Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Rischio geologico.

Artículos de revistas sobre el tema "Rischio geologico"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Rischio geologico".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Longo, Marco. "Le conseguenze psicologiche del terremoto e la coscienza del rischio sismico". GRUPPI, n.º 3 (octubre de 2011): 43–52. http://dx.doi.org/10.3280/gru2010-003005.

Texto completo
Resumen
Gli interventi gruppali di psicoemergenza rivolti agli sfollati dopo il terremoto dell'Aquila sono stati organizzati in forma di riunioni informative ed educative condotte dai geologi dell'Istituto Nazionale di Geologia e Vulcanologia e dagli psicologi di Psicologia per i Popoli. La partecipazione a questi gruppi ha consentito di classificare gli individui in base al modo di rievocare il momento traumatico e di riportare le proprie reazioni. Mettere in comune le modalitŕ esperienziali e mnestiche di ciascuno ha consentito di individuare emozioni condivise e fantasie sottostanti. Soprattutto, sono emersi i modi di pensare e di difendersi dal trauma condivisi nelle diverse fasce d'etŕ, consentendo l'elaborazione di interventi specifici e di attivitŕ di gruppo adeguati ad ogni ciclo di vita. Parole chiave:
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Caporaletti, Marco, Licia Costantini, Chiara Lesti, Ilaria Federici, Daria Dell'Acqua y Marco Caciagli. "Progetto Terra più Sicura: i rischi geologici e la loro prevenzione spiegati agli studenti delle scuole secondarie di primo grado". Rendiconti online della Società Geologica Italiana 33 (enero de 2015): 13–15. http://dx.doi.org/10.3301/rol.2015.03.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Cuervo, German Vargas y Yolanda Teresa Hernández Peña. "Caraterização física e análise sociocultural do risco associado às inundações do Canal do Dique, Colômbia". Territorium, n.º 21 (26 de agosto de 2014): 77–94. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_21_7.

Texto completo
Resumen
As análises físicas articuladas com uma perspetiva sociocultural permitem enriquecer as pesquisas de cenários de risco e desastre desde um abordagem geo-histórico e abrangente, que fornece recursos fundamentais para a gestão de risco, ao demonstrar os deslocamentos de longa duração entre as dinâmicas naturais e os processos socioculturais. A pesquisa foi baseada no uso de ferramentas e técnicas próprias da geologia, paleogeografia e etnografia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Mota, Lydia Helena da Silva de Oliveira, Andréa da Silva Gomes, Gustavo Souza Valladares, Regina Maria Fontenele Magalhães, Hugo Mota Ferreira Leite y Tibério Almeida da Silva. "Risco de salinização das terras do baixo Acaraú (CE)". Revista Brasileira de Ciência do Solo 36, n.º 4 (agosto de 2012): 1203–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832012000400014.

Texto completo
Resumen
Em determinadas condições de relevo, do clima e de uso, com certa frequência pode acontecer acúmulo de sais nos solos, dando lugar à formação dos solos salinos e sódicos - também denominados de solos afetados por sais. A fim de orientar as práticas de manejo e uso das terras da região do Baixo Acaraú, CE, objetivou-se com o presente trabalho gerar um mapa de risco de salinização. Para obtenção das classes de vulnerabilidade, foram avaliados os temas pedologia, geologia, geomorfologia e uso e cobertura das terras e informações de declividade e altimetria, tratados em ambiente SIG com o método multicritério aditivo. Foram definidas quatro classes de risco de salinização: baixo, moderado, alto e altíssimo ou solos naturalmente salinos/sódicos. Foi constatado que 35,47 % da área corresponde à classe de baixo risco de salinização; 26,22 %, à de risco moderado; 8,23 %, à de risco alto; e 19,65 %, à de risco altíssimo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Robaina, Luís Eduardo, Marcos Berger, Sandro S. Vargas de Cristo y Patrícia Milani de Paula. "Análise dos ambientes urbanos de risco do município de Santa Maria - RS". Ciência e Natura 23, n.º 23 (10 de diciembre de 2001): 139. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x27129.

Texto completo
Resumen
Santa Maria's city is located at the central region of Rio Grande of Sul. This work presents the referring information the areas of the city more aftected by risk events, it allowed the elaboration of a register of the risk situations. The studies of the dynamic of the system urban/environmental permited to fix the diagnostic causes of the geological/geomorphology processes. This register/diagnostic made possible identify the occurrence of processes of environmental risks, that are represented by mass moviments of stream of margins, landslide, and rockfall, besides the successive floods, associated, in general, with the areas of low income occupation.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Souza, Leonardo Andrade de, Fernando Rocha Nogueira y Leandro Eugenio da Silva Cerri. "Aplicação da geologia de engenharia na redução de risco geológico urbano em Itapecerica da Serra - SP: estudo de caso". Rem: Revista Escola de Minas 61, n.º 2 (junio de 2008): 121–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672008000200003.

Texto completo
Resumen
O município de Itapecerica da Serra, Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), possui uma população de 162 mil habitantes e cerca de 150 km² de área. As características geológicas e geomorfológicas do seu território e o fato de localizar-se quase inteiramente em área de proteção aos mananciais que abastecem a RMSP implicam restrições ao uso do solo e à expansão da ocupação nos moldes em que vem ocorrendo. O diagnóstico das áreas de risco geológico do município foi uma das atividades implementadas para a execução do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) do município. O PMRR tem por objetivo apresentar os resultados da identificação e da análise das situações de risco geológico-geotécnico, criando propostas de intervenções estruturais para a sua eliminação e/ou redução, estimativas de custo e estratégias para a gestão de risco no município. O mapeamento do risco geológico foi realizado em 35 áreas, onde foram identificados 66 setores de risco englobando, 419 moradias, sendo 175 moradias em setores cujo grau de risco foi classificado como alto ou muito alto. As propostas de intervenção estrutural buscaram a aderência entre o processo geodinâmico atuante e a tipologia de intervenção sugerida para estabilização e controle. A definição de critérios para a hierarquização das intervenções propostas contribuiu para a inserção das propostas do PMRR no planejamento plurianual do município de Itapecerica da Serra.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

De Lima, Renato Eugenio, Luis Alberto Lopez Miguez, Fabiane Aline Acordes y Murilo Noli Da Fonseca. "PROPOSTA METODOLÓGICA PARA MAPEAMENTO DE RISCO DE INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CURITIBA (PARANÁ)". Caminhos de Geografia 22, n.º 82 (2 de agosto de 2021): 01–12. http://dx.doi.org/10.14393/rcg228155095.

Texto completo
Resumen
As inundações são um dos fenômenos naturais que geram impactos em um maior número de pessoas no mundo. Dentre as medidas necessárias para o enfrentamento deste processo perigoso, o mapeamento de áreas de risco possibilita identificar as áreas que podem ser atingidas e o potencial prejuízo no caso de sua ocorrência. É uma ação básica de custo relativamente moderado ou baixo e de alta eficácia. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo propor e aplicar uma nova metodologia para mapeamento de áreas de risco a inundações no município de Curitiba, capital do Estado do Paraná. A mensuração de risco compreende a análise da vulnerabilidade e do perigo, considerando aspectos do meio físico (geologia, declividade, histórico de inundações) e socioeconômico (equipamentos essenciais, potencial poluidor e vulnerabilidade social). Tais fatores foram processados a partir do software Vista S.A.G.A. 2007, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Determinaram-se, assim, os setores que possuem maior risco a inundações e que devem ser alvos de políticas públicas e medidas mitigadoras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Rosa, Teresa Cristina da Silva, Marcelo Sathler, Mirian Costa, Marcos Barreto de Mendonça, Caterine Reginensi y Ricardo Matos de Souza. "Risco associado a movimento de massa no Morro Boa Vista (Vila Velha/ES): da caracterização do território à necessidade de políticas públicas". Cadernos Metrópole 20, n.º 42 (agosto de 2018): 399–421. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4205.

Texto completo
Resumen
Resumo Este artigo busca compreender o processo de vulnerabilização de uma comunidade situada no Morro Boa Vista (MBV, Vila Velha, ES) numa perspectiva interdisciplinar, utilizando-se de questionário para levantar aspectos da percepção do risco, de entrevistas para resgatar a história da ocupação, de registros fotográficos e de análise da geologia local. Evidencia-se uma ocupação influenciada por forças políticas que impeliram a população ao local, iniciada nos anos 1960, subsequente ao êxodo rural concomitante à industrialização do Espírito Santo. Em janeiro de 2016, por ausência ou omissão do poder público, um desastre no local em função de rolamento de rochas desvelou esse processo e a condição de subcidadania dos seus moradores, evidenciando a urgência de medidas de redução de risco de desastres.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Cruz, João Pedro Martins da, Malena Silva Nunes y Ricardo José Gontijo Azevedo. "PLANEJAMENTO URBANO E ÁREAS PREDISPOSTAS A RISCO GEOLÓGICO EM BELO HORIZONTE: LIMITAÇÕES DA LEI DE PARCELAMENTO, OCUPAÇÃO E USO DO SOLO". Caminhos de Geografia 20, n.º 70 (31 de julio de 2019): 462–77. http://dx.doi.org/10.14393/rcg207043418.

Texto completo
Resumen
Ainda que as características geológicas e geomorfológicas de Belo Horizonte não sejam favoráveis à ocupação, ela ocorre intensamente, justificando estudos que associem processos geomorfológicos com a ocupação permitida. Aspectos ambientais, como geologia e relevo, definem a predisposição ao risco geológico. Este trabalho objetivou, assim, realizar um levantamento das áreas predispostas a risco geológico elevado no município e relacioná-las com o zoneamento determinado pela legislação municipal. Para tanto, foram considerados um mapeamento de predisposição a risco geológico fornecido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a Lei Municipal nº 7.166/1996, que trata do Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo, com suas alterações até o ano de 2016. Foi feita, por meio do software ArcMap, uma sobreposição das bases cartográficas de áreas predispostas a risco geológico elevado e zoneamento municipal, ambas fornecidas pela prefeitura. Observou-se que diferentes tipos de riscos ocorrem, em sua maioria, em áreas coincidentes e que as zonas de maior destaque quanto à predisposição a risco elevado foram, respectivamente, as Zonas de Adensamento Restrito-2, Preservação Ambiental, Adensamento Preferencial, Proteção 1 e Grandes Equipamentos. Portanto, tornam-se fundamentais intervenções e investimentos públicos nestas áreas para garantir melhor planejamento e, consequentemente, menor vulnerabilidade à população que vive nestes locais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Marques, Ailson De Lima, Ewerton Da Silva Barbosa, Jose Kennedy do Nascimento Ribeiro, Ester Dos Santos Coelho y Elysson Thiago Gomes Barbosa. "Paisagem urbana, vulnerabilidade e risco em brejos de altitude: o sítio urbano de Areia/PB". Nature and Conservation 10, n.º 2 (25 de septiembre de 2018): 25–34. http://dx.doi.org/10.6008/spc2318-2881.2017.002.0003.

Texto completo
Resumen
A expansão urbana nos países subdesenvolvidos pode se tornar um problema catastrófico quando acontece em terrenos ambientalmente instáveis. A geomorfologia urbana é a ciência que estuda os sítios urbanos pelo viés das características do relevo e suas interrelações com outros componentes da paisagem, como o clima, meteorologia, geologia, vegetação e uso e ocupação. A partir do delineamento geoambiental da paisagem urbana com uso do geoprocessamento, sensoriamento remoto e análise empírica, esta pesquisa tem por objetivo geral retratar a interface geomorfológica do sitio urbano de Areia-PB e, especificamente, identificar paisagens de risco urbano através da matriz geossistêmica. Como resultado, tem-se áreas com ocupação irregular e construções frágeis em terrenos íngremes. É plausível que esta pesquisa venha a direcionar e possibilitar outras, que aprofundem mais os levantamentos dos problemas de ordenamento territorial do sitio urbano de Areia e também possa subsidiar politicas publicas urbanas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Pereira Toniolo, Bruno, Darllan Collins da Cunha e Silva, Katia Sakihama Ventura y Roberto Wagner Lourenço. "Identificação de áreas suscetíveis a inundação com o auxílio de geotecnologias na Unidade de Negócio Oeste - Sabesp". Revista DAE 70, n.º 235 (4 de marzo de 2022): 167–79. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2022.028.

Texto completo
Resumen
As enchentes, inundações e erosões urbanas são problemas advindos do impacto da antropização, que podem resultar de ocupações irregulares e ausência planejamento territorial, prejudicando a comunidade, em especial nas áreas com topografia acidentada e várzeas com jusante de aluvião. Nessas regiões, as inundações prejudicam a mobilidade dos moradores e colocam em risco sua integridade física. O principal objetivo deste estudo foi elaborar um mapa de risco à inundação na Unidade de Negócio Oeste (MO) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), pelo uso do software livre QGIS. A metodologia utilizou a técnica Analitycal Hiearchy Process (AHP), baseando-se nos seguintes critérios: pedologia, geologia, uso e ocupação da terra, altimetria e declividade do terreno. Foram elaborados mapas para cada critério, respeitando-se as notas de influência dos intervalos e os pesos estatísticos a partir da análise hierárquica. A partir da álgebra de mapas no Sistema de Informações Geográficas (SIG), obteve-se como resultado o mapa final de riscos a áreas de alague. A MO obteve a predominância de risco regular com 52,5% referente a uma área de 53 mil hectares, sendo que o risco de maior valor observado teve um percentual de 13,6%. A disposição geométrica das zonas de risco ficou condizente com as áreas da realidade, como por exemplo o bairro do Rochdale, em Osasco, e os vetores dos córregos inundáveis. A metodologia proposta pode ser utilizada como instrumento de suporte para elaboração de projetos ambientais e planeamento urbano que objetivem controlar as inundações e alertar aos moradores que residem nessas áreas. Palavras-chave: Enchente. Risco. Geotecnologias. AHP.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Miranda, Antônio Carlos da Silva y Aline Maria Meiguins de Lima. "Voçorocas urbanas e protocolo de avaliação de risco geoambiental aplicado em Açailândia-MA". Revista Brasileira de Geografia Física 15, n.º 2 (21 de abril de 2022): 721. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v15.2.p721-735.

Texto completo
Resumen
As formas de uso e ocupação do solo sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo teve como objetivo a análise do impacto das erosões urbanas, com a apresentação de uma proposta de avaliação, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos a desastres erosivos. As formas de uso e ocupação da terra sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo propõe uma sistemática base de caracterização de voçorocas em ambientes urbanizados, voltada para a análise de risco geoambiental, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos e de redução dos impactos referentes aos processos erosivos.Palavras-chave: Risco geológico, processos erosivos, uso do solo. Urban gullies and geoenvironmental risk assessment protocol applied in Açailândia-MA ABSTRACTThe land use and occupation without planning tend to generate several problems in the process of expansion of the cities, for example, the geological risk. This study proposes a systematic basis for characterizing gullies in urbanized environments, applied for the analysis of geoenvironmental risk, using gullies in Açailândia (MA) as an application example. The methodology used qualitative and quantitative analyzes to understand the origin of the urban erosion process (natural and/or anthropic) and the effects resulting from natural phenomena and controlling by anthropic actions. As application of the method, two gullies located in areas with different characteristics were chosen, one in a rural to urban transition zone (peri-urban) and the other in an urbanized area. According to the results found the gullies analyzed are classified as very large, with the eroded volumes above 40000 m³, with high influence of city growth, which means the need to implement procedures and actions applied to risk management and reduction of impacts regarding the erosion.Keywords: Geological risk, erosion, land use.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Miranda, Antônio Carlos da Silva y Aline Maria Meiguins de Lima. "Voçorocas urbanas e protocolo de avaliação de risco geoambiental aplicado em Açailândia-MA". Revista Brasileira de Geografia Física 14, n.º 2 (14 de abril de 2021): 492. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.2.p492-506.

Texto completo
Resumen
As formas de uso e ocupação do solo sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo teve como objetivo a análise do impacto das erosões urbanas, com a apresentação de uma proposta de avaliação, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos a desastres erosivos. As formas de uso e ocupação da terra sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo propõe uma sistemática base de caracterização de voçorocas em ambientes urbanizados, voltada para a análise de risco geoambiental, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos e de redução dos impactos referentes aos processos erosivos.Palavras-chave: Risco geológico, processos erosivos, uso do solo. Urban gullies and geoenvironmental risk assessment protocol applied in Açailândia-MA ABSTRACTThe land use and occupation without planning tend to generate several problems in the process of expansion of the cities, for example, the geological risk. This study proposes a systematic basis for characterizing gullies in urbanized environments, applied for the analysis of geoenvironmental risk, using gullies in Açailândia (MA) as an application example. The methodology used qualitative and quantitative analyzes to understand the origin of the urban erosion process (natural and/or anthropic) and the effects resulting from natural phenomena and controlling by anthropic actions. As application of the method, two gullies located in areas with different characteristics were chosen, one in a rural to urban transition zone (peri-urban) and the other in an urbanized area. According to the results found the gullies analyzed are classified as very large, with the eroded volumes above 40000 m³, with high influence of city growth, which means the need to implement procedures and actions applied to risk management and reduction of impacts regarding the erosion.Keywords: Geological risk, erosion, land use.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Pinotti, Alexandre Mathias y Celso Dal Ré Carneiro. "Geologia estrutural na previsão e contenção de queda de blocos em encostas: aplicação no Granito Santos, SP". Terrae Didatica 9, n.º 2 (25 de junio de 2015): 132. http://dx.doi.org/10.20396/td.v9i2.8637402.

Texto completo
Resumen
É bem conhecido que ações antrópicas, como cortes, desmatamentos e adição de cargas podem afetar a estabilidade de encostas. O artigo sintetiza as principais abordagens de Geologia Estrutural para previsão e contenção de queda de blocos em encostas naturais e taludes rochosos. Os métodos de análise de encostas buscam avaliar situações de risco e minimizar riscos, apoiados no conhecimento de propriedades dos maciços, como composição litológica, estruturas e caracteres das descontinuidades, graus de alteração e consistência das rochas. A aplicação prática consistiu na avaliação dos resultados de levantamento executado por meio de rapel em talude na cidade de Santos, SP, por empresa de consultoria. O levantamento identificou os principais sistemas de fraturas e delimitou blocos em situações instáveis para eventual remoção ou estabilização. Este estudo revela a grande importância das juntas de esfoliação, feições que podem promover, graças à progressiva desagregação intempérica, progressivo desplacamento e desprendimento de massas de rocha encosta abaixo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Campos, Carlos Roberto y Alice Duarte Vasconcelos. "Ensino de Geologia na Formação de Professores de Química: Uma Aula de Campo no Morro do Moreno, Vila Velha, ES". Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco 10, n.º 2 (19 de febrero de 2022): 16. http://dx.doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1498.

Texto completo
Resumen
Esse trabalho apresenta uma proposta de uma aula de campo no Morro do Moreno, Vila Velha (ES), para alunos da Licenciatura em Química. O principal objetivo é desenvolver uma visão sistêmica nos alunos, dando especial destaque ao debate socioambiental em um contexto geológico. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de um evento escolar. A aula de campo será dividida em 3 etapas: pré-campo, campo e pós-campo, sendo sugerido alguns pontos de parada com a finalidade de debater assuntos como risco geológico, rochas ígneas e mineralogia. Como conclusão, destaca-se que a aula de campo detém o papel de propiciar avanços na leitura do ambiente, capacitando os discentes para uma compreensão crítica do espaço e para a formação de cidadãos emancipados, um dos objetivos maiores da educação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Ramos, Júlio Ramissés Ladeia, Marcos Antônio Timbó Elmiro, Marcelo Antonio Nero, Plínio da Costa Temba y Gilmar Rosa. "Lógica fuzzy associada ao risco de inundação no município de Nova Lima/MG". Revista Geografias 14, n.º 2 (15 de abril de 2022): 125–44. http://dx.doi.org/10.35699/2237-549x.2018.19369.

Texto completo
Resumen
O dados provenientes de Sensoriamento Remoto (SR) quando integrados a Sistemas de Informações Geográficas (SIG) permitem identificar, reduzir e reestruturar diferentes questões ambientais relacionadas ao planejamento urbano. Tratando-se de fenômenos naturais severos, como é o caso das inundações, essas questões podem envolver vidas humanas, bens materiais e infraestruturas decisivas. Nessa conjuntura, o presente trabalho desenvolveu um modelo de análise multicritério de apoio à decisão do tipo fuzzy com pesos de evidências aliado à Análise Hierárquica de Processos (AHP). As análises e aplicações do trabalho utilizaram dados e métodos de sensoriamento remoto e geoprocessamento para determinar riscos à inundação em áreas do município de Nova Lima na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Na construção dos modelos, foram utilizadas diversas variáveis de entrada, tais como: Modelo Digital de Elevação (MDE), Declividade, Uso e Ocupação do Solo, Área de Preservação Hidrográfica Permanente, Isoietas Climáticas, Geologia e Tipo de Solo. A fuzzificação por pesos de evidência foi realizada para identificar regiões aptas e não aptas em relação à inundação para cada variável, produzindo-se mapas individuais valorados de 0 a 1. Na composição do processo, utilizou-se o método AHP na multiplicação dos mapas fuzzificados por meio de notas de especialistas e de pesquisa bibliográfica produzindo-se um mapa crítico com os níveis de susceptibilidade à inundação. A validação dos resultados do estudo foi feita por meio da comparação com dados de referência preexistentes obtidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e de informações locais. O processo de validação apresentou coerência de 86%, indicando a eficácia da metodologia desenvolvida. A execução simples, o baixo custo e a coerência dos resultados obtidos deixa evidente o caráter inovador da metodologia. Portanto, a identificação das áreas susceptiveis ao risco à inundação usando a metodologia fuzzy e AHP, mostrou-se importante para identificar áreas que necessitam de maior atenção do poder público e de investimentos em ações de proteção, prevenção e mitigação. Dessa forma, o estudo é uma contribuição para a gestão de riscos e desastres em áreas atingidas por inundação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Mialhe, Paulo Jacques, Luiz Eduardo Moschini y Fabíola Geovanna Piga. "Análise quantitativa da receptividade a presença de abrigos de morcegos hematófagos Desmodus rotundus no Município de São Pedro-SP". Veterinária e Zootecnia 29 (9 de febrero de 2022): 1–16. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2022.v29.686.

Texto completo
Resumen
O morcego hematófago Desmodus rotundus é o principal transmissor da raiva dos herbívoros, responsável por enormes prejuízos econômicos na pecuária. Devido às interações de D. rotundus com o meio ambiente, o risco da raiva nos herbívoros pode ser explicado pela vulnerabilidade e a receptividade do ambiente a capacidade do ecossistema albergar populações de D. rotundus. Foram analisados quantitativamente determinantes de receptividade em que se encontravam os abrigos de morcegos hematófagos D. rotundus no município de São Pedro – SP, utilizando de Sistema de Informações Geográficas. Foram localizados oito abrigos de D.rotundus, sendo dois abrigos naturais : uma gruta de arenito de Geologia Formação Piramboia e Neossolo Quartzarênico habitada por apenas um morcego, e outra gruta basáltica de Geologia Formação Itaqueri e Latossolo Vermelho-amarelo com uma população estimada de 100 D.rotundus. A maioria dos abrigos estava em áreas de pastagem e cana de açúcar, seguido por área de vegetação nativa. A declividade variou de 3% a 29%, A maioria dos abrigos estava em áreas com baixas declividades com presença de pastagens, porem próximos a áreas de relevo mais escarpado e vegetação e a altitudes que variaram entre 475m e 929 m. Todos os abrigos estavam localizados próximos a corpos d’agua. Desta forma faz-se necessário na análise da receptividade do ambiente a presença de abrigos aptos de D. rotundus a inclusão outros tipos de formação geológica além da calcária para formação de abrigos naturais, a presença de pastagens além da mata nativa, e proximidade de corpos d’agua.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Oliveira, Maurício de y Celsemy Eleutério Maia. "QUALIDADE FISICO-QUÍMICA DA ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO EM DIFERENTES AQUÍFEROS NA ÁREA SEDIMENTAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 2, n.º 1 (abril de 1998): 17–21. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v02n01p17-21.

Texto completo
Resumen
RESUMO Mais de 600 amostras de água de diferentes mananciais do semi-árido nordestino foram analisadas e estudadas a partir do banco de dados do Laboratório de Análises de Águas e Fertilidade do Solo, no Departamento de Solos e Geologia da Escola superior de Agricultura de Mossoró. As análises fisico-químicas permitiram avaliar a qualidade da água para irrigação, empregando-se índices clássicos da literatura, como Índice de Saturação de Langelier, CE, RAS, RASaj e RAScor. Na maioria das amostras estudadas observou-se que mais de 30% apresentam problemas devido ao risco de sodicidade (RAS elevada). A maior incidência de água com problemas de salinidade (elevada CE) e sódio ocorreu naquela proveniente de poços tubulares, que captam água de calcário ou aquíferos abastecidos diretamente pelo lençol freático. Dependendo do modo como se calculou a RAS, algumas amostras de água mudaram de classe, quando se empregou o ábaco desenvolvido pelo Laboratório de Salinidade dos Estados Unidos (USSL).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Esteves Naves, Fernando y Rherison Tyrone Silva Almeida. "ÍNDICE TOPOGRÁFICO DE UMIDADE COMO MÉTODO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE ALAGAMENTO EM ÁREAS URBANAS". Sociedade e Território 33, n.º 1 (9 de mayo de 2021): 209–27. http://dx.doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1id22836.

Texto completo
Resumen
Objetiva-se avaliar o método do Índice Topográfico de Umidade (TWI) para identificação de pontos de alagamentos em áreas urbanas, utilizando como estudo de caso o município de Goiânia (GO). Foram utilizados registros de alagamentos e vítimas fatais da Defesa Civil, dados de geologia e declividade e um Modelo Digital de Elevação de 4,6 metros de resolução espacial. Para obtenção do TWI, aplicou-se o MDE em um software para Sistema de Informações Geográficas. Os pontos de alagamento e de vítimas fatais registrados pela Defesa Civil de Goiânia demonstram conformidade com os valores identificados no mapeamento do TWI. Foi observado vítimas fatais em locais com valores de TWI acima de 9,4. A ocorrência de vítimas fatais está associada também com a proximidade de corpos hídricos e ausência do cumprimento da legislação ambiental referente às Áreas de Preservação Permanente. Recomenda-se o TWI para identificação de áreas de risco como método para adoção de medidas estratégicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Cassiano, Késsia da Silva y José Lidemberg de Sousa Lopes. "Encostas urbanas e suas vulnerabilidades na cidade de Branquinha, Alagoas, Brasil". Diversitas Journal 6, n.º 1 (25 de enero de 2021): 248–75. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1406.

Texto completo
Resumen
RESUMO: Inventariar as encostas em áreas urbanas não é tarefa fácil. Essa fenomenologia necessita que o pesquisador tenha técnicas para caracterizar condicionantes como a topografia, geologia e climatologia da área em questão. Desastres podem ser provocados por fenômenos naturais associados, num primeiro momento, a eventos mais globais como terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas e furacões, mas podem ocorrer também em função de processos e fenômenos mais localizados, como inundações, seca/estiagem, movimentos de massa, entre outros. Esses processos podem também estar associados ou serem induzidos pelas atividades humanas, principalmente devido a ocupação desordenada. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar duas áreas de risco (rua Prado Omena e bairro Alto São Simeão) no município de Branquinha, Alagoas, Brasil. As áreas analisadas sofrem constantemente processos de escorregamento. No período da quadra chuvosa, que se estende do final de abril a início de setembro, os escorregamentos ficam explícitos e perigosos. Como metodologia, foi aplicado questionários e realizadas visitas a 35 famílias. Os dados dos questionários ao serem tabulados mostraram que a população enfrenta condições adversas, principalmente por não possuir infraestrutura adequada, e faltam profissionais técnicos nos órgãos municipais, principalmente na Defesa Civil. Os moradores relatam que os escorregamentos provocam situações desagradáveis que vão desde bloqueio de vias de circulação à soterramento de casas. Além disso, provocam diversos danos ambientais, alterando a paisagem urbana, tornando-a mais vulnerável a novas ocorrências. PALAVRAS-CHAVE: Descaso público, áreas de risco, políticas públicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Bitencourt de Britto, Carolina y Alberto Pio Fiori. "Estabilidade de taludes rochosos em rodovias: análise da compartimentação estrutural de maciços". Geotecnia, n.º 151 (12 de marzo de 2021): 77–88. http://dx.doi.org/10.24849/j.geot.2021.151.05.

Texto completo
Resumen
Há um histórico de eventos de escorregamentos e processos erosivos ocorrentes em gnaisses fraturados localizados em um trecho da Rodovia Régis Bittencourt na Serra do Azeite, Cajati/SP. Buscou-se determinar a influência das estruturas em rocha no processo de escorregamento, através do estudo geométrico do maciço e da caracterização geoestrutural voltada para instabilizações. As principais estruturas que regem o comportamento do maciço são as famílias de fraturas N15E/78NW e N30W/80SW, que são planos mais propícios a escorregamentos tanto planares como em cunha devido a geologia local e ao corte dos taludes. Verificou-se que as encostas possuem alta suscetibilidade a escorregamentos planares mesmo quando não estão saturadas por água, e baixa suscetibilidade a escorregamentos em cunha quando secas, porém há risco de movimentação do bloco da cunha quando estão na presença de água. O uso de um modelo de análise da compartimentação estrutural dos maciços, aplicado no trecho aflorante da Serra do Azeite, auxiliou na compreensão das estruturas que regem a suscetibilidade à escorregamentos das encostas rochosas, sendo uma ferramenta de auxílio para o gerenciamento de riscos dos taludes rodoviários.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Gouvea Junior, Willian Cruz, Daniel Fernandes y João Wagner de Alencar Castro. "Análise das variáveis físicas e dinâmicas do Índice de Vulnerabilidade Costeira (IVC) na enseada da Baia Formosa, Região dos Lagos Fluminense, Estado do Rio de Janeiro". Revista Brasileira de Geomorfologia 23, n.º 4 (1 de octubre de 2022): 1812–33. http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v23i4.2144.

Texto completo
Resumen
O arco praial da enseada da Baia Formosa, Região dos Lagos Fluminense - Estado do Rio de Janeiro, encontra-se em processo de recuo de linha de praia (erosão costeira) decorrente da ação de ondas de tempestade e da ocupação urbana da orla costeira nos últimos 40 anos. Objetiva-se avaliar do ponto de vista quantitativo as condições de vulnerabilidade geológica desse segmento litorâneo, conforme projeção de uma possível sobrelevação do nível médio mar. Utilizou-se o Índice de Vulnerabilidade Costeira - IVC, desenvolvido pelo USGS - United States Geological Survey, visando classificar áreas de risco geológico. Através de técnicas SIGs, foram analisadas variáveis físicas e dinâmicas que integram o modelo de vulnerabilidade proposto. Como referência, utilizaram-se as informações de projeções de sobrelevação do nível médio do mar do IPCC - Intergovernmental Panel of Climate Change, estimadas em 4,0 mm/ano e 15,0 mm/ano até 2100. Resultados obtidos sugerem que 41,5% do segmento sul da área de estudo apresenta vulnerabilidade baixa e 58,5% do segmento norte aponta vulnerabilidade alta. O mapa IVC desenvolvido para a região estudada mostrou-se eficiente para possíveis tomadas de decisão por parte do poder público quanto ao processo de erosão costeira, em curso, nesse segmento litorâneo do sudeste brasileiro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Gomes, Josafá Henrique, Thiago Luiz do Vale Silva, Elidiane Ribeiro Guerra y Daniel Targa Dias Anastacio. "Ocupação em Área de Risco de Deslizamentos no Córrego do Jenipapo, Recife, Pernambuco (Occupation area at risk of landslides in Córrego do Jenipapo, Recife, Pernambuco)". Revista Brasileira de Geografia Física 5, n.º 3 (5 de noviembre de 2012): 524. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v5i3.232849.

Texto completo
Resumen
A ocupação e a organização do espaço aconteceram de forma desigual, onde as camadas menos favorecidas da população terminou sendo excluída das áreas mais nobres da cidade, terminando por se fixar em áreas desvalorizadas imobiliariamente, ocupando entre outros lugares, os morros ou encostas, cuja instabilidade geológica é caracterizada pelo predomínio de escorregamentos ou deslizamentos de massa, o que gera grandes problemas para a população que nelas habitam. Na cidade do Recife, as áreas de risco, que se caracterizam como locais vulneráveis ao deslizamento de massa se encontram, principalmente, na zona norte. Assim, no intuito de conhecer melhor esses espaços e verificar o que tem sido feito para a mitigação do problema, foi escolhido para a realização do presente trabalho o bairro do Córrego do Jenipapo, o qual se localiza nessa região problemática e apresenta em toda sua extensão relevo com características que propicia a ocorrência desse fenômeno. Portanto, tem como objetivo caracterizar o Córrego do Jenipapo, localizá-lo entre os principais bairros que apresenta áreas de risco na Cidade do Recife e apontar as principais ações adotadas pela prefeitura a fim de evitar acidentes.Palavras-chave: ocupação de morro; área de risco; deslizamento de encostas; planejamento urbano. Occupation Area at Risk of Landslides in Córrego do Jenipapo, Recife, Pernambuco ABSTRACTThe occupation of space and organization occurred unevenly, where the disadvantaged sections of the population ended up being excluded from the finest areas of the city, eventually settling in areas undervalued, ranking among other places, the hills and slopes, whose geological instability is characterized by the predominance of landslides or mudslides mass, which creates major problems for the people who inhabit them. In the city of Recife, the risk areas, which are characterized as places vulnerable to sliding mass are mainly in the north. Thus, in order to better understand these areas and see what has been done to mitigate the problem, was chosen for the present work the neighborhood of Jenipapo Stream, which is located in this region and presents problems in all its extension relief with features that facilitates the occurrence of this phenomenon. Therefore, aims to characterize the Stream Jenipapo, locate it among the top districts that presents risk areas in the city of Recife and point out the main actions taken by the city to avoid accidents.Keywords: occupation of the hill; risk area, landslides, urban planning.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Serrão, Sérgio Luis Cardoso, Leoni De Souza Belato y Rafael Pompeu Dias. "A vulnerabilidade natural e ambiental do município de Belém (PA)". Nature and Conservation 12, n.º 1 (20 de junio de 2019): 36–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2019.001.0004.

Texto completo
Resumen
A expansão dos centros urbanos sem planejamento e a pouca consciência ecológica dos governos municipais têm colocado em risco a qualidade ambiental aos habitantes e áreas de preservação ambiental nesta parcela do território. Nessa perspectiva, o trabalho busca analisar a vulnerabilidade ambiental e a vulnerabilidade natural do município de Belém (PA), com o objetivo de identificar as áreas mais vulneráveis pelas intervenções antrópicas e as potencialidades dos sistemas ambientais, baseada na abordagem da ecodinâmica dos ambientes. A metodologia utiliza os Sistemas de Informações Geográficas na elaboração e integração dos mapas temáticos de geologia, geomorfologia, pedologia, cobertura vegetal e uso do solo, tendo como produto final mapas de vulnerabilidade ambiental e natural do município. Com isso, constatou-se pontos de ocorrência de áreas com alto nível de vulnerabilidade nas ilhas fluviais, devido a ocorrência de desmoronamentos em suas margens. Porém, apesar de este processo erosivo ser um fator natural, sua incidência é intensificada nos locais onde a infraestrutura urbana é precária e pelo uso indevido das formas desse relevo. Como conclusões, mostrou-se os pontos focais de maior vulnerabilidade. Entretanto, cabe ao poder público em parceria com a comunidade acadêmica e a sociedade civil discutir e buscar medidas de prevenção a possíveis desastres ambientais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Dias, Matheus Barros, Nássila Ribeiro Galina y Camila Nascimento Alves. "Mapeamento da suscetibilidade a inundações em áreas urbanas: estudo de caso no município de Marabá, Sudeste do estado do Pará, Região Norte do Brasil". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, n.º 6 (28 de mayo de 2021): 347–59. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.006.0029.

Texto completo
Resumen
A inundação urbana é tão antiga quanto as aglomerações humanas que formam cidades. Esse fenômeno é causado pela natureza e pode ser intensificado por ações antrópicas como o crescimento urbano sem planejamento. Com o aumento populacional sem planejamento adequado, a população do município de Marabá sofre todos os anos com enchentes em áreas ribeirinhas devido ao aumento do nível d’água no Rio Itacaiúnas e Rio Tocantins associado aos períodos de intensa precipitação pluviométrica que ocorre entre os meses de Janeiro a Abril. Em março de 2020 a prefeitura do município de Marabá decretou situação de emergência, em conformidade com a Lei 12.608/2012, em razão das áreas afetadas pelas enchentes ribeirinhas. O presente trabalho realiza um mapeamento de áreas de risco de suscetibilidade à inundação no município de Marabá-PA. Realizou-se uma análise multicritério envolvendo diversas vertentes da área do conhecimento, como topografia, hidrologia, geologia e solos da região, através do emprego do Processo de Análise Hierárquica (AHP) e Processo de Identificação de Inundação por cotas. Ao término do estudo constatou-se que existem vários pontos de suscetibilidade à inundação presente nos núcleos Marabá Pioneira, São Felix, Nova Marabá e Cidade Nova. Todos estes associados a falta de planejamento urbano com a ocupação de áreas muito próximas a corpos hídricos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Coelho, António. "O problema das falhas activas na engenharia civil". Geotecnia, n.º 105 (21 de noviembre de 2005): 12–67. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_105_1.

Texto completo
Resumen
O problema das falhas activas na engenharia civil insere-se na questão mais geral da avaliação do perigo sísmico dos locais de implantação dos grandes empreendimentos, como as instalações da indústria nuclear, as grandes barragens ou as armazenagens de LNG, que se caracterizam por um risco potencial elevado. Na análise do problema das falhas activa cruzam-se fundamentalmente três domínios – a geologia, a sismologia e a avaliação do perigo sísmico (no contexto da engenharia civil) – cuja aplicação define uma mar cha do geral para o particular, dos estudos académicos e regionais para os estudos aplicados e específicos. Nesta perspectiva, importa começar por enquadrar o problema das falhas activas no plano científico fun damental e analisar a real natureza do problema em Portugal continental, tendo em conta a sua situação parti cular no quadro da tectónica global. Daqui, podemos então partir para a consideração dos métodos mais adequados ao estudo específico do sítio de um empreendimento, que permitam servir de fundamento ao exercício de julgamentos e à tomada de decisões, baseados em resultados conjugados de ciência, tecnologia e experiência, designadamente: – Decidir se nos devemos preocupar com as falhas; – Reconhecer uma falha activa; – Decidir se uma falha representa um perigo inaceitável de rotura à superfície.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

XAVIER, Rafael Albuquerque y Patricia da Conceição DORNELLAS. "Caracterização ambiental do município de Arapiraca, Região Agreste de Alagoas". Revista Ambientale 1, n.º 3 (12 de mayo de 2017): 87. http://dx.doi.org/10.17648/ambientale.v1i3.16.

Texto completo
Resumen
O município de Arapiraca, situado na mesorregião do Agreste Alagoano, encontra-se numa área de transição climática entre osclimas tropical úmido e tropical semiárido, possuindo, assim, clima tropical semiúmido. A geologia é composta de rochascristalinas pré-cambrianas e sedimentares, onde esta última situa-se em uma faixa direção noroeste-sudeste, cortando quase todoo município. O relevo é formado basicamente por um planalto rebaixado suavemente plano, com presença de algumas elevaçõesque compõem as principais serras do município. Os solos são em sua maioria de baixa fertilidade, com destaque para a presençados argissolos férteis em direção a sudeste. As demais classes de solos observadas foram latossolos, litossolos e planossolos. Omunicípio de Arapiraca faz parte de 4 bacias hidrográficas: bacia do rio Traipu, bacia do rio Coruripe, bacia do rio Perucaba ebacia do rio Piauí. A vegetação original é de transição entre os biomas da Mata Atlântica e da Caatinga, sendo que grande parteda cobertura original já foi devastada, restando apenas alguns poucos fragmentos, como os situados na Serra dos Ferreiras e naMassaranduba. Por fim, conclui-se que o município apresenta limitações naturais associadas a baixa fertilidade natural dos solose o regime de chuvas concentradas. Por outro lado, a estabilidade do relevo associada a sua forma predominantemente aplainadaproporcionam baixo risco a ocorrência de processos erosivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Paria, Christ Jesus Barriga, Jorge Pantaleon Barriga Gamarra y Eleonardo Lucas Pereira. "GEOPHYSICAL-GEOTECHNICAL INVESTIGATION OF AN OLD TAILINGS DAM FROM A MINE IN THE PERUVIAN HIGHLAND". Brazilian Journal of Geophysics 38, n.º 1 (1 de marzo de 2020): 20. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v38i1.2035.

Texto completo
Resumen
ABSTRACT. A tailings dam is designed to operate under steady state flow conditions. An unconventional flow regime can be a threat to the integrity of its structure. In this sense, a correct geological-geotechnical investigation becomes a constant necessity, either by conventional mechanisms or even with the use of geophysical techniques. Geophysical methods play an important role in a geological description, in the mapping of flows and in monitoring changes over time. This paper presents the results of an investigation of the pole- dipole arrangements in Peru in lead, zinc, silver, and copper polymetallic ore mine with a height of 4,700 meters with the principal goal of to know the thickness of the anthropic sediment of the tailings deposit. The mine has an old tailings dam, where the electrical method was used by tomography to delineate possible areas of infiltration, to allow the mine closure plan required by the competent authorities, aiming, in the long term, the lowest risk to safety and health of the population, in addition to mitigating the associated environmental impacts.Keywords: dam, tailings, electrical tomography, mining geophysics. INVESTIGAÇÃO GEOFÍSICA-GEOTÉCNICA DE UMA ANTIGA BARRAGEM DE REJEITOS DE UMA MINA NA SERRA PERUANA RESUMO. Uma barragem de rejeitos é projetada para operar sob condições de fluxo em estado estacionário. Um regime de fluxo não convencional pode ser uma ameaça à integridade de sua estrutura. Nesse sentido, uma correta investigação geológico-geotécnica torna- se uma necessidade constante, seja por mecanismos convencionais ou mesmo com o uso de técnicas geofísicas. Os métodos geofísicos desempenham um papel importante em uma descrição geológica, no mapeamento de fluxos e no monitoramento de mudanças ao longo do tempo. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação dos arranjos polo-dipolo no Peru em uma mina de minério polimetálico de chumbo, zinco, prata e cobre, com uma altura de 4.700 metros, com o objetivo principal de conhecer a espessura do sedimento antrópico de uma antiga barragem de rejeitos. Esta barragem, onde o método elétrico foi utilizado pela tomografia elétrica para delinear possíveis áreas de infiltração, para permitir o plano de fechamento da mina exigido pelas autoridades competentes, visando, a longo prazo, o menor risco à segurança e saúde da população, além de mitigar os impactos ambientais associados.Palavras-chave: barragem, rejeitos, tomografia elétrica, geofísica de mineração.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Granato, Marcus, Elias da Silva Maia y Fernanda Pires Santos. "Valorização do patrimônio científico e tecnológico brasileiro: descobrindo conjuntos de objetos de C&T pelo Brasil". Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 22, n.º 2 (diciembre de 2014): 11–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47142014000200002.

Texto completo
Resumen
A maior parte dos bens que constituem o patrimônio cultural da Ciência e Tecnologia (C&T) está para ser descoberta. O conhecimento acumulado sobre o tema ainda é limitado e há um risco real de que os objetos já tenham sido modernizados ou descartados. Nos últimos quatro anos, desenvolveu-se um projeto de pesquisa, envolvendo várias iniciativas para preservar este tipo de patrimônio: um levantamento nacional para construir um panorama do estado atual desse patrimônio; estudos sobre a legislação de proteção ao patrimônio de alguns países, inclusive o Brasil; e dois estudos de caso de coleções de objetos de C&T (Observatório do Valongo e Colégio Pedro II, ambos no Rio de Janeiro). Este artigo apresenta uma visão geral dos resultados obtidos e, em especial, dos levantamentos de conjuntos de objetos de C&T. Utilizou-se um recorte em relação a áreas do conhecimento e período histórico, compreendendo objetos pertencentes à s ciências exatas, à s diferentes especialidades de engenharia, bem como geografia, geologia e oceanografia, e fabricados até 1960. A partir da adaptação de um formulário usado em pesquisas similares em Portugal, elaborou-se uma ficha de registro, que permitiu identificar conjuntos de objetos em museus, universidades e institutos de pesquisa. Pôde-se, com isso, observar que as coleções mais bem preservadas estão nos poucos museus dedicados à área, enquanto as universidades detêm a maior parte dos artefatos, e que a esmagadora maioria dos objetos foi produzida no século XX.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Silva, Breno Alcântara, Antônio Jorge de Lima Gomes y Jorge Luiz dos Santos Gomes. "Erosão hídrica e antropogênica na formação de voçorocas na cidade de Teófilo Otoni". Research, Society and Development 11, n.º 9 (21 de julio de 2022): e49711932312. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.32312.

Texto completo
Resumen
Através da investigação de áreas de risco de escorregamento de massa localizadas na cidade de Teófilo Otoni, foram identificadas três áreas com intensa atividade erosiva, as quais foram classificadas como voçorocas, sendo a voçoroca 1 no bairro Funcionários, a voçoroca 2 no bairro São João e a voçoroca 3 no bairro Vila Barreiros. Foram realizadas visitas de campo para levantamento de informações sobre a origem desses fenômenos, inclusive com a utilização de drone. Foram levantadas as características da cidade que influenciam diretamente nos processos erosivos, tais como: geologia, relevo, cobertura vegetal e uso e ocupação do solo. A cidade de Teófilo Otoni apresenta intensa supressão da vegetação, a qual expôs os solos aos agentes erosivos, transformando a cidade em um local com alta predisposição para processos erosivos. Após a análise em campo e com o levantamento bibliográfico, chegou-se ao entendimento de que a voçoroca 1 no bairro Funcionários surgiu de uma obra de drenagem projetada inadequadamente e mal executada pelo poder público municipal. A voçoroca 2 no bairro São João foi agravada pela construção de moradias na crista do talude que direcionou o fluxo do escoamento pluvial para este local. A voçoroca 3 no bairro Vila Barreiros surgiu devido à construção do aeroporto da cidade, que convergiu o escoamento superficial para o local do fenômeno citado. O presente artigo buscou explicar como as erosões hídrica e antropogênica foram as responsáveis pelo aumento de processos erosivos com a consequente formação e agravamento de voçorocas na cidade de Teófilo Otoni.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Almeida, J. S., J. M. Costa, P. X. Pamplona, P. B. Maracajá y W. F. Melo. "Zoneamento ambiental do polo de desenvolvimento agroindustrial do Alto Piranhas, Estado da Paraíba". Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, n.º 5 (31 de diciembre de 2015): 138. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i5.4477.

Texto completo
Resumen
<p>Este trabalho teve como objetivo zonear os níveis de deterioração ambiental na paisagem entre os anos de 2001 e 2012, adotando os critérios da ecodinâmica nos municípios que compõe o polo de desenvolvimento agroindustrial do Alto Piranhas. Foram realizadas análises envolvendo a dinâmica da paisagem e da vulnerabilidade ambiental. A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada em localizações pontuais, que inclui o processo de selecionar e combinar, através de procedimento de álgebra de mapas disponíveis em um SIG, cada variável geográfica contém diferenciação espacial e a combinação entre elas promove a subdivisão do espaço geográfico em regiões equiproblemáticas. Tomando-se por base as superposições dos mapas geológico, geomorfológico e pedológico foi efetuado o mapa de zoneamento ambiental, com informações que permitiram identificar as condições do meio natural e suas aptidões. Esses fatores foram comparados entre si, conforme a importância atribuída a elas. Os resultados indicaram que as áreas centrais concentram as classes com maiores riscos ambientais, como as instáveis (risco ambiental entre 60 e 80%), e as de instabilidade emergente (risco maior que 80. Já nas áreas distribuídas em toda a área de estudo encontra-se as áreas com risco ambiental entre 40 e 60% (instabilidade moderada). Com base na análise, percebe-se que a área de estudo possui um tênue equilíbrio por estar localizado em ambiente semiárido que pode ser rompido com facilidade com a intensificação das atividades agroindustriais.</p><p align="center"><strong><em>Environmental zoning polo agro industry development of Alto Piranhas, </em></strong><strong>Paraíba State</strong><strong><em></em></strong></p><p class="HOLOS-ResumoeAbstract"><strong>Abstract</strong><strong>: </strong>This study aimed to zone the levels of environmental deterioration in the landscape between the years 2001 and 2012, adopting the criteria of ecodynamics municipalities that make up the hub of agro-industrial development of the Alto Piranhas. Analyzes involving the dynamics of landscape and environmental vulnerability were performed. The methodology used in this research was based on specific locations, including the process of selecting, combining, through map algebra available in a GIS procedure, each geographical variable contains spatial differentiation, and the combination between them promotes the geographical subdivision of space equiproblemáticas regions. Taking as a basis the superimposition of geological, geomorphological and pedological maps was made environmental zoning map, with information that allowed the identification of the conditions of the natural environment and their skills. These factors were compared according to the importance assigned to them. The results indicated that the central areas concentrate the classes with larger environmental hazards such as unstable (environmental risk between 60 and 80%), and the emerging instability (greater than 80 risk. Already on distributed throughout the area of study areas located the areas with environmental risk between 40 and 60% (moderate unrest). Based on the analysis, it is noticed that the study area has a fine balance to be located in semiarid environment that can be broken easily with the intensification of agribusiness activities.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Oliveira, Anna Luiza Garção, Onaldo José Nunes Filho, Olívio Fiorese Neto, Fabrício Borges Amaral, Regiane Lima Rodrigues y Thiago Augusto Mendes. "Geoenvironmental Analysis for the Delimitation of the Construction waste Disposal Área". Baru 3, n.º 2 (19 de diciembre de 2017): 270. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v3i2.6169.

Texto completo
Resumen
Abstract: the intense production of construction and demolition waste (RCCD) in city spaces is a central problem for public management, especially in view of the difficulty in finding suitable places for the disposal of this waste without this poses a risk to the environment. In this sense, the present study aims to identify geoenvironmental aspects (geological, geomorphological and hydrological dynamics) for the evaluation of the terrain with the aid of GIS tools and field expeditions. In order to do so, the methodological stages were systematically systematized. They were: thematic maps, interviews with residents and technicians of the City Hall, monitoring of the deposit formation process and final environmental diagnosis. Finally, it was possible to list and propose structural and non-structural, corrective and mitigating measures for the area of deposit and permanent balance with the environment and with the predominant forms of use and occupation of the region.Análise Geoambiental para Delimitação de Área de Depósito de Resíduos de Construção CivilResumo: a intensa produção de resíduos de construção civil e demolição (RCCD) nos espaços das cidades constitui um problema central para a gestão pública, especialmente diante da dificuldade em se encontrar lugares adequados para deposição destes resíduos sem que isso configure um risco à população . Nesse sentido, o presente estudo visa elencar aspectos geoambientais (geológicos, geomorfológicos e dinâmica hidrológica) para avaliação do terreno com o auxílio de ferramentas SIG e expedições de campo. Para tanto, sistematizou-se, sequencialmente, as etapas metodológicas, sendo elas: elaboração de mapas temáticos, entrevistas com moradores e técnicos da Prefeitura Municipal, acompanhamento do processo de formação do depósito e diagnóstico ambiental final. Por fim, foi possível elencar e propor medidas estruturais e não-estruturais, corretivas e mitigadoras para a área do depósito possibilitando equilíbrio ambiental em consonância com as formas de uso e ocupação predominantes da região.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Aquino, Renê Pedro de, Gustavo Souza Valladares, Claúdia Maria Sabóia de Aquino, Clécia Cristina Barbosa Guimarães y Ricardo Marques Coelho. "Análise da Vulnerabilidade Natural e do Risco de Degradação no Alto Curso do Rio Banabuiu-CE (Analysis of natural vulnerability and risk of degradation in upper course of Banabuiu River – CE)". Revista Brasileira de Geografia Física 9, n.º 2 (22 de febrero de 2016): 601. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v9.2.p601-613.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho teve como objetivos caracterizar o meio físico na região do alto curso do rio Banabuiu, Sertão Central do Ceará, a partir de uma abordagem sistêmica, identificando diferentes unidades de relevo, avaliando seus graus de vulnerabilidade natural, bem como os riscos de degradação frente ao uso das terras. Para tanto, foram elaborados mapas de geologia, declividade, unidades de relevo e de solos. A sobreposição dos referidos mapas a partir do método de multicritério aditivo, permitiu a geração do mapa de vulnerabilidade natural, que cruzado ao mapa de uso e cobertura das terras pelo mesmo método, originou o mapa de risco de degradação. Foram identificadas as seguintes unidades de relevo Interflúvios Estruturais, Cristas Residuais, Superfície Colinosa, Encosta Estrutural Dissecada, Pediplano Dissecado, Vale do rio Banabuiu e os Inselbergues. Quanto à vulnerabilidade natural constatou-se que em 10,10%, 44,84%, 19,52%, 12,59% e 11,82% esta variou de baixa, moderada, alta, muito alta e altíssima respectivamente. A analise do mapa de degradação, resultado da sobreposição do mapa de fragilidade ao de uso e cobertura das terras permitiu inferir que 2,97%, 25,83%, 35,57%, 17,10% e 15,60% das terras da área de estudo apresentaram risco de degradação baixo, moderado, alto, muito alto e altíssimo, respectivamente. Constatam-se mudanças substanciais entre as classes, revelando uma forte pressão antrópica, e o comprometimento dos recursos naturais. A B S T R A C T This study aimed to characterize the physical environment in the region of the upper course of the river Banabuiú, Ceará Central Wilderness, from a systemic approach, identifying different landscape units, assessing their degree of natural vulnerability and the risk of degradation by the use of land. Therefore, geology maps were drawn, slope, relief and soil units. The overlap of these maps from multicriteria additive method, allowed the creation of a map of natural vulnerability, which crossed with the map of use and coverage of land by the same method, originated the degradation risk map. The following relief units were identified: structural interfluves, residual ridges, hilly area, dissected structural hill, dissected pediplain, Banabuiú river valley and inselbergs. As the natural vulnerability, is found that for 10.10%, 44.84%, 19.52%, 12.59% and 11.82% this varied from low, moderate, high, very high and very high, respectively. The analysis of the degradation map, resulting from the overlap of the fragility map and the use and coverage of land map allowed to infer that 2.97%, 25.83%, 35.57%, 17.10% and 15.60% of the land of the study area showed low risk of degradation, moderate, high, very high and very high, respectively. Substantial changes are seen between classes, revealing a strong anthropic pressure, and the commitment of natural resources. Keywords: Systemic Approach. Vulnerability. Degradation.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Leopoldo, Nayara Caroline Moreira, Bruna de Freitas Iwata, Tancio Gutier Ailan Costa, Juliana Vogado Coelho, Gleide Ellen dos Santos Clementino y Cristian Epifânio de Toledo. "Espacialização do grau de vulnerabilidade dos solos da Bacia do Rio Preto, Bahia, Brasil". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 8, n.º 19 (2021): 691–700. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2021)081902.

Texto completo
Resumen
O Cerrado Baiano ou Gerais Baiano, como é comumente citado, abrange importantes unidades territoriais do bioma, as bacias hidrográficas. Essas exercem grande papel ecológico, por serem as principais contribuintes dos afluentes da margem esquerda do Rio São Francisco, na qual garantem uma perene disponibilidade hídrica para múltiplos usos, com destaque para os projetos de irrigação, assim como algumas usinas hidroelétricas do nordeste brasileiro. Nesta perspectiva, a presente pesquisa objetivou especializar os níveis de vulnerabilidade ambiental decorrentes dos processos degradativos do solo na Bacia do Rio Preto, Estado da Bahia, Brasil. Para a determinação da vulnerabilidade dos solos, foram atribuídas notas de risco à degradação para cada um dos critérios (geomorfologia, pedologia, vegetação, geologia e clima, sendo então obtido o mapa de vulnerabilidade da bacia). Após o cálculo dos graus de vulnerabilidade, os dados foram especializados utilizando estatística multivariada pelo uso da Krigagem, por meio do software ArcGIS 10.3, permitindo a distribuição dos graus pelos solos da bacia. Este método permitiu agregar os valores dos componentes ambientais a área da bacia estudada, e desse modo, gerar uma espacialização dos níveis de vulnerabilidade pela área total. O estudo da espacialização dos graus de vulnerabilidade da Bacia do Rio Preto verificou um predomínio em 75% da área total da bacia, do grau de vulnerabilidade calculado de 2,0, decorrente dos elementos do ambiente, com influência predominante da tipologia fitofisionômica da bacia. A análise da vulnerabilidade ambiental permitiu verificar que a Bacia do Rio Preto encontra-se, em sua maior parte, em situação medianamente/estável-vulnerável, o que se torna um fator preocupante, principalmente pelo desenvolvimento das áreas de pastagens e agricultura mecanizada por décadas inseridas nos locais de maior vulnerabilidade ambiental, principalmente nas zona ecotonal de maior susceptibilidade a erosão dos solos, que representam um predomínio em 75% da área total da bacia. O estudo da espacialização da vulnerabilidade da Bacia do Rio Preto utilizando o método de apresentou resultados que podem ser utilizados para estudos de planejamento relativos à questão espacial e ambiental da bacia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Teodosio, Helena Emilia Oliveira, Rayane Caroline Medeiros Do Nascimento, Yane Fernandes Moreira, Noelia Layslla Costa Barros, Maurício Carnaúba da Silva Mota, Monica Melo Dos Santos y Pierre Barnabé Escodro. "IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO MONITORAMENTO NAS REALOCAÇÕES COM ANIMAIS EM BAIRROS ACOMETIDOS POR ACIDENTE GEOLÓGICO NA CIDADE DE MACEIÓ- ALAGOAS, BRASIL". REVISTA FOCO 15, n.º 6 (13 de diciembre de 2022): e576. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v15n6-009.

Texto completo
Resumen
Em 2019, o departamento de geologia do Brasil diagnosticou que a atividade de mineração de sal-gema reativou as falhas geológicas existentes na área de mineração há quarenta anos na cidade Maceió, estado de Alagoas, região nordeste do Brasil. O impacto dessa atividade abriu cavernas subterrâneas, destruiu a estabilidade do solo e causou tremores, levando ao afundamento do solo, surgimento de rachaduras e aumento dos riscos de acidentes em cinco bairros de Maceió-AL (Mutange, Bom Parto, Bebedouro, Pinheiro e Farol). Para evitar um desastre ainda maior os órgãos competentes determinaram a realocação das famílias dos locais de risco para áreas seguras. No entanto, muitos animais foram abandonados ou fugiram no processo das mudanças. Para tentar reverter essa situação, em agosto de 2020, inicia-se o Projeto Integra Animal- UFAL-BRASKEM. A partir do diagnóstico na área, em outubro, iniciou-se o monitoramento de todas as realocações de famílias com animais. O objetivo deste trabalho é trazer os resultados do primeiro mês da intervenção. Foram acompanhadas 159 famílias em processo de realocação, das quais 23,3% (37/159) eram situadas no Bebedouro, 10,7% (17/159) no Bom Parto, 13,2% (21/159) no Mutange e 52,8% (84/159) no Pinheiro. O número de animais das residências acompanhadas totalizou 520, sendo 31,9% (166/520) cães, 31,7% (165/520) gatos e 36,3% (189/520) animais de outras espécies. Foram transportados 93,8% (488/520) dos animais pertencentes às famílias dos bairros afetados, os 6,2% (32/520) restantes fugiram e não foram localizados até o momento da mudança. Um total de 26,5% (138/520) dos animais foi alocado em caixas particulares e 67,3% (350/520) em caixas de transportadora de apoio ao projeto. No total 7,3% (38/520) dos animais fugiram, dos quais 97,4% (37/38) eram felinos e apenas 2,6% (1/38) eram caninos. Desses animais 15,8% (6/38) foram localizados a tempo da mudança. O resultado foi uma correlação forte e positiva. Conclui-se que o acompanhamento das mudanças envolvendo animais promoveu a diminuição no número de fugas e abandonos durante o processo de realocação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Frey, Marco y Francesco Rizzi. "La geotermia in Italia e nel mondo: dibattito scientifico e segnali di mercato". ECONOMICS AND POLICY OF ENERGY AND THE ENVIRONMENT, n.º 3 (julio de 2009): 5–18. http://dx.doi.org/10.3280/efe2008-003001.

Texto completo
Resumen
- This paper describes the state of the art in development and utilization of geothermal resources in Italy and Tuscany. Departing from the geological peculiarities of this region, which have contributed to Italy's leading role in technological innovation since the beginning of geothermoelectric power generation (GPG), recent evidences from the market and scientific community are here analyzed in order to answer the question whether the economic downturn will put geothermal energy on the back burner, or if it will function as a catalyst for change. The first section explores the role of geothermal energy within the renewable energy mix. After an introduction on the strengths and weaknesses of the Italian energy system, the evolution of the matches between different types of geothermal resources (high, medium and low enthalpies) and technologies is analyzed from an economic, technical and environmental point of view. Here, the evolution of the regulatory framework emerges as one of the main driving forces behind incremental innovation and the spreading of technologies. The move towards sustainability seems to stimulate the market in spite of the barriers to entry linked to capital intensiveness and the risks related to geothermal investments. Beside the growth of relationships between industrial actors, public administration and scientific community, the analysis identifies the downscale of plants, the integration with other "renewables" and the industrial integration as the main next challenges in the field of geothermal competitiveness. To this end, the implementation of such new tools for territorial management as the ones based on LCA (Life Cycle Assessment) and SMCE (Social Multi Criteria Evaluation) is expected to stimulate further improvements and innovations. The second section analyzes the present regulatory framework at the communitarian, national and local level and the allocation of economical resources to research and development in particular in relation to the distribution and characteristics of the geothermal resources. The specialization of Italy in GPG appears not to be adequately represented within European programmes and the Tuscany region is still considered not a leading market by the investors in geothermal heat pumps and geothermal district heating. Both according to the communitarian prescriptions and the requests from local actors, a few scenarios for the development of guidelines, certification schemes and regulations are here described. These elements are consistent with the purpose of sustainability and competitiveness of local economic activities. On the basis of these evidences, the third section describes the perspectives of development of medium and low enthalpy utilizations in Italy. According to the present financial incentives schemes and the predicted modifications in relevant regulations (i.e. city plans, building regulations, etc.), a booming growth of installations is expected. This geothermal "green new deal" is pulled by the increasing number of life-long learning programmes for professionals (i.e. geologists) and, even more, is expected to be pulled by the implementation of risk management tools and certification schemes. As result, the analysis sets a roadmap for addressing the needs of geothermal actors and removing the barriers to successful investing in this local and renewable energy resource. When we return to the initial question, it seems to be the moment for changing attitude towards energy production and to win back competitiveness and sustainability in the geothermal market.Key words: Geothermal energy, renewable energy sources, energy policy, sustainable development, know how, industrial systems, certifications schemes, risk management.JEL classifications: O13, Q42.Parole chiave: Geotermia, fonti energetiche rinnovabili, politiche energetiche, sviluppo sostenibile, competenze, sistemi industriali, schemi di certificazione, gestione del rischio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Barriga Paria, Christ Jesus y Jorge Pantaleon Barriga Gamarra. "IDENTIFICATION AND EVALUATION OF FRACTURES USING ELECTRICAL RESISTIVITY TOMOGRAPHY IN THE VICINITY OF THE AXIS OF THE HUAMANTANGA DAM – LIMA – PERU". Revista Brasileira de Geofísica 36, n.º 2 (4 de julio de 2018): 111. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v36i2.866.

Texto completo
Resumen
ABSTRACT. Huamantanga located approximately 3390 msnm in the central highlands of Peru, a district that promotes the sowing and harvesting of water called “mamanteo”, Inca ancestral water management technique to derive water from a ravine during the rainy season, to places with a high infiltration. On the other hand the construction of a dam, named with the same name, was built for the storage water due to the increase of the agrarian activities, nevertheless worrisome leaks were observed by which electrical resistivity tomography in these possible zones were realized Distributed four profiles, one parallel to the axis of the dam, 10 to 15 meters upstream of the first profile, on the outer slope and the fourth profile approximately 10 meters above the spring. In this way, the resistivity measurements were performed for each of the four lines of Tomographic Electric, in order to obtain detailed information of the stratigraphy in the study area and to identify the georesistive anomalies caused by tectonic or geological faults, Reflect as areas of low resistivities or anomalies. Analyzed the area of study were found considerable local fractures which were recommended to be quickly waterproofed because the risk of infiltrations is latent. Keywords: infiltration, fracture, geophysical investigation, electrical method. RESUMO. Huamantanga localizado aproximadamente a 3390 msnm no centro da serra do Peru, distrito que promove o cultivo e colheita de água chamado de “mamanteo”, atividade incaica para derivar um fluxo de água durante a estação chuvosa, para locais com alta infiltração. Além disso, a construção de uma barragem, chamado pelo mesmo nome, foi construído para armazenar água devido ao aumento das atividades agrícolas, foram observados, no entanto vazamentos preocupantes foram observados para os quais foram realizados Tomografia Eléctrica nessas áreas potenciais, foram distribuído quatro perfis, uma paralela ao eixo da barragem de 10 a 15 metros a montante a partir do primeiro perfil, no lado exterior e o quarto perfil aproximadamente 10 metros acima da fonte de água. Assim, as medições de resistividade foram feitas para cada uma das 4 linhas de Tomografia Eléctrica, a fim de obter informações pormenorizadas sobre a estratigrafia na área de estudo e identificar anomalias georesistivas causadas por tectônismo ou falhas geológicas, que refletem como áreas de resistividades tão baixas ou anomalias. Analisada a área de estudo foram encontrados fratura locais consideráveis, que foram recomendadas a ser impermeabilizadas rapidamente, porque o risco de infiltrações é latente. Palavras-chave: infiltração, fratura, investigação geofísica, método elétrico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Tavares, Adisson Souza, Frederico De Holanda Bastos y Yuri Da Silva Belarmino. "FATORES CONDICIONANTES E DESENCADEANTES DE QUEDAS DE BLOCOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO TRAPIÁ, SOBRAL, CEARÁ, BRASIL". Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, n.º 2 (30 de septiembre de 2019): 393–412. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.512.

Texto completo
Resumen
As quedas de blocos são processos naturais, classificadas como eventos geomorfológicos perigosos ao homem a partir dos impactos que podem causar sobre as populações que vivem em encostas susceptíveis. O seu deflagro está submetido à influência de diversos fatores que possuem diferentes funções e dinâmicas. Os agentes geológicos, geomorfológicos, pedológicos, fitogeográficos, hidroclimáticos e antrópicos desencadeiam e condicionam os fenômenos, implicando na mudança de sua estrutura, velocidade e duração. De acordo com a classificação de Garcia (2012), este trabalho objetiva identificar os agentes condicionantes e desencadeantes de quedas de blocos, na bacia hidrográfica do Riacho Trapiá, localizada na vertente sul da Serra da Meruoca, noroeste do Ceará. Os passos metodológicos foram: levantamento bibliográfico e cartográfico, técnicas de geoprocessamento, pesquisa de campo e integralização dos dados. Entende-se que os diferentes fatores que levam à ocorrência de quedas de blocos podem ser agrupados em dois conjuntos, sendo eles condicionantes, que levam a predisposição ao início das quedas, e os desencadeantes, que são dinâmicos e iniciam diretamente os processos morfodinâmicos. Logo, a presente análise pode servir de base para diversos tipos de estudos sobre temáticas geomorfológicas, a exemplo das análises de dinâmicas de vertentes, cartografia de risco, planejamento ambiental, ou gestão de bacias hidrográficas.Palavras-chave: Morfodinâmica; Susceptibilidade Geomorfológica; Quedas de Blocos. ABSTRACTRockfalls are natural processes, classified as geomorphological events dangerous to man from the impacts they can cause on populations living on susceptible slopes. Its origin is subject to the influence of several factors that have different functions and dynamics. Geological, geomorphological, pedological, phytogeographic, hydroclimatic and anthropogenic agents trigger and condition phenomena, implying a change in structure, speed and duration. According to Garcia's classification (2012), this work aims to identify the conditioning and triggering agents of rockfalls, in the Riacho Trapiá watershed, located on the southern of Serra da Meruoca, northwestern Ceará. The methodological steps were: bibliographical and cartographic survey, geoprocessing techniques, field research and data collection. It is understood that the different factors that lead to the occurrence of rockfalls can be grouped in two sets, being they conditioners, which lead to the predisposition to the beginning of falls, and the triggers, which are dynamic and directly start the morphodynamic processes. Therefore, the present analysis can serve as the basis for several types of studies on geomorphological topics, such as slope dynamics analysis, risk mapping, environmental planning, or watershed management.Keywords: Morphodynamic; Geomorphological Susceptibility; Rockfalls. RESUMENLas caídas de rocas son procesos naturales, clasificados como eventos geomorfológicos peligrosos para el hombre por los impactos que pueden tener en las poblaciones que viven en laderas susceptibles. Su brote está sujeto a la influencia de varios factores que tienen diferentes funciones y dinámicas. Los agentes geológicos, geomorfológicos, pedológicos, fitogeográficos, hidroclimáticos y antrópicos desencadenan y condicionan los fenómenos, lo que implica un cambio en su estructura, velocidad y duración. De acuerdo con la clasificación de García (2012), este artículo objetiva identificar el acondicionamiento y los agentes desencadenantes de las caídas en la cuenca del Riacho Trapiá, ubicada en la ladera sur de la Serra da Meruoca, al noroeste de Ceará. Los pasos metodológicos fueron: levantamiento bibliográfico y cartográfico, técnicas de geoprocesamiento, investigación de campo e integración de datos. Se entiende que los diferentes factores que conducen a la aparición de caídas se pueden agrupar en dos conjuntos, que son factores condicionantes, guiando la predisposición a la aparición de caídas, y los factores desencadenantes, que son dinámicos e inician directamente procesos morfodinámicos. Este análisis puede servir como base para estudios sobre temas geomorfológicos, tales como análisis de dinámica de taludes, mapeo de riesgos, planificación ambiental o gestión de cuencas hidrográficas.Palavras clave: Morfodinámica; Susceptibilidad Geomorfológica; Caídas de Rocas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Valladares, Gustavo Souza, Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Renê Pedro de Aquino y Raphael Moreira Beirigo. "SOLOS FRÁGEIS DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, PIAUÍ". GEOgraphia 19, n.º 41 (25 de enero de 2018): 123. http://dx.doi.org/10.22409/geographia.v19i41.726.

Texto completo
Resumen
Resumo: O Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC) tem alguns dos sítios arqueológicos mais importantes das Américas. A área onde os solos foram amostrados corresponde ao Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC) e uma área tampão de 10km no entorno de seus limites oficiais, no sudeste do Piauí. Para a elaboração do presente trabalho foram selecionados solos considerados frágeis, devido ao alto risco de degradação por erosão, formados de diferentes materiais geológicos representativos do PNSC. Todos os solos estudados são pouco evoluídos, com desenvolvimento pedogenético ainda incipiente, e enquadram-se nas ordens dos Neossolos ou Cambissolos. O bioma representativo da área de estudo é a caatinga, que pela vegetação com pouca biomassa e características decíduas confere pouca cobertura aos solos, aumentando a susceptibilidade dos mesmos à erosão. Foram coletados sete perfis de solos, em diferentes posições na paisagem e formados de materiais de origem. As amostras foram secas ao ar e analisados atributos químicos e granulométricos. Os solos estudados apresentam grandes variações em seus atributos morfológicos, químicos e granulométricos, reflexo dos diferentes materiais de origem. A fragilidade em quase todos os perfis é reflexo da incipiência dos solos, representada pelo baixo grau de agregação e coesão entre as partículas, pequena profundidade e o fator de formação relevo induz na maior erosão de cinco dos sete perfis estudados. Os solos frágeis do PNSC necessitam de cuidados especiais quanto ao manejo, pois alguns deles, principalmente os originários de rochas pelíticas da Formação Pimenteiras, encontram-se em forte processo de degradação, em muitas áreas com as rochas expostas. Palavras-chave: Conservação do solo. Classificação de solos. Degradação ambiental. Semiárido tropical. FRAGILE SOILS OF SERRA DA CAPIVARA NATIONAL PARK, PIAUÍ Abstract: The Serra da Capivara National Park (PNSC) are some of the most important archaeological sites in the Americas. The area where the soils were sampled corresponds to the PNSC and a buffer area of 10km around of its official limits in southeastern of Piauí. For this work were considered fragile soils, due to the high risk of degradation by erosion, formed in different geological materials representative of PNSC. All soils are poorly evolved, with pedogenic development incipient fall in orders of Entisols or Inceptisols. The representative of the study area biome is the caatinga, which vegetation with little biomass and deciduous characteristics, gives little coverage to the soil, increasing susceptibility to erosion. Seven soil profiles were collected at different positions and mother rocks. The soils were classified according to the Brazilian System of Soil Classification (SiBCS). The samples were air dried and analyzed the chemical attributes and texture. The soils vary widely in their morphological, chemical and grain size, reflecting the different source material attributes. The weakness in nearly all profiles reflects the incipient soil, represented by a low degree of aggregation and cohesion between the particles of soil and small depth of relief factor induces the formation of further erosion profiles 5 of the 7 studied. Fragile soils of PNSC require special care in the mangement, because some soils, especially those originating from pelitic rocks by Pimenteiras Formation, are in strong degradation process in many areas with exposed rocks. Keywords: Soil conservation. Soil classification. Environmental degradation. Tropical semiarid. SUELOS FRÁGILES DEL PARQUE NACIONAL DE LA SIERRA DE CAPYBARA, PIAUÍ Resumen: El Parque Nacional de la Sierra de Capybara (PNSC) tiene algunos de los sitios arqueológicos más importantes de las Américas. El área donde los suelos fueron muestreados corresponde al PNSC y un área tampón de 10km en el entorno de sus límites oficiales, en el sureste del Piauí. Para la elaboración del presente trabajo se seleccionaron suelos considerados frágiles, debido al alto riesgo de degradación por erosión, formados de diferentes materiales geológicos representativos del PNSC. Todos los suelos estudiados son poco evolucionados, con desarrollo pedogenético aún incipiente, y se encuadran en las órdenes de los Neossolos o Cambissolos (en portugués). El bioma representativo del área de estudio es la caatinga, que por la vegetación con poca biomasa y características deciduas, confiere poca cobertura a los suelos, aumentando la susceptibilidad de los mismos a la erosión. Se recogieron muestras de siete perfiles de suelos, en diferentes posiciones en el paisaje y formados de materiales geológicos distintos. Las muestras fueron secas al aire y analizados los atributos químicos y granulométricos. Los suelos estudiados presentan grandes variaciones en sus atributos morfológicos, químicos y granulométricos, reflejo de los diferentes materiales de origen. La fragilidad en casi todos los perfiles es reflejo de la incipiente de los suelos, representada por el bajo grado de agregación y cohesión entre las partículas, pequeña profundidad y el factor de formación relieve induce en la mayor erosión de cinco de los siete perfiles estudiados. Los suelos frágiles del PNSC necesitan cuidados especiales en cuanto al manejo, pues algunos de ellos, principalmente los originarios de rocas pelíticas de la Formación Pimenteiras, se encuentran en fuerte proceso de degradación, en muchas áreas con las rocas expuestas. Palabras clave: Conservación del suelo. Clasificación de suelos. Degradación ambiental. Semiárido tropical.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Valladares, Gustavo Souza, Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Renê Pedro de Aquino y Raphael Moreira Beirigo. "SOLOS FRÁGEIS DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, PIAUÍ". GEOgraphia 19, n.º 41 (25 de enero de 2018): 123. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2017.1941.a13823.

Texto completo
Resumen
Resumo: O Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC) tem alguns dos sítios arqueológicos mais importantes das Américas. A área onde os solos foram amostrados corresponde ao Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC) e uma área tampão de 10km no entorno de seus limites oficiais, no sudeste do Piauí. Para a elaboração do presente trabalho foram selecionados solos considerados frágeis, devido ao alto risco de degradação por erosão, formados de diferentes materiais geológicos representativos do PNSC. Todos os solos estudados são pouco evoluídos, com desenvolvimento pedogenético ainda incipiente, e enquadram-se nas ordens dos Neossolos ou Cambissolos. O bioma representativo da área de estudo é a caatinga, que pela vegetação com pouca biomassa e características decíduas confere pouca cobertura aos solos, aumentando a susceptibilidade dos mesmos à erosão. Foram coletados sete perfis de solos, em diferentes posições na paisagem e formados de materiais de origem. As amostras foram secas ao ar e analisados atributos químicos e granulométricos. Os solos estudados apresentam grandes variações em seus atributos morfológicos, químicos e granulométricos, reflexo dos diferentes materiais de origem. A fragilidade em quase todos os perfis é reflexo da incipiência dos solos, representada pelo baixo grau de agregação e coesão entre as partículas, pequena profundidade e o fator de formação relevo induz na maior erosão de cinco dos sete perfis estudados. Os solos frágeis do PNSC necessitam de cuidados especiais quanto ao manejo, pois alguns deles, principalmente os originários de rochas pelíticas da Formação Pimenteiras, encontram-se em forte processo de degradação, em muitas áreas com as rochas expostas. Palavras-chave: Conservação do solo. Classificação de solos. Degradação ambiental. Semiárido tropical. FRAGILE SOILS OF SERRA DA CAPIVARA NATIONAL PARK, PIAUÍ Abstract: The Serra da Capivara National Park (PNSC) are some of the most important archaeological sites in the Americas. The area where the soils were sampled corresponds to the PNSC and a buffer area of 10km around of its official limits in southeastern of Piauí. For this work were considered fragile soils, due to the high risk of degradation by erosion, formed in different geological materials representative of PNSC. All soils are poorly evolved, with pedogenic development incipient fall in orders of Entisols or Inceptisols. The representative of the study area biome is the caatinga, which vegetation with little biomass and deciduous characteristics, gives little coverage to the soil, increasing susceptibility to erosion. Seven soil profiles were collected at different positions and mother rocks. The soils were classified according to the Brazilian System of Soil Classification (SiBCS). The samples were air dried and analyzed the chemical attributes and texture. The soils vary widely in their morphological, chemical and grain size, reflecting the different source material attributes. The weakness in nearly all profiles reflects the incipient soil, represented by a low degree of aggregation and cohesion between the particles of soil and small depth of relief factor induces the formation of further erosion profiles 5 of the 7 studied. Fragile soils of PNSC require special care in the mangement, because some soils, especially those originating from pelitic rocks by Pimenteiras Formation, are in strong degradation process in many areas with exposed rocks. Keywords: Soil conservation. Soil classification. Environmental degradation. Tropical semiarid. SUELOS FRÁGILES DEL PARQUE NACIONAL DE LA SIERRA DE CAPYBARA, PIAUÍ Resumen: El Parque Nacional de la Sierra de Capybara (PNSC) tiene algunos de los sitios arqueológicos más importantes de las Américas. El área donde los suelos fueron muestreados corresponde al PNSC y un área tampón de 10km en el entorno de sus límites oficiales, en el sureste del Piauí. Para la elaboración del presente trabajo se seleccionaron suelos considerados frágiles, debido al alto riesgo de degradación por erosión, formados de diferentes materiales geológicos representativos del PNSC. Todos los suelos estudiados son poco evolucionados, con desarrollo pedogenético aún incipiente, y se encuadran en las órdenes de los Neossolos o Cambissolos (en portugués). El bioma representativo del área de estudio es la caatinga, que por la vegetación con poca biomasa y características deciduas, confiere poca cobertura a los suelos, aumentando la susceptibilidad de los mismos a la erosión. Se recogieron muestras de siete perfiles de suelos, en diferentes posiciones en el paisaje y formados de materiales geológicos distintos. Las muestras fueron secas al aire y analizados los atributos químicos y granulométricos. Los suelos estudiados presentan grandes variaciones en sus atributos morfológicos, químicos y granulométricos, reflejo de los diferentes materiales de origen. La fragilidad en casi todos los perfiles es reflejo de la incipiente de los suelos, representada por el bajo grado de agregación y cohesión entre las partículas, pequeña profundidad y el factor de formación relieve induce en la mayor erosión de cinco de los siete perfiles estudiados. Los suelos frágiles del PNSC necesitan cuidados especiales en cuanto al manejo, pues algunos de ellos, principalmente los originarios de rocas pelíticas de la Formación Pimenteiras, se encuentran en fuerte proceso de degradación, en muchas áreas con las rocas expuestas. Palabras clave: Conservación del suelo. Clasificación de suelos. Degradación ambiental. Semiárido tropical.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Valladares, Gustavo Souza, Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Renê Pedro de Aquino y Raphael Moreira Beirigo. "SOLOS FRÁGEIS DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, PIAUÍ". GEOgraphia 19, n.º 41 (25 de enero de 2018): 123. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2017.v19i41.a13823.

Texto completo
Resumen
Resumo: O Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC) tem alguns dos sítios arqueológicos mais importantes das Américas. A área onde os solos foram amostrados corresponde ao Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC) e uma área tampão de 10km no entorno de seus limites oficiais, no sudeste do Piauí. Para a elaboração do presente trabalho foram selecionados solos considerados frágeis, devido ao alto risco de degradação por erosão, formados de diferentes materiais geológicos representativos do PNSC. Todos os solos estudados são pouco evoluídos, com desenvolvimento pedogenético ainda incipiente, e enquadram-se nas ordens dos Neossolos ou Cambissolos. O bioma representativo da área de estudo é a caatinga, que pela vegetação com pouca biomassa e características decíduas confere pouca cobertura aos solos, aumentando a susceptibilidade dos mesmos à erosão. Foram coletados sete perfis de solos, em diferentes posições na paisagem e formados de materiais de origem. As amostras foram secas ao ar e analisados atributos químicos e granulométricos. Os solos estudados apresentam grandes variações em seus atributos morfológicos, químicos e granulométricos, reflexo dos diferentes materiais de origem. A fragilidade em quase todos os perfis é reflexo da incipiência dos solos, representada pelo baixo grau de agregação e coesão entre as partículas, pequena profundidade e o fator de formação relevo induz na maior erosão de cinco dos sete perfis estudados. Os solos frágeis do PNSC necessitam de cuidados especiais quanto ao manejo, pois alguns deles, principalmente os originários de rochas pelíticas da Formação Pimenteiras, encontram-se em forte processo de degradação, em muitas áreas com as rochas expostas. Palavras-chave: Conservação do solo. Classificação de solos. Degradação ambiental. Semiárido tropical. FRAGILE SOILS OF SERRA DA CAPIVARA NATIONAL PARK, PIAUÍ Abstract: The Serra da Capivara National Park (PNSC) are some of the most important archaeological sites in the Americas. The area where the soils were sampled corresponds to the PNSC and a buffer area of 10km around of its official limits in southeastern of Piauí. For this work were considered fragile soils, due to the high risk of degradation by erosion, formed in different geological materials representative of PNSC. All soils are poorly evolved, with pedogenic development incipient fall in orders of Entisols or Inceptisols. The representative of the study area biome is the caatinga, which vegetation with little biomass and deciduous characteristics, gives little coverage to the soil, increasing susceptibility to erosion. Seven soil profiles were collected at different positions and mother rocks. The soils were classified according to the Brazilian System of Soil Classification (SiBCS). The samples were air dried and analyzed the chemical attributes and texture. The soils vary widely in their morphological, chemical and grain size, reflecting the different source material attributes. The weakness in nearly all profiles reflects the incipient soil, represented by a low degree of aggregation and cohesion between the particles of soil and small depth of relief factor induces the formation of further erosion profiles 5 of the 7 studied. Fragile soils of PNSC require special care in the mangement, because some soils, especially those originating from pelitic rocks by Pimenteiras Formation, are in strong degradation process in many areas with exposed rocks. Keywords: Soil conservation. Soil classification. Environmental degradation. Tropical semiarid. SUELOS FRÁGILES DEL PARQUE NACIONAL DE LA SIERRA DE CAPYBARA, PIAUÍ Resumen: El Parque Nacional de la Sierra de Capybara (PNSC) tiene algunos de los sitios arqueológicos más importantes de las Américas. El área donde los suelos fueron muestreados corresponde al PNSC y un área tampón de 10km en el entorno de sus límites oficiales, en el sureste del Piauí. Para la elaboración del presente trabajo se seleccionaron suelos considerados frágiles, debido al alto riesgo de degradación por erosión, formados de diferentes materiales geológicos representativos del PNSC. Todos los suelos estudiados son poco evolucionados, con desarrollo pedogenético aún incipiente, y se encuadran en las órdenes de los Neossolos o Cambissolos (en portugués). El bioma representativo del área de estudio es la caatinga, que por la vegetación con poca biomasa y características deciduas, confiere poca cobertura a los suelos, aumentando la susceptibilidad de los mismos a la erosión. Se recogieron muestras de siete perfiles de suelos, en diferentes posiciones en el paisaje y formados de materiales geológicos distintos. Las muestras fueron secas al aire y analizados los atributos químicos y granulométricos. Los suelos estudiados presentan grandes variaciones en sus atributos morfológicos, químicos y granulométricos, reflejo de los diferentes materiales de origen. La fragilidad en casi todos los perfiles es reflejo de la incipiente de los suelos, representada por el bajo grado de agregación y cohesión entre las partículas, pequeña profundidad y el factor de formación relieve induce en la mayor erosión de cinco de los siete perfiles estudiados. Los suelos frágiles del PNSC necesitan cuidados especiales en cuanto al manejo, pues algunos de ellos, principalmente los originarios de rocas pelíticas de la Formación Pimenteiras, se encuentran en fuerte proceso de degradación, en muchas áreas con las rocas expuestas. Palabras clave: Conservación del suelo. Clasificación de suelos. Degradación ambiental. Semiárido tropical.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Argentieri, Alessio, Giovanni Rotella, Lorenzo Grassi y Gianluca Ferri. "Il lago ottocentesco di Villa Savoia (Roma)". Acque Sotterranee - Italian Journal of Groundwater, 30 de marzo de 2020. http://dx.doi.org/10.7343/as-2020-454.

Texto completo
Resumen
Nel settore nordorientale dell’area urbana di Roma si trova il parco di Villa Ada, intensamente frequentato dalla cittadinanza per le sue bellezze naturalistiche ed architettoniche. La sovrapposizione di interventi antropici nel corso della storia antica e recente della Città Eterna ha determinato, in un peculiare contesto geologico e geomorfologico, una complessa evoluzione del territorio; allo stato attuale l’area verde richiede attenzione sia per la protezione e conservazione dei beni ambientali e culturali, sia per il monitoraggio dei fenomeni di dissesto e la tutela della pubblica incolumità. Il principale fattore di rischio è rappresentato infatti dalla elevata probabilità di formazione di sinkholes antropogenici, connessi allo sviluppo di cavità nel sottosuolo; rispetto a ciò vari Enti pubblici e privati hanno da tempo avviato ricerche, a partire dal censimento e mappatura della rete caveale ipogea e delle voragini conclamate o incipienti che sono largamente diffuse all’interno del comprensorio [...].
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

"Studio su centri abitati instabili della Regione Veneto: cronologia dei dissesti e rischio geologico (Study of built-up areas in geologically unstable zones of the Venice region: chronology of difficulties and geological risks)". International Journal of Rock Mechanics and Mining Sciences & Geomechanics Abstracts 31, n.º 3 (junio de 1994): 160. http://dx.doi.org/10.1016/0148-9062(94)90788-9.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Dematteis, Antonio, Marco Barla, Alessandro Boscaro, Alessandro Gargini, Maria Governa, Fabrizio Grosso, Alessandra Insana et al. "Linee guida per la gestione sostenibile delle venute d’acqua e del calore geotermico nelle gallerie". Acque Sotterranee - Italian Journal of Groundwater 9, n.º 4 (22 de diciembre de 2020). http://dx.doi.org/10.7343/as-2020-486.

Texto completo
Resumen
Questo documento presenta le Linee Guida per la gestione sostenibile delle venute d’acqua e del calore geotermico nelle gallerie, elaborate dal Gruppo di Lavoro GESTAG (GEstione SosTenibile delle Acque nelle Gallerie), istituito il 20/06/2012 dal Comitato Italiano dell’Associazione Internazionale degli Idrogeologi. Il documento affronta e descrive obiettivi, metodi e casi di studio, ciascuno dei quali richiede di adottare misure tecniche di vario tipo, illustrate nei capitoli seguenti, come studi idrogeologici, modelli predittivi degli impatti, soluzioni tecnologiche di contenimento del drenaggio e di captazione, recupero e valorizzazione delle risorse intercettate, monitoraggi. Sono affrontati anche i così detti temi non tecnici, come la comunicazione, poiché è ormai noto che l’accettabilità sociale di una galleria influenza direttamente la sua sostenibilità economica e finanziaria, per gli effetti che può avere sui tempi di realizzazione e sui costi delle compensazioni. Sulla base delle diverse esperienze dei componenti del Gruppo di Lavoro GESTAG, si è optato per una suddivisione in 11 temi principali, in particolare, in ciascuno dei capitoli successivi a quello introduttivo vengono trattati rispettivamente: Capitolo 2: l’importanza del ritorno di esperienza proveniente da gallerie già scavate, le banche dati disponibili e i criteri di analisi dei dati pregressi; Capitolo 3: come realizzare lo studio idrogeologico di una galleria, la relazione con il modello geologico, le metodiche da adottare nelle differenti fasi del progetto, che sono state distinte in ante-operam, in corso d’opera e post-operam; Capitolo 4: il tema degli impatti che il drenaggio in galleria può avere sull’ambiente circostante, le analisi che devono essere svolte e gli strumenti da adottare per la gestione del rischio, infine gli interventi per la mitigazione degli impatti; Capitoli 5 e 6: le metodiche di progettazione per la valorizzazione rispettivamente delle acque drenate in galleria e del calore; Capitolo 7: i prodotti chimici che vengono utilizzati in fase di scavo per il sostegno e il miglioramento del terreno, e la loro compatibilità con l’utilizzo delle acque drenate; Capitolo 8: i criteri di monitoraggio delle acque in un progetto di galleria; Capitolo 9: la comunicazione, il rapporto con i territori e l’analisi di casi pregressi, nonché una guida sulle buone pratiche da adottare; Capitolo 10: una panoramica sulla normativa europea ed italiana in tema di valutazione di impatto ambientale, monitoraggio e scarichi delle acque drenate; Capitolo 11: la bibliografia ragionata inerente l’argomento trattato, che include pubblicazioni tecnico scientifiche, normative di riferimento e risorse web.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Consiglio Nazionale Geologi, Commissione Risorse Idriche. "Legge 464/1984 e conoscenze geologiche a scala nazionale". Acque Sotterranee - Italian Journal of Groundwater 8, n.º 3 (30 de septiembre de 2019). http://dx.doi.org/10.7343/as-2019-408.

Texto completo
Resumen
Nel febbraio scorso è stato presentato nelle sedi deputate il Piano nazionale denominato Proteggitalia (Piano nazionale per la mitigazione del rischio idrogeologico, il ripristino e la tutela della risorsa ambientale, adottato con DPCM 20 febbraio 2019, con successiva approvazione, con Delibera CIPE 24 luglio 2019, del Piano stralcio degli interventi immediatamente cantierabili individuati dal Ministero dell’Ambiente), Piano la cui continuità dovrebbe essere garantita dal nuovo governo. Il Piano si prefigge di mitigare e prevenire il dissesto idrogeologico mediante azioni atte a favorire la messa in sicurezza del nostro Paese, ovvero la realizzazione di opere di manutenzione del territorio e di prevenzione del rischio. Particolare attenzione, oltre agli interventi riconducibili alla gestione delle emergenze e alle azioni di prevenzione dei rischi e manutenzione del territorio, viene dedicata alla semplificazione e rafforzamento della governance. Il piano si configura, dunque, come un riordino, una combinazione e un’integrazione dei vari aspetti, norme, interventi e risorse che nel tempo si sono avvicendate in tema di sicurezza del territorio [...].
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Valladares, Gustavo Souza y André Luiz Lopez Faria. "SIG NA ANÁLISE DO RISCO DE SALINIZAÇÃO NA BACIA DO RIO CORURIPE, AL." Engevista 6, n.º 3 (2 de febrero de 2010). http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v6i3.147.

Texto completo
Resumen
Visando orientar o plano de manejo da Bacia do Rio Coruripe, AL, o presente trabalho objetivou gerar um mapa de risco de salinização na escala 1:100.000, com resolução espacial de 50 metros. O mapa foi gerado do tratamento das imagens digitalizadas dos temas solos, geomorfologia e geologia, no SAGA (Sistema de Análise Geo-Ambiental), que é um Sistema Geográfico de Informação (SIG). Foram geradas seis classes de risco de salinização, onde 7,9% da área corresponde à classe de risco muito baixo de salinização, 22,5% risco baixo, 30,5% moderado, 36,8% alto, 0,4% risco muito alto e 0,3% altíssimo. A metodologia utilizada foi eficiente na geração do mapa de risco de salinização da Bacia do Rio Coruripe.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Xavier, Joaquim Pedro de Santana, John Kennedy Ribeiro De Santana, Carlos de Oliveira Bispo y Fabrizio de Luiz Rosito Listo. "METODOLOGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE RISCO A ESCORREGAMENTOS DE TERRA ASSOCIADAS AO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL (IVS), APLICADOS AO MUNICÍPIO DO RECIFE". VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias 43, n.º 1 (22 de mayo de 2019). http://dx.doi.org/10.33148/cetropico-v.43n.1(2019)_1833.

Texto completo
Resumen
O município do Recife apresenta várias localidades propícias a desastres ambientais. A ocupação de áreas impróprias (tabuleiros, colinas), principalmente por populações socialmente vulneráveis é uma situação preocupante. Este artigo tem como objetivo aprimorar uma metodologia de identificação de risco a escorregamentos associada ao Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). A metodologia foi baseada na análise heurística, utiliza-se fatores relativos a geologia, geomorfologia, solos, declividade, forma do terreno, uso e ocupação da terra. A análise espacial foi realizada por meio do método multicritérios e álgebra de mapas, a ponderação das variáveis através do método Fuzzy. Gerou-se mapas de Perigo, IVS e Risco. Na associação do mapa de perigo com o IVS na modelagem de risco a escorregamentos conseguiu-se resultados satisfatórios na identificação espacial de áreas com risco (11,8%), porém insuficiente para questão da intensidade do risco. PALAVRAS-CHAVE: Sociedade. Risco. Vulnerabilidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Parizzi, Maria Geovana. "DESASTRES NATURAIS E INDUZIDOS E O RISCO URBANO". Geonomos, 31 de julio de 2014. http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v22i1.288.

Texto completo
Resumen
O artigo apresenta síntese sobre os atuais conceitos e classificações de desastres, risco e sua relação com a vulnerabilidade ambiental e social. Inclui análise sobre os últimos desastres ocorridos no mundo, no Brasil e em Minas Gerais e os impactos decorrentes destes fenômenos. Discute também sobre critérios adotados para a gestão do risco em áreas urbanas, considerando este um processo social complexo que envolve ações de planejamento, intervenção e organização, que devem ser avaliadas e conduzidas de forma contínua.Palavras–chave: RISCO GEOLÓGICO, GESTÃO, CENTRO URBANOS. ABSTRACTNATURAL AND HUMAN-INDUCED DISASTERS AND URBAN RISK. The article presents an overview of current concepts and disaster risk classifications and its correlation with the environmental and social vulnerability. Includes analysis of the recent disasters in the world, in Brazil and in Minas Gerais and the impacts caused by these phenomena. Also discusses about the criteria adopted for risk management in urban areas considering this a complex social process that involves planning, intervention and action organization, which should be evaluated and implemented on an ongoing basis.Keywords: GEOLOGICAL RISK, MANAGEMENT, URBAN CENTER
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Turbay, Caio Vinícius Gabrig, Raisa Carvalho Silva, Tatiane Robaina Rangel de Carvalho y Erica Rodrigues Munaro. "Cartografia Geológica e Petrologia no Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, ES - Subsídios para Gestão de Unidade de Conservação". Geografares, 28 de febrero de 2012, 176–202. http://dx.doi.org/10.7147/geo10.1773.

Texto completo
Resumen
O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF) localiza-se nos municípios de Alegre e Ibitirama, ES. O mapeamento geológico realizado na região definiu cinco unidades litológicas principais, dentre as quais, duas predominam e possuem forte anisotropia interna: granada-biotita gnaisse e biotita-gnaisse. O estudo microscópico demonstrou presença de minerais secundários nas rochas, indicando a ação de agentes de intemperismo. Os elementos estruturais mostraram a interação entre diversas direções de fraturas e anisotropias internas as rochas, condicionando a individualização de blocos no maciço rochoso, com implicações em termos de risco geológico. A ação conjunta do intemperismo com os elementos estruturais e litológicos foram responsáveis por esculpir o relevo e formar a cachoeira. Com base nos resultados obtidos, aconselha-se a limitação de acesso próximo as escarpas da cachoeira e o aproveitamento dos elementos geológicos e geomorfológicos locais como atrativos ao turismo. Preliminary Geological Mapping and Petrology in the Cachoeira da Fumaça State Park,ES, Brazil - Elements to management of Protected AreasAbstractThe Cachoeira da Fumaça Park is located in Alegre, ES. The Geological mapping carried out in theregion, had defined five main lithological units, among which two predominate and have a stronginternal anisotropy: garnet-biotite gneiss and biotite-gneiss. The microscopic study showed the presenceof secondary minerals in the rocks, indicating the action of weathering agents. The structuralelements showed the interaction between different directions of fractures and internal anisotropies inthe rocks, conditioned on individualization of blocks in the rock mass, with implications for geologicalhazard. The conjugate action of weathering with lithological and structural elements was responsiblefor sculpting the topography and to form the waterfall. Based on these results, it is advisable to limitaccess to the cliffs near the waterfall and use elements of geological and geomorphological sites astourism attractions. Cartografia Geologica Preliminar y Petrologia en el Parque Estatal de la Cachoeira da Fumaça,ES, Brasil - Elementos para la Gestion de Unidad de ConservacionResumen Lo Parque Estatal “Cachoeira da Fumaça” (PECF) esta situado en el municipio de Alegre, ES. En elmapeo geológico realizado en la región se definieron cinco principales unidades litológicas. Entre lasque predominan, dos tienen una fuerte anisotropía interna: granate-biotita gneis y gneis de biotita.El estudio microscópico mostro la presencia de minerales secundarios en las rocas, lo que indica laacción de agentes atmosféricos. Los elementos estructurales mostró la interacción entre diferentesdirecciones de las fracturas de las rocas y las anisotropías interna, condicionado a la individualizaciónde los bloques en la masa de roca, con implicaciones para el riesgo geológico. La acción conjunta de laintemperie con elementos litológicos y estructurales, se encargo de esculpir la topografía y la forma dela cascada. En base a estos resultados, es recomendable limitar el acceso a los acantilados cerca de lacascada y el uso de elementos de los sitios geológicos y geomorfológicos como atracciones turísticas.DOI: 10.7147/GEO10.1773
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Oliveira, Carlos V. H. M., Pedro A. M. B. Gonçalves y Danilo M. Magalhães. "GEOLOGIA APLICADA À GESTÃO E PLANEJAMENTO URBANO – ANÁLISE DE MULTICRITÉRIO DA PORÇÃO SUL DA MANCHA URBANA DE NOVA LIMA E HONÓRIO BICALHO". Geonomos, 31 de diciembre de 2019, 11–21. http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v27i1.21848.

Texto completo
Resumen
Este estudo visa mostrar a aplicação da geologia em áreas urbanizadas para resolução de problemas geoambientais decorrentes da interação do homem com o meio físico. Muitas vezes estes problemas são ocasionados pela falta de planejamento governamental e conhecimento da sociedade acerca de fatores geológicos, morfológicos, hidrológicos, e suas implicações na gestão e planejamento urbano. E são exatamente estas causas que conduzem as pessoas a uma situação de vulnerabilidade. Para alcançar os objetivos deste trabalho, procurou-se aplicar uma análise multicriterial, que consiste em uma metodologia de Geoprocessamento que permite realizar análises de síntese por meio da combinação de diversas variáveis. Utiliza-se, para tanto, o exemplo do crescimento urbano na porção sul da cidade de Nova Lima e região de Honório Bicalho, segundo o eixo de expansão urbana na rodovia MG-030. Os resultados indicam áreas com susceptibilidade e vulnerabilidade relacionada a movimentos gravitacionais de massa, a partir das variáveis mensuradas no modelo. Os mapas temáticos gerados podem auxiliar na tomada de decisões no que tange à ocupação antrópica de áreas de risco e, dessa forma, contribuir com uma interação adequada entre expansão urbana e espaço físico. Palavras-Chave: Geologia Urbana. Geoprocessamento. Análise de Multicritério. Risco Geológico. Tomada de decisões.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía