Artículos de revistas sobre el tema "Propriedades metabólicas"

Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Propriedades metabólicas.

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Propriedades metabólicas".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Fonseca Raposo, Helena. "Tecido adiposo: suas cores e versatilidade". HU Revista 46 (29 de diciembre de 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.31268.

Texto completo
Resumen
Introdução: O tecido adiposo e suas células tem sido amplamente estudados devido à sua relação íntima com a obesidade. Objetivo: Identificar aspectos históricos e relevantes sobre o avanço na compreensão da função metabólica do tecido adiposo, sobretudo quanto ao seu potencial como alvo terapêutico no controle de doenças metabólicas. Materiais e Métodos: Foi feita uma revisão narrativa da literatura, sem restrição de data, priorizando fontes primárias indexadas pela base de dados PubMed. Resultados: As evidências da existência de tecido adiposo com propriedades termogênicas demonstrada em humanos adultos promoveram grande interesse no estudo do tecido adiposo, em razão de seu potencial terapêutico no controle da obesidade. A plasticidade e versatilidade do tecido adiposo são evidenciadas pelos diversos tipos de adipócitos hoje estudados. Os classicamente conhecidos: branco (WAT) e marrom (BAT), e o mais recentemente descoberto: bege (beige/brite), também conhecido como tecido adiposo marrom induzível; além dos adipócitos rosa e os de medula óssea. Enquanto o WAT é responsável por estocar o excesso de energia na forma de lipídeos, estando diretamente relacionado à obesidade, o BAT, por apresentar alta capacidade oxidativa, pode influenciar no aumento da taxa metabólica corporal, reduzindo a obesidade. Nesse contexto, o tecido adiposo bege apresenta dupla função: Comporta-se como o branco, armazenando o excesso de energia ou, quando estimulado (exposição ao frio, estimulação simpática), tem seu programa termogênico ativado, elevando a expressão de UCP1 (Uncoupling Protein-1) a níveis semelhantes aos do tecido adiposo marrom e promovendo maior dissipação de energia. O tecido adiposo se apresenta versátil por se adaptar à diferentes condições metabólicas, em contextos específicos como na lactação, na hematopoiese, por sua atuação como órgão endócrino ou na modulação do metabolismo energético. Conclusão: Assim, a compreensão de aspectos funcionais e moleculares dos adipócitos, nos possibilita identificar novas formas de tratamento para distúrbios metabólicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ferreira, Cristiano Dietrich, Valmor Ziegler, Marcelo Ricardo Cappelari, Marcio Peter y Maurício Oliveira. "Pré-tratamento com radiação UV-C: influencias sobre as propriedades tecnológicas e metabólitos em feijão armazenado". Brazilian Journal of Food Research 8, n.º 2 (21 de octubre de 2017): 1. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v8n2.3911.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do tratamento com UV-C (10J/cm2) em pré-armazenamento de grãos, seguido de armazenamento durante 6 meses, sobre as propriedades químicas, tecnológicas e de metabólicas. Os feijões com 14 e 16% de umidade foram submetidos a radiação UV-C, a uma dose de 10J/cm2, utilizando uma câmara com 4 lâmpadas germicida (30W Phillips®) com um comprimento de onda de 254nm, distância de 60cm da fonte e a temperatura durante a irradiação de 25°C. Os grãos foram irradiados em triplicata, sendo posteriormente armazenados em câmara B.O.D com temperatura de 30°C durante 6 meses. Foram realizadas as análises de umidade, tempo de cocção, acidez, pH, condutividade elétrica, sólidos lixiviados, fenóis totais, taninos, antocianinas, proantocianidinas, flavonoides totais, ABTS e DPPH. O uso de radiação UV-C em feijão é possível, porque promove mínimas mudanças nas propriedades tecnológicas e químicas. A radiação UV-C tem mais influência sobre os metabólitos no tratamento de 16% de umidade, sendo os compostos fenólicos, proantocianidinas e flavonóides reduzidos quando a radiação UV-C é utilizada, enquanto que os taninos foram reduzidos em grãos não irradiados, estando diretamente relacionadas com o endurecimento dos grãos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Marcieli Cristina da, Luiz Augusto da Silva, Carlos Ricardo Maneck Malfatti y Kelly Cristina Nogueira Soares. "Propriedades antidiabéticas de cerveja enriquecida com Baccharis dracunculifolia". Research, Society and Development 11, n.º 11 (22 de agosto de 2022): e262111133720. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33720.

Texto completo
Resumen
Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi verificar as respostas metabólicas de uma cerveja com adição Baccharis dracunculifolia em pacientes diabéticos. Metodologia: Foram participantes do estudo, 06 indivíduos voluntários com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2. Ocorreu a análise bioquímica e avaliação física antes e após 30 dias de tratamento com a cerveja com B. dracunculifolia. Resultados: Após receberem o tratamento com a cerveja com B. dracunculifolia, os pacientes apresentaram diminuição dos níveis de creatinina (23%). A fosfatase alcalina também teve redução (23%) na sua produção. Além disso, foi observada redução no perfil lipídico para o LDL (15%). Ainda, os níveis de TGO e TGP tiveram redução significativa de 42% e 25%, respectivamente. Os níveis de glicose sanguínea após o tratamento reduziram margens de 22%. Conclusão: Em conclusão, a cerveja enriquecida com B. dracunculifolia oferece um valor terapêutico promissor na prevenção do diabetes e do perfil dislipidêmico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Walter, Melissa, Leila Picolli da Silva y Tatiana Emanuelli. "Amido resistente: características físico-químicas, propriedades fisiológicas e metodologias de quantificação". Ciência Rural 35, n.º 4 (agosto de 2005): 974–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000400041.

Texto completo
Resumen
Encontrado em diversos alimentos, o amido é a mais importante fonte de carboidratos da dieta. Potencialmente digerível pelas enzimas no trato gastrintestinal, é absorvido na forma de glicose no intestino delgado. Apesar disso, quantidade significativa de amido pode escapar a esta digestão, alcançando o cólon, onde é fermentado pela flora bacteriana. Esta fração, conhecida como amido resistente, tem sido intensamente estudada nos últimos anos devido aos potenciais benefícios à saúde humana. Vários métodos são utilizados para a determinação do amido resistente. Porém, nenhum é de aceitação unânime, uma vez que apresentam diferenças importantes nos protocolos e nos resultados obtidos. Neste contexto, o presente trabalho visa fornecer subsídios para um melhor entendimento sobre as características físico-químicas, propriedades metabólicas e fisiológicas, bem como, sobre as variações nas metodologias existentes para a determinação do amido resistente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Fonseca-Alaniz, Miriam H., Julie Takada, Maria Isabel C. Alonso-Vale y Fabio Bessa Lima. "O tecido adiposo como centro regulador do metabolismo". Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 50, n.º 2 (abril de 2006): 216–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302006000200008.

Texto completo
Resumen
Os avanços da pesquisa sobre as propriedades metabólicas do tecido adiposo e as recentes descobertas sobre sua capacidade em produzir hormônios atuantes em processos fisiológicos e fisiopatológicos, estão revolucionando conceitos sobre a sua biologia. O seu envolvimento em processos como obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, arteriosclerose, dislipidemias, processos inflamatórios agudos e crônicos, entre outros, indicam que a compreensão das suas propriedades funcionais contribuirão para melhorar o prognóstico daquelas doenças, cuja prevalência vem crescendo de forma preocupante. Nesta revisão, abordamos aspectos funcionais dos adipócitos, como o metabolismo, a participação na homeostase energética, a sua habilidade endócrina e a adipogênese, entendida como a capacidade de pré-adipócitos, presentes no parênquima do tecido, de se diferenciarem em novos adipócitos e reconstituírem o tecido. Além disso, estamos incluindo estudos sobre as relações entre o tecido adiposo e a glândula pineal, aspecto novo e pouco conhecido, mas, como será visto, muito promissor da fisiologia do adipócito com possíveis repercussões favoráveis para a terapêutica das moléstias relacionadas com a obesidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Figueiredo, Bárbara Queiroz de, Ana Carolina Barbosa de Souza Gomes, Isabella Messias da Silva, Isabelle Carvalho de Melo Lima, Lunalva Gabrielli Veras Sousa, Matheus Rodrigues Oliveira, Mileny Dyulia Dias Gomes, Paulo Victor Martins Carneiro y Raylton Jansen e. Silva Segundo. "Alterações metabólicas decorrentes do uso de contraceptivos hormonais: uma revisão integrativa de literatura". Research, Society and Development 10, n.º 13 (19 de octubre de 2021): e481101321628. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21628.

Texto completo
Resumen
Introdução: o efeito adverso mais comum das pílulas anticoncepcionais orais combinadas é o sangramento. As mulheres também se queixam de náuseas, dores de cabeça, cólicas abdominais, sensibilidade mamária e aumento do corrimento vaginal ou diminuição da libido. No entanto, diferentes combinações de pílulas mostram diferentes tendências de obstrução da coagulação dos vasos (risco de trombose venosa), alterações nas vias metabólicas de lipídeos, na cascata de coagulação, na sensibilidade à insulina e nas propriedades vasoativas. Objetivo: explanar acerca das possíveis alterações metabólicas decorrentes do uso de contraceptivos hormonais. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo revisão integrativa da literatura, através do acesso online nas bases de dados PubMed, Scielo, CDSR, Google Scholar, BVS e EBSCO, no mês de outubro de 2021. Resultados e discussão: as usuárias de contraceptivos hormonais que contêm estrogênio estão sob maior risco de trombose venosa e tromboembolismo, haja vista que, em condições normais, o sistema da coagulação mantém em equilíbrio dinâmico os sistemas pró-coagulante e anticoagulante, e os estrogênios, principalmente o componente etinilestradiol, afetam esses dois sistemas de acordo com a dose. Além disso, as alterações na composição dos lipídeos plasmáticos produzidas pelos estrogênios caracterizam-se por um aumento das lipoproteínas de alta densidade (HDL), ligeira redução das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e diminuição dos níveis plasmáticos totais de colesterol. Ademais, os estrogênios aumentam a coagulabilidade do sangue. Conclusão: a maioria dos anticoncepcionais orais combinados apresentam um risco aumentado de trombose venosa e outras alterações metabólicas, sendo que o tamanho do efeito depende do progestágeno usado e da dose de etinilestradiol.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lemos, Guilherme. "UTILIZAÇÃO DO LSD PARA TRATAMENTO EM PESSOAS COM DEPRESSÃO E TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA, UMA REVISÃO LITERÁRIA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, n.º 4 (30 de abril de 2021): 207–18. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i4.956.

Texto completo
Resumen
A substância LSD, também conhecida como dietilamida do ácido lisérgico, é um alcaloide que ocorre a partir das reações metabólicas do fungo Claviceps purpurea. É uma substância psicodélica com propriedades sedativas. O objetivo desse trabalho é fazer uma revisão de artigos que investiguem a possibilidade de utilizar o efeito sedativo da substância, principalmente em pequenas doses, no tratamento da depressão e do transtorno de ansiedade generalizada. Trata-se de uma substância de baixa toxidade e fácil obtenção. Estudos in vitro e in vivo demonstram boa resposta a substâncias psicodélicas a respeito da diminuição dos sintomas depressivos e ansiosos. Todavia, deve-se levar em conta que não há uma conclusão definitiva sobre o tema, pois as pesquisas ainda estão em andamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Fernandes, Cláudia Regina. "PRÉ-CONDICIONAMENTO FARMACOLÓGICO DURANTE CIRURGIA DE CAPTAÇÃO DE ÓRGAOS PODE MELHORAR A VIABILIDADE DOS ENXERTOS?" Brazilian Journal of Transplantation 15, n.º 1 (1 de enero de 2012): 1646–48. http://dx.doi.org/10.53855/bjt.v15i1.176.

Texto completo
Resumen
O Brasil dispõe do maior serviço público de transplantes do mundo, porém, questiona-se sobre a qualidade dos órgãos captados, especialmente em virtude de deficiências nos processos de manutenção do doador em morte encefálica, repercutindo na função dos enxertos. O processo de morte encefálica cursa com alterações hemodinâmicas, endócrino-metabólicas, síndrome isquemia-reperfusão e resposta inflamatória que têm implicação direta na função dos enxertos transplantados. Os anestésicos inalatórios halogenados (isoflurano, sevoflurano) possuem propriedades não anestésicas que resultam em resposta adaptativa endógena a insultos isquêmicos. Sugere-se que haja indicação potencial para administração de anestésicos halogenados no doador em morte encefálica durante a cirurgia de captação de órgãos, implicando em provável melhora da função dos órgãos pós-transplante e diminuição da rejeição aguda no receptor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santos, Ana Paula Pereira dos, Mitaliene De Deus Soares Silva y Edbhergue Ventura Lola Costa. "Biossurfactantes: Uma alternativa para o mercado industrial". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 5, n.º 1 (28 de junio de 2016): 88. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i1.p88-103.

Texto completo
Resumen
Os biossurfactantes são moléculas com características tensoativas, isto é, tem o potencial de baixar a tensão superficial de líquidos, sendo indicados em diversas áreas de aplicação industrial e recuperação de derramamento de óleos em áreas afetadas. Através de atividades metabólicas, as bactérias e fungos sintetizam estes compostos anfipáticos na fase exponencial de crescimento microbiano, liberando moléculas com propriedades especificas de acordo com o tipo de substrato. Assim, busca-se alternativas e processos biotecnológicos que alcancem bons rendimentos e baixo custo na obtenção dos biossurfactantes. Com essa finalidade são utilizados óleos vegetais, óleos residuais de frituras e resíduos agroindustriais que apresentam características peculiares importantes para produção destas moléculas. Atualmente mais de 80% dos produtos de limpeza são fabricados com surfactantes sintéticos derivados do petróleo. O objetivo deste artigo foi destacar os aspectos relacionados na produção dos surfactantes de origem biológica e a importância destes para serem empregados no mercado industrial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Wildberger, Miguel Angel Aranda, Camila Petry Bottini y Carmen Leticia Aranda Wildberger. "EFEITOS ADVERSOS DO USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES EM ATLETAS PROFISSIONAIS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, n.º 6 (30 de junio de 2022): 609–22. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i6.5977.

Texto completo
Resumen
Os esteroides anabolizantes androgênicos EAA, são derivados sintéticos da testosterona, por entanto, possuem propriedades anabólicas e androgênicas, o abuso destas sustâncias e frequente em atletas profissionais jovens. Os atletas manifestam sintomas endocrinológicos que são os mais frequentes muitos destes irreversíveis. Objetivo: Determinar os efeitos adversos dos esteroides anabólicos androgênicos em atletas de alto rendimento Metodologia: pesquisa bibliográfica de documentos, revisões sistemáticas, artigos de revistas e estudos científicos. de sociedades cientificas clinicas e endocrinológicas.Conclusão: A prevalência do consumo de EAA em atletas profissionais e alta, a população em risco são os adultos jovens, a dossificação das sustâncias ultrapassa amplamente o umbral fisiológico e não tem controle medico na maioria dos casos. As manifestações clinicas são frequentes, sendo as endocrinológicas as mais frequentes, seguida de cardiovasculares, dermatológicas, psiquiátricas, hepáticas, renais e hematológicas. O acompanhamento dos atletas profissionais deveria ser multiprofissional com avaliação médica constante das manifestações metabólicas e endocrinológicos da suplementação a fim de diminuir o abuso de EAA e seus efeitos adversos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Gonçalves, Mariane dos Santos, Ana Paula Azevedo Macêdo, Janice Druzian Izabel, Ricardo David Couto y Jairza Maria Barreto Medeiros. "Estudo Prospectivo sobre Preparações Medicinais do Chá Verde". Cadernos de Prospecção 13, n.º 3 (29 de mayo de 2020): 823. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i3.29340.

Texto completo
Resumen
O chá verde é considerado a segunda bebida mais popular e saudável desde a Antiguidade, perdendo apenas para a água. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo realizar uma prospecção tecnológica sobre as patentes que abordam as propriedades terapêuticas do chá verde para a saúde humana. As buscas foram realizadas por meio das bases de dados de patentes, Espacenet, INPI e Patentscope, em junho de 2018, com a palavra green tea e o código A61K36/82. Quanto ao número de depósitos de patentes por ano, é possível notar um aumento (mesmo com algumas oscilações) desse número ao longo dos anos. A Coreia do Sul, os EUA e a China são os países com maior número de patentes. Em relação às aplicações terapêuticas das patentes desenvolvidas do chá verde, nota-se que o tratamento dermatológico é o que mais se destaca, seguido do tratamento para excesso de peso e tratamento de doenças metabólicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Gonçalves, Bruna Néria Azevedo, Karina Vila Verde Silva, Marcio Schmiele y Monalisa Pereira Dutra Andrade. "Géis de emulsão como substitutos de gordura saturada em emulsionados cárneos". Research, Society and Development 11, n.º 6 (30 de abril de 2022): e35511629207. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29207.

Texto completo
Resumen
A gordura animal desempenha um papel fundamental para a garantia das propriedades físicas, sensoriais e tecnológicas dos produtos cárneos emulsionados. Porém, o elevado consumo de gorduras saturadas provenientes dos produtos cárneos emulsionados contribui para que o risco de doenças metabólicas aumente. Diante disso, surge a necessidade de se estudar alternativas viáveis para que ocorra a substituição da gordura saturada. Destaca-se o uso de emulsões géis, estruturas gelificadas à base de óleos vegetais que podem ser combinadas às proteínas e hidrocoloides. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo a elaboração de uma pesquisa bibliográfica sobre a produção e emprego dos géis de emulsão e seu comportamento quando aplicados em produtos à base de carne. Os resultados evidenciaram que o uso de géis de emulsão é capaz de manter ou melhorar as características tecnológicas dos produtos cárneos emulsionados. Sendo assim, infere-se que é de suma importância que pesquisas sobre a aplicação dos óleos vegetais em emulsões géis sejam realizadas e aplicadas em produtos cárneos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Vieira, Marcelo Brandi, Elizabeth Schwegler, Maikel Alan Goulart, Viviane Maciel Da Silva, Jacques Leston, Vinícius Coitinho Tabeleão, José Acélio da Fontoura Júnior, Francisco Augusto Burkert Del Pino y Marcio Nunes Corrêa. "Avaliação do perfil metabólico de touros em diferentes fases do ciclo reprodutivo". Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 47, n.º 1 (1 de febrero de 2010): 31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2010.26846.

Texto completo
Resumen
Os touros compõem uma importante categoria animal nos sistemas de produção ligados à pecuária, sendo responsáveis por uma considerável parcela do melhoramento genético de um rebanho. Porém, poucos estudos relacionados às condições metabólicas desta categoria vêm sendo conduzidos. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil metabólico de touros em três períodos distintos do ciclo reprodutivo - antes da estação reprodutiva, durante e após a estação reprodutiva. Este experimento foi conduzido em uma propriedade da região Sul do Rio Grande do Sul com 23 touros. Os marcadores bioquímicos utilizados para avaliar o perfil metabólico foram os seguintes: glicose, colesterol, para determinar o perfil energético; albumina, ureia, como marcadores proteicos e a enzima aspartato aminotransferase (AST) como indicador da função hepática. Os resultados demonstraram que houve diferença (p < 0,05) de todos marcadores metabólicos avaliados durante os diferentes períodos do ciclo produtivo, indicando que houve variação na disponibilidade de alimento, possivelmente capaz de gerar perdas produtivas e reprodutivas que podem ser solucionadas com suplementação proteica ou melhoramento do campo nativo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Gonçalves, Mariane Dos Santos, Ana Paula Azevedo Macêdo, Janice Druzian Izabel, Ricardo David Couto y Jairza Maria Barreto Medeiros. "Estudo Prospectivo sobre Preparações Medicinais do Chá Verde". Cadernos de Prospecção 13, n.º 3 (29 de mayo de 2020): 823. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i2.29340.

Texto completo
Resumen
<p>O chá verde é considerado a segunda bebida mais popular e saudável desde a Antiguidade, perdendo apenas para a água. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo realizar uma prospecção tecnológica sobre as patentes que abordam as propriedades terapêuticas do chá verde para a saúde humana. As buscas foram realizadas por meio das bases de dados de patentes, Espacenet, INPI e Patentscope, em junho de 2018, com a palavra <em>green tea</em> e o código A61K36/82. Quanto ao número de depósitos de patentes por ano, é possível notar um aumento (mesmo com algumas oscilações) desse número ao longo dos anos. A Coreia do Sul, os EUA e a China são os países com maior número de patentes. Em relação às aplicações terapêuticas das patentes desenvolvidas do chá verde, nota-se que o tratamento dermatológico é o que mais se destaca, seguido do tratamento para excesso de peso e tratamento de doenças metabólicas.</p><p id="docs-internal-guid-27f87f6f-7fff-f67e-8300-83113487bba5" dir="ltr"><span><br /></span></p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Ferronatto, Andressa Neuhaus, Rochele Rossi y Fernanda Cappellari. "Amido resistente: alternativa de alimento funcional para a homeostase da glicose, redução do perfil lipídico e modulação da microbiota intestinal". Saúde e Desenvolvimento Humano 8, n.º 2 (13 de abril de 2020): 109. http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v8i2.5180.

Texto completo
Resumen
Introdução: O amido resistente (AR) é uma fibra solúvel não viscosa e fermentável, definida como a porção de amido que não pode ser digerida por amilases do intestino delgado e, ao chegar no cólon intestinal é fermentado pela microbiota intestinal. Possui propriedades funcionais devido aos seus impactos na glicemia, perfil lipídico, aumento da saciedade e saúde gastrointestinal. Objetivo: compilar estudos que apontam os efeitos do amido resistente no organismo, discutindo os diferentes resultados obtidos sobre o AR nos ensaios clínicos e pré-clínicos, demonstrando seu impacto na saúde humana. Materiais e métodos: foram reunidos 30 artigos científicos, entre eles, estudos clínicos, experimentais e revisões literárias, a partir das bases de dados PubMed, Scielo, Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico e ScienceDirect, tendo como critério de busca artigos que foram publicados a partir do ano de 2013. Resultados: foram encontrados impactos da ingestão de amido resistente na redução da resposta glicêmica, perda de peso vinculada ao aumento da saciedade, melhora do perfil lipídico e melhora da microbiota intestinal devido ao seu potencial em aumentar a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) como um prebiótico. Conclusões: conclui-se que o amido resistente possui implicações fisiológicas e metabólicas no organismo humano, podendo ser amplamente utilizado como um ingrediente funcional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Silva Bittencourt, Patrícia Fernanda, Cecília De Brito Barbosa y Nailê Damé-Teixeira. "Streptococcus mutans e seu metabolismo a nível molecular no contexto ecológico da doença cárie". Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 63, n.º 1 (15 de septiembre de 2022): 106–20. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.118914.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Durante décadas, o Streptococcus mutans foi considerado o principal agente etiológico da doença cárie. Esta revisão apresentará seu histórico e metabolismo a nível molecular. Ao entender as vias metabólicas do S.mutans envolvidas no desenvolvimento de lesões cariosas, será possível desenvolver novos métodos de modulação de biofilmes no controle da doença cárie e elucidar a necessidade de continuar pesquisando essa bactéria. Revisão de literatura: Embora o S. mutans não constitua uma proporção significativa na colonização da microbiota bucal da dentição hígida, essa proporção aumenta quando há acidificação contínua do biofilme, associada ao excesso de carboidratos na dieta do hospedeiro. Isso ocorre devido a um conjunto de fatores de virulência, tais como, adesão, formação de biofilme, acidogenicidade, aciduricidade, atividades de proteases, produção de mutacinas e vias de transdução de sinal. Cada uma dessas propriedades, coordenadamente, alteram a ecologia do biofilme dental. Discussão: Ainda é relevante entender o metabolismo do S. mutans como microrganismo modelo em lesões cariosas devido a seus inúmeros fatores de virulência. Porém, no contexto da doença cárie como uma disbiose, estratégias terapêuticas antimicrobianas, mais especificamente anti-S.mutans, voltadas para a eliminação do microrganismo, podem não ser a chave do controle da doença cárie, enquanto a modulação do microbioma poderá se tornar o futuro das clínicas odontológicas. Conclusão: Biofilmes associados a doença cárie compreendem um ecossistema diverso, sugerindo uma etiologia polimicrobiana, porém, estudos futuros que visem à prospecção, ao desenvolvimento e à inter-relação do S. mutans com outros microrganismos e com o hospedeiro humano ainda são justificados a fim de desvendar a transição ‘homeostase-disbiose’.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Cadorin, Glauber, Jairo Tschurtschenthaler Costa, Marcelo Mauri da Cunha, Mariana De Souza Barros, Dirceu Pelegrino Vieira y André Souza. "Soforolipídios". Metodologias e Aprendizado 4 (2 de enero de 2021): 45–59. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v1i.1741.

Texto completo
Resumen
Soforolipídios são glicolipídios surfactantes produzidos por meio de processos fermentativos por algumas leveduras, caracterizando-se como substâncias compostas por um açúcar dimérico (soforose) ligado a um ácido graxo hidroxilado. As propriedades surfactantes dos soforolipídios (biosurfactantes) têm despertado interesse industrial, uma vez que a maioria dos surfactantes empregados na indústria originam-se do petróleo a partir de síntese química, apresentando processos de fabricação e subprodutos nocivos ao meio ambiente. Biosurfactantes possuem alta biodegrabilidade, baixa toxicidade e habilidade de serem produzidos a partir de substratos de baixo custo e renováveis. Desta forma, biocompostos obtidos por organismos vivos apresentam uma série de aplicações em diversos setores econômicos. Os soforolipídios podem ser utilizados na formulação de detergentes de lavanderia, na recuperação de solos e de águas contaminadas. Apresentam também aplicações potenciais na indústria de alimentos e na indústria de cosméticos, onde é utilizado por apresentar boa compatibilidade com a pele. Em relação as vias metabólicas envolvidas na síntese de biosurfactantes, estas dependem da natureza do substrato utilizado. Apesar da grande aplicabilidade dos biosurfactantes, existem alguns fatores negativos associados a sua produção, entre eles: alto custo da produção em larga escala, dificuldade na obtenção de substâncias puras, necessidade de formulação de meios de cultivos complexos, pouco conhecimento acerca da regulação da síntese de biosurfactantes e formação de espuma, impedindo o rendimento de produção e dificultando o processo fermentativo. Isso traz a necessidade do desenvolvimento de estudos para viabilizar e intensificar a utilização dessas substâncias em substituição aos compostos sintéticos contribuindo para uma economia mais sustentável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Skrebsky, Etiane Caldeira, Fernando Teixeira Nicoloso y Gregori da Encarnação Ferrão. "Sacarose e período de cultivo in vitro na aclimatização ex vitro de ginseng brasileiro (Pfaffia glomerata Spreng. Pedersen)". Ciência Rural 34, n.º 5 (octubre de 2004): 1471–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000500022.

Texto completo
Resumen
Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen é uma planta extensivamente usada na medicina popular em decorrência de possuir propriedades fitoterápicas. Devido à sua baixa capacidade fotossintética, as plantas cultivadas in vitro requerem uma fonte extra de carboidratos para suprir suas necessidades metabólicas. O tempo de cultivo in vitro influencia as taxas de crescimento das raízes e da parte aérea de P. glomerata. Este trabalho teve como objetivos avaliar os efeitos da sacarose e do período de cultivo in vitro na aclimatização ex vitro de plântulas de P. glomerata. Os tratamentos consistiram de uma combinação bifatorial (5x2) entre cinco concentrações de sacarose (15, 30, 45, 60 e 75g L-1) e dois períodos de cultivo in vitro (25 e 32 dias após a inoculação). No cultivo in vitro, a parcela experimental consistiu de um tubo de ensaio contendo 10mL de meio MS e um segmento nodal, obtidos de plântulas mantidas in vitro, de 1,0cm de comprimento e sem folhas. O procedimento de aclimatização consistiu de quatro fases sucessivas de cultivo ex vitro: (i) abertura dos tubos de ensaio e exposição das plântulas ao ambiente de câmara climatizada por três dias; (ii) transplantio para substrato Plantmax e cultivo em condições de câmara climatizada por 21 dias; (iii) transferência das mudas para ambiente natural parcialmente sombreado, com duração de 24 dias; e (iv) transplantio para solo em condições de cultivo a campo. O maior crescimento das plantas obtido pelo aumento da disponibilidade de sacarose (concentrações entre 45 e 60g L-1) no cultivo in vitro contribuiu para a aclimatização. Independente do período de retirada das plantas do cultivo in vitro, as mudas obtiveram adequada aclimatização. O procedimento de aclimatização foi 100% eficiente na produção de mudas de P. glomerata.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Delmicon, Natália Ellen y Mayara Lilian Paulino Miranda. "Ômega-3 como terapia coadjuvante sobre os efeitos adversos da quimioterapia no câncer de mama". Brazilian Journal of Case Reports 2, Suppl.1 (25 de julio de 2022): 27. http://dx.doi.org/10.52600/2763-583x.bjcr.2022.2.suppl.1.27.

Texto completo
Resumen
Introdução: O câncer de mama é a neoplasia que mais acomete mulheres em todo o mundo e sua incidência vem crescendo em países em desenvolvimento como o Brasil. As alterações metabólicas do câncer, somadas as questões específicas do tratamento quimioterápico, podem induzir efeitos adversos deletérios e impedir o sucesso da recuperação. Estudos clínicos sugerem resultados positivos com a suplementação de ácidos graxos ômega-3 em pacientes em quimioterapia, devido suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antiproliferativas em diferentes tipos de neoplasias. Objetivo: Investigar os principais resultados da suplementação de ômega-3 na quimioterapia do câncer de mama. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica de literatura com busca sistemática nas bases de dados PUBMED, SCIELO E LILACS utilizando os termos específicos. Resultados: De 563 publicações, 9 artigos foram selecionados por atenderem aos critérios de seleção. Sendo, sete estudos randomizados, um estudo observacional e um estudo prospectivo longitudinal que forneceram dados de 492 pacientes. O número de pacientes em cada estudo variou de 15 a 249 e ostratamentos associados incluíram quimioterapia adjuvante e neoadjuvante e terapia hormonal com inibidores de aromatase. Em todos os estudos, o ômega-3 foi administrado em forma de cápsula de óleo de peixe, com doses entre 1g a 4,3g/dia, com ácido eicopentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA) em diferentes proporções, por períodos entre 3 semanas a 6 meses. Esses achados incluíram redução do risco inflamatório-nutricional; redução de sintomas de impacto nutricional; redução significativa de artralgia e agente protetor contra neuropatia periférica associada aos inibidores de aromatase. Conclusão: A suplementação de ômega-3 como tratamento coadjuvante na quimioterapia, com dose a partir de 1g/dia, foi benéfica para reduzir toxicidades e aumentar a taxa de resposta ao tratamento. No entanto mais ensaios específicos são necessários para confirmar esses achados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Cristiani, Cíntia, Álex Aparecido Rossini Silva y Natália Reiko Sato Miyasaka. "PRODUÇÃO DE FLAVONÓIDES POR FUNGOS ENDOFITICOS." Ensaios USF 1, n.º 1 (18 de diciembre de 2017): 69–79. http://dx.doi.org/10.24933/eusf.v1i1.65.

Texto completo
Resumen
A diversidade metabólica e a adaptabilidade genética dos fungos endofíticos torna-os uma fonte inesgotável de produtos bioativos. Diversas são as vantagens da interação endofítico-hospedeiro e os benefícios obtidos pela planta hospedeira resultante das interações com os fungos endofíticos, tem motivado diversos estudos, especialmente sobre a produção de metabólitos secundários com diversas atividades farmacológicas, como anticancerígena, antioxidante, antimicrobiana e antiviral. Os flavonóides são metabólitos secundários pertencentes a um grupo de substâncias naturais com estrutura fenólica variável e que desempenham um papel fundamental contra agentes oxidantes atuando também como agente terapêutico em patologias, como o câncer, inflamação, processos alérgicos e outras. A capacidade antioxidante destes compostos seria decorrente às suas propriedades sequestrante de radicais livres e quelante de íons metálicos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de 2 fungos endofíticos isolados da cana-de-açúcar para a produção de flavonóides. Os fungos foram caracterizados morfologicamente através de microcultivo e, através de triagem química nos sobrenadantes de cultura, foi detectada a presença de compostos com estrutura fenólica, sugestivo de flavonóides. Estes resultados indicam que os metabólitos secundários de micro-organismos endofíticos podem apresentar um amplo valor de aplicação biotecnológica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Ribeiro Machado, Inês, Keila Rêgo Mendes, Michel Rios Arévalo, Aline Aparecida Munchen Kasper, Kelly Christina Ferreira Castro, Homero De Giorge Cerqueira, Amanda Sousa Silva y Lauro Euclides Soares Barata. "Medical, Therapeutic and Pharmaceutical use of Cyperus articulatus L." Biodiversidade Brasileira - BioBrasil, n.º 3 (20 de octubre de 2020): 11–23. http://dx.doi.org/10.37002/biobrasil.v10i3.1497.

Texto completo
Resumen
Cyperus articulatus L., pertencente à família Cyperaceae, é uma espécie vegetal que tem, em suas extremidades, flores, quase insignificantes. Os talos da espécie produzem tubérculos que, quando cortados, exalam um cheiro fresco, amadeirado e picante; são tradicionalmente usados em banhos e na manufatura de colônias artesanais na região norte do Brasil. Além do uso em cosméticos e perfumaria, a planta também possui propriedades medicinais e farmacológicas. Entre as propriedades farmacológicas estão os efeitos antimalárico, sedativo, hepatoprotetor, contraceptivo, no sistema nervoso central (SNC), insecticida, antimicrobiano, anticancerígeno, antioxidante, anticonvulsante, antioncocercose. Os metabólitos encontrados relacionados às atividades mencionadas foram ciperotundona, alfa-ciperona, mustacona para atividade antimalárica no extrato de clorofórmio dos rizomas da priprioca. Na decocção dos rizomas de C. articulatus foram encontrados flavonóides, saponinas, açúcares, triterpenos e poliuronídeos para propriedades sedativas. Não foram encontrados na literatura metabólitos envolvidos na função hepatoprotetora, no efeito contraceptivo e no efeito do sistema nervoso central. Os metabólitos aromáticos de mono- e sesquiterpenos foram relacionados a propriedades inseticidas no extrato metanólico de rizoma. Nos extratos etanólicos e clorofórmicos dos rizomas, os metabólitos α e β-pineno estavam relacionados à atividade antimicrobiana. Os compostos sesquiterpenos e monoterpenos encontrados no óleo essencial de C. articulatus foram relacionados às propriedades anticâncer. Os compostos fenólicos do óleo essencial de C. articulatus foram relacionados às propriedades antioxidantes. Os compostos alcalóides achados no extrato do rizoma de C. articulatus apresentaram atividade anticonvulsivante. Os metabólitos mustakona e o ácido linoléico encontrados no extrato de rizomas de C. articulatus estavam diretamente relacionados às propriedades antioncocercais. O presente trabalho revisou as propriedades médicas, terapêuticas e farmacológicas de Cyperus articulatus.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Queiroz, Gustavo R., Rodrigo A. M. de Oliveira, Karina K. M. C. Flaiban, Giovana W. Di Santis, Ana Paula F. R. L. Bracarense, Selwyn A. Headley, Amauri A. Alfieri y Júlio A. N. Lisbôa. "Diagnóstico diferencial das doenças neurológicas dos bovinos no estado do Paraná". Pesquisa Veterinária Brasileira 38, n.º 7 (julio de 2018): 1264–77. http://dx.doi.org/10.1590/1678-5150-pvb-5429.

Texto completo
Resumen
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi identificar as doenças neurológicas que acometeram bovinos no estado do Paraná entre os anos de 2009 e 2015. A investigação aconteceu, preferencialmente, nas propriedades rurais onde os casos ocorreram. Foram registradas as informações sobre a evolução das doenças nos bovinos afetados do rebanho, e os prováveis fatores de risco foram identificados. Todos os procedimentos de exame físico geral e neurológico foram realizados sistematicamente para a caracterização da síndrome neurológica presente. Amostras de sangue e de líquor foram colhidas para a realização de exames laboratoriais. De acordo com o tempo de evolução e com a gravidade dos sinais clínicos observados, os bovinos doentes eram mantidos vivos para acompanhamento da evolução ou da resposta ao tratamento, ou eram submetidos à eutanásia seguida de necropsia. Fragmentos do sistema nervoso e dos demais órgãos foram colhidos para exame histopatológico. O exame de imunofluorescência direta e a prova biológica em camundongos foram realizados em todos os bovinos que morreram, com a finalidade de confirmar ou descartar o diagnóstico de raiva. Métodos laboratoriais específicos das rotinas de virologia, bacteriologia e toxicologia foram empregados, como complementares, para o estabelecimento do diagnóstico diferencial. Foram investigados 236 bovinos com doença neurológica, sendo 85 casos de ocorrência individual e 151 casos distribuídos por surtos que ocorreram em 79 rebanhos. As encefalopatias (180/236; 76,2%) predominaram sobre as mielopatias (27/236; 11,4%). As doenças inflamatórias determinadas por infecções (98/236; 41,5%) e as doenças tóxicas (91/236; 38,6%) foram as principais, enquanto as causas degenerativas (10/236; 4,2%), metabólicas (9/236; 3,8%), físicas (9/236; 3,8%), neoplásicas (4/236; 1,7%), e os defeitos congênitos (1/236; 0,4%) ocorreram menos frequentemente. Os casos inconclusivos somaram 5,9% (14/236). A meningoencefalite por BoHV-5 e a raiva foram as doenças de frequência maior e podem ser consideradas as mais importantes. Dentre as causas tóxicas, as intoxicações por plantas se destacaram (63/91; 69,2%) e foram responsáveis por 26,6% de todos os casos. Destacaram-se ainda a polioencefalomalácia, a meningoencefalite trombótica por Histophilus somni e o botulismo. Essas informações contribuem para que os médicos veterinários adotem condutas mais efetivas de diagnóstico e de prevenção, e são valiosas para o sistema oficial de vigilância epidemiológica do estado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Sousa, Ridelley de Sousa de, Maria Izabel Côrtes Volpe, José Policarpo Miranda Júnior, Rodolfo Carmo de Souza Leite, Lizandra Lima Santos, Carlos Wagner Ferreira Farias, Ana Luzia Ferreira Farias y Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida. "Prospecção fitoquímica da espécie vegetal Manilkara sp". Caderno Pedagógico 21, n.º 6 (12 de junio de 2024): e4885. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n6-107.

Texto completo
Resumen
Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente no estudo de produtos naturais provenientes de plantas devido às suas potenciais propriedades medicinais. Manilkara sp conhecida popularmente pelo nome de maçaranduba, pertence à família da Sapotaceae, constituída por 53 gêneros e cerca de 1.100 espécies, o gênero Manilkara, caracteriza-se como o quarto maior gênero da família Sapotaceae, também sendo considerado o mais importante, está presente no Brasil cerca de 20 espécies, das quais estão distribuídas em diferentes tipos de ecossistemas, com maior representatividade em áreas de Floresta Atlântica. O chá da casca da maçaranduba é amplamente utilizado contra inflamações, febre, hemorragia pós-parto, dores de estômago e como vitalizante/fortificante na região que forneceu a espécie vegetal: cedro, interior do município de Tartarugalzinho no Estado do Amapá. O objetivo desse estudo foi determinar as principais classes de metabólitos secundários encontradas na casca dessa espécie vegetal. As análises fitoquímicas realizadas foram por meio de coloração e/ou precipitação, sendo positivos para saponinas, taninos, ácidos orgânicos, flavonoides, alcaloides, são conhecidos por suas diversas atividades biológicas, sugerindo que Manilkara sp podem estar associada propriedades medicinais. As saponinas são glicosídeos com propriedades surfactantes que demonstraram possuir atividades antifúngicas, antivirais e anticancerígenas. Já os taninos são compostos polifenólicos com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Os ácidos orgânicos desempenham um papel vital nos processos metabólicos e têm sido associados a atividades antimicrobianas e antioxidantes. Os flavonoides são um grupo diversificado de compostos polifenólicos que exibem uma ampla gama de efeitos farmacológicos, incluindo atividades antioxidantes, antiinflamatórias e anticancerígenas. Alcaloides são compostos contendo nitrogênio com diversas atividades biológicas, incluindo propriedades analgésicas, antimicrobianas e antiespasmódicas. A presença destes compostos fitoquímicos em Manilkara sp. destaca o potencial desta espécie vegetal como fonte de compostos bioativos com propriedades medicinais. Mais estudos são necessários para isolar e caracterizar esses compostos, bem como avaliar suas atividades farmacológicas, a fim de desenvolver novos medicamentos para o tratamento de diversas doenças. Manilkara sp é promissora como uma fonte valiosa de produtos naturais com propriedades promotoras da saúde, e seus constituintes fitoquímicos merecem uma investigação mais aprofundada para suas potenciais aplicações terapêuticas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Nunes, Clara dos Reis, Natalia Ribeiro Bernardes, Lorena de Lima Glória y Daniela Barros de Oliveira. "Flavonoides em Annonaceae: ocorrência e propriedades biológicas". Revista Vértices 14, n.º 1 (23 de marzo de 2012): 39–57. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v14n12012p39-57.

Texto completo
Resumen
Esta revisão descreve algumas propriedades biológicas e químicas, bem como os usos etnobotânicos e farmacológicos de algumas substâncias isoladas a partir do gênero Annona (família Annonaceae). As espécies dessa família possuem distribuição tropical e subtropical. A Annona muricata L., em especial, possui proeminência na economia de frutos tropicais, além de ser quimicamente caracterizada pela presença de substâncias fenólicas e terpênicas. Logo, este trabalho destaca a importância e ocorrência desses metabólitos, bem como suas atividades biológicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Rodrigues, Elizângela Sofia Ribeiro, Rodrigo De Faveri Moreira, Naiane Oliveira Santos, Wagner Rodrigues de Assis Soares, Emersom Silva Lima y Raimundo Wagner de Souza Aguiar. "Aspectos etnobotânicos, fitoquímicos e farmacológicos da espécie Siparuna guianensis Aublet: revisão sistemática". Peer Review 5, n.º 19 (30 de agosto de 2023): 456–75. http://dx.doi.org/10.53660/987.prw2561.

Texto completo
Resumen
A espécie Siparuna guianensis Aublet é conhecida pelo uso etnobotânico atribuído a povos tradicionais ribeirinhos e comunidades indígenas da América Central e do Sul para tratar dores, inflamações e infecções. O objetivo deste estudo foi descrever o uso etnomedicinal e verificar as propriedades fitoquímicas e farmacológicas da espécie. Foi realizado um estudo de revisão sistemática, com o termo Siparuna guianensis Aublet combinado aos descritores fitoquímico ou farmacológico. O uso etnomedicinal foi confirmado em estudos controlados. Foram identificados 96 metabólitos secundários, das classes dos alcaloides, flavonoides e terpenoides entre outros. Propriedade anti-inflamatória, antioxidante, antinociceptiva, bactericida, antifúngica, neuroprotetora, antiparasitária, inseticida e como bio repelente foram confirmadas em estudos in silico, in vivo e in vitro. Pesquisas de toxicidade aguda e subcrônica demonstraram baixa toxicidade e ausência de respostas mutagênicas. Tais achados apontam a possibilidade da utilização da espécie para tratar doenças ligadas ao estresse oxidativo, inflamações e infecções, e podem ser úteis para nortear futuras aplicações biotecnológicas como formulações fitoterápicas a partir da espécie.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Dos Santos de Oliveira, João Arthur y Daniel Gonçalves Nogueira. "FUNGOS ENDOFÍTICOS DIAPORTHE: UMA FONTE PROMISSORA DE METABÓLITOS PARA A ÁREA DA SAÚDE". Arquivos do Mudi 26, n.º 1 (16 de abril de 2022): 39–50. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v26i1.61089.

Texto completo
Resumen
Diaporthe (Diaporthaceae) é um gênero de fungos que já foram isolados como endófitos em diferentes plantas. Mais de 1.100 espécies de Diaporthe foram descritas até então e estes fungos são capazes de produzir uma gama de metabólitos secundários bioativos com propriedades antimicrobianas, antitumorais, tripanocidas, entre outras. Considerando a grande frequência de isolamento deste gênero de fungos por eles serem amplamente distribuídos e adaptados a diferentes condições ambientais e a variedade de metabólitos produzidos por eles, aqui, realizamos uma revisão da literatura acerca dos metabólitos secundários produzidos por fungos endofíticos do gênero Diaporthe sp. com propriedades medico-farmacêutica. Diaporthein, Phomosines, Ortosporina, Emodin, Mycoepoxydiene, β-glucanas, Dicerandrol, Benzeneetanol e Cordisinina são alguns exemplos de metabólitos bioativos produzidos por este gênero de fungos, especialmente por D. phaseolorum, D. arecae e D. schini. Estes metabólitos secundários podem atuar contra patógenos de importância clínica como Mycobacterium tuberculosis, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Tripanossoma cruzi, atenuar a proliferação de células tumorais (KB, Raji, MCF-7 e HepG2-C3A) e reduzir os radicais oxidativos. Conhecer e elucidar os mecanismos de ação dos compostos produzidos não somente por este gênero de fungos endofíticos, mas também de outros microrganismos endofíticos, possibilita o surgimento de novos fármacos e sua produção em grande escala
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Sombra, Victória Salvaterra, Christine Meneghini Simas, Cláudio De Souza Junior, Samara Silva De Souza y Amanda Paula Ferreira Danin. "Perfil bioquímico sérico de rebanho de vacas leiteiras no município de Autazes no Amazônas". Brazilian Journal of Health Review 6, n.º 5 (19 de octubre de 2023): 25271–81. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n5-368.

Texto completo
Resumen
A bovinocultura é um dos principais segmentos do agronegócio se destacando na economia nacional e mundial, nas últimas décadas a pecuária nacional vem apresentando constante crescimento em termos de produção, exportação e consumo na bovinocultura leiteira, juntamente vem ocorrendo o crescimento com os cuidados dos bovinos leiteiros, que por conta da produção, podem sofrer distúrbios metabólicos, necessitando de acompanhamento. O município de Autazes é considerado a bacia leiteira do estado do Amazonas, contendo grande potencial de crescimento no mercado nacional. O objetivo do estudo foi avaliar o perfil bioquímico de vacas leiteiras Girolando, criadas no munícipio de Autazes no Amazonas. A pesquisa realizou-se através da coleta sanguínea pela veia jugular de 50 vacas em duas propriedades, 25 animais em cada, utilizando o tubo de coleta com gel separador. Após a realização das analises, os resultados obtidos das médias calculadas foram: para vacas de 2 anos lactantes (PT: 5,53; Crea: 1,54; Ure: 29,02; ALT: 19,3; AST: 42,3; GGT: 16,6), vacas de 2 anos secas (PT: 5,87; Crea: 1,53; Ure: 29,03; ALT: 16,3; AST: 38,6; GGT: 14), em vacas lactantes de 3 a 5 anos (PT: 5,6; Crea: 1,59; Ure: 27,04; ALT: 21,1; AST: 46,85; GGT: 18), em vacas secas de 3 a 5 anos (PT: 6,56; Crea: 1,48; Ure: 29,05; ALT: 16,6; AST: 45; GGT: 10), vacas lactantes de 6 anos (PT: 5,03; Crea: 1,28; Ure: 29,9; ALT: 23,6; AST: 62,3; GGT: 17,85) e em vacas secas de 6 anos (PT: 6,02; Crea: 1,61; Ure: 35,63; ALT: 18,1; AST: 46,3; GGT: 23,3). Foi notado que houve influência da idade e da lactação em quase todos os parâmetros analisados, as diferenças encontradas nos metabólitos analisados são importantes no estabelecimento de parâmetros para uma população regional de categorias semelhantes, além da possibilidade de utilização para a prevenção e monitoramento de transtornos metabólicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Lima, Carlos Henrique Gomes de Sousa, Josiane Da Silva Costa, Nádia Carbonera y Elizabete Helbig. "Propriedades tecnológicas de bactérias ácido-lácticas em lacticínios: revisão". Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 76, n.º 4 (3 de diciembre de 2021): 243–56. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v76i4.861.

Texto completo
Resumen
As bactérias ácido-lácticas (BAL) são um grupo de microrganismos conhecidos como seguros, e que devido aos seus inúmeros metabólitos, contribuem na biopreservação e/ou oferecimento de vantagens nos aspectos organolépticos, tecnológicos, nutricionais ou fisiológicos, e assim, sendo muito aplicável pela indústria láctea. A presente revisão apresenta as características de elevado potencial para seleção de cepas para a indústria de laticínios, como ação antimicrobiana, produção de bacteriocinas, compostos aromáticos, exopolissacarídeos, atividade proteolítica e lipolítica, tolerância ao cloreto de sódio e ação acidificante. Dessa forma, o estudo objetivou relatar aspectos importantes de pesquisas que conduzam à avaliação de BAL com efeitos tecnológicos desejáveis para formulação de produtos com alto valor agregado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Soares, Paola, Josiane de Oliveira Feijó, Uriel Secco Londero, Jéssica Halfen, Francisco Augusto Burkert Del Pino, Marcio Nunes Corrêa, Antonio Amaral Barbosa, Cassio Cassal Brauner y Viviane Rohrig Rabassa. "Efeitos do sistema de criação na incidência de diarreia, metabolismo e performance de bezerras leiteiras no sul do Brasil". Medicina Veterinária (UFRPE) 15, n.º 2 (6 de julio de 2021): 82–87. http://dx.doi.org/10.26605/medvet-v15n2-2647.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil metabólico, desenvolvimento corporal e a incidência de diarreia neonatal em bezerras leiteiras alojadas em diferentes sistemas de criação. O estudo foi realizado em uma propriedade leiteira comercial, no município de Rio Grande/RS, utilizando 56 bezerras hígidas, da raça Holandês, a partir de um dia de vida até 35 dias, nos períodos de outono e inverno. As bezerras entraram no experimento com 1 dia de vida e foram divididas em dois grupos de acordo com o sistema de criação, sendo eles em: baias (n=28) e estacas (n=28). Todos os animais recebiam quatro litros de leite pasteurizado ao dia, divididos em duas ofertas, uma pela manhã e outra ao final da tarde, com água e concentrado ad libitum. Foram realizadas coletas de sangue por punção da veia jugular, na primeira, segunda e terceira semana após o nascimento, para análise de albumina, aspartato aminotransferase (AST), gama glutamil transferase (GGT), cálcio total, fósforo, sódio, magnésio, potássio, proteínas totais (PPT), ureia e paraoxonase 1 (PON1). Observou-se diferença em alguns metabólitos em relação ao sistema de criação de bezerras, onde os animais criados em estacas apresentaram menores concentrações séricas de albumina e PON1, além de menores concentrações de cálcio total, fósforo e magnésio em relação aos animais criados em baias. A diminuição desses metabólitos pode indicar que animais criados em estacas podem estar mais suscetíveis a doenças, devido a maior exposição a intempéries pelo fato de o sistema de criação ser ao ar livre.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Machado, Camila Cardoso, Ana Gabriela Orlandino Sardinha, Douglas Basílio Silva, Fábio Gomes da Silva, Izadora Pesquero Perelli, Gustavo Theodoro Demori Raposo, Augusto César Montroni Bezerra, Julielle Migueloti dos Santos Garção, Maria Luiza Martins y Manoel Carlos Melillo Felzener. "A importância da suplementação de creatina na gestação". Brazilian Journal of Health Review 7, n.º 3 (29 de mayo de 2024): e70042. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n3-189.

Texto completo
Resumen
Considerando a importância do metabolismo da creatina na homeostase energética celular e sua habilidade em manter níveis adequados de adenosina trifosfato (ATP), este estudo foca nos benefícios e riscos da suplementação de creatina durante a gestação. A gravidez é caracterizada por um aumento na atividade metabólica e produção de radicais livres pela placenta, sugerindo um potencial benefício da creatina para a saúde materna e fetal. O objetivo é investigar a influência da creatina na saúde gestacional, avaliando aspectos positivos e negativos. Adota-se uma metodologia de revisão narrativa da literatura, analisando sete estudos das bases de dados PUBMED e SCIELO. Os estudos indicam que a creatina não só facilita a produção de energia celular, mas também exibe propriedades antioxidantes e neuroprotetoras, benéficas para o feto e o recém-nascido. Destaca-se a possível redução nas taxas de cesarianas, melhorando a energia e coordenação das contrações uterinas. A suplementação de creatina pode ser uma estratégia eficaz para prevenir danos hipóxico-isquêmicos em órgãos vitais durante a gestação, especialmente no cérebro fetal. Além de gerar ATP, a creatina ajuda a estabilizar o potencial de membrana mitocondrial e modula sistemas receptores, aumentando o limiar para excitotoxicidade cerebral. Conclui-se que a creatina é um suplemento seguro, com implicações significativas para a proteção materna e fetal durante a gestação, minimizando riscos associados ao parto prematuro e ao estresse metabólico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Marona, Hérida Regina Nunes, Madge Patrícia Betto Storti y Vicente Alexandre de Lucca Neto. "Flutamida: Revisão de suas propriedades farmacológicas e físicoquímicas. Métodos de análise em formulações farmacêuticas". Revista Brasileira de Cancerologia 50, n.º 1 (31 de marzo de 2004): 37–44. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2004v50n1.2057.

Texto completo
Resumen
A flutamida, 2-metil-N-[4-nitro-3-(trifluorometil)fenil]propanamida, á,á,á-trifluoro-2-metil-4'-nitro-mpropionotoluidida ou 4'-nitro-3'-trifluorometilisobutiranilida, é um fármaco antiandrógeno não-esteróide, destituída de atividade hormonal, utilizada no tratamento do câncer avançado de próstata. Atua inibindo a ligação da testosterona ou da diidrotestosterona aos receptores nucleares e citoplasmáticos nas células-alvo. A flutamida é completamente absorvida pelo trato gastrintestinal, e rapidamente convertida em vários metabólitos. A ligação às proteínas plasmáticas é de 94% a 96%. O fármaco e seus metabólitos são excretados principalmente na urina. As principais reações adversas relacionadas ao uso da flutamida são a ginecomastia e a diarréia leve. Sob a forma de matéria-prima ou em formulações farmacêuticas, a flutamida pode ser determinada por métodos como polarografia, espectrofotometria, cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência. O presente trabalho discorre sobre as propriedades farmacológicas e físico-químicas da flutamida, bem como os métodos de análise aplicados à determinação do fármaco.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Carlos Vargas de Oliveira Ramos, Luiz, Walter Motta Ferreira, Lucio Carlos Gonçalves y Felipe José Gazzinelli. "HIDROXIPROLINA E FOSFATASE ALCALINA COMO PARÂMETROS FISIOLÓGICOS INDICADORES DO STATUS METABÓLICO DO CÁLCIO E DO FÓSFORO EM EQUINOS". Revista Acadêmica: Ciência Animal 5, n.º 4 (15 de octubre de 2007): 359. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v5i4.10172.

Texto completo
Resumen
Estudaram-se dois haras de cavalos Mangalarga Marchador foram estudados com objetivo de observar parâmetros fisiológicos avaliadores do metabolismo do cálcio e fósforo (Ca e P). Na primeira propriedade, estudou-se 33 animais num sistema de criação intensivo e na segunda, 31 animais num sistema extensivo. Em ambas as propriedades os animais foram agrupados em quatro faixas etárias, com quatro, 14, 24 e 48 meses. Os valores médios encontrados no primeiro haras para o Ca sérico foram respectivamente 12,78, 13,65, 14,09 e 13,30 mg/dl. Para o P foram 3,88, 3,68, 3,67 e 3,27 mg/dl. Fosfatase alcalina: 185,95, 161,96, 130,18 e 134,64 UI/l. Para hidroxiprolina 68,50, 41,07, 30,03 e 21,31 mmol/l para os grupos de quatro, 14, 24 e 48 meses respectivamente. No segundo haras os valores médios do Ca foram 13,45, 12,29, 13,71 e 13,53 mg/dl. Para P: 4,46, 3,87, 3,97 e 3,03 mg/dl. Para fosfatase alcalina: 176,55, 149,57, 189,91 e 153,23 UI/l. E para hidroxiprolina: 61,78, 34,45, 31,79 e 20,08 mmol/l. Observou-se que a hidroxiprolina, fosfatase alcalina, Ca e P não apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os dois haras. Encontrou-se uma equação confiável permitindo estimar valores de hidroxiprolina através dos resultados das dosagens da fosfatase alcalina, além de estabelecer parâmetros séricos para hidroxiprolina na raça Mangalarga Marchador.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Verçosa, Luciana Buffa. "O papel da terapia nutrológica no combate e prevenção da síndrome metabólica". International Journal of Nutrology 05, n.º 02 (mayo de 2012): 075–80. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1703966.

Texto completo
Resumen
RESUMOAs transformações experimentadas pela sociedade contemporânea trouxeram novo ritmo e modo de vida. Porém, nelas estão associados problemas como alimentação incorreta, sedentarismo e estresse, elementos desencadeadores de doenças crônico-degenerativas, como as cardiopatias, o diabetes melito e a síndrome metabólica. Uma das alternativas buscadas pelas ciências médicas, em associação com outras áreas do conhecimento, são as pesquisas acerca de nutrientes que tragam contributos a saúde. O presente trabalho apresenta uma revisão de estudos recentes sobre o papel dos fatores nutrológicos na prevenção e combate às morbidades associadas à síndrome metabólica (SM) e traz apontamento para novos estudos que avaliem o papel da nutroterapia na SM, em especial a inserção de alimentos com propriedades antioxidantes nos tratamentos preventivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Custódio, Amanda Candido, Gabriela de Paula dos Santos Caetano y Márcia Rosa de Almeida. "Avaliação do uso tradicional e comércio de plantas medicinais e fitoterápicos no município de Resende, RJ: Uma contribuição para o desenvolvimento da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sul Fluminense". Research, Society and Development 11, n.º 2 (21 de enero de 2022): e15211225423. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25423.

Texto completo
Resumen
Este trabalho visou realizar um levantamento etnobotânico das plantas comercializadas como medicinais e fitoterápicos no município de Resende, RJ. Para tanto, foram mapeados os principais tipos de comércio de plantas medicinais e fitoterápicos e as espécies vegetais comercializadas no município foram registradas. O uso tradicional relatado foi correlacionado com as propriedades biológicas dos metabólitos biossintetizados pelas espécies vegetais já descritas na literatura. O levantamento etnobotânico e a pesquisa acerca do uso de espécies vegetais e fitoterápicos no município revelou que 44% das espécies descritas na RENISUS são comercializadas nas feiras e ervanários visitados e, 77% dessas espécies estão entre as mais consumidas. Foi possível observar que muitas das propriedades biológicas para as quais as espécies vegetais são tradicionalmente consumidas têm correlação com os metabólitos biossintetizados e comprovação descrita na literatura. Tais resultados podem auxiliar na implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no munícipio e no Sul Fluminense, além de contribuir para o acesso seguro, o uso racional e sustentável da biodiversidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Bressan, Josefina, Helen H. M. Hermsdorff, María Ángeles Zulet y José Alfredo Martínez. "Impacto hormonal e inflamatório de diferentes composições dietéticas: ênfase em padrões alimentares e fatores dietéticos específicos". Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 53, n.º 5 (julio de 2009): 572–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302009000500010.

Texto completo
Resumen
A adoção de um padrão alimentar saudável, caracterizado pelo consumo de frutas, hortaliças, carnes magras, lácteos desnatados, frutos secos e moderada ingestão de óleos vegetais e álcool, é um fator determinante para um menor risco de doenças crônicas como a obesidade, a síndrome metabólica e as doenças cardiovasculares. Esse efeito benéfico pode ser explicado, pelo menos em parte, por seu papel modulador sobre biomarcadores da sensibilidade insulínica, da aterogênese, bem como os de inflamação e de função endotelial. Por outra parte, a ingestão de componentes específicos da dieta como os ácidos graxos insaturados (oleico e alfa-linolênico) e os micronutrientes com propriedades antioxidantes (vitaminas A, E e C; selênio e zinco) vêm sendo discutida, em razão de sua potencial ação protetora perante a ocorrência das doenças crônicas e possíveis benefícios na regulação hormonal, metabólica e inflamatória que esses fatores dietéticos podem proporcionar dentro de um tratamento nutricional para a obesidade e a síndrome metabólica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Andrade, Luciana Paes de, Tallyta Ananda da Silva Maeda, Monique Saad Adams, César Augusto Rios de Araújo, Matheus Budib Poleto Freitas Moro, Isadora dos Santos Arantes, Juliana Petinari Umbelino y Fernando de Lima Machado. "Hibiscus Tea and its Therapeutic Potential in Weight Reduction: Integrative Review". Journal of Health Sciences 25, n.º 1 (14 de junio de 2023): 43–49. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2023v25n1p43-49.

Texto completo
Resumen
AbstractThe calyx of the Hibiscus plant are used in the form of an infusion in popular medicine with the purpose of contributing to the weight loss of its users. Therefore, the objective of this work was to verify in the literature the therapeutic potential of Hibiscus sabdariffa tea for weight loss. This is an integrative review done in the following databases: Scopus, PubMed, Science Direct, Web of Science. The final sample consisted of 6 articles. Half of the selected articles had the clear objective of evaluating weight loss, the others evaluated anti-metabolic and anti-stress properties, obesity-related adipogenesis and control of lipid indicators. In the selected studies, the most used part of the plant was the calyx, being fresh and dry. Factors such as the concentration and form of supply of the Hibiscus sabdariffa extract seem to be points to be taken into account in experiments that have food intake as an influence on the other variables. The studies brought evidence that Hibiscus sabdariffa extracts contribute to weight loss and to the suppression of weight gain in human and animal groups with metabolic disorders, without change for the healthy human/animal group. However, studies on the long-term maintenance of weight loss, once achieved, the efficacy and safety of its use, are still insufficient according to the collected evidence. Keywords: Weight Loss. Hibiscus. Tea. ResumoOs cálices da planta Hibiscus são utilizados na forma de infusão na medicina popular com o propósito de contribuir na perda ponderal de seus usuários. Diante disto, o trabalho teve como objetivo verificar na literatura o potencial terapêutico do chá de Hibiscus sabdariffa para a perda ponderal. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases: Scopus, PubMed, Science Direct, Web of Science. A amostra final foi formada por 6 artigos. Metade dos artigos selecionados tinham como objetivo claro avaliar a perda de peso, os demais avaliavam as propriedades antimetabólicas e antiestresse, adipogênese relacionada à obesidade e controle dos indicadores lipídicos. Nos estudos selecionados, a parte da planta mais utilizada foi o cálice, sendo eles frescos e secos. Fatores como a concentração e a forma de fornecimento do extrato do Hibiscus sabdariffa parecem ser pontos a serem levados em consideração em experimentos que tenham a ingestão alimentar como influência sobre as demais variáveis. Os estudos trouxeram evidencias de que os extratos de Hibiscus sabdariffa contribuem para a perda de peso e para a supressão do ganho de peso em grupos humanos e animais com disfunções metabólicas, sem alteração para o grupo de humanos/animais saudáveis. No entanto, estudos sobre a manutenção a longo prazo da perda de peso, uma vez alcançada, a eficácia e segurança de seu uso, ainda são insuficientes de acordo com as evidências coletadas. Palavras-chave: Redução de Peso. Hibiscus. Chá.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Gomes, José Anderson da Silva, Renan Gabriel da Silva Ferreira, Maria Luísa Figueira de Oliveira, Jennyfer Martins de Carvalho, João Vitor Da Silva, Aline Maria Rodrigues dos Santos, Elba Verônica Matoso Maciel de Carvalho, Carina Scanoni Maia, Bruno Mendes Tenorio y Fernanda das Chagas Angelo Mendes Tenorio. "Melatonina como possível terapia para reverter danos testiculares causados pelo desmame precoce". Revista Eletrônica Acervo Saúde 24, n.º 1 (11 de enero de 2024): e14689. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e14689.2024.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Investigar a atividade da melatonina, como possível ferramenta no tratamento e reversão de danos causados ​​ao tecido testicular. Revisão bibliográfica: A nutrição adequada no período crítico do desenvolvimento, a fase de lactação, tem um impacto profundo na maturação das estruturas e funções reprodutivas dos mamíferos. Já é descrito na literatura as complicações no desenvolvimento da criança que foram submetidas ao desmame precoce, este que induz um desequilíbrio nutricional na prole, desencadeando um quadro de estresse metabólico. Dentre todos os sistemas afetados, o sistema reprodutor pode ser acometido de forma aguda e crônica, levando inclusive a problemas na fertilidade. Nesse contexto, a melatonina, entra como um adjuvante da terapia nutricional no tratamento e reversão das complicações decorrentes da desnutrição. Isso é ocasionado devido às suas propriedades antioxidantes e de preservação da estrutura celular, da ação dos radicais livres produzidos a partir do estresse metabólico. Considerações finais: A melatonina por suas propriedades antioxidantes e de proteção celular, pode ser uma alternativa como tratamento para os danos causados pelo desmame precoce. Muito embora a literatura careça de trabalhos que comprovem essa hipótese.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Sousa, Joselio Adriano Araujo de, Bruno Del Sant, José Douglas da Gama Melo y Monique Valéria de Lima Carvalhal. "Acompanhamento biometrico de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em sistema de recirculação de água em diferentes adensamentos". Natural Resources 11, n.º 3 (29 de octubre de 2021): 82–90. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2237-9290.2021.003.0009.

Texto completo
Resumen
A produção de tilápias em sistema de recirculação de agua tem como característica principal a possibilidade de submeter os peixes a altas densidades de estocagem, sendo assim, um animal ectotérmicos que apresenta variação na velocidade dos processos metabólicos, com isso, o sistema de recirculação fechada passa por um rígido controle de temperatura da água, do nível de oxigênio dissolvido e de metabólitos, principalmente os nitrogenados, oriundos da alimentação (rações), urina e fezes. Com isso, objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil biométrico em diferentes densidades de estocagem de tilápia-do-nilo durante seis meses de produção em sistema de recirculação de água, buscando o tratamento que melhor responderá aos paramentos biométricos. Estudo foi conduzido em uma propriedade comercial localizada na região de Redenção no estado do Pará, por meio de um sistema de produção superintensivo, com três tratamentos, densidades de 1-A (50 un/m3); 2-B (75 un/m3) e 3-C (100 um/m3), em ciclo de criação de seis meses. Ao final de seis meses de cultivo, verificou-se que na qualidade médias de condições dos parâmetros físico e químico da qualidade da água como Temperatura (°C), pH (Potencial Hidrogeniônico), Oxigênio Dissolvido (OD) (mg/L), Amônia (N-NH3) (mg/L) e Nitrito (mg/L) onde se mantiveram nos padrões adequados para piscicultura, onde que, a densidade de estocagem com melhor ganho de peso foi o tratamento 2 (75 un/m3) com um ganho superior de 18,61 gramas em média aos demais tratamentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

MORAIS, N. R. L., F. B. OLIVEIRA NETO, A. R. MELO, L. M. BERTINI, F. F. M. SILVA y L. A. ALVES. "Prospecção fitoquímica e avaliação do potencial antioxidante de Cnidoscolus phyllacanthus (müll. Arg.) Pax & k.hoffm. Oriundo de apodi – RN". Revista Brasileira de Plantas Medicinais 18, n.º 1 (marzo de 2016): 180–85. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/15_058.

Texto completo
Resumen
RESUMO As principais propriedades encontradas nas plantas com benefícios a saúde são, muitas vezes, resultados dos metabólitos secundários encontrados em seus extratos. A espécie Cnidoscolus phyllacanthus, popularmente conhecida como faveleira ou favela, conta com diversos relatos na medicina popular, tais como: cicatrizante, analgésico, anti-inflamatório, antibiótico e diurético. O objetivo deste trabalho foi avaliar de forma qualitativa e quantitativa os metabólitos secundários presentes nos extratos da espécie C. phyllacanthus oriunda do Nordeste Brasileiro bem como avaliar a atividade antioxidante de seus extratos. Diversos grupos de metabólitos foram determinados em seus galhos, raízes e folhas, tais como: taninos, antocianinas e alcaloides. Em relação à atividade antioxidante, as folhas da faveleira tiveram destaque, apresentado CI50 de 58,3 ppm, semelhante ao da vitamina C (43,0 ppm) utilizado como padrão positivo. O estudo serve como aporte inicial sobre o conhecimento da viabilidade de utilização dessa planta para fins medicinais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

De Andrade Oliveira Barbosa, Elvia Mirelly, Maria Jaqueline Almeida Rodrigues, Mairim Russo Serafini y Luciana Pereira Lobato. "ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES RECENTES ENVOLVENDO CHÁ VERDE E SUAS PROPRIEDADES". Cadernos de Prospecção 11, n.º 2 (30 de septiembre de 2018): 559. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.16618.

Texto completo
Resumen
O chá verde, proveniente da planta Camellia sinensis, é a segunda bebida não alcoólica mais consumida no mundo. Sua utilização está atrelada a melhorias na saúde cardio-metabólica, redução da pressão arterial, diminuição do Índice de Massa Corpórea (IMC) e aumento da termogênese e oxidação da gordura corporal. O presente estudo objetivou buscar pedidos de patentes referentes à utilização do chá verde. Tendo como palavra-chave: chá verde, utilizaram-se os campos de pesquisa “título”, “resumo” e “classificação internacional de patentes” com o código A61P. Dentre os maiores depositantes no Espacenet destaca-se a China e República da Coréia. Na WIPO, os países que apresentaram o maior número de patentes depositadas foram a República da Coréia, seguida da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Quanto à aplicação observou-se prevalência na utilização para fármacos no tratamento de problemas dermatológicos, na base de dados WIPO e para fármacos no tratamento de distúrbios do trato alimentar, no Espacenet.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Vilanova, Crisálida Machado, Tássio Rômulo Silva Araújo Luz, Daniella Patrícia Brandão Silveira, Denise Fernandes Coutinho y Emanoel Gomes De Moura. "OCIMUM GRATISSIMUM L.: UMA REVISÃO DAS ATIVIDADES FARMACOLÓGICAS DA ESPÉCIE E DO SEU ÓLEO ESSENCIAL". Conexão Ciência (Online) 14, n.º 1 (5 de abril de 2019): 64–78. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v14i1.971.

Texto completo
Resumen
Introdução: Ocimum gratissimum L. (alfavaca) é uma herbácea pertencente à Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS e muito utilizada na fitoterapia e por comunidades tradicionais brasileiras para tratamento de diversos males. Objetivo: Sistematizar e identificar as principais atividades farmacológicas cientificamente comprovadas e componentes químicos responsáveis pela propriedades biológicas. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados de periódicos e compiladas as informações sobre as propriedades farmacológicas, parte da planta utilizada, modo de uso e meios de extração dos metabólitos secundários dessa espécie. Resultados: O óleo essencial das folhas dessa espécie é o mais empregado nos estudos farmacológicos, destacando-se suas ações antimicrobianas (de amplo espectro contra bactérias Gram positivas e negativas e fungos). Esse vegetal de modo geral tem intensa atividade antioxidante, a qual inclusive é considerada a responsável por outras propriedades biológicas atribuídas a alfavaca. Conclusões: Apesar de suas várias propriedades farmacológicas cientificamente comprovadas, o uso prolongado dessa planta deve ser evitado ou monitorado pelos riscos de toxicidade. Palavras-chave: Atividade biológica; Planta medicinal; Compostos aromáticos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Lages, Luana Pinheiro, Amanda Josefa de Moura Sousa, Penina Sousa Mourão, Antônio Luiz Martins Maia Filho, Rosemarie Brandim Marques, Amanda Virginia Teles Rocha, Sabrina do Espirito Santo Carvalho, Bruna Furtado Sena de Queiroz, Samylla Miranda Monte Muniz y Suely Moura Melo. "Prospecção fitoquímica do extrato hidroetanólico da folha de AnacardiumoccidentaleLinn (Cajueiro)". Research, Society and Development 11, n.º 11 (22 de agosto de 2022): e267111131780. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.31780.

Texto completo
Resumen
Os extratos das folhas do cajueiro têm se mostrado eficazes no tratamento de doenças e também não permite a proliferação de micro-organismos, como fungos e bactérias. Porém, no Brasil as folhas não têm tido seu destaque merecido, uma vez que a maioria dos produtores agrícolas consideram as podas das árvores como um rejeito, já que a indústria, de modo geral, não reconhece sua relevância devido às aplicações e propriedades. O objetivo desse estudo foi identificar os metabólitos secundários do extrato hidroetanólico da folha da Anacardiumoccidentale L., através de método qualitativo de precipitação. O extrato apresentou resultado positivo para os seguintes metabólitos: alcaloides, taninos, esteroides/triterpenos. Dessa forma, o extrato apresenta potencial para ser explorado como fitoterápico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

da Costa, Eduardo Militz y Carlos Alberto Werutsky. "IL-6: Sinalização na Hipertrofia Muscular e efeitos Metabólicos Sistêmicos". International Journal of Nutrology 08, n.º 04 (septiembre de 2015): 095–100. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1705259.

Texto completo
Resumen
RESUMOSão chamadas miocinas as substâncias produzidas no músculo esqueléticodevido a contração muscular induzida por exercícios de força. Possuem a propriedade de agir localmente no músculo esquelético, onde são secretadas, e também à distância, em outros órgãos e tecidos do corpo humano. Nesta revisão, serão abordados aspectos relevantes apresentados em pesquisas científicas com alto grau de evidência sobre a sinalização da Interleucina-6 (IL-6) na hipertrofia muscular induzida por treinamento de exercícios de força, e também ainda a ação que exerce na sua liberação pelo músculo esquelético na corrente sangüínea, conseqüentemente então acarretando efeitos em outros órgãos e tecidos, demonstrando importante papel na interação do sistema imunoneuroendócrino, e efeitos prós e anti-inflamatórios sistêmicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Andrade, José Isaac Alves, Daniel Pinheiro Fernandes, José Guilherme Ferreira Marques Galvão, Danielle Rocha Silva y Rafaela de Oliveira Nóbrega. "Propriedades terapêuticas da Moringa oleífera Lam. no tratamento do diabetes mellitus". Research, Society and Development 9, n.º 7 (23 de mayo de 2020): e485974270. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4270.

Texto completo
Resumen
A Moringa oleífera é uma espécie de planta perene, nativa do oeste e sul dos Himalaias e nordeste da Índia. Sua riqueza nutricional e fitoquímica tem sido alvo de vários estudos, pois desempenha efeitos terapêuticos relevantes, como anticâncer, antialérgico, antiinflamatório, imunomodulador, antifúngico, antibacteriano, hepatoprotetora e antidiabética. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo explicativo o potencial terapêutico da Moringa oleífera no tratamento do Diabetes Mellitus . Para isso, foi realizada uma pesquisa sistemática nas bases de dados PubMed, ScienceDirect e SciELO. Para uma pesquisa, use os seguintes descritores: Moringa oleifera ;Diabetes Mellitus e Hipoglicemiantes. Todos selecionados dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e usados nos idiomas: Português e Inglês. Desde o início, foram encontradas 501 publicações e após a aplicação de inclusão e exclusão pré-definida, sendo 18 publicações relevantes, que serviram de base para a construção de trabalho. Observe que a Moringa Oleífera apresenta, dentre os números de benefícios, uma atividade importante hipoglicemiante, uma ação atribuída, principalmente, como as quantidades de nutrientes e metabólitos secundários, uma capacidade de influenciar positivamente nos níveis de glicose nos produtos químicos.Por exemplo, alguns compostos bioativos como isotiocianatos, quercetina, ácido gálico, ácido elágico e ácido clorogênico, são citados como agentes hipoglicemiantes relevantes, pois podem inibir as enzimas relacionadas à degradação de carboidratos no trato gastrointestinal. Além desses metabólitos, a Moringa oleífera contém frações proteicas semelhantes à insulina, além de controlar os níveis de glicose sanguínea e melhorar a tolerância oral à mesma, apresenta maior estabilidade e tempo de atividade no organismo. Demonstrou-se também, que a Moringa oleífera foi usado como alternativa terapêutica, não apenas no controle do diabetes, mas também no tratamento de enfermidades relacionadas a essa patologia, como na nefropatia diabética, estresse oxidativo, cicatrização prejudicada, disfunção endotelial e doenças cardiovasculares. Em adição, uma literatura sugere que esta espécie não apresenta toxicidade significativa. Dessa forma, pode-se concluir que a oleífera Moringa se mostra importante sobre a hiperglicemia, como também sobre os danos causados por ela. Contudo, ainda não se recomenda o emprego dessa planta como recurso terapêutico para diabetes, pode haver estudos de caso que demonstrem seus efeitos em humanos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Borges, Luanna Patrícia, Telice Silva Costa y Walter Dias Júnior. "BACUPARI COMO PLANTA MEDICINAL HIPOGLICEMIANTE: FORMAS DE USO E PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, n.º 2 (28 de febrero de 2023): 580–605. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i2.8520.

Texto completo
Resumen
O Diabetes é uma doença metabólica crônica de origem múltipla, com elevado índice de casos, que o torna um grande problema de saúde mundial. A utilização de tratamento terapêutico alternativo utilizando plantas medicinais tem se tornado uma opção viável na prevenção no estágio inicial da doença. Existem muitos relatos na literatura do uso de extrato de Salacia para redução dos altos níveis glicêmicos. Para melhor entender o que tem sido publicado a respeito do uso medicinal do bacupari, principalmente seu uso como hipoglicemiante, esse trabalho pretende realizar uma análise cienciometrica, descrevendo aspectos quantitativos sobre a produção científica do uso do bacupari como planta medicinal, as suas formas de utilização e propriedades terapêuticas. Os dados foram obtidos pelo PUBMED e após o levantamento desses dados resultou-se em uma totalidade de 221 publicações para a análise descritiva do uso da salacia/bacupari, sendo 110 publicações sobre uso terapêutico, delas 47 analisaram o uso terapêutico hipoglicemiante. Conclui-se que a salacia/bacupari tem efetividade nos casos de hiperglicemia, pois possui fitoativos em suas raízes, caules e folhas que atuam na diminuição da glicemia, por meio da inibição da alfa-glicosidase.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Izidoro, Maiqui, Adrielle Rodrigues Prates, Caio Scardini Neves, Emanuele Possas de Souza, Nathalia Aparecida Barbosa Lossolli y Filipe Pereira Giardini Bonfim. "Propriedades funcionais e organolépticas de plantas condimentares: Revisão". Research, Society and Development 10, n.º 6 (19 de mayo de 2021): e2010614958. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.14958.

Texto completo
Resumen
As plantas condimentares estão presentes no cotidiano e possuem uma grande aceitação no mundo devido ao gosto requintado e aroma diferenciado, tornando os pratos mais apetitosos e nutritivos. Além das propriedades organolépticas, possuem também propriedades funcionais que realçam a sua importância na alimentação. Tendo em vista a importância dos condimentos, o presente estudo buscou descrever por meio de materiais científicos as propriedades funcionais e organolépticas das principais plantas condimentares. Foi elaborado a partir de uma revisã o da literatura acerca das propriedades funcionais e organolépticas dos condimentos orégano (Origanum vulgare), pimenta-do-reino (Piper nigrum), urucum (Bixa orellana), gengibre (Zingiber officinale), tomilho (Thymus vulgaris) e manjericão (Ocimum basilicum). A pesquisa foi realizada nas bases de dados Google Scholar, Periódicos Capes, Scielo e ScienceDirect englobando o período entre 1984 e 2019, realizando uma análise da adequabilidade do conteúdo ao tema proposto, compilação dos dados e posterior reunião por tópicos específicos e fichamento das informações e referências respeitando a fidelidade dos originais. Deste modo, após a seleção com base no referencial bibliográfico, foi realizada uma análise multivariada da variância, onde foi atribuído pontuação 1 para presença da função ou do composto secundário ou especializado, e 0 para ausência , a seguir submetidos à análise quimiométrica por meio do software estatístico gratuito Metabo Analyst (4.0). Concluiu-se através dessa revisão que para as propriedades funcionais, o urucum tem características em comum com a pimenta -do-reino, ambos podendo ser utilizados quando o objetivo é principalmente a obtenção de condimentos com propriedades anticonvulsivantes. Já para as propriedades organolépticas, manjericão e orégano assemelham -se, possuindo metabólitos em comum.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Costa Rosa, Fernanda, Alexya Gonçalves Mota, Barbara Lima de Almeida, Gessiane Dos Santos de Souza, Maria Carvalho Araújo, Maycon Henrique Franzoi Melo, Amanda Silva dos Santos Aliança y Rita de Cássia Miranda de Mendonça. "Importância dos metabólitos secundários produzidos por actinobactérias". Revista Ciências da Saúde CEUMA 1, n.º 1 (25 de octubre de 2023): 72–87. http://dx.doi.org/10.61695/rcs.v1i1.6.

Texto completo
Resumen
Este artigo consiste em uma revisão de literatura sobre os aspectos mais relevantes das actinobactérias e seus bioprodutos. As actinobactérias são bactérias Gram-positivas com propriedades morfológicas de células fúngicas (micélio aéreo e vegetativo) e bacteriana. São amplamente distribuídas na natureza, sendo comumente isoladas de solo, água, sedimentos, plantas, plantas em decomposição, nódulos de raízes, lodo ativado, fezes de animais e produtos alimentícios; além de estarem distribuídas em habitats aquáticos e ambientes extremos como áreas congeladas, solos desérticos e zonas abissais, lugares considerados ideais para que os microrganismos produzam metabólitos secundários. Cerca de mais de 23.000 metabólitos microbianos são conhecidos, dos quais 32% são produzidos por actinomicetos. Os metabólitos secundários podem ser utilizados como modelo para síntese e semi-síntese de moléculas bioativas de amplo espectro e baixa toxicidade. Portanto, são diversas as aplicações esperadas para as actinobactérias, e cada vez mais a utilização de compostos bioativos, de origem natural, para o tratamento de diversas doenças, são incorporados na indústria farmacêutica. Entretanto, as actinobactérias ainda são pouco estudadas, principalmente as endofíticas, necessitando de mais pesquisas na área, pois a literatura ainda carece de estudos aprofundados dentro desse tema.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Marconato, Allana Mariny, Adriani Renardin, Daniella Garcia Vidal Rodrigues Leonez, Cristiane Kauffmann Padilha y Caryna Eurich Mazur. "Relação dos Fitoterápicos e Compostos Bioativos na Fertilidade e Infertilidade Humana / List of Phytotherapeutic and Bioactive Compounds in Fertility and Infertility". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, n.º 44 (27 de febrero de 2019): 132–39. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1342.

Texto completo
Resumen
As plantas medicinais são conhecidas como uma fonte prolífica de metabólitos secundários que têm importante função durante a foliculogênese e esteroidogênese ovariana em muitas espécies de animais. Alguns metabólitos secundários podem atuar como antioxidantes em geral através de sua capacidade de eliminar espécies reativas de oxigênio (ROS) ou podem regular a produção hormonal ovariana. Em geral, essas propriedades são responsáveis pela função medicinal para tratar o distúrbio de infertilidade da mulher. Algumas plantas são constituídas de substâncias biológicas ativas que foram usadas para tratar a disfunção reprodutiva. No entanto, até recentemente, pouco se sabia sobre a implicação de plantas e / ou seus metabólitos secundários na foliculogênese e esteroidogênese in vitro. Com o desenvolvimento da tecnologia, há uma crescente implicação dessas substâncias na tecnologia de reprodução assistida (ART). A presente revisão destaca algumas plantas medicinais usadas no tratamento de desordens relacionadas à infertilidade. Além disso, fornece uma visão geral de ervas e seus compostos ativos com reivindicações para melhoria da atividade ovariana, mostrando assim sua implicação nos cuidados de saúde reprodutiva humana.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

São-João, Thaís Moreira, Roberta Cunha Matheus Rodrigues, Maria Cecília Bueno Jayme Gallani, Cinthya Tamie de Passos Miura, Gabriela de Barros Leite Domingues y Gaston Godin. "Adaptação cultural da versão brasileira do Godin-Shephard Leisure-Time Physical Activity Questionnaire". Revista de Saúde Pública 47, n.º 3 (junio de 2013): 479–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-8910.2013047003947.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Realizar adaptação cultural para versão brasileira do questionário de atividade física no tempo de lazer e avaliar a validade de conteúdo, praticabilidade, aceitabilidade e confiabilidade.MÉTODOS: Foram realizadas as etapas de tradução, síntese, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas e pré-teste, seguidos pela avaliação da praticabilidade, aceitabilidade e confiabilidade (teste-reteste). Os juízes avaliaram as equivalências semântico-idiomática, conceitual, cultural e metabólica. A versão adaptada foi submetida ao pré-teste (n = 20) e teste-reteste (n = 80) em indivíduos saudáveis e pacientes com doenças cardiovasculares, em Limeira, SP, entre 2010 e 2011. A proporção de concordância do comitê de juízes foi quantificada por meio do Índice de Validade de Conteúdo. A confiabilidade foi avaliada segundo critério de estabilidade, com intervalo de 15 dias entre as aplicações, a praticabilidade pelo tempo gasto na entrevista e a aceitabilidade pelo percentual de itens não respondidos e proporção de pacientes que responderam a todos os itens.RESULTADOS: A versão traduzida do questionário apresentou equivalências semântico-idiomática, conceitual, cultural e metabólica adequadas, com substituição de algumas atividades físicas mais adequadas para a população brasileira. A análise da praticabilidade evidenciou curto tempo de aplicação do instrumento (média de 3,0 min). Quanto à aceitabilidade, todos os pacientes responderam a 100% dos itens. A análise do teste-reteste sugeriu estabilidade temporal do instrumento (Índice de Correlação Intraclasse = 0,84).CONCLUSÕES: A versão brasileira do questionário apresentou propriedades de medida satisfatórias. Recomenda-se sua aplicação a populações diversas em estudos futuros, a fim de disponibilizar propriedades de medida robustas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Santos, Maria Gleysiane Souza dos, Tawysllâne Correia Silva, Renata Rodrigues da Costa, João Pedro Ferreira Barbosa y Aldenir Feitosa dos Santos. "Análise da prospecção fitoquímica da espécie Ziziphus cotinifolia Reissek". Diversitas Journal 6, n.º 2 (2 de junio de 2021): 2839–58. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1074.

Texto completo
Resumen
RESUMO: Planta medicinal é toda planta que, de alguma forma, pode auxiliar no tratamento de um problema de saúde, inibindo a doença e diminuindo os sintomas, ou aquela que tenha sua eficácia comprovada cientificamente. Elas têm propriedades terapêuticas devido substâncias químicas complexas de diferentes composições, onde essas substâncias contêm metabólitos secundários como compostos fenólicos, alcalóides, terpenóides, flavonoides e saponinas. Plantas do gênero Ziziphus, conforme a literatura e o uso popular são destacadas devido à sua versatilidade, geralmente, com potencial nutritivo e medicinal. Ziziphus cotinifolia Reissek é endêmica do Brasil, exclusivamente presente na caatinga. São escassos os registros científicos sobre as propriedades medicinais e/ou fitoquímica da espécie Z.cotinifolia. Assim, objetivou-se realizar teste de triagem fitoquímica, afim de identificar os grupos metabólitos secundários da espécie vegetal em estudo, sendo a parte da planta coletada para a realização do teste foi a casca do caule. Preparou-se o extrato em 35 mL de água destilada para obter uma solução aquosa. Separou-se sete porções de 3 mL de cada solução as quais foram colocadas em tubos de ensaio, devidamente identificados. Posteriormente, foi separado mais uma porção de 10 mL, colocada num béquer e aquecida em banho-maria até a evaporação total da parte líquida. De acordo com a metodologia aplicada, os resultados seriam avaliados por meio de reações de precipitação, coloração e formação de espuma. Com a realização da triagem fitoquímica foi possível constatar como grupos de compostos químicos provenientes do metabolismo secundário das plantas antocianina e antocianidina, triterpenóides pentecíclicos livres e saponinas. A análise fitoquímica fornece dados sobre a presença ou a ausência de metabolitos secundários nas plantas, permitindo fazer o isolamento dos princípios ativos essenciais para novos fitoterápicos. PALAVRAS-CHAVE: Juazeiro, metabólitos secundários, triagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía