, no 1 (30 juin 2021) : 144–59. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v15i1.577.

Texte intégral
Résumé :
Sabendo que o Brasil possui um extenso potencial energético em virtude dos níveis de incidência solar, a geração de energia fotovoltaica precisa ser amplamente explorada no país, já que possui estímulos fundamentais para isso. Nesta linha de pensamento, o presente trabalho baseou-se em um levantamento bibliográfico por meio de conceitos teóricos sobre energia solar fotovoltaica e térmica, além de estudos sobre propagação dessa energia e instrumentos de medição, tendo como objetivo final a utilização da energia solar de forma mais inteligente, buscando maximizar sua eficiência. A partir desses estudos, definiu-se a confecção de uma estrutura para o acoplamento da placa e posterior instalação do sistema de resfriamento. Assim, a estrutura utilizada como suporte foi adaptada para acondicionar uma placa fotovoltaica, com dimensões de 1960 x 990 mm. A partir desta definição elaborou-se o planejamento e a devida ilustração do projeto do suporte para a placa através de um croqui, que pudesse ser reproduzido por meio de um software de Desenho Computadorizado “Solidworks”. Em virtude do que foi mencionado, o presente trabalho objetiva demonstrar por meio de uma experiência prática a possibilidade de aumentar a eficiência ou rendimento da placa fotovoltaica policristalino através de um resfriamento térmico com a utilização de tubulações para troca de calor com a água.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Ferro, Rafael Cunha, Bruna de Castro Mendes, Airton José Cavenaghi et Mirian Rejowski. « Identificando a evolução e os fronts de pesquisa em temáticas por meio do mapeamento bibliométrico ». Revista Turismo em Análise 31, no 1 (6 avril 2020) : 179–99. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i1p179-199.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo exploratório tem como objetivo principal apresentar duas técnicas bibliométricas: o acoplamento bibliográfico, que permite o mapeamento de fronts de pesquisa, e a análise de citação direta, que demonstra a evolução teórica de temáticas. Estudos de revisão relacionais, nos quais as técnicas em questão estão inseridas, são ainda pouco produzidos na pesquisa brasileira em Turismo e Hospitalidade, o que acaba por ser um limitador para desenvolvimento e aprofundamentos de projetos. Para demonstrar a aplicabilidade de tais técnicas, selecionou-se o tema Impactos Sociais do Turismo, sob a perspectiva dos residentes. Entre os procedimentos metodológicos adotados para a análise da temática em um período de 30 anos (1988-2018) estão: seleção de softwares, extração do conjunto de artigos em língua inglesa na base de dados Web of Science, normalização dos dados, tratamento dos dados em estatísticas descritivas, histográfico, análise de redes e análise de conteúdo. Como principais resultados, observa-se a eficácia destas técnicas, principalmente ao avaliar a configuração e o desenvolvimento da produção científica, o que pode auxiliar os demais pesquisadores no processo de elaboração dos seus projetos de pesquisa. Pode-se, ainda, propor uma agenda de pesquisas futuras para a temática utilizada como exemplo de aplicabilidade das técnicas. Por fim, incita-se algumas reflexões sobre o uso de técnicas bibliométricas no Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Da Silva Sousa, Evangelina, et Raimundo Eduardo Silveira Fontenele. « Mapeamento da produção científica internacional sobre Valores Humanos Básicos ». Em Questão 25, no 3 (7 août 2019) : 214–45. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.214-245.

Texte intégral
Résumé :
A publicação de documentos científicos representa o corpo de conhecimento produzido por pesquisadores especializados em determinada área do saber, bem como uma ferramenta de avaliação por meio de estudos bibliométricos que fornecem o mapeamento da produção científica nos contextos nacional e internacional. Considerando a importância dos Valores Humanos Básicos e a diversidade das investigações que examinam este constructo na área das Ciências Sociais, esta pesquisa buscou mapear as características da produção científica internacional, especificamente, sobre os Valores Humanos Básicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e do tipo bibliométrica, uma vez que foram utilizados indicadores de atividade acadêmica como: redes de coautoria, cocitação, acoplamento bibliográfico e coocorrência de palavras-chave. Optou-se pela investigação de documentos científicos, da categoria artigos, disponíveis na base de dados Scopus, sem restrição temporal. Após exclusão de documentos duplicados, a amostra resultou em 490 documentos que foram analisados com auxílio do software bibliométrico VosViewer. Os resultados apontam que: i) o interesse pela temática é recente e passa por um momento de estabilidade; ii) o autor com a quantidade de publicações mais expressiva é o idealizador da Teoria dos Valores Humanos Básicos; iii) as abordagens eminentes referem-se às investigações empíricas que mensuram os valores sobre a perspectiva da Teoria dos Valores Humanos Básicos e estabelecem a relação da referida teoria com a psicologia social com diversos sujeitos de pesquisa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Zazyki, Marco Aurélio Denis, Gilnei Luiz de Moura, Fabíola Kaczam, Luciana Santos Costa Vieira da Silva et Arnóbio Cavalcanti Filho. « Desenvolvimento e Direito de Propriedade em Aglomerações Subnormais : Uma Revisão Sistemática de Literatura ». Desenvolvimento em Questão 20, no 58 (15 septembre 2022) : e11892. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11892.

Texte intégral
Résumé :
Os espaços para moradia têm se tornado uma problemática para diversos países e uma parcela da população sobrevive em aglomerados subnormais, áreas conhecidas em diversos países por favela, assentamento, vilas ou comunidades. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) buscando o estado da arte da relação entre o direito de propriedade e desenvolvimento em aglomerados subnormais. O estudo foi realizado levando em conta a utilização de um protocolo de pesquisa estabelecido com o objetivo de conhecer, discutir e analisar as principais abordagens adotadas por pesquisadores da área. Visando a alcançar o objetivo proposto, analisou-se 1.267 artigos publicados nos últimos 58 anos, que constavam nas bases Web of Science e Scopus. A string de busca compreende um conjunto de palavras-chave que representou o construto “direito de propriedade”, filtrada por “desenvolvimento” e associado ao construto “aglomerados subnormais”. A RSL foi conduzida em três etapas: (i) classificação detalhada do corpus de pesquisa; (ii) a análise de coocorrência de citações, coocorrência de termos em conjunto com a análise de acoplamento bibliográfico e (iii) a proposição de uma tipologia sobre o relacionamento pesquisado. Resultados: Os resultados auferidos dessa revisão permitiram identificar as origens da literatura atual sobre o tema proposto, bem como suas principais justificativas e determinantes estruturas, incluindo perspectivas estratégicas e longitudinais sobre o desenvolvimento do tema com uma contribuição singular para a Academia nos debates presentes no Programa das Nações Unidas para os assentamentos humanos (UN-Habitat).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

MEIRELES, Magali Rezende Gouvêa, Beatriz Valadares CENDÓN et Paulo Eduardo Maciel de ALMEIDA. « Comparação do processo de categorização de documentos utilizando palavras-chave e citações em um domínio de conhecimento restrito ». Transinformação 28, no 1 (avril 2016) : 87–96. http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016002800007.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O processo de categorização requer a extração de elementos representativos de um documento de modo que sua essência possa ser utilizada na identificação de similaridades e na geração de categorias. O objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades e os resultados encontrados em dois processos diferentes de categorização de documentos de um domínio de conhecimento restrito, o primeiro, baseado no uso de palavras-chave e o segundo, na utilização de citações para representação dos documentos. Para exemplificar a utilização de diferentes atributos na representação dos documentos foram realizados dois experimentos. O pri-meiro utilizou um algoritmo de categorização baseado em palavras-chave. O segundo experimento gerou as categorias, utilizando Redes Neurais Artificiais, a partir das citações dos artigos. Em um domínio de conhecimento restrito, como o utilizado neste trabalho, foi possível evidenciar a dificuldade na formação de grupos que utilizam palavras-chave como atributo do processo de categorização devido à grande similaridade existente entre aquelas utilizadas pelos autores dos artigos. As citações podem ser, como mostrado no segundo experimento, um atributo alternativo e mais eficiente para esse processo. A formação de um grupo de artigos com um expressivo acoplamento bibliográfico e uma forte relação semântica comprovou a validade do método proposto. A presente pesquisa detalha a metodologia utilizada nos experimentos, mostrando a importância de uma criteriosa fase de pré-processamento para a confiabilidade das bases de dados. Este estudo pode contribuir com as pesquisas relacionadas à representação de documentos em processos de categorização e de recuperação de informação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Ribeiro, Thiago de Luca, et Anderson Antônio de Lima. « Environmental, Social and Governance (ESG) : Mapeamento e Análise de Clusters ». RGC - Revista de Governança Corporativa 9, no 1 (25 juillet 2022) : e0120. http://dx.doi.org/10.21434/iberoamericanjcg.v9i1.120.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: O objetivo deste estudo foi mapear e analisar as principais correntes teóricas de base e de fronteira acerca da pesquisa internacional em Environmental, Social e Governance (ESG). Adicionalmente, também foram analisados quais autores, periódicos e países são mais ativos na pesquisa internacional de ESG. Método: Foi efetuada uma análise bibliométrica focada em análises de cocitação e de acoplamento bibliográfico, com técnicas de análise fatorial exploratória e mapeamento gráfico através de clusterização. A amostra contemplou 405 artigos publicados até dezembro de 2021 e indexados no banco de dados Web of Science. Resultados: Através da análise de cocitação, foram identificados 5 correntes de pesquisas, sendo a) Influência das Teorias Organizacionais na ESG; b) Competitividade organizacional; c) Impacto da ESG no desempenho financeiro; d) Responsabilidade Social Corporativa; e e) Teoria dos Stakeholders. Através da análise de pareamento, foram identificadas 6 correntes teóricas de fronteira, sendo: a) investimentos sustentáveis; b) Transparência e conselho administrativo; c) Efeitos da ESG; d) Relações entre desempenho financeiro e desempenho social corporativo; e) Relação entre acionistas e ESG; e f) Riscos e ESG. Originalidade: Até onde se sabe, este é o estudo bibliométrico mais completo acerca da pesquisa em ESG, contemplando tanto as correntes teóricas de base quanto as de fronteira. Contribuições teóricas/metodológicas: Foram identificadas neste trabalho 5 correntes teóricas que ajudaram a fundar e desenvolver a pesquisa em ESG como campo científico (histórico) e apontadas 6 correntes teóricas emergentes que ajudam a entender para onde está avançando a pesquisa em ESG na atualidade (fronteira).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Peixe, Adriana Maria Miguel, et José Simão de Paula Pinto. « Infometria nas Bases Web of Science e Scopus : Governança Corporativa, Informação e Tecnologia da Informação ; Precificação de Ações e Riscos de Mercado ». Research, Society and Development 10, no 5 (16 mai 2021) : e56110515433. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15433.

Texte intégral
Résumé :
O estudo teve como objetivo levantar o referencial teórico por meio de uma infometria para identificar o estado da arte sobre a “Governança Corporativa”, “Informação”, “Tecnologia da informação”, “Precificação de Ações” e “Riscos de mercado”, em português/inglês, a partir de palavras-chave/termos, pesquisadas nas bases Web of Science e Scopus no período de 2015 a 2020. Para este portfólio, fez-se então uma análise bibliométrica e uma revisão sistemática da literatura visando construir o conhecimento referente aos assuntos. Como os artigos na base Scopus também estavam presentes na base Web of Science e por ser um número menor de artigos encontrados na base Scopus, decidiu-se manter somente na continuidade da pesquisa os artigos da base Web of Science, total de 307 artigos, em inglês; por ser a base escolhida uma base bem completa, multidisciplinar e ser aceitável o acesso para o uso dos softwares VOSViewer e NVivo usados neste estudo. Os artigos analisados foram todos de 2020 por serem mais atuais possíveis. Infere-se que neste estudo a maioria dos autores estuda de maneira isolada, sem conexões. Efetuou-se análise de documentos no acoplamento bibliográfico de 30 artigos. Sendo assim, destaca-se o ineditismo e o gap na pesquisa. Afirma-se que as palavras buscadas no estudo quando todas juntas aos operadores booleanos não são encontradas nos respectivos artigos. Embora em todos os artigos estudados jazer explicitado a presença do termo “Information” somente. Notória a importância deste termo para os autores, num contexto amplo entende-se que a “informação” é elemento essencial para a sobrevivência humana.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Itakura, Daniela Akemi, Viviane Magas, Eduardo Borba Neves et Percy Nohama. « Alteração da temperatura nos tecidos biológicos com a aplicação do ultrassom terapêutico : uma revisão ». Fisioterapia em Movimento 25, no 4 (décembre 2012) : 857–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502012000400019.

Texte intégral
Résumé :
INTRODUÇÃO: O ultrassom (US) terapêutico atua nos tecidos biológicos por meio da vibração, que é capaz de produzir efeitos fisiológicos térmicos e não térmicos. OBJETIVO: Discutir os parâmetros que afetam o aquecimento dos tecidos biológicos, decorrente da aplicação do US. MATERIAIS E MÉTODOS: Efetuou-se levantamento bibliográfico nas bases de pesquisa ISI WEB e SCOPUS. Foram selecionados os artigos, na língua inglesa, que tiveram como ponto central, o estudo da variação da temperatura após a aplicação do US em humanos. RESULTADOS: Foram observadas variações significativas em relação ao aumento de temperatura tecidual. Para a frequência de 3MHz, ocorre um aumento médio de 2,6 ºC nos tecidos superficiais; e para 1MHz, há um aumento médio de 1,7 ºC em tecidos profundos. Há um maior aquecimento do tecido em relação ao tamanho da ERA (área de radiação efetiva), quanto menor o tamanho maior o aquecimento. Também há um aumento da temperatura em relação às intensidades. Intensidades variando entre 0,5 a 3 W/cm² apresentam um acréscimo significativo de temperatura. Em relação à forma de aplicação, o gel proporciona melhor acoplamento, gerando maior aquecimento com um tempo de aplicação de cinco minutos - o tempo de aplicação deve ser adequado à área de tratamento e à densidade de potência. Entretanto, a velocidade de aplicação parece não modificar o aquecimento até 7-8 cm/s, mesmo que dispositivos diferentes aqueçam em níveis diferentes. CONCLUSÃO: Os parâmetros para a aplicação do US devem ser controlados e ajustados para produzir o aquecimento profundo dos tecidos considerando a variação entre dispositivos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Santos, Antonio Marques dos, et Wellington Miranda Brasil. « Construção de um transmissor de energia sem fio : Estudo por indução eletromagnética ». Research, Society and Development 9, no 7 (28 avril 2020) : e88972847. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.2847.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho tem como objetivo mostrar que é possível a transmissão de energia elétrica sem a necessidade de fios utilizando bobinas que por meio da indução eletromagnética permite que haja a transmissão de energia elétrica sem fio. Este estudo é bastante útil pois as tecnologias estão se tornando mais compactas levando a portabilidade de alguns aparelhos como o celular, notebook, smartwatch, dentre outros; e todos estes aparelhos necessitam ser carregado em um certo período, e a possibilidade de transmissão de energia elétrica sem fio seria um ótimo recurso para facilitar a vida de usuários que necessitam destes aparelhos por um tempo prolongado. Além do mais verificaremos a eficácia da energia sem fio, possíveis interferências na transmissão de energia sem fio, e os fenômenos físicos presentes no experimento. Para construção do transmissor de energia sem fio foi realizado um estudo bibliográfico e uma pesquisa sobre maneiras de transmitir energia sem fio e foi escolhido o acoplamento indutivo entre duas bobinas, que poderia usar materiais de fácil acesso, onde os materiais utilizados foram: Fio esmaltado 0,7mm; 4 pilhas de 1,5 Volts cada; 1 transistor KPS2222a; 1 Led, 1 multímetro, 1 fita isolante. Para compreender os fenômenos físicos existentes no experimento foram utilizados: Halliday, Rennick (2016), Nussenzveig (1997), Feynman, Leighton e Sands (2008). A Abordagem da pesquisa é qualitativa sendo de caráter experimental sendo que os dados levantados foram coletados através de experimentos. Os resultados obtidos nos permite compreender o funcionamento da transmissão de energia sem fio além de constatar a possibilidade de transmitir energia elétrica sem a necessidade de fio. O experimento realizado, além de contribuir para pesquisas acerca de transmissão de energia elétrica sem fio, tem contribuições pedagógicas no processo de ensino como: 1. Definir o fluxo magnético; 2. Constatar que a variação do fluxo magnético pode conduzir uma corrente elétrica, 3. Esclarecer a lei de Faraday: que a corrente induzida em um circuito fechado e proporcional a variação do fluxo magnético, 4. Verificar que é possível induzir correntes alternadas. Estas etapas revelam a abrangência da atividade laboratorial, sendo evidente a importância da experiência na área da Física.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Mardegan, Maria Fernanda Bertini. « Agentes de acoplamento de ultra-som terapêutico e fonoforese ». Fisioterapia Brasil 6, no 3 (18 mars 2018) : 211. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i3.2200.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo de revisão bibliográfica aborda os agentes de acoplamento utilizados na terapia ultra-sônica e a fonoforese, que consiste na introdução de fármacos para o interior dos tecidos biológicos, através do ultra-som terapêutico (UST). Dentre os fatores que podem alterar a transmissividade ultra-sônica estão: freqüência do transdutor, intensidade, regime de pulso, além dos acoplantes, que são necessários nas aplicações de UST, em virtude deste não se propagar no ar. A literatura mostra que existem vários produtos utilizados como agentes de acoplamento e muitos deles provocam atenuação da onda ultra-sônica, fazendo com que a fonoforese, nesses casos, não tenha a eficácia esperada. De nada adiantará pensar nos parâmetros físicos do aparelho de UST se o agente de acoplamento não for bem selecionado. Por isso, é importante que o profissional faça uma cuidadosa seleção do acoplante a ser empregado, levando em consideração preceitos científicos.Palavras-chave: Ultra-som terapêutico, agentes de acoplamento, fonoforese.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Antwi, Kwaku. « REVIEW ON RESEARCH TRENDS IN BIOMASS RESOURCES AND BIOFUEL POTENTIAL : A BIBLIOMETRIC ANALYSIS ». Nativa 11, no 2 (27 juillet 2023) : 212–19. http://dx.doi.org/10.31413/nat.v11i2.15821.

Texte intégral
Résumé :
ABSTRACT: This review aims to analyze and synthesize the existing body of literature on biomass resources and their potential for biofuel production. By employing bibliometric methods, this study seeks to identify the key research trends, gaps, and emerging areas of interest in this field. A total of 194 documents deemed appropriate for the study on biomass resources and biofuel potential over the past four decades, i.e., 1980 and 2022 were reviewed. The analysis was done with the VOSviewer software (version 1.6.13). The analysis focused on the bibliographic coupling of countries, sources, co-authorship of authors, citation of documents, and co-occurrence of keywords, which were presented as network visualization maps. The findings revealed that research on biomass resources and biofuel potential is multidisciplinary in character and developing quickly, encompassing nations from around the world. It is evident that Africa lags in this area of research. Therefore, it is recommended that researchers on the continent focus more on this research domain to help address the gap in this research area. This will help researchers and other stakeholders in the energy sector to become familiar with the current and cutting-edge technologies that could promote effective and efficient biomass resources and biofuel potential. Keywords: biomass; biofuel; agricultural waste; network visualization maps; VOSviewer. Tendências de pesquisa em recursos de biomassa e potencial de biocombustíveis: uma análise bibliométrica RESUMO: Esta revisão visa analisar e sintetizar o corpo de literatura existente sobre recursos de biomassa e seu potencial para a produção de biocombustíveis. Ao empregar métodos bibliométricos, este estudo procura identificar as principais tendências de pesquisa, lacunas e áreas emergentes de interesse neste campo. Foram revisados 194 documentos considerados adequados para o estudo dos recursos de biomassa e do potencial de biocombustíveis nas últimas quatro décadas, ou seja, 1980 e 2022. A análise foi feita com o software VOSviewer (versão 1.6.13). A análise centrou-se no acoplamento bibliográfico de países, fontes, coautoria de autores, citação de documentos e coocorrência de palavras-chave, que foram apresentados como mapas de visualização em rede. Os resultados revelaram que a pesquisa sobre recursos de biomassa e potencial de biocombustíveis é de caráter multidisciplinar e está se desenvolvendo rapidamente, abrangendo nações de todo o mundo. É evidente que a África está atrasada nesta área de pesquisa. Portanto, recomenda-se que os pesquisadores do continente se concentrem mais neste domínio de pesquisa para ajudar a preencher a lacuna nesta área de pesquisa. Isso ajudará os pesquisadores e outras partes interessadas no setor de energia a se familiarizarem com as tecnologias atuais e de ponta que podem promover recursos de biomassa eficazes e eficientes e o potencial de biocombustíveis. Palavras-chaves: biomassa; biocombustível; resíduos agrícolas; mapas de visualização de rede; VOSviewer.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Suxberger, Antônio Henrique Graciano, et André Luiz De Matos Gonçalves. « A SATISFAÇÃO CONSTITUCIONAL DO INTERESSE FISCAL NACIONAL : uma interpretação constitucional buscando a efetividade da Constituição e da LRF por meio do acoplamento institucional. » Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor 6, no 1 (11 décembre 2019) : 250. http://dx.doi.org/10.31501/repats.v6i1.11228.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO: A atual crise financeira, orçamentária e fiscal exige providências urgentes. Neste sentido, por meio do método hermenêutico concretizador e das técnicas de revisão bibliográfica e estudo de caso, foi demonstrado que é possível haver um acoplamento institucional que auxilie a satisfação do interesse da União na manutenção da sanidade fiscal de todo o Estado brasileiro. Assim, de maneira inovadora é apresentado um “antídoto”, nesse artigo acadêmico, com base na Constituição de 1988 e também na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Pellin, Daniela Regina. « O DIREITO COMERCIAL CONTADO NO COMPASSO DO TEMPO ENTRE BRASIL E FRANÇA ». Conpedi Law Review 9, no 1 (15 décembre 2023) : 368. http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2023.v9i1.9944.

Texte intégral
Résumé :
A pesquisa tem como objeto a construção do Direito Comercial no Brasil e enfrenta como problema a respectiva construção alienígena, considerada anomalia. A hipótese reside no fator tempo como ferramental de acomodação e incremento do sistema jurídico. O objetivo geral é demonstrar que tanto os aspectos filosóficos quanto os jurídicos do sistema francês são validados no território nacional e refletem no ordenamento jurídico do direito empresarial desde o pensamento iluminista de 1789. Como objetivos específicos: (i) a verificação do processo histórico de consolidação do sistema socioeconômico; (ii) mapeamento do trânsito de informações entre os sistemas francês e brasileiro; e (iii) o acoplamento estrutural das normas jurídicas francesas pelos sistemas político e jurídico. O método de pesquisa é dedutivo e com abordagem sistêmica e transdisciplinar; técnicas de pesquisa de revisão bibliográfica, nacional e estrangeira. Os resultados da pesquisa mostram que muito pouco ou quase nada foi construído internamente, no entanto, o sistema jurídico do Direito Empresarial, de fato, representa o acoplamento estrutural do sistema jurídico francês, seja como pensamento filosófico, seja como matriz jurídica, com reflexões até os dias de hoje; agora, com projeção global, prossegue-se na consolidação da Revolução Francesa de 1789.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Dos Santos Weiss Wandscheer, Lucelaine, Jamile Nazaré Duarte Moreno Jarude et Jonathan Barros Vita. « O SISTEMA FINANCEIRO ABERTO (OPEN BANKING) SOB A PERSPECTIVA DA REGULAÇÃO BANCÁRIA E DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS ». Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6, no 1 (18 août 2020) : 78. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-012x/2020.v6i1.6455.

Texte intégral
Résumé :
As novas modalidades de operações financeiras realizadas por bancos tradicionais versus suas contrapartes no ambiente virtual, as quais utilizam dados bancários e informações pessoais e sensíveis dos usuários naquilo que se chama de open banking é o tema central do trabalho. Assim, partiu-se de uma definição geral desse termo, declinando sua tentativa de regulação para analisar seu acoplamento com LGPD, concluindo-se da necessidade de uma intervenção do órgão regulador (BACEN) balanceando proteção de dados e aumento da concorrência gerado pelo instituto estudado. A pesquisa bibliográfica foi utilizada e o método dialético foram utilizados pelo prisma da Análise Econômica do Direito.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Da Rocha, Humberto José. « O banditismo social e o estabelecimento do Estado no sul do Brasil oitocentista. » Revista Brasileira de História & ; Ciências Sociais 15, no 31 (26 juin 2024) : 75–113. http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v15i31.15782.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo discute o banditismo social na região sul do Brasil oitocentista. Com base em revisão bibliográfica, empreende-se uma genealogia histórica buscando acoplar as guerras externas e internas envolvendo facções platinas e indígenas, com vistas à estruturação do Estado Nacional brasileiro numa região fronteiriça. No mesmo processo, o avanço estatal sobre o território promove a privatização de terras anteriormente exploradas pelas populações locais que passam a ser intrusas. Com base no acoplamento desses elementos, apresenta-se uma aproximação conceitual articulando violência, política, terra e ambiguidade, que complementada com casos concretos, destaca os elementos da genealogia corroborando a inerência do banditismo social no sul do Brasil oitocentista.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Camargo Alves Lopes Filho, Francisco, et Thiago Oliveira Moreira. « Há espaço para o princípio pro persona no âmbito da racionalidade transversal do transconstitucionalismo ? » Revista de Direitos Humanos e Desenvolvimentos Social 1 (21 décembre 2020) : 1. http://dx.doi.org/10.24220/2675-9160v1e2020a5208.

Texte intégral
Résumé :
A expansão quantitativa e qualitativa do direito internacional e o surgimento de outras formas de produção jurídica têm suscitado discussões sobre novas formas de compreender o acoplamento entre os diversos ordenamentos jurídicos. Dentro desse novo conjunto de teorias, encontra-se o transconstitucionalismo, proposto por Marcelo Neves, amparado numa proposição de racionalidade transversal entre as ordens envolvidas na resolução de um problema constitucional concreto. Dessa forma, pretende-se investigar a compatibilidade da racionalidade transversal com a vertente normativa do princípio pro persona, uma das propostas clássicas de resolução de incompatibilidade entre os ordenamentos jurídicos. A pesquisa é eminentemente bibliográfica, empregando as obras do autor do transconstitucionalismo e de outros estudiosos que comentam a referida teoria, bem como escritos sobre a seleção normativa a partir do princípio pro persona.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Nazaré Duarte Moreno Jarude, Jamile, et Daniel Silveira. « O SISTEMA FINANCEIRO ABERTO (OPEN BANKING) SOB A PERSPECTIVA DA REGULAÇÃO BANCÁRIA E DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) ». Revista Jurídica da FA7 18, no 2 (31 décembre 2021) : 77–90. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;18.2:1245.

Texte intégral
Résumé :
As novas modalidades de operações financeiras realizadas por bancos tradicionais versus suas contrapartes no ambiente virtual, as quais utilizam dados bancários e pessoais dos usuários, alguns sendo sensíveis, naquilo que se chama de open banking é o tema central do trabalho. Este artigo investiga a seguinte problemática: a necessidade de adequação do open banking e a efetiva proteção de dados pessoais dos usuários. Assim, partiu-se de uma definição geral da expressão open banking, buscando compreensão da atual proposta de regulamentação, declinando sua tentativa de regulação, para analisar seu acoplamento com LGPD. O estudo se valeu de pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem dialética, apoiada na Análise Econômica do Direito. Conclui-se da necessidade de uma intervenção do órgão regulador (BACEN), balanceando a proteção de dados e o aumento da concorrência gerada pelo instituto estudado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie