Artículos de revistas sobre el tema "Santa Casa da Misericordia da Bahia"

Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Santa Casa da Misericordia da Bahia.

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 40 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Santa Casa da Misericordia da Bahia".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Jussamara Brito Santos. "História da Dermatologia no Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia". Revista Científica Hospital Santa Izabel 7, n.º 2 (30 de junio de 2023): 59–62. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v7i2.432.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Soares Feitosa, Gilson. "A responsabilidade da publicação científica". Revista Científica Hospital Santa Izabel 2, n.º 3 (14 de mayo de 2020): 7–8. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v2i3.100.

Texto completo
Resumen
Este editorial vem como uma homenagem ao Comitê de Ética em Pesquisa Professor Celso Figueiroa, do Hospital Santa Izabel da Santa Casa da Bahia, que por anos tem cumprido um zeloso trabalho, voluntário e quase no anonimato, cuidando entre outras coisas do nosso Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Alves, José Antonio. "O Sucesso da Revista Científica do Hospital Santa Izabel". Revista Científica Hospital Santa Izabel 4, n.º 1 (11 de mayo de 2020): 1–2. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v4i1.66.

Texto completo
Resumen
Com publicação regular desde 2014, a Revista Científica começou com o título de Revista de Saúde e, hoje, Revista Científica do Hospital Santa Izabel. Desde então, agrega artigos diversos de múltiplos setores do campo da saúde e traduz em material impresso a mesma energia contagiante que os profissionais de saúde da Santa Casa de Misericórdia da Bahia irradiam na prática cotidiana das atividades assistenciais e de ensino e pesquisa. O êxito dessa publicação, que já extrapolou os muros da Santa Casa, devese muito também à atuação de Dr. Gilson Soares Feitosa, diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel (HSI).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Varón Cadena, Nelson. "As revistas médico-científicas da Bahia (172 anos de história)". Revista Científica Hospital Santa Izabel 2, n.º 4 (14 de mayo de 2020): 8–11. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v2i4.112.

Texto completo
Resumen
Este artigo destaca a importância da Gazeta Médica da Bahia, a mais influente revista médico--científica no seu tempo pela sua contribuição para a literatura médica mundial sobre as doenças tropicais, através do relato de casos e observações experimentais. Destaca ainda os seus fundadores, quatro deles médicos do Hospital da Caridade da Santa Casa de Misericórdia e ainda seus principais redatores, a maioria também contratados da Santa Casa. A Gazeta Médica foi a mais importante revista científica da Bahia, inclusive no aspecto gráfico, com uso da técnica de litografia, mas não a pioneira. Outras publicações a antecederam entre as várias revistas do gênero editadas no estado, inclusive revistas divulgadoras da homeopatia, medicina legal e odontologia. Este artigo é o primeiro na historiografia baiana a registrar e destacar estas publicações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Costa Araújo, Luiz Antônio. "EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CACHOEIRA DA BAHIA". Revista Integrativa de Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde, n.º 2 (2018): 25. http://dx.doi.org/10.21452/revise20180209-p2529.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Cerqueira, João Batista. "Santa Casa de Misericórdia da vila da Cachoeira: a caridade e a filantropia no contexto da política assistencial do governo imperial". História, Ciências, Saúde-Manguinhos 26, suppl 1 (diciembre de 2019): 195–213. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702019000500011.

Texto completo
Resumen
Resumo O estudo examina o processo de constituição e operacionalização de uma confraria devocional na vila de Cachoeira, província da Bahia, ao longo do período imperial brasileiro. Merecerá destaque o decreto do imperador dom Pedro I que elevou o então centenário Hospital São João de Deus, equipamento do patrimônio régio administrado por dirigentes designados pela Câmara de Vereadores, à condição de Santa Casa de Misericórdia. Além disso, será analisada a política de concessão de privilégios e consignações orçamentárias do governo da província destinada às misericórdias baianas. Conclui-se que a política das finanças públicas do Estado brasileiro, na Bahia, representou um estímulo relevante para a fundação e para a sustentação econômico-financeira da irmandade cachoeirana.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Cerqueira, Alan Costa y Maihara Raianne Marques Vitoria. ""Um mal necessário?": as amas de leite e o discurso médico-higienista nas últimas décadas do século XIX". Mundos do Trabalho 12 (4 de noviembre de 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2020.e75213.

Texto completo
Resumen
O presente artigo propõe analisar os diferentes discursos em torno do ofício exercido pelas amas de leite contratadas pela Santa Casa de Misericórdia de Salvador nas últimas décadas do século XIX. A partir da documentação da Santa Casa e de periódicos, sobretudo a Gazeta Médica da Bahia e O Monitor, buscamos compreender o cotidiano e as estratégias de sobrevivência dessas trabalhadoras, em sua maioria pobres e “de cor”, no contexto do declínio do sistema escravista e da inserção do saber médico-higienista no cuidado à criança. O período foi marcado pelas constantes tentativas de regulamentação do trabalho dessas mulheres e da associação da prática da amamentação mercenária a um costume atrasado e retrógrado, que não condizia com os ideais de modernização propostos pelos médicos e autoridades.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Sampaio, Gabriela dos Reis. "DECRÉPITOS, ANÊMICOS, TUBERCULOSOS: AFRICANOS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DA BAHIA (1867-1872)". Almanack, n.º 22 (agosto de 2019): 207–49. http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320192206.

Texto completo
Resumen
Resumo Utilizando registros de entrada de pacientes no hospital da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, fontes inéditas levantadas no arquivo da instituição, discuto neste artigo o tema das doenças de africanos que viviam em Salvador na década de 1870. Embora imaginemos que muitos destes estrangeiros buscassem, por razões culturais e religiosas, práticas de cura alternativas à medicina oficial, muitas vezes era necessário recorrer ao hospital para lidar com os terríveis males físicos que os afligiam. A partir da análise de uma amostra inicial dos registros da Santa Casa, busco compreender a presença de africanos que foram atendidos pelo hospital da instituição para chegar mais perto de quem eram e como viviam. Os dados revelam, além de nomes, idades, condição, estado civil, profissão, cor e naturalidade, as moléstias que acometiam os pacientes, a data da entrada, a enfermaria para onde eram levados e a data da saída - ou, se fosse o caso, do óbito. O texto passa também pelas concepções médicas da época sobre as doenças dos africanos, bem como as condições de funcionamento da própria instituição, relacionando com parte da vasta bibliografia existente sobre o tema da saúde dos escravos. O artigo é concluído com a narrativa da história de um africano, especulando sobre as possibilidades e caminhos que poderia ter seguido - e que eram comuns à maioria dos africanos - ao longo de sua vida.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Aleluia, Karla. "Uso de Analytics no Apoio da Tomada de Decisões e na Eficiência Operacional do Hospital Santa Izabel". Revista Científica Hospital Santa Izabel 3, n.º 3 (9 de mayo de 2020): 185–91. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v3i3.54.

Texto completo
Resumen
As Unidades de Negócio que compõem a estrutura da Santa Casa da Bahia (SCBA) geram um conteúdo massivo e diverso de dados, através dos inúmeros processos já mapeados em seus sistemas de gestão e aplicações integradas, que por sua vez são alimentados por pessoas ou através de sensores, dispositivos e plataformas digitais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Barreto, Maria Renilda Nery y Tania Salgado Pimenta. "A saúde dos escravos na Bahia oitocentista através do Hospital da Misericórdia". Revista Territórios e Fronteiras 6, n.º 2 (14 de diciembre de 2013): 75. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v6i2.234.

Texto completo
Resumen
Esse artigo tem por objetivo estudar as doen-ças da população escrava em Salvador, na primeira metade do século XIX, a partir dos registros de doentes internados no hospital da Santa Casa da Misericórdia da Bahia. Consideramos também o impacto da epidemia de cólera de 1855 no perfil desses doentes internados, bem como os dados acerca de doenças e de cor. Analisaremos as principais doenças da população escrava e a inter-relação dessas com o trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Rios, Venetia Durando Braga. ""O 'Asylo', uma necessidade indeclinável de organização social": indagações em torno do questionário de internamento do Asilo São João de Deus". História, Ciências, Saúde-Manguinhos 15, n.º 4 (diciembre de 2008): 989–1012. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702008000400006.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa, em especial, um dos instrumentos de anamnese produzido e aplicado pelos médicos do Asilo de São João de Deus, em Salvador (Bahia), a partir de 1874, ano da sua instalação. A pesquisa localizou, no Arquivo do Estado da Bahia e no da Santa Casa da Misericórdia da cidade do Salvador, acervo documental importante para a compreensão não só da história asilar, mas da história da psiquiatria na Bahia. Entre esses documentos foram encontrados cerca de vinte questionários preenchidos pelos médicos baianos daqueles dias. O nosso interesse nesses questionários, desenvolvidos pelos alienistas baianos, é analisar o conhecimento médico sobre a loucura e o seu tratamento, como também identificar as maneiras engendradas na condução do cotidiano asilar, numa tentativa hermenêutica de privilegiar o simbólico do passado tendo em vista o presente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Soares Feitosa, Gilson. "Revista Científica do Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericódia da Bahia – A Expectativa de um Novo Desafio". Revista Científica Hospital Santa Izabel 3, n.º 1 (8 de mayo de 2020): 1–2. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v3i1.33.

Texto completo
Resumen
Completados os 5 anos iniciais de funcionamento adequado do projeto da Revista Científica do Hospital Santa Izabel (HSI), inicialmente, nos primeiros 3 anos, denominada de Revista de Saúde do HSI, e, nos últimos 2 anos, de Revista Científica do HSI, surge-nos um importante desafio, o de torná-la abrangente e fonte de referência mais ampla. Foram 20 edições de uma revista trimestral, publicada sem um único atraso, com extensa e variada participação de múltiplos setores, vinculada fortemente ao nosso programa de residência médica, tendo nos supervisores de programas, ou seus representantes, o seu principal corpo editorial e com um grupo de revisores extenso e participativo. Este impulso se dará sob a forma de uma mudança da característica, de sua concepção endogênica inicial, para uma em que a relação científica com vários outros órgãos ou veículos de comunicação será bem vinda e estimulada, assim como o compromisso agora possível de publicação de trabalhos científicos originais, de produção no HSI ou em outras instituições, desde que julgados por pares como de qualidade adequada.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Alves, Marieta. "O comércio marítimo e alguns armadores do século XVII na Bahia (VI)". Revista de História 40, n.º 81 (29 de marzo de 2017): 179. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1970.128947.

Texto completo
Resumen
Entre os homens de maior prestígio financeiro, e de não menor prestígio social, no século áureo da história da Bahia — o XVIII —destaca-se Antônio da Silva Lisboa, Familiar do Santo Ofício, natural da Freguesia de São Nicolau, da cidade de Lisboa, filho legítimo de José da Silva e de Joana Maria, informações por êle próprio pres-tadas ao pedir sua inclusão no quadro social da Santa Casa, em 24 de maio de 1768. Muito antes, porém, ingressou na Ordem 3a. de São Francisco, de onde foi Ministro, em 1766.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Cerqueira, Alan Costa. "Assistência, pobreza e institucionalização infantil: usos estratégicos da roda dos expostos da Santa Casa da Misericórdia (Salvador, século XIX) * Assistance, poverty and child institutionalization: strategic uses of the foundling wheels of Santa Casa da Misericórdia (Salvador, 19th century)". História e Cultura 6, n.º 2 (10 de septiembre de 2017): 81. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v6i2.2202.

Texto completo
Resumen
Este artigo discute as ações das famílias que praticavam o abandono infantil como estratégia temporária de criação junto à Santa Casa de Misericórdia da Bahia, através da Roda dos Expostos e do Asilo dos Expostos, na cidade de Salvador, durante a segunda metade do século XIX. Através da influência da História Social, este estudo busca debater as mudanças de paradigma da assistência infantil, incorporadas a partir de elementos forjados no seio dos debates sobre relações raciais no Brasil, como forma de entender as “agências” dessas famílias, sobretudo de mulheres solteiras, que decodificaram normas, acompanharam o crescimento e negociaram o resgate dos filhos, em idade considerada produtiva, com domínio das primeiras letras e dotados de formação para o trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Ohama, Victor Hideo, Alexandre Mantovani Bezerra, Eduardo Figueiredo de Castro y Sandra Regina Schwarzwälder Sprovieri. "Tétano acidental em adultos: uma proposta de abordagem inicial / Accidental tetanus in adults: an initial approach proposal". Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 64, n.º 2 (14 de agosto de 2019): 120. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2019.64.2.120.

Texto completo
Resumen
Introdução: O tétano acidental é uma doença infecciosa aguda, não contagiosa, prevenível por vacina, causada pela ação de exotoxinas produzidas pela bactéria Clostridium tetani, que provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. O Clostridium tetani é encontrado na natureza sob a forma de esporo e a infecção ocorre pela introdução deles em solução de continuidade da pele e das mucosas. Epidemiologia: Trata-se de uma doença grave, com expressiva taxa de hospitalização (97,0%) e de óbito (33,1%). No Brasil, segundo os dados do Ministério da Saúde, nota-se uma queda progressiva da incidência após a introdução da vacina antitetânica, mas que, recentemente, ainda há uma parcela expressiva da população não vacinada ou com o esquema vacinal antitetânico incompleto. Tal falha gera um gasto elevado com internações para o serviço de saúde pública, uma situação que pode ser evitada com a administração correta da vacina, de custo relativamente baixo. Objetivo: Este estudo propõe criar um protocolo de abordagem inicial nos casos suspeitos de tétano acidental em adultos tanto para o serviço de Emergência do Hospital de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, quanto para outros serviços que o necessitem, salvas alterações logísticas. Método: A pesquisa bibliográfica apoiou-se na base de dados do PubMed utilizando-se o termo “tetanus”, sendo incluídos apenas estudos envolvendo humanos, de qualquer período, em inglês, além de sites oficiais governamentais brasileiros e livros. As informações de logística envolvendo solicitação e retirada de materiais basearam-se de acordo com orientações da Chefia de Enfermagem do Pronto-Socorro Central do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Já o restante das informações do fluxograma baseou-se na Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria do Estado de Saúde de Santa Catarina. Conclusão: Nota-se que existe um amplo aspecto epidemiológico do agente, que pode implicar em consequências clínicas graves ao doente acometido. Ainda, dado o ônus financeiro aos serviços de saúde, advindos de uma doença prevenível por uma vacina relativamente barata, é evidente que os serviços hospitalares que acolham pacientes possivelmente vítimas de tétano acidental devam reconhecer sua epidemiologia, fisiopatologia, implicações clínicas e financeiras e, sobretudo, como manejar corretamente o paciente para, então, causar um melhor impacto em seu desfecho. Descritores: Tétano, Protocolos, Monitoramento epidemiológico, Prevenção primáriaABSTRACT Introduction: Accidental tetanus is a noncontagious, acute, infectious disease, preventable by vaccine, and is caused by Clostridium tetani’s bacteria exotoxins, which promote a hyperexcitability central nervous system state. Clostridium tetani is found in nature in the form of spores and infection occurs by introduction of them in skin and mucosal lesions. Epidemiology: It is a serious disease, yielding significant hospitalization (97,0%) and mortality rates (33,1%). In Brazil, according to its Ministry of Health’s data, there is a progressive decrease of incidence after tetanus vaccination. Yet, there’s still a great proportion of patients who have never been or are not fully vaccinated against tetanus. Hospitalizations financially burden the public health system, a situation cheaply avoided by proper vaccination. Objective: This study proposes an initial approach protocol for the cases of accidental tetanus in adults taking place both in the Emergency Department of Hospital de Misericordia da Santa Casa de Sao Paulo and in other services in need, given logistical amendments. Methods: Research was made via PubMed using the keyword “tetanus”. Studies from anytime, only involving humans and in English, were included, as well as official government sites and books. Logistical informations regarding request or withdraw of materials were based according to the Chief Nurse of the Emergency Department of Hospital de Misericordia da Santa Casa de Sao Paulo . The rest of informations of the flow chart were based on government data. Conclusion: Note that there is a broad epidemiological aspect of this agent, which may cause serious consequences to the patient. Furthermore, given the financial burden to health services, coming from a disease that is preventable by a relatively cheap vaccine, it is clear that hospital services recieving patients with possible accidental tetanus should recognize its epidemiology, physiopathology, clincial and financial implications, and mostly how to correctly give assitance to the patient in order to yield better outcomes.Keywords: Tetanus; Protocols, Epidemiological monitoring, Primary prevention
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

George Viturino Neves Silva, Maurício Santos Gusmão y Rony Brito Fernandes. "Intraobserver and Interobserver Reliability of the Lenke Classification Among Spine Surgeons". Revista Científica Hospital Santa Izabel 6, n.º 2 (30 de agosto de 2022): 108–13. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v6i2.282.

Texto completo
Resumen
Objective: The objective of this study was to analyze the intraobserver and interobserver reliability of the Lenke classification among spine surgeons from the city of Salvador, Bahia. Methods: Preoperative imaging (front, profile and lateral inclinations) examinations of 20 patients at the Outpatient Clinic of the of Santa Izabel Hospital Orthopedic Department, Salvador, Bahia, who had been diagnosed with adolescent idiopathic scoliosis, were selected to be evaluated by 15 spine surgeons two times at an interval of 30 days, for analysis of the intraobserver and interobserver reliability of the Lenke classification. The project was first submitted for ethical analysis to the Institutional Review Board of the Santa Izabel Hospital - Santa Casa de Misericórdia da Bahia / Prof. Dr. Celso Figueirôa and approved with voucher number 002650/2019. All the participants signed the Informed Consent Form (ICF). Results: Analyzing the concordance using the Kappa index, interobserver reproducibilities of 0.755, 0.525 and 0.840 were obtained for the type of curve and the lumbar and sagittal modifiers, respectively, while the intraobserver reliabilities for the same parameters were 0.921, 0.370 and 0.929. Conclusion: For the study population, the reliability of Lenke’s classification was moderate to almost perfect. Level of evidence III; Interobserver and intraobserver reliability.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

COSTA, HELOISA HELENA F. G. "Museus fazem bem à saúde?" Museologia & Interdisciplinaridade 9, n.º 17 (17 de mayo de 2020): 147–57. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9i17.29475.

Texto completo
Resumen
O artigo tem a intenção de demonstrar, através de resultados de pesquisa sobre as relações necessárias entre memória, museus, patrimônio cultural e saúde dos indivíduos, que o uso adequado e constante dos bens culturais de uma dada sociedade podem promover saude cultural e integral nos cidadãos e nas cidades. Para demonstarr isso, foram explicitados os autores de referencia que fundamentam a pesquisa e corroboram para a comprovação das questões suscitadas, assim como foram relatadas experiencias marcantes entre patrimônio cultural, museus e público que dão base aos pressupostos que levaram à formulação do titulo indagativo Museus fazem bem à saúde? A autora, professora de Museologie e de História, vem dedicando seu tempo à pesquisia desse tema que lhe parece fundamental ao campo da Museologia, desde 2008, principalmente durante os anos de intervenção com percepção sensivel no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro e no Hospital Santa Isabel, unidade da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Alves, Marina Miury Sato Rodrigues, Beatriz Harumi Yuda Nakagome, Maria Clara De Camargo Traldi, Mila Carvalho Guachala, Nathalia Terumi Kawakami, Pedro Henrique Tsuyoshi Yamaoka y Afonso Celso Pereira. "Análise crítica da dosagem de creatinofosfoquinase no Pronto-Socorro Central do Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo / Critical analysis of the creatine phosphoquinase dosage in the Emergency Department of Sao Paulo’s Santa Casa de Misericordia Hospital". Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 64, n.º 1 (7 de mayo de 2019): 1. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2019.64.1.001.

Texto completo
Resumen
Introdução: A creatinofosfoquinase sérica (CPK) é um importantemarcador laboratorial de lesão muscular e consisteem uma enzima encontrada na membrana mitocondrial ecitoplasma de miócitos que atua no metabolismo energético.Sua elevação pode acontecer por múltiplos mecanismos(trauma, infarto agudo do miocárdico e exercício físicoextenuante, por exemplo) e, a depender da gravidade doquadro e de fatores predisponentes, pode conduzir a quadrosde Rabdomiólise e suas complicações, como a lesão renalaguda, associados a alta morbimortalidade e necessidadede condutas da equipe de Emergência. Objetivo: Tendo emvista a sua importância, este estudo objetiva traçar o perfilde elevação da CPK no Hospital da Irmandade da SantaCasa de Misericórdia de São Paulo e analisar criticamentea solicitação do exame e sua implicação na conduta e rotinamédica do Pronto-Socorro Central. Conclusão: Tem-seque uma maior consciência e critérios mais exigentes paraa solicitação da dosagem da creatinofosfoquinase sérica noPronto-Socorro poderiam reduzir os gastos hospitalares,otimizar a administração de insumos e beneficiar, por fim,todos os pacientes da instituição.AbstractIntroduction: Serum creatine phosphokinase (CPK) is animportant laboratory marker of muscle injury and consistsof an enzyme found in the mitochondrial membrane andcytoplasm of myocytes that acts on energy metabolism.Its elevation may occur through multiple mechanisms(trauma, acute myocardial infarction and strenuous physicalexercise, for example) and, depending on the severityof the condition and predisposing factors, it may lead torhabdomyolysis and its complications, such as acute renalinjury, being associated with high morbidity and mortalityand the need for Emergency team conduct. Objective:Considering its importance, this study aims to outline theprofile of CPK’s elevation at Sao Paulo’s Santa Casa deMisericordia Hospital and to critically analyze the requestfor the exam and its implication in the medical routineof the Emergency Department. Conclusion: a greaterawareness and more demanding criteria for the request ofserum creatine phosphokinase dosage are necessary in theEmergency Room as a possibility to reduce the hospitalexpenses, optimize the administration of inputs and, also,benefit all the patients of the institution.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

GEORGE VITURINO NEVES, SILVA, MAURÍCIO SANTOS GUSMÃO y RONY BRITO FERNANDES. "INTRAOBSERVER AND INTEROBSERVER RELIABILITY OF THE LENKE CLASSIFICATION AMONG SPINE SURGEONS". Coluna/Columna 19, n.º 1 (marzo de 2020): 22–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-185120201901221295.

Texto completo
Resumen
ABSTRACT Objective The objective of this study was to analyze the intraobserver and interobserver reliability of the Lenke classification among spine surgeons from the city of Salvador, Bahia. Methods Preoperative imaging (front, profile and lateral inclinations) examinations of 20 patients at the Outpatient Clinic of the of Santa Izabel Hospital Orthopedic Department, Salvador, Bahia, who had been diagnosed with adolescent idiopathic scoliosis, were selected to be evaluated by 15 spine surgeons two times at an interval of 30 days, for analysis of the intraobserver and interobserver reliability of the Lenke classification. The project was first submitted for ethical analysis to the Institutional Review Board of the Santa Izabel Hospital - Santa Casa de Misericórdia da Bahia / Prof. Dr. Celso Figueirôa and approved with voucher number 002650/2019. All the participants signed the Informed Consent Form (ICF). Results Analyzing the concordance using the Kappa index, interobserver reproducibilities of 0.755, 0.525 and 0.840 were obtained for the type of curve and the lumbar and sagittal modifiers, respectively, while the intraobserver reliabilities for the same parameters were 0.921, 0.370 and 0.929. Conclusion For the study population, the reliability of Lenke’s classification was moderate to almost perfect. Level of evidence III; Interobserver and intraobserver reliability.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Bueno, Fabio Ferreira, Rafael Seitenfus, Carlos Humberto Cereser Junior, Tiago Auatt Paes Remonti, Guilherme Watte, Jaime Andres Moreno Cando, William Pfaffenzeller et al. "RECOMMENDATION OF THE PERITONEUM NEOPLASMS SERVICE OF ``HOSPITAL SANTA RITA DA SANTA CASA DE MISERICORDIA`` AT PORTO ALEGRE – CECAL APPENDIX MUCOCELE – LAPAROSCOPIC OR LAPAROTOMICAL APPROACH?" International Journal of Health Science 4, n.º 29 (21 de marzo de 2024): 2–9. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1594292420034.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Borrione, Roberta y Antonio Marcos Chaves. "Análise documental e contexto de desenvolvimento: estatutos de uma instituição de proteção à infância de Salvador, Bahia". Estudos de Psicologia (Campinas) 21, n.º 2 (agosto de 2004): 17–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2004000200002.

Texto completo
Resumen
Este estudo busca evidenciar as possibilidades de interface entre Psicologia e História, ao analisar documentos de uma instituição de auxílio e proteção à infância abandonada do século XIX - Asilo dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia de Salvador - como forma de interpretação do contexto de desenvolvimento. Essa instituição foi estabelecida com o objetivo de dar abrigo, proteção, educação e também dar conformação às crianças abandonadas às normas sociais. A análise de dois estatutos do referido estabelecimento, datados de 1863 e 1914, permite a compreensão do significado de criança abandonada nesses momentos e do contexto de desenvolvimento, no qual estava inserida, já que os documentos são produtos elaborados por uma sociedade para transmitir imagens e valores socialmente aceitos. Esta análise elucidou uma gradativa mudança da preocupação social com a criança abandonada. Passou-se da preocupação com a provisão dos meios imediatos de sobrevivência para a promoção de educação profissional e reinserção social das crianças, baseadas em preceitos filantrópicos e médico-higienistas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Sousa, Adelcio Menezes de, Naiara Serafim Santos Mota y Rosineide Pereira Mubarack Garcia. "Currículo contextualizado e permanência do jovem no campo". Research, Society and Development 10, n.º 4 (29 de marzo de 2021): e2210413732. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13732.

Texto completo
Resumen
Aborda-se no presente artigo, as discussões proferidas no I Congresso Internacional e III Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação, realizado pelo grupo de estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no sentido de apresentar a proposta de Educação no Campo adotada pela Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, localizada na Região do Baixo Sul da Bahia, também conhecida como “Pedagogia da Alternância”, vislumbrando refletir a contribuição desta instituição na valorização do meio rural para o desenvolvimento socioeconômico cultural e educacional dos jovens, suas famílias e comunidade. Na construção dessa reflexão, apoiamo-nos na pesquisa bibliográfica que nos possibilitou um apanhado geral sobre os principais trabalhos realizados, capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados ao tema da pedagogia da alternância e a contextualização do currículo. A pedagogia adotada pela CFR-PTN, que não dissocia a prática da teoria, traz a autonomia do educando como ponto central ao desenvolvimento da aprendizagem, deixando evidente que o currículo quando pensado em prol dos educandos, torna a aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Pereira, Patrícia Mirapalhete, Paulo Petry, Adrize Rutz Porto y Maira Buss Thofehrn. "Auditor nurse’s importance in qualification of the nurse care". Revista de Enfermagem UFPE on line 4, n.º 2 (29 de marzo de 2010): 504. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.644-7078-1-le.0402201008.

Texto completo
Resumen
ABSTRACTObjective: to assess the opinion of nurses about the importance of the nurse auditor qualification of care. Methodology: it’s a qualitative research, descriptive and exploratory, developed with seven nurses in a hospital large, after approval by the Committee Research Ethics of Santa Casa de Misericordia de Pelotas, under protocol 048/2008. Data were collected through semi-structured interview in October and November 2008. Data analysis was thematic. Results: the respondents indicated that the auditor assesses customer satisfaction and services provided by the institution to the qualification of assistance, but they haven’t identified the importance of education in service. Conclusion: we can see that from the moment it is known the performance of the nurse auditor, he has a major influence on the team, maintains control of nursing records and materials necessary for the proper performance of services rendered to the client. The spokesperson stressed the quality of education in nursing, working with the nurse and his team with purpose of putting them, making sure that the client provides a qualified service, innovating the context of services education in the hospitals. Descriptors: nursing audit; credentialing; education, nursing, continuing; hospital care; working environment; nursing, team; patient care management.RESUMOObjetivo: verificar a opinião dos enfermeiros quanto à importância do enfermeiro auditor na qualificação da assistência. Metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida com sete enfermeiros assistenciais em uma instituição hospitalar de grande porte, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, sob protocolo 048/2008. Os dados foram coletados em entrevista semi-estruturada, de outubro a novembro de 2008. A análise dos dados foi temática. Resultados: os pesquisados mencionaram que o auditor avalia a satisfação do cliente e os serviços prestados pela instituição para a qualificação da assistência, porém não identificaram a importância da educação em serviço. Conclusão: percebe-se que a partir do momento em que é conhecida a atuação do enfermeiro auditor, ele dispõe de importante influência sobre a equipe, mantém controle dos registros de enfermagem e dos materiais necessários para o bom desempenho dos serviços prestados ao cliente. Esse profissional acentua a qualidade da educação em enfermagem, atuando junto ao enfermeiro e sua equipe, com propósito de instrumentalizá-los, certificando-se que o cliente disponibilizará de uma assistência qualificada, inovando o contexto de educação em serviço nas instituições hospitalares. Descritores: auditoria de enfermagem; qualificação profissional; educação continuada em enfermagem; assistência hospitalar; ambiente de trabalho; equipe de enfermagem; administração dos cuidados ao paciente.RESUMENObjetivo: evaluar la opinión de las enfermeras acerca de la importancia de la cualificación del auditor enfermera de la atención. Metodologia: es una investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, desarrollado con siete enfermeras en un gran hospital, después de la aprobación por la Ética en la Investigación de la Santa Casa de Misericordia de Pelotas, protocolo 048/2008. Los datos fueron recolectados a través de semi-estructuradas, en octubre y noviembre de 2008. Análisis de datos fue temática. Resultados: los encuestados indicaron que el auditor desarrolla la evaluación de la satisfacción del cliente y los servicios prestados por la institución para cualificación de la asistencia, pero no identificaron la importancia de la educación en servicio. Conclusión: se puede ver que desde el momento que se conoce el desempeño del auditor enfermera, que tiene una gran influencia en el equipo, mantiene el control de los registros de enfermería y los materiales necesarios para la correcta ejecución de los servicios prestados al cliente. El portavoz hizo hincapié en la calidad de la educación en enfermería, en colaboración con la enfermera y su equipo con el propósito de ponerlos, asegurándose de que el cliente de prestar un servicio cualificado, innovando el contexto de la educación en los servicios de los hospitales. Descriptores: auditoria de enfermería; habilitación profesional; educación continua en enfermería; atención hospitalaria; ambiente de trabajo; grupo de enfermería; manejo de atención al paciente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Monteiro, Angelo Ferreira. "A Morte de Benjamin Benatar e Miguel Levy em Vassouras-RJ no século XIX". Revista Mosaico 11, n.º 1 (17 de junio de 2020): 25–38. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v11i1.2338.

Texto completo
Resumen
Este artigo busca sanar algumas lacunas para entender o momento histórico do falecimento de Benjamin Benatar em 1859 e de Miguel Levy em 1878 em Vassouras-RJ no século XIX. Benjamin Benatar era um negociante próspero da Vila de Vassouras, elevada à cidade em 1857. Benatar se casou na Igreja Católica, onde batizou seus filhos e foi padrinho de um sobrinho. No entanto, no leito de morte expressou sua última vontade, morrer na sua fé judaica, causando uma situação inusitada na cidade de Vassouras do Oitocentos, pois o único cemitério disponível era cristão. A família solicitou uma sepultura eclesiástica, o tribunal eclesiástico montou um processo e após oito dias, ouvindo testemunhas, análises e aplicando a sentença de negação de sepultura de acordo com as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. A viúva de Benatar recorreu à Mesa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, composta por seus compadres que em reunião ofereceu à família, como último local para descanso daquele que tanta alegria e prosperidade trouxe para a cidade, o jardim da instituição hospitalar. Quase duas décadas depois, Miguel Levy faleceu e por também professar a fé judaica foi sepultado no mesmo jardim que Benatar. Como metodologia para esta pesquisa utilizamos fontes primárias, jornalísticas e revisão de literatura da temática. Esperamos ter contribuído com alguns pontos que poderão esclarecer dúvidas quanto ao caso destes dois judeus em Vassouras no século XIX e oportunizar novas pesquisas sobre a temática.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Carlos, Leandro, Nelson Venturin, Ranielle Santos Lopes, Andréia Mendes da Costa y Regis Pereira Venturin. "Nitrogênio e inoculação com Rhizobium em diferentes procedências de Dalbergia nigra (Vellozo)". Revista Ecologia e Nutrição Florestal - ENFLO 6, n.º 3 (14 de diciembre de 2018): 71. http://dx.doi.org/10.5902/2316980x32120.

Texto completo
Resumen
O jacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra) tem elevado potencial para o manejo florestal sustentável, além de produzir madeira muito utilizada na fabricação de móveis e instrumentos musicais. Objetivou-se com este estudo avaliar os efeitos e interações que as doses de nitrogênio e inoculação com Rhizobium promovem em mudas de D. nigra, em casa de vegetação utilizando Latossolo Vermelho Distrófico. Para condução do experimento, foi utilizado o delineamento inteiramente ao acaso, composto por 5 doses de nitrogênio (0, 50, 100, 200 e 400 mg/kg de N), com e sem inoculação de Rhizobium específico para jacarandá (BR 8404), 3 procedências de sementes (Lavras, MG; Rio Doce, MG; e Santa Tereza, ES). As características morfológicas analisadas foram: biometria, biomassa e qualidade das mudas de D. nigra. A adubação com 217,5 mg/kg de nitrogênio influenciou todas as características morfológicas, onde a procedência Rio Doce teve melhor resposta às doses de N. A inoculação com Rhizobium se mostrou mais efetiva em doses mais baixas de adubação nitrogenada. Sendo assim foi possível constatar que as procedências de D. nigra, Rio Doce e Santa Teresa, respondem a adubação nitrogenada e que para as mesmas a inoculação apresentou resultados positivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Gomes Queiroz, Renata, Maria Alzeni Coelho Ponte, Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, Antonia Siomara Rodrigues Silva, Juliana Mendes Gomes y Josélia Maria Lopes dos Prazeres. "Knowledge of primiparous puerperal adolescents on the care of the newly born infant". Revista de Enfermagem UFPE on line 5, n.º 7 (20 de agosto de 2011): 1731. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.1262-12560-1-le.0507201122.

Texto completo
Resumen
ABSTRACTObjective: to analyze the knowledge of primiparous puerperal adolescents on the care of the newly born infant. Method: this is a descriptive-exploratory research with a qualitative approach, carried out in the maternity ward of Santa Casa de Misericórdia de Sobral, with 13 primiparous puerperal adolescents. The data, collected through a semi-structured interview, were classified under the following categories: breastfeeding as the main standard, breastfeeding as an essential health care strategy, knowledge gained from the family, and lack of advice from the maternity ward. The research was approved by the Ethics and Research Committee of the Health Sciences Center of Universidade Estadual Vale do Acaraú, under the Protocol number 864. Results: the categories showed the importance given to breastfeeding, both from the health care professionals, through instructions provided during prenatal care, and the puerperal adolescents, who consider it an essential practice for the care of the newly born infant. Another observation was that there is a distancing between the health care professionals and the puerperal adolescents in the maternity ward concerned. Conclusion: considering this, one expects the professionals reflect and improve on their role in the health care team, coming nearer to the adolescent girls, sharing their feelings, dissipating their doubts, and breaking down barriers. Descriptores: knowledge; infant care; teen.RESUMOObjetivo: analisar o conhecimento de adolescentes primíparas puérperas sobre os cuidados com o recém-nascido. Método: pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, com 13 adolescentes puérperas primíparas. Os dados, coletados por entrevista semiestruturada, foram classificados, mostrando as categorias: amamentação como principal orientação, amamentação como cuidado considerado essencial, ensinamentos advindos de experiências junto à família e ausência de orientações na maternidade. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú, tendo número de protocolo 864. Resultados: as categorias mostraram a importância dada à amamentação, tanto por parte dos profissionais da saúde, por meio de orientações oferecidas durante o pré-natal, como pelas adolescentes puérperas, que a consideram um cuidado essencial para o recém-nascido. Observou-se também que há distanciamento entre os profissionais da saúde e as puérperas adolescentes na maternidade em questão. Conclusão: diante disso, espera-se que os profissionais reflitam e reavaliem seu papel dentro da equipe de saúde, tornando-se mais próximos das adolescentes, compartilhando seus sentimentos, esclarecendo suas dúvidas e rompendo barreiras. Descritores: conhecimento; cuidado do lactente; adolescente.RESUMEN Objetivo: analizar el conocimiento de adolescentes primíparas puérperas sobre los cuidados con el recién nacido. Método: investigación exploratoria descriptiva con abordaje cualitativo, desarrollado en la maternidad de la Santa Casa de Misericordia de Sobral, con 13 adolescentes puérperas primíparas. Los datos, recogidos en entrevistas semi-estructuradas, se clasificaron, mostrando las siguientes categorías: amamantamiento como principal orientación, amamantación como cuidado considerado esencial, enseñanzas provenientes de experiencias con la familia y ausencia de orientaciones en la maternidad. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética e Investigación del Centro de Ciencias de la Salud de la Universidad Estadual Valle de Acaraú, bajo el número de protocolo 864. Resultados: las categorías dejaron ver la importancia otorgada a la amamantamiento, tanto por parte de los profesionales de la salud, por medio de orientaciones ofrecidas durante el prenatal, como por las adolescentes puérperas, que la consideran un cuidado esencial para el recién nacido. Se observo asimismo que hay una distancia entre los profesionales de salud y las puérperas adolescentes en la maternidad objeto de estudio. Conclusión: vistos los resultados, se espera que los profesionales de salud reflexionen y reevalúen su papel dentro del equipo de salud, haciéndose más cercanos a las adolescentes, compartiendo sus sentimientos, aclarando sus dudas y rompiendo barreras. Descriptores: conocimiento, Cuidado del Lactante, adolescente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Da Silva, Ana Luiza, Tania Maria Sarmento Da Silva, Cássia Lima Silva Gusmão, Alessandra Quirino Bertoso dos Santos Jardim, Hélio Fernandes De Melo y Maíra Beserra Barbosa De Souza. "Abelha Arapuá no Pajeú pernambucano: os desafios das práticas agrícolas convencionais e sua sobrevivência". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, n.º 7 (6 de julio de 2023): 5998–6015. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.7-047.

Texto completo
Resumen
Conhecida no vocabulário popular como abelha-cachorro, irapuã, aripuá ou arapuá, a Trigona spinipes (FABRICIUS, 1793) é uma abelha meliponídea que constrói suas colmeias em árvores e cupinzeiros abandonados. Seu nome vem do Tupi Guarani, yra = mel + puã = redondo, Arapuã: abelha redonda, que significa abelha que faz casa de terra, arredondada. Alguns autores a descrevem como praga agrícola por possuir o costume de cortar os botões florais de certas plantas. Porém, outros a reconhecem e descrevem como polinizadora, podendo até ser utilizada na polinização comercial. A Caatinga apresenta aproximadamente 94 espécies de abelhas nativas, distribuídas em 77 gêneros; um baixo valor de espécies por gênero e uma riqueza relativamente pobre em comparação aos outros ecossistemas brasileiros, mas se por um lado ela possui uma baixa diversidade alfa, por outro possui uma alta diversidade beta, isto é, possui um grande percentual de endemismo e predominância em espécies raras, entre 62 e 67%. O gênero Trigona possui uma distribuição ampla, que vai desde a América Central, passando pelo México, Floresta Amazônica, Floresta Atlântica, Cerrado brasileiro, serras e planaltos do Sudeste brasileiro e marginalmente pelo Sul da América do Sul, em regiões temperadas e subtropicais, incluindo áreas desertas da Argentina e Chaco. No Brasil, a Trigona spinipes ocorre nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O trabalho objetivou analisar a difícil convivência da abelha nativa Arapuá e as famílias de agricultores rurais no município de Serra Talhada, do Pajeú Pernambucano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Martins, Claudio Hansel, Patrícia Guimarães Musmanno, Gabriela Miranda Bellizzi, Sandra Ávila Gaspar, Fábio de Almeida Bolognani, Ricardo Machado Kuster, Alexandre dos Santos Pyrrho y Marcia Cristina Braga Nunes Varricchio. "Medicinal intercultural plant garden: homeopathy and phyto-nutritional care". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, n.º 1 (25 de enero de 2024): 6173–88. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.1-371.

Texto completo
Resumen
The present article describes historic evolution conception process of an intercultural medicinal plant garden as a tool to construct social ecoperception about environmental health and cultural diversity, to improve environmental ethics. Through case study methodology it reports the process along five years. Hybrid Learning of Homeopathy, Phytotherapy, Bioethic were successful to scientific basic research initiation and novel biological research will be done using pathogenetic chemical markers to discuss biologic results. Results also show multi, inter and transdisciplinary effective activities and communications about primary care attention. Empirically, it has been developped a positive perception among patients, students and professionals about Homeopathy, as a qualitative humanized approach. Phytotherapy was mainly preconized by its nutraceutical, functional and adaptogenic effects. Indeed, intercultural medicinal plant garden construction process provided integrality of applied intercultural, interethnical and indigenous knowledge expressed from their affective memories and registered like an “open-air” intercultural plant collection (“plant library”), improving humanities as respect, ethic, kindness and integrated citizenship, besides the learning to coexist with complexity, singularity and self-direction without lost of professional ethic. So, as qualitative evaluation, it was considered that a mandate of equity, social justice and welfare to mental health promotion to this urban ethnic members and indigenous, as recommended in health promotion by the Ottawa Charter, has been fulfilled in this period (2018 – 2023) at this intersectoral ambulatory (which necessary includes medical anthropology and clinical bioethics studies) at Homeopathy Service, 7a Yard of General Hospital Santa Casa da Misericordia - Rio de Janeiro/Brazil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Farina Júnior, Marco Aurélio, Tyana Mara Ribas D'Ávila Raymundo de Oliveira, Gabriel Sartori Pacini, Thaísa Hanemann, Fernanda Lange Coelho, Mariana Oliveira Tripoli de Mattos y Rafael Fabiano Machado Rosa. "“CARECA AMIGA”: UMA NOVA PERSPECTIVA DE TROTE NA UNIVERSIDADE". REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 9, n.º 1 (3 de abril de 2018): 1. http://dx.doi.org/10.24317/2358-0399.2018v9i1.5244.

Texto completo
Resumen
Os trotes vêm passando por um processo de mudança nas universidades brasileiras, visando preservar a integridade moral e física do calouro. Por outro lado, é percebido um declínio progressivo da empatia dos estudantes durante os anos de graduação. Nesse panorama, a Liga do Câncer da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – organizou a atividade de extensão chamada “Careca Amiga”, um evento em que os calouros têm seus cabelos raspados por pacientes oncológicos pediátricos do Hospital da Criança Santo Antônio (Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre) e realizam a doação de seus cabelos para confecção de perucas. Participam do evento o Centro Acadêmico XXII de Março da Medicina da UFCSPA (organização), a ONG Doutorzinhos (que utiliza a figura do palhaço e da arte cênica para animar os pacientes), a ONG Cabelaço (na coleta e distribuição dos cabelos dos estudantes) e cabelereiros voluntários (para auxiliar as crianças no corte dos cabelos). Em 2017, o evento alcançou sua 3ª edição e contou com 14 calouros. Ao todo, já foram mais de 39 estudantes que participaram ativamente do evento e várias mechas de cabelo cedidas para a confecção de perucas. Mais do que os números, esse encontro visa desmistificar o estigma da careca e ser um momento de transição de etapas: passar no vestibular e lutar contra um câncer. Além disso, a conexão criada entre estudantes e pacientes permite cultivar a empatia e fortalece a mudança no estilo do trote nas universidades brasileiras. Palavras-chave: Trote Solidário, Corte de Cabelos, Perucas, Empatia, Extensão Universitária “Careca Amiga”: a new perspective in the university trot Abstract: Freshman pranks are undergoing a process of change in Brazilian universities, aimed at preserving the moral and physical integrity of the freshman student. On the other hand, is perceived decline in student empathy during undergraduate years. In this scenario, the academic society of cancer (Liga do Câncer) of the Federal University of Health Sciences of Porto Alegre – UFCSPA (Porto Alegre, Rio Grande do Sul State, Brazil) organize an extension activity called “Careca Amiga”, an event which freshmen have their hair shaved by oncology pediatric patients of Hospital of Children Santo Antônio (Irmandade Santa Casa da Misericórdia of Porto Alegre) and perform the donation of their hair for the creation of wigs. Attending the event are the Academic Center of Medicine of the University, the Doutorzinhos NGO (with uses the clown figure and scenic art to animate patients), the Cabelaço NGO (in the collection and distribution of student’s hair) and volunteer hairdressers (to help children cut the hair). In 2017, the event reached your third edition and count with 14 freshmen. In all, 39 students have attended the event and several strands of hair were donated to make wigs. More than a number, this meeting aims to desmystify the stigma of bald and being a moment of step transition: pass in the entrance exam and fight against a cancer. Also, the connection between students and patient lets cultivate empathy and reiterates the chance the style of pranks in Brazilian universities. Keywords: Solidary Trot, Haircut, Wig, Empathy, University Extension Careca Amiga”: una nueva perspectiva del trote en la universidad Resumen: Las bromas de estudiante del primer año vienen atravesando un proceso de cambio en las universidades brasileñas, con el intuito de preservar la integridad moral y física del estudiante. Sin embargo, es percibida una disminución progresiva de la empatía de los estudiantes durante los años de la graduación. En este panorama, a sociedad académica del cáncer de la Universidad Federal de Ciencias de la Salud de Porto Alegre – UFCSPA (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil) organizó la actividad de extensión llamada “Careca Amiga”, evento en el que estudiantes del primer año tiene su cabello raspado por pacientes oncológicos pediátricos del Hospital de los niños Santo Antonio (Irmandade Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre) y realizan la donación de su cabello para la confección de pelucas. Participan del evento Centro Académico de Medicina, ONG Doutorzinhos (utilizan la figura del payazo y artes escénicas para alegrar a los pacientes), ONG Cabelaço (en la colecta y distribución del cabello) y peluqueros voluntarios (para auxiliar los niños en los cortes de cabello). En 2017, el evento alcanzó su tercera edición y conto con 14 estudiantes del primer año. En el total, ya fueron más de 39 estudiantes que participaron activamente del evento. Más que números, ese encuentro visa desmitificar el estigma de la calva y ser un momento de transición de etapas: ingresar en la universidad y luchar contra un cáncer. Más allá de eso, la conexión creada entre estudiante y paciente permite cultivar la empatía y fortalece el cambio en el estilo de la broma en las universidades brasileñas. Palabras-clave: Broma solidaria, Corte de Cabello, Pelucas, Empatía, Extensión Universitaria
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Pilar Moraes Alves de Souza, Isabela, Jamerson Sampaio, Mariana Lesquives Vieira, Patrícia Alcântara Viana, Gustavo Freitas Feitosa y Gilson Soares Feitosa. "The Use of Pedometer as a Stimulus to the Physical Activity in the Hypertensive Patients with Difficult-to- Control Hypertension: A Controlled Randomized Study". Revista Científica Hospital Santa Izabel 3, n.º 1 (9 de mayo de 2020): 3–8. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v3i1.34.

Texto completo
Resumen
Regular physical activity contributes to better control of hypertension in addition to other dietary measures and medications. The practice of physical activity and long term adherence to it is not consistently observed in a hypertensive population. We evaluated the possible role of the use of a pedometer as a stimulus to enhance the physical activity in a selected hypertensive population.We performed a prospective, randomized trial in a difficult-to-control hypertensive population that had been followed in the hypertensive clinic of the Hospital Santa Izabel of Santa Casa de Misericórdia da Bahia. This study compared two groups: Pedometer Group, which uses a pocket digital pedometer (Omron HJ-321) in addition to the usual medical recommendation; and Control Group, which was submitted to the regular medical recommendation without a pedometer. The performance was analyzed by the number of steps during 12 weeks observation period with the primary endpoint at first week. Forty-two patients were studied. Patients had largely low-income and low-education characteristics. Their initial number of steps at week 1 were: 6,191.7 (667.3), and 5,249.1 (549.5) for the Control and Pedometer Groups (p=0.28), respectively. At the end of a 12-week observation, the results were: 6,097.6 (547.0), and 5,913.0 (730.6) (p=0.84) for the Control and Pedometer Groups, respectively. In a population of difficult-to-control hypertension, which already had a relatively high number of steps to perform its regular activities of day-life at the beginning of the study, the use of a pedometer does not seem to enhance the level of physical activity beyond what is accomplished by the structured information that is provided in the hypertension clinic.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Quintella, Cristina M. "Editorial". Cadernos de Prospecção 16, n.º 3 (1 de abril de 2023): 545–52. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v16i3.53326.

Texto completo
Resumen
Contribuições da Revista Cadernos de Prospecção para a “Nossa Casa” que é o Planeta Terra Cristina M. Quintella Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, Campus de Ondina, Rua Barão de Jeremoabo, n. 147, Ondina, Salvador, BA, Brasil, CEP: 40170-115 A revista Cadernos de Prospecção se iniciou em 2008 com o intuito de divulgar a produção científica focada em aspectos cruciais da propriedade intelectual, do desenvolvimento tecnológico e sua transferência para a sociedade. Tornou-se uma importante fonte de informação sobre produção e difusão do conhecimento tecnológico e serve como um fórum internacional para a identificação de oportunidades de inovação tecnológica. Foi um dos produtos da Rede NIT-NE, rede de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PI&TT) centrada em Ciência, Tecnologia e Inovação, compreendendo inicialmente 17 instituições de oito estados da Região Nordeste do Brasil, com universidades, institutos federais, centros de pesquisa e setor empresarial. A gênese da revista ocorreu durante a iniciativa pioneira de introdução da PI&TT em cursos de graduação da área tecnológica no Brasil, capacitando futuros pesquisadores e profissionais dos setores empresarial e governamental (QUINTELLA, 2008). Trata-se de uma revista gratuita e de acesso livre com licença Creative Commons CC-BY-NC, ou seja, além de redistribuir, outras pessoas podem adaptar, remixar e criar a partir da obra licenciada, contanto que suas atividades não tenham finalidade comercial. O autor deve receber os créditos, porém, os trabalhos derivados não ficam obrigados a escolher essa mesma licença. O seu Escopo consiste em artigos originais de estudos de Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos envolvendo Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação, focados em inovação tecnológica compreendendo estudos analíticos baseados em indicadores de propriedade industrial, estudos de propriedade intelectual com a dimensão tecnológica, transferência de tecnologia, inovação tecnológica e desenvolvimento tecnológico. Este periódico sempre contemplou especialmente aspectos do desenvolvimento local com o propósito de melhorar as condições de vida da sociedade e de aumentar a igualdado social, de modo a que todos os seres humanos tenham a dignidade e o reconhecimento de sua contribuição para os cuidados com a “Nossa Casa”, o planeta Terra que habitamos. Desde o início, a atuação extremamente próxima com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual e sua Academia foi aspecto indispensável para o progressivo aumento da qualidade dos artigos publicados e para a criação da seção PIID. No decorrer dos anos, a revista passou a ser veículo para disseminar as pesquisas de várias organizações do Brasil e do Exterior, sendo crucial para diversos Programas de Pós-Graduação. Os artigos em geral são em Português, atendendo o Brasil, onde poucos são fluentes em outras línguas, desse modo sendo adaptado ao tecido social brasileiro. Mesmo assim, diversos artigos originários de outros países têm sido submetidos, especialmente os de língua portuguesa ou espanhola. Atualmente, são publicados de 20 a 23 artigos por fascículos trimestrais, mais o respectivo Editorial, distribuídos nas seções: Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (PIID): Trabalhos que foquem a propriedade industrial, a inovação tecnológica e seus respectivos arcabouços legais, aspectos econômicos e de valoração, desenvolvimento regional e aspectos internacionais. Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos: Prospecções tecnológicas baseadas em indicadores de propriedade industrial, transferência de tecnologia, e inovação tecnológica. Não serão aceitas revisões apenas de artigos, mesmo que sejam revisões sistemáticas de literatura (RSL). Indicações Geográficas: Esta secção publica trabalhos sobre indicações geográficas existentes ou potenciais. Coronavírus (SARS-COV-2) e COVID-19: Esta seção foi criada inicialmente para a edição especial sobre o vírus Corona publicada em 16 de abril de 2020, no início da Pandemia de COVID-19. Dado o grande número de manuscritos submetidos, a alta qualidade e o impacto social, teve continuidade. Tem como objetivo contribuir com a sociedade por meio da disseminação de conhecimentos que possam auxiliar no controle da pandemia. Artigos multidisciplinares e interdisciplinares são aceitos. Desde o início da revista, o número de artigos submetidos tem crescido a olhos vistos, em 2022 foram 536. Dada a sua ótima qualidade, se tornou necessário aumentar o número de fascículos por ano. Inicialmente foi incluído um quinto fascículo com a seleção dos melhores artigos apresentados no evento anual ProspeCT&I (ProspeCT&I, 2017, 2018, 2019, 2023). Mais recentemente, a revista foi pioneira na publicação no Brasil de um fascículo totalmente dedicado à COVID-19 (COVID, 2022). Foi criada uma seção da revista com esse viés, e diversos artigos selecionados são incluídos nos demais quatro fascículos anuais, a depender da demanda qualificada. As taxas de aceitação e de rejeição dos artigos flutuam muito anualmente, a depender da qualidade dos manuscritos submetidos. Em 2022, a aceitação foi de 17%. As taxas de rejeição na entrada são bastante altas, em 2022, foram de 68%, usualmente por não atenderem às normas da revista. Aqui se chama a atenção, já que diversos são rejeitados por causa de seu escopo, o que nos leva a considerar que a falta de revistas de perfil similar deve ser avaliada com cuidado, inclusive com a criação de outras revistas pensadas de modo adequado ao nosso tecido social. Observa-se que os números máximos de artigos por ano recomendados pela Capes são absolutamente inviáveis para a realidade desta revista, devido à demanda qualificada e à escassez de veículos similares. A taxa de rejeição após avaliação também flutua bastante, o que é esperado pela heterogeneidade da capacidade criativa e pela amplitude das metodologias possíveis de nossos autores. O apoio de Denise A. Bunn e sua equipe e de Maria Alice Santos Ribeiro tem sido essencial para mantermos e aprimorarmos a editoração e a interação com nossos autores, editores e pareceristas, além da clara redução de dias de primeira decisão e de aceitação. Os nossos pareceristas, que são essenciais para a qualidade, nos permitiram reduzir o tempo de aceitação para 138 dias em 2022, pois cada artigo recebe pelo menos dois pareceres no modo duplamente cego. O número de autores por fascículo flutua entre 50 e 80 nos últimos três anos, com médias entre 2,8 e 4,0. O seu perfil é extremamente multidisciplinar, estando todas as áreas e subáreas do conhecimento representadas, como pode ser observado nas respectivas minibiografias. Os artigos só são possíveis com a sinergia desses saberes tão variados, o que gera um altíssimo grau de interdisciplinaridade. Observa-se também que os autores são de variados níveis e tipos de formação, temos autores graduandos e autores bolsistas de produtividade em pesquisa ou em desenvolvimento tecnológico, tendo, assim, um aspecto muito importante de formação de pessoal com a visão da tecnologia e de como ela pode ser vital para o desenvolvimento da nossa sociedade. Nos fascículos, são entre 17 a 37 organizações de origem dos autores, com média de 2,2 a 4,0 autores por organizações. Essas organizações estão em todas as Unidades da Federação do Brasil e, consequentemente, suas cinco regiões. Assim, o caráter nacional da revista fica bem evidenciado pelos seus números, atendendo às orientações do Conselho Editorial. O Conselho Editorial internacional, desde sua fundação, tem zelado para que este periódico continue sendo uma revista de qualidade, mantendo firmemente o controle e evitando práticas predatórias, garantindo, assim, que os autores sejam diversificados e as suas respectivas organizações sejam distribuídas uniformemente pelo Brasil. Hoje em dia presidido pela professora Núbia Moura Ribeiro, o Conselho tem na sua equipe componentes de vários estados do Brasil e de Portugal, a saber (CE, 2023): Profa. Dra. Núbia Moura Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, BA, Brasil (Presidente) Profa. Dra. Ana M. T. Mata, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal Profa. Dra. Glória Maria Marinho Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil Prof. Dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brasil Profa. Dra. Maria Hosana Conceição, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil Prof. Dr. Irineu Afonso Frey, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil Prof. Dr. Josealdo Tonholo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil Prof. Dr. Manuel Mira Godinho, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal Profa. Dra. Renata Angeli, Fundação Centro Universitário da Zona Oeste do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Profa. Dra. Samira Abdallah Hanna, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil Profa. Dra. Silvia Beatriz Beger Uchôa, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Al, Brasil Profa. Dra. Tecia Vieira Carvalho, Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil Prof. Dr. Alexandre Guimarães Vasconcellos, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Prof. Dr. Alexandre dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil Prof. Dr. Araken Alves de Lima, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Florianópolis, SC, Brasil Prof. Dr. Carlos Ricardo Maneck Malfatti, Universidade Estadual do Centro Oeste, PR, Brasil Prof. Dr. Eduardo Meireles, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil Prof. Dr. Edilson Pedro, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Brasília, DF, Brasil Prof. Dr. Elias Ramos de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, BA, Brasil Prof. Dr. Estevão Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Profa. Dra. Grace Ferreira Ghesti, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil Profa. Dra. Maria das Graças Ferraz Bezerra, Instituto Tecnológico Vale, Belém, PA, Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, PR, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Brasília, DF, Brasil Prof. Dr. Paulo Jose Lima Juiz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil Prof. Dr. Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil Profa. Dra. Rita de Cássia Pinheiro Machado, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Prof. Dr. Ricardo Carvalho Rodrigues, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Prof. Dr. Silvio Claudio da Costa, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil Profa. Dra. Ticiano Gomes do Nascimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil Profa. Dra. Wagna Piler Carvalho dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, BA, Brasil Os Editores de Seção têm zelado para que haja equilíbrio e estrutura adequada, além de qualidade, nos artigos publicados. Hoje a professora Dra. Silvia Beatriz Beger Uchôa (Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil) e o professor Dr. Irineu Afonso Frey (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil) estão desempenhando essa função que é essencial ao bom andamento da revista. A Editora de Seção, professora Dra. Vivianni Marques, tem atuado especialmente nas indicações geográficas. Além do Conselho Editorial, Editores, Pareceristas e Autores, a continuidade da revista tem sido garantida pela Editora da UFBA e seu sistema de periódicos e pelo Fortec que arca com suas necessidades de configuração, hospedagem e financeiras. Espera-se que o Brasil se sensibilize e passe a apoiar as revistas nascentes ou as revistas com Qualis B, já que a maioria do tecido social as utiliza e seu impacto é enorme na sociedade. Além disso, não se “mata a galinha dos ovos de outro”, deve-se estimular seu crescimento, seu aumento de qualidade e seu desdobramento em várias revistas caso seja pertinente, desse modo, atendendo ao grande gargalo de publicações em português que existe hoje em dia. Esta edição da Revista Cadernos de Prospecção, v. 16, n. 3, abril a junho de 2023, tem 22 artigos de 65 autores afiliados a 24 organizações de 10 Unidades da Federação de cinco regiões do Brasil. Uma ÓTIMA leitura! Aproveitem e usem muito bem o conhecimento aqui adquirido! Cristina M. Quintella Pessoa Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia Mãe, avó, tia, amiga, conhecida de pessoas que precisarão viver nesta “Nossa Casa” que é o planeta Terra
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Sabrá, Aderbal, Ana Muñoz, Aderbal Sabrá-Filho y Selma Sabrá. "Diseases of the Entero-Mammary Circle: A New Clinical Entity". European Journal of Medical and Health Sciences 5, n.º 3 (2 de junio de 2023): 35–38. http://dx.doi.org/10.24018/ejmed.2023.5.3.1205.

Texto completo
Resumen
Background: Gastrointestinal malabsorption of proteins from the diet of the mother can induce diseases in breast fed infants. The malfunction of the gastrointestinal tract (GI) of the mother is the basic process causing this disease. This new entity is under the scope of “diseases of the entero-mammary circle” (DEMC). Proteins different from homologues proteins of the breast milk, present in breast milk offered to the infant develops food allergy with clinical manifestation in different organs of the newborn and infant. Here we describe the most relevant clinical symptoms associated to this new entity the DEMC. Methods: From January 2015 to January 2021, 100 charts from infants, age 0 to 6 months, were randomly selected from our clinic of Pediatric Gastroenterology and Food Allergy at Santa Casa da Misericordia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil. The inclusion criteria were: 1) To be exclusively breast fed since birth and 2) Diagnosis of food allergy through strict diet to the mother without cow's milk, egg, soy and wheat protein and subsequent oral challenge with ingestion of the seafood by the mothers and recurrence of gastrointestinal, respiratory or dermal symptoms by oral challenge positive. The exclusion criteria were the use of other any food besides the breast milk. Results: The onset of symptoms in the patients studied starts early in life. In the GI system the prevalent clinical symptoms were blood in stool, gastro-esophageal reflux, abdominal distention, abdominal pain, diarrhea, constipation, bulky stools, flatus and vomiting, colic’s and nauseas and hiccups. In the respiratory system of the patients, the clinical disturbance was snoring and rhinitis, sinusitis, excess of mucus, chronic cough, and asthma. In the skin system, was prevalent the pallor, atopic eczema, eczema of folds, erythema of the cheeks, per oral erythema and seborrheic dermatitis. Related to the central nervous system we found sleep disorder, insomnia, irritability, and lethargy. Conclusion: The present study was developed to explore the broad spectrum of the DEMC, presented as different clinical pictures in infants, exclusively breast fed, compromising all systems such the GI tract, the skin, the respiratory system, and the central nervous system.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Oliveira, José Jhenikártery Maia de, Micaella Fernandes Farias, Flaviana Laís Pereira dos Santos, Artemisa Fernanda Moura Ferreira y Lucas Alexandre de Morais Santos. "Tratamento cirúrgico de fratura do complexo zigomatico orbital em paciente vítima de acidente desportivo: relato de caso". ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, n.º 6 (21 de noviembre de 2020): 527–30. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i6.4925.

Texto completo
Resumen
Introdução: Fraturas no complexo zigomático orbital podem resultar em deslocamento ósseo com alteração do volume orbital e distúrbios funcionais. As complicações associadas aos traumas dessa região podem vir a interferir diretamente na qualidade de vida do indivíduo, dessa forma, faz-se necessário a cirurgia de reposicionamento anatômico do osso. Objetivo: Relatar um caso clínico de fratura do complexo zigomático orbital em paciente vítima de acidente desportivo. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, leucoderma, vítima de acidente desportivo, compareceu a um serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial da cidade de Recife-PE, apresentando alterações anatômicas visíveis na região zigomática do lado esquerdo da face. Ao exame clínico observou-se assimetria facial, edema, equimose periorbital, hemorragia subconjuntival, perda de volume do lado afetado e desconforto relado pelo paciente, sugerindo fratura do complexo zigomático orbital. A Tomografia Computadorizada mostrou perda da projeção anteroposterior do corpo do osso zigomático esquerdo, com fratura no arco zigomático e descontinuidade da sutura esfenozigomática esquerdas. O corte tomográfico coronal evidenciou aprisionamento do conteúdo orbital por fragmentos presentes no assoalho da órbita, e fratura do pilar zigomático-maxilar. Através de acessos cirúrgicos peri-orbitais (superciliar e subtarsal) foi instalada 1 mini-placa com parafusos (1 em cada acesso), nas regiões da sutura fronto-zigomática e da margem infraorbital. Pelo acesso intraoral foi fixada uma placa no pilar zigomático-maxilar. O tratamento cirúrgico buscou acesso ao esqueleto da órbita, redução anatômica e fixação interna estável com mini-placas e parafusos. Considerações finais: Após 10 dias, observou-se o restabelecimento anatômico da projeção anteroposterior do osso zigomático direto, procedendo à melhora estético-funcional. Descritores: Anatomia Regional; Traumatologia; Fraturas Orbitárias. Referências Obimakinde OS, Ogundipe KO, Rabiu TB, Okoje VN. Maxillofacial fractures in a budding teaching hospital: a study of pattern of presentation and care. Pan Afr Med J. 2017;26:218. Ugboko V, Udoye C, Ndukwe K, Amole A, Aregbesola S. Zygomatic complex fractures in a suburban Nigerian population. Dent Traumatol. 2005;21(2):70-5. Zamboni RA, Wagner JCB, Volkweis MR, Gerhardt EL, Buchmann EM, Bavaresco CS. Epidemiological study of facial fractures at the Oral and Maxillofacial Surgery Service, Santa Casa de Misericordia Hospital Complex, Porto Alegre - RS - Brazil. Rev Col Bras Cir. 2017;44(5):491-97. Ramos JC, Almeida MLD, Alencar YCG, de Sousa Filho LF, Figueiredo CHMC, Almeida MSC. Estudo epidemiológico do trauma bucomaxilofacial em um hospital de referência da Paraíba. Rev Col Bras Cir. 2018;45(6):e1978. Wulkan M, Parreira Junior JG, Botter DA. Epidemiologia do trauma facial. Rev Assoc Med Bras. 2005;51(5):290-95. Knight JS, North JF. The classification of malar fractures: an analysis of displacement as a guide to treatment. Br J Plast Su1961;13:325-39. Mendonça JCG, Crivelli DMB. Tratamento de fratura cominutiva do complexo zigomático orbitário com utilização de fio de aço: relato de caso. Rev Bras Cir Cabeça Pescoço. 2012; 41(2):93-5. Hupp JR, Tucker MR, Ellis E.Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2015. p. 1099-1113. Oliva MA. Acesso subciliar para fraturas do complexozigomático-orbitári. Rev Bras Cir Cabeça Pescoço. 2013;42(2):106-8. Soares LP, Gaião L, Santos MESM, Pozza DH, Oliveira MG. Indicações da Tomografia Computadorizada no Diagnóstico das Fraturas Nasoórbito-etmoidais. Rev de Clin Pesq Odontol. 2004;1(1):29-33. Kurita M, Okazaki M, Ozaki M, Tanaka Y, Tsuji N, Takushima A, et al. Patient satisfaction after open reduction and internal fixation of zygomatic bone fractures. J Craniofac Surg .2010;21(7):45–9. Hammer B. Fraturas orbitárias: Diagnóstico, tratamento cirúrgico, correções secundárias. São Paulo: Santos; 2005. Panarello F, Chaves Júnior AC, Leles JLR, Oliveira MG. Análise dos materiais empregados para a reconstrução das fraturas orbitárias – Revisão de literatura. RBC: Rev Int Cir Traumatol Bucomaxilofacial. 2005;3(9):57-64. Kloss FR, Stigler RG, Brandstätter A, Tuli T, Rasse M, Laimer K, Hächl OL, Gassner R. Complications related to midfacial fractures: operative versus non-surgical treatment. Int J Oral Maxillofac Surg. 2011;40(1):33-7. Liedtke FS, Richinho KP, Pisanelli CH, Araf D. Fraturas do soalho da órbita do tipo ‘’Blow-out”: revisão de literatura. Revicience 2005;5(5):8-11.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Araújo, Luiz Antônio Costa. "EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CACHOEIRA DA BAHIA". REVISE - Revista Integrativa em Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde 3, n.º 00 (6 de enero de 2020). http://dx.doi.org/10.46635/revise.v3i00.1672.

Texto completo
Resumen
O artigo registra as conferências do congresso internacional de inovação tecnológica nas ciências da saúde: a sustentabilidade das práticas integrativas a agroecologia, mais especificamente a conferência Experiências De Práticas Integrativas Da Santa Casa De Misericórdia de Cachoeira/Bahia. A conferência apontou os caminhos para a residência médica multiprofissional, devido as experiências multiprofissionais com conhecimentos tradicionais da medicina da religião de matrizes afrodescendentes na Santa Casa de Misericórdia do município de Cachoeira/Bahia/Brasil. O evento aconteceu de 15 a 18 de novembro de 2017 no IFBA SAJ sob a direção da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Palavras-chave: Residência Multiprofissional. Práticas Médicas. PICS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

BARRETO, Renilda. "Corpo de mulher: a trajetória do desconhecido na Bahia do século XIX". História: Questões & Debates 34, n.º 1 (30 de junio de 2001). http://dx.doi.org/10.5380/his.v34i0.2662.

Texto completo
Resumen
Este trabalho, de natureza historiográfica, pretende discutir a forma de organização do saber médico na Bahia do século XIX em torno do corpo feminino. Este período revela a emergência do saber médico, fundamentado no espírito de cientificidade oitocentista, em contraposição às práticas seculares de curas, respaldadas no saber popular. O texto foi produzido a partir das consultas a fontes primárias, tais como as publicações da Gazeta Médica da Bahia, jornais e periódicos de circulação em Salvador, no período em questão; Memórias Históricas da Faculdade de Medicina; teses de conclusão de curso; os discursos proferidos na Câmara Municipal; relatórios médicos da Santa Casa de Misericórdia de Salvador, dentre outros documentos reveladores da construção do saber médico na Bahia do século XIX. A análise aqui desenvolvida está ancorada na história social da medicina e do corpo. Abstract This historical study aims at the discussion about how medical knowledge of the female body was organized in Bahia in the 19th century. That period reveals the emergence of medical knowledge based on the scientific spirit of the 1800’s as opposed to old healing practices supported by popular perceptions. The text was produced from research into primary sources such as issues of Gazeta Médica da Bahia (Medical Journal of Bahia) and periodicals available in Salvador during that time; Memórias Histórias da Faculdade de Medicina (Medical School Historical Memories); graduation theses; speeches given to the City Counsil; medical reports from Santa Casa de Misericórdia (a charity institution) in Salvador, among others. These documents show how medical knowledge was constructed in Bahia in the 19th century. The analysis is based on social history of medicine and the body.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Chaves, Antonio Marcos, Roberta Tavares de Melo Borrione y Giovana Reis Mesquita. "Significado de infância: a proteção à infância oferecida pela Santa Casa de Misericórdia na Bahia do século XIX". Interação em Psicologia 8, n.º 1 (30 de junio de 2004). http://dx.doi.org/10.5380/psi.v8i1.3244.

Texto completo
Resumen
Ao se falar em significado de infância, faz-se imprescindível salientar a natureza do caráter histórico e cultural. O século XIX estabeleceu o surgimento do significado de infância como uma etapa da vida distinta dos adultos e que necessita de cuidados especiais. Fundamentada nas premissas do filantropismo, a Santa Casa de Misericórdia de Salvador oferecia proteção a crianças órfãs ou de famílias miseráveis. Pressupondo-se que, através da análise das práticas de proteção oferecidas pela instituição, pode-se revelar o significado de infância subjacente a determinado momento histórico-cultural, foram coletadas e analisadas informações contidas nos Livros de Atas do século XIX da Mesa da Santa Casa (números 16 a 23). Estas informações foram agrupadas nas categorias: medidas de proteção à infância, disciplina institucional e destino pós-institucional. Foi constatado que a instituição funcionava como um local de abandono institucionalizado, já que apenas proporcionava o atendimento às necessidades básicas e a promoção da educação. Proteger e cuidar representava assegurar-lhes ofício e futuro produtivo. A proteção da Santa Casa, e provavelmente de toda sociedade, consistia em proteger a criança de sua própria natureza má e assegurar-lhe sua sobrevivência e um futuro conformado às normas sociais vigentes. A proteção, portanto, estava associada a uma preocupação com o “vir a ser” da criança. Palavras-chave: significado de infância; proteção à infância; história da infância.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Pizani, Maria Angelica Pinto Nunes. "A ATUAÇÃO DE RELIGIOSAS EM CURITIBA NA ASSISTÊNCIA AOS ALIENADOS DURANTE A REPÚBLICA VELHA". Cogitare Enfermagem 7, n.º 2 (31 de diciembre de 2002). http://dx.doi.org/10.5380/ce.v7i2.1668.

Texto completo
Resumen
O estudo trata da atuação das religiosas de São José de Moutiers na assistência aos alienados e indigentes na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e posteriormente no Hospício Nossa Senhora da Luz. O método de investigação utilizado é a pesquisa histórica com análise documental dos relatórios de governo da Província, os relatórios da Irmandade de Misericórdia, o contrato firmado entre a congregação religiosa e a provedoria, os periódicos de época como também as Crônicas da Irmandade. A delimitação temporal abrangeu o ano de 1896 que marcou a chegada das religiosas em Curitiba até o ano de 1937 quando faleceu a superiora provincial Madre Léonie Blanchet,período no qual surgiu o primeiro hospital para alienados do Paraná. O cuidar santificado exercido por estas mulheres fazia parte da identidade da religiosa de São José de Môutiers. O modo de ser cuidadora foi construído ao longo do tempo, com a ocupação contínua do espaço e em suas relações cotidianas no ambiente hospitalar. Concluiu-se que a atuação dessas mulheres contribuiu para que se compreenda a história da enfermagem paranaense bem como a história da enfermagem psiquiátrica de nosso Estado.The work of nuns rendering care for the mentally ill in Curitiba/Brazil during the old republican periodAbstractThis study addresses the work of nuns of São José de Môutiers Order rendering care to mentally ill and needy individuals at Santa Casa de Misericordia, a former nursing home in Curitiba/Brazil and later at Hospício Nossa Senhora da Luz, a mental hospital in Curitiba. The investigative approach used was historical research with the respective document review of reports from the so-called Province government at the time, reports from Misericordia Religious Sisterhood, the agreement between the religious congregation and the purveyor, journals of the period and the Chronicles of the Sisterhood. Time span took up the year of 1896, that is, the nuns’ arrival in Curitiba until 1937 when Province Mother Superior Léonie Blanchet died, during which the first hospital for mentally-ill individuals was set up in Paraná State. Sanctifying caring delivered by nuns of São José de Môutiers was part of the character of the members of that religious order. Caregiving was shaped along the time, by continuously permeating the hospital settings and also in nuns’ daily relationships in the hospital environment. It has been concluded that those women’s work has contributed for the understanding of nursing history as well as for the understanding of psychiatric nursing history in Paraná State/Brazil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Luciano Santos Xavier, Mylena Cerqueira da Silva, Ivânia Silva Mota Araújo y Antenor Rita Gomes. "DIÁLOGOS ARTÍSTICOS NO FOMENTO À LEITURA LITERÁRIA:". Revista Ciências Humanas 13, n.º 1 (30 de abril de 2020). http://dx.doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a597.

Texto completo
Resumen
Ao conceber a literatura como meio de representação e de compreensão do eu e do mundo, entende-se que o cruzamento dessa arte com outras linguagens artísticas pode corroborar um espaço formativo ainda mais plural, no que tange a formação dos sujeitos, dentro ou fora do ambiente escolar. Nesse sentido, este trabalho objetiva compreender como o diálogo da literatura com outras artes pode constituir um espaço formativo de fomento à leitura literária e quais suas implicações na formação leitora do sujeito. Os relatos aqui apresentados foram tecidos a partir da aplicação da oficina “Literatura e Outras Artes”, na Casa Santa Luzia, em Jacobina/BA, produto do componente curricular Estágio Supervisionado II, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IV. A metodologia utilizada foi a Cartografia, pautada na abordagem qualitativa, num movimento de intervenção e pesquisa concomitantemente. A Cartografia – como metodologia de pesquisa emergente no campo social e aplicada em contextos de investigação na área da Educação – permitiu-nos mapear os processos formativos dos sujeitos participantes das oficinas aplicadas, no que tange aos conhecimentos literários e à sua formação leitora. A abordagem teórica está imersa nos estudos de Paulo Freire (1989), Rildo Cosson (2012), Roxane Rojo (2009), dentre outros, para discutir, respectivamente: O ato de ler; letramento literário; multiletramentos e múltiplas linguagens. Os resultados reverberam a relevância do diálogo da literatura com outras artes no fomento a leitura literária e processos formativos do sujeito, assim como compreender as vivências e experiências dos participantes desta pesquisa com a leitura e literatura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

GUEIROS, LAÍS DOS SANTOS, CLÁUDIO MEDINA DA FONSECA, NATHALIA MARIA DIAS MORAES DUARTE y OLÍVIA SOUZA ANTUNES. "Mannheim’s peritonitis index in the prediction of postoperative outcome of peritonitis". Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 49 (2022). http://dx.doi.org/10.1590/0100-6991e-20222991_en.

Texto completo
Resumen
ABSTRACT Objective: evaluate the effectiveness of MPI to predict mortality in patients with peritonitis in Santa Casa de Misericordia de Vitoria Hospital (HSCMV). Methods: a longitudinal observational cohort retrospectively study, with a sample of 75 patients diagnosed with peritonitis between January 2010 to December 2 of 2015, in HSCMV and with all the necessary criteria for the calculation of IPM. Results: we found a profile of the patients, 33 female and 42 male, mean age 42 years, 11 deaths and 14.67% mortality percentage. Comparing the MPI variables into two groups (survivors and deceased) was found that older than 50 years, presence of malignancy and patients with organ dysfunction have statistical significance for mortality, with p<0.05. The MPI ranged between 4-41 points, with average of 21.2 points. However, among the dead, the score ranged from 23 to 41, with a mean of 32.8. Therefore, the cutoff point of 27 points was established by evaluating the best value of Kappa concordance index, and through it were calculated: 90.90% sensitivity and specificity of 78.13% by the ROC curve. Conclusion: based on these results, it was established that the MPI was effective in estimating the risk of death when the index reaches values = 27 points. Categorizing patients into different risk groups helps in determining a better prognosis and defining operative risk, thus contributing to the choice of the surgical procedure nature.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Ferreira, Lúcia Gracia, Tainá Almeida y Lucimar Gracia Ferreira. "FORMAÇÃO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM TEXTO EM ANÁLISE DISCURSIVA". fólio - Revista de Letras 12, n.º 1 (2 de julio de 2020). http://dx.doi.org/10.22481/folio.v12i1.5770.

Texto completo
Resumen
Este artigo foi realizado a partir da perspectiva da Análise do Discurso Bakhtiniana (BAKHTIN, 2002) e da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1996, 2001) em diálogo com autores da área de educação. Trata-se de uma análise discursiva do artigo de opinião de Marcos Bagno intitulado “A catástrofe dos cursos de Letras”, onde discutimos o contexto de produção discursiva; o discurso, suas escolhas lexicais e efeitos de sentido; e a formação do professor de Língua Portuguesa. Buscamos analisar o discurso do autor do texto em questão a partir das duras críticas realizadas por ele à formação de professores no curso de Letras, bem como refletir acerca da atual situação da formação docente e ensino de Língua Portuguesa no Brasil. O texto analisado alcança o seu objetivo de chamar a atenção do leitor-alvo e suscita reflexões a partir dos ditos e não-ditos nele presentes quando analisados a partir do estatuto do explícito e implícito (DUCROT, 1984). BAGNO, Marcos. A catástrofe dos cursos de Letras. Publicado originalmente na Revista Caros Amigos, 2008. Disponível em:<http://marcosbagno.com.br/site/?page_id=464>. Acesso em: 20 de out. 2018. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 9ª ed. São Paulo: Hucitec Annablume, 2002. BRANDÃO, Helena H. Analisando o discurso. In: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2005. Disponível em: < http://www.fflch.usp. br/dlcv/lport/pdf/brand001.pdf > Acesso em: 05 de Abr. de 2015. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Decreto-6755-2009.pdf>. Acesso em: 31 de out. 2019. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 11. ed., São Paulo: Scipione, 2009. DUCROT, Oswald. Referente. ENCICLOPÉDIA Einaudi: Linguagem e Enunciação. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1984, v.2, p. 418-438. FAIRCLOUGH, Norman. Language and Power. New York: Longman Inc., 1996. FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Ed. UNB, 2001. FARIAS, Isabel Maria Sabino de et. al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livros, 2009. FERRÉS, Joan. Televisão subliminar. Porto Alegre: Artmed, 1998. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do Oprimido. 17. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Versão digital. FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, setembro/2002. GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. GATTI, Bernardete A.; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009. GATTI, Bernardete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016. KUMARAVADIVELU, B. A Linguística Aplicada na era da globalização. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 129-148. LEPSCHY, Giulio. Léxico. ENCICLOPÉDIA Einaudi: Linguagem e Enunciação. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1984, v. 2, p. 156-178. MIZUKAMI, Maria da Graça N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação (Santa Maria), Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004. NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ORLANDI, Eni Puccinelli. Educação em direitos humanos: um discurso. In: SILVEIRA, Rosa Maria et. al. (Org.) Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. P. 295-311. PIRES, Maria das Graças Porto. Os saberes e não saberes de professores de Língua Portuguesa: perspectiva formativa. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação: Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA, 2019. SILVA, David José de Andrade. Formação de professores de língua para a autonomia: o buraco é mais embaixo. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n (52.1), p. 73-92, jan./jun. 2013. ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía