Artículos de revistas sobre el tema "Peptídios bioativos"

Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Peptídios bioativos.

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 36 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Peptídios bioativos".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Rufatto, Daiany Soares, Letícia Schirmer Calcagnotto, Flávio Augusto de Souza Oliveira, Rafaela Lucas Costa de Araújo, Juliana Vieira Frezza Bernardes Cohen, Leonardo de Azevedo Calderon, Christian Collins Kuehn y Flávia Serrano Batista. "Prospecção de peptídeos miméticos PLAS-VP e PLAS-AK de veneno de serpente do gênero Bothrops contra bactérias formadoras de biofilme Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa". Brazilian Journal of Development 8, n.º 7 (29 de julio de 2022): 54664–79. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n7-372.

Texto completo
Resumen
Introdução: A resistência bacteriana aos antimicrobianos é um grave problema de saúde pública. Este fato associado à formação de biofilmes dificulta o tratamento de infecções provocadas por estes microrganismos. Entre os candidatos mais promissores frente a resistência bacteriana estão os peptídeos e proteínas bioativas, em especial as serpentes pertencentes ao gênero Bothrops. O veneno de serpente constitui uma ampla fonte de moléculas bioativas, contendo proteínas, peptídeos e enzimas. Dentre estes componentes, destacam-se as fosfolipases A2 (PLA2), a qual possui uma grande variedade de atividades biológicas. Objetivo: Prospecção in vitro dos peptídeos miméticos PLAS-VP e PLAS-AK de venenos de serpentes do gênero Bothrops contra bactérias formadoras de biofilme. Materiais e Métodos: A técnica de poço-difusão foi realizada em placas de petri com a adição dos peptídeos e semeadura das cepas bacterianas Gram-negativas (Escherichia coli ATCC e Pseudomonas aeruginosa ATCC) em dupla camada de meio Mueller Hinton (MH). Os testes para determinação da concentração inibitória mínima (CIM) foi realizado em placas de 96 poços a 37 ºC por 24 horas em triplicata, nas concentrações de 200 a 1,56 µg/mL, tendo o imipenem como controle positivo. Resultados: Os peptídeos PLAS-VP e PLAS-AK, não apresentaram halos de inibição nas concentrações testadas. Entretanto os resultados de ambos os peptídeos apresentaram crescimento microbiano nas concentrações utilizadas quando comparados ao controle positivo. Discussão: Dentre as perspectivas iniciais do projeto, consideramos a hipótese de uma ação antagônica quando comparado a inibição microbiana. Devido à presença de bioativos ainda não elucidados que proporcionaram o crescimento das unidades formadoras de colônia bacteriana. Conclusão: Os peptídeos não demostraram atividades antimicrobiana, entretanto, os resultados demonstram expressivo desenvolvimento microbiológico, prospectando assim um potencial bioativo como insumo para a ação proliferativa de bactérias relacionado a biotecnologia médica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Steffens, Juliana, Daiane Preci, Mateus Baptista Nunes, Ilizandra Aparecida Fernandes, Bruna Seguenka, Eunice Valduga y Clarice Steffens. "HIDRÓLISE DE SORO DE LEITE OVINO DIFILTRADO PELA ENZIMA COROLASE H-PH E AVALIAÇÃO DA GERAÇÃO DE PEPTÍDEOS BIOATIVOS". Revista Tecnológica 29, n.º 1 (8 de enero de 2020): 168–83. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v29i1.51138.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi obter um diafiltrado de soro de leite ovino e avaliar o efeito da temperatura e do pH na atividade enzimática da protease corolase H-pH. Também investigou-se o grau de hidrólise da protease (corolase H-pH) em diferentes tempos (1, 2, 3, 4, 5 e 6 h) e também a massa molecular média e comprimento médio da cadeia peptídica das amostras. O pH e a temperatura influenciaram significativamente a atividade enzimática, sendo indicado o pH 8 e a temperatura de 60°C. O hidrolisado em 1 h de reação apresentou o maior número de péptidos em intervalo de 300 a 500 m/z (23,28%). Também foi encontrado maiores percentuais de peptídeos na faixa de 4.000 m/z (13,77%) e 5.000 m/z (4,59%) em com o tempo de 5 h de hidrólise que apresentou valores de 11.99 e 1.75%, respectivamente. Além disso, os péptidos ≥12.000 m/z foram reduzidos em 49,04% em tempo de hidrólise de 5 h. Nas faixas mencionadas, o número de peptídeos foi superior em 1 h de hidrólise e poderiam estar relacionados ao destaque frente as propriedades bioativas como atividade antioxidante e antimicrobiana. As diferenças na distribuição do número de peptídeos em toda faixa investigada (300 – 20.000 m/z) em MALDI-TOF, foi alterada com o tempo de hidrólise, o que pode ter contribuído para degradação das sequências péptidas ativas das moléculas. O concentrado proteico de soro de leite ovino diafiltrado (solução 10% (p/v) em 60°C, pH 8,0) hidrolisado com enzima corolase H-pH (1% baseado no conteúdo proteico) em 1 h de reação, é recomendado como ideal para a obtenção de peptídeos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Damasceno, Carolina S. B., Letícia F. de Oliveira, Marilis D. Miguel y Obdulio G. Miguel. "Peptídeos Bioativos de Soja Glycine Max (L.) Merrill: uma Breve Revisão". Revista Processos Químicos 10, n.º 19 (4 de enero de 2016): 89–98. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v10i19.350.

Texto completo
Resumen
A soja é a principal cultura no agronegócio brasileiro, incorporada aos poucos no cerrado, levou o Centro-Oeste a se tornar uns dos maiores produtores do grão, especificamente, o estado de Goiás, que se encontra entre os maiores produtores nacionais. A soja possui grande importância nutricional, devido ao teor proteico, entretanto, no processamento, a fragmentação proteica gera peptídeos, que podem exercer funções biológicas e serem denominados bioativos. Nesse contexto, esta revisão buscou enfatizar a importância dos peptídeos bioativos de soja e suas principais propriedades funcionais, verificando-se, assim, que estes podem ser explorados pela indústria alimentícia, na busca de alimentos com apelos funcionais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Pacheco, Ana Flávia Coelho, Gabriela Zinato Pereira, Ana Carolina de Souza Rodrigues, Jeferson Silva Cunha, Flaviana Coelho Pacheco, Paulo Henrique Costa Paiva, Alline Artigiani Lima Tribst y Bruno Ricardo de Castro Leite Junior. "Proteínas de sementes de abóbora e propriedades multifuncionais de seus hidrolisados: uma revisão". Research, Society and Development 11, n.º 8 (26 de junio de 2022): e47211831161. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31161.

Texto completo
Resumen
As sementes de abóbora são, na maioria das vezes, descartadas ou destinadas à alimentação animal, apesar de serem uma fonte promissora de proteínas. Diversos estudos têm demonstrado o potencial técnico‑funcional de diferentes proteínas vegetais utilizadas no processamento de alimentos como ingredientes para melhoria das propriedades de formação de espuma, emulsificação e gelificação. Entretanto, a baixa solubilidade em água das proteínas de sementes de abóbora dificulta a sua aplicação industrial em diversos produtos. Para superar esta limitação, a hidrólise dessas proteínas surge como uma estratégia promissora para obtenção de compostos com melhores propriedades técnico-funcionais em comparação com as proteínas nativas. Além disso, os peptídeos obtidos podem exercer potenciais propriedades biológicas, tais como: atividades antidiabética, antioxidante, anti-hipertensiva, anti-inflamatória e antimicrobiana. Com esta revisão de literatura, estudos sobre proteínas de sementes de abóbora, sua composição e propriedades técnico-funcionais foram compilados. As propriedades dos hidrolisados e peptídeos bioativos obtidos por meio da hidrólise enzimática das proteínas de sementes de abóbora foram enfatizados, de modo a difundir conhecimentos acerca do aproveitamento sustentável de uma fonte proteica de elevado potencial industrial. Os trabalhos mostraram que a hidrólise enzimática possibilita a obtenção de peptídeos bioativos com propriedades biológicas relevantes. Porém, estudos também devem ser conduzidos para compreensão do comportamento dos peptídeos bioativos em diferentes matrizes alimentares e em sistemas in vivo, a fim de reconhecer as suas bioatividades apresentadas in vitro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Barros, Camilla Rayza dos Santos, Juliana Vila Verde Ribeiro, Jullia Ingrid Rodrigues Martins, Glaucia Lemes de Carvalho y Angela Guimaraes Pedreira. "NANOTECNOLOGIA: EFEITOS DO USO DE NANOPARTÍCULAS EM DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, n.º 6 (12 de junio de 2024): 2092–102. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i6.14434.

Texto completo
Resumen
Objetivos: Nos últimos anos vários estudos estão focando na utilização de nanopartículas com compostos bioativos no tratamento de doenças neurodegenerativas, visto que esses compostos bioativos são capazes de combater os efeitos deletérios da neuroinflamação e do estresse oxidativo. As nanopartículas vêm como alternativa para proteger os compostos contra danos proteolíticos e melhorar a sua eficácia na entrega e na atividade biológica. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre levantamento de dados e resultados de testes que utilizaram nanopartículas no combate de doenças neurodegenerativas. Metodologia: Foram utilizados sites de busca, como, SCIELO, PUBMED e SCIENCE, através das palavras-chave: resumos, nanopartículas, nanobiotecnologia, neuroinflamação e compostos bioativos. Resultados: A partir da busca tivemos bons resultados sobre o uso de nanopartículas em doenças neurodegenerativas, destacamos três achados relevantes e conforme as pesquisas encontramos um estudo sobre o efeito das nanopartículas contendo peptídeos bioativos sobre os processos neuroinflamatórios e estresse oxidativo, onde mostraram resultados promissores, uma vez que os peptídeos bioativos podem combater a neuroinflamação através da interação com os receptores imunológicos nas células cerebrais e/ou vias inflamatórias a jusante. E também achados por Coelho, G (2019), em seus experimentos sobre o efeito da indometacina intercalada em nanopartícula de hidróxido duplo lamelar (HDL) em modelo de neuroinflamação subaguda induzida por lipopolissacarídeo (LPS), foi capaz de recuperar mais rapidamente os efeitos deletérios induzidos pelo LPS. Em outro achado, buscas feitas por Dewey, R (2024), testou nanopartículas de ouro e comprovou um efeito promissor na reversão de déficits cerebrais na esclerose múltipla e Parkinson. Conclusões: De acordo com os estudos, observa-se que a utilização de nanopartículas no combate a seus efeitos neurovegetativos é eficaz, uma vez que esta revisão bibliográfica obteve resultados relevantes através de pesquisas de alto impacto comprovando a eficácia da mesma. Estes achados contribuem para os avanços da ciência e melhora da saúde pública.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Ferro, Emer Suavinho. "Biotecnologia translacional: hemopressina e outros peptídeos intracelulares". Estudos Avançados 24, n.º 70 (2010): 109–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142010000300008.

Texto completo
Resumen
A biotecnologia é uma prática antiga, sendo utilizada desde o antigo Egito para a produção de pão e cerveja. No mundo contemporâneo, a biotecnologia tem sido utilizada de diversas formas, incluindo o tratamento de doenças. No universo acadêmico, a biotecnologia tem permitido um avanço rápido do conhecimento. Neste artigo, fazemos um breve resumo sobre o que é biotecnologia, sua relação com o processo de inovação e produção de biofármacos. No universo acadêmico, a biotecnologia tem contribuído de forma decisiva para a descoberta de novas moléculas bioativas, como no caso da hemopressina e de diversos outros peptídeos intracelulares.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Da Silva, Juliana Aparecida Mirante, Marina Brito Cunha, Diego De Assunção Justo, Ortência Leocádia Gonzalez da Silva Nunes, Solange Maria Cottica y Tatiana Shioji Tiuman. "ATIVIDADES ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANA EM HIDROLISADOS DE PELE DE RÃ-TOURO". FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH) 3, n.º 2 (27 de junio de 2021): 153–60. http://dx.doi.org/10.35984/fjh.v3i2.335.

Texto completo
Resumen
A indústria e a ciência estudam e desenvolvem produtos a partir de fonte natural para suprir a demanda por moléculas com atividades antioxidante e antimicrobiana. A pele de rã é um subproduto de frigoríficos de abate desse animal e tem sido objeto de estudo na prospecção de peptídeos bioativos oriundos de hidrólise enzimática. No Brasil, a rã-touro (Lithobates catesbeianus) é a única espécie permitida para exploração comercial em ranários para aproveitamento da carne. Este estudo teve por objetivo avaliar o uso do ultrassom em conjunto com a hidrólise enzimática de pele de rã-touro para a produção de peptídeos com atividades antioxidante e antimicrobiana. Os resultados mostraram que os peptídeos liberados pela hidrólise convencional da pele de rã-touro possuem expressiva atividade antioxidante. O uso de um sonicador diminuiu o tempo de hidrólise para 5 min, com a melhor potência de 250 W avaliada pelas análises do DPPH e do FRAP, enquanto que a potência de 100 W foi melhor para a análise do ABTS. Em relação à atividade antimicrobiana, os hidrolisados não apresentaram qualquer resultado na concentração de 20 mg mL-1, sendo necessário fazer outros estudos com valores maiores de concentração de amostra.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Haraguchi, Fabiano Kenji, Wilson César de Abreu y Heberth de Paula. "Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana". Revista de Nutrição 19, n.º 4 (agosto de 2006): 479–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732006000400007.

Texto completo
Resumen
As proteínas do soro do leite, também conhecidas como whey protein, são extraídas durante o processo de fabricação do queijo. Possuem alto valor nutricional, contendo alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada. Também apresentam alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos do soro. Pesquisas recentes demonstram sua grande aplicabilidade no esporte, com possíveis efeitos sobre a síntese protéica muscular esquelética, redução da gordura corporal, assim como na modulação da adiposidade, e melhora do desempenho físico. Estudos envolvendo a análise de seus compostos bioativos evidenciam benefícios para a saúde humana. Entre esses possíveis benefícios destacam-se seus efeitos hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico. Esta revisão buscou trabalhos que trazem avaliação das propriedades funcionais das proteínas do soro, tanto em humanos como em animais. Apesar das evidências apresentadas, novos estudos, assim como o desenvolvimento de novos alimentos enriquecidos com as proteínas do soro, com o intuito de facilitar seu consumo por grandes grupos populacionais, são necessários para verificar sua real eficácia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santos, Sarah Pereira dos y Aline Helena da Silva Cruz. "ANÁLISE IN SILICO DA BETA-CASEÍNA DE BOS TAURUS". Acta Biologica Brasiliensia 4, n.º 2 (1 de diciembre de 2021): 5–19. http://dx.doi.org/10.18554/acbiobras.v4i2.7184.

Texto completo
Resumen
A Beta-caseína é uma proteína presente no leite bovino codificada pelo gene CSN2, das suas 13 variantes, entre elas A1 e A2 apresentam maior enfoque em pesquisas, pois o alelo A1 está associado ao desenvolvimento de patologias em seres humanos. A diferença entre os alelos A1 e A2 está na mutação de um par de bases que resulta na substituição de uma prolina por uma histidina. Essa mutação favorece a clivagem enzimática e ocorre a liberação do peptídeo bioativo BCM-7. A Bioinformática é a metodologia que utiliza meios computacionais para explorar e realizar experimentos científicos utilizando dados de plataformas de biotecnologia. O presente estudo utilizou ferramentas de bioinformática na análise da proteína codificada pelo gene CSN2 de Bos taurus, correlacionando proteína precursora; proteína secretada, e as variantes A1 e A2. As análises foram realizadas através da utilização de diferentes programas de bioinformática como Blastp, UniProt, Gene Runner e STRING. As análises possibilitaram a predição de peptídeos, sítios de modificações pós-traducionais e caracterização de similaridade e identidade com a Beta-caseína de outros mamíferos. Por meio do software STRING identificou-se a interação proteica da Beta-caseína com proteínas do leite. Por meio deste estudo foi possível verificar a importância e aplicabilidade da bioinformática e da internet no processamento de dados de forma mais rápida e eficiente, contribuindo para a inferência de funções de proteínas caseínas de sequência conhecida, ou mesmo preditas, a partir de sequência de gênicas disponibilizadas em bancos de dados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Batista, Gillane Rosas, Maxwel Adriano Abegg y Ranieri Campos. "Metabólitos fúngicos com potencial antimicrobiano isolados e caracterizados produzidos por gênero Fusarium: uma revisão sistemática da literatura". Research, Society and Development 11, n.º 9 (3 de julio de 2022): e6711931513. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31513.

Texto completo
Resumen
A caracterização recorrente dos mesmos compostos bioativos por fungos filamentosos podem causar desinteresse na questão biotecnológica como também por parte da indústria. O problema levantado por pesquisadores está, principalmente, na forma do processo padrão de cultivo. Pois, muitos desses microrganismos fúngicos não conseguem expressar seus genes e, consequentemente, não sintetizam novos compostos. Com isso, é preciso identificar quais metabólitos fúngicos bioativos foram caracterizados para que novos compostos sejam isolados. Portanto, o objetivo desse trabalho foi fazer um levantamento através das etapas de revisão sistemática da literatura de metabólitos fúngicos isolados e caracterizados por gênero Fusarium. Scielo, Scopus, Lilacs, WebofScience e Medline foram utilizadas para identificar artigos publicados entre os anos e 1991 a 2020. As palavras chaves "Fusarium", "metabolite" e "antimicrobial" foram utilizadas para separar cada um artigo que se encaixavam na pergunta estabelecida neste trabalho: "Quais metabólitos fúngicos isolados e caracterizados de gênero Fusarium que apresentam potencial antimicrobiano?". Após uma busca inicial, foram encontrados 7967 artigos científicos de todas as bases de dados. Apesar desse número, apenas 438 artigos apresentaram metabólitos bioativos extraídos do gênero. Em seguida, realizou-se as etapas da revisão sistemática. 64 artigos foram identificados para extrair os dados. Ao todo, encontrou-se 57 metabólitos com potencial antifúngico e antibacteriano. Dentre esses, os compostos das classes quinonas e peptídeos não ribossomais foram os mais caracterizados. Por fim, o presente trabalho traz um registro de compostos bioativos sintetizados durante os últimos 30 anos para otimizar o caminho na busca por novos metabólitos produzidos pelo gênero Fusarium.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Martins, Alexander Felix, Paulo Sergio Rangel Cruz da Silva y Maria Inês Bruno Tavares. "Uso de sistemas poliméricos e nutracêuticos para tratamento de doenças neurodegenerativas". Conjecturas 23, n.º 2 (27 de febrero de 2023): 290–316. http://dx.doi.org/10.53660/conj-1924-2q10b.

Texto completo
Resumen
Na busca de tratamentos alternativos para doenças neurodegenerativas, muitos esforços na área da pesquisa propiciam avanços para geração de nutracêuticos nanoencapsulados e entrega modificada desses bioativos. A atividade antioxidante que pode gerar sequestro de radicais livres e neuroproteção e tem sido bastante explorada em testes in vitro e in vivo, que mostram a alta relevância. Técnicas como a incorporação de peptídeos específicos em formulações de nanopartículas poliméricas para que células receptoras possam se ligar às nanopartículas e assim facilitar a passagem dessas através da barreira hematoencefálica. A melhora da biodisponibilidade e proteção contra metabolismo de primeira passagem oferecido por nanossistemas à base de polímeros. E a liberação modificada para melhor direcionamento ao sítio ativo que seja alvo de tratamento tem gerado resultados positivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Lacerda, Marcelle Sousa, Glícia Campanharo Malheiros y Annelise de Oliveira Wilken de Abreu. "TECIDO ADIPOSO, UMA NOVA VISÃO: AS ADIPOCINAS E SEU PAPEL ENDÓCRINO." Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos 11, n.º 2 (16 de diciembre de 2016): 25–31. http://dx.doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.6.vol.11.n2.2016.

Texto completo
Resumen
O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo que há muito tempo se tem conhecimento de suas funções como armazenamento de gordura e amortecimento. Porém, recentemente vem se descobrindo uma nova face desse tecido, este vem se mostrando no cenário endocrinológico como um órgão multifuncional, produtor e secretor de inúmeros peptídeos e proteínas bioativas, denominadas adipocinas. Este conceito emergente define para o tecido adiposo importante função endócrina, mantendo intensa comunicação com os demais órgãos e sistemas orgânicos. Tendo um papel importante na fisiopatologia de diversas doenças como obesidade, diabetes resistente à insulina, inflamação, doenças cardiovasculares, aterosclerose, síndrome metabólica, entre outras. Acredita-se que com maior elucidação das funções fisiológicas das adipocinas, há possibilidade de ampliar a compreensão mecanismos associados a patologias, podendo representar avanço importante na prevenção e terapêutica das doenças.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Passanha, Adriana, Ana Maria Cervato-Mancuso y Maria Elisabeth Machado Pinto e. Silva. "Elementos protetores do leite materno na prevenção de doenças gastrintestinais e respiratórias". Journal of Human Growth and Development 20, n.º 2 (1 de agosto de 2010): 351. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19972.

Texto completo
Resumen
OBJETIVOS: identificar os elementos protetores do leite materno que atuam na prevenção de doenças gastrintestinais e respiratórias. FONTE DOS DADOS: a busca foi realizada nas bases de dados Bireme, Lilacs, Medline e Scielo, utilizando os descritores leite materno, doenças gastrintestinais e doenças respiratórias, com limites de idiomas (português, inglês e espanhol) e de período (1996 a 2009). Foram selecionados 46 textos por atenderem aos objetivos deste trabalho. SÍNTESE DOS DADOS: a IgA é imunoglobulina com maior capacidade protetora contra ambos os tipos de doenças, por sobreviver às mucosas intestinal e respiratória. O leite materno também possui outras imunoglobulinas, anticorpos, oligossacarídeos, lipídeos, peptídeos bioativos, entre outros constituintes exclusivos com mecanismos específicos que, além da proteção contra essas doenças, estimulam o desenvolvimento do sistema imune do lactente. Assim, nenhum outro leite possui essas propriedades e podem até ser a causa destas doenças. Campanhas e ações em Saúde Pública que incentivam o aleitamento materno devem ser continuamente desenvolvidas e estimuladas, considerando todos os benefícios que o mesmo proporciona.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Campos, Maria Isabel Ferreira, Anna Karoline de Sousa Lima, José Honório Pereira Lopes Neto, Julia Mariano Caju de Oliveira y Tatiane Santi Gadelha. "Artigo de revisão: Propriedades biológicas das proteínas e peptídeos do soro do leite caprino". Research, Society and Development 11, n.º 1 (2 de enero de 2022): e6611124340. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24340.

Texto completo
Resumen
O leite caprino é utilizado há décadas em substituição aos demais leites por estar associado a melhor digestibilidade, menor alergenicidade e potenciais benefícios à saúde do consumidor. A indústria láctea ocasionalmente descarta subprodutos como o soro do leite de cabra, um líquido amarelado, que pode ser obtido pela fabricação de queijos ou pela precipitação ácida das caseínas. O soro é a fração solúvel do leite que contém diversos componentes remanescentes notoriamente interessantes, como as proteínas, presentes na forma de um pool proteico, que tem potencial de apresentar diferentes atividades biológicas, bem como, propriedades tecnológicas de grande interesse. A hidrólise das proteínas do soro do leite caprino demonstra ser um processamento eficaz para obtenção de moléculas bioativas que devido a sua funcionalidade tem grande potencial para serem microencapsuladas. Assim essa revisão da literatura de maneira geral compila apenas estudos envolvendo o leite caprino, e faz um apanhado a respeito da composição do leite caprino e o desenvolvimento da caprinocultura leiteira. Bem como busca enfatizar as proteínas e peptídeos do soro do leite caprino e as bioatividades a quais estas são relacionadas, de maneira a gerar um maior entendimento sobre suas características tecnológicas, atividades biológicas e funcionais possibilitando reunir conhecimentos de uma fonte proteica com diversos benefícios a saúde que geralmente é descartada, e pode ser melhor aproveitado pela indústria, proporcionando geração de renda para aqueles que sobrevivem desta atividade agropecuária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Silva, Raquel Bezerra da, Maria Eugênia Gouveia de Freitas y Carlos Alberto de Almeida Gadelha. "Estudo comparativo da capacidade antioxidante do hidrolisado enzimático das proteínas do Inhame da Costa (Dioscorea cayennensis) e Cará-Moela (Dioscorea bulbifera)". Brazilian Journal of Biological Sciences 10, n.º 24 (18 de junio de 2024): e33. http://dx.doi.org/10.21472/bjbs.v10n24-004.

Texto completo
Resumen
Os tubérculos do gênero Dioscorea tem relevante importância socioeconômica para a região Nordeste do Brasil, o inhame da costa (Dioscorea cayennensis) é uma hortaliça que apresenta ótimos valores nutricionais e energéticos, importante na dieta da população, já o cará-moela (Dioscorea bulbifera) é uma espécie de limitada comercialização e de pouco conhecimento pelos brasileiros, com familiarização entre curandeiros e donas de casa, que o usam para fins medicinais. Há várias pesquisas envolvendo o gênero que evidenciam os interesses em explorar seus potenciais, por isso, o objetivo deste trabalho é comparar a atividade antioxidantes os hidrolisados obtidos por ação da enzima pepsina, das proteínas biologicamente ativas presentes em tubérculos de D. cayannensis e D. bulbifera e caracterizar o perfil de seus peptídeos bioativos. Assim, fez-se necessário produzir uma farinha fina que foi submetida a extração das proteínas em tampão glicina 0,1 mol/L e em água ultra pura, ambos em pH 9. Determinado o teor de proteínas solúveis pelo método de Bradford (1976) que demonstrou que as proteínas de D. bulbifera se solubiliza melhor em solução tampão de Gly e D. cayannensis em H2O. Os concentrados proteícos foram submetidos à hidrólise com pepsina, e os peptídeos formados foram confirmados em eletroforese de poliacrilamida (Tris-Tricina). A atividade antioxidante foi realizada com o radical de ABTS+ e os resultados constataram que houve relevância do grau de hidrólise das proteínas pela enzima pepsina em relação aos concentrados proteicos, em algumas amostras, e o inhame teve maior capacidade de sequestro do radical se comparado ao cará-moela. Pesquisas como essas agregam valores e contribui para valorização e expansão do conhecimento destas espécies de tubérculos cultivadas e consumidas na região.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Silva, Raquel Bezerra da, Maria Eugênia Gouveia de Freitas y Carlos Alberto de Almeida Gadelha. "Estudo comparativo da capacidade antioxidante do hidrolisado enzimático das proteínas do Inhame da Costa (Dioscorea cayennensis) e Cará-Moela (Dioscorea bulbifera)". Brazilian Journal of Biological Sciences 11, n.º 24 (18 de junio de 2024): e33. http://dx.doi.org/10.21472/bjbs.v11n24-004.

Texto completo
Resumen
Os tubérculos do gênero Dioscorea tem relevante importância socioeconômica para a região Nordeste do Brasil, o inhame da costa (Dioscorea cayennensis) é uma hortaliça que apresenta ótimos valores nutricionais e energéticos, importante na dieta da população, já o cará-moela (Dioscorea bulbifera) é uma espécie de limitada comercialização e de pouco conhecimento pelos brasileiros, com familiarização entre curandeiros e donas de casa, que o usam para fins medicinais. Há várias pesquisas envolvendo o gênero que evidenciam os interesses em explorar seus potenciais, por isso, o objetivo deste trabalho é comparar a atividade antioxidantes os hidrolisados obtidos por ação da enzima pepsina, das proteínas biologicamente ativas presentes em tubérculos de D. cayannensis e D. bulbifera e caracterizar o perfil de seus peptídeos bioativos. Assim, fez-se necessário produzir uma farinha fina que foi submetida a extração das proteínas em tampão glicina 0,1 mol/L e em água ultra pura, ambos em pH 9. Determinado o teor de proteínas solúveis pelo método de Bradford (1976) que demonstrou que as proteínas de D. bulbifera se solubiliza melhor em solução tampão de Gly e D. cayannensis em H2O. Os concentrados proteícos foram submetidos à hidrólise com pepsina, e os peptídeos formados foram confirmados em eletroforese de poliacrilamida (Tris-Tricina). A atividade antioxidante foi realizada com o radical de ABTS+ e os resultados constataram que houve relevância do grau de hidrólise das proteínas pela enzima pepsina em relação aos concentrados proteicos, em algumas amostras, e o inhame teve maior capacidade de sequestro do radical se comparado ao cará-moela. Pesquisas como essas agregam valores e contribui para valorização e expansão do conhecimento destas espécies de tubérculos cultivadas e consumidas na região.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Oliani, Andrea Lucia Natali, Jeanete Lopes Naves, José Carlos de Freitas y Claudio Alvarenga Oliveira. "Participação de um agente adrenérgico não peptídico na ação inotrópica positiva da fração polar da Bryopsis pennata". Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 47, n.º 2 (1 de abril de 2010): 132. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2010.26837.

Texto completo
Resumen
As algas marinhas representam uma rica fonte de compostos bioativos, algumas delas precursoras de ferramentas farmacológicas e de substâncias potencialmente úteis para o desenvolvimento de novos fármacos. A macroalga Bryopsis pennata, Cloroficea pertencente à ordem Caulerpales, sin. Bryopsidales é uma espécie tropical encontrada em diversos costões rochosos. Essa espécie produz uma defesa química tóxica para organismos herbívoros e potencial de se tornar invasiva e dominante em condições ambientais favoráveis. Este trabalho é uma investigação do efeito cardiotônico da fração polar da B. pennata .O cultivo, em ambiente controlado destituído de contaminantes, foi realizado no intuito de comparar seus efeitos com os efeitos da alga coletada. O efeito cardiotônico cronotrópico positivo em tiras ventriculares de anuros ficou fortemente evidenciado nos testes com frações polares de algas coletadas e cultivadas, não apresentando diferenças significativas entre as frações. O propranolol antagonizou o efeito cardiotônico e enzimas endopeptidases não reagiram com a fração polar da B. pennata. Testes bioquímicos demonstraram que a fração com efeito cardiotônico é de caráter ácido e apresenta peso molecular menor que 10.000 daltons.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Tavassi, Ana Marisa Chudzinski, Gisele Picolo, Kerly Fernanda Mesquita Pasqualoto y Yara Cury. "Vital Brazil e o pioneirismo na utilização de venenos animais como agentes terapêuticos". Cadernos de História da Ciência 10, n.º 1 (30 de junio de 2014): 13–32. http://dx.doi.org/10.47692/cadhistcienc.2014.v10.33903.

Texto completo
Resumen
O caráter investigativo e visionário fez do médico Vital Brazil um grande cientista, reconhecido nacional e internacionalmente. Vital Brazil sempre demonstrou visão inovadora sobre venenos e toxinas animais, sugerindo o potencial terapêutico e buscando a comprovação científica deste potencial por meio de estudos direcionados. Venenos, toxinas e secreções animais são considerados fontes naturais importantes à obtenção de compostos bioativos. Estes compostos têm sido utilizados como fonte para obtenção de novos compostos líderes e também como ferramentas para investigação de receptores, canais iônicos e enzimas. Contudo, apesar de diversos compostos obtidos de venenos animais terem sido descobertos e testados nas últimas décadas, raros chegaram, de fato, ao mercado. Processos de desenvolvimento de novos fármacos desta natureza requerem grandes investimentos de tempo e de dinheiro, sem garantia de sucesso. O surgimento de novas técnicas tanto de síntese química, como de triagem de atividade farmacológica, contribuiu sobremaneira para a preferência das indústrias farmacêuticas emde fontes naturais. Porém, as coleções de milhões de compostos, resultantes da era da abordagem combinatória, não corresponderam ao sucesso esperado. A evolução dos métodos de síntese de peptídeos permitiu que modificações na estrutura química de compostos de origem natural (animal) fossem planejadas a fim de melhorar a estabilidade e a biodisponibilidade oral de peptídeos. Assim, no novo milênio, a indústria farmacêutica retomou os investimentos em produtos de origem natural, tanto em candidatos a fármacos, como compostos líderes para serem otimizados no processo de desenvolvimento. O avanço das ciências “ômicas” também contribuiu, de forma significativa, no processo mais racional de descoberta de novos candidatos a fármacos e de novos protótipos, além da identificação de novos alvos moleculares. A estratégia de descoberta mais racional associada à biotecnologia tem permitido que compostos de origem natural (animal) tenham grande destaque tanto no processo de desenvolvimento de novas vacinas como de novos biofármacos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Dantas, Camila Gomes, Tássia Luiza Gonçalves Magalhães Nunes, Tâmara Luiza Gonçalves Magalhães Nunes, Margarete Zanardo Gomes y Kátia Peres Gramacho. "Apitoxina: coleta, composição química, propriedades biológicas e atividades terapêuticas". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 4, n.º 2 (31 de enero de 2014): 127–50. http://dx.doi.org/10.6008/ess2179-6858.2013.002.0009.

Texto completo
Resumen
A apitoxina é o veneno produzido pelas abelhas do gênero Apis, com objetivo de proteger a colônia contra a extensa variedade de predadores, que vão desde outros artrópodes a vertebrados, e consiste numa mistura complexa de enzimas, peptídeos e aminoácidos, além de pequenas quantidades de carboidratos e lipídios. Tanto a apitoxina, quanto seus compostos bioativos, apresentam diversificada eficácia biológica in vitro e in vivo contra uma variedade de doenças. A terapia com apitoxina tem sido utilizada na Medicina tradicional chinesa, bem como na antiga Grécia e Egito, há milhares de anos, para o tratamento da artrite, reumatismo e outras doenças autoimunes, bem como contra neoplasias, doenças de pele, dor e infecções e mais recentemente contra alguns tipos de câncer. Sua composição desperta o interesse da comunidade científica desde o século XIX, e na década de 80 já estimava-se a importância deste possível agente terapêutico na medicina ocidental. Hoje, vem sendo utilizado em uma ampla gama de fármacos, e a sua utilização do veneno de abelha no cenário atual, tem se configurado como uma proposta diferenciada de produto a ser extraído da apicultura e com grande visibilidade no mercado. Na Europa e em alguns mercados globais já existem fórmulas farmacêuticas registradas com o veneno da abelha bruto. A composição química da apitoxina, os métodos de coleta, as propriedades biológicas e suas possíveis aplicações terapêuticas estão bem documentadas nesta revisão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Prado, Wagner Luiz do, Mara Cristina Lofrano, Lila Missae Oyama y Ana Raimunda Dâmaso. "Obesidade e adipocinas inflamatórias: implicações práticas para a prescrição de exercício". Revista Brasileira de Medicina do Esporte 15, n.º 5 (octubre de 2009): 378–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922009000600012.

Texto completo
Resumen
A obesidade é uma doença complexa de etiologia multifacetada, com sua própria fisiopatologia, comorbidades e capacidades desabilitantes. Aceitar a obesidade como uma doença é fundamental para o seu tratamento. Atualmente, o tecido adiposo é um dos principais focos das pesquisas em obesidade, devido a uma revolução no entendimento da função biológica desse tecido desde a última década. Já está muito claro que o tecido adiposo branco secreta múltiplos peptídeos bioativos, denominados adipocinas (proteínas sintetizadas e secretadas pelo tecido adiposo). Dessa forma, o objetivo deste trabalho de revisão foi investigar a relação entre obesidade e adipocinas inflamatórias, buscando discutir o papel do exercício físico no tratamento dessa patologia. Os resultados demonstram que uma das mais importantes descobertas das pesquisas recentes em obesidade é o conceito de que ela é caracterizada por uma inflamação crônica. Dentre todas as adipocinas, sem dúvida, a IL-6, o TNF-α, a leptina (pró-inflamatórias) e a adiponectina (anti-inflamatória) vêm recebendo atenção especial da literatura especializada. O aumento da concentração dessas adipocinas promove grande impacto em diversas funções corporais que estão fortemente correlacionadas com doenças cardiovasculares. Uma vez que a obesidade é considerada uma doença inflamatória e o exercício físico modula de forma direta tais processos, é essencial que tenhamos como um dos objetivos principais de nossos programas de exercícios físicos a melhora da resposta inflamatória de obesos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Rosa, Lana de Souza, Adriano Gomes da Cruz y Anderson Junger Teodoro. "Produtos lácteos probióticos e câncer – uma revisão narrativa". Research, Society and Development 11, n.º 5 (7 de abril de 2022): e30211528221. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28221.

Texto completo
Resumen
O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e está entre as quatro principais causas de morte prematura. A sua etiologia tem uma forte associação com fatores dietéticos. Com base nestas informações, a produção de alimentos funcionais vem ganhando destaque na indústria alimentícia devido ao fato de os consumidores estarem mais conscientes da relação entre boa alimentação e a saúde, e por isso tem aumentado a procura por alimentos que além de nutrir proporcionem benefícios, como por exemplo os produtos lácteos fermentados. A pesquisa foi realizada nas bases de dados como PubMed, Google Scholar e Scielo, considerando artigos publicados em português, inglês e espanhol entre os anos de 2003 e 2022, sobre composição e relação entre produtos lácteos e câncer. Os produtos lácteos fermentados são ricos em muitas vitaminas e minerais altamente biodisponíveis e seus benefícios estão associados aos peptídeos bioativos presente nos alimentos. Além disso, esses produtos possuem propriedades antioxidantes, anticarcinogênicas, antimutagênicas e são excelentes matrizes para veiculação de bactérias probióticas. Dado o exposto, o desenvolvimento de alimentos lácteos funcionais requer o apoio de pesquisas científicas e deve considerar as expectativas do consumidor, o processo tecnológico, as técnicas adequadas de análise e marketing e as vantagens nutricionais. Mais estudos são necessários para a melhor compreensão dos mecanismos de ação e da relação entre produtos lácteos e câncer.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Barbosa, Mayara Farias Lopes, Rafael Francisco Bonito De Souza, Claudia Kiyomi Minazaki, Maria Eleonora Feracin da Silva Picoli y Maristela Cesquini Oliveira. "Preparação e avaliação dos efeitos antimicrobianos de I-PRP". Brazilian Journal of Development 9, n.º 9 (22 de septiembre de 2023): 26989–7007. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n9-096.

Texto completo
Resumen
Plasma rico em plaquetas (PRP) faz parte de um grupo de compostos bioquímicos conhecidos coletivamente como agregados plaquetários. Atualmente, PRP vem sendo utilizado como melhorando e acelerando a regeneração tecidual em diversas áreas da medicina veterinária e humana. A finalidade da obtenção do PRP é conseguir um material autólogo concentrado em plaquetas, fibrina e leucócitos diluídos em um pequeno volume de plasma. A pesquisa teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana do i-PRP (in vitro) em microrganismos colonizadores do ouvido externo de cães. Na primeira parte do estudo, o PRP foi preparado utilizando o sangue de um cão atendido no Hospital Veterinário (HOVET) UNIP-Campinas e incubado em meio de cultura (BHI) com bactérias provenientes do laboratório da universidade. Posteriormente, as amostras de microrganismos utilizadas foram coletadas de swabs com conteúdo auricular de 3 cães atendidos no HOVET positivos para Malassezia. As amostras foram incubadas com PRP e analisadas 24, 48 e 72 horas após incubação. Os resultados mostraram que o PRP apresentou efeito inibitório nas bactérias (S. aureus e E. coli). Esses resultados são explicados devido ao PRP possuir uma grande quantidade de plaquetas e leucócitos que liberam fatores de crescimento, peptídeos bioativos e citocinas com ação antimicrobiana. Considerando que o PRP é alogênico, econômico, minimamente invasivo, e eficiente, acreditamos que o PRP pode ser um material conveniente para ser usado como uma opção antimicrobiana na medicina veterinária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Nogueira, Vittoria Horner, Aline Aires Aguiar, Divino José Otaviano, Luís Fernando Albarello Gellen, Luís Fernando Castagnino Sesti, Mateus Silva Santos y Ernane Gerre Pereira Bastos. "Isolamento, identificação e potencial biotecnológico de fungos endofíticos associados à planta Jambú (Acmella ciliata)". Brazilian Journal of Development 10, n.º 1 (10 de enero de 2024): 861–72. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv10n1-055.

Texto completo
Resumen
Este estudo visa identificar fungos endofíticos associados à planta Jambú (Acmella ciliata) em busca de microrganismos que produzem bioativos como: peptídeos, esteróides, fenóis, quinonas e flavonóides. As amostras foram coletadas e isoladas de10 fungos, preservados e os extratos fúngicos foram obtidos. O DNA fúngico foi extraído e amplificado através da PCR 6 amostras com os oligonucleotídeos ITS1 e ITS4 para identificação genética dos fungos e está sendo realizado o sequenciamento genético que irá ser depositado e comparado no banco de dados NCBI (National Center for Biotechnology ).O extrato fúngico foi submetido ao teste de Determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) obteve resultados promissores com 100% dos extratos com inibição do crescimento bacteriano da E.coli com valor mínimo de 125 μg/mL, já os realizados com S. aureus as amostras, A1F2; A1F3; A1F5; A2F5, nos extratos alcoólico e no hexano obteve um valor mínimo de 500 μg/mL. A amostra A1F1 em extrato alcoólico teve um valor mínimo de 250 μg/mL, em hexano em 500 μg/mL. Concluímos que por meio desses estudos prévios a sim uma rica biodiversidade de fungos endofíticos no Jambú com potencial antibacteriano como demonstrado nos testes de CIM com resultados satisfatórios na inibição bacteriana, a amplificação do DNA fúngico permitirá saber as linhagens possuem essa capacidade microbicida e tem grande importância para estudos futuros.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Lemes, Ailton Cesar, Ladyslene Chrísthyns De Paula, Karla De Aleluia Batista y Kátia Flávia Fernandes. "Potencial Antioxidante de Proteínas Extraídas de Feijão Comum (Phaseolus vulgaris) cv. BRSMG-Madrepérola". UNICIÊNCIAS 22, n.º 3Esp (24 de enero de 2019): 38. http://dx.doi.org/10.17921/1415-5141.2018v22n3espp38-42.

Texto completo
Resumen
O feijão fornece nutrientes essenciais que podem substituir parcialmente outros produtos proteicos para a população de baixa renda. No entanto, os grãos de feijão estão sujeitos aos fenômenos de escurecimento e endurecimento pós-colheita, que resultam na perda de qualidade tecnológica e sensorial, além da rejeição do produto por grande parte dos consumidores. Quando os processos que resultam nestes fenômenos não são controlados, são necessários mecanismos de aproveitamento deste grão para evitar seu descarte. Uma forma de aproveitamento compreende o fracionamento dos componentes presentes no grão para a obtenção de diversos bioprodutos com propriedades bioativas, tais como os peptídeos bioativos. O objetivo deste trabalho foi realizar a extração proteica de feijão comum (Phaseolus vulgaris) cv. BRSMG-Madrepérola a partir de diferentes métodos de extração e verificar a atividade antioxidante in vitro por FRAP e DPPH dos extratos proteicos. O melhor método de extração proteica foi o método de extração alcalina (pH 8,0), com até 28,9 mg/mL para o feijão ETC. Já a maior atividade antioxidante, verificada pelo método FRAP, foi alcançada na extração que compreende o uso de acetato de sódio 20 mM pH 5,0. Os resultados indicam a viabilidade de obtenção de antioxidantes de ocorrência natural e a agregação de valor a substratos proteicos de baixo custo, ou que seriam descartados por serem sujeitos aos fenômenos de endurecimento. Palavras-chave: Endurecimento. Bioatividade. Antioxidante. DPPH. FRAP. AbstractCommon beans provide essential nutrients that can partially replace other protein products for the low-income population. However, bean grains are subject to the phenomena of darkening and post-harvest hardening, which result in the loss of technological and sensorial quality, in addition to rejection of the product by most consumers. When the processes that result in these phenomena are not controlled, mechanisms of utilization of this grain are necessary to avoid its discard. An alternative to integral use comprises the fractionation of the components present in the grain to obtain several bioproducts with bioactive properties, such as the bioactive peptides. The aim of this work was to perform the protein extraction of common bean (Phaseolus vulgaris) cv. BRSMG- cv. BRSMG-Madrepérola from different extraction methods and to verify the antioxidant activity of the protein extracts in vitro by FRAP and DPPH methods. The method that resulted in higher protein extraction was the alkaline extraction method (pH 8.0), 28.9 mg / mL for ETC beans. The highest antioxidant activity, verified by the FRAP method, was achieved in the extraction method which included the use of 20 mM sodium acetate pH 5.0. The “Hard-to-cook” phenomenon did not seem to affect definitively the bioactivity of the bioactive proteins obtained, suggesting that it is possible to use these components as an alternative for the use of the grains affected by the hardening process. Keywords: Hardening. Bioactivity. Antioxidant. DPPH, FRAP.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Guimarães, Daniella Esteves Duque, Fátima Lúcia de Carvalho Sardinha, Daniella de Moraes Mizurini y Maria das Graças Tavares do Carmo. "Adipocitocinas: uma nova visão do tecido adiposo". Revista de Nutrição 20, n.º 5 (octubre de 2007): 549–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732007000500010.

Texto completo
Resumen
A identificação da leptina, hormônio secretado pelos adipócitos, cujo efeito sobre o sistema nervoso simpático e a função endócrina confere participação ativa no controle do dispêndio energético, bem como do apetite, acrescentou às funções do tecido adiposo no organismo humano o papel de órgão multifuncional, produtor e secretor de inúmeros peptídeos e proteínas bioativas, denominadas adipocitocinas. Alterações na quantidade de tecido adiposo, como ocorrem na obesidade, afetam a produção da maioria desses fatores secretados pelos adipócitos. Ainda que essas alterações estejam freqüentemente associadas às inúmeras disfunções metabólicas e ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, permanece sob investigação o envolvimento do tecido adiposo no desenvolvimento dessas complicações, considerada a sua função endócrina. As concentrações de várias adipocitocinas elevam-se na obesidade e têm sido relacionadas à hipertensão (angiotensinogênio), ao prejuízo da fibrinólise (inibidor do ativador de plasminogênio-1) e à resistência à insulina (proteína estimuladora de acilação, fator de necrose tumoral-alfa, interleucina-6 e resistina). De outro modo, leptina e adiponectina têm efeitos sobre a sensibilidade à insulina. Na obesidade, a resistência insulínica também está relacionada à resistência à leptina e aos teores plasmáticos reduzidos de adiponectina. Leptina e adiponectina ainda exercem efeitos orgânicos adicionais distintos: frente à participação da leptina no controle da ingestão alimentar, a adiponectina apresenta potente ação anti-aterogênica. Algumas drogas utilizadas no controle do diabetes elevam a produção endógena de adiponectina, em roedores e humanos, indicando que o desenvolvimento de novos medicamentos com alvo nas adipocitocinas pode representar uma alternativa terapêutica de prevenção da resistência insulínica e da aterosclerose em indivíduos obesos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Lopes Pacchiarotti, Victoria, João Padilha Gandara Mendes y Luciano Menezes Ferreira. "Produção do leite A2 e melhoramento genético do rebanho". Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação 1, n.º 2 (19 de diciembre de 2020): 208–26. http://dx.doi.org/10.56344/2675-4827.v1n2a202012.

Texto completo
Resumen
O leite bovino é um importante alimento e produto do Agronegócio brasileiro, porém, para agradar às exigências do consumidor o mercado necessita se reinventar constantemente. Com isso, produtos como o leite com o selo A2 ganham destaque por ser considerado de mais fácil digestão, visto que não possui, em sua composição, peptídeos bioativos, relacionados ao desenvolvimento de alergias e outras doenças humanas. O objetivo deste trabalho foi demonstrar a possibilidade da produção exclusiva do leite A2 em fazendas no Brasil, abordando seu processo produtivo, suas características e vantagens. Diante disso, observou-se que, para a obtenção de um leite com essas características, é necessário o investimento em biotecnologias, como a seleção dos animais e a associação da inseminação artificial com a fertilização in vitro e transferência de embriões, possibilitando, assim altos índices de produção de bezerros/vaca/ano com o gene A2A2 e ainda provar a confiabilidade do sistema de produção utilizando métodos de rastreabilidade eficientes, o que proporcionou a obtenção do selo A2. No entanto, devido aos benefícios do leite A2 apresentados nesse trabalho, acredita-se que o investimento realizado trará um excelente retorno financeiro, pois esse projeto visa fazer com que pessoas que deixaram de beber leite devido ao desconforto voltassem a consumi-lo. Abstract: Bovine milk is an important food and product of the Brazilian Agribusiness, however, to please consumer demands, the market needs to constantly reinvent itself. As a result, products such as milk with the A2 seal gain prominence for being considered easier to digest, since it does not have bioactive peptides in its composition, related to the development of allergies and other human diseases. The objective of this project was to demonstrate the possibility of exclusive production of A2 milk on farms in Brazil, addressing it is production process, it is characteristics and advantages. Therefore, it was observed that to obtain milk with these characteristics, it is necessary to invest in biotechnologies, such as animal selection and the association of artificial insemination with in vitro fertilization and embryo transfer, enabling high production rates of calves/cow/year with the A2A2 gene and still prove the reliability of the production system using efficient traceability methods, which provided for obtaining the A2 seal. However, due to the benefits of A2 milk presented in this work, it is believed that the investment made will bring an excellent financial return, as this project aims to make people who stopped drinking milk due to discomfort to consume it again. Keywords: Bovine milk. Production of A2 milk. Genetic selection. Agribusiness.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Sousa, B. G. A., F. C. Borges y J. P. N. Sá. "Potencial do uso do soro de leite e leitelho para produção de derivados na Cidade de Nossa Senhora da Glória-SE, Nordeste do Brasil". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 10, n.º 25 (2023): 1–12. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2023)102513.

Texto completo
Resumen
O soro de leite e o leitelho são os principais subprodutos da indústria de laticínios, ambos contendo constituintes nutricionais de alto valor biológico. O soro de leite é procedente da produção de queijo e contém proteínas de soro de alto valor, lactose, minerais e vitamina B. As proteínas do soro de leite são ricas em aminoácidos essenciais e são fontes de peptídeos bioativos com efeitos positivos no sistema coronário, gastrointestinal, imunológico e nervoso. O leitelho é originário da produção de manteiga e contém principalmente, lactose, proteínas, membrana do glóbulo de gordura do leite, minerais e lecitina, onde o mesmo é normalmente processado por meio de fermentação com bactérias do ácido lático. No entanto, o leitelho ainda é pouco explorado e sua participação no mercado global de alimentos é ínfima em relação ao soro de leite, que possui um maior proveito para novos produtos. Para mitigar os riscos ambientais associados ao descarte incorreto do soro de leite e do leitelho, bem como para agregar valor à cadeia de produção, a indústria de laticínios transformou o soro de leite em uma vasta gama de ingredientes de valor agregado, que são aproveitados na indústria alimentícia e em outras indústrias por seus atributos nutricionais e funcionais. Com introdução crescente da raça holandesa dentro do rebanho por matrizes e reprodutores puros, a Cidade de Nossa Senhora da Glória encontra-se na terceira colocação dentre as primeiras, com uma produção de aproximadamente de 35.000 litros por dia. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de reaproveitamento do soro de leite e do leitelho na Cidade de Nossa Senhora da Glória-SE, Nordeste do Brasil, e descrever o processamento dos referidos co-produtos, além de possíveis utilizações e aplicações alternativas, considerando que os mesmos possuem nutrientes e propriedades que os tornam materiais considerados valiosos. Para alcançar os objetivos, foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de entender a conjuntura do setor de lácteos, mais especificamente no processamento de leite, e a geração de soro de leite e leitelho na cidade supracitada. O levantamento das informações sobre a produção leiteira foi realizado pelo site do IBGE e EMBRAPA, além de um questionário para buscar referências sobre o processamento de leite e derivados aos gestores das agroindústrias de laticínios dessa cidade. A metodologia utilizada consistiu no levantamento de informações sobre o tema por meio da literatura nacional e internacional. Nos resultados da pesquisa, foi observado que mais de 82.000 trabalhos foram realizados sobre o soro de leite e mais de 6.000 trabalhos foram realizados com o leitelho, evidenciando a eficiência das tecnologias emergentes no setor de lácteos. Entretanto, comparado o volume gerado e a quantidade de opções de aproveitamento e valorização na esfera agroindustrial comercial é considerada irrelevante. De forma geral acerca do questionário, mais de 62% dos gestores relataram que necessitam de adequação de todo o maquinário para aproveitaremtanto o soro de leite, assim como o leitelho. Em síntese, estes aspectos indicam a importância e relevância de atuais pesquisas a respeito destes materiais tão proveitosos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Caiana, Rodrigo Ribeiro Alves, Joyse Maria Braga dos Santos, Josivan Pereira da Silva Júnior, Jadson de Farias Silva, Wylly Araújo de Oliveira y Juliano Carlo Rufino Freitas. "Síntese e avaliação antifúngica do benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo contra espécies de Candida spp. e estudo da associação com anfotericina B". ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, n.º 5 (20 de abril de 2020): 395–402. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i5.4867.

Texto completo
Resumen
Introdução: O número crescente de infecções causadas por fungos e o surgimento de microrganismos resistentes tem sinalizado a necessidade da busca por novos agentes antifúngicos, fomentando a pesquisa em moléculas promissoras, como os O-glicosídeos. Objetivo: Partindo dessa premissa, objetivamos a síntese e investigação da atividade antifúngica do benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo isolado e quando associado com a anfotericina B. Material e métodos: Inicialmente foi sintetizado o benzil 4,6-di-O-acetil-2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo a partir da reação entre o 3,4,6-tri-O-acetil-D-glucal e álcool benzílico via catálise ácida e irradiação ultrassônica seguida por sua hidrólise em meio básico para levar ao benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo. Este foi submetido à avaliação antifúngica por meio do método da microdiluição em caldo e estudo da associação com a anfotericina B pelo método de Checkerboard. Resultados: O benzil 4,6-di-O-acetil-2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo e o benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo foram obtidos em excelentes rendimentos 91 e 94 %, respectivamente. O benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo apresentou atividade antifúngica apenas contra as cepas de Candida albicans ATCC 76615, Candida albicans ATCC 76485 e Candida guilliermondiiLM 103, e sua associação com a anfotericina B foi classificada como indiferente. Conclusão: Estes resultados possibilitam futuros estudos envolvendo esta classe de moléculas, avaliação dos possíveis mecanismos de ação e avaliar outras atividades biológicas, uma vez que esta classe molecular sustenta a expectativa de baixa toxicidade, devido ao seu padrão de biocompatibilidade. Descritores: Síntese Química; Metabolismo dos Carboidratos; Fungos; Candida. Referências Silva S, Negri M, Henriques M, Oliveira R, Williams DW, Azeredo J. Candida glabrata, Candida parapsilosis and Candida tropicalis: biology, epidemiology, pathogenicity and antifungal resistance. FEMS Microbiol Rev. 2012;36:288-305. Vieira AJH, Santos JI. Mecanismos de resistência de Candida albicans aos antifúngicos anfotericina B, fluconazol e caspofungina. RBAC. 2017;49:235-9. De Rossi T, Lozovoy MAB, Silva RV, Fernandes EV, Geraldino TH, Costa IC, et al. Interações entre Candida albicans e Hospedeiro. Semina: Cienc Biol Saude. 2011;32:15-28. Ashong CN, Hunter AS, Mansouri MD, Cadle RM, Hamill RJ, Musher DM. Adherence to clinical practice guidelines for the treatment of candidemia at a Veterans Affairs Medical Center. Int J Health Sci. 2017;11:18-23. Kung HC, Huang PY, Chen WT, Ko BS, Chen YC, Chang SC, et al. 2016 guidelines for the use of antifungal agents in patients with invasive fungal diseases in Taiwan. J microbiol Immunol infect. 2018;51:1-17. Patil S, Rao RS, Raj AT, Sanketh DS, Sarode S, Sarode G. Oral Candidal Carriage in Subjects with Pure Vegetarian and Mixed Dietary Habits. J Clin Diagn Res. 2017;11:22-4. Khan H, Khan Z, Amin S, Mabkhot YN, Mubarak MS, Hadda TB, et al. Plant bioactive molecules bearing glycosides as lead compounds for the treatment of fungal infection: A review. Biomed Pharmacother. 2017;93:498-509. Guzzetti LB, Cecília M, Vescina M, Gil F, Gatti BM. Candidemias en pediatría: distribución de especies y sensibilidad a los antifúngicos. Rev Argent Microbiol. 2017;49:320-2. Wiederhold NP. Antifungal resistance: current trends and future strategies to combat. Infect Drug Resist. 2017;10:249-59. World Health Organization. WHO/EMP/IAU/2017.11. 2017. Acesso em: 04 Fev 2019. Disponível em: www.who.int/medicines/areas/rational_use/antibacterial_agents Lúcio Neto MP. Avaliação tóxica, citotóxica, genotóxica e mutagênica do composto 3-(2-cloro-6-flurobenzil) – imidazolidina-2,4-diona em células eucarióticas. Teresina. Dissertação [Mestrado em Ciências Farmacêuticas] – Universidade Federal do Piauí; 2011. Toshima K, Ishizuka T, Matsuo G, Nakata M. Practical Glycosidation Method of Glycals Using Montmorillonite K-10 as an Environmentally Acceptable and Inexpensive Industrial Catalyst. Chem Ver. 1995;4:306-8. Freitas JCR, Freitas Filho JR, Menezes PH. Stereoselective Synthesis of 2,3-unsaturated-O-Glycosides promoted by TeBr4. J Braz Chem Soc. 2010;21:2169-72. Freitas JCR, Couto TR, Paulino AAS, Freitas Filho JR, Malvestiti I, Oliveira RA, et al. Stereoselective synthesis of pseudoglycosides catalyzed by TeCl4 under mild conditions. Tetrahedron. 2012;68:8645-54. Regueira JLLF, Dantas CR, Freitas JJR, Silva AJFS, Freitas Filho JR, Menezes PH, et al. Stereoselective Synthesis of 2,3-Unsaturated Pseudoglycosides Promoted by Ultrasound. Synthesis. 2016;48:1069-78. Moura AL, Lima LMA, Bezerra GB, Freitas JJR, Belian MF, Ramos CS, et al. O-glicosídeos 2,3-insaturados: aplicações, rearranjo de ferrier e reações. Quím Nova. 2018;41:550-66. Dantas CR. Síntese estereosseletiva e caracterização estrutural de compostos Z-eniínicos acoplados a pseudoglicosídeos. Recife. Dissertação [mestrado em química] – Universidade Federal Rural de Pernambuco; 2017. Nigudkar SS, Demchenko A,V. Stereocontrolled 1,2-cis glycosylation as the driving force of progress in synthetic carbohydrate chemistry. Chem Sci. 2015;6:2687-704. Silva RO, Freitas Filho JR, Freitas JCR. D-Glicose, uma Biomolécula Fascinante: História, Propriedades, Produção e Aplicação. Rev Virt Quim. 2018;10:875-91. Delbianco M, Bharate P, Varela-Aramburu S, Seeberger PH. Carbohydrates in Supramolecular Chemistry. Chem Rev. 2016;116:1693-752. Lima JACL, Mata MMS, Silva RG, da Silva WE, Freitas JCR, Freitas Filho JR. Avanços Recentes na Química de C-Glicosídeos: Aplicaçao, Síntese e Reaçoes. Rev. Virt. Quim. 2018;10:900-39. Silva AF, Silva DA. Fármacos anti-inflamatórios não esteroidais mais dispensados em uma farmácia comercial do município de itaocara, estado do Rio de Janeiro, Brasil. Acta Biomed Bras. 2012;3:1-14. Costa AOC. Estudo in vitro e in silico da atividade antifúngica dos isômeros r-(+) e s-(-)citronelal sobre fungos do gênero Cryptococcus. João Pessoa. Dissertação [Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos] – Universidade Federal da Paraíba; 2017. Perrin DD, Amarego WLF. Purifications of laboratory chemicals. 3 ed., Pergamon Press: Oxford, 1996. Santos CS, Dos Santos RS, Silva RO, Freitas Filho JR, Freitas JCR. Uma acetilação eficiente e econômica do 1,2:3,4-di-O-isopropilideno-α-D-galactopiranose utilizando anidrido acético ativado in situ pela argila montmorilonita K10. Ceramica. 2018;64:616-22. Santos JAM, Santos CS, Almeida CLA, Silva TDS, Freitas Filho JR, Militão GCG, et al. Structure-based design, synthesis and antitumoral evaluation of enulosides. Eur J Med Chem. 2017;128:192-201. Clinical and Laboratory Standards Institute. M27-A3: reference method for broth dilution antifungal susceptibility testing of yeasts; approved standard. 3rd ed. Wayne: Clinical and Laboratory Standards Institute; 2008. Oliveira WA, Pereira FO, Luna GCDG, Lima IO, Wanderley PA, Lima RB, et al. Antifungal activity of Cymbopogon winterianus jowitt ex bor against Candida albicans.. Braz J Microbiol. 2011;42:433-41. Pippi B. Avaliação da capacidade de Candida parapsilosis e Candida glabrata desenvolverem resistência fenotípica à própolis vermelha brasileira e ao fluconazol e avaliação de sua atividade antifúngica em associação com fluconazol e anidulafungina. Porto Alegre. Dissertação [Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente] – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade do Rio Grande do Sul; 2014. Doern CD. When Does 2 Plus 2 Equal 5? A Review of Antimicrobial Synergy Testing. J clin microbial. 2014;52:4124-8. Melo ACN, Oliveira RN, Freitas Filho JR, Silva T G, Srivastava RM. Synthesis of anti-inflammatory 2,3-unsaturated O-glycosides using conventional and microwave heating techniques. Heterocycl Commun. 2017;23:205-11. Lima B. Anfotericina B pré-aquecida: avaliação da atividade frente a isolados clínicos de Candida spp. do HU-UFSC. Florianópolis. Dissertação [Mestrado em Farmácia] – Universidade de Santa Catarina; 2017. Cavalcanti IMF, Menezes TGC, Campos LAA, Ferraz MS, Maciel MAV, Caetano MNP, et al. Interaction study between vancomycin and liposomes containing natural compounds against methicillin-resistant Staphylococcus aureus clinical isolates. Braz J Pharm Sci. 2018;54:203-10. Targino CSPC. Estudo da atividade antifúngica e dos mecanismos de ação do peptídeo Ctn[15-34], um fragmento C-terminal da crotalicidina, derivado de uma catelicidina expressa nas glândulas de veneno de cascavéis. Fortaleza. Tese [Doutorado em Ciências Farmacêuticas] – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará; 2017. Spader TB. Avaliação da suscetibilidade de Rhodotorula mucilaginosa frente a associações de antifúngicos com fármacos diversos. Porto Alegre. Tese [Doutorado em Ciências Pneumológicas] – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2017. Guo J, Wang A, Yang K, Ding H, Hu Y, Yang Y, et al. Isolation, characterization and antimicrobial activities of polyacetylene glycosides from Coreopsis tinctoria Nutt. Phytochemistry. 2017;136:65-9. Dantas CR, de Freitas JJR, Barbosa QPS, Militão GCG, Silva TDS, da Silva TG, et al. Stereoselective Synthesis and Antitumoral Activity of Z-Enyne Pseudoglycosides Org Biomol Chem. 2016;14:6786-95. Qing-Hu W, Na-Ren-Chao-Ke-Tu H, Na-Yin-Tai D, Xiu-Lan W, Wu-Li-Ji AA. The structural elucidation and antimicrobial activities of two isoflavane glycosides from Astragalus membranaceus (Fisch) Bge. var. mongholicus (Bge) Hsiao. J mol struct. 2014;1076:535-8. Soares GL, Santos CS, Freitas JCR, Oliveira WA. Síntese e avaliação do prop-2-in-1-il 4,6-di-O-acetil-2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo contra espécies não albicans de Candida e resultados da associação com a anfotericina B ou com o cetoconazol Rev Pan-Amaz Saude. 2018;9:43-50.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Matos, Francielle Miranda de y Ruann Janser Soares de Castro. "Insetos comestíveis como potenciais fontes de proteínas para obtenção de peptídeos bioativos". Brazilian Journal of Food Technology 24 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.04420.

Texto completo
Resumen
Resumo O consumo de insetos como uma fonte alternativa de proteínas é considerado uma tendência futura e uma estratégia viável, com potencial notório para garantia do fornecimento de alimentos em nível global. Os insetos são uma fonte não convencional de proteínas, seja para consumo humano direto ou indiretamente, como ingredientes em alimentos formulados. Além disso, estudos científicos têm demonstrado que a hidrólise enzimática destas proteínas resulta na produção de peptídeos com atividades biológicas de grande interesse, como atividade antioxidante, antidiabética, anti-hipertensiva e antimicrobiana. O uso desses peptídeos com fim nutracêutico pode substituir ou reduzir o uso de drogas sintéticas, as quais estão associadas a efeitos colaterais indesejáveis. O presente trabalho teve como objetivo abordar o uso de insetos na alimentação humana, destacando sua aplicação como substrato proteico na hidrólise enzimática para produção de peptídeos bioativos. As principais propriedades bioativas dos peptídeos foram relatadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Dias, Giselle Maria Pereira, Flávio de Oliveira Silva, Tatiana Souza Porto, Maria Taciana Cavalcanti Holanda y Ana Lúcia Figueiredo Porto. "Perfil dos peptídeos bioativos obtidos de queijos de coalho com potencial antimicrobiano". Pesquisa Agropecuária Pernambucana 24, n.º 1 (2019). http://dx.doi.org/10.12661/pap.2019.001.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Tomczak Tullio, Lindamir, Elisa Noemberg Lazzari Karkle y Lys Mary Bileski Cândido. "REVISÃO: ISOLAMENTO E PURIFICAÇÃO DO GLICOMACROPEPTÍDEO DO SORO DE LEITE". Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos 25, n.º 1 (30 de julio de 2007). http://dx.doi.org/10.5380/cep.v25i1.8400.

Texto completo
Resumen
Este trabalho teve como objetivo efetuar revisão dos métodos de isolamento e purificação do glicomacropeptídeo (GMP), peptídeo formado durante o processo de coagulação enzimática do leite pela quimosina. Também foram abordados aspectos como estrutura, composição, atividades biológicas e propriedades nutricionais e tecnológicas do GMP. Esse peptídeo, conhecido por ser um composto bioativo, apresenta potencial elevado como agente estrutural do alimento. Conclui-se que os vários métodos relatados para o isolamento e purificação do GMP utilizam de forma isolada, ou combinada, processos que podem ser classificados em três categorias: precipitação seletiva induzida por ajuste das propriedades físicas da solução; filtração por membrana baseada principalmente em diferenças de tamanho e carga; e adsorção seletiva. Em relação às atividades biológicas pode-se entender o GMP como composto promissor, mas pesquisa adicional é necessária para definir as quantidades para se atingir a eficácia e permitir alegações de funcionalidade. Quanto às aplicações tecnológicas desse peptídeo são poucas as informações quanto à sua adição em alimentos, interações com outros componentes e estabilidade química sob diferentes condições de processamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Lima, Rafaela Batista de, Camilla Lais Amaral y Jaqueline Minatti. "Peptídeos de colágeno combinado ao tipo II na dor articular do idoso". Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 15 de septiembre de 2020, 115–27. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/nutricao/peptideos-de-colageno.

Texto completo
Resumen
Sabe-se que o colágeno é uma proteína de grande importância para os ossos, tendões, cartilagem, músculos, pele, cabelo e unhas. Existem vários tipos de colágeno, sendo que, o tipo II é o principal componente da matriz da cartilagem articular e pode ajudar a prolongar o estilo de vida independente de um idoso, melhorando a sua qualidade de vida. A pesquisa objetivou avaliar o efeito de um mix de colágenos composto por peptídeos, colágeno tipo II e nutrientes envolvidos no metabolismo ósseo articular de idosos ativos. Participaram da pesquisa voluntários com idade mínima de 60 anos e fisicamente ativos. Trata-se de um ensaio clínico não-randomizado, realizado com o grupo de ginástica dos idosos de um Centro de Atividades em Florianópolis – SC. A suplementação oral com o mix de colágeno composto por peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado, colágeno tipo II intacto, silício e nutrientes envolvidos no metabolismo ósseo articular (Duo flex®) foi administrado por 90 dias, sendo sempre entregue o próximo ciclo de 30 dias do suplemento antes de findar o ciclo atual, afim de que os participantes não interrompessem o tratamento. Estes também eram semanalmente acompanhados via contato telefônico para evitar a desistência ou interrupção do tratamento. Foram aplicados questionários para avaliar os sintomas relacionados a sarcopenia, as funcionalidades das articulações, a característica da saúde da pele, unhas e cabelos e medidas antropométricas. A amostra foi constituída por 50 idosos, a maioria eram do sexo feminino (72%). O consumo do produto reduziu a dor, diminuiu a rigidez e melhorou a mobilidade das articulações conforme o resultado do questionário WOMAC. O Duo flex® melhorou significativamente a saúde das articulações e, portanto, pode ser uma solução eficaz para retardar as manifestações articulares. Os resultados sugerem que o mix de colágeno pode ser usado como uma abordagem terapêutica para idosos fisicamente ativos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Da Silva, Nágila Isleide, Hermínio Maurício da Rocha Sobrinho, Graziela Torres Blanch, Wilson Melo Cruvinel y Clayson Moura Gomes. "Adipocinas e sua relação com a obesidade". Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde 46, n.º 1 (24 de junio de 2019). http://dx.doi.org/10.18224/evs.v46i1.7179.

Texto completo
Resumen
A obesidade comumente é associada com outras doenças como: hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo II, cardiovasculares e inflamação crônica. Estudos demonstram o tecido adiposo (TA) como um órgão endócrino capaz de influenciar a homeostase energética e hemodinâmica, além de ter papel importante na resposta inflamatória. O termo adipocina é utilizado para nomear peptídeos bioativos sintetizados e secretados por adipócitos. O interesse em estudar essas proteínas teve início com a descoberta da leptina e suas diversas funções, hoje já sabemos que o TA secreta outros hormônios, proteínas de fase aguda, quimiocinas, fatores hemostáticos e hemodinâmicos e fatores de crescimento. Este trabalho teve por objetivo estudar os principais grupos de adipocinas visando uma maior compreensão de seus mecanismos de ação, das finalidades e influências no desenvolvimento da obesidade e estado de inflamação crônica. Foi observado que essas adipocinas em desequilíbrio promovem impacto em diversas funções corporais, alterando a ingesta alimentar, sensibilidade à insulina, resposta imune, angiogênese, pressão arterial, metabolismo lipídico e balanço energético. Dessa maneira se faz necessária uma compreensão dos efeitos do tratamento como atividade física, nutrição, aspecto psicológico e clínica sobre o controle hormonal e de citocinas, a fim de se desenvolver terapias mais eficazes, diminuindo as complicações da obesidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Pereira B. Cordeiro, Lídia, William Gustavo Lima, Ana Caroline Soares, Marcia Helena Borges, Maria Elena De Lima y Júlio César Moreira Brito. "Funcionalização do polietilenoglicol metil éter via reação de bromoacetilação: ativação, caracterização por MALDI-TOF e mecanismo de reação". Revista Colombiana de Ciencias Químico-Farmacéuticas 49, n.º 3 (4 de noviembre de 2020). http://dx.doi.org/10.15446/rcciquifa.v49n3.91249.

Texto completo
Resumen
A PEGuilação, reação química de conjugação com a molécula de polietilenoglicol (PEG) ou polietilenoglicol metil éter (mPEG), tem sido amplamente aplicada pelas indústrias farmacêuticas como estratégia de melhoria das propriedades farmacocinéticas de compostos bioativos. O PEG é um polímero que possui um esqueleto de poliéter quimicamente inerte e que apresenta grupos hidroxilas (-OH) em suas extremidades. Assim, o PEG para tornar-se apto como reagente de conjugação deve ser ativado com um grupo funcional que seja reativo. Nesse sentido, a bromoacetilação apresenta-se como uma alternativa para a funcionalização do PEG. Portanto, nesse trabalho objetivamos descrever em detalhes os procedimentos e o mecanismo de reação envolvida na funcionalização do mPEG, através da reação de bromoacetilação. Além do mais, estudamos a aplicação do MALDI-ToF para a caracterização do produto ativado. Após a bromoacetilação, por um procedimento adaptado, obteve-se o bromoacetil-mPEG-éster, com rendimento bruto de 56,78%. Análises posteriores, por espectrometria de massas por MALDI-ToF, possibilitaram identificar e caracterizar o produto bromoacetilado. Entre as condições de reação, o controle de temperatura (-10 ºC a 0 ºC) mostrou-se eficaz favorecendo a adição nucleofílica essencial à bromoacetilação. Assim, concluímos que o controle da baixa temperatura reacional é um fator chave para o favorecimento da adição nucleofílica à carbonila e, portanto, essencial na obtenção do mPEG funcionalizado via bromoacetilação. Estudos posteriores serão necessários, no entanto, para confirmar se o mPEG esterificado, nessas condições, poderá ser utilizado na conjugação com moléculas de natureza proteica ou peptídica, por meio de substituição nucleofílica bimolecular.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Conceição, Maria Gabriella, Maria Gabriela Xavier de Oliveira y Luis Lopez Martinez. "O potencial terapêutico das toxinas ofídicas brasileiras e as pesquisas clínicas para o desenvolvimento de novos medicamentos / The therapeutic potential of Brazilian snake toxins and clinical research for the development of new drugs". Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 19 de julio de 2023. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2023.68.011.

Texto completo
Resumen
Introdução: O acidente ofídico ou ofidismo é caracterizado pelo envenenamento decorrente da picada ou mordida de serpentes. Esses acidentes com seres humanos representam um grave problema de saúde pública para as regiões tropicais e subtropicais de países em desenvolvimento. Objetivo: Visto que as moléculas encontradas na composição dos venenos são excelentes ferramentas de pesquisa para descobrir novos medicamentos, principalmente no tratamento farmacológico eficaz contra a dor, este trabalho teve como objetivo discutir a importância das principais toxinas ofídicas avaliadas em pesquisas clínicas para a produção de medicamentos e soros antiofídicos e identificar na literatura potenciais compostos presentes no veneno de serpentes brasileiras para a criação de novos fármacos. Método: O trabalho utilizou o método de revisão integrativa da literatura. Resultados: Com base nos dados obtidos após a busca e seleção dos artigos, a análise dos resultados evidenciou, estatisticamente, que houve um significante aumento de publicações científicas em relação ao estudoe à exploração de toxinas ofídicas de serpentes brasileiras. Por outro lado, ao longo dos anos, poucos ensaios clínicos foram realizados com essas moléculas visando ao teste de seu potencial farmacológico, tal como testes de segurança e eficácia para permitir a implementação de novos fármacos no mercado. Com relação à Cochrane, base de Registro Central de Ensaios Controlados, desde 1990, foram encontrados dez estudos clínicos envolvendo as toxinas ofídicas de gêneros de serpentes brasileiras. Destes, apenas seis foram realizados no Brasil, e entre as toxinas ofídicas mais utilizadas nos ensaios clínicos estão as do veneno do gênero Bothrops e Crotalus. No que se refere a base de dados Clinicaltrials.Gov, foram encontrados quatro ensaios clínicos relacionados as toxinas ofídicas de gêneros de serpentes brasileiras, sendo que nenhum foi realizado no Brasil. No que se refere à base de dados SciELO, não foi encontrado nenhum estudo clínico sobre o tema. Já na base de dados PubMed, poucas publicações foram encontradas com os descritores utilizados pois muitas estavam associadas às variações e às manifestações clínicas em seres humanos com base na inoculação venenos de serpentes brasileiras. Entretanto, dos 14encontrados, seis artigos apresentaram possíveis aspectos inovadores para a aplicação das toxinas em indústrias farmacêuticas. Por fim, a busca na Biblioteca Virtual em Saúde exibiu artigos científicos com temáticas inovadoras que contribuem para os avanços biotecnológicos no campo da toxicologia com base na avaliação de diferentes toxinas ofídicas dos principais gêneros de serpentes encontradas no Brasil. Conclusão: Os venenos de serpentes brasileiras são uma rica fonte de moléculas bioativas contendo peptídeos, proteínas e enzimas com importantes atividades farmacológicas. É evidente que esses compostos possuem um grande potencial terapêutico, mas ainda longe de ser adequadamente explorado. Ao se analisarem os resultados encontrados em todas as bases de dados pesquisadas, nota-se maior prevalência de estudos acadêmicos de farmacologia básica focados na caracterização e(ou) exploração de moléculas ofídicas e poucos estudos clínicos Fase I, II ou III para o desenvolvimento de medicamentos ou produtos potencialmente passíveis de registro junto às agências regulatórias. Ainda que venenos de serpentes tenham sido foco de investigação em vários países, no Brasil foram encontradas poucas pesquisas clínicas com as toxinas ofídicas. Apesar disso, nota-se um recente interesse em toxicologia e avanços tecnológicos nesse campo de atuação. Uma possível solução para a falta de investimentos nessa área seria a colaboração internacional multidisciplinar entre centros de pesquisa e indústrias para a produção de antivenenos e novos medicamentos.Palavras-chave: Veneno, Serpentes, Brasil, Pesquisa biomédica, Estudo clínico, Indústria farmacêutica ABSTRACT Introduction The Ophidic Accident or Ophidism is characterized by poisoning due to the bite or bite of snakes. These accidents with humans represent a serious public health problem for the tropical and subtropical regions of developing countries. Objective: Since the molecules found in poisons are excellent research tools to discover new medicines, especially in effective pharmaceutical treatment, this work aimed to discussthe pharmaceutical importance of the main ophidic toxins evaluated in clinical research for drug production and antiophidic serums and to identify, in the literature, potential compounds present in the poison of Brazilian snakes for the creation of new drugs. Method: The work used the integrative literature review method. Results: Based on the data obtained after the search and selection of the articles, analysis of the results showed, statistically, that there was a significant increase in scientific publications in relation to the study and exploitation of ophidic toxins from Brazilian snakes. On the other hand, over the years, few clinical trials have been carried out with these molecules to test their pharmacological potential, such as safety and efficacy tests to allow the implementation of new drugs on the market. With regard to Cochrane, the basis of the Central Registry of Controlled Trials, since 1990, ten clinical studies were found involving snake toxins from Brazilian snakes, of which only six were carried out in Brazil, and among the snake toxins most used in clinical trials are those of the venom of the Genus Bothrops and Crotalus. About the Clinicaltrials.Gov database, four clinical trials related to ophidic toxins from Brazilian snakes were found, none of which were carried out in Brazil. Regarding the Scientific Electronic Library Online (SciELO) database, no clinical study on the subject was found. As for the United States National Library of Medicine (PubMed) database, few publications were found with the descriptors used, since many were associated with variations and clinical manifestations in humans from the inoculation of Brazilian snake venoms. However, of the 14 found, six articles presented possible innovative aspects for the application of toxins in pharmaceutical industries. Finally, the search in the Virtual Health Library displayed scientific articles with innovative themes that contribute to biotechnological advances in the field of toxicology based on the evaluation of different snake toxins from the main genera of snakes found in Brazil. Conclusion: Brazilian snake venoms are a rich source of bioactive moleculescontaining peptides, proteins, and enzymes with important pharmacological activities. It is evident that these compounds have a great therapeutic potential, but still far from being adequately explored. When analyzing the results found in all databases surveyed, there is a higher prevalence of academic studies of basic pharmacology focused on the characterization and/or exploration of snake molecules and few Phase I, II or III clinicalstudies for the development of drugs or products potentially subject to registration with regulatory agencies. Although snake venoms have been the focus of investigation in several countries, little clinical research was found with snake toxins in Brazil. Despite this, there is a recent interest in toxicology and technological advances in this field. A possible solution to the lack of investment in this area would be multidisciplinaryinternational collaboration between research centers and industries to produce antivenoms and new drugs.Keywords: Venom, Snakes, Brazil, Biomedical research, Clinical study, Pharmaceutical industry
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

UNESP, Universidade Estadual Paulista. "Anais do 1º Workshop de Biomateriais "Aplicações e Perspectivas em Odontologia"". ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 5 (27 de enero de 2017). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v5i0.1925.

Texto completo
Resumen
Painel 1 - Glicerofosfato de cálcio impregnado com nanopartículas de prata sintetizadas pela romã: potencial antimicrobiano e toxicicidade celular. Fernandes GL, Fernandes RA, Amaral JG, Monteiro DR, Souza JAS, Delbem ACB, Barbosa DBPainel 2 - Influência da terapia fotodinâmica na resistência de união de pinos de fibra de vidro à dentina radicular. Silva PP, Sahyon HBS, Gallego J, Dos Santos PH, Araujo GSPainel 3 - Análise microbiológica de secreções conjuntivais de cavidades anoftálmicas, olhos contralaterais e próteses oculares: estudo in vivo. Catanoze IA, Cunha BG, Goiato MC, Santos DM, Turcio KHL, Malavazi EM, Freitas EV, Andreotti AM, de Almeida MTG, Guiotti AMPainel 4 - Influência de diferentes protocolos de aplicação do remineralizante MI Paste Plus no tecido pulpar de molares de ratos submetidos a procedimento clareador. Barbosa JG, Benetti F, Briso ALF, Cintra LTAPainel 5 - Estudo preliminar da biocompatibilidade e capacidade de biomineralização do novo MTA de alta plasticidade. Louzada LM, Benetti F, Lopes JMA, Gomes-Filho JE, Cintra LTAPainel 6 - Análise da aPDT e do uso de amoxicilina/metronidazol como coadjuvantes ao tratamento periodontal: estudo clínico controlado randomizado. Cláudio MM, Nuernberg MAA, Lopes AB, Ferro Alves ML, Duque C, Garcia VG, Theodoro LHPainel 7 - Resinas acrílicas associadas ou não ao acetato: resistência flexural e microdureza de superfície. Caxias FP, Carvalho KHT, Filho HG, Zuim PRJ, Santos DMPainel 8 - Frequência de prótese dentária em portadores de hepatite C. Oliveira LM, Barbosa DBPainel 9 - Ação antimicrobiana de diferentes concentrações de HMP em solução ou associado a cimento de ionômero de vidro. Gonçalves SC, Hosida TY, Morais LA, Camargo ER, Duque C, Delbem ACB, Pedrini DPainel 10 - Avaliação da adição do TMP no CIV na desmineralização do esmalte: estudo in vitro. Cavazana TP, Abreu VM, Camargo ER, Oliveira LQC, Souza JAS, Danelon M, Hosida TY, Delbem ACB, Pedrini DPainel 11 - Síntese e atividade antimicrobiana de polifosfatos de sódio com nanopartículas de prata e fluoreto em baixa concentração. Mendes-Gouvêa CC, Amaral JG, Fernandes GL, Fernandes RA, Gorup LF, Camargo ER, Delbem ACB, Barbosa DBPainel 12 - Avaliação de um cimento de ionômero de vidro contendo clorexidina e nanopartículas de trimetafosfato de sódio na redução da desmineralização do esmalte. Silva MER, Danelon M, Souza JAS, Delbem ACB, Duque CPainel 13 - Comparison of in vitro erosive protocols for dentine to non-carious cervical lesions: analysis of mechanical properties and surface gloss. Moda MD, Fagundes TC, Bresciani E, Dos Santos PHPainel 14 - Síntese e avaliação de formulações utilizando nanometal, extrato vegetal e sua associação. Fernandes RA, Berretta AA, Fernandes GL, Souza Neto FN, Buszinki AFM, Aguiar AFCL, Barbosa DBPainel 15 - Eficácia do tratamento com tirosol sobre biofilmes pré-formados em superfície acrílica. Vieira APM, Delbem ACB, Arias LS, Fernandes RA, Barbosa DB, Monteiro DRPainel 16 - Síntese fitoquímica de nanopartículas de prata: uma revisão. Sauvesuk L, Berretta AA, Camargo ER, Delbem ACB, Fernandes RA, Fernandes GL, Gorup LF, Barbosa DBPainel 17 - Efeito de um dentifrício com concentração reduzida de fluoretosuplementado com nanopartículas de trimetafosfato de sódio sobre a desmineralização do esmalte: estudo in situ. Paiva MF, Coclete GEG, Souza MDB, Pessan JP, Lodi CS, Souza JAS, Camargo ER, Souza Neto FN, Delbem ACBPainel 18 - Melhoria de processos na produção de implantes dentários. Lima GMF, Moraes EP, Alves Rezende MCRPainel 19 - Influência da intensidade luminosa de fotopolimerizadores na microdureza de resinas compostas. Chrisostomo DA, Sahyon HBS, Seloto CB, Danieletto CF, Dos Santos PHPainel 20 - Influência da adição de hexametafosfato de sódio em um gel com reduzida concentração de fluoreto sobre lesões iniciais de cárie. Gonçalves FMC, Delbem ACB, Pessan JP, Nunes GP, Garcia LSG, Danelon MPainel 21 - Influência da adição de nanopartículas de fosfato em dentifrícios fluoretados sobre o desgaste erosivo do esmalte: estudo in vitro. Cavazana TP, Danelon M, Pessan JP, Souza Neto FN, Camargo ER, Delbem ACBPainel 22 - Avaliação da desmineralização do esmalte após tratamento com hexametafosfato de sódio nanoparticulado através da microdureza e microtomografia computadorizada. Nunes GP, Delbem ACB, Pessan JP, Dalpasquale G, Souza Neto FN, Camargo ER, Danelon MPainel 23 - Efeito do PRP sobre o processo de reparo alveolar e expressão de defensinas no sítio de extração dental em ratas senistratadas com zoledronato. Mello-Neto JM, Santos FFV, Ferreira LC, Rocha TE, Toro LF, Almeida JM, Nagata MJH, Theodoro LH, Garcia VG, Ervolino EPainel 24 - A influência do beta fosfato tricálcico no processo de reparação óssea em ratos alcoolizados. Pomini KT, German IJS, Cestari TM, Andreo JC, Buchaim DV, Rosso MPO, Mizael M, Okamoto R, Buchaim RLPainel 25 - Resistência adesiva de restaurações de resina composta de baixa contração. Chiba EK, Moda M, Santos PH, Briso ALF, Fagundes TCPainel 26 - Avaliação da reparação óssea em defeitos críticos de calvária de ratos utilizando partículas de osso de origem bovina. Brasil LFM, Bassi APF, Carvalho PSP, Ponzoni D, Souza FAPainel 27 - Avaliação da adição de trimetafosfato de sódio microparticulado sobre o desenvolvimento de lesão de cárie: estudo in vitro. Emerenciano NG, Castro LP, Danelon M, Passarinho A, Delbem ACB, Percinoto CPainel 28 - Influência da adição de trimetafosfato de sódio em agentes clareadores sobre a desmineralização do esmalte. Emerenciano NG, Salama ICCA, Marcon LN, Danelon M, Giannini M, Delbem ACB, Shinohara MSPainel 29 - Análise da energia livre de superfície no esmalte dentário após tratamento com hexametafosfato de sódio, cálcio e fosfato: estudo in vitro. Neves JG, Danelon M, Figueiredo LR, Souza JAS, Pessan JP, Delbem ACB Painel 30 - Efeito de diferentes anti-inflamatórios no tecido pulpar de ratos após procedimento clareador. Oliveira PHC, Ferreira LL, Benetti F, Álamo L, Bosísio AC, Santana A, Rahal V, Sipert CR, Briso ALF, Cintra LTAPainel 31 - Estudo retrospectivo comparativo com dois biomateriais para enxerto sinusal maxilar: 5 anos de acompanhamento. Araujo NJ, Souza MP, Carvalho PSP, Almeida JM, Garcia-Junior IR, Souza, FAPainel 32 - Terapia com bifosfonato endovenoso: análise da densidade mineral óssea e resistência à fratura de ossos longos em modelo animal. Piacenza LT, Costa SF, Okamoto R, Gonçalves A, Furquim EMA, Faria FD, Louzada MJQ, Matsumoto MAPainel 33 - Efeito da adição de nanopartículas de fosfato em dentifícios fluoretados sobre a desmineralização do esmalte: estudo in vitro. Garcia LSG, Nunes GP, Pessan JP, Delbem ACB, Danelon MPainel 34 - Efeito da adição de nanopartículas de hexametafosfato de sódio em dentifrícios fluoretados sobre a desmineralização dentária: estudo in vitro. Garcia LSG, Delbem ACB, Dalpasquale G, Nunes GP, Pessan JP, Camargo ER, Gorup LF, Danelon MPainel 35 - Avaliação do potencial quimiotático de um scaffold experimental de quitosana e colágeno mineralizado com aluminato de cálcio sobre células pulpares humanas. Zuta UO, Leite MLAS, Bordini EA, Hebling J, De Souza Costa CA, Soares DGPainel 36 - Efeito de soluções irrigantes nas propriedades mecânicas nos diferentes terços da dentina intrarradicular. Sahyon HBS, Suzuki TYU, Gomes Filho JE, Assunção WG, Gallego J, Santos PHPainel 37 - Efeito in vitro da adição do glicerofosfato de cálcio no cimento de ionômero de vidro sobre a desmineralização do esmalte. Morais LA, Santos SS, Hosida TY, Souza JAS, Danelon M, Delbem ACB, Pedrini DPainel 38 - Efeito da adição do hexametafosfato de sódio no cimento de ionômero de vidro sobre a desmineralização do esmalte. Morais LA, Hosida TY, Favreto CO, Souza JAS, Cavazana TP, Camargo ER,Delbem ACB, Pedrini DPainel 39 - Enxerto alveolar com proteína morfogenética óssea (rhBMP-2) na fissura labiopalatina: influência da idade, do cirurgião do tipo e amplitude da fissura. Arradi MF, Bastos Júnior JCC, Carvalho RM, Garib DG, Leal CRPainel 40 - Análise biológica de um gel clareador bioativo baseado nos princípios dos processos oxidativos avançados. Duque CCO, Soares DGS, Marcomini N, Basso FG, Hebling J, De Souza Costa CAPainel 41 - Scaffolds de quitosana e colágeno com aluminato de cálcio bioestimulam a atividade de células pulpares humanas. Bordini EAF, Soares DG, Duque CCO, Leite MLAS, Hebling J, de Souza Costa CAPainel 42 - Estudo clínico prospectivo e randomizado de restaurações de Classe II utilizando resinas compostas de baixa contração de polimerização. Frascino SMB, Silva UAE, Borghi WMMC, Fagundes TC, Briso ALFPainel 43 - Avaliação do biofilme dental formado in situ após uso de um dentifrício com concentração reduzida de fluoreto suplementado com nanopartículas de trimetafosfato de sódio. Coclete GEG,Paiva MF, Souza MDB, Pessan JP, Lodi CS, Souza JAS, Camargo ER, Souza Neto FN, Delbem ACBPainel 44 - Ação antimicrobiana de análogos de peptídeos e sua influência na expressão de marcadores fenotípicos de mineralização dentinária. Caiaffa KS, Massunari L, Danelon M, Basso FG, Santos-Filho NA, Cilli EM, de Souza Costa CA, Duque CPainel 45 - Influência da quantidade de dentifrício e concentração de fluoreto nos níveis salivares de fluoreto em crianças. Nagata ME, Delbem ACB, Hall KB, Hosida TY, Moraes FRN, Báez-Quintero LC, Favretto CO, Pessan JPPainel 46 - Influência da incorporação de trimetafosfato de sódio em um gel com baixa concentração de fluoreto sobre a desmineralização dentária: estudo in situ. Akabane STF, Gonçalves FMC, Garcia LSG, Pessan JP, Delbem ACB, Danelon MPainel 47 - Obliteração, concentração mineral e permeabilidade dos túbulos dentinários após o uso de dentifrícios contendo trimetafosfato de sódio microparticulado e nanoparticulado. Estudo in vitro. Toledo PTA, Favretto CO, Delbem ACB, Hosida TY, Nagata ME, Pedrini DPainel 48 - Síntese de nanopartículas de prata a partir da Punica granatum (romã): análises físico-química e antibacteriana. Jacometo WH, Berretta AA, Fernandes GL, Fernandes RA, Souza JAS, Amaral JG, Delbem ACB, Gorup LF, Camargo ER, Barbosa DBPainel 49 - Estudo in vitro da ação antimicrobiana do fotossensibilizador Butyl-azul de toluidina sobre Streptococcus mutans e Lactobacillus acidophilus: estudo preliminar. Nuernberg MAA, Caiaffa KS, Wainwright M, Duque C, Garcia VG,Theodoro LH
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía