Literatura académica sobre el tema "Tempo de fala"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Tempo de fala".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Tempo de fala"

1

Rúbia Sant’Anna, Mara. "silêncio contém o tempo". REVISTA POIÉSIS 24, n.º 41 (30 de junio de 2023): 142–55. http://dx.doi.org/10.22409/poiesis.v24i41.59033.

Texto completo
Resumen
Segundo Jacques Rancière (2012) todas as imagens possuem uma potência que decorre da sua dupla condição de “presença sensível bruta” e de “discurso cifrando uma história” (p. 20). Tal condição opera um regime próprio que articula o visível e o dizível, de maneira que se vê além do mostrado e se pensa, deduz e fala mesmo sem que hajam palavras ou legendas a restringir a potência de expressão da imagem. Da articulação entre o visto e o dito se impõe uma narrativa visual. Todavia, o encanto da série fotográfica a seguir deriva do quanto o mostrado, os referentes de uma paisagem, impõem o silêncio, que não evita o pensar, o deduzir e mesmo o falar, contudo, o mote deste silêncio convoca um tempo distante, um tempo do qual nada se tem a dizer. Há apenas a sensação que “houve”. O que? Não importa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Castanho, Sérgio. "Memória, tempo presente e prospecção do futuro". Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 12, n.º 1 (30 de diciembre de 2006): 75. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v12i13.8645613.

Texto completo
Resumen
O artigo fala das relações entre Memória e História, trazendo para discussão questões de ideologia, subjetividade e poder. Reflete depois sobre as relações entre História e Tempo, apontando para a relevância da cultura nessa interação, instaurando diferentes temporalidades para as memórias. Finalmente, desemboca no papel da história para o conhecimento da vida humana e fala sobre as funções e alcance das perguntas que podem investigar o futuro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Andrade, Claudia Regina Furquim de, Fernanda Chiarion Sassi, Fabiola Staróbole Juste y Maria Isis Marinho Meira. "Atividades de fala e não-fala em gagueira: estudo preliminar". Pró-Fono Revista de Atualização Científica 20, n.º 1 (marzo de 2008): 67–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872008000100012.

Texto completo
Resumen
TEMA: gagueira. OBJETIVO: comparar a ativação muscular em indivíduos fluentes e gagos durante tarefas de fala e não-fala. MÉTODO: seis adultos foram divididos em dois grupos: G1 - três indivíduos fluentes; G2 - três indivíduos com gagueira. A atividade muscular (eletromiografia de superfície) foi captada por eletrodos fixados em quatro regiões. Situações testadas: tensão muscular de repouso, tempo de reação da fala; atividade não verbal e atividade verbal. RESULTADOS: não houve significância estatística entre os grupos para a tensão de repouso; G2 apresentou tempo de reação de fala mais longo; G2 apresentou atividade muscular durante a tarefa não verbal semelhante a observada durante o repouso; a atividade muscular de G1 e G2 durante a tarefa verbal foi similar. CONCLUSÃO: estes resultados sugerem que G2 apresenta um pobre controle temporal para a coordenação dos processos motores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Salvato, Carolina De Campos, Silvia Regina Siqueira de Araújo, Renata Muller, Alexandra Dezani Soares y Brasilia Maria Chiari. "Correlação entre reconhecimento de fala, tempo de privação auditiva e tempo de uso de Implante Coclear em usuários com surdez pós-lingual". Distúrbios da Comunicação 32, n.º 3 (3 de septiembre de 2020): 396–405. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p396-405.

Texto completo
Resumen
Introdução: A mensuração do benefício proporcionado pelo Implante Coclear é fundamental e há vários métodos de avaliação descritos, mas, os testes de percepção de fala ainda são os mais utilizados, dentre eles a “Lista de Sentenças em Português” - LSP. Determinar os fatores que influenciam o reconhecimento de fala nos usuários de IC auxilia nas orientações da etapa pré-operatória, melhora a adaptação, reabilitação e evidencia mudanças necessárias no dispositivo. Objetivo: Verificar a correlação das variáveis: tempo de privação auditiva e tempo de uso de Implante Coclear (IC) com os resultados dos testes de percepção de fala no silêncio e no ruído em usuários de IC com deficiência auditiva pós-lingual e idade entre 14 e 60 anos. Método: Os 27 participantes foram submetidos às seguintes avaliações: levantamento de dados– para coleta de informações que caracterizem a perda auditiva prévia, como tempo de privação auditiva e início do uso do IC -, audiometria em campo livre com IC nas frequências sonoras de 250 a 4000 Hz e o reconhecimento de fala que foi avaliado por meio do teste “Listas de Sentenças em Português” - LSP aplicado na condição favorável (silêncio) e na condição desfavorável (ruído) de escuta. Na análise estatística foram utilizados o coeficiente de correlação linear de Pearson e gráficos de dispersão bidimensional, além disso, a análise descritiva dos dados. Resultados: Não houve relação estatisticamente significante entre a privação auditiva e a percepção de fala no silêncio e no ruído. Por outro lado, houve correlação positiva estatisticamente significante entre o Tempo de Uso do IC com o desempenho no teste de reconhecimento de sentenças no silêncio. Conclusão: Verificou-se correlação significante apenas entre tempo de uso de implante e reconhecimento de sentenças no silêncio em usuários de implante com surdez pós-lingual.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Martins, Vanessa de Oliveira y Claudia Regina Furquim de Andrade. "Estudo das pausas em idosos". Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 16, n.º 3 (septiembre de 2011): 344–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342011000300017.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Verificar a ocorrência de pausas na fala de idosos e sua distribuição quanto à frequência e a duração. MÉTODOS: Participaram deste estudo 128 idosos de ambos os gêneros, divididos em dois grupos: GI (60-79 anos) e GII (a partir de 80 anos). Foram obtidas amostras de fala de todos os participantes para análise das rupturas de fala. As pausas foram classificadas como: hesitação (pausas de um a dois segundos) e pausa propriamente dita (acima de dois segundos). A análise computou 200 sílabas fluentes de cada amostra de fala. Os grupos foram comparados quanto às seguintes variáveis: presença de pausas e hesitações; duração média das pausas; porcentagem de tempo de pausas; frequência de pausas e hesitações; e frequência geral. RESULTADOS: Para GII houve maior número de pausas e hesitações. Na análise da duração e da porcentagem de tempo de pausas não foi observada diferença entre os grupos. Em relação à frequência de pausas, hesitações e pausamento geral, observa-se diferença apenas para a última variável, com maior média de ocorrência para GII. CONCLUSÃO: Idosos com mais de 80 anos apresentam mais rupturas de fala por pausas que os idosos abaixo dessa idade. O estudo contribui como um balizador sobre as mudanças na fala relacionadas à quantidade de pausas e como um parâmetro comparativo para sintomas de doenças que se manifestam pelas variações de fala.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Wertzner, Haydée Fiszbein y Leila Mendes Silva. "Velocidade de fala em crianças com e sem transtorno fonológico". Pró-Fono Revista de Atualização Científica 21, n.º 1 (marzo de 2009): 19–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872009000100004.

Texto completo
Resumen
TEMA: velocidade de fala no transtorno fonológico (TF). OBJETIVO: comparar o desempenho de crianças, com e sem transtorno fonológico, em diferentes tarefas de velocidade de fala. MÉTODO: participaram do estudo vinte crianças com diagnóstico de transtorno fonológico (GTF) e vinte crianças com desenvolvimento típico de fala (GC), com idade entre quatro anos a dez anos e onze meses, de ambos os sexos. As medidas de velocidade de fala (tempo total de duração, sílabas/segundo e fonemas/segundo) foram analisadas em duas provas de imitação, sendo uma padrão e outra baseada em frases retiradas do próprio discurso da criança, cada qual composta de uma sentença curta e outra longa. RESULTADOS: o GC apresentou um desempenho significantemente melhor que o GTF em todas as medidas da prova de imitação padrão e também no tempo total de duração da sentença longa na prova de imitação de frases próprias, de forma que o tamanho e a tipologia das sentenças influenciaram o desempenho de ambos os grupos. CONCLUSÃO: verifica-se menores valores de velocidade de fala nas crianças com TF participantes deste estudo, em função de possíveis déficits lingüísticos ou motores, embora haja indícios de controle da velocidade de produção da fala em função do tamanho da frase. Todas as medidas mostraram tal diferença, especialmente na prova de imitação padrão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Perez, Léa Freitas. "Tempo do espírito e espírito do tempo: algumas observações mais ou menos intempestivas". HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião 16, n.º 49 (1 de mayo de 2018): 356–78. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2018v16n49p356-378.

Texto completo
Resumen
Este artigo corresponde a fala integral que foi apresentada na Mesa “Três olhares sobre o Tempo do Espírito”, no 29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - Tempos do espírito: inspiração e discernimento, que teve lugar em 13 julho de 2016, na PUC-Minas. Nele teço algumas observações mais ou menos intempestivas sobre as relações entre tempo do espírito e espírito do tempo, com vistas a pensar a religiosidade na contemporaneidade mais imediata. A partir de uma rápida visada no vocabulário técnico do tropo espírito a partir do modo como ele é tratado por Lalande em seu Vocabulaire technique et critique de la philosophie (1968), o texto dialoga,sobretudo a partir de Otávio Velho, notadamente com seu livro Mais realistas do que o rei: ocidentalismo, religião e modernidades alternativas (2007), com algumas facetas da religiosidade na contemporaneidade visando pensar as relações da religião com a cultura de consumo e a função comunicativa da religião em tempos de globalização, também tempos de comunicação generalizada, entre outras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Queiroz, Veronica Batista, Nelma Ellen Zamberlan-Amorim, Kele Jaqueline Pinotti, Elisangela Aparecida da Silva Lizzi y Ana Claudia Mirândola Barbosa Reis. "Teste de percepção de fala com figuras: aplicabilidade em crianças com deficiência auditiva". Revista CEFAC 19, n.º 2 (marzo de 2017): 180–89. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719215716.

Texto completo
Resumen
RESUMO Objetivo: verificar a aplicabilidade do teste de percepção de fala com figuras, desenvolvido por Souza e Reis (2015), em crianças com deficiência auditiva. Métodos: estudo descritivo exploratório. Participaram 40 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária entre 2 e 11 anos, sendo 20 normo ouvintes (GC) e 20 com deficiência auditiva (GE), equiparadas por tempo de estimulação sensorial auditiva com audição normal. Os grupos foram subdivididos de acordo com tempo de estimulação sensorial auditiva, sendo GC1 (2 anos de idade), GC2 (3 anos de idade), GC3 (4 anos de idade), GE1 (2 anos de estimulação auditiva), GE2 (3 anos de estimulação auditiva), GE3 (4 anos de estimulação auditiva). Resultados: os grupos apresentaram as seguintes porcentagens de acertos: GC1 87.33%, GC2 85.6% e GC3 98.67%. O grupo estudo, composto pelas crianças com deficiência auditiva, os resultados foram, GE1 61.33%, GE2 76.8% e GE3 88% de acertos. Houve diferença significante para seis das 25 palavras (gelo, faca, rato, trem, cão, flor), quando associados acertos e erros. Conclusão: o teste é viável para a avaliação e monitoramento da percepção de fala em crianças com deficiência auditiva, independente da capacidade de verbalização das mesmas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

van der Voort, Hein. "Fala fictícia fossilizada: o tempo futuro em Aikanã". Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 8, n.º 2 (agosto de 2013): 359–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222013000200009.

Texto completo
Resumen
O Aikanã, língua indígena geneticamente isolada do sul de Rondônia, tem uma maneira de expressar o tempo futuro verbal que é, à primeira vista, algo surpreendente. A construção, que é obrigatória para o tempo futuro, envolve, além de um morfema de futuro (-re-, ou futuro remoto -ta-), sempre um morfema da primeira pessoa (seja singular ou plural), independente de o verbo estar flexionado para pessoa (seja primeira ou não). Consequentemente, o tempo futuro em Aikanã sempre envolve dois marcadores pessoais no verbo, que correspondem gramaticalmente em número com o sujeito do verbo, mas não necessariamente em pessoa. Mesmo assim, como é demonstrado, ainda que não correspondam no nível gramatical, os marcadores correspondem em pessoa no nível discursivo. Para pesquisadores tentando investigar a língua, esse tipo de construção sempre foi enigmático. Porém, hoje, com um pouco mais de conhecimento sobre construções parecidas em línguas vizinhas (mesmo sendo línguas geneticamente não relacionadas), ficou claro como essa construção tem uma base cognitiva concreta na gramática e na semântica da língua, envolvendo citação fictícia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Melo, Tatiana Mendes de, Adriane Lima Mortari Moret y Maria Cecília Bevilacqua. "Avaliação da produção de fala em crianças deficientes auditivas usuárias de Implante Coclear Multicanal". Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 13, n.º 1 (marzo de 2008): 45–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342008000100009.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Comparar a produção de fala de crianças com deficiência auditiva neurossensorial à de crianças com neuropatia auditiva/ dessincronia auditiva, ambas submetidas à cirurgia de implante coclear. MÉTODOS: Participaram do estudo cinco crianças com deficiência auditiva neurossensorial e cinco crianças com neuropatia auditiva/dessincronia auditiva; os dois grupos foram pareados segundo idade e tempo de uso do implante coclear, sendo utilizada uma amostra da fala durante as tarefas de nomeação de figuras e discurso espontâneo. RESULTADOS: A média de acertos no grupo de crianças com neuropatia auditiva/dessincronia auditiva foi de 59,32%, contra 51,32% no grupo com deficiência auditiva neurossensorial, não apresentando diferença estatisticamente significante. CONCLUSÃO: O implante coclear demonstrou ser benéfico na reabilitação da neuropatia auditiva/dessincronia auditiva e, assim como na deficiência auditiva neurossensorial, o tempo de privação sensorial influenciou a produção de fala dessas crianças.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Tesis sobre el tema "Tempo de fala"

1

Gouveia, Paulo D. F. "Codificação de fala por modelos variáveis no tempo". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 1996. http://hdl.handle.net/10198/1572.

Texto completo
Resumen
O trabalho apresentado nesta tese representa uma contribuição para a optimização da codificação da fala. Utilizam-se para o efeito modelos de codificação baseados em filtros LP (filtros de Predição Linear) de parâmetros variáveis no tempo, contrastando com os modelos fixos utilizados nos métodos convencionais. Nestes, a adaptação dos filtros de predição realiza-se simplesmente através de actualizações periódicas dos seus parâmetros, não traduzindo por isso uma evolução gradual e contínua ao longo do tempo. A técnica utilizada na implementação dos modelos variáveis tem por base a utilização de funções do tipo B-spline na representação das formas de onda dos parâmetros LP. Para o estudo da viabilidade do modelo proposto, analisou-se o desempenho de um vocoder de predição linear incluindo, quer o modelo LP de parâmetros variáveis, quer o modelo LP de parâmetros fixos convencional, por forma a possibilitar a comparação de desempenhos. Dos resultados obtidos concluímos que a codificação de fala por modelos variáveis no tempo, embora não tenha evidenciado vantagens convincentes, pode ser encarada como outra forma de codificação, competindo por isso com as metodologias já existentes. The work presented in this thesis aims at to be a contribution to speech coding. To accomplish this objective, coding models based on LP filters (Linear Predictive Filters) with time-varying parameters are used, and compared with fixed models used in conventional methods. In these models, the predictive filters adaptation is carried on simply through periodic updatings of its parameters, therefore doesn’t representing a gradual and continuous evolution in time. The technique used in varying models implementation is based on the utilization of B-spline like functions to represent the LP parameters waveforms. In order to make a viability study of the proposed model, the performance of a linear predictive vocoder was analyzed, including both the LP model with varying parameters and the conventional LP model with fixed parameters, thus enabling the comparison of their performances. From the results, we concluded that speech coding by time-varying models, although it had not demonstrated clear benefits, can be viewed as another coding way, therefore competing with the already existing methodologies.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Santos, Joseane dos. "Percepção de fala: análise das vogais do português brasileiro em tempo comprimido". Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-05022007-113149/.

Texto completo
Resumen
O aspecto temporal da fala é um dos fatores que interferem na inteligibilidade de fala, assim, o presente estudo teve como objetivo estudar a percepção das vogais do português brasileiro (PB) em diferentes taxas de elocução por meio de análise acústica e metodologia psicofísica. Na análise acústica foi averiguado a duração das frases contendo as vogais alvo e, posteriormente, apenas as vogais. No experimento I - a ANOVA mostrou que existe diferença significativa apenas entre a duração das frases nas duas taxas de elocução normal e rápida, enquanto na análise da duração das vogais há diferença estatística entre as taxas de elocução e também entre as vogais. No experimento II- o resultado da ANOVA mostrou que as frases são estatisticamente diferentes em relação a taxa de elocução, normal e mais rápida, mas não difere quanto as diferentes vogais alvo das frases, entretanto, o resultado das vogais na taxa de elocução mais rápida mostrou que há diferença entre as mesmas. A análise dos três conjuntos de vogais dos dois experimentos anteriores, mostrou que há diferença estatisticamente significativa nas taxas de elocução e também nas 7 vogais do PB. O julgamento psicofísico da fala comprimida foi realizado por meio de 28 frases aleatorizadas quanto as 7 vogais do PB, duas taxas de locução (normal e rápida) e duas apresentações para fidedignidade do teste. A amostra foi composta de 32 sujeitos, distribuídos em dois experimentos. No experimento I (n=16) os sujeitos não perceberam qualquer dificuldade na inteligibilidade de fala. No segundo experimento (n=16) a taxa de elocução das frases rápidas foi modificada em torno de 30% da taxa normal. O resultado mostrou que os sujeitos perceberam diminuição na inteligibilidade de fala devido a taxa de elocução, entretanto não encontraram qualquer dificuldades devido as vogais. Os resultados sugerem a taxa de elocução interfere na inteligibilidade de fala.
The temporal aspect of speech is one of the factors that affect the intelligibility of speech. Thus, the aim of the present study was to investigate the perception of Brazilian Portuguese (BP) vowels in different speech rates through acoustic analysis and psychophysical tests. In the acoustic analysis, we investigated the sentences duration containing target vowels and, subsequently, only the vowels. In Experiment I, there was a significant difference between the duration of sentences in both speech rates (normal and fast), and in the duration of the vowels there was a significant difference between the speech rates and between the vowels. In Experiments II, the results showed differences between the sentences concerning the speed rate, normal and 'faster', but not between the target vowels in the sentences. However, in the 'faster' speech rate showed difference between the vowels. The analyses of the 3 sets of vowels in both experiments revealed a significant difference in speed rates as well as in the 7 vowels of the BP. The psychophysical judgment of compressed speech was done using 28 randomized sentences with 7 BP vowels, 2 speed rates (normal and fast) and 2 repetitions (test and retest) to evaluate the test reliability. The sample was composed by 32 subjects distributed in 2 experiments. In Experiment 1 (n=16) the subjects did not have difficulty in the speech intelligibility In Experiment II (n=16) the speed rate of 'faster' sentences was increased in 30% in relation to the normal rate. The results showed that the subjects noticed that there was a decrease in the speech intelligibility due to the speed; however, they did not find difficulties due to the vowels. Taken together, our results suggest that the speech rate interferes in the speech intelligibility.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Costa, Luciane Ferreira. "A Forma que fala do seu tempo : Achille Perilli no acervo do MAMM". Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2016. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3080.

Texto completo
Resumen
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-01-04T13:19:35Z No. of bitstreams: 1 lucianaferreiracosta.pdf: 4681835 bytes, checksum: c8ff21e122501c69fd7506e2be90a6be (MD5)
Approved for entry into archive by Diamantino Mayra (mayra.diamantino@ufjf.edu.br) on 2017-01-31T10:33:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 lucianaferreiracosta.pdf: 4681835 bytes, checksum: c8ff21e122501c69fd7506e2be90a6be (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-31T10:33:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 lucianaferreiracosta.pdf: 4681835 bytes, checksum: c8ff21e122501c69fd7506e2be90a6be (MD5) Previous issue date: 2016-07-27
O objetivo principal deste trabalho foi investigar a produção artística de Achille Perilli (1927-) para entendermos a importância de suas obras presentes na coleção de arte moderna do poeta Murilo Mendes (1901-1975), e a relação entre os dois. Esta coleção de arte pertence ao acervo do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF). O Acervo de arte modernada em questão é composto por obras de diversos artistas nacionais e internacionais, contando com significativa representação de vinte e cinco artistas italianos, dentre os quais Achille Perilli, um dos mais importantes protagonistas da arte moderna italiana no imediato pós- Segunda Guerra, fundador do Gruppo Forma1 em 1947. Perilli é um artista romano, pesquisador da forma no espaço, sua poética se afirma no abandono absoluto de qualquer referência ao real. A sua pesquisa orientou-se para o alcance da forma enquanto uma compreensão lógico-estrutural ou mesmo ilógico-estrutural (termos do artista), sendo para ele como um ato de pura espacialização. A presença desse artista na coleção de Murilo Mendes permite-nos conhecer e ponderar sobre as experiências da arte concreta de filiação italiana e, especialmente, a proximidade destas experiências com o pensamento poético de Murilo Mendes. O poeta é natural de Juiz de Fora, e viveu por dezoito anos em Roma onde lecionou e atuou como poeta, ensaísta e crítico de arte. Ele tinha 56 anos quando se transferiu para a Itália definitivamente, onde viveu até o fim de sua vida, vindo a falecer em Portugal. Achille Perilli foi amigo do poeta, uma amizade que durou para sempre.
The main objective of this study was to investigate the artistic production of Achille Perilli (1927-) to understand the presence and importance of his works in the modern art collection of the poet Murilo Mendes (1901-1975). This art collection now belongs to the Museum of Modern Art Murilo Mendes of Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM / UFJF).The moderna Art Collection in question, consists on works of several national and international artists, with significant representation of twenty-five Italian artists, among them Achille Perilli, one of the most important protagonists of Italian modern art in the immediate postWorld War II , and founder of Gruppo Forma1 in 1947. Perilli is a Roman artist, researcher of form in space, his poetic stated in absolute abandonment of any reference to the real. His research was oriented to the achievement of the way while a logical-structural or even illogical-structural understanding (terms of the artist), and for him as an act of pure spatiality. The presence of this artist in the collection of Murilo Mendes, allows us to know and reflect on the experiences of concrete art of Italian parentage, and especially the proximity of these experiences with the poetic thought of Murilo Mendes. The poet was born in Juiz de Fora, and lived for eighteen years in Rome where he taught and served as poet, essayist and art critic. He was 56 years old when he moved to Italy permanently, where he lived until the end of his life, even though he died in Portugal. Achille Perilli was a friend of the poet. A friendship that lasted forever.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Rodrigues, Angelica Terezinha Carmo. "As orações de tempo e condição na fala da criança : uma perspectiva socio-funcionalista". [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269149.

Texto completo
Resumen
Orientador: Maria Luiza Braga
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-07-27T19:14:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigues_AngelicaTerezinhaCarmo_M.pdf: 3730027 bytes, checksum: ef1d6083270ff884218582dc219c17b5 (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: Neste trabalho, investigo as orações hipotáticas de tempo e condição presentes na fala de crianças em fase de aquisição de primeira língua. Na literatura consultada, há um consenso de que as orações temporais emergem na fala da criança primeiro do que as condicionais. Como sugere Slobin (1975), algumas noções, por serem mais salientes psicologicamente do que outras, são primeiramente desenvolvidas na infância. Os dados, no entanto, permitem afirmar apenas que as primeiras ocorrem em maior número do que as segundas. A justificativa, nesse caso, remete tanto a Givón quanto a Heine et alii. Tomando por base os pressupostos de Givón (1995), pode se dizer que as temporais representam estruturas não-marcadas, uma vez que são menos freqüentes. Nesse caso, é provável que tendam a ser, ao contrário das condicionais, menos complexas. Uma outra hipótese remete ao continuum de categorias cognitivas proposto por Heine et alii (1991), que defende que entidades mais concretas, como as que se referem a TEMPO, podem ser recrutadas para expressar noções mais abstratas, como CONDIÇÃO. Mostro, entre outros aspectos que, em algumas orações, é possível identificar uma superposição de significados temporais e condicionais, e que, em outras, essa possibilidade é, senão bloqueada, pelo menos, mais difícil. A correlação modo-temporal e o grau de hipoteticidade explicam, parcialmente, a intercambialidade entre noções temporais e condicionais. Para aferir o grau de integração dessas orações, utilizei as variáveis correlação modo-temporal, explicitude, correferencialidade e formas de expressão dos sujeitos. Em relação ao primeiro parâmetro, os resultados empíricos sugerem que as construções de tempo, por apresentarem tempos e modos idênticos tanto na núcleo quanto na temporal, estão mais integradas, e, portanto, mais gramaticalizadas. No que concerne aos outros parâmetros, parece haver uma inversão nos resultados. Casos de anáfora zero, que indicam um grau forte de entrelaçamento, foram registrados mais nas orações condicionais do que nas temporais. Todavia, em ambas estruturas, os sujeitos apresentaram os traços [- correferencialidade] e [+ explicitude], que indicam relações sintáticas mais frouxas
Abstract: This study investigates the hypotactic temporal and conditional clausespresent in the speech pattems of children who are in the language acquisition phase. According to the literature researched there is consensus that temporal clauses emerge in children speech patterns before conditional clauses. Like Slobin (1975) suggests, some notions, being more visible than others frem a psychological perspective, are the first to be developed in childhood. In my data, however, I verified to a certain extent that the first occur in greater number than the latter. In this case, the justification points to the hypotheses of both Givón and Heine et aloTaking Givón's pressupositions as a basis, I can say that the temporal clauses are unmarked structures, once they are less frequent. In this case, it is possible that they tend to be, contrary to condicional clauses,less complex. Another hypotheses alludes to the continuum of cognitive categories proposed by Heine et al (1991), which defends that concrete entities are recruited to express more abstract notions, such as condition. I emphasize, among other aspects, that in some sentences it is possible to identify a superposition of temporal and conditional meanings and that, in other sentences, this possibility is, if not blocked, at least less apparent. The modus-temporal correlation and hypothetical explanation ratio partially explain the interchangeability of temporal and conditional notions. In order to assess the integration degree of these sentences I used the sharing of tenses and moods, co-reference and expressions forros of subject variables. As regards the first parameter, empiric outcomes suggest that temporal constructions, because identical tenses and modes are presented in both the nucleus and the temporal clause, are more integrated and therefore characterized by more marked grammaticalization. Conceming the other parameters there seems to be an inversion of results. Cases of total absence of anaphora, which indicate a strong degree of interchange, were found more frequently in conditional than in temporal clauses. However, in both structures the subjects presented signs that indicate looser syntactic relationships [- co-reference] e [+ explicitness]
Mestrado
Mestre em Linguística
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Mendes, Francisco Fabiano de Freitas. "Ponto de fuga tempo, fome, fala e poder em Vidas Secas e São Bernardo". www.teses.ufc.br, 2004. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6120.

Texto completo
Resumen
MENDES, Francisco Fabiano de Freitas. Ponto de fuga tempo, fome, fala e poder em Vidas Secas e São Bernardo. 2004. 204f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2004.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-10-10T12:47:32Z No. of bitstreams: 1 2004-DIS-FFFMENDES.pdf: 1332830 bytes, checksum: 5608d77146bbdc3341ff461be59566c9 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-10-10T14:12:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2004-DIS-FFFMENDES.pdf: 1332830 bytes, checksum: 5608d77146bbdc3341ff461be59566c9 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-10-10T14:12:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2004-DIS-FFFMENDES.pdf: 1332830 bytes, checksum: 5608d77146bbdc3341ff461be59566c9 (MD5) Previous issue date: 2004
The books by Graciliano Ramos (1892-1953) form a rich and varied subject for researching History, heading for the relation with the literary source. In this work, I focus on the interior of the northeast of Brazil depicted by that writer, starting from two of his novels – in fact, his masterpieces – “São Bernardo” (1934) and “Barren Lives” (1938), in order to analyse questions about the conflict between Graciliano Ramos and social transformations which embrace him, the registration by him on his own action as a committed man of letters and, finally, the power which accompanies the knowledge and the contact with the literary production – this weapon, the writing. In this way, this work is divided in chapters which deal with this subjects: time, hunger and speech, trying to understand the literary register on reality of northeastern interior of Brazil in the thirties last century.
A obra de Graciliano Ramos (1892-1953) constitui um rico e variado material para a pesquisa em história, enveredando pela relação com a fonte literária. Neste trabalho, foco minhas atenções para o interior do nordeste brasileiro retratado pelo escritor alagoano, tomando dois de seus romances de ficção, São Bernardo(1934) e Vidas Secas(1938), pilares de sua obra, para analisar as questões conflitantes entre o homem Graciliano e as transformações sociais que o envolvem, o registro da ação desse homem enquanto é observada sua própria ação como literato engajado e, por fim, o poder que acompanha o saber e o contato com a produção literária, também verificado nessa arma que é a escrita. Dessa forma, o trabalho se divide em capítulos que tratam de cada uma dessas questões: tempo, fome e fala, a fim de tentar compreender o registro literário da realidade do interior nordestino dos anos 30 do século passado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Andreão, Rodrigo Varejão. "Implementação em tempo real de um sistema de reconhecimento de digitos conectados". [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259362.

Texto completo
Resumen
Orientador: Luis Geraldo Pedroso Meloni
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-27T10:50:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreao_RodrigoVarejao_M.pdf: 575648 bytes, checksum: c5a9a006fcd82bdc9f8503d29e5146e8 (MD5) Previous issue date: 2001
Mestrado
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Nardi, Maiara Graziella. "Fala e compreensão do si-mesmo: um diálogo entre daseinanálise e psicanálise". Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3267.

Texto completo
Resumen
Submitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2018-01-23T18:43:40Z No. of bitstreams: 1 Maiara_Nardi_2017.pdf: 1200211 bytes, checksum: 1fa3500c04a30246f4c36fb1c3c701db (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-23T18:43:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maiara_Nardi_2017.pdf: 1200211 bytes, checksum: 1fa3500c04a30246f4c36fb1c3c701db (MD5) Previous issue date: 2017-08-24
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This dissertation seeks to clarify Heidegger’s concepts of Discourse and being-one’s-self comprehension such as they occur and are worked upon under the perspective of Daseinanalysis and Psychoanalysis in clinical psychology. In order to reach this goal, some hedeggerian’s existencial analytics key-concepts from the treaty Being and Time were scrutinized, notedly the structures of the Being-in, with emphasis in the Attunement and in Discourse, the Falling Prey, and the Angst. These concepts are articulated by the literary experience of Hermann Hesse’s tale The hard way. As follows, some concepts fundamental to the Daseinanalysis reffered to in the text Seminars of Zollikon are worked upon, exposing in a brief way the Daseinanalysis of Medard Boss. It is shown, then, temporality as of invaluable importance to the comprehension of a “subject” which begins to be understood as language and which escapes the way of explanation of traditional metaphysics, in the hedeggerian’s fundamental ontology as well as in Psychoanalysis. Furthermore, there is an attempt to investigate some of the conceptual criticism directed by Heidegger towards freudian Psychoanalysis, in order to make fruitful the investigation on the proximity and distance between the cited clinic practices around hedeggerian concepts. Some of the central themes of the freudian first Topic will be quickly reviewed giving voice to philosophers who thought psychoanalysis through the lenses of philosophy, such as Ricoeur. Throughout the same dialogue, we’ll give an interpretation of Desire, which is here considered a central psychoanalitic characteristic to unify comparison and critics. Finally, the ethic (not ontological) character of the psychoanalytic clinic will be demonstrated to be what distinguishes it from Heidegger’s philosophical proposal. It all leads to a question: would Daseinanalysis be structured over a fundamental ontology or possess its own ethics? Key elements from the Heidegger-Freud dialogue in Zollikon, as well as the themes of desire and its expression, which envolves the Unconcious, are at last enlightened by an interpretation of the tale A terceira margem do rio, in the intention to expand and deepen psychoanalytical concepts by the literary perspective.
Nesta dissertação, buscaremos esclarecer os conceitos heideggerianos de fala (Rede) e compreensão do si próprio, tais como aparecem e são trabalhados na perspectiva das clínicas psicológicas da Daseinanálise e da Psicanálise. Para chegar ao nosso objetivo, examinamos alguns conceitos-chave da analítica existencial heideggeriana, do tratado Ser e Tempo – notadamente, as estruturas do ser-em, com ênfase na tonalidade afetiva e na fala, a de-cadência e a angústia. Esses conceitos são articulados pela vivência literária do conto O caminho difícil, de Hermann Hesse. Em seguida, trabalharemos alguns conceitos fundamentais para a Daseinanálise referidos no texto Seminários de Zollikon, expondo, ainda que de modo breve, a Daseinanálise de Medard Boss. Mostraremos, então, a temporalidade como de suma importância para a compreensão de um “sujeito” que começa a ser compreendido como linguagem e que escapa aos moldes de explicação da metafísica tradicional, assim na ontologia fundamental heideggeriana como na Psicanálise. Por fim, tentaremos investigar algumas críticas conceituais que Heidegger faz à Psicanálise freudiana, a fim de tornar fecunda a investigação de aproximação e distanciamento das citadas clínicas em torno dos conceitos heideggerianos. Explanaremos, rapidamente, alguns temas centrais da primeira tópica freudiana, dando voz a filósofos que pensaram a psicanálise pelo viés da filosofia, como Ricoeur. No mesmo diálogo, tentaremos desdobrar a característica psicanalítica que julgamos central para unificar a comparação e a crítica, a saber, a interpretação do desejo. Por fim, mostramos a configuração da clínica psicanalítica em seu caráter ético (e não ontológico) o que realmente a diferencia da proposta filosófica de Heidegger. Isso nos leva a questionar: a Daseinanálise estaria estruturada em uma ontologia fundamental ou possui uma ética própria? Elementos centrais sobre o diálogo Heidegger-Freud, em Zollikon, bem como os temas do desejo e sua expressão, que envolve o Inconsciente, são, por fim, iluminados por uma interpretação do conto A terceira margem do rio, na intenção de expandir e aprofundar conceitos psicanalíticos pela perspectiva literária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Martins, Paula Maria Vaz. "Ressonância magnética em estudos de produção de fala". Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13258.

Texto completo
Resumen
Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde
Estudar os mecanismos subjacentes à produção de fala é uma tarefa complexa e exigente, requerendo a obtenção de dados mediante a utilização de variadas técnicas, onde se incluem algumas modalidades imagiológicas. De entre estas, a Ressonância Magnética (RM) tem ganho algum destaque, nos últimos anos, posicionando-se como uma das mais promissoras no domínio da produção de fala. Um importante contributo deste trabalho prende-se com a otimização e implementação de protocolos (RM) e proposta de estratégias de processamento de imagem ajustados aos requisitos da produção de fala, em geral, e às especificidades dos diferentes sons. Para além disso, motivados pela escassez de dados para o Português Europeu (PE), constitui-se como objetivo a obtenção de dados articulatórios que permitam complementar informação já existente e clarificar algumas questões relativas à produção dos sons do PE (nomeadamente, consoantes laterais e vogais nasais). Assim, para as consoantes laterais foram obtidas imagens RM (2D e 3D), através de produções sustidas, com recurso a uma sequência Eco de Gradiente (EG) rápida (3D VIBE), no plano sagital, englobando todo o trato vocal. O corpus, adquirido por sete falantes, contemplou diferentes posições silábicas e contextos vocálicos. Para as vogais nasais, foram adquiridas, em três falantes, imagens em tempo real com uma sequência EG - Spoiled (TurboFLASH), nos planos sagital e coronal, obtendo-se uma resolução temporal de 72 ms (14 frames/s). Foi efetuada aquisição sincronizada das imagens com o sinal acústico mediante utilização de um microfone ótico. Para o processamento e análise de imagem foram utilizados vários algoritmos semiautomáticos. O tratamento e análise dos dados permitiu efetuar uma descrição articulatória das consoantes laterais, ancorada em dados qualitativos (e.g., visualizações 3D, comparação de contornos) e quantitativos que incluem áreas, funções de área do trato vocal, extensão e área das passagens laterais, avaliação de efeitos contextuais e posicionais, etc. No que respeita à velarização da lateral alveolar /l/, os resultados apontam para um /l/ velarizado independentemente da sua posição silábica. Relativamente ao /L/, em relação ao qual a informação disponível era escassa, foi possível verificar que a sua articulação é bastante mais anteriorizada do que tradicionalmente descrito e também mais extensa do que a da lateral alveolar. A resolução temporal de 72 ms conseguida com as aquisições de RM em tempo real, revelou-se adequada para o estudo das características dinâmicas das vogais nasais, nomeadamente, aspetos como a duração do gesto velar, gesto oral, coordenação entre gestos, etc. complementando e corroborando resultados, já existentes para o PE, obtidos com recurso a outras técnicas instrumentais. Para além disso, foram obtidos novos dados de produção relevantes para melhor compreensão da nasalidade (variação área nasal/oral no tempo, proporção nasal/oral). Neste estudo, fica patente a versatilidade e potencial da RM para o estudo da produção de fala, com contributos claros e importantes para um melhor conhecimento da articulação do Português, para a evolução de modelos de síntese de voz, de base articulatória, e para aplicação futura em áreas mais clínicas (e.g., perturbações da fala).
The study of the mechanisms underlying speech production is a complex and demanding task that requires data gathered using different techniques and including image acquisition. Among the different imaging modalities used, Magnetic Resonance Imaging (MRI) assumed an important role, in recent years, positioning itself as one of the most promising techniques and providing a wealth of information concerning speech production. An important contribution of this research is the optimization and implementation of MRI protocols and the proposal of adequate image processing techniques that can meet the requirements imposed by speech production and the specificities of different sounds. Additionally, motivated by the scarcity of data for European Portuguese (EP), image acquisitions were performed to gather articulatory data to complement and clarify previous information relating to the production of EP sounds (namely, lateral consonants and nasal vowels). For lateral consonants, MR images encompassing the entire vocal tract (VT), both in the midsagittal plane and in 3D, were acquired, during sustained productions, using a spoiled Gradient Echo (GE) sequence - 3D VIBE. The corpus, obtained for seven EP speakers, considered the lateral consonants in different syllabic contexts and syllable positions. For nasal vowels a corpus considering different syllabic positions and contexts was acquired, for three speakers, using Real-time MRI (RT- MRI) images by means of a GE - spoiled (TurboFLASH) sequence, obtained in the sagittal and coronal planes, with a temporal resolution of 72 ms (14 frames/s). A synchronized audio signal was acquired, inside the MR scanner using a fiberoptic microphone. Data processing and analysis was achieved using several semi-automatic algorithms. Analysis of the acquired data allowed a detailed articulatory description of the lateral consonants anchored in both qualitative (e.g., 3D visualization, contour comparison) and quantitative data such as, vocal tract area functions, extension and area of lateral channels and evaluation of positional and contextual effects. Specifically, for the alveolar lateral /l/, as regards velarization, the gathered data points to a variety regardless of its syllabic position. For the /L/, in respect of which the information is very scarce, evidence shows the articulation is far more fronted than traditionally described and more extensive than that observed for the alveolar lateral. The temporal resolution of 72 ms, achieved with RT- MRI acquisitions, proved to be suitable to address the study of dynamic characteristics of nasal vowels, namely velar and oral gestures, temporal coordination between gestures and durational aspects, complementing existing data for the EP, obtained using other instrumental techniques. In addition, new relevant data were attained providing additional contributions for a deep knowledge of nasality (e.g., nasal/oral areas over time, nasal/oral proportion). The work presented demonstrates the versatility and potential of MRI when applied to speech production studies and provides important contributions to a better understanding of the articulation of EP, to the development of models supporting the improvement of articulatory based speech synthesis and to future applications in clinical areas (e.g., speech disorders).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Tereza Santos da. "A alternancia entre o preterito imperfeito e o futuro do preterito na fala de Florianopolis". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78035.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
Made available in DSpace on 2012-10-17T09:46:16Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T01:09:14Z : No. of bitstreams: 1 149229.pdf: 1074948 bytes, checksum: b36648ed6577706b22921e031b2bf07d (MD5)
Análise da influência do receptor GABAB no desenvolvimento da tolerância rápida ao etanol em camundongos, no teste do rota-rod. Os animais foram treinados diariamente, durante cinco dias, no aparelho do rota-rod, até que atingissem linha de base mínima para serem selecionados para os testes. No dia dos testes, a velocidade de queda (rpm/min) do animal, do eixo giratório do aparelho, foi registrada antes da administração de drogas, e comparada àquela registrada durante os experimentos. Foram estudados os efeitos do tratamento prévio com três drogas: o (-baclofeno, agonista GABAB; o CGP36742 e o CGP56433, antagonistas GABAB. O (-)baclofeno impediu o desenvolvimento da tolerância rápida de forma dependente da dose, mas os resultados com doses mais elevadas foram prejudicados pelos efeitos miorrelaxantes da droga. Tanto o CGP36742 quanto o CGP56433 facilitaram o desenvolvimento da tolerância rápida de forma dose-dependente. No entanto, a administração posterior de (-) baclofeno impediu total ou parcialmente essa facilitação pelo CGP36742, e não impediu os efeitos do CGP56433 na maioria das doses testadas. Finalmente, uma possível interação farmacocinética, entre as drogas utilizadas no estudo e o etanoi foi excluída através da dosagem da alcoolemia, que não revelou diferenças estatisticamente significantes entre as amostras encaminhadas para análise. Em conclusão, os resultados desse estudo sugerem o envolvimento do receptor GABAB no desenvolvimento da tolerância rápida aos efeitos do etanol. Sugere-se que este desenvolvimento tenha ocorrido, possivelmente, através da menor ou maior modulação do complexo NMDA, levando à inibição ou à facilitação de mecanismos ligados aos processos de aprendizagem e memória. receptor GABAB tolerância etanol (-)baclofeno CGP36742 CGP56433 NMDA aprendizagem memória.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

BARBOSA, A. F. "A INTERCAMBIALIDADE MOD0-TEMPORAL: análise sociolinguística da alternância de tempo e modo verbal na fala dos moradores de Vitória". Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. http://repositorio.ufes.br/handle/10/3736.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:08:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_4950_Dissertação - Astrid Franco Barbosa20130828-105359.pdf: 1523703 bytes, checksum: cfa15028af797440b9580e1efafaad8b (MD5) Previous issue date: 2011-08-30
Este trabalho, fundamentado na perspectiva teórica da Sociolinguística Variacionista, estuda três tipos de alternância na fala dos moradores de Vitória (ES): i) alternância de modo; ii) alternância de tempo e modo; e iii) alternância de tempo. Entre as três alternâncias aqui apresentadas, analisamos mais especificamente a alternância de modo: indicativo x subjuntivo. Buscou-se entender quais fatores influenciam a alternância dessas formas, bem como verificar em que contextos essa variação é mais recorrente. Tivemos três variáveis lingüísticas e uma social selecionadas pelo programa utilizado na análise dos dados, o GOLDVARB X, que são: verbo da matriz, assertividade, tempo verbal da oração matriz e escolaridade. No intuito de verificar o alinhamento da cidade de Vitória no uso da forma indicativa e da subjuntiva, comparamos nossos resultados aos encontrados por Rocha (1997), Rio de Janeiro/Brasília; Carvalho (2007), Cariri; e Oliveira (2007), João Pessoa. Quanto à alternância tempo e modo, presente do indicativo x futuro do subjuntivo, faz-se necessário o aprofundamento da análise com uma delimitação mais específica dos grupos de fatores, o que deve ser feito posteriormente. Tivemos uma variável selecionada: tipo de oração. A alternância de modo, pretérito imperfeito do subjuntivo x futuro do subjuntivo, não ocorre na matriz, como esperávamos, mas na encaixada. Daremos continuidade a essa análise em um estudo posterior. Palavras-chave: Sociolinguística variacionista. Alternância Indicativo/ Subjuntivo. Fala capixaba.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Libros sobre el tema "Tempo de fala"

1

1961-, Fernández Prieto Lourenzo y Barreiro Manuel M, eds. Prosa política no tempo das Irmandades da Fala. [Vigo, Spain]: Asociación Socio-Pedagóxica Galega, 1996.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Nuno, Faria y Museu da Guarda, eds. Falar com o tempo: Talking with time. Lisboa: Documenta, 2022.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

É tempo de começar a falar de Alvaro Cunhal. Porto: ASA, 2006.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Vespucci, Amerigo. Cronache epistolari. Lettere 1476-1508. Editado por Leandro Perini. Florence: Firenze University Press, 2013. http://dx.doi.org/10.36253/978-88-6655-464-6.

Texto completo
Resumen
Amerigo Vespucci fu, dopo Cristoforo Colombo, il navigatore ed esploratore più importante di tutti i tempi, tanto da meritare la stima non solo dei geografi suoi contemporanei, ma anche quella degli storici come Francesco Guicciardini che, in uno dei capitoli più importanti della sua Storia d’Italia, lo innalzò al rango di protagonista della storia universale. L’originalità di questa raccolta – che riunisce per la prima volta tutte le lettere note del Vespucci – consiste nell’aver considerato (e dimostrato) questo epistolario come una ‘cronaca’ della vita quotidiana della Toscana e della Firenze rinascimentali, profondamente segnate dall’Umanesimo, con il suo gusto, stile di vita, idee, interessi (anche geografici), realizzazioni (i libri a stampa e i suoi opifici tipografici) da cui il Vespucci trasse non poche suggestioni. Una volta trasferitosi prima a Siviglia e poi a Lisbona, Vespucci maturò un’esperienza umana nuova che lo spinse, seguendo i misteri dell’Oceano Atlantico, alla ricerca della ‘fama’ trasmessagli dall’Umanesimo. Il risultato di questa ‘chimica intellettuale’, una volta superata la ‘meraviglia’ del Nuovo Mondo scoperto, lo mosse a raccontare la vita quotidiana sulle caravelle spagnole e portoghesi, e a descrivere con passione etnologica le nuove terre e i loro abitanti in un momento unico ed irripetibile nella storia dell’umanità.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Davi Jefferson A. da Silva. Idílico: O onírico Preso Em Um Tempo Em Que Se Fala de Si e Um Pouco de Amor. Independently Published, 2020.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Pinheiro, Ju y W. J. May. Falha No Tempo. Babelcube Inc, 2020.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Martins, Weider Tavares. Ouvinte: Tempo para Falar, Tempo para Ouvir. Independently Published, 2018.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Cunha, Paulo Ferreira da. Observação dos Ventos. Sociedade - Direito (2010-2022). Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2197-5.

Texto completo
Resumen
Observação dos Ventos fala por si. É uma reunião de reflexões cuidadosamente maturadas e apresentadas ao leitor como exercício a um tempo o pedagógico e ordenador do pensamento. (...) Paulo Ferreira da Cunha é um autor sobremaneira conhecido, com uma obra multifacetada e profunda. Em boa hora decidiu reunir estas oportunas prosas. No livro que tenho o gosto de prefaciar, apresenta-nos, ao ritmo da relação com o grande público, uma observação atenta dos tempos e dos seus sinais, ilustrando para os dias de hoje o que os gregos designaram por “paideia” e os latinos como “humanitas”. A aprendizagem é o cerne da vida, o que nos obriga a olhar o mundo sob múltiplos ângulos e perspetivas. E, como diz o nosso autor, o discurso “não é tanto sobre o desconcerto do mundo, que parece transparecer de alguns diagnósticos mais sombrios. É sobre a imensa vontade e energia para poder tornar a terra habitável; no caso, não falando de habitabilidade ecológica (que é fundamental e pressuposto, porque implicando a própria Vida) mas da salubridade do espírito, nas suas dimensões mais diversas”. Do Prefácio, de Guilherme D’Oliveira Martins.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Nogueira, Luísa. Letras Falam : Poemas: O Outro, a Natureza, o Tempo. Independently Published, 2019.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Nogueira, Luisa. Letras Falam : Poemas: O Outro, a Natureza, o Tempo. Independently Published, 2019.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Tempo de fala"

1

Vitório, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar. "Expressões de tempo decorrido na fala maceioense". En Contribuições à descrição e ao ensino do Português Brasileiro: da fonética ao discurso, com parada obrigatória na sintaxe – uma homenagem a Maria Eugênia Lammoglia Duarte, 239–60. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.575.239-260.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

BERAMENDI, XUSTO G. "Irmandades da Fala e cultura política". En AS IRMANDADES DA FALA NO SEU TEMPO : PERSPECTIVAS CRUZADAS, 129–63. Consello da Cultura Galega, 2021. http://dx.doi.org/10.17075/iftpc.2021.004.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

INSUA LÓPEZ, EMILIO XOSÉ. "A pegada de Cuba nas Irmandades da Fala". En AS IRMANDADES DA FALA NO SEU TEMPO : PERSPECTIVAS CRUZADAS, 399–439. Consello da Cultura Galega, 2021. http://dx.doi.org/10.17075/iftpc.2021.013.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

IGLESIAS AMORÍN, ALFONSO. "Os ecos das Irmandades da Fala en Cuba (1900-1925)". En AS IRMANDADES DA FALA NO SEU TEMPO : PERSPECTIVAS CRUZADAS, 369–97. Consello da Cultura Galega, 2021. http://dx.doi.org/10.17075/iftpc.2021.012.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

MÁIZ, RAMÓN. "O baleiro da identidade: suxeito, tempo e nación en Robert Musil". En AS IRMANDADES DA FALA NO SEU TEMPO : PERSPECTIVAS CRUZADAS, 193–225. Consello da Cultura Galega, 2021. http://dx.doi.org/10.17075/iftpc.2021.006.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

NÚÑEZ SEIXAS, XOSÉ M. "De nacionalismos e diásporas: o eco das Irmandades da Fala entre os galegos da Arxentina (1916-1931)". En AS IRMANDADES DA FALA NO SEU TEMPO : PERSPECTIVAS CRUZADAS, 297–327. Consello da Cultura Galega, 2021. http://dx.doi.org/10.17075/iftpc.2021.010.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

LEERSSEN, JOEP. "Mobilidade cultural e mobilización política: dinámicas transnacionais, acción nacional". En AS IRMANDADES DA FALA NO SEU TEMPO : PERSPECTIVAS CRUZADAS, 21–49. Consello da Cultura Galega, 2021. http://dx.doi.org/10.17075/iftpc.2021.001.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

MONTEAGUDO, HENRIQUE. "Lingua galega e emigración americana (1916-1936)". En AS IRMANDADES DA FALA NO SEU TEMPO : PERSPECTIVAS CRUZADAS, 329–67. Consello da Cultura Galega, 2021. http://dx.doi.org/10.17075/iftpc.2021.011.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

SOUTELO, RAÚL. "Emigración de retorno, liderado político e modernización económica na Galicia anterior á Guerra Civil". En AS IRMANDADES DA FALA NO SEU TEMPO : PERSPECTIVAS CRUZADAS, 487–524. Consello da Cultura Galega, 2021. http://dx.doi.org/10.17075/iftpc.2021.016.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

PAZOS JUSTO, CARLOS. "Os lisboanos e o galeguismo nas primeiras décadas do século XX". En AS IRMANDADES DA FALA NO SEU TEMPO : PERSPECTIVAS CRUZADAS, 459–86. Consello da Cultura Galega, 2021. http://dx.doi.org/10.17075/iftpc.2021.015.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Tempo de fala"

1

Silva, Lucas Santos y Raquel Meister Ko Freitag. "Palatalização na fala e na leitura de universitários sergipanos". En Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2021.17810.

Texto completo
Resumen
Apresentamos uma análise comparativa acerca da palatalização de /t/ e /d/ em duas amostras independentes, e com tamanho distinto, compostas por dados de fala (n = 8.850) e de leitura em voz alta (n = 831) de estudantes da Universidade Federal de Sergipe. Controlamos as variáveis sociais deslocamento e tempo no curso, e as variáveis linguísticas contexto anterior, contexto posterior, tonicidade e sonoridade, com o objetivo de identificar se os efeitos condicionantes da palatalização da fala atuam na leitura em voz alta. Os resultados sinalizam que, mesmo em amostras distintas, o comportamento dos fatores sociais e linguísticos apresentam estabilidade na mudança e propagação da palatalização na comunidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ferreira, Alef Iury S., Frederico S. Oliveira, Nádia F. Felipe da Silva y Anderson S. Soares. "A Comparison of Deep Learning Architectures for Automatic Gender Recognition from Audio Signals". En Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/eniac.2021.18297.

Texto completo
Resumen
O reconhecimento de gênero a partir da fala é um problema relacionado à análise de fala humana, e possui diversas aplicações que vão desde a personalização na recomendação de produtos à ciência forense. A identificação da eficiência e custos de diferentes abordagens que lidam com esse problema é imprescindível. Este trabalho tem como foco investigar e comparar a eficiência e custos de diferentes arquiteturas de deep learning para o reconhecimento de gênero a partir da fala. Os resultados mostram que o modelo convolucional unidimensional consegue os melhores resultados. No entanto, constatou-se que o modelo fully connected apresentou resultados próximos com menor custo, tanto no uso de memória, quanto no tempo de treinamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Bertoli, Stelamaris Rolla y Samira Moreira Alves. "Potencialidade acústica de teatro em instituição de ensino superior". En XVII ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/encac.v17i1.4119.

Texto completo
Resumen
A análise do potencial acústico de espaços de uso multidisciplinar, como o caso dos auditórios em ambientes acadêmicos, é fundamental para traçar um panorama do comportamento acústico do espaço, tendo em vista a complexidade de atividades realizadas que vão desde palestras a apresentações musicais. A avaliação acústica envolve a medição e análise de parâmetros acústicos que permitem identificar a qualidade acústica para a atividade desejada. Esse trabalho apresenta um estudo realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP), onde foram avaliados os parâmetros: tempo de reverberação (TR), tempo de decaimento inicial (EDT), clareza (C80), definição (D50) medidos em função de frequência em bandas de 1/1 oitava entre 125 e 4000 Hz e índice de transmissão da fala (STI), obtidos pelo método de resposta impulsiva. De acordo com a análise dos resultados, verificou-se que o tempo de reverberação do auditório é adequado para atividades musicais leves, porém, é considerado elevado para atividades de fala e reduzido para apresentações de música orquestral. Em relação aos valores de EDT, constatou-se que o auditório proporciona maior sensação de reverberância. Já os valores de C80 confirmam a sensação de clareza para música. A qualidade da fala segundo os valores de STI é razoável e coincide com os resultados de D50. O som residual do auditório está adequado e reflete o bom isolamento sonoro proporcionado pelas paredes envoltórias do ambiente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Novaes, Alessander y Luiz Alberto Pinto. "Clonagem da Voz Humana por Síntese de Voz com uso de Inteligência Artificial". En Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. SBIC, 2023. http://dx.doi.org/10.21528/cbic2023-113.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa aborda a síntese de fala para reprodução de vozes em alta qualidade e tempo real no idioma português brasileiro. Nosso objetivo é atender a demanda do ` mercado publicitario por locuções, narrações e dublagens utilizando vozes geradas por modelos de Inteligência Artificial (IA). O modelo e treinado em dados de pares texto-fala e usa um mecanismo de atenção para alinhar o texto a fala gerada. Além disso, propomos uma estimativa automática dos parâmetros de um sintetizador por formantes, usando algoritmo genético (AG), para imitar vozes. Com base nos resultados, alcançamos uma alta similaridade entre as vozes sintéticas e originais, validada por uma medida de similaridade de coseno de 0,90473765. Isso evidencia a qualidade da síntese realizada e reforça nosso foco em produzir vozes sintéticas semelhantes as vozes-alvo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Goldstein, Ilana Seltzer. "Do tempo dos sonhos ao museu: a "artificação" de formas expressivas indígenas na Austrália". En Encontro de História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2018. http://dx.doi.org/10.20396/eha.13.2018.4308.

Texto completo
Resumen
A minha fala vai se referir à pesquisa que desenvolvi principalmente no doutorado (GOLDSTEIN, 2012a). Tenho procurado atualizá-la pontualmente, seguir os desdobramentos do campo desde que defendi a tese. Mas não é fácil porque os custos para viagens de campo são altíssimos. Espero que o contexto etnográfico que apresentarei permita uma reflexão especular sobre o caso brasileiro. Na Austrália, existe uma série de mecanismos de fomento à produção artística indígena, um conjunto de políticas públicas, prêmios, bolsas, espaços em museus e galerias comerciais que realmente convidam a pensarmos sobre o caso brasileiro pelo contraste, ou seja, pelo que não temos aqui. Não estou afirmando que precisaríamos ter da mesma maneira. É uma questão para pensarmos juntos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Mendonça Mansur, Ana y Cláudia Bittencourt. "Medições do tempo de reverberação e índice de transmissão da fala em salas e auditório para ensino da música". En XXVIII ENCONTRO DA SOBRAC. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/sobrac-87120.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Santos, Luciana y Admardo Gomes. "Saberes e valores na atividade de abatimento de Choco: diálogos entre psicanálise e ergonomia". En Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0408.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho serão relatadas algumas reflexões teóricas sobre uma intervenção junto aos trabalhadores de uma mina subterrânea, realizada logo após um acidente que vitimou fatalmente um dos trabalhadores. O objetivo foi contribuir com a elaboração simbólica do ocorrido. Para tanto, partimos do pressuposto que um acidente de trabalho é sempre um lamentável infortúnio que, em alguma medida, pode desestabilizar o cotidiano de uma organização e de seus trabalhadores, e também proporcionar novos aprendizados. Tais ocorridos requerem sempre o cuidado de se ofertar aos sujeitos envolvidos espaços de fala que possibilitem o luto, a simbolização e a coletivização de saberes e valores na lida com os riscos do trabalho. Pautado por estas premissas realizamos quatro encontros de conversações com três coletivos, encorajando os trabalhadores a falar livremente não só sobre o ocorrido, mas também sobre os riscos e as saídas desenvolvidas no cotidiano da atividade. A escolha das conversações como metodologia decorre de nossa reflexão teórica a partir da articulação entre a psicanálise e a démarche ergológica. Os encontros com os trabalhadores seguiram uma orientação lógica no uso do tempo: um instante de ver, um tempo de compreender e um momento de concluir. Nosso trabalho permitiu acolher algo das crenças, controvérsias e saberes investidos dos trabalhadores, trazendo-os ao diálogo com os saberes acadêmicos. Acreditamos que tais ações puderam contribuir com a troca de experiências e o desenvolvimento de atividades mais seguras e conscientes por parte dos trabalhadores da mina, fortalecendo o espaço da singularidade na dimensão do coletivo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, Luciana y Admardo Gomes. "Saberes e valores na atividade de abatimento de Choco: diálogos entre psicanálise e ergonomia". En Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0408.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho serão relatadas algumas reflexões teóricas sobre uma intervenção junto aos trabalhadores de uma mina subterrânea, realizada logo após um acidente que vitimou fatalmente um dos trabalhadores. O objetivo foi contribuir com a elaboração simbólica do ocorrido. Para tanto, partimos do pressuposto que um acidente de trabalho é sempre um lamentável infortúnio que, em alguma medida, pode desestabilizar o cotidiano de uma organização e de seus trabalhadores, e também proporcionar novos aprendizados. Tais ocorridos requerem sempre o cuidado de se ofertar aos sujeitos envolvidos espaços de fala que possibilitem o luto, a simbolização e a coletivização de saberes e valores na lida com os riscos do trabalho. Pautado por estas premissas realizamos quatro encontros de conversações com três coletivos, encorajando os trabalhadores a falar livremente não só sobre o ocorrido, mas também sobre os riscos e as saídas desenvolvidas no cotidiano da atividade. A escolha das conversações como metodologia decorre de nossa reflexão teórica a partir da articulação entre a psicanálise e a démarche ergológica. Os encontros com os trabalhadores seguiram uma orientação lógica no uso do tempo: um instante de ver, um tempo de compreender e um momento de concluir. Nosso trabalho permitiu acolher algo das crenças, controvérsias e saberes investidos dos trabalhadores, trazendo-os ao diálogo com os saberes acadêmicos. Acreditamos que tais ações puderam contribuir com a troca de experiências e o desenvolvimento de atividades mais seguras e conscientes por parte dos trabalhadores da mina, fortalecendo o espaço da singularidade na dimensão do coletivo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barbo, Marselle, Eric Brandão Carneiro y Viviane Suzey Gomes de Melo. "Análise acústica de uma galeria de exposições a partir da inteligibilidade da palavra". En XVII ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/encac.v17i1.3976.

Texto completo
Resumen
As atividades desenvolvidas numa edificação irão orientar o programa de necessidades de conforto acústico. Ao projetista, é necessário o conhecimento técnico dessas variáveis alinhado à manipulação em projeto para que o conforto acústico desejado seja alcançado. Museus são espaços em que a experiência dos frequentadores passa por aprendizado e concentração. O conforto acústico, portanto, é item fundamental. Este trabalho avalia a inteligibilidade da fala em museus e sua relação com o ruído residual e tempo de reverberação. Foi estudado o índice de transmissão da fala (STI) dentro de uma galeria da Pinacoteca de São Paulo, seguindo as instruções da norma ISO 3382-3:2022, que segue a metodologia da norma IEC 60268-16:2020. Os testes in situ foram realizados a partir de uma fonte omnidirecional emitindo sinal com a potência de uma pessoa falando em esforço normal. Trabalhar inteligibilidade em museus é importante visto o papel educativo que essas edificações representam. Os resultados mostram que a sala possui ruído residual elevado, com RLASmax 62 dB, o que influencia em baixa inteligibilidade, com STI de 0,20 - classificado qualitativamente como ruim - mesmo no ponto mais próximo da fonte. É preciso refletir sobre a questão do conforto acústico em museus, bem como parâmetros relevantes para essas edificações, que consequentemente estarão relacionados a questões projetuais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Seabra, Waldomiro J. G., Juan G. Colonna y Eduardo F. Nakamura. "Sensor Acústico para Detecção de Desmatamento Ilegal na Floresta Amazônica". En IX Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2017.3300.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho, apresentamos um método para detecção de sons de motosserras, com o objetivo de auxiliar no combate de extração ilegal de madeira nas florestas tropicais. Em nossa abordagem utilizamos um método de classificação de uma classe para detectar apenas o som de interesse e rejeitar todos os outros sons, sejam estes naturais ou artificiais, tais como: chuva, vento, diversas vocalizações de animais, fala humana, e motores de barcos. O método de classificação escolhido é o Support Vector Data Description (SVDD), que consiste em criar uma hiperesfera ao redor dos pontos que representam a classe alvo no espaço de características acústicas. Aplicando a transformada Wavelet, para a extração das características acústicas, conseguimos processar o sinal de entrada em tempo real. Assim, o método proposto consegue processar e classificar osáudios em tempo real com baixa complexidade computacional, o que beneficia o uso de sensores por economizar processamento, reduzindo o consumo de bateria. Através dos experimentos realizados, concluímos que nossa abordagem é eficiente diferenciando sons de motosserras de sons naturais (AUC = 96%), diferenciando motosserras e sons artificiais de sons naturais (AUC = 95%), mas perde eficiência quando comparada com sons artificiais (AUC = 77%).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Informes sobre el tema "Tempo de fala"

1

Elacqua, Gregory, Isabel Jacas, Thomas Krussig, Carolina Méndez y Christopher Neilson. Incentivando alunos vulneráveis a frequentar escolas de tempo integral: evidências sobre o uso do nudge em Pernambuco. Banco Interamericano de Desenvolvimento, diciembre de 2022. http://dx.doi.org/10.18235/0004629.

Texto completo
Resumen
O Estado de Pernambuco, Brasil, tem sido um dos estados pioneiros na oferta de Escola Integral (tempo integral) para melhorar o desempenho dos alunos e garantir a igualdade de oportunidades para sua população. Nesse contexto, estuda-se uma possível causa do menor ingresso nesse tipo de escola para alunos de baixo nível socioeconômico, como a falta de informação sobre a oferta de Escolas Integrais e seus métodos de ensino.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rosato-Scott, Claire, Dani J. Barrington, Amita Bhakta, Sarah J. House, Islay Mactaggart y Jane Wilbur. Como falar sobre incontinência: Uma lista de controlo. The Sanitation Learning Hub, Institute of Development Studies, octubre de 2020. http://dx.doi.org/10.19088/slh.2020.009.

Texto completo
Resumen
Incontinência é o termo médico usado para descrever as perdas involuntárias de urina ou de fezes. Mulheres, homens, raparigas, rapazes e pessoas de todos os sexos e em qualquer idade podem ter incontinência. Uma pessoa com incontinência pode ter perdas de urina ou de fezes esporádicas, regulares ou constantes; e essas perdas podem dar-se a qualquer hora, dia ou noite. Uma pessoa também pode ter perdas de matéria fecal ou urinária por não conseguir chegar a tempo à casa de banho ou por não querer usar as instalações sanitárias disponíveis. Chama-se a esse tipo de incontinência «incontinência social» ou «funcional». Em muitos Países de Baixo e Médio Rendimento (PBMR), o conhecimento da incontinência está ainda na sua fase inicial: o termo «incontinência» pode ser desconhecido, o conhecimento deste estado clínico é raro e há falta de apoio. As pessoas que têm incontinência podem ser estigmatizadas por causa disso, o que pode afectar a sua vontade ou confiança para falar sobre esta questão. É preciso compreender melhor a incontinência nos PBMR e qual a melhor forma de apoiar as pessoas que vivem com ela, para melhorar a sua qualidade de vida. Isto exige conversar com indivíduos que têm incontinência e com quem cuida deles: essas pessoas têm a experiência concreta do que significa viver com a incontinência do ponto de vista prático, emocional e social, para elas próprias e para as suas famílias. A incontinência pode ter uma série de impactos sobre as pessoas que vivem com ela e sobre os seus cuidadores. Estes impactos são o aumento do stress e da angústia; maior necessidade de água e sabão; e pouca capacidade de participar em actividades comunitárias, escolares ou laborais. Viver com incontinência também pode levar a uma série de questões de protecção. Os desafios que as pessoas podem enfrentam são bastante diversos e podem variar de pessoa para pessoa e de lar para lar. A lista de controlo que se segue e as respectivas referências às páginas de “Precisamos de falar sobre incontinência” podem ser usadas para aumentar os seus conhecimentos sobre incontinência e sobre as opções disponíveis para apoiar as pessoas que vivem com ela, e dar orientações sobre como ter conversas para compreender a melhor maneira de apoiar as pessoas que vivem com incontinência na sua zona.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía