Literatura académica sobre el tema "Plantas Industriais (Geral)"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Plantas Industriais (Geral)".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Plantas Industriais (Geral)"

1

Robertt, Pedro. "Reestruturação negociada e flexibilização em uma emrpesa industrial uruguaia". Caderno CRH 20, n.º 51 (diciembre de 2007): 479–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792007000300008.

Texto completo
Resumen
O artigo analisa o processo de reestruturação produtiva em uma empresa uruguaia de laticínios. O objetivo deste trabalho é evidenciar que a reestruturação produtiva é também um processo social, visto que os diferentes agentes são afetados pelas transformações em curso e devem modificar seus posicionamentos no espaço social. Analisa-se as lutas e negociações em relação ao processo geral de reestruturação de plantas industriais; a busca empresarial de colaboração da força de trabalho; e a resistência sindical à multifuncionalidade e à formação de uma camada restrita de trabalhadores com domínio de competências. A metodologia incluiu fontes estatísticas, aplicação de questionários e de entrevistas, e observação nos locais de trabalho. Os resultados mostram uma reestruturação negociada que cria desconfiança entre empresa e trabalhadores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Feiden, Aldi, Humberto Rodrigues Macedo, Jefferson Machado de Vargas, Antonio Carlos Chidichima, Karen Carrilho da Silva Lira, Grace Kelly Goudinho Pires y Altevir Signor. "Produção e rendimento industrial de entrepostos de pescado de pequeno porte do oeste do Paraná". Research, Society and Development 11, n.º 11 (27 de agosto de 2022): e426111133673. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33673.

Texto completo
Resumen
A região oeste do Paraná destaca-se na piscicultura brasileira como o maior polo de produção de peixes em viveiros escavados e industrialização para produção de filés, concentrando 24 entrepostos de pescado de pequeno, médio e grande porte. O objetivo geral da pesquisa foi o levantamento de parâmetros técnicos da industrialização de tilápias em seis entrepostos de pequeno porte do oeste do Paraná. Entre os objetivos específicos destacaram-se: a) o levantamento do volume de peixes processados e filé produzido; b) a obtenção de parâmetros de uso e rendimento da mão-de-obra; c) avaliar a compra de matéria prima e a venda de filés; e d) verificar aspectos sobre a logística de transporte. Os parâmetros avaliados trouxeram importantes subsídios técnicos, que demonstram que as pequenas plantas industriais são importante instrumento de escoamento da produção aquícola. A piscicultura nos municípios de Toledo, Marechal Candido Rondon, Pato Bragado e Ouro Verde do Oeste da região oeste do Paraná geram renda anual estimada de R$ 71.039.430,00 que proporcionam renda aos aquicultores, sejam estes vinculados como parceiros ou mesmo independentes, e podem ser considerados um importante vetor de desenvolvimento nos municípios da região, sendo uma cadeia agroindustrial emergente que proporciona geração de renda, emprego e diversificação da produção agropecuária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lisboa, Inês y Pedro Rodrigues. "Poluição atmosférica e efeitos na saúde humana". Egitania Sciencia 2, n.º 13 (27 de diciembre de 2013): 89–123. http://dx.doi.org/10.46691/es.v2i13.310.

Texto completo
Resumen
Ao longo dos anos a poluição atmosférica tem sido encarada de uma forma diferente. Inicialmente apenas os agentes químicos eram considerados poluentes, agora cada vez mais, os poluentes biológicos são alvo de monitorizações e estudos. Os poluentes atmosféricos mais comuns provêm principalmente das indústrias, do tráfego automóvel e da polinização das plantas e árvores. As alergias, têm tido um aumento muito significativo e são já consideradas um problema de saúde pública. No artigo são apresentados diversos estudos comparativos de trabalhos realizados em Portugal e na Europa sobre a influência dos poluentes atmosféricos na saúde pública. As grandes cidades têm em geral, maior concentração de poluentes do que as cidades mais pequenas, este facto deve-se não só à quantidade excessiva de tráfego automóvel, mas também às grandes zonas industriais envolventes. Cada pessoa, dependendo da idade e do estado de saúde, apresenta diferentes respostas à exposição aos poluentes atmosféricos. Doenças do foro respiratório, cardiovascular e alérgicas são as mais frequentemente relacionadas com a poluição atmosférica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Vinicius Winckler Caldeira, Marcos, Hilbert Blum, Rafaelo Balbinot y Kátia Cylene Lombardi. "USO DO RESÍDUO DE ALGODÃO NO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS FLORESTAIS". Revista Acadêmica: Ciência Animal 6, n.º 2 (15 de abril de 2008): 191. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v6i2.10472.

Texto completo
Resumen
Atualmente poucos são os estudos conduzidos no Brasil que utilizam resíduos industriais como insumo para produção de mudas, principalmente aqueles da indústria do algodão. O objetivo desse trabalho foi avaliar a utilização do resíduo do algodão compostado na formulação de substrato para a produção de mudas de ingá (Inga sessilis Vellozo) Martius e ipê-roxo (Tabebuia impetiginosa (Martius ex DC.)) Standl. O estudo foi conduzido no Horto Florestal de Gaspar, pertencente ao Departamento de Engenharia Florestal/FURB, usando delineamento experimental Inteiramente Casualizado com cinco tratamentos e 48 plantas em cada um. Os tratamentos foram T1 (substrato padrão do viveiro); T2 (50% algodão + 25% casca de arroz carbonizada+ 25 % argila); T3 (75% algodão + 12,5% casca de arroz carbonizada+ 12,5% argila); T4 (30% algodão + 35% casca de arroz carbonizada + 35% argila); T5 (25% algodão + 25% casca de arroz carbonizada + 25% argila + 25% esterco de bovino). No final do experimento, após a semeadura das mudas, foram avaliados os seguintes parâmetros: diâmetro do colo, altura da planta, massa seca da parte aérea e da raiz, comprimento do sistema radicular e efetuada a análise química dos macronutrientes nas folhas e na raiz. No geral, o melhor desenvolvimento de mudas de Inga sessilis e Tabebuia impetiginosa ocorreram nos tratamentos T1 e T5. Foi observada uma relação entre o melhor desenvolvimento das mudas de Tabebuia impetiginosa nos tratamentos T1 e T5 com os maiores teores de N, P e K e menores de Ca e Mg encontrados na massa seca de raiz.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Gameiro, Augusto Hauber, José Vicente Caixeta Filho, Cleber Damião Rocco y Rogério Rangel. "Modelagem e gestão das perdas no suprimento de tomates para processamento industrial". Gestão & Produção 15, n.º 1 (abril de 2008): 101–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000100010.

Texto completo
Resumen
O suprimento de tomates para processamento industrial é uma atividade relativamente complexa. Plantas industriais de larga escala necessitam de elevados volumes diários de matéria-prima. Por outro lado, há alta perecibilidade dos frutos e a colheita ainda é predominantemente manual. Um modelo matemático foi desenvolvido com o propósito de entender objetivamente o processo de suprimento de tomate e, também, vislumbrar possibilidades de sua otimização. A simulação a partir do modelo pode gerar cenários que, quando comparados com o desempenho efetivamente observado em campo, evidenciam a importância da gestão acurada, com a presença de potenciais ganhos financeiros expressivos na cadeia de suprimentos a partir da redução de tempos, perdas e custos. As perdas de produto poderiam ser reduzidas de mais de 2% para algo inferior a 1%. A menor capacidade ociosa traduzir-se-ia em um menor custo de oportunidade e aumento de receita. Para uma fábrica com um consumo de tomates de 336 mil toneladas por ano, a melhoria no suprimento de matéria-prima poderia resultar em ganhos estimados em R$ 6 milhões por ano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Rodríguez, Ruben Dario Cruz y Alexis Castillo Sauza. "Alternativa para minimizar el costo de la energía eléctrica en zonas francas de Colombia / Proposal to minimize the cost of electricity in commercial areas of Colombia". Revista EAN, n.º 72 (1 de agosto de 2013): 90. http://dx.doi.org/10.21158/01208160.n72.2012.570.

Texto completo
Resumen
RESUMENMinimizar el costo de la energía eléctrica en Zonas Francas de Colombia, es una necesidad apremiante por ser este un factor directamente relacionado con la competitividad de parques industriales que, bajo un régimen especial, promueven la entrada de nueva inversión al país. En este artículo se presenta una herramienta de optimización de la explotación de una planta de autogeneración que junto con la conexión convencional a la red eléctrica se usan como fuentes para el abastecimiento de energía de una Zona Franca. Bajo estas condiciones generales se ha valorado el beneficio de la condición hipotética de operación. Como herramienta computacional para resolver el modelo planteado usamos el Sistema General de Modelamiento Algebraico - GAMS - con la ayuda de MATLAB para agilizar el ingreso y procesamiento de datos.ABSTRACTMinimizing the cost of electricity in commercial areas of Colombia is one of the biggest needs of this economic sector covering the competitiveness of industrial parks that stimulates investment in this country. In this article, an optimization tool is described on the exploitation of a self- generation plant that together with the conventional connection to electrical networks is used as a source of energy to supply it to commercial areas. Under these general conditions, the advantage of operational hypothetic conditions has been evaluated. As a computational tool to determine this model, we apply the so- called General System of Algebra Model- GAMS- with the support of MATLAB to facilitate incomes and data processing.RESUMÉÉMinimiser le coût de l’énergie électrique dans les zones franches colombiennes est une nécessité urgente car ces zones représentent un facteur de compétitivité de l’économie locale et qui, en vertu d’un régime fiscal différent, favorisent l’entrée de nouveaux capitaux. Cet article présente un outil permettant l’optimisation de l’exploitation énergétique qui, grâce à des générateurs électriques utilisés comme sources d’approvisionnement en énergie de zone de libre-échange, améliore la connexion classique au réseau électrique. Dans ces conditions, la valeur ajoutée du bénéfice hypothétique de l’opération se trouve valorisée. L’outil de calcul informatique mis en place pour résoudre le modèle mathématique est le Système Général de Modélisation Algébrique - GAM – qui s’utilise à l’aide du MATLAB afin de simplifier la saisie et le traitement des données.RESUMOMinimizar o custo da energia elétrica em Zonas de Comércio Livre da Colômbia, é uma necessidade urgente por ser um fator diretamente relacionado com a competitividade de parques industriais que, em regime especial, promovem a entrada de novos investimentos no país. Neste artigo apresenta-se uma ferramenta para otimizar a explotação de uma planta de autogeração que junto com a ligacão convencional à rede elétrica são usadas como fontes para fornecer de energia uma Zona de Comércio Livre. O benefício da condição hipotética de operação foi valorado nestas condições gerais. Como ferramenta computacional para resolver o modelo proposto usou-se o Sistema Geral de Modelagem Algébrica - GAMS - com a ajuda de MATLAB para agilizar o ingresso e processamento de dados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Maroneze, Bruno Oliveira. "polissemia de “gema” em diacronia". Revista GTLex 8, n.º 1 (4 de febrero de 2023): e0802. http://dx.doi.org/10.14393/lex-v8a2022/23-2.

Texto completo
Resumen
O substantivo “gema” apresenta diversas acepções, aparentemente não-relacionadas, dentre as quais destacam-se: “porção interna do ovo”; “protuberância do caule das plantas que dá origem aos ramos; broto”; e “pedra preciosa”. Neste squib, com base sobretudo em obras lexicográficas, procuramos identificar quais acepções são diacronicamente mais antigas e quais são derivadas de outras. Pudemos identificar que a acepção “broto” é provavelmente a original, da qual deriva a de “pedra preciosa”, ambas presentes em latim; e a acepção “porção interna do ovo” é provavelmente uma inovação do espanhol, que passa em seguida ao português. As duas hipóteses para explicá-la são: 1) a gema do ovo seria a sua parte mais preciosa, assim como a pedra; 2) a gema do ovo é capaz de gerar um novo ser, assim como o broto de uma planta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Souza, Sebastião Décio Coimbra de y Giovanna Mothê de Almeida. "Dinâmica competitiva industrial". Revista Produção Online 22, n.º 3 (21 de marzo de 2023): 3077–98. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v22i3.4662.

Texto completo
Resumen
O estudo da dinâmica competitiva industrial envolve um amplo conjunto de abordagens que vão desde a configuração das estruturas de mercado e níveis de concentração, interações e movimentos estratégicos de grupos de empresas, e entre empresas, ao longo do tempo, visando identificar vantagens de desempenho sobre os concorrentes. Este trabalho busca demonstrar a caracterização da dinâmica competitiva industrial para o caso do mercado de Celulose no Brasil, por meio da aplicação do modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD), com ênfase na análise da variação dos níveis de concentração industrial. A metodologia teve caráter descritivo, com abordagem mista, com viés quantitativo por meio dos índices de Razão de Concentração (CRk) e Coeficiente de Gini (GC), e qualitativo na análise e interpretação dos resultados em relação aos fundamentos. Nos procedimentos preliminares, foram identificadas as empresas que apresentaram maior volume de produção de celulose no período entre 2013 e 2020. Em geral, os resultados mostraram uma tendência de maior concentração da indústria. Quanto às barreiras de entrada, o alto nível de concentração verificado, próximo a 70% (em 2020), associado à necessidade de grandes investimentos em novas plantas para ampliação das escalas de produção e modernização das empresas dominantes, foi acentuado pelas fusões que ocorreram no período, constituindo-se em fortes e principais barreiras à entrada no setor. É importante destacar o excelente desempenho da indústria brasileira de celulose no mercado internacional no período, saltando da 4ª para a 2ª posição no ranking mundial de produção, conquistando a liderança em exportações. Nesse sentido, pode-se considerar que a estrutura concentrada da indústria brasileira de celulose favoreceu a estratégia de substituição da estagnação da demanda no mercado doméstico pela ida ao exterior, permitindo que o Brasil alcançasse uma posição de destaque no mercado internacional de celulose, gerando forte receita para as empresas e contribuindo com a entrada de reservas substanciais no país.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Dutra Júnior, Nilo Cesar Da Silva, Cleo Zanella Billa y Diana Francisca Adamatti. "Descoberta de conhecimento em um jogo sério para o ensino de plantas industriais: um estudo de caso Utilizando árvores de decisão". Revista Brasileira de Computação Aplicada 13, n.º 1 (5 de abril de 2021): 98–111. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v13i1.11378.

Texto completo
Resumen
Os jogos sérios são mais uma das ferramentas que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, visto seu aspecto lúdico e motivador. Paralelamente, cada vez mais são geradas informações em bases de dados em todas as áreas do conhecimento e é preciso obter dados conclusivos, que possam gerar conhecimento. Este processo é conhecido como Knowledge Discovery in Databases - KDD, e utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para obter informações valiosas e posteriormente interpretá-las. Este artigo apresenta um estudo relativo ao tema de descoberta de conhecimento em bases de dados utilizando um jogo sério do tipo simulador, para estudantes de ensino superior. O processo de descoberta de conhecimento utilizou a técnica de árvores de decisão e os resultados encontrados mostram algumas ações/estratégias dos estudantes, bem como suas dificuldades durante o jogo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Cavalcante, Giselly Correia, Djalma de Albuquerque Barros Filho, Alan John Duarte de Freitas, Jonas dos Santos Sousa, Johnnatan Duarte de Freitas y Weverton Martiniano Moreira. "Recobrimento de Superfícies metálicas por Filmes de Titânia meso-macroporosa". Diversitas Journal 6, n.º 1 (30 de enero de 2021): 848–58. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1467.

Texto completo
Resumen
RESUMO: O desenvolvimento de materiais porosos tem sido um dos objetivos da nanotecnologia. Existe uma necessidade cada vez mais real de entender os mecanismos que geram materiais auto-estruturados especificamente aqueles que se originam de moldes de partículas coloidais como: polímeros, sílica, titânia e silício. A importância desses moldes é produzir dispositivos com aplicações industriais como: células solares, dessalinizadores, baterias e cristais fotônicos. Uma das principais dificuldades encontradas na aplicação de partículas coloidais é produzí-las em larga escala com tamanho uniforme e depositá-las em superfícies planas para que possam cobrir homogeneamente um substrato formando domínios cristalográficos em escala micrométrica. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a formação de filmes nanocristalinos de titânia em superfícies metálicas que foram caracterizados por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os substratos metálicos eram placas comerciais de aço encontradas em lojas de material de construção. O substrato foi recoberto com esferas de látex infiltradas por solução precursora de titânia e posteriormente tratatado termicamente num forno tubular a 600 oC durante uma hora. Observa-se que o substrato metálico influencia a topografia do filme de titânia mesoporosa resultando em uma estrutura lamelar em que há possibilidade de interação com o meio externo. Estes resultados mostram que o substrato influencia diretamente a topografia da titânia mesoporosa que não é mais hexagonal com poros ordenados, mas lamelar possibilitando produção de membranas auto-limpantes com aplicação direta na construção civil. PALAVRAS-CHAVE: Partículas coloidais, Substrato metálico, Estrutura lamelar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Plantas Industriais (Geral)"

1

Seghese, Marcos Alberto y José Ozinaldo Alves de Sena. "Agrotóxicos, transgênicos na agricultura e saúde humana no estado do Paraná-Brasil". En CIÊNCIAS DA SAÚDE E SUAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/ciesaudesv1-101.

Texto completo
Resumen
O Estado do Paraná destaca-se por ser responsável por mais de 20% da produção nacional de grãos. A agricultura paranaense utiliza intensamente os insumos disponíveis no comércio, sendo o terceiro maior consumidor nacional de agrotóxicos. No atual modelo agrícola, a aplicação de agrotóxicos é obrigatória para a obtenção de bons índices de produtividade, colocando em risco a saúde humana e demais espécies, impactando negativamente o meio ambiente. Os distribuidores e vendedores de agrotóxicos no geral estão muito mais preocupados com as cotas de vendas do que com a segurança. Neste modelo hegemônico de agricultura domina a dimensão econômica (lucro e poder), destruindo as dimensões ecológicas, política, social, ética, cultural dentre outras. O alimento está se transformando em mercadoria (um produto industrial) cada vez mais concentrado e determinado por poucas empresas transacionais. A alimentação está sendo dominada pela lógica privada do capital, criando um cenário produtor de doenças e de desigualdades econômicas e sociais. O estado brasileiro está perdendo a Segurança Alimentar e Nutricional e o Direitos Humanos à alimentação adequada, comprometendo toda a saúde pública e a garantia dos direitos humanos, fruto do capitalismo, o campo imposto pela Revolução Verde. Os agricultores de modo geral possuem baixo nível educacional e carência de informações sobre os impactos negativos da Revolução Verde. Dessa forma, é urgente políticas públicas que façam o enfrentamento de todos esses problemas descritos acima, e que promovam uma reflexão crítica sobre os caminhos a serem seguidos em direção a uma agricultura sustentável, preservando o meio ambiente para esta geração e para as gerações futuras, pois o contrário anteciparemos a sexta extinção em massa no planeta Terra. A revisão aponta, ainda, para a possibilidade de correlação entre uso de agrotóxicos, de materiais transgênicos e doenças em humanos no Paraná, com destaque especial para alguns tipos de cânceres, possibilidade que precisa ser discutida e receber atenção especial da pesquisa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Celestino, Carolina Censi, Dalila Cristina Gomes y Patrícia Almeida Sacramento. "ANÁLISE DE CONSUMO CONSCIENTE DOS HABITANTES DO MUNICÍPIO DE IVATUBA-PR". En Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meio Ambiente - Vol. I, 85–99. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060806.

Texto completo
Resumen
Após a Revolução Industrial os modos de produção e consumo se modificaram, a procura por satisfação pessoal das pessoas levou a um consumismo extremo, resultando em diversos impactos negativos ao planeta. Deste modo, o consumo consciente surge como uma proposta de resgate da população em relação ao consumismo. Este estudo teve como objetivo analisar o consumo consciente dos habitantes do município de Ivatuba-PR e identificar se a renda familiar da população tem influência no nível de consumo consciente. Para isso, aplicou-se um formulário com 25 perguntas baseadas na proposição de uma escala de consumo sustentável. Este questionário foi respondido por 260 habitantes do município. Para um melhor entendimento dos resultados as questões foram divididas em seis grupos: Consumo de produtos sustentáveis, separação de resíduos sólidos, reutilização de materiais, hábitos sustentáveis, pensamento crítico e perspectiva de mudança, analisados de acordo com a renda da população (até um salário-mínimo; 1 a 3 salários-mínimos; 3 a 5 e superior a 5). Os resultados mostraram que apenas a categoria com perguntas relacionadas ao consumo de produtos sustentáveis obteve respostas negativas em relação ao consumo consciente. De modo geral a população entrevistada apresentou um bom nível de consumo consciente, mas que pode ser melhorado com a disseminação de informações sobre o assunto. Neste trabalho também foi constatado que no município de Ivatuba a renda familiar não foi um fator de influência no nível de consumo consciente da população, destacando nesse caso que a condição financeira familiar não interferiu nas práticas de consumo consciente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Plantas Industriais (Geral)"

1

Hilário Oliveira, Fillipe y Thales Lima Oliveira. "ANÁLISE COMPUTACIONAL DOS EFEITOS EM PLANTAS INDUSTRIAIS DA PARTIDA DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS". En XX Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, 2022. http://dx.doi.org/10.56316/2596-2221.xxceel.2022.754.

Texto completo
Resumen
O presente artigo descreve uma pesquisa de afundamentos de tensões, ocasionada por partidas de motores em plantas industriais e os possíveis problemas ocasionados na rede que por sua vez podem impactar na qualidade da energia e até mesmo no bom funcionamento de diversos aparelhos conectados a aquela rede, além de que pode gerar até mesmo falhas e desligamentos em virtude da magnitude da queda de tensão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Almeida, Nicoly, Heremita Lima, Laís Lima, Márcio Júnior y Petrus Bento. "Idubo: Plataforma Web e Lixeira Inteligente para o gerenciamento de resíduos orgânicos". En VI Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2019.7198.

Texto completo
Resumen
Desde a Revolução Industrial o planeta vem sofrendo drasticamente com o descaso populacional, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente. Refletindo sobre a acirrada disputa que a sociedade vem travando com o crescimento da quantidade de lixo, identificamos a problemática do descarte incorreto e desperdício dos resíduos orgânicos. Diante disso pretendemos desenvolver uma plataforma web e uma lixeira inteligente que consiga estabelecer uma comunicação entre quem possui o resíduo orgânico, uma composteira ou usina de biogás e quem quer comprar o adubo. Para alcançar essa meta geral, organizaremos as estratégias metodológicas dessa pesquisa nas seguintes etapas específicas: em um primeiro momento desenvolver a plataforma web e em seguida desenvolver a lixeira estabelecendo comunicação entre elas. A título de justificativa percebemos a importância do desenvolvimento desse trabalho para o gerenciamento dos resíduos orgânicos e para que a tecnologia seja utilizada em prol do coletivo. Em termos conclusivos, essa pesquisa pretende gerar uma plataforma web e uma lixeira inteligente de fácil utilização capaz de gerenciar o desperdício dos resíduos orgânicos e contribuir para o avanço tecnológico e ambiental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Victoria, Isabel Cristina Moreira, Attilio Bolivar Ourives de Figueiredo, Eliete Auxiliadora Assunção Ourives, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Giovana De Freitas Rabelo Ribeiro y Francisco Gómez Castro. "A COMPREENSÃO SISTÊMICA E O PENSAMENTO DO DESIGN PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA A CULTURA SLOW FOOD E DE PRATICAS COLABORATIVAS." En Systems & Design 2017. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6645.

Texto completo
Resumen
RESUMO A sociedade atual vive em um contexto tumultuoso, sendo comum as pessoas viverem de forma mais estressadas, se alimentando mal e convivendo cada vez menos com as pessoas, perdendo oportunidades de fazer e manter relacionamentos pessoais. Como este estilo de vida está saturado, gerando problemas de saúde aos indivíduos, existem diversos estudos que comprovam a tendência de que as pessoas buscarão um melhor aproveitamento do seu tempo, com um maior contato com a natureza, dando valor ao seu próprio bem-estar, prestando mais atenção no que consome e em como consome, assim como a valorização do prazer de estar em um meio social. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir por meio da visão sistêmica e do design, o incentivo e a prática da filosofia Slow Food, e dessa forma, promover a preocupação com uma saudável forma de alimentação e a ação colaborativa entre as pessoas, em que um indivíduo possa cooperar com o outro, resgatando o convívio e socialização. Assim, pretende-se atuar em pequenas unidades urbanas externas, como prédios, condomínios, praças e avenidas com intuito de criação de um artefato que motive a prática dessa filosofia, assim como impulsione também as práticas colaborativas nestes locais, buscando a integração social e desenvolvimento econômico e ambiental, atendendo os princípios da sustentabilidade e o desenvolvimento local. O método de pesquisa usado é descritivo, em que se observou e analisou as situações e relações dos indivíduos, tanto de forma individual quanto as relações em sociedade. Os instrumentos escolhidos para coleta de dados foram o questionário, entrevistas e observações abertas, feitas informalmente ao decorrer das entrevistas. Neste trabalho integrou-se dois métodos de projeto, a ferramenta HCD/IDEO (Human Centered Design - Design Centrado no Ser Humano), usado como base, com técnicas para o entendimento dos desejos e necessidades da comunidade estudada e o Guia de projeto NASDesign/UFSC (Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design/Universidade Federal de Santa Catarina), dividido em três fases: Sentir, Agir e Realizar, como complementação. Ao final, conclui-se que o modelo físico do produto proposto atende uma lista de requisitos divididos em três grande grupo: requisitos de produto, referentes à forma, materiais e texturas do objeto; requisitos do usuário, referente a necessidade entendida a partir do tipo de ambiente em que o produto está, e de como ele está sendo usado e aos requisitos do contexto de uso, que consiste nas necessidades do usuário observado durante a pesquisa.Palavras Chaves: design de produto, slow food, sustentabilidade. REFERÊNCIAS ANDRADE, Aurélio L. et al. Pensamento sistêmico: caderno de campo: o desafio das mudanças sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006. AROS, Kammiri Corinaldesi. Elicitação do processo projetual do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo – Florianópolis, SC, 2016. BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Projeto e Desenvolvimento de Produtos - São Paulo: Editora Atlas S.A. - 2009. BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. BEST, Kathryn. Fundamentos de gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2012. 208 p. BISTAGNINO, Luigi. Design sistêmico: uma abordagem interdisciplinar para a inovação. p.13-30. In: BOAS, Eduardo Villas. Perfils de consumo: VALS2 aponta oito tipos de consumidores. Disponível em: < http://www.audaces.com/br/educacao/falando-de-educacao/2013/10/16/perfis-de-consumo-vals2-aponta-oito-tipos-de-consumidores-2>. Acesso em: 7 out. 2016. BRUNDTLAND, Gro Harlem. Nosso futuro comum: Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2a. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991. BRUNEL, Felipe Kanarek; O design estratégico em nível metaprojetual como suporte para a inovação social: o caso slow food, p. 202-210 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sbds15-2st701b CAPELLO, Giuliana. Slow Life: vida mais calma, lenta e confortável. Planeta Sustentável: 16 set 2008. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos-e-gaianos/109647/>. Acesso em: 4 out. 2016. CAPRA, Fritjof. Teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1998 CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2008. 56. COGO, Rodrigo. Tendências Globais de Consumo. Disponível em: < http://www.aberje.com.br/blogs/post/tendencias-globais-de-consumo-para-2016/>. Acesso em: 1 nov. 2016. DEHEINZELIN, Lala. Desejável Mundo novo: vida sustentável, diversa e criativa em 2042. 1ª edição. São Paulo, SP | 2012 ERLHOFF, Michael; MARSHALL, Timothy (Ed.) Design Dictionary: Perspectives on Design Terminology. Basel, Switzerland: Birkhauser Verlang Ag, 2008. (Board of International Research in Design). GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ICSID. Definition of Design. About ICSID: 2013. Disponível em: <http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm>. Acesso em: 04 out. 2016. IDEO. HCD: Human Centered Design - kit de ferramentas. 2. ed. 2010. KRUCKEN, L. Design e Território: valorização de identi- dades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009. KRUCKEN, L.; TRUSEN, C. A comunicação da sustentabilidade em produtos e serviços. In: DE MORAES, D., KRUCKEN, L. Design e Sustentabilidade. Coleção Cadernos de Estudos Avançados em Design, Belo Horizonte: EdUEMG, 2009. KUEHR, R. Environmental technologies: from a misleading interpretations to an operational categorization and definition. Journal of Cleaner Production, 2007. MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 104 p. (Caderno do Grupo de Altos Estudos do PEP/UFRJ; v.1). MANZINI, Ezio. Design, when everbody designs: an introduction to design for social innovattion. Cambridge: MIT Press Book, 2015. 241p. MANZINI, Ezio. Making Things Happen: Social Innovation and Design. Design Issues: v.30 n.1, 2014. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, 2008. MARCONI, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. MELO FILHO, Álvaro de. Designing marketing. Fragmentos de Cultura, Goiânia, 2009. Disponível em: seer.ucg.br/index.php/fragmentos/article/viewFile/994/696. Acesso em: 14/04/2011. MORARES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010. MORARES, Dijon de; KRUCKEN, Lia. Cadernos de estudos avançados em design: Sustentabilidade II. Barbacena: EdUEMG, 2009. 79p. MOZOTA, B. B. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011. POTTER, N. Qué es un diseñador: objetos, lugares,mensajes. Buenos Aires: Paidós, 1999. REID, Mariana. A contribuição do design na motivação da prática do Slow Food; Florianopolis,SC, 2014. 149 p. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Slow Food Brasil, 2013. Disponível em: <http://www.slowfoodbrasil.com/>. Acesso em: 4 out. 2016. Slow Moviment Portugal, 2014. Disponível em: <http://www.slowmovementportugal.com/> Acesso em: 4 de out. 2016. Slow Moviment, 2016. Disponível em <http://www.slowmovement.com/slow_living.php> Acesso em: 4 de out. 2016. STICKDORN,Marc. Isto é design thinking de serviços/ Marc Stickdorn, Jakob Schneider e coautores ; tradução: Mariana Bandarra ; revisão técnica : Clarissa Biolchini. Porto Alegre : Bookman, 2014. SUDJIC, Deyan. A Linguagem das Coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. THACKARA, John. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo - tradução Cristina Yamagami - São Paulo : Saraiva : Versar, 2008. 299 p. VALENTE, Edison. Slow Design. Revista Planeta: Ambiente: out.2013. Disponível em: <http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/ambiente/slow-design>. Acesso em: 30 out. 2016. 58 VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de sistemas de satisfação. Salvador: EDUFUBRA, 2010. 343p.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía