Artículos de revistas sobre el tema "Transeunte"

Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Transeunte.

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Transeunte".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Rosseto, Robson. "O espectador-transeunte: momentos de suspensão da vida cotidiana". Conceição/Conception 7, n.º 1 (18 de julio de 2018): 102–21. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v7i1.8649220.

Texto completo
Resumen
O texto analisa a proposta cênica “Transeuntes”, realizada em um terminal de ônibus, que propôs como procedimento cênico o encontro/desvio dos pedestres, interações com os espectadores previamente convidados e dinâmicas estabelecidas com o espaço urbano. Em um ambiente onde concorrem outras ações adjacentes, é solicitada do público a construção dinâmica de interpretação da cena mesclada à vida cotidiana. Desse modo, o espectador, enquanto observante/partícipe, escolhe o que irá ver, realiza cortes e edita, estabelecendo uma percepção seletiva.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lopes Silva, Denilson. "Afectos Pictóricos ou em Direção a Transeunte de Eryk Rocha". Revista FAMECOS 20, n.º 2 (16 de septiembre de 2013): 255. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.14125.

Texto completo
Resumen
Este ensaio se propõe a introduzir o ponto de partida de meu próximo projeto de pesquisa Afectos Pictóricos. Para tanto apresentarei o que tem sido chamado de virada afetiva, o conceito de afecto que uso e como afecto pode ser encenado. Talvez isto abra uma perspectiva distinta de entender vários filmes feitos por uma nova geração de diretores conhecido como Cinema Pós-Industrial (MIGLIORIN, 2012a), Cinema de Garagem (IKEDA e LIMA, 2011 e 2012) ou Novíssimo Cinema Brasileiro. Pretendo fazer uma leitura que articule a experiência do leitor e as imagens bem como cinema e pintura na procura de uma encenação de afetos. No fim, analisarei Transeunte (2010) de Eryk Rocha através da encenação do caminhar como gesto, o rosto e o espaço.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Gasperi, Marcelo Eduardo de Rocco de. "ARTE E COMUNIDADE: PROGRAMA DE EXTENSÃO “URBANIDADES – INTERVENÇÕES”". Expressa Extensão 24, n.º 3 (30 de agosto de 2019): 46. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v124i3.14949.

Texto completo
Resumen
O programa de extensão “Urbanidades: Intervenções” nasceu em 2012 no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. O programa partiu da realidade cotidiana de parte dos moradores da cidade para criar um repertório de materiais. Este programa de extensão atua em parceria com o grupo de pesquisa “Transeuntes-Estudos sobre performance”. Tal grupo investiga modos de interferência dos corpos dos performers no cotidiano dos bairros da cidade, formulando diferentes trocas de materialidades com o espectador transeunte. Desse modo, a formação do programa em questão está intrinsecamente ligada à sistematização do conhecimento artístico contemporâneo e a sua aplicabilidade em diálogo com a comunidade que o cerca. A rua como espaço democrático de uso é um dos motes do projeto. O meio urbano abarca gente de todas as classes sociais e quando há uma apresentação, demonstração, cena, exercício, os transeuntes podem se sentir pertencentes ao teatro. Este tipo de teatro é feito para aqueles que estão indo trabalhar, voltando de um almoço, pegando filhos na escola ou com mais tempo de parar e se conectar ao acontecimento. Todos podem participar de um fragmento da encenação. Além da democracia de acesso para qualquer indivíduo que esteja na rua, o grupo se preocupa em colocar em cena questões políticas que são sempre polêmicas em nossa sociedade. O interesse é dar visibilidade as minorias e colocar o espectador no centro da questão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Maués, Dirceu da Costa. "Tambores de Luz - Estação". Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 26, n.º 2 (16 de octubre de 2018): 161–67. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v26i2.8653108.

Texto completo
Resumen
As fotografias apresentadas neste ensaio funcionam, ao mesmo tempo, como imagens documentais e desdobramento poético das instalações realizadas na antiga estação ferroviária central de Campinas (SP), durante o 10º Festival Hercule Florence de Fotografia, em abril de 2017: uma intervenção no espaço público que propõem um diálogo com a paisagem urbana local através de efêmeras imagens que se projetam invertidas no interior do dispositivo e deslocam a percepção do observador transeunte.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Ribeiro, Vinicios Kabral y Diego Paleólogo Assunção. "“Revides infantis”: de quando fomos ao cinema e saímos do armário". Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 9, n.º 2 (15 de marzo de 2021): 81–97. http://dx.doi.org/10.22475/rebeca.v9n2.698.

Texto completo
Resumen
Aparecer. Dar-se a ver. Imagear. O que acontece quando a luz acende, a cortina fecha e temos que nos levantar? O que fazer ao sair da atmosfera fílmica, da espectorialidade cúmplice? Retomar a vida transeunte, à deriva e a errância? Estar imerso no cinema é, também, estar fora do armário. Do cativeiro que criamos para nós mesmos, dos modelos que enraizamos de vida, felicidade, prazer, sexualidade. O ensaio aposta na possibilidade de ampliar nossas gramáticas eróticas e os repertórios de afetividade, a partir das experiências e audiovisualidades de pessoas não heterossexuais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Lourenço, Maria Cecília França. "América Latina em conflito: arte e enunciados". Revista ARA, n.º 4 (21 de marzo de 2018): 73–96. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i4p73-96.

Texto completo
Resumen
Deseja-se indagar a edição e difusão de dada História inscrita em marcos, a fundar sutil escrita. Arte em local projetado labora como uma fábula, a ser vincada em jovens, a par de definir ideologias. Convocam-se artistas para erigir fatos em formas, elevados à categoria - memória/ patrimônio. Por vezes cumprem função delatória ante supressão de dado recente, sendo preciso analisar fricções. Obra no espaço urbano, não raro, fixa-se como única ao transeunte. Então por que vem sendo atacada? Ato simbólico borraria limites entre espaços em conflito?
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Iribarren Poyanco, Simón. "LOS SENDEROS ALTERNATIVOS DEL TERRITORIO EDUCATIVO: REFLEXIONES DE UN TRANSEUNTE PEDAGÓGICO QUE SE PERDIÓ SIN PERMISO". Revista Infancia, Educación y Aprendizaje 3, n.º 1 (1 de junio de 2017): 122. http://dx.doi.org/10.22370/ieya.2017.3.1.675.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Lampignano, Alberto. "La logica affettiva della sostituzione: dal Sé multiplo alla dissolvenza del Sé". RIVISTA ITALIANA DI GRUPPOANALISI, n.º 1 (julio de 2010): 241–48. http://dx.doi.org/10.3280/rig2010-001012.

Texto completo
Resumen
Nella societŕ attuale il vorticoso susseguirsi di oggetti, persone, situazioni fa sě che il rapporto con l'altro sia percorso da un tempo contratto. Gli affetti hanno perciň un tempo breve per essere sviluppati e approfonditi. Prevale quindi negli interscambi la logica affettiva della sostituzione, che produce una sorta di dissolvenza dell'esperienza con gravi ripercussioni sulla struttura del Sé. Forse, in questo contesto, puň risultare prezioso l'invito di Platone: per arginare la forza erosiva del tempo cosě vissuto dobbiamo avvalerci dello studio e della memoria. L'Autore ritiene che, rispetto a un'identitŕ precipitosamente transeunte, prodotta dalla formazione di massa, la formazione personale possa costituire un argine alla dispersione e una possibilitŕ per una piů solida strutturazione del Sé e dei rapporti umani.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Faria, Jéssica Sousa, Marcelo Braga de Carvalho y Sandra Regina Facioli Pestana. "O tensionamento afetivo nas relações entre corpo e cidade através do Programa Performativo no espaço urbano". Revista Aspas 10, n.º 1 (30 de junio de 2020): 110–24. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i1p110-124.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objetivo principal analisar a relação entre espaço urbano e corpo – transeunte através de uma abordagem artística e pedagógica. Sendo assim, este projeto utilizará como ferramenta investigativa o Programa Performativo que, segundo Eleonora Fabião, conduz o corpo a experiências que lhe propiciam a criação de relações e circulações afetivas. Para construção da ação do referido programa foram utilizados conceitos da Teoria da Deriva de Guy Debórd e as experiências artísticas e poéticas desenvolvidas por Renato Almeida. Como campo de estudo, as imediações da Praça das Artes, localizada no centro histórico da cidade de São Paulo. Este sítio urbano, que contém patrimônios históricos e culturais da cidade, revela-se um campo fértil para a experimentação e investigação de práticas artísticas aqui propostas e disparador para a criação de ações instalativas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Menezes, Ana Angelica da Costa. "Monóculo fotográfico: uma crônica sobre as relações e processos da imagem itinerante". NAUS 2, n.º 1 (1 de diciembre de 2019): 51–64. http://dx.doi.org/10.29073/naus.v2i1.162.

Texto completo
Resumen
Populares entre os anos de 1970 e 1990, os monóculos fotográficos, semelhantes a uma luneta, têm em seu interior a fotografia em filme reversível, o slide. Essas fotografias em dispositivos de visualização eram comumente produzidas pelos fotógrafos de rua ou itinerantes. Hoje pouco faladas e conhecidas, as fotografias em monóculos nas cidades grandes eram realizada em circos, praias e pontos turísticos, já no interior do nordeste do Brasil em contexto religioso, nas romarias. É interessante pontuar três elementos importantes para a produção do monóculo fotográfico – a câmera, o reversível e o dispositivo de visualização. A partir de uma ação performática – O guarda-chuva amarelo – realizada na Praça Tiradentes na cidade do Rio de Janeiro, um transeunte questiona “por que a sua imagem e história seriam interessantes para uma pesquisa”. Esta abordagem ressignifica a pesquisa, conferindo a ela um olhar mais político.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Carle, Cláudio Baptista. "VOZES INDIRETAS: IMAGINÁRIO AFROCENTRADO DAS ÁGUAS DOS OCUPANTES DA REGIÃO DE PELOTAS – RS". Revista Debates Insubmissos 3, n.º 10 (10 de septiembre de 2020): 197. http://dx.doi.org/10.32359/debin2019.v2.n8.p263-264.

Texto completo
Resumen
As vozes indiretas, que trata este artigo são as vozes das águas, que são quebradas pelas insistências na negação das mesmas na cidade de Pelotas-RS. A linguagem poética no mundo da interação dos/as humanos/as com as águas, no Sul do Brasil, transita pelas premissas fecundantes do imaginário, nos mitos dos fluidos caminhos das águas, que constituem essa região. Mergulho na aura do Imaginário do Círculo de Eranos, como aporte necessário para compreender a mítica culturalmente fermentadora das impressões do vivido, dos africanos e descendentes que se constituíram na região. Desenvolvo a escuta desse espaço experimental, na confluência do que ainda não foi investigado, que se apresentam nos sentidos de quem vive na região, eu como um transeunte e como um investigador habilitado nas artes da ciência humana moderna. O resultado preliminar dessa experiência é a própria interpretação redundante no texto em apresentação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Souza, Maria Zélia Maia de. "ASSISTÊNCIA PÚBLICA ESCOLAR PARA CRIANÇAS E JOVENS DESVALIDOS NO BRASIL DA PRIMEIRA REPÚBLICA". Interfaces Científicas - Educação 2, n.º 3 (15 de julio de 2014): 37–47. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p37-47.

Texto completo
Resumen
Em pleno século XXI é comum o transeunte das ruas cariocas deparar-se com crianças e jovens abandonados perambulando com cobertores sobre as suas costas. É fato notório que essa condição social não é exclusividade da cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, esse fenômeno social – crianças abandonadas – não é natural e sim produção de uma sociedade que possui ambiguidades, ou seja, que abandona, mas que também acolhe. É nesta tensão que inicio a presente reflexão que tem por objetivo analisar o Instituto Profissional João Alfredo (IPJA) e a Casa de São José/Instituto Ferreira Vianna. Estas instituições asilares/escolares, mantidas pelo poder público do Distrito Federal na Primeira República, foram exemplos de assistência pela profissionalização à criança e ao jovem pobres. Trata-se ainda de demonstrar um modo peculiar de organização de proteção ao referido grupo social, ou seja, por meio de instituições que acumularam as funções de asilo e de educação escolar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Echevarría, Ana. "Better Muslim or Jew? The Controversy Around Conversion across Minorities in Fifteenth-Century Castile". Medieval Encounters 24, n.º 1-3 (29 de mayo de 2018): 62–78. http://dx.doi.org/10.1163/15700674-12340017.

Texto completo
Resumen
Abstract This article presents the Responsio in quaestione de muliere sarracena transeunte ad statum et ritum iudaicum (1451) by Alonso Fernández de Madrigal, “El Tostado” (1410–55), as a rich source for the study of conversion across minority groups. A trial conducted before the archbishop of Toledo concerning a Muslim woman turned Jew by her lover in Talavera de la Reina (Spain) caused a scandal in Christian society. As one of the most outstanding legal scholars at the University of Salamanca, Madrigal established the right of the archbishop of Toledo to judge an issue involving the two minorities and decided in favor of the woman returning to her faith of origin, instead of imposing the death penalty. While conversion superseded issues of illicit sexual relations, gender acted as a mitigating circumstance. This article will also consider how the three communities contributed to the survival of “cohabitation,” defined by Madrigal as social peace, and the preservation of the status of the different religions living together in Castile.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Rink, Anita, Ione Vasques-Menezes y Marsyl Bulkool Mettrau. "Estudo Fotográfico da Arte Urbana: da Aventura Proibida ao Engajamento Político". Psicologia: Ciência e Profissão 38, n.º 2 (junio de 2018): 332–46. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002512017.

Texto completo
Resumen
Resumo Expressões semióticas constituem-se por imagens carregadas de valores e conceitos que estão amplamente presentes no meio urbano e tornaram-se um fenômeno cultural da atualidade. A arte de rua é uma das formas de semiótica que tende a modificar o cotidiano social da cidade, embelezando, denunciando ou mesmo sendo incompreensível ao transeunte em geral. Este estudo, partindo de uma perspectiva histórico-social, tem o objetivo de indicar como as interferências da arte urbana produzem cultura e influenciam a construção do processo societário. Os dados foram coletados por meio de 100 fotografias feitas em municípios do Rio de Janeiro entre os meses de março de 2013 e abril de 2015 e entrevistas com 17 artistas de rua, tratadas pela análise de sentido. Os resultados sugerem que, embora exista uma codificação semiótica dominante nos espaços urbanos, a atuação dos artistas de rua expõe inúmeras outras vozes sociais que apresentam novas linguagens artísticas e atuações no espaço público que funcionam como micropolítica. Conclui-se que a arte de rua influencia a sociedade e ajuda a desnaturalizar a semiótica capitalista, democratizando as cidades e favorecendo que se entendam os locais públicos como sendo de uso comum.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Gomes, Rosany Rossi Pereira y Wendson Dantas de Araújo Medeiros. "PERCEPÇÃO DA POLUIÇÃO VISUAL NO CENTRO URBANO DE MOSSORÓ/RN". Revista Geotemas 9, n.º 1 (30 de abril de 2019): 49–69. http://dx.doi.org/10.33237/geotemas.v9i1.3290.

Texto completo
Resumen
O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção da população da cidade de Mossoró-RN a respeito da poluição visual, tendo como recorte espacial para a coleta de dados as praças Rodolfo Fernandes, Vigário Antônio Joaquim e da Independência. A avaliação dessa percepção se deu por meio de questionários semiestruturados aplicados a população transeunte na área de estudo. Com os resultados obtidos foi possível comprovar que na visão da população a pichação está muito mais associada a um poluente visual do que em comparação ao grafite, que na maioria das vezes é citado como arte. Constatou-se ainda que dentre os tipos de poluição visual existente no centro urbano de Mossoró, o lixo é o mais apontado pelos entrevistados, e, que mesmo estes tendo consciência do dano estético e à saúde que esse tipo de poluição causa é necessário que se amplie a discussão sobre essa problemática que acomete a maioria dos centros urbanos. Além disso, faz-se necessário a atuação do poder público municipal quanto ao controle dos elementos ligados a comunicação visual existentes na cidade, cumprindo as exigências estabelecidas pela Lei complementar nº 47/2010. Palavras-chave: Percepção ambiental, paisagem urbana, resíduos sólidos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Capelato, Rodrigo. "Imagem e cidade: o encolhimento do OLHAR / Image and city: The shrinking of the look". Revista Internacional de Cultura Visual 4, n.º 2 (12 de diciembre de 2017): 53–62. http://dx.doi.org/10.37467/gka-revvisual.v4.1548.

Texto completo
Resumen
RESUMENNunca o mundo foi tão ávido por imagens como hoje! No entanto, na cidade contemporânea, a sedução pela imagem vem sendo cada vez mais anestesiada pela própria atrofia da nossa capacidade perceptiva, afinal, sob o advento da velocidade e da espetacularização somos conduzidos a experiencias onde a rotina, o olhar passageiro, o olhar transeunte e a baixa definição de linguagens não verbais formam um conjunto de comportamentos que tem encolhido a nossa capacidade de olhar a cidade. Uma espécie de glaucoma que facilita a leitura de algumas qualidades visuais da paisagem, mas impede que ela seja apreendida em sua totalidade.ABSTRACTThe world has never been so eager for images as it is today! However, in the contemporary city, the seduction by the image has been increasingly anesthetized by the very atrophy of our perceptive capacity, after all, under the advent of speed and spectacularization we are steered to experiences where the routine, the glance, the passer-by look and the low definition of non-verbal languages form a set of behaviors that have shrunk our ability to look at the city. A type of glaucoma that facilitates the reading of some visual qualities of the landscape, but prevents it from being apprehended in its totality.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Silva, Paulo Celso y Cássia Pérez Da Silva. "A cidade vivida nos espaços de arte pela perspectiva da leveza". Revista ECO-Pós 22, n.º 3 (19 de diciembre de 2019): 189–219. http://dx.doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27417.

Texto completo
Resumen
Para tratar da relação entre o urbano e a cidade recorre-se às obras de land art da artista Agnes Denes, para quem a estética proposta e o suporte utilizado remete a um engajamento sócio político. Foram escolhidas três intervenções em New York: Rice/Tree/Burial; Wheatfield - A Confrontation e, A forest for New York - A peace park for mind and soul. Ao intervir no cotidiano, a artista permite ao transeunte refletir acerca dos territórios em que o viver acontece. Busca em um campo de trigo a leveza que, o homem contemporâneo experimenta em aparatos tecnológicos de comunicação, os quais, inclusive, carrega consigo para registrar momentos fugidios na/da cidade. Para a perspectiva da leveza, recorre-se ao filósofo francês Gilles Lipovetsky, para o qual ela hoje escorre da ordem do imaginário para o real pela miniaturização das coisas. Entretanto, a artista ocupa acres dos espaços de reserva do capital para trazer a leveza, seja de uma floresta ou de um campo de cereal. A leveza imaginária/real sentida na pele, na mudança química do ar da cidade, na distribuição do trigo pelo mundo. Da perspectiva de Heller e Amorim Soares e Santos, pensa-se o cotidiano e sua necessária superação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Ajzenberg, Elza. "Transeuntes América Latina". Estudos Avançados 19, n.º 55 (diciembre de 2005): 187–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142005000300013.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Lopes da Silva, David. "“OS CHAPÉUS TRANSEUNTES”". Revista de Literatura, História e Memória 18, n.º 31 (1 de julio de 2022): 30–62. http://dx.doi.org/10.48075/rlhm.v18i31.28979.

Texto completo
Resumen
“Os chapéus transeuntes”, novela que possui características reconhecidamente diversas das demais obras do autor mineiro, é um de seus textos menos explorados pela crítica, apesar de ser o último conto mais longo que Guimarães Rosa publicou em vida, em 1964. A partir de um testemunho sobre a reunião que determinou a distribuição dos pecados capitais a sete escritores de renome na época, lê-se aqui a estória como uma autoficção, através da qual Rosa teria meditado sobre sua própria confessada soberbia, tentando, ao matar o arrogante protagonista Vovô Barão, e ao se identificar com o jovem narrador Leôncio Nestorzinho, refletir (no sentido de “desviar-se de”) esse traço indesejável de sua personalidade. A expressão “autoficção” foi escolhida para descrever o conto devido ao jogo que propicia entre autor e leitor, permitindo a ambos ensaiarem-se performaticamente no texto. Como suporte teórico, além do recurso, mesmo que por vezes somente en passant, a alguns dos principais estudiosos da autoficção e da crítica biográfica contemporânea, utiliza-se especialmente o artigo de Foucault sobre as “escritas de si” e comentários de outros leitores com respeito à vida e/ou à obra de Guimarães Rosa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Sanches, Tatiana Amendola y Tarcisio Torres Silva. "Graffiti, affective inscriptions and new expressions of visibilities in São Paulo’s urban landscape." RUA 22, n.º 1 (16 de junio de 2016): 5. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v22i1.8646062.

Texto completo
Resumen
AbstractThis paper intends to discuss the ways Street Art has been promoting new affective inscriptions in the urban landscape of São Paulo city. This practice is verified through works promoting “sensible shocks”, which occur using signs that sensibilize the passerby’s look. The discussion starts addressing local cultural art movements in order to show how Brazilian Street Art is linked to other forms of politicization in the cities. Then, it is shown how the articulation of structures of feeling can be observed in the city in events involving disagreements between graffiti artistis and the municipal government. Finally, it is argued that the affective inscriptions reveal the social structures of the city and contribute to highlight imbalances between expectation and reality.ResumoEste trabalho procura discutir as maneiras como a arte de rua vem promovendo novas inscrições afetivas na paisagem urbana da cidade de São Paulo. Verifica-se que esta prática é feita através de “choques de sentimento” que ocorrem através do uso de signos que sensibilizam o olhar do transeunte. A discussão começa com movimentos artísticos locais a fim de mostrar como a arte de rua brasileira está conectada a outras formas de politização nas cidades. Em seguida, é mostrado como a articulação de estruturas de sentido pode ser observada na cidade em eventos envolvendo conflitos entre grafiteiros e o poder municipal. Finalmente, argumenta-se que as inscrições afetivas revelam as estruturas sociais da cidade e contribuem para enaltecer desequilíbrios entre expectativa e realidade.Palavras-chave: Arte de Rua; Cultura; Estudos Culturais; Grafite; São Paulo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Dias da Fonseca, Bruno Castro. "O silêncio dos transeuntes". ÎANDÉ : Ciências e Humanidades 2, n.º 2 (30 de septiembre de 2018): 111–18. http://dx.doi.org/10.36942/iande.v2i2.70.

Texto completo
Resumen
O trabalho em questão consiste em uma etnografia dos corredores onde se localizam as salas dos docentes da Universidade Federal do ABC no campo de São Bernardo. A passagem dos discentes da universidade nesses corredores é marcada pelo autocontrole de postura e de voz desses indivíduos. O autor busca, por meio de entrevistas semiestruturadas, reconstruir a experiência dos estudantes nesses espaços para assim obter pistas sobre as relações de poder docente-discente na Universidade Federal do ABC.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Stein, Nathanael. "Immanent and Transeunt Potentiality". Journal of the History of Philosophy 52, n.º 1 (2014): 33–60. http://dx.doi.org/10.1353/hph.2014.0007.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Jobim, Khalil. "Guiando os viajantes, ensinando os transeuntes". Revista Espacialidades 16, n.º 2 (19 de julio de 2020): 232–50. http://dx.doi.org/10.21680/1984-817x.2020v16n2id21788.

Texto completo
Resumen
Nosso objetivo nesse artigo é analisar algumas maneiras de percorrer a cidade de Natal no começo do século XX propostas por intelectuais natalenses nesse período, problematizando de que maneira o porto de Natal passou a integrar tais itinerários de viagem no espaço citadino propostos por um desses autores, Manoel Dantas. Do ponto de vista teórico, nos guiaremos pelas reflexões de autores como Michel de Certeau e Franco Moretti, que analisam essas maneiras de percorrer a cidade por meio das palavras, usando os mapas construídos por elas como ferramentas analíticas. Tomaremos como fontes alguns artigos publicados no jornal A república, bem como a obra “Natal daqui a cinquenta anos”, de Manoel Dantas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Frost, Gloria. "Aquinas’ Ontology of Transeunt Causal Activity". Vivarium 56, n.º 1-2 (3 de abril de 2018): 47–82. http://dx.doi.org/10.1163/15685349-12341351.

Texto completo
Resumen
Abstract This paper reconstructs and analyzes Thomas Aquinas’ intriguing views on transeunt causal activity, which have been the subject of an interpretive debate spanning from the fifteenth century up until the present. In his Physics commentary, Aquinas defends the Aristotelian positions that (i) the actualization of an agent’s active potential is the motion that it causes in its patient and (ii) action and passion are the same motion. Yet, in other texts, Aquinas claims that (iii) action differs from passion and (iv) “action is in the agent” as subject. This paper proposes a solution for how to reconcile Aquinas’ varying claims about what transeunt causal activity is in reality. In addition to advancing understanding of Aquinas’ views on causal activity, the paper also offers insights into more general topics in his thought, such as the relationship between actualities and accidents and the nature of extrinsic accidents.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Gasparotto, Luadir. "Fitopatógenos habitantes ou transeuntes do solo na Amazônia". STUDIES IN ENVIRONMENTAL AND ANIMAL SCIENCES 3, n.º 4 (12 de diciembre de 2022): 953–68. http://dx.doi.org/10.54020/seasv3n4-010.

Texto completo
Resumen
A literatura está repleta de exemplos de patógenos habitantes ou transeuntes do solo, devastadores, que inviabilizam a exploração comercial de várias culturas na região amazônica, se medidas de controle não forem adotadas. Há uma série desses patógenos de plantas extremamente severos: os que afetam o sistema radicular, induzindo murcha vascular ou podridão; os que, apesar de serem do solo, afetam a parte aérea causando desfolhamentos sucessivos, seca descendente dos galhos e até a morte das plantas; e aqueles que afetam frutos e amêndoas. As doenças radiculares causam altos prejuízos, pois na maioria das vezes não existem medidas eficientes para controlar os patógenos. A murcha-bacteriana, que afeta plantas da família Solanaceae, como tomateiro e pimentão, e o moko da bananeira são causados pela bactéria Ralstonia solanacearum raças 1 e 2, respectivamente. As fusarioses da bananeira, da palma-de-óleo ou dendezeiro, da pimenteira-do-reino e da Acacia mangium, são induzidas, respectivamente, por Fusarium oxysporum f.sp. cubense, F. oxysporum f.sp. elaedis, F. oxysporum f.sp. piperis e F. solani. Entre os patógenos habitantes do solo que afetam a parte aérea das plantas destacam-se Thanatephorus cucumeris, prejudicando dezenas de espécies, como seringueira, citrus, mogno, feijoeiro e feijão-caupi; Sclerotium coffeicola, causador de manchas foliares e desfolhamento em diversas fruteiras. Além desses, citam-se os fungos Phytophthora dechsleri, responsável pela podridão-mole da mandioca, Phytophthora palmivora, que afeta a pupunheira, e Lasiodiplodia theobromae, responsável pelo tombamento de mudas e por podridões do caule de diversas espécies. Há os fungos destruidores do sistema radicular de árvores, como Ganoderma philippii, Rigidoporus lignosus e Phellinus noxius, e os nematoides, como Meloidogyne exigua, M. incognita e M. javanica afetando o sistema radicular da seringueira, e Radopholus similis, extremamente severo na cultura da bananeira. As amêndoas da castanheira-do-brasil sofrem grande incidência de fungos aflatoxigênicos que sobrevivem no solo, notadamente Aspergillus flavus e A. parasiticus.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Butler, J. T., G. W. Dueck, S. N. Yanushkevich y V. P. Shmerko. "On the number of generators for transeunt triangles". Discrete Applied Mathematics 108, n.º 3 (marzo de 2001): 309–16. http://dx.doi.org/10.1016/s0166-218x(00)00240-7.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Mascarenhas Grise Monteiro, Mayssa, Alexandre França Tetto, Daniela Biondi y Raquel Ribeiro De Souza Silva. "PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO À ARBORIZAÇÃO DA AVENIDA CÂNDIDO DE ABREU - CURITIBA - PR". Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 8, n.º 2 (1 de mayo de 2019): 20. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v8i2.66367.

Texto completo
Resumen
A arborização de ruas é um componente importante na melhoria da condição ambiental urbana. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos usuários da Avenida Cândido de Abreu, Curitiba-PR, em relação à sua arborização. Foi aplicada uma enquete aos transeuntes do local juntamente com um levantamento dos equipamentos urbanos e espécies da arborização de ruas. Foram entrevistados 50 transeuntes e identificadas 123 árvores de 11 diferentes espécies, sendo 86,2% composto por 4 espécies (Handroanthus albus, Handroanthus chrysotrichus, Handroanthus heptaphylla e Largerstroemia indica). Para os transeuntes, a arborização foi reconhecida principalmente pelos benefícios ecológicos que proporciona. As maiores desvantagem apontadas foram a sujeira, segurança e acessibilidade que podem ser agravados pela presença da arborização. Foi entendido também pelos mesmos que a arborização é de responsabilidade da Prefeitura, e que esta deveria melhorá-la. Quanto aos equipamentos urbanos, foram sugeridas a colocação de lixeiras, melhoria da acessibilidade, das calçadas e da iluminação. A arborização tem papel fundamental na paisagem urbana por suas características ecológicas, sociais e estéticas. Para os transeuntes é essencial que a arborização seja valorizada, respeitada e incorporada nas políticas públicas. Sugere-se uma revitalização na avenida, readequando sua arborização a fim de ressaltar sua importância no local.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Almeida Santos, Juliana Silva y Aline Silva Sauer. "A INFLUÊNCIA DA VERTICALIZAÇÃO NA SENSAÇÃO TÉRMICA URBANA: ESTUDO DE CASO EM VILA VELHA/ES". MIX Sustentável 6, n.º 4 (7 de agosto de 2020): 29–42. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n4.29-42.

Texto completo
Resumen
O crescimento acelerado dos centros urbanos vem provocando sérias transformações no solo e no meio natural, gerando alterações no microclima destas áreas e impactando diretamente no conforto ambiental da população. Neste contexto, o planejamento e gestão das áreas urbanas deve ser elaborado de modo a gerenciar o crescimento e garantir a qualidade de vida dos cidadãos. Assim, esta pesquisa objetivou avaliar a possível influência da verticalização no microclima urbano e sobre a sensação térmica dos transeuntes, a partir de um estudo comparativo entre quatro bairros próximos à orla de Praia de Itaparica em Vila Velha/ES. A metodologia partiu de revisão bibliográfica e consistiu na elaboração de um estudo de caso para monitoramento climático simultâneo à aplicação de um instrumento de avaliação da sensação térmica dos transeuntes. Os resultados indicaram que a verticalização exerce influência sobre as variáveis climáticas e por consequência interfere na sensação térmica dos transeuntes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Sim-Sim, Maria. "Impressões dos transeuntes da Praça do Geraldo sobre os Enfermeiros". Revista de Enfermagem Referência III Série, n.º 1 (1 de julio de 2010): 63–72. http://dx.doi.org/10.12707/rii0934.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Pilati, Ronaldo, Fabio Iglesias, Bárbara Requião de Lima y Carolina Vieira de Simone. "Experimentos de campo em comportamento prosocial: sexo, densidade e grupo cultural". Psicologia: Teoria e Pesquisa 26, n.º 2 (junio de 2010): 361–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722010000200018.

Texto completo
Resumen
A civilidade é um comportamento prosocial³ regulado por normas sociais tácitas. No entanto, poucos estudos dedicaram-se aos fatores determinantes da civilidade em contextos urbanos. O objetivo deste trabalho foi testar a influência do sexo, da densidade de transeuntes e da categorização social sobre a civilidade. Foram realizados três experimentos de campo que emularam situações sociais corriqueiras. Os resultados indicaram frequência de ajuda geral superior a 65%. O Estudo 1 indicou a influência do sexo do experimentador e da densidade de transeuntes sobre a civilidade. Os estudos 2 e 3 não forneceram evidências para a hipótese de um favoritismo endogrupo, tal como previsto por teorias de identidade social. Discutem-se as implicações teóricas e práticas desses resultados para a civilidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Krüger, Eduardo Leite y Patricia Regina Chaves Drach. "Interferências do fator cor da pele na percepção térmica de transeuntes". Ambiente Construído 17, n.º 1 (marzo de 2017): 83–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000100125.

Texto completo
Resumen
Resumo O estudo analisa os efeitos da cor da pele na percepção térmica de transeuntes em espaços abertos. O estudo de campo foi realizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido analisados votos de sensação e preferência térmica de transeuntes. Respostas obtidas por meio de entrevistas estruturadas foram comparadas a resultados do índice de conforto em espaços abertos UTCI (Universal Thermal Climate Index). Os entrevistados foram agrupados de acordo com a autoclassificação quanto à cor da pele segundo o IBGE (Categorias Raciais nos Censos Demográficos). As campanhas de monitoramento foram realizadas em períodos de primavera/verão ao longo de 2012 a 2015, entre 10h e 15h. Utilizou-se uma estação meteorológica Davis Vantage Pro2 para a coleta de dados concomitantemente à aplicação de questionários estruturados segundo a ISO 10551, nos quais a questão quanto à cor da pele do entrevistado foi incluída. Comparando-se sensação e preferência térmicas sob o aspecto de cor da pele, observa-se que, embora o grupo de pessoas de cor da pele branca tenha demonstrado maior tolerância ao estresse térmico por calor, ele mostra preferência mais acentuada por condições térmicas mais frias, de modo a neutralizar tal desconforto. Observaram-se diferenças estatísticas apenas na preferência térmica entre os grupos analisados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Pastuszko, Marian. "Wstępne warunki święceń (kanony : 1033-1039)". Prawo Kanoniczne 45, n.º 1-2 (15 de junio de 2002): 95–192. http://dx.doi.org/10.21697/pk.2002.45.1-2.03.

Texto completo
Resumen
Studium hoc proemio, parte principali et conclusione constat. In proemio canones 1033-1039 Codicis Iuris Canonici Ioannis - Pauli II Papae obiectum huius studii, esse, dicitur. Pars principalis studii in novem particulas subdividitur. 1. Qui recepit sacramentum confirmationis, licite ad ordines promovetur (can. 1033). 2. Ad diaconatum vel presbyteratum aspirans ordinetur qui adscriptionem inter candidatos obtinuit, post praeviam suam petitionem propria manu exaratam, atque ab episcopo proprio vel superiore maiore instituti religiosi clericalis inscriptis exaratam (can. 1034 §§ 1-2). 3. Requiritur ut ministeria lectoris et acolythi receperit et per congruum tempus exercuerit, antequam quis ad diaconatum sive permanentem sive transeuntem promoveatur (can. 1035 § 1). 4. Inter acolythatus et diaconatus collationem interstitiae intercedant sex saltemmensium (can. 1035 § 2). 5. Candidatus petens ordinationem, ut ad ordinem diaconatus aut presbyteratus promoveri possit, episcopo proprio aut superiori maiori declarationem tradat propria manu exaratam qua testificetur, se sponte ac libere, ordinem suscepturum atque in ministerio ecclesiastico perpetuo mancipaturum esse (can. 1036). 6. Promovendus ad diaconatum permanentem, qui non sit uxoratus, item que promovendus ad diaconatum transeutem, ad ordinem diaconatus non admittatur, nisi coram Deo et Ecclesia obligationem caelibatus assumpserit, aut votum perpetuum castitatis in instituto religioso emiserit (can. 1037). 7. Diaconus, qui ad presbyteratum promoveri renuat, nisi impedimento detineatur canonico aliave gravi de causa, de iudicio episcopi aut superioris maioris aestimanda, ab ordinis recepti exercitio prohiberi non potest (can. 1038). 8. Omnis qui ad aliquem ordinem promovendus est, exercitiis spiritualibus vacet per quinque saltem dies, loco et modo ab ordinario determinatis (can. 1039). 9. Pro clericis saecularibus titulus canonicus est titulus beneficii, eoque deficiente, patrimonii aut pensionis (can. 979 § 1 CIC 1917 an.). Pro regularibus titulus canonicus est sollemnis religiosa profesio seu titulus, ut dicitur, paupertatis (can. 982 § 1 CIC 1917 an.). Coetus studiorum de sacramentis, in sessione dd. 6-10 februarii 1978 habita, statuit ut totus canon 222 Schematis documenti pontificii quo disciplina de Sacramentis recognoscitur, Typis Polyglottis Vaticani 1975, supprimatur. Etenim institutum tituli ordinationis est obsoletum et qui altari ministrat debet de altari vivere [Communicationes 10 (1978) n. 2, p. 195].
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Albertin, Ricardo Massulo, Daniel Cirilo Augusto, Boaventura Almeida Mubai, Bruno Luiz Domingos De Angelis, Márcia Da Silva, Frederico Fonseca Silva y Fabio Angeoletto. "HORTAS URBANAS DE MARINGÁ (PR): ESTUDO SOCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES E PERCEPTIVO DOS TRANSEUNTES". Boletim de Geografia 34, n.º 2 (23 de diciembre de 2016): 98. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v34i2.23600.

Texto completo
Resumen
A urbanização resulta numa gama diversificada de impactos sociais negativos, dentre eles a insegurança alimentar. Uma forma de minimizar ou compensar a ocorrência e a intensificação deste impacto seria a implementação da agricultura urbana e periurbana, na qual se enquadra as hortas urbanas. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar os aspectos socioeconômicos dos produtores de hortaliças e identificar a percepção dos transeuntes do entorno das hortas urbanas, denominada de hortas comunitárias de Maringá (PR). Através da percepção existente entre os trabalhadores das hortas e aquelas pessoas do seu entorno, realizou-se um estudo socioeconômico da atuação destas hortas urbanas enquanto política pública de promoção à qualidade de vida. O estudo de caso foi realizado em cinco (05) hortas comunitárias localizadas na zona Norte da cidade de Maringá, Estado do Paraná. Os resultados demonstraram que no caso das hortas, as atividades envolvidas neste contexto, bem como a atuação do poder público, caracterizaram estas hortas como políticas públicas e não como mera política de governo. A evidência para explicar tal conjuntura, foram as respostas obtidas pelos transeuntes a partir da aplicação de questionários. Resultados destes questionários evidenciaram que a política pública de criação e consolidação das hortas urbanas em Maringá se caracterizou como uma maneira de promover a qualidade de vida. Verificou-se que o projeto de hortas comunitárias tem um expressivo valor socioeconômico e paisagístico, mas também, sentimental tanto para os produtores quanto para transeuntes. Os produtores optam pela diversidade de produção, consumo próprio e venda das hortaliças.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

De Almeida, Lindynês Amorim, Jislene Dos Santos Silva, Silvana Maria Barros de Oliveira, Paulyne Souza Silva Guimarães y Giselle De Souza Vicente. "Barreira sanitária contra a COVID-19: aprendendo na prática". Revista Ciência em Extensão 17 (19 de diciembre de 2022): 432–39. http://dx.doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p432-439.

Texto completo
Resumen
A extensão universitária exerce um papel importante na comunidade, uma vez que possibilita a construção, disseminação e discussão de conhecimentos em conformidade à realidade. Este artigo tem o objetivo de relatar as contribuições de um projeto de extensão na formação acadêmica de estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência decorrente de um projeto de extensão intitulado: “Barreira Sanitária para Monitoramento da Saúde dos Docentes, Técnicos-Administrativos, Discentes e demais Transeuntes no prédio do antigo CSAU”, que contou com 19 participantes e seguiu, rigorosamente, todas as orientações previstas. Foram desenvolvidas atividades de identificação precoce dos sintomas gripais por meio da aplicação de questionários, prestação de orientações e verificação da temperatura dos servidores, transeuntes e estudantes da UFAL. Dessa forma, a vivência extensionista proporcionou uma integração de conhecimentos, aliando a teoria com a prática, a possibilidade de ampliação da carga horária curricular e experiência dentro do contexto da prática profissional como futuras enfermeiras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Xavier Ferreira, Hércules Da Silva. "RETRATO DE VIDA NO TRATO DE MORTE - Intervenções artísticas como retóricas urbanas do trauma". Revista Concinnitas 21, n.º 39 (17 de diciembre de 2020): 83–99. http://dx.doi.org/10.12957/concinnitas.2020.50099.

Texto completo
Resumen
O artigo traça uma correlação entre o conceito de écfrase, com o gênero pictográfico do retrato, para maior compreensão de grafites feitos a partir de violentos crimes, para ressignificação do trauma como auxílio aos entes queridos da pessoa falecida, servindo ainda como proposta de gerar empatia aos transeuntes que venham admirar a intervenção urbana.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Zilles Borba, Eduardo. "Entrevista com Francisco Mesquita. Transeuntes, paisagens e mensagens em mutação com o cartaz camaleônico". Rizoma 6, n.º 1 (3 de enero de 2018): 242. http://dx.doi.org/10.17058/rzm.v6i1.12296.

Texto completo
Resumen
Conversamos sobre a evolução da comunicação em espaços urbanos com Francisco Mesquita, que atua junto à Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal. Estudioso das narrativas, estéticas e materialidades dos cartazes publicitários, o professor lança um olhar crítico a questões técnicas, tecnológicas, estratégicas e socioculturais intrínsecas a estes dispositivos que revestem a paisagem das cidades. A entrevista transcorre no entendimento dos marcos evolutivos do cartaz, suas abordagens criativas, a comunicação das marcas com transeuntes, inovação em materiais e, também, pelas abordagens artísticas e sociais da publicidade como elemento que configura os centros urbanos. Recentemente, Mesquita lançou o livro “Do Paleo-cartaz ao Cartaz Camaleônico”, obra na qual aprofunda sua reflexão acerca da evolução da publicidade exterior.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Da Silva Brito, Glaucia, Ariana l. Chagas Gerzson Knol y Michele Simonian. "Grupos de pesquisa: o acolhimento aos habitantes, visitantes e transeuntes de um ambiente virtual". Revista Diálogo Educacional 10, n.º 31 (7 de julio de 2010): 505. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v10i31.2386.

Texto completo
Resumen
Este artigo é fruto da análise de uma experiência bimodal planejada em grupo de estudos inserido no contexto de um grupo de pesquisa chamado Grupo de Estudos Professor Escola e Tecnologias Educacionais (Gepete) e seu grupo de ingresso chamado Gepetinho. A temática de estudo centrou-se na tríade professor, escola e tecnologias educacionais. Sendo assim, os dados analisados são advindos da estruturação de um grupo de estudos que se desenvolve ao longo de um ano, tornando-se um grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, e que se dedica a pesquisas relativas às necessidades, conflitos e desafios inerentes ao educar na Sociedade da Informação. Tem seu foco na formação continuada de professores, basicamente em três linhas de pesquisa: educação a distância, formação de professores para o uso das TIC e tecnologia digital em música. Buscamos discutir aspectos necessários na proposição de formação continuada do professor, considerando o seu desejo em desenvolver-se profissionalmente por meio de formações bimodais e estrutura de grupo de pesquisa. Para a referida discussão e embasamento utilizamos autores como: Aretio (2001), Gadotti (2003), Scherer (2005), Brito (2006), Brito e Purificação (2006) e Behrens (2007). A análise permitiu evidenciar que independente das categorias (habitantes, transeuntes ou visitantes) em que professores orientadores e tutores se encaixem, tanto no Gepete quanto no Gepetinho houve a orientação e o amparo aos participantes. As ações e aprendizados foram se construindo de maneira cooperativa e colaborativa, nascidas do desejo e do compromisso profissional de cada um dos participantes em construir uma educação comprometida com seu tempo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Rosseto, Robson y Victor Emanuel Carlim. "Atividade artístico-pedagógica em quadrinhos como mediação teatral para espetáculo de rua". DAPesquisa 17 (30 de agosto de 2022): 1–13. http://dx.doi.org/10.5965/18083129172022e0001.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa uma prática realizada de mediação teatral com espectadores transeuntes de teatro de rua, convidados a preencherem balões de diálogo de tirinhas em quadrinhos das personagens principais de uma determinada peça, configurando outro espaço de experiência. O material produzido pelos espectadores, por meio do desenho e da escrita, proporcionou experiências afetivas, permitindo observar de forma objetiva o que chamou mais a atenção do público e, eventualmente, o que causou impacto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

A-mi, Jo. "Partilhando experiências de Arte Urbana". Visualidades 17 (23 de julio de 2019): 21. http://dx.doi.org/10.5216/vis.v17.50477.

Texto completo
Resumen
Este artigo pretende narrar as experiências que acompanharam uma intervenção artístico-feminista do coletivo Mulheres no graffiti, na capital cearense, desde o processo de criação até a constituição da ação nas ruas da cidade. Para tal, procurei lançar mão de imagens, relatos das participantes, interações e observações com/de transeuntes e do diário de bordo a fim de compreender os (des)enredos da intervenção "dicionário feminista" como matriz simbólica que atravessa a trajetória desse Coletivo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco. "ENTRE O REAL E O FICCIONAL: Intervenção Urbana “A Menina Morta e Nua”". Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas 1, n.º 1 (26 de marzo de 2018): 66–79. http://dx.doi.org/10.21680/2595-4024.2018v1n1id15005.

Texto completo
Resumen
O presente artigo faz uma breve análise acerca da intervenção “A Menina Morta eNua”, criada pelo grupo de pesquisa “Transeuntes: Estudos sobre Performance”,da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Partindo do conto“Rremembranças da menina de rua morta nua” de Valêncio Xavier (2006), estaação consistiu, basicamente, em uma exposição de fotos de uma menina (que forasupostamente espancada e morta), enquanto um performer leiloava seus objetospessoais aos passantes nas ruas. Esta pesquisa integra parte da tese de doutoradodo autor deste trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Bertucci, Patricia Morales. "Evento Fim de Década: performer, espectador e espaço público entre a ditadura e a democracia." Revista Aspas 6, n.º 1 (30 de junio de 2016): 177. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p177-191.

Texto completo
Resumen
Nos últimos anos da ditadura militar, entre o fim dos anos de 1970 e início de 1980, as manifestações populares e artísticas voltavam às ruas da cidade de São Paulo. Como parte desse movimento, o Evento Fim de Década (1979) foi um acontecimento no qual os coletivos de arte independente ocuparam a Praça da Sé e convidaram os transeuntes não para serem seus espectadores, mas responsáveis diretos pela construção de situações criativas, novas possibilidades relacionais, corporais e contextuais nos espaços públicos já com ares democráticos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Dantas, Marcelo Campelo, Antônia Marta Cavalcante, Maria Jordana Costa Sabino y Rafael Britto de Souza. "Análise comportamental de transeuntes em relação à implementação de lixeiras em espaço público no Nordeste Brasileiro". Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 17, n.º 2 (1 de abril de 2022): 184–98. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13455.

Texto completo
Resumen
O trabalho teve como objetivo averiguar se o comportamento de descarte correto de resíduos dos transeuntes, em espaços públicos na cidade de Crateús (CE), mudaria com a introdução de cestos coletores. A pesquisa envolveu entrevistas com aplicação de questionários. As análises basearam-se no cálculo do Qui-quadrado. Foram entrevistadas 54 pessoas sobre a percepção e a utilização desses recipientes. Três momentos foram escolhidos para fazer a análise, nos 8°, 15° e 21º dias após a implantação dos cestos. Observou-se que independente do tempo de implementação dos coletores, o comportamento não foi alterado, indicando a necessidade de campanhas de sensibilização e desenvolvimento de políticas públicas ausentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Lemos, Filippe Tavares, Rúbia Oliveira Corrêa y Gustavo Dambiski Gomes De Carvalho. "PERCEPÇÃO DOS TRANSEUNTES COM RELAÇÃO À CAMINHABILIDADE NAS CALÇADAS DA ORLA DE ATALAIA EM ARACAJU-SE". Journal of Engineering and Exact Sciences 6, n.º 1 (24 de enero de 2020): 0063–70. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl6iss1pp0063-0070.

Texto completo
Resumen
O presente estudo objetivou analisar a caminhabilidade nas calçadas da orla de Atalaia, em Aracaju-SE. Pesquisa de natureza descritiva, e em relação aos procedimentos foi caracterizada como um levantamento (survey). Em sua abordagem, classificou-se como um estudo quantitativo. A amostra do trabalho foi composta por 140 indivíduos que se faziam presentes na orla de Atalaia, sendo classificada como não probabilística por acessibilidade. O questionário foi definido como o instrumento de coleta de dados. Esse foi formado por treze perguntas fechadas, as quais foram avaliadas com o auxílio da escala Likert de sete pontos. A análise dos dados revelou que, dentre os fatores pesquisados, a infraestrutura das calçadas da orla de Atalaia destacou-se como o item de pior avaliação. A quantidade de rampas ao longo do trajeto também foi outro aspecto mal avaliado. No entanto, a caminhabilidade não foi dificultada pela largura das calçadas ou presença de obstáculos. A iluminação das calçadas da orla de Atalaia foi vista como satisfatória. Com relação ao aspecto conforto proporcionado pelo ato de caminhar nas referidas calçadas, os respondentes o destacaram de forma positiva. Em oposição a isso, a sensação de segurança foi avaliada de maneira negativa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

D'Icarahy, Marlise, Rita Maria Manso de Barros, Lucia Maria De Freitas Perez y Andréa Martello. "PSICOLOGIA, PSICANÁLISE, ARTE E ENCARCERAMENTO JUVENIL". Psicanálise & Barroco em Revista 17, n.º 2 (29 de octubre de 2019): 184. http://dx.doi.org/10.9789/1679-9887.2019.v17i2.184-198.

Texto completo
Resumen
A experiência de encarceramento precoce, frequentemente agravada por violências impetradas, desde o momento da apreensão, tanto por agentes do Estado quanto por anônimos transeuntes e estendida ao interior de instituições públicas, é relatada por inúmeros adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio fechado no Rio de Janeiro. As estatísticas dessa macabra violência permanecem subestimadas. Neste perverso cenário instituído, como a Psicologia, a Psicanálise e a Arte podem contribuir para a elaboração subjetiva dos socioeducandos que vivenciaram tão poderosos traumas, bem como para a transformação de tão cruel status quo?
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Barretto, Margarita. "Processos de revitalização urbana e a percepção dos usuários". Arxiu d'Etnografia de Catalunya, n.º 13 (11 de diciembre de 2013): 231. http://dx.doi.org/10.17345/aec13.231-252.

Texto completo
Resumen
O objetivo desta pesquisa foi registrar a percepção de diferentes atores sociais sobre o processo de revitalização da rua Vidal Ramos, no centro histórico da cidade de Florianópolis. Foi realizada uma pesquisa documental e etnográfica, com observação não participante, entrevistas semi estruturadas e registro fotográfico. O estado atual da rua foi aprovado por todos os atores sociais entrevistados, que incluíram idealizadores do projeto, lojistas, moradores e transeuntes. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, com duração de apenas uma semana, cujos resultados podem contribuir com as discussões sobre revitalização e gentrificação e constitui uma inovação enquanto tema de pesquisa na cidade de Florianópolis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Amadei, Daysa Ione Braga, Ricardo Massulo, Rafael Alves de Souza y Fernanda Antonio Simões. "Paisagem urbana do eixo monumental Maringaense: uma abordagem a partir da metodologia de Gordon Cullen". Revista NUPEM 3, n.º 4 (26 de enero de 2017): 211–22. http://dx.doi.org/10.33871/nupem.v3i4.69.

Texto completo
Resumen
Maringá é uma cidade planejada a partir de sua topografia: bosques nos fundos de vales e um eixo com edificações monumentais locado no espigão da cidade. Tal eixo, a Avenida Getúlio Vargas, acomoda edificações que, além de possuírem elevada importância social, ainda se constituem obras de proporções monumentais, conferindo-lhe a denominação de Eixo Monumental. Diante do marco que a Avenida representa, foi aplicada a essa a metodologia proposta por Gordon Cullen, em sua obra Paisagem Urbana, para analisar o poder de influência das características da via sobre os transeuntes, o que confere uma identidade própria que a destoa das demais vias maringaenses.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Lignelli, César y Guilherme Mayer. "DeBanda e seus múltiplos: Lugares, espaços, simultaneidades e concomitâncias". Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, n.º 42 (13 de diciembre de 2021): 1–26. http://dx.doi.org/10.5965/1414573103422021e0204.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste artigo consiste em discutir facetas que compõem o percurso do espetáculo popular musical DeBanda, visando desvelar aspectos de sua complexidade. Para tal, foram considerados múltiplos relativos a acepções e versões que envolvem a referida experiência estética, as quais contém: memórias das recentes às mais longínquas, lugares, espaços, simultaneidades e concomitâncias. Percursos etimológicos e denotativos, bem como do imaginário popular, permeiam a primeira seção. A escrita segue com temporadas, formatos, sonoridades, público, transeuntes, traquitanas, tecnologias e a desventura enquanto modus operandi. Estes múltiplos embasam as reflexões que vão do laboratório a sete países nos cinco anos de perambulações de DeBanda.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

ALVES MARQUES, ANNA ELISA, Raissa Rayanne Gentil de Medeiros y Mateus Cavalcante de França. "DIREITO À CIDADE E DESIGUALDADE DE GÊNERO: DIFERENÇAS ENTRE AS PERCEPÇÕES DE HOMENS E MULHERES SOBRE ESPAÇOS PÚBLICOS EM NATAL/RN E PORTO ALEGRE/RS". Revista de Direito Urbanístico, Cidade e Alteridade 7, n.º 1 (20 de agosto de 2021): 63. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-989x/2021.v7i1.7702.

Texto completo
Resumen
O espaço urbano pode ser vivenciado de forma diversa pelos variados grupos que habitam as cidades, segundo uma série de marcadores sociais de diferença que estão relacionados à estrutura da desigualdade social. Nesse sentido, compreende-se que os diferentes gêneros têm diferentes acessos e relações com serviços e espaços das cidades, em processos de reprodução de desigualdades. Este trabalho buscou entender que diferenças há na percepção sobre espaços públicos urbanos entre homens e mulheres. Para isso, foram coletados dados empíricos, a partir de questionários aplicados a transeuntes em alguns espaços públicos em áreas centrais nos municípios de Natal/RN e Porto Alegre/RS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Krüger, Eduardo y Patricia Drach. "Quantificação dos impactos da climatização artificial na sensação térmica de transeuntes em termos de alterações no microclima". urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 9, suppl 1 (octubre de 2017): 301–12. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.supl1.ao04.

Texto completo
Resumen
Resumo O presente estudo analisa efeitos do uso de ar-condicionado na sensação térmica devido a interferências na aclimatação de indivíduos no espaço aberto, a partir de estudo de campo no centro do Rio de Janeiro. Campanhas de monitoramento foram realizadas em períodos quentes entre 2012 e 2015, com uso de estação meteorológica concomitantemente à aplicação de questionários estruturados segundo a ISO 10551, aos quais se incluíram questões acerca do uso de ar-condicionado. O índice de conforto utilizado para interpretar dados microclimáticos foi o UTCI (Universal Thermal Climate Index). Dos resultados obtidos, notou-se que o uso frequente de ar-condicionado impacta a percepção térmica dos usuários, interferindo na definição de limites de conforto. Verificou-se uma queda de 2°C em unidades UTCI para uma situação de início de estresse térmico por calor para o grupo menos aclimatado (usuários habituais de ambientes climatizados artificialmente), fato que sugere redução na tolerância térmica ao calor dessa população. A partir dos resultados encontrados e para o desenvolvimento da área de conforto em espaços abertos no Brasil (cuja maior parte do território apresenta clima tropical), no que tange a levantamentos de percepção térmica junto à população, recomenda-se a introdução do questionamento acerca do uso de ar-condicionado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Nascimento, Gerson Gomes do. "POLÍTICAS PÚBLICAS URBANAS DE TRANSPORTES: UMA ANÁLISE DO PROJETO ROTA VIÁRIA NA AVENIDA BERNARDO VIEIRA EM NATAL-RN". HOLOS 5 (28 de octubre de 2013): 210. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1696.

Texto completo
Resumen
O objetivo, deste trabalho, se constituiu em analisar a organização socioespacial desta avenida após sua transformação no ano de 2007-2009 via políticas públicas urbanas de transportes, levando em consideração a grande desorganização do fluxo de veículos nesta. Aplicamos formulários com quatro atores diretamente envolvidos nessa questão: os motoristas de ônibus, os transeuntes da avenida, os comerciantes e os motoristas de carros particulares bem como consultamos também órgãos municipais (SEMURB e STTU). Concluímos que tais transformações, a maneira como foram executadas não agradou nem tampouco solucionou os graves problemas socioespaciais ali existentes tais como: roubos, poluição sonora, falta de estacionamento, perda de consumidores, congestionamentos entre outros.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía