Artículos de revistas sobre el tema "Plantas Industriais (Geral)"

Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Plantas Industriais (Geral).

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 34 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Plantas Industriais (Geral)".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Robertt, Pedro. "Reestruturação negociada e flexibilização em uma emrpesa industrial uruguaia". Caderno CRH 20, n.º 51 (diciembre de 2007): 479–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792007000300008.

Texto completo
Resumen
O artigo analisa o processo de reestruturação produtiva em uma empresa uruguaia de laticínios. O objetivo deste trabalho é evidenciar que a reestruturação produtiva é também um processo social, visto que os diferentes agentes são afetados pelas transformações em curso e devem modificar seus posicionamentos no espaço social. Analisa-se as lutas e negociações em relação ao processo geral de reestruturação de plantas industriais; a busca empresarial de colaboração da força de trabalho; e a resistência sindical à multifuncionalidade e à formação de uma camada restrita de trabalhadores com domínio de competências. A metodologia incluiu fontes estatísticas, aplicação de questionários e de entrevistas, e observação nos locais de trabalho. Os resultados mostram uma reestruturação negociada que cria desconfiança entre empresa e trabalhadores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Feiden, Aldi, Humberto Rodrigues Macedo, Jefferson Machado de Vargas, Antonio Carlos Chidichima, Karen Carrilho da Silva Lira, Grace Kelly Goudinho Pires y Altevir Signor. "Produção e rendimento industrial de entrepostos de pescado de pequeno porte do oeste do Paraná". Research, Society and Development 11, n.º 11 (27 de agosto de 2022): e426111133673. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33673.

Texto completo
Resumen
A região oeste do Paraná destaca-se na piscicultura brasileira como o maior polo de produção de peixes em viveiros escavados e industrialização para produção de filés, concentrando 24 entrepostos de pescado de pequeno, médio e grande porte. O objetivo geral da pesquisa foi o levantamento de parâmetros técnicos da industrialização de tilápias em seis entrepostos de pequeno porte do oeste do Paraná. Entre os objetivos específicos destacaram-se: a) o levantamento do volume de peixes processados e filé produzido; b) a obtenção de parâmetros de uso e rendimento da mão-de-obra; c) avaliar a compra de matéria prima e a venda de filés; e d) verificar aspectos sobre a logística de transporte. Os parâmetros avaliados trouxeram importantes subsídios técnicos, que demonstram que as pequenas plantas industriais são importante instrumento de escoamento da produção aquícola. A piscicultura nos municípios de Toledo, Marechal Candido Rondon, Pato Bragado e Ouro Verde do Oeste da região oeste do Paraná geram renda anual estimada de R$ 71.039.430,00 que proporcionam renda aos aquicultores, sejam estes vinculados como parceiros ou mesmo independentes, e podem ser considerados um importante vetor de desenvolvimento nos municípios da região, sendo uma cadeia agroindustrial emergente que proporciona geração de renda, emprego e diversificação da produção agropecuária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lisboa, Inês y Pedro Rodrigues. "Poluição atmosférica e efeitos na saúde humana". Egitania Sciencia 2, n.º 13 (27 de diciembre de 2013): 89–123. http://dx.doi.org/10.46691/es.v2i13.310.

Texto completo
Resumen
Ao longo dos anos a poluição atmosférica tem sido encarada de uma forma diferente. Inicialmente apenas os agentes químicos eram considerados poluentes, agora cada vez mais, os poluentes biológicos são alvo de monitorizações e estudos. Os poluentes atmosféricos mais comuns provêm principalmente das indústrias, do tráfego automóvel e da polinização das plantas e árvores. As alergias, têm tido um aumento muito significativo e são já consideradas um problema de saúde pública. No artigo são apresentados diversos estudos comparativos de trabalhos realizados em Portugal e na Europa sobre a influência dos poluentes atmosféricos na saúde pública. As grandes cidades têm em geral, maior concentração de poluentes do que as cidades mais pequenas, este facto deve-se não só à quantidade excessiva de tráfego automóvel, mas também às grandes zonas industriais envolventes. Cada pessoa, dependendo da idade e do estado de saúde, apresenta diferentes respostas à exposição aos poluentes atmosféricos. Doenças do foro respiratório, cardiovascular e alérgicas são as mais frequentemente relacionadas com a poluição atmosférica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Vinicius Winckler Caldeira, Marcos, Hilbert Blum, Rafaelo Balbinot y Kátia Cylene Lombardi. "USO DO RESÍDUO DE ALGODÃO NO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS FLORESTAIS". Revista Acadêmica: Ciência Animal 6, n.º 2 (15 de abril de 2008): 191. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v6i2.10472.

Texto completo
Resumen
Atualmente poucos são os estudos conduzidos no Brasil que utilizam resíduos industriais como insumo para produção de mudas, principalmente aqueles da indústria do algodão. O objetivo desse trabalho foi avaliar a utilização do resíduo do algodão compostado na formulação de substrato para a produção de mudas de ingá (Inga sessilis Vellozo) Martius e ipê-roxo (Tabebuia impetiginosa (Martius ex DC.)) Standl. O estudo foi conduzido no Horto Florestal de Gaspar, pertencente ao Departamento de Engenharia Florestal/FURB, usando delineamento experimental Inteiramente Casualizado com cinco tratamentos e 48 plantas em cada um. Os tratamentos foram T1 (substrato padrão do viveiro); T2 (50% algodão + 25% casca de arroz carbonizada+ 25 % argila); T3 (75% algodão + 12,5% casca de arroz carbonizada+ 12,5% argila); T4 (30% algodão + 35% casca de arroz carbonizada + 35% argila); T5 (25% algodão + 25% casca de arroz carbonizada + 25% argila + 25% esterco de bovino). No final do experimento, após a semeadura das mudas, foram avaliados os seguintes parâmetros: diâmetro do colo, altura da planta, massa seca da parte aérea e da raiz, comprimento do sistema radicular e efetuada a análise química dos macronutrientes nas folhas e na raiz. No geral, o melhor desenvolvimento de mudas de Inga sessilis e Tabebuia impetiginosa ocorreram nos tratamentos T1 e T5. Foi observada uma relação entre o melhor desenvolvimento das mudas de Tabebuia impetiginosa nos tratamentos T1 e T5 com os maiores teores de N, P e K e menores de Ca e Mg encontrados na massa seca de raiz.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Gameiro, Augusto Hauber, José Vicente Caixeta Filho, Cleber Damião Rocco y Rogério Rangel. "Modelagem e gestão das perdas no suprimento de tomates para processamento industrial". Gestão & Produção 15, n.º 1 (abril de 2008): 101–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000100010.

Texto completo
Resumen
O suprimento de tomates para processamento industrial é uma atividade relativamente complexa. Plantas industriais de larga escala necessitam de elevados volumes diários de matéria-prima. Por outro lado, há alta perecibilidade dos frutos e a colheita ainda é predominantemente manual. Um modelo matemático foi desenvolvido com o propósito de entender objetivamente o processo de suprimento de tomate e, também, vislumbrar possibilidades de sua otimização. A simulação a partir do modelo pode gerar cenários que, quando comparados com o desempenho efetivamente observado em campo, evidenciam a importância da gestão acurada, com a presença de potenciais ganhos financeiros expressivos na cadeia de suprimentos a partir da redução de tempos, perdas e custos. As perdas de produto poderiam ser reduzidas de mais de 2% para algo inferior a 1%. A menor capacidade ociosa traduzir-se-ia em um menor custo de oportunidade e aumento de receita. Para uma fábrica com um consumo de tomates de 336 mil toneladas por ano, a melhoria no suprimento de matéria-prima poderia resultar em ganhos estimados em R$ 6 milhões por ano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Rodríguez, Ruben Dario Cruz y Alexis Castillo Sauza. "Alternativa para minimizar el costo de la energía eléctrica en zonas francas de Colombia / Proposal to minimize the cost of electricity in commercial areas of Colombia". Revista EAN, n.º 72 (1 de agosto de 2013): 90. http://dx.doi.org/10.21158/01208160.n72.2012.570.

Texto completo
Resumen
RESUMENMinimizar el costo de la energía eléctrica en Zonas Francas de Colombia, es una necesidad apremiante por ser este un factor directamente relacionado con la competitividad de parques industriales que, bajo un régimen especial, promueven la entrada de nueva inversión al país. En este artículo se presenta una herramienta de optimización de la explotación de una planta de autogeneración que junto con la conexión convencional a la red eléctrica se usan como fuentes para el abastecimiento de energía de una Zona Franca. Bajo estas condiciones generales se ha valorado el beneficio de la condición hipotética de operación. Como herramienta computacional para resolver el modelo planteado usamos el Sistema General de Modelamiento Algebraico - GAMS - con la ayuda de MATLAB para agilizar el ingreso y procesamiento de datos.ABSTRACTMinimizing the cost of electricity in commercial areas of Colombia is one of the biggest needs of this economic sector covering the competitiveness of industrial parks that stimulates investment in this country. In this article, an optimization tool is described on the exploitation of a self- generation plant that together with the conventional connection to electrical networks is used as a source of energy to supply it to commercial areas. Under these general conditions, the advantage of operational hypothetic conditions has been evaluated. As a computational tool to determine this model, we apply the so- called General System of Algebra Model- GAMS- with the support of MATLAB to facilitate incomes and data processing.RESUMÉÉMinimiser le coût de l’énergie électrique dans les zones franches colombiennes est une nécessité urgente car ces zones représentent un facteur de compétitivité de l’économie locale et qui, en vertu d’un régime fiscal différent, favorisent l’entrée de nouveaux capitaux. Cet article présente un outil permettant l’optimisation de l’exploitation énergétique qui, grâce à des générateurs électriques utilisés comme sources d’approvisionnement en énergie de zone de libre-échange, améliore la connexion classique au réseau électrique. Dans ces conditions, la valeur ajoutée du bénéfice hypothétique de l’opération se trouve valorisée. L’outil de calcul informatique mis en place pour résoudre le modèle mathématique est le Système Général de Modélisation Algébrique - GAM – qui s’utilise à l’aide du MATLAB afin de simplifier la saisie et le traitement des données.RESUMOMinimizar o custo da energia elétrica em Zonas de Comércio Livre da Colômbia, é uma necessidade urgente por ser um fator diretamente relacionado com a competitividade de parques industriais que, em regime especial, promovem a entrada de novos investimentos no país. Neste artigo apresenta-se uma ferramenta para otimizar a explotação de uma planta de autogeração que junto com a ligacão convencional à rede elétrica são usadas como fontes para fornecer de energia uma Zona de Comércio Livre. O benefício da condição hipotética de operação foi valorado nestas condições gerais. Como ferramenta computacional para resolver o modelo proposto usou-se o Sistema Geral de Modelagem Algébrica - GAMS - com a ajuda de MATLAB para agilizar o ingresso e processamento de dados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Maroneze, Bruno Oliveira. "polissemia de “gema” em diacronia". Revista GTLex 8, n.º 1 (4 de febrero de 2023): e0802. http://dx.doi.org/10.14393/lex-v8a2022/23-2.

Texto completo
Resumen
O substantivo “gema” apresenta diversas acepções, aparentemente não-relacionadas, dentre as quais destacam-se: “porção interna do ovo”; “protuberância do caule das plantas que dá origem aos ramos; broto”; e “pedra preciosa”. Neste squib, com base sobretudo em obras lexicográficas, procuramos identificar quais acepções são diacronicamente mais antigas e quais são derivadas de outras. Pudemos identificar que a acepção “broto” é provavelmente a original, da qual deriva a de “pedra preciosa”, ambas presentes em latim; e a acepção “porção interna do ovo” é provavelmente uma inovação do espanhol, que passa em seguida ao português. As duas hipóteses para explicá-la são: 1) a gema do ovo seria a sua parte mais preciosa, assim como a pedra; 2) a gema do ovo é capaz de gerar um novo ser, assim como o broto de uma planta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Souza, Sebastião Décio Coimbra de y Giovanna Mothê de Almeida. "Dinâmica competitiva industrial". Revista Produção Online 22, n.º 3 (21 de marzo de 2023): 3077–98. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v22i3.4662.

Texto completo
Resumen
O estudo da dinâmica competitiva industrial envolve um amplo conjunto de abordagens que vão desde a configuração das estruturas de mercado e níveis de concentração, interações e movimentos estratégicos de grupos de empresas, e entre empresas, ao longo do tempo, visando identificar vantagens de desempenho sobre os concorrentes. Este trabalho busca demonstrar a caracterização da dinâmica competitiva industrial para o caso do mercado de Celulose no Brasil, por meio da aplicação do modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD), com ênfase na análise da variação dos níveis de concentração industrial. A metodologia teve caráter descritivo, com abordagem mista, com viés quantitativo por meio dos índices de Razão de Concentração (CRk) e Coeficiente de Gini (GC), e qualitativo na análise e interpretação dos resultados em relação aos fundamentos. Nos procedimentos preliminares, foram identificadas as empresas que apresentaram maior volume de produção de celulose no período entre 2013 e 2020. Em geral, os resultados mostraram uma tendência de maior concentração da indústria. Quanto às barreiras de entrada, o alto nível de concentração verificado, próximo a 70% (em 2020), associado à necessidade de grandes investimentos em novas plantas para ampliação das escalas de produção e modernização das empresas dominantes, foi acentuado pelas fusões que ocorreram no período, constituindo-se em fortes e principais barreiras à entrada no setor. É importante destacar o excelente desempenho da indústria brasileira de celulose no mercado internacional no período, saltando da 4ª para a 2ª posição no ranking mundial de produção, conquistando a liderança em exportações. Nesse sentido, pode-se considerar que a estrutura concentrada da indústria brasileira de celulose favoreceu a estratégia de substituição da estagnação da demanda no mercado doméstico pela ida ao exterior, permitindo que o Brasil alcançasse uma posição de destaque no mercado internacional de celulose, gerando forte receita para as empresas e contribuindo com a entrada de reservas substanciais no país.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Dutra Júnior, Nilo Cesar Da Silva, Cleo Zanella Billa y Diana Francisca Adamatti. "Descoberta de conhecimento em um jogo sério para o ensino de plantas industriais: um estudo de caso Utilizando árvores de decisão". Revista Brasileira de Computação Aplicada 13, n.º 1 (5 de abril de 2021): 98–111. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v13i1.11378.

Texto completo
Resumen
Os jogos sérios são mais uma das ferramentas que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, visto seu aspecto lúdico e motivador. Paralelamente, cada vez mais são geradas informações em bases de dados em todas as áreas do conhecimento e é preciso obter dados conclusivos, que possam gerar conhecimento. Este processo é conhecido como Knowledge Discovery in Databases - KDD, e utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para obter informações valiosas e posteriormente interpretá-las. Este artigo apresenta um estudo relativo ao tema de descoberta de conhecimento em bases de dados utilizando um jogo sério do tipo simulador, para estudantes de ensino superior. O processo de descoberta de conhecimento utilizou a técnica de árvores de decisão e os resultados encontrados mostram algumas ações/estratégias dos estudantes, bem como suas dificuldades durante o jogo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Cavalcante, Giselly Correia, Djalma de Albuquerque Barros Filho, Alan John Duarte de Freitas, Jonas dos Santos Sousa, Johnnatan Duarte de Freitas y Weverton Martiniano Moreira. "Recobrimento de Superfícies metálicas por Filmes de Titânia meso-macroporosa". Diversitas Journal 6, n.º 1 (30 de enero de 2021): 848–58. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1467.

Texto completo
Resumen
RESUMO: O desenvolvimento de materiais porosos tem sido um dos objetivos da nanotecnologia. Existe uma necessidade cada vez mais real de entender os mecanismos que geram materiais auto-estruturados especificamente aqueles que se originam de moldes de partículas coloidais como: polímeros, sílica, titânia e silício. A importância desses moldes é produzir dispositivos com aplicações industriais como: células solares, dessalinizadores, baterias e cristais fotônicos. Uma das principais dificuldades encontradas na aplicação de partículas coloidais é produzí-las em larga escala com tamanho uniforme e depositá-las em superfícies planas para que possam cobrir homogeneamente um substrato formando domínios cristalográficos em escala micrométrica. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a formação de filmes nanocristalinos de titânia em superfícies metálicas que foram caracterizados por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os substratos metálicos eram placas comerciais de aço encontradas em lojas de material de construção. O substrato foi recoberto com esferas de látex infiltradas por solução precursora de titânia e posteriormente tratatado termicamente num forno tubular a 600 oC durante uma hora. Observa-se que o substrato metálico influencia a topografia do filme de titânia mesoporosa resultando em uma estrutura lamelar em que há possibilidade de interação com o meio externo. Estes resultados mostram que o substrato influencia diretamente a topografia da titânia mesoporosa que não é mais hexagonal com poros ordenados, mas lamelar possibilitando produção de membranas auto-limpantes com aplicação direta na construção civil. PALAVRAS-CHAVE: Partículas coloidais, Substrato metálico, Estrutura lamelar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Moraes, Beatriz Stoll, Ivo André Hömrich Schneider y Elvis Carissimi. "PRODUÇÃO DE COAGULANTE A BASE DE TANINO DE Acacia mearnsii E POTENCIAIS USOS NO SETOR INDUSTRIAL E NO TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA". Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales. Investigación, desarrollo y práctica 12, n.º 1 (6 de abril de 2019): 169. http://dx.doi.org/10.22201/iingen.0718378xe.2019.12.1.58114.

Texto completo
Resumen
<p>Ao sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, há um intenso cultivo de <em>Acacia mearnsii</em> destinada à geração de energia e extração dos taninos destinados ao curtimento de peles e produção de coagulantes orgânicos. Os coagulantes orgânicos são produtos alternativos aos coagulantes que empregam sais de alumínio e ferro comumente utilizados nas Estações de Tratamento de água e de efluentes. Mesmo sendo economicamente mais barato, os coagulantes inorgânicos possuem o inconveniente de gerar lodos com elevadas quantidades de metais, devendo receber tratamento e destinação final adequados. A busca por alternativas economicamente viáveis, sustentáveis e naturais incentivou a escrita deste artigo. Este apresenta uma revisão sobre a produção do coagulante orgânico a base de tanino extraído da casca da <em>Acacia mearnsii</em>, o cultivo desta espécie, a síntese do coagulante a partir da extração e, finalmente a sua utilização em tratamento de efluentes industriais e em tratamento de água para consumo humano, apresentando a experiência brasileira de sua utilização em planta de água, com o intuito de minimizar os Impactos Ambientais no momento do descarte e também, no cumprimento de legislação vigente. Participando na prática de sua utilização pode-se concluir que, o coagulante a base de tanino é eficaz, aplicável e, em uma abordagem integral, competitivo em termos de custo, tendo como a principal vantagem a remoção do alumínio do processo de tratamento de água de abastecimento público e a eliminação do manejo de lodos metálicos, complexos em sua desidratação e onerosos em sua destinação final. A substituição por coagulantes orgânicos oferece lodos isentos de metais, capazes de serem utilizados como substratos para adubos orgânicos e, mais atualmente como fonte alternativa de energia através da combustão após desidratação. </p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Fiorin, Evandro. "Áreas urbanas marginais e projetos experimentais: subjetividades subalternas e suas territorialidades em cidades do noroeste de São Paulo". Oculum Ensaios 14, n.º 3 (12 de diciembre de 2017): 481. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v14n3a3710.

Texto completo
Resumen
Muitas cidades do noroeste de São Paulo (Brasil), se desenvolveram com a chegada da ferrovia e tiveram grande prosperidade com a instalação de plantas agroindustriais próximas à linha férrea. No entanto, as sucessivas crises de matérias-primas — como o café e o algodão — e a falta de investimento na rede ferroviária brasileira levaram ao fechamento das fábricas e ao desmantelamento do transporte ferroviário. Em cidades como Presidente Prudente, Araçatuba, Birigui, São José do Rio Preto, Marília e Assis, porções das áreas centrais se converteram em interstícios urbanos sem destinação específica. Nestes locais, grandes galpões industriais, vilas de ferroviários em ruínas, estações de trem abandonadas, reservatórios d’água velhos e secos, antigas oficinas de locomotivas danosas e cemitérios de vagões de trem, agora são as folhas de um passado dourado e decadente, circunscrito no centro dessas cidades. Lugares marginais, com seus usos transgressores, ocupados, em sua maioria, por: andarilhos, pessoas sem-teto e usuários de drogas. Neste contexto, o trabalho tem sido a busca da cognição desses espaços por meio da leitura das pistas deixadas pelas subjetividades subalternas que habitam estas territorialidades. Para estudá-los, tentou-se fazer algumas montagens e desmontagens dessas áreas. “Representações” plurais, cartografias sensitivas, realizadas pelo método de investigação-ação — de uma maneira participativa e experimental — com os usuários do sítio; resultado de uma imersão no lugar pelo caminhar. Agenciamentos que fazem ver as áreas centrais dessas cidades desde uma perspectiva do “outro”; sensibilidades manifestas com distância do enfoque tradicional do planejamento urbano, das agendas governamentais e dos interesses do mercado. Um processo que se coloca em favor de um manifesto de uma nova urbanidade — de Histórias e das suas novas historicidades — capaz de conectar multiplicidades, de onde não se poderia separar, usos transgressores, usuários divergentes e uma paisagem infestada de contrastes. Aqui surge o conceito de “Arquitetura Marginal”, que poderia engendrar, por exemplo, ensaios na contracultura do espaço hegemônico. Isto é, projetos experimentais para as áreas e seus agentes dissidentes, talvez hábeis em gerar informação nova e novas ideias sobre o território e suas territorialidades.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Silva, Antônio Mariano da y Luiz Nishyiama. "GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA SOUZA CRUZ". Caminhos de Geografia 5, n.º 12 (12 de junio de 2004): 128–57. http://dx.doi.org/10.14393/rcg51215344.

Texto completo
Resumen
Os resíduos gerados nas atividades industriais, merecem atenção especial, por se tratar de grandes quantidades e do tipo que representa. Normalmente são resíduos que comprometem a qualidade de vida das comunidades próximas, no entanto, são poucas as empresas que se preocupam em minimizar estes resíduos e dar destinação adequada para os mesmos. As empresas privadas, de modo geral, são mais acessíveis no trato das questões ambientais. A Souza Cruz Uberlândia adotando uma política de meio ambiente se preocupa em gerenciar estes resíduos, desde a sua geração, forma de coleta, acondicionamento e destinação adequada conforme legislação vigente. Neste trabalho é possível verificar um pouco desta prática. A Souza Cruz pratica atitudes simples, porém eficazes, quanto ao gerenciamento dos resíduos gerados em suas dependências. São precauções por se tratar do potencial de risco que determinados resíduos oferecem, como por exe mplo, lâmpadas, óleos lubrificantes e graxas. E todos os resíduos gerados são monitorados até seus destinos finais, fazendo suas reciclagens ou reutilização sempre que ossível conforme legislação vigente. No período de janeiro a dezembro de 2002, foi relatada, a quantidade de resíduos, gerados pela Souza Cruz Uberlândia e as práticas adotadas, relacionadas ao meio ambiente, observou-se como se pode minimizar os impactos ambientais, partindo do pressuposto de que se querendo, é possível. Neste mesmo período, sempre que necessário, no surgimento de dúvidas, vários trabalhos de campo aconteceram na área em estudo, onde os funcionários responsáveis pelas respectivas atividades relataram os procedimentos diários quanto ao manuseio, coleta e destinação dos resíduos, sendo algumas destas atividades registradas em fotografias. Este trabalho demonstra os potenciais de riscos que estes resíduos oferecem caso não sejam gerenciados de forma adequada. A Souza Cruz possui uma política empresarial de proteção ao meio ambiente, no qual adota todas as iniciativas cabíveis em termos de ações, critérios e disponibilização de recursos, no sentido do pleno cumprimento da legislação de meio ambiente, e o gerenciamento dos resíduos por ela gerados é um dos itens desta política. Este trabalho demonstra ações simples, porém eficazes. E que outras empresas, sigam o exemplo ou vão além, com alternativas de reciclagem e destinação adequada dos resíduos, proporcionado um meio ambiente mais saudável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Resende, Geraldo M. de y Nivaldo Duarte Costa. "Produtividade de cultivares de tomate industrial no Vale do São Francisco". Horticultura Brasileira 18, n.º 2 (julio de 2000): 126–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362000000200010.

Texto completo
Resumen
Com o objetivo de selecionar cultivares de tomate industrial mais produtivas e com melhor qualidade, instalou-se dois ensaios em latossolo no Campo Experimental de Bebedouro em Petrolina-PE, no período de maio a outubro de 1996 e 1997. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições e dezoito cultivares (IPA-5, XPH-5720, XPH-12066, XPH-12045, XPH-12068, XPH-12044, Spectrum-151, Spectrum-153, Spectrum-385, Nema-512, Nema-1435, Hypeel-153, Hypeel-108, PSP-58494, PSP-22210, Latino, Zenith e Condor). A produtividade comercial variou de 70,85 a 96,68 t/ha, destacando-se as cultivares IPA-5, XPH-5720, Spectrum-151, Nema-512, XPH-12044, Spectrum-385, Hypeel-153 e XPH-12066, com rendimentos acima de 86,0 t/ha, sendo o menor desempenho apresentado pela cultivar Spectrum-579 com 70,85 t/ha. Quando se ajustou a produtividade em função do ºBrix, verificou-se resultados similares aos anteriores, incluindo-se as cultivares Zenith e XPH-12045, entre as cultivares mais produtivas. O peso médio de frutos oscilou entre 78,75 e 110,96 g, com especial destaque para as cultivares Nema-1435 (110,96 g/fruto) e Hypeel-108 (101,54 g/fruto). Para o ºBrix, observou-se uma oscilação de 4,3º a 6,0º, onde todas as cultivares híbridas superaram a cultivar de polinização aberta IPA-5, que apresentou o mais baixo ºBrix (4,3), tendo os híbridos 'PSP-22210' (6,0º) e 'Zenith' (5,8º) se destacado dos demais. Os resultados obtidos em termos de produtividade e qualidade de frutos permitem indicar como orientação geral para uso dos produtores as cultivares XPH-5720, Spectrum-151, Nema-512, XPH-12044, Spectrum-385, Hypeel-153, XPH-12066, XPH-12045 e Zenith, além da cultivar tradicionalmente plantada (IPA-5).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Ferreira, Deisemara, Reinaldo Morabito y Socorro Rangel. "Um modelo de otimização inteira mista e heurísticas relax and fix para a programação da produção de fábricas de refrigerantes de pequeno porte". Production 18, n.º 1 (2008): 76–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132008000100006.

Texto completo
Resumen
Neste artigo propomos um modelo de otimização inteira mista para o problema de dimensionamento e seqüenciamento dos lotes de produção em fábricas de refrigerantes de pequeno porte, com tempos e custos de set up de produção dependentes do seqüenciamento dos lotes. O modelo considera o estágio de envase como sendo o gargalo da produção da planta, o que é comum em fábricas de pequeno porte com uma única linha de envase, e restrições de lote mínimo do estágio de xaroparia. Variações da heurística relax and fix são propostas e comparadas na solução de exemplares do modelo, gerados com dados reais de uma fábrica localizada no interior do Estado de São Paulo. Os resultados mostram que as abordagens são capazes de gerar soluções melhores do que as utilizadas pela empresa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Almeida, Alda Rosana Duarte de y Delane Botelho. "Antecedentes da satisfação no setor imobiliário". Revista de Administração de Empresas 48, n.º 2 (junio de 2008): 08–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902008000200002.

Texto completo
Resumen
Este artigo examina a confi ança tanto no vendedor como na empresa, a qualidade e o valor percebidos do produto pelos clientes como antecedentes da satisfação em compras de alto valor, como a compra de um imóvel residencial na planta. Foi desenvolvida e testada uma proposição teórica, com dados do mercado imobiliário brasileiro, usando-se modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a satisfação com o corretor de imóveis infl uencia a confi ança para com ele, mas experiências anteriores e características dos corretores em geral não têm impacto sobre essa variável. Detectou-se, ainda, que o valor percebido do produto e a confiança no corretor e na construtora têm influência sobre a satisfação com a compra, mas não sobre a qualidade percebida do produto. São discutidas as implicações dos resultados para a pesquisa e a gestão de marketing, mais especificamente no campo do marketing imobiliário.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Chavarría Mendoza, María Clotilde. "Partes do corpo na língua Ese Eja (Takana)". LIAMES: Línguas Indígenas Americanas 23 (24 de julio de 2023): e023009. http://dx.doi.org/10.20396/liames.v23i00.8671029.

Texto completo
Resumen
Este artigo examina as diversas estratégias linguísticas utilizadas pelos falantes para nomear partes do corpo em Ese Eja, língua da família Takana falada no Peru e na Bolívia. O repertório lexical desse corpus pode ser analisado dede o ponto de vista morfológico ou semântico, pois serve para gerar substantivos simples ou compostos, além dos processos de derivação e incorporação nominal. As formas nominais que fazem parte desse léxico não são exclusivas dos seres humanos, mas também aparecem em animais, plantas, elementos da paisagem, objetos, bem como nas coordenadas dêiticas. Na compilação do material, trabalhou-se com diferentes colaboradores das três comunidades Ese Eja do Peru. O resultado cobre mais de 120 entradas lexicais que aparecem no Apêndice incluído no artigo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Alem, Douglas y Reinaldo Morabito. "O problema combinado de planejamento da produção e corte de estoque sob incertezas: aplicação em fábricas de móveis de pequeno porte". Gestão & Produção 20, n.º 1 (marzo de 2013): 111–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2013000100009.

Texto completo
Resumen
Esse trabalho investiga um problema combinado de planejamento da produção e corte de estoque comum em fábricas de móveis de pequeno porte, onde os custos de produção envolvidos no processo de manufatura e as demandas dos produtos não são conhecidos com precisão. Para lidar com essas incertezas, foram propostos modelos de otimização robusta que permitem controlar o conservadorismo da solução de acordo com a atitude do decisor em relação ao risco. Experimentos computacionais baseados em dados reais de uma planta moveleira mostraram que é possível obter soluções robustas sem sacrificar em demasia o custo total. Além disso, observou-se que estratégias tipicamente utilizadas na prática para lidar com as incertezas podem gerar planos de produção com custos totais proibitivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Junqueira, Rogério de Ávila Ribeiro y Reinaldo Morabito. "Planejamento otimizado da produção e logística de empresas produtoras de sementes de milho: um estudo de caso". Gestão & Produção 15, n.º 2 (agosto de 2008): 367–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000200012.

Texto completo
Resumen
Em um trabalho anterior (JUNQUEIRA; MORABITO, 2006) foi apresentado um modelo de otimização linear para auxiliar nas decisões do planejamento tático da produção, estocagem e transporte de sementes de milho, de forma a minimizar custos de produção, logísticos e fiscais, e satisfazer restrições de programação da colheita, capacidade das plantas e demanda dos clientes. O modelo foi testado apenas em situações simplificadas da realidade. No presente trabalho, analisamos a aplicação deste modelo para gerar um planejamento agregado otimizado em um estudo de caso de uma safra completa de uma empresa do setor de sementes de milho. Foram gerados e avaliados diversos cenários por meio deste modelo, considerando, entre outros, os custos fiscais de ICMS e de secagem de sementes, e os resultados obtidos foram comparados com os do método de planejamento utilizado pela empresa. Estes resultados mostram que reduções de custo importantes podem ser obtidas nos planos de produção e logística, quando consideradas as premissas presentes no modelo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Morales, Marina Moura, Wyllian Winckler Sartori, Bruno Rafael Silva, Sílvio Túlio Spera, Andréa Beatriz Divério Mendes y Eliane Papa Ambrosio-Albuquerque. "WOOD VINEGAR: CHEMICAL CHARACTERISTICS, PHYTOTOXIC EFFECTS, AND IMPACTS ON GREENHOUSE GAS EMISSIONS". Nativa 10, n.º 3 (19 de septiembre de 2022): 400–409. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v10i3.14123.

Texto completo
Resumen
ABSTRACT: Wood vinegar has been used for over a century as a fertilizer and antimicrobial agent, but its impacts on ecosystems are poorly understood; further research is necessary to understand its chemical characteristics and avoid negative impacts. This study assessed the chemical characteristics, phytotoxicity, potential cytotoxicity, and greenhouse gas emissions of wood vinegar made from slow pyrolysis in a hot-tail kiln using cambara wood (Qualea sp.). Incubation experiments with varying concentrations of wood vinegar were established in samples of clayey, loamy, and sandy tropical soils, measuring CO2, N2O, and CH4 over a 120-day period. Toxic effects on the germination, root tips, and meristematic cells of Lactuca sativa were also assessed. The findings confirmed that wood vinegar can function as a chemical fertilizer and pesticide, as well as a co-solvent for chemicals, particularly in agricultural and pharmaceutical applications, while the phytotoxicity indicated that this substance must be diluted for agricultural uses. Wood vinegar was seen to inhibit CO2 and N2O emissions from loamy and clayey soils, but this effect was not observed in sandy soil. Wood vinegar also blocked cell division in some dilutions, but at concentrations of less than 0.5% it did not present a potential risk to the environment or plants in general. Keywords: pyroligneous acid; biomass; pyrolysis; residues; cytotoxicity. Vinagre de madeira: características químicas, efeitos fitotóxicos e impactos nas emissões de gases RESUMO: O vinagre de madeira é usado há mais de um século como fertilizante e agente antimicrobiano, mas seus impactos nos ecossistemas são pouco conhecidos; pesquisas são necessárias para entender suas características e evitar impactos negativos. Este estudo avaliou as características químicas, fitotoxicidade, potencial citotoxicidade e emissões de gases do vinagre de madeira obtido a partir de pirólise lenta em forno de cauda quente utilizando madeira de cambará (Qualea sp.). Experimentos de incubação com concentrações variadas do vinagre foram estabelecidos em amostras de solos tropicais argilosos, textura média e arenosos, medindo CO2, N2O e CH4 durante 120 dias. Efeitos tóxicos no modelo Lactuca sativa também foram avaliados. Os resultados confirmaram que o vinagre de madeira pode funcionar como fertilizante químico e pesticida, bem como um co-solvente para produtos químicos, principalmente em aplicações agrícolas e farmacêuticas, enquanto a fitotoxicidade indicou que essa substância deve ser diluída para uso agrícola. O vinagre de madeira parece inibir as emissões de CO2 e N2O de solos argilosos e argilosos, mas esse efeito não foi observado em solo arenoso. O vinagre de madeira também bloqueou a divisão celular em algumas diluições, mas em concentrações inferiores a 0,5% não apresentou risco potencial ao meio ambiente ou às plantas em geral. Palavras-chave: ácido pirolenhoso; biomassa; pirólise; resíduos; citotoxicidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Castro, Eliziane Denize de, Luciana Silva Villella, Lourival Marin Mendes, Rafael Farinassi Mendes, André Geraldo Cornélio Ribeiro, José Benedito Guimarães Júnior y Giovanni Francisco Rabelo. "ANALYSIS OF THE COFFEE PEEL APPLICATION OVER THE SOIL-CEMENT BRICKS PROPERTIES". Coffee Science 14, n.º 1 (28 de marzo de 2019): 12. http://dx.doi.org/10.25186/cs.v14i1.1503.

Texto completo
Resumen
<br /><strong>ANALYSIS OF THE COFFEE PEEL APPLICATION OVER THE SOIL-CEMENT BRICKS PROPERTIES</strong><br /><strong> </strong><br /><em> </em><br /><strong>ABSTRACT</strong><br />The development materials that use less polluting manufacturing techniques and can be manufactured from agricultural and / or industrial waste is an increasingly explored field of research. The objective of the present work was to study the effects of the coffee peel particles (<em>Coffea arabica </em>L.) incorporation in partial replacement of the cement, on the physical, mechanical and thermal properties of bricks, at different ages. For this purpose, soil was corrected with sand, Portland cement type CP II F-32 and coffee peel particles. After the initial percentage of cement in the mixture was defined as 10%, coffee peels were added in relation to cement, equal to 5%, 10%, 15% and 20%. The bricks were submitted to simple compression tests, at the ages of 14, 28 and 56 days, thermal insulation at 28 days. The increase in peel content caused increases in water absorption, and reduction of compressive strength and apparent specific dry mass. The interaction between the shell content and the age of the specimens was significant only for the variable resistance to compression. The thermal conductivity found for the material showed its insulating potential, with values below those determined for ceramic bricks. In general, it can be concluded that the material produced did not fit in the normative requirements for soil-cement bricks, however, the mechanical characteristics found in there, indicate the possibility of use in rustic constructions, such as those ones made with adobe bricks.<br />Index Terms: Compressive strength, Durability, Thermal insulation, Vegetable particles.<br /><strong>RESUMO</strong><br />O desenvolvimento de materiais que utilizem técnicas de fabricação menos poluidoras e que possam ser fabricados a partir de rejeitos agrícolas e/ou industriais é um campo de pesquisa cada vez mais explorado. O presente trabalho teve como objetivo estudar os efeitos da incorporação de partículas de casca de café (<em>Coffea arabica L.</em>), em substituição parcial ao cimento, sobre as propriedades físicas, mecânicas e térmicas de tijolos em diferentes idades. Para tanto, foi utilizado solo corrigido com areia, cimento Portland do tipo CP II F-32 e partículas de casca de café. Definido o percentual inicial de cimento na mistura em 10%, foram inseridos percentuais de casca de café, em relação ao cimento, iguais a 5%, 10%, 15% e 20%. Os tijolos foram submetidos aos ensaios de compressão simples, nas idades de 14, 28 e 56 dias, isolamento térmico, aos 28 dias. O aumento no teor de casca provocou acréscimos na absorção de água e redução da resistência à compressão e massa específica aparente seca. A interação entre o teor de casca e a idade dos corpos de prova foi significativa apenas para a variável resistência à compressão. A condutividade térmica encontrada para o material evidenciou seu potencial isolante, com valores abaixo dos determinados para tijolos cerâmicos. De um modo geral, pode-se concluir que o material produzido não se enquadrou nas exigências normativas para tijolos de solo-cimento, entretanto, as características mecânicas encontradas, indicam a possibilidade de utilização em construções rústicas, como as realizadas com tijolos de adobe.<br /><p align="center"><strong><br /></strong></p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Dos Anjos, Genivaldo Alves, Vinícius Soares Pereira, Juliana Issa Hori y Andressa Romualdo Rodrigues. "ASPECTOS DA ABORDAGEM TERAPÊUTICA SOBRE CANDIDÍASE VULVOVAGINAL". Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR 27, n.º 3 (12 de abril de 2023): 1284–306. http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v27i3.2023-015.

Texto completo
Resumen
A candidíase vulvovaginal, é uma infecção da vulva e vagina causada por vários tipos de Candida spp. Essa patologia afeta 75% de todas as mulheres pelo menos uma vez durante a vida, ocorrendo com mais frequência durante a idade fértil. A transmissão dessa infeção fúngica ocorre por meio de contato com mucosas e secreções em pele de portadores ou doentes, contato sexual, água contaminada e transmissão vertical. Alguns outros sintomas característicos mais vistos em casos de CVV, são lesões brancas, cremosas e planas, sendo mais intensos no período pré-menstrual, quando a acidez vaginal aumenta. numerosos antifúngicos estão disponíveis no mercado, os quais são encontrados para administração oral na forma de comprimidos ou, para uso tópico, na forma de cremes, loções, comprimidos vaginais, supositórios e tampões revestidos. O objetivo geral do trabalho foi analisar através da revisão de literatura, tratamentos convencionais e alternativos para abordagem terapêutica da Candidíase Vulvovaginal contextuando a mesma, utilizando definições, dados epidemiológicos e sua sintomatologia frente à sociedade. O presente trabalho é uma revisão integrativa, que teve a coleta de dados realizada de março de 2021 a outubro de 2021 nas bases de dados Lilacs, Scielo, Google acadêmico, A busca resultou em 902 artigos, dos quais 14 atenderam ao critério de inclusão. A busca por tratamentos frente a candidíase vulvovaginal tem se mostrado ampla de acordo com os artigos selecionadas. Concluímos que a patologia candidíase vulvovaginal, vem apresentando resistência em algumas abordagens terapêuticas, assim como algumas mulheres não aderem há algum tipo de tratamento, devido à falta de conhecimento sobre a patologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Paula, Edgley Alves de Oliveira, Rafael Bezerra Azevedo Mendes, Claudia Yanara Meira da Costa, Rafael Rodolfo de Melo, Alexandre Santos Pimenta, Ramona Rodrigues Amaro de Oliveira y Joana Alice Galdino de Souza. "MECHANICAL CHARACTERIZATION OF A POLYESTER MATRIX COMPOSITE REINFORCED WITH NATURAL FIBERS FROM Luffa cylindrica Hoen". Nativa 9, n.º 5 (18 de diciembre de 2021): 558–62. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v9i5.12830.

Texto completo
Resumen
The growing demand for renewable products has led to many studies of alternative materials. The present work describes the production of a composite based in polyester resin reinforced with fibers from the climber plant Luffa cylindrica and evaluates its mechanical performance. The composite was produced with two perpendicularly-crossed layers of vegetable fibers. The lamination was performed in a mold with two glass plates pressed by a hydraulic press. To characterize the properties of the produced composite, density, tensile and bending strength tests were performed. The final composite had a mean density of 1.16 g cm-3, making it light due to the reinforcement with vegetable fibers. Tensile and bending strengths were 13.91 and 26.70 MPa, respectively. The experimental results showed that the composite with vegetable fibers as reinforcement had lower density than the pure polyester matrix and composites produced with glass fibers. The tensile strength was higher than the polyester matrix itself, although it was still low. Also, when submitted to bending stress, the composite presented lower resistance than the matrix. Overall, the composite can be a viable alternative for non-structural applications where light materials are required such as handicrafts and office partition. Keywords: sustainable material; vegetable fibers; mechanical properties; technical feasibility. Caracterização mecânica de um compósito com matriz de poliéster reforçado com fibras naturais de bucha vegetal (Luffa cylindrica Hoen) RESUMO: A crescente demanda por produtos renováveis tem levado a muitos estudos de materiais compósitos reforçado com fibras vegetais. A planta trepadeira Luffa cylindrica, conhecida popularmente como bucha vegetal, também apresenta potencial para este uso. O presente trabalho avalia o desempenho de um compósito à base de resina de Poliéster reforçado com bucha vegetal. O compósito foi produzido com duas camadas de fibras vegetais dispostas perpendicularmente entre si. A laminação foi realizada em um molde com duas placas de vidro prensadas por uma prensa hidráulica. Como propriedade física foi determinada a densidade e para as propriedades mecânicas, foram realizados ensaios de resistência à tração e flexão. O compósito final apresentou densidade média de 1,16 g cm-3, tornando-o leve devido ao reforço com fibras vegetais. As resistências à tração e flexão foram de 13,91 e 26,70 MPa, respectivamente. Os resultados experimentais mostraram que o compósito com fibras vegetais como reforço apresentou densidade menor que a matriz de poliéster pura e compósitos produzidos com fibras de vidro. A resistência à tração foi maior do que a própria matriz de poliéster. Além disso, quando submetido a tensões de flexão, o compósito apresentou menor resistência do que a matriz. No geral, o composto pode ser uma alternativa viável para aplicações não estruturais onde materiais leves são necessários, como artesanatos e paredes divisórias. Keywords: material sustentável; fibras vegetais; propriedades mecânicas; viabilidade técnica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Janušonis, Vinsas, Gaivilė Kasap y Henrieta Janušonytė. "COVID-19 PANDEMIJOS ĮTAKA SVEIKATOS PRIEŽIŪRAI IR JOS KOKYBEI LIGONINĖSE: SISTEMINĖ LITERATŪROS APŽVALGA IR ATVEJO ANALIZĖ". Health Sciences 32, n.º 6 (1 de octubre de 2022): 5–18. http://dx.doi.org/10.35988/sm-hs.2022.225.

Texto completo
Resumen
Sveikatos priežiūros kokybė, ypač ligoninėse – pagrindi­nis sveikatos priežiūros sistemų veiklos tikslas. Jis tampa dar aktualesnis COVID-19 pandemijos metu. Tyrimo tikslas – apžvelgti, įvertinti ir palyginti sveikatos priežiūros kokybę iki COVID-19 pandemijos ir pande­mijos laikotarpiais ligoninėse. Atliekant tyrimą, analizuotos įvairių šalių autorių moks­linės publikacijos, apklausti pacientai, gydęsi ikikovidi­niu ir pokovidiniu laikotarpiais ligoninėje. Respondentai vertino sveikatos priežiūros ligoninėje kokybę. Nustatyta, kad daugelio šalių ligoninėse sveikatos prie­žiūros kokybė COVID-19 pandemijos metu pablogėjo. Pagal kai kuriuos rodiklius sveikatos priežiūros kokybė, pacientų nuomone, kiek pablogėjo ir tirtoje ligoninėje. Absoliuti dauguma pacientų sveikatos priežiūros kokybę tiek ikikovidiniu, tiek COVID-19 pandemijos metu ligo­ninėje vertino gerai ir labai gerai.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Silva, Gabriela Pereira da y Thays Duarte Vera Araujo. "Estudo do Potencial Terapêutico de Plantas Medicinais no Tratamento de Ancilostomose". Revista Pleiade 17, n.º 39 (5 de julio de 2023). http://dx.doi.org/10.32915/pleiade.v17i39.925.

Texto completo
Resumen
A utilização de plantas medicinais é uma prática que tem sido utilizada há séculos por diferentes culturas e pode contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Além disso, a difusão de tratamentos alternativos com plantas medicinais pode ser uma alternativa viável e acessível para a população em geral, principalmente em regiões onde o acesso à saúde é limitado. Portanto, o presente estudo objetivou avaliar o potencial de três espécies vegetais - Cucurbita argyrosperma K. Koc, Artemisia absinthium L. e Bidens pilosa L. - no tratamento de Ancylostoma caninum. Para a aplicabilidade do estudo, partes aéreas das plantas foram secas em estufas industriais para produzir extratos líquidos, através de processos de extração por decocção e tintura. O estudo foi realizado utilizando amostras fecais contaminadas com Ancylostoma caninum. Os extratos líquidos das plantas foram aplicados nos parasitas incubados, sendo que C. argyrosperma e B. pilosa apresentaram resultados positivos no combate aos parasitas. Este estudo sugere o potencial uso dessas espécies vegetais na medicina como uma alternativa mais acessível e sustentável no tratamento da ancilostomose.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Alves, Rayssa Thainá Paiva, Sandro José de Andrade y Katiúcia Dias Fernandes. "Interação das espécies Echinochloa crusgalli e Pistia stratiotes para fitorremediação de Levonorgestrel". Scientia Plena 16, n.º 4 (25 de mayo de 2020). http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2020.047201.

Texto completo
Resumen
Os contaminantes emergentes provenientes dos avanços tecnológicos, industriais, agropecuários e farmacêuticos estão cada vez mais presentes na natureza, ameaçando à saúde humana e ao meio ambiente. O levonorgestrel (LNG) é um exemplo desses contaminantes que são encontrados em concentrações extremamente baixas, dificultando a remoção por técnicas convencionais de tratamentos de água e esgoto. Portanto, surgem métodos alternativos de remoção desses compostos, como o uso da fitorremediação. Essa técnica se baseia na remoção de contaminantes emergentes através de plantas. Diante disso, objetivou-se remover o LNG de solução aquosa através das espécies Echinochloa crusgalli e Pistia stratiotes juntas e separadamente. Utilizou-se 3 tratamentos de estudo (0,16 mg L-1 de Levonorgestrel), controle positivo (com hormônio, sem plantas) e controle negativo (com plantas, sem hormônio), seguido de 3 condições de plantas (apenas E. crusgalli; apenas P. stratiotes; ambas as espécies) em duas repetições, totalizando 30 experimentos. Analisou-se as soluções por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com detector de arranjo de diodos (HPLC/DAD). As determinações de LNG nas plantas foram realizadas através de Cromatografia acoplada ao Espectrômetro de Massas (GC/MS). No geral, os resultados obtidos apresentaram um desempenho satisfatório, pois na segunda semana todos os tratamentos de estudo obtiveram uma concentração de LNG abaixo do limite de quantificação do método (0,025 mg L-1). As análises macroscópicas das plantas não apresentaram diferenças significativas, indicando que ambas as espécies desenvolveram-se bem nesse meio. Assim, conclui-se que essas espécies podem ser utilizadas em programas de biomonitoramento e fitorremediação, tanto juntas quanto separadas para complemento de purificação de água e esgoto
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Robertt, Pedro. "Reestruturação Negociada e Flexibilização em uma Empresa Industrial Uruguaia". Caderno CRH 20, n.º 51 (17 de marzo de 2008). http://dx.doi.org/10.9771/ccrh.v20i51.18914.

Texto completo
Resumen
O artigo analisa o processo de reestruturação produtiva em uma empresa uruguaia de laticínios. O objetivo deste trabalho é evidenciar que a reestruturação produtiva é também um processo social, visto que os diferentes agentes são afetados pelas transformações em curso e devem modificar seus posicionamentos no espaço social. Analisa-se as lutas e negociações em relação ao processo geral de reestruturação de plantas industriais; a busca empresarial de colaboração da força de trabalho; e a resistência sindical à multifuncionalidade e à formação de uma camada restrita de trabalhadores com domínio de competências. A metodologia incluiu fontes estatísticas, aplicação de questionários e de entrevistas, e observação nos locais de trabalho. Os resultados mostram uma reestruturação negociada que cria desconfiança entre empresa e trabalhadores. PALAVRAS-CHAVE: trabalho, reestruturação produtiva, flexibilidade, indústria, Uruguai. NEGOTIATED RESTRUCTURING AND FLEXIBILIZAÇÃO IN AN URUGUAYAN INDUSTRIAL COMPANY Pedro Robertt This paper analyzes the process of productive restructuring in an Uruguayan company of dairy products. The objective of this work is to show that the productive restructuring is also a social process, because the different agents are affected by the transformations in course and will modify their positionings in the social space. The struggles and negotiations in relation to the general process of restructuring of industrial plants are analyzed; the enterpreneurial search of cooperation of the workforce; and union resistance to the multifuncionality and to the formation of a restricted layer of workers with domain of skills. The methodology included statistical sources, application of questionnaires and interviews, and observation in the work places. The results show a negotiated restructuring that creates distrust between business and workers. KEYWORDS: work, productive restructuring, flexibility, industry, Uruguay. RESTRUCTURATION NÉGOCIÉE ET FLEXIBILISATION DANS UNE ENTREPRISE INDUSTIRELLE URUGUAYENNE Pedro Robertt Cet article étudie le processus de restructuration productive dans une entreprise uruguayenne de produits laitiers. L’objectif de ce travail est de faire remarquer que la restructuration productive est aussi un processus social puisque les différents agents sont touchés par les transformations en cours et qu’ils doivent modifier leurs attitudes dans l’espace social. On y analyse les luttes et les négociations par rapport au processus général de restructuration des plans industriels, la recherche d’une collaboration de la force de travail par les entreprises ainsi que la résistance syndicale face aux fonctions multiples et à la formation d’une couche limitée de travailleurs dotés de compétences. La méthodologie inclut le recours à des statistiques, à des questionnaires et des entretiens, et à des observations sur les lieux de travail. Les résultats montrent une restructuration négociée qui engendre une méfiance entre les entreprises et les travailleurs. MOTS-CLÉS: travail, restructuration productive, flexibilité, industrie, Uruguay. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Santana, Giuliana Buzelli, Diana Colares Nóbrega, Julienne Tomé Oliveira, Igor Alves Martins, Ronaldo Ferreira do Nascimento y Carla Bastos Vidal. "Aplicação da semente de moringa (Moringa oleífera) como coagulante natural no tratamento de efluente de indústria de tintas no Ceará". Revista Tecnologia 41, n.º 1 (7 de marzo de 2020). http://dx.doi.org/10.5020/23180730.2020.9889.

Texto completo
Resumen
As águas residuais de plantas têxteis e fabricação de tinta têm despertado grande interesse na comunidade científica por serem os maiores consumidores de água e produtos químicos em seus processos. O uso contínuo de coagulantes químicos no tratamento dessas águas e efluentes têm causado impactos não só ao meio ambiente em geral como, também, à saúde pública que, diante desta problemática, tem-se estudado alternativas menos agressivas, como o emprego de coagulantes de origem vegetal ou mineral. A semente de Moringa oleífera, além de poder ser utilizada como coagulante no tratamento de águas, também exerce propriedades adsortivas no tratamento de coagulação-floculação de águas industriais, aumentando, assim, o poder de remoção de diversas classes de poluentes. A presente pesquisa teve como objetivo, avaliar o desempenho e viabilidade da aplicação da semente de Moringa oleífera como agente coagulador-floculador no tratamento de efluente de indústria de tintas. Para a realização dos experimentos, o efluente industrial foi coletado diretamente do reservatório da fábrica e utilizado sem pré-tratamento. Para otimizar as variáveis que atuam na eficiência do tratamento, foi utilizado como ferramenta o planejamento experimental. Foram variados três fatores: pH, massa do coagulante e velocidade de agitação da etapa de floculação. Para analisar a significância de cada efeito foram gerados os diagramas de Pareto. De acordo com o programa estatístico utilizado, as condições ótimas de operação, as quais minimizam os valores de cor e COT (Carbono Orgânico Total) foram: pH 3; agitação 3 e concentração de moringa 15 g/L. Já para os parâmetros condutividade e turbidez, as condições ótimas de operação, as quais minimizam os valores de cor e COT, foram: pH 9; agitação 7 e concentração de moringa 5 g/L. Entretanto, os fatores que foram estatisticamente significativos foram pH 9 para o parâmetro condutividade e o fator concentração do coagulante 15 g/L para o parâmetro turbidez. Em termos de eficiência de remoção, observou-se que para todos os experimentos, a eficiência de remoção de cor e turbidez ficou acima de 97%. Já a eficiência de remoção de COT nos diferentes testes variou de 32 a 46%. Foi possível concluir, que a semente de Moringa foi eficiente como agente clarificador de efluentes de alta complexidade, tornando-a uma alternativa sustentável e economicamente viável devido a facilidade de seu cultivo em regiões áridas e tropicais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

França, Regina Luana, Domingos Fabiano De Santana Souza y Antônio Martins De Oliveira Junior. "A reconciliação de dados na resolução de problemas industriais". Scientia Plena 12, n.º 8 (31 de julio de 2016). http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2016.084201.

Texto completo
Resumen
Variáveis de processos industriais possuem importância fundamental para o desenvolvimento, entretanto muitas das vezes se não forem medidas corretamente podem carregar consigo erros que tendem a modificar suas características e até prejudicar o resultado final. O presente estudo consistiu na aplicação da técnica da reconciliação de dados (RD) uma ferramenta matemática para o ajuste de medidas que tendem a obedecer às restrições mássicas e energéticas dos processos em dois modelos adaptados de plantas industriais operando em sistema estacionário com restrições lineares. No primeiro caso uma indústria de produtos intermediários de fertilizantes onde aplicou-se como etapa principal a classificação das variáveis para observabilidade do sistema. No segundo caso uma planta de polimerização de um polo petroquímico foram observadas as variáveis utilizando duas funções robustas que pretendiam atenuar erros em medidas. Os resultados obtidos mostraram que a técnica concebida com base em modelo estatístico resultou na convergência do método com um menor número de iterações, correção dos dados medidos e consequentemente redução da variância das variáveis importantes para o processo. O uso dessa técnica para resolução de problemas da engenharia química torna-se valorosa tendo em vista a grande quantidade de instrumentos encontrados nas plantas industriais, que geram milhares de medidas que necessitam de um elevado nível de confiabilidade para uma operação adequada da planta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

De Oliveira Santos, Indira Tainá. "RESISTÊNCIA DE GRÃOS DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) AO FLUXO DE AR E DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS EM RELAÇÃO AO TEOR DE UMIDADE". Anais dos Seminários de Iniciação Científica, n.º 22 (4 de febrero de 2019). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4230.

Texto completo
Resumen
O Brasil configura-se como o maior produtor mundial de feijão-comum do tipo carioca pertencente à espécie (Phaseolus vulgaris L.) (FAO, 2013; SANTOS, 2014). Ainda que a baixa fertilidade dos solos, doenças e estiagem que desencadeiam em forte escassez sejam fatores que limitam efetivamente o potencial produtivo da cultura, são os principais problemas enfrentados nas regiões subtropicais e tropicais. A temperatura e as chuvas são elementos climáticos que mais influenciam na produção de feijão, prejudicando o florescimento e a frutificação do feijoeiro (MAPA, 2010). Podemos destacar dentro destes aspectos, o município de Irecê no semiárido baiano, no qual a região econômica se caracteriza como predominantemente agrícola, tendo prevalecido por muitas décadas a monocultura do feijão, do tipo carioca (Phaseolus vulgaris L.). Porém, no início da década de 1990 inicia-se uma grande crise na região, principalmente no setor da produção de feijão. A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) afirma que o solo da região além de pouco profundo, possui, atualmente, baixa retenção de umidade, uma pobre atividade microbiana e um reduzido desenvolvimento das raízes das plantas, afetando assim a produtividade (Embrapa, 1993), porém se destacando ainda como produtor de feijão do tipo carioca, na região do semiárido baiano.Considerando a necessidade de melhorias tecnológicas no processamento da pós-colheita, objetivando produtos de maior qualidade, o conhecimento das propriedades físicas, térmicas e fluidodinâmicas de produtos agrícolas é de total importância na otimização dos processos industriais, projeto e dimensionamento de equipamentos utilizados nas operações de colheita e pós-colheita e para uma correta conservação de produtos agrícolas, contribuindo também para minimizar os custos de produção para maior competitividade e melhoria daqualidade final do produto processado. (RESENDE et al., 2008; SANTOS, 2014). Para que haja um armazenamento eficiente de grãos agrícolas a granel, é necessário o controle de aeração após a operação de secagem. Com vistas à longevidade do armazenamento e manutenção da qualidade dos grãos, a aeração pós-secagem reduz a atividade biológica da biota nativa e evita a deterioração do produto estocado. Durante essa operação, um fluxo de ar forçado permeia a massa de grãos e escoa em canais intergranulares, o que causa resistência ao fluxo concomitantemente à perda de carga, também conhecida como perda de pressão ou pressão estática a ser vencida. Tal resistência ao fluxo de ar em leitos fluidizados depende de diversos fatores, tais como: velocidade superficial, profundidade do leito de grãos, presença de impurezas no produto, tamanho, forma, umidade, porosidade e rugosidade do produto. O preenchimento da coluna de grãos pode seguir uma metodologia interferente na sua compactação, direção do fluxo de ar e resistência do produto à passagem de um fluxo de ar. Nos cálculos da resistência causada pela massa de grãos ao fluxo de ar, os principais parâmetros envolvidos são a porosidade e as massas específicas, real e aparente, diretamente influenciadas pela presença de impurezas no produto e seu teor de umidade.Tendo em vista os aspectos mencionados, este trabalho teve por objetivo geral a determinação das propriedades relacionadas com a transferência de calor em massa de grãos de feijão (Phaseolus vulgaris L.) em função do teor de água das amostras e com a resistência dos grãos ao fluxo de ar com velocidade superficial controlada. Especificamente, objetivou-se determinar as massas específicas, real e aparente, o teor de umidade, a porosidade do leito de grãos, a condutividade térmica, a difusividade e o calor específico da massa de grãos em variadas percentagens de conteúdo de água, ressaltando que foi possível obter resultados apenas das massas reais dos grãos e teor de umidade das amostras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Mendonça, Mário Jorge Cardoso de, Rodrigo M. Pereira, Beatriz Pinna y Luis Alberto Medrano. "TD 2774 - Avaliando o desempenho da indústria brasileira". Texto para Discussão, 15 de junio de 2022, 1–35. http://dx.doi.org/10.38116/td2774.

Texto completo
Resumen
Neste estudo, investigamos o desempenho da indústria brasileira com base nos indicadores de produtividade e eficiência. Associamos a produtividade ao conceito produtividade total dos fatores (PTF), enquanto a eficiência é medida com base no modelo da fronteira estocástica de produção que indica o quanto a produção real se distancia do nível ótimo. Esta metodologia permite expurgar o efeito de fatores não gerenciáveis ou fora do controle das firmas. Ambos os modelos fazem uso dos dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) para 29 setores industriais brasileiros no período 2007-2019. Os resultados derivados da PTF mostram que, entre 2010 e 2016, a indústria brasileira experimentou uma perda de produtividade de 21,9%. No que se refere à eficiência, o modelo de fronteira estocástica de produção permite identificar a evolução desta variável ao longo do tempo. Os resultados indicam que, de um modo geral, também se observou a tendência de queda da eficiência na indústria brasileira. Entre as exceções, encontra-se o setor de extração de petróleo e gás natural que saltou da 29a colocação, em 2007, para o segundo lugar, em 2019. Esta subida, que começa a acontecer em 2010, possivelmente se deve à exploração e produção (pré-sal) e na área de refino, resultando na grande elevação do investimento no setor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Paz, Antonio Carlos Menezes y Mauricio Johnny Loos. "A importância da computação em nuvem para a indústria 4.0". Revista Gestão Industrial 16, n.º 2 (23 de octubre de 2020). http://dx.doi.org/10.3895/gi.v16n2.9317.

Texto completo
Resumen
A busca por melhores índices de produtividade e qualidade é cada vez maior, visto que as empresas buscam achar alternativas para serem mais competitivas e sobreviverem no mundo globalizado. Neste contexto este artigo se propõe a apresentar a importância da computação em nuvem para a Indústria 4.0. A indústria atualmente passa por uma transformação visando a digitalização das suas plantas fabris, além da implantação dos conceitos inteligentes nos processos de fabricação. A computação em nuvem, considerada um dos pilares da chamada quarta revolução industrial, auxilia diretamente na digitalização da produção conseguindo criar novos modelos de negócios com base nos dados disponibilizados na nuvem. Com estas informações os usuários poderão prever o encerramento de algumas linhas de produção, programar remotamente linhas complementares, além de efetuarem os seus ajustes em tempo real. A utilização da computação em nuvem possibilita o acesso a recursos de computação praticamente ilimitados, provendo serviços baseados na internet das coisas que permitem a interligação de equipamentos industriais e robôs, através de sensores sofisticados que geram centenas de milhares de informações por segundo, estas informações armazenadas e processadas com extrema velocidade, permite que se atinja novos patamares de eficiência, produtividade e qualidade. Por meio deste estudo pretende-se mostrar como a computação em nuvem é de fundamental importância para indústria 4.0, pois com a utilização correta de suas ferramentas as unidades fabris tornam-se mais ágeis e adaptáveis às variações da produção, evitando perdas e retrabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Silva, Ana Carolina da, Angélica Barbosa Dias, Zilda Cristiani Gazim, Isabelle Luiz Rahal, Bruna de Fatima Antunes Laginestra, Gabriela Catuzo Canônico Silva y Ranulfo Piau Junior. "PLANTAS COM AÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL QUE CONSTAM NA RELAÇÃO NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS DE INTERESSE AO SUS (RENISUS)". Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR 26, n.º 3 (25 de noviembre de 2022). http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8981.

Texto completo
Resumen
A depressão é uma doença grave que atinge a população em geral, estudos epidemiológicos estimam que a prevalência da depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Os fatores que desencadeiam o aparecimento da depressão incluem fatores sociais, psicológicos, biológicos e também fatores externos específicos como eventos estressantes, solidão, consumo de álcool e drogas, doenças crônicas e dar á luz (depressão pós-parto). O objetivo da presente pesquisa consistiu em realizar uma revisão bibliográfica sobre as principais plantas medicinais com ação antidepressiva. A ansiedade vem se tornando um dos principais problemas da atualidade, sendo intensificada pela pandemia causada pelo coronavírus, onde constatou-se que durante o pico da pandemia onde os casos confirmados de COVID-19 no Brasil ascenderam de 45.757 para 330.890, e as mortes, de 2.906 para 21.048, o sentimento de tristeza/depressão atingiu 40% dos adultos brasileiros. Os sintomas de depressão podem ser amenizados quando a disponibilidade sináptica de monoaminas são aumentadas, e esse aumento pode ocorrer através da diminuição da metabolização desses neurotransmissores. Neste sentido, busca-se através da farmacoterapia a utilização de antidepressivos que disponibilizem as monoaminas na fenda sináptica. A escolha do fármaco é feita com base nos sintomas da depressão e na boa resposta a uma determinada classe de antidepressivos. Em fevereiro de 2009 o Ministério da saúde lançou a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), contendo 71 espécies vegetais que são distribuídas de forma in natura nas unidades básicas de saúde (UBS). Destas, somente três espécies apresentam efeito antidepressivo e ansiolítico comprovados na literatura sendo Matricharia chamomilla, Erytrinum mulungu e a Passiflora incarnata que também fazem parte da RENISUS. Além destas, outras espécies como a Melissa officinalis, Lippia alba, Valeriana officinalis e Piper methysticum são utilizadas pela população para tratar ansiedade, insônia e depressão, sugerindo desta forma que estas espécies sejam incluídas na RENISUS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Magalhães, Nathália Araújo, Milena Kelly Justino Vieira, Glória Marinho y Kelly Rodrigues. "AÇÃO DE FUNGOS NA REMOÇÃO DE METAIS DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS E COMPARTIMENTOS AMBIENTAIS: UMA REVISÃO". Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales. Investigación, desarrollo y práctica, 6 de abril de 2023, 361–85. http://dx.doi.org/10.22201/iingen.0718378xe.2023.16.1.82387.

Texto completo
Resumen
Os efluentes ricos em metais são muito comuns e geram grande preocupação, pois, embora estes elementos sejam encontrados facilmente na natureza, eles encontram-se em concentrações muito pequenas. Assim, a partir das ações antrópicas, os metais acabam sendo dispostos em ambientes onde não seriam facialmente encontrados e em concentrações elevadas, de modo que é necessário que esses poluentes sejam tratados de forma adequada e sustentável. Existem diversos métodos para remoção de metais, sendo eles químicos, físicos e biológicos. A adsorção de metais é um dos métodos de tratamento mais utilizados para remoção de metais do meio líquido devido a sua simplicidade, facilidade de operação e bom custo-benefício, principalmente se o adsorvente utilizado for abundante. O processo de adsorção, quando utiliza um adsorvente biológico, é chamado de biossorção/bioacumulação, que, além das vantagens já citadas, amplia as possibilidades com o uso de resíduos orgânicos, organismos vivos ou mortos ou outro material de baixo custo. O objetivo da presente revisão é realizar um levantamento a respeito da remoção de metais por biossorção e bioacumulação. Os processos conhecidos como biossorção e bioacumulação ganharam muito destaque nas últimas duas décadas devido a bons resultados de remoção e recuperação dos íons metálicos. Atualmente, são utilizados diversos tipos de biossorventes, como resíduos orgânicos provenientes dos segmentos industriais, justamente por ser um setor que produz resíduo em abundância. Além dos resíduos, plantas e micro-organismos também são bastante empregados nos processos de remoção de metais. A biomassa fúngica, viva ou morta, tem um papel muito importante nesse processo de tratamento. Por possuírem uma ótima capacidade de adsorção dos metais em meio aquoso e, quando se trata de biomassa viva, pode ser levada em consideração a sua versatilidade e capacidade de resistir e se adaptar a diferentes concentrações de metais. Adicionalmente, o metabolismo no processo de bioacumulação pode ser uma ferramenta a mais no processo de tratamento. Os gêneros Aspergillus e Penicillium são uns dos mais empregados para remoção de diversos metais isolados ou em coquetéis, tendo eficiências de remoção que, segundo os trabalhos observados, puderam variar entre 28 a 99%. Neste sentido, é importante o estudo e seleção de cepas fúngicas capazes de promover a remoção de diversos metais em diferentes concentrações, com a intenção de reduzir os impactos causados por efluentes contaminados com metais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía